Page 1

Março 2012 • Edição 07

Arquitetura, Decoração, Tendência, Gastronomia, Luxo

ADROALDO TAPETES DO MUNDO Ambientes valorizados!


Av. Esperança - 1260 - Manaíra João Pessoa - PB, Cep 58038-282 telefone: (83) 3031.3040

CONHEÇA A HOME & GRILL


produtos

Churrasqueira a Gรกs 3 Queimadores

Churrasqueira a Gรกs 2 Queimadores

Churrasqueira a Gรกs 4 Queimadores


Expediente

A Revista DEA é uma publicação 100% Digital

Diretor: Ricardo Castro Diretor de Arte: Tulio Alves EDITORIAL: Abril lança na web a sétima edição da revista digital D&A – decoração e arquitetura, a primeira revista a se lançar 100% sustentável, neste segmento, na Paraíba. Visionária enxerga no mundo digital a mobilidade que precisa. E acompanhando este mundo trazemos informações e seções em constante mudança para se encaixar nas necessidades do leitor e da internet. E pelas características de acessibilidade que convidamos nossos leitores a interagirem com sugestões e criticas através do facebook e twitter. Cresceremos juntos. Aguardem mais novidades na próxima edição. Boa leitura.

RC Comunicação: Rua Geraldo Mariz, 809, Sala 101, Tambauzinho - João Pessoa-PB. Serviço de Atendimento ao leitor: 83 3042-1039 ou contato@revistadea.com.br

Diretor Comercial: Rafael Mendes Jornalista Responsável: Layse Veloso Designer Gráfico: Raiff Pimentel Fotografias: Edson Matos Mídias digitais e mailings: Robson Mauricio Colaboradora: Graça Moura Freitas


Colaboradores

Daniel Muniz

Germano Romero

Iluminação

Arquitetura pelo mundo

Patricia Lago

Rogerio Almeida

Paisagismo

Luxury Travel

Luby Baltar

Giuliana Cunha

Arquitetura Gormet

Mercado Imobiliário


Indice Matéria a p a C e d PÁGINA 40 adroaldo tapetes

PÁGINA 08 Arquitetura Ecológica Vira Tendência e Move o Setor

PÁGINA 82

Giro

Ser Sustentavel

traz os melhores tapetes e carpates do mundo para sua casa.

Artes e Oficios PÁGINA 72 FLÁVIO TAVARES arte e sonho na ponta do pincel


PÁGINA 36

PÁGINA 62

beleza e acessibilidade por renata amaral e Ana Gabriella

Giovani Andrade

PÁGINA 90

Matéria

Katiuscia Diniz assina stand da Andrade Marinho

PÁGINA 78

Especial PÁGINA 16 WANG SHU reinventando o passado

Giro

Arquitetura


Ser Sustentável Arquitetura Ecológica Vira Tendência e Move o Setor Desde meados do século XX o planeta vem dando sinais de que as interferências do homem têm prejudicado bastante as leis naturais que regem os ecossistemas. A mensagem é clara: o planeta está morrendo e é preciso fazer algo! Em vários setores, diversas ações estão sendo efetivadas pensando na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade da vida na Terra. A onda ecológica atingiu até os setores mais improváveis, entre eles, o da construção civil. A cada dia, surgem novos projetos com alternativas para transformar as cidades em centros menos agressivos em relação à natureza. O movimento ainda é iniciante e a mudança de mentalidade bastante gradativa, mas alguns projetos ecológicos já se mostram economicamente viáveis e têm conquistado cada vez mais espaço na arquitetura moderna.


Matéria Especial

Divulgação


Ainda falando de escritórios sustentáveis, a implantação de sistemas de captação de água pluvial são iniciativas usadas para reduzir o consumo. A água coletada por esses sistemas pode ser empregada em descargas para sanitários ou na irrigação de jardins. Algumas empresas de engenharia têm criado soluções bastante interessantes também para edifícios. São vários os motivos que tornam vantajosa a escolha de projetos sustentáveis. Aqueles criados a partir da premissa da ecologia urbana são trabalhados de forma interdisciplinar e, por isso, exigem atenção especial e maior cuidado com a obra. Além disso, a arquitetura sustentável traz vários benefícios para o cliente, que ganha um imóvel com design inovador, mais agradável e que proporciona grande economia de recursos. Para as empresas de engenharia, o nicho de mercado vem se ampliando e a perspectiva é que esse impulso aumente ao longo dos anos. Texto: Raquel Nunes / Ecologia Urbana


Wang Shu

reinventando o passado

Foto: Zhu Chenzhou

O arquiteto chinês apresenta um estilo único que alia tradição, arte e modernidade.


Five Scattered Houses, 2003-2006, Ningbo, China Photo by Lang Shuilong

MatĂŠria Especial


O arquiteto chinês Wang Shu recebeu no último dia 28 de fevereirooPrêmioPritzker. A Matéria Especial deste mês traça um breve histórico para conhecermos melhor seu estilo e filosofia que conquistaram a banca de jurados do maior prêmio da arquitetura.

Photo by Lu Wenyu

Wang faz o caminho inverso dos mais famosos arquitetos, em vez de obras futurísticas utilizando materiais de alta tecnologia e técnicas inovadoras, ele traz para seu trabalho um mistura de tradição e contemporaneidade de forma harmoniosa, com forte contexto histórico, constrói o novo agregando tradição e história. O artesanal e o respeito ao meio ambiente são fortes pilares da filosofia do arquiteto, que utilizou telhas de casas demolidas para construir os telhados da Academia de Artes de Hangzhou.

Photo by Lang Shuilong

Shu adapta técnicas artesanais aos seus projetos, trabalhou quase dez anos em canteiros de obras com artesões para aprender as habilidades milenares.

