Dourados-MS | SÁBADO/DOMINGO | 9/10 de junho de 2012
Valter Campanato/ABr
Economia
Inflação recua além da expectativa
Alta de preços cai de 0,64% para 0,36% e inflação em queda abre espaço para taxa de juros menor.
Página 5
Presa babá acusada de torturar e matar criança
Dieta restritiva de longo prazo é arriscada
PÁGINA 3
Exercícios infalíveis para perder o culote
PÁGINA 4
Berinjela é aliada no emagrecimento
PÁGINA 5
Faça seu treinamento físico bombar
PÁGINA 7
Fonte: INMET INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA
Claro a parcialmente nublado com possibilidade de geada no extremo Sul. Parcialmente nublado a claro com bancos de nevoeiro ao amanhecer no centro-sul. Parcialmente nublado nas demais regiões. Ventos: fracos/ moderados. Direção do vento: SE-NE. Tendência da temperatura: ligeira elevação. Máxima 20º e mínima 4º. Em Dourados, pode ocorrer geada.
Máxima 20º e mínima 3º.
Drogas apreendidas Página 2
Governo promete incentivar a adoção
Pai de duas filhas adotivas, de 7 anos e 9 anos, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, defendeu mais agilidade nos processos de adoção de crianças no Brasil. Segundo ele, que participou da abertura do 17º Encontro Nacional de Apoio à Adoção, a presidente Dilma se comprometeu a fazer uma grande campanha nacional de adoção. A melhoria dos abrigos e a redução do tempo de espera na fila também fazem parte da política do governo.
Página 7
Sete fogem da cadeia de Nova Alvorada do Sul
Polícia 4
Amistoso hoje contra a Argentina vira decisão
Seleção brasileira enfrenta hoje a Argentina em jogo amistoso na cidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos
Prefeitura inicia sete cursos
A Prefeitura de Dourados inicia neste mês mais sete cursos de qualificação profissional, oferecidos através do programa municipal Qualifica Dourados e parceria com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Atualmente são 21 cursos em andamento, ministrados pelo Senai e Senac. Através do Qualifica/ Pronatec, executado pelo Senai, começa nesta segunda-feira (11), o curso de mecânico de manutenção de automóveis leves, oferecendo 20 vagas. Dia a Dia 4
O amistoso de hoje, às 15h06, em Nova Jersey (EUA), contra a eterna rival Argentina, para o técnico Mano Menezes, será a sua redenção ou cabeça rolará. Para essa partida, o treinador optou em fazer mudanças na lateral direita. Neymar, tão badalado, teve uma conversa reservada com o treinador que pediu maior agilidade dele nos passes e nada de prender a bola. Ele aceitou e disse que será mais presente. E o Brasil precisará disso para não ter a imagem arranhada às véspera da Olimpíada de Londres. Esporte 1
Comércio abre até as 18h neste sábado Bonito sedia evento de Biologia Tropical
Depois do Natal e Dia das Mães, os lojistas douradenses investem no ‘amor’ para aquecer as vendas. O Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa de maior faturamento para as lojas. Hoje as lojas ‘esticam’ o horário, até as 18h, para atender o maior número de clientes. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) estima um aumento nas vendas entre 5% a 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Dia a Dia 3
O 49° Encontro Anual da Associação de Biologia Tropical e Conservação (ABTC) será realizado entre os dias 19 e 22 de junho de 2012, em Bonito. O tema do evento será Ecologia, Evolução e Uso Sustentável da Biodiversidade Tropical. Os trabalhos científicos já foram submetidos a avaliação. Página 6
Nº
FUNDADOR: WEIMAR TORRES DIRETORA-PRESIDENTE: ADILES DO AMARAL TORRES R$ 2,00
Ano 62
11.517
Indicadores
5 dupla-sena - Concurso 1079 1º Sorteio: 09 - 10 - 12 - 15 - 17 - 39 2º Sorteio: 05 - 06 - 13 - 30 - 43 - 47 quina Concurso 2917 01 - 06 - 48 - 57 - 71 lotofácil - Concurso 763 01 - 02 - 03 - 04 - 06 - 07 - 13 - 14 16 - 17 - 18 - 21 - 22 - 24 - 25 caderno a Opinião 2 Política 3 e 4 Economia 5 Meio Ambiente 6 Brasil/Mundo 7 Veículos 8 Dia a Dia ..1 a 4 Esportes (incluindo Polícia) 1 a 4 Classificados 1 a 6 dmais Páginas 1 a 8
Página
Ricardo Stuckert
mulher
DIA A DIA 1
Polícia
4 Dourados terá hospital para
e criança
A. Frota
Política Política Política Política Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Eleições 2012
Varrendo tudo
A Lei da Ficha Limpa já é uma realidade e começa a vigorar nas eleições deste ano. Mas a preocupação da sociedade vai além das eleições. Aos poucos a Lei vem sendo implantada também nos poderes executivo e legislativo, nos cargos públicos indicados, os chamados cargos de confiança. A palavra confiança não combina com alguém que tem a ficha suja e em Dourados um dos maiores defensores de que a Ficha Limpa passe a vigorar em todos os setores públicos é o promotor de Justiça João Linhares Júnior. “Não tem sentido alguém envolvido nas últimas operações em Dourados, poder, por exemplo, ser secretário de fazenda, é inelegível, mas pode ser secretário, não tem sentido isso”, disse o promotor de Justiça à Atenta , antes da reunião da última terça-feira, onde decidiu-se pela Ficha Limpa Municipal.
Discurso pronto
Quando recebeu em seu gabinete representantes da sociedade, dentre eles: a Igreja Católica, através do bispo Dom Redovino Rizzardo, o MP, com o promotor de Justiça João Linhares, a OAB na pessoa do advogado Rasslan, e a Maçonaria, o prefeito Murilo Zauith já estava com o discurso pronto. Pronto também estava o projeto da Ficha Limpa Municipal encaminhado na mesma semana à Câmara de Dourados.
Portas fechadas
Em Dourados, segundo o promotor João Linhares, a decisão não poderia ser diferente, principalmente por conta do que a cidade enfrentou em 2009 e 2010, com os escândalos envolvendo agentes públicos. “Essa é uma forma de fechar de vez as portas para quem quer usar cargos para tirar proveito próprio”, explicou o promotor. Ninguém
merece
Para Murilo, “é importante que a população possa também ser envolvida nesta causa e assumir o papel de estar sempre cobrando das autoridades um comportamento moral, ético, compatível com a função, essa é a regra e aqueles que fugiram a essa regra, acabaram envergonhando nossa cidade, é por isso que a população também tem que estar envolvida, pois ela também se sentiu envergonhada com a sucessão de escândalos porque Dourados passou, e foi a população que sofreu o maior prejuízo, o povo não merece nunca mais passar pelo que passou, Dourados não merece tamanha desmoralização, nenhum município merece, assumimos com a missão de resgatar a moral que havia se perdido e com a ajuda de Deus e da população, estamos conseguindo”.
Mudar pra que?
Pessoa atenta e politizada faz a seguinte análise sobre o cargo de vice-prefeito de Dourados. “Discute-se muito sobre para qual parti-
Grupo vai decidir entre Murilo Zauith e Marçal
‘Juntos por Dourados’ já está formado desde março deste ano e não vai mais lançar candidatura
Fazan
Conjuntura
Willams Araújo Cachorro morto
do irá a vaga de vice numa eventual disputa à reeleição do prefeito Murilo Zauith, tendo informações de que esta vaga sairá da cota do PT. Mas se for para continuar sendo do PT, então, que continue sendo ocupada pela atual vice-Dinaci Ranzi, não vejo necessidade de mudar”.
Deixa quieto
“Se a Dinaci não pode contribuir para a administração pública, porque vice geralmente não tem voz, mas em compensação, não atrapalha e só de não atrapalhar já está de bom tamanho, não vejo necessidade de importar Egon ou ressuscitar o Biasotto, deixa como está para ver como fica”.
Por nada
“Outra pessoa atenta e politizada faz a seguinte observação quanto ao radialista Marçal Filho. “Notei a ausência do deputado Marçal Filho quando da última visita do governador André Puccinelli a Dourados. Logo, perguntei a um amigo que o conhece há muito tempo e ele me respondeu que o Marçal ficou na rádio, pois não deixa de comandar o programa dele por nada nesse mundo, nem para acompanhar o governador”.
Vai e volta
“Aí fiquei intrigado e pensei o seguinte. “É verdade que o Marçal nunca deixa de fazer o programa, mesmo sendo deputado, ele vai a Brasília, deixa alguém em seu lugar e quando volta, reassume os microfones da 94 FM. Na condição de parlamentar, ótimo”.
Das Araras
“Mas e se algum dia for prefeito de Dourados, como vai fazer? Vai mudar a prefeitura para o prédio das Araras? Ou levar o estúdio da 94 para o CAM da recapeada Coronel Ponciano? Ser prefeito e despachar durante o programa matinal é o mesmo que assobiar e chupar cana ao mesmo tempo, numa cidade do porte de Dourados, isso não vai dar certo”.
Que frase!
“A saliva é o lubrificante principal da política”. (Ulisses Guimarães)
Professor universitário Joédi Guimarães preside o diretório municipal do PRP em Dourados César Cordeiro
DouRaDos – O destino do grupo ‘Juntos por Dourados’ na eleição proporcional já está traçado desde março deste ano. O bloco reúne cinco partidos, sendo eles: PRP, PPL, PTC, PHS e PTN. Mas na majoritária, o destino deve ser decidido na próxima semana quando o grupo deve decidir entre apoiar a reeleição do prefeito Murilo Zauith (PSB) ou o deputado Marçal Filho (PMDB).
‘Juntos por Dourados’ através de seus representantes, porém o partido deve optar entre estas duas vias, a partir da próxima segunda-feira.
Destino da majoritária deve ser decidido na próxima semana
Joédi Guimarães, que é o presidente do diretório municipal do PRP, disse que a idéia de candidatura própria era um dos itens que constava entre as discussões do grupo, porém foi válida no sentido de demonstrar que o grupo tem estrutura e está suficientemente preparado para enfrentar o processo sucessório em Dourados.
mas todos entenderam que não era o momento ideal para candidatura própria”, disse o presidente.
Joédi Guimarães afirma que dentre o bloco ‘Juntos por Dourados’, é possível eleger no mínimo dois vereadores.
O grupo, segundo lembra, é composto por representantes dos mais diferentes segmentos sociais e das mais diferentes localidades, até mesmo dos distritos. Ele acredita que todos tem potencial de votação, suficiente para atingir a média de 300 votos (por candidatura).
Depois do escândalo em Corumbá decorrente de supostas irregularidades administrativas que vieram à tona com a Operação Decoada da Polícia Federal, o Tribunal de Contas do Estado agora aparece mostrando serviço, via imprensa. Release distribuído pela imprensa oficial da Corte Fiscal diz que a intenção do presidente Cícero de Souza é fazer uma verdadeira devassa na prefeitura.
Blindagem
Uma das decisões tomadas na última reunião do grupo foi a de abolir a idéia de lançamento de candidatura própria que seria encabeçada pelo professor universitário e procurador da Fazenda Nacional, Joédi Guimarães. “Todos estes partidos entenderam que é mais viável que sigamos em um dos projetos já colocados pelos pré-candidatos Marçal Filho (PMDB) ou do prefeito Murilo Zauith (PSB). Ambos os pré-candidatos já teriam procurado o bloco
Relações
exteriores
PRé-canDiDatO
De pré-candidato a prefeito, Joédi passa a condição de pré-candidato a vereador. “No processo democrático, toda idéia tem que ser discutida e submetida a apreciação de todos, nosso grupo demonstrou coesão o tempo todo e deve continuar assim durante o processo eleitoral, tanto que meu nome não era o único no grupo que reunia condições para disputar a prefeitura, havia muitos outros no bloco,
Ele analisa que o bloco levou vantagem ao ser formado há sete meses antes das eleições evitando assim a correria de última hora, comuns neste mês de junho quando o último prazo para realização das convenções se esgota no dia 30. “Com a formação desse bloco nosso grupo ganhou também no sentido da organização, preparação, tanto é que faremos de tudo para realizarmos a convenção bem antes do último prazo; vamos procurar antecipar se possível, nossa condição nos permite isso”, encerrou Joédi.
O que teria de passar por uma fiscalização dura são os gastos públicos com mordomias e o nepotismo cruzado existentes em certas repartições públicas, principalmente aquelas em que já foram descobertas coisas do arco da velha, que, aliás, desmascarou muita gente que banca a seriedade. No entanto, a blindagem continua solta em terras pantaneiras.
Olho no poder
Quem prepara a volta triunfal a prefeitura de Tacuru é o ex-prefeito Abel Rodrigues (PMDB), motivado principalmente pela promessa de apoio de André Puccinelli, líder maior de seu partido em Mato Grosso do Sul. Aliás, o governador garantiu a amigos e correligionários tratorar a oposição não apenas nesse município, mas em outros considerados estratégicos para o PMDB. Diz que é questão de honra.
(E-mail: willams@conjunturaonline.com.br)
Ayr Aliski
Rasília - O governo brasileiro decidiu conceder asilo ao senador boliviano Roger Pinto Molina, informou ontem o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O senador, que é líder oposicionista ao governo de Evo Morales, está na chancelaria brasileira em La Paz desde o início da semana passada.
Ele solicitou asilo argumentando ser vítima de perseguição política. Em nota divulgada na tarde de ontem, o MRE informa que o asilo foi concedido “à luz das normas e da prática do Direito Inter-
nacional Latino-Americano e com base no artigo 4 º, inciso X, da Constituição Federal”.
A concessão de asilo, no entanto, não representa a saída imediata de Roger Pinto de La Paz. Ainda será preciso esperar que o governo boliviano emita um salvo-conduto, para que então o senador deixe a chancelaria brasileira, explicou hoje o porta-voz do Itamaraty, embaixador Tovar Nunes da Silva. O embaixador informou que o governo boliviano foi comunicado na última quarta-feira sobre a decisão brasileira. Ainda não está definida a data e a forma de realização da viagem de Ro -
ger Pinto ao Brasil.
Governo brasileiro dá asilo a senador boliviano B
Roger Pinto foi eleito pelo partido conservador “Convergência Nacional” no departamento de Pando, ao norte da Bolívia. A decisão pelo pedido de asilo foi anunciada no dia 29 de maio, em uma entrevista concedida em La Paz pelo deputado Adrian Oliva, também da Convergência Nacional.
O deputado leu uma carta de Roger Pinto e nesse texto o senador argumentou, entre outros pontos, que “por pensar de maneira diferente” estava em “circunstâncias difíceis”, o que o levou a buscar refúgio na embaixada do Brasil. Disse também temer por sua vida. (AE)
COLONO: Cumpádi, a economia do brasir tá na frente, mas o povo continua pobrito... Ic, ic, ic...
ZÉ PINGA: é o que dá votá em quem num cumpre o que fala, cumpádi... eles só lembra da genti na véspera da eleição. Ic, ic, ic...
Política O PROGRESSO P1 3
Hédio
Política Política Política Política
Eleições
2012
Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Política O PROGRESSO
Petistas levam 3 nomes para convenção
Partido vai colocar em votação o nome do vice e definir se continuam com Murilo ou se apoiam Marçal
Informe C
Arrocha
O uso da máquina administrativa na campanha eleitoral e a compra de votos podem dar até cinco anos de cadeia para o candidato. A proposta está discutida na reforma do Código Penal. Atualmente, a pena é de apenas seis meses de prisão. Juristas propõem grande reformulação na lei eleitoral para endurecer o rigor contra os políticos beneficiados pela máquina administrativa, compra de voto e a coação de eleitores, além de descriminalizar algumas condutas, como a boca de urna.
Gelado
O frio não chegou tão forte (ou tão baixo) na região de Dourados, como previam os institutos de meteorologia. Melhor para os produtores de milho que estavam apreensivos com a possibilidade de uma geada forte nesta reta final da safrinha. A estação agroclimatológica da Embrapa Agropecuária Oeste registrou ontem, às 5h03, a mínima no ar de 4 graus. Isso correspondente a aproximadamente a um grau na relva. Formação de gelo, portanto, nas baixadas. Mas nada de tão assustador.
Sucatão
A Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul vai leiloar de jazigo a avião no dia 15 de junho, quando serão encerradas a Semana Regional de Conciliação e a II Semana Nacional de Execução. No Estado, os bens foram avaliados em R$ 19,2 milhões. O leilão é nacional. Os lances podem ser dados pela internet. A 1ª Vara do Trabalho de Campo Grande leva a leilão uma aeronave Boeing, modelo 737-204C, configurada para carga, ano 1970. O avião é avaliado em R$ 1 milhão.
Fazenda
Já a 4ª Vara do Trabalho de Campo Grande oferece oito jazigos de três gavetas cada, avaliados em R$ 20 mil. Em Mundo Novo, o leilão será da Fazenda Quarto de Milha, com 340 hectares. O imóvel rural, que fica em Iguatemi, é avaliado em R$ 5.100.667.
A alienação dos bens penhorados durante a execução trabalhista ocorre após o trânsito em julgado do processo de execução.
Piorou
O senador e médico Waldemir Moka (PMDB) criticou
Cícero Faria
cicerolfaria@gmail.com
a edição da Medida Provisória 568, que define reajuste salarial de várias categorias do serviço público federal. Moka afirmou que a medida provocará a redução de salário dos médicos que atendem em hospitais públicos. “O Congresso tinha que devolver a MP para que o Governo reveja alguns pontos que prejudicam algumas categorias”, sugeriu. Entidades médicas reclamam do aumento da carga horária de 20 para 40 horas semanais. “Já temos carência de médicos para atender a população mais necessitada e essa medida só tende a piorar a situação”, alertou.
Maresia
O frio obrigou os pré-candidatos a vereador a não realizar reuniões no feriado de quinta-feira. Com o dia livre, os eleitores quiseram mesmo curtir o sossego em casa, assando uma carne e aproveitando o calor da churrasqueira ao invés de escutar promessas dos políticos. Outros preferiram sair pros botecos para tomar “uma” e jogar conversa fora. Nem a pescaria muitos arriscaram com o tempo gelado.
Bate-Rebate
A Prefeitura de Campo Grande promove palestra, na segunda-feira, com o empresário João Geraldo Abussafi, o ‘Jota de Miami’, com o tema “O Sucesso anda de limusine”. O objetivo é estimular o empreendedorismo na Capital.
Abussafi tornou-se referência no empreendedorismo depois de montar uma locadora de veículos de luxo nos Estados Unidos atendendo celebridades brasileiras, como Hebe Camargo e Fausto Silva.
A eleição da OAB/MS já tem dois candidatos a presidente: Júlio César de Souza Rodrigues, o atual vice, e Alexandre Bastos.
O advogado Otávio Trad (PTdoB) disputará uma vaga na Câmara de Campo Grande. Da família Trad já exercem cargos eletivos o prefeito Nelsinho e os deputados Marquinhos (estadual) e Fabio (federal).
A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que restringe a venda de uniformes, distintivos e insígnias das Forças Armadas, polícias e bombeiro. O comércio só poderá ocorrer em estabelecimentos credenciados mediante apresentação de identificação funcional e autorização da instituição.
A alta do dólar fez com que as vendas do comércio em Pedro Juan Caballero caíssem de 50
Do gaúcho Érico Veríssimo: há pessoas que esquecem depressa. Outras, apenas fingem que não se lembram mais...
a 60% nas últimas semanas, segundo reportagem do Correio do Estado. O secretário municipal de Fazenda, Waltinho Carneiro, é do PSB e não do PTB como citado por esta
Flávio Verão
Dirceu Longhi, chegou a oferecer a Marçal o nome de vice ao PMDB.
D
OURADOS – Os petistas vão levar à convenção partidária três nomes para vice-prefeito. Descontente com a atual Dinaci Ranzi, o partido quer colocar em votação outras duas figuras bem conhecidas no cenário político, Wilson Valentin Biasotto e Egon Krakhecke.
Divididos em três correntes, petistas de Dourados têm opiniões divergentes. Com isso procuram um consenso, pelo menos quanto ao nome de vice e para ver se caminham nas eleições com o prefeito Murilo Zauith ou com o pré-candidato Marçal Filho, hipótese pouco possível. Acontece que uma das correntes do PT, a do vereador
A eleição em Itaporã tá tranquila... Só não cochila que o cachimbo cai...Medida Provisória
A convenção partidária petista deve ficar definida no início da próxima semana. Estava prevista para ser realizada em dois finais de semana (domingo), dias 17 e 24. No primeiro encontro os petistas querem definir o arco de aliança – majoritária e proporcional – e traçar as estratégias para as eleições de outubro. Já no segundo encontro a proposta é definir os nomes – de vice-prefeito e de vereadores.
A maior corrente petista (43%), liderada pelo vereador Dirceu Longhi, irá apresentar na convenção o nome do ex-governador Egon Krakhecke. “É apenas uma sugestão para que a militância possa fazer
uma escolha democrática”, diz Dirceu. Ele defende o entendimento do partido. “Queremos o melhor para o PT”, afirmou. A atual vice Dinaci Ranzi estaria desagradando parte da militância petista. No entanto, a segunda corrente, que detém 42% da legenda liderada pelo deputado estadual Laerte Tetila, indica o professor aposentado Wilson Biasotto como vice. Já o vereador Elias Ishy, líder da menor corrente (15%), defende candidatura própria do PT. Como são minoria, essa hipótese é considerada nula dentro do partido. “Queremos apenas um consenso. Não vamos brigar por um determinado nome de vice-prefeito, porque os três que estão sendo indicados têm capacidade para ocupar o referido cargo”, diz Ishy, sem demonstrar preferência. Ele irá concorrer pelo terceiro mandato a uma vaga na Câmara.
Senador critica MP que reduz salário de médicos
Divulgação
D
OURADOS - O senador Waldemir Moka (PMDB) critica a edição da Medida Provisória (MP) 568/2012, que define reajuste salarial de várias categorias do serviço público federal.
Moka, que é médico, afirma que a medida provocará a redução de salário dos médicos que atendem em hospitais públicos. “O Congresso tinha que devolver a MP para que o Governo reveja alguns pontos que prejudicam algumas categorias”, avalia.
Entidades médicas reclamam do aumento da carga horária de 20 horas para 40 horas semanais. “Já temos carência de médicos para atender a população mais necessitada e essa medida só tende a piorar a situação”, alerta.
Moka critica edição da MP que define reajuste salarial
O senador diz que está
Nos últimos dias, Moka tem recebido centenas de pedidos de médicos concursados sobre os prejuízos que terão caso a MP seja aprovada pelo Congresso.atento à tramitação da matéria e vai procurar o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), que também é o relator da MP, para corrigir as distorções.
4
P1
Reprodução
Divididos em três correntes, petistas de Dourados têm opiniões divergentes coluna.
Dinaci, Egon e Biasotto têm experiência em cargos de administração pública
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Inflação recua além da expectativa
Alta de preços cai de 0,64% para 0,36% e inflação em queda abre espaço para taxa de juros menor
Daniela Amorim
Rio - A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), veio menor do que o esperado em maio. A alta de preços recuou de 0,64% em abril para 0,36%, o que foi comemorado pela equipe econômica do governo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que a taxa de inflação em queda abre espaço para uma taxa de juros menor.
Economistas refizeram suas previsões para a inflação no ano, mas também para os novos cortes na taxa básica de juros, Selic. Segundo as avaliações atualizadas, a Selic pode cair para 6% ao ano ainda em 2012. A expectativa por uma taxa menor também se refletiu nas apostas em juros no mercado futuro.
“O corte nos juros é meio que necessário, porque as medidas que o governo tomou precisam de complementaridade da política monetária. O cenário externo piorou muito e a atividade doméstica ainda está muito fraca”, disse André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, que aposta em mais cinco cortes da Selic de
0,5 ponto cada, para uma taxa de 6% ao ano.
DEFLAÇÃO
Inflação acumulada em 12 meses caiu para 4,99%
A forte redução no IPCA foi provocada por aumentos mais modestos no cigarro, nos remédios e nas despesas com empregados domésticos, mas também pela deflação em itens como as passagens aéreas, de 10,85%. Como resultado, a inflação acumulada em 12 meses caiu para 4,99%, mantendo a
trajetória de convergência para o centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%.
“O resultado reforça a visão do Banco Central brasileiro de uma inflação convergente para o centro da meta. Isso, combinado aos dados fracos da atividade econômica e o alto nível de incerteza global apontam na direção de maior afrouxamento monetário”, avalia o chefe de economia e estratégia para o Brasil do Bank of America Merrill Lynch, David Beker.
SERVIÇOS Outra surpresa foi o freio
na inflação dos serviços, que teve a menor alta desde outubro de 2009, ao cair de 0,76% em abril para 0,21% em maio. O IBGE acredita que a desaceleração possa ter sido causada por um esgotamento no ritmo de alta dos preços, ou pelo comprometimento da renda.
