Esporte Emoção - Edição 83

Page 1

ESTE - BRASIL

CEARÁ - NORD O 83 - R$ 14,90

ANO XVI - EDIÇÃ



Caro Leitor, Mais uma vez, aqui estamos para proporcio-

nar a todos vocês o que há de melhor no mundo off-road. Vida difícil, pois temos que cair na estrada, a maior parte das vezes, fora dela. O ano está encerrando e com ele os campeonatos, onde não faltam emoções nas disputas de títulos. Continuamos empenhados em levar ao leitor, conteúdo de qualidade, sem deixar de lado as aventuras e experiências vividas pelos adeptos ao mundo esportivo. Nesta edição, mais uma etapa da Copa Troller que promoveu um rally inesquecível nas belíssimas praias de Natal-RN, com o Record de 87 carros inscritos e muitos desafios. O campeonato Cearense de Rally continua esquentando a disputa pelo título de 2014. Nesta penúltima etapa, muita coisa aconteceu, mas a definição dos campeões só virá na sexta e última etapa. Conheça o “Suzuki Swift”, direto da Suzuki Sol. Fomos conferir o lançamento deste modelo que com o seu tamanho reduzido promete ajudar a quem precisa estacionar em vagas apertadas e não ter dor de cabeça para passar em ruas estreitas. Para quem curte diversão automotiva e não pretende sem gastar muito, uma boa pedida é o campeonato de lata Cross, que já está na sua penúltima etapa e promete muita adrenalina para 2015, propiciando à chegada de novos pilotos adeptos a modalidade. Daí para frente, poeira, competitividade e diversão foi o que tivemos o prazer de assistir de camarote na 4ª etapa da Copa Cearense de Motocross, resumo? “ADRENALINA NA VEIA!” Muita poeira e emoção ainda vão rolar até o final do ano! Bom, como todo filho de Deus... Um merecido descanso acompanhando a etapa de kite que está rolando na china e prometendo muito para os competidores brasileiros. Ótima leitura a todos, e não esqueçam, onde há poeira, há ESPORTE EMOÇÃO! Nos encontramos nas trilhas!

Ricardus Cunha


Copa Troller

04 - Outubro/2014


Copa Troller

nas da revista era o máximo. Nova fase Acompanhei por muito tempo todo a sua Depois o trabalho do Ricardo e via ded- de mais de um ano parada, icação e empenho para fazer um num pro- “pit stop” que parecia semisso fim,ficar eis que surge uma nova posduto legal, não podia deixar pelo caminho. Sentamos,sibilidade conversa-para o retorno da Esporte Emoção ao mercado editorial. O emmos e fechamos o negócio. A Esporte presário e apaixonado por off Road Emoção está de volta”. Comentou Ricardus Cunha fez uma proposta empolgado Ricardus Cunha. a retomada das atividades. Após Nessa nova fase para a revista voltará ainda mais forte ereuniões com um e uma “batida de martelo” de está de volta à revista que, sem “plus”, contará com um site notídúvidas tem a cara do esporte fora de cias, vídeos, redes sociais e muitas estrada. “Sempre gostei da revisoutras novidades estão sendo prepata, folhear radas para o grande retorno. É só a Esporte Emoção e ver amigos competindo. Se ver nas págiaguardar e conferir.

Novembro/ 14 - 05


Copa Troller

A Copa Troller promoveu no último sábado um rali inesquecível em Natal, RN, com o recorde de 87 carros inscritos e muitos desafios em meio às belíssimas paisagens do litoral. A penúltima prova do Campeonato Nordeste nesta temporada superou as expectativas da organização e dos participantes, que elogiaram o percurso na região de São José de Mipibu.

06 - Outubro/2014

As trilhas com vários tipos de terreno permitiram testar os recursos off-road do Troller T4. Outra atração do evento foi o Novo Troller 4, totalmente modernizado desde o chassi e carroceria até o acabamento interno. Os participantes puderam ver o utilitário de nova geração em ação e conferir o seu desempenho com o motor turbodiesel 3.2 L de 200 cv.


Copa Troller

Em clima de decisão de campeonato, a prova em Natal exigiu muita atenção e boa sintonia entre pilotos e navegadores. O piso arenoso foi a principal dificuldade para manter o ritmo constante exigido pelo regulamento. Na categoria Graduados, Omar Dantas e Wellington Rezende marcaram 50 pontos e foram os campeões. “Manter a tranquilidade na hora do aperto e a concentração durante todo o trajeto foi o que garantiu a nossa vitória”, conta o navegador Wellington. Na Turismo, Marcos José dos Santos e Renan Fernandes foram os mais

regulares e ficaram com o primeiro lugar. “foi uma prova muito técnica, por isso a navegação foi decisiva”, diz o piloto Marcos. Na Expedition, Davi Ximenes e Erick Wladimir superaram mais de 40 duplas e foram os vencedores. A categoria Passeio, destinada àqueles que procuram seu primeiro contato com o rali, sem contagem de pontos, incluiu a visita a diversos pontos turísticos de Natal e também foi aprovada. “Vim de João Pessoa exclusivamente para participar da Copa Troller e gostei muito. O Troller é mesmo um carro muito forte e as paisagens

