11113_sábado-domingo_22-23_de_janeiro_de_2011

Page 1

ANO 60 Nº 11.113

Fundador: Weimar Torres

Dourados/MS

SÁBADO e DOMINGO

22 e 23/1 de 2011

Obras não aliviam gargalo logístico

Os produtores brasileiros iniciaram neste mês a colheita de uma safra recorde, de 149,41 milhões de toneladas de grãos, e mais uma vez a chamada eficiência da porteira por dentro não encontrará correspondência do lado de fora. No momento de escoar a produção, eles encontrarão pela frente os já conhecidos desafios logísticos, apesar das várias obras de infraestrutura anunciadas nos últimos anos, em especial para a região Centro-Oeste, maior produtora do País. Página 5

R$ 1,50

Diretora-presidente: Adiles do Amaral Torres

Délia culpa empreiteiras por buracos

Recursos

empreiteira faça o serviço, mas tenho que licitar essas obras”, explica a prefeita. “acontece, que toda vez que uma ou mais empreiteira perde uma licitação, o primeiro ato é ingressar com recurso e essa medida paralisa o processo”, conclui délia razuk. ela explica que na condição de prefeita da segunda maior cidade de mato grosso do sul sofre mais que qualquer outra pessoa quando se depara com as ruas tomadas por buracos. Página 4

contra os processos licitatórios estão deixando as ruas de Dourados em situação delicada a prefeita d élia r azuk (P md B) culpou ontem as empreiteiras que disputaram as últimas licitações para serviços de recuperação asfáltica de d ourados pelos buracos que estão tomando conta das ruas da cidade. “a lei 8.666 impede a contratação de qualquer empresa de forma direta e estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, portanto, não posso simplesmente determinar que alguma

Campanha por vítimas do Rio vai até 27

Fonte: inmet - instituto nacional de meteorologia

Tempo parcialmente nublado a nublado, com pancadas isoladas de chuva e trovoadas, especialmente da tarde para a noite, exceto sudoeste que estará nublado com períodos de parcialmente nublado e pancadas de chuva com trovoadas. Temperatura: estável. Max.: 35°C e Min.: 20°C. Vento direção NE-SE, intensidade: fracos/ moderados c/rajadas. Em Dourados, nublado com períodos de parcialmente nublado, pancadas isoladas de chuva e trovoadas, especialmente da tarde para a noite. Temperatura: estável. Max.: 33°C e Min.: 20°C.

Campanha está arrecadando alimento, água e material de limpeza e higiene para as vítimas das chuvas

a defesa civil de dourados, que está recebendo doações para as vítimas da tragédia na região serrana no r io de Janeiro, segue com a campanha até dia 27 deste mês. o coordenador da defesa Vivil, João Vicente chencarek, orienta a população a doar especialmente alimento não perecível, água, produtos de higiene pessoal e limpeza. em dourados são sete postos de arrecadação. neste sábado, o posto da assistência social vai funcionar das 7h30 às 12h30 para receber os donativos. a Polícia m ilitar também está fazendo campanha de arrecadação em todo os seus postos. o corpo de Bombeiros encerrou a campanha ontem. a cruz Vermelha Brasileira informou ontem que a doação de roupas para as vítimas das chuvas na região serrana não é mais necessária. a quantidade arrecadada até agora já é suficiente, segundo a organização não-governamental ( ong ). Página 6 e Dia a Dia 1

Caderno A Opinião 2 Política 3 e 4 Economia 5 Brasil 6 e 7 Veículos 8 Dia a Dia (incluindo Polícia e Esporte) .1 a 8 Classificados 1 a 8 Caderno Dmais Páginas 1 a 8 Custo de vidas Página 2 Indicadores Página 5 DuplA-sEnA Concurso 935 1º Sorteio: 01 - 25 - 28 - 36 - 47 - 48 2º Sorteio: 01 - 07 - 17 - 19 - 22 - 32 quinA - Concurso 2503 37 - 39 - 43 - 68 - 75
Hedio Fazan Hedio Fazan Maracaju - A Festa de São Sebastião prossegue neste final de semana com a tradicional linguiça de Maracaju, além de eventos religiosos e culturais. Dia a Dia 3
Morre Rui Garcia, ex-presidente do TJ/MS dia a dia 1 Dengue rende multa a 75 proprietários dia a dia 2 Prorrogada inscrição de curso no Sesi dia a dia 2
Reginaldo Ferreira

Política Política Política Política Política Política Política Política

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

Polêmica

atenta

Nada a acrescentar

Os programas eleitorais levados ao, ar ontem, pouco ou nada puderam acrescentar para mudar o estado de coisas pelo qual passa Dourados neste momento crítico e, muito menos, reverter o quadro político atual. Isso já era de se esperar, talvez até pela inexperiência de três candidatos, que ora se propuseram a disputar o pleito pela primeira vez, encontrando barreiras impostas pelas consequências da eleição extemporânea. Dificuldades não faltaram na estreia. De expressão, articulação política e do próprio tempo disponibilizado a eles na disputa, ou seja; pouco mais de dois minutos. Nem todos conseguem ser como o saudoso Enéias, que transformava o pouco em muito, dada a sua criatividade e intelectualidade.

Um ano

Murilo Zauith (DEM), desta vez se compromete dentro do prazo de um ano restabelecer a normalidade em Dourados. Indagado sobre o que queria dizer com este restabelecimento, Murilo foi rápido. “Deixar tudo funcionando normalmente, coleta de lixo, recuperação da malha asfáltica, saúde, limpeza pública, os serviços públicos essenciais”

Mau olhado

Justo na estreia do primeiro programa eleitoral da coligação encabeçada por Murilo Zauith (DEM), que iria ao ar ontem às 12h pela Rede Internacional de Televisão, ocorreram problemas técnicos na produção do material do candidato. Problemas que não são de responsabilidade da emissora, mas da própria equipe técnica de Murilo. Sendo assim, o maior espaço dentre todos os programas; 22 minutos e 10 segundos foram preenchidos pelos slides da Justiça Eleitoral. Conforme prognósticos do politizado, o que ocorreu foi um tremendo mau olhado.

Sem novidades

Não houve grandes mudanças na equipe de Murilo, conforme ele próprio havia dito. De novo mesmo só uma voz feminina no rádio, de uma locutora chamada Meire, vinda do interior do Paraná, especialmente, para a campanha. Ela faz dupla com o consagrado Ivan Martin (101,9), um dos integrantes do CD do Jabá Fest.

Feira livre

Já o candidato José Araújo do PSOL, no alto de sua simplicidade, se saiu até bem de um questionamento feito por uma emissora de rádio ontem sobre a feiralivre de Dourados. Comparou com Campo Grande, que tinha vários problemas até encontarem um local adequado com toda infraestrutura, principalmente com cobertura. Na realidade, o modelo de feira livre de Dourados (na rua) é totalmente ultrapassado.

Cartão invisível

Como em alguns programas a produção do rádio é a mesma enviada para a TV, é necessário que as produções verifiquem com cuidado pelo menos a diferença entre imagem e áudio, que aliás, é grande. No Programa do PMN, por exemplo, a locução começa narrando o fato de Murilo já ter começado errando ao enviar cartões de Natal ao povo de Dourados com propaganda eleitoral antecipada. Olhem só para este cartão? Sugere a voz. Podemos até olhar para o rádio, mas enxergar o cartão através dele, nem com olho biônico.

Inocentado pela Justiça

Outro detalhe: com certeza, o programa deve ter sido gravado antes da decisão do juiz eleitoral de anteontem, que inocentou Murilo de todas as acusações do PMN, pois no mesmo programa, a Justiça Eleitoral é parabenizada pela decisão. Qual delas?

Leitura dinâmica

Querem mais? No programa do PSDC, o candidato Geraldo Sales parece estar lendo o “belíssimo texto” do currículo dele postado em um site de notícias local. Eis algumas partes do referido Curriculum vitae. Geraldo Sales é esportista, palmeirense, uma pessoa extrovertida, sincera e responsável. Tem alguns trâmites na administração pública, onde já exerceu certo cargo na Prefeitura de Dourados na administração Humberto Teixeira”.

Ouro Verde

Já participou por diversas vezes da diretoria da Associação de Moradores do Jardim Ouro Verde. Essa experiência, uma das principais em seu trabalho social, formando uma nova visão no agir coletivamente e os benefícios que isso resulta. Matou a pau.

“No culto dos grandes homens não pode entrar a adulação”. (Rui Barbosa)

Zeca do PT tenta conseguir aposentadoria vitalícia

Estados gastam ao menos R$ 30,5 milhões por ano com aposentadorias e pensões

Divulgação

Conjuntura

Willams Araújo

No pé

Louvável a decisão dos servidores de pressionar o Congresso pela aprovação de emenda constitucional que cria um conselho nacional para fiscalizar as atividades dos Tribunais de Contas em todo país. Atualmente, os membros das Cortes Fiscais desfilam como se fossem “os intocáveis”, julgando e condenando, muitas vezes, apenas peixes miúdos, deixando os “tubarões da política no esquecimento.

Contenção

CWillams Araújo ampo Grande – O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, é um dos cinco que deixaram de governar seus estados que ainda tentam no STF (Supremo Tribunal Federal) sobreviver com aposentadoria vitalícia.

Reportagem do jornal Folha de São Paulo, edição de ontem, mostra que a concessão de aposentadorias vitalícias a ex-governadores já foi alvo de cinco ações de inconstitucionalidade no STF.

O jornal de circulação nacional lembra que até agora o STF só extinguiu a pensão de Zeca do PT, em 2007, mas que o tema deve voltar ao plenário.

por ano com aposentadorias e pensões para ex-governadores ou suas viúvas. Com esse valor seria possível erguer 800 casas populares.

Apesar de a Constituição Federal de 1988 ter eliminado as pensões para ex-presidentes, os benefícios continuam sendo pagos a ex-governadores de ao menos dez Estados (AM, MA, MG, PA, PB, PR, RO, RS, SE e SC).

Em outros oito, apesar de a aposentadoria ter sido extinta, quem obteve o benefício anteriormente segue recebendo. Ao todo, o pagamento beneficia 127 pessoas, entre ex-mandatários e viúvas.

O STF extinguiu a pensão do ex-governador de Zeca do PT em 2007

Ministros ouvidos pela Folha esperavam que, com o julgamento do petista, as Assembleias fossem rever os pagamentos, o que não ocorreu.

Avaliam também que serão necessárias análises de mais ações para que seja editada súmula vinculante, estendendo a derrubada das aposentadorias para todos os Estados.

Está com o ministro Dias Toffoli ação da ProcuradoriaGeral da República que questiona a aposentadoria de ex-governadores do Maranhão.

Ainda segundo a reportagem, os Estados brasileiros gastam ao menos R$ 30,5 milhões

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), que governou o Maranhão até 1971, é um dos que recebe o benefício. A assessoria dele não confirmou o valor recebido.

A legislação do Maranhão, segundo a OAB do Estado, prevê aposentadoria de R$ 24 mil a quem ocupou o cargo por, no mínimo, seis meses.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), que já governou o Estado outras três vezes, optou pela aposentadoria e abriu mão do salário atual.

No Paraná, nove ex-governadores recebem R$ 24,8 mil, o que é previsto na Constituição do Estado. O pagamento inclui o 13º salário.

No ano passado, os exgovernadores Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PSDB) começaram a receber o benefício. Dias pediu ainda um pagamento retroativo de R$ 1,6 milhão referente aos cinco anos em que não recebeu.

Na Paraíba, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima é um dos beneficiados. Em 1993 ele atirou contra o ex-governador Tarcísio Buriti.

Buriti sobreviveu, mas morreu há sete anos, vítima de problemas cardíacos. A mulher dele recebe a pensão.

Outra viúva beneficiada é a de Leonel Brizola, ex-governador do RJ e RS, morto em 2004. Marília Guilhermina Martins Pinheiro acumula pensão dos dois Estados. No total, recebe R$ 41 mil.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional diz que irá questionar a constitucionalidade do benefício no STF.

A reportagem questionou todos os Estados. Mas não obteve respostas até a noite de quinta-feira de dois deles (AC e MS). No entanto, os ex-governadores Pedro Pedrossian, Marcelo Miranda e Wilson Martins recebem R$ 22,1 mil de pensão, benefício que foi negado a Zeca do PT a pedido da OAB/MS, que derrubou decisão da Assembleia Legislativa que havia aprovado o privilégio.

Outros cinco (AL, MG, MA, PA e RO) não disseram quem são os beneficiados.

O comentário nas rodinhas palacianas é que o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), deve passar o bastão para o vice Edil Albuquerque (PMDB) nos próximos dias, aproveitando para descansar com a família por alguns dias, como faz o governador André Puccinelli, seu companheiro de partido.

Quando voltar, deve anunciar medidas de contenção de gastos na prefeitura que nem a imprensa oficial irá escapar.

Ronda

Repórter de um jornal de circulação nacional aterrissou em solo sul-mato-grossense cuja missão seria dar sequência em matéria sobre o desvio de recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), dirigindo atualmente pelo PMDB. Aliás, em Mato Grosso do Sul, quem dá as cartas no órgão é Flávio Brito, que trocou o PPS pelo PMDB, acompanhando o deputado federal Geraldo Resende, seu padrinho político.

Chororó

Dizem que, apesar da choradeira de “xiitas e xaatos”, os principais cargos federais em Mato Grosso do Sul continuarão nas mãos do PMDB, coadjuvante do governo Dilma Rousseff. E que restará ao PT, que perdeu feio as eleições para o governo estadual, apenas o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), uma vez que os peemedebistas não vêem necessidade de brigar para ficar com tremendo abacaxi. Ou, talvez, o Ibama.

(E-mail: conjunturaonline.com.br)

Colono – Cumpádi, PMDB e PT continua brigandu por cargus...

Zé Pinga - ... é, quem tá lá não qué saí... e quem não tá, qué uma boquinha... ic, ic, ic...

O PROGRESSO 3
Política
César Cordeiro cordeiro@progresso.com.br Ex-governador Zeca do PT tenta no STF conseguir aposentadoria vitalícia

Política Política Política Política

Política Política Política Política

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

Délia culpa empreiteiras por buracos Política

Licitações Recursos contra os processos licitatórios estão deixando as ruas de Dourados em situação delicada

Informe C

Quer melar

O bacharel em Direito Daniel Ribas da Cunha entrou no Ministério Público Estadual com uma representação contra o ato do presidente da Câmara de Dourados, Dirceu Longhi (PT), que contratou por R$ 200 mil, sem licitação, o advogado Naudir de Brito Miranda para assessorar no trabalho das comissões processantes contra os vereadores afastados na Operação Uragano.

Esquecido

Ontem o Brasil celebrou os 150 anos de nascimento do padre-cientista Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio e pai das telecomunicações. Embora seja um dos maiores gênios dos séculos XIX e XX, por suas invenções e atuação científica, Moura, gaúcho de Porto Alegre nascido em 1861, é ignorado em seu próprio País, onde as crianças continuam aprendendo que o inventor do rádio foi o italiano Marconi.

Apoio

O Conselho Municipal de Juventude deve promover hoje uma manifestação na Praça An-

Egon, dê uns conselhos pro Ishy. Ele tá “pulando” muito!

tonio João, em apoio ao projeto da prefeita interina Delia Razuk que cria a Secretaria da Juventude. A proposta está na Câmara e não foi votada ainda por causa do recesso. Mas, pelas informações correntes, não deve entrar na pauta tão logo, porque há resistência pela criação de mais, não uma, mas duas secretarias: a da Juventude e de Cultura.

Dois pesos...

Irado como ele só, Zeca do PT não se conforma da aliança do seu partido com o Democratas em Dourados e tem estimulado a dissidência de Elias Ishy e companhia ltda. E ata esbravejou que “o senador Delcídio não vai subjugar a militância e muito menos ter o PT de quatro.” Essa semana ele esteve na cidade para engrossar a voz dos descontentes.

... duas medidas

Essa mesma ira ele não teve quando o PT, que indicou o candidato a vice-prefeito, se coligou com o DEM em Laguna Carapã na eleição de 2008. Mais: no ano passado, Zeca conversou certa vez com Murilo Zauith no

Cícero Faria

cicerolfaria@gmail.com

Kikão e ensaiou um ‘namoro’ político com o então vice-governador, que se sentia fritado por Puccinelli na sua candidatura a senador. Zeca aceitaria com muito grado ele como aliado para concorrer ao Senado.

Futuro

A birra do Zeca com a aliança em Dourados – que levou até o seu sobrinho-deputado Vander Loubet para o lado do Murilo, envolve o Delcidio, e tem como pano de fundo e a eleição de 2012 e 2014, quando o senador será um forte candidato a governador. O “ódio” contra o DEM não pode ser assim, tão exacerbado, afinal o “flerte” com Murilo no ano passado provou isso.

Armadilha

No cruzamento da rua Floriano Peixoto com a major Capillé – para quem desce, o asfalto foi cortado, de fora a fora, para colocação da rede de água/esgoto. A valeta foi tapada, mas afundou. E virou um quebra-mola invertido. Ao invés de ser para cima, é para baixo. Quem passa pelo local leva um baita solavanco. Já, já um carro “voa” por ali...

Iiiiii.. O japonês é redomão!

Bate-Rebate

A presidente Dilma Roussef (PT) fará no dia 26 março a sua primeira visita oficial ao Paraguai. No encontro, ela tratará, entre outros temas, com o presidente Fernando Lugo, sobre a situação enfrentada por produtores rurais brasileiros hostilizados por movimentos sociais do país vizinho.

Quando o douradense pensava que estava livre da sujeira e dos transtornos no trânsito, empreiteira da Sanesul está rasgando, de novo, ruas do centro da cidade.

O governo federal pretende antecipar o anúncio do Plano Agrícola e Pecuário para maio. Essa medida é importante porque entre o anúncio dos recursos até sua chegada aos produtores levam-se de dois a três meses.

Morreu ontem, na Capital, o desembargador aposentado Rui Garcia Dias, 76 anos. Ele foi nomeado ao Tribunal de Justiça em 79 e aposentou-se em janeiro de 2006. Natural de Três Lagoas, formou-se em Direito, em 1958, na Universidade do Brasil (RJ) e ingressou na magistratura em 67.

A Faculdade Anhanguera de Dourados realiza o seu primeiro processo seletivo do ano amanhã, às 9h30. As inscrições podem ser realizadas até hoje nas dependências da unidade.

Ontem os eleitores douradenses já tiveram uma pitada das intenções dos quatro candidatos a prefeito, conhecendo as figuras no horário eleitoral na TV RIT.

O Garras prendeu, na quinta-feira, Ananias da

Silva Neto, 34 anos, acusado de tentar extorquir um empresário do ramo de veículos de Campo Grande. A vítima recebeu ligação de um homem que disse ter sido contratado para matá-lo. Mas não cometeria o crime caso ele pagasse R$ 50 mil.