“Há muito tempo a gente não observava uma redução dessa nos serviços. Pode ser consequência ou de saturação do preço, que já avançou tanto que não consegue aumentar mais, aliado a um processo de inadimplência, ou de transferência de gastos a outros setores, como a compra de um
automóvel”, disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.
Houve redução nos aumentos de aluguel, condomínio, conserto de automóvel, médico, dentista e serviços pessoais. Além disso, ficaram mais baratos os serviços de mudança, transporte escolar, clube e motel. Os transportes contribuíram, com deflação de 0,58% em maio. Além das pas-
sagens aéreas, houve queda nos carros usados (1,4%), etanol (1,34%) e gasolina (0,52%).
Na direção oposta, os aumentos de alguns importantes itens da cesta básica impediram que a inflação desacelerasse mais. Em maio, ficaram mais caros o feijão mulatinho, o feijão carioca e o arroz, mas também o óleo de soja, o café moído, o tomate, a cebola, o alho e a cerveja. (AE)
(Multiplique a quantidade de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais).
IPCA baixo abre caminho para corte nos juros
Selic Renata Veríssimo e Célia Froufe rasília - O baixo crescimento da inflação em maio, apontado pelo IBGE, abre mais espaço para que o Banco Central continue na trajetória de redução da taxa básica de juros (Selic), que já está no menor patamar da história. O resultado corroborou com os cenários traçados pelo BC e mostrou, segundo analistas, o acerto da decisão da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que reduziu os juros em 0,5 ponto porcentual, para 8,5% ao ano.
“Significa que a inflação anualizada em 12 meses está abaixo de 5%, portanto está caindo em relação ao ano passado, e isso nos dá graus de liberdade para ter uma política monetária mais flexível, ou seja redução de taxas de juros e aumento do crédito”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele avaliou que a alta do IPCA de apenas 0,36% em maio em relação a abril “foi muito bom”.
O Banco Central segue reduzindo os juros para reativar a demanda, fator considerado indispensável pelo governo para atenuar os efeitos da crise internacional. Mantega disse que já foi detectado o aumento do crédito no mês de maio e avaliou que este movimento, junto com a redução das taxas de juros, continuará em junho. “Isto já está estimulando o consumo e o investimento. De forma que já temos resultados positivos inclusive de maio”, afirmou.
CAMINHO LIVRE
A Rosenberg Consul -
tores Associados avaliou que o Banco Central deve seguir “caminho livre para mais cortes na taxa de juros”.
BTambém avisou que colocou para revisão de baixa a projeção de 5,2% para o IPCA este ano.
“Vale ressaltar que, para que o acumulado em 12 meses do IPCA continue em processo de arrefecimento, o resultado do mês de junho não pode ser superior a 0,15%, o que tem reais possibilidades de acontecer caso o impacto da queda do IPI sobre automóveis seja expressivo. Mais uma vez a inflação tira o mercado para dançar”, afirma o relatório da Rosenberg.
A Gradual Investimentos também enfatizou o espaço para novas reduções de juros.
“O BC tem espaço para agir tempestivamente na Selic e colocar a taxa em patamares mais normais frente nossos parceiros internacionais”, afirma. A corretora avalia ainda que o BC estava correto na sua avaliação sobre o cenário inflacionário e criticou as afirmações de que as decisões sobre juros estavam seguindo ordens da presidente Dilma Rousseff para estimular a economia em detrimento do controle da inflação.
“Vemos que o mix fiscal e monetário foi pensado com muito cuidado desde o início do atual mandato e se alguém se submeteu à alguém foi o Planalto ao BC. Os resultados fiscais estão consistentes sim, apesar de não serem (como nunca serão) ideais”, afirmou o economista-chefe da Gradual, André Perfeito, no relatório. (AE)
Economia O PROGRESSO
P1 5 Economia Economia Economia Economia
IPCA
Econômicos TBF maio 27 0,6559% 28 0,6831% 29 0,6578% 30 0,6605% 31 0,6736% junho 01 0,6087% 02 0,5876% 03 0,6186% 04 0,6601% IMPOSTO DE RENDA (desconto na fonte) TABELA OFICIAL DA RECEITA FEDERAL Base de cálculo Alíquota % Deduzir-R$ Até R$ 1.637,11 - Isento De R$ 1,637,12 até R$ 2.453,50 7,5 122,78 De R$ 2.453,51 até R$ 3.271,38 15,0 306,80 De R$ 3.271,39 até R$ 4.087,65 22,5 552,15 Acima de R$ 4.087,65 27,5 756,53 Deduções: R$ 164,56 por dependente; pensão alimentícia integral; contribuição ao INSS. Aposentado com 65 anos ou mais tem direito a uma dedução extra de R$ 1.63,7,11 no benefício recebido da previdência pública ou privada. DÍVIDA EM TR ou TRD Dia do Fator de Vencimento Atualização maio 24 0,01252284 25 0,01250679 26 0,01251698 27 0,01259449 28 0,01254312 29 0,01255163 30 0,01245914 31 0,01234248 junho 01 0,01232150 02 0,01232204 03 0,01228859 04 0,01230426 05 0,01233074 06 0,01244308 07 0,01246395 08 0,01242154 09 0,01234014 10 0,01234838 UFERMS UFIR
Indicadores
INFLAÇÃO acumulaDo Índices abril no ano 12 meses INPC (IBGE) 0,64 1,73 4,88 IGP-M (FGV) 0,85 1,47 3,65 IGP-DI (FGV) 1,02 1,95 3,86 IPA-DI (FGV) 1,25 1,78 2,82 IPC-DI (FGV) 0,52 2,19 5,05 IPC (FIPE) 0,47 1,21 4,15 IPCA (IBGE) 0,64 1,87 5,10 INCC (FGV) 0,75 2,47 7,77 ICV (DIEESE) 0,68 2,74 5,37 FIPEZAP* 1,20 5,30 21,80 TR maio 27 0,0059% 28 0,0229% 29 0,0077% 30 0,0104% 31 0,0234% junho 01 0,0000% 02 0,0000% 03 0,0000% 04 0,0100% REAjUSTE DE ALUgUEL - maio IGP-M (FGV) 1,0365 IPCA (IBGE) 1,0510 IGP-DI (FGV) 1,0386 INPC (IBGE) 1,0488 IPC- (FIPE) 1,0415 ICV (DIEESE) 1,0537 Obs.: O fator acima representa a variação do indicador de reajuste nos últimos 12 meses. Para fazer o cálculo, basta multiplicar o valor atual do aluguel pelo fator. Novembro/2000 R$ 1,0641 juNhO R$ 622,00 SALÁRIO MÍNIMO BOLSAS Ibovespa: +0,51% Pontos: 54.429,85 Máxima de +0,51% : 54.432 pontos Mínima de -0,87% : 53.684,93 pontos Volume: 5,4 bilhões Variação em 2012: -4,10% Variação no mês: -0,11% Dow Jones: +0,75% Pontos: 12.554,20 Nasdaq: +0,97% Pontos: 2.858,42 Ibovespa Futuro: +0,66% Pontos: 54.450 Máxima (pontos): 54.450 Mínima (pontos): 54.425 BLUE CHIPS Vale PNA Preço: R$ 37,32 Variação: +0,84% Petrobrás PN Preço: R$ 18,88 Variação: -1,10% OGX Petróleo ON Preço: R$ 10,15 Variação: +0,89% Itaú Unibanco PN Preço: R$ 28,76 Variação: -0,42% Bradesco PN Preço: R$ 29,80 Variação: 0,00% BM&FBOVESPA ON Preço: R$ 10,27 Variação: +2,70% Banco do Brasil ON Preço: R$ 19,21 Variação: +0,05% Gerdau PN Preço: R$ 16,74 Variação: -0,83% Usiminas PNA Preço: R$ 7,70 Variação: +2,53% Cyrela Realt ON Preço: R$ 15,35 Variação: +0,33% Cia Siderúrgica Nacional ON Preço: R$ 12,55 Variação: -0,40% Global 40 Cotação: 129,50 centavos de dólar Variação: -0,19% CÂMBIO - Dólar comercial no balcão Compra: R$ 2,0230 Venda: R$ 2,0250 Variação: -0,20% - Dólar Paralelo Compra: R$ 2,02 Venda: R$ 2,17 Variação: +0,46% - Dólar Ptax Compra: R$ 2,0347 Venda: R$ 2,0353 Variação: +0,84% - Dólar Turismo Compra: R$ 2,0330 Venda: R$ 2,1330 Variação: +0,47% - Dólar Futuro (julho) Cotação: R$ 2,0295 Variação: -0,61% - Euro Compra: US$ 1,2506 (às 18h27) Venda: US$ 1,2511 (às 18h27) Variação: -0,36% - Euro comercial Compra: R$ 2,5450 Venda: R$ 2,5480 Variação: +1,39% - Euro turismo Compra: R$ 2,5170 Venda: R$ 2,6500 Variação: -0,49% JUROS - CDB prefixado de 31 dias, 8,28% ao ano. - Capital de giro, 11,01% ao ano. - Hot money, 1,06% ao mês. - CDI, 8,36% ao ano. - Over a 8,33% OURO - Ouro Cotação: 1.593,70 a onça-troy (1 onça-troy equivale a 31,1035 gramas) Variação: +0,27% - Ouro BM&F (à vista) Cotação: 104,00 Variação: -1,44% juNhO R$ 16,36 POUPANÇA (aplicação até 03/05/12) maio 27 0,5197% 28 0,5000% 29 30 junho 01 0,5470% 02 0,5868% 03 0,5539% 04 0,5146% 05 0,5140% 06 0,5357% 07 0,5558% 08 0,5381% 09 0,5492% 10 0,5000% Fonte: GRanDE Fm RuRal milho R$ 19,00 (disponível) Soja R$ 60,00 (disponível) AgROPECUÁRIA boi GoRDo/à vista R$ 87,00 (jBS - Brasil Global) vaca GoRDa/à vista R$ 77,00 (jBS - Brasil Global) Obs.: Esses dois frigoríficos estão fora de mercado porque a escala de abate está completa nos próximos dias
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Brasil atinge menor taxa de desmatamento
É o mais baixo índice em 23 anos, com redução de 8% em relação ao apurado no mesmo período
Sandra Manfrini
Brasília - O Brasil
atingiu a menor taxa de desmatamento registrada na Amazônia Legal desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a fazer a medição, em 1988.
Segundo dados apresentados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, entre agosto de 2010 e julho de 2011, a região teve 6.418 quilômetros quadrados da sua área desmatada, o que representa a menor taxa em 23 anos e uma redução de 8% em relação ao apurado no mesmo período entre 2009 e 2010.
O anúncio foi feito esta semana, em solenidade no Palácio do Planalto comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os dados mostram que o Pará foi o Estado que mais desmatou no período (3.008 quilômetros quadrados), seguido de Mato Grosso (1.120 quilômetros quadrados), Rondônia (865 quilômetros quadrados) e Amazonas (502 quilôme -
tros). A ministra Izabella destacou que os dados de 2012 são mais promissores ainda em relação à redução do desmatamento. Os números de agosto de 2011 a maio de 2012 mostram que há uma redução
de 25% no desmatamento ante a menor taxa registrada, que é referente ao período de agosto de 2010 a julho de 2011. Segundo a ministra, isso mostra que “é possível crescer, incluir e preservar”.
A presidente Dilma
Evento discute contribuição da juventude para a Rio+20
Rio de Janeiro - Cerca de 2 mil jovens brasileiros e de outros países se reúnem no Rio de Janeiro até a próxima terça-feira para discutir a mobilização da juventude na promoção do desenvolvimento sustentável. De acordo com os organizadores, o objetivo da Conferência de Jovens para a Rio+20, a Youth Blast, é garantir a troca de ideias e de experiências, além de estimular a contribuição da juventude para as decisões que serão tomadas na conferência das Nações Unidas. Durante a programação, que inclui dois dias voltados apenas ao público brasileiro e outros três direcionados a jovens de todo o mundo, serão abordados temas como a importância da Rio+20, da Cúpula dos Povos e de outros processos paralelos; o que está em pauta nas discussões oficiais; a posição do Brasil e de outros países diante do cenário global e o funcionamento de uma negociação nos moldes das Nações Unidas. João Felipe Scarpelini, membro do (ONU), que organiza a Youth Blast, destacou que ao fim dos debates será lançado um documento oficial representando a opinião da juventude durante a Rio+20. O texto será encaminhado aos negociadores brasileiros que vão participar da conferência das Nações Unidas. “Vamos discutir e compartilhar realidades diferentes e definir como podemos construir uma posição coerente e com sugestões específicas sobre o que esperamos das autoridades. O documento será entregue aos negociadores, mas, além disso, vamos usá-lo como base para a construção de um plano nacional voltado para a juventude e o desenvolvimento sustentável.
Queremos que toda essa mobilização não seja apenas uma discussão bonita, mas se traduza em política pública na prática.” Scarpelini enfatizou que entre as principais questões que preocupam a juventude atualmente estão a igualdade racial e de gênero, a erradicação da pobreza, os investimentos em educação e o trabalho decente.
Jovens na Rio+20
rio de Janeiro - A presidenta do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Angela Guimarães, ressaltou que os jovens representam 30% da população brasileira e mais de 25% da população mundial e que eles precisam ser ouvidos na construção das soluções para os temas de interesse global.
“Esse segmento não pode ficar invisível nem ser deixado para amanhã. Não dá mais tempo de tratar os jovens como a geração que será, um dia, atingida pelos problemas atuais. Já não é assim no modelo atual. Em situações extremas, como a agravamento
Associação
Encontro de Biologia Tropical será em Bonito
BoniTo - O 49° Encontro Anual da Associação de Biologia Tropical e Conservação (ABTC) será realizado entre os dias 19 e 22 de junho de 2012, em Bonito. O tema do evento será Ecologia, Evolução e Uso Sustentável da Biodiversidade Tropical. Os trabalhos científicos já foram submetidos à avaliação.
Rousseff, presente à solenidade, afirmou que “sustentabilidade é agenda econômica, social e ambiental” e que, se não for vista dessa forma, será insuficiente. Há o desafio, destacou, de produzir alimentos e água para ali -
Cúpula de governos r io de Janeiro - A cúpula dos chefes de Estado e de Governo começa no dia 18. No dia 19 deste mês, será feita uma demonstração do uso de biocombustível à base de cana-de-açúcar para motores de aeronaves em um Embraer 195. A Rio+20 ocorrerá no período de 13 a 23 de junho e representantes de 102 países já confirmaram presença.
Segundo o Ministério da Defesa, o esquema de segurança para a conferência contará com 15 mil militares trabalhando diretamente nos pontos do evento e mais 5 mil fazendo o reforço das bases aéreas do Galeão, Afonsos e Santa Cruz, no Rio. Alguns homens também reforçarão a segurança na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
O que é Rio+20 rio de Janeiro – Pesquisa divulgada esta semana, pelo Ministério do Meio Ambiente, mostra que 22% dos brasileiros dizem saber o que é a Rio+20. Entre essas pessoas, 89% afirmam saber que a conferência das Nações Unidas vai “mudar a maneira como usamos os recursos naturais do planeta”. Mesmo nesse grupo, 11% acreditam que a Rio+20 tem por objetivo tratar de outros temas.
mentar os povos e que esse é “o maior desafio universal”. “Não recuaremos diante desse grande desafio”, afirmou a presidente, ressaltando que é preciso alimentar os povos, gerando energia limpa e preservando.
de “sobrevivência”. Entre os demais motivos alegados para se ter cuidado com o meio ambiente, aparecem “futuro melhor” (15%), “preservação” (8%), “prevenção de catástrofe” (4%) e “responsabilidade socioambiental” (1%). De acordo com o levantamento, dos 47% de brasileiros que dizem saber o que é desenvolvimento sustentável, 69% dizem que o conceito se relaciona apenas à questão ambiental. Apenas 26% sabem que ter um desenvolvimento sustentável é cuidar do meio ambiente, das pessoas e da economia, ao mesmo tempo.
Atuação em ‘check’ r io de Janeiro - Outro dado revelado pela pesquisa é que a maioria (61%) dos brasileiros acredita que o principal responsável por solucionar problemas ambientais é o governo estadual. Outros responsáveis que aparecem na pesquisa são as prefeituras (54%), o governo federal (48%), a própria pessoa (46%) e as comunidades locais (21%), entre outros.
O prazo fechou em 1º de abril de 2012. O evento, que vai trazer para o Mato Grosso do Sul representantes de 47 países, já tem 1,3 mil inscritos. São cientistas das universidades de Harvard, Yale, Berkeley, Hamburgo e do Museu de História de Paris, além da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Goiás, Uniderp/Anhanguera. No ano passado, o congresso aconteceu em Arusha, na Tanzânia. Mais informações no site: http://www.atbc2012.org/
A pesquisa também quis saber que entidades tinham atuação “muito boa” na defesa do meio ambiente, na visão da população. As entidades ecológicas foram as mais bem avaliadas, sendo reconhecidas por 41% dos brasileiros, seguidas pelos meios de comunicação (35%), cientistas (35%), governo federal (20%), organizações internacionais (21%), associações de moradores (19%), governos estaduais (16%), prefeituras (14%) e empresários (10%).
Ruim, muito ruim rio de Janeiro - Por outro lado, a lista daqueles que têm atuação “ruim ou muito ruim” na defesa do meio ambiente, segundo os entrevistados, é liderada pelos empresários (55%), prefeituras (49%), associações de moradores (48%), governos estaduais (44%) e governo federal (37%), entre outros. Já entre as principais fontes de informação sobre meio ambiente, segundo a pesquisa, estão a televisão (83%), internet (29,5%), jornais (29%), rádio (27%) e revistas (11%).
Com novo Código, será preciso reflorestar 30 mi ha
da crise internacional, a juventude é a primeira a pagar a conta, sofrendo demissões, cortes em investimentos sociais e precarização do trabalho”, argumentou.
África e Caribe na Rio+20
Brasília - O governo brasileiro vai trazer delegações de dez países da África e do Caribe para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A operação está sendo preparada pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE), junto com o Ministério da Defesa e a Empresa Brasileira de Aerpnáutica (Embraer), e contará com dois aviões Legacy da Força
Aérea Brasileira (FAB), mais um Legacy e um Embraer 190, com capacidade para 100 passageiros, cedidos pela empresa brasileira.
Os voos que trarão as delegações estrangeiras vão partir do Brasil e dos Estados Unidos. De acordo com o Ministério da Defesa, até o momento a estimativa é transportar 66 participantes – número que poderá aumentar de acordo com a demanda – dos seguintes países: São Tomé e Príncipe, Malawi, Serra Leoa, Libéria, Cabo Verde, Barbados, Granada, Antígua e Barbuda, São Cristóvão e Neves e Dominica. A população desses quatro últimos é inferior a 100 mil habitantes, menor do que a de cerca de 300 municípios brasileiros.
Apesar de 78% dos brasileiros não saberem o que é Rio+20, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que os 22% são um número expressivo, já que na época da Rio 92, apenas 3% sabiam o que era aquela conferência.
Questão de sobrevivência
rio de Janeiro - A pesquisa O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável, realizada pelo instituto CP2 em abril deste ano, mostra ainda que 65% dos brasileiros dizem que cuidar do meio ambiente é uma questão
Brasília - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse esta semana que, de acordo com o novo Código Florestal Brasileiro, será necessário reflorestar cerca de 30 milhões de hectares de terras. Para fazer uma comparação, a área plantada com grãos na safra 2011/2012 alcançou 51 milhões de hectares. Apesar do tamanho da área, o ministro disse que nenhum produtor terá sua propriedade inviabilizada economicamente e disse contar com a conscientização da população e dos produtores. “A gente conta com o processo de educação ambiental, em que as pessoas compreendam e o agricultor também compreenda que a preservação do meio ambiente também é um ativo da sua propriedade”, disse Vargas após participar do Programa Bom Dia, Ministro. Em relação às mais de 600 emendas recebidas pela Secretaria de Comissões Mistas do Senado com sugestões de mudanças no texto da medida provisória que pretende acabar com as brechas deixadas pelos vetos ao texto do novo Código Florestal, o ministro disse que o governo respeita o processo democrático e que qualquer contribuição que sirva para aperfeiçoar será aplaudida, mas espera que não seja criado um novo impasse.
O PROGRESSO
Meio Ambiente 6 Meio Ambiente Meio Ambiente P1
Amazônia Legal
Criança e adolescente
Governo promete incentivar a adoção
Presidente do Supremo, Ayres Britto, também prometeu empenho para reduzir
Iolando Lourenço e Luana Lourenço
Brasília - Pai de duas filhas adotivas, de 7 anos e 9 anos, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, defendeu mais agilidade nos processos de adoção de crianças no Brasil.
“Temos que buscar simplificar os procedimentos e dotar as varas da Infância e todo o processo [para adoção] de gente com qualificação suficiente. Fiquei três anos na fila da adoção, há gente que fica cinco anos, seis anos e há tantas crianças que precisam ser adotadas”, disse o ministro.
De acordo com Gilberto Carvalho, que participou anteontem da abertura do 17° Encontro
crianças.”
A melhoria dos abrigos e a redução do tempo de espera na fila de adoção para pais e crianças também fazem parte da política do governo. Em carta lida por Carvalho, a presidenta disse que as crianças que vivem fora do convívio familiar estão entre os grupos mais vulneráveis e que tem trabalhado para melhorar essas condições. “Desde o primeiro dia do meu mandato, temos fortalecido as ações e políticas de atenção e proteção às nossas crianças e aos nossos jovens, principalmente os mais pobres.”
‘Principal entrave a ser vencido é o tempo de espera, diz Britto
Nacional de Apoio à Adoção, representando a presidente Dilma Rousseff, o governo tem adotado medidas para facilitar os trâmites e está preparando uma campanha nacional para estimular a adoção de crianças e adolescentes. “A presidenta Dilma se comprometeu a fazer uma grande campanha nacional de adoção, o grande trabalho de conscientização da maravilha que é a adoção, de criar uma cultura da refamiliarização das
Na carta, Dilma louva o slogan “Unir para Cuidar” e parabeniza os organizadores do encontro. “Debater e criar ações de estímulo à adoção nos permitirá dar novos passos na garantia dos direitos de milhares de crianças e adolescentes brasileiros que vivem nas instituições de acolhimento em todo o país.”
Segundo o ministro, o principal entrave a ser vencido é o tempo de espera e a solução para resolver esse problema é um parceria entre os Três Poderes. “O Executivo e o Judiciário, sempre com o apoio do Legislativo, podem ajudar a resolver essa questão e acelerar esse processo. O que é feito hoje
em três anos, quatro anos, pode perfeitamente ser realizado em um ano, sem que se rompam os procedimentos necessários, porque a adoção é cercada de cuidados.”
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, que também participou do evento, prometeu se empenhar para reduzir o tempo e a burocracia nos processos de adoção. “Em nome do Judiciário brasileiro, compreendendo de modo especial o STF e o Conselho Nacional de
Ex-diretor do Dnit quer falar à CPMI do Cachoeira
Brasília - O ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antonio Pagot disse ontem que “está à disposição” da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira para prestar depoimento. Há pelo menos nove requerimentos para a sua convocação que ainda não foram apreciados pelo plenário da CPMI. Alguns deputados e senadores querem que esses requerimentos sejam pautados na próxima reunião administrativa da comissão, marcada para quinta-feira. “Estou no interior, mas ao inteiro dispor da CPMI para prestar depoimento”, disse Pagot, em entrevista, por telefone, à Agência Brasil. Ele evitou falar sobre quem tem interesse em impedir seu depoimento. “Não quero falar sobre isso. Só quero mesmo dizer que estou inteiramente à disposição da CPMI para prestar esclarecimentos.” Na opinião do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Pagot tem muito a contribuir com a comissão. “Ele teria que falar de imediato, pode dar detalhes sobre as relações que existem nos bastidores entre as empreiteiras e os governos estaduais”, destacou o senador. “Estamos perdendo tanto tempo com quem não quer falar. Por que não ouvir quem quer?”, questionou. O depoimento de Pagot passou a ser considerado urgente por alguns integrantes da comissão, após ele ter denunciado o uso de verbas públicas para formação de caixa 2 de campanhas eleitorais em São Paulo. A denúncia foi feita em entrevista à revista IstoÉ, na qual ele se referiu a um suposto esquema de desvio de verba na obra do Rodoanel para as campanhas de José Serra à Presidência e de Geraldo Alckmin ao governo paulista em 2010. Pagot também disse, em entrevista à revista Época, que contrariou interesses do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que está preso em Brasília, e da Construtora Delta quando estava à frente do Dnit.
Corrupção no Dnit
Brasília - Luiz Antonio
Pagot foi afastado do cargo de diretor-geral do Dnit após uma série de denúncias de corrupção no órgão, que derrubaram ainda o então ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR-AM) e abriram uma crise política entre o PR e a presidenta Dilma Rousseff. Alfredo Nascimento reassumiu o
o tempo e a burocracia
cargo de senador após deixar a Esplanada dos Ministérios.
