11284_sábado_e_domingo_20_e_21_de_agosto_de_2011

Page 1

ANO 61 Nº 11.284

Fundador: Weimar Torres

Dourados/MS

SÁBADO e DOMINGO

20 e 21/8 de 2011

R$ 2,00

Diretora-presidente: Adiles do Amaral Torres

Ministro elogia MS na geração de empregos

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, destacou a parceria do governo do Estado na elaboração de políticas públicas para geração de emprego e renda e ainda na execução do Projovem em Mato Grosso do Sul. Ontem, o ministro e o governador André Puccinelli assinaram o termo de adesão ao Plano de Implementação do Projovem Trabalhador que vai permitir em 2011 ações de qualifica-

ção social e profissional para 5.500 jovens em 32 municípios. “Mato Grosso do Sul tem sido um dos Estados mais importantes na estratégia de geração de emprego e renda no Brasil. Fico muito feliz com essa parceria e tenho absoluta segurança de que o governador é um homem preparado, experiente e vai fazer novamente a execução deste programa com muita competência”, ressaltou Lupi. Página 5

Surge 1º caso de gripe A em 2011

O caso foi registrado em Ponta Porã em uma mulher de 64 anos que não se vacinou contra a gripe

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou o diagnóstico do primeiro caso de gripe A-H1N1 deste ano em Mato Grosso do Sul. O caso foi registrado em Ponta Porã em uma mulher de 64 anos que não se vacinou contra a gripe, apesar de pertencer ao grupo populacional priorizado pela Saúde.

Fonte: INMET - INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA

Tempo encoberto a nublado com chuva no Sul, parcialmente nublado a nublado com chuva isolada no Norte e Nordeste. Demais áreas, nublado com pancadas de chuva isoladas. Acentuado declínio de temperatura. Temperatura:

declínio. Max.: 27°C e Min.: 9°C. Vento

direção: SW-SE, intensidade: moderados/rajadas. Em Dourados encoberto a nublado com chuva. Temperatura:

declínio. Max.: 16°C e Min.: 9°C.

Profissão de risco Página 2

Indicadores Página 6

Defensor público Reginaldo Marinho deu boas-vindas aos novos juízes que foram empossados ontem

Dourados empossa novos juízes

A cidade de Dourados passa a contar com três novos juízes. Os magistrados foram apresentados à sociedade em cerimônia realizada na manhã de ontem no Tribunal de Juri do Fórum, que reuniu autoridades civis e militares. A nova equipe é formada pelos juízes Andrade Neto, Daniela Vieira Tardin e Marilsa Aparecida da Silva Baptista. Ao O PROGRESSO as autoridades anunciaram programas que prometem dar novos

Assecom

rumos a Dourados nas questões judiciárias. Foi uma manhã de homenagens. O diretor do Fórum de Dourados, Zaloar Murat Martins, destacou os magistrados aposentados e deu boas-vindas aos que chegaram. Disse que o momento era histórico e que Dourados está de braços abertos para receber estes novos juízes. “Desejamos plena interação a este município com celeridade e independência”, comentou. Dia a Dia 1

Murilo amplia vagas em creches

A Prefeitura de Dourados mantém busca constante por espaços para abertura de vagas na educação infantil. Além das obras de Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) em andamento, a administração municipal ainda tem procurado ampliar os convênios com entidades e instituições da cidade. Ontem, o prefeito Murilo Zauith formalizou convênio com a Escola Metodista Geração Renovada, para abertura de mais 140 vagas. Dia a Dia 4

Com as condições climáticas favoráveis para o surgimento de infecções respiratórias, como a gripe A, a SES orienta a população e, principalmente, os chamados grupos de risco (gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, idosos, indígenas e profissionais de saúde) a manter medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos de uso pessoal. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, aos primeiros sinais de febre (com temperatura maior que 38°), tosse e dor de garganta, o paciente deve procurar imediatamente um posto de saúde, para que sejam feitos os exames iniciais. Durante o atendimento, o médico fará a avaliação e coleta de material, que será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Caderno A Opinião 2 Política 3 e 4 Economia 5 e 6 Brasil 7 Veículos 8 Dia a Dia ..1 a 4 Esportes (incluindo Polícia) 1 a 4 Classificados 1 a 8 Dmais Páginas 1 a 8 DuplA-sEnA Concurso 995 1º Sorteio: 03 - 05 - 21 - 43 - 46 - 50 2º Sorteio: 02 - 16 - 22 - 24 - 39 - 47 quinA Concurso 2675 31 - 36 - 46 - 47 - 59
Rachid Waqued Governador André e ministro Carlos Lupi durante a I Conferência Regional do Emprego e Trabalho Decente Hédio Fazan Murilo Zauith na Escola Metodista Geração Renovada
TCE vai apurar crescimento da dívida de MS PÁGINA 4 Semana Jurídica da Unigran começa 2ª feira dIA A dIA 3 Délia cobra providências sobre Projovem dIA A dIA 3

Política Política Política Política Política Política Política Política

Eleições 2012

Política

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

O PROGRESSO

DEM realiza convenção regional hoje

O deputado estadual Zé Teixeira deverá ser reconduzido para presidir o partido em Mato Grosso do Sul

Willams Araújo

ampo Grande - O DEM fará convenção neste sábado (20) em Campo Grande para eleger os membros do diretório regional, do conselho fiscal e os delegados à convenção nacional, devendo reconduzir o deputado estadual Zé Teixeira à presidência do partido.

do prefeito, é promover mudanças na estrutura partidária, como ocorreu na Capital, onde a executiva municipal decidiu fazer acomodações políticas, excluindo pessoas ligadas ao ex-correligionário, para contemplar o grupo do deputado federal Luiz Henrique Mandetta.

na maioria dos municípios

O encontro ocorrerá oito dias após os democratas elegerem os novos membros do diretório municipal de Campo Grande, presidido pelo vereador Airton Saraiva.

A convenção regional ocorrerá a partir das 8h na sede do partido, localizada à Rua Brasil nº 305, bairro Monte Castelo, na Capital.

Zé Teixeira recebeu a missão dos correligionários de reorganizar a estrutura do partido em todos os municípios do Estado depois da saída do prefeito de Dourados, Murilo Zauith, que se abrigou no PSB alegando a necessidade de ficar mais próximo à base aliada da presidente Dilma Roussef.

A estratégia dos democratas, a partir da desfiliação

De olho nas eleições municipais de 2012, Zé Teixeira já visitou vários municípios do Estado a fim de constituir novas comissões provisórias e diretórios municipais onde for possível.

A cúpula do DEM planeja lançar candidatura própria na maioria dos municípios do Estado. Na capital, o partido aponta como alternativa o nome do próprio Mandetta, primo do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), do qual o partido é aliado hoje.

DOURADOS

Apesar de ter abandonado o partido pelo qual foi eleito para um “mandato tampão” de dois anos em Dourados, Murilo deve contar com o apoio dos democratas em sua caminhada rumo à reeleição, ano que vem, cujo desejo foi antecipado por Zé Teixeira.

Zé Teixeira está reorganizando a estrutura do partido em todos os municípios

No entanto, o DEM também está sendo cortejado pelo PMDB do governador André Puccinelli, que trabalha em favor de candidatura própria no segundo maior colégio eleitoral sul-mato-grossense.

As opções peemedebistas sãos os deputados federais Marçal Filho e Geraldo Resende e a vereador Délia Razuk. Derrotado na disputa para o Senado em 2010, Murilo chegou à prefeitura por meio

de um pacto político que lhe deu a missão de reorganizar casa, cujas finanças foram comprometidas após o golpe milionário aplicado por uma quadrilha liderada pelo então prefeito Ari Artuzi.

Conjuntura

Willams Araújo

Blindagem

A ‘xiitada’ anda agitadíssima – aqui em Mato Grosso do Sul e em outros rincões brasileiros – por conta das graves denúncias que envolvem o governo da fada-madrinha Dilma Rousseff.

Essa onda maligna estourou nos governos de Lula e continua atormentando a gestão de sua sucessora. O pior é que não respinga nos peixes graúdos, é só ver a popularidade da presidente.

Jogo do poder

Waltinho Carneiro, o menino prodígio do ‘mandato tampão’ do prefeito Murilo Zauith (PSB), não tem gostado muito da ideia de concorrer à Câmara de Vereadores em 2012, como deseja o patrão. O que ele queria era poder ajudar o mano, João Carneiro.

Fabio Trad participa da instalação de Comissão B

Processo Civil rasília - Foi instalada na última quinta-feira a Comissão Especial de Reforma do Código de Processo Civil (CPC), da qual o deputado federal Fabio Trad (PMDB -MS) é membro efetivo. Agora, a questão – de extrema importância para o País – será concretamente debatida.

Em abril, o governo federal lançou uma consulta online sobre a reforma do CPC. Instituído pela lei 5.869/73,

a elaboração do anteprojeto do novo Código esteve sob o comando do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto, aprovado no final do ano passado pelo Senado, busca agilizar a tramitação das ações civis.

CPP

Para o deputado sul-matogrossense, assim como o CPC, o Código de Processo Penal (CPP) também deve ser discutido com mais presteza e agilidade na Câmara Federal.

“Será uma grande vitória para o parlamento brasileiro oferecer nos próximos meses ao Brasil os dois diplomas legislativos que constituem de certa forma a base estrutural do processo constitucional brasileiro”, afirmou.

De acordo com Fabio, o Código de Processo Penal brasileiro, nascido em 1941, tem inspiração autoritária, batizada pelas forças do fascismo. “Existe hoje, na verdade, uma confusão ideológica no âmago do processo penal brasileiro. Embora fascista na sua gênese, ele está sendo interpretado à luz dos princípios constitucionais. Portanto, ora é fascista, ora é democrático. E

em virtude disso, penso que o parlamento brasileiro deveria assumir a responsabilidade de oferecer ao país um Código de Processo Penal constitucionalizado, garantista, formatado de forma a obedecer e absorver os princípios que estão disciplinados pelos tratados internacionais”, disse Fábio.

inSTAlAçãO

A comissão foi instalada pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) em cerimônia no Salão Nobre e contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux; do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, entre outras autoridades.

“Não é a toa que o interesse dos deputados seja enorme. Estou com dificuldade brutal para definir o relator, em razão da grande demanda, pois todos querem contribuir com a proposta”, disse Maia.

O presidente da Câmara afirmou também que “este será o ano dos códigos”. Ele lembrou que os deputados já votaram o Código Florestal e que o novo Código Brasileiro de Aeronáutica está pronto para votação. Além disso, deverá ser iniciada em breve a discussão do novo Código Comercial, para substituir o atual, que é de 1850.

O presidente disse que, desde ontem, está aberto prazo de 20 sessões do Plenário para apresentação de emendas. Também convocou reunião da comissão para a próxima quarta-feira, às 14h30, para a eleição do presidente e dos três vice-presidentes.

A eleição deverá confirmar acordo pelo qual a comissão será presidida pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado João Paulo Cunha (PT-SP).

O moço das finanças só faria esse sacrifício se fosse dentro de um esquema que o levasse a presidir o Legislativo, atestam fontes palacianas.

Sem restrição

Experiente, André Puccinelli (PMDB) voltou a defender ontem, ao recepcionar o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), na abertura da Conferência Regional do Emprego e Trabalho Decente, no Grand Park Hotel, em Campo Grande, um leque de alianças que envolva vários partidos, inclusive o PT de Zeca, Delcídio e Cia Ltda. A posição do governador só não agrada a ala xiita, mas há petistas enrustidos inclinados a manter no Estado a mesma coligação que elegeu Dilma presidente e Temer vice. Falta coragem de se expor.

Encrenca eterna

A prova de que Zeca do PT e Delcídio não se bicam foi à ausência do ex-governador durante a entrevista coletiva na quinta, no diretório regional, do presidente nacional do partido, Rui Falcão. Sabendo que o desafeto estava no local, tomou chá de sumiço. “Eu e o Zeca nos desentendemos muito e não vamos aqui ficar posando para foto”, comentou o senador, em referência ao arqui-inimigo.

(E-mail: conjunturaonline.com.br)

C O l O n O – Cumpádi, vem mais uma frenti fria por aí... ic, ic, ic...

Zé PinGA - ... é, cumpádi, tô preparadu... já istoquei uma dúzia pra isquentá os ossus... ic, ic, ic...

P1 3
DEM planeja lançar candidatura própria
C

Política Política Política Política

Governo

Política

Política Política Política Política

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

TCE vai apurar crescimento da dívida

Informe C

Herança

“Não temos nada a ver com isso. O que a administração do prefeito Murilo Zauith tem feito é levantar todos os problemas deixados pela gestão anterior e assim esclarecer a população”. A declaração é da secretária de Assistência Social de Dourados, Ledi Serla, a respeito das denúncias de fraude no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Trabalhador) que vêm sendo apuradas pelo Ministério Público Federal (MPF), segundo o Campograndenews.

Fantasmas

Levantamento realizado pela Secretaria, na atual gestão, apontou que de 404 alunos inscritos no Projovem Trabalhador, apenas 186 confirmaram ter feito o programa e ter estado na Prefeitura para a inscrição. Outros 130 começaram, mas não concluíram e não receberam certificado, e 88 alegaram desconhecer a finalidade do Projovem. A Secretaria registrou também que 372 correspondências enviadas a outros inscritos voltaram porque os destinatários não foram localizados. Ao todo, dois mil alunos

Cícero Faria

cicerolfaria@gmail.com

Bate-Rebate

estavam inscritos no Projovem Trabalhador em Dourados.

QBoa

“A verdadeira faxina que esse país tem de fazer é a faxina contra a miséria”, disse a presidente Dilma Rousseff, durante o lançamento do plano Brasil sem Miséria com governadores do Sudeste. Já o novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), disse que no cargo irá “conversar muito e ouvir muito” e que não assume o ministério para fazer “faxina”, mas sim para tratar de agricultura. “Faxina? Vou tratar de agricultura. Quem faz a investigação são os órgãos investigativos, tenho que tratar da agricultura do Brasil, tratar de números”, disse a jornalistas.

Perigo

A Câmara de Campo Grande deverá votar na próxima semana projeto do vereador Cristóvão Silveira (PSDB) que define normas para a comercialização de alimentos nas cantinas das escolas publicas e particulares da educação básica. Já aprovado por unanimidade em 1ª discussão, o projeto estabelece que fica proibida

nas cantinas a venda de balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos, refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos, pipoca e frituras em geral.

Bocona

Engenheiro civil e ex-governador, Marcelo Miranda Soares está no olho do furacão politico por causa do seu cargo, o de superintendente regional do endinheirado Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Como é filiado ao PR – partido que rompeu com o governo Dilma, as cobranças já começaram. O deputado federal Fabio Trad(PMDB) quer a demissão de Miranda, enquanto o senador Delcidio do Amaral (PT) não levanta um dedo para tirá-lo do cargo.

Valeta

Comerciante reclamando ao Informe C que no cruzamento da avenida Marcelino Pires com a rua Albino Torraca o asfalto foi cortado para serviço da Sanesul. Até aí, tudo bem. A valeta recebeu um remendo, mas o pavimento cedeu. E hoje os veículos (e motoristas) levam um “soco” quando cruzam por lá.

José ancelmo dos Santos, João antônio e Waldir neves formam a comissão do TCe

ampo Grande - Com o propósito de apurar o real crescimento da dívida ativa de Mato Grosso do Sul foi publicada ontem, no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), a Portaria TC/MS N° 16/2011, que institui a Comissão de Acompanhamento das Contas a Receber do Estado. Foram designados para compor a Comissão os conselheiros José Ancelmo dos Santos e Waldir Neves Barbosa e o procurador de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Jr.

Para uma dívida de R$ 3,5 bi foram arrecadados apenas R$ 5,5 mi

resultados negativos levou o conselheiro-relator das Contas de 2010 a apresentar como primeira recomendação ao Governo do Estado “evidenciar na Prestação de Contas as providências adotadas no âmbito da fiscalização das receitas e combate à sonegação, as ações de recuperação de créditos nas instâncias administrativa e judicial, bem como as demais medidas para incremento das receitas tributárias e de contribuições, visando aprimorar a cobrança da dívida ativa”, no que foi acompanhado pela unanimidade dos Conselheiros.

como Lei da Anistia, as medidas adotadas visando a recuperação desses créditos não se mostraram eficientes.

a Caixa pretende usar impressões digitais em vez de cartão e senha para identificar os cidadãos na hora de pagar benefícios previdenciários – como aposentadoria, e recursos do programa Bolsa Família e do FGTS. a ideia é evitar fraudes e não tem data para ser implantada.

O Ministério Público Federal em São Paulo moveu ação civil pública contra a emissora Rede TV! e a Igreja Internacional da Graça de Deus pela veiculação de mensagens ofensivas contra pessoas ateias.

o mpF pediu que ambas se retratem no programa de onde partiu as declarações, bem como esclareçam à população sobre a diversidade religiosa e liberdade de crença no Brasil.

A Base Aérea de Campo Grande comemorou ontem seu 67º aniversário, com uma cerimônia militar.

Zeca não participou da reunião com o presidente nacional do pT, rui Falcão na quintafeira, em Campo Grande. Foi representado pela esposa, Gilda, que foi para a mesa principal. o ex-governador teria ido para o rio.

Uma espécie de manual de regras mais rigorosas para a propaganda dos serviços médicos foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Com a resolução, o Conselho Federal de Medicina quer conter os anúncios de propaganda enganosa, serviços equivocados e autopromoção dos médicos. enquanto por aqui, marcelo miranda se

70% do povo acham os políticos corruptos, 20% têm certeza disso e 10% estão em dúvida...

segura na chefia do dnIT, o superintendente em mato Grosso, nilton de Brito foi exonerado ontem. a demissão ocorre no momento em que o órgão, ligado ao ministério dos Transportes, é alvo de denúncias de irregularidades.

Está boa de assistir a peleia da UFGD com o Ministério Publico Federal. Quem achava que podia tudo, encontrou uma pedra no caminho...

Putz! “Carcáro” pimenta nesse acarajé! Vai saí fogo por todos os buracos...Segundo o conselheiro presidente Cícero de Souza, o constante e progressivo crescimento da dívida ativa do Estado e o baixo índice de arrecadação da dívida ativa foi objeto de apontamentos durante a sessão especial do Pleno do TCE/MS realizada em 15 de junho passado, para votar o parecer prévio referente à Prestação de Contas de 2010 do Governo do Estado. De acordo com o parecer, elaborado pelo conselheiro José Ricardo Pereira Cabral, em 2010, para uma dívida ativa de R$ 3,5 bilhões foram arrecadados apenas R$ 5,5 milhões, representando um índice de arrecadação da dívida ativa de apenas 0,15%.

De acordo com o parecer nos últimos dez anos o saldo da dívida ativa passou de R$ 567.809.933,70 em 2000 para R$ 3.462.501.791,83 em 2010. Os índices de arrecadação por sua vez nunca ultrapassaram a casa dos 1,86% em 2005, quando foram arrecadados R$ 26.803.103,94. Nos últimos quatro anos os índices de arrecadação foram 0,15% em 2007; 0,17% em 2008; 0,51% em 2009 e novamente 0,15% em 2010.

A preocupação com estes

O relatório-voto do conselheiro José Ricardo Pereira Cabral registra que apesar da edição da Lei Estadual nº 3.720, de 14 de agosto de 2009, conhecida também,

O conselheiro Cícero de Souza destaca na Portaria que a missão institucional do TCE/MS é a de tornar eficaz a fiscalização das verbas públicas, “daí a necessidade de acompanhamento do crescimento da dívida ativa do Estado através da apuração de seu real montante”. Segundo ele, o cômputo destes valores está condicionado não somente à análise das contas já pagas, mas sobretudo, na apreciação das contas a receber. De acordo com a portaria, a Comissão poderá solicitar quaisquer informações e processos necessários e dirigir-se a qualquer repartição pública estadual, quando houver conveniência de assegurar a melhor apuração de fatos relacionados ao objetivo da Portaria.

O PROGRESSO
4
P1
Uma comissão, com essa finalidade, foi instituída através de portaria publicada ontem no Diário Oficial Divulgação
C

Trabalho

Carlos Lupi elogia política pública de MS

Ministro e governador assinaram termo de adesão ao Plano de Implementação do Projovem Trabalhador

Rachid Waqued

andré puccinelli durante a abertura da I Conferência regional do emprego e Trabalho decente

Campo Grande – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, destacou a parceria do governo do Estado na elaboração de políticas públicas para geração de emprego e renda e ainda na execução do Projovem em Mato Grosso do Sul. Ontem, o ministro e o governador André Puccinelli assinaram o termo de adesão ao Plano de Implementação do Projovem Trabalhador que vai permitir em 2011 ações de qualificação social e profissional para 5.500 jovens em 32 municípios.

Lupi destaca importância de MS na geração de emprego e renda

“Mato Grosso do Sul tem sido um dos Estados mais importantes na estratégia de geração de emprego e renda no Brasil. Fico muito feliz com essa parceria e tenho absoluta segurança de que o governador é um homem preparado, experiente e vai fazer novamente a execução deste programa com muita competência”, ressaltou o ministro Carlos Lupi. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Mato Grosso do Sul está entre os seis primeiros Estados que mais geram emprego. O ministro Carlos Lupi

destacou em seu discurso o cenário de desenvolvimento no País ressaltando que “Mato Grosso do Sul é uma espécie de pérola deste crescimento do Brasil”. Lupi fez questão de elogiar também as políticas públicas do governo do Estado e garantiu que as parcerias com o governo federal vão continuar para gerar mais emprego. “Por isso temos essa parceria com o governador André que tem uma experiência já testada e aprovada pela população. É um bom parceiro na execução de políticas publicas para desenvolver a educação profissional e gerar emprego”, concluiu.

Para a execução do Projovem será investido um total de R$ 10.227.525,00 numa parceria entre governo estadual e federal para o pagamento de auxílio financeiro mensal aos jovens participantes do programa. Durante seis meses, os cursistas receberão R$ 100 mensais, lanche diário e kit estudantil (mochila, uniforme e material escolar).

Durante a solenidade o governador André Puccinelli fez dois pedidos ao ministro – ampliar para 10 mil vagas as metas do Projovem em Mato

Grosso do Sul e implantar um programa de qualificação profissional conhecido como Planseq para a população indígena que está desempregada por causa da mecanização das lavouras de cana de açúcar. “Estamos pleiteando a ampliação das metas do Projovem para o orçamento deste ano ou no imediato início de 2012 ampliar para 10 mil vagas. Desta forma vamos combater o desemprego no nosso Estado”, disse.

PROjOvEM No Estado, a gestão do programa está sob responsabilidade da Fundação do Trabalho (Funtrab) que, por meio dos seus Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador (Ciats), vão recrutar, selecionar e encaminhar os jovens aos cursos e ao mercado de trabalho. São 5,5 mil vagas do Projovem diretamente contratados pelo Estado. Os municípios de Sidrolândia, Corumbá e Três Lagoas também assinaram termos de compromisso do Projovem diretamente com o Ministério do Trabalho. Juntas as três cidades vão atender 2.250 jovens.

De acordo com o diretor-geral da Funtrab, Cícelo Ávila, esse é um programa fundamental para a juventude do Estado, já que a economia vem crescendo com opor -

tunidades de emprego. “Só no ano de 2009 no saldo do Caged, 75% foram formados de jovens entre 16 e 24 anos, portanto Mato Grosso do Sul nas suas políticas de desenvolvimento consegue inserir com muita facilidade a população jovem ao mercado”, comentou.

Cícero Ávila disse que quem está desempregado são pessoas com baixa ou nenhuma escolaridade e sem experiência, por isso, a necessidade de qualificação para ampliar a oportunidade a absorção no mercado. A partir do convênio com o governo federal, a Funtrab terá quatro meses para organizar a gestão do programa. “Entre o fim deste ano e começo de 2012 teremos o cronograma de início efetivo das aulas. Serão 360 horas de qualificação em que o jovem vai desenvolver ações sociais na comunidade e com ações formativas no período de seis meses”, informou. Podem se candidatar ao Projovem homens e mulheres entre 18 e 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo. São pessoas que, em virtude suas condições socioeconômicas, possuem maior dificuldade para inserção no mercado de trabalho.

André propõe plano de qualificação para indígena

ampo Grande – O governador André Puccinelli pediu ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a criação de um Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq) específico para atender a comunidade indígena de Mato Grosso do Sul. André entregou ontem ao ministro Carlos Lupi proposta que prevê abertura de três mil vagas para capacitação de mão de obra de trabalhadores índios.

“Queremos suscitar um programa que tem uma grife especial para nós, como segunda população indígena do País”, defendeu André. A intenção do governador é criar condições de nova ocupação para trabalhadores que acabam perdendo

os postos por conta das novas tecnologias da lavoura, especialmente no setor de cana-deaçúcar. “Com a mecanização, com os cuidados ambientais que o Estado quer ter e tem, evitando a queima, podemos compensar as ocupações que perdem os indígenas que fazem a colheita da cana”, explicou.

