Chacina aconteceu na madrugada de ontem na casa da família, em Itaporã Marcos Luis Azevedo foi preso horas depois e confessou a autoria do crime
Homem mata mulher e filhos
No total, ele desferiu 90 golpes de faca, sendo 45 na mulher, 23 no bebê e outros 22 na criança

Um crime bárbaro chocou ontem a pacata cidade de Itaporã, de 21 mil habitantes. Marcos Luis Azevedo, de 20 anos, matou na madrugada a mulher, o filho e o afilhado, com o total de 90 facadas. A maioria dos golpes foi desferida na região do peito,

pescoço e rosto. Réu confesso, o rapaz foi preso horas depois e disse ao O PROGRESSO que o motivo da chacina seria o som alto. Os corpos foram encontrados pelos vizinhos por volta das 10h de ontem. A família morava na chácara Bela Vista, na zona

rural da cidade. No local há um aviário e Marcos Luis seria o responsável por cuidar dos frangos. Depois de preso em flagrante por triplo homicídio qualificado, ele foi transferido para o presídio de Naviraí. Dia a Dia 2
Teruel vai assumir a Funasa em MS



Depois de meses de disputa nos bastidores com o PMDB pelo comando da Superintendência da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso do Sul, o PT conseguiu indicar o ex-deputado estadual Pedro Teruel para o ocupar o cargo em lugar do peemedebista Flávio Britto. A nomeação de Teruel e a exoneração

de Britto foram publicadas na edição de ontem do Diário Oficial da União. Britto chegou a balançar com a posse da presidente Dilma Rousseff e com substituição do presidente nacional da Funasa, no entanto, se segurou no cargo após acordo firmado entre a cúpula nacional do PMDB e o Ministério da Saúde. Página 3
Brasil/Mundo

CiaCom
Fonte: INMET - INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA




nublado com períodos de parcialmente nublado, pancadas de chuva, por vezes fortes com trovoadas, no Norte e Nordeste do Estado. Demais áreas, parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva à tarde. Temperatura: estável. Max.: 34°C e Min.: 19°c. Vento direção: N-E, intensidade: fracos/moderados c/rajadas. Em Dourados, parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas à tarde, em áreas isoladas. Temperatura: estável. Max.: 32°C e Min.: 20°C.
O capitão Valdecir Gregory assumiu ontem o comando da 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada. Deixou o cargo o major Paulo Cesar Andrade Arruda, que foi promovido para o gabinete do Exército em Brasília. Gregory chega do Comando Militar do Oeste em Campo Grande. A solenidade de troca de comando aconteceu na manhã de ontem na sede do comando e contou com a participação de várias autoridades civis e militares. Dia a Dia 1


Uma coletiva realizada ontem em Taubaté-SP, esclareceu que a professora Maria Verônica Aparecida César Santos não estava grávida. Ela usou uma barriga de silicone com enchimento de tecido. Página 7
Morreu ontem na Califórnia, EUA, a cantora Etta James. Ela tinha 73 anos e lutava contra uma leucemia. A cantora começou a carreira aos 14 anos com o grupo de doo-woop The Peaches. Página 7

(incluindo
PÁGINA 3
PÁGINA 4
PÁGINA 5

Volta às aulas cuidando da saúde
Colégio Lumière investe em qualidade
Opinião Opinião Opinião Opinião
Opinião Opinião Opinião Opinião
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
O eco do comando, quando se escuta
José Alberto Vasconcellos*EDITORIal
acorda Brasil
Em meio a uma crise histórica, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama resolve, por meio de uma ordem executiva, aumentar em 40% o atendimento de expedições de vistos para o Brasil e China. Um sinal de que a crise pode ser superada com investimento em turismo. A atitude de Obama significa enxergar dentro de uma visão de mercado que o turismo pode render dividendos dentro de uma perspectiva real de crescimento econômico. Os países que possuem potencial turístico como os Estados Unidos, quando passam por momentos difíceis em sua economia como agora, apostam neste mercado como uma das saídas porque sabem que o resultado aparecerá.
Não é porque gosta do Brasil e porque demonstrou intimidade e admiração pelo expresidente Lula ao dizer “este é o cara” que Obama decidiu tomar esta medida. Os turistas brasileiros estão na terceira posição entre os que mais gastam nos Estados Unidos, perdendo apenas dos britânicos e japoneses.
Segundo os dados divulgados pela Casa Branca, há possibilidade de prescindir entrevistas para viajantes considerados de “baixo risco” e para quem deseja renovar o visto de não imigrante. A medida apresentada prevê o aumento de empregos no país com o crescimento no número de turistas emergentes, dentre eles brasileiros.
O local escolhido para o pronunciamento, Parque Magic Kingdom, da Disney, ao mesmo tempo é uma jogada de marcketing, pois até mesmo quem nunca se interessou em viajar aos EUA agora foi estimulado a fazer esta viagem. Há a possibilidade ainda de que jovens brasileiros e quem deseja solicitar o visto pela primeira vez possa viajar sem realizar a entrevista.
E o presidente dos EUA parece ter pressa com a medida. Talvez porque a própria situação econômica dos Estados Unidos requer uma certa urgência. A ordem prevê que nas próximas três semanas 80% dos brasileiros e chineses que solicitaram o visto de turista sejam submetidos a entrevistas, acelerando o processo que atualmente demora três meses.
A medida foi acertada. Pelo menos agradou os americanos, tanto que gerou uma onda
de elogios nos EUA. A imprensa, comércio e prefeituras celebram mudanças na concessão de vistos.
A Federação Nacional do Varejo, que realizou seu evento anual em Nova York, emitiu um comunicado comemorando as medidas.
“Não podemos deixar que as filas em consulados e embaixadas façam os estrangeiros e seu dinheiro irem para outros países”.
A Nova Estratégia Nacional para o Turismo, como foi batizado o programa, vai incluir o envio de mais agentes consulares para acelerar em 40% a concessão do documento em países emergentes.
Os meses de espera para o agendamento e filas quilométricas no dia da entrevista para tirar visto americano não foram empecilho para 1,5 milhão de brasileiros que visitaram os Estados Unidos em 2011. Os números da associação americana US Travel colocam o Brasil em quarto lugar no ranking de países que mais mandam turistas para os Estados Unidos, ultrapassando a França.

Não bastasse lotar os parques temáticos e pontos turísticos, o brasileiro é o que mais gasta no país: uma média de U$ 5,5 mil por pessoa, quase R$ 10 mil. E nesta conta não estão incluídos hotel e passagem aérea.
A Flórida é o Estado americano que mais recebe brasileiros – 50% das pessoas que embarcam do Brasil para lá vão para Miami e Orlando, nesta ordem. Depois vêm Nova York, Los Angeles e São Francisco.
A medida anunciada pelo presidente Obama pode ser encarada de vários ângulos pelo Brasil. Tavez a mais importante a lição que o Brasil possa tirar é a que tem que acordar para mais investimentos nesta área.
Talvez se o Brasil não concorresse com os próprios brasileiros quando o assunto é turismo, muitos desses brasileiros optariam por viagens internas.
Muitos deixam o Brasil com o coração apertado e partem para os Estados Unidos por uma questão de preço, enfrentando a triste realidade de que o brasileiro não conhece o Brasil, país que também deveria explorar melhor o seu potencial turístico como a exuberância do Pantanal, as raridades de Bonito e as inúmeras praias brasileiras. O Brasil tem tudo para atrair mais estrangeiros e valorizar os quase 200 milhões de habitantes que dificilmente têm a oportunidade de conhecer outros estados que não o de origem. Acorda Brasil.
a transitoriedade do tempo
Erika de Souza Bueno*
Nada como um dia depois do outro para acalmar os ânimos e reanimar aqueles que sofreram frustrações. Nada como atentar para a importância do tempo e reaprender lições já vistas anteriormente, mas talvez esquecidas. Nada como o tempo para nos ensinar que o branco dos cabelos nos lembra a urgência de transferirmos os conhecimentos acumulados durante os anos.
O tempo ensina, o tempo acalma, o tempo impõe verdades que não queríamos ou não podíamos entender. A duração do tempo é subjetiva; um minuto pode ser tão pouco e insignificante quanto pode ser decisivo para a sobrevivência de alguém.
A intensidade de cada momento também não pode ser medida com precisão, pois para cada um é revelada de uma forma. O tempo pode ser recordado, mas não adiantado. Por ele, as mais diversas circunstâncias vividas por alguém podem ser trazidas à memória, em quaisquer lugares.
Para alguns, o tempo tem poder de curar máculas causa-
das pela ausência física e/ou psicológica de alguém que queríamos que participasse ou continuasse a participar de nossa história. Se não fosse a divisão do tempo em segundos, minutos, horas, dias, meses e anos, seria muito difícil fazermos uma reflexão sobre o que poderia ser mudado e melhorado em nós.
A cada minuto que passa, a cada dia que termina, temos a oportunidade de parar e repensar as ações e reações causadas por nós e em nós. O tempo é uma das oportunidades que Deus nos dá para entendermos a nossa finitude e a consequente urgência de nos voltarmos a Ele.
Envolvidos com as rotinas da vida, muitos pais perdem a oportunidade de atentar para as necessidades emocionais de seus filhos, não esclarecendo, em tempo oportuno, as dúvidas que nossas crianças sempre têm. Há quem diga, inclusive, que os netos são a nova oportunidade que a vida dá aos pais de pagarem aos filhos o tempo que não tiveram para eles.
O tempo nos evidencia a urgência e a importância
Alguém perguntou ao Chanceler (1949/1963) da Alemanha ocidental, KONRAD ADENAUER (1876-1967): “ — Como a Alemanha conseguiu recuperar-se, tão rapidamente, depois que saiu da II Grande Guerra, totalmente destruída?” O festejado e competente político alemão, respondeu: “— Na Alemanha tínhamos gente que sabia mandar e gente que sabia obedecer!”

ADENAUER promoveu a recuperação econômica da Alemanha – pode-se dizer – antes mesmo que alguns dos países que participaram da conflagração, se dessem conta de que a guerra tinha acabado. Iludidos pela megalomania incompetente, esses paises atrasados mantém-se ciscando no escuro até hoje, embora o conflito tenha findado há mais de meio século.
Em cada um dos capítulos da história universal, temos exemplos de competência e desassombro de homens, no exercício da sua vocação.
Ainda no calor da guerra, destacaram-se os generais Erwin Rommel (alemão) e Bernard Law Montgomery (inglês), nas areias escaldantes do deserto da Líbia, Egito e Tunísia (1941/1943). Paul Karrel, oficial do Estado Maior do exército alemão, no seu livro “Afrikakorps”, descreve cada etapa do que foi, a primeira grande batalha sobre as lagartas dos tanques.
Com esse livro que li há mais de quarenta anos, pude entender porque Rommel era chamado de “Raposa do Deserto”; e inteirar-me da per -
Geraldo Resende*
severança, astúcia e coragem de Montgomery, que recebeu o título de “Montgomery of Alamein”, pela vitória (23-1042), na Líbia, sobre as forças de Rommel. O general alemão, em 20-07-1944, já marechal, foi preso e forçado a suicidar-se, por participar de uma sublevação contra o Führer. Vistos exemplos de competência política e militar, podemos dizer que na música erudita, Arturo Toscanini (18671957) foi um virtuose como maestro, sem concorrentes que pudessem fazer-lhe sombra. As peças que regia com impecável precisão, ele as conhecia de memória.
Aqui no Brasil tivemos: o jesuíta José de Anchieta, “O Apóstolo do Brasil”, fundador da cidade de São Paulo; José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, na luta pela independência; D.Pedro II, Imperador do Brasil, que manteve a integridade do nosso território; Rui Barbosa, a Águia de Haia. Oswaldo Cruz, com suas campanhas em defesa da saúde pública. Muitos outros enfeitam e enriquecem nossa resenha histórica.
Políticos de verdade, tivemos alguns. Uns puxando para um lado e outros esticando para o outro. Quase todos artistas! Tivemos um deles, imbatível a partir de 2003. Ele reescreveu nossa história, sem sofismas ou reservas. Por mais de uma vez, em alto e bom som, conclamou aos céus para que todos ouvissem e registrassem: “NUNCA ANTES NESTE PAIS!” Ele é o pai das “três refeições”, avô do “não sei de nada!” e patrono das “maracutaias”.
Como disse Bóris Casoy: “— O Brasil precisa ser passado a limpo!” Luis fez isso. Apagou nosso passado e começou a gritar: “NUNCA ANTES NESTE PAIS!” anunciando para si e


para o mundo, que a história do Brasil começava no marco que ele fincou. O início de um nova era, de uma nova República! A Nação hipnotizada apenas balbuciou: — Amém! Mas convenhamos, se nessa nova República lero-lero servisse de alicerce e saliva de cola, os ministros da Dilma, “peixes de Luis”, não teriam caídos das gavetas do Erário, onde se encontravam confortáveis – contrariando sua vontade. Aborrecido e revoltado, amaldiçoou a imprensa que, junto com a polícia, vem atrapalhando a execução dos “serviços públicos essências”, que marcam o ritmo da nova República. Contrariando o que disse KONRAD ADENAUER com relação à Alemanha do pós guerra, aqui no Brasil não temos quem saiba mandar e muito menos quem queira obedecer. Assim, de um modo tradicional só nosso, vamos tocando o bonde, deixando as finanças do país fazer água!
A propósito, a Alemanha de Adenauer, berço dos saxões, é hoje uma ilha com água pelo pescoço. Os helenos: gregos; e depois os latinos: espanhóis, franceses, portugueses e italianos, deixaram entrar água! Muita água! Com tanta água, a comunidade europeia pode submergir, levando consigo também a diligente Alemanha. Caso alguém não se apresente com autoridade bastante, para mandar; e surjam pessoas dispostas a obedecer, o colapso é inevitável.
No Brasil é diferente: aqui ninguém manda!; ninguém ouve!; ninguém obedece!; mas um princípio é, religiosamente, observado: “Aqui se rouba, mas faz!”
Você acredita nisso?
*Membro da Academia Douradense de Letras.
Saúde na UTI
do agora, ou seja, do único momento que é nosso e em que temos a oportunidade de corrigirmos as falhas que nem mesmo os anos foram capazes de consertar.
Valorize cada momento de sua vida, valorizando as pessoas que fazem parte dela. Não deixe de fora de sua história nem mesmo as pessoas que, por desconhecimento e clareza da importância de se cultivar amigos e familiares, insistem em cultivar instabilidades. Ensine-as de que o tempo passa e que a oportunidade para ser feliz e fazer alguém feliz ainda está sendo oferecida a nós, bastando que nossos “olhos” não estejam tão enfadados a ponto de não conseguirem mais enxergar.
Erika de Souza Bueno é Coordenadora-Pedagógica do Planeta Educação e Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com. br). Professora de Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família.
e-mail: tayza@libris. com.br
Levantamentos do Governo Federal demonstram que a principal reclamação dos brasileiros é a saúde pública, seguida pela preocupação com a segurança.
Em porcentagem, o número dos que apontam a deficiência e as limitações do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, chega a 29%.
Em Dourados isso não é diferente, os homens e mulheres de bem de nosso município, que acordam cedo, tomam seu café ou o seu chimarrão e vão trabalhar, também apontam a saúde pública como deficitária.
Porém, o dado que chama a atenção é que no caso de
Dourados, pelas várias pesquisas realizadas, a reprovação dos serviços em saúde prestados pelo município é mais que o dobro da média nacional. Cerca de 48% dos douradenses considera que não esta sendo bem atendido nos postos de saúde, que seus exames estão demorando muito para serem marcados e que seus remédios não estão nas prateleiras das farmácias. A população de Dourados não está errada, a saúde pública do município está longe de sair da UTI. Como todos sabem, antes de ser deputado federal, fui secretário de saúde. E antes de me dedicar à vida pública, depois de formado pela Universidade Federal do Ceará, coloquei minha profissão de médico à disposição dos mais humildes.
Como deputado federal tenho feito todos os esforços,
sem descanso, para dotar o município de recursos que tirem Dourados desta crise. Fechando os olhos para quem estava na Prefeitura, independentemente de partido, lutei e luto para que possamos melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Acredito que, com esses recursos e com uma gestão de qualidade, espaços funcionais e equipamentos modernos, podem transformar o atendimento em saúde pública de Dourados. Nossa cidade pode receber os pacientes com a mesma qualidade que as clínicas particulares fazem com seus doentes. Reitero e provo, recurso tem, o que está faltando é vontade, agilidade e decisão para finalmente retirar a saúde de Dourados da UTI.
*Deputado federal pelo PMDB
O PROGRESSO: O MAIS ANTIGO DO ESTADO E DE MAIOR CIRCULAÇÃO EM TODO O INTERIOR EXPEDIENTE
edItoRa JoRNaL o PRoGResso Ltda CGC 03.356.425/0001-26 departamento Comercial, administração, Redação e Parque Gráfico: av. Presidente Vargas, 447 CeP 79804-030 dourados-ms telefones Redação: (0xx) 67-3416-2600 depto. Comercial: (0xx) 67-3416-2600 depto. assinaturas (dourados): (0xx) 67-3416-2666 - 3416-2667 - 3416-2668 - 3416-2669 - 3416-2670 Fax: (0xx) 67-3421-1911
Home PaGe: http://www.progresso.com.br



INteRIoR e CamPo GRaNde
Interior e Campo Grande
Política Política Política Política Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
Governo
A decolagem de Teruel

Flávio Brito, superintentendente da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funasa), indicação da bancada do PMDB, homem forte do deputado federal Geraldo Resende, líder desta bancada, foi substituído ontem pelo ex-deputado estadual Pedro Teruel (PT) que também é conhecido por atuar no ramo de aviação. Flávio Britto, era tão ligado a Geraldo Resende que foi coordenador da campanha dele na eleição passada. Para o deputado, a indicação pode ser comparada à uma “bofetada”. “É uma espécie de bofetada no PMDB nacional e do Mato Grosso do Sul, que tem quatro votos na Câmara Federal e um no Senado”. Aliás, ultimamente andou sobrando “bofetadas” a Geraldo de todo lado. O primeiro round da “bofetada” foi quando ele tentou emplacar um nome para provável substituto de Marcelo Miranda no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes Dnit e não conseguiu.
O pouso de Teruel
Assim que ficou sabendo da exoneração de seu “afilhado”, Geraldo Resende imediatamente entrou em contato com lideranças do PMDB, falou com o senador Waldemir Moka que também entrou em contato com lideranças do PMDB nacional, até com o líder do partido no Senado, Renan Calheiros. Mas não teve jeito. Teruel aterrissou mesmo no cargo e já foi logo marcando uma reunião com o Flávio Britto para definir a transição.