A Associação de Vítimas de Erros Médicos (Avem) investiga mais de 300 casos de erros na saúde pública no Estado. Em Dourados um paciente sofria de apendicite e teria sido tratado com remédio para gases, segundo o Douradosagora

DOURADOS – A prefeita Délia Razuk (PMDB) culpou ontem as empreiteiras que disputaram as últimas licitações para serviços de recuperação asfáltica de Dourados pelos buracos que estão tomando conta das ruas da cidade. “A Lei 8.666 impede a contratação de qualquer empresa de forma direta e estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, portanto, não posso simplesmente determinar que alguma empreiteira faça o serviço, mas tenho que licitar essas obras”, explica a prefeita. “Acontece, que toda vez que uma ou mais empreiteira perde uma licitação, o primeiro ato é ingressar com recurso e essa medida paralisa o processo”, conclui Délia Razuk.

Ela explica que na condição de prefeita da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul sofre mais que qualquer outra pessoa quando se depara com as ruas tomadas por buracos. “Toda vez que o carro onde estou passa sobre um desses buracos sinto que a responsabilidade é toda minha, mas estou de mãos atadas diante da Lei 8.666 e, sobretudo, dos recursos apresentados pelas empreiteiras que são desclassificadas nas licitações”, argumenta.

pontos mais críticos. “Tenho como principal meta entregar a prefeitura ao meu sucessor não apenas com as contas em dia, mas, também, com as ruas recuperadas e vamos trabalhar muito para que a população de Dourados possa trafegar em segurança porque amo esta cidade e sofro com a situação das ruas, mas peço um pouco de paciência porque preciso seguir a lei”, ressalta.

Licitação é interrompida por recursos de empresas que ficaram impedidas

As empresas que recorrem do resultado do processo licitatório, geralmente, não concordam com o rigor do Art. 3o da Lei 8.666, que estabelece que a licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

LICITAÇÃO

Em virtude dos recursos das empreiteiras, o início do tapa-buracos deve demorar mais uma semana. Na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Obras realizou a uma sessão pública e convocou as oito empresas inscritas. Sete compareceram à sessão, que começou às 8h no plenário José Cerveira, no do Centro Administrativo Municipal. O diretor de Obras da secretaria, Luiz Calos Yamashita, explica que três empresas estavam habilitadas. Entretanto, as quatro decidiram recorrer e a sessão teve que ser encerrada sem resultado.

“Estamos trabalhando para regularizar esse problema e tão logo a comissão licitatória defina a empresa vencedora, colocaremos cinco frentes de obras nas ruas para por fim a essa buraqueira”, garante Délia Razuk. Além das manobras das empreiteiras, o excesso de chuvas nos últimos dias tem impedido que as equipes da Secretaria Municipal de Obras realizem as ações emergenciais para conter os buracos nos

A prefeita lembra que uma das empresas que já fazia os trabalhos de tapa-buracos na gestão passada acabou envolvida na Operação Uragano e deixou de atender os projetos. “Preparamos uma nova licitação para o início de dezembro, mas como fomos rigorosos no processo licitatório todas as empresas que adquiriram o edital acabaram excluídas e tudo voltou à estaca zero”, explica. “Agora, que estávamos confiantes nesta nova licitação, os recursos acabaram travando o processo e a população está sendo a maior prejudicada”, enfatiza.

Yamashita explica que, em virtude disso, a prefeitura terá que cumprir os prazos estabelecidos por lei e aguardar para realizar outra sessão, que deve acontecer na próxima semana. “Lamentamos porque quanto mais se demora em contratar a empresa, mais a população sofre com os problemas de buracos nas ruas”, disse Yamashita. O município vai investir R$ 2,5 milhões na recuperação do asfalto, que vai possibilitar a realização de tapa-buraco em toda a cidade. A Secretaria de Obras está com o cronograma de serviços pronto, aguardando apenas a escolha da empresa que vai executar o serviço. Segundo Yamashita, o trabalho vai começar pelos pontos mais críticos na área central e se estender para os bairros.

O objetivo é executar o serviço o mais rápido possível. Por causa das constantes chuvas, a situação dos buracos nas ruas se agravou ainda mais, causando transtornos para a população. A prefeita Délia Razuk quer recuperar pelo menos os trechos mais críticos da malha asfáltica até encerrar seu mandato. “Esperamos que mesmo com esse atraso, as obras possam começar ainda na primeira semana de fevereiro”, disse o diretor de Obras.

O PROGRESSO
4
P1
Cachorro mordido de cobra tem medo até de barbante. Délia Razuk garante que está empenhada em fazer licitação para acabar com buracos nas ruas

Safra recorde

Obras não aliviam gargalo logístico

A melhora das estradas no País por si só não garante ganho de eficiência no transporte dos grãos

Ana Conceição

São Paulo - Os produtores brasileiros iniciaram neste mês a colheita de uma safra recorde, de 149,41 milhões de toneladas de grãos, e mais uma vez a chamada eficiência da porteira por dentro não encontrará correspondência do lado de fora. No momento de escoar a produção, eles encontrarão pela frente os já conhecidos desafios logísticos, apesar das várias obras de infraestrutura anunciadas nos últimos anos, em especial para a região Centro-Oeste, maior produtora do País. De acordo com estudo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), o transporte dos grãos por hidrovia reduziria os custos em 70%; por ferrovia seriam 35% menores. Mas nesta safra, o Estado, maior produtor nacional de soja, continuará a escoar 90% da colheita por via rodoviária.

No sistema rodoviário há várias obras de recapeamento e duplicação concluídas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, assim como em outros Estados; outras estão em andamento. Mas ainda que as condições das estradas melhorem, o deslocamento por caminhão em longas distâncias - no caso mais de mil quilômetros até os portos de Paranaguá e Santos

O transporte dos grãos por hidrovia reduziria os custos em 70%

– é caro e ineficiente. “Os problemas de escoamento da safra do Centro-Oeste vão continuar. A melhora das estradas por si só não garante ganho de eficiência no transporte dos grãos. O modal rodoviário é antieconômico”, avalia Bruno Batista, diretor executivo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Modais de transporte mais eficientes ainda são uma realidade longínqua.

Pequena parte da produção de Mato Grosso, por exemplo, sai pelas hidrovias Paraná-Tietê, Rio Madeira e Araguaia; nas ferrovias, parcela da produção

do sul do Estado sai pelos trilhos da Ferronorte. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), entre Goiás, Mato Grosso, Rondônia, ainda não passou da fase de projeto.

“Vemos que, de fato, há um esforço para recuperar estradas. Mas em épocas de chuva, como agora, os buracos surgem com uma rapidez maior que a capacidade de tapá-los. O problema é que continuamos sem alternativas”, explica Marcos da Rosa, coordenador da comissão de logística da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja). Ele, que também é produtor da região de Canarana, paga, em média, US$ 120 por tonelada para levar a oleaginosa até o Porto de Paranaguá. Para

se ter uma ideia do que isso representa, em dezembro passado o preço médio da soja brasileira vendida ao mercado externo era de US$ 498 por tonelada, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior. Dados compilados pela Associação Nacional dos Usuários dos Transportes de Carga (Anut) mostram que a precariedade do transporte faz com que o produtor brasileiro tenha uma desvantagem de US$ 74 por tonelada, na comparação com os concorrentes norteamericanos e argentinos; somados frete ao porto (US$ 71) com despesas portuárias (US$ 3). Enquanto na Argentina as distâncias médias favorecem o transporte rodoviário, nos

Indicadores Econômicos

Estados Unidos as grandes distâncias são vencidas com uso intensivo das ferrovias e das hidrovias.

INVESTIMENTOS De acordo com dados da mais recente prestação de contas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, em Mato Grosso, o investimento previsto em logística de transporte entre 2007 e 2010 somou R$ 2,516 bilhões; em Mato Grosso do Sul, R$ 1,602 bilhões; em Goiás, R$ 3,058 bilhões. No Pará, ligação entre a produção do Centro-Oeste e os portos do Norte, o investimento previsto somou R$ 2,77 bilhões. O porcentual de aplicação desses recursos varia, mas, em que pese o montante dos recursos, as obras, no estágio em que estão, vão apagar incêndio.

“Tivemos poucos avanços até agora. São necessários mais portos, mais terminais, mais ferrovias. Com os 30 mil km de ferrovias que estão aí, e nem tudo está em operação, não dá. E isso não se recupera em um ano ou dois”, resume a consultora Elizabeth Chagas, especialista em logística.

Ela avalia que o governo, com as obras recentes, corre atrás do prejuízo após anos de subinvestimento em logística e infraestrutura e lembra: com o País em crescimento, a agricultura concorre por transporte com os outros setores da economia, o que pressiona todo o sistema de escoamento da produção nacional. “Os gargalos estão aí do mesmo jeito.”

PORTOS E se o transporte até as vias de exportação é precário, os terminais portuários não têm ficado atrás. Um dos problemas mais prementes é a dragagem, o afundamento dos canais para

que grandes navios possam ser carregados em sua totalidade. Nesta semana, por exemplo, o Terminal Graneleiro do Guarujá (TGG), no Porto de Santos, recebeu um navio com capacidade para carregar 190 mil toneladas de milho, o capesize Leonidas Warrior, mas só pôde embarcar 112 mil toneladas porque o canal de navegação de Santos precisaria ter uma profundidade de 17 metros e tem apenas 13,3 metros. Apenas em 2014 o canal será aprofundado para 17 metros. Em Paranaguá não é diferente. O porto anunciou uma dragagem emergencial dos berços de atracação, ao custo R$ 2,5 milhões, que deverá estar pronta em fevereiro. Mas a dragagem de manutenção do Canal da Galheta, da bacia de evolução do Porto de Paranaguá e de aprofundamento dos canais, ao custo de outros R$ 152 milhões, ficará para pelo menos 2012.

ARMAZÉNS

No setor de armazenagem os problemas não são menores. Há falta de silos apropriados para cada tipo de grãos, a despeito de a capacidade estática da Companhia Nacional de Abastecimento ser de quase 138 milhões de toneladas. Estimativas informais são de que o déficit beira os 60 milhões de toneladas. “Para a soja, por exemplo, os armazéns não são apropriados”, diz Marcos de Rosa, da Aprosoja. É por isso, observou, que 30% da produção do Estado fica “estocada” sobre caminhões nas filas de embarque dos portos na época do escoamento. Ele também lembra a situação dos produtores de milho, que colheram uma grande safra no ano passado. Muitos deixarão o grão ao léu por ter onde armazená-los. (AE)

Economia O PROGRESSO Economia Economia Economia Economia Economia Economia P1 5 Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011
O escoamento da produção de grãos por via rodoviária no País encarece os custos
Fonte: GRANDE FM RURAL
Hedio Fazan
MILHO R$ 24,00 (disponível) SOJA R$ 48,00 (disponível) AGROPECUÁRIA POUPANÇA JANEIRO 16 0,5959% 17 0,5640% 18 0,5651% 19 0,5940% 20 0,6141% 21 0,6260% 22 0,6305% 23 0,5993% 24 0,5509% 25 0,5673% 26 0,5969% 27 0,6354% 28 0,6224% FEVEREIRO 01 0,5719% 02 0,6015% 03 0,6249% TBF JANEIRO 12 0,9170% 13 0,8803% 14 0,8484% 15 0,8535% 16 0,8943% 17 0,9408% 18 0,9172% 19 0,9682% 20 0,8664% IMPOSTO DE RENDA (desconto na fonte) Base de cálculo Alíquota % Deduzir-R$ Até R$ 1.499,15 - Isento De R$ 1.499,16 até R$ 2,246,75 7,5 112,43 De R$ 2.246,76 até R$ 2.995,70 15 280,94 De R$ 2.995,71 até R$ 3.743,19 22,5 505,62 Acima de R$ 3.743,19 27,5 692,78 Deduções: R$ 150,69 por dependente; pensão alimentícia integral; contribuição ao INSS. Aposentado com 65 anos mais tem direito dedução extra de R$ 1.499,15 benefício recebido da previdência pública privada. DÍVIDA EM TR ou TRD Dia do Fator de Vencimento Atualização JANEIRO 13 0,01196688 14 0,01189886 15 0,01196642 16 0,01205440 17 0,01226265 18 0,01231605 19 0,01242688 20 0,01234793 21 0,01237763 22 0,01237064 23 0,01232796 24 0,01232636 25 0,01236863 26 0,01242613 27 0,01236975 28 0,01235674 29 0,01227222 30 0,01215792 31 0,01213738 UFERMS UFIR (Multiplique a quantidade de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais). INFLAÇÃO AcUMULADO Índices Dezembro No ano 12 meses IPCA (IBGE) - 5,25 5,63 INPC (IBGE) - 5,83 6,08 IGP-M (FGV) 0,69 11,32 11,32 IGP-DI (FGV) 0,38 11,30 11,30 IPA-DI (FGV) 0,21 13,85 13,85 IPC-DI (FGV) 0,72 6,24 6,24 INCC (FGV) 0,67 7,77 7,77 IPC (FIPE) 0,54 6,40 6,40 ICV (DIEESE) - 6,23 6,31 TR JANEIRO 12 0,1260% 13 0,0995% 14 0,0778% 15 0,0829% 16 0,1035% 17 0,1397% 18 0,1262% 19 0,1569% 20 0,0957% REAjUSTE DE ALUGUEL - JANEIRO/2011 IGP-M (FGV) 1,1132 IPCA (IBGE)IGP-DI (FGV) 1,1130 INPC (IBGE)IPC- (FIPE) 1,0640 ICV (DIEESE)Obs.: Fatores representam a variação do indicador de reajuste nos últimos 12 meses. Novembro/2000 R$ 1,0641 jANEIRO R$ 540,00 bOI GORDO/à vista R$ 93,00 (Brasil Global - Frigoforte) VAcA GORDA/à vista R$ 83,00 (Frigoforte) - R$ 84,00 (Brasil Global) SALÁRIO MÍNIMO BOLSAS Ibovespa: -0,62% Pontos: 69.133,09 Máxima de +0,67% : 70.027 pontos Mínima de -0,67% : 69.095 pontos Volume: 5,56 bilhões Variação em 2011: -0,25% Variação no mês: -0,25% Ibovespa Futuro: -0,64% Pontos: 69.440 Máxima (pontos): 70.455 Mínima (pontos : 69.430 BLUE CHIPS Telemar PN Preço: R$ 26,88 Variação: -0,22% Vale PNA N1 Preço: R$ 52,39 Variação: 0,52% Petrobras PN EJ Preço: R$ 27,09 Variação: -0,66% Bradesco PN ES N1 Preço: R$ 31,58 Variação: -0,88% Embratel PAR PN Preço: R$ 9,45 Variação: 0,53% Eletrobras PNB N1 Preço: R$ 26,81 Variação: -0,59% Usiminas PNA N1 Preço: R$ 19,74 Variação: -0,3% SID Nacional ON Preço: R$ 28,67 Variação: -0,86% Vivo PN Preço: R$ 57,37 Variação: -0,05% Cemig PN ED N1 Preço: R$ 27,48 Variação: -2,24% GLOBAL 40 Cotação: 135,750 centavos de dólar Variação: +0,18% CÂMBIO - Dólar comercial no balcão Compra: R$ 1,6700 Venda: R$ 1,6720 Variação: -0,06% - Dólar Paralelo Compra: R$ 1,74 Venda: R$ 1,85 Variação: estável - Dólar Ptax Compra: R$ 1,6715 Venda: R$ 1,6723 Variação: +0,05% - Dólar Turismo Compra: R$ 1,6470 Venda: R$ 1,7800 Variação: -0,17% - Dólar Futuro (fevereiro) Cotação: R$ 1,680,00 Variação: +0,12% - Euro Cotação: US$ 1,3619 (às 18h25) - Euro comercial Compra: R$ 2,2690 Venda: R$ 2,2671 Variação: +0,72% - Euro turismo Compra: R$ 2,2100 Venda: R$ 2,3530 Variação: -1,26% JUROS - CDB prefixado de 30 dias, 11,21% ao ano. - Capital de giro, 14,11% ao ano. - Hot money, 1,45% ao mês. - CDI, 11,14% ao ano. - Over a 11,16% OURO - Ouro na Comex de Nova York Cotação: US$ 1,342,20 a onça-troy (1 onça-troy equivale a 31,1035 gramas) Variação: -0,39% às 18h29 - Ouro na BM&F Cotação: R$ 76,000 Variação: +0,40% jANEIRO R$ 15,35 * A partir de agora, preços pecuários só livres, com suspensão do Funrural

Vítimas das chuvas

Doação de roupas não é mais necessária

A prioridade continua sendo alimentos prontos ou semiprontos e itens de

Rio – A Cruz Vermelha Brasileira informou ontem que a doação de roupas para as vítimas das chuvas na região serrana não é mais necessária. A quantidade arrecadada até agora já é suficiente, segundo a organização não-governamental (ONG). Somente na sede da Cruz Vernelha, estão armazenadas 250 toneladas de roupas de todos os tipos.

“Hoje nós temos uma quantidade de roupas que dá pra suprir tranquilamente toda a região serrana. A intenção é que não haja desperdício”, disse o presidente da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro, Luiz Alberto Sampaio. Ele pediu que as pessoas guardem as roupas que pretendiam doar para que sejam aproveitadas em outra oportunidade.

fácil consumo como biscoitos, sopas desidratadas. Cestas básicas ou componentes de cestas básicas, tempero, que temos pouco, óleo”, listou Sampaio.

na Cruz Vermelha estão armazenadas 250 toneladas de roupas

Segundo a Cruz Vermelha, conjuntos básicos de panelas e utensílios de cozinha serão distribuídos. A entidade filantrópica pede ainda que as concessionárias das rodovias que cortam a região não cobrem pedágio dos carros e caminhões da Cruz Vermelha, devidamente identificados, que estão fazendo o transporte dos donativos.

De acordo com o último balanço da Cruz Vermelha, foram recebidos 450 mil litros de água, 35 mil litros de leite, 250 toneladas de alimentos e 50 mil itens de higiene e limpeza.

luntários é considerada fundamental. A estudante de medicina Camila Mesquita, de 21 anos, trocou as férias pelo trabalho de ajuda às vítimas, seja descarregando donativos que chegam ou separando roupas, alimentos e produtos de higiene.

“Acho que eu gostaria que as pessoas fizessem isso por mim também. Sei que minha ajuda vai contar e estou aqui. Mas temos que manter esse ritmo. Daqui a um mês, as pessoas começam a esquecer e o pessoal vai continuar precisando de ajuda”, ressaltou a universitária.

Segundo a Cruz Vermelha Brasileira, são recebidos diariamente, somente na sede da instituição, cerca de 120 voluntários.

