Revista Tim-Tim

Page 1

JANEIRO 2023 | Nº 1 | CERVEJA A cerveja nacional produzida somente por mulheres BLACK PRINCESS FEMALE CLERICOT Aprenda a fazer esse drink sem álcool para um happy hour com os amigos HARMONIZAÇÃO Descubra como cada tipo de cerveja combina com acompanhamentos

Cada revista da Tim-Tim terá uma bebida como tema central, na nossa primeira edição a bebida escolhida foi a cerveja. Você se deparará com a seção “Bebida da edição” onde iremos contar um pouco da história e origem dela; uma reportagem onde mostraremos o processo de produção de uma cerveja feita somente por mulheres; a seção “Harmonização de bebidas” que dará dicas de como acertar na hora de escolher o tipo de cerveja para tomar com seus acompanhamentos, e por último, “Receitas” onde traremos receitas de drinks, nessa edição o escolhido foi Clericot, um drink sem álcool.

Cerveja Sobre nós

A loja de bebidas Tim-Tim tem como base o slogan “A bebida certa para cada momento” pois nos importamos com a experiência de nossos consumidores com cada tipo de bebida, seja ela alcoólica ou não. Somos uma empresa totalmente prática e moderna, onde nossos clientes têm suas necessidades atendidas.

Nosso principal diferencial se dá pelo fato de prezarmos cada momento da vida das pessoas, seja ele um aniversário, um jantar romântico ou até mesmo um churrasco em família. Para cada uma dessas ocasiões especiais, temos uma seção tanto na nossa loja física como na online, onde sugerimos as melhores bebidas a serem apreciadas nesses momentos.

Portanto, nosso público não precisa necessariamente entender sobre bebidas, pois para facilitar suas vidas e focar na praticidade, separamos tudo para você ter uma melhor experiência conosco. Além das bebidas contamos com alguns produtos na nossa loja, como copos, taças, abridores de garrafa, dentre vários outros imprescindíveis para os amantes de uma boa bebida.

Editorial

Sumário

Bebida da edição

Descubra a história de como surgiu a cerveja Reportagem

Black Princess FemAle, conheça a cerveja produzida somente por mulheres

Harmonização de bebidas

Aprecie bons momentos harmonizando suas bebidas. Saiba mais sobre como acertar na escolha da cerveja e seus acompanhamentos

Receitas

4 6 12 14

Aprenda a fazer um drink sem álcool, o Clericot. Perfeito para um happy hour com os amigos

Como surgiu?

Ahistória da cerveja tem seu início há aproximadamente 9.000 a.C, na região da Mesopotâmia, onde os Sumérios após abandonarem a vida nômade, passaram a cultivar e se alimentar de grãos. Surgiram os primeiros campos de agricultura de cereais, como a cevada e o trigo.

Acredita-se que a primeira cerveja foi produzida por acidente, através da fermentação espontânea de cereais. Nessa época, as mulheres gerenciavam as “casas de cerveja”, que eram as tabernas na Suméria. Elas eram responsáveis pela fabricação e distribuição da cerveja, tornando-se uma bebida muito consumida e valorizada pelos povos da Antiguidade.

Naquela época, a cerveja era bem diferente dos dias atuais, sua base que é a cevada fermentada, era a mesma, porém a bebida era escura e forte. Era mais seguro consumir cerveja do que água (poluída e não tratada, causava doenças), já que o álcool não permite a proliferação de microrganismos patogênicos.

A bebida era considerada como um “pão líquido” já que mantinha as mesmas propriedades nutricionais dos

Foto: Freepik 4

cereais. E foi parar até mesmo no código de Hammurabi, que era o conjunto de leis dos babilônicos, onde determinava regras para a fabricação da cerveja de boa qualidade e também o quanto era permitido para cada casta da sociedade.

A expansão da cerveja se deu com o Império Romano, que levou a bebida para vários lugares onde não era conhecida. Quando chegou na Gália (atual França), foi onde ganhou seu nome latino. Os gauleses chamavam a bebida de “cerevisia” ou “cervisia” em homenagem a Ceres, a deusa da agricultura e dos grãos.