Mobilização local
A notícia de que o PMDB de Mato Grosso do Sul já estaria mobilizado para dar uma resposta à presidente Dilma Rousseff (PT) em protesto à nomeação de Pedro Teruel (PT) na Superintendência Estadual da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), também foi bastante veiculada ontem por sites da Capital. Resta saber se o PMDB, de Renan Calheiros, José Sarney e Michel Temer vão comprar uma briga por indicação de cargos em Mato Grosso do Sul. Quase impossível.
Diário Oficial
Para surpresa geral, a nomeação de Teruel e a exoneração de Flávio da Costa Britto Neto foram publicadas na edição de ontem do Diário Oficial da União. A Funasa atua nas áreas de saneamento básico e aterro sanitário. O órgão chegou a ser responsável pela saúde indígena, mas atribuição foi repassada para a Sesai (Secretaria de Saúde Indígena). A Funasa também faz intermediação para repasse de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Outra atribuição do órgão federal é promover ações de saneamento em áreas rurais, assentamentos e comunidades quilombolas.
Ressurreição
dos ex
Aliás, o Partido dos Trabalhadores tem ressuscitado vários ex-deputados ultimamente, que estão dando um verdadeiro “Chega pra lá no PMDB”. No final do ano passado foi a vez do ex-deputado federal João Grandão assumir como delegado federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no Estado. Ontem foi a vez do ex-deputado estadual Pedro Teruel assumir a superintendência da Funasa (Fundação Nacional
PT vence queda de braço e indica Teruel para a Funasa
Ex-deputado petista vai ocupar o cargo em lugar do peemedebista Flávio Britto
Divulgação
de Saúde) e pelo andar da carruagem o próximo contemplado será o ex-deputado Amarildo Cruz para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
OAB/MS
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/ Seccional de Mato Grosso do Sul, Leonardo Avelino Duarte, “a concessão de auxílios aos membros do Judiciário e do Ministério Público é um equívoco. E, como tal, precisam ser revistos”. Duarte argumenta que “esses auxílios tem natureza jurídica indenizatória discutível. Seria mais sensato o aumento dos subsídios dos magistrados e promotores”.
Auxílio alimentação
O presidente da OAB de Mato Grosso do Sul ressalta que “o pagamento de parcelas pecuniárias no subsídio dos magistrados e promotores enfraquece a credibilidade do Judiciário e do Ministério Público junto à sociedade”. Esses pagamentos acabam por gerar distorções que acarretam um desgaste enorme para o Judiciário, como é o caso do Auxílio Alimentação, permitido por lei estadual desde o fim do ano passado. O auxílio-alimentação regulamentado ontem sextafeira, 20 de janeiro, pelo Tribunal de Justiça, corresponde a 5% da remuneração para os magistrados de Mato Grosso do Sul.
“Vale Coxinha”
Considerando o valor mais baixo de salário de um juiz, de R$ 18,8 mil conforme o último concurso realizado, a ajuda alimentação da magistratura estadual vai ser de pelo menos 940 reais mensais. A regra para os magistrados é diferente da usada para o pagamento de Vale Alimentação, com relação aos demais servidores, que recebem um valor fixo, de R$ 312, e não um percentual tendo como base os vencimentos. Essa ajuda ganhou deles o apelido de “vale-coxinha”, gerando questionamentos por que magistrados e promotores devem se alimentar melhor do que outros servidores.
Que frase!
“A política é uma delicada teia de aranha em que lutam inúmeras moscas mutiladas.”
(Alfred de Musset)
Conjuntura
Willams Araújo
Faxina
Circulam nos corredores palacianos informações de que o governador André Puccinelli (PMDB) já tem na manga de seu paletó alguns nomes que poderão ir para a “degola” com a minireforma que ele pretende fazer após o Carnaval. Apesar do mistério, um dos nomes lembrados é o do diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, da cota do DEM.
Afronta
ex-deputado pedro Teruel vai assumir a Fundação nacional de Saúde no estado
CWillams Araújo ampo Grande - Depois de meses de disputa nos bastidores com o PMDB pelo comando da Superintendência da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso do Sul, o PT conseguiu indicar o ex-deputado estadual Pedro Teruel para o ocupar o cargo em lugar do peemedebista Flávio Britto.
Nomeação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União
A nomeação de Teruel e a exoneração de Britto, que é ligado ao deputado federal Geraldo Resende, foram publicadas na edição de ontem do Diário Oficial da União.
Britto chegou a balançar com a posse da presidente Dilma Rousseff e com substituição do presidente nacional da Funasa, no entanto, se segurou no cargo após acordo firmado entre a cúpula nacional do PMDB e o Ministério da Saúde.
A decisão sobre a per-

manência do peemedebista na superintendência do órgão se deu num jantar ocorrido em meados de maio do ano passado em Brasília, do qual participaram o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o líder do PMDB na Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), e o então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.
O ex-deputado aguardava um cargo no governo petista, a exemplo de outros companheiros de partido, desde janeiro de 2011, quando Dilma chegou ao Palácio do Planalto. Teruel garante ter sido convidado para exercer várias funções, mas recusou porque não gostaria de trabalhar fora de Mato Grosso do Sul, onde tem negócios juntamente com família. Antes da publicação de sua nomeação na Superintendência da Funasa, Teruel diz ter sido convidado para ocupar
Secretaria de Direitos Humanos, em Brasília, função que sempre exerceu na comissão permanente da Assembleia Legislativa ao longo de seus mandatos, além de cargo de direção na Usina Itaipu, em Foz do Iguaçu e no Ministério de Ciência e Tecnologia, em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.
Teruel teve seu nome lembrado ainda para o comando do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), cargo hoje ocupado interinamente pelo engenheiro Antonio Carlos Nogueira após a demissão de Marcelo Miranda Soares, acusado de omitir informações sobre supostas irregularidades na direção do órgão em Dourados.

HISTÓRICO
Teruel é empresário do setor de aviação agrícola e proprietário rural. Na política, foi vereador em Campo Grande e secretário de Infraestrutura e Habitação no governo de Zeca do PT. Também foi deputado estadual pelo PT por três mandatos.
Antes de sair de férias, o governador deixou claro, em entrevista à imprensa na Capital, que deverá mudar pelo menos dois secretários, além de barnabés menos graduados, entre os quais aqueles que estão de olho nas eleições de outubro.
Barbosinha, por exemplo, desfila como pré-candidato do DEM à prefeitura de Dourados.
Monopólio
Uma empresa de comunicação de Campo Grande, que saiu recentemente de mãos tupiniquins e foi parar em uma fundação religiosa, vai ter que arcar com indenizações milionárias.
Dizem que a arrogância do comando local não permite enxergar o óbvio. Bem, pelo sim pelo não, a coisa pode até parar no Ministério das Comunicações, pois o monopólio é flagrante.
Gato
O roubo de energia elétrica está correndo solto na Cidade Morena. Não foi à toa que foi registrado nos canais de atendimento da Enersul 9.428 denúncias de fraude, envolvendo desde residências até estabelecimentos comerciais, muitos, localizados em áreas nobres da cidade.
Significa dizer que, nesse caso, quanto mais rico, mais rato é.
(E-mail: willams@conjunturaonline.com.br)

Colono – Cumpádi, janeiru é o mês das férias...
Zé Pinga - ... é, menus prá mim... não dô forga pro copu de jeitu ninhum...
Política Política Política Política
governo
Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
Dilma sanciona orçamento sem vetos
Orçamento não contempla reajustes dos servidores e nem o aumento real dos benefícios dos aposentados
Informe C

New Sete
A equipe de futebol que representa a cidade no Campeonato Estadual passará a se chamar simplesmente Sete de Dourados. Originalmente era o 7 de Setembro, cujo uniforme é todo vermelho, uma cor que destoa totalmente do nome que nos lembra o verde e amarelo. Agora o uniforme do Sete terá também o amarelo, uma das cores oficiais do município informou o presidente do clube, Benjamin Barbosa.
Horta
O vermelhão do uniforme do 7 de Setembro – criado quando Laerte Tetila era prefeito, pode ter sido influência de um petista que foi diretor do clube, quando o contabilista Paulo Campione era o presidente do clube. Só pode! Recorda-se que a onda do vermelho se espalhou naquela administração. Os carros comprados eram todos desta tonalidade, tanto que foram apelidados de “tomatinhos”.
Vitamina
Apesar de ter apenas 12 vereadores, a Câmara de Dourados é uma salada mista em seu quadro partidário. Tem o DEM – que conta com a maior
cícero Faria

cicerolfaria@gmail.com
Bate-Rebate


bancada, de quatro vereadores; o PT e PDT com dois representantes cada. A eles se juntam o PPS, PR, PRB e PMDB. Trocado em miúdos, são sete partidos! Se os estatutos partidários fossem respeitados seria mistura ideológica daquelas!
Ao normal
A diretoria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) lamentou a decisão do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, de anular a decisão liminar que garantia aos professores estaduais, o período de 1/3 da jornada de trabalho para o planejamento de suas atividades pedagogicas. Para o presidente do Simted, José Carlos Brumatti, a decisão de revogar a medida aceita dois dias antes continuará acarretando os mesmos problemas já existentes, com o Estado tendo muitas despesas com problemas de saúde dos professores, além de não colaborar para a melhoria na qualidade de ensino.
Teje preso!
A Força Nacional de Segurança Pública anunciou que não vai acatar recomendação do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul para
reavaliar métodos e procedimentos de revista na região da fronteira com Paraguai e Bolívia. Há reclamações de abusos por parte de policiais nas abordagens em rodovias, principalmente em ônibus. De acordo com a assessoria da Força, em Brasília, todos os procedimentos adotados para revista de pessoas constam no protocolo da ONU e, portanto, têm chancela internacional. O MPF recomendou que as revistas sejam realizadas apenas quando existirem realmente motivos que as justifiquem.
Inchada
A enquete do jornal eletrônico Nova News, que perguntava aos internautas qual foi o vereador mais atuante de Nova Andradina em 2011, teve que ser suspensa na quinta-feira para evitar fraudes na votação. A suspeita, segundo comunicado do site, “surgiu assim que alguns candidatos passaram a receber centenas de votos em poucos minutos.” O Nova News lamentou o episódio e lembrou que a enquete seria uma ferramenta de interação com os leitores. A enquete havia sido postada no dia 12 de janeiro e seria encerrada na próxima quarta-feira.
Brasília - Quase um mês depois de aprovado pelo Congresso Nacional, o Orçamento da União de 2012 foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, sem vetos. A lei foi publicada ontem (20) no Diário Oficial da União. A receita total estimada é de R$ 1,602 trilhão, total do qual já foram descontados os R$ 655 bilhões reservados para o refinanciamento da dívida pública. Para investimentos estão reservados mais de R$ 106 bilhões.
elaborada em conjunto pelos representantes de aposentados e pensionistas e o Palácio do Planalto.
A receita total estimada para o exercício de 2012 é de R$ 1,602 trilhão

Governo poderá alterar a destinação de parte dos recursos quando achar necessário. Em cada obra, o governo poderá remanejar até o limite de 10%. Nos grupos de outras despesas correntes e investimentos, inclusive nas dotações para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o remanejamento estará limitado a 30%.
PPA Com ênfase na área social e tendo como prioridade o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa Brasil Sem Miséria, o Plano Plurinual 2012-2015 (Lei 12.593/12) foi sancionado na quarta-feira (18) pela presidente Dilma Rousseff. O PPA, aprovado pelo Congresso Nacional em 20 de dezembro de 2011, corresponde ao planejamento de médio prazo do governo e define diretrizes e metas da administração pública federal para o próximo quadriênio.

micas para os próximos anos. Segundo o texto analisado por deputados e senadores, o mínimo deve chegar, em em 2015, a R$ 817,97, um aumento de 31,5% em comparação com os atuais R$ 622, em vigor desde 1º de janeiro de 2012.
O método de reajuste do salário mínimo foi definido pela lei 12.382/11, segundo a qual o valor será reajustado, até 2015, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
A previsão é de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro chegue a R$ 6,1 trilhões em 2015, contra R$ 4,1 trilhões obtidos em 2011. Já a taxa básica de juros da economia (Selic) deve ter queda gradual, caindo a 8%, também em 2015.
VEtos
se o eleitor for votar no murilo, já tenho uma música na ponta da língua: “nossa, nossa/ Assim você me mata”...
a Câmara de Dourados realiza no dia 6 de fevereiro a sessão magna de abertura dos trabalhos legislativos de 2012.

O Departamento de Tesouraria da Prefeitura de Dourados está comunicando a todas as secretarias a suspensão de emissão de notas fiscais nas fontes de recursos próprios. Tudo por conta da anulação de todos os empenhos emitidos ate 2011, para o equilíbrio financeiro do ano.
Na segunda-feira o governador a ndré Puccinelli retorna ao batente, após férias com a família em Natal (rN).
Com 1.366 sugestões de emendas, o projeto do novo Código de Processo Civil desperta cada vez mais o interesse da sociedade e não apenas da área jurídica, avaliou o deputado Fábio Trad (PMDB), presidente da comissão especial que analisa a reforma do CPC.
O preso político cubano Wilmar Villar, de 31 anos, faleceu na quinta-feira em um hospital de santiago de Cuba após permanecer 50 dias em greve de fome. Ele foi condenado a quatro anos de prisão em novembro.
Intermediários que auxiliam condutores a solicitarem o DPVAT, seguro obrigatório pago em caso de acidentes de trânsito, chegam a ficar com até 30% do valor da indenização, segundo dados do Coordenador de Atendimento e Fiscalização do Procon na Capital, Alexandre Rezende.
Depois de sete meses, o Banco do Brasil
se água fosse perigosa, peixe nadaria armado.
concluiu o processo de compra por Us$ 6 milhões do Eurobank, que tem três agencias na Flórida (EUa). a instituição se chamará Banco do Brasil américas, priorizando o atendimento aos brasileiros, latinos e hispânicos.
Neste final de semana o distrito de Vista Alegre, em Maracaju, encerra o festejo do 84ª Festa de São Sebastião, com programação religiosa, baile e churrasco.
No orçamento da Previdência e da seguridade social, há um déficit de R$ 63 bilhões, já que as receitas estimadas para o setor são de R$ 535,79 bilhões e as despesas, de R$ 598,19 bilhões.
Aprovado em 22 de dezembro, o Orçamento de 2012 não contempla os reajustes salariais reivindicados pelos servidores do judiciário e do Ministério Público da União, nem o pretendido aumento real dos benefícios das aposentadorias que estão acima do salário mínimo.
A aprovação do Substitutivo de autoria do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) só foi possível graças a um acordo entre as lideranças partidárias, que se comprometeram com a criação de uma política de valorização e ganho real de aposentadorias e pensões. Essa política deverá ser
O Plano prevê dispêndios totais de R$ 5,4 trilhões, além de R$ 102 bilhões em emendas, acrescentados durante a tramitação no Legislativo. A peça está estruturada em 65 programas temáticos divididos em quatro grandes áreas: Social, Infraestrutura, Desenvolvimento Produtivo e Ambiental e Especiais.
A área social aparece como destinação de maior parte dos recursos públicos (R$ 2,58 trilhões). O governo prevê, por exemplo, a inclusão de 495 mil domicílios rurais no Programa Luz para Todos; a expansão da internet banda larga para 40 milhões de domicílios; a inclusão de mais 800 mil famílias no Bolsa Família; a construção de 2 milhões de casas com o Minha Casa, Minha Vida e o investimento de R$ 18 bilhões em empreendimentos de mobilidade urbana nas grande cidades.
EconomiA O PPA também leva em conta previsões macroeconô-
A presidente Dilma Rousseff vetou dispositivos dos anexos I e III da lei. Foram 17 iniciativas vetadas, incluídas em diferentes programas. Sobreposições de iniciativas, perda do objeto, custos fora dos valores de referência e até falta de estudos prévios de viabilidade técnica estão entra as razões dos vetos.
REVisão
Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator do PLN 29/11, que resultou na lei publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19), o Congresso Nacional receberá anualmente relatório de acompanhamento da execução do Plano, que poderá ser analisado não só pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), como pelas comissões permanentes das duas Casas.
O PPA vige do segundo ano do mandado presidencial até o fim do primeiro ano do mandato seguinte. (Agência Senado)
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
Cooperativas
Exportações crescem 39,8% em 2011


Valor de US$ 6,17 bilhões cresceu 39,8% em 2011 na comparação com o mesmo período de 2010
Brasília - As exportações das cooperativas do país apresentaram crescimento de 39,8% em 2011 na comparação com o mesmo período de 2010 (US$ 4,417 bilhão), totalizando US$ 6,175 bilhões. Este foi o maior resultado alcançado desde o início da série em 2005. A participação na pauta total das vendas das cooperativas passou de 1,9%, em 2005, para o patamar de 2,4% em 2011.
elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
São Paulo foi o estado com maior valor de exportações com US$ 2,078 bilhões, o que representa 33,7% do total deste segmento. Em seguida aparece o Paraná, com US$ 1,930 bilhão; Minas Gerais, US$ 885 milhões; Rio Grande do Sul, US$ 363 milhões; e Santa Catarina, US$ 312 milhões.
Este foi o maior resultado alcançado desde o início da série em 2005
Historicamente, a balança comercial das cooperativas apresenta saldo positivo, tendo alcançado US$ 5,819 bilhões de janeiro a dezembro do ano passado. O resultado é recorde para o período e supera em 40,4% o valor de 2010, que chegou a US$ 4,144 bilhões. O levantamento das operações de exportação e importação das cooperativas brasileiras é
Prejuízos
Rondônia foi o estado que apresentou o maior crescimento no período comparativo, seguido por Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás e Piauí.
De janeiro a dezembro de 2011, dos 27 estados brasileiros, 13 realizaram importações por meio de cooperativas. O Paraná foi o estado que importou maior valor (US$ 136,8 milhões), com 38,5% do total deste segmento. As impor-
são Paulo foi o Estado com maior valor de exportações com Us$ 2,078 bilhões, representa 33,7% do total deste segmento
tações foram conduzidas em 37 Portos, Aeroportos e Rodovias. O porto de Paranaguá foi o que movimentou o maior valor (US$ 136,5 milhões), com o equivalente a 38,4%
Mais de 3 milhões foram afetados pela seca no Sul
Brasília - A estiagem ainda causa estragos no Sul do País. Mais de 500 municípios, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná estão em situação de emergência e cerca de 3 milhões de pessoas foram afetadas pela falta de chuva desde novembro do ano passado. As autoridades informaram que a falta de água já compromete a produção agrícola e o abastecimento nos três estados. As informações são da Agência Brasil.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que as sete cidades vinculadas à região administrativa de São Miguel do Oeste receberão kits para tentar amenizar a ausência de água na área. Neles, há quatro caixas de água, duas bombas e acessórios como cintos e mangueiras para o transporte de água para consumo humano.
Pelos dados da Defesa Civil, 83 municípios estão em situação de emergência e a estimativa é que 495.244 pessoas tenham sido afetadas em cidades catarinenses.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Santa Catarina informou também que os prejuízos na agropecuária da região somam R$ 470 milhões. A produção mais prejudicada é a do milho. A estimativa é que 642,6 mil toneladas foram perdidas, representando 16,6% da produção esperada – que era de 3,88 milhões de toneladas.
A Epagri acrescentou ainda que 118 técnicos auxiliarão os produtores na preparação dos laudos periciais para receberem o seguro agrícola.
No Paraná, as cidades mais atingidas estão no Oeste e Sudoeste do estado. Há quatro dias, o governo do Estado assinou decreto coletivo de situação de emergência, incluindo 137 municípios, dos quais 20 já haviam feito o decreto. Em mais dez cidades houve notificações preliminares de desastre (conhecida como Nopred). No total, a Defesa Civil estadual calcula que 1.346.296 pessoas são vítimas da estiagem.
O levantamento mais recente do Departamento
de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e Abastecimento mostra que a estiagem comprometeu 11,5% a safra de verão do Paraná, que estava prevista para 22,13 milhões de toneladas. As perdas no campo causaram um prejuízo financeiro de R$ 1,52 bilhão.
No Paraná, as culturas mais atingidas foram o milho, a soja e o feijão. O governo paranaense pediu rapidez nas vistorias de áreas afetadas para que os produtores possam receber as indenizações e retomar suas atividades, minimizando os prejuízos causados pela seca.