Novembro/ 14 - 07


Copa Troller

são maravilhosas”, comenta Luciano Rodrigues, que participou do rali “É sempre muito bom fazer provas em Natal. Além de ser uma região com trilhas fantásticas, serve para mostrar que o rali pode ter uma relação muito saudável com o meio ambiente”, destaca Rogério Almeida, diretor de prova da Copa Troller. A última etapa do calendário Nordeste será realizada em Fortaleza, CE, no dia 22 de novembro.

O “Na Dúvida, Acelera!” tarda, mas não falha!!! E mais uma vez a Equipe Invasão Cearense volta para Fortaleza com a mala cheia de troféus. Das 10 duplas que saíram de Fortaleza para o certame potiguar sete subiram ao pódio. Confira os resultados:

Imprensa: Troller

Categoria Graduado:

1º Omar Dantas/ Wellington Rezende; 2º Terêncio Félix / Henrique Augusto de Oliveira; 3º Rômulo Valentim/Ricardo Valentim; 4º Onofre Campos/Fábio Machado; 5º Evanio Magalhães/Aristoteles Neto;

Categoria Turismo:

1º Marcos José / Renan Felix ; 2º Nestor Magalhães/Leonardo Bezerra; 3º Sandoley Teles/ Lúcio Barbosa;

Categoria Expedition:

1º Davi Ximenes / Erick Wladimir; 2º Hysaac Spencer / Roberto Chaves; 3º Rafael Heider/ Sidney Barreto; 4º Otacilio de Medeiros/ Alexandre dos Santos; 5º Gilmar Canuto/ Marcelo Marinho;


O Jeep Clube de Fortaleza realizou, no dia 15 de outubro, no Benfica Buffet, o coquetel de encerramento do 8° Encontro de Jeep Willys, e contou com homenagens aos participantes e patrocinadores do evento. A abertura do evento ficou por conta do organizador geral Sr. Egídio Pelúcio que, após agradecer o apoio dos parceiros, disponibilizou aos associados, a cobertura do passeio em DVD e revista. Ambos realizados pela revista Esporte Emoção. Estiveram presentes, representantes da Prefeitura Municipal de Paracuru, presidentes de clubes, participantes e patrocinadores. Na ocasião, associados e convidados tiveram a oportunidade de adquirir também lembranças do Jeep Clube de Fortaleza, além de edições anteriores dos passeios em DVD, camisas, esculturas, pinturas em tela e o prazer de poder ver de perto o Jeep (falta detalhes do jeep) , além do SuperBuggy, uma novidade no Ceará que indiscutivelmente cumpriu o seu papel off-road neste passeio. E para encerrar o evento, o Sr. Egídio Pelúcio, eufórico e emocionado comentou: “Por ser um evento de grande porte, agradecemos aos colaboradores que não desanimaram em nenhum momento, nos proporcionando este resultado tão vitorioso. Cumprimos nossa missão. E que venham os próximos anos!” Uma das marcas registradas do Jeep Clube de Fortaleza é a organização e não poderia ser diferente neste encerramento. Parabéns e até o próximo encontro de Jeep Willys.

TODO TERRENO É POUCO TERRA DO SOL É PALCO DA FINAL DA COPA TROLLER! A Copa Troller é um dos principais ralis de regularidade do país. Seu objetivo é aliar emoção, competição e diversão em uma prova única. A principal característica do evento é fazer os participantes seguirem uma planilha (regulamentada pela CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo), com tempos e médias de velocidades controladas (de acordo com o nível de cada categoria). Desta vez, o palco de encerramento da última etapa COPA TROLLER que se realizará em 22 de novembro será em Fortaleza, no estado do Ceará e promete muita emoção, pois o alto nível dos competidores servirá de termômetro para o verdadeiro desempenho das equipes. Vale a pena conferir!

Se o assunto, é poeira e EMOÇÃO, nossa equipe entra em ação!!!