Foto: Lang Shuilong


Ceramic House, 2003-2006, Jinhua, China Photo by Lv Hengzhong


Pista de esquĂ­ bergisel por zaHa hadid

Photo by Lv Hengzhong

S


Fotos Divulgação

Wang

Shu O arquiteto e professor nasceu em 1963, em Urumqi, na China. Graduado em arquitetura pela Nan Nanjing Institute of Technology. Quando estudante aprofundou seus estudos sobre a história da arte da China, Europa, Índia, África e América, também estudou sobre arte histórica e contemporânea, filosofia, literatura, antropologia e cinema que acrescentaram valores significativos à sua obra. Em 1997, fundou o Amateur Architecture Studio junto com sua esposa, e também arquiteta, Lu Wenyu. Professor e chefe da Architecture School at China Academy of Art. Shu também já recebeu uma Gold Medal of Architecture da l’Architecture d’Académie de France. Toda obra de Wang está espalha pela China, a maioria na região de Hangzhou, ainda assim a universalidade de sua obra marca a releitura de traços milenares que também ficarão História.


Photo by Lv Hengzhong

“A arquitetura do laureado Wang Shu, abre novos horizontes ao mesmo tempo dialoga com o lugar e a memória. Suas construções tem a habilidade única de evocar o passado, sem fazer referências diretas com a história”, citação do júri do Pritzker.


Projeto está concorrendo, na categoria arquitetura, ao prêmio Designs of the Year 2012, do Design Museum de Londres.

Photo by Lu Wenyu

Teatro de ópera, Guangzhou, na China.


Arquitetura pelo Mundo

por Germano Romero

Germano Romero é arquiteto formado pela UFPB e exerce a profissão há 30 anos, com foco em projetos de arquitetura externa. Carrega no DNA o talento do avô, o arquiteto Clodoaldo Gouveia, autor de obras significativas da capital paraibana, como o Liceu Paraibano, a Secretaria de Finanças, o Palácio da Aviação, entre tantos outros. Também é colunista fixo do Correio da Paraíba e Jornal A União.

O romantismo das águasfurtadas Ao longo da história, a acentuada inclinação dos telhados das edificações nos países que neva no inverno, necessária ao escoamento do acúmulo de gelo, promoveu a criação de um pavimento extra, o sótão. Para iluminar este ambiente, muitas vezes acolhedor e reservado, os arquitetos dotaram-nos de aberturas que se tornaram decantadas em romantismo de música e poesia: as tais “águas furtadas”. Além da função de iluminar e ventilar, a “água furtada” (assim chamada porque “furta” espaço da água maior) possibilita uma privilegiada visão, pela posição elevada na superfície da coberta, além de conferir graça e movimento às fachadas.


Na França, Suíça, Áustria, Reino Unido, Croácia Portugal, entre outros, pode-se apreciar exemplos bem criativos de “águas furtadas”, de todos os tamanhos e formas, tanto nos prédios históricos quanto nos modernos, cujos projetos se harmonizam com o entorno, por uma tendência estética ou orientação da legislação local. Quem já não se deliciou com os telhados de Paris, vistos do alto, repletos deste tipo de aberturas nos sótãos, em variadas formas e, muitas vezes, encantadoramente adornadas com vasos e jardineiras? Confira as fotos:

Abu Dhabi - EMIRADOS


Paisagismo por Patrícia Lago

Formada pela UFPE no curso de arquitetura e paisagismo, Patrícia Lago é natural do RecifePE e reside em João Pessoa há 4 anos , onde também atua na área de decoração e paisagismo, área do qual se especializou e desenvolve vários projetos.

plantas e vasos. PARA AMBIENTE INTERNO E EXTERNO São sempre frequentes as dúvidas de quais plantas podemos utilizar em ambientes internos, sem incidência direta do sol, mas a mesma preocupação deve-se ter no risco de colocar uma planta de sombra no sol. Escolher o vaso e a planta ideal para se ter em casa, requer um cuidado especial, desde a escolha do vaso, que deve está em harmonia com os outros elementos da decoração da casa ou apartamento e da planta, que deve estar adaptada a sombra, a meia sombra ou ao sol.


Não podemos deixar de falar, que não existe nada mais ousado do que ter uma frutífera plantada em vaso na varanda ou terraço. Jabuticaba, limão, laranja, romã, são até bem variadas as alternativas. Os vasos usados precisam ser maiores (e mais profundos) e o sol precisa incidir diretamente nas espécies por pelo menos quatro horas diárias. No caso de ambientes internos, é importante lembrar que a planta é um ser vivo, que foi retirado do seu habitat natural e precisa de luminosidade, assim como, da circulação de ar. O mais recomendável é que dentro de um ambiente fechado, elas fiquem localizadas próximas as janelas para receber luz e ventilação. Estas condições não implicam que não possamos tê-las em um hall de entrada ou no meio de uma sala, por exemplo. Palmeira ráfia, palmeira licuala, zamioculcas, lírios, orquídeas, lança de São Jorge, filodendros são algumas das opções de plantas, que podem ser exploradas nestes casos.


Para a escolha do vaso, um leque de opções, tanto em lojas de decorações como em viveiros de plantas. Dos mais simples aos mais sofisticados, modernos e conceituais, são eles de cimento, barro, polietileno, fibra, resina ou vietnamitas, como dito inicialmente, a escolha deve estar em plena harmonia com a de coraçãodoambientenoqual sepretende inserir o mesmo. E em consequência, deve-se saber qual a necessidade da planta para complementar este vaso. LEMBRETE: Vale lembrar que as plantas localizadas em ambientes internos, deve-se ter mais cuidado na hora da rega. Cuidado para não exagerar na quantidade de água e na quantidade de vezes por semana. Para cada planta uma necessidade diferente.


Falando em Arquitetura beleza e acessibilidade por renata amaral e Ana Gabriella

Convidadas para reformar uma casa dos anos 80 as arquitetas e sócias, Renata Amaral e Ana Gabriella Freitas, toparam o desafio e transformaram a casa na Clinica Pulmonar Diagnóstico. Foram três meses projetando e um ano para finalizar a obra.

Ana gabriella e renata amaral arquitetas

A intenção principal era aproveitar a volumetria do prédio, quebrando o mínimo possível de paredes. Pensando em facilitar o cotidiano de pacientes e médicos a clínica foi dividida em duas áreas principais: a administrativa, no primeiro andar e no térreo a clínica, propriamente dita, totalizando em 12 ambientes, todos seguindo a lógica da acessibilidade.