No Rio Grande do Sul, 312 municípios estão em situação de emergência e nove fizeram apresentaram Nopred. A Defesa Civil estadual estima que 1.837.395 pessoas tenham sido afetadas. A chuva da última semana trouxe um alívio para parte dos agricultores no Leste, Nordeste e Norte do estado. Mas as perdas, segundo as autoridades, são severas e tendem a aumentar. (Agência Estado)
do total das importações do segmento.
AGROnEGóciO Os produtos do agronegócio são os que se destacam
entre os mais exportados pelas cooperativas.
O açúcar refinado foi o mais vendido e representou 17% do total exportado, com total de US$ 1,048 bilhão. O
café em grãos negociou US$ 839,3 milhões (13,6%). Em seguida aparecem: soja em grãos; açúcar em bruto; pedaços e miudezas de frango; etanol; farelo de soja; e trigo.
Conab Leilão comercializa

98% do trigo ofertado
Brasília - O primeiro leilão de trigo deste ano, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ontem, negociou em volume absoluto 351.270 toneladas (t), o que representa 98% do total colocado a venda de 360 mil t. Somadas as operações de novembro de 2011 com a realizada agora, o governo federal já fez a equalização de 974 mil t. Esse número equivale a 16% da safra.
A procura por lotes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi conside-

rada um sucesso pelo secretário de Política Agrícola do Ministério, Caio Rocha. Ele reiterou o objetivo da operação que é o de garantir o preço mínimo e promover o escoamento do produto nas regiões necessitadas. O único estado a comercializar todo o lote foi Santa Catarina, que ofertou 20 mil toneladas. Do lote de 205 mil toneladas ofertadas pelo Rio Grande do Sul, foram comercializados 201.820 t. Já o Paraná vendeu 119.450 toneladas, de um total de 120 mil t postas à venda; e São Paulo vendeu 10 mil toneladas, das 15 mil t ofertadas.
O governo confirmou para a próxima semana, sexta-feira,
dia 27 de janeiro, a realização de mais um leilão de prêmio de trigo para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Serão ofertadas 380 mil toneladas do grão, 20 mil t a mais do que o disponibilizado nessa operação. Serão leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). O participante terá de comprovar a venda do produto para uma indústria moageira sediada na unidade da federação de plantio do trigo, ou a venda e o escoamento do grão para qualquer consumidor sediado fora da unidade da federação de plantio.
Crédito
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
Economia o ProGrESSo
Famasul e CEF alinham parceria em mS
O Aporte Caixa aceita imóvel urbano ou rural como garantia, mesmo que este seja o único bem do dono
Campo Grande
- O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Corrêa Riedel, esteve reunido na manhã de ontem com a superintendência da Caixa Econômica Federal visando a formatar parceria para oferecer opção de crédito mais acessível aos produtores rurais. A reunião aconteceu na Casa Rural e alinhavou um convênio entra Famasul e CEF a partir da linha de crédito Aporte Caixa, abrindo mais perspectivas de aporte financeiro com garantia imobiliária.
Com taxas de juros de 1,48% ao mês mais TR para operações de até 120 meses e de 1,55%, mais TR, para operações de 121 a 180 meses, o Aporte Caixa aceita imóvel urbano ou rural como garantia, mesmo que este seja o único bem do proprietário.
“A linha oferece para conveniados taxa de juros mais baixa do que a oferecida normalmente no balcão, que é de 1,69%”, afirmou o gerente regional da CEF, Márcio Nunes Fonseca. A reunião também teve a presença do gerente regional de Negócios, Cláudio Guterres Rubbo.
a reunião ocorreu na Casa rural e alinhavou um convênio entra Famasul e CeF
valor de avaliação do imóvel
70% do valor de avaliação do imóvel apresentado como garantia e a operação obedece ao Sistema de Amortização Constante (SAC). Em uma simulação, um empréstimo de R$ 50 mil, tomado pelo prazo de 120 meses, terá prestação inicial de R$ 1.216,10 e final de R$ 422,96. O mesmo valor tomado por 180 meses terá a prestação inicial de R$ 1.106,39 e a última de R$ 282,08.
de crédito no ano passado chegou a R$ 26 milhões somente em MS. A diferença para este ano é que será aceito imóvel rural como garantia. “O produtor precisa de alternativas de crédito mais acessíveis e menos burocráticas”, enfatizou Riedel. Uma vez viabilizado, o convênio vai permitir o uso livre dos recursos, inclusive para custeio de safra.
SobrE A FAmASul
do Brasil (CNA). Tem atuação voltada para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores e dos sindicatos rurais do Estado. Como representante do homem do campo, a Famasul põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo.
O limite de crédito oferecido varia de R$ 20 mil até
O montante contratado por meio dessa mesma linha
A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) é uma das 27 entidades sindicais que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária
O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 16,6% do PIB sul-mato-grossense e responsável por parcela substancial da produção industrial de Mato Grosso do Sul. Acesse www.famasul.com.br
Recursos B




Tesouro encerra emissão de r$ 55 bi para o bNDES
Célia Froufe rasília - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebeu ontem R$ 10 bilhões referentes à última parte do aporte de R$ 55 bilhões que o Tesouro Nacional preparou para a instituição em 2011. Como nem todo o recurso foi utilizado no ano passado e o governo já estuda onde poderá cortar gastos este ano, as emissões para o banco deverão ser menores em 2012.
Na última quarta-feira, o presidente do banco de fomento, Luciano Coutinho, disse que a instituição não tem um quadro definido em relação às necessidades de empréstimo para 2012. Segundo ele, porém, as negociações com o Tesouro já começaram e a intenção é ampliar a parcela de recursos destinada ao banco.

O governo promete que a fonte de financiamento não irá secar, mas as empresas que planejam ampliar sua produção e pretendem buscar financiamento no banco de fomento estatal, certamente deverão participar de uma “concorrência maior” pelos recursos.
A possibilidade de uma nova rodada de injeção de recursos no BNDES para garantir um dinheiro para empréstimos às empresas está no radar. Não há definições, no entanto, de acordo com um técnico do governo, sobre quando o próximo aporte sairá.
ESCASSEZ
De forma geral, a avaliação de que há escassez de crédito no mercado tende a fazer com que parte desse dinheiro fique disponível para
quem não captar recursos no exterior. No dia 3 de janeiro, o governo brasileiro emitiu, com sucesso, US$ 825 milhões em títulos no exterior. Na sequência, uma série de empresas, como Vale e Banco do Brasil, fizeram novas captações. Algumas gigantes, no entanto, ainda continuam fora dessa empreitada. Os empréstimos do Tesouro para compor o fundo de financiamentos do BNDES somaram, desde 2008, um montante de R$ 257,5 bilhões. Do total, R$ 22,5 bilhões foram aprovados em 2008, atingiram o patamar de R$ 100 bilhões em 2009 e a partir daí foi reduzido para R$ 80 bilhões, em 2010, e R$ 55 bilhões no ano passado.
A fartura foi maior durante a crise passada, com o governo procurando incentivar a economia doméstica no intuito de criar uma redoma para proteger o País de um possível contágio da turbulência que atingiu seu ápice em setembro de 2008, com a quebra do banco de investimentos Lehman Brothers. O dinheiro garantido no ano passado teve o aval do Congresso e foi colocado à disposição do BNDES da seguinte forma: R$ 30 bilhões repassados em junho e outros R$ 15 bilhões no final de 2011. “Os R$ 10 bilhões que restam em relação ao que foi autorizado pela lei estavam previstos para serem emitidos em janeiro de 2012 e ocorreram agora”, disse uma fonte.
Na operação divulgada ontem, foram emitidos 10,9 mil títulos divididos entre papéis prefixados (LTN e NTN-F) e indexados à taxa de inflação (NTN-B). Os vencimentos começam em janeiro de 2016 e vão até 15 de agosto de 2050. (Agência Estado)
Dourados, Mato Grosso do Sul, sàbado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
O PROGRESSO
Farsa
Gravidez de quadrigêmeos era falsa
Para enganar até mesmo o marido professora usou uma barriga de silicone com enchimento de tecido
Gerson Monteiro, especial para a AE
Taubaté - Uma coletiva realizada ontem à tarde em Taubaté, interior de São Paulo, esclareceu que a professora Maria Verônica Aparecida César Santos não estava grávida. Para enganar até mesmo o marido ela usou uma barriga de silicone com enchimento de tecido.
O desfecho da dúvida se havia ou não a gravidez aconteceu na madrugada de ontem. A mulher teria passado mal e familiares se mobilizaram para levá-la ao hospital. Ela recusou atendimento médico e teria assumido a farsa.
Kléber
Eduardo
O advogado Marcos Antonio Leite recebeu a informação por volta de 3h da manhã. Segundo ele, o marido, Kléber Eduardo Melo Vieira, entrou em estado de choque e teria chorado compulsivamente no momento em que viu que a barriga tinha apenas pedaços de tecidos e silicone. Ao se deparar com a cena da falsa gravidez, o então advogado teria pedido ajuda ao colega, Enilson de Castro, que agora cuida do caso. “Nem o marido a tocava, ela dizia que estava com estrias e o marido
acreditou na gravidez”, comentou Castro, que não quis revelar o real motivo da mulher em fantasiar uma gravidez, alegando a necessidade de uma conversa mais aprofundada com a cliente, já que teria assumido o caso às pressas, ainda na madrugada. Entretanto, não descarta a possibilidade de alegar problemas mentais na linha de defesa de Maria Verônica. Uma provável justificativa para a farsa, não confirmada nem desmentida pelo advogado, seria a falta de atenção da família, já que o casal estava há cerca de 5 anos sem contato com os familiares que não aceitavam o relacionamento dela com o marido. “Ela se mostrou bastante arrependida”, disse o advogado. Mesmo afirmando não conhecer a barriga e não desconfiar da esposa, o marido da falsa grávida pediu afastamento do trabalho para cuidar da família. De acordo com Castro, o pedido de licença médica por estresse foi aprovado pelo serviço médico da empresa em que trabalha. Com a maior dúvida respondida, se a mulher estaria grávida, agora a polícia deverá ouvir outros familiares.
Professora deverá prestar esclarecimentos na próxima semana
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Ivahir Freitas Garcia Filho, presente na coletiva, a mulher deverá prestar esclarecimentos na próxima semana e poderá ser ouvida em domicílio, a pedido da defesa que busca preservá-la do assédio das pessoas. A pena por falsidade ideológica e uma eventual vantagem sobre as doações recebidas podem levar a professora de um a quatro anos de reclusão. “Ela se perdeu no caminho e não achou meios
Morre nos EUA a cantora

Etta James, aos 73 anos

São Paulo - Morreu ontem na Califórnia, Estados
Unidos, a cantora Etta James.
O anúncio foi feito por seu empresário. “Esta é uma perda tremenda para a família, seus amigos e fãs ao redor do mundo”, disse Lupe De Leon ao E! Online. “Ela podia verdadeiramente cantar qualquer coisa, desafiando categorias”, acrescentou. Etta James tinha 73 anos e lutava contra uma leucemia, diagnosticada no ano passado. Durante os últimos anos, a artista passou por diversas internações em decorrência de infecções sanguíneas e complicações renais, além de sofrer de mal de Alzheimer.
James completaria 74 anos na semana que vem. Nascida em 25 de janeiro de 1938, em Los Angeles, e batizada como
Jamesetta Hawkins, passou a assinar Etta James depois que um produtor musical invertou as partes de seu primeiro nome para dar melhor sonoridade. A cantora começou a carreira ainda adolescente, aos 14 anos, com o grupo de doo-woop The Peaches, e durante sua vida emplacou vários sucessos do blues, como At Last e Tell Mamma. Foi vencedora de seis prêmios Grammy e deixou sua marca no Rock And Roll Hall of Fame em 1993.Nos anos 1970, a cantora lutou contra o vício em heroína, reconstruindo aos poucos sua carreira. Lançou 27 álbuns de estúdio, além de discos ao vivo e coletâneas. Lenda do R&B, Etta James teve suas canções interpretadas por novas divas do cenário pop, como Beyoncé e Christina Aguilera. A cantora era casada e tinha dois filhos, Donto e Sametto James. (estadao.com.br)
Armas
químicas
brasília – A Organização para a Prevenção de Armas Químicas (Opaq) informou ontem que o ex-presidente da Líbia Muammar Khadafi mantinha arsenais de armas (químicas) no país. Uma equipe da organização inspeciou um lote de armas descoberto pelo Conselho
“Trapalhão”
Ladrão distraído esquece carteira no local do crime
José Maria TomazelaNacional de Transição (CNT), que assumiu o comando do governo desde a queda de Khadafi no ano passado. “A pedido das autoridades líbias, os inspetores examinaram as munições, principalmente projéteis, e informaram que são químicas”, diz o comunicado. As munições estão armazenadas no depósito de Ruwagha, no Sudeste da Líbia, assim como
outros produtos químicos, que foram declarados oficialmente como destruídos. De acordo com a Opaq, as autoridades líbias devem apresentar um plano detalhado para a destruição dos arsenais químicos. O plano deve ser apresentado até 29 de abril deste ano – data máxima. O aviso da organização foi transmitido por meio de comunicado oficial. (ABr e Agência Lusa)
para se encontrar”, comentou o delegado. “Pelas pessoas que conversamos tudo levava a crer numa farsa. Tínhamos quase certeza que ela não estaria grávida”, declarou. Segundo o advogado que agora defende a falsa grávida, “ela se prontificou a devolver as doações”. Caso algum doador recuse a devolução, ela prometeu fazer doações. Maria Verônica teria uma consulta psiquiátrica na tarde de ontem. (Agência Estado)
Cartéis são ameaças

brasília - O presidente do México, Felipe Calderón, disse anteontem estar preocupado que o crime organizado e o tráfico de drogas afetem as eleições presidenciais, marcadas para 1º de julho. O ministro do Interior do México, Alejandro Poire, acrescentou que foi negociado um acordo com as autoridades eleitorais para enfrentar as ameaças ao processo eleitoral. O governo Calderón firmou um acordo com o Instituto Federal Eleitoral para ampliar o sistema de segurança na tentativa de prevenir riscos e ameaças. “Teremos um processo eleitoral em paz com segurança e tranquilidade, mas temos que trabalhar duro para isso”, disse Poire.
O Partido Revolucionário Institucional (PRI), que lidera as pesquisas para a eleição presidencial, anunciou uma proposta para localizar envolvidos em narcotráficos nas campanhas eleitorais e informar às autoridades eventuais suspeitas. Para o PRI, é fundamental ainda exigir antecedentes criminais e informações sobre investigações dos suspeitos. Por enquanto, o PRI foi o único partido que emitiu uma proposta específica, que planeja criar um comitê interno para acompanhar o assunto.
Deportação é suspensa
brasília – Em meio à decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de facilitar a concessão de vistos para brasileiros e chineses, o governo norte-americano anunciou anteontem (19) o fim dos procedimentos de deportação de mais de 1,6 mil imigrantes ilegais. Os imigrantes vivem nas regiões de Denver (Colorado) e Baltimore (Maryland).
SoRocaba - A polícia de Iperó (SP) não teve dificuldade para identificar e prender o homem que arrombou e furtou um bar na região central da cidade na madrugada de ontem. O ladrão atrapalhado esqueceu a carteira com documentos pessoais no local do crime. Os policiais militares, chamados por um vizinho que ouviu barulho no estabelecimento, tiveram só o trabalho de rodar um pouco pela pequena cidade mostrando a foto do suposto ladrão.
O homem foi preso em
sua casa, no bairro Novo Horizonte, e confessou o crime. No local estava também o produto do furto: mais de trinta pacotes de salgadinhos, dez barras de chocolate, um refrigerante, quatro maços de cigarro e dois isqueiros. Ele disse que estava com muita fome, por isso decidiu invadir o bar. Os militares apreenderam a chave de fenda usada para arrombar a fechadura. O acusado não tinha antecedentes criminais. Mesmo assim foi autuado em flagrante por furto e levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba. (Agência Estado)
De acordo com as autoridades, essas pessoas não são consideradas ameaça à segurança nacional.
A recomendação foi dada após a revisão de 11.682 processos pendentes envolvendo imigrantes ilegais. A orientação de Obama é para as autoridades darem prioridade às deportações de pessoas que cometeram crimes e que representem uma ameaça pública à segurança nacional. De acordo com dados preliminares, 7.923 casos foram revistos em Denver, no estado do Colorado, sendo que 1.301 processos foram arquivados. Em Baltimore, no estado do Maryland, 366 dos 3.759 casos de deportações revistos também foram recomendados para arquivo. (ABr e Agência Lusa)
Negociações comerciais
Rio – No último dia da visita oficial ao Brasil, o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, reafirmou anteontem (19), no Rio de Janeiro, a meta de dobrar as negociações comerciais com o Brasil até 2015. A mesma expectativa de incremento comercial se estende à Colômbia e ao México como uma das estratégias do Reino Unido para estreitar laços com países latino-americanos, em vários setores. “Nós somos o quarto maior investidor no Brasil hoje. Nossas exportações para o Brasil cresceram 23% em 2010 e 9%, em 2011. Companhias britânicas como a British Gas, British Petroleum, Rolls Royce e Shell vêm investindo muito no país, principalmente no Rio”, disse Hague, destacando o interesse especial na relação com o Brasil, reconhecendo a importância que o país assumiu no cenário político e econômico mundial. Nos últimos 18 meses,
ministros britânicos fizeram 37 visitas ao continente. A metade dessas viagens oficiais teve o Brasil como destino. Hague ainda garantiu que a economia do Reino Unido, afetada pela crise europeia, não será recuperada a partir da exploração de nações mais pobres. “Estamos mostrando isso, através das nossas ações”, disse o chanceler britânico.
Programa
nuclear b rasília – Apesar da sinalização para retomar as negociações com a comunidade internacional sobre o programa nuclear, o governo do Irã não abrirá mão do que julga ser seu direito. A afirmação é do embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, que está deixando o cargo após três anos e meio em Brasília. O diplomata afirmou que, diferentemente do que muitos países suspeitam, o programa é “pacífico e transparente”. “Não há disposição alguma [do governo do Irã] de voltar atrás nesse programa”, disse o embaixador, em entrevista à Agência Brasil. “Nós nunca aceitaremos imposições, injustiças, nem pressões de outros países”, disse Shaterzadeh. De acordo com o embaixador, o Irã segue todas as orientações da comunidade internacional sobre o desenvolvimento de pesquisas de alta tecnologia. “Desenvolvemos um programa transparente, sem desvios, e baseado na legislação internacional”. O embaixador ressaltou também que os inspetores internacionais já visitaram as instalações nucleares iranianas mais de 100 vezes. “Nós temos o direito de desenvolver a nossa tecnologia e ela é de uso pacífico. É um programa [que representa] o orgulho nacional”.
Expansão


VW atinge recorde histórico em vendas

Marca foi a única a registrar crescimento entre as quatro principais fabricantes de veículos do país

São Paulo - A Volkswagen do Brasil atingiu seu recorde de vendas no mercado nacional com a marca de 698.400 unidades de automóveis de passeio e comerciais leves, superando o ano anterior (2010), quando havia registrado seu maior volume de vendas (697.400 unidades).
Entre os comerciais leves a Volkswagen atingiu a venda de 112.200 mil unidades
Com isso, sua participação nas vendas totais da indústria alcançou 20,4%. Em relação a 2010, a marca apresentou um crescimento de 0,2% e foi a única a registrar crescimento entre as quatro principais fabricantes de veículos do país. “Temos promovido nos últimos anos uma ampla renovação de nossa linha de produtos, que passou a oferecer níveis maiores de qualidade, segurança, tecnologia e conforto, para aumentar a satisfação dos clientes da marca. Planejamos empregar os mais avançados recursos tecnológicos disponíveis dentro do Grupo Volkswagen”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Somente no segmento de automóveis, a marca obteve uma participação de 22,1% nas vendas do mercado nacional, com 586.200 unidades comercializadas. O Gol, líder em vendas no país há 25 anos consecutivos, consolida

sua hegemonia com 293.500 unidades vendidas no ano, mais de 20 mil unidades à frente do segundo colocado. Entre os comerciais leves, a Volkswagen atingiu a venda de 112.200 mil unidades, um recorde para a marca no segmento. Com o resultado, a Volkswagen manteve o ritmo de crescimento de 17,1% em relação ao ano anterior. O modelo mais vendido da marca foi a Saveiro, com 71.200 unidades.

