11499_sexta-feira_18_de_maio_de_2012

Page 1

Sebrae prepara Feira do Empreendedor 2012

Dourados se prepara para a Feira do Empreendedor 2012 que acontece de 1º a 3 de junho. O prefeito Murilo participou diretamente da articulação com o Sebrae-MS, que já iniciou a montagem da estrutura que vai receber os estandes.

Dia a Dia 4

IGP-10 fica em 1,01%

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP10) registrou taxa de 1,01% em maio. O resultado ficou acima do apurado um mês antes, 0,7%, e também superou a taxa do mesmo período de 2011, quando a variação foi 0,55%, de acordo com dados divulgados ontem pela Fundação Getulio Vargas.

Página 5

Mudanças climáticas

Só haverá desenvolvimento sustentável com participação da sociedade civil. A afirmação foi feita pelo embaixador André Correa do Lago, diretor do Departamento do Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores, em audiência pública na Câmara.

Página 6

Servidores federais fazem paralisação

Técnicos administrativos da UFGD vão discutir greve geral a partir de junho

Servidores federais fizeram uma manifestação ontem em frente a Praça Antônio João, em Dourados

TV depende do TRE para liberar sinal

A TV Morena, afiliada da Rede Globo, depende do aval da Justiça Eleitoral para liberar o sinal de transmissão dos programas eleitorais dos partidos de Dourados. Pela Legislação, como a geradora da emissora fica localizada em Ponta Porã, a empresa cumpre a determinação de exibir os programas eleitorais daquele município como ocorre tradicionalmente. De acordo com o novo gerente regional da emissora, Darci Bonatto, visando a contemplar a cidade de Dourados, que é uma das maiores sucursais da afiliada no Estado, a empresa vai sugerir ao Tribunal Regional Eleitoral para que libere o sinal para o município. A ideia inicial é dividir o tempo de Ponta Porã com Dourados. Dia a Dia 1

Acidente deixa quatro feridos

“Escapada” é hoje no Teatro Municipal

dos, parcialmente nublado. Temperatura: estável. Max.: 27°C e Min.: 12°C.

quinA Concurso 2899

O Palco Giratório do Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta hoje, às 20h, no Teatro Municipal de Dourados, o espetáculo “Escapada”, da Cia. Mário Nascimento de Minas Gerais. A apresentação integra a programação da 7ª Aldeia Sesc Terena de Arte e Cultura que teve início no dia 11 e encerra hoje. Antes do início da peça está previsto um show de pirofagia com o Coletivo M’Boitatá. “Escapada” mostra a fuga do homem das grandes metrópoles, onde se vê fisicamente e psicologicamente sufocado, em virtude dos seus fantasmas, da opressão tecnológica. Página B3

Servidores públicos federais em todo o país fizeram um dia de paralisação, ontem, em protesto contra as respostas negativas por parte do governo federal, que não atendeu as categorias com reajuste salarial reivindicado. Em Dourados, técnicos administrativos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) fizeram

uma manifestação em frente a Praça Antônio João. De acordo com Naara Siqueira de Aragão, presidente do sindicato da categoria em Dourados, todas as atividades paralisadas ontem voltam ao normal hoje. A categoria vai discutir a greve a partir de junho, se até lá não houver negociação com o governo federal. Dia a Dia 2

Registrados 37 estupros neste ano em Dourados

Um acidente ontem à tarde na rodovia BR-163 deixou quatro pessoas feridas, sendo uma delas em estado grave. O douradense Márcio Luis Machado da Silva, 27 anos, seguia do Parque das Nações I para o Parque de Exposições, dirigindo um Fiat Palio azul, quando perdeu o controle da direção e atravessou o canteiro central ao tentar desviar de um animal que atravessava a rodovia. Com isso, colidiu com um Renault Sandero. Polícia 4

Divulgação

A cidade de Dourados registrou 37 casos de abuso sexual contra crianças este ano. Os dados, de janeiro até a primeira semana de maio, são de atendimentos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que presta assistência às vítimas. Os 37 casos já são mais da metade do total registrado durante todo o ano passado e a maioria das vítimas têm entre 2 e 17 anos. Hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, entidades protetoras como o Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, além do Creas e Sest-Senat, realizam atividades hoje e amanhã. Dia a Dia 3

André Puccinelli estará hoje em Ponta Porã

CIDADES 1

Jateí entrega veículo para a Educação

CIDADES 3

Caarapó conclui frente de asfalto de R$ 1 milhão

CIDADES 3

Espetáculo “Escapada” mostra perspectiva de personagens em constante fuga

| SEXTA-FEIRA | 18 de maio de 2012 Ano 62 Nº 11.499 FUNDADOR: WEIMAR TORRES DIRETORA-PRESIDENTE: ADILES DO AMARAL TORRES R$ 2,00 Caderno A Opinião 2 Política 3 e 4 Economia 5 Meio Ambiente 6 Brasil/Mundo 7 Turismo 8 Dia a Dia ..1 a 4 Esportes (incluindo Polícia) 1 a 4 Cidades 1 a 4 Classificados 1 a 12 Caderno B Cultura 1 Variedades 2 e 3 Acontece 4 Caderno Rural Páginas 1 a 8 Indicadores Página 5 Universidade parada Página 2 Fonte: INMET INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA Tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas isoladas de chuva e possíveis trovoadas no Noroeste. Demais áreas, parcialmente nublado. Temperatura: ligeira elevação. Max.: 30°C e Min.: 12°C. Vento direção: E intensidade: fracos/moderados c/rajadas. Em Doura-
Dourados-MS
45 - 51 - 55 - 68 - 71
Cido Costa/Douradosagora Jorge Eduardo

Política Política Política Política Política Política Política Política

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pré-Sal

Ingerência de Usinas

As usinas que atuam no setor sucroenergético na região da Grande Dourados começam a mostrar suas verdadeiras faces ao inviabilizar a produção de alimentos que compõem a cesta básica do brasileiro. Nos últimos dois anos, ficou muito mais difícil para os pequenos e médios agricultores cultivarem feijão, milho e soja, bem como, explorarem a pecuária de corte e de leite. Tudo porque está cada vez mais difícil encontrar terra disponível para a agricultura e aqueles proprietários que arrendavam fazendinhas para a produção de alimentos estão preferindo entregar tudo nas mãos das usinas. O mais grave é que muitos que trocaram a segurança da lavoura pela aventura da cana-de-açúcar já começam a se arrepender, uma vez que os pagamentos estão sendo feitos sempre com atraso.

Sucropreju

Produtor rural com mais de 40 anos de dedicação à produção de alimentos, reclama que não consegue mais arrendar terra porque enquanto ele consegue pagar, no máximo, o equivalente a 10 sacas de soja por hectare, as usinas estão pagando 15, 17 e, dependendo da área, até o equivalente a 20 sacas de soja por hectare.

Sucropreju 2

O mesmo produtor faz a seguinte leitura: antes eu arrendava entre dois a três mil hectares de terra e cultivava alimentos, gerando empregos diretos no campo e na cidade. Para plantar a soja, o milho, o feijão ou qualquer outra cultura, eu comprava insumos nas lojas especializadas de Dourados e movimentava a economia. “Como fica a situação atual se as usinas trazem tudo de fora?”, questiona.

Sucropreju 3

Na visão do produtor rural, em pouco tempo muitas lojas de insumos agrícolas e produtores veterinários vão fechar as portas em Dourados por falta de clientes. “As usinas não compram nada no comércio local e quando compram dão canseira para pagar”, alerta. “Todo o dinheiro gerado por essas empresas vai embora de Dourados e os usineiros ainda recebem incentivos fiscais para se instalarem na cidade”, reclama.

Sucropreju 4

Em abril, a coluna denunciou que os problemas envolvendo usinas já prejudicavam trabalhadores e suas famílias, além de fornecedores, prestadores de serviço, propriedades vizinhas às usinas e os arrendadores que entregaram suas terras para o cultivo de cana-de-açúcar. Na maioria das vezes, o pagamento pelo arrendamento, que deveria ser feito mensalmente, estava atrasado há mais de 60 dias.

Sucropreju 5

Mesmo após a denúncia postada pela coluna, os operários que trabalham em uma usina na região de Fátima do Sul continuam reclamando que suas famílias estão passando fome por causa no atraso dos salários. É por isso que em Dourados não é pequeno

Prefeitos miram a Câmara após veto aos royalties

Eles acompanham a tramitação do projeto aprovado no Senado e que agora só depende da Câmara

Divulgação

Conjuntura

Willams Araújo

Violência

o número de estabelecimentos comerciais que fecharam as portas para as usinas de álcool e açúcar.

Combustível

Para ratificar a certeza que as usinas de álcool em nada beneficiam os consumidores do Estado, empresários do setor de revenda de combustíveis já anunciaram que será inevitável alta de preços dos combustíveis, inclusive do etanol. Ou seja, as usinas têm isenção fiscal para produzir etanol e o contribuinte é quem paga a conta.

Petezando

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Dourados está convocando a companheirada para a eleição interna que escolherá os 150 delegados que decidirão o futuro da legenda nas eleições municipais deste ano. O PT tem hoje mais de 2.200 filiados em Dourados, mas precisa reunir, pelo menos, 340 para eleger os delegados e, com isso, não perder o direito estatutário de decidir qual o rumo tomar na eleição municipal.

Compondo

Depois de conversar com o deputado estadual Zé Teixeira, presidente regional do DEM, sobre uma possível aliança com vistas às eleições municipais deste ano em Dourados, o deputado federal Marçal Filho, pré-candidato a prefeito pelo PMDB, se reúne hoje com o também deputado estadual George Takimoto, líder maior do PSL.

Compondo 2

A ideia de Marçal Filho é envolver tanto o PSL quanto o PMDB e o PSDB numa mesma aliança, além, é claro, de reforçar esse leque com outras legendas que ainda não bateram o martelo sobre as eleições municipais deste ano. Para Marçal Filho, em poucos dias ele estará polarizando a disputa com Murilo Zauith.

Impunidade

Hoje completa 96 dias da execução covarde do jornalista

Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, o Paulo Rocaro, em Ponta Porã, e as autoridades de segurança pública ainda não deram qualquer resposta à sociedade.

Ardidas

Veja esta: a Prefeitura de Dourados está com as inscrições abertas para o Concurso de Quadrilhas do “Arraiá de Dourados”, que será disputado durante a 35ª Festa Junina, que acontecerá de 21 a 24 de junho, no pátio do Estádio Douradão. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho no Núcleo de Arte, Cultura e Esporte (Nace).

Pensando bem: o ex-prefeito Ari Uragano não permitiu a realização da tradicional Festa Junina durante a breve gestão dele no comando da Prefeitura de Dourados, não por uma questão de economia ou zelo com o dinheiro público, mas sim porque ele não queria saber de concorrência com as quadrilhas que se apresentam na festiva data.

Agora, que a tradicional Festa Junina foi resgatada, mesmo porque Dourados vive novos tempos na gestão da coisa pública, o concurso foi reeditado e poderão se inscrever escolas, clubes, academias, associações diversas, entidades de classes, associações de moradores, secretarias municipais e estaduais.

A Prefeitura de Dourados precisa orientar melhor o pessoal responsável pelos serviços de tapa-buraco, sobretudo nas vias de maior fluxo de veículos. Essa estratégia de uma equipe recortar as laterais do buraco no asfalto para uma segunda equipe concluir o reparo não está dando certo, já que o buraco recortado fica dias abertos e funciona como uma lâmina para cortar os pneus dos veículos. O ideal seria tapar o buraco no mesmo dia em que for realizado o recorte.

Willams Araújo

CAMPO GRANDE

– Mesmo com a insinuação da presidente Dilma Rousseff de que poderá vetar a proposta dos royalties que beneficia os municípios não produtores de petróleo, caso a matéria seja aprovada pela Câmara dos Deputados, o foco dos prefeitos é que os parlamentares votem o texto ainda neste semestre.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug (PMDB), avaliou como de grande importância a realização da XV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios como instrumento de pressão, embora lamente o gesto da presidente da República que frustrou a expectativa dos prefeitos durante seu discurso.

disse Dilma demonstrando irritação com o movimento municipalista, ao sair vaiada por parte da plateia presente ao evento organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios de terça a quinta-feira.

Krug disse que independentemente das ameaçadas veladas feitas pela presidente, o importante é que os prefeitos continuem atentos, acompanhando a tramitação do projeto já aprovado no Senado e que agora só depende da Câmara.

Dilma frustrou expectativa dos prefeitos, diz Jocelito Krug

“A orientação é que cada entidade municipalista em seus estados continue cobrando a bancada federal para que a proposta seja aprovada em tempo hábil”, sugeriu o presidente da Assomasul, referindo-se ao projeto 2.565/2011 de autoria do senador Vital do Rego (PMDB-PB).

lator do grupo de trabalho indicado pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que prevê prejuízo de R$ 5 bilhões em três anos para os municípios, conforme cálculos da CNM.

Em Mato Grosso do Sul, os 78 municípios deixariam de receber R$ 17 milhões caso a nova proposta passe pelo plenário da Casa sem alterações.

Outra grande frustração dos prefeitos durante a Marcha foi o fato de não acompanhar a sessão da Câmara, sendo impedidos de ingressar nas galerias do Plenário, mesmo depois de recebidos pelo presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS).

CARTA

Apesar dos pontos divergentes, Krug considerou como fator positivo a aprovação da “Carta da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios 2012”, aprovada por unanimidade pelos prefeitos.

Infelizmente, a onda de violência parece avançar sobre a região da fronteira com o Paraguai, onde a impunidade impera. Depois do assassinato do radialista Paulo Rocaro, em Ponta Porã, o filho do prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold, Robson Paetzold, de 20 anos, foi baleado com quatro tiros próximo a cidade de Capitan Bado. Aliás, a criminalidade corre solta em todo Mato Grosso do Sul, apesar do bom trabalho do comandante da PM, Coronel David.

Otimismo

No alto tucanato o otimismo é um só, mesmo diante dos recentes números da pesquisa do Ipems (Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul), que apontam o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) com apenas 7% das intenções de voto em Campo Grande.

O argumento é que André Puccinelli (PMDB) chegou ao Paço Municipal pela primeira quando tinha apenas 3% da preferência popular. Pode ser!

Segredo

Aliás, nem Azambuja e nem seus interlocutores apontam os partidos que já teriam fechado questão em torno de apoio a chapa majoritária pela qual tentará suceder o prefeito Nelsinho Trad (PMDB). O motivo do silêncio seria a possível investida governista visando esvaziar o palanque do PSDB no maior colégio eleitoral sul-mato-grossense.

“Vocês não vão gostar do que eu vou dizer. Não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para a frente”,

Embora Dilma não tenha dito claramente em seu discurso, a ideia do Planalto é que a Câmara aprove a proposta apresentada pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), re-

Segundo ele, as principais reivindicações que pautaram os três dias de mobilização em Brasília são “Restos a Pagar, Pisos Profissionais, Royalties, Reforma Tributária, Endividamento Previdenciário e Rio +20”.

Barrados no baile

Além do frustrante discurso da presidente Dilma, os prefeitos de MS desembarcaram em Campo Grande, após três dias da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, chateados. E com razão: foram impedidos de acompanhar a sessão da Câmara dos Deputados, onde tramita o projeto que prevê a distribuição igualitária dos royalties do petróleo.

Ainda assim, o presidente da Assomasul, Jocelito Krug (PMDB), não desiste. Recomenda pressão total em cima do Parlamento.

(E-mail: willams@conjunturaonline.com.br)

COLONO: Cumpádi, sabe me dizé prá que serve o bafômetro? Ic, ic, ic...

ZÉ PINGA: ... nunca cheguei perto daquilo, cumpádi, vai que explodi... Ic, ic, ic...

O PROGRESSO P1 3
Política
Jocelito Krug (d) durante conversa com o senador Waldemir Moka em Brasília

Política Política Política Política

Eleições 2012

Política

Política Política Política Política

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

“PT é soberano em suas decisões”

Tetila comenta cenário político atual e fala sobre o trabalho que vem desempenhando na Assembleia

Informe C

O sonho

O governador André Puccinelli encaminhou um projeto para a aprovação de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento

Econômico e Social (BNDES), que prevê também a duplicação da avenida Guaicurus, que, na realidade, é uma rodovia estadual. O governo do Estado aguarda a autorização do financiamento para iniciar os procedimentos de licitação.

Uma delícia!

O 8º Leitão no Rolete de Dourados está chegando! Será no dia três de junho, domingo, no amplo e arejado salão do Clube Nipônico, no jardim Flórida. A promoção é da Loja Maçônica Cinquentenário e do Rotary Caiuás com parte da renda indo para ações sociais das duas instituições – a principal delas é a ajuda financeira para o Lar do Idoso. Como dos anos anteriores, uma equipe especializada de assadores virá de Toledo (PR), que faz o leitão recheado. Convites antecipados a R$ 20 e no dia a R$ 25.

Ainda limpo

O governador André Puccinelli não acredita que os processos por improbidade

Cícero Faria

cicerolfaria@gmail.com

administrativa, dispensa indevida de licitação e formação de quadrilha contra o presidente regional do PDT, Dagoberto Nogueira Filho, irão enfraquecer a sua indicação à vaga de vice do pré-candidato a prefeito de Campo Grande, deputado Edson Giroto (PMDB), segundo o Midiamax. Ele também defendeu a presunção de inocência de Dagoberto até que o caso seja julgado. “Ele não tem nenhum julgamento em segunda instância dizendo que ele é ficha suja, todo mundo é inocente a priori”, observou.

Na balança

Com a definição das duas principais candidaturas a prefeito de Dourados, leia-se Murilo e Marçal, o PDT ficou em posição privilegiada. Disputar a Prefeitura com candidato próprio está descartado, por isso esperará o convite do PSB ou do PMDB para tentar indicar o vice-prefeito. Outro que reafirmou sua candidatura foi o advogado Elízio Brites (PSDB) que, garantiu, está com o firme propósito de ser a 3ª via eleitoral. Mas dependendo do ar da carroça, pode se ajeitar como vice também.

Companheiros

O PT de Dourados pro-

Precisava por esse bitelão do meu lado?

Uns dois Amarildos tava bom, pô!

Bate-Rebate

O Rotary realizará neste domingo, a partir das 7h30, nas dependências da Unigran, os treinamentos para os Conselhos Diretores dos Rotary Clubs de Mato Grosso do Sul, Puerto Suarez (Bolívia) e Pedro Juan Caballero.

O evento contará com a participação de cerca de 350 rotarianos de 42 clubes, que, depois de treinados, dirigirão os trabalhos dos clubes durante o ano rotário 2012/2013.

O PMDB de Dourados já tem uma lista com mais de 30 pré-candidatos a vereador.

O prefeito Flávio Kayatt (PSDB), de Ponta Porã, recebe hoje cedo o governador André Puccinelli para formalização da parceria entre Prefeitura e o Estado para a construção das pontes de concreto no trajeto do anel viário.

Kayatt e André estarão entregando também tablets para mais de 700 alunos de escolas estaduais de Ponta Porã, Antônio João e Laguna Carapã.

O leilão de sucatas, veículos e outras tranqueiras rendeu essa semana faturamento de pelo menos R$ 120 mil a Prefeitura de Dourados.

O vereador Cemar Arnal cobrou da Prefeitura melhorias quanto à acessibilidade para deficientes físicos, como a construção de uma rampa de acesso aos cadeirantes e deficientes físicos e visuais no Parque Antenor Martins, no

move uma plenária no domingo para escolher os 155 delegados que decidirão o rumo do partido na eleição deste ano. Os delegados que representam as várias facções petistas serão escolhidos, através de um “chapão”. Os delegados irão definir em encontro já marcado para o dia 3 de junho se o PT manterá a aliança com Murilo e escolher os candidatos a vereador.

Farinha no ventilador

A estudante universitária Mayara Petruso, que postou em sua página no Twitter mensagem preconceituosa e de incitação à violência contra nordestinos, foi condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de reclusão – pena convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa –, segundo a sentença da juíza federal Mônica Aparecida Camargo, da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo. Ela alegou ter sido motivada pelo resultado das eleições a presidente da República, em que seu candidato perdeu para Dilma devido à expressiva votação dos nordestinos. Disse que não tinha a intenção de ofender e não é pessoa preconceituosa.

DOURADOS - Eleito deputado estadual pelo PT pela segunda vez, o ex-prefeito de Dourados, Laerte Tetila, é uma das principais lideranças da legenda no Mato Grosso do Sul. Nesta entrevista, Tetila, um paulista de nascimento, mas sul-mato-grossense por adoção, fala um pouco sobre sua atuação na Assembleia Legislativa, sobre política estadual e local, além de comentar alguns de seus principais projetos. Desde o ano passado, Tetila apresentou 338 indicações, 22 projetos e prestou atendimento a 37 entidades por meio de emendas individuais. Confira:

São várias indicações nesse período, deputado. Como o senhor consegue garantir que essas indicações sejam de fato atendidas?

Primeiro, é importante fazer uma definição do que são essas indicações, que são na verdade, sugestões e pedidos de entidades, lideranças políticas, clubes, associações, que, de alguma forma, estão precisando de auxílio do Governo do Estado, das prefeituras ou do Governo Federal. Elas passam para mim, ou para alguém de minha equipe, nós montamos uma indicação e apresentamos na Assembleia e esta encaminha ao setor competente para ser resolvido. Fazemos o acompanhamento e tornamos público que fizemos aquela proposição, mas, a quem realmente cabe fazer essas obras ou serviços é o Executivo, em qualquer uma das três esferas. Quando necessário, reiteramos o pedido e assim garantimos que as demandas não fiquem só no discurso. Temos tido o apoio contínuo, nessas solicitações do nosso mandato, dos parlamentares Vander Loubet, Antônio Carlos Biffi e senador Delcídio do Amaral.

taxas mínimas de água, energia elétrica e telefone, o do Dia da Paz, o que possibilita aos mototaxistas e aos moto-entregadores a se tornarem micro-empreendedores individuais sem perder o benefício fiscal para compra da moto zero entre outros benefícios, entre tantos outros que nos orgulham muito de termos sido os propositores.

Reprodução

“Nossos projetos nascem da mesma maneira, dos anseios populares”

Mas, o que merece um destaque especial é o que cria o Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas, o Fepati. Tivemos apoio de todos os demais deputados e construímos a proposta junto de indígenas e produtores rurais. Sempre disse que se houvesse qualquer rejeição do projeto no momento de debate, não o apresentaria. E foi o contrário, todos os envolvidos elogiaram a iniciativa, desde as lideranças indígenas e órgãos indigenistas, até representantes da Famasul, por exemplo.

trabalho não é só por Dourados. Mandamos emendas para Angélica, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Deodápolis, Douradina, Itaporã, Ivinhema, Laguna Caarapã, Maracaju, Rio Brilhante, Sidrolândia, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul e muitas outras.

Falando em Dourados, deputado: a aliança com o prefeito Murilo continua?

O PT é soberano em suas decisões. Creio que quem responderia melhor essa pergunta seriam e serão os delegados e delegadas do partido, os filiados e filiadas. Nessa hora, meu voto como deputado tem o mesmo peso dos delegados e delegadas eleitos pelo PT. E a vice? Volto a repetir: o PT é soberano em suas decisões. O que o partido decidir eu assino embaixo. Não tenho que reclamar do trabalho da companheira Dinaci [Ranzi]. Agora, se perdermos a vice, acho difícil o PT e a militância aceitarem essa coligação.

E quais dessas indicações já tiveram retorno?

Tive retorno de várias delas. Cito aqui só algumas, para não me prolongar. Lembro, por exemplo, de alguns Centros de Educação Infantil para Dourados que já estão em fase de licitação e a instalação de torres para melhorar o sinal de celulares na região dos assentamentos Itamarati e no do distrito de Itahum que devem entrar em funcionamento nos próximos meses e até mesmo a criação do Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Grande Dourados, que teve, inclusive, apoio de todos os colegas deputados, de todos os partidos e está em fase de aprovação final dentro da esfera universitária.

E quanto aos projetos?

Todos gostam da sombra, mas pouco plantam árvores.

Jardim Flórida II.

Até o final do mês, a gasolina deve ter reajuste de pelo menos 10% por causa do aumento repassado pela Petrobras às distribuidoras de combustivel, reajuste no salário dos funcionários de postos e alta do dólar.

Nossos projetos nascem da mesma maneira, dos anseios populares. Todos são importantes, são como filhos mesmo (risos). Destaco os que retiram impostos para alimentos produzidos pela agricultura familiar para a merenda escolar, o que deixa que entidades filantrópicas paguem apenas

O projeto já foi aprovado e requerido pelo Governo da Bahia, que quer usá-lo como modelo para resolver as questões indígenas por lá. Sabemos que aqui no Mato Grosso do sul esse problema é muito sério e exige uma reflexão apurada e equilibrada, mas demos o primeiro passo e toda caminhada exige isso, o primeiro passo de muitos que ainda serão necessários para resolver a questão fundiária indígena que se arrasta há décadas no Estado. Em breve quero apresentar o projeto ao ex-presidente Lula, que quando esteve em Dourados me cobrou a iniciativa e se possível quero levá-lo também para a presidenta Dilma.

