Crédito
Senador Delcídio quer menos juros em cartão
Dia a Dia 2
Dourados-MS | SÁBADO/DOMINGO | 28/29 de abril de 2012
IGP-M sobe para 0,85% em abril
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) teve alta de 0,85%, em abril, praticamente o dobro da taxa registrada em março (0,43%). No acumulado dos últimos 12 meses, o IGP-M alcançou 3,65%, variação utilizada na correção de aluguéis cujos contratos são renovados nesse período.
Página 6
Domésticas somam 7,2 milhões no Brasil
Uma em cada cinco brasileiras (19,7%) que fazem parte do população economicamente ativa é trabalhadora doméstica. Os dados IBGE, de 2009, mostram o peso da categoria, que soma 7,2 milhões de trabalhadores, mas segue marginalizada e sem a garantia de alguns direitos trabalhistas.
Página 7
Prorrogada vacinação contra aftosa
Nas propriedades de risco sanitário nas fronteiras, Iagro vai fornecer dose; todo rebanho deve ser vacinado
Petrobras realiza projeto com a Taurus
Gestores da Petrobras trouxeram de São Paulo a Dourados o programa nacional “Perto de Você”, que confirma a parceria já selada com a distribuidora de combustíveis Taurus, empresa genuinamente sul-mato-grossense. O gerente-geral de Marketing e Comercialização do Abastecimento SP-Sul, Jorge Luiz de Alarcão Infurna, foi o responsável pela visita que contou com compromissos profissionais, já que anualmente a empresa visita a Taurus, mas também com o objetivo de confraternização e aproximação com o cliente. Dia a Dia 3
Fonte: INMET INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA
Tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva, por vezes fortes, e trovoadas, especialmente no Sul e Sudeste do Estado. Temperatura: estável. Max.: 29°C e Min.: 16°C. Vento direção: N-W, intensidade: fracos/moderados c/rajadas. Em Dourados , encoberto a nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, e trovoadas, com chance de queda de granizo, melhorando com nevoeiro a partir do final de tarde e noite.
Temperatura: declínio. Max.: 23°C e Min.: 16°C.
Ambiente ameaçado Página 2
Indicadores Página 6
Excesso de agrotóxicos preocupa
O uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras brasileiras preocupa cada vez mais especialistas da área de saúde. A aplicação de substâncias químicas para controlar pragas nas plantações e aumentar a produtividade da terra acaba se tornando um problema para os trabalhadores rurais e consumidores. Página 6
Vereadores de Ponta Porã querem a cassação de Joanir Subtil Viana (PMDB). Mesmo cumprindo pena por tráfico de drogas, ele reassumiu sua vaga no início desta semana. Anteontem os vereadores aprovaram o pedido de abertura de processo para cassar o parlamentar, feito pelo verea-
DIA A DIA 3
Fronteira Unida faz apreensões
O primeiro dia da Operação “Fronteira Unida II” garantiu diversas apreensões de armas de fogo, munições e grande quantidade de drogas como cocaína, maconha e crack. Segundo o chefe da Delegacia Regional de Polícia Civil de Ponta Porã, delegado Sandro Márcio Pereira, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, todos com sucesso. “A operação que estam os realizando é para combater o tráfico de drogas, entre outras ações. Nesse primeiro dia em Ponta Porã, o objetivo foi apreender armas de fogo, fechar pontos de vendas e armazenamento de drogas,”, disse o delegado. Polícia 4
dor Bruno Reichardt (PMDB). Joanir está em regime semiaberto e, como de praxe, dorme no presídio todas as noites. O vereador alega inocência das acusações e aguarda julgamento de recurso em Brasília. Ele deve cumprir regime no semiaberto entre 6 meses a 1 ano. Dia a Dia 2
Criança cai de caminhão de entulho Construção civil procura operários
Um condutor da Capital flagrou uma criança caindo de um caminhão. Fernando Nunes
Franco, de 31 anos, filmou duas crianças penduradas na carroceria de um veículo carregado de entulho. Dia a Dia 2
A indústria da construção civil da Capital precisa de mão de obra especializada para suprir uma demanda crescente do mercado. Diante da escassez de mão de obra, “vale a lei da oferta e procura. Dia a Dia 3
Câmara pede cassação de vereador que cumpre pena
Ano 62 Nº 11.483 FUNDADOR: WEIMAR TORRES DIRETORA-PRESIDENTE: ADILES DO AMARAL TORRES R$ 2,00 lotofácil - Concurso 745 01 - 03 - 06 - 07 - 08 - 09 - 11 - 12 13 - 16 - 17 - 20 - 22 - 24 - 25 caderno A Opinião 2 Política 3 a 5 Economia 6 Brasil 7 Veículos 8 Dia a Dia ..1 a 4 Esportes (incluindo Polícia) 1 a 4 Classificados 1 a 8 Dmais Páginas 1 a 8 PÁGINA 5
N/A
Léo Veras
Primeiro dia da Operação Fronteira Unida, ontem em Ponta Porã, atingiu os objetivos, diz delegado
Hédio Fazan
Política Política Política
Política Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
respingos de Cachoeira
A chamada CPI do Cachoeira promete jorrar água em muitos políticos e cada um dos envolvidos tenta se proteger como pode dos respingos. Na realidade, a CPI assusta políticos infiltrados de todas as esferas do poder, começando pela presidência da República, que não tem declarado apoio à CPI. Ontem, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu este apoio da presidente Dilma Rousseff à Comissão Parlamentar Mista de inquérito (CPI) que vai investigar o envolvimento de agentes públicos e privados com o esquema de corrupção supostamente comandado pelo empresário Carlinhos Cachoeira. Na avaliação de Simon, a CPI oferece ao país a oportunidade de acabar com a impunidade.
Doa a quem doer
“A CPI vai ter a grandeza de buscar a verdade, doa a quem doer. Nesse sentido, eu acho que estamos vivendo um grande momento. Nós chegamos a zero no conceito, na moral, na dignidade e na ética, neste país. Acho que estamos começando a mudar. Essa perspectiva otimista de que estamos diante de um novo horizonte começa com a presidente”, disse o senador.
Começa pelo fim
O senador lembrou que a tarefa dos parlamentares é aprofundar as investigações, uma vez que o envolvimento de Carlinhos Cachoeira com políticos já teria sido provado pelo trabalho da Polícia Federal (PF). “Estamos começando essa CPI pelo fim. A rigor, as coisas já estão provadas. O que cabe a nós? Aprofundar. Mas os fatos já estão provados”, observou.
Reações ao Código
Ambientalistas de todo o país se unem ao texto base do Código Florestal, aprovado pelos deputados federais na noite de quarta-feira contando com um grande aliado, o senado que se viu traído com relação a aprovação na Câmara do jeito que os ruralistas queriam, as vésperas do mês do Meio Ambiente (Junho). O texto aprovado serviu como um presente de grego aos que defendem as causas ambientais.
Força de Bíblia
Relator da matéria, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) condenou a atitude dos parlamentares. “A palavra empenhada sobre um assunto, sobre uma matéria, deve ter a força da Bíblia ou de uma enciclopédia, deve ter o peso de uma verdade histórica.”
Dentro d’água
Em nível local, o arquiteto urbanístico Luiz Carlos Ribeiro, presidente da Sociedade Defesa do Meio Ambiente (Salvar), tem seguinte opinião sobre o novo texto do Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados, depois de ter passado pelo Senado. “Com esta aprovação nós demos um passo para trás na questão da proteção ambiental, com 15 metros de proteção das margens, daqui a pouco os produtores vão estar plantando dentro d’água, eles alegam que precisam produzir mais, porém, eles que façam investimentos em tecnologias,
Parlamentares apresentam mais de 160 requerimentos
São pedidos de documentos, convocações e solicitações de quebras de sigilos
Conjuntura
Willams Araújo Camaleão
Ganha corpo nas rodinhas políticas palacianas a pré-candidatura de Zeca do PT à prefeitura da Capital, disfarçada pelo interesse pela Câmara de Vereadores.
certos produtores, não todos, parece que ainda seguem o tempo das capitanias hereditárias, só visam ao latifúndio e mais nada”, disse Luiz Carlos.
Interesse duplo
A votação do código aconteceu em um momento oportuno para os deputados ruralistas e da base abalada. Derrubaram duas árvores em uma só “machadada”. Votaram de acordo com os seus interesses e ao mesmo tempo mandaram um recado para a presidente Dilma Rosseff (PT) que não tem dado o tratamento que os deputados aliados queriam, cortando indicações de cargos importantes no governo e uma série de outras regalias. São dois itens, que com certeza pesaram nesta votação.
Itens retirados
Na votação da noite de quarta-feira, os deputados retiram do texto, por exemplo, a possibilidade de o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vetar a emissão de documento de controle de origem da madeira explorada em Estados que não integram o sistema nacional de dados sobre a extração. Outro ponto rejeitado foi interrupção temporária de atividades agrícola ou pecuária em no máximo cinco anos até 25% da área produtiva.
Bancada do MS
Da bancada de Mato Grosso do Sul, votaram favoravelmente ao texto que conseguiu aprovação: Luiz Henrique Mandetta (DEM), Fábio Trad (PMDB), Marçal Filho (PMDB), Reinaldo Azambuja (PSDB), Edison Giroto (PMDB) e Vander Loube (PT), que surpreendentemente votou contra o governo.
Dia do
Trabalho
Os governos federal, estadual e municipal (Dourados) decretaram ponto facultativo na segunda-feira. Na segunda-feira, os bancos trabalham normalmente, até mesmo os bancos estatais (Do Brasil e Caixa Econômica Federal). Em Dourados os salários dos servidores municipais será depositado na segunda-feira, em homenagem ao Dia do Trabalho.
Que frase
“Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.” (George Orwell)
Anderson Vieira
Brasília - Dois dias depois de ser oficialmente instalada, a CPI mista do Cachoeira já acumula 167 requerimentos apresentados pelos senadores e deputados integrantes do colegiado. São pedidos de documentos sigilosos, convocações de depoentes e solicitações de quebras de sigilos fiscais e bancários.
Entre os depoimentos, os parlamentares demonstraram que fazem questão de ouvir Carlinhos Cachoeira e o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Também estão na lista o sócio majoritário da Delta Construções, Fernando Cavendish; o engenheiro Cláudio Abreu, ex-diretor regional da Delta; o contador Geovani Pereira da Silva, apontado como tesoureiro do esquema de Cachoeira; os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; e até o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. São muitos também os pedidos de quebra de sigilos bancário e fiscal. Estão no alvo dos parlamentares, além de nomes indicados pela PF com algum tipo de ligação com Cachoeira, a Delta Construções e a Alberto & Pantoja Construções e Transportes Ltda, considera pela polícia uma empresa de fachada, criada exclusivamente para receber dinheiro “sujo” vindo da Delta.
rimento, em sua primeira reunião, na terça-feira (24), com pedido de informações ao Supremo Tribunal Federal (STF), à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal sobre as operações Vegas e Monte Carlo.
Plano de trabalho
Nacional;
- Geovani Pereira da Silva: contador de Cachoeira. Está foragido e é procurado pela Polícia Federal;
- Rosalvo Simprini Cruz: outro suposto contador de Cachoeira;
Para os governistas, tudo não passa de uma jogada de marketing do líder xiita, que deverá substituir o deputado federal Vander Loubet no pleito.
Pé de ouvido
Diogo Tita (PPS) deve estar arrependido até agora de ter desabafado, ou seja, feito críticas a André Puccinelli ao reclamar principalmente da falta de dinheiro para investir em suas bases eleitorais (leia-se Paranaíba). Como não leva desaforo pra casa, o governador mandou um toco: “Se achar que não pode ser deputado, vai para casa”.
Cachoeira e o senador demóstenes estão na lista das convocações
A comissão tem reunião marcada às 14h30 da próxima quarta-feira (2), após o feriado, quando o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), deve apresentar aos colegas um plano de trabalho para as próximas semanas. O planejamento pode não agradar a todos, visto que os integrantes da comissão divergem sobre o melhor momento para se iniciar as oitivas dos acusados. Os parlamentares pretendem também eleger o vice-presidente do colegiado.
A relação completa de documentos da CPMI e dos 167 requerimentos apresentados até agora estão na página do Senado na internet, no link: http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/comissao. asp?origem=CN&com=1589
relação
Alguns dos nomes presentes nos requerimentos apresentados:
- Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira: principal alvo da Operação Monte Carlo da Polícia Federal, foi preso em 29 de fevereiro por chefiar um esquema de exploração de jogos ilegais. Também é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.
- Idalberto Matias de Araújo, o Dada: sargento da reserva da Aeronáutica, acusado de arapongagem, de alertar sobre operações contra o jogo e de cooptação de policiais;
- Cláudio Abreu: ex-diretor da Delta, foi desligado da empresa por conta da vinculação com Cachoeira. Estava foragido e foi preso pela PF na quarta-feira (25);
- Claudio Monteiro: ex-chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Deixou o cargo depois de o Jornal Nacional, revelou trechos de gravações feitas pela PF que apontam uma suposta ligação dele com o grupo de Carlinhos Cachoeira;
- Andréia Aprígio de Souza: ex-mulher de Cachoeira e acusada de laranja, escondendo recursos e patrimônio obtidos com os crimes;
- João Carlos Feitosa, o Zunga: ex-subsecretário de Esporte do DF. Escuta da PG revelou Zunga pedindo a um contador do grupo de Cachoeira que deposite dinheiro em sua conta.
- Delta Construções: uma das maiores empreiteiras do Brasil e grande cliente do PAC, acusada de pagamento de propina para contratos de coleta de lixo no DF, de doações ilegais de campanha e de nomeações de políticos.
Duodécimo
Para o governador, as acusações de Tita podem ter sido motivadas pela redução dos recursos do duodécimo destinados para a manutenção da Assembleia Legislativa.
André explicou que a diminuição dos repasses também atingiu outros órgãos como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas.
Homenagem
A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) foi uma das homenageadas pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul durante sessão solene ocorrida na Assembleia.
A outorga da Medalha da Ordem Sul-Mato-Grossense do Mérito Odontológico, também foi conferida a técnico em prótese dentária, empresário e cirurgiões-dentistas.
(E-mail: willams@conjunturaonline.com.br)
Colono – Cumpádi, pareci que a CPI do Cachoeira vai jorrá muita água... ic, ic...
Entre os senadores, o que apresentou o maior número de requerimentos foi Alvaro Dias (PSDB-PR), com 31. A seguir, vem Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), com quatro, e Fernando Collor (PTB-AL), com três. Todos eles também pedem informações, oitivas de testemunhas e de indiciados ou quebras de sigilos.
Por enquanto, a CPI mista aprovou apenas um reque -
- Fernando Cavendish: sócio majoritário da Delta Construções, empresa com grande número de obras do governo federal. Muitas, segundo a PF, obtida com o pagamento de propinas;
- Demóstenes Torres: senador de Goiás pego em escutas telefônicas com Carlinhos Cachoeira e acusado de trabalhar pelos interesses do contraventor no Congresso
- Brava Construções e Terraplenagem: considerada pelas investigações uma empresa de fachada, criada exclusivamente para receber dinheiro “sujo” da Delta.
- Alberto e Pantoja: A exemplo da Brava, também seria de fachada. Segundo a PF, ambas têm o mesmo endereço: um prédio numa cidade-satélite de Brasília onde existe uma oficina mecânica.
(Agência Senado)
Zé Pinga - ... é, cumpádi, pelu jeitu vai ser um dilúvio danadu... ic, ic, ic...
Política
P1 3
o ProGreSSo
Geraldo Magela – Agência Senado
reunião da CPi que investiga relação de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos
do Cachoeira
CPI
Política Política Política Política Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
Política O
Audiência discute número de deputados
A inscrição termina na segunda-feira; cada participante poderá falar, no máximo, por 15 minutos
Informe C
Vernáculo
“O André passa, enterra e põe cruz e vai embora”, declarou o deputado estadual Digo Tita (PPS) sobre o comportamento do governador com os rebeldes. “Cadê o (ex-senador)
Valter Pereira, foi sepultado ou não? Cadê o Zeca do PT? Foi sepultado”. Depois da repercussão do comentário, feita à jornalistas na Assembleia, Tita afinou e disse que a frase foi retirada de um contexto maior e foi “distorcida” por um site de notícias.
Pega o boné
Mas como o governador
André Puccinelli (PMDB) perde o amigo, mas não perde a piada, sapecou de volta: “A melhor maneira para o cara ser respeitado é falar a verdade” e “quem achar que não pode ser deputado, passar bem, vai para casa”, ao falar sobre a independência entre poderes. Não citou o Tita, mas o recado foi direto.
Do colete
O ex-ministro do Meio
Ambiente do governo Lula e hoje secretário de Ambiente do
E aí, Marcondes?
Largou da política?
Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse acreditar no veto da presidente Dilma Rousseff a partes do Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados, evitando anistia aos desmatadores. “Passaram uma motosserra no Código. Fica a ideia de que o crime compensa”, elucubrou o espevitado Minc.
Golpe
O governador André Puccinelli está preocupado com as mudanças que podem ocorrer, caso seja aprovado no Senado o projeto de resolução determinando que o ICMS sobre os produtos importados baixe de 12% para 4%. Ele explicou que o Estado importava para atender as indústrias locais e cobrava apenas 1% do imposto. A nova resolução obriga os Estados a baixarem de 12% para 4% e Mato Grosso do Sul a subir de 1% para 4%. “Vai todo mundo para São Paulo. Igual por igual, vão para São Paulo. Nós perderíamos R$ 60 milhões por mês”, previu Puccinelli.
Hora H
É para a próxima semana,
Cícero Faria
cicerolfaria@gmail.com
no pós-feriado, a promessa de divulgação do resultado da pesquisa do Ibope sobre quem é o pré-candidato do PMDB melhor avaliado pelos eleitores. E, por consequência, disputará a eleição a prefeito com o atual ocupante do CAM, Murilo Zauith (PSB). Somente Geraldo Resende colocou a cara pra bater na sucessão e está otimista, ainda mais que a pesquisa Ibrape/Correio do Estado o colocou como o segundo mais preferido.
Tadinho...
Andressa Mendonça, 30 anos, companheira de Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar a exploração do jogo ilegal em Goiás, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que o marido está revoltado e considera-se um “preso político”. Deve pertencer ao PJ, o Partido da Jogatina... Depois de visitar Cachoeira na prisão, afirmou que o contraventor não descarta prestar um depoimento bombástico à CPI no Congresso. Andressa declarou que Cachoeira não é essa pessoa que falam, pois faz caridade e doa alimentos e brinquedos.
Parou com a política, mas vá uma “fria” pra nós...
Ministra Nancy Andrighi, relatora do processo que trata do tema, presidirá os debates
BRASíliA - Termina na próxima segunda-feira (30), às 19h, o prazo para os interessados em falar durante a audiência pública que discutirá a eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais no país se inscreverem.
A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio do endereço eletrônico audienciapublica2012@tse.jus.br, e a audiência está marcada para os dias 28 e 29 de maio de 2012, das 14h às 18h, no Auditório I do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
ao máximo, a participação dos diversos segmentos, bem como a mais ampla variação de abordagens sobre o tema.
Bate-Rebate
Com esse friozinho o apetite aumenta, e a feijoada do restaurante Quatrilho deve ser uma das mais procuradas da cidade neste sábado. Alem do feijão preto, os fuxicos políticos devem correr por lá. Murilo e Geraldo são clientes habituais.