Mato Grosso do Sul criou uma lei que inicialmente previa para 2018 o fim do processo de queima da palha da cana na colheita; essa meta foi depois antecipada para 2016, e agora, segundo André Puccinelli “a vontade é reduzir ainda mais” esse prazo. Como decorrência dessa melhoria tecnológica e ambiental no setor produtivo, o governador entende que prin-

cipalmente os indígenas podem sentir o impacto do desemprego pela falta de qualificação. “Um PlanSeq indígena supriria a necessidade de confecção de vagas para esses trabalhadores”, afirmou Puccinelli. A estimativa, segundo ele, é de um contingente de cinco a seis mil pessoas afetadas pela retração do emprego no setor, por isso a meta de um PlanSeq com abertura de, no mínimo, três mil vagas. Durante a abertura da etapa de Campo Grande da 1ª Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente, André passou às mãos do ministro Carlos Lupi o pedido do PlanSeq Indígena. A proposta foi uma das duas solicitações defendidas por

ele, que também solicitou elevar para dez mil o número de vagas do Projovem. Ao fazer a entrega da proposta do plano de qualificação, André lembrou que a população indígena de Mato Grosso do Sul é a segunda maior do Brasil, e que conta, por parte do governo do Estado, com inúmeros programas de assistência. “Programas, inclusive, para que possam estar mais bem qualificados, como o programa Vale-Universidade Indígena, que é único”, afirmou. O Programa oferece anualmente vagas com pagamento de auxílio financeiro na UEMS para que mais jovens indígenas cursem o ensino superior.

André e Lupi defendem oportunidade para jovens C

ampo Grande – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o governador André Puccinelli abriram ontem, na Capital, a etapa regional da I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente defendendo o aumento de oportunidades para os jovens e o diálogo entre trabalhadores e empregadores.

No evento que teve como destaque as assinaturas de Termos de Acordo entre o Ministério, o governo do Estado e Prefeituras para a qualificação de 7.750 jovens por meio do Projovem Trabalhador, Lupi afirmou que o encontro visa, em primeiro lugar, fazer “essa junção das três partes: governo, empregador e trabalhadores” para discutir o trabalho decente.

O ministro destacou a necessidade de avançar especialmente em três pontos.

Um deles é a questão da mulher, que no mercado de profissionais com formação superior completo ou incompleto representa 65% das ocupações, mas recebe salário 30% inferior ao dos homens. Outro ponto é erradicar definitivamente o trabalho em condição análoga ao da escravidão.

“E também precisamos discutir como fazer, cada vez mais, o avanço na inclusão dos jovens”, destacou Carlos Lupi, que agradeceu com entusiasmo o compromisso do governador André Puccinelli na realização da Conferência e na execução do programa Projovem Trabalhador. “Esse ato é a demonstração do seu compromisso, governador”, agradeceu ele.

Para o governador André Puccinelli, os recentes resultados do crescimento do emprego identificado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que a política de diversificação econômica proposta pelo governo, e executada com apoio das prefeituras e dos parlamentares vem dando resultado.

“Percentualmente, conseguimos diminuir o desemprego no nosso Estado, e é isso que nos faz esperançosos de que no futuro esse desemprego seja mínimo.

Ele defendeu que a busca por esse resultado considere a necessidade de qualificação, a preocupação com a reintrodução daqueles que saíram do mercado de trabalho e o reforço de investimentos. O

governador pediu ao ministro o aumento para 10 mil do número de vagas do Projovem Trabalhador.

Além dessas políticas públicas, André destacou a importância da conferência como um momento para a participação de empregadores, trabalhadores e governantes na discussão do trabalho decente. “Temos que ouvir a todos nas conferências regionais, as centrais sindicais, os trabalhadores, os empresários, as prefeituras, os governos, para definir nossas propostas e para que depois os nossos delegados possam participar da formulação da política nacional”, ressaltou.

Trabalhadores e empregadores que participaram da conferência puderam se manifestar na abertura e mostraram otimismo com a possibilidade de discussão conjunta sobre o tema. Estevão Rocha dos Santos, integrante da Força Sindical, disse que as seis entidades sindicais participantes estavam satisfeitas por poderem defender ali seus direitos, “num tripartismo inédito, frente a frente com o governo e as empresas”. Representando a classe patronal, o empresário Edson Araújo, integrante da Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso do Sul, defendeu que o diálogo é o único caminho para construir uma realidade que agrade a todos. “Hoje estamos iniciando nossos passos no entendimento do que é o trabalho decente. Essa iniciativa da OIT [Organização Internacional do Trabalho], com suporte do Ministério e apoio incondicional do governador André Puccinelli é muito importante para o entendimento. Nós, que representamos o capital e o trabalho, estamos muito perto de aparar as poucas arestas que ainda restam”, afirmou. A cerimônia de abertura contou ainda com as presenças da secretária de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib; a vice-governadora Simone Tebet; o senador Delcídio do Amaral; o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos; deputados estaduais; vereadores da Capital; prefeitos de municípios contemplados com o Projovem; e o presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, além de representantes de diversas entidades de classe, empresariais, de trabalhadores e organizações da sociedade civil.

Economia O PROGRESSO
P1 5 Economia Economia Economia Economia Economia Economia
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011
Goverandor
C

Economia

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

O PROGRESSO

Sudeco quer nova rota para escoamento

Superintendente do órgão pretende dar prioridade ao investimento na infraestrutura ferroviária

marcelo dourado durante audiência pública ontem na assembleia Legislativa

Campo Grande - Reativada com a expectativa de ser indutora do desenvolvimento da região, a Sudeco (Superintendência Regional do CentroOeste) pretende dar prioridade ao investimento na infraestrutura ferroviária, sem deixar de aperfeiçoar o modal rodoviário.

em uma nova rota ferroviária, mudando o escoamento das cargas do Porto de Paranaguá (PR) para o Porto de Santarém (PA).

Objetivo da nova rota é diminuir o custo do frete

Na audiência pública “Sudeco: Instrumento de Desenvolvimento do Centro-Oeste”, realizada ontem na Assembleia Legislativa, o diretor-superintendente do órgão, Marcelo Dourado, revelou que pretende investir

A ideia, explica o superintendente da Sudeco, é reduzir o custo do frete, diminuindo a distância percorrida pelas commodities para chegar aos grandes centros consumidores como Estados Unidos, Canadá e Europa.

Recriada, a Sudeco contará com o FDCO (Fundo do Desenvolvimento do Centro Oeste), que tem expectativa de orçamento de R$ 1,3 bi -

lhão. “Esse número é pequeno para a região que tem o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil”, avaliou o próprio superintendente. “A perspectiva é que os recursos do Tesouro entrem em vigor em 2012, mas isso depende da aprovação do Orçamento”, disse.

Marcelo Dourado revelou não haver ainda definição pelo governo federal se o BDCO (Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste) será criado para operar o recurso do FDCO. Para ele, os recursos deverão ser operados por bancos que tenham um perfil público.

Propositor da audiência pública, o deputado Junior Mochi (PMDB) destacou que

a Sudeco e o FDCO serão instrumentos importantes de investimento em infraestrutura, beneficiando Mato Grosso do Sul.

Ele disse ser favorável a proposta de uma nova rota ferroviária para escoamento da produção. “Uma nova rota pela região Norte poderá ser importante principalmente para as commodities, pensando também na saída para o Pacífico”, afirmou.

A audiência pública contou com a participação de congressistas de Mato Grosso do Sul.“A Sudeco é um elemento primordial para dar exemplo e ser força propulsora do desenvolvimento”, destacou o coordenador da bancada federal, deputado Geraldo Resende (PMDB).

“Estamos de olho gordo nesses R$ 1,3 bilhão (do FDCO). Tem uma divisão equitativa entre os estados considerando critérios como população e área, mas queremos que 100% dos recursos para Mato Grosso do Sul sejam aplicados porque o Estado está na rota da industrialização”, afirmou o senador Waldemir Moka (PMDB).

Já a secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, avaliou que o debate foi importante principalmente para discutir a destinação dos recursos para a região CentroOeste.

Indicadores Econômicos

Juros

Crise já leva economistas a projetar queda da Selic

São p au L o - O agravamento da crise global já leva alguns economistas de mercado a projetar uma queda da taxa básica de juros (Selic) neste ano, algo impensado duas semanas atrás. Embora ainda seja uma posição minoritária, chama a atenção porque revela que o cenário externo ganha cada vez mais peso nas análises de médio e longo prazos da economia brasileira Até porque, internamente, a inflação continua pressionada, como mostrou ontem o IPCA-15 de agosto. A prévia do índice oficial do País subiu 0,27% e, nos últimos 12 meses, acumula variação de 7,10%. A meta do governo é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo - entre 2,5% e 6,5%. Ou seja, a inflação está rodando, como se diz no jargão do mercado, acima do teto da meta.

A economista-chefe da BNY Mellon ARX Investimentos, Solange Srour, acredita que a Selic encerrará 2011 em 11,50%, ante os atuais 12,50% ao ano. Ela prevê duas quedas de 0,50 ponto porcentual nas reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de outubro e novembro.

O argumento principal de Solange centra-se na provável reação do Banco Central (BC) à piora da conjuntura internacional, e não pela evolução da inflação. Para ela, aliás, o IPCA continuará pressionado, em grande medida, pela demanda interna. Tanto que projeta o índice a 6,40% neste ano e 5,50% no ano que vem.

“Desde o estouro da crise em 2008, as autoridades têm

preferido atuar preventivamente, temendo uma desaceleração mais forte da economia”, disse. Ou seja, o BC brasileiro (como muitos de seus pares) têm preferido errar por falta do que por excesso no que se refere ao juro.

O ex-diretor do BC José

Julio Senna, sócio da MCM Consultores, também vê a Selic em 11,50% no fim do ano. O economista trabalha com dois cenários. No primeiro, que classifica de “ruim”, as economias desenvolvidas ficam anos crescendo pouco, o que puxa para baixo a atividade global, inclusive a brasileira. No “muito ruim” – que, por ora, tem probabilidade de 25% ante 75% do outro -, a Selic cai mais em 2012 e encerra o ano em 8,75%.

O cenário “muito ruim” é o que considera a hipótese de calote em alguma economia da Europa, com efeito sobre o sistema financeiro Bancos da região têm posições enormes em títulos públicos dos variados países e, em caso de calote (ou até mesmo reestruturação), perderiam dinheiro. Isso travaria o mercado de crédito no planeta, como em 2008. Senna ressalta que a consultoria tenta prever o que o BC fará. “Se eu estivesse lá, tenderia a ser mais cauteloso”.

O economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, também vê a Selic menor já em 2011. “Está tudo muito incerto no exterior. Até os mais pessimistas têm se surpreendido a cada dia”, disse. Para ele, o IPCA terá alguma resistência no curto prazo, mas “é difícil imaginar um cenário de pressão inflacionária em 2012”. Para ele, a Selic termina 2011 em 12%. (AE)

Economia Economia Economia Economia Economia Economia
6
P1
produção
Fonte: GRANDE FM RURAL
MILHO R$ 21,50 (disponível) SOJA R$ 41,00 (disponível) AGROPECUÁRIA POUPANÇA AGOSTO 04 0,7128% 05 0,6715% 06 0,6881% 07 0,6716% 08 0,6301% 09 0,6388% 10 0,6736% 11 0,7089% 12 0,6919% 13 0,6937% 14 0,6644% 15 0,6397% 16 0,6242% 17 0,6584% 18 0,6757% 19 0,6860% 20 0,7075% TBF AGOSTO 10 0,9973% 11 0,9707% 12 0,9040% 13 0,9179% 14 0,9640% 15 1,0254% 16 1,0342% 17 1,0007% 18 0,1746% IMPOSTO DE RENDA (desconto na fonte) TABELA OFICIAL DA RECEITA FEDERAL Base de cálculo Alíquota % Deduzir-R$ Até R$ 1.566,61 - Isento De R$ 1.566,62 até R$ 2.347,85 7,5 117,49 De R$ 2.347,86 até R$ 3.130,51 15,0 293,58 De R$ 3.130,52 até R$ 3.911,63 22,5 528,37 Acima de R$ 3.911,63 27,5 723,95 Deduções: R$ 157,47 por dependente; pensão alimentícia integral; contribuição ao INSS. Aposentado com 65 anos mais tem direito dedução extra de R$ 1.566,61 benefício recebido da previdência pública privada. DÍVIDA EM TR ou TRD Dia do Fator de Vencimento Atualização AGOSTO 06 0,01233493 07 0,01225361 08 0,01226930 09 0,01218602 10 0,01234511 11 0,01236989 12 0,01230410 13 0,01207512 14 0,01198317 15 0,01205788 16 0,01214874 17 0,01235659 18 0,01240948 19 0,01251313 20 0,01244031 21 0,01250834 22 0,01245764 23 0,01242742 24 0,01241821 UFERMS UFIR (Multiplique a quantidade de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais). INFLAÇÃO AcUMULADO Índices Março Abril No ano 12 meses INPC (IBGE) 0,68 0,72 2,89 6,30 IGP-M (FGV) 0,62 0,45 2,89 10,60 IGP-DI (FGV) 0,61 0,50 3,07 10,84 IPA-DI (FGV) 0,60 0,24 3,07 13,28 IPC-DI (FGV) 0,71 0,95 3,46 6,05 IPC (FIPE) 0,35 0,70 2,82 6,39 IPC (C. GDE) 0,38 1,55 4,02 7,68 ICV (DIEESE) 0,91 0,80 3,44 7,33 ICVM ORDEM - - - 5,35 IPCA (IBGE) 0,79 0,77 3,23 6,51 IPCA-E (IBGE) 0,60 0,77 3,13 6,44 INCC (FGV) 0,43 1,06 2,20 7,33 IPCE (PINI) - - 4,82 4,71 IPA-M (FGV) - 0,29 2,92 12,99 TR AGOSTO 10 0,1759% 11 0,1594% 12 0,1131% 13 0,1269% 14 0,1528% 15 0,1938% 16 0,2025% 17 0,1792% 18 0,1292% REAjUSTE DE ALUGUEL - Junho/2011 IGP-M (FGV) 1,1060 IPCA (IBGE) 1,0651 IGP-DI (FGV) 1,1084 INPC (IBGE) 1,0630 IPC- (FIPE) 1,0639 ICV (DIEESE) 1,0733 Obs.: Fatores representam a variação do indicador de reajuste nos últimos 12 meses. Novembro/2000 R$ 1,0641 juNhO R$ 545,00 bOI GORDO/à vista R$ 93,00 (Brasil Global) - Frigoforte - (fora de mercado) vAcA GORDA/à vista R$ 87,00 (Brasil Global) - Frigoforte (fora de mercado) SALÁRIO MÍNIMO BOLSAS Ibovespa: -1,29% Pontos: 52.447,63 Máxima de +0,88% : 53.601 pontos Mínima de -1,5% : 52.336 pontos Volume: 5,9 bilhões Dow Jones: -1,57% Pontos: 10.817,65 Nasdaq: -1,62% Pontos: 2.341,84 Ibovespa Futuro: -1,66% Pontos: 53.005 Máxima (pontos): 54.350 Mínima (pontos): 52.970 BLUE CHIPS Vale PNA Preço: R$ 37,31 Variação: -2,58% Petrobrás PN Preço: R$ 19,70 Variação: -2,96% OGX Petróleo ON Preço: R$ 10,78 Variação: -1,1% Itaú Unibanco PN Preço: R$ 26,65 Variação: -3,72% Bradesco PN Preço: R$ 26,25 Variação: -2,42% BM&FBOVESPA ON Preço: R$ 8,71 Variação: -2,02% Banco do Brasil ON Preço: R$ 25,08 Variação: +0,4% Gerdau PN Preço: R$ 12,57 Variação: -0,24% Usiminas PNA Preço: R$ 12,26 Variação: +0,49% Cyrela Realt ON Preço: R$ 13,73 Variação: +2,08% Cia Siderúrgica Nacional ON Preço: R$ 14,05 Variação: -2,77% Global 40 Cotação: 138,350 centavos de dólar Variação: estável CÂMBIO - Dólar comercial no balcão Compra: R$ 1,5970 Venda: R$ 1,5990 Variação: -0,19% - Dólar Paralelo Compra: R$ 1,63 Venda: R$ 1,74 Variação: estável - Dólar Ptax Compra: R$ 1,5952 Venda: R$ 1,5960 Variação: -0,64% - Dólar Turismo Compra: R$ 1,5130 Venda: R$ 1,7030 Variação: estável - Dólar Futuro (setembro) Cotação: R$ 1.605,00 Variação: -0,09% - Euro Compra: US$ 1,4392 (às 17h35) Venda: US$ 1,4396 (às 17h35) Variação: +0,5% - Euro comercial Compra: R$ 2,2980 Venda: R$ 2,3010 Variação: +0,17% - Euro turismo Compra: R$ 2,2000 Venda: R$ 2,4400 Variação: +0,29% JUROS - CDB prefixado de 30 dias, 12,42% ao ano. - Capital de giro, 15,41% ao ano. - Hot money, 1,45% ao mês. - CDI, 12,40% ao ano. - Over a 12,42% OURO - Ouro Cotação: 1,849,90 a onça-troy (1 onça-troy equivale a 31,1035 gramas) Variação: +1,43% - Ouro BM&F (à vista) Cotação: 95,000 Variação: +2,48% juNhO R$ 15,81 * A partir de agora, preços pecuários só livres, com suspensão do Funrural

Operação Voucher

Polícia entrega o relatório ao MP

Compete ao procurador denunciar à Justiça os suspeitos de participação no esquema de desvio de recursos

Alex Rodrigues

Brasília – A Polícia Federal (PF) finalizou e já entregou à Procuradoria da República no Amapá o relatório sobre o resultado das investigações da Operação Voucher. Produzido pelo delegado André Moreira dos Santos, o documento foi encaminhado anteontem (18) à noite ao procurador Celso Leal. Agora, compete ao procurador, com base na apuração policial, denunciar à Justiça os suspeitos de participação no esquema de desvio de recursos públicos.

Segundo a assessoria da procuradoria, Leal pretende ler o documento no fim de semana e, depois de tipificar os crimes cometidos por cada um dos investigados, enviar a denúncia à Justiça ao longo da próxima semana.

Ontem, as assessorias da PF e da procuradoria não adiantaram à Agência Brasil o teor do relatório policial. O procurador, contudo, já havia antecipado que, com base nas investigações preliminares, pretendia denunciar por peculato e

Funcionários do Ministério do turismo presos em Brasília pela Polícia Federal

formação de quadrilha as 18 pessoas que foram presas preventivamente.

Denúncia deverá ser enviada à Justiça na próxima semana

Entre os detidos, mas que já estão em liberdade, estavam o ex-secretário executivo do ministério, Frederico Silva da Costa; o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins (afastado do

cargo), o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moyses; e Luiz Gustavo Machado, um dos dirigentes do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), principal alvo privado da investigação.

As outras 14 pessoas são: José Carlos Silva Júnior; Dalmo Antônio Tavares Queiroz; Francisca Regina Magalhães Cavalcante; Freda Azevedo Dias; Gláucia de Fátima

Plenário do Senado vai homenagear Cora Coralina

Divulgação

Brasília - O Senado comemora na segunda-feira (22), a partir das 14h, os 122 anos de nascimento de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas, a poeta e contista conhecida pelo pseudônimo de Cora Coralina. O requerimento solicitando a homenagem é de autoria do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Cora Coralina nasceu na cidade de Goiás (GO), no dia 20 de agosto de 1889. Publicou seu primeiro livro – Poemas dos becos de Goiás e estórias mais – aos 76 anos de idade, embora tenha começado a escrever os primeiros textos aos 14 anos. Os escritos da adolescência e juventude eram publicados nos jornais da cidade de Goiás e também em outras cidades do estado. Naquele tempo, apesar de viver numa sociedade conservadora e machista, Cora era saudada como uma promessa literária. A temática de seus escritos foi, desde os primeiros tempos, a história, os personagens e o cotidiano de sua região. Depois da publicação dos Poemas dos becos de Goiás e estórias mais, em 1965, Coralina publicou, em 1976, Meu livro de cordel. Outras obras da autora são: Estórias da casa velha da ponte (contos); Meninos verdes (infantil); O tesouro da casa velha; A moeda de ouro que o pato engoliu (infantil); Vintém de cobre; e As cocadas (infantil).

Amputação de mão de bebê sorocaba - Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Ourinhos confirmou a amputação da mão direita de um recém-nascido que deu entrada na Santa Casa local para uma cirurgia no intestino. O documento, entregue ontem à delegada Ana Rute Bertolaso, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) não é conclusivo quanto às causas da amputação.

O bebê Nicolas continuava internado no final da

tarde na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. De acordo com o pai, Daniel Henrique da Cruz Almeida, a criança nasceu com o pâncreas colado no intestino e precisou passar por uma cirurgia. Ela foi internada no dia 13 de julho e saiu da cirurgia com a mão direita amputada. Almeida soube por funcionários que teria ocorrido um problema com o bisturi elétrico usado na cirurgia e o bebê tomou choque, resultando em queimaduras de segundo grau no peito e na mão. O ferimento na mão se agravou, levando à

Matos; Hugo Leonardo Silva Gomes; Kátia Terezinha Patrício da Silva; Kérima Silva Carvalho; Luciano Paixão Costa; Jorge Kengo Fukuda; Katiana Necchi Vaz Pupo; Maria Helena Necchi; Sandro Elias Saad; e Wladimir Silva Furtado.

Originada a partir de auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU), que constatou indícios de irregularidades em um convênio de R$ 4,4 milhões que o Ministério

ligados à cultura e visitou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto.

O deputado não foi o único de seu partido a apoiar a investigação após o afastamento da base. Além dele, outros treze deputados do PR assinaram o requerimento. No Senado, nenhum dos seis senadores apoiou a iniciativa, que teria como um dos focos justamente investigar a gestão do PR na pasta dos Transportes.

Torres derrubadas

Curitiba - Ventos que chegaram a até 116 quilômetros por hora, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, derrubaram sete postes de uma das linhas de transmissão da Companhia Paranaense de Energia (Copel) entre os municípios de Cascavel e Toledo, no oeste do Paraná. Como o sistema tem outras fontes de suprimento, elas imediatamente entraram em operação e a maioria dos consumidores não sentiu falta de energia. A queda das torres foi percebida pelos técnicos da Copel pouco depois das 22h de quinta-feira. A previsão de reconstrução é de 15 dias.

do Turismo as sinou com o Ibrasi, a operação resultou nas prisões preventivas ou temporárias de 38 pessoas.

As duas últimas prisões foram efetuadas anteontem à tarde, em Brasília. A origem do dinheiro destinado ao convênio de R$ 4,4 milhões que deveria beneficiar 1,9 mil profissionais da área de turismo no Amapá

é uma emenda parlamentar da deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP). As assessorias da PF e da procuradoria não revelaram se o relatório entregue ao procurador aponta para o envolvimento da deputada no esquema. Durante as investigações, ao menos quatro dos investigados foram presos. (Agência Brasil – ABr)

necessidade da amputação.

CPI da Corrupção

Brasília - Na semana em que seu partido anunciou sua saída da base aliada, o deputado Tiririca (PR-SP) assinou o requerimento de criação da CPI da Corrupção que a oposição tenta instalar. Deputado federal mais votado do Brasil, o parlamentar vinha até agora acompanhando o governo na maioria das votações. Nesta semana, fez parte de uma comitiva de parlamentares

Além de ventos, chuvas fortes e contínuas também provocaram problemas para alguns municípios entre quinta-feira e ontem. Em Santo Antonio do Sudoeste, cerca de 300 famílias precisaram ser retiradas rapidamente das casas que ficam às margens dos rios Aurora, Santo Antonio e Cedro.

Deixando a prisão são Paulo - O ex-jogador Zé Elias deixou na tarde de ontem o 33º Distrito Policial, na região de Pirituba, em São

Segurança C

Juízes terão carros blindados e coletes à prova de balas

uritiBa - O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, anunciou ontem investimentos de cerca de R$ 300 mil na compra de automóveis blindados e de coletes à prova de balas para os juízes ameaçados por criminosos no Estado.

Estão em estudo ainda a criação do Batalhão Judiciário e o monitoramento à distância dos Fóruns para garantir a segurança dos magistrados. Nesta semana, o presidente

Paulo, após autorização da Justiça. Ele ficou quase um mês preso no local, por não pagar a pensão alimentícia dos dois filhos. Zé Elias foi detido no dia 21 de julho, quando se apresentou à polícia depois de receber um mandado de prisão. Segundo informações da Polícia Civil, a dívida do exjogador seria de R$ 1 milhão, referente ao período de maio de 2008 e maio de 2010.

A Justiça, porém, reduziu o valor da pensão que Zé Elias deve pagar aos dois filhos que teve com Silvia de Castro, de quem já está separado. Pela decisão, que levou em conta a diminuição drástica dos seus rendimentos após o fim da carreira no futebol, ele tem que pagar agora o equivalente a um salário mínimo para cada criança (R$ 545,00) - antes, a pensão era de cerca de R$ 25 mil.

Abuso

sexual são Paulo - Um casal foi preso por estupro anteontem (18) no município de Massaranduba, litoral de Santa Catarina. A vítima era uma adolescente de 15 anos, filha de Cleuza Aparecida Alves, 37 anos. O homem, Osvaldo Esfran Domingues, também de 37 anos, era seu padrasto.