Vieram emendas individuais do senhor para Dourados?

Sim, para quatro escolas que receberam emendas para compra de climatizadores de ar e também de aparelhos de ar-condicionado: a Etalívio

Penzo, a Daniel Berg, a Alício de Araújo e Castro Alves. Também destinei verbas para equipamentos de informática no Centro de Convivência do Idoso do Parque I. Isso ano passado. Este ano estou trazendo nada menos que 10 academias ao ar livre para bairros populares da cidade, recursos para um veículo para a Renasul, que cuida dos hemodialíticos. Mas o

E agora com o PMDB ensaiando uma candidatura própria em Dourados?

Olha, prefiro não falar por outro partido que não o meu, seria desrespeitoso da minha parte comentar sobre a situação do PMDB.

E o Governo do Estado?

O senador Delcidio é o pré-candidato natural do PT. Não escondo isso e acredito que no Estado ninguém tem dúvidas disso também. Ele sempre foi um grande amigo, sempre me atendeu de maneira excepcional e tem um carinho muito grande por Dourados. Por onde passo, escuto naturalmente o nome dele como um forte candidato ao Governo em 2014. Não tenho dúvidas que uma vez candidato será um grande governador.

Para encerrarmos, o que o eleitor do senhor pode esperar para os próximos meses?

Pode esperar que continuarei trabalhando intensamente como sempre fiz, principalmente em prol das políticas públicas que têm dado ótimos resultados no desenvolvimento do nosso estado e do nosso país. E importante: o meu gabinete, em Dourados e em Campo Grande, está aberto para toda e qualquer iniciativa que vá de encontro aos interesses da classe trabalhadora.

O PROGRESSO
4
P1

Comércio

Vendas no varejo restrito sobem 0,2%

Na comparação com março do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 12,5% em 2012

Amorim

Rio - As vendas do comércio varejista

restrito subiram 0,2% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE

Projeções, que esperavam desde uma queda de 0,60% a uma alta de 1,00%, e abaixo da mediana positiva de 0,30%.

Na comparação com março do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 12,5% em março deste ano.

Nesse confronto, as projeções variavam de uma alta entre 8,80% e 13,30%, com mediana de 11,70%. Até março,

as vendas do varejo restrito acumulam altas de 10,3% no ano e de 7,5% nos últimos 12 meses. A alta de 0,2% nas vendas do varejo restrito em março de 2012 ante fevereiro fez a média móvel trimestral do setor ficar em 1,1% no mês. Em fevereiro, a média móvel das vendas no varejo foi de 1,2%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,6% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda

de 1,60% a uma alta de 1,00% e acima da mediana negativa de 0,25%.

A receita nominal do comércio varejista aumentou 0,3% em março

Na comparação com março do ano passado, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 10,2% em março deste ano. Nesse confronto, o resultado superou o teto das projeções, que variavam de um avanço de 5,10% a 10,00%, com mediana positiva de 7,90%. Até março, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 7,3% no ano e de 6,7% nos últimos 12 meses.

A receita nominal do comércio varejista aumentou 0,3% na passagem de fevereiro para março. Com o resultado, a média móvel trimestral da receita ficou em 1,3% no trimestre encerrado em março. Na comparação com março de 2011, a alta foi de 15,4%. No ano, a receita acumula alta de 13,9% e, em 12 meses, de 12,1%.

A receita do varejo ampliado subiu 0,6% em março ante fevereiro. Na comparação com março de 2011, houve expansão de 12,0%. No ano, a

alta é de 9,4% e, em 12 meses, de 9,2%.

REVISãO

O IBGE revisou a taxa do volume de vendas do comércio varejista em fevereiro ante janeiro, de -0,5% para 0,0%. A taxa de janeiro ante dezembro de 2011 também foi revisada, de 3,3% para 3,2%. Já o volume de vendas do varejo ampliado em fevereiro ante janeiro foi revisado de -1,1% para -0,8%. (Agência Estado)

Indicadores Econômicos

IMPOSTO DE RENDA (desconto

Inflação IGP-10 sobe e fica em 1,01% em maio

Thais Leitão

Rio - O Índice Geral de Preços – 10 (IGP10) registrou taxa de 1,01% em maio. O resultado ficou acima do apurado um mês antes, 0,7%, e também superou a taxa do mesmo período de 2011, quando a variação foi 0,55%. De acordo com dados divulgados ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no ano o índice acumula alta de 2,11% e de 3,9% nos últimos doze meses.

O IGP-10 é uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP), da FGV, e mede a evolução de preços das matérias-primas agrícolas, de produtos industriais e de bens e serviços finais, no período compreendido entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês atual. Ele é formado por três subíndices: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que corresponde a 60% da taxa global; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que contribui com 30%; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), responsável por 10% do IGP-10.

Em maio, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) ficou em 1,21%, depois de registrar 0,76% em abril. Os bens finais subiram de 0,63% para 0,76%, impulsionados pelos alimentos processados (de 0,67% para 1,5%). Os bens intermediários também tiveram elevação e a taxa passou de 0,82% para 1,62%. A principal contribuição partiu dos materiais e componentes para a manufatura (de 0,94% para 1,95%). As matérias-primas brutas aumentaram

de 0,83% para 1,19%, pressionadas por café em grão (de -8,79% para -2,24%), minério de ferro (de 0,51% para 2,35%) e mandioca (de -11,98% para -3,88%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve leve diminuição ao passar de 0,53% para 0,51%. A maior contribuição para este movimento partiu do grupo habitação (de 0,77% para 0,42%), principalmente dos itens empregados domésticos (de 2,41% para 0,24%), taxa de água e esgoto residencial (de 1,59% para 0,48%) e aluguel residencial (de 0,89% para 0,47%).

Também foram registrados decréscimos nas taxas de variação de outras quatro classes de despesa que compõem o IPC: alimentação (de 0,51% para 0,38%), vestuário (de 0,81% para 0,47%), educação, leitura e recreação (de 0,26% para 0,18%) e transportes (de 0,28% para 0,23%). Por outro lado, registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: despesas diversas (de 0,84% para 3,97%), saúde e cuidados pessoais (de 0,72% para 1,05%) e comunicação (de -0,18% para -0,06%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em maio, variação de 0,86%, acima do resultado do mês anterior (0,71%). O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,49%, depois de ficar em 0,42% no mês anterior e o índice que representa o custo da mão de obra subiu de 0,98% para 1,23% de um mês para o outro. (Agência Brail – ABr)

(Multiplique a quantidade de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais).

Economia O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012 P1 5 Economia Economia Economia Economia
Daniela
TBF maio 04 0,6746% 05 0,6640% 06 0,6957% 07 0,7159% 08 0,6982% 09 0,6420% 10 0,6420% 11 0,6584% 12 0,6400% 13 0,6721%
na fonte) TABELA OFICIAL DA RECEITA FEDERAL Base de cálculo Alíquota % Deduzir-R$ Até R$ 1.637,11 - Isento De R$ 1,637,12 até R$ 2.453,50 7,5 122,78 De R$ 2.453,51 até R$ 3.271,38 15,0 306,80 De R$ 3.271,39 até R$ 4.087,65 22,5 552,15 Acima de R$ 4.087,65 27,5 756,53 Deduções: R$ 164,56 por dependente; pensão alimentícia integral; contribuição ao INSS. Aposentado com 65 anos ou mais tem direito a uma dedução extra de R$ 1.63,7,11 no benefício recebido da previdência pública ou privada. DÍVIDA EM TR ou TRD Dia do Fator de Vencimento Atualização abril 28 0,01254590 29 0,01245631 30 0,01234226 maio 01 0,01231878 02 0,01228713 03 0,01230426 04 0,01233221 05 0,01244242 06 0,01246115 07 0,01242089 08 0,01233624 09 0,01234838 10 0,01227192 11 0,01243607 12 0,01245593 13 0,01239107 14 0,01215865 15 0,01208905 UFERMS UFIR
INFLAÇÃO acumulaDo Índices fevereiro No ano 12 meses INPC (IBGE) 0,39 0,90 5,47 IGP-M (FGV) -0,06 0,19 3,43 IGP-DI (FGV) 0,07 0,37 3,38 IPA-DI (FGV) -0,03 -0,02 1,85 IPC-DI (FGV) 0,60 1,06 5,62 IPC (FIPE) -0,07 0,59 4,60 IPCA (IBGE) 0,45 1,01 5,85 INCC (FGV) 0,30 1,20 8,02 ICV (DIEESE) 0,13 1,45 5,83 FIPEZAP* 1,40 4,00 23,50 TR maio 04 0,0145% 05 0,0139% 06 0,0355% 07 0,7555% 08 0,0379% 09 0,0490% 10 0,0000% 11 0,0083% 12 0,0000% 13 0,0220% REAjUSTE DE ALUgUEL - marÇo IGP-M (FGV) 1,0343 IPCA (IBGE) 1,0585 IGP-DI (FGV) 1,0338 INPC (IBGE) 1,0547 IPC- (FIPE) 1,0460 ICV (DIEESE) 1,0583 Obs.: O fator acima representa a variação do indicador de reajuste nos últimos 12 meses. Para fazer o cálculo, basta multiplicar o valor atual do aluguel pelo fator. Novembro/2000 R$ 1,0641 MAIO R$ 622,00 SALÁRIO MÍNIMO BOLSAS Ibovespa: -3,31% Pontos: 54.038,20 Máxima de +0,73% : 56.296 pontos Mínima de -3,31% : 54.038 pontos Volume: 8,35 bilhões Variação em 2012: -4,79% Variação no mês: -12,59% Dow Jones: -1,24% Pontos: 12.442,49 Nasdaq: -2,1% Pontos: 2.813,69 Ibovespa Futuro: -2,99% Pontos: 54.390 Máxima (pontos): 56.490 Mínima (pontos): 54.215 BLUE CHIPS Vale PNA Preço: R$ 34,78 Variação: -3,66% Petrobrás PN Preço: R$ 18,43 Variação: -4,46% OGX Petróleo ON Preço: R$ 10,97 Variação: -5,59% Itaú Unibanco PN Preço: R$ 27,05 Variação: -2,73% Bradesco PN Preço: R$ 26,88 Variação: -4,38% BM&FBOVESPA ON Preço: R$ 9,20 Variação: -1,71% Banco do Brasil ON Preço: R$ 19,40 Variação: -4,9% Gerdau PN Preço: R$ 15,50 Variação: -2,21% Usiminas PNA Preço: R$ 9,51 Variação: -5,37% Cyrela Realt ON Preço: R$ 14,34 Variação: -0,28% Cia Siderúrgica Nacional ON Preço: R$ 13,29 Variação: -1,99% Global 40 Cotação: 131,800 centavos de dólar Variação: estável CÂMBIO - Dólar comercial no balcão Compra: R$ 1,9980 Venda: R$ 1,9990 Variação: -0,1% - Dólar Paralelo Compra: R$ 2,01 Venda: R$ 2,13 Variação: estável - Dólar Ptax Compra: R$ 1,9967 Venda: R$ 1,9973 Variação: -0,01% - Dólar Turismo Compra: R$ 1,9230 Venda: R$ 2,0930 Variação: estável - Dólar Futuro (junho) Cotação: R$ 2.013,50 Variação: +0,32% - Euro Compra: US$ 1,2691 (às 17h17) Venda: US$ 1,2692 (às 17h17) Variação: -0,19% - Euro comercial Compra: R$ 2,5370 Venda: R$ 2,5380 Variação: -0,35% - Euro turismo Compra: R$ 2,5000 Venda: R$ 2,6930 Variação: +0,97% JUROS - CDB prefixado de 30 dias, 8,39% ao ano. - Capital de giro, 10,99% ao ano. - Hot money, 1,04% ao mês. - CDI, 8,72% ao ano. - Over a 8,89% OURO - Ouro Cotação: 1,573,17 a onça-troy (1 onça-troy equivale a 31,1035 gramas) Variação: +2,25% - Ouro BM&F (à vista) Cotação: 101,800 Variação: +2,83% ABRIL R$ 16,36 POUPANÇA maio 07 0,5000% 08 0,5160% 09 0,5561% 10 0,54589% 11 0,5459% 12 0,5228% 13 0,5018% 14 0,5000% 15 0,5005% 16 0,5218% 17 0,5335% 18 0,5232% 19 0,5143% 20 0,5000% 21 0,5000% Fonte: GraNDE fm rural milHo R$ 21,00 (disponível) SoJa R$ 56,00 (disponível) AgROPECUÁRIA boi GorDo/à vista R$ 86,00 (Balbinos - Brasil Global) vaca GorDa/à vista R$ 76,00 ( Brasil Global) Obs.: Esses dois frigoríficos estão fora de mercado porque a escala de abate está completa nos próximos dias * A partir de agora, preços pecuários só livres, com suspensão do Funrural

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

O

Audiência discute mudanças climáticas

Só haverá desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade civil, diz embaixador na CMMC

BrASíliA - O embaixador André Correa do Lago, diretor do Departamento do Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores, disse que o desenvolvimento sustentável “só pode ser paradigma efetivo do desenvolvimento futuro se a sociedade civil tiver o interesse, o entusiasmo e as ações para que isto possa acontecer”. Em audiência pública na Comissão Mista

Permanente sobre Mudanças

Climáticas (CMMC), na quarta-feira (16), o parlamentar afirmou que “o desenvolvimento sustentável não pode ser imposto pelos governos: tem que contar com a participação da sociedade civil e tem que contar igualmente com estrutura multilateral para assegurar o equilíbrio entre os diversos países”, já que muitos deles não têm condições econômicas de desenvolver autonomamente este processo.

A audiência pública teve como tema os preparativos para a Conferência Rio+20, cujo foco é o desenvolvimento sustentável. Para o diplomata, esse tipo de desenvolvimento, a partir da conferência, pode se tornar

“o paradigma efetivo para o desenvolvimento mundial” por dois motivos: a ameaça da mudança do clima e a possibilidade real de erradicação da pobreza. Ele afirmou que os padrões de produção e consumo são insustentáveis para um planeta que pode chegar a 10 bilhões de habitantes em 2050.

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), relator da comissão, observou que esse número significa um aumento de 30% na população

atual, com o igual aumento de consumo. O embaixador, porém, afirmou que o consumo será muito maior.

“Se China, Índia, Brasil e Indonésia tirarem as pessoas da pobreza, elas estarão consumindo muito mais”, afirmou o diretor do Itamaraty, para quem o desafio para a produção de alimentos é muito grande, mas o de energia é

ainda maior.

A audiência pública teve como tema os preparativos para a Rio+20

Outra a se pronunciar foi Karen Suassuna, diretora de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente. A diretora defendeu as ações do governo brasileiro na adoção de uma economia verde inclusiva, com foco na erradicação da pobreza e no uso racional dos recursos naturais. Ela mencionou di-

Criação de novo índice para medir desenvolvimento

Venda ilegal de agrotóxicos

Brasília - Projeto de lei do senador Humberto Costa (PT-PE) que visa criminalizar a venda ilegal de agrotóxicos foi aprovado na quarta-feira (16) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

O PLS 438/2011 prevê pena de reclusão de três a seis anos e multa para os infratores.

Apesar de a relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), ter oferecido parecer pela aprovação da proposta com a definição da pena, ela comunicou que vai apresentar emenda na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para manter a pena atual de dois a quatro anos de reclusão. A senadora explicou que a manutenção da atual pena foi considerada mais adequada pelos ministérios da Justiça e do Meio Ambiente, com o que ela concordou.

Carolina Gonçalves

Brasília - O governo brasileiro vai defender a criação de um novo índice para medir o desenvolvimento no mundo durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Segundo Karen Suassuna, diretora de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, as métricas utilizadas hoje, como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Social (IDH), não traduzem mais a realidade dos países. “Hoje dimensionamos crescimento sem medir a questão sustentável. Queremos, ao longo dos anos, desenvolver indicadores que tenham apoio no tripé econômico, social e ambiental”, defendeu quarta-feira (16), durante uma audiência na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. Para o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que integra a comissão, a adoção do novo indicador é um dos pontos que devem estar na proposta sobre economia verde, que fará parte do rascunho zero da Rio+20. “Não queremos a adoção de indicadores paralelos, como um PIB Verde, mas contestar o próprio PIB como métrica de desenvolvimento do planeta. O PIB não serve mais”, afirmou. Sirkis ainda defendeu que a proposta sobre economia verde seja enxugada para ser mais bem compreendida. Segundo ele, além do novo índice, o modelo deve propor a adoção de valores dos ecossistemas, um novo sistema tributário para estimular a redução de emissão de carbono e o investimento em pesquisas sobre temas como energia limpa, reflorestamento, saneamento e transporte sustentável. O embaixador brasileiro André Corrêa do Lago, diretor do Deparamento de Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores alertou que, hoje, o debate sobre desenvolvimento sustentável não é mais uma alternativa, mas uma resposta prática às mudanças do clima e à erradicação da pobreza. “A previsão é que, em 2050, sejamos 9 bilhões de pessoas no mundo. Com o esforço de países como o Brasil em tirar milhares de pessoas da pobreza, teremos cada vez mais gente consumindo água, alimentos e energia, por exemplo. Os atuais padrões são insustentáveis e não nos permite oferecer acesso a serviços básicos a este público”, disse o diplomata. (Agência Brasil – ABr)

Ela também esclareceu que a mudança no texto do projeto só não foi incluída no parecer, para não atrasar a tramitação. Depois do exame pela CRA, a matéria ainda será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.A tipificação da venda ilegal de agrotóxicos como crime hediondo foi excluída pela relatora. Ana Amélia ponderou que tal tipificação deve ser reservada apenas a fatos mais graves. Para as condutas relacionadas a agrotóxicos, avaliou que seria desproporcional e banalizaria o crime hediondo. (Agência Senado)

Desertificação

será discutida Brasília – Depois de 20 anos de tentativas, desde a Rio 92, o grupo de especialistas que tenta incluir o problema da desertificação

versos programas do governo brasileiro centrados no desenvolvimento sustentável, como o Fundo Clima, a Política Nacional de Mudança do Clima, a Bolsa Verde e o Programa Nacional para Produção Sustentável.

A diretora do ministério disse que o governo brasileiro também defende a adoção de novas métricas para mensuração do progresso e desenvolvimento, hoje captados apenas pelo Produto Interno Bruto (PIB) e pelos Índices

na agenda de desenvolvimento mundial, conseguiu manter o tema no documento que servirá de base para as negociações da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, evento que a capital fluminense sedia em junho.

A desertificação é um fenômeno caracterizado por intensa degradação do ecossistema, com perda da capacidade de produção, devido a atividades humanas. De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação é “a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas”. (Agência Brasil – ABr)

Problema nunca foi prioridade

Brasília - O diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Magalhães, disse que o texto de recomendação para a Rio+20 foi resumido pelos negociadores da conferência. “Mas o importante são os desdobramentos. Se os países se comprometerem com o fortalecimento de políticas públicas para estas regiões [desertificadas], e o governo brasileiro reconhecer que precisa organizar melhor as políticas para essas áreas, como o Semiárido nordestino, já teremos um bom resultado”, avaliou.

O grupo, que reúne especialistas de vários países, vai apresentar propostas durante os eventos preparatórios da Rio+20. A desertificação ameaça 40% da superfície terrestre do mundo, onde vivem mais de 2,6 bilhões de pessoas, de acordo com estimativas

de Desenvolvimento Humano. Ela concordou com o deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ), para quem esses índices não contemplam de forma adequada a questão da sustentabilidade ambiental. Os novos indicadores, para ela, devem contemplar aspectos econômicos, sociais e ambientais. Karen assinalou que o Brasil é o único país de dimensão continental que tem uma estratégia para lidar com desmatamento, ao ampliar a produção agrícola evitando a conversão de ecossistemas para a agricultura. Disse que as taxas de conversão da Amazônia previstas para este ano são as menores da série histórica, com 6,2 mil hectares. A previsão é chegar a 2020 com 3,5 mil hectares. Ela afirmou também que há recursos de R$ 3,2 bilhões para o financiamento da agricultura de baixo carbono, dos quais R$ 700 milhões foram disponibilizados. A diretora frisou que não há fórmula pronta para trazer financiamento e sustentabilidade para o setor produtivo.

A reunião foi parcialmente comandada pelo presidente da CMMC, deputado Márcio Macedo (PT-SE), e teve ainda a participação dos deputados Luiz Noé (PSB-RS) e Ricardo Trípoli (PSDB-SP). (Agência Senado)

da Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar dos números representarem um universo onde vivem 42% da população mundial, Magalhães alerta que o problema nunca foi uma prioridade dos governos. “As regiões secas não são estratégicas para o abastecimento global, produzindo muitas vezes para o consumo local”, explicou o diretor do CGEE. (Agência Brasil – ABr)

Importância da biodiversidade

Brasília - Menos de 20% de 8 mil pessoas entrevistadas em várias partes do mundo pela organização suíça União para BioComércio Ético (UEBT) já ouviram falar sobre a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro. Apenas 6% das pessoas ouvidas no Brasil, na França, Alemanha, Índia, no Peru, na Suíça, no Reino Unido e nos Estados Unidos demonstraram saber do que trata o evento.

O dado, inédito no relatório Barômetro de Biodiversidade, surge como um alerta na edição deste ano. O documento é feito há quatro anos para avaliar o nível de conhecimento das pessoas sobre biodiversidade e como a indústria, especialmente de cosméticos, incorpora o conceito em suas atividades. Para a representante da UEBT no Brasil, Cristiane de Moraes, “a Rio+20 não está sendo bem divulgada, mas muitas empresas, organizações e governos estão se articulando. Se depender dessas articulações, o Brasil pode ser visto como plataforma e criar tendências nesse tema”. (Agência Brasil – ABr)

Senado
PROGRESSO
Meio Ambiente 6 Meio Ambiente Meio Ambiente P1
Divulgação Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas durante audiência pública realizada na quarta-feira Jonas Pereira – Agência Senado Karen Suassuna, diretora de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente

Balanço

Mortes provocadas pela dengue caem 80%

Segundo o Ministério da Saúde, houve ainda redução de 91% dos casos graves da doença em relação a 2010

BraSília - O número de óbitos por dengue no Brasil caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2010. Há dois anos foram registradas 467 mortes pela doença entre janeiro e abril. Já no primeiro quadrimestre deste ano o número caiu para 74 óbitos. Os dados são do balanço apresentado ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília.

O balanço da dengue em 2012 revela outros índices positivos no combate à doença. Houve diminuição de 91% nos casos graves da doença, que passaram de 11.845 em 2010, para 1.083 registros em 2012. Já o número total de casos teve retração de 58% - foram 286.011 casos da doença em 2012, contra 682.130 em 2010.

Parceria

recursos regulares, com foco na qualificação das ações de prevenção e controle.

Ministro da Saúde destaca parceria com estados e municípios

“Esses resultados expressivos só reforçam o trabalho do ministério em parceria com os municípios e as secretarias estaduais nas ações no período fora da epidemia, que foram pactuados no ano passado. Os planos por incentivo de desempenho, a checagem pelo LIRAa, o acompanhamento do plano de contingência e as visitas aos estados contribuíram efetivamente para a organização mais eficiente da rede de assistência do SUS”, analisou Padilha.

O ministro destacou o conjunto de ações do Ministério da Saúde – em parceria com estados e municípios –como fatores para a redução da doença. Exemplo disso é o repasse de R$ 92 milhões repassados a 1.158 municípios, como adicional de 20% aos

Ele disse ainda que “o ministério considera um crime contra a saúde pública qualquer paralisação das atividades de combate à dengue por causa das atividades eleitorais. O segundo semestre é fundamental para a mobilização no combate à doença. É o momento de estruturar os serviços de saúde, capacitar profissionais e organizar as ações de vigilância”, reforçou.

O repasse de verba garantiu também o abastecimento regular aos estados e municípios de insumos estratégicos como os kits de diagnóstico e aquisição de inseticidas para

o controle do mosquito Aedes aegypti. Foram adquiridos cerca de sete mil kits suficientes para 640 mil exames, 2,5 milhões de quilos de larvicidas e 350 mil litros de adulticidas (fumacê).

Outra ação foi o investimento em atividades de mobilização da população, através da campanha “Toda hora é hora de combater a dengue”, além da distribuição aos municípios de 450 mil cartazes com orientações sobre a classificação de risco do paciente. E foi incrementado o esforço de capacitação dos profissionais de saúde.