Quem já teve a oportunidade de apreciar uma competição de Motocross, Enduro, ou mesmo de Supercross, conclui que se trata de um grande espetáculo, de muita emoção. Mas o que é mesmo o Motocross?Segundo a Federação Internacional de Motociclismo - FIM, trata-se de uma prova em circuito fora de estrada, com obstáculos naturais. No Brasil, o Motocross passou por fases gloriosas, com grandes eventos e patrocinadores. Em meados de 1985, a Yamaha importou dois pilotos norte americanos, Rodney Smith e Kenny Keylon, que com suas pilotagens radicais mudaram completamente a prática do esporte, já que os brasileiros tinham um estilo europeu na tocada da moto. Como forte evento, os Campeonatos patrocinados pelas marcas de cigarros Marlboro e Hollywood, contribuíram para a rápida explosão do Motocross. No caso do Campeonato Hollywood, as etapas sempre foram bem organizadas, com belas pistas, sempre com gates lotados, inclusive as arquibancadas. A 4- etapa da copa cearense de MotoCross, tornou-se pauco da cerimônia de lançamento da parceiria entre a Revista Esporte Emoção e o Motocross Cearense. Na Revista e no site Esporte emoção, traremos matérias, com intuito também de levar informações ao público apaixonado por motos, quadriciclos e utvs. Vale a pena conferir! Novembro/ 14 - 09


10 - Novembro/14


Cearense de Rally

Aconteceu no dia 18 de outubro, a quinta etapa do Campeonato Cearense de Rally de Regularidade, o maior rally estadual do Brasil.

A briga pelo título de 2014 esquentou e a penúltima etapa do Campeonato Cearense de Rally não definiu os campeões do ano. A Regularidade das equipes, pilotagem agressiva, navegação apurada e a velha sorte, ou falta dela, deixaram para a sexta e última etapa a definição dos campeões do Campeonato. A largada aconteceu na praça de eventos da cidade do Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, onde foi servido um café da manhã aos competidores. seguindo por Aquiraz e terminando em Cascavel. Devido a falta de chuvas a prova ocorreu em uma área onde se situam dois açudes, mas no momento nenhum tem água, somente areia, o que fez dessa prova a que mais poeira do ano.


Cearense de Rally

Foram aproximadamente 160 km de trilhas de areia, estradas de piçarras, descampados, trechos sinuosos e muitos “balaios”. As equipes de filmagens e fotografias disseram que “comeram mais poeira” nessa prova do que as provas do ano todo. E para os pilotos de quadriciclos e utvs que não podem usufruir de um ar condicionado, as condições também não foram fáceis. Mas tudo isso faz parte do rally.

A prova foi elogiada pelos competidores de todas as categorias. Na graduado e turismo predominaram as entradas escondidas e as médias de velocidades bem altas, dificultando a vida dos navegadores, pois qualquer descuido poderia passar de uma entrada. Fazendo os pilotos e navegadores trabalharem bastante. Os navegadores das categorias consideraram um alto nível de navegação, muitas mudanças de


Novembro/ 14 - 13 Outubro/2014


Cearense de Rally

direção, trechos com dificuldades, laços curtos e médias de velocidades bem apertadas, que deram um nível bastante interessante à etapa. Na estreante também não teve moleza, pois foi a prova mais difícil do campeonato. E deu resultado, pois o pódio teve surpresas e embolou ainda mais o campeonato. Nessa etapa tivemos a participação de duplas do Pará e Piauí. Tivemos também premiação para duplas mistas e duplas femininas. Todas as categorias estão com seus campeonatos abertos e o menor deslize na próxima etapa pode custar o título. Considerando as regras de pontuação, os descartes, os empates, muitos

Na ação social realizada pela ACPN, foram arrecadadas duas toneladas de alimentos que foram doadas para duas instituições na cidade do Eusébio, a APAE Eusébio e Lar de Crianças Davis.

competidores podem conquistar o título de campeões, vice e terceiro lugar na última etapa. A 6ª etapa do Campeonato Cearense de Rally será realizada no próximo dia 6 de dezembro e promete ser uma das mais disputadas de todo o rally cearense, já que a briga pelo título de todas categorias está bastante acirrada. Os competidores terão mais de um mês para treinar e afinar a sintonia com os parceiros de equipe. No mês de novembro acontecerão dois rally de grandes marcas que poderão servir de termômetro para a etapa final do Cearense de Rally.


Novembro/ 14 - 15


Cearense de Rally

Categoria Graduado:

1º Romulo Valentim/Ricardo Valentim; 2º Fernando Couto/Jean Paul; 3º Rufino Neto/Glauco Junior;

Categoria Turismo:

1º Charles Nobre/Renan Felix; 2º Nestor Pinheiro/Leonardo Lenine; 3º Rodrigo Camurça/Felipe Ponce de Leon;

Categoria Estreante:

1º Romulo de Andrade/Marcela Peixoto; 2º Cadu Monteiro/Davi Ximenes; 3º Carlos Costa/Flávio Augusto;

Categoria Quadriciclo: 1º Wescley Ferreira; 2º Kamilo Barbosa; 3º Roberto Savio;

Categoria UTV:

1º Pedro Teixeira/Andre Reis; 2º Onofre Campos/Fabio Machado; 3º Lucas Barroso/ Lauro Sobreira;

16 - Outubro/2014

Classificação do Campeonato Categoria Graduado: 1º Augusto Neto - 150 pontos; 2º Rufino Neto - 150 pontos;

Categoria Turismo:

