Dourados-MS | TERÇA-FEIRA | 2 de outubro de 2012
Inflação pelo IPC-S fica em 0,54%
A inflação medida pelo Índice de Preços ao ConsumidorSemanal (IPC-S) encerrou setembro com taxa de 0,54%, informou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em agosto, o indicador havia avançado 0,44% e, na terceira quadrissemana do mês passado, a alta dos preços foi de 0,53%.
Justiça fecha presídio de Ponta Porã
PolícIa 4
Projeção do IPCA
O mercado financeiro elevou pela 12ª semana consecutiva a projeção de inflação medida pelo IPCA em 2012, que passou de 5,35% para 5,36%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada ontem pelo Banco Central. Há quatro semanas, essa estimativa estava em 5,20%.
Página 5 Página B3
Mulher é morta e tem o corpo carbonizado
PolícIa 4
Polícia apreende fuzis e 470 kg de drogas
PolícIa 4
Murilo mantém liderança com 52%
O candidato à reeleição à Prefeitura de Dourados, Murilo Zauith (PSB), continua liderando as pesquisas de intenções de voto do Ibope, encomendadas pela TV Morena. Na terceira pesquisa, divulgada na noite de ontem, Murilo aparece com 52%. Keliana Fernandes (PSC), está em 2º com 28%; Dr. Delane (PSDC), em 3º, com 2%; e Zé Roberto (PSOL) em 4º, com 1%. Brancos/nulos somaram 7%, enquanto 10% não sabem ou não responderam.
O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro em Dourados. A margem de erro é de 4 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral.
Na 1ª pesquisa Ibope/ TV Morena, em 30 de agosto, Murilo tinha 54% e na 2ª pesquisa, em 25 de setembro, 56%. Keliana tinha 24% na primeira pesquisa e 23%, na segunda; Dr. Delane tinha 3% na primeira pesquisa e 4% na segunda; enquanto que Zé Roberto 2% na primeira pesquisa e 1% na segunda. Na primeira pesquisa, brancos/nulos somaram 7% e 5% na segunda. Não sabem ou não responderam, somaram 11% na primeira pesquisa e 12% na segunda. Na primeira pesquisa, 26% afirmaram que não votariam em Keliana, na segunda, 24% e agora 20% declararam que não votariam nela. Na primeira pesquisa, 25% não
Hédio Fazan
votariam em Dr. Delane, na segunda, 19% e agora 22% responderam que não votariam nele. Na primeira pesquisa, 25% não votariam em Zé Roberto, 19% na segunda e agora 24% declaram que não votariam no candidato do PSOL. E, na primeira pesquisa, 18% não votariam em Murilo, 15% na segunda e agora 13% responderam que não votariam nele. Na primeira pesquisa, 22% afirmaram que votariam em todos os candidatos, 13% na segunda e agora 21% na terceira pesquisa. Na primeira pesquisa, não sabem ou não responderam somaram 14% na primeira pesquisa, 21% na segunda e 17% na terceira pesquisa.
clima seco intimida o plantio da soja
Fonte: INMET INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA
Tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva no Noroeste e Sudeste, claro a parcialmente nublado e baixa umidade no ar no Nordeste de MS. Demais áreas, parcialmente nublado. Ventos: fracos/ moderados c/rajadas. Direção do vento: N-NE. Tendência da temperatura: estável. Máxima 37ºC. Mínima 18ºC. Em Dourados, sol entre nuvens com chuva isolada. Temperatura estável. Máxima 32ºC. Mínima 18ºC.
CIDADES
Apesar da antecipação do fim do vazio sanitário em 16 de setembro, aprovado pela bancada estadual de Mato Grosso do Sul, através da lei 3333, a maioria dos produtores da região de Dourados preferiu cautela e decidiu esperar um pouco para começar a semeadura da safra de verão 2012/2013 na cultura da soja. A falta de chuva e o solo seco intimidaram um pouco. Outros produtores esperam pela liberação do período para dar início ao plantio com o crédito oficial. O vazio sanitário aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) terminou oficialmente ontem. Dia a Dia 1
acesso ao Parque II
ganha 3,6 km² de asfalto
Já está em fase de conclusão a obra de pavimentação asfáltica do novo acesso da BR-163 ao Parque das Nações II Plano, compromisso assumido no ano passado pela atual administração municipal e feito com recursos próprios do município. Conforme a Secretaria Municipal de Obras, são três quarteirões, totalizando 3.630 me-
tros quadrados de asfalto. O asfalto está sendo executado na Rua Isaura Vieira Alcântara (antiga S-4), no trecho entre a rotatória da rodovia com a Rua Gelcy Maria Teixeira (antiga Rua Potreirito) até a Rua Ramão Osório, que dá acesso à Escola Municipal Etalívio Penzo. A obra deverá ser entregue dentro de um mês. Dia a Dia 2
CIDADES
62 Nº 11.613
2 Caderno A Opinião 2 Política 3 e 4 Economia 5 Meio Ambiente 6 Brasil/Mundo 7 Rural 8 Dia a Dia ..1 a 4 Esportes (incluindo Polícia) 1 a 4 Cidades 1 a 4 Classificados 1 a 8 Caderno B Cultura 1 Variedades 2 e 3 Adiles 4
Ano
FUNDADOR: WEIMAR TORRES DIRETORA-PRESIDENTE: ADILES DO AMARAL TORRES R$ 2,00 Mudança abortada Página
Indicadores Página 5 lotofáCil Concurso 810 01 - 03 - 06 - 07 - 09 - 11 - 12 - 15 16 - 17 - 18 - 21 - 22 - 23 - 24 quinA - Concurso 3009 07 - 12 - 40 - 49 - 65
Pico da semeadura deve começar na próxima semana, mas os produtores torcem para que a chuva chegue
Divulgação
2ª etapa da vacinação contra aftosa
Asfalto está sendo finalizado no acesso ao bairro
Começa
1 Procon realiza pesquisa de brinquedos
2 Nova Andradina encerra curso de medicamentos
CIDADES
3
Política Política Política Política Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Contagem Regressiva
Exatos 1.775.005 eleitores de Mato Grosso do Sul estão aptos ao voto no domingo, quando serão eleitos os 79 prefeitos e os integrantes das 79 Câmaras Municipais no Estado. Em Dourados, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, são 143.652 eleitores aptos ao voto no dia 7 de outubro, quando serão escolhidos os 19 novos vereadores e o prefeito da cidade. É fundamental que o eleitor atente não apenas para a importância do exercício democrático que é o voto, mas, sobretudo, para a necessidade que o voto seja consciente, inteligente e, sobretudo, honesto.
Politizando
Tem candidato prometendo demais e apostando no velho costume do eleitor de acreditar em tudo no momento do voto e não cobrar o resgate das promessas durante os quatro anos de mandato. Se a sociedade fosse mais enfática nas cobranças, talvez houvesse menos candidatos com tantas promessas infundadas, algumas impossíveis.
Politizando 2
O eleitor, todo ele, deve atentar para o fato que do seu voto hoje depende o futuro da cidade onde ele vive. Por isso, os candidatos que são mensageiros das promessas eleitoreiras devem ser ignorados nas urnas. É importante que se analise a fundo o teor dos discursos que invadem as residências através dos horários eleitorais gratuitos no rádio e na TV como forma de não cair no conto do vigário.
Politizando 2
No dia 7 de outubro, quando será fundamental que cada eleitor entre consciente na sua seção de votação. Só assim ele, o eleitor, estará evitando que determinados candidatos recebam cheques em branco a partir de janeiro de 2013. Ao invés de votar naqueles que tentam conquistar o voto prometendo o impossível, o eleitor deve optar por aqueles que tenham projetos viáveis para os municípios.
Politizando 3
Para aqueles que ainda estão indecisos em relação ao voto, vale lembrar que em política não existe mágica, da mesma forma que na vida não existe nada mais ou menos honesto. Ou o cidadão é honesto ou não, de forma que essa deva ser uma qualidade importante na hora de escolher em quem votar no dia 7 de outubro.
Calendário
A partir de hoje e até o dia 9 de outubro nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em flagrante delito ou devido a sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto. Por outro lado, quinta-feira é o último dia para os candidatos realizarem campanhas de rua e comícios.
Calendário 2
Quinta-feira também será o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão, assim como em reuniões públicas ou comícios, com a utilização de aparelhagem de som. Sexta-feira será o último momento para a divulgação paga em jornal de propaganda eleitoral.
Tetilando
A assessoria do deputado Laerte Tetila (PT) enviou e-mail com resposta aos comentários feitos pelo leitor Paulo José de Souza sobre o asfalto entre Copo Sujo e a Cabeceira do Apa. Segue a nota: o leitor citou o deputado Tetila de maneira negativa como se não tivesse cuidando do Distrito de Itahum, dizendo que o deputado deveria pedir melhoria nas estradas de acesso entre Dourados e aquele distrito e entre Itahum e a região do Copo Sujo.
Tetilando 2
Mais nota: seguem os ofícios comprovando que tudo que o leitor sugeriu já foi solicitado pelo deputado junto ao governo do Estado. Quem dera tivéssemos a facilidade de andar de helicóptero como afirmou o leitor. Quem sabe conseguíssemos percorrer mais distâncias em menor tempo e assim expandir nosso mandato para ouvir a população em mais pontos do nosso Mato Grosso do Sul.
Tetilando 3
Finaliza a nota: enquanto isso não acontece seguimos no nosso veículo de passeio com sol no rosto, poeira das estradas e uma vontade imensa de continuar a representar nossa população na Assembleia, seja ela de onde for, dos grandes centros aos pequenos assentamentos e Reservas Indígenas.
Impunidade
Hoje completa 233 dias da execução covarde do jornalista Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, o Paulo Rocaro, em Ponta Porã, e as autoridades de segurança pública ainda não deram qualquer resposta à sociedade.
Emendas diminuem dívida de estados e municípios
De acordo com a MP 574/12, os débitos poderão ser quitados em até 15 anos
Brasília - Deputados e senadores apresentaram 39 emendas à medida provisória que concede benefícios aos estados e municípios que resolveram pagar suas dívidas com a União referentes a parcelas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). De acordo com a MP 574/12, os débitos poderão ser quitados em até 15 anos. Além disso, haverá uma espécie de anistia parcial, com isenção total dos encargos legais, de 60% das multas e de 25% dos juros devidos. A maior parte das emendas aumenta esses benefícios.
As propostas, em geral, estendem o prazo de pagamento e reduzem ainda mais as dívidas dos governos estaduais e municipais. O relator da comissão mista que analisa a MP, deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), disse que terá uma reunião ainda esta semana com representantes do Ministério da Fazenda para avaliar quais medidas poderão ter o apoio do governo.
O deputado, no entanto, já adiantou que irá insistir na prorrogação do prazo para adesão ao parcelamento. Isso porque a data-limite para essa escolha, de acordo com o texto da MP, foi a última sexta-feira, 28 de setembro. Para Mabel, o período deveria ser estendido até pelo menos 31 de janeiro de 2013 em razão das eleições municipais. “Muitos prefeitos que não estão concorrendo à reeleição ou que vão entregar seus cargos a adversários podem não optar pelo parcelamento da dívida, apesar de ser necessário para o município. É preciso que essa decisão fique a cargo das novas gestões”, argumentou.
Segundo Mabel, o relatório sobre a MP deverá ser apresentado à comissão mista que analisa o texto até o próximo dia 10 de outubro. Nessa mesma data o relator espera que a MP seja votada pelo colegiado. A expectativa é que a medida seja votada pela Câmara logo na semana seguinte. A norma passa
a trancar a pauta a partir do dia 27 de agosto e perde a validade no dia 10 de novembro.
PaSEP
O Pasep é tributo federal que financia as ações do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), como o seguro-desemprego e o abono salarial. Estados e municípios vinham deixando de pagar o tributo com o argumento de que a contribuição não teria natureza tributária, sendo, portanto, de cobrança facultativa. Mas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do ano passado determinou o recolhimento dos valores.
Para resolver o problema, o governo editou a MP 574/12, segundo a qual o pagamento
da dívida será feito por meio da retenção mensal da parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) devidos a cada ente.
OutROS PaRCElamEntOS
Parte das emendas apresentadas pelos parlamentares à medida provisória sugere também a ampliação do prazo para outros parcelamentos de dívidas previstos nas leis 11.941/09 e 12.249/10. As normas estabelecem critérios diferenciados para pagamento de determinados débitos com a Secretaria da Receita Federal, com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e com a Procuradoria-Geral Federal.
Em regra, os parcelamentos permitidos por essas leis referem-se a dívidas contraídas até 2008 e o prazo para adesão já acabou. Segundo Mabel, alguns parlamentares pretendem ampliar os débitos passíveis de parcelamento. Mas o deputado já adiantou que a medida não deverá ter o apoio do governo. “Creio que poderemos, no máximo, ampliar o prazo de adesão aos programas. Ou seja, assim, permitir que a escolha pelo parcelamento seja feita até este ano, mas sempre referente a dívidas de até 2008”, ponderou. Para o autor de uma das emendas que ampliam o prazo de adesão, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), a medida deve beneficiar cerca de dois terços das empresas e das pessoas físicas que pretendiam optar pelo parcelamento, mas não tiveram tempo suficiente para cumprir os procedimentos burocráticos necessários. “Assim renovaremos as esperanças de empresários e trabalhadores na recuperação de suas empresas e na manutenção de seus empregos”, argumentou na justificativa da emenda. (Agência Câmara)
COLONO: Cumpádi, o dia da eleição é domingu... ic, ic, ic...
ZÉ PINGA: ... é, cumpádi, até lá tem muitu chão ainda.... pros candidatus... ic, ic, ic...
Política O PROGRESSO P1 3
MP
sandro Mabel, relator da comissão mista que analisa MP 574
Antonio Augusto - Agência Câmara
Política Política Política Política 4
Eleições 2012
Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Candidatos partem para o tudo ou nada Política
A ordem no comando das campanhas é buscar o contato direto com o eleitor, o chamado ‘corpo a corpo’
Divulgação
Informe C
Mudos
Para alegria de alguns (ou seria de muitos?), na quinta-feira será o último dia da propaganda eleitoral gratuita no radio e TV. Os candidatos tiveram 45 dias dar a sua mensagem, mostrar o que pretendem como prefeito ou vereador. No caso dos vereadores, eles gravaram apenas um programa que foi repetido ao longo das semanas. Problema de tempo que cabe a cada um. Na coligação da Keliana, por exemplo, foi apenas lido o nome e o numero de cada, diante do espaço exíguo.
Lambendo os beiços
Cerca 300 pessoas participaram do 2º Churrasco
Tradicional da Loja Maçônica
Cinquentenário, no domingo passado. A qualidade da carne soleada e da linguiça foi unanimidade dos participantes, já que tudo foi preparado pelo próprio pessoal da Loja. O assador veio de Ponta Porã, cuidando de todo os detalhes para que o churrasco de novilha saísse perfeito. Musica ao vivo e muita alegria embalaram as famílias que prestigiaram a promoção, coordenada pelo José Bento Marques de Jesus e Klinger Pires Junior. O prefeito Murilo Zauith e candidatos a vereador passaram por la.
Bolo
A cinco dias da eleição, pesquisa de intenção de voto divulgada pelo “Jornal de Domingo” apontou que Alcides Bernal (PP) tem 35,3% e Edson Giroto (PMDB) 30,3%. Os números indicam que, pela primeira vez em 16 anos, haverá 2º turno na Capital, segundo levantamento do Instituto Atlas. Considerando a margem de erro, de 4,4 pon-
Bate-Rebate
tos percentuais para cima ou para baixo, têm-se o quadro de empate técnico. Reinaldo Azambuja (PSDB) apareceu com 12,9% e Vander Loubet (PT) surge com 6,15%.
Black Fraude
“Os brasileiros que foram até a fronteira participar do concorridíssimo Back Friday comemoraram os descontos do lado de cá. Contudo, segunda grande maioria, as vendas do lado de lá da fronteira, foram um verdadeiro desastre, tendo ficado marcado como um verdadeiro Black Fraude”, segundo a coluna Bastidores do Midiamax, de ontem.
Nome limpo
A Serasa Experian lançou ontem um novo serviço gratuito, o Limpa Nome, que vai usar a internet para facilitar o contato entre con-
Cícero Faria
cicerolfaria@gmail.com
sumidores com contas em atraso e a empresa credora, e mudar o processo de recuperação de crédito em todo o Brasil. A partir de agora, empresas poderão oferecer pelo Limpa Nome, no site da Serasa, descontos na dívida, condições de pagamento diferenciadas e até o boleto para o pagamento.
Enquadrados
O ultimo trimestre nos municípios é de contensão de despesas para que os prefeitos possam se enquadrar na Lei da Responsabilidade Fiscal, que acabou com a farra de muitos administradores deixarem as prefeituras falidas para prejudicar o seu sucessor, caso ele não fosse da sua “panelinha”. Por isso, muitos serviços de outubro a dezembro diminuem de ritmo para que o caixa municipal chegue ‘redondo’ no dia 31.
Willams Araújo
CAMPO G RA n DE Candidatos aos cargos majoritários partem para o tudo ou nada na disputa pelas prefeituras de Campo Grande e de outras 77 cidades do interior de Mato Grosso do Sul.
Com a proximidade das eleições municipais de 7 de outubro, que ocorrerão no próximo domingo, a ordem no comando das campanhas é buscar o contato direto com o eleitor, o chamado ‘corpo a corpo’, na tentativa de convencê-lo de que sua proposta é a melhor para administrar a cidade.
Na Capital, por exemplo, a tendência é haver segundo turno, isso porque as pesquisas de intenções de voto apontam novo confronto entre os candidatos do PMDB, Edson Giroto, e do PP, Alcides Bernal, que estão empatados tecnicamente.
Edson Giroto tenta vencer a parada no primeiro turno
A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) recebe até dia 17 as inscrições para formação de cadastro de reserva. A remuneração chega a R$ 5.261.
São 8.626 vagas em cargo de nível médio e superior para regiões Centro-Oeste (que inclui Mato Grosso do Sul), Sudeste, Nordeste e Sul.A prova está marcada para 11 de novembro nas capitais e no Distrito Federal.
Aumentou a família Trad. O prefeito Nelsinho agora é vovô. Sua filha, Maria Cecília, deu à luz a Raphael, na noite de sábado. O parto foi feito pelo obstetra e ex-deputado estadual, Cezar Galhardo.
Enquanto uns dormem, a Associação Comercial de Fátima do Sul já lançou a campanha “Natal de Paz” que sorteará R$ 30 mil em prêmios. Entre eles três motocicletas. Começará esse mês e irá até 11 de janeiro.
O Diário Oficial da União completou ontem 150 anos de circulação. A publicação é o meio pelo qual o cidadão pode acompanhar os atos oficiais da administração pública, como leis, decretos, nomeações de servidores, abertura de concursos públicos, entre outros.
Tô formando uma dupla sertaneja: Cururu & Perereca velocidade são comuns. Bem diz o ditado que Deus protege as crianças e os bêbados...
Nas noites douradenses é de se ver as barbaridades que jovens cometem no volante. Cavalo de pau, zerinho e a alta
A mentira tem perna curta. Ou quatro anos de mandato.
Com 59 pontos, o Fluminense caminha para ser campeão brasileiro, de novo, se não desandar a perder. O ultimo titulo nacional foi em 2010.
Maldade na internet: quem nasce pra Xuxa, nunca chega a Hebe...
Apesar disso, o comando da campanha governista trabalha forte na tentativa de mudar o quadro e eleger Giroto ainda no primeiro turno, conforme prevê o prefeito Nelsinho Trad. O senador Waldemir Moka (PMDB) também crê nessa possibilidade, mesmo diante de um cenário em que todos os institutos de pesquisa apontam novo confronto.
Os números também indicam crescimento do candidato do PSDB, Reinaldo Azambuja, à sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB).
No fim de semana, Giroto reuniu milhares de eleitores e militantes durante uma caminhada pelas principais ruas da Capital. A ideia é mudar o quadro, atraindo mais eleitores a fim de liquidar a fatura já no primeiro turno, embora nem o próprio governador André Puccinelli (PMDB) acredite nessa hipótese.
vagas será sua.
A manifestação do tucano foi feita após os marqueteiros de sua campanha terem apresentado as projeções de seu crescimento tendo como base as últimas pesquisas publicadas. “Estamos crescendo na média de um ponto percentual por dia”, comemorou.
Em Campo Grande, a tendência é ter segundo turno
Giroto, André Puccinelli e o prefeito Nelsinho Trad lideram uma caminhada, último grande ato antes da votação no primeiro turno. Carros de som e militantes com bandeiras engrossam o ato público que reuniu cerca de 30 mil pessoas, segundo o comando da campanha do PMDB.
Há dias, o governador reuniu as principais lideranças partidárias e parlamentares para pedir mais empenho nessa reta final da campanha.
Ao analisar as últimas pesquisas divulgadas pela imprensa, Azambuja disse que os três primeiro colocados chegarão embolados no segundo turno e que uma das duas
Se esse crescimento for mantido até o dia 7 de outubro, Reinaldo, Giroto e Bernal chegarão embolados na definição do segundo turno. “Como estamos crescendo um ponto por dia, a tendência natural é a de que estaremos no segundo turno”, disse o candidato tucano, ao destacar que a avaliação “inversa” também se aplica: “quem está caindo cairá mais ainda até o dia da eleição em primeiro turno”.
Azambuja já havia recebido as informações preliminares a respeito do crescimento de sua candidatura. Por conta disso, no sábado pela manhã reuniu em seu comitê central apoiadores, candidatos a vereador e cabos eleitorais para anunciar que estará no segundo turno.
“Em nossas caminhadas (ocorrida sexta-feira passada) nas visitas ao comércio e no contato com moradores em suas residências percebemos que estamos no caminho certo”, disse.
Na próxima quarta-feira (3) deverá ser divulgado resultado de pesquisa que está sendo feita pelo Vox Populi, um dos mais respeitados institutos de pesquisas do País.
Para ele, os números que serão divulgados devem confirmar as pesquisas internas do PSDB que apontam que ainda
na semana passada a sua candidatura já havia conquistado o apoio de cerca de 20% do eleitorado.
Reinaldo fez menção à campanha para o governo do estado em 1998. A três dias do primeiro turno, os candidatos Ricardo Bacha (PSDB) e Pedro Pedrossian (PTB) lideravam a disputa, cada um com pouco mais de 30% dos votos. Zeca do PT vinha em terceiro, com cerca de 18%. Abertas as urnas, o petista surpreendeu, tirou Pedrossian do páreo e, no final, derrotou Bacha no segundo turno e elegeu-se governador.
DOURADOS E CORUMBÁ
Em Dourados, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, os números indicam que o prefeito Murilo Zauith (PSB) tem tudo para ser reeleito. Da mesma forma, em Corumbá, o deputado estadual Paulo Duarte (PT) segue favorito a suceder o prefeito e companheiro de partido, Ruiter Cunha (PT). Além da Capital, essas duas cidades e mais Três Lagoas são estratégicas para a maioria dos partidos políticos, até porque as eleições para o governo do Estado de 2014 passam pelo pleito de outubro.
O PROGRESSO
P1
Candidato Reinaldo Azambuja durante ato público
preços
Inflação pelo IPc-S fica em 0,54%
Com o resultado de setembro, o índice acumula altas de 4,07% no ano e de 5,73% nos últimos 12 meses
SWladimir D’Andrade ão Paulo - A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) encerrou setembro com taxa de 0,54%, informou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em agosto, o indicador havia avançado 0,44% e, na terceira quadrissemana do mês passado, a alta dos preços foi de 0,53%. Com o resultado de setembro, o IPC-S acumula altas de 4,07% no ano e de 5,73% nos últimos 12 meses.
Os grupos que apresentaram aceleração da alta de preços na passagem da terceira para a quarta quadrissemana do mês passado foram: Comunicação (0,27% para 0,51%); Saúde e Cuidados Pessoais (0,38% para 0,42%); Habitação (0,37% para 0,40%); Transportes (0,11% para 0,14%) e Despesas Diversas (0,23% para 0,25%).
Já os grupos que registraram desaceleração da alta de preços no mesmo período foram: Alimentação (1,28% para 1,23%); Vestuário (0,64% para 0,60%) e Educação, Leitura e Recreação (0,11% para 0,07%).
cElulAR E EnERGIA
As tarifas de telefonia celular e de luz foram dois dos principais itens responsáveis pela aceleração da alta de preços dos grupos Comunicação
e Habitação, respectivamente, e consequente alta de 0,54% no IPC-S.
A tarifa de telefone móvel passou de alta de 0,48% na terceira quadrissemana de setembro para 0,89% na leitura seguinte. Já a tarifa de eletricidade residencial acelerou de 0,24% para 0,70% no período.
Além de Comunicação (0,27% para 0,51%) e Habitação (0,37% para 0,40%), apresentaram aceleração da alta de preços na passagem da terceira para
a quarta quadrissemana de setembro os grupos Saúde e Cuidados Pessoais (0,38% para 0,42%), Transportes (0,11% para 0,14%) e Despesas Diversas (0,23% para 0,25%).
quadrissemana de setembro em relação à anterior, aparecem batata-inglesa (de 24,38% para 25,12%), cebola (de 18,59% para 19,78%), tarifa de eletricidade residencial (de 0,24% para 0,70%), plano e seguro de saúde (estável em 0,63%) e pão francês (de 2,47% para 2,65%).
BC
As maiores pressões de baixa no indicador foram registradas pelos itens tomate (de -5,68% para -13,55%), alface (de -7,79% para -7,88%), cenoura (de -4,73% para -9,96%), sanduíches (de 0,15% para -0,58%) e pimentão (de -2,95% para -15,50%). (Agência Estado)
Projeção do IPcA em 2012 sobe na pesquisa Focus
Eduardo cucolo
e
Para cada uma dessas classes de despesa, as maiores influências de alta foram registradas pelos itens artigos de higiene e cuidado pessoal (0,22% para 0,57%), serviço de reparo em automóvel (-0,07% para +0,69%) e alimentos para animais domésticos (0,37% para 0,92%), respectivamente.
Entre os grupos que desaceleraram a alta na última leitura de setembro ante a anterior o destaque ficou com Alimentação, que passou de 1,28% para 1,23% nesta base de comparação com o grupo sendo puxado para baixo pelo item hortaliças e legumes (1,50% para -2,09%). Vestuário (0,64% para 0,60%) e Educação, Leitura e Recreação (0,11% para 0,07%) também desaceleraram por causa, principalmente, de calçados (0,64% para 0,31%) e salas de espetáculo (0,71% para -0,73%).
Na lista dos cinco itens que exerceram maior pressão de alta no IPC-S da última
Brasília - O mercado financeiro elevou pela 12ª semana consecutiva a projeção de inflação medida pelo IPCA em 2012, que passou de 5,35% para 5,36%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada ontem pelo Banco Central. Há quatro semanas, essa estimativa estava em 5,20%. Para 2013, a projeção para o IPCA caiu de 5,50% para 5,48%, de 5,51% quatro semanas atrás.
A projeção de alta da inflação para os próximos 12 meses recuou de 5,59% para 5,52%, conforme a projeção suavizada para o IPCA. Há quatro semanas, estava em 5,65%. Nas estimativas do grupo dos analistas consultados que mais acertam as projeções, o chamado Top 5 da pesquisa Focus, a previsão para o IPCA em 2012 no cenário de médio prazo subiu de 5,24% para 5,31%. Para 2013, a previsão dos cinco analistas caiu de 5,20% para 4,99%. Há um mês, o grupo apostava em alta de 5,20% e de 5,50% para cada ano, respectivamente.
Entre todos os analistas ouvidos pelo BC, a mediana das estimativas para o IPCA em setembro teve alta de 0,50% para 0,52%, acima do 0,41% previsto há um mês. Para outubro, a previsão ficou em 0,50%, ante 0,48% há quatro semanas.
PIB
A previsão de crescimento da economia brasileira em 2012 foi mantida em 1,57% pela segunda semana seguida na pesquisa Focus Há quatro semanas, a projeção do PIB estava em 1,64%. Para 2013, a aposta se manteve em 4% pela oitava semana seguida.