A Volkswagen também encerrou o ano como a maior exportadora do setor no país, com 35,5% de participação no mercado. Foram 178.300 unidades, um aumento de 17,9% na comparação com 2010. Em 2011, a empresa registrou um marco histórico no comércio internacional: 1 milhão de Gol exportados desde o lançamento do modelo, em 1980, para mais de 60 países.
LidERança


O Gol também foi o modelo mais exportado da indústria automobilística brasileira, com 97.600 unidades. Os principais mercados da Volkswagen do Brasil são Argentina e México. O Gol completou o seu 25º ano de liderança em vendas no país. Em 2011, foram 293,5 mil unidades vendidas, superando seu

principal concorrente em mais de 20 mil unidades no ano. Projeto desenvolvido e produzido no Brasil, está em sua quinta geração e já superou 6 milhões de unidades produzidas no país.
“O Brasil é um mercado cada vez mais competitivo e a Volkswagen vem mantendo os índices de crescimento ano a ano. Nos orgulhamos de proporcionar ao cliente o maior portifólio do mercado nacional, com 22 modelos entre nacionais e importados”, declara a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.
O desempenho da Volkswagen do Brasil contribuiu para que o Grupo Volkswagen vendesse, pela primeira vez em sua história, mais de 8 milhões de veículos em todo o mundo, resultado 14,3% maior do que o realizado em 2010,
aumentando de 12% em 2006 para 15% a participação nas vendas globais da marca Volkswagen em 2011.
A Volkswagen do Brasil foi reconhecida, em 2011, por uma série de entidades e veículos de comunicação, que retratam as ações da empresa e da marca em diversos campos, como tecnologia, sustentabilidade, imagem e satisfação do cliente.

Incluindo POLÍCIA
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
Exército
Capitão Gregory assume a 14ª CiaCom

Ele assume lugar do major Paulo Cesar Andrade Arruda que foi promovido para o Exército em Brasília
Hédio FazanValéria Araújo
DOURADOS – O capitão Valdecir Gregory assumiu ontem o comando da 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada. Deixou o cargo o major Paulo Cesar Andrade Arruda, que foi promovido para o gabinete do Exército em Brasília. Gregory chega do Comando Militar do Oeste em Campo Grande. A solenidade de troca de comando aconteceu na manhã de ontem, na sede do comando, e contou com a participação várias autoridades civis e militares.

Emoção marcou o discurso de Andrade Arruda ao se despedir da tropa. Segundo ele, foram vários os desafios ao longo de três anos que ficou a frente da tropa. “Cada dia eram novas missões. Durante esse período adquiri e transmiti conhecimentos e posso dizer que saio com o sentimento de missão cumprida”, disse durante discurso. Ele agradeceu a todos os colegas pelo companheirismo e destacou ainda o profissionalismo, camaradagem, dedicação e civismo dos soldados ao longo deste tempo que conviveram juntos. O major agradeceu as autoridades presentes e desejou sucesso ao novo comandante.
A14ª Companhia de Comunicações Mecanizada vai completar 77 anos de existência no Brasil. Em Dourados existe desde 2006. Ela instala, explora e mantém os sistemas de Comunicações da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. É a única tropa especializada em Comunicações do Comando Militar do Oeste.
O general José Carlos Cardoso, que presidiu a troca de comando, destacou a conduta de Andrade Arruda. Segundo ele, os anos em que o major esteve à frente da 14ª Companhia foram significativos, realizando diferentes operações em áreas de interesse da Brigada. O general também destacou o profícuo trabalho do major na lojística da Comunicação.
“As dificuldades impostas pela fisiografia da região Centro-Oeste em se estabelecer ligações utilizando radiofrequência, aliada à necessidade de se prover ao comando enquadrante comunicações flexíveis, seguras e oportunas, tem sido suplantadas pela dedicação e busca de soluções criativas para os impasses tecnológicos. A excelência alcançada em todos esses anos foi possível não só pela aquisição de modernos equipamentos de comunicação, mas principalmente pelo desempenho de todos os integrantes do passado e do presente”, acrescentou.
HISTÓRICO
A companhia foi criada oficialmente em 15 de março
UFGD Alunos do Ensino Médio participam de pesquisas
Divulgação

Solenidade de troca de comando na 14ª Companhia de Comunicação ocorreu ontem
de 1935, sendo originária da 2ª Companhia Independente de Transmissões do 6° Batalhão de Engenharia. Iniciou atividades em Aquidauana, no mesmo ano da fundação. Em 1936 foi transferida para Campo Gran -
Major se despede com o sentimento de missão cumprida


de, ocupando instalações do Comando Militar do Oeste e tornado-se o embrião da 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada. Em 1937 participou no Destacamento contra Banditismo, onde a
companhia recebeu o batismo de fogo; em 1943 participou da Força Expedionária Brasileira; entre outros. Foi transferida para Dourados em julho de 2006.
Participou da Missão de Paz no Haiti, Minussttah, contribuindo com efetivo de quatro homens, sendo um oficial, um subtenente, um sargento e dois cabos.
UFGD estimula a participação de estudantes em pesquisas
DOURADOS - Estimular a participação em atividades de pesquisa científica e tecnológica. Essa é a ideia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), está concedendo bolsas de estudos a estudantes de escolas públicas e técnicas de Dourados interessados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM).
Serão concedidas 70 bolsas de estudo, com duração de 12 meses (fevereiro de 2012 a janeiro de 2013). O valor da bolsa é fixado em R$ 100,00 mensais, que serão creditados em conta corrente especifica aberta no Banco do Brasil em nome do estudante.
O aluno deve estar regularmente matriculado e dispor de, no mínimo, oito horas semanais para as atividades vinculadas à bolsa. Ele também não poderá ter vínculo empregatício e a deve possuir frequência igual ou superior a 80%, além de ter desempenho satisfatório, conforme o boletim escolar.
INSCRIÇÃO
As inscrições dos estu -

dantes deverão ser entregues pessoalmente na Coordenadoria de Pesquisa da UFGD/Unidade I (Rua João Rosa Góes, nº1761, Vila Progresso). A ficha de inscrição do aluno está disponível no site da UFGD e pode ser acessa da pelo link http://www. ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads
As inscrições deverão ser entregues até o dia 31 de janeiro de 2012 contendo: ficha de inscrição devidamente preenchida; histórico escolar do estudante do ano de 2011 emitido pela escola; comprovante de matrícula do estudante no ano letivo corrente emitido pela escola; documento pessoal do estudante: RG ou comprovante de solicitação junto ao órgão responsável no município; e documento pessoal do estudante: CPF ou comprovante de solicitação junto ao órgão responsável no município.
Através do Programa, a UFGD pretende fazer com que estudantes do Ensino Médio conheçam laboratórios, linhas de pesquisa, e possam ter contato com cientistas da Universidade. Além de estimular a cultura científica entre os jovens, dessa forma, a UFGD também se aproxima desse público, divulgando seus cursos e as carreiras que alunos podem seguir dentro da Universidade.


Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
O PROGRESSO
Chacina
Jovem mata esposa e filhos a facadas
Marcos Luis, de 20 anos, desferiu 90 golpes, sendo 45 na mulher, 23 no bebê e outros 22 no menino de dois anos
Flávio Verão e Sidnei Bronka
DOURADOS – Um crime bárbaro chocou ontem a pacata cidade de Itaporã, de 21 mil habitantes. Marcos Luis Azevedo, de 20 anos, matou na madrugada a mulher, o filho e o afilhado, com o total de 90 facadas. A maioria dos golpes foi desferida na região do peito, pescoço e rosto. Réu confesso, o rapaz foi preso horas depois e disse ao O PROGRESSO que o motivo da chacina seria o som alto. Depois de mais um dia de trabalho na Chácara Bela Vista, onde a família mora e tem um aviário, Marcos disse
O som alto teria sido o motivo da chacina em Itaporã
que foi para casa. No período da noite passou a tomar cachaça e ouvir som em alto volume. Fernanda Naiara Azevedo, de 16 anos, mulher de Marcos, ficou incomodada com o som. Pediu para que o marido abaixasse o volume. Sem sucesso. O jovem ignorou e continuou a tomar pinga e a ouvir o som, que também causava incômodo aos vizinhos. Na chácara há três casas, sendo que uma delas é da mãe do rapaz. Inconformada com o barulho da música, Fernanda voltou a pedir para o marido abaixar o volume. Nesse momento, conforme relatou Marcos, ele teria ficado irritado. “Esperei ela entrar para dentro da casa, fui até a
Rodovia

cozinha e peguei a faca. Fui até o quarto e desferi o golpe nas costas dela”, relatou Marcos, durante coletiva à imprensa.
Ele disse que com o golpe a faca quebrou. Provavelmente o projétil tenha ficado nas costas de Fernanda, mas até o fechamento desta edição a perícia não tinha confirmado a informação. Ferida, a mulher correu para a cozinha. No trajeto ela deixou marcas de sangue pelo chão. Com intenção de consumar o crime, Marcos foi atrás dela e pegou outra faca.
Para se defender, Fernanda tentou atirar uma cadeira no marido, mas estava sem forças. Ela começou a gritar e assustado Marcos desferiu outros golpes. “Eu voltei a acertar as costas dela até cair ao chão. A faca quebrou de novo e peguei outra”, relatou
mulher morre vítima de atropelamento na BR-163
Vítima tentava atravessar a rodovia e com o impacto do acidente morreu na hora
DOURADOS – Maria de Cássio, de 59 anos, morreu atropelada no final da tarde de ontem em Dourados.
Ela havia acabado de descer de um ônibus, no km 294, próximo à rotatória da Seara, na saída para Campo Grande, quando foi colhida por um carro. Segundo populares, vinha
uma carreta e ela esperou, mas assim que o veículo passou, ela tentou atravessar. No mesmo sentido da carreta, bem atrás, vinha um veículo Fiesta, que acertou em cheio a mulher. Com o impacto, ela foi arremessada a vários metros.
O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas quando chegou no local a vítima já estava morta.
OutRa mOR tE
Marcos José da Conceição, de 33 anos, funcionário de uma empresa metalúrgica, morreu na manhã de ontem. De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma bobina de aproximadamente um tonelada e meia teria caído em cima dele. As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia.
o assassino confesso. Com o barulho, o bebê de do casal, de sete meses, começou a chorar. Marcos disse que não pensou duas vezes. “Como eu tinha bebido muito não sei porque matei as crianças”, relatou, dizendo que a culpa foi da cachaça. Ele afirmou que para calar a criança acertou um golpe certeiro no peito dela. O menino dormia no berço. Com muita raiva, o assassino desferiu 23 golpes no bebê.
A outra criança, de dois anos e sete meses, filho apenas de Fernanda, levou um total de 22 facadas. Ela dormia na cama junto com a mãe e para tentar se defender do padrasto levantou as mãos. Marcos acertou um dos dedos do menino, que foi decepado. Um dos golpes pegou também no pulso do menino, que quase separou a mão do
braço. Depois disso o assassino desferiu impiedosamente outros golpes. O detalhe que todos foram na região do peito, pescoço e rosto. A criança teve um profundo corte na garganta.

Consumada a chacina, Marcos disse que sentou na varanda da casa, desligou o som e trocou de roupas, já que estava todo cheio de sangue. Pegou a bicicleta e saiu tomando rumo ignorado. Dormiu em meio à plantação de soja e acordou no raiar do sol. Ele disse que levou uma foice com a intenção de se matar, mas não teve coragem. “Primeiro eu tentei me matar lá na chácara e não consegui. Depois fui para debaixo de uma árvore, na estrada, mas também não consegui”, explicou.
Logo após o crime ser descoberto, por volta das

9h30 de ontem, a polícia começou a fazer diligências na região de Itaporã. Marcos foi encontrado na região da mata do Kodama, entre Itaporã e Dourados. Quando ele avistou os policiais, que estavam de motocicleta, tentou se esconder no meio da soja, mas não deu certo e foi detido. Encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Itaporã, foi autuado em flagrante por triplo homicídio qualificado (com intenção de matar, por motivo torpe e sem chances de defesa das vítimas) pelo delegado Winston Ramão Albres Garcia. Ainda ontem foi pedida a transferência de Marcos para uma unidade prisional de segurança máxima do Estado. A primeira noite atrás das grades não foi em Itaporã. O delegado não informou para onde ele foi transferido.
População de Itaporã fica revoltada com a chacina
ITAPORÃ – Depois que Marcos Luis Azevedo, de 20 anos, foi detido pela polícia e levado à delegacia de Itaporã, populares se aglomeraram em volta do local. Indignados com a chacina eles pediam ‘a cabeça’ do rapaz.


O assassinato da família, que vitimou a mãe e os dois filhos, com um total de 90 facadas, movimentou Itaporã. Comerciantes fecharam as portas e a cidade praticamente parou. Logo que as pessoas ficaram sabendo do assassinato e que Marcos estaria foragido, muitas pessoas se recolheram para dentro das casas. O medo
era de que o rapaz pudesse invadir alguma residência e fazer novas vítimas.
Ramão Pereira, de 52 anos, se diz indignado. “Uma pessoa dessa não merece viver em sociedade. Nunca vi uma coisa dessa acontecer aqui na cidade. Quanta crueldade com a mulher e as crianças”, disse o morador, que também é pai de uma criança pequena.
Pelo menos cem pessoas se aglomeraram em frente a delegacia. Todas elas, em busca de notícias sobre o motivo que fez Marcos matar a mulher e os filhos.
Durante coletiva à im -
prensa, Marcos falou que se arrependeu e que só praticou o crime porque estava bêbado. “Eu bebi bastante e não sei porque fiz isso”, relatou. Questionado sobre a frieza do crime, principalmente por ter matado um bebê e uma criança de dois anos, simplesmente respondeu: “estava escuro, não vi quase nada, por isso não sei ao certo como tudo aconteceu”, alegou. Ele falou ainda que sabe a dimensão do crime que praticou. “Pra minha mãe eu só posso pedir desculpas por tudo o que aconteceu. Já para a família da Fernanda, não sei o que dizer”, finalizou.
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
Paulistão

Santos abre centenário com reservas
Peixe tenta derrubar a sina dos brasileiros que não fazem boas temporadas no ano do centenário
antos - Ainda sem os seus principais jogadores, o Santos estreia neste sábado no Paulistão, em jogo contra o XV de Piracicaba, a partir das 18h30 (MS), Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. É o começo da caminhada santista em busca do tricampeonato estadual, feito que não acontece desde a era Pelé, com os três títulos seguidos entre 1967 e 1969.
O time da estreia será totalmente reserva, sem Neymar, Ganso e Borges
Além de buscar o tricampeonato, o Santos tenta derrubar a sina dos times brasileiros que não conseguem fazer boas temporadas no ano do centenário – o aniversário santista acontece no dia 14 de abril. Corinthians, Flamengo, Botafogo, Coritiba e Grêmio são alguns exemplos de clubes que penaram justamente quando completaram 100 anos de história.
Mas a temporada do centenário começa diferente para o Santos. Por conta da disputa
do Mundial de Clubes, cuja final aconteceu no dia 18 de dezembro, os principais jogadores do elenco santista voltaram das férias apenas ontem. Assim, o time da estreia no Paulistão será totalmente reserva, sem astros como Neymar, Ganso e Borges. Nem mesmo o técnico Muricy Ramalho estará com o time no jogo deste sábado. Como também está voltando agora das férias, ele será substituído pelo auxiliar Tata em Piracicaba. O principal nome do Santos para a estreia no Paulistão é o meia Ibson, que começa jogando. Além disso, o ataque será formado por Alan Kardec, Tiago Alves e Rentería. Além da ausência dos titulares, o clube fracassou na busca por reforços. Grandes jogadores como Robinho e Zé Roberto, que eram promessas da diretoria para o ano do centenário, não vieram. A negociação com Jonas, do Coritiba,
Timão estreia pensando na Copa Libertadores
São Paulo - O Corinthians dá a largada neste sábado no Campeonato Paulista com um objetivo bem definido: estrear bem na Copa Libertadores. O time tem sete jogos para recuperar o futebol que lhe deu o título do Campeonato Brasileiro antes de ir a Venezuela para enfrentar, no dia 15 de fevereiro, o Deportivo Táchira. O primeiro adversário dessa sequência é o Mirassol, às 16h (MS), no estádio do Pacaembu.
“Uma competição empresta confiança a outra. Estão relacionadas. Não dá para desligar da tomada”, afirmou o técnico Tite. Ele acredita que é possível conquistar as duas competições e lembrou que, quando estava no Grêmio em 2001, conquistou o Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil. No ano passado, o Santos de Muricy Ramalho e Neymar foi campeão do Paulistão e também da Libertadores.
Fã incondicional dos Estaduais, Tite vê as competições regionais como um bom teste para o início do ano.
“Vamos enfrentar equipes qualificadas, não só os grandes. Tem a Ponte, tem a
Portuguesa. O grau de dificuldade é alto”.
Tite teve tempo para treinar o time, diferentemente de 2011, quando pulou etapas da pré-temporada para enfrentar o Deportes Tolima, da Colômbia, na fase preliminar da Libertadores. Passou um bom período de treinos no CT, fez dois amistosos contra equipes fortes (Flamengo e Portuguesa) e não perdeu nenhum titular. Tudo ia bem até Adriano, que não joga neste sábado, criar mais uma crise dentro do clube.

Taticamente a equipe também não muda. Mantida a base campeã brasileira, ele repete o esquema 4-3-2-1, com três atacantes. Willian começa o ano como titular, roubando vaga de Danilo, e joga no ataque ao lado de Emerson e Liedson. No meio, Alex é o principal articulador e carrega a esperança do treinador de, enfim, repetir as boas atuações pelo Internacional (2006).
Não haverá rodízio entre titulares e reservas. O que Tite irá fazer é poupar alguns jogadores de determinados jogos. Por isso, o elenco foi inchado com 32 jogadores sobretudo para o setor de ataque.

o santos de hoje, na abertura do Paulistão, será formado por jogadores reservas
também deu errado. Assim, o único contratado até agora foi o lateral-direito uruguaio Jorge Fucile, do Porto. Muricy faz questão de frisar que sabe das dificuldades encontradas pela diretoria para contratar. Segundo o treinador, os valores dos jogadores acabam inflacionando ao chegar uma proposta do Santos.
Campeonato

“Nós nos reunimos, olhamos posições, mas o mercado está difícil. Os jogadores estão muito caros e o Santos só gasta o que pode”, argumentou. Mas nada disso tira a motivação de Muricy para buscar o tricampeonato estadual. “Jogar com o time misto foi a forma que encontramos para começar o campeonato.
Temos um bom time para este início”, disse o técnico. “A prioridade é ganhar sempre e, por isso, temos que olhar com carinho o Paulista, que é uma competição importante”.
XV DE PIRACICABA
Campeão da Série A2 na temporada passada, o XV de Piracicaba prepara uma
grande festa para comemorar seu retorno à elite do futebol paulista, após 16 anos de ausência. A expectativa é de que o Estádio Barão da Serra Negra receba um público superior a 15 mil pessoas para o duelo deste sábado contra o Santos.
Para disputar o Paulistão, o time de Piracicaba manteve o técnico que conquistou o acesso: Moisés Egert. Mas ele não ganhou reforços expressivos. Entre os principais jogadores contratados estão o meia Anaílson (ex-Atlético-GO) e os atacantes Hugo (ex-São Caetano) e Gustavo Savoia (ex-Ponte Preta). Dos três, apenas Anaílson deve começar jogando.
“Será um momento bastante especial. Foram dois anos de conquistas e agora temos um grande desafio na nossa frente. A base campeã da A2 foi mantida e nos reforçamos bem. Esperamos fazer um excelente campeonato e conquistar uma vaga no Brasileiro da Série D”, disse o presidente do XV de Piracicaba, Luis Beltrame.
Carioca esvazia com grandes na Libertadores
Rio - Eis a ironia. No ano de feito inédito para o futebol do Rio, o Campeonato Carioca de 2012 não vai trazer a mesma intensidade e expectativa da vivida para a competição do ano passado. Pela primeira vez na história, três clubes cariocas disputam simultaneamente a Libertadores. O acontecimento raro prejudica o charme do torneio estadual, uma vez que Vasco, Fluminense e Flamengo estarão com as atenções voltadas para a disputa continental.