O senador Randolfe Rodrigues criticou a posição do relator Odair Cunha (PT-MG) de não pautar os requerimentos de convocação. “Tudo que tem interface com a Delta tem sido sobrestado. Esses pedidos de convocação fazem parte de um conjunto de outros requerimentos que não são colocados para serem apreciados . Não tenho como
Justiça, essas duas instituições que são casas de fazer destino, me coloco à disposição para colaborar e contribuir para facilitar os processos judiciais de adoção. A adoção é um direito que tem a criança de permanecer a um grupo familiar”, disse.
O professor Leonardo Boff partilha da opinião de Carvalho e de Britto e defende mecanismos mais ágeis para facilitar às crianças o acesso a uma família. “Às vezes demoram quatro anos ou cinco anos para que se crie a condição de adoção, as
Ede Cury. Ele está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 26 de abril, alguns dias depois de sofrer um acidente de carro em Goiás.
“Há uma possibilidade de (os médicos) tentarem (colocálo de pé) na semana que vem, mas ainda não se sabe o dia”, afirmou Ede, por telefone. Pedro passa por sessões de fisioterapia após ter sofrido recentemente uma cirurgia no fêmur. Ele foi transferido da Unidade de Terapia Semi-intensiva para um quarto do hospital no último domingo.
Convenções partidárias
Brasília – As convenções partidárias para escolher candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que concorrerão nas eleições em outubro deste ano podem começar a partir deste domingo, segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As convenções também devem definir se haverá coligações com outras legendas, e podem ocorrer até 30 de junho.
Embora a propaganda de candidatos só seja autorizada a partir do dia 6 de julho, a legislação permite que os pré-candidatos façam propaganda entre seus correligionários 15 dias antes da convenção do partido.
Bolsas na Europa
avaliar de outra forma a não ser a intenção de blindagem da Delta”, disse o senador.
Pedro
Leonardo são Paulo - O cantor Pedro Leonardo, que vem fazendo fisioterapia, pode ser posto de pé pelos médicos na próxima semana, segundo informou ontem sua assessora de imprensa,
crianças já estão grandes e as pessoas desistem. A esperança é que a Justiça se mobilize para tornar o mais rápido possível a realização de um direito, que é ter uma família.”
Em palestra para mais de 600 pessoas que assistiram a abertura do evento, Leonardo Boff disse que a adoção não é um mero ato jurídico, tem que “nascer do amor, do profundo sentimento do cuidado”. Teólogo, Boff citou que o primeiro exemplo de adoção foi o de São José, que adotou “o filho
as commodities, o que provocou queda de ações ligadas a recursos naturais. O índice Stoxx Europe 600 fechou a sessão em baixa de 0,3%, aos 241,93 pontos, interrompendo três dias de altas. Na semana o índice acumulou avanço de 2,9%, no melhor desempenho semanal desde o começo de fevereiro.
Espanha em alta
londres - A Espanha voltou para o foco ontem, depois de a Fitch rebaixar o rating do país em três notas, para BBB, na quintafeira. O movimento pressionou as principais praças europeias no início da sessão, mas as perdas foram reduzidas após relatos de que o governo espanhol pode pedir ajuda da UE para seus
de Deus”.
Apesar da demora do atual sistema de adoção, o ministro e pai adotivo Gilberto Carvalho, diz que a espera vale a pena. “Nossa vida mudou, é uma nova energia que chega a sua casa, te rejuvenesce, te dá essa alegria de ser chamado de pai de novo. Tenho três filhos naturais, é uma coisa maravilhosa”.
O encontro para discutir a adoção vai até este sábado e será encerrado pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
bancos neste sábado. Apesar de o governo negar planos para isso, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio, admitiu no começo da tarde que há discussões em andamento. O índice Ibex-35 da Bolsa de Madri terminou o dia em alta de 1,77%, aos 6.552,00 pontos, com destaque para os bancos. Bankinter subiu 3,2% e Santander avançou 1,4%. Na semana o índice Ibex-35 ganhou 8,0%. Em Frankfurt os bancos lideraram as perdas. Commerzbank caiu 3,1% e Deutsche Bank declinou 0,5%. O índice DAX registrou baixa de 0,22%, para 6.130,82 pontos, mas acumulou alta de 1,3% na semana. Indicadores mostraram que as exportações da Alemanha diminuíram 1,7% em abril ante março, a primeira queda neste ano.
Ativistas querem abertura dos arquivos da ditadura
londres - As bolsas europeias reduziram as quedas no final da sessão em meio a especulações de que a Espanha pedirá ajuda da União Europeia para os bancos durante o fim de semana. Comentários do presidente dos EUA, Barack Obama, sobre a economia e a crise europeia também ajudaram a reduzir as perdas na Europa. Obama pediu que os líderes europeus ajudem o setor bancário e disse que a Grécia não deveria deixar a zona do euro No entanto, o dólar valorizado diante do euro pressionou
são Paulo - Ativistas dos direitos humanos reunidos no 16º Encontro Nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, querem a abertura dos arquivos da ditadura militar. A representante da Comissão de Familiares Mortos e Desaparecidos Políticos, Rosalina Santa Cruz Leite, disse que organização popular é essencial para que a Comissão da Verdade cumpra com a tarefa de esclarecer a verdade histórica. “Esse trabalho pode resultar em uma simples reunião de fatos já conhecidos, apenas para cumprir com a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos. As forças conservadoras não querem essa comissão, senão ela já teria sido feita em outros governos, como outros países fizeram”. O MNDH listou a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Maria da Penha, e a Comissão da Verdade como alguns dos avanços, dos últimos 30 anos, na luta por esses direitos no Brasil. Na avaliação do movimento, no entanto, a efetivação dessas conquistas é a principal dificuldade, o que torna a mobilização pela garantia dos direitos humanos no país uma necessidade permanente. “Outras décadas serão necessárias até que esses direitos estejam de fato consolidados”, avaliou Rosalina. Outro desafio recorrente nas avaliações dos participantes é a relação do movimento com os governos democráticos e populares. “Na primeira fase das organizações de direitos humanos, a postura de ser contra o Estado era bastante clara. Hoje, estamos vivendo os dilemas da terceira fase, que é de parceria da sociedade civil e Estado. Não podemos deixar de reconhecer, no entanto, que o capital e o Estado continuam sendo os principais violadores dos direitos humanos”, avaliou Renato Simões, conselheiro do MNDH. Para Benedito Mariano, secretário de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo, o papel dos movimentos sociais na crítica aos governos é fundamental.
O PROGRESSO
sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012 P1 Brasil/Mundo 7 Brasil/Mundo Brasil/Mundo P1 Brasil/Mundo Brasil/Mundo
Dourados, Mato Grosso do Sul,
Ministro Gilberto Carvalho, da secretaria-Geral da Presidência, fala na abertura do evento, representando a presidente
Valter Campanato/ABr
Avaliação
Candidato a mico, CR-V manual empolga
Versão LX 4x2 com câmbio manual de seis velocidades é leve e ágil, agradando os condutores
Luís Perez
SÃO PAULO - É uma grande pena que o brasileiro compre um automóvel já pensando na revenda, em vez de seguir seu gosto pessoal.
Também é lamentável que, apesar de fazer parte do jogo, compradores usem como pretexto para rebaixar o valor o fato de um veículo ter câmbio manual. Em mercados maduros, tem câmbio automático quem quer – não apenas quem pode pagar, como parece ser o caso do Brasil.
Todo esse preâmbulo se justifica porque dirigir o novo CR-V em sua versão de entrada, a LX 4x2 com câmbio manual de seis velocidades, é uma delícia. Além de a embreagem ser extremamente leve,
o câmbio tem engates muito precisos. É possível esticar as duas primeiras marchas e tirar o máximo do motor 2.0 16V de 155 cv (5 cv a mais do que na versão anterior). Na estrada a brincadeira fica ainda mais divertida, pois o modelo tem seis velocidades.
A direção elétrica faz o motorista esquecer que está conduzindo um veículo de quase duas toneladas (1.950 kg). A tração 4x2 é mais do que suficiente para 99% das situações que o consumidor médio do crossover vai encontrar ao longo de sua vida útil. Normalmente as avaliações de automóveis enumeram o que os modelos
têm. Neste caso, é preciso dizer o que o carro não tem, pois se trata de um modelo de entrada, que custa R$ 83.920, já com a redução de IPI.
Avaliação revela que modelo foi preparado ao público brasileiro
Ao contrário da versão EXL (top de linha), a avaliada não traz (além do câmbio automático e da tração 4x4) barras de teto, faróis de neblina (esses fazem falta), maçanetas cromadas (são da cor da carroceria), teto solar, banco de couro, conexão por Bluetooth, cobertura horizontal do porta-malas, sensor de chuva, airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade e assistência de partida em subidas. Pronto.
Mas é uma belíssima opção de entrada nesse segmento. O carro tem ar-condicionado, assoalho plano na traseira, câmera de ré (ainda prefiro o pi-pi-pi), controlador de velocidade e comandos do rádio reguláveis no volante, bem como a inovadora tecla “Econ”, que ensina o motorista a dirigir de forma mais econômica.
Quando apertada, a mensagem “ECON ligado” aparece no painel i-MID (isso mesmo, não tem tela de navegação). Assim, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção ETCS (Electronic Throttle Control System), ar-condicionado e piloto automático. Dois sinais luminosos no painel mudam de branco para verde (no Civic é de azul para verde).
Com design bastante atraente (impossível não lembrar da Volvo ao se deparar com a lanterna traseira), o CR-V ficou mais curto (passou de 4,58 metros para 4,53 m), mas manteve o entre-eixos de 2,62 m. O porta-malas carrega 589 litros com os bancos na posição normal e preenchimento do espaço até a altura dos vidros (na geração anterior, eram 556 litros). Ideal para quem tem
família e quer largar seu sedã médio.
IMPORTADO
Vindo do México, o modelo está em sua quarta geração (as demais são de 1997, 2002 e 2007), com um design que trabalha a favor do carro. Embora pelo novo desenho o carro dê a impressão de estar maior, ele ficou um pouco menor – passou de 4,58 metros para 4,53 m, mas mantendo o entre-eixos de 2,62 m. Menos bicudo, com a grade frontal invadindo os faróis e as linhas das lanternas mais angulosas.
Em todas as opções, o motor é o mesmo 2.0 16V de 155 cv de potência. Apesar de ser um modelo até certo ponto rejeitado na revenda – o argu-
mento geral é que, nessa faixa de preço, só se compra carro automático –, a versão manual traz um câmbio que promete. São seis velocidades, com super overdrive, que promete deixar o modelo bem esperto.
Desde a versão de entrada, o modelo traz ar-condicionado, direção elétridráulica, controlador de velocidade, airbag duplo, computador de bordo, central multimídia, tecla Econ e freios com sistema ABS, entre outros itens. Na versão top, o sistema VSA de estabilidade assistida traz como bônus o HSA (Hill Start Assist), que dá alguns segundos para que o motorista tire o pé do freio e coloque no acelerador sem que o veículo deslize. Outro detalhe interes-
sante de conveniência é que o freio de estacionamento, acionado pelo pé na versão anterior, volta a integrar o console. Seu interior lembra em muito o novo Civic brasileiro. Não é à toa. A ideia é que o consumidor se sinta em um sedã, com as comodidades de um crossover. Como no sedã, o novo CR-V traz o botão Econ, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica, encarregada de alterar vários sistemas do veículo (controle eletrônico da injeção, ar-condicionado e controlador de velocidade) a fim de privilegiar o baixo consumo – só que em vez de passar do azul para o verde, passa do banco para o verde.
Dourados,
Veículos
Veículos
Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Veículos Veículos Veículos 8 P1
Veículos Veículos
O PROGRESSO
Fotos: Divulgação
CR-V em sua versão de entrada, a LX 4x2 com câmbio manual de seis velocidades
Interior do CR-V LX 4x2 com câmbio manual de seis velocidades: no detalhe, o câmbio
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Saúde
Mulher e criança terão hospital próprio
Ministério da Saúde libera R$ 12,9 milhões para construção de unidade especializada em Dourados Ilustração
Valéria Araújo
DOURADOS - A cidade de Dourados terá um novo hospital especializado em mulher e criança. Trata-se do Instituto da Mulher e da Criança (IMC), que, ontem, teve os recursos na ordem de R$ 12,9 milhões liberados pelo Ministério da Saúde.
Ao todo a obra conta com R$ 18 milhões em investimentos, já que a UFGD será a executora do projeto com uma contrapartida de quase R$ 6 milhões. O projeto prevê a implantação de um edifício com 8,7 mil metros quadrados de área construída, com subsolo e cinco andares.
No térreo vão funcionar consultórios de ginecologia e obstetrícia, banco de leite, consultórios de pediatria, Pronto Atendimento Pediátrico (PAP) e salas das residências. O 1º andar terá quatro salas cirúrgicas para parto e seis salas para parto normal.
O 2º andar contará com 19 leitos de UTI Neonatal e 12 leitos para CTI Neonatal;
3º andar com 21 quartos (dois leitos/quarto) de enfermaria; e
4º andar com 16 quartos (dois leitos/quarto) de internação pediátrica.
Ontem o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) que é autor dos recursos no valor de R$ 12,9 milhões
Dourados
para a obra, disse que com a liberação dos recursos, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) já pode iniciar as obras. A previsão é a de que já nos próximos dias haja o lançamento da construção.
Segundo ele, o novo hospital especializado em saúde da Mulher e da Criança é uma forma de contribuir por uma melhora significativa no atendimento à saúde que se encontra em crise; uma maneira de desafogar o atendimento. “De nossa parte, como parlamentar não estamos medindo esforços
para mudar esta realidade. Estamos trazendo recursos importantes para o município”, destacou o parlamentar.
Previsão é de que a obra inicie nos próximos dias
A parceria entre a direção do HU, UFGD e o deputado Geraldo ocorre desde agosto de 2009, visando à implantação de uma estrutura que além de funcionar como local de aprendizado para os estudantes do curso de Medicina, será unidade de referência para atendimento na área de saúde para mulheres e crianças de toda a região, com serviços nas áreas de ginecologia, obstetrícia pe-
Festival de Teatro
UFGD inscreve grupos regionais até segunda
DOURADOS - A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inscreve até segunda-feira os grupos de teatro de Mato Grosso do Sul que queiram apresentar seus espetáculos no IV Festival Internacional de Teatro de Dourados que acontecerá de 14 a 23 de setembro de 2012.
diatria e neonatalogia.
UFGD
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) informou ao O PROGRESSO que está no aguardo do projeto final que sofreu alterações no Ministério da Saúde. De acordo com a Universidade, é preciso analisar se com as mudanças não será necessário um investimento maior na obra. Se isto ocorrer, a Universidade irá arcar com a demanda de recursos e terá que fazer nova licitação. Se as alterações do projeto não causarem aumento no orçamento, a universidade, que já realizou uma licitação já poderá iniciar as obras.
Saúde Bucal atende 4.000 pessoas por mês
DOURADOS - A Prefeitura de Dourados, através do Núcleo de Saúde Bucal, atende uma média 4.000 pessoas por mês. O atendimento abrange as 42 unidades da Estratégia de Saúde da Família, as unidades básicas, escolas estaduais e municipais, Apae, Lar Santa Rita, pessoas com necessidades especiais e laboratório de prótese.
De acordo com o gerente do núcleo bucal Sérgio Ramos, o atendimento é feito por 92 dentistas, 72 auxiliares de saúde bucal e quatro técnicos. O tratamento é gratuito. Após o diagnostico do profissional, é feito o plano de tratamento, sempre com o objetivo de o programa ser executado integralmente.
O paciente é avaliado e caso seja necessário o tratamento de canal ou mesmo problemas de gengivas e outros
casos mais complexos, é encaminhado pelo profissional para o CEO (Centro especializado de Odontologia), que também faz parte do núcleo e tem atendido com muita eficácia.
Além dessas ações, o núcleo bucal faz um trabalho nas escolas, denominado ‘programa coletivo’, realizado semanalmente com palestras sobre higiene bucal e aplicação de flúor não somente nas crianças, mas em todos os funcionários.
“Essa ação visa melhorar a qualidade de vida dos douradenses através da saúde bucal. E tornar as crianças multiplicadoras das ações de saúde”, afirmou Sérgio Ramos.
MARACANÃ
Na Unidade de Saúde Dr. Motohide Hiraish, no Jardim Maracanã, o atendimento é feito com três equipes de saúde. Cada equipe com três profissionais de odontologia atende uma
média de 8 a 12 pessoas por dia. De acordo com a dentista Elizandra de Queiroz Venâncio, a unidade realiza os atendimentos de restaurações, extrações, raspagem e educação em saúde. O objetivo é atender a demanda com agendada, mas em caso de emergência a demanda espontânea também é atendida. “Nunca deixamos o paciente sair da unidade com dor, esse é o nosso foco”, afirmou.
O morador Amauri Maziero, que está em tratamento na unidade há um mês, disse que está satisfeito. “Os profissionais são excelentes. O tratamento é muito bom, vale à pena vir até aqui. Eu vim de São Paulo e lá não se encontra um tratamento deste nível. Até precisei fazer o tratamento de canal e fui encaminhado para CEO, eu e minha filha, que tem necessidades especiais”, disse ele.
O evento é uma realização da Coordenadoria de Cultura – COC/Proex/UFGD e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Grande Dourados (Funaepe) e conta com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS) e apoio da Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Dourados.
Na edição de 2012 o Festival estará, através de edital, contemplando três grupos de teatro de Mato Grosso do Sul. O edital se encontra no site www. ufgd.edu.br/proex/coc/editais.
Os interessados poderão fazer suas inscrições, por correio via Sedex com data de postagem até o último dia de inscrição, ou entrega pessoalmente via protocolo até segunda-feira (dia 11) às 17h. O resultado de seleção será publicado até o dia 28 deste mês.
O endereço para entrega via protocolo ou envio pelos correios é: Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD / Coordenadoria de
Cultura. Rua João Rosa Góes 1761, CEP: 79825 070, Vila Progresso, Dourados, MS. IV FIT DoURADoS Essa é a quarta edição do Festival, que promove o intercâmbio entre diferentes grupos de teatro, divulgando novas linguagens artísticas, fomentando a criação de plateias e contribuindo para uma maior dinâmica cultural na cidade de Dourados, trará três diferentes mostras, sendo elas: regional, nacional e internacional. Os organizadores do Festival reconhecem no teatro uma possibilidade de transformação, sobretudo, suscitando a educação pela arte e almejando a democratização dos espaços culturais existentes, abrindo para os bairros periféricos uma extensão viva do evento – pulsante, de comunicação direta com um público que habitualmente não frequenta salas de espetáculos, oferecendo ingressos a preços populares para os espetáculos realizados no Teatro Municipal de Dourados. A diversidade proposta possibilitará trocas de saberes e experiências, dinamizando o mercado teatral regional e nacional, contribuindo também para a formação, através de oficinas, minicursos e workshops que terão por finalidade atualizar e capacitar artistas, educadores e futuros profissionais da área.
Projeto do Instituto da Mulher e da Criança que será implantado em Dourados
A. Frota
Elizandra atende Amauri Maziero na unidade do Maracanã
Dia
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Saúde
Délia cobra atenção aos deficientes
Vereadora pede que o município desenvolva política pública de saúde voltada integralmente às famílias
DOURADOS - A Câmara Municipal de Dourados aprovou requerimento apresentado pela vereadora Délia Razuk (PMDB) e encaminhado ao prefeito Murilo Zauith, à secretária municipal de Saúde, Silvia Regina Bosso Souza, ao secretário municipal de Educação, Walteir Luiz Betoni e à secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, cobrando a realização de estudos no sentido de viabilizar, na rede pública de saúde, uma assistência especial diferenciada às mães e crianças com deficiência. “Nossa proposta é que essa rede de assistência tenha início no nascimento com o fornecimento de medicação de uso contínuo sem interrupção a todos os pacientes que residam em Dourados”, enfatiza a vereadora.
Atenção é importante para levar qualidade de vida aos deficientes
todo o mundo e que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que os deficientes se dividem em deficiência física (tetraplegia, paraplegia e outros), deficiência mental (leve, moderada, severa e profunda), deficiência auditiva (total ou parcial), deficiência visual (cegueira total e visão reduzida) e deficiência múltipla (duas ou mais deficiências associadas).
Para Délia Razuk, o conhecimento da deficiência da criança é uma experiência traumática, que pode alterar o estado emocional dos membros da família.
Délia Razuk explica que todos os anos mais de 100 mil mulheres tornam-se mães de crianças deficientes em
Dourados
“Quando a deficiência é revelada, a família inteira começa uma batalha adaptativa para recuperar o equilíbrio, e embora somente um membro da família seja deficiente, todos os demais são afetados e, até certo ponto, incapacitados por ela”, argumenta a vereadora. De acordo com ela, a vida familiar sofre alterações frente às exigências emocio-
Senac oferece cursos de beleza, gestão e saúde
DOURADOS - O Senac de Dourados, integrante do Sistema Fecomércio/MS, está com inscrições abertas em Dourados para vários cursos, entre eles o de Penteados para Festas, com início dia 9 de julho, que vai ensinar o aluno a fazer penteados, seguindo técnicas apropriadas para cada tipo de cabelo, utilizando os produtos e instrumental necessários, considerando as características faciais, evento, traje escolhido, gosto do cliente e tendências da moda, sempre visando atender as expectativas do cliente. Para fazer o curso é preciso ser cabeleireiro com conhecimentos prévios em penteados básicos, ter 18 anos completos e ensino fundamental.
SEcREtARIA EScOlAR
Destinado a profissionais que atuam ou queiram atuar como Secretária Escolar. As aulas têm início no dia 15 de junho e a carga horária é de 180 horas-aula. Durante o curso o aluno vai aprender temas como: Secretaria; Informática: Ferramentas Operacionais; Redação Oficial; Legislação Educacional na Educação Básica; Sistema Educacional na Educação Básica, entre outros. Para fazer o curso é preciso idade mínima de 18 anos e ensino médio completo.
REDAçãO OFIcIAl
O curso oferece aos participantes as técnicas para redigir
documentos oficiais de forma clara e objetiva, bem com aprofundar na contextualização dos temas para melhorar o desempenho na escrita de forma planejada e organizada. As aulas também têm início no dia 11 de junho e para se inscrever é preciso idade mínima de 18 anos e ensino médio completo.
cONSUltóRIO ODONtOlóGIcO
O curso tem como objetivo aperfeiçoar conhecimentos e técnicas específicas para a atuação como secretárias de consultórios odontológicos no mercado de trabalho. No curso, o aluno terá formação em princípios éticos da profissão; técnicas secretariais; relacionamento interpessoal e mudança comportamental: estratégias de acolhimento do paciente/ cliente; anatomia e fisiologia da boca; Saúde bucal e técnicas de higienização: Princípios de microbiologia; Lavagem, desinfecção e esterilização dos instrumentais; primeiros socorros, entre outros. O curso tem carga horária de 60 horas e início dia 11 de junho.
As três últimas opções são na modalidade à distância e os cursos podem ser feitos por interessados de qualquer lugar do Estado e do País. Para se inscrever é preciso ter disponibilidade de uma hora por dia, em média, para estudo e participação nas atividades do curso, e ter acesso a computador com internet.
nais e à convivência com a criança deficiente, podendo gerar conflitos e instabilidade emocional. “Por isso, um acompanhamento médico, psicológico e assistencial desde o nascimento da criança fará a diferença para toda a família e para toda a sociedade”, jus-
Técnico Administrativo
UFGD
tifica Délia Razuk.
Para a vereadora, a assistência especial prevista na proposta que ela encaminhou ao poder público consistirá, basicamente, na prestação de informações por escrito à parturiente em forma de material didático, ou a quem
a represente, sobre os cuidados a serem tomados com o recém nascido por conta da sua deficiência ou patologia, bem como no fornecimento de listagem das instituições, públicas e privadas, especializadas na assistência a portadores da deficiência ou patologia
específica.
“Em caso de medicação continuada, o poder público deverá providenciar a devida medicação para que o tratamento não seja interrompido, indicando o local onde deverão retirar a medicação no período determinado, para que as mães ou responsáveis pela criança não tenham que solicitar, procurar ou perambular em vários órgãos públicos ou particulares em busca de medicamento”, enfatiza. Délia Razuk finaliza salientando que dessa forma, as mães e crianças portadoras de necessidades especiais terão o direito de melhores condições de vida, assegurados pela legislação e pelo poder público. “Tenho convicção que o benefício da proposta que estamos levando ao prefeito é infinitamente superior aos gastos que a prefeitura terá para oferecer atenção integral às famílias que tenham algum membro com deficiência e, por isso, acredito que o poder público será sensível à nossa reivindicação”, finaliza Délia Razuk.
realiza concurso amanhã
DOURADOS - Mais de 9,8 mil candidatos deverão fazer em Campo Grande e Dourados a prova objetiva do concurso para técnicos-administrativos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). De manhã será a prova para os cargos de nível D (Ensino Médio) e à tarde para os cargos de níveis C e E (Ensino Fundamental e Ensino Superior).