Já a projeção para o desempenho do setor industrial em 2012 continua negativa e passou de -1,82% para -1,92%. Para 2013, economistas preveem avanço industrial de 4,10%, abaixo da projeção de 4,25% da pesquisa anterior. Um mês antes, a Focus apontava estimativa de retração de 1,78% neste ano e de expansão de 4,5% no próximo ano.
Analistas mantiveram ainda a previsão para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 em 35,50%. Para 2013, a projeção passou de 34,15% para 34%. Há quatro semanas, as projeções estavam em, respectivamente, 35,25% e 34% do PIB para cada um dos dois anos.
SElIc
A mediana das estimativas para o patamar da taxa básica de juros (Selic) ao final de 2013 caiu de 8,25% para 8,00%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada ontem pelo Banco Central. Para o fim de 2012, a projeção para a Selic se manteve em 7,50%, o que indica manutenção dos juros no patamar atual.
A pesquisa mostra ainda manutenção das expectativas para o juro médio neste ano em 8,53%. Para 2013, a previsão de Selic média passou de 7,59% para 7,58%. Quatro pesquisas antes, analistas esperavam juro médio de 8,47% em 2012 e de 7,63% no ano que vem. Nas estimativas do grupo dos analistas consultados que mais acertam as projeções, o chamado Top 5 da pesquisa Focus, a previsão para a Selic no cenário de médio prazo subiu de 7,13% para 7,25% no fim de 2012, o que indica expectativa de mais um corte de juros na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da próxima semana. Para o fim de 2013, a projeção caiu de 8,50% para 7,88%.
IGPs
As projeções para os IGPs em 2012 e 2013 voltaram a subir na pesquisa do BC divulgada ontem. A aposta para o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) neste ano avançou de 8,70% para 8,74% (14ª elevação seguida). Para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que corrige a maioria dos contratos de aluguel, a expectativa subiu de 8,47% para 8,60% (15ª elevação). Quatro semanas atrás, o mercado previa altas de 8,17% para o IGP-DI e de 8,03% para o IGP-M. (Agência Estado)
(Multiplique a quantidade de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais).
Economia
PROGRESSO
P1 5 Economia Economia Economia Economia
celular
energia aceleraram alta no grupo comunicação
O
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
TBF SETEMBRO 19 0,5579% 20 0,5636% 21 0,5283% 22 0,5106% 23 0,5376% 24 0,5743% 25 0,5678% 26 0,5721% 27 0,5583% 28 0,5284% IMPOSTO DE RENDA (desconto na fonte) TABELA OFICIAL DA RECEITA FEDERAL Base de cálculo Alíquota % Deduzir-R$ Até R$ 1.637,11 - Isento De R$ 1,637,12 até R$ 2.453,50 7,5 122,78 De R$ 2.453,51 até R$ 3.271,38 15 306,80 De R$ 3.271,39 até R$ 4.087,65 22,5 552,15 Acima de R$ 4.087,65 27,5 756,53 Deduções: R$ 164,56 por dependente; pensão alimentícia integral; contribuição ao INSS. Aposentado com 65 anos ou mais tem direito a uma dedução extra de R$ 1.63,7,11 no benefício recebido da previdência. DÍVIDA EM TR ou TRD Dia do Fator de Vencimento Atualização SETEMBRO 12 0,01234300 13 0,01235116 14 0,01227388 15 0,01243607 16 0,01245666 17 0,01239390 18 0,01216134 19 0,01209179 20 0,01214830 21 0,01225150 22 0,01246594 23 0,01249395 24 0,01261791 25 0,01252723 26 0,01252073 27 0,01255779 28 0,01253193 29 0,01251418 30 0,01253952
UFIR
Indicadores Econômicos
UFERMS
INFLAÇÃO AcuMulADO Índices Agosto No Ano 12 meses INpC (IBgE) 0,45 3,46 5,39 Igp-M (FgV) 1,43 6,07 7,72 Igp-DI (FgV) 1,29 6,52 8,04 IpA-DI (FgV) 1,77 7,70 9,00 IpC-DI (FgV) 0,44 3,51 5,69 IpC (FIpE) 0,27 2,20 4,10 IpCA (IBgE) 0,41 3,18 5,24 INCC (FgV) 0,26 6,13 7,41 CuB (Sinduscon) 0,14 6,77 7,96 ICV - Dieese - 3,86 6,37 FIpEZAp 1,00 9,70 16,30 * Índice de preços de imóveis lançado em fevereiro de 2010 TR SETEMBRO 19 0,0000% 20 0,0000% 21 0,0000% 22 0,0000% 23 0,0000% 24 0,0000% 25 0,0000% 26 0,0000% 27 0,0000% 28 0,0000% REAjUSTE DE ALUgUEL - SETEMBRO Igp-M (FgV) 1,0772 IpCA (IBgE) 1,0524 Igp-DI (FgV) 1,0804 INpC (IBgE) 1,0539 IpC- (FIpE) 1,0410 ICV (DIEESE)Obs.: O fator acima representa a variação do indicador de reajuste nos últimos 12 meses. para fazer o cálculo, basta multiplicar o valor atual do aluguel pelo fator. Novembro/2000 R$ 1,0641 SETEMBRO R$ 622,00 SALÁRIO MÍNIMO BOLSAS Ibovespa: -1,77% Pontos: 59.175,86 Máxima estável: 60.240 pontos Mínima de -2,28% 58.864 pontos Volume: 8,12 bilhões Variação em 2012: +4,27% Variação no mês: +3,71% Dow Jones: -0,36% Pontos: 13.437,13 Nasdaq: -0,65% Pontos: 3.116,23 Ibovespa Futuro: -1,91% Pontos: 59.335 Máxima (pontos): 60.350 Mínima (pontos): 58.965 BLUE CHIPS Vale PNA Preço: R$ 35,27 Variação: -1,62% Petrobras PN Preço: R$ 22,37 Variação: -1,5% OGX Petróleo ON Preço: R$ 6,15 Variação: -4,21% Itaú Unibanco PN Preço: R$ 30,59 Variação: -2,89% Bradesco PN Preço: R$ 32,57 Variação: -1,75% BM&FBOVESPA ON Preço: R$ 12,25 Variação: -2,39% Banco do Brasil ON Preço: R$ 24,80 Variação: -3,88% Gerdau PN Preço: R$ 19,28 Variação: -1,23% Usiminas PNA Preço: R$ 10,12 Variação: -2,41% Cyrela Realt ON Preço: R$ 17,40 Variação: -3,55% Cia Siderúrgica Nacional ON Preço: R$ 11,42 Variação: -1,8% Global 40 Cotação: 128,370 centavos de dólar Variação: estável CÂMBIO - Dólar comercial no balcão Compra: R$ 2,0280 Venda: R$ 2,0290 Variação: -0,1% - Dólar Paralelo Compra: R$ 2,08 Venda: R$ 2,18 Variação: estável - Dólar Ptax Compra: R$ 2,0300 Venda: R$ 2,0306 Variação: -0,02% - Dólar Turismo Compra: R$ 1,9600 Venda: R$ 2,1230 Variação: -0,66% - Dólar Futuro (outubro) Cotação: R$ 2.030,50 Variação: +0,02% - Euro Compra: US$ 1,2845 (às 17h39) Venda: US$ 1,2845 (às 17h39) Variação: -0,52% - Euro comercial Compra: R$ 2,6030 Venda: R$ 2,6060 Variação: -0,65% - Euro turismo Compra: R$ 2,5590 Venda: R$ 2,7070 Variação: -0,73% JUROS - CDB prefixado de 30 dias, 7,29% ao ano. - Capital de giro, 10,05% ao ano. - Hot money, 1,02% ao mês. - CDI, 7,36% ao ano. - Over a 7,39% OURO - Ouro Cotação: 1,772,42 a onça-troy (1 onça-troy equivale a 31,1035 gramas) Variação: -0,27% - Ouro BM&F (à vista) Cotação: 116,000 Variação: estável SETEMBRO R$ 17,05 POUPANÇA (aplicação a partir de 04/05/12) SETEMBRO 21 0,4551% 22 0,4551% 23 0,4551% 24 0,4551% 25 0,4551% 26 0,4551% 27 0,4551% 28 0,4551% 29 30 31 OuTuBRO 01 0,4273% 02 0,4273% 03 0,4273% Fonte: GRANDE FM RuRAl MIlHO R$ 23,00 (disponível) SOJA R$ 75,00 (disponível) AgROPECUÁRIA BOI GORDO/à vista/livre R$ 93,00 (JBS - Brasil global) vAcA GORDA/à vista/livre R$ 82,00 (JBS - Brasil global) Obs.: Esses dois frigoríficos estão fora de mercado porque a escala de abate está completa nos próximos dias
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Carnes
Consumo excessivo tem impacto ambiental
No País, a disponibilidade de carnes vem aumentando; carne vermelha é relacionada ao câncer
ÃO PAULO - Descrever a tendência de consumo individual de carne em São Paulo na última década, e avaliar a relação entre o consumo excessivo de carne, qualidade da dieta e impacto ambiental é o objetivo da dissertação de mestrado Tendência temporal do consumo de carne no município de São Paulo: estudo de base populacional – ISA Capital 2003/2008, de autoria da nutricionista Aline Martins de Carvalho, no último dia 21 de setembro na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, sob orientação da professora Dirce Maria Lobo Marchioni.
domiciliar, entretanto, dados de consumo alimentar individual de carnes são escassos no país.
A pesquisadora utilizou dados de 2361 indivíduos coletados em 2003 e 1662 indivíduos coletados em 2008 de ambos os sexos, com idade de 12 anos ou mais, incluídos no estudo transversal de base populacional: Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA – Capital).
Carnes são boas fontes nutricionais mas devem ser consumidas com moderação
O que motivou a pesquisadora a realizar tal pesquisa foi a observação que tinha de que as carnes são boas fontes nutricionais para o homem, porém devem ser consumidas com moderação, pois seu consumo excessivo tem sido relacionado ao aumento do risco de doenças crônicas. Além de agravos à saúde, a carne promove grande impacto no meio ambiente a partir da sua produção. No Brasil, a disponibilidade de carnes vem aumentando na alimentação
A amostragem se deu probabilisticamente em dois estágios, setor censitário e domicílio. O consumo alimentar foi verificado em cada ano com o uso dois recordatórios alimentares de 24 horas. A estimativa de ingestão habitual das carnes foi feita pelo Multiple Source Method. A qualidade da dieta foi analisada pelo Índice de Qualidade da Dieta Revisado e o impacto ambiental pela estimativa de equivalentes de gás carbônico (CO2) a partir do consumo de carne.
Os resultados encontrados por Aline, indicam que consumo de carnes em São Paulo aumentou em cerca de 20% na população estudada. O consumo excessivo de carne foi observado em quase 75% das
pessoas e o tipo de carne mais consumido nos dois períodos foi a bovina, seguida de aves, porco e peixe. Verificou-se que o consumo de carne processada vem crescendo, principalmente entre os adolescentes. A qualidade da dieta foi inversamente relacionada com o consumo excessivo de carne de vermelha e processada em homens. O impacto ambiental do consumo de carne em São Paulo foi estimado em 18 milhões de toneladas de equivalentes de CO2, representando cerca de 5% do total de CO2 emitido pela agropecuária brasileira em 2003. .
Considerando tais resultados, a pesquisadora concluiu que consumo excessivo de carne foi verificado em grande parte da população, com aumento significativo ao longo dos anos, relacionado com pior qualidade da dieta em homens e considerável impacto ambiental. Assim, é fundamental o estabelecimento de políticas públicas para redução do consumo de carne, dentro dos limites recomendados, como parte de uma alimentação saudável e ambientalmente sustentável.
Segundo Aline, os pontos que achou mais interessante em sua pesquisa foi a constatação de que: “as carnes são boas fon-
Acesso a sítio natural por área privada deve ser livre
Oscar Telles
brasília - A Câmara analisa o Projeto de Lei 4009/12, do deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que assegura o livre trânsito do cidadão a caminhos ou trilhas em propriedade privada que conduzam a montanhas, paredes rochosas, praias, rios, cachoeiras, cavernas e outros sítios naturais de grande beleza cênica e interesse para a visitação pública. Segundo a proposta, os caminhos poderão ser delimitados pelos proprietários privados, e os cidadãos não poderão ultrapassar os limites estabelecidos. Se houver conflito entre o proprietário privado e os interessados em acessar os sítios naturais, o órgão ambiental municipal ou estadual deverá intervir e delimitar as vias de acesso mais adequadas. O autor argumenta que o intenso processo de apropriação privada de áreas naturais, em particular a constituição de loteamentos e condomínios, vem dificultando o acesso dos cidadãos às montanhas e a outros sítios naturais de grande interesse público. “Recente relatório sobre o acesso de montanhas em Petrópolis, elaborado pelo Centro Excursionista Petropolitano, identificou nada menos do que 23 cumes de montanhas cujo acesso vem sendo dificultado ou impedido em função da constituição de condomínios nos vales do município”, diz o deputado. (Agência Câmara)
Diversificação do ambiente
Dourados - Plantas daninhas de difícil controle, como a buva, têm preocupado cada vez mais produtores rurais de vários estados brasileiros. A buva, que se propaga facilmente pelo ar, pode produzir até cem mil sementes por planta e está entre os principais problemas em áreas de pastagens e de cultivo de soja no Brasil. Em 2005, o biótipo resistente dessa planta daninha foi detectada em São Paulo e no Rio Grande do Sul e começou a se espalhar por outros estados, como Mato Grosso do Sul. A alta infes -
tação também é causada por outros fatores, como a ausência de cobertura do solo, a inexistência de rotação de culturas e de herbicidas. O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Germani Concenço, trabalha nas áreas de sistemas de produção sustentáveis e manejo integrado de plantas espontâneas, e explica que o manejo de plantas daninhas, especialmente as de difícil controle, deve ser integrado, para diversificar o ambiente e reduzir a infestação. A inserção de tecnologias como consórcio milho-braquiária e Integração Lavoura-Pecuária
Além
de agravos à saúde, se consumidos em excesso, a carne promove grande impacto ambiental
tes nutricionais para o homem, porém devem ser consumidas com moderação; as carnes vermelhas e processadas têm sido relacionadas com aumento do risco de câncer de cólon e reto, doenças cardiovasculares, diabetes e ganho de peso; o consumo de carne vermelha e processada foi considerado excessivo em quase ¾ da população residente no município de São Paulo em 2003 e apresentou aumento significativo do consumo de 2003 para 2008; os adolescentes apresentaram alto consumo de carnes, principalmente vermelha e pro -
infestação nas safras subsequentes será menor”, afirma o pesquisador. (www.cpao. embrapa.br)
Oceanos no Brasil Rio de Janeiro - A preservação de áreas marinhas e costeiras marcou o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, realizado na última semana em Natal (RN). Especialistas defenderam a criação de mais áreas de proteção nos oceanos, como forma de preservar os ecossistemas. De 1,3 mil espécies de peixes no bioma marinho, por exemplo, 19 estão em extinção. Dos recifes de corais entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia, 80% também foram perdidos nos últimos 50 anos.
cessada; a qualidade da dieta foi inversamente relacionada com o consumo excessivo de carne de vermelha e processada nos homens estudados e que o impacto ambiental do consumo de carne vermelha e processada em São Paulo no ano de 2003 foi estimado em 18 milhões de toneladas de CO2, equivalente a poluição”.
Sua dissertação já resultou no artigo científico “Excessive meat consumption in Brazil: diet quality and environmental impacts”, publicado na revista científica inglesa Public Health Nutrition.
a proteção da cadeia produtiva é o papel das unidades de conservação”. Lá, já que não há ninguém matando – se dá a cria e a engorda. Com isso, os bichos saem naturalmente dessas áreas e podem ser capturados, grandes, do lado de fora”, completa o professor.
Aline também produziu uma peça de comunicação para promoção de saúde ineditamente utilizado em defesas de teses, que consiste em uma História em Quadrinhos (HQ) com o resumo de sua pesquisa em uma linguagem de fácil acesso, não científica, distribuida ao público que assistiu a sua defesa. A pesquisadora pretende também distribuir tal HQ em outras ocasiões e eventos relativos ao tema, como forma de conscientização da população. (Da assessoria de comunicação institucional da FSP – www.usp.br).
contribuam financeiramente para a conservação da biodiversidade. Mas, sob alegações baseadas principalmente nos impactos provocados pela crise mundial, os países mais ricos resistem a se comprometer com esse tipo de responsabilidade. (Agência Brasil).
são exemplos de práticas que reduzem a ocorrência de espécies daninhas. O cultivo do trigo na safrinha, além do milho consorciado com braquiária, também está entre as alternativas para controle de plantas daninhas, porque além de formar palhada bem distribuída no solo, possui efeito alelopático, ou seja, produzem substâncias que colaboram para reduzir a proliferação das espécies daninhas, inclusive a buva.
“Após três a cinco anos do início do manejo correto na área já infestada, a redução do número de sementes no solo será significativa, e a
Os dados sobre os recifes constam de estudo inédito divulgado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no evento. A poluição industrial, o despejo de esgoto e de adubo (levado pelos rios) são os responsáveis pela morte dos corais, principalmente nas grandes cidades do Nordeste, de acordo com o professor Mauro Maida. O desmatamento da Mata Atlântica e de mangues e a retirada de calcário dos corais para a construção civil acentuaram o problema.
Limite de reposição
Rio de Janeiro - Ao lado dos efeitos do aquecimento global, como a elevação da temperatura do mar e a absorção em excesso de dióxido de carbono, a sobrepesca - a pesca acima do limite de reposição – tornou-se a principal inimiga dos ecossistemas marinhos, diz Maida. “É preciso lembrar que peixe não cai do céu e que
Nos 4,5 milhões de quilômetros quadrados do bioma marinho brasileiro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, identificou a necessidade de criação de pelo menos 50 reservas extrativistas, uma das categorias de unidades de conservação, até 2014. Diante da exploração intensa e desregulada de itens com valor comercial, as atuais 59 unidades não são suficientes para proteger o uso da zona costeira e não atendem a 5% do total da área, informa o presidente Roberto Vizentin. (Agência Brasil).
Debates sobre biodiversidade
brasília – O impasse entre países desenvolvidos e economias em desenvolvimento em relação às metas de preservação do meio ambiente tem novo capítulo agendado para a próxima semana. A partir do dia 8, técnicos, especialistas e autoridades de mais de 190 países retomam os debates sobre a biodiversidade, durante a 11ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP11).
O evento, que será realizado em Hyderabad, na Índia, até o dia 19 de outubro, terá como principal desafio a captação de recursos para a conservação das espécies ainda existentes no mundo. Os signatários da convenção defendem que as economias mais desenvolvidas
Solução do impasse
b rasília - Especialistas acreditam na possibilidade de solução do impasse caso os negociadores conduzam os debates com habilidade. A aposta justifica-se pelo fato de mais de 170 signatários da convenção terem concordado com responsabilidades comuns, mas diferenciadas, em relação à biodiversidade do planeta. “Os países mais desenvolvidos cresceram à custa da biodiversidade. A convenção entende que eles têm responsabilidade conosco [países em desenvolvimento]”, disse Daniela Suarez Oliveira, diretora do Departamento de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente.
Os recursos captados seriam utilizados pelos países mais pobres para implantar o Plano Estratégico de Biodiversidade, orientados pelas Metas de Aichi. Essas diretrizes foram acertadas durante a Conferência das Partes (COP10), em Nagoya, no Japão, em 2010, a partir de cinco objetivos estratégicos: como envolver governo e sociedade na identificação e no combate às causas fundamentais de perda de biodiversidade, reduzir as pressões sobre a biodiversidade, promover a sustentabilidade, proteger os ecossistemas, espécies e diversidade genética e usar os benefícios de biodiversidade e serviços ecossistêmicos. (Agência Brasil).
Meio Ambiente 6 Meio Ambiente Meio Ambiente p1 O pROGRESSO
Divulgação/AE S
Divulgação
“Novas propriedades têm dificultado o acesso a sítios naturais”
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
O PROGRESSO
Mensalão
Maioria condena Henry e Palmieri
Celso de Mello condenou todos os acusados por todos os crimes denunciados pelo Ministério Público
Denise Madueño
Brasília - Com o voto do ministro Celso de Mello, foi alcançada a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) para a condenação do deputado Pedro Henry (PP-MT) e do ex-secretário do PTB Emerson Palmieri pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além dos dois, o voto de Celso de Mello completou a maioria pela condenação por formação de quadrilha dos réus Pedro Corrêa, ex-presidente do PP, João Cláudio Genú, ex-assessor do partido, e Enivaldo Quadrado, ex-sócio da corretora Bônus Banval. No crime de lavagem de dinheiro, alcançou-se maioria para condenar o ex-deputado Bispo Carlos Rodrigues, ex-PL.
apenas o voto do presidente do tribunal, Ayres Britto, que já sinalizou que condenará Borba. Caso ele confirme o voto, será o primeiro empate no julgamento e o Supremo terá de decidir o que acontece neste caso.
“O direito ao governo honesto nunca é demasiado”, diz ministro
O voto de Celso de Mello poderá resultar em um empate no caso do ex-deputado José Borba em relação ao crime de lavagem de dinheiro. Borba já foi condenado, com a maioria dos votos do Supremo, pelo crime de corrupção passiva. No entanto, quanto ao crime de lavagem de dinheiro o placar está em quatro votos pela condenação e cinco votos pela absolvição. Falta
O ministro condenou todos os acusados por todas os crimes denunciados pelo Ministério Público. Ele absolveu o ex-assessor do PL, Antonio Lamas, conforme orientou o Ministério Público. Celso Mello condenou Pedro Henry também por formação de quadrilha, mas o voto da maioria do tribunal já o absolveu desse crime. “O Estado brasileiro não tolera o poder que corrompe nem admite o poder que se deixa corromper. Quem transgride tais mandamentos expõem-se as severidades das leis penais e devem ser punidos na forma da lei”, afirmou o ministro Celso de Mello, durante o seu voto na sessão do julgamento do mensalão. Ele disse que o processo de corrupção revela a “face sombria” e a transformação do exercício do poder em prática ordinária e desonesta. “A conduta dos réus que ostenta ou ostentava poder maculou o próprio espírito republicano”.
Demonstrando indignação com a corrupção, Celso de Mello disse que os detentores do poder não tem o direito de exercê-lo em seu próprio benefício. “O direito ao governo honesto nunca é demasiado”, afirmou. O ministro disse que os “vergonhosos atos de corrupção parlamentar” e “vergonhosos atos de corrupção governamental”, afetam o cidadão comum, privando-o de serviços essenciais e comprometem o processo democrático.
Ao julgar os réus sobre o crime de formação de quadrilha, Celso de Mello fez uma abordagem do que seria um grupo criminoso. Segundo ele, não há distinção entre “quadrilha de bandoleiros ou quadrilha de verdadeiros assaltantes dos cofres públicos”. O entendimento de Celso de Mello, majoritário no tribunal, derrotou, neste tópico, a divergência aberta por Rosa Weber. A ministra defendeu que, para condenação por quadrilha, é necessário que a própria associação já seja um perigo para a sociedade.
Antes de proferir o voto, Celso de Mello fez uma defesa da instituição. “O Supremo está julgando a presente causa como sempre julgou os processos”, disse. “Respeitando sempre os direitos e garantias fundamentais a favor do acusado, observando ainda o
postulado da imparcialidade a todas as partes”, continuou. Ele afirmou que o Supremo tem atuação isenta, independentemente dos réus ou da natureza do delito.
JEffERSOn O ministro Dias Toffoli deu o sexto voto pela condenação do presidente do PTB, Roberto Jefferson, por lavagem de dinheiro no processo do mensalão, fixando a maioria do STF em favor do enquadramento do delator do esquema neste crime. Também já há maioria para condená-lo por corrupção passiva.
Toffoli entendeu que
Jefferson cometeu os dois crimes por ter recebido R$
4,5 milhões, sendo a maior parte diretamente das mãos do publicitário Marcos Valério, segundo seu próprio depoimento. Para o ministro, a alegação de Jefferson de que o dinheiro foi usado para campanha é irrelevante. “Tenho comprovada a culpa, pouco importando que no exaurimento do delito os recursos tenham sido empregados em quitação de débitos eleitorais”, afirmou o ministro.
Ele votou ainda por condenar pelos mesmos dois crimes o ex-deputado pelo PTB Romeu Queiroz (MG). Nesse
Casal Jr./ABr
Em diversas nações em desenvolvimento não são colocadas em prática políticas públicas para idosos
Brasília - O número de pessoas com mais de 60 anos deve ultrapassar a marca de 1 bilhão em dez anos, de acordo com estudo divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa, na sigla em inglês). O levantamento aponta ainda que a parcela global de idosos está crescendo mais rápido que todas as outras faixas etárias. No Dia Internacional do Idoso, lembrado ontem, o órgão destacou que, enquanto a tendência de envelhecimento da sociedade é motivo de celebração, ela também representa desafios, já que requer novas abordagens relacionadas aos cuidados com a saúde, à aposentadoria, às condições de vida e às relações intergeracionais. Dados do Unfpa indicam que, no ano 2000, pela
primeira vez na história, foram registradas mais pessoas com idade acima de 60 anos do que crianças menores de 5 anos. Até 2015, a expectativa é que os idosos sejam mais numerosos que a população com menos de 15 anos. E, em apenas dez anos, 200 milhões de pessoas devem passar a integrar o grupo. Atualmente, de acordo com o estudo, duas em cada três pessoas com mais de 60 anos vivem em países desenvolvidos. Até 2050, a proporção deve passar a ser quatro em cada cinco. “Se não forem observadas imediatamente, as consequências dessas questões devem pegar países de surpresa. Em diversas nações em desenvolvimento que têm grandes populações jovens, por exemplo, o desafio é que os governos não têm colocado em prática políticas que apoiem as populações mais velhas
ou que sirvam como preparação para 2050”, destacou o Unfpa. O levantamento mostra também que 47% dos homens idosos e quase 14% das mulheres idosas em todo o mundo ainda estão inseridos no mercado de trabalho. Muitos deles, segundo o órgão, são vítimas de discriminação, abusos e violência. O documento traz depoimentos de 1,3 mil idosos que vivem em 36 países – inclusive da brasileira Maria Gabriela, de 90 anos. Ao Unfpa, ela elogiou a aprovação do Estatuto do Idoso em 2003. “Temos o suporte da lei e podemos exigir nossos direitos”, disse. “Agora, o que precisamos é emprego e respeito nas ruas”, completou, ao citar problemas como buracos nas ruas que provocam quedas e motoristas de ônibus despreparados para lidar com idosos. (Agência Brasil)
século passado, Hobsbawm tinha 95 anos e passou seus últimos dias internado em um hospital devido a uma pneumonia. Ho-
bsbawn nasceu em Alexandria, no Egito, ainda sob domínio britânico, poucos meses antes da Revolução Russa de 1917. Pouco tempo depois, sua família se mudou para a Áustria e, posteriormente, para a Alemanha. Judeus, os parentes com que vivia migraram para a Grã-Bretanha, após Hitler ter chegado ao poder, em 1933, inicialmente como primeiro-ministro, depois, com a morte de Paul von Hindenburg, como presidente.
Comunista mesmo após a derrocada do socialismo na União Soviética, Hobsbawn é autor de dezenas de livros, a maioria sobre o século 20, que ele classificou como “a era dos extremos”, título de uma de suas obras mais famosas, em que analisa as circunstâncias e as consequências históricas das catástrofes, guerras e crises registradas entre o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a queda da União Soviética (1991). Outros livros bastante populares do historiador são A Era das Revoluções – sobre as revoluções que explodiram na Europa a partir de 1848 -, História Social do Jazz e a autobiografia Tempos Interessantes. Sua última obra publicada no Brasil, em 2011, se chama Como Mudar o Mundo. (Agência Brasil, com informações da BBC Brasil)
Desemprego
atinge recorde
Brasília – O desemprego nos países da zona do euro atingiu uma nova alta recorde no mês de agosto, de 18,2 milhões, de acordo com dados divulgados ontem pela agência europeia de estatísticas Eurostats. O número de pessoas sem emprego subiu em 34 mil. O índice de 11,4% de desemprego é semelhante ao de julho, cujo valor foi revisado para cima. Com isso, julho e agosto foram meses de recorde de desemprego na zona do euro.