O prefeito Murilo Zauith fez a liberação antecipada da folha de pagamento de todos os servidores e decretou ponto facultativo no dia 30. O salário de maio estará liberado para saque na segunda-feira.
O Conselho Monetário Nacional aprovou novo preço mínimo do trigo. O Pão tipo 1, referência no mercado, passou no Centro-Oeste de R$ 535 para R$ 552 por tonelada, entre julho de 2012 a julho de 2013.
A vereadora Silvana Cordeiro (PPS), mãe do Fael do BBB 12, embalada pela fama do filho, deverá disputar a Prefeitura de Aral Moreira.
Saiu o tombamento provisório do Edifício José Abrão, na rua 14 de Julho, esquina com a Cândido Mariano, no centro de Campo Grande, por conta do valor histórico e arquitetônico do prédio, em art deco, construído em 1939 por Manoel Rosa e pelo engenheiro Joaquim Teodoro de Faria.
Dourados conta com 142.257 eleitores para o pleito deste ano. Em comparação com a eleição extra, realizada em fevereiro de 201, houve um aumento de 2.541 novos eleitores.
O vereador Cemar Arnal disse que a rua Frei Antonio (ex-W 17) está mais segura com a construção de calçada em suas laterais, no trecho entre as ruas 20 de Dezembro no Água Boa e Z2,
Cochilos evitam a velhice, especialmente se for quando você está dirigindo.
no Canaã 3. Com a obra os moradores ficam livres do risco de atropelamentos.
O historiador Hildebrando Campestrini lembrou da época que deu aula ao deputado Jerson Domingos: “Nunca imaginei que aquele aluno que faltava tanto às aulas viraria o presidente da Assembleia, se bem que desde aquela época ele era bom de papo”. Fez a brincadeira em discurso na Assembleia. (Na coluna de anteontem, o sobrenome de Hildebrando saiu errado)
A audiência está marcada para os dias 28 e 29 de maio
A ministra Nancy Andrighi, relatora do processo que trata do tema, presidirá os debates com o objetivo de ouvir a sociedade e entidades sobre a possível redefinição desse número de parlamentares. A decisão da convocação da audiência pública foi tomada na sessão administrativa do Tribunal do último dia 22 de março, quando foi a julgamento a Petição (PET) 95457, que analisou pedido da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas defendendo o aumento do número de deputados naquela unidade da federação.
Ao enviar o e-mail com a inscrição, os participantes devem anexar arquivo com o formulário eletrônico preenchido, disponível no hotsite da audiência, e resumo fundamentado da tese especificando a posição que defende, com no máximo 15 laudas.
Ocorrendo requerimentos de habilitação que extrapolem esses limites, a ministra Nancy Andrighi poderá limitar o número de participantes entre aqueles que requererem a habilitação. Os critérios adotados para a seleção dos habilitados terão como objetivo garantir,
Cada participante poderá falar, no máximo, por 15 minutos durante sua intervenção, devendo observar as normas estabelecidas para as audiências e limitar-se exclusivamente ao tema em debate. Os participantes que desejarem utilizar recursos audiovisuais deverão enviar os arquivos da apresentação em meio digital (CD ou DVD) para a Assessoria de Cerimonial e Assuntos Internacionais do TSE, com cópia para o gabinete da ministra Nancy Andrighi até as 19h do dia 16 de maio.
As pessoas e entidades que requererem inscrição, independente de homologação, estarão autorizando o uso de sua tese e de sua imagem pela Justiça Eleitoral. As despesas para a participação na audiência pública deverão ser custeadas pela própria entidade ou pessoa habilitada.
A relação dos habilitados a participar da audiência pública e a ordem dos trabalhos estarão disponíveis no hotsite do evento a partir do dia 8 de maio.
Convidados
A ministra determinou, ainda, que sejam convidados para a audiência o presidente da Corte e os ministros que compõem o TSE, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além dos demais senadores e deputados federais, os presidentes de todas as assembleias legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Superior Tribunal Militar
(STM) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e demais ministros daquelas cortes, além do procurador-geral Eleitoral.
Também serão convidados o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado-geral da União e o defensor público-geral federal.
A audiência pública poderá ser transmitida pela TV Justiça e pela Rádio Justiça, assim como pelas demais emissoras que requererem. Esses pedidos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico audienciapublica2012@tse. jus.br. Os demais meios de comunicação que desejarem fazer a cobertura da audiência deverão encaminhar pedido para o mesmo endereço eletrônico.
LEGiSLAçãO
Cabe à Justiça Eleitoral redefinir o número de deputados de acordo com a proporção de cada uma das populações nos Estados. De acordo com o artigo 45 da Constituição Federal, o número total de deputados, e a representação por Estado e pelo Distrito Federal, “deve ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma das unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de 70 deputados”.
A Lei Complementar nº 78, de 30 de dezembro de 1993, estabelece que o número de deputados não pode ultrapassar 513 e que cabe ao IBGE fornecer os dados estatísticos para a efetivação do cálculo. Feitos os cálculos, o TSE deve encaminhar aos tribunais regionais eleitorais e aos partidos políticos o número de vagas a serem disputadas.
PROGRESSO
4
P1
Carlos Humberto/ASICS/TSE
TSE Parei e fui!
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
sucessão
PMDB promove encontro hoje em Campo Grande
Divulgação
Willams Araújo
ampo Grande - De olho nas eleições municipais de outubro, o comando regional do PMDB promove neste sábado, na Câmara de Vereadores de Campo Grande, seu 3º Congresso Estadual, conforme adiantou o presidente da executiva regional, Esacheu Nascimento.
O encontro “O PMDB e as administrações municipais” deve contar com a participação do governador André Puccinelli, senador Waldemir Moka, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, além de lideranças nacionais do partido.
Esacheu Nascimento informou que devem prestigiar o ato, previsto para começar às 8h, o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, e o secretário do PMDB do Espírito Santo, Francisco Donato.
Durante o encontro, serão apresentados os pré-candidatos peemedebistas às prefeituras e Câmaras de Vereadores em Mato Grosso do Sul.
Na abertura do encontro, duas palestras técnicas serão ministradas para os pré-candidatos. A primeira será na área jurídica e tratará das regras eleitorais, entre outros fatores. A segunda será da área econômica e tratará da administração dos recursos públicos e do projeto “Brasil
sem Dívida”. Os futuros concorrentes também receberão orientações sobre os encaminhamentos que deverão fazer para não disputarem as próximas eleições dentro da legislação eleitoral.
Todos os pré-candidatos do PMDB deverão participar do curso oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães.
CAMPANHA O partido, que atualmente controla 29 das 78 existentes, trabalha principalmente para vencer a disputa nos principais redutos eleitorais, como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, mas também está de olho nos grotões, onde vê a possibilidade de vitória.
Outro trunfo do partido é reeleger a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, para mandato de mais quatro anos.
O principal trunfo na Capital é eleger o deputado federal Edson Giroto sucessor do prefeito Nelsinho Trad já pensando nas eleições de 2014, quando o partido pretende eleger o substituto do governador André Puccinelli.
Atualmente, o PMDB comanda o governo do Estado, com André Puccinelli e Simone Tebet, a Assembleia Legislativa, com Jerson Domingos, a prefeitura de Campo Grande, Nelsinho Trad, a Câmara de Vereadores da Capital, com Paulo Siufi, além de 29 prefeituras.
Política O PROGRESSO
P1 5
Política Política Política Política Política Política
Lideranças regionais do pmdB participam de encontro neste sábado na Câmara de Vereadores de Campo Grande C
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
O PROGRESSO
Preços
A
Maria Regina Silva
São Paulo - O Índice
Geral de Preços - Mercado (IGP-M) atingiu
0,85% em abril, depois de ficar em 0,43% em março, divulgou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa ficou dentro das estimativas das 43 instituições do mercado financeiro consultadas pelo AE Projeções. O intervalo das previsões variavam de 0,63% a 0,90%, com mediana de 0,75%.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M de abril.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve alta de 0,97% no mês, após subir 0,42% em março. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou variação de 0,55% no fechamento de abril, depois de registrar elevação de 0,48% no mês passado.
Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou
0,83%. Em março, o indicador subiu
0,37%. Até abril, o IGP-M, índice bastante usado para reajuste de contratos de aluguel, acumula alta de 1,47% no ano, e de 3,65% em 12 meses.
SOja
zão do seu impacto no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA).
O preço médio do grão subiu
O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel
11,76% no mês, depois do avanço de 7,07% em março. O IPA, por sua vez, saiu de uma taxa positiva de 0,42% para 0,97% em abril, puxado pela alta nos preços agropecuários (1,18%) e industriais (0,89%).
soja, o IPA seria de 0,67%, e não 0,97%, e sua contribuição (para o IGP-M) seria de 0,40 ponto porcentual”, afirmou.
Lavouras
Excesso de agrotóxicos preocupa especialistas
Thais Leitão
Rio - O uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras brasileiras preocupa cada vez mais especialistas da área de saúde. A aplicação de substâncias químicas para controlar pragas nas plantações e aumentar a produtividade da terra acaba se tornando um problema para os trabalhadores rurais e consumidores.
A soja foi determinante para a aceleração do IGP-M em abril, na avaliação do economista
André Braz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobretudo em ra-
Já o IGP-M acelerou a 0,85% em abril, ante 0,43% em março. De acordo com Braz, se não fosse a pressão de elevação da soja o IGP-M teria ficado com uma variação menor, de 0,65% em abril.
Ainda assim a taxa seria maior do que a registrada em igual mês do ano passado, quando subiu 0,45%.
“Não fosse o choque de preço da
Além do dólar mais caro, o movimento, segundo Braz, refletiu questões estruturais como o crescimento na demanda por soja pela China, expectativas de uma safra menor na América do Sul e aumento da área plantada de milho nos Estados Unidos. “Tem uma questão que é câmbio, mas ainda é cedo para afirmar se o impacto no IPA como um todo vai continuar. É preciso saber se essa cotação é, de fato, um novo patamar para a taxa de câmbio”, minimizou.
O economista ressalta que não foi apenas a soja que deixou o IPA mais salgado em abril. Segundo ele, a alta de preços foi generalizada e sua expectativa é de que a desaceleração esperada para
maio também fique espalhada. “A soja, que teve maior influência positiva, não deve subir tanto”, estimou ele, que mencionou também os reflexos dos preços do café (de -9,78% para -6,78%) e do minério de ferro (de -0,57% para 0,79%). “Se o câmbio continuar acelerando, pode ser fator de pressão no minério, mas acredito que não deve ser um impacto tão expressivo”, disse.
O economista ressalta que outros produtos, no entanto, minimizaram a aceleração do IPA assim como do IGP-M em abril. Foram eles: aves (de 5,19% para -0,29%), milho (-1,35% para -3,98%) e laranja (16,42% para 1,61%). “São produtos que serviram como âncora para segurar o IPA e por acaso são itens que tendem a refletir mais depressa no varejo”, comentou. (Agência Estado)
Indicadores Econômicos
Para alertar a população e chamar a atenção das autoridades sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros, o Grupo de Trabalho de Saúde e Ambiente, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com outras instituições, lançou ontem, durante o Congresso Mundial de Nutrição, no Rio de Janeiro, um dossiê reunindo diversos estudos sobre o tema. O documento também será apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada em junho no Rio.
De acordo com o professor Fernando Ferreira Carneiro, chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB) e um dos responsáveis pelo dossiê, as pesquisas indicam que o uso dos agrotóxicos ocorre no país de forma descontrolada.
“O Brasil reforça o papel de maior consumidor mundial de agrotóxicos e nós, que fazemos pesquisas relacionadas ao tema, vemos que o movimento político é para liberalizar o uso. A ideia desse dossiê é alertar a sociedade sobre os impactos do consumo massivo, sistematizando o que já existe de conhe-
cimento científico acumulado”, disse. Um dos estudos que fazem parte do dossiê foi desenvolvido pelo médico e doutor em toxicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Vanderlei Pignatti. Ele conduziu análises ambientais e examinou a urina e o sangue de professores e moradores das áreas rurais e urbanas das cidades de Lucas do Rio Verde e Campo Verde, em Mato Grosso. Os municípios estão entre os principais produtores de grãos do estado. “Observamos resíduos de vários tipos de agrotóxicos na água consumida pelos alunos e pelos professores, na chuva, no ar e até em animais. Além disso, essas substâncias foram encontradas no sangue e na urina dessas pessoas. A poluição ambiental é elevada e as pessoas ficam ainda mais suscetíveis à contaminação porque não são respeitados os limites legais para pulverização dos agrotóxicos, que são de 500 metros no caso de pulverização aérea e de 300 metros para a pulverização terrestre”, explicou.
Outro estudo do professor Pignatti já havia encontrado resíduos de agrotóxicos no leite materno de moradoras de Lucas do Rio Verde. Foram coletadas amostras de leite de 62 mulheres, três da zona rural, entre fevereiro e junho de 2010, e a presença dos resíduos foi detectada em todas elas.
Vanderlei Pignatti lembrou que diversas pesquisas também indicam aumento na incidência de doenças como má-formação genética, câncer e problemas respiratórios, especialmente em crianças com menos de cinco anos de idade. (Agência Brasil – ABr)
soja foi determinante para a aceleração do índice em abril, na avaliação da Fundação Getúlio Vargas
Economia
Economia Economia Economia Economia Economia Economia P1 6
TBF ABRIL 17 0,6935% 18 0,7451% 19 0,7990% 20 0,7687% 21 0,6029% 22 0,6347% 23 0,6701% 24 0,6773% 25 0,6946% 26 0,6614% IMPOSTO DE RENDA (desconto na fonte) TABELA OFICIAL DA RECEITA FEDERAL Base de cálculo Alíquota % Deduzir-R$ Até R$ 1.637,11 - Isento De R$ 1,637,12 até R$ 2.453,50 7,5 122,78 De R$ 2.453,51 até R$ 3.271,38 15,0 306,80 De R$ 3.271,39 até R$ 4.087,65 22,5 552,15 Acima de R$ 4.087,65 27,5 756,53 Deduções: R$ 157,47 por dependente; pensão alimentícia integral; contribuição ao INSS. Aposentado com 65 anos ou mais tem direito a uma dedução extra de R$ 1.566,61 no benefício recebido da previdência pública ou privada. DÍVIDA EM TR ou TRD Dia do Fator de Vencimento Atualização ABRIL 12 0,01238933 13 0,01215627 14 0,01208905 15 0,01214371 16 0,01224240 17 0,01245667 18 0,01248129 19 0,01260335 20 0,01253140 21 0,01254169 22 0,01255159 23 0,01252284 24 0,01250679 25 0,01252050 26 0,01259301 27 0,01254534 28 0,01254590 29 0,01245631 30 0,01234226 UFERMS UFIR (Multiplique a quantidade de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais). INFLAÇÃO AcumuLADo Índices março No ano 12 meses INPC (IBGE) 0,18 1,08 4,97 IGP-M (FGV) 0,43 0,62 3,23 IGP-DI (FGV) 0,56 0,93 3,32 IPA-DI (FGV) 0,55 0,53 1,80 IPC-DI (FGV) 0,60 1,66 5,50 IPC (FIPE) 0,15 0,74 4,39 IPCA (IBGE) 0,21 1,22 5,24 INCC (FGV) 0,51 1,71 8,10 ICV (DIEESE) - 1,45 5,83 FIPEZAP* 1,40 4,00 23,50 TR ABRIL 17 0,0333% 18 0,0231% 19 0,0142% 20 0,0000% 21 0,0000% 22 0,0000% 23 0,0200% 24 0,0172% 25 0,0344% 26 0,0140% REAjUSTE DE ALUgUEL - mARÇo IGP-M (FGV) 1,0323 IPCA (IBGE) 1,0585 IGP-DI (FGV) 1,0332 INPC (IBGE) 1,0497 IPC- (FIPE) 1,0439 ICV (DIEESE)Obs.: O fator acima representa a variação do indicador de reajuste nos últimos 12 meses. Para fazer o cálculo, basta multiplicar o valor atual do aluguel pelo fator. Novembro/2000 R$ 1,0641 ABRIL R$ 622,00 SALÁRIO MÍNIMO BOLSAS Ibovespa: +0,72% Pontos: 62.198,06 Máxima de +0,86% : 62.282 pontos Mínima de -1,16% : 61.033 pontos Volume: 8,08 bilhões Variação em 2012: +9,59% Variação no mês: -3,58% Dow Jones: +0,87% Pontos: 13.204,62 Nasdaq: +0,69% Pontos: 3.050,61 Ibovespa Futuro: +0,26% Pontos: 62.670 Máxima (pontos): 62.890 Mínima (pontos): 61.525 BLUE CHIPS Vale PNA Preço: R$ 41,78 Variação: +1,68% Petrobrás PN Preço: R$ 21,24 Variação: +0,52% OGX Petróleo ON Preço: R$ 13,98 Variação: +1,08% Itaú Unibanco PN Preço: R$ 29,61 Variação: +0,03% Bradesco PN Preço: R$ 30,05 Variação: +0,67% BM&FBOVESPA ON Preço: R$ 10,91 Variação: +0,55% Banco do Brasil ON Preço: R$ 23,25 Variação: +0,91% Gerdau PN Preço: R$ 18,00 Variação: +1,12% Usiminas PNA Preço: R$ 11,15 Variação: -1,06% Cyrela Realt ON Preço: R$ 17,10 Variação: +2,33% Cia Siderúrgica Nacional ON Preço: R$ 16,88 Variação: +0,06% GLOBAL 40 Cotação: 132,600 centavos de dólar Variação: -0,19% CÂMBIO - Dólar comercial no balcão Compra: R$ 1,8840 Venda: R$ 1,8850 Variação: +0,11% - Dólar Paralelo Compra: R$ 1,91 Venda: R$ 2,04 Variação: estável - Dólar Ptax Compra: R$ 1,8864 Venda: R$ 1,8871 Variação: +0,34% - Dólar Turismo Compra: R$ 1,8330 Venda: R$ 1,9700 Variação: -0,66% - Dólar Futuro (maio) Cotação: R$ 1.886,00 Variação: +0,16% - Euro Compra: US$ 1,3238 (às 17h41) Venda: US$ 1,3241 (às 17h41) Variação: +0,14% - Euro comercial Compra: R$ 2,4940 Venda: R$ 2,4960 Variação: +0,32% - Euro turismo Compra: R$ 2,4100 Venda: R$ 2,6070 Variação: -0,38% JUROS - CDB prefixado de 30 dias, 8,63% ao ano. - Capital de giro, 11,59% ao ano. - Hot money, 1,10% ao mês. - CDI, 8,72% ao ano. - Over a 8,90% OURO - Ouro Cotação: 1,656,70 a onça-troy (1 onça-troy equivale a 31,1035 gramas) Variação: +0,80% - Ouro BM&F (à vista) Cotação: 99,150 Variação: +1,17% ABRIL R$ 16,26 POUPANÇA ABRIL 27 0,5810% 28 0,6112% 29 30 31 mAIo 04 0,5096% 05 0,5106% 06 0,5000% 07 0,5000% 08 0,5160% 09 0,5561% 10 0,54589% 11 0,5459% 12 0,5228% Fonte: GRANDE Fm RuRAL mILHo R$ 21,00 (disponível) SoJA R$ 55,00 (disponível) AgROPECUÁRIA BoI GoRDo/à vista R$ 89,00 (Frigoforte - Brasil Global) vAcA GoRDA/à vista R$ 78,00 (Frigoforte - Brasil Global) Obs.: Esses dois frigoríficos estão fora de mercado porque a escala de abate está completa nos próximos dias * A partir de agora, preços pecuários só livres, com suspensão do Funrural
Domésticas já somam mais de 7 milhões
A categoria segue marginalizada em todo o Brasil e sem a garantia de alguns direitos trabalhistas
Amanda Cieglinski
BRASíliA – Uma em cada cinco brasileiras (19,7%) que fazem parte do população economicamente ativa é trabalhadora doméstica. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, mostram o peso da categoria, que soma 7,2 milhões de trabalhadores, mas segue marginalizada e sem a garantia de alguns direitos trabalhistas.
