Cultura
pela poesia
Pág. B1
Cultura
pela poesia
Pág. B1
H H H H H Pensamento e ação por uma vida melhor
fundador WeIMAR ToRReS diretora-Presidente AdIleS do AMARAl ToRReSEsportes Brasil enfrenta a Rússia hoje em amistoso
A6
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realiza encontro regional hoje em Dourados, na Seleta, a partir das 19h. O presidente do partido, ex-governador André Puccinelli estará presente, bem como o senador Waldemir Moka, o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, o deputado estadual Renato Câmara, além de outras lideranças regionais e municipais.
André tem sido apresentado, nos encontros regionais, como pré-candidato a governador, por indicação do próprio diretório estadual, mas lembra que a definição da candidatura somente será decidida na convenção estadual, que indicará os nomes a disputa eleitoral, como ao governo, vice, senadores, deputados federais e deputados estaduais, além de suplentes ao Senado.
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na noite de ontem conceder uma liminar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que impede a prisão dele até o julgamento do mérito do habeas corpus preventivo apresentado pelo ex-presidente à Corte. A decisão vale até o dia 4 de abril, quando a Corte deve voltar a julgar o habeas corpus apresentado por Lula.
A conclusão do julgamento foi adiada porque os ministros julgaram uma preliminar da ação, fato que tomou todo o tempo da sessão.
A região leste de Dourados terá uma base do Corpo de Bombeiros Militar. A Unidade vai funcionar em uma área de 1.600m² localizada na Rua Cândido de Carvalho, no bairro Parque das Nações I. O local pertence à Igreja Católica e era usado pela Comunidade Palotina para cursos, encontros e outras atividades. Pág. D4
Empresário Chico Maia
Afastado da política partidária nas últimas três décadas, período em que esteve dedicado ao agronegócio, o ex-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Chico Maia, pré-candidato ao Senado pelo Podemos, diz que os poderes Legislativo e Executivo são máquinas muito pesadas que acabam consumindo recursos que poderiam ser aplicados em outros setores, como saúde e educação. Pág. A3
No córrego Água Boa a pesquisa apontou a presença de bactérias resistentes a antibióticos, cepas e altas concentrações de resíduos agroquímicos.
Consumo de água contaminada mata 500 mil pessoas por ano no mundo
Substâncias químicas como agrotóxicos, metais e bactérias, algumas resistentes a antibióticos, estão presentes em rios de Dourados, colocando em risco a vida de quem consome água sem tratar ou pei-
Fonte: INMET
Hoje 33º Máx | 21º Mín
Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Ventos: fraco/ moderado com rajadas. Umidade: máx. 90%. Umidade: mín. 45%.
xes desses locais. A constatação vem de estudos realizados por grupo de pesquisadores liderado pela professora doutora Alexeia Barufatti, do Laboratório de Mutagênese Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e
Ambientais da Universidade Federal da Grande
Dou rados. O grupo acredita que a existência de agroquímicos e metais nas águas são reflexos da expansão das áreas agrícolas e urbanas. O Córrego Água Boa também foi objeto de
pesquisa e os resultados mostraram a presença de ‘Escherichia coli’ e ‘Pseudomonas spp’ resistente a antibióticos, cepas e altas concentrações de matéria orgânica, espécies inorgânicas e resíduos agroquímicos. Pág. D1
O Ministério da Educação selecionou esta semana 28 municípios do país para implantação de curso de graduação em medicina. No estado do Mato Grosso do Sul, foram selecionados os municípios de Ponta Porã e Corumbá. Prefeitos e representantes das secretarias de saúde dessas cidades estiveram em Brasília e assinaram o termo de compromisso para a implantação dos cursos. Pág. D2
Aluna de escola da Reserva Indígena de Dourados faz plantio de mudas no “Nascente Viva”Aeducação no Brasil, que já é ruim, pode ficar ainda pior, caso o Governo Federal dê prosseguimento à proposta de mudanças na grade curricular do ensino médio, que prevê a liberação de até 40% da carga horária total do ensino médio para ser realizada a distância. Na verdade, essa questão veio à tona depois que reforma aprovada em 2017, abriu a brecha ao ensino online, que era vetado. Entretanto, a resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio prevê essa regulamentação da carga horária. Agora, assunto ganhou força, uma vez que o Conselho Nacional de Educação já realizou uma reunião sobre o tema. As regras debatidas autorizam que qualquer conteúdo escolar previsto no currículo possa ser dado a distância. Se aprovado, os alunos poderão ter dois dias de aulas por semana fora da sala.
No entendimento dos especialistas, os defensores da proposta no Conselho Nacional de Educação dizem que ela tem a finalidade de permitir a experimentação de novos recursos na educação. Entretanto, há um temor, que com essa decisão aconteça a precarização do ensino nas redes públicas. Na verdade, essa situação já
vem ocorrendo. O Brasil tem 6,9 milhões de matrículas no ensino médio público, no entanto, em torno de 1,5 milhão dos jovens de 15 a 17 anos (14,6% do total) já abandonaram os estudos. A lei de reforma do ensino médio estipulou que 60% da carga horária contemple conteúdos comuns, a partir do que constar na Base Nacional Comum Curricular, que está em análise no Ministério da Educação e deve ser apresentada ao Conselho ainda este mês.
Em relação à carga restante, os alunos escolheriam entre cinco opções (se houver oferta): linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico. Com as regras em discussão no conselho, toda a área flexível poderia ser feita a distância. No entanto, a oferta dessas linhas de aprofundamento é um dos principais desafios para que a reforma saia do papel.
Cria-se uma ideia, não são oferecidas condições para a sua aplicação
Um dos argumentos do Governo e que é desprovido de fundamentação, é que esse aval para até 40% da carga a distância abriria margem também para atender situações de falta de professores. Mas nem tudo que os articuladores
do palácio do Planalto pensam acontece. A indecisão é o cartão de visita. Uma coisa que é decida na parte da manhã já não é a mesma na parte e ninguém garante será continuará valendo até o ponteiro do relógio marcar a meia noite. Na realidade, o governo Temer chegou a incluir em decreto, em maio de 2017, a autorização de ensino a distância para alunos do 6º ao 9º ano que estivessem “privados de oferta” de disciplinas. Após críticas, voltou atrás e revogou a medida. As diretrizes curriculares são normas da educação básica que orientam as escolas, inclusive particulares. Há a necessidade de revisão por causa das mudanças com a reforma do ensino médio. Nesse sentido, essa proposta de transformar 40% do ensino médio em educação à distância não pode ser utilizada como forma de compensar a falta de professores. O que precisa ficar claro é que os recursos tecnológicos devem servir como complemento, jamais em substituição de professores e da escola como local de vivência presencial. Além disso, na avaliação de especialistas, essa
Federal?
O NÚMerO
horária total do ensino médio poderá ser realizada a distância. a ideia está sendo defendida pelo Governo Federal
medida que está sendo analisada pelo Conselho Nacional de Educação é um claro sinal de esvaziamento do ensino público de qualidade e da falta de compromisso com investimentos. Por outro lado, fica evidente que está em curso um movimento de desresponsabilização do Estado brasileiro com a formação crítica e sólida da juventude, e também com a infraestrutura escolar.
O que chama a atenção nessa iniciativa de inserção de educação à distância é o próprio distanciamento do Governo Federal em relação à realidade. Cria-se uma ideia, mas não são oferecidas condições para a sua aplicação. Nas escolas públicas de ensino médio do país, por exemplo, 60% não têm laboratório de ciências, 16% não têm laboratórios de informática e 34%, não possuem bibliotecas.
*Engenheiro e professor da UFMS
Olançamento na UnB, de um curso sobre o “O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” foi um rastilho de pólvora. Após a desastrada tentativa de censura-lo por parte do Ministro da Educação, iniciativas semelhantes se espalharam por dezenas de Universidade no País e no exterior.
Só há uma coisa mais discutível que a iniciativa do curso, é o Ministro da Educação, dando argumento para validação
antonio CarloS
da narrativa “vitimista”. A iniciativa para que investiguem o professor da UnB e o seu departamento é uma séria ameaça à autonomia universitária, uma das componentes da democracia no Brasil. Algumas questões se colocam: foi golpe, mesmo? Quais os limites da liberdade acadêmica? Que responsabilidade acadêmica corresponde a essa liberdade? Em que medida iniciativas individuais de um pequeno grupo de professores tisnam a imagem da Universidade? Que ligações essas iniciativas tem com as estratégias eleitorais e partidárias para 2018?
disputa, especialmente nas Universidades.
Não entrarei, portanto, nessa infrutífera disputa de narrativas. O assunto é deveras complexo. Nesse sentido era de se esperar que a Universidade, com sua responsabilidade acadêmica, ajudasse a iluminar amplamente a discussão.
*Promotor de Justiça aposentado
Obrutal assassinato que roubou a vida da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, atingiu o coração do estado brasileiro. Não interessa discutir os motivos dos fatos que geraram a tragédia. Se por ódio, preconceito ou racismo. Nada disso interessa. O que interessa salientar é que o fato evidenciou a falência da nossa segurança pública em todos os quadrantes do território nacional. Esse é o fato concreto.
Até a população pacata da zona rural está experimentando o gosto amargo da violência. Os
A história não é uma narrativa única, mas milhares de narrativas alternativas, sempre que escolhemos contar uma delas, escolhemos também silenciar outras, nos diz Yuval Harrari no seu livro Homo Deus. Nesse sentido, a “verdade” está sempre em bandidos invadem e destroem as propriedades, roubam o gado, intimidam e matam. Sem nenhum tipo de arrependimento. Esse quadro é o reflexo da irresponsabilidade de governantes inescrupulosos. A repercussão internacional do famigerado atentado foi imediata. O estado brasileiro precisa rapidamente apontar os assassinos. Torna-se imperioso esse propósito. Se isso não acontecer as instituições responsáveis pela apuração dos fatos caem no descrédito. A intervenção federal poderá conhecer o embrião da sua morte. As declarações equivocadas do ministro da Segurança Pública sobre a origem dos projéteis que roubaram a vida da vereadora e do seu motorista não foram corretas e motivaram a intranquilidade da população. As declarações têm ser precisas. Sem nenhuma eiva de dúvida. Essa é a situação miserável que nos jogaram, infelizmente.
O instituto do impeachment estava previsto na Constituição? As “pedaladas fiscais” configuraram desrespeito à lei orçamentária e à lei de improbidade administrativa? Houve manifestação do Tribunal de Contas da União sobre esse assunto? A Câmara Federal e o Senado eram as instâncias previstas para analisar o assunto? Houve controle do rito do impeachment por parte do Supremo Tribunal
consegue conversar consigo própria
A Universidade, respondendo tais questões, estaria, com a pesquisa e a extensão, cumprindo o papel que já teve em importantes momentos da história brasileira, estabelecendo a relação Universidade – sociedade, no campo que lhe é próprio, o do conhecimento. Seria uma atuação de dentro para fora, não abrindo espaço para que grupos, certamente minoritários, com suas idiossincrasias pessoais e políticas, funcionassem, de fora para dentro, como cadeia de transmissão de projetos partidários e de mantras alienados da realidade. Jamais uma disciplina que já apresentasse no nome uma conclusão seria aberta para uma discussão livre e pluralista, aberta para o contraditório. A iniciativa
Não era para estarmos protagonizando esses fatos horríveis. Tínhamos que reconquistar a nossa posição de referência na América Latina. Essa deveria ser a grande pauta nas ações de governo. Mostrar para o mundo inteiro que somos um País sério que respeita os contratos e que possui a garantia da segurança jurídica para atrair os investimentos. Um parceiro confiável para o estabelecimento das relações de comércio. Essas ações certamente gerariam emprego, renda e salário digno para o conjunto da nossa população.
fará uma viagem para o continente sul americano. Seu objetivo é estreitar as relações de comércio. O nosso País não está no roteiro da viagem presidencial. Lima, a Capital do Peru, foi escolhida para sediar esse encontro importantíssimo. Esse quadro evidencia o nosso desprestígio na área internacional.
Esse quadro é o reflexo da irresponsabilidade de governantes inescrupulosos
Atrás dessas conquistas outras importantes e substanciais se sucederiam para o nosso fortalecimento como nação desenvolvida. Mas, não é isso o que está ocorrendo infelizmente.
Agora mesmo os noticiários informam que o presidente do Estados Unidos, Donald Trump
Estamos retroagindo à época triste da República Velha que já nasceu problemática com a renúncia do seu primeiro presidente. E se consolidou ao longo da sua existência com as conspirações, as intrigas, as difamações, as injurias e os assassinatos brutais e covardes.
Produzidas pelos jagunços criados como animais selvagens nas grandes propriedades rurais do interior do País. Eram os “coronéis” os seus donos. A relação de fidelidade era absoluta.
do curso é um sinal do isolamento social de certa esquerda que só consegue conversar consigo própria, que se limita a fazer debates com quem com ela concorda, dona da verdade e de suas certezas dogmáticas. Por isso, seria bom lembrá-la dos ensinamentos de Stephen Hawking (19422018): “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento”.
A narrativa do golpe, oferecida por certa esquerda, sem compromisso com a democracia, diante do desastre ético e econômico, dos seus governos, é uma tentativa desesperada de manter a tropa unida para os próximos embates eleitorais, no primeiro ou no segundo turno. Nos últimos tempos, todas as nossas mazelas, oportunisticamente são atribuídas aos “golpistas”.
Dilma Rousseff, em plenária do Fórum Social Mundial, sem
a menor cerimônia, disse com todas as letras que a «morte de Marielle é mais uma etapa do golpe». O deputado Jean Wyllis, vencedor do BBB5, atribuiu ao clima criado pelo golpe parlamentar a exclusão, no primeiro paredão de 2018, da cientista política Mara Telles do Big Brother Brasil 2018, representante de esquerda. O jogo está apenas começando.
Aprofundando a radicalização vitimista, o PT, que em 1988 não votou pela aprovação da Constituição, agora sinaliza, pelas palavras da sua Presidente nacional, que a eleição sem Lula é golpe e que não reconhecerá o resultado das urnas. Resta saber o que fará. O desespero não é bom conselheiro.
ADILES DO AMARAL TORRES
diretora-superintendente
BLANCHE TORRES
diretora executiva
JUNE ANGELA TORRES
editor-chefe VANDER VERÃO
Fundador (1951-1969)
WEIMAR TORRES ex-diretor (1969-1985) VLADEMIRO DO AMARAL
O poder dos “coronéis” era avassalador. Faziam até os defuntos votarem. nos Interferiam nos assuntos do Clero. Não tinham respeito nenhum pela Justiça. Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Artur Bernardes foram produtos desse episódio amargo. Eram submissos ao poder dos donos da República. Juntos, liquidaram com a nossa juventude, impediram o surgimento de lideranças nacionais. Atrasaram o nosso desenvolvimento econômico. Os avanços sociais foram nenhum.
