Dourados-MS | SEXTA-FEIRA | 31 de agosto de 2012
Festival Internacional de Teatro
A 4ª edição do maior Festival de arte dramática da região da Grande Dourados: o Festival Internacional de Teatro (FIT), será lançado amanhã, às 20h, no Teatro Municipal. Depois da solenidade de abertura haverá a apresentação do espetáculo de dança “Mulher Selvagem”, da Cia Mário Nascimento. A entrada é gratuita.
Família Capilé se reúne em setembro
“Um momento de confraternização, para trocar ideias e tomar conhecimento do estilo e do sistema adotado por todos os descendentes da família”, é assim que o patriarca João Augusto Capilé Júnior, o Sinjão, define o 1º Encontro da Família Capilé que acontecerá nos dias 7 e 8 de setembro, na Associação dos Gráficos, em Dourados. Para esse encontro uma diretoria foi escolhida e vem se reunindo toda semana para organizar e definir os preparativos da festa, com a expectativa de proporcionar um momento único com os familiares. Dia a Dia 3
Agricultores terão habitação popular
Representantes dos setores de habitação, planejamento e agricultura da prefeitura e da Superintendência da Caixa Econômica Federal vão discutir hoje detalhes do Programa
“Minha Casa, Minha Vida Rural” que chega a Dourados. O programa é destinado a pessoas físicas e agricultores familiares com renda familiar bruta anual de até R$ 15 mil e propriedade classificada como pequena (até quatro módulos).
O programa de habitação rural pode ser levado também a comunidades indígenas e quilombolas. Dia a Dia 2
Fonte: INMET INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA Claro com névoa seca em todo o Estado. Ventos: fracos/moderados. Direção do vento: E-NE. Tendência da temperatura: ligeira elevação. Máxima 33ºC. Mínima 13ºC. Em Dourados, tempo parcialmente nublado a claro com névoa úmida e/ou nevoeiro ao amanhecer. Temperatura: estável. Máxima 30ºC. Mínima 15ºC.
Indicadores Página 5
quinA Concurso 2983
“Rádio Varieté” na Praça Antônio João
Música, dança, teatro de bonecos, circo, palhaços e a magia do rádio. Este é o universo do espetáculo de rua “Rádio Varieté” do Grupo La Mínima de São Paulo, que será encenado sábado, às 10h30, no Calçadão da Praça Antônio João. A peça conta a história de três artistas do teatro de variedades.
Página B1 Página B3
Incêndio destrói casa no Potreirito
Aluna com hidranencefalia faz 13 anos
A menina Vitória Pereira, diagnosticada com hidranencefalia (acúmulo excessivo de líquido cerebroespinhal no cérebro) completou 13 anos no último dia 23. A menina, que nasceu com a expectativa de viver por apenas 12 horas, desafia a medicina e supera limites. Ela frequenta a Escola Arthur Campo Mello, vai desfilar no 7 de setembro e concorre à vaga de rainha da escola na Festa da Primavera. As crianças acolheram Vitória e fizeram dela mais do que uma simples colega de classe, mas uma amiga. Dia a Dia 3
Genuário em meio às cinzas da casa; a família conta com contribuição de amigos para reconstrução
Um incêndio na noite de quarta-feira destruiu uma casa localizada na Linha do Potreirito em Dourados. Genuário Lourêncio, 67 anos, havia saído para ir ao posto de saúde no bairro Jóquei Clube. Quando retornava, por volta das 19h30, percebeu que a casa era tomada pelas chamas, que consumiram a residência de madeira em menos de dez minutos. Vizinhos
que perceberam o incêndio usaram um trator com um pulverizador para evitar que as labaredas passassem para a casa ao lado, onde Genuário estava preste a mudar. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas nada pôde fazer. Genuário, que é aposentado, mora no local há mais de 45 anos. Ele diz que não faz ideia de como o incêndio pode ter começado. Dia a Dia 1
Na Ponta da Língua inicia apresentações
CIDADES 1
Senai recebe visitantes ilustres em Ponta Porã
CIDADES 3
Todos os 78 municípios de Mato Grosso do Sul aderiram e assinaram o Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (Coap) que organiza e integra as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. A assinatura realizada entre os governos federal, estadual e municipal aconteceu ontem, em Campo Grande, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O pacto pela Saúde teve adesão de 100% dos municípios e Mato Grosso do Sul foi o segundo Estado brasileiro a assinar o contrato. Página 4
Cassems entrega cartões em Itaquiraí
CIDADES 2
Ciat divulga vagas para Nova Andradina
CIDADES 3
Mudas nativas substituem mangueiras
As mangueiras que ficavam no passeio público da Rua Vanilton Finamore, na Vila Industrial, foram derrubadas pela Secretaria de Serviços Urbanos após um laudo técnico que constatou que as árvores estavam comprometendo a rede de energia elétrica, além de causar transtornos à população. Para compensar a derrubada, 400 mudas de árvores nativas serão plantadas. Dia a Dia 1
Ano 62 Nº 11.588 FUNDADOR: WEIMAR TORRES DIRETORA-PRESIDENTE: ADILES DO AMARAL TORRES R$ 2,00 Político financiado Página 2 Caderno A Opinião 2 Política 3 e 4 Economia 5 Meio Ambiente 6 Brasil/Mundo 7 Turismo 8 Dia a Dia ..1 a 4 Esportes (incluindo Polícia) 1 a 4 Cidades 1 a 4 Classificados 1 a 8 Caderno B Cultura 1 Variedades 2, 5 e 7 Programe-se 3 Universitário 4 e 5 Ecumênica 6 Adiles 8
11 - 21 - 41 - 71 - 79
Hédio Fazan Divulgação
Leonel Jonas
César Cordeiro
MS está 100% no programa de saúde
Política Política Política Política Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Mensalão no Supremo
O país está acompanhando, seja pela TV Justiça, pelo noticiário dos telejornais ou pela cobertura dos jornais impressos e sites de notícia o julgamento do Mensalão, classificado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, como o maior e mais engenhoso esquema criminoso montado no Brasil para desviar dinheiro público. O que mais tem chamado atenção no julgamento é a postura do ministro-revisor Ricardo Lewandowski, sempre preocupado em confrontar o voto do relator, ministro Joaquim Barbosa, que, por sinal, não poupou ninguém e pediu a condenação de todos os denunciados pela Procuradoria-Geral da República. A postura de Ricardo Lewandowski abre espaço para um questionamento: até quando a Suprema Corte brasileira será composta por indicação e não por mérito?
Analisando
O Supremo Tribunal Federal (STF) deveria ser composto por meritocracia dos magistrados, de forma que só poderiam chegar ao posto mais alto na carreira judiciária aquele que tivesse ingressado na magistratura por meio de concurso público. Mas não é isso que acontece, mesmo porque no Brasil existe a aberração do quinto constitucional, que é a possibilidade de alguém ingressar na carreira judiciária por indicação política, sem o crivo do concurso público.
Analisando 2
É justamente o que ocorreu com o hoje ministro do STF, Ricardo Lewandowski, um bacharel formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, onde foi professor e chegou a vice-reitoria depois de ter obtido os títulos de mestre e doutor em 1980 e 1982, respectivamente, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Analisando 3
Antes de ingressar no Poder Judiciário por indicação, Ricardo Lewandowski foi advogado militante entre 1974 e 1990. A partir de 1979, porém, ele passou a ocupar uma série de cargos públicos, como o de Secretário de Governo e de Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo, entre 1984 e 1988, quando se aproximou do Partido dos Trabalhadores (PT) e passou a circular entre a cúpula petista.
Analisando 4
Em 1990, Ricardo Lewandowski foi indicado, pelo quinto constitucional, para compor o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, cargo que ocupou até 1997, quando foi indicado para o Tribunal de Justiça de São Paulo. Em 16 de março de 2006, menos de 10 anos após ter chegado ao TJ/SP, Ricardo Lewandowski foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro do Supremo Tribunal Federal.
Analisando 5
Entre a indicação de Ricardo Lewandowski pelo quinto
Deputados põem fim aos “fumódromos” no Estado
Projeto de lei veta existência de salas ou recintos destinados exclusivamente aos fumantes
Divulgação
Conjuntura
Willams Araújo
Estrelas
constitucional da OAB/SP, que marcou o ingresso dele na magistratura, e a nomeação como ministro da mais alta corte do Poder Judiciário brasileiro foram apenas 16 anos, enquanto milhares de magistrados concursados trabalham uma vida inteira e não conseguem chegar nem ao Tribunal de Justiça do seu Estado. É preciso mudar esse tipo de coisa!
Ficha Limpa
A novela sobre o pedido de vistas ao projeto de lei que institui a Ficha Limpa também para os cargos do Poder Legislativo continua. Depois de informar que o pedido de vistas teria sido feito pelo vereador Albino Mendes para, no dia seguinte, desmentir a informação e assegurar que quem pediu vistas foi o vereador Elias Ishy, ontem a assessoria explicou que, de fato, o pedido de vistas partiu de Albino Mendes.
Ficha Limpa 2
Preocupado como ele só, o próprio Elias Ishy tratou de esclarecer a questão. Ele explica que seria colocado em votação um projeto de Lei da Mesa Diretora da Câmara que impedia a nomeação apenas de pessoas condenadas pelos crimes contra a administração pública e contra o patrimônio público, deixando todos os demais crimes de fora da Ficha Limpa.
Ficha Limpa 3
Ishy explica que diante disso, protocolou um novo projeto Ficha Limpa, tão amplo quanto o elaborado pelo Poder Executivo, por entender que não poderia haver pesos e medidas diferentes no mesmo município. “O vereador Albino concordou com minha preocupação e pediu vistas do projeto da Mesa Diretora, de forma que em breve poderemos votar uma proposta que atenda os anseios da sociedade”, conclui Ishy.
Impunidade
Hoje completa 201 dias da execução covarde do jornalista Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, o Paulo Rocaro, em Ponta Porã, e as autoridades de segurança pública ainda não deram qualquer resposta à sociedade.
Ardidas
A Câmara Municipal de Dourados realiza hoje, às 19h, audiência pública com o tema “Crescimento e Fortalecimento de Nossa Universidade”, cujo objetivo é debater a situação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), já que a comunidade acadêmica vem protestando pela falta de recursos e limitação de repasses por parte do governo do Estado.
A audiência pública terá como convidados o presidente da Associação dos Docentes da UEMS, professor Wilson Brum Trindade Junior, coordenador do curso de Enfermagem; o presidente do Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da UEMS), Bruno Mazanatti de Oliveira Lutti, e o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Rafael Dias.
Nos últimos dias, alunos, professores e funcionários da UEMS têm saído às ruas em protesto contra o que classificam de “abandono da universidade”. A onda de protestos ganhou força após a publicação do decreto n° 13.467, no último dia 19, determinando redução de despesas nas autarquias públicas, inclusive a UEMS, em virtude da queda na arrecadação estadual.
Veja esta: o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, defendeu ontem o financiamento público de campanhas eleitorais como forma de acabar definitivamente com a corrupção. O ministro só esqueceu de explicar como a Justiça Eleitoral vai acabar com os famosos “caixa dois” de campanha. Só isso...
Dione Hashioka (à direita) é a autora do projeto de lei que acaba com fumódromos Willams Araújo
cias tóxicas.
CAMPO GRANDE
- A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão de quarta-feira, projeto de lei que proíbe a existência de “fumódromos” (salas ou recintos destinados exclusivamente aos fumantes) em Mato Grosso do Sul. Aproveitando o embalo do Dia Nacional de Combate ao Fumo, os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei nº 060/11, de autoria da tucana Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente da Mesa Diretora Assembleia Legislativa.
Medida visa a combater o tabagismo e incentivar uma vida saudável
Segundo a justificativa, o Brasil está entre os dez países do mundo com maior número de fumantes. Dezessete por cento da população fuma. Segundo a presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/ MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul), Helena Clara Kaplan, 95% das pessoas do mundo estão expostas aos malefícios do cigarro.
cha nos dentes e inflamação gengival, explicou o presidente do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia), Francisco Grilo. “Os fumantes têm mais de 50% de chances de perder os dentes”, acrescentou.
OUTRAS MATÉRIAS
A Assembleia aprovou ainda o PL 042/12, da deputada Mara Caseiro (PTdoB), que obriga as instituições bancárias, localizadas em Mato Grosso do Sul, a comunicar à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) a instalação de caixas eletrônicos.
Tucano fervoroso, o expresidente Fernando Henrique Cardoso deve gravar uma mensagem de apoio ao seu correligionário Reinaldo Azambuja, que disputa a prefeitura de Campo Grande.
Se der certo, FHC será o segundo figurão nacional a mostrar a cara no horário eleitoral de TV em MS. O outro, ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pede voto para Vander (PT). Seria uma espécie de ‘guerra das estrelas’.
Assistência
Apesar de planejar tirar uns dias de descanso com a família após entregar o cargo para seu sucessor, em janeiro, Nelsinho (PMDB) deve pensar dia e noite na nova missão que terá pela frente quando encerrar o mandato.
É que o governador André Puccinelli (PMDB) prometeu e promete por onda passa nomeá-lo em uma pasta no governo, em março, cuja função é auxiliar prefeitos do interior.
Ironia
Para a deputada, a ideia é mais uma medida para combater o tabagismo e incentivar uma vida saudável. O cigarro possui mais de 4.000 substân-
CORRIGINDO
A foto que estampa a matéria publicada dia 27 (segunda-feira), na página 3 do primeiro caderno é da candidata a prefeita de Tacuru, Marcia Norbutas, e seu vice Adailton de Oliveira. Não se trata, portanto, do candidato citado na matéria, Pedrinho Rodrigues.
“Os fumódromos são um mau exemplo”, disse a presidente, que é favorável ao projeto. Helena conta que 90% dos fumantes iniciaram o vício antes dos 18 anos e 80% deles têm no núcleo familiar mais pessoas que fumam. Além disso, o fumo é a terceira maior causa de mortes.
O tabagismo pode causar câncer de boca e pulmão, man-
Elas terão três dias úteis para fazer a comunicação, sob risco de receber multa diária de R$ 1.000,00. Mara justifica que o objetivo é alertar, informar e tentar coibir a ação de perigosos bandidos.
Os projetos seguem para a sanção do governador André Puccinelli (PMDB). (Com informações do site ALMS)
Ao apresentar o projeto que coloca fim aos “fumódromos” em Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Dione Hashioka (PSDB) certamente nem percebeu que acabou com a alegria de alguns barnabés que utilizam um espaço desses na Assembleia para dar suas pitadas, vez ou outra. Também não quis saber do velho ditado: “em casa de ferreiro o espeto é de pau”.
Mico
De um gaiato ontem querendo tirar onda com os palmeirenses devido à crise que o time paulista passa no momento no campeonato brasileiro de futebol, dentro e fora de campo: “A única coisa que o Palmeiras está pagando em dia é mico”. Um dos torcedores mais ilustres do Verdão por aqui é o cardeal Londres Machado (PR).
(E-mail: willams@conjunturaonline.com.br)
COLONO: Cumpádi, agora num vai tê mais fumódromo prá pitá...
ZÉ PINGA: ... ih, será que vão querê acabá com os ‘mélodromo’, tamém, cumpádi...
Política O
P1 3
PROGRESSO
Assembleia
Política Política Política Política 4
Ação Pública
Política O
Política Política Política Política
P1
MS está 100% no programa de saúde
Rodrigues
Edemir
Informe C
Grudadas
Como o jeito é ficar com um olho no peixe e outro no gato, o prefeito Murilo Zauith (PSB) divide seu tempo com a administração, tendo ido a Brasília esta semana, e a campanha eleitoral. No fundo, ele não pode descuidar de nenhuma delas. Elas são irmãs siamesas, já que estão ligadas e o futuro político dele depende dos resultados de ambas.
Garfada
Os usuários dos serviços de telecomunicações já pagaram, no primeiro semestre deste ano, R$ 29,7 bilhões em tributos, que incidiram diretamente sobre o cidadão e impactaram os preços dos serviços em mais de 46%. Isso significa que a cada hora foram pagos R$ 6,8 milhões em impostos, de acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).
Faltosos
Primeiro a Assembleia
Cícero Faria
cicerolfaria@gmail.com
autorizou a ida do governador André Puccinelli para um evento em Bella Vista, no Paraguai, nesta quarta-feira. Depois, a autorização mudou para a vice-governadora, Simone Tebet. No fim, nenhum dos dois esteve presente. Simone Tebet ficou em Campo Grande, onde participou da formatura de policiais militares. Já o governador viajou para a região Norte, onde esteve em Alcinópolis, Pedro Gomes e Camapuã, em agenda de campanha, segundo o CGNews.esta a Águas Guariroba, responsável pelo saneamento de Campo Grande.
Castigo
Não foi por falta de alerta da Justiça Eleitoral – quanto à propaganda de rua em Dourados – que os candidatos a vereador infringiram a legislação. Primeiro, porque todos deveriam conhecer, na teoria, a lei eleitoral e, segundo, a Justiça destacou pela imprensa o que era ou não permitido. Agora, 18 deles correm o risco de punição.
União, Estado e municípios assinaram pacto na presença do ministro Alexandre Padilha
Giramundo Chega hoje às 14h30 a Campo Grande o piloto mais jovem a dar a volta ao mundo pilotando um avião monomotor. Walter Toledo, 20 anos, completou a volta em 45 dias. O recorde era de 97 dias. O desafio, chamado Brasil Voando Baixo, teve por objetivo entrar para o livro de recordes Guinness Book, terminou no sábado passado, em Miami (EUA). Entre os patrocinadores da expedição,
Ô meu.. se manca! O unico galinho foi o Zico!
Verde
O jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira (PV) estará na segunda-feira em Campo Grande para dar uma força política ao candidato “verde” a prefeito, vereador Marcelo Bluma. Recorda-se que Gabeira esteve em Dourados anos atrás e destinou dinheiro de emenda parlamentar sua, junto com a cota do então colega Geraldo Resende, para a construção da Vila Olímpica Indígena.
Bate-Rebate
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública entrou com ação pedindo a retirada das torres de telefonia celular do terreno próximo ao Presídio de Segurança Máxima da Capital para coibir os crimes que são comandados de dentro da prisão, com o uso de celulares.
A revista “Playboy” divulgou, na quarta-feira, uma nova foto de Denise Rocha nua. Conhecida como o Furacão da CPI, a advogada aparece sem calcinha e acorrentada, mostrando a famosa tatuagem.
Candidato a vereador, dias atrás, foi “cantando” por eleitor para pagar conta de energia. Ao ver a fatura, levou um “choque” pelo valor. E logo arrumou uma desculpa para ir embora.
Em 12 meses, o IGP-M avançou 7,72% e o acumulado no ano é de 6,07%, segundo a FGV. Além de medir a evolução do nível de preços, o IGP-M é usado para a correção de contratos, como os de aluguel.
Mato Grosso do Sul fecha agosto com 49,2% das famílias endividadas, segundo
Na vida como na eleição, seu futuro depende de seus sonhos. então, vá dormir!
levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Silvio Santos convidou Hebe Camargo para retornar ao SBT. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, SS teria ficado muito triste ao saber que a apresentadora entrou em depressão quando deixou o canal.
AMPO GRANDE - Todos os 78 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul aderiram e assinaram o Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (Coap) que organiza e integra as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.
A assinatura realizada entre os governos federal, estadual e municipal aconteceu ontem, em Campo Grande, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Contrato Organizativo de Ação Pública em Mato Grosso do Sul, surge como um novo marco na relação entre os entes federativos (Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e os 78 municípios) na organização e integração das ações e serviços de saúde em rede de atenção regionalizada, nas macrorregiões de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.
O pacto pela Saúde teve adesão de 100% dos municípios e Mato Grosso do Sul foi o segundo Estado brasileiro a assinar o contrato, conforme destacou o governador André Puccinelli.
“Isso busca a excelência do atendimento e organização do sistema e da aplicação dos recursos. Organizar, co-responsabilizar, dizer quais são as metas e o papel de cada ente será estabelecido por este contrato. Depois de conquistada essa excelência é que os recursos serão destinados ao Estado através do COAP, disse Puccinelli, ao ressaltar que em Mato Grosso do Sul 14,56% da receita corrente líquida já são aplicados na área da Saúde, valores superiores aos estabelecidos por lei.
Para os municípios, é um grande avanço na gestão da saúde publica de qualidade. Em discurso, o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug (PMDB), destacou a parceria, lembrando a importância de gestões em torno de mais investimentos nesse e em outros setores da administração pública.
O prefeito do município de Terenos, Beto Pereira, aprovou a iniciativa do governo e a parceria com o ministério da Saúde.
“Isso faz com que as ações sejam planejadas, onde Estado e União falarão a mesma língua e em consequência teremos mais aporte de recursos”, declarou Beto. Já para o prefeito de Sonora, Zelir Antônio Maggioni, que já aplica cerca de 22% do orçamento municipal em saúde, o contrato é um grande passo para a saúde. “Vamos ter a possibilidade de encurtar distâncias para os tratamentos de saúde, levando os pacientes até as macrorregiões”.
O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, que pertence a uma das macrorregiões atendidas pelo Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde, ressalta que a unificação do sistema de saúde vai proporcionar maior cobertura na área.
“Poderemos melhorar o atendimento das especialidades no Baixo Pantanal e nas proximidades, ofertando mais serviços de saúde a população”, explica Ruiter.
CONtRatO De acordo com a secretária de Saúde, Beatriz Dobashi, é o contrato que demonstra como está a organização das redes de Saúde de cada região, organizando os pontos de atenção. Ela ressalta que a atenção básica é obrigação de todos os municípios, com financiamento tripartite (União, Estado e Município).
“Os outros problemas que precisam de atenção especifica serão pactuados nas regiões. Nós organizamos cada região de saúde com a rede de atenção materno-infantil, de urgência e emergência, de saúde mental, de doenças crônicas degenerativas e de doenças infectocontagiosas”, explica Dobashi.
A secretária enfatiza que as obrigações do ministério, do Estado, dos municípios estão sendo realizadas para fazer com que a rede funcione. “Vamos medir o funcionamento de todo o sistema através de indicadores, que avaliarão se as ações foram executadas a contento, indicadores esses que irão analisar desde a diminuição da mortalidade infantil, até os indicadores de estrutura, operação e administrativos, organizando assim o Sistema de Saúde”, explicou a secretária de Saúde
do Estado, ao lembrar que o sistema pretende desafogar o fluxo de pacientes vindos para Campo Grande que concentra os maiores hospitais e atende municípios bem pequenos que não possuem sequer pronto socorro, e que não têm leito hospitalar.
COaP
O Coap é um instrumento jurídico que especifica os acordos pactuados em cada região, um instrumento de programação das ações de saúde que retrata a situação atual de cada região de saúde e aponta quais as intervenções necessárias para uma situação futura, sendo um instrumento de alocação de recursos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), para cada região de saúde. Para o ministro Alexandre Padilha o contrato serve para regulamentar a lei que criou o SUS, após 21 anos de atuação e implementação do sistema. Padilha fez um apanhado das ações já realizadas e dos investimentos destinados ao Estado através do governo federal. “Não podemos nos esquecer das diferentes características de cada região, que acabam por terem a mesma responsabilidade na área da saúde. Queremos aprimorar cada vez mais o sistema, com metas claras onde podemos ter melhores cooperados nos estados e municípios”, relatou Padilha.
Mato Grosso do Sul com este Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde poderá fazer melhor uso dos recursos, segundo o ministro da Saúde. Alexandre Padilha ressaltou os investimentos já conquistados através da parceria instituída entre governo do Estado e União.
Conforme o ministro já foram destinados para MS cerca de R$ 660 milhões em 2011. No primeiro semestre de 2012 o Estado recebeu cerca de R$ 420 milhões para serem investidos na saúde em todo o Estado. Até o fim deste ano os recursos devem chegar a R$ 800 milhões.
“Por isso é tão decisiva a construção do Coap para que a saúde pública de qualidade seja levada à população. Só conseguiremos isso com pactuação e colaboração de todos. É dividir a responsabilidade com cada ente, tendo metas claras de atendimento”, finalizou Padilha.
em MS, 14,56% da receita corrente líquida são aplicados em Saúde PROGReSSO
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Todos os 78 municípios do Estado assinaram contrato que organiza e integra as ações e serviços do SUS
A Caixa começou o pagamento dos benefícios do PIS, relativos ao calendário 2012/2013, para os nascidos em setembro. No MS, 224.343 trabalhadores têm direito ao abono salarial, sendo que 90.733 já receberam.
C
Calma... ainda sou franguinho...
IGP-M tem alta de 1,43% em agosto
Os preços dos produtos agropecuários no atacado aceleraram para 6,07%, segundo a FVG
Wladimir D’Andrade
São Paulo - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 1,43% no mês de agosto, depois de avançar 1,34% em julho, divulgou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa ficou dentro do intervalo das estimativas do mercado financeiro apuradas pelo AE Projeções, que iam de 1,31% a 1,61%, com mediana em 1,45%. Até agosto, o IGP-M, índice bastante usado no reajuste de contratos de aluguel, acumula altas de 6,07% no ano e de 7,72% nos últimos 12 meses.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M deste mês. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve alta de 1,99% em agosto, após subir 1,81% em julho. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou variação positiva de 0,33%, depois de registrar elevação de 0,25% no mês anterior. Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,32%, ante 0,85% na mesma base de comparação.
AGROPECuáRIOS
Os preços dos produtos agropecuários no atacado aceleraram em agosto, para 6,07%, depois de registrarem alta de 3,91% em julho No caminho inverso, os preços de
produtos industriais, que haviam registrado alta de 1,05% em julho, subiram 0,47% neste mês. Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens intermediários apresentaram desaceleração em agosto, para 0,83%, ante alta de 1,34% no mês anterior, informou a FGV. Os preços dos bens finais variaram 0,71%, ante 1,04% em julho. Na contramão dos outros dois indicadores, os preços das matérias-primas brutas avançaram de 3,31% em julho para 4,92% na leitura divulga-
da ontem. No ano, até agosto, o IPA acumula alta de 6,94% e de 8,50% nos 12 meses encerrados em agosto.
HAbItAçãO
O grupo Habitação foi o que mais contribuiu para a aceleração da alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em agosto ao passar de 0,18% em julho para uma alta de 0,29% neste mês, no âmbito do IGP-M. Nesta classe de despesa, o destaque ficou para o comportamento do item móveis para residência, cuja taxa de variação passou de -0,37% para +0,53% no período. O IPC como um todo acelerou de 0,25% em julho para 0,33% em agosto.
Dentro do IPC também apresentaram aceleração da alta de preços, na passagem de julho para agosto, os grupos Saúde e Cuidados Pessoais, cuja taxa passou de 0,32% para 0,43%; Educação, Leitura e Recreação, que saiu de 0,27% para 0,54%; e Comunicação, que variou positivamente 0,31% neste mês, ante +0,17% no anterior.
Em direção contrária estiveram os grupos Alimentação (de 1,06% para 1,00%) e Despesas Diversas (de 0,39% para 0,24%), que apresentaram desaceleração da alta em suas taxas. Já os grupos Vestuário (de -0,83% para -0,58%) e Transportes (de -0,39% para -0,34%) reduziram suas taxas negativas.
Os itens que mais exerceram pressão de alta sobre o IPC de agosto foram tomate
(de 51,28% para 36,32%), plano e seguro de saúde (de 0,55% para 0,59%), cenoura (de 28,70% para 21,59%), sanduíches (de 1,36% para 1,55%) e taxa de água e esgoto residencial (de 0,00% para 1,04%). Por outro lado, as maiores influências de baixa no indicador vieram de automóvel usado (de -2,13% para -2,50%), automóvel novo (de -1,29% para -0,49%), feijão carioca (de -3,78% para -8,29%), blusa feminina (de -0,29% para -1,84%) e etanol (de -1,68% para -0,98%).
COnStRuçãO O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,32% em agosto, abaixo da variação positiva observada em julho, de 0,85%. A maior influência para a desaceleração foi do índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços, cuja taxa passou de 0,63% em julho para 0,36% neste
2013
mês. O índice que representa o custo da mão de obra variou positivamente em 0,28% em agosto, ante +1,05% em julho.
Os destaques na pressão de baixa do INCC vieram de cimento portland comum, cujos preços variaram de -0,02% em julho para -0,15% em agosto; e portas e janelas de madeira, que passaram de 0,65% para -0,29% no período. Dos cinco itens com maior influência de alta no INCC, quatro apresentaram desaceleração de preços: ajudante especializado (de 1,02% para 0,47%), servente (de 1,13% para 0,33%), vergalhões e arames de aço ao carbono (de 4,24% para 0,79%), projetos (de 0,64% para 0,62%). Por sua vez, o item referente a tubos e conexões de PVC foi o único a registrar taxas de variação maiores em agosto, ante julho (de 0,25% para 1,11%). (Agência Estado)
Equipe reduz para 4,5% previsão de crescimento
Luciene Cruz, Stênio Ribeiro e Wellton Máximo
Brasília – O governo
reduziu para 4,5% a previsão de crescimento da economia para 2013. A projeção está no Projeto de Lei do Orçamento Geral da União encaminhado ontem ao Congresso Nacional. Anteriormente, a equipe econômica projetava expansão de 5,5% para o próximo ano, número que constava da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a estimativa de expansão da economia é arrojada ao se levar em consideração a crise econômica internacional.
“Nossas previsões estão na contramão da economia mundial, que está e continuará em crise. Estamos sendo ousados em estimar um PIB de 4,5%”, declarou o ministro.
O projeto do orçamento estima que a inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingirá 4,5% em 2013, exatamente no centro da meta. O salário mínimo será de R$ 670,95,
significando reajuste de 7,9%. Por lei, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior mais a variação do PIB de dois anos antes.
O superávit primário (economia de recursos para pagar os juros da dívida pública) totalizará R$ 155,9 bilhões (3,1% do PIB) para a União, estados e municípios. Desse total, R$ 108,1 bilhões (2,2% do PIB) caberão ao Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central), mas até R$ 25 bilhões de gastos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) poderão ser abatidos da meta. Esse mecanismo, no entanto, não tem sido usado desde o ano passado.
De acordo com o orçamento, as receitas líquidas do governo federal para o próximo ano totalizarão R$ 1,026 trilhão, 12,6% a mais que em 2012. As despesas primárias aumentarão 12,3% e somarão R$ 943,4 bilhões. No próximo ano, a equipe econômica projeta gastar R$ 52,2 bilhões com o PAC e o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, alta de 22,8% em relação a este ano. (ABr)
de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais).