“No mundo todo, são 53 milhões de trabalhadores domésticos. Mas esse número é subestimado porque, na maioria dos casos, é um trabalho que se exerce de maneira invisível, informal e fora das garantias da legislação trabalhista”, aponta Laís Abramo, diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.
Integrantes de entidades que representam essas profissionais se reuniram em Brasília para analisar a situação da categoria, em comemoração ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, celebrado ontem. Um dos temas discutidos foi a Convenção Internacional sobre o Trabalho Decente para Trabalhadores Domésticos, aprovado em junho de 2011
pela OIT. O documento, que precisa agora ser ratificado pelos países-membros, prevê a aprovação de leis que garantam mais direitos à categoria. Até o momento, apenas o Parlamento do Uruguai confirmou a adesão.
“O Brasil já tem uma legislação relativamente avançada em comparação a outros países. Mas existem direitos que os outros trabalhadores têm que as domésticas não têm, entre eles uma jornada claramente delimitada. A convenção reforça a questão da valorização do trabalho
doméstico e de que elas são membros da classe trabalhadora como qualquer outro”, explica Laís.
A ministra Eleonora Menicucci, chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, disse que é um compromisso da presidenta Dilma Rousseff ratificar a convenção, mas antes é preciso aprovar leis que ampliem alguns direitos da categoria. “Eu não trabalho com a possibilidade
menos de 30% das doméstica ‘têm carteira assinada no País
de o Brasil não assinar a convenção”, disse. O governo federal criou um comitê para discutir as estratégias para enviar e aprovar o acordo no Congresso Nacional. Um dos principais problemas que os trabalhadores domésticos enfrentam no país é a informalidade. Dados apresentados pela OIT indicam que menos de 30% das domésticas têm carteira assinada e, segundo Laís, boa parte ainda
Proposta unifica data do vestibular em todo o País
Brasília - A Câmara analisa o Projeto de Lei 3012/11, do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que unifica as datas dos vestibulares de universidades públicas federais e estaduais. A data será definida pelo Ministério da Educação. Atualmente, cada universidade estabelece os dias de seus vestibulares, normalmente em data diferente da do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado por mais de 80 instituições públicas para selecionar estudantes. Segundo o deputado, o projeto corrige uma “grave distorção” no sistema brasileiro de ensino superior, que privilegia estudantes de famílias com renda maior, que podem pagar despesas de locomoção e hospedagem em diferentes cidades. “A tendência será que os estudantes se candidatem para a instituição mais próxima do seu domicí-
Bancos não
abrem dia 1º
São Paulo - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento bancário na próxima terça-feira, dia 1º de maio, em função do “Dia do Trabalho”. A entidade lembra que a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes
lio, pois contarão com apenas uma data para a realização do exame em universidade pública”, afirma Ribeiro. O parlamentar acredita que a unificação de datas de exames evitará o monopólio do acesso ao ensino superior público por grandes centros de ensino médio nacional e redes nacionais de cursinhos. O projeto de Ribeiro é idêntico ao PL 7290/02, do ex-deputado José
de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos no dia útil seguinte, dia 2 (quarta-feira), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Grito da Terra 2012 Brasília - Uma ampla
Janene, arquivado em 2007 porque sua tramitação não foi concluída antes do término da legislatura. A proposta foi apensada ao PL 2590/11, do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), que tem o mesmo objetivo. Os textos serão analisados de forma conclusiva pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
e ágil reforma agrária é o primeiro item da pauta de reivindicações do Grito da Terra 2012, entregue ontem à presidenta Dilma Rousseff por representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e de federações de trabalhadores rurais.
Com o título “Agenda por um Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”, o documento traz um conjunto de 80 reivindicações para fortalecer o desenvolvimento no campo. Entre os itens está a aceleração das regularizações fundiárias e a proposta
para a criação de uma política nacional de enfrentamento aos conflitos agrários com mecanismos de proteção às lideranças ameaçadas. Os agricultores querem ainda o fortalecimento da agricultura familiar, ampliação da educação e inclusão digital no meio rural, melhores condições de trabalho no campo e políticas regionais de desenvolvimento.
Chuva atrasa voos em SP
São Paulo – Por causa da chuva forte que caiu em São Paulo desde a madrugada de ontem, dos 137 voos programados para decolar do Aeroporto de Congonhas (zona sul) entre as 6h e as 15h, 66 (48,2%) partiram com atraso de mais de meia hora e cinco (3,6%) foram cancelados. Os dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostram que, das 14h às 15h, foram registrados mais nove atrasos (6,6% dos voos programados para ontem). Em decorrência do mau tempo, o aeroporto estava operando por instrumentos desde a abertura, às 6h. A demora para as decolagens também foi influenciada pelo maior número de voos programados para ontem em Congonhas. São Paulo está recebendo, neste fim de semana, muitos turistas que chegam à cidade para assistir à etapa paulista do campeonato da Fórmula Indy.
Armas são
incineradas
São Paulo – Cerca de 1.400 armas de fogo foram incineradas ontem, em uma metalúrgica de Osasco, na região metropolitana de São Paulo. A ação fez parte de um
nunca tive esse problema porque é uma profissão igual a outra”, opinou. Como muitas profissionais, Aureana saiu ainda criança da casa dos pais para morar com parentes para estudar, mas acabou assumindo as tarefas doméstica do novo lar em troca de comida e moradia.
“Fiquei na casa de uma tia até os 12 anos, depois saí para cuidar de criança e também não ganhava nada, era só em troca de roupas e estudo. Só com 16 anos é que comecei a trabalhar de verdade. Hoje sou doméstica profissional, com carteira assinada”, diz.
recebe menos do que o salário mínimo.
Aureana Damascena, de 33 anos, faz parte do sindicato da categoria no Piauí e conta que é muito comum atender a profissionais que ganham R$ 300 por mês – menos da metade do mínimo atual. Ela acredita que as trabalhadoras aceitam a baixa remuneração porque desconhecem seus direitos e têm vergonha da profissão.
“Acho que a discriminação ocorre entre as próprias domésticas, muitas têm vergonha de dizer que são. Eu
projeto do governo estadual e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que previa acabar com o acervo de armas e munições apreendidas, como forma de contribuir para a Campanha Nacional de Desarmamento. As armas eram parte restante de 60 mil peças, além de 100 mil munições, que estavam sob a posse do Poder Judiciário.
Na mesma ocasião, foi assinado um convênio entre o governo do estado e o TJSP para o armazenamento das armas apreendidas e posterior destruição, em dez batalhões. O convênio prevê que as armas sejam preparadas para a incineração. “As armas que não eram destruídas ficavam nos fóruns e havia muito roubo nos finais de semana. Com esse protocolo, o fórum não terá mais armas e, quando o processo for encerrado, elas serão destruídas”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Bicicleta motorizada
Brasília - Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 3437/12, do deputado Laercio Oliveira (PR-SE), estabelece idade mínima de 18 anos para dirigir ciclomotores –tipo de bicicleta motorizada. Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (50/98) autoriza a habilitação para maiores de 14 anos.
Segundo o projeto, o motorista de ciclomotor deverá preencher os mesmos requisitos exigidos para a condução dos demais veículos, segundo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/07).
Para Laercio Oliveira, na regra atual, “cidadãos penalmente inimputáveis trafegam
A presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Oliveira, avalia que o fato de haver sindicatos da categoria em todo o país já mostra avanços importantes conquistados.
“Temos motivo para comemorar, mas precisamos continuar lutando. A mensagem que eu deixo para cada trabalhadora é que a gente não pode desistir jamais dos nossos sonhos. As trabalhadores domésticas são mulheres, são cidadãs e precisam buscar a cada dia o direito de se empoderar ainda mais”, defende. (Agência Brasil – ABr)
imprudentemente pelas ruas de cidades brasileiras”. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Mortalidade
infantil
Rio - Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a mortalidade infantil caiu quase pela metade entre 2000 e 2010. Os resultados gerais da Amostra do Censo 2010 constatam que o número de óbitos de crianças menores de 1 ano passou de 29,7 para 15,6 em cada mil nascidas vivas, uma queda de 47,6%. Entre as regiões do país, o Nordeste registra a queda mais expressiva da mortalidade infantil. No período, o índice passou de 44,7 para 18,5 óbitos para cada mil crianças. Porém, ainda é o nível mais alto no país. O menor índice é o do Sul, de 12,6 mortes. De acordo com a pesquisa, os principais fatores responsáveis pela queda do indicador são as políticas de medicina preventiva, curativa, saneamento básico, programas de saúde materna e infantil, além da valorização do salário mínimo e dos programas de transferência de renda. O IBGE também destaca que a queda da mortalidade infantil está ligada ao aumento da escolaridade materna e à diminuição do número de filhos por mulher, observada desde a década de 1960. Entre 2000 e 2010, a taxa de fecundidade registrou queda e passou de 2,38 crianças por mãe para 1,9. A menor taxa é a do Sudeste (1,7 filho por mulher) e a maior, no Norte, 2,47.
O PROGRESSO Dourados, Mato
do
sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 IBGE
Grosso
Sul,
P1 Brasil 7 Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil P1 Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil
Brizza Cavalcante – Agência Câmara
Aguinaldo Ribeiro diz que o sistema atual é injusto
A ministra Eleonora Menicucci, participa da mesa-redonda “Valorização das Trabalhadoras Doméstica
Fabio Rodrigues Pozzebom - ABr
Lançamento
Volkswagen apresenta Fox BlueMotion
Nova versão reforça os princípios do conceito 10% de economia de combustível em relação à versão de série
SÃO PAULO - O Fox BlueMotion é o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com o conceito BlueMotion Technologies – os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010). Mais do que apresentar uma versão ambientalmente correta, a Volkswagen fez questão de tornar o Fox BlueMotion uma opção acessível: seu preço está posicionado cerca de 3% acima do valor do Fox 1.6 atual, uma diferença facilmente amortizável em curto prazo pela economia proporcionada pela versão ecológica. Um dos grandes objetivos da Volkswagen é criar veículos que, cada vez mais, sejam eficientes tanto em desempenho dinâmico como em sua relação com o meio-ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido estão agrupados globalmente sob a designação BlueMotion Technologies, que identifica todas as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela Volkswagen visando reduzir o consumo de combustíveis e emissões. Reconhecidas inter-
nacionalmente por sua eficiência, as tecnologias BlueMotion abrangem alguns dos motores e câmbios mais avançados e contribui para preservar os recursos energéticos.
O nome BlueMotion não é apenas a designação de uma série ecológica, mas carrega consigo o posicionamento e a atitude do Grupo Volkswagen. Blue, que significa “azul” em inglês, é a cor corporativa da marca e remete aos elementos naturais a serem preservados, como água e ar. Motion, que por sua vez quer dizer “movimento”, incorpora o aspecto dinâmico, da mobilidade voltada para o futuro.
Tecnologia é avançada para redução de emissões de poluentes na atmosfera
O Fox BlueMotion teve sua aerodinâmica desenvolvida e certificada em túnel de vento. Cada detalhe foi analisado buscando o menor arraste. A grade frontal superior tem um formato diferenciado, com desenho exclusivo e aberturas mais estreitas, garantindo eficiência aerodinâmica e ao mesmo tempo mantendo as características do DNA da marca Volkswagen. A grade inferior teve seu perfil nas laterais também alterado.
O Fox BlueMotion utiliza
o reconhecido motor EA111 da Volkswagen, com nova calibração que harmoniza seu desempenho com as mudanças na transmissão, que foi alongada. Desta forma, o motor, que desenvolve 104 cv (76 kW) com etanol e 101 cv (74 kW) com gasolina, trabalha em rotações mais baixas às mesmas velocidades, com consequente redução de consumo e emissões.
A economia e o desem-
penho mais limpo não comprometem o comportamento dinâmico do carro. O Fox BlueMotion vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e tem velocidade máxima de 185 km/h (valores com etanol) –números comparáveis aos de versões tradicionais do mesmo porte e motorização. Com a utilização de pneus de baixa resistência ao rolamento, os “pneus verdes”, que contém maior quantidade de sílica na sua composição, na dimensão 175/70 R14, associando a um aumento da pressão de enchimento de 29/28 PSI para 36/34 PSI (dianteiro/ traseiro) foi possível obter uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 23%.
Para manter as condições de conforto e dirigibilidade, a suspensão teve seus amortecedores recalibrados. Para auxiliar o motorista a uma condução mais econômica, o Fox BlueMotion traz no painel, além do computador de bordo de série, um indicador digital de consumo instantâneo através em uma barra gráfica. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do tradicional velocímetro analógico.
Outro dispositivo de auxilio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada, por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.
Nos testes de consumo, de acordo com a norma NBR 7024, o Fox BlueMotion obteve a marca de 16,1 km/l (média ponderada, cidade/estrada, abastecido com gasolina) uma melhora de 12,7% em relação à versão normal que obteve 14,3 km/l. Quando abastecido com etanol, o Fox obteve neste mesmo ciclo a marca de 10,9 km/l, 12,6% melhor que a versão de série (9,7 km/l).
O desenvolvimento do Fox BlueMotion envolveu centenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen. Foram realizados testes de laboratórios em dinamômetros no Brasil e na Alemanha,
para aferir o desempenho e a resistência do motor, ao mesmo tempo em que milhares de quilômetros foram percorridos em estradas e pistas sob as mais diversas condições climáticas, adequando o carro para os mais diferentes tipos de utilização.
O Fox BlueMotion é oferecido nas versões duas e quatro portas, nas cores sólidas Branco Cristal e Preto Ninja ou nas metálicas Prata Sargas, Cinza Quartzo e Azul Boreal. No interior, o painel tem acabamento cinza escuro (dark gray) e os bancos são revestidos de tecido Malharia Fresh azul.
Dourados,
Veículos Veículos Veículos Veículos 8 P1 Veículos
Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
Veículos Veículos
O PROGRESSO
Divulgação
Fox BlueMotion é uma opção acessível com preço 3% acima do valor do Fox 1.6 atual; nas versões duas e quatro portas
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado e domingo, 28 e 29 de abril de 2012
Jornal e Educação
Jornal é apoio a conteúdo didático
Objeto de estudo, O PROGRESSO vai incentivar educadores e estudantes à produção de textos jornalísticos
Fátima Frota
DOURADOS – Os educadores do Programa Jornal e Educação “O PROGRESSO – Ensinando a Ler o Mundo” participaram durante esta semana da formação sobre a relação jornal e educação. A capacitação teve como objetivos principais a compreensão do jornal enquanto instrumento de apoio aos conteúdos, de objeto de estudo e de produção
de textos.
Nos momentos práticos do encontro os professores conheceram o jornal, estrutura, filosofia e analisaram os gêneros textuais. Foi a partir da reflexão que aprenderam a diferenciar os tipos de notícias e a identificar as que ajudam a atualizar as disciplinas curriculares. “As notícias servem para relacionar aos conteúdos estudados em sala. Ampliei meus conhecimentos em relação à atualização dos
conteúdos”, avaliou a coordenadora pedagógica Nilda Maria de Figueiredo, da Escola Municipal Padre Anchieta, do distrito de Vila Formosa.
O jornal enquanto fonte de estudo também foi abordado no encontro. Folheando, lendo e discutindo, os educadores entenderam sobre a objeti -
vidade e a subjetividade das notícias. “Foi fundamental ter acesso a essas informações didáticas. Além de ler, os alunos vão aprender a comparar informações antes de formarem a opinião sobre um fato”, comenta a professora do Ensino Médio, Suzana Sotolani, da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos,
no BNH 4º plano. Um outro aspecto abordado na formação foi relacionado à produção de textos para divulgação. Os resultados das atividades a partir da leitura com o jornal serão enviados pelos educadores e estudantes à coordenação do programa. As notícias de dentro e de fora do ambiente escolar serão publicadas no O PROGRESSO digital e impresso. A prática de leitura e de produção de textos
Mão de Obra Unigran
Fiscal da Vigilância orienta alunos e odontólogos
DOURADOS – Palestra na Unigran abordou os cuidados sanitários exigidos para os consultórios odontológicos. O evento realizado pela coordenação do curso de Odontologia da Unigran recebeu profissionais da área de Dourados e acadêmicos que assistiram à palestra da fiscal da Vigilância de Dourados, Ana Paula Morais. Ela falou sobre o papel do órgão e tirou as dúvidas dos participantes.
Segundo a fiscal, a principal função é “orientar para fazer uma prevenção no consultório, para auxiliá-los a ter os procedimentos adequados, as rotinas, para diminuir os riscos sanitários dentro do consultório”. Ela mostrou para o público que a vigilância não é um meio de punição, mas sim, de ajuda na prevenção
Fiscal da Vigilância de Dourados, Ana Paula Morais, ministrou palestra na Unigran de riscos, que o paciente e os profissionais podem sofrer.
Ana Paula também fala como funciona a vistoria. “A partir do momento que fazemos a inspeção, usamos algumas legislações, aplicamos estas na prática, verificamos os procedimentos, as rotinas, processo
de esterilização, vacinas dos funcionários, e se vemos que apresentou algumas situações e fazemos um termo. Há um prazo, para se adequar”, orienta. Reinaldo Akamine, coordenador do curso, conta que a palestra foi um pedido dos próprios estudantes e profis-
sionais. “Procuramos trazer este assunto para o acadêmico, para que ele saia da faculdade e já saiba o que adquirir como montar seu consultório dentro das normas, para que ele não venha a ter problemas legais, pois a vigilância pode advertir e punir se houver infração”.
vai estimular a formação de autores e assim, a criação de jornais escolares.
FORMAÇÃO
Os educadores da Escola Municipal José Estolano Perequeté e a estadual Antonio Vicente Azambuja, de Itahum, vão receber a formação na segunda-feira, 30. As escolas municipal Tengatui Marangatu e a estadual Guateka Marçal de Souza, nos dias 3 e 10 de maio.
Construção civil precisa com urgência de operários
DOURADOS - A indústria da construção civil de Campo Grande precisa “desesperadamente” de mão de obra especializada (pedreiros, carpinteiros, pintores, mestres de obras, armadores...) para suprir uma demanda crescente do mercado na cidade.
O setor tem recebido muitas mulheres mas o número ainda é pequeno, pois representa apenas cerca de 1% dos mais de 40 mil trabalhadores que o mercado emprega hoje só na Capital.
