ANO 60 Nº 11.117



Fundador: Weimar Torres

ANO 60 Nº 11.117
Fundador: Weimar Torres
O Exército de Dourados está em festa. É o aniversário de 23 anos de um dos mais importantes componentes da Brigada guaicurus, o 28º Batalhão logístico (Blog). ontem, autoridades civis e militares prestaram homenagens ao grupo, cuja missão é dar apoio logístico em todas as ações do Exército Brasileiro. Para marcar a data, houve formatura
militar com a “Canção do Exército”, leitura da história do 28º Batalhão logístico e pronunciamentos. o comandante gerson Valle monteiro Junior agradeceu à sociedade douradense. Destacou o profissionalismo, esforço e comprometimento dos militares e pioneiros responsáveis pela construção e implantação do Blog. Dia a Dia 1
s urgiu esta semana em m ato g rosso do s ul a primeira suspeita de dengue do tipo 4. a secretaria de estado de s aúde está monitorando paciente residente em campo grande que pode ter contraído o vírus no e stado do Pará, onde foi confirmado até agora um caso positivo da dengue tipo 4. a s aúde aguarda o laudo do exame sorológico. a preocupação com o vírus da dengue tipo 4 existe porque em mato grosso do sul circula apenas 1, 2 e 3. em função das epidemias anteriores, esses vírus já não têm
resistência para detonar uma epidemia no estado. Já o tipo 4, que não aparece no Brasil há quase 30 anos, poderá disseminar a doença, já que as pessoas estão vulneráveis em relação a esse sorotipo da dengue. o infectologista rivaldo Venâncio da cunha, doutor em medicina tropical pela Fiocruz e professor da universidade Federal do mato grosso do sul (uFms), acredita que a entrada do vírus no Estado é questão de tempo. caso isso aconteça, existe a grande possibilidade de causar uma epidemia de dengue. Dia a Dia 3
a frota
União libera recursos para áreas de saúde, esporte e lazer e agropecuária
Fonte: inmet - instituto nacional de meteorologia Tempo parcialmente nublado com períodos de nublado e pancadas de chuva com trovoadas, especialmente no leste e nordeste do Estado. Temperatura: estável. Max.: 35°C e Min.: 21°C. Vento direção: N-E, intensidade: fracos/moderados c/rajadas. Em Dourados, parcialmente nublado com períodos de nublado e pancadas de chuva com trovoadas. Temperatura: estável. Max.: 34°C e Min.: 21°C.
Corrupção brasileira Página
A prefeita Délia Razuk assinou seis convênios com a c aixa e conômica Federal para investimento de r$ 3.257.494,65 em projetos das áreas de saúde, esporte e lazer e agropecuária. a assinatura ocorreu ontem, no gabinete, e contou com a presença do gerente de relacionamento da caixa em dourados, nivaldo de araújo Petelin. os recursos foram garantidos ao município através de emendas parlamentares. Délia Razuk disse que o município esteve em vias de perder os recursos por atraso e erros na documentação apresentada ao governo federal. ao saber das emendas, ainda no fim do ano passado, a prefeita determinou à equipe técnica um esforço concentrado para garantir a verba. Página 3 edemir rodrigues
e m quatro anos m ato grosso do sul gerou 62.663 empregos formais, de acordo com levantamento da Fundação estadual do trabalho (Funtrab). Baseando a pesquisa no c adastro g eral de empregados e desempregados ( c aged), o diretor-geral da Fundação, cícero Ávila, explica que o índice representa um crescimento de 17,76% do total de estoque de empregos criados durante o período no estado. Página 5
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro
Os níveis de corrupção no Brasil crescem à medida que a sociedade se levanta contra essa prática. Esse verdadeiro apelo social pelo fim da corrupção tem comprometido as mais diferentes escalas do poder independentemente da tipificação de crime. Desde o mais simples aos mais graves, o cidadão descobriu que qualquer forma de falcatrua representa prejuízo ao desenvolvimento da sua cidade, Estado ou país.
Os sucessivos escândalos enfrentados deixam as pessoas desoladas e decepcionadas com os governantes. Algumas ações da Polícia Federal tentam coibir e impedir que a corrupção avance no país. No entanto, os envolvidos nesses crimes, quando condenados, cumprem pouco tempo de prisão e, muitas vezes, são tratados com regalias.
Estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelam que o Brasil perde US$ 3,5 bilhões por ano com prejuízo à produtividade provocada por fraudes públicas. Perdemos com isso um investimento em educação e em saúde, por exemplo.
Enquanto noticiam as fraudes do governo e das empresas, a saúde sofre com a falta de medicamentos, de leitos, de médicos e as autoridades ainda dizem que estão tomando providência para acabar com esses problemas, principalmente melhorar o atendimento no SUS. Enquanto houver corrupção e impunidade, tão cedo o Brasil não irá encontrar o rumo certo e nem deixar de ocupar a posição de 70° lugar no ranking total da corrupção e em 14 entre os países da América. Resultado incompatível com o tamanho e a riqueza deste país. O problema, para muitos especialistas, está na ineficácia da lei.
Aos poucos, a população vem criando coragem e consciência para mudar esse estado de coisas. A função de combater a corrupção não se restringe à Polícia Federal, ao Poder Judiciário, ao Tribunal de Contas. Todos esses órgãos são movimentados pela própria sociedade à medida que o povo se torna um fiscal da aplicação do seu próprio dinheiro e somente a denúncia é capaz de virar o jogo.
A desonestidade não deve sobrepor-se
aos valores éticos, morais, aos bons costumes e à cidadania brasileira. Não basta dizer basta à corrupção; é preciso trabalhar todos os dias para combatê-la insistentemente, ciente de que irá encontrar inúmeras dificuldades pela frente, pois a corrupção não está enraizada em apenas uma, mas em todas as esferas do poder e, portanto, todo ato de enfretamento a ela sempre fere interesses de muitos participes ou pessoas omissas.
O importante é cada pessoa honesta dar um passo para acabar com a corrupção no Brasil; só assim a sociedade estará cada vez mais livre de verdadeiros assaltantes oficiais que fazem da função pública um meio de enriquecer à custa do sofrimento do povo que quando precisa dos serviços públicos, passa por todo tipo de privação e humilhação.
Mas nem todos estão de braços cruzados ou aplaudindo a corrupção. A senadora Maria Silva (PV-AC), por exemplo, quer que a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92) sofra mudanças no sentido de punir com maior rigor todas as pessoas envolvidas em desvio de verbas públicas. Sua proposta torna imprescritível a ação motivada por lesão ao patrimônio público ou enriquecimento ilícito de servidores, autoridades e também de terceiros contratados pelo Estado. A proposta tramita atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votada em caráter terminativo. Decisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado.
Observação importante. Essa mesma proposta já havia sido apresentada e, pasmem, estava arquivada na Casa. Como foi arquivada sem ter sido analisada pelo Senado, Marina decidiu atualizar e reapresentar a proposta no final de 2010. É por essas e outras razões que a classe política em geral, cada vez se torna desacreditada pelo povo brasileiro, salvandose raras exceções, dá até para contar nos dedos aqueles interessados em acabar com a corrupção no Brasil. Mas estes poucos compartilham com o povo brasileiro a esperança de um Brasil passado a limpo.
Lemos e ouvimos constantemente essa frase em relação a algum delinquente que cometeu um crime ou furto.
Só não entendemos do porquê o velho conhecido da polícia ainda está solto.
Claro que de alguma coisa temos conhecimento, as leis são muito frouxas com inúmeros dutos de vazamentos através dos quais o delinqüente tem como voltar para as ruas e atormentar o cidadão que mantém toda essa máquina inoperante.
Não falo em dutos de metal, falo em dutos que correm pelos nossos códigos e permitem que um advogado, mesmo iniciante na carreira, conhece sobejamente e é por aí que consegue colocar o meliante em liberdade.
Vamos falar em delinqüentes de grande vulto que em hipótese nenhuma a polícia coloca as mãos, até porque têm foro privilegiado que é uma aberração dos privilégios que excelentíssimos políticos se auto concederam.
O cidadão sabe que para cada ano entrante é feito um orçamento que vai reger as verbas federais, para onde elas deverão ser direcionadas, quais as áreas prioritárias, enfim o dinheiro que vai irrigar as veias para que o Brasil continue em seus passos, rápidos quando dependem de nós cidadãos que fornecemos essa imensidão de dinheiro e bem devagar quando depende da atuação dos políticos que os brasileiros insistem em colocar sempre no
mesmo lugar.
Esses mesmos políticos são os que aprovam a peça orçamentária, mas antes, sempre tem um “mas”’ eles acrescentam suas celebres emendas que são aqueles volumosos valores que eles destinam para seus currais eleitorais, aquele bairro que há zilhões de anos não tem asfalto e que o dito deputado destina uma verba para o asfaltamento e corre para informar aos eleitores o grande feito, como se ele não ganhasse o bastante para fazer o mínimo por aqueles que lhe deram cargo, e os milhões de reais que vai receber durante todo o mandado que lhe foi outorgado pelos coitados que tiram os sapatos todos os dias para caminhar na lama ou ficar nas filas dos hospitais com filhos com problemas respiratórios em tempos de seca.
Mas vamos falar do que trata o titulo deste texto:
Lá em Brasília tem uma ex-socialite chamada Wilma Magalhães Soares que se filiou ao PTB, coincidentemente, o mesmo partido do senador Gim Argello que, não por acaso, foi o relator do orçamento de 2011.
Essa senhora candidatou-se a uma vaga na Câmara Legislativa do DF. O braço da justiça alcançou a ilustre candidata e não permitiu a candidatura, condenada pela Justiça Federal por envolvimento com os Anões do Orçamento, isso em 1990, portanto uma velha conhecida da, neste caso, Justiça.
Os anões do orçamento o leitor (a) deve lembrar, foi aquele caso escabroso, que de tão grande teve político que, para justificar a bandalheira disse que ganhou inúmeras vezes na Mega Sena. Aliás, todos foram condenados, mas estão por ai, livres, leves e soltos. Teve
José C. de O. Robaldo * Aqui mesmo, nesta coluna, na semana passada, fiz algumas reflexões sobre o anteprojeto de reforma do Código de Processo Penal (CPP) aprovado por uma das Casas Legislativas do Congresso Nacional. Contudo, volto ao tema, não só para fazer algumas correções em relação ao texto anterior, como também, para suscitar outras reflexões, devido a sua importância
Ao contrário do que constou no texto anterior, aludido anteprojeto (que teve como relator o então senador Renato Casagrande, atualmente governador do estado do Espírito Santo) foi aprovado pelo Senado Federal no mês de dezembro último e encaminhado à Câmara Federal, onde passará por nova votação e eventuais modificações, pelos respectivos deputados. No Brasil, como se sabe, adotou-se o sistema bicameral (duas câmaras: Senado e Câmara Federal). Em regra, uma inicia o processo legislativo e a outra o revisa. No caso, a revisão ficou a cargo da Câmara Federal, que, pelos prognósticos, deverá analisar, discutir e aprovar aludido anteprojeto ainda este ano. Essa é a expectativa, se se tornará ou não realidade, só o futuro dirá. A elaboração desse anteprojeto, que teve como presidente o ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ficou a cargo de uma comissão de juristas altamente qualificados.
O propósito do texto anterior foi o de se fazer algumas
Itaciana Santiago*
considerações sobre o “Juiz de Garantias”, tema este inédito no nosso sistema processual penal e que, por isso, vem demandando muitas discussões, o que é absolutamente normal, sobretudo por se tratar de novidade.
O que se pretende com o novo CPP, entre outras substanciais mudanças, é a implantação do “Juiz de Garantias” ao lado do “Juiz do Processo”, o que significa que, uma vez aprovado o novo código, teremos, necessariamente, dois juízes: um para a fase investigatória (que vai até a propositura da ação penal – daí a denominação de “Juiz de Garantias”) e outro do processo (que se inicia com o recebimento da denúncia, ou seja, que dá início ao processo – daí a denominação de “Juiz do Processo”).
No texto anterior, por um lapso, ficou consignado que o “Juiz de Garantias” acompanha a instrução do processo. Ao contrário, o propósito da mudança é o de evitar que o juiz que decretou a prisão preventiva do indiciado/suspeito (ou que tenha autorizado diligências como, por exemplo, busca e apreensão domiciliar, quebra dos sigilos telefônico, fiscal e bancário etc) participe da instrução do processo (oitiva de testemunhas etc) e, ao final, venha sentenciar o feito (processo). A ideia ou lógica dessa assertiva é a de que o juiz que autoriza diligências na fase do inquérito policial possa ser “contaminado” com o denominado “pré-julgamento” e, com isso, prejudicar o réu ao sentenciá-lo.
Essa novidade está no artigo 14 do anteprojeto aprovado, que em seu caput traz a seguinte redação: “O juiz das garantias é responsável
pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais cuja franquia tenha sido reservada à autorização prévia do Poder Judiciário...”. Tal competência vem explicitada ao longo de vários incisos e alíneas desse mesmo artigo.
O propósito final dessa novidade, como expresso no aludido artigo, é o controle da legalidade da investigação e consequente salvaguarda dos direitos individuais do investigado, procurando evitar, com efeito, eventuais abusos na investigação.
Seguindo a linha do texto anterior, volto a afirmar que a idéia é palpitante, eis que tudo que vier para tornar realidade o Estado de Direito que a CF/88 se propôs a garantir é bem vindo. A dúvida está no seu aspecto prático. O medo é que o “tiro saia pela culatra”. Se já temos carência de juízes, com essa inovação, o quadro se agravará mais ainda. Aquilo que é para salvaguardar, proteger os direitos individuais do suspeito/indiciado, por via transversa, não irá prejudicar o indiciado, a sociedade e a vítima concomitantemente?
Cabe à Câmara Federal refletir sobre esse tema, sobretudo quanto aos aspectos da conveniência e oportunidade da sua adoção.
São apenas reflexões!
*Procurador de Justiça aposentado. Mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual Paulista-unesp. Professor universitário. Representante do sistema de ensino telepresencial LFG, em Mato Grosso do Sul. Ex-conselheiro Estadual de Educação. e-mail jc.robaldo@terra.com.br
o João Cunha que alegou que era muito ajudado por Deus.
A ex-socialite disse o seguinte na Folha de São Paulo de 7/12/2010:
“Conheço o Gim Argello há muitos anos, ele é muito meu amigo. Em Brasília se a gente não souber nada de política tem que mudar da cidade. O que acontece, tenho que fazer um pouco de política e o Argello me deu a oportunidade de aprender um pouco”.
Ela já aprendeu há muitos anos, em 2007 ela passou seis meses presa porque ela e seu ex marido, em acordo com sortudo e já falecido João Cunha, mandavam dinheiro ilegalmente para o exterior.
Gim Argello destinou Três milhões de reais de sua cota individual para entidades fantasmas do distrito federal, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo.
Para a ONG controlada pelo filho da senhora Wilma o jovem de 26 anos, Alisson Magalhães, foram destinados R$. 250.000.00 pelo amigão Gim Argello. A revista Época nos dá um presente informando que o ilustre senador destinou valores do orçamento para uma empresa que pertence a familiares seus e o mais grave, emprega, desde 2008, a senhorita Mariana Naoum, namorada de seu filho Ginzinho, com um salário de R$. 6.000,00.
Agora diz que se for proibido vai demiti-la. Coitado, ele não conhece as leis que eles mesmos fazem. Esse é o típico cidadão que é um velho conhecido da polícia, digo, da Justiça.