Grupo Habitação foi o que mais contribuiu para a alta do IPC
PROGRESSO
Economia O
P1 5 Economia Economia Economia Economia
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Inflação
TBF AGOSTO 20 0,6152% 21 0,5851% 22 0,5964% 23 0,5721% 24 0,5538% 25 0,5624% 26 0,5906% 27 0,6283% 28 0,6079% 29 0,6179% IMPOSTO DE RENDA (desconto na fonte) TABELA OFICIAL DA RECEITA FEDERAL Base de cálculo Alíquota % Deduzir-R$ Até R$ 1.637,11 - Isento De R$ 1,637,12 até R$ 2.453,50 7,5 122,78 De R$ 2.453,51 até R$ 3.271,38 15 306,80 De R$ 3.271,39 até R$ 4.087,65 22,5 552,15 Acima de R$ 4.087,65 27,5 756,53 Deduções: R$ 164,56 por dependente; pensão alimentícia integral; contribuição ao INSS. Aposentado com 65 anos ou mais tem direito a uma dedução extra de R$ 1.63,7,11 no benefício recebido da previdência. DÍVIDA EM TR ou TRD Dia do Fator de Vencimento Atualização AGOSTO 13 0,01227388 14 0,01243607 15 0,01245666 16 0,01239390 17 0,01215959 18 0,01209030 19 0,01214830 20 0,01225150 21 0,01246594 22 0,01249395 23 0,01261494 24 0,01252723 25 0,01252073 26 0,01255779 27 0,01253193 28 0,01251418 29 0,01253952 30 0,01259763 31 0,01254330 UFERMS UFIR (Multiplique a quantidade
INFLAÇÃO AcumulADO Índices junho No Ano 12 meses INpC (IBgE) 0,43 3,00 5,36 Igp-M (FgV) 1,34 4,57 6,67 Igp-DI (FgV) 1,52 5,16 7,31 IpA-DI (FgV) 2,13 5,83 7,93 IpC-DI (FgV) 0,22 3,06 5,65 IpC (FIpE) 0,13 1,93 4,23 IpCA (IBgE) 0,43 2,76 5,20 INCC (FgV) 0,67 5,06 7,27 CuB (Sinduscon) 0,48 6,62 6,99 ICV - Dieese 0,42 3,86 6,37 FIpEZAp* 1,00 8,50 17,10 * Índice de preços de imóveis lançado em fevereiro de 2010 TR AGOSTO 20 0,0000% 21 0,0000% 22 0,0000% 23 0,0000% 24 0,0000% 25 0,0000% 26 0,0000% 27 0,0000% 28 0,0000% 29 0,0000% REAjUSTE DE ALUgUEL - julHO Igp-M (FgV) 1,0667 IpCA (IBgE) 1,0520 Igp-DI (FgV) 1,0731 INpC (IBgE) 1,0536 IpC- (FIpE) 1,0423 ICV (DIEESE) 1,0637 Obs.: O fator acima representa a variação do indicador de reajuste nos últimos 12 meses. para fazer o cálculo, basta multiplicar o valor atual do aluguel pelo fator. Novembro/2000 R$ 1,0641 juLhO R$ 620,00 SALÁRIO MÍNIMO BOLSAS Ibovespa: -0,2% Pontos: 57.256,43 Máxima de +0,24% : 57.508 pontos Mínima de -0,82% : 56.901 pontos Volume: 5,8 bilhões Variação em 2012: +0,89% Variação no mês: +2,07% Dow Jones: -0,81% Pontos: 13.000,71 Nasdaq: -1,05% Pontos: 3.048,71 Ibovespa Futuro: -0,2% Pontos: 57.620 Máxima (pontos): 58.020 Mínima (pontos): 57.345 BLUE CHIPS Vale PNA Preço: R$ 32,33 Variação: -0,4% Petrobras PN Preço: R$ 21,02 Variação: -0,9% OGX Petróleo ON Preço: R$ 6,02 Variação: +0,33% Itaú Unibanco PN Preço: R$ 32,50 Variação: -0,58% Bradesco PN Preço: R$ 33,70 Variação: +0,09% BM&FBOVESPA ON Preço: R$ 10,97 Variação: -1,44% Banco do Brasil ON Preço: R$ 23,38 Variação: -1,18% Gerdau PN Preço: R$ 18,23 Variação: +0,77% Usiminas PNA Preço: R$ 7,88 Variação: +0,25% Cyrela Realt ON Preço: R$ 16,87 Variação: +1,02% Cia Siderúrgica Nacional ON Preço: R$ 9,66 Variação: -2,23% Global 40 Cotação: 129,165 centavos de dólar Variação: +0,12% CÂMBIO - Dólar comercial no balcão Compra: R$ 2,0450 Venda: R$ 2,0460 Variação: -0,15% - Dólar Paralelo Compra: R$ 2,09 Venda: R$ 2,20 Variação: +0,46% - Dólar Ptax Compra: R$ 2,0507 Venda: R$ 2,0513 Variação: +0,02% - Dólar Turismo Compra: R$ 2,0000 Venda: R$ 2,1300 Variação: -0,61% - Dólar Futuro (setembro) Cotação: R$ 2.048,50 Variação: -0,19% - Euro Compra: US$ 1,2504 (às 17h48) Venda: US$ 1,2504 (às 17h48) Variação: -0,21% - Euro comercial Compra: R$ 2,5580 Venda: R$ 2,5600 Variação: -0,23% - Euro turismo Compra: R$ 2,4700 Venda: R$ 2,6530 Variação: -1,12% JUROS - CDB prefixado de 30 dias, 7,34% ao ano. - Capital de giro, 10,54% ao ano. - Hot money, 1,03% ao mês. - CDI, 7,33% ao ano. - Over a 7,39% OURO - Ouro Cotação: 1,655,52 a onça-troy (1 onça-troy equivale a 31,1035 gramas) Variação: -0,09% - Ouro BM&F (à vista) Cotação: 108,900 Variação: -0,09% juLhO R$ 16,68 POUPANÇA (aplicação a partir de 04/05/12) AGOSTO 14 0,4551% 15 0,4551% 16 0,4728% 17 0,4567% 18 0,4560% 19 0,4551% 20 0,4551% 21 0,4551% 22 0,4551% 23 0,4767% 24 0,4733% 25 0,4784% 26 0,4551% 27 0,4551% 28 0,4551% Fonte: GRANDE Fm RuRAl mIlHO R$ 25,00 (disponível) SOjA R$ 82,00 (disponível) AgROPECUÁRIA bOI GORDO/à vista/livre R$ 89,00 (jBS - Brasil global) vAcA GORDA/à vista/livre R$ 80,00 (jBS - Brasil global) Obs.: Esses dois frigoríficos estão fora de mercado porque a escala de abate está completa nos próximos dias
Indicadores Econômicos
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Biodiversidade
ICMBio cria 25 UCs em cinco anos
No total, novas unidades acrescentam 6,4 milhões de hectares ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação
Elmano Augusto e Ana Carolina Lobo
Brasília – Nos seus cinco anos de funcionamento, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) viabilizou, com o apoio de parceiros do governo e da sociedade, a criação de 25 unidades de conservação (UC) federais, uma média de cinco por ano.
Foram 13 UCs de proteção integral – seis parques nacionais, dois monumentos naturais, quatro refúgios de vida silvestre e uma reserva biológica – e 12 de uso sustentável –duas APAs, duas florestas nacionais e oito reservas extrativistas.
hectares.
As 25 unidades passaram a proteger espaços de alto valor ecológico em quatro dos seis grandes biomas brasileiros – Amazônia (7), que sofre com o desmatamento ilegal; Mata Atlântica (7), que resiste a 500 anos de devastação em meio à pressão de grandes centros urbanos; Caatinga (4), um ecossistema exclusivamente brasileiro, e o Cerrado (1), acuado pela expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste –, afora a Zona Costeira-Marinha (6), região ambientalmente menos protegida do país.
Unidades passam a proteger espaços de alto valor ecológico
No total, as novas unidades acrescentaram
6,4 milhões de hectares ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que tem hoje 75 milhões de hectares em 312 UCs federais espalhadas por todo o País. Com isso, o ICMBio contribuiu para ampliar o conjunto das áreas protegidas pela União em quase 10% em relação ao que existia na época de sua fundação, em 2007 – 287 UCs que somavam pouco mais de 68 milhões de
Segundo servidores do ICMBio, o trabalho de criação de UCs, uma das principais atribuições do órgão, não é nada fácil. São várias etapas, desde a identificação das áreas importantes para a conservação até a conclusão das consultas públicas e a elaboração do decreto presidencial que vai oficializar a instituição da unidade.
Todo esse trabalho, que pode levar anos, exige estudo, pesquisa e, principalmente, capacidade de articulação e negociação para driblar conflitos e atrair o apoio dos vários setores da sociedade normal-
denação-geral de Gestão de Pessoas, “é extremamente importante para a gestão ter um quadro de servidores qualificados.”
política de qualificação permanente de seu quadro de pessoal. De 2008 para cá, promoveu 11.817 eventos de capacitação. Os cursos vão desde formação inicial para os servidores que ingressam no órgão a temas específicos, como fiscalização, gestão documental, avaliação de imóveis rurais, gestão administrativo-financeira, planos de manejo e gestão participativa, dentre outros.
Instituto conta atualmente com um quadro de 223 instrutores.
Ela destaca, também, a preocupação do ICMBio de alinhar as ações ao planejamento estratégico do Instituto. “A capacitação enquanto ação estratégica é um avanço em relação a outros órgãos públicos. A base para todas as nossas formações é o planejamento estratégico do ICMBio. Para um curso ser aprovado, o primeiro crivo é estar alinhado aos objetivos estratégicos da instituição. A qualificação relacionada aos objetivos estratégicos”, explica.
Aldo Sérgio Vasconcelos
Brasília – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), comemora, neste mês de agosto, 35 anos de criação. O aniversário coincide com os cinco anos de fundação do ICMBio. Está previsto para setembro o lançamento da exposição sobre o histórico do centro, sua missão, as ações e projetos mais expressivos em desenvolvimento. A sede nacional do Cemave fica na Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, na Grande João Pessoa (PB), onde também estão localizadas a Coordenação Regional 6, a sede da Reserva Extrativista Acaú-Goiana e uma das Unidades Avançadas de Administração e Finanças (UAAF), todos do Instituto Chico Mendes. Originalmente denominado como Centro de Estudos de Migrações de Aves, o Cemave foi criado em 1977 com o objetivo de implantar o Sistema Nacional de Anilhamento (SNA). Trata-se de um método pioneiro na América Latina, para difundir e coordenar o uso do anilhamento como técnica de pesquisa com aves na natureza, cujas informações subsidiam as políticas e ações para a conservação das 1832 espécies da avifauna brasileira. Conforme os procedimentos definidos pelo SNA, os anilhadores capturam aves silvestres e as soltam após marcá-las com anilhas
PIB pode ter nova aferição
Brasília - Os indicadores do crescimento brasileiro deverão passar a considerar as-
Monumento Natural das ilhas Cagarras, no rio, é uma das 25 UCs criadas pelo iCMBio mente envolvidos nesse processo – governos, empresários, academia, Ministério Público e as comunidades do entorno. Exatamente por isso, eles consideram os avanços obtidos nesses cinco anos uma conquista não só do ICMBio, mas de toda a sociedade brasileira que começa a enxergar as UCs, com suas pesquisas científicas, turismo ecológico, exploração sustentável dos produtos extrativistas, espaços capazes de aliar a conservação da biodiversidade à promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável.
11 MIL EVEntOS
O ICMBio adota uma
Cemave comemora 35 anos de conservação das aves
Divulgação
Cemave tem projeto de conservação da arara-azul-de-lear
metálicas numeradas contendo a inscrição “Avise CEMAVE” e o endereço do centro. Com esse procedimento, o Cemave obtém informações sobre o tempo de vida após a marcação, as rotas migratórias, flutuações de números populacionais e outros dados fundamentais para a conservação dessas espécies e dos hábitats onde vivem. Para otimizar sua atuação por todo o território nacional, o centro conta com bases avançadas em Brasília (DF) e Florianópolis (SC), especializadas respectivamente nos biomas Cerrado e Pantanal e regiões Sul e Sudeste. O coordenador do Cemave, João Luiz Nascimento, enfatiza a atuação imprescindível da entidade no cenário conservacionista das aves brasileiras. “O desenvolvimento de uma cultura do uso da técnica do anilhamento em projetos de pesquisa em larga
pectos ambientais e sociais. Em audiência pública realizada na manhã de terça-feira, no Senado, representantes do Legislativo e de universidades discutiram a criação do novo índice como
escala no país vem gerando dados essenciais para a produção de informações que têm fundamentado importantes decisões do governo federal para a conservação das aves brasileiras, informa o doutor em Oceanografia. Ele destaca a criação dos Parques Nacionais da Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, de Fernando de Noronha, em Pernambuco, e a Reserva Biológica do Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte, a partir de dados produzidos com a participação direta do Cemave. João Luiz salienta ainda que unidades de conservação federais e estaduais – importantes para a conservação da avifauna brasileira – foram reconhecidas e incluídas em acordos internacionais como a Convenção de Ramsar e a Rede Hemisférica de Reservas de Aves Limícolas com o apoio do Cemave. (Comunicação ICMBio)
forma de substituir a medição do Produto Interno Bruto (PIB). A iniciativa é um desdobramento das discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Além da qualificação de servidores efetivos, o Instituto treina cerca de três mil brigadistas por ano. Promove ainda a formação de instrutores –servidores que atuam na formação de outros colegas – para atuar nos cursos internos. O
(Rio+20). A mudança tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável e mudar os padrões de produção e consumo. “Existem diferentes indicadores de riquezas. O PIB é um dado representativo para os valores do século passado, e não para a sociedade complexa em que vivemos atualmente”, defendeu o professor Ladislau Dowbor, da PUC-SP, um dos participantes da sessão da Comissão de Meio Ambiente (CMA).
O índice de crescimento baseado em valores ambientais, no entanto, ainda precisa ser formulado. De acordo com o presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), representantes de órgãos técnicos e estatísticos serão consultados para definir a forma sobre como será realizado o cálculo. “O PIB mede a movimentação da economia e desconsidera as consequências”, disse. “Alguns desses fatores, porém, contribuem para a piora na qualidade de vida”. Entre as conclusões da Rio +20, houve a identificação das limitações do PIB por representar a soma de bens e serviços finais produzidos por um país. Com a criação do índice, a intenção é incluir a valorização monetária do capital natural nos cálculos que servem como termômetro do crescimento das nações. (www.mma.gov.br)
Recuperação de rios no Rio rio - Mais de um ano e meio após as chuvas de janeiro de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, que deixou mais de 900 mortos e centenas de feridos, o governo federal vai investir R$ 540 milhões nas obras de recuperação dos rios daquela região. A informação foi dada pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. Ele disse que a demora pela liberação da verba não foi falha do governo federal, e sim, da burocracia dos
Em 2009, foram investidos R$ 3 milhões no Plano Anual de Capacitação. No total, foram realizadas 576 capacitações. Em 2010, as ações do PAC dobraram e passaram para R$ 6 milhões, o que possibilitou 4.058 capacitações, com a formação de 3.847 colegas, entre servidores e brigadistas. Em 2011, também com recurso de R$ 6 milhões, foram promovidas 4.519 capacitações, sendo formados 3.944 servidores e brigadistas.
Segundo Helena Machado Araújo, chefe da Educação Corporativa e coordenadora-geral substituta da Coor -
órgãos financeiros para permitir que os recursos fossem distribuídos, além da má administração de alguns municípios da região, que não aplicaram os recursos necessários previstos para as obras de recuperação dos rios.
As obras de recuperação serão destinadas aos rios da região serrana mais atingidos pela tempestade do início do ano passado, entre eles: o Cuiabá, em Petrópolis; o Príncipe em Teresópolis e o Córrego Dantas em Nova Friburgo. Na região serrana serão 27 quilômetros (km) de rios dragados e 1.620 famílias realocadas até dezembro de 2015. Até o momento 420 famílias foram retiradas e apenas 4 km de dragagens e canalizações foram feitas.
(Agência Brasil)
Chevron e Transocean
s ão Paulo - O Tribunal
Regional Federal (TRF) manteve na última terça-feira a suspensão das atividades no Brasil da petroleira Chevron e da operadora de sondas Transocean. O pedido das empresas para que cassassem a liminar de primeira instância que as impede de operar no País não foi aceita pelos três juízes da câmara responsável pelo exame da questão. Eles decidiram por unanimidade.
Chevron e Transocean são rés em processo judicial que apura responsabilidades pelo o vazamento de petróleo bruto no campo de Frade (Bacia de Campos, litoral norte do Estado do Rio), iniciado em novembro do ano passado e que se manteve durante o primeiro semestre deste ano. As empresas podem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). (Agência Estado)
Catetos são mortos
Brasília – Pelo menos 17
MEtAS pARA 2013 Entre as nove metas globais do Instituto para o período de junho de 2012 a maio de 2013, publicadas no início deste mês no Diário Oficial da União (DOU), uma trata da capacitação dos servidores efetivos do Instituto. Prevê que a cada quatro anos todos os servidores tenham passado por pelo menos uma capacitação. A intenção é chegar a maio de 2013 com 60% de todos os 1.980 servidores, ou seja, 1.188, tendo passado por pelo menos um curso previsto no Plano Anual de Capacitação. (Comunicação ICMBio)
catetos – mamíferos com casco, conhecidos popularmente como porco-do-mato, caititu ou pecari – foram encontrados mortos no interior do Parque Nacional de Brasília, na quarta-feira. A direção do parque não confirmou a causa das mortes, mas trabalha com a hipótese de intoxicação alimentar.
“Os animais devem ter saído dos limites do parque em busca de alimento e ingerido algum produto tóxico. Mas isso só os exames poderão comprovar”, disse Amaury Senna, chefe do parque, ao informar que as vísceras de alguns bichos foram recolhidas e encaminhadas para exame toxicológico no laboratório de veterinária da UnB. O resultado deve sair em um mês. (Comunicação ICMBio)
“Plante Árvore”
Campo Grande - O Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) desenvolveu uma certificação especial por meio do Programa Plante Árvore – o “Selo Plante Árvore”. O selo representa que a empresa ou o produto compensou emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) pelo plantio de árvores nativas do Brasil, e está em conformidade com as normas nacionais de certificação ambiental. Atualmente, o crescimento da consciência ambiental tem obrigado empresas a atrelarem o conceito de sustentabilidade as suas marcas. Produtos que não colaboram para recuperação ambiental acabam sendo evitados na hora do consumo. A idéia do IPEF é ampliar o plantio de árvores nativas no Brasil, certificando produtos que realmente são responsáveis ecologicamente na compensação de sua emissão de gases. Mais informações sobre o novo selo no site www.plantearvore.com.br. (Painel Florestal)
Meio Ambiente 6 Meio Ambiente Meio Ambiente p1
O pROGRESSO
Luiz Augusto Correia de Araujo
Negociata
MPF acusa banco de favorecer o PT
Relator diz que o Banco Rural deixou de cumprir normas nos casos que envolveram o partido e Marcos Valério
Ban Ki-moon condena os que negam o Holocausto
Renata Giraldi
Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou ontem em Teerã, no Irã, os que negam que o Holocausto ocorreu e o direito de Israel existir. A afirmação foi feita na abertura da 16ª Cúpula dos Países Não Alinhados. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, negou, em várias ocasiões, a existência do Holocausto e do Estado de Israel. Ahmadinejad estava presente ao evento no momento em que Ban Ki-moon discursou. “Rejeito firmemente qualquer ameaça de um Estado-Membro [da ONU] de destruir outro, ou os comentários depreciativos negando fatos históricos como o Holocausto”, disse o secretário. “Alegar que outro membro da ONU não tem o direito de existir ou descrevê-lo em termos racistas é não só totalmente errado como enfraquece os princípios que todos prometeram defender”. A expressão Holocausto
Vivendo com a Estrela
Ricardo Brito e Eduardo Bresciani
BraSília - O ministro Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal, relator do processo do mensalão, afirmou ontem que o Banco Rural concedeu em 2003 um empréstimo no valor de R$ 3 milhões ao Partido dos Trabalhadores mesmo diante do fato de a legenda ter encerrado o ano anterior com um rombo de R$ 2 milhões em suas contas. Segundo Barbosa, a instituição deixou de cumprir normas para a concessão de empréstimos e de renovações deles nos casos que envolveram o PT e as empresas do grupo do publicitário Marcos Valério. “O Banco Rural, todavia, sobretudo nas operações realizadas com o Partido dos Trabalhadores, a SMP&B Comunicação e a Graffiti Participações, não
cumpria as prescrições do Banco Central”, afirmou o relator, ao inaugurar a análise do item do processo do mensalão relativo à gestão fraudulenta de instituição financeira.
O Ministério Público Federal acusa ex-dirigentes do Rural de terem favorecido o PT e as empresas de Valério com empréstimos fictícios que abasteceram o esquema. Em troca, a instituição teria interesse em negócios que precisavam do aval do governo federal.
Banco teria interesse em negócios com aval do Governo Federal
Joaquim Barbosa, que ainda não apresentou voto em relação aos réus, afirmou que faltaram documentos para comprovar que o PT e as empresas de Valério tinham lastro financeiro para tomar empréstimos milionários no Rural. O ministro ressaltou que uma análise técnica feita pelo próprio banco constatou que os cadastros de Valério e dos ex-sócios Cristiano Paz
e Ramon Hollerbach eram incompletos ou até falsas. “A gravidade da situação foi destacada até pelos analistas do Banco Rural”, destacou.
O ministro disse que uma investigação feita pelo Banco Central constatou que o Rural não realizou entre 2003 e 2005 operações de crédito dentro dos parâmetros legais para as instituições bancárias. As conclusões, ressaltou, foram encaminhadas para o Ministério Público Federal.
Durante o intervalo da sessão, o advogado José Carlos Dias, que defende a ex-presidente do Rural, Kátia Rabello, disse que não houve fraude na concessão dos empréstimos e que os argumentos usados por Barbosa sobre a falta de qualificação dos tomadores de empréstimos caracterização, no máximo, gestão temerária. O MP não denunciou os ex-dirigentes por esse tipo de crime. No caso do PT, Dias ressaltou que o empréstimo foi pago e com juros. (AE)
2013 Salário mínimo vai para R$ 670,95
Luciene Cruz, Stênio Ribeiro e Wellton Máximo
raSília – O Ministério do Planejamento fixou em R$ 670,95 o valor do salário mínimo a partir de janeiro de 2013. Essa é a proposta que o governo federal incluiu no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) enviado ontem ao Congresso Nacional. O novo valor é
se refere às tragédias ao longo da história. Uma das mais expressivas foi o extermínio, em campos de concentração, durante a 2ª Guerra Mundial, quando judeus, ciganos, homossexuais e todos os críticos do regime nazista foram torturados e mortos. “Uma guerra de palavras pode transformar-se rapidamente em uma espiral de violência. O ruído pode facilmente tornar-se derramamento de sangue. É a hora de todos os líderes usarem as suas vozes para diminuir e não aumentar as tensões”, apelou o secretário-geral da ONU. Paralelamente, Ban Ki-moon pediu que o Irã colabore com o Conselho de Segurança e siga as orientações para o desenvolvimento do seu programa nuclear. “No interesse da paz e da segurança na região e no mundo, peço ao governo iraniano que tome as medidas necessárias para restabelecer a confiança internacional em relação ao caráter exclusivamente pacífico do seu programa nuclear”, disse ele. De
17 meses e matou mais de 20 mil pessoas.
Divulgação
7,9% maior que os R$ 622 pagos atualmente. A Ploa traz a previsão de gastos do governo para o próximo ano. O novo valor do mínimo passa a ser pago a partir de fevereiro, referente ao mês de janeiro. O reajuste inclui a variação de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 e a estimativa de que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) previsto para o ano de 5%.
A estimativa do governo é que cada R$ 1 de avanço no mínimo gere despesas de R$ 308 milhões ao governo. Com isso, o aumento de R$ 48 concedido pelo governo causará impacto de cerca de R$ 15,1 bilhões aos cofres públicos.
O INPC é o índice utilizado nas negociações salariais dos sindicatos e faz parte do acordo de evolução do salário mínimo fechado entre governo e centrais sindicais. (ABr)
Brasília – A agência espacial norte-americana, Nasa, lançou na madrugada de ontem um foguete do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, com dois satélites para monitorar a órbita da Terra. Os satélites vão analisar o cinturão de radiação que cerca o planeta. Cada satélite contém uma capa de alumínio para protegê-los dos raios cósmicos. Os satélites percorrerão a órbita em volta da Terra, de forma enfileirada.
É a segunda missão da Nasa denominada Living With Star (LWS), cuja a tradução livre para o português é Vivendo com a Estrela. A finalidade é analisar os aspectos do sistema do Sol com a Terra que afetam a vida e a sociedade no planeta. (Agência Brasil)
Níveis de radiação
Brasília - O chefe da missão na Nasa, John Grunsfeld, disse que a expectativa é que os satélites ajudem na criação de planos para proteger a Terra de tempestades solares, explosões no Sol que liberam uma grande carga de partículas e interferem no funcionamento de satélites, meios de comunicação e colocam astronautas em perigo durante viagens no espaço. “As informações coletadas por essas sondas beneficiarão o público, pois permitirão melhor proteção dos satélites e ajudarão a entender como o clima espacial afeta as comunicações e a tecnologia na Terra”, disse Grunsfeld.
O cientista Barry Mauk, da Universidade Johns Hopkins Laboratório de Física (APL), ressaltou que os satélites da missão são de alta precisão e abrangência. Segundo ele, será possível prever os níveis de radiação, por exemplo. (Agência Brasil)
Síria acusa o Egito
Brasília – O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem, reagiu a pronunciamento do presidente do Egito, Mohammed Morsi, e o acusou de interferir nos assuntos internos sírios e incentivar a violência no país. O egípcio disse que o governo do presidente da Síria, Bashar Al Assad, recorre à violência desmedida e à violação de direitos humanos no combate à oposição. A crise na Síria dura
O desentendimento ocorreu durante a 16ª Cúpula dos Países Não Alinhados, no Irã. “A delegação síria abandonou a sala para protestar contra o conteúdo do discurso de Morsi que é uma ingerência nos assuntos internos sírios e uma incitação à continuação do banho de sangue no país”, disse o chanceler sírio. Segundo ele, o Irã se esforça para cooperar com o que for necessário para ajudar a Síria. Os iranianos, os chineses e os russos são os aliados mais fieis e resistem a quaisquer medidas de intervenção ou de sanções na região. (Agência Brasil com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa ).
Missão da OEA no Paraguai
Brasília - A restauração da credibilidade internacional do Paraguai depende da transparência e legitimidade do processo eleitoral no país. O Paraguai foi suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) porque os líderes regionais desconfiam de que a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, em junho, tenha rompido com a democracia. A avaliação foi deita pela missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA). Em 21 de abril de 2013, cerca de 3 milhões de paraguaios vão às urnas escolher o presidente, o vice-presidente, governadores e parlamentares. A missão da OEA encerrou ontem (30) o trabalho de investigação sobre a situação política no Paraguai, neste período que antecede as eleições.
O chefe de gabinete do Secretaria-Geral da OEA, Hugo de Zela, disse que a promoção de eleições de forma transparente servirá para que as nações, que fazem restrições atualmente ao Paraguai, possa mudar de posição. Em dezembro, a organização enviará uma missão que ficará até abril no país e será chefiada pelo ex-presidente da Costa Rica Oscar Arias. (Agência Brasil com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay)
Trabalho em parceria
Brasília - Anteontem , os observadores estrangeiros se reuniram com representantes do Tribunal Su-
Secretário-geral da ONU acordo com os organizadores da cúpula, 29 chefes de Estado e de Governo participam do evento, incluindo os representantes do Afeganistão, da Índia, do Iraque, Líbano, Paquistão, Sudão, Catar e Zimbabue. No total, 107 países estão representados. O Brasil é apenas observador da cúpula. (Agência Brasil com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa)
perior de Justiça Eleitoral (TSJE) e do Congresso Nacional do Paraguai. O vice-presidente do TSJE, Juan Manuel Morales, disse que as autoridades paraguaias se comprometem a trabalhar em parceria com a OEA. Segundo ele, a missão vai colaborar com a Justiça Eleitoral do Paraguai no que se refere à “presença, participação e ao controle.”
Em 22 de junho deste ano, Lugo foi destituído do poder, depois de submetido a processos de impeachment na Câmara e no Senado. Para os líderes políticos da região, faltou tempo hábil para o ex-presidente se defender. Porém, as autoridades paraguaias negam irregularidades, informando que o processo seguiu o que determina a Constituição do país. (Agência Brasil com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay)
China
efeitos
não teme
da crise
Brasília – O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, mostrou ontem que não teme os efeitos da crise econômica internacional na zona do euro. Na reunião com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, Jiabao disse que os chineses manterão os investimentos na Europa. Segundo ele, a China vai investir em títulos da União Europeia porque percebe que os riscos estão sob controle. Porém, durante a reunião com Merkel, Jiabao reiterou que sua preocupação é que os europeus garantam o controle sobre os riscos relativos aos títulos do governo. Para Jiabao, as medidas adotads pelos europeus atendem às expectativas dos chineses. “Temos confiança na economia da União Europeia, na zona euro e no euro”, disse ele. Jiabao e Merkel assinaram uma série de acordos bilaterais, um deles para a venda de 50 aviões da Airbus. A chanceler alemã também se reuniu com o presidente da China, Wu Jintao. A crise econômica internacional levou vários governos europeus, como os da Grécia, Espanha, Itália e de Portugal a anunciar a adoção de medidas de austeridade. As medidas de austeridade são uma forma de os governos não perderem o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu, entre outras instituições. (Agência Brasil com informações da agência pública de notícias da China)
O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012 P1 Brasil/Mundo 7 Brasil/Mundo Brasil/Mundo P1 Brasil/Mundo Brasil/Mundo
B
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Ecoturismo
Trem do Pantanal combina com feriadão
Trem sairá de Campo Grande com destino ao Pantanal no dia 7 de setembro e retornará no domingo, dia 9
CAMPO GRANDE –
O Trem do Pantanal preparou um roteiro especial para o feriadão de 7 de setembro, na próxima semana. Os passageiros vão embarcar na estação de InduBrasil, em Campo Grande, na manhã do dia 7 de setembro com destino à Miranda, no Pantanal, e só retornarão à Capital na noite de domingo, dia 9. Será um roteiro emoldurado por algumas das mais belas paisagens do mundo. São horas viajando no tempo e percorrendo dezenas de pontos históricos, cada passo testemunhado pela exuberância pantaneira.