Lixo

limpeza e higiene pessoal

Sampaio disse também que a próxima etapa da campanha será a distribuição de cerca de 20 mil cestas básicas. A prioridade continua sendo alimentos prontos ou semiprontos e itens de limpeza e higiene pessoal. “Água nunca é demais, leite, alimentos de

A artista plástica Célia Netto, de 60 anos, emocionada, fez questão de levar pessoalmente a sua contribuição: açúcar, café e sal. “Me deu vontade de chorar quando cheguei aqui. E estão precisando de muito mais ajuda. Essa situação toda é muito triste”, lamentou ela. A participação dos vo -

Mais de 800 toneladas de lixo, lama e entulho são retiradas todos os dias das ruas de Nova Friburgo, desde o último dia 12, quando a região serrana do Rio de Janeiro foi atingida por fortes chuvas que provocaram deslizamentos de terra de encostas, inundações que e deixaram mais de 700 mortes.

Ao longo da RJ-130,

Em SC, chuva já prejudicou mais de 370 mil pessoas

FJúlio Castro, especial para a AE lorianópolis - Em Santa Catarina, mais de 370 mil pessoas foram prejudicadas pela chuva que atinge o Estado desde a última terçafeira (18). Em 32 cidades, há 11,5 mil desalojados – os pontos mais problemáticos são a região sul e a cidade de Joinville, onde 6,2 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. Os dados são da Defesa Civil.

Até o início da tarde de ontem, das 32 cidades afetadas, 20 decretaram situação de emergência, sendo 14 da região sul: Cocal do Sul, Corupá, Criciúma, Forquilhinha, Grão Pará, Guaramirim, Içara, Imaruí, Jaraguá do Sul, Maracajá, Meleiro, Mirim Doce, Morro Grande, Nova Veneza, Orleans, Passo de

Torres, Pedras Grandes, Siderópolis, Tubarão e Urussanga. A Defesa Civil, em parceria com a Epagri/Ciram, o principal instituto meteorológico de Santa Catarina, distribuiu alerta à população catarinense para a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões do Estado nos próximos dias. Os volumes variam entre 40 e 60 mm em pontos localizados da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí. No planalto norte e, principalmente, no litoral norte do Estado, o volume previsto varia de 50 a 100 mm, o que pode resultar em pontos de alagamento e risco de deslizamento em áreas de encosta, principalmente para aquelas já vulneráveis e com solo saturado por causa do tempo úmido dos últimos dias.

Equipes da Defesa Civil

estão mobilizadas para atender eventuais emergências. Paralelamente, o órgão já aplica em obras e serviços contratados a importância de R$ 300 mil liberados emergencialmente pelo governo para atender os municípios da região sul.

O alerta não se limita às ações da Defesa Civil. A Vigilância Sanitária de Blumenau, no Vale do Itajaí, desenvolve campanha para conscientizar a população dos riscos ao contágio de doenças características do período de chuvas. A água parada, principalmente em contato com o esgoto, é o principal meio de transmissão de leptospirose, hepatite A, cólera e tifo. Em novembro de 2008, na tragédia das chuvas que ocasionaram a morte de 135 pessoas, foram confirmados 150 casos das doenças infecto-contagiosas na cidade. (AE)

Voluntários trabalham na separação do material arrecadado para as vítimas

que liga Nova Friburgo a Teresópolis, foram abertos dois aterros que recebem caminhões com os restos da destruição. A movimentação de tratores, caminhões e outras máquinas pesadas dificulta o trânsito na rodovia e as esteiras das máquinas danifica o asfalto. De acordo com o diretor de serviços da Compa -

nhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), Luis Guilherme Gomes, o trabalho de limpeza não tem prazo para ser encerrado.

“Isso é serviço para mais de ano. Em uma semana acredito que a gente consiga limpar o centro da cidade. Mas nos bairros, onde houve grandes deslizamentos, não temos

como definir quando acabará a retirada do lixo”, afirmou Gomes. De acordo com o diretor, 200 garis da Comlurb estão, diariamente, desde a última sexta-feira, fazendo a limpeza das ruas. Além disso, há ainda empresa privadas ajudando na remoção do lixo em Nova Friburgo. (Agência Brasil – ABr)

Juiz determina enterro de todos corpos em Teresópolis

Marcelo Auler

TeresópolisPor uma questão “não só humanitária, mas também de saúde pública”, o juiz da 2ª Vara de Família de Teresópolis, José Ricardo Ferreira de Aguiar, determinou que todos os corpos que chegarem sem que sejam reconhecidos por parentes serão liberados após a coleta de material biológico e das digitais.

“Em cerca de duas horas, o corpo estará saindo dignamente para ser sepultado. Não há como dar tempo aos familiares porque já estamos num estado de des -

manche dos corpos, passou do estágio inicial de putrefação”, afirmou o juiz.

Ontem, Aguiar já determinou o enterro de 25 corpos de vítimas das chuvas que estavam acondicionados em um caminhão e trailers frigoríficos. No cemitério Carlinda Berlim, o principal dos cinco de Teresópolis, foram 232 enterros desde a semana passada.

Pelo Instituto MédicoLegal (IML), até o início da tarde de ontme, já tinham passado 312 corpos. Na condição de bom conhecedor da cidade, o juiz crê que existam “no mínimo quatro vezes mais soterrados” do que os que já foram encon -

trados. Ele estima que ao menos 30% deles jamais aparecerão

A maioria dos corpos enterrados ontem – 22 adultos e três crianças – teve a identificação levantada pela equipe de papiloscopistas do IML, da Força Nacional e do Instituto Félix Pacheco. Mas como os corpos não foram reclamados por parentes, o enterro foi determinado pelo juiz. No caso dos sepultamentos de corpos não identificados, houve coleta de DNA. Com isto, futuramente será possível fazer o confronto com os dados dos parentes que forem em busca de informações. (AE)

Mais dez prefeituras em MG decretam emergência

Eduardo Kattah

Belo Horizonte - Apesar da estiagem e de o sol ter predominado em praticamente todas as regiões nos últimos dias, a Defesa Civil de Minas Gerais informou ontem que mais dez municípios decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas que atingem o Estado. Desde outubro do ano passado, 94 prefeituras mineiras recorreram à medida administrativa.

O governo mineiro solicitou ao Ministério da

Integração Nacional R$ 250 milhões para a recuperação dos estragos causados pelos temporais, principalmente nas cidades do sul de Minas. Ontem, em Brasília, o governador Antonio Anastasia (PSDB) tratou do assunto durante uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. A maior parte das verbas federais deverá ser usada para a reconstrução da infraestrutura viária e de moradias.

Conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 243 casas e 138 pontes foram destruídas em Minas desde o início do

período chuvoso. Outras 6.765 residências e 360 pontes ficaram danificadas. Por causa de enchentes, alagamentos, enxurradas e deslizamentos, decretaram situação emergência os municípios de Bom Repouso, Cambuquira, Itapeva, Luminárias e Machado, na região sul; Naque, no Vale do Rio Doce; Januária, Rio Pardo de Minas e São Francisco, no norte do Estado, e Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte. Desde novembro, a Cedec registra 17 óbitos em decorrência das chuvas em Minas Gerais. (AE)

P1 6 Brasil
6 Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil P1 Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil
o PRoGRESSo Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011
Valter Campanato - ABr

Correios

Selo homenageia o inventor do rádio

O padre Roberto Landell de Moura, considerado o inventor do rádio, nasceu em Porto Alegre em 1861

Lúcio Haeser

Brasília - A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) colocou ontem em circulação um selo em comemoração aos 150 anos do padre Landell de Moura, inventor do transmissor de ondas.

A arte do selo é de Lídia M. Hurovich Neiva, com colaboração de Marco Aurélio Cardoso Moura, e retrata Landell de Moura falando ao microfone em sua invenção. Ao fundo, são reproduzidas a patente obtida em 1904, nos Estados Unidos, e a planta do aparelho. No lado esquerdo inferior, uma onda de rádio modulada em amplitude (ou AM, do inglês Amplitude Modulation, transmissão da voz humana a longas distâncias sem utilização de fios).

O selo tem valor facial de 1º Porte Carta Comercial (R$ 1,05), tiragem de 300 mil exemplares e poderá ser adquirido na loja virtual, na Agência de Vendas a Distância ou nas agências dos Correios.

O padre Roberto Landell de Moura, considerado o inventor do rádio, nasceu em Porto Alegre no dia 21 de janeiro de 1861.

Guglielmo Marconi levou a fama, mas a obra do italiano foi o telégrafo sem fio, ou seja, pontos e traços do Código Morse sendo enviados pelo espaço. Já o padre Landell fez as primeiras experiências de transmissão da voz humana em 1893, antes de Marconi e de Nicolá Tesla, gênio nascido na Croácia, que desenvolveu grandes experimentos e que é reconhecido nos Estados Unidos como o inventor do rádio.

A existência das ondas eletromagnéticas foi teorizada pelo escocês James Maxwell em 1873. O alemão Heinrich Hertz fez a primeira demonstração prática do fenômeno em 1888.

A década de 1890 fervilhava com a ideia da transmissão de mensagens a distância sem a necessidade de fios, fossem elas em código Morse, sons ou imagens. Mas, mesmo que sejam desconsideradas as experiências pioneiras de Landell de 1893 e seja levada em conta apenas a transmissão de 3 de junho de 1900, na Avenida Paulista, em São Paulo, testemunhada e registrada na imprensa, vê-se claramente que o padre porto-alegrense foi o primeiro a levar a palavra do homem à distância sem o uso de fios. Só seis meses depois, em dezembro de 1900, haveria notícia de um feito semelhante, do canadense Reginad Fessenden, nos Estados Unidos.

O rádio nasceu pelas mãos de Landell. Apesar de ter obtido patentes para seus inventos no Brasil e nos Estados Unidos, no Brasil ele foi considerado louco e féis da igreja como alguém que tinha pacto com o demônio. Landell trabalhou com recursos próprios. O interesse do padre pela ciência já o havia colocado em contato com dom Pedro II, ainda durante o império. Pedro II foi um homem de visão e aficcionado pelas novidades científicas. No entanto, mais tarde, em 1904, já sob o regime republicano, quando Landell procurou o presidente Rodrigues Alves para obter auxílio em seus experimentos, foi visto como doido. Ele chegou a dizer que, futu-

Os Correios colocaram ontem em circulação o selo em comemoração aos 150 anos do padre Landell de Moura ramente, seu invento possibilitaria a comunicação interplanetária.

Landell estava certo. Existem hoje as espaçonaves não tripuladas Voyager, lançadas pela Nasa em 1977, saindo do sistema solar e enviando imagens e sons para a Terra.

Outro episódio marcante

Ruralista que preserva meio ambiente será premiado

Divulgação

na vida de Landell foi a invasão e destruição de seu laboratório, construído a duras penas. Fiéis da igreja invadiram o local de trabalho e destruíram tudo.

Por volta de 1910, com outros cientistas estrangeiros levando as experiências adiante e ganhando as glórias pelo invento do rádio, Lan-

Passagem aérea por R$ 10,00

são Paulo - A Azul e a Gol lançaram na noite de anteontem uma promoção relâmpago pela qual venderão até as 6h de segunda-feira (24) passagens a R$ 10,00 para o trecho de volta em várias rotas. No caso da Azul, a promoção vale para 22 rotas operadas pela companhia nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Maranhão, além do Distrito Federal. No caso da Gol, a promoção é válida para todos os trechos regulares domésticos e internacionais, saindo do Brasil (exceto Aruba, Barbados, Punta Cana, Curaçao e St. Maarten).

Projeto do deputado Lupércio Ramos premia produtores por ações de preservação

Brasília - A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, ao longo do ano de 2010, analisou 40 proposições, das quais aprovou 30 e rejeitou dez. Entre as propostas aprovadas, uma das mais importantes foi o Projeto de Lei 5586/09, do deputado Lupércio Ramos (PMDBAP), que cria o Sistema Nacional de Redução Certificada de Emissões por Desmatamento e Degradação (RCEDD). O sistema prevê a premiação, por meio da certificação de títulos mobiliários, de projetos que envolvam ações de conservação; manejo florestal sustentável; e manutenção e aumento dos estoques de carbono florestal. Outros projetos aprovados que merecem destaque foram o PL 792/07, do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), que institui o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); e o PL 7397/06, do deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), que trata da preservação permanente de áreas situadas no entorno de reservatórios artificiais de água. O mecanismo do RCEDD, previsto no PL 5586/09, consiste na concessão de créditos de carbono ao proprietário rural que evitar o desmatamento e assim contribuir para a redução das emissões de carbono. A remuneração será através de créditos de carbono negociados em mercado. O texto aprovado pela comissão é o substitutivo elaborado pela relatora do projeto, deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que adequou a proposta, incorporando sugestões tanto do governo federal como de ambientalistas e dos próprios ruralistas. De acordo com o texto aprovado, a redução de emissões de gases de efeito estufa, provenientes do desmatamento ou da degradação de áreas verdes, poderá ser compensada financeiramente pela negociação de créditos no mercado de carbono.

Indígenas e quilombolas

Brasília - Além das propriedades rurais privadas, também poderão beneficiar-se do mecanismo a União, os estados e os municípios, além das terras indígenas e territórios quilombolas. A reserva florestal deverá ser destacada do

percentual de área preservada exigido pelo Código Florestal. Isso deverá ser feito de forma voluntária, podendo o proprietário extinguir o compromisso a qualquer momento, desde que cumpridos os créditos já emitidos. Para receber por RCEDD, o ruralista terá que apresentar projeto detalhado sobre a área

preservada. O RCEDD será um título de valor mobiliário, representativo de uma unidade padrão de gases de efeito estufa em área de preservação ambiental. Após emitido, o título poderá ser negociado em bolsa de valores ou no mercado futuro, como compensação por emissões de outros empreendimentos.

As promoções das duas empresas exigem a compra da passagem de ida e permanência de dois dias no destino, sendo que as reservas de ida e volta devem ser efetuadas no mesmo momento. As viagens deverão ser realizadas do dia 1º de fevereiro a 31 de março. A Gol exige que a compra das passagens seja feita com 28 dias de antecedência no caso de quem ficará no mínimo dois dias no destino. Se o prazo de permanência for de pelo menos dez dias, a compra pode ser feita com apenas sete dias de antecedência.

Chico Anysio segue na UTI

são Paulo - Chico Anysio permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O artista não está mais sedado, de acordo com o boletim médico divulgado ontem. O humorista responde bem à gastrostomia endoscópica, novo método usada para alimentação, por meio de um tubo colocado no estômago por endoscopia. O boletim médico informa

dell de Moura abandonou a ciência. Levou sua vida até 1928 apenas no exercício do sacerdócio.

Muito da sabedoria de Landell se perdeu por causa do descaso ou pela ação do tempo. Mas o jornalista Hamilton Almeida, maior pesquisador e autor de dois livros sobre o inventor brasileiro,

ainda que a pneumonia na base do pulmão direito está regredindo aos poucos. Chico Anysio segue respirando com o auxílio de aparelhos e o quadro de insuficiência cardíaca é monitorado. O quadro clínico é estável dentro de sua gravidade, segundo os médicos.

Jornal deixa de ser impresso

Curitiba - O jornal “O Estado do Paraná”, um dos mais tradicionais do Paraná, que está completando 60 anos, deixará de circular na forma impressa. A intenção do proprietário e presidente da empresa, ex-governador Paulo Pimentel, é manter o conteúdo apenas na internet, integrado ao portal Parana On Line, do mesmo grupo. “Não está muito longe de acontecer”, disse Pimentel. “Temos sentido um declínio em ‘O Estado do Paraná’, estamos perdendo leitores”.

Segundo ele, a tiragem atual é de cerca de 25 mil exemplares. Há menos de cinco anos eram impressos 50 mil exemplares. “Os jornais tradicionais, de mais porte, principalmente os regionais, sofrem, são muito dependentes do poder público”, acentuou. “É um absurdo imprimir, empacotar, distribuir e levar para Foz do Iguaçu, chegando às 7 horas.” Pimentel adiantou que o término da impressão do jornal será precedido de campanha publicitária.

Explosão de caixa eletrônico

são Paulo - Um caixa eletrônico da rede Banco 24 horas, instalado no interior de um sacolão da Prefeitura na altura do nº 800 da Estrada do Sabão, na Vila Cruz das Almas, zona norte de São Paulo, foi alvo de criminosos e completamente destruído por uma explosão às 3h30 de ontem.

Policiais militares da 3ª Companhia do 18º Batalhão, acionados por moradores da região que ouviram o estrondo, ao chegarem

registra que Landell tinha outras investigações científicas. Abordava até a possibilidade de comunicação entre as pessoas diretamente pelo que chamava de logus, ou “verbo mental”. São mistérios que, como o próprio Landell disse, teria que levar para o túmulo. (Agência Brasil – ABr)

no local, encontraram a porta de entrada do sacolão arrombada e o cadeado estourado. Dentro do estabelecimento, o cheiro de pólvora era muito forte. Com o impacto da explosão, estilhaços atingiram duas portas de aço. Os criminosos, segundo a polícia, teriam levado o cofre da máquina e não deixaram nenhuma ferramenta para trás. De acordo com os moradores, o estacionamento do sacolão fica aberto durante a noite e madrugada para que as pessoas que residem nas imediações possam guardas seus carros no local. Nenhum suspeito pelo arrombamento do caixa foi detido. O caso será registrado no 72º Distrito Policial, da Vila Penteado.

Emissão de passaportes

Brasília – A Polícia Federal (PF) suspendeu por três dias os serviços de agendamento e emissão de passaportes, devido ao processo de modernização do parque tecnológico da coorporação. O funcionamento do sistema foi suspenso ontem, às 22h, e só será retomado às 6h de terça-feira (25). Em nota, a PF informou que a parada para atualização tecnológica atingirá também outros serviços, como emissão da Certidão de Antecedentes Criminais, acesso aos sistemas de Gestão Eletrônica de Segurança Privada e de Controle de Produtos Químicos.

A orientação, segundo a nota, é para que todos os postos de emissão de passaportes permaneçam abertos para receber quem, eventualmente, tenha agendado atendimento para a próxima segunda-feira (24). As unidades também estarão preparadas para emitir passaportes em casos de urgência. Além disso, a entrega dos passaportes prontos será feita somente para os requerentes que comprovarem a necessidade do documento naquele dia específico.

P1 O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011 7 Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil P1 Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil
Elza Fiúza - ABr

Veículos Veículos Veículos Veículos

Veículos Veículos Veículos Veículos

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

Luxo

O melhor do novo Passat você não vê

Visual do VW começa a dar sinais de cansaço na nova geração, o consolo é que ele está cada vez melhor de dirigir

Fotos: Divulgação

Renata Viana de Carvalho, de Barcelona*

SÃO PAULO - Por sua beleza e clima agradável, Barcelona foi escolhida para o test drive inaugural do novo Passat. E que boa escolha! A capital da Catalunha convida à contemplação. Banhada pelo mar Mediterrâneo, exibe por todo lado influências dos povos que ali viveram e deixaram

marcas na arquitetura local – do bairro gótico ao Arco do Triunfo, que lá não simboliza conquistas militares. O Passat chega ao Brasil no segundo trimestre de 2011 com preço estimado em R$ 120 mil. Vai encarar o líder do segmento, Hyundai Azera, além do novato Kia Cadenza. A cidade espanhola aguça o olhar de quem a visita. Assim, evidencia: apesar de continuar elegante, o sedã da

VW perdeu personalidade com a nova identidade visual da marca. O desenho da dianteira veste os modelos da montadora como um uniforme, deixando-os muito parecidos. No Passat, até há uma tentativa de diferenciação. A grade dianteira é um pouco mais angulada e fica praticamente na mesma altura dos faróis, agora com luzes diurnas de led. Além disso, frisos cromados contornam a parte inferior do carro. Ainda assim, fica a sensação de déjà vu – reforçada pelos retrovisores do Passat CC e por faróis e lanternas que evocam o malsucedido Phaeton.