Segundo a polícia, a informação sobre o abuso sexual foi fornecida há cerca de 15 dias, quando a adolescente delatou o caso ao Conselho Tutelar. Segundo seu depoimento, o padrasto abusava sexualmente dela, com consentimento da mãe. O crime ocorreu em cinco oportunidades, sendo a primeira vez em fevereiro deste ano.

s ão Paulo - As perdas

conversou com o governador Beto Richa sobre a criação do Batalhão Judiciário, considerado uma possível solução para garantir a segurança nos Fóruns. Segundo Kfouri Neto, o governador se mostrou disposto a incluir a iniciativa no programa Paraná Seguro. Atualmente há seis casos de ameaças aos juízes, que estão sendo monitorados. Não há juízes com escolta no Estado, pois nenhum deles a solicitou. A compra de coletes à prova de balas deve ser feita ainda neste mês de agosto. Serão comprados 12 coletes, seis masculinos e seis femininos. (AE)

com fraudes bancárias realizadas por meio eletrônico somaram R$ 685 milhões no primeiro semestre de 2011, o que representa um aumento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

O aumento, segundo a entidade, se deve ao uso crescente dos meios eletrônicos como forma de pagamento, à falta de uma legislação que iniba o avanço da ação dos criminosos com punições efetivas e ao descuido de alguns usuários em relação a procedimentos de segurança para operações na internet. Sobre a legislação, a Febraban defende que seja promulgada lei, pelo Congresso Nacional, com tipificação específica a esses novos crimes, a exemplo do que ocorreu em outros países, em especial na Europa.

Empresário morre em SP

são Paulo - O empresário Carlos Ermírio de Moraes, filho de Antônio Ermírio de Moraes e presidente do Conselho de Administração da Votorantim Participações (VPAR), morreu na noite de anteontem (18). Carlos estava à frente da presidência do conselho da VPAR desde 2001. Segundo nota do Grupo Votorantim, ele morreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de um câncer. O empresário enfrentava a doença desde 2007. Ele deixa mulher e um casal de filhos. O velório foi realizado no salão nobre da Beneficência Portuguesa de São Paulo e o corpo foi cremado às 14h no Crematório de Vila Alpina, também na capital paulista.

Marcela Bourroul Gonsalves
Brasil P1 O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011 7 Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil P1 Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil
ABr
Fraudes eletrônicas
Cora Coralina nasceu em GO no dia 20 de agosto de 1889

Veículos Veículos Veículos

Veículos

8 P1 Veículos Veículos Veículos

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

Lançamento

Mitsubishi apresenta nova Triton SR

Série limitada feita sobre a base da L200 ganhou nova suspensão e picape vai para o Rally dos Sertões 2011

DiREçãO

Tipo: Hidráulica / Pinhão e cremalheira. Coluna de direção com dispositivo redutor de giro.

Diâmetro mínimo de giro (m): 11,8

FREiO

Dianteiro: Hidráulico servo assistido com discos ventilados / pastilhas organometálicas.

Traseiro: Hidráulico servo assistido com discos ventilados.

MOTOR MiTSubiShi

Cilindrada (cm³): 3.497

Mitsubishi Triton SR está disponível nas concessionárias apenas na cor vermelha

SÃO PAULO - A Mitsubishi lançou na semana passada, em Goiânia, a série limitada Triton SR durante o início da edição 2011 do Rally dos Sertões. A picape foi apresentada inicialmente como protótipo no ano passado no evento e, agora, aparece na versão de produção. O veículo visa a atender preferencialmente ao público de competições, de acordo com a fabricante. A Triton SR será conduzida pela dupla Reinaldo Varela e Eduardo Bampi, na categoria Pró Etanol do rali.

válvulas, que desenvolve 210 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 34,1 kgfm a 3.500 rpm. O carro chega à velocidade máxima de 175 km/h.

Novidades da linha Triton já prometem conquistar os amantes da Mitsubishi

O modelo SR é baseado na L200 Triton e vem com mais detalhes de acabamento, instrumentos desenvolvidos para melhor leitura, melhor posicionamento da instrumentação, painel com camurça e interior pintado de preto e cinza para melhor visualização interna. A Mitsubishi diz ainda que o veículo está mais robusto. A picape vem com motor a etanol V6 de 3.5 litros, 24

Porém. o destaque é o conjunto de suspensão, independente nas quatro rodas, sendo na dianteira com braços triangulares, dois amortecedores hidráulicos reguláveis Ohlins e duas molas principais Eibach, por roda. Na traseira, há um braço superior triangular e barras tensoras inferiores, dois amortecedores hidráulicos reguláveis Ohlins e duas molas principais Eibach, por roda.

Produzido sobre plataforma de chassi tubular de aço carbono sem costura, com carroceria de fibra de vidro (cabine, portas, capô, porção frontal incorporando o pára-choque e laterais da caçamba) e policarbonato (janelas laterais), a picape Triton SR vem ainda com transmissão manual de cinco velocidades à frente mais uma marcha à ré,

embreagem de competição multidisco e tração integral 4x4.

O sistema de freios é hidráulico, servo assistido, com discos ventilados nas quatro rodas e pastilhas organometálicas. A direção hidráulica, com pinhão e cremalheira, tem na coluna de direção dispositivo redutor de giro (diâmetro mínimo de giro de 11,8 metros).

Segundo a montadora, a proposta é oferecer a Triton SR aos amantes de rali e off road que poderão adquirir um diretamente da divisão esportiva da marca e, neste momento, customizar a picape de acordo com o gosto e necessidade, a partir de uma grande série de itens opcionais. A lista vai da carroceria em fibra de carbono à instalação de câmera onboard, ar-condicionado, entre outros. Porém, haverá apenas uma opção de cor, a vermelha.

O destaque é o conjunto de suspensão, independente nas quatro rodas, sendo na dianteira com braços triangulares, dois amortecedores hidráulicos reguláveis Ohlins e duas molas principais Eibach, por roda, e na traseira, com braço superior triangular e barras tensoras inferiores, dois amortecedores hidráulicos reguláveis Ohlins e duas molas principais Eibach, por roda.

O resultado é um carro muito bem equilibrado. Na pista de cross country da fábrica, foi possível avaliar o comportamento dinâmico da Triton SR que surpreendeu até mesmo o experiente piloto. “Tudo é maravilhoso neste carro. É fácil de dirigir, aguenta bem o tranco. Não tem comparação com qualquer carro que já dirigi nestes 29

anos de rali”, comenta Reinaldo Varela, que participa de sua 300ª corrida no automobilismo.

Produzido sobre plataforma de chassi tubular de aço carbono sem costura, com carroceria de fibra de vidro (cabine, portas, capô, porção frontal incorporando o pára-choque e laterais da caçamba) e policarbonato (janelas laterais), a picape Triton SR vem ainda com transmissão manual de cinco velocidades à frente mais uma marcha à ré, embreagem de competição multidisco e tração integral 4x4.

Ficha TécNica

Modelo:

Mitsubishi Triton SR (Modelo básico)

chaSSi Estrutura em tubos de aço carbono sem costura. Gaiola de segurança padrão FIA. Chapão protetor inferior.

caRROcERia Cabine, portas, capô, porção frontal incorporando o párachoque e laterais da caçamba construídas em resina e fibra de vidro (composite). Janelas laterais em policarbonato. Tomada de ar para ventilação no teto. Pára-brisas laminado com desembaçador elétrico incorporado. Câmera de ré. Câmera onboard (opcional). Painel digital Pro Tune com aquisição de dados e GPS interno.

DiMENSõES

Comprimento (mm): 4.550;

Largura (mm): 1.925;

Altura (mm): 1.750;

Entre-eixos (mm): 2.960; Altura livre do solo (mm):

280; Peso mínimo em ordem de marcha (Kg): 1.800;

Tanque de combustível (litros): 300 (Autonomia para +- 400 km);

Rodas: 7” X 16”.

SuSPENSãO

Dianteira: Independente, braços triangulares, 2 amortecedores hidráulicos reguláveis Ohlins e 2 molas principais Eibach.

TRaSEiRa Independente, braço superior triangular e barras tensoras inferiores, dois amortecedores hidráulicos reguláveis Ohlins e duas molas principais Eibach.

Disposição: Longitudinal, Dianteiro;

Cilindros: V6;

Válvulas: 24/SOHC;

Combustível: Etanol;

Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial; Potência máxima: 210 hp a 5.000 rpm; Torque máximo: 335 NM a 3.500 rpm;

Escapamento: Tubos primários com flexíveis e saída única na lateral.

TRaNSMiSSãO

Tipo: Mecânica de 5 marchas à frente e 1 ré;

Tração: 4x4 tempo integral; Caixa de transferência: 1:1 integral com regulagem de torque; Embreagem: Multidisco de competição.

O PROGRESSO
Fotos: Divulgação Mitsubishi Triton SR tem acabamento mais detalhado

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

Dourados empossa três novos juízes

Magistrados anunciam projetos; juiz criminal quer reativar o Semiaberto e levar trabalho a presos

DOURADOS – A cidade de Dourados passa a contar com três novos juízes. Os magistrados foram apresentados à sociedade em cerimônia realizada na manhã de ontem no Tribunal de Juri do Fórum, que reuniu autoridades civis e militares. A nova equipe é formada pelos juízes

Andrade Neto, Daniela Vieira Tardin e Marilsa Aparecida da Silva Baptista. Ao O PROGRESSO as autoridades anunciaram programas que prometem dar novos rumos a Dourados nas questões judiciárias.

É o caso do “Projeto Recomeçar”, que foi implantado em Paranaíba pelo juiz Andrade Neto, e que será implementado em Dourados pelo magistrado. Empossado no fórum de Dourados no último dia 21 de julho, Andrade Neto foi transferido da Comarca de Paranaíba por merecimento.

Segundo ele, o projeto leva oportunidade de trabalho para detentos e tem como objetivo efetivar o cumprimento da pena afastando da sociedade a sensação de impunidade.

“Lá em Paranaíba, em função desse projeto, o percentual de reincidência delitiva diminuiu a percentual inferior a 10%.

Mais de 30 empresas aderiram ao Programa e 60% dos presos do regime fechado trabalhavam. 100% dos internos do semiaberto e aberto atuavam nas empresas”, destaca.

Segundo ele, assumir a 3ª Vara Criminal de Dourados é um desafio coletivo. “É preciso a união de forças de todos os órgão da sociedade para resolver as questões do sistema criminal”, disse, ressaltando que uma das primeiras ações da Vara é reativar o semiaberto de Dourados. “É inadmissível que estas pessoas continuem cumprindo suas penas em casa”, pontua. Andrade assume a 3ª Vara Criminal no lugar

do juiz aposentado Celso Antônio Schuch dos Santos.

A juíza Marilsa Baptista deixa a comarca de Naviraí para assumir por promoção a 3ª Vara Cível de Dourados no lugar do juíz aposentado Jairo Matos Quadros. Segundo ela, Dourados ganha com a implantação de um magistrado para cuidar dessa Vara, que ficou por um tempo com juízes substitutos e que já acumulavam outras funções. “Já estamos trabalhando para dar agilidade aos processos”, disse ela.

Já a juíza Daniela Vieira Tardim diz que o momento é de orgulho, por ser promovida para atuar em Dourados. “É uma cidade linda. É uma realização profissional poder atuar aqui e ajudar no potencial deste município”, disse. Segundo ela, a população pode esperar um bom trabalho. “O juiz é um servidor e sua finalidade é assegurar os direitos da população. Estamos de portas abertas para a sociedade”, destaca. Ela assume o lugar do juiz aposentado Carlos Alberto Rezende Gonçalves na 4ª Vara Civil.

Itinerante

HOMENAGENS Uma manhã de homenagens. O diretor do Fórum de Dourados, Zaloar Murat Martins, destacou os magistrados aposentados e deu boas vindas aos que chegaram. Disse que o momento era histórico e que Dourados está de braços abertos para receber estes novos juizes. “Desejamos plena interação a este município com celeridade e independência”,

comentou.

O defensor Público Reginaldo Marinho da Silva, também deu as boas-vindas aos juizes e lembrou da importância dos magistrados em Dourados nos últimos tempos. Ressaltou que no ano passado o juiz Eduardo Machado Rocha assumiu a prefeitura de Dourados depois do caso Uragano e das decisões tomadas pelo judiciário que restabeleceram

a ordem no município. O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Dourados, César Augusto Rasslan, colocou a entidade a disposição do judiciário para a discussão de novas ideias. Desejou que os novos magistrados tragam ordem, justiça para a população, mostrando que em Dourados o Judiciário e o Estado funcionam.

Exposição SOS Mata Atlântica começa dia 24

DOURADOS - A partir da próxima quartafeira, dia 24, a cidade de Dourados receberá o caminhão do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Durante cinco dias, serão promovidas atividades de educação ambiental gratuitas na Praça Antônio João, Centro, com o objetivo de levar mais informações sobre o Bioma para a população. O projeto acontecerá das 11h às 16h no primeiro dia e das 10h às 16h nos demais. Entre as atrações estão oficinas, exposições, jogos educativos, palestras, análise de água, exibições de filmes e muito mais.

Com a visita, a ONG pretende lembrar a população de que o ar e a água que abastecem a cidade vêm da Mata Atlântica e mostrar como todos podem ajudar para evitar que a poluição e o desmatamento continuem a afetar sua qualidade de vida. De acordo com o último levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de

Pesquisas Espaciais (INPE), restam hoje, na cidade de Dourados, apenas 2% da Mata Atlântica original.

“O Estado de Mato Grosso do Sul perdeu 117 hectares do Bioma no período de 2008 a 2010. Nesse mesmo período, felizmente, não detectamos desmatamento acima de três hectares em Dourados. Ainda assim, a população precisa ficar atenta, não permitir o desmatamento e evitar ocupação em áreas de risco ou inadequadas para moradias”, observa Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da ONG e coordenadora do

estudo.

AtiviDADES

Durante os cinco dias da exposição, serão promovidas diversas atrações na cidade, parte delas com horário marcado. No primeiro dia (24/8), acontecerá, às 11h, a solenidade de abertura do projeto; entre 11h30 e 16h, a exposição sobre conservação em áreas particulares, em parceria com a REPAMS; e, às 16h, a coleta para análise de qualidade da água do Córrego Laranja Doce. Na quinta-feira (25/8), a equipe da SOS Mata Atlântica promoverá, a partir

das 11h, uma manhã especial com os jogos educativos do projeto e, às 15h, a palestra “A Mata Atlântica é aqui em Dourados” que abordará temas como desmatamento, educação ambiental, preservação, hábitos sustentáveis e outros assuntos relacionados à Mata Atlântica local.

No terceiro dia (26/8), a partir das 10h, serão exibidas sessões do CineMata, o cinema socioambiental da SOS Mata Atlântica, com filmes para todos os públicos e, às 15h, uma oficina de desenho sobre os animais da Mata Atlântica. Durante o final de semana, às 11h do sábado, acontecerá a oficina de brinquedos feitos com garrafas PET e, a partir das 14h, mais jogos educativos da exposição. No domingo, às 10h, serão exibidas novas sessões do CineMata.

Há ainda diversas outras atividades que podem acontecer a qualquer momento. Entre elas estão: Mini Biblioteca para consultas, oficinas de desenhos e de pintura de máscaras, a brincadeira Caminho das Águas, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, QuebraCabeças Ambiental e o Mapa Interativo.

Fórum
Zaloar homenageia juízes
Hedio Fazan
aposentados e dá boas-vindas aos novos
Novos magistrados foram apresentados à sociedade em cerimônia ontem de manhã
Arquivo
Na
edição passada o evento foi realizado no Parque dos Ipês

Entrevista

Folclore perpassa matemática à dança

Odila Lange diz que a escola pode trabalhar manifestações folclóricas em todos os campos do conhecimento

DOURADOS – A folcloróloga Odila Schwingel Lange, mais conhecida como a ‘Poetisa Guerreira’, devido à índole atuante, combativa e questionadora, é uma batalhadora em prol da cultura. Expert em Folclore e folclore, Odila defende que ambas, ciência e manifestações culturais, são ‘levedos’ que podem fomentar o ensino-aprendizado, desde a matemática à filosofia e as artes.

“A escola não deve explorar isto somente no mês de agosto, mas pode trabalhar durante o ano inteiro através de interpretação de textos folclóricos, dos problemas matemáticos, da música, da dança, do teatro”, orienta.

Autora do “Cordel do Consumidor”, publicado em nível nacional, a gaúcha de Venâncio Aires (RS), que chegou em Dourados em 1979, recebeu da Câmara o título de cidadã, em 2004. Advogada e professora mestra em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a poetisa é membro-fundadora da Academia Douradense de Letras (ADL), órgão que já presidiu por três vezes.

Exerceu o cargo de diretora do Procon durante oito anos e seis meses. É estudiosa das questões de gênero e do folclore brasileiro. Editou os livros “Folclore ou folclore”, “Protestando”, o “KIT Cordel” e “Mulheres”, além de diversas participações em coletâneas e antologias.

Para ela, o folclore continua em alta. “Basta assistir à novela Cordel Encantado, levada ao ar pela Rede Globo de televisão, para comprovar isto”, arremata.

FOLK-LORE

O Dia Mundial do Folclore é comemorado em 22 de agosto, data da publicação de uma carta do arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), criador do termo ‘folclore’.

No documento endereçado à revista The Atheneum, de Londres (Inglaterra), em 1846, Thoms – que escreveu sob o pseudônimo de Ambrose Merton – pedia apoio para levantar informações sobre tradições e lendas daquele país.

A palavra folclore deriva do inglês ‘folk-lore’ – falk (povo), lore (conhecimento empírico, sabedoria) – ou seja, o termo designa a sabedoria de um povo. Confira a entrevista:

Folclore ou folclore?

Podemos dizer que Folclore (com efe maiúsculo) significa a ciência que estudas as manifestações culturais de um povo e folclore (com efe minúsculo) seriam as próprias manifestações. Então, o Folclore abarca o folclore.

Sapato virado, roupa do avesso, vassoura atrás da porta: é folclore

É impressão ou foi-se o tempo em que o folclore tinha mais peso na vida social? Penso que diminuiu um pouco devido a era da informática, do acesso aos meios de comunicação e outros fatores, mas o folclore continua

em alta. Basta assistir a novela Cordel Encantado, levada ao ar pela Rede Globo de televisão, para comprovar isto. Milhões de brasileiros assistem e amam esta novela que tem como tema a poesia de cordel, uma das manifestações culturais mais ricas de nosso país. Outro aspecto moderno do uso do folclore são aqueles forros de bandeja de papel usados pelos shoppings. Tenho uma coleção deles como travalínguas, mitos, lendas, ditos populares, crendices, etc... Essas coisas demonstram que o folclore faz parte de

nosso dia a dia. O grande número de festas populares durante os meses de junho, julho e agosto, em nossa região, também colaboram para intensificar o gosto do povo por estas manifestações folclóricas.

Depois da Divisão do Estado, pode-se dizer que o Mato Grosso do Sul ficou com sua parcela em relação às crendices populares? E quais seriam, as tipicamente locais? Acredito que as crendices populares douradenses são aquelas gerais, crenças arraigadas na cultura brasileira, assim como não passar em baixo de escadas, não deixar os calçados virados, não usar roupa do lado do avesso, colocar a vassoura atrás da porta para mandar a visita embora, essas coisas comuns.

Odila Lange, a poetisa guerreira, fala sobre folclore e Folclore

festações. Fazem parte do imaginário popular assim como a música, a dança, a alimentação.

Qual é a contribuição do folclore à construção da identidade?

Audiência da ‘Cordel Encantado’ mostra folclore em alta

O folclore é hiperimportante para a construção da identidade de um povo. Um povo sem tradição é um povo triste, sem raiz, sem alegria, sem o poder de manifestar seus sentimentos, sem orgulho de seus antepassados, sem o desejo de que tudo isto se perpetue por muitas gerações.

Qual é a gênese de uma crença e como é construída?

nhora fez um trabalho que foi publicado em nível nacional. Isto é folclore?

Uma forma de transmitir conhecimento através dos ‘cantos’ populares?

O que significa estas crendices para o imaginário coletivo?

Essas crendices enriquecem a cultura, dão identidade a um povo. Isto significa o enraizamento de nossos costumes, de nossas mani -

Educação

As crenças surgem do imaginário do povo, daquilo que alguém viu ou ouviu através dos tempos e foi transmitido de geração à geração. Vem da nossa literatura oral, da música, do anedotário etc. e muitas vezes é mantida através do folclore reconstituído como é o caso do Centro de Tradições Gaúchas, os CTGs, espalhados pelo Brasil inteiro.

Quando dirigente do Procon Dourados, a se -

Com certeza! O uso da arte sempre esteve presente na educação desde os tempos dos jesuítas que usavam a poesia, o teatro e a música para cativar os indígenas. Este meu poema, Cordel do Consumidor, publicado pelo Ministério da Justiça, caiu no gosto popular. Muitos grupos de teatro, escolas, artistas populares o usaram para ensinar ao povo seus direitos enquanto consumidores. Inclusive foi gravado um CD com este texto pelos alunos de uma escola pública de Camaragibe, uma cidade da grande Recife, estado de Pernambuco.

Como otimizar o uso do folclore na Educação?

inteiro através de interpretação de textos folclóricos, dos problemas matemáticos, da música, da dança, do teatro. Enfim, é preciso que haja o discernimento de que as riquezas culturais de um povo são as únicas natas que não poderão ser roubadas ou conquistadas pela força ou pela aniquilação dos povos.

‘Folclore é importante para a construção da identidade de um povo’

Penso que a escola pode trabalhar com nossas manifestações folclóricas em todos os campos de ensinamentos, desde a matemática até a filosofia. A escola não deve explorar isto somente no mês de agosto, mas pode trabalhar durante o ano

Considerações finais Gostaria de dizer, sem falsa modéstia, que fiquei muito feliz ao ser agraciada com um terceiro lugar, na contação de causos, durante o Fenart, festival nacional de arte e tradição gaúcha, ocorrido na cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul, em janeiro deste ano. Eu nunca havia tido a oportunidade de participar deste festival que já está em sua décima primeira edição. Aliás, trouxemos três troféus para o CTG Querência do Sul, no causo, na chula e na gaita ponto. Convido todo o povo douradense para participar do Fegams, festival de arte e tradição gaúcha em MS, que este ano acontecerá em Ponta Porã, na semana do saco cheio, no mês de outubro.

II Encontro do Livro e Leitura é em setembro B

ONITO - O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), realiza, de 22 a 24 de setembro, em Bonito, a 2ª edição MS em Letras – Encontro Regional do Livro e Leitura.

A abertura contará com a presença da secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa e dos secretários de Educação de diversos Estados do País.

O evento marca o lançamento oficial do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), documento que estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.

Mato Grosso do Sul

é o primeiro Estado a implantar seu Plano. O PELL, desenvolvido pela SED em parceria com a Fundação de Cultura, conta com o aval do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura que, antes da concretização do Plano Estadual, lançaram o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a fim de mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos. No ano passado, como parte do Plano e com o ob-

jetivo de investir na formação dos agentes de leitura – prefeitos, secretários de Educação e de Cultura, professores, diretores, coordenadores, técnicos das Secretarias e funcionários de bibliotecas – a SED realizou a primeira edição do MS em Letras e reuniu cerca de 1.300 pessoas no Centro de Convenções de Bonito.

Os diretores das escolas estaduais devem preencher o cadastro para o recebimento da Bolsa Auxílio no link http://intra.sed.ms.gov. br/bolsaauxilio/

Dia a Dia O PROGRESSO
20/21 de agosto de 2011 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 2 D1
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo,
Divulgação

Dia

a Dia

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

O PROGRESSO

Debates

Semana Jurídica movimenta Dourados

Programação começa segunda-feira e se estende até sexta com palestras, mini-cursos e Revista Jurírica

Escândalo

Délia cobra providências sobre o Projovem

DOURADOS - “É inadmissível que esses jovens, além de não terem tido a oportunidade real de ganhar uma formação profissional, ainda tenham que passar, agora, pelo constrangimento de terem seus nomes envolvidos com o escândalo em que se transformou o programa Projovem em Dourados”. A reação, indignada, é da vereadora Délia Razuk (PMDB), preocupada com a demora com que vem sendo tratado o assunto.

Solenidade de abertura da Semana Jurírica da Unigran no ano passado: expecativa de grande público este ano

DOURADOS – O professor e advogado Joe Graeff Filho, coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário de Dourados, abre segunda-feira, às 19h15, a XXXII Semana Jurídica da Unigran, que neste ano terá como tema “35 Anos de Construção e Formação”, numa alusão ao papel que o mais importante curso de Direito do interior de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes do Centro-Oeste brasileiro, teve no desenvolvimento jurídico de toda a sociedade. “Estamos convidando todos os agentes envolvidos com o Direito, desde os advogados até os bacharéis, dos acadêmicos até os professores, enfim, todos os operadores do Direito para participar dessa Semana Jurídica”, enfatiza Joe Graeff Filho.

O ponto alto da noite de abertura da XXXII Semana Jurídica da Unigran será a palestra “Tribunal do Júri: criminologia e Advocacia”, que será proferida pelo advogado e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Trabalhadoras

(PUC/PR) e membro-diretor do Grupo Brasileiro da Association Internationale de Droit Penal (AIDP), Adriano Sérgio Nunes Bretas. O palestrante também professor convidado da Escola Superior da Advocacia (ESA), e do curso de pós-graduação da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). É secretário-geral do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE), conselheiro do Instituto Paranaense de Estudos Criminais (IPEC), e membro suplente da Associação Paranaense de Advogados Criminalistas (Apacrimi).

Teoria Geral do Direito, com escopo didático, e a segunda parte tem uma linha crítica.