FaUSto Matto GroSSo* dr.hindo@hotmail.com
O quadro de miséria instalado no País fomentou o analfabetismo e resultou no seu maior tentáculo. Washington Luís foi o exemplo maior da esperteza. Tentou passar para trás os mineiros na corrida presidencial. Cavou a sua própria deposição. Jogou o País para uma revolução. Foi assim a nossa vida nessa fase da República. Pequena, medíocre.
Os nossos governantes não ti-
este jornal expressa sua opinião pelo editorial. a s demais opiniões são de responsabilidade de seus autores.
“o ProGreSSo” registrado no instituto nacional de Propriedade industrial (inPi) sob o nº 812285964
Editora Jornal o ProGrESSo ltda CGC 03.356.425/0001-26 departamento Comercial, administração, redação e Parque Gráfico Av. Presidente Vargas, 447 CEP 79804-030 Dourados-MS. telefones redação (0xx) 67-3416-2627/2609 depto. Comercial (0xx) 67-3416-2600 Serviço de atendimento ao assinante (0xx) 67-3416-2666 - 3416-2670
Fax: (0xx) 67-3421-1911
HoME PaGE: www.progresso.com.br
E-Mail: progresso@progresso.com.br
eSPorte/PolíCia Luiz Radai esporte@progresso.com.br policia@progresso.com.br dia-a-dia Maria Lucia Tolouei marialucia@progresso.com.br Caderno b/dmaiS Hakeito Almeida hakeito@progresso.com.br
CidadeS Departamento Regional cidades@progresso.com.br
Coluna SoCial/anúnCioS Angela Santa Cruz comercial@progresso.com.br
ClaSSiFiCadoS Gleison Costa classificados@progresso.com.br
nham interesse no desenvolvimento do ser humano. A indústria não tinha ainda dado o ar da sua graça como a nossa principal infraestrutura econômica. Esse quadro difícil que vivemos pode ser igualado à da Idade Média. O período das trevas. Não queremos isso novamente. Qualquer inteligência mediana saberá interpretar as razões que motivaram a força do nosso propósito. O nosso País precisa voltar a ser altivo, digno e respeitado. Uma referência internacional. Embora a nossa história resultasse palmilhada por estorvos, tropeços e angústias o certo é que ela também registra momentos bons, alegres e felizes. De conquistas e de vitórias. Não podemos desperdiçar esse legado precioso. A sua defesa precisa ser intransigente. Todos os dias. À República Velha, nunca mais!
Certa esquerda só
ex-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Chico Maia, pré-candidato ao Senado pelo Podemos, diz que os poderes Legislativo e Executivo são máquinas muito pesadas
Marcos r ibeiro
Marcos Morandi morandi@progresso.com.brAfastado da política partidária nas últimas três décadas, período em que esteve dedicado ao agronegócios, o ex-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Chico Maia, pré-candidato ao Senado pelo Podemos, diz que os poderes Legislativo e Executivo são
O pré-candidato também se manifestou contrário à reeleição para o Senado. Segundo ele, um mandato de oito anos já está bom
máquinas muito pesadas que acabam consumindo recursos que poderiam ser aplicados em outros setores, como saúde e educação. Em visita à Redação do Jornal O Progresso, ontem (22), Maia defendeu mudanças imediatas no Senado. “Os estados não pecisam de três cadeiras. Duas são perfeitamente suficien -
tes”, disse Maia. O pré-candidato também se manifestou contrário à reeleição para o Senado. Segundo ele, um mandato de oito anos já está de bom tamanho. “Nesse período dá para fazer muitas coisas boas para melhorar esse País”, afirmou Maia, ressaltando que o Brasil vive um momento novo, que exige de cada cidadão de bem um posicionamento crítico. No entendimento do pré-candidato na chapa majoritária que deverá ser encabeçada pelo juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PDT), atualmente há uma inversão de valores na política práticada tanto no Executivo, quanto no Judiciário. Segundo ele, a sociedade não pode compactuar com situações onde um senador direito a privilégios como plano de saúde vitalício para ele e para toda a família.
Chico Maia acredita que sua gestão na Acrissul o credencia para a construção de
um mandato amplo, que não esteja voltado somente para as questões relacionadas à defesa da classe produtora. “Defendi muitas bandeiras na
Acissul, durante os seis anos em que lá estive, como o movimento nacional contra os monopólios, código florestal, e geração de empregos”, disse.
Segundo o pré-candidato, somente em relação às questões indígenas, foram 32 reunioes que resultaram acordos que trouxeram benefícios não
só para o setor produtivo, mas também para toda a sociedade. “Algumas coisas não prosperaram porque faltou vontade política do governo”. Em relação a Dourados, Chico Maia enalteceu a sua vocação para o denvolvimento econômico. “Dourados é o lugar da agroindústria. O que realmente precisa é a cidade assumir o seu protagonismo . Além disso, também é necessário entender que o conhecimento gerado nas universidades tem que ser compartilhado com a população. Tem muita gente boa que pode dar grandes contribuições”, comentou Maia. O pré-candidato reafirmou o compromisso de mudar o Senado com base na motivação do sentimento de indignação dos eleitores e que está explícito nas tendências projetdas para as próximas eleições. “O os políticos cortam na carne os seus privilégios ou não terão condições andar nas ruas”.
Chico Maia, pré-candidato ao Senado, durante visita à Redação do Jornal o ProgressoO governador Reinaldo Azambuja (PSDB), admitiu na quarta-feira (21), que o seu partido mantém conversas com o MDB do ex-governador André Puccinelli, conforme publicou o Campograndenews. E, ainda, Reinaldo disse que, entre junho e julho, podem ocorrer “surpresas” em relação às candidaturas rumo às urnas em outubro deste ano.
governador Marcelo Miranda, do Tocantins, tem seu mandato cassado pelo Tse
O presidente da assembleia, Mauro Carlesse, deve assumir o governo
“Surpresa” (2)
A resposta de Azambuja, segundo o Campograndenews, foi às perguntas sobre eventuais conversas e alianças para eleição de 2018.
“O PSDB conversa sim com o MDB, mas acredito que junho ou julho poderemos ter surpresa nas candidaturas”, disse sem dar mais detalhes.
Auxílio-moradia (1)
Cármen lúcia diz que o princípio da publicidade contribui para o regime democrático
Amanda Pupo e Teo Cury, Agência Estado De Brasília
Em julgamento marcado por votos enfáticos em defesa da transparência partidária, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve proibidas as doações ocultas na prestação de contas dos candidatos e dos partidos. A posição se dá em resposta a uma ação da Ordem dos Ad-
a primeira análise desta ação aconteceu em novembro de 2015, quando o plenário do sTF atendeu o pedido da OaB de forma cautelar
a posição se dá em resposta a uma ação da OAB, contra trecho da minirreforma eleitoral de 2015 democráticas. “Se torna essencial o acesso amplo sobre os fatos de campanha eleitoral”, frisou Mello. “A cláusula, que especifica que doações podem ocorrer sem individualização, ofende ao princípio da publicidade e da transparência democrática”, disse ainda o ministro. Última a votar, Cármen Lúcia afirmou que o princípio da publicidade contribui para o regime democrático. Para a ministra, a exigência de anonimato é incompatível com a “liberdade interna que deve permear o processo eleitoral”. A presidente da Corte frisou que a publicidade da origem do dinheiro deve ser dada tanto para as doações para partidos como para candidatos.
vogados do Brasil (OAB), contra trecho da minirreforma eleitoral de 2015 que havia permitido que doações ocorressem sem a individualização de quem repassou o valor. A votação tinha iniciado em sessão plenária anteontem, quando votaram os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Ontem votaram Celso de Mello e Cármen Lúcia. Para o decano Celso de Mello, o sistema democrático não pode tolerar um regime de governo sem que haja fiscalização das ferramentas
A primeira análise desta ação aconteceu em novembro de 2015, quando o plenário do STF atendeu o pedido da OAB de forma cautelar. Por isso, nas eleições de 2016 já foi proibida a não individualização dos doadores, em que não é possível identificar o vínculo entre doadores e candidatos.
Relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes afirmou durante seu voto, ontem, que as normas que regem a transparência e a responsabilidade política não permitem essa prática. “Não é possível que se amplie a atuação invisível desses atores, conhecidos co-
mo grupos de pressão. Eles não podem ficar sem fiscalização”, disse.
De acordo com a OAB, a regra retira do eleitor o direito de conhecer informações indispensáveis para a “formação de sua convicção” e restringe o controle dos órgãos competentes, como a Justiça, o Ministério Público e a Polícia Federal.
Ministro do STF e também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux destacou que a Corte Eleitoral já prevê a individualização das doações, e que esse reconhecimento faz “cair por terra qualquer argumento de sua impossibilidade prática”.
“O que se tenta a rigor é tentativa obtusa de burlar uma regra de transparência que deve presidir o sistema de prestação de contas”, completou Fux.
Para o ministro Ricardo Lewandowski, anonimato e sigilo são práticas “incompatíveis” com os princípios democráticos e republicanos.
De acordo com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a posição do STF dará segurança jurídica às declarações de campanhas deste ano. “É preciso que a democracia seja exercida por meio do voto informado, quem apoia cada um dos candidatos no pleito eleitoral”, afirmou a procuradora.
O áudio foi captado durante transmissão ao vivo da sessão da Câmara de Dourados
De Dourados
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Dourados solicitou em ofício protocolado no Ministério
Público Estadual (MPE) que investigue a conduta do vereador Juarez de Oliveira (MDB) e recomendou a retirada do PLC 003/2018 - Planos de Cargos e Carreiras (PCCRs), em tramitação na Câmara Municipal. Um áudio gravado durante sessão da Câmara na última segunda-feira mostra uma fa-
la descontraída do vereador Juarez com outras pessoas. No áudio da sessão, realizada apenas para tratar do Projeto que altera os PCCRs dos servidores municipais, o vereador insinua “200 conto”, como suposta moeda de troca com a administração municipal.
“Rapaz, eu estou no terceiro mandado, sei como funciona.
Empenha duzentos contos para a gente se reeleger. Aqui é só quem quer ser beneficiado. Aqui funcionário público não elege um vereador, se fossem unidos eles tinham feito a saúde eleger um vereador, mas cada um pensa no seu umbigo”, disse o vereador Juarez de Oliveira. O áudio foi captado du -
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem (22), por 5 votos a 2, cassar o mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e de sua vice, Cláudia Lelis, faltando poucos mais de nove meses para o fim do mandato. O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), deve assumir o governo até a realização de novas eleições dentro de até 40 dias.
Por 4 votos a 3, os ministros do TSE decidiram também pelo cumprimento imediato da medida, mesmo que a defesa dos políticos ainda possa entrar com embargos para recorrer contra a decisão.
Os políticos foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de abuso de poder econômico na campanha de 2014. Ambos teriam contraído um empréstimo supostamente fictício de R$ 1,5 milhão, feito pelo irmão de Miranda, mas os recursos foram destinados a abastecer caixa dois da campanha eleitoral do governador, segundo a denúncia.
O processo foi iniciado após a apreensão de R$ 500 mil em espécie em um avião na cidade de Piracanjuba (GO). A bordo, estavam também milhares de santinhos da campanha de Miranda. Miranda e Cláudia Lélis acabaram absolvidos pelo Tribunal Regional Eleito -
ral do Tocantins (TRE-TO), por ausência de provas, pois mensagens de WhatsApp colhidas nos celulares dos acusados teriam sido obtidas de forma ilegal. O MPE recorreu ao TSE, que começou a julgar o caso em plenário em 28 de março do ano passado. Na ocasião, a relatora, a então ministra Luciana Lóssio, absolveu os acusados, por entender que não havia provas de que os recursos apreendidos seriam utilizados na campanha eleitoral. O julgamento acabou suspenso por pedido de vista do ministro Luiz Fux.
Ontem, ao retomar o caso, Fux afirmou que “há elementos sim, fortíssimos, de provimento” do recurso do MPE pela cassação, como “diversas ligações telefônicas captadas por intermédio de autorização judicial, minutos antes do flagrante delito”, referindo-se à apreensão na aeronave.
Votaram junto com Fux, pela cassação, os ministros Rosa Weber, Admar Gonzaga, Jorge Mussi e Luís Roberto Barroso. O ministro Napoleão Nunes Maia ficou vencido junto com a ministra-relatora, Luciana Lóssio, ao votar pela não cassação.
Em sustentação oral durante o julgamento, a defesa do governador e de sua vice insistiram que mensagens de WhatsApp usadas como prova foram obtidas de modo irregular, anulando a investigação. Os advogados também defenderam não haver provas de que os recursos apreendidos no avião eram destinados à campanha eleitoral.
A Agência Brasil entrou em contato com o governo do Tocantins para comentar o julgamento, mas ainda não obteve retorno.
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o julgamento das ações sobre auxílio-moradia da magistratura e dos membros do Ministério Público que estava marcado para quarta-feira, dia 21. Segundo a Agência Estado, o processo será submetido à Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal, vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU).
Auxílio-moradia (2)
A decisão de Fux atende a pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A tramitação de processos na Câmara de Conciliação demora, em média, seis meses. Segundo a AMB, o pedido ocorreu porque a situação do auxílio-moradia exige uma “solução mais ampla e uniforme”, que traga uma definição que contemple toda a magistratura nacional.
Processo (1)
O Psol apresentou na quarta-feira (21) representação contra o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), pedindo a abertura de processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por quebra do decoro parlamentar. Para o partido, o deputado abusou de suas prerrogativas constitucionais de proteção a palavras, opiniões e votos ao fazer denúncias falsas contra a memória de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, eleita pelo Psol, e que foi assassinada na semana passada, segundo a Agência Câmara.
Processo (2)
Segundo a representação do Psol, em seu Twitter o deputado “acusou a vereadora de ter sido casada com o traficante Marcinho VP, ser usuária de drogas e de ter sido eleita com apoio do Comando Vermelho”, o que, segundo o partido caracteriza crime de calúnia. Em entrevista à TV Globo, o parlamentar declarou que se arrependeu de publicar uma informação sem checar a sua veracidade. Fraga desativou seu perfil em redes sociais e afirmou que irá aguardar a apuração da polícia.
rante transmissão ao vivo da sessão da Câmara. A imagem está concentrada num grupo de vereador ao redor da mesa diretora. Juarez não aparece. Ele estaria em mesa ao lado e deixou o microfone ligado. Segundo o Simted, em sua fala, o vereador deixa transparecer que não se lê ou se debate os projetos antes de serem votados, simplesmente votando de acordo com a conveniência de cada um, deixando de lado a função primordial do vereador, que é o de representar os reais interesses da população perante o poder público. O Simted acredita que os “200 conto” pode ser um indício para votar aprovação do PCCR.
O ministro lembrou que só vai se decidir quando se aproximar o dia 7 de abril
André Ítalo Rocha, Agência Estado De São José dos Campos O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem (22), que os eleitores brasileiros esperam uma candidatura séria neste ano e não apenas “frases bombásticas”. Ele disse que está analisando “com muita seriedade” a possibilidade de ser candidato e, antes de tomar sua decisão, espera os resultados de pesquisas qualitativas, que devem sair na semana que vem. “Estou
coletando muitos dados importantes”, disse.