*Economista/empresário. email: manoelmarquescardoso@ hotmail.com
No século em que se fala e se vive a era da globalização, dos avanços tecnológicos, da medicina, das formas de livre expressão religiosa, credos e crenças, supomos que caminhamos a passos largos para o progresso e para a vida plena! Quanto ingênuo somos ou quanto cruéis somos. Pois construímos uma sociedade dicotômica, exacerbada em seu egoísmo e orgulho, enquanto marcha célere rumo a uma realidade por demais insensata e destruidora. Digo que à beira de um mundo utópico, frio e calculista, diferemse os modos de vida! Enquanto uns fartam-se na bonança e nos desvarios das falcatruas, outros tem como seus lares a rua, a praça, a sarjeta...
Num país dito democrático, existem cidadãos impossibilitados de exercerem a sua cidadania, no que de mais representa esse exercício, o seu voto! Ainda penam sem teto, sem documento, sem lenço... Segundo o sociólogo Juraci Antonio de Oliveira, “os direitos humanos foram uma conquista ao longo da historia da civilização e que ainda hoje, em pleno século 21, é um campo que se encontra longe do consenso. O mesmo ocorre com status de cidadão. Poderíamos dizer que no limite, moradores de rua e tantos outros excluídos, são cidadãos, porem não são tratados como tal, não exercem seus direitos e deveres dentro dos padrões minimamente aceitáveis”.
Das metrópoles onde a quantidade desses brasileiros “sem identidade” é grande, também se encontram esparramados pelas pequenas cida-
des, isso mesmo, moradores em situação de rua, que preferimos não ver para não nos sentirmos culpados, fazemos, portanto “vistas grossas” e tornamos o cidadão morador de rua invisível, ignorando seu penar. Faltam políticas públicas, saúde, abrigos, tratamento para dependentes químicos, falta amor e seriedade. Que Dourados após enfrentar um período de turbulência, descrença e dor, saiba realmente dar a volta por cima e que a nova administração pense na população como um todo, pois todos são sujeitos de direitos e se vivemos uma democracia, que seja plena!
*Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Família e Políticas Públicas, Membro do Comitê de Governança Unicef Opas. – itacianasantiago@ gmail.com – www.itacianasantiago.blogspot.com
MAIOR CIRCULAÇÃO EM TODO O INTERIOR
edITorA JorNAl o ProGreSSo lTdA CGC 03.356.425/0001-26 departamento Comercial, Administração, redação e Parque Gráfico: Av. Presidente Vargas, 447 CEP 79804-030 Dourados-MS. Telefones redação: (0xx) 67-3416-2600 Depto. Comercial: (0xx) 67-3416-2600
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Emendas
César Cordeiro cordeiro@progresso.com.brFaltam apenas dez dias para as eleições extemporâneas e nota-se que os eleitores estão mais afoitos a corrigirem os erros da fracassada Era Artuzi do que preferir arriscar. Neste período de silêncio total, custa acreditarmos que estamos em plena disputa eleitoral. Dentre os concorrentes, o mais conhecido e disparado na frente é Murilo Zauith (DEM) que tem adotado o discurso de arrumar a casa como se fosse a sua. Genival Valeretto (PMN) insiste em combater a corrupção, Geraldo Sales (PDSC) faz o discurso “feijão com arroz” e José Araújo (PSOL) idem. Nada de novo, nada que represente um impacto de mudanças. O tempo é curto demais e eleição extemporânea é assim mesmo, rápida como um raio, e os três candidados desconhecidos da população preocupam-se mais em sair do anonimato para garantir eleições futuras, como a de vereador, por exemplo, que está bem próxima. Enfim, o clima é de calmaria. Também pudera, basta a agitação que o povo passou no fatídico setembro de 2010, quando poucos sobraram para contar a história triste do Furacão que provocou um vazio, não só na Prefeitura e na Câmara, como na mente decepcionada dos quase 130 mil eleitores douradenses. Mas com a normalidade restabelecida a partir de março, parafraseando Ivan Lins, estaremos “no novo tempo, apesar dos castigos, pois estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos”
não
As comissões processantes da Câmara Municipal anunciam na manhã de hoje os resultados sobre os pedidos de arquivamento solicitados pelos vereadores varridos pelo Furacão. Com absoluta certeza eles irão optar pela cassação do grupo dos oito e não pelo arquivamento. A partir daí só uma questão de dias. A situação dos suplentes que fazem parte das comissões é tão cômoda, que legislam em causa própria e ainda ficam de bem com a população. É como unir o voto útil ao resultado agradável.
Cadê a usina?
Pessoa atenta que se identificou como Clodoaldo Santos enviou e-mail à coluna com as seguintes observações: “Semana passada lendo o Progresso fiquei sabendo sobre a licitação para as empresas fazerem a operação tapa-buraco, que não deu certo. Eu moro na região da Vila Industrial e nas duas esquinas da minha casa tem buracos. Sobre a licitação, a nossa prefeita disse que os responsáveis pelos buracos na cidade são as empreiteiras”.
Boa memória
Segue Clodoaldo: “Mas eu me recordo que há alguns anos atrás houve uma aquisição pelo município de uma Usina de Asfalto sobre Rodas, fato comemorado, acho eu que pelo prefeito Tetila, que iria diminuir o custo das operações tapa-buraco e agilizar o serviço, pois seria feito pela equipe da própria Prefeitura. Eis que agora te pergunto: onde está aquele caminhão Mercedes, azul, que tinha sobre a carroceria a Usina de Asfalto? Será que não é mais barato para o município fazer o serviço com usina e equipe própria
União libera recursos para áreas de saúde, esporte e lazer e agropecuária
No brete
Os integrantes do primeiro escalão do governo peemedebista de André Puccinelli estão curiosos para saber o que o governador tem a dizer na reunião da cúpula do governo marcada para esta quintafeira. Desde que o italiano arredou o pé do Estado para curtir férias com a família deixou avisado que voltará com gosto de gás.
Tapas e beijos
do município do que esbarrar em processos licitatórios e encarecer a mão de obra? Peço aqui a resposta aos nossos administradores”.
Pesquisa prefeito
Uma pesquisa a ser divulgada neste final de semana, demonstrando o quadro eleitoral em Dourados, revela o que todos já sabiam: uma distância quilométrica de um dos candidatos em relação aos demais. Nem com trem bala os três conseguiriam alcançar o primeiro. Mesmo virando o resultado de cabeça para baixo várias vezes, não tem consolo.
A vez de Delcídio
Depois do ex-prefeito e deputado estadual eleito pelo PT Laerte Tetila gravar para o programa eleitoral pedindo votos para a dupla Murilo e Dinaci, chegou a vez do senador Delcidio do Amaral fazer a mesma coisa. Delcidio está em Brasília e sua fala será gravada na capital federal. O senador é um dos principais mentores e apoiadores da aliança histórica em Dourados. Dizem que seu depoimento é de fazer qualquer radical passar mal.
Tempos de paz
Enrolado até o pescoço com um consignado impagável, um ex-diretor estaria prestes a ser nomeado pelo mesmo político causador do prejuízo a ele como chefe de gabinete. O tal consignado causou um distanciamento entre ambos, mas agora pelo visto, tá tudo superado.
Um governo forte se faz perdoando.” (Presidente Juscelino Kubitschek)
Dourados - A prefeita Délia Razuk assinou seis convênios com a Caixa Econômica Federal para investimento de R$ 3.257.494,65 em projetos das áreas de saúde, esporte e lazer e agropecuária. A assinatura ocorreu na manhã de ontem, no gabinete, e contou com a presença do gerente de relacionamento da Caixa em Dourados, Nivaldo de Araújo Petelin. Os recursos foram garantidos ao município através de emendas parlamentares.
município.
Bandeira de luta de Délia Razuk desde que assumiu o mandato na Câmara de Vereadores, a construção do PAI foi encampada pelo deputado federal Marçal Filho (PMDB), que apresentou a emenda para garantir os recursos.
Pronto Atendimento Infantil (PAI) está incluído enter os convênios
A unidade do PAI será instalada no Jardim Terra Roxa, a 50 metros da Rua Coronel Ponciano e perto da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que também está em construção.
investimento de R$ 406,2 mil, incluindo a contrapartida do município, na aquisição de patrulha mecanizada para auxiliar no trabalho de recuperação das estradas rurais do município. Os recursos foram garantidos através de emenda do ex-deputado e agora senador Waldemir Moka (PMDB).
O senador Delcídio do Amaral (PT) e o empresário Antonio João Hugo Rodrigues (Grupo Correio do Estado) andam se estranhando desde a última campanha eleitoral, com farpas recíprocas via Twitter. O jornalista não esconde de ninguém sua mágoa por ter sido alijado do processo eleitoral, uma vez que gostaria de ter sido novamente indicado suplente na chapa do petista.
Sonhador
Délia Razuk disse que o município esteve em vias de perder os recursos por atraso e erros na documentação apresentada ao governo federal. Ao saber das emendas, ainda no fim do ano passado, a prefeita determinou à equipe técnica um esforço concentrado para garantir a verba.
“São recursos destinados a áreas importantes, conquistados através do trabalho de nossos parlamentares, que não medem esforços em ajudar Dourados. Não podíamos perder essas verbas, que vão beneficiar diretamente nossa população”, afirmou a prefeita.
PAI
Entre os projetos incluídos nos convênios assinados ontem está a construção do PAI (Pronto Atendimento Infantil), uma unidade de saúde exclusiva para o atendimento às crianças e adolescentes. O valor do convênio do PAI é de R$ 1,58 milhão entre recursos federais e contrapartida do
O PAI oferece consultas médicas especializadas com equipe multiprofissional, odontologia, fisioterapia, saúde mental e serviços de enfermagem, vacinação e distribuição de medicamentos. Também haverá espaço para recreação.
“Essa unidade do PAI é uma reivindicação que fizemos na Câmara e foi encampada pelo deputado Marçal. Estou muito feliz por ter lutado por essa conquista como vereadora e agora, como prefeita, tenho oportunidade de assinar o convênio para liberar os recursos”, afirmou Délia.
O assessor de planejamento da prefeitura, Ênio Lopes Pinheiro Junior, informou que depois de transcorrida a parte burocrática, que deve levar em torno de 20 dias, a Caixa vai autorizar a abertura das licitações.
AgroPecuárIA
A prefeita também assinou ontem o convênio para
Outro convênio, no valor de R$ 281,7 mil, é destinado à execução de obras físicas e aquisição de veículos e equipamentos para apoio aos processos de gestão, produção e comercialização da agricultura familiar. Essa verba é resultado de emenda apresentada pelo ex-deputado João Grandão (PT) quando ele ainda exercia mandato na Câmara Federal.
Ainda para o setor agropecuário, a prefeita assinou convênio liberando R$ 143,5 mil para aquisição de um trator agrícola, garantidos através de emenda do deputado federal Vander Loubet (PT).
esPorte e lAzer
Délia Razuk também assinou o convênio que garante investimento de R$ 415,9 mil na revitalização do Ceper (Centro Poliesportivo e Recreativo) do BNH 3º Plano. Os recursos são de emenda da senadora Marisa Serrano (PSDB). Outro convênio assinado pela prefeita e o gerente da Caixa garante R$ 430 mil para construção do campo coberto de beisebol, no Jardim Flórida. A emenda foi apresentada por Vander Loubet. Dourados é destaque nacional no beisebol e possui atletas que integram a seleção brasileira desse esporte.
Para analistas, a candidatura do deputado federal Vander Loubet à prefeitura de Campo Grande seria apenas uma forma de não deixar o PT fora da disputa nas eleições de 2012. Ou seja, além de fortalecer o palanque para candidatos a vereador, o partido se coloca como alternativa a outras candidaturas, mesmo sabendo que suas chances são mínimas em conquistar um território genuinamente peemedebista.
Contra-ponto
Enquanto PSDB e PT tentam se unir visando à disputa pela primeira-secretaria da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jerson Domingos (PMDB) mexe os pauzinhos para eleger Paulo Corrêa (PR) para o cargo. Para azar de tucanos e petistas, o republicano conta com o apoio do cardeal Londres Machado, que abriu mão do cargo em favor de Corrêa.
Sem lábia
Se depender de gogó para convencer o eleitorado douradense de que é a melhor opção para administrar a cidade, a maioria dos candidatos ao “mandato tampão” tem deixado a desejar nas últimas entrevistas concedida à TV Morena. Em outras palavras: até nisso o democrata Murilo Zauith (DEM), que tem apoio de 15 partidos, deu sorte.
(E-mail: conjunturaonline.com.br)
colono – Cumpádi, num para de chovê... Ic, ic, ic...
z é Pinga - ... é, cumpádi, inté o cururu tá pedindu uma trégua prá São Pedru... ic, ic, ic...
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Burros
Como ainda existem muitos, para não dizer milhões, de analfabetos geográficos no País, Mato Grosso do Sul foi mais uma vez confundido com Mato Grosso: no capítulo de sexta-feira da “Insensato Coração”, um diálogo entre as personagens Luciana e Pedro “mudou” Bonito para o Estado vizinho. Por isso, a presidente da Fundação de Turismo do Estado, Nilde Brum enviou uma carta ao autor da novela, Gilberto Braga, lembrando “essa informação equivocada gera prejuízos ao Estado e aos turistas que, mal informados, vão procurar Bonito em Mato Grosso.”
Medo?
Em seu primeiro mandato, o então governador Zeca do PT defendeu a ideia de mudar o nome para Estado do Pantanal. Para isso seria preciso uma consulta popular para aprovar ou não. Mas por questões políticas, a proposta não foi para a frente. O deputado Arroyo (PR) apresentou, no início de 2010, um projeto estabelecendo as regras e normas para se fazer a consulta. “O plebiscito que irá ver se a população quer ou não a mudança do nome do Estado”, explicou o deputado.
Menos um
O professor Enio Ribeiro de Oliveira, ex-presidente do PT por duas vezes – ligado à Democracia Socialista (DS) do João Grandão, pediu desfiliação do partido, depois do choque com a coligação com o DEM. Alegou que, “em virtude de tamanha flexibilização do Partido, não poderia mais continuar filiado e militante... A bem da verdade, devo dizer que esta crise de identidade, o PT vem experimentando desde que elegeu para governador Zeca do PT e para prefeito Laerte Tetila. Avalio que não soubemos lidar adequadamente com a ‘famigerada’ governabilidade. Isto nos fragilizou ideologicamente.”
Só rezando Produtor rural de Dourados denunciou que a rodovia estadual entre o trevo do Copo Sujo até o distrito da Cabeceira do Apa, em Ponta Porã, está “um caos”. Os caminhões que transitam pelo trecho nos dias de ficam atolados em valetas e buracos. “Quero saber para onde vai o dinheiro do Fundersul que todos pagam?” indagou o produtor. Aliás, a anarquia rodoviária começa no trecho entre Dourados e a Placa do Abadio que é só remendo e buraco, apesar de ser uma rodovia extremamente movimentada. A responsável
Cícero Faria
cicerolfaria@gmail.com
pela manutenção (?) é a Agesul.
Cachola
No programa eleitoral da TV, Murilo prometeu resolver os crônicos problemas da saúde publica em 90 dias, caso seja o vencedor no dia seis de fevereiro. “Está tudo aqui”, afirmou o candidato, apontando para a sua cabeça. Esse setor foi o calcanhar de Aquiles de Tetila e Artuzi, ou seja, os então prefeitos não conseguirem gastar os recursos do SUS dentro do esperado pelos usuários. Vamos ver se Murilo faz esse milagre!
Batalha
A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça negou na terça-feira o pedido de tutela antecipada para a pedagoga Telma Nantes de Matos, aprovada em concurso público para professores da educação infantil em Campo Grande. Ela passou, mas sua posse foi negada porque é cega. A professora recorreu mas, por 2x1, os desembargadores negaram o recurso em que pedia para assumir antes do julgamento final da ação. Telma, em 1ª instância, havia ganhado de causa, mas a Prefeitura recorreu, alegando que ela não conseguiria corrigir tarefas e provas dos alunos.