“Nossa intenção principal foi apresentar um ambiente fluído e clean pensando sempre em como seria a rotina das pessoas que vão trabalhar e se tratar na clínica”, afirmaram Renata e Gabriella

As esquadrias originais foram trocadas por esquadrias em alumínio, as arquitetas optaram pelo uso de pele de vidro fumê e algumas janelas verticais para dar um toque mais original. Na fachada oeste utilizaram um filete de pedra de quartzito branco. Construíram uma marquise com a intenção de “abraçar” as duas fachadas principais, revestida em Terracor e nas paredes externas apostaram em tons pastéis leves, para quebrar o branco, que é predominante nas áreas internas. Os jardins foram feitos com a colaboração de Saulo Leal, especialista em paisagismo, ele utilizou buchinhos, grama e pinheiro budista nas fachadas. A iluminação foi adquirida na Emporium da Luz, com iluminação por spots nas fachadas e solo, balizadores nas rampas, piscina e corredor de acesso lateral. O telhado foi 100% camuflado com platibanda. O resultado final conferimos nas belas imagens da matéria.


Matéria de Capa Adroaldo Tapetes

traz os melhores tapetes e carpates do mundo para sua casa Referência no ramo Adroaldo Tapetes e Carpetes do Mundo oferece tradição, diversidade e qualidade. Sob o comando do empresário e especialista em tapetes, Adroaldo Carneiro, que atua há 36 anos no setor, uma equipe treinada para ajudar na escolha ideal. Com lojas em Recife, Fortaleza, João Pessoa e Natal. São tapetes dos mais simples aos luxosos persas e orientais para todos os estilos e ambientes. Uma grande variedade de padrões e medidas, nas tendências atuais de decoração e dos melhores produtores mundiais Dos variados produtosdestacamos a Coleção Unic e os Tapetes Revolution. A Coleção Unic tem como principal diferencial seus desenhos exclusivos feitos por Adroaldo em parceria com um designer italiano e fabricados manualmente na Índia. Sucesso total, cada loja só recebe um modelo de cada tamanho os tornando peças raras., desejadas na Europa. Já os tapetes Revolution, exclusividade da loja, podem ser cortados de acordo com o desenho que o arquiteto projetar, cada peça se torna exclusiva. Disponíveis em mais de 40 cores, também podem ser utilizados como revestimentos além de serem totalmente laváveis, antialérgicos e antiderrapantes. Com o sucesso de vendas a franquia da capital paraibana foi ampliada para oferecer maior conforto e mais opções para clientes e arquitetos que visitarem a loja.


MARCIO CATÃO E TAINA ANDRADE Arquitetos “Tapetes, sejam eles leves ou mais trabalhados, de todas as formas eles complementam, finalizam e dão um toque essencial de conforto e sofisticação aos ambientes para os quais foram designados.”


Foto: Giordano Germoglio

SANDRA MOURA Arquiteta “Esse recanto de relacionamento proporciona extremo contato com a natureza. O paisagismo, aliado ao aconchego do mobiliário em madeira, confere intimismo. O tapete... da loja Adroaldo faz uma alegre composição com o mobiliário.”


ALYSSANDRA DELMAS Arquiteta “Os tapetes são itens importantíssimos para completar a decoração, pois delimitam espaços e deixam os ambientes mais bonitos e aconchegantes. Além do efeito decorativo, eles servem para aquecer e abafar ruídos. A tendência tem sido usar peças enormes, que abriguem dois ambientes de estar ou o estar e o jantar sobre elas. Em ambientes pequenos podese usar um tapete grande e distribuir os móveis sobre ele para que o espaço pareça maior”.


NOVO SHOW ROOM S.C.A Av. General Edson Ramalho, 173, Manaira, Jo達o Pessoa - PB


Luxury

Travel por Rogério Almeida

Rogério Almeida é graduado em Comunicação Social, leciona na UFPB e há 20 anos atua no jornalismo de turismo. É também, entre outras atividades de destaque na área, membro atuante do Clube Gourmet da Paraíba e do Conselho Executivo Nacional da Abrajet.

O NOVO LUXO DA SELVAGEM PRAIA DE SIBAÚMA Um dos segredos mais bem guardados pelos europeus que visitam o nordeste está sendo revelado aos nordestinos e agora com exclusividade aos paraibanos. Trata-se do novo conceito de hospedagem de alto luxo intitulado Kilombo Villas & Spa. O empresário espanhol Eduardo Perez trouxe para a ainda desconhecida Praia de Sibaúma, junto à Pipa no litoral do Rio Grande do Norte, um empreendimento que integra elementos fundamentais: o respeito ao meio ambiente, o moderno design, tecnologia e serviços personalizados com mordomo.


Com praia privativa e visão total das cinco villas do mar imenso, o Kilombo é um espaço de concepção arquitetônica minimalista de alto luxo sem igual no nordeste. Imperdível o pôr-do-sol e as noites de lua cheia de cada Villa que recebe nomes carinhosos como Sibraama, Zumbi, Jacu, Desideria e das Rosas. Desde o café da manhã, almoço, jantar e as amenities servidas em cada Villa são determinados pelos clientes. Hóspedes ilustres já tiveram o privilégio de conhecer dos serviços impecáveis do Kilombo, como Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Claudia Leite e mais recentemente tive a honra de coordenar um fampress de jornalistas e colunistas sociais da Paraíba para o empreendimento que recebeu elogios de todos.


Cada Villa adota uma temática que pode ser escolhida a gosto do freguês.

VILLA SIBRAAMA A Villa Sibraáma recria a essência do espírito mediterrâneo. A madeira é o elemento conforto e de muito sossego. Todo seu interior está decorado para criar uma atmosfera de total aconchego. Com capacidade para quatro pessoas, a Sibraama tem cama King Size, Solarium com Jacuzzi, jardim privado com hidromassagem, cozinha equipada, completo sistema Wi-Fi e, como as demais, totalmente climatizadas.