Diante da escassez de mão de obra, “vale a lei da oferta e procura”, explica José Abelha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Campo Grande (Sintracom). “Quem pagar melhor leva os funcio-
nários disponíveis mesmo aqueles que estão trabalhando em outras empresas”, explica. Com o aumento da procura, subiu também o valor pelo trabalho desses profissionais, explica José Abelha. O piso de R$ 890,00 já não vale para o mercado de Campo Grande. Quem não pagar mais de R$ 1.200,00 por um pedreiro, por exemplo, não consegue sua demanda profissional. Com isso ganha os trabalhadores. O presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Samuel da Silva Freitas, também acompanha a corrida nesse setor. “A empresa precisa com urgência de mão de obra. O governo deveria acelerar e estimular a formação de jovens profissionais para o setor”, acrescenta.
“Ampliei meus conhecimentos em relação à atualização dos conteúdos”
Fotos: Fátima Frota
Pedagoga Nilda Maria Figueiredo relaciona o texto jornalístico ao conteúdo escolar Professora Suzana Sotolani analisa a objetidade e a subjetividade da notícia
Delcídio quer menos juros em cartão
Senador também cobra redução dos tributos e encargos de energia, que representam 48% da conta
DOURADOS - O senador Delcídio do Amaral, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ocupou na noite de quinta-feira a tribuna do Senado para cobrar do governo federal medidas efetivas que permitam desonerar o custo do cartão de crédito.
“Hoje, se alguém não pagar, à vista, o cartão de crédito, a coisa vira uma bola de neve e a conta se torna impagável, por causa dos juros de 9%, 10% e até 13% ao mês. E nem todo mundo tem condição de pagar à vista. Então, o que se vê, são milhões de consumidores em uma ciranda financeira que não tem fim. O governo federal conseguiu uma vitória incontestável no momento em que baixou os juros do cheque especial, dos financiamentos imobiliários e para a compra de bens duráveis, como automóveis. Mas esse esforço não pode parar por aí. É preciso adotar medidas que levem as operadoras a cortar juros porque atualmente eles são exorbitantes, inverossímeis, inacreditáveis, incompatíveis com a nova realidade que
estamos vivendo, e acabam comprometendo o próprio consumo”, alertou o senador.
TARIFA DE ENERGIA
Contas impagáveis de cartões endividam milhões de brasileiros
Em seu discurso, o presidente da CAE tocou em outro ponto que considera “fundamental para o Brasil”, as tarifas de energia. “Em 2015 vencem muitos contratos de concessão de serviços de energia. Possivelmente, o governo vai decidir pela prorrogação das concessões. Eu mesmo apresentei projetos com mecanismos graduais de redução de tarifas. (...) É preciso uma ousadia maior, para reduzir os tributos e encargos das tarifas de energia, que hoje representam quase 48% da conta que cada brasileiro paga”, ponderou o senador.
Delcídio disse que está chegando o momento de um grande debate sobre, que envolva o Senado e o governo. “Vamos discutir exaustivamente esse assunto nas comissões de Infraestrutura e Assuntos Econômicos e eu não tenho dúvida de que a presidenta Dilma terá mais uma grande oportunidade para sinalizar um governo diferente, baixando as tarifas
de energia, não só em função da amortização dos ativos, porque se a gente olhar na ponta, em função dos impostos e dos encargos em cascata, se ficar só na amortização dos ativos, o impacto para o consumidor final vai ser muito pequeno”, alertou Delcídio.
O presidente da CAE disse que o governo precisa ter uma atitude mais agressiva. “Tem que mexer nos impostos como o PIS/Cofins das contas de luz e também nos encargos, como a a Reserva Global de Reversão, usada em projetos de universalização dos serviços de energia elétrica. Se nós estamos renovando as concessões, muito possivelmente o governo vai apresentar uma PEC ou nós vamos discutir aqui a elaboração de uma PEC no Senado. Se nós reduzirmos ou acabarmos com a RGR, mesmo com essa renovação até 2023, isso sim vai causar um impacto grande na redução tarifa para o consumidor final. Eu acho que a presidenta Dilma, por ser uma especialista da área de energia, tem todas as condições necessárias para arbitrar esse debate. E, evidentemente ,quem ganha com isso é o Brasil.E eu não tenho dúvida de que o país vai bater palmas para a presidenta, de novo”, assegurou Delcídio. Delcídio cobra medidas efetivas para desonerar o custo do cartão de crédito
Tráfico Flagrante
Criança cai de carroceria de caminhão de lixo
Divulgação
PONTA PORÃ - Ve-
readores de Ponta
Porã querem a cassação de Joanir Subtil Viana (PMDB). Mesmo cumprindo pena por tráfico de drogas, ele reassumiu sua vaga no início desta semana. Anteontem os vereadores aprovaram o pedido de abertura de processo para cassar o parlamentar, feito pelo vereador Bruno Reichardt (PMDB).
Joanir está em regime semiaberto e, como de praxe, dorme no presídio todas as noites. O vereador alega inocência das acusações e aguarda julgamento de recurso em Brasília. Ele deve cumprir regime no semiaberto entre 6 meses a 1 ano.
Comissão formada pelos
parlamentares Maria Leny Antunes (presidente), Marcos Benites (relator) e Adão Dauzacker (membro do grupo) vai analisar a proposta de cassação
de Joanir. O parecer tem prazo máximo de 90 dias.
TRáFICO
Informações da Justiça dão conta que Viana e outras seis pessoas foram alvos de operação da Polícia Federal em 2009. Eles foram presos em abril daquele ano em uma fazenda na cidade de Caarapó. Naquele dia, agentes monitoraram o pouso de um avião que trouxe um carregamento de cocaína vindo do Mato Grosso. O peso da droga não foi informado, mas, de acordo com o inquérito, foram encontrados 93,2 quilos de cocaína estocados na propriedade.
Condenado, o vereador permaneceu por mais dois meses na Câmara, por garantia de um habeas corpus concedido a ele em 2010, mas voltou a ser preso logo em seguida, após recurso do Ministério Público Estadual (MPE) naquele ano.
CAMPO GRANDE – Um condutor da Capital flagrou uma criança caindo de um caminhão de lixo. Fernando Nunes Franco, de 31 anos, filmou duas crianças penduradas na carroceria de um veículo carregado de entulho. As imagens foram feitas na última terça-feira.
Próximo ao local onde a criança caiu há um aterro sanitário e com frequência esse tipo de caso ocorre em via pública. Franco resolveu filmar para mostrar o perigo a que as crianças são submetidas.
O caminhão trafegava a uma velocidade aproximada de 40 km/h, segundo ele. No momento em que a criança caiu da carroceria, a filmagem é interrompida, para Franco prestar socorro. O garoto saiu correndo para o lixão.
Crédito
O PROGRESSO
Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 2 D1
Dia a Dia
Dourados,
Divulgação
Câmara pede cassação de vereador que cumpre pena
Joanir Subtil Viana reassumiu a vaga esta semana
Motorista flagrou uma das crianças caindo da carroceria do caminhão de entulho
Fernando Nunes Franco/Reprodução
Rebanho
Prorrogada vacinação contra aftosa
Nas propriedades de risco sanitário nas fronteiras, Iagro vai fornecer a dose e realizar agulha oficial
Fazan
CAMPO GRANDE
- A vacinação de bovídeos e bubalinos contra febre aftosa na região de fronteira com o Paraguai e a Bolívia foi prorrogada por mais 15 dias. A Portaria de número 2.502 da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição de ontem, e estende a vacinação nos municípios fronteiriços para até o dia 15 de maio.
Todo rebanho deve ser imunizado nas fronteiras, Planalto e Pantanal
Já nas demais regiões a vacinação deve ser cumprida conforme o seguinte calendá-
rio: Planalto – 1º a 31 de maio e Pantanal – 1º de maio a 15 de junho, para os optantes por esta etapa. Em todas as regiões o pecuarista deverá imunizar todo o rebanho. A diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, explica que a prorrogação considerou a elevada quantidade de chuvas que atingiu a região de fronteira nas últimas semanas, o que dificultou o manejo dos animais para a realização da vacinação em algumas regiões. Aos pecuaristas que vão estender o fim de semana com
Petrobras realiza projeto com Taurus em Dourados
feriado do dia 1º de maio, a Iagro informa que desde anteontem já está liberado o sistema para compra da vacina junto às revendas. O produtor tem ainda um prazo de 15 dias após o término da campanha para realizar a declaração, que permanece sendo feita através do site www.iagro. ms.gov.br. Aqueles que não possuir senha de acesso deverá se dirigir a uma Agência da Iagro tendo em mãos os seguintes documentos: Inscrição Estadual, RG e CPF. Para mais informações o produtor pode procurar uma Agência da Iagro no seu município ou ainda pelos telefones 0800-679120 ou (67) 3901-2717.
Prefeitura cadastra para novo Centro de Convivência
DOURADOS - A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta semana o cadastramento de idosos que vão participar das atividades do novo Centro de Convivência do Idoso (CCI) que está sendo construído no Parque das Nações I.
Representantes da Petrobras e Distribuidora Taurus durante encontro em Dourados
DOURADOS - Gestores da Petrobras trouxeram de São Paulo a Dourados o programa nacional “Perto de Você”, que confirma a parceria já selada com a distribuidora de combustíveis Taurus, empresa genuinamente sul-matogrossense.
O gerente-geral de Marketing e Comercialização do Abastecimento SP-Sul, Jorge Luiz de Alarcão Infurna, foi o responsável pela visita que contou com compromissos profissionais, já que anualmente a empresa visita a Taurus, mas também com objetivo de confraternização e aproximação com o cliente.
Neste ano, segundo Infurna, quatro Distribuidoras de todo o Brasil receberão o projeto “Perto de Você”, sendo a Taurus a primeira empresa do ano a ser visitada.
Segundo o gerente-geral da Petrobras, esse projeto tem sido muito gratificante, pois é a oportunidade de a empresa entrar em contato com vários colaboradores, já que geralmente a relação com a Petrobras se dá apenas com os donos. Ele destacou também a importância de se aproximar da história do cliente. “A Taurus, por exemplo, tem características interessantes que são a força regional, a forma de atuar com a rede bandeirada e a administração tocada por pais e filhos. São características que vemos como muito positivas”, destacou.
Para Infurna, outro ponto a se destacar na parceria com a Taurus é a certificação ISO 9001 que faz diferença quanto
à organização, procedimentos padronizados e responsabilidade social. “Nossa conversa fica até mais fácil”, completou.
O proprietário da Rede Taurus, Jorge Luiz Zenatti, destacou o quão honrada a empresa está em ter sido escolhida para participar do Programa “Perto de Você”. “Para nós é um reconhecimento da Taurus pela Petrobras e o fortalecimento de uma parceria comercial que tem dado certo”, enfatizou. Segundo Zenatti, o bom relacionamento com a empresa de energia garante a abertura de portas, a facilitação logística, maior flexibilização e disponibilidade de produtos.
Suryha Haddad Zenatti, vice-presidente da Taurus, também falou sobre o projeto. “É importante entrarmos em contato com a realidade nacional. Percebemos, após olhar a imensidão que é a Petrobras, o tanto que temos que fazer, por um lado, e por outro, o quanto nossos esforços têm sido reconhecido”.
Suryha apontou também a importância do evento para os colaboradores da Taurus. “É muito bom podermos dividir esse reconhecimento com a equipe já que ela é a mola propulsora da empresa. A empresa não é ninguém, são todos”, garantiu. A vice-presidente ressaltou ainda que este projeto veio para incentivar ainda mais a Taurus, principalmente quanto a como se pode fazer melhor. “Acreditamos que a equipe poderá agora ver melhor onde a gente quer chegar”.
O evento, organizado pela equipe de cerimonial da
Petrobras, Marcelo Afonso Geraldes e Márcia Aparecida da Silva Oliveira, foi realizado no Restaurante Kikão, com a participação de colaboradores da Taurus, além da palestra de Infurna sobre a Petrobras, do presidente da Taurus, Jorge Luiz Zenatti sobre o caminho percorrido pela Distribuidora sul-mato-grossense nestes 16 anos de existência e do representante da Replan (Refinaria de Paulínia), Claudinei Roberto Valezi, que fornece combustível para a Taurus e é, atualmente, a maior refinaria de Petróleo da Petrobras, em termos de produção.
O cadastramento está sendo feito todas as segundas-feiras na unidade de saúde do bairro, das 13h às 16h30, exceto no dia 30 de abril, que é ponto facultativo por causa do feriado do Dia do Trabalhador.
A coordenadora do CCI Andres Chamorro, Enedir Palombo Macena, a Dedé, disse
que a previsão é receber um grande número de inscrições de idosos do Parque I e II e de outros bairros da região.
No local serão realizadas diversas atividades esportivas e culturais, cursos de artesanato, pintura e dança. Também estão previstas aulas de ginástica e alongamento e os tradicionais bailes da melhor idade. O local vai receber ainda ações sociais e educativas, orientações sobre a Previdência Social e aposentadoria.
As obras do novo CCI começaram em julho do ano passado e a previsão é de conclusão no segundo semestre deste ano. O Centro do Idoso do Parque I está sendo cons-
truído com recursos de R$ 300 mil, liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e contrapartida municipal. O investimento do município é de R$ 100 mil em recursos próprios, o que representa 35% do total da obra. O Centro de Convivência vai facilitar o atendimento às pessoas da melhor idade daquela região. “Estamos sempre desenvolvendo projetos voltados para as pessoas da melhor idade, que são prioridade em nossa administração. A construção desse centro vai ajudar a melhorar e ampliar o atendimento”, destacou o prefeito Murilo. A. Frota
Centro de Convivência do Idoso está sendo construído para atender Parque das Nações
O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 3 D1 Iagro
o
Dia a Dia
alerta que em todas as regiões o pecuarista deverá imunizar todo
rebanho
Hédio
‘Perto de Você’
Divulgação Terceira Idade
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
Assembleia homenageia personalidades
A Comenda de Mérito do Trabalho foi concedida a 23 homenageados durante sessão solene na AL
Assembleia homenageou 23 personalidades com a Comenda de Mérito do Trabalho
Wilson Aquino
CAMPO GRANDE – A
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou 23 personalidades com a Comenda de Mérito do Trabalho
Ministro Wilson
Fadul. A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira no Plenário Júlio Maia, sede da AL em Campo Grande. As homenagens foram propostas pelo deputado estadual Felipe Orro (PdT). Em discurso, Orro destacou a luta dos trabalhadores e suas conquistas, tais como a lei
destaque a homenageado de 86 anos que ingressou na ufms
que criou a Justiça do Trabalho, em 1941, e o aumento do salário mínimo nas últimas décadas. “Um evento como este traz mais do que premiação, é um momento de reflexão para recordarmos as lutas e ainda o que tem de ser feito em prol dos trabalhadores”, afirmou. O deputado estadual Marcio Monteiro (PSdB) disse que a comenda ajuda a fazer a história e a valorizar o trabalhador. “Eventos deste porte são importantes porque através destas homenagens é destacada a competência dessas pessoas que fazem um mundo
melhor”, explicou.
HOmENAGEAdOs
Foram homenageados, Nelson Trad (in memorian), Alberto Schlatter, Anísio Pereira Tiago, Antonio Freire, Arion Aislan de Souza, Bartolomeu Queiroz Anastácio, Celso Adriano Gomes da Rocha, demétrio Ferreira de Freitas, Estevão Rocha dos Santos, Iaci Terezinha Rodrigues Azamor Torres, Jenir Neves Silva, Marcos Roberto Campos de Souza, Maria Antônia Rodrigues, Orlando Gressler, Oswaldo Possari, Paulo César Gabriel da Silva, Roberto Magno Botareli Cesar, Sebastião José da Silva, Sérgio Irineu Bolzan, Solange Valcanaia Brum, Ueze Elias Zahran, Victorino Martos Cae-
tano Fonseca e Vinicios Giusti de Andrade.
sINdICALIsTA
O vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, sindicalista Estevão Rocha dos Santos, foi um dos homenageados. “Nos sentimos honrados com essa homenagem. São ocasiões como esta que nos faz sentir que vale a pena trilhar o caminho que decidimos percorrer na vida: de fortalecer o movimento sindical sul-mato-grossense para lutar por melhores condições de vida e de salário para os nossos trabalhadores. Essa sempre foi nossa bandeira e continuaremos firmes nela até o fim”, comentou o sindicalista.
Além da vice-presidência da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, Estevão Rocha é diretor da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Mato Grosso do Sul (Fetracom); presidente do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e de Empresas de Assessoramento (Seaac/MS), Auditoria, Períficias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Mato Grosso do Sul e diretor sindical do PdT no Estado. A indicação do nome dele foi pela luta em defesa dos interesses dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul.
ACAdÊmICO AOs 86
Um exemplo de superação
e perseverança que chamou a atenção de todos que compareceram à sessão solene em homenagem ao dia do Trabalhador foi o homenageado Bartolomeu Queiroz Anastácio, que aos 86 anos passou no vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e que está cursando Matemática no campus de Aquidauana. Bartolomeu foi homenageado com a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, entregue pelo deputado Orro. “Seu Bartolomeu é um homem simples, que já foi pedreiro, caminhoneiro e trabalhou na pá e enxada. É um trabalhador importante que merece essa homenagem”, destacou o deputado.
Dia do Trabalho
dia
a dia O PROGREssO
dia
dia
dia dia a dia dia a dia dia a dia dia a dia 4 d1 divulgação
a dia
a
Sindicalista Estevão Rocha dos Santos recebeu troféu do deputado Felipe Orro
IncluIndo Polícia
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
Boliche
Federação premia os Melhores do Ano
Nove atletas do Estado que se destacam em competição estadual e nacional serão premiados
Divulgação
Marcelo Humberto
DOURADOS – O fi -
nal de semana para o boliche douradense está sendo apontado como um dos mais concorridos. Tudo pelo Campeonato Estadual que acontece no Procópiu´s Boliche e também por causa da premiação dos Melhores do Ano, realizada pela Federação de Boliche de Mato Grosso do Sul, que acontece no domingo. De acordo com o presidente Gilson Domingos do Mar, que assumiu a entidade no ano passado, a meta é realizar anualmente esse evento e destacar os que melhores se deram bem nas pistas do Estado e fora.
“Esperamos novas surpresas em 2012, assim como foi no ano passado”, resumiu o presidente Gilson Domar.
De acordo com a Federação de Boliche de MS, segue a relação dos melhores atletas de boliche de 2011:
Melhor atleta ranqueado masculino, Hédio Liebich e a melhor no feminino, Ana Cristina, ambos de Dourados.
Personalidade do ano ficou para Marlene Bonacina, que foi campeã estadual no ano passado, 4º lugar all events Brasileiro de Clubes em
Gincana
Marlene Bonacina é a personalidade do ano no boliche de Mato Grosso do Sul
A maior premiação ficou para a douradense Marlene Bonacina
Belo Horizonte; 3º lugar no Brasileiro de Tercetos em Salvador; Campeã da Seletiva Sênior para o Pan-Americano; 2º lugar no Brasileiro Individual; 13º no Pan-Americano em Colômbia e apontada como a atleta brasileira com me -
lhor desempenho e sempre esteve entre as 10 melhores no ranking brasileiro, além de se destacar em torneio realizados pelo Clube de Boliche de Dourados e também por terminar 2011 na 12ª colocação como a melhor atleta feminina do Brasil.