Flávio Verão
DOURADOS – O prefeito que assumir o mandato tampão em Dourados (20112012) vai ter muito trabalho pela frente para atender uma série de reivindicações apresentadas pelos profissionais da Eucação. A lista é grande e contém 23 propostas que vão desde a redução do número de alunos em sala de aula, adequar o valor investido pela Prefeitura na merenda escolar, instituir a escola com período integral e melhoria salarial.
falar sobre as propostas de campanha. O encontro foi realizado na manhã de ontem, no Simted.
Se o Murilo precisasse de um candidato de peso, seria eu...
Bate-Rebate
A partir da próxima terça-feira assumem no Tribunal de Justiça os desembargadores Luiz Carlos Santini (presidente), Hildebrando Coelho Neto (vice) e Atapoã da Costa Feliz (corregedor-geral).
Já o Regional Eleitoral (TRE) elegerá amanhã o presidente e vice. A escolha será entre Josué de Oliveira e Joenildo de Sousa Chaves.
No ano passado, para cada automóvel circulando em Mato Grosso do Sul, havia 5,6 moradores, apontou uma pesquisa divulgada pelo Ipea.
Os 24 deputados estaduais eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro. De Dourados, Zé Teixeira, Tetila, Takimoto e Lauro Davi.
Especulações sobre o futuro secretariado de Murilo, se ele ganhar, lógico, tem deixado setores do magistério de cabelo em pé. O nome mais citado para a Educação seria Antonio Leopoldo Van Suypene, que exerceu o cargo com Tetila, dentro da cota política de João Grandão.
Nem venceu a fatura da eleição para prefeito, e o senador Delcidio do Amaral (PT) disse ao Correio do Estado, que “sem dúvida nenhuma o Murilo vai marchar conosco”, isso em 2014 para o governo.
Em Ivinhema, o vereador Zé Bugre continua cobrando do prefeito a criação do “bolsa família” local. Seria um cartão com crédito de R$ 50 mensais para os servidores municipais que ganham um salário mínimo.
Eu trabalho pra pagar as contas. Pra ficar rico eu jogo na loteria.
O pastor Adilson Machado, de uma igreja evangélica de Sidrolândia, entrou com processo na Justiça contra a Prefeitura para que seja retirada a frase “Ave Maria” da bandeira do município.
O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 1 milhão para obras de recuperação de danos causados por fortes chuvas em Dourados. A verba se destina principalmente à reconstrução de casas atingidas por granizo.
Até agora o candidato que procurou o Simted foi Murilo Zauith
As reivindicações foram formuladas pelo Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted). Elas serão apresentadas, a propósito, para os quatro prefeitáveis que procurarem a categoria. “Sabemos que eles estão fazendo reuniões com diversos setores organizados. Aguardamos, assim, que todos eles nos procurem”, disse José Carlos Brumatti, presidente do Simted.
Dos quatro prefeitáveis que disputam o mandato tampão, Murilo Zauith foi o que procurou até agora os profissionais em Educação para
As propostas para uma educação considerada ideal em Dourados atende uma série de medidas que beneficiam profissionais e alunos. Algumas delas são reconhecidas pelo próprio Simted como difíceis de serem implementadas na gestão tampão, mesmo assim foram colocadas para serem introduzidas como projeto experimental, como é o caso da escola com período integral.
Entre as reivindicações da categoria está também a redução no número de alunos em sala de aula. Para isso seria necessário construir novas escolas. De acordo com Brumatti, o ideal seria 20 estudantes. “Como sabemos que essa não é uma realidade para Dourados, solicitamos, ao menos, 30 alunos por sala”, argumenta.
Nesse mesma linha de proposta, o Simted pede a reativação do Centro de Ensino de Línguas. “Ela funcionou por um curto período, limitada, e foi extinta na gestão do
ex-prefeito. A ideia é que os alunos possam ter um local de referência para estudar inglês, espanhol ou guarani”, diz José Carlos Brumatti.
Com o acúmulo de funções dada aos professores, a categoria também apresenta como proposta a implementação de programas de prevenção à saúde do educador, com a presença de psicólogos e psicopedagogos nas escolas para atender professores e alunos. “Hoje a escola não tem somente a função de ensinar. Passou a assumir papéis que a família ou a sociedade não está exercendo”, justifica o presidente do Simted. Também na área da saúde, os educadores sugerem um programa de saúde vocal, mental, LerDort e Síndome Burnout (distúrbio psíquico de caráter depressivo).
Dentre as reivindicações estão ainda a melhoria do investimento da Prefeitura na merenda escolar. Os recursos são do governo federal, com contrapartida do município. Os educadores pedem também ampliação de vagas nos Ceims, discussão do Plano Municipal de Educação, recuperação dos salários e aumento no percentual de recursos a serem investidos na educação municipal, de 25% para, no mínimo, 30%.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Trabalho
ampo Grande
– Em quatro anos
Mato Grosso do Sul gerou 62.663 empregos formais, de acordo com levantamento da Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab). Baseando a pesquisa no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o diretor-geral da Fundação, Cícero Ávila, explica que o índice representa um crescimento de 17,76% do total de estoque de empregos criados no Estado. O saldo, segundo Cícero, é resultado de uma economia com a base diversificada – compromisso apontado pelo governador André Puccinelli como prioridade da administração.
setor terciário, que abrange comércio e serviços – este último com índices elevados de informalidade. Com incentivos do governo do Estado, que investiu em infraestrutura – como logística e transporte –, aliado ao comprometimento dos municípios, o Estado atraiu indústrias e diversificou a base da economia.
“O grande desafio era crescer a indústria, porque quando se investe neste setor fazemos crescer o setor primário porque a indústria demanda insumos e matérias-primas.
O saldo é resultado de uma economia com a base diversificada
“O compromisso do governador era a diversificação da base econômica e ao fim desses quatro anos, sem sombra de dúvidas, pelo viés do emprego fica evidente que nós conseguimos cumprir bem esta tarefa”, afirma o diretorgeral da Funtrab.
Ele observa que anteriormente a economia sul-matogrossense era baseada no setor primário da economia (agricultura e pecuária) e no
Impacta-se o setor terciário porque junto da indústria temos um conjunto de serviços que são acrescidos no entorno dela, como segurança, limpeza, transporte, comunicação e outros que se ampliam para atender a esta demanda da atividade industrial”, detalha. De 2007 a 2010, o setor da indústria foi responsável por 23,39% do total de empregos gerados em Mato Grosso do Sul, conforme aponta Cícero Ávila. Setores como comércio e serviços aparecem logo em seguida com 22,21% e 22,16% respectivamente. A lista também
Cícero Ávila aponta a industrialização como um grande motor da economia atual
traz o setor extrativo mineral, sendo responsável por 14,27% dos empregos gerados ao fim de quatro anos e 13,07% da construção civil.
EMPREGO EM tOdO MS
Um estudo realizado em 2009 pelo Observatório do Trabalho da Funtrab aponta ainda que atualmente já é possível observar uma forte atividade econômica industrial em sete das nove regiões de Mato Grosso do Sul. “Quando crescemos este emprego regionalmente po-
demos afirmar também que está havendo uma redução das desigualdades regionais. Porque quando o emprego formal chega na maioria das regiões o governo cumpre uma outra função importante que é fazer o Estado se desenvolver como um todo, gerando bem-estar social”, analisa Ávila.
Para atender o desenvolvimento econômico que culmina em geração de trabalho, o Estado amplia também seu sistema público de empregos. Atualmente são disponibilizados 23 Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador
(Ciats).
“Este ano vamos inaugurar mais oito Ciats, chegaremos à nossa meta atual que é de 31 centros em todo o Estado. Isso vai permitir uma cobertura muito mais ampla em todo o sistema público de empregos do Estado e agora com a mudança do novo sistema web, nós vamos estudar um mecanismo para que haja uma expansão desta rede, com a parceria dos municípios, para todas as regiões que queiram”, afirma. Além de oferecer serviços como encaminhamento ao
mercado de trabalho, solicitação de seguro-desemprego, oferecimento de linhas de crédito através do Banco da Gente, é também nos Ciats que o trabalhador tem acesso à capacitação.
QuALIfICAçÃO
Segundo o diretor-geral da Funtrab, nos últimos quatro anos a Fundação capacitou 15.807 trabalhadores que saíram mais qualificados para atender à demanda do mercado de trabalho. No total foram investidos quase R$ 23 milhões em capacitação, entre investimentos próprios do governo do Estado e em parceria com a União. “Crescemos em qualidade e agora queremos consolidar isso dando suporte de formação para os sul-mato-grossenses”, completa.
“O melhor mecanismo de inclusão social e de distribuição de renda que existe em uma sociedade capitalista é o emprego. Não há outra política social mais receptiva para que haja uma desconcentração de renda e maior inclusão social, maior capacidade de consumo. Portanto, quando falamos de geração de empregos, estamos falando de melhoria do bem-estar social de uma população”, conclui Cícero Ávila.
Willams Araújo ampo Grande – Reunidos ontem em assembleia-geral na Assomasul (Associação dos municípios de Mato Grosso do Sul), os prefeitos obtiveram a garantia do governador André Puccinelli (PMDB) de aumento na “per capita” (custo por aluno) para a manutenção do transporte escolar deste ano.
Pelo acordo, o convênio a ser assinado entre a Assomasul e a Secretaria de Educação será de R$ 79,00 para as linhas mistas e R$ 139,00 para as linhas puras, ou seja, um aumento de 10% e 15%, respectivamente.
Linhas mistas são aquelas em que os ônibus das prefeituras transportam alunos tanto da rede municipal quanto da rede estadual de ensino, por isso a motivo do convênio entre o Estado e prefeituras. Nas puras, apenas os estudantes do município são transportados.
Em 2010, cada aluno que
as prefeituras transportavam custava R$ 72,60 (linhas mistas) e R$ 121,00 (linhas puras), o que totalizou um repasse de R$ 26,855 milhões ao longo do ano letivo.
O acordo só foi possível depois de várias horas de discussão. O presidente da Assomasul, Beto Pereira (sem partido), e o presidente eleito e prefeito Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB), tiveram de deixar a reunião por alguns minutos para encaminhar a posição da assembleia-geral ao governador.
“Foi uma reunião positiva na qual os prefeitos saíram satisfeitos após discutir a exaustão. Ao final, o governador André Puccinelli foi sensível a nossa proposta e aprovou os novos percentuais a serem repassados aos municípios”, comemorou o prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR), diretor para Assuntos Municipalistas da Assomasul.
Apesar do acordo, a maioria dos municípios continua enfrentando dificuldades para
Prefeitos de MS discutem, na sede da Assomasul, a questão do transporte escolar
oferecer o transporte escolar.
Na prática, além de transportar seus próprios alunos, os gestores municipais se veem obrigados a assumir grande parte dos alunos da rede estadual, o que torna o custo elevado, se colocado na ponta do lápis os gastos com manutenção dos veículos, entre outros itens que compõem o transporte escolar.
O governo federal apoia
financeiramente estados e municípios por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).
É repassado o equivalente a R$ 120,73 a 172,24 por aluno/ano.
Como reconhecimento por quem presta o serviço de transporte escolar, o Pnate faculta aos Estados autorizar, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
(FNDE), o repasse direto aos municípios do valor do programa correspondente aos alunos das escolas estaduais.
MAJORACÃO SALARIAL
Durante a assembleiageral, os prefeitos também discutiram a questão do índice de reajuste salarial a ser concedido pelos municípios após aprovação do novo salário
mínimo, cujo debate ocorrerá a partir da abertura do ano legislativo.
Ao contrário de anos anteriores, desta vez a Assomasul deixou o reajuste a critério de cada prefeito. No ano passado, a entidade recomendou índice zero, levando em conta a crise financeira internacional que abalou as finanças públicas do País de um modo geral.
“A Assomasul recomenda aos municípios que tomem os cuidados necessários para não se exceder nos índices de reajustes, devendo ser levado em conta as atuais dificuldades financeiras dos municípios, bem como, os limites estabelecidos pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal)”, diz trecho do documento aprovado ao final do encontro.
Para o presidente Beto Pereira, o importante é que os prefeitos tenham cautela na hora de fixar um índice de reajuste salarial para que, mais tarde, não tenham que comprometer a receita das prefeituras.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Balanço
O setor industrial triplicou o número de traballhadores em 20 anos, aponta pesquisa Radar da Fiems
Divulgação
Campo Grande -
Com saldo de 10.096 empregos formais criados de janeiro a dezembro do ano passado, o setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, alcançou um estoque total de 113.398 postos de trabalho, o que representa mais do que o triplo do número de trabalhadores que as indústrias do Estado tinham há 20 anos e mais do que o dobro da quantidade de funcionários do setor na década, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.
“Os números demonstram que Mato Grosso do Sul está no caminho certo. O Sistema Fiems avança cada vez mais no propósito de dar apoio integral à produção com ações de qualificação de mão-de-obra, educação trabalhador e representatividade institucional”, avalia o presidente da Fiems, Sérgio Longen, completando que esse acelerado processo de industrialização do Estado traz uma série de demandas que precisam ser atendidas para levar os benefícios desta nova economia para o maior número possível de municípios e pessoas. “A competitividade deve ser a marca da nossa
indústria”, definiu. Sérgio Longen reforça que neste ano é necessário elaborar um planejamento para definição de uma política pública que amplie as oportunidades do desenvolvimento industrial para outras regiões do Estado, como, por exemplo, a fronteira e o norte, além de áreas específicas no cone-sul e centro. “Precisamos integrar para desenvolver. Por isso mesmo, já estamos articulando para consolidar ao longo deste ano um movimento envolvendo o Governo do Estado, as
No saldo total, a indústria ficou atrás somente do setor de serviços
Prefeituras Municipais e as lideranças representativas das bancadas estadual e federal de cada região para traçar um plano de ações conjuntas com o setor produtivo, representado pela Fiems, Fecomércio e Famasul”, declarou.
Evolução
Enquanto em 1990 as cerca de 3,7 mil indústrias instaladas em Mato Grosso do Sul empregavam 32.398 trabalhadores, em 2000 as 5,2 mil empresas do setor contavam com 45.761 industriários
e, no ano passado, as 9,5 mil indústrias fecharam o ano com 113.398 empregados, ou seja, aumento de 250% em 20 anos e de 148% na década. Já na comparação com o desempenho de 2009, quando as 9 mil indústrias instaladas no Estado empregavam 103.302 trabalhadores, o crescimento do ano passado foi de 10%, consolidando 2010 como o ano em que o setor manteve sua elevada participação sobre o saldo total de empregos formais criados no ano em nível estadual – 36,1% dos 27.975 novos postos formais de trabalho.
Ainda com relação à participação sobre o saldo total de
empregos formais criados no Estado em 2010, a indústria ficou atrás, somente, do setor de serviços, que representou 36,4% ou 10.177 novos empregos. Na sequência aparecem os setores de comércio com 7.436 vagas ou 26,6%, agropecuária com 340 vagas ou 1,2% do total de novos empregos criados em Mato Grosso do Sul no ano de 2010 e administração pública com uma queda equivalente a 0,3% ou 74 vagas a menos. Dessa forma, graças ao bom desempenho do setor industrial no ano passado, o Estado encerrou a primeira década do século 21 com o saldo acumulado de 551,5 mil postos formais de trabalho, o que indica uma elevação equivalente a 5,34% sobre o estoque total verificado ao fim de 2009.
ÍNdIcE dE Evolução
De 2005 a 2010, período avaliado pelo Índice de Evolução do Emprego Formal – que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems para mostrar a evolução ocorrida no estoque de empregos formais em Mato Grosso do Sul a partir do estoque verificado no fim de 2005 –, a indústria estadual foi responsável pela abertura de 45.129 postos formais de trabalho, média anual de 9.026 vagas. No mesmo período, o conjunto da economia estadual gerou 132.285 novos empregos, ou seja, 34,1% do total de empregos criados se originaram nas atividades industriais, sendo a maior par-
ticipação entre os segmentos econômicos no Estado.