VILLA ZUMBI A VILLA ZUMBI é um prazer para os amantes do design minimalista. A cor branca e surpreendentes tonalidades da luz natural durante todo o dia são os protagonistas desta Villa, com detalhes que a fazem única. Exibindo um estilo luxuoso, mas muito confortável e aconchegante. Também com capacidade para quatro pessoas oferece os mesmos equipamentos da Sibraama. É a Villa preferida das cantoras Cláudia Leite, Ivete Sangalo e da apresentadora Sabrina Sato.


VILLA DESIDÉRIA A VILLA DESIDÉRIA é sinônimo de luxo e distinção em um contexto onde o dormitório domina e seduz todos os espaços. Impressionantes panorâmicas para os amantes do culto ao corpo, com exclusiva academia. Inúmeras surpresas para os mais detalhistas. Destaque para a cascata dentro do quarto, cama para massoterapia, salão de ginástica, escritório e roupões com temática oriental. Quem gosta das terapias orientais é a Villa ideal, pois o banheiro tem cromoterapia e vistas do amanhecer.


VILLA DAS ROSAS A VILLA DAS ROSAS é para quem deseja se sentir o próprio rei ou rainha. A tranquilidade e o romance se respiram em cada canto. Momentos únicos e especiais com sabor de mel, adoçados por delicadas cores e sensações. Um cantinho concebido para apreciar os melhores desejos. A cama em dorsel relembra os palácios europeus da Corte de Luis XV e XVI. A modernidade também está presente com um imenso projetor de vídeo. A Villa possui dois níveis com altura total de 4 metros. Com capacidade para 2 pessoas é a mais procurada pelos casais em lua-de-mel. A arquitetura lembra também os palácios do Marrocos.


VILLA JACÚ E por último a VILLA JACÚ. Espaço criado para desfrutar das últimas tecnologias e de vistas espetaculares que rodeiam esta casa com estilo racionalista, os móveis são assinados pelos melhores designers minimalistas do século XX. Em breve estarão sendo oferecidos três andares de alto luxo. Capacidade para quatro pessoas e é a maior de todas as vilas com 230 metros quadrados e seis metros de altura. Com projetor de vídeo, jacuzzi na suíte, cozinha equipada, área de academia, laptor Sony Vaio completa o rol das cinco magníficas villas que estão esperando por você.


PISCINA E JARDINS A piscina é um elemento de integração e de conforto sublime. O doce reflexo da água acaricia os exteriores das Villas formando espaços privados e de exclusivo relax. Com níveis diferentes, o jogo de cascatas oferece harmoniosos cenários. A exclusiva potabilidade de sua água (95% pura), é um privilégio para a vista. O respeito à natureza, está evidente nos 600m² de jardim exterior onde se pode apreciar uma ampla quantidade de plantas nativas e áreas de chill out, preparadas para um relax mais exclusivo. No interior das Villas também se encontram pequenos jardins integrados com a particularidade de cada uma delas.

KIBO RESTAURANTE & BAR Cozinha brasileira com toque mediterrâneo requintado. A matéria prima fundamental é sempre fresca e elaborada com deliciosos produtos locais, como Peixe e Camarão. Aberto das 7:30h às 22:00h.

www.kilombovillas.com ticho@kilombovillas.com / info@kilombovillas.com

Skype : kilombovillas (+55 84) 3246 5534 (+55 84) 9461 5608


Sala de Visitas Giovani Andrade Arquitetura

Reconhecimento do trabalho em equipe

“Enxergamos o escritório como uma porta para a realização de sonhos. Nosso principal objetivo é concretizá-los”.

Na Sala de Visitas desta edição, conversamos com o arquiteto Giovani Andrade, fundador do escritório que conta ainda com as arquitetas: Andreína Fernandes e Nathalia Nishida, além de uma equipe de colaboradores cujo único intuito é desenvolver projetos com qualidade e excelência. Com mais de 10 anos de carreira, Giovani iniciou sua vida profissional na Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, onde conheceu Andreína, gerente do escritório, e atualmente dedica-se exclusivamente aos projetos de sua empresa. Já Nathalia, uma descoberta do próprio escritório, foi uma das primeiras estagiárias e hoje atua como arquiteta colaboradora. Tendo como foco principal a realização das necessidades do cliente, o escritório oferece um atendimento personalizado em todas as etapas do processo, desde o projeto até sua execução, buscando a composição de espaços que sejam, ao mesmo tempo, agradáveis e funcionais.


Casa Santos Residência no Cond. Bosque das Orquídeas, João Pessoa – PB


Casa Moura Residência no Cond. Bosque das Orquídeas, João Pessoa – PB


Qual a principal característica da Giovani Andrade – Arquitetura? A empresa busca proporcionar aos seus clientes o máximo de comodidade, dispondo de um tratamento personalizado, com rapidez e qualidade, oferecendo desde os projetos de arquitetura, interiores e paisagismo, passando por consultorias de viabilidade, custos e materiais, até os projetos complementares de engenharia. Enxergamos o escritório como uma porta para a realização de sonhos. Nosso principal objetivo é concretizá-los.

O que não pode faltar nos seus projetos?

Quando projetamos, buscamos a composição de espaços otimizados e funcionais, aliados a uma volumetria limpa, onde cada elemento tenha sua função bem definida. Porém, a cada etapa de concepção, incorporamos as características e vivências do cliente, afinal, o projeto não pode ser uma imposição de estilo, mas uma parceria onde a realidade do cliente é que norteia as decisões.


Qual é o estilo Giovani Andrade e qual a relação do escritório com a moda?

Quais sãos suas prioridades FLAT quando estão montando um projeto? Flat na praia de Intermares, Cabedelo - PB

Partimos de uma roupagem contemporânea, tomando partido do jogo de volumes, dos materiais utilizados, da luz e da sombra, para compor fachadas dinâmicas, porém, de forma bastante flexível, mesclando com características trazidas pelo estilo do cliente. Quanto aos modismos, procuramos não nos prender a tendências passageiras. Buscamos o clássico, sem, contudo, nos fecharmos às novidades do mercado, desde que sejam materiais duráveis, eficientes e de fácil manutenção.