Durante a Idade Média, os monastérios fabricavam a cerveja adicionando diversas ervas aromatizantes, dentre elas o lúpulo, o louro, a sálvia e o gengibre. A freira alemã, Hildegarda de Bingen foi uma das grandes responsáveis pela adição do lúpulo, por ter sugerido o uso da planta na bebida, por suas propriedades conservantes.

No Brasil, a tradição cervejeira começa com a vinda da Família Real. A partir desse momento, em 1808 houve a abertura dos portos às Nações Amigas, pelo Rei Dom João VI, onde os produtos vindos da Inglaterra começaram a circular pelo país.

A primeira notícia sobre a fabricação nacional de cerveja foi em 1836. Um anúncio publicado no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, dizia:

Na Rua Matacavalos, número 90, e Rua Direita número 86, da Cervejaria Brazileira, vende-se cerveja, bebida acolhida favoravelmente e muito procurada. Essa saudável bebida reúne a barateza a um sabor agradável e à propriedade de conservar-se por muito tempo.

Desde então começaram a surgir as grandes cervejarias. A Bohemia foi fundada em 1853, a Antarctica em 1868 e a Brahma em 1888. No ano de 2019, o Brasil chegou a 1209 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Bebida da edição | Cerveja
5

Black Princess

Conheça a Black Princess Strong Golden FemAle, uma cerveja nacional feita somente por mulheres, que participaram de todo o processo de produção. Representar a força feminina e o combate a violência contra a mulher, foram os motivadores dessa criação.

7

ABlack Princess, do Grupo Petrópolis, que conta com oito fábricas em operação pelo Brasil e produz mais de 10 marcas de diferentes bebidas - de cervejas a energéticos - como Itaipava, Crystal, Petra, TNT Energy Drink e Magneto, surpreendeu com a criação da primeira cerveja feita somente por mulheres, nomeada FemAle, todo o desenvolvimento passou por mãos femininas, da brassagem ao envase.

O novo rótulo sazonal, com o intuito de representar a força feminina, apoiando a equidade de gêneros e o combate a violência contra a mulher. Outro diferencial, é que toda a renda obtida com as vendas do primeiro lote foram revertidas para a ONG Tamo Juntas, uma organização social composta por mulheres que prestam assessoria multidisciplinar(jurídica, psicológica, social e pedagógica) de forma gratuita para mulheres em situação de violência.

Abaixo, ilustração do rótulo da cerveja.

A violência contra as mulheres é uma questão urgente em nosso país que tem exigido uma postura comprometida para o enfrentamento por parte do Estado e da sociedade. No ano passado, a cada um minuto foi feita uma ligação para o 180, canal de atendimento que registra denúncias de violência contra as mulheres. Estamos felizes em ver a Black Princess abraçando essa causa, sobretudo com uma cerveja que fortalece e prioriza as mulheres em todo processo.

Comenta Maria Letícia Dias Ferreira, presidente da ONG.

Reportagem |
Black Princess
8

A FemAle, vem da escola belga e foi desenvolvida tendo à frente duas mestras-cervejeiras do Grupo: Keilane e Liane. Keilane é engenheira de alimentos e entrou no Grupo Petrópolis em 2014 como trainee de Controle de Qualidade. Desde 2019 assume o cargo de Coordenadora de Processos, em que lidera toda equipe do Processo da Unidade de Petrópolis.

Liane é formada em engenharia de alimentos e também começou no Grupo como trainee. Ela iniciou sua carreira na área de qualidade, porém se encantou com o processo operacional. Fez parte da primeira dupla de mulheres cervejeiras formadas pelo GP.

Acima as duas mestras-cervejeiras, Keilane e Liane degustando a cerveja FemAle.