Na sequência aparecem os setores de serviços, com a criação de 40.674 vagas ou 30,7%, comércio, com 25.713 ou 19,4%, administração pública, com 14.446 ou 10,9%, e a agropecuária, com 6.323 ou 4,8% do total de empregos formais criados no Estado entre os anos de 2005 e 2010.
O índice no setor industrial, na posição verificada em de dezembro de 2010, foi de 166,1 pontos, indicando um crescimento de 66% sobre o estoque do ano base (2005).
Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou um índice de 140,8 pontos e crescimento de 41%, enquanto o comércio alcançou 132,1 pontos (+32%), a agropecuária chegou a 111,5 pontos (+12%) e a administração pública com 112,4 pontos (+12%). No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou a marca 131,6 pontos (+32%).
Segundo análise do Radar da Fiems, constata-se, deste modo, que no período compreendido entre 2005 e 2010, o ritmo de expansão do emprego formal na indústria em Mato Grosso do Sul foi 26% maior que àquele apresentado pelo conjunto da economia estadual. Na mesma comparação, em relação aos segmentos de serviços, comércio, administração pública e agropecuária, o ritmo de expansão da indústria foi maior em 18%, 26%, 48% e 49%, respectivamente.
Do U rado S – Os valores médios do etanol hidratado subiram em postos de 19 Estados brasileiros e perderam vantagem para a gasolina. A informação é da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Mato Grosso do Sul é um dos estados em que o motorista do carro flex pode adotar com segurança o álcool ao invés da gasolina. No Estado de Mato Grosso abastecer com álcool também é vantajoso.
e a gasolina R$ 2,82. Para saber qual o combustível mais vantajoso em carros flex é simples: basta multiplicar o valor da gasolina por 0,7 e se o resultado dessa multiplicação for inferior ao preço do álcool será vantagem abastecer com gasolina. Caso contrário, se o valor da operação for superior ao do álcool, será vantagem colocar álcool. Na verdade, com esse cálculo comparese o valor do litro de álcool com 70% do valor do litro de gasolina e é vantagem o mais baixo.
(Multiplique a quantidade de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais).
Na capital Campo Grande e no interior, o preço dos combustíveis variam bastante, mesmo assim, independente do preço, abastecer com gasolina não está sendo um bom negócio. O último levantamento da ANP mostra que o preço médio da gasolina em Campo Grande é de R$ 2,63 frente a R$ 1,87 do álcool. Na segunda maior cidade do Estado, Dourados, a gasolina está em média de R$ 2,71 contra R$ 1,94 do álcool. Ponta Porã foi uma das cidades sul-mato-grossenses que mais apresentou aumento no etanol: R$ 2,11
Em São Paulo, maior produtor nacional do combustível, o preço saltou 0,98%. Em Minas Gerais, segundo maior produtor, o preço médio do hidratado ficou estável na semana, em R$ 1,90. No Paraná, terceiro maior produtor, o valor médio apresentou leve recuo de 0,05%, de R$ 1,80 para R$ 1,80, se comparados os mesmos períodos. As cotações recuaram também em cinco estados: Acre, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima. Os valores ficaram estáveis em Minas Gerais e no Distrito Federal.
Flávio VerãoBanco Central
Fernando Nakagawa e Fabio Graner
Bra S ília - Após o anúncio de medidas para conter o crédito em dezembro e antes mesmo do aumento da taxa Selic na semana passada, famílias e empresas já pagavam muito mais para tomar empréstimo nos bancos.
Dados do Banco
Central mostram que, depois de uma ligeira alta das taxas em dezembro, o juro médio praticado no sistema financeiro disparou de 35% anuais no fim do ano passado para 38% em 12 de janeiro, o mais alto patamar desde abril de 2009.
Na média, a taxa do crédito às famílias aumentou para 45,1%
Quem mais está sofrendo com o aumento do juro são as pessoas físicas, especialmente nos empréstimos para o consumo – como financiamento de veículos, crediário de loja e crédito pessoal, inclusive o consignado. Na média, a taxa do crédito às famílias aumentou de 40,6% ao ano em dezembro para 45,1% no último dia 12, uma alta de 4,5 pontos porcentuais, salto raro de ocorrer em menos de uma quinzena.
O encarecimento aconteceu porque ações prudenciais tomadas pelo governo em dezembro aumentaram o custo para os bancos operarem financiamentos, especialmente de prazos mais longos. Além disso, a expectativa de que a Selic começaria a subir já começou a elevar a taxa de tomada de recursos pelos bancos, embora este impacto no resultado ainda seja pequeno, segundo o BC. No início do mês passado, o governo mudou algumas regras e passou a exigir que bancos mantenham maior volume de recursos retidos no Banco Central, o chamado depósito compulsório. Com isso, cai o volume de dinheiro em circulação e instituições deixam de ganhar dinheiro, já que os valores recolhidos no BC poderiam ser emprestados ou investidos em títulos do governo. Além disso, a autoridade monetária penalizou as operações de crédito ao consumo, como financiamento automotivo, com prazos mais elevados.
Dessa forma, os bancos elevaram a margem cobrada nos empréstimos, conhecida como spread, para preservar
sua rentabilidade em um quadro em que terão de ofertar menos empréstimos. Em 12 dias, houve alta de 2,9 pontos no spread, para 26,4 pontos porcentuais ao ano.
“É exatamente o efeito esperado pelo BC, que adotou medidas prudenciais e começou a subir o juro para segurar a demanda e esfriar um pouco a inflação”, diz a economista-chefe da Rosenberg & Associados, Thaís Zara. Como resultado, a média diária de concessões de novos créditos caiu 8% nos 12 primeiros dias do mês.
Ao apresentar os números, o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, sinalizou que o encarecimento visto nas
Divulgação
últimas semanas é apenas o primeiro passo do aperto que o crédito deve sofrer ao longo dos próximos meses. “Ainda vamos ver o impacto restante das medidas prudenciais e a nova decisão de política monetária”, afirmou ao lembrar que a taxa Selic subiu em 19 de janeiro, apenas uma semana após o levantamento do BC.
Além de mais caro, os empréstimos tendem a ficar mais curtos. “Hoje, temos prazos bastante dilatados. Mas nas novas concessões já temos observado redução”, diz Altamir, ao comentar que esse fenômeno será mais evidente nos próximos meses. “No passado, quando o custo de captação subia, bancos alongavam o prazo da operação para aco-
sa Civil, 23.997 pessoas ficaram desalojadas e 1.926, desabrigadas. Foram registradas ainda cinco mortes e 162 feridos.
Inscrições
São Paulo - Mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram para as 123.170 bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). São 1.048.631 interessados nas 80.520 bolsas integrais e 42.650 parciais (metade da mensalidade) até as 23h59 de terça-feira (25), número recorde registrado pelo Ministério da Educação (MEC).
O maior número de inscrições até então havia sido notado no processo seletivo do ano passado (822 mil).
Fagundes diz que lan houses têm sido usadas para realização de atividades ilegais
Brasília - A Câmara analisa o Projeto de Lei 7270/10, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que torna obrigatória a manutenção de registro dos usuários de lan houses e estabelecimentos similares que proveem acesso à internet. Segundo a proposta, o cadastro deverá ser mantido por dois anos e terá os seguintes dados: endereço e telefone do usuário, número de identidade, equipamento usado e horários de início e do término da utilização do computador. O projeto determina ainda que os dados sejam armazenados por meio eletrônico, ficando proibida sua divulgação, exceto mediante autorização do cliente, pedido formal do seu representante legal ou ordem judicial. Fagundes argumenta que as lan houses têm sido usadas com frequência para realização de atividades ilegais por meio da internet. O deputado lembra que isso ocorre pelo fato de esses estabelecimentos permitirem o acesso público não identificado à rede mundial de computadores. “Esses estabelecimentos são normalmente frequentados por crianças e adolescentes. Ao inibir a prática de delitos, a medida resguardará a segurança dos menores, afastando os delinquentes desses estabelecimentos”, afirma o deputado. O projeto será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura, mas poderá ser desarquivado pelo seu autor, que foi reeleito. Nesse caso, o texto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e também pelo Plenário.
São Paulo - Policiais da Brigada Militar de Igrejinha, no interior do Rio Grande do Sul, apreenderam 50 galos de rinha na terça-feira (25). Uma equipe do 2º Grupo de Polícia Ambiental (GPA) de Taquara foi até o local após receber denúncia anônima.
Os animais eram mantidos nos fundos de uma casa em gaiolas individuais. Muitos tinham ferimentos. Os animais serão avaliados e medicados. O responsável pelo imóvel foi autuado por maus-tratos.
Chuva afeta
1 milhão São Paulo - Cerca de 1 mi-
lhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas em Santa Catarina este ano, segundo informações da Defesa Civil Estadual. Ao todo, 71 cidades acabaram atingidas pelos temporais, que prejudicaram 919.681 moradores. Desse total, 60 municípios já decretaram situação de emergência e um está em calamidade pública. Segundo relatório da Defe-
Conforme a Secretaria de Educação Superior (Sesu), o resultado da primeira chamada será divulgado amanhã (28) no site do ProUni (http://prounialuno.mec.gov br). Selecionado, o aluno deve comparecer à instituição de ensino em que foi aprovado para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. Em 11 de fevereiro, o MEC divulgará a segunda chamada para as vagas ainda disponíveis.
São Paulo - Quatro pessoas morreram em um acidente ocorrido na rodovia BR-381, em São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais, na manhã de ontem. O acidente entre uma Meriva e um caminhão ocorreu por volta das 6h20, na altura do Km 393. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da Meriva perdeu o controle e invadiu a pista contrária, batendo no caminhão.
Todos os ocupantes do veículos morreram. O motorista
modar as prestações ao bolso do cliente. Mas agora há uma trava para os prazos”, afirmou, ao lembrar da nova regra que gera custos adicionais aos bancos que tentarem ampliar o número de parcelas.
INadImPlêNcIa
Apesar do custo mais elevado para se emprestar dinheiro, a fatia dos créditos para pessoas físicas com atraso nos pagamentos superior a 90 dias está em 5,7%, o menor patamar desde junho de 2001. A inadimplência desse segmento vem caindo desde meados de 2009, mas Altamir acredita que a tendência agora, com a maior restrição ao crédito, é de acomodação em torno desse patamar. “É provável
de 57 anos, a passageira de 67, e dois meninos, um de 8 e outro de 11 anos. O motorista do caminhão, de 35 anos, saiu ileso do acidente.
Recorde de chuva
São Paulo - A cidade de São Paulo bate o recorde histórico de chuva em janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do dia 1º até às 10h de ontem choveu 493,7 mm na capital. O volume de chuva está 89% acima da média normal para o mês que é de 261 milímetros.
Esse índice supera o recorde anterior, registrado em 1947, quando chover 481,4 mm. Os dados foram registrados na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte. A medição sobre o volume de chuvas é feita desde 1943.
São Paulo - O vereador Renato Cariello (PDT) foi baleado na manhã de ontem na rua onde mora, no bairro Engenhoca, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar (PM), ele foi tentar impedir um assalto na rua de sua casa e acabou atingido, por volta das 9h30.
O parlamentar foi encaminhado ao Hospital Azevedo Lima. O suspeito também foi atingido. A corporação não soube informar o estado de saúde dos dois feridos. Cariello é presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Niterói.
morre em SP
São Paulo - O desembargador Antonio Carlos Viana Santos morreu na madrugada de
que a inadimplência se estabilize, deixe de cair em prazo relativamente curto. Mas não deve subir”.
Em relação à inadimplência das empresas, Altamir considera que o atual nível, em torno de 3,6%, provavelmente é um novo “patamar estrutural” do segmento, que já chegou a trabalhar com taxas inferiores a 2%. Segundo ele, a migração das grandes empresas – que têm inadimplência próxima de zero e passaram a tomar crédito no mercado de capitais – e a maior participação de pequenos e médios clientes provocaram aumento na média de calotes do segmento, embora seja ainda uma taxa considerada “baixa” por ele. (AE)
ontem, em São Paulo, de causas naturais. Ele esteve internado na semana passada para tratamento de problemas de saúde. Viana Santos tinha 68 anos.
Antonio Carlos Viana Santos formou-se em 1965 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Em 1969, ingressou na magistratura, nomeado para a 3ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí. Em 1988, foi promovido a desembargador e chegou ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) durante o biênio 2000/2001 e havia assumido a presidência do TJ no início de 2010 Ficaria no cargo até o final de 2011.Viana Santos atuou ainda como professor de Direito Civil.
José Alencar recebe alta
São Paulo - O ex-vicepresidente da República José Alencar recebeu alta hospitalar após pouco mais de um mês de internação. Conforme a assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, onde ele estava internado desde 22 de dezembro, o paciente foi autorizado anteontem a ir para a casa após cerimônia, na capital paulista, em que foi homenageado. Ontem, porém, a equipe médica decidiria se Alencar pode ou não continuar o tratamento em sua casa. Após homenagem na sede da Prefeitura de São Paulo, o ex-vice presidente conseguiu autorização dos médicos para passar o dia em seu apartamento nos Jardins, zona sul de São Paulo. A equipe médica deixou que Alencar almoçasse e passasse o restante do dia em casa. A assessoria do Hospital Sírio-Libanês não informou se a alta foi dada, oficialmente, anteontem ou somente ontem.
Estilo - loja estilo natural
ADILES DO AMARAL TORRES
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Profissão: Empresária (D'pil);
Seu signo: Capricórnio;
Estilo musical: Romântico; Tipo de leitura: Autoajuda e Romance; lugar inesquecível: Porto
Seguro;
Prato preferido: Arroz branco, Lasanha;
Perfume preferido: CH Carolina
Herrera;
Objeto de estimação: Bíblia;
Paixão: Meu marido; O que não pode faltar em casa:
Respeito;
Elegância: Naturalidade; Ídolo: Jesus Cristo;
Medo: De ficar sozinha; Seu maior defeito: Ser
impaciente; Sua maior qualidade: Força de vontade;
Use linhas grossas e uma agulha de 1,5 mm para criar versões médias e grandes, que podem ser aplicadas em fivelas para o cabelo, broches, sapatilhas e bolsas.
Material
• Linha Cléa 5 da Círculo, 100% algodão (novelo de 125m)
• Cor (a escolher)
• Agulha para crochê nº 1,5 mm.
Seu maior orgulho: minha vida; O que levanta seu astral: Uma boa conversa com os amigos; O que é fundamental: Deus; Você, em uma palavra: Determinação.
INGREDIENTES
Creme de limão: 800g de leite condensado; 300ml de suco de limão; 200g de creme de leite. Bolacha maisena. Para decorar: 180g de limão.
MODO DE PREPARO
Pegar todos os ingredientes (leite condensado, creme de leite e o suco de limão) colocar em uma tigela e misturar. Em uma forma desmontável, fazer a 1ª camada de bolacha e prosseguir intercalando creme e bolacha - terminar com o creme. Cortar o limão em rodelas finas e decorar as laterais. Em cima espalhar as raspas do limão. Manter em refrigeração e servir no dia seguinte.
no Shopping avenida Center. Fone 3422-2006
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Militares
General de Brigada José Carlos Cardoso e o comandante do BLog Gerson Valle Júnior
Valéria Araújo
DOURADOS – O Exército de Dourados está em festa. É o aniversário de 23 anos de um dos mais importantes componentes da Brigada Guaicurús, o 28º Batalhão Logístico (BLog).
Ontem, autoridades civis e militares prestaram homenagens ao grupo, cuja missão é dar apoio logistico em todas as ações do Exército Brasileiro. A solenidade aconteceu na sede do BLog. Para marcar a data, houve formatura militar com a “Canção do Exército”, leitura da história do 28º Batalhão Logístico e pronunciamentos.