São 28 vagas para Assistente em Administração (14 vagas – 422,56 candidatos por vaga), Assistente em Administração PNE (2 vagas – 36,50 candidatos por vaga), Auxiliar em Administração (4 vagas615,50 candidatos por vaga), Engenheiro de Segurança do Trabalho (1 vaga – 30 can-
UFGD
Abertas
didatos por vaga), Jornalista (1 vaga – 107 candidatos por vaga), Técnico de Laboratório: Análise Clínicas (1 vaga – 134 candidatos por vaga), Técnico em Assuntos Educacionais (4 vagas – 267,25 candidatos por vaga) e Técnico em Eletrotécnica (1 – 45 candidatos por vaga).
De manhã, a abertura dos portões será às 7h15, com fechamento às 8h (horário de MS), para a prova dos cargos de Assistente em Administração, Técnico de Laboratório/ Área: Análise Clínicas e Técnico em Eletrotécnica. A prova tem duração de 3h30.
À tarde, a abertura dos portões será às 12h45, com fechamento às 13h30 (horário de MS), para a prova dos cargos de Auxiliar em Administração,
Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jornalista e Técnico em Assuntos Educacionais. Essa prova também terá duração de 3h30.
O Centro de Seleção da UFGD ressalta que as provas terão início, rigorosamente, no horário previsto para cada uma delas, devendo os candidatos comparecer ao local de prova com, pelo menos, 45 minutos de antecedência. Conheça as recomendações para a prova no edital: http:// www.ufgd.edu.br/concursos/ tecnico-administrativo/2012/ editais/Edital_Convocacao_ Provas_Objetivas.pdf . Os candidatos tiveram acesso ao ensalamento desde 31 de maio de 2012, por meio da área restrita (http://ciclopes. ufgd.edu.br:8080/minervasite/
area-restrita/login.jsf), mas quem ainda estiver com dúvidas por entrar em contato com o Centro de Seleção da UFGD, pelo telefone (67) 3427-2587, inclusive amanhã (sábado –dia 9), ou na sede localizada a Rua João Rosa Góes, 1.919, Vila Progresso.
ÔNIBUS
A Medianeira divulgou a relação dos horários de ônibus no domingo: Terminal – 05h40; 06h45; 07h; 07h10; 12h; 12h30 e 15h30; Universidade – 07h10; 11h30; 12h; 12h25; 16h; 17h; 17h40. Link: http://www.medianeiradourados.com.br/base/www/media/ attachments/42/42/4fcfcc3db
1d233767d39a081d88f86368 0b7e1fad1131_horario-especial-para-concurso-ufgd.pdf
inscrições para Mestrado em Matemática
DOURADOS - Estão abertas as inscrições no Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat), pelo site http://www.profmat-sbm. org.br,oferecido no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. As inscrições vão até 2 de julho.
Das 15 vagas oferecidas, 12 são destinadas a professores de matemática da rede pública e as outras três ficam reservadas para a demanda social, isto é, para qualquer pessoa interessada que queira fazer o curso. Portanto, são duas formas de entrada independentes e o candidato faz a opção na inscrição, sendo que se ele não for professor da rede pública só pode se candidatar na demanda social.
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) faz parte da rede nacional de Instituições de Ensino Superior que realizam o curso e promove as aulas aos sábados, com as disciplinas no formato semipresencial.
Como aluno desse Mestrado, o professor pode continuar trabalhando em sala de aula e ainda ganhar uma bolsa
da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no valor de R$ 1.350,00 por mês.
O ProfMat visa a atender preferencialmente professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio apro-
fundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.
Mais informações pelo site http://www.profmat-sbm. org.br, inclusive o manual do candidato.
a Dia O PROGRESSO
Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 2 D1
Délia Razuk cobra do poder público uma rede integral de assistência às pessoas com deficiência
Divulgação
Dia dos Namorados
Comércio abre até as 18h neste sábado
Pesquisa da Fecomércio-MS aponta um faturamento de R$ 4 milhões no comércio para o Dia dos Namorados
Leonel Jonas
DOURADOS – Depois do Natal e Dia das Mães, os lojistas douradenses investem no ‘amor’ para aquecer as vendas. O Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa de maior faturamento para as lojas. E hoje as lojas ‘esticam’ o horário para atender o maior número de clientes. O funcionamento segue até as 18h.
Uma pesquisa feita pela Fecomércio-MS apontou que a economia douradense terá um faturamento de R$ 4 milhões para o Dia dos Namorados.
Otávio Benites, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), acredita que o faturamento das lojas podem até superar o valor estimado pela Fecomércio/MS. “Dourados é um polo da região Sul do Estado e recebe mais de 25 municípios que vêm até a cidade atrás de opções de presentes para o Dia do Namorados”, disse Otávio.
Para este ano, a CDL estima um aumento nas vendas entre 5% a 10% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. “Estamos passando por um bom momento na economia e muitas pessoas já se anteciparam nas compras dos presentes e já tivemos alguns aumentos em relação ao ano passado”, falou Otávio
Para incentivar ainda mais as vendas, a CDL está promovendo a campanha “Dois Amores em Um Coração” que vai sortear um cruzeiro pela costa brasileira com acompanhante, uma moto Fan 0km e um dia de transformação e beleza.
As lojas participantes da promoção estão identificadas com bandeirolas da campanha. Os prêmios serão sorteados no próximo dia 23, às 12h30, na Praça Antônio João.
ShOPPinG
O Shopping Avenida Center vai presentear durante todo o mês quem tiver a melhor história de amor. Os sorteios serão realizados aos sábados. Será um ganhador por sábado.
O participante terá que ir até uma das lojas do Shopping para retirar o papel de carta (não há necessidade de compra), escrever a sua história em no máximo dez linhas e depositar em uma urna que ficará disponível na área central do shopping
Vitrines das lojas estão todas decoradas em comemoração ao Dia dos Namorados
porém, o ganhador deverá estar presente para retirar o prêmio, caso contrário, este será acumulado.
No último final de semana do mês será escolhida uma história dentre as três classificadas e esta ganhará o prêmio de R$ 1.000,00.
CDL estima um aumento nas vendas entre 5% a 10% a mais que 2011
A cada final de semana será escolhida por uma comissão julgadora uma história que será lida no sábado da mesma semana na área central do Shopping, esta história ganhará R$ 250,00,
Órteses são entregues a pacientes da clínica
Divulgação
Alunos de Fisioterapia da Unigran entregam órteses a paciente
DOURADOS - Acadêmicos no curso de Fisioterapia entregaram órteses fabricadas durante a disciplina de “Órtese e Prótese” para pacientes da Clínica de Fisioterapia da Unigran. Eles entregaram cerca de 60 dispositivos que irão ajudar pacientes no seu tratamento.
Segundo a coordenadora da clínica e professora da disciplina, Simone de Souza Elias Nihues, a órtese é “um dispositivo externo que evita a deformidade causada por alguma patologia, pois algumas patologias causam deformidades no membro superior, inferior e a órtese impede que esta deformidade seja instalada e também são usadas como adaptadores, muitas que fabricamos possibilitam o paciente digitar, escovar os dentes, escrever”, explica.
Como todos os anos, os alunos do 3º semestre do curso produzem e entregam as órteses, “os dispositivos são entregues aos pacientes carentes da clínica, que não tem
condições de ter uma órtese, de comprar, pois são caras. Então nós fazemos as medidas, as mensurações conforme a necessidade de cada paciente e os próprios alunos fabricaram e fazem a doação para estes pacientes”, comenta Simone. Franciele de Oliveira Santana é acadêmica de Fisioterapia e acha muito importante esta confecção dos dispositivos para doação, “como foi a primeira órtese que fiz para um paciente, foi uma experiência muito boa, tivemos um bom acompanhamento da professora, ela estava passo a passo ajudando a gente. Tive dificuldades, porém, com a ajuda da professora e com o equipamento da Unigran ficou mais fácil de fazer”. A estudante conta que ficou satisfeita com o trabalho, “podemos ajudar alguém que realmente precisa, sendo importante para esta pessoa, alguns pacientes não têm condições de comprar, então fazemos de acordo com a necessidade dele e entregando pessoalmente, é muito satisfatório”.
No dia 12, terá uma equipe de fotógrafos disponível para quem quiser tirar fotos e imprimir na hora sem custos como lembrança da campanha.
Amanhã, domingo e segunda-feira, terá um espaço em frente ao Banco do Brasil
com uma equipe de estética e massagem, fazendo tratamento de pele, cabelo e massagem gratuitamente.
PRESEntES
Este ano a lista de presentes está extensa, o jornalista Rafael Cozer disse que pretende comprar um celular para presentear a pessoa amada. O item deverá custar entorno de R$ 150. O presente do jornalista está acima do valor que a maioria pretende gastar este ano. Segundo a pesquisa da Fecomércio-MS, os casais devem desembolsar em torno R$ 82,00 na compra de presentes no Dia dos Namorados.
Segundo os entrevista -
dos, os presentes que serão comprados são roupas (16%), perfumes (14%), calçados (8%), chocolates (8%) e flores (8%), presentes típicos desta data. Ao serem questionados sobre o que querem receber de presente, os entrevistados sugeriram produtos semelhantes: perfume (14%), roupas (12%), calçados (9%), entre as suas principais escolhas.
O levantamento foi realizado em onze cidades (Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas) que, juntas, representam 62% do PIB de Mato Grosso do Sul.
Ex-prefeito de Glória de Dourados morre aos 75
DLÓRIA DE DOURADOS - Morreu na madrugada de ontem, em Campo Grande, José de Azevedo, popularmente conhecido como “Zé da Mala”, ex-prefeito de Glória de Dourados por quatro mandatos, nos períodos de 1965 a 1967, de 1983 a 1988 em um mandato tampão de seis anos, retornando em 1997 a 2004 contando com uma reeleição.
Zé da Mala estava residindo oficialmente em Campo Grande desde sua saída da prefeitura em 2004, quando terminava sua gestão de oito anos e não poderia pleitear o cargo segundo a Legislação Eleitoral, já que vinha de uma reeleição na prefeitura de Glória de Dourados.
Nos últimos anos Zé da Mala passou parte do tempo na cidade de Barretos onde se tratava de um câncer, e devido esse tratamento ajudou a fundar uma casa de abrigo para os pacientes e familiares do município de Glória de Dourados que também faziam tratamento no Hospital do Câncer de Barretos.
Zé da Mala, mesmo afastado da administração do município, era sempre requisitado para dar sugestão na política de Glória de Dourados, já que tinha muitos seguidores políticos devido a sua forma de agir administrativamente e partidária.
hiStÓRiCO
Ele foi, também, o 1º ve-
reador representando o distrito no início da década de 60, quando a área ainda pertencia ao município de Dourados. Azevedo foi autor na Câmara Municipal da proposta de concessão do título de Cidadão Douradense ao ex-presidente João Goulart, o Jango, a quem entregou a comenda pouco antes dele ser deposto pelo golpe militar de 1964.
Militou em toda a sua vida política no PTB (no antigo, proscrito em 1965) e no MDB/PMDB. Orgulhava-se de ser amigo de um caciques desse partido, o ex-governador paulista Orestes Quércia, a quem visitava em São Paulo e com quem trocava frequentes telefonemas. Em 2004 concluiu seu último mandato e em 2008 apoiou o nosso partido, o PT, ajudando a eleger o atual prefeito glo-
DOURADOS - A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.620, que cria o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. A data será comemorada, anualmente, em 28 de dezembro, dia em que ocorreu a fundação da primeira cooperativa de crédito do País pelo padre jesuíta Theodor Amstad, em Nova Petrópolis, no ano de 1902, e que deu origem à atual Sicredi Pioneira RS. A Cooperativa comemora, em 2012, os 110 anos de atividade ininterrupta.
O projeto de lei, criado pelo deputado federal Luís Carlos Heinze (PP/RS), foi apresentado em 2007 com o propósito de ressaltar a importância do cooperativismo de crédito para o País, contribuindo para o crescimento deste setor e, consequentemente, com a economia dos municípios onde estão inseridos e com a geração de renda para a população.
A criação da data também reconhece o crescimento e a consolidação do cooperativismo de crédito como processo de inclusão financeira. Segundo dados de 2011 divulgados pelo Banco Central e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), existem atualmente no país 1.312 cooperativas de crédito em atividade, reunindo 5,8 milhões de associados.
riadouradense, Arseno Athos Jr, do PSB.
Azevedo era um político à moda antiga, com resquícios do coronelismo, fama de autoritário e centralizador. Às vésperas de cada campanha eleitoral começava a visitar, em casa, um a um seus eleitores. Mas, em termos de gestão foi considerado um excelente administrador público. Praticamente tudo o que a cidade tem foi conquistado ou feito por ele – inclusive a autonomia municipal em 1965.
Morava há muitos anos em Campo Grande (mesmo quando foi prefeito as três últimas vezes), o que lhe rendeu o apelido de “Zé da Mala”, porque tão logo concluía o mandato voltava para a capital e era o primeiro a retornar a Glória de Dourados ainda na fase das pré-campanhas.
Nesse universo, o Sicredi responde pela existência de 114 cooperativas em 905 municípios brasileiros, reunindo mais de 2 milhões de associados. Em abril deste ano, o Sicredi registrou R$ 28,8 bilhões em ativos totais e apresentando mais de R$ 30 bilhões em recursos administrados. O ramo crédito como um todo, segundo a OCB, registrou R$ 86,5 bilhões em ativos em 2011, representando um crescimento de 25,8% em relação a 2010, montante 8,7% superior à média das demais instituições financeiras. Os depósitos do segmento totalizaram um crescimento de 26,3% em comparação a 2010, chegando a R$ 38,1 bilhões. A criação da data comemorativa, em 2012, é mais um reconhecimento a força da cooperação. Este ano, foi chancelado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Cooperativismo em homenagem ao impacto das cooperativas no desenvolvimento da sociedade.
Sicredi
Dia
Dia O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 3 D1
a
Hédio Fazan
Luto
Dilma sanciona lei que cria Dia do Cooperativismo
Fisioterapia
José de Azevedo, popularmente conhecido como Zé da Mala
Adauto Dias
Qualificação
Dia a Dia O PROGRESSO
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Prefeitura inicia mais sete cursos
São cursos do Qualifica Dourados nas áreas de gestão, vestuário, mecânica, elétrica, diesel, química, alimentos e automação
Saúde
LaserStar inaugura franquia em Dourados
OURADOS – A cidade de Dourados passou a ganhar uma nova empresa de tratamento de pele. Inaugurada ontem, a franquia LaserStar recebeu convidados para o coquetel de lançamento.
55 por área/sessão. A empresa está localizada na rua Melvin Jones, 863, centro, próximo ao Pão & Cia. As agendas podem ser feitas pelo telefone 3423-1657. O atendimento é de segunda a sábado.
TRATAmENTOS
uma só vez com baixo custo em relação a outros métodos de depilação.
Já o tratamento Fotorejuvenescimento suaviza linhas de expressões, cicatrizes de acne, manchas do sol e sardas.
OURADOS - A Prefeitura de Dourados inicia neste mês mais sete cursos de qualificação profissional, oferecidos através do programa municipal Qualifica Dourados e parceria com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
melhorar a qualidade de vida da população.
São 21 cursos em andamento, ministrados pelo Senai e Senac
Atualmente são 21 cursos em andamento, ministrados pelo Senai e Senac.
O Qualifica Dourados foi criado em 2011 pelo prefeito Murilo, pra dar oportunidade aos trabalhadores de fazer um curso de qualificação profissional, arrumar empregou o se aperfeiçoar e dessa forma
Através Qualifica/ Pronatec, executado pelo Senai, começa na segunda-feira (11), o curso de mecânico de manutenção de automóveis leves, oferecendo 20 vagas. No dia 25 serão iniciados os cursos de auxiliar administrativo (30 vagas), operador de processos químicos industriais (20 vagas) e operador de máquinas e implementos agrícola (20 vagas). Todos esses cursos serão oferecidos na sede do Senai.
Através do Qualifica Dourados, começa no dia 18 o curso de informática básica
no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) da Vila Cachoeirinha e no Cras do Jardim Água Boa. São 20 vagas em cada local.
Já o curso de auxiliar administrativo, com 30 vagas, começa no dia 19, no Senac. No dia 28 tem início o curso de auxiliar administrativo, no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador, que vai oferecer 15 vagas.
PRONATEC
O Qualifica/Pronatec atende todas as pessoas que têm o Cadastro Único e inclui jovens a partir dos 16 anos e ainda oferece transporte e alimentação durante a qualificação.
Os cursos estão distribuídos nas áreas de gestão, vestuário, mecânica, elétrica, diesel, química, alimentos e automação.
A adesão ao Pronatec foi firmada pelo prefeito Murilo no final do ano passado para dar maior oportunidade às famílias assistidas por programas sociais de terem uma profissão e emprego.
As inscrições são feitas nas unidades do Cras e na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua João Rosa Góes, 395, centro de Dourados. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-7718, com Helena ou Daiane.
Sempre atenta a inovações, a LaserStar se destaca por ser equipada com tecnologia de ponta, oferecer tratamentos diversos aos cuidados da pele por meio de luz intensa e diferenciais somente encontrados na rede. A unidade Dourados conta com localização privilegiada, discreta e aconchegante, tanto para mulheres quanto para o público masculino.
O interessante dos tratamentos é que os resultados são visíveis desde a primeira sessão e tem preço fixo de R$
A LaserStar Dourados realiza três principais tipos de tratamentos, dentre eles, o Fotodepilação, que elimina os pelos sem dor. A fotodepilação faz cada vez mais sucesso entre homens e mulheres que buscam eliminar os pelos indesejados do corpo de forma segura, duradoura e sem dor. Além de eficaz, o método de luz intensa pulsada (IPL) usado na fotodepilação é econômico e traz resultados rápidos, possibilitando o tratamento de grandes áreas do corpo de
A inovadora terapia por luz intensa pulsada é usada com êxito para melhorar a textura da pele, reduzir e suavizar rugas finas, cicatrizes de acne e hiperpigmentação (descoloração da pele, como manchas de sol, manchas senis e sardas.
A LaserStar desenvolve ainda o tratamento Fototerapias, que trata acne e manchas de pele. Neste, a luz intensa pulsada é a tecnologia usada também nas fototerapias para o tratamento de vários tipos de dermatose, além de acnes e manchas de pele, com excelentes resultados.
Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia
4 D1 D D
Programa Qualifica Dourados inicia mais sete novos cursos neste mês na cidade
Divulgação
A. Frota
A LaserStar está localizada na rua Melvin Jones, 863, no centro de Dourados
IncluIndO
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Amistoso
Brasil e Argentina: duelo decisivo para Mano
Uma derrota, que seria a segunda, acabará de vez com o crédito da Seleção às vésperas de
NovA Jersey - Pode não parecer, mas neste sábado é dia de decisão para a seleção brasileira, especialmente para Mano Menezes. O amistoso contra a Argentina, às 15h06 (de MS), em Nova Jersey, terá enorme influência no futuro do treinador, que está preparando a sua equipe para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres. Uma vitória sobre o time de Messi encherá a seleção de moral e dará paz ao gaúcho.
Os garotos da equipe sub-23 do Brasil terão um teste de fogo
Por outro lado, uma derrota, que seria a segunda consecutiva (no último domingo o time perdeu para o México, em Dallas), acabará de vez com o crédito acumulado nas vitórias sobre Dinamarca e Estados Unidos e deixará o técnico em situação bastante delicada, para dizer o mínimo.
Contra um adversário poderoso, que conta com o melhor jogador do planeta, os garotos da equipe sub-23 do Brasil terão um teste de
fogo. Eles precisam mostrar que aprenderam as lições da derrota para os mexicanos, jogo em que a seleção foi detida por uma defesa muito bem montada e deu bastante espaço para os contra-ataques do México. E um jogador em especial será observado com uma lupa pela torcida brasileira: Neymar. O craque do time, aquele de quem se espera jogadas geniais e muitos gols, negou fogo no último jogo e precisa se redimir. Ainda sem uma vitória sobre uma grande seleção desde que assumiu o cargo, em agosto de 2010 (no triunfo sobre a Argentina no ano passado, em Belém, o time adversário estava sem seus melhores jogadores), Mano Menezes sabe que o tom das críticas a ele subirão muito em caso de derrota. Até por isso, ele se preparou para anular os principais pontos fortes do time argentino especialmente Lionel Messi, é claro. O treinador, no entanto, descartou
fazer marcação individual sobre o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa. “Vamos marcá-lo por zona porque acreditamos que é a melhor maneira de marcá-lo”, falou o treinador. “Mas me preocupa mais o conjunto argentino do que seus jogadores”.
dÚVIdAS
É pouco provável que Mano Menezes conte com Thiago Silva, vítima de dor no joelho direito. Bruno Uvini está pronto para substituí-lo, mas a entrada do garoto do São Paulo na zaga poderá provocar outra mudança na equipe. Por não confiar completamente em uma dupla formada por dois jogadores que até o ano passado jogavam na seleção sub-20 (Bruno Uvini e Juan), o treinador pode tirar um dos atacantes para escalar mais alguém no meio de campo. Nesse caso, provavelmente Hulk sairia do time para a entrada de Casemiro, que jogaria ao lado de Sandro e Rômulo.
Casa do New York Giants, time de futebol americano, o estádio MetLite receberá 80 mil pessoas neste sábado, apesar de o clássico ser ignorado pela imprensa norte-americana. No mesmo palco em que fez sua estreia na seleção, em um jogo contra os Estados Unidos, Mano Menezes poderá viver uma de suas maiores alegrias como treinador do time nacional. Ou uma de suas maiores tristezas. Tudo depende do que acontecerá durante 90 minutos em Nova Jersey.
Londres
Ricardo Stuckert
Polícia
Brasil terá hoje um teste de fogo contra a Argentina; ao técnico Mano, é vencer para não ter o crédito abalado antes de Londres
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Liga Mundial
Brasil vence a Finlândia em estreia no Brasil
SÃO BERNARDO -
A seleção brasileira masculina de vôlei agradou a torcida ao vencer, ontem, o primeiro jogo da etapa brasileira da Liga Mundial 2012. A estreia no ginásio Adib Moyses dib, em São Bernardo (SP), foi contra a Finlândia e o Brasil levou a melhor por 3 sets a 0 (25/21, 25/22 e 25/9), em 1h18 de partida.
Maior pontuador da equipe brasileira na primeira partida da terceira etapa, o oposto Wallace se esquiva dos elogios e direciona o foco ao grupo. O resultado positivo foi, segundo o jogador, o primeiro passo para o objetivo do Brasil, que é deixar São Bernardo na liderança do Grupo B, onde, atualmente, a Polônia é a primeira colocada.
“O mais importante foi conseguir essa primeira vitória e, agora, temos buscar as outras duas para sairmos dessa etapa com a liderança do grupo”, disse Wallace, que espera crescer ainda mais na competição. “Já tive atuações melhores do que a de hoje. Fui um pouco abaixo, mas acho que consegui ajudar a equipe da melhor maneira que pude”, complementou o oposto brasileiro.
depois de ficar de fora nas duas primeiras rodadas, em Toronto (Canadá) e Katowive (Polônia), o ponteiro João Paulo Bravo entrou em quadra no segundo set, ontem, e contribuiu com seis pontos. de outro ângulo, o ponteiro pôde observar o crescimento da equipe.
“Estamos melhorando cada vez mais e isso é visível, mas sabemos que temos muito para evoluir ainda. O caminho
é longo. Liga Mundial é uma competição muito importante, mas, claro, o nosso objetivo é um pouco mais na frente, nos Jogos Olímpicos de Londres”, destacou Bravo, sobre o trabalho do Brasil.
Responsável por uma longa sequência de saques no terceiro set, e por quatro pontos neste fundamento (além dos dois de bloqueio e quatro de ataque), o central Lucão se divertiu com o acontecido.
“O problema de fazer uma boa sequência como essa é que o Bernardo vai querer que eu faça todo jogo”, brincou Lucão. “Mas espero poder repetir isso sempre. O passe deles não estava muito bem hoje e isso ajudou. Eu sou um dos poucos que treina só saque viagem e trabalho forte todos os dias”, disse o central da seleção brasileira.
O técnico
Bernardinho também analisou a primeira partida em casa.
“A Finlândia foi bem. Eles defenderam e sacaram bem, se posicionaram taticamente da forma correta e nós cometemos alguns erros não forçados. Aos poucos conseguimos entrar no jogo. Não foi uma partida excepcional. Tivemos pontos positivos e outros nem tanto. E sabemos que precisamos trabalhar em cima das nossas inconsistências momentâneas”, afirmou Bernardinho.
O treinador da seleção brasileira busca um desempenho ainda melhor para os dois próximos jogos pela terceira rodada da Liga Mundial. “Tivemos três treinos aqui no Brasil, antes da estreia, e esse não foi um início ruim. Vamos ver se conseguimos dar uma crescida a partir de amanhã para jogar
ainda melhor”, concluiu Bernardinho.