A reestilização dessa sétima geração inclui a troca de todos os painéis da carroceria (exceto os do teto), mas não muda as dimensões do modelo. O para-brisa também mantém o formato anterior, só que agora com filme acústico, que deixa a cabine mais silenciosa – novos materiais isolantes no painel e nas portas ajudam na tarefa.

E já que entramos no Passat, vamos nos acomodar, e bem. Os bancos renovados oferecem bom apoio ao corpo e ainda encosto de cabeça regulável na horizontal. Isso sem falar dos sistemas de massagem e climatização, que devem ser de série no Brasil – aqui só teremos a versão topo de linha Highline. Apliques de madeira ou aço escovado dão ar sóbrio ao Passat, bem como o relógio digital logo acima do monitor central. Os detalhes cromados aparecem de novo, mas o destaque fica para a nova distribuição de comandos ao redor do câmbio. É ali que estão os botões do freio de estacionamento e da partida.

Com a chave no bolso, faço o Passat despertar. Sob o capô, uma das dez opções de

motores disponíveis – infelizmente, o 1.8 de 160 cv, e não o 2.0 turbo prometido para o mercado brasileiro, com 211 cv e injeção direta. Seguindo as instruções do GPS (mais lentas do que o ideal), passamos pela idílica paisagem rural de Masquefa, a 35 km de Barcelona. Entre os vinhedos, o propulsor mostrou bom fôlego e não nos deu motivo para duvidar do 0 a 100 km/h divulgado pela VW (8,5 s). A unidade avaliada estava com o suave câmbio DSG, de sete marchas. Ele trabalha bem sozinho, mas fica mais ágil

quando acionado pelas hastes atrás do volante.

Nossa rota incluiu longo trecho sinuoso, onde o Passat mostrou que conforto pode, sim, estar associado a agilidade. Com o bloqueio eletrônico transversal do diferencial XDS, emprestado do Golf GTI, ele não escapa nem nas curvas mais fechadas – onde o sistema atua sobre a tração.

A suspensão independente ajustada no modo Sport deixa o sedã ainda mais à mão. A direção elétrica é leve, mas ganha peso na medida certa, e o controle de estabilidade

faz correções precisas, caso necessário. Os bons freios transmitem confiança em todas as condições.

Para completar, a VW equipou o modelo com quase 20 sistemas de assistência ao motorista. O pacote inclui detector de fadiga, que ao identificar sinais de cansaço emite um alerta sonoro e recomenda uma parada, via computador de bordo. Se o condutor não para, o alarme soa após 15 minutos. Há ainda mecanismo para controle do facho do farol alto, entre outros. (*Auto Esporte)

O PROGRESSO
Veículos 8 P1
Perfil lateral traz linha de cintura que corta o novo Passat de ponta a ponta A Volkswagem equipou o modelo com quase 20 sistemas de assistência ao motorista

INcluINdO cidades, Polícia e Esporte

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

Solidariedade

campanha pró-vítimas do Rio vai até 27

Neste sábado, o posto da Assistência Social vai funcionar das 7h30 às 12h30 para receber os donativos

Marli Lange

DOURADOS - A Defesa Civil de Dourados, que está recebendo doações para as vítimas da tragédia na região serrana no Rio de Janeiro, segue com a campanha até dia 27 deste mês. Se for necessário, o prazo será prorrogado, informou o coordenador da Defesa Vivil, João Vicente Chencarek. A Prefeitura se responsabilizou pela logística, fretando uma carreta para levar as doações direto para o Rio de Janeiro.

O coordenador está alertando a população que pretende colaborar a doar especialmente alimento não perecível, água, produtos de higiene pessoal e limpeza. Existem muitas doações de roupas e calçados. As prioridades neste momento são os produtos de gasto diário e contínuo, como alimentos e água.

Em Dourados são sete postos de arrecadação. Alimentos como bolachas, enlatados e leite em pó, água mineral, produtos de higiene pessoal, toalhas e lençóis estão entre os produtos de maior necessidade. “Roupas não estão sendo mais aceitas, pois já existe um grande estoque para atender os desabrigados das cidades fluminenses”, disse. Os donativos podem ser

Profissão

entregues no Complexo Esportivo, Cultural e de Lazer Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, na rua Cafelândia; no Parque dos Ipês, na Avenida Presidente Vargas; Defesa Civil e Guarda Municipal, na rua Joaquim Teixeira Alves, 4.120; na rede de Supermercados Abevê; posto da Guarda Municipal no terminal rodoviário, posto da Guarda na Praça Antônio João e na Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua

corpo de Bombeiros arrecada mais de uma tonelada de doações

água e material de limpeza e higiene

Joaquim Teixeira Alves com João Rosa Góes. Neste sábado, o posto da Assistência Social vai funcionar das 7h30 às 12h30 para receber os donativos. A central para triagem e embalagem das doações está funcionando no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, na Rua Coronel Ponciano.

PM E BOMBEIRO

A Polícia Militar também

Judiciário

está fazendo campanha de arrecadação em todo os seus postos. O Corpo de Bombeiros encerrou a campanha ontem. A corporação encaminhou para o Rio mais de uma tonelada de mercadorias doadas pelos sul-mato-grossenses das cidades de Corumbá, Dourados e Campo Grande. Os produtos foram enviados através de voos da Azul com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Outras informações nos telefones da Defesa Civil: (67)3424-8894/Corpo de Bombeiros: (67) 3422-7400.

Nutricionistas são os doutores da alimentação

Divulgação

DOURADOS - Nunca se falou tanto em qualidade de vida como hoje. E para ter uma vida melhor é necessário seguir uma alimentação saudável.

A nutricionista Rita Mendes, coordenadora do curso de Nutrição da Unigran, explica que as políticas nacionais têm ampliado os campos de atuação para os profissionais. Quem ganha com isso é a própria população, pois tem ao seu alcance profissionais qualificados na promoção do bem-estar.

As ações do Ministério da Saúde na área da alimentação estão relacionados a alimentação saudável, prevenção a deficiência de micronutrientes, promoção do aleitamento materno, alimentação infantil e também alimentação de pessoas doentes. É a partir daí que cresce o campo de atuação para o nutricionista: Unidade de Alimentação Nutricional (UAN), Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, In-

Nutricionistas atuam na promoção da qualidade de vida

dústria de Alimentos, Docência, Nutrição em Esportes, Marketing de Alimentos, entre outros. O hábito alimentar incorreto, segundo Rita Mendes, é um dos principais fatores que causam problemas na saúde humana. Ela cita, por exemplo, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) ao apontar que 50% da população brasileira está com excesso de peso.

Vários problemas médicos

graves têm sido relacionados à obesidade, incluindo diabetes tipo 2, doenças no coração, pressão alta e infarto “Este retrato ressalta a necessidade do profissional nutricionista na promoção da alimentação saudável nas diferentes classes sociais”, diz Rita Mendes. Ela acrescenta que o nutricionista conhece a propriedade nutricional dos alimentos, orientando a uma alimentação que não apenas

mate a fome, mas que ofereça alimentos com adequado

uNIGRAN

A Nutrição da Unigran é oferecida em oito semestres nos períodos matutino ou noturno, permitindo ao acadêmico vivenciar os principais campos de atuação profissional. No Núcleo de Nutrição os estudantes desenvolvem a habilidade do atendimento individual e conseguem visualizar a melhora da saúde dos pacientes com a adoção de hábitos alimentares saudáveis. O público é de pacientes que procuram emagrecer, hipertensos, diabéticos, renais, cardiopatas entre outros que necessitam de orientação nutricional.

VESTIBulAR

As inscrições ao vestibular estão abertas pelo site www.vestibularunigran.com. br e vão até o dia 27. As provas serão realizadas em 29 de janeiro.

Morre ex-presidente do TJ/MS Rui Garcia dias C

AMPO GRANDE –Morreu na madrugada de ontem em Campo Grande o desembargador Rui Garcia Dias, um dos quatro primeiros a ocupar uma cadeira no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ele aposentou-se em janeiro de 2005 e conquistou o respeito e a admiração dos outros desembargadores, magistradosa e intelectuais. Em sua última sessão do Tribunal Pleno, emocionou-se ao se despedir e apontou o que a judicatura significa para ele.

Apesar de ter atuado muitos anos na área criminal, era um apaixonado pelo Direito Civil. Um civilista que conhecia a área como ninguém. Um ser de cultura imensurável, Rui foi autor de uma célebre frase, que marcará para sempre os caminhos do Poder Judiciário de MS: “Eu não me arrependo de nada que fiz ao longo da minha carreira. Faria tudo outra vez, apenas com um pouco mais de ternura!”.

O presidente do TJMS, desembargador Paulo Alfeu Puccinelli, lamentou a morte do amigo e lembrou a ausência de Garcia Dias será mais que uma perda pessoal, pois perde a história do Judiciário de MS e a Academia Sul-mato-grossense de Letras. “Numa época em que o justiça brasileira era constantemente criticada pela morosidade, o desembargador Rui mostrou-se um exemplo de eficiência, deixando ao sucessor apenas 31 processos a serem conclusos. Sua cultura era ímpar, pois era um literato. Nos fará muita falta, sem dúvidas”.

Outro a lamentar a perda foi o desembargador Dorival Moreira dos Santos, atual presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul). “MS perde uma parte de sua história, da arte, da literatura e da inteligência

de um homem brilhante, que honrou com dignidade o Poder Judiciário”, disse.

Para o juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, que assume a presidência da Amamsul no dia 1º de fevereiro, o desembargador Rui era um homem de poucas palavras e soluções imediatas. “A história dele se confunde com a do Tribunal de Justiça. Mesmo na seriedade do Poder Judiciário, ele sabia alegrar a todos porque era uma pessoa de bem com a vida. Este é um triste momento para a justiça de MS”, lamentou.

O Desembargador Higa Nabugatsu, presidente aposentado do TJMS, definiu o magistrado como um exemplo para as novas gerações por ser um juiz célere, de grande cultura jurídica, pessoa simples e lamentou sua ausência. “Era uma pessoa especial”.

HOMENAGEM

Na abertura do ano judiciário de 2005, data em que a nova diretoria do Tribunal de Justiça tomou posse, Rui Garcia Dia foi homenageado com a comenda “Colar do Mérito Judiciário”, a mais alta homenagem outorgada a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou ao Poder Judiciário.

Rui Garcia Dias foi vice-presidente e Corregedor no Tribunal Regional Eleitoral (83/84), presidente do TJMS (85/86), exerceu o cargo de Corregedor-Geral de Justiça do Estado e membro fundador da Academia Sul-MatoGrossense de Letras. Formado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, em 1958, ingressou na magistratura como Juiz de Direito da Comarca de Aparecida do Taboado, atuando também em Paranaíba, Três Lagoas e Campo Grande.

Campanha está arrecadando alimento,

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

O PROGRESSO

Terrenos

Dengue rende multa a 75 proprietários

Pessoas notificadas pelo Centro de Controle de Zoonoses e que não fazem limpeza de terrenos são penalizadas

DOURADOS – Entre

1º de janeiro e ontem, 75 proprietários de terrenos baldios em Dourados foram multados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O matagal e o lixo que acumulam água são os vilões que causam as penalizações. As multas variam entre R$ 500 (terrenos e residências em geral) até R$ 800 (comerciais).

ccz de Dourados aplica multas que oscilam entre R$ 500 a R$ 800

O problema é que além de terrenos particulares, muitas áreas públicas também acumulam matagal. Por estarem sujos, esses locais acabam servindo como depósito de lixo à população.

A rua W-11, entre o jardim Água Boa e o Terra Roxa, é uma das mais problemáticas. Além de estar emburacada, o

Hospital

mato de um metro de altura avança para a rua. Os riscos são de todas as formas: depósito de lixo que acumula água (criadouro de dengue) e falta de passarela para a travessia de pedestre, já que a calçada foi tomada pelo matagal. Com isso, o pedestre que traféga pela W-11 tem que dividir a rua com os carros, que andam em zigue-zague por causa da buraqueira. Por dia, o CCZ recebe em média 50 denúncias de terrenos em estado de risco (dengue).

Conforme a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, fiscais vão até o local e se constatada a gravidade, uma carta de notificação é encaminhada via Correios.

“Pedimos um prazo de 10 dias para a limpeza. Se não ocorrer, aplica-se a multa”, explica.

Fundação contrata médicos para o HU

DOURADOS - A Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar de Dourados publicou Edital para a contratação de médicos, por Processo Seletivo Simplificado, para atuação no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As inscrições são gratuitas e realizadas no Hospital Universitário – Unidade de Gestão de Pessoas – à Rua Geronimo Marques Matos 558, Altos do Indaiá, das 7h às 11h e das 13h às 16h, no dias 24 a 28 de janeiro de 2011. Cada candidato prestará provas somente para um cargo/função.

A seleção dos candidatos será realizada mediante prova de títulos, de caráter classificatório, mediante o seguinte procedimento:

a) No ato da inscrição, que ocorrerá nos dias 24 a 28 de janeiro de 2011 de janeiro de 2011, os candidatos deverão entregar cópias dos documentos comprobatórios da escolaridade e dos requisitos específicos exigidos para o cargo/função, sob pena de desclassificação e não avaliação dos títulos, no Hospital Universitário – Unidade de Gestão de Pessoas, entre às 7h às 11h e das 13h às 16h, considerando o horário de Mato Grosso do Sul, conforme os seguintes direcionamentos:

1) pessoalmente, com a apresentação dos originais dos títulos para conferência;

2) por procurador, de posse de procuração simples acompanhada de cópia de documento de identificação do candidato e do procurador.

3) via Sedex, com os documentos devidamente autenticados, endereçado à Hospital Universitário – Unidade de Gestão de Pessoas, sito a Rua Geronimo Marques Matos nº. 558, Altos do Indaiá – Dourados/MS,

Rosana disse que a falta de consciência por parte da população tem sido grande. “Temos o endereço de todos esses proprietários e mesmo com a notificação, eles não

Irresponsabilidade

postados até o dia 29 de dezembro de 2010.

4) Não serão aceitos documentos enviados por fax, e-mail ou outro meio eletrônico.

Os títulos serão pontuados conforme valores especificados nos Edital e será considerada somente a pontuação correspondente à maior titulação, quando for o caso.

O prazo estimado de vigência do contrato a ser eventualmente firmado será até 31 de dezembro de 2011. O PSS/HU será executado e estará sob a responsabilidade da Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar de Dourados.

Os profissionais médicos contratados serão remunerados conforme previsto na legislação municipal, podendo, outrossim, receber gratificação de produtividade, produção médica e plantão de serviço, na forma do Decreto Municipal nº. 3.747, de 1 de fevereiro de 2006, e suas alterações posteriores. As gratificações discriminadas não têm caráter permanente, podendo seu pagamento cessar a qualquer momento, independentemente de manifestação do contratado.

Estão abertas 32 vagas para médicos de diversas áreas, com salário base de R$ 1.609,52 por 20 horas/semanais. São elas: Anestesistas (6 vagas); Plantonista Cirurgião Pediátrico (1 vaga); Plantonista Ultrassonografista (1 vaga); Plantonista Neurocirurgião (1 vaga); Neurologista (2 vagas); Oncologista (1 vaga); Plantonista Ecocardiografista (1 vaga); Proctologista (1 vaga); Médico do Trabalho (1 vaga); Plantonista Clínica Pediátrica (2 vagas); Intensivista UTI Adulto (2 vagas); Intensivista UTI Infantil (4 vagas); Plantonista Ginecologista/Obstetra (7 vagas) e Plantonista Urologista (2 vagas).

fazem a limpeza”, disse. Em caso de locais públicos, ela comenta que é feito um trabalho em conjunto entre o CCZ e a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur).

O secretário da Semsur, Tahan Mustafá, disse que a limpeza está emperrada em decorrência de algumas máquinas de roçada estarem estragadas. Só uma está na ativa. “Estamos

trabalhando de acordo com o possível”, disse, ressaltando que a roçada está sendo feita nos locais considerados emergenciais, por oferecer risco à população. Quanto aos terrenos particulares, cujos donos foram multados, ele disse que a Semsur irá lançar um edital com o nome dos proprietários, convocando para a limpeza.

DENGUE

Neste ano de 2011 já foram notificados 16 casos de dengue em Dourados, sendo um caso confirmado. A situação é considerada normal, segundo a coordenadora do CCZ, Rosana da Silva. Ela explica que onde há notificação é realizado o serviço de borrifação numa área de nove quarteirões. Até agora foram feitos nos seguintes locais: Jardim dos Jequitibás, Ouro Verde, Independência, Parque das Nações I, Canaã IV, Monte Alegre, Monte Líbano e BNH 3º Plano.

Animais soltos são risco no trânsito de Dourados

Valéria Araújo

DOURADOS - Animais soltos na pista são riscos no trânsito de Dourados. O PROGRESSO flagrou nesta semana um cavalo na Rua 20 de Dezembro, no Jardim Água Boa. O animal, no meio da rua, dividia espaço com ciclistas, motociclistas e condutores. Segundo informações coletadas no local, ele estava pastando em um matagal próximo, quando se soltou e invadiu o trânsito.

De acordo com o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Fernando César Moreira Bastos, os proprietários de animais soltos são penalizados com multas que vão até R$ 3 mil, dependendo da gravidade. Hoje o CCZ registra uma média mensal de pelo menos 15 apreensões de animais nas ruas e outras 15 nas rodovias. “Muitas vezes temos que recolher rebanhos inteiros com mais de 30 animais soltos”, disse.

Depois que o CCZ re -

colhe o animal, o proprietário tem cinco dias para retirá-lo. Ele é notificado a identificar o animal.

De acordo com o artigo 31 do Decreto Lei 3.688, que trata sobre “Omissão de cautela na guarda ou condução de animais”, a pena prevista para esses casos varia de 10 dias a 2 meses de prisão, mais o pagamento de multa. Sanções penais também podem aumentar caso o acidente, além de danos materiais, deixar vítimas com lesões ou até fatal. Nesses

Dourados/Três Lagoas

Sesi prorroga inscrição a ensino profissionalizante

DOURADOS - Com 91 vagas gratuitas em Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (Ebep) para serem preenchidas, as escolas da Rede Sesi de Educação em Dourados e Três Lagoas decidiram prorrogar, até o próximo dia 27, o prazo para os industriários e seus dependentes manifestarem interesse. Do total de vagas remanescentes, 61 são oferecidas pela Escola do Sesi de Dourados, enquanto a Escola do Sesi de Três Lagoas ainda dispõe de 30 vagas.

