XôXatice

Page 18

Quem É?

Punheta literária Na última seção Quem é?, nos recordaremos de um nome que foi muito significativo para a criação da revista XôXatice, e que já deu muito o que falar: Carlos Zéfiro. Por Ana Lidia Guerrero

Durante muito tempo, grande parte do imaginário erótico brasilero, mas principalmente carioca, foi embalado pelas histórias contadas em singelos quadrinhos feitos por esse tal Carlos Zéfiro. Chamadas de catecismos, nada continham com o fim de catequizar: transas dentro do caminhão, no mato, na casa do vizinho, peitinhos, “grutinhas” e “membros avantajados” de fora, nas mais diversas posições. A clandestinidade dos quadrinhos deixava a garotada em alvoroço, e a venda nas bancas era sempre um ritual: além dos preços sempre altos, os jornaleiros os obrigavam a comprar também uma publicação “séria” e punham o catecismo dentro dela. Um testamento era o mesmo que 12 catecismos encadernados e uma bíblia era composta por 24 destes. Uma máfia muito bem organizada.

18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.