Coordenador do curso de direito avalia importância desta semana para o direito

“A Moderna Teoria do Direito, a que se refere o título, diz respeito a três variantes desenvolvidas na obra: em primeiro lugar, o debate entre uma concepção estática e uma concepção dinâmica do sistema jurídico; em segundo lugar a discussão a cerca da (falta de) cientificidade do conhecimento jurídico; e, em terceiro lugar, o desenvolvimento de um elemento extrajurídico na anatomia do Direito”, explica o autor.

PROGRAMA

O palestrante Adriano Sérgio Nunes Bretas foi laureado com a medalha Milton Vianna no Depar-tamento de Propedêutica do Direito, outorgada pela Faculdade de Direito de Curitiba. Ele também é autor do livro “Moderna Teoria do Direito”, que se divide em duas partes, sendo a primeira é um compilado de

Na terça-feira, segundo dia de programação da XXXII Semana Jurídica da Unigran, as atividades começam às 8h com o mini-curso “A Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor”, com o tema sendo abordado pelo professor e advogado Renato de Aguiar Lima Pereira, mestre

em Direito pela Universidade de Brasília (UNB) e docente do curso de Direito da Unigran. Às 10h acontece o mini-curso “As Inovações no Processo de Execução, Diante da Proposta do Novo Código de Processo Civil”, com o tema sendo abordado pelo professor e advogado Alexandre Mantovani, mestrando em Direito Processual Civil e Cidadania pela Unipar, e docente do curso de Direito da Unigran.

Ainda na terça-feira, às 19h15, acontece a palestra “O Direito de Morrer”, que seria proferida pela professora Maria de Fátima Freire de Sá, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e professora de mesma universidade. A programação professgue na quarta, quinta e sexta-feira com minicursos no período da manhã e palestras no período noturno. A XXXII Semana Jurídica acontece no Centro de Eventos da Unigran e as inscrições podem ser feitas no Laboratório Jurídico da instituição. Outras informações pelo fone 34114177 e 3411-4169.

Conferência da Mulher discute direitos

DOURADOS – Direito

das trabalhadoras domésticas é o tema de palestra que acontece neste próximo domingo, às 8h, no Centro de Convivência do Idoso. O tema estará a cargo da advogada e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Odila

Schwingel Lange e do advogado e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Wander Medeiros Arena da Costa. O evento aberto a todos, gratuitamente, integra a programação da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Dourados, que

tem como tema “Uma política a muitas vozes, um plano a muitas mãos”, e começa amanhã.

Organizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas para a Mulher e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a conferência vai discutir e elaborar propostas

de políticas à construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuir para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania das mulheres douradenses.

Délia lembra que, quando ocupou a Prefeitura de Dourados interinamente, de outubro de 2010 a fevereiro deste ano, assim que tomou conhecimento das suspeitas de irregularidades, principalmente quanto ao repasse de recursos para o programa, determinou ações imediatas, que impediram, inclusive, que uma outra parcela, de quase R$ 1,5 milhão, fosse repassada aos membros da Fundação Biótica, entidade executora do programa, contratada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Relatório elaborado a pedido da então prefeita interina, em 16 de dezembro de 2010, apontou a necessidade de prorrogação do período de validade do programa, até junho de 2011, para proporcionar “tempo suficiente para as correções que garantam a qualidade dos serviços”, como observaram, à época, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rogério Lourenço e os servidores da Secretaria de As-

sistência Social do Município, José Leonardo Albuquerque e Anizio de Souza dos Santos, encarregados dos levantamentos realizados.

No período de 13 a 17 de dezembro, o Ministério do Trabalho enviou a Dourados o assistente técnico da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, Manoel Barros que, após verificar, acompanhado de servidores locais, a realidade do programa federal, orientou, entre outras providências, que fosse contratado um coordenador pedagógico para o Projovem e a cobrança, junto aos fornecedores, do material adquirido para funcionamento e não entregue em tempo hábil, “sob pena de ter que devolver os recursos disponibilizados, acrescidos de juros e correção monetária” e ainda “de rescisão do contrato e cobrança de multa”.

Na opinião da vereadora Délia Razuk, esses jovens que agora vem em busca dos seus direitos não podem continuar sendo penalizados. “O prazo para a correção das irregularidades venceu em junho, e nenhuma providência foi tomada. Das 2.000 pessoas inscritas, constatamos que haviam alunos até de outras cidades e em um único endereço até 400 cadastros. Determinamos um novo prazo para que isso fosse reparado, mas infelizmente nada foi feito. Lamentavelmente, quando se fala tanto em capacitação e formação profissional, perdemos mais uma grande oportunidade”, comentou a vereadora.

Jovens não podem ser penalizados, diz vereadora Délia

Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 3 D1
Fotos: Divulgação Divulgação

Educação

Murilo quer ampliar vagas nos Ceims

Prefeito assinou convênio abrindo mais 140 vagas, mas lista de espera tem 800 crianças em Dourados

DOURADOS - Para atender a grande demanda, a Prefeitura de Dourados mantém busca constante por espaços para abertura de vagas na educação infantil. Além das obras de Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) em andamento, projetos em fase de finalização e cadastramento de outros, a administração municipal ainda tem procurado ampliar os convênios com entidades e instituições da cidade.

da Central de Matrículas, para o devido atendimento. Nestes casos o recurso é repassado diretamente para a entidade conveniada.

Prefeito vai aperfeiçoar parcerias e convênios para abrir novas vagas

Ontem, o prefeito Murilo Zauith formalizou convênio com a Escola Metodista Geração Renovada, para abertura de mais 140 vagas. A instituição cede o espaço, administra o funcionamento da entidade e a prefeitura encaminha a lista de candidatos

O secretário municipal de Educação Walteir Betoni disse que a fila de espera por vagas na educação infantil chega a 800 crianças. No entanto, o maior problema está na faixa de até três anos. Ele explica que é uma idade em que a criança fica no Ceim em período integral e são necessários dois professores por sala de aula. Além disso, a legislação educacional permite apenas oito alunos em cada sala.

Ele informou que até fim deste ano e início de 2012, diversas novas vagas serão disponibilizadas com a entrega de Ceims atualmente em fase de conclusão. Um deles é o do Parque Alvorada, que

deve ficar pronto até outubro, para atender pelo menos 200 crianças. No Jardim Guaicurus, também estão em fase bastante adiantada as obras de um Centro de Educação Infantil para outros 120 alunos e, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) mais 140 vagas serão disponibilizadas no ano que vem.

No caso do Ceim da UFGD, Betoni esclareceu que a universidade construiu o prédio e está fornecendo os equipamentos, com cessão e uso para a prefeitura. A unidade está localizada no campus e vai atender exclusivamente filhos dos universitários. De acordo com o secretário, é uma forma de facilitar a vida do estudante e ao mesmo tempo permitir a abertura de vagas nos Ceims da cidade, atualmente ocupadas por essas crianças.

Já em fase de finalização de projetos estão outras

quatro unidades, quer serão construídas através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e

com recursos liberados pelo PAC II. Esses quatro projetos, já incluídos no orçamento, bem como outros 15 que

ainda serão cadastrados para 2012, também integram o programa Pró-Infância do governo federal.

Pais de Vila São Pedro são homenageados

Evento OURADOS - A Escola Municipal

Dprefeito Ruy Gomes recebeu os pais de alunos com um jantar, brindes e homenagens. O evento contou com o apoio da Associação de Pais e Mestres (APM) e toda equipe de funcionários daquela unidade escolar.

A ação promoveu a confraternização e o entretenimento dos moradores que tiveram

Recapeamento

Rua Fernando Ferrari será recuperada

uma noite se sexta-feira diferente e que para sempre ficará marcada na memória dos pais e das crianças do distrito.

O diretor Israel Narciso disse que eventos como este não somente valoriza o pai que luta diarimente para ser o provedor do lar, como também os professores que ocupam muitas vezes o lugar de pai e mãe das crianças e ensinam valores com intuito de formar vencedores.

Dia da Construção Social é hoje em Campo Grande

DOURADOS - A Prefeitura de Dourados vai iniciar a recuperação integral da Rua Fernando Ferrari após a conclusão das obras de recapeamento da Josué Garcia Pires (antiga W11). O trabalho foi determinado pelo prefeito Murilo Zauith e segue a programação definida pelo município.

O responsável pelo serviço de tapa-buraco na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Wanderlei Carneiro, informou que a via será recapeada do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) até a escola Tancredo Neves, no Parque das Nações I Plano.

A Fernando Ferrari, que a partir do Jardim João Paulo II tem o nome de Filomeno João Pires, não comporta mais o tapa-buraco pela crítica situação do pavimento. Segundo Wanderlei, por determinação do prefeito a rua vai receber o mesmo tratamento dado à W-11.

Wanderley Carneiro lembra que naquela região estão em andamento as obras de drenagem, com a implantação da tubulação para captação de águas pluviais. As empresas que executam as obras são responsáveis pela restauração completa do trecho cortado.

Na Josué Garcia Pires, a prefeitura concluiu a restauração entre a ponte do Córrego Paragem e a Rua Rio Brilhante e vai iniciar a etapa que segue em sentido contrário, da ponte até a escola Caic. Outra equipe está trabalhando no calçamento da passarela.

DOURADOS - O Sesi e o Sinduscon/MS

(Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul) realizam, neste sábado, a partir das 8h30, no Clube do Trabalhador de Campo Grande, o Dia Nacional da Construção Social, com a expectativa de atrair 2,5 mil pessoas. Segundo a técnica do Sesi responsável pelo evento, Rozane Leite, esta é a 2ª edição do Dia da Construção Social em Campo Grande, sendo que a primeira foi realizada em 2010 e resultou em um público de 1.209 pessoas com 3.797 atendimentos.

“A nossa intenção é prestar atendimento ao trabalhador

do segmento da Construção Civil e seus dependentes. Este ano esperamos a participação maior por parte dos trabalhadores, uma vez que os parceiros foram receptivos ao convite para integrarem o evento”, declarou Rozane Leite, lembrando que neste ano são 34 parceiros, que das 8h30 às 16h30, prestarão diversos serviços nas áreas de cidadania, educação, saúde e lazer. Entre os serviços disponíveis estão a emissão do RG (1ª via), Carteira de Trabalho (1ª e 2ª vias), Título de Eleitor (1ª e 2ª vias) e solicitação da 2ª via das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, entre outros serviços.

Na área de educação es-

tarão sendo confeccionados currículos, haverá oficina de pintura com lápis de cor e oficina de fantoche de E.V.A. e palito, além a inscrição para curso de informática básica; entre outros. Já na área de saúde haverá escovódromo e distribuição de kits de higiene bucal, profilaxia, circuito saúde com aferição da pressão arterial, glicemia , IMC e orientações diversas. As crianças também poderão se divertir nas gincanas de lazer, cama elástica, piscina de bolinhas, futebol de sabão e banho de piscina, além de apresentações culturais, como o teatro florestinha, duplas sertanejas, kung fu e dos alunos do Programa Atleta do Futuro (PAF).

Dia
Dia O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 4 D1
a
Assecom
Murilo na unidade de educação infantil da Escola Metodista Geração Renovada
Ação
ações serão realizadas neste sábado, a partir das 8h30, no Clube do Trabalhador Divulgação
As

incluindo Polícia

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

Sub-18

sete enfrenta o corumbaense otimista

Contra o Corumbaense neste sábado, Sete de Dourados demonstra confiança e união por pontos

DOURADOS – O Sete de Dourados enfrenta neste sábado, às 16h, no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá, o Corumbaense, na primeira partida da Segunda Fase da Copa MS de Futebol Junior. Uma partida que deixa um rastro de preocupação mesclada com confiança por uma vitória. “O grupo está bem unido. Não temos muito o que preocupar já que se fizermos os trabalhos nessa partida como estamos fazendo nos treinos ótimos que estamos realizando, a vitoria virá”, destaca o técnico Eloi Kruger.

trabalho realizado e pela resposta que estou tendo dos atletas. Isso faz com que o trabalho seja agradável”, destaca Eloi.

Adversário do sete de dourados foi bem estudado por olheiros do clube

E o treinador não esconde em momento algum a alegria de ter um grupo em mãos que está unido e focado na competição que vale vaga ao campeão representar o Estado na Taça São Paulo de Futebol Junior de 2012.

“Estou contente com o

Acordo

A boa novidade que ele recebeu, foi a confirmação na equipe titular do meia-direita Josenildo, meia-esquerda Jeferson, o lateral esquerdo Wesley e ainda Rafael Silva que sentia um dos tornozelos pode jogar. Para o técnico, a pior informação que recebeu na semana foi a de que o capitão Josué, está afastado por 10 dias de qualquer atividade física. Ele na primeira partida da Copa MS levou uma pancada no tornozelo esquerdo e mesmo assim prosseguiu na partida e em outras. O resultado foi fratura da fíbula. Ele deve voltar a treinar com bola aproximadamente em torno de 20 dias.

Mesmo assim, o treinador tem gostado do rendimento

dos jogadores nos treinos. No último realizado na quinta-feira a tarde, o elenco trabalhou muito o aperfeiçoamento de jogadas de marcação e também de desarme. “A evolução de uma equipe passa por melhorias. E é isso que estamos fazendo e o grupo assimilando muito bem. Gostei muito dos últimos treinos”, avalia Kruger.

Adversário

E o adversário deste sábado, foi muito bem sondado por olheiros do clube douradense e além disso, o treinador teve informações seguras de pessoas ligadas a Corumbá sobre o Corumbaense.

“É um adversário de alto nivel. Tem bons jogadores e algumas individualidades que precisam serem bem trabalhadas para neutralizar suas jogadas”, resumiu o treinador não deixando claro em qual setor o adversário é mais forte resumindo apenas que o Sete de Dourados está bem treinado e preparado.

cBF libera atletas para 20ª rodada do Brasileiro

RIO - A CBF decidiu permitir que os jogadores convocados para defender a seleção brasileira no amistoso contra Gana, marcado para 5 de setembro, em Londres, possam participar das partidas de seus respectivos clubes válidas pela 20.ª rodada do Campeonato Brasileiro. A mudança vai ajudar 10 jogadores que atuam em oito times do País e que foram chamados pelo técnico Mano Menezes.

Os liberados são Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo; Fábio, do Cruzeiro; Jefferson, do Botafogo; Danilo, Paulo

Henrique Ganso e Neymar, todos do Santos; Dedé, do Vasco; Ralf, do Corinthians; Lucas, do São Paulo; e Leandro Damião, do Internacional. Assim, estes jogadores só vão perder as partidas da 21.ª rodada.

O grupo viaja dia 1º de setembro, apresentando-se já para o treinamento do dia 2. A decisão contraria declaração dada por Mano Menezes durante a convocação, quinta-feira, no Rio, quando comentou que iniciaria os trabalhos com o elenco completo dia 1.º. Isso não vai acontecer mais. Agora, porém, somente os atletas que atuam fora do Brasil é que vão participar da primeira atividade do time em Londres.

Além de permitir a apresentação dos jogadores após a disputa da 20.ª rodada do Campeonato Brasileiro, a CBF confirmou e também alterou data e horário de algumas partidas que envolvem atletas convocados.

A partida São Paulo x Fluminense, que acontecerá dia 31 de agosto, no Morumbi, passou das 20h30 para as 21h50. O horário é o mesmo

do jogo entre Botafogo x Palmeiras, no Engenhão; de Internacional x Santos, no Beira-Rio; e Avaí x Flamengo, na Ressacada.

Dois jogos que estavam marcados para 1.º de setembro foram antecipados para 31 de agosto. Corinthians x Grêmio, no Pacaembu, será às 18 horas do dia 31, assim como Vasco x Ceará em São Januário. E o jogo Cruzeiro x Figueirense será disputado em 31 de agosto, às 20h30, em Ipatinga.

Outras mudanças também foram feitas na tabela do Campeonato Brasileiro. O jogo entre Corinthians e Flamengo, que estava agendado para 7 de setembro, foi remarcado para o dia 8, às 21h50, no Pacaembu. Além disso, o confronto entre Flamengo e Atlético Paranaense, marcado para 10 de setembro, será agora dia 11, em Macaé (RJ), às 18h.

Eloi Kruger confia em bom resultado em Corumbá contra adversário de bom nível

Divulgação/Assessoria

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

O PROGRESSO

Timão quer triunfo por título simbólico

O

Corinthians, com 37 pontos, se vencer, pode chegar a 40 neste sábado, seis a mais que o Flamengo

São Paulo - O cenário que há três dias se desenhava nebuloso se transformou em um panorama favorável e promissor ao Corinthians. Se vencer o Figueirense neste sábado, às 18h, no Pacaembu, pela 18.ª rodada, voltará abrir vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro e conquistará antecipadamente o simbólico título de campeão do primeiro turno Parece pouco. Mas é muito para uma equipe que entrou em campo na última rodada pressionada pelo resultado positivo. Não só venceu, após estar perdendo por 2 a 0 para o Atlético Mineiro, como viu, um dia depois, os concorrentes Flamengo e São Paulo tropeçarem. “Não gosto de torcer para os outros perderem. Nem assisti a esses jogos, vi o compacto depois”, disse Tite. “Sei que é um campeonato difícil e que as situações acontecem muito rápido”.

2003 –, o time que terminou o primeiro turno na frente só não ganhou o título em duas edições. “É um parâmetro consistente. Dá trabalho e confiança. E quero que esse índice de aproveitamento (agora de 73%) extraordinário esteja sempre conosco”.

Tite comemorou demais ter mantido a ponta porque passou por momentos difíceis

Tite comemorou demais ter mantido a ponta porque passou por momentos difíceis no campeonato, muito por causa dos desfalques da equipe. Ontem, em um desabafo, listou os problemas que, segundo ele, abalaram a equipe: “Perdemos três laterais-esquerdos, usamos nossos três goleiros, o Alessandro ficou fora e tive um centroavante que foi operado”.

O Corinthians, com 37 pontos, pode chegar a 40 neste sábado, seis a mais que o Flamengo. Ainda que perca o clássico contra o Palmeiras, na última rodada, terminaria o primeiro turno na liderança pelo número de vitórias. No ano passado, o Fluminense, que acabou sendo o campeão, terminou o primeiro turno com 38 pontos - um aproveitamento de 66,7%.

Na história dos campeonatos de pontos corridos – desde

Com a vitória em Minas Gerais, Tite ganhou muitos pontos com a diretoria ao acertar na substituição que fez na partida contra o Atlético, trocando um lateral por um atacante. Passou a receber elogios em vez de críticas por não trocar “seis por meia dúzia”, segundo dirigentes. E salvou sua pele com a vitória, já que havia três rodadas que o time não vencia. “Foi uma situação específica de um jogo e que deu certo porque os atletas fizeram bem suas funções: o Emerson entrou bem e o Jorge (Henrique) fez a lateral. Não foi só mérito do técnico”.

Obstinado pela repetição, Tite disse que vai manter o esquema que começou o jogo

em Minas Gerais, mas não descartou que possa começar uma partida com Jorge Henrique de lateral-esquerdo. “A

Artigo

equipe vai manter o sistema 42-3-1. É a forma que vínhamos jogando. Fica o pepino para o técnico descascar. São quatro

vagas para cinco atletas em grande momento”. A única alteração em relação à equipe que venceu o

Atlético será a volta do zagueiro Chicão. Alessandro está confirmado na lateral direita e Welder continua na esquerda.

O DNA da Cordialidade

O*Alcodan DNA, cientificamente examinado, determina, com segurança e certeza, de fato e de direito, a origem paterna de um ser humano. Em se tratando de relacionamento entre pessoas, o DNA, neste caso, há de anos, originou o sentimento nobre de cordialidade que liga, ao correr nos gramados do Clube Indaiá, de uma bola de futebol soçaite, a saúde da amizade e o aperfeiçoamento do respeito entre 65 felizes associados do clube e membros de um só DNA.

Iniciou-se como um grupamento masculino para, através do futebol soçaite, aprimorar o corpo e espairecer o espírito que, no evolver do tempo, arejado pelo sentimento de cordialidade, transformou-se num raro e apetitoso oásis familiar, tanto é que, hodiernamente, é presidido por dona Zelia Caetano Chaves Cordeiro, dileta e prendada esposa e companheira de Pedro Cordeiro, um dos fundadores do DNA.

Ao se referir ao seu grupo de cordialidade, Pedro Cordeiro, em momento de alvinitente inspiração e sabedoria, definenos o que seja, na realidade, o DNA: “O grupo DNA é uma reunião de amigos que tem

a finalidade de promover a amizade, o respeito mutuo, a cordialidade e o bom trato entre seus integrantes e familiares...”.

De um singelo grupamento para a pratica do futebol soçaite, o DNA, familiarmente unido, volveu seu olhar para o ensinamento bíblico do “... ama ao próximo como a ti mesmo!” e o está cumprindo com a alegria e a ternura que emana da excelsitude dos sentimentos nobres, eis que, promove regularmente campanhas e ações, entre seus membros e familiares, em prol de diversas entidades assistenciais locais como o Asilo da Velhice Desamparada, Rede Feminina do Combate ao Câncer e campanha de conscientização sobre o câncer da mama, entre outras. DNA que, aqui, significa Data de Nascimento Antiga é, na verdade, um exemplo edificante de congraçamento familiar que deve servir de norte para todo aquele que gosta da prática do bem sem mesurar a quem(raridade nos dias de hoje)” Parabéns e felicidades, DNA, continue a ser essa prece de cordialidade que refrigera de amor e caridade a todos aqueles são tementes a DEUS! ... assim foi... Assim é... Assim será.

Esporte
Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte 2 E1 Brasileirão
Ayrton Vignola Se vencer o Figueirense neste sábado, o Corinthians se isola na liderança do Campeonato Brasileiro 2011

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

Brasileirão

Airton sofre lesão no joelho e vira desfalque

“O Airton reclamou de dores no joelho e resolvemos fazer um exame de imagem e detectamos uma lesão no menisco”

Rio - O volante Airton vai desfalcar o Flamengo nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. Ontem, ele teve detectada uma lesão no menisco do joelho esquerdo e terá que ser submetido a uma cirurgia, que será realizada pelo médico José Luiz Runco na próxima terça. Só então o clube terá uma ideia mais exata do tempo de recuperação do jogador.

“O Airton reclamou de dores no joelho e resolvemos fazer um exame de imagem e detectamos uma lesão no menisco. Ele vai fazer uma cirurgia na terça-feira e vamos esperar o pós-operatório para ter uma ideia de quanto tempo ficará de fora”, disse o médico do clube, Marcio Tannure.

fica e vem sendo titular da equipe, lesionou o joelho no jogo da última quinta-feira, em que o clube carioca foi goleado em casa pelo Atlético-GO, deixando o gramado já reclamando de dores.

Flamengo terá o retorno dos meias Renato e Ronaldinho Gaúcho no jogo contra o Inter

Nas vezes em que Airton teve que cumprir suspensão, seu substituto foi o jovem Luiz Antônio. O garoto, recuperado de lesão, participou normalmente do coletivo dos reservas ontem, no CT de Vargem Grande, e deve ser titular no domingo, diante do Inter, no Beira-Rio.

Airton, que está no Flamengo emprestado pelo Ben-

Sub-20

Apesar do desfalque de Airton, o Flamengo terá o retorno dos meias Renato e Ronaldinho Gaúcho no jogo contra o Inter. Os dois cumpriram suspensão na derrota para o Atlético-GO, que acabou com a invencibilidade do time carioca no Brasileirão.

Brasil e Portugal fazem a decisão do Mundial

São Paulo - Sob olhar atento de Mano Menezes e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a seleção brasileira, atrás do pentacampeonato, disputa neste sábado contra Portugal, às 22h (de Brasília), em Bogotá, a segunda final consecutiva do Mundial Sub-20. Mas, se os títulos e a presença em mais uma decisão, para muitos, comprova a supremacia do “país do futebol”, no Brasil a opinião não é tão positiva assim. Próximo anfitrião da Copa do Mundo, o país tem olhado com desconfiança para sua seleção.

Mano Menezes, contratado pela CBF após a Copa de 2010 para fazer a renovação do time, visando 2014, tem tido dificuldades para fazer este trabalho. Sob seu comando, o Brasil fracassou na Copa América deste ano e vem de maus resultados em partidas contra adversários de maior peso. Há duas semanas, perdeu para a Alemanha por 3 a 2.

Diante deste panorama, pesa sob o elenco que entra neste sábado no estádio El Campín, a necessidade de um triunfo para minimizar os últimos maus resultados

do time principal. Mais que isso, fica a expectativa para o técnico e os cartolas do Brasil que deste grupo saiam, pelo menos, alguns atletas aptos a defender o Brasil na próxima Copa do Mundo. Jovens já foram “pinçados” por Mano Menezes, como os craques Neymar e Lucas, decisivos no título do Sul-Americano deste ano e quem nem foram à Colômbia, pois defenderam a seleção principal no vexame da Copa América, disputada na Argentina.

Outro que começa a ganhar espaço é o lateral-direito Danilo, do Santos. Titular absoluto da seleção sub-20, o jogador, já negociado com o Porto, está na última convocação do treinador para o amistoso contra Gana, no próximo dia 5 de setembro.

ATAQUE CONTRA DEFESA

Ney Franco tem feito de tudo para evitar o clima de favoritismo brasileiro diante dos portugueses. No entanto, o desempenho dos garotos na Colômbia dificulta o discurso do comandante. Após uma estreia tímida, no 1 a 1 com o Egito, o Brasil cresceu e conseguiu placares elásticos

Muricy vai improvisar o Arouca na lateral direita

nos três jogos seguintes - 3 a 0 na Áustria, 4 a 0 no Panamá e 3 a 0 na Arábia Saudita, pelas oitavas.