Atletas destaques do ano: Reginaldo Morel, melhor ranqueado do MS no
Confederações
Botafogo ‘abre’ Engenhão como plano B para copa
ranking nacional; Antonio Meneghini, campeão pelo MS na Taça Brasil de Seleções; Mário Testa, campeão pelo MS na Taça Brasil de Seleções; Edimar Marques, campeão pelo MS na Taça Brasil de Seleções, Gaúcho Gastão, campeão pelo MS na Taça Brasil de Seleções e Renato Chaia, campeão pelo MS na Taça Brasil de Seleções.
nipo-Brasileiro realiza undokai no domingo
Divulgação
DOURADOS – A Associação Cultural Nipo Brasileira de Dourados realiza, neste domingo, a partir das 8h, em sua sede campestre no Jardim Flórida, a 58ª Undokai, que é uma gincana poliesportiva. A maioria dos associados na colônia nipônica de Dourados e região participam do evento que além de ter um clima de competição, nada mais é que pura diversão.
As competições são individuais e coletivas. São provas de corrida, revezamento, cabo de guerra, gato-cego e outras
brincadeiras voltadas a todas as idades.
“Vamos ter apresentações de ginástica de aquecimento e alongamento e ainda apresentação de Taikô, dos alunos da Escola Modelo de Língua Japonesa”, destacou Silvio Nasu, presidente do Clube Nipo Brasileiro.
O Undokai é uma tradição antiga da cultura nipônica e trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses. O objetivo do evento é garantir um dia de lazer e integração entre todos.
No Brasil, associações e clubes comemoram o Undokai,
Comunidade nipônica comemora o Undokai neste domingo
geralmente no dia 1º de maio, Dia do Trabalho e no Japão se comemora o nascimento do
imperador. Geralmente essa comemoração acontece em abril ou no Dia dos Esportes, em outubro.
RIO - O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, revelou ontem pela manhã que o Engenhão, administrado pelo clube, está pronto para receber a Copa das Confederações de 2013 na eventualidade de as obras do Maracanã atrasarem e a Fifa decidir pela troca de estádio. O Rio será uma das sedes da competição, a principal do calendário da Fifa antes da disputa da Copa do Mundo de 2014.
O mandatário botafoguense revelou que, no segundo semestre do ano passado, o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, lhe disse que a entidade que controla o futebol mundial havia credenciado o Engenhão para a Copa das Confederações.
“O Ricardo foi à Fifa e depois me falou isso. Foi uma medida preventiva, caso houvesse algum problema com o Maracanã”, afirmou.
De acordo com o dirigente, inspetores da Fifa têm visitado o Engenhão quatro vezes por ano, em média. Isso também ocorre com os representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), com o qual o Botafogo tem uma parceria, lembrando que o Rio será a sede da Olimpíada de 2016.
“O Engenhão tem plenas condições de abrigar a Copa
das Confederações. É uma retaguarda do Estado do Rio para uma eventual retirada do Maracanã”, disse Assumpção.
O dirigente frisou, no entanto, que acredita que o maior estádio da capital carioca ficará pronto a tempo de abrigar a importante competição da Fifa em 2013, quando o Brasil enfrentará o seu primeiro grande teste como organizador de um torneio de peso que conta com a chancela da entidade.
Com a saída da empreiteira Delta Construções do consórcio que toca a reforma do Maracanã visando principalmente o Mundial de 2014, passou a pairar uma dúvida sobre o cumprimento do cronograma das obras do estádio. Por isso, o Engenhão ganhou força como possível opção de palco do Rio para a Copa das Confederações.
Maurício Assumpção falou sobre a possibilidade de o estádio receber a importante competição enquanto acompanhou na manhã de ontem o treino tático do Botafogo comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, em um dos campos do Engenhão. No domingo o local será palco do duelo entre botafoguenses e vascaínos, pela final da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca.
Divulgação
Enhenhão é alternativo caso Maracanã não fique pronto
esporte esporte esporte esporte esporte esporte esporte 2 e1
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 o ProGresso
Impacto
Presença de Barrichello empolga indy
“O que Rubens trouxe da Fórmula 1 é inacreditável. Ele
tem mais de 1,5 milhão de seguidores no Twitter
ão Paulo - Os resultados modestos de Rubens Barrichello nas três primeiras provas da temporada 2012 da Fórmula Indy não acabaram com a euforia causada pela entrada na categoria do piloto brasileiro, que esteve entre 1993 e 2011 na Fórmula 1. Para Greg Gruning, vice-presidente comercial da Indy, Rubinho é fundamental para expandir a marca do campeonato “O que Rubens trouxe, vindo da Fórmula 1 para a Indy, é inacreditável. Ele tem mais de 1,5 milhão de seguidores no Twitter, o que expõe a nossa marca para novas pessoas, e também é carismático. Não poderia vir em melhor hora”, comemorou o dirigente, que viu a imagem da categoria ser atingida na última etapa do campeonato de 2011, com a morte do piloto inglês Dan Wheldon. Gruning lembrou que o Brasil teve vários pilotos protagonistas na Indy, como Emerson Fittipaldi, campeão em 1989.
“Não poderíamos estar mais motivados para voltar a São Paulo”, disse o dirigente.
“Quando pensamos no Brasil, vemos que seu papel na Indy é fundamental. Tem histórias incríveis de pilotos, e não só no passado. Rubens trouxe muita atenção”, completou.
Organizador da etapa de São Paulo da Indy e responsável pelas provas da categoria no Brasil, o Grupo Bandeirantes também exalta a entrada de Barrichello e garante já sentir o impacto da novidade. “A chegada do Rubinho tem um impacto muito importante,
Flamengo
com sua bagagem, carisma e talento. A audiência das três primeiras provas da Indy foi o dobro das do ano passado. Então, a sua influência está documentada”, disse Marcelo Meira, vice-presidente da organização.
S S
Apesar do indiscutível impacto causado pela presença de Rubinho, a Indy ainda não tem planos de realizar mais uma etapa no Brasil, mesmo com o interesse revelado anteriormente pelas cidades de Porto Alegre e Ribeirão Preto. “Estamos avaliando, esperamos expandir a Indy para outros lugares, mas não temos nada de novo”, disse Gruning. Com a presença de Rubinho, a etapa de São Paulo da Indy deve lotar o circuito de rua do Anhembi, o que não aconteceu nas duas edições anteriores da prova. E com a torcida por um bom resultado do brasileiro, que está em nono lugar no campeonato, com 59 pontos somados em três corridas.
CresCimento interno
Enquanto a presença de Rubinho aumenta a exposição da Indy, os organizadores da etapa de São Paulo ainda buscam maior retorno com a realização do evento. Responsável pela promoção da corrida paulistana, o Grupo Bandeirantes teve prejuízos nas edições de 2010 e 2011. Agora, porém, a esperança é que a situação não se repita – dessa vez, foram investidos R$ 54 milhões. “Depois de dois anos deficitários, esperamos chegar ao ponto de equilíbrio neste ano”, disse
Marcelo Meira. De acordo com o prefeito Gilberto Kassab, os investimentos da prefeitura de São Paulo são de R$ 27 milhões, sendo R$ 15 milhões em obras de infraestrutura e R$ 12 milhões em publicidade. Apesar dos altos investimentos, a prova atraiu apenas 7 mil turistas no ano passado. Para este ano, a expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas visitem a cidade em virtude da corrida.
Kassab garante que a corrida é lucrativa para São Paulo. “A Fórmula Indy é um evento superavitário. Se a prefeitura gasta X, ganha o triplo do que investiu. E ainda tem a questão social de geração de empregos. Muitos investimentos em infraestrutura ficam como legado para a cidade”, disse o prefeito, amparado pelo levantamento da SP Turis de que a prova geraria R$ 430 milhões em mídia espontânea para a cidade.
Após eliminações, Joel aponta ‘erros absurdos’
Io - Eliminado precocemente na primeira fase da Copa Libertadores e agora fora da disputa pelo título do Campeonato Carioca, o Flamengo está aproveitando este período apenas de treinos que vive, antes de estrear no Campeonato Brasileiro, para fazer uma análise de sua temporada até aqui. E o técnico Joel Santana admitiu ontem que a equipe amargará esta fase longa apenas de preparação por causa de “erros absurdos” cometidos nas últimas competições que disputou.
Jogo
ão Paulo - A partida entre Ponte Preta e São Paulo, adiada pela chuva, foi remarcada para a próxima quartafeira (2), às 20h50 (de MS), no Estádio Moisés Lucarelli, segundo informou a CBF nesta sexta. As equipes deveriam se enfrentar na noite da última quinta, pelo jogo de ida das
Power diz que são Paulo tem melhor pista de rua
ão Paulo - Favorito para vencer a etapa de São Paulo da Fórmula Indy, o piloto australiano Will Power não poupou elogios ao circuito de rua do Anhembi, onde será realizada a corrida deste domingo. Ontem, o vencedor das duas primeiras edições da prova paulistana, ambas disputadas no mesmo local, declarou que a cidade pode se orgulhar de ter a melhor pista deste tipo na categoria.
“Gosto muito da pista inteira, com longas retas, que permitem muitas ultrapassagens. Ao mesmo tempo, possui curvas travadas, que exigem muita técnica. As reformas deixaram a pista muito suave, é o melhor circuito de rua que nós visitamos”, declarou o piloto australiano, que, depois de três etapas realizadas na temporada, lidera o campeonato da Fórmula Indy.
Mesmo sem faturar títulos na categoria, Power possui domínio impressionante nas provas realizadas em circuitos de rua. Nesse tipo de pista, o australiano soma 12 vitórias nas 21 corridas que disputou pela equipe Penske desde 2010. Apesar disso, o
australiano garante não ter um segredo ou um estilo de pilotagem diferente que o leva a obter tais resultados.
“Eu uso a minha experiência nesse tipo de circuito, eu gosto desse tipo de corrida, de acelerar com o muro perto. Não tenho nenhum segredo, apenas alguns detalhes. Gosto de superfícies diferentes. Vou para a pista procurando me divertir”, declarou Power.
Vice-campeão da Indy em 2010 e 2011, Power começou bem esta temporada, com duas vitórias e a liderança do campeonato. E o australiano não esconde a satisfação de chegar ao Brasil na ponta da categoria. “Foi um ótimo começo de campeonato. A competição está muito equilibrada, mas fizemos uma excelente pré-temporada, que nos ajudou”, avisou.
Assim, Power parece ser o piloto a ser batido na etapa de São Paulo, que terá carros na pista a partir deste sábado: serão dois treinos livres, às 8h e às 11h, e uma sessão de classificação, às 14h. No domingo, a corrida no circuito de rua do Anhembi está marcada para começar às 12h.
“Estamos usando esta semana para fazer uma avaliação, para ver em que estágio o grupo se encontra individualmente. Eu e o meu grupo temos procurado fazer uma reavaliação dos jogos que tivemos e como foi o nosso comportamento. Foi tudo claro. Tivemos erros absurdos e ficou claro que o maior problema foi depois dos 30 minutos do segundo tempo”, comentou o treinador, admitindo que o time vinha sofrendo por causa da falta de condição física ideal na reta final dos seus jogos.
Sem jogar desde o último
dia 22, quando caiu por 3 a 2 diante do Vasco na semifinal da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, o Flamengo só voltará a campo em uma partida oficial no dia 20 de maio, contra o Sport, na Ilha do Retiro, em sua estreia no Brasileirão deste ano.
Com isso, a equipe terá quase um mês ao total de preparação para poder mostrar evolução já a partir do início da competição nacional. Neste período, Joel promete reavaliar as partidas que o Flamengo disputou neste ano para depois apontar os pontos do time que
precisarão ser melhorados.
“Estamos revendo os jogos para, dentro desse conteúdo, ver onde vamos avançar no trabalho. Temos que levar em conta que mexemos demais na equipe em função das lesões. Tínhamos que sair com uma equipe e manter aquela equipe. Isso tudo está sendo revisto. Semana que vem vamos entrar com o Ronaldo Torres (preparador físico). Ele vai ter a noção de como o time está. Aí, vamos poder mexer na parte física, técnica e tática”, completou, em declaração reproduzida pelo site oficial do Flamengo.
oitavas de final da Copa do Brasil, mas o temporal que caiu em Campinas impediu a realização do confronto. Consequentemente, o jogo de volta, que estava marcado justamente para a próxima semana, também foi remarcado. O São Paulo receberá a Ponte Preta no Morumbi no dia 10 de maio, uma quinta-
feira, às 21h50. A partida não acontecerá na quarta porque neste dia o Corinthians enfrenta o Emelec, pela Libertadores, no Pacaembu, o que poderia resultar em um encontro entre as torcidas na cidade.
Antes de se enfrentarem pela Copa do Brasil, São Paulo e Ponte Preta têm compromissos importantes pelas
semifinais do Paulistão Neste domingo, o time do Morumbi receberá o Santos, enquanto a equipe de Campinas faz o dérbi contra o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro. Por causa justamente dos jogos no fim de semana, os dois comemoraram o adiamento do confronto previsto para a noite de quinta-feira.
“Quando pensamos no Brasil, vemos que seu papel na indy é fundamental”
Divulgação
Ponte Preta e são Paulo é remarcado para 2 de maio
S R
Com Rubinho, a etapa deve lotar o circuito de rua do anhembi
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 O
Ricardinho está de volta à seleção
Fora da equipe nacional desde 2007, levantador está na lista de 18 jogadores da Liga Mundial
IO - Fora da seleção masculina desde 2007, o levantador Ricardinho está de volta ao time nacional. O técnico Bernardinho divulgou na noite de ontem o nome dos 18 atletas que disputarão a Liga Mundial pelo Brasil. Ricardinho, do Vôlei Futuro, é um dos dois levantadores inscritos – o outro é Bruninho, que se transferiu para o RJX. Desde os desentendimentos entre Ricardinho e Bernardinho ocorridos no Pan do Rio, em 2007, esta é apenas a segunda vez que o levantador, considerado um dos melhores do mundo, é chamado para integrar a equipe nacional.
Considerado um dos melhores do mundo, é chamado pela segunda vez
tou a ser relacionado. Primeiro, na lista de 25 atletas enviada à Federação Internacional. Em contato com a assessoria de imprensa do Vôlei Futuro, a reportagem do estadão.com.br foi informada de que Ricardinho não se pronunciaria ontem, por causa de compromissos pessoais. O levantador deve falar à imprensa no sábado. Na semana retrasada, ele já havia manifestado o desejo de ter uma conversa particular com o técnico Bernardinho, na qual tentaria fazer as pazes. “Eu era um dos mais próximos a ele quando estava na seleção. Acho que nossa conversa será inevitável”, confessou o jogador na ocasião.
Ricardinho já havia sido colocado na pré-lista da Liga Mundial de 2010, mas pediu para não se apresentar. Agora, o vice-campeão da Superliga vol-
Como brilhou na última Superliga, os torcedores começaram a pedir a convocação do atleta, que foi campeão olímpico em 2004. Depois, outros
jogadores fizeram coro, como o levantador William, que concorria a uma vaga na seleção. “O Ricardinho merece muito a convocação. É experiente, já foi campeão e pode ajudar muito o Brasil”, disse. Ricardinho também re -
Santos Corinthians
Muricy confirma ‘conversa’ por Ibson
velou que não tinha qualquer problema com jogadores da seleção, como Giba e Serginho Escadinha. “Nos damos bem e sempre que nos encontramos, nós conversamos”, disse. Até Murilo, considerado um dos melhores jogadores do mun-
do, reconheceu o talento do levantador durante um evento da P&G na semana passada. “Ele está numa fase muito boa, isso ninguém pode negar”, afirmou.
Inicialmente, Bernardinho tinha feito uma lista de
25 atletas e agora reduziu para 18. Mas entre eles só colocou dois levantadores e isso deixa evidente a intenção de, caso não haja problemas de Ricardinho com os demais atletas e membros da comissão técnica durante a Liga Mundial, a vaga nos Jogos Olímpicos estaria ao alcance do veterano.
OS COnvOCadOS
Levantadores: Bruno (Cimed/SKY) e Ricardinho (Vôlei Futuro).
Opostos: Wallace (Sada Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX), e Renan (BMG/São Bernardo).
Centrais: Éder (Cimed/ SKY), Sidão e Rodrigão (Sesi-SP) e Lucão (RJX).
Ponteiros: Giba (Cimed/ SKY), Murilo (Sesi-SP), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Vivo/Minas) e Maurício Borges (Sada Cruzeiro).
Líberos: Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro).
ÃO PAULO - O técnico Tite confirmou ontem que o goleiro Júlio César, em má fase, dará lugar ao reserva Cássio na partida do Corinthians contra o Emelec, na próxima quarta-feira, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
Júlio César vem sendo alvo de constantes críticas em razão das falhas que custaram dois gols e a eliminação do time nas quartas de final do Campeonato Paulista. O titular falhou em dois lances capitais da derrota por 3 a 2 diante da Ponte Preta, no domingo passado.
“Tomei a decisão pelo Cássio”, anunciou o treinador, após conversar com Júlio César, preterido nos últimos treinos. “Tenho respeito pessoal pelo Júlio César, mas tenho de prestar atenção no momento técnico de cada atleta”, justificou Tite.
Ao escolher Cássio, de 1m95, o treinador privilegiou o goleiro mais alto do elenco. A altura foi uma vantagem importante na disputa com o outro reserva da posição, Danilo Fernandes, que tem 1m88 - Júlio César mede 1m85.
O Corinthians não esconde a preocupação com a bola aérea do Emelec.
S S
Tite também defendeu a maior experiência de Cássio, que, segundo revelou, só não se tornou goleiro titular do Grêmio, antes de Victor, porque decidiu jogar fora do país. Contratado neste ano, Cássio fez apenas uma partida pelo Corinthians, contra o XV de Piracicaba, pelo Paulistão. “Ele tem feito trabalhos de intensidade alta e tem experiência. Vive bom momento”, garantiu. Após confirmar o titular do gol, o técnico fez mistério sobre as demais posições. Disse que o zagueiro Chicão, substituído nos últimos jogos pelo jovem Marquinhos, ainda sente desconforto muscular, e fez elogios a Willian. O atacante fez boa partida no domingo ao entrar no lugar de Liedson.
“O Willian está em um bom momento técnico. Marcou três gols nos últimos seis jogos. Tenho confiança nele. Será uma opção técnica”, comentou Tite. O treinador espera observar o desempenho de Liedson nos próximos treinos antes de confirmar o ataque corintiano.
ANTOS - O técnico Muricy Ramalho confirmou ontem que existe mesmo uma negociação entre Santos e Flamengo para uma possível troca de jogadores. O interesse flamenguista é no meia Ibson. E, para conseguir tirá-lo do elenco santista, o clube carioca oferece o zagueiro David e o lateral-direito Galhardo.
Apesar de confirmar a negociação, Muricy garantiu que o Santos não pensa em mexer no elenco antes de encerrar sua participação nas fases finais do Paulistão e da Libertadores. “Existe uma conversa, só que estamos no meio de duas decisões. Vamos deixar para depois”, disse o técnico, nesta sexta-feira, no CT Rei Pelé.
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, não quis confirmar a notícia da negociação com o Flamengo e repetiu o discurso de Muricy, garantindo que não irá negociar jogadores enquanto o time estiver na disputa do Paulistão (está na semifinal) e da Libertadores (está nas oitavas de final).