Passageiros terão opção de pernoitar em fazenda no Pantanal de Miranda
O percurso de 220 quilômetros entre Campo Grande e Miranda dura, em média, sete horas e meia, com uma parada para almoço na Estação de Aquidauana. Na Estação de Palmeiras o trem deve permanece durante 10 minutos para apresentações culturais. O trem vai partir de
Campo Grande na sexta-feira às 7h30 e retornar no domingo, às 8h30. O Trem do Pantanal circula com cinco vagões de passageiros, todos com ar-condicionado, um vagão destinado ao restaurante e outro destinado a serviços gerais, incluindo a cozinha. É nesse vagão que estará acoplada a locomotiva. Uma das atrações é a chegada em Aquidauana, cidade que possui construções de valores histórico-culturais, como a Casa Primavera, além dos casarios que preservam um conjunto arquitetônico original. É a cidade pantaneira mais próxima da capital, a 136 km. rio que dá nome à cidade oferece aos turistas safáris fotográficos e boas pescarias. Em suas margens, formam-se bonitas praias, próprias para a prática de esportes aquáticos. Em Miranda, junto a outras grandes edificações, destaca-se a estação ferroviária construída em
1912, que é uma das mais antigas do Mato Grosso do Sul. A cidade tornou-se polo turístico graças ao turismo histórico – cultural, urbano e rural associado ao ecoturismo –, além da cavalgada e pesca esportiva. Banhado pelos rios Miranda e Aquidauana, o município mantém características marcantes da vegetação da Serra da Bodoquena, em transição para o bioma Pantanal, o que torna a sua biodiversidade viva e esplendorosa. Com a segunda maior população indígena do Estado, Miranda recebe grande influência da etnia Terena, que contribui para o enriquecimento cultural e artístico da cidade, através de suas danças, costumes, artesanato e tradições.
HISTÓRIA
O Trem do Pantanal (nome oficial Pantanal Express) é um serviço de trem de passageiros de longo percurso que liga Campo Grande a Miranda. Era uma parte da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A linha foi inaugurada em 1914, chegando a Corumbá em
1953. Foi nos anos 1960, 1970 e 1980 que a ferrovia viveu seu apogeu, sendo chamada por alguns, erroneamente, como o “Trem da Morte”, visto que o verdadeiro Trem da Morte era a sua extensão boliviana.
De 1995 a 2009 a estrada de ferro funcionou apenas como transporte cargueiro. Em 2006, a linha foi adquirida pela América Latina Logística, que a comprou do grupo americano Noel Group, até então administradora do trecho. Apesar de chamar-se Trem do Pantanal, seu roteiro, por enquanto, é só Campo Grande/ Aquidauana/Miranda. O trem tem capacidade total de 282 lugares.
Este serviço de trem de passageiros já funcionou fazendo os trechos Bauru/Corumbá, conduzindo passageiros com a função de turismo ou de comércio de exportação. É considerada um dos meios de transportes menos impactantes do ponto de vista ambiental, pois se encontra totalmente construída há mais de meio século, e suas extensões ferroviarias permitem o acesso à Bolívia, Peru e Chile. Esta ferrovia permite a integração socioeconômica ao bloco regional do Mercosul.
A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (a qual o Trem do Pantanal fez parte) motivou o crescimento do antigo Mato Grosso e do noroeste paulista nas primeiras décadas
do século XX. O grande fluxo de pessoas e mercadorias facilitou o intercâmbio do estado com outras regiões do Brasil, além de ajudar no desenvolvimento das localidades por onde a estrada passava. Com duas frentes de trabalho na construção da linha,
uma a partir de Bauru e outra a partir de Porto Esperança, a Estrada de Ferro Noroeste contou com um grande número de trabalhadores, muitos dos quais acabaram estabelecendo raízes na região após a conclusão das obras.
O PROGRESSO Turismo Turismo Turismo Turismo Turismo 8 P1 Turismo Turismo Turismo Turismo
Fotos: Divulgação
Vagões do Trem do Pantanal oferecem todo conforto e comodidade aos passageiros
Trem do Pantanal atravessa as fazendas no trajeto entre Campo Grande e Miranda
Cassems entrega cartão aos servidores de Itaquiraí
O presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do MS, Ricardo Ayache, fez a entrega no município . Cidades 2
Senai recebe visitantes ilustres em Ponta Porã
A AGCO tem sede em todo o país, mas esse projeto vem da unidade de Mogi das Cruzes (SP). Cidades 3
Na Coluna Social de Ponta Porã você confere os principais acontecimentos com Sueli Torres. Cidades 4
e-mail: cidades@progresso.com.br
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Na Ponta da Língua inicia apresentações
Os alunos do Colégio ABC foram os primeiros contemplados com o projeto do Sesi em Campo Grande
Capital Divulgação
CAMPO GRANDEO projeto ‘Na Ponta da Língua’ foi lançado oficialmente, na quarta-feira (29) pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen. O projeto foi iniciado no último dia 9, no Colégio ABC, onde pelo menos 520 alunos dos ensinos Fundamental e Médio assistiram à apresentação realizada pelo Grupo XPTO, de São Paulo (SP), com a finalidade de desmistificar as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa e ajudar os alunos a entenderem as novas regras.
Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio ABC, Lucilene Rodrigues Viela, a melhor maneira de ensinar o conteúdo é prendendo a atenção dos alunos. “É dessa forma que o teatro procura passar aos alunos, que tudo que eles aprendem em sala de aula faz parte do cotidiano e pode fácil de ser notado”, explicou. Ela acrescenta que o assunto gerou muita dúvida no início, mas que com o tempo os alunos foram se acostumando com a nova ortografia e, que o teatro reforçou mais ainda as regras já estudadas.
Ao todo serão contempladas 55 instituições de ensino públicas e privadas
melhor o tema. É uma forma lúdica que nos deixa atentos a cada detalhe e a cada regra”, disse. Já a aluna Caroline Aparecida Vilela, 13 anos, garante que o humor ajuda a entender melhor o assunto. “Em sala de aula temos um pouco de dificuldade em conseguir aplicar todas as regras, porém, a peça abre nossa mente e nos mostra como é prazeroso aprender a língua portuguesa”, disse. Da mesma forma pensa a aluna Bruna Pache Moreschi, 13 anos, que se divertiu muito com a apresentação. “Sempre tive muita dificuldade em aprender a regra do trema, mas agora consegui visualizar melhor e entender a maneira correta de se usar o trema. A iniciativa é ótima e muito divertida, vale a pena todo e qualquer estudante aproveitar muito momento”, garantiu.
Dourados, Itaporã, Douradina, Fátima do Sul, Jateí, Gloria de Dourados, Vicentina, BAtayporã, Taquarussu, Angélica, Deodápolis, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Juti, Japorã, Mundo Novo, Itaquiaraí, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Ponta Porã, Laguna Carapã, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buruti, Rochedo, Corguinho, Camapuã, Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis e Figueirão.
O aluno Gustavo Gomes Dib, 12 anos, disse que agora as regras se tornaram mais fáceis de ser lembradas. “A peça é ótima e nos ensina de forma descontraída a entender
Medidas Alternativas
O PROJETO Além das apresentações artísticas do grupo XPTO, o projeto Na Ponta da Língua também vai distribuir milhares de cartilhas que explicam as mudanças na língua portuguesa. Ao todo serão contempladas 55 instituições de ensino públicas e privadas de 46 municípios de Mato Grosso do Sul, beneficiando 38 mil estudantes até dezembro deste ano. As cidades escolhidas para receberem o projeto são Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Nova Alvorada do Sul,
O superintendente do Sesi, Michael Gorski, informa que neste ano o projeto chegará ao departamento administrativo das indústrias da Capital, que poderão conferir de perto a iniciativa. “Este ano estamos complementando o trabalho que já foi realizado em 2011, o que nos mostra o sucesso e a repercussão das apresentações em todo o Estado. Ficou o sentimento de quero mais, de cidades e escolas que receberam a iniciativa e que gostariam de conferir novamente, além de localidades de não haviam sido atendidas antes”, destacou.
No ano passado, foram beneficiados 37.872 estudantes de 72 escolas publicas e privadas de 39 municípios, que ao longo de três meses receberam as apresentações teatrais e distribuição de cartilhas sobre as principais alterações ortográficas. O presidente Sérgio Longen destaca que a definição dos 46 municípios
Capema realiza palestra de divulgação em Deodápolis
EODÁPOLIS - A equipe de apoio técnico da Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Capema), Núcleo de Deodápolis, através da assistente social Graziela Gonçalves e a psicóloga Juliane Calvo Matos, sob a coordenação da advogada Andréia Michelli Neves, realizaram palestra de divulgação da Capema no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no último dia 27.
Na ocasião, a equipe de apoio técnico fez a distribuição de folders explicativos sobre o trabalho de monitoramento e fiscalização das Penas e Medidas Alternativas, com o intuito de fazer a divulgação do pro-
jeto instalado no município em virtude do convênio firmado entre a União, por intermédio do Ministério da Justiça e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com a equipe técnica, a Capema possibilita tratamento adequado aos cumpridores de penas e medidas alternativas que praticaram delitos de pequeno e médio potencial ofensivo, fazendo com que tenham consciência do ato praticado e de sua responsabilidade perante a sociedade, a qual poderá contribuir para a ressocialização desses cidadãos.
A equipe de Serviço Social e Psicologia desenvolve um trabalho de monitoramento e fiscalização dos cumpridores
de Prestação de Serviços a Comunidade e de Prestação Pecuniária (multa), mostrando que as parcerias firmadas com os órgãos públicos e a sociedade civil organizada possibilitam um avanço rumo a tão almejada pacificação social.
Nesse sentido, nos sentimos honradas em poder compartilhar nossas ações com o público da terceira idade, os quais nos recebem com muito entusiasmo, contando sempre com o apoio do coordenador do CCI, professor João Batista, o qual não mede esforços para potencializar a qualidade de vida dos idosos, mantendo-os sempre bem informados sobre o cotidiano e seu bem-estar físico e emocional.
Além das apresentações artísticas, serão distribuídas cartilhas que explicam as mudanças
que serão atendidos neste ano teve como critério as cidades que possuem indústrias. “Queremos estar mais pertos dessas indústrias e levar a reforma ortográfica a todos, de forma lúdica e descontraída. É com muita satisfação que lançamento mais esta edição, isso comprova o sucesso que tivemos no ano passado, ates-
tando a competência de todos os envolvidos”, frisou.
A peça possui cinco personagens, entre eles o casal de bonecos “João” e “Maria”, além do “Senhor A”, que conta boa parte de toda a história embalada por canções animadas e fáceis de gravar. A coordenadora de produção da peça, Emily Barbosa, salienta
a importância em retornar ao Estado. “Nosso retorno demonstra o quanto o projeto foi bem aceito por todos e, para nós, isso é muito gratificantes, é o reconhecimento do nosso trabalho, é o apoio efetivo da Fiems e do Sesi, além do carinho das crianças que sempre ficam com os olhos brilhando ao assistir à peça”, disse.
Coluna Social de Ponta Porã
D
Itaquiraí
Cassems entrega cartão a servidores
O convênio com a Cassems foi autorizado pela lei municipal nº 527, de 2 de abril de 2012
TAQUIRAÍ - O presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Ricardo Ayache, entregou cartões Cassems para os servidores municipais de Itaquiraí, quarta-feira (29). O evento aconteceu no Salão Paroquial e contou com a presença da prefeita Sandra Cassone, o deputado estadual Lauro Davi, a presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), Margareth Macena, e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itaquiraí (Sinsemi), Reni Vaz.
consultórios, ambulatórios e hospitais, atendimentos psicológicos, odontológicos, fonoaudiológicos e fisioterapêuticos, além de exames laboratoriais, nas redes credenciadas em todo o Estado. O convênio tem validade de um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período.
A contribuição do convênio é de 16% do rendimento bruto de cada servidor
Em Itaquiraí, o convênio com a Caixa dos Servidores foi autorizado pela lei municipal nº 527, de 2 de abril de 2012.
A contribuição é de 16% do rendimento bruto de cada servidor. A administração municipal vai arcar com metade desse valor e os servidores que aderiram ao plano de saúde terão os outros 8% descontados em folha. Ao todo, cerca de 750 servidores municipais aderiram ao convênio. Com mais essa parceria, a Caixa dos Servidores passa a ser responsável por mais de 172 mil vidas.
Os servidores terão direito à assistência médica em
Em seu discurso, Lauro Davi parabenizou toda a população de Itaquiraí, enfatizando que o convênio é uma conquista imensa para todos. Além disso, Lauro reafirmou o compromisso que a Cassems tem com seus beneficiários que é proporcionar atendimento médico e odontológico de qualidade e de fácil acesso.
“Deixo aqui o meu reconhecimento aos que lutaram para que essa parceria desse certo e afirmo que é possível ter um plano de saúde de qualidade quando se tem uma boa administração. Utilizem o plano com responsabilidade”, afirmou Davi.
A prefeita Sandra Cassone disse que foram muitas as tentativas de implantar o convênio e que pode considerar uma grande conquista para a população do município. “O resultado do que está acontecendo hoje é porque vocês quiseram, principalmente os
servidores e os seus representantes natos, que são os sindicatos”, comemorou a prefeita.
Em seu discurso, Ricardo Ayache declarou que a partir de agora os servidores passam ter direito a todos os benefícios que a Cassems oferece e ressaltou que essa é uma importante conquista que irá garantir mais qualidade de vida e acesso aos serviços de saúde para todos.
“A Caixa dos Servidores está cada vez mais próxima dos servidores e de suas famílias. A Cassems é uma das empresas que mais cresce
em Mato Grosso do Sul, tudo isso graças a uma equipe que trabalha integralmente e é apaixonada para melhor atendê-los”.
BENEFICIADOS Entre os novos beneficiários o clima era de muita alegria e ansiedade. Sem dúvida, esse dia foi um marco na vida dos servidores municipais. A coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Vilma Angelina dos Santos Silva, disse que se sente mais segura agora que tem um plano de saúde de
Seringueiras
qualidade e muito feliz, pois pode estender esses benefícios aos seus dependentes.
O auxiliar administrativo
João Raimundo da Silva disse que sempre sonhou em ter um plano de saúde e que hoje se sente realizado. “Melhora a nossa vida em 100%, pois dependíamos unicamente do SUS. É o maior investimento para uma família”, salientou.
O assistente social Edson Emilio Puppo acredita que essa parceria vai render benefícios para toda a população de Itaquiraí, pois, mais de 700 pessoas que eram atendidos
pelo SUS, passam a ter plano de saúde e isso vai desafogar os postos de saúde e as filas de espera. “Para mim é uma emoção muito grande, pois fui servidor do Estado por dez anos, tive oportunidade de conhecer os benefícios desse plano maravilhoso. Quando migrei para a prefeitura, há cerca de um ano e meio, fiquei muito triste de perder esse benefício”.
Os servidores que não receberam o cartão durante o evento devem procurar a unidade Cassems de Itaquiraí para fazer a retirada.
Mato Grosso do Sul investe em heveicultura
CAMPO GRANDE
- “Estima-se que em 20 anos, a demanda por borracha será muito maior que a capacidade dos países asiáticos terão em atender”. É o que afirma o engenheiro agrônomo e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS), Antônio de Pádua Alvarenga. O Brasil importa hoje cerca de 70% da borracha que consome, mas aos poucos caminha para autossuficiência. Para o agrônomo, o País é um dos poucos no mundo com espaço e clima para o plantio.
Dentro do cenário nacional, os estados da Bahia e do Espírito Santo ainda detêm grande parcela dos seringais brasileiros, devido à proximidade com as fábricas que processam a borracha, o que facilita o trabalho de logística. Em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado criou Plano para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas, que define estratégias para o desenvolvimento florestal e prevê o plantio de 1 milhão de hectares de florestas até 2030.
O aumento na demanda já chama a atenção de órgãos como o Senar/MS, que capacita técnicos no setor, e promove ciclos de palestras sobre florestas plantadas,
como no caso do Programa Mais Florestas. As agroindústrias também têm voltado os olhos para o desenvolvimento do setor no Estado. Recentemente, a Cautex Florestal lançou na cidade de Cassilândia, o Complexo da Borracha, projeto que prevê a ampliação de seringais juntamente com a construção de um parque industrial para beneficiamento da borracha natural.
Antônio Alvarenga observa que o mercado de seringueira é promissor no Estado de Mato Grosso do Sul. “Antes de começarmos um negócio, é importante avaliar a situação em esse mercado se encontra na região, e aqui existe incentivo e principalmente, existe oferta”, ressalta. Há ainda linhas de crédito que apoiam o investimento em heveicultura, oferecendo uma alíquota mais baixa e em longo prazo, com carência de até 6 anos, tempo que a seringueira leva para começar a produzir.
Para especialistas de outros estados, é uma questão de tempo até que a heveicultura se firme em Mato Grosso dos Sul, mas é preciso investir em capacitação de mão de obra, como afirma o assistente técnico dos seringais da Michellin, na Bahia, Cleiton Ribeiro dos Santos. “O segmento em Mato Grosso do
Sul está em franca expansão, mas ainda há a questão da falta de pessoal capacitado no setor, daí a importância, de se criar programas de capacitação específicos no cultivo de seringueiras”, finaliza. Os produtos florestais de Mato Grosso do Sul geraram, no primeiro semestre de 2012, um volume de 5 milhões de toneladas, com rendimento de US$ 251 milhões de dólares, um aumento de 9% sobre os US$ 230 milhões comercializados no mesmo período de 2011. Os principais compradores do produto sul-mato-grossense são os Países Baixos e a Itália.
As informações foram divulgadas no Boletim Casa Rural, produzido pela Unidade Técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). Os dados anunciados no Infoagro, comprovam o crescimento do setor. De acordo com a publicação a área plantada em floresta, com eucalipto, pinus e seringueira, cresceu 233% nos últimos cinco anos, saindo de 149 mil hectares em 2006 para 497 hectares em 2011. O Infoagro é uma publicação anual, gratuita, produzida pela Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar/MS), Senar/MS e Famasul.
O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do
31 de
de 2012 Cidades Cidades Cidades Cidade Cidades Cidades Cidades Cidade Cidades C1 2
Sul, sexta-feira,
agosto
I
Ascom Cassems
Com mais essa parceria em Itaquiraí, a Caixa dos Servidores passa a ser responsável por mais de 172 mil vidas
Curso de qualificação
Senai em Ponta Porã recebe visitantes ilustres
Agco tem sede em todo o país, mas esse projeto vem da unidade de Mogi das Cruzes/SP
Divulgação
Donos da razão
Não é de hoje que a polêmica de político ser proprietário de emissoras de rádio toma conta das discussões no Brasil. O Ministério das Comunicações chegou a criar o cadastro dos donos de emissoras de rádios e tevê no país. Na lista constam os nomes de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no controle de emissoras.
“Caixa preta”
Considerado uma “caixapreta”, o cadastro passou a ser divulgado pelo site do ministério (www.mc.gov.br), fazendo parte de um conjunto de medidas do governo para tentar combater irregularidades na área, como o uso de “laranjas” para esconder o verdadeiro dono, o que facilita a venda posterior da concessão.
Bancada do microfone
PONTA PORÃ - Nesta semana, os alunos e professores que participam de um curso de qualificação em mecânica de motores diesel e máquinas agrícolas, oferecido na unidade móvel instalada nas proximidades da Prefeitura de Ponta Porã, receberam a visita de representantes das instituições e empresas envolvidas na parceria para o oferecimento das aulas.
Ao todo são 16 alunos no período noturno e 16 no vespertino
namento da Agco – fabricante das marcas Massey Ferguson, Valtra, Fendt e Challenger, parceiros do Senai na Unidade Móvel para capacitar profissionais para a área de mecânica agrícola no Projeto “Semear Conhecimentos”, de iniciação e qualificação. A unidade móvel está instalada na Rua Antônio João, ao lado da Prefeitura.
Esteve no local, Alexandre Landgraf, gerente de trei-
Emprego
A Agco tem sede em vários lugares do país, mas esse projeto vem da unidade de Mogi das Cruzes, Estado de
São Paulo. Eles são responsáveis pela fabricação da unidade móvel que está sendo utilizada pela primeira vez em Ponta Porã para os cursos de qualificação de mecânicos de máquinas agrícolas. Ao todo são 16 alunos no período noturno e mecânicos de motores a diesel além de 16 alunos no período vespertino. As aulas são ministradas pelos professores do Senai sendo que os cursos são oferecidos em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho.
Alexandre Landgraf des-
tacou o grande potencial econômico e a vocação agrícola da região de fronteira como fatores que determinaram o oferecimento dos cursos em Ponta Porã, uma vez que existe na região uma necessidade de qualificação da mão de obra.
A visita à unidade móvel na qual estão sendo oferecidas as aulas, contou também com a presença de Gilberto Evidio Schaedler, gerente Senai-Cetec de Dourados, parceiro na execução do Pronatec em Ponta Porã e a secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Doralice Nunes Alcantara, interlocutora oficial do Pronatec em Ponta Porã.
Ciat divulga vagas para Nova Andradina
OVA ANDRADINA -
O Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) está divulgando as vagas de emprego disponíveis para Nova Andradina, em diversas áreas.
São oferecidas 50 vagas para auxiliar de linha de produção (sexo masculino), uma para vendedor (masculino), uma para operador de caixa com experiência, uma para vendedor externo, uma vaga para gráfica com experiência, uma para entregador e serviços internos, uma para instrutor de academia, uma para serviços gerais
Redução de Acidentes
na área de pré-moldados, uma para office-boy, uma para auxiliar de escritório (masculino), uma para mecânico ou auxiliar, uma para auxiliar de almoxarifado, uma para manicure e assistente, uma para assistente técnico, uma para recepcionista e vendedora de seguro, uma para soldador (masculino), uma para mecânico com experiência, duas para atrelador de reboque (colheita), uma para mecânico de máquinas e veículos junior II (manutenção automotiva), uma para trainee na área de Engenharia Agronômica (ge-
rência agrícola), 23 para operador de trator I (preparo de solo/compostagem/colheita), duas para borracheiro (manutenção automotiva/posto de serviço), três para ajudante de desenvolvimento agronômico (pesquisa e desenvolvimento), quatro para auxiliar de almoxarifado, uma para pedreiro II (alojamento), quatro para ajudante de limpeza TRC P (fabricação de álcool), seis para mecânico eletricista de máquinas e veículos SR II (manutenção automotiva), duas para ajudante treinamento de caldo (fabricação de álcool),
uma para auxiliar de controle manutenção I (manutenção automotiva), uma vaga para Operação Evaporação I (fabricação de álcool), uma para motorista caminhão comboio P (manutenção automotiva), uma para soldador (manutenção automotiva), uma para mecânico de máquinas e caminhões e uma vaga para instrumentista (técnico eletricista). Os interessados devem procurar o Ciat, localizado na Rua Walter Hubacher, 1368, no horário comercial. O telefone para mais informações é o 3441-3762.
Detran da Capital realiza passeata de plano de ação
CAMPO GRANDE -
Foi realizada ontem (30) a passeata do Plano de Ação para Redução de Acidentes (Para), organizada pela Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran). O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) apoiou o evento e esteve presente durante toda a caminhada.
O objetivo do Para é sensibilizar as pessoas para que obedeçam as normas e regras gerais de circulação previstas no Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com o
tenente-coronel Alírio Vilassanti, comandante da Ciptran, o grande objetivo da passeata é a humanização do Trânsito de Campo Grande. “O Para é a busca pelo exercício da cidadania, nós esperamos o envolvimento da sociedade para que juntos possamos humanizar o trânsito da capital”, explica.
Para o diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira, a passeata é de fundamental importância
“Nossas ações no Detran estão todas voltadas para a redução dos acidentes. Nós
estamos aqui clamando por um trânsito mais seguro, mais humano”, lembra. Santos Pereira acredita que o trânsito deve ser tratado de um forma mais orgânica. “Cada um deve ter a consciência de como agir no trânsito, de respeitar às regras de circulação, o trânsito é um espaço público de todos devemos respeitar e juntos diminuir a mortalidade aqui em Campo Grande”, completa.
A passeata contou com diversas instituições de ensino, Centros de Formação de Condutores, Fanfarras, Atlética,
A divulgação do cadastro foi o mínimo que o governo pôde fazer, pois dada a força da bancada do microfone no Congresso, não conseguiu mudar as regras das concessões de rádio e tevê e a exigir que os interessados nas licitações comprovem capacidade financeira para bancar a montagem das emissoras.
Concessões públicas
Mas, pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as regras seriam diferentes, mas não depende somente da vontade dele. Por ele, os políticos estariam restritos a controlar emissoras de rádio que são concessões públicas por entender que isso causaria um desequilíbrio no processo eleitoral.
Interesse geral
Em uma entrevista recente, Bernardo chegou a dizer o que pensava sobre o assunto. “Não tenho nada contra políticos. Mas o uso da radiodifusão tem de ser de interesse geral da população.
Forma filtrada
O que não pode acontecer é usar a informação de forma filtrada e, por exemplo, em uma cidade com dois principais candidatos, um com apoio da rádio e outro não, o segundo ser prejudicado. Isso altera as condições de disputas eleitorais”. Até parece que Paulo Bernardo previa o que iria acontecer em Dourados.
Concessão é concessão
“Acho, pessoalmente, que não deveria ser permitido um político ser sócio de emissora. É uma concessão pública como qualquer outra, como de rodovias, por exemplo”, completou o ministro.
desfile de carros antigos, clube de triciclos, entre outros.
Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, o comandante da Ciptran, tenente-coronel Alírio Vilassanti, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, o direto-presidente do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira, Rudel Trindade, diretor da Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran) e a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Regina Maria Duarte.
prazo para os candidatos reais, notificados pelo MP, escolher entre pagamento de multa ou responder por ação penal (crime eleitoral e desobediência) termina na segunda-feira. Coisas de segunda-feira.
Contas do Tribunal
Conselheiros do TCE/ MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovaram durante a sessão de quarta-feira (29), em regime de urgência, o processo prevendo o orçamento da Corte para o ano que vem. O valor foi estipulado em R$ R$ 132,6 milhões.
Contenção de despesas?
O orçamento equivale a 2% da receita líquida estadual, isso porque são “obedecidos os critérios da política econômica de contenção de despesas e racionalização dos gastos públicos conforme os postulados que regem a matéria, contidos na Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou o presidente do TCE/MS, Cícero de Souza.
Aumento modesto?
O presidente do TCE/MS classificou a previsão orçamentária como uma das mais modestas, “porque apresenta um acréscimo de R$ 14 milhões tão somente para o ano vindouro, sendo que nós temos que cobrir com isso o aumento vegetativo e despesas que são naturalmente acumuladas e desenvolvidas durante toda a nossa gestão”.
A proposta
A proposta segue agora para o poder executivo para integrar e consolidar o orçamento programa do governo de 2013, a ser aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Atenção candidatos
O Tribunal Regional Eleitoral orienta os candidatos a não deixarem a prestação de contas para a última hora, tendo em vista o congestionamento no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Deferidos e indeferidos
Cavalete fictício
Dourados tem cavalete de todo tipo nesta eleição. Tem cavalete até de candidato fictício. Pasmem, a Justiça eleitoral apreendeu uma placa de um candidato fictício e logicamente não conseguiu notificar o autor, simplesmente porque fica difícil intimar quem já está morto desde 1.923. A placa trazia a figura de Rui Barbosa, um jurista, político, diplomata, escritor, tradutor e orador brasileiro.
Coisas de segunda
Por falar em cavaletes, o
Todos os candidatos estão obrigados a prestar contas parciais e finais, mesmo que seus pedidos de registro tenham sido indeferidos ou eles tenham renunciado à candidatura.
As finais
As prestações de contas finais devem ser entregues pessoalmente, conforme estabelecido na Resolução TSE nº 23.376/2012, nos seguintes prazos: 1º turno: até 06/11/2012 - 2º turno: até 27/11/2012
Que frase!
“No culto dos grandes homens não pode entrar a adulação.” (Rui Barbosa)
PROGRESSO
O
Cidades
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012 Cidades Cidades Cidades Cidade Cidades
Cidades Cidade Cidades C1 3
Representantes da Agco durante visita à unidade móvel do Senai de Ponta Porã realizada nesta semana
N
Social Ponta Porã
Em Ponta Porã você assina O PROGRESSO entrando em contato com Sueli Torres pelo telefone (67) 3431-8778 ou 8469-6631
Feliz Aniversário!
Comemorou aniversário, ontem (30), o advogado Gaze Aidar, recebendo os cumprimentos de familiares, em especial, da esposa Margarida Aidar
Muitas felicidades para Marta Gonzales Biolchi, que comemorou aniversário no último dia 27, recebendo o carinho especial do esposo Gilmar Biolchi
Felicidades à jovem Carolaine Benites que comemorou aniversário no último dia 28
Parabéns para Rosiane dos Santos Rodrigues, que comemorou aniversário no dia 28 e recebeu o carinho dos filhos Iriz e Artur e do esposo Álvaro
Parabéns ao presidente do Sindicato dos Comerciários de Ponta Porã, Divino José Martins, que comemorou idade nova no último dia 27
Felicidades para Edith Elfrida Antunes, que comemora aniversário hoje
Parabéns para Nei Magalhães, que comemorou aniversário dia 25, recebendo o carinho de familiares, em especial, da esposa Hedy Magalhães
Quem assopra velinhas, no dia 1º de setembro, é a Vanessa Signoretti, que vai comemorar a data ao lado dos filhos Eduardo e Alexandre, com ela na foto
Recebendo os cumprimentos hoje, Darcy Goulart do Nascimento. Recebe os parabéns de todos seus familiares e amigos
Felicidades para a Dra. Nina Negri Scheneider, presidente da 5ª subseção da OAB de Ponta Porã, que comemora aniversário no próximo dia
4. Na foto, com o esposo Arthur Scheneider
Parabéns ao empresário Alfredo Lemos Abdala, que comemorou aniversário no último dia 28 e ainda recebe os cumprimentos de familiares e da esposa Andrea Murad Abdala
Casais que acontecem!
Agradeço o convite recebido aos casais
Nasser Jamil Georges e Vânia Torraca Georges; Miguel Elias Haidamus e Amelia Adissi Haidamus, para a cerimônia religiosa do casamento de seus filhos Kelly e Fernando, que será realizada em São Paulo, no dia 22 de setembro, às 20h, no Clube Atletico Monte Libanom. Desejamos felicidades ao novo casal!
