M3 EQUIPE TREINADA
TÉCNICO BÁSICO
TÉCNICO BÁSICO + BÁSICO PRODUTO
Erros de refração (graus)1 O QUE UMA LENTE DE CONTATO DEVE CORRIGIR?
EMETROPIA É a ausência de erros de refração, ou seja, a pessoa “não tem grau”.
AMETROPIA Quando um erro de refração está presente. Causas mais comuns: _ Miopia _ Hipermetropia _ Astigmatismo _ Presbiopia
MIOPIA Dificuldade ao enxergar de longe. A visão fica turva ou borrada para objetos distantes e clara para objetos próximos.
HIPERMETROPIA Dificuldade ao enxergar “de perto”. A visão fica turva ou até mesmo dupla para objetos próximos e distantes (na alta hipermetropia).
ASTIGMATISMO Os raios não são focados no mesmo ponto da retina e teremos uma visão turva tanto para longe quanto para perto.
PRESBIOPIA Também conhecida como “vista cansada”, ocorre quando o cristalino perde a capacidade de focar objetos para perto. Esse processo, chamado de acomodação, diminui ao longo da vida de forma gradativa e é percebido por volta dos 40 anos de idade com visão turva para objetos próximos.
COMO CLASSIFICAMOS OS GRAUS?
DE
Graus ou Dioptrias Esféricas Negativos = Miopia (Exemplo: -1,00)
DC
Positivos = Hipermetropia (Exemplo: +1,00)
Graus ou Dioptrias Cilíndricas Por convenção, no Brasil usamos cilindro negativo. Pode ser combinado ou não com graus esféricos: miopia ou hipermetropia Exemplo: -1,00 DE / -1,25 DC x 180º + 0,75 DE / -1,25 DC x 180º
QUAIS SÃO OS TIPOS DE MATERIAIS DE LENTES DE CONTATO ENCONTRADOS NO MERCADO?
Gelatinosas
Tipo mais comum do mercado, também conhecida como “lentes de contato descartáveis”. MATERIAIS: Hidrogel ou Silicone Hidrogel.
Rígidas
São as lentes mais tradicionais e antigas do mercado. Recomendadas para casos de irregularidades na córnea, como no Ceratocone.
Hidrogel vs Silicone Hidrogel
Silicone Hidrogel • Surgiu em 1998 • Desenvolvido pela necessidade de lentes mais permeáveis ao oxigênio
Hidrogel • Surgiu em 1963 • Primeiro e mais conhecido material de LC gelatinosa