O trio, inclusive, deve utilizar jogadores reservas nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Vasco e Fluminense querem estender a pré-temporada dos titulares para que cheguem na ponta dos cacos para a estreia na Libertadores, no início de fevereiro. E o Flamengo tem situação ainda mais urgente: precisa superar o Real Potosí na fase preliminar da Libertadores, em confronto que começa já na próxima quarta-feira, na
Bolívia.
Dos quatro grandes do Rio, apenas o Botafogo inicia o ano com foco e força máximos na disputa da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. É a oportunidade botafoguense de tentar o título do turno e já garantir antecipadamente uma vaga em eventual final da competição, quando os rivais poderão dedicar mais atenção à disputa estadual.
O Botafogo inicia o ano com a base do ano passado – com exceção da importante chegada do meia Andrezinho –, mas com uma mudança crucial no comando. Depois de Joel Santana e Caio Júnior passarem por lá em 2011, Oswaldo de Oliveira assume a prancheta botafoguense e quer levar o time às conquistas que não vieram na última temporada. Para isso, a Taça Guanabara pode ser um bom trampolim para o restante do ano.
REFORÇOS Outro fator diminui o in-

teresse inicial do torcedor no Campeonato Carioca. A movimentação no mercado foi discreta e nem se compara ao frenesi causado no ano passado pela aquisição de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. Apenas o Fluminense chamou a atenção, com as vindas dos meias Wagner e Thiago Neves, para reforçar um elenco já extremamente competitivo. O zagueiro Anderson, o lateral Bruno e o volante Jean completam o pacote de novidades nas Laranjeiras. No Flamengo, nada de nomes de peso. E um início de ano jamais visto no que se refere a turbulências e crises internas. Débitos com os jogadores, abandono do zagueiro Alex Silva, fracasso na manutenção de Thiago Neves e impasse com relação a Ronaldinho Gaúcho movimentaram o noticiário flamenguista, que não fez mais do que contratar o lateral Magal e o atacante Itamar. No Vasco, que também teve uma perda considerável para o
Fluminense – a saída do diretor executivo Rodrigo Caetano –, a esperança de mais títulos, como o da Copa do Brasil do ano passado, está renovada com a contratação do atacante Carlos Tenório. O equatoriano carrega fama de ser jogador de raça e dedicado, assumindo o desafio de assumir o papel de goleador vascaíno. De mais destaque, o lateral Thiago Feltri e o zagueiro Rodolfo chegam para reforçar posições carentes do elenco. Dentre os clubes de menor poderio no Campeonato Carioca, vale citar o retorno de Bonsucesso e Friburguense para a primeira divisão, com o objetivo principal de prolongar sua estada na elite por mais um ano. Com chances de surpreender, pode-se apontar o Boavista, que fez a final da Taça Guanabara do ano passado contra o Flamengo, e o Volta Redonda. Mais uma vez a ausência sentida é o América, que foi rebaixado em 2011 e vai ter de disputar a Série B novamente.
Dia
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
Prefeitura economiza R$ 3 mi em pregão
Pela primeira vez na história da cidade, Dourados vai oferecer uniforme e material escolar completos aos alunos
A. Frota
DOURADOS - Pela primeira vez na história de Dourados a prefeitura finalizou o processo de aquisição de uniforme, mochila e kit de material escolar, que serão repassados aos alunos do ensino público municipal. Essa era uma das propostas do prefeito Murilo, anunciada durante a programação de fim de ano, que se concretiza com a realização do pregão presencial.
três lotes de produtos. Pelo valor inicial obtido pela prefeitura, a proposta apresentada pela ganhadora foi 35% menor.
A estimativa de custo da prefeitura para todo o material, dentro do processo de pesquisa que serviu de referência, era de R$
Economia chega a 35% em relação ao valor de referência estimado
A licitação aconteceu na última quinta-feira, com a participação de 11 empresas de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Depois de quase nove horas, apenas uma das empresas conseguiu se sobressair em relação a todas as demais nos
Treinamento
15.099.816,50 e com a licitação o município vai pagar R$
12.081.310,00.
Uma economia de R$ 3.081.310,00.
O primeiro lote, relacionado ao uniforme, é de R$ 5,5 milhões e os outros dois, contendo material escolar, é de R$ 3,7 milhões e R$ 2,8, respectivamente.
O kit escolar é composto por 17 itens, incluindo agenda, borracha, caneta, lápis,

Coordenadores da Unigran recebem capacitação
Divulgação
Coordenadores de cursos da Unigran durante capacitação

DOURADOS - Os coordenadores dos cursos da Unigran participaram de uma capacitação para conhecer e discutir as metas do projeto pedagógico para o ano letivo de 2012, entre outros temas relacionados com os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem. De acordo com a próreitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, foram apresentados aos coordenadores, os resultados das avaliações internas e externa, as metas do plano pedagógico, as novas demandas exigidas para o ensino superior, além de realizarem o planejamento das ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo.

“É um momento importante para que todos os coor-
denadores possam caminhar em consonância com esse planejamento institucional. A Unigran tem metas para assegurar o ensino de qualidade que é histórico da Unigran e cada vez mais a gente vem melhorando os nossos procedimentos pedagógicos.”, afirma Bazé.
O coordenador do curso de Direito da Unigran, Joe Graef, considera a capacitação essencial para o aprimoramento do ensino aprendizagem da instituição, além garantir que as diretrizes da Instituição sejam aplicadas com eficácia.
“Essa capacitação de início de ano para nós é muito importante, além de trazer o novo, também nos alerta quanto às obrigações que nós temos enquanto coordenadores, docentes”, finaliza.
mochila.
Cota para Negros
e outros. É incluído ainda no kit, um produto que chamou bastante a atenção dos alunos
em todas as escolas em que o prefeito esteve no último mês de dezembro, que é a
Pregão entre 11 empresas realizado na última quinta-feira durou quase nove horas estojo, cadernos universitário e de desenho, pasta escolar, régua, tesoura, bastão de cola
Mas a grande novidade está no uniforme. Todos os alunos da rede municipal não receberão apenas uma camiseta, como é comum em vários municípios brasileiros. O prefeito Murilo fez questão de oferecer um uniforme completo, composto por bermuda, calça e jaqueta, todos de helanca; meia, camiseta regata e manga curta e ainda um par de tênis personalizado. Para Murilo, a aquisição e a consequente entrega desse material é uma forma de valorizar o estudante do ensino público e de elevar a autoestima da criança. O prefeito acredita que o fato do aluno estar orgulhoso em utilizar um uniforme de boa aparência pode até ser um incentivo ao seu aprendizado.
UEMS constitui comissão de análise documentais
Hédio FazanCAMPO GRANDE


– A reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) publicou, no Diário Oficial do Estado de ontem (20), a Portaria (001/2012), que constitui Comissão de Análise da Documentação dos matriculados pela cota de negros da UEMS, no Processo Seletivo de ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), ano 2012.


O prazo determinado pela Uems para a Comissão concluir os trabalhos e apresentar as conclusões é de 120 dias, podendo, para tanto, requisitar pessoas, documentos e materiais que se fizerem necessários.
AÇÕES AFIRMATIVAS
Os primeiros passos para a implementação de uma política de ação afirmativa nos processos de ingresso da Uems foram dados em 2002. O projeto foi proposto pelo Governo do Estado, quando foram sancionadas duas leis que regulamentavam cotas para negros e índios. (A lei 2.605 de 06 de janeiro de 2003 dispõe sobre a reserva de 20% das vagas para negros; a lei 2.589, de 26
Prazo determinado pela UEMS para conclusão é de 120 dias
de dezembro de 2002, dispõe reserva de vagas para indígenas). A Uems definiu em 10% o percentual.
Noventa dias depois, a instituição regulamentou as normas, mesmo com as resistências internas. E foi a partir do Vestibular 2004 que passou a valer a reserva de 20% do total de vagas para estudantes negros de escolas públicas e de 10% para índiodescendentes.
COTAS RACIAIS
De acordo com as informações da Fundação Cultural Palmares, as cotas raciais são uma das principais medidas afirmativas adotadas
em defesa da população afrobrasileira, pois proporciona a inserção de um contingente considerável de negros na rede universitária do País. Consiste basicamente na reserva de parte das vagas das instituições de ensino superior para candidatos afrodescendentes ou indígenas, por exemplo.
Segundo a Fundação, o sistema geral de cotas agrega, ainda, as cotas sociais, que consistem na reserva de vagas do vestibular para alunos formados em escolas públicas, pessoas com algum tipo de deficiência, estudantes com baixa renda familiar ou professores da rede públi -
ca, entre outros; e o bônus, que é o acréscimo de pontos, por meio de valores fixos ou de porcentagens, na nota do vestibular de candidatos de condições socioeconômicas menos favorecidas.
A Fundação Cultural Palmares também informa que chega a 158 o número de instituições públicas de ensino superior que adotam algum tipo de cota em seus processos seletivos. Destas, 89 implantaram a política de cotas para negros, segundo levantamento realizado pela organização Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), ao longo dos últimos seis anos (2004 a 2010). Segundo a Fundação, atualmente as universidades têm autonomia para criar seus próprios sistemas de cotas. Entre os vários tipos de ações há reserva de vagas para negros, quilombolas, indígenas, ex-alunos de escola pública, pessoas com deficiência, filhos de policiais mortos em serviço, estudantes com baixa renda familiar e professores da rede pública residentes na cidade onde se localiza a instituição.

Sou contra personalizar, em apenas um ministro, a tragédia anunciada das enchentes.
Claro que a presidente Dilma pode aproveitar as águas de janeiro para afogar o titular da (Des)integração Nacional, Fernando Bezerra, pernambucano com muito orgulho e pouco tino para distribuição de orçamentos.
Dos rios turvos que inundam as cidades e desabrigam inocentes, uma conclusão clara podemos tirar. Está uma zona a divisão de verba da União. Não só nos ministérios da Integração ou das Cidades. Em qualquer pasta ministerial. É só investigar um pouco mais ou acontecer algum acidente que o dique se rompe e o ministro submerge.
Ruth Aquino*
A desintegração nacional
No invejo Dilma por ter herdado um sistema viciado e loteado, mas admiro algumas de suas ações. Em vez de fazer discursos populistas nas áreas alagadas, ela interrompeu as férias e convocou Gleisi, a xerife da Casa Civil, para ir atrás do ralo da grana. Pode chamar de intervenção branca ou loura, ou simplesmente uma ação cosmética. Mas a entrada de Gleisi balançou a confiança de Bezerra. Ele se rebelou com a aparente perda de autonomia:
“Não me chame para cumprir meia tarefa”.
O ministro repete o ritual dos pré-destituídos. Derrama o choro do Bezerra desmamado: “As relações (com Dilma) estão boas como sempre estiveram”. Dá desculpas inaceitáveis: “Não se pode discriminar Pernambuco por ser o Estado do ministro”. Isso, para justificar ter dado 90% da verba federal das enchentes para sua terra natal, a mesma
do governador amigo Eduardo Campos, de seu partido, o PSB. Eduardo Campos enxerga um complô de injustiças contra o ministro: “Passou a impressão que todo o recurso da Defesa Civil foi para Pernambuco. Não é verdade. Foram R$ 25 milhões de R$ 31 milhões, negociados com a presidente”. Ah, bom. Está explicado. Rio de Janeiro e Minas Gerais não reclamaram. Dá para entender. Esses dois Estados não podem mesmo reclamar. Porque foram incompetentes e não deram o devido valor à reconstrução das áreas destruídas. Se algum crédito deve ser dado ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é perseguir a presidente para aprovar a construção de barragens num Estado onde enchentes anteriores haviam atingido 80 mil pessoas, deixando 25 mil desabrigados e destruindo 300 escolas.
É incompetência que, no
ano passado, R$ 500 milhões da União não tenham sido gastos para prevenir enchentes, desabamentos e deslizamentos. Vou repetir para você anotar e não esquecer: dos R$ 2,75 bilhões do Orçamento de 2011 para prevenir desastres naturais, mais de R$ 500 milhões não foram sequer tocados ou reservados pelos ministros da Integração e das Cidades. Cada ministério culpa o outro no jogo de empurra já conhecido. Tem dinheiro, mas falta competência. Falta sensibilidade. Falta compromisso. Falta o que mais? Para que serve um ministro?
Em Teresópolis e Friburgo, na serra do Rio, o que aconteceu foi mais grave. Foi crime mesmo. E não vejo nenhuma indignação do governo estadual de Sérgio Cabral com os desvios, as propinas, os roubos de autoridades municipais. O prefeito de Teresópolis foi cassado, mas
Ivone Macieski*
não devolveu nada. Famílias desabrigadas foram abandonadas, mantidas em situação precária, de desespero ou risco de vida. E agora de novo, o corre-corre, o pedido de socorro e a promessa de milhões. Que vão parar em bolsos de quem até janeiro de 2013? Não basta desmamar Bezerra. O buraco é bem mais profundo. É um buraco do sistema. Além de provinciana e brega, é atroz essa prática de cada ministro favorecer seu Estado, seu partido, seu padrinho. Em 2010, o ministro da Integração Nacional era baiano, Geddel Vieira Lima – e a Bahia foi o Estado mais beneficiado pela verba federal. No Turismo, o ex-ministro Pedro Novais, conterrâneo e apadrinhado do presidente vitalício do Senado, José Sarney, assinou convênios milionários e fraudulentos para treinar agentes de turismo no Amapá.
Sua comida vai para o lixo
E sta semana, estive no médico para fazer uma consulta de rotina e enquanto esperava a recepcionista que preenchia as fichas para que pudesse assinar, aproveitamos para conversar. Entre as coisas as quais conversamos, me relatou indignada que na entrada do bairro onde mora (Monte Carlo em Dourados), mais exatamente na rua que dá acesso para aldeia, há comerciantes que jogam
restos de comida e até saco de frutas, legumes e hortaliças fechados. Pensei que tal coisa não fosse possível, mas por curiosidade fui averiguar, é verdade. Está tudo lá a céu aberto e constatei a ironia da situação: enquanto uns passam fome, outros desperdiçam comida, e quanta comida! Registrei através de fotos o lixão em que aquilo se transformou, e o pior, ninguém parece se importar. Quando era rotariana lá na minha cidade (Iguatemi), as senhoras rotarianas fizeram um acordo com os donos de supermercado, quitandas, frutarias e conveniências:
antes que as frutas, legumes e verduras estragassem em seus estabelecimentos a ponto de terem que jogar no lixo, eles, os proprietários, ligavam para nosso contato que mandava uma equipe para arrecadar esses alimentos para serem distribuídos para creches, asilos e pessoas carentes.
Posteriormente, o prefeito da época criou em sua gestão o Panelão, um lugar onde alimentos arrecadados eram transformados em apetitosos pratos e distribuídos para pessoas carentes. Talvez um trabalho como das senhoras rotarianas de lá pudesse ser copiado por uma
dessas entidades que temos por aqui, ou ainda quem sabe pelo administrativo de nossa cidade. Nossos vereadores bem que poderiam fazer uma parceria com os vários estabelecimentos desse seguimento que existem em nossa região, e a Promotoria talvez pudesse colaborar fiscalizando os possíveis lixões a céu aberto, não seria nada mal!
A cidade ficaria mais limpa e cheirosa, proporcionando qualidade de vida a seus habitantes, a saúde não ficaria tão sobrecarregada e haveria menos pedintes em nossas ruas.
Para uma cidade como a nossa, que já foi citada pela
Marina Gold*
revista Veja como um dos melhores lugares para se viver, fica dissonante uma situação dessas. Somos uma cidade universitária e recebemos pessoas do Brasil inteiro e até dos países vizinhos ao nosso e essa situação é tão deselegante, não é mesmo? Os próprios comerciantes deveriam tomar consciência disso e terem uma atitude mais humana ao menos. Talvez devessem oferecer esses alimentos que jogam fora para quem precisa, basta apenas não esperar que estraguem para jogar fora, por que não fazer caridade? Se assim fizessem não haveria necessidade de jogar seus detritos às margens de nossa cidade, nas
O Amapá foi o Estado que, em 2006, elegeu Sarney senador e que tem a pororoca como sua maior atração. Quem está agora no olho da pororoca é Gleisi. O povo quer explicações e providências. Não apenas o sacrifício do Bezerra.
Li uma entrevista na revista New Scientist com o brilhante físico que decifrou os buracos negros, o britânico Stephen Hawking. Ele tem uma doença neurodegenerativa, fez 70 anos e revelou não ter conseguido até hoje entender o sexo oposto, as mulheres: “Elas são um mistério completo”.
Como lido com questões nada metafísicas, para mim o maior mistério, o maior buraco negro, é nosso político profissional. O que afinal ele busca nessa sua passagem pela Terra Brasilis?
*Jornalista da Revista Época.
rodovias e terrenos baldios! Se não é possível guardar tudo para quem necessita e não encontra lugar adequado para jogar, procure a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), para que juntos possam tomar providências, impossível não haver o que possa ser feito a esse respeito! As pessoas que necessitam de ajuda não têm ninguém que possam lutar por elas. Esta seria uma linda atitude para com o próximo, não acham? Por que sua comida vai para o lixo?
*É poetisa e membro da Academia Douradense de Letras.
Solidariedade irá se sobrepor ao egoísmo nos próximos anos
Amanheci com a pulga atrás da orelha. As regras de vida que nos apresentam são mesmo as melhores? Quem disse que temos de viver seguindo-as para alcançar maior satisfação espiritual? Ganhar muito dinheiro para comprar coisas é a forma correta
para gozar a vida? Essa reflexão me lembrou uma anedota bastante popular. Ao passear pelo campo, um executivo com a indispensável gravata e pastinha 007 (ou, noutra versão, um inglês na África com o obrigatório uniforme de safari e capacete tropical), depara com um caipira (ou nativo) roncando docemente à sombra de uma árvore. Tomado de grande indignação, acorda o dorminhoco aos gritos: “Por que você está perden-
do tempo, seu preguiçoso?” “Que mais eu posso fazer, senhor?”, indaga o recém-desperto. “É dia, você deve ir para o trabalho!” exclama o forasteiro. “Para quê?” pergunta assustado o outro. “Para depois colher os frutos, relaxar, descansar, desfrutar o ócio.” “Mas, é isso que estou fazendo” completa, com ar assombrado.
É pra fazer pensar. Colocar a vida material antes da espiritual é basear-se num padrão equivocado como o adotado pelo executivo
(ou o colonizador) da piada acima. Percebendo isso, atualmente muita gente passa a questionar a instabilidade da competição destrutiva, de um estilo e vida que valoriza apenas a ganância e a concorrência.
Duvida-se cada vez mais do dinheiro como único parâmetro pelo qual se medem a correção e os méritos das atitudes perante a vida. Principalmente os mais jovens (e isso acalenta) esboçam não aceitar um cheque de muitos
Regina Navarro Lins*
dígitos como único alvo e ideal supremo do existir.
Estamos diante de uma virada. Nos próximos dez anos, refletindo avanço e amadurecimento espiritual, a ordem da solidariedade vai se sobrepor à do egoísmo. A feroz competição individual será substituída pelo respeito aos interesses coletivos.
Após longo período em que se incentivou que as pessoas escolhessem o que fosse melhor
Separação: quanto custa?
Gisela, uma bonita fonoaudióloga de 34 anos, vive uma situação complicada sem encontrar solução. Casada há nove anos com Rubens, um profissional liberal bem-sucedido, tem com ele duas filhas. Sente amizade e carinho pelo marido, mas nenhum desejo. Já se esforçou para mudar esse quadro, sem nada conseguir. Desde a última vez que aceitou fazerem sexo, sentiu estar se violentando demais. Decidiu, então, que a separação era irremediável. Ao conversar com Rubens sobre o assunto, constatou desanimada que não havia saída para ela.
“Eu queria ficar morando com nossas filhas e ele nos daria uma pensão. Ele não aceita. Disse que se eu quiser separar, posso ir embora. Ele fica no apartamento com as meninas e não dá pensão nenhuma. Fiz faculdade, curso de especialização e o meu salário não dá nem pra alugar um quarto e sala, sem contar as outras despesas. O jeito foi continuar casada. Isso já dura dois anos. Há seis meses namoro um homem separado. Adoro estar com ele e o sexo é maravilhoso. Mas só posso encontrá-lo de dia e nunca nos fins de semana. É claro que acaba comprometendo nossa relação. O pior de tudo é que não vejo como mudar essa situação.”
Nos últimos anos as separações têm ocorrido cada vez com mais frequência e com menor tempo de união. A aceitação
social para as pessoas separadas se generaliza e aos poucos vão se eliminando aspectos que sempre dificultaram a vida dos separados: discriminação dos amigos, dificuldades no trabalho ou na carreira, credibilidade, etc. Mas apesar disso, não é nada fácil decidir uma separação. Além de todos os fatores emocionais envolvidos, existe outro que contribui para dificultá-la ou mesmo tornála impossível: a dependência econômica.
Em várias culturas a independência econômica esteve diretamente ligada ao divórcio. Na tribo yoruba, da África ocidental, as mulheres sempre controlaram o comércio. Elas cultivavam a terra e depois levavam a produção para um mercado totalmente dirigido por mulheres. Além de comida,
levavam para casa dinheiro e artigos supérfluos. Essa riqueza tornava-as independentes, resultando que mais de 46% dos casamentos entre os yoruba terminavam em divórcio. Outro exemplo claro da influência do fator econômico é encontrado na tribo Nadza, da Tanzânia. Homens e mulheres são independentes uns dos outros para a sobrevivência diária. Na década de 60, o índice de divórcio entre eles foi quase cinco vezes maior do que nos Estados Unidos. Sem dúvida, a autonomia econômica pessoal permite a qualquer um dos cônjuges se separar quando quiser, portanto, há muito menos divórcios em lugares onde existe sujeição econômica entre o casal. No Ocidente, apesar da emancipação feminina da década de 70, a dependência das mulheres
ainda é grande. Um advogado que atua na área de família declarou que o casamento pode ser a maior fábrica de traumas e frustrações da humanidade e que nas separações que fez até então, sempre se surpreendeu com a enorme subordinação econômica que as mulheres têm aos maridos. Quando uma mulher dependente o procura com o objetivo de se divorciar, ele tenta dissuadi-la da ideia. “Eu não posso separar uma pessoa que não tem condições de se manter economicamente sozinha. Eu seria um péssimo advogado se fizesse isso. Jogaria a mulher numa guerra em que ela seria dizimada pelo marido. Há mulheres que dependem do marido para comer. Como é que eu vou separar?”, argumenta.
Mesmo tendo uma profis-
para elas, entraremos numa fase em que será levado em conta aquilo que for melhor para todos. É um belo desafio (prático e intelectual) esse que temos pela frente. Vamos trabalhar para que as coisas avancem e o mundo se torne lugar melhor, banhado em mais luz espiritual plena de amor.
* Professora universitária e mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
são, a maioria das mulheres não ganha o suficiente para manter a casa sozinha. A valorização da mulher feminina e romântica tem a ver com isso. Muitas foram ensinadas a pensar que, por serem mulheres, não são capazes de viver por conta própria, que são frágeis, com absoluta necessidade de proteção. Há as que acham até que serem sustentadas é um direito que têm pelo simples fato de serem mulheres. A consequência disso é a grande quantidade das que se veem forçadas a permanecer casadas, tendo que cumprir com esforço suas obrigações sexuais com o marido em troca de casa, comida e algum conforto.
*Psicanalista e escritora, autora de “A Cama na Varanda” e mais nove livros sobre relacionamento amoroso.