Meirelles participou de evento do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O ministro lembrou mais uma vez que só vai se decidir quando se aproximar o dia 7 de abril, prazo legal para que membros do governo deixem seus cargos caso queiram disputar as eleições. Ele disse também que tem conversado com muitos partidos que poderiam apoiá-lo. “A partir daí vou analisar se há condições”. Segundo ele, tornar-se presidente da República é uma questão de oportunidade e destino, não “meramente de desejo”.
COlOnO - O presidenti do Peru pediu o boné por causa de propina da Odebrechi...
Zé Pinga - ... é, certamenti ele vai dizê por aí que foi gorpi... ic, ic, ic...
tSE
‘com seriedade’ a possibilidade de ser candidatoFelipe Pontes, Agência Brasil De Brasília
69% dos brasileiros pretendem comprar na data e 91% farão pesquisa de preços. Barras de chocolate já são opção de 48% dos consumidores
De São Paulo*Uma data comemorativa muito importante para grande parte dos brasileiros, a Páscoa deve movimentar o comércio no final do primeiro trimestre do ano. Uma estimativa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que cerca de 103,9 milhões de brasileiros devem realizar compras para a ocasião. De acordo com a sondagem, 69% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates para a Páscoa de 2018 – percentual acima da intenção de compras relatada em 2017 (57%). Apenas 12% não
Seis em cada dez consumidores pretendem comprar ovos de chocolate (61%), enquanto 51% preferem os bombons
pretendem ir às compras este ano.
Entre os consumidores que vão realizar compras na Páscoa, a maior parte (41%) relata a intenção de gastar a mesma quantia do ano passado, enquanto 36% vão gastar menos e 15% garantem que gastarão mais. Dentre estes, as justificativas incluem o desejo de comprar mais produtos (57%), o fato de achar que os preços estão mais altos (37%) e acreditar que os produtos estão com um preço muito bom e vale a pena aproveitar (29%).
Já aqueles que vão gastar menos justificam sua decisão dizendo que pretendem economizar (48%), que os preços subiram demais e a renda mensal não acompanhou o aumento (46%) e porque não querem fazer dívidas (31%).
O levantamento do SPC Brasil mostra que cerca de
44% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos que na Páscoa de 2017, 31% pretendem comprar mais produtos e 14% comprar menos. A média de compras esperada é de cinco produtos e o gasto total médio, R$ 135,03.
Preços estão mais caros.
O levantamento revela ainda que 41% dos consumidores ouvidos têm a sensação de que os preços dos produtos para a Páscoa es -
tão mais caros neste ano do que em 2017 – percentual que era 56% na sondagem do último ano. Para 31%, os valores estão na mesma faixa e apenas 9% acreditam em preços menores. A pesquisa também mostrou que maioria (91%) dos compradores pretende fazer pesquisa de preço antes de levar os ovos ou demais produtos para casa, sendo que os locais preferidos serão os supermercados (76%), os sites (52%), as lojas em shoppings
indicadOrES EcOnômicOS
progresso@progresso.com.br
BOLSaS
ibovespa: Pontos: Máxima de Mínima de
Volume:
Variação em 2018:
Variação no mês: dow jones:
jurOS
(38%) e as lojas de rua (34%).
Seis em cada dez consumidores pretendem comprar ovos de chocolate (61%), enquanto 51% preferem os bombons e 48% as barras de chocolate. Entre estes últimos, os principais motivos da preferência são por considerar que a celebração é mais importante do que a forma do chocolate (50%) e por achar que as barras e bombons são mais baratos (39%). Já entre os que pretendem comprar chocolates caseiros, os principais motivos são considerar que sejam mais personalizados (30%), considerar que a qualidade do chocolate é melhor (22%) e ajudar as pessoas que vendem informalmente (19%).
“O consumidor brasileiro já aprendeu que a variação de preços dos ovos de páscoa é enorme e pode ficar próxima a 100% em algumas cidades, de acordo com o Procon. Então, ir às compras na primeira loja que aparece é um erro grave. O ideal é se planejar com antecedência, usar a internet para pesquisar e só tomar decisões depois de ter visto os preços praticados em vários estabelecimentos. Por fim, é válido refletir: é necessário mesmo comprar ovos, ou este é apenas mais um símbolo de consumo? Muitas vezes o chocolate em outros formatos, como a barra, por exemplo, sai muito mais barato para o consumidor. Mas, em todo caso, se a pessoa fizer questão, pode buscar ovos artesanais ou caseiros, que saem mais em conta e também podem ser ótimos presentes”, avalia a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
A pesquisa ainda indica que oito em cada dez consumidores pretendem comprar peixe para a ocasião (80%). (*Assessoria de Imprensa do SPC Brasil).
Arquivo: AgênciA BrAsil
A expectativa de inflação ficou relativamente estável em todas as faixas de renda
Daniela Amorim, Agência Estado
Do Rio de Janeiro
A mediana da inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses ficou em 5,3% em março ante 5,4% em fevereiro, informou ontem (22) a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores.
Com o resultado, o indicador permaneceu no nível mais baixo desde setembro de 2007, quando estava em 5,2%. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma redução de 2,2 pontos porcentuais.
“Seguindo a tendência prevista em meses anteriores, a expectativa de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses mantém-se no nível de 5%. Como não se espera grandes flutuações no nível de preços, acredita-se que a expectativa de inflação dos consumidores se manterá
Com o resultado, o indicador permaneceu no nível mais baixo desde setembro de 2007
nesse patamar nos próximos meses”, avaliou o economista Pedro Costa Ferreira, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
Na distribuição por faixas de inflação, 44,7% dos consumidores projetaram inflação dentro dos limites de tolerância da meta (de 3% a 6%) perseguida pelo Banco Central.
Houve aumento de 4,3 pontos porcentuais na proporção de consumidores indicando inflação abaixo do limite inferior de 3%. O intervalo mais citado pelos consumidores foi entre o piso de tolerância de 3% e a meta de 4,5%, mencionado por 28% dos entrevistados.
A expectativa de inflação ficou relativamente estável em todas as faixas de renda, exceto para as famílias que recebem até R$ 2.100 mensais, que reduziram em 0,2 ponto porcentual a inflação prevista, para 6,4%.
A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encerrou 2017 em 2,95%.
O Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores é obtido com base em informações da Sondagem do Consumidor, que ouve mensalmente mais de 2,1 mil brasileiros em sete das principais capitais do País. Aproximadamente 75% dos entrevistados respondem aos quesitos relacionados às expectativas de inflação.
O incidente deixou 70 milhões de pessoas sem energia elétrica e se deu após falha na Subestação Xingu, no Pará, que distribui parte da energia produzida na Usina de Belo Monte
Mark Zuckerberg, diz que a empresa “cometeu erros
Leandra Felipe, Agência Brasil De Atlanta (EUA)O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou que a empresa “cometeu erros” que levaram milhões de usuários da rede a ter seus dados explorados pela consultoria política, Cambridge Analytica. Ele também garantiu estar disposto à colaborar como for preciso e evitar que dados sejam novamente explorados indevidamente para influenciar campanhas eleitorais na Índia e no Brasil.
“Nós temos a responsabilidade de proteger seus dados (dos usuários), se não pudermos, não merecemos atendê-los”, declarou. A consultoria é acusada de ter usado dados de cerca de 50 milhões de usuários do facebook e ter influenciado eleições de maneira indevida. A companhia obteve as informações em 2014 e utilizou os dados para desenvolver uma aplicação que “previa e influenciava decisões dos eleitores”, segundo reportagens publicadas pelo jornal The New York Times e pelo Canal britânico 4. Segundo as reportagens, a consultoria também poderia agir em eleições na Índia e este ano no Brasil.
Em entrevista exclusiva, na noite de quarta-feira (21), à rede de tv norte-americana CNN, Zuckerberg afirmou estar disposto até mesmo a ir ao Congresso brasileiro se for chamado para testemunhar e ajudar.
Televisão
Ator Frank Avruch, morre aos 89 anos
Boston,
recife foi uma das cidades atingidas pelo apagão que ocorreu por causa de falha técnica em Belo Monte
Vinícius Lisboa, Agência Brasil
De Brasília
O diretor-geral do Operador
Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, disse ontem (22) que o apagão no Norte e Nordeste do País não significa fragilidade no sistema elétrico brasileiro.
O incidente, na quarta-feira (21), deixou 70 milhões de pessoas sem energia elétrica
nossa convicção de que o distúrbio de ontem não pode e não deve significar qualquer tipo de fragilidade no sistema”.
Na visão do ONS, o sistema é “robusto” e dispõe de energia suficiente. Barata explicou que houve uma expansão na geração e transmissão de energia, enquanto o consumo ficou estável com a crise econômica dos últimos anos.
e se deu após uma falha na Subestação Xingu, no Pará, que distribui parte da energia produzida na Usina de Belo Monte.
“Apesar do distúrbio de ontem, temos absoluta convicção das condições de suprimento de energia no país”, disse. “Quero deixar clara a
As causas do apagão devem ser conhecidas em até 15 dias, segundo Barata, que se reunirá com todas as empresas afetadas pelo apagão na próxima segunda-feira para a preparação do relatório de análise de perturbação.
“A nossa expectativa é que em 10, no máximo 15 dias, possamos divulgar exatamente o que aconteceu. As causas e as consequências e quais são as medidas que vamos tomar”, afirmou.
O diretor participou do seminário Agenda Setorial
2018, no Rio de Janeiro, com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso.
Causas
Barata explicou que será possível definir se o problema se deu por uma falha humana ou de equipamento. Nenhuma das duas hipóteses está descartada e uma falha humana poderia ser a causa caso se constate que o problema se deu no ajuste do disjuntor, por exemplo. “A responsabilização só vai acontecer depois de uma análise muito cuidadosa”, afirmou ele.
O ONS já identificou que o apagão começou por causa de um disjuntor na Subestação Xingu, que se abriu indevidamente. Segundo Barata, o tempo de até mais de cinco horas para reestabelecer o fornecimento em algumas
partes do país se deu porque a reposição do sistema precisa ser feita com cautela.
“Em um sistema extenso como o nosso, com linhas longas, usinas distribuídas, sair correndo para recuperar o sistema muitas vezes é objeto de problema posterior”, disse ele, que mesmo assim reconheceu que é necessário trabalhar para reduzir esse tempo.
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, também destacou que “não existe risco para o abastecimento de energia”, mesmo se for considerada a previsão de crescimento econômico. “Nas previsões, está um crescimento estimado de 3,8% e a ONS tem expectativa para poder suportar nos próximos anos até um crescimento de 5%.
Nós temos geração contratada para atender a esse crescimento que nós esperamos que possa se confirmar”.
Tanto na capital baiana quanto na pernambucana, o metrô parou
Salvador, Da Agência
O apagão que afetou 13 Estados das regiões Norte e Nordeste, na quarta-feira, transformou o dia da população em um verdadeiro caos. Em capitais como Recife, Salvador e Fortaleza, a maior parte dos semáforos parou de funcionar, o que causou congestionamentos e superlotação em pontos de ônibus. Tanto na capital baiana quanto na pernambucana, o metrô parou, obrigando passageiros a caminhar pelos trilhos. Enquanto o sistema de geração de alguns aeroportos evitou problemas com voos, houve paralisação temporária em Fortaleza.
Em Salvador, onde o fornecimento de energia foi in-
terrompido por cerca de três horas, serviços essenciais também foram afetados. No Hospital da Bahia, por exemplo, somente a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) manteve-se funcionando por um sistema de segurança durante as horas de queda de energia. Houve prejuízo no comércio, pois os geradores de supermercadistas e shoppings de menor porte eram muitas vezes insuficientes para manter o sistema de vendas funcionando por um período mais longo. No Recife, também houve problemas no setor da saúde. A dona de casa Maria Rita Xavier, de 45 anos, aguardava na quarta-feira (21) à tarde atendimento em uma clínica particular. “Cheguei cedo (para a consulta) e aguardava ser chamada. Aí, tudo ficou escuro. Moro longe e tenho uma filha que tem problemas graves de saúde e precisa de atenção
permanente. Para eu conseguir vir hoje montamos toda uma logística que agora foi jogada no lixo”, disse.
Nos postos de combustível da capital de Pernambuco, o movimento foi grande de pessoas em busca de óleo diesel para geradores instalados em prédios residenciais e comerciais. A maioria dos potenciais clientes, no entanto, acabou sem o produto, já que as bombas dos postos também não estavam funcionando.
Nas ruas de Natal, a confusão no trânsito foi tamanha que os próprios motoristas desceram de seus veículos e tentaram organizar o trânsito caótico. “Estou há mais de uma hora e dez minutos presa no engarrafamento. Geralmente, faço esse percurso em dez minutos”, relatou a professora de educação física Izabelle Dantas, que tentava se locomover para a escola onde daria aulas à noite.
Nas paradas de ônibus da
capital potiguar, trabalhadores tentavam voltar para casa antes do anoitecer. “Nosso horário de saída era às 18h, mas fomos liberados às 16h50”, disse a comerciária Bianca Evelyn, enquanto tentava pegar um ônibus para voltar para casa. Estudantes que estavam em aula durante o período sem energia também foram dispensados mais cedo anteontem, por questão de segurança. Em Belém, além dos problemas registrados nas demais regiões, alguns bairros também ficaram sem abastecimento de água. Segundo a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o abastecimento foi interrompido nas zonas de expansão da área da Augusto Montenegro e São Brás, além do centro da capital. Durante a interrupção do fornecimento de energia, linhas de telefonia celular também ficaram sem sinal na cidade.
Da Agência Estado
Frank Avruch, uma conhecida personalidade de TV de Boston, nos EUA, conhecido por interpretar o palhaço Bozo nos anos 1960, morreu aos 89 anos na terça-feira (20). Avruch interpretou o palhaço na TV americana entre 1959 e 1970.
O empresário Stuart Hersh disse à Associated Press que Avruch “comoveu muitas pessoas com seu retrato”. Ele era também colaborador da WCVB-TV por mais de 40 anos como host dos programas “Man About Town” e “The Great Entertainment”. De acordo com a emissora, o ator tinha problemas cardíacos.
Frank Avruch era um filantropo ativo e membro da diretoria da seção da Nova Inglaterra da Unicef. Ele deixa esposa Betty, dois filhos e vários netos. (Fonte: Associated Press).
Catalubnha
Espanha rejeita plano de separatistas
Madri, Da Agência Estado
O governo espanhol do premiê Mariano Rajoy rejeitou um plano dos separatistas no Parlamento regional da Catalunha para eleger um importante político a favor da secessão, Jordi Turull, como presidente catalão. O secretário de Estado para administração territorial, Roberto Bermúdez de Castro, afirmou que a votação desta quinta-feira em Barcelona é apenas mais uma trama na frustrada tentativa regional de ganhar independência. Ele disse ao Senado espanhol que o governo se oporá à eleição de qualquer candidato com problemas legais. Turull está entre as ex-autoridades que podem ser acusadas por rebelião por causa da fracassada
tentativa do Parlamento regional de se separar do restante da Espanha no ano passado. (Fonte: Associated Press.).