A confiança do time, no entanto, se estabeleceu nas quartas de final, quando na chamada “final antecipada” a seleção bateu a Espanha, uma das favoritas, nos pênaltis, por 4 a 2, após um 2 a 2 nos 120 minutos de bola rolando. Com os 2 a 0 contra o México, na semifinal, o Brasil chegou aos 14 gols no torneio, um atrás da Nigéria, eliminada nas quartas.

E, justamente na final, o bom desempenho ofensivo brasileiro vai encarar a até agora intransponível defesa de Portugal. “Sabemos que Portugal é muito forte na defesa, que o (goleiro) Mika ainda não sofreu nenhum gol, mas do nosso lado temos atacantes de grande qualidade. É promessa de um belo confronto de estilos opostos. Estudamos bem os nossos adversários, mas sei que será um jogo duro, como foram as partidas diante do México e da Espanha”, afirmou Ney Franco.

Mais cedo, às 19h (de Brasília), França e México disputarão o terceiro lugar da competição.

Santos - O Santos voltará a juntar o trio da seleção brasileira –Neymar, Paulo Henrique Ganso e Elano (cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo diante do Atlético Goianiense) – para enfrentar o Bahia, neste domingo, em Salvador, mas mesmo assim o técnico Muricy Ramalho esquenta a cabeça para armar o time. É que Pará foi expulso contra o Coritiba, vai cumprir suspensão e o seu substituto, o recém-chegado Leandro Silva, está sem confiança, segundo o treinador. Vai acabar sobrando para Arouca. “Elano deve voltar. Até o momento está se sentindo bem. Substituir Pará é mais complicado. Leandro ainda não tem a confiança necessária. O substituto do Edu Dracena será o Bruno Rodrigo”, respondeu Muricy ao ser questionado, após o treino desta sexta-feira, no CT Rei Pelé, sobre a escalação da equipe para enfrentar o Bahia.

Parece estranho que o técnico que soube se virar sem Neymar, Paulo Henrique Ganso e outros titulares badalados até em importantes jogos da Copa Libertadores da América sinta tanto a ausência do apenas esforçado Pará. É que depois da venda de Jonathan à Internazionale e de Alex Sandro ao Porto e com a convocação de Danilo para a seleção brasileira, que disputa o Mundial Sub-20, na Colômbia, as laterais passaram a ser os pontos fracos do time. Pará é, ao mesmo tempo, titular na direita e reserva de Léo na esquerda. E quando não pode jogar não tem quem o substitua.

Diante da dificuldade, a solução deve mesmo ser Arouca. O volante teve um apagão na carreira ao ser improvisado na ala pela direita no São Paulo, primeiro por Muricy e depois por Ricardo Gomes, e só se reergueu com Dorival Júnior em 2010, sendo um dos destaques do time

campeão paulista e da Copa do Brasil, mesmo atuando como cabeça de área, mais preso à marcação Com a volta de Adriano, que estava emprestado, Arouca voltou a ser segundo volante, onde a sua qualidade no passe e na condução da bola aparece mais. Ele até sente que deve ser lembrado por Mano Menezes nas próximas convocações, mas avisa que se Muricy precisar, aceita colaborar.

Foi o que aconteceu na última vitória santista – 1 a 0, contra o Ceará, no Pacaembu. Leandro Silva, contratado do Atlético Sorocaba, da Série A-2 paulista, para um período de experiência de seis meses, sentiu o peso da camisa e com 27 minutos teve que ser substituído. Entrou Diogo para ser o ponta de lança e Arouca foi deslocado para a direita. Com a alteração, o time passou a ter forte chegada ao ataque pela direita e Arouca participou da jogada do único gol.

Esporte O PROGRESSO Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte 3 E1
Divulgação
Renato retorna ao Flamengo, assim como Ronaldinho Gaúcho, contra o internacional neste domingo no Beira-Rio Santos

Polícia Polícia Polícia Polícia

Segurança Pública

Polícia Polícia Polícia Polícia

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

O PROGRESSO

Juiz quer reativação do Semiaberto

Magistrado que assumiu a Vara de Execução Penal espera que o presídio esteja funcionando em no máximo 3 meses

DOURADOS – O juiz de Execução Penal, Francisco Vieira de Andrade Neto, tomou posse ontem na 3ª Vara Criminal de Dourados e já está tomando todas as providências cabíveis para a reativação do Presídio Semiaberto, que está interditado há cerca de quatro meses.

Juiz andrade neto pretende implantar em Dourados o projeto Recomeçar

De acordo com o magistrado, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul não pode ficar sem prestar esse serviço à sociedade e os números têm mostrado isso.

Prisão

Andrade Neto afirma que já se reuniu com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, coronel Ary Barbosa, com o delegado regional da Polícia Civil de Dourados, Sebastião Auro Nunes dos Santos e também com o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado Wantuir Jacini, para tratar do assunto. “Tive acesso a alguns dados que mostram que os crimes de furtos e roubos aumentaram na cidade depois que o Semiaberto foi fechado. E apesar disso, o índice de criminalidade na região onde

Pés de maconha eram guardados por pit bulls

Juiz Andrade Neto assumiu ontem na 3ª Vara Criminal

o presídio está instalado não aumentou e também não é preocupante. Isso mostra que ele pode permanecer onde está, desde que passe por uma reforma e readequação. Não

Erosão

podemos lutar pelo ideal do futuro, prejudicando o presente, que é necessário”, declarou o magistrado.

O juiz prevê gasto de cerca de R$ 40 mil, com a

compra de materiais que serão usados na reforma. Os recursos deverão vir, parte do Poder Público e parte do Conselho da Comunidade, entidade ligada à Vara de Execução Penal. “A execução da obra será gratuita, porque dá para usar a mão de obra dos próprios albergados. Sabemos que isso é responsabilidade do Estado, mas quem mora em Dourados somos nós. Se o Estado não funcionar, a gente funciona. E governo a sociedade troca a cada quatro anos”, exemplifica o magistrado, que espera que a reforma esteja concluída em no máximo três meses.

Andrade Neto ressalta que irá se reunir com representantes da sociedade organiza-

da e da classe empresarial da cidade em busca de parcerias para a implantação do projeto “Recomeçar”. Ele conta que o tempo que esteve na comarca de Paranaíba, conseguiu com êxito criar e estabelecer o projeto no município, reduzindo consideravelmente o índice de reincidência no sistema prisional da cidade.

“A sociedade precisa entender que não temos outra saída a não ser investir na ressocialização. O único risco que corremos é de as coisas melhorarem e a criminalidade diminuir no município. Esse é um bom risco que podemos correr. Agora, se não fizermos nada as coisas tendem a piorar ainda mais”, concluiu o magistrado.

PMa autua proprietária rural em R$ 30 mil

Divulgação

RIBAS DO RIO PARDO - Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, em fiscalização na região de Ribas do Rio do Pardo, autuaram ontem pela manhã um proprietário rural por erosões em sua propriedade e reforma e ampliação de represa sem autorização.

Pés de maconha e tablete da droga apreendidos pela PM

DOURADOS – Policiais do Serviço Reservado e da Força Tática, da Polícia Militar, apreenderam na manhã de ontem, por volta das 9h, três pés de maconha e um tablete da droga, que pesou cerca de meio quilo. O que chamou a atenção dos PMs foi que as plantas de Canabis sativa estavam protegidas por três cachorros da raça Pit Bull e um cão Sem Raça Definida (SRD).

A apreensão aconteceu num barraco de lona numa favela localizada no bairro Vila Erondina II, periferia de Dourados. No local foram presos Cassiano P.S., de 19 anos, também conhecido pelo apelido de “Cacique”, que cumpre pena em regime aberto, e Júnior A.R., de 18 anos.

À reportagem, “Cacique” afirma que a maconha prensada era para consumo, pelo fato de ser dependente químico e que os pés da droga nasceram sozinhos. “Eu não plantei. De tanto eu usar a droga no fundo do barrado, deve ter caído alguma semente e nascido”.

Júnior disse que estava no local

só para pegar um aparelho de som e aproveitou para fumar um baseado.

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados, coronel Ary Barbosa, acompanhou o trabalho das equipes até o encaminhamento dos acusados ao 1º Distrito Policial. Ele afirma que o reforço no policiamento ostensivo faz parte do Plano de Segurança, implantado recentemente pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na cidade. “Estamos intensificando o policiamento em vários pontos estratégicos da cidade e essa apreensão de droga, que resultou na prisão de duas pessoas já é resultado desse trabalho”, informou coronel Barbosa, ressaltando que a participação da população com denúncias e informações é primordial para o êxito no trabalho da polícia. Além da droga, os policiais militares apreenderam ainda vários objetos de procedência duvidosa, que estavam de posse dos acusados. A dupla foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para as providencias cabíveis.

Na propriedade os policiais encontraram vários processos erosivos. As voçorocas, com afloramento do lençol freático, afetaram áreas de nascentes e transportavam areia e outros sedimentos diretamente ao leito de um curso d’água, causando assoreamento.

Foi verificado ainda, que três represas, para as quais o proprietário não possuía autorização, haviam rompido há cerca de três meses e ele estava reformando também sem autorização ambiental. Quando do rompimento das represas,

Erosão estava prejudicando áreas de nascentes

houve incremento dos processos erosivos existentes, destruição das matas ciliares e assoreamento acentuado do córrego. Contribuiu com o processo de degradação, o pisoteio do gado no local, que fazia dessedentação nas nascentes e nas represas, que não eram cercadas. Os processos erosivos,

Fiscalização PRF recupera veículo roubado em Londrina

avaliam os policiais, e a degradação do local teriam surgido em razão da falta de conservação do solo, que é obrigatória pela legislação nas intervenções feitas para a produção em propriedades rurais, além do rompimento das represas. Os policiais perceberam total desprezo com a conservação do solo nas áreas afetadas.

A proprietária da fazenda, residente em Ribas do Rio Pardo, foi autuada administrativamente e multada em R$ 30 mil. Ela também responderá por crime ambiental. Se condenada, poderá pegar pena de um a três anos de detenção.

A PMA determinou a interdição da área, para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. O proprietário também foi notificado a apresentar projeto de recuperação de área degradada (PRAD) junto aos órgãos ambientais, no prazo máximo de 30 dias.

A PMA lembra aos produtores rurais que a recuperação de áreas degradadas pode ser iniciada voluntariamente, desde que acompanhada por responsável técnico e comunicada ao órgão de meio ambiente. Essa iniciativa evita multa e outros transtornos.

Acidente Polícia encontra carro recheado de cocaína

PONTA PORÃ - Policiais Militares foram atender a ocorrência de um acidente de trânsito na manhã de ontem na rua Marechal Floriano, na Linha Internacional, em Ponta Porã e ao chegar ao local encontraram uma caminhonete que havia se chocado contra uma árvore, no canteiro central. Segundo a polícia, um jovem de 20 anos estava dirigindo o veículo, com placas de Campo Grande.

PONTA PORÃ – Na madrugada de ontem, por volta das 3h30, durante fiscalização de rotina, no quilômetro 68 da BR-463, no Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal conhecido como Capey, região de Ponta Porã, foi recuperado o veículo Toyota Corolla que portava placas frias de São José do Rio Preto-SP. O veículo tinha uma ocorrência de roubo no mês de julho deste ano, na cidade de Londrina, no Paraná, porém,

as placas verdadeiras são originárias de Curitiba-PR.

Os policiais deram ordem de parada ao veículo, mas o condutor empreendeu fuga, assim a equipe o acompanhou por cerca de três quilômetros, sendo que o “fugitivo” abandonou o veículo às margens da rodovia, continuando a fuga a pé no meio de um milharal.

Várias buscas foram realizadas pelos agentes, na região, na tentativa de localizar e prender o acusado, mas não sendo possível a identificação.

Durante vistoria, os policiais acabaram encontrando, em fundos falsos no carro, 31 tabletes de cocaína que depois de pesados totalizaram 26 quilos e 700 gramas da droga.

O condutor contou à polícia pegou o automóvel em um posto de combustíveis em Pedro Juan Caballero e abandonaria também em um posto de combustível em Campo Grande.

Ele disse ainda que não conhece quem o contratou e que foi combinado que ele levaria 5 quilos da droga e receberia R$ 3 mil para fazer o transporte.

O jovem foi socorrido e encaminhado com ferimentos leves ao Hospital Regional de Ponta Porã. Depois de liberado ele foi entregue juntamente com o veículo na Delegacia da Polícia Federal, em Ponta Porã.

Ainda ontem, no Posto Capey, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi realizada outra apreensão de cocaína. Os agentes apreenderam cerca de 25 quilos da droga e mais um quilo e 100 gramas de haxixe. ( Com informações de Lania Torres)

E1 4
Polícia
Cido Costa Toyota Corolla tinha registro de roubo em julho deste ano Divulgação
Federal
Droga encontrada no veículo
Polícia

Apostar que - a fila anda - pode ser sua melhor opção!

Sempre mantive um pé atrás em relação a esta assertiva. Sustentar a ideia de que a fila anda sempre me pareceu arrogante e ilusória. Acreditar que existe uma fila de pessoas querendo se relacionar com você, a meu ver, é pretensioso demais. Entretanto, cá estou para refletir sobre a afirmação sob outro ângulo. A intenção da frase é, cer-

tamente, mostrar que o cenário atual pode ser mudado a qualquer momento. Ou seja, a fila anda num relacionamento em que não existe cuidado mútuo. E a possibilidade deste andar da fila deixa claro que insistir nem sempre é a opção mais inteligente.

Quem me lê há algum tempo, sabe que sou defensora declarada de quem tenta salvar um relacionamento; haja vista que são oportunidades preciosas que temos de superar limitações, amadurecer e conquistar um novo patamar na busca pelo que temos de melhor. Portanto, desistir na primeira dificuldade

ou ficar pulando de galho em galho, tentando encontrar o outro perfeito, não me parece ações que combinam com amor, consciência ou felicidade.

Porém, continuar dando murro em ponta de faca, sentindo e vendo a pele sendo dilacerada e o próprio sangue sendo derramado sem que nada de realmente significativo mude, já me parece teimosia, daquelas adotadas por quem quer ocupar o lugar de vítima ou de coitadinho, só para mendigar atenção e encobrir um enorme medo de se entregar à vida e arcar com as consequências de suas escolhas. Assim sendo, hoje venho

defender a opção de deixar a fila andar. Ou melhor, de – se for preciso – fazer a fila andar! Sim, botar um ponto final nesta história que tem se mostrado um grande fiasco e um completo e desastroso desencontro, e começar a apostar numa nova possibilidade. Você não precisa, necessariamente, viver em função de começar e terminar relacionamentos indefinidamente. Pode, e em muitos casos até deve, permitir-se um tempo só seu. Deixar-se solteiro e desfrutar as muitas e deliciosas experiências que este status lhe proporciona. Agora, obviamente, se

Dilma, apelidada de “a diarista” pela faxina ética no governo, não percebeu o lixo no Turismo porque não quis. Na Agricultura e nos Transportes, a presidente pegou firme na vassoura. Mesmo quem não votou nela apoiou. Enfim, alguém começava a espanar os sujismundos em Brasília. Mas, no Turismo apadrinhado por Sarney, a diarista foi surpreendida pela limpeza promovida por 200 homens da Polícia Federal.

Só o PMDB apostava um centavo na lisura de um ministério comandado por Pedro Novais, conterrâneo do presidente

“Viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce.” Já escrevi sobre essa frase.

Sim, repito alguns temas, que são parte do meu repertório, pois todo escritor, todo pintor, tem seus temas recorrentes. No alto dessa escada nos seduzem novidades e nos angustia o excesso de ofertas. Para baixo nos convocam a futilidade, o desalento ou o esquecimento nas drogas. Na dura obrigação de ser “felizes”, embora ninguém saiba o que isso significa, nossos enganos nos dirigem com mão firme numa trilha de contradições. Apregoa-se a liberdade,

surgir alguém especial, com quem você se identifique sem ter de fazer força ou inventar predicados, por que não? Contudo, observe esse detalhe: que seja fluido, que seja leve, que seja natural! Pare de fazer tanta força simplesmente para provar a si mesmo ou a quem quer que seja que você é capaz de ter alguém. Chega de viver relacionamentos que mais servem para te angustiar e confundir do que para te fazer descobrir que existem caminhos mais profundos e pacíficos a serem percorridos!

Enfim, com consciência, noção de si, disponibilidade

É faxina ou fachada?

vitalício do Senado, José Sarney. Para refrescar a memória, Novais, antes de assumir o Turismo, foi reembolsado pela Câmara por uma festa com 15 casais no Motel Caribe, de São Luís. Octogenário como seu mestre, casado, Novais culpou os assessores pelo “erro”. Assumiu um ministério que planejava investir R$ 257 milhões e treinar 230 mil pessoas para receber turistas na Copa do Mundo em 2014. Isso não significa que o maranhense esteja implicado no novo escândalo – embora tenha pensado em pedir demissão. Os convênios fraudulentos para treinar agentes de turismo no Amapá e no Paraná foram assinados em 2009, quando o PT e a turma da senadora Marta Suplicy estavam no comando. Pense bem: turismo milionário no Amapá? O Estado que em 2006 elegeu Sarney

senador recebeu, no ano passado, 459 turistas estrangeiros. A maior atração é a pororoca.

Agora, a pororoca foi transferida para Brasília. Denúncias em cascata dão um ar de novela. “Insensata Corrupção” é acompanhada diariamente pelo povo. Gravações mostram empresários se tratando de “bicho” e “animal”, no capítulo dedicado ao Amapá. O ministro dos Transportes demitido por Dilma diz: “Eu não sou lixo”. Esperamos que não seja reciclável.

O roteiro da novela é confuso porque surgem mais figurantes, siglas e partidos políticos. O dinheiro desviado costuma ser estratosférico, uma grana que 99% dos brasileiros jamais verão na vida. Computadores são confiscados, sigilos são quebrados, mas os maiores amigos do poder são poupados.

As maldades dos vilões chocam até a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “As acusações geram perplexidade, insegurança e indignação”. Os bispos alertam: “Sacrificar os bens devidos a todos é um crime que clama aos céus por lesar sobretudo os pobres”. Nem ateus discordariam.

Dilma e seu vice-presidente, Michel Temer, também estão “chocados”. Mas não com as ONGs de fachada, as notas fiscais falsas e a conivência de servidores num ministério que deveria servir de exemplo em véspera de Olimpíada e Copa. Estão indignados com as algemas usadas pelos policiais federais.“Pegou mal”, disse Temer.“Um acinte”, disse Dilma. “Uma operação atabalhoada”, afirmou o Planalto. O presidente da Federação dos Policiais

Federais,Marcos Wink, defendeu algemas para todos: “Devem ser usadas no secretário do ministério, assim como no Joãozinho da Silva lá na favela”. No centro da pororoca, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fazia cara de paisagem. Garantiu desconhecer a operação que prendeu 36 pessoas no Turismo por desvio de verba. Nossa presidente não gostou. Pretende manter o controle de sua faxina seletiva e não deixar degringolar os próximos capítulos. A roteirista é ela. Cara Dilma, começou, tem de ir até o fim. Não dá para limpar só os quartos e a cozinha. Procure os cantos das salas de estar e jantar. Retire dos armários os cabides de empregos, onde estão pendurados afilhados políticos e parentes de caciques do PMDB e do PT. Filhos,

Trilha de contradições

mas somos escravos de mil deveres. Oferecem-nos múltiplos bens, mas queremos mais. Em toda esquina novas atrações, e continuamos insatisfeitos. Desejamos permanência, e nos empenhamos em destruir. Nós nos consideramos modernos, mas sufocamos debaixo dos preconceitos, pois esta nossa sociedade, que se diz libertária, é um corredor com janelinhas de cela onde aprisionamos corpo e alma. A gente se imagina moderno, mas veste a camisa de força da ignorância e da alienação, na obrigação do “ter de”: ter de ser bonito, rico, famoso, animadíssimo, ter de aparecer – que canseira.

Como ficcionista, meu trabalho é inventar histórias; como colunista, é observar a realidade, ver o que fazemos e como somos. A maior parte de

nós nasce e morre sem pensar em nenhuma das questões de que falei acima, ou sem jamais ouvir falar nelas. Questionar dá trabalho, é sem graça, e não adianta nada, pensamos.

Tudo parece se resumir em nascer, trabalhar, arcar com dívidas financeiras e emocionais, lutar para se enquadrar em modelos absurdos que nos são impostos. Às vezes, podese produzir algo de positivo, como uma lavoura, uma família, uma refeição, um negócio honesto, uma cura, um bem para a comunidade, um gesto amigo. Mas cadê tempo e disposição, se o tumulto bate à nossa porta, os desastres se acumulam – a crise e as crises, pouca trégua e nenhuma misericórdia. Angústias da nossa contraditória cultura: nunca cozinhar foi

tão chique, nunca houve tantas delícias, mas comer é proibido, pois engorda ou aumenta o colesterol. Nunca se falou tanto em sexo, mas estamos desinteressados, exaustos demais, com medo de doenças. O jeito seria parar e refletir, reformular algumas coisas, deletar outras – criar novas, também. Mas, nessa corrida, parar para pensar é um luxo, um susto, uma excentricidade, quando devia ser coisa cotidiana como o café e o pão. Para alguns, a maioria talvez, refletir dá melancolia, ficar quieto é como estar doente, é incômodo, é chato: “Parar para pensar? Nem pensar! Se fizer isso eu desmorono”. Para que questionar a desordem e os males todos, para que sair da rotina e querer descobrir um sentido para a vida, até mesmo curtir o belo e o bom,

Regina Navarro Lins*

que talvez existam? Pois, se for ilusão, a gente perdeu um precioso tempo com essa bobajada, e aí o ônibus passou, o bar fechou, a festa acabou, a mulher fugiu, o marido se matou, o filho… nem falar. Então vamos ao nosso grande recurso: a bolsinha de medicamentos. A pílula para dormir e a outra para acordar, a pílula contra depressão (que nos tira a libido) e a outra para compensar isso (que nos rouba a naturalidade), e aquela que ninguém sabe para que serve, mas que todo mundo toma. Fingindo não estar nem aí, parecemos modernos e espertos, e queremos o máximo: que para alguns é enganar os outros; para estes, é grana e poder, beleza e prestígio; para aqueles, é delírio e esquecimento.

para fazer o seu melhor e apostando que o autoconhecimento é a maneira mais eficaz de atrair encontros criativos e construir relacionamentos transformadores, estou certa de que – antes do que você imagina – a fila estará exatamente onde deveria. Afinal, se você quer viver um grande amor, precisa saber o que isso significa e qual a sua parte neste processo! A mudança começa sempre em você!

*Palestrante, Jornalista, Consultora em Relacionamentos e autora dos livros “O Poder da Gentileza” e “Faça o amor Valer a Pena”, entre outros.

ex-mulheres, sobrinhos. Contratados sem concurso. Assuste os fantasmas, porque a opinião pública vai apoiar. Mesmo que a senhora não concorde que Ideli é “fraquinha”, desautorize- a a falar bobagens. É risível ouvir de sua comadre que a operação da PF foi “armação da imprensa”. Não se deixe intimidar pela tal “base” rebelada.A democracia não será aperfeiçoada se seu governo liberar R$ 1 bilhão em emendas para esse bando concordar em votar o que interessa à nação. Há algo mais ridículo do que congressistas de braços cruzados, ameaçando uma “greve branca” contra a faxina? Com amigos assim, uma diarista não precisa de inimigos.

*Jornalista e diretora da sucursal da Revista Época, no Rio de Janeiro.

Para uns poucos, é realizar alguma coisa útil, ser honrado, apreciar a natureza, sentir o calor humano e partilhar afeto. Mas, em geral medicados, padronizados, desesperados, medíocres ou heroicos, amorosos ou perversos, nos achando o máximo ou nos sentindo um lixo, carregamos a mala da culpa e a mochila da ansiedade. Refletindo, veríamos que somos apenas humanos, e que nisso existe alguma grandeza. Mas, convencidos de que pensar dói e de que mudar é negativo, tateamos sozinhos no escuro, manada confusa subindo a escada rolante pelo lado errado.

*Romancista, poetisa e tradutora brasileira. É também professora universitária e colunista da revista semanal Veja.

Terapia de casal contra problemas no casamento

Hugo e Laís, casados há 15 anos e com dois filhos adolescentes, há muito tempo passaram do limite suportável de convivência. No início, as brigas entre eles eram mais espaçadas e menos violentas. Entretanto, de algum tempo pra cá nem os vizinhos estão mais aguentando os gritos e o barulho de móveis sendo derrubados no chão.

Propuseram uma reunião de condomínio onde foi dada uma última advertência antes de entrarem com uma ação judicial para a expulsão do casal do prédio. Foi então que eles procuraram terapia de casal e numa sessão Laís me disse: “Não sei bem como a coisa começa. Às vezes estamos bem, conversando, mas de repente já estamos discutindo. O Hugo fala coisas que vão me tirando de mim...

aí digo também o que ele não gosta de ouvir e quando vejo estamos nos agredindo de um jeito incontrolável. Acho que só conseguimos parar quando os meninos acordam, choram e se metem entre nós.”