General destaca importância do Batalhão para missões do Exército
Valle Monteiro Junior fez agradecimentos. “Ressalto a sociedade douradense que nos acolhe e faz com que nossa tropa se integre à população mantendo convívio fraterno e aos soldados, que com espírito de companherismo cumprem de maneira eficaz todas as suas missões, apesar das dificuldades”, disse. Ele destacou o profissionalismo, esforço e comprometimento dos militares e pioneiros responsáveis pela construção e implantação do BLog. “Me sinto privilegiado de atuar aqui, pois conto com o apoio da Brigada e dos soldados o que torna mais fácil cumprir a missão”, destacou.
O general José Carlos Car-
O comandante Gerson
doso prestigiou a solenidade. Após saldar os convidados, ele ressaltou a importância do Batalhão para a Brigada Guaicurús. “A missão da tropa não é simulação é um combate real e intenso que transparecem na melhoria dos nossos equipamentos, armamentos, viaturas, e no apoio à saúde”, explica.
Cardoso também destacou importantes ações desenvolvidas pelo 28º BLog. “Nestes últimos anos de existência alcançou diversas conquistas como a conclusão da manutenção em viaturas do Paraguai; recursos estes do Ministério das Relações Exteriores. Além da entrega desses blindados, o BLog disponibilizou a ida de soldados para fazer o treinamento da organização militar onde estão operando. A ação rendeu repercussão nacional e internacional”, ressaltou.
O general também falou sobre o desempenho dos soldados e do apoio da instituição em entidades governamentais, públicas e privadas. “Reconheço e agradeço a cada um dos integrantes. A dificuldade não pode ser desculpa para deixar de fazer. Este é o maior desafio para exercitarmos a experiência no cumprimento das missões. Quem deseja fazer, arruma um jeito e não arranja desculpas.
Desejo a todos, neste mais um ano de existência, êxito, conquistas e novas vitórias”.
HISTÓRICO
O 28º Batalhão Logístico foi criado pelo decreto nº 92,171, de 18 de dezembro de 1985. Começou a operar com um núcleo instalado na sede da 4ª Brigada de Cavalaria
Mecanizada em 26 de janeiro de 1988, tendo como primeiro comandante o então tenente coronel Francisco José Antunes.
Com 355 militares, o 28º BLog tem a missão de prestar apoio logístico a todas as unidades militares que integram a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, particularmente nas atividades de suprimento,
transporte, saúde e manutenção.
Apesar de jovem, é uma organização militar já tradicional, por ter como costume cultuar os mais nobres valores e princípios do Exército. O Batalhão Coronel Francisco Augusto de Lima e Silva é o Elo Logístico da Fronteira Oeste.
Tropa desfila em continência ao general Cardoso e demais autoridades presentes Fotos: Hedio FazanDOURADOS - A secretária de Educação do Estado, Nilene Badeca, junto com o deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), assinou ontem, no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino), convênio para liberação de recursos, a serem empregados na obra de reconstrução da Escola Presidente Vargas. A escola é a mais antiga de Dourados e, além da sua importância na rede de ensino do município, com mais de 1.700 alunos nos ensinos fundamental e médio, tem um simbolismo histórico, por ter sido a primeira, construída ainda no governo de Getúlio Vargas, há 55 anos, com a formação da Colônia
A escola mais antiga de Dourados será toda revitalizada
2,273 milhões. A obra terá mais R$ 1,5 milhão que foram consignados no Orçamento Geral da União por meio de emendas individuais do deputado Geraldo Resende, e do o deputado e senador eleito Waldemir Moka (PMDB-MS). De acordo com o convênio assinado ontem pela secretária Nilene Badeca e o deputado Geraldo Resende, caberá ao Estado contrapartida de R$ 399 mil.
A secretária Nilene Badeca garantiu ao deputado Geraldo que a partir de hoje se empenhará para agilizar o processo de licitação, e que, provavelmente em março, as obras terão início.
dos setores administrativo, estrutura para prática de esportes e laboratórios. Geraldo Resende espera que o governador André Puccinelli defina o lançamento da obra, a partir da assinatura do convênio junto ao FNDE. Uma das emendas prevê R$ 1,5 milhão para a construção do anfiteatro.
Segundo Resende, o primeiro obstáculo burocrático está superado e “o sonho da classe estudantil, pais e a população em geral, de restauração completa da Escola “Presidente Vargas” está muito perto de se concretizar”. Hoje a Escola funciona provisoriamente, com 17 salas, em outro local. Até agora, segundo o deputado Geraldo Resende, os recursos alocados somam R$ 5.673.628,68.
Obras de reconstrução da Escola Presidente Vargas deverão ter início no mês de março
Agrícola dos Dourados.
O FNDE vai investir R$
Ensino Superior
O projeto deve preservar as características arquitetônicas, mas com equipamentos modernos, restabelecendo o número de salas de aula, além
Segundo ele, que está entre os antigos alunos do educandário, o governador André Puccinelli pode aproveitar sua agenda em Dourados no dia 4
Divulgação
para lançar a reconstrução da escola. Foram quatro emendas – duas de R$ 750 mil partilhadas por Geraldo Resende e Moka, e uma de R$ 1 milhão de Resende e outra de R$ 500
Solidariedade
mil de Waldemir Moka para o anfiteatro.
“Esse é mais um obstáculo que superamos para realizarmos o nosso sonho de ver a escola Presidente Vargas
totalmente nova, modernizada, informatizada e oferecendo o melhor ensino público de nossa região, esse é o sonho de todos nós”, diz Geraldo Resende.
DOURADOS - O curso de Pedagogia da Unigran acompanhou o processo de reformulação das Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia e de Formação de Professores para a Educação
Básica, em discussão nos meios acadêmicos e instâncias superiores contemplando em seu currículo, não só os conhecimentos específicos, mas, principalmente, dotando os futuros profissionais de competências e habilidades para o enfrentamento de uma sociedade engajada na busca do conhecimento emancipatório.
Para efetivar essa proposta, o Projeto Pedagógico do curso tem como referência concepções voltadas à relação escola e sociedade e ao estabelecimento de vínculos entre a universidade, a escola de educação básica e os contextos educacionais não-formais, por meio da valorização dos seus saberes e de seus sujeitos.
Toda essa estrutura resultou, em 2008, em nota máxima na avaliação do Ministério de
Educação (MEC). Além das instalações físicas e do acervo bibliográfico, os elogios foram direcionados para a formação curricular de três anos, cuja carga horária de estudos equivalente a quatro anos (3.200 horas).
“Nosso projeto oferece um currículo híbrido, de aulas presenciais e a distância, e isso quer dizer que nós temos a oportunidade de utilizar todas as tecnologias da educação, e os nossos alunos já vão adquirindo essa formação tecnológica, para ensinar e aprender virtualmente, isso é importante hoje”, considera a pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima. O curso de Pedagogia da Unigran licencia profissionais para atuar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e em Gestão Educacional.
FORMAÇÃO
A atuação do pedagogo deverá articular a docência a situações pedagógicas voltadas à dinâmica escolar e à comunidade, relacionando as dimensões pedagógica, orga-
nizacional-administrativa e sócio-político-econômica e cultural. A atuação na gestão da escola pode ser dirigida à organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação do processo educativo, podendo atuar em contextos educacionais não-formais.
O campo de atuação do licenciado em Pedagogia da Unigran deve contemplar: a docência em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; a Gestão Educacional, que integra as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares (Gestão Escolar).
VESTIBULAR
A Unigran está com as inscrições abertas até hoje para a prova do vestibular no dia 29 de janeiro. Os interessados podem inscrever-se pelo site www.vestibularunigran.com.
br. A Instituição oferece mais de 30 opções de cursos e é credenciada aos programas de bolsa ProUni e Fies.
DOURADOS - A prefeita Délia Razuk aliou-se aos doadores que se manifestam solidários com a situação de milhares de famílias que foram atingidas pelas chuvas que assolaram a Região Serrana do Rio de Janeiro. Ontem, Délia foi visitar a Central de Arrecadação de Donativos, montada no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, e levou a sua contribuição.
Durante o tempo em que a prefeita permaneceu no local, algumas pessoas também passaram pelo pavilhão para levar os donativos. “É muito triste ver aquelas cenas que a televisão mostra todo dia. Não tem como não se sensibilizar”, afirmou Adriano Soares da Silva, um dos colaboradores da campanha ao entregar a doação.
Para o coordenador municipal da Defesa Civil, João Vicente Chencarek, a previsão
Prefeita acompanha trabalhos na Central de Donativos
da campanha de arrecadação é de juntar pelo menos duas toneladas em donativos que deverão ser embarcados amanhã, em caminhão próprio da Prefeitura de Dourados, com destino ao aeroporto internacional de Campo Grande, de onde serão remetidos às vítimas das chuvas. O coordenador disse ainda que a campanha ganhou o apoio de voluntários de outras
cidades, como Caarapó e Rio Brilhante, que estarão encaminhando o material arrecadado para Dourados. Além disso, os consumidores que fazem compras nos supermercados da Rede Abevê também estão juntando donativos, e funcionários e acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) em Dourados integram ainda o grupo de doadores.
DOURADOS - A
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) assinou convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e recebeu cerca de R$ 260 mil para investir na criação de um Centro Regional de Referência Multidisciplinar de combate ao crack e outras drogas. O objetivo é atender a 34 municípios da macrorregião de Dourados.
Para tratar sobre esse projeto, na manhã de ontem, a Reitoria da UEMS reuniu-se com as professoras
coordenadoras do Centro, Jussara Martins Cerveira de Oliveira, Loreci Gottschalk Nolasco e Cássia Barbosa Reis. Segundo elas, o projeto busca capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a lidarem com o problema das drogas e com o apoio a seus familiares. Serão ofertados neste período que prevê o edital (até dezembro de 2011) cinco cursos de capacitação. Cada curso tem público-alvo
específico e carga horária definida no documento em anexo a esta notícia. As aulas acontecem na sexta à noite, e no sábado pela manhã e tarde, uma vez por mês. A previsão é de que em março as atividades didáticas já iniciem.
Ministrarão os cursos professores da UEMS, além de profissionais como hebiatras, psiquiatras, delegados e promotores. Os alunos que participarem da capacitação terão certificação oferecida pelo Ministério da Justiça e UEMS.
Marli Lange
DOURADOS – Surgiu esta semana em Mato Grosso do Sul a primeira suspeita de dengue do tipo 4. A Secretaria de Estado de Saúde está monitorando paciente residente em Campo Grande que pode ter contraído o vírus no Estado do Pará, onde foi confirmado até agora um caso positivo da dengue tipo 4.
A Saúde aguarda o laudo do exame sorológico. Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria, até ontem à tarde ainda não havia saído o resultado.
A preocupação com o vírus da dengue tipo 4 existe porque em Mato Grosso do Sul circula apenas o 1, 2 e 3. Em função das epidemias anteriores, esses vírus já não têm resistência para detonar uma epidemia no Estado.
Já o tipo 4, que não aparece no Brasil há quase 30 anos, é um forte “candidato” a disseminar a doença, já que as pessoas estão vulneráveis em relação a esse sorotipo da dengue.
O infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, que é doutor em medicina tropical pela Fiocruz e professor da Universidade Federal do
Mato Grosso do Sul (UFMS), acredita que a entrada do vírus no Estado é questão de tempo. Caso isso aconteça, existe a grande possibilidade de causar uma epidemia de dengue.
Ele esclarece que o vírus 4 não é mais e nem menos agressivo em relação ao 1, 2 e 3. “O vírus da dengue não tem uma escala de agressivi-
Dourados, ponta porã e campo grande estão entre os municípios monitorados
lidade, apenas a nomeclatura é diferente”, explica. No Brasil, a dengue tipo 4 se manifestou em Roraima, que fechou o ano de 2010 com 12 casos confirmados, dois quais, 11 foram na capital, Boa Vista. Em Bélem, no Pará, foi confirmado um caso e outro em Manaus. Segundo as autoridades
almente Transmissíveis e Aids já está se mobilizando para a compra de material e a elaboração da estratégia de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis no período de Carnaval.
De acordo com o assessor do programa DST-Aids, Fernando Hassessian, uma idéia que deu certo nos carnavais anteriores e que a secretaria municipal de saúde (Sesau) deve repetir neste ano é a distribuição de abanicos (ao invés de folder) com orientações sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Campo g rande – Uma centena de militares do Exército Brasileiro apoia ação ostensiva de combate à dengue na capital. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, além de recolher o lixo e pneus inservíveis para reciclagem, as equipes também aproveitam para orientar de que forma a população pode contribuir com este trabalho. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O inseto não produz a doença, apenas carrega o vírus e ao picar uma pessoa inicia o ciclo de infestação. A fêmea do mosquito costuma depositar os ovos em locais dos mais inusitados e que acumulam água, como bandejas de geladeira, cacos de vidro em muros, tampinhas, pneus, latrinas, piscinas e caixas d´água destampadas. Em contato com água, os ovos eclodem e depois de uma semana o mosquitinho começa a voar. O Aedes é conhecido como o mosquito de “armário” porque é lá que eles gostam de se esconder, em locais escuros de onde saem durante o dia.
Saúde da Família
Prorrogado até o dia 28 de janeiro o prazo para inscrições ao Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família na Modalidade a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O edital é exclusivo para médicos, enfermeiros e odontólogos.
Os documentos deverão ser entregues na Coordenadoria de Educação a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O formulário consta no endereço
www.ead.ufms.br/seleção. De acordo com o edital, o candidato deverá ter vínculo com a Estratégia de Saúde da Família nos municípios do Estado. O resultado sai dia 4 de fevereiro, no site www.ead.ufms/noticias
A matrícula é dias 7 e 8 de fevereiro na Coordenadoria de Educação a Distância, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. O curso terá duração de 18 meses com cinco encontros presenciais.
O Disk IPTU atende pelo número 156 para sanar dúvidas dos mutuários. O horário de atendimento é das 7h30 às 22h, de segunda a sábado. A Central fica à Rua Arthur Jorge, 500, e o atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta. Outra opção é a Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Cândido
a 15 deste mês foram notificados 687 casos suspeitos. No entanto, um dado preocupante é que nos oito municípios que estão sendo monitorados e que concentram 54,4% da população, estão 73,1% dos casos suspeitos de dengue.
Os municípios monitorados estrategicamente pela Secretaria de Estado de Saúde são: Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três
Temporários
em Saúde, devido a grande circulação de viajantes entre essas regiões, o Mato Grosso do Sul está em alerta máximo. Conforme dados do Ministério da Saúde, entre os 16 estados que correm risco muito alto de uma epidemia de dengue no Brasil, Mato Grosso do Sul é um deles.
ESTADO
Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde, até agora não existe epidemia em Mato Grosso do Sul. De 1º
Mariano, 2655 (8h às 16h, de segunda a Sexta). Outras informações no www.capital.ms.gov.br/ iptu2011. O serviço também possibilita emitir de guia para pagamento do IPTU 2011, consultar bonificações, entre outros serviços.
Encerra domingo, na praça central do Shopping Campo Grande, o Campo Grande Game Show. Nestes últimos dias, o visitante pode ainda participar da exposição de videogames fabricados nos últimos 38 anos, das oficinas gratuitas de desenvolvimento de jogos eletrônicos, além de jogar clássicos do Atari, Odyssey, Nintendo e outros.
Tanto a exposição de videogames antigos quanto as oficinas e palestras do Campo Grande Game Show são gratuitas. www.campograndegameshow.com.br/ telefone 3312-6260.