Sobre sustentabilidade? Sempre que encontramos abertura por parte do cliente, propomos inserir no projeto sistemas ecologicamente corretos que, com o passar do tempo, vem se tornando cada vez mais acessíveis, como por exemplo, o sistema de captação, armazenamento e reaproveitamento de água da chuva para utilização em jardins, limpeza de calçadas e veículos, etc. Outra solução é o aproveitamento máximo da iluminação natural, juntamente com a utilização de lâmpadas de baixo consumo, como led. Estes recursos, aliados a um sistema de aquecimento d’água através de placas solares, irão diminuir consideravelmente o consumo de energia elétrica.

“A qualidade dos nossos projetos é fruto de um trabalho em equipe.” Av. Edson Ramalho, 285, Sala 203, Center 2000 , Manaíra, João Pessoa - PB (83) 3021.3999 / 91280369


Foto: Edson Matos

5 6 5 6 s o an


MOVEIS PROJETADOS

A loja de móveis Saccaro completa 65 anos de história. A marca brasileira, que hoje é referência de mercado e líder no seu segmento, ao longo de sua trajetória cresceu e formou valores junto com a evolução de seus produtos e conseguiu transcender os limites das fronteiras do país, alcançando o mundo, com lojas espalhadas por mais de 25 países. A Saccaro João Pessoa trilha sua história na capital a dois anos sob o comando de Thereza e Ricardo Ibraildo. “A proposta da Saccaro é encantar e realizar os sonhos dos clientes proporcionando uma experiência de consumo singular em que eles se sintam simplesmente exclusivos”, disse Thereza sobre a loja. No dia 08 de março, a loja Saccaro João Pessoa recebeu profissionais do mercado do de decoração e arquitetura pera o lançamento do livro “Não Conte a Ninguém: Tem que Viver”, que resgata os 65 anos de história da marca. Os empresários Ricardo Araújo e Thereza Cabral, anfitriões da noite. O evento também contou com a presença do Diretor Comercial da marca, João Saccaro. A história começou pelas mãos de Albino Saccaro, filho de uma família imigrante da Itália, no interior do Rio Grande do Sul, começou com a fabricação artesanal de cestas e empalhamento de garrafões de vinho, mais tarde passou para a fabricação manual de móveis de vime. Na década de 80 nasceu a denominação Saccaro Móveis com a introdução de novos materiais junto ao vime como o ferro, junco e tecidos. O novo milênio trouxe para o grupo o conceito de Concept Saccaro, buscando diferenciais produzindo ambientes e abrindo lojas exclusivas pelo país. Nas lojas Concept o consumidor adquire muito mais que móveis, são ideias que vão traduzir o estilo de cada cliente, assinados por arquitetos e designers como Ana Ravello Vasquez, Renato Sólio, Guto Índio da Costa, Roque Frizzo e Zanini Zanine São produtos únicos, fabricados artesanalmente, com elegância e simplicidade em cada detalhe. Uma marca desejada pela beleza e sofisticação de suas peças como podemos conferir nas imagens.


Fotos: Edson Matos


Artes e Ofícios Flávio Tavares

Foto Divulgação

arte e sonho na ponta do pincel


Foto: Divulgação

“Arte é saber combinar o sonho com a realidade” Flávio Tavares.

Com o domínio de várias técnicas o pintor, desenhista, escultor e gravador Flávio Tavares iniciou a carreira ainda na infância com o incentivo do avô fotógrafo e do pai, Arnaldo Tavares, médico e nas horas vagas ilustrador. Paraibano ele vive e trabalha, em João Pessoa. Sua primeira exposição foi aos 11 anos, hoje coleciona mais de 50 anos de carreira com exposições que já viajaram pelo Brasil e pelo mundo como Argentina, França, Alemanha, Estados Unidos, Equador, Israel, Índia e Portugal. Na juventude seus mestres foram o pintor Raúl Córdula e mais tarde o pintor e gravador Hermano José. Suas inspirações eram Paul Gauguin, Di Cavalcanti, Diego Rivera, Francisco Brennand. Hoje, o próprio inspira novos artistas ministrando palestras e cursos dentro e fora do país. Em 2005 foi lançado um livro em sua homenagem o Flávio Tavares – Obras escolhidas, com texto de Elvira Vernaschi. Flávio retrata cenas e personagens de maneira realista e fantástica com traços que remetem um estilo único, influências diretas de sua terra com toques medievais.


“Atualmente estou trabalhando em uma paisagem sobre o Varadouro, chamada ‘a paisagem dos sonhos’, e estou começando a trabalhar uma exposição para Lyon, que será realizada no Palácio da Justiça de Lyon, em dezembro”, comentou Flávio sobre seus novos trabalhos.


Uma de suas mais marcantes obras é o painel “No Reinado do Sol”. Óleo sobre tela, nove metros de comprimento por três de altura, o painel faz parte do acervo permanente da Estação Cabo Branco, complexo artístico e científico, em João Pessoa. Na obra ele mesclou história e fantasia na geografia da capital paraibana, com personagens populares como José Lins do Rêgo, Manuel Caixa D’água, Augusto dos Anjos, Isabel Bandeira ‘Vassoura’, Ariano Suassuna, Gonzaga Rodrigues e etc. São negros, índios, portugueses e outros que se misturam em uma verdadeira profusão de elementos e cenários que contam de várias maneiras a história da Paraíba.


Katiuscia Diniz assina stand da Andrade Marinho LMF


Ambientar Escritório KATIUSCIA DINIZ Don Pedro II, n. 318 Sala 01, Centro, Campina Grande - PB

Convidada para projetar o stand da construtora Andrade Marinho LMF, na Campi Móvéis 2012, em Campina Grande, a arquiteta Katiuscia Diniz, que vive e exerce profissão em Campina, montou um espaço agradável de maneira que os clientes se sentissem em um escritório da construtura, sem aquele ar provisório de stands de feiras. Katiuscia apostou na valorização iluminotécnica, pontos de luz com evidência na marca e nas maquetes, utilizou piso laminado de madeira e detalhe de piso de vidro iluminado que agregava um clima elegante ao espaço, além de um pequeno jardim com eficas para acrescentar um toque mais pessoal. Com linhas retas e contemporâneas seguindo o estilo sofisticado da arquiteta, o stand traduziu todo o potencial da construtora para a feira. Como podemos conferir na imagem.


