Page 1

REVISTA EDIÇÃO #01

SET/2013

EMPREENDEDORISMO • CARREIRA • NEGÓCIOS

PARAÍBA: Empreendedores, sim senhor! LIDERANÇA DICAS

6 dicas para fazer sucesso no setor de alimentação.

6 dicas para fazer sucesso no setor de alimentação.

IDEIAS

Chamaram sua ideia de idiota? É sinal de sucesso, diz livro. REVISTA PAPO ARRETADO • 01


02 • REVISTA PAPO ARRETADO


REVISTA PAPO ARRETADO • 03


EDITORIAL

PARAÍBA:

EMPREENDEDORES, SIM SENHOR!

BETO CHAVES PUBLISHER

EXPEDIENTE Publisher: Beto Chaves Jornalista Resp.: Inserir Nome DRT 04567

Designer: Raiff Pimentel Fotografia Inserir Nome Comercial Grupo BC10 GráficaJB Tiragem 6.000exemplares Apoio:

4 • REVISTA PAPO ARRETADO

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker. É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de “Conteúdo aqui, conteúdo aqui”, fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero). O trecho padrão original de Lorem Ipsum, usado desde o século XVI, está reproduzido abaixo para os interessados. Seções 1.10.32 e 1.10.33 de “de Finibus Bonorum et Malorum” de Cicero também foram reproduzidas abaixo em sua forma exata original, acompanhada das versões para o inglês da tradução feita por H. Rackham em 1914. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).


REVISTA PAPO ARRETADO • 5


CARREIRA

DICAS

para avançar na carreira profissional

POR Raul Candeloro

Foto: SXC.hu

#1

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

#2

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado

6 • REVISTA PAPO ARRETADO

#3

Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado


Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.

#4

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como para a editoração eletrônica, essencialmente inalteradoo séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado.

#5

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado

#6

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.

REVISTA PAPO ARRETADO • 7


NOVIDADES SEBRAE O trecho padrão original de Lorem Ipsum, usado desde o século XVI, está reproduzido abaixo para os interessados. Seções 1.10.32 e 1.10.33 de “de Finibus Bonorum et Malorum” de Cicero também foram reproduzidas abaixo em sua forma exata original, acompanhada das versões para o inglês da tradução feita por H. Rackham em 1914.

Diretor Superintendente LUIZ ALBERTO GONÇALVES DE AMORIM Economista, pós-graduado em Consultoria Sudene/Cebrae. Principais Cargos Exercidos: Diretor Técnico do Sebrae Paraíba - novembro de 2006 a Junho de 2013; Diretor de Administração de Finanças Sebrae Paraíba - 1º de junho a 31 de outubro de 2006;

Campina Grande recebe maior evento de calçados do Nordeste O maior evento do Nordeste para a promoção do setor de produção de calçados tem início nesta terçafeira (4), em Campina Grande. Lojistas de 20 estados brasileiros, principalmente nordestinos, estarão reunidos durante três dias na segunda edição do Gira Calçados, que acontece na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep).

EMPREENDEDORISMO CHEGA ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO Levar a disciplina do empreendedorismo a mais de 5 milhões de alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior até 2016 é a meta do Sebrae. Uma das estratégias para vencer esse desafio é contar com parceiros como a Junior Achievement, com quem a instituição assinou dia 6 de agosto convênio para desenvolvimento de projetos voltados à educação empreendedora.

8 • REVISTA PAPO ARRETADO


www.sebraepb.com.br

Artesanato paraibano será destaque na Craft Design em São Paulo

O Microempreendedor Individual pode ser fiscalizado?

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) leva, na próxima quarta-feira (14), o trabalho dos artesãos paraibanos a 23ª Craft + Design, em São Paulo. A feira que é um dos maiores eventos de negócios no segmento de decoração, design, presentes e artes do Brasil, vai reunir 180 expositores de 22 países até o dia 17 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca (SP).

O Microempreendedor Individual (MEI) pode ser fiscalizado nas esferas federal, estadual e municipal sobre os cumprimentos de suas obrigações fiscais e tributárias. Além dos aspectos trabalhista, metrológico, sanitário, ambiental e de segurança.

RN libera uso de cartões em mesa de bares e restaurantes “O Governo do Estado do RN atende, portanto, a uma antiga reivindicação do setor, que reclamava de constrangimento ao submeter seus clientes ao enfrentamento de filas após o consumo, enquanto as outras unidades federadas permitem o uso do POS sem qualquer restrição”, salientou a governadora Rosalba Ciarlini. O Fisco Estadual continuará seu trabalho de vistoria, averiguando a regularidade da emissão do cupom fiscal, inclusive nos estabelecimentos não credenciados os POS estão sujeitos a proibição de uso.