Impasse CBF veta e Oscar não vai enfrentar o Grêmio S
ÃO PAULO - Não será dessa vez que Oscar vai voltar a defender o Internacional. Após conseguir um habeas corpus que o autorizava a voltar a defender o Colorado, a CBF não aceitou o pedido do para registrá-lo no Boletim Informativo Diário (BID) alegando falta de clareza na liminar concedida pelo ministro Guilherme Caputo Bastos. Com isso, ele está fora da partida contra o Grêmio amanhã pela decisão do segundo turno do Campeonato Gaúcho.
O principal questionamento diz respeito ao contrato do jogador. Como ele teve o vínculo anterior cancelado pela Justiça, a dúvida era se Oscar voltaria ao clube com o contrato antigo ou através de um novo acordo. Apesar de a equipe de advogados do clube passar o dia tentando a regularização do atleta, a CBF mostrou-se irredutível na questão. “Para a CBF a situação não ficou bem esclarecida. Não consta que ele pode voltar ao Inter, se pode assinar ou não contrato. Está uma questão
ainda muito aberta”, afirmou o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto. Sem saber como agir no caso, a CBF sugeriu ao Inter que procurasse o ministro Caputo Bastos e pedisse maiores esclarecimentos sobre sua decisão e suas implicações práticas. A expectativa agora é resolver a situação para que ele tenha condições de jogo até o dia 10, data da segunda partida contra o Fluminense pelas oitavas de final da Libertadores.
Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte 3 E1
R
PROGRESSO Vôlei
Melhor do mundo, levantador Ricardinho é chamado novamente para a seleção
Divulgação/Alexandre Arruda
Tite confirma Cássio no lugar de Júlio César
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
O PROGRESSO
Fronteira Unida II
Primeiro dia da ação resulta em prisões
No primeiro dia da operação, em Ponta Porã, oito mandados foram cumpridos com sucesso pela polícia
Veras
Marcelo Humberto
OURADOS – O primeiro dia da Operação “Fronteira Unida II”, realizada nas faixas de fronteira de Mato Grosso do Sul, Ponta Porã e Corumbá, garantiu diversas apreensões de armas de fogo, munições e grande quantidade de drogas como cocaína, maconha e crack. Segundo o chefe da Delegacia Regional de Polícia Civil de Ponta Porão, Sandro Márcio Pereira, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, todos com sucesso.
Operação Fronteira Unida II será encerrada na madrugada de domingo
“A Operação que estamos realizando é para combater o tráfico de drogas entre outras ações. Nesse primeiro dia em
Ponta Porã, o objetivo foi apreender armas de fogo, fechar pontos de vendas e armazenamento de drogas, efetuar a prisão de pessoas foragidas da justiça. E nos oito mandados que solicitamos, efetuamos diversas prisões”, disse o delegado Sandro. Num balanço parcial da Polícia Civil de Ponta Porã, houve prisão de sete pessoas por tráfico de drogas, já que com elas foram encontradas drogas e diversos objetos, como dinheiro brasileiro, dólar e guarani, motocicleta, arma de fogo, munição de vários calibres, filmadora, balança de precisão, celulares e vários chips, GPS, espada samurai, machado, máquina fotográfi-
multaneamente em Corumbá e será encerrada no domingo. Atuam na ação, forças federais, estaduais e municipais. Homens da Marinha, Polícia Militar, Exército, Polícia Rodoviária Federal, DOF, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Receita Federal e Polícia Federal.
A coordenação da operação é do Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira, pertencente à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública.
Flagrante Mais um
Casal é preso acusado de tráfico de droga
AMPO GRANDE
- Em uma operação ‘descaracterizada’ da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), que ocorreu desde o início da avenida Mato Grosso até o bairro Santa Fé, policiais realizaram, na noite de quinta-feira (26), a prisão de um casal traficante de drogas, moradores no bairro Jardim Noroeste, segundo divulgou o Campograndenews.
“Nós começamos primeiro a abordar três usuários que apontaram o fornecedor de drogas. Foi caracterizado o tráfico e então o abordamos na rua, em um veículo Palio de cor prata. Ele foi preso em
Estupro
flagrante e nos mostrou onde seria a sua residência, no bairro Jardim Noroeste”, diz o delegado Fabio Peró, responsável pelas investigações.
Ao chegar ao local, a mulher do acusado, de 26 anos, também foi presa em flagrante. Ela não possuía antecedentes criminais.
“Já no carro do traficante encontramos porções de cocaína e maconha, além de dois celulares dele que tocavam a todo o momento, com pessoas pedindo por droga. E na casa encontramos mais entorpecente, uma pistola 380 da marca Taurus, com carregadores e munições, além de petrechos para o
Policiais em Ponta Porã, no momento do cumprimento de mandado de apreensão ca, relógios, punhal e até dois pés de maconha. E num outro mandado, numa casa, foram encontradas munições de ca-
libre permitido A Operação acontece si-
Ao todo, 1,7 mil homens trabalham na operação, sendo a maior já integrada em Mato Grosso do Sul. Essa é a segunda operação realizada nesse porte. A primeira aconteceu em dezembro do ano passado.
Motoqueiros assaltam paulista e o fazem refém
preparo da droga”, explica o delegado Peró.
O casal foi encaminhado para a Derf. José Henrique ainda apresentou uma carteira de visita ao presídio, onde o irmão cumpre pena pelo mesmo crime.
A droga, que totalizou como 48 ‘paradinhas’ de pasta-base de cocaína, 18 papelotes de cocaína pura, oito cápsulas de cocaína, será encaminhada para a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico. Foram apreendidos também oito celulares e R$ 290, pertencente ao comércio da droga. O acusado já possuía passagem por tráfico de drogas.
C D M
Preso em Deodápolis, homem é transferido
OROCA b A - Foi
S
transferido ontem para Sorocaba (SP) um homem de 32 anos, acusado de ter fugido para o Paraguai com uma sobrinha de 11 anos. O suspeito era casado com a tia da menina e, segundo a mulher, mantinha um relacionamento com a garota na casa em que moravam, em Votorantim. Em fevereiro deste ano, depois que a mulher o denunciou à polícia por causa do relacionamento do com -
panheiro com a sobrinha, ele fugiu de casa levando a garota. O acusado foi preso em Deodápolis, no Mato Grosso do Sul. De acordo com a Polícia Civil, após a fuga ele se estabeleceu em Pedro Juan Caballero/PY, e morava com a garota em uma van equipada com cozinha. Na semana passada, o homem recebeu uma proposta para trabalhar no Brasil e foi preso assim que cruzou a fronteira. A menina foi entregue
a familiares que vivem no Mato Grosso do Sul e está sob acompanhamento do Conselho Tutelar. Ela deve passar por exame de corpo de delito e avaliação psicológica antes de voltar para a casa da mãe, em Votorantim. O acusado, que teve a prisão temporária decretada, vai responder pelos crimes de sequestro e estupro de vulnerável. Ele foi levado para a cadeia de Pilar do Sul, que abriga acusados de crimes sexuais
OURADOS – A onda de assaltos e roubos, com participação de motoqueiros já preocupa. Somente esta semana, foram quatro casos graves. Uma lan house, uma loja de roupas e acessórios no centro da cidade, na madrugada de ontem, um posto de combustível foi assaltado e na quinta-feira, um promoter paulista de São José do Rio Preto, foi
Mistério
vítima de sequestro relâmpago e assalto, também por motoqueiros. A vítima seguia por volta das 20h, pela Rua João Rosa Goés, na Vila Progresso, numa caminhonete Toyota Hilux, placas NQO-6103, quando foi abordada por dois homens que ocupavam uma motocicleta que tomou a caminhonete com a vítima dentro e seguiram para uma casa noturna na BR-463 que dá acesso entre
Dourados e a fronteira com o Paraguai. No caminho, o veículo ficou atolado. A vítima foi deixada amarrada num matagal e, depois dos bandidos tirarem o veículo da lama, fugiram levando o veículo, pertences pessoais, celular e R$ 180,00. A caminhonete foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal. Ninguém foi preso.
Ossada humana é encontrada em rodovia
ARACAJU – Uma ossada humana foi encontrada por volta das 10h, na quinta-feira, às margens da MS-162 e pode ser de uma jovem desaparecida há cinco meses, em Maracaju. A Polícia Civil de Dourados e de Maracaju trabalham no caso. Funcionários da Agesul que faziam limpeza e manutenção nas laterais da rodovia que liga
Investigação
Maracaju e Sidrolândia que encontraram a ossada.
De acordo com a polícia, os restos mortais estariam no local há cerca de cinco meses. Em meio à ossada, a perícia encontrou uma calcinha, o que leva a polícia suspeitar de que seja de uma garota desaparecida desde 27 de novembro do ano passado.
Sandi Luana Honório da Sivla, de 22 anos, teria vindo
para Dourados em companhia de um homem e está desaparecida deste então.
Qualquer informação que possa ajudar a polícia sobre esse caso deve ser repassada para o telefone 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e pode ser anônima. Também pode acionar o Serviço de Investigação Geral (SIG) pelo telefone (67) 34118080 em Dourados.
Assassinato de jornalista no Maranhão foi planejado
S
ãO LUíS A juíza
Alice de Souza Rocha decretou a prisão temporária de Fábio Roberto Cavalcante Lima e de Valdênio José da Silva. Os dois são suspeitos de participar do assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido na segunda-feira (23), em um bar em São Luís do Maranhão, ao dar fuga ao executor do homicídio. De acordo com a sentença judicial, os policiais que investigam o crime chegaram à dupla por causa de informações via Disque-Denúncia e depoimentos de testemunhas
que viram o crime e a fuga dos executores do jornalista. A sentença informa que Fábio já tem uma condenação na justiça maranhense. A dupla havia sido presa na noite de quarta-feira (25) em uma casa em uma favela de São Luís.
Ainda na manhã de ontem, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluízio Mendes, decretou sigilo nas investigações. Mendes disse, em entrevista coletiva, que o crime é de difícil solução, que as investigações contam com apoio da Polícia Federal e que Décio não saiu da sua rotina normal
no dia em que foi assassinado. Na coletiva, Mendes afirmou que o jornalista não foi atraído para o local do crime, que os executores do homicídio estudaram a rotina diária do jornalista e que o crime foi “meticulosamente planejado” e que não foi montado em 24 horas. Estão sendo analisados mais de 22 mil itens recolhidos durante as investigações do crime. “Temos mais pessoas envolvidas nesse assassinato, e vamos chegar a todas elas”, disse o secretário.
Polícia Polícia Polícia
Polícia Polícia Polícia Polícia E1 4 D
Polícia Polícia
Divulgação/Léo
Defina a barriga sem fazer abdominais
Ioga, exercícios de pilates e até aqueles aparelhos que dão choques leves podem ajudar nesta missão
Acompetição é acirrada: de um lado, a vontade em conseguir o abdômen definido. Do outro, a preguiça em encarar o abominável sobe e desce dos abdominais. Entre um e outro, ficam você e a culpa por não dar um fim nessa situação. “Mas existem outras maneiras de definir o abdômen, ganhando tônus e alcançando a hipertrofia dos músculos”, afirma o professor Diogo Cestari de Aquino, especialista em fisiologia do exercício e reabilitação cardíaca. Mudanças na respiração, a prática de ioga, exercícios de pilates e até aqueles aparelhos que dão choques leves podem ajudar nesta missão. Confira a seguir as dicas do professor e comece já a treinar os músculos e sua habilidade em receber elogios.
COntROlE Da RESPiRaçãO
O controle da respiração durante a realização de outros exercícios físicos tem como principal objetivo a estabilização do movimento. Por isso, a respiração em si não traz modificações na estética e no fortalecimento da parede abdominal. No entanto, para um indivíduo destreinado, esse estímulo pode ser suficiente para obter pequenas melhorias nesses músculos, como a diminuição da flacidez.
CaminhaDa E CORRiDa
Os dois exercícios são excelentes aliados na definição dos músculos abdominais. Para
conquistar a definição muscular desejada, três fatores são de extrema importância: hipertrofia dos músculos abdominais; diminuição da porcentagem de gordura; a corrida e a caminhada são excelentes aliadas na diminuição da porcentagem de gordura, porque queimam calorias.
BOa POStuRa
Ela é fundamental para eliminar a barriga. A postura inadequada pode ocorrer por um desequilíbrio muscular, evidenciado pela fraqueza da parede abdominal e pelo encurtamento da musculatura vertebral lombar e flexores do quadril. Associado a esse quadro, observa-se aumento da lordose lombar, causa frequente de quadros de lombalgia. Por isso, o fortalecimento e o alongamento das musculaturas favorecem a manutenção ou a melhora do alinhamento postural.
aulaS DE iOGa
As aulas de ioga podem ajudar na definição do abdômen. Além das técnicas respiratórias que promovem o trabalho dos músculos abdominais profundos, inúmeras posições da prática solicitam fortemente o trabalho abdominal para a estabilização dos movimentos, contribuindo para o fortalecimento da parede abdominal.
PilatES
Os exercícios praticados no Pilates são excelentes alia-
dos na definição da região. Em todos eles, o princípio básico é a ativação dos músculos profundos do abdômen, promovendo a correta respiração, a estabilização do centro de equilíbrio e a melhora postural. Além disso, o trabalho dos músculos superficiais do abdômen é extremamente solicitado na execução de inúmeros movimentos, contribuindo para a melhora da definição muscular.
aulaS DE SPinninG
As aulas de spinning podem favorecer o abdômen por auxiliarem na manutenção da composição corporal ou na diminuição da porcentagem de gordura. Assim como a corrida e a caminhada, trata-se de uma atividade aeróbia e que, por isso, ajuda na queima de gordura. Mas, por causa da posição sentada, é importante observar a postura e trabalhar, em conjunto, exercícios para melhorar o equilíbrio postural.
alOnGamEntO
Apesar de não atuar de forma significativa na diminuição da porcentagem de gordura ou no fortalecimento abdominal, as aulas de alongamento podem auxiliar na melhora da definição muscular. Isso porque esses movimentos promovem o equilíbrio postural, fator extremamente importante também para a estética.
tOtal ShaPE E
OutROS aPaRElhOS
Os aparelhos de eletroestimulação promovem a ativação
da musculatura de forma passiva, ou seja, sem que ocorra qualquer recrutamento neuromuscular para a produção do movimento. Essa técnica traz benefícios principalmente às pessoas que estão sem nenhum tipo de prática esportiva ou em reabilitação física, melhorando a tonificação muscular. Mas o ganho de força é limitado, ou seja, o impacto restringe-se à aparência.
Não existe um exercício capaz de realizar esse objetivo. Para tonificar o abdômen, é importante conciliar exercícios de fortalecimento com sessões de treinamentos aeróbios, para diminuir a porcentagem de gordura. Além disso, é preciso trabalhar o fortalecimento e o alongamento dos músculos que mantém a postura equilibrada.
tOnifiCaçãO Ou hiPERtROfia?
A diferença entre o trabalho de tonificação e hipertrofia muscular não está na modificação dos exercícios, e sim na intensidade e volume de trabalho a ser realizado. Para priorizar a hipertrofia, a carga (intensidade) de trabalho deverá ser maior, portanto o volume (repetições) total diminui. Em trabalhos de tonificação muscular, o volume total de trabalho é aumentado, portanto a carga de trabalho fica diminuída (em relação a um treinamento para hipertrofia). Vale lembrar que, para qualquer um dos objetivos, as últimas repetições devem ser realizadas com dificuldade.
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 3 O PROGRESSO
Dmais Dmais Dmais Dmais
Reprodução assistida eleva chances de gêmeos
m 2011, mais de 10 mil mulheres ficaram grávidas graças a um tratamento de fertilização in vitro (FIV) no Brasil. Dessas, pelo menos 2.500 tiveram gêmeos, trigêmeos ou até quadrigêmeos. Esse número é alto quando se considera que, de forma natural, apenas uma em 88 gestações resulta em gêmeos, 1,1% do total. Os dados são da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. E de acordo com a entidade, a popularização das técnicas de fertilização teve impacto direto no número de múltiplos no país.
No mundo todo, o aumento do nascimento de gêmeos é impactado pela decisão das mulheres de adiar a maternidade.
As “mamães tardias” são responsáveis pelo aumento de um terço na taxa de gemelaridade. O restante do aumento é explicado pelo uso de drogas para infertilidade e de alguns tratamentos para engravidar.
Um estudo recente sobre o tema, (Blastocyst culture is associated with an elevated incidence of monozygotic twinning after single embryo transfer), fez uma retrospectiva de sete anos de um programa de fertilização in vitro com base em grande estimulação ovariana e na transferência de um único embrião. A ocorrência de gêmeos monozigóticos (também chamados de idênticos ou univitelinos) foi de 1,01% em 14.956 gestações clínicas. A cultura de blastocistos foi associada a um risco significativamente maior de gêmeos, enquanto o congelamento de embriões e a fertilização empregando a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) não influenciou na incidência de gêmeos.
“Tratamentos de infertilidade que promovem um aumento da ovulação podem conduzir ao nascimento de gêmeos, trigêmeos ou mais múltiplos. É importante
dizer que nem todos os tratamentos de infertilidade ‘vêm com este risco aumentado’, mas a maioria pode expor o casal a este risco”, esclarece o ginecologista Jonathas Borges Soares, diretor do Projeto ALFA, Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida.
A seguir, o médico enumera medicamentos e tratamentos que podem levar ao nascimento de gêmeos com mais frequência: uso de Clomid; uso de Femara; uso de Gonadotrofinas (também conhecido como injetáveis) como Gonal-F e Follistim; inseminação intrauterina, quando utilizada junto com medicamentos para infertilidade; fertilização in vitro.
O emprego dos medicamentos Clomid e Femara têm a menor taxa de gêmeos, variando de 5 a 12%. A taxa de trigêmeos e de múltiplos de ordem superior é inferior a 1%. Já as gonadotrofinas, se usadas com ou sem inseminação intrauterina, têm a maior taxa de gêmeos. Segundo alguns estudos, até 30% das gestações concebidas com gonadotrofinas levam a múltiplos. A maioria destas gravidezes são gestações gemelares, mas até 5% são de triplos ou gravidezes de ordem superior.
“Contrariamente à crença popular, o tratamento de fertilização in vitro não é a principal fonte de triplos e de gravidezes de ordem superior. Os últimos dados recolhidos pelo CDC, Centers for Disease Control, nos Estados Unidos, indicam que a taxa de trigêmeos, em 2009, foi de cerca de 3,6% para as mulheres com idades entre 35 e 40 anos”, observa o ginecologista Jonathas Soares.
Ainda segundo o órgão americano, gêmeos oriundos da fertilização in vitro são relativamente comuns, com a taxa mais elevada para as mulheres com menos de 35 anos, algo em torno de 33,4%, em 2009. Já a taxa de fertilização
in vitro para gêmeos é menor para as mulheres com mais de 35 anos de idade, provavelmente devido à diminuição da taxa de sucesso global dos tratamentos de infertilidade, relacionada à idade da mulher.