Como o Ebep contempla a modalidade Ensino Médio

do Sesi articulado com a Educação Profissionalizante do Senai, as vagas são destinadas prioritariamente aos industriários e seus dependentes. Segundo a gerente do Sesi de Dourados, Rosilene Moreira, este ano a unidade ampliou o número de vagas para o Ebep. Já o gerente do Sesi de Três Lagoas, Cléber Pacheco, lembrou que na cidade existe uma lista de espera da comunidade.

SERVIÇO

Mais informações com as secretarias das escolas do Sesi em Dourados (67-3416-4500) e Três Lagoas (67-3521-2510).

casos, o dono do animal pode responder ainda por lesão corporal culposa ou até homicídio culposo, crime previsto no Código Penal Brasileiro.

RODOVIAS

Nas rodovias, a recomendação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é para que tanto os motoristas quanto donos de animais se atentem ao problema. Segundo a PRF, o condutor deve respeitar os limites de velocidade e sinalização. Além disso deve

Reivindicação

ter cuidado com locais próximos a pequenas comunidades à beira de rodovia, por conta dos animais domésticos que podem escapar e invadir a pista, além de procurar viajar durante o dia, uma vez que a falta de visibilidade pode ser fator crucial para causar acidentes.

Os “picos” de acidentes ocorrem das 18h às 4h, quando a visibilidade do condutor é menor. Por isso, segundo a PRF, o condutor deve estar numa velocidade que permita desviar ou frear sem capotar ou colidir com outros veículos.

A PRF também observa sobre a responsabilidade dos donos de animais. Vários acidentes, alguns deles inclusive com vítimas fatais, já foram registrados, mas, mesmo assim, segundo a PRF, há persistência por parte dos proprietários em continuar soltando o rebanho às margens das BRs para aproveitar a pastagem. O caso gera preocupação para quem passa pelas rodovias de Dourados.

Ato público mobiliza por Secretaria da Juventude

DOURADOS - O Conselho Municipal de Juventude de Dourados convoca toda a juventude e sociedade douradense para uma concentração na Praça Antonio João hoje às 8h. O objetivo é reunir cidadãos douradenses para conscientizar sobre a importância da criação da Secretaria Municipal de Juventude.

“A Secretaria de Juventude vem atender as necessidades da demanda existente em Dourados. Os 50 mil jovens entre 15 e 29 anos carecem de um órgão governamental que respeite suas especificidades. Temos no Estado alguns municípios que já materializaram essa preocupação e devem ser tomados como

exemplo. Muitos consideram a juventude como problema, mas na verdade somos a solução, o futuro deste país”, diz o presidente do conselho, Gleiber Nascimento.

Ele lembra, ainda, que o número de jovens envolvidos no crime, drogas, gravidez na adolescência, evasão escolar, exclusão do esporte, cultura e lazer é grande e por isso, esse é o momento de todos contribuirem para mudar essa realidade.

Gleiber considera que esse papel é responsabilidade de todos, pais, família, educadores, entidades não-governamentais, assistenciais, de classe, enfim, da sociedade em geral, e conta com a participação de todos.

Dia a Dia
Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 2 D1
Matagal em área pública na W-11 preocupa os moradores por causa da dengue Hedio Fazan Cavalo solto divide espaço no trânsito em bairro de Dourados Hedio Fazan

Dia a Dia

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

O PROGRESSO

Maracaju

Festa de São Sebastião movimenta cidade

Hoje

tem

baile carapé com Espíndola e Grupo, show com Eder, Alex & Espíndola e Eco do Pantanal

Fotos: Reginaldo Ferreira

DOURADOS – A festa em honra de São Sebastião prossegue neste final de semana, no município de Maracaju, com eventos religiosos e culturais. O evento vem mobilizando a população desde o meio da semana. Festeiros, voluntários e integrantes da Secretaria de Assistência Social uniram-se mais uma vez no salão de eventos da igreja para produzir linguiça para a 83ª edição da Festa de São Sebastião.

O prefeito Celso Vargas

e a primeira-dama Giovana estiveram na carneada, auxiliando na confecção da iguaria que leva o nome de Maracaju.

Vargas entregou aos festeiros um cheque no valor de R$ 31.850,00. O montante vai ajudar na organização da festa que tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Mato Grosso do Sul. Antes dos festejos, a Prefeitura mandou

um mutirão de limpeza e mão de obra para manutenção do evento realizado há quase um século.

83ª edição da Festa de São Sebastião tem atrações religiosas e culturais

Um dos festeiros deste ano, o vereador Nenê de Vista Alegre, comentou a importância do auxílio do município de Maracaju.

“Como é costumeiro, o prefeito se prontificou em auxiliar financeiramente”. Este ano os festeiros de São Sebastião

são Eliseu Eberhardt, Adelir Stragliotto, Manoel Leonardo de Lima, Paulo Sieber, Pedro Sieber, Antonio João Marçal de Souza e Tarcisio Adams.

PROGRAMAÇÃO

A programação começou dia 11 de janeiro com novena na na Igreja de São Sebastião. No dia 20 de janeiro, dedicado ao santo, houve batismos, procissão e celebração em homenagem a São Sebastião. Neste sábado, às 11h30, tem o baile caarapé com Espíndola e Grupo; às 21h30, show

Campo Grande em Foco

Curso grátis de costura faz inscrição até dia 25

com Eder, Alex e Espíndola; à meia noite, é a vez do Grupo Eco do Pantanal. No domingo, às 10h, tem missa e às 11h, almoço com animação de Jorge Alarcom e Grupo; às 13h30, a animação fica por conta de André Corrêa e Rodrigo; às 16h começa a domingueira com Hebert & Evandro.

HISTÓRIA

A festa iniciou com Amélia Francisca Adão, mais conhecida como “Mãe Amélia”, filha de escravos. Em meado

de 1902 a jovem Amélia, sempre na lida rural, saiu desprotegida com o corpo quente em uma manhã de chuva fina e fria de inverno, ficou paralítica de uma parte da face. Devota de São Sebastião, pediu ajuda ao santo e sua prece foi atendida. Com a cura Amélia sentiu-se no dever de pagar sua promessa. Dias antes do aniversário de São Sebastião saía nas chácaras e fazendas da região arrecadando prendas para realizar a festa aos inocentes e a procissão a São Sebastião.

Capacitação pode abreviar a entrada no mercado de trabalho para quem não foi contratado

Campo Grande - A FatecSenai Campo Grande está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (25) para preencher 20 vagas no curso gratuito de costura industrial, objetivando atender a demanda da fábrica da Cativa Têxtil. Os interessados devem procurar, munidos de documento de identificação, a unidade do Senai localizada na Avenida Afonso Pena esquina com a Avenida Bandeirantes das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. As entrevistas e matrículas acontecem dias 26 e 27 de janeiro e as aulas iniciam no dia 31 janeiro. Segundo o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, o curso está programado para terminar no próximo dia 25 de fevereiro com 226 horas-aulas. “A Cativa Têxtil vai disponibilizar o maquinário e o material aos participantes na própria fábrica da empresa na Capital”, informou, reforçando que a capacitação pode abreviar a entrada no mercado de trabalho para os alunos que não forem contratados pela indústria. Os participantes vão receber certificado do Senai de 226 horas-aulas divididas entre 156 horas práticas e 70 horas teóricas que serão utilizadas para os temas transversais. Nas 70 horas-aulas teóricas, por meio de apostilas, serão discutidos temas como cidadania, saúde e segurança no trabalho, entre outros. Além disso, as aulas, compostas de 8 horas diárias, serão realizadas de segunda a sexta-feira no chão da fábrica da Cativa Têxtil, que disponibilizará sala para as aulas teóricas. As inscrições podem ser feitas na FatecSenai, na Avenida Afonso Pena, 1.114, Bairro Amambaí, em Campo Grande, telefone (67) 3321-0421.

Filhotes com 30%

A Rede Econômica da Joaquim Murtinho promove uma feira de animais de estimação. Serão entre 40 e 50 filhotes de cachorro disponíveis com 30% de desconto. Os animais são do

Canil Campo Grande que deve expor para a venda 10 raças diferentes. De acordo com o diretor do Canil, Mauro César Barbosa, quem comprar um filhote terá mais vantagens, além do desconto. Cada cãozinho adquirido terá 21 dias, após a compra, de assistência veterinária gratuita.

Qualquer problema é só ligar que um profissional irá à casa do dono”, informa. A feira de filhotes acontece na loja da Rede Econômica que fica na Joaquim Murtinho a partir das 10 horas. Neste sábado também será sorteada a caminhonete Hilux da promoção “Natal Zero

Km”. Com mais de um milhão de cupons arrecadados, o vencedor será revelado às 18h na loja da Joaquim Murtinho.

Oficinas de games

Com o objetivo de mostrar o passo a passo de como fazer da paixão de infância uma realidade é que o Senac/MS lança, durante o Campo Grande Game Show – na praça central do shopping Campo Grande até o dia 30 de janeiro –, o seu mais novo curso em Mato Grosso do Sul: Desenvolvimento Games. Por meio de oficinas gratuitas será possível ter um aperitivo do curso completo para os interessados em fazer do hobby uma profissão.

De acordo com o engenheiro de computação e técnico da área de informática e tecnologia do Senac/MS, Samuel Cavalcante, o aluno aprenderá a editar e modificar jogos, criar e preparar terrenos usando o Blender 3D, criar jogos com o software Flash, criar personagens no Photoshop e até transformar personagens reais em virtuais. Ainda conforme Cavalcante, mercado não falta para os que desejam ingressar na carreira de games.

Bluetooth do celular

Para aqueles que quiserem conhecer a programação de cursos, horários das oficinas ou ter informações sobre o Campo Grande Game Show, basta ativar a conexão bluetooth do celular para receber mensagens automáticas nos totens instalados no Shopping Campo Grande.

As oficinas e as palestras do Campo Grande Game Show são gratuitas. Já para aqueles que quiserem jogar os videogames antigos, bem como o Nintendo Wii, Playstation 3 e Xbox Kinect, o valor do ingresso é de apenas R$ 5 cada. Para saber mais sobre o evento, basta acessar o site

www.campograndegameshow. com.br ou ligar para o Senac/MS, no telefone 3312-6260.

Inspeção de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) alerta os proprietários de veículos de transporte escolar que o prazo para realização da inspeção veicular semestral de Campo Grande, termina no dia 4 de fevereiro. Os veículos destinados a condução coletiva de escolares somente poderão circular com a autorização emitida pelo órgão. Em Campo Grande, são esperados 180 veículos para vistoria desse semestre. Pouco mais de 50 já estiveram no Detran. No interior do estado, a fiscalização começa no dia 14 de fevereiro, em Ponta Porã. O cronograma da fiscalização do transporte escolas no interior do estado já está disponível do site www.detran.ms.gov. br, no link Transporte Escolar.

Transporte escolar

A vistoria do transporte escolar é feito pelo Detran-MS duas vezes, no início e no meio do ano. O objetivo é verificar as condições do veículo, como tacógrafo, pneus, cinto de segurança para todos os escolares, extintor de incêndio, sinalização, e outros itens que garantem a segurança das crianças.

Além do veículo, as condições do motorista também são verificadas. “O condutor tem que ter curso de formação específico, habilitação categoria “D”, não ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente na infração média e não ter antecedentes criminais”, explica Elizabeth Félix. Os pais que verificarem irregularidades no transporte escolar podem fazer denúncia no site do Detran-MS. Ao fim das vistorias, também será divulgado no site, a lista de empresas de transporte escolar que foram credenciadas para este semestre

Vagas na UEMS são disputadas por 20 mil

O número de inscrições recebidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrerem às vagas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi de 20.450. Segundo o diretor dos Registros acadêmicos, Célio Luiz da Silva, “o balanço foi extremamente positivo e temos a expectativa do preenchimento da totalidade das vagas disponibilizadas”. Foram ofertadas neste processo 2350 vagas, distribuídas nas 15 unidades universitárias da UEMS. Dentre os destaques quanto à concorrência candidato/vaga estão Direito de Naviraí, com 28.06 candidatos por vaga, licenciatura em computação de Nova Andradina (20.29) e Tecnólogo em Agroecologia, com 16.26 candidatos por vaga. Esses dados de concorrência podem sofrer alterações segundo atualização do MEC, já que o sistema está momentaneamente fora do ar. De acordo com Célio Luiz, a concorrência foi maior que nos vestibulares anteriores porém o quadro ainda não está definido. “O SiSU vai publicar três chamadas e ainda tem a lista de espera que sairá após as três chamadas e em que o candidato pode ser convocado pela UEMS para matrícula”. A lista com os aprovados na 1ª chamada da UEMS sai na próxima segunda-feira, dia 24. A matrícula da primeira chamada será de 27 a 31 de janeiro, na Unidade Universitária em que você foi aprovado. Os que não comparecerem à Unidade neste período, perdem a vaga, que será disponibilizada na 2ª e 3ª chamadas.

Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 3 D1
Voluntários e município se unem para produzir a linguiça de Maracaju para a festa Prefeito e primeira-dama entregam cheque para ajudar os festeiros de São Sebastião

Acidente

adolescente bate motocicleta e morre

Vítima colidiu numa carreta que estava parada e morreu depois de dar entrada no hospital de Ponta Porã

PONTA PORÃ – No

final da manhã de ontem, por volta das 11h, um adolescente de 17 anos, que pilotava uma motocicleta estrangeira da marca Kenton, de cor pretae sem placa, colidiu na traseira de uma carreta Scania R 113H e morreu, no município de Ponta Porã. Segundo informações da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o motociclista foi encontrado caído no chão com graves ferimentos, socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Regional de Ponta Porã.

Ontem o Corpo de Bombeiros atendeu mais dois acidentes envolvendo motociclistas

tou a documentação do veículo que estava parado na rua Geovai, no Jardim América, periferia de Ponta Porã. Ele contou que estava dentro de sua residência quando escutou o barulho. Ao sair para ver o que havia acontecido, encontrou o adolescente caído. Junto com outros moradores, ele chamou a polícia e o Corpo de Bombeiros. Depois de ouvido, o proprietário da carreta foi liberado em seguida. Já a motocicleta da vítima foi encaminhada para o pátio do Detran.

Narcotráfico

Dupla é presa com cocaína na fronteira

O adolescente

Caio Fermim Gonzáles Rotela morreu minutos depois de dar entrada no hospital.

No momento do acidente, a vítima não estava com documentação pessoal, o que dificultou a identificação, que aconteceu através de um aparelho de telefone celular, através de contato com familiares.

O proprietário da carreta foi identificado. Ele apresen-

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam mais dois acidentes envolvendo motocicletas, ontem, na área central de Ponta Porã. Os dois sem gravidade. De acordo com os bombeiros, o número de acidentes é cada dia maior, na fronteira, e um dos principais motivos é o fato de muitas pessoas conduzirem veículos sem habilitação, colocando em risco a vida dele e de terceiros. (Com informações de Lania Torres)

PONTA PORÃ - O Departamento de Operações de Fronteira (DOF), na madrugada de ontem, por volta da 1h30, apreendeu um adolescente de 16 anos e prendeu o jovem J.C.O., de 19 anos, ambos acusados de tráfico de drogas. Segundo informações dos policiais, a ocorrência aconteceu na BR-463, no município de Ponta Porã, quando abordaram um ônibus intermunicipal que fazia o itinerário Amambai/ Campo Grande.

Durante vistoria, foram encontradas 150 cápsulas contendo cocaína com os dois passageiros. A droga estava sendo escondida pela dupla nas partes genitais. Depois de pesada, a droga totalizou 1 quilo e 800 gramas.

Segundo os acusados, a cocaína foi repassada por um

Plantão GM captura foragido e apreende

adolescente D

OURADOS – Na madrugada de ontem, por volta da 1h, uma equipe da Guarda Municipal deteve V.J.J. de 31 anos, morador no bairro Jardim Flórida I. Os GMs faziam rondas pela Avenida José Roberto Teixeira naquele bairro, quando perceberam o acusado em atitudes suspeitas na rua.

Na abordagem, foi constatado que contra o acusado existia um mandado de prisão em aberto de outubro do ano passado, pela prática de tráfico de drogas. Diante dos fatos, ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

ROUBO

Um adolescente foi apreendido pela Guarda Municipal após praticar roubo. O fato aconteceu no final da tarde de quinta-feira. Uma equipe da GM apreendeu o adolescente que estava fazendo assaltos na região do Parque dos Ipês.

A equipe da GM fazia rondas pelo local, quando foi solicitada por duas vítimas que informaram que tinham sido roubadas por dois jovens. Segundo as vítimas, elas estavam próximo ao parque, quando os jovens chegaram e anunciaram o assalto, tentando roubar a bicicleta e os celulares, porém, conseguiram roubar apenas dinheiro.

Diante das características dos indivíduos, a guarnição passou a efetuar rondas na região e, na Avenida Presidente Vargas, localizou os suspeitos. Um deles, ao perceber a aproximação da viatura, conseguiu fugir, porém, o outro foi capturado.

O adolescente foi reconhecido pelas vítimas, sendo apreendido e encaminhado à Delegacia do Menor Infrator para as devidas providências.

Rapaz e adolescente levavam cápsulas contendo cocaína escondidas nas partes genitais

desconhecido da cidade de Ponta Porã e a dupla levaria até Campo Grande, onde a mesma pessoa que forneceu receberia a droga.

Radiopatrulha

O jovem de 19 anos foi autuado em flagrante acusado de tráfico de drogas e ficou preso numas das celas do 2º

Distrito Policial de Ponta

Porã, já o adolescente foi apreendido e encaminhado para a Unidade Educacional de Internação (Unei) daquela cidade.

Dois são flagrados com maconha em Dourados D

OURADOS - Policiais militares da Radiopatrulha apreenderam droga que estavam em poder de um jovem de 18 anos e um adolescente de 17, em Dourados. O flagrante aconteceu na noite de quinta-feira, por volta das 19h30, durante ronda de rotina na Rua Vitório José Pederiva, no Jardim Flórida. A dupla chamou a atenção da guarnição da PM porque trafegava numa motocicleta Honda/Tornado 250CC de cor vermelha, com a placa levantada. Durante abordagem e revista, os militares encontraram 248 gramas de maconha divididos em pequenas porções já embaladas, provavelmente, para comercialização.

Foi preso pela PM, Lucas Machado Lima, de 18 anos, morador no Parque Alvorada, e o colega dele, de 17 anos, residente no Jardim Flórida I, que

Maconha apreendida pela PM em poder da dupla assumiu a propriedade da droga. Ele disse que havia comprado a maconha no Paraguai e teria dado a metade para Lucas, como pagamento pela carona de moto até em casa.

