Jornal especial do CRP - Visita de Dilma

Page 1

São Roque do Paraguaçu - Ano 04 - Edição Especial - Julho 2012

A

solenidade de batismo da plataforma P-59, ocorrida no dia 13 de julho, teve como convidada especial a presidente da República Dilma Roussef, que foi recebida de forma calorosa por toda a equipe do Consórcio Rio Paraguaçu. A cerimônia organizada pela Petrobras, cliente do Projeto P-59 e P-60 e proprietária das plataformas, teve ainda a participação da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, do governador Jaques Wagner, de ministros e secretários de Estado, além de outros políticos, e representantes da comunidade de São Roque do Paraguaçu. Acompanhada da sua comitiva, líderes do CRP e diretores da Petrobras, entre eles o Gerente de Implementação de Empreendimento para Construção Naval, Rômulo de Miranda Coelho, a presidente embarcou na P-59. Durante a visita à unidade, Dilma Roussef pôde conhecer um pouco

sobre o funcionamento de uma plataforma autoelevatória e seus elementos. O grupo conduzido por Rômulo e Graça Foster também visitou a cabine de comando da unidade, centro das operações de perfuração de poços, atividade fim da P-59. Diante de uma plateia repleta de integrantes do Consórcio Rio Paraguaçu, a presidente elogiou a todos pela execução do projeto, sendo bastante aplaudida. “Aqui se demonstrou a competência, a capacidade e o esforço feito pelo povo brasileiro e especialmente baiano”, declarou. A presidente destacou que embora o Brasil já tenha sido a segunda maior potência da indústria naval mundial, a partir da década de 80, quando o setor entrou em decadência, se espalhou a crença de que o Brasil não era capaz de construir plataformas de alta complexidade. Dessa forma, o batismo da P-59 reforça o processo de retomada do papel de destaque no setor.


“Hoje este canteiro é líder brasileiro em tecnologia de montagem de plataformas”, afirmou o diretorsuperintendente da Odebrecht Engenharia Industrial, Fernando Barbosa. Na sua avaliação, o ponto alto do projeto foi o desenvolvimento de uma nova tecnologia para lançamento de plataformas autoelevatórias, resultando em um método 100% brasileiro. Também presidente do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em fase de implantação na região, ele mostrou-se confiante no reaquecimento da indústria naval na Bahia.

A confiança é partilhada pelo governador Jaques Wagner, que confessou se emocionar ao ver o vídeo do lançamento da P-59. “Fazer aqui, num canteiro de obras, algo nunca feito no mundo é a prova de que nosso povo, quando encontra possibilidades, pode se superar”. O governador aproveitou para reforçar que não vê incompatibilidade entre indústria, turismo e meio ambiente e todos só têm a ganhar quando é encontrado o equilíbrio.

CONSORCIADAS

AUTORIDADE POLÍTICAS

Odebrecht: o presidente Marcelo Odebrecht, o diretor-superintendente Fernando Barbosa, o líder empresarial Márcio Faria e os diretores Rogério Santos de Araújo, Roberto Ramos e Humberto Campos Rangel.

O governador da Bahia, Jaques Wagner; e o vice-governador, Otto Alencar.

Queiroz Galvão: o presidente Ildefonso Colares Filho, o vice-presidente do Conselho de Administração Ricardo de Queiroz Galvão e o diretor de Mercado Privado Agostinho Serafim Júnior. UTC Engenharia: o presidente Ricardo Ribeiro Pessoa e o líder executivo Máximo Emiliano Ferreira Alves.

Os ministros das Minas e Energias, Edison Lobão; dos Transportes, Paulo Passos; e da Secretaria da Comunicação, Helena Chagas. O secretários estaduais: James Correia, da Indústria, Comércio e Mineração; Carlos Costa, da Indústria Naval e Portuária; e Sérgio Gabrielli, do Planejamento. Os senadores: Walter Pinheiro e Lídice da Mata. Os deputados federais: Afonso Florence, Daniel Almeida, Luís Alberto e Luiz Argolo. Os prefeitos: Sílvio Ataliba, de Maragojipe; e Moema Gramacho, de Lauro de Freitas.


O

primeiro ato do batismo da plataforma autoelevatória P-59 foi o descerramento da placa com uma fotografia da unidade, feito pela presidente Dilma Roussef e a madrinha da plataforma, a primeira-dama da Bahia, Fátima Mendonça. Na sequência, ocorreu o acionamento de um mecanismo que lançou papel picado e fumaça em torno da plataforma, marcando um momento histórico na engenharia offshore e naval brasileira: a retomada da produção de unidades autoelevatórias no país. Há 30 anos, o país não construía uma plataforma autoelevatória e o projeto executado pelo Consórcio Rio Paraguaçu inclui ainda a P-60, que é idêntica à unidade batizada. A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, destacou que além dos empregos gerados diretamente, a construção de uma plataforma influencia em uma enorme rede produtiva, exigindo que a indústria de bens e serviços seja muito competitiva. Após os últimos retoques, a P-59 será colocada em funcionamento no poço exploratório

Peroá Profundo, no campo de Peroá, na costa do Espírito Santo. A unidade pode operar em locais com lâmina d'água de 10 a 106 metros, e tem capacidade para perfurar poços de até 9.144 metros de comprimento, em condições de alta pressão e temperatura. No total, foram investidos cerca de 360 milhões de dólares na construção do equipamento.


E

sperada com grande expectativa por todos os integrantes do Consórcio Rio Paraguaçu, a presidente da República Dilma Roussef foi recepcionada pelo Diretor de Contrato do CRP, José Luiz Coutinho, e outros quatro líderes do Projeto Jack-ups P-59 e P-60: o Gerente de Construção, Paulo Aparecida; o RP de Programa de Equipamentos e Movimentação de Cargas, Gilmar Batista; o Gerente de Planejamento, Maurício Almeida; e o RP de Engenharia de Campo, Mário Moura.

Fotos: Roberto Stuckert Filho / PR

"A presença da presidente da República no batismo da P-59 nos enche de orgulho, principalmente por representar o reconhecimento de todo o investimento feito pelo Consórcio Rio Paraguaçu no desenvolvimento tecnológico do nosso país, na capacitação de profissionais, e principalmente nos benefícios trazidos para a região e toda a Bahia, através da geração de emprego e renda", declarou José Luiz Coutinho.

A visita repercutiu positivamente entre toda a equipe do Consórcio, que teve o desempenho global elogiado pelas autoridades presentes. Lotando a tenda montada no canteiro especialmente para a solenidade, os integrantes registravam todos os momentos do evento em fotos e vídeos. Dilma Roussef foi bastante aplaudida, especialmente quando destacou o compromisso do seu governo com a capacitação de mão de obra e a geração de emprego como ferramentas para o crescimento econômico.

Textos e Edição: Quarta Via www.quartavia.com.br Diagramação: Gilmaria (gilmaria.gm@gmail.com) Fotos: Luciano Oliveira e Ascom da Presidência

Colaboradores: Cristiano Napolene, João Bertoli, Mary Gomes e Virgínia Sant'Anna

Impressão: Qualigraf Serviços Gráficos e Editora Ltda Tiragem: 1000 exemplares Vila de São Roque do Paraguaçu, Maragojipe/BA Sugestões: informecrp@crp-ba.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.