CAUSAS
Tratamentos de infertilidade não são a única causa para o nascimento de gêmeos. A seguir, o diretor do Projeto ALFA enumera outros fatores que aumentam as chances de nascimento de múltiplos: · Idade da mulher: mulheres com mais de 30 têm um risco aumentado de ter gêmeos. Isso ocorre porque o hormônio FSH aumenta à medida em que a mulher envelhece. “O FSH, hormônio estimulante do folículo, é responsável pelo desenvolvimento dos óvulos nos ovários, antes de serem liberados. Níveis mais elevados de FSH são necessários quando uma mulher envelhece, pois os óvulos requerem mais estímulos para crescer do que em uma mulher mais jovem. Esta situação é um pouco ambígua, visto que os níveis de FSH aumentaram também devido à diminuição da fertilidade. Nestes casos, muitas vezes, os folículos reagem com mais agressividade aos níveis mais elevados de FSH, e dois ou mais óvulos são liberados, resultando em uma gravidez de gêmeos”, explica o médico;
· História familiar: se você tem gêmeos fraternos (não-idênticos) na sua família, suas chances de conceber gêmeos aumentam.
Uma história familiar de gêmeos idênticos não significa, contudo, aumento do risco de gêmeos.
“Uma história de gêmeos no lado feminino da família indica uma maior probabilidade de ovular mais de um óvulo por ciclo. Uma história de gêmeos fraternos do lado masculino indica uma maior probabilidade do homem produzir
espermatozóides suficientes para fertilizar mais de um óvulo”, explica Jonathas Soares;
Taxas de gêmeos e múltiplos variam em cada clínica de fertilidade, mas, em geral, as possibilidades são maiores a amamentação. E de gêmeos! Um estudo verificou que a taxa de gê meos é de 11,4% entre as mulheres que amamentam, em comparação com apenas 1,1% em mulheres que não amamentam”, diz o ginecologista;
· Peso: mulheres obesas, com IMC acima de 30, são mais propensas a conceber gêmeos do que mulheres com IMC normal. “Esta é outra situação ambígua, uma vez que mulheres acima do peso também são mais propensas a apresentarem dificuldades para conceber. O excesso de gordura leva o corpo a produzir quantidades cada vez maiores de estrogênio. O aumento dos níveis de estrogênio pode levar à uma maior estimulação dos ovários, que ao invés de liberar apenas um óvulo durante a ovulação, podem liberar dois ou mais”, afirma o médico; Altura: mulheres mais altas que a média têm um risco aumentado de conceber gêmeos. Um estudo descobriu que mulheres com média de 164,8 centímetros de altura tinham maior probabilidade de conceber gêmeos do que as mulheres com média de 161,8 centímetros. “Por que isso acontece? Ainda não sabemos, mas uma teoria é que uma melhor nutrição, o que pode levar uma estatura maior, pode estar por trás do aumento da taxa de gêmeos”, conta o diretor do Projeto ALFA;
· Número de filhos: gêmeos são mais comuns em mulheres que já engravidaram mais vezes e têm famílias grandes;
· Raça: mulheres negras são mais propensas a conceber gêmeos do que as mulheres brancas. As asiáticas são as menos propensas a conceber gêmeos;
· Amamentação: mulheres que engravidam durante a amamentação são mais propensas a conceber gêmeos. “É verdade que a amamentação também pode afetar a fertilidade e prevenir a gravidez, especialmente nos seis primeiros meses de vida do bebê, caso ele se alimente exclusivamente de leite materno. No entanto, é possível engravidar durante
· Dieta: em bora muitas pes quisas sobre este tema ainda es tejam em curso, alguns estudos descobriram que mulheres que consomem mais produtos lácteos são mais propen sas a conceber gêmeos. Uma teoria é que os hormônios de crescimento dado às vacas possam afetar os níveis hor monais em humanos.
O PROGRESSO
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
D2 4
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 Dmais
E
Dez formas de prevenir e controlar a hipertensão
Novos dados indicam que a doença atinge 23,3% dos brasileiros e cuidados simples podem ajudar
No dia 26 de abril foi realizado o Dia Nacional da Hipertensão e dados do Ministério da Saúde apontam que quase um quarto da população brasileira sofre com a doença crônica (23,3%). Esse dado diminuiu em relação ao ano passado (24,4%), mais ainda representa um aumento se comparado aos últimos cinco anos, já que, em 2006, a proporção era de 21,6%.
A pesquisa, feita com 54.339 adultos, faz parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e revela que o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres – 25,5% – do que em homens – 20,7%. A prevalência da doença também aumenta com a idade, afetando mais de 50% das pessoas com 55 anos ou mais.
A hipertensão, conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada. “Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. Além disso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal”, explica o cardiologista Enéas Rocco. Essa doença pode desencadear males que envolvem o sistema circulatório, desde um infarto até um derrame cerebral. Entretanto, há hábitos de vida que implicam em pequenas mudanças que estão totalmente ao alcance e podem blindar seu organismo. Confira 10 dicas para afastar essa doença silenciosa.
1 - Um hábito prático e saudável: para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes. Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.
2 - Reduza (não elimine) o sal: o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva. Além disso, hoje, existe uma boa substituição: o sal diet pode ser útil na dieta do hipertenso, substituindo parte do cloreto de sódio pelo cloreto de potássio - e
nisso, ele é duplamente benéfico, por reduzir o sódio e por adicionar potássio, sendo esse último um elemento muito importante na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial. Além dos cuidados em relação ao consumo de sal, quem já apresenta a hipertensão deve seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais.
3 - Perdendo medidas: pesquisadores do Instituto de Nutrição da UFRJ descobriram que um mal, muitas vezes esquecido, tem grande influência na hipertensão: o acúmulo de gordura na cintura. O indicador é sinal de alerta quando as medidas ultrapassam 102cm para os homens e 88cm nas mulheres, pois essa gordura abdominal duplica as chances de hipertensão, infarto e diabetes. Para reduzir os alimentos gordurosos na alimentação vale incluir frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo.
4 - Beba com moderação: a redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial, porém não é necessária a abstinência. Para não passar da conta, a recomendação é a seguinte: a ingestão de bebida alcoólica deve ser limitada a 30g álcool/dia contidas em 600 ml de cerveja (5% de álcool) ou 250 ml de vinho (12% de álcool) ou 60ml de destilados (whisky, vodka, aguardente com 50% de álcool). Este limite deve ser reduzido à metade para homens de baixo peso, mulheres e indivíduos com sobrepeso e/ou triglicérides elevados.
5 - Apague o cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente, além de comprometer toda a sua saúde a longo prazo. “Parar de fumar é fundamental”, alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa. Isso ocorre
porque a nicotina do cigarro aumenta a pressão arterial – o que não significa que fumar cigarros com baixos teores de nicotina diminua consideravelmente o risco de doenças cardíacas.
6 - Conte até dez: o estresse aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, desencadeando a hipertensão e doenças do coração. Uma das doenças relacionadas à estafa, ou seja, a doença mais conhecida como fadiga, que causa dores musculares e cansaço físico ocasionados principalmente pela combinação entre desgaste excessivo (sem respeitar um tempo de descanso e recuperação) e pela má alimentação. Nestes casos, o tratamento é uma mudança radical na rotina e na alimentação. As dicas dos especialistas são controlar s emoções e procurar incluir atividades relaxantes na sua rotina.
7 - Vitamina D sempre: um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados ao descontrole dos níveis da pressão arterial em decorrência da falta de vitamina D no organismo. A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo, fígado, entre outros, mas sua principal fonte de absorção é a luz solar. Com a falta da vitamina, o organismo feminino faz um esforço três vezes maior para manter seu equilíbrio circulatório e acaba sobrecarregando algumas funções como a irrigação das artérias, o que gera um aumento na pressão e desconfortos, como tontura e transpiração excessiva.
8 - Monitore seu coração: avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz. No mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem medir a pressão
arterial. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios. Quem já possui a doença deve ir medi-la a cada mês e ir ao médico a cada seis meses para verificar a medicação que está tomando.
9 - Benefícios adicionais do sexo: um estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, sugere que fazer sexo com certa frequência diminui os riscos de infarto fatal. A pesquisa contou com a colaboração de três mil homens de 45 a 59 anos de idade. De acordo com os cientistas, os homens que afirmaram ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual ficaram mais expostos ao risco de morte súbita. Eles descobriram que mesmo que a pressão arterial suba durante as atividades sexuais, a pressão subsequente é reduzida, mantendo uma relação de saúde para o organismo, afastando o risco de infartos.
10 - Tire as crianças da frente de TV: crianças que passam muito tempo em frente à televisão têm mais chances de apresentar elevação da pressão arterial independentemente do seu nível de gordura corporal ou peso, de acordo com um estudo publicado na revista científica Archives of Pediatric and Adolescent Medicine. A pesquisa analisou a relação entre a pressão arterial das crianças e sua escolha de passatempos passivos, como assistir à TV, usar o computador e ler. De acordo com os pesquisadores, ver TV é mais nocivo do que jogar vídeo-game, por exemplo, porque a ação de jogar demanda o mínimo de movimentos da criança. Enquanto a TV, além de estimular o comportamento passivo, normalmente vem associada ao consumo de guloseimas, como salgadinhos e biscoitos, cheios de sal e gordura, que também contribuem para o aumento da pressão.
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 5 O PROGRESSO
Divulgação
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
O PROGRESSO
Na Valisere, o Inverno 2012 é romântico
SPara mulher casual, o estilo sportwear une-se ao retro e apresenta coleções práticas e confortáveis divulgação inônimo de qualidade, inovação e luxo, a marca de lingerie Valisere chega ao Inverno 2012 cheia de novidades para todos os estilos. As opções transitam entre uma mulher mais casual, romântica, sensual ou divertida. Sempre com foco em moda, a marca apresenta peças para o dia e para noite e trazem o conceito de sofisticação e luxo aliados ao conforto e à modelagem perfeita. Para mulher casual, o estilo sportwear une-se ao retro e apresenta coleções práticas e confortáveis.
A Coleção Carmem traz pijamas versáteis com opções bem estruturadas e com informação de moda, que podem ser usadas tanto para dormir quanto para ir até a padaria ou farmácia.
Já a Coleção Márcia é o must have da temporada com modelos práticos e com acabamentos delicados em tecido de algodão. Sempre com foco na praticidade e conforto, a marca não poderia deixar de criar uma linha exclusiva para as futuras mamães, a Valisere traz pijamas confortáveis e práticos para gestantes e, com modelagem e cores discretas. E para compor o look home, a Coleção Pietra traz robes nas opções curto e longo em Piquet –tecido resistente com leve textura e que permite a melhor respiração da pele. As peças íntimas casuais aparecem na Coleção Serena com opções de sutiãs que podem ser utilizados como top, para ir à academia, e calcinhas que podem ser utilizadas como shorts para ficar em casa com uma camisete. A linha Casual da marca traz ainda várias outras coleções.
A mulher Sensual encontrará rendas, transparência e uma imensa variedade de texturas e modelagens. A Coleção Brenda traz o pretinho básico com muito luxo, discrição e ousadia. Já a Coleção Martina
Horóscopo
ÁrIEs
usa a modelagem ao seu favor com recorte diferenciado e detalhes em renda demarcando a silhueta. Já para a mulher que quer preservar suas peças até a próxima estação, a Coleção Lolita oferece peças que podem ser usadas tanto no verão quanto no inverno, com pijamas e camisolas cheias de charme com detalhes em renda e cetim.
Ja na lingerie, a Coleção Ricci apresenta peças cheias de leveza e um luxo refinado para noite, com tecido Crystal com tules bordados e guipure. As coleções Marina e Rubia também oferecem peças sofisticadas para mulher sensual se inspirar para um look íntimo noite.
Para mulher romântica, a Valisere traz a Coleção Queen com peças que misturam o brilho do cetim com a transparência do tule, dando o toque de sofisticação digno de uma rainha. Já a Coleção Renascença oferece peças com um toque clássico, com bordados que unem luxo e conforto em composições exclusivas da época da Renascença. Outras coleções como Beatriz, Dita e Electra trazem peças que combinam requinte e luxo, com bordados e tecido de cetim com detalhes em renda.
Já para mulher divertida, o conceito playful inspira a Coleção Flora com conjuntos transparentes de tule e renda estampados. Já a Coleção Letícia traz pijamas com estampas de laços que podem ser usadas por qualquer idade. As Coleções trazem opções de pijamas, camisolas, kaftans e lingeries com estampas que vão desde o liberty e xadrez até os mais ousados como onça e tie-die.
Tudo isso e muito mais, você encontra na VALISERE, em Dourados, localizada na Avenida Weimar G.Torres, 2.048, Centro. Tel (67) 3423-4242. valiseredourados@gmail.com.
gregório queiroz
Ao buscar resultados materiais, você pode encontrar resposta a questões fundamentais do trabalho e da carreira. A realização material pode ser também sua realização pessoal.
lEÃO
Potenciais e habilidades são despertados em você, levando ao que antes poderia parecer inconcebível. Pode receber algum tipo de promoção ou reconhecimento no trabalho.
TOurO
Momento de respeito às dimensões superiores. Dê atenção aos apelos da mente superior que tentam lhe orientar. Uma nova motivação individual ganha espaço.
cÂNcEr GÊMEOs
Você pode agora se libertar das cargas e antolhos que o passado possa ter imposto. Momento de purificação interior, com o qual deveria colaborar de todas as formas.
É tempo de redimensionar o conjunto de sua vida, pautando-a pelos sonhos que traz no coração. Podem, agora, se mostrar sonhos que antes não haviam se revelado.
palavras-cruzadas
Momento especial a indicar você se aproximar de aspectos profundos de sua identidade durante a execução de tarefas diárias, aparentemente despretensiosas e comuns.
vIrGEM
A ampliação dos horizontes da mente e dos preceitos filosóficos leva você a se interessar vivamente por certos ideais. Há verdades que só podem ser percebidas com o coração.
saGITÁrIO caprIcÓrNIO
Sua pessoa pode ser renovada profundamente pelas paixões a que se entrega. Os sentimentos amorosos e a paixão continuam fortes e presentes.
lIBra
Sua psique se purifica, sua alma respira mais a plenos poros. Todo o processo de regeneração ou mudança que tem ocorrido leva hoje a um resultado maior.
Descobertas e revelações podem acontecer. As principais descobertas referem-se a você mesmo, àquilo que traz dentro de si e que, em geral, não revela nem a si mesmo.
EscOrpIÃO
Você capta pensamentos sutis e elevados. Momento favorável para o entendimento com base em uma profundidade que não poderia ser definida pela mera vontade humana.
aQuÁrIO pEIXEs
As relações de amizade contêm ainda mais sinceridade e verdadeiro sentimento.
Pequenas ideias podem abrir caminho para grandes e renovadores pensamentos.
6
6
S O luçã O ant ER i OR
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
D2
Ensaio Geral é domingo em Rio Brilhante
Evento inicia às 10h e se estende durante toda a tarde, reunindo as melhores bandas de rock regional
Acidade de Rio Brilhante recebe amanhã a 7ª edição do Ensaio Geral.O evento sem fins lucrativos vai começar às 10h e se estenderá durante toda a tarde, na casa do músico Christiano Leli.
Estarão em cena, as melhores atrações de rock regional como: as bandas de classic rock de Dourados The Luganos e Rebel de Rio Brilhante; Macacos de Varanda de Rio Brilhante, que toca reggae rock; os grupos Atropelo e Válvula de Escape e o músico Ítalo Cássio que vai mostrar o seu repertório que tem o bom
e velho pop rock.
O evento terá o primeiro ensaio às 13h. O valor cobrado na entrada é de R$ 10, sendo Open Bar colaborativo, incluindo almoço (servido às 12h), playground, ping pong e hot dog no final da tarde.
A 7ª edição do Ensaio Geral conta com produção geral de Sabrina Stivens, Ricardo Doro, Vanessa Oliveira, Gon, Diego Pires, Leandro Pires Domingues, Caroline Motta, Elcio Ribeiro, Junior Polezel, Rogério Holsback e Adriano Seção de Dourados. Outras informações pelo telefone: (67) 9905-7154.
Banda
Hoje tem Bêbados Habilidosos no Butikin
ABanda Bêbados Habilidosos se apresenta hoje, a partir das 23h30, no Butikin Bar em Dourados.
Formada por ex-membros da extinta Blues Band - considerada a primeira banda de blues do Mato Grosso do Sul - os Bêbados Habilidosos tem como ponto comum a paixão pelo ritmo nascido às margens do Mississippi nos Estados Unidos: o blues.
O repertório é composto de 90% de composições próprias e os 10% restantes se completam por clássicos
do gênero. De B.B. King a James Brown, claro que nunca deixando de lado o improviso, tão característico do blues.
Tendo o bar como maior referência, “os bêbados” como são sempre chamados, não se sabe bem o porquê, já tocaram em diversos lugares da cidade nesses dez anos.
Os convites para o show dos Bêbados Habilidosos estão à venda na Hora Extra Conveniência, Butikin (Rua Quintino Bocaiúva, 780) e Black Styllo (rua Hayel Bom Faker, 2.277).
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 Dmais
Dmais Dmais
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 7 O PROGRESSO
Dmais
Dmais
Divulgação Cristina Horst
Divulgação
Rebel de Rio Brilhante
The Luganos de Dourados
Banda Bêbados Habilidosos
Notas
Os artistas e produtores culturais de Dourados estão sendo convocados para o Fórum de Cultura que acontece no dia 6 de maio, a partir das 9h, no Teatro Municipal, com o objetivo de eleger os membros do Conselho Municipal de Cultura, órgão indispensável para que a cidade possa ser atendida com projetos de fundos de financiamento cultural.
O Palco da Cultura recebe amanhã dois grandes shows gratuitos para a população douradense no Teatro Municipal, a partir de 20h. A abertura da programação ficará por conta de Simone Duarte & Banda Squeeze. A atração principal será a cantora e atriz sul-mato-grossense Juci Ibanez, apresentando um repertório que oferece da bossa nova ao samba, passando pela música latina, num espetáculo de altíssima qualidade acompanhado de violão e percussão.
A dupla Zezé Di Camargo & Luciano será a principal atração hoje, na Festa da Linguiça de Maracaju, que foi aberta na noite de ontem e prossegue até terça-feira, com inúmeras atrações culturais e, é claro, a tradicional linguíça de Maracaju. Vale a pena conferir!
Mr. Catra, um dos maiores MCs de funk do País, realiza dia 4 de maio, no Clube Indaiá de Dourados, um show que promete agitar toda região.A estrutura será a mesma que produziu o show do Fat Boy Slim, recentemente, em Campo Grande, com o diferencial da produção ser assinada por Thiago Pizzini e Palo Santo.
Com know-how reconhecido em todo Mato Grosso do Sul na promoção de grandes eventos, Thiago Pizzini e Palo Santo afirmam que a Grande Dourados vai se surpreender com o que encontrar no Clube Indaiá no dia 4 de maio. “Estamos preparando uma grande estrutura de som e luz, que será montada na Praça de Eventos, com o objetivo de encantar todos que passarem pela festa”, afirma Thiago Pizzini.
Hoje, a partir das 17h, o projeto de extensão Cineclube UFGD exibe o filme “O homem do Sputnik” (1959), que traz uma das mais impagáveis interpretações de Oscarito, na pele de um homem simplório, cuja vida muda radicalmente depois que um suposto satélite russo cai em seu galinheiro. A sessão será no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761), com entrada franca.
