












No município de Viamão, costeado pelo Lago Guaíba e protegido pelos morros, o terreno apresenta diferentes níveis que criam setores com atmosferas particulares a poucos metros de distância entre si.
O hotel é dividido em quatro momentos (grupos de cabanas), onde cada um possui o ritmo da experiência que deseja transmitir aos hóspedes, das mais agitadas até as mais lentas.
Além disso, cada tipologia de cabana faz alusão ao movimento de alguns elementos locais - o sol, o lago, os ventos e as raízes- buscamos que os hóspedes encontrem em um deles a quantidade de movimento que faça da sua estadia o momento ideal para se viver o agora.
1. Unidades Contato
2. Unidades Corrente
3. Unidades Equilíbrio
4. Unidades Repouso
Yoga/meditação
Balanço
Redário
Passeio a barco
Esportes aquáticos
Food Hall
Mirante
Piquenique
Fogueira
Cinema ao ar livre
Bar
Playground
Shows e eventos
Trilha
Ground Light-LightingStyles
Luz caminho
Surface Washer-Light Culture
Luz baixa
Baliza Morello-Escofet
Luz média
Luminária Bali-Escofet
Luz alta
Banco Canet-Escofet
Morella Bin-Escofet
Totem-Plakas
O movimento do ar de conduz.
Capacidade: 4 Pesssoas
Atividades recomendadas:
O vento é o ar em movimento, ele é caracterizado pelo dinamismo e pela fugacidade. As unidades Equilíbrio seguem a brisa do Levante, nome dado ao vento característico na região em que as cabanas se instalam. O sopro dos ventos cria um espaço isolado na porção nordeste do hotel, ideal para grupos que buscam retirar-se do tumulto externo. O marco arquitetônico de destaque escolhido para as cabanas foi a ventilação cruzada, que propiciará aos usuários a intensidade, a calmaria, o frescor e o alento dos ventos.
módulo inicial deslizamento lateral desencontro dos moódulos áreas externas
23, 26 e 22 anos
“Estávamos em busca de um lugar próximo à Porto Alegre para passarmos o final de semana. Nós gostamos de estar em contato com a natureza e de atividades mais tranquilas, e no Momento encontramos o que estávamos procurando! Podemos descansar e relaxar na cabana Equilíbrio e aproveitar as atividades de integração do hotel. Naquele dia estava acontecendo um show de uma banda local, foi ótimo! “ - Paula
Carlos, Luiza, Pedro e Laura
31, 29, 30 e 33 anos
“Precisavamos de um hotel que acomodasse um grupo de amigos para passar o feriado e o Hotel Momento foi ideal. A cabana equílibrio foi ótima, e a foguira no deck foi nosso espaço favorito, onde passamos horas aproveitando!“ - Laura
A posição das unidades foi pensada de maneira a otimizar a exposição da luz solar orientada ao norte, evitando possíveis ganhos térmicos do sol oeste.
Com exceção das unidades Corrente, que foram pensadas a para aproveitar a vista do Guaíba, todas cabanas possuem sua fachada principal voltada para o nortr.
análise de insolação anual
Com a implantação das unidades, será necessário pensar em elementos de sombra para as unidades, tendo em vista a insolação no verão que pode apresentar riscos ao conforto térmico das cabanas.
As árvores e massas vegetais possuem um grande potencial de sombreamento das unidades posicionadas na parte oeste da implantação, principalmente durante os períodos da manhã, como visto nos estudos.
solstício de verão solstício de verão
equinócio equinócio
solstício de inverno solstício de inverno
9h
16h
Este trabalho foi realizado para a disciplina “Projeto Arquitetônico II”, turma C de 2022/2, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O conteúdo apresentado possui direitos autorais e os créditos de imagens de terceiros foram referenciados. O trabalho tem finalidade acadêmica, sem fins lucrativos, publicitários e/ou lucrativos.
Docentes:
Angelica Paiva Ponzio
Victor Mateus Schulz