Campo g rande - A Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande manifestou na manhã de ontem repúdio à decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que julgou procedente um recurso do Ministério Público e proibiu shows e eventos no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Para o presidente da Liga, Eduardo de Souza Neto, é uma decisão demagógica, que afeta todos os segmentos culturais e artístico da cidade, que tem no Parque uma referência histórica para as manifestações. A decisão foi publicada ontem, no site do Tribunal. Todos os shows da Expogrande estão suspensos, bem como quaisquer eventos, como a concentração das escolas de samba no parque para o desfile, assim como também o Arraial de Santo Antônio, promovido pela prefeitura de Campo Grande, e até mesmo rodeios e megashows como o “Show da Virada” promovida pela TV Morena, em Campo Grande. Confira a decisão no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em http://www.tjms.jus.br/cposg/pcpoSelecaoProcesso2Grau.
Lagoas. Dourados consta no boletim epidemiologico da Secretaria de Estado de Saúde como um dos municípios com alto risco de incidência da dengue. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica do município, em Dourados, de janeiro até esta semana, foram registradas 33 notificações, sendo um caso positivo. O restante ainda aguarda o laudo da sorologia.
DOURADOS – A prefeita de Dourados, Délia Razuk, autorizou ontem a contratação emergencial de funcionários para trabalhar no Banco de Leite, que atende recém-nascidos em risco nutricional. A contratação temporária, válida por 30 dias, foi a saída jurídica encontrada pela prefeitura para garantir a manutenção do programa, uma vez que a Câmara de Vereadores ainda não votou o projeto de lei que pede autorização para a contratação da equipe através da Fundação Municipal de Saúde.
Instalado no Hospital da Vida, o Banco de Leite era ligado ao Hospital da Mulher e com a transferência dos serviços do HM para o Hospital Universitário, passou a ser de responsabilidade do HU. Entretanto, como o Hospital Universitário ainda não conseguiu resolver o problema da contratação de funcionários para a nova estrutura, a prefeita Délia Razuk decidiu encaminhar no início deste ano um projeto de lei à Câmara, pedindo autorização do Legislativo para que a equipe que trabalhava no Banco de Leite fosse contratada pela Fundação Municipal de Saúde.
O Executivo requereu a inclusão do projeto na sessão extraordinária inicialmente marcada para o dia 11, mas que não ocorreu até agora.
“Como havia estoque de leite materno, acreditávamos que a Câmara fosse votar o projeto a tempo de evitar a escassez do produto. Só que a Câmara não realizou a sessão extraordinária para votar os projetos encaminhados pelo Executivo e o estoque acabou nesta semana”, afirmou Paulo César Nunes, presidente da fundação.
Segundo ele, desde o dia 21 deste mês estava em tramitação na prefeitura o pedido de contratação emergencial da equipe. Ontem, após parecer da Secretaria Municipal de Administração, a prefeita assinou a ordem de contratação. Com a contratação temporária dos funcionários pela Secretaria Municipal de Saúde, o Banco de Leite continuará funcionando normalmente. A prefeitura espera que dentro desses 30 dias a lei seja votada e o problema definitivamente resolvido.
A coordenadora do programa, Simoni Espinosa, disse que já nesta quinta-feira a equipe volta a trabalhar. Segundo ela, o programa nunca deixou de funcionar, mas como não havia equipe para a coleta de leite e para as reuniões com as doadoras, o estoque acabou se esgotando. Simoni Espinosa destacou o apoio da prefeita Délia Razuk. “A Délia sempre apoiou nosso programa. Ela é a madrinha do Banco de Leite e mais uma vez agiu rápido para garantir o atendimento”.
DOURADOS – A
Unigran publica o resultado do Edital 01/2011 para seleção de tradutores das línguas guarani-kaiowá e terena, encerrando o processo aberto dia 14 de janeiro. O objetivo é cumprir o contrato de serviço firmado entre Unigran e Organização Internacional do Trabalho (OIT) para tradução de documentos referentes aos direitos indígenas para a língua materna. A seleção foi dia 26, a cargo da professora doutora Maria Alice de Mello Fernandes (linguista), mestre Pedro Pablo Velásquez (linguista) e professora doutora Terezinha Bazé de Lima (pedagoga).
Para tradução de documentos na língua Terena, a classificação foi a seguinte: Paulo Baltazar, 1º lugar; Celma Francelino Fialho, 2º lugar; Noemi Francisco, 3º lugar; Vianey Lipú Gonçalves Turibiu, 4º lugar; Zenir Valério, 4º lugar; e Nelsinho Francisco em 5º lugar. Como tradutores da língua Guarani-Kaiouá foram classificados: Tonico Benites, 1º lugar; Cajetano Vera, 2º lugar; Jânio Cabrera, 3º lugar; Eliseo Antonio Rolon, 4º lugar; Adair da Silva, Valdevino Souza e Josias Carmona, em 5º lugar e Michele Alves Machado em 6º lugar.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
O PROGRESSO
Crimes ambientais
AMPO GRANDE
– A Polícia Militar
Ambiental (PMA), de Mato Grosso do Sul realizou uma série de apreensões pelo Estado. Vária pessoas foram autuadas e multadas pela prática de crime ambiental. Um dos casos foi registrado no município de Corumbá.
Na noite de terça-feira, os policiais aprenderam dois pescadores profissionais que transportavam 18 quilos de pescado ilegal e animal silvestre abatido numa carroça. A apreensão da mercadoria e dos pescadores aconteceu na região da Codrasa, naquele município.
a PMA aplicou multas de R$ 760,00 para um pescador e R$ 500,00 para outro.
AGROTÓXICO
PMA autuou várias pessoas pela prática de crime ambiental no estado
De acordo com a PMA, os policiais capturaram pescado em tamanho inferior ao permitido no período de piracema e teriam abatido um jacaré que estava sendo transportado em uma carroça. Os pecadores assumiram a prática da pesca na piracema e o abatimento do animal silvestre. O material e a carroça foram apreendidos.
Os pescadores receberam voz de prisão e foram encaminhados, com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, onde eles foram autuados em flagrante por crime de pesca predatória e por caça. Se condenados, poderão pegar pena de um a três anos de detenção pela pesca ilegal e mais seis meses a um ano pela caça. Além disso
MS-295
Em uma fazenda em Aral Moreira, a Polícia Militar Ambiental apreendeu uma grande quantidade de agrotóxico armazenado de forma irregular e agrotóxicos ilegais. O gerente da propriedade foi preso. O flagrante ocorreu na fazenda Salamanca, durante operação realizada por policiais de Naviraí. Em um primeiro depósito vistoriado, foram encontrados recipientes com produtos vencidos, caixas acondicionando embalagens rompidas e com sobras de defensivos solúveis da marca “Áquila”, assim como, defensivos do tipo pó solúvel fracionados em onze embalagens sem rótulos, pesando aproximadamente 1,2 quilo. Também havia embalagens de agrotóxicos vazias que não foram submetidas à tríplice lavagem e vazadas, e embalagens reutilizadas e outras descartadas com o lixo doméstico.
Em outro depósito foram encontrados 20 galões de cinco litros de agrotóxicos, que estavam com os rótulos arrancados para dificultar a identificação, mas os policias encontraram em um pedaço do rótulo as inscrições de origem paraguaia, indicando contrabando – o gerente da
DOURADOS – Um acidente ocorrido na manhã de ontem, por volta das 7h, na MS-295, rodovia que liga Anaurilandia ao município de Bataguassu, na altura do quilômetro 01, próximo ao município de BataguassuMS, deixou três pessoas de uma mesma família feridas.
O veículo, uma caminhonete GM/S-10 com placas de Dourados, conduzido por Lairto Bongiovani, de 57 anos, colidiu na traseira de um caminhão boiadeiro, com placas de Santo Anastácio-SP. Na colisão, o veículo GM S-10 saiu da pista. O condutor saiu ileso do acidente.
Ainda estavam na caminhonete a esposa do condutor, Dores dos Santos, o filho We-
fazenda disse ter adquirido o produto de um desconhecido. No mesmo local ainda foram encontradas 20 embalagens fracionadas de agrotóxicos em pó. Embalagens vazias ainda foram encontradas espalhadas pela fazenda.
Na propriedade, os policiais verificaram que havia sido degradada parte da mata ciliar de um córrego para colocar bombas para puxar água para dissolver os agrotóxicos a serem utilizados na lavoura.
O funcionário detido foi conduzido para a Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã e autuado em flagrante por crime ambiental previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/98 (produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos).
A PMA efetuou a apreensão do produto e confeccionou um auto de infração administrativo contra a pessoa jurídica da fazenda e arbitrou multa de R$ 60 mil pelo agrotóxico e mais R$ 15 mil pela destruição da área de preservação permanente.
CARVOARIA
Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Jardim, que fiscalizava propriedades rurais e assentamentos de Guia Lopes da Laguna, fechou na
Violência
liton dos Santos Bongiovani e Cintia Ramos Torres, que sofreram lesões leves. Todos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Bataguassu e encaminhados ao hospital de Bataguassu.
O condutor do caminhão boiadeiro, Veríssimo Tagliari, que é morador de Bataguassu, nada sofreu. Segundo relatos do condutor da caminhonete, ele saiu de Dourados com destino a São Roque-SP e teria dormido ao volante, vindo a colidir na traseira do caminhão boiadeiro, que estava vazio.
De acordo com relatos do motorista do caminhão, o mesmo avistou pelo espelho retrovisor a caminhonete, quando de repente escutou um forte barulho e avistou a S-10 saindo fora da pista.
terça-feira uma pequena carvoaria que funcionava sem autorização no Assentamento Retirada da Laguna.
A carvoaria, que funcionava com apenas dois fornos, pertencia a José A.G., residente no assentamento. Ele fabricava carvão, a partir de madeira ilegal, além de a atividade não ter licenciamento ambiental. No local foram apreendidos 5 m³ de carvão nativo. José foi autuado administrativamente e multado em R$ 2 mil. Ele também responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de detenção de três meses a um ano pela atividade de carvoejamento.
A PMA tem encontrado em todo Estado problemas relativos a crimes e infrações ambientais nos assentamentos,
especialmente, as degradações relativas à flora, principalmente, exploração ilegal de madeira e carvoarias ilegais.
MATA CILIAR
Ainda, a PMA de Jardim autuou na tarde de terça-feira um produtor rural e o proprietário de uma fazenda, no município de Nioaque, onde foram localizadas diversas erosões que afetavam e destruíam áreas de preservação permanente de um córrego da fazenda que já se encontra em estágio avançado de assoreamento.
De acordo com a PMA, o fazendeiro foi notificado e deve apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad) para a realização da recuperação da área. Além disso, os policiais lavraram um auto de infração administrativo e arbitraram multa de R$ 30 mil contra o autuado. Ele
ainda responderá por crime ambiental, que tem pena de detenção de um a três anos de detenção.
BATAGUASSU
Em Bataguassu, os policiais autuaram outro proprietário de fazenda que não apresentou o Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), após ser notificado. O proprietário teria que apresentar o Prad da recuperação de uma área de 1,2 hectares de matas ciliares (Área de Preservação Permanente – APP) do córrego Guassu, que corta uma fazenda.
Segundo a Polícia Ambiental, foi lavrado um auto de infração administrativo com multa no valor de R$ 7,5 mil contra o proprietário da fazenda. Ele ainda responderá por crime ambiental, que tem pena de um a três anos de detenção.
Vilson Nascimento
SETE QUEDAS - O vereador de Sete Quedas, Arnóbio Moreno (PMDB), disse ter sido vítima de um assalto à mão armada em Pindoty Porã, distrito paraguaio que faz divisa com Sete Quedas, no Brasil. O crime teria ocorrido na linha internacional, do lado paraguaio da fronteira, onde também funciona uma casa de câmbio, a exemplo do posto do combustível, pertencente ao vereador.
Segundo o parlamentar, ele estava no escritório do posto em companhia do vigia do estabelecimento, quando teriam chegado dois indivíduos encapuzados, um armado com uma pistola e outro com um revólver.
O vereador e o vigia teriam sido amarrados com cordas e trancados no escritório do posto. O vigia teria sido agredido com coronhadas na região da boca por um dos assaltantes e o vereador também acabou sofrendo lesões no pulso e no rosto, devido à ação dos marginais, que teriam fugido levando quantidades não divulgadas de dinheiro em cédulas de reais, dólares e guarani, moeda paraguaia.
Segundo Arnóbio Moren,o somente cerca de 20 minutos após os margi -
nais deixarem o local, ele e o vigia conseguiram se soltar e informar a polícia sobre a ação criminosa. De acordo com o vereador brasileiro, o caso foi registrado na Subcomissaria da Polícia Nacional do Paraguai, em Pindoty Porã, mas até o momento a polícia não tem pistas dos assaltantes.
OUTRO ROUBO
Na segunda-feira (24) um
veículo Gol foi tomado em assalto por dois homens armados em plena luz do dia, no centro da cidade, em Sete Quedas.
Logo após tomar conhecimento do roubo, autoridades brasileiras e paraguaias, com respaldo do Conselho Municipal de Segurança Pública de Sete Quedas (Consep), passaram a atuar no caso e o veículo acabou sendo recuperado por policiais paraguaios naquele país, a cerca de 50
quilômetros da fronteira com o Brasil.
O carro já foi trazido de volta para o Brasil e entregue, pelas autoridades paraguaias, à Polícia Civil de Sete Quedas. Segundo informações, um dos assaltantes teria sido preso pela polícia paraguaia no ato da recuperação do veículo, mas as autoridades brasileiras ainda não receberam informação sobre a identidade do criminoso.
Cidades
Nova a ndradina - A Prefeitura de Nova Andradina está realizando obra de drenagem na Avenida Eurico Soares, no trecho próximo ao Centro Comercial, preparando a avenida para receber a pavimentação asfáltica, melhorando, com isso, a captação das águas pluviais nessa área da cidade.
De acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Infraestrutura, duas quadras de drenagem já foram executadas, na Avenida Eurico Soares,
no trecho compreendido entre as Ruas Antônio Duarte e Mário Lopes Beiro.
As duas quadras restantes serão executadas no trecho entre a Rua Antônio Duarte, interligando a Avenida Eurico Soares com a Rua Imaculada Conceição. No local, existe uma equipe trabalhando, visando a conclusão da obra.
Após a realização desta etapa, a drenagem será realizada na Rua Imaculada Conceição, no trecho compreendido entre as Ruas Antônio Duarte
e Mário Lopes Beiro.
Segundo o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques, estão sendo colocados 496 metros de tubos com 120 cm de diâmetro, e mais 612 metros de tubos com 80 cm, totalizando investimentos da ordem de R$ 1.127.446,21, recursos conquistados através de emenda parlamentar do ex-senador Valter Pereira, com contrapartida do Governo Municipal. Com isso, o único trecho da Avenida Eurico Soares
Prefeitura de Nova Andradina investe mais de 1 milhão de reais em obras de drenagem
que ainda não foi pavimentado ficará pronto, para no melhor momento, ser execu -
tada a obra de pavimentação asfáltica, dando um novo visual para esta região, onde
fica localizado o Centro Comercial, com dezenas de comerciantes.
Aral Moreira ral Moreira - O Senai e o Sindivest/MS iniciaram ontem (26), com a Prefeitura de Aral Moreira, a articulação para a qualificação de pelo menos 300 pessoas no município para atender a demanda de indústrias de Maringá (PR), que pretendem instalar na região galpões para terceirizar serviços dentro do segmento de confecções, as chamadas facções. A parceria foi discutida em reunião no 5º andar do Edifício Casa da Indústria, em Campo Gran -
de, entre o diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, e o prefeito de Aral Moreira, Edson Luiz de David.
Durante o encontro, a Prefeitura de Aral Moreira informou que já entrou em contato com empresas de Maringá interessadas em oferecer peças para serem acabadas no município, dentro do sistema denominado facção. “Dentro desse projeto é importante que o município tenha mão de obra qualificada para que consiga
viabilizar o trabalho junto às empresas. Por isso, veio buscar o comprometimento do Senai. O que precisamos saber é que tipo de empresa será envolvida, que tipo de peças produz, para que possamos desenvolver um curso específico”, declarou Jaime Verruck.