PRóxImOS JOGOS
Ainda nesta terceira eta-
Feminino
pa da Liga Mundial, o Brasil enfrentará o Canadá hoje, e a Polônia amamnhã. Todos os jogos acontecem às 9h e tem transmissão da TV Globo e do
canal Esporte Interativo.
Nas duas primeiras rodadas, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho conseguiu três vitórias e sofreu três der-
rotas. Com isso, o Brasil soma 12 pontos, enquanto a Polônia, líder do Grupo B, tem 14. Os canadenses têm seis pontos e os finlandeses, quatro.
Brasil bate Itália em estreia no Grand Prix
SÃO PAULO - A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória no Grand Prix, ontem, ao bater a Itália por 3 sets a 2, com parciais de 18/25, 25/22, 25/21, 20/25 e 15/6, em Lodz, na Polônia, em jogo válido pelo Grupo d da competição.
O duelo entre brasileiras e italianas abriu esta chave do torneio, que ontem ainda terá o confronto entre Polônia e Sérvia, também em Lodz. Neste sábado, o Brasil voltará a quadra para encarar as sérvias, às 6h30 (de MS), antes de fechar essa primeira etapa do Grand Prix diante das polonesas, no domingo, a partir das 14h.
Nesta primeira fase da competição, que deu início à vigésima edição de sua história, o técnico José Roberto Guimarães poupou algumas das principais jogadoras da seleção, que ficaram no Brasil treinando para a Olimpíada.
E o grande destaque da vitória brasileira ontem foi a ponteira Fernanda Garay, com 20 pontos, sendo 17 em ataques e três em bloqueios, enquanto Paula Pequeno fez 16.
O JOGO
O duelo realizado em Lodz começou com a Itália melhor. Forte no bloqueio, a seleção europeia abriu três pontos de vantagem e fez 12 a 9. Mas, após um tempo pedido por Zé Roberto, o Brasil reagiu rápido e empatou
Seleção feminina de vôlei estreou com vitória no Grand Prix, ontem, ao bater a Itália por 3 sets a 2
em 12 a 12. As italianas, porém, seguiam com bom volume de jogo e rapidamente voltaram a conseguir boa vantagem. E, após irem para a segunda parada técnica vencendo por 16 a 13, liquidaram o primeiro set em 25 a 18.
Já na segunda parcial, o Brasil voltou a mostrar força e, após Zé Roberto promover a entrada de Tandara no lugar de Mari, que fez só três pontos no jogo, o Brasil deslanchou para abrir 18 a 13. A Itália ainda esboçou uma reação no final do set, mas as brasileiras venceram por 25 a 22.
Após o empate no duelo, Zé Roberto optou pela permanência de Tandara no lugar de Mari no terceiro set, mas o Brasil voltou a
sofrer ao ir para a primeira parada técnica em desvantagem de 8 a 5. Insatisfeito novamente com a nova queda de rendimento da equipe, o treinador sacou a central Juciely e colocou Natasha, mas as italianas seguiram dominando e ampliaram o placar para 13 a 7.
Vendo que os ataques brasileiros estavam se tornando previsíveis, o comandante resolveu trocar de levantadora, sacando dani Lins e colocando Fernandinha. E a estratégia se mostrou eficaz, já que o Brasil se reencontrou e, justamente após uma boa sequencia de saques de Fernandinha, virou o placar para 19 a 18. E, mais confiantes, as brasileiras liquidaram o set em
25 a 21.
Já no quarto set, o time nacional exibiu instabilidade novamente e viu as italianas abrirem 17 a 11. As brasileiras ainda tentaram reagir no final da parcial e chegaram a estar perdendo por 20 a 17, mas as adversárias administraram a vantagem e empataram o confronto ao fecharem em 25 a 20.
No tie-break, entretanto, o equilíbrio que marcou quase todo o duelo deu lugar à superioridade do Brasil. Eficientes nos contra-ataques, as brasileiras fizeram 7 a 4 e passaram a colocar mais pressão na Itália, que sofria para passar pelo bloqueio e sucumbiu rapidamente ao cair por 15 a 6.
Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte 2 E1
PROGRESSO
O
“O mais importante foi conseguir essa primeira vitória; temos outras duas para sairmos da etapa com a liderança”
O Brasil enfrentará o Canadá hoje, e a Polônia amanhã às 9h
divulgação/Alexandre
Na estreia da segunda fase da Liga e jogando no Brasil, Wallace foi o maior pontuador da partida
Arruda
divulgação
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Atlético-MG
Cuca confirma a estreia de Ronaldinho
No time, ele deve atuar mais livre, com a função de criação das jogadas e sem a responsabilidade de marcar
Samuel Aguiar
Belo HoRizonte - O técnico do Atlético Mineiro, Cuca, confirmou para este sábado, diante do Palmeiras, a estreia de Ronaldinho Gaúcho no meio de campo do time. Depois da frustração da torcida no jogo contra o Bahia, que o mais novo reforço alvinegro não pode disputar por não estar regularizado perante a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sua presença na equipe está garantida no lugar de Escudero. No time, ele deve atuar mais livre, com a função de criação das jogadas e sem a
Ronaldinho Gaúcho também é a aposta do treinador para as cobranças de bola parada
responsabilidade de marcar. Ronaldinho Gaúcho também é a aposta do treinador para as cobranças de bola parada, uma das deficiências da equipe e setor que o Palmeiras tem “muito bom”, segundo Cuca. Para o técnico, o recém contratado pode fazer a diferença no momento de decisão. “Pode ser bola parada, jogada individual, um passe que ache um jogador. Para isso que a gente trouxe o Ronaldo, para ele ser aquele articulador”, disse. Mas essa foi a única certeza que Cuca deu para a partida, válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro e que
está marcada para as 21h, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O técnico preferiu
Santos
fazer mistério quanto ao resto da equipe, principalmente no meio de campo. Como
Ronaldinho Gaúcho jogará mais livre, uma opção para o treinador é sacar Bernard da
equipe e, em seu lugar, escalar Leandro Donizete para reforçar a marcação.
Leão descarta o volante Fabrício para clássico
S
ão PAulo - Mesmo sem Casemiro e Wellington, Emerson Leão descartou ontem o retorno do volante Fabrício ao time do São Paulo no clássico contra o Santos, neste domingo, no Morumbi. Segundo o treinador, o jogador não apresenta condições físicas adequadas. “Ele está inferior hoje em relação a quando voltou da última vez em que jogou dez minutos. Amanhã (sábado) fará coletivo, ele
Brasileirão
está evoluindo. Treinou ontem e cansou com 20 minutos”, revelou o treinador.
Sem jogar desde o dia 7 de abril, Fabrício já está recuperado da lesão na panturrilha direita, mas seu retorno vem sendo conduzido com cautela pelo clube. Nesta semana, ele voltou a treinar com os demais jogadores, mas ainda está longe da melhor forma física.
“Ele vem de uma recuperação de muito tempo e temos que ter muita preocupação. Ele
já foi duas vezes ao campo e voltou duas vezes em condições piores, mas quando vocês (imprensa) veem um atleta se recuperando em campo, já querem escalá-lo. Foi a mesma coisa com o Rogério (Ceni). Eu preciso tirar esse entusiasmo, é minha função”, disse Leão.
Fabrício poderia ser uma boa opção para o meio de campo do São Paulo para o clássico deste fim de semana, já que Leão não poderá contar
com Casemiro, integrado à seleção brasileira, e Wellington, em recuperação após cirurgia.
RHODOLFO, A DÚVIDA
O zagueiro voltou a campo ontem e fez atividades específicas separado do grupo. Ele passa por novos testes para saber se terá ou não condições de enfrentar o Santos Enquanto não sabe se joga, o camisa 4 festeja o nascimento de Gabriela, sua primeira filha.
Flamengo tenta um novo recomeço na temporada
Rio - Ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro e desgastado pela crise envolvendo o clube e Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo tenta um novo recomeço neste sábado, às 17h30 (de MS), contra o Coritiba, no Engenhão. A partida é importante para o técnico Joel Santana, em descrédito com a torcida por causa das atuações ruins do time na competição e pelo fracasso na Copa Libertadores
e no Campeonato Carioca.
Um novo tropeço do clube rubro-negro deixa a situação de Joel Santana bastante delicada, embora não seja determinante para a sua queda – a exceção seria uma derrota humilhante para o Coritiba. A diretoria do Flamengo está centrada na briga na Justiça contra Ronaldinho Gaúcho, que deixou o clube e acertou com o Atlético Mineiro, e não deve tomar nenhuma decisão mais severa no futebol
nos próximos dias. A preocupação no clube é evitar que o impasse com Ronaldinho Gaúcho “contamine” o time. Por isso, Joel Santana não fala mais do caso com o grupo. Pediu aos jogadores que fizessem o mesmo nas conversas mais reservadas, entre eles, embora saiba que alguns atletas tenham relação de amizade com o meia. Nas entrevistas, durante a semana, os jogadores seguiram a orientação.
Vágner Love, parceiro de Ronaldinho Gaúcho em eventos noturnos, mas com bom rendimento em campo, deixou para trás o episódio em suas últimas declarações. Autor do gol de empate contra a Ponte Preta no último minuto do jogo da última quarta-feira (terminou 2 a 2), prevê dificuldades contra o Coritiba. “Início de campeonato e as duas equipes ainda buscam se acertar; isso torna o jogo um pouco imprevisível”, disse.
3 Esporte Esporte
Esporte
E1
Esporte Esporte
Esporte Esporte
O PROGRESSO
Ronaldinho Gaúcho estreia no Atlético Mineiro, neste sábado, contra o Palmeiras livre para criar jogadas
Polícia Polícia Polícia Polícia Polícia Polícia Polícia Polícia
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Nova Alvorada do Sul
Sete traficantes fogem da cadeia
No momento da fuga, apenas um agente estava na delegacia e não ouviu os presos serrarem o cadeado e fugirem
Wellington da Silva, apontado como um preso violento e perigoso;
Marcelo Humberto
DOURADOS – Entre a meia-noite e 6h da manhã de ontem, sete detentos fugiram da delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul. No momento da fuga, apenas um agente estava de plantão e não percebeu a fuga dos bandidos. Entre eles está um dos líderes
Tráfico
de uma facção criminosa e apontado pela polícia como perigoso.
Segundo informações, a Delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul tem cela para 18 presos. No momento da fuga, tinha 36 e somente os sete fugiram cerrando o cadeado da cela e um alambrado que fica no teto da delegacia. Os presos não encontraram resistência
e pularam sem serem vistos. Em três tentativas de fuga pelos presos, apenas esta foi concluída. Nas duas primeiras, foram abortadas pelos policiais civis.
E a fuga foi bem planejada.
Conseguiram fugir: Ederlan Pereira da Silva, Hudson
Henrique Ajala de Matos, João Batista da Silva Passos, Sérgio Pires, Valderi Mariano de Moraes, Wellington da Silva e Willian Silva dos Santos.
Desses, Wellington, como o possível líder da fuga, é tido como um preso problemá-
tico. A intenção dele, segundo a Polícia, era voltar para o presídio de segurança máxima de Campo Grande. Ele é apontado como violento e perigoso.
A Delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul sempre teve a sua segurança limitada. A fuga dos presos foi uma evidência da necessidade de melhorias no local. No momento da fuga estava um agente que tem a missão de
fazer boletim de ocorrência, atender telefone e o público e ainda cuidar dos presos, o que não é função do policial civil. Agentes do Serviço de Investigação Geral (SIG) de Dourados, Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul, Polícia Militar da região, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Operação de Fronteira (DOF) estão envolvidos nas buscas.
Cresce o número de apreensão de maconha Presa babá acusada de torturar e matar criança
RiO - Condenada pela Justiça do Rio de Janeiro a cinco anos e sete meses de prisão por tortura e foragida desde 2010, a babá Sílvia dos Santos, de 42 anos, foi presa na última quarta-feira, no Paraná, pela Polícia Civil fluminense. Sílvia foi condenada em primeira instância em 2008, acusada de torturar o menino Pedro Pinheiro Fabri, portador de deficiência física e mental.
Pedro morreu em março de 2006, aos 6 anos, em decorrência de uma lesão no pâncreas. O caso teve grande repercussão na época.
A condenação de Sílvia, confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) após vários recursos, transitou em julgado em 2010
Apreensões de maconha em Dourados já soma mais de 14 toneladas em cinco meses
DOURADOS – Graças a uma ação mais repressiva, os setores de segurança de Dourados, como a Polícia Rodoviária Federal(PRF), Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e a Polícia Federal (PF), nos cinco primeiros meses deste ano, foram apreendidos pelos três importantes setores, mais de 14 toneladas de maconha. Um número alto que deixa um grande rombo nos cofres dos grandes traficantes.
Somente o DOF apreendeu nos cinco primeiros meses deste ano, exatos 8.911.195 quilos de maconha. Hoje, segundo estatísticas, o DOF apreende em torno de 70% de drogas do Estado. Por estar frente a frente com o cotidiano da fronteira entre Brasil e Bolívia, a fiscalização é muito mais rígida.
Cocaína, o DOF apreendeu 50.597 quilos; haxixe, 9.660 quilos, pasta-base, 64,625 quilos, crack, 12,290 quilos e Oxi, 2,130
quilos.
Por outro lado, a PRF que tem a missão maior de prevenção em acidente nas rodovias federais, tem tido uma grande parcela de contribuição ao apreender, nos cinco primeiros meses de 2012, 5.182.569 quilos de maconha.
Crak, foram apreendidos 45.645 quilos; cocaína, 662.139 quilos e haxixe, 4.090 quilos.
Pelo fato da maconha ser produzida durante o ano todo, os setores de segurança de Dourados têm tido uma atenção especial nas fronteiras e estradas vicinais.
A Delegacia da Polícia Federal de Dourados, por exemplo, no começo deste ano, segundo estatística enviada ao O PROGRESSO, apreendeu apenas 149 quilos de maconha. As maiores ações dela foram com apreensão de cigarros.
No entanto, na quarta-feira (6) numa ação na região de Amambai, apreenderam mais de três toneladas de maconha.
As inúmeras formas que os traficantes usam para tentar enganar os policiais não têm tido tanto êxito assim. Ambulância, lataria de veículos, sob cargas de madeira e carroceria de caminhão boiadeiro, bicicletas, são apenas alguns dos meios que os traficantes usam para tentar enganar.
“Estamos atentos e os policiais sabem que o tráfico precisa ser combatido severamente. A nossa missão, estamos cumprindo”, disse o inspetor Ozanan Catelan da PRF.
As agressões ocorreram em 2005 durante os meses em que Sílvia trabalhou como babá na casa da família, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio. Desconfiados dos hematomas no corpo
PMRE apreende maconha e haxixe
AMAMBA i - Por volta das 08h15 de ontem, policiais militares rodoviários da Base Operacional de Amambai apreenderam diversos tabletes de maconha, esferas de haxixe e prenderam um homem de 45 anos, motorista do veículo VW/ Saveiro, prata, de Minas Gerais, que trafegava sentido a Tacuru pela rodovia MS-156.
Os policiais localizaram nas laterais, sob a proteção da carroceria e tampa traseira do veículo, 108 tabletes de maconha e 150 esferas de haxixe.
O traficante confessou que levaria o entorpecente para Santo André/SP, onde receberia R$ 3.000 no ato da entrega. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai.
de Pedro, os pais dele instalaram uma câmera escondida no alto da estante da sala, que flagrou, em oito horas de gravações, a babá batendo com a cabeça do menino no chão, sufocando-o com uma fralda e forçando-o a engolir o próprio vômito.
“Não foi por minha causa que ele (Pedro) morreu. Sou inocente. Ele sentia falta de ar e já caía da cadeira. Não bati com a cabeça dele no chão. Eu o levantei e coloquei de novo sentado. Também nunca usei o pano para sufocá-lo. Eu apenas limpava o vômito. Tenho uma filha e jamais faria isso. Sempre gostei muito dele”, alegou Sílvia, ontem, na sede da Chefia de Polícia Civil do Rio, onde foi apresentada à imprensa antes de ser encaminhada a um presídio feminino em Bangu, na Zona Oeste da cidade.
Sílvia foi localizada em Matinhos, no litoral do Paraná, por policiais da Delegacia de
Imbariê (62ª DP), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A investigação começou há três meses, após a delegacia receber uma informação sobre o possível paradeiro da babá, nascida e criada em Caxias. Ela morava numa casa simples e de difícil acesso com a filha, atualmente com 22 anos, que tem problemas renais e fazia hemodiálise no hospital municipal.
“Sílvia não foi localizada no endereço que tínhamos. Fomos ao hospital saber se ela havia recebido atendimento recentemente, e descobrimos que a filha dela sim. Por sorte, naquele dia a prefeitura estava fazendo um recadastramento dos pacientes que utilizavam o serviço de transporte, e conseguimos o endereço dela atualizado. Quando chegamos à casa, ela se identificou como Renata, mas não adiantou”, explicou o delegado Ângelo Lages, que chefiou a operação.
Paraná Cinco dias após acidente caminhoneiro é encontrado
Sã O PAU l O - O caminhoneiro Renato
Varela de Oliveira foi resgatado na tarde de quinta-feira, em uma ribanceira, no município de Jaguariaíva, na região central do Paraná, após sofrer um acidente há cinco dias, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual. De acordo com a PRE, Oliveira foi encontrado preso às ferragens, por volta das 18h de quinta-feira. O acidente ocorreu no último sábado, na rodovia PR-151, perto do
Rio das Mortes. O caminhão, que saiu de Avaré, no interior de São Paulo, transportando caixas de laranjas, seguia para o Rio Grande do Sul.
O motorista perdeu o controle do caminhão, que saiu da pista e caiu em uma ribanceira, segundo a PRE. A carga ficou toda sobre o veículo. Oliveira estava com várias fraturas e foi socorrido e encaminhado com vida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Carolina Lupion, da cidade de Jaguariaíva, informou a PRE.
O PROGRESSO Polícia
4 E1
Fotos: Polícia Civil Em três tentativas de fuga de presos, esta eles planejaram bem
2006
Droga
Arquivo
João Batista da Silva Passos; Sergio Pires; Valderi Mariano; Willian Silva; Ederlan Pereira e Hudson Henrique
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
Não consegue se entregar para viver um grande amor?
Por mais que o discurso da grande maioria das pessoas seja o de que desejam sinceramente experimentar uma relação madura, intensa e íntegra, verdade seja dita: muitas sequer conseguem acreditar nesta possibilidade e, consequentemente, entregar-se ao que sentem!
Outras, embora acreditem e se empenhem para viver uma relação baseada nesses preceitos, sentem tanto medo de dar errado e sofrer, ou de não serem correspondidas, que começam
e terminam com “um pé atrás”, como se tivessem de se manter sempre defendidas para, caso algo dê errado, estejam preparadas... Mas, sabem que nunca estão, nem nunca estarão!
Claro, amar (e receber amor) não são tarefas fáceis! Entregar-se requer autoconfiança, confiança no outro e coragem para correr riscos. Coragem para, sobretudo, ver-se no outro, através dele! Além disso, pode ser mesmo que não dê certo, que acabe antes do que a gente gostaria, ou que haja boa dose de sofrimento envolvido nesse intenso aprendizado. Estamos falando de um encontro entre seres em evolução e amadurecimento. Estamos todos aprendendo, desejando acertar,
mas errando muitas vezes, sem conseguir enxergar a nós mesmos naquilo que tanto nos incomoda e assusta.
Além disso, somos também resultado de muito do que aprendemos com nossos pais, do que vimos na dinâmica de amor deles. O que e como vivemos quando crianças diz muito sobre o modo como nos relacionamos atualmente, pode apostar! Elis Regina imortalizou muito bem essa verdade no verso:
“...Minha dor é perceber / Que apesar de termos / Feito tudo o que fizemos / Ainda somos os mesmos / E vivemos / Como os nossos pais...”
Mas isso não significa, definitivamente, que você não tem como fazer diferente, fazer do
seu jeito, do modo como acredita ser o melhor. Isso não significa que você não está pronto para se entregar, para apostar todas as fichas num encontro sem que isso signifique se perder de si mesmo.
Pare de acreditar que existirá um momento perfeito, com alguém perfeito, quando você estiver completamente certo ou tiver todas as respostas. Esse momento simplesmente não existe. Nunca vai chegar!
O momento de se entregar é agora, hoje, daí de onde você está, com quem estiver, ou ainda que esteja só. A entrega não pode depender do outro. É a sua escolha. É a sua postura diante do amor, diante da vida! Isso muda tudo! Faz toda a diferença!
Ruth de Aquino*
Não sei se foi a perda precoce do pai, afogado na piscina de casa quando o garoto Ronaldinho driblava as cadeiras e tinha 8 anos. Não sei se foi a influência calculista do irmão Assis, dez anos mais velho, que se tornou seu empresário e o verdadeiro dono de seu passe. Mas o grande Ronaldinho Gaúcho se apequena quando fala sobre suas trapalhadas. Sempre foi assim. Ele não vai mudar. “O Flamengo faz parte do passado”, diz o atacante, que já encantou o Brasil e o mundo. Para quem critica a entrevista que ele deu ao Fantástico depois de rescindir o contrato com o clube, é bom saber que Ronaldinho Gaúcho apenas repetiu sua performance. O rapaz é um santo. Nunca houve problemas
O fato é que, no exato instante em que você decide viver, conectado com o momento presente, atento aos sinais, fluindo com os acontecimentos, em sintonia com seu coração, a existência recupera toda a sua força e faz acontecer o que tiver de ser! Isso se chama fé! E não existe amor sem fé! Não estou dizendo que as dúvidas, todos os medos ou todas as frustrações desaparecerão. Não! Até porque isso tudo também faz parte do processo de amar e viver. De crescer. De fazer valer a pena!
O que estou dizendo é que quando a gente para de dar desculpas e começa a viver de verdade, o amor se enche de possibili-
dades e de atalhos. Que fica muito mais fácil lidar com os conflitos. Que se tornam muito mais cheios de significados tanto os encontros quanto os desencontros. Porque, no final das contas, cada detalhe é parte fundamental de uma história cujo enredo depende somente de quanto tempo você fica sentado na plateia pensando se deve arriscar ou não, e de quanto tempo você sobe no palco e faz acontecer. Pensando, sim. Mas, sobretudo, vivendo, amando e aprendendo!
*Palestrante, Jornalista, Consultora em Relacionamentos e autora dos livros “O Poder da Gentileza” e “Faça o amor Valer a Pena”, entre outros.
Ocinismo de Ronaldinho Gaúcho
no Flamengo com treinadores, colegas. Nunca faltou a seus compromissos. Nunca dormiu mais que os outros. Nunca bebeu na véspera de um jogo, ou comemorou com festança uma derrota. Nunca levou mulher para a concentração. Sempre deu seu melhor. Ele teria sido mais honesto se tivesse feito como o bicheiro lobista Cachoeira e o senador Demóstenes Torres: “Nada a declarar”.
Conversei com Ronaldinho em sua casa no subúrbio de Paris, em 2002. Ele estreava na Europa pelo PSG (Paris Saint-Germain).
Tinha deixado em Porto Alegre uma torcida enfurecida com ele, a do Grêmio. Na entrevista, disse que seria gremista “para o resto da vida”. Seus únicos problemas tinham sido “as mentiras da direção do clube”. Falava como autômato. “Nunca tive problemas fora de campo. Nunca fui vaiado em boate.” Os gremistas criaram um
site chamado “Dentuço Pilantra”. Sobre o técnico Vanderlei Luxemburgo, que não o escalara para um jogo alegando que estava gordo, afirmou: “Grande treinador. Tenho uma amizade grande por ele”.
O camisa 10 tinha 22 anos, começava a deixar o cabelo comprido e já não assumia vontades ou desafetos. Não olhava no olho, mas para baixo. Parecia um autista. Quando perguntei quanto ganhava no PSG, respondeu sem piscar: “Mamãe é que sabe. Não me preocupo com dinheiro”. Pensei: é muita cara de pau. Talvez fosse o sucesso meteórico na tenra idade. Muito dinheiro, endeusado antes do tempo. Tem atleta que lida bem com isso. Outros não. Não sou flamenguista, mas entendo como a torcida se sente. O cara parou o Rio em Janeiro do ano passado. Vinte mil torcedores se espremeram em ônibus, trens e metrôs para saudá-lo na Gávea. Ele proclamou: “Tô realizado. Vi-
vendo um sonho”. No Carnaval, deu seu único espetáculo. Agora, o Flamengo – depois de se omitir passando a mão na juba do ex-craque, ignorando a indisciplina extracampo e a preguiça em campo – quer proibi-lo de jogar em outro clube. E briga na Justiça para não pagar os R$ 40 milhões devidos até o fim do contrato, em dezembro de 2014 (eu também brigaria). Os atrasados se referem especialmente a direitos de imagem. Qual é mesmo a imagem que Ronaldinho Gaúcho reforçou no Flamengo? A de baladeiro feliz e craque decadente.