Ambos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil. O me-

nor foi apreendido em flagrante pela delegada Francielle Candotti Santana,e encaminhado à Unidade Educacional de Internação (Unei) de Dourados. O maior foi autuado em flagrante e está detido numa das celas do 1º Distrito Policial de Dourados.

Contrabando PMa apreende carreta com cigarros do Paraguai

NAVIRAÍ - Policiais Militares Ambientais (PMA) de Naviraí realizavam fiscalização ambiental, na madrugada de ontem, quando na rodovia vicinal MS-141, em assentamentos daquele município, perceberam próximo à BR-263, entre Itaquiraí e Naviraí, por volta das 4h, uma carreta bitrem, com placas de Curitiba-PR. O motorista, ao perceber o giroflex da viatura ligado, parou bruscamente o veículo e fugiu por dentro de um canavial.

Ao conferir a carga, os policiais encontraram grande quantidade de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Carga de cigarros contrabandeados foi descarregada na PF

Foram feitas diligências na tentativa de encontrar o contrabandista, mas não houve êxito. A PMA encaminhou o veículo com a carga para a Polícia Federal de Naviraí para investigação.

Com os dados do caminhão, a PMA acredita que não será difícil chegar aos autores do contrabando. Os policiais constataram que haviam 42.450 pacotes de cigarros.

Dia a Dia O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia
D1 4
Divulgação
Divulgação
Sidnei L. Bronka

Sub-20

brasil vence Colômbia com gol de neymar

Seleção brasileira ganha jogo no Peru por 3 a 1 e fica muito perto da fase final da competição

LIMA - Foi complicado, mas o Brasil passou pela Colômbia por 3 a 1 ontem, 20, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo B do Sul-Americano Sub20, e ainda viu o artilheiro

Segundona

Neymar marcar um golaço no fim do jogo.

A seleção brasileira não apresentou desta vez a superioridade do primeiro confronto, quando goleou o Paraguai por 4 a 2, sobretudo pela boa atuação que os co -

Sem apoio, misto vê participação ameaçada

TRÊS LAGOAS -

Restando pouco mais de um mês para o início do Campeonato

Estadual da Série B, o Misto de Três Lagoas ainda não confirmou sua participação na competição. Sem grandes investimentos, o time vê sua temporada ameaçada, caso não confirme presença na segundona até o próximo mês. Se o prazo vencer, a equipe poderá ser punida, ficando impedida de participar de competições profissionais por dois anos.

Uma das opções da diretoria é apostar em pratas da casa, jovens atletas que têm se destacado em competições amadoras do município. Existe também a proposta de parceria

com um empresário de fora do Estado, que pode reforçar o elenco com jogadores experientes, porém, nada está confirmado.

Rebaixamento Profissionalizado no dia 20 de dezembro de 1999, o Misto participou do seu primeiro campeonato estadual profissional em 2000, alcançando a sétima posição entre 17 times.

Em 2010 a equipe foi a penúltima colocada do grupo B com 12 pontos, três vitórias, três empates e 10 derrotas em 16 jogos, sendo rebaixada ao lado do União de Campo Grande, Pantanal de Ladário e Guaicurus.

lombianos tiveram para frear o atacante do Santos.

A Colômbia desafiou, tentando levar o jogo para o ataque com posse de bola e marcação cerrada sobre os brasileiros.

Disputado na cidade peruana de Tacna, o duelo foi selado com a contundência de Neymar, que aos 41 minutos do segundo tempo mostrou habilidade e sabedoria para concluir a jogada.

Ney Franco assistiu à partida da tribuna de honra do estádio, ao lado do assistente da equipe principal, Sidnei Lobo, após ter sido expulso na estreia na última terça-feira. O auxiliar Moacir Pereira comandou o elenco do banco de reservas.

Cardona, que junto a Castillo esteve entre os mais destacados da Colômbia, cobrou direto uma falta aos 23 minutos de jogo, que explodiu no travessão.

O ritmo do jogo se manteve nervoso durante todo o primeiro tempo, com a Colômbia sólida na defesa e o Brasil sem romper muito a marcação adversária e tendo poucas

Seleção do Brasil vence a Colômbia e novamente Neymar marca no Sub-20

chances de finalização.

Seleção não apresentou desta vez a superioridade do primeiro confronto

Já no segundo tempo, os brasileiros apertaram o jogo e, aos 3 minutos, Willian aproveitou um belo lance de Neymar e chutou a bomba da entrada da área.

A pressão ofensiva da segunda etapa rendeu frutos

aos 9 minutos, quando Casemiro acrescentou de cabeça para a rede um cruzamento de Diego Maurício.

Aos 17, foi Willian quem anotou, completando com tranquilidade um passe cruzado do companheiro Lucas, que fez ótima jogada pela direita.

Bastaram dois minutos para a Colômbia diminuir. Castillo foi derrubado na

área por Bruno Uvini. O juiz marcou pênalti e Cardona converteu.

A pressão que se desenrolou pelo segundo tempo seria aliviada aos 41 minutos. Willian tocou para Neymar e o craque aproveitou um espaço pela esquerda para chutar forte e marcar o seu, o quinto em dois jogos até agora pelo Sul-Americano Sub-20.

o PRoGReSSo
Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia D1 5
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011
Divulgação

dia a dia

dia a dia dia a dia dia a dia dia a dia dia a dia dia a dia

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

o proGrESSo

Sp espera fechar contratação de rivaldo

Meia-atacante de 38 anos depende apenas de conseguir alguém para presidir o Mogi Mirim em seu lugar

ÃO PAULO - A contratação do meiocampo Rivaldo, de 38 anos, foi aprovada pela comissão técnica do São Paulo e, assim, o que separa o pentacampeão do Morumbi é apenas o sim do jogador. Com uma proposta de R$ 100 mil mensais por um contrato até dezembro, o pernambucano só precisa colocar alguém em seu lugar para presidir o Mogi Mirim. A expectativa é que tudo seja resolvido hoje.

“É uma situação que está nas mãos do Juvenal (Juvêncio, presidente do São Paulo). Eu gosto e aprovo. O Rivaldo é um nome consagrado e pelo que sabemos está em ótima forma. Para curto prazo é uma boa”, afirmou o vice-presidente de Futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, que estava presente ao encontro no qual o nome de Rivaldo foi aprovado.

Tudo começou como uma ideia depois de um encontro com Rogério Ceni, ganhou força após uma reunião entre os cardeais são-paulinos. A possibilidade da chegada de Rivaldo, que veio a público na quinta-feira, repercutiu positivamente entre os torcedores.

“o rivaldo é um nome consagrado. para curto prazo é uma boa”

O diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes, que explicou como surgiu o interesse em Rivaldo. “No domingo, o Rogério teve uma conversa amistosa com o Rivaldo. Ele cumprimentou o Rogério, porque jogaram juntos na Copa do Mundo (de 2002). O Rogério o elogiou e disse que seria bom tê-lo um dia ‘entre nós’”, contou o dirigente.

AprovAdo

As declarações do técnico Paulo César Carpegiani deixaram claro que ele teve uma

Futebol Flamengo busca segunda vitória no Carioca R

O que separa o pentacampeão Rivaldo do Morumbi é apenas o sim do jogador

impressão parecida em relação ao jogador. “Vimos o Rivaldo, ele está fininho, inteiro. Se cuida, não teve quase lesões na carreira. É uma pena que não podemos vê-lo jogar, por

Palmeiras

SÃO PAULO - O Campeonato Paulista será uma espécie de laboratório para o Palmeiras. Luiz Felipe Scolari e o resto do elenco seguirão normalmente em seus cargos por enquanto, mas um mau resultado no Estadual acarretará uma série de mudanças no clube.

As alterações na diretoria não são nenhuma novidade. Roberto Frizzo, 1.º vice, comandará o departamento de futebol. Arnaldo Tirone ainda estuda quem colocar no marketing, na administração e em outras alas. Na quarta-feira, muitos dos diretores da gestão Belluzzo se desligaram dos seus cargos.

No futebol, a ordem é deixar as coisas como estão. Ao menos abertamente, o discurso de Tirone é de apoio. “Nós vamos dar força para essa comissão técnica, estou com expectativa boa no trabalho do Felipão”, falou. “No primeiro momento não vamos atrapalhar o trabalho de ninguém, só observar.”

Essa observação, no entanto, durará pouco. O Estado

Estadual MS

um problema de papelada”, comentou.

“É um craque, um fora de série. A idade pesa um pouco, mas não significa muito. Você vê que ele está inteiro. Agora,

se está jogando a mesma bola, eu não saberia responder. Tenho preferência sempre pelo grande jogador. Gosto de ter o craque no time”, completou o treinador.

i O - Eles participaram do coletivo, com desempenhos distintos. Ronaldinho Gaúcho não se destacou e demonstrou cansaço sob o forte calor da manhã do Rio de Janeiro. Thiago Neves mostrou desenvoltura, bons passes e cruzamentos. Os dois formavam o time reserva no treino de ontem e não estarão em campo para o confronto contra o América, hoje, às 16h (de MS), em Edson Passos, pela segunda rodada da Taça Guanabara – primeiro turno do Campeonato Carioca.

O torcedor terá que aguardar para ver o time que o técnico Vanderlei Luxemburgo considera ideal. Como demonstrou no treinamento, Thiago Neves está perto de fazer a sua estreia, o que deve ocorrer na próxima quarta contra o Americano. A única coisa a impedir a sua entrada no time é a regularização de sua inscrição, mesma situação do argentino Bottinelli. Ronaldinho, ao contrário, ainda precisa de mais condicionamento físico e sua primeira partida também faz parte de um planejamento de marketing. Só deve ocorrer em fevereiro, quando o acordo com o atual patrocinador estará encerrado.

apurou que muitos membros da diretoria já queriam mudanças imediatamente, mas acharam melhor dar um tempo para Felipão mostrar o seu trabalho. Se o time for mal no Paulista, o treinador deve ser um dos primeiros a cair. Lincoln, que pouco mostrou em 2010, também tem prazo curto.

Essas possíveis mudanças seriam para justificar o corte nos gastos. E outra reclamação dos novos diretores é com a ação dos agentes. Um deles anda

irritado com o trabalho de Roberto Tadeu, que teria recebido R$ 500 mil do Palmeiras apenas pela tentativa de trazer Ronaldinho Gaúcho para o clube.

O trabalho de Felipão à frente do Palmeiras ainda não agradou a ninguém. O time fracassou na Copa Sul-Americana (perdeu para o Goiás nas semifinais) e não conquistou a tão sonhada vaga na Libertadores deste ano – no Brasileiro, ficou em 10.º. Ganhar o Paulista pode ser a única salvação.

promotoria interdita estádios em Maracaju e Corumbá

CAMPO GRANDE - A

49ª Promotoria de Justiça do Consumidor decidiu interditar os estádios Arthur Marinho, em Corumbá e o Loucão, em Maracaju, por não apresentarem no prazo estipulado soluções para problemas apontados nos laudos técnicos de engenharia e do Corpo de Bombeiros. A decisão foi tomada pelo promotor Luiz Eduardo Lemos de Almeida.

Os estádios só serão liberados quando forem apresentadas soluções para readequação dos espaços para os torcedores e divulgado no site da Federação de Futebol de MS e repercutido em toda a midia de MS.

De acordo com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, com a interdição de seus campos, os times Corumbaense e Maracaju terão de estrear longe das torcidas, em estádios já aprovados pelo Ministério Público.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, como o prazo para a publicação da tabela oficial do Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série A termina no dia 25 de janeiro, os times não terão tempo hábil para regularizarem a situação antes da estreia.

Enquanto isso, Vanderlei vai deixando o time pronto para suas entradas, mantendo o esquema com três meias e um atacante. A equipe será a mesma que iniciou contra o Volta Redonda na estreia. A única exceção será a saída de Fierro para a entrada de Marquinhos, mesmo com toda a pressão popular por uma mudança no ataque. Deivid é questionado pela torcida, que vê em Wanderley uma opção mais jovem e entusiasmada. “Deivid é um jogador que admiro e vai fazer muitos gols. Tenho de estar à disposição, tranquilo, saber que a minha hora vai chegar. Deivid é experiente, goleador. Confio muito nele, o grupo todo confia. Nunca se mostra abatido. Vai dar a volta por cima”, incentivou Wanderley, que marcou seu primeiro gol pelo clube rubro-negro na vitória sobre o Volta Redonda.

6
d1
Reforço
S
Divulgação
Divulgação
Trabalho de Felipão à frente do Palmeiras ainda não agradou
desempenho no paulista define o futuro de Felipão

Carioca

Muricy tem problemas para definir o Flu

Como a prioridade é a Libertadores, técnico terá todo o cuidado do mundo com seus principais jogadores

Arquivo

O jogador Deco sentiu o ritmo na estreia e o jogo deste domingo contra o Olaria, no Engenhão, é dúvida para ele

Rio - Bastou a primeira partida no ano para o técnico Muricy Ramalho se ver diante de problemas para armar o time. Para o confronto contra o Olaria, neste domingo, no Engenhão, o torcedor deverá ver um Fluminense diferente daquele que derrotou o Bangu na estreia. Mariano foi substituído com dores musculares e o

Presidente

meia Deco também sentiu o ritmo da partida. Sem contar a expulsão precoce de Souza. Como a prioridade tricolor é a Libertadores neste primeiro semestre, Muricy terá todo o cuidado do mundo com seus principais jogadores. “Nesse começo

precisamos avaliar bem. É perigoso ter lesões musculares. Podemos mudar alguma coisa para domingo. Se tiver que trocar, vou trocar”, disse o treinador, que se encontra em dilema para armar o setor ofensivo.

Caso opte por preservar Deco, a alternativa é recuar Tartá - para a vaga do suspenso Souza - e colocar Marquinhos no meio de campo, com Rodriguinho formando o ataque ao lado de Fred. “Vamos tentar vencer e convencer. O Carioca vai dar entrosamento, ritmo aos jogadores para chegar à Libertadores na ponta dos cascos”, disse Tartá.

Santos aceita proposta do Genoa por Zé Eduardo

Santos - O presidente

Luís Álvaro de Oliveira

Ribeiro disse ontem que o Santos aceitou a proposta formal do Genoa, da Itália, por Zé Eduardo, mas que faltam detalhes para que as negociações sejam concluídas. “A proposta que chegou ao clube é muito boa e a princípio foi formalmente aceita. O jogador explicitou o seu desejo de fazer um golaço na carreira (transferindo-se para o futebol europeu), mas ainda há pontos a serem resolvidos”, afirmou o dirigente.

Depois do treino de ontem, no CT Rei Pelé, Adílson Batista manteve a decisão de continuar escalando Zé Eduardo. “Zé Eduardo tem contrato com o

Santos e enquanto eu não receber uma segunda ordem da diretoria, ele vai jogar”, disse o treinador. Ele repetiu que o atacante foi o melhor em campo contra o Mirassol não apenas por ter marcado dois gols, mas também pela ajuda na marcação no momento em que o adversário mais pressionava.

Embora os dirigentes mantenham sigilo sobre os valores, o Santos, que detém 60% dos direitos econômicos de Zé Eduardo, vai receber R$ 6 milhões.

O jogador chegou desacreditado ao clube no começo do ano passado e assinou contrato de risco de três meses. Nas poucas oportunidades que teve, ele foi bem e no final do Campeonato

Paulista o Santos comprou 60% dos direitos econômicos por R$ 700 mil, pagos em 10 parcelas de R$ 70 mil. Menos de um ano depois, se Zé Eduardo for mesmo para o Genoa, dará um lucro de R$ 5,3 milhões.

Zé Eduardo já jogou 54 vezes pelo Santos e marcou 21 gols. O seu começo de temporada tem sido perfeito: em dois jogos ele marcou dois gols e mereceu tratamento de ídolo da torcida, que fez coro nos estádio pedindo a sua permanência.

A respeito da situação de Maikon Leite, que assinou précontrato para se tornar jogador do Palmeiras depois de 23 de junho, Luís Álvaro afirmou desconhecer a existência de multa

para rescisão. “Essa multa de R$ 5 milhões já se tornou mito. Na entrevista, o diretor jurídico do Palmeiras (André Sica) enrolou e não falou o valor. O repórter chutou vários números e achou que é de R$ 5 milhões”.

TIME

Adilson Batista deixou para escalar o time para enfrentar o Prudente, neste domingo, em Presidente Prudente, depois do treino deste sábado no CT Rei Pelé. Mas como ele confirmou que Jonathan (está com dois quilos acima do peso) vai jogar e aprovou o esquema com dois atacantes, deve manter a equipe que iniciou a partida diante do Mirassol.

Seleção quer entrar “zerada” na 2ª fase

TSul-Americano acna, Peru - A ideia da comissão técnica da seleção brasileira sub-20, que disputa o Campeonato SulAmericano do Peru, é chegar à última rodada da primeira fase – na próxima terça-feira diante do Equador – com a classificação garantida. Para isso, os brasileiros precisam vencer a Bolívia, neste domingo, às 13h30 (de MS), no estádio 25 de Novembro, em Moquegua. O Brasil lidera o Grupo B, com seis pontos. Os dois primeiros colocados da competição garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Os quatro melhores disputam o Mundial da categoria, marcado para julho, na Colômbia Se conseguir transformar a partida contra os equatorianos em um simples amistoso para cumprir tabela, o Brasil terá a chance de resolver um dos problemas que mais atormentam o técnico Ney Franco: os cartões amarelos. Por se tratar de uma competição curta, dois cartões suspendem o atleta. Neymar, Casemiro, Juan, Gabriel e Lucas estão pendurados e devem usar a partida contra a Bolívia para receber o segundo e cumprir suspensão diante do Equador. “Temos duas rodadas, contra Bolívia e Equador, e temos de começar agora a confirmar a classificação para a próxima fase e tentar equacionar alguns problemas de cartões. Precisamos arrumar uma maneira de entrar na última fase da competição zerados”.

Se depender do que os bolivianos mostraram na estreia (derrota por 1 a 0 para o Paraguai), Neymar e cia. não precisam perder o sono. Com uma defesa mal posicionada e

lenta, um meio de campo com toque de bola deficiente e uma dupla de ataque até interessante, formada por Hoyos e Rios, mas que é pouco acionada por causa da fragilidade na armação, o adversário de domingo não deve representar ameaça às pretensões dos brasileiros.

“Sabemos que nossa equipe é tecnicamente superior. Mas não podemos deixar que isso se transforme em acomodação, desconcentração”, analisou o técnico Ney Franco. “Se isso acontecer, passamos a correr riscos desnecessários”.