Acima, Fidelcina Moreira, Ana Paula Nicolino, Keilanne Poltronieri, Liane Bemme, Eliana Cassandre.
9
Fotos: Duda Dusi

Desde a concepção da ideia, todas as mulheres do time composto pela marca Black Princess estiveram na linha de frente do projeto. O rótulo foi desenhado pela ilustradora Tami Lemos, idealizadora do movimento Crie como uma Garota. Onde evidenciou a ilustração do número 180 do disque denúncia contra a violência feminina.

Também participaram do desenvolvimento desse rótulo as cervejeiras Elizabeth Bogenia e Fidelcina Moreira, as trainees da área Industrial Bruna de Mello Tristão e Nathália Santos de Assis e a Especialista Sensorial e Sommelier Ana Paula Nicolino.

Nós, as mulheres da companhia, começamos a produzir uma cerveja forte e potente no início de agosto. A ideia era mostrar a força feminina por meio do sabor.

Conta Liane Bemme.

Como apenas mulheres estavam envolvidas no processo, elas queriam acabar com a ideia de que a bebida feminina precisa ser mais leve e adocicada, com essência de frutas e hibisco.

Acima, a ilustradora Tami Lemos.

Quando contamos o estilo que tínhamos escolhido para a cerveja – uma Ale – todos ficaram chocados. ‘Mulher consumindo algo tão alcoólico e potente?’, perguntavam. Sim!, porque é isso que nos representa.

Acrescenta Ana Paula Nicolino.

Foto: Duda Dusi 10

Acima, Eliana Cassandre segurando a cerveja FemAle.

No paladar é uma cerveja forte, mas ao mesmo tempo equilibrada. O teor alcoólico de 7,4% e o amargor de 36 IBU estão muito bem balanceados à intensidade de aroma, sabor e carbonatação. Para harmonizar, a Black Princess FemAle combina bem com frutos do mar, queijos como canastra, gruyère, gouda, parmesão/pecorino e roquefort. Além de comida tailandesa e massas com molho pesto ou vermelho.

Eliana Cassandre, head de marketing da Black Princess e do Grupo Petrópolis, também destaca a importância desse lançamento:

O mundo da cerveja está cada vez mais aberto a um público de paladar aguçado e exigente: as mulheres! Sommelières, mestres-cervejeiras, produtoras caseiras ou somente apaixonadas pela bebida se multiplicam pelo país e ganham protagonismo nesta cena. O Grupo Petrópolis se orgulha de ter mulheres em todas as etapas de produção de suas cervejas, em todos os cargos: da linha de produção à vice-presidência da companhia.

Com o lançamento em novembro de 2021, a marca se aproximou do Festival Feira Preta, um dos principais e maiores eventos de cultura negra da América Latina, que completou 20 anos.

Reportagem | Black Princess
11
Foto: Duda Dusi

Aprecie bons momentos

Ésabida

a existência da harmonização de vinhos com comidas até mesmo de quem não costuma apreciar a bebida. Mas, muitas pessoas não sabem sobre a harmonização de cervejas.

Conhecer as comidas que combinam com a cerveja pode garantir uma melhor experiência de sabor, pois a bebida é uma ótima maneira de adicionar complexidade aos pratos. Para não errar na sua harmonização, separamos algumas dicas e os pratos que combinam com certos tipos de cervejas.

Existem algumas formas para combinar aromas e sabores, as duas principais são por semelhança e por contraste.

Harmonização por semelhança: os elementos da cerveja e do prato são parecidos ou iguais. É levado em conta a doçura, acidez, tostados, frutados, herbais e condimentos da bebida

Harmonização por contraste: essa ocorre pelas diferenças. Os elementos opostos entram em contraste e bloqueiam os excessos uns dos outros, gerando efeitos sensoriais de atenuação ou incremento de sabores. Como exemplo uma sobremesa muito doce, vai harmonizar com uma cerveja mais amarga.

Lager

Tem sabor suave e tons que variam entre o caramelo e o cobre. São mais alcoólicas e encorpadas que as cervejas Pilsen. Algumas sugestões de pratos são: carnes vermelhas grelhadas, queijos mais gordurosos, massas e frutos do mar. Momento: é uma boa pedida para o churrasco do fim de semana. Indicação: Stella Artois.