Venezuela Governo dá recesso para setor público
Caracas, Da Agência Estado O governo venezuelano deu três dias de recesso para o setor público na próxima semana devido às dificuldades enfrentadas pelo sistema elétrico e pelo serviço de água potável. O presidente Nicolás Maduro decretou os dias 26, 27 e 28 de março como facultativos para os funcionários públicos A medida coincide com a Semana Santa, na qual os dias 29 e 30 de março são considerados feriados nacionais. (Fonte: Associated Press).
Estados unidos Câmara aprova pacote de uS$ 1,3 trilhão
Washington, Da Agência Estado
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou ontem um pacote orçamentário de US$ 1,3 bilhão, voltado a financiar o governo até outubro. A medida foi aprovada por 256 votos a 167 e agora segue para o Senado. Não está ainda claro quando os senadores devem votar o assunto. A verba atual para financiamento expira à meia-noite desta sexta-feira para o sábado, na hora local (1h do sábado, no horário de Brasília).
O pacote eleva gastos nas Forças Armadas e em uma série de programas domésticos para o restante do ano fiscal, que vai até setembro. Mais cedo, o diretor de Orçamento da Casa Branca, Mick Mulvaney, havia confirmado que o presidente iria assinar a lei de gastos, caso ela fosse aprovada no Legislativo. (Fonte: Dow Jones Newswires).
Portal G1 RS
A divulgação foi feita citando fontes da Polícia Nacional do Paraguai, que investiga o tráfico de drogas e armas na fronteira
Da Redação policia@progresso.com.br
Noticiário televisivo do Paraguai informou esta semana
Como consequência da articulação criminosa o policial Wescley Dias Vasconcelos, acabou assassinado
que um traficante brasileiro de 32 anos, que usa identidade falsa, estaria articulando
plano para tomar o controle do tráfico e contrabando na fronteira de Ponta Porã. Conhecido como Minotauro, o brasileiro teria se aliado a um homem conhecido como Belo, que foi braço direito de Jorge Rafaat Toumani, empresário assassinado em junho de 2016. Eles estariam em guerra com uma facção criminosa brasileira, que também é acusada da morte de Rafaat.
A divulgação foi feita pela TV
SNT, citando fontes da Polícia Nacional do Paraguai, que investiga o tráfico de drogas e armas na divisa entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Como consequência desta articulação criminosa o policial civil brasileiro Wescley Dias Vasconcelos, de 37 anos, acabou assassinado com dezenas de tiros de fuzil depois de ter, supostamente, descoberto a identidade falsa que Minotauro usava. O crime ocorreu em 6 de março.
Segundo divulgado pelo Campo Grande News, o traficante teria suspeitado que o investigador da Polícia Civil sul-mato-grossense tivesse colocado um rastreador no carro da mulher dele, para descobrir o esconderijo do bandido na fronteira e fazer a prisão.
Segundo informação da emissora paraguaia, Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, o ‘Minotauro’, usava o nome falso Celso Matos Espíndola. Para tentar prender o brasileiro, a Direção de Investigações da Polícia Nacional montou uma força-tarefa que está fazendo buscas em Pedro Juan Caballero. Entretanto, o bandido é considerado um fantasma, já que desapareceu após a morte do policial. No Brasil, o homem é procurado por crimes em Presidente Prudente e Bauru, no interior paulista. Ainda segundo a emissora SNT, Minotauro também tem o nome envolvido na morte de um vereador de Capitán Bado. O vereador foi executado no dia 9 deste mês. Segundo a Senad, após perder uma carga de maconha comprada do vereador, Minotauro teria tentado receber o dinheiro de volta, mas a vítima se negou a ressarcir o comprador.
divulgação
Os policiais também prenderam o batedor da carga
De Ponta Porã
Na noite de quarta-feira, no km 68 da BR-463, em Ponta Porã, foi dada ordem de parada ao veículo Cobalt com placas aparentes de Dois Irmãos do Buriti (MS), o condutos não obedeceu a ordem e empreendeu fuga.
Alguns quilômetros à frente, o motorista perdeu o controle do automóvel saiu de pista e caiu em um barranco.
No interior do veículo, foram encontrados vários tabletes de maconha que somaram 448 kg do ilícito. A equipe encontrou ainda, um rádio telecomunicador
o qual era utilizado para comunicação com “batedores” que avisam se havia ou não policiamento durante o trajeto percorrido pelo traficante.
Os policiais observaram que antes do Cobalt, havia passado um Citroen com placas de São Paulo (SP), conduzido por um homem de 30 anos, em companhia de um passageiro de 51.
Os policiais localizaram o Citroen e no interior do veículo foi encontrado um rádio telecomunicador na mesma frequência do Cobalt, confirmando que ele era o batedor.
O motorista do Cobalt, um homem de 21 anos, declarou ter pego a droga no Paraguai e que receberia a quantia de R$ 5 mil pelo transporte. No veículo foi constatado ainda,
Droga foi apreendida no veículo que seguia com o batedor
que havia sinais de adulteração com placas originais de São Bernardo do Campo (SP) onde tinha registro de
roubo/furto. Os três homens, os carros e a droga foram encaminhados à Polícia Federal de Ponta Porã.
Três homens e uma mulher foram presos em flagrante ontem por suspeita de fabricação e distribuição de ovos de chocolate feitos com maconha no Rio Grande do Sul. Com eles foram encontradas caixas que estavam prontas para a distribuição. Conforme a Delegacia de Investigações do Narcotráfico (Denarc), responsável pela ação, os pedidos eram feitos por meio de redes sociais e o grupo já tinha até uma marca estabelecida no mercado. Além dos ovos, eram oferecidas trufas e outros produtos para consumidores selecionados, que tinham acesso às postagens. Esquemas semelhantes de venda de drogas em alimentos, principalmente em doces na época da páscoa, são monitorados pela polícia há três anos.
As investigações duraram 45 dias e desarticularam um dos esquemas mais elaborados de fabricação de chocolates com drogas no Rio Grande do Sul, conforme a polícia.
Em oito das caixas, além do chocolate misturado com maconha, havia também um cigarro artesanal da droga, já pronto para o consumo. Segundo a polícia, isso funcionava como uma espécie de brinde ou propaganda para o produto. A fábrica artesanal onde foram encontrados os chocolates está localizada em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Lá haviam diversas receitas que indicavam o percentual de maconha a ser utilizada e outras orientações.
O material apreendido será enviado para análise da perícia para oficializar a presença da maconha, além da verificação de outras drogas como cocaína ou do princípio ativo do ecstasy.
Nenhum dos suspeitos presos tinha passagens pela polícia. Os três homens e uma mulher foram encaminhados para o sistema prisional.
divulgação
Advogado encontra
30 kg de maconha em caminhonete
De Campo Grande
Pelo menos 30 tabletes de maconha foram encontrados escondidos na lataria de uma caminhonete arrematada há um mês em um leilão. A descoberta aconteceu na noite de quarta-feira, no Jardim Paulista, em Campo Grande, no momento em que um funileiro, de 69 anos, fazia reparos no automóvel adquirido por um advogado, de 51 anos.
“Eu estava desmontando algumas peças porque amanhã um rapaz vai soldar. Dei uma olhada por dentro do tanque de combustível e vi um saco de ração na lateral. Quando retirei foi quevi que era tablete de maconha”, conta
o funileiro que preferiu não ser identificado. De acordo com o cabo da Polícia Militar, Ailton Araquan, a caminhonete foi apreendida durante fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Maracaju há pouco mais de um ano. Na ocorrência duas pessoas foram foram presas e mais de 100 quilos do entorpecente. Passado o julgamento dos acusados, o carro usado pelos traficantes foi colocado à disposição da Justiça para ser leiloado. Uma casa de leilões ficou responsável por fazer a venda, no entanto, a vistoria na caminhonete não foi feita da maneira como deveria.
“Eu comprei há um mês e deixei a caminhonete embaixo de uma árvore próxima a minha casa. Ontem peguei e trouxe para o funileiro fazer os reparos que precisava pra eu vender e veio a surpresa”, explica o dono do veículo.
Policial civil teria sido executado por ter descoberto que fugitivo da Justiça brasileira usava identidade falsa em Pedro Juan Caballero divulgação Produtos tinham ‘manteiga de maconha’, segundo a políciaLutadores de equipe douradense representaram bem a cidade no mais tradicional evento de MMA do Estado
De Santos Agência Estado
Após resolver a lacuna da lateral esquerda, com o recém-contratado Dodô se firmando na posição, o técnico Jair Ventura tem mais um problema para resolver no Santos. Depois de utilizar diferentes jogadores na função, o treinador reconhece que ainda não encontrou um nome para assumir a camisa 10 do time, mesmo após a disputa de 16 jogos na temporada 2018.
A posição parecia ter sido assumida por Emiliano Vecchio. O argentino atuou como titular em 13 dos 14 primeiros compromissos do Santos na temporada - a exceção foi o duelo com o São Bento pela rodada final da fase de classificação do Campeonato Paulista, quando Jair poupou todos os titulares.
Douradenses foram campeões nas lutas que fizeram no Pantanal Fight em Costa Rica
Luiz Radai esportes@progresso.com.br
O MMA em Dourados tem progredido a cada dia e a colheita mais recente dos frutos aconteceu na 18ª edição do Pantanal Fight, em Costa Rica. Três lutadores da cidade, representantes da equipe Ferfight Thai Brasil, voltaram do
O fato de a competição ser tão tradicional elevou o patamar da conquista, principalmente, dos iniciantes
extremo norte com a vitória na bagagem. Foi a única equipe de Dourados, que que enviaram representantes, que voltaram com vitória.
O destaque ficou por conta da luta entre Fernando Duarte, que enfrentou o lutador de Paranaíba, Rafael Chucrute, da Tribo da Luta Claudionor Cardoso. A luta foi uma das principais do card na categoria peso pena, até 66 kg, e o douradense nocauteou o adversário com uma joelhada no rosto, aos 2
minutos do 3° round. Agora, Duarte tem 29 lutas com 24 vitórias e 5 derrotas. Rafael Chucrute, segue com 6 lutas e 3 vitórias.
Além de Duarte, no card preliminar, categoria até 58 kg, Thiago Alves Caetano estreou com vitória no MMA. Após 3 rounds muito intensos, Thiago foi para o chão e finalizou no mata leão o adversário.
Já Wagner Alves, também estreante no MMA, na categoria Pro, até 67 kg, venceu por nocaute técnico aos 2 minutos do 1° round com uma sequência de socos, após pegar as costas do oponente. A equipe Ferfight Thai Brasil Top Brother de Dourados tem sede nas dependências da academia Iron Gym.
Segundo o lutador Fernando Duarte, mais experiente, o fato de a competição ser tão tradicional elevou o patamar da conquista, principalmente, dos iniciantes. “O Pantanal Fight é um dos primeiros eventos de MMA do MS e teve a participação de Anderson Silva, por exemplo, que lutou na compe-
tição no início da carreira. Por isso, o MMA de Dourados ganha muito”, destacou. “Gostaria de agradecer a todos aqueles que têm investido nos treinos, na dieta, suplementação e nas viagens.
A equipe Ferfight Thai Brasil Top Brother, na academia Iron Gym, o doutor Antônio Hattori, Oral Project, Studio One Personal Trainner, doutor Andre Vidigal, Tenda Planejados, vereador Júnior Rodrigues, Studio Silva Junior, SNC Dourados, Salim Esportes, e doutor Eduardo Dutra”, finalizou Duarte.
O Pantanal Fight de 2018 é de organização do Nilson Pulgatti e da Federação de MMA de Mato Grosso do Sul. O evento vem em grande estilo, com o apoio da Prefeitura de Costa Rica. Pelo menos dois atletas do Ultimate Fight Championship (UFC), da equipe Tata Fight Team, estarão no evento. Thiago Marreta e Poliana Viana, que vêm de recentes vitórias no UFC, que é o maior evento de MMA do mundo.
Irmãs Consolatas, da Paróquia são Carlos, encaminharão donativos
Luiz Radai esportes@progresso.com.br
Foi finalizada esta semana a entrega dos alimentos arrecadados no contexto da 3ª Copa Solidária de Jiu-Jitsu. Segundo Marcio Panage, um dos organizadores, a entrega aconteceu na Paróquia São Carlos, e o montante de 780 quilos foi recebido pelo Padre Leão. Também participou o
Participaram 150 atletas de todo o Estado e a competição vale pontuação para o ranking da Federação de Jiu-jitsu
professor Adilson Tron.
“Os alimentos serão destinados às irmãs Consolatas que fazem um trabalho social junto a comunidade carente, com crianças em situação de risco nas aldeias de Dourados”, explicou Panage.
A entrega é o ponto alto da competição realizada no início do mês, organizada pela equipe Tron Jiu-jitsu & Judô Futuro, e que permitiu a prática saudável do esporte junto
Organização da Copa procedeu com a entrega dos donativos ao padre Leão, da paróquia são Carlos
à filantropia. O alimento foi arrecadado como ingresso para o evento, e também por doações. O campeonato não visa qualquer lucro.
A Copa Solidária teve as categorias Juvenil, Infanto, Adulto e Master, nas modalidades feminino e masculino e para todas as faixas. Foram premiados os atletas melhores colocados de 1° ao 3° lugar, com troféus e medalhas. Participaram 150 atletas de todo o Estado e a competição vale pontuação para o ranking da Federação Superliga MS de Jiu-jitsu. Em 2017, mais de 700 quilos de alimentos foram do-
Só que o argentino não voltou mais ao time desde que foi ao intervalo na vitória por 3 a 1 sobre o uruguaio Nacional, em 15 de março. Naquela oportunidade, foi trocado por Dodô, que aproveitou a chance para conquistar seu espaço na lateral esquerda, com o deslocamento de Jean Mota para a sua posição de origem, o meio-campo. Jogador que conquistou a confiança de Jair nesse início de trabalho no Santos, Jean Mota atuou como meia titular nos dois jogos contra o Botafogo de Ribeirão Preto pelas quartas de final do Paulistão, mas a sua baixa produção na criação de jogadas se refletiu no placar final de ambos, em 0 a 0. Assim, o próprio treinador reconheceu a carência no elenco santista e a busca por um camisa 10 para reforçar o elenco, ao menos para a disputa do Campeonato Brasileiro. “Fica evidente. Estamos buscando um camisa 10”, disse.
Tite mudou a escalação da equipe para o jogo de hoje
O técnico Tite comandou ontem um treinamento no estádio Luzhniki, em Moscou, e confirmou três mudanças na escalação da seleção brasileira para o amistoso contra a Rússia, hoje, às 12h (de MS), que ocorrerá no mesmo local, o palco principal da Copa do Mundo de 2018.