BRASIL 100%

A chance de a seleção brasileira se garantir na fase final já na próxima rodada se concretizou após a vitória por 3 a 1 sobre os colombianos, na quinta-feira, no estádio Jorge Basadre, em Tacna. Diferentemente da estreia, o Brasil entrou em campo com uma formação com três atacantes: Diego Maurício, Willian e Neymar. No primeiro tempo, a estratégia não funcionou. Bem posicionada, a defesa colombiana conseguiu anular Neymar e diminuir os espaços para aquele que deveria ser o principal articulador da equipe, o meia-atacante Lucas, revelação do São Paulo. O resultado foi óbvio: apesar do trio ofensivo, a bola não chegou com qualidade e as jogadas não saíram.

O cenário mudou na segunda etapa, quando Casemiro passou a jogar mais avançado e Lucas, William e Diego Maurício se movimentaram mais. Com mais velocidade, os brasileiros conseguiram superar a boa marcação colombiana e logo abriram 2 a 0, com Casemiro e Willian.

Dia a Dia O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011 Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 7 D1
“Nesse começo precisamos avaliar bem. É perigoso ter lesões musculares”

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

Série A

“Estou 110% dentro do Sete”, diz Eloi

Treinador disse ao O PROGERSSO que trabalhos começam na segunda-feira, quando conhecerá a estrutura do clube

Marcelo Humberto

DOURADOS – A notícia de que o técnico Eloi Kruger comandará o Sete de Setembro no Campeonato Estadual Série A, deixou a torcida muito animada. Na avaliação dos torcedores, a vinda do treinador para Dourados garantirá torcida no estádio e maior visibilidade no Estado e até Brasil. Mesmo porque, Eloi é conhecido em muitos clubes brasileiros. Em contato com O PROGRESSO , ele confirmou o acerto. “Da minha parte, confirmo que não é 100% certo, mas 110%”, disse sorridente o novo treinador do clube douradense. E a vinda de um técnico com currículo para o Sete motivou muito a torcida. “Dourados precisa de um técnico como ele. Se realmente isso se concretizar, a torcida irá apoiar o Sete de Setembro”, disse o marceneiro José Luiz. Em contato ontem à tar-

“Numa transação como essa, alguém, infelizmente sai descontente”, diz Eloi

de, o treinador, que está em Cascavel/PR, confirmou ao O PROGRESSO – que publicou na edição de ontem a sua vinda. Ele disse ainda que numa decisão como essa alguém sai ferido. “Eu, particularmente, sentei com o presidente do Águia Negra e coloquei a minha opinião e necessidade. É claro que há um sentimento de tristeza tanto de minha parte quando do Águia Negra, onde tenho uma história que jamais apagarei de minha carreira. Mas eu preciso criar expectativas em minha carreira. E o Sete se encaixa em meu propósito profisional”, disse o novo técnico do Sete.

Na avaliação do treinador, o que diferencia o Sete dos demais é o fato do clube douradense ter um CT e viver do futebol. E isso pesou na sua decisão de treinar o clube douradense.

“Enquanto alguns clubes do Estado visualizam apenas o Campeonato Estadual, um pouco mais de três meses

apenas, o Sete trabalha com o futebol durante todo o ano. E é aí que entra o meu trabalho de padronização. E essa foi uma razão que me fez acertar com a diretoria do Sete”, disse. Como Eloi está num pequeno período de descanso, ele, na noite de hoje, começa a desenhar possíveis parcerias para o Sete. “Eu sentei com o Sete na quarta-feira e em seguida viajei. Então, somente na noite deste sábado que vou realmente planejar o meu trabalho”.

E ele terá que ter um grupo forte nas mãos e que trabalhe em conjunto para ganhar tempo na pré-temporada, que no caso do Sete está muito atrasado. “Eu tive essa mesma experiência com o Pantanal na Taça São Paulo. E o grupo assimilou rapidinho. E farei o mesmo com o Sete. É claro que para isso ser sucesso, terei que contar com o apoio do elenco e buscar, junto com eles, qualificar o trabalho diário. Esse será o nosso diferencial e ganharmos no tempo que está perdido”, destacou o treinador.

Eloi confirma vinda para o Sete e diz que a preferência foi o fato do clube ser profissional

Além do Sete de Setembro e Águia Negra, o Cascavel, do Paraná, tinha interesse em Eloi. “A minha resposta para o Cascavel foi não porque já havia acertado com o Sete de Setembro. E palavra

não se volta atrás. Fiz o compromisso e vamos cumprir”, disse o treinador que acertou contrato de um ano com possibilidade de renovação. As bases salariais, segundo Eloi, foram discutidas e acertadas

e serão pagas por empresas parceiras do clube. Nesta segunda-feira, ele desembarca em Dourados e vai direto para o CT, onde começa os trabalhos de conhecimento do Centro de Treinamento.

Itaporã apresenta elenco e parceria para temporada

ITAPORÃ - Em evento festivo, o Itaporã Futebol Clube apresentou quintafeira o elenco e o conjunto de empresas privadas que patrocinarão a equipe no campeonato Estadual Série A. A apresentação foi realizada em meio a um jantar oferecido no salão de eventos da fazenda Barro Verde, de propriedade da família Suzuki, e contou com a presença de diversos desportistas, empresários, políticos e torcedores da equipe.

Na oportunidade, os presentes conheceram toda a staf de patrocinadores, o novo técnico Valdir Fortini e sua comissão técnica, os jogadores que já se apresentaram ao elenco, além do grande projeto de parceria firmado entre o Itaporã e a empresa Soccer Union, que deverá

trazer mais 10 jogadores. No momento da apresentação do projeto, fizeram uso da palavra os representantes da empresa Soccer Union, sendo eles: Dirceu Betoni, sócio-proprietário, ladeado pelos parceiros como Daniel Medeiros (sócio), Vanilton Barbosa, assessor jurídico Wilson do Prado e Ademilson da empresa Bolas Kagima. De Itaporã, falaram o prefeito Marcos Pacco e o presidente da Câmara, Ademir de Freitas, representando os vereadores presentes.

Desta feita, Marcos Pacco e o sócio da empresa Soccer Union, Dirceu Betoni, que também é prefeito da cidade de Paranhos, foram uníssonos em dizer que acreditam no potencial do Itaporã por conta do

histórico positivo da equipe no cenário estadual.

Com essa parceria, a diretoria do Itaporã visualiza uma nova etapa de conquistas para o clube, tanto no que se refere à forte participação dentro do campeonato sul-mato-grossense, como também na gestão financeira positiva, através de eventuais negociações com atletas que se destacarem na equipe.

O prefeito Marcos Pacco disse estar otimista com o planejamento da diretoria, acreditando que, com os pés no chão, com apoio da Câmara de Vereadores e dos torcedores, os resultados aparecerão. O presidente Alberto Doreto ‘Bolinha’ distribuiu nota dizendo que a base do time que disputou os

Dia a Dia O PROGRESSO
Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia
8 D1
Arquivo Itaporã Futebol Clube apresenta oficialmente o elenco para a Série A e seus patrocinadores Divulgação/Walter Ramos três últimos campeonatos por Itaporã continua a mesma, ape- nas recebendo os jogadores da Soccer Union, que irão se juntar ao elenco em busca de uma vaga na Copa do Brasil.

Caídas, esfoladas, com alguma perna bamba ou palha rasgada, as cadeiras estavam fadadas ao esquecimento. Lixo certo na próxima faxina de fundo do quintal, direto para o entulho.

Foi quando ela teve a ideia de recuperá-las. “Ficariam ótimas na nova livraria”, pensou. Afinal, o espaço que fora planejado para os amantes da leitura deveria reunir livros e amigos, com uma boa conversa, café expresso e algumas guloseimas. Oito pequenas cadeiras viriam a calhar.

As oito eram simples,

Uma livraria... E oito cadeiras

rústicas até, de um estilo conservador, tradicional, tal qual o das cadeiras pintadas por Van Gogh. Mas a organização da livraria, prestes a ser inaugurada, lhe tomava o dia inteiro e parte da noite. Preocupar-se com cadeiras exigiria tempo demais. Nem pensar... Mas, em um encontro casual com oito amigas (coincidência demais!), as oito peças receberam seus desígnios: cada amiga ficaria responsável por restaurar uma delas, com liberdade total para customizá-la. Foi como se um gongo tocasse. O sinal para o início de uma brincadeira.

A professora de Inglês cobriu sua cadeira com inúmeras frases sobre livros e leitura que mostrassem, literalmente, a

cultura inglesa. A colunista revestiu a sua por completo, com uma longa capa de tecido que simulava textos e manchetes de jornais e assinou: Acontece by Ely Oliveira. A “restaurateur” utilizou referências ao café expresso que a livraria iria oferecer. A cerimonialista recobriu a sua com fuxicos e, na almofada para o assento, escreveu sobre a origem desse artesanato feito com retalhos de pano. Já a arquiteta criou um apoio para a leitura, anexando um braço metálico à cadeira. E houve a amiga que colocou flores de crochê ao encosto e bordou uma trovinha na almofada: “Esta livraria tem quatro cantos, com muitos livros e sabor. Aqui só entra quem é amigo. E sai mais amigo, com

amor!”. Outra fez uma espessa e macia almofada vermelha em que convidava o visitante a sentar, tomar um café e ler. Quanto a mim, confeccionei uma capa para o encosto e fiz uma almofada com retalhos coloridos aplicados (alguma coisa do tipo “patchwork”) que lembrassem pássaros, galhos, flores e um ninho, com trechos de poemas de Manoel de Barros: “Fui convidado pelas aves para ser árvore. Eu sofro preferência para pedras ― Passarinhos do mato gostam de mim e de goiaba ― Poeta é uma pessoa que reverdece nele mesmo ― Sabiá de setembro tem orvalho na voz. De manhã ele recita o sol ― Deixei uma ave me amanhecer ― Sou livre para o silêncio das formas e das

cores ― Melhor para entardecer é encostar em árvore ― Palavras. Gosto de brincar com elas. Tenho preguiça de ser sério”. Pequenas coisas feitas com carinho. Bobagens, brincadeiras... Oito cadeiras simples que poderiam ter sido “consertadas” voltando a ser idênticas, como eram quando novas. Oito mulheres, amigas, profissionais, que deixaram de lado seus afazeres e doaram seu tempo e sua criatividade somente para fazer um carinho para uma amiga comum que começava uma nova etapa de vida. E essas amigas transformaram completamente as oito cadeiras, como um presente. Oito amuletos. Oferendas cobertas de desejos de boa sorte. Oito “presenças”, como que

Falta uma UPP para a natureza

Há 50 anos lidamos com catástrofes e as causas são sempre as mesmas. As soluções também. Se não houver união real dos Três Poderes, se a Justiça continuar a proteger quem viola a lei de ocupação do solo, se populistas e demagogos continuarem a matar pobres, se não houver política de habitação, só vai piorar. Falta prevenção e educação. Falta vergonha na cara. Céticos achavam impossível combater o crime organizado do tráfico nas favelas. Precisamos de uma UPP para o meio ambiente.

“Vamos chorar muito ainda no verão que vem”, disse

Moacyr Duarte, da Coppe-RJ, especialista em gerenciamento de riscos. A não ser, afirma Moacyr, que o país enfrente as tragédias crônicas das enchentes com a mesma firmeza usada para melhorar a segurança pública no Rio de Janeiro. “Nós, brasileiros, não podemos evitar a calamidade climática, mas temos recursos humanos e conhecimento tecnológico para amenizar os danos financeiros, emocionais e a perda de vidas. Só é preciso coragem. Está mais do que na hora de investir em prevenção e sistema de gestão em vez de resgate e recuperação.”

Precisamos de um governante forte, rigoroso e bemintencionado. É imperativo romper esse círculo vicioso de tempestades tropicais, sempre de novembro a março. Porque,

se nada for feito, a omissão equivale a assassinato. Esse tsunami que caiu do alto a 100 quilômetros por hora matou sobretudo gente que quase nada tem, além da fé em Deus. Quero acreditar na Dilma. Só o fato de ela sobrevoar a serra do Rio, devastada pelo maior desastre da história do país, para logo depois se reunir com todos os envolvidos, sem fazer nenhum escarcéu, confirma um novo estilo na Presidência. Pouco gogó, mas ação rápida. Ela prometeu milhões de reais, mas já disse que vai cobrar prestação de contas.

Se há realmente 5 mil casas em áreas de risco na serra do Rio, como calcula o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, elas terão de ser demolidas. Ou a Justiça dará liminares para os que se sentirem prejudicados e pro-

cessará os técnicos? Foi o que aconteceu em Itaipava, no Rio Santo Antônio, um dos mais atingidos. Ele já tinha sofrido uma enchente grave em 2007. O Instituto Estadual do Ambiente entrou com um projeto de reconstrução das margens e da calha. Vários imóveis, quase debruçados sobre o rio, foram notificados, mas conseguiram liminar e impediram a reconstituição do traçado do rio. Agora, provavelmente, esses imóveis renitentes foram tragados pela fúria das inundações. Na serra do Rio, existe uma perversidade contra a natureza. As prefeituras cobram impostos, mas não limpam ruas e rios adequadamente. Os habitantes não têm educação ambiental e jogam detritos junto a placas de “Proteja o verde”. Proprietários conscientes limpam a própria

rua. Mas a favelização está à vista de todos. À entrada de Teresópolis, a quantidade de casas irregulares em frente ao Parque Nacional é testemunho aterrador de negligência pública. Multa-se pesadamente todo proprietário de classe média que cortar uma árvore a 10 quilômetros do Parque Nacional, mas, se alguém precisar da terra para sobreviver, ele se empoleira com a família até junto de uma cachoeira. E ninguém faz nada, com medo de parecer impopular. Só não podemos culpar as autoridades por terem ignorado o alerta de chuvas. Como evacuar populações inteiras diante da previsão de que “haverá chuvas moderadas a fortes” na serra? Isso é vago demais. Precisamos de radares sofisticados, que apontem com antecipação

marcando território na livraria: “Ei! Estou aqui! Faço parte dessa festa que é apreciar um bom livro. Gosto disso e gosto muito de você!”. Se livro é presente de amigo, uma cadeira para o leitor é presente de cúmplice. Vá à livraria de minha amiga e aproveite. A cumplicidade é nossa e a vantagem é sua.

Ah! Já ia esquecendo... A livraria ― Canto das Letras ― já foi inaugurada e fica na Av. Weimar Torres, 2.440, telefone (67) 3427-0203, em Dourados, Mato Grosso do Sul.

*Bióloga, mestre e doutora em Ecologia, é também escritora, articulista e blogueira. Blog: www.mariaeugeniaamaral.com

de um dia as áreas mais vulneráveis e a quantidade de chuva esperada. Precisamos de um sistema de alerta e suporte semelhante ao de regiões atingidas por terremotos e furacões. Sirenes para alertar a população. Treinamentos que convençam moradores a deixar suas casas a tempo. Abrigos com estrutura para hospedar centenas de desabrigados. Sistemas de macrodrenagem para escoar os rios que transbordam.

Custa dinheiro, sim. Mas é mais barato, mais eficiente e menos triste do que toda essa reconstrução de vidas arrasadas. Tudo bem ter fé em Deus. Mas vamos parar com essa história de que Ele é brasileiro.

*É diretora da sucursal da revista Época no Rio de Janeiro.

Inicia-se um novo ano para todos nós!

Alguns se sentem contentes em de certa forma iniciar tudo de novo, outros já cansados não queriam que tudo se iniciasse e sim que as coisas apenas continuassem como estão, pois já está complicado levar a vida, imagina uma “nova vida”?

Uma “nova vida”, pois é assim que muitos pensam quando entra um novo ano. Alguns se contentam, outros desgostam. Quantas pessoas no final do ano não sentem-se

desanimada? Eleva o nível de estresse? Querem mais momentos de isolamento? Sentem alguma coisa lá dentro que faz com que elas se sintam vazias, mas não sabem o que? Muitas pessoas se sentem assim.

Já outras ficam animadas em preparar a ceia de Natal, a ceia de Ano Novo, ficam animadas em comprar presentes. Gostam de receber as visitas ou sair para viajar e reencontrar velhos amigos e parentes ou até mesmo conhecer gente nova. Sentem-se revitalizadas, afinal uma nova oportunidade, um novo ano se aproxima e é tempo de aproveitar o final de mais um ano da melhor e mais alegre maneira possível.

O que para você representa um novo ano? O que para você representa o ano de 2011? O que você espera desse novo ano? O que você está disposto a fazer neste novo ano?

E o que não está disposto?

O ano de 2011 pode ser um ano maravilhoso para você, como pode não ser um ano tão maravilhoso assim. Pode ser cheio de afetos e amores, como pode ser solitário. Pode ser um ano de conquistas e vitórias, como pode ser mais um ano que passará... simplesmente passará.

E depende de quem ser um ano maravilhoso ou não tão maravilhoso assim? Bom... com certeza depende de cada

um de nós fazermos este ano o melhor ano de nossas vidas! Um ano ao qual dedicaremos mais amor! Dedicaremos mais humildade! Dedicaremos mais generosidade! Mais alegria! Mais força de vontade! Mais garra! Ao qual dedicaremos o melhor de nós!

O quão disposto você está em fazer ESTE ano o melhor ano de sua vida? O quão disposto você quer ir sempre além.... e mais além... e mais além ainda?

Desejo a todos vocês queridos leitores um excelente ano de 2011!!! Que neste novo ano possamos nos permitir conquistar nossos desejos, alcançar nossos ideais! Que

possamos demonstrar mais amor às pessoas, desde aquela pessoa ao qual nos encontramos todos os dias e até mesmo àquelas pessoas que nos depararemos apenas uma vez na vida! Que possamos amar a todas elas e principalmente que possamos conseguir nos amar verdadeiramente!

Que em 2011 possamos dar o melhor de nós pra todas as pessoas e coisas. Que possamos fazer despertar cada vez mais a pessoa maravilhosa que cada um de nós temos dentro de nós. Que possamos enxergar esse novo ano como uma nova oportunidade e não mais uma mera tentativa. Que possamos enxergá-lo como

mais uma chance que veio e não mais uma decepção. Que possamos acreditar nesse novo ano de 2011 e além disso que possamos acreditar em nós neste ano!

O quão disposto você está para fazer esse ano o melhor ano de toda a sua vida? De 0 a 10 qual o seu grau de comprometimento com você mesmo para tornar este novo ano o ano mais especial de todos? Acredite em você!!!! E um excelente novo ano!

*Psicóloga clínica e coach. Escreve semanalmente para o caderno Dmais. e-mail: claudia_signoretti@hotmail. com

Só o mergulho profundo pode trazer a paz e o amor

Nesta fase do ano em que comemoramos primeiro o Natal e em seguida a chegada de um novo ano, devemos acima de tudo parar para refletir. Por que não conseguimos deixar a necessidade de consumo desenfreado e insuflamos ainda mais nossos egos, e não entramos em contato com o verdadeiro significado que

existe por trás dessas duas datas que são, na verdade, duas grandes oportunidades de parada e aprofundamento?

O mais triste é perceber que a grande maioria acredita que a paz e o amor são estados de espírito que se encontram fora e não dentro de nós.