O clube com mania de megalomania (“o maior do mundo”) prepara um dossiê e quer exibir tudo o que já tinha mas abafava. Vídeo da noite do jogador com uma mulher no hotel em Londrina, na concentração em janeiro (ooohhh...). Exame de sangue com álcool. Depoimentos de colegas e de Luxemburgo desmascarando a cantilena de bonzinho
Regina Navarro Lins*
Você acha que as pessoas realmente procuram o prazer? Procuram as coisas boas, agradáveis, que fazem bem? Duvido muito.
Quando numa palestra falo da importância dessa busca, muita gente protesta com ar de censura e a frase feita: “Mas a vida não é só prazer!” Segundo Freud, existem duas formas de o ser humano buscar a felicidade: evitando a dor e o desprazer ou experimentando fortes sensações de prazer. Numa cultura em que sofrimento é virtude, não é de se estranhar a falta de ousadia em se viver de forma verdadeiramente prazerosa. A felicidade e a alegria são vistas como alienação, ao contrário da angústia existencial, que é respeitada.
Mas como ninguém escapa do desprazer, não há motivo de
Não é fácil para uma pessoa famosa expor sua intimidade com a franqueza de Xuxa no Fantástico. É preciso ser muito forte para sofrer abuso sexual contínuo durante a infância e a adolescência e mesmo assim dar a volta por cima, construir uma vida profissional e afetiva.
Há algum tempo, outra personalidade expôs o mesmo
injustiçado. É uma baixaria só. Ronaldinho saiu do Flamengo porque nunca entrou. Mesmo indisciplinado, se tivesse decidido as partidas, o clima não azedaria assim. Demitiu um técnico, passou a ser vaiado, deixou de ser atraente para patrocinadores. O clube fingia que pagava, ele fingia que jogava. E o torcedor se sentia vítima de bullying duplo: do Flamengo e de Ronaldinho.
O irmão Assis deu uma de esperto. Roubou camisas do R10 da loja do Flamengo, na Gávea, antecipando-se à revolta da torcida. Agora, rubro-negros colam esparadrapo em cima do nome do ex-ídolo. Há um vídeo na blogosfera ensinando a descolar da camisa as letras do nome de Ronaldinho, com ajuda de álcool. O autor sugere que os torcedores usem cachaça. “Para os milhares de brasileiros que, como eu, tinham vergonha de envergar o manto sagrado por estar com o nome de Ronaldinho abaixo do 10 que um dia foi de Zico, de
Prazer, o suspeito de sempre
desânimo para os que desejam algum sofrimento. Dor de dente, fazer exame ginecológico ou de próstata, procurar emprego, entrar em fila de banco, ficar preso no engarrafamento... Não é suficiente?
A questão é que quando nascemos somos automaticamente colocados num mundo social em que os padrões de comportamento estão claramente determinados. Entretanto, observamos mudanças significativas nos últimos 50 anos. Podemos até afirmar que o mundo mudou mais da 2ª Guerra Mundial para cá do que da Idade da Pedra até a 2ª Guerra. A antiga relação das crianças e adolescentes com a família e a sociedade não tem paralelo com o que observamos a partir do século 20. Não havia o sentimento de infância e a visão que se tinha dessa fase da vida era bem diferente.
A duração da infância era reduzida a seu período mais frágil. Mal adquirindo algum desembaraço físico, a criança era misturada aos adultos e
partilhava de seus trabalhos e jogos. De quase bebê, ela se transformava imediatamente em jovem, sem experimentar ser criança e adolescente. A transmissão dos valores e dos conhecimentos não era assegurada nem controlada pela família. A criança se afastava logo de seus pais, e durante séculos a educação foi garantida pela aprendizagem, graças à convivência da criança ou do jovem com os adultos. Elas aprendiam as coisas que deviam saber, ajudando os adultos a fazê-las.
Na realidade, a criança era um empecilho para a mãe na vida conjugal, mas também nos prazeres da vida mundana, já que era muito deselegante cuidar do filho pequeno. Era comum que passasse a viver em outra casa que não de sua família. Muitas vezes os pais entregavam a criança imediatamente à ama, e ela permanecia na casa desta até os quatro ou cinco anos, às vezes até mais. Durante todo esse tempo, os pais parecem não se preocupar com o que acontece com o filho
distante. Com os filhos mais velhos, os pais eram severíssimos. Na França, o estado monárquico garantiu o direito paterno de correção. As prisões públicas acolhiam com facilidade os filhos de família, de qualquer idade e sob os pretextos mais fúteis. Ficavam encarcerados, muitas vezes misturados com prisioneiros condenados por outros crimes. Poderiam ser presos os filhos de menos de 25 anos e as filhas de qualquer idade de artesãos e trabalhadores que maltratassem os pais ou que fossem preguiçosos, libertinos ou corressem o risco de vir a sê-lo. Isso levava a inúmeras arbitrariedades. A prisão era definitiva e os pais não tinham o poder de sustá-la. Após a revolução industrial, no final do século 18, a área doméstica começa a se opor à área pública. Surge então um tipo de família, denominada burguesa, que cultiva a casa como lar e a necessária privacidade. A visão da mãe como um
ser especial faz dela, ao mesmo tempo, a dona de casa dedicada, sofredora e a rainha do lar. Essa é a família que conhecemos. Muitos aspectos estão se transformando, exceto um deles: a criança continua sendo o centro das atenções. É claro que toda essa mudança das mentalidades trouxe grandes vantagens para as crianças. Mas vamos falar de prazer... Saber descobrir e sentir prazer pode ser um talento e uma arte que precisa ser cultivada. E não é tão simples. Os controles políticos, sociais e religiosos sobre o prazer continuam existindo em todas as partes do mundo. Certos prazeres são aceitos, alguns condenados, outros proibidos mesmo. Não é sem motivo. Controlar os prazeres das pessoas é controlá-las.
Para o psicoterapeuta e escritor paulista José Ângelo Gaiarsa, que exerceu por mais de 50 anos a prática clínica e 30 livros publicados, os sistemas sociais têm sido extremamente coercitivos e restritivos. O que
coragem de Xuxa
problema. Lucília Diniz contou em entrevista a uma revista que sofreu abuso sexual na infância. Como Xuxa, de uma pessoa próxima de sua família. A coragem de ambas presta um grande serviço a toda população. Não costumamos imaginar que nossos entes queridos, amigos e familiares sejam capazes de abusar das crianças que amamos.
Entretanto, na minha vida particular, já ouvi várias vezes relatos de pessoas que na infância foram abusadas por parentes próximos e até professores, como no caso de Xuxa, vítima de um professor. Conheço um rapaz que na adolescência foi violentado pelo namorado da irmã. A reação do pai não podia ser pior. Culpou o filho. A própria irmã agiu de
maneira parecida e casou-se com o violador. Hoje, adulto, com carreira profissional definida, de casamento marcado, o rapaz já é capaz de perdoar o pai. Mas percorreu um longo caminho para recompor sua vida afetiva. Outra garota, hoje casada e estável, foi violentada pelo irmão, na adolescência. Os pais souberam, mas continuaram em silêncio.
O maior problema é esse, principalmente no caso das garotas. Frequentemente, quando a violência é descoberta, são acusadas de “provocar” o agressor. Creio que está chegando o momento de encararmos o problema de frente. Ficar de olhos abertos diante de qualquer comportamento suspeito. Seria mais fácil e confortável fechar os olhos. Fingir que
Pet e mesmo de Adriano”, diz o torcedor.
Ronaldinho, não deve ser bom deixar ódio para trás. Você saiu por onde não queria sair. Pela porta dos fundos. Esses 505 dias na Gávea podem já fazer parte do passado para você, que agora beija a camisa do Atlético-MG. Mas nosso passado nos condena ou nos redime. Não é preciso ser jogador de futebol para saber que problemas dentro e fora de campo transformam um ídolo em vilão. Um médico estrela, um executivo estrela, um político estrela, um jornalista estrela. Quanto mais competente, mais visado é. Não dá para atrasar, dormir no ponto, beber demais, causar problemas na equipe, violar regras de conduta, não brilhar no expediente. E achar que só os outros têm culpa.
*Jornalista e diretora da sucursal da Revista Época, no Rio de Janeiro.
cada sociedade exclui como impróprio, perigoso, inadequado, pecaminoso é exagerado em relação às aptidões humanas, que podem se desenvolver e à compreensão mais abrangente do mundo. De uma maneira geral, o processo de socialização consiste em ensinar às crianças a dizerem que elas estão vendo aquilo que os adultos dizem que estão vendo. As regras fundamentais da socialização levam o indivíduo a não sair da coletividade na qual e da qual ele existe — para não sair do contexto. Depois de cegado e emudecido se pode levá-lo para qualquer lugar que ele não percebe quase nada. Depois de automatizado, serve ao sistema.
O que pais e professores estão fazendo para que seus filhos e alunos não abram mão de suas singularidades, se enquadrando em modelos que limitam suas possibilidades criativas?
*Psicanalista e escritora, autora do livro “A Cama na Varanda”, entre outros.
o problema não existe. É impossível continuar em silêncio. O bom de atitudes como as de Xuxa e Lucília é que nos fazem perder a inocência. Se Deus me der condições, ainda vou tratar do problema em uma novela.
*Jornalista, autor de livros, peças teatrais e novelas de televisão.
Dourados,
Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012 Dmais
2 D2
O PROGRESSO
Rosana Braga*
Walcyr Carrasco*
A
Dieta restritiva de longo prazo é arriscada
Seguir orientação de especialistas de saúde pode ser mais eficaz para emagrecer do que radicalizar na dieta
Dietas restritivas, como a dieta sem glúten, podem reduzir o peso rapidamente, mas não surtem efeito em longo prazo. A afirmação vem de um estudo feito pelo Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica francês (Inserm). Os pesquisadores fizeram relatórios baseados nas respostas de mais de 100 mil pessoas, questionadas mensalmente durante três anos. Os dados revelaram que conselhos de especialistas em alimentação (nutricionistas e endocrinologistas) são mais eficientes em longo prazo quando comparado aos regimes restritivos.
Segundo as informações coletadas, 76% das pessoas que tinham seguido as recomendações nutricionais oficiais conseguiram perder peso e manter a forma mesmo seis meses após abandonar a dieta. Já os que fizeram dietas restritivas ou ‘caseiras’ não conseguiram manter o peso por tanto tempo.
Outros dados que a pesquisa revelou foram que 7 em cada 10 mulheres e 5 em cada 10 homens gostariam de diminuir seu peso, mesmo sem ter sobrepeso. Além disso, o relatório revela que quase 30% das mulheres seguiram cinco dietas em sua vida, 9% tinham passado de dez e 36% começaram a fazer dieta entre os 15 e 25 anos.
A nutricionista Roberta Stella, do Dieta e Saúde, afirma que foi-se o tempo em que dieta era sinônimo de sofrimento. A especialista dá algumas dicas que podem fazer a sua jornada para emagrecer muito mais fácil. confira:
Abandonar as dietas com restrição excessiva: uma restrição calórica muito grande fará com que o seu metabolismo se reduza. O peso poderá se estabilizar e, para voltar a emagrecer, será necessário reduzir ainda mais as calorias e aumentar a atividade física. A restrição deve ser gradativa.
Ter uma alimentação variada: a alimentação não deve ser monótona e nem baseada em poucos alimentos. Por isso, consumir leites e derivados, carnes magras, legumes, frutas, verduras e cereais fará com que a quantidade de nutrientes recomendada seja atingida, mesmo que a quantidade de calorias consumida diminua.
Evitar situações de risco: deixar por perto alimentos que podem representam risco para o seu emagrecimento dificultará seguir fiel à alimentação desejada. Na hora de escolher um restaurante ou barzinho, tome a liderança e proponha um lugar onde os riscos de abusos são menores. Pense numa opção que oferece petiscos saudáveis para você.
Pesar-se uma vez por
semana: saber a sua evolução é muito importante para estimular a continuar firme em seu propósito. Entretanto, é importante saber que a eliminação de peso não é constante. Nas duas primeiras semanas, a queda de peso tende a ser maior. A partir daí, a redução será mais gradual. Encare isso como um desafio e não como um motivo de desânimo.
Evitar estoques de alimentos calóricos: bolacha, chocolate e bombom podem ser comprados por unidade. Utilize toda a sua inteligência. Para que comprar uma caixa de chocolate durante o período de emagrecimento? Não faça a sua própria armadilha.
Fazer atividade física: a prática de exercícios regulares é
a melhor aliada para o emagrecimento. Reserve um período do dia para se exercitar. Pequenas atitudes já são um bom começo: use a escada e dispense o carro ou o ônibus em pequenos percursos.
SACIEDADE
As frutas são excelentes fontes de fibras, que por sua vez são ótimas para retardar a fome, já que demoram mais para serem digeridas. Além disso, as fibras possuem baixo índice glicêmico, que contribui para diminuir a fome. Sem contar que são excelentes fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o funcionamento do corpo. “As frutas de cor alaranjada, ricas no pigmento betacaroteno, contém vitamina
A, que é um componente a mais para ajudar na sensação de saciedade”, indica a nutricionista Patrícia Bertolucci.
Arroz e feijão: essa dupla brasileirinha é imbatível quando o assunto é saciedade. O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. Já o feijão é um alimento rico em proteína vegetal, fibras, fonte de ferro e vitaminas do complexo B. “Ele é um tipo de amido resistente, ou seja, o carboidrato do feijão demora mais tempo para se transformar em glicose (açúcar no sangue), evitando picos de insulina e que o metabolismo fique lento”. Patrícia Bertolucci ensina que, além do valor nutricional, a ingestão do arroz com feijão proporciona uma saciedade de longa duração, muito diferente do hambúrguer, por exemplo, que nos faz sentir empanturrados e, em pouco tempo, sentir fome.
Laticínios: as proteínas presentes nos laticínios também são ótimas para manter a fome longe, pois sua digestão é mais lenta, retardando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, a fome.
Vegetais: esse grupo alimentar é sempre muito bom, pois deixa sua refeição farta de nutrientes. A nutricionista Patrícia Bertolucci ensina que nada melhor do um prato com muitos nutrientes para retardar a fome. “Para potencializar o pode de saciedade dos vegetais, invista nos talos, pois eles dão sustância e deixam sua refeição muito mais completa, assim a fome demora a voltar.”
Folhas verdes: as folhas verdes são campeãs de fibras e também contam com outra particularidade quando o assunto é saciedade. “Elas exigem muita mastigação. Este é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer”, explica Patrícia.
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012 Dmais Dmais
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 3 O PROGRESSO
Dmais Dmais
Exercícios infalíveis para perder o culote
Só torrar calorias com atividades aeróbicas não basta para enxugar medidas salientes dos quadris
Perder gordura na região do quadril e das coxas, ou diminuir o culote, é um dos maiores desafios das mulheres que seguem firme um programa de treino.
As medidas em outras áreas do corpo vão secando, mas a gordura localizada na lateral permanece e até chega a desmotivar, algumas vezes. “Quando você faz um exercício aeróbio, contribui para diminuir o culote, mas existem movimentos específicos que aceleram os resultados”, afirma o personal trainer Luiz Gangi, da academia Gangi Sports, em São Paulo.
Os culotes são o acumulo de gordura na cintura, quadril ou na lateral das coxas, em função dos hormônios femininos ou características genéticas. Esse é um dos maiores incômodos femininos.
Quando o assunto é um corpo perfeito, os culotes ficam fora de cogitação. Entre os tipos de culotes, o que mais aparece e o que mais incomoda é o na região dos quadris e cintura. Ao colocar uma calça mais justa, os culotes marcam ainda mais, podendo até ficar por cima da calça, algo considerado muito feio.
O culote começou a aparecer nessa região do corpo devido o uso errado de roupas femininas. Até a década de 90, as calças tinham os cós bem alto, chegando ao meio da cintura. Com o começo dos anos 2000, a moda mudou radicalmente e as calças começaram a ser fabricadas com um cós extremamente baixo. Com isso e também com o uso de calças justas demais, o corpo foi deformando, transformando o corpo das jovens e adolescentes dos dias de hoje. O uso foi ainda mais crítico para que aderiu a moda na faixa de desenvolvimento do corpo, ou seja,
da infância para a adolescência. Hoje em dia muitas mulheres pesquisam sobre como acabar com os culotes. Essa é uma das gorduras localizadas mais difícil de eliminar. Na verdade não existe uma receita milagrosa para que eles sumam rapidamente. O que você pode fazer são exercícios específicos, tratamentos para amenizá-los e ainda mudar a alimentação.
O especialista recomenda aos iniciantes de duas a três séries com 15 a 20 repetições para cada um deles. Se você tiver alguma dúvida quanto à intensidade dos treinos ou à postura correta de execução, procure um personal trainer antes de dar início à série – esta é a melhor maneira de prevenir lesões.
BiciclEta
Seja pedalando nas ruas ou numa ergométrica, o treino com bicicleta ajuda a perder as gorduras da região do quadril e coxas.
“Como a atividade de pedalar é aeróbia, ela utiliza gorduras como fonte energética, nesse caso as das coxas e glúteos, áreas mais acionadas no exercício”, afirma o personal trainer Juliano Farah, gerente de musculação da Cia Athletica de Brasília.
aPaRElhO aBDutOR
Esse aparelho tem movimento específico para a musculatura dos glúteos, por isso ajuda na diminuição do culote.
“Mas esse exercício sozinho não traz muito resultado, é preciso combiná-lo com uma atividade aeróbica, como bicicleta”, afirma o personal Juliano. Para fazer exercícios de abdução, basta posicionar o aparelho na parte externa das pernas e graduar a carga de acordo com a sua força.
StEP
Muito populares nas academias, as aulas de step trabalham a musculatura dos glúteos, posteriores da coxa e panturrilha.
“Ao fazer exercícios usando o step, é importante colocar todo o pé no aparelho em vez de apenas a ponta, para não forçar a panturrilha”, afirma o personal trainer Luiz Gangi, da academia Gangi Sports, em São Paulo. Para quem nunca fez as aulas, é importante não investir em coreografias complexas logo de início, ficando apenas com os passos básicos.
ExERcíciOS cOm canElEiRa
Quem não frequenta a academia podem perder os culotes fazendo exercícios em casa, usando caneleiras. Há duas opções de exercícios com caneleiras: deitada de lado, suba e desça a perna que está por cima. “Ou então, ainda deitada, levante a perna e faça movimentos de flexão e extensão, como se estivesse dando chutes”, explica Luiz Gangi. Após a primeira série, faça um descanso de 30 segundos e passe para a outra perna.
QuatRO aPOiOS
Esse exercício trabalha os músculos posteriores da coxa e glúteos. Para fazê-lo, você deve apoiar seus joelhos e cotovelos alinhados com os ombros e quadris em um colchonete. Depois levanta uma das pernas, sem esticá-la, e faça movimentos de subida e descida, como se estivesse dando coices para o alto. “Preste atenção nos movimentos, a força para levantar a perna deve vir dos quadris, e nunca da coluna, prevenindo lesões”, diz Luiz Gangi. Após terminar com a primeira perna, espere 30 segundos, troque e repita a série.
aGachamEntOS
O personal Juliano explica que o agachamento é feito com as duas pernas paralelas, imitando o movimento de sentar-se em uma cadeira. “É importante deixar a coluna ereta e observar os joelhos, que não podem passar da linha dos pés”, completa. Você pode usar de fato uma cadeira ou um banco para praticar o agachamento, e quanto mais baixo o banco mais os músculos são exigidos. Esse exercício
trabalha os posteriores da coxa e glúteos.
SuBiR E DEScER EScaDaS
Essa é uma excelente alternativa para quem não faz aulas
de step, mas quer aproveitar os benefícios da modalidade. “Você pode fazer movimentos iguais aos do step ou pode simplesmente subir e descer as escadas várias vezes”, afirma Luiz Gangi.
O PROGRESSO
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 4
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Divulgação
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012 Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
Berinjela é aliada no emagrecimento
Descubra por que o suplemento afasta a fome e ajuda a secar a barriga, desde que usado com controle
Divulgação
Manuela Pagan
Quando aparece mais uma novidade em relação a emagrecimento, quem vive às turras com a balança logo se anima. No caso da farinha de berinjela, já é a Ciência que justifica a empolgação: um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que o consumo das colheradas realmente age na perda de peso. Participaram da pesquisa 14 mulheres obesas, com idade entre 45 e 55 anos.
Sete integrantes receberam apenas a dieta com valor calórico reduzido, emagreceram três quilos, em média, e reduziram três centímetros da cintura. O grupo restante, que fez dieta e consumiu a farinha de berinjela, perdeu seis quilos e 12 cm de cintura, em média. “Os resultados duas vezes mais eficientes podem estar associados ao alto teor de fibras (cerca de 40%) da farinha de berinjela”, afirma a nutricionista Mauara Scorsatto, uma das pesquisadoras do estudo. O legume em versão pó tem mais fibras do que o suco ou a sopa feitos com o legume, em que elas são diluídas e não apresentam a mesma eficácia.
O combate à obesidade, no entanto, é só um dos benefícios deste complemento alimentar, existem muitos outros e sua saúde, certamente, vai saber aproveitar todos eles. Em tempo: as receitas caseiras da farinha de berinjela não são tão eficientes como a industrializada, utilizada no estudo da Universidade do Rio de Janeiro. Casas de alimentos naturais oferecem várias marcas diferentes do produto.
EmaGREcimEntO
A farinha pode auxiliar no processo de emagrecimento ao oferecer grande quantidade de fibras. “Esses nutrientes, em contato com a água, ganham vo-
lume e preenchem o estômago, dando a sensação de saciedade. A diminuição da barriga ainda não está bem explicada, mas já existem estudos relacionando o consumo de fibras à redução da circunferência da cintura”, de acordo com a nutricionista Aline Castro Pimentel, também envolvida com a pesquisa. “Precisamos, no entanto, de mais estudos para afirmar que os resultados são efeito direto da farinha de berinjela”, afirma a especialista.
mElhORa DO tRânSitO intEStinal Segundo Aline, as fibras insolúveis, presentes na farinha de berinjela, absorvem água no intestino e aumentam o volume e o peso das fezes. “Há aumento na pressão exercida na parede do intestino, que passa a funcionar melhor e se esvaziar em intervalos mais breves”. A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em nutrição clínica funcional, só faz um alerta: se a farinha for consumida em excesso, você pode sentir desconfortos abdominais, como diarreia, distensão abdominal e flatulência. O ideal é limitar a dose a quatro colheres de sopa
por dia: duas no café da manhã e mais duas no jantar.
SaciEDaDE
Mais uma vez, as fibras merecem palmas: elas compõem, aproximadamente, 40% da berinjela e, ao entrarem em contato com a água, formam uma espécie de gel que preenche o estômago e afasta a fome.
Controle do colesterolPara Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde, a diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim) acontece graças à eliminação de ácidos biliares junto às fezes. Por favorecer o trânsito intestinal, a farinha de berinjela aumenta a eliminação de ácidos biliares, que são compostos por moléculas de colesterol. O organismo utilizará mais colesterol para produzir o ácido e, com isso, os níveis serão reduzidos.
ajuDa O
funciOnamEntO REnal
A farinha tem ação diurética devido às vitaminas e aos minerais, próprios da berinjela, que favorecem o bom funcionamento dos rins. Por isso, o suplemento facilita a eliminação de toxinas circulantes pelo
organismo e combate à retenção de líquidos. O benefício, no entanto, depende do consumo regular de água – a farinha contém muitas fibras e a água é necessária para formar o bolo alimentar que será eliminado.
REtaRDa O
EnvElhEcimEntO PREcOcE
A casca da berinjela, mantida no processamento da farinha, é rica em vitaminas A e C – dois nutrientes famosos pela ação antioxidante. “Isso quer dizer que elas protegem o organismo contra ação dos radicais livres, substâncias naturalmente produzidas pelo seu corpo e de ação degenerativa”, afirmam as especialistas.
PREvinE DOEnçaS
caRDiOvaSculaRES
A nutricionista Maria Cláudia Gomes dos Santos, do Hospital São Luiz, lembra: a berinjela é ótima fonte de flavonóides, substâncias que combatem o acúmulo de gorduras nas artérias e protegem o sistema cardiovascular. Resultado: menos riscos de doenças crônicas, como a hipertensão, e de problemas como o infarto ou a aterosclerose.
D2 5 O PROGRESSO
Uma feira exclusiva para noivas
Evento vem se tornando referência no mercado de casamentos, eventos e festas em Dourados e região
AIII Feira Noivas
Douradas acontece nos dias 17 e 18 de julho de 2012, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, numa promoção da Fábrica de Eventos MS, que é formada pelas empresas Cavaleiros do Rei Assessoria, Amarildo Ricci Cerimonial e A3 Fotos e Filmagens. A Feira Noivas Douradas vem se tornando referência no mercado de casamentos, eventos e festas em Dourados e região.
Realizada desde 2010, consolidou-se no calendário anual de eventos de Dourados, fazendo com que, principalmente os noivos, aguardem pela realização da feira, para se organizarem e se programarem para seus casamentos.
O objetivo do evento é mostrar os principais fornecedores e prestadores de serviços para eventos em Dourados. Durante os dois dias as pessoas que pretendem casar e realizar uma festa inesquecível terão oportunidade de conhecer os produtos e serviços utilizados em festas.