1º Charles Nobre - 158 pontos; 2º Nestor Pinheiro - 147 pontos;

Categoria Estreante:

1º Raimundo Neto - 147 pontos; 2º Vitor Martins - 138 pontos;

Categoria Quadriciclo:

1º Francinei Costa - 135 pontos; 2º Kamilo Barbosa - 129 pontos; 3º Roberto Savio - 128 pontos;

Categoria UTV:

1º Lucas Barroso - 145 pontos; 2º Pedro Carapeba - 122 pontos;


Novembro/ 14 - 17- 17 Outubro/2014


Dicas Off-Road

Lama

Ao se aproximar de um terreno inconsistente e enlameado deve-se aumentar a velocidade em marcha baixa (segunda ou terceira) e evitar acelerações exageradas que possam causar a patinagem do veículo. Dirigir muito rápido em tais condições pode gerar derrapagens e perda de controle. Porém, dirigindo muito devagar, você não estará utilizando o torque ideal do motor, prejudicando a tração e conseqüentemente perdendo velocidade. Em plena lama, as condições mais difíceis estão onde o terreno forma sulcos e buracos profundos. Nestas situações é aconselhável acelerar com pequenos solavancos evitando assim a falta de tração no barro que reduz a velocidade e provavelmente fará seu veículo atolar. Dirigir nos sulcos variando as acelerações e movendo o volante de um lado para o outro possibilitará que os pneus tenham uma maior tração evitando patinagens. Nunca tente esterçar para fora dos sulcos, deixando o volante solto. Sempre que possível verifique se os pára-lamas não estão

18 - Outubro/2014

cobertos por lama, pois isto não permitirá que o pneu elimine a lama de sua banda de rodagem.

Areia Em

situações com areia não compactada utilize uma relação 4x4 alta, o que lhe permitirá manter uma velocidade constante; porém, caso o veículo atole, utilize uma relação mais baixa. A areia não compactada e macia reduz muito a tração prejudicando a performance do veículo. Tenha em mente que velocidade contínua é sempre a melhor saída para este tipo de dificuldade.

Água Quando

se tem que enfrentar a água é importante que as parte elétricas estejam bem protegidas. Uma boa idéia é aplicar uma graxa à base de silicone nas partes vulneráveis.

Lembre-se:

Antes de atravessar riachos é importante inspecionar o percurso; um rio com corrente forte é sinal de água não lamacenta;

verificar a profundidade d’água e a presença de limo com uma pá ou qualquer coisa semelhante; certificar-se se não existem buracos ou pedras grandes que possam ser obstáculos para a travessia; observar atentamente a margem de entrada e de saída do rio. Em alguns casos é interessante afrouxar a correia da hélice, evitando que a mesma trabalhe forçada pela água, o que pode danificá-la.


Novembro/ 14 - 19


Latacross

O Lata Cross Caucaia é um campeonato de corrida na terra amador organizado por um apaixonado por carros antigos, Neto Mavecar. No evento qualquer um acima de 18 anos pode ser competidor. São permitidos apenas carros antigos com tração traseira com motor e pneus originais. e todos devem seguir

regras de segurança, como santo antônio para proteção, extintor ao alcance do piloto, e cinto de 3 ou 4 pontas com a trava funcionando. Os carros mais escolhidos pelos competidores são fusca e chevette.

O evento consiste em dois dias de muita adrenalina, sempre aos sábados e domingos. O primeiro dia é destinado aos competidores para acertarem os últimos ajustes nos carros e realizarem a vistoria. Há também aluguel de chevettes para o público. O segundo é o mais esperado e indicado para o

20 - Outubro/2014


Latacross

público. As corridas são divididas por baterias e se iniciam as 10:00h e terminam por volta de 17:00h. Nos dia 07 de dezembro ocorrerá a etapa FINAL de 2014 pois o campeonato tera 4 etapas por ano. O Lata Cross Caucaia oferece arquibancadas, camarotes, restaurante para o horário

do almoço, estrutura e organização incomparável tornando-o um evento único na região. Um dia inteiro de corrida na terra e muita adrenalina! Para mais informações: www.facebook.com/ caucaialatacross ou (85) 8845.2562

Outubro/2014 - 21


Copa Motocross

No dia 19 de outubro, a cidade de Maranguape foi invadida pelo ronco dos motores de motos vindas de todas as regiões do Ceará. Era dada a largada da 4ª Etapa da Copa Cearense de Motocross. A convite de um amigo, Antenor Tim começou a organizar eventos de Motocross. Desde 2010 vem trabalhando para o reconhecimento do esporte e conse-

quentemente o seu crescimento no estado. Tim valoriza muito a categoria mirim por ser a porta de entrada de talentos que hoje, são destaques no cenário cearense, a exemplo de Toinho (Maranguape), Matheus William (Boa Viagem), Logan (Fortaleza), Luana Menezes (Fortaleza), Tabatinga (Fortaleza) que começou na categoria “iniciante” e hoje está na


Outubro/2014 Novembro/ 14 - 23 - 23


Copa Motocross

profissional. A ética sempre fez parte do seu critério de trabalho, sem favorecer nenhum competidor e tratando todos com igualdade.