É muito difícil saber em que momento duas pessoas que escolheram viver juntas começam a se estranhar. E na maior parte das vezes nem os envolvidos conseguem responder o porquê. Alguns chegam ao ponto de, após anos de vida em comum, ir deixando de falar com o outro – mas ficam ali, juntos. Um dado interessante vem dos EUA: estatísticas mostram que os casais conversam apenas meia hora por semana! Isso não é difícil de entender. Desde criança todos aprendem que o casamento é o lugar onde uma pessoa pode realizar-se afetivamente. Dessa forma, desfazer a fantasia do par amoroso idealizado é doloroso. Entretanto, devido ao descompasso entre o que

se esperava da vida a dois e a realidade, as frustrações vão se acumulando e, de forma inconsciente, gerando ódio. Por causa da sensação de fracasso, o que mais se vê no casamento são sentimentos de desprezo e de desvalorização, de um para o outro e de cada um por si. Eles se cobram, se criticam e se acusam.

Contudo, em algum momento o casal pode tomar consciência dos seus limites e desejar desfrutar uma vida mais satisfatória. A fantasia ideal do início dá lugar a uma versão mais realista. Cada um se torna mais autônomo, e abordar as desavenças de frente, em vez de ocultá-las, pode não parecer tão ameaçador. É então que pode surgir a ideia de procurar a terapia de casal. Afinal, a procura de autonomia não significa necessariamente incapacidade de permanecer numa relação a dois, mas sim a recusa de pagar qualquer preço por ela.

Há algumas décadas pensava-se no casal composto só

por dois indivíduos, portanto, cada cônjuge era tratado individualmente, cada um com seu terapeuta. Com o tempo ficou claro que o casal se compõe de três partes, sendo dois indivíduos e uma relação: eu, você e nós. Cada parte deve ser igualmente observada, pois tem um significado na vida do casal. A terapeuta de casal americana Virginia Satir explica: “qualquer coisa que uma das pessoas faz requer que a outra responda, e essa resposta modela aquela pessoa. Paralelamente, a resposta do outro modela seu próprio eu. Essa sequência, repetida, dá origem a um modelo que se traduz em normas para a relação.” Concordo também com sua afirmativa de que as dificuldades para enfrentar problemas em um casal sempre estão relacionadas à baixa autoestima dos parceiros. Outra complicação é representada pelo fato de que os membros de um casal podem ficar presos um ao outro, num encaixe psi-

cológico que faz lembrar seus modelos infantis. Nesse caso, a terapia precisa estar atenta aos mecanismos de projeção. Quanto maior a necessidade de projeção, menor é a autoestima. Na projeção eu estou lidando com minha ideia de você, não com quem você é realmente. E é fundamental que os cônjuges desenvolvam a possibilidade de lidar com a pessoa real. Olhar juntos os membros de um casal permite que se observe a interação entre os dois e se compreenda como os parceiros se relacionam entre si ao desempenhar papéis.

Jürg Willi, professor de medicina psicossocial da Universidade de Zurique, Suíça, acredita que para duas pessoas elaborarem um mundo comum é preciso negociar juntas certas estruturas que dizem respeito ao sentido e objetivo da relação de casal. O desenvolvimento pessoal de cada um implica redefinir continuamente a distribuição de papéis, regras, funções e poder. Para que uma re-

lação continue sendo funcional é importante que essas regras não sejam totalmente rígidas, nem modificáveis por um dos dois quando lhe aprouver e sem consultar o outro. Não há dúvida de que a possibilidade de formar um casal sadio é algo que pode ser ensinado. Um casamento pode ser ótimo, mas para isso as pessoas precisam reformular as expectativas que alimentam a respeito da vida a dois, como, por exemplo, a ideia de que os dois vão se completar, nada mais lhes faltando porque um vai ter todas as suas necessidades satisfeitas pelo outro, a crença de que não é possível sentir tesão por mais ninguém nem de ter algum interesse em que o amado não faça parte; o controle, que impedem a pessoa de se relacionar com alguém fora do casamento, etc....

*Psicanalista e escritora, autora do livro “A Cama na Varanda”, entre outros

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de
de 2011 Dmais
2 D2
agosto
Dmais
Dmais
O PROGRESSO Rosana Braga*

Dia Mundial debate a osteoporose

Love your bones (Amai os vossos ossos) é o tema do Dia Mundial de Combate à Osteoporose no dia 20 de outubro

Resultados de uma pesquisa realizada pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) mostram disparidades claras entre pacientes e médicos quando o assunto é a percepção da osteoporose e a gestão da doença. A pesquisa, realizada em 13 países, contou com a participação de 844 pacientes na pós-menopausa com mais de 55 anos de idade e de 837 médicos. Dentre os objetivos dos pesquisadores estavam a investigação das lacunas entre pacientes e médicos sobre a compreensão do impacto emocional e físico da osteoporose; a identificação das barreiras para a adesão do paciente ao tratamento e a compreensão das maneiras pelas quais os pacientes com osteoporose podem compartilhar melhor seus sofrimentos e obter informações sobre a gestão da doença.

Os principais resultados mostraram que: os doentes não são tão bem informados sobre a doença, como eles acreditam ser; os pacientes temem as fraturas e se preocupam com sua qualidade de vida, mas nem sempre aderem ao tratamento; os médicos subestimam a adesão dos pacientes ao tratamento; os médicos também subestimam as preocupações dos pacientes com as fraturas, bem como o impacto da osteoporose na sua qualidade de vida e o medo de dependência dos pacientes, que após as fraturas, precisam dos cuidados de familiares e profissionais.

A adesão ao tratamento da osteoporose é um problema sério. Diversos estudos mostram que menos de 50% dos pacientes ainda toma a medicação prescrita após um ano de tratamento. “Esta pequena adesão ao tratamento, presenciada no mundo todo, pode ser atribuída à subestimação do risco pessoal, à incerteza dos benefícios versus os riscos do tratamento, aos efeitos colaterais e à crença na eficácia da adoção de um novo estilo de vida sozinho. Na verdade, os pacientes que abandonam o tratamento prescrito, sem saber, estão expostos a um alto risco de fratura”, diz o especialista em densitometria óssea Sérgio Bontempi Lanzotti.

A pesquisa também mostrou a disposição dos médicos para apoiar as iniciativas que poderiam melhorar a aderência do paciente ao tratamento:

80% dos médicos entrevistados estariam dispostos a entregar materiais educativos para aumentar a adesão dos pacientes e 76% recomendariam programas especiais aos pacientes, visando promover uma melhor comunicação sobre a gestão da osteoporose. “Como o estudo revelou, ruídos na comunicação entre pacientes e médicos existem em vários níveis. No contexto em que vivemos, programas de apoio on line, websites e as redes sociais têm um grande potencial para preencher essas lacunas de informação. Eles podem

ajudar os pacientes a partilhar as suas preocupações, melhorar o diálogo entre médicos e pacientes, permitir o contato de pacientes com outros pacientes, incentivar a adesão, a longo prazo, ao tratamento prescrito e ajudar os pacientes a manter ou a melhorar a sua qualidade de vida”, defende Sérgio Lanzotti, diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

A DOENÇA

A osteoporose é uma doença que diminui a massa óssea a tal ponto que os ossos passam a fraturar-se espontaneamente em atividades comuns do cotidiano, como, por exemplo, o ato de sentar-se com rapidez,

que pode levar a uma fratura no quadril.

Além das fraturas, ela causa o encolhimento das vértebras, redução de estatura, ossos doloridos e costas corcundas. Esta doença ocorre principalmente durante o processo normal de envelhecimento, atingindo com mais frequência às mulheres, uma vez que estas, possuem ossos menos maciços em relação aos homens.

Um outro fator que torna as mulheres mais suscetíveis a esta doença, é a queda bastante acentuada de estrogênio que elas sofrem durante a menopausa. A queda acentuada deste hormônio faz com que os ossos passem a absorver menos cálcio do que o necessário para

seu equilíbrio e manutenção, tornando-os porosos, e, consequentemente, extremamente frágeis. A osteoporose avança lentamente e dificilmente apresenta sintomas. Por esta sua característica silenciosa, ela pode passar completamente despercebida se não forem realizados exames para detectá-la.

A melhor alternativa para se evitar a osteoporose ainda é a prevenção, algumas medidas preventivas que devem ser tomadas ainda na juventude são uma ingestão adequada de cálcio, além de atividades físicas regulares, especialmente, aquelas que incluam levantamento de peso (sempre com acompanhamento de um educador físico).

Dourados,
2011
D2 3 O
Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de
Dmais
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
PROGRESSO

Veja os hábitos que dão mais saciedade

Evite os lanchinhos fora de hora e exageros nas refeições para não criar o hábito de se alimentar errado

As pessoas, muitas vezes, param para comer só quando está com muita fome e acabam comendo mais do que deveria. Outras vezes, enchem o prato de delícias e fazem a refeição com gosto, porém, poucas horas depois, sentem fome novamente. Essas situações são sinal de que o cérebro não está processando a sensação de saciedade como deveria. Além de uma alimentação balanceada, alguns hábitos à mesa também devem ser adotados para que você se sinta satisfeito em todas as refeições – e por muito mais tempo.

Uma pesquisa feita pela área de medicina da Faculdade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que ficam muito tempo na frente da televisão engordam mais. Isso acontece porque, quando a pessoa está vendo vendo TV o metabolismo descansa e, por isso, precisa de menos energia para se manter ativo. Logo, o corpo queima menos calorias. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, ficar muito tempo na frente da TV também diminui o tempo disponível para fazermos alguma atividade física, contribuindo para o sedentarismo. “A sensação de saciedade, ou seja, de que estamos satisfei-

tos, é enviada pelo cérebro ao nosso corpo. Essa mensagem, no entanto, leva de 15 a 20 minutos para ser processada pelo sistema nervoso”, explica.

“Quem come rápido, acaba consumindo mais do que deveria, pois não dá o tempo adequado para a percepção da saciedade pelo cérebro”, diz o nutrólogo Roberto Navarro. Por isso, é melhor comer com calma e mastigar bem os alimentos. Além de ser bem mais saudável, essa prática ajuda no controle do peso.

De acordo com a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella, “mastigar bem os alimentos também poupa os órgãos do sistema digestivo de um grande esforço para o processo de digestão, evitando desconfortos após as refeições”. Comer ao mesmo tempo em que está fazendo outra atividade – como ver televisão ou falar no telefone – é um perigo para a sua dieta.

Roberta Stella explica que cores, texturas e sabores fazem parte dos alimentos. “Quando não prestamos atenção na quantidade de alimentos que colocamos no prato e nos envolvemos com uma atividade paralela, tendemos a comer mais do que realmente seria necessário”, afirma o nutricionista Roberto Navarro. Por isso,

reserve um tempo para sua refeição e preste atenção em cada garfada.

De acordo com a Roberta Stella, passar longos períodos em jejum diminui o metabolismo e faz com que você exagere na refeição seguinte. “Fora que, quando comemos, também estamos gastando energia. Mastigação, deglutição, digestão, absorção e mesmo o transporte de cada nutriente até as nossas células dependem de energia”, argumenta. “Quem come até seis vezes ao dia em quantidades adequadas para cada horário, consegue gastar até 10% da energia que precisa ser desencadeada em um dia”, diz Roberto Navarro.

SACIEDADE

Sabe quando você come um prato de macarrão, sente-se estufado logo após a refeição, mas minutos depois já está com fome? Os carboidratos simples são alimentos com digestão rápida, que pouco contribuem para saciar a fome. Por isso, é importante investir em nutrientes que têm o poder de te deixar com a sensação de “satisfeito” por muito mais tempo, evitando a fome e a necessidade de lanchinhos fora de hora. Exemplos de alimentos são arroz e feijão, queijos e damasco.

Quando você programa

as suas refeições para o mesmo horário todos os dias, está acostumando o seu corpo a precisar de energia apenas no horário próximo à refeição. Estipulando a hora certa para comer, o seu organismo “sabe” quando precisará de energia de novo e trabalha com a energia fornecida na última refeição, sem armazenar - evitando quilos a mais -, e nem usar demais - evitando que a fome chegue mais cedo.

Exagerar nos copos de suco ou refrigerante nas refeições provoca uma sensação de “estufamento” momentânea. Além de não consumir a quantidade adequada de alimentos, o que dá fome mais depressa, você ainda dificulta o processo digestivo. Caso você não consiga dispensar as bebidas durante as refeições, limite-se a um copo.

O PROGRESSO
Dmais
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 4
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011
Dmais

Anorexia e bulimia afetam fertilidade

Pesquisa aponta que mulheres com anorexia e bulimia demoram mais para engravidar

Carlos

Mulheres com anorexia e bulimia podem demorar mais para engravidar do que mulheres sem esses transtornos alimentares, aponta um novo estudo. Pesquisadores do Reino Unido pediram a 11.088 grávidas para preencher questionários na 12ª e 18ª semanas de gestação. Entre as mulheres, 171 (1,5%) tiveram anorexia em algum momento de suas vidas, 199 (1,8%) tiveram bulimia, e outras 82 (0,7%) haviam tinham experimentado ambas as condições.

A maior proporção das mulheres com transtornos alimentares levou mais de seis meses para conceber em comparação com aquelas sem história de transtornos alimentares (39,5% contra 25%). No entanto, os pesquisadores constataram que as mulheres com transtornos alimentares não eram mais propensas a demorar mais de 12 meses para engravidar.

Mulheres com anorexia ou bulimia foram mais de duas vezes mais propensas a engravidar com a ajuda de tratamentos de reprodução assistida: 6,2% contra 2,7% nas sem os transtornos. O estudo também constatou que 41,5% das mulheres com anorexia, disse que sua gravidez não foi planejada, em comparação com 28,6% das mulheres na população em geral. Isto sugere que as mulheres com anorexia tendem a subestimar suas chances de engravidar, acreditam os pesquisadores.

“Esta pesquisa destaca que há riscos para a fertilidade associados aos transtornos alimentares. No entanto, as altas taxas de gravidez não planejada em mulheres com histórico de anorexia sugerem que elas podem estar subestimando suas chances de engravidar”, disse a autora Abigail Easter, do Instituto de Psiquiatria do Kings College, de Londres (Reino Unido).

“As mulheres que planejam

engravidar devem, idealmente, procurar tratamento para seus sintomas de transtorno alimentar antes da concepção e os profissionais de saúde devem estar cientes da possibilidade desses problemas ao investigar a fertilidade e fornecer tratamento para engravidar”, acrescentou.

BULIMIA

Comer em excesso e provocar vômitos para eliminar a culpa por ter comido é uma doença conhecida como bulimia. Caracterizado por um comportamento compulsivo e doentio em relação à comida, esse transtorno alimentar é mais comum em mulheres jovens, e pode até matar se não for identificado e tratado adequadamente. A Associação Nacional de Distúrbios Alimentares (Neda), dos Estados Unidos, elaborou uma cartilha com informações e orientações sobre a doença, e dicas úteis para quem tem ou convive com o problema. Conheça 15 sinais de alerta que podem ajudar a identificar a bulimia. Como em toda doença, a presença de indícios não significa que a pessoa tem o problema, o diagnóstico deve ser feito por um especialista. Se perceber algum dos comportamentos listados em alguém próximo de você, procure orientação sobre como ajudar conver-

sando com um médico ou um psicólogo. Preste atenção em:

1 – Comportamentos e atitudes que indicam preocupação excessiva com perder peso, fazer dieta ou controlar a quantidade de comida ingerida

2 – Desaparecimentos inexplicáveis de grandes quantidades de comida da despensa em períodos muito curtos de tempo

3

Grandes quantidades de embalagens de alimentos vazias (elas podem ser um indicativo do consumo compulsivo de grandes quantias de comida)

4

Visitas frequentes ao banheiro ao longo ou depois das refeições

5

Dentes manchados ou amarelados e hálito de vômito constante

6

Cartelas ou embalagens vazias de laxantes e diuréticos no lixo do banheiro ou da cozinha (são indícios de comportamento purgatório)

muito pequenas de comida nas grandes refeições do dia (como o almoço) ou na pulada muito frequente de refeições

10 – Atitudes bizarras em relação à comida (sem motivo algum, roubar ou esconder alimentos em lugares estranhos da casa ou do quarto)

12 – Uso exagerado de enxaguatórios bucais, pastilhas e chicletes de menta (eles ajudam a mascarar o hálito de vômito)

13 – Uso constante de roupas folgadas, que escondam os contornos do corpo

14 – Dedicação incansável a regimes de exercícios intensos e rígidos demais, mantidos independentemente do clima, do cansaço ou de alguma doença ou lesão muscular

7

Sensação clara de desconforto ao comer na frente de outras pessoas

8

Rituais relacionados à comida ou à alimentação (comer apenas um alimento ou um grupo específico de alimentos, mastigar excessivamente a comida ou evitar que o alimento toque os lábios ao ser colocado na boca)

9

Ingestão de porções

15 – Calos nas costas das mãos ou nas juntas dos dedos (são uma espécie de cicatriz da repetição frequente do ato de provocar o vômito colocando os dedos na garganta).

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011 Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 5 O PROGRESSO

Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

Centro de Medicina do Trabalho busca excelência

OO Centro de Medicina do Trabalho (CMT), empresa que atua no mercado de prestação de serviços na área de Medicina e Segurança do Trabalho e Gestão de Pessoas, oferece aos municípios de Dourados, Maracaju e Rio Brilhante um amplo trabalho de assessoria e assistência empresarial.

Contando com uma equipe de profissionais altamente qualificados nas áreas Medicina e de Segurança do Trabalho, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiólogia, Direito, Técnicos em Enfermagem, Técnicos de Segurança do Trabalho, Engenharia do Trabalho, Administrador de Empresas e Estagiários de diversas áreas, a CMT dispõe de uma grande equipe que atende as diferentes necessidades empresariais.

A CMT está há sete anos no mercado e recentemente incluiu em sua prestação de serviço a área de Gestão de Pessoas. É uma forma de ampliar o atendimento, levando assistência e consultoria técnica gerencial.

Todos esses serviços, prestados com qualidade, possibilitaram ao CMT ser hoje uma empresa conceituada em segurança do trabalho e gestão de pessoas, contando com uma vasta carteira de clientes conveniados.

Dessa forma, o CMT acredita na necessidade do recrutamento e a seleção dos tipos certos de funcionários de linha de frente, aqueles responsáveis pela interação com o cliente no momento do encontro do serviço. Assim, o recrutamento e seleção com

O PROGRESSO

GEStãO DE PESSOaS

- Acompanhamento do Desempenho Individual

- Avaliação de Desempenho da Equipe - Clima Organizacional

- Diagnóstico Organizacional

- Orientação Profissional

Horóscopo

- Psicologia Educacional

- Recrutamento e Seleção

- Treinamento e Desenvolvimento

SEGuRança DO tRabalhO Exames clínicos para emissão de ASO, Atestado de Saúde

ÁrIEs TOurO

Dia especial para você prestar atenção as suas finanças e a tudo que tem ligação com dinheiro e bens materiais. Porque estará afinadíssimo com as tendências certas e com os procedimentos melhores pra melhorar sua renda!

lEÃO

Na berlinda, você agrada ou irrita hoje. Imagem boa e caprichada faz muito por você neste dia em que suas antenas estão a toda - ligadas no que pode dar certo pra sua carreira e também metas e ambições pessoais. Mulheres terão papel nisso.

foco em competências é a forma mais adequada de selecionar pessoas para o mercado de trabalho.

Os candidatos que passam pelo CMT são avaliados não apenas nas competências técnicas, mas nas atitudes comportamentais. São realizadas avaliações psicológicas

e dinâmicas de grupo para melhor conhecer o candidato. Eles também são treinados para a função que o empresariado deseja.

Além de consultoria, o CMT também presta assessoria para empresas. Nessa modalidade, a equipe de RH aconselha os clientes na gestão dos colaboradores. Outras áreas que também são assessoradas são a elaboração de cargos para recrutamento e plano de cargos e salários – com pesquisa em outras empresas do mesmo segmento.

Um dos mais importantes serviços disponíveis é a pesquisa de clima organizacional. São através dessas pesquisas que as

Conheça os programas CMT

Ocupacional, Admissional, Periódico, Retorno ao trabalho, Mudança de função, Demissional e Exames complementares: Audiométricos, Neurológicos, Laboratoriais, Ortopédicos, Cardiológicos e outros.

PCMSO - Programa de Con-

companhias conseguem melhorar o ambiente de trabalho atendendo as reivindicações dos funcionários. O CMT faz ainda entrevistas individuais e aplica questionários onde os colaboradores podem colocar as percepções sobre o local de trabalho sem se identificarem. Após a tabulação dos dados, as

informações são apresentadas para a diretoria e sugere um plano de melhorias. A CMT em Dourados está localizado na Rua Ponta Porã, 1.910, Vila Tonani. O telefone é o (67) 3421-2742. Em Rio Brilhante, na Avenida Lourival Barbosa, 1.084, Centro. E o telefone é (67) 3452-6473.

Lua em seu signo traz de volta um monte de sentimentos, emoções e necessidades que estavam em segundo plano. A ordem é cuidar mais de si agora. Júpiter traz um bônus a mais pra você hoje: direcionamento de vida mais claro.

vIrGEM

Clima astral bom pra você em geral! Assim como enxerga os pontos críticos de um trabalho de equipe, também percebe seu potencial de expansão. Mostre o sentido que está vendo nisso tudo, para os outros. Viagens e assuntos acadêmicos em alta.

trole Médico de Saúde Ocupacional.

PPRa - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais-Inspeção, avaliação e controle de segurança no trabalho e na prevenção de acidentes.

PCMat- Programa de Preven-

cÂNcEr GÊMEOs

Astral de hoje pede perfil sóbrio, devoção ao trabalho e cumprimento das tarefas com apuro e bom gosto. Arranje um tempo para curtir seus dotes criativos, sentirá isso como uma benção! Pessoas de seu trabalho podem não lhe dar devido valor, releve.

ção de Condições de Meio Ambiente do Trabalho na Industria da construção. PCa- Programa de Conservação Auditiva. -Análise Ergonômica do Trabalho.

PG l - Programa de Ginástica

palavras-cruzadas

Enfim você consegue delinear algum futuro promissor em meio a tantas e tão controvertidas propostas. Neste caso, uma pessoa influente, de prestigio e bem relacionada estenderá a mão a você. Apegue-se ao lado mais pratico e realista de tudo.

Laboral. lt C at - Laudo Técnico das condições Ambientais. PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário. Criação da CIPA, CIPATR e Emissão do Formulário da CAT.

Sensibilidade e pé no chão, garra e imaginação - fatores que colorem seu cotidiano hoje. Mas atenção: será preciso ficar ligado no clima emocional coletivo, e respeitar preferências e fraquezas dos outros ao conceber suas estratégias!

saGITÁrIO caprIcÓrNIO

Um dia de amor e de sólidos sentimentos em geral, algum convite bacana e provas de que você tem prestigio. Uma honraria inesperada? Pode ser. Mas o melhor de tudo é a sensação de contentamento e sentido. Segredo pessoal a ser curtido!

NOvElas

cordel encantado - Zóio-Furado diz a Timóteo que quer uma parte do tesouro de Seráfia. Os jagunços do coronel capturam Miguézim. Padre Joaquim avisa a Batoré que precisa conversar com ele. Florinda se incomoda com o cortejo de Petrus. Timóteo obriga Miguézim a contar onde está o tesouro. Açucena sonha com Jesuíno. Felipe acorda sobressaltado depois de sonhar com Dora. Petrus pede para Dora levá-lo ao acampamento dos cangaceiros. Úrsula acredita que Herculano nunca a entregará para as autoridades de Seráfia.

Morde e aSSoPra - Wilson passa a Xavier a tarefa de despejar Minerva e avalia o seu desempenho. Minerva faz um escândalo para sair de casa e Isaías teme a repercussão na imprensa e com os eleitores. Salomé apoia a decisão de Abner de se separar de Celeste e sugere que a filha se case com Áureo. Áureo e Alice se unem à mãe e Isaías resolve deserdar os filhos. Salomé descobre que Áureo ficou sem dinheiro e se arrepende de

lIBra

Sensível a todos os que trabalham com você e compartilham sua rotina de vida, recebe afeto e provas de que afinal sempre foi alguém especial e digno. Saboreie esta percepção e alavanque, com ela, novos e mais promissores desafios. Boa comunicação.

Vivencias intimas profundas e necessidade de estar apenas entre seus queridos, sem formalidade mas com muito luxo, prazer e sofisticação. Hospitaleiro e sensível, poderá dar prova de seus afetos. Assuntos de imóvel em destaque.

EscOrpIÃO

Radar ligado no que as pessoas querem, sentem e almejam, escorpiano! Dê um retorno a elas sobre suas expectativas verdadeiras. Um cliente, sócio ou cônjuge trazem boas novidades e oportunidades. Não se demore, ou vai perder a chance!

aQuÁrIO pEIXEs

Um bom romance pra ler, um filme inspirador pra ver, poesias que nascem sem esforço de você; anote tudo, aprenda a enxergar melhor em meio ao corriqueiro de seu ambiente. Boa comunicação e excelente apreensão do ambiente.

www.globo.com

ter apoiado o rompimento de Abner e Celeste. Alice e Minerva pedem abrigo na casa de Lilian. Augusta recebe Cristiano no SPA. Naomi sonda Abner sobre os diamantes. Moisés sugere que Minerva ajude na mercearia. Oséas vende seu banco e planeja abrir um novo escritório. Tiago beija Lídia e Dora vê. Minerva atende Dulce na mercearia e discute com ela. Lilian repreende Minerva por tratar mal Dulce. Isaías se instala em sua casa com Virgínia e descobre que Minerva levou a fortuna que estava escondida dentro do cofre. Minerva conta para a filha que está se fingindo de pobre e Alice exige que a mãe pague suas despesas na casa de Lilian. Maria João procura Xavier e conta que Daniel a pediu em casamento. Augusta recebe a visita de Élcio e o aconselha a reconquistar Xavier para acompanhar as investigações. Tânia vai jantar na casa de Dulce e fica constrangida. Amanda diz para Júlia e Ícaro que Naomi está escondida na casa de Abner. InSenSato coração - A emissora não divulgou o capítulo de hoje.