REVISTA PAPO ARRETADO • 9


VENDAS

O NOVO PROFISSIONAL DE VENDAS

O VENDEDOR DIGITAL

Foto Reprodução

O profissional de vendas também precisa se adaptar a Evolução Digital, são novos tempos com novas necessidades e novos consumidores. A tecnologia está disponível hoje, isso muda tudo e faz toda diferença na hora de vender. Esse mundo novo requer um novo tipo de vendedor, um vendedor antenado e conectado, mesmo que a empresa que ele trabalhe não esteja presente no mundo virtual, o que é um engano, o vendedor pode buscar clientes e manter relacionamentos profissionais através das suas Redes Sociais. As Mídias Sociais são um verdadeiro canal de comunicação e divulgação. Até bem pouco tempo atrás, comprar On-Line era apenas uma questão de Busca, Preço e Conveniência. Com as Redes Sociais, os clientes descobriram outras importantes funções para comprar On-Line, como: Opiniões, Recomendações, Recompensas, Experiências, Compartilhamentos, Customizações, nichos e Avaliações. Mas atenção, vender On-Line não é somente uma questão de Comércio Eletrônico, mas de todo um

10 • REVISTA PAPO ARRETADO

contexto que pode ser aproveitado também para gerar prospects e leads virtuais que podem ser convertido em vendas presenciais. Através de um ambiente móvel como o Smartphone ou Tablet, por exemplo, os consumidores podem pesquisar, comparar preços, ver recomendações e comprar pela internet, qualquer coisa que precisar, a qualquer hora e em qualquer lugar. Da mesma forma o bom Vendedor Digital pode se aproveitar do mesmo ambiente e usar a tecnologia a seu favor, com auxilio de ferramentas de geolocalização para oferecer seus produtos. Mas vender pela Internet exige novas habilidades, assim com exige também dedicação 24 horas e administração em tempo integral. O Vendedor Digital não precisa trabalhar perfumado e de barba feita, mas precisa fundamentalmente ter presença e relevância social para conseguir fisgar e conquistar clientes ou até mesmo manter sua atual carteira de clientes. Uma novidade Interessante, não é? NÃO! isso hoje já é normal. O Cliente está na Internet e ter presença OnLine, é fundamental se o vendedor quiser acompanhar a


evolução das coisas e continuar vendendo ou aumentar suas vendas. Mas por onde começar? Primeiro, pesquisar as oportunidades e conhecer sites, canais e ferramentas do Google, Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Blogs, Portais especializados, Fóruns, Comunidades, Grupos de Discussões, entre outros. Analisar e avaliar os amigos e seguidores nas Redes Sociais, participar de grupos de discussão e comunidades relacionadas ao assunto que estiver vendendo para angariar novos prospects. É possível com isso, identificar os gostos, os amigos e os lugares que frequentam os seus clientes e futuros clientes. Mostrar conhecimento e emitir opinião, não para somente oferecer o produto, mas para ser referência. A venda vem pelos amigos e seguidores virtuais que vão procurar também para comprar. O vendedor pode e deve sim fazer Marketing do que vende, mas deve focar em Conteúdo. Explico: Se vende roupa por exemplo, fale de moda, tendências, do mundo correlato, mostrando fotos dos produtos, nunca use a ferramenta para fazer propaganda tradicional no Digital, porque as pessoas não curtem isso, se sentem invadidas. Se quiser falar de preço, mostre como valor agregado dentro de um contexto, uma oferta e uma oportunidade, nunca no estilo, “Compre batom; Compre batom; Compre batom“ Empresas tradicionais de venda Porta a Porta já perceberam isso, e já construíram seus ambientes de vendas nas Redes Sociais onde os seus vendedores podem compartilhar informações e vender produtos aos seus seguidores e amigos pelo próprio sistema que eu chamo de Clique a Clique. Enfim, estamos mais do que conectados, estamos envolvidos no mundo virtual e se hoje somos 83 milhões de internautas no Brasil, imagine quanto seremos daqui a 1 ano. E você vendedor, já se preparou para surfar essa onda e aproveitar o momento? Não!, então corra, porque já tem muito vendedor duplicando seu faturamento usando a Internet como aliada. Pense Nisso!

JOÃO KEPLER

Sou Empreendedor serial, blogueiro, investidor anjo, palestrante e especialista em e-business e mídias sociais. Interesse em Eventos, StartUps e Marketing Digital. Atualmente dando ênfase a investimentos (capital semente) em projetos inovadores de e-business. Uma pessoa de mercado, apaixonado por vendas e tecnologia. joaokepler@gmail.com facebook.com/joaokepler twitter.com/joaokepler

REVISTA PAPO ARRETADO • 11


COBERTURA ARRETADA 2 SIMPÓSIO EMPRESARIAL PARAIBANO DE VENDAS, ATENDIMENTO E MOTIVAÇÃO

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker. Confira a cobertura completa:

12 • REVISTA PAPO ARRETADO


REVISTA PAPO ARRETADO • 13

Boneca - Revista Papo Arretado  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you