O CAMPEONATO

A ideia surgiu de alguns pilotos e organizadores de provas. Assim, Renato Rocha, Tim e alguns parceiros amantes do Motocross resolveram unir ideais para organizar a “Copa Cearense de Motocross” que vem sendo um sucesso estadual e a cada etapa aumenta mais e mais o número de participantes. São cerca de 200 pilotos englobando todas as categorias. A 4ª Etapa foi realizada no dia 19 de outubro no Sítio Serrote na localidade de Maranguape, e a próxima será em dezembro no município de Caucaia, estado do Ceará, mais precisamente na Lagoa dos Caetanos, pista de Motocross “Chico das Moças”.

DESTAQUES

Na “Copa Cearense de Motocross”, alguns participantes tornaram-se destaques, entre eles está Toinho de Maranguape que com apenas 18 anos ocupa

24 - Novembro/14

o 4° Lugar na categoria profissional do campeonato, 1° lugar na Força Livre Nacional Geral, além de revelação do ano. Este título não é por acaso, a sua determinação e disposição para vencer os obstáculos vindos da falta de apoio e pouco recurso mecânico, fez de Toinho um exemplo a ser seguido. Macalé, considerado um dos melhores do Estado do Ceará, destaca-se pelo desempenho e criatividade. Na “Categoria Mirim”, o destaque fica para Giovanna Hercília e Mateus William. Giovanna natural de Juazeiro do Norte, já conquista a liderança com apenas 10 anos de idade, estando invicta em todas as etapas até aqui. Confiante e determinada Giovanna fala sobre o começo da sua história no Motocross: “Quando eu tinha cinco anos, meu pai e eu fomos para uma corrida no Crato, vizinho a minha cidade, eu vi o esporte, gostei e perguntei: pai compra uma moto pra mim? Ele respondeu: Tá bom! Ele comprou a moto, eu comecei a andar e agora estou participando das corridas como esta que estou


Novembro/ 14 - 25


Copa Motocross

agora”. Mateus William, de Boa Viagem que começou a andar com uma moto emprestada, hoje é o orgulho da categoria em sua região. Com humildade e muito talento vem fazendo bonito nas provas e é uma das promessas do Motocross cearense. Os campeonatos são formados por associados espalhados por todo o Ceará e para quem tem interesse em se associar, basta ser piloto, amante do Motocross e ter sangue no olho. Informações: (85) 8835.7802 (Tim) (85) 8894.4960 (Abraão) Visite o site para obter maiores informações. www.equiperasgalama.com.br

Mirim A/ Motos de 65 cc e 150 cc 1º Giovanna - Juazeiro do Norte; 2º Logan - Fortaleza; 3º Maria Rita - Fortaleza;

Mirim B/ Motos de 85 cc até 230 cc: 1º Marcos - Juazeiro do Norte; 2º Mateus William - Boa Viagem; 3º Boanerges Filho - Maranguape; 4º Logan - Fortaleza; 5º Leonardo - Caucaia;

Categoria Força Livre Nacional MX1: 1º Macalé - Fortaleza; 2º Vaninho - Fortaleza; 3º Joceli - Sobral; 4º Toinho - Maranguape; 5º Tabatinga - Fortaleza;

Categoria Nacional Força Livre: 1º Macalé - Fortaleza; 2º Toinho - Maranguape; 3º Junior Teixeira - Itapipoca; 4º Joceli - Sobral; 5º Arley Lemos - Pentecoste;

Categoria Open Importada: 1º Kleber - Fortaleza; 2º Vanio - Fortaleza; 3º Nunes - Fortaleza; 4º Capitinga - Quixadá; 5º Paulo Roberto - Fortaleza;

Categoria Iniciante Importada:

Categoria Open Nacional:

Categoria Iniciante Nacional

Categoria Motos Nacionais:

1º Hortêncio - Fortaleza; 2º Gilberto Costa - Fortaleza; 3º Rapadura - Quixadá; 4º Dante Frota - Fortaleza; 5º Romero - Sobral; 1º Germano - Fortaleza; 2º Heitor - Fortaleza; 3º Alexandre - Fortaleza; 4º Lucas Doohan - Pacajús; 5º Willvelino - Croatá;

26 - Novembro/14

1º Kleber - Fortaleza; 2º Alexandre - Fortaleza; 3º Vanio - Fortaleza; 4º Daniel Gaúcho - Taíba; 5º Bolôr - Itapipoca;

1º Joceli - Sobral; 2º Arley Lemos - Pentecoste; 3º Toinho - Maranguape; 4º Rafael Gomes - Fortaleza; 5º Mariel - Sobral;


