Page 1

5.0 Boletim informativo

Dia Mundial da Crianรงa | Dia Nacional do Cigano | Colรณnias de Verรฃo | Escolhas de Portas Abertas


Quando estiverem a ler estas linhas já o novo ano letivo de 2013/2014 arrancou, recheado de novidades, atividades e responsabilidades. No entanto, este boletim vem ainda com cheiro a verão e a brincadeiras: nele damos conta daquilo que fizemos nestas férias grandes. São 16 páginas carregadinhas de boa energia e cheias de experiências inesquecíveis. Foi um verão em grande: Começámos com um Mega espetáculo de música cigana, para comemorar o Dia Nacional do Cigano—convidámos o artista Davi Maia, que veio de Espinho, para dar um concerto, para os cerca de 200 espectadores que se juntaram na Escola de Hotelaria de Faro. Seguiram-se as colónias de férias não residenciais, que durante 5 semanas ocuparam cerca de 100 crianças e jovens, com várias atividades e com muita água—praias, piscinas e parque aquático! Dia 17 de Julho, no âmbito do Escolhas de Portas Abertas, realizámos o OpenDay, que iniciou com um MegaPicnic, aberto para toda a comunidade. Foi um dia cheio de atividades que demonstraram aquilo que o projeto desenvolve durante o ano, junto do seu público-alvo. Fomos visitados por parceiros, amigos e pela comunidade em geral que aderiu ao convite. As atividades estenderam-se até dia 19 de Julho. Em Agosto e Setembro tivemos dois intercâmbios com outros projetos do Algarve e fomos acampar (em Monte Gordo e na Ilha da Armona), envolvendo cerca de 25 participantes do projeto. Agora é tempo de aulas, estudo e muita inspiração! Bom regresso!

Maria André Costa Coordenadora do recri@5.0

ÍNDICE Badoca Safari Park …. Pág. 03 Semana das Artes|Sessões de Empreendedorismo … Pág. 04 Dia Mundial da Criança ...Pág.05 Sessões Smartshops| Ação de Pediculose …. Pág. 06 Festa de Final de Ano … Pág. 07 Dia Nacional do Cigano …. Pág. 08 Colónias de Férias … Pág. 09 Escolhas de Portas Abertas … Pág. 11 Intercâmbios de Verão … Pág. 13 Cid_Forma ….. Pág. 15

FICHA TÉCNICA Edição e Propriedade: Projeto recria5.0 Coordenação: Maria André Costa Design : Susana Rebocho Produção de Conteúdos: Equipa Técnica Periodicidade: Trimestral Pág. 02


Nos dias 8 e 9 de Maio de 2013, a Escola EB 2,3 Dr. Neves Júnior realizou uma Visita de Estudo ao Badoca Safari Park (Vila Nova de Sto André) e à Herdade das Parchanas (Alcácer do Sal) e o Projeto recri@5.0 juntou-se a esta iniciativa acompanhando a turma de PCA. Foram dois dias repletos de coisas novas, atividades radicais, piscinas, equitação, jogos noturnos, entre outras!

Pág. 03


SEMANA DAS ARTES Entre os dias 27 e 31 de Maio, realizou-se mais uma iniciativa da Semana das Artes, na EB2/3 Dr. Neves Júnior, com a colaboração do projeto recri@5.0. Foram desenvolvidas várias atividades durante os 5 dias, abrangendo várias turmas e grupos de alunos, que são habitualmente acompanhados pelo projeto: Tai-chi, Dança do ventre, Hora do Conto, Oficina de Pop-Art e Percussão Corporal. Estas iniciativas são sempre muito bem recebidas pelos jovens que para além de desenvolverem a criatividade, motricidade e autoestima, divertem-se sempre muito!

SESSÕES DE EMPREENDEDORISMO Em Maio, iniciámos um novo desafio: convidámos a empresa Betweien, para vir falar de empreendedorismo aos nossos jovens da Unidade de Formação Profissional. Foram 5 tardes, onde foram desenvolvidas atividades de fomento das características essenciais para a formação de uma atitude empreendedora, centrada na tomada de decisões, trabalho em equipa, organização, planeamento ou iniciativa. Estas sessões abrangeram 18 jovens que participaram nesta ação durante 5 semanas. Aqui ficam alguns dos registos fotográficos.

Pág. 05 04 Pág.


DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Este ano as comemorações do Dia Mundial da Criança aconteceram dia 31 de Maio, uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, à qual, uma vez mais, nos juntámos. Marcámos presença, em colaboração com a CPCJ de Faro e o GATO - Protocolo RSI, com o maior espaço do evento: 4 stands cheios de desafios e brincadeiras. Tivemos duas Oficinas: Recriando os Direitos da Criança – atelier de expressão plástica, em que foram trabalhados 10 direitos das crianças num painel, utilizando a técnica do mosaico; e Construção de mobile utilizando materiais reutilizáveis. Tivemos ainda mais dois espaços: um de Pinturas Faciais e outro de jogos tradicionais. Recebemos durante o dia 20 turmas, de várias escolas do 1º ciclo. No total tivemos cerca de 390 crianças que participaram e se divertiram imenso, como mostram as fotos.

Pág. 05


SESSÕES SMARTSHOPS Esta ação foi desenvolvida pela PSP de Faro, a nosso pedido, para os jovens da Unidade de Formação Profissional, com o objetivo de os informar e alertar para os perigos do consumo das chamadas drogas “legais”. Foram realizadas 3 sessões para 3 grupos de formados, nos dias 3, 4 e 5 de Junho, entre as 11h00 e as 12h30. Abrangeram cerca de 50 jovens entre os 16 e os 30 anos.

AÇÃO DE PEDICULOSE A grande preocupação com a infestação de parasitas, levou-nos a desenvolver uma ação de pediculose, em parceria com o Centro de Saúde de Faro (Departamento de Saúde Escolar) e com a equipa RSI protocolo—GATO e ainda com a colaboração do Agrupamento Vertical de Escolas Neves Júnior, que nos cedeu os balneários. Esta ação aconteceu nos dias 25 e 28 de junho e teve como objetivo explicar toda a fase de tratamento deste tipo infestações, ensinando como fazer a aplicação correta dos produtos. Foram convocadas cerca de 75 pessoas nos dois dias, tendo sido aplicados desparasitantes, a várias famílias, da comunidade de etnia cigana residentes no Cerro do Bruxo.

Pág. 05 06 Pág.


FESTA FINAL DE ANO Este ano as nossas atenções centraram-se na EB1 de Santa Bárbara. A Festa de final de ano decorreu no dia 14 de junho, no salão da Junta de Freguesia com a participação de toda a comunidade escolar. As primeiras atuações estiveram a cargo das crianças do Jardim de Infância, seguidas pelos alunos do 1ºano. De seguida atuou a turma do 2ºano, apresentando a peça de teatro “Meninos de Todas as Cores”, desenvolvida em colaboração com o recria, nas atividades de Oficina de Artes e Oficina da Diversidade. O principal objetivo desta peça foi enfatizar as características positivas de cada criança, independentemente da sua nacionalidade, etnia, religião ou aparência física. O objetivo foi atingido e o resultado foi bastante positivo. Depois da peça de teatro do 2ºano, foi a vez da atuação do 3ºano com um pequeno espetáculo de dança. O 4ºano, sendo a turma finalista ficou com as atuações finais e com o já tradicional ritual da passagem do colherão. Esperemos que tenham muito sucesso na nova etapa que os espera!

Pág. 05 07 Pág.


DIA NACIONAL DO CIGANO Celebrámos mais uma vez o Dia Nacional do Cigano, desta feita com um concerto com o famoso cantor Davi Maia. Num ambiente muito agradável, dançou-se, comeuse e bebeu-se pela noite fora! Fica o nosso obrigada a tod@s @s voluntári@s na organização (estagiários da Escola Secundária João de Deus e Formandos da AAPACDM), a tod@s os parceiros na logística (AAPACDM, Escola de Hotelaria de Faro e Câmara Municipal de Faro) e ao Grupo "Os Calés" que se juntaram novamente em cima de um palco, para fazer a 1ª parte do concerto! Foi uma noite memorável! Um bem haja a tod@s @s envolvid@s !

Pág. 08


COLÓNIAS DE FÉRIAS Mais um verão cheio de grandes emoções! É esta a melhor descrição das colónias de férias de verão, realizadas durante cinco semanas - começaram no dia 1 de julho e decorreram até dia 2 de agosto - com a participação de cerca de 100 crianças! Foram várias as ocupações: Canoagem, Praia, Piscina, Slide&Splash, Cinema, Bombeiros e Fiesa. Ficam as imagens que falam por si!

Pág. 05 09 Pág.