O treinador promoveu as entradas de Thiago Silva na zaga no lugar de Marquinhos e de Douglas Costa na vaga aberta por Neymar, afastado dos gramados enquanto se recupera de uma cirurgia no quinto metatarso do pé direito.
Outro jogador que vinha atuando como titular do time nacional e foi para a reserva nesta formação escolhida pelo comandante é o meio-campista Renato Augusto, que acabou sendo sacado para a entrada de Willian. Em ótimo momen-
to com a camisa do Chelsea, este último ajudará a tornar a seleção um pouco mais ofensiva para compensar a ausência de Neymar, pois Renato Augusto vem jogando mais recuado como um segundo volante e é um jogador de menos mobilidade do que o atleta da equipe inglesa.
Assim, Tite deve levar o Brasil a campo nesta sexta-feira, no amistoso marcado para começar às 13 horas (de Brasília), com a seguinte escalação: Alisson; Daniels Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian e Philippe Coutinho; Douglas Costa e Gabriel Jesus. Entre estes titulares, destaque também para o goleiro Alisson, que foi confirmado como capitão do Brasil para este duelo contra a Rússia. Esta será a primeira vez que o jogador da Roma exibirá este status de vestir a braçadeira em uma partida da seleção, na qual Tite vem promovendo um rodízio de capitães. Ele será o 15º jogador a desempenhar este papel em 18 jogos do Brasil sob o comando do treinador.
ados para a Apae de Itaporã, e na primeira edição, em 2016, o Lar Ebenezer em Dourados foi o contemplado.
A organização destacou o apoio recebido pela CCAA, Cerdil, Maxi Popular, Probiótica, Audax, Airon Cross, Airon Gin, DK Consultoria Agronômica, academia Vitalle, Play Multimarcas, RM Auto Center, Street Moda Masculina, Don Vitor, Red Man e Tron Jiu-Jitsu e Judô Futuro. “Sem a colaboração destes, da sociedade douradense, não poderíamos fazer o evento. Nossos sinceros agradecimentos a todos”, finalizou Panage.
Substâncias químicas como agrotóxicos, metais e bactérias, algumas resistêntes a antibióticos, estão presentes em rios de Dourados, colocando em risco a vida de quem consome água sem tratar ou peixes desses locais. A constatação vem de estudos realizados por grupo de pesquisadores liderado pela professora doutora Alexeia Barufatti, do Laboratório de Mutagênese Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (FCBA/UFGD).
No Córrego Água Boa os resultados mostraram a presença de Escherichia coli e Pseudomonas spp resistentes a antibióticos
O grupo acredita que a existência de agroquímicos e metais nas águas são reflexos da expansão das áreas agrícolas e urbanas. “O crescente desenvolvimento dessa região promoveu a redução da mata ciliar e acaba facilitando o carreamento desses contaminantes para os rios, dentre estes, destacam-se a descarga de efluentes industriais, domésticos e agrícolas que contribuem para a degradação do ambiente aquático”, explica Alexeia.
Conforme a professora, esses resíduos são constituídos
por componentes químicos que podem causar danos ao material genético de seres vivos e consequentemente colocar em risco tanto a qualidade da água como a conservação dos recursos genéticos animais, vegetais e a microbiota que estão associados a esses ambientes.
Água Boa
O Córrego Água Boa também foi objeto de pesquisa e os resultados mostraram a presença de ‘Escherichia coli’ e ‘Pseudomonas spp’ resistente a antibióticos, cepas e altas concentrações de matéria orgânica (sólidos totais dissolvidos), espécies inorgânicas (Mg, Ca e Fe) e resíduos agroquímicos (tiametoxam). Os principais contaminantes da água do córrego são derivados de atividades urbanas, industriais e agrícolas dentro da bacia hidrográfica. De acordo com a pesquisa, dada a presença de contaminantes, é importante que tais descobertas sejam divulgadas de forma a evidenciar os riscos que o contato com essa água pode trazer para a saúde humana. Para preservar o meio ambiente e melhorar as condições do local, a orientação dos pesquisadores é para que as pessoas exijam que as normas nacionais e internacionais sejam respeitadas e que a situação seja supervisionada pelos órgãos governamentais competentes; “isso permitiria reverter
ou minimizar os problemas de contaminação no córrego Água Boa”, destaca. As pesquisas que estão sendo desenvolvidas têm por finalidade gerar informações sobre a qualidade da água em diferentes corpos hídricos da Região da Grande Dourados. Além disso, ensaios biológicos em animais e vegetais demonstraram a potencialidade da água em causar alterações genéticas nesses modelos. Essas pesquisas estão realizadas
Os principais contaminantes do Água Boa são derivados de atividades urbanas, industriais e agrícolas
com o apoio e financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a UFGD.
Mortes
A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou em setembro do ano passado, que nos dias de hoje, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo consomem água contaminada por matérias fecais. Exposta à cólera, disenteria, febre tifoide e pólio, essa população corre risco fatal todos os dias, prova disso é a estimativa do órgão que todos anos ocorrem mais de 500 mil mortes
provocadas por diarreia. Para se ter uma noção da gravidade deste problema, a OMS revela que apenas uma grama de fezes pode ter cerca 10 milhões de vírus, 1 milhão de bactérias ou até 1000 parasitas. Na maioria dos casos, a contaminação ocorre geralmente em regiões onde não há saneamento básico e o esgoto não tratado é despejado em rios, lagos, córregos e mares.
A transmissão das doenças pode acontecer de diversas maneiras, seja pela ingestão direta da água contaminada, alimentos que foram fabricados ou tiveram contato com água imprópria e em alguns casos até o contato entre pele e o líquido não tratado, porém o consumo direto é a forma mais comum de contaminação.
O consumo de água contaminada por substâncias químicas, como chumbo, arsênico e flúor, também pode levar a doenças. Entre as doenças transmitidas pela água, as mais comuns são Hepatite, Cólera, Diarreia infecciosa e Esquistossomose, porém a presença de outras bactérias, vírus e parasitas podem causar diversas doenças nos seres humanos.
Saneamento O deputado José Carlos Barbosa, o “Barbosinha” , fez um pronunciamento na manhã de ontem, Dia Internacional da Água, na Assembléia Legislativa e observou para o problema da poluição. “A
meiO ambieNte
Desmatamento
O crescente desenvolvimento promoveu a redução da mata ciliar e assoreamento de rios
nascente ViVa
Projeto Nascente Viva precisa de ajuda de empresários para se desenvolver
conservação da água e os investimentos na coleta de esgoto têm que ser prioridade. Crianças nascidas em países industrializados tendem a utilizar de 30 a 50 vezes mais água que as de países de terceiro mundo. A cada mil litros de água utilizados, outros 10 mil litros são poluídos em rios e nascentes. Então os esforços são necessários para a preservação desse bem. O Brasil tem um débito muito grande no que diz respeito ao tratamento de água”, ressaltou.
Em Dourados, a Sanesul tem informado que o Rio Dourados é responsável por cerca de 50% das águas distribuídas para os 220 mil habitantes de Dourados e outros 50% recebem água dos 19 poços instalados na região que vêm o produto do Aquífero Guarani e Serra Geral.
Nascente Viva
Na manhã de ontem crianças e adolescentes de escolas indígenas de Dourados, deram início ao Projeto “Nascente Viva”, que tem por objetivo res-
taurar as nascentes e matas ciliares das aldeias. Foram realizados serviços de limpeza em fontes e plantio de árvores. A iniciativa ocorreu devido a escassez na distribuição de água nas aldeias indígenas de Dourados, que obrigava famílias a consumirem, por diversas vezes, a água diretamente dos córregos. Durante o lançamento do projeto, o Ibama participou e concedeu toda a documentação autorizando a limpeza dos leitos das nascentes.
A campanha é uma iniciativa de gestão compartilhada da Associação de Mulheres Indígenas de Dourados (Amid), Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), Grupo Tarahumara Fans - Running for the Planet e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os organizadores pedem a participação de toda a sociedade para “salvar” o córrego Jaguapiru, que está assoreado. Toda ajuda é bem vinda como materiais, mudas e esforços. Para participar da campanha os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: nascenteviva@bol.com.br.
Parceiros
Dentre os parceiros do projeto estão a Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, a Escola Estadual Marçal de Souza e o deputado federal Geraldo Resende. O apoio é da Funai, Jornal O PROGRESSO, Pastoral Indígena e a Sesai.
Operários e técnicos trabalham no acabamento do prédio da Unidade de Trauma da santa Casa da Capital para entrega domingo
Nova unidade da santa Casa terá atendimento às vítimas de acidentes e ferimentos por trauma, a partir de maio
Elvio Lopes elvio@progresso.com.br
A Unidade de Trauma da Capital será entregue neste domingo pelos ministros da Saúde Ricardo Barros e da Secretaria de Governo da Presidência da República Carlos Marun, governador Reinaldo Azambuja e prefeito Marcos Marcello Trad à diretoria da Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG), entidade mantenedora do hospital e do novo espaço para a saúde pública no Estado. A assessoria de Comunicação da Santa Casa de Campo Grande confirmou que a apresentação do novo prédio, que vai funcionar como hospital de atendimento a pessoas vítimas de acidentes de trânsito e outros e por ferimentos de trauma acontecerá no domin-
ao Estado está garantida e que sua ativação plena depende ainda dos convênios municipais e federais.
Coimbra explicou que cerca de 85% dos equipamentos já foram comprados, sendo um tomógrafo, no valor de R$ 700 mil, com recurso do Governo do Estado e informou, ainda, que a Santa Casa recebe Secretaria Estadual de Saúde repasse de R$ 2,3 milhões por mês para atendimento à população.
O seminário estadual de Vereadores terá palestras hoje, último dia do evento
De Dourados
go, às 10h, com a presença de autoridades e da diretoria da ABCG e convidados. Esta semana, os operários e técnicos da empresa responsável pela obra realizavam os últimos serviços, o acabamento do prédio e a construção da calçada na Rua 13 de Maio para a entrega da obra. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra confirmou que a obra, iniciada há 21 anos, deverá funcionar a partir de maio, depois da celebração do contrato tripartite entre a União, o Estado e o
Unidade de Trauma da Capital será entregue domingo pelos ministros da saúde ricardo Barros e de governo, Carlos Marun
Município, que vai viabilizar os recursos para a nova unidade hospitalar, que deve ter um orçamento estimado em R$ 10 milhões mensais para custeio. Coimbra também destacou que, com a obra concluída, ele espera que o Governo Federal anuncie o recursos para a ampliação dos serviços de ortopedia e politraumatismo na nova unidade hospitalar e isso depende do gestor pleno, que é a Prefeitura de Campo Grande e confirmou que vem mantendo contatos freqüentes com o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Vilela, para tratar do assunto.
Antes da inauguração, o governo confirmou que vai liberar repasse mensal para funcionamento da Unidade de Trauma da Santa Casa, garantindo que a parte que compete
A previsão é que a entrega dos cursos seja feita em dezembro deste ano
De Campo Grande
O Ministério da Educação selecionou esta semana 28 municípios do país para implantação de curso de graduação em medicina. No estado do Mato Grosso do Sul, foram selecionados os municípios de Ponta Porã e Corumbá. Prefeitos e representantes das secretarias de saúde dessas cidades estiveram em Brasília e assinaram o termo de compromisso para a implantação dos cursos.
“O primeiro propósito com a implantação desses novos cursos é preservar a qualidade da formação médica no Brasil”, explicou o ministro Mendonça Filho. “Em segundo lugar, vamos gerar mais oportunidade na formação médica em municípios distantes, onde a população muitas vezes não tem acesso a médicos e
profissionais ligados à saúde. Expandir e interiorizar a formação médica é fundamental para que a gente possa ter uma boa formação de um lado e mais oportunidades para quem precisa de acesso a saúde de boa qualidade”.
Segundo o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, Henrique Sartori, para autorizar a abertura de vagas
nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, foi feito um levantamento a fim de identificar quais municípios estavam em condições de receber os novos cursos de medicina. A medida reforça a política do MEC de interiorização da educação superior. seleção “Os municípios selecionados passaram por uma seleção
estrutura
A Unidade de Trauma da Santa Casa vai funcionar com 100 leitos de enfermaria, 18 leitos de observação e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco salas de cirurgia e três salas de isolamento e ainda os setores de ortopedia e politraumatismo, com aparelhos de raios-X, tomografia e ultrassonografia para atendimento a pacientes vítimas de traumas. As obras do prédio então destinado ao Hospital do Trauma foram iniciadas há 21 anos e, após retomadas, há dois anos, teve aporte de R$ 8,4 milhões, dos quais R$ 3,2 milhões pela Prefeitura da Capital; R$ 2,5 milhões pelo Governo Federal; R$ 1,6 milhão pelo Governo do Estado e R$ 890 mil pela ABCG, mantenedora da Santa Casa.
criteriosa em relação à sua capacidade de saúde”, disse Sartori. “Foram avaliados]os equipamentos de saúde que existem no município, tudo aquilo que indica a Lei nº 12.871, que é a Lei dos Mais Médicos, em relação ao quantitativo de leitos no município, ao hospital com potencial para se tornar um hospital de ensino, equipe de atenção básica e um campo de prática que garanta aos alunos uma boa educação e uma educação de qualidade”.
A previsão é que a entrega dos cursos seja feita em dezembro deste ano. “O próximo passo agora é abrir o edital de seleção de mantenedoras, no qual as faculdades serão selecionadas nesses municípios que hoje assinaram o termo de compromisso”, garante Sartori, reforçando que o processo deve durar oito meses.
Também presente ao evento, o secretário de Educação Superior (Sesu) do MEC, Paulo Barone, destacou que a parceria entre o governo federal e as prefeituras é fundamental para o sucesso do empreendimento. “O papel do MEC é garantir cursos de boa qualidade em todo o país”, afirmou.
O deputado estadual Junior Mochi (MDB), presidente da Casa de Leis, participou ontem da abertura do Seminário Estadual de Vereadores, na Associação dos Delegados de Polícia do Estado (Adepol/MS).
O objetivo do evento, que contou com a inscrição de cerca de 200 parlamentares, é capacitar e dar suporte ao trabalho dos vereadores nos municípios. Para Mochi, o momento político do país é perfeito para que uma reflexão seja feita. “Estamos vivendo o momento de travessia e o Brasil que nós queremos depende de nossa conduta. Fico triste de não ver nos debates políticos as questões realmente importantes para o país. As reformas política, previdenciária e tributária são necessárias e a principal e mais importante para todos é a
Reforma do Pacto Federativo, pois a vida acontece nos municípios, Estado e União é apenas ficção jurídica. Enquanto agentes políticos sejamos condutores dos votos, pois somos o poder que tem realmente importância no processo de votação e discussões de assuntos importantes para a sociedade”, destacou o presidente.