O secretário da Secretaria de Vigilância em Saúde, do

Morre Donna Summer, a diva da disco music

São Paulo - Donna Summer, rainha pop de voz aveludada que marcou a história da disco music, morreu ontem, aos 63 anos. A cantora batalhava contra um câncer de pulmão, e estava na Flórida. Em seu ápice, nos anos 1970, emplacou uma série de hits que definiram a música de pista da época. Entre as mais conhecidas, “Love to Love You”, “I Feel Love”, “Bad Girls” e “Hot Stuff”, hinos de discoteca que renderam a Summer uma popularidade duradoura, que foi muito além do auge da disco.

Donna Summer ganhou cinco prêmios Grammy: em 1978 (melhor vocal de R&B, por “Last Dance”); 1979 (de novo melhor vocal de R&B, por “Hot Stuff”); 1983 (melhor performance, por “He’s a Rebel”); 1984 (melhor performance, por “Forgive Me”); e em 1997 (Melhor disco Dance, por “Carry On”). Nascida em uma família religiosa, no Massachusetts, LaDonna Adrian Gaines começou a cantar no coral gospel de sua igreja. Durante a adolescência participou de um grupo de rock chamado Crow, e logo depois mudou-se para Nova York com o intuito de trabalhar em musicais. Conseguiu um papel na produção alemã de “Hair” e seguiu em turnê com a companhia pela Europa, onde conheceu e casou-se com o ator austríaco Helmut Sommer, cujo sobrenome adaptaria para Summer. Enquanto fazia backing vocals para o grupo de soul Three

Pesquisas nucleares

Brasília – Às vésperas de a comunidade internacional retomar o diálogo com o Irã sobre o programa nuclear

Dog Night, chamou a atenção dos produtores Giorgio Moroder e Pete Bellotte, com que formaria uma parceria duradoura e prolífica durante os anos 70. O primeiro hit internacional do trio viria em 75, com o single “Love to Love You”. Também lançado em formato estendido, para ser mixado por disc jockeys em festas noturnas, algo incomum na época, o hit ficou conhecido como um dos primeiros marcos das disco, com seu arranjo de violinos e acompanhamento de guitarras com wah-wah. Em seguida o time de Summer passou

desenvolvido no país, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano, Saeed Jalili, disse ontem (17) que não há disposição de abrir mãos das pesquisas na área. Segundo ele, são “direitos in-

Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, informou ainda que as equipes das Secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e de Vigilância em Saúde visitaram as regiões do país prestando assessoria técnica e as devidas orientações. “Estamos prontos para auxiliar nos planos de combate e nas ações de contingência. Essa parceira com os estados e municípios é fundamental e demonstrou por meio da sequência de reduções de casos graves e óbitos que estamos no caminho certo”, acrescentou.

SiTUaÇÃO ePiDeMiOLÓGica

Dez estados concen -

comerciais e militares. “No momento, percebe-se que é preciso acabar com a pressão e que essa abordagem não conseguiu resultados”, disse.

Principal negociador nuclear do Irã, Jalili disse que a pressão sobre o país não conseguiu impedir o progresso nuclear e acabou incentivando as pesquisas na área. No próximo dia 23, as autoridades do Irã se reúnem com o grupo P5+1 (formado pelos Estados Unidos, a China, o Reino Unido, a França, Rússia e Alemanha), em Bagdá, no Iraque. (ABr, com informações da emissora pública de televisão do Irã, PressTV)

Ampliação de parcerias

tram 81,6% (233.488) dos casos notificados em 2012 - Rio de Janeiro (80.160), Bahia (28.154), Pernambuco (27.393), São Paulo (19.670), Ceará (17.205), Minas Gerais (14.006), Mato Grosso (13.802), Tocantins (11.589), Pará (11.223) e Rio Grande do Norte (10.286).

Já os dez municípios com o maior número de casos no período foram: Rio de Janeiro (64.675), Fortaleza (10.156), Recife (6.343), Palmas (4.706), Cuiabá (4.460), Goiânia (4.128), Natal (3.779), Itabuna (3.088), Aparecida de Goiânia (3.022) e Teresina (3.000).

Considerando a incidên-

Brasil. (ABr, com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua)

Corte de salários

cia (calculada na proporção de um caso a cada 100 mil habitantes), os três municípios com as maiores taxas registradas foram: Palmas (2.494,7), Itabuna (1.445,3) e Rio de Janeiro (1.045,4), respectivamente.

circULaÇÃO ViraL

No país circulam quatro tipos de vírus da dengue. Em 2012, os tipos DENV 1 e DENV 4 foram os mais comuns, com 59,3% e 36,4%, respectivamente. Foram avaliadas 2.098 amostras positivas.

No entanto, essa distribuição apresenta variações entre as cinco regiões brasileiras. No Norte o percentual de 85,5% e no Nordeste registrou-se 81,5% de predomínio do DENV 4. Já nas regiões Centro-Oeste e Sul o DENV 1 circulou com maior predominância (53,3% e 83,8%). Já no Sudeste há equilíbrio entre os dois sorotipos - 46,8% de DEN 1 e 49,7% de DEN 4. “É importante reforçar que não existe um tipo viral mais agressivo, mas a exposição da população a diversas infecções pelo vírus da dengue ao longo dos últimos anos constitui-se em um fator de risco adicional para a ocorrência das formas mais graves da doença, explica o secretário. (Agência Saúde)

a desenvolver esta paleta. Em discos como “Love Trilogy”, “Four Seasons of Love” e “I Remember Yesterday”, Moroder e Bellotte arquitetavam arranjos cada vez mais sofisticados que definiram a sonoridade da disco em seu ápice comercial. Uma declaração emitida pela família de Summer disse: “Esta manhã perdemos Donna Summer, uma mulher de muitos talentos, o maior deles sendo a fé. Nós sofremos com sua perda e celebramos sua vida extraordinária e a continuação de seu legado”. (Agência Estado)

alienáveis” dos iranianos. Jalili acrescentou que há disposição do Irã de negociar sobre a cooperação, indicando que o governo quer o fim das sanções impostas ao país – que limitam as negociações econômicas,

Brasília - O primeiroministro da China, Wen Jiabao, disse à presidenta Dilma Rousseff, em conversa por telefone anteontem (16), que os chineses querem “ampliar e aprofundar as relações com a América Latina”. Além disso, Jiabao aceitou convite de Dilma para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), cujas reuniões ocorrem nos dias 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Na conversa, segundo Jiabao, Dilma agradeceu à China o apoio à Rio+20 e disse ainda que confia no esforço da comunidade internacional na busca de um consenso político para a promoção do desenvolvimento econômico, social e proteção ambiental.

Jiabao disse ainda que o fortalecimento da cooperação entre a China e o Brasil tem “grande significado e amplas perspectivas”. Em 2009, a China superou os Estados Unidos tornando-se o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2011, o comércio bilateral cresceu 35,2% ao alcançar US$ 84,5 bilhões, com um saldo de US$ 20,79 bilhões favorável ao

Brasília – O novo primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault, disse que vai cortar em 30% o salário dos 34 ministros. A decisão foi tomada como parte do plano de austeridade fiscal já em curso em outros países europeus,que visa a reduzir os gastos públicos e a retomar o crescimento da economia. Segundo Ayrault, a proposta será encaminhada ao Conselho de Ministros, na primeira reunião no Palácio do Eliseu (cujo nome em francês é Champs-Élysée), com o presidente da França, François Hollande. O corte de salários foi tema de campanha de Hollande.

A nova equipe ministerial do governo da França é composta por 17 homens e 17 mulheres. Na lista estão o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius, que ocupará a pasta das Relações Exteriores, e o ex-ministro para Assuntos Europeus Pierre Moscovici, que será o titular do Ministério da Economia. (ABr, com informações da BBC Brasil)

Governo temporário

Brasília – Um governo temporário, formado por 16 ministros, em sua maioria funcionários públicos de alto escalão e professores universitários, assumiu ontem (17) o poder na Grécia. A principal tarefa do grupo é preparar as eleições legislativas de 17 de junho. Sondagens indicam que a esquerda radical deve vencer o novo pleito. O governo temporário foi nomeado depois que o presidente grego, Carolos Papoulias, tentou, sem

sucesso negociar com os líderes partidários em busca de acordo para fechar um governo de coalizão. Foram várias tentativas fracassadas. O magistrado Panaiotis Pikramenos, de 67 anos, é o novo primeiro-ministro do governo temporário. Desde 2010, ele preside o Conselho de Estado, a Suprema Corte da Grécia. A nomeação de Pikramenos foi decidida ontem (16), em uma reunião entre Papulias e os líderes dos partidos políticos. O único partido que se recusou a participar do encontro foi o de extrema direita Amanhecer Dourado, que representa os neonazistas. (ABr, com informações da emissora pública de rádio da França, RFI, da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa)

Geração de empregos

Brasília - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) advertiram ontem (17) que os líderes dos países que compõem o G20 (as maiores economias do mundo) devem estimular a geração de 21 milhões de empregos para fortalecer a economia. A orientação foi exposta durante a reunião que antecede as discussões dos presidentes e primeiros-ministros da Cúpula do G20, em Guadalajara, no México.

Pelos dados da OIT, a Alemanha, o Brasil, a Indonésia, a Rússia, a Turquia e, recentemente, os Estados Unidos registraram queda nas taxas referentes ao desemprego. O estudo também destaca o elevado aumento do emprego informal nos países emergentes, atingindo uma média de 45% em oito dos países do G20. (ABr, com informações da agência pública de notícias do México, Notimex)

O PrOGreSSO
P1 Brasil/Mundo 7 Brasil/Mundo Brasil/Mundo P1 Brasil/Mundo Brasil/Mundo
Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012
Marcello Casal Jr - ABr Ministro alexandre Padilha apresenta balanço dos números da dengue em todo país Cantora Donna Summer morreu aos 63 anos de idade Divulgação

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

Entrada de turistas estrangeiros cresce 5,3%

Brasil teve 271.975 visitantes internacionais a mais circulando em 2011, segundo levantamento

Brasília - O número de visitantes internacionais no Brasil subiu 5,3% em 2011, comparado com 2010. No ano passado, 5.433.354 turistas entraram no País. Foram

5.161.379 em 2010. O volume representa 271.975 visitantes a mais nos destinos turísticos brasileiros. O levantamento é realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

para o Brasil chega a 29,3%.

Estados Unidos (10,9%) e Uruguai (4,8%) ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.

Argentina continua no topo do ranking dos países que mais visitam

A alta foi impulsionada pelo crescimento de 10,3% no número de sulamericanos que chegaram ao Brasil — de 2.384.186, em 2010, para 2.628.957 em 2011. Os países que formam o bloco econômico dos BRICs também registraram importantes índices de crescimento do Turismo emissivo para o Brasil: Rússia (40,9%), China (47,9%), Índia (14,3%) e África do Sul (6,8%).

A Argentina continua no topo do ranking de países que mais visitam o Brasil. No ano passado, 1.593.775 argentinos estiveram em território brasileiro, 13,9% superior que os 1.399.592 de 2010. Com isso, a participação do País vizinho no fluxo internacional de turistas

A Europa enviou quase 30% do total dos visitantes estrangeiros do Brasil no ano passado. Foram 1.621.183 europeus, número 0,4% superior ao volume registrado no ano anterior. Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a estabilidade é positiva, considerando as adversidades econômicas do continente em 2011. “Não ter perdido turistas é um resultado muito bom diante de um cenário desfavorável”, afirmou Vieira.

A Ásia também está mais interessada no Brasil. Enquanto, em 2010, 220.085 asiáticos visitaram os destinos brasileiros, em 2011, o número subiu para 279.161. A alta foi de 26,8%. “Os índices mostram que retomamos o ritmo de crescimento do Turismo internacional, atingindo um recorde histórico de 5,4 milhões de pessoas visitando o nosso País”, afirmou Vieira.

“O resultado mostra o acerto da aposta da Embratur em intensificar a promoção nos

História

Europa e Ásia, 80% do turismo é feito dentro do próprio continente”. O resultado ajudou a compensar o crescimento menor ou queda de alguns países europeus e norte-americanos,

mais afetados pela crise econômica.

Para chegarem ao Brasil, os 3.808.341 turistas usaram aviões, enquanto 1.442.865 vieram por estradas. Os núme-

ros correspondem a 70% e 26% das entradas, respectivamente. Por via marítima chegaram 127.853 turistas ao País, enquanto por via fluvial foram registradas 54.295 chegadas.

Número de visitantes internacionais cresceu no Brasil em 2011 se comparado ao ano anterior (2010) países vizinhos”, avalia Flávio Dino, presidente da Embratur. Com o resultado, o Brasil ficou mais próximo da tendência mundial, que é a prática do turismo intrarregional. “Na

ampo GraNde –

A obra “12 mil anos

MuArq lança livro sobre povoamento em MS C

– Arqueologia do povoamento humano no Nordeste de Mato Grosso do Sul”, de Gilson Rodolfo Martins e Emília Mariko Kashimoto, será lançada hoje, às 16h, no encerramento do IV Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de lançamento acontece no Museu de Arqueologia (MuArq) situado nas dependências da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

“A novidade desse livro é que ele apresenta publicamente a descoberta mais recente sobre a origem do povoamento em Mato Grosso do Sul. Constatamos em nossas pesquisas que os primeiros habitantes povoaram a região há cerca de 12.400 anos atrás, uma das mais antigas do Brasil. Temos projetos de escavações em andamento no Estado

e foram eles os responsáveis por essa descoberta”, conta um dos autores do livro e coordenador do MuArq, Gilson Martins.

A obra de 200 páginas trata especificamente sobre os estudos feitos em sítios arqueológicos da região nordeste de Mato Grosso do Sul que compreende municípios como Campo Grande, Jaraguari, Chapadão do Sul, Cassilândia, Selvíria, Aparecida do Taboado e Camapuã. A data dos artefatos encontrados deu origem ao nome do livro. “O livro traz à tona um assunto polêmico, porque questiona a origem do homem em terras americanas. As catalogações mais antigas apontam para um período bem mais recente de presença humana no continente”, explica Gilson.

O conteúdo do livro foi gerado com base em pesquisas em arte rupestre e artefatos

em pedra lascada e cerâmica. “Aqui é difícil encontrar esqueleto, devido ao tipo de clima e condições do solo, o que dificulta a conservação. Mas no Estado, temos verdadeiras galerias de arte rupestre e os desenhos demonstram a complexidade do pensamento do homem daquele período”, diz ele.

A parceria dos estudiosos, Gilson Martins e Emília Kashimoto, surgiu em decorrência da proximidade de trabalho. Os autores de “12 mil anos” são professores doutores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e responsáveis pelo Museu de Arqueologia (MuArq). “A pesquisa em Arqueologia é sempre desenvolvida por uma equipe. A arqueologia de campo não se faz sozinho, só o estudo teórico que permite algo assim, e como eu e Emília trabalhos no MuArq há algum

tempo, isso facilitou a nossa parceria. A gente trabalha junto, inclusive nas escavações e o livro trata exatamente sobre isso, os resultados de nossos trabalhos”, expõe o coordenador.

De acordo com o coordenador do MuArq, os protagonistas do livro são os povos caçador-coletores. “A obra é voltada para o povo que identificamos como caçador-coletor de Mato Grosso do Sul, que não eram propriamente os índios. As nossas pesquisas apontam que os materiais encontrados antecedem a formação da população indígena que é de cerca de 3 mil a 4 mil anos atrás”.

“O livro vai provocar uma tensão intelectual, pois ele nos faz repensar sobre a história e teorias. Em resumo, traz questionamentos sobre o nosso passado”, finaliza o pesquisador.

Avanços
O PROGRESSO Turismo Turismo Turismo Turismo Turismo 8 P1
Turismo Turismo Turismo
Turismo
José Cruz/Agência Brasil

Produtores fazem visita

técnica em Ivinhema

Cerca de 25 agricultores familiares de Nova Andradina visitaram Ivinhema no último sábado (12). Cidades 2

Prefeito de Jateí entrega veículo para Educação

O novo veículo foi destinado para levar os alunos da Gleba Nova Esperança à Novo Horizonte do Sul. Cidades 3

Aniversário

os principais acontecimentos com Sueli Torres. Cidades 4

Douradina encerra as comemorações

Além do deputado Professor Rinaldo, autoridades políticas municipais e da região prestigiaram o evento

DOURADINA – A Prefeitura de Douradina encerrou domingo (13) a programação de 32 anos de aniversário do município. Durante os quatro dias de festa o público prestigiou shows com o cantor Gospel Mattos Nascimento e sua filha Cintia, da Banda Agnus Dei de Louvor e Adoração de Dourados e da Banda Santo Homem de Manaus (AM).

Deodápolis

No sábado (12), um grande bailão animou a população com as apresentações dos cantores sul-mato-grossenses Marlon Maciel & Grupo e o cantor Tostão, um dos pioneiros da música sertaneja que resgata a cultura no Estado. Durante a cerimônia de

Além de shows, programação contou com atividades esportivas

abertura, o prefeito Darcy Freire, acompanhado da primeira-dama Maria Aparecida, destacou a importância deste evento para todos os douradinenses. “Estamos comemorando 32 anos de existência e tínhamos que fazer algo para marcar a história do município”.

Estiveram presentes prestigiando o evento o vice-prefeito José Ailton (Mocó), autoridades e lideranças politicas municipais e da região e o deputado Estadual, professor Rinaldo.

ESPORTE Além de shows, a programação de aniversário contou com atividades esportivas, realizadas pela Fundação de

Prefeito Manezinho entrega veículo à Agropec

melhorar o trabalho de cada produtor. “Melhorar a genética do rebanho leiteiro, com certeza, é um investimento que cada produtor a partir de agora pode fazer sem grandes custos, tendo em vista que terá todo o acompanhamento para melhorar o seu rebanho e, consequentemente, terá mais rendimentos com vacas com maior produtividade e tempo de lactação, por isso vemos com bons olhos esse projeto que desde já conta com o apoio desta administração”, disse o prefeito.

Esporte. As atividades iniciaram sábado (12) com jogos no campo de futebol do Douradina Esporte Clube (DEC), abrangendo três categorias, com os jogos do Sub-14 do DEC x Primavera de São Paulo, Sub-17 do DEC x Primavera de São Paulo e por último o jogo do time dos veteranos de Douradina x Primavera de São Paulo.

No domingo (13), a pro-

Ponta Porã

gramação seguiu com a rodada do Municipal de Suíço com os jogos dos times: Casa de Carnes Sarruf x Boa Esperança e Cruzaltina x Fazenda Laranja Doce. Ao lado do campo de futebol do DEC, a população pôde assistir a um show de acrobacia de motos com a equipe do DMA Eventos, que levou os participantes ao delírio como as suas acrobacias radicais.

Kayatt e André estarão juntos hoje

Arquivo

EODÁPOLIS - O prefeito de Deodápolis, Manoel Martins (PSDB), esteve durante a 18ª Expoad, no Sindicato Rural anexo ao Parque de Exposições, juntamente com o presidente da Associação dos Agropecuaristas de Deodápolis (Agropec), Marcos Farias, secretário de Agricultura e engenheiro agrônomo, Carlos Antonio da Silva, presidente da Câmara, Expedito Ponciano, e

produtores rurais. Na oportunidade, o prefeito entregou ao presidente da Agropec, Marcos Farias, um veículo Uno furgão, para em parceria com a associação desenvolver o programa de melhoramento genético de bovinos, programa criado em anos anteriores pelo prefeito Manoel Martins e que estava desativado, mas a partir de agora estará atendendo os produtores rurais do município.

O programa de melhoramento genético de bovinos (Promege) é uma das atividades da Secretaria de Agricultura e Pecuária e, agora, a Agropec, com o objetivo de atender o produtor de leite com acompanhamento do rebanho com a inseminação artificial e a intenção da prefeitura em parceria com a Agropec, é fomentar a produção de leite no município.

Segundo o prefeito, essa parceria visa a ampliar e a

O presidente da Agropec falou da importância da parceria. “Temos a certeza de que este será um dos maiores pilares implantados e que prestará um enorme benefício ao produtor de leite, que terá a partir de então todo apoio necessário para que possa ter um rebanho de qualidade e matrizes da melhor genética do Brasil”, ele acrescentou dizendo que agradece ao prefeito por ativar está parceria que será um grande passo para o melhoramento do rebanho leiteiro no município.

Prefeito estará recepcionando o governador na cidade

PONTA PORÃ - O prefeito Flávio Kayatt recebe, nesta sexta-feira (18), pela manhã, o governador André Puccinelli.

A visita do governador será marcada pela formalização da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado para a construção das pontes de concreto do trajeto do Anel Viário.

A solenidade será realizada no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela. No local, Kayatt

e André estarão entregando também tablets para mais de 700 alunos de escolas estaduais de Ponta Porã, Antônio João e Laguna Carapã. Em seguida, o governador estará viajando para Amambai.

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012
Coluna Social de Ponta Porã Na Coluna
Porã
Social de Ponta
você confere
Fotos: Zenyl Araújo Wilson Amaral Prefeito Manoel Martins entrega ao presidente da Agropec um veículo Uno furgão Prefeito Darcy Freire, ao lado de Maria Aparecida, destaca a importância da festa Grande público do município e da região prestigiou a comemoração em Douradina
D

Cidades Cidades Cidade Cidades

Caravana

Cidades Cidades Cidades Cidade Cidades

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

Produtores fazem visita técnica em Ivinhema

Cerca de 25 agricultores familiares de Nova Andradina visitaram Ivinhema no último sábado (12)

IVINHEMA - Uma caravana formada por 25 agricultores familiares de Nova Andradina esteve em Ivinhema no último sábado (12). Os produtores fizeram uma visita técnica em várias propriedades rurais locais e se informaram a respeito das iniciativas implantadas nesse setor. Ivinhema é atualmente um dos grandes produtores de mandioca, café, goiaba e urucum.

Município de Ivinhema é referência na área da agricultura familiar

O município de Ivinhema agora está articulando uma cooperativa para melhor comercializar os produtos da agricultura familiar produzidos localmente. Tal ideia surgiu após o prefeito Renato Câmara acompanhar uma caravana de produtores em uma visita no Estado do Paraná, onde a iniciativa deu certo em algumas cidades como Nova Aurora.

O prefeito Renato Câmara, juntamente com sua equipe, recebeu os produtores de Nova Andradina e disse que toda a região do Vale do Ivinhema é uma área com muitas potencialidades. “Em tudo que vemos existe possibilidade e oportunidades de novos negócios. Há muito o que fazer, mas o principal está acontecendo”, disse ele.

Nova Andradina

Recentemente, ocorreu uma reunião no Ciat de Ivinhema com vários agricultores do município e, na ocasião, foi formada uma comissão para elaborar um estatuto para posteriormente ser feita uma assembleia-geral e escolher os representantes da cooperativa.

A Prefeitura já doou um terreno no centro da cidade para que seja construída a

Agricultores familiares de Nova Andradina conheceram as potencialidades agrícolas do município de Ivinhema

unidade de comercialização. “Criar condições para que as famílias do campo tenham melhor qualidade de vida está dentro do nosso grande projeto de desenvolvimento do município”, destacou o prefeito Renato Câmara.

Entreposto de coleta

Projeto reforça produção de queijos no Estado Semec adquire extratores de sucos para as escolas

NOVA ANDRADINA

- A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec) adquiriu recentemente oito extratores de sucos para as escolas municipais e Centros de Educação Infantil (Ceinfs), visando a diversificar e melhorar ainda mais a qualidade da merenda escolar oferecida para os mais de seis mil crianças e jovens matriculados na Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura de Nova Andradina investiu R$ 2.816,00 para a aquisição dos aparelhos, que foram entregues nas escolas e Ceinf’s.

Foram beneficiadas as Escolas Municipais Mundo da Criança, Efantina de

Evento

Quadros, Pingo de Gente, Brincando de Aprender, Luis Cláudio Josué e os Ceinf’s Sonho de Criança, Elisabeth de Robiano e Cantinho Feliz com os extratores de suco.

O nutricionista Paulo D’Alckimin está realizando acompanhamento nas escolas, para a utilização dos extratores de sucos visando um melhor aproveitamento das propriedades das frutas. Entre os benefícios da introdução de sucos naturais na dieta diária, podem ser citados a melhora o desempenho físico e cardiovascular, diminuição da pressão arterial, sono com mais qualidade, mais energia e menos estresse, controle da tempe-

ratura corporal, o transporte das fibras que estimulam o trabalho do intestino, auxilia no funcionamento dos rins e favorece a digestão, proporciona uma pele mais bonita e viçosa, pois os líquidos ajudam a varrer as toxinas que se acumulam no organismo, além de contribuir para o bom trabalho do sistema imunológico, em favor das células de defesa do organismo. De acordo com informações da Semec, são servidas diariamente mais de seis mil refeições, com variedade do cardápio oferecido, priorizando a qualidade dos produtos, com alimentação rica em proteínas, energia, frutas, verduras e legumes.

Workshop para líderes acontece em Ponta Porã

ONTA PORÃ - No

dia 31 de maio, às

19h, o Sistema Fecomércio MS, Sesc, Sebrae e o Sindicato do Comércio Varejista de Ponta

Porã realizam o Workshop

‘Os quatro pilares de um vendedor de sucesso’, a ser realizado no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Ponta Porã (MS). O objetivo é subsidiar empresários, diretores, gerentes, vendedores e líderes, em geral, com técnicas de vendas e motivação para as equipes.

