QUOTIDIANO. Edição 37. 30/04/2010

Page 3

POLÍTICA

QUOTIDIANO A-3

ABRIL DE 2010

INAUGURAÇÃO - Município ganha outra escola-modelo e novas parcerias foram firmadas visando infraestrutura e desenvolvimento

Cabral traz todo seu poder político a São João da Barra Paulo S. Pinheiro

Governador Sérgio Cabral discursa ao lado da prefeita Carla Machado durante inauguração de escola em Atafona

O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, esteve no município de São João da Barra para inaugurar uma escola-modelo em Atafona, obra que tem recurso estadual, além de, junto à prefeita Carla Machado e à reitora do IFF, Cibele Daher, lançar a pedra fundamental da futura instalação da Escola Técnica Municipal. Junto ao chefe do executivo estadual estavam seu vice Luiz Fernando Pezão, o líder do governo na Alerj, Paulo Melo, o presidente da Alerj e pré-candi-

dato ao senado, Jorge Picciani (PMDB), o pré-candidato do PT ao senado, Lindberg Farias, o presidente da Cedae, Wagner Victer, o deputado estadual e ex-secretário de estado de Agricultura, Christino Áureo, entre outras autoridades. Na ocasião, Cabral ressaltou o trabalho de recuperação da máquina do estado: “hoje estamos com as contas em dia, estamos com caixa, estamos realizando concurso público. Em apenas três anos e quatro meses convocamos mais professores

Lula é o líder com mais influência no mundo

Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela revista “Time” o líder mais influente do mundo em 2010. A sétima edição da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo foi divulgada dia 28 de abril pela revista. A lista da “Times” é dividida em quatro categorias: líderes, heróis, artistas e pensadores. Lula lidera o ranking dos 25 líderes mais influentes do mundo. Em segundo está o presidente do conselho de administração da Acer, J. T. Wang. O presidente norte-americano Barack Obama só aparece em quarto lugar. “Lula é um autêntico filho da

classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez por liderar uma greve”, afirma o cineasta Michael Moore, que se encarregou de elaborar um perfil do presidente para a revista em que destaca as conquistas de Lula para levar o seu país “ao Primeiro Mundo”. Entre os líderes em destaque também estão a ex- governadora do Alasca e ex-candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin; o diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestino, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

que os últimos oito anos que me antecederam. Com as eleições na porta, o governador aproveitou a oportunidade para enfatizar o projeto de educação e inclusão digital de seu governo: “disponibilizamos laptops com internet banda larga para professores da rede estadual de ensino. Agora, vamos disponibilizar laptops para os mil melhores alunos de Matemática e Português, por série. Estamos colocando ar condicionado nas 19 mil salas de aulas do estado”.

RECURSOS Segundo Pezão, cada escola custou aos cofres do estado cerca 1,9 milhões de reais. A nova parceria prevê mais de seis milhões de reais que serão destinados para construção de mais escolas, praças, capela mortuária, creches, terminal rodoviário, além de outros setores públicos. Através de outro convênio, com o DER, o município vai ganhar melhoria em 13 quilômetros de vias.

Nova eleição E-mails falsos em 100 cidades utilizam a sigla do Brasil do Tribunal Em 5 de outubro de 2008 foram eleitos os prefeitos das 5.563 cidades brasileiras. Desse total, no entanto, os eleitores de pelo menos 100 municípios de 24 estados já voltaram, ou voltarão às urnas até junho deste ano, para escolher o novo chefe do Executivo municipal, porque o candidato mais votado teve o registro cassado pela Justiça Eleitoral. De acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando o registro do candidato ao Executivo é cassado, os votos dados a ele são anulados. Dessa forma, se o candidato conseguiu mais de 50% dos votos válidos já no primeiro turno, o segundo colocado não pode assumir a vaga. A eleição é anulada e é marcado um novo pleito pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado. Minas Gerais é o Estado onde há o maior número de eleições suplementares já realizadas ou marcadas: 21. O número condiz com a realidade do estado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que é falso o e-mail apócrifo que circula na internet, sobre suposta manipulação no sistema de votação das urnas eletrônicas que no Brasil é uma das mais seguras. Trata-se do chamado Hoax, definição de informática para e-mails apelativos cujo objetivo é espalhar boatos, lendas ou golpes sem veracidade. O argumento em que o texto é baseado parte de premissa falsa, de que seria possível o desenvolvimento de um software secreto malicioso para infectar as urnas eletrônicas, sem que esse fato seja detectado. O TSE destaca que a urna eletrônica está em utilização desde 1996 e que, nesses 14 anos, o sistema de votação revelou-se absolutamente seguro e passível de ser auditado para aperfeiçoamentos. Pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Nexus logo após as eleições municipais de 2008 mostrou que 97% dos eleitores confiam na urna.