O vereador Jeovani Vieira, presidente da União das Câmaras de Vereadores (UCVMS), responsável pela organização do seminário, concordou com o deputado Junior Mochi. “Faço das palavras dele as minhas e reitero que venho pregando exatamente isso por onde eu passo pedindo que todos se unam em torno deste mesmo objetivo. Tenho tentado, lutado, mas temos uma cultura antiga que nos impede de mudar algumas coisas. Dentro da União de Câmaras eu busco o fortalecimento da entidade pensando no conjunto dos vereadores”, considerou. O Seminário Estadual de Vereadores encerra nesta hoje. Mais informações pelo telefone 3029:0858
Profissional formado na Unigran, hoje trabalha com móveis planejados
De Dourados
A Unigran oferece o curso tecnólogo de Designer de Interiores, com duração de quatro semestres. A área de atuação vai desde projeto de residências, comerciais, passando por cenográficos, paisagismo, acústicos, de iluminação, até ergonomia que engloba casas adaptadas para deficientes físicos ou idosos.
O acadêmico é graduado depois desses dois anos, com uma ampla bagagem, já que na faculdade ele vai ter matérias teóricas e práticas com temas abordados condizentes com a realidade do profissional. “O estudante pode esperar, com certeza, um curso divertido e variado e, por serem conteúdos
ágeis, permite que o aluno entre no mercado de trabalho, rapidamente”, afirma a professora Valesca Cechin, que coordenao curso.
O designer Leandro Lisbinski, egresso da Unigran, trabalha com móveis planejados. Segundo ele, o trabalho todo é feito paralelamente com pedreiros, eletricistas, pintores, todos os prestadores de serviços para garantir a excelência no trabalho.
Jateí visando melhorar a estrutura e facilitar o atendimento está sendo realizada a reforma e ampliação do local
Divulgação
Divulgação
ilustração
Caravina destacou a atenção especial do governador
O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, atual presidente da Assomasul participou ontem, dia 21 de março, da solenidade de assinatura do Pacto de Adesão ao Cofinanciamento Estadual do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) 2018. O evento oficializou as transferências de valores do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) realizadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul aos 79 municípios do Estado, com aumento de quase 30% entre os anos de 2015 e 2018, com salto de R$ 12,8 milhões para R$ 16,2 milhões.
O prefeito eraldo Jorge Leite entregou a reforma e ampliação do Posto , na quarta-feira (21)
De Jateí
Jateí visando melhor estrutura e facilidade no atendimento da população, o prefeito
Eraldo Jorge Leite entregou quarta-feira (21) junto com a vice Cileide Cabral, vereadores e o deputado estadual Renato Câmara a reforma e ampliação do Posto da Gleba Nova Esperança, Unidade Básica de Saúde, onde anunciou novos investimentos para a região. O secretário de Saúde Eduardo DinizCallegaridemonstrando muita satisfação agradeceu todo o
A reforma foi executada com recursos próprios do Fundo de saúde, consistiu em reparose mudanças de ampliações de espaços
esforço da administração pelo comprometimento com a saúde pública de Jateí, assim proporcionando um melhor atendimento a população da Gleba Nova Esperança, como também os profissionais que lá atuam.
A reforma foi executada com recursos próprios do Fundo Municipal de Saúde, consistiu em reparose mudanças de ampliações de espaços para melhores adequações, tornando-se uma estrutura moderna e invejável, uma verdadeira referência. Nesta Unidade de Saúde disponibilizada aos mu-
Saiba maiS
reforma
A reforma foi executada visando tornando-se uma estrutura moderna, ou seja uma referência;
Na uNidade
Atuam médico, enfermeiros, dentista, farmacêutico, psicóloga, nutricionista e fonoaudiólogo;
Jateí
O prefeito eraldo Leite disse que a saúde é com certeza a prioridade em sua administração;
nícipes que residem na Gleba e proximidades, atuam médico, enfermeira, dentista, técnica de enfermagem e auxiliar consultório dentário, farmacêutico, psicóloga, nutricionista e fonoaudiólogo, contando ainda comquatro agentes comunitários de saúde.
O prefeito Eraldo Leite relembrando momentos em seus mandatos anteriores, garantiu estar muito orgulhoso em mais uma vez entregar este importante investimento para a comunidade da Gleba Nova Esperança, uma Unidade de Saúde totalmente renovada com sua ampliação e reforma, reforçando que a Saúde com certeza é prioridade em sua administração. Destacou ainda a parceria com os vereadores nas conquistas.
Sem esquecer dos demais setores administrativos o Eraldo na ocasião anunciou a reforma da escola rural Jovelino Celestino dos Santos que esta em fase licitatória, mais três novos ônibus para o transporte escolar, nova ponte sobre o Rio Guiraí em parceria com Governo Federal e prefeitura de Novo Horizonte, como também todo o sistema de abastecimento de água com ligações domiciliares, uma emenda parlamentar da deputada federal Tereza Cristina.
Já o deputado estadual Renato Câmara em suas palavras falou da satisfação e alegria em prestigiar este importante momento de reinauguração, o mesmo ficouadmirável com a moderna estrutura do posto de saúde, considerando como fruto de um trabalhoem equipe, que faz a diferença em uma administração, enfatizou que a saúde de Jateí esta bem saudável, parabenizando todos os envolvidos, se colocando a disposição do município.
A solenidade de reinauguração contou com a presença o presidente da Câmara Edison Paz e vereadores Rosendo, Nezinho, João Granjeiro, Sebastião, Robson, Denilson e Jeovani, primeira dama Neres Leite, secretários, presidente do Conselho Wesley Dumont,funcionários, professores, alunos e população.
“No mês de fevereiro não foi diferente, porque captamos mais de 90 vagas”
A Casa do Trabalhador (CT) de Itaquiraí, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, garantiu a contratação de mais 144 trabalhadores que estavam desempregados, somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2018.
O relatório do SINE/MS –Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso do Sul, aponta que Itaquiraí obteve bom desempenho nos dois primeiros meses do ano e continua com a mesma performance neste mês de março. Os indicadores confirmam que em janeiro, dos 99 candidatos en-
caminhados às vagas disponíveis, 66 foram contratados. No mesmo período, mais 52 pessoas fizeram seus cadastros na Casa do Trabalhador e seis empresas ofereceram mais 23 vagas de empregos. “No mês de fevereiro não foi diferente, porque captamos mais de 90 vagas, e dos 125 candidatos encaminhados, 80 deles conseguiram vagas e foram admitidos junto às empresas parceiras. E ainda em fevereiro, 48 novos cadastros foram feitos de pessoas interessadas em empregos. Simultaneamente, sete empresas abriram mais 32 vagas para os mais diversos cargos nos setores da agroindústria e na prestação de serviços. Tudo isso com o apoio e empenho da equipe da Casa do
Trabalhador que, inicialmente faz o cadastro, capta vagas de trabalho e encaminha para as empresas”, informa o secretário Anderson Francisco. Neste mês de março, mais trabalhadores foram contratados por pequenas e grandes empresas do comércio, agricultura e indústria de Itaquiraí. No início do mês, a Bello Alimentos fez entrevistas de aproximadamente 50 pessoas. No começo desta semana foi a vez do setor de Recursos Humanos da empresa Teston fazer a entrevista e admissão de dezenas de empregados e, desde o início da manhã de hoje (22-03), a Bello Alimentos está buscando mais colaboradores, que estão passando por entrevistas na sede da Casa do Trabalhador.
Falando em nome dos prefeitos de Mato Grosso do Sul, Caravina exaltou a atenção especial dada pelo governador Reinaldo Azambuja nessa e em outras áreas da administração pública. Os recursos serão investidos de forma direta nos Fundos Municipais de Assistência Social, e destinados ao cofinanciamento das ações da política de assistência social, de acordo com critérios técnicos de partilha pactuados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e aprovados no Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).
A forma de repasse implantada no Estado é reconhecida nacionalmente como um marco na Política de Assistência Social.
Nova fachada do CMeI está sendo reformado e ampliado
As obras do CMeI estão sendo executadas por administração direta
De Caarapó
A Secretaria de Obras da prefeitura de Caarapó está na reta final da reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Júlio Ushigima, que atende crianças da sede do município. Toda a unidade física, construída na década de 1990, está recebendo melhorias. Com a reforma e ampliação, o CMEI passará a ter três ber-
Complementam a obra serviços elétrico e hidráulico, construção de banheiro, calçamento e muro
çários, três salas de maternal, cinco salas de pré-escola, três pátios cobertos, um refeitório coberto, um refeitório com palco e cozinha ampla com bancadas de mármore, gás canalizado e depósito para mantimentos. As antigas janelas foram substituídas por blindex e instalados forro de PVC e azulejos nas paredes detodos os espaços. Complementam a obra serviços de melhorias do
sistema elétrico e hidráulico, construção de banheiro para funcionários e calçamento e muro, com instalação de grades em torno do prédio. O parque infantil passará por ampliação e haverá construção de uma nova fachada. Depois de concluídas as obras, o CMEI passará a atender 310 crianças. Assim, o Espaço 1ª Infância I, que funciona provisoriamente na Rua MinasGerais, será desativado, e as crianças daquela unidade serão atendidas no CMEI Professor Júlio Ushigima.
O CMEI Professor Júlio Ushigima integra a rede municipal de ensino e funciona com 46 profissionais, sendo 12 professores, 17 auxiliares e 17 servidores administrativos. As obras do CMEI Júlio Ushigima estão sendo executadas por administração direta, ou seja, com funcionários da própria prefeitura. De acordo com a secretária municipal de Educação e Esportes de Caarapó, Ieda Marran, as obras estão sendo executadas com recursos federais e próprios do município.
Toda a unidade física do CMeI Professor Júlio Ushigima, construída na década de 1990, está recebendo melhorias.
A seção será implantada próxima a conglomerado de 50 bairros com alta densidade populacional e onde estão instaladas indústrias de grande porte
Rozembergue Marques
Especial para O Progresso
A região leste de Dourados terá uma base (‘seção’, na linguagem oficial usada pela corporação) do Corpo de Bombeiros Militar. A Unidade vai funcionar em uma área de 1.600 metros quadrados localizada na Rua Cândido de Carvalho, no bairro Parque das Nações I. O local pertence à Igreja Católica e era usada pela Comunidade Palotina para cursos, encontros e outras atividades. O anúncio foi feito pelo tenente-coronel
Flávio Pereira Guimarães, comandante do 2° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM).
Segundo o coronel, a escolha do local foi criteriosa. A área contempla os quatro requisitos básicos para a instalação de uma subsede: espaço para garagem das viaturas, refeitório, dormitórios masculinos e femininos e área administrativa. “Como aquele local já sediava cursos e outras atividades, serão necessárias apenas algumas adequações e acredito que em um curto espaço de tempo já poderá ser usado pela Corporação”, explicou Guimarães, assinalando que uma base operacional naquela região da cidade é “uma necessidade”.
A seção dos Bombeiros no lado leste da cidade vai agilizar o socorro para grande parcela da população de Dourados
A região leste da cidade expandiu-se, é um extenso conglomerado com aproximadamente 50 bairros, nos quais estão instaladas indústrias de grande porte e que possuem grande densidade populacional. “Nossa sede do Corpo de Bombeiros fica localizada muito longe destes bairros e o trajeto até a região leste possui um trânsito ‘apertado’, o que naturalmente compromete o tempo-resposta em caso de um eventual chamado. Com esse ponto de apoio poderemos chegar mais rápido também à região do Shopping, à área central e às indústrias instaladas à margem do prolongamento da Avenida Marcelino Pires”, avaliou o comandante, pontuando que a sede central atende em média sete ocorrências de acidentes
por dia. Para que a nova base funcione serão redistribuídos viaturas e membros da Corporação e, segundo Guimarães, o concurso previsto para acontecer nos próximos meses deve suprir essa lacuna, de forma a que as duas unidades funcionem contento.
Antiga reivindicação
A implantação de uma base, posto avançado, sessão ou uma instalação com qualquer outra nomenclatura do Corpo de Bombeiros para atender a região Leste é uma reivindicação antiga, tanto dos moradores e empresários da região como da classe política, dado à expansão do perímetro urbano e à inevitável constatação de que a atual sede, cons-
truída em 1976, está muito distante dos bairros que foram surgindo naquela região. Já houve improvisos,como quando foi disponibilizado à Corporação um espaço no Douradão ou quando ocupou outro próximo à rodoviária. Esboçou-se e quase concretizou-se a criação de uma base ao lado do espaço onde funciona a Guarda Municipal e o Imam, mas a ideia não prosperou. “Esse espaço que conseguimos é muito bom, mas nós temos esperança de que a prefeita Délia Razuk encaminhe à Câmara um Projeto de Lei doando a área localizada atrás do Estádio “Douradão”, onde antes era uma pista de motocross, para a construção de uma sede definitiva.
Rozembe R gue m a R ques
Com o valor, que será pago de aluguel, poderíamos pagar um financiamento do Fundo Constitucional do Centro Oeste, por exemplo. Outra alternativa pela qual vamos nos empenhar é que, tendo o terreno, mobilizaremos os parlamentares para obter recursos através de emendas e assim erguer a tão sonhada seção naquela região”, ponderou o comandante, que citou nominalmente duas figuras públicas que se empenharam para que a sub-sede “saísse do papel”: o atual deputado estadual José Carlos Barbosa (o “Barbosinha”) e o vereador Carlito do Gás (PEN), que mora na região. “Quando estava na Secretaria de Justiça e Segurança Pública, o deputado nos ajudou a superar os entraves burocráticos e também agora, depois que voltou para a Assembleia, sempre nos procura para saber no que pode contribuir para a Corporação”, conta o comandante. “Já o vereador Carlito sempre tem defendido nos meios de comunicação uma base específica para atender a região Leste e mobilizado os deputados e senadores para que sejam alocados os recursos para essa finalidade. Penso que é essa união de todos que está trazendo os resultados e esperamos que avancemos mais ainda, através da construção da sede própria”, concluiu o comandante.
Morte de jovem de 15 anos emite alerta para sociedade acerca do assédio moral
Heloíse Gimenes/Agência ALMS
O 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Amarildo Cruz (PT), apresentou ontem o Projeto de Lei que institui o Dia do Orgulho Crespo de Mato Grosso do Sul, a ser comemorado, anualmente, em 7 de novembro.
Na justificativa da proposta, o parlamentar explica que a morte da adolescente de 15 anos, ocorrida no dia 7 de novembro de 2017, emite um alerta para nossa sociedade, demonstrando que os atos de violência física ou psicológica são corriqueiros em nosso cotidiano. “A adolescente Karina sofria “bullying” no ambiente escolar sendo seu cabelo alvo de comentários maldosos,
e isso a incomodava muito – apontado, também, como motivo para o ato extremo da adolescente de tirar a própria vida”, disse o parlamentar. O deputado disse que algumas instituições trazem dados preocupantes sobre crimes contra a mulher negra, como o Atlas da Violência 2017. “As mulheres negras mortas por agressão passou de 54,8% em 2005 para 65,3% em 2015. O quadro é sério e indica também que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas. Esse dia de celebração é para sociedade refletir e debater o tema, reafirmando a identidade, a história e a luta dessas mulheres”, afirmou. Para Amarildo Cruz, a discussão sobre o cabelo dentro do contexto da identidade negra e da democracia racial é de extrema relevância, já que 51,4% das brasileiras têm os
cabelos cacheados e crespos, sendo que apenas 30% assumem a naturalidade.