O índice mais alto foi registrado na Espanha: 25,1%. O menor é da Áustria, de 4,5%. Na Alemanha, a maior economia da zona do euro, o desemprego é de 5,5%. A maior preocupação é o desemprego entre jovens. Na zona do euro, 22,8% das pessoas com menos de 25 anos (mas com idade para estar na força de trabalho) estão sem emprego. Na Espanha, esse percentual chega a 52,9%. (BBC Brasil)
Ahmadinejad proíbe sites
Brasília – O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, justificou a decisão do governo de substituir a rede internacional de internet por uma doméstica. A iniciativa é interpretada por vários segmentos como censura e limitação da liberdade individual. Há pouco mais de uma semana, foi anunciada a proibição de acesso ao Google e ao gmail, além da adoção da internet doméstica. Ahmadinejad disse que o sistema de internet será fiscalizado por policiais, cuja função é “interminável”, com o objetivo de “garantir segurança” às pessoas. Ele mencionou a iniciativa do governo durante a formatura de 29 jovens da polícia iraniana. “As pessoas devem se sentir em paz e considerar a polícia protetora”, disse ele.
De acordo com o presidente, o dever dos policiais no Irã é “árduo, diversificado, extenso, ininterrupto e constante”. No país, vários sites e portais são bloqueados à população. A justificativa das autoridades iranianas é que a limitação existe para evitar incentivos à criminalidade no país.
A ideia, segundo as autoridades iranianas, é implantar o sistema doméstico de internet até o fim do primeiro trimestre de 2013. Não há detalhes sobre o novo sistema e seu funcionamento. (Agência Brasil, com informações da agência pública de notícias do Irã, Irna)
caso, o recebimento ocorria por meio de um assessor do PTB mineiro, comandado na época por Queiroz. Assim como Jefferson, ele está condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Seguindo o entendimento do ministro revisor, Ricardo Lewandowski, o ministro Dias Toffoli absolveu Emerson Palmieri, ex-secretário do PTB. Ele entendeu que a participação de Palmieri no esquema foi como auxiliar de Jefferson e do ex-presidente José Carlos Martinez, já falecido, não tendo conhecimento e atuação na prática efetiva de crimes. (Agência Estado)
‘Escravidão moderna’
Brasília - As novas medidas adotadas pelos Estados Unidos contra o que o Presidente Barack Obama definiu como a “escravidão moderna” ajudam a sensibilizar sobre um flagelo que afeta três a cada 1.000 pessoas no mundo, afirmou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) na semana passada. “As novas medidas e as declarações firmes do Presidente Obama podem desempenhar um papel muito importante para enfatizar a magnitude real do tráfico de seres humanos, que afeta a todos os países do mundo, em uma ou outra medida”, declarou Beate Andrees, responsável pelo Programa Especial de Ação para Combater o Trabalho Forçado da OIT. Cerca de 21 milhões de pessoas são vítimas de trabalho forçado em todo o mundo, presas em empregos que lhes foram impostos por meio da coação ou do engano, e que não podem abandonar, segundo estimativas da OIT publicadas em junho deste ano. Noventa por cento das vítimas são exploradas por indivíduos ou empresas privadas, enquanto 10% estão obrigadas a trabalhar pelo Estado, por grupos militares rebeldes ou nas prisões.
A exploração sexual afeta a 22% de todas as vítimas, enquanto a exploração no trabalho constitui 68# do total. “Ainda é complicado ter êxito em um processo judicial contra indivíduos que ocasionam tal sofrimento a tantas pessoas. Isto deve mudar”, afirmou Andrees. Em um discurso pronunciado em 25 de setembro, o Presidente Obama disse que o tráfico de seres humanos é nada menos do que uma “escravidão moderna” e combatê-la é “uma das grandes lutas pelos direitos humanos de nosso tempo”. Obama anunciou uma série de novas medidas dirigidas a intensificar a luta contra o tráfico de seres humanos. (Agência Brasil)
Paula Loboissière
P1 Brasil/Mundo 7 Brasil/Mundo Brasil/Mundo P1 Brasil/Mundo Brasil/Mundo
Em dez anos mundo terá mais de 1 bilhão de idosos
Marcello
Morre Eric Hobsbawn Brasília - O historiador
britânico Eric Hobsbawn morreu na madrugada de ontem, em Londres. Considerado um dos mais importantes intelectuais do
Fabio Rodrigues Pozzebom - ABr
Os ministros lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello durante julgamento
Brasil avança com cafés especiais
País detém 15% da exportação desses produtos diferenciados e ganha mais espaço no mercado exterior
Divulgação
SÃO PAULO - Maior produtor e exportador de café no mundo, o Brasil agora desponta como um dos grandes fornecedores mundiais de cafés especiais, diferenciados por sua qualidade, sabor e agregação de valores socioambientais. Com produção de 15% do mercado mundial desse segmento de café, esse crescimento é resultado da grande variação de solo e de climas das plantações de café – uma vez que a cultura é produzida em quase todas as regiões – e do forte investimento em pesquisas do Consórcio Pesquisa Café.
Atualmente, o Brasil tem mais de 700 pesquisadores, de cerca de 40 instituições, envolvidos em 74 projetos dos quais fazem parte 355 planos de ações. O Consór-
cio e o Programa Pesquisa Café, ambos coordenados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criou um arranjo para melhorar a cadeia cafeeira do Brasil. As pesquisas do Consórcio contam com apoio e financiamento do Fundo da Economia Cafeeira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com o gerente geral da unidade Embrapa Café, Gabriel Bartholo, o Brasil é o único produtor capaz de atender o mercado global em grandes quantidades de cafés especiais. Para o professor Flávio Borém, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), instituição participante do consórcio, “a pluralidade dos sabores e aromas dos cafés do Brasil deve ser sua marca mais notável,
refletindo a exuberância de sua natureza e diversidade cultural de seu povo. Isso precisa ser mais bem compreendido e explorado para o bem de nossa cafeicultura”, defende.
Dentre as várias definições para o café especial, Borém destaca os atributos sensoriais e os sistemas de produção. “O café pode ser especial por possuir sabor e aromas únicos, distintos do café comum por ser produzido em sistema orgânico, ser de origem controlada ou até mesmo por se raro e exótico”, explica.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil possui hoje uma área plantada de 2,3 milhões de hectares, com cerca de 5,7 bilhões de pés –pouco mais da metade só no Estado de Minas Gerais – e a safra prevista para 2012 é de 50,62 milhões de sacas. São mais de 287 mil produtores que, fazendo parte de associações e cooperativas distribuídas em 15 estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
MERcADO
Os contratos futuros de café arábica negociados na ICE Futures US encerraram
a semana com quedas, ainda que modestas, com a posição dezembro se mantendo dentro do nível de 170,00 centavos ao longo de todo o pregão.
Com os mercados externos apresentando direcionamentos díspares, o café teve dois momentos distintos ao longo do dia. Na primeira parte da sessão, vendas mais efetivas foram verificadas e baixas mais fortes chegaram a ser reportadas. No entanto, ao não romper o referencial psicológico, algumas recompras e aquisições comerciais foram verificadas, garantindo uma desaceleração considerável das perdas, ao longo de toda a segunda metade do pregão, com os preços flutuando um nível próximo daquele observado ao final dos negócios da semana. Com esse desempenho, o café fechou a semana afe-
rindo ligeiro ganho de 0,11%. Ao longo da sessão, o dólar em alta chegou a influenciar as vendas mais efetivas de especuladores, no entanto, elas não tiveram uma continuidade mais consistente. As baixas mais incisivas começaram a perder força também devido às informações sobre financiamentos para o setor cafeeiro do Brasil.
café ganha espaço no mercado exterior e ganha mais eficiência
Segundo informações do Conselho Nacional do Café, as autoridades monetárias brasileiras autorizaram um aumento no valor para financiamento de estocagem por parte dos produtores locais. Serão 600 milhões de reais adicionais em créditos do Funcafé para esse objetivo, sendo que o volume financeiro foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional. Outros 900 milhões de dólares para estocagem já haviam sido autorizados anteriormente.
Tecnicamente, players trabalham com um viés próximo da neutralidade para o café no curto prazo, ressaltando que um nível entre 170,00 e 175,00 centavos parece ser uma zona de conforto para as cotações neste momento. No longo prazo, o viés ainda é baixista, principalmente pelos preços continuarem a flutuar abaixo de médias móveis importantes, como a de 200 dias. No encerramento do dia, o dezembro em Nova Iorque apresentou queda de 80 pontos, com 173,50 centavos, sendo a máxima em 175,20 e a mínima em 170,25 centavos por libra, com o março tendo desvalorização de 75 pontos, com a libra a 177,50 centavos, sendo a máxima em 179,00 e a mínima em 174,20 centavos por libra. Na Euronext/ Liffe, em Londres, a posição novembro teve queda de 6 dólares, com 2.182 dólares por tonelada, com o janeiro tendo desvalorização de 6 dólares, com 2.195 dólares por tonelada.
Rural Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012 O PROGRESSO Rural Rural Rural Rural Rural Rural 8 P1 Rural Rural Rural Rural Rural Rural Mercado
Cafés especiais produzidos no Brasil ganham mais espaço no mercando internacional; safra prevista é de 50,62 mi de sacas
Procon vai pesquisar preços de 140 brinquedos
O resultado da pesquisa do Procon do Dia das Crianças será divulgado no próximo dia 9 de outubro. Cidades 2
Curso de medicamentos com ervas é encerrado
O curso realizado de 24 a 28 de setembro foi ministrado pela instrutora do Senar, Dayse Wanderléa. Cidades 3
Maracaju
Andradina você confere os principais acontecimentos com Pedro Moreira. Cidades 4
e-mail: cidades@progresso.com.br
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Prefeitura cede área para obra do CISS
O terreno de 1.135 metros quadrados, antiga Estação Ferroviária, foi vistoriado pela equipe da Fiems
ARACAJU - A Prefeitura de Maracaju cedeu uma área de 1.135 m², onde funcionava a antiga Estação Ferroviária da cidade, para o Sistema Fiems construir um CISS (Centro Integrado Sesi Senai). O terreno tem um espaço maior de 685 m² e duas oficinas que juntas somam 450 m², conforme medição realizada ontem (1º) pela equipe de engenharia do Sistema Fiems.
‘É crescimento para nossa entidade e para toda a comunidade de Macaraju’
Segundo o engenheiro da Fiems, Julio Da Cas Netto, a área total corresponde a 6 hectares e a princípio está sendo verificada a possibilidade de manter a estrutura das três edificações existentes. “Após essa fase de análise da área, iremos encaminhar documentação para a Diretoria da Fiems, que vai verificar a data para o início das obras. Por fim, será feita uma pesquisa de mercado onde serão avaliadas as reais necessidades do município no que diz respeito aos cursos e serviços que a unidade poderá oferecer”, explicou.
O vice-presidente regional da Fiems, Raul Alves
Febre Aftosa
Barbosa, que também acompanhou a medição realizada pela equipe de engenharia, reforçou o investimento do Sistema Indústria na construção, reforma e modernização de unidades do Sesi e Senai nas principais cidades do Estado para dar apoio às indústrias instaladas ou em processo de instalação. “Esse empreendimento representa a ampliação dos serviços do Senai para mais regiões do Estado. É uma forma de continuarmos atendendo o município, mas em melhores condições. É crescimento para nossa entidade e para toda a comunidade de Macaraju”, disse.
GARGALO
Para a Prefeitura de Maracaju, a Fiems desempenha um papel de destaque na cidade. “Já contamos com uma unidade da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi, que supre uma grande necessidade da nossa comunidade. Agora, poderemos contar com esta unidade, que poderá auxiliar mais ainda e solucionar um dos nossos maiores gargalos:
a falta de mão de obra qualificada”.
Ele explica que as duas indústrias sucroenergéticas instaladas no município têm expectativa de expandir a produção, porém, esbarram na falta de trabalhadores capacitados. “Queremos que essa mão de obra que o mercado de trabalho tanto almeja seja 100% da nossa cidade, mas para isso precisamos que esses trabalhadores estejam capacitados e atendendo às expectativas e demanda do mercado. Assim, esperamos crescer com sustentabilidade e fazer com que Maracaju continue crescendo e sendo um dos maiores polos industriais do Estado”, destacou.
O gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Evidio Shaedler, responsável pela demanda de cursos e serviços da região Sul do Estado, explica que a entidade já atende os empresários de Maracaju por meio de consultorias e cursos nas áreas de alimentos, metal mecânica, eletricidade industrial e segurança do trabalho, além das consultorias. “Com a construção do CISS, os serviços poderão ser ampliados, atendendo com melhor estrutura às necessidades da região”, concluiu.
Fronteira inicia hoje a 2ª etapa de vacinação
bro e ao prazo de entrega da declaração”, alertou Cristina.
ETAPA NOVEMBRO
Região Sanitária 1 (Planalto): de 1º a 30 de novembro, vacinação de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade; de 1º novembro a 15 de dezembro, período de registro da vacinação na Iagro;
A área total onde será construído o Centro Integrado Sesi Senai corresponde a 6 hectares
CAMPO GRANDE
– As propriedades rurais da fronteira do Estado, antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV), começou ontem (1º) a 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa, período que se estende até o dia 15 de novembro.
Deverá ser vacinado todo o rebanho bovino e bubalino (mamando a caducando), independente da idade, e após o término, o produtor terá até 15
dias para realizar o registro da vacinação via internet, ou, em casos excepcionais, nas unidades de atendimento da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Segundo a diretora-presidenta da Iagro, Cristina Carrijo, a vacinação do rebanho é de extrema importância para manter sanidade do Estado. “É preciso que os produtores das outras regiões fiquem atentos ao calendário da etapa novem-
Região Sanitária 2 (Pantanal): de 1º de novembro a 15 de dezembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade, nas propriedades optantes pela vacinação na etapa de novembro; no período de 1º de novembro a 30 de dezembro, realização do registro da vacinação na Iagro;
Região Sanitária 3 (Fronteira): de 1º de outubro a 15 de novembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade; de 1º de outubro a 30 de novembro deverá ser realizado o registro da vacinação na Iagro.
Coluna Social de Nova Andradina
Na coluna Social de Nova
Divulgação
Rachid Waqued/ Segov
M
A 2ª etapa de vacinação segue até o dia 15 de novembro
Cidades Cidades Cidade Cidades
Brinquedos
Cidades Cidades Cidade Cidades
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Procon vai pesquisar preços de 140 itens
O resultado da pesquisa do Procon do Dia das Crianças será divulgado no próximo dia 9 de outubro Divulgação
AMPO GRANDE –
A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) vai divulgar, no próximo dia 9 de outubro, o resultado da pesquisa dos preços praticados nos brinquedos para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 deste mês.
Os fiscais do órgão de defesa do consumidor irão pesquisar os preços de 140 itens em cinco estabelecimentos, sendo três grandes redes de supermercado que comercializam brinquedos e outras duas lojas especializadas na venda do produto.
consumidor fará ainda um parâmetro comparativo dos preços praticados em 2011 com objetivo de verificar se houve oscilação de preços. “Queremos ver se este ano está mais barato ou mais caro presentear no Dia das Crianças”, explicou Alexandre.
Em caso de dúvida, o consumidor deve entrar em contato com o Procon
O Procon recomenda que os consumidores façam pesquisas de preços antes de comprar os brinquedos. “É fundamental que os brinquedos possuam certificação. A orientação é para que os pais procurem o selo do Inmetro. Os brinquedos devem ainda ser adequados para a faixa etária das crianças, inclusive os importados, para que a saúde da criança não seja comprometida na hora da brincadeira”, alerta o superintendente Alexandre Rezende.
O órgão de defesa do
Natal de Paz
O Procon dá algumas dicas para a compra de brinquedos para o Dia das Crianças. É preciso verificar se o brinquedo tem o selo do Inmetro, que deve ser na cor amarela ou preto e branco, contendo a inscrição “segurança”. O brinquedo deve ter indicação de faixa etária, na cor vermelha. Já os brinquedos comercializados no Brasil devem ter as indicações em língua portuguesa.
PAGAMENTO
O Procon alerta que não pode haver diferença de preços nos casos em que o produto for pago à vista. Os preços para opções de pagamento com dinheiro, no cartão de débito ou crédito para o vencimento da fatura devem ser os mesmos.
“Um diferença de valores entre o preço da prateleira e o cobrado no caixa só pode acontecer caso o consumidor
lança
pague de forma parcelada, de acordo com as normas de algumas lojas”, ressalta o superintendente do Procon ao ressaltar que o valor cobrado no caixa deve ser o mesmo que na gôndola ou etiqueta, por isso o consumidor deve verificar sempre a nota fiscal emitida.
TROCA
A troca do produto só é obrigatória se a mercadoria apresentar vício de qualidade ou defeito de fábrica. O prazo para troca no caso de defeito é de 90 dias. O Procon alerta também que pode haver negociação do estabelecimento junto ao consumidor no caso de arrependimento. Nestes episódios faz-se necessário que o estabelecimento comercial emita um acordo, que pode ser feito no próprio cupom fiscal. “Acontece de a criança não gostar do brinquedo escolhido pelo adulto, se o consumidor tem este acordo de maneira expressa, vira lei e obrigação efetuar a troca do produto, já que esta medida não é obrigatória para compras presenciais”, comenta Alexandre Rezende.
O consumidor que tiver qualquer dúvida ou reclamação deve procurar entrar em contato com o Procon pelo telefone 151.
Assistência Social
Douradina realiza tarde de ação e cidadania
DOURADINA – No
último dia 27, a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referencia da Assistência Social (Cras) realizaram uma tarde de ‘Ação e Cidadania’ a toda população do município, com a oferta de diversos serviços e entretenimentos, como aferição de pressão arterial, cortes de cabelo, manicure, algodão-doce, pula-pula
Conscientização
Lançamento da campanha foi realizado durante jantar festivo com os associados
FÁTIMA DO SUL -
A Acifas realizou, na sexta-feira (28), um jantar festivo para seus associados, na oportunidade do lançamento da campanha de Natal deste ano, cujo tema será ‘Natal de Paz’.
Durante o lançamento da campanha as empresas filiadas, convidadas para o evento, puderam avaliar a promoção que se inicia em outubro e vai até 11 de janeiro, quando será realizado o sorteio dos prêmios na Praça Getulio Vargas.
A escolha da premiação foi feita pelos associados da entidade, através de consulta a 90 empresários, dos quais, 55 se manifestaram. A indicação recaiu sobre a opção 1 – entre três alinhadas pela entidade –somando 65% dos votos. Na campanha deste ano serão sorteadas três motos (duas Honda Fan de 125 cc e uma Honda
Biz 100 cc), uma geladeira, um televisor LCD de 32”polegadas, uma máquina de lavar roupa tipo tanquinho, um fogão de seis bocas, cinco bicicletas e R$ 5.000 em vale-compra (100 x R$ 50,00).
O presidente da Acifas, José Ciro Sanches, já comemora a adesão dos associados, uma vez que sua administração tem sido pautada na democracia e no diálogo. “A Associação é de todos, todos têm o direito de opinar e colocar suas ideias para que possamos sempre inovar nas suas campanhas promocionais”.
A campanha do ‘Natal de Paz’ terá a divulgação através do rádio, som volante, 200 cartazes grandes, 2.000 bandeirolas para enfeite das lojas e distribuição de 200 mil cupons-raspadinha aos consumidores que prestigiarem o comércio de Fátima do Sul nas suas
compras durante o período da promoção.
Os kits terão os seguintes preços: kit 01, com 2.000 cupons – raspadinha, R$ 750,00; kit 02, com 4.000 cupons-raspadinha, R$ 1.000,00. Nos dois casos, os valores serão parcelados em cinco vezes, a primeira parcela à vista e as restantes em 30, 60, 90 e 120 dias.
O vice-presidente da Acifas Fabiano Nunes, disse que o comércio e consumidores só têm a ganhar com a promoção promovida pela entidade. “Graças a Deus estamos dando o ponta-pé inicial da campanha, com a colaboração dos nossos associados que não estão medindo esforços para a realização do Natal de Paz, que é, sem dúvida, uma das melhores promoções de fim de ano das cidades do interior do Estado, promovida pelo comércio local”, destacou.
e diversas brincadeiras que alegraram a tarde dos douradinenses.
O evento que contou com a a parceria do Senac-Dourados e voluntárias do município, aconteceu na sede do Cras, localizado na Avenida Presidente Dutra, 1.626, e finalizou com uma marcha pela paz realizada em parceria com a Secretaria de Educação, iniciando em frente à
Escola Barão do Rio Branco e finalizando na sede do Cras.
A secretária de Assistência Social, Maria Nilza Gomes Vieira, agradeceu a todos pela presença, ao Senac pela parceria, às voluntárias do município e a toda equipe da Secretaria de Assistência Social e do Cras que não mediram esforços para a realização desse evento na cidade.
Alunos participam da ‘Semana do Trânsito’
JATEÍ - Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Jateí participaram, recentemente, de diversas atividades relacionadas à ‘Semana do Trânsito’, com trabalhos em sala de aula e palestras educativas sobre como preservar a vida, com o cabo PM Ademir Pereira da Silva, com os alunos da Pré-escola Giancarlos da Silva, e na sequência, um passeio ciclístico pelas principais ruas e avenidas da cidade.
O objetivo foi conscientizar os alunos sobre a importância das normas de trânsito e sua obediência, focando na diminuição de acidentes, por meio do cultivo de valores humanos, como respeito, humildade,
trânsito.
O evento aconteceu na última semana do mês de setembro, com a participação dos professores, da coordenadora Jociane, da diretora Maria Raimunda e demais funcionários.
Evento ofereceu aos alunos passeio ciclístico pelas ruas de Jateí obediência, cidadania, enfim, a adoção de uma postura ética. Nesse período, todas as escolas de ensino infantil e fundamental da rede pública de ensino foram mobilizadas para refletir sobre questões relacionadas ao
O PROGRESSO
Cidades
C1 2
C
Fiscais irão pesquisar os preços de 140 itens em cinco estabelecimentos comerciais
Acifas
campanha com 30 mil em prêmios
Washington Lima/Fátima News Divulgação
Equipe organizadora do Ação e Cidadania que levou serviços à população de Douradina
Sidnei Ribeiro / Jateí Online
Cidades Cidades Cidade Cidades
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012 Cidades Cidades
O PROGRESSO
Curso de medicamentos com ervas é encerrado
Realizado de 24 a 28 de setembro, curso foi ministrado por uma instrutora do Senar
NOVA ANDRADINA
- As 12 mulheres do Assentamento Santa Olga realizaram, na manhã de sexta-feira (28), o encerramento do curso de cultivo de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros, viabilizado pela Secretaria de Políticas para a Mulher, em parceria com o Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso, com 40 horas, foi realizado de 24 a 28 de setembro, ministrado pela instrutora do Senar, Dayse Wanderléa Benites, com aulas teóricas e práticas. A capacitação foi realizada na propriedade de Isabel Cristina da Silva.
Durante o curso, as participantes receberam conhecimentos sobre o reconhecimento das plantas medicinais, estudo das plantas, manejo e preparo dos medicamentos, bem como, uso, prazo de validade e acondicionamento dos remédios produzidos. Entre os remédios produzidos durante o curso, estão: xarope para tosse, pomada cicratizante, tintura digestiva, tintura depurativa, shampoo para combater piolhos, sabonete para alergias, tintura de alho e tintura de ervas para dores,
Causos & Prosas
Participantes aprenderam a cultivar e a produzir remédios à base de ervas medicinais
todos produzidos com plantas que podem ser cultivadas no quintal da propriedade. “Trouxemos o curso de acordo com a realidade local, e temos a certeza de que todas tiveram um ótimo aproveitamento”, disse a instrutora Dayse Benites.
O curso foi realizado para as mulheres do Assentamento Santa Olga
curso do ano que será realizado no Assentamento Santa Olga. Parabenizou as participantes e desejou que façam um bom uso dos conhecimentos recebidos. “Espero que possam utilizar muito bem o que aprenderam”, disse.
Cidades Cidade Cidades
Boca fechada
Faltam cinco dias para as eleições municipais. E o TSE lembra que de acordo com a legislação eleitoral, é proibida, entre as 8h e 17h do dia da eleição, a divulgação de levantamento de intenção de voto, a chamada boca de urna. Portanto, poderão ser divulgadas as pesquisas eleitorais realizadas até a data anterior ao dia da eleição, 7 de outubro, mas não levantamentos realizados no próprio dia da votação. As pesquisas realizadas no dia da eleição poderão ser divulgadas somente após o horário de votação, que se encerra às 17h, respeitando o fuso horário de cada localidade.
Manifestar pode?
É permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor em relação à sua preferência por candidato, partido político e coligação, manifestada por meio de bandeiras, broches, dísticos e adesivos (Lei nº 9.504/97, art. 39-A, caput).
Clima acirrado
verdadeiras que foram trabalhadas principalmente nas redes sociais e para atestar a veracidade fez questão de registrá-las em cartório.
Abrindo mão
da melhor maneira possível, e que as mulheres sejam multiplicadoras do que aprenderam, repassando os conhecimentos para outras famílias.
A secretária de Políticas para a Mulher, Jozeli Chulli, afirmou que este é o último
A instrutora Dayse Benites desejou que possam desenvolver a produção de remédios
O prefeito Gilberto Garcia fez questão de estar presente no encerramento para parabenizar as mulheres que participaram do curso. “Este curso é muito importante, pois resgata a sabedoria popular, e com ele podemos aprender que temos muitos remédios em casa. Parabéns a todas as participantes”, concluiu.
Livro de Odil Puques é lançado em Amambai
AMAMBAI - Um grande evento com a presença de autoridades, políticos, representantes de classes e de segmentos sociais marcou, na noite de sexta-feira (28), dia que Amambai completou 64 anos de emancipação político-administrativa, o lançamento do livro, “Causos & Prosas”, obra de autoria do advogado e radialista amambaense, Odil Toledo Puques.
O evento cultural de lançamento do livro aconteceu no Plenário Lourino de Jesus Albuquerque, na Câmara de Vereadores, que estava completamente lotado.
A obra, cujo nome foi inspirada no programa de rádio “Causos & Prosas”, apresentado pelo próprio advogado nas tardes de sábado pela rádio comunitária Auxiliadora FM,
Escritos Odil Puques durante a noite de autógrafos
aborda temas como o folclore, os costumes e tradições de Amambai e região ao longo dos anos e as histórias e lendas da região, entre elas, a lenda do “enterro de ouro”, que vem desde a Guerra do Paraguai.
O ato de lançamento, promovido pelo próprio autor,
Odil Puques e pela Life Editora, teve como atração especial uma apresentação do grupo “Canto A3” de Campo Grande, mas que é formado por amambaenses. O grupo encantou o público trazendo, no repertório, músicas raízes fronteiriças que retratam a cultura da região.
Entre as autoridades e personalidades presentes no ato de lançamento do livro estavam, o promotor de Justiça da 2ª Promotoria da Comarca de Amambai, Dr. Manoel Veridiano Fukuara Rebello Pinho, o defensor público, Dr. Marcelo Marinho da Silva, o comandante da 3ª Companhia Independente, com sede em Amambai, major Wilson Velasques, o presidente da 10ª Subseção da OAB/MS em Amambai, Dr. Leopoldo Azuma, os vereadores de Amambai, Cristino Toledo e Robertino Dias e o ex-prefeito do município, o contador Sérgio Diozébio Barbosa, além do diretor da Life Editora, responsável pela edição do livro, Valter Jeronymo e o professor e historiador, Almiro Pinto Sobrinho, entre outras personalidades.