Anvisa estuda testar próteses de mama
om o escândalo de próteses mamárias adulteradas envolvendo duas marcas estrangeiras, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer tornar mais dura a entrada dos produtos no mercado brasileiro. A agência reguladora quer exigir teste de qualidade lote a lote dos implantes de seio antes de liberar a venda.
A ideia foi colocada em consulta pública, que começa na última quarta-feira, com a publicação no Diário Oficial da União, e vai até 16 de fevereiro deste ano. No período, a população pode opinar sobre a proposta.
Para conseguir o registro de uma prótese mamária no Brasil, a fabricante precisa apresentar um certificado de qualidade e de conformidade com as normas e não é cobrado teste das próteses ser vendida no país, processo adotado com as marcas Poly Implant Prothese (PIP) e a Rofil, que recentemente foram acusadas de usar silicone industrial.



Pela nova regra, será obrigatório o exame do produto por laboratórios nacionais, indicados pela Anvisa e com aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para conseguir autorização de venda.


De acordo com a agência reguladora, o Brasil será o primeiro país a cobrar o teste de próteses para seios que servirá para “atestar as informações apresentadas pelo fabricante no momento do registro do produto”. Atualmente, a Vigilância Sanitária exige a testagem somente de preservativos e luvas. No prazo de um mês, a Anvisa irá apresentar também plano para monitorar as próteses vendidas hoje no país.


O Ministério da Saúde e as entidades nacionais de cirurgia plástica e mastologia devem definir o atendimento às brasileiras com implantes das marcas francesa PIP e holandesa Rofil, como exames a serem feitos para constatar ruptura da prótese e os hospitais públicos que prestarão
o serviço. A estimativa é que cerca de 20 mil mulheres têm as próteses, mas não se sabe quantas estariam com problemas. As autoridades sanitárias da França identificaram elevado risco de vazamento do gel das marcas, que pode provocar problemas de saúde.
Atualmente, empresas devem apenas apresentar certificado de qualidade e conformidade
Volta às aulas cuidando da saúde
Especialistas fazem uma lista de cuidados que pais e professores devem ter com as crianças
No início do ano letivo, a garotada está ansiosa para encontrar os amigos, usar o material escolar e o uniforme novo, conhecer os professores. Em meio à tanta empolgação, pais e professores devem estar atentos aos cuidados básicos a serem tomados com as crianças.







Os especialistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) fazem uma lista de observações a serem levadas em conta como o uso correto das mochilas, a postura recomendada em sala de aula, o calçado adequado para o ambiente escolar e a prevenção de acidentes durante as brincadeiras.


O uso correto da mochila é um quesito importante que pode evitar dores e deformidades. O especialista em coluna Luiz Eduardo Carelli, avisa que diante de tantas opções no mercado, o importante é pensar na saúde da coluna e dos ombros. Pesquisas já revelaram que o peso adequado a ser transportado em uma mochila é de no máximo 10% do peso corporal. Por isso, a sugestão é arrumar a mochila diariamente, segundo as necessidades das aulas do dia seguinte.
“O caderno de 10 matérias pode ser substituído por um caderno para cada matéria. Ou pode-se adotar o esquema de fichário, em que o aluno leva para a escola apenas as folhas da matéria em questão”, ensina Carelli.
Vale ainda dar preferência para os modelos de alças alcolchoadas com largura que não excedam o tamanho do dorso da criança e com altura sobre a região da cintura.
Outro ponto importante é ajustar a bolsa ao tronco e carregá-la sobre os dois ombros.
“Jamais usá-las sobre um só ombro. A sobrecarga em um
Uso correto da mochila pode evitar dores e deformidades lado do corpo pode ocasionar problemas de postura, como escoliose e cifose, e sérias dores”, complementa.

O ortopedista lembra ainda a importância da postura em sala de aula e faz um alerta para os professores. “Muitos alunos têm mania de inclinar o corpo para frente no momento de escrever. É importante sinalizar a garotada a manter uma
postura ereta, com as costas apoiadas na cadeira. É papel dos pais observar se as cadeiras da escola são adequadas, de maneira que tenham um tamanho compatível com as mesas”, acrescenta.
SOluçõES

O calçado para a escola também deve ser motivo de preocupação. De acordo com
o especialista em Ortopedia infantil Pedro Henrique Mendes, os sapatos ideais para crianças têm que ser maleáveis, tanto no comprimento, quanto na largura e devem manter a base do pé estável no chão. Vale optar pelos calçados leves, com solados e palmilhas flexíveis. Saltinhos não são permitidos pois podem facilitar a perda do equilíbrio, gerando quedas. Ou seja, eles não são problemas somente na formação dos pés. Podem também ocasionar outros tipos de traumas ortopédicos. Os pais devem acostumar os filhos desde bem pequenos com calçados macios e confortáveis, que respeitem a fisiologia dos pés infantis. O mercado hoje em dia oferece muitas opções modernas, que seguem as tendências da moda e tecnologicamente preocupadas com o desenvolvimento saudável dos pés das crianças. A sugestão é se informar sobre as características do produto antes de comprar. Na hora da brincadeira, toda atenção é pouca para que sejam evitadas quedas e, consequentemente, traumas e lesões. Segundo dados do National Pediatric Trauma Registry (NPTR, serviço norte americano de registro de trauma pediátrico), acidentes relacionados a atividades recreativas e esportivas são mais freqüentes entre 5 e 14 anos de idade. Entre crianças de 1 a 4 anos, acontecem com freqüência razoável quedas de móveis, da cama, de equipamentos de recreação, de degraus, de escadas e de altura.
Conforme o especialista em traumas do Into, Leonardo Rocha, é importante conhecer o ambiente da brincadeira e, dessa maneira, investir em prevenção com uso de equipamentos de segurança e instruções que começam já em casa.

Colégio Lumière: investimento em qualidade e ampliação de serviços educacionais
Priorizando a aprendizagem, valorizando o estudo e o ensino desde as séries iniciais, o Colégio Lumière investe em 2012 numa turma específica de Curso Pré-vestibular
Aadoção do pensamento “Educar para o pensar” traduz-se na postura pedagógica que incentiva a autonomia e o amadurecimento intelectual, tanto pelo trabalho coletivo quanto pelo estudo individual.
Esta é a ideia que norteia, há seis anos, o trabalho do Colégio Lumière, em Dourados.
Em 2011, o Colégio iniciou um novo ciclo, marcado pela implantação do Ensino
Fundamental e pela mudança para uma nova sede, projetada para melhor atender seus alunos. Os investimentos continuam: o espaço físico está sendo ampliado, buscando melhor atender o número de alunos já matriculados tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio 2012. Neste ano letivo, o Colégio investirá numa turma especial de Curso pré-vestibular, com número restrito de alunos, estrutura curricular, horários de aula e serviços pedagógicos diferenciais. Com isso, o Colégio pretende estender as conquistas e aprovações em vestibulares de grande concorrência, já vivenciada por seus alunos de 3º ano, a alunos que finalizaram o Ensino Médio e buscam concretizar, o quanto antes, o sonho de ingressar no curso e universidade pretendida.
Iniciando o ano letivo no dia 6 de fevereiro, a escola receberá os alunos num espaço convidativo e tecnologicamente preparado para um melhor
desenvolvimento do trabalho pedagógico. A preocupação com a estrutura física, em especial, a das salas de aula, têm objetivo claro: colaborar para um melhor desempenho dos alunos e dinâmica pedagógica dos professores. Assim, todas as salas do Ensino Fundamental
6º ao 9º ano
e do Ensino Médio
1º ao 3º ano e TURMA CURSO 2012



são climatizadas, monitoradas por câmeras de filmagem, possuem lousa à caneta (o que colabora no caso de problemas alérgicos dos alunos), armários para uso individual, tela de projeção, computador e recurso multimídia – data-show. Este recurso facilita e enriquece a didática das disciplinas, em especial aquelas em que o uso de imagens e vídeos é fator determinante para uma melhor compreensão dos conteúdos.
A Matriz Curricular elaborada e adotada pela escola estabelece o equilíbrio entre as disciplinas, distribuindo, de forma equânime, o número de aulas semanais entre as diversas áreas do conhecimento, resultando numa carga horária eficiente para cada uma das turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo aulas e atividades no período vespertino que complementam a formação do educando. A Turma especial Curso 2012 terá um horário de aulas diferenciado, o que permitirá que o estudo individual e o momento de esclarecimento de dúvidas
Lincoln da Matta Fernandes, aprovado em Direito pela Universidade Mackenzie/SP, aguardando resultado da 2ª fase da USP – Largo São Francisco e da UnB; Natália Jacon Rodrigues, aprovada em Engenharia Civil pela UEM.
seja melhor aproveitado pelo pré-vestibulando.
O material didático adotado, Sistema de Ensino Poliedro, elaborado por autores de primeira linha, é referência em qualidade no mercado editorial. O excelente nível das avaliações aplicadas aos alunos é outro diferencial do Colégio. A aplicação de Simulados Nacionais – composto de fase objetiva e fase discursiva
com formato adequado à

faixa etária do aluno, cumpre um importante papel de reflexão para a prática pedagógica. Os ciclos de Simulado POLIEDRO modelo FUVEST e modelo do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), para as turmas de 3º ano e Curso Pré-vestibular são ferramentas importantíssimas para o estudante. A publicação do resultado da prova no mesmo dia de sua aplicação permite que alunos, pais e escola
acompanhem os resultados obtidos. Tais resultados incluem a classificação do aluno no cenário nacional POLIEDRO e um completo relatório das deficiências apresentadas, bem como o detalhamento de cada uma das questões da prova, incluindo a análise das respostas e a referência de conteúdos cobrados em cada questão.
O treinamento real – sobretudo para alunos pré-vestibulandos – é fator indispensá-
vel quando o tema é vestibular e ENEM: a simulação real do processo seletivo, incluindo número de questões e tempo de prova, é determinante para o rendimento e progresso do aluno no decorrer de sua preparação.
O conjunto de fatores diferenciais adotados pelo Colégio Lumière, somado à credibilidade conquistada pela escola nestes seis anos de funcionamento, evidenciada pelas aprovações de seus alunos de 3º ano em vestibulares de grande concorrência e ao resultado alcançado no ENEM comprovam a ideia já consolidada de que a preocupação da escola é com a qualidade de ensino. A conquista do 1º lugar no ENEM em 2007, 2008, 2009 – 1º lugar de Dourados nas provas objetivas – e 2010 comprovam essa ideia. O Colégio Lumière ocupa a segunda posição no ranking geral de MS das provas objetivas ENEM 2010 (dados divulgados pelo INEP, http://sistemasenem2.inep.gov. br/enemMediasEscola).
É do Colégio Lumière a melhor média estadual em duas das quatro áreas de conhecimento avaliadas – Linguagens e Ciências Humanas.
A aprovação de alunos de 3º ano em vestibulares de alta concorrência demonstra que os alunos, apesar de muito jovens, assumem uma postura madura, focada, obtendo resultados surpreendentes.
Gabriela de Almeida Gomes, aprovada em Direito pela UFGD, aguardando resultado da 2ª fase da USP – Largo São Francisco e da UnB; Lucas Sotolani, aprovado em Direito pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), pela UFRJ, aguardando resultado da 2ª fase da USP – Largo São Francisco, da UNESP e da UnB; Ana Carolina Degani, aprovada em Direito pela UFGD e pela UEMS.
Ricardo Nakamura, aprovado em Engenharia de Produção pela UFGD, em Ciências Econômicas pela UEM, em Engenharia de Produção pela UFV (Universidade Federal de Viçosa); Caio Uemura Fujinaka, aprovado em Engenharia Mecânica pela UFSC, pela UEM, aguardando resultado da 2ª fase da USP, da UNESP; da UNICAMP e da UnB (Universidade de Brasília).
Confira algumas das aprovações de alunos de 3º ano/2011:
ü Lucas Marques Sotolani, aprovado em Direito pela UEL, pela UFRJ, aguardando resultado da 2ª fase da USP – Largo São Francisco, da UNESP e da UnB (Universidade de Brasília);
ü Ana Carolina Degani de Oliveira, aprovada em Direito pela UFGD e pela UEMS;
ü Lincoln da Matta Fernandes, aprovado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/ SP, aguardando resultado da 2ª fase da USP – Largo São Francisco e da UnB;
ü Gabriela de Almeida Gomes, aprovada em Direito pela UFGD, aguardando resultado da 2ª fase da USP – Largo São Francisco e da UnB;
ü Damares Machado Azambuja, aprovada em Direito pela UFGD;
ü Heloísa Xavier Ramos, aprovada em Direito pela UFGD;
ü Otávio Campos Neto, aprovado em Administração pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) / IBMEC;
ü Caio Shohei Uemura Fujinaka, aprovado em Engenharia Mecânica pela UFSC, pela UEM, aguardando resultado da 2ª fase da USP, da UNESP, da UNICAMP e da UnB;
ü Michele Akemi Nishimura, aprovada em Engenharia Civil pela PUC/ PR;
ü Dayana Insfran Jorcuvich, aprovada em Psicologia pela UFGD;

ü Natália Jacon Rodrigues, aprovada em Engenharia Civil pela UEM;
ü Fernanda Maria Capitão Vigário Marchi, aprovada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC/ PR;
ü Ricardo Shigueru Sá Nakamura, aprovado em Engenharia de Produção pela UFGD, em Ciências Econômicas pela UEM, em Engenharia de Produção pela UFV (Universidade Federal de Viçosa);
ü Luísa Araújo Pezzini, aprovada em Biotecnologia pela UFGD e em Medicina Veterinária pela UFMT.
Simpatias para acelerar o casamento
Parabéns. Após fazer todas as simpatias, promessas e rezas você encontrou seu par e o namoro vai de vento em poupa. O romance vai cada vez melhor. Vocês combinam em tudo. Já estão até vivendo juntos ou quase. O próximo passo da relação é casar. Casar mesmo. Oficializar a união. Como dizem, “de papel passado”. Mas, há um entrave: ele ou ela não está muito animado com a ideia de casar ou não está com tanta pressa. Só que você quer casar. Mesmo que for uma cerimônia íntima ou só casamento no civil, mas você quer casar.
E haja diretas e indiretas. E ele ou ela nada de decidir.
Que tal então ser mais esperto e usar de armas secretas?
Sim, as simpatias para casar logo. Se você acredita, por que não tentar? Boa sorte e feliz casamento.
Para ser pedida em casamento
Compre uma fita vermelha e passe a usá-la durante o dia amarrada na coxa esquerda.
À noite, quando for se deitar, deixe-a sob um pires, dentro do qual acenderá uma vela ofertada a Santo Antônio. Ao lado da vela, coloque uma chave velha. Quando for pedida em casamento, amarre a fita na chave e jogue-a em água corrente. Acenda mais três velas a Santo Antônio.
Simpatias para acelerar o casamento


Quando uma amiga sua
Horóscopo




for se casar e já estiver grávida, faça uma visita a ela, leve um presente para o bebê e passe sua mão esquerda na barriga dela por sete vezes. Não lave essa mão. Vá ao encontro de seu noivo e passe a mão esquerda sete vezes sobre o coração dele. Outra simpatia para casar logo tem como ingredientes: 1 lenço dele, 1 lenço seu. Pegue o lenço do seu namorado e limpe os lábios dele com ele. Depois, guarde com o seu lenço atado por um nó bem forte. Guarde entre seus objetos pessoais. Evite encontrá-lo durante três dias. Depois deste tempo, desfaça o nó e morda as quatro pontas do lenço dele. Devolva o lenço no primeiro encontro após ter feito isso. Deixe o seu lenço em uma igreja aos pés da imagem de Santo Antônio.
Outra dica é pegar 16 folhas de laranjeiras e embrulheas em 1 folha de papel branco com seu nome completo escrito. Coloque o embrulho debaixo de seu colchão e deixe por 16 dias. Depois, pegue do embrulho oito folhas e vá até um igreja de Santo Antônio, deixando-as aos pés do santo. Com as oito folhas que sobraram, faça um chá acrescentando mel e perfume de verbena. Tome banho normal e, depois, jogue o chá em seu corpo do pescoço para baixo, tomando em seguida outro banho. Não jogue fora as folhas, pegue-as e leve também à Igreja, deixando aos pés de Santo Antônio logo que um casamento for realizado.
Patrícia Torres – De 23/01 a 30/01
Se o casamento está demorando para sair, a pedida é apostar em simpatias
palavras-cruzadas
O ponto chave da liderança é lembrar que sozinho não se chega a lugar algum. Os arianos que tem essa habilidade tão forte em seu sangue, que se darão muito bem despertando essa mesma qualidade nos que estão a sua volta.
A onda extremamente positiva e expansiva continua atuando sobre o destino dos taurinos. Iniciativas bemsucedidas e relacionamentos promissores surgirão naturalmente e todos trarão alegrias e boas vibrações.
A comunicação que é um ponto forte dos geminianos, neste momento se torna ainda mais marcante. Reforce suas ideias pronunciando palavras positivas para si e para os outros.
O elemento principal dos cancerianos é a água. Ela traz consigo a flexibilidade que precisamos para enfrentar situações que em um primeiro momento podem nos trazer sensações que não estávamos esperando.
cÂNcEr GÊMEOs ÁrIEs TOurO lIBra
Leão é o fogo e neste ano que é o Ano do Dragão os leoninos estarão mais vigorosos e com muito mais energia. Use com sabedoria esta energia e brilhe muito.








vIrGEM lEÃO

Use todo o seu dom de por ordem nas coisas para causar estabilidade nos ambientes. Controle as criticas e a necessidade de controle e tudo ficará mais leve. Naturalmente as coisas vão se encaixando.