Novembro/ 14 - 27


Conversa Jipeiro

Antigamente, para muita gente, ser jipeiro era sinônimo de cara empoeirado, sujo, maluco beleza e que dirigia um jipe caindo aos pedaços e acabava com tudo por onde passava. Hoje, ser jipeiro virou moda, assunto sempre abordado pela mídia. São tantas opções de veículos 4x4, que qualquer proprietário de um desses, passeia por aí fazendo uso da denominação e se gabando de fazer trilhas radicais. Mas, que bicho é esse chamado jipeiro, afinal? Com certeza, nenhuma das opções acima serve como descrição. Ser jipeiro vem do coração, ou melhor, do espírito de equipe. Ele assume o 4x4 como uma parte de seu corpo e o utiliza para vencer os obstáculos. De que obstáculos eu estou falando? Simples, aqueles que a natureza preparou. Jipeiro de verdade, não sai por aí desmatando trilhas ou enforcando árvores com o cabo do guincho ou cinta. Também não sai sozinho despreparado, para 28 - Novembro/14

provar que é macho. Jipeiro sabe que é parte de um todo, que por mais que o ditado esteja batido, “a união faz a força”. Se um caminho está difícil, usar estratégias, trocar idéias com a equipe são meios infalíveis para que tudo corra da melhor maneira. Dispensar o machado em favor do guincho ou cinta é com certeza o método mais apropriado para ajudar a quem precisa, sem mexer com o que está ali para deixar a sua trilha mais bonita, “a natureza”. Jipeiro que honra o nome mete a mão na lama se preciso for

para desatolar seu carro e dos companheiros segue a trilha pela velocidade do mais lento e deposita nos galhos das árvores o stress do dia a dia, elas limpam naturalmente com o maior prazer. Jipeiro que é jipeiro jamais deixa o lixo pelo caminho e por diversas vezes recolhe o que encontra. Vence a trilha simplesmente porque ela está lá e torce para chover, porque assim a dificuldade aumenta, deixando o passeio muito mais emocionante, e segue tranqüilo, porque sabe que nunca estará sozinho. “da natureza nada se tira, a não ser fotos. Nada se se deixa, a não ser pegos. Nada se leva, a não ser recordações”.


Polaris

A Polaris confirmou a chegada do Sportsman ACE 570 ao mercado nacional, o Sportsman ACE 570 4x4. O modelo é equipado com motor de 45hp ProStar, com comando de válvulas duplo no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica de combustível, garantindo a boa performance para enfrentar qualquer tipo de trilha. Seu preço sugerido é de R$ 39.900. A tração do Sportsman ACE 570 é 4x4, com gestão eletrônica. O sistema AWD sob demanda seleciona automaticamente a tração 4x2 para 4x4 sempre que for necessário e retorna para 4x2 quando não necessitar mais da tração integral, proporcionando mais conforto, economia de combustível e menor desgaste de componentes.

O Sportsman ACE 57possui entre-eixos de 156,2 cm e altura livre do solo de 26 cm. Sua capacidade de carga é de 260 kg e de reboque de 680 kg. A caçamba carrega 110 kg e conta com o sistema de travas Lock & Ride, extensores de rack e trilhos para fixação de carga integrados. Quanto aos equipamentos, o destaque fica por conta do ajuste de altura da posição do volante, ajuste de profundidade do assento e instrumentos centralizados com o volante. E na lista de acessórios estão os itens: portas, teto, rodas, guincho, para-choques, para-brisa e outros. Trilha Polaris Av Pessoa Anta, 26 CentroFortaleza CE,Brasil Tel:55(85) 3221-6221

Outubro/2014 - 29 Novembro/ 14 - 29


Lançamento swift

Esqueça a tranquilidade oriental. O Suzuki Swift Sport chega ao Brasil para mostrar que tamanho não é documento, e que números não são tudo. Antes de mais nada, o hot hatch vai ter que convencer os consumidores brasileiros de que é possível se divertir com um Suzuki no asfalto e não somente no off-road. E, sem seguida, provar que o Swift vale tanto quanto rivais compactos de alto desempenho como o britânico Mini Cooper.