Pilsen

É um dos tipos mais populares. São cervejas leves e claras, que podem acompanhar pratos mais leves.

Algumas sugestões de pratos são: comidas de boteco, queijos leves e frescos, atum, castanhas e amendoins. Momento: é ideal para uma entrada de aperitivos em uma noite em família ou amigos. Indicação: Skol.

Harmonização de bebidas | Cerveja
12

IPA Malzbier

A India Pale Ale (IPA) é uma cerveja mais amarga, produzida com alta concentração de lúpulo e percentual alcoólico intenso. Esse tipo é o preferido entre os amantes da cerveja artesanal.

Algumas sugestões de pratos são: comidas apimentadas, queijo gorgonzola, frituras, hambúrguer, molhos fortes e pizzas.

Momento: excelente escolha para o lanche com os amigos.

Indicação: Roleta Russa Easy IPA.

Weiss

É uma cerveja escura, doce e refrescante, possui baixo teor alcoólico e uma receita que inclui caramelo e xarope de açúcar. Por conta da falta de amargor é indicada para acompanhar doces.

Algumas sugestões de pratos são: tortas, bolos, pizzas doces, sorvetes, chocolates. E para quem prefere pratos salgados, uma boa pedida é um caldo de mocotó.

Momento: é perfeita para acompanhar qualquer doce em uma confraternização. Indicação: Brahma Malzbier.

São cervejas ácidas e feitas de trigo. Clara, opaca e com espuma super cremosa, essa receita é produzida com pelo menos 50% de malte de trigo e tem teor alcoólico moderado (entre 5% e 6%).

Algumas sugestões de pratos são: pratos leves com ingredientes marcantes, como saladas de tomate, queijo cabra, além de harmonizar com comidas mais apimentadas, sua amargura ajuda a suavizar o efeito picante.

Momento: é uma boa escolha para acompanhar uma entrada em um jantar romântico. Indicação: Eisenbahn.

13
Foto: Freepik

Cle ricot

Ingredientes:

• 1 garrafa de espumante sem álcool

• 3 xícaras de frutas de sua preferência

• 1l de água mineral com gás

• 4 folhas de hortelã

• Gelo

Preparo:

Corte as frutas em pedaços pequenos e coloque em uma jarra, acrescente o espumante sem álcool e a água com gás. Por último coloque as 4 folhas de hortelã e gelo a gosto. Misture tudo e beba gelado. Essa receita rende 2l de drink.

Nossa sugestão de frutas são: uva verde, uva roxa, kiwi, morango, laranja, maçã e abacaxi. Caso não queira colocar o espumante sem álcool, o drink harmoniza muito bem com energéticos saborizados, indicamos o de melancia ou outro com sabor frutal. Lembrando que se preferir, o espumante pode ser servido com álcool. Nossa indicação de momento é para um happy hour com os amigos no fim de tarde.

Receitas | Drink
álcool Foto: Freepik 14
sem
Ficha técnica
Valente Cunha Disciplina: Projeto Editorial Instituição: IFSul - Câmpus Pelotas Curso: Comunicação Visual | Oitavo semestre Professor orientador: Rafael Arnoni Tipografias: Oswald, Berlin Sans FB Demi Referências: cervejeiroraiz.com.br opabier.com.br folha.uol.com.br papodebar.com eql.com.br emporiogelei.com.br centralbrew.com.br blog.festval.com Redes sociais: linkedin.com/in/rafaela-valente-cunha-3112761b6/ behance.net/rafaelacunha11 instagram.com/rafa_cunha_/ 15
Rafaela
Conheça nossa loja: Av. Ferreira Viana, 1526 | Loja 4 | Shopping Pelotas Horário de funcionamento: Seg a Sáb - 10h às 22h | Domingo - 11h às 22h lojatim_tim (53) 991215325 Loja Tim-Tim

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.