Os
Parabéns para a formanda em Gestão Ambiental, Vera Lucia Torres Carpes. Muito sucesso na nova carreira! Na foto, a jovem com os pais Geraldo Torres Carpes e Maristela Torres
Sueli TorreS
Os médicos Marcos Frederick Prieto Vera e Paola Marin
O personal trainer Cesar Signoretti Júnior e sua linda esposa Camila
Os empresários Khalil Mansour El Hage e Eliana El Hage
Os empresários João Carlos e Elenita Colla de Lima
O corretor de imóveis Silvio Soto e esposa Cida Soto
O ortopedista Roberto Aspetti e esposa, a odontóloga Teresa Aspetti
O empresário Walmir Ferreira e esposa Telma Oliveira Ferreira
advogados Lysian Carolina Valdes e Arlindo Pereira Silva Filho
IncluIndo Polícia
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Motocross
briga por título acontece em dourados
Três
categorias, todas em abertas pelo título, fazem esta etapa de Dourados ser a mais acirrada de todas
marcelo Humberto
DOURADOS – A última etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que acontece em Dourados nos dias 7 a 9 de setembro, na pista Faé Bianchi, atrás do Estádio Douradão, terá acirrada briga pelo título deste ano nas categorias MX1, MX2 e 150cc. Nas categorias MX3, 180cc e 65cc, Milton Becker, o ‘Chumbinho, Gustavo Pessoa e Arthur Todeschini ‘Thui’, respectivamente, já conquistaram o título antecipado, durante a 7ª etapa, em Anchieta/ES.
Pilotos elogiam postura de prefeito e do presidente da cbm pelo retorno do motocross
por provas internacionais. Na MX2, o líder é de Hector Freitas Assunção, de Jandira/SP e seguido de muito perto por Eduardo Ferreira Lima, de Monte Mor/SP e Anderson Pereira do Amaral, de Borborema/SP. Entre esses paulistas, a diferença de pontos também é muito pequena, o que deixa a final aberta para qualquer um.
Na categoria 150cc, quem está na ponta é o piloto gaúcho de Lajeado/RS, Enzo Lazaro Pedo Lopes seguido por Fábio Aparecido dos Santos, de Jariniu/SP e José Bryan Padilha Soares, de Massaranduba/SC.
Na categoria MX1, a disputa está bem apertada entre o catarinense Carlos Campana Gimenez, o líder que vem seguido de muito perto por Adam Chatfield, de São Paulo e pelo mineiro Antonio Jorge Balbi. Por ser a principal prova do Motocross, a chance está aberta e com certeza uma disputa de título eletrizante acontecerá. Os três são pilotos experientes e com passagem
Série B
O retorno do Brasileiro para Dourados, após oito anos de pista interditada, está gerando uma grande expectativa na cidade. Pilotos e até desportistas elogiaram a postura do prefeito Murilo Zautih em reabrir a pista e do apoio do presidente da CBM, Firmo Henrique Alves, que veio várias vezes a Dourados para discutir uma etapa do Brasileiro em Dourados, novamente.
união Inter Flórida quer pelo menos o empate
DOURADOS – O
União Inter Flórida sabe que o jogo deste sábado, contra o Novo Operário, em Campo Grande, às 15h, não será um dos mais fáceis que terá nessa fase. Porém, um empate está sendo encarado como um resultado altamente positivo. “Vamos ir para somar pontos. Vamos jogar como sempre atuamos, para frente e imprimindo um ritmo forte de marcação. Jogar contra um tradicional time como é o Operário, sempre será difícil”, destacou o treinador Jânio Miguel.
O técnico não sabe se poderá contar com algumas peças para esse confronto, já que alguns estarão em horário de trabalho e Jânio não sabe se a empresa irá liberar o atleta ou não. Um deles é certo: Alex Aguero.
Em seu lugar, Jânio poderá optar por Kleber Farinha ou Titi. Em meios a incertezas, a boa notícia é a recuperação do zagueiro Josué, que está dispo-
nível e vai para Campo Grande.
“É jogo importante para o União Inter Flórida. Se vencermos, vamos dar importante passo na competição. É um jogo que temos que ser cautelosos e eficientes quando tivermos com a posse de bola. Não podemos vacilar com o Novo Operário que vem com muito gás para essa primeira partida sua nessa fase”, observou o treinador.
O União Inter Flórida terá ainda dois jogos para cumprir nessa fase: dia 16 vai a Sidrolândia enfrentar o time da casa, às 16h e no dia 22, encerra a participação jogando em casa contra o Novo Operário, às 19h30.
“Por isso é importante nos darmos bem em Campo Grande. Serão dois jogos fora de casa que precisamos somar pontos. Não podemos pensar em tropeços. O grupo está bem focado e determinado. Estamos confiantes em bons resultados para jogarmos em casa tranquilos”, disse Jânio.
Dourados, nessa mesma pista, já colocou mais de 30 mil pessoas assistindo a uma etapa do Brasileiro. “Dourados, em momento algum pode ficar fora desse circuito nacional. É um esporte de massa. E o prefeito Murilo Zauith tem dado a sua contribuição para que a população tenha acesso a grandes eventos. E o Motocross, assim como o futebol, é paixão nacional”, observou o empresário Mário Endo.
O Brasileiro em Dourados, além das categorias tradicionais como a MX1, MX2,
Sintético
MX3, 65cc, 150cc e 180 Jr, terá uma etapa única de quatro categorias: MXF (feminino), 230 Nacional, 50cc A e B e MX4 (acima de 40 anos).
De acordo com a Confederação Brasileira de Motocross (CBM), os participantes dessas novas categorias precisam ficar atentos ao regulamento.
conFIra
Categoria 50cc A: motos 2T de até 50cc, monomarcha, automática, aro 10 na traseira e de até 12 na dianteira. Pilotos
de 4 a 6 anos.
Categoria 50cc B: motos 2T de até 50cc, monomarcha, automática, aro 10 na traseira e de até 12 na dianteira. Pilotos de 7 a 9 anos.
Categoria 230cc: motos 4T de até 230cc, de fabricação nacional em série nacional, com no mínimo 200 unidades comercializadas em território brasileiro. A preparação é livre, mantendo todas as peças de motor, chassis, suspensão e elétrica originais do modelo. Escapamento e guidão podem ser trocados.
Categoria Mxf Feminina: motos 2T de 125cc até 150cc, 4T de 150cc até 250cc. Pilotos mulheres acima de 13 anos.
Categoria MX4: Motos 2T de 125cc até 250cc, 4T de 175cc até 450cc. Pilotos homens a partir de 40 anos. Toda a estrutura do Estádio Douradão será utilizada para essa etapa. A imprensa especializada de todo o Brasil estará na cidade. O valor dos ingressos para a final do Brasileiro de Motocross em Dourados será de R$ 10,00 e R$ 5,00.
Pro Gol mantém inscrição para copa sport.com
DOURADOS – A Sport. Com realiza, a partir do dia 5, no campo da Pro Gol Esporte e Lazer, a I Copa Sport.Com de Futebol Sintético. De acordo com Fabiano dos Santos, os jogos acontecem apenas nas noites de quartas-feiras e terá sua abertura no dia 5. O arbitral será realizado no dia 3, na loja Sport.Com.
De acordo com Fabiano, até o momento estão inscritas as equipes do Amigos da Vila/ Madenorte, Casa das Cores, Santa Fé, Prol Gol, Madereira Sucupira, Dazzca Colection e Drogaria Geneses.
Equipes interessadas devem entrar em contato com Fabiano pelos telefones: (67) 9936-8511 ou 3422-0250.
Futsal E no dia 11 de setebro, a Sport.Com abre as competições da I Copa Cidade de Dourados de Futsal adulto e base, no Ginásio Municipal Ulisses Guimarães. O arbitral da competição está marcado para o dia 6, na loja Sport.Com.
A Copa Cidade de Dourados é voltada para as categorias
Adulto, Fraldinha, Pré-mirim e Mirim. Os jogos acotecem nas noites de terças e sextas-feiras. Confirmaram participação as equipes da Aefa, Latinos/ Eletro Watts/Carimbos e Cia, Agilisa, Colégio Objetivo de Maracaju, Avate’é de Douradina, Douradina, itaporã, Pro Gol, Apaefs e AEC de Fátima do Sul.
Divulgação
Final do Brasileiro de Motocross em Dourados é esperada com ansiedade e reabre uma das melhores pistas do Brasil
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Paralimpíada
Brasil ganha três medalhas no 1º dia
O primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada foi conquistado com o nadador Daniel Dias, nos 50 metros livre
Londres - O Brasil tem como meta terminar a Paralimpíada de Londres na sétima posição e ficou bem perto disso no primeiro dia de disputa dos Jogos, ontem, em Londres. Com uma medalha de cada cor e três no total, a delegação brasileira aparece na oitava posição. A liderança é da China, com 15 medalhas conquistadas em apenas um dia.
ouro na minha primeira prova e por ter sido a primeira do Brasil”, comemorou ele.
De acordo com Daniel Dias, o novo recorde mundial da prova, superando os 32s27 que ele havia feito em 2010, na Holanda, não é uma surpresa. “Já esperava bater o recorde mundial”.
Michele Ferreira conquistou o bronze na categoria até 52 kg
O primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada foi conquistado com o nadador Daniel Dias, nos 50 metros livre na categoria S5 (quanto mais alto o algarismo, menor o grau de deficiência dos atletas). Ele venceu a prova com o tempo de 32s05, novo recorde mundial. “Fico contente por ter conseguido a medalha de
Estreia
A mesma prova teve Clodoaldo Silva no quinto lugar, com 34s99. “Fiquei bastante satisfeito com o resultado porque não conseguia nadar com esse tempo há cinco anos”.
Outra medalha na piscina do Parque Olímpico veio com André Brasil, prata nos 200 metros medley na categoria SM10, com o tempo de 2min12s36. O brasileiro ficou atrás do canadense Be-
noit Wuot, que venceu com 2min10s01, novo recorde mundial.
O primeiro pódio do Brasil, porém, foi nos tatames. Michele Ferreira conquistou o bronze na categoria até 52 kg. Ela precisou de apenas uma vitória para chegar à medalha. Perdeu para a russa Alesia Stepaniuk nas quartas de final, mas depois venceu Gulham Kilic, da Turquia, na repescagem. Na disputa pela medalha, ganhou de W.O. da francesa Sandrine Martinet.
Nos esportes coletivos, duas vitórias e uma derrota do Brasil em Londres. No golball, jogado por atletas cegos, triunfos sobre a Finlândia, por 6 a 5, no masculino, e por 2 a 0 sobre a Dinamarca entre as mulheres. Já no basquete em cadeira de rodas feminino, a equipe brasileira foi batida por 52 a 50 pela Austrália.
Brasil defende hoje a hegemonia no Futebol 5
Londres - Medalhista de ouro em Atenas 2004 e Pequim 2008, a Seleção Brasileira de Futebol de 5 estreia hoje, nos Jogos Paralímpicos de Londres contra a França, atual campeã europeia, num duelo direto por uma das duas vagas no Grupo A. Os outros adversários da fase inicial são a Turquia, dia 2 de setembro, e a China, vice-campeã olímpica, no dia 4.
Seja pela presença da dupla Jefinho e Ricardinho, dois dos maiores craques da modalidade, ou pelos títulos
conquistados – bicampeão paralímpico e tricampeão mundial – o Brasil chega a Londres como o time a ser batido. Mas os adversários se enganam se pensam que a Seleção está relaxada e trocará as chuteiras pelo salto alto.
“O favoritismo deve ser confirmado dentro de quadra, pois quando começa o jogo ele não existe mais. Nosso grupo é experiente, com várias competições, e devemos saber extrair o melhor lado de ser um favorito”, disse Jefinho, melhor jogador do mundo em 2010.
Ricardinho, que, assim como Jefinho, também já conquistou o prêmio de melhor do mundo, em 2006, reforça as palavras do companheiro de equipe:
“Devemos ter a consciência de não relaxar pelo fato de o Brasil ser um bicampeão paralímpico. Muito pelo contrário, o pensamento é o de que será ainda mais disputado. Se é difícil ganhar uma medalha de ouro, é mais ainda mantê-la. Os adversários sempre entram com mais vontade contra o time que está defendendo um título”, avisa.
Técnico
São Caetano anuncia contratação de Leão
SÃ o CA e TA no do sUL - A diretoria do São Caetano agiu rápido após a saída de Sérgio Guedes, na quarta, e anunciou ontem a contratação do técnico Emerson Leão para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. O treinador foi apresenado ontem, antes do seu primeiro treinamento, no Estádio Anacleto Campanella.
Leão estava desempregado desde o final de junho, quando foi demitido do comando do São Paulo, clube em que foi eliminado
Base
neste ano nas semifinais do Campeonato Paulista, pelo Santos, e da Copa do Brasil, pelo Coritiba. Posteriormente, foi substituído por Ney Franco no comando do clube do Morumbi.
Novo treinador do São Caetano, Leão já havia dirigido a equipe em 2006 e agora chega com a meta de levar o clube para a elite do futebol brasileiro. “Tive uma passagem rápida e muito boa pelo São Caetano. Deixei as portas abertas e disse à diretoria que um dia voltaria. Agora é trabalhar para conquistar nossos objetivos”,
disse.
O São Caetano ocupa a quinta colocação na Série B, com 34 pontos. Apesar da boa campanha, a diretoria do clube paulista decidiu demitir Sérgio Guedes após as derrotas para Guarani, por 2 a 1, no último sábado, e ASA, por 4 a 1, na terça-feira.
A equipe volta a entrar em campo no próximo sábado, já sob o comando de Leão, quando vai enfrentar o Avaí, às 16h, no Estádio Anacleto Campanella, em partida válida pela 21ª rodada da competição.
Águia Dourada joga amistoso com Nova Andradina no sábado
Do U r A dos – As equipes Sub-14 e 18 da Águia Dourada/ Funed farão, neste sábado, a partir das 14h30, no Estádio Douradão, dois jogos amistosos contra o Nova Andradina, no Estádio Douradão. De acordo com o professor Adão Moraes, o amistoso é muito mais preparatório para o Nova Andradina que tem foco para o Estadual Sub-18 que é se-
letivo para a Copa São Paulo de Futebol Junior.
“Aproveitamos a oportunidade também para mostrar jogadores nossos. Nesse amistoso, vou estar sem dois jogadores meus que estão jogando fora do Estado. Mas mesmo com o que tenho em mãos, será um bom teste para ambos os lados”, disse Adão.
A primeira partida será na categoria Sub-14 às 14h40
e às 15h30, a 18. “A maioria dos jogadores que vão enfrentar o Nova Andradina na categoria principal, está abaixo da idade. Mas tem potencial”, disse o professor. Jogadores nascidos em 1995 a 2003, interessados em integrar a escolinha Águia Dourada, devem procurar o professor Adão Moraes, no campo do Jardim dos Estados, ou pelo telefone (67) 9624-7682.
Esporte
Esporte
2 E1
Esporte Esporte Esporte
Esporte Esporte
O PROGRESSO
Divulgação/Fernando Maia
Michelle, de Campo Grande, abriu o dia com medalhas para o Brasil em Londres
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Maratona de jogos pode causar rodízio
“Por
ão Paulo - Muitos times estão interessados no jogo do Corinthians diante do líder Atlético Mineiro, neste domingo, no Pacaembu. Mas o técnico Tite pode iniciar nesta partida o rodízio que já fez quando disputava a Copa Libertadores e o Campeonato Paulista ao mesmo tempo por causa do desgaste físico de alguns titulares. Eles já sentem a sequência dura de jogos duas vezes por semana.
jogadores já sentem a sequência dura de jogos duas vezes por semana
mente para descansar. Uma atividade estava programada para o período da tarde. Nesta sexta, antes de eles irem a campo, serão submetidos ao exame de CK (Creatina Quinase), enzina do desgaste físico, para saber quem está sofrendo mais com a maratona de jogos no Campeonato Brasileiro.
Ontem, o clube mudou a programação e o time ganhou descanso após voltar do Rio de Janeiro, onde empatou com o Fluminense por 1 a 1, justa-
Reviravolta
“Por enquanto, não dá para saber se alguém não jogará domingo. Ainda é cedo e vamos esperar o resultado dos exames”, afirmou o preparador físico Fábio Mahseredjian, ciente, contudo, que dificilmente alguém não atingirá níveis altos no exame de sangue
Santos oferece aumento e carinho para segurar Ganso
SantoS - A situação de Paulo Henrique Ganso no Santos, que era insustentável até a manhã de ontem, está perto de sofrer uma reviravolta. Em uma reunião do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e o vice Odílio Rodrigues Filho com o jogador, à tarde, no CT Rei Pelé, foi dado o primeiro passo para a reconciliação entre as partes.
Como não chegou proposta do exterior pelo meia e o São Paulo se recusa a pagar os R$ 23 milhões, valor correspondente aos 45% (teria chegado nesta quinta aos R$ 30 milhões pelos 100% dos direitos econômicos), o clube oferece, em nome da paz, reajuste salarial e tratamento tão diferenciado quanto ao dispensado a Neymar. Mas, em troca, quer ouvir de Paulo Henrique Ganso a promessa de dedicação total e de que vai esquecer a ideia de ir para o São Paulo.
Depois de ser atingido por uma “chuva de moedas” e ser xingado de mercenário ao sair de campo na última quarta, na Vila Belmiro, Paulo Henrique Ganso ficou assustado ao ouvir novas ameaças ao chegar ao Centro de Treinamento Rei Pelé, ainda na noite de quarta, para pegar o seu carro. Só saiu do estacionamento do hotel Recanto dos Alvinegros com a chegada de mais três seguranças. Normalmente, ele só tem um.
Acompanhado pelos seguranças, Paulo Henrique Ganso voltou nesta quinta à tarde, no CT, para fazer, com os demais titulares, um trabalho regenerativo, mas não apareceu no campo. Por enquanto a sua presença está confirmada no jogo contra o Sport, neste do-
Alessandro (33 anos), Chicão (31), Fábio Santos (27), Danilo (33), Douglas (30) e Emerson (faz 34 no próximo dia 6) vêm jogando com alta intensidade, há alguns jogos sem “folga” e são os mais cotados ao alto nível de desgaste. Os jovens, como Paulinho (23) e Romarinho (19), também não escondem o cansaço. O atacante até pediu substituição no Engenhão, assim como Douglas e Emerson. “Eles pediram algumas vezes para serem substituídos e eu ainda os incentivei a ficarem até o que podiam”, revelou Tite
CUIDADO
COM LESÕES
O treinador, ciente de que o clube pode ser fiel da balança da competição (enfrenta o líder e, depois do Figueirense, encara o Grêmio, que está em 3.º), não quer fazer mudanças drásticas e vai esperar até este sábado para ver quem terá de tirar. Por ele, usaria força máxima.
mingo, no estádio dos Aflitos, no Recife, pela 21.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A visita dos dirigentes foi a surpresa. Se não aceitar a proposta de trégua e de aumento e insistir em ir para o São Paulo, por não se sentir mais em segurança na Vila Belmiro, o camisa 10 poderá “forçar” o terceiro cartão amarelo para cumprir suspensão contra o Fluminense, na próxima quarta, no Rio de Janeiro. Desta forma não estouraria o limite de seis jogos, podendo defender outro clube no atual Brasileirão.
“Ganso está tranquilo e com a cabeça boa”, garantiu o vice-presidente da diretoria, Odílio, por telefone. “Eu e o presidente (Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro) conversamos com ele A diretoria está do lado e apoiando Ganso”, assegurou. Mas, enquanto o presidente se mantém em silêncio, alguns de seus assessores já “informavam”, em off, no começo da tarde de ontem, que há a possibilidade de o Santos reajustar o salário mensal de Paulo Henrique Ganso, que atualmente é de R$ 130 mil.
Entre as muitas queixas do meia contra a diretoria, uma é de ter um dos piores salários entre os titulares. Paulo Henrique Ganso jamais deu nomes, mas com certeza refere-se a Elano (R$ 500 mil), Borges (R$ 350 mil) e Ibson (aproximadamente R$ 300 mil), além de Alan Kardec e Renteria, que ganhavam bem acima do teto do clube, de R$ 150 mil. Os dirigentes entendem que se o jogador voltar a jogar bem, o investimento poderá ser recuperado com lucro, em uma possível negociação no fim do ano. Agora é esperar pelo próximo capítulo.
Só que Tite já foi orientado que alguém pode “estourar” e isso ele não quer. A ponto de constantemente reclamar do calendário com jogos duas vezes por semana. “É um crime um jogador estar em campo menos de 72 horas depois de
Pedestrianismo
um jogo. Sou preparador físico e sei bem o que isso pode causar”, enfatizou o técnico, formado em educação física. Como já tem alguns nomes fortes em condições de não deixar o ritmo da equipe cair, casos de Edenílson, Guilherme, Ramirez e Guerrero, o treinador vai conversar com Mahseredjian e os fisiologistas. Diante do Fluminense, por
exemplo, Emerson logo aos 30 segundos já sentiu uma dorzinha na virilha. Permaneceu no jogo, mas como no clássico com o São Paulo, “morreu” na etapa final. Douglas também.
Na Libertadores, O Corinthians “voava” e se sobressaia com o bom preparo nas etapas finais. Mas lá, os reservas eram utilizados no Paulistão. Ou seja, os titulares
jogavam um vez por semana. Agora estão na maratona e a queda nos 45 minutos finais são evidentes por causa do desgaste. “Os últimos resultados claro que preocupam. E o desgaste também. Mas estamos jogando bem, vamos procurar descansar para estar bem no fim de semana”, pregou Danilo, um dos esgotados que caiu de rendimento.
São Silvestre muda percurso e será de manhã
São Paulo - A tradicional Corrida Internacional de São Silvestre terá novo percurso e horário neste ano, quando chega à sua 88ª edição. A Fundação Cásper Líbero, organizadora da prova, anunciou ontem que a chegada voltará a ser na Avenida Paulista, como ocorria até 2010, e as largadas, tanto na disputa masculina quanto na feminina, passarão a acontecer de manhã.
Desta forma, a Fundação Cásper Líbero espera “oferecer mais conforto e segurança aos corredores”. Isto porque o antigo horário, à tarde, fazia com que diversos competidores estivessem deixando a Avenida Paulista em horário próximo ao do início da também tradicional festa de réveillon que acontece no local, dificultando a locomoção e gerando uma certa insegurança.
No ano passado, os organizadores da São Silvestre mudaram o percurso da prova para que ela pudesse ser conciliada com a festa do réveillon. Assim, a chegada da corrida deixou de ser na Avenida Paulista e foi para o Obelisco do Parque do Ibirapuera. Mas, além de aca-
bar com uma das principais tradições do percurso de 15 quilômetros, a alteração foi criticada pelos atletas.
Neste ano, foi encomendado um estudo à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que sugeriu a mudança do horário da corrida. Ficou acertado, após reunião dos organizadores ocorrida na última quarta-feira, que a disputa passa a ser de manhã. A largada para portadores de necessidades especiais será
às 7h10. A prova feminina começa às 8h40 e a masculina terá início às 9 horas.
Tradicionalmente, a São Silvestre era disputada na noite do dia 31 de dezembro, para coincidir justamente com a chegada do ano novo.
Mas, por questões comerciais (transmissão da tevê) e logísticas (festa do réveillon na Avenida Paulista), a corrida passou para o período da tarde a partir da edição de 1989. Agora, nova mudança radical,
levando a prova para a manhã. A São Silvestre é a mais famosa prova do atletismo brasileiro e ocorre sempre no último dia do ano. Ela é realizada desde 1925 - a fase internacional começou em 1945 - e seu percurso atravessa 15 quilômetros pela cidade de São Paulo. No ano passado, o ganhador no masculino foi o etíope Tariku Bekele, enquanto a versão feminina foi vencida pela queniana Priscah Jeptoo.
S 3 Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte E1
O PROGRESSO
Corinthians Arquivo
enquanto, não dá para saber se alguém não jogará domingo. Vamos esperar os resultados dos exames”
Sequência de jogos do Corinthians pode gerar um rodízio de jogadores no elenco
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
O PROGRESSO
Nova Andradina
Policiais são ameaçados de morte
A esposa de um PM foi sequestrada na noite de quarta-feira e escapou da morte; bandidos querem matar PMs
OVA ANDRADINA
- Na noite de quarta
feira (29), por volta das
21h, uma mulher de 28 anos, esposa de um policial militar, lotado no 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Andradina, foi sequestrada após sair de uma escola onde ela leciona. Ela foi agredida e só escapou da morte devido ter perdido o controle do carro, fugir gritando e sendo resgatada pela polícia. Policiais militares de Nova Andradina estão sendo ameaçados de morte.
Segundo o Jornal da Nova, a vítima saiu da escola em direção ao seu veículo. Ao entrar, foi surpreendida pelo bandido que estava no banco de trás e, com uma corda, entrelaçou o pescoço dela e sob ameaça, pediu para a mulher ficar calada e seguir com o carro.
dizia que “mulher de polícia tem que ser tratada assim”, desferindo vários socos na cabeça e puxões de cabelo.
Durante o trajeto, o sequestrador teria dito para a vítima passar em frente a sua residência, pois seria a última vez que ela passaria naquela rua. Depois de matá-la, iria atrás do marido que é policial militar e o mataria também.
vítima só escapou porque o carro ficou preso num monte de terra e ela saiu correndo
Conduzindo o veículo na estrada boiadeira, a vítima perdeu o controle do veículo adentrou em uma mata e encavalou o veículo em um monte de terra. Nessa hora, ela começou a gritar e saiu correndo do veículo, momento em que o marginal também fugiu.
Capital
Incêndio destrói ônibus na Avenida Zahran
Willams Araújo
CAMPO GRANDE -
A avenida Eduardo Elias Zahran, esquina com a rua Rui Barbosa, parou na manhã de ontem por causa de um incêndio que destruiu completamente um ônibus da linha 070, placa HSS-9740, da empresa Serrana. Apesar do susto, ninguém sofreu ferimentos, uma vez que o motorista, Antônio Marcos Ramos, 36 anos, alertou os seis passageiros que estavam no veículo logo após ver as chamas saindo do câmbio.
Durante o trajeto, sentido a Rua Pastor Júlio de Alencar, por telefone o marginal conversava com um comparsa e dizia, segundo o relato da vítima: “já estou com ela. Onde é para fazer a fita. A hora que chegar no lugar é você quem vai cobrar a bronca. Cadê ele? Está aí ainda?”, teria dito o bandido que pediu que a vítima dirigir sentido cemitério.
E a todo momento, ameaçando e xingando, o bandido
Falsa denúncia
A mulher foi socorrida pela guarnição da Polícia Militar e encaminhada ao hospital para atendimento médico. Como o bandido estava por trás, ela não viu o rosto do sequestrador, já que estava com uma camiseta amarrada no rosto.
No dia 24, um carro de um policial militar foi incendiado. O Jornal da Nova destacou que alguns dias atrás, na residência de um proprietário de um site de notícias da região, foi colocado um bilhete com ameaças a policiais de Nova Andradina.
Advogado de defesa teme pela vida de professor
DOURADOS – O ad -
vogado Isaac Duarte de Barros Junior, que defende um professor acusado de abuso sexual contra uma aluna de 14 anos, disse ontem que o seu cliente corre risco de vida pelo constrangimento que sofre com o caso, que até o momento não tem prova alguma contra o professor. “O inquérito até agora não apresentou prova alguma. Tudo o que se fala é no campo hipotético”, disse o advogado, demonstrando preocupação com a integridade física do professor.
Num primeiro momento, foi dito em depoimento pela aluna que ela estaria grávida do professor. Nos exames realizados, foi dado negativo. Com isso, o advogado Isaac Duarte de Barros Junior pediu um Habeas Corpus Preventivo.
No pedido de Habeas Corpus, o advogado destacou a surpresa do professor que disse estar ‘envergonhado com a precipitação dos órgãos de comunicações desta cidade, para as quais a delegada de Polícia Drª Rozeli Dolor Galego, concedeu entrevistas recentes, criando uma situação de execração pública da sua imagem, sem nenhuma prova de que tenha o paciente praticado o delito de pedofilia ou estupro de vulnerável’, destacou em seu pedido no dia 22 de agosto.
Porém, no dia 24, a delegada Rozeli enviou o ofício número 752/12 endereçado
ao juiz de direito da 2ª Vara
Criminal de Dourados, Jairo Roberto de Quadros, relatando que: “tomo conhecimento dos fatos noticiados na mídia, que na data do registro da ocorrência me encontrava em licença médica, não sabendo como os fatos chegaram ao conhecimento da imprensa”, relatou em parte de seu ofício.
Ao final, a delegada disse que ‘diligências estão sento realizadas para averiguar se outras infantes ou adolescentes foram molestadas por... E caso os fatos sejam confirmado, representaremos pela prisão preventiva de...”. finaliza o oficio da delegada.
De acordo com o advogado, ao contrário do que havia dito de que o seu cliente não entraria com pedido de danos morais, devido à exposição e o falso testemunho da suposta vítima, ele poderá entrar com o pedido de danos morais contra todos que o condenaram sem provas.
“Vejam bem. O professor está sem trabalho. Sua família está exposta e com medo. Ele corre risco de vida. Não existe prova alguma de que ele praticou crime de abuso sexual. Ela, a vítima, disse estar grávida, o exame deu negativo. Por que condená-lo? Vamos avaliar e podemos até entrar com pedido de trancamento do inquérito que não existe provas que incriminam o professor”, disse o advogado.
Ele parou o coletivo no cruzamento da avenida Eduardo Elias Zahran com a rua Rui Barbosa (sentido leste-oeste) e pediu que todos descessem.
A suspeita, segundo o motorista, é que o incêndio tenha começado no motor após uma pane elétrica. Ramos contou que ainda tentou apagar as chamas com o extintor, no entanto, não teve êxito. Na sequência, o motorista teve de chamar o Corpo de Bombeiros, que teria demorado uns 20 minutos para chegar ao local.
O Corpo de Bombeiros, que garante ter atendido a ocorrência de imediato, disse que foram utilizados sete mil litros d’água, além de quatro
Ônibus ficou completamente destruído com o incêndio, no centro de Campo Grande
viaturas, entre elas uma ABT (Auto Bomba Tanque) para atender a chamada.
Por conta das chamas, um poste próximo ao ônibus também foi incendiado, comprometendo a luz em algumas quadras da região. No local também passa uma rede de alimentação de energia da empresa de concessionária de 13 mil volts que não foi danificada.
O ônibus, um VW-17210, ano 2007, que custa aproximadamente R$ 300 mil, passará por perícia técnica, segundo
DOF apreende maconha com jovem de 15 anos
responsáveis da empresa. O trânsito nas duas vias ficou interrompido.