6
Dmais Dmais Dmais
Dmais 6 D2 S O luçã O ant ER i OR
Dmais
Fotos: Divulgação

Dúvidas sobre o linfoma não-Hodgkin

Câncer no sistema linfático pode ser tratado de diferentes formas, mas exige disciplina do paciente

O câncer no sistema linfático é uma doença que ataca os gânglios linfáticos e está cada vez mais comum em países desenvolvidos. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano aproximadamente 10 mil novos casos de linfomas não-Hodgkin são registrados no Brasil. O caso mais recente e conhecido de diagnóstico da doença é o ator Reynaldo Gianecchini, que receberá tratamento com quimioterapia. “Esse tipo de linfoma tem dezenas de subtipos, mas muitas pessoas nem sabem que ele existe. Por isso, é sempre bom deixar algumas informações para quem quer saber mais sobre essa doença ainda pouco discutida”, diz a hematologista Jane de Almeida Dobbin, chefe do Serviço de Hematologia do Instituto Nacional do Câncer. Esclareça algumas dúvidas sobre o linfoma do tipo não-Hodgkin:

Qual é a diferença entre o linfoma de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin?

“A única diferença entre esses dois tipos de linfomas é que o de Hodgkin apresenta células reed-sternberg, enquanto o segundo caso não. Parece pouco, mas essa pequena diferença muda drasticamente o tipo de tratamento a ser usado no paciente”, diz a hematologista Jane de Almeida Dobbin chefe do Serviço de Hematologia do Instituto Nacional do Câncer.

Quais os lugares do corpo em que ele pode aparecer?

Os linfomas não-Hodgkin podem aparecer em qualquer área do corpo que tenha linfonodos, como por exemplo pescoço, axila, virilha e abdômen. “Na maioria das vezes, o paciente percebe que alguma coisa está errada quando uma dessas áreas fica inchada sem motivo”, explica Jane Dobbin. “Em casos mais agressivos, o gânglio pode crescer e causar uma compressão ou obstrução das artérias e veias. No caso do pescoço, isso acaba prejudicando o transporte de nutrientes ao cérebro”, conta.

Existem fatores de risco para essa doença?

Segundo a especialista, 90% dos casos de linfomas são diagnosticados sem saber a causa. “Os casos de linfomas não-Hodgkin em países desenvolvidos estão crescendo cerca de 3% anualmente. Mas não se sabe ao certo por quê”, diz a hematologista. Alguns casos dessa doença são relacionados ao contato com pesticidas, herbicidas e produtos derivados do benzeno, uma substância tóxica que está relacionada a vários outros tipos de câncer. Além disso, ela também pode ser causado por bactérias ou

vírus, como o HIV. “Quando o linfoma é mais agressivo as chances de cura são maiores. Nos casos em que as chances chegam perto de zero, a sobrevida dos pacientes pode ser de várias décadas de vida e praticamente não há sintomas no diagnóstico”, explica.

Quem tem casos na família precisa se preocupar?

De acordo com a hematologista Jane Dobbin, esse tipo de linfoma não é hereditário. É bastante difícil, mas não impossível, encontrar duas pessoas na mesma família que sofreram com a doença.

Quem sofre mais: homens ou mulheres?

Nos casos de linfoma, o sexo não influencia tanto as chances da doença como as chances de cura. “Como 90% são causas desconhecidas, é impossível fazer qualquer relação com o gênero masculino ou feminino”, esclarece a hematologista.

A alimentação influencia a formação de linfomas NãoHodgkin?

De acordo com a especialista, não há indícios de alimentos específicos que causem ou previnam diretamente a formação de linfomas NãoHodgkin. No entanto, assim como em outras formas de câncer, dietas ricas em verduras e frutas podem ter efeito protetor contra o desenvolvimento de linfomas.

Como é feito e quanto tempo dura o tratamento?

Como há uma variedade grande de tipos de linfomas não- Hodgkin, o tratamento pode variar. Pode ser feita quimioterapia, radioterapia e

imunoterapia de maneiras isoladas ou, em alguns casos, de maneira combinada. Nos casos de linfomas indolentes, muitas vezes, é preciso apenas o acompanhamento médico, que dura até o fim da vida do paciente. Não existe tempo certo para o tratamento, já que isso depende do quadro em que está o paciente e do tipo de linfoma.

Quais são as chances de cura?

Enquanto os linfomas de Hodgkin têm chance de cura de aproximadamente 75%, o grande número de tipos de linfomas Não-Hodgkin faz com que as chances de cura varie muito. “Além disso, as chances de cura variam de acordo com alguns outros fatores, como idade, anemia e quantidade de linfonodos afetados, que são específicos para cada paciente”, explica a hematologista. As chances de cura podem variar de zero, quando o linfoma é indolente, até aproximadamente 90%, quando ele é classificado como agressivo. “Quando o linfoma é agressivo as chances de cura são maiores. Nos casos em que as chances chegam perto de zero, a sobrevida dos pacientes pode ser de várias décadas de vida e praticamente não há sintomas na época do diagnóstico”, diz Jane Dobbin.

Existem cuidados que devem ser tomados durante o tratamento?

Como o tratamento com quimioterapia e radioterapia acaba diminuindo a imunidade do corpo dos pacientes, é preciso evitar alguns tipos de alimentos que podem causar intoxicação alimentar. “Alimentos crus devem ser evitados, já que têm maiores chances de conter bactérias. Atividades

que aumentam as chances de cortes ou ferimentos também devem ser evitadas”, alerta Jane Dobbin. Alimentos pesados também podem aumentar um efeito colateral da quimio-

terapia: as náuseas. “Mesmo que hoje contemos com um arsenal de terapias químicas que amenizam sintomas como náusea e tontura, alimentos pesados, por demorar a serem

digeridos, podem deixar os pacientes desconfortáveis”, diz a hematologista Jane de Almeida Dobbin chefe do Serviço de Hematologia do Instituto Nacional do Câncer.

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011 Dmais Dmais
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 7 O PROGRESSO
Dmais Dmais Dmais

Bastidores

O Studio Blanche Torres ainda tem muitas vagas gratuitas do Projeto Nace para estudantes da Rede Municipal de Ensino nas modalidades ballet clássico, a partir de 6 anos; dança de rua, teatro e violão, a partir de 9 anos. Leve seu filho ao Studio Blanche Torres, confira a estrutura que será oferecida ao seu filho ou filha. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3421-0018.

O teatro anexo ao Studio Blanche Torres recebe no dia 25 de agosto, às 20h30, o espetáculo “Ensaio de um Enigma”, que será encenado dentro da Mostra Independente de Teatro de Dourados, realizado pela Cia Blanche Torres. Prestigie mais essa iniciativa cultural da nossa cidade.

O prefeito Murilo Zauith está de parabéns pela iniciativa de criar o Projeto Nace em Dourados, democratizando a cultura e possibilitando que alunos da Rede Municipal de Ensino tenham acesso gratuito a diversas modalidades. Com vontade política e competência é possível enriquecer culturalmente nossas crianças e jovens.

A Prefeitura de Dourados espera reunir 3.500 estudantes na Avenida Marcelino Pires para o Desfile de 7 de Setembro. São 37 instituições civis e militares que vão representar o tema “Pátria: Nossa gente, nossa riqueza”, em comemoração à Independência do Brasil. O público vai conhecer projetos e programas desenvolvidos pelas secretarias municipais de Assistência Social e Educação, como o Centro de Convivência do Idoso Andres Chamorro, que vai ser representado por 80 idosos.

Durante o desfile de 7 de Setembro, alunos da Rede Municipal de Ensino vão representar o Núcleo de Arte, Cultura e Esporte (Nace) que desenvolve os projetos “Palco para todos” e “Proesporte”. Estudantes das escolas municipais Manoel Santiago, Clori Benedetti, Laudemira Coutinho de Melo, Antônia Cândida, Armando Campos Belo e Padre Anchieta vão mostrar o programa “Mais Educação”, que atende 2.643 crianças com atividades no contraturno escolar.

Amanhã tem projeto Teatro na Arena no Horto Florestal de Campo Grande, com a participação do artista Wilson Motta, com a Oficina de Bone-

Holofote

"Uma verdade dita com má intenção bate todas as mentiras que se possa inventar". (William Blake).

Dourados, MS, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

Blanche Torres

Quem também troca de idade hoje é a sempre elegante Adenil Carneiro Moreira, que recebe os parabéns do marido, o ex-prefeito Elias Moreira, dos amigos e familiares.

Aniversariantes

Hoje, 20 de agosto

Osmar Santana de Souza

Sirlei Barbosa Cáceres

Eron Pereira Camargo

Cícero Chaves de Souza

Geraldo Teodoro Costa

Eduardo Ferreira Luna

Carlos Siqueira Martins

Alfredo P. Rigon

Adenil Carneiro Moreira

Maria Ivanir Sanches Prates

Luiz Antonio Ferreira

Valdecir Fernandes de Morais

Vanderson Maciel

Leila Maria Martins

Nilza da Silva Prado

Amanhã, 21 de agosto

Celso Tiaki O. Murakami

Yassuo Shimma

Cícero Pereira da Silva

Gabriel Marques Benatti, que completa 14 anos amanhã e vai comemorar a data ao lado da irmã Valeria, da mamãe Edivana, dos amigos e demais familiares. Parabéns!!!

Aconteceu nos dias 28 a 30 de julho as solenidades de formatura em Agronomia de Allan Carbonari Barboza, filho de Rivail e da secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Dourados, Valdenise Carbonari Barbosa. Na foto, o engenheiro agrônomo com os pais e a irmã, a médica Natália.

Wilma Negrão Alexandre

Orlando Devoti

Débora Cordeiro Gonçalves

Verani Antunes

Bastidores

cos Tareco Treco. A peça “Vó Guilé já dizia, jacaré já cantava: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come” será apresentada às 15h. A peça é infantil e conta a história de dois rapazes que no Pantanal, buscam uma surpresa para conquistar o coração da personagem Maria Chiquinha.

A descontração de Diva Cabeleireira, que canta parabéns pra você hoje e recebe todo carinho das clientes e dos colaboradores.

Quem também troca de idade hoje é Evandro Albertine, que recebe os parabéns dos filhos e filhas, dos amigos e demais familiares.

Destaque para a bailarina cubana Daylin Useda, contratada do Studio Blanche Torres para aulas de dança de salão, nos ritmos bolero, valsa, tango, salsa e merengue

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul mantém até o dia 19 de setembro, na Casa do Artesão, dentro do projeto Exposições Temporárias, a mostra “Milagre da Fibra”. O Grupo Milagre da Fibra é formado por mulheres de assentamentos rurais de Itaquiraí, que trabalham o artesanato à base de fibra da bananeira, desenvolvendo uma linha de produtos de mesa e outra de bolsas.

Jamilyê Depiere também canta parabéns pra você hoje, para alegria dos familiares, do esposo Marcelo Humberto e do filhote Pedro.

Quem recebe os parabéns pelo aniversário comemorado neste sábado é Cícero Chaves de Souza. Na foto, com a esposa Ilza Taborda.

O advogado Wilson Matos da Silva, presidente da CADI/OAB/ Dourados e coordenador regional do Odin, aniversariando neste domingo.

Dourados recebe de 24 e 28 de agosto o projeto “A Mata Atlântica é aqui: exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Durante cinco dias, o caminhão, totalmente adaptado pela ONG, estará estacionado na Praça Antônio João para promover atrações gratuitas com a população. O objetivo é levar mais informações sobre a Mata Atlântica, o Bioma mais ameaçado do país.

A Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira realiza hoje e amanhã em Campo Grande a 27ª edição do Bon Odori. A maior festa japonesa de Mato Grosso do Sul será comemorada na sede campo da associação e espera receber cerca de 10 mil pessoas. Além de danças tradicionais japonesas, o destaque fica por conta da culinária oriental.

O Teatro Prosa, do Sesc Horto, recebe hoje, às 20h, o violinista Rittlher Martins, que está conquistando o Brasil por sua habilidade e talento. Deficiente visual, Rittlher é exemplo de superação por jamais ter desistido da música erudita, sua paixão. Ele teve oportunidade de contar sua trajetória ao maestro João Carlos Martins, que em junho esteve com sua orquestra em Campo Grande, participando do Ingresso Solidário.

Classificados Classificados

Classificados

Classificados Classificados

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

O PROGRESSO

Classificados Classificados

Classificados

Classificados Classificados

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

53815

JD. AMÉRICA Imob. Tuiuiu, creci 0808J. 3422-0080 ou9971-1759. 53511

JD. EUROPA 9929-3552

Creci 0808J. 3422-0080 ou 9971-1759 53616

EM MARACAJU Troco por casa em Dourados. 3454-1699 53795

ESTRELA RORY 39 MIL Quitada, 2 qts, negócio ocasião. 3421-1996 52954

IZIDRO PEDROSO 1 suíte, 2 qts, bem localizada, esq, ótima oportunidade. 9972-0300 53751

JARDIM FLÓRIDA 2 Madeira, esquina. Boa. 3426-6490 / 9971-3166 53291

JARDIM OLIVEIRA Sobrado. Gondim Creci 2645. 3421-0034 ou 96924433 53289 JARDIM OURO VERDE Casas. Gondim Creci 2645. 3421-0034

Rua João Correa Neto 448. R$ 260.000,00 confira 3416-5444 ou celular de plantão 9225-5373 47231

JD. ÁGUA BOA W10 Terreno 12x32, casa de madeira bem conservada, excelente local. 9904-0518 53600 MÔNACO Apenas R$ 220.000,00. Confira Telefone 92368328

P/ CLÍNICA C/ VAGA

51626

P/ estacionar, várias peças. Creci 2877 8405-1927 52895

PARQUE ALVORADA Rua Osman Gebara. R$ 150.000,00, confira 34165444 ou celular de plantão 9225-5373 53292

PARQUE ALVORADA Gondim Creci 2645. 34210034 ou 9692-4433 53774

PARQUE ALVORADA

R: Antonio Spoladore n. 953 c/ 2 lotes, 4 suítes c/ armário, piscina, aceita negociar caminhão, carro, terreno. Gondim Creci 2645. 3421-0034 53284

PORTAL DE DOURADOS Gondim Creci 2645. 34210034 ou 9971-1320 52835

PORTAL DOURADOS Excelente casa, parte alta. 9929-3552 Maristela 52769 PQ. ALVORADA 3 qts, financia. 8402-4671 ou 8121-7776

53599

PQ. ALVORADA Rua Osman Gebara 180. Somente R$ 150.000,00. Confira 9236-8328

53532

PQ. ALVORADA NOVA 2 quartos, sala, cozinha, wc, dá financiamento, R$

150.000,00. 9962-7679

PRÓX. AO SHOPPING

53596

Sobrado com suíte, 2 qtos, sala c/ 2 ambientes, copa, cozinha,

2 C2 CASA-VENDA 53403 2 CASAS NOVAS MÔNACO Rua França e Rua Anibal Pavão, dá financiamento. R$ 300.000,00 cada. 9962-4334 53644 3º PLANO DE ESQUINA 01 apto, 03 qtos, sala, coz, wc. 9971-3855 www. satorreimoveis.com.br 53732 3º PLANO R$ 190 MIL 3 qtos, 1 sla, 1 coz. 99722521 ou 3423-0329 53653 4º PLANO R$ 90 MIL Coz, sla, 2 qtos, salão, área fundo, wc . 8126-7157 53848 ALTOS DO INDAIÁ Terreno 30x35=1.050m², salão 200m². telefone 9972-2521 53290 BNH 1. PLANO Gondim Creci 2645. 34210034 53657 BNH 3º PLANO 7 peças + 2wc. R$ 125 mil. 9623-8734 53744 BNH 4º PLANO Edícula. 40 mil. 99452308. 53293 BNH 4º PLANO Gondim Creci 2645. 34210034 ou 9692-4433 53467 CACHOEIRINHA 70.000 2 casas mesmo terreno, aceito carro. 9999-4162 50517 CANAÃ 4 R$ 29 MIL. Rua 8, n.45. 9298-9190 ou 3424-8603 Lucirene 53296 CASA JD. GIRASSOL Gondim Creci 2645. 34210034 ou 9971-1320 53313 CASA NOVO HORIZONTE 2 qts, sl, coz, wc, garagem, asfalto, aceita financiamento. 9601-6106 53141 CASA PORTAL Rua Alameda das Hortencias. R$ 1.000,000,00. Imobiliaria Terra 3416-5444 ou celular de plantão 9225-5373 53776 CENTRO Rua Major Capilé 3102. R$ 320 mil. Gondim Creci 2645. 3421-0034 53777 CENTRO Rua Monte Alegre 2165, 5 suítes, 585m². Gondim Creci 2645. 3421-0034 53846 CENTRO R$ 295 MIL 1 suíte, 2 qts, 1 sla, 239m². 9972-2521 ou 9955-9950 53405 COMERCIAL Rua Ediberto Celestino de Oliveira n. 1374, Jd. Sulmat. Imobiliaria Terra 3416-5444 ou telefone de plantão 9225-5373 53601 CONJUNTO 7 KITINETES Rua João Correa Neto 448, Jd. São Pedro R$ 260.000,00. Imobiliaria Terra 3416-5444 ou telefone de plantão 9225-5373 53477 EM CAMPO GRANDE Ou troco
Dourados. 9975-5765 53814 EM FÁTIMA
Imob.
por casa em
DO SUL
Tuiuiu.
ou 3421-0010 Maristela 53630 JD. FLÓRIDA I 2 salões + 2 casas,terreno 420m². 9683-9742 Adelina 53267 JD. LONDRINA 95 MIL 3 qtos, 2 salas, 1 coz. 9972-2521 ou 99559950 53043 JD. MARACANÃ 140 MIL Suíte, 2 qts, sl, coz. 99722521 ou 9955-9950 52965 JD. MONTE LÍBANO Rua Izzat Bussuan 5395 c/ 2 qts, 1 apto, 2sls, 2 coz, com pomar. 3424-2878 9907-0223 52899 JD. NOVO HORIZONTE Rua Ananias Artiman 1383. R$ 90.000,00 confira 34165444 ou celular de plantão 9225-5373 53587 JD. OURO VERDE Casa c/ 94m². 9673-5141 53577 JD. PANTANAL 65 MIL Casa c/ edícula, aceito carro até 30 mil. 9994-8543 52896 JD. SANTA ANA Rua Iguassú 2415. R$ 440.000,00, confira 34165444 ou celular de plantão 9225-5373 53856 JD. SANTA BRÍGIDA R$ 48 mil, sla, coz, asf, wc, a. serv. 9972-0436/91095023 52898 JD. SÃO PEDRO KITIN.
lavanderia e dispensa. 9962-4334 53816 PRÓX. IMACULADA Imob. Tuiuiu creci 0808J. 3422-0080 ou 99711759. 53775 PRÓX. JD GIRASOL R: Floriano Peixoto n. 2325, 3 lotes, 5 suítes. Gondim Creci 2645. 3421-0034 53741 PRÓXIMO AO HU 110 Mil. 2 qtos, sala, coz. grande, varanda, área de serviço, murada. Terreno 420m². Financia-se. Aceito proposta. 99966743/9608-9392 52322 PRÓXIMO PÃO & CIA 1 apto, 2 qts, wc. 84051927 Creci 2877 52823 RES JEQUITI C/ 2 QTS Sala, coz, wc, gar, a. serv. 9971-4749 ou 9955-0078 53288 SALÃO V INDUSTRIAL Gondim Creci 2645. 34210034 52897 SANTA BRÍGIDA Rua Maria da Glória 2245. R$ 300.000,00 Confira 3416-5444 ou celular de plantão 9225-5373 53817 ÁGUA BOA C/ SALÃO Imob. Tuiuiu creci 0808J. 3422-0080 ou 9971-1759. 53847 V. PLANALTO 420 MIL 1 suíte, 2 qts, 2 salas. 9972-2521 ou 9955-9950 41621 VENDO IMÓVEL Próximo ao Banco do Brasil. 9971-4823 53287 VILA PLANALTO Gondim Creci 2645. 34210034 ou 9692-4433

Classificados Classificados C2 3

CASA-ALUGA

Classificados Classificados Classificados

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011

34232255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53688

CENTRO DE MADEIRA

C/ 02 qts, sala, cozinha, garagem, R$ 800,00. 34232255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53852 CENTRO R$ 750,00

3 qtos, fundos, 50m da Caixa Econômica. Telefone 9238-2659 53699

IZIDRO PEDROSO

C/ 02 quartos, sala, coz, garagem, R$ 550,00. 3423-

2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53693 JD. MAIPÚ

C/ 01 quarto, sala, coz, garagem, R$ 360,00. 34232255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53690

JD. MONTE LÍBANO

C/ 02 quartos, 02 salas, 01 suíte, garagem, churrasqueira, R$ 600,00. 34232255 Creci 779J (Imob. Athenas)

JD. MURAKAMI

53686

C/ 02 quartos, sala, coz, garagem, R$ 300,00. 34232255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53570

JD. OURO VERDE

E Jd. Europa. R$ 680,00 e R$ 1.480. 3421-1996 53694

JD. SANTO ANDRÉ

C/ 03 quartos, sala, coz, varanda, garagem, R$ 700,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53689

JD. ÁGUA BOA

C/ 04 quartos, 02 salas, cozinha, despensa, garagem p/ 04 carros, churrasqueira, R$ 680,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53610

JD.COLIBRI R$ 400,00

1 qto, coz, sl, wc, área de serviço. 9643-2720 53706

KIT PRÓX. UNIGRAN

R: Monte Alegre, c/ 02 quartos, sala, coz, garagem, R$ 650,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53702

KITINETE Jd. Independência, c/ 01 qto, sala, coz, R$ 300,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53703

KITINETE JD ÁGUA BOA

C/ 01 qto, sala, coz, garagem, R$ 420,00. 34232255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53858

KITINETE PARTICULAR

R$ 300,00, BNH 4. Plano. Telefone para contato 99135278

53643 KITINETE PRÓX HE Hosp. Evangélico, 3 peças. 8411-1927 53704

KITINETES 02 QUARTO Próximo Detran, c/

53602 VILA PROGRESSO Rua Izzat Bussuan com área construída de 430m². R$ 750.000,00. Imobiliaria Terra 3416-5444 ou telefone de plantão 9225-5373 53778 SALÃO COMERCIAL Vila Industrial, 350m², ótimo preço. Gondim Creci 2645. 3421-0034 53487 ÁGUA BOA 2 qtos, sl, coz, wc, varanda, escriturada, não financia. 9976-4637 51828 ÓTIMA RESIDêNCIA Suíte, 3 quartos, 2 salas, wc social, escritório, cozinha ampla, área, lavanderia, despensa, garagem, piscina, Jd. João Paulo II. 9622-9285 53691 CASA CENTRO ESQUINA R: Ediberto C. Oliveira, c/ 01 suíte, 02 qtos, 02 salas, coz c/ AE, dispensa, varanda, garagem, R$ 1.500,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53696 CASA DE MADEIRA Vila Maxwell c/ 02 qtos, sala, coz, garagem, R$ 380,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53701 CASA NOVA 02 QTOS Jd. Guanabara, c/ 02 qts, sala, coz, garagem, R$ 500,00. Telefone
02 quartos, sala, coz, R$ 400,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53700 KITINETES 02 QUARTOS Jd. Rasslen, c/ 02 qts, sala, coz, garagem, R$ 350,00. 3423-2255 Creci 779 J (Imob. Athenas) 53697 PRÓX AO S. FRANCISCO Vila Maxwell, c/ 02 qts, sala, coz c/ AE, garagem, R$ 580,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53297 PRÓX. AO ATACADÃO C/ 2 quartos. R$ 680,00. 3428-5247 ou 9921-3737 53705 SALA FRENTE FÓRUM 1. andar, c/ 02 salas, copa, banheiro, R$ 850,00. 34232255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53615 SALÃO COMERCIAL Weimar G. Torres 1965. R$ 1.500. 3421-7953
53687 ALTOS DO INDAIÁ Casa nova, c/ 02 quartos, sala, coz c/ pia, garagem, R$ 480,00. Telefone 34232255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53797 ALUGO KITINETE Próximo ao shopping, mobiliada, 60m² com garagem. Tratar 9274-5783 53623 ALUGO PARA MOÇA Quarto em res. 9922-3566 Andressa 53692 BNH 4. PLANO C/ 02 qts, sala, coz, garagem, R$ 450,00. 34232255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53698 VILA ROSA C/ 02 quartos, sala, cozinha, dispensa, R$ 600,00. 3423-2255 Creci 779J (Imob. Athenas) 53308 VILA TONANI P. IPêS 2 suíte, 2 dorm, 3 sls, piscina. 9972-2521