Quem ministra o workshop é o consultor Nai-

lor Marques Jr., consultor de capital humano e expansão do Grupo Belinatti Perez, coaching credenciado pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Behavioral Coaching Institute.

COMPROMEtIMEntO Com uma metodologia diferenciada, Nailor irá falar sobre compromisso, atitude, responsabilidade e disciplina. “Reforçamos que, antes do compromisso com a venda é preciso que haja compromisso com o processo. O vendedor que não entende claramente seu posiciona -

mento no grupo e não se responsabiliza por sua meta não merece estar no grupo”, argumenta ao consultor.

SERVIÇO

Workshop ‘Os quatro Pilares de um Vendedor de Sucesso’ será no dia 31de maio, às 19h, no anfiteatro da Prefeitura Municipal, na Rua Guia Lopes, 663, centro de Ponta Porã.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3431-3462, no Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Porã, localizado na Avenida Brasil, 3.285, centro.

CAMPO GRANDEPara reforçar a produção dos queijos Sadia e Santa Rosa/Elegê, produzidos na unidade de Terenos, Mato Grosso do Sul, a BRF vai investir cerca de R$ 4 milhões na construção e instalação de um entreposto de coleta e resfriamento de leite em Glória de Dourados, município localizado no centro da maior bacia leiteira do Estado. “Além da farta produção de matéria-prima, Glória de Dourados oferece uma logística privilegiada”, revela Fábio Medeiros, vice-presidente da unidade de lácteos da BRF.

Aproximadamente 2 mil produtores serão responsáveis pela entrega diária de 120 mil litros da matéria-prima. “Modernos equipamentos de laboratório irão aferir a qualidade do produto”, ressalta Maurício Nerbass, diretor de originação de leite da BRF. De acordo com dados divulgados recentemente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Eldorado

do Estado do Mato Grosso do Sul (Senar/MS), a qualidade do leite sulmatogrossense vem melhorando ano após ano.

“Isto mostra que a BRF estava certa quando adquiriu em novembro de 2011, por R$ 122,5 milhões, a Heloísa Lácteos, tradicional fabricante de queijos no Mato Grosso do Sul”, ressalta Medeiros. “Quanto maior for a qualidade da matéria-prima, maior será o rendimento do produtor. Na BRF é assim, oferecemos mecanismos de reconhecimento e acompanhamento técnico aos produtores. E, se a matéria-prima é boa, o produto final é ainda melhor”, afirma Nerbass.

PRODUÇÃO

A planta da BRF em Terenos produz cerca de 400 toneladas/mês de queijo. “A previsão é atingir 600 toneladas/mês ainda no primeiro semestre”, afirma Medeiros. Os itens são comercializados sob as marcas Sadia e Santa Rosa/

Elegê, e atendem as demandas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. “Esta planta reforça a presença da BRF no Centro-Oeste, onde a companhia mantém em Itumbiara, Goiás, outra unidade de queijos”, ressalta Medeiros.

SOBRE A BRF A BRF, detentora das marcas Perdigão, Sadia, Batavo e Elegê, é a maior exportadora mundial de aves e uma das principais captadoras de leite e processadora de lácteos do Brasil. A empresa possui cerca de 119 mil funcionários, conta com 61 unidades industriais no Brasil e sete no exterior (Argentina, Inglaterra e Holanda), além de centros de distribuição que abrangem todo território nacional. Hoje, a BRF exporta seus produtos para mais de 140 países e detém um portfólio superior a 3.000 itens, entre os segmentos de carnes, lácteos, margarinas, massas, pratos congelados e vegetais congelados.

Cavalgada dos Amigos supera as expectativas

ELDORADO – No início deste mês aconteceu em Eldorado a ‘1ª Cavalgada Encontro dos Amigos’, que reuniu mais de 280 cavaleiros e amazonas de vários municípios do Cone-Sul do Estado, Paraná e Paraguai. O evento, realizado pelo Sindicato Rural, foi organizado pela Comitiva Marca Serpente, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

O trajeto percorrido na cavalgada seguiu por sítios e fazendas rumo à Fazenda Bonanza, do produtor rural Tito Turquino, onde aconteceu almoço, pouso e show com o grupo Som do Mato. A prefeita Marta Maria Araújo participou da cavalgada, carregando a bandeira do município no trajeto inicial pelas ruas e avenidas de Eldorado. No dia seguinte, os ca -

valeiros seguiram em direção ao Porto Morumbi, distrito às margens do Rio Paraná, onde aconteceu a missa, almoço e entrega de troféus às comitivas participantes e encerramento.

“A 1ª Cavalgada Encontro dos Amigos’ faz parte da história do nosso município e é um compromisso da atual administração investir neste tipo de evento que resgata as nossas tradições”, destacou a prefeita.

O PROGRESSO
2
C1
Paulo César
P

Prefeito Arilson entrega veículo para a Educação

Novo veículo foi destinado para levar os alunos da Gleba Nova Esperança à Novo Horizonte do Sul

JATEÍ - O prefeito

Arilson Nascimento

Targino (PMDB) entregou, recentemente, um novo veículo para o município de Jateí, desta vez, para o setor de Educação, atendendo a clientela escolar do Assentamento Gleba Nova Esperança.

O novo veículo – Kombi 0 km – destinado para o transporte escolar da zona rural, foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) que, no ato foi representado pelo ex-prefeito João Dias, com contrapartida da Prefeitura. Ficará à disposição da Secretaria de Educação, gerenciada por Eleni Felipe, e será destinada para o deslocamento de alunos da Gleba Nova Esperança para o município de Novo Horizonte do Sul.

Em seu discurso o prefeito agradeceu ao parlamentar, que além de ser parceiro do município, tem demonstrado muita atenção, atendendo solicitações que visam sempre a me-

Inauguração

lhorias à população jateiense.

Segundo o prefeito, investir na educação é pensar em um futuro digno

“Investir em educação é pensar no futuro, de maneira digna com responsabilidade e transparência, assumindo compromisso firmado com a comunidade local”, disse o prefeito.

A secretária de Educa-

ção, Eleni Felipe, falou que a

Obras

Longen inaugura

Praça do Sesi hoje em Corumbá

CORUMBÁ - O presidente da Fiems, Sérgio Longen, inaugura, hoje (18), às 19h, a Praça do Sesi em Corumbá, que foi construída em área de 32 mil m² doada pela Fibria e está localizada na Alameda São José, 10, no bairro Maria Leite, entre as unidades do Sesi e Senai. “A Praça demonstra todo o esforço do Sesi em direcionar suas ações para atender as pessoas, promovendo bem-estar e melhorando a qualidade de vida”, disse.

As obras de construção do espaço foram iniciadas em setembro do ano passado e contaram com investimento da ordem de R$ 2,5 milhões, integrando o Complexo Sesi-Senai de Corumbá, que inclui as reformas, ampliações e modernizações do Sesi e do Senai.

A edificação conta com três guaritas, sanitários, vestiários, praças concretadas para eventos, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva, campo de futebol society, playground, pista de caminhada interna, paisagismo e estacionamentos. Além disso, a obra tem ainda a pavimentação de acessos, circulações, estação de alongamento, estação de ginástica e da praça para atender os moradores do Bairro Maria Leite, considerado um dos mais carentes da cidade.

Dura realidade

A liberdade de expressão para quem se sente afrontado por ela é uma dura realidade e muitos homens públicos insistem em atentar contra esse direito, quer seja através de ameaças para intimidar jornalistas, ou usando dos mais sorrateiros golpes: como a violência moral, física e quando a covardia vira ódio mortal, mandam matar jornalistas. Mas nem tudo está perdido. A Liberdade de Expressão caminha junto com a sensatez de algumas autoridades que não temem a verdade.

Crítica imune É o caso da comissão de juristas criada pelo Senado para atualizar o Código Penal. Esta comissão aprovou uma imunidade para os jornalistas não serem punidos ao fazer críticas: o jornalista poderá emitir “opinião desfavorável” sem ser condenado por injúria ou difamação. A proposta coloca a imprensa junto a críticos literários, de arte e ciência, que já têm essa mesma imunidade.

Carta Branca

administração fez um verdadeiro reforço na frota de veículos destinados à educação do município, somando oito entre ônibus, micro-ônibus e a nova Kombi. “Tenho certeza de que o novo veículo veio em boa hora e fará toda a diferença para o atendimento da clientela escolar de Jateí”, garante Eleni.

Na atual administração a ordem do prefeito Arilson, que com frequência está

sendo atendido, para que todas as estradas vicinais do município recebam uma plena recuperação, desde o patrolamento, cascalhamento, levantamento de estradas e construção de novas tubulações, para garantir a circulação do transporte escolar e de todo o trânsito na zona rural, visando a facilitar o acesso e deslocamento dos veículos que diariamente nelas trafegam.

Caarapó conclui frente de asfalto de R$ 1 milhão

O assunto é polêmico e durante o debate na comissão, ocorrido em março, chegou-se a levantar que a proposta poderia ser uma carta branca para ataques pessoais. O argumento não convenceu e o texto acabou aprovado por acordo, após a ressalva de que poderá haver crime “quando inequívoca a intenção de injuriar ou difamar”.

Ônus da

prova

“Nesses casos o ônus da prova fica invertido: quem se diz ofendido é que terá que provar na Justiça que aquela crítica não é jornalística, que há outra motivação de má-fé”, afirma o desembargador José Muiños Piñeiro, integrante da comissão.

Código Penal

O relator do grupo de juristas, procurador Luiz Carlos Gonçalves, disse que “a liberdade de imprensa compreende inclusive o direito de fazer uma manifestação crítica”. Após a conclusão dos trabalhos do grupo, formado por 17 especialistas, a proposta para atualizar o Código Penal será entregue ao Senado, que iniciará a discussão do texto.

Expectativa do jovem

vez mais reforçar as políticas públicas voltadas a esses grupos. É necessário também definir quais entidades que realmente cumprem o papel social de orientação e resgate dos jovens.

Serviço

Voluntário

Somente estão isentos de cobrança da sociedade aquelas pessoas ou entidades que prestam serviço voluntário de assistência aos jovens e por trabalho voluntário entende-se que seja feito, de forma gratuita. Já aquelas entidades que recebem dinheiro público tem a obrigação de cumprir o seu papel.

Atual realidade

Estimativas do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) revelam que do total de mais de 1,7 milhões de eleitores cadastrados no Estado, cerca de 38 mil são jovens menores de 18 anos. Número que representa um aumento de quase 10 mil eleitores com idades entre 16 e 17 anos em relação às eleições de 2010, quando esse número girava em torno de 29 mil.

Último cadastro

Somente no período de 1º a 9 de maio, o TRE-MS estima ter realizado mais de 15 mil alistamentos eleitorais de jovens menores de 18 anos em todo o Estado, sendo que, apenas no último dia de cadastro, foi registrado algo em torno de 4,7 mil.

Bom para todos

CAARAPÓ – A frente de asfalto de R$ 1 milhão está sendo concluída na cidade. A verba é resultante de emenda parlamentar (2009) do então deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) – encampada pelo senador Delcídio do Amaral (PT) – no Ministério das Cidades, e complementada com recursos próprios do município.

A pavimentação asfáltica – em fase final – está sendo implantada em trechos das ruas

Basílio Antônio Ladeia (Jardim Santa Marta), Nazáreo de León (Jardim Aprazível), Rui Barbosa (que também recebeu drenagem pluvial numa extensão de 150 metros lineares), Travessa das Flores e Andrade Neves

(Vila Planalto), que se somam aos trechos já concluídos das ruas Ramão Vargas de Oliveira e Antônio Menegatti Filho. A próxima etapa será a construção de meio-fio.

Recentemente, durante vistoria às obras, o prefeito Mateus Palma de Farias ressaltou a importância do apoio dos parlamentares aos projetos de interesse de Caarapó em Brasília. “Essas obras estão sendo custeadas com recursos do Ministério das Cidades viabilizadas pelo então deputado federal Dagoberto, que foi um importante aliado nosso no Congresso Nacional. Esses projetos foram encampados pelo senador Delcídio do Amaral, que tem se destacado como importante parceiro de Caarapó,

ao lado de outros congressistas”, observou o prefeito, acrescentando que, até o final de seu mandato, que se encerra em 31 de dezembro, há expectativa de realização de mais obras de infraestrutura urbana.

Mateus Palma de Farias destacou a necessidade da realização de mais obras de drenagem e pavimentação asfáltica em Caarapó. “A área que carece desse benefício ainda é grande, mas aos poucos vamos conseguindo dotar a zona urbana de obras de infraestrutura, beneficiando o maior número possível de moradores”, declarou o prefeito. “Temos vários projetos tramitando nos órgãos federais em Brasília, contemplando obras semelhantes em diversas regiões de Caarapó”, concluiu.

Hoje se debate muito sobre a real expectativa do jovem. O que ele espera do futuro? Que profissão deve escolher? Qual curso universitário pretende optar? Ao mesmo tempo em que tantos jovens já cursando curso superior permanecem com dúvida. Talvez em função da perda da perspectiva, da autoestima, aliada à falta de estrutura familiar, muitos destes adolescentes são facilmente levados ao vício do álcool e as drogas ilícitas.

Jovens e o título

Porém, pelo menos em Mato Grosso do Sul, os números do TRE apresentam uma realidade animadora que pode servir de parâmetro para se alcançar estas respostas. O número de jovens interessados em adquirir o título de eleitor é grande, o que deveria estimular as autoridades a cada

O compromisso firmado com os índios das aldeias Jaguapiru e Bororó na última segunda-feira começou a ser cumprido ontem à tarde. Máquinas dos dois municípios (Itaporã e Dourados) já operam para deixar a Reserva Indígena em condições de tráfego. A rodovia foi interditada recentemente pelos índios e o bloqueio teve fim após a intervenção dois municípios. Ambos também vinham sendo prejudicados com o bloqueio.

Pela Missão

Ontem à tarde o líder indígena da Aldeia Jaguapiru, capitão Vilmar Machado, disse à que o trabalho de recuperação das estradas pelas prefeituras teve início na estrada que passa próximo ao Hospital da Missão Caiuá, um dos pontos mais críticos da Reserva.

Que frase!

Quem olha para fora, sonha, quem olha para dentro, acorda. (Carl Sagan)

O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012 Cidades Cidades Cidades Cidade Cidades Cidades Cidades Cidade Cidades C1 3
Transporte
Prefeito Arilson entregando as chaves do novo veículo para a Educação em Jateí José Carlos Via urbana de Caarapó com asfalto em fase de implantação Dilermano Alves

Social Ponta Porã

Reinauguração da CAAMS

Foi reinaugurada, sábado (5), a nova sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS). A solenidade contou com a presença da diretoria da CAAMS, a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul, advogados da 5ª subseção da OAB/MS, delegados da CAAMS de cidades próximas a Ponta Porã, além de autoridades do município. Com a reforma, a sede conta agora com um espaço de 120m², onde recebeu novas salas e pode ser utilizada pelos profissionais do Direito de Ponta Porã e de todo o Estado, com mais conforto. Para comemorar, um almoço foi servido aos presentes ao som de Nadielly e Banda. Confira alguns flashes do evento:

Diretoria da OAB - CAAMS e convidados durante a reinauguração Ato inaugural da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul

Telmo Verão, delegado da CAAMS, Leonardo Avelino Duarte, presidente da OAB - Seccional MS, Nina Negri, presidente da 5ª subseção e Renato Araujo Correa, presidente da CAAMS

Diretor tesoureiro da OAB-MS, André Xavier, presidente da 5ª subseção, Nina Negri, vice-presidente subseção, Pedro Lima, vice-presidente da CAAMS, Dr. Osvaldo Sólon, secretária-geral adjunta Luciana Azambuja e o conselheiro estadual Jairo Lima

Recebendo o carinho das filhas pelo mês das mães, Terezinha

Soares de Carvalho, com as filhas

Tais e Danielle

Destaque para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Porã, Homero Barboza Carpes, que está participando do 28º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que acontece em Natal, no período de 16 a 20 de maio de 2012

Divulgamos erroneamente que Maria de Lourdes Monteiro era a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ponta Porã, quando, na realidade, ela é vice-presidente. A presidente atual é Izoraide Candido de Souza. Pedimos desculpas pelo equívoco.

Em Ponta Porã você assina O PROGRESSO entrando em contato com Sueli pelos telefones: (67) 3431-8778/8469-6631
Sueli TorreS
Dr. Leonardo Duarte, Simone Ferreira Leal, tesoureira da CAAMS, Duraid Yassim e Dr. Afeife Mohamad Hajj Jucimara Zaim Melo, Heloisa Mariano Steim, Jacenira Mariano, Demis, Prof. Lysian, Carolina Valdes e Arlindo Pereira Silva Filho Pedro Lima, Nina Negri, Dr. Osvaldo Sólon, vice-presidente da CAAMS, Luciana Azambuja, e Jairo Lima, conselheiro estadual Professor Arnaldo, Dora Cafarena e Dr. Rubens de Lima Jorge Luciana Torres Azambuja, Pedro Lima, Osvaldo Sólon e Luciana Azambuja Luciana Azambuja, Marcelino Nunes de Oliveira, Alexandre Bastos, presidente da comissão de exame de ordem da OABMS, e Dr. Elton Jacó Lang Daniel Rahal, Luciana Azambuja, Jadson Pereira Gonçalves, procurador-geral de Ponta Porã, e Daniel Marques Equipe da Drogaria Avenida que comemorou 26 anos, no último dia 20. Parabéns!

IncluIndo Polícia

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

Taekwondo

Estadual em dourados entra para história

Pela primeira vez no Brasil, protetor de cabeça digital será usado em competição oficial por atletas

Marcelo Humberto

DOURADOS - Neste final de semana

Dourados sediará a 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Taekwondo, no Ginásio da Unigran, com participação recorde de atletas em eventos desse nível no Mato Grosso do Sul. São 250 atletas envolvidos de todas as partes do MS. A novidade é que a partir desse estadual, o Estado entra para era digital. Protetores eletrônicos, usados no Pan do México no ano passado, serão usados em Dourados.

O colete de tronco já foi utilizado em algumas competições nacionais este ano. Porém, o evento deste fim de semana em Dourados será o primeiro do Brasil a usar também o capacete eletrônico. Eles marcam o ponto conforme o golpe des-

ferido contra o oponente sem a necessidade do árbitro.

São calibrados pelas categorias, quanto mais pesado e graduado for o atleta, mais força ele tem que atingir o oponente para marcar a pontuação – a não ser o de cabeça que basta um toque com o pé do adversário para que o ponto seja marcado.

Com isso, acredita-se que haverá um estímulo para os atletas de taekwondo que buscarão golpes de maior beleza plástica, que no caso das lutas são os chutes altos.

Esses protetores eletrônicos, da marca Daedo, são oficiais pela Federação Mundial de Taekwondo (WTF) e serão utilizados nas Olimpíadas de Londres.

O pioneirismo de Dourados foi recentemente elogiado pelo presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo,

Tinga deixa Internacional e acerta com o cruzeiro

SÃO PAULO - O

volante Tinga, um dos maiores ídolos da história recente do Inter, resolveu deixar o Beira-Rio. Ele aceitou uma proposta do Cruzeiro e anunciou ontem que vai trocar de clube. O negócio foi confirmado pelo clube mineiro, que deve assinar com o jogador até o final de 2014.

Durante entrevista coletiva em Porto Alegre, para anunciar sua saída do Inter, Tinga admitiu que foi “uma das decisões mais difíceis da minha vida”. Ele também contou que sua ida para o Cruzeiro teve influência direta do técnico Celso Roth, recém-contratado pelo clube mineiro.

Tinga já foi comandado por Roth no Inter e gostou da ideia de trabalhar novamente com o treinador. No Cruzeiro, o jogador de 34 anos chega

Carlos Fernandes, que disse que são de iniciativas como essas que o esporte precisa para ser uma potência mundial. “Temos muitos atletas com capacidade de chegar a uma olimpíada, mas precisamos de competições desse nível no Brasil”.

Dourados será representada por mais de cem atletas da Academia Jair Amaro, que é a organizadora do Evento com o apoio da FFKDMS.

No sábado (19), haverá um curso direcionado aos árbitros pela manhã e um curso para os atletas, na parte da tarde, ministrado pelo mestre Jorge Gonçalves de Brasília/ DF, que é o grande responsável pela chegada no Brasil desses equipamentos. Essa será a oportunidade dos atletas se familiarizarem-se com essa nova tecnologia antes das lutas. No domingo, a abertura oficial será às 9h30, no Ginásio da Unigran, e as lutas devem ser disputadas até o final da tarde com entrada franca.

Competições

para ser o nono volante do elenco, junto com Leandro Guerreiro, Everton, Lucas Silva, Charles, Diego Arias, Amaral, Rudnei e Marcelo Oliveira.

Essa foi a segunda passagem de Tinga pelo Inter. Na primeira, ele foi titular na conquista do título da Libertadores de 2006. Logo depois, foi vendido para o Borussia Dortmund, da Alemanha, onde ficou até 2010, quando voltou ao Beira-Rio para ser campeão continental novamente naquele ano.

Além da passagem de sucesso pelo Inter, onde conquistou outros títulos, Tinga começou a carreira no Grêmio e defendeu ainda o Kawasaki Frontale (Japão), o Botafogo e o Sporting Lisboa (Portugal). Durante a carreira, ele também chegou a ser convocado para a seleção brasileira.

Estadual em Dourados terá o uso pela primeira vez no Brasil de protetor de cabeça

olimpíada Guaicurus define os melhores hoje

DOURADOS – A

Olimpíada Guaicurus, que acontece desde o dia 7 de maio, será encerrada hoje em Dourados, na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados. E hoje, também, serão conhecidos os melhores atletas que irão representar a Brigada Guaicurus em competições desportivas do Comando Militar do Oeste (CMO).

As competições do CMO define também os melhores que integrarão a Comissão de Desporto do Exército(CDE) que poderão disputar eventos de nível estadual, nacional e internacional.

Hoje vai acontecer a última etapa do atletismo e a corrida rústica. O encerramento está previsto acontecer às 11h e às 12h o almoço de confraternização.

De acordo com o setor de comunicação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, foi possível avaliar bons valores ao longo desses

Salto em Distância foi uma das modalidades disputadas na Olimpíada Guaicurus

dias de jogos. A pista de aplicação militar e o pentatlo militar foram provas que os atletas demonstraram não apenas conhecimento técnico, mas onde o

físico prevaleceu. Participaram dos jogos as unidades do 10º RC Mec de Bela Vista, 17º RC Mec, de Amambai, 11º RC Mec de Ponta Porã, 20º RC Mec de

Campo Grande, 9º GAC de Nioaque, 4ª Cia E Cmb Mec, de Jardim, 28º Blog, 14ª Cia Com Mec, Esquadrão de Comando e 4º Pel PE, de Dourados e 2ª Infantaria de Três Lagoas.

Divulgação
Protetores eletrônicos foram usados no Pan do México em 2011
Volante
do CMO
Marcelo Humberto

Astros da NBA são convocados

Desde a conquista da vaga, no Pré-Olímpico, no ano passado, havia a dúvida sobre a presença deles

SãO PAuLO - O técnico argentino Rubén Magnano acabou finalmente com o mistério e convocou os jogadores brasileiros da NBA para a disputa da Olimpíada. Ontem, em entrevista coletiva realizada em São Paulo, ele anunciou uma lista com 13 nomes para a seleção brasileira masculina de basquete, dos quais 12 vão para os Jogos de Londres, entre julho e agosto. Entre eles estão Leandrinho, Anderson Varejão e Nenê, cuja presença no grupo ainda era uma incógnita. Desde a conquista da vaga, no Pré-Olímpico de Mar del Plata, no ano passado, havia a dúvida sobre a presença deles, principalmente Nenê e Leandrinho, que alegaram problemas pessoais para não disputar o torneio – Anderson Varejão ficou de fora por lesão. O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes,

chegou a dizer que não levaria o pivô do Washington Wizards e o ala/armador do Indiana Pacers se fosse o treinador.

Magnano preferiu, no entanto, contar com a qualidade e a experiência internacional dos brasileiros da NBA – Tiago Splitter também foi convocado.

Leandrinho, Anderson Varejão são chamados e Nenê é incógnita

Assim como a de Larry Taylor. O armador norte-americano de 31 anos teve seu processo de naturalização encerrado recentemente e foi confirmado na lista para Londres. O técnico já havia tentado convocar o jogador do Bauru para o Pré-Olímpico, mas detalhes burocráticos impediram sua estreia na seleção na ocasião.