O clima de acirramento eleitoral e de movimentação política continua intenso nas cidades de Itaporã e Douradina. Tanto que o comandante do 3º Batalhão da PM em Dourados, tenente-coronel C. Barbosa, está reforçando o efetivo nestas duas pequenas e ex-pacatas cidades para o dia das eleições.
Sem prova
Segundo o comandante, existem várias denúncias de aliciamento eleitoral, mas nenhuma é consistente porque não existe prova. Uma delas é de compra de voto através de cesta básica em Itaporã, outra mais preocupante é com relação a um indivíduo que estaria disparando arma de fogo em direção aos comícios da coligação ‘Força do Povo’, encabeçada pelo candidato Roberto Marsura (PMDB).
Na cola
Coronel Barbosa disse que a PM já teria identificado o tal “Jagunço” de campanha e já estaria na sua cola. Aliás, a PM vem atuando firme para controlar também os eventos políticos. No sábado à noite, por exemplo, uma carreata gigantesca que saiu da frente do Ginásio de Esportes, em direção a Piraporã, percorreu um trajeto de 17 quilômetros indo e voltando sem nenhum incidente.
Na tela
O comício pós-carreata do sábado à noite reuniu um grande público e teve como atração principal, um vídeo colocado via telão, onde o governador André Puccinelli (PMDB) apareceu expressando seu apoio a Marsura. O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e o deputado estadual Laerte Tetila também compareceram ao evento, não por telão, mas em carne e osso. Enquanto isso, acontecia um comício de Wallas Milfont (PDT) na Cohab, que fica próxima ao cemitério.
Sem barulho
O procurador da Fazenda Nacional e professor universitário, Joédi Guimarães, candidato a vereador em Dourados pelo PRP, disse a este jornalista durante evento ocorrido, semana passada na Aced, que chega na reta final da campanha com a certeza de que pode levar sua mensagem aos douradenses sem necessidade de fazer muito barulho ou poluição visual e sim utilizando-se de propostas
Em um manifesto distribuído aos cidadãos douradenses, Joédi Guimarães faz questão de apresentar o número de seu CPF, carteira de identidade, declarando que se eleito em 7 de outubro vai exercer o mandato abrindo mão do cargo de vereador. “Destinarei o salário de vereador para entidade social que, sendo comprovadamente idônea, tenha entre seus objetivos o incentivo à educação de crianças e adolescentes carentes. Joédi, além de procurador da Fazenda Nacional, é professor de direito previdenciário e articulista, tendo inclusive discorrido várias vezes sobre a verdadeira atribuição do vereador.
Festa no interior
O tempo passa e a OAB/ MS continua recebendo denuncias quanto ao pleito eleitoral. Até ontem, cinco novas denúncias contra candidaturas através do Movimento “Eleições Limpas 2012” caíram na caixa da OAB. Os casos relatados são todos do interior do Estado, através do site do movimento. Ao todo, já foram registradas 88 denúncias desde o lançamento do “Eleições Limpas”, no dia 31 de maio.
Ô Glória
Em Glória de Dourados, denúncia informa que candidato a prefeito supostamente estaria “doando”, ou negociando por valores irrisórios, terrenos públicos para conseguir apoio político. O denunciante cita alguns supostos exemplos pela cidade.
Caixa cheia
Em Dourados, um candidato a vereador foi denunciado por enviar repetidamente mensagens eletrônicas em celulares e e-mails, sem permissão dos destinatários, em desconformidade com as leis eleitorais em vigência.
Fila
da bomba
Em Sete Quedas, denunciante afirma haver filas para abastecimento com requisições de políticos da cidade. A situação já teria virado “farra”, segundo o denunciante, que pede providências.
Em Ribas
Já em Ribas do Rio Pardo, o candidato a prefeito pelo PSDB supostamente estaria prometendo cargos públicos para conseguir apoio político e novos correligionários.
Que frase!
“Se chiar resolvesse, sal de frutas não morria afogado”.
C1 3
Queila Cuer
Produção
Vilson Nascimento
Empresário Zé Lídio e família (JL. Veículos)
Marcio Andrade e família
Notas
AniverSário
Quem estará comemorando mais um aniversário, no dia 6 de outubro, é o jovem Vinicius Felix. O aniversariante recebe os parabéns da família, em especial da tia Cida (Câmara Municipal).
1º outubro roSA
Este é o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o ‘câncer de ama’. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra esta doença.
AtividAdeS
Durante o Outubro Rosa, estão previstas diversas atividades ao longo do mês, onde serão destacadas a iluminação nos principais pontos ‘históricos’ na cor rosa, concurso de melhor frase, premiação para as lojas que melhor decorar as suas vitrines e outra atividades.
Feirão
Vem aí o 5º Mega Feirão de Pisos e Revestimentos da Concórdia Home Center no dia 11 de outubro (feriado), das 8h às 14h. Você não pode perder, a hora é agora de estar comprando mercadorias de primeira pagando preço de promoção. Aproveite!
Empresário Ederaldo (Dedé Fest) e o médico Dr. Leandro
Suguita (pioneiro no ramo de Secos & Molhados) e Joday (pioneiro no ramo de Auto-Elétrica)
Murilo Brambila Felix vai comemorar mais um aniversário no dia 5. Na foto, acompanhado da esposa Thais.
José Aparecido Bispo e esposa Iria Carvalho Bispo
CAMPAnhA
A Secretaria de Saúde, através do centro de Zoonoses, avisa que teve início, ontem (1º), na zona rural, a ‘Campanha Antirrábica’. Centenas de cães e gatos serão vacinados. Vacine seu bichinho de estimação, a hora é agora. Na zona urbana, a campanha terminou dia 22 de setembro, mais de 5 mil animais foram vacinados.
hoMenAgeM
A pioneira Rita Ribeiro Hashinokuti acaba de receber uma homenagem. O (CEIF) Centro de Educação Infantil, no bairro São Vicente, que foi inaugurado ontem, passa a chamar (Centro de Educação Infantil Rita Ribeiro Hashinokuti), através da Lei Nº 852 de 10 de dezembro de 2009. Uma homenagem justa para uma pessoa digna, dedicada às causas sociais, em especial às crianças. Parabéns!
Fotos: Luiz Valnei (Xuxa)/J. Orzeni
Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Antonio João
Destaque especial para o presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antônio João, Adão Siqueira
Dupla evangélica Carlos & Afonso que acabou de gravar o seu novo DVD ao vivo em Antônio João
Close da conselheira tutelar Rutiely dos Santos Soares
Estará trocando de idade, no dia 4, o funcionário da Prefeitura, Francisco de Assis Orbieta Gonçalves
Governador André Pucinelli e o chefe do Detran local, Alex
Estará completando mais um ano de vida, no próximo dia 6 do corrente, o funcionário da Prefeitura, lotado na APAE, Plácido Martins de Oliveira
Esbanjando alegria e charme, a professora Quila Matos
Um click especial da professora de Artes Visuais, Andrêa Correa Martins
João orzeni Social Antônio João Assine O PROGRESSO em Antônio João com Orzeni pelos telefones (67) 3435-1291, 9979-1944. e-mail joaoorzeni@gmail.com Pedro MoreirA
Assine O PROGRESSO em Nova Andradina pelos telefones (67) 9693-5150, 9259-7432, 8121-4010. e-mail: pedromoreiranovaandradina@hotmail.com
Social nova Andradina
Dr. Carlos Modesto Cabreira e Dra. Neusa Maria Lacerda com o filho Diogo Cabreira Lacerda (Laca Laboratório)
INcluINdo Polícia
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Capital
Volta das Nações prorroga inscrições
Interessados em participar da competição podem se inscrever até o dia 8 de outubro pelo site
CAMPO GRANDE - O Sesi decidiu prorrogar, até a próxima segunda-feira, as inscrições para 4ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações. Os interessados podem se inscrever pelo site www. voltadasnacoes.
ms.sesi.org.br
ou diretamente no Clube do Trabalhador do Sesi, localizado na Rua Alberto
Lamego, 130, no Bairro Santa Luzia, na sede da Fams (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), na Rua Itápolis, 210, Bairro Ibirapuera, e na Galeria dos Esportes, Rua 7 de Setembro, 654, Centro, em Campo Grande.
Volta das Nações vai distribuir R$ 98,3 mil aos cinco primeiros colocados
Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, essa decisão de prorrogação é devido ao período de inscrições ter começado mais tarde neste ano, por conta das seletivas realizadas nas cidades de Três Lagoas, Dourados e Corumbá, que juntas atraíram mais de 7 mil participantes.
Maratona
“A nossa intenção com essa prorrogação é permitir que o maior número possível de pessoas possam participar. Nesse sentindo, a nossa meta é chegar a 20 mil inscritos, sendo que até a manhã desta segunda-feira (01/10) já tínhamos 18.676 inscritos, a maioria para participar da caminhada de 7 km”, informou. A quantidade de inscritos até hoje já representa mais de 82% da meta de 20 mil inscritos, sendo quase 19 vezes o total de participantes das tradicionais corridas de rua realizadas na Capital, que costumam atrair mil inscritos no máximo. Além disso, essa quantidade de inscrições é superior a alcançada na primeira, na segunda e na terceira.
PRemIação
Na edição deste ano, além do sorteio de um automóvel 0 km (avaliado em R$ 30 mil) entre todos os participantes das três provas que concluírem os respectivos percursos e aguardarem
a premiação, a Volta das Nações vai distribuir R$ 98,3 mil em dinheiro para os cinco primeiros colocados da meia-maratona nas categorias geral masculino e feminino e indústria masculino e feminino, bem como para os três primeiros colocados da meia-maratona nas categorias cadeirante e deficiente visual masculino e feminino e para os três primeiros colocados da categoria indústria masculino e feminino da corrida de 10 km. Além disso, todos os primeiros colocados de todas as categorias vão receber troféus.
HoRáRIoS
Os horários das largadas da edição deste ano da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações foram alteradas em relação ao evento do ano passado. A primeira largada será às 7h para os atletas das categorias cadeirante e deficiente visual masculino e feminino, enquanto às 7h20 será dada a largada para os atletas das categorias elite e indústria feminino e, às 7h45, terá a largada para os atletas das categorias elite e indústria masculino, geral
masculino e feminino, além dos participantes da corrida de 10 km (masculino e feminino) e da caminhada de 7 km (masculino e feminino).
Para participar da meia-maratona e da corrida de 10 km, o interessado precisa ter idade mínima de 18 anos, enquanto para a caminhada de 7 km a idade é livre. Além disso, a exemplo do ano passado, os chips de cronometragem somente serão entregues aos inscritos nas provas de 21
km e 10 km, sendo o seu uso obrigatório para esses atletas. Todos os inscritos para a 4ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações receberão kits, sendo que no caso dos participantes da meia-maratona de 21 km e da corrida de 10 km o kit terá chip de cronometragem descartável, camiseta promocional, número de peito e manual informativo da competição, enquanto para quem for fazer a caminhada de 7
km ele terá camiseta promocional, número de peito e manual informativo. A entrega dos kits será feita nos dias 11, 12 e 13 de outubro no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, que fica na Avenida Mato Grosso, 5.017, no Bairro Carandá Bosque. Mais informações ou inscrições na 4ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações podem ser obtidas pelo site www.voltadasnacoes.ms.sesi.org.br
douradense fica em 3º na corrida da Saúde na capital
DOURADOS – O maratonista Luis Olmedo foi o terceiro colocado na 2ª Corrida da Saúde da Cassems, realizada nesse final de semana, em Campo Grande. A prova curta de cinco quilômetros exigiu muito do atleta, que não conseguiu superar o goiano Ronald, que chegou em primeiro lugar, e o campo-grandense Vilmar Roberto, que ficou com a segunda colocação.
A prova na Capital serviu de preparação para o douradense, que no próximo dia 13 embarca para o Paraná, onde disputa duas provas. A primeira será em Cascavel, com percurso de 15 quilômetros. No outro dia (14), Luis correrá 21 quilômetros na competição
realizada na cidade de Toledo. Luis pretende obter um bom resultado nas duas provas no Paraná e chegar ainda melhor fisicamente para a Corrida da Saúde, que acontece em Dourados no dia 28 deste mês. O douradense vem de bons resultados, com um 6° lugar na Maratona do Fogo e 1° na categoria 30 a 39 anos. Luis também foi o melhor atleta local a participar da prova.
Todas as competições até o final do ano vão servir de teste para a Maratona de São Silvestre. Luis já participou por cinco vezes da Maratona e obteve o melhor resultado em 2007, quando foi o 15° colocado geral. “Pretendo chegar bem até o fim do ano e manter meu tempo de 48 minutos
para a prova e chegar entre os 50 primeiros”, ressaltou o douradense.
O maratonista tem treinado 1h30 todos os dias e contado com o apoio de preparadores físicos. “Estou fazendo um trabalho de fortalecimento muscular muito grande e tenho sempre contado com a contribuição dos professores Flávio e Carlos, da Academia Competiton Fitnes, para melhorar meu desempenho”, enfatizou Luis.
O próximo passo do douradense é se preparar para as disputas de provas mais longas. Atualmente, ele tem disputado competições entre 5, 10 e 15 quilômetros. “Quero me dedicar às provas de 21 e 42 quilômetros que são a Meia-Maratona e Maratona”, informou.
Assessoria
Inscrições para a Volta das Nações vão até a próxima segunda-feira pelo site do Sesi
Lange
Maratonista Luis Olmedo vai representar Dourados este mês em duas provas no Paraná
Foto: Jorge
Esporte
Sul-Americana
Esporte Esporte Esporte
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012 O
Palmeiras poupa os titulares hoje
Gilson Kleina vai aproveitar para dar ritmo de jogo a Daniel Carvalho, Obina e Román no jogo desta terça
Daniel Batista
SÃO PAULO - A competição é outra, o adversário é estrangeiro e a escalação será formada por um time com algumas caras novas. Mas a força e a motivação em campo têm de ser a mesma. É o que promete o elenco do Palmeiras para a partida contra o Millonarios, hoje, a partir das 21h45, no Pacaembu, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana – o jogo de volta será no dia 23 de outubro, na Colômbia.
Mas é difícil para os jogadores do elenco palmeirense esquecerem a situação no Campeonato Brasileiro. Apesar das duas vitórias consecutivas – sobre Figueirense e Ponte Preta –, o time ainda ocupa a zona de rebaixamento. E, por mais que tentem usar o velho discurso dado quando se disputa duas competições – a de que o time vai mudar o foco –, fica claro que ninguém no Palmeiras, nem mesmo o técnico Gilson Kleina, consegue “virar a chave” e focar apenas a Sul-Americana.
na (em 2008, pelo Inter) e sei o quanto é bom e importante esse título, mas a gente ainda briga para sair da zona de rebaixamento do Brasileiro”, destacou o meia Daniel Carvalho, que deve ser titular nesta terça-feira, para que o chileno Valdivia seja poupado.
Assunção, Thiago Heleno, Barcos, Juninho, Leandro não jogam hoje
Quando o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil, o discurso era de que a Sul-Americana seria levada a sério pelo clube, como uma forma de se preparar para a Libertadores do ano que vem. Mas a situação complicada no Brasileirão obrigou a mudança de planos. Tanto que a escalação para o jogo desta terça-feira será formada por um time misto, já o treinador tentou dar descanso aos que mais precisavam.
lateral não está inscrito na Sul-Americana e precisou refazer a alteração, mantendo o titular.
Agora, para a disputa das oitavas de final, o Palmeiras fez duas alterações na lista dos 25 inscritos da Sul-Americana – saíram Fernandinho e Luiz Gustavo para as entradas de volante Corrêa e do meia Tiago Real. Agora, diante do Millonarios, Gilson Kleina vai aproveitar para dar ritmo de jogo para quem tem atuado pouco, como Daniel Carvalho, Obina e Román.
O problema é que o Palmeiras terá três jogos em uma semana. No último sábado, jogou contra a Ponte Preta. Volta a campo nesta terça-feira e ainda disputa o clássico com o São Paulo no próximo sábado, quando volta a colocar seu futuro em jogo no Brasileirão. Por isso, a ordem é manter o embalo e o ritmo diante do Millonarios.
“A gente não vai esquecer o Brasileiro. Tive o gosto de ser campeão da Sul-America-
Superclássico
O volante Marcos Assunção e o zagueiro Thiago Heleno, que estão jogando no sacrifício, ambos com dores, descansam enquanto o atacante Barcos está com a seleção argentina para a disputa do Superclássico das Américas, amanhã, contra o Brasil. O lateral-esquerdo Juninho também seria poupado. Gilson Kleina chegou a fazer um treino coletivo com Leandro entre os titulares, mas foi avisado de que o experiente
SEM ESTRELA
O Millonarios enfrentará o Palmeiras sem seu principal jogador. O atacante Rentería sofreu uma contratura muscular e será substituído por Jorge Perlanza. O time colombiano é líder do campeonato nacional, mas ainda tenta se reerguer após ser goleado pelo Real Madrid por 8 a 0, em amistoso realizado na quarta-feira passada, na Espanha.
Argentina convoca jogadores que atuam no Brasil
pate nesta quarta-feira para conquistar o título simbólico desta edição anual do Superclássico das Américas. Os jogadores argentinos convocados para o jogo foram: Goleiros – Esteban Andrada (Lanús), Marcelo Barovero (River Plate) e Oscar Ustari (Boca Juniors). Defensores –Leandro Desábato (Estudiantes), Sebastián Domínguez (Vélez Sarsfield), Lisandro López (Arsenal), Gino Peruzzi (Vélez Sarsfield), Germán Re (Estudiantes), Clemente Rodríguez (Boca Juniors) e Santiago Vergini (Newell’s Old Boys).
Douradense
Gebara é prata no Brasileiro de Judô
BUENOS AIRES - O
técnico Alejandro Sabella divulgou ontem a lista de convocados da Argentina para o jogo de volta contra a seleção brasileira pelo Superclássico das Américas e voltou a chamar o volante Guiñazu, do Internacional, o meia Montillo, do Cruzeiro, e os atacantes Barcos, do Palmeiras, e Martínez, do Corinthians. Oduelo será disputado amanhã, a partir das 22h, na cidade argentina de Resistência.
O quarteto que atua no futebol brasileiro já havia sido chamado para o primeiro duelo do Superclássico das Américas, realizado em Goiânia no dia 19 de setembro. Naquela oportunidade, o Brasil venceu por 2 a 1 e Martínez fez o gol da Argentina. O atacante do Corinthians formou a dupla de ataque da sua seleção com o palmeirense Barcos – Guiñazu também foi titular na ocasião, enquanto Montillo não participou do jogo.
O Superclássico das Amé-
ricas só pode ser disputado por jogadores que atuam no futebol brasileiro e argentino, o que reduz a opção de nomes disponíveis para Sabella. Na lista para o duelo de quarta-feira, o treinador manteve a base do primeiro compromisso. As novidades desta vez foram o goleiro Esteban Andrada, do Lanús, e o atacante Ignacio Scocco, do Newell’s Old Boys.
Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, a seleção brasileira precisa de um em-
Meio-campistas – Rodrigo Braña (Estudiantes), Cristian Chávez (Boca Juniors), Pablo Guiñazu (Inter), Juan Sánchez Miño (Boca Juniors), Lucas Mugni (Colón), Leonardo Ponzio (River Plate), Maximiliano Rodríguez (Newell’s Old Boys), Leandro Somoza (Boca Juniors), Walter Montillo (Cruzeiro) e Leonel Vangioni (Newell’s Old Boys). Atacantes – Hernán Barcos (Palmeiras), Juan Manuel Martínez (Corinthians) e Ignacio Scocco (Newell’s Old Boys).
DOURADOS – A judoca douradense Camila Gebara trouxe mais uma medalha para Dourados. Dessa vez, a conquista foi no Campeonato Brasileiro Sênior de Judô, realizado em Natal, Rio Grande do Norte. A competição aconteceu nesse final de semana. Outro judoca local também participu das disputas, mas sem êxito. Jorge Yamakawa acabou sendo eliminado logo no começo dos combates.
Camila foi vice na categoria feminino acima de 78 quilos. A lutadora douradense foi derrotada na final pela gaúcha Rochelle Nunes. A competição contou com a participação de aproxima-
damente 300 atletas de 25 estados e valeu vaga para a seletiva dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O grande campeão foi São Paulo, que dominou o quadro geral de medalhas com dez ouros, uma prata e três bronzes. Além de Jorge e Camila, a delegação sul-mato-grossense contou com a participação dos atletas: Hernando Amorim, Everton Mariano, Kauay Abreu, Layana Colman (bronze no feminino acima de 52 quilos), Ana Paula Prates, Cliselma Braga, Emory Spontoni e Rebeca Lopes Miranda, acompanhados pelos técnicos Roger Ziemamm e Alessandro Nascimento.
Esporte Esporte Esporte 2 E1
PROGRESSO
Divulgação
Guiñazu volta a ser convocado pela seleção argentina para jogo contra o Brasil
Camila é o principal destaque de Dourados na modalidade
Divulgação
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012 O
Sub-17
Brasil está nas quartas do Mundial
Seleção garantiu vaga depois de vencer a Nova Zêlandia por 4 a 3 na Copa do Mundo Sub-17 no Azerbaijão
AZERBAIJÃO - Na sua melhor partida até o momento no Mundial Sub-17 do Azerbaijão, a Seleção Feminina venceu a Nova Zêlandia por 4 a 3, no Estádio 8 Km, e se classificou para as quartas de final da competição. Os gols foram marcados por Byanca, Brena, Andressa e Camila. Logo de cara, o Brasil levou um susto.
bater e mandou de canhota para as redes.
Seleção Sub-17
vai enfrentar Alemanha, que ficou em 1º lugar do Grupo D
Com menos de cinco minutos de jogo, a Nova Zêlandia conseguiu um escanteio. Na cobrança, Emily Jensen completou para o fundo das redes marcou o primeiro gol da partida.
Aos poucos, as meninas da Seleção colocaram a bola no chão e não demorou muito para o Brasil conseguir a virada. Quem empatou o jogo foi Byanca. Depois de antecipar a zagueira com inteligência, a camisa 9 se arrumou para
Flamengo
Em seguida mais um lance com participação de Byanca. Desta vez, foi ela quem deu a assistência para o bonito gol de Brena, que recebeu o cruzamento dentro da área, dominou de coxa e emendou um chute direto para fazer 2 a 1.
Mesmo na frente no placar, o time do técnico Edvaldo Erlacher continuou atacando e foi coroado com mais um gol, desta vez de pênalti. Chaiane entrou driblando pela área e foi derrubada. Na cobrança, Andressa bateu no canto direito da goleira Alfeld e fez 3 a 1.
Antes do final da primeira etapa, a Nova Zêlandia conseguiu descontar. Já nos acréscimos, Emma Fletcher completou um cruzamento e deixou o placar em 3 a 2 para
Com a vitória, a seleção feminina brasileira Sub-17 passou para a próxima fase e agora enfrentará a Alemanha
o Brasil.
Na volta do intervalo, a Nova Zêlandia chegou a dar sinais de que se mandaria para o ataque, mas foi o Brasil quem marcou primeiro. Com quase 10 minutos da segunda etapa, Camila deu um belo chute de fora da área e aumentou a diferença para a Seleção.
Quando parecia que o resultado já estava definido, a Nova Zelândia conseguiu
Adriano recebe ultimato e admite que pode aposentar
diminuir outra vez diferença. Puketapu ficou de cara com Nicole, a goleira brasileira, e tocou na saída dela
Prisão
STF nega habeas
corpus ao goleiro
Bruno pela 2ª vez
Marcelo Portela
BELO HORIZONTE - O goleiro Bruno Fernandes sofreu mais uma derrota na Justiça. O Supremo Tribunal Federal (STF) negou novamente pedido de liminar para libertar o atleta, preso desde 2010 acusado de matar a ex-amante Eliza Samudio, de 24 anos, cujo corpo nunca foi encontrado. O STF ainda vai analisar o mérito do recurso, mas, caso a decisão do relator, ministro Joaquim Barbosa, seja mantida, o jogador terá que aguardar na cadeia o julgamento do caso, ainda sem data marcada para ocorrer
para fazer 4 a 3 e dar números finais a partida. Com a vitória, a seleção feminina passou à próxima fase e ago -
Handebol
ra enfrentará a Alemanha, primeira colocada do Grupo D, nas quartas de final da competição.
Jogadora da seleção sofre
AVC em partida na Eslovênia
SÃO PAULO- A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) confirmou ontem, que a pivô titular da seleção brasileira, Daniela Piedade, de 33 anos, sofreu um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico) no último sábado, durante partida do seu time, o Krim Mercator, da Eslovênia, em torneio amistoso naquele país.
Em nota assina por Leandro Gregorut Lima, médico da seleção brasileira feminina de handebol, a CBHb informa que, durante o aquecimento da partida do Krim no último sábado, Dani Piedade teve sintomas de tontura, vindo a perder a consciência.
“Ela foi imediatamente atendida pelo corpo médico presente no ginásio e enca -
minhada por ambulância ao hospital local. Recobrou os sentidos durante o transporte e, ao chegar ao hospital, foi realizado um exame de tomografia computadorizada sendo diagnosticado um AVCI por um trombo na artéria cerebral média, acometendo uma pequena área do cérebro”, diz a nota da entidade Ainda de acordo com a CHBb, imediatamente foi iniciado o protocolo medicamentoso e, mais tarde, Dani Piedade foi submetida a uma segunda tomografia, que apontou uma redução da área afetada. Até o final da tarde de ontem, houve uma melhora significativa no quadro de saúde da pivô. Ela deverá permanecer internada no setor de neuroclínica do hospital para realizar exames e descobrir a causa do AVCI.
Depois da terceira advertência, Adriano pode ser mandado embora e cita aposentadoria
RIO DE JANEIROAdriano assinou a sua terceira advertência por faltas a treinos e, assim, o Flamengo pode rescindir a qualquer momento o seu contrato de forma unilateral e sem custos. Mas o diretor de futebol do clube, Zinho, decidiu dar mais uma oportunidade para o atacante voltar a jogar. O dirigente se reuniu por 1 hora com o jogador na tarde de ontem no CT do Ninho do Urubu, para ouvir suas explicações para as ausências de sexta-feira à tarde, sábado e domingo. Não ouviu nenhuma. “Percebi nos olhos dele que ele não tinha uma resposta. Ele diz que está confuso, perturbado, em dúvida se continua a carreira devido a problemas particulares”, contou o cartola.
Segundo o relato do diretor, Adriano disse que iria conversar com a família e seu empresário, o amigo Luca, para definir se continua na tentativa de voltar
aos gramados. Caso ele queira continuar a carreira, Zinho disse que o atacante não poderá cometer mais nenhum deslize no Flamengo. E revelou também que a decisão de esperar pelo posicionamento do jogador foi exclusivamente dele, sem interferência do restante da diretoria do clube. A expectativa é que Adriano vá ao Ninho do Urubu nesta terça-feira, se decidir por insistir em sua recuperação física, e conceda entrevista coletiva. Enquanto isso, o contrato de imagem já foi suspenso e ele não receberá a quantia referente a essa parte do salário de setembro.
“Cheguei ao meu limite, estou desgastado. Mas não quero que ele acabe para o futebol. Eu tenho muito medo se ele parar de jogar futebol”, admitiu Zinho. “O Adriano assinou a terceira advertência dele, falei que o clube teria todas as condições de rescindir o contrato dele, mas eu, numa decisão minha, quero acreditar que ele possa se recuperar.”
O dirigente reforçou que ficou estabelecido como condição para o jogador permanecer no clube o acompanhamento profissional para seus problemas emocionais. Zinho ainda frisou que não há qualquer planejamento para um eventual retorno de Adriano aos gramados e que ele só será liberado para atuar quando estiver plenamente apto – se recupera da grave lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo sofrida em abril do ano passado, quando ainda estava no Corinthians.