Para se atingir o equilíbrio, muitas vezes temos que conhecer profundamente os dois opostos de uma situação. Neste aspecto só esteja atento para não permanecer muito tempo em cada ponto.

Intuição e percepção além do que pode ser visto serão seus grandes aliados. Usando essas ferramentas dificilmente você terá alguma dificuldade ou algum passo dará errado.
EscOrpIÃO
saGITÁrIO caprIcÓrNIO
Foco, determinação e disciplina. Suas atividades estarão sendo beneficiadas por um ritmo intenso e de prosperidade. Tudo que esta pendente estará sendo resolvido nos bastidores e logo emergirá.
NOvElas
A VIDA DA GENTE - Laudelino vai embora da casa de Iná ao saber que ela marcou um jantar com Álvaro. Ana rompe com Rodrigo e ele se aconselha com Lourenço. Eva tem o pedido de empréstimo recusado em sua agência bancária. Iná conta para Maria sobre o ciúme de Laudelino. Manuela recebe uma proposta para coordenar mais um restaurante. Marcos pede dinheiro emprestado para Dora. Vitória avisa que inscreverá Cecília em um torneio. Nanda aconselha Rodrigo a seguir em frente com sua vida. Cris não deixa Matias levar Tiago e Lorena ao dentista. Dora reclama de Marcos para Celina. Nanda vai parar na delegacia e Jonas vai encontrá-la. Ana aceita ser a treinadora de Sofia. AquElE bEIjo - Maruschka fica preocupada com o teor da carta e liga para Mirta. Olga impede a entrada de Alberto e Sarita no Lar. Vera repreende Vicente pelo escândalo na porta do restaurante. Raul não percebe o fingimento de Estela ao dar seu depoimento sobre o inquérito em que ela foi citada. Agenor fica chateado por não conseguir impedir Belezinha de ser costureira. Bernadete sugere que Ricardo peça a guarda compartilhada de Flavinho. Felizardo libera suas costureiras para que elas votem nele. Bob reclama com Íntima de seu desprezo a Belezinha. Claudia pede que Vicente a ajude a entrar com uma medida restritiva
O Sol entrando no seu signo traz uma energia nova e de clareza. As situações ganham novos aspectos e a chegada de um novo ciclo mostra possibilidades que antes não estavam em evidência.
aQuÁrIO pEIXEs Alegria, bom humor, energia são pontos chaves desta semana. Esteja atento a qualquer vibração que possa roubar essas suas qualidades preciosas e caso perceba alguma intenção deste tipo, mande mais energias positivas.
O inferno astral, como popularmente chamam o período antes do aniversário, é um período de análise e reflexão. Vale a pena dedicar uns momentos para ver o que pode ser melhorado no novo ciclo.
www.globo.com
contra seu ex-marido. Rubinho pede para Henrique descobrir algum erro grave que Vicente tenha cometido. Amália exige que Brites vá embora de sua casa. Felizardo perde a eleição. Maruschka ordena que Henrique derrube a liminar que a impede de demolir o Covil do Bagre. fINA EsTAmpA - Íris fica apavorada com a ligação de Alice, mas é impedida por Griselda de sair da loja. Fábio e Letícia entram no apartamento e encontram Chiara no sofá. Teodora entrega para Wallace o dinheiro que lhe pediu emprestado. Álvaro invade a suíte de Tereza Cristina e ouve Ferdinand falando com ela ao telefone. Esther fala para Guaracy que vai conversar com Danielle sobre Beatriz. Íris vai até a mansão de Tereza Cristina. Ferdinand dopa Alice e a joga em uma estrada deserta. Álvaro conta para a prima que descobriu o seu segredo. Griselda invade o quarto de Tereza Cristina, mas é impedida por Crô de chamar a polícia. Alice liga para Íris. Antenor se preocupa por não conseguir falar com a mãe e decide ir até a pousada. Chiara tenta disfarçar seu estado para Fábio. Luana fala para Antenor que o laptop de Marcela está no quiosque. Íris diz a Alice que não vai mais chantagear Tereza Cristina. Antenor descobre o segredo da perua. A socialite fala para Ferdinand que quer ver Quinzé morto. Antenor leva o laptop de Marcela para Griselda.

Dmais

Couro no Verão merece cuidados especiais
Item indispensável no guarda-roupa, o couro pode apresentar manchas e deformidades

couro deixou de ser um item indispensável no Inverno e se tornou parte da wish list de Verão. Não é à toa que as peças fazem sucesso no mundo todo, indo tranquilamente de um passeio no parque, no caso de um short descontraído com top de malha, à balada. “O couro é vivo e permanece vivo mesmo após virar roupa. Por isso, ele corre o risco de ser atacado por fungos.

Além disso, pode apresentar manchas e deformidades. Há clientes que chegam à lavanderia desesperados porque o bolor tomou conta do couro, ou porque há furos nele. Em algumas vezes, a situação é irreversível”, alerta Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia, rede com 100 lojas pelo Brasil.


Se o couro tradicional
aquele que todo mundo usa no Inverno
requer cuidados especiais, Monteiro ensina que o couro usado no Verão é ainda mais sensível. “Por ser mais fino e delicado, o material usado nessas peças pode se desgastar com facilidade, por isso é sempre bom estar atento ao local onde se senta, para que a peça não sofra arranhões ou furos; cuidar para que perfumes não tenham contato direto com a roupa de couro e evitar o seu uso por muitos dias sem fazer uma higienização, já que o próprio suor pode deixar ou couro levemente enrijecido”, aconselha.
DicaS
Não pense que uma boa bacia com água e sabão vai tirar o suor e a sujeira de seu vestido de couro. Isso nunca pode ser feito. A única solução possível para uma peça de couro suja é levá-la à lavanderia, porque a limpeza profissional garantirá a remoção da sujeira e do suor, promovendo também uma hidratação deixando o couro com toque e macio.
As peças de couro liso normalmente não perdem cor, mas as peças acamurçadas geralmente desbotam, podendo adquirir aparência de velhas e precisam passar por um processo para reavivar o tingimento, deixando-o próximo a sua cor original. Pela complexidade, o ideal é deixar esta tarefa a cargo de profissio-

nais especializados. Quando está excessivamente sujo e não é lavado imediatamente, a sujeira se impregna na peça, encardindo-a. A lavanderia especializada é capaz de lavar, higienizar, hidratar e reavivar a cor original de uma peça de couro.


E não espere muito tempo para levar sua peça à lavanderia: se ela chegar muito comprometida, há processos como tingimento e rehidratação que podem recuperar até 80% de sua aparência original, mas em muitos casos, não há como remover completamente a sujeira impregnada.
Por ser pele animal, o couro e os acamurçados estão sujeitos ao ataque de fungos, principalmente quando guardados em locais úmidos e escuros. Desta forma, as peças não devem ser guardadas em sacos plásticos, pois este tipo de embalagem cria umidade e se torna um habitat perfeito para a proliferação de microorganismos. O melhor é envolver o couro numa capa de TNT, de preferência escura, para evitar que a peça se degrade com incidência da luz.
O casaco de couro ou camurça deve ser pendurado em cabides plásticos ou de madeira. Eles precisam ser largos para evitar deformação nas áreas dos ombros. Nunca se deve guardar peças de couro ou camurça quando estiverem úmidas – vale tanto para chuva como para o suor. O correto é arejar e secar a peça de um dia para outro para, então, guardá-la. Quando a peça for ficar no armário por longo período, o ideal, além de protegê-la com a capa escura de TNT, é expô-la a cada 30 dias em local fresco e arejado, sempre na sombra. Se quiser deixar o couro ou a camurça um pouco no sol – dez minutos são suficientes
não remova a capa de TNT. Não existe uma frequência para a lavagem. Quando conservamos corretamente o couro, fazendo sua correta higienização e pouco uso, podese até chegar a lavá-lo após um ano. Se houver um uso frequente, o ideal é lavá-lo a cada seis meses ou mesmo quando o couro/acamurçados apresentar pequenas sujidades.
Adiles

“É melhor ter amado e ter perdido, do que nunca ter perdido nada”. (Samuel Blutler)
Passagem de comando







Na 14ª Cia de Comunicação Mecanizada, aconteceu ontem a solenidade de troca de comando do Major Com. Paulo César Andrade Arruda para o Cap. Com. Valdecir Gregory. Na ocasião, foi inaugurado o retrato dos ex-comandantes e posterior troca de comando, a seguir foi servido coquetel aos presentes. Desejamos todo sucesso ao novo comandante!


Aniversariantes

Felicidades à Reginete que aniversaria amanhã. Na foto, com o esposo Márcio Antunes
PARABÉnS AOS AnivERSARiAntES hOjE (21/1): Dirney De Lucca Perez - Cezar A. Beloni - Diva Marangoni
- Celia G. Figueiredo - Antonia M. Castilho - Edna Gaúna


- Heldebrando A. Paiva - Agenor C. da Silva - Moisés Henrique






- Carlos Cordeiro - Juliana Paggi
- Maria Isabel P. StuquiPaulo S. Tavares AmAnhã (22/01)

Renata Bianchi - Kary Sampaio
Nei - Anízio P. de Oliveira
- Marcos Antonio S. Penze - José Silvio Armador - Joana M. X. Rodrigues - Maria J. A. Peral



- Jeovani V. dos Santos - Juliana dos S. Lopes.
O Grilo é...
Aniversaria neste domingo o deputado federal Vander Loubet, a quem desejamos felicidades. Na foto, com a esposa Rosely.


Parabéns a Jairo De Osti, que aniversaria hoje.
O ser humano está ficando cada vez mais cruel; veja este caso onde o único suspeito de ter matado a esposa e dois filhos, um de 6 meses e outro de 2 anos, a facadas, é o próprio pai. Este crime é inconcebível, não dá para acreditar como o próprio pai teve coragem de usar um método tão violento e brutal para exterminar, cruelmente, a vida dos filhos.
Completando idade nova hoje, a eficiente colega de trabalho Anália, recebendo os parabéns de familiares e amigos.
Flash


Os advogados Dr. Edson Pasquarelli e Dra. Danielly Henschel abriram escritório de advocacia, em Dourados, causas cíveis, criminais e trabalhistas, à Rua João Candido Câmara, 1.107. Sucesso!

Anote
Muito em breve, Dourados vai ganhar um novo hotel quatro estrelas, super legal. O "Gales Park Hotel", na Rua Quintino Bocaiúva, 1.760. Fone: 30212810.

É preciso
Que Deus nos abençoe com nova chuva, pois o sol está causticante e a terra, muito seca.
Datas

21/01: Dia de Santa Inês; Dia Mundial das religiões; em 1976, é realizado o 1º voo Paris/ Rio pelo Concord; em 1980, o cantor Frank Sinatra inicia turnê pelo Brasil.
22/01: Dia de São Vicente; morte, aos 54 anos, em 1891, de Benjamin Constant, articulador da República; Nascimento, em 1897, do jornalista Barbosa Lima Sobrinho, escritor, deputado federal, governador do PE e presidente das Assembleia Brasileira de Imprensa.
Salmo "Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne".
Sônia Giraldi Marinho e o filho, o poeta Emmanuel Marinho; ela, sempre disposta e batalhadora, e ele, expandindo poesia e cultura e divulgando nossa terra em todos os cantos do país.

Classificados Classificados
Classificados







Classificados Classificados



O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 21/22 de janeiro de 2012
O PROGRESSO



Classificados Classificados
Classificados
Classificados Classificados
1244
KITINETE ÁGUA BOA
Nova, c/ prop. R$ 350,00. 3425-6937 Angelo 1149

KITINETE SL/QTO Coz, A.S, Jd. Santo André. 8409-4323 ou 3422-1786
857
PENSIONATO
Pq. Alvorada. 3426-5826 / 9613-3388
1120
PENSIONATO MASCULINO
Próx. Anhanguera/UFGD.
3423-3885 / 9687-1081 1219
PORTAL COM PISCINA
3 suítes c/ AE, 3 salas, cozinha c/ AE, dep. empregada c/ WC, piscina, churrasqueira, garagem. R$ 2.900,00. 3423-2255. CRE-
CI - 779-J. (Imob. Athenas) 1137
PQ. ALVORADA
C/ 3 qtos, sla, coz, wc, lavanderia, varanda, garagem. 9995-0965 109
PRECISA-SE MOÇAS
Estudante p/ dividir aluguel no Centro. 8481-5062 958
03 quartos, sala, cozinha, garagem, R$ 550,00. 3423-2255 Creci 779-J (Imob. Athenas) 1226
JD. OURO VERDE
C/ 01 suíte c/ AE, 02 quartos, 02 salas, cozinha c/ AE, churrasqueira, despensa, R$ 1.300,00. 3423-2255 Creci 779-J (Imob. Athenas) 1267
KIT 2 QTOS/SLA/COZ 2 wc, área serv. coberta, garagem, Rua das Amoreiras, 113, Jd. Colibri. 3425-1691 65
KIT PRÓX. SHOPPING
R: Gaspar Alencar, 562. 9971-8404 ou 9636-5138 929
KIT. C/ GELADEIRA
E salão comercial no Centro. 3427-2991 ou 96533322 662
KITINETE Av. Presidente Vargas, 803 fundos.
PARA CONSULTÓRIO
1223
Centro, rua Camilo H. da Silva, c/ 03 quartos, 03 salas, edícula, despensa, cozinha, R$ 2.200,00. 3423-2255 Creci 779-J (Imob. Athenas) 1224
PARA ESCRITÓRIO Centro, rua Ediberto C. c/ Oliveira Marques, c/ 03 quartos, 03 salas, coz, despensa, garagem. OBS: própria p/ consultório, R$
1.400,00. 3423-2255 Creci 779-J (Imob. Athenas) 1229
PARQUE ALVORADA
C/ 01 suíte c/ AE, 02 quartos, 02 salas, cozinha c/
AE, despensa, garagem, R$
1.300,00. 3423-2255 Creci 779-J (Imob. Athenas) 1230


PARQUE DO LAGO
Casa nova, c/ 02 quartos, sala, cozinha, garagem, R$ 500,00. 3423-2255 Creci 779-J (Imob. Athenas)


PRÓX. FEIRA
6 peças, área nobre Centro, av. Presidente VArgas, nº 40 126
QUARTO FAMILIAR
Próx. feira. av. Presidente Vargas, nº 40 Centro 1231
RES. MONTE CARLO
C/ 02 quartos, sala, cozinha, garagem, R$ 500,00. 3423-2255 Creci 779-J (Imob. Athenas) 667
SALÃO COMERCIAL
R: Cuiabá, 715. 3421-3904 668

SOBRADO E KITINETE Centro, 3 qtos e 1 qto, R$ 990,00 e R$ 500,00. 9659-5910 1089
SOBRADOS NOVOS

Fica a uma quadra da Unigran. C/ 2 suítes, sala, coz, garagem, port-elét., interfone. Obs: Imóvel novo. R$ 1.200,00. 3423-2255. CRECI 779-J (Imob. Athenas)
546
VL PLANALTO 03 suítes, 02 salas, coz móveis planejados. 99722521
VL TONANI
68
2 suítes, 02 qtos, 3 slas, coz, móveis planejados. 9972-2521
CASA-VENDA 1271
2 EDÍCULAS Pq. Alvorada. Gondim Creci 2645. 3421-0034 1112 20X50 C/ CASA 05 peças, próx. BR 163. 9971-3855 1264

3º PLANO R$ 260 MIL 01 suíte, 02 qtos, salas, coz, escritório. 9972-2521 1283
4º PLANO 110 MIL 04 qtos, 3 wc, varanda, não financ. 3423-2655 ou 8472-6224


1194
800
4º PLANO 3 QTOS/SLA Coz, wc social, varanda, fundos. 9641-9101 899 ÁGUA BOA 75 MIL
2 qtos, sala, coz, wc. 9986-8489 1160
ALTO PADRÃO 190 MIL
Altos do Indaiá, 1/2 quadra do HU, 2 qts, sl ampla, coz planej., aq. solar, churrasq, g.
2 carros. Nova. 8466-2237 625 ALTOS DO INDAIÁ

3 qtos, 2 wc, 1 salas, coz, a. serv, garagem. 9971-4749 1132
BARRACÃO COMERCIAL 400m², c/ 2 terrenos, esq. e sub esquina, R$ 200 mil. 9238-2659
1272
CAMPO DOURADO
Gondim. Creci 2645. 34210034 1022
CANAÃ I Próx. mercado jóia, R$ 70 mil, av. Brandão. 34266490 ou 9971-3166
CANAÃ I 48 MIL
Aceito carro até R$ 20 mil, murado, asfalto. 96656866 ou 9109-5023 900
CANAÃ I ESQUINA
R: Alvaro Brandão, nº
3.000. Tels 3424-4458 ou 9602-3506
CANAÃ III
824
03 quartos, varanda, churrasqueira. 9239-1589

1155 CANAÃ III Frei Antônio, 2560. Casa c/ salão. 9624-3872
1035
CASA 4º PLANO 02 qtos, 1 sala, wc, coz, disp, 120m², varanda, R$ 125 mil. Telefone 99996545 864
CASA 9622-9285
12 cômodos, João Paulo II, asfalto. 8187-1528
Classificados Classificados
Classificados Classificados Classificados
877
PRÉDIO COMERCIAL





Hayel B. Faker, c/ 200m², R$ 400 mil, alugado. 9238-2659 524 SALÃO C/ CASA 265M² R$ 400 mil, r: Monte Alegre, 5305, Jd. Ouro Verde. 9233-4878 902