Estarão expondo agência de turismo, bar tender, bolos, adereços, doces, buffet, decoração e enxovais, Dj, gráfica de convites, hotéis, joias, fotos e filmagens, lembrancinhas, lingerie, loja de noivas, músicos, salão de beleza e estética, sapatos e acessórios e outros. Para quem vai expor, a feira vai acontecer pela necessidade
Horóscopo
dos profissionais em continuar a divulgação de sua marca, produtos ou serviços. Esse formato de feira chegou para facilitar a vida dos expositores, pois com um custo muito mais baixo, e um tempo de exposição mais curto, conseguimos filtrar e atender nosso público-alvo, disse Amarildo Ricci, um dos organizadores. Mariza Ferreira, idealizadora da feira, disse que é uma grande oportunidade para quem vai casar conversar
gregório queiroz
Você pode cair em armadilhas e cometer atos de autossabotagem. Naturalmente, poderá fazê-lo sem ter a menor consciência disso. Cuide bem de suas emoções.
Você se envolve com as pessoas de uma maneira que as relações saem do controle e mergulham por águas desconhecidas e misteriosas, mas também inebriantes.
com quem vai servir no evento do casamento. Desde o início tem se mostrado um sucesso, tornando-se referência para os noivos que buscam comodidade e praticidade em encontrar em um só lugar tudo o que vão precisar para organizar o seu evento, declarou. “Conseguimos trazer para perto dos noivos uma diversidade maior de produtos e serviços, o que tem favorecido o sucesso de nossas feiras, pois os visitantes sempre encontram algo novo para complementar o seu evento”, disse. As festas estão muito ricas
em detalhes, que a torna exclusiva, disse Cristiano Orley, responsável pelas fotos e filmagens na Fábrica de Eventos MS. “Este tipo de evento veio para ficar, pois encontramos profissionais, que com sua participação no evento, conseguem cativar clientes suficientes para um ano de trabalho”. Isto é o resultado de um ótimo trabalho em conjunto da organização, que oferece local apropriado, marketing e suporte aos expositores, dos profissionais que trazem até o evento boas propostas de preço, descontos e novidades em produtos e serviços
e do público, que sabendo das vantagens em visitar a feira, muitas vezes, deixam para contratar os profissionais após o evento, disse Marcos Santos, fotógrafo da Fábrica de Eventos MS. Quem quiser participar do evento como visitante terá que fazer o cadastro de graça na Fábrica de Eventos MS, na Rua Mato Grosso, 2.664, ou acessar o site da empresa (www.fabricadeeventosms.com. br) ou da feira www.noivasdouradas.com.br. Já os fornecedores e prestadores de serviços poderão entrar em contato no mesmo endereço e negociar a participação.
PalavRas-CRUzadas
CÂNCeR GÊMeos
Você se dedica ao trabalho com afã e um certo otimismo cego. Atente para a realidade na situação profissional, e aí poderá usar essa força emocional que lhe toma por inteiro.
Sua mente está altamente inspirada e se eleva às camadas mais altas da percepção e do entendimento. Você sonha alto. Inebrie-se com o melhor que possa sonhar para a vida.
Você se envolve com as pessoas de uma maneira que você mesmo não percebe direito como é. É um envolvimento profundo, com certeza, mas de contornos indefinidos.
vIRGeM leÃo
O nível de sutileza emocional presente nas relações pessoais e na vida a dois exige muita atenção e cuidado de sua parte. Há muito mais em jogo do que aquilo que você percebe.
As tarefas práticas do dia serão tingidas pela alta imaginação e pela fantasia mais ampla que você possa conceber. Atenção para não se perder no excesso de subjetividade.
Os sentimentos amorosos lhe inebriam de uma maneira que fazem você se perder de si mesmo e mergulhar fundo em emoções e relacionamentos que lhe tomam por completo.
saGITÁRIo CaPRICÓRNIo
O contato com as pessoas e situações de cotidiano abrem as portas para outras dimensões e situações inimaginadas. Mantenha o foco e a orientação em suas conversas
Novelas
AMOR ETERNO AMOR - Miriam diz para Rodrigo que é muito difícil vê-lo e pede para ele se afastar dela. Gabi se encanta com Beto. Kléber pensa em Jáqui e Cris. Gracinha beija Jair, assim que Pedro começa a dançar com Priscila. Beto vê Robson se insinuar para Gabi e fica com ciúmes. Beto beija Gabi e ela consegue cantar no show. Michele ouve Junior tocar piano e vai até sua casa. Tobias não deixa Jacira tirar fotos para a revista. Regina ameaça prejudicar Michele se Valdirene entrar com uma ação contra ela. Melissa tem um pesadelo com Zenóbio. Fernando sofre um acidente de carro. ch E i A s d E ch ARME - Penha se livra dos celulares e Sandro se desespera. Fabian se insinua para Rosário. Tom arma uma sessão de fotos para Rosário e Fabian. Penha enfrenta Walmir e recebe o apoio dos vizinhos. Socorro tenta incriminar Rodinei e Niltinho. Rodinei revela que brigou com Samuel e sugere que ele vandalizou a loja por vingança. Lygia chega ao Rio de Janeiro e diz para Elano que vai desmascarar Conrado. Liara afirma que não foi
Você se delicia com algum bem material ou sensação corpórea que venha a entrar em contato neste dia. Algum excesso pode ser cometido em nome do que lhe inebria.
aQUÁRIo PeIXes Você mergulha fundo em suas raízes emocionais e familiares. Poderá conhecer dimensões profundas de si mesmo e compreender melhor as motivações de sua alma.
Lua e Netuno reunidos em seu signo indica a forte presença da subjetividade e da imaginação tomando seu espaço interior. Procure manter ao menos um pé na realidade.
www.globo.com
Rodinei quem pichou a loja e pressiona Samuel a confessar. Lygia acusa Conrado de ter revelado informações dos clientes do escritório e acaba sendo demitida por Sarmento. Samuel admite que fez as pichações e é preso. Inácio vê uma foto de Rosário e Fabian juntos e questiona a noiva. Lygia chega à delegacia e confronta o filho. Av EN id A b RA sil - Tufão admite para Jorginho que não sabe o que fazer com Carminha. Silas vai com Iran buscar a família de Monalisa na Rodoviária. Nina consola Carminha. Jorginho conta para Débora que esteve com Nina. Cadinho insiste em querer se casar com Alexia. Nina agradece a Lucinda por ter contado a verdade para Tufão. Olenka ajuda Monalisa a se arrumar para o casamento. Silas descobre que o primo de Monalisa é cardiologista. Carminha se preocupa com o sumiço de Tufão. Os convidados começam a chegar à igreja. Tufão vê Monalisa se casar e depois a tira para dançar. Débora conforta Verônica. Oséas desconfia da doença de Silas. Tufão volta para casa e discute com Carminha.
6 O PROGRESSO Dourados,
de 2012
Dmais Dmais Dmais
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais 6 D2
Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho
Dmais
Dmais
ÁRIes ToURo lIBRa esCoRPIÃo
S O luçã O ant ER i OR
Dmais Dmais Dmais
Faça seu treinamento físico bombar
Mexer no ritmo e na intensidade traz resultados muito mais rápidos para quem busca condicionamento físico
uem malha está cansado de ouvir que não adianta nada suar a camisa na academia se você chega em casa e mergulha em todas as guloseimas que encontra na geladeira. Não emagrecer na velocidade que gostaria, não conquistar os músculos que deseja e não adquirir tanta resistência são algumas das consequências da falta de cuidado com a dieta. Mas, a necessidade de ter uma boa alimentação aliada à pratica de exercícios físicos vai além da boa forma.
“Para começar, nenhuma atividade física deve ser praticada em jejum”, orienta a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. De acordo com ela, a atividade muscular é impulsionada pelo açúcar que, em forma de glicogênio muscular, permite a manutenção de trabalhos com carga, que exigem força.
Quando os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos, o organismo não consegue manter a mesma eficiência física. A hipoglicemia pode causar mal estar, sudorese fria, palidez cutânea, tremores, palpitações e até mesmo desmaios durante os treinos.
Para que você não tenha esse tipo de problema é importante comer alimentos que contenham açúcar até uma hora antes de começar a praticar exercícios, como os carboidratos (pão, biscoito, fruta, leite, iogurte adoçado, batata, arroz, macarrão ou barra energética).
Durante o treino, esses nutrientes fornecerão energia e oxigênio, evitando a fadiga dos músculos. Os carboidratos também precisam fazer parte da refeição que sucede a atividade física. “Eles repõem o que foi perdido durante o treino e garantem que você continue disposto no restante do dia”, afirma Roberta.
Quem malha de noite pode fazer uma refeição mais leve.
De acordo com a endocrinologista Ellen Simone Paiva, a melhor opção para quem pratica atividades físicas é o pão, que possui carboidratos complexos ou amidos. “Não adianta comer uma banana e ir para a academia como muitas pessoas fazem. A diferença básica é de que, no amido, as moléculas de glicose são liberadas para o sangue de maneira lenta e gradual, garantindo um suporte energético estável e contínuo, ao passo que os carboidratos das frutas são basicamente frutose e sacarose, que são carboidratos de liberação rápida”, explica a especialista.
Depois que o treino entra para a rotina, o desafio é outro: descobrir maneiras de variar as atividades em busca de mais resultados. No caso da musculação, a meta é conseguir formas mais definidas, enquanto os aeróbios valem como alternativa para queimar gordura mais rapidamente. “Mas vale lembrar que a musculação também precisa entrar na lista de quem quer emagrecer de forma saudável”, afirma o personal trainer Diego Rodrigues, da empresa Rio Dez. “Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino, perdendo gordura e ganhando músculos (massa magra)”, afirma. Para acelerar seu treino, veja as dicas dos especialistas:
APARElhOS nOvOS
O corpo ganha eficiência a cada vez que você repete o mesmo treino. Isso quer dizer que, continuando muito tempo com a mesma carga e o mesmo tipo de movimento, você deixa de desafiar os músculos. “O ideal é ter um nível de esforço suficiente para que os músculos apresentem microlesões e tenham que se recuperar, vem deste processo
o desenvolvimento de músculos maiores e mais definidos”, afirma o personal trainer. Arriscar novos aparelhos na academia, com movimentos diferentes dos habituais, traz novos estímulos às fibras musculares e rende mais eficiência no treino.
TREinO inTERvAlADO
Esse tipo de treino consiste em alternar a intensidade dos exercícios, intercalando picos de esforço em um ritmo moderado ou forte, com pausas de recuperação em ritmo leve. Um exemplo é fazer um minuto de pedalada intensa na bicicleta, seguido de um minuto de pedalada suave. “Essa prática contribui muito para a
melhora do condicionamento cardiorrespiratório, redução de gordura e aumento da captação de oxigênio, o que melhora o funcionamento das células, em geral”, afirma Diego Rodrigues.
AcREScEnTE POTênciA
A lógica aqui é muito parecida com a do treino intervalado. Durante uma série longa, você pode acrescentar momentos de “explosão”, ou seja, aumentar a velocidade e a intensidade do exercício repentinamente e manter o ritmo durante cinco minutos, por exemplo - sempre com a orientação do personal trainer. “Os exercícios de potência ajudam no gasto calórico,
por manter o metabolismo em alta o tempo todo”, afirma o personal trainer Juliano Farah, da Cia Athlética de Brasília. No entanto, ele alerta que não se deve abusar dessa prática, pois ela exige muito da musculatura e pode causar lesões.
TREinO EM ciRcuiTO
O fisiologista do exercício Rodrigo da Silveira Mello, personal trainer na academia Aker Fitness, explica que o treino em circuito acelera o metabolismo durante atividade e proporciona um gasto calórico maior. “Um exemplo seria um circuito de oito exercícios, incluindo uma série de cada
sem intervalo entre eles. Ao final dos exercícios, você faz uma corrida breve na esteira”, diz Rodrigo. Mas esse tipo de treino deve ser evitado por alunos iniciantes, pois o nível de exigência é maior.
inTERcAlE cOM A ESTEiRA Já experimentou caminhar na esteira no descanso entre uma série e outra? Segundo Diego Rodrigues, essa prática vai manter o metabolismo acelerado, consequentemente a frequência cardíaca também, proporcionando um gasto calórico maior. “Mas converse com seu professor antes de fazer isso. Nem todo aluno tem condicionamento físico e muscular para isso”.
AuMEnTE A cARGA
Depois de um período fazendo musculação com as mesmas cargas, o músculo se acostuma com a força empregada. Por isso, é importante aumentar a carga do exercício de tempos em tempos, mas sempre com orientação de um professor. “Todo movimento tem foco em um músculo ou numa cadeia muscular, quando a carga é excessiva, o foco do músculo alvo se perde e há sobrecarga compensatória em outros músculos e até nas articulações, ou seja, o exercício perder a eficiência e pode até provocar lesões”, afirma Diego Rodrigues.
MAnTEnhA O fOcO Manter o foco durante o exercício pode aumentar em até 20% o ganho de força na hora da execução, de acordo com pesquisadores do Reio Unido. “Quando falta foco ao treino, menos fibras musculares são solicitadas e ainda há risco de lesões, porque os movimentos podem ser feitos de maneira correta”, afirma o professor de educação física Diego.
Dourados,
D2 7
Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012 Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
O PROGRESSO
Q
Holofote
“Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com a exceção das sementes lançadas por nosso trabalho e do nosso conhecimento” (Dalai Lama)
Dourados, MS, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Blanche Torres
A Associação Brasileira de Difusão do Livro lança, dia 14 de junho, em Dourados, o projeto “Cidades das Letras”, onde acontecerá a “I Feira do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul”. A feira faz parte do Projeto Caminhos da Leitura, integrante do Circuito Nacional de Feiras do Livro.
O lançamento será realizado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), parceira do evento.
O “Cidades das Letras” tem por objetivo incrementar as ações do Plano Estadual do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul, lançado em setembro de 2011, em Bonito, definindo metas e estratégias com objetivo de assegurar a democratização do acesso ao livro.
O “Cidades das Letras” também busca a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva e mediadora da leitura como fator relevante para o desenvolvimento da produção intelectual. As próximas cidades a receberem o evento serão Campo Grande, no dia 21 de junho, e Três Lagoas, no dia 28.
Boa essa notícia que Dourados vai ganhar uma filial da Havan, a rede de lojas de departamento com unidades em 40 cidades brasileiras e que oferece mais de 100 mil itens de produtos diversos, incluindo cama mesa e banho, aos clientes. Se depender da vontade
Estiveram nos visitando os empresários Thyanne e Luis Seibt (filha e pai). Ela, proprietária do Hotel 10, recentemente inaugurado, que é referência no ramo hoteleiro. Agradecemos a visita, desejando todo o sucesso.
Aniversariantes
Hoje, 9 de junho
Werdal Sarati de Souza - Marco Antonio F. de Souza - Michel Faker Franco - Ana Paula Batista Moraes - Giulliano
Delarissa - Francisco dos Santos - Francisco Góes Alencar
- Mário de Almeida
Amanhã, 10 de junho
Servilho Teotônio de AlmeidaNeide Araújo Castilho - Edilson
Soares Filho - Francisco Soares
Feitosa - Caren Letícia Tarasiuk
- Valdelírio Lima Melgarejo
- Clodoaldo Gomes BenidizPaulo Renato Dolzan - Sandro
Márcio Pereira - Severino de Lima e Silva - Adelson Soares
Filho - Sergio Luis Morélli
- Marcos Francisco Perassolo -
Renata da Costa Pereira - Eledir
Batista de Souza - Margarida
Ivone Vieira
do empresário Luciano Hang, a loja, que tem forte presença no litoral de Santa Catarina e no Paraná, abrirá as portas em breve em Dourados.
Hoje é dia de festa na residência de Rosa Maria Martins, que comemora mais um ano de vida, recebendo os cumprimentos do esposo Dejair, familiares e amigos.
Giovani Grassmann e Terezinha, felizes com o sucesso da Agência Yantur Viagens, que completa, neste mês, 10 anos. Em comemoração, o casal convida todos os clientes para um delicioso café da manhã, que será servido, todos os sábados, deste mês, das 8h às 11h.
Parabéns à sra. Ceriaca Pereira, que completa, hoje, 104 anos, recebendo o carinho dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos e de todos os amigos de Juti. Felicidades!
A Havan Dourados será construída nas proximidades do Shopping Avenida Center, no terreno onde funcionava a garagem da Viação Motta. O imóvel tem frente para a Avenida Marcelino Pires e as obras devem começar nos próximos dias, com previsão de conclusão em dezembro deste ano.
Edilson Búzzio e Sibele Belló, proprietários da Iódice Denim, que está com linda coleção outono/inverno para presentear seu amor no dia dos namorados.
Noemi Ferrigolo, diretora da Faculdade de Direito da Unigran, aniversaria neste domingo. Parabéns!
Felicidades à dra. Simone Depieri Rocha, que aniversaria hoje.
Classificados O PROGRESSO Classificados Classificados Classificados Classificados O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012
Camilo 8344
LOTEAMENTO Novo Pq. Alvorada, até 48 vezes. 9951-7641 Luiz Masson Creci 3055 7389
LOTEAMENTO SANTA FÉ
Gondim Creci 2645. 34210034 até 48 meses. 8384
MÔNACO 420M² ESQUINA
Excelente posição so
lar, vale no mínimo R$
140.000,00, torro por R$ 110.000,00, não aceita troca nem financiamento. 9971-5855 c/ Marcelo 7788
MONTE CARLO 65 MIL
Aceito financiamento. 99179135 8507 NOVA ANDRADINA
Portal, R$ 20 mil + parce-
las. 9692-0540 8664
NOVA ESPERANÇA 12x45, quitado, próx. asfalto, R$ 50 mil. 9820-2301
8555
NOVO HORIZONTE ESQ.
444m², R$ 65 mil. 9902-
7676 Creci 680J
7483 ÓTIMOS TERRENOS
Altos do Indaiá, Monte Carlo, Pq. Alvorada. 81217776
8155
PIRATININGA 12X50
Asfalto. Aceito carro ou proposta. 9656-5469 8347
PQ. ALVORADA
3 terrenos juntos, próx. praça, vendo separados.
8121-9062
PQ. ALVORADA 12X30
7620
Rua Martin Ebehard. R$ 70.000,00. 8177-2192 7787
PQ. JEQUITIBAS 14X32
Esq. R$ 75 mil, aceito financiamento. 9917-9135 8286
PQ. NAÇÕES II 90 MIL 40x170=6.800m², murado. Creci 3022. 3423-0329 ou 9972-2521
8553
PRÓX. MÃO DO BRAZ 60x30, R$ 400.000,00. 3422-7676 Creci 680J 8557
PRÓX. UNIGRAN 400m², R$ 85.000,00.
3422-7676 Creci 680J 8699
SITIOCA C/ CASA
4 peças, Campina Verde, R$ 60 mil, ac. veículo. 99720436 ou 9109-5023 1306
TERRENO 13X35= 455M²
Área central. 3427-3291, c/ dona Zeni. 8625
TERRENO 455M²
R. Igara, Campo Grande/
MS. Inicial R$ 120.000,00. www.leiloesjudiciais.com.br ou 0800-707-9272
7859
TERRENOS Rua Hayel Bon Faker (Paineiras) e 2 juntos na Rua Balbina de Matos. 3422-7379/91371599 ou 9137-0524 8536
TERRNO NO PORTAL 650m², c/ piscina, sauna, varanda, Dourados. 99744009 8533
VENDO TERRENO No Alphaville, Campo Grande/MS. 9974-4009
78 VILA SÃO PEDRO 375M² Registrado em cartório, R$ 20 mil. 3423-2427
APTO-VENDA
8646 APARTAMENTO 02 e 03 quartos com suíte, fino acabamento. Entrada de 20%, parcelas de R$ 2.000,00. Entregas para setembro/2012, janeiro/2013, dezembro/2013 e junho/2014. Faça sua programação de investimento. Creci 5.000. 9962-4334
Classificados
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012 C2 3 8411 25X80=2.000M² VENDO R$ 130 mil, próximo ao trevo da Bandeira. 9903-0809 4562 ADQUIRA JÁ 1.000M² Lotes 20x50, residencial e comercial, saída para Caarapó, BR 163, plantão de vendas. 9971-3855 ou 8411-1927 www.satorreimoveis.com.br Creci 2649 8096 ADQUIRA JÁ 6.000M² BR 163 4km trevo da Bandeira, saída p/ Caarapó, á vista ou parcelado. 99713855 ou 8411-1927 8674 ALTOS DO INDAIÁ 420m². 9988-7479 8460 ALTOS DO INDAIÁ Jd. das Primaveras, murado, 540m². 3426-6490 ou 9971-3166 Creci 2694 7438 ALTOS DO INDAIÁ De esquina c/ 657m². 9292-5703 João Paulo G. Castro. Creci 1586 8521 CAMPO BELO 20X50 Ótima localização, próximo BR. 9617-2151 7789 CAMPO DOURADO 45 MIL Aceito financiamento. 99179135 8446 ECOVILLE 15X30 Q 14, Lote 2, R$ 150.000,00, aceito carro. 8405-1701 8542 GUAICURUS Terreno c/ 360m². 9262-1695 8540 GUAICURUS 505m². 9262-1695 8541 GUAICURUS Esquina, 435m². 9262-1695 8457 JARDIM EUROPA Rua Espanha, nº 150, 13x35, todo murado, com calçada na frente. 9956-5777 8665 JD. COLIBRI 360M² Rua Pessegueiros, 835. 8414-1885 ou 3426-7638 8655 JD. SANTO ANDRÉ R: Humaita. R$ 90.000,00. 3422-0101 ou 9214-1296
Classificados Classificados Classificados Classificados
-
de entrada, saldo financiado pela C.E.F, piscina no condomínio, todo revestido em porcelanato, espera para split nos 03 quartos e na sala, todas as janelas tipo blindex, água e gás individual. 9971-5855
1.4 2009
couro, top de linha. 9988-1562
CORSA SEDAN 1.0 4P Verde, AL, TE, 98, ótimo estado. 8104-7331 8413 CORSA SEDAN 2001 Cinza met., VE e roda esportiva, R$ 14.500,00, ac. troca. 9903-0809 8589 CORSA SEDAN
Gondim creci 2645. 3421-0034 ou 9971-1320
Ano 91, Fachini. 9987-7913 8522
COROLLA XLI 05/06 Preto, aut + couro, troco (-) valor. 9971-8299 8409
F1000 94 AZUL Turbo (-) VE. 9663-7435 8538
F1000 COMPLETA 94 R$ 35.000,00 somente dinheiro. 9662-8969 8642
F1000 VENDO
Ano 93. 9971-2076 8323
F250 XLT2007 PRATA Único dono. R$ 69.000,00, troco (-) valor. 8102-6762 6706
MB 1313 79 GRANEL. Cab. nova, super conservada, reduzido e caçamba Lx, 96, 30m c/ pneu. 9996-5200 8440 MERCEDES BENZ B-180 ,10/10, vendo/troco, prata. 9974-7022 6020
PEÇAS USADAS Parachoque, farol, capô, tampa, radiador, lataria, etc.
9630-4301 8502
SAVEIRO 97/98 1.6
CL. 9648-5928 8586
SAVEIRO 99 1.6 VERDE Básica + roda + couro, R$ 13.000,00. 9840-6205 8517
SAVEIRO CITY 08/09
Completo (-) AL, vermelho. 8111-6085 8431
SCANIA R-124 360 00/01, R$ 150.000,00, MB 1938 frontal 2001, R$ 135.000,00, MB 1933 axor toco 2005, R$ 120.000,00, aceito caminhões menores toco/truck/3-4/pickup. 3425-7480 ou 9216-8311 6826
SILVERADO D20 01/01
Completa, prata. (67) 99975573 ou 3467-1606 Álvaro 8001
SILVERADO DIESEL 97 Turbo, azul, completa. 9285-8102 8319
SILVERADO DLX 97/98
Prata + couro. R$ 33.000,00
8526
GOL 08/09 1.6 G5
Preto, comp., R$ 27.500,00 somente dinheiro. 96063196 5656
GOL 1.0 8V MI 97/98
Verde escuro metálico, AL, TE, VE, som, pneus semi novos, mecânica ok, ótimo estado, doc. 2012 pago.
9242-2547 8590
GOL 1.0 98 AZUL
Básico, 02 portas, R$ 10.000,00. 9840-6205 8397
GOL 1.0 G4 10/11
Flex, prata, 04 portas, completo, doc. pago. 81301973 8318
GOL 1.6 02/03 CINZA
2 portas, básico. R$ 14.990,00
parcelo. 8102-6762 8434
GOL 2000 BRANCO Ótimo estado conservação.