ASSASSINATO
Também na Capital, dois suspeitos de envolvimento em tiroteio que matou um representante de vendas, na quarta-feira (29), foram identificados pela Polícia Civil, no Jardim Centenário. Entre os quais, está um adolescente, conforme o delegado da 5ª DP, Fernando Nogueira.
Durante o tiroteio, a vítima ouviu uns tiros e saiu da
loja onde trabalhava, na avenida Campestre, para ver o que ocorria, quando foi atingida na cabeça. Quatro pessoas estavam envolvidas, três em um carro e um de bicicleta. De acordo com o Boletim de Ocorrência, o Corpo de Bombeiros foi chamado, mas quando a equipe chegou ao local, a vítima já estava sem vida. Policiais encontraram em seguida ao tiroteio, o veículo usado pelos suspeitos, abandonado em uma casa nas proximidades. Até o momento ninguém foi preso.
DOURADOS – Numa só ação, policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), no final da tarde de quarta-feira, na região de Ponta Porã, abordaram para fiscalização um ônibus com itinerário intermunicipal Ponta Porã/Campo Grande. No local, os policiais apreenderam um homem de 30 anos e um jovem de 15 anos com maconha.
Os policiais chegaram primeiramente ao passageiro de 30 anos, morador em Fortaleza/CE, com 19 quilos de maconha. O homem confessou aos policiais que fora contratado para buscar a droga em Ponta Porã e levar até Fortaleza/CE.
No mesmo ônibus, no interior de outra mala, os
policiais localizaram 26,540 quilogramas de maconha. O proprietário da droga, um adolescente de 15 anos, morador em Pedro Juan Caballero/ Paraguai, apresentou uma cédula de identidade falsa.
Após interrogatório, o jovem confessou que recebeu a droga juntamente com a identidade falsa em Pedro Juan Caballero e que a droga deveria ser entregue em Maracaju.
O adolescente foi apreendido e encaminhado, juntamente com a droga e a cédula de identidade falsa, à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, e o passageiro de 30 anos recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com a droga, à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados.
PM troca tiros com motoqueiros
NAVIRAí – Na noite de quarta-feira (29), por volta das 22h45, a Polícia Militar, ao tentar parar para vistoria uma dupla de motoqueiros, foi recebida à bala, o que causou ferimento no rosto de um policial e a apreensão da motocicleta dos bandidos que fugiram do cerco policial aproveitando-se da escuridão.
De acordo com informações dos policiais, no momento da ação, a equipe da PM viu a dupla em atitude suspeita na Rua João Rigonato, sentido Centro/Bairro Vila Nova. Na tentativa da abordagem, os policiais perderam de vista os acusados.
Os PMs continuaram o trajeto e de repente se depararam com a moto em alta velocidade. Deram ordem de parada, o que não foi atendido. Nesse momento, com a rua interceptada, os bandidos deram um tiro que acertou o rosto e o ombro de um sargento.
Os policiais militares revidaram os tiros, momento em que o piloto perdeu o controle da moto, que caiu, e ambos fugiram deixando a arma e a
fujões
moto para trás.
Foi feita uma varredura em toda a área, tendo sido encontradas as duas armas usadas, sendo revólveres calibre 32 e 38 e a motocicleta, que foram conduzidos para ao 1° DP.
Na continuidade às diligências, os policiais realizaram checagem da motocicleta sendo encontrado o endereço do proprietário. No endereço, os policiais encontraram um homem de 20 anos de posse de uma espingarda de ar comprimido, modificada e torneada para calibre 22. Foi dada voz de prisão ao jovem. Em seguida, os PMs foram ao endereço que constava no documento da motocicleta, que era onde residia seu irmão. No local, estavam dois rapazes em frente ao portão. Ao avistarem a viatura, correram pulando o muro dos quintais vizinhos tomando rumo ignorado. Foram realizadas buscas na região, mas não foi possível localizar os indivíduos.
O jovem que estava com a arma modificada foi conduzido ao 1º DP para as providências.
N
Polícia
Polícia Polícia
Polícia 4 E1
Polícia Polícia Polícia Polícia
Polícia
Divulgação
Navirai Tráfico
DOF
Maconha apreendida estava na bagagem de um jovem de 15
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Compensação
Mudas nativas substituem mangueiras
Com o corte das árvores frutíferas, conforme prevê a lei, empresa doou 400 mudas nativas a título de compensação
DOURADOS - As mangueiras que ficavam no passeio público da Rua Vanilton Finamore, na Vila Industrial, foram derrubadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) após um laudo técnico que constatou que as árvores estavam comprometendo a rede de energia elétrica, além de transtornos para os pedestres por causa das raízes e queda de galhos em carros que ficavam estacionados ao meio-fio.
Outro motivo para a derrubada das árvores, é que a prefeitura notificou a empresa Royal do Brasil para que construísse muro e calçada com piso tátil. Para atender a exigência e não ser multada, a empresa precisava retirar as árvores, tendo em vista que não tinha como construir calçada nova com as árvores no local. As raízes já comprometiam qualquer tipo de obra e também a locomoção das pessoas.
Para compensar a derrubada das mangueiras, a empresa se comprometeu a doar 400 mudar de árvores nati -
Sinistro
Como compensação serão plantadas 50 árvores no mesmo quadrilátero onde ocorreu o corte
vas para o município. Pelo menos 50 delas serão plantadas no entorno do quadrilátero, um dos trechos mais movimentados da Vila Industrial, localizado próximo ao Sesi e ao Pronto Atendimento Mé -
Prefeitura notificou empresa a fazer calçamento e murar o local na Vila Industrial
dico (PAM). A derrubada das mangueiras está dentro do que prevê a lei e vai dar mais segurança para as pessoas que trafegam no local, segundo a Semsur.
O município vem notificando todas as
Agência Joaquim Teixeira
Paulo Belmonte assume a gerência do Banco do Brasil
DOURADOS – Paulo
grandes empresas daquela região a providenciarem o calçamento para dar melhores condições de mobilidade à população de Dourados. Outra empresa notificada naquela região fica ao lado do Antigo Ubiratan (Petrobras), que também providenciou o calçamento e murou o local que antes era ocupado por famílias de sem-teto e ciganos.
Incêndio destrói casa no Potreirito
Leonel Jonas
DOURADOS – Um incêndio na noite de quarta-feira destruiu uma casa localizada na Linha do Potreirito, em Dourados. Genuário Lourêncio, 67 anos, havia saído para ir ao posto de saúde no bairro Jóquei Clube. Quando retornava, por volta das 19h30, percebeu que a casa era tomada pelas chamas, que consumiram a residência de madeira em menos de dez minutos.
Vizinhos que perceberam o incêndio usaram um trator com um pulverizador para evitar que as labaredas passassem para a casa ao lado, onde Genuário estava preste a mudar. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas nada pôde fazer. Genuário, que é aposentado, mora no local há mais de 45 anos. O idoso diz que não
Genuário em meio às cinzas da casa e móveis destruídos
faz ideia de como o incêndio pode ter começado. “Os bombeiros falaram que pode ter sido um curto-circuito. O motivo agora não importa, o importante é que ninguém saiu ferido”, falou o aposentado. Genuário mora com a esposa e um filho. A mulher do aposentado está viajando e não sabe do incêndio. “Ela vai che-
gar amanhã, nem está sabendo de nada. Tenho muito medo da reação dela, pois tinha muita coisa que ela gostava e que foi destruída”, disse o senhor emocionado.
Na residência não sobrou nada, Genuário ficou apenas com a roupa do corpo. Documentos, televisão, duas geladeiras, um freezer, uma
máquina de lavar, um fogão, sofá, três guarda-roupas e uma máquina de costura foram destruídos pelas chamas. “Quando cheguei, por incrível que pareça, até a caixa d’água estava em chamas. Se os vizinhos não tivessem chegado, até a outra casa teria sido consumida pelo fogo”, explicou.
Genuário não sabe o que vai fazer para conseguir tudo que comprou em anos de serviço. “Tem móveis que eu estou pagando ainda, fui comprando tudo aos poucos e, agora não tenho mais nada”, fala com tristeza o idoso.
A família espera contar com a solidariedade de amigos. Quem puder ajudar, pode entrar em contato através do (67) 9256-1395. Contribuições podem ser entregues na rua Paulo Almeida Teixeira, 245, esquina com a rua S 30, no bairro Parque das Nações II.
Sergio
Belmonte Gomes é o novo gerente geral do Banco do Brasil, agência Joaquim Teixeira Alves. Essa é a quarta agência que ele toma posse nesse cargo, sendo a penúltima em Amambai. Funcionário de carreira desde 1988, Paulo tem vasta experiência e chega a Dourados com a missão de comandar a maior agência do Banco do Brasil, dentre as cinco presentes na cidade. Ele, que é casado com Solange e tem uma filha, esteve ontem no jornal O PROGRESSO, com a gerente de relacionamento Juciclei Gomes Togoi para falar sobre alguns dos
serviços oferecidos pelo BB da Joaquim Teixeira. A agência Joaquim Teixeira Alves é exclusivamente destinada a pessoas físicas, tendo um total de 39 mil contas. Como clientes, tem grandes empresas e atende folha de pagamento da prefeitura e Exército. A agência se destaca pelo financiamento imobiliário. O programa Minha Casa Minha Vida também já está presente no BB de Dourados. Entre os diversos serviços, a agência oferece linhas de financiamento para diferentes tipos de clientes que desejam adquirir imóveis, veículos, consignado e os mais diferentes bens de serviço.
César Cordeiro
César Cordeiro
Leonel Jonas
Divulgação
Paulo Belmonte e a gerente de relacionamento Juciclei
Programa
Agricultores terão habitação popular
Integrantes da prefeitura se reúnem hoje em Brasília com a Caixa para discutir o programa Minha Casa, Minha Vida Rural Divulgação
DOURADOS – Representantes dos setores de habitação, planejamento e agricultura da prefeitura e da Superintendência da Caixa Econômica Federal vão se reunir hoje para discutir detalhes do Programa “Minha Casa, Minha Vida Rural” que chega a Dourados. Destinado a pessoas físicas e agricultores familiares com renda familiar bruta anual de até R$ 15 mil e propriedade classificada como pequena (até quatro módulos), o programa de habitação rural pode ser levado também a comunidades indígenas e quilombolas. Nesses casos não há exigência de área mínima.
O gestor da aplicação é o Ministério das Cidades, com repasse de recursos através do Ministério da Fazenda. O processo envolve ainda a Caixa Econômica Federal como agente financeiro e a prefeitura, através das secretarias responsáveis pelos setores de agricultura e de habitação.
A reunião desta sexta-feira entre os envolvidos no programa é para apresentar detalhes do procedimento a ser executado pela prefeitura, que vai receber as inscrições e gerenciar essa etapa. Além disso, serão repassadas todas as informações relativas ao processo de financiamento e documentação exigida para a pessoa interessada.
BENEFICIADOS
Habitações serão destinadas às pessoas com renda até R$ 15 mil
A Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) já está com pelo menos cem pessoas no pré-cadastro, aguardando a liberação do programa. São na maioria moradores de assentamentos, indígenas e também da Agrovila da Vila Formosa, que de início já se podem ser beneficiados.
No caso da agrovila, seis lotes ainda estão sem casa. Ivan Caetano da Silva é proprietário de uma destas áreas e comemora bastante a possibilidade de poder morar
na sua terra. Ele contou que está produzindo apenas milho para sobreviver e mora de favor em uma residência na própria agrovila.
“Se eu tivesse uma casa aqui, certamente estaria produzido hortaliças e outros produtos e com uma renda suficiente para investir mais na produção”, explicou o rapaz. Com 29 anos de idade, que agradece a Deus todos os dias por ter a área rural. “Cheguei à conclusão que minha vida é rural e é aqui que quero criar minha família”.
Arnaldo Fernandes é outro proprietário de lote na agrovila que também planta somente milho por não ter como morar na terra. Ele reside em uma pequena casa emprestada por um amigo e sobrevive trabalhando de empregado em outros lotes. “Já me cadastrei na prefeitura e não vejo a hora de ter minha casinha aqui”.
A Agrovila Formosa foi criada na década de 90 e 50 famílias atuam na produção de legumes, frutas e outros itens da agricultura familiar. No ano passado todos os lotes foram escriturados.
Abertas as inscrições para pós-graduação
DOURADOS - O
Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) de Dourados está com Edital aberto para as inscrições no curso de Pós-graduação em Gestão Pública e Privada do Turismo. Essa
Pós-graduação é Lato Sensu e se destina a capacitação de pessoas que atuam na área do Turismo, seja no âmbito público ou privado e que possuam graduação em qualquer área de formação. O curso
será gratuito e as aulas serão quinzenais, às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã e à tarde.
O início do curso está previsto para 27 de outubro de 2012. Serão ao todo 360 horas, com um período de integralização mínimo de 12 meses e máximo de 18 meses. As inscrições poderão ser feitas até 14 de setembro de 2012.
O objetivo do curso é capacitar recursos humanos no que se refere a aplicação de instrumentos de planeja-
Agricultores que têm lote na agrovila aguardam a construção das casas populares
Seminário marca encerramento de pós-graduação em Dourados
mento e gestão em empresas turísticas, tais como: agências de viagens, empresas organizadoras de eventos, secretarias e diretorias de turismo, empresas de lazer, empresas ligadas a produção de artesanato, clubes, gestores de fóruns e conselhos municipais de turismo e outras empresas ou organizações que fazem parte da cadeia produtiva do turismo. Mais informações podem ser obtidas nos sites da Fundect e UEMS (posturismodourados@uems.br)
DOURADOS - Professores que atuam na Educação Infantil tiveram a oportunidade de se especializar através de um convênio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Ministério da Educação (MEC), em convênio com a Unigran. No encerramento da pós-graduação lato sensu, 33 alunas concluíram a especialização realizada em Dourados.
No seminário de encerramento, Ana Paula Gaspar Melin, coordenadora do curso de especialização em Educação Infantil/Turma Dourados, conta que esta foi a primeira turma formada. “Tivemos um grupo de alunas muito empenhadas com o trabalho, com o curso”, afirma. Durante o evento, foram feitas apresentações culturais e teatro com o conto “Menina Bonita do Laço de Fita”.
Conforme a coordenadora, a pós-graduação lato sensu para formação de professores
da Educação Infantil, “respeita as especificidades desta modalidade já com as diretrizes atuais, trazendo uma grande oportunidade para os professores de Dourados, Caarapó, Fátima do Sul, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, de realmente investirem na formação continuada”.
A contribuição da Unigran foi importante para a realização deste curso, afirma Ana Paula. “Todo o apoio da infraestrutura, do grupo de professores, coordenadores, especialmente a professora Terezinha Bazé de Lima que esteve conosco e é professora do nosso curso também”, acrescenta.
A professora de Pedagogia da Unigran, Elizabete Velter Borges, foi uma das concluintes da especialização, segundo ela, a experiência foi maravilhosa. “Primeiro que para participar desta especialização em Educação Infantil teria que estar atuando nesta modalidade de ensino. Como
eu sou professora concursada no município, então, foi possível unir a teoria com a prática. Inclusive a monografia que será defendida por mim é específica da minha atuação no berçário do Ceim [Centro de Educação Infantil Municipal] onde eu trabalho”, conta.
Esta é a terceira especialização da pedagoga. Com duração de dois anos, o curso proporcionou um crescimento profissional diferenciado. “A disciplina que ministro no curso de Pedagogia denomina-se Fundamentos da Educação Infantil. Então, uniu a teoria com a prática, a vivência em sala de aula com o curso realizado”, afirma Elizabete. Para ela, “houve a necessidade de buscar uma teoria fundamentada para trabalhar tanto no ensino superior, como na prática onde eu trabalho com os bebês”.
Além do empréstimo da sala de aula, a parceria da Unigran foi relacionada a professores que ministraram aulas e orientaram monografias.
Dia a Dia O PROGRESSO Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 2 D1
Dourados, Mato Grosso
2012
do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de
Turismo
Educação Infantil
Seminário contou com apresentação do teatro “Menina Bonita do Laço de Fita”
Divulgação
Aluna com hidranencefalia faz 13 anos
Menina que só tinha 12 horas de vida supera limites; ela desfilará no 7 de setembro e quer ser rainha da escola
Valéria Araújo
DOURADOS – A me-
nina Vitória Pereira, diagnosticada com hidranencefalia (acúmulo excessivo de líquido cerebroespinhal no cérebro) completou 13 anos no último dia 23. A menina, que nasceu com a expectativa de viver por apenas 12 horas, desafia a medicina e supera limites. Ela frequenta a Escola Arthur Campo Mello, vai desfilar no 7 de setembro e concorre à vaga de rainha da escola na Festa da Primavera. A menina tem uma rotina de vida normal como as demais crianças da sua idade. Elas acolheram a Vitória e fizeram dela mais do que uma simples colega de classe, mas uma amiga. de acordo com o médico Luiz Machado, que acompanha o caso há 10 anos, Vitória tem o tálamo, que é uma parte cerebral responsável por estímulos como dor e toque.
“Se depender de mim, ela terá o direito de inclusão garantida”, destaca a mãe
“No entanto, o hemiosfério cerebral de Vitória é formado por líquido, tendo apenas um resquício de massa encefálica justificando a interação que ela tem com as pessoas”, destaca. Para ele, a história põe em dúvida as teorias de que uma criança com esse tipo de deficiência não têm chances de sobreviver, o que acaba estimulando gestantes a cometerem o aborto. destaque para a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu o direito das gestantes a submeterem-se ao aborto no caso de anencefalia do feto no início deste ano. “A menina trouxe alegria para o casal. Ela vai à escola, faz fisioterapia, ri, chora, tem manifestações verbais e labial, além disso, mostra claramente as emoções do seu jeito. de forma particular, recebe e dá carinho e o principal tratamento que ela tem hoje é o amor dos pais”.
O médico diz que o diagnóstico de hidranencefalia foi
Ação Educativa
Fumantes são incentivados a trocar cigarro por fruta
DOURADOS - Uma
ação inédita que será realizada nesta sexta-feira em d ourados vai incentivar o fumante a trocar o cigarro por uma fruta.
A ação “Troque Nicotina por vitamina” vai levar equipes da Secretaria Municipal de Saúde à Praça Antonio João para distribuir frutas e em troca vai incentivar os fumantes a descartar o cigarro no lixo. A mobilização será das 8h às 15h.
A ação visa a lembrar o dia Nacional sem Tabaco (29) e o dia do Nutricionista, comemorado nesta sexta-feira. Para realizar a ação, a prefeitura conta com a parceria de empresários que doaram as frutas.
A organizadora da ação, a nutricionista Lorraine Aparecida Pinto, do Programa de Alimentação e Nutrição da prefeitura, explicou que além de incentivar os fumantes a deixar o cigarro, outro objetivo
dado por um especialista em neurologia. Um outro profissional que examinou a menina acredita que ela possa ter um resquício muito pequeno de cérebro, mas o profissional fez o encaminhamento a novas baterias de exames. A tomografia da menina também está sendo reestudada.
A mãe da criança é a funcionária pública Marinalva Pereira. Ela acredita que a Vitória é um milagre. “Logo nos primeiros 4 meses o médico descobriu que a Vitória apresentava um quadro de anencefalia. No 8º mês descobriu a hidranencefalia. O médico na época pediu a interrupção imediata da gestação. disse que a criança teria no máximo 12 horas de vida porque iria faltar oxigenação no cérebro”, lembra.
Marinalva não pensou duas vezes. Sempre se referindo a deus, ela optou por prosseguir com a gestação. Seguiu seu instinto e não quis abortar. “Mesmo estando com muito medo sobre o que os médicos diziam, eu queria dar o direito da minha filha de viver, nem que fosse por 12
Encontro
é incentivar os bons hábitos alimentares.
Segundo a nutricionista, as pesquisas apontam que existe uma significativa relação entre a ingestão de alimentos e o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer. “Alguns alimentos aumentam a capacidade de defesa do organismo, evitando e freando o processo do câncer”, destaca. Ela cita exemplos como a vitamina C, Vitamina E, carotenóides, selênio, zinco, cobre, ferro e manganês.
A nutricionista lembra que as fibras auxiliam na prevenção do câncer porque ajudam na eliminação de substâncias carcinogênicas. “A ação educativa tem como objetivo sensibilizar a população tabagistica e outras pessoas para a importância de hábitos saudáveis, buscando a redução do consumo de tabaco e a inserção de uma alimentação rica em vitaminas e minerais”.
horas”, destaca.
A mãe diz que tem uma vida normal com a filha e que se depender dela, a Vitória sempre terá o direito da inclusão garantida. “Ela nunca teve uma doença ou algo que nos preocupasse. Ela vive bem, se alimenta bem, dá carinho e recebe muito amor. Ela mudou nossas vidas para melhor. Tenho orgulho da minha filha. Às vezes, quando saio com ela, as pessoas se emocionam. Estes dias um homem me parou e
agradeceu a mim e a minha filha por nós existirmos. Disse que renovou as esperanças e que ele não tinha problema comparado à força que a Vitória faz para viver”.
Ela observa que a felicidade está dentro de cada um e que jamais se arrependeu de ter escolhido pela vida da filha. “Como eu estaria agora se eu tivesse tirado a vida da minha filha? Eu jamais me perdoaria e viveria com este peso martelando minha cabeça
para sempre”.
Questionada sobre as expectativas para o futuro da filha, a mãe diz que vive a cada dia uma nova vitória. “Em se tratando de Vitória, tudo é possível e eu acredito sim que possa progredir ainda mais. Às vezes sonho com ela andando, outras vezes me falando coisas e isso me emociona muito. Apesar disso, para nós, cada dia de vida dela é uma alegria imensa e é nisto que nos concentramos; no hoje”, diz.
Família Capilé se reúne nos dias 7 e 8 de setembro
DOURADOS - “Um momento de confraternização, para trocar ideias e tomar conhecimento do estilo e do sistema adotado por todos os descendentes da família”, é assim que o patriarca João Augusto Capilé Júnior, o Sinjão, define o 1º Encontro da Família Capilé que acontecerá nos dias 7 e 8 de setembro, na Associação dos Gráficos, em Dourados.
Para este encontro, uma diretoria foi escolhida e vem se reunindo toda semana para organizar e definir os preparativos da festa, com a expectativa de proporcionar um momento único com os familiares e que este seja apenas o primeiro de muitos que serão organizados.
Segundo o presidente Luiz Falcão Capilé, muitas pessoas já confirmaram presença na festa. “Esperamos reunir o maior número de pessoas, mas sabemos que por se tratar de um primeiro encontro, para muitos não será possível, devido a distância. Estamos nos organizando para dar toda a assistência possível aos parentes que iremos receber, pensando em tudo nos mínimos detalhes com a certeza de que nos demais encontros mais pessoas comparecerão”, comentou Luiz, que acrescentou dizendo que o objetivo da diretoria é que o encontro percorra as demais cidades do país onde moram
Sinjão, que hoje reside em Cuiabá/MT, é presença confirmada no 1º Encontro da Família Capilé
pessoas que são descendentes da família Capilé.
Os interessados em participar podem entrar em contato com Nélida ou Élcio pelos telefones 9908-4500, 92244983.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira, 7 de setembro, o encontro terá início às 16h, onde acontecerá uma recepção e um jantar. No sábado, dia 8, o encontro inicia às 10h, com homenagens, almoço, confraternização e muita música.
HISTÓRIA
O nome Capilé surgiu de
uma criação do paulista Antônio Pompeu, que se casou um uma judia, chamada Sara, e foi trabalhar na região de Castro, interior do Paraná, quando inventou um medicamento para curar infecções.
Essa dosagem, misturada com xarope de avenca, cientificamente conhecido por Adiantum capillus veneris , ganhou na linguagem popular das ruas do século dezenove, com o apelido de ‘Capilé’, o medicamento funcionava como anti-inflamatório no sangue, se acompanhado com cachaça.
Os moradores de São José da Boa Vista considerando a fórmula do remé -
dio, passaram a chamá-lo de ‘Antônio Pompeu do Capilé’, logo, o nome incorporou ao seu sobrenome. Assim, quando seu primogênito nasceu, na pia batismal também nascia oficialmente o primeiro Capilé. Nesse estado, ele cresceu, casou, nasceram-lhe seis filhos e foi onde recebeu a patente de major da guarda nacional.
Na metade do ano de 1912, major Capilé em companhia da esposa Genoveva, instalou-se em uma chácara no cruzamento das futuras Ruas Marcelino Pires e Presidente Vargas, montando ali a primeira farmácia douradense.
Dia
PROGRESSO
de 2012 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 3 D1
Dia a
O
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto
Inclusão
Valéria Araújo
Menina Vitória é exemplo de inclusão social na Escola Arthur Campo Mello
divulgação
Homem
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Bate-bola
FabianO FuRuCHO
Profissão: Arquiteto
Se não fosse o que é hoje, o que seria: Psicólogo
Cidade em que nasceu:
Maringá-PR
Time do coração: São Paulo
Esporte preferido: Bike
Doce ou salgado: Salgado
Sua musa: Minha mãe
O que mais lhe atrai em uma
mulher: Seu carinho e senso de proteção lugar inesquecível:
Dourados - Minha cidade que tanto amo
O que é liberdade para você: Pode expressar meus pensamentos e valores, sem nenhum cerceamento
O que levanta seu astral: Estar ao lado de meus
amigos Se pudesse voltar no tempo o que mudaria: Teria aproveitado melhor minha infância Sua família é: Tudo, pois sei que, se um dia não me restar mais nada e nem ninguém... Minha família estará ao meu lado Você em uma palavra: Humano
COluna
O PROGRESSO
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Festival Internacional de Teatro
Programação
Espetáculo “Mulher Selvagem” é inspirado em obra de Clarissa Pínkola
A4ª edição do maior Festival de arte dramática da região da Grande Dourados: o Festival Internacional de Teatro (FIT) será lançado amanhã, às 20h, no Teatro Municipal. Depois da solenidade de abertura, haverá a apresentação do
espetáculo de dança “Mulher Selvagem”, da Cia Mário Nascimento. A entrada é gratuita.
“Mulher Selvagem” foi inspirado no livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pínkola Estés. A autora é uma pesquisadora e contadora de histórias. Ela
aborda o papel da mulher através de contos de fadas, histórias de povos antigos e de tribos indígenas. Faz uma análise profunda sobre os arquétipos, contidos nesses contos e revela a sabedoria oculta há tanto tempo sobre a importância de alimentar o
feminino selvagem. Segundo Clarissa, em virtude da estrutura social, cultural e histórica, a mulher selvagem foi reprimida e torna-se amarga, frustrada, vivendo em função do outro, mas nunca em função de si mesma.
O espetáculo “Mulher
UFGD inscreve performances e instalação artística
APró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza até às 17h de 5 de setembro, as inscrições para o concurso para performances e instalação artística do Projeto Celebração para apresentação
no VI Festival Internacional de Teatro.
Na edição de 2012, o Festival, em parceria com o projeto Celebração da Coordenadoria de Cultura (COC/ Proex/UFGD) estará, através deste edital, contemplando duas performances e uma instalação artística, as quais
irão compor a programação do evento.
O edital é referente a uma premiação e destina-se somente à contratação de pessoa física, para apresentação/ exposição no período entre 16 e 23 de setembro de 2012. O valor do prêmio para cada uma das propostas é de R$
1.500,00.
As inscrições poderão ser feitas das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Coordenadoria de Cultura, no prédio da unidade I da UFGD, localizado na Rua João Rosa Gões, nº 1.761 –Vila Progresso. O edital completo está no link: www.ufgd. edu.br/proex/editais
Selvagem” tem a grife da Cia Mário Nascimento que foi criada em São Paulo, em 1998, pelo coreógrafo Mário Nascimento e o compositor Fábio Cardia. A primeira obra da companhia, “Escapada” (1997), foi apresentada no Brasil e Alemanha e concedeu a Nascimento o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) como melhor coreógrafo.
O FIT acontecerá de 13 a 23 de setembro e é uma realização da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por intermédio da - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), Coodenadoria de Cultura (COC), Coordenadoria Especial de Ações Comunitárias e Assuntos Estudantis (Coae) e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funaepe).
O Festival oportuniza trocas de experiências e entre os grupos participantes e seus espectadores, estimulando a
reflexão sobre o fazer artístico e as condições de produção/ percepção de signos e significados nas artes cênicas. A programação vai oferecer ao público espetáculos locais, regionais, nacionais e internacionais, oficinas e workshops.
O FIT tem parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (Idac), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), apoio da Prefeitura de Dourados, Studio Blanche Torres, Kikão Restaurante, Frutaria Caxias do Sul, Gales Park, Livraria Canto das Letras e patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC), Fundação de Cultura de MS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Outras informações no site: www.fit.xpn.com.br e na Fan Page http://www.facebook. com/FITDourados
o progresso
Guto Muniz
será aberta amanhã com o espetáculo de dança “Mulher Selvagem”
Variedades Variedades
Canal Zap Gabriel Sobreira
Cheios de graça
Jorge Rodrigues Jorge/CZN
Distante da tevê desde “A Vida da Gente”, Paulo Betti está no elenco de “Lado a Lado”, próxima novela das seis da Globo. “Ele interpreta Mário Cavalcante, o diretor da companhia de teatro Alheira”, conta João Ximenes Braga que escreve a novela com Claudia Lage. Na trama, Mário faz tudo para tornar o seu negócio rentável. Famoso por seu gênio difícil e extremo mau humor, tudo muda de figura quando aparece em sua frente a estrela teatral, Diva Celeste, de Maria Padilha, sua grande paixão. Além deles, esse núcleo teatral ainda é formado por Tuca Andrada, o Frederico, um galã canastrão; Maria Clara Gueiros, a Neusinha, a camareira vilã aspirante a atriz; Álamo Facó, que vive Quequé, um contrarregra; André Arteche, que entrará só na segunda fase do folhetim como um péssimo ator que sonha em ter um emprego comum; e Maria Eduarda, que interpreta Eliete, atriz do teatro, que será expulsa da companhia graças às artimanhas de Neusinha. “Esse núcleo é o da comédia total. A leitura com o elenco foi muito engraçada”, diverte-se o autor. A novela estreia no dia 10 de setembro.
A sete chaves
Aguinaldo Silva tem até a semana que vem para entregar um novo trabalho para a Globo. O autor de “Fina Estampa” está terminando de escrever “Doctor Pri”, título provisório de um seriado para a emissora. Por enquanto, a sinopse da produção é mantida sob sigilo. A expectativa é de que o projeto comece a ser produzido no próximo ano.