A surpresa da lista ficou por conta da presença do pivô Rafael Hettsheimer. Um dos destaques da seleção no Pré-Olímpico de Mar del Plata, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho que deve deixá-lo afastado das quadras por dois

meses. Talvez por isso, Magnano tenha anunciado a lista com 13 nomes, um a mais do que a quantidade que vai a Londres. Assim, Caio Torres deve ficar com a vaga se Rafael Hettsheimer realmente não tiver condições físicas.

O elenco da seleção masculina de basquete se apresentará para o início da preparação no dia 10 de junho, em São Paulo. Antes dos Jogos de Londres, a equipe participará de cinco torneios amistosos, enfrentando algumas das potências do basquete mundial, como Estados Unidos, França e Argentina. A estreia na Olimpíada será diante da Austrália, no dia 29 de julho – o Brasil ainda encara China, Inglaterra, Espanha e um adversário indefinido.

PERmANêNCiA

GARANtidA

Ainda ontem, a CBB anunciou a renovação contratual com Magnano. Campeão olímpico com a Argentina em 2004, em Atenas, e responsável direto pela classificação brasileira aos Jogos de Londres, depois de

16 anos de ausência da seleção masculina no evento, o técnico argentino permanecerá no comando do Brasil por mais um ciclo olímpico. Seu novo vínculo vai até o fim dos Jogos de 2016, que acontecerão no Rio. Confira a lista de convocados da seleção brasileira:

Armadores – Marcelinho Huertas (Barcelona/ESP), Larry Taylor (Bauru/BRA) e Raulzinho (Lagun Aro/ESP). Alas – Leandrinho (Indiana Pacers/ EUA), Marcelinho Machado (Flamengo/BRA), Marquinhos (Pinheiros/BRA) e Alex (Brasília/BRA). Alas/pivôs –

Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers/EUA) e Guilherme Giovannoni (Brasília/BRA). Pivôs – Tiago Splitter (San Antonio Spurs/EUA), Rafael Hettsheimer (Zaragoza/ESP), Nenê (Washington Wizards/ EUA) e Caio Torres (Flamengo/ BRA).

Substituto mano menezes confirma o corte de daniel Alves

RiO - O técnico Mano Menezes confirmou ontem o corte do lateral-direito Daniel Alves dos amistosos da seleção brasileira contra Dinamarca (26 de maio), Estados Unidos (30 de maio), México (3 de junho) e Argentina (9 de junho). O jogador do Barcelona sofreu na última quarta uma fratura na clavícula direita, que o deixará afastado por seis a oito semanas do futebol.

O treinador da seleção brasileira ainda não definiu se convocará um substituto para Daniel Alves. Na relação inicial, o outro lateral-direito chamado foi Danilo, do Porto. “Mano Menezes está analisando a possibilidade de convocar outro jogador para os amistosos”, afirma a CBF, em nota oficial publicada no seu site ontem.

Daniel Alves sofreu a lesão durante um treinamento do Barcelona e foi operado na quarta-feira. Com isso, o

lateral-direito vai desfalcar o seu time na final da Copa do Rei, dia 25 de maio, contra o Athletic Bilbao, e também não poderá defender a seleção brasileira nos próximos amistosos. Ele era um dos mais cotados para ficar com uma das três vagas para jogadores acima de 23 anos que farão parte da seleção olímpica. Mas, com a lesão e o período sem jogar, dificilmente irá aos Jogos de Londres.

Ao anunciar o corte de Daniel Alves, a CBF disse que a decisão foi tomada após conversa de Mano com o jogador. A entidade lamentou não ter sido comunicada oficialmente pelo Barcelona. “Embora o Departamento Médico da CBF não tenha recebido o laudo oficial sobre a lesão Daniel Alves, o técnico Mano Menezes conversou com o jogador, e ficou decidida então a sua desconvocação”, diz a nota.

Seleção
Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte 2 C1
sexta-feira, 18 de maio de 2012 O PROGRESSO Arquivo
Dourados, Mato Grosso do Sul,
Técnico Rubén Magnano convocou os astros da NBA para as Olimpíadas de Londres

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012 O PROGRESSO

Promessa

Começa hoje a equilibrada Série B

Para disputar a competição nacional, cada clube vai receber R$ 2 milhões brutos de cota de televisão

São Paulo - Com cinco clubes paulistas e outros bastante tradicionais, o Campeonato Brasileiro da Série B dá a largada para a temporada de 2012 nesta sexta-feira, com três partidas. Ao todo, 20 times em ação e apenas quatro vagas em disputa para a elite nacional em 2013.

O encerramento está previsto para o dia 24 de novembro.

Do futebol paulista, Bragantino, Barueri, Guarani, Guaratinguetá (que deixou Americana e voltou para sua sede tradicional) e São Caetano entram como fortes candidatos. Os mais tradicionais, e mais bem remunerados, porém, vêm de outros estados, como o paranaense Atlético, o baiano Vitória e o goiano Goiás.

São Paulo tem o maior número de representante no Brasileiro

Série B

com maior número de clubes na competição são Minas Gerais e Santa Catarina com três. Paraná, Alagoas e Rio Grande do Norte contam com dois. Bahia, Ceará e Goiás com um. Para disputar a competição, cada clube vai receber R$ 2 milhões brutos de cota de televisão, cerca de R$ 1,8 milhão livre, pagos em oito parcelas de R$ 250 mil (líquido de R$ 225 mil). São descontados 5% de direito de arena e 5% de INSS.

O Atlético

A já em 2013.

O valor de R$ 2 milhões é interessante para vários clubes. No caso dos paulistas, porém, é considerado defasado, já que, só para disputar o Campeonato Paulista, com duração de quatro meses, receberam R$ 1,9 milhão (valor bruto) também de cota de televisão.

Os clubes, porém, não têm gastos com hospedagem, passagem aérea e translado na cidade onde vão jogar, pois tudo é pago pela CBF, que orçou o custo total da competição em R$ 13,5 milhões. A arbitragem, também por conta da entidade, deve custar R$ 4 milhões.

Depois de São Paulo, com cinco representantes, os estados

Paranaense, recém-rebaixado, e Vitória e Goiás, que estão no segundo ano consecutivo de disputa da Série B, negociaram diretamente com a Rede Globo e devem pegar um valor maior, cerca de R$ 10 milhões, que entram como adiantamento em uma futura negociação caso estes clubes subam para a Série

Do total de R$ 40 milhões de cota de TV (R$ 2 milhões por clube), a Rede Globo deve bancar R$ 27 milhões. O restante viria de propaganda estática nos estádios (placas publicitárias) e venda de pay-per-view.

DiSPaRiDaDE

A diferença entre os gran-

des times do futebol brasileiro e os pequenos fica cada vez mais evidente nos valores distribuídos nas cotas de televisão. Enquanto que na Série A Corinthians e Flamengo

recebem R$ 110 milhões para disputar a competição – ou seja, cada vez que entram em campo nas 38 rodadas da competição recebem cerca de R$ 2,8 milhões –, os que

disputam a Série B levam R$ 2 milhões pela competição inteira – por volta de R$ 50 mil nas 38 partidas. Confira a 1.ª rodada da Série B na tabela acima.

Lei garante anisitia a clubes paulistas

São Paulo - Uma lei municipal regularizará e dará anistia a todos os clubes que construíram em áreas públicas e também ampliará a concessão de terrenos da cidade que hoje já abrigam ou abrigarão patrimônios dos clubes.

A lei, já aprovada na Câmara dos Vereadores e publicada ontem no Diário Oficial do Município, beneficia cinco associações esportivas que atualmente têm parte de seus terrenos irregulares ou que já usufruem de espaços públicos. Entre eles, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa e São Paulo – completam a lista o Clube Espéria, o Círculo Militar de São Paulo, o Juventus e o Clube Esportivo da Penha.

No caso da Portuguesa, a nova lei de concessão e anistia de terrenos públicos a associações esportivas regulariza parte da área hoje ocupada pelo clube no bairro do Canindé.

O Corinthians também re-

Joel define a equipe e mantém cobranças

cebeu a mesma benesse, referente ao estacionamento do clube, que originariamente era uma rua, mas foi anexada, de forma até a publicação considerada irregular.

Regularização Flamengo Brasileirão

Para São Paulo e Palmeiras, a nova lei estende a concessão dos terrenos dos CTs de ambos, na Barra Funda. O mesmo também ocorreu com o terreno onde está sendo construído o Itaquerão. Os clubes ganharam o direito de ficar nesses locais por mais 70 anos.

A contrapartida para o uso desses espaços públicos também foi modificada. Em vez de serem obrigados a ceder os locais para eventos esportivos para a população, os clubes agora só precisam cumprir algumas contrapartidas ambientais – a fiscalização será feita de 10 em 10 anos e as adequações eventuais terão prazo de até 30 anos para serem realizadas.

Os clubes têm 120 dias para aderir ao novo formato de concessão pública municipal.

io - Um dia depois de o diretor Zinho reforçar as palavras do técnico Joel Santana e cobrar comprometimento dos jogadores do Flamengo, o atacante Ronaldinho Gaúcho chegou atrasado ao Ninho do Urubu, para o treinamento coletivo preparatório para a estreia no Campeonato Brasileiro, neste sábado, contra o Sport, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife. A presidente Patricia

Amorim estava no CT quando o atleta chegou O craque não perdeu a atividade que definiu a equipe que encara os pernambucanos. O volante Rômulo e o lateral-esquerdo Magal são as novidades do time. Ronaldinho Gaúcho treinou bem e deu duas assistências para o centroavante Vágner Love.

Na entrevista coletiva, Joel Santana mais uma vez assumiu posição de defesa ao comentar

a relação com os jogadores, que estaria abalada por suas cobranças, interpretadas pelo grupo como forma de tirar sua responsabilidade pelos fracassos no primeiro semestre.

“Eu, como treinador, não tenho liberdade de falar nada. Quando você não fala, omitiu; quando você expõe um pensamento, você está brigando com o grupo”, reclamou o técnico. “Foram os jogadores que me trouxeram”, disse, se referindo à

demissão de Vanderlei Luxemburgo justamente por conflitos com os atletas.

Patricia Amorim aproveitou a visita para fazer política. Ela pagou os salários de abril, uma semana antes do acordado, mas muitos ainda têm direitos de imagem em atraso, como Deivid e Ronaldinho Gaúcho. Outra pendência que a atual diretoria tenta resolver é uma antiga dívida com Romário, de cerca de R$ 9 milhões.

Botafogo sofre com os desfalques para a estreia

R R

io - O São Paulo vai enfrentar um Botafogo bem modificado na rodada inaugural do Campeonato Brasileiro, neste domingo, no Engenhão. O técnico Oswaldo de Oliveira, com muitos desfalques, vai apostar em jovens da base e recém-contratados.

Além de Marcelo Mattos e

Antônio Carlos, já vetados por lesão, Andrezinho e Fellype Gabriel são dúvidas. Elkeson, em má fase, parece destinado à reserva. Nos treinamentos em Saquarema, Jadson e Brinner, que jogaram as finais do Campeonato Carioca, atuaram no time principal. A novidade dever ser Vitor Júnior no meio de campo.

A partida também deve marcar o reencontro de velhos amigos. O volante Renato vai rever o atacante Luís Fabiano, com quem jogou durante seis anos no Sevilla. Os dois ainda se falam com frequência. “Quem perder vai ter que lavar as camisas do outro time. Pela amizade que a gente tem sempre vai ter uma aposta, uma

brincadeira”, contou Renato, que tem trocado provocações amistosas com o são-paulino pelo Twitter.

A estada em Saquarema (RJ), no CT da seleção brasileira de vôlei, tem servido para amenizar o ambiente do time, depois das eliminações na Copa do Brasil e do vice-campeonato estadual.

3 E1
Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

O

Veículo desvia de animal e bate em outro

Antes de chegar ao Parque de Exposições de Dourados, condutor perdeu o controle do carro e colidiu em outro veículo

DOURADOS – Um acidente ontem no meio da tarde, na rodovia BR-163, deixou quatro feridos, sendo um deles em estado grave.

O douradense Márcio Luis Machado da Silva, 27 anos, seguia num Fiat Palio azul, com placas HRI-7385 de Dourados, do bairro Parque das Nações I para o Parque de Exposições de Dourados, quando perdeu o controle da direção e atravessou o canteiro central ao tentar desviar de um animal que atravessava a rodovia.

O veículo rodou e bateu num Renault Sandero prata, com placas NXY-8761 de Belo Horizonte (MG). Silva sofreu escoriações e foi encaminhado

Bacharel

para o hospital, com fortes dores.

O condutor Ademir da Silva Gomes, de 42 anos, e os passageiros do Renault, Carlos Antônio Braganholo, 34 anos, que sentavam na frente, e Ronaldo Gomes Bezerra, de 38 anos, ficaram presos nas ferragens.

O carona do banco traseiro, Ronaldo Gomes Bezerra, sofreu traumatismo craniano grave. Todos receberam das equipes do Samu e Corpo de Bombeiros os primeiros atendimentos e posteriormente foram levados para um hospital.

Segundo informações, os três ocupantes do Sandero com placas de BH seriam representantes comerciais e estariam na região a trabalho.

Advogado acusado de crimes é preso no PR

URITIbA - A polícia do Paraná prendeu, na tarde de terça-feira, em Foz do Iguaçu, Evangevaldo Castanheira dos Santos, de 42 anos. Bacharel em Direito, é conhecido como “advogado do crime” e era uma das pessoas mais procuradas pela polícia no Estado. Contra ele havia mandados de prisão da Justiça do Paraná e de Minas Gerais. Somente no Paraná, onde come-

Menos um

DOURADOS - Está preso no Estabelecimento Penal de Amambai um dos traficantes apontados pela polícia como o maior fornecedor de drogas da região de fronteira de MS e Paraguai, para o interior de São Paulo. O acusado, que não teve o nome revelado, tinha um mandado de prisão em aberto pela comarca de Amambai, foi preso na terça-feira (15) por policiais do Departamento de Operações de Fronteira(DOF) e por policiais militares de Paranhos durante uma operação de rotina naquela região.

De acordo com informações policias, esse homem era especialista em comandar a distribuição de drogas como maconha e pasta-base de cocaína da fronteira para o interior paulista como Botucatu, Bauru e Hortolândia.

Ele já vinha sendo monitorado pela Polícia Federal e é apontado como o responsável por 74 quilos de maconha apreendidos em Amambai. A partir dessa apreensão, começou-se a desenhar todo o esquema de tráfico de Santo.

çou no crime roubando carros de luxo em Curitiba, ele responde a dois inquéritos e dez processos por roubo, furto, receptação e formação de quadrilha. Segundo a polícia, a atuação não se restringe ao Paraná. Santos também responde a processos por furto e roubo em Minas Gerais e no Ceará, onde já esteve preso. Em dezembro de 2004, chegou a ser preso em Mato Grosso do Sul, acusado de

Justiça

falsificação de cartões de crédito. Também foi detido em 2007, em Rondônia, quando trafegava com um veículo que tinha o chassi adulterado e transportava mais de 300 quilos de cocaína. Ele teve passagem ainda pela Polícia Federal por contrabando, receptação, estelionato e formação de quadrilha. A prisão do advogado foi realizada por policiais do Centro de Operações Policiais Especiais

(Cope) e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Ele foi preso quando deixava seu automóvel em um posto de combustível para que fosse lavado. Segundo a polícia, Santos morou por alguns anos na Venezuela e na Bolívia, mas nos últimos meses tinha se instalado em Foz do Iguaçu. Ao tomar conhecimento disso, foram levantadas as informações que levaram à prisão do advogado.

André entrega Plano MS Contra Drogas a ministro

BRASíLIA (DF) - O governador André Puccinelli entregou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na tarde de ontem, o Plano MS Contra as Drogas, que prevê investimentos de R$ 72,6 milhões até o ano de 2014 em ações nos setores da Segurança Pública, da Assistência Social, da Educação e da Saúde. Ao ministro foi explicado que o Plano se estrutura em três eixos: prevenção, cuidado e da autoridade.

O governador explicou que “O Plano MS Contra as Drogas tem ênfase no combate ao crack, mas a proposta é combater todas as outras drogas e possibilitar atendimento médico, psicológico e assistencial a todos os dependentes de drogas”. Ao ministro foi entregue um docu-

Crime

mento detalhando o plano, com informações sobre o Estado, sobre o tráfico de drogas e como serão desenvolvidas as atividades de prevenção, do cuidado na área da saúde e da assistência social e as ações de enfrentamento ao tráfico. O documento tem 28 páginas.

É afirmado que o fato de Mato Grosso do Sul ter 1.520 quilômetros de fronteira com o Paraguai e com a Bolívia o que “o torna importante corredor de drogas, colocando-o como rota utilizada por organizações criminosas para a distribuição de cocaína e seus derivados, inclusive o crack, além da maconha, especialmente os produzidos na Bolívia e no Paraguai”, sendo que no documento é enfatizado que “parte da droga permanece em nosso território para

Capital

Jovem é forçado a assaltar para pagar dívida de drogas

consumo interno, ocasionando aumento paulatino de usuários”. Também o documento explica que no Estado não existem áreas que hoje recebem a denominação de cracolândia, mas enfatiza que cresce o número de usuários desta droga. Para colocar em prática o Plano, são solicitados R$ 66,7 milhões da União, sendo R$ 32,6 milhões do Ministério da Justiça, R$ 22,4 milhões do Ministério da Educação, e R$ 9,9 milhões do Ministério da Saúde, sendo que foi informado ao ministro que a Secretaria de Estado de Trabalho Assistência Social tem como viabilizar R$ 1,7 milhões por uma fonte própria. O Estado entra com a contrapartida de R$ 4,1 milhões. A previsão é de um investimento total de R$ 72,6 milhões entre 2012 e 2014.

Filho de prefeito é vítima de atentado na fronteira

ORONEL SAPU -

CAIA - Na manhã de quarta-feira (16), por volta das 10h, Robson Paetzold, 20 anos, filho do prefeito Rudi Paetzold, foi vítima de um atentado. De acordo com informações divulgadas em vários sites do Estado, ele estava em sua caminhonete Hilux, quando próximo à fazenda El Paso Curuzú, localizada a 160 quilômetros da cidade de Capitan Bado, fronteira de Coronel

Sapucaia, foi surpreendido por cinco homens fortemente armados que teriam disparado cerca de 30 tiros contra o veículo. Robson teria sido baleado com quatro tiros. Mesmo ferido, conseguiu buscar ajuda e foi levado para um hospital em Pedro Juan Cabalero/PY. De acordo com as primeiras informações, a maioria dos disparos vindos de armas como fuzil e pistola, atingiram o veículo de Robson.

Pelo fato do crime ter acontecido em território paraguaio, a Polícia Civil de Coronel Sapucaia desconhece qualquer informação sobre o crime e os motivos que levaram o filho do prefeito a sofrer esse atentado. As investigações serão realizadas pelas autoridades paraguaias.

Informações ontem davam como certo que Robson foi transferido para um hospital em Assunção/PY.

CAMPO GRANDEApós o frentista de um posto de combustível e dois clientes renderem um assaltante de 22 anos, policiais do 1° Batalhão da Polícia Militar realizaram uma operação até uma boca de fumo, no bairro Guanandi, para prender todos os envolvidos. O acusado alegou aos policiais que para pagar dívida de droga com traficante, ele estaria sendo obrigado a cometer os assaltos. No total, oito pessoas, entre cinco homens e três mulheres, foram encaminhados para a Depac Piratininga. Segundo o frentista de 51 anos, o assaltante chegou e perguntou se o posto estaria passando cartão de crédito. “Ele disse que o carro estava na esquina e então queria passar cartão. Fui até o computador para mostrar a ele que o sistema estava fora do ar e ele então anunciou o assalto. Me apontou um objeto cortante, que pensei ser uma arma e até pensei em reagir, mas não fiz nada”, disse o frentista ao site Midiamax.

Fronteira

O acusado fugiu com R$ 260,00 em sentido a rua Cuiabá e depois correu até a avenida Marechal Deodoro. Dois clientes do posto saíram atrás dele e o detiveram e o levaram até o posto onde a polícia o prendeu. Os policiais militares questionaram o assaltante porquê do assalto e ele alegou estar sendo obrigado por três homens a efetuar o roubo, já que estaria devendo numa boca de fumo. Os policiais então se deslocaram ao local e confirmaram a versão. No local foi apreendido um simulacro de arma de fogo, canivete, faca, cinco celulares, entorpecente, R$ 41,00; aparelho de DVD, dois toca CD´s de veículo e material para preparo da droga.

As mulheres prestaram depoimento ao delegado Cláudio Martins e foram liberadas. Um homem será testemunha e os outros quatro responderão por tentativa de furto qualificado e formação de quadrilha. Um outro jovem envolvido no crime está foragido.

Polícia Federal queima 5 toneladas de drogas

PONTA PORÃ – A

Delegacia da Polícia

Federal (PF) de Ponta

Porã, ontem de manhã, realizou mais uma incineração de drogas. Foram mais de cinco toneladas de entorpecentes destruídos em um forno industrial. Desse montante, 5.439 quilos eram de maconha; 223 quilos de cocaína e seis quilos de haxixe e que foram apreendidos em

diversos inquéritos policiais do final do ano passado até o momento.

Segundo a Coordenação Geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes, órgão da PF que coordena o combate ao tráfico de entorpecentes no Brasil, a Delegacia da PF de Ponta Porã está entre as primeiras descentralizadas que apreendem mais entorpecentes no Brasil.

Acidente
PROGRESSO
Polícia Polícia Polícia Polícia Polícia Polícia Polícia Polícia Polícia E1 4
Jorge Eduardo Fiat (d) atravessou a pista ao desviar de animal e bateu no veículo Sandero de Minas Gerais causando o acidente
C
C
DOF prende traficante em operação de rotina

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

TV depende do TRE para liberar sinal

Emissora vai sugerir à Justiça Eleitoral que libere a transmissão dos programas eleitorais de Dourados

Valéria Araújo

DOURADOS – A TV

Morena, afiliada da Rede Globo, depende do aval da Justiça Eleitoral para liberar o sinal de transmissão dos programas eleitorais dos partidos de Dourados. Pela Legislação, como a geradora da emissora fica localizada em Ponta Porã, a empresa cumpre a determinação de exibir os programas eleitorais daquele município como ocorre tradicionalmente. De acordo com o novo gerente regional da emissora, Darci Bonatto, visando contemplar a cidade de Dourados que é uma das maiores sucursais da afiliada no Estado, a empresa vai sugerir para o Tribunal Regional Eleitoral para que libere o sinal para o município. De acordo com o advogado da TV Morena Carlos Marques, a idéia inicial é dividir o tempo de Ponta Porã com Dourados. “Seriam 30 minutos para cada município exibir os programas”, reforça. Paralelo a isto, a emissora fará a sugestão para que os presidentes dos partidos sejam consultados para verificar se é de interesse deles a transmissão em Dourados.

Presidentes dos partidos terão que entrar em consenso sobre transmissão

Dourados, o novo gerente regional da TV Morena, Darci Bonotto, veio do Estado de Mato Grosso onde foi responsável pela implantação de emissoras de rádio do grupo das afiliadas da Rede Globo. Está há 11 anos no grupo. É formado em administração de empresas. Recém chegado em Dourados diz que já se encantou com o município e sua gente. O gerente conta que a missão dele é dar sequência ao trabalho que vinha sendo desenvolvido por Rodrigo Lopes, que foi promovido para Campo Grande.

Segundo o gerente, além de levar informação com credibilidade e responsabilidade, a TV Morena conta com a grade da Rede Globo.

“Creio que a pessoa bem informada hoje passa pelos nossos telejornais. A nossa linha editorial enfoca o respeito com nossos telespectadores”, destaca, observando que hoje a TV Morena tem cobertura em todas as cidades de MS.

São 78 municípios, 2.471.847 pessoas, 706.900 domicílios com TV e 2.383.291 telespectadores potenciais.

NOVO COMANDO

Há cerca de 40 dias em

Dia Internacional

Entre outros serviços, a TV Morena se diferencia pela aproximação que tem com a população. Além de oferecer informação e entretenimento, a emissora leva serviços diver-

sos para comunidade, sendo referência de projetos de responsabilidade sociais. Prova Disso é o “Aquece Dourados” que em parceria com o Rotary Clube recebe doação de agasalhos e distribui para 33 entidades de Dourados. Este ano a previsão é de arrecadar 30 toneladas de agasalhos. O projeto conta ainda com o apoio do Exército e do Programa Mesa Brasil.

O gerente destaca ainda o ‘Verão Dourados’, que leva lazer e cultura para as famílias além da Ação Global que presta atendimentos diversos nas áreas de saúde, educação e beleza. A Caminhada Bem-Estar, prevista para o dia 26 de agosto leva atendimentos e informações sobre como melhor cuidar da saúde.

A “Morena Show Pet”, é um outro serviço voltado para a comunidade. Neste os donos de cães aprendem como melhor cuidar dos animais domésticos. O evento conta com apoio de faculdades de medicina veterinária de Dourados.