Pรกg. 10


ESCOLHAS DE PORTAS ABERTAS Na semana de 15 a 21 de Julho o Programa Escolhas levou a cabo a iniciativa Escolhas de Portas Abertas, onde o principal objetivo foi a divulgação dos projetos a nível local e, do próprio Programa Escolhas, a nível nacional. O projeto recri@5.0 preparou e desenvolveu um programa de atividades para essa semana: no dia 17 de Julho, o 1º dia de atividades, a que chamámos Open Day, foi realizado um mega picnic, no Jardim da Alameda, com a participação de cerca de 100 crianças e jovens da região de Faro. Já com a “barriguinha cheia”, as atividades decorreram durante toda a tarde. Houve Workshop de Dança do Ventre, Workshop de Pintura de Pedras, Workshop de Tai-Chi, Pinturas Faciais e Hora do Conto. O dia agitado terminou da melhor forma: com um sorriso nas caras dos participantes!

Pág. 05 11 Pág.


Ainda no âmbito das comemorações do Escolhas de Portas Abertas, realizámos duas

ESCOLHAS DE PORTAS ABERTAS

ações sobre as problemáticas associadas à exclusão social das comunidades ciganas. No dia 18 de Julho de 2013, decorreu no IPDJ uma tertúlia denominada “Conversa com ciganos” e convidámos o Mediador Cigano Bruno Gonçalves, que veio de Coimbra, para dar o seu contributo nesta conversa. Estiveram presentes cerca de 50 técnicos de diferentes áreas - assistentes sociais, sociólogos, professores, técnicos de intervenção social. Destacamos a presença do candidato à presidência da CMF o Dr. Paulo Neves que participou no debate final.

Posteriormente, no dia 19, realizou-se outra tertúlia, desta vez em Estoi, no teatro Ossónoba. Nesta ação foi apresentado o documentário “ Água no Cerro do Guelhim”, realizado pelos alunos de Multimédia do 11º ano da Escola João de Deus. Este documentário, filmado no Cerro do Guelhim - Estoi, aborda as dificuldades que a comunidade residente naquele acampamento apresenta no acesso à agua, estando em Sec.XXI. As duas tertúlias correram muito bem, com muitas intervenções por parte de quem estava a assistir, tendo sido debatidas várias questões, relacionadas com os problemas da habitação, emprego e saúde.

Pág. 05 12 Pág.


INTERCÂMBIOS_VERÃO Este ano carregámos o material de campismo, a alegria e o companheirismo e fomos para o Parque de Campismo de Monte Gordo! De dia 12 a 15 de Agosto o convívio foi constante quando nos juntamos ao Projeto Link@-te (São Brás de Alportel). Participaram, nesta atividade, 12 crianças/jovens, que durante 4 dias usufruíram das belas praias da zona e da movida noturna do calçadão da cidade. Ainda demos uma perninha até Espanha, onde visitámos o Parque Zoológico de Ayamonte e a praia de Isla Canela. Foi um sucesso - para o ano queremos mais!

Pág. 13


Já mesmo com as férias quase no fim ainda tivemos tempo para mais um acampamento! Desta vez fomos para a Ilha da Armona, de dia 03 até dia 05 de Setembro. Nesta atividade participaram também os projetos Linka-te (S. Brás Alportel), Mais Sucesso (Olhão) e o Aprendiz@rte (Loulé). Valeu a diversão, novas amizades e experiências!

Pág. 14


CID_FORMA O nosso espaço mudou de look, novas cores a condizer com o novo logotipo: as cores predominantes são agora verde e vermelho. A dinâmica do Cid@forma continua a ser a mesma, predominando as certificações no contexto

da

área

de

informática:

diplomas

de

Competências

Básicas

Tecnologias da Informação - DCB e os

os em di-

plomas de literacia digital; Princípios Básicos Sobre computadores, A Internet e a World Wide Web, Programas de Produtividade, Segurança e Privacidade no Computador, Estilos de Vida Digitais. Se quiser vir aprender connosco novas áreas ou reforçar conhecimentos em TIC, envienos a sua inscrição, com os seus os dados pessoais para o seguinte email: cidforma.recria5.0@gmail.com ou através do telemóvel - 939 895 572. Também desenvolvemos atividades com vista à promoção qualificação profissional e de empregabilidades, recorrendo às tecnologias de informação e comunicação. Fora deste espaço, nas escolas parceiras, e nas atividades lúdico-pedagógicas utilizamos também o recurso Caminet, em articulação com os conteúdos programáticos dos vários níveis de ensino.

Pág. 15


´

Contactos: Sede: Rua do Compromisso, nº50 8000-252 Faro Email: recria.e5g@gmail.com Telefone: 289 880 701 Telemóvel: 939 895 572

Estamos também no FaceBook! Faz Like na nossa Página: Projeto recria5.0 Pág. 16

2ºboletim recria5 0  

Boletim de notícias - Projeto recri@5.0 - E5G

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you