Não quero aqui fazer a apologia do ascetismo, pelo contrário, em Aquário devemos aprender a manter um equilíbrio estável também em nossa vida material. No entanto, é fato que devemos questionar muitos

dos valores que aprendemos desde crianças. Muitos deles são introjetados pela sociedade e pela educação que recebemos de nossos pais e familiares.

O mais importante nesse processo de reavaliação é a coragem. Coragem para deixar para trás pessoas e valores arraigados que já não fazem o menor sentido na vida de muitos de nós. Coragem para descobrir e se apropriar da verdade que reside em cada um de nós, nos nossos corações. Mas não pense que desco-

brindo a sua verdade o seu trabalho termina; na verdade é só a partir daí que ele de fato começa. Dia a dia o mergulho nessa verdade deve ser vivido, praticado, exercitado, até que um novo paradigma seja assimilado pelo seu cérebro. Mas não se esqueça: esse processo requer paciência, disciplina e muita consciência. Principalmente a consciência de que nada muda da noite para o dia e que esse trabalho pode durar uma vida toda. Comece devagar entendendo e respeitando seus li-

mites. Você deve tornar esse processo prazeroso, saboreando cada pequeno passo conquistado. Dentro dessa busca não devem faltar as revisões com a alimentação, o que não inclui necessariamente deixar de comer carne. Segundo a filosofia ayurvédica, o consumo de carne é absolutamente necessário a um tipo especifico de pessoas, definido pela tipologia dessa terapia de dosha.

Exercícios que equilibrem seu corpo/mente também são fundamentais, assim como e

fundamentalmente o exercício e aprofundamento da mente através da prática diária da meditação. A reflexão e a meditação devem fazer parte da rotina diária de qualquer pessoa que tenha como meta de vida a mudança para um paradigma mais equilibrado e o natural e consequente encontro com a paz e o amor que residem dentro de todos nós.

*É astróloga, coordenadora de cursos e professora de ioga e meditação.

Dmais
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011
2
D2 O PROGRESSO
Ruth Claudia Goellner Signoretti*
Que venha 2011!
Eunice Ferrari*

Exame de sangue pode detectar câncer

Procedimento será testado no mercado ainda este ano nos EUA

Foi desenvolvido no Massachusetts Gerenal Hospital, nos Estados Unidos, um exame que captura, conta e analisa células cancerígenas no sangue. O procedimento será testado no mercado ainda este ano, em quatro centros médicos dos EUA e, se aprovado, poderá ser liberado para uso clínico.

O teste permite detectar uma única célula tumoral circulando na corrente sanguínea entre um bilhão de outras células saudáveis. Com isso, é possível determinar a eficácia do tratamento a ser usado.

Entretanto, a técnica só se aplica para tumores de próstata, mama, intestino e pulmão cujas células estejam na corrente sanguínea.

Além de detectar mais cedo a doença, o procedimento poderá ser usado em substituição aos existentes para checagem do avanço da doença, como ressonância magnética, tomografia e ultrassom.

Os especialistas estimam que um exame como esse ainda demore cerca de dois anos para ser aprovado pelo FDA, órgão que regula medicamentos nos EUA. (Agência Graffo)

Depressão pode atrapalhar no tratamento do câncer M

edo e temor. São esses sentimentos que acompanham as pessoas diagnosticadas com câncer. Apesar do avanço da Medicina, principalmente, no tratamento de tumores malignos, muitas pessoas consideram e acreditam que a doença é terminal.

Só em 2011, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 500 mil brasileiros apresentarão algum tipo de câncer. Destes, 25% vai ter como conseqüência da doença, a depressão.

Isso se deve aos estigmas e preconceitos que cercam a enfermidade. E, como diz a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho, a falta de informação gera medo e inverdades. “Em torno do câncer foram construídos mitos negativos como, por

exemplo, a ideia de que é uma doença terminal e não uma doença crônica, como é na maior parte das vezes”, explica.

O temor da doença e de seus tratamentos, a angústia e a tristeza são normais a todos que são diagnosticados com câncer. O que difere a tristeza e o medo de uma depressão são a intensidade e o tempo que persistem. Por isso, o trabalho em parceria com psicólogos e psicanalistas ajuda o paciente a encarar melhor a doença e a identificar a depressão crônica.

Segundo a psicanalista, os sintomas da depressão são: desânimo; estado de tristeza durante a maior parte do dia; perda do interesse e incapacidade de sentir prazer para realizar atividades; perda ou aumento importante de apetite e de peso; alterações de sono; fadiga

ou perda de energia; lentidão ou agitação; dificuldades de raciocínio, concentração e memória; isolamento; sentimentos de culpa e de incapacidade; baixa autoestima e ideia de morte. “Grande parte das pessoas se deixa levar pela tristeza profunda. Não só pelo temor da doença, construída há anos, mas também pelo seu tratamento invasivo, que mexe com a autoestima da pessoa”, diz a médica.

REflExõES

Soraya orienta que, não só os pacientes com câncer, mas com outras doenças, salvo se orientado pelo médico, não devem deixar de fazer as atividades diárias que estavam acostumadas. Pois, são essas atividades e a sensação que ainda podem fazer as coisas por si próprias ajudará a encarar melhor a doença. Neste mo-

mento, o apoio emocional e incentivo de familiares e amigos ajudam muito quem sofre com a enfermidade.

“Um bom exemplo de paciente que não perde o bom humor, a esperança e a vontade de viver é o exvice-presidente do Brasil, José Alencar. Mesmo com as dificuldades e complicações da doença sempre aparece com um sorriso no rosto e declarando mensagens de positividade”, exemplifica a médica. Soraya acredita que o psicológico contribui diretamente para a saúde física das pessoas.

Para quem está doente, o pensamento positivo e a vontade de viver melhor contribui muito para o tratamento de qualquer doença. “A saúde mental bem cuidada é fundamental para a boa evolução de um paciente, independente da doença”, finaliza.

Dourados,
do
2011 Dmais Dmais
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 3 O PROGRESSO
Mato Grosso
Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de
Dmais Dmais Dmais Dmais

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

O PROGRESSO

Atitudes que ajudam a induzir o trabalho de parto

o final da gravidez vem a ansiedade: já se passaram cerca de 40 semanas e você não aguenta mais esperar para ver a carinha do bebê – muito menos para se ver livre do barrigão pesado. Quanto isso vai durar? Apesar das pesquisas científicas serem inconclusivas sobre a eficácia das estimulações naturais, médicos têm uma lista de procedimentos que você pode fazer para ajudar a chegar mais rápido a hora do parto. “Quando o bebê estiver pronto para nascer, a mãe vai entrar em trabalho de parto. Por isso, sempre dou uma lista de atividades prazerosas que, depois que o filho nascer, a mulher não vai poder fazer por um bom tempo – como ir ao cinema, jantar com o marido ou fazer uma visita ao cabeleireiro. Assim, a ansiedade fica um pouco controlada”, aconselha Ana Cristina Duarte, obstetriz e coordenadora do Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (Gama).

Ela também faz uma recomendação que vale desde o início da gestação. “Se você está decidida a fazer parto normal, procure um médico com alta taxa desse tipo de parto. Tenha certeza de que, se ele tiver muitas cesarianas no currículo, vai induzir uma em você”. E o que a grávida pode fazer para dar uma forcinha para a natureza? Confira:

Para estimular o início das contrações é preciso mexer a musculatura

Fazer exercícios físicos – Para estimular o início das contrações é preciso mexer a musculatura em volta do útero. “Sempre falta comprar algumas coisinhas para o bebê que vai nascer. Que tal ir andar no Shopping?”, sugere Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Você pode também fazer caminhadas perto de casa ou atividades físicas leves, como ioga ou natação. Faça tudo em um ritmo confortável, com orientação do médico e por quanto tempo aguentar.

Fazer sexo – A relação sexual pode ajudar a induzir o parto de três formas. A primeira é pelo estímulo uterino que os orgasmos provocam. Segundo, pela liberação natural de ocitocina que a atividade gera – em induções clínicas, uma versão sintética deste hormônio é aplicada na gestante. Por último, o sêmen contém prostaglandina, que pode deixar o colo do útero melhor preparado para a dilatação. “Se tiver vontade, pode fazer todos os dias”, diz a doula Cris Balzano – com permissão do médico, claro.

Estimular os mamilos – “Massagens e beliscões suaves

nos bicos dos seios estimulam a liberação de ocitocina, hormônio responsável pelas contrações”, explica o ginecologista Eduardo. O recomendado é fazer a estimulação três vezes ao dia, por períodos de uma hora, alternando os lados.

Aquecer-se – A Medicina chinesa prega que, para entrar em trabalho de parto, a mulher precisa estar rodeada de calor. Daí vem a ideia de ingerir comida apimentada. É uma ótima desculpa pra visitar aquele restaurante indiano ou mexicano que você adora. Mas cuidado: se você não estiver acostumada com pimenta, pode ter azia e irritação no intestino. Outra forma de esquentar o corpo e, de quebra, ficar relaxada, são os banhos quentinhos. “Não exagere na temperatura, para não sentir tontura”, lembra Cris.

Fazer sessões de acupuntura – Segundo diversas pesquisas feitas desde 1974 em grávidas em fase final de gestação, as agulhas introduzidas em pontos específicos do corpo diminuem o tempo do trabalho de parto. “É uma especialidade médica que surte efeito”, garante Ana Cristina. Procure um médico acupunturista confiável, que tenha experiência com grávidas. ter ajuda do obstetra – Ainda sem entrar na área dos remédios químicos, o obstetra tem alguns truques pra acelerar o trabalho de parto. Mas eles só são indicados em casos especiais, quando o bebê ou a mãe correm sérios riscos se o nascimento demorar mais. “É possível descolar a bolsa introduzindo o dedo no colo do útero, induzindo as contrações, ou romper a bolsa amniótica”, explica Eduardo.

Endometriose é uma das causas de infertilidade

Aendometriose é uma doença ginecológica que não tem cura e afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Difícil de diagnosticar, muitas vezes, age silenciosamente por longos anos sem manifestar sintoma. Similar ao câncer, mas sem a sua malignidade, interfere na qualidade de vida social e sexual da mulher levando a infertilidade.

O nome da doença advém do endométrio

camada mais interna do útero – composta por glândulas e vasos sanguíneos que passam por modificação no decorrer do ciclo menstrual, permitindo a implantação do embrião. Quando não acontece a gravidez é eliminado na menstruação.

Embora a endometriose seja conhecida há mais de cem anos, até hoje existem inúmeras teorias e dúvidas para explicar o surgimento da doença. “Entre as muitas teorias existentes, a da menstruação retrógrada – associada a outros fatores facilitadores – parece ser a hipótese mais provável”, afirma Sely S. Resende, médica especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana do Fertilily (Centro de Reprodução Humana Assistida de Campo Grande).

Geralmente, os fragmentos do endométrio se instalam nas trompas, vagina, ovário ou útero. O resultado são cólicas intensas, acúmulo de gases, sangramento excessivo, dores durante as relações sexuais, no abdômen, nas costas, alterações intestinais e urinárias. Não é tão raro o aparecimento de nódulos endometrióticos em parede abdominal após

cirurgia de cesareana e abordagem cirúrgica por vídeolaparoscopia em pacientes portadoras de endometriose.

ProcEdimEntos Sabe-se que 90% das mulheres com trompas uterinas pérvias apresentam fluxo menstrual retrógrado, mas apenas 10% desenvolvem a doença. A hipótese mais defendida atualmente é a falência do sistema imunológico. Fatores facilitadores como más-formações uterinas, fechamento do colo do útero, presença de septo vaginal, hímen imperfurado que impede a eliminação transvaginal do sangue, aumento da produção de hormônio e tendência genética atuam para a instalação da doença. Pesquisas demonstram que mulheres asiáticas são as mais propícias a desenvolverem endometriose.

Nas mulheres com endometriose grave, a modificação anatômica causada pela doença explica a infertilidade. A presença de sangramento nas trompas, nos ovários e no revestimento pélvico (peritôneo), causa uma reação inflamatória intensa provocando enrijecimento das trompas. Isso dificulta a aproximação da trompa para captar o óvulo no momento da ovulação. A formação de cistos endometrióticos no ovário (endometriomas), diminui a reserva ovariana, uma vez que destrói a camada onde ficam os folículos que darão origem aos óvulos.

Nos casos de endometriose mínima ou leve a infertilidade pode ser atribuída as alterações imunológicas, disfunções ovulatórias e alterações no endométrio dificultando a im-

plantação do embrião. “Cerca de 25% a 50% das mulheres inférteis têm endometriose”, conclui Suely Resende.

O tratamento clínico tem o objetivo apenas de evitar as menstruações. O sangramento cíclico piora a doença. Entre os vários medicamentos utilizados estão os anticoncepcionais orais a base de progestágenos, gestrinona, danazol etc. Os dispositivos intrauterinos (DIU) medicados são outras opções.

Não existe cura para endometriose. Somente o controle da doença melhora a qualidade de vida da paciente. Quanto antes

procurarem atendimento especializado em centro de reprodução humana assistida menores serão os danos nos ovários e trompas. Mulheres com idade acima dos 35 anos, as técnicas de reprodução assistida são as mais recomendáveis.

Em caso de infertilidade por endometriose grave, de acordo com a Sociedade Americana de Reprodução Humana (ASRM ), a fertilização in vitro aumenta a possibilidade de gravidez em mulheres que têm esperança, mínima ou nenhuma, de conseguirem engravidar.

Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 4
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
Divulgação
N

Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais

Dmais

Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

O PROGRESSO

Colégio Lumière: trajetória de sucessos

Em tempos em que colégios e cursinhos pré-vestibulares inflam a sua lista de aprovações como estratégia de marketing, é gratificante reconhecer o trabalho de colégios como o Lumière, de Dourados, que, eticamente, divulga somente resultados de alunos que fazem, obrigatoriamente, parte do corpo discente do ano letivo em questão.

Na matéria Cursinho infla número de aprovados, de 1º de março de 2010, o jornalista Ricardo Galo, da Folha de S. Paulo, denuncia: “Cursinhos pré-vestibulares de São Paulo inflam a sua lista de aprovações como estratégia de marketing. Entre os recursos que adotam estão divulgar o número de aprovações com base apenas em estimativa, incluir ex-alunos que foram para

“Foram três anos: três valiosos anos nos quais a equipe do Lumière tornou-se essencial em minha vida de estudante. Mais do que escola, o Lumière tornou-se minha segunda casa – casa em que recebi apoio e conhecimento que me conduziram à aprovação, ainda no 1º semestre do 3º ano – em universidades de nome, como a UEM e à 2ª fase da FUVEST/USP, que aguardo, ansiosamente. Serei sempre grata a todos os professores e funcionários do Colégio Lumière, pois, com eles, concretizei meu sonho.”

Camila Stefani Innecco, aprovada em Psicologia na UEM (Universidade Estadual de Maringá), aguardando o resultado da 2ª fase da FUVEST/USP.

‘O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores’. (Dean William R. Inge)

“Acredito que os valores éticos e morais são a base de uma boa educação que, associados a um trabalho sério, consciente e coerente, têm o poder de formar cidadãos críticos e éticos. Fico feliz em ter encontrado o suporte necessário para a formação dos meus filhos no Colégio Lumière que, com uma equipe eficiente e capaz, juntamente com o material de primeira linha do Poliedro e, principalmente, com uma direção comprometida, tornaram possível o sonho da minha filha de entrar em uma faculdade conceituada como a UEM e estar agora aguardando o resultado da segunda fase da FUVEST. Tenho orgulho de dizer que a Camila está competindo com alunos do Paraná e de São Paulo de igual para igual e que Dourados hoje pode contar com uma escola de primeira linha que forma não apenas alunos no Ensino Médio, mas também cidadãos capazes

“Em 2007, o Colégio Lumière, iniciou seus trabalhos em Dourados oferecendo todo o Ensino Médio (1º, 2º, 3º ano). Com um filho que ingressaria no 2º ano, resolvi conhecer a escola e sua proposta. O que

o cursinho concorrente e, ainda, anunciar ser responsável pela aprovação de milhares, mas sem comprovar os dados.

Em comum, a maioria atribui a si o título de recordista em aprovações, embora não haja informações que permitam comparação entre cursinhos.

Divulgados por meio de anúncios, cartazes e sites, os números são uma das armas para atrair alunos interessados em

passar no vestibular. Há prévestibulares que incluem na sua lista de aprovados alunos de colégios que adotam seu material didático (...)”.

Dourados não foge à regra: é comum verificar o nome de alunos aprovados em cursos concorridos como o de Medicina na lista ou material de divulgação de cursos e colégios douradenses, sinalizando que tais aprovações foram

de sonhar e lutar por seus sonhos. Da mesma forma, fico feliz em dizer que meu filho de 15 anos também estuda no Lumière e está agora no segundo ano. O Lucas não só amadureceu como pessoa neste primeiro ano na escola, como também se apaixonou pela física e pela matemática, sem falar que desenvolveu o gosto pela leitura. Isso tudo se deve ao fato de ele estar numa escola que o motiva, incentiva e dá as ferramentas certas para que ele almeje cursar uma faculdade de renome, como a irmã, agora, está tendo a oportunidade. Gostaria de agradecer imensamente à Soninha, Jaime, Nilcéia e a toda a equipe Lumière que certamente fizeram e continuam fazendo a diferença na vida de meus filhos.

Virgínia Stefani Inneco, mãe dos alunos Lucas Inneco, 2º ano do Ensino Médio e Camila Inneco, concluinte de 3º ano 2010, aprovada em Psicologia na UEM, aguardando resultado da 2ª fase da FUVEST/ USP.

“Foi muito bom ter estudado no Colégio Lumière. Agradeço a todos os professores pela orientação, à Soninha e ao Jaime pela direção e coordenação, e aos amigos, pelo apoio. Nesses dois anos em que lá estudei – 2º e 3º ano –, os plantões de dúvidas, as aulas regionais específicas para cada Estado e os Simulados ensinaram-me a ser disciplinado nos estudos. O Colégio Lumière foi essencial para que meus sonhos e objetivos fossem alcançados: fui aprovado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas e na UEM (Universidade Estadual de Maringá); e em Engenharia Civil na UEL (Universidade Estadual de Londrina).”

Leonardo Aquino do Espírito Santo, aluno de 3º ano 2010.

chamou minha atenção, na época, foi a carga horária – bem mais extensa que a oferecida na escola anterior, cursada por meu filho Caio.

O Lumière foi a primeira escola de Dourados a implantar uma carga

horária especial para todos os anos do Ensino Médio. O número reduzido de alunos por turma foi outro aspecto que chamou minha atenção – os alunos, consequentemente, tinham uma assistência personalizada. A equipe de professores capacitados e interessados verdadeiramente pela aprendizagem dos alunos mostrou-se um diferencial indiscutível. Por fim, a preocupação do Colégio Lumière em