Na avaliação do presidente do Sindivest/MS, a iniciativa da Prefeitura é importante para diversificar a base econômica do município. O prefeito quer estruturar um polo de confecção em Aral Moreira.
Dia
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
O PrOGreSSO
Cidades
Itaporã - Por conta de um período de 10 dias de férias do prefeito Marcos Pacco (PMDB), a vice-prefeita Francelize da Costa Cordeiro (PSDB) assumiu o cargo do executivo na terça-feira (25). Pela segunda vez Francelize assume o executivo municipal, sendo a primeira mulher a exercer esse cargo em toda história política de Itaporã.
Na manhã de terça-feira, reunida com todos os gerentes municipais em seu gabinete, Francelize se interou das ações em andamento e disse que dará continuidade reiterando a confiança em todo o corpo administrativo na busca de se fazer o melhor para Itaporã.
Antes de sair de férias, no ato da transmissão de cargo, o prefeito Marcos Pacco disse estar tranquilo, pois Francelize, ao longo de sua caminhada, como educadora e agora militando efetivamente na vida política, consolidou seu respeito por parte de todos os itaporaenses sempre com a mesma personalidade e o mesmo grande caráter, que lhe fazem uma
Francelize da Costa Cordeiro (PSDB) responde pela Prefeitura de Itaporã por 10 dias
as férias de Pacco.
francelize é a primeira mulher a assumir a Prefeitura na história de itaporã
excelente cidadã compromissada em dar o melhor de si para o bem-estar da população. Durante a reunião do primeiro dia de trabalho, Francelize leu uma mensagem de otimismo aos secretários e se colocou à disposição de todos para dar continuidade às ações do executivo durante
município.
Primeira vice- P refeita
Nas últimas eleições municipais, Francelize Cordeiro (PSDB) foi eleita viceprefeita ao lado de Pacco (PMDB), onde pela primeira vez uma mulher representou uma chapa majoritária, respaldada pelo seu carisma e por sua história conquistada ao longo de 31 anos, trabalhando como educadora no
Itaporã
Itaporã - A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itaporã, mantenedora da Escola de Educação Especial Brisa, recebeu no último dia 19 um veículo VW/Gol de cor branca, zero quilômetro. A solenidade de entrega aconteceu na sede da entidade e foi feita pela procuradora do Trabalho, Cândice Gabriela Arosio, que esteve acompanhada do promotor de justiça de Itaporã, Romão Ávila Milhan Junior. Segundo consta no Termo de Doação e Entrega, o Orgão Ministerial procede a doação e transfere à Apae de Itaporã, sem
reserva alguma, todo o domínio, posse e direito do bem móvel, onde o veículo deverá atender única e exclusivamente a entidade beneficiada, com vistas a propiciar melhores condições de vida aos alunos e seus familiares.
“Temos certeza de que este veículo irá proporcionar à Apae melhores condições no transporte dos alunos, praticidade, como também nos afazeres pertinentes a entidade. A Procuradoria Regional do Trabalho sente-se honrada em estar contribuindo para essa causa tão nobre”, disse a procuradora Cândice Gabriela Arosio.
A vice-prefeita disse que aceitou esse desfio de entrar para política por entender que pode dar sua parcela de contribuição para o desenvolvimento de Itaporã. Francelize enfatizou que sempre se emociona, quando é chamada para servir ao seu município, e disse estar com muita disposição, e sempre que for solicitada, procurará representar com muita dignidade a mulher itaporaense.
JOÃO carLOS tONiaZZO
Solenidade de entrega do veículo realizada na sede da Apae
em rio Brilhante para assinar O PrOGreSSO basta entrar em contato com o toniazzo através do telefone 3452-2146
O engenheiro civil Francisco Roberto Berno comemorou em grande estilo seus 60 anos no último sábado (22). A festa foi realizada na Fazenda Igane, próximo a Rio Brilhante. O ambiente ganhou ares de luau com uma decoração aconchegante e luxuosa, feita com gazebos e loungs, tudo à beira de uma lagoa. A banda Contra Mão animou a noite. Toda ornamentação foi de Leslie Decorações. IM Festas e Buffet assinou o cardápio repleto iguarias e comidas típicas. E assessoria de Toniazzo Cerimonial. Mais
www.estilonews.com
Copa da Itália
- Ontem o Milan derrotou a Sampdoria por 2 a 1 e garantiu vaga na semifinal da Copa da Itália. O brasileiro Alexandre Pato, presente em todas as convocações do técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, anotou dois gols e, ao lado do compatriota Robinho, comandou as principais ações ofensivas do time rossonero.
brasileiro sobre o Sampdoria garantiram a vaga da equipe na semifinal
abriu o placar. Após confusão na área, Thiago Silva ajeitou de cabeça para Pato, que chutou forte para inaugurar o marcador.
Desfalcado de volantes, o Milan contratou, às pressas, Van Bommel
Desfalcado de volantes, o Milan contratou, às pressas, o holandês Van Bommel, que estava no Bayern de Munique, no início da semana e já o colocou no jogo.
Apesar de jogar no Estádio Luigi Ferraris, em Gênova, o time milanês partiu para cima e, aos 17 minutos,
Com Robinho e Pato na frente (o sueco Ibrahimovic ficou no banco e entrou na etapa complementar), o Milan não diminuiu o ritmo e, cinco minutos depois, ampliou a vantagem. Pato fez linda jogada individual na entrada da área e bateu sem chances para o goleiro brasileiro Júnior Costa, revelado pelo Santo André.
Na segunda etapa, os zagueiros do Milan tiveram mais trabalho, principalmente depois do primeiro gol dos donos da casa. Aos seis minutos, Guberti ganhou da defesa adversária, descontou
para a Samp e deixou a equipe anfitriã na partida. O tento precoce iniciou a reação do clube genovês, – que tentou várias vezes com o atacante Macheda, emprestado do Manchester United - no entanto a meta do rival de Milão não foi furada novamente.
Faltando dez minutos para o apito final, Cassano, hoje no Milan, entrou e foi recepcionado com vaias pela torcida da Samp. Mesmo sendo artilheiro em sua passagem pelo clube, o polêmico jogador saiu pela porta dos fundos por ter insultado o presidente Riccardo Garrone.
Com o triunfo, os comandados do técnico Massimiliano Allegri terão pela frente o Palermo, que, na terça-feira, eliminou o Parma nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal. Napoli x Inter e Juventus x Roma completarão as quartas de final.
Palmeiras
SÃO PAULO - No Palmeiras, Max Santos não levará adiante o apelido de Pardalzinho que o notabilizou com a camisa do Vila Nova-GO durante a participação na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. Na apresentação realizada ontem na Academia de Futebol, o atleta informou que aceitou utilizar um nome convencional após uma conversa com a direção alviverde.
“Tivemos uma reunião com a diretoria. Aqui no Palmeiras será Max Santos”, afirmou o veloz atacante, que assegura estar satisfeito com a mudança. “É uma opção minha”, emendou o jogador, sem convencer muito.
Rogério Ceni jogou 73 partidas seguidas pelo São Paulo e bateu um novo recorde
SÃO PAULO - Você
sabe quando foi que o goleiro Rogério Ceni desfalcou o São Paulo?! Isso aconteceu apenas na segunda rodada do Campeonato Paulista do ano passado, quando o camisa 1 foi poupado e Bosco assumiu a posição, no empate por 1 a 1 com o Mirassol, fora de casa. Desde então, o goleiro participou de todos os jogos do Tricolor Paulista. Isso mesmo, são 73 jogos seguidos no gol do tricolor
paulista, um recorde pessoal com a camisa são-paulina.
O recorde registrado por ele até então havia sido entre as temporadas 2004 e 2005, quando fez uma sequência de 72 jogos, a mesma atual. Contando os jogos de 2010 (69) e 2011 (4), ele quebrou ontem o recorde.
O recordista, enalteceu toda a preparação física por mais esta marca. “Eu aprendi muito com a parte de musculação com o passar do tempo.
Isso também se baseia muito em como o Haroldo me treina. Ele compreende muito bem os treinamentos possíveis para que não tenha chance de lesão. Tem todo um trabalho de manutenção preventiva para evitar lesões”, ressaltou Rogério, que já disputou 951 partidas pelo Tricolor.
Aos 38 anos, o goleiro está com uma disposição de garoto, como o próprio coordenador-técnico Milton Cruz durante o vídeo em homenagem ao aniversário de Rogério, no último sábado, atestou. Em 2011, o camisa 1 espera até repetir o mesmo desempenho individual, mas acredita que os planos coletivos estão em primeiro lugar. Títulos! É isso que Ceni almeja no ano.
“Mesmo se eu estiver fora, eu imagino o São Paulo conquistando títulos este ano. Dois anos sem ganhar é muito tempo para um clube como o São Paulo. Se der para jogar todos os jogos, ótimo. Se tiver que parar, vamos nos cuidar. O grande objetivo é o retorno para a Libertadores e conquistar um título na temporada”, concluiu o capitão.
O apelido de Max Santos tem ligação com a família. O
pai do jogador também foi profissional no futebol e recebeu o apelido de Pardal pela velocidade que apresentava dentro das quatro linhas. Por ser o filho, o reforço palmeirense automaticamente foi denominado pelos amigos como Pardalzinho.
No fim do ano passado, quando ainda defendia o Vila Nova, Max Santos concedeu entrevista exclusiva à GE.Net e demonstrava muito carinho pelo apelido. O jogador chegou a citar que o nome lhe trazia sorte dentro do futebol. Contudo, desde que acertou as bases com o clube de Palestra Itália, ele virou alvo de comentários irônicos de palmeirenses e até rivais pela ligação com o simpático pássaro.
Com a camisa do Vila Nova, Max Santos ainda reve-
lou a paixão pelo Botafogo-RJ. Mas, ao acertar um contrato de dois anos no Palestra Itália, o atacante está ciente de que o profissionalismo deve vir em primeiro lugar. “É um grande sonho defender o Palmeiras”, avisou.
Em 2011, Max Santos promete uma outra mudança: acabar com a imagem de jogador de “segundo tempo”. No Vila Nova, o atacante era elogiado ao usar a sua rapidez nas investidas pelas pontas para colocar fogo nas partidas em que saía do banco de reservas.
“Eu preciso mudar isso, meu objetivo no Palmeiras é ser titular. O Felipão pode até me achar importante para atuar desta forma, mas vou brigar por uma posição na equipe”, prometeu Max Santos.
Max Santos promete também acabar com a imagem de jogador de 'segundo tempo'
Dia
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
O PROGRESSO
DOURADOS - Agora
é oficial. A diretoria do Sete de Setembro apresentou, na manhã de ontem, durante café da manhã com a imprensa, na Padaria Pão Caseiro, o novo técnico contratado pelo clube, para comandar o time douradense na temporada 2011 do Campeonato Estadual Série A. Elói Krüger, que é a primeiro dos vários reforços da equipe, é conhecido pela passagem vitoriosa que teve em Mato Grosso do Sul, com a conquista do título estadual, em 2007, à frente do Águia Negra, de Rio Brilhante.
Elói já conquistou o Estadual à frente do Águia Negra de Rio Brilhante
até ter uma conversa, mas só agora conseguimos chegar num acordo e fechar contrato”, declarou Paulo Campione, atual presidente do clube. Outra novidade para o time douradense é que a partir dessa temporada, o Sete de Setembro contará com duas diretorias, uma que atuará nos bastidores e na categoria de base e outra específica para o profissional, que depois de formada, terá os nomes divulgado na imprensa.
Divulgação Dourados. Vou trabalhar para que os atletas também se sintam motivados e preparados para trazer bons resultados”, salientou Elói, que tem contrato de um ano, podendo ser prorrogado para três.
Logo no início do campeonato o Sete de Setembro terá dois clássicos. A equipe douradense irá enfrenta o Itaporã e o Águia Negra. Para isso, o técnico já está trabalhando no reforço do time, principalmente com atletas que atuam no lado esquerdo. Ele já tem uma lista com os nomes de um zagueiro, um lateral, dois volantes e dois meia-atacantes.
“Estávamos de olho nele há muito tempo e chegamos
O novo técnico explica que sua missão é priorizar o time profissional, com a meta de lutar por uma das vagas para a Copa do Brasil e também pelo título Estadual. “Aceitei o convite desta vez porque senti que fui bem acolhido pela equipe de
Além do profissional, ele também deve trabalhar com as categorias de base do Sete de Setembro. O professor disse que deverá fazer o aproveitamento desses atletas na equipe principal.
Tanto o técnico quanto a diretoria do clube enfatizaram que a equipe depende também da participação de toda a comunidade, para que o Sete de Setembro coloque Dourados em maior evidência no cenário esportivo. “O Sete de Setembro é responsabilidade de todos. Se nos unirmos, podemos conquistar bons resultados”, concluiu Elói Krüger.
sua carreira como técnico de futebol, no ano de 1996.
“Aqui no Comercial o presidente valoriza o trabalho, dá liberdade. Assim, o treinador não fica preocupado se vai perder o jogo, ele compreende isso e ajuda bastante no trabalho”, complementa Amarildo.
Em 2011, Amarildo bus-
cará junto ao E. C. Comercial o bicampeonato consecutivo do Campeonato Estadual e fazer uma boa participação na Copa do Brasil diante do Vasco da Gama-RJ. O confronto contra o clube carioca será no dia 23 de fevereiro no estádio Morenão, em Campo Grande, às 20h50 (horário de MS).
CAmarildo Carvalho completou ontem um ano no comando do clube Colorado de MS AMPO GRANDE - Pouco comum entre os clubes brasileiros de futebol é um técnico se manter por muito tempo à frente da mesma equipe. Entretanto, essa história é diferente no Esporte Clube Comercial, de Campo Grande. O técnico Amarildo Carvalho completou ontem um ano no comando do clube Colorado. Há exato um ano começava o trabalho que daria ao E.C. Comercial o título de campeão sul-mato-grossense de futebol e garantiria presença na Copa do Brasil de 2011.
“Sempre trabalhei como treinador no Comercial, é um clube que se identifica muito comigo. Permanecer um ano na frente de um time no Brasil é muito difícil”, comenta Amarildo.
O comandante colorado carrega na carreira de treinador três títulos de campeão Estadual de Mato Grosso do Sul, sendo dois pelo E.C. Comercial. Em 2001, sobre o Cassilandense, e ano passado sobre o Naviraiense. E foi no próprio E. C. Comercial que Amarildo iniciou
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 o progresso
ARevista Mulher estará com inscrições abertas, a partir da próxima semana, para a 15ª turma do concurso de modelo e manequim.
Poderão participar garotas entre 13 a 24 anos, independente se é modelo ou não. A etapa tem duração de três meses, no qual as jovens recebem noções de passarela, etiqueta, moda, passarela, com os mais conceituados profissionais da área. O curso de modelo e manequim é encerrado com um desfile. Vários alunos que fizeram o curso de modelo e manequim da Revista Mulher obtiveram projeção nas passarelas de todo o país.
As interessadas devem comparecer ao escritório da Revista Mulher localizado na rua Cuiabá, 1.701, sala 4. Menores devem ter a companhia de pais ou responsáveis, e documentação. Outras informações pelo telefone (67) 3423-7374.
Em dezembro do ano passado, foi realizada no Alphonsus Hotel, a 2ª edição do Concurso Mulher Fashion.
No desfile, as modelos se apresentaram em três trajes, sendo: moda fashion, moda praia e social.
O júri foi formado pela empresária Silvana Tompes, o designer de moda e estilista, Devanir Nonato, a Miss Brasil Teen, Thais Artuzi, a professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Zélia Nolasco e a pedagoga Mercedes Congro. Eles avaliaram a beleza plástica, simpatia e desenvoltura das candidatas, que passaram pelo curso de modelo e manequim. Em
1º lugar, ficou Millena Christine Dezan da Fonseca que recebeu R$ 500 é capa da edição deste mês da revista Mulher; 2º lugar, Janielle de Lírio Matte e 3º lugar, Mireni Betina dos Santos Moraes. Ambas receberam prêmios.