Arq.Futuro: novas visões arquitetônicas

O Rio de Janeiro sediou nos últimos dias 29 e 30 de março o Arq. Futuro, projeto semestral que põe em debate os diferentes papéis da arquitetura contemporânea abrangendo seu caráter transformador artístico, social e ambiental. Grandes nomes da arquitetura nacional e mundial participaram do evento compartilhado suas experiências e discutindo formas criativas de utilizar materiais para novas mobilidades e estruturas. Sob a curadoria de Lauro Calvalcanti, mediação da americana Karen Stein e André Corrêa do Lago e com os palestrantes Sergio Magalhães, Augusto Ivan Pinheiro, Edwar Glaeser, José Alexandre Scheinkman, o japonês Shigeru Ban e a iraniana Zara Hadid falaram sobre seus estilos pessoais e possíveis soluções urbanísticas para metrópoles. O sucesso e a proposta do evento resultou em um convite da ministra do meio ambiente, Isabela Teixeira, que propôs para o arquiteto Shigeru Ban pensar em uma forma de aproveitar madeiras apreendidas pelo Ibama. O arquiteto volta ao Brasil, para o Rio+20, e afirmou está interessado em participar do projeto.


Foto Divulgação - ArqFuturo


Giro Av. Manoel Tavares, 433 – Lauritzen – Campina Grande – PB. Telefone: (83) 3341 1857

Av. General Edson Ramalho, 173, Manaira.

O showroom da marca de móveis planejados S.C.A. de João Pessoa, foi totalmente reformulado e está sob nova gestão dos empresários Bruno Caçador, Bruno Bonadiman e Edmir Fernando de Oliveira. O novo espaço apresenta 360 m² de soluções em mobiliário planejado e mantém-se localizado na Av. General Edson Ramalho, 173, bairro de Manaira. São vários ambientes hostess com biblioteca, cozinha, home theater, gourmeterie, closets e loft executivo. Entre as novidades apresentadas, uma cartela completa de tons que agregam versatilidade e bom gosto às opções de acabamentos. Cores sóbrias como cinzas e amadeirados, além dos Tessutos, são acabamentos que fogem dos tradicionais padrões que simulam tecido e ganham efeito 3D. Os novos gestores receberam arquitetos e decoradores, na reinauguração da loja, no último dia 27. Confira as fotos!


INAUGURAÇÃO S.C.A - móveis planejados


Giro

Juliana e Fred Vilar

Proprietário da DUÁ DESIGN

Av. Manoel Tavares, 433 – Lauritzen – Campina Grande – PB. Telefone: (83) 3341 1857

A Duá Design - Móveis e Decorações é a mais nova loja de Campina Grande, inaugurada em março. O lançamento foi um sucesso com presença de seletos convidados, entre eles arquitetos e decoradores. Sob o comando Juliana e Fred Vilar a loja traz produtos diferenciados das melhores marcas nacionais, como também opções de produtos exclusivos importados da Ásia, vindos da China, Filipinas e Indonésia. A Duá Design foi projetada pelo escritório de arquitetura Benicío e Melo e ambientação do arquiteto Fred Moura. Localizada na Avenida Manoel Tavares - 433; Bairro Lauritzen em Campina Grande - Paraíba. Confira as fotos da inauguração.


INAUGURAÇÃO DUÁ DESIGN MÓVEIS E DECORAÇÕES


Mercado Imobiliário por Giuliana Cunha

Giuliana Cunha está no ramo imobiliário há 10 anos. É corretora de imóveis e formada em Administração de Empresas. Em 2005 fundou a própria empresa, a Paraíba Property Shop, onde atua fortemente, no mercado imobiliário de João Pessoa.

“OS HOUSE HUNTERS ” A coluna Mercado Imobiliário escolheu como tema desta edição um movimento que vem crescendo bastante nas grandes metrópoles brasileiras e que consequentemente deverá chegar na nossa cidade.Trata-se dos “House Hunters”, ou Caçadores de Imóveis, uma nova profissão que começa a chamar atenção no país. A forte crescimento da construção civil em João Pessoa oferece uma grande e variada opção de imóveis, resultando consequentemente em muitas opções de locação, mas esse cenário não é o mesmo nas grandes cidades onde o número de imóveis está diminuindo e cada dia aumenta o numero de pessoas interessadas em alugar.Um bom exemplo é a cidade de São Paulo, onde


alugar um imóvel não é uma tarefa simples, fazendo com que o comportamento do mercadomudeeseadapteanovarealidade. Hoje são os corretores que saem à caça de imóveis e não os clientes, pois a procura supera o banco de dados das imobiliárias e elas que precisam correr atrás de novos proprietários de imóveis interessados em locar ou vender, surgindo assim os chamados “house hunters”, responsáveis em descobrir novas oportunidades de negócio. O trabalho dos Caçadores de Imóveis começa assim:eles saem às ruas percorrendo a cidade em busca de imóveis fechados em condições de serem locados, sempre com umaprogramaçãopreviamentefeita.Abusca pode ser a pé ou de carro, de olhos atentos aos imóveis vazios ou então perguntando a porteiros, zeladores e até a donos de

bancas de jornais se sabem de algum imóvel disponível ou até enviando carta ao morador para sondar possibilidade de negócio. Assim que um imóvel é detectado, eles iniciam o segundo passo que é a avaliação, verificando o estado do imóvel, tirando fotos, aconselhando na valorização do patrimônio, dando dicas de reparos no imóvel quando precisa e tirando dúvidas dos proprietários.E por último os “House Hunters” trabalham na parte de divulgação, sejam eles mesmos ou a equipe de marketing da imobiliária, com fotos atrativas e textos para os anúncios nos sites de ofertas de imóveis ou outras mídias que atinjam os clientes interessados.