Plínio de Arruda será o candidato do PSol

Senador Dornelles pode ser vice de José Serra

O promotor público aposentado Plínio Arruda Sampaio, 79, foi eleito como o pré-candidato do PSOL à Presidência da República nas eleições deste ano. Sampaio recebeu todos os votos dos 89 delegados presentes à 3a Conferência Eleitoral Nacional. A decisão unânime confirma as expectativas criadas após a declaração de apoio da maioria dos parlamentares do partido à pré-candidatura de Plínio e as manifestações prévias de voto

O ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) admitiu que tem conversado com o senador Francisco Dornelles (PP-RJ). O nome de Dornelles tem sido visto como plano B para vice do pré-candidato tucano José Serra caso Aécio não aceite mesmo o posto. Segundo Aécio, “não temos pressa nesse momento para essa questão do vice”. Três fatores centrais fazem de Dornelles uma opção para compor a chapa de Serra: a pro-

de pelo menos 78 dos 162 delegados eleitos nas conferências estaduais. Para Plínio, o debate socialista enfrenta um dos momentos mais difíceis de sua história no Brasil, diante da sacralização da figura de Lula no conjunto da população. “O desafio é criar o consenso entre os excluídos e consciência política para enfrentar o capitalismo”, disse. “Esta é uma hora histórica. Somos contra o sistema”, diz.

ximidade com Aécio e Minas Gerais, a atração do hoje neutro PP para a coligação de Serra e o consequente aumento no tempo de TV. A intermediação de Aécio pode facilitar um acordo. Serra participou no final do mês do “Encontro de Lideranças do Triângulo”, que, na prática, exaltou as pré-candidaturas de Serra e do governador mineiro Antonio Anastasia (PSDB). Cerca de 500 pessoas participaram do evento, em Uberlândia.

QUÓRUM

POLÍTICO

zevitor.blogspot.com

VISITAS

São João da Barra continua recebendo visitas ilustres. Mais uma vez o Governador Sérgio Cabral esteve no município. Veio inaugurar uma escola em Atafona. A Obra foi uma parceria do estado com o município, através do Padem.

VISITAS II

ZÉ VITOR

ILSAN NA CÂMARA

Depois de muita luta a exprimeira-dama de Campos, Ilsan Vianna (PDT), assumiu no lugar de Ederval Venâncio (PDT), na Câmara Campista. Com isso, a oposição ganha mais um reforço, passando ser 10 X 7 para o governo.

SERRA

O governador ressaltou, em seu discurso, a capacidade de administração da prefeita Carla. ”Dá gosto de vir a São João da Barra, o município esta muito bem administrado. Desde que eu era senador sou parceiro da prefeita Carla e quero continuar sendo por muito tempo.”

O presidenciável da PSDB, José Serra, está animadíssimo com os últimos números da corrida presidencial. O Ibope divulgou no último dia 21, que o tucano está com 35 %, 5% a mais que a ex-ministra Dilma. O PSDB acredita que com a entrada de Aécio Neves na chapa, essa diferença vai aumentar.