CONFIRA O SUZUKI SWIFT SPORT EM DETALHES: O pequenino é equipado com um motor 1.6 aspirado acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, de engates bastante justos e precisos. Seus 142 cv podem não impressionar por si só, mas o Swift aposta suas fichas na combinação de peso e potência: com 1.065 kg e 7,5 kg/cv, o japonês é um foguetinho de bolso. O hatch também tem uma versão mais divertida R, que ganha relações de marchas mais curtas, pneus esportivos e acessórios. 30 - Outubro/2014 30 - Novembro/14

Acelerações lineares e condução moderada mostram o lado tranquilo do Swift. Com 3,89 metros de comprimento, 1,69 metro de largura e 1,51 metro de altura, o modelo é um urbano nato. Seu tamanho reduzido promete ajudar quem precisa estacionar em vagas apertadas e não ter dor de cabeça para passar em ruas estreitas. As suspensões são adequadas e transmitem conforto para quem está na cabine. Em uma condução mais moderada, ele se mostra dócil e com fôlego para aceleradas repentinas. A condução é bastante confortável Basta manter as rotações altas para conhecer o lado hot do hatch. O sistema de admissão e o comando de válvulas mantêm


Novembro/14 - 31


Lançamento swift

o torque - que chega a 17 kgfm em 4.400 rpm - sempre à disposição. Ou seja, basta encher o motor do Swift para se divertir em curvas mais acentuadas, quando as suspensões e amortecedores com molas internas auxiliares garantem boa estabilidade e evitam grandes inclinações da carroceria. O câmbio de engates curtos e suaves contribui com trocas rápidas, sem deixar o motor perder o fôlego. A 120 km/h, o ponteiro do conta-giros fica estabilizado na marca dos 3 mil giros. Se o motorista tentar fazer rápido demais em alguma curva, entram em cena os controles de estabilidade e tração, que corrigem a trajetória do hatch. Ainda quanto à segurança, outro destaque fica para os seis airbags de série (os obrigatórios frontais, dois de cortina e dois laterais). O volante tem boa empunhadura, com comandos do sistema de som e ajuste de altura e profundidade, o que garante boa posição para dirigir. Quem quiser mais esportividade, a Suzuki vai oferecer um pacote de customização que encurta as relações de marchas do Swift Sport padrão, mas também existe a versão R já com as relações mais esportivas e outros detalhes. A configuração topo de linha tem visual mais moderno, com pintura do teto e dos espelhos retrovisores em outra cor, além de rodas de 17 polegadas (no lugar das de aro 16 vendidas normalmente) e pneus de alta performance. 28 - Outubro/2014 32--Novembro/14 Outubro/2014 32

O Swift Sport R ainda ganha central multimídia com processador bastante ágil e sistema de navegação por GPS, além de sensor de estacionamento. Venha conhecer o Swift Sport na Concessionária Suzuki Sol. AV. SANTOS DUMONT, 6211 ALDEOTA, FORTALEZA. (85) 3285-6565



Mundial kitesurf

O PKRA Barra Grande 2014 chegou ao seu final no domingo, 21 de setembro com a conclusão da repescagem e dos desafios finais. As condições continuaram perfeitas, com ventos um pouco mais fracos. Liam Whaley e Gisela Pulido confirmaram suas colocações na Single e venceram o evento. Destaque para os brasileiros Carlos Mário e Bruna Kajiya que melhoraram suas colocações. No feminino, todas as mulheres estavam com o objetivo de melhorar as suas colocações. A brasileira Dionéia Vieira foi muito bem, avançando duas baterias sendo derrotada por Novotna na final da repescagem, a cearense ficou com a sexta colocação. Novotna parou na próxima bateria contra Annalous Lammerts que teve uma melhor performance e avançou para a disputa de terceiro contra a brasileira Bruna Kajiya. As bateria entre a brasileira e a holandesa estava equilibrada com Bruna acertando suas melhores manobras, nos minutos finais, após uma queda, o kite de Lammerts esvaziou deixando o caminho livre para Kajiya. Bruna agora teria que vencer a numero 1 do mundo para melhorar a sua colocação, e ela conseguiu, com manobras modernas e uma estratégia perfeita, derrotou Karolina 34 - Novembro/14

Winkowska, garantindo a segunda colocação no evento e o direito de desafiar Gisela Pulido. Foi uma final inédita este ano no PKRA, Bruna não repetiu a bela performance das baterias anteriores caindo nas suas manobras mais fortes. Gisela fez uma boa bateria, mas longe do nível da sua vitória na Single, mas foi o suficiente para garantir o título da etapa. Com a vitória de Pulido, a disputa pelo título mundial ainda esta viva, agora ela deverá vencer as próximas duas etapas na China para levar mais um título mundial do PKRA para casa. A competição masculina foi emocionante, com os brasileiros mostrando que estão no nível dos melhores velejadores do mundo. Set Teixeira e Carlos Mario fizeram a final da repescagem fazendo uma das melhores baterias do dia. Set havia vencido 4 baterias consecutivas e estava embalado, porém na final contra Carlos Mario não conseguiu acertar as mesmas manobras com perfeição, perdendo por apenas 0.60 pontos de diferença. Na sequência, “BB” enfrentou o espanhol Tonijuan, e logo após seu compatriota Alex Neto. Carlos Mario conseguiu avançar as suas baterias até enfrentar o holandês Youri Zoon. Após uma seria lesão


Mundial kitesurf

no início do ano, Zoon mostrou a todos que esta de volta, com um repertório de manobras super técnicas, manobrava com muito power, dentre elas um belo Backside e Frontside 317, e um incrível Slim Chance 720. A grande final do evento foi entre Zoon Vs Whaley. Whaley aparentemente nervoso, não conseguia pousar as suas manobras como de costume. Zoon por outro lado estava embalado e determinado para o seu primeiro título após o seu retorno. O holandês venceu a bateria e Liam teria direito a revanche, pois havia vencido a Single Elimination.