Classificados/Atos Oficiais

FIESTA HATCH 02/02 44.000Km, vermelho, bom estado conserv. 84296406 53088 FORD KA 07/07 Vidro, trava, alarme, preto. 9293-6447 53459 FORD KA 2010/2011 8431-8499 53737

KA 03/03 PRATA AR Troco por moto, R$ 14.500,00. 9952-1507. 53649

KA 2001/01 ÓTIMO Vendo, básico, verde metálico. 9911-3099 53579

KA 99/00 PRETO AL, TE. Fone 9259-1856 43723

PEÇAS USADAS Parachoque, farol, lataria, etc...(67) 3029-9999 www. topcarparts.com.br ótimos preços/parcelo!! 53269

VENDE-SE FUSION 09/10, 27.000Km. 99729976

53440

BASCULANTE 25MTS Noma, 1997. R$ 55 mil. 9656-5181

vendo/troca por F250 2000 ou 2001. 53475 F4000 78 MOTOR MWM Somente hoje R$ 21.000,00. 9602-7811 53605 FIORINO 94 IE R$ 10.800,00. 84013887 52464

FRONTIER SE 2004 4X2

Prata, completa (-) couro. 9292-8552 ou 3423-2228 53719

PAMPA 93/94 1.8 AZUL Bom estado conservação. 9971-3696 43724 PEÇAS USADAS

Parachoque, farol, lataria, etc...(67) 3029-9999 www. topcarparts.com.br ótimos preços/parcelo!! 53507

S10 2008 FLEX Completa, gabinada. R$ 44.500. 8102-5101 52642

S10 EXECUTIVE 09/09

Prata, flex, 2. dono, aceito (-) valor. 9971-6392 53636

SAVEIRO 1.6 G5 2010

Comp (-)ar, Saveiro 1.6 AP 96/96. 9988-1562 53077

SAVEIRO 2000 BRANCA TE, AL, roda esportiva, R$ 15 mil. 9613-8351 53818

SAVEIRO 99 1.6

Completa, VE. Telefone 9916-2852 53435

SAVEIRO G5 10/11

Prata, completo, 22.000km. 9981-9404 53618

SAVEIRO SUPER SURF 2007. Tratar 3423-9388 53604

SILVERADO 97/98

Completa,

VENDO/TROCO

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011 C2 5
53534 GOLF SPORTLINE 08 Preto, ar digital, couro. 9641-8809 53823 PARATI 1.0 16V 2002 Turbo, completa, cinza. 9916-28529916-2852 53048 PARATI 95/96 CL Básica, branca. 96031443/9225-9866 ou 3425-1604 43675 PEÇAS USADAS Parachoque, farol,lataria, etc. (67)3029-9999, www. topcarparts.com.br ótimos preços/parcelo!! 53652 POLO HATCH 1.6 07/08 R$ 28 mil, prata, comp + sensor est. 9238-2659 53497 SAVEIRO CROSS PRATA 10/11, completo. 84045101 53439 VENDE-SE LOCADORA De carros, franquia Unidas Rent A Car. Tratar Weimar G. Torres 2341 c/ Fabiana 53625 SIENA EL FLEX 09/10 Preto, completo. 96234536 53788 SIENA ELX 06/07 Completo. 9203-6822 c/ Rubya 53526 SIENA FIRE 1.0 01/02 3429-1035 ou 9681-0636 53724 STILO 2008 Comp, piloto aut, aro 17, couro, 47.000Km, R$ 33.800,00. 9971-7999 53607 TEMPRA 93 PRETO Compl. R$ 7.500, troco por (+) valor. 9623-8060 53822 TEMPRA 97 BRANCO 2.0, 8V, completo. 99162852 53494 TEMPRA TURBO R$ 8.500,00. 9954-8249 53606 UNO 04/04 4P BRANCO Básico, mod. novo. R$ 14.500,00. 9255-4168 53578 UNO 94/95 AZUL 4P Vendo/troco, completo. 9664-3419 ou 8433-9020 53460 UNO EPM 96 BRANCO Completo, super novo. 8177-2815 53650 UNO FIRE 01/02 R$ 13 mil, verde, 4P, TE, AL. 9238-2659 52690 UNO FIRE 2003/04 4P Prata, trava, alarme. 96139450 53117 VENDE-SE PUNTO 2010 Ótimo estado, preto, completo. 9213-7137 53812 UNO MILLE 95/96 2P. Branco, básico, super conservado. Troco por palio. 8463-1430/9929-8204 53763 UNO MILLE ELETRONIC 4P, vermelho, completo c/ AR/TE/AL. 8142-0569 53728 UNO WAY 4P 07/08 Completo (-) DH, cinza, ótimo estado. 9645-3556 53819 CORSA SEDAN 02/03 Completo. 9956-6636 53839 CORSA SEDAN 02/03 Completo, AL, 4 pneus novos. 8418-4479 53506 CORSA SEDAN 07/08 Vende-se ou troca-se, completo, 1.4, impecável c/ 33.000km. 9222-1672 53461 CORSA SEDAN 99 Ar, TE, AL, roda, som. 99256917 53513 CORSA SEDAN PREMIUM 1.8, 06/06, prata, completo. 9972-2868 53529 CORSA SEDAN PREMIUM 1.4, 08/08, completo. 3424-2102 ou 9952-3050 53672 CORSA SUPER 98/99 Prata, VE, TE, AL, roda, impecável. 9972-4408 53850 CORSA WIND 95/95 R$ 9 mil, preto, c/ rodas. 9238-2659 53837 KADET 96 PRATA Estado de novo, AL, TE, roda, R$ 8.500. 96637227 53821 OMEGA 95 GLS PRETO Completo, 4cc. 99162852 53674 OPALA COMODORO 90/90 Vendo. 9908-0367 43722 PEÇAS USADAS Parachoque, farol, lataria, etc...(67) 3029-9999 www. topcarparts.com.br ótimos preços/parcelo!! 53722 VECTRA 97 AZUL Comp + couro, R$ 16.500,00. 9974-7071 53471 F1000 87 CARROCERIA Madeira, prata, ótimo estado. 3426-0953 53710 F1000 93/94 COMPLETA Super conservada, tratar 9971-1581,
valor.
53537
07 FIRE CE Preta, completa, 80.000Km, 2. dono. telefone 81299204 53647 STRADA ADVENTURE 2002/02, completa, impecável estado. 9911-3099 53629
troco por carro (-)
9998-9888
STRADA
P/ pá carregadeira, Caminhão, revisado. 99118207 53628 VENDO/TROCO POR GADO Caminhão MB 2013, revisado. 9911-8207 52662 CIVIC 08/08 AUT LXS Cinza, garantia fábrica. 9925-7009 53782 CIVIC 09/09 AT FLEX Novo, 1. dono, compl, automático, preto. 8137-8117 c/ Osmar 52484 CIVIC EXS 07/07 AUT Quitado, Preta. R$ 48 mil, ac. carro (-) vlr. 9972-0244 52938 CIVIC LX 2002 VERDE Completo, vidro, trava, particular. 9142-9641 53070 CR-V LX 08/08 PRETA Revisada. 3420-2000 53490 NEW CIVIC 09/10 Preto, mecânico. 99747022 53638 NEW CIVIC LXS 08/08 MT, couro, todo revisado. 9988-1562 MITSUBISHI HONDA TOYOTA
UTILITARIOS FORD FIAT 53520 PALIO 05 COMPLETO (-) ar, prata, aceito moto. 9905-1748 53727 PALIO CELEBRATION 08/09, 4P, prata, R$ 25.500, completo. 91097443 53826 PALIO ELX FLEX 04/05 Completo, branco. 99645772 ou 9971-9350 51685 PALIO FIRE 06/07 4P Prata, flex, AR, VE, TE, LDT, lic. 2011 Telefone 99715161 53637 PALIO WEEK ADVENT 1.6, 01/01, prata, compl. 9988-1562 53659 PALIO WEEKEND 98/99 Completa, verde, 4P. 96286462 53073 PALIO WEEKEND LOCKER 08/09, 1.8, completo. Telefone para contato 34202000 43721 PEÇAS USADAS Parachoque, farol, lataria, etc...(67) 3029-9999 www. topcarparts.com.br ótimos preços/parcelo!! 53844 SIENA 2001 1.3 VINHO 4P, ar, DH, R$ 17.000. 8402-8007 53571 ASTRA SEDAN 2002 Completo, prata, troco (-) valor. 9254-2573 ou 96486960 53745 BLAZER DLX 97/8 2.2 Completa. R$ 18.900,00. 9802-2300. 53128 BLAZER DLX R$ 28 MIL Completa, motor max 2.5, diesel, 98, prata, aceito carro de (-) ou (+) valor 9903-0809 53409 BLAZER EXECUTIVA 06/07, diesel, completa, prata. R$ 64 mil. 99713020 53836 CARAVAN 80 COMPLETO Cinza met, toda original. 8438-1636 ou 9959-9515 53714 CELTA 02/02 BRANCO C/ AL, TE, R$ 14.300,00. 8442-1527 53767 CELTA 2P 09/10 Branco c/ ar. 9972-5188 53613 CHEVETE 89/89 Ótimo estado. 8131-2005 53634 CORSA 1.0 SEDAN 99/99, c/ ar, prata, R$ 15.000. 9988-1562 53553 CORSA 96 BRANCO Super conservado. 96098996 53491 CORSA 97/97 2P Branco, 1.6, completo. 9974-7022 53753 CORSA HATCH 1.0 Bordô, semi-novo, toca CD, aro 16 novo. 9643-2165 53544 VOYAGE 90/90 PRATA R$ 5.900,00 e Fan 05 KS, azul. 8433-3828 53787 ECOSPORT XLT 05/05 Completo. Aceito troca (-) valor. 9233-4878 53530 ESCORT ROBY 95 Batido na lateral, super conservado. 9988-3225 53835 FIESTA 02 C/ AR Branco, 4 portas, street. 8438-1636 ou 9959-9515 53545
CHEVROLET
53589 CAMINHÃO VOLKS VW 15.180 Euro 3, Worker 2007/2007, baú 6,5m, refrigerado, está adaptado para transporte de ovos incubáveis. 9953-4304 53678 D-10 80 AZUL Revisada, aceito troca (-) valor. 9998-9776 53681 F-250 XLT PRATA 2000/2000, vendo/troco, R$ 55.000. Telefone 96613454 53585 L200 OUTDOOR HPE AT, completa, couro, ABS, Airbag, 2007/2007, prata. 9953-1996 53072 L200 OUTDOOR HPE MT 08/08, preta, 15 meses de garantia. 3420-2000 53065 L200 TRITON AT BORDÔ 08/09, 15 meses de garantia. 3420-2000 53748 L200 TRITON AT PRATA 08/08. Toda revisada! 3420-2000 53069 OUTLANDER PRETA 08/08, completa, 15 meses de garantia. 3420-2000 53074 PAJERO FULL PRETA 07/08, 15 meses de garantia. 3420-2000 53838 CIVIC 05/05 Ótimo estado de conservação, LX, completo, grafite. 8418-4479 53522 COROLLA 04/04 XEI Prata, bco couro, aut, troco() vlr. 9294-1245 53673 COROLLA 2003 XEI Automático. R$ 30.000. 9905-0658 53433 COROLLA SEG 04/04 Prata. R$ 36.000,00. 99745430 53009 COROLLA SEG 05/05 90.000Km, part, R$ 42.000. 8466-2120 53590 COROLLA XEI 1.8 2003, mec., pérola. 99565949 Hermes 53527 COROLLA XLI 07/08 Prata, aut, completo. 96769243

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE JURADOS TITULARES

O(A) Doutor(a) F. V. de Andrade Neto, Juiz de Direito e Presidente do Tribunal do Júri desta Comarca de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, na forma da lei, etc...

FAZ SABER a todos quanto o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que a 9ª Reunião Periódica do Tribunal do Júri desta Comarca, terá início às 13:00 horas, do dia 23 de agosto de 2011, sendo sorteados para a mesma, na forma da lei, os seguintes

JURADOS TITULARES:

1 - Juliana Junqueira Franco Marrelli

2 - Sandra Elaine O. P. Dauzacker

3 - Thais Duarte Felice

4 - Marcela Rodrigues de Lima

5 - Neide de Fátima Noronha

6 - Ismael Pereira Mariano

7 - Charles Henrique de Melo Vegas

8 - Tanie Gisele Machado Diniz

9 - Gilberto Darci Bernardi

10 - Elaine Terezinha Boschetti Trota

11 - Ana Celina Matos Silva

12 - Ramza Hamoud Baldasso

13 - Tania Jucilene Vieira Vilela

14 - Nirli da Silva Costa Benites

15 - Angela Maria Prado de Avila

16 - Valdir Roza de Siqueira

17 - Wellington Jose Carvalho de Almeida

18 - Narjara Brand, Rua Mato Grosso

19 - Elvis Ricardo Dick

20 - Gether Cleistone Santos Rocha

21 - Ourindo Salvador de Souza

22 - Ronaldo Andrade Maciel

23 - Azor Rodrigues Marrques

24 - Luiz Bernardo de Lima

25 - Gustavo Lazari Mendes Ficam, assim, pelo presente, NOTIFICADOS todos os JURADOS acima mencionados, a comparecerem na sala destinada às Reuniões, no Edifício do Fórum local, situado na Av. Presidente Vargas, 210, no dia 23 de agosto de 2011 e subsequentes, enquanto durarem as sessões, sob as penas da Lei. Dado e passado nesta cidade e Comarca de Dourados-MS. Eu, Geirso Marques Machado, Escrivão do Tribunal do Júri, o digitei e subscrevo, Dourados(MS), 29 de julho de 2011. Dra. Dileta Terezinha Souza Thomaz Juíza Presidente em subst. legal

AVISO EDITAL DE LICITAÇÃO

PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 108/2011

PREGÃO PRESENCIAL N° 071/2011

O Município de Caarapó, Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Pregoeiro designado através do Decreto Municipal nº 055/2011 de 04 de agosto de 2011, torna público aos interessados que promoverá licitação na Modalidade PREGÃO PRESENCIAL, do tipo “MENOR PREÇO”, objetivando a seleção de Empresa devidamente constituída para a Aquisição de medicamentos farmacêuticos aviados pelo plantão de atendimento emergencial a serem retirados em farmácias mediante receituário médico, conforme Anexo I do edital e solicitação do Fundo Municipal de Saúde.

Local e Data do Credenciamento, da Entrega dos Envelopes e da Realização do Pregão: O credenciamento e o recebimento dos envelopes de propostas de preços e de habilitação serão no dia: 01 de setembro de 2011 às 8h30min, na sala do Departamento de Licitações do Município, localizada à Av. Presidente Vargas, nº 465, Centro, Caarapó–MS.

Retirada do Edital: O Edital poderá ser obtido, no endereço supracitado, no horário de expediente das 8 às 11horas e das 13 às 16h30min, de segunda a sexta-feira.

Valor da pasta: R$ 10,00 (dez reais), que serão recolhidos no Banco do Brasil - Unidade de Atendimento de Caarapó e/ou pontos de recebimentos de correspondentes bancários.

Na hipótese de ocorrer feriado ou outros fatos impeditivos, que impeça a realização da sessão pública, fica a mesma adiada para o primeiro dia útil que se seguir, no mesmo local e horário.

Caarapó-MS, em 19 de agosto de 2011.

Ramão Alves da Silva Pregoeiro

Caara1  

EXTRATO DO TERMO ADITIVO 003 AO CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 246/2009

Processo Administrativo - Autos nº 3.939/2009

TOMADA DE PREÇOS Nº 008/2009

PARTES

Contratante: MUNICÍPIO DE MARACAJU-MS

Contratada: AYACH ENGENHARIA E ADMINISTRAÇÃO LTDA-ME

OBJETO O presente Termo Aditivo tem por objeto a alteração do valor global inicialmente contratado descrito na Cláusula Terceira do Contrato Administrativo nº 246/2009, bem como a prorrogação do prazo previsto na Cláusula Quarta do referido instrumento, alterada pelos aditivos 001, de 21.09.2010 e 002, de 20.04.2011. Em razão de acréscimo ao quantitativo do objeto descrito na Cláusula Primeira do Contrato Administrativo nº 246/2009, importando em R$ 25.719,06 (vinte e cinco mil, setecentos e dezenove reais e seis centavos) correspondente a 8,31718%, conforme Planilha de Aditivo parte integrante do Processo Administrativo nº 3.939/2009, o valor global de R$ 309.228,01 (trezentos e nove mil duzentos e vinte e oito reais e um centavo), descrito na Cláusula Terceira, passa a ser de R$ 334.947,08 (trezentos e trinta e quatro mil, novecentos e quarenta e sete reais e oito centavos). Fica prorrogado pelo período de 07 (sete) meses, o prazo previsto na Cláusula Quarta do Contrato Administrativo nº 246/2009, a contar de 11.08.2011.

FUNDAMENTO LEGAL: art. 57, § 1º, IV e 65, I, “b” c.c. §§ 1º e 2º da Lei Federal nº 8.666/93.

ASSINANTES Contratante: Celso Luiz da Silva Vargas

Contratada: Ibrahim Ayach Neto Maracaju-MS, 04 de agosto de 2011.

Mara2

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011 C2 7
Atos Oficiais Atos Oficiais Atos Oficiais Atos Oficiais
Atos Oficiais

Ranking

Brasil é o terceiro mercado de PCs

Levantamento da consultoria IDC Brasil mostra que o país vendeu mais computadores que o Japão

Divulgação

São Paulo – O Brasil subiu para a terceira posição no mercado mundial de venda de computadores, apresentando desempenho recorde no segundo trimestre, de acordo com levantamento da consultoria IDC Brasil.

Com vendas de 3,86 milhões de aparelhos, o país superou o Japão em 95 mil máquinas comercializadas, ficando atrás apenas de China e dos Estados Unidos, respectivamente.

O desempenho do setor no país superou o recorde atingido no primeiro trimestre, cujas vendas foram de 3,6 milhões de computadores. “O resultado está diretamente ligado aos preços extremamente agressivos ofertados pela indústria. Com o dólar estável, os fabricantes têm conseguido manter seus preços em queda, gerando forte

Filão

demanda, principalmente, no segmento doméstico”, afirmou em nota o analista do IDC Martim Juacida.

Vendas de desktops e notebooks na Europa caíram quase 20%

Das vendas totais, 69,5% foram para usuários domésticos, 25,8% para os corporativos e 4,7% para o governo e o segmento de educação. Outro fator que contribuiu para tal performance foi o maior acesso ao crédito da classe média, assim como a condição da economia no país, acrescentou o IDC. No período, os notebooks mantiveram a liderança sobre os desktops, com 51,5% das vendas. De acordo com Juacida, os notebooks venderam 27% mais no segundo trimestre de 2011 do que no mesmo período do ano anterior.

RECUO

As vendas de desktops e notebooks na Europa caíram

Tablets com android como o Playbook da RIM representam apenas 20% das vendas

quase 20% no ano passado. Motivo: os consumidores têm optado por comprar tablets, como o iPad. Os dados foram divulgados pela empresa de

pesquisa Gartner. Os mais atingidos pela queda foram os netbooks: a venda deles caiu 53% em relação ao mesmo período do

Empresas querem produzir tablets no país

RI o de Jane IR o – O ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante afirmou que o Ministério já recebeu sinalização de 25 empresas que estariam interessadas em produzir tablets no Brasil. Nove já estariam ”praticamente licenciadas”, nas palavras do ministro.

Entre as empresas citadas por Mercadante estão nacionais e estrangeiras, como Motorola, Samsung, Positivo, Semp Toshiba, Itautec e Apple.

O governo tem estudado incentivos fiscais e políticas para atrair a produção local do produto. Para receber os benefícios, as empresas têm que se comprometer a um conteúdo nacional de 20% no início da produção; 80% em três anos, e apresentar o projeto ao Ministério. “Não vamos abrir mão de conteúdo local”, frisou.

Para Mercadante, as vendas de Natal este ano terão os

Privacidade

25 empresas sinalizaram que estariam interessadas em produzir tablets no Brasil

tablets com preços bem mais em conta. “Com a desoneração de 31% dos impostos federais e, em alguns casos, desonerações regionais como em zona franca, além da concorrência que vamos ter, acho que até o final do ano o benefício chega forte ao consumidor”, disse.

Mercadante preferiu não especular sobre de quanto seria a redução nos preços dos tablets. Para ele, isso ficaria exclusivamente a depender da concorrência no mercado. O ministro também não descartou a ideia de que as empresas possam produzir tablets no Brasil para exportar. “A nossa

avaliação é que algumas linhas de produção vão disputar Mercosul e América do Sul. Isso vai depender da competitividade que assegurarmos”, avaliou. O governo não exigirá localizações específicas para as fábricas. “A ideia, na verdade, é de descentralização”, afirmou. (AE)

Facebook nega repasse de contatos a terceiros

São Paulo – O Facebook negou que esteja fornecendo para terceiros o número de telefone dos seus usuários do aplicativo Messenger, afirmando que o seu aplicativo Messenger mostra apenas os números que o usuário já pos-

sui na agenda telefônica. Mas a polêmica continua.

A acusação de invasão de privacidade foi feita por pessoas que estranharam que o app da rede social sincronizasse com a agenda telefônica sem pedir autorização prévia ao dono do celular, relacionando perfis de

amigos com os seus respectivos números de telefones.

Mesmo que a pessoa não tenha fornecido o seu número no perfil do Facebook, ele aparecerá atrelado ao perfil na versão mobile do site para os contatos que tiverem o seu telefone.

O aplicativo também usa a agenda telefônica para procurar por contatos no Facebook. Se alguém postar um telefone na sua linha de atualizações e esse número coincidir com um da agenda do aparelho, a rede social irá sugerir que você a adicione. (AE)

como o iPad, os revendedores estão muito conservadores em encomendar PCs. Em vez disso, muitos deles preferem o espaço seguro para tablets”, disse Meike Escherich, analista da empresa.

Entre as cinco maiores vendedoras de PC, a Apple foi a única a impulsionar as vendas no último ano. As vendas da Acer, por exemplo, caíram 44%. No Reino Unido, a venda de PCs caiu mais de 15%. Os computadores não estão mais atraindo os consumidores, analisa a Gartner. “A maioria dos consumidores continua contendo gastos em PCs, estendendo os ciclos de vida dos computadores que já têm e comprando outros aparelhos”, disse Isabelle Durand, outra analista da Gartner.

ano passado. A venda de PCs caiu 15,4%. A Gartner chama isso de ‘mudança estrutural’ no mercado. “Devido ao hype de tablets

Diversão

Para a empresa, os tablets serão responsáveis pela maior parte das vendas. A Apple já é responsável por 75% do mercado de tablets em todo o mundo. Os aparelhos Android são 20% desse mercado.

Jogos ganham mais interação no Facebook

Eua - Em seu blog oficial, o Facebook anunciou, um dia depois que o Google + incluiu os jogos sociais na sua rede, novas funcionalidades para facilitar a busca por jogos. O post, de Jared Morgenstern, da área de Jogos do Facebook, explica que a partir de agora, quando o usuário estiver jogando, verá um fluxo separado sobre os jogos, pontuações e vitórias de seus amigos em uma tabela.

No texto, ele argumenta que “a melhor maneira de encontrar jogos novos é por meio dos amigos e, com essas novas funcionalidades, será mais fácil ver o que eles estão jogando”. Jared exemplifica com jogos sociais famosos também dentro do site de Mark Zuckerberg: “Seu melhor amigo está começando uma partida no Sims; seu colega de quarto alcançou uma nova pontuação no PacMan ou sua mãe e irmã acabaram de descobrir o Words with Friends e estão adorando”.

Com a modificação, o usuário poderá controlar, em

suas configurações, quem pode ver as informações do que ele está jogando, para cada aplicativo individual. Ou seja, se o internauta quer que seus amigos saibam que ele jogou um determinado jogo, mas não outro, basta fazer uma alteração. É possível também limitar a visibilidade diretamente a partir da tabela, ou seja, para remover uma informação, basta clicar no “X”. Além de um “feed” de jogos, o Facebook também anunciou uma tela maior para os jogos, o que significa “uma experiência mais imersiva” de acordo com o post no blog oficial.

“Favoritar” os jogos também passa a ser uma opção para o usuários que utiliza muitos aplicativos e jogos e que agora pode deixar os melhores no topo de seus favoritos, em sua página inicial. Para adicionar um novo Favorito, clique no menu que fica próximo ao recurso “adicionar aos seus favoritos”. Você também pode reorganizar, excluir e editar as configurações a partir desse mesmo menu.

Mercado Facebook vale US$ 70 bilhões

Nova YoRk – O fundo de investimento

GSV Capital adquiriu uma pequena participação no Facebook, que avalia o site de redes sociais como valendo cerca de US$ 70 bilhões.

O fundo de investimento informou que comprou 225 mil ações do Facebook a um preço médio de US$ 29,28 por papel. O site tem cerca de 2,4 bilhões de ações em circulação, segundo dados mais recentes da Sharepost,

companhia que acompanha o mercado secundário. Executivos do Facebook têm afirmado que é inevitável que o site venha a ter seu capital aberto em bolsa de valores, mas não especificam data.

A US$ 70 bilhões, o Facebook fica ligeiramente abaixo de Amazon.com, Cisco ou Hewlett-Packard. O GSV Capital se dedica a investimentos em companhias de alto retorno e apoiadas por capital de risco.

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 20/21 de agosto de 2011 8 C2 Informática Informática Informática Informática Informática
Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.