O desfile contou com as presenças ilustres da prefeita Délia Razuk, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Dourados (Aced), Antônio Freire e do grupo Ange’s de Ponta Porã, que contagiou o público.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Após uma participação no primeiro capítulo de “Insensato Coração”, Tuca Andrada começa a gravar cenas do seu próximo personagem. Ele está no elenco da nova novela das seis da Globo “Cordel Encantado”. Zóio Furado é um cangaceiro que faz parte do mesmo núcleo de Jesuíno, papel de Cauã Reymond. “Meu personagem é um vilão e vai trair o chefe do bando. Esse trabalho é completamente diferente, inusitado e bacana. Achei a história leve”, destaca o ator.
Casamenteiro
No capítulo de sexta-feira, em “Sansão e Dalila”, com a saída de Abbas, personagem de Milhem Cortaz, Inárus, vivido por Marcello Escorel, diz à Aron, de Emílio Dantas, que deve proibir as perseguições contra os hebreus e que deve ficar à disposição de Dalila, interpretada por Mel Lisboa, para o caso de uma tentativa de vingança vinda do comandante. Aron vai até Myra, de Luiza Curvo e Yunet, personagem de Joana Balaguer, em momentos diferentes, e diz que está feliz com a confiança
É agora: mudança lunar abre temporada perfeita pra você se desfazer de todas as tralhas que atrapalham sua vida. Comece pelas emoções. Finanças compartilhadas também precisam de uma renovação de propósitos.. Que parta de você primeiro.
Assunto dos próximos sete dias: amor que míngua, plano de empreender algo sozinho que não tem toda essa empolgação que pensava. Vem a Lua minguante hoje e mexe com seus brios, algo termina. Gravidez pode ser assunto de proa para cancerianas.
Se você quer mesmo realizar uma aspiração, um desejo que ilumina sua alma, comece a cortar gastos e feche a torneirinha.
Vá no embalo da Lua minguante em Escorpião – hoje – até 2/2 com essa idéia na cabeça. Aceite limites e talentos pessoais.
Como empregar bem seus recursos? Tem início agora um período curto – vai até 2/2 – ótimo para repensar seus investimentos. O que pode definir a direção a tomar: planos de futuro e aspirações pessoais. Trabalhe nisso com fé e verá o ótimo resultado.
Você quer conclusões? Pois pode se preparar, pois elas chegam mesmo a partir de hoje. Tem a ver com sua profissão, relação com chefes, funções etc. Até onde sua integridade não é ameaçada por sua função social? Reflexões virão sobre isso.
Questões de natureza filosófica, ética ou espiritual estarão em primeiro plano para você durante os dias desta Lua minguante. Num plano mais concreto, viagens e relações com estrangeiros podem tirar seu sono ou trazer preocupações.
do príncipe Inárus. O soldado faz um pedido de casamento a cada uma das cortesãs.
No elenco
A atriz Vanessa Gerbelli está na nova novela da Record, “Vidas em Jogo”. Ela será esposa de Severino, papel de Paulo César Grande, dono de um restaurante de comida nordestina. A trama de Cristiane Fridman está prevista para estrear em abril.
Musical
O canal Boomerang traz, dia 11 de fevereiro, um show
ao vivo de Akon. O cantor é um dos mais populares nomes do estilo R&B Norte-Americano. De origem senegalesa, o rap arrecada cerca de 30 milhões de dólares por ano. O musical mostra uma apresentação ao vivo no programa “Boombox in Concert”, às 20h.
Carreira solo
O vice-presidente da Rede TV!, Marcelo de Carvalho, vai apresentar sozinho a nova temporada do “game” “Mega Senha”. A produção, que entra na grade da emissora em março, não contará com a presença de Luciana Gimenez, que está de licença-maternidade.
Sexo na tevê
Fernanda Lima volta a apresentar o “talk show” “Amor e Sexo” na próxima terça, dia 1º de fevereiro. A produção, que ia no ar às sextas, sofreu mudanças no dia de exibição, horário e formato. O programa entra na grade depois do “Big Brother Brasil 11”, visando tratar os temas da sexualidade com mais liberdade. Outra novidade é um quadro sobre o comportamento de homossexuais. O “Gayme” oferta um carro para os participante. A sexóloga Carmita Abdo não faz mais participações no palco, mas continua oferecendo consultoria ao programa.
rápidas
# o “camarote PFc”
omar Cardoso
Se você tem vivido uma relação meio chocha, aproveite os próximos sete dias para terminar ou transformar de verdade isso. Minguante lunar sinaliza percepção da validade e do propósito de seus relacionamentos estáveis. Vá fundo sem medos.
Finalize pendências familiares a partir de agora. Até 2/2 você tem tempo de dar o pontapé inicial nisso. Mudanças, aluguel de imóvel, renovação em casa de algum tipo está em vias de ocorrer. Alta carga emocional nas relações mais intimas. Cuidado.
Lua minguante em seu signo hoje – repare: é a única do ano em que você pode cortar acessórios, iniciar dietas, tornar sua vida mais leve em todos os sentidos. Intensifique suas ações neste sentido nos próximos sete dias e terá o que comemorar!
de hoje tem como convidada Patricia Amorim, presidente do Flamengo. ela fala sobre a seriedade do processo de contratação de ronaldinho gaúcho. o programa vai ao ar às 23h, no PFc 24h.
# O “Comentário Geral” da próxima quarta, dia 2, tem como tema a água. Entre os convidados, a especialista Jack Sickerman explica como é feito o reaproveitamento da água da chuva, às 19h30, na TV Brasil.
# Ainda não foi escolhida a atriz que substituirá Taís Araújo, em “cordel encantado”, próxima novela das seis da globo. Taís desistiu do papel pois está grávida.
# O seriado “Acampamento de Férias 2”, da Globo, marcou 15 pontos de audiência na estreia, dia 24 de janeiro.
Foi bem
O novo cenário do “Vídeo Show”, da Globo. Passa mais dinamismo.
Foi mal
Deborah Secco, como Natalie, de “Insensato Coração”. O papel lembra a Darlene que a atriz viveu em “Celebridade”.
E-mails para esta coluna: canalzap@cartaznoticias. com.br
ArAguAiA – Solano arranca o pote das mãos de Estela e o quebra. Ruriá sorri vitorioso e some da estância. Max questiona Vitor sobre a sociedade com Amélia. Janaína prova o vestido de noiva e se emociona. Estela sofre ao ver Solano e Manuela se beijando. Ricardo afirma a Mamed que ele está bem de saúde. Fred e Janaína acertam os detalhes para o casamento. Com a ajuda de Padre Emílio, Solano se reconcilia com a mãe. Ametista e Ricardo se beijam. Neca desiste de Ametista e tenta reconquistar Glorinha. Nancy afirma a Pimpinela que eles não namoram porque ele é pobre. Solano afirma a Beatriz que não vai sair do Araguaia. Amélia ouve Max fazendo ameaças em um telefonema. Ti-Ti-Ti – Stela comenta com Renato que Marcela está mais próxima dele. Marta aparece na casa de Jacques e interrompe a coletiva. Ela revela a Jacques que Amanda é sua filha e ameaça contar para a imprensa que ele a abandonou grávida se ele desmascarar Ariclenes. A imprensa fica decepcionada quando Jacques anuncia que convocou a imprensa para pedir perdão a Jaqueline. Ariclenes comemora a salvação de Valentim. Jorgito alerta Rebeca que Magali é apaixonada por Gino. Mário reconhece Dona Mocinha. Ariclenes agradece a Marta e os dois se beijam. Suzana flagra o beijo e sai sem ser percebida. Amanda mostra a Edgar uma entrevista em que Renato elogia Marcela. Thales marca um lanche com Julinho. Suzana desabafa com Irina. Jacques avisa Marta que não quer contato com Amanda. Chico despreza Nicole. Valquíria descobre que Victor Valentim é Ariclenes. Armandinho tenta agarrar Desiree à força quando Jorgito chega e o enfrenta. Jacques procura Jaqueline. insensATo corAção Léo inventa sua história para Norma. Bibi tenta acalmar Marina. Gilda conta para Vitória sobre o acidente com Pedro e a empresária teme por sua neta. André acha graça do relacionamento entre Carol e Alice. Vitória se tranquiliza ao conversar com Marina. Werner fala para os repórteres que Pedro foi o culpado pelo acidente. Léo volta a falar com Norma e ela se encanta por ele. Wanda e Raul visitam Pedro na UTI. Valdir lamenta com Selminha por ter trocado os combustíveis do avião. Raul defende Pedro contra as acusações de Werner. Natalie leva Haidê a um restaurante japonês. Carol se despede de André e ele promete ligar para ela para marcar um futuro encontro. Dr. Moreira não autoriza a entrada de Marina na UTI. Raul diz que Wanda pode ficar em sua casa para cuidar de Pedro. Léo conta para os pais que Pedro tinha cancelado o casamento com Luciana, pois se apaixonou por outra mulher. Eunice culpa Pedro pela morte de Luciana. André passa a noite com Solange. Alice implica com Carol por causa de André. Raul e Wanda ficam preocupados ao ler no jornal que Pedro pode realmente ter sido o culpado pelo acidente com o avião. Dalva repara que Norma está diferente. Léo afirma a Afrânio que vai conseguir muitos dólares para investir no negócio que tanto deseja. Carol fica chateada ao ver fotos de André em uma boate. Raul revela para Eunice que Luciana implorou para viajar com Pedro.
Que tal tornar seu cotidiano mais simples, para que apenas o essencial brilhe? A partir de agora você está super sensível a esse tema; daí, as mudanças acontecem num nível mais fundo também. Descubra como cuidar melhor de sua saúde e bem-estar.
É a necessidade instintiva de se transformar e de reciclar sua mente que conta agora. Com esse impulso você vai refletir melhor sobre seu trabalho, hábitos e jeito de cumprir tarefas mecânicas. Vale por sete dias e é fase de finalização do passado.
Se você sentir vontade de sumir e se esconder do mundo, até que será boa ideia; a minguante lunar de hoje privilegia o poder do isolamento que lhe permitirá encarar emoções profundas e esquecidas e entender como seu pensamento as reflete e alimenta.
Acasa noturna
Bahrein, que traz sempre as melhores atrações da cena eletrônica, promete continuar surpreender neste sábado, quando apresenta a partir das 23h30, o Dj Fábio Sorbara. Ele é garantia de eletrizar a pista e não deixar ninguém parado com uma seleção dos melhores hits.
A paixão pela música e pelos toca-discos começou na vida de Fábio Sorbara em 1996, influenciado pelo Techno, quando iniciou tocando em eventos particulares e festas de amigos em Cascavel, cidade onde
residia. Logo descobriu sua paixão pelo estilo que lhe daria destaque futuramente, o electro.
Não demorou muito a ter seu trabalho reconhecido e os convites para tocar em festas de outras cidades e em toda região, até receber o convite para ser DJ residente de uma grande casa noturna da região, a Agência Tass de Foz do Iguaçu. Hoje toca nas casas noturnas mais renomadas da região do oeste do Paraná. Já se apresentou no after mais famoso em São Paulo chamado Paradise no 9º melhor club do mundo chamado D-EDGE, e em outros estados.
Oator John Herbert morreu ontem, aos 81 anos, em São Paulo. Ele deu entrada no Hospital do Coração (Hcor) no último dia 5, com insuficiência respiratória. Herbert sofria de enfisema pulmonar e faleceu às 12h30, segundo o hospital.
John Herbert atuou em diversas novelas brasileiras, como “A Viagem", "Sinhá Moça", "Um Só Coração", "Cabocla", "Esperança" e "Malhação". Seu papel mais recente foi como Excelência Gutierrez, na novela “Três Irmãs" (2008).
Herbert também atuou em filmes e trabalhou como diretor e produtor. Ele foi um dos fundadores do Teatro de Arena, na década de 50. Ao lado da atriz Eva Wilma, com quem foi ca -
Fábio é residente da mais célebre casa da região do Paraná, a Bielle Club de Cascavel e Queens Pub de Medianeira. Hoje o seu estilo varia do house e minimal e suas vertentes, Sorbara mantém amplo domínio nas mixagens.
Quem quiser conferir a performance de Fábio Sorbara com a participação do Dj residente da Bahrein, Marcos Bonilha, devem adquirir os convites antecipados a R$ 15. Estão a venda na Subway e Hoover. Outras informações no telefone (67) 99715656 e 8413 5171. Site: www. abahrein.com.br
John Herbert participou de várias novelas de sucesso sado por mais de 20 anos, Herbert participou do seriado “Alô Doçura", que teve grande audiência nos anos 50 e 60. Atualmente, ele era casado com Claudia Librach. Descendente de alemães, John Herbert nasceu em 17 de maio de 1929, em São Paulo. Ele formou-se em Direito na faculdade do Largo São Francisco (USP), mas nunca deixou de atuar. (AE)
A jornalista Juliana Ferreira reuniu amigas íntimas em sua residência para comemorar mais um aniversário. A noite foi de muita alegria e descontração. Confira algumas fotos:
Assinaturas e anúncios
(67) 3325-5343 e 3325-1448
Aniversariantes da Semana
27/01 – Carlos Alberto David
27/01 – Raimunda Luzia de Brito
28/01 – Loester Bueno
28/01 – Rafaela Hirota
28/01 – Walter Radich
29/01 – Mariana Simões
30/01 – Marcos Oliveira S. da Silva
30/01 – Osni Miranda
30/01 – Sonia Tomas de Oliveira e Silva
30/01 – Vera Lúcia Gehlen Maran
31/01 – Maria Da Gloria Paim Barcellos
31/01 – Irene M. B. Pereira de Souza
31/01 – Waldir Neves Barbosa
01/02 – Breno dos Santos Nascimento
01/02 – Clauber Dallamico
01/02 – Kelly Fernandes
01/02 – Modigliane Rizzo Novaes
02/02 – Angelice Maria Nery
02/02 – Thaianne Batistoti
Comemorando idade nova nesta semana, nossos parabéns vão para:
FORMAtuRA
Formou-se administradora pela Faculdade de Campo Grande (FCG), Mariele Nihunes Souto. A jovem comemorou o fim de seu curso no animado baile que durou até altas horas. Veja as fotos:
A jornalista Rafaela Hirota
A jovem Thaianne Batistoti
27/01 – Edição Especial de 3 anos do Sarau dos Amigos, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário.
14/12 a 28/01 – Exposição Coletiva “Alugase”, de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h no Marco.
24 a 28/01 – Programação de Férias no Sesc Horto e Camillo Boni, das 13h às 17h30.
24 a 28/01 – Oficinas de férias do Marco,
Pintura e Mangá. Informações 3326-7449.
28/01 – Lançamento do Carnaval 2011, na Concha Acústica Família Espíndola, na Praça do Rádio, às 19h.
29 e 30/01 – Espetáculo “Dezimprovisa”, sábado às 21h e domingo às 20h, no Teatro Glauce Rocha.
02/02 – Lançamento do livro Provocações, de João Campos Corrêa, às 19h, na Livraria Leparole.
As recém-formadas Mariele
Classificados Classificados
VENDO CASA C/ LAJE Sem acabamento, próx. a mão do Braz, R$ 32.000.
VENDO IMÓVEL Próximo ao Banco do Brasil. 9971-4823 44078
VENDO/TROCO Uma casa em Campo Grande por uma em Dourados no valor R$ 45 mil. (67) 8418-2976 44289
VENDO/TROCO CASA
Na Vila Almeida por uma em Vila Vargas. 34230724/9628-6458 43946
VILA CACHOEIRINHA Predinho c/ salão, r: Clóvis Beviláqua