Seminário Energia + Limpa

Page 27

O LabSolar da UFSC, em parceria com o Instituto Ideal, também foi responsável pelo estudo “Estádios Solares”, que avaliou o potencial fotovoltaico dos 12 estádios que participarão da Copa 2014. Em 2010, a concessionária Light assinou um protocolo de intenções com o governo do Rio de Janeiro e a EDF para encampar o projeto de criação do Maracanã Solar, que também tem o apoio da GIZ. O primeiro projeto, orçado em R$13,4 milhões, ocuparia uma área de 15.480 m². Isso se o estádio não tivesse se deteriorado tanto a ponto de inviabilizar a instalação. “Dava pra romper a estrutura metálica com as mãos”, explica Eduardo Lana de Paula, da Light.

Maracanã que está sendo erguido. A área útil para aplicação dos módulos fotovoltaicos ficou restrita ao anel de compressão que sustentará a cobertura de lona tensionada. Com isso, a área útil passou para 2.380 m² e a potência para 400kWp. Assim que o estádio estiver concluído, a produção anual de energia será de 528.595 kWh, o que representa o consumo de 240 casas. O objetivo é expandir o pólo solar do Maracanã para as construções do entorno, como o ginásio do Maracanazinho, o parque aquático Júlio de La Mare, o estádio de atletismo Célio de Barros, entre outros.

Projeto de energia solar no Maracanã - Rio de Janeiro/RJ / Proyecto de energia solar en el Maracanã - Rio de Janeiro/RJ

Foto: arquivo/archivo Nilson Silva

A Tractebel opera 7% da capacidade instalada no país, o que a torna a maior geradora privada de energia do Brasil. Para se manter na liderança, afirma o gerente de desenvolvimento de negócios Carlos Goethe, a empresa investe em um portfólio diversificado de geração, por isso o interesse em entrar na área solar.

GM - Zaragoza - Espanha (2007)

Foto: arquivo/archivo Eduardo Lana de Paula

co sobre o tema. Orçado em R$56,3 milhões, ele é realizado em parceria com o LabSolar da UFSC e consiste na implantação de uma usina fotovoltaica de 3MWp e na instalação de oito módulos de avaliação em diferentes cidades. O objetivo será identificar os locais mais adequados à implantação de usinas. Nesses módulos, sete tecnologias diferentes serão testadas.

Nessa situação, um estudo de emergência precisou ser feito, levando em conta o projeto do novo

Seminário ENERGIA

+ LIMPA CONHECIMENTO, SUSTENTABILIDADE E INTEGRAÇÃO _ 27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.