9609-8996
8276
GOL 95 Ar, direção, alarme. 99231508
Classificados
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012 4 C2 8280 APTO MONTE CARLO Vendo, quitado, 2 quartos . R$ 50.000,00. 9977-0091 7980 APTO NO MAANAIM C/ 1 suíte, 2 quartos, demais dep. térreo, quintal privativo. 9292-5703 João Paulo Castro. Creci 1586 MS. 8234 APTO VITÓRIA RÉGIA R$ 142 mil. Gondim Creci 2645. 3421-0034 8515 ED. DONA JOSEFA 01 quarto, sala, coz. 99318858 8381 RES. SANTA CATARINA 02
ria.
8387 RIO DOURADOS Apto
60.000,00
c/ Marcelo 8535 VENDO APTO 02 qtos,
suíte, sala
9974-4009 8532 VENDO APTO 02 qtos, sala, coz, área serviço, 01 vaga na garagem, R$ 90, 95 e 100 mil, financia. 9672-0801 Creci 4510 Dina 8037 ZAGAI RESIDENCE Aptos c/ 2 qts, próximo a Unigran.
6879 CORSA
2010 1.4 Prata, completo, 25.000Km, R$ 29.000,00. 9840-6205 7325 CORSA SEDAN BEGE 04/05, básico, TE, AL, som. R$ 17.500,00. 9995-1017 7801 CORSA SEDAN WIND 00 AL, VE, TE. Bom estado. 9635-9327 ou 3421-1115 8672 ESCORT WEGON 98/99 Azul, completo, perfeito estado, R$ 10 mil. 9142-1666 6019 PEÇAS USADAS Parachoque, farol, capô, tampa, radiador, lataria, etc. Nac. e importado. Entregamos em todo o estado. Ótimos preços!! (67) 30299999 ou (67) 3029-9998 8560 PRISMA PRATA 1.4 Completo, 4.000Km, R$ 27.000,00. 3424-4019 7948 VECTRA GTX 2010 Prata, único dono. R$ 43 mil. Troco (-) vlr. 8102-6762 8321 VECTRA CD 98/99 Vinho, muito novo. R$ 16.500,00 parcelo. 81026762 8470 UNO 00/01 4P SMART TE, AL, VE, verde metálico, R$ 12.000,00. 9981-5920 8474 UNO 93 4P PART Verde musgo, R$ 7.200,00. 9248-8618 8520 UNO 93/93 1.0 BEGE 2P, básico, doc. ok, ótimo estado. 9684-3660 8687 UNO 96 4P PRATA Vidro elétrico, trava. 92123686 8149 UNO 99 AZUL 4P Doc. ok, ótimo estado. 9617-7817 8362 UNO FIRE 01/02 PRATA Básico, ótimo estado. 9679-7597 Anderson 8562 UNO FIRE 05/06 2P Prata. 9806-7715 8395 UNO FIRE 06/07 Flex, 02 portas, branco, TE, alarme, doc. pago. 9972-4637 8493 UNO FIRE 4P 02/02 Completo, chumbo. R$ 10.000,00 e assumir + 35x R$ 252,00. 3489-1047 7602 VENDO OU TROCO Uno, 4P, 96/96, TE, VE, AL. R$ 9.500. 9601-6489 7235 FIESTA SEDAN 1.6 2009/2009, completo. 3420-3000 8597 FORD KA 06/06 PRATA 8425-5052 ou 9953-0402 8021 FORD KA 2005 PRATA Trava, alarme, mais som. 9979-3537 8175-6340 8115 KA 2005 R$ 13.800,00 Branco, AL, TE, baixo km, bem conservado. 99361004 part 6018 PEÇAS USADAS Parachoque, farol, capô, tampa, radiador, lataria, etc. Nac. e importado. Entregamos em todo o estado. Ótimos preços!! (67) 30299999 ou (67) 3029-9998 8561 S10 2.8 PRETA EXEC. 4x4, 2003, 130.000Km, R$ 50.000. 3424-4019 8559 S10 2P 01/01 COMPL. Diesel. 9914-5905 8668 S10 CAB. DUPLA 2.2 Prata, ano 97, R$ 19.500,00. 9238-0058 8369 S10 CD EXECUTIVA 4x4, 03/04, vinho. 99723725 8571 S10 COLINA 07/08 Prata, cab. simples, banco couro, completa, R$ 47.500,00. 9641-8278 8660 S10 DIESEL EXEC. 2.8 Preta, 2006, 134 mil km. 9958-7340 Eduardo 8566 S10 EXECUTIVA FLEX 2010, prata, un. dono, R$ 54.000, troco (-) vlr. 8102-6762 8661 S10 EXECUTIVE 04/04 Completa, revisada, preta, pneus novos. 8479-3528 7950 S10 EXECUTIVE 2010 Flex, prata. R$ 54.500,00. Troco (-) valor. 8102-6762 6029 SAVEIRO 1.6 BRANCA 2008/2009, completa. 3420-3000 8255 SAVEIRO 1.6 MI BOLA Ano 98 c/ direção, vidro.
Classificados Classificados Classificados Classificados
qtos, sala, coz, lavande-
9978-6293
03 dormitórios, R$
1
e cozinha, Maracaju/MS.
HATCH
Premium,
8702
troco (-) valor. 8102-6762 8519 STRADA 02/02 CINZA Completa (-) vidro, aceito moto. 9658-3619 8514 STRADA ADV 05/05 1.8 Prata, completa, bco couro. 9972-0302 8567 STRADA C. DUPLA 2010 Adventure Locker, prata, R$ 43.000. 8102-6762 8506 STRADA CE 1.8 ADV. 2010/2011, único dono, 24.500Km, prata, R$ 41.500,00. 8401-4088 ou 3421-8667 8324 STRADA TREKING 2012 Estendida, prata. R$ 36.000,00. Troco (-) valor.8102-6762 8469 STRADA TREKKING 08/09, completa, estudo troca. 9999-9322 8436 VENDO S10 PRETA 09/10, flex, executive, R$ 22.000,00 + 28 parcelas de R$ R$ 1.761,00. 99780734 ou 9142-9455 8370 VENDO/TROCO S10 Por carro (-) valr, prata, 2003/2004, cab. simples, 2.8, diesel. 9904-9268 8577 VERANEIO/D20 DIESEL Vendo, aceita proposta terreno/sitioca. 8118-5763 FIAT FORD UTILITARIOS VOLKVAGEM CHEVROLET 8484 BLAZER ADVANT. 2008 Prata, flex, R$ 37.000,00, troco (-) vlr. 8102-6762 8620 CELTA 01/02 PRATA R$ 13.100,00, vendo/ troco por carro ou moto (-) vlr. 9954-8781 8459 CELTA 06/07 2P Cinza, flex, ótimo, part. 9645-4199 8679 CELTA 2004 4P Alarme, trava, rodas, mp3, R$ 14.900,00. 9957-5063 8570 CELTA PRATA 2005 Bem conservada, R$ 15.800,00. 9641-8278 8524 CORSA 96 WIND 2P Roxo, lindo, R$ 9.900,00. 8405-1971 ou 9938-3891 8563 CORSA 99 SUPER 4P C/ ar, financia. 9937-8205 8673 CORSA HATCH 00/01 Prata, 2P, dcto 2012 pgo, R$ 12.300,00. 9904-4525 8414 FIAT PREMIO 94/95 Impecável, injeção. (67) 9800-6859 8683 PALIO 07/07 COMPLETO Troco por Siena. 9933-6060 8676 PALIO 1.6 R$ 9.800 Ar, DH, VE, 98/99, Azul. 9613-5101 8531 PALIO 97 COMPLETO 8403-8308 8341 PALIO 99 BÁSICO 2P Doc. ok, ótimo estado. 9959-7229 8410 PALIO 99 R$ 11.000 Imperdível, 4P, ar, direção, rodas, VE, trava, prata. 9600-7373 8349 PALIO FLEX 05/06 Branco c/ ar, som, R$ 15.300,00. 9977-9257 8500 PALIO WEEKEND 2009 Trekking, AR, DH, VE, un. dono, R$ 34.000,00. 84112551 6017 PEÇAS USADAS Parachoque, farol, capô, tampa, radiador, lataria, etc. Nac. e importado. Entregamos em todo o estado. Ótimos preços!! (67) 30299999 ou (67) 3029-9998 8114 SIENA PRATA 1.4 09/10, completo, ótimo estado de conservação. R$ 33 mil. Telefone contato 9971-0777 8322 STILO BLACMOT 2010 Autom. preto, teto solar. R$ 36.500,00. Telefone 8102-6762 8400 DEL REY R$ 3.800 Aceito moto. (67) 96329596 8438 ECOSPORT 04 PRATA R$ 23 mil, completa. 96442968 ou 3425-2045 8575 ECOSPORT 2004 PRATA Completo, XLT, R$ 23 mil. 9681-6320 8272 FIESTA HATCH 2010 4 portas, completo, 35.000km, 1.6. 9972-3965 8467 AMAROK 10/11 VENDO R$ 98.000,00, completa. 3421-8445 ou 9972-1200 8667 BESTA KIA 01/01 Completa, c/ 12 lugares, ótimo estado. 9998-9776 7241 CAMINHÃO MB 1113 78 Mecânica toda nova, aceito camionete. 9953-6394 8445 CAMINHÃO VOLKS 680 83, amarelo, direção hidráulica, R$ 28 mil. 9214-0176 8283 CAMINHÃO VW 7.90 Ano 93, azul, furgão. 96139450 8378 CARRETA CAÇAMBA Vendo/troco,
Nac. e importado. Entregamos em todo o estado. Ótimos preços!! (67) 3029-9999 ou (67) 3029-9998 8572 RAM 2500 06/06 PRETA R$ 77.800,00, cab. simples, nova. 9641-8278 8483 RANGER DUPLA XLS 2007, prata, comp, flex, R$ 34.000,00. 8102-6762 8432 RODA 1100 P/ CARRETA Cavalo c/ 15 pneus, 6 rodas a disco e 12 rodas raiadas, aceito trocas. 3425-7480 ou 9216-8311 8489 FOX 08/08 4P BÁSICO Bom preço. 3490-1026 ou 9113-8516 particular 7234 FOX 1.6 BRANCO Completo. 3420-3000 8327 FOX 2004 2PTS 1.0 Prata, completo. R$ 18.000,00. Troco (-) valor. 8102-6762 8340 FUSCA 85/85 BEGE Ótimo estado. 9959-7229 8350 GOL 05 FLEX PRATA 2P, TE, AL, doc. 2012 ok, R$ 15.500,00. 9943-9818 8472 GOL 06 PRATA 1.0 AL, TE, flex, R$ 17.500,00. 9609-2166 7585 GOL 06/07 4P 1.0 Prata, única dona. 99769840 8598 GOL 08/08 PRETO Completo. 9981-8633 ou 9953-0402
1830
ELETRICISTA/MANUT. HYDRA, DOCOL, etc. 92429291/9934-4936 ou 34276608 Garcia 8346
ENCANADOR/ ELETRIC. Atendo 24hs. Tratar c/ Daniel 9251-6594 ou 98216944 8435 FRETE E CORTE GRAMA F4000 c. aberta. 99087250 ou 8415-6662 7935 LAVA-SE SOFÁ 9952-2777, 9933-5014 ou 9118-0378 8630
LEILÃO ELETRÔNICO Da Justiça Estadual de Dourados/MS, diversos lotes com animais: bovinos cruzados, bovinos nelore, ovinos, equinos e suínos. Dias 31/05 e 14/06, ótimos preços, confira! www. leiloesjudiciais.com.br ou 0800-707-9272 7750
LOCAÇÃO CARRETINHAS
Aberta, fechada, barco, moto. 3421-8445 8379 LOJA CONFECÇÃO Área central, ótima oportunidade, preço excelente c/ carteira, cliente. 8113-
AALUGA CAMA ELÁSTICA Novas, com ótimos preços. 9995-4025 ou 9296-6176 734 AC. PORTÕES Motor p/ portão, cerca elétrica. 9996-3534 ou 9133-7575 8628
AERONAVE BOEING Mod. 737-204C, ano 70, p/ carga, c/ 02 motores. Inicial R$ 400.000,00. www.leiloesjudiciais.com.br ou 0800-707-9272 601
ALUGA BRINQUEDOS www.didosbrinquedos.com. br. 9286-4992 ou 96786018 602
ALUGA CAMA ELÁSTICA Piscina e infláveis. 99058391 ou 8163-6022 8686
ALUGA CAMA ELÁSTICA De seg a sexta-feira R$ 50,00 e aos sábados R$
60,00. 9999-0463 2254
ALUGA CAMA ELÁSTICA R$ 60,00 ,seg a sexta-feira R$ 50,00. 9903-7356 ou 3426-7611 8216
ALUGA CAMA ELÁSTICA R$ 50,00 seg à sexta. 9935-4467 ou 9231-3842 2929 AR CONDICIONADO Venda instalação e manutenção de split, ótimos preços, em 4x no cheque ou 6x cartão. 9841-2728 8100-1809
R$ 460,00, c/ cheque nova. 3421-8445 ou 9972-1200 8636
COMPLEXO INDL.
7.442m² a.t, p/ laticínio c/ galpão, escrit., casa de caldeira, depósitos, almox. e outras benfs., Av. Adjalmo Saldanha, Mundo Novo/ MS. Inicial R$ 280.000,00. www.leiloesjudiciais.com.br ou 0800-707-9272 8574
COMPRO MÁQUINA Usada de fazer sacolas.
9668-1855
6815
COMPRO SEMI NOVOS Roupas, calçados e acessórios. 9962-0184
4603
CONSTRUÇÃO/REFORMAS
Do básico ao acabamento.
9258-8124 ou 9603-7362
770
CONSTRUTOR EM GERAL Casas grandes, pequenas, salão, condomínios, prédios, hotel, fechamento de pré moldado, c/ 35 anos de experiência no ramo. Faça seu orçamento, sem compromisso. 9971-1463 Camilo 8447
DESTRAVA XBOX/WII PS3, temos jogos, acessórios. 3423-5087
Classificados Classificados Classificados Classificados O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 9/10 de junho de 2012 C2 5 PROCURA-SE DOMÉSTICA Que tenha disponibilidade para dormir no emprego, com referência. Ligar: 8189-2942 8439 GOL BOLA 95 TURBO Rebaixado, legalizado. 9928-2352 8463 GOL G3 04/05 PRETO AR, DH, 4P, 8V. 9971-5566 8588 GOL G4 1.0 07/07 4P Preto, AR, TE, AL, R$ 20.000,00. 9840-6205 8587 GOL G4 2009 1.0 Vermelho, 2P, básico, R$ 17.500,00. 9840-6205 8662 GOL TREEND 1.0 4P 08/09, prata, AR, DH, VE, TE, AL, MP3/DVD. 99763490 Paulo ou 9997-9061 Joel 7975 GOLF 09/10 PRATA Completo. 9996-5670 8454 GOLF 10/11 PRATA Automático, c/ 22.000Km. 9206-7340 8640 GOLF 99/00 R$ 18.900,00, completo. 9645-8923 8424 LOGUS 94 VERDE Completo, R$ 7.100,00. 9916-4349 594 PARATI SURF PRATA 09 Completa + air bag. 34203000 6016 PEÇAS USADAS Parachoque, farol, capô, tampa, radiador, lataria, etc. Nac. e importado. Entregamos em todo o estado. Ótimos preços!! (67) 30299999 ou (67) 3029-9998 8639 SANTANA 93/94 2P R$ 7.200,00, completo. 9645-8923 8342 UNO 07/08 COMPLETO Ótimo estado, doc. ok. 9959-7229 8338 VENDO GOL 97 Com trava, AL, 4 pneus novos, rodas, R$ 9.500,00. 9631-3969 8396 VOYAGE 1.6 10/11 Flex, prata, completo, baixo Km, doc. pago. Telefone 9172-0244 7233 FIT EX MT PRETO 2007, completo. 34203000 6027 FIT EX MT PRETO 2005, completo. 34203000 8325 FIT LXL 2004 COMPL Preto, 2º dono. R$ 22.000,00. troco (-) valor. 8102-6762 8126 HONDA CIVIC 5/6 Vendo, cinza. 9972-0033 8304 HONDA FIT LX PRETO 05/05, completo
sórios, impecável,
dona. Ligar só interressados 8478-1544 7964 NEW CIVIC 9/10 PRATA Aut, Couro, piloto automático. (67) 9675-4553 6026 NEW FIT LX MT Prata, 2009/2010, completo. 3420-3000 8547 NEW FIT LX MT Dourado, 2009, completo. 3420-3000 591 NEW FIT LX VERMELHO 2009, completo. 34203000 8671
06 XEI AUT Preto, baco couro, pneus novos, R$ 36.500,00. 8466-2238 8398 COROLLA 11/12 GLI Flex, prata, aut + couro, 19mKm, 1º dono, na garantia. 9972-8474 7224 COROLLA 2.0 XEI 10/11, prata, aut, couro, piloto aut, 21.700km. 9229-1882 8266 COROLLA SEG 09/09 Prata, ótimo estado. R$ 59.500,00. (67) 99301020 8592 VENDO COROLLA SEG 08/09, bege, 4 pneus novos, 2º dono. 9602-1318 ou 8109-7705 8404 HONDA TITAN 125 2001, vermelha, R$ 3.000,00. 9923-0282 7745 HORNET600 PRETA 2012 R$ 30.000,00. 8145-9528 8479 LANDER 07/07 Doc. 2012 pago. 96331213 Victor 8203 NINJA 1100 91 Avaliada. R$ 10.000,00. 9628-4914 8518 SUZUKI GS500 2008 Moto nova, R$ 12.000,00. 9999-4488 8543 TITAN 03/03 R$ 2.800 Azul, completa. 9654-2001 8694 TITAN 07/08 PRATA ESD, R$ 4.600,00, doc. ok. 9636-8164 8490 TITAN 08 COMPLETA Bom preço, azul. 34901026 ou 9113-8516 8509 TITAN 150 05 COMPL Vermelha, doc. ok, vendo ou troco (-) valor. 9647-9316 8441 TITAN 150 2004 Azul, doc. ok, final 9, R$ 2.800,00. 9201-1881 7462 TITAN 150 2008 PRETA R$ 4.700, completa, 1º dono. 8442-1527 8653 TITAN AZUL 06/06 ESD, 150. 8127-9063 (vivo), c/ Alexandre. 8256 TITAN FAN ANO 95 Moto filé, segundo dono. 8409-7769 8621 TITAN FAN ESI 10/10 R$ 3.000,00 + parcelas. 9905-7370 8367 VENDO/TROCO VIRAGO 250cc, 00/00, R$ 7.800,00. 9611-0541 ou 9260-3612 8508 VMAX 1200 94 Original, R$ 28 mil. 96920540 8689 XR200 2001 VERMELHA 9653-1500 ou 9601-7268 8603 XTZ 125 SD 2010 AZUL Doc. ok. 9688-5710 8135 XTZ 2010 AZUL R$ 6.700,00. 9688-5710 8448 XTZ 2011 PRETA R$ 7.500,00. 9679-9254 8343 YAMAHA 230 CC 2008 P/ trilha, azul. 9959-7229 7069 ALUGO CAMA ELÁSTICA Fone 8122-9390 ou 99449390 766 AR CONDICIONADO Instalações e manutenções. Tel. 9999-0892. C/ Denis. 8505 AR MUDANÇA/FRETE F400 ,baú 5m. 9639-3265 7776 ASTRÓLOGO Trago seu amor de volta. 9905-6966 ou 9152-8414 8618 AZULEJISTA Pisos,
assentamento.
João Carlos 8465 CARRETA DE
6x
Classificados
+ aces-
única
COROLLA
azulejos, pedras,
9296-0670
BARCO
de
8273 LOJA
8275 LOJA
84297128 7934
80
96080271 8480
Overlok
9971-6355 8368 MOTOR POLPA 2011 0Km, Mercury Super 15. 9972-3725 8466 MOTOR POPA EVINRUD 15HP, vendo R$ 2.300,00, bom estado. 9972-1200 8464 MOTOR POPA SUZUKI 15 Ano 98, R$ 3.800,00. 3421-8445 ou 9972-1200 8339 MUDANÇA E MONTAGEM Para todo o Brasil. 99716897 ou 9282-7907 Jucelino 8698 MUDANÇAS E MONTAGENS Mudança local e p/ todo o Brasil. 8122-0544 3920 PAINEL+RETROPROJETOR Localizado entre Weimar Torres e Presidente Vargas. R$ 16.000,00. 92989430 HONDA MITSUBISHI OUTROS TOYOTA RENAUT 8585 VOYAGE 92 PRATA 8403-8308 7949 VOYAGE TREND 2010 Cinza, completo. R$ 31mil. Troco (-) vlr. 8102-6762 6025 CITY EX MT PRATA 2010, completo. 34203000 7231 CITY EX MT PRETO 2010, completo. 34203000 8546 CITY LX MT CINZA 2010, completo. 34203000 8320 CIVIC 2007 MECÂNICO Verde musgo. R$ 37.800,00. Troco (-) valor. 8102-6762 7227 CIVIC LXS AT CINZA 2009, completo. 34203000 6024 CIVIC LXS AT CINZA 2008, completo. 34203000 8486 CIVIC LXS AUT 2008 Cinza + couro, R$ 43.000,00, troco (-) vlr. 8102-6762 8485 CIVIC LXS AUT 2008 Prata, couro, R$ 42.000, troco (-) vlr. 8102-6762 7228 CIVIC LXS MT CINZA 2008, completo. 34203000 7229 CIVIC LXS MT CINZA 2009, completo. 34203000 8545 CIVIC LXS MT PRATA 2008, completo. 34203000 7932 CIVIC SEDAN LXL AT Prata, 2005, completo. 3420-3000 8453 CR-V 09/10 PRETO C/ 47.000Km, completo. 9206-7340 8452 CR-V 09/10 PRETO C/ 47.000Km, completo. 9206-7340 7226 CRV ELX PRATA 08/09 4x4, 40.000km. 34203000 7225 CRV LX PRATA 08/08 Completo. 3420-3000 581 CRV LX PRETA 08/08 Completo. 3420-3000 6021 CR-V LX PRETA 2010 30.000Km. 3420-3000 8451 FIT 08/08 PRATA Completo, automático. 9206-7340 8670 L200 02/02 GLS 4X4 Prat, em ótimo estado, R$ 36.000,00. 8466-2238 8550 L200 2003 PRATA Impecável. 9610-7375 6030 TR4 (4X4) PRATA 2007/2008, automática. 3420-3000 8568 COURIER 2009/2010 Branca, básica, R$ 16.990,00, troco (-) vlr. 8102-6762 8326 I30 PRETO AUTOMÁTICO 2010, 7mkm, único dono. R$ 48.500. Troco(-) valor. 8102-6762 8416 VENDE-SE I-30 10/11 Banco couro, 20.000Km. 9825-2822 Marcos 8351 VENDO I-30 PRATA Completo, c/ teto, 22.000Km, 2010/2010. 9295-5257 8475 CLIO 02/02 COMPLETO Preto met., DH, VE, TE, AR, air bag, pneus novos, R$ 14.000,00. 9947-5101 8284 CLIO HATCH 2004 TE, AL, sem ar, branco. R$ 12.000,00. 9957-7899 8669 LOGAN 1.6 10/11 Prata, R$ 28 mil, completo. 9808-2128 8392 COROLLA 03/03 XEI Automático + couro. 99151827 ou 9128-7010 8602 COROLLA 05/06 XEI Completo, cinza. 9996-4118 8401 BARATO FAN 2010 Flex, preta, nova. 96512718 8399 BIZ + 08/08 Celta 01/02, prata. 99548781 ou 9276-0708 8685 BIZ 05/05 PARTIDA Preta, R$ 2.850,00. 99045003 8471 BIZ 125 2007 ES Prata, R$ 3.500,00. 99450709 ou 3425-5553 8430 BIZ 125 ES 2010 Preta, 4.200Km, R$ 5.500,00. 8422-8077 8654 BIZ VERMELHA C100 03/03 ES. 8127-9063 ( Vivo ) c/ Alexandre 8274 BROS 10/10 LARANJA 8 mil km, doc. ok. 99715507 8359 CB 300 09/10 OURO Alarme, original. 84720449 ou 9256-5779 8482 CG 150 ES 07/08 Azul, doc ok, partida elétrica. 9905-1633 8269 CG 150 KS 06/06 AZUL Urgente. R$ 3.000,00. 9818-4598 8412 COMPRO PGTO A VISTA Biz + 125, c/ roda liga leve, de 2008 acima, até R$ 4.500,00. 9903-0809 8537 FAN 125 08/08 PRETA C/ alarme, único dono, R$ 3.000,00. 9673-5138 8581 FAN 125 ES 2010 Azul. 9661-5011 8684 FAN ES 2010/2010 Preta, R$ 4.500,00, 20mKm. 9971-0012 8462 FAN MIX 10/11 VINHO 10.000Km, completa. 9618-2316 91
3271 ou 8161-2550
DE CONFECÇÕES Montada, ótima localização. 8112-8939
DE DECORAÇÃO Em funcionamento.
MÁQUINA DE GELO
barras c/ câmara.
MÁQUINAS COSTURA
japonesa e divisórias p/ salão.