A passagem da Lua por sua área de amizades lhe estimula a buscar a companhia de pessoas que compartilhem seu atual desejo de diversão. Entretanto, a oposição com Mercúrio sugere que você seja seletivo em seus contatos, valorizando as amizades verdadeiras!
A energia lunar ainda transita por sua oitava casa, favorecendo o autoconhecimento por meio de momentos de introspecção. Contudo, a oposição com Mercúrio sugere que você evite ficar restrito ao plano das ideias, já que há assuntos pendentes a resolver. Organize-se!
Lua e Mercúrio se antagonizam entre sua área social e seu setor de amizades, sugerindo um período de dificuldades para entrar em sintonia com os outros. Se o ritmo das pessoas não acompanha o seu, ou vice-versa, convém respeitar o momento. Tampouco ceda às pressões do meio.
A passagem da Lua por sua área material lhe traz a necessidade de prestar maior atenção ao seu orçamento, além de maior racionalidade na tomada de decisões.Aoposição com Mercúrio, que transita por sua oitava casa, lhe traz uma passionalidade que pode comprometer seu bom senso, cuidado!
De corpo e alma
Paula Pereira está se preparando para gravar “Salve Jorge”, substituta de “Avenida Brasil”, da Globo, a partir de outubro. Na história de Glória Pires, ela interpretará Nilcéia, uma manicure de bem com a vida e moradora do Complexo do Alemão, conjunto de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro. Para viver a personagem, a atriz aprendeu técnicas de
A passagem da Lua por seu setor profissional aguça seu senso empreendedor, motivando-lhe a buscar novas abordagens para seus projetos na área. Entretanto, a oposição com Mercúrio sugere que você reflita sobre suas parcerias, evitando pessoas muito competitivas. Planeje-se!
A Lua transita por sua área de relacionamentos, sugerindo um período delicado para entrar em consenso com as pessoas próximas, já que a oposição com Mercúrio, em seu signo, evidencia grande choque de interesses. Respeitar as diferenças é fundamental. Não adianta forçar a barra!
Preocupações com sua vida profissional tendem a tirar um pouco da sua tranquilidade e é possível que você tenha que lidar com grandes desafios. Lua e Mercúrio formam oposição e alertam quando à necessidade de se preparar para encarar as pressões do cotidiano. Não crise resistências.
Lua e Mercúrio se opõem entre seu signo e sua área de relacionamentos, trazendo-lhe a necessidade de prestar maior atenção nas afinidades e divergências que permeiam suas relações pessoais. De alguma forma, tais questões vêm impactando em sua autoestima, o que precisa ser revisto.
Variedades
aplicação de unhas de porcelana e também repaginou o visual com algumas mechas louras. Ainda na trama, Nilcéia será a tia da mocinha, Morena, interpretada por Nanda Costa, e irmã de Lucimar, de Dira Paes.
Daqui a pouco
Nathália Timberg está reservada para a próxima novela de Walcyr Carrasco na Globo. A atriz, que recentemente esteve em “Insensato Coração”, terá um dos papéis de destaque na trama de estreia do autor no horário das nove. Em 2013, o folhetim substituirá “Salve Jorge”, que estreia em outubro. A direção de núcleo é assinada por Wolf Maya e a direção geral é de Mauro Mendonça Filho.
Está com tudo
Gabriel Braga Nunes, o Rodrigo de “Amor Eterno Amor”, pode emendar um novo trabalho na Globo. O ator está cotado para um dos principais papéis em “O Canto da Sereia”, próxima minissérie da emissora. A produção será protagonizada por Isis Valverde e terá os trabalhos iniciados em outubro. Além deles, Juliano Cazarré, o Adauto de “Avenida Brasil”, também está no elenco. A trama conta a história de uma cantora de axé que é assassinada em pleno Carnaval baiano. Aliás, Isis tem feito aulas de canto para não fazer feio na gravação. A atriz está decidida a usar a sua própria voz nas cenas em que aparece cantando.
A passagem da Lua por sua nona casa lhe estimula a reformular seus projetos pessoais. Entretanto, a oposição com Mercúrio em sua terceira casa alerta quanto à necessidade de manter sigilo sobre seus planos, evitando interferências que possam comprometer a integridade de suas ideias!
O momento é de superação, já que Lua e Mercúrio encontram-se opostos e comprometem seu habitual bom senso e sua capacidade de lidar com as adversidades. Evite deixar-se dominar pelo desânimo, mesmo diante dos maiores desafios. Concentre-se em suas necessidades!
A oposição Lua-Mercúrio funciona como um alerta para que você reduza o ritmo de suas atividades intelectuais, a fim de não ficar suscetível a um desgaste mental. Estímulos em demasia tendem a lhe afastar de seus objetivos, predispondo-lhe a atitudes equivocadas.
A oposição Lua-Mercúrio tensiona sua área de crise e seu setor de saúde, indicando que preocupações excessivas tendem a lhe desgastar e se refletir negativamente em seu organismo. Fique atento aos sinais do seu corpo e reavalie seus hábitos, procurando descansar.
Rápidas
a lém de Xuxa, s ophie c harlotte também participa do episódio da próxima quarta, dia 5 de setembro, de “cheias de charme”, da Globo. A final da quinta edição do “reality show” “A Fazenda” rendeu 18 pontos de média para a Record, com pico de 24 pontos e “share” de 31%. A emissora planeja a sexta temporada para 2013. Viviane Araújo foi a vencedora e faturou o prêmio de R$ 2 milhões.
marcelo d2 e emicida estão confirmados como uns dos destaques do “vmb 2012”, da mtv, que acontece no dia 20 de setembro, às 21h, em são Paulo.
Nesta sexta, o “Programa do Jô” recebe Regina Duarte, que conversa com o apresentador sobre os 50 anos de carreira.
Foi bem
Claudia Abreu, a Chayenne de “Cheias de Charme”, da Globo. Se no começo, a atriz estava um pouco exagerada, ao longo da trama, ela aparou as arestas e encontrou a medida certa da personagem.
Foi mal
Cauã Reyomond, o Jorginho de “Avenida Brasil”, da Globo. Ainda que o ator tente disfarçar, seu personagem está cada vez mais chato.
E-mails para esta coluna: canalzap@cartaznoticias.com.br
Variedades Variedades
B1
Novelas Rede GloboRede Globo
amor eterno amor - Lexor auxilia Rodrigo, e Angélica acorda do coma. Fernando confronta Melissa e insiste na ideia de se casar com Regina. Carmem e Zé incentivam Jacira a posar como modelo para Gil e assim divulgar suas bijuterias. Beatriz flagra Regina humilhando Valdirene. Rodrigo leva Divina e Junior para morar na mansão. Pedro resiste ao pedido de casamento de Gracinha. Melissa tenta descobrir o paradeiro de Elisa com Virgílio. Beatriz conta para Gabriel o que descobriu sobre Regina. Bruno confessa a Beto que está dividido em relação a Cris e Juliana. Angélica não consegue se lembrar de Rodrigo. Melissa acredita que pode ser absolvida de seus crimes por falta de provas contra ela. Fernando avisa a Regina que, para ficar com ele, terá de deixar Michele com Valdirene. Virgílio procura Elisa. cheias de charme - Gilson e Penha se desentendem. Cida fica abalada com o que Isadora lhe diz sobre Conrado. Niltinho ajuda Isadora a sair do Borralho. Penha encontra um bilhete de Gilson em seu carro e fica culpada por tê-lo tratado mal. Chayene fica tensa com o empenho de Socorro para cantar com ela. Sônia vai à casa de Branca e fica constrangida ao encontrar Sandro. Inácio avisa Sidney que se afastará por um tempo do bufê. Samuel comenta que Gilson ficou interessado em uma mulher na praia e Lygia não gosta. Gilson e Penha pensam um no outro. Rosário fica aflita por não ter ensaiado com Fabian. Sarmento recebe uma má notícia sobre seu processo. Rosário beija Fabian/Inácio, que se surpreende. avenida brasiL - Jorginho fica chocado com a revelação de Tufão e desiste de contar sobre seu namoro com Nina. Carminha manda Max voltar para a mansão. Santiago consola Lucinda. Jorginho não conta para Nina sobre os sentimentos de Tufão. Muricy espera Tessália sair para se encontrar com Leleco. Carminha percebe que Tufão não gosta mais dela. Jimmy expulsa Cadinho da empresa. Verônica discute com Monalisa na reunião de condomínio. Cadinho avisa que está falido e Verônica diz que não ficará com ele. Max convence Ivana a reatar o casamento. Jorginho revela para Leleco que é o namorado de Nina. Tufão pede a separação a Carminha.
Palavras-Cruzadas Diretas
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
2
O PROGRESSO
Solução Do nº AnteRioR
Horóscopo
Programe-se b1
Programe-se Programe-se O PROGRessO
Programe-se Programe-se
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
“Rádio Varieté” na Praça Antônio João
Cia La Mínima de São Paulo conta a história de três artistas de teatro
Música, dança, teatro de bonecos, circo, palhaços e a magia do rádio. Este é o universo do espetáculo de rua “Rádio Varieté” do Grupo La Mínima de São Paulo, que será encenado amanhã, ás 10h30, no Calçadão da Praça Antônio João. A entrada é gratuita.
A peça conta a história de três artistas do teatro de variedades num local público (a praça) que começam a instalar uma parafernália “um tanto” tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos este conjunto toma forma de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais.
O espetáculo é uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação popular por excelência, que persiste na sua importância, onde artistas e público farão parte de um programa sobre simples memórias, desejos e emoções, que constróem a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns.
A viabilização de “Rádio Varieté” acontece após o grupo ter sido selecionado pelo prêmio Pró-Cultura e com o apoio local da Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Cultura. No domingo, o grupo “La Mínima” viaja para Cam -
po Grande para realizar a apresentação no Teatro de Arena da Orla Morena as 16h30, durante o lançamento da “2ª Bienal de Teatro” realizada pelo Mercado Cênico.
Habilidades
Os atores Domingos Montagner e Fernando Sampaio se conheceram no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o palhaço Picolino. Em 1997 formaram o La Mínima, com um espetáculo calcado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. A partir daí o circo e a arte do palhaço de picadeiro conduziram definitivamente o trabalho da dupla.
Durante os 13 anos desta jornada, trabalharam com importantes diretores, mestres da arte do palhaço e do humor, Em 2008, ambos foram contemplados com Prêmio Shell de Teatro de São Paulo de melhor ator por “A Noite dos Palhaços Mudos”, fato inédito na história do prêmio. O La Mínima é também fundador do Circo Zanni, que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades.
agenda Cultural
CamPO GRande
Hoje espaço da Poesia – Cultura portuguesa e centenário de Hélio serejo
Local: Terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania
Horário: 19h
Entrada Franca
sábado
“Conta uma História” – Obras de manoel de barros
Local: Centro Cultural José
Octávio Guizzo
Horário: das 16h às 18h
Informações: (67) 3317-1795
Entrada Franca
domingo espetáculo “arte de Quinta:
Rir é o melhor Remédio”
Local: Teatro Aracy Balaba-
nian
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 25 (inteira) e
R$ 12,50 (meia-entrada), com opção de R$ 10 e 1 kg de alimento não perecível ou um
agasalho
Informações: (67) 3317-1795
dOuRadOs
Hoje
Tao music in live
atrações: banda duba e Pro-
jeto Purple air
Horário: 23h
Informações: (67) 9914-5297
bahrein
Pré-Haras Weekend
atrações: djs Paulo moraes e
André X
Horário: 23h30
Informações: (67) 8121-
6888/9923-6911
sábado
espetáculo “Rádio Varieté” -
Cia la mínima
Local: Calçadão da Praça An-
tônio João
Horário: 10h30
Entrada Franca
Cine Clube uFGd
documentário “Feb - 60
anos” e lançamento do livro
“Confissões do Front: soldados do mato Grosso do sul na
ii Guerra mundial”, de Helton
Costa
Horário: 17h
Local: rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso Entrada Franca
abertura do FiT - “Mulher selvagem” - Cia. mário nas-
cimento
Local: Teatro Municipal
Horário: 20h
Entrada Franca
santa Fé
Violada Top
atrações: Hander e Gustavo e dj Cesinha
Horário: 23h
Informações: (67) 9834-5819
Haras Weekend
atrações: Ferris, Rodrigo Vieira e morgana aguiar, além dos dJs residentes Ferrari e Paulo moraes
Local: Haras Guerra
Horário: 23h59
Informações: (67) 9923-6911
domingo 8º Costelão
Local: Clube de Campo do Nipônico
Horário: 11h
Convites: CB do Takeo, com atletas de beisebol e softbol e no Clube de Campo do Ni-
pônico
Centro Cultural Guaraoby
ação de Graças – 33 anos
Horário: 18h
Local: rua Monte Alegre 1955, Jardim América
Entrada Franca
Dança, teatro de bonecos, circo, palhaços e a magia do rádio integram o espetáculo de rua
é o Melhor Remédio” na Capital
ACia. Teatral Ator Domingos Terras (Adote), em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza domingo, às 19h30, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, mais uma apresentação de “Arte de Quinta: Rir é o Melhor Remédio”. A peça tem duração aproximada de 90 minutos e classificação de 14 anos.
“Arte de Quinta: Rir é o Melhor Remédio” é um show de humor com uma proposta de interpretação ao estilo “Terça Insana”, que consiste em um ou mais humoristas em frente ao público, relatando situações cotidianas com a intenção de fazer rir. Abordam assuntos como problemas políticos, sociais, relacionamento humano, sexo e acontecimentos do dia a dia.
Serão apresentadas em torno de 15 esquetes (pe -
quenas sequências cômicas, normalmente apresentadas juntas com outras esquetes, sem necessariamente possuírem ligações entre si). O grupo satiriza o cotidiano, a mídia e paródias de filmes, novelas e até divas do pop.
O espetáculo é realizado há cinco anos e já se apresentou fora do Estado, ganhando o prêmio de melhor espetáculo pelo júri popular por dois anos (2007 e 2011) no Festival Pedritense de Teatro realizado na cidade de Dom Pedrito (RS). Ingressos antecipados podem ser adquiridos na Ótica da Barão, localizada na rua Barão do Rio Branco, 1.621, ao preço único de R$ 10 por sessão. No dia da apresentação os valores serão de R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada), com a opção de R$ 10 e 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho. A meia-entrada é válida para estudantes, professores, doadores de sangue,
Show de humor tem proposta de
e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone
(67) 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e 14 de Julho.
Cinema Filmes em exibição no shopping avenida Center*
Sala 1
“Os Mercenários 2” (Dublado/ 16 anos/ação/102 minutos/Imagem)
Sinopse: Após o brutal assassinato de Tool durante uma missão, a turma de mercenários se reúne mais uma vez em busca de vingança. Ao mesmo tempo, a bela filha de Tool, Fiona, busca fazer justiça com as próprias mãos, mas acaba sendo capturada. Barney Ross e companhia tentarão salvá-la.
Sala 1: Sala 2:
SeX. SaB. DOM – 15h/17h/19h SeX. SaB. DOM. SeG . QUa – 16h/18h/20h
SeG. QUa – 15h/17h/19h/21h TeR. QUI. – 18h/20h
TeR. QUI. – 17h/19h/21h
Sala 3
“O Vingador do Futuro” (Dublado/14 anos/ação/ 119 minutos/Sony)
Sinopse: Doug Quaid é um mero trabalhador de uma fábrica que não pensa em outra coisa a não ser tirar as férias dos seus sonhos. Sem tempo ou dinheiro para isso, procura a companhia Recall, que oferece o serviço de inserir memórias na mente das pessoas. A experiência, no entanto, acaba dando errado e ele começa a suspeitar que é um espião.
Sessões: Diariamente – 20h
“Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (Dublado/12 anos/aventura/164 minutos/Warner)
Sinopse: Oito anos após a morte de Harvey Dent, a cidade de Gotham City está pacificada e não precisa mais do Batman. A situação faz com que Bruce Wayne se torne um homem recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred. Em meio a uma festa realizada na Mansão Wayne, uma das garçonetes contratadas rouba um colar de grande valor sentimental.
Sessões: Diariamente - 17h
“a Beira do Caminho” (Nacional/ 12 anos/Drama/102 minutos/Fox)
Sinopse: Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer.
Sessões: Diariamente – 15h
Sessões: SeX. SaB. DOM. – 21h
*Cine Avenida Center: Matinês até as 17h59 e sessões noturnas a partir das 18h. Programação sujeita a alterações.
3
SalaS 1 e 2
“Rir
Divulgação
interpretação ao estilo “Terça Insana”
Divulgação
“abrahman lincoln - O Caçador de Vampiros” (3D/Dublado/14 anos/ação/ 105 minutos/Fox)
Sinopse: Nancy Lincoln é a mãe do presidente Abraham Lincoln e foi assassinada por uma criatura sobrenatural. Inconformado com o fato, ele declara uma guerra sem piedade contra os seres das trevas e começa a destruir todos os vampiros e os escravos que os ajudam.
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Matemática não é “bicho-papão”
Notas dos estudantes melhoraram depois de participarem do projeto
Flávio Verão
Considerada por muitos estudantes um verdadeiro “bicho-papão’, a temida matemática pode ser ensinada de um jeito mais fácil, prazeroso e interessante. Quem confirma essa proeza são os futuros professores de matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Eles participam do Programa Institucional de Bol-
sas de Incentivo à Docência (PIBID) e semanalmente desenvolvem atividades em 16 escolas municipais e estaduais de Dourados.
O público-alvo são os estudantes do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º anos e do Ensino Médio. Além das aulas em sala de aula, esses alunos vão à escola no contraturno, para aprender matemática. E é nesse contraturno que os acadêmicos da UFGD entram em cena.
O trabalho tem sido tão positivo que os estudantes passaram a tirar melhores notas e a matemática hoje é vista com outro olhar. “Posso dizer que os estudantes agora têm o prazer de trabalhar a matemática. Não é mais aquela aula maçante do quadro negro, pois agora eles trabalham com diferentes atividades dinâmicas que facilitam o aprendizado”, diz a diretora Ivanilde Aparecida Taquette, da Escola Estadual Celso Müller
Atividades lúdicas facilitam o aprendizado nas aulas de Matemática
do Amaral.
A cada semana os estudantes aprendem a matemática de uma forma diferenciada. A professora doutora Alessandra Querino da Silva, coordenadora do subprojeto da matemática da UFGD, diz que através de plantão de dúvida, aula de informática e jogos, é possível desenvolver uma aula mais dinâmica e deixar o aprendizado mais prático e fácil de se assimilar. “Aqui na Celso Müller, por exemplo,
fazemos um acompanhamento dos estudantes e percebemos o quanto eles progrediram”, destaca a professora. O projeto teve início na escola em julho do ano passado.
COnhEça O PiBid
O programa Pibid da UFGD tem cerca de 270 alunos de 11 cursos da licenciatura. Cada acadêmico recebe uma bolsa de R$ 400 mensais para se dedicar ao projeto de docência,
que é de 16 horas semanais, sendo oito dedicadas nas escolas e o restante na Universidade. Em Dourados, o projeto atende 16 escolas públicas, entre estaduais e municipais.
O Pibid, coordenado pelo professor doutor Osvaldo Zorzato, é desenvolvido há três anos em Dourados e ao longo desse período tem contribuído na melhoria do ensino básico das escolas que participam do programa.
Gincana da Matemática mobiliza Escola Celso Müller
As atividades que envolveram os alunos da Escola Celso Müller foram aplicadas pelos acadêmicos da UFGD
Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Celso Müller tiveram um dia de Gincana da Matemática. As atividades, aplicadas pelos acadêmicos de Matemática da UFGD, foram de jogos da memória, balão da tabuada, tangram, paródia e de conhecimentos específicos. A gincana contou ainda com ação social. Os estudantes arrecadaram alimentos para doar a uma entidade filantrópica de Dourados.
As atividades fecharam um dos ciclos do projeto do Pibid da
UFGD em parceria com o projeto “Jovens do Futuro e Ensino Médio Inovador”, do Instituto Unibanco, desenvolvidos na Celso Müller. Como a Matemática deixou de ser um “bicho-papão”, os estudantes melhoraram as notas e o resultado pode ser comprovado no boletim. A professora de matemática, Regiane Bussolo Barbosa, é supervisora das atividades na Celso Müller. Ela diz que os alunos vão para o segundo turno das aulas com bastante entusiasmo. “Quando o projeto começou, eles eram apenas em cinco, agora já passa de 90”, relata a professora.
Karolaine Silva, de 15 anos, estuda no 1ºA. Ela já era boa aluna de matemática e depois que passou a participar do projeto, as notas melhoraram ainda mais. Assim também aconteceu com Bruna de Oliveira, da mesma idade e colega de sala de Karolaine.
“A gente aprende a matemática de diferentes maneiras, com jogos, com aula de informática, e tudo isso facilita no aprendizado”, explica Bruna.
A disciplina da matemática também atrai os meninos, que estão em peso nas atividades do contraturno. Maisson Souza e
Caio Antonio, ambos de 15 anos e do 9º ano, aproveitam as aulas do projeto para tirar dúvidas de sala de aula e aprimorar o que já foi estudado, uma forma de garantir o reforço escolar.
Quem também sai ganhando é a UFGD. O curso de matemática é um dos que mais apresenta evasão, em todas as Universidades do país, e em Dourados, o Pibid tem feito com que os acadêmicos possam participar de atividades práticas a partir do primeiro ano da faculdade. Eles ainda ganham bolsa de estudo no valor de R$ 400.
Professora doutora Alessandra Querino, com a diretora Ivanilde e professora
Universitário Universitário
Universitário 4 Universitário Universitário O PROGRESSO B1 e-mail: universitario@progresso.com.br
Fotos: Hedio Fazan
Fotos: Hedio Fazan
Universitário
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Os caras-pintadas estão de volta
Estudantes da UEms saíram às ruas para reivindicar qualidade de ensino
Reivindicar os direitos e sair às ruas fazendo bastante barulho. A única categoria que tem a cara e a coragem de fazer esse tipo de protesto é a dos estudantes. São eles que nas últimas décadas vem mostrando ao país que a sociedade também tem voz e que pode exigir dias melhores. Se o manifesto terá total eficácia é outro assunto, mas ao menos o recado é dado, para quem presenciou o manifesto e para quem pôde acompanhar nas mídias a divulgação do ato.
Em Dourados, os caras-pintadas estão de volta. Desde o mês passado, os estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estão às ruas da cidade para protestar contra a greve, prestes a completar 90 dias. Muitos deles apoiam a paralisação dos professores, que lutam por melhores salários. Outros acham a greve “um saco”.
O movimento estudantil da UFGD dos últimos dias foi considerado pequeno diante da organização dos professores e alunos da
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que anteontem conseguiu levar cerca de 500 pessoas às ruas. Com nariz de palhaço, rosto pintado e muita buzina, os manifestantes percorreram um quilômetro da Avenida Marcelino Pires, reivindicando mais recursos para a Universidade, que passa por problemas de falta de infraestrutura de laboratórios e de falta de acervo bibliográfico. Esse problema é vivenciado nos 15 campi da UEMS, espalhados pelas cidades sul-mato-grossenses.
Rafael Dias, presidente do Diretório Central dos Estudantes da UEMS, faz uma análise sobre o movimento de anteontem. “Somos nós estudantes os interessados em sair da Universidade com uma boa formação acadêmica. Se encontramos dificuldades nesse processo, nada mais justo que reivindicarmos nosso direito e penso que esse tipo de manifesto é mais do que necessário para mostrar à sociedade que muitas vezes não tem acesso à Universidade e não conhece a nossa realidade”, avalia Rafael.
Às 19h de hoje haverá audiência pública
calendário mostra projeção de aulas
na Câmara Municipal de Dourados. Na oportunidade, professores e acadêmicos vão fazer um raio-X da Universidade. Nas demais cidades com campi da Uems também haverão audiências. No final de todas elas será feito um documento, com assinaturas, para ser encaminhado à Assembleia Legislativa, em Campo Grande. A proposta é mostrar para os deputados e para o governo do Estado que a Uems precisa de mais recursos.
REmEmBER
Caras-pintadas foi um movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impedimento do presidente do Brasil Fernando Collor de Melo e sua retirada do posto. O movimento baseou-se nas denúncias de corrupção que pesaram contra o presidente e ainda em suas medidas econômicas, e contou com milhares de jovens em todo o país. O nome “caras-pintadas” referiu-se à principal forma de expressão, símbolo do movimento: as cores verde e amarelo pintadas no rosto.
Agreve dos professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) deve continuar por um bom tempo. Nesta semana, eles recusaram proposta do governo federal e decidiram manter a greve até esgotar as últimas negociações. A paralisação está prestes a completar 90 dias. Somente os técnicos administrativos da UFGD voltaram ontem ao trabalho. A proposta do governo, que prevê reajustes entre 25% e 40%, nos próximos três anos, e redução do número de níveis de carreira de 17 para 13, foi aceita pela Federação de Sindicatos de Professores de Instituições de Ensino Superior (Proifes). No entanto, o outro Sindicato dos docentes, o Andes, aos quais fazem parte a UFGD e várias Universidades da região Sul e Sudeste, não aceitaram a proposta do governo, que considera encerrada a negociação com a categoria desde o último dia 13, quando assinou
um acordo com o Sindicato da Proifes.
calEndáRO
As universidades federais criaram um calendário pós-greve com três cenários: otimista, meio termo e pessimista. No primeiro, as aulas são retomadas em 3 de setembro e o segundo semestre letivo com início na primeira semana de novembro. As aulas de 2013 seriam retomadas em maio e não haveria férias no meio do ano.
O cenário meio termo mostra que as aulas, nesse ano, seriam retomadas no início de outubro e o segundo semestre com início na segunda quinzena de dezembro. As aulas de 2013 teriam início em junho.
Já o cenário pessimista revela que as aulas voltam no final de novembro e as aulas do primeiro semestre de 2013 com início no final de julho do ano que vem. (F.V.)
Universitário Universitário
B1 Universitário Universitário O PROGRESSO 5 e-mail: universitario@progresso.com.br
Flávio Verão
Hedio Fazan
Categoria dos estudantes é a única que mostra a cara e sai às ruas
Divulgação
espaço ecumênico espaço ecumênico o ProGreSSo
espaço ecumênico B1
espaço ecumênico espaço ecumênico
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Mente humana é capaz de compreender Deus?
Pergunta – Até que ponto é a mente humana capaz de compreender Deus? Resposta É um assunto que exige muito tempo; não é fácil explicá-lo assim, à mesa, mas tratá-lo-emos de forma resumida.
Notemos que há duas espécies de conhecimento: o da essência de uma coisa, e o de suas qualidades. É apenas pelas qualidades que se conhece a essência de uma coisa; de outro modo estaria oculta, completamente desconhecida.
Já que nosso conhecimento das coisas – até das coisas criadas, que têm limites – é restrito ao conhecimento de suas qualidades, não nos sendo possível penetrar sua essência, como, pois, haveremos de compreender, em Sua Essência, a Realidade Divina, a qual é ilimitada? Não compreendemos a substância da essência de coisa alguma, mas apenas suas qualidades. Por exemplo, a substância do
sol é desconhecida: apenas suas qualidades, calor e luz, são perceptíveis. Tampouco se conhece a substância, a essência do homem, nem se pode percebê-la; só pelas qualidades que a caracterizam pode a essência ser conhecida. De tudo, pois, conhecemos simplesmente as qualidades, e não a essência. Embora a mente alcance todas as coisas, compreenda todos os seres exteriores, é incapaz, no entanto, de penetrar sua essência; apenas conhece suas qualidades.
Como será possível, então, conhecermos em Sua Essência o Senhor Eterno, imperecível, aquele Ser santificado além de nossa compreensão e de todo e qualquer conceito? Isto é, se as coisas só podem ser conhecidas pelas qualidades, e nunca pela essência, não resta dúvida de que a Realidade Divina é desconhecida no tocante à Sua essência, nada se podendo conhecer além de Seus atributos.
Reflitamos: seria possível a realidade transitória compreender a Realidade Preexistente? Pois compreensão é resultado da delimitação – deve-se delimitar, a fim de se poder compreender.
Ora, a Essência da Unidade circunscreve tudo, e não é circunscrita por coisa nenhuma.
As diferenças de condição verificadas entre os seres tendem a obstruir o entendimento. Por exemplo, este mineral pertence ao reino mineral e, por mais que evolua, nunca há de compreender o poder de crescimento. As plantas, as árvores, não importa quanto se desenvolvam, jamais conceberão o poder de ver ou as outras faculdades. Tampouco poderá o animal imaginar a condição do homem, isto é, seus poderes espirituais. Diferença de condição é, pois, um obstáculo ao conhecimento; o grau inferior é incapaz de compreender o superior. Como pode o que é fenomenológico, então, compreender a Realidade
Preexistente? O nosso conhecimento de Deus limita-se a Seus atributos; não atinge Sua Realidade. Nem tampouco é absoluto esse conhecimento dos atributos, pois depende da capacidade humana. A filosofia trata de compreender a realidade das coisas existentes, de acordo com a capacidade e os poderes do homem. Só até os limites de sua capacidade poderá a realidade fenomênica compreender os atributos do Preexistente. O mistério da Divindade é santificado, indo além dos poderes do entendimento humano, pois qualquer concepção do homem depende daquilo que ele compreende, e seus poderes de compreensão não alcançam a Realidade da Essência Divina. Tudo o que o homem é capaz de compreender, pois, são os atributos da Divindade, cujo esplendor se irradia visivelmente nos mundos e nas almas.
Ao contemplarmos os mundos e as almas, vemos
Seicho-No-iê
indícios claros, maravilhosos, das perfeições divinas, porque a realidade das coisas é prova da Realidade Universal. A Realidade Divina assemelha-se ao sol, o qual, das alturas de sua magnificência, brilha sobre todos os horizontes, dispensando a cada horizonte, a cada alma, uma fração de seu esplendor. Se não houvesse essa luz, esses raios, não existiriam os seres; todos os seres exprimem algo disso, participam de algum raio, de alguma fração dessa luz. Os esplendores dos atributos, das graças e perfeições de Deus irradiam-se em toda a sua plenitude da realidade do Homem Perfeito, isto é, do Incomparável, do Manifestante Divino Universal. Os outros seres recebem apenas um raio, mas o Manifestante Universal é o espelho em que esse Sol se reflete em toda a sua perfeição, revelando todos os seus atributos, sinais e maravilhas.
