O projeto trata do desenvolvimento de requalificação da área Moinho Collet, em Dois Irmãos; integrando a uma proposta paisagística de espaço aberto. É um destino interessante para quem busca uma atmosfera tranquila e contato com a cultura e a história da colonização alemã no Brasil. Foram adotadas estratégias como; implementação de percursos orgânicos, a criação de espaços verdes e a concepção de áreas de convívio englobando as principais visuais ao Collet. Qualificando a interversão através da reciclagem de materiais e vestígios. Quanto a proposta viária; a principal via da cidade, Rua Travessa São Miguel, receberá novo sentido no trafego; para melhor preservação da ponte de pedra e maior segurança de transito no local para a população. A via será de mão única e adequada para uso de pedestres. Para essa intervenção, haverá a inclusão de nova via coletora, ligando a Rua Santa Clara com a Rua Rio de Janeiro.
CYNODONDACTYLON (GRAMA BERMUDAS)
ILUMINAÇÃO GERAL ALTA
MADEIRA
GRANDES ABERTURAS EM VIDRO
BAUHINIAVARIEGATA (PATA DE VACA )
BALIZADOR
ILUMINAÇÃO MÉDIA
CONCRETO APARENTE CAESALPINIA PLUVIOSA (SIBIPIRUNA)
_VOLUMETRIA A proposta volumétrica horizontal possibilita que os edifícios se fundem de forma equilibrada com o entorno local. Oferecendo funcionalidade, beleza e praticidade. Com grandes aberturas em vidro, proporcionado aproveitamento da luz natural, a ventilação, além das principais visuais ao Collet. Os encaminhamentos orgânicos incorporam os elementos da natureza, enfatizando a fluidez e harmonia com o meio ambiente. Essa tipologia, visa criar uma sensação de integração com a natureza.
ARBUSTO
_ÁREAS CONSTRUÍDAS 1. Feiras locais ----------------------------------- 240 m² 2. Centro Gastronômico, bloco A ------- 452,34 m² 3. Centro Gastronômico, bloco B -------- 351,60 m² 4. Cervejaria -------------------------------------- 545 m² 5. Museu Collet ---------------------------------- 850m² 6. Área externa coberta; gast. -----------1132 m² Cervejaria
Museu
Setor gastronômico
Área total: 3.570,94 m²
_diretrizes projetuais Garantir usos diversificados para os espaços; Valorização da edificação histórica; O novo tratamento do Moinho: Museu; Solução para as paredes: Alvenaria Drywall; Aberturas: Grandes aberturas em vidro; Tratamento da malha urbana: Tipologia orgânica; Estratégias sustentáveis como condicionantes projetuais; Estimular o turismo e a economia local.
Setor gastronômico
Feiras Locais
Deck contemplação
_LOCALIZAÇÃO
_DIAGRAMA DEMOLIR/ CONSTRUIR / MANTER Dois Irmãos é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A cidade faz parte da região serrana do estado e está situada em uma área de beleza natural notável, com colinas, vales e uma paisagem deslumbrante. A malha urbana da cidade é bastante concentrada, a zona central é bem definida espacialmente, mas não muito densa. O gabarito da altura das edificações, dificilmente ultrapassa 3 pavimentos, sendo muito utilizada os espaços verdes da região. Dois Irmãos é uma cidade com forte influência cultural alemã e com uma economia diversificada. Edificações com valor histórico
Menor valor de preservação (demolir)
Preservar
Vegetação arbórea
ARQUITETURA E URBANISMO 2023/2 |ATELIER V|
Via arterial Novo sentido de tráfego
Vias coletora
Via coletora | Nova
Ponte de Pedra
PROF:JULIANA BRITO | ACADÊMICAS: FERNANDA F. SILVA E RAFAELA FIORI