Logo depois da derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no último domingo, o técnico Dorival Júnior recusou se estender sobre a situação de Adriano e suas faltas aos treinos, dizendo que só falaria sobre o atacante quando ele estivesse sob seus cuidados –por enquanto, está entregue ao departamento. Na quinta-feira, o Flamengo recebe o Bahia no Engenhão, pelo Brasileirão, e terá o desfalque do lateral Ramon e do atacante Vagner Love. (AE)
Desde a prisão de Bruno que seus advogados tentam, sem sucesso, conseguir sua liberdade. Apenas no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) já foram apresentados cerca de 60 recursos em favor do goleiro. No caso da liminar negada solicitada pelo advogado Rui Pimenta ao STF, Barbosa afirmou que o pedido “em nada inova” em relação a outros recursos já negados pelo Judiciário.
Segundo a decisão do ministro, dada na quinta-feira permanece “inalterado o quadro fático-jurídico” que levou a Justiça a manter o réu na prisão. Além de Bruno, também estão presos à espera de julgamento por júri popular pela morte de Eliza seu ex-braço direito Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Um primo do goleiro, Sérgio Rosa Sales, era o único acusado de participação no assassinato que estava em liberdade, mas foi assassinado no fim de agosto. Outro primo do atleta, Jorge Luiz Rosa, hoje com 19 anos, foi solto após cumprir medida socioeducativa também por envolvimento no sequestro e morte da jovem, ocorridos quando ele tinha 17 anos. (AE)
3 Esporte
E1
Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte
PROGRESSO
CBF
Leonardo Maia
AE
Polícia Polícia Polícia Polícia
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Superlotação
Justiça fecha presídio de Ponta Porã
Interdição do Presídio Ricardo Brandão continuará até que a ordem judicial seja cumprida pelo Estado
Divulgação/OAB-MS
PONTA PORÃ - A superlotação e as condições precárias da Unidade Penal Ricardo Brandão, de Ponta Porã, levou a juíza Patrícia Killing, da Vara de Execução Penal, a proibir que novos detentos sejam recebidos no presídio. Além do fechamento, a juíza determinou que pelo menos 31 detentos sejam remanejados para outras unidades.
Juíza também determinou que 31 detentos sejam removidos
Segundo nota distribuída pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Ponta Porã, na tarde de ontem, a unidade prisional tem capacidade para 102 detentos, mas abriga 331. Segundo a nota, o presídio seguirá interditado até que 31 internos sejam re-
manejados. Segundo a OAB, há denúncias de que o presídio conta com número insuficiente de funcionários. De acordo com a Portaria nº 005/2012 que interdita o presídio, fica “vedado o ingresso de novos presos no estabelecimento até que o número de homens seja reduzido a 300 (trezentos), nos termos da decisão da magistrada”. Mesmo com essa redução, a presidente da 5ª Subseção da OAB/MS, em Ponta Porã, Nina Negri Schneider, explica que o número ainda continuará a ser alto.
CONTRAPARTIDA
Ainda de acordo com a Portaria, a interdição continua
até que o número seja reduzido ou que ocorra efetiva reforma e ampliação da unidade. Para a OAB, O Ministério da Justiça prevê investimento em Ponta Porã, porém, cobra contrapartida do Estado e o planejamento de uma maternidade no presídio masculino. “Por esses motivos, o recurso ainda não foi analisado”, afirma a nota da Ordem dos Advogados.
Conforme a OAB, informações que chegam à subseção de Ponta Porã, dão conta de que os servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) estariam atuando em sobrecarga no presídio Ricardo Brandão. Seriam quatro agentes, sendo o oficial de dia, dois funcionários e um plantonista, que atua em hora extra, para atender os 331 detentos.
Ação Capital
Polícia apreende fuzis e 470 quilos de droga
Divulgação
Mulher é carbonizada e homem é morto a tiros
CAMPO GRANDE – Uma mulher de 36 anos foi morta a golpes de enxada e depois teve o corpo carbonizado em incêndio. O principal suspeito é o marido, de 59 anos, que alegou à polícia que a mulher cometeu suicídio. Mas os policiais encontraram no local marcas de sangue, uma enxada e um galão de combustível, que seriam indícios de que um assassinato e não um suicídio teria sido cometido. Para a polícia, a mulher foi morta e depois um incêndio foi provocado na casa. O crime aconteceu na periferia de Campo Grande, no último sábado (29).
Segundo informações obtidas pelo site Dourado -
sagora , o depoimento dos vizinhos contrariaram a versão apresentada pelo marido da vítima. A polícia também apurou que a mulher assassinada já teria registrado queixa contra o marido por violência doméstica.
De acordo com a polícia, na delegacia, o acusado entrou em contradição durante o depoimento. Ele contou que a mulher pediu socorro, mas os gritos não foram ouvidos porque havia um carro de som em frente a residência no momento do incêndio, fato desmentido por populares.
EXEC u ÇÃO
Um homem de 32 anos foi executado com 11 tiros na noite do último domingo, no estacionamento do parque
Caim Vulnerável
DOURADOS - Dois fuzis e cerca de meia tonelada de drogas foram apreendidos pelas polícias do Mato Grosso do Sul, em um final de semana movimentado nas rodovias do Estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os fuzis iriam para a cidade de São Paulo.
Os fuzis calibre .762 foram apreendidos no posto “Capeí”,
na BR-456, a poucos quilômetros de Ponta Porã. As armas estavam escondidas no veículo Montana, com placa de São Paulo, conduzido por um homem de 36 anos.
A quase meia tonelada de drogas apreendidas no final de semana é resultado do trabalho da PRF, da Polícia Militar Rodoviaria (PRE) e do Departamento de Operações de Fronteira
(DOF) em várias rodovias do Estado.
PERFIL
Chama atenção algumas semelhanças no perfil das apreensões: quase todas as pessoas presas têm menos de 50 anos de idade, são de outros estados, levariam a droga para São Paulo e são do sexo masculino.
A apreensão dos entorpecentes foi feita na linha de fronteira com o Paraguai e a maior parte, maconha. O principal destino era o Estado de São Paulo. Dos sete carros que transportavam entorpecentes, cinco têm placa paulista.
O trabalho das polícias do Mato Grosso do Sul, que retirou quase meia tonelada de droga de circulação e impediu que dois fuzis chegassem à cidade de São Paulo, foi realizado em oito cidades da linha de fronteira com o Paraguai.
VEíCuLOS
APREENDIDOS
GM/Montana – São Paulo/ SP; GM/Astra – São Vicente/SP; Fiat/Strada – Embu das Artes/ SP; GM/Meriva – Itu/SP; VW/ Gol – Jaú/SP; Fiat/Uno – Criciúma/SC; Citroen/Picasso – Mato Grosso do Sul.
Bateu, degolou, cortou os dedos e marcou a ferro
TRÊS LAGOAS - Depois de desferir várias pauladas no irmão mais velho, um adolescente de 16 anos teria degolado, cortado os dedos da mão e marcado a barriga da vítima com um ferro quente. Após matar, o acusado teria ocultado o cadáver do irmão sob galhos e pedaços de madeira.
Ao fugir teria dito ao tio: “acabei de matar um verme”.
Segundo apurou o site Douradosnews, o crime que chocou Três Lagoas foi praticado na madrugada de domingo (30), depois de uma discussão entre o adolescente e o irmão, de 21 anos. Segundo os familiares, os dois vinham discutindo há algum tempo e o adolescente já havia feito várias ameaças de morte.
Ao investigar os antecedentes criminais do acusado, a polícia descobriu que ele tem várias passagens por tentativa de homicídio, tráfico de drogas e roubo. Até o fechamento desta edição, o acusado estava foragido.
do Sóter, também na Capital. Testemunhas disseram à polícia que ouviram tiros e depois viram dois carros saindo em alta velocidade. A vítima foi encontrada ao lado do veículo, um Golf de cor vermelha, placas de Campo Grande, no estacionamento do parque, por volta das 21h. Segundo a Polícia Civil, os tiros atingiram o homem nas costas. O veículo teria sido emprestado de um amigo pela vítima.
A polícia acredita que o crime é uma execução, já que nenhum dos pertences da vítima foi levado. O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), que iniciou investigação para descobrir o autor do assassinato.
Homem é acusado de ter relação com garota de 13
DOURADOS – Um homem de 30 anos foi preso, na madrugada de ontem, acusado de manter relação sexual com uma menor de 13 anos. O homem confessou o ato, mas defendeu-se afirmando que a relação foi consentida pela garota. A Polícia Militar foi acionada pela família da menor. Segundo o boletim de ocorrência, a garota havia sumido na noite de domingo e os pais desconfiaram que ela estaria na casa do acusado. A menor, de fato, foi encontrada no local e surpresur-
preendeu a família, contando que havia acabado de manter relação sexual com o homem. Segundo apurou o site Douradosagora , na delegacia, o acusado relatou que ele não foi o primeiro a fazer sexo com a garota, e que a menina já havia mantido relações sexuais com outros homens do bairro, declaração que foi confirmada pela garota. O homem foi autuado em flagrante, acusado de estupro de vulnerável e está preso no 1º Distrito Policial, à disposição da Justiça.
Polícia
O PROGRESSO
Polícia Polícia Polícia Polícia 4 E1
Segundo OAB, presídio de Ponta Porã tem capacidade para 102 detentos, mas abriga 331
Quadrilha viajava em dois veículos e levaria os fuzis e a maconha para São Paulo
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Safra 2012/2013
Clima seco intimida plantio da soja
Pico da semeadura deve começar na próximas semanas, mas produtores torcem para que a chuva chegue
Hédio Fazan
Marli Lange
DOURADOS – Apesar da antecipação do fim do vazio sanitário em 16 de setembro, aprovado pela bancada estadual de Mato Grosso do Sul através da lei 3333, a maioria dos produtores da região de Dourados preferiu cautela e decidiu esperar um pouco para começar a semeadura da safra de verão 2012/2013 na cultura da soja. A falta de chuva e o solo seco intimidaram um pouco. Outros produtores esperam pela liberação do período para dar início ao plantio com o crédito oficial.
bons preços estimulam a venda futura da soja
O vazio sanitário aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abatecimento (Mapa) terminou oficialmente ontem. De acordo com o presidente da Associação dos Enge-
Congratulação
nheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Bruno Tomazini, os produtores com maior poder aquisitivo, que investem mais em tecnologias, arriscaram começar o plantio mais cedo para se prevenir de variações climáticas no futuro; outros esperaram terminar o vazio sanitário instituído pelo Mapa. Mas o engenheiro agrônomo acredita que o pico do plantio na região terá inicio a partir da próxima semana, com chuva ou sem chuva. Até lá, a maioria dos produtores torcem para que a chuva venha a fim de que o solo ganhe um pouco mais de umidade. O clima seco pode interferir no desenvolvimento das plantas, é o que garantem os especialistas.
PREVISÃO
Pela análise dos especialistas, a área cultivada com
Fael recebe moção da Câmara de Dourados
soja em Mato Grosso do Sul deve crescer 15% nesta safra que começa a ser semeada. O diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Lucas Galvan, estima que o aumento deverá ser de mais de 250 mil hectares em relação à safra passada. A produção prevista é de 6 milhões de toneladas, ante os 4,7 milhões de toneladas colhidos anteriormente.
O especialista diz ainda que grande parte da expansão da soja no Mato Grosso do Sul está ocorrendo em áreas de pastagens que foram convertidas para o cultivo de grão. Na safra 2010/2012 a área plantada da soja foi de 140 mil hectares. Até agora não existe uma expectativa de crescimento. A avaliação da safra 2012/2013 será feita na próxima semana pelos técnicos da área no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
OURADOS - O Ministério da Saúde liberou R$ 117,3 milhões para 34 instituições que integram o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf). A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul terá mais de R$ 4,3 milhões enquanto a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), R$ 3,1 milhão.
O programa é desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação. Para as universidades contempladas, o valor corresponde a 60% do total destinado ao custeio dos serviços em 2012.
VENDA
A venda futura da soja da safra 2012/2013 já passa de 40% da área plantada em Mato Grosso do Sul, segundo
milhões (40%) já foram transferidos para 45 instituições de ensino. Com a liberação dos R$ 117,3 milhões, o montante do recurso liberado para custeio é de 81% do total assegurado para este ano.
No total, em 2012 os hospitais universitários contam com o volume de R$ 585 milhões, R$ 85 milhões a mais do que no ano passado. Além do recurso destinado ao custeio, o Ministério da Saúde totalizará, até o final do ano, o repasse de recursos
estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). O preço pago pela saca de 60 quilos é o principal
fator que estimula a venda antecipada do grão. Há poucas semanas estava cotada a R$ 82,44, no porto de Paranaguá (PR)
para a realização de obras de reforma (R$ 180 milhões) e compra de equipamentos (R$ 135 milhões).
Criado em 2010, o Rehuf visa a melhoraria da gestão hospitalar para a qualificação da assistência, do ensino e da pesquisa. A compra de equipamentos e o financiamento de obras nas unidades são os focos dessa linha de financiamento. Em última instância, o Rehuf contribui para a modernização dos hospitais e a melhoria das
condições de ensino aos alunos da área da saúde.
O recurso do Rehuf é adicional, complementando outras fontes de financiamento dos hospitais, dando apoio às atividades das unidades. Em 2011, o Ministério da Saúde repassou R$ 1,9 bilhão aos hospitais universitários. Destes, R$1,19 bilhão foram destinados à produção de serviços e outras modalidades de incentivos. O restante referia-se ao saldo Rehuf de 2010 e ao Rehuf 2011.
DOURADOS – O vencedor do Big Brother Brasil 2012, Rafael Cordeiro, o “Fael”, recebeu na tarde de ontem, moção de congratulações da Câmara Municipal de Dourados, pela participação em diversos eventos.
A proposição da homenagem foi motivada pela boa representação e grande divulgação que Fael tem feito da cultura, dos costumes e tradições da região, levando o nome de Mato Grosso do Sul
ao cenário nacional e internacional. Fael é de Aral Moreira e tem forte ligação com Dourados, onde cursou a faculdade.
A entrega da moção, realizada no Plenarinho da Câmara, foi aberta ao público e atraiu a presença de vários fãs da celebridade. Fael agradeceu a homenagem afirmando que é uma honra atuar na divulgação da cultura de Mato Grosso do Sul. “A gente está sempre procurando inovar, mas sem perder a tradição”, comentou.
Outras 11 universidades ainda receberão repasse para manutenção de serviços. A portaria que assegura o recurso para as universidades foi publicada ontem.
O financiamento do Rehuf é dividido em três blocos: custeio; compra de equipamentos; e a realização de obras de reformas. Em 2012, o repasse global, somente para custeio, totalizará R$ 270 milhões. Deste montante, R$ 101,5
D
Poucos produtores arriscam iniciar a semeadura da soja com o clima seco na região
Saúde libera R$ 3,1 milhões para a UFGD Hospital
Hédio Fazan
Fael recebe a moção pela divulgação do MS lá fora
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Prefeitura conclui 3,6 km² de asfalto
Obra de pavimentação asfáltica de acesso à nova entrada ao Parque das Nações II está na reta final
DoUradoS – Já está em fase de conclusão a obra de pavimentação asfáltica do novo acesso da BR-163 ao Parque das Nações II Plano, compromisso assumido no ano passado pela atual administração municipal e feito com recursos próprios do município. Conforme a Secretaria Municipal de Obras, são três quarteirões, totalizando 3.630 metros quadrados de asfalto.
Obra deixa o tráfego fluir sem problemas, como lama e poeira
O asfalto está sendo executado na Rua Isaura Vieira Alcântara (antiga S-4), no trecho entre a rotatória da rodovia com a Rua Gelcy Maria Teixeira (antiga Rua Potreirito) até a Rua Ramão Osório, que dá acesso à Escola Municipal Etalívio
Eventos
Penzo. A obra foi iniciada na primeira semana de setembro e em menos de um mês está sendo concluída, acabando com os problemas enfrentados pelos moradores devido à poeira e a lama depois que o movimento de veículos ficou intenso no local em decorrência da duplicação da rodovia. Eduardo Nunes, morador que acompanha de perto a luta da comunidade para conseguir o asfalto, diz que o problema era tão grave que uma pessoa residente na antiga Rua S-4 deixou a casa de sua propriedade no local e passou a pagar aluguel em outra região da cidade, para fugir da poeira.
“Era só olhar as árvores e
as casas cobertas de terra para ter uma noção do que passávamos aqui. O asfalto vai resolver esse problema, que tinha virado até questão de saúde pública”, afirmou Eduardo, que mora no bairro há 31 anos.
O presidente da Associação de Moradores do Parque II, Adão Francisco, ressaltou o empenho da atual administração para executar a obra. “Iniciamos essa luta no ano passado. De lá para cá foram muitas ‘idas e vindas’. No início deste ano tivemos a promessa de que sairia o asfalto e quando as máquinas chegaram percebemos que se tratava de um compromisso tratado com seriedade”, disse Adão.
O acesso pela rotatória com a BR-163 atende pelo menos oito bairros vizinhos, entre eles o Jóquei Clube, Vila
cipal Etalívio Penzo. Com o movimento intenso de veículos que se deslocam para os bairros da região, a escola
sofria com a poeira. “Agora as nossas crianças terão mais comodidade em sala de aula”, comemorou.
Asfalto está sendo finalizado nas ruas S-4 e Ramão Osório, no acesso da BR-163 ao Parque II Valderez e Vila São Brás. A preocupação, segundo Adão, era ainda maior com os alunos da Escola Muni -
Programação
Unigran abre Jornada de Farmácia e Noite Cultural Semana do Idoso tem capoterapia hoje na praça
DoUradoS - O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Dourados abriu a programação da Semana do Idoso com baile na sexta-feira e direito a prêmios aos mais animados. Durante esta semana as atividades prosseguem com viagem e apresentações. Hoje tem apresentação do grupo de capoterapia na Praça Antonio João.
I Noite Cultural, ano passado, mostrou o potencial artístico dos alunos da faculdade
Do U rado S - Palestras, minicursos e apresentações culturais é o que esperam os participantes da VIII Jornada Acadêmica de Farmácia, que começa hoje, às 19h30, no Centro de Eventos Unigran. Em conjunto, acontece também a II Noite Cultural, evento realizado pelos acadêmicos em que estudantes e professores podem demonstrar suas habilidades na música, dança e teatro.
A coordenadora do curso, Letícia Castellani Duarte, explica que este ano a organização procurou oferecer cursos nas mais variadas áreas, para que o acadêmico possa escolher com qual se identifica mais. “A gente procurou abor-
dar muitos temas nas diversas áreas, temas diferenciados, para que o aluno pudesse ter a opção de escolher”, explica. Mas não é só conhecimento que a Jornada Acadêmica busca oferecer. Entretenimento e diversão também fazem parte do cronograma, com a Noite Cultural, evento nascido de iniciativa da professora Karime Sater e que conta com o apoio dos alunos e da coordenação para ser realizado.
A primeira edição foi um sucesso e mostrou resultados dentro da sala de aula, como explica a coordenadora. “É uma experiência na questão da organização de eventos, que é muito importante no currículo
do aluno, mas principalmente na apresentação de trabalhos e seminários, esses alunos ficam mais à vontade e mais socializados dentro do curso”, diz.
Este ano, em homenagem ao Dia das Crianças, a entrada para a Noite Cultural é um brinquedo ou roupa infantil, novo ou usado. Os materiais arrecadados serão doados para o Lar Santa Rita, uma ONG que cuida de crianças necessitadas de Dourados.
Já os participantes da Jornada Acadêmica podem realizar sua inscrição na coordenação do curso, localizada no Bloco 3 da Instituição. Podem participar profissionais e alunos de qualquer instituição ou área da saúde.
Amanhã haverá programação no próprio CCI, a partir das 14h. Na Quinta, às 8h, os participantes seguem para uma confraternização em Maracaju. Na sexta-feira, dia 5, a partir das 13h, será a vez da confraternização no Cras. Eles vão se reunir no Polem da Escola Lóide Bonfim Andrade, para uma grande festa organizada pela Secretaria de Assistência Social, com diversas atividades.
Conforme a coordenadora do CCI, Enedir Palombo, ontem os idosos participaram de ginástica ao ar livre no Parque dos Ipês. A secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, diz que, por conta desse trabalho, centenas de pessoas resgataram a autoestima e a vontade de viver. Segundo ela,
Educação
é por isso que o município tem investido tanto nessa área.
Ledi falou das obras no novo CCI que vai atender a região do Parque das Nações I e das ações do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), também voltadas para
a melhor idade.
Nas seis unidades do Cras, são mais 600 idosos integrados ao programa. Já no CCI estão cadastrados 1.500 idosos, dos quais pelo menos 1 mil participam das atividades.
Brasiluza Neves
ampo Grande - Durante esta semana, a UEMS realiza em Dourados a III Bienal de Física. A programação iniciada ontem vai até dia 5 com seis conferências e uma mesa redonda. O evento terá a presença de Roberto Nardi, uma das principais
referências brasileiras em Ensino de Ciências que recentemente foi coordenador desta área na Capes. A taxa de inscrição, de R$ 35, pode ser paga até a abertura da bienal. De acordo com Gilmar Praxedes Daniel, que compõe a comissão organizadora do evento, o objetivo é congregar professores, alunos e
pesquisadores em torno das questões pertinentes ao ensino de ciência.
UEMS promove bienal de Física em Dourados C
Paulo Souza, que também compõe a organização, destaca que há uma carência no Estado por profissionais formados em Física e, nesse sentido, o curso tem se empenhado em formar profissionais de alto nível que possam suprir essa demanda com qualidade.
Dia a Dia O PROGRESSO Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 2 D1
Bairro
Divulgação
Divulgação
Fotos: Divulgação
Grupo integrante da oficina de capoterapia vai à praça hoje
Terceira idade anima baile no Centro de Convivência
Executivo e Legislativo
Em MS, 6.858 disputam as eleições
São 209 candidatos a 79 vagas para prefeito e 6.649 para as 833 no legislativo
Flávio Verão
DOURADOS – Em
Mato Grosso do Sul, 1.775.061 eleitores estão aptos a votar e devem ir às urnas no próximo domingo, para eleger 79 prefeitos e 833 vereadores. Concorrem às eleições, 209 candidatos a prefeito e 6.649 candidatos a vereador, um total de 6.858 candidatos.
Dos 1,7 milhão de eleitores do Estado, 117.335 se enquadram no voto facultativo, segundo a justiça eleitoral. São eles, jovens entre 16 e 17 anos, que no Estado são 39.844, e maiores de 70 anos, num total de 77.491. Os declarados analfabeto (79.851) também não são obrigados a votar.
A cinco dias das eleições municipais, a Justiça Eleitoral aumenta a fiscalização sobre o cumprimento da legislação que determina uma série de regras. De hoje até a próxima terça-feira nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em flagrante delito ou devido a sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto.
As campanhas eleitorais dos candidatos, dependendo do tipo de mídia, vão até sexta-feira. As campanhas de ruas, por exemplo, encerram antes e, de acordo com a Justiça Eleitoral, vão até quinta-feira.
Também na quinta se encerra a propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, bem como as reuniões públicas dos candidatos. Já as propagandas de divulgação paga na imprensa escrita e na internet vão até sexta-feira e a propaganda por meio de alto-falante até sábado.
As eleições municipais no próximo domingo serão realizadas no mesmo horário, em todas as cidades do país,
Aprender e Ensinar
das 8h às 17h. As propagandas eleitorais neste dia estarão proibidas, mas o eleitor, segundo a justiça eleitoral, poderá comparecer ao local de votação utilizando a camiseta e acessórios de seu candidato. O que não pode ocorrer é a aglomeração desses eleitores e carro de som.
ElEITORADO
Eleições serão realizadas das 8h às 17h em todas as cidades do país
Os solteiros representam 64% dos eleitores que vão às urnas no próximo domingo em Mato Grosso do Sul. Eles representam 1,1 milhão de votantes, contra 547 mil casados, 27,7 mil viúvos, 25,1 mil separados judicialmente e 33 mil divorciados. Os eleitores com escolari-
municipal em todo Estado
Mamografias pelo SUS aumentam 18% em MS
DOURADOS - O Estado do Mato Grosso do Sul apresentou aumento de 18% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro semestre de 2011.
Este ano, 21.229 exames foram realizados, enquanto em 2011 realizou-se 18.042. Na faixa prioritária (50 a 69 anos), foram realizadas 9.657 mamografias, o que representa 20% a mais que no passado, quando foram feitas 8.052 exames.
Mato Grosso do Sul possui 52 mamógrafos para atender a população. Além de seis Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), e serviços de oncologia pediátrica e de radioterapia. O aumento na proporção de brasileiras que se submeteu ao exame de mamografia está condicionado à ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama no país.
Em 2012, o Ministério da Saúde investiu R$ 878,3 mil para a realização dessas mamografias, 17% a mais que em 2011, quando foram gastos R$ 750,1 mil, no mesmo período no estado sul-mato-grossense.
dade de ensino fundamental incompleto são a maioria em Mato Grosso do Sul. Dos 1,7 milhão, eles representam 625,5 mil dos votantes. O segundo maior perfil de escolaridade que vai votar no domingo é de eleitor com ensino médio incompleto, ou seja, 333 mil. Os demais perfis são os seguintes: analfabetos (79,8 mil), somente lê e escreve (226 mil), ensino médio completo (228 mil) e ensino superior completo (83,5 mil).
Concurso vai levar seis professores à Tunísia
Brasiluza Neves
CA mp O G RA n D e - Estão abertas as inscrições para o 3º
Concurso Aprender e Ensinar - Tecnologias Sociais, promovido pela revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. Neste ano, os seis vencedores ganharão uma viagem para a Tunísia, onde vão participar do Fórum Social Mundial 2013, de 23 a 28 de março. Além disso, 64 finalistas ganham um tablet e todos os inscritos uma assinatura semestral da revista. As inscrições vão até 5 de outubro.
Esta é a terceira edição do concurso, que busca reconhecer, apoiar e disseminar o uso de tecnologias sociais na educação. O concurso é um espaço para expor boas ideias e ações simples que geram frutos e impactos positivos para a escola e a comunidade.
Para a professora Rosemeire da Silva, premiada pela região Centro-Oeste, em 2010, o prêmio foi um
reconhecimento e a viagem uma ótima oportunidade para a troca de experiências.
Rosemeire, de Ponta Porã, viajou ao Senegal, em janeiro de 2011, onde participou do Fórum Social Mundial e apresentou o projeto que desenvolvia em sua escola: uma horta agroecológica. O sistema serviu de modelo para a comunidade do entorno, a maioria de pequenos agricultores familiares.
Segundo a professora
Doreni Ricartes Guimarães Tasso, de Campo Grande, vencedora do 1º concurso em 2008, o prêmio trouxe mais visibilidade à iniciativa desenvolvida na escola onde leciona a disciplina de Artes.
Doreni criou uma tecnologia
social que valoriza as pessoas com deficiência auditiva na sociedade, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda. “Depois do concurso, os pais estão participando cada vez mais das atividades”, relata a educadora.
CONCURSO
Podem participar professores da Educação Básica, vinculados à rede pública, institutos federais, escolas técnicas públicas e espaços não formais de educação, como EJA e ONGs.
Os 64 finalistas selecionados irão a Brasília participar de seminário sobre tecnologia social na educação, com todas as despesas pagas
pelo concurso. Serão dois de cada Estado do País e dez de institutos federais.
Os finalistas ainda receberão um tablet e um troféu. No seminário, serão divulgados os vencedores (um de cada região - Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Norte e Nordeste - e um de instituto federal). Todos os professores que se inscreverem no concurso ganham uma assinatura da revista Fórum até abril de 2013, um livro sobre o tema e passam a integrar a rede de educadores Aprender e Ensinar.
SERVIÇO
As inscrições podem ser feitas através do site: www. aprenderensinarts.com.br.