Conhecer a Divina Re -
alidade é-nos vedado, porém conhecer o Manifestante de Deus equivale a conhecer Deus, visto serem revelados Nele os atributos, graças e esplendores divinos. Se, pois, o homem atingir o conhecimento do Manifestante, terá conhecido o próprio Deus; e também, se desprezar a graça de conhecer o Santo Manifestante, será privado da graça de conhecer a Deus. Está claro então, serem os Santos Manifestantes os centros dos sinais, graças e perfeições de Deus. Bem-aventurados os que recebem, dessas Alvoradas Luminosas, a luz da graça divina... (‘Abdu’l-Bahá, Respostas a Algumas Perguntas)
Para solicitar um curso por correspondência grátis sobre a Fé Bahá’í envie um e-mail para cursobahai@terra.com.br ou escreva para Rua General Osório, 2.491 - Dourados, MS Cep. 79824-060 e visite o site oficial: www.bahai.org.br
Quando o sentimento se alia ao pensamento
O método de auto-sugestão de Emile Coué consiste em repetir cerca de vinte vezes todas as manhãs, logo ao despertar, quando o nosso consciente ainda está meio adormecido, o seguinte:
“De hoje em diante, a cada dia que passa, vou melhorar cada vez mais em todos os aspectos”.
Ele fez vinte nós num cordão, com intervalos mais ou menos iguais e cada vez que repetia a frase, mudava os dedos para o nó seguinte, evitando assim a dispersão do pensamento na contagem. Coué fez isso para concentrar o pensamento naquelas palavras e despertar a energia emocional
para a sua concretização. Esse método consiste em concentrar o pensamento na frase: “Estou melhorando cada vez mais”, a fim de provocar a imaginação: “Estou de fato melhorando” e assim despertar o sentimento de alegria: “Que bom que estou melhorando!”. Coué adotou esse método de reforçar a força concretizadora do pensamento.
Diga: “Sou filho de Deus”: O método de auto-sugestão de Emile Coué, que consiste em despertar na pessoa o pensamento e o sentimento de que “vai melhorar”, repetindo vinte vezes, de manhã e à noite, a frase: “De hoje
em diante, a cada dia que passa, vou melhorar cada vez mãos em todos os aspectos” por si não é um método incorreto. Mas quando se apresentam situações imperfeitas diante dos olhos, apenas com a sugestão “Vou melhorar cada vez mais”, não é fácil despertar a fé e o sentimento de que essa circunstância vá melhorar. Então, eu sugeri que se acrescentasse a verdade “Sou filho de Deus” no início da frase sugestiva de Coué e assim tenho obtido êxito, pois partindo do princípio “Sou filho de Deus”, desperta-se naturalmente o pensamento de que “vai melhorar cada vez mais”. Não pela pequena
força de auto-sugestão, mas pela manifestação da grandiosa força do “filho de Deus” é que nasce o sentimento de que “tudo vai melhorar, graças à força de Deus!”. Portanto, proponho que se diga: “Sou filho de Deus; de hoje em diante, a cada dia que passa, vou melhorar cada vez mais em todos os aspectos”.
Sugestão para logo após o despertar: Podemos dividir nossa consciência em consciente e subconsciente. O consciente tem o conhecimento dos fatos e o subconsciente encontra-se oculto no interior do homem. A função do consciente é reconhecer os
acontecimentos atuais e por isso ele é presa fácil das aparências (fenômeno). Se aparece uma doença, pensa que “a doença existe”. Dificilmente consegue pensar que “a doença não existe”, mas consegue pensar que “está melhorando cada vez mais”. Porém, quando a “realidade apresenta um agravamento da moléstia”, parece-lhe inútil mentalizar: “Vou melhorar cada vez mais”; é-lhe difícil despertar tal fé e sentimento. Além do mais, o consciente se caracteriza pelo raciocínio e pelo espírito crítico. Portando, o consciente não consegue admitir incondicionalmente a idéia: “Eu sou filho de Deus” ou
“Vou melhorar cada vez mais”; o consciente julga que isso é impossível e impede que essa idéia penetre no subconsciente. Por isso, é bom fazer a auto-sugestão: “Eu sou filho de Deus; vou melhorar cada vez mais” logo ao despertar ou antes de dormir, quando o nosso consciente está menos atuante. Assim o resultado será maior.
Livro: Convite à Prosperidade, volume 2, de Masaharu Taniguchi, páginas 100 a 102. Endereço: Rua Monte Alegre, 2.280, fone (67) 3421-8083, Reuniões: domingos às 9h e 19h; quintas às 20h; primeiras terças às 20h. Paulo aMeNDola Filho*
Foras da lei
Acho curioso como a mídia escrita tem poder em nossa cidade. Um dia, há algum tempo, enviei um e-mail para a coluna Malagueta, do distinto Marcos Santos, falando do trânsito empacado causado pelas finadas rotatórias da Marcelino Pires. Lembro-me que usei o exemplo da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, que em suas avenidas comerciais tem um sistema de semáforos que permite que o motorista trafegue média de oitocentos metros ininterruptos, quando na velocidade regulamentada para a via. Daí, dois dias depois, aparece uma reportagem dizendo que um dos peixões do governo municipal havia tido a brilhante idéia de tirar as rotatórias da Marcelino, e instalar a chamada ‘onda verde’ de semáforos em Dourados.
Olá amados por Cristo, bom dia. A graça que salva para a eternidade também nos auxilia no dia de hoje. Dificilmente vamos encontrar uma pessoa que não tenha passado por algum momento de dificuldade em sua vida. Geralmente é na dificuldade, nas provas que muitas pessoas mostram de que material são feitos. Neste contexto, lembro-me de um famoso escritor inglês chamado: Robert Louis Stevenson. Ele sempre foi uma pessoa muito fraca e debilitada. Além disso, contraiu tuberculose e por causa da sua doença passava muitas noites em claro. Mas estas limitações não o impediram de
Outro sinal da eficácia da mídia escrita em nossa cidade eu vi essa semana: a mesma coluna Malagueta cobrou uma postura das autoridades competentes frente aos ‘foras da lei’ que candidataram-se a cargos públicos e que têm colocado seus cavaletes com suas fotos sorridentes nos canteiros centrais das avenidas comerciais de nossa cidade.
Digo ‘foras da lei’ referindo-me àqueles que usavam deste meio de divulgação de sua candidatura em horários não regulamentados. A Coluna informou que a partir das 22h (horário limite para retirada das propagandas), ainda podia-se ver cavaletes sorridentes nos canteiros centrais. Mas no dia seguinte, a notícia de capa é que 50 desses sorrisos foram retirados de circulação pelas autoridades
escrever vários livros, dentre os quais o best seller: A Ilha do Tesouro. Muitas pessoas teriam desistido, ou passado o resto de sua vida se lamentando, ou se curtindo como vítima. É admirável como ele enfrentou a adversidade. Seus escritos servem de incentivo aos que sofrem. Em uma de suas orações, falou a Deus assim: “Permita que eu amanheça com um sorriso nos lábios, que mostre um rosto alegre no trabalho, e que, como o Sol que ilumina o mundo, assim a alegria resplandeça nessa casa”.
Já o apóstolo Paulo, quando estava preso, escreveu aos Filipenses: “Alegrai-vos
competentes. Problema solucionado? Levaram as plaquinhas dos candidatos, e fica tudo bem, ok? Não, não fica! Não no ponto de vista do caráter. E é sobre isso que quero dedicar minhas próximas linhas.
Pode parecer ‘bestinha’ a infração que menciono acima: deixar uma plaquinha de divulgação exceder o horário (não sei se por alguns minutos, não sei se a madrugada toda). Mas numa visão bíblica, ‘quem peca contra um item da lei, torna-se réu de toda a lei’ (Tiago 2.10). Para Deus (e prá quem leva Deus a sério), um desvio de caráter, não importa qual a dimensão e quantas pessoas prejudique, é sempre um desvio de caráter.
Não falo isso com intenções partidárias ou políticas. Primeiro,
porque nem sei quais ‘cavaletes sorridentes’ estavam espalhados de forma ‘fora da lei’. Segundo, porque minha zona eleitoral está a quase setecentos quilômetros daqui, e lá pretendo continuar votando. Terceiro, porque não tenho proveito algum e nem regalia alguma vindos da parte de candidatos ou de eleitos – na verdade tenho contato com pouquíssimos deles. Mas falo pela moral que creio que deva reger a cidade de Dourados. Falo pela incorruptibilidade e transparência que devem governar sobre este povo pelo qual todos os dias dobro meus joelhos em oração, junto a outros que têm fome e sede de justiça. Falo porque creio que um pequeno desvio de caráter possa significar um grande problema mais tarde.
Ainda termino referindo-me a mais um comentário do autor da coluna Malagueta, Marcos Santos. Disse ele que pelo fato de haver dezenove vagas para vereadores na nova legislatura, as possibilidades de uma mudança radical e drástica são grandes, ficando na mão do eleitor decidir por tal mudança. Compactuo com essa verdade!
É atribuída a Albert Einstein a seguinte frase: ‘se queremos resultados diferentes, precisamos fazer coisas diferentes’.
E, no que tange ao sistema de governo, creio que o ‘fazer diferente’ é muito pessoal. Explico melhor: como e quanto você se empenhou para: 1) escolher seu candidato na última eleição? (lembre-se dos escândalos dos últimos eleitos! Há grandes
chances de você ter sido um dos da maioria, que escolheu errado!); 2) vistoriar os candidatos eleitos durante seu mandato?; 3) acompanhar pela mídia as propostas de cada um, de modo que valores de campanha não sejam negociados durante o mandato? Quer resultados diferentes? Faça diferente com seu voto, e com as consequências dele! Não seja cúmplice! Seja irrepreensível em seu voto, e cobre a mesma seriedade de seu votado! (Semana que vem continuo escrevendo sobre ‘ser cúmplice’). Abraço!
* Pastor da Igreja Metodista Central em Dourados. Participe dos cultos da IMCD, mesmo em sua casa! Domingos e terças, 19h (MS), assista ao vivo pelo justin. tv/metodistacentralddos eriveltoN S. DeMari* a
ilha do tesouro
sempre no Senhor; outra vez vos digo, alegrai-vos”. Mesmo vivendo os piores dias de sua vida, Paulo era um cristão alegre. Ele escrevia mensagens de ânimo movido pelo gozo que existia em seu coração. Paulo também poderia ter passado o resto de seus dias lamentando, se fazendo de vítima. E tinha bons motivos para tal. Mas houve um dia na sua vida em que teve um encontro pessoal com Cristo. Neste encontro sua vida foi transformada. Ele descobriu que ele pode escolher o que vai deixar para os outros a partir de sua existência. E, ele escolheu exalar o bom perfume de Cristo. Ele decidiu que seria
mais importante e útil para este mundo, para as pessoas a sua volta se suas palavras fossem de encorajamento, de ânimo e esperança, ao invés de lamentos e desânimo. É preciso saber escolher e comer bons morangos.
Amados, por isso, no início de cada dia, saudáveis ou doentes, em dificuldades financeiras ou sofrendo injustiças, alegres ou tristes, busquemos aquele que pode conceder-nos a energia e a coragem necessária para enfrentarmos, confiantes e alegres, a adversidade. Não é por acaso que Jesus disse: “No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33).
É vivendo com fé, cada dia na presença de Cristo, que nós vamos descobrir a verdadeira fonte da alegria, do contentamento e satisfação. Pois a cada dia, nosso bom Deus nos capacita a enfrentarmos as lutas e tribulações com determinação e confiança. Precisamos cair e dobrar os joelhos para perceber que precisamos levantar e tantas vezes dependentes da ajuda de outros.
Por isso, aproveite mais este dia. Saia da sua ilha. Você recebeu a vida como um maravilhoso presente de Deus. Sim, Deus o deu com o intuito de que você o busque, que você mantenha um relacionamento de comunhão e companhei -
rismo com ele. E assim, sua fé será fortalecida a ponto de poder passar pelo vale das adversidades sem nada temer, pois o Senhor será contigo, o seu cajado te consolara e assim estarás pronto para viver mais este dia. Creia nisso. Tome posse desta verdade e depois com um sorriso no rosto, um cântico nos lábios.
Tenha uma abençoada semana. Domingo teremos culto às 8h30. Rua Lúcio Nunes Stein esquina Benjamim Constant.
*Teólogo e pastor da IECLB - www.luteranos.com. br/ eriveltonsdemari@yahoo. com.br
Bahá'í
6
Variedades
Variedades Variedades Variedades
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
O PROGRESSO
Kiko Zambianchi vem à Capital em setembro
Domingo tem Costelão no Clube Nipônico
Um dos nomes mais importantes do rock brasileiro desde a década de 80, Kiko Zambianchi estará em Campo Grande para apresentação única no dia 6 de setembro. Autor de vários sucessos como “Choque”, “Rolam as Pedras” e “Primeiros Erros”, ele será atração principal do Lendas Pub. Francisco José Zambianchi, ou melhor, Kiko Zambianchi, nasceu na cidade de Ribeirão Preto (SP), em 14 de outubro de 1960. A oportunidade surgiu aos 21 anos, quando mudou-se para São Paulo e conheceu a cantora Marina, que mais tarde levaria às paradas de todo país uma música de sua autoria – “Eu
te Amo Você” – colaborando para sua carreira. Em 1985, Kiko lança seu primeiro trabalho, “Choque” pela gravadora EMI, que logo de cara emplacou três sucessos: “Choque”, “Rolam as Pedras” e “Primeiros Erros (Chove)”. Em 1990, Kiko gravou a versão de Rossini Pinto para “Hey Jude” dos Beatles, gravada especialmente para a novela “Top Model” da rede Globo. Kiko Zambianchi passou algum tempo afastado da mídia até que em 1997 lançou pela gravadora Continental o álbum KZ, que contava com remixes de seus antigos sucessos, algumas composições inéditas e regravações de Caetano (“Joia”) e Gil (“Palco”). No início de junho de 2001, o roqueiro fez sua última
apresentação ao lado do Capital Inicial, durante um show que reuniu 15 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Kiko Zambianchi já conta no currículo mais de 60 artistas que lançaram suas composições, desde o “Tremendão” Erasmo Carlos, passando pelas bandas Capital Inicial, Ira e O Surto, e chegando até o rapper norte americano Lil Scrappy. Recentemente, gravou o seu CD e DVD Acústico, no Teatro Pedro II, em sua terra natal, Ribeirão Preto (SP). Esse novo trabalho, que conta com a participação especial da banda Capital Inicial, deve ser lançado no segundo semestre deste ano.
O público sul-mato-grossense terá a oportunidade de conferir o seu novo show Acústico, com banda. No repertório repleto de sucessos, músicas compostas por Kiko Zambianchi lançadas por ele mesmo e também por outros artistas, além de canções inéditas.
Os ingressos podem ser adquiridos no Lendas Pub, localizado na Avenida Mato Grosso, 2.090, a partir das 19h, no valor de R$ 25 o primeiro lote, R$ 30 o segundo lote e R$ 40 o terceiro lote. Outras informações pelo telefone (67) 9267-0733.
Costelão vai movimentar o Clube Nipônico de Dourados no final de semana
Os departamentos de Beisebol e Softbol do Clube Nipônico de Dourados vão realizar, domingo, o 8º Costelão, que será servido no Salão de Festas do Clube de Campo do Nipônico, no Jardim Flórida. O empresário Takeo Yamaki, da CB do Takeo, um dos integrantes do grupo que atua no softbol, explica que o almoço começa a partir das 11h e tem o seu encerramento previsto para acontecer às 13h30. O valor do ingresso para o acesso ao Salão foi estipulado em R$ 20 por pessoa.
No total, 45 costelas bovinas serão servidas ao público presente com arroz, farofa, saladas com tempero japonês e mandioca, enquanto no bar do clube serão vendidas cerveja, água mineral e refrigerante. As costelas serão assadas no estilo gaúcho. O evento visa a arrecadar verbas para investimentos nas equipes de beisebol e softbol, uma vez
que todas as categorias constantemente são convidadas a participar de campeonatos e torneios em cidades do Mato Grosso do Sul e em outros estados, como o Paraná, e no interior de São Paulo.
Os próprios membros do Departamento que aprenderam a técnica de assar os costelões por inteiro, são os responsáveis pelo tempero e preparo das peças, que são colocadas em fileiras para serem assadas por cerca de seis horas em fogo brando, fator que deixa a carne macia e suculenta.
Tradicionalmente, o Costelão promovido pelo Departamento de Beisebol e Softbol do Clube Nipônico de Dourados reúne cerca de 600 pessoas, a maioria, amigos e familiares e amigos da comunidade nipônica douradense, além de diversas autoridades civis e militar, bem como, representantes da classe política local e de outras cidades do Estado.
O Costelão visa a arrecadar recursos para serem investidos no beisebol e softbol, uma vez que todas as categorias constantemente são convidadas a participar de campeonatos e torneios em cidades de Mato Grosso do Sul e estados vizinhos como Paraná, Mato Grosso e interior de São Paulo.
O presidente do Departamento de Beisebol e Softbol, Valter Takeshi Arai, lembra que o Costelão já faz parte do calendário do Clube Nipo-Brasileiro, uma vez que desde a primeira edição, a participação popular foi maciça. “Na nossa comunidade existe uma união entre todos os descendentes e japoneses, daí a receita do nosso sucesso, que é o de melhor possível recepcionar os nossos convidados”, explica.
Os convites para o Costelão estão à venda na CB do Takeo, com atletas de beisebol e softbol e no Clube de Campo do Nipônico.
B1 Variedades Variedades Variedades
7
Roqueiro Kiko Zambianchi é autor de vários sucessos
Divulgação
Divulgação
Autor de vários
6 de setembro
sucessos faz show dia
Adiles Coluna
"A união de duas pessoas sempre mostra que algo de sublime, perfeito e sensível ainda existe". (William Shakespeare)
O PROGRESSO
15
anos de Milenna Destaque
Parabéns aos aniversariantes de HOJE (31 de agosto):
Marlene Sales - Rosali Hausen
- José Antonio Pacheco - Vagner Roberto - Adriana SistoCarlos V. Silva - Marlene A. V. Sales - Silvado Silva - Aparecida C. Ferreira (Pida) - Vanderlei Lima - Cássia B. Andrade - Kátia Simone Gonçalves.
O destaque de hoje é a advogada Odila Lange, que foi empossada como membro da Academia de Letras do Brasil, a solenidade foi em Campo Grande, na CDL, no último dia 25.
Aniversariantes
Marcelo Pirani aniversariou ontem e recebeu o carinho da equipe Index.
Assinantes Sorteadas
A equipe do salão Strellato Hair parabeniza Graziela Nascimento, pelo seu aniversário comemorado no último domingo.
A futura mamãe Mirian Fidelis O. Almeida aniversaria hoje, recebendo o carinho de familiares e amigos e um beijo especial do esposo, Ademir Almeida.
Rosa Maciel foi sorteada com uma linda orquídea. Ela é assinante há seis meses e gosta de ler todo o jornal, principalmente, o caderno Dia a Dia.
Flash Visitante
Esteve nos visitando o candidato a vereador pelo PMDB, Pedro
de tradicional família douradense.
Adélio Ferreira da Silva e Márcia Christiany Pinheiro Freitas (ele, representante e colunista social do Jornal O Progresso
Cristiano Santos e Fabrício parabenizam o Edgar (ao centro) pelo seu aniversário, comemorado ontem.
Only Fashion
Na próxima edição, fotos da inauguração da loja de moda masculina e feminina Only Fashion. Fases da Lua Hoje, lua cheia até dia 8/9, quando entra a lua minguante.
O Grilo é... Há uns tempos atrás, meu neto me fez a seguinte pergunta:
"Vó, por que a gente precisa estudar, pois até para ser presidente da República pode ser semi-analfabeto? Se souber assinar só o nome já pode ser candidato? É uma pergunta de difícil resposta, vocês não acham?
Candidatos
É um absurdo o número de candidatos a vereador que vão disputar as eleições em Dourados. Muitos vão pedir votos e a resposta é a seguinte: "Que pena, meu cunhado é candidato, meu primo é candidato... e aí vai".
Aplausos
O ministro Joaquim Barbosa merece aplausos pela sua postura firme e correta como relator do processo do mensalão. Parabéns, o Brasil precisa de pessoas assim: sérias e honestas.
Encontro dos Capilé
Nós próximos dias 7 e 8 de setembro, a família Capilé vai reunir-se em Dourados para seu 1º encontro. Está prevista a presença de grande número de membros desta tradicional família, que muito contribuiu para o progresso de Dourados. O 1º farmacêutico foi o sr. Manoel Capilé, o 1º hotel foi do sr. Raul Frost, cuja esposa era também Capilé.
Algumas
Sabem por que o Brasil não é melhor?
- Porque quem elabora nossas leis só protege bandidos e, às vezes, eles também querem se livrar. Quem tem rabo não pode puxar o do vizinho. Até o ano de 1969, cada deputado federal tinha direito apenas a um assessor. Agora, cada um tem direito a 25 assessores.
Ser associado da Unimed não compensa... Com certos médicos, para marcar consulta, leva de 1 a 3 meses. Pode?!
Salmo 41-1
"Bem aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal".
Completou 15 anos, no dia 25 de agosto, Milenna Orrigo Martins, filha de Sidnei Alves de Souza e Maria Madalena Orrigo. A linda festa aconteceu no salão paroquial de Deodápolis, com ambientação de Leslie Decoração, com delicioso jantar do Buffet Renascer, animação foi da WF Sonorização, com DJ Pedrinho, tudo registrado pela equipe A3 Foto e Filmagem e organizado por Fábrica de Eventos MS.
em Fátima do Sul).
Garcete,
Milenna com padrasto Sidney e a mãe Madalena
Neiany, Júlia, Emily, Milenna, Sidney, Madalena e Júnior
A aniversariante ladeada por Amarildo Ricci, Mariza e equipe Fábrica de Eventos MS
Milenna e o namorado Dione
Milenna com os avós Clarice e Leandro
Marinês L. Cardoso, há dois meses, assina O Progresso e gosta de ler o jornal inteiro. Ambas adoraram receber o vaso de orquídeas.
Classificados O PROGRESSO Classificados Classificados Classificados Classificados O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Classificados
Classificados Classificados Classificados Classificados
13446
PRÓX. SHOPPING
R. Ciro Melo nº 3295. R$
00013179 CAMPO DOURADO
13427 COMPRO Á VISTA
EDÍCULA R$ 85.000,00
12900
00012345
CASA-VENDA
1.200,00. Aceitamos contraposta. 9972-0108. Ligar entre 13h e 17h. 00013295
2 CASAS FLÓRIDA II
Só R$ 120.000,00. Creci 2694. 3426-6490 ou 99713166. 13361 ÁGUA BOA W7
3 quartos, 1 apartamento, espaço gourmet, varanda, despensa, cozinha, excelente imóvel. R$ 300 mil, 218m² const. Imobiliaria Athenas. Creci 779-J. 3423-
2255 ou 9283-1665 11698
ALTOS DAS PAINEIRAS
Casa c/ 320m², suíte, 2 qtos, sala estar/jantar, coz, wc, lavabo, garagem, portão, dá financiamento. Imob.
Ajurycaba. 820-J. 3421-9888 13556 ALTOS DO INDAIÁ
Gondim. Creci 2645. 3421-
0034. 12974 ALTOS DO INDAIÁ
Casa nova, 2 qtos, sala de estar/jantar, wc, cozinha e lavanderia. Acabamento em porcelanato. Creci 5000.
9944-2055. 11097 ALTOS DO INDAIÁ
Casa de alvenaria c/ 3 qtos, sala, coz, área de serv. garagem. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888
13044
ALTOS MONTE ALEGRE Casa c/ 160m² c/ suíte, 2 qtos, sala jantar/ estar, coz, wc, lavabo, garagem. Próx. ao Shopping. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888. 00013302
ÁREA COM 3.000M²
C/ 2 casas, R$ 120.000,00. 9667-9945. 12917
BNH 1º OU 3º PLANO
C/ 2 ou 3 qtos. Compro à vista. Telefone contato 3421-1996. 00013385 BNH 4º PLANO 14 PÇS R: Gonçalo N. da Cunha nº675. 3424-6177 ou 8139-3718. 12967 BNH III PLANO Localização excelente. R: Hayel Bon Faker. Creci 5.000. telefone 99442055. 11116
CACHOERINHA
C/ 3 qtos, sl, coz, toda reformada c/ edícula. 99599515. 13368 CANAÃ III 2 quartos, sala, cozinha, wc, área serviço, despensa, varanda. R$ 150 mil, financia. Imobiliaria Athenas. Creci 779-J. 3423-2255 ou 9283-1665 13429
CASA 3 QTOS 2 SALAS 1 coz, 2 wc, área frente e fundo, murado, rua A-5 nº400, Jd. Primavera, próx. Hosp. Universitário. R$ 105.000,00. 9295-6447 ou 9902-7606. Rosa. 12975
CASA E SOBRADOS Novos, parte alta do residencial Santa Fé. Ambos com suíte, 2 qtos, e demais dependências. Creci 5000. 9944-2055. 12966
CASA JARDIM MÔNACO Aceita financiamento, completa, terreno com 360m² e casa com 170m² de área construída. 9944-2055 Creci 5.000 00013189
CASA JD ÁGUA BOA Gondim Creci 2645. 34210034. 00013194
CASA PQ DOS IPÊS Residencial ou comercial, 2 terrenos. R: Hayel Bon Faker nº4040. Ac. troca por imóvel menor vlr. Creci 2645. 9971-1320. 00013150
CASAS TERRENOS E apartamentos. Creci 3865. 9959-9781. 12315
CASAS/APTOS/TERRENOS C/ financiamento. Creci 2988. 9808-7007 Pereira.
Casa original até R$ 150.000,00 3º ou 2ºPlano. 9672-0801 Dina. 13367 COMPRO CASA Até R$ 400.000,00 c/ piscina, 3ºPlano, Vila Planalto. 9672-0801 Dina. 13349
COND/CASA/KITINETE
Próximo ao Atacadão, salão comercial, casa 2 quartos, sala, cozinha, wc, sala tv e conjunto kitinetes área total 750m². R$ 450 mil. Imobiliaria Athenas. Creci 779-J. 3423-2255 ou 9283-1665 12121 CONDOMÍNIO CANADÁ Sobrados 85m² c/ suíte, qto, sacada, sala, coz, 2 wc. R$ 165.000,00. Imob. Ajurycaba. 820J. 34219888. 13369
CONJUNTO CASAS
3 casas no mesmo quintal, todas alugadas, 1 casa c/ 3 quartos, uma c/ 2 quartos, 1 apartamento. R$ 150 mil, Jd. Água Boa. Imob. Athenas. Creci 779-J. 3423-2255 ou 9283-1665 00013243
CUIABÁ-MT PERMUTO
Casa e apart. por imóveis em Dourados. 8160-0005 ou 9224-4650. 13417
ECOVILLE ALTO PADRÃO Creci 0808J. Imob. Tuiuiu. 9971-1759 ou 3422-0080. 00013193 ECOVILLE LINDA Finíssima, recém construída c/ 4 suítes, toda mobiliada, iluminação impecável. 9971-1320. 00013404
EDÍCULA PQ ALVORADA R$ 120.000,00 3 pçs, 1 suíte, wc. Telefone 96877994.
Altos do Indaiá, 2 peças, wc. Ac. troca carro (-) vlr. 9227-8121.
13419
IMÓVEL NO PORTAL Excelente. Creci 0808J.
Imob. Tuiuiu. 9971-1759
ou 9965-5200. 00013256
IZIDRO PEDROSO
C/ 2 qtos, sl, coz, wc e edícula. 9909-3110. 00013042
JARDIM ÁGUA BOA Gondim. Creci 2645. 34210034.
11123
JARDIM AMÉRICA
Casa c/ 132m² c/ 2 qts, suíte, 2 salas, coz, wc, edícula c/ 3 qts e wc, lavanderia, garagem. Imob. Ajurycaba
820J. 3421-9888
JARDIM CARISMA
13045
Casa c/ 88m² c/ 2 qtos, wc, sl, coz, área, lavanderia, garagem. Imob. Ajurycaba
820J. 3421-9888.
13156
JARDIM COIMASA Sl, coz, 2 qtos, 1 suíte, garagem e edícula no fundo com laje. R$ 420.000,00. 3424-0255.
11127
JARDIM LONDRINA
Casa c/ 79m² c/ 2 qts, sala, copa, coz, wc, edícula, dá financiamento. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888
11130
JARDIM MARACANÃ
Casa c/ 180m², 2 qts, 2 salas, suíte, coz, 3wc, churrasqueira, garagem, área de serviço, dá financiamento. Imob. Ajurycaba
820J. 3421-9888 00013528
JARDIM MARACANÃ
1 apto, 2 qtos, laje, varanda c/ churrasqueira. 9941-0530.
JARDIM MÔNACO Gondim. Creci 2645. 34210034 ou 9971-1320. 13410
JARDIM TROPICAL Excelente casa. Creci 4059. 9971-5855. 12016 JD ÁGUA BOA 12X32 C/ casa de madeira, á 42mts da Hayel Bon Faker, ótimo local, antiga W10. 9904-0518 12920
JD ALHAMBRA R$ 25MIL Casa recém const, qto, sl, coz, wc, área cercada. 9106-8924. 00013234 JD CARISMA AC. TROCA Murada c/ cerca elétrica, 3 qtos, 2 sl, wc, coz. 99477715. 13365 JD COLIBRI R$ 130.000,00 terreno de 390m². Financia, c/ laje. 9672-0801 Dina. 00013210 JD
13418 JD GIRASSOL Creci 0808J. Imob. Tuiuiu. 9971-1759 ou 9965-5200. 00013191 JD GIRASSOL Gondim. Creci 2645. 99711320. 00013350 JD GUAICURUS R$58MIL Rua Principal. Telefone 9610-3253.
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012 2 C2 CASA-ALUGA
00013517 3 QTOS GUAICURUS Próx. Imaculada, AE nos quartos e na cozinha, ar split nos quartos. 99712754. 00012888 ALUGA-SE SALA Rua Major Capilé 1130. Jd. Central. 9971-4230. 00013390 ALUGO QUARTO Pq. do lago II nº513. 99989635 Olga. 00013507 ALUGO QUARTO CENTRO P/ mulheres. 9206-1379 ou 9224-5670. 13447 ALUGO SALA COMERCIAL Av. Marcelino Pires nº3128, em frente á futura agência da Caixa Econômica. R$ 1.500,00. 9972-0108. 8565 BNH 1º PL E PRÓXIMO C/ 3 e 2 qtos, sobrado. R$ 750 e R$ 790,00. 34211996 13099 CASA CENTRAL Av. Marcelino Pires nº2881, c/ 3 qtos. R$ 400,00 + IPTU, imobiliaria. Fone ( não aceita celular ): 4063-9565 00012996 CASA NOVA R$ 550,00 Próx. ao Supermercado Pérola. 9825-5485. 00013328 JD MONTE LÍBANO 4 peças p/ casal sem crianças. 9673-6959. 13287 JD OLIVEIRA II C/ 2 qtos, sl, coz, wc, varanda no fundo, murada. Rua Da Abolição n. 770. 9649-8930. 11909 KITINETE CENTRO Tratar 9971-8404 ou 96365138 00013373 KITINETE CENTRO 9634-9665. 00013491 KITINETE INDIVIDUAL Jd. Água Boa, 2 peças + wc. R$ 400,00. Telefone 9958-9767. 00013516 KITINETE R$380,00 Jd. Novo Horizonte, c/ sl, qto, coz. Telefone 99310296.