SALÃO E CASA Jd. Novo Horizonte, Centro Bairro. 9667-8513 1146
SANTO ANDRÉ
922
VL MAXWEL 3 qtos, sala TV, sala jantar, 1 wc, suíte, escritório, espaço p/ construir frente e fundo. 9176-2349 763 VL PLANALTO 515 MIL 03 suítes, 3 salas, piscina, const. 336m². 9972-2521
CHÁCARAS
901 18,5 HECTARES
ou 9971-1320 661
JD. PELICANO Nova, 57m². 9994-6160 1085 LOJA DE CONFECÇÕES
R. Weimar G. Torres, 1770. Aceito carro ou moto, terreno ou casa. 3421-2007 / 9683-4870 1191
MÔNACO R. ITÁLIA 3 suítes, 3 salas, área de lazer. 9971-7858 1239
PQ. ALVORADA R$ 150 mil. 3423-0509 1240
PQ. ALVORADA Nova, 01 apto, 03 qtos, piscina. 9951-7641 1291
PQ. ALVORADA 2 APTOS 2 qtos, 380m², R$ 1.400,00. 8405-7710 ou 3422-1470 1265
PQ. ALVORADA 350 MIL 01 suíte, 02 qtos, 1 sla, móveis planejados. 99722521
1 suíte, 2 qtos, sla, coz, wc social, despensa, churrasqueira, garagem p/ 3 carros, terr. 360m², R$ 155 mil. 9672-0801 928
SOBRADO C/ 7 PEÇAS
3 wc, p/ comércio. 34272991 ou 9653-3322 1199

TROCO SOBRADO Por casa (-) vlr, R$ 380 mil, ac. proposta carro/terreno. 9955-3613 ou 9901-5862 1093
VENDO KITINETES R$ 150 mil. R: Onófre P. de Matos, 195. 9936-0791 1004
VENDO OU TROCO Casa em Campo Grande por casa em Dourados. 9975-5765 1268
VENDO/TROCO CASA C/ edícula, Jd. Oliveira. 9649-8930 ou 9989-8702 778

VENDO/TROCO CASA Nova, R$ 75 mil, Jd. Guaicurus. 9936-0513 1041
VENDO/TROCO CASA Em Campo Grande por casa em Dourados. 9975-5765
2,3Km do Posto da Capela, R$ 16 mil o hectare, na beira asfalto. 9985-5248 1282 ÁREA 2.200M² Esq., escriturada, a 100m da BR, próx. Pq. de Exposições, R$ 180.000,00. 9973-6682 1086
CHÁCARA 3 ALQ
Formada na Vila Vargas.
9933-0846 1174
CHÁCARA 30.900M²
Boa localização, Pq. das Nações II. 9622-8007 c/ Silvana 1056
CHÁCARA 7 HA PRÓX HU Margem anel viário, ótima p/ lazer, camping , hotel, campo futebol, pesque pague, viveiro mudas, clube, 2 piscinas, área festa, alojamento, açudes, bosque. 9972-4121 1241
VENDO ÁREA 2 ALQ P/ pesque pague, açudes criação de peixes, lazer, camping, xalés, rio, lanchonete. Telefone para contato9997-0788
860
VILA VARGAS 6,7 HA Na Beira da Rodovia. Creci 4510 Dina. 9672-0801
FAZENDA 989
120 HA INDÁPOLIS Cultura, lav de soja, 2Km do asfalto, 800 sacos p/ alq, facilita pgto. 9987-8425 Creci 244
SÍTIOS
500 SÍTIO 100 HA A 2Km de Vila Formosa, p/ soja. 3421-9394
TERRENOS
893 2 TERRENOS Comercial, juntos, entrada+ parcelas, R: Cel Ponciano, fundos retífica São Paulo. 9971-2828
1256
ALTOS DO INDAIÁ E Pq. Alvorada, 02 lotes, 1.170m². 3426-6490 ou 9971-3166

Classificados Classificados
1211
CENTRO Resid. Bahia. C/ 2 qtos, sala, coz, garagem, portão elétrico. R$ 700,00. 34232255. CRECI - 779-J (Imob. Athenas)
1192
CONSTRUÇÃO NOVA
Qto c/ wc, sala e coz juntos, a. serv, portão eletrônico e interfone, 36m², R: Silvia de Araújo Moraes, 3445, Pq. Nova Dourados, próx. Pavilhão de Eventos(prefeitura),
R$ 400,00. 9906-4945
EDIF. GUAICURUS
1214
Próx. Pq. dos Ipês. 1 suíte c/ AE, 2 qtos c/ AE, sala, cozinha, garagem. R$ 1.200,00. 3423-2255. CRECI 779-J (Imob. Athenas) 1215
EDIF. LAGO DOURADO
Frente ao mercado São Francisco c/ 2 qtos, sala, coz, garagem. R$ 570,00. 3423-2255. CRECI - 779-J. (Imob. Athenas) 1216
EDIFÍCIO BETEL
Próx. Pq. dos Ipês. 1 suíte, 1 qto, sala, coz c/ AE, garagem. R$ 980,00. 34232255. CRECI - 779-J. (Imob. Athenas) 1207
EDIFÍCIO ITAIPU
Centro. 01 suíte c/ AE e vidro, 3 salas, 2 quartos c/ AE, cozinha c/ AE, garagem p/ 2 carros, sauna, piscina, dep. empregada, elevadores. R$ 2.300,00. 3423-2255. CRECI - 779-J (Imob. Athenas)
1218
EM NOVA ANDRADINA
Aptos novos c/ 2 qtos, sala, cozinha c/ AE, salão de festas, garagem, elevador. R$
760,00. 3423-2255. CRECI - 779-J (Imob. Athenas) 1221
JD. FLÓRIDA II 3 quartos, sala, cozinha, garagem. R$ 550,00. 3423-2255.
CRECI - 779-J. (Imob. Athenas) 1212
JD. SANTO ANDRÉ
Resid. Monte Sinai. C/ 2 qtos, sala, coz., garagem, R$
650,00. 3423-2255. CRECI - 779-J. (Imob. Athenas) 1205







PARQUE ALVORADA
Residencial Itavera com

2 quartos, sala, cozinha, garagem. R$ 550,00. 3423-

2255. CRECI- 779-J (Imobiliária Athenas) 1206

PRÓX. DA UNIGRAN
Edifício Sardenia, com 3 quartos, sala, cozinha, garagem. R$ 1.100,00. Tel:
3423-2255. CRECI - 779-J (Imobiliária Athenas) 1210
PRÓX. SHOPPING
Resid. Pires de Oliveira c/ 2 qtos, sala, coz, garagem, R$
550,00. 3423-2255. CRECI
- 779-J. (Imob. Athenas) 1213
RESID. DEL REI.
Jd. Santo André. C/ 2 quartos, sala, coz, garagem, sacada.
R$ 650,00. 3423-2255. CRECI - 779-J (Imob. Athenas) 1209
RESID. FLORENÇA
C/ 2 qtos, sala, cozinha, garagem, elevador, churrasqueira. R$ 900,00. 3423-2255. CRECI - 779-J. (Imob. Athenas) 1208

RESID. RIO BRANCO
1088
SOBRADOS NOVOS Próx. Unigran c/ 2 suítes, sala, coz, garagem, lavabo, port.-elét., interfone. R$
1.200,00. 3423-2255.
CRECI 779-J. Imob. Athenas. 1217
SOBRADOS NOVOS Residencial Continental.
2 suítes, sala, coz c/ AE, churrasqueira, garagem.
R$ 1.100,00. 3423-2255.
PRES. VARGAS Número 803, centro, 1º andar.
C/ 3 qtos, sala, cozinha, garagem. R$ 650,00. 34232255 (Imob. Athenas)
1123
PUNTO 10/11 PRATA Completo + rodas, R$ 20 mil + parc. 8424-3309 1097
SIENA 07/08 COMPLETO
Cinza. 9999-0734 593
SIENA 1.4 FIRE PRATA 2010, completo. 34203000 1129
UNO 95/95 VERMELHO AR, 4P, VE, TE, ótimo estado, R$ 18.000,00. 8142-0569 1087
APTO-VENDA
CRECI - 779-J. (Imob. Athenas) 836
APTO 2 QTOS 3º ANDAR
Próx. shopping e Extra, São Francisco, R$ 125 mil. 9906-4745 1061

APTOS 2 E 3 QUARTOS
Novos, centro. 9971-5858 747

ED. VITÓRIA RÉGIA Próx. Unigran. Gondim Creci 2645. 9971-1320 725
EDIFICIO JARDINS Vendo apartamento, 3 quartos, 01 suíte, cozinha, sacada ampla. 9972-4838 840
EXCELENTE LOCAL
Próximo ABV e hospital Santa Rita, frente Ciro Melo, Edif. Califórnia, 2 quartos, R$ 180 mil. 9293-1062 Creci 2993 MS 765
RES. MARILIA 210 MIL
1 suíte, 2 qtos, 1 sala, coz, const. 90m². 9972-2521 937
RES. ONIX R$ 160 MIL
Novo, 2 qtos, 2º andar c/ elevador. 9238-2659 876


RESIDENCIAL RUBI
Aptos na planta, próx. Atacadão, c/ 2 dorm, a partir de R$ 120 mil. Entrada + 24 parcelas. 9238-2659 ou
9926-5168 950
VENDE-SE APTO 3 QTOS Todo reformado. 9983-6633 380
ZAGAIA RESIDENCE Visite um apto decorado, sem compromisso. Gondim Creci 2645. 3421-0034 ou 9971-1320 379
ZAGAIA RESIDENCE Lado Unigran, 2 dorm, sala, coz, a. serv, sacada, garagem. Gondim Creci 2645. 3421-0034 ou 9971-1320
CHEVROLET
ASTRA SEDAN CD 03/04,
562
9643-6242 ou 8408-3035 1075
PALIO WEEKEND 97/98
Prata, 1.6, comp, R$ 12.500, 00, troco (-). 9692-9477

UNO 95/96 COMPLETO 4 P, metálico, ar, UD, TU. Junior. 9636-2467 1034
UNO 95/96 VERDE Completo, R$ 10.500,00. 9239-0785 ou 9803-2536 1242
UNO 96/96 4 PORTAS 8185-3055 ou 9602-3067 1189
UNO 97/98 4 PORTAS Completo (-) ar, prata. 99575063

UNO SMART 00/01 Básico, 2 portas, carro de mulher. 8439-6264

Classificados/Atos Oficiais
769
206 CERCA ELÉTRICA
R$ 3,00 o metro, motor portão, 3x R$ 90,00. 99964845 1127

COMPRESSOR SCHULTZ
10 peças, 175L, semi novo, 110/220V. 9991-4281 230
COMPRO GELADEIRA Fogão ind. e doméstico, frezeer. 9629-9729 770
CONSTRUTOR EM GERAL Casas grandes, pequenas, salão, condomínios, prédios, hotel e reformas em geral c/ 35 anos de experiência no ramo. Faça seu orçamento, sem compromisso. 9971-1463 Camilo 819
CRÉDITO CONTEMPLADO
Transfiro no valor de R$ 50.000,00 p/ imóveis, veículos e capital financeiro, peço R$ 2.900,00+96 parcelas de R$ 600,00. (67) 9179-3328
DISK FRETE MUDANÇAS
TRAB. COM SEMI JÓIAS
Ensinamos o trabalho, financiamos o aprendizado e ainda poderemos comprar sua produção. Lucro de até 200%, p/ Dourados e região. 3421-0951


TRANSPORTE ESCOLAR
915
Levamos p/ escolas e faculdades. 9999-8030

559
TRANSPORTES ESCOLAR Anglo, Imaculada, Unigran, Anhanguera, matutino e noturno, microônibus c/ ar, seguro. 9611-2766
TV LED 32” AOC
120
Baú, montagem de móveis.
9609-1756 João Carlos 118

ELETRICISTA
Instalações e manutenção elétrica, residenciais, comerciais e prediais. 99056152 Jair/ 9945-3672 Geraldo 427
ELETRICISTA LEANDRO Plantão 24 hs. 9996-3325

1115
C/ garantia de 1 ano, nova na caixa, 42” LED R$ 1.750,00. 8402-8552 1197
TV LED 40 POLEGADAS
TV LED e LCD, a partir de 4x R$ 250,00. 9902-5232 1278
VENDE-SE Posto combustível, área central Dourados. 99719638 1114
VENDE-SE AR SPLIT
12.000BTUS, R$ 1.100,00, instalado c/ 1 ano de garantia, 9.000BTUS R$ 900,00. 3426-2222 ou 8402-8552 1126

VENDE-SE LOJA Boa localização. 84038308 1286
VENDE-SE MOTOR POPA 20, yamaha, 4 tempos, 2012/2012, R$ 9.500,00. (67) 3411-4566 1235
VENDO BICILETARIA
R$ 4.000,00, aceito moto

150. 9675-6492 944
VENDO HOTEL
Em Dourados. 9937-2656 856
VENDO LOJA
Izidro Pedroso. Confecções. 3425-5482 1172
VENDO LOJA CONFECÇÃO
Situada a R. Cuiabá, 1575. 9906-1785 966
VENDO LOJA/PONTO Informática, av. Marcelino Pires-Centro. 8116-9969 1167

0918 1185
VENDE-SE FILHOTES Chow Chow, vacinado, vermifugado. 9935-7233 Clayton 1096
VENDE-SE FRANGO Semi caipira, limpo, pronto p/ consumo. 3424-4083 ou 9968-4575 1103
VENDO 4 DUZ. LASCAS 3 cabeças gado, 11 porcos caipira, 1 triturador Nogueira nº 2. 9948-2734 825
VENDO FILHOTES Husky Siberiano, Boxer. 9918-7389 1106
VENDO NOVILHA 80 fêmeas e 50 machos, 16/20 meses de idade, toda branca. 9662-7633 ou 9663-8518
INFORMÁTICA
519
MANUTENÇÃO PC R$ 40,00. Atendimento domicilio. 9697-4103
TURISMO
CARNAVAL EM BONITO
1144
Saída 18/02 até 22/02. 9996-3534 ou 9133-7575 690
EXCURSÃO MEIA PRAIA
Itapema, saída 14/02/12. 9662-3487 ou 3423-3503 1178
EXCURSÃO PRAIA SC Meia praia, de 15/02 a 21/02. 9672-5071 1255
VAN NOVA P/ VIAGENS C/ ar e reboque. 34256090 ou 8117-6159
91
ALUGA CAMA ELÁSTICA Novas, com ótimos preços. 9995-4025 ou 9296-6176 655
ALUGA CAMA ELÁSTICA De seg. a sexta-feira R$ 50,00. 9967-8993 602
ALUGA CAMA ELÁSTICA Piscina e infláveis. 99058391 ou 8163-6022 979
ALUGA CAMA ELÁSTICA Promoção de seg a sexta-feira, R$ 50,00. 9999-0463 1057

ALUGA CAMPO FUTEBOL Medindo 40x60, ótima iluminação. 9972-4121 847
ALUGA LAVA RÁPIDO Ótimo ponto. 2 bombas d’água, compl., 25 pés. Falar c/ Pedro. 9994-7576 943
ALUGA-SE CHÁCARA Para festas, e campo iluminado. 9629-0922 Vanderlei 951
ALUGA-SE VESTIDOS
P/ formatura. 9905-5844 ou 9683-6589 97

ALUGO CAMA ELÁSTICA E piscina de bolinhas, brinquedos novos. 3427-6182 ou 9141-7339
ALUGO CAMA ELÁSTICA
208
(67) 9261-5562 ou 9682-6930 921
ANTENA PARABÓLICA Manut., peças, vendas, nova. 9971-1951 766
AR CONDICIONADO
Instalações e manutenções. Tel. 9999-0892. C/ Denis. 1198
AR CONDICIONADO Split 12.000BTUS, 4x R$ 288,00. 9902-5232 651
AUTOCAD 2D E 3D










Aula autocad, trabalhe como projetista e desenhista, c/ excelentes ganhos, certificado reconhecido. 9609-
808
FAÇO FRETE De grãos, soja, milho, etc.
9244-2107 ou 9277-7189 1195
FORNO INDUSTRIAL
Forno de pedra e fogão industrial. 9908-7673 1113
INSTALAÇÃO AR SPLIT
A partir de R$ 150,00 c/ garantia na instalação de 3 meses. 8402-8552 ou 3426-2222 491
LAN HOUSE CENTRO
Praça Antônio João, ac. veículo, ocasião. 9974-2983 849

MOBILIA DE CASA
Completo. Visite. 84722911 / 9922-4665 1293
MOTOR 150CC ELET. OHC, doc. leilão, R$ 900,00. 9601-4378 ou 9945-5156
1108
MUDANÇAS E MONTAGENS
Mudanças locais e interestaduais, aproveitamento de viajens. 9924-2868
1280 PÁ CARREGADEIRA
Pula pula, MF, 86. 9971-1904 903 PEDREIRO Muros, calçadas, reformas. 9936-3301
1122
PINTURAS EM GERAL Residencial, reformas, grafiato, texturas. 9626-9622
Emerson 1117
PODA/ CORTE ÁRVORES
C/ ou sem nota fiscal. 9657-1553
VENDO MOTIVO MUDANÇA Guarda roupas solteiro, cama casal, 2 criados mudos, penteadeira, guarda roupas casal em mad. maciça cerejeira, jogo de copa c/ mesa e 6 cadeiras, balcão mad., sofá 3x2 lug. 96561020 ou 3423-6571 1158
VENDO MOTOR DE POPA Yamaha, 25 hp, ano 06. R$ 5 mil. 9926-6092 897
VENDO MÓVEIS P/ escritório, novos e semi novos, ótimos preços. 84742345 ou 9971-2828 1099
VENDO PANIFICADORA Com instalação de pizzaria, ótima localização. 99591252 621
VENDO TÍTULO Clube Indaiá, R$ 700,00. 8119-7676 794
VIDENTE 9905-6966 Amor de volta e amarrações. 3426-0474
ANIMAIS 1090
ADESTRAMENTO De cães. Obediência e guarda. Todas as raças e portes. 9202-9213 242


ADOTE UM ANIMAL www.clubedoviralata.blogspot.com 1068
BORDER COLLIE Casal de filhotes, 60 dias. 3425-4119
9971-3724
918 BABÁ P/ MORAR
1151
CONTRATAMOS
Pizzaiolo, aj. cozinha, atendente. Tratar: Weimar Torres, 1135 1030
CONTRATA-SE
Entregador c/ experiência.
Tratar av. Weimar G. Torres, 2273 ou 3421-3393 1066
CONTRATA-SE
Professora, na área geografia, p/ ensino fudamental II.
9253-4353 1083
CONTRATA-SE
Esteticista formada. 99749096 ou 9952-1844 1285
CONTRATA-SE
Aux. produção e operador empilhadeira. Currículos: Rua Ramão Osório nº 750, Vila São Braz ou theodoro@ colabem.com.br 1165
CONTRATA-SE
946
BORDER COLLIE Filhote, c/ 110 dias, vacinado. 9971-0187
Secretária, c/ moto. 34260100 1040
CONTRATA-SE
862
FILHOTE YORKSHIRE Macho, vermifugado, vacinado. 8101-8919
ÍNDIO GIGANTE Ovos
945
Aux. escritório c/ exp. em contabilidade e departamento pessoal. Curriculum p/: armindo@ top.com.br ou R: Monte alegre, 4785 Sl 2 Jd. Guanabara 1003
CONTRATA-SE Aux. escritório c/ exp. em contabilidade e departamento pessoal. Currículum: armindo@ top.com.br ou R. Monte Alegre, 4785, sala 2, Jd. Guanabara.