Outra grande novidade deste ano foi a transmissão de Jogos do Campeonato Sul-mato-grossense de futebol. Destaque para a Copa da Juventude e Copa Morena de Futsal.

Procurando destacar as riquezas e o potencial do Estado de Mato Grosso do Sul a emissora lança o Programa “Meu Mato Grosso do Sul”,

Dia do Museu tem eventos em Dourados

DOURADOS - O Mu-

seu Histórico de Dourados promove, hoje, em parceria com a Academia Douradense de Letras, mostra de livros sul-mato-grossenses. A escritora Ruth Hellmann também vai apresentar “Contação de Histórias” para os alunos da Escola Imaculada Conceição e para os demais visitantes. O evento comemora o Dia Internacional de Museus. Até o dia 20 de maio, instituições museológicas de todo o país realizarão atividades diferenciadas em torno do tema ‘Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações’.

Segundo Cryseverlin Dias

Pinheiro Santos, mestranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o objetivo da 10ª Semana Nacional de Museus é aproximar museus e sociedade.

“Percebe-se, que pouco se discute na região douradense formas de implantar políticas que se comprometam com a identificação, reconhecimento, proteção e promoção de seus bens culturais, isso contribui para a falta de conhecimento da comunidade sobre sua história. Muitos moradores de Dourados nem ao menos sabem da existência do Museu na cidade. Desta forma, há um grande desafio a ser enfrentado: o de construir caminhos que levem a população a incluir os Museus e o patrimônio material e imaterial, como elementos de sua cultura; uma vez que, estes possibilitam além de conhecimento e educação, atividades de lazer”, diz a historiadora.

Para ela, a 10ª Semana Nacional dos Museus é uma forma de aproximar a comunidade com a sua cultura e de outros povos, possibilitando o

conhecimento, a preservação e a valorização da memória, do patrimônio e da identidade cultural, bem como, a valorização e o respeito das diversidades pela própria comunidade local. “Sem iniciativa, divulgação e preservação de sua história e de seus bens culturais, dificilmente, alguma comunidade alcançará impacto relevante na sociedade atual”, comenta.

Apesar do espaço não ser grande, o Museu Histórico de Dourados abriga um vasto e rico acervo composto de objetos, fotografias, pinturas, jornais, revistas e diversos documentos. O Museu fica na Rua João Rosa Góes, 395, no antigo prédio da Prefeitura Municipal de Dourados. A entrada é franca e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Mais informações pelo e-mail cryseverlin123@hotmail.com

que está no segundo capítulo e será exibido sempre aos sábados às 13h45. A programação ainda prevê o enfoque ao Civismo, através da cobertura de eventos em escolas, alusivas a Semana da Pátria em Dourados. Também está previsto

o Circuito Morena de Laço Cumprido que envolve 13 municípios, uma programação especial para o mês das Crianças e o Projeto “Minha Cidade”, que evidencia o potencial e a cultura do município durante a semana do aniversário dele. O

gerente diz que chega em Dourados com boas expectativas e que o sucesso dos projetos desenvolvidos pela emissora são frutos dos parceiros que acreditam e confiam na seriedade e comprometimento da empresa.

Darci Bonotto é o novo gerente regional da TV Morena e atua na Sucursal de Dourados Hedio Fazan

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

Servidores federais fazem paralisação

Em Dourados, técnicos da UFGD promoveram protesto em frente a Praça Antônio João por melhores salários

Valéria Araújo

DOURADOS – Servidores públicos federais em todo o país fizeram um dia de paralisação ontem, em protesto contra as respostas negativas por parte do governo federal, que não atendeu as categorias com reajuste salarial reivindicado. Em Dourados, técnicos administrativos da Universidade Federal da

categoria vai discutir a greve a partir de junho, se não houver negociação

Grande Dourados (UFGD) fizeram uma manifestação em frente a Praça Antônio João. De acordo com Naara Siqueira de Aragão, presidente do sindicato da categoria em Dourados, todas as atividades paralisadas ontem voltam ao normal hoje. Durante o protesto, houve aula na Universidade, já que os professores decidiram fazer paralisações a partir da próxima semana. A categoria vai discu-

Medalha Zilda Arns

Assembleia homenageia ações em prol da infância

AMPO GRANDE -

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul entrega no dia 30 de outubro, às 19h, a a Medalha “Zilda Arns”, que será ofertada a pessoas e organizações que se destacam em projetos relevantes voltados ao atendimento de crianças e adolescentes .

O requerimento que prevê a entrega da honraria foi apresentado, na manhã de ontem, pela deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB). A medalha, proposta pela saudosa deputada Celina Jallad, falecida no ano passado, foi criada via resolução, publicada dia 18 de março de 2010 no Diário Oficial.

“Fazer a entrega da Medalha Zilda Arns, com o apoio de todos os nossos colegas

deputados, concretizará a vontade da nossa querida Celina”, afirmou Mara Caseiro.

Falecida em janeiro de 2010, na época em que implantava a Pastoral da Criança no Haiti, Zilda Arns é conhecida por ter ajudado a salvar muitas famílias pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência.

Criadora da Multimistura, ela desenvolveu uma metodologia baseada na educação, como a melhor forma de combater a maior parte das doenças e marginalidade das crianças e plantando a semente da solidariedade às famílias com menor poder aquisitivo.

Zilda Arns já foi agraciada com inúmeros prêmios internacionais, sendo inclusive indicada para o Nobel da Paz.

tir a greve a partir de junho, se até lá não houver negociação com o governo federal.

Em relação aos técnicos administrativos da UFGD, eles reivindicam um piso salarial de três salários mínimos. Hoje esse percentual é de apenas dois. De acordo com Naara, com a paralisação, todo o setor administrativo para. “A nossa data-base é até 30 de maio.

Se até lá não houver acordo podemos optar pela greve. A reivindicação ocorre desde 2007”, destaca. Conforme a Federação, além do aumento salarial, o grupo reivindica resolução das pendências na carreira, racionalização, anexo IV e reposicionamento dos aposentados.

A pauta geral unificada tem como eixos: reajuste salarial de 22,08% (com reposição da inflação de 2010 e 2011), data base dia 1º de maio, regulamentação da Convenção 151 da OIT e definição de uma política salarial digna para os trabalhadores do serviço público.

Nesse sentido, o XXI

Confasubra aprovou amplo calendário, que prevê paralisações com mobilizações nos estados. No próximo dia 17, uma Caravana vai à Brasília com representação de técnicos administrativos de todos os estados para pressionar o governo a atender às demandas da categoria. Está também na ordem do dia a Plenária Na-

Saúde Pública Evento MS reduz em 81% os casos graves de dengue

DOURADOS - O número de casos graves de dengue no Mato Grosso do Sul caiu 81% nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registrados até o momento, 19 casos contra 102, em 2011. Entre janeiro e abril de 2011, foram registrados dois óbitos. Em 2012, no mesmo período, ocorreu uma morte por dengue no Estado.

O número de óbitos por dengue no Brasil caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2010. Enquanto naquele ano foram registradas 467 mortes pela doença entre janeiro e abril, o primeiro quadrimestre deste ano teve 74 óbitos. Os dados são de balanço feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ontem em Brasília.

“Esses resultados expressivos só reforçam o trabalho do ministério em parceria com os municípios e as secretarias estaduais nas ações no período fora da epidemia, que foram pactuados no ano passado. Os planos por incentivo de desempenho, a checagem pelo LIRAa, o acompanhamento do plano de contingência e as visitas aos estados contribuíram efetivamente para a organização mais eficiente da rede de assistência do SUS”, analisou Padilha.

Ele disse ainda que “o ministério considera um crime contra a saúde pública qualquer paralisação das atividades de combate à dengue por causa das atividades eleitorais. O segundo semestre é fundamental para a mobilização no combate à doença. É o momento de estruturar os serviços de saúde, capacitar profissionais e organizar as ações de vigilância”, reforçou.

cional da Categoria, nos próximos dias 18 e 19, no auditório

Dois Candangos, da Faculdade de Educação da UnB.

cALENDÁRIO

Dias 18 e 19 de maio –Plenária Nacional Estatutária da Fasubra – Plano de Luta.

Dia 30 de maio – Prazo limite das negociações com o

Governo Dia 5 de junho – Caravana a Brasília do conjunto dos trabalhadores do SPFs.

Dias 9 e 10 de junho –Plenária Nacional Estatutária da Fasubra – Avaliação do andamento das negociações. Dia 11 de junho – Indicativo de Greve Nacional do Funcionalismo Público.

Direito da Unigran realiza viagem de estudo a Brasília

DOURADOS - Na última semana, cerca de 50 acadêmicos e professores do curso de Direito da Unigran foram até Brasília para uma viagem de estudo. O projeto levou os estudantes para conhecer a organização judiciária dos Tribunais Superiores, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Federal e o funcionamento dos órgãos políticos da capital do país.

O coordenador do projeto, professor Gilberto Ferreira Marchetti Filho, explica que a intenção da viagem foi de aproximar o acadêmico de Direito da Unigran dos órgãos de decisão na área, motivando-os ao estudo e à prática jurídica”.

Segundo o professor, esse estudo constitui uma experiência única para o acadêmico vivenciar situações de decisão.

E ainda, propiciar ao estudante a visualização da base, essência, natureza e funcionamento dos Tribunais Superiores, da Organização Internacional do Trabalho [OIT], da OAB

Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a fim de demonstrar na prática o conhecimento auferido em sala de aula”.

Os acadêmicos ainda visitaram o Palácio do Itamarati, a Defensoria Pública da União, o Congresso Nacional, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, a Academia da Polícia Federal, o Superior Tribunal Militar (STM), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para a estudante do 3º semestre, Bethânia Ramos Martins, a experiência foi ótima, excelente para a formação. A acadêmica conta que as visitas foram emocionantes.

“Eu aprendi bastante sobre os órgãos nos quais visitamos, alguns eu ainda não conhecia como o Tribunal Superior Militar, foi especial a visita”.

Bethânia e os colegas ainda tiveram a oportunidade de assistir audiência no STF.

“ Analisamos nas aulas de

constitucional várias decisões, então, a proximidade com esse órgão, a forma com a qual podemos ver mais de perto cada ministro no exercício de suas funções, foi realmente muito positivo para mim como acadêmica do curso de Direito e principalmente como cidadã”. Ricardo Patrese Cáceres, estudante do 9º semestre, destaca que a viagem contribuiu como uma dose de ânimo e empolgação. “Tivemos uma ampliação dos conhecimentos adquiridos nos bancos da faculdade ao vivenciar de perto a rotina e as práticas dos órgãos que compõem nosso poder judiciário. Acredito também que para muitos, algumas visitas foram decisivas para decidirem aonde querem chegar e qual carreira querem seguir”, afirma. A viagem de estudo durou uma semana. Conforme o professor Gilberto Marchetti, “os resultados esperados são o maior empenho e motivação na prática jurídica e melhor preparo para o enfrentamento do exame da Ordem”.

Protesto
Dia a Dia
O PROGRESSO
Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 2 D1
Cido Costa/Douradosagora
Servidores federais fizeram uma manifdestação ontem em frente a Praça Antônio João
C
Os acadêmicos visitaram órgãos de decisão na área de Direito na Capital Federal

Dourados registra 37 estupros em 2012

Creas, Comsex e Sest Senat fazem mobilizações hoje e amanhã em Dourados para incentivar a denúncia

têm entre 2 e 17 anos.

DOURADOS - A cidade de Dourados registrou 37 casos de abuso sexual contra crianças este ano. Os dados, de janeiro até a primeira semana de maio, são de atendimentos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que presta assistência às vítimas. Os 37 casos já são mais da metade do total registrado durante todo o ano passado e a maioria das vítimas

Número já é mais da metade do que foi registrado durante todo o ano passado

Hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, entidades protetoras como o Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, além do Creas e Sest-Senat, fazem atividades hoje e amanhã. O objetivo é incentivar as denúncias.

De acordo com a coordenadora do Comsex, Lindomar Pacheco, é importante que a população se conscientize de

Saúde

Semana de Enfermagem tem eventos em Dourados

que qualquer suspeita de abuso sexual é preciso ser denunciada. As denúncias são investigadas e podem ajudar a salvar até a vida de uma criança.

A entidade é responsável por criar políticas públicas para combater o crime. “A população precisa ser informada de que dois são os tipos de crimes. O primeiro, a exploração sexual envolve valor comercial em que alguém lucra com o estupro do menor. O abuso sexual ocorre no ato de conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso com crianças e adolescentes com idade abaixo de 14 anos. A pena ao agressor é de até 15 anos de prisão. De acordo com a coordenadora do Creas, a pedagoga Marísia de Paula Brandão Martins, a maioria dos agressores são pessoas próximas às vítimas. “São parentes ou vizinhos, que atraíram as crianças com doação de dinheiro, doces, brinquedos e até alimentos”, diz, lembrando que nos últimos cinco anos, em Dourados, a criança mais nova vítima de violência sexual tinha 2 anos quando foi abusada. O agressor é o próprio pai.

A pedagoga alerta para que as mães prestem atenção no corpo e comportamento dos filhos. “Sinais ou marcas principalmente nos órgãos genitais são fortes indícios. Outro sinal de que a criança pode estar sendo abusada é o

Diretor executivo do HE, Maurício Peralta, discursa

Deuzim Machado

DOURADOS - A enfermagem é indispensável à saúde, pois contempla todos os setores desse segmento tão importante e que diz respeito a vida, declarou o diretor executivo do Hospital Evangélico de Dourados, Maurício Rodrigues Peralta. Ele falou da tribuna da Câmara durante abertura oficial da Semana de Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio. Consta da pauta, seminários, palestras e outros eventos promovidos pela Escola de Enfermagem Vital Brasil e Hospital Evangélico.

Profissionais de diversas áreas da saúde estão participando do evento que reúne enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de todos os estabelecimentos de saúde da rede pública e privada de Dourados. Anteontem, os profissionais da enfermagem foram saudados também pelo vereador presidente da Câmara Municipal de Dourados, Idenor Machado e pelo vereador Valter Hora, líder do prefeito de Dourados.

Os legisladores douradenses discorreram sobre a importância da profissão e relataram o quanto a categoria é importante para que a população receba os cuidados essenciais quando necessitam de tratamentos médicos. Idenor considera a enfermagem uma profissão nobre que merece o carinho de toda a população.

Já o vereador líder do chefe do executivo douradense ressaltou o dia da enfermagem e citou que esses profissionais têm realizado trabalhos que vêm de encontro ao anseio dos

pacientes e merecem os cumprimentos porque atuam com respeito e muito carinho para que as pessoas que necessitam de atendimento médico tenham suas pretensões atendidas. “É um profissional muito importante e para homenagem a categoria a Câmara oficializou o 17 de maio, como Dia Municipal da Enfermagem”, disse Valter Hora.

Maurício Peralta, diretor do HE Dourados, recordou de uma cena que viu na televisão de um idoso que foi vítima de choque de trens em São Paulo e que atendido num grande hospital paulistano exibiu alguns exames de Raio X, quando atualmente todo o Hospital Evangélico faz esse trabalho por imagem digitalizada, o que representa que a saude está avançando em Dourados.

Ele recordou que a escola Vital Brasil existe desde o antigo Mato Grosso (MT), preparando profissionais que estão trabalhando pela saúde pública e privada de Dourados, Mato Grosso e de todo o país. “Temos desafios, mas também muitos avanços em Dourados”, frisou o dirigente do Evangélico.

O auditório da Câmara Municipal de Dourados foi tomado pelos profissionais da área e de outros segmentos da saúde que foram prestigiar a Semana de Enfermagem que prossegue até sábado com inúmeras atividades, como seminários, palestras e outros eventos organizados pela Escola Vital Brasil e Hospital Evangélico de Dourados, mantidos e administrados pela Associação Beneficente Douradense (ABD).

Entidades fazem mobilizações hoje e amanhã em Dourados contra abuso sexual

comportamento retraído ou assustado por parte da criança diante de um toque da mãe ou pessoa próxima. Muitas mães precisam trabalhar e deixam os filhos com pessoas próximas, o que acaba viabilizando estes casos”, destaca.

O Creas oferece em Dourados todo o atendimento às vítimas e familiares de crianças e adolescentes que sofreram violência. São psicólogos, advogados entre outros profissionais disponibilizados o tempo que for necessário para reintegrar a criança à sociedade

Obra Universitários

Shirley lança livro sobre índios surdos e Libras

DOURADOS - A escritora Shirley Vilhalva lança hoje o livro Índios Surdos: Mapeamento das Línguas de Sinais do Mato Grosso do Sul, pela editora Arara Azul. O evento será às 14h, na Escola Tengatuí Marangatú na Aldeia Jaguapirú em Dourados.

A autora é brasileira, surda e descendente de indígenas. Em sua dissertação de mestrado ela percorre comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul em busca de Línguas de Sinais emergentes.

Mais informações pelo telefax: (24) 2232-0016 ou e-mail eaa@editora-arara-azul.com.br

e protege-la de agressões.

O gerente do Sest Senat, Lucílio Vasconcelos, diz que este ano a campanha contra a violência Sexual também vai contar com taxistas. “Eles tem papel fundamental na denúncia. Ao detectar que uma pessoa está transportando uma criança para locais impróprios como motéis, eles podem acionar os organismos de proteção”, destaca, observando que hoje o grupo fará panfletagem a partir das 18h30 no posto da base com a finalidade de contar com o apoio dos caminhoneiros

nesta luta contra a exploração sexual.

Amanhã, o grupo fará abordagens na Praça Antônio João para distribuir materiais explicativos com os números de disque denúncia. Em Dourados, os contatos por telefone com o Conselho Tutelar são:

(67) 8468 6145 e 0800 647 7142. O telefone do Ministério Público Estadual para denúncia é: 8478 2072. Outra opção é do disque 100, um serviço nacional que mobiliza todas as entidades do município para averiguarem as denúncias.

Délia pede mais ônibus para campus

DOURADOS - A vereadora Délia Razuk (PMDB) encaminhou à prefeitura municipal, à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e às concessionárias do serviço de transporte urbano de Dourados um pedido para a colocação de mais um veículo de transporte coletivo na linha nº 28 (Cidade Universitária).

O objetivo é garantir melhor atendimento aos alunos da UFDG (Universidade Federal da Grande Dourados) e da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), principalmente nos horários de entrada e saída das aulas.

Segundo a vereadora, os ônibus que atuam na linha estão sempre lotados e demoram muito a passar, causando constrangimento aos usuários. “A superlotação chegou a ser de 155 passageiros em um

ônibus que previa um máximo de 90 pessoas, uma estudante desmaiou por falta de ar quando o ônibus que fazia a linha Cidade Universitária, na Avenida Guaicurus, chegava próximo ao salão de festa Cerrado Brasil”, denúncia a vereadora.

Délia afirma que essa situ-

ação já foi denunciada inúmeras vezes e que não pode mais persistir, já que Dourados se tornou um pólo universitário e precisa oferecer condições melhores aos estudantes. A vereadora avalia que eles são importantes para a economia local, pois movimentam o mercado imobiliário, de alimentação e o comércio em geral. Além disso, Délia afirma que melhorar as condições de transporte também vai garantir que os estudantes tenham um rendimento melhor na universidade.

“Solicitamos aos órgãos competentes que viabilizem a instalação de novos pontos de ônibus e mais um veículo nos horários de entrada e saída de alunos nas universidades, para melhor atender os estudantes de nosso Município, oferecendo segurança e agilidade aos usuários”, afirmou.

Dia de Combate
O PROGRESSO
Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 3 D1
Dia a Dia
Dourados,
Hédio Fazan Deuzim Machado Éder Gonçalves A vereadora Delia Razuk

Nivelamento

Prefeitura recupera estrada na aldeia

Maquinários trabalham em estrada na região da Missão Caiuá; Itaporã também colabora com o serviço

DOURADOS - A Prefeitura de Dourados iniciou ontem os serviços de nivelamento da principal estrada que corta as aldeias Jaguapiru e Bororó.

O trabalho faz parte do compromisso firmado pelo prefeito Murilo com a comunidade indígena, na segunda-feira de manhã. O acordo acabou com o bloqueio da rodovia MS-156, feito pelos índios para protestar contra as condições das estradas.

trabalho é parte do acordo entre prefeitos e indígenas

Após vários dias de protesto indígena, a Pre -

Prevenção

feitura de Dourados e a de Itaporã intermediaram a negociação, garantindo, em caráter emergencial, o nivelamento pelo menos da via principal. Ontem, o serviço começou a ser executado na região da Missão Evangélica Caiuá. A máquina da Prefeitura de Dourados permanecerá no local até que o trabalho seja realizado em toda a extensão da via, usada para o transporte escolar, ambulâncias e pela maioria dos veículos que entram e saem

Prefeitura atende Pepa e vai criar a Cipa Escola

DOURADOS - O vereador Pedro Pepa (DEM), em suas constantes intervenções para propiciar melhorias na educação do município de Dourados, apresentou projeto de lei que dispõe sobre a criação da Cipa Escola. O projeto, que foi aprovado pela Câmara e posteriormente sancionado pela prefeitura, regulará a formação de Comissões Internas de Prevenção a Acidentes na Rede Municipal de Ensino. Entre os seus dispositivos estão descritas diversas medidas e mecanismos para reduzir riscos de acidentes em ambiente escolar.

Poderão participar estagiários de técnicos de segurança indicados por instituições privadas de ensino, estabelecidas em Dourados, para desempenhar acompanhamento técnico referente à prevenção. Os outros membros das comissões (como diretores, professores e pais de alunos) poderão receber treinamentos e cursos de profissionais especializados, como o Corpo de Bombeiros, para auxiliar na prevenção de acidentes, propagando os conhecimentos para toda a comunidade escolar.

O projeto também prevê a possibilidade de serem firmados convênios com outras instituições públicas que não fazem parte do poder público municipal. A lei proposta pelo vereador foi elaborada atendendo aos pedidos de pais que tem os filhos matriculados na rede pública municipal de ensino.

A Cipa Escola possui abrangência de oito áreas: Técnicas de primeiros socorros, pre-

das duas aldeias. Também começou a trabalhar na reserva ontem a máquina da fornecida pela prefeitura de Itaporã.

O líder indígena Fernando de Souza está acompanhando o trabalho e destacou a importância do serviço iniciado nesta quinta-feira pelas máquinas das prefeituras de Dourados e de Itaporã. Ele lembrou que se trata de um serviço emergencial assumido pelas duas prefeituras. A recuperação de todas as estradas da reserva será discutida nesta sexta-feira, em audiência agendada com o governador André Puccinelli.

Visita

2º Grupamento recebe bombeiro de Portugal

Divulgação

Éder Gonçalves venção de doenças sexualmente transmissíveis, educação no trânsito, prevenção ao incêndio, prevenção a riscos de acidentes em relação à rede elétrica, prevenção em relação aos riscos de má postura, aspectos referentes à prevenção da degradação ao meio ambiente, prevenção aos cuidados com a alimentação e prevenção em relação aos cuidados com anomalias psicológicas, como o bullying. Além da finalidade de prevenir doenças e outros problemas, o projeto visa difundir conhecimentos pertencentes a estas áreas, inclusive podendo ser objeto de componente curricular não disciplinar ou complementando avaliações de componentes curriculares.

DOURADOS - O Coronel BM Joilson Alves do Amaral recebeu, em seu gabinete, a visita de um bombeiro de Portugal. Hélio Pombo é representante da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Faial, que fica na cidade de Horta na Ilha do Faial no Açores.

A associação, que comemora 100 anos neste mês, agraciou o comandante do 2º GB com flâmulas da entidade comemorativa a data.

O vereador Pedro Pepa

Na quarta-feira, o visitante português se despediu do coronel Joilson e recebeu das mãos do comandante uma placa em agradecimento a visita.

Evento

Comandante do Corpo de Bombeiros de Dourados recebe o bombeiro português

Sebrae ergue estrutura para Feira do Empreendedor

DOURADOS – O município se prepara para a Feira do Empreendedor 2012 que acontece de 1º a 3 de junho. O prefeito Murilo participou diretamente da articulação com o Sebrae-MS, que já iniciou a montagem da estrutura que vai receber os estandes. A prefeitura pavimentou a área que fica atrás do Pavilhão de Eventos Dom Teodardo.

“É muito importante que a educação preventiva comece já na escola. Assim, evitamos acidentes no ambiente escolar e ajudamos a educar os jovens para que eles se transformem em cidadãos melhores, preocupados em atuar em prol do bem da sociedade”, explica o vereador.

A Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae há 15 anos, com mais de cem edições em todo o Brasil, já rendeu prêmio a Mato Grosso do Sul em 2008 e 2010, de melhor Feira do País. Foram até agora quase 60 mil atendimentos e 26 mil vagas ofertadas em capacitação.

Sebrae iniciou a construção da estrutura que vai sediar os estandes da feira em Dourados

A opção por Dourados, de acordo com Cláudio George Mendonça, superintendente do Sebrae, ocorreu após várias reuniões com o prefeito Murilo, levando em conta ainda a localização privilegiada,

população regional e por ser a segunda maior arrecadação de ICMS do Estado, além do apoio oferecido pelo prefeito ao evento.