VISITAS III

VICE

MODELO

CIRO GOMES

Acompanhavam o Governador: o presidente da ALERJ e pré-candidato ao senado, Jorge Picciani (PMDB), o précandidato do PT ao senado, Lindberg Farias, o líder do governo na Alerj, Paulo Melo (PMDB), deputado estadual Christino Áureo (PMN) e o vice-governador Pezão. Aliás, todos os que discursaram fizeram questão de enfatizar o projeto da escola-modelo, segundo eles, tão belo quanto a de Cajueiro.

MODELO II

Para tal, o deputado estadual Paulo Melo (PMDB), que é marido da prefeita de Saquarema, Franciane Melo, pediu cópia do projeto ao autor, o arquiteto e secretário de Planejamento de São João da Barra, Victor Aquino. Se a moda pega, vamos exportar escolas.

ELOGIO

A prefeita Carla foi elogiada na tribuna da Câmara de Vereadores de Campos pela vereadora petista Odisséia Carvalho. A petista ressaltou a capacidade de trabalho e a seriedade de sua administração. O vereador Rogério Matoso (PPS), disse que a administração da prefeita Carla Machado é exemplo e que outros prefeitos a vissem como referência.

ARTICULADORA

Lindberg Farias (PT) e Jorge Picciani (PMDB), pré-candidatos ao Senado, andaram trocando farpas. As acusações foram pesadas de ambos os lados, e seria improvável vê-los num mesmo espaço. Na inauguração da escola de Atafona, estavam lado a lado. Mais um feito de Carla Machado, desta vez em nome da aliança PMDB-PT.

PAPAGAIO DE PIRATA

Para quem queria ver a prefeita Carla Machado pelo retrovisor, esta se saindo bem de papagaio de pirata.

NOVO PRESIDENTE

O PMDB de Campos tem novo presidente. Trata-se de Ivanildo Cordeiro, o Cordeirinho, ex-presidente da Fundação de Esportes no governo Mocaiber. Ivanildo durante anos foi assessor do ex-deputado Paulo Feijó.

Foi sob os gritos de “vice, vice”, que o ex-governador mineiro chegou ao lançamento da candidatura de José Serra. Aécio alterou o seu discurso, conhecido como conciliador, e partiu para o ataque. Disse que o PT foi contra a eleição de Tancredo e não apoiou o plano Real. O PSB decidiu em não lançar Ciro Gomes ao Planalto. Isso fez com o deputado atirasse para todos os lados. Disse que o PMDB esta repleto de desonestos, e que Michel Temer é o líder da quadrilha. Disse também que Lula não é Deus, ao tentar eleger Dilma.

CIRO GOMES II

Em seu site, Ciro diz: “minha lembrança mais grata vai para o simpatizante anônimo, para o brasileiro humilde, para a mulher trabalhadora, para os jovens, em nome de quem renovo meu compromisso de seguir lutando!”

DEBATE

O primeiro debate entre os presidenciáveis será no dia 25 de maio, promovido pela CNI. Na verdade, não será um debate, e sim um encontro onde os pré-candidatos serão sabatinados pelos industriais. O evento leva o nome de “Encontro da Indústria com os presidenciáveis”. Na televisão, o primeiro debate será na Band, no dia 5 de agosto.

DESPEDIDA I

A história política de São João da Barra se despediu de Zé Pinto, no dia 17 de abril. Ele era casado com Deny Machado de Souza e, portanto, tio da prefeita Carla Machado.

DESPEDIDA II

Zé Pinto foi vereador por cinco mandatos, quatro em São João da Barra (76, 82, 88 e 92) e um por São Francisco de Itabapoana (1996).

DESPEDIDA III

Ele viria a ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Barboza Lemos, perdendo a eleição para Pedro Cherene e José Alexim.

DESPEDIDA IV

Zé Pinto deixa quatro filhos: Daniel, Denise, Gina e José Pinto Filho, o Pintinho, eleito vereador por SFI em 2000, 2004. Hoje é primeiro suplente naquele município.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.