Só para se ter uma idéia, várias imobiliárias de São Paulo deixam de atender muitos clientes por não possuir imóveis


adequados às necessidades dos clientes, pricipalmente pela falta de apartamentos de dois dormitórios para locação em falta em muitas as regiões do Estado. Para os proprietários, essa é uma oportunidade a mais de lucrar, pois muitas vezes o morador está fora do estado ou do país e acaba achando ótima a ideia de ter de investir no imóvel que estava parado, sem precisar se preocupar com nada. Para o cliente, um detalhe importante sobre essa nova profissão deve ser sempre exigido por ele.Todos os profissionais devem possuir o cadastro no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e devem apresentar sempre um cartão de identificação e apresentação da empresa que ele está representando. Essa é a segurança de um início e fechamento correto do negócio.


Iluminação e Design por Daniel Muniz

Daniel Muniz é light designer, pós graduado em marketing pela UFPB e atua profissionalmente no mercado de iluminação há mais de 13 anos. Administrador por natureza, Daniel também profere palestras sobre o vasto e fascinante universo da luminotecnia.

ILUMINAÇÃO COMERCIAL A luz não só viabiliza nossa visão como também afeta nosso humor e nosso conforto podendo tornar o ambiente mais agradável ou não. Iluminar adequadamente um espaço comercial é fundamental para qualquer PDV ( Pontode- venda). Todo estabelecimento comercial necessita de efeitos de luz capazes de criar uma identidade a sua marca, valorizar sua fachada e seus produtos e ao mesmo tempo seduzir o consumidor a adquirir seus produtos e serviços. Portanto é muito importante avaliar o projeto de arquitetura e ambientação como um todo antes de apresentar propostas de iluminação para o cliente. Um projeto de escritório de advogacia é diferente de uma proposta de de uma loja de departamento. Os pilares , conceito e usuários do espaço são diferenciados.


O projeto de iluminação deve definir os equipamentos utilizados, o posicionamento da aplicação, os acendimentos e outras variáveis pertinentes a boa execução do projeto. A avaliação pós ocupacional também é importante pois muitas vezes o projeto é ajustado sem que esta informação chegue ao projetista de luz ou que haja tempo de se corrigir. Após estas definições luminotécnicas o projeto deve ser encaminhado ao projetista elétrico para a compatibilização elétrica. De maneira geral as etapas a seguir em projeto comercial são : 1- Projeto de arquitetura e ambientação (avaliação de layout, perfil de usuários e perfil de funcionamento da empresa) 2- Projeto luminotécnico ; 3- Projeto Elétrico; A Luz é invisível, só a percebemos quando ela atinge uma superfície. As texturas, as dimensões, as cores são características do projeto que são “mostradas “ou” escondidas” pela luz. O índice que vai chegar de luz nestas superfícies e que vai percebida que usuário ( iluminância) também podem ser controlados através da incidência de luz nestas superfícies e sua cores e reflexões. Com isso as penumbras, as nuances e a dramaticidade do espaço também devem ser avaliadas por um bom projeto de iluminação pois elas interferem diretamente nas sensações momentâneas e determinam o ritmos de nossas ações.


Que simula um escritório de advogacia percebe-se uma luz mais calma e indireta na mesa de trabalho e linear nos módulos do modiliarios. Pois o usuário não gosta de “muita” luz mesa de trabalho e ainda sim gosta de resaltar seus objetos de arte e livros. Luzes pontuais valorizando a textura dos revestimentos das paredes já que este produto passa uma sensação de sobriedade ao espaço. NaFoto64–Projetodeumaagencia de publicidade onde requer uma luz mais intensa, branca ( 4000K) e fria na estação de trabalho que abriga 4 usuários que necessitam estar o tempo todo de bastante atenção nas peças publicitárias além do sistema ser uma proposta mais “jovem” que também é o conceito da desta agência.


Festas Decor

Foto:

Fernando Pereira: Produções tornando o seu sonho possível Transformando eventos em ambientes elegantes e confortáveis, Fernando Pereira Produções traz equipamentos completos para iluminação, sonorização e estruturas de alta tecnologia em casamentos, formaturas, 15 anos, inaugurações, lançamentos, palestras, treinamentos, congressos, feiras, desfiles e outras atividades. Fernando Pereira, dono da empresa homônima, começou a trabalhar com equipamentos de som em carros aos 20 anos, com o tempo passou a trabalhar com eventos e bandas, depois expandiu e veio a paixão por iluminação, que hoje é a especialidade da empresa.


São estruturas completas: iluminação personalizada, iluminação para boate, lasers, moving heads, refletores de LED, canhão seguidor, sky walker (sinalizador) móveis para lounges, cobertas especiais com box truss ou de cristal, palcos, painéis e pisos de LED, piso e passarela de vidro, fechamento de piscina, passarela sobre piscina, globos espelhados, máquina de fumaça, sonorização profissional para DJ e bandas (pequeno, médio e grande porte), telão de alta resolução HD, Tvs, transmissão simultânea, sky paper (chuva de papel), bubble machine (máquina de bolhas), gelo seco denso, climatização e etc.


“Em nossa área de atuação, os equipamentos se renovam a cada dia, procuramos frequentemente visitar grandes feiras, convenções e exposições relacionadas ao tema e fazer usos desses equipamentos. Nossa empresa se preocupa em estudar cada evento, de forma ampla, para saber como podemos engrandecê-lo, sem exageros”

comentou Gabriella Andrade, gerente comercial da empresa.


Onde encontrar? Av. Epitácio Pessoa, 3280, sala 211 - Empresarial Carlos Alberto Júnior - Tambauzinho, João Pessoa, Brazil


Av Senador Ruy Carneiro, n 720, Sl.7, - Miramar - Jo達o Pessoa, PB (83) 9981-4187


Giro entre amigas Daniella barreto arquiteta

Alegria foi a palavra de ordem na comemoração de mais um ano de vida da arquiteta Daniella Barretto e das suas amigas Fernanda Leite e Carla Simone, que juntas receberamumaturmaanimadíssima com um jantar no restaurante Tererê, na noite de 15 de março. O D&A mostra os registros da noite festiva.