ESTATÍSTICAS
Este ano, estima-se o surgimento de mais de 53 mil novos casos da doença. Buscando ampliar o acesso a exames e tratamentos preventivos, o Ministério tem investido na ampliação da assistência e prevenção do câncer de mama que é uma prioridade do SUS. O câncer de mama é o primeiro tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
AÇÕES
Para garantir a melhoria do atendimento e a qualidade de vida da população, o Ministério da Saúde incorporou o Trastu-
zumabe, um dos mais eficientes medicamentos de combate ao câncer de mama, no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério investirá R$ 130 milhões/ano para disponibilizar o medicamento à população. “A expectativa é que o medicamento beneficie 20% das mulheres com câncer de mama em estágio inicial e avançado”, afirma o ministro Alexandre Padilha.
Também faz parte do Plano Nacional, a expansão dos serviços de radioterapia no país. Para isso, em julho deste ano, o Ministério da Saúde divulgou portaria que traz os nomes dos 80 hospitais, habilitados na Alta Complexidade em Oncologia, que terão serviços de oncologia criados (48 hospitais) e vão ter ampliados os serviços já ofertados (32), no início de 2013. A iniciativa beneficiará a população de 58 municípios, em 20 estados, nas cinco regiões do país. A medida aumentará em 32% a assistência aos pacientes com câncer, passando de 149 mil para 197 mil atendimentos por ano. Haverá investimento de R$ 505 milhões.
ESTRATÉGIA
O Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama prevê ações de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo de útero, que receberão investimentos de R$ 4,5 bilhões até 2014. No ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou em 22% os recursos para assistência oncológica no país. O Ministério da Saúde fechou o ano com investimento de R$ 2,2 bilhões no setor – em 2010, o valor foi de R$ 1,8 bilhão. Esse aumento de investimento serviu para ampliar e qualificar a assistência aos pacientes em hospitais públicos e privados que compõem o SUS, especialmente para os tipos de câncer mais frequentes, como fígado, mama, linfoma e leucemia aguda.
Dia a Dia O PROGRESSO
Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 3 D1
Dourados, Mato
Saúde Pública
Dia
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
O PROGRESSO
Negócios
Estado estreita relações com a China
Embaixador Li Jinzhang propõe intercâmbio em setores de tecnologia para o parque industrial de MS
Gizele Cruz de Oliveira
A mp O G RA n D e – Em visita a Mato Grosso do Sul, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, propôs ao governador André Puccinelli a vinda de grupos empresariais chineses para conhecer o potencial do Estado e intercâmbio em setores onde seu país está avançado, como o de tecnologia para Pequenas Centrais Hidrelétricas. Em audiência de mais de uma hora na manhã de ontem, com o governador, o diplomata conheceu um pouco do atual cenário de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e os principais projetos estratégicos propostos pela administração.
“Alguns estão adiantados, ou até concluídos, como o dos linhões de energia elétrica, que nos tornam autossuficientes e agora exportadores desse insumo”, revelou Puccinelli.
Governo confirma inauguração este ano da maior indústria de celulose
Acompanharam Jinzhang a esposa do embaixador, que trabalha na embaixada do Peru, Huang Minhui; o ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Zhu Qingqiao; o conselheiro da Embaixada, Qu Xun; e um representante da embaixada chinesa na Bolívia. Também participou do encontro o superintendente de Indústria e Comércio de Mato Grosso do Sul, Jonathas Camargo. Desde que assumiu o posto em Brasília, em janeiro deste ano, o embaixador chinês tem buscado estreitar as relações e a cooperação entre os dois países. Ele disse que,
mesmo há pouco tempo no Brasil, já ouviu muitas pessoas mencionarem Mato Grosso do Sul e que veio para cá seguindo essas indicações. “Temos relações comerciais interessantes com a China. Já estivemos no país, conhecemos várias províncias e, particularmente, uma grande indústria siderúrgica. Esse setor nos interessa muito”, afirmou o governador. O know-how chinês no segmento é de interesse porque o Estado produz e exporta grande quantidade de minério de ferro, e tem uma produção ainda modesta de um milhão de toneladas de ferro-gusa. O estágio final de industrialização, com a produção de aço, começa no ano que vem, com a entrada em operação da fábrica da Sitrel, em Três Lagoas. Puccinelli revelou a intenção de uma nova ida a China em 2013 e o embaixador manifestou interesse em acompanhá-lo, apontando que o segmento das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), também incentivado em Mato Grosso do Sul, tem boas referências de tecnologia na China.
O governador informou que foi feito um amplo estudo do potencial dessas usinas, o que auxilia os empreendedores que queiram aproveitar o potencial natural de Mato Grosso do Sul para a geração elétrica. Conforme Jinzhang, a China tem tecnologia avançada na área dos pequenos centros hídricos e abriga o centro de pesquisa da ONU (Organização das Nações Unidas) para esses empreendimentos.
InDúStRIa
E lOGíStICa
O governador André Puccinelli fez ainda um resumo do crescimento do setor sucroenergético, revelando que Mato Grosso do Sul passará de 5º para 2º produtor nacional de álcool em 2015, e confirmou para dezembro deste ano a inauguração da maior indústria de celulose (a Eldorado), que com a produção de 1,5 milhão de toneladas vai superar até mesmo a gigante Fibria, que já produz 1,3 milhão de toneladas. Ambas estão instaladas em Três Lagoas, onde também está em construção a maior fábrica de fertilizantes nitrogenados do país, a UFN III, da Petrobras.
O incentivo a estes grandes empreendimentos, ele explicou ao embaixador, é feito por meio de abatimento de impostos, que crescem quanto maior e mais inovadora for a indústria.
“Oferecemos as isenções para atrair as empresas. Trocamos impostos por desenvolvimento e emprego”, disse. Depois de conhecer esse panorama e saber também
do andamento dos grandes projetos de logística – muitos em parceria com o governo federal –, como as novas pavimentações, os estudos para ferrovias, a implantação do corredor bioceânico e as propostas para integração intermodal de transporte, o
embaixador da China disse que pretende se aprofundar no conhecimento de Mato Grosso do Sul. Afirmou também que pretende auxiliar na promoção de intercâmbios empresariais.
“O governador tem uma visão estratégica. Fiquei encorajado com a apresentação”,
disse Li Jinzhang. “Vamos divulgar aos analistas e aos potenciais investidores e incentivá-los a vir fazer pesquisas e discutir investimentos”. Inicialmente, a ideia é trazer representantes de empresas que já tenham negócios em outras localidades do Brasil.
Fiems apresenta dados a embaixador chinês
Divulgação
CA mp O GRA n D e - Em visita a Mato Grosso do Sul para estreitar as relações comerciais da China com o Estado, o embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang, foi recebido pelo diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, ontem, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Na oportunidade, ele apresentou os dados da indústria estadual e as ações desenvolvidas pelo Sistema Fiems para dar apoio ao setor. “O setor industrial do Estado tem todo o interesse de aumentar a aproximação econômica com a China. A intenção é ampliar a atuação, mostrando as opções de investimentos para que ele possa levar ao seu país e trazer para o Estado as empresas interessadas, atraindo novas indústrias e investimentos”, afirmou.
Capacitação
Li Jinzhang foi recebido pelo diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck
O embaixador Li Jinzhang, que estava acompanhado pelo ministro-conselheiro Zhu Qingqiao, reforçou que sua visita serviu para reconhecer melhor o Estado, que é um importante parceiro comercial
da China.
“Com a apresentação e os dados que obtivemos vou levar a discussão de trazer novas empresas para Mato Grosso do Sul, principalmente, nas áreas de soja e celulose,
ampliando a cooperação com este Estado, cuja metade dos produtos industriais de exportação é da China”, ressaltou, completando que a relação Brasil-China é amistosa e deve ser ampliada.
Qualifica Dourados abre vagas para mais nove cursos
DOURADOS - O Qualifica Dourados/ Pronac (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está disponibilizando vagas para mais nove cursos de qualificação que serão aplicados pelo Senai. As matrículas devem ser feitas neste mês.
As vagas são para pessoas entre 16 a 59 anos, que tenham ou que estejam cursando o 5º ano do ensino fundamental e que façam parte do Cadastro Único, Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC ).
Até dia 9 deste mês as pessoas acima de 18 anos podem fazer inscrição para os cursos de cozinheiro industrial (20 vagas – período matutino); lubrificador industrial (15 vagas – vespertino) e assistente de produção (30 vagas – matutino).
Até dia 25, os interessados acima de 18 anos podem fazer inscrição para o curso de ajustador mecânico (15 vagas – vespertino). Até dia 31, pessoas a partir dos 16 anos de idade podem fazer inscrição para o curso de operador de computador (20
vagas - noturno).
Também até dia 31, pessoas acima de 18 podem fazer inscrição para os cursos de pintor de obras (16 vagas – noturno); aplicador de revestimento cerâmico (16 vagas – noturno); mecânico de manutenção de máquinas industriais (20 vagas – matutino) e pedreiro de alvenaria (16 vagas – noturno).
O Pronatec é um programa do governo federal desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Dourados através da Secretária Municipal de
Assistência Social.
Vários cursos estão em andamento, outros ainda vão começar neste mês e outros estão em fase de matrículas.
O encerramento dos cursos está previsto para o final deste ano, quando serão entregues todos os certificados. O Qualifica Dourados/Pronatec tem como objetivo qualificar mão de obra para proporcionar a geração de renda no município. Pelo menos 1.300 pessoas fizeram os cursos de qualificação entre o ano passado e o primeiro semestre deste ano.
a Dia
Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 4 D1
Edemir Rodrigues
C
Governador André puccinelli apresenta ao embaixador Li Jinzhang o potencial de mS
Caderno B
“Gonzaga - De pai para filho”
Filme sobre o Rei do Baião deve estrear dia 26 de outubro nos cinemas
Terminada a sessão especial do filme
“Gonzaga – De pai para filho”, promovida para amigos e equipe num cinema do Rio de Janeiro, Breno Silveira é um dos primeiros a sair da sala. O diretor do longa, escolhido para abrir a 14ª edição do Festival do Rio, na semana passada, não se contém. “Vou chorar a cada vez que assistir ao filme”, desabafa Silveira, sobre a produção orçada em R$ 12 milhões e que levou sete anos para chegar às telas. “A quantidade de histórias sobre Gonzagão não caberia em quatro ou cinco filmes. Luiz Gonzaga era um Chaplin, um gênio. Desenhava as próprias roupas, inventava passos de dança, tinha uma noção absurda de ritmo. Nos anos 50, já entendia o que viria a ser o show business. Enquanto as apresentações se limitavam a Rio de Janeiro e São Paulo, Gonzaga criou as turnês nacionais”, destaca.
Mais do que a cinebio -
grafia de Luiz Gonzaga (19121989), o longa destaca a tortuosa relação afetiva entre o Rei do Baião e seu filho, o também cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991). Uma história envolvendo duas pessoas que, segundo o cineasta, colocaram suas vidas nas canções que gravaram. “Pois não é apenas a biografia que me encanta. Acho que todos esses filmes apenas biográficos, sem um drama forte, acabam virando produções ‘chapa branca’, conta o cineasta ao portal G 1. Ele também foi diretor do blockbuster brasileiro “Dois Filhos de Francisco”, sobre a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, e “À Beira do Caminho”, road movie inspirado nas canções de Roberto Carlos. Originado nas conversas de Gonzaguinha com o pai, gravadas em fitas cassete pelo próprio autor de “O que é, o que é?”, o longa mostra pai e filho em três fases, com três atores diferentes representando cada cantor. Para Gonzagão, foram escolhidos Land Vieira (dos
Chambinho do Acordeom, interpreta Gonzagão dos 27 aos 50 anos
17 aos 23 anos), o sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho do Acordeom (dos 27 aos 50), e Adélio Lima (aos 70). Alison Santos (dos 10 aos 12 anos), Giancarlo Di Tommaso (17 aos 22) e Júlio Andrade (35 aos 40) interpretam Gonzaguinha.
FaCetas No caso do Rei do Baião, as escolhas foram feitas a partir de um gigantesco processo seletivo, que começou com um anúncio veiculado por rádios nordestinas. Cinco mil candidatos foram inscritos, mas “apenas” 40 selecionados. Destes, dez foram confinados num apartamento em Copacabana, por dois meses, juntamente com o preparador de elenco do filme.
“Neste processo sobrou
Chambinho, um acordeonista tímido, que não era exatamente um bom ator. Apesar disso, tinha um sorriso ingênuo, era muito parecido com o Gonzaga jovem. Quando ele tocava, ficava iluminado. O outro que sobrou deste teste foi Adélio Lima, que faz Gonzagão na fase final da vida. Uma figura fantástica, que veio de Caruaru. E nunca havia feito cinema na vida”.
Para Gonzaguinha, a seleção foi diferente. E bem mais rápida. “Julinho (Andrade) colocou peruca, raspou a sobrancelha, deixou a barba crescer e emagreceu. E tudo isso apenas para o teste. A semelhança era tão assustadora que até os filhos de Gonzaguinha ficaram chocados. Ele fez um trabalho brilhante”, ressalta o diretor. Com previsão de estreia
em circuito no dia 26 de outubro, o longa não deve ficar restrito aos cinemas. “Além do DVD, que vai contar com muito material filmado não incluído na montagem final, “Gonzaga” deve virar minissérie na rede Globo. Está
praticamente fechado”, adianta o cineasta, que também contou com nomes como Nanda Costa, Sílvia Buarque e Luciano Quirino no elenco, além das participações especiais de Domingos Montagner, Zezé Motta e Cecília Dassi.
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Fotos: Divulgação
Júlio Andrade vive Gonzaguinha no filme de Breno Silveira
Variedades Variedades
Canal Zap Gabriel Sobreira
Vida reclusa
Variedades
Pedro Paulo Figueiredo/CZN.
Distante da tevê desde “Cordel Encantado”, Patrícia Werneck está de volta às novelas. Ela começou a gravar como uma noviça do convento das Carmelitas em “Gabriela”, da Globo. Suas primeiras cenas vão ao ar a partir desta quinta, dia 4, e a atriz está prevista para ficar até o fim da novela. “É a primeira vez que minha personagem não tem nome. Ela é chamada de noviça principal”, diverte-se a atriz. Na trama, assinada por Walcyr Carrasco, é a noviça que receberá Gerusa, interpretada por Luiza Valdetaro, e ambas se tornarão amigas e confidentes, descobrindo também que possuem amores proibidos e precisam conviver com essa ausência em prol do convento. “A minha personagem vai ser solidária à Gerusa. Ela já está há dois anos lá e tem experiência com a saudade e o medo”, conta. O trabalho em “Gabriela” tem um sabor especial não apenas por representar o retorno aos estúdios. Essa é a primeira vez que Patrícia é dirigida pelo marido, André Barros, que é um dos diretores da novela. “Tem sido uma delícia trabalhar com ele”, derrete-se. Algumas cenas do convento foram gravadas no colégio Sagrado Coração, no bairro do Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio de Janeiro. “Tive ajuda da preparadora Regina Miranda. Principalmente na questão das freiras Carmelitas, de como se portar, a roupa com véu toda fechada e o clima de clausto”, conta. Por enquanto, Patrícia não tem novos projetos em vista. Seu objetivo é cuidar da família e se dedicar à novela. “Estou curtindo esse momento. Depois vejo o que o futuro reserva”, destaca, aos risos.
Presença
especial Em “Rebelde”, Jonas, vivido por Floriano Peixoto, está todo animado com a Semana da Criatividade. Ele reúne todos os alunos e funcionários para explicar o evento e falar da presença de Marcos Mion. O apresentador é aplaudido por todos e participa de uma entrevista com os alunos.
Lua e Mercúrio se opõem e sugerem uma temporária falta de sintonia com as pessoas próximas. Opiniões divergentes tendem a causar algum estranhamento, o que não deve ser encarado com preocupação. Basta conduzir as incompatibilidades com respeito e diplomacia.
Transitando por sua área profissional, a Lua se opõe a Mercúrio, trazendo-lhe dificuldades para defender suas ideias tanto em seu ambiente de trabalho como em seu meio familiar. Mas não desanime e tampouco permita que a atual falta de apoio seja um limitador para suas iniciativas e desejos.
Lidar com temperamentos oscilantes tende a ser um grande desafio na presente data. A oposição que a Lua estabelece com Mercúrio indica que a falta de consenso entre suas necessidades e a dos outros pode virar um grande obstáculo, caso você não ceda em alguns momentos!
Buscar o consenso entre suas atividades domésticas e profissionais é seu maior desafio na presente data, já que a oposição Lua-Mercúrio confronta as duas áreas. O acúmulo de tarefas tende a ser fator de estresse, mas organizar-se pode ser um bom caminho para contornar a situação!
Variedades Variedades
de elenco, que usará óculos e terá um figurino sério. Fiorella está distante dos estúdios desde a novela “Fina Estampa”.
B1
Novelas Rede GloboRede Globo O PROGRESSO
Chance de corte
A Record estuda a possibilidade de reduzir o tempo de duração do “Programa da Tarde”. A produção, comandada por Ana Hickmann e Britto Jr., vai ao ar das 14h30 às 17h30, é vista como demasiadamente longa, o que atrapalharia o seu desempenho na audiência. A ideia é tornar o programa mais ágil e, consequentemente, ampliar a audiência, que ainda fica na faixa dos 5 pontos, a mesma do “Tudo a Ver”, que era anteriormente exibido no horário vespertino.
Sob estudo
Além disso, comanda uma versão do “Ídolos” no colégio e se despede dos Rebeldes dando dicas à banda.
Mulher séria
Nesta semana, Fiorella Matheis grava uma participação na nova temporada de “Louco Por Elas”, série da Globo que estreia em novembro. Na produção, ela interpreta Frida, uma produtora
A tensão que se configura entre Lua e Mercúrio sugere uma falta de sintonia entre sua mente e corpo. Uma das partes tende a apresentar sinais de desgaste, por isso convém não se sobrecarregar e deixar as preocupações de lado. Cultive o equilíbrio interior, sobretudo diante dos problemas.
A tensão que a Lua estabelece com Mercúrio lhe traz a necessidade de se preservar de interferências externas, sobretudo relacionadas a questões íntimas. Outra tendência se relaciona a pressões em seu meio profissional, que podem lhe desgastar consideravelmente. Tente não se abalar!
Suas relações de trabalho passam por momentos delicados no dia de hoje, pois o ângulo de oposição que a Lua estabelece com Mercúrio tende a reacender antigos conflitos de natureza territorial. Não é momento de medir forças. Seja o primeiro a demonstrar maturidade e equilíbrio!
Relaxar a mente é a prioridade do momento, evitando atividades que possam lhe sobrecarregar física e mentalmente. Hoje, a Lua entra em tensão com Mercúrio, revelando um momento em que suas ideias necessitam de maior tempo de maturação, por isso evite assumir muitas responsabilidades.
Por enquanto, o SBT ainda não bateu o martelo sobre quando será a estreia do “Sábado à Noite”, nova produção de Patrícia Abravanel. O piloto do programa deve ser concluído até o fim do mês e será analisado pela direção da emissora. A expectativa é de que vá ao ar em 2013.
Amélia moderna
Lu Grimaldi será Lígia em “Balacobaco”, da Record, que estreia nesta quinta, dia 4. Na trama de Gisele Joras, Lígia é casada com Arthur, vivido por Luiz Guilherme, que a manipula facilmente. Ela é frágil, elegante,
A Lua transita por sua área de amizades e a oposição com Mercúrio evidencia uma fase tensa em seus relacionamentos, onde a mínima discordância pode acarretar desentendimentos ainda maiores. Procure não se abalar com críticas que porventura lhe façam, mostrando-se tranquilo.
Imprevistos tendem a lhe pegar de surpresa na presente data, sobretudo relacionados a questões financeiras. Transitando por sua oitava casa, a Lua entra em oposição a Mercúrio, trazendo-lhe a necessidade de controlar seus gastos, ainda que lhe pareçam inofensivos.
A atual tensão entre Lua e Mercúrio pede cuidado ao lidar com pessoas do seu círculo social, pois há grande tendência a litígios, inclusive com amigos queridos. Diante da falta de consenso sobre alguma questão, procure formas pacíficas de entrar em acordo. Seja um bom ouvinte! Contradições em seu íntimo tendem a lhe conduzir a atitudes imprudentes no dia de hoje, pois a oposição Lua-Mercúrio, entre sua segunda e oitava casas, interfere em seu bom senso. Mesmo diante de situações irresistíveis, procure manter o controle. Avalie as situações antes de se posicionar.
herdou muitos bens, tanto da sua tradicional família quanto de seu primeiro marido. Adora arte e literatura e foi criada para ser esposa e mãe.
Rápidas o programa “The voice brasil”, da Globo, marcou 16 pontos de média.
Lívian Aragão está cotada para integrar o elenco de “O Caribe É Aqui”, próxima novela das seis da Globo.
o último capítulo de “Cheias de Charme” registrou média de 32 pontos de audiência. Na manhã desta terça, a Globo apresenta a novela “Salve Jorge” para a imprensa.
Foi bem
A homenagem do SBT para Hebe Camargo. A emissora utilizou todo seu acervo e não poupou na cobertura especial sobre a morte da apresentadora. Foi emocionante e mais do que merecido.
Foi mal
A personagem Muricy, vivida por Eliane Giardini, em “Avenida Brasil”, da Globo. Beira o inacreditável a inocência dela diante da manipuladora Carminha, de Adriana Esteves. Está na hora do autor promover alguma mudança, porque se continuar assim fica difícil de acreditar.
*E-mails para esta coluna: canalzap@cartaznoticias.com.br
Lado a Lado - Afonso se desculpa com Zé Maria. Hortência entrega o buquê de flores de Teodoro para Alice. Neusinha convence Diva a levar seu vestido à costureira, antes do início do ensaio geral. Constância procura Margarida. Eulália repreende Praxedes por deixar Sandra ir à praia com Laura. Quequé não consegue avisar que Diva saiu com Neusinha. Carlota vê Alice conversando com Teodoro e repreende a filha. Frederico sugere que Eliete faça o papel de Diva no ensaio e Neusinha a inveja. Constância arma um plano contra Bonifácio. Diva se enfurece ao ver Eliete interpretando seu papel no ensaio geral e a expulsa do teatro. Zé Maria reclama do modo como Bonifácio fala das mulheres. Madame Besançon fica indignada ao saber que o filho que Isabel está esperando não é de seu noivo. Guerra dos sexos - Charlô consegue controlar o avião. Manoela e Fábio se solidarizam com o sofrimento de Carolina. O médico confirma a morte de Vitório e Roberta fica arrasada. Juliana não consegue descobrir por que Otávio discutiu com Vitório na loja. Carolina é gentil com Manoela, que fica encantada com a menina. Roberta e Kiko choram por causa de Vitório. Nieta reclama da irmã e elogia Nenê para Dinorah. Lucilene sonha com Ulisses. Carolina consegue convencer Fábio a lhe dar uma carona. Analú ameaça denunciar Nando por sequestro se ele voltar para a mansão de Otávio. Ismael avisa que Nando fugiu com Analú. Roberta acusa Otávio pela morte de Vitório. Veruska pega uma pasta no cofre pessoal de Vitório. Carolina mente para explicar a Lucilene sua ida ao casamento de Kiko. Analu esconde de Nando a chave do carro. Felipe procura um investigador e acusa Nando de ter sequestrado sua filha. Roberta segue para o velório do marido. Veruska entrega a Otávio a pasta que retirou do cofre de Vitório. avenida brasiL - Carminha tenta enganar Tufão. Ivana discute com o irmão e avisa que vai sair de casa. Carminha faz um acordo com Neide. Nicole e sua trupe invadem a casa de Diógenes e levam Dolores embora. Leleco conta para Muricy sobre o desvio do dinheiro da ONG. Cadinho conta para Noêmia sobre o dinheiro que tem na Suíça. Leandro se surpreende quando Suelen pede que forme uma dupla com Wallerson. Carminha aconselha Ivana a se afastar de Max. Neide mente para Tufão e Jorginho se desespera. Nina descobre que Carminha vai à casa de Neide e avisa a Jorginho. Tufão flagra Carminha na casa de Neide.
Palavras-Cruzadas Diretas
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
2
Horóscopo Solução do nº anteRioR
Variedades
Variedades Variedades Variedades
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Marco
abre inscrições para exposições
Programa tem como objetivo incentivar a pesquisa contemporânea em artes visuais
Daniel Reino
OMuseu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco) abriu o Programa de Exposições Temporárias de 2013. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2013. O regulamento de seleção está disponível na sede do Marco e no site da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O programa de exposições tem como objetivo incentivar a pesquisa contemporânea em artes visuais, na intenção de torná-la acessível à população.
Os portfólios com a ficha de inscrição preenchida poderão ser enviados via Correios ao Marco, que fica situado na rua Antônio Maria Coelho, 6000, Campo Grande, ou entregues pessoalmente no Museu, de terça a sexta-feira, das 13h ás 18h. A previsão é de que o resultado seja divulgado em 10 de fevereiro de 2013, no site da FCMS, e comunicado
individualmente, por meio do e-mail fornecido na ficha de inscrição. Os artistas interessados deverão enviar suas propostas para serem avaliadas pela Comissão Curatorial do Marco, obedecendo às regras estabelecidas em edital. A relação de toda a documentação exigida está disponível na página 15 do DOE de quinta-feira (27 de outubro).
As propostas poderão ser inscritas individualmente ou por grupos. Na inscrição de mostras coletivas, deverá constar, obrigatoriamente, além do nome do grupo e integrantes, a indicação de um responsável pelo grupo.
Os portfólios não deverão exceder o formato A3 (29,7cm x 42cm). De acordo com a comissão avaliadora dos trabalhos é importante lembrar que não serão aceitas as obras para efeito de inscrição e nem para análise, material encaminhado em CD-Rom ou similares. O material especificado deve estar contido
Artistas poderão se inscrever individualmente ou por grupos
em envelope em embalagem lacrada com o nome do artista e encaminhado ao Marco.
Os trabalhos não selecionados pela comissão deverão ser retirados no Museu até 20 de março de 2013. Após essa data a instituição não mais se responsabiliza pelo material.
O Marco dispõe de quatro salas para exposições temporárias para a divulgação dos
trabalhos de artista contemporâneo e o reconhecimento do artista consagrado, e uma sala com exposição de longa duração de obras do seu acervo. Outras informações sobre o Programa de Exposições 2013 podem ser obtidas no pelo telefone: (67) 3326-7449, ou por e-mails: marco@fcms.ms.gov. br ou contato@marcovirtual. com.br
CNN abre inscrições de Concurso Universitário
Estudantes dos cursos de Rádio e TV e Jornalismo podem se inscrever na 8ª edição do Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Os interessados podem realizar as inscrições pelo site www.concurso.com.br até o dia 12 e terão como desafio preparar um vídeo com o tema “Pessoas que fazem a diferença no Brasil”.
Com o objetivo de incentivar jovens talentos e premiá-los pelo desempenho na elaboração de matérias jornalísticas, a CNN International irá selecionar matérias em vídeo com duração máxima de 2 minutos cada. O aluno vencedor e seu professor orientador conhecerão os estúdios da CNN em Atlanta, nos Estados Unidos, e ganharão um iPad 2. Já o aluno classificado em 2º lugar receberá um tablet Blackberry, assim como seu professor.
Cada participante deve enviar sua
matéria em DVD ou inseri-la em sua conta pessoal nos sites YouTube (www.youtube. com.br) ou Vimeo (www.vimeo.com). A URL do vídeo público (com a senha, no caso do vídeo protegido do site Vimeo) deve ser inserida no campo correspondente em cada ficha de inscrição. Serão selecionadas três matérias finalistas, após comunicação prévia da Turner International do Brasil e de divulgação no site oficial do concurso.
Para decidir quais os melhores trabalhos da 8ª edição do concurso, os jurados terão como ferramenta as próprias experiências à frente de importantes telejornais diários. Os apresentadores Mônica Waldvogel, Fabiana Scaranzi, Carlos Nascimento, Celso Freitas, uma equipe de âncoras da CNN International e a correspondente do Brasil, Shasta Darlington, fazem parte da comissão julgadora das matérias jornalísticas.