“Precisamos compreender de que forma a negação do cabelo crespo está associada ao
Advogado e médico do sUs, Wladimir Tadeu Baptista soares
governo tenta induzir a população à aceitação de cursos a distância
De Dourados
Acadêmicos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) temem a privatização das universidades públicas brasileiras. Diante dessa ameaça, o Sindicato dos Trabalhadores em educação da UFMS (Sista-MS) e Institutos Federais de Mato Grosso do Sul, promoveram uma roda de conversa sobre o assunto, com a presença do advogado e médico do SUS, Wladimir Tadeu Baptista Soares, professor do Departamento de Medicina Clinica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.
O médico e advogado tem feito palestras por to-
do o país alertando sobre as consequências do modelo de governo implantado desde o governo Collor, intensificado por FHC e com continuidade no Governo Temer.
Comunidade acadêmica teme privatização das universidades públicas e retrocesso no ensino público
Cléo Gomes, coordenadora geral do Sista-MS, acredita que o governo tenta induzir a população, através de pesquisa online, pela aceitação de cursos da área de humanas via Educação a Distância. “Tudo caminha para a privatização das universidades públicas. Temos que reagir em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade. Precisamos mais do que nunca defender nossos direitos consagrados pela Constituição Federal de 1988”, finaliza a coordenadora do Sista.
preconceito, inclusive institucional. É necessário pautar politicamente a tentativa de embranquecimento da raça negra e de apagamento da identidade”.
Literatura
IHGMS celebra 40 anos com posse de associados. PÁG.
Lançamento do Leilodom. Coluna
AconteceAssim define o douradense Emmanuel Marinho, os 40 anos dedicados à arte. Ele encena amanhã o espetáculo
Hakeito Almeida
O douradense Emmanuel Marinho brinda o público com o espetáculo “Com a Palavra, o Poeta!”. A sessão será amanhã, às 20h, no Teatro Municipal. Nesta montagem, marcada pela interatividade, ele é um encantador de histórias que atinge as todas as faixas etárias, brincando com as palavras, sons e melodias. “Lembrando que este espetáculo é beneficente. Os ingressos são
R$ 50 (inteira) e R$ 20 (meia entrada) e podem ser adquiridos na Livraria Canto das Letras. Também vamos disponibilizar cota de ingressos para aqueles que não têm os R$ 20; paga com o quanto ti-
“O mundo precisa de muita poesia e ela está chegando cada vez mais viva: nos quintais, nos coletivos”
ver. Se não for democrática, não é Arte! Ninguém pode ficar do lado de fora do teatro!
Não por esse motivo!”, avisa Emmanuel, 40 anos de carreira, pós graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Compõe poemas, publica livros e interpreta no teatro e na música. Em entrevista ao O PROGRESSO, Emmanuel defende que somente a Educação pode construir um país mais igualitário. “Os projetos em favor da leitura na ambiência da escola, como em múltiplos espaços, são imprescindíveis
Assembleia
Dourados, sexta-feira 23.3.2018 O PROGRESSO
- assim como todas as linguagens das artes”. Ele revela também o seu novo projeto literário: “Margem de Papel”, que vai ser lançado em maio pelo Bazar de Poesia.
“É um livro que teve sua primeira edição em 1994 e parecem histórias de hoje; canto a minha cidade e as cidades que nos habitam”.
Como surgiu o ato de fazer poesia em sua vida?
Coisas de ainda menino, de livros, avós, brincares, boi passando nas estradas (que hoje são as a três grandes avenidas da cidade), os córregos de águas férteis, a bola, a peteca, os peixes, as guaviras, a chuva e quintais infinitos sem cerca nenhuma. Os livros desenhados na infância e o bolso cheio de palavras. Aos 21 anos, fui contratado para falar meus poemas em um Café-Teatro de São Paulo – meu primeiro trabalho nas artes -depois vieram meus folhetins e, em 1980, o primeiro livro .Uma vida inteira abençoada pela poesia.
Qual a importância de difundir a poesia no ambiente escolar?
Só a Educação salva! Há mais de 40 anos eu trabalho com Educação, ofício que amo! O espetáculo “Com a Palavra, o Poeta!” é uma mostra eloquente: foi concebido inicialmente para ser apresentado em escolas do Ensino Médio, por conta de minhas obras serem leitura recomendada para os Vestibulares, e vem
sendo apresentado em centenas de escolas do país. Os projetos em favor da leitura na ambiência da escola, como em múltiplos espaços, são imprescindíveis - assim como todas as linguagens das artes - para se construir um país mais justo e verdadeiro.
A dinâmica do espetáculo "Com a Palavra, o Poeta!" é marcada pela interatividade. Em suas apresentações, desde a estreia em 2016, como tem sido a participação do público? No terceiro momento do espetáculo – a consagração da partilha - o público tem uma participação que é puro encantamento e cada apresentação é única. Só assistindo prá saber.
O CD "Encantares", lançado em 2016, teve excelente receptividade. Tem intenção de reeditar novos poemas musicados?
Sim, a poesia falada é palavra viva, brasa, abraço, comida.
O livro "Satilírico" destacava-se pelos poemas urgentes, "jornalísticos". O próximo lançamento também será pontuado por este viés crítico?
“Margem de Papel rompe as margens, se despedaça nas fronteiras, sou eu, você, é a minha, a sua história.É um livro que teve sua primeira edição em 1994 e parecem histórias de hoje; canto a minha cidade e as cidades que nos
habitam. O mundo precisa de muita poesia e ela está chegando cada vez mais viva: nos quintais, nos coletivos, nas quintas das rimas, no rap, no cordel, nas praças, nos palcos, no teatro, nas ruas e em inúmeros lugares. A poesia popular mostrando sua voz viva. Qual sua avaliação sobre a política cultural desenvolvida no Estado? Uma política cultural que subtrai conquistas dos artistas, construídas em mais de uma década de luta pelo país inteiro. Em Dourados, os artistas e produtores cul -
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na última quarta-feira à noite, no Plenário Deputado Júlio
Maia, a Sessão Solene Dia do Artesão Medalha Conceição dos Bugres, por proposição da deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis. A honraria é destinada a pessoas e entidades que se destacaram na produção artesanal em Mato Grosso do Sul e foi instituída pela Resolução 04/2013.
No evento, que integra as festividades da 11ª Semana do Artesão de MS, foi exibido um documentário sobre a artista
Conceição dos Bugres, mostrando a vida simples que ela levava e seu trabalho como artesã.
Conceição era gaúcha e veio para o Mato Grosso do Sul ainda criança, quando passou a conviver com os indígenas.
Esculpia os bugres nas madeiras que coletava na mata em volta de onde morava e encerava as peças com cera natural de abelha. Após sua morte, em 1984, seu trabalho foi continuado pelo seu neto, Mariano Antunes Cabral Silva, que tem o seu nome cunhado na Medalha Conceição dos Bugres.
Receberam a Medalha Conceição dos Bugres Rachel
Artesãos homenageados com a Medalha Conceição dos Bugres em solenidade na Assembleia
Mascarenhas Barcelos, Regiane Ribeiro Rosa, Edir Mendes Flores, Deise Helene Garcia Goes, a Associação de Mulheres Arts Fish, Sandra Conceição da Silva, Demerval Lemes Cipriano, José Ferreira de Sousa, Ataide Charão Fernandes, João Aldo Carneiro, Edson Martins Capilé, Esmeralda de Oliveira Santos, Irene
Dionísio de Araújo, Maria José Nantes Simioli, Cybele Araújo de Almeida, Katienka Klein, Isabel Doering Muxféldt, a Associação dos Artesãos de Sidrolândia, Elenir Ruth Costa Cação e Debora Adriana Chita.
“A arte e o artesanato serão eternos em nossas vidas e a gratidão que sentimos não
pode ser traduzida em apenas uma palavra, pois somos gratos por todos que passaram por nossas vidas profissionais, acrescentando a nós sempre um pouco mais de criatividade, um muito obrigado pela honra de sermos homenageados”, agradeceu a artesã Regiane Ribeiro Rosa falou em nome dos homenageados.
turais foram surpreendidos, no início do ano, com o cancelamento do Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP), único programa municipal que beneficiava os artistas e principalmente a população da cidade, tão carente de ações voltadas para a Cultura. O que está em jogo é o desmonte da Cultura nacional, do micro ao macro, uma articulação com o propósito de dizimar o pensamento, a leitura crítica, a criatividade e a fraternidade. Enquanto isso, viceja a cultura do ódio, da intolerância e da violên -
cia nas comunidades. Só através da arte, da Educação e do amor poderemos construir um mundo mais justo, verdadeiro e do bem. Apesar da falta de políticas culturais efetivas, de investimentos e de programas que olhem a Cultura como um bem público e fundamental para o desenvolvimento da cidadania, os artistas estão se reunindo através de Coletivos, criando, realizando seu oficio com a cabeça erguida, sabendo que nunca vão calar a nossa voz. A realização de “Com a Palavra, o Poeta!” é uma mostra disso.
O grupo Circo do Mato de Campo Grande, inicia neste final de semana uma das quatro ações do projeto “Um Ciclo de Vida – Percursos e Percalços”. Na ocasião, serão apresentados sessões do espetáculo “Os Corcundas”, ás 20h na sede do Circo do Mato, localizado a rua Tonico de Carvalho, 263, bairro Amambai.
A peça tem direção de Breno Moroni. No palco estão em cena, Luciana Kreutzer e Mauro Guimarães. A produção, operação de luz, fotografia e som é de Laila Pulchério.
A trama conta a saga de dois corcundas: ele, o simpático, feio e puro! Como um cão, tenta ser amigo, mas, tem medo dos homens! Ela, é feia e brincalhona. Depois de caminharem pelo mundo, sem nada para vender ou comprar, são arrebatados por um amor avassalador. O projeto “Um Ciclo de Vida – Percursos e Percalços”, consiste em viabilizar quatro ações: intercâmbio, formação (oficina de teatro aberta ao público), montagem de espetáculo, curtas temporadas (abertas ao público a preços populares), na criação de um calendário de seis meses de espetáculos
diversificados, ocupando por três dias por mês, a sede do Circo do Mato.
Para viabilizar estas atividades, o grupo Circo do Mato investiu, com recursos próprios, na aquisição de uma arquibancada para melhor acomodar os espectadores, criando assim uma agenda permanente de peças, em que o público também colabore para a manutenção e formação de plateia.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Campo Grande, através do edital Programa Municipal e Fomento ao Teatro (Fomteatro).
Serviço “Os Corcundas” do Circo do Mato
Local: Circo do Mato, rua Tonico de Carvalho 263 , bairro Amambaí
Dias: 23, 24 e 25 de março.
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)
Classificação: Livre
Indicação: à partir de 10 anos
Lotação Máxima: 50 pessoas.
Espetáculo “Com a Palavra, o Poeta!” , Emmanuel Marinho brinca com as palavras, sons e melodias“Com a Palavra, o Poeta!”, às 20h, no Teatro Municipal
O edital publicado pela ancine, vinculada ao Ministério da Cultura, integra a segunda etapa do programa #audiovisualgerafuturo, lançado este mês o concurso “p rodução para c inema 2018”, que investirá r$ 100 milhões do Fundo setorial do audiovisual (F sa ), está com inscrições abertas. o edital publicado pela agência Nacional do cinema (ancine), vinculada ao Ministério da cultura (Minc), integra a segunda etapa do programa #audiovisualgerafuturo, lançado este mês pelo ministro sérgio sá leitão. o prazo para as inscrições termina no dia 3 de maio.
p ara a chamada pública, serão selecionadas propostas de produção independente de longas-metragens com destinação inicial a salas de exibição, sendo tal seleção realizada em duas modalidades ( a e B). a Modalidade a é voltada a projetos de longa-metragem de ficção, documentário e animação, sem distinção de objetivos comerciais ou artísticos. Já a Modalidade B é voltada a projetos de longa-metragem de ficção, documentário e animação com ênfase em projetos de perfil autoral e propósitos artísticos evi-dentes. Dos r $ 100 milhões reservados para o edital, r$ 60 mi-
Será bem sucedido hoje tiver uma atitude otimista. Dia favorável para contatos pessoais. Melhor ainda para contratar servidores e contar com favores. As viagens continuam favorecidas, assim como os cursos, estudos e contatos.
Faça novas amizades, arquitete novos planos para ganhar dinheiro que você demonstrará ser bastante prático. Tudo estará bem neste dia e até depois de amanhã. Esteja atento para uma novidade ou uma visita. Procure não querer resolver tudo por si.
Alguém do seu conhecimento poderá lhe dar valiosas sugestões ou orientações neste dia ou, o mais tardar, amanhã. Dia promissor de felicidade sentimental e harmonia doméstica. Acautele-se em relação a sua saúde.
Probabilidades de sucesso em questões relacionadas com vocação, ciência, concurso, testes, empregos, aumento de vencimentos e rendimento. Bom momento para realizar pequenas viagens a negócios. Você estará buscando a autodisciplina.
Para a chamada pública, serão selecionadas propostas de produção independente de longas
lhões são para a modalidade a como inovação, a chamada pública traz o aumento do teto por projeto. o s longas de ficção e animação terão limite máximo de r $ 6 milhões por projeto e os documentários, de r $ 1,5 milhão por obra. Já para a modalidade B, serão destinados r $ 40 milhões, observados os limites de investi -
mento de r $ 3 milhões para ficção e animação e r$ 1 milhão para documentário. Nas duas modalidades serão aplicados os indutores regionais: no mínimo 30% dos recursos para projetos de produtoras independentes sediadas nas regiões Norte, Nordeste e c entro- o este; e no mínimo 10% dos recursos para projetos audiovisuais da
região sul ou dos estados de Minas g erais e espírito santo.
o mérito dos projetos será analisado por dois pareceristas externos, credenciados por edital.
a aferição dos critérios objetivos será feita por servidores da a ncine a partir de parâmetros definidos pelo comitê g estor do Fsa
17h elisabeta confronta darcy. Jorge não consegue se declarar para ema. Jane adoece e camilo pede que a deixe cuidar dela. susana se incomoda com a permanência de Jane e elisabeta na casa de Camilo. Rômulo afirma que deseja conversar com Cecília. Ofélia comemora o sucesso de seu plano para aproximar Jane de camilo. ema fala do interesse de Brandão por Mariana. elisabeta se irrita com darcy e pede que Jane a acompanhe de volta à sua casa. Jorge se desculpa com Brandão por ter exagerado na descrição do interesse do coronel por Mariana. rômulo oferece flores a Cecília.