ANIVERSÁRIO danielLa barretTo


Giro Profissionais premiados na categoria master Os diretores do Circuito AD, associação que integra empresários e profissionais da arquitetura, do designer e da decoração paraibana, receberam convidados especiais na noite de terça-feira (03/04), na Casa Roccia, para celebrar o sucesso e premiar os vencedores da campanha de pontuação 2011/2012. Os contemplados ganharam viagens para Scandinavia e Itália, como também para São Paulo visitando a CASA COR SP. Henrique Santiago e André Pinheiro; Georgia Suassuna; Leonardo Maia e Leila Azouz foram os profissionais que mais pontuaram nesta campanha. A noite foi de festa para todo o Circuito AD, que além de realizar viagens culturais com os associados, também tem seu lado humanitário, ajudando instituições de caridades. O evento teve apresentação do arquiteto e colunista social Ricardo Castro, decoração de Hazael Melo e set list especial do DJ Ricky Mala. Confira a cobertura completa da noite.


PREMIAÇÃO CIRCUITO AD - 2012


Onde encontrar? ADROALDO TAPETES DO MUNDO Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 931 - Manaíra João Pessoa - PB +55 (83) 3246-7660

+ 55 83 3021-3999 / 9128-0369 giovaniandrade.arq@gmail.com

Home & Grill Av. Esperança - 1260 - Manaíra João Pessoa - PB +55 (83) 3031.3040 contato@homeegrill.com.br

Saccaro Av. Nego, 768, Tambaú, +55 83 3512-3430 saccaropb@gmail.com

Difratelli Av. Eng. Luciana Vareda, 136, Maraíra, João Pessoa - PB +55 83 3021-7272 Ana Gabriela e Renata Amaral + 55 83 9951-0703 / 9921-0912 S.C.A Av. Edson Ramalho, 173, Manaíra, João Pessoa - PB. + 55 83 Giovani Andrade Arquitetura e Design Av. Edson Ramalho, 285, Manaíra, Center 2000, Sl 203, João Pessoa - PB

Flávio Tavares +55 83 9155-1430

Fernando Pereira Produções Av. Epitácio Pessoa, 753, Sl 26, Edf. Central Park, João Pessoa. +55 83 3021-5157 / 8820-0021 / 8829-3424 Katiuscia Diniz R. Dom Pedro I, 318, Sl 01, Centro, Campina Grande. + 55 83 8899-7002 DUÁ Design Av. Manoel Tavares, Lautizen, + 55 83 3341-1857 Kaza Arte e Decorações Rua Juvenal Mario da Silva, 730 Manaíra, João Pessoa – PB + 55 83 3268-4031 www.kazaartedeco.com.br


Trianon iluminação Av. Edson Eamalho 788 – sala 101 Manaíra, João Pessoa – PB CEP - 58053-110 +55 83 3247.3502 www.trianoniluminacao.com.br Interativa Eventos Bruno Martins +55 83 88700-2623 www.interativaeventos.net Arte & Cor Av. Nego, 702 sala 02 Tambaú, João Pessoa – PB +55 83 3566-0900 www.artecorpersianas.com.br Patrícia Lago Arquitetura, Paisagismo e Interiores Av. Almirante Tamandaré, 584 Tambaú, João Pessoa – PB +55 83 2106.0806 lagopatricia@hotmail.com Vivento Móveis Planejados Av. Epitácio Pessoa,2828 Tambauzinho, João Pessoa – PB +55 83 3244-5532/ 3244-7169

www.grupovivento.com.br Paraíba Property shop / Giuliana Cunha Av. Cabo Branco, 1186 - Cabo Branco +55 83 3226-6606 / 83 8856-7676 Perímetro Segurança Eletrônica Rua Antônio Alberto Dantas, 135 Bairro dos Estados, João Pessoa – PB + 55 83 3512-9100 www.perimetriseguranca.com.br Comércio Imobiliário www.comercioimobiliario.com.br Combate Segurança Patrimonial Av. Caetano Filgueiras, 939 - Torre +55 83 3133-3300 www.combatepb.com.br Vip Valet +55 83 9955-2325 / 8812-4036 www.vipvaletparking.com.br Restaurante Tanabata Rua José Gomes Sá Filho, 321 Jardim Oceania, João Pessoa + 55 83 3246-6008 / 3246-6008 Casa Master www.casamaster.tv.br


Casa Valduga/Domno Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 115 - Sala 301 - 3°. andar Manaíra, João Pessoa – PB +55 83 3048-1034 / 3048-1034 www.hypermix.com.br Germano Romero Arquiteto Av. N.S. dos Navegantes, 792-A Tambaú, João Pessoa – PB +55 83 3247-6435/ 8819-6245 contato@germanoromero.com Rogério Almeida Jornalista de Turismo +55 (83 8861 636 Lubyanka Martins Baltar Chez Vous Chef Luby + 55 83 8877 8733 http://chezvouschefluby.blogspot.com

+55 83 3226-8085 / 9372-8248 / 8802-5554 CELMAR Av. Edson Ramalho, visinho a Emporium Gourmet, 494/1012 +55 83 3576-3918 Cristina Evelise +55 83 8806-5565 Exito Projeções e Eventos Av. Epitácio Pessoa, 3280, Sl 211, Empresarial Carlos Alberto Júnior, João Pessoa - PB + (83) 3247-2552 / 8803-5272 / 9641-5856 / 8620-6292

Daniel Muniz Empresário e Light Designer + 55 83 9660-6699 Persiart Av. Senador Ruy Carneiro, n720, sl 07 Empresarial Royal Center, Miramar, João Pessoa - PB

Rua Dep. Geraldo Mariz, 809 - Tambauzinho CEP:58042-060 Fone: (83) 3042-1039 www.revistadea.com.br


Revista D&A #07 - Abril 2012  

Revista D&A #07 - Abril 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you