A feira é destinada a empresários que buscam melho-

rias para sua empresa, profissionais liberais interessados em ter seu próprio negócio, jovens empreendedores e para empresários que têm interesse em adquirir máquinas e equipamentos.

Dia a Dia O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 4 D1
A. Frota
Máquinas trabalham na recuperação de estrada da Reserva Indígena de Dourados
Hédio Fazan

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

Do MS para os Estados Unidos

Dicionário de inglês elaborado por professores sul-mato-grossenses estará na Book Expo América

ODicionário Prático de Falsos Cognatos”, elaborado pelo casal de professores sul-mato-grossenses Edna Miranda Ugolini Santana e Levy Aniceto Santana, vai ganhar as fronteiras internacionais e chegar aos Estados Unidos. Pensado para facilitar a vida de quem utiliza a língua inglesa, o “Dicionário Prático de Falsos Cognatos”, da Thesaurus Editora, foi selecionado para integrar a feira internacional Book Expo América (BEA), que acontece no mês de junho, em Nova York.

“O Dicionário Prático de Falsos Cognatos” levou dois anos para ser elaborado pelos professores Edna e Levy que fizeram uma ampla pesquisa e catalogaram mais de 750 palavras de inglês/ português/português/inglês. “O usuário da língua inglesa que não possui tanta destreza deve sempre ter cuidado ao fazer deduções. Por exemplo, as palavras “empurre” e “push”, se misturam com grande facilidade, principalmente ao abrir a porta de um café em Nova York ou ao fazer uma prova de concurso!”, afirmam, frisando que o “Dicionário” pode ser encontrado nas livrarias e tem formato

“Dicionário prático de Falsos Cognatos”: fonte de consulta prática

de bolso, sendo uma fonte rápida para consulta, driblando os percalços de ler em inglês.

A qualidade e praticidade do material fizeram com que os professores recebessem convite para participar da Book Expo América. A edição deste ano, que acontece no período de 5 a 7 de junho, é o principal evento do comércio editorial norte-americano, conhecido por reunir inúmeros títulos de grandes obras literárias na língua inglesa com a participação de consagrados escritores, além das maiores editoras dos Estados Unidos da América.

O douradense Levy Aniceto Santana é fisioterapeuta da Secretaria da Saúde do Distrito Federal; mestre e doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília; docente e orientador de Pesquisas da Universidade Católica de Brasília. Edna Miranda Ugolini Santana nasceu em Itaporã. É graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês; especialista em docência do Ensino Superior; mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília; docente da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com experiência no ensino de Língua Portuguesa e Inglesa.

professora Edna Miranda professor Levy Aniceto Santana Fotos: Divulgação

Variedades Variedades

Variedades

Variedades Variedades

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vitória Vargas faz show hoje na Expoagro

Apresentação

vitória vargas vem despontando como revelação da música sertaneja

Acantora douradense Vitória Vargas, 16 anos, vem se destacando como a nova revelação da música sertaneja. Hoje, ela faz às 22h30, a segunda apresentação na 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro). Vitória esteve cantando, na última quinta-feira, com Conrado & Aleksandro, na abertura da Expoagro. Na oportunidade, Vitória dividiu o palco com a dupla durante a música “Telefone Mudo”.

Horóscopo

No show desta sexta-feira, Vitória vai mostrar para o público da Expoagro o repertório do seu primeiro CD, que deve ser lançado no segundo semestre. O seu álbum gravado de forma independente tem 12 faixas que flertam com o estilo do sertanejo universitário. “As músicas ‘Todo Dia é Assim’ e ‘Falar de Mim é Fácil’ tem recebido bastante pedido dos ouvintes das rádios Band FM de Fátima do Sul, 92 FM de Dourados e da Bonito FM”, des-

taca o pai da Vitória, o advogado Ubiracy Vargas. Todo o CD reúne composições próprias de Vitória. “Aos 4 anos de idade, comecei a fazer aulas de piano clássico. Com 12 anos, quando ingressei no curso de violão, compus a primeira música ‘Tirar Você de Mim’, que está incluso neste trabalho de estreia. Hoje, já contabilizo mais de 80 composições. Quero que minha música possa levar o romantismo para a vida das

Gregório Queiroz

Júpiter e Plutão em sesquiquadratura indicam que a materialidade e os valores humanos chegam em ponto de transformação. Utilizar os bons recursos é fundamental, mas talvez seja necessário usá-los de uma maneira totalmente nova. Este pode ser o ajuste para as coisas se encaixarem novamente. Juntamente com o aspecto de ontem entre Júpiter e Saturno, este de hoje nos fala de um momento de grande reorganização nos modos produtivos da sociedade e do mundo. Ficar preso ao impasse não adianta, é preciso encontrar saídas, mesmo que em pequenos passos, mesmo que os primeiros passos não resolvam tudo.

As motivações que o levaram a trabalhar em determinada linha profissional devem ser levadas em conta. Conheça-as melhor para que seus projetos venham a deslanchar.

Momento para pensar e atuar junto com as pessoas, e assim vir a conhecer o que não conseguiria sozinho. Ajuste-se melhor aos relacionamentos e grupos dos quais participa.

Conheça a fundo seu trabalho, a origem de uma técnica ou um segredo profissional bem guardado. As origens tradicionais do trabalho ou da família devem ser melhor conhecidas.

É tempo de conhecer melhor a si mesmo e seus sentimentos amorosos atuais. Conhecer as raízes de tais sentimentos irá ajudá-lo a compreender melhor o que vive neste tempo.

B1

amor eterno amor - Rodrigo não aceita as chaves da cobertura e discute com Fernando por ofender Miriam. Lexor faz uma oração acompanhado por dois anjos. Marlene pede para Priscila ajudá-la a comprar roupas novas. Rodrigo pensa na conversa com Beatriz e sente dores de cabeça. Gracinha é humilhada por uma vendedora. Jacira decide ir com Valéria para o Rio de Janeiro. Lexor aparece para Francisco. Rodrigo leva Gracinha à loja onde foi ofendida e tira satisfações com a vendedora. Fernando segue Miriam até a mansão de Rodrigo.

cheias de charme - Sarmento culpa Humberto pela condenação de sua cliente. Conrado e Cida se encontram no tribunal e Elano percebe um clima entre os dois. Sandro descobre que Penha ganhou a causa e cobiça a indenização da esposa. Rodinei tenta beijar Cida, mas ela se esquiva. Sarmento trama usar a briga entre Otto e Conrado para se aproximar do empresário. Isadora alerta Conrado de que Humberto tentou prejudicar sua imagem. Ivone aconselha Sandro a lutar pelo amor de Penha. Socorro descobre que Chayene está sem empregada e vai à casa da cantora se candidatar à vaga. Sandro tenta conseguir trabalho. Máslova chama Otto para conversar e intercede a favor do neto. Socorro planeja mostrar o clipe de Rosário para Chayene e, assim, conquistar sua amizade. Kleiton leva o CD de Rosário à rádio para tentar divulgar sua música. Inácio planeja investir no bufê e é apoiado por Rosário. Cida vai a um evento de hip hop com Rodinei e Brunessa se aproxima do grafiteiro. Otto se encontra com Sarmento. Elano joga o CD com o clipe das empregadas no lixo e Socorro vê.

pessoas”, afirma Vitória, que também encantou a plateia nas apresentações de João Márcio & Fabiano, realizado em Jardim e de Michel Teló, que aconteceu em Dourados. Contatos para shows no telefone: (67) 99579705.

Os ingressos para o show de Vitória Vargas estão à venda na Banca do Jaime e na portaria do Parque de Exposição ao custo de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada).

avenida brasil - Carminha inventa uma história para explicar a Jorginho como e quando conheceu Rita. Nina afirma para Betânia que levará sua vingança até o fim. Tessália recebe o telefonema de um homem, assim que Leleco sai de casa. Carminha faz uma brincadeira com Nina e a deixa nervosa. Lucinda tenta acalmar Max e Nilo, que se desentendem. Jorginho entrega presentes para Verônica e Cadinho. Darkson, Leandro, Diógenes e Iran procuram por Suelen e Roni se revolta. Adauto encontra Suelen e a leva para ficar em sua casa. Muricy e Ivana veem um homem entrar na casa de Leleco e correm para avisá-lo. Tufão e Nina conversam e Carminha os surpreende. Tomás visita Débora. Max confirma para Carminha que Rita pagou para Nilo ficar contra eles. Jorginho pergunta para Nina de onde ela conhece Carminha.

Palavras-Cruzadas Diretas

Seus conhecimentos culturais devem ser incorporados por experiência direta, o que requer ousadia. A investigação conjunta de temas ocultos e metafísicos está favorecida.

Há certas tradições bastante antigas dentro de sua profissão que talvez valessem a pena ser pesquisados por você. Conheça mais a fundo seu campo de atuação.

Procure conhecer as raízes e a tradição das pessoas com quem você se põe em relação. É muito mais fácil, mais feliz e mais completo quando conhecemos com quem estamos.

Momento oportuno para investigar as questões que lhe são mais veladas, ocultas e incompreensíveis. Poderá encontrar luz, ao procurar conhecer as causas fundamentais.

Perceba como certas sensações internas suas são capazes de ajudar em sua orientação e na descoberta do sentido das coisas. Conheça mais a fundo o seu próprio corpo físico.

As pessoas, ideias e coisas que lhe atraem precisam ser melhor compreendidas por você. Aprofunde seu conhecimento a respeito do valor que a vida tem para você.

É tempo de você conhecer a origem do dinheiro e dos bens materiais que lhe estão disponíveis. Veja quais vínculos o dinheiro ou bens criam para você.

Você poderá aprimorar a maneira como se relaciona e se comunica com as outras pessoas. Conheça melhor as pessoas e seu jeito de se comunicar e interagir com elas.

solução do nº anterior

2
Novelas Rede Globorede Globo
O PROGRESSO
Divulgação
será a partir das 22h30; ela cantou na abertura com Conrado & Aleksandro

B1 Variedades Variedades Variedades

Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012 Variedades

Variedades Variedades Variedades

“Escapada” será apresentado hoje

Espetáculo integra programação da 7ª edição da Aldeia Sesc

OPalco Giratório do Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta hoje às 20h, no Teatro Municipal de Dourados, o espetáculo “Escapada”, da Cia. Mário Nascimento de Minas Gerais. A apresentação integra programação da 7ª Aldeia Sesc Terena de Arte e Cultura que teve início dia 11 e encerra nesta sexta-feira. Antes do início da peça está previsto um show de pirofagia com o Coletivo M’Boitatá.

“Escapada” mostra a fuga do homem das grandes metrópoles, onde se vê fisicamente e psicologicamente sufocado, em virtude dos seus fantasmas, da opressão tecnológica e do mundo moderno, da falta de tempo.

A Cia estreou o espetáculo em 1998, com participação de Mário Nascimento e do músico Fábio Cardia. No mesmo ano, Mário ganhou como melhor coreógrafo em premiação da

“Escapada” mostra a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga

Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). A dupla seguiu em turnê pela Alemanha, fazendo 13 apresentações em Hamburgo no Teatro B 12, na Bienal de Essen e em Colônia no Teatro Zeigen Tanztheater obtendo críticas favoráveis em importantes jornais como Morgen Post e Bergedorfer Zeitung. Nesta nova montagem, os seis bailarinos trabalham em sintonia afinada, levando para cena dança, música e teatro, além de momentos de pura improvisação. A trilha sonora é de Fábio Cardia e o elenco utiliza as possibilidades instrumentistas para a criação das músicas ao vivo: dan ty ba, vozes, percussão e violão. A classificação do espetáculo “Escapada” é 14 anos e os convites custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-0700, no Sesc Dourados.

Prefeitura abre inscrições para a banda do Nace

APrefeitura de Dourados abriu inscrições para alunos da Rede Municipal de Ensino interessados em integrar a Banda Musical Som Dourado, do Núcleo de Arte, Cultura e Esporte (Nace).

A Banda Musical Som Dourado é um projeto da Prefeitura de Dourados que vem sendo desenvolvido pelo Nace desde junho de 2011. “Som Dourado” é uma ação sociocultural de ensino musical em instrumentos de sopro e percussão para crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino.

O projeto oferece às crianças e jovens a oportunidade de aprender música clássica e Música Popular Brasileira, através da teoria musical, leitura, solfejo e cursos práticos nos métodos específicos para cada instrumento, visando o desenvolvimento da percepção musical, da improvisação, interpretação e composição.

Os instrumentos da Banda Som Dourado incluem trom -

petes, flugehor, trombone de vara, bombardino, souzafone, bombardão, saxofone, flauta transversal, clarinete, bombo, caixa, pratos, surdo, quadritom, bateria, tumabadora, afoxé, pandeiro e bongo. As aulas são ministradas por professores especializados em instrumentos de sopro e percussão. Com isso, o projeto está formando uma banda municipal infanto-juvenil composta por 200 estudantes das escolas municipais. Atualmente a banda conta com 75 integrantes, sob a orientação do maestro Elequixandro Nunes da Silva e do professor Eliézer de Oliveira Alencar.

Para os novos alunos que se inscreverem, serão oferecidas aulas práticas de saxofone, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone de vara bombardino, bombardão, souza-fone, flugehor e bateria. Além destes, os alunos inscritos participarão de curso de improvisação para instrumentos de sopro e curso

Nace abriu inscrições para a Banda Musical Som Dourado

de percepção musical.

As aulas serão ministradas duas vezes por semana, no Teatro Municipal de Dourados. Os alunos iniciantes terão aulas na segunda-feira, das 13h30 às 14h30, e na quarta-feira, das 13h30 às 17h. Já os alunos veteranos, que participam da banda desde 2011, têm aulas na sexta-feira, das 18h às 21h e sábado, às 14h.

As inscrições já estão aber-

tas e podem ser feitas na sede do Nace, na rua Oliveira Marques, 1.930. Para efetivar a matrícula na banda, os pais deverão levar à sede do Nace duas fotos 3x4 do aluno, atestado de escolaridade de 2012, cópia do RG ou registro de nascimento da criança, cópia do RG e CPF dos pais ou responsáveis e comprovante de residência. Outras informações pelos telefones (67) 3411-7193, 8468-8157 e 8468-8286.

3
O
PROGRESSO
Divulgação

www.elyoliveira.com.br

9º Leilodom

Foi no último sábado, no Espaço Luzly, o tradicional Leilodom em sua 9ª edição, onde talento e criatividade das doadoras deu o tom na disputa dos mais de 60 lotes arrecadados. Na organização, as amigas Cida Couto, Maria Eugênia, Cibele Bodelão, Andréia Alves, Nélida Capilé, Lolita Azambuja, Elizabeth Marcondes, Anna Barros e Ely Oliveira, que se empenharam em prol de uma boa causa, que rendeu à Rede Feminina ao combate ao Câncer o valor próximo de R$30.000,00. Durante a animada noite, gastronomia do Buffet Luzly, ambientação de Edilson Spolador, cerimonial de Elizabeth Salomão e a presença do Canal Boa Vida, que sempre registra o concorrido remate! A todos os parceiros, colaboradores, doadoras e aos empresários que fizeram suas doações, um agradecimento especial e rumo a 2013 com o 10ª Leilodom!

Expo-MS

Expo-MS Industrial 2012 será realizada de 22 a 25 de maio, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco. “É uma das melhores oprtunidades para valorizar ainda mais os investimentos das empresas instaladas no Estado, agindo como um espaço inteiramente dedicado à realização de negócios, ao apoio de empresários e ao fortalecimento da atividade”. Com a disponibilidade de 191 estandes, a feira da indústria de Mato Grosso do Sul terá inúmeras novidades, além de reunir expositores dos segmentos do vestuário, fiação, tecelagem, couro e calçados, celulose e papel, mineração e siderurgia, embalagem, financeiro, crédito e consultorias, álcool e açúcar, gráfico e comunicação, metalmecânica, máquinas e equipamentos, alimentos e frigoríficos, transporte e logística, segurança, energia e madeira.

Roda Empresarial Foi na última quarta-feira, no auditório da ACED – Associação Comercial e Empresarial de Dourados, a Palestra “Potencial Agroindustrial e da Pecuária”, com Eduardo Corrêa Riedel – Bacharelando em genética, mestrado em zootecnia e especializado em gestão empresarial e presidente da Famasul .Que explanou aos empresários presentes a importância do agronegócios para o comércio local e suas perspectivas de futuro.

Domingo, a partir das 12h, na Fazenda Ribalta, o 23º Leilão Produção na pista 101, reprodutores Nelore e Nelore Mocho, venda de Sêmen de Reprodutores Ribalta e Jumentos Pega.

Dia 19 de maio, a partir das 20h, no Tatersal Walter Guarita, o Leilão Dourados 2012, na pista, animais Quarto de Milha e Paint Horse PO, transmitido pelo canal AgroCanal, realização Gino Ferreira e Convidados.

Estão abertas as inscrições para o Curso de Pintura Decô, no SESC Dourados, integrante do Sistema Fecomércio MS, com aulas aos sábados, das 13h às 17h, até o dia 2 de junho, levando em conta a criatividade de cada participante, o curso ensina a produzir quadros decorados para criar um ambiente temático agradável e de lazer. Informações: 3410-0700.

Acontece Ely olivEirA
1 - Andréia, Cida, Ely, Cibele e Nélida; 2 - Stela, Gisele e Rosana; 3 - Rubens, Gabriela, Sandra e Renata; 4 - Simara e Otelozi; 5 - Vaniana, Vania e Valeska; 6 - Dinaci e Léia; 7 - Maria Antônia e Marina; 8 - Nélida, Maria Eugênia e Cida; 9 - Ana, Cibele, Keila e Cláudia; 10 - Sonia, Cida, Ana e Stela e Gisele; 11 - Sara, Luciane e Maria Antônia; 12Rosa e Élvia; 13 - Guilhermina, Mariana e Fabiane; 14 - Sandra e Fernanda; 15 - June e Rogério. 1 - Ademar Zanatta, Eduardo Custódio, Eduardo Corrêa e Cleuza ; 2 - Otávio, Elizabete, Eduardo, Marisvaldo e Ely; 3 - Eduardo, Neire e Tarso.
1 2 3 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
CORRE-CORRE

DOURADOS-MS/SextA-feiRA, 18 De MAiO De 2012

Leilão Ribalta

Os pecuaristas Ricardo Goulart Carvalho e Sra. Marina Carvalho receberam convidados e amigos na Fazenda Ribalta, na última quarta-feira (16), na realização do 9º Leilão Elite Ribalta que foi grande sucesso. Veja fotos de algumas pessoas presentes no leilão.

O chão vai tremer durante três noites na 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro). Hoje, a partir das 21h, começa o Expoagro Rodeio Show, com Montarias em Touros do Pró-Rodeio Brasil e Prova do Tambor. A abertura terá um grande show piro-musical com fogos de artifícios, efeitos especiais e muita música para animar a galera madrugada adentro com shows regionais. Página 5

DOURADOS-MS/SextA-feiRA, 18 De MAiO De 2012

Expoagro abrE rodEio hojE

Rodeio Show promete agitar a feira com montarias em touros e prova do tambor a partir desta sexta

Ricardo e Marina Carvalho Maria Antonia, Luciane, Marina e Élvia Guaritá Edméia, Akemi Iguma e Alessandra Clenon Loiola, Ricardinho e Antonio Correia João Demamann, Jéssica e Michel Carlos, Caroline e Menegati Sônia, Marina e Irineu (Matpar) Alexandre, Suzana, Dr. José Eunício e Rafael Biazzi Ricardo, Geraldo, Carlos e Maria Tereza Fotos: Hedio Fazan Hédio Fazan

DOURADOS-MS/SextA-feiRA,

Capacitação Recorde

Expoagro já recebeu cem mil visitantes

A 48ª Expoagro entra hoje nos três últimos dias de feira e já concretizou o sucesso de público Divulgação

DOURADOS –A 48ª

Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro)

chega à reta final com um número recorde: mais de 100 mil pessoas já passaram pelo Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Quem ainda não foi à feira tem apenas três dias para visitar a maior exposição do interior do Mato Grosso do Sul. Para o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, a 48ª Expoagro já concretizou o

Suplemento do Jornal O PROGRESSO

Editor: Marcos Santos Av. Presidente Vargas, nº 447 Centro. Dourados MS

E-mail: marcos@progresso.com.br

Telefone: (67) 3416-2609

Fax/Redação: 3422-5488

Projeto Fazendinha recebe estudantes

Alunos de escolas municipais e estaduais visitaram a 48ª Expoagro e conheceram diversos cursos

sucesso. “Fico muito feliz pelo público que já recebemos e também os negócios que foram realizados pelos empresários na feira”, disse.

Marisvaldo fala, ainda, que já passou em todos os estandes do Parque e que os expositores se mostraram muito satisfeitos com o evento. “Todos foram unânimes em dizer que fizeram ótimos negócios, isso mostra que conseguimos cumprir nosso objetivo”, falou.

Para Cristiano Souza Campos, diretor da Matra Tratores em Dourados, o evento foi um sucesso. “Tivemos boas vendas, essa foi uma das melhores feiras que participamos”, disse. Para ele, essa é a oportunidade de mostrar novos produtos que estão sendo lançados no mercado.

“Temos um contato direto com o público-alvo, que são os agricultores; podemos passar informações, conversar e tirar dúvidas. Sem contar, que é a melhor oportunidade para lançar novos maquinários”, ressaltou Cristiano.

Show do sertanejo pop Luan Santana recebeu público recorde na noite de anteontem

Outro ponto positivo que Marisvaldo cita é o compromisso que eles tiveram em começar todos os eventos no horário programado. “Em todos os shows fizemos o máximo possível para que começassem no horário, essa foi uma exigência do Sindicato”,

ressaltou.

Para Marisvaldo, a parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) foi outro ponto importante para o êxito do evento. “Pudemos atender um outro público e mostrar que a Expoagro é para todos os seg-

mentos”, explicou Marisvaldo. Hoje à noite, tem abertura da Expoagro Rodeio Show, com montarias em touros. Logo depois do rodeio, tem show de Victória Vargas, em seguida a dupla André e Kadú é quem faz a festa. Os ingressos terão preço acessíveis.

DOURADOS – O Projeto Fazendinha, realizado pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), recebeu alunos de escolas públicas de Dourados na 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro). Acadêmicos de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) fizeram um trajeto pelo Parque e deram explicações sobre os produtos que estão em exposição na feira.

Alunos da Escola Municipal Elza Faria fizeram uma visita pela 48ª Expoagro, acompanhados por acadêmicos da U EMS que respondiam às perguntas feitas pelos jovens. A coordenadora pedagógica da escola, Sidinéia Freitas Stropa, acompanhou a vista dos alunos à feira. Para ela, muitos não têm a chance de ir ao evento. “Essa é a oportunidade que eles têm

de conhecer o Parque e o que acontece na época da feira”, disse a professora. Sidinéia falou, ainda, que essa visita muda o conceito que muitos têm do evento. “Os alunos acham que a Expoagro é só os shows. Quando eles fazem esse passeio, já saem com outra visão daqui”, explicou a coordenadora.

Para muitos alunos, tudo que acontece na feira é novo. Gustavo Anésio estuda no 9º ano da escola e diz que esse é o primeiro ano que vem à Expoagro. “Nunca tive a oportunidade de vir aqui e quase tudo que estou vendo é pela primeira vez”, falou o aluno.

Durante toda semana, várias escolas fizeram visitas ao Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Além de receber as crianças, o Projeto Fazendinha ofereceu cursos de capacitação para as áreas de fruticultura, comércio, manejo e plantação de pomares, apicultura básica e avançada e plantas

Durante a semana, várias escolas estiveram conhecendo o Projeto Fazendinha no Parque

medicinais. Somente no ano passado, mais de mil pessoas

foram capacitadas pelo Projeto Fazendinha, que atende traba-

lhadores, pequenos produtores rurais e suas famílias.

Leonel Jonas
Hedio
Fazan Rural
18 De MAiO De 2012
DOURADOS-MS/SextA-feiRA
18 De MAiO De 2012

Band FM comanda shows regionais

Emissora que opera na frequência 104,7 irá apresentar os shows deste final de semana na Expoagro

Divulgação

DOURADOS - A Rádio

Band FM 104,7 para Dourados e região irá apresentar nesta sexta e sábado os shows do circuito de rodeio, que começa hoje.

Pela primeira vez na Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro), após os rodeios haverá shows com duplas e cantores do Mato Grosso do Sul. Hoje, irão se apresentar a dupla André & Kadu, dupla de Campo Grande que teve uma participação especial com duas músicas no show do Luan Santana. Os sertanejos cantaram as músicas “Coladinho” e “24 Horas”, compostas por eles. A informação é que a dupla será contratada do escritório de Luan Santana.

Além de André & Kadu irão se apresentar hoje a cantora douradense Vitória Vargas e a dupla Dionathan & Thiago. Já no sábado irão se apresentar a cantora Ana Karla, de Glória de Dourados, Fernando & Rafael, e Lucas Calderan, além dos violeiros Marcos Logan & Fernando, de Dourados. Quem for na Expoagro para assistir o rodeio poderá assistir também

Rodeio começa hoje na Expoagro

Expoagro Rodeio Show promete agitar a feira com montarias em touros e prova do tambor a partir de hoje

os shows aprsentados pelos locutores da Band FM.

A dupla André & Kadu é a nova promessa do sertanejo universitário de Mato Grosso do Sul. Amizade, trabalho, diversão e amor à música são as características que definem a jovem dupla. André é dono de uma voz única, o cantor e compositor sempre marcou presença no cenário POP brasileiro. Além das inúmeras e constantes críticas positivas, André teve seu primeiro disco solo elogiado, ao vivo, pelo apresentador Faustão em seu programa semanal.

Já o amigo Kadu tem a criatividade, talento e energia inesgotáveis como característica.

Guitarrista desde os 9 anos, fez parte de diversos projetos, adquirindo uma vasta experiência no cenário musical brasileiro.

Envolvido pela paixão à música sertaneja, o encontro desta dupla resultou em um projeto único e inédito: o CD “Destino”, que promete surpreender por suas inúmeras composições diferenciadas e por sua marcante e indiscutível qualidade.

As músicas de André &

André & Kadu prometem agitar a galera com o melhor do sertanejo hoje na Expoagro

Kadu estão ganhando as paradas de sucesso, tanto que a canção “Onda” faz parte do repertório do novo DVD dos

consagrados Jorge e Mateus, cuja a gravação aconteceu na badalada praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis.

A produção musical ficou por conta de Dudu Borges. A direção do DVD é do Anselmo Troncoso.

DOURADOS- Na reta final a 48ª Exposição Agropecuária Industrial de Dourados (Expoagro), encerra essa edição com chave de ouro. Hoje, a partir dás 21h, começa o Expoagro Rodeio Show, com Montarias em Touros do Pró-Rodeio Brasil e Prova do Tambor. A abertura terá um grande show piro-musical com fogos de artifícios, efeitos especiais e muita música.

A locução dos três dias do evento será feita por Piracicabano, um dos maiores locutores de rodeio do Brasil. Esse ano, várias atrações internacionais estarão na arena. Uma delas é a dupla de salva vidas Dinho e Dici, conhecidos mundialmente com passagens pala Austrália, México, Canadá e Estados Unidos.

No último dia do rodeio, um grande desafio vai acontecer. Um peão, que não teve o nome divulgado ainda, irá montar um dos touros mais difíceis que existe no país. Essa disputa promete ser uma das grandes atrações do evento.

Competidores que atuam

no cenário internacional também vão marcar presença e abrilhantar ainda mais o rodeio em Dourados. As arquibancadas instaladas no Parque João Humberto de Carvalho irá acomodar 6 mil pessoas sentadas. Marisvaldo Zeuli, presidente do Sindicato Rural de Dourados, disse que o rodeio vem concretizar o sucesso que já está sendo a Expoagro. “O rodeio vai fechar com chave de ouro essa edição da Expoagro, vamos fazer de tudo para agradar e acolher todos que vierem à feira”, disse Marisvaldo. Pensando na 50ª Expoagro, a diretoria do Sindicato Rural de Dourados, contratou um especialista em rodeios, que irá fazer um relatório com mudanças que devem acontecer para o 55º aniversário da Expoagro. Marcelo Mourão vai fazer uma avaliação, que será entregue à diretoria para a preparação desse evento que vai acontecer em 2014. “O sindicato me contratou para elaborar esse relatório. Uma grandiosa festa será preparada para comemorar essa data tão especial”, disse Marcelo. Segundo o presidente do Sindicato Rural, os horários

Montarias em touros serão uma das atrações do rodeio que começa hoje na 48ª Expoagro serão cumpridos, e os valores das entradas estão acessíveis á todos que desejarem ir até

o rodeio. Depois do rodeio, shows regionais darão continuidade à festa que entrará

noite adentro no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

DOURADOS-MS/SEXtA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2012 DOURADOS-MS/SEXtA-FEIRA 18 DE MAIO DE 2012
Rodeio Seguuura
Hédio Fazan Leonel Jonas

Expoagro debate futuro do leite Alunos de Douradina conhecem Expoagro

Vários estudantes do município vizinho passaram pelo Parque de Exposições João Humberto de Carvalho

DOURADOS – Alunos da escola Municipal

Maria da Glória Muzzi

Ferreira, de Douradina, vistiram a 48a Exposição

Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro). Mais de 70 alunos puderam conhecer a feira. A escola fica no distrito de Bocajá e, para muitos, a presença dos animais e dos maquinários agrícola não é uma surpresa. Mas, o que chama a atenção deles, é o tamanho e a beleza dos animais e das máquinas.

A vinda dos alunos faz parte do Projeto Fazendinha, uma parceria entre Sindicato Rural de Dourados e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Durante toda a semana, várias escolas vão passar pela feira. Essa é uma data muito esperada pelos alunos da escola de Bocajá. Segundo a diretora, Vera Eunice Machado, há cinco anos, eles frequentam a feira. “Todos os anos, quando eles começam a ouvir falar da Expoagro, já começam a cobrar

a gente”, falou a diretora. Para Vera Eunice, a vinda dos alunos à Expoagro quebra um pouco a rotina, isso ajuda muito para continuação do ano letivo. “Como muitos são da zona rural, acabam não tendo muitas oportunidades de sair. E trazer eles ao evento faz com que saiam um pouco da rotina”, disse Vera.

Um dos que mais cobram a visita todos os anos é o jovem Fábio Souza Machado, de 13 anos. Ele é filho de agricultor e já passou esse ano pela feira, mas diz que de dia é muito melhor. “Eu vim à noite com meu pai, mas tem muita gente e não dá pra ver as coisas direito, de dia é bem melhor”, disse Fábio.

Escola de Dourados também estavam presentes na feira. Até sexta-feira, outras escolas ainda passarão pela 48ª Expoagro. Nessa edição, o Projeto Fazendinha não vai oferecer cursos. Na feira, estão os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano por alunos do projeto.

As pessoas que conhece-

Evento mostra que o Estado demanda organização para aumentar a produção e qualidade do leite

DOURADOS - O futuro da produção do leite em Mato Grosso do Sul foi o tema de Simpósio de Pecuária Leiteira realizado durante toda tarde de quarta-feira, na 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro). O evento foi realização da Embrapa Agropecuária Oeste, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Sindicato Rural de Dourados; e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).

de uma assistência técnica e de associações fortes e organizadas em Mato Grosso do Sul. Temos 40 mil produtores rurais envolvidos com a cadeia do leite. São cerca de 120 mil trabalhadores diretos na produção rural e dois mil empregos em outros setores. Mas a produção ainda é baixa. Em 2009, atingimos uma média de 2,6 litros/vaca/dia enquanto Santa Catarina produziu 6,6 litros/vaca/dia”, disse Engel, que fez um panorama do setor leiteiro em MS.

Para Engel, é preciso criar-se uma cultura de produção de leite no Estado, e apontou alguns motivos para a baixa produtividade no Estado: baixa especialização da atividade, uso de forrageiras inadequadas, manejo de pastagens incorretos e de desmama inadequado, ausência de cuidados na higiene da ordenha e falta de informações gerenciais das propriedades para tomada de decisão.

Alunos da escola rural de Douradina foram conhecer a 48ª Expoagro de perto rem os trabalhos e gostarem podem deixar o nome para fazer a inscrição para partici-

par das aulas, que são oferecidas no decorrer do ano. As amostras dos produtos estão

na sede do projeto no Parque João Humberto de Carvalho e podem ser vista até às 17h.

Fizeram a abertura o chefe geral adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, o diretor do Sindicato Rural de Dourados, Ademar Roque Zanatta, e o secretário adjunto da Seprotur Paulo Engel, que também foi o primeiro palestrante. “Com certeza, essa é a atividade principal dos pequenos produtores e uma das principais fontes de alimentos da população. Precisamos

Por isso, o governo estadual, em parceria com instituições privadas e públicas, está dando andamento em algumas ações,

do parque industrial, que traz ganhos de competitividade a longo prazo”, concluiu.

PAS LEitE

Os inscritos no Simpósio do Leite também assistiram à palestra da pesquisadora da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Nívea Maria Vicentini, sobre o Programa Alimento Seguro (PAS Leite), que possue alguns requisitos para implementação: adequação das instalações, segurança

e qualidade a água (que deve ser potável), manejo da ordenha e sanitário, refrigeração e estocagem do leite e produção de alimentos. O objetivo do Programa é “que seja produzido leite seguro e de qualidade em toda a cadeia produtiva, ou seja, com baixa carga microbiana, baixa contagem de células somáticas, composição de gordura e proteínas ideiais, e ausência de resíduos de medicamentos e agrotóxicos”, explicou Nivea.

Público prestigiou o simpósio realizado pela Embrapa para discutir o futuro do leite em MS como a intensificação das atividades do Programa Balde Cheio; a criação do Conseleite/ MS, que aproxima o produtor da indústria e do Subprograma de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira no Estado; as negociações para ampliar de infraestrutura (patrulhas mecanizadas, resfriadores e sistema viários); e articulação das ações desenvolvidas pelos parceiros. “A atividade leiteira está evoluindo e o produtor precisa acompanhar a modernização

Leonel Jonas
Divulgação
Hédio Fazan
Interação Simpósio DOURADOS-MS/SexTA-feiRA 18 De MAiO De 2012
DOURADOS-MS/SexTA-feiRA,
2012
18 De MAiO De
Classificados O PROGRESSO Classificados Classificados Classificados Classificados O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012

Classificados Classificados Classificados Classificados

quarto, sala, cozinha, garagem, portão eletrônico. R$ 600,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7184

CASAS NOVAS

C/ entrada individual no Jd. Ouro Verde c/ 02 qtos, sala, cozinha, garagem, portão elet. etc. R$ 680,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas )

CASA R$ 1.000,00

7520

2 qtos, Jd. Planalto. Rua Monte Alegre. 9626-9138 7183

JARDIM MAIPÚ

C/ 02 quartos, sala, cozinha, garagem. R$ 600,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7190

JD. ÁGUA BOA

C/ 1 suíte, 02 quartos, 02 salas, cozinha, garagem p/

3 carros. R$ 900,00. 34232255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7223

JD. CLIMAX R$ 350,00 Madeira c/ 5 peças. 96823491 ou 9222-4279 7066

JD. NOVO HORIZONTE Kit, c/ qto, sl, coz, wc. R$ 380,00. Telefone 99310296 7179

JD. NOVO HORIZONTE

C/ 02 quartos, sala, cozinha, garagem. R$ 750,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas )

7171

7189

7187

7185

JD. PANTANAL Com 4 quartos, sala, cozinha, garagem, churrasqueira. R$ 600,00. 34232255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7130

KIT. C/ QTO/SL/COZ.

Wc, área serviço, livre de água e IPTU. R: João V. Ferreira 603. R$ 500,00. 9971-1030 7101

KIT. JD. ITÁLIA 400, Qto, copa/coz, wc, área de serviço. 3422-2525 ou 9997-0110 7270

KITINETE 300,00

P/ casais ou idosos c/ qto, coz, wc, garagem. R: Wilson Gabiatti nº 2.155. 99310040 Júnior 7312

KITINETE INDIVIDUAL

2 peças + wc. Água Boa. R$ 400,00. 9958-9767 7503

KITINETE NOVA 100m do HU. R$ 440,00. 3422-1135

KITINETE JD. ITÁLIA

C/ 02 qtos, sala, cozinha, garagem. R$ 480,00. 34232255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7166 KITINETE NOVA

Jd. Santo André com 01 quarto, sala, cozinha, garagem. R$ 450,00. 34232255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7084 KSA 5 PEÇAS 450,00 No asfalto. Onofre P. de Matos. 9288-6409 ou 34247478 7181

PARQUE ALVORADA C/ 1 suíte c/ AE, 02 qtos c/ AE, 03 salas, cozinha c/ AE, garagem, despensa, churrasqueira, portão eletrônico. R$ 1.300,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 6522 PRÓX. ATACADÃO Casa de laje c/ 2 qtos. R$ 700,00. 3428-5247 ou 9921-3737

PRÓPRIO P/ FARMÁCIA

PARQUE ALVORADA

C/ 1 suíte c/ AE, 02 quartos, 02 salas, coz. c/ AE, dep. de empregada c/ wc, garagem. R$ 1.100,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7321

PENSIONATO

Bem localizado c/ TV, internet, c/ 3 refeições, roupa lavada, próx. á Unigran e saída p/ UFGD e UEMS, ótimo preço. Rua Monte Alegre. 3422-8338 ou 9656-0716 7099

PQ. ALVORADA 3 qts, sala de estar, sala de jantar, wc, coz, varanda, área de serviço, churrasq, garagem. 2108-2121 Creci 39J. 7269

PRECISA-SE DE MOÇA Para dividir aluguel, casa no centro. 8481-5062 7044

PRECISA-SE MOÇAS P/ dividir aluguel. 91585409 Raquel

7155

De esquina, Jd. Santo

André, na Rua Mato Grosso, salão c/ +/- 60m², 02 banheiros, depósito.

Obs: construção nova.

R$ 1.700,00. 3423-2255

Creci 779-J. ( Imobiliaria

Athenas )

PRÓX. BNH I PLANO

6617

Casa c/ 1 apto, 2 qtos e sobrado. R$ 1.380 e 850,00. 3421-1996 5870

PRÓX. COL. IMACULADA

Casa nova, 1 suíte c/ AE, 02 qtos, wc, 03 slas, coz, despensa, a. serv., dep. empregada. R$ 2.500,00. 9248-3333 7177

PRÓXIMO UNIGRAN

Sobrado novo c/ entrada individual c/ 02 suítes, sala, cozinha com pia, garagem, interfone, sacada, portão eletrônico. R$ 1.000,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas )

RESID. MONTE CARLO

C/ 02 quartos, sala, cozinha, garagem. R$ 440,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7156 SALÃO P/ MERCADO Antigo mercado Terra Dourada com salão +/- 400m², depósito, mesanino, salas p/ escritório, etc... R$ 4.500,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imobiliaria Athenas ). 7178

TERRA ROXA Com 02 quartos, sala, cozinha, garagem. R$ 580,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7173

TERRA ROXA

Individual com 02 quartos, sala, cozinha, garagem. R$ 450,00. 3423-2255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7154

TERRA ROXA

C/ 3 quartos, sala, cozinha, garagem. R$ 550,00. 34232255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ).

Classificados
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012 2 C2 CASA-ALUGA 7482 1 KITINETE/1 CASA Vila Industrial. 9613-4213 7347 ALUGO KITINETE P/ casal ou solteiro. R$ 350,00. 9904-2009 ou 9671-3029 7030 BARRACÃO 170M² C/ 2 wc, R. Oliveira Marques, 6423. 9942-4042 7424 ALUGA-SE! Casa c/ 2 quartos, sala, cozinha, área de serviço, toda murada e reformada, há 3 quadras do HU. R$ 500,00. 8137-1545 ou 9958-3856 7214 ALUGO KIT. CENTRO Próximo a Cassems. R$ 650,00. 9672-0801 Dina 7186 BHN 4º PLANO C/ 03 quartos, 02 salas, cozinha c/ pia, toda reformada. R$ 680,00. 34232255 Creci 779-J. ( Imob. Athenas ) 7180 CANAÃ III C/ 1 apto, 1

Atos Oficiais

Atos Oficiais Atos Oficiais Atos Oficiais Atos Oficiais

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sexta-feira, 18 de maio de 2012 12 C2 PREFEITURA MUN C PAL DE CAARAPÓ-MS - CONSOLIDADO DEMONSTRAT VO SIMPLIF CADO DO RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA SISTEMA DE CONTABILIDADE PÚBLICA ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL Ó ÇÃ Ç Á JANEIRO A ABRIL 2012/BIMESTRE MARÇO-ABRIL 6 Ediçã Pági a 1 No Bimestre BALANÇO ORÇAMENTÁRIO - RECEITAS Até o Bimestre Previsão Inicial da Receita 56 480 000 00 56 480 000 00 Previsão Atualizada da Receita 56 480 000 00 56 480 000 00 Receitas Reali adas 9 451 958 95 18 041 038 34 S ld d E i i A t i 0 00 0 00 Défi it O ç tá i 0 00 0 00 No Bimestre BALANÇO ORÇAMENTÁRIO - DESPESAS Até o Bimestre D t çã I i i l 56 480 000 00 56 480 000 00 Dotação Atualizada 56 480 000 00 57 334 560 00 Despesas Empenhadas 13 841 584 69 25 905 767 68 Despesas Liquidadas 9 385 260 03 15 184 302 96 Superávit Orçamentário 0 00 2 856 735 38 No Bimestre DESPESAS POR FUNÇÃO/SUBFUNÇÃO Até o Bimestre LEGISLATIVA 529 478 76 529 478 76 AÇÃO LEGISLATIVA 529 478 76 529 478 76 ADMINISTRAÇÃO 1 023 043 05 2 049 202 55 PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO 17 353 78 31 994 32 FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS - CONSOLIDADO DEMONSTRAT VO SIMPLIFICADO DO RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA SISTEMA DE CONTABIL DADE PÚBLICA Ç RELATÓRIO RESUMIDO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA JANEIRO A ABRIL 2012/BIMESTRE MARÇO-ABRIL 6 Edição Página: 2 ADMINISTRAÇÃO GERAL 785 276 08 1 537 472 92 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 168 095 92 381 279 32 CONTROLE INTERNO 0 00 0 00 ADMINISTRAÇÃO DE RECEITAS 52 317,27 98 455,99 ASSISTÊNCIA SOCIAL 645 932 53 884 898 11 ASSISTÊNCIA AO IDOSO 39 038 00 41 038 00 ASSISTÊNCIA AO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA 75 653 46 75 653 46 ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE 136 295 51 150 236 80 ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA 394 945 56 617 969 85 PREVIDÊNCIA SOCIAL 50 732 91 50 732 91 PREVIDÊNCIA DO REGIME ESTATUTÁRIO 50 732 91 50 732 91 SAÚDE 1 807 163 21 3 459 522 06 ATENÇÃO BÁSICA 1 494 606 10 2 872 207 06 ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL 202 586 48 400 391 61 VIGILÂNCIA SANITÁRIA 109 970 63 186 923 39 EDUCAÇÃO 2 483 763 39 3 765 785 01 ENSINO FUNDAMENTAL 1 883 245 44 2 802 148 18 ENSINO SUPERIOR 38 000 00 38 000 00 FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS PREFEITURA MUN C PAL DE CAARAPÓ-MS - CONSOLIDADO DEMONSTRAT VO SIMPLIF CADO DO RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA SISTEMA DE CONTABILIDADE PÚBLICA Ç RELATÓRIO RESUMIDO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA JANEIRO A ABRIL 2012/BIMESTRE MARÇO-ABRIL 6ª Edição Página: 3 EDUCAÇÃO INFANTIL 562 517 95 925 636 83 EDUCAÇÃO ESPECIAL 0 00 0 00 CULTURA 123 349 23 141 174 25 PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO E ARQUEOLÓGICO 0 00 0 00 DIFUSÃO CULTURAL 123 349 23 141 174 25 URBANISMO 1 305 102 97 1 658 446 79 INFRAESTRUTURA URBANA 1 069 231 46 1 256 657 98 SERVIÇOS URBANOS 235 871 51 401 788 81 HABITAÇÃO 0 00 0 00 HABITAÇÃO URBANA 0,00 0,00 SANEAMENTO 77 040 20 146 986 85 SANEAMENTO BÁSICO URBANO 77 040 20 146 986 85 GESTÃO AMBIENTAL 6 867 40 9 800 56 PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL 4 555 00 4 555 00 TURÍSMO 2 312 40 5 245 56 AGRICULTURA 206 717 37 213 913 12 PROMOÇÃO DA PRODUÇÃO VEGETAL 8 717 37 15 913 12 PROMOÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL 0 00 0 00 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS - CONSOLIDADO DEMONSTRAT VO S MPLIF CADO DO RELATÓRIO RESUM DO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA SISTEMA DE CONTABIL DADE PÚBLICA ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL RELATÓRIO RESUMIDO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA JANEIRO A ABRIL 2012/BIMESTRE MARÇO-ABRIL 6 Edição Pági 4 EXTENSÃO RURAL 198 000 00 198 000 00 COMÉRCIO E SERVIÇOS 6 707 50 12 616 36 PROMOÇÃO COMERCIAL 6 707 50 12 616 36 TRANSPORTE 1 040 520 02 1 786 128 65 TRANSPORTE RODOVIÁRIO 1 040 520 02 1 786 128 65 DESPORTO E LAZER 215 779 20 243 401 60 LAZER 215 779 20 243 401 60 ENCARGOS ESPECIAIS 115 454 15 232 215 38 SERVIÇO DA DÍVIDA INTERNA 115 454 15 232 215 38 RESERVA DE CONTINGÊNCIA 0 00 0 00 RESERVA DE CONTINGÊNCIA 0 00 0 00 RECEITA CORRENTE LÍQUIDA - RCL Até o Bimestre R it C t Liq id 47 275 932 83 RECEITAS/DESPESAS DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA No Bimestre Até o Bimestre Regi e P óp io de P e idê cia Social dos Se ido es Públicos 0 00 0 00 R it P id iá i (III) 0 00 0 00 Despesas Previdenciárias (IV) 0 00 0 00 FONTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS - CONSOLIDADO DEMONSTRAT VO S MPLIF CADO DO RELATÓRIO RESUM DO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA SISTEMA DE CONTABIL DADE PÚBLICA ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL RELATÓRIO RESUMIDO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA JANEIRO A ABRIL 2012/BIMESTRE MARÇO-ABRIL 6 Edição Página: 5 Resultado Previdenciário (III - IV) 0 00 0 00 RESULTADOS NOMINAL E PRIMÁRIO M t Fi d A d M t Fi i d LDO ( ) R lt d Ap d té bi t (b) % R l çã à M t ( ) R lt d N i l 0 00 -3 672 349 04 0 00 Resultado Primário 0 00 5 112 894 33 0 00 I içã MOVIMENTAÇÃO DE RESTOS A PAGAR C l t té Bi t P g t Até Bi t S ld P g POR PODER E MINISTÉRIO PÚBLICO 2 127 641 39 0 00 994 130 93 1 133 510 46 R t P g P d 315 488 35 0 00 315 488 35 0 00 Poder Executivo 315 488 35 0 00 315 488 35 0 00 Poder Legislativo 0 00 0 00 0 00 0 00 R t P g Nã P d 1 812 153 04 0 00 678 642 58 1 133 510 46 P d E ti 1 812 153 04 0 00 678 642 58 1 133 510 46 Valor Apurado até o Bimestre DESPESAS COM MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO - MDE Limites Constitucionais % Mi i pli % Apli d té Bi t Mí i A l d 25% d R it d I p t MDE 2 617 628 47 18% / 25% 20 61 FONTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS - CONSOLIDADO DEMONSTRAT VO S MPLIF CADO DO RELATÓRIO RESUM DO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA SISTEMA DE CONTABIL DADE PÚBLICA Ç Ó ÇÃ Ç Á JANEIRO A ABRIL 2012/BIMESTRE MARÇO-ABRIL 6 Edição Pági 6 Mí i d 60% d D p MDE E i F d t l 1 691 991 64 60% 53 29 Mí i d 60% d FUNDEF R çã d P f d 0 00 60% 0 00 V l Ap d Até Bi t RECEITAS DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO E DESPESAS DE CAPITAL Saldo a Realizar R it d Op çõ d C édit 0 00 0 00 Despesa de Capital Líquida 2 235 666 91 7 212 778 42 E í i PROJEÇÃO ATUARIAL DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA 10 E i i 20 E i i 35 E i i 0 00 0 00 0 00 0 00 N Bi t RECEITA DA ALIENAÇÃO DE ATIVOS E APLICAÇÃO DOS RECURSOS Até Bi t Receita de Capital Resultante de Alienação de Ativos 6 522 29 61 477 71 Aplicação dos Recursos da Alienação de Ativos 5 343 12 9 443 102 21 DESPESAS COM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE Valor Ap d té Bi t Li it C tit i i % Minimo a aplicar no Exercicio % Aplicado até o Bimestre D p P óp i Açõ S iç Públi d S úd 2 686 407 33 15 00 21 32 FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ-MS - CONSOLIDADO DEMONSTRAT VO S MPLIF CADO DO RELATÓRIO RESUM DO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA SISTEMA DE CONTABILIDADE PÚBLICA Ç Ó ÇÃ Ç Á JANEIRO A ABRIL 2012/BIMESTRE MARÇO-ABRIL 6 Ediçã Pági 7 Assinaturas:
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.