A CNN International abriu ainda canais de comunicação para incentivar os estudantes a participar por meio das redes sociais Twitter (www.twitter.com/concursocnn2012) e Facebook (www.facebook. com/CNNIBrasil)
A CNN International é a única rede global a transmitir notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio dos 34 escritórios editoriais mundiais da CNN Worldwide. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN International possui cinco sinais separados de satélite para a América Latina, Europa/ Oriente Médio/África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos.
A CNN International pode ser vista em mais de 265 milhões de residências em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, por meio de uma rede de 38 satélites.
B1 Variedades
PROGRESSO 3
Variedades Variedades O
"O sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão". (John Kennedy)
Golden Park Residence
No último sábado, foi entregue oficialmente, em Dourados, o Golden Park Residence, fino loteamento fechado, onde o conforto será fundamental. O evento foi abrilhantado pela presença do famoso cantor Sérgio Reis. Parabéns!
Daniela,
Adriana,
Renata e Alfredo com o filho Yuri. O casal vai comemorar 25 anos de casados, no dia 12 do corrente. Cido
O destaque é o casal Maurício Peralta e sra. Rosana Miguel Peralta. Ele é presidente do diretório municipal do PSDB de Dourados e superintendente do Hospital Evangélico.
Casais que acontecem
Casal Destaque Aniversariantes
Felicidades ao sr. Alkindar Mattos Rocha, que aniversaria hoje, recebendo os cumprimentos da esposa, Rute, filhos, netos e bisnetos.
Parabéns aos aniversariantes de HOJE (2º de outubro): Sergio Goellner - Lauro V. Nascimento - Flávio RigoOsvaldo Nogueira - Juarce Paurace - Nilson B. Amaral - Erci S. Brandão - Nilson da Cruz - Geraldo Peixe Reino - Udemar F. Matos - Eder Melgarejo Banos - Cilena Zagatti - Perciliana F. de Paula - Waldemar Brunetto - Leandra Nice dos Santos - Donizete Aparecido Lopes - Eva Cavalheiro Martins
Lar do Idoso
No próximo dia 4, no Lar do Idoso, será servido café da manhã e terá desfile de moda das mulheres e dos homens do Lar. Vá assistir e conhecer à Rua Major Capilé, 3.467, entrada grátis.
Dia das Crianças
No próximo dia 12, a Aldeia Jaguapiru vai proporcionar às suas crianças um festival de balas, doces e chocolates. Mais de 1.000 crianças vão usufruir. Faça sua doação, entregue neste jornal, que o cacique irá buscá-la.
Dica de Beleza
Diariamente, após lavar o seu rosto, massageie com toalha felpuda do queixo para cima, sua pele ficará mais lisa, bonita e viçosa. Experimente e verá a diferença.
Assine e ganhe
Faça sua assinatura e receba, diariamente, o jornal mais antigo do MS, que há 62 anos conta a história de nossa gente.
Aniversaria, hoje, o desembargador Joenildo Chaves. Na foto, com a esposa, Clarice Maciel.
Ligue: 3416-2670 e ganhe, na hora, dois livros, um de poesia de Weimar Torres e, o outro, "Homens, Mulheres e Outros Bichos", de Blanche Torres. O Progresso e você o jornal do
Datas
Hoje, dia de: Santos Anjos da Guarda; Em 1869, nascimento do líder da independência da Índia Mohandas Gandhi.
Visitante
Parabéns à sra. Vandira Pedroso dos Santos, que aniversaria hoje, recebendo os cumprimentos do esposo, sr. João, familiares e toda equipe do Comércio Parafusos Santos.
Aniversário
Homero, Gilmar, Eloi, Neusa e Ieusa
Esteve nos visitando Osmar Santos, ex-funcionário deste jornal.
Salmo
"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus".
Coluna da
Adiles
O PROGRESSO
Clarice e José Roberto Leonora e Laerte Janaína, Paulo, Marco, Guilhermina, Valter e dra. Eny
Edson Dutra, Cristiane, Terezinha e Beto Dr. Ailton Stropa e José Tarso, prefeito Murilo e Arlindo
O casal Camargo e Yolanda, proprietários de O Boticário de Dourados, Ivinhema, Naviraí e Caarapó.
Carlos Roberto e Janete Ferri, proprietários da Glassbox.
Comemorou seu aniversário, no último dia 27, Cleusa dos Reis Holsbach. Na foto, com os irmãos
Família Fonseca: Giulia, Denise, Guilherme e Luciano com Sérgio Reis. Valéria e Marco Aurélio
Os proprietários Luciano Fonseca e Fábio Frantz, com o cantor Sérgio Reis
Elizete, Walter Carneiro, Waltinho e Ana Luiza
Emílio, Mônica e Evandro
dra. Cláudia, Marcos, André e Kátia
(Detran) e Kássia, Juliana e Júnior
Cido, Vicente, Magal, Júnior e Roberto
Celeida e dr. Ajax Nicácio e Maria Inêz
Presidente da Aced, Eduardo, Marilza, Rosalina e Francisco
Fotos: Hedio Fazan
O PROGRESSO
Classificados Classificados Classificados O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
Classificados
Classificados
7765
VENDO FAZENDA 150 hectares para lavoura, linha do Potreirito. 99741485 ou 9974-4914.
Classificados
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
00014787
ALTOS DO INDAIÁ
14x45 ao lado futura instalação do Hosp. do Coração. R$ 90.000,00. Ac. proposta. 9984-4154 Paulo. 14500 ALTOS DO INDAIÁ
Terreno c/ 623m² na Av. Indaiá, ótima localização p/ comércio. Creci 820J. Imob. Ajurycaba. 3421-9888 00015088 ALTOS INDAIÁ 540M² Murado, só R$70.000,00. Creci 2694. F.3426-6490 ou 9971-3166. 00015025
AV. PRESID. VARGAS
C/ 400m², próx. Pq. Ipês. 8411-7852. 14678
CAMPO BELO
20x50, esquina. 81957015. 11178 CENTRO
15x50, 750m², no asfalto, ótima localização p/ comércio. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888 14875 DUAS SITIOCAS 1000M²
Cada, Campo Belo, creci 3953. 3421-2902. 00014772
ECOVILLE I
00014970 14X15 CENTRO
R. João V. Ferreira. Creci
1710. F.9953-0736. 14982
170M² JARDIM MÔNACO De R$400 por R$
370.000,00. Baixei para vender, negócio de ocasião, estudo proposta, casa nova, 3 qts sendo um deles suíte. Só vendo para acreditar. Creci 4059.
F.9971-5855. 00015068
2 NO CAMPO BELO 1000m² cada, 20x50.
F.9977-4344 ou 81477006. 14639 2000M²
Próx. BR 163. F.8411-1927. 14983
26 HEC. ÁREA RURAL
31,5 mil hectares área
rural, 150m do asfalto, 5 km da cidade, direção ao quartel, negócio de ocasião. Aproveite, terra de excelente qualidade. Área em forma de retângulo. Creci 4059.
F.9971-5855.
ADQUIRA JÁ 1.000M²
R$ 170.000,00. Creci 2645. F.9971-1320. 00014773 ECOVILLE I Esquina. Creci 2645. F.9971-1320. 00015033 EM IVINHEMA R. Banco Brasil. Ac. carro. 9626-1205. 00014161 ESQUINA CENTRO Próximo ao Fórum medindo 360m² tratar c/ proprietária 8412-3933 ou 9978-6293. 00014893
JARDIM PRIMAVERA Uma quadra do HU. R$ 75.000. Financio. 81010981. 14178 JD AIDÊ 1.081M² R$ 75.000,00.
14x32,5m. Aceito carro. 9937-0100. 00015047 JD MAIPU
12,50x32, todo murado. Creci 3623. F.9652-4209. 14783 JD MÔNACO R$120MIL 12x30, murado, alameda Dourados. 9926-5168. 00014357 JD NOVO HORIZONTE L15 Q32. Fone 9155-6530 ou 9629-1451. 13604
JD VISTA ALEGRE
R$ 70.000,00 12x30, murado. R. Roxinol. 9926-5168. 11711 JD. MÔNACO Terrenos 630m², 420m², 360m², 540m², ótima localização. Imob. Ajurycaba. 820-J. 3421-9888 13605
JEQUITIBÁS 12X50
R$ 65.000,00 c/ 600m², atrás DOF. 9926-5168. 00013911 LOTEAMENTO
360m². 9926-5168 ou 9238-2659. 13603
PQ LAGO II 15X28
R$ 60.000,00 420m². 9926-5168 ou 9238-2659. 00014815
PRIMAVERA R$55 MIL Jequitibás 860m². R$ 120.000,00. Financia. 9917-9135. 00014622
R. ANTÔNIO DO AMARAL
Esq. c/ Weimar G. Torres 952m². 9971-1193. 11713
SITIOCA BELA VISTA C/ 1.000m², 20x50, R$ 30 e R$ 35 mil, ótima localização. Imob. Ajurycaba. 820-J. 3421-9888. 14882
SITIOCA CAMPO BELO 20x50. Creci 4510. F.96720801 Dina. 00015093
SITIOCA OURO FINO Vendo ou troco por carro. 9608-7866. 00014967
SÓ R$32.000,00 20X50 Quitado, em frente a Embrapa. 9621-3041. 00015087 STA BRÍGIDA
E Pq. das Nações I, ótimo, 1800m². Creci 2694. F.9971-3166. 1306
TERRENO 13X35= 455M² Área central. Aceito troca. 3427-3291, c/ dona
Zeni.
4562
Lotes 20x50, residencial e comercial, saída para Caarapó, BR 163, plantão de vendas. 9971-3855 ou 8411-1927 www.satorreimoveis.com.br Creci 2649
TERRENO
14872
TERRENO STA FÉ Creci 2645. F.3421-0034 ou 9971-1320.
14866
TERRENOS Á partir de R$ 68.000,00 c/ 360m², financiamos. 99442055. Creci 5000. 15130 VILA EDIVIRGES 200M² R$ 10.000,00. Tel.99373205.
APARTAMENTO
R$120mil. Entrada R$20mil +financiamento pela Caixa, Minha Casa Minha vida. Entrega p/ novembro/12 e março/13. 9944-2055. Creci 5000.
14862
APARTAMENTOS P/ investimento, vários locais. 9944-2055. Creci 5000. 14867
APARTAMENTOS Vaga dupla em garagem, entrada+parcelas de R$ 1.990,00, 2 e 3 qts, c/ suíte. Programação para entrega: outubro/12, janeiro/13, dezembro/13, junho/14 e dezembro/14. 9944-2055. Creci 5000. 00015098
ATENÇÃO VENDO
1 apto na Av. Pres. Vargas. R$ 125.000,00. Urgente. 9955-7593 Beto. 00015064
CENTRO R$135.000,00
C/ 2 qts, sl, garagem. 84139055 ou 8103-8323.
14863
ALUGO COBERTURA
13873
Prédio Adelina Rigoti (Arara), área comercial. Ligar entre
13h ás 17h. 9972-0108. 14662
APTO BALN. CAMBURIÚ apartamentobc.com.br, p/ temporada. 8466-2238 00014890
NOVO APENAS R$420,00
Próximo ao 4ºPlano. 96736912. 00014969
RUA PONTA PORÃ
1 vaga para sexo feminino, que estuda ou trabalha, cozinha e sala montada,
1 vaga garagem coberta. 9902-4099 César.
00014999
CONDOMÍNIO RIO DDOS Excelente localização, 20% de entrada, restante aguardam financiamento, entrega outubro/12. 9944-2055. Creci 5000.
12159
ITAJUBÁ I
Apto c/ 42m², sala, cozinha c/ lavanderia, 2 qts, wc, garagem. R$ 95.000,00. Imob. Ajurycaba. 820J. 3421-9888. 14857
ITAÓCA
Apto c/ 46m² c/ 2 qts, sala, coz, wc, área de serv. garagem. Imob. Ajurycaba. 820J. 3421-9888. 00015109
MEISON VERSALLIS
1 suíte, 2 qts, coz c/ armário. 9941-0530. 14984
NÃO EXISTE NDA IGUAL Últimas 05 unidades, condomínio com piscina e playgraund, entrega em 50 dias. R$ 46mil de entrada em 3x. São 88m² de área privativa. 9971-5855 Creci 4059. Saldo financiamento bancário sem juros. 14884
APARTAMENTO NOVO
13841
C/ 2 qtos. Já rendendo aluguel. 9181-4463.
15037 RES. PORTO RICO Para investimento, Rua Melvin Jones, 1055, centro. Ac. financiamento. 9962 4334 - CRECI 5000. 00015035 RES. RUBI R$180MIL C/ 1 suíte + 2 dormitórios c/ elevador. 9926-5168. 00014769 RESIDENCIAL GRAMADO Creci 2645. F.3421-0034 ou 9971-1320. 13607 RESIDENCIAL RUBI Entrada + 24 parc. Á partir R$ 143.000,00 c/ elevador. Entrega Julho/2013. 9926-5168. 00014924
VENDO APTO 3 QTOS Armários e ar condicionado, sala 2 ambientes, cozinha e área de serviço com armários, sacada e lavabo, 1 vaga coberta. R$ 230.000,00. 9933-8890 Leonardo 11173
VILA GUARANI
Apto c/ 55m² c/ 2 qts, sala, coz, wc, sacada, lavanderia, garagem, dá financiamento. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888. 00014774
ZAGAIA RESIDENCE Visite um apto deocrado sem compromisso. Creci 2645. 3421-0034 ou 99711320 00014768
ZAGAIA RESIDENCE
Aptos c/ 2 quartos ao lado da Unigran. Creci 2645. 3421-0034 ou 9971-1320 00014767
ZAGAIA RESIDENCE Pronto p/ financiar.
Classificados Classificados Classificados Classificados
C2 3
CHEVROLET
Ac. carro (-) vlr. 9926-5168 ou 92382659. 13839 JD AYDÊ R$35MIL Ao lado Clube da Caixa,375m². Ac. carro (-) vlr. 9926-5168 14905 JD CACHOEIRINHA No asfalto, todo murado, 10x22. R$ 35.000,00. F.9903-0809. 00014289 JD CARISMA 30X14 Esquina, asfalto, R$ 58.000,00. F. 8112-8836 ou 9259-2588. 00015046 JD COLIBRI 15x30, bem localizado. Creci 3623. F.9652-4209. 14483 JD COLIBRI 15X30 R. Pessegueiro. Financia. 9972-2440 ou 9971-2574. 12124 JD COLIBRI 799M² Em frente á Coronel Ponciano. Dá financiamento. Imob. Ajurycaba. 820J. 3421-9888. 14858 JD FLÓRIDA II Terreno 360m², 12x30, no asfalto, murado, dá financiamento. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888. 00014779 JD GIRASSOL Creci 2645. F.3421-0034 ou 9971-1320. 00014715 JD GIRASSOL 625M² Entre Anhanguera e Unigran. 9937-0100. 00014714 JD JEQUITIBÁS 455M²
PRONTO Novo Parque Alvorada, 48 meses. Gondim Creci 2645. 3421-0034 ou 9971-1320 00014998 METADE DE TERRENO Esquina, frente ao Sesi. 9645-4919. 14501 MONTE CARLO Terreno 450m², 15x30. R$ 75.000,00. No asfalto, financia. Creci 820J. Imob. Ajurycaba. 3421-9888. 7483 ÓTIMOS TERRENOS Altos do Indaiá, Monte Carlo, Pq. Alvorada. 8121-7776 13048 PARQUE ALVORADA Terreno 360m² 12x30. R$ 120.000,00. Ótima localização. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888. 00014816 PIRATININGA R$45 MIL Jd. Primavera R$ 60.000,00. Dá financiamento. 9917-9135. 15128 PQ ALVORADA 720M² Murado. 9668-7916 ou 8429-8549. 00014775 PQ ALVORADA R$65 MIL R. Arthur Frantz c/ asfalto. Creci 2645. F.3421-0034 ou 9971-1320. 15144 PQ JEQUITIBÁS 14X40M R$ 53.500,00+parcelas. 9216-7079 ou 9672-0451. 13602 PQ LAGO II 12X30 R$55.000,00
5280M² Próximo a BR-163. F.96454919. 00014778 TERRENO P/ KITINETE Creci 2645. F.3421-0034 ou 9971-1320. 14864 APARTAMENTO Ao lado
e Cia, 2 e 3 qtos c/
em 12
Creci 5000. 14859
da Pão
suíte. Entrega
meses. 9944-2055.
NOVO Somente
PQ ALVORADA
c/ 2qts,
4510.
0801 Dina.
R$ 87.000,00
sl, coz, wc. Creci
9672-
Creci 2645. F.3421-0034.
FAZENDAS SÍTIOS TERRENOS APTO-ALUGA APTO-VENDA AO LADO DA UNIGRAN 00014928 VENDO OU TROCO Por veículo, casa no Jd. Novo Horizonte. 9829-7007 14876 VILA ADELINA 360m², 73m² área construída. Creci 3953. 3421-2902 12122 VILA BERLIM C/ 01 qto, 1 suíte, sala c/ 2 ambientes, coz, área de lazer, área de serviço, garagem. Imob. Ajurycaba. 820J. 3421-9888. 15136 VILA INDUSTRIAL 3 quartos, 1 apto, 2 varanda, coz, toda laje. R$ 140.000,00. Imob. Athenas. 3423-2255 ou 92831665. Creci 779J. 00015108 VILA PLANALTO 1 apto, 2 qts, 2 sls, varanda c/ churrasqueira. 84117852. 00014748 VL SÃO JORGE R$ 80.000,00 c/ 7 pçs. Ac. carro no negócio. 92725075 Eliane. 14881 29000M² CAMPO BELO Creci 4510. F.9672-0801 Dina. 00015094 LINHA DO BARREIRÃO km 25. Com 15 hectares. 9942-7573. 12999 P/ DEPÓSITO/INDÚST. 7.200m² acima, asfalto, saída p/ Campo Grande, cond. fechado, acesso rápido. Creci 2988. 9808-7007 Pereira. 00015083 PRÓX. JD GUAICURUS 4 hectares c/ benfeitorias. R$ 230.000,00 ou troco por casas ou carro menor valor. 9973-4161 ou 3425-6507. 14733 VENDO CHÁCARA 7,5 hectares no Barreirão. 8468-1051. 14679 270 HAS PASTO Montado, água corrente. Telefone para contato 99713855. 00015026 41 ALQ NO GUAÇU Terra lavoura c/ boa estrutura. 9941-0530. 00014704 LINHA DO POTRERITO 12,5 alq, vendo ou troco p/ imóvel (-) vlr. 9607-8863.
CHÁCARAS
Classificados Classificados Classificados Classificados
09/10 Prata, 4p, trio elétrico, ar, pneus conservados. 34251122 ou 9201-8070. 00014758
FUSCA 76 ORIGINAL Ótimo estado. R$ 6.500,00.
F.3421-7755 ou 96197204. 14450 FUSCA 86 BEGE Motor 1.600 novo, suspensão e câmbio ok. som. R$ 5.000,00. Documento 2012 pago. 9608-2964. 00015113
GOL 09/10 1.0 G4 Prata, 4p, ar, te, al, ve, impecável. 9807-3363. 00014903
GOL 09/10 TREND Compl. pneus novos. R$ 27.000,00. F.9979-0221. 13562
GOL 1.0 08/09 G5
Preto, completo, som. 9971-0855 Perentel. 00014888
GOL 1.0 PRETO 04/05
Básico, 8v. R$
CITROEN
Classificados
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012 4 C2 00015095 ASTRA 04 SEDAN 2.0 Cinza, todo revisado. 99159089. 14812 ASTRA ADV. 09/10 Preto, completo. 34202000. 00014802 ASTRA HATCH 07/08 Advantage, completo, particular. 9642-0611. 00015069 CELTA 04 CORSA 07 Ar, trava, roda, alarme. 9623-7961. 00014950 CELTA 04/04 PRETO Completo. Ac. moto. 96659131 ou 9260-4889 Janival. 00014962 CELTA 09/10 PRATA 4p, c/ ar, 39mkm. Ac. troca. 9975-5657. 7781 CELTA 1.0 FLEX 08/08 Power, 4P, roda esportiva. R$ 18.399,00. 3428-4162 ou 9146-7318 00015121 CELTA 2007 4p, R$ 16.800,00. F.96907428. 14745 CELTA 2P 07/08 Básico, 42mkm, prata. 9688-1330. 00014791 CELTA LIFE 06/07 Mod. novo, prata, 2p, básico. R$ 17.000,00. F.96754024. 00015054 CELTA SUPER PRETO 1.0, 2p, ar, 2005. c/ 72mkm. 9620-1338. 00015076 COMPRO CELTA Entre 2 e 5 com ar até R$15.000,00. F.99720318. 00014943 CONSÓR. CONTEMPLADO Cred. R$ 27.750,00. ent. R$ 8.800,00+48x R$ 521,00. www.consorcioscampogrande.com. 96567873 ou 9155-4785. 00015018 CORSA HATCH 00/00 Preto, 4p, al, te, som, bem conservado e doc. final 8 ok. 9989-6354. 00014981 CORSA SEDAN 05 C/ ar, único dono, novo. 9910-0220. 00014789 CORSA SEDAN 06/06 Mod. novo, prata, ar, ve. R$ 21.800,00. F.9692-9271. 00014995 CORSA SEDAN 06/07 Branco, básico, R$ 16.000. Cel.9923-3399. 00014689 GM BLAZER 2.8 COLINA 4x4, diesel, 2005, prata, completa. 9978-7330. 00014975 MERIVA 05 COMPL. Prata, 1.8. lindo. 84156672. 00015118 MONZA 92 BICUDO 4p, compl. cinza. R$ 9.900,00. F.9848-6049. 15045 NOVO CORSA 02/03 Prata, completo, pneus novos. R$21.000,00. F.92156511. 00015127 OPORTUNIDADE Corsa sedan, 2009, ótimo preço, 4p, 30mkm. Telefones 9623-5264 ou 9844-1299. 00015112 VECTRA GLS COMPL. 95, azul met. doc. ok+2 monitor tv. Telefone 99914281. 00014728 PALIO 1.6 98/99 4p, R$ 8.900,00, azul, ar, dh, ve. 9613-5101. 00014717 PALIO 97/97 VERMELHO Completo, doc. ok. R$ 9.500,00. F.9916-0516. 00014804 PALIO 99/99 PRETO 1.0, completo. 9946-1993. 00015123 PALIO ELX 1.4 06/07 Cinza, R$ 21.700,00. compl. 8127-9007. 00014941 PALIO FIRE PRETO 07/07, aro 15, flex. 96060695. 00014971 PALIO WEEK ADVENTURE 05/06, flex, ar, ve, te, al, pneus bons, cinza. 92965209. 300 PALIO WEEK LOCKER 08/09, completo. 34202000 00015126 PALIO WEEKEND 04/05 R$ 20.700,00, adventure, 1.8, preto, compl. 81214995. 00015005 PALIO WEEKEND 2011 Completo. 9949-3563. 00015116 PREMIUN 91 4P Vermelho. R$ 390.000,00. F.9848-6049. 00014827 SIENA 08/08 PRATA Mod. novo, 1.4, top de linha c/ 40mkm. Troco p/ (-) vlr. R$ 30.000,00. F.99600108 particular. 00015122 SIENA HLX 1.8 CINZA R$20.700,00, compl. 04/05, pneus novos. 8121-4995. 00015117 UNO 02 FIRE 4P Básico, vinho. R$ 12.900,00. F.9848-6049. 00015125 UNO 03/04 R$11.700 Branco, 4p, fire, pneus novos. 8121-4995. 00014759 UNO 09/09 Prata, completo. R$ 23.000,00. F.9206-7340. 00014826 UNO 91/91 VERMELHO Ótimo estado. R$ 5.800,00+roda. 99600108 particular. 00014825 UNO 96/96 VERDE EX Ve, ótimo estado. R$ 7.500,00. F.9960-0108 particular. 00014803 UNO FIRE 04/05 Particular, bem conservado. 9642-0611. 14552 UNO FIRE 4P 01/02 Com AR e VE 9909-1251. 14433 UNO MILLE SMART 00/01, 4p. Ac. troca (-) vlr. Só R$10.500,00. 99548781. 00015002 UNO SMART 00/01 2P Branco, te, al, ve, particular. 8209-4387. 14342 UNO WAY 09/10 Completo, ótimo. 92826157. 00014949 FIAT
DUPLA 2010, único dono. 99597229 Nilson. 00015078 GAIOLA BOIADEIRA Em ferro leve para camionetas. 9972-0318. 00015097 IVECO 380 TETO ALTO 09/10, 200mkm. R$ 140.000,00. F.9223-7847 ou 9901-7166. 00014836 M. BENS 13/13 83 Truck, caçamba vermelho. 9265-8727. 00014957 M.BENS 1113 TRUCK 71, graneleiro. 9677-0773. 6706 MB 1313 79 GRANEL. Cab. nova, super conservada, reduzido e caçamba Lx, 96, 30m c/ pneu. 9996-5200 00015124 PICK-UP CORSA 01/02 Branca, 1.6 c/ ar. R$ 13.500,00. F.8127-9007. 14906 S10 99/00 PRETA 2.2, c.s. gasol. c/ ar, dh e rod. R$ 19.000,00. Ac. troca. 9903-0809. 00014810 S10 DELUXE 2.5 97/97 C.d., preta, diesel, ótimo estado. 3426-0120 ou 9971-2845. 00015019 S10 EXECUTIVE 10/10 Preta, flex. 9635-9666 ou 8128-8688. 00014991 S10 EXECUTIVE 2002 Diesel, preta. Ac. voyage ou gol. 9651-3234. 00015023 S-10 EXECUTIVE 4X2 Diesel, 11/11, prata, placa “A”, único dono, pneus BF Mud Terrain. (67) 34526056. 00014756 S10 FLEX 08/09 9947-5943 c/ prop. 00014701 S10 FLEX 2011 4P 10mkm, prata. 9933-2929. 00014952 S-10 RODEIO 2.8 CD 4x4, preta, 05/06, 128mkm. R$ 53.000,00. F.9909-1251. 00014887 SAVEIRO 1.6 FLEX Preta, 07/08, básica. R$ 23.000,00. F.9664-8936. 00014951 SAVEIRO 2010 TREND 20mkm, completo, cinza, L5. 9936-9885 Souza. 13888 SCANIA 112 84 9971-5098 ou 3421-2307. 14560 STRADA 1.4 FIRE C.e, 09/10, prata, completa. Telefone para contato 9942-9053. 00015009 STRADA 1.4 FIRE CE 08, prata, completa. Telefones 9910-9711 ou 9647-5601. 00015066 STRADA TREK CE 1.4 Fire, flex, prata, 09/09, 1º dono, estado de nova. 9257-7665 Carlos. 00014710 2 GOL BOLA 98 2P Bordô, R$ 9.000,00. Cinza+ar. R$ 9.500,00 F.9937-0100. 00014944 CONSÓRCIO URGENTE Contemplado, créd. R$21.863,00. Vendo por R$ 10.500,00+58x R$ 269.00. F.9656-7873 ou 9155-4785. 00015057 FOX 1.0 BÁSICO Chumbo, 06/07, bem conservado. 9974-3466. 00014938 FOX 1.0 FLEX
STRADA
15.500,00. F.9664-8936. 15145 GOL 1.0 SPECIAL C/ te, al, 8v. R$ 12.000,00. Flávio Telefone contato 9625-1062. 00014976 GOL 12 COMPL. Vermelho c/ 11mkm. 96803405. 14252 GOL 16V 98/99 BRANCO Urgente. 4p, al, te, R$ 9.300,00. Telefone 99654042. 00015008 GOL 2002 2P CINZA C/ te, al, R$ 11.200,00. F.9229-9260. 15143 GOL 95 VERMELHO 1.6 R$ 9.900,00. Ac. Biz até R$3.000,00. F.9634-2232. 00014980 GOL 96/97 BÁSICO Bolinha. R$ 8.200,00. Doc. em dia. 9910-0220. 00014785 GOL 97 MI 8V COMPL. Rabicho. 9918-7465. Eder. 00014996 GOL 97/97 Prata, rodas. R$ 9.000,00. Cel.9923-3399. 00015101 GOL G4 08/09 PRATA Completo, 4p. 9200-8912. 00014939 GOL G4 1.0 09/10 Completo+rodas 14, pneus novos, prata. R$ 23.800,00. F.9141-1818. 00015106 GOL G4 1.0 PRATA 10/11, 4p, completo. 9972-8474. 14418 GOL G4 POWER 2008 Motor 1.6, compl (-) VE, 46mkm, prata, 4P, 2º dono, particular. 9972-2461 ou 3428-0707 00015119 GOL G5 09 VERMELHO Compl. R$ 25.900,00. Ac. troca (-) vlr. 9848-6049. 00015111 GOL G5 10/11 TREND Ac. troca carro (-) vlr. 84790988 ou 9266-7167. 00015120 GOL G5 CINZA 1.0 Compl. R$ 25.900,00. Troco (-) valor. 9848-6049. 00015104 GOL POWER PRATA G4 07/07, completo. 99298223. 14270 GOLF 03/03 CINZA Compl. R$ 24.500,00. 9912-8569. 00015075 PARATI 94 COMPLETA Branca, roda esp. 99734161. 00015058 POLO SEDAN 1.6 Compl. preto, rodas, bem novo. 9974-3466. 11797 XSARA PICASSO 2.0 04/04 tratar 9971-3962 00014490 COROLLA XEI 08/09 Prata, 67mkm, particular. 9829-7007. 00014711 COROLLA XEI 09/10 Prata, compl. 24mkm. 9972-0033 ou 9634-6059. 00015056 COROLLA XEI 1.8 Preto, aut.+couro, completo, bem novo. 9974-3466. 15141 COROLLA XEI 2.0 10/11, prata, novíssimo 26mkm, part. R$60 mil. f: 9241-4800/3423-0166 00014502 HILLUX 2006 Completa. 4x4. F.9644-6283. 00015003 VENDO URGENTE Corolla XLI, 1.6, preto. Ac. troca (-) valor Pick-Up. 9819-0867. HONDA MITSUBISHI FIAT FORD UTILITARIOS VOLKVAGEM TOYOTA 13563 COROLLA 05/05 SEG Prata, 4 Pneus novos Ligar 9602-1318 00014700 BELINA DEL REY 86/87 9933-2929. 00014829 FIESTA 06/06 COMPL. (-) dh, preto. R$ 17.500,00. F.9954-6964 ou 81517708. 00014889 FIESTA 1.0 FLEX 4P Prata, 09/10, te, al, porta mala elét. 9664-8936. 00015039 FIESTA SEDAN 08/08 Prata, 1.0, compl, te, ve, dh. R$ 21.500,00. F.99543165. 00014807 FORD KA 00/01 PRETO Ve, R$ 7.300,00. F.99491789 Após as 17:30h. Sidney. 00015100 FUSION 2006 Preto, completo, aut. 99717858. 00014914 KA CINZA 97/97 De mulher, c/ ve, te, al, dh. R$ 8.000,00. doc. atrasado. Ac. troca moto (-) vlr. 9628-2979. 14485 BAÚ F4000 99 R$ 5.500,00. F.9972-2440. 00015000 CARRETA CAÇAMBA Faqhini, branca, 04/04. F.9971-1904. 00015001 CARRETA CAÇAMBA Noma, branca, 08/08. F.9971-1904. 00014835 D-60 77 Toco caçamba vermelho. 9265-8727. 00013489 F-1000 84 MARROM Carroceria de madeira. 3426-0430. 15142 F-250 02 XLT PRETA Vendo ou troco por Strada dupla. 9971-4048. 00015053 F-350 2003 Mot. novo, na garantia, verde met. 9919-4010 ou 3416-8333. 00014429 F4000 88/89 Ac. troca (-) vlr. 9638-2090. 00014736 F-4000 ANO 80 Ac. troca por corolla. 92074504. 00015105 VENDO PROMOÇÃO Gol 94, 1.6, branco. 99217109. 00015107 VOYAGE 1.6 10/10 Preto, completo, doc. pago. 9172-0244. 00015051 VOYAGE CONFORTLINE 1.6, 09/10, compl.+3 opcionais. R$ 34.000,00. F.9949-7383. 00014712 VOYAGE G5 1.6 PRETO 09/10 cofortline + um trend. 9972-0033 ou 96346059. 12140 CITY EX 10/10 PRATA Completa. 3420-2000 00014831 CIVIC 2002 LX, prata, completo. 96938743. 7250 CIVIC LXS 07/08 Preto, completo. 34202000 00014540 FIT LX 1.4 PRETO 04/04, compl. muito novo. 9974-3466. 00015059 FIT LX 1.4 PRETO 04/04, completo, 1º dono, bem novo. 9974-3466. 14813 OUTDOOR 10/10 Preta, 15 meses de garantia. 3420-2000. 13381 PAJERO SPORT 06/07 Prata, completo. 34202000. 13382 PAJERO TR4 10/10 Preta, completa. 34202000. 14481 TRITON 08/09 AT 15 meses de garantia. 3420-2000. 00015070 COROLLA 04 Automático, preto, seg. 9623-7961. 00014757 COROLLA PARTIC. 08/09, mec. 37mkm. R$ 43.300,00, impecável. 9922-6856. 14078 COROLLA XEI 03/04 Preto, compl. aut, couro, 134mkm. telefone 99743466. 00014661 COROLLA XEI 06 AUT Preto c/ couro, pneus novos, 86mkm. 8466-2238. 00014946 BIZ 12/12 Cinza, es. 9637-4659. 00015096 BIZ 125 06 VERMELHA Titan 05, azul, completa. 9915-9089. 00015082 BIZ 125 ES 2008 Preta, impecável, R$ 4.200,00. F.9973-4161. 00014546 BIZ 125 ES CINZA 2008. R$ 4.500,00. F.9137-1579. 00014923 BIZ 125 KS 2011 Preta, baixo Km. R$ 4.800,00. 9658-3289 00015061 BIZ 2002 VERMELHA C/ partida, doc. pago. R$ 2.500,00. F.9657-7732. 00015090 BIZ 2006 ES AZUL R$ 3.950,00. final 7 pago. 9944-5400. 00014973 BIZ 2007 KS Azul. Ac. troca. 9979-8886. 00015092 BIZ AZUL 04/05 Doc. pago. R$ 2.800,00. F.9839-3058. 00014959 BIZ ES AMARELA Ano 2008. R$ 4.300,00. 9283-1569.
