Revista Tecnologística - Ed. 155 Outubro/2008

Page 38

MERCADO

TNT Mercúrio inaugura terminal “ecológico”

Divulgação

Com uma área de 22,5 mil m², empreendimento apresenta infra-estrutura ecologicamente correta

Empresa também reforça a frota com 80 caminhões pesados

A

atual tendência do mercado dita que as empresas devem projetar seus negócios com foco na sustentabilidade. Um exemplo recente desta iniciativa é o da TNT Mercúrio, que inaugurou, no início de setembro, seu primeiro terminal ambientalmente correto no país, no município de Santa Cruz do Sul (RS), a cerca de 155 quilômetros da capital, Porto Alegre. O empreendimento está localizado em uma área de aproximadamente 43 mil m2, dos quais 22,5 mil m2 são dedicados à armazenagem e os outros 20,5 mil m2 à área verde preservada. Segundo a empresa, desde o início os conceitos de sustentabilidade foram os norteadores do projeto de construção do novo terminal, com todos os aspectos previstos. Entre as medidas, a nova estrutura conta com um sistema

de coletores de água das chuvas, aquecimento solar em todas as dependências, coleta de lixo seletiva e utilização de papel reciclado. Obviamente isso não é uma mera decisão de marketing, mas é baseada na política de responsabilidade social e ambiental traçada pela matriz, na Holanda, em nível global. O terminal atenderá a 24 municípios das regiões Sul, Vale do Rio Pardo e Jacuí (RS), prestando suporte ao desenvolvimento dos negócios. Roberto Rodrigues, presidente da TNT Mercúrio, confirma o caráter estratégico da iniciativa. “Este terminal nos permitirá ficar mais próximos de empresas dos setores que são importantes para nós”, justifica. Nessas localidades, os principais clientes pertencem aos segmentos de metalurgia e de fabricação de material escolar. Inicialmente, 30 novos empregos foram gerados.

O pavilhão do depósito foi projetado para abranger uma área de plataforma de 1.050 m2, com oito docas de 6,5 m de largura – cada qual com duas rampas móveis de 2,0 m para carga e descarga de caminhões. Para maior segurança, as docas são fechadas através de portões eletrônicos. Além das medidas que visam diminuir os impactos ambientais, reduzindo ao mesmo tempo os custos – em especial com energia –, todas as árvores nativas da região foram preservadas e cerca de 170 novas mudas de frutas cítricas e outras árvores frutíferas estão sendo replantadas. Com isso, a empresa espera obter bons resultados em todos os aspectos, desde recursos hídricos até um espaço físico mais limpo e saudável, com impacto mínimo ao meio ambiente.

Reforço na frota A TNT Mercúrio investirá parte dos cem milhões de euros previstos para serem aplicados no Brasil nos próximos dez anos – verba total destinada à frota, infra-estrutura e desenvolvimento de rotas rodoviárias no Mercosul – na aquisição de 80 caminhões pesados, que serão integrados à operação ao longo deste segundo semestre. O montante, cujo valor de aquisição não foi divulgado, faz parte dos 400 veículos que serão adquiridos ao longo de 2008. Do total inicial, 60 unidades serão utilizadas na renovação da frota e as outras 20 ampliarão a operação. A companhia anuncia que, em 2009, mais 240 veículos de sua frota serão substituídos. Os 80 veículos – já identificados com nova marca TNT Mercúrio – serão alocados nas rotas que interligam as 130

38 - Revista Tecnologística - Outubro/2008

mercado3.indd 38

26/9/2008 23:09:04


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.