Seja mais ativo na defesa de seus direitos para não sofrer prejuízos. O fluxo é dos melhores para tratar de assuntos legais e para o trabalho. Ótimo para as questões de dinheiro. No amor, alguns pontos precisaram ser revistos e conversados.
Seu forte magnetismo pessoal hoje deverá atrair a simpatia alheia, o que lhe trará benefícios. Novas e duradouras amizades, também estão previstas. Êxito em todos os meios de comunicação. Hoje, pode ser difícil você realizar tudo o que planejou, pois surpresas podem ocorrer.
Um feliz encontro pode marcar o início de uma amizade mais proveitosa e duradoura. Há prenúncios de notícias agradáveis que poderão sugerir a ideia de um passeio. Conte com a ajuda de pessoas idosas, educadores e autoridades. Romance favorecido.
Leia, penetre nas coisas para realmente melhorar e valorizar o seu intelecto e sua personalidade. Pela influência da lua, muitos dos seus planos ficam favorecidos. Haverá bons fluxos para estudos, exames, testes, averiguações, cartas notícias e correspondência.
Alguma chance de êxito financeiro deverá surgir e você poderá aproveitá-la com sua capacidade de ação e inteligência. Procure controlar de modo rápido e objetivo, as oposições e obstáculos que possam surgir. Você também estará trabalhando mais ainda para a sua própria projeção social.
Para tirar algum proveito deste dia, será necessário usar toda a sua habilidade profissional e comercial. Todavia, procure se precaver contra escândalos, injúrias e acidentes e não se deixe influenciar por pessoas muito falantes.
Nesta fase do ano, você terá surpresas agradáveis. Ascensão prevista durante todo este dia. Amor e vida conjugal, favorecidos. Em relação ao amor, não se perca em intermináveis discussões inúteis.
Bom dia para uma viagem de negócios onde poderá descobrir uma transação que contenha uma chance de melhorar sua vida, posição profissional e financeira, principalmente através de amigos e irmãos. Relações harmoniosas com o sexo oposto.
18h Virgílio alerta Catarina para a fidelidade que Cássio tem a afonso. emanuel manda afonso refazer uma espada de acordo com o pedido de virgílio. ulisses pede a Betânia que não se envolva em seu trabalho na cozinha. Afonso aconselha Diana a ter cuidado com catarina. catarina manipula rodolfo, fazendo ele suspeitar que Cássio possa estar influenciando o povo contra ele. Cássio se sente ofendido com as acusações de rodolfo e entrega o cargo de conselheiro e comandante do exército. Afonso afirma a Amália que não deixará Montemor.
Deus salve o rei o outro l aDo Do paraíso
20h Clara revela a Gael que está com Patrick. Beth confessa a renan que é alcóolatra. raquel pede um tempo para pensar na proposta de casamento de radu. laura e rafael se aproximam cada vez mais. Gustavo é condenado e obrigado a se aposentar, e c lara comemora. r aquel sofre ao pensar em Bruno e termina o relacionamento com radu. chega o dia do casamento de Xodó e c leo. Bruno e r aquel se declaram um para o outro. aguiar anuncia que o estado de saúde de a driana é grave. Sophia propõe a Moura a falsificação do exame de dNa de aura.
19h45 Ndébora agradece a parceria de stefano. talita não culpa Guto pela prisão de Henrique. Estela fica impressionada com a capacidade do androide lia. Oziel oferece apoio a Gideon. Ângela fica feliz com a prisão de Henrique. André trata Felipe com frieza. Glória é recebida por Estela. Noah diz que quer passar um tempo com Dylan. Na igreja, Jonas reúne os fiéis e diz que é preciso se preparar para o fim dos tempos. Em conversa com Ariela, Ricardo mostra desprezo por Isabela. Benjamin navega na internet e acha o vídeo de uma mulher de burca falando sobre o apocalipse. ele diz que a pessoa fala como sua amada zoe.
Solenidade de posse a partir das 19h, acontece no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul). As atividades da entidade apoia os escritores, historiadores e pesquisadores do Estado Elvio l o PES
Elvio Lopes elvio@progresso.com.br
O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), realiza, nesta sexta-feira, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Famasul), a solenidade de posse dos novos associados e as comemorações dos 40 anos de atividade como uma das entidades de apoio aos escritores, historiadores e pesquisadores do Estado.
Instituto foi criado em 1978, com 40 cadeirass e, dentre seus objetivos estão publicação de obras de História e Geografia
A solenidade terá abertura às 19h, com recepção aos novos associados e convidados, apresentação do relatório de atividades, obliteração do selo comemorativo dos 40 anos, posse dos associados eméritos, efetivos e correspondentes; mensagens dos empossados e do presidente Paulo
Eduardo Cabral e performance em homenagem ao escritor Paulo Coelho Machado. Serão empossados, como associados eméritos, os escritores Idara Negreiros Rodrigues Duncan e Edson Contar; como associados efetivos, os escritores Gilson Rodolfo Martins, Isabel de Paula Costa, Iolete Moreira e Maria Christina de Lima Félix Santos e, como associados correspondentes, Wellington Coulert dos Santos, Francisco Mineiro Júnior e Antonio Lemos de Freitas. A entidade foi criada em 1978, com 40 cadeiras e seus respectivos patronos e, dentre seus objetivos estão a publicação de obras acerca da História e Geografia de Mato Grosso do Sul e metas como a edição de obras de seus principais autores, como Hélio Serejo, que doou todas as suas publicações, publicadas pela entidade como obras completas, com 10 volumes. Além das obras de Hélio Serejo, o IHGMS conta com as obras completas de Raul Silveira de Melo e, o mais com-
pleto levantamento hidrográfico da história de Mato Grosso do Sul, a Enciclopédia das Águas, um estudo sobre todo o sistema hídrico do Estado, com 7.887 verbetes e cartas e mapas sobre a rede
hídrica sul-mato-grossense. O local também recebe obras de Literatura de autores parceiros que, juntamente com as publicações de seus associados, são disponibilizadas ao público interessado em
Cine Charlas é uma sessão de cinema mensal de produções latino-americanas
De Campo Grande
O Serviço Social do Comércio (Sesc) Corumbá, em uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresentam nesta sexta-feira, no Cine Charlas, uma sessão de cinema mensal de produções latino-americanas, que aproxima a população das relações linguístico-culturais.
A estreia será às 19h, com o filme “Nostalgia da Luz” de Patrício Gúzman, no Sesc Corumbá.
“Essa será uma nova possibilidade de vivência para o estreitamento das relações linguístico-culturais nessa região fronteiriça. Após a exibição, tem debate, em espanhol, com professores e universitários do curso de Letras com ha-
mostra um retrato daqueles que se arriscam no deserto do Atacama
bilitação Espanhol da UFMS, campus Pantanal”, explica a gerente da unidade, Thayná Cambará, que convida o público em geral a participar.
O filme mostra um retrato daqueles que se arriscam no deserto do Atacama, local on-
de astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em bus-
ca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto. A classificação indicativa é 12 anos.
O Sesc Corumbá fica na rua 13 de junho, 1703, centro. Informações pelo telefone (67) 3232-3130.
estudar a História, a Geografia e outros aspectos do Estado, bem como possui um arquivo digitalizado de mais de 55 mil publicações compiladas pela entidade desde o início do século passado.
Notoriedade O IHGMS dispõe obras de autores que deixaram suas marcas na história do Estado, como Ulisses Serra, com “Camalotes e Guavirais”; Wilson Barbosa Martins, com “Memória – Janela da História”; Hildebrando Campestrini, com “História de Mato Grosso do Sul”, em sua oitava edição e “Inocêndia”, de Visconde de Taunay, entre outros e escritores contemporâneos.
Funcionando em um prédio histórico na Esplanada Ferroviária, na Casa Hildebrando Campestrini, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, atende o público diariamente, de segunda a sexta-feira, no horário comercial na Avenida Calógeras, 3000 e telefone (67) 3384-1654. A solenidade comemorativa de aniversário, que tem como tema” 1978-2018 - 40 Anos de História”, acontece na Famasul, à rua Marcino dos Santos, 401, na Chácara Cachoeira, na Capital.
Registros vão desde o Teatro Universitário, até seu último espetáculo
O Acervo Sergio Britto Digital se encontra à disposição do público para consulta no Portal da Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Doado pela família do ator, é composto por milhares de fotos e matérias de jornais, programas de espetáculos, além de vídeos e DVDs, que foram reunidos por Sergio Britto ao longo de sua vida.
Incorporado ao Centro de Documentação da Funarte, que já possui uma parte dos arquivos de Britto doados pelo próprio artista, o acervo digital constitui grandiosa contribuição por se juntar ao existente e disponibilizar a documentação totalmente tratada – catalogada e digitalizada em uma base de dados – para acesso imediato de pesquisadores e estudiosos.
Os registros da obra de Sergio Britto vão desde o Teatro Universitário, em 1945, quando ele atuou em “Romeu e Julieta”, de
William Shakespeare, até seu último espetáculo como ator, “Recordar é Viver”, em 2011. Fazem parte do acervo fotos do Grande Teatro Tupi, popularmente conhecido como o Grande Teatro de Sergio Britto – programa que levou cerca de 400 peças, de grandes autores mundiais e nacionais, à tela do extinto canal de televisão (TV Tupi) e que projetou para a fama atores como Ítalo Rossi, Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, entre outros. Também estão no acervo os últimos trabalhos do ator, como o sucesso de público e crítica “A Última Gravação de Krapp e Atos sem Palavras I” (2009), dois textos de Samuel Beckett encenados por Britto aos 85 anos, no espetáculo que lhe valeu vários prêmios como melhor ator, incluindo o Prêmio Shell e o Prêmio Faz a Diferença. Capitaneado por Marília Brito, sobrinha do ator, que assumiu a responsabilidade pela guarda do material quando o estado de saúde do tio se agravou, em 2011, o acervo, físico e digital, inicialmente, esteve sob a guarda do Instituto CAL de Arte e Cultura, devido à relação de Sergio com a escola de teatro e, também, a fim de garantir a sua manutenção e o acesso ao público.
Obras completas de Raul Silveira de Melo e Hélio Serejo e a Enciclopédia das Águas, acervo do IHGMSDourados, sexta-feira 23.3.2018 O PrOgressO
Foi na quinta-feira (15) no Buffet Luzly, a apresentação de madrinhas e padrinho da 15ª edição do Leilodom. Em sua 15ª, o leilão beneficente se transformou num evento que reúne pessoas do bem da sociedade que se dispõe a contribuir com instituições beneficentes de Dourados. A ambientação ficou por conta de Edilson Spolador e cerimonial de elizabeth salomão.
Na última sexta-feira (16), aconteceu o lançamento da linha de batons criados pela atriz Fernanda Souza na loja da “Quem Disse, Berenice?” no Shopping Avenida Center. O Evento contou com a presença de inúmeras clientes apaixonadas por maquiagens.
“A única coisa que devemos temer é o próprio medo” Franklin Roosevelt
54ª expoagro Será realizada nos dias 11 a 20 de maio a 54ª Expoagro em Dourados, os shows já confirmados são: Dj Alok (dia 11), Fernando & Sorocaba (dia 12), Jorge & Matheus (dia 18), Raça Negra (dia 19), Jeferson Moraes, os passaportes já estão a venda no site www.expoagrodourados.com.br
royal 2018
Dia 21 de abril acontece no Parque de Exposições de Dourados a nona edição da Royal, a maior festa eletrônica do Estado. Esse ano o evento Open Bar trará a cidade os top DJs Chemical Surf e Manimal, duo fundado pelo cantor e compositor Junior Lima, ex-integrante da dupla Sandy e Junior. Além deles se apresentarão os produtores Lazy Bear, Kalozy, Pimpo Gama e Less Drama. Os ingressos para a Royal estão à venda em Dourados na Banca do Jaime e pelo site www.festaroyal. com.br.
espetáculo
O espetáculo “Com a Palavra, o Poeta!” do douradense Emmanuel Marinho vai ser apresentado no dia 24 de março. A sessão acontece ás 20h no Teatro Municipal de Dourados. O mais recente espetáculo concebido pelo artista é uma deliciosa aula de poesia: “Com a Palavra, o Poeta!”. Emmanuel é um encantador de histórias: cantando sua terra, canta as cidades que nos habitam, personagens, cores, desenhando a identidade cultural de um lugar. Parabéns e felicidades aos aniversariantes de: 23- Valéria Daneluti Tavares, 24- Adélia Dedé, 26- Fabiana Carrasco, 26- Raquel Machado, 27- Nelson Rossatti, 27Angela Maria Oliveira, 27- Marina Oliveira, 27Katia Ozuna, 28- Madelaine Fernandes, 28- João Alfredo Carneiro , 28- Janine Corrêa Peres, 29- Solenyr Araujo, 29- Fabiana Baeta, 29- André Morais, 30- Pedro Brun , 30- Leda Garcia , 30- Marco Rotondo , 31- Juliana Cunha Bortolo, 31- Lidiane Mendes Tannus.
2 3 4 5 6 7 8
81495
JD. MÔNACO 380 MIL
Telefone para contato: 99908-
Luciano
FAMILIAR Av.Pres. Vargas nº40. Próx. a Feira, centro. 99640-
81516 RUA DOM JOÃO VI VL. Industrial, 03 quartos, sala, coz. lav. gar.
VILA TONANI Suite + 2 qtos, 2 qdras, PQ. dos
Pam, terreno 600 m². 98472-3923 80406
CASA VL SÃO PEDRO Proximo Posto de saude. 99947-8220 OU 99655-6399
81487
IMACULADA 400 M² Fermino Vieira de Mattos, 400 mil reais. Trt. 99942-5855 81355
IMPERDIVEL!!! Lindo sobrado no condominio Canada proximo a Prefeitura c/ 85 m² area util, churrasqueira, promoção por tempo determinado.
Fone: 99624-2879 81397
JARDIM EUROPA Suite, qto, sala, coz, wc, tudo A.E. Tel: 9999715161. 81462
JD. MÔNACO 380 MIL
Rua Anibal Pavão nº3.250 c/3 qts, esq. toda murada, linda. 99852-0770- Luiz Carlos
R. Anibal Pavão c/ Rua Austria, 01 suite c/ closet, 1 dorm, sala c/ 2 amb. wc. social, coz, c/ moveis planej. A.serv. coberta, garagem ampla. Imob. Gondim. Creci-6862-J Tel: 3421-00340034 ou 99906-6269. 81240
PQ ALVORADA 430 MIL 1 suite, 2 qts, d+dep. troco por apto c/ suite e 2 qts, até 300 mil Reg. próx. Dina 99672-0801 Creci-4510 81241 SOBRADO PQ. ALVORADA Semi-novo c/ suite, 2 qts, coz. c/AE, suite, próx. ao Mercado São Francisco. R$600 mil a vista ou financia. Dina-99672-0801 Creci-4510 80916 TERRA ROXA 130 MIL 01 quarto, terreno 10x20 . 99929-8204