Continuação da página anterior
Conselho Deliberativo:
I – Auxiliar, assessorar e sugerir a Administradora, estudos, planos e medidas que interessem ao bom andamento do Terminal Rodoviário;
II – levar ao conhecimento do departamento de Sistema Viário, da gerencia da Administração, ou Chefe do Poder Executivo Municipal, erros administrativos que estejam prejudicando a regularidade funcional do Terminal Rodoviário;
III – participar, juntamente com a administração, da solução de fatos não previstos neste Regulamento; IV – analisar e aprovar todas as cobranças efetuadas no Terminal, pela Administradora, com posterior homologação pelo Poder Concedente.
Seção VII DOS USUÁRIOS E DO PODER PÚBLICO EM GERAL
Art. 60. Os usuários e o público em geral, quando em trânsito, permanência ou visita ao Terminal respeitarão as determinações contidas neste regulamento, no que couber, sendolhe especificamente vedado: a) transitar ou circular por áreas não permitidas, em especial pelas pistas de rolamento; b) criar situações inseguras para si e para terceiros c) desrespeitar as determinações relativas ao momento e forma de embarque e desembarque; d) praticar atos de vandalismo contra o patrimônio do Terminal Rodoviário ou de terceiros.
Capitulo VII DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 61. Todas as decisões emanadas da administradora deverão ser cientificadas por escrito às locatárias, empresas e órgãos prestadores de serviços, demais interessados e ao poder concedente.
Art. 62. A administração do Terminal Rodoviário zelará pelo cumprimento deste Regulamento, através de rigorosa fiscalização.
Art. 63. O presente Regulamento aplica-se a todas as locatárias, órgãos, firmas prestadoras de serviços, seus empregados, prepostos ou representantes, assim como aqueles que efetuarem os serviços de carregadores e engraxates na condição de trabalhadores autônomos.
Art. 64. Todas as locatárias, para seu funcionamento no Terminal Rodoviário de Caarapó, deverão atender as exigências da Saúde Pública, autoridades federais, estaduais e municipais.
Art. 65. A administradora expedirá normas e instruções complementares para o cumprimento deste Regulamento, com aprovação do Conselho Deliberativo e homologação do Poder Publico.
Art. 66. A aplicação das multas obedecerão as mesmas normas dispostas na legislação vigente (código tributário municipal).
Art. 67. Este regulamento será aprovado através da expedição de Decreto Municipal, e entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 68. Revogam-se as disposições em contrário.
PAÇO MUNICIPAL DE CAARAPO-MS, TAKEIOSHI NAKAYAMA, em 10 de setembro de Mateus Palma de Farias
ANEXO I RELAÇÃO DE MULTAS E INFRAÇÕES
GRUPO 1= 50% DO SALÁRIO MÍNIMO EM VIGOR
1.1- Falta de urbanidade.
1.2 – falta de limpeza e conservação.
1.3 - falta de uniformes.
1.4 – Ausência de motorista.
1.5 Teste de motor ou buzina no Terminal.
1.6 – Atraso na saída do ônibus (para cada dez minutos ou fração).
1.7 – Ocupação de plataformas pelos ônibus antes do horário previsto (para cada cinco minuto ou fração).
1.8 – Deixar de prestar informações ao público quando solicitado.
1.9 – Preenchimento incorreto do cartão de controle
1.10 – Ocupação dos pátios externos de estacionamento de ônibus além do horário estabelecido.
1.11 – Ocupação de plataformas fora da faixa de sinalização.
1.12 – farol desligado.
1.13 – Motor ligado enquanto o ônibus encontrar-se estacionado.
GRUPO 2= 75% DO SALÁRIO MÍNIMO EM VIGOR
2.1 – desobediência as regras de circulação de ônibus.
2.2 – Embarque e desembarque em local não permitidos.
2.3 – Desobediência as normas de embarque e desembarque.
2.4 – utilização de plataforma não autorizada.
2.5 – Utilização de propaganda não autorizada.
2.6 – Ocupação de local não permitido com cartaz ou mercadoria.
2.7 – negligência ou omissão no cumprimento de instruções ou atos baixados pela Administração.
2.8 – lançamento de etiquetas de embalagens nas plataformas.
2.9 – Uso do sanitário do ônibus na área do Terminal Rodoviário.
2.10 – Atraso no pagamento das penalidades.
2.11 – Processamento de despacho, encomenda ou bagagem desacompanhada na área do terminal.
2.12 – Contribuir para danificação de bens.
2.13 – Uso de aparelho sonoro que perturbe a sonorização do ambiente.
2.14 – Utilização de área comum com qualquer tipo de volume ou recipiente.
2.15 – Negligência na conservação de imóvel, instalação ou bens do Terminal.
2.16 – Desobediência aos preços estipulados pela administradora.
2.17 – Desobediência aos dispositivos dos contratos de locação, dos termos de compromisso ou de convênios. ndo estiver próximo de assumi-lo. ecidos pela administração, por
GRUPO 3 = 100% DO SALÁRIO MÍNIMO EM VIGOR
3.1 – Utilização de agências para fins previstos no contrato de locação.
3.2 – Aliciamento de qualquer natureza.
3.3. – Agenciamento de qualquer natureza.
3.4 – Desrespeito ou desacato à Fiscalização.
3.5 – Atitude indecorosa ou falta de compostura.
3.6 – Omissão ou atraso de informação devida à administradora.
3.7 - Descumprimentos de horário de funcionamento.
3.8 – Apresentar-se aparentemente embriagado.
3.9 – falta de limpeza de ônibus no momento da partida, quando do início de linha.
GRUPO 4 = 150% DO SALÁRIO MÍNIMO EM VIGOR
4.1 – Atividade comercial não autorizada.
4.2 – Cessão ou sublocação de agências, bilheterias ou unidades comerciais.
4.3 – Impedimento da ação da Administração.
4.4 – Danificação intencional de bens do Terminal.
4.5 – Prestação de informação falsa.
4.6 – Falta de cobrança da Tarifa de Embarque.
12
DECRETO MUNICIPAL N° 063/2012, DE 25 DE SETEMBRO DE 2012. DECLARA EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NAS ÁREAS DO MUNICÍPIO AFETADAS POR VENTOS FORTES DE APROXIMADAMENTE 90 KM/H COM PRECIPITAÇÃO HÍDRICA E GRANIZO – VENDAVAL – 1.3.2.1.5 – COBRADE, IN/MI01/2012. MATEUS PALMA DE FARIAS, PREFEITO MUNICIPAL DE CAARAPÓ - MS, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFERE A ALÍNEA "I", INCISO I, DO ART. 43, DA LEI
ORGÂNICA MUNICIPAL E PELO DISPOSTO NO INCISO VI DO ARTIGO 8 DA LEI FEDERAL N. 12.608, DE 10 DE ABRIL DE 2012, CONSIDERANDO:
a) Que ventos fortes de aproximadamente 90 km/h com precipitação hídrica e granizo, devido a vendaval, ocorrido na data de 25 de setembro de 2012 às 00:30, em parte da zona urbana, o qual teve duração aproximadamente de 30 (trinta) minutos e localização no território b) Que em decorrência dos seguintes danos aproximadamente 800 famílias foram afetadas, trazendo ao Município um prejuízo orçado no mínimo de R$ 850.000,00 (oitocentos e cinquenta mil reis);
c) Que o Parecer da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC, relatando a ocorrência deste desastre é desfavorável à declaração de Situação de Emergência, por não se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos nos parágrafos 1.º a 3.º do artigo 4.º da IN/IM N.º 001/2012 e ainda, os prejuízos econômicos públicos ou privados não se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos nos parágrafos 4º e 5º do artigo 4º da Instrução Normativa N.º 001/2012.
D E C R E T A:
Art. 1º - Fica declarada Situação de Emergência nas áreas do município contidas no Formulário de Informações de Desastre – FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre classificado e codificado como Vendaval – 1.3.2.1.5 –COBRADE, conforme IN/MI n. 01/2012.
Art. 2º - Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Comissão de Defesa Civil Municipal de Caarapó, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Art. 3º. Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Comissão de Defesa Civil Municipal de Caarapó.
Art. 4º. De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da ministrativas e os agentes de defesa osta aos desastres, em caso de risco a determinar a pronta
II – usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Parágrafo único: Será responsabilizado o agente da defesa civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população.
Art. 5º. De acordo com o estabelecido no Art. 5º do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, autoriza-se o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre. § 1º. No processo de desapropriação, deverão ser consideradas a depreciação e a desvalorização que ocorrem em propriedades localizadas em áreas inseguras.
§ 2º Sempre que possível essas propriedades serão trocadas por outras situadas em áreas seguras, e o processo de desmontagem e de reconstrução das edificações, em locais seguros, será apoiado pela comunidade.
Art. 6º. Com base no Inciso IV do artigo 24 da Lei nº 8.666 de 21.06.1993, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.
Art. 7º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 25 de setembro de 2012.
Art. 8º - Revogam-se as disposições em contrário.
PAÇO MUNICIPAL TAKEIOSHI NAKAYAMA, em 25 de setembro de 2012.
Mateus Palma de Farias
Prefeito Municipal
Valter de Oliveira
Secretário Municipal de Administração e Finanças
Afixado na Secretaria Municipal de Administração e Finanças, em 25 de setembro de 2012.
Valter de Oliveira
Secretário Municipal de Administração e Finanças
AVISO DE REPETIÇÃO DE LICITAÇÃO
PROCESSO ADMINISTRATIVO N°101/2012
PREGÃO PRESENCIAL N° 076/2012
O Município de Caarapó, Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Pregoeiro designado através do Decreto Municipal nº 003/2012 de 03 de janeiro de 2012, torna público aos interessados que promoverá licitação na Modalidade PREGÃO PRESENCIAL, do tipo “MENOR PREÇO”, objetivando a seleção de Empresa devidamente constituída para a Contratação de empresa especializada para prestação de serviços hidráulicos, com substituição de peças, para manutenção da frota de máquinas pesadas, conforme Anexo I do edital e solicitação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Local e Data do Credenciamento, da Entrega dos Envelopes e da Realização do Pregão: O credenciamento e o recebimento dos envelopes de propostas de preços e de habilitação será no dia 16 de outubro de 2012, às 8horas na sala do Departamento de Licitações, localizada à Av. Presidente Vargas, nº 465, Centro – Caarapó– MS. Retirada do Edital: O Edital poderá ser obtido, no endereço supracitado, no horário de expediente das 7h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira.
Valor da pasta: R$ 10,00 (dez reais), que serão recolhidos no Banco do BrasilUnidade de Atendimento de Caarapó e/ou pontos de recebimentos de correspondentes bancários.
Na hipótese de ocorrer feriado ou outros fatos impeditivos, que impeça a realização da sessão pública, fica a mesma adiada para o primeiro dia útil que se seguir, no mesmo local e horário.
Caarapó-MS, 01 de outubro de 2012.
Maria Inês da Silva
Pregoeira
Caara4 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CAARAPÓ-MS – PREVCAARAPÓ. PORTARIA 007/2012 – PREVCAARAPÓ. Concede Aposentadoria Voluntária por Idade e Tempo de Contribuição ao Servidor Firmino Duarte e dá outras providencias.
O Diretor Presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Caarapó – MS, no uso de suas atribuições legais e considerando o parecer jurídico da Sr.ª Adriana Cristina Aveiro, OAB/MS 13.313.
Resolve:
Art. 1º - Conceder aposentadoria voluntária por Idade e tempo de contribuição ao servidor Firmino Duarte, servidor de provimento efetivo no cargo de Professor do Ensino Fundamental, matrícula nº 620124-1, a partir do dia 01/10/2012 (primeiro de outubro de dois mil e doze), com fundamento no Artigo 40 da Constituição Federal §1º, inciso III, alínea “a” e, o artigo 39 e §1° da Lei Complementar Municipal 050/2011.
Parágrafo Único – Os proventos deste benefício na presente data é de R$ 3.945,16 (Três mil novecentos e quarenta e cinco reais e dezesseis centavos) sendo reajustado anualmente em conformidade com o Art.40, § 17, da Constituição Federal.
Art. 2° - Esta portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação e/ou afixação.
Art. 3º - Revogam – se as disposições em contrário.
Caarapó – MS 01 de Outubro de 2012.
Airton Carlos Larsen Diretor Presidente – PREVCAARAPÓ/MS Decreto Municipal 025/2012.
Caara5
4.7 – Recusa de fornecimento de relatórios estatístico, mapas e/ou manifestos de embarque de Passageiros.
4.8 – Omissão da contratação de Seguro contra Incêndio.
4.9 – Lavagem ou Limpeza de ônibus na área do Terminal.
RELAÇÃO DE APORTE ÀS PLATAFORMAS
1 – O valor da tarifa de aporte às plataformas será de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) por ônibus.
2 – Acima de sessenta embarques mensais, a empresa obrigatoriamente deverá possuir guichês. 3 – A cobrança será efetuada nos termos das sistemáticas implantadas pela Concessionária. PAÇO MUNICIPAL DE CAARAPO-MS, TAKEIOSHI NAKAYAMA, em 10 de setembro de
2012. Mateus Palma de Farias Prefeito Municipal
Classificados Atos Oficiais O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012 C2 7 11 07 Utilização de Sanitários Unid. 02 R$ 450,00 08 Publicidade Unid. 10 R$ 1.500,00 09 Multas Unid. 02 R$ 622,00 TOTAL R$ 20 176,00 Seção VI DOS CASOS OMISSOS Art. 57. Os casos omissos serão
acordo
I – 01 (um)
II – 01 (um) representante
III – 01 (um) representante
IV – 01 (um)
V – 01
VI –
Classificados/Atos Oficiais
resolvidos por analogia, pela administradora em comum
com a Prefeitura e o Conselho Deliberativo. Art. 58. O Conselho Deliberativo será constituído por membros efetivos, sendo:
representante da Secretaria de Administração e Finanças;
da Secretaria de Suprimento e Logística;
da Secretaria de Obras e/ou Serviços Urbanos;
representante da Administradora do Terminal Rodoviário.
(um) representante dos lojistas internos;
01 (um) representante do poder Legislativo Municipal. Art. 59. Compete ao
13
Atos Oficiais
Atos Oficiais Atos Oficiais Atos Oficiais Atos Oficiais
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 2 de outubro de 2012
IV TERMO ADITIVO AO CONTRATO N° 112/2011 – “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA, CRITÉRIO DE JULGAMENTO E
EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL, SOB REGIME DE EXECUÇÃO
INDIRETA, VISANDO A EXECUÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA EM
C.B.U.Q. – CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE E CALÇAMENTO EM CONCRETO DO ACESSO AO TERMINAL RODOVIÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAARAPÓ-MS, EXECUTADO COM RECURSOS DO
CONTRATO DE REPASSE Nº 0262.417-56/2008/MTUR/CAIXA,
CONFORME MEMORIAL DESCRITIVO, PLANILHA ORÇAMENTÁRIA, CRONOGRAMA, ART, PLANTA BAIXA E SOLICITAÇÃO DA SECRETARIA
MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS.”
PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 052/2011
TOMADA DE PREÇOS N° 003/2011
I – CONTRATANTES: O MUNICÍPIO DE CAARAPÓ – MS, Pessoa Jurídica de Direito Público Interno, com sede à Av. Presidente Vargas, n° 465 – Centro, inscrita no CNPJ/MF sob o n° 03.155.900/0001-04, doravante denominado
CONTRATANTE, e a empresa NK CONSTRUTORA E COMÉRCIO LTDA, Pessoa Jurídica de Direito Privado, localizada na Rua Amália Piloto Benites, nº
163, Km 01 – Pólo Empresarial – CEP: 79.940-000, no Município de Caarapó/MS, inscrita no CNPJ n° 07.167.262/0001-94, doravante denominada
CONTRATADA.
II – REPRESENTANTES: Representa o CONTRATANTE o Prefeito Municipal, Sr. Mateus Palma de Farias, brasileiro, casado, inscrito no CPF/MF nº
357.149.721–04 e portador da Cédula de Identidade RG nº 297.670 expedida pela SSP/MS, residente e domiciliado nesta cidade, sito à Av. Presidente Vargas, nº 195 – Jardim Moriá e a CONTRATADA o Sr. Douglas Junio Kischner brasileiro, solteiro, empresário, residente e domiciliado à Rua Amália Piloto Benites, nº 163, Km 01 – Pólo Empresarial, no Município de Caarapó, Estado de Mato Grosso do Sul, portador da Cédula de Identidade n° 001.143.140 expedida pela SSP/MS e inscrito no CPF/MF n° 001.099.191-30, ajustam o presente Termo Aditivo, que reger-se-á conforme cláusulas abaixo:
CLÁUSULA PRIMEIRA - Objeto: Tem o presente termo aditivo por escopo efetuar a correção de preços e o acrésc imo dos serviços constantes da planilha orçamentária, no valor de R$ 16.946,81 (dezesseis mil, novecentos e quarenta e seis reais e oitenta e um centavos), atingindo o percentual de 5 86% (cinco vírgula oitenta e seis por cento), referente ao Processo Administrativo nº 052/2011 – Modalidade Tomada de Preços n° 003/2011, tomando por base o constante da planilha orçamentária que fica fazendo parte integrante deste Termo Aditivo, sendo, devidamente vistado pelas partes.
CLÁUSULA SEGUNDA - Fundamento Legal: O presente termo aditivo tem por fundamento legal o artigo 65, §1° da Lei (Federal) n° 8.666/93.
CLAÚSULA TERCEIRA – Demais Cláusulas: As demais disposições constantes do contrato supramencionado, celebrado em 16.05.2011, permanecem inalteradas.
E, por ser a expressão da verdade, firmam as partes o presente termo aditivo em duas vias de igual teor e forma, que vai assinado também por duas testemunhas maiores e capazes.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS, em 01 de outubro de 2012
MUNICÍPIO DE CAARAPÓ NK CONSTRUTORA E COMÉRCIO LTDA
MATEUS PALMA DE FARIAS DOUGLAS JUNIO KISCHNER Pela CONTRATANTE Pela CONTRATADA
IV TERMO ADITIVO AO CONTRATO N° 001/2011 – “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA CIVIL, CRITÉRIO DE JULGAMENTO E EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL, SOB REGIME DE EXECUÇÃO INDIRETA, PARA CONSTRUÇÃO DA PRAÇA RECREATIVA NA VILA NOVA – MUNICÍPIO DE CAARAPÓ-MS, NO ÂMBITO DO CONTRATO DE REPASSE Nº 0313.472.25/MTUR/CAIXA, QUE ENTRE SI CELEBRAM A UNIÃO, POR INTERMÉDIO DO MINISTÉRIO DO TURISMO, REPRESENTADO PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E O MUNICÍPIO DE CAARAPÓ-MS, OBJETIVANDO A EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS DE FINALIDADES TURÍSTICAS.”
PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 120/2010
TOMADA D PREÇOS N° 010/2010
I – CONTRATANTES: O MUNICÍPIO DE CAARAPÓ – MS, Pessoa Jurídica de Direito Público Interno, com sede à Av. Presidente Vargas, n° 465 – Centro, inscrita no CNPJ/MF sob o n° 03.155.900/0001-04, doravante denominado CONTRATANTE, e a empresa NK CONSTRUTORA E COMÉRCIO LTDA Pessoa Jurídica de Direito Privado, localizada na Rua Amália Piloto Benites, nº 163, Km 01 – Pólo Empresarial – CEP: 79.940-000, no Município de Caarapó/MS, inscrita no CNPJ n° 07.167.262/0001-94, doravante denominada CONTRATADA.
II – REPRESENTANTES: Representa o CONTRATANTE o Prefeito Municipal, Sr. Mateus Palma de Farias, brasileiro, casado, inscrito no CPF/MF nº 357.149.721–04 e portador da Cédula de Identidade RG nº 297.670 expedida pela SSP/MS, residente e domiciliado nesta cidade, sito à Av. Presidente Vargas, nº 195 – Jardim Moriá e a CONTRATADA o Sr. Douglas Junio Kischner, brasileiro, solteiro, empresário, residente e domiciliado à Rua Amália Piloto Benites, nº 163, Km 01 – Pólo Empresarial, no Município de Caarapó, Estado de Mato Grosso do Sul, portador da Cédula de Identidade n° 001.143.140 expedida pela SSP/MS e inscrito no CPF/MF n° 001.099.191-30, ajustam o presente Termo Aditivo, que reger-se-á conforme cláusulas abaixo:
CLÁUSULA PRIMEIRA – OBJETO DO ADITAMENTO: Fica prorrogado por um período de 61 (sessenta e um) dias, a contar de 20 de outubro de 2012, o prazo de vigência do presente instrumento contratual, firmado entre as partes, em atendimento a solicitação da Secretaria Municipal de Obras.
CLÁUSULA SEGUNDA – Fundamento Legal: O presente termo aditivo tem por fundamento legal o Art. 57 da Lei (Federal) n° 8.666/93 e posteriores alterações.
CLAÚSULA TERCEIRA – Demais Cláusulas: As demais disposições constantes do contrato supramencionado, celebrado em 24 01.2011, permanecem inalteradas.
E, por ser a expressão da verdade, firmam as partes o presente termo aditivo em duas vias de igual teor e forma, que vai assinado também por duas testemunhas maiores e capazes.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS, em 01 de outubro de 2012
MUNICÍPIO DE CAARAPÓ MATEUS PALMA DE FARIAS Pela CONTRATANTE
NK CONSTRUTORA E COMÉRCIO LTDA DOUGLAS JUNIO KISCHNER Pela CONTRATADA
Testemunhas:
CPF: 502.126.991-72
CPF: 829.864.361-53
8 C2
Testemunhas: CPF: 502.126.991-72 CPF: 829.864.361-53