Casa 78m² c/ 2
coz, área de serviço,
forro PVC. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888
qtos, sala,
wc,
EUROPA Excelente residência, terreno 855m² c/ (+/-) 300m² construção. Creci 2890. 8132-5797 ou 9209-2991. 12724 JD GIRASOL 450M² Lindo sobrado, piscina, 4 qtos, garagem p/ 4 carros, ótima localização, R$ 720.000,00. Ac. imóvel até R$ 250.000,00. Creci 4059. 9971-5855.
Ajurycaba. 820J. 3421-9888. 12800
JD EUROPA 13X35
Todo murado, nivelado c/ portão e calçada na frente.
Preço de ocasião c/ proprietário. 9956-5777. 00013202
JD NANA 360M² Água, luz, asfalto, matrícula sem ônus. Creci 2450-MS.
9206-8888 João Carneiro. 11316
JD. ÁGUA BOA 12X30
Asfalto c/ água, luz, murado. Rua antiga W14 ao lado do nº 538. R$ 75.000,00
8417-0936. 11194
JD. DAS PRIMAVERAS
373m², 12x31. R$ 55 mil, ótima localização. Imob.
Ajurycaba 820J. 3421-9888 00013242
JD. ITAIPU 400M²
R: Pedro Celestino,
12,5x32.
APTO-ALUGA
ou
PQ. JEQUITIBAS Terreno 490m² 14x35, R$ 65 mil, ótima localização. (Imob. Ajurycaba) 820J
PEDRO CELESTINO Centro, n.1080. Ac. troca por carro. Creci 2645.
00013515 RODOANEL 10.000M²
00013408 SANTA FÉ Lotes á partir R$ 68.000,00. Creci 485. 8187-7188. 11713
SITIOCA BELA VISTA C/ 1.000m², 20x50, R$ 30 e R$ 35 mil, ótima localização. Imob. Ajurycaba. 820-J. 3421-9888 1306
TERRENO 13X35= 455M² Área central. 3427-3291, c/ dona Zeni. 13355
00012950 APTO GARDÊNIA
C/ elevador. Creci 2645.
3421-0034 ou 9971-1320. 00013192 APTO VITÓRIA RÉGIA
Ac. troca por carro ou terreno. Gondim Creci 2645.
3421-0034 ou 9971-1320. 00013326
APTO VITÓRIA RÉGIA
R$ 135.000,00. Creci
2645. 3421-0034 ou 9971-
1320. 11710
ED. COELHO Apto c/ sala, coz, copa, sacada, 2 qtos, suíte, wc, área de serviço. Imob. Ajurycaba.
820-J. 3421-9888 12725
ED. IMPERIAL- CENTRO
C/ 2 qtos, térreo. R$ 190.000,00. Creci 4059. 9971-5855. 11952
ED. JUNE 100M²
Escritório c/ 2 wc, coz. R$
00012953
ZAGAIA RESIDENCE
Visite um apto decorado sem compromisso. Gondim, Creci 2645. 9971-1320. 00012952
ZAGAIA RESIDENCE C/ 2 qtos, ao lado da Unigran. Gondim. Creci 2645. 9971-1320.
00013416 APTO 2 QUARTOS Res. Aquarius, próx. Leda. Direto com o proprietário. 8433-8611 ou 9963-0016. 13445 COBERTURA PRÉDIO Adelina Rigoti (Arara), área comercial. 9972-0108. Ligar das 13h ás 17h. 13432 ED. ITAIPU Creci 0808J. Imob. Tuiuiu. 9971-1759 ou 9965-5200. 00013413
HAYEL BON FAKER 3715
C/ 1 qto, sl, coz, wc, portão e porteiro eletrônicos. Excelente localização. 92459237.
APTO-VENDA
85.000,00 9971-8300 13433
ED. MADRI NOVO
Paranavaí-PR. Creci 0808J. Imob. Tuiuiu. 9965-5200 ou 3422-0080. 13288
EDIFÍCIO IMPERIAL
2 qtos, térreo, vaga coberta, cozinha planejada. Vendo urgente, motivo: outro negócio. Vale R$ 195.000,00. Barbada: vendo por R$ 180.000,00. Somente dinheiro. Estudo troca por veículo como parte do pagamento. Creci 04059/MS. 9971-5855. 12159
ITAJUBÁ I
Apto c/ 42m², sala, cozinha c/ lavanderia, 2 qts, wc, garagem. R$ 95.000,00. Imob. Ajurycaba. 820J. 3421-9888. 11175 ITAOCA
CHEVROLET 00013108 ASTRA ADVANTAGE 06 Prata, 2P, comp. ar, te, dh. 9971-7218 13455 ASTRA SEDAN 03 PRETO Aut. R$ 23.000,00. Aceito troca. 9623-6022. 00013327
CELTA 09/09 PRETO Ar, te, al, mp3.
PRATA C/ al, te, R$ 21.000,00. 9942-1088 ou 9209-7346. 13116
PALIO 98 4P TR AL Prata 9971-1525. 00013203
(67) 30299999 ou (67) 3029-9998 00013318 VENDO/TROCO FIESTA 04/05 por Strada. 8405-2947.
TERRENO VILA HILDA Com 2 edículas e 1 casa de madeira. R$ 80 mil. Imob. Athenas. Creci 779-J. 34232255 ou 9283-1665
APARTAMENTO Para investimento. 02 quartos ao lado da Unigran. 9944-2055. Creci 5.000 11997
APARTAMENTO Excelente localização, 20% de entrada, restante aguardam financiamento, entrega outubro/12 Creci 5.000. 9944-2055
11998
APARTAMENTO Ao lado da Pão e Cia, 02 e 03 quartos, entrega em 13 meses. 9944-2055. Creci 5.000 12000
APARTAMENTO Vaga dupla em garagem, parcelas de R$ 1.990,00 c/ 2 e 3 quartos e suíte, entrega em setembro/2012, janeiro/2013, dezembro/2013 e junho/2014 e dezembro/2014. 99442055. Creci 5.000. 12961
APARTAMENTO Somente R$ 119 mil. Venda facilitada. Entrega outubro/2012 e março/2013. Aceita financiamento. 99442055 Creci 5.000 12969
AO LADO DA UNIGRAN 12467 TERRENOS Vendo ou troco por apartamentos, dois juntos na Balbina (entre Monte Alegre e Joaquim Alves Taveira) e um na Hayel (Altos Paineiras). 9137-0524. 00013406 VÁRIOS LOTES R$ 58.000,00 cada. Creci 485. 8187-7188. 12970 VÁRIOS TERRENOS Sto André, Jd. Mônaco, Monte Carlo, Pq Alvorada, Jd. Europa e Santa Fé. Creci
APARTAMENTO Vaga dupla em garagem, 2 e 3 qtos com suíte, p/ setembro/2012, janeiro/2013, dezembro/2013 e junho/2014. Creci 5000. Telefone para contato 99442055.
Apto c/ 46m² c/ sala, coz, 2 qts, wc, no asfalto, dá financiamento. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888 13426
PQ ALVORADA
R$ 95.000,00. 9672-0801
Dina. 00013306 RES. AMARÍLIS C/ 2 quartos. Telefone 8136-6427. 12972 RESIDENCIAL MAXWELL Térreo. Creci 5000. 99442055. 13290
SOBRADO GIRASSOL Novo, 183m², entrega em 30 dias. R$ 450.000,00, de esquina, acabamento de primeira. Olhou: comprou. Facilito pagamento. 99715855. 13289
SOBRADO NO SANTA FÉ 110m², entrega dezembro/12. Acabamento classe “AAA”. C/ 3 dormitórios, 1 deles suíte, linda vista, esquina, portão elétrico, interfone, cerca elétrica, água quente, 2 ar condicionado split 12.000 BTUS. Solicite fotos do imóvel acabado sem compromisso. Facilito o pagamento. R$ 250.000,00. 9971-5855. 11173 VILA GUARANI Apto c/ 55m² c/ 2 qts, sala, coz, wc, sacada, lavanderia, garagem, dá financiamen-
PALIO FLEX 05/06 4P Branco, ar condicionado, R$ 16.500,00. 9976-8004. 300
PALIO WEEKEND
Locker, 08/09, 1.8, completo. 3420-2000 13453
PALIO WEEKEND 08/09
Prata, 1.4 flex, 60mkm, única dona. R$ 31.000,00. 9903-0809. 00013494
PALIO WEKEND 05/06 Completo. R$ 24.300,00. 9296-5209. 12959
PALIO WEKEND ADVENT. 05/06 preto, completo, R$ 24.000,00. Ac. troco (-) vlr.
8102-6762. 6017
PEÇAS USADAS
Parachoque, farol, capô, tampa, radiador, lataria, etc. Nac.
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012 4 C2 00013360 CAMPINA VERDE Próx. Mad. Sertão, cercado, 3 peças. 8411-1927. 11178 CENTRO 15x50, 750m², no asfalto, ótima localização p/ comércio. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888 00012785 COMPRO TERRENO De esquina, asfalto, 12x30 de particular. 8105-8186. 00013241 CONDOMÍNIO FECHADO R$ 110.000,00. 422m². 8118-9094. 13420 ECOVILLE FASE I Creci 0808J. Imob. Tuiuiu. 9971-1759 ou 9965-5200. 00012951 ECOVILLE I ESQUINA Dos melhores. Gondim. Creci 2645. 9971-1320. 13345 EULÁLIA PIRES Terreno murado c/ portão. R$ 90 mil, Jd. Cuiabazinho, excelente localização, 375m². Imob. Athenas. Creci 779-J. 3423-2255 ou 9283-1665 00013296 FLÓRIDA I PRIMAVERA E Altos do Indaiá. Rua 7, asfalto, murado. 3426-6490 ou 9971-3166. 00013527 JARDIM MÔNACO Terrado e murado c/ 385m². 8103-3661. 12124 JD COLIBRI 799M² Em frente á Coronel Ponciano. R$ 190.000,00. Dá financiamento. Imob.
Classificados Classificados Classificados Classificados Classificados
Creci 3055. 99517641. 11711 JD. MÔNACO Terrenos 630m², 420m², 360m², 540m², ótima localização. Imob. Ajurycaba. 820-J. 3421-9888 11192 JD. UNIVERSITÁRIO 2.400m², 48x50, ótima localização. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888 00011365 LOTEAMENTO PRONTO Novo Parque Alvorada em 48 meses. José Gondim Corretor Imóveis Creci 2645 3421-0034 Plantão 96924433, 9971-1320 ou 99717751 00013471 MONTE CARLO 16,5X30 R$ 48.000,00. Não financia. 8401-3887. 00013370 NOVA ESPERANÇA 12X45 Quitado, 2 quadras do asfalto, R$ 42.000,00. 9940-7112. 13549 NOVO HORIZONTE Esquina, c/ 420m². R$ 58.000,00. Creci 680J. 9902-7676. 11191 OLIVEIRA II Terreno 800m², 16x50, próx. prefeitura, ótima localização. (Imob. Ajurycaba) 820J 3421-9888 7483 ÓTIMOS TERRENOS Altos do Indaiá, Monte Carlo, Pq. Alvorada. 8121-7776 00013211 PARQUE ALVORADA Terreno c/ 360m², no asfalto. 8132-5797 (Vivo). 13048 PARQUE ALVORADA Terreno 360m² 12x30. R$ 120.000,00. Ótima localização. Imob. Ajurycaba 820J. 3421-9888. 00013204 PQ ALVORADA R: Arthur Frantz, asfalto, R$ 65.000,00. Gondim Creci 2645. 3421-0034
9692-4433.
9971-1320.
9925-5248.
11193
3421-9888 13422 R.
3421-988 00013305 WLADOMIRO DO AMARAL C/ 3 qtos. telefone 81366427. 13502 UNO FIRE 03 4P Único dono, manual, N.F. tudo original, azul, R$ 12.900,00. 8429-7999. 00013533 UNO FIRE 03/04 4P C/ ar, al, te. R$ 15.000,00. Ac. troca. 9959-4746. 00013475 UNO FIRE 04/05 4P Branco, básico, R$ 13.000,00. 9922-8047 ou 9922-8052. 00013213 UNO FIRE 06 FLEX Bem conservado, particular. 9642-0611. 00013147 UNO FIRE FLEX 08/08 Prata, 4P, ar, te, al, mp3, chave reserva. R$ 19.500,00. 9603-8966. 00013214 UNO MILE ELX 94 Bem conservado, particular. 9642-0611. 00013343 UNO MILLE FIRE 4P Azul, 03/04, c/ ar, te. 9650-0760 ou 9235-9650. 13544 UNO WAY 08/09 PRETO Completo. 8425-5052 ou 9953-0402. 12887 UNO WAY 09/10 4P Prata, completo. R$ 23.500,00. 9958-9002. 00013324 VENDO/TROCO UNO 93 Por saveiro. 9925-6699. 00013520 FORD KA 99/00 Prata, c/ ar, dh, ve, te, al. 8421-6876. 00013330 FUSION 10 PRETO 2.5 C/ teto, 1º dono, R$ 64.000,00. Ac. troca (-) vlr. 8102-6762. 00013424 KA 1.3 COMPLETO R$ 10.000,00. Preto + air bag duplo. 9628-6462. 6018 PEÇAS USADAS Parachoque, farol, capô, tampa, radiador, lataria, etc. Nac. e importado. Entregamos em todo o estado. Ótimos preços!!
to. Imob. Ajurycaba 820J.
C/ 1.974m²,
5000. 9944-2055. 00013308 WEIMAR TORRES
ótimo p/ barracão. 8411-7852. 11994
R$20.700,00. 8113-4786 (Vivo). 00013458 CELTA 09/10 PRATA C/ ar, 4p, 39mkm. Aceito troca. 9975-5657. 7781 CELTA 1.0 FLEX 08/08 Power, 4P, roda esportiva. R$ 18.500. 3428-4162 ou 9146-7318 00013207 CELTA 10/11 BRANCO C/ ve, al, te. R$ 21.500,00. 9209-7346. 13276 CELTA PRETO 2007 AL, TE, R$ 18.500,00. 9690-7428 ou 9284-8469 Alexandre. 00013337 CORSA 98 HATCH 4P Prata, al, te, 4 pneus novos. Ac. troca (-) vlr. 9971-4559. 00013323 CORSA HATCH MAXX 05 Prata, AR, TE, AL. R$ 10.000,00 +21x. 92353455. 00013339 CORSA HATCH PRATA 04 Mod. novo, c/ ar, te, al. R$ 20.500,00. 3422-2323. 12358 CORSA SEDAN 00/01 Branco, TR, AL, carro original. 9994-7375. 13543 CORSA SEDAN 04/04 1.8, c/ ar, dh, ve, al. 99530402 ou 8425-5052. 00013451 CORSA SEDAN 05/05 Branco, AR, DH, flex, R$ 15.900,00. 9909-1515. 13454 CORSA SEDAN 09 FLEX Premium, 1.4, compl. preto, 1ºdono, R$ 27.000,00. Ac. troca. 9903-0809. 12867 CORSA SEDAN 1.8 4P 02/03, prata, completo. 9998-1082 ou 9636-0950. 13117 CORSA SEDAN 2008 Prata, te+al. 9971-1525 13449 CORSA SEDAN 97 1.6 Completo, cinza, conservado. R$ 15.600,00. 81413108. 00013359 CORSA SUPER 4P 97 C/ ar, R$ 6.000,00 + parc. 9955-0914. 00013481 KADETT GL 96/96 Impecável, todo original. R$ 10.000,00. 9834-4255. 12960 MONZA GLS 95/95 AZUL Completo. R$ 10.000,00. Ac. troca (-) vlr. 8102-6762. 13551 OMEGA 97 PRETO Completo. 9971-1525. 00013253 VECTRA GLS 8V 97 Verde. R$ 12.000,00. 9962-6221. FIAT FORD 00013244 2 UNO MILE FIRE 2008 Branco, c/ ar. horário comercial 3411-6500 Toninho. 00013409 PALIO 03/03 FIRE 1.3 Comp. 4P, preto. R$ 16.000,00. 9909-5882. 00013208 PALIO 10/10
e importado. Entregamos em todo o estado. Ótimos preços!! (67) 30299999 ou (67) 3029-9998 00013178 PUNTO 10/11 4P PRETO Completo. 9971-5456. 00013500 SIENA FIRE FLEX 07/08, cinza, completo. 9967-2682. 10708 STILO BLACKMOT 2010 Preto, aut + teto. R$ 39.000, troco (-) valor. 8102-6762 13545 TEMPRA 8V 96 BORDÔ R$ 7.000,00. Ac. moto. 3424-7594 ou 9931-1339. 00013538 UNO 95/96 C/ te, al, ve. 9820-6673. 00013145 ESCORT 07 PRATA Completo, doc. ok. 99121235. 13392 FIESTA 06/07 PRATA Flex, 1º dono, documento em dia. 9109-3765. 00013386 FIESTA 1.6 FLEX 05/06 c/ ar, dh, te, al. 8125-4392 ou 8401-6305. 00013304 FIESTA 96 COMPLETO R$ 9.000,00. 1.4. 9836-3120. 11155 FIESTA SEDAN 2006 Prata, comp., R$ 22.900,00, troco (-) vlr. 8102-6762 11154 FIESTA STREET 2002 2P, básico, branco, R$ 11.800,00. 8102-6762 00013431 FOCUS HACHT 04/04 Completo, 1.6, branco. 9930-4100. UTILITARIOS 00013438 BMW 96/96 328 I De R$ 20.000,00 por R$ 17.000,00. Ac. troca. 99714496. 13154 CAMINHÃO MUNK 72 Legalizado, Chevrolet, dh e carroceria. Ac. troca por F-4000. 3424-0255. 00013362 CAMIONETE S10 PRETA Executive 09/10. 99780734 ou 9142-9455. 00013267 CARRETA CAÇAMBA 04/04, branca, Fachini, ótimo estado. 9971-1904. 00013160 CARRETA RANDON 96 E carreta Noma 94. Aceito troca. 9971-5564. 00013389 CARRETINHA CAMPING Doc. Ok. R$ 2.000,00. 9971-0110. 12614 CAVALO SCANIA 112 Ano 84, 9971-5098 ou 3421-2307. 00013535 D10 79 AZUL Diesel R$ 16.000,00. 8191-2406. 00013489 F-1000 84 MARROM Carroceria de madeira. 3426-0430. 00012752 F1000 CD PRATA 88 MWM, DH, R$ 21.000,00. Ac. proposta. 3424-7594. 00013263 F250 2003 XLT Urgente. R$ 49.000,00. 9971-5855.
USADAS Parachoque, farol, capô, tampa, radiador, lataria, etc. Nac. e importado. Entregamos em todo o estado. Ótimos preços!! (67) 30299999 ou (67) 3029-9998
08/09 Kit mult, pneus zero. 99729976. 00013371 COROLLA XEI 09/10 Preto, 33mkm e prata 27mkm. 9972-0033 ou 9634-6059. 13414 COROLLA XEI 2004 Completo, preto, pneus novos, aut. 9954-5315. 00012669 HILLUX 2001 COMPLETA 9226-1728 ou 9678-7424. 13165 HILLUX 3.0 04/04 Prata, ve, ar, dh, impecável. R$ 36.000,00. 9953-5365. 13262 HILUX PRETA SRV Ótimo carro, R$ 97.000,00. 9971-5855. 00013122 HILUX SRV DIESEL 08 Manual, prata, c/ estribos, capota maritima, 4x4. 9971-8517.
Classificados Classificados Classificados Classificados O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 31 de agosto de 2012 C2 5 12638 F250 PRATA Vendo ou troco. 9627-2305. 00013331 F-250 XLT 03 VERDE R$ 49.500,00. Ac. troca (-) vlr. 8102-6762. 00013265 F250 XLT 08/08 PRETA R$ 65.000,00 dinheiro, ac. troca R$ 72.000,00 comp. 9271-4850. 00013407 F-350 2003 R$ 40.000,00. 8187-7188. 00013240 F4000 89/89 Ac. troca por F1000. 96382090. 13550 KOMBI 2005 Branca. 9971-1525. 6706 MB 1313 79 GRANEL. Cab. nova, super conservada, reduzido e caçamba Lx, 96, 30m c/ pneu. 9996-5200 00013275 MB 1513-79 TRUCK 9912-3151. 00013040 PAMPA AP 1.6 GAS 91 C/ DH. Só no dinheiro. R$ 10.500,00. Filé azul metálico. 9662-2521. 00013008 PICK UP FIORINO 92 R$ 7.000,00. 8411-6382 ou 9821-4726. 00013437 S10 2008 PRETA De R$ 58.000,00 por R$ 53.500,00. Completa. 9971-4496. 13166 S10 2-2 99/00 PRETA Cabine simples c/ ar, dh, te e roda esp. File. R$ 18.000,00. 9903-0809. 00013252 S10 96 GASOLINA Ac. troca, preço á combinar. 9994-1973 ou 3425-1416. 00013356 S10 CD PRATA 4X4 08/08, air bag, abs, 1º dono, toda revisada. 99550914. 00013239 S10 EXECUTIVE 4X4 04/04 Preta, cb, 4 pneus bf novos. 9974-3466. 13180 S10 TORNADO 07/07 R$ 50.000,00, completa. 8132-3155. 00013215 SAVEIRO 07 COMPLETA 1.6 Flex, bem conservada, particular. Telefone 96420611. 00013377 SAVEIRO 08/09 Vermelha, dh + som, ótimo estado. R$ 23.300,00. 9972-2526. 11842 SAVEIRO 10/11 Completa, prata, 32.000km. R$ 29.500,00. 9981-9404 00013161 SCANIA 142 LS 80 E Scania 111S 77. Aceito troca. 9971-5564. 00013090 SCANIA R-1246 360 00/01, engatada em LS. Aceito carro. 3425-7480 ou 9216-8311. 00013076 STRADA 10/10 LOOCKER Adventure 1.8 R$ 36.000,00 prata. 99728005 9918-7608 99851827 9251-0064. 13137 STRADA 11/12 COMPL. Cabine dupla, 11mkm. R$ 36.500,00 á vista. 99727730. 00013358 STRADA ADVENTURE 10/11, prata, 1º dono. 9955-0914. 00013171 STRADA ADVENTURE Locker 08/09 prata. 99637578. 00013316 STRADA CS 1.3 2005 AR, AL, TE, bem conservada. 9913-0725. 00013332 STRADA PRATA 2012 Cabine estendida, completa. R$ 33.900,00. Ac. troca (-) vlr. 8102-6762. 00013436 SW4 2008 PRATA Nova, de R$ 110.000,00 por R$ 105.000,00. Ac. troca. 9971-4496. 13155 TROCO STRADAS Uma 2003 e outra 2004, básica. Troco por Strada básica com 2 ou 3 anos mais nova, pago a diferença. 3424-0255. 13153 VAN DUCATO 08 CINZA 16 lugares. 3421-5691 ou 9972-6155. 00013175 GOL 1.6 POWER 04/05 Completo, prata, geração 3. 9973-0180. 13118 GOL 97 BRANCO C/ ve. 9971-1525 00013233 GOL 98/99 CINZA 9617-8770. 00013393 GOL G3 00/00 C/ ve, te, branco pérola, roda esp. 9692-2148. 11358 GOL G3 03/04 POWER prata, 1.6, flex, c/ direção. R$ 18.600,00. 9935-6113 12911 GOL G3 04/04 PRETO 2P, 1.0. ar, dh, al, tr. R$ 16.000,00. 8462-4641 (Vivo). 00013010 GOL G4 BRANCO 2P AR, VE, TR. R$ 18.000,00. 9972-4622. 00013496 GOL G4 PRATA 4P Completo, 11/11, R$ 25.300,00. 9699-8989 ou 8158-6688. 00013344 GOL POWER 1.6 PRETO 04, completo, motor ap. 9612-6179. 00013087 GOL TREND 08 4P R$ 18.000,00, ótimo estado. 9939-3601. 00013388 GOLF 99/00 COMPLETO Nacional, vermelho, 2.0, R$ 19.000,00. Ac. troca (-) vlr. 9971-0110. 10038 LOGUS 94 VERDE Completo, conservado, R$ 6.700,00. Telefone 99164349 00013465 PARATI TRACKFILD 05 Prata, compl. couro. Ac. troca. R$ 22.000,00. 92658727. 6016 PEÇAS USADAS Parachoque, farol, capô, tampa, radiador, lataria, etc. Nac. e importado. Entregamos em todo o estado. Ótimos preços!! (67) 30299999 ou (67) 3029-9998 00013400 POLO 05 GOL 02/02 E Twister 06.
por Pickup. 9229-9260 Adalberto. 00013421 VOYAGE 09/10 Completo. R$ 32.000,00. Telefone para contato 99112967. 00013372 VOYAGE 09/10 TREND Preto, completo. 96346059. 00013335 VOYAGE 1.6 10/10 4P Preto, completo, baixo km, doc. pago. telefone 91720244. 00013354 C3 GLX 1.4 FLEX Preto, bco de couro, 10/11, 1º dono. 9955-0914. 12573 C4 PALLAS EXCLUSIVE 08/08, preta, particular, 40mkm. 8124-0001. 00013375 TROCO C4 PALLAS Prata, 09/10, comp. + air bag, piloto aut. computador bordo, abs, mec. Ac. troca por carro automático ou de (-) valor. 9241-5402 ou 9613-3958. 00013183 NEW CIVIC 08/08 MT Cinza, 49mkm. R$ 37.000,00. 9207-2011. 00013435 NEW CIVIC 2007 At. + couro. De R$ 38.000,00 por R$ 35.000,00. 9971-4496. 7250 NEW CIVIC LXS MT 07/08, preto, completo. 3420-2000 12676 NEW FIT EX 09/09 Prata, automático. 99731853. 00013283 NEW FIT EX 1.5 16V Flex, 09/09, prata, completo. 1º dono. 9971-8298. 10497 KIA SOUL 2012 PRETO Mecânico. R$ 54.000, troco (-). 8102-6762 CITROEN HONDA MITSUBISHI RENAUT VOLKVAGEM TOYOTA OUTROS 9855 VENDE-SE SENTRA Completo prata 2008/2009 R$ 29,00.00 8404-1207 00013346 CONSÓRCIO CONTEMP. P/ veículo. Créd. R$ 26.985,00, ent. R$ 7.000,00 + 46x R$ 557,00. Créd. R$ 23.365,00, ent. R$ 8.000,00 + 60x R$ 357,00. Créd. R$ 21.506,00, ent. R$ 6.500,00 + 46x R$ 443,00. Não financie, compare. É Banco do Brasil. 9656-7873 ou 9155-4785 www.consorcioscampogrande.com 00013319 FOX 2006 FLEX Ac. troca por menor valor. 8405-6244. 00013397 GOL 02/02 CINZA 2P C/ te, al, doc. ok. Ac. troca. R$ 11.800,00. 9229-9260. 12442 GOL 03/04 PRATA 2P C/ VE, AL, rodas esp. R$ 13.500,00. 9171-1842. 12140 CITY EX 10/10 PRATA MT, completa. 3420-2000 00013177 CIVIC 99 COMPLETO Aut. e couro. R$ 17.000,00. 9971-5456. 00013329 CIVIC LX 03 PRATA Mec. c/ couro. R$ 21.500,00. Ac. troca (-) vlr. 8102-6762. 13560 CIVIC LX 04 CINZA Mecânico, ótimo estado, 2 dono. 9915-6368 Maurício. 00013486 CIVIC LX PRETO 01 Mecânico. 9988-4377. 11693 CIVIC LXS 2008 Aut, prata. R$ 41.000, troco (-). 8102-6762 00013376 FIT 03/04 PRETO Compl. bco de couro, R$ 23.500,00, ótimo estado. 9972-2526. 00013488 FIT 08/08 LX 1.4 Compl. Mec. 35mkm. R$ 28.000,00. 9996-4100. 00013403 FIT 10/11 PRATA Bco de couro, aut. completo, 18mkm, pil. aut. R$ 49.000,00. 8112-7777. 00013501 FIT LX 1.4 06/07 Gas, part. prata, novo. R$ 28.000,00. Telefone 99718488. 00013460 L200 4X4 07 PRATA Completa, cd, R$ 33.000,00. 3422-3811 Wilson. 12546 L200 GL 4X4 PRATA 03/04 Completo. 34202000. 00013402 L200 GLS SPORT 05 Verde, 4 pneus novos, 1º dono. 9972-8078. 12064 L-200 OUTDOOR 2009 Prata, hpe, mecânico. R$ 63.000, aceito troca. 81026762. 13380 L200 OUTDOOR HPE 10/10, preta, completa. 15 meses de garantia. 3420-2000. 308 L200 TRITON 08/08 Prata, At, completa. 34202000 13381 PAJERO SPORT HPE AT 06/07, prata, completa. 3420-2000. 13382 PAJERO TR4 MT 10/10 Preta, completa. 34202000. 11807 AZERA 2011 PRATA 1º dono, 20.000 km. R$ 61.000,00. Troco (-) vlr. 8102-6762 00013411 I-30 2010 C/ TETO Top linha, ac. troca (-) vlr. 9646-5957. 11806 I-30 PRETO 2010 Mecânico, R$ 43.000,00, troco (-) valor. Telefone 8102-6762 6020
00013521 COROLLA MEC.
00013513 AMARELA BIZ 125 2007, placa 7. 9818-4739. 12821 BIZ 05 VERMELHA Part. elétrica. 9954-8781. 00013499 BIZ 08/08 CINZA Final 08 pago, c/ al, te. Ac. troca por titan. 9664-5888. 00013254 BIZ 125 2007 PRETA R$ 4.000,00. 9962-6221. 00013152 BIZ 09 PRETA Ótimo estado, doc. pago. 9972-6155 ou 3421-5691.
Classificados
Ac. troca
PEÇAS