Após 10 minutos de descanso, a Super Final foi para a água, os dois riders pareciam mais tensos na finalíssima, com o vento mais forte e mar mais agitado, dificultava o pouso das manobras. Whaley foi mais regular e venceu a bateria, garantindo o título em Barra Grande! Com esse resultado, melhorou as suas chances de brigar pelo título mundial nas duas últimas etapas do circuito. Outro destaque da repescagem foi o dominicano Martinez, que fez umas das melhores baterias do dia contra Carlos Mario. Posito pousou um Hinterberger com Frontside 720 inédito numa

competição do PKRA. Martinez por pouco não avançou a bateria deixando o caminho livre para Carlos Mário escalar a tabela e finalizar na terceira colocação. O PKRA Barra Grande 2014 foi um sonho que se tornou realidade! Uma pequena vila de pescadores há 11 anos, e nesse final de semana foi o centro das atenções do kitesurf mundial, recebendo os melhores velejadores de kitesurf do mundo. Circuito PKRA terá suas últimas duas etapas na China em Pingtan e Hainan no mês de novembro. Fonte: www.gokite.com.br


36 - Novembro/14


Novembro/ 14 - 37


Dia

Hora

SAT 01/11/2014

05:27 11:53 18:01

SUN 02/11/2014

00:12 06:36 12:59 19:06

MON 03/11/2014

01:17 07:36 13:55 20:02

TUE 04/11/2014

02:12 08:25 14:46 20:53

WED 05/11/2014

03:04 09:10 15:29 21:40

THU 06/11/2014

Alt.(m)

Dia

Hora

Alt.(m)

Dia

Hora

Alt.(m)

01:10 07:25 13:16 19:42

0.5 FRI 21/11/2014 2.4 0.7 2.5

03:38 09:38 15:51 22:02

2.6 0.4 2.8 0.3

01:57 08:10 14:01 20:27

0.6 SAT 22/11/2014 2.2 0.9 2.3

04:14 10:14 16:29 22:42

2.7 0.3 2.9 0.2

02:49 09:06 14:55 21:21

0.8 SUN 23/11/2014 2.1 1.0 2.2

04:57 10:57 17:08 23:21

2.8 0.3 3.0 0.1

03:49 10:08 16:02 22:29

2.8 0.3 3.0

00:04 06:21 12:21 18:40

0.2 2.7 0.4 2.9

06:02 12:17 18:25

0.9 MON 24/11/2014 2.1 1.1 2.1 TUE 25/11/2014 0.9 2.1 1.1 2.1 WED 26/11/2014 0.9 2.1 1.0

05:38 11:36 17:53

03:53 09:57 16:12 22:23

0.7 TUE 11/11/2014 2.3 0.8 2.5 0.6 WED 12/11/2014 2.5 0.6 2.6 0.4 THU 13/11/2014 2.7 0.4 2.8 0.3 FRI 14/11/2014 2.8 0.2 2.9 0.2 SAT 15/11/2014 3.0 0.1 2.9 0.2 SUN 16/11/2014 3.0 0.0

00:53 07:10 13:10 19:29

0.2 2.6 0.5 2.8

FRI 07/11/2014

04:38 10:38 16:57 23:06

2.9 MON 17/11/2014 0.2 3.0 0.1

00:44 06:59 13:12 19:17

2.2 THU 27/11/2014 0.8 2.3 0.9

01:44 08:06 14:04 20:25

0.4 2.5 0.6 2.7

SAT 08/11/2014

05:17 11:17 17:38 23:49

2.9 TUE 18/11/2014 0.3 2.9 0.2

01:36 07:46 13:57 20:04

2.3 FRI 28/11/2014 0.7 2.4 0.7

02:44 09:08 15:06 21:27

0.5 2.4 0.7 2.5

SUN 09/11/2014

06:01 11:57 18:16

MON 10/11/2014

00:29 06:44 12:36 18:59

2.7 WED 19/11/2014 0.4 2.8 0.3 2.6 THU 20/11/2014 0.6 2.7

02:17 08:23 14:38 20:46

2.4 SAT 29/11/2014 0.6 2.6 0.5

03:49 10:16 16:19 22:38

0.6 2.4 0.8 2.5

02:59 09:02 15:14 21:23

2.5 SUN 30/11/2014 0.5 2.7 0.4

05:01 11:25 17:34 23:51

0.6 2.4 0.7 2.4

04:57 11:16 17:17 23:40

38 - Novembro/14

Fonte - Marinha do Brasil




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.