Rio Brilhante recebe, amanhã, a 7ª edição do Ensaio Geral,
Holofote
“Deus sempre nos dá conforto em meio à tristeza, paz em meio à tempestade, estabilidade em meio às mudanças, perdão em meio ao pecado e amor em meio ao ódio” (Pensamento chinês) Dourados, MS, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
Blanche Torres
clientes vip da RM Jóias, que está com promoção para o Dia das Mães, com 20% a 50% de desconto ou 8 x a prazo.
Aniversariantes
Hoje, 28 de abril
Helena Fatima S. Ferreira
Mauro Gilberto Santana
João Paulo Coelho
Carlos Alberto da Silveira
Antonio Moreno Branquinho
Maria Ranzi
Márcia Silveira
Reginaldo Matos de Oliveira
Claudia Regina Pires
Maria Zenilda Calegari
Gustavo Mitsui Morishita
Edwilson Ricardo Ribeiro
Manoel dos Santos
Amanhã, 29 de abril
José Carlos Santana
Claudinei Saraiva
Clóvis Cerzósimo de Souza
Fernanda Walevin Kuhn completa 15 anos amanhã e recebe os parabéns dos amigos e familiares, em especial da mãe, Cláudia, e do irmão, Paulinho.
Abelardo Cardoso continua recebendo os cumprimentos pelo aniversário, transcorrido na última quarta-feira, em especial da Karina, Analice e Raissa, e de toda equipe da Uber Brasil.
Vitória Maria Cazaro Johann continua recebendo os parabéns pela passagem do 13º aniversário, comemorado ontem ao lado dos pais, Rubens e Gladis.
José Pedro Carneiro
Roselina Colaço Azevedo
Sergio Roberto de Matos
Marcelo dos Santos
Claudinei Saraiva Viana
Marcio Vieira
Lilian de Souza Taveira
Isaías de Paula Deus
Junior Rodrigues dos Santos
Rafaela Machado
Rafaela Arévalo
Raquel Arévalo
Fernando dos Santos Oliveira
Notas
Os empresários João Manoel Ramos dos Santos e Vandira Pedroso dos Santos, proprietários da Parafusos Santos, celebram 15 anos de sucesso da empresa junto aos clientes de Dourados e região.
Douglas Faquer troca de idade hoje e recebe o carinho da esposa, Mariza Ferreira Faquer, dos amigos e familiares.
Felicidades ao casal Vanilto e Marcela, que dizem o Sim, hoje, no buffet Fama, local onde recepcionarão os convidados.
evento sem fins lucrativos que vai começar às 10h e se estenderá durante toda a tarde, na casa do músico Christiano Leli. Estarão em cena as melhores atrações de rock regional como as bandas de classic rock de Dourados “The Luganos” e “Rebel”, de Rio Brilhante; “Macacos de Varanda”, de Rio Brilhante, que toca reggae rock; além dos grupos “Atropelo” e “Válvula de Escape”, e o músico Ítalo Cássio que vai mostrar o seu repertório que tem o bom e velho pop rock.
O CineMIS do mês de maio é dedicado ao Cinema Argentino, uma das cinematografias mais representativas do continente sul-americano que tem se mostrado fortalecida com novas produções. O CineMIS é uma ação do Museu de Imagem e do Som (MIS) de Campo Grande. As exibições, gratuitas, ocorrem de 7 a 11 de maio (segunda a sexta-feira), às 19h.
Devido à impossibilidade da Banda Skank se apresentar no Festival América do Sul, hoje, em virtude da morte do pai do vocalista Samuel Rosa, a solução encontrada foi a apresentação do cantor Lulu Santos em substituição. Assim, a programação prevista para o festival será mantida, contando apenas com a alteração de shows em caráter emergencial.
Já em relação à realização do MS Canta Brasil, que aconteceria amanhã, em Campo Grande, a apresentação do Skank está mantida, tendo sido necessário, apenas, o adiamento. Uma nova data será marcada para que a população da Capital tenha oportunidade de as-
ao
sistir gratuitamente
espetáculo da banda.
A empresária Mara Regina Gomes comemora idade nova amanhã, na companhia de amigos e familiares. Felicidades!
Dra. Karina Fortini com a filhota Clara,
O empresário Antônio Joaquim da Silva e sua filha Juliana Balzan, proprietários da Eldorado Locadora de Veículos, localizada na Avenida Marcelino Pires, 4.\825.
Clara Oura Hiraishi recebe os parabéns pra você amanhã, com o carinho de todos os amigos e familiares.
O PROGRESSO Classificados Classificados Classificados Classificados O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012
Classificados
6403
RESD. CAMPO DOURADO
Ótima localização, 2 quartos, sala, coz, wc, ampla
área de lazer. 9643-7943 6150
RESIDENCIAL SANTA FÉ Com 187m² de área construída, 1 suíte master, 02 quartos, sala, copa, cozinha, wc sociais, área de serviço coberta, garagem coberta para mais de 02 carros, churrasqueira, encanamento para piscina, laje, aquec edor solar, designer super moderna, prazo de entrega julho/2012. Confira
9236-8328 5817
SALÃO COMERCIAL
Ótimo ponto p/ supermercado.Vendo/alugo ou faço parceria. 9908-3713 ou
3424-6745 6143
SOBRADO
Próximo ao hospital da Vida.
R$ 700.000,00. 92227926 6144
SOBRADO JD SÃO PEDRO
R$ 650.000,00. 9288-0413 6068
VENDE-SE CASA
Reta final construção, c/
155,12m² + edícula com 4 cômodos, terreno 14x45m. Inicio do Altos do Indaiá, ótimo negócio. 9688-4623 ou 3426-7955 2705
VENDE-SE EDÍCULA
C/ salão no Jd. Novo Horizonte e uma mesa de pinbolim. 9995-8274 6095
VENDO 4 KITINETES
Esquina, renda mensal R$
2.000,00. 9643-7448
6363 VENDO 8 KITINETES Jd. Flórida II, vendo/troco por chácara. 9938-6850
6392
VENDO CASA ALVENARIA Com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia. Panambi, centro. 96017837
6147
VILA PLANALTO 03 suítes, 01 quarto, edícula, garagem para 3 carros coberta. R$ 550.000,00. 9292-3059
6362
VILA PLANALTO 01 apto, 02 quartos + edícula. 9941-0530 6335
VILA PLANALTO 01 apto c/ AE, 02 quartos c/ AE, 02 salas, lavabo, copa, cozinha, dep. emp, churrasqueira c/ balcão e pia , R$ 480.000,00, aceita apto como trocoa ou parte do pagamento. 3423-2255 ou 9283-1665 (Imob. Athenas) 6414
VILA TOSCANA Casa nova, 2 qtos. 81338953 Kamila
CHÁCARAS
1241 ÁREA 2 ALQ
Vendo/alugo p/ pesque pague, açudes criação de peixes, lazer, camping, xalés, rio, lanchonete. 9997-0788 6313
CHÁCARA 1HA 282,78M²
4ª linha Poente ao lado do Nova Glória em Glória de Dourados/MS. R$
75.000,00. 9604-8996
CHÁCARA 7 HA
6393
Douradina, asfalto, casa de 1ª, alvenaria, luz, água e pomar. 9953-1996
6197
CHÁCARA C/ 5.000M² Abaeté, c/ água, luz, casa c/ 120m², pomar, R$ 210 mil. 9641-0192
3410
LINDA CHÁCARA 7,2 HA Próx. av. Guaicurus, 8Km do Centro de Dourados, ótima p/ moradia e eventos.
9646-5466
6192
VENDO 22 ALQ Terra p/ agricultura, rio passando no fundo, c/ casa , na beira da rodovia, saída p/ Campo Grande, produz 1.000 sacas de soja por alqueire. Dina Creci 4510. 9672-0801( após as 11:00hs)
6114
VENDO LOTES Para pesqueiro, no Rio Dourados. 9971-2697
FAZENDAS
4563
3.260 HA PASTO Montada, água corrente, próx. a Jardim/MS. 99713855 Creci 2649
6332
30 ALQUEIRES Rod. Macaúba/Porto Vilma, região do Air Pedroso, R$ 900.000,00, aceita imóvel como parte do pagamento. 3423-2255 ou 9283-1665 (Imob. Athenas)
6459
36,8 HA ITAHUM Formada, 7 divisões, casa, pomar, água, pocilga coberta. 9939-1280 Paulo
6168
77 HA P/ PECUÁRIA Toda formada, c/ mangueira, casa, galpão, 2 tanques de peixe. 9971-5324
TERRENOS
4561
130 HA PASTO/LAVOURA Saída p/ aeroporto. 99713855 Creci 2649
4592
150 ALQUEIRES PASTO Foi lavoura, a 120Km Dourados. 9971-3855 Creci 2649 6432
200 HA TERRA ROCHA Toda plantada c/ benfeitorias. 9933-5383 ou 99726413 6180
75 ALQUEIRES Itaporã/MS, para lavoura ou pasto. 9972-2563
6201
2.000M² PRÓX. BR 163 9971-3855 4562
ADIQUIRA JÁ 1.000M² Lotes 20x50, residencial e comercial, saída para Caarapó, BR 163, plantão de vendas. 9971-3855 ou 8411-1927 www.satorreimoveis.com.br Creci 2649 2869
ALTO DAS PAINEIRAS 24x50=1.200m². Creci 3022. 9972-2521 ou 34230329 6242
ALTOS DAS PAINEIRAS Terreno: 12.80x32, Rua Hayel Bon Faker, Vendo ou troco por apto. 3422-7379 ou 9137-0524
Classificados
Classificados
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 C2 3
Classificados Classificados
Classificados
R$ 60.000,00. 9224-7168 ou 8416-8331
6428
SANTA FÉ ASFALTO José Doé Creci 3022. 34230329 ou 9972-2521 6399
SITIOCA 1.000M²
Campo Belo. R$ 18.500,00.
9971-3855
APTO-ALUGA
4189 APTO MAXWELL 2 qtos, sala, coz. 34230329 Creci 3022 5720
ED. MAISON VERSAILES Centro, c/ 02 suítes, 02 quartos, 02 salas, cozinha c/ AE, dep. empregada, 02 garagem, sauna, piscina, salão festas, 02 elevadores, R$ 2.500,00. 3423-
2255 Creci 779J(Imob. Athenas) 5733 NOVA PRÓX. UNIGRAN Sobrado novo, c/ 02 suítes, sala, cozinha c/ AE, garagem, portão elet., R$
1.000,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 2640
PRÓX. ATACADÃO
C/ 70m². R$ 700,00. C/ 2 qtos. 3428-5247 ou 99213737 5729
SANTO ANDRÉ NOVO
5524
TERRENO 12X32=409M²
Rua Hayel Bon Faker ( Altos das Paineiras ), no asfalto. vendo ou troco. 9137-0524/3422-7379 ou
9137-1599 1306
TERRENO 13X35= 455M² Área central. 3427-3291, c/ dona Zeni. 3803
TERRENO MONTE CARLO
360m², lote 09 quadra 16, rua João ALves Rocha, antiga -mc-07. 3421-7021 6232
VENDO OU TROCO
C/ 02 suítes, sala, cozinha c/ AE, garagem, portão elet., entrada individual, R$
1.100,00. 3423-2255 Creci
779J (Imob. Athenas) 5723
SOBRADO NOVO
Pq. Alvorada, c/ 01 suíte, 01 quarto, sala, coz c/ AE, garagem, portão elet., R$
850,00. 3423-2255 Creci
779J (Imob. Athenas)
APTO-VENDA
4080
MONTE CARLO Apto, 2 qtos, quitado. 84024671 ou 8121-7776 6306
MONTE CARLO 2 quartos c/ garagem, quitado. R$ 70 mil. 9287-9861 9977-0091 190
PALLADIUM TÉRREO Centro, 2 qtos, 73m², R$ 180 mil . 9238-2659 6269
PRÓX. AO EXTRA 105M² Vendo/alugo. 9972-8601 6334
RES. CÉU AZUL 02 quartos, sala, coz c/ pia, sacada c/ churrasqueira e pia, elevador, R$ 250.000,00. 3423-2255 ou 9283-1665 (Imob. Athenas) Creci 779J 2282 RES. ONIX R$ 160 MIL Novo, c/ 2 qtos, elevador. 9926-5168 ou 92382659 6465 RES. RIO BRANCO Térreo, 02 quartos, financia. 9978-6293 ou 84123933
6464 RES. SANTA CATARINA 02 quartos, sala, coz, financia, R$ 140 mil. 8412-3933 876
RESIDENCIAL RUBI
Aptos na planta, próx. Atacadão, c/ 2 dorm, a partir de R$ 132 mil. Entrada + 24 parcelas. 9238-2659 ou 9926-5168 6427
ZAGAIA R$ 139 MIL
prata, completo. 9972-2563 6245 CORSA SEDAN 00/01 Branco, básico, novo. 98451987 6374 CORSA SEDAN 02 4P Básico e Corsa Wind 99. 9916-5376 5043 CORSA SEDAN 04/05 Modelo novo, bege, básico. R$ 18.000,00. 9607-2066 6421 CORSA SEDAN 2008 Com ar, prata. 9971-1525 6417 CORSA WIND 99 Bordô. 9971-1525 6375
ESCORT 98/99 PRATA
CHEVROLET
4 portas, completo, R$ 9 mil, ac. troca. 9916-5376 6457
KADET 90/91 AZUL
Somente hoje, aproveite, R$ 3.500,00. 9611-9476 3193
MONZA 90/90 2.0
Branco, gasolina, ótimo estado. R$ 6.000,00. 9955-
1425 6280
OPALA 78 6CC BRANCO
C/ 2 bancos concha, embreagem cerâmica, R$ 9.000,00, ac. moto. 99037224 6019
PEÇAS USADAS
Parachoque, farol, lataria, etc. (067) 3029-9999 entregamos em todo o estado. Ótimos preços!! 6430
PICK-UP CORSA 97 GL, prata, bom estado. 9972-5950
6160
TROCO OMEGA 93 3.0
Azul, completo, por ouro ou
jóias. 9965-6151 5974
Classificados Classificados Classificados Classificados O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 28/29 de abril de 2012 4 C2 6409 ALTOS DO INDAIÁ Próx. HU, 12x45, murado e rebocado, aceito carro. 3427-1370 ou 9902-7783 Marcos 6200 CAMPO BELO 1.000m², próx. ao ETA. 9971-3855 5536 CRECI 4239 Vendo terrenos, 01 Pq. Alvorada e outro Jd. Mônaco 12x30, rua Espanha. 9616-4677 6230 ECOVILLE FASE I Imob. Tuiuiu. Creci 0808-J. 3422-0080/9971-1759 9965-5200 6283 EM CAMPO GRANDE/MS Av. Tamandaré, Jd. Seminário II, 360m², asfalto, luz, próx. UCDB. 9981-4169 Fernando 3364 ESQ. FRENTE BR 163 Pq. Jequitibás, 15x50, R$ 120 mil. 9238-2659 6477 ESQ. PRÓX. JD MÔNACO 15x36=540m², R$ 90 mil. 9238-2659 ou 9926-5168 6241 IDEAL PARA PRÉDIO 2 Terrenos juntos 25x32. Balbina de Matos (Rua da Unigran) lado do posto, vendo ou troco por aptos. 3422-7379 ou 9137-0524 6078 IMPERDÍVEL 14X35 Atras da prefeitura, 490m², R$ 83 mil, quitado. 99417600 6229 JARDIM ALINE 360M² Imob. Tuiuiu. Creci 0808-J. 3422-0080/9971-1759 9965-5200 6231 JARDIM EUROPA 700M² Imob. Tuiuiu. Creci 0808-J. 3422-0080/9971-1759 9965-5200 3366 JD. AYDÊ R$ 35 MIL 395m², próx. asfalto, aceito carro. 9238-2659 6251 JD. MARÍLIA 9635-9304 ou 9260-3332 5136 JD. MÔNACO 14X30 Q 18 L 25, esquina. 96641202 ou 3426-0237 6331 VILA SULMAT R. Onofre Pereira de Matos, sub esquina c/ R. Aquidauana, 12x35=420m², R$ 180.000,00, estuda prop. 3423-2255 ou 9283-1665 (Imob. Athenas) Creci 779J 6263 JD. SANTA BRIGIDA Lotes 400m² e 600m², murado. 3426-6490 ou 9971-3166 3653 JD. VISTA ALEGRE R$ 70 mil, R. Rouxinol, 12x30, próx. 4º Plano. 9238-2659 4671 LOTEAMENTO SANTA FÉ Gondim. CReci 2645. 34210034 ou 9971-1320 5846 NOVA ESPERANÇA 12X45 R$ 50 mil á vista, não financia. (67) 9820-2301 3365 PQ DO LAGO II 52 MIL 2 lotes de 360 a 420m², financia. 9238-2659 ou 9926-5168 3367 PQ. JEQUITIBÁS 600M² 12x50, R$ 70 mil, próx. Fertipol. 9238-2659 6057 PQ. NOVA DOURADOS 2 lados murado, 12x30. 9683-8130 5831 PRÓX. AO CAIC Rua Salviano Pedroso, Q 19 Lt 21, 12x30,
Classificados
José Doé. Creci 3022. 3423-0329 ou 9972-2521 6273 ZAGAIA RESIDENCE Visite um apartamento decorado, é só ligar. Gondim Creci 2645. 9971-1320 6272 ZAGAIA RESIDENCE Ao lado Unigran. Gondim Creci 2645. 3421-0034 ou 9971-1320 6407 CELTA SPIRIT 05/06 TE, 4pts, prata, pneus novos. R$ 16.500,00. 96649433 6447 CLASSIC 11/12 AR, TE, AL, final 9, 4mkm. R$ 26.200,00. (67) 99724454 6448 CORSA HATCH MOD NOVO 04/05, super conserv, compl (-) DH, bx km. 9944-1818 6391 CORSA NOVO SEDAN 2003, prata. R$ 17.000. 9939-2385 ou 8114-2539 6178 CORSA SEDA 08/09 1.4 Premium,
VECTRA 95
Azul,
rodas, 2.0,
R$ 7.500
DH,
8V. 8121-4995
Por área rural, terreno de 720m² na rotatória mão do Braz. R$ 400.000,00. (67) 8136-3904 6196 VISTA ALEGRE R. Iracema, esq c/ Adelina Rigoti. 3425-3832 ou 98181313 6191 APTO C/ 02 QTOS + dep., 01 vaga na geragem, R$ 90mil, financia. Dina Creci 4510 96720801(após as 11:00hs) 6228 EDIFÍCIO BETEL Imob. Tuiuiu. Creci 0808-J. Telefones 34220080/9971-1759 ou 99655200 5763 ASTRA 2.0 SEDAN CD Prata, impecável, 03/04. 9988-1562 6282 ASTRA 99 R$ 16.300 Sedan, prata, completo. 8121-4995 6119 ASTRA ADVANTAGE 09/10, preto, completo. 3420-2000 6112 ASTRA EXPRESSION Prata, completo, 02/02, bom de pneus conservado. R$ 21.000,00. 9664-9433 6384 CELTA 05/05 PRATA 1.4.AR, AL, TE. R$ 19.000,00. 9972-1225 6316 CELTA 05/06 FLEX Prata, AR, trava, alarme. 9910-9402 6243 CELTA PRATA 04/04 AR, TE, VE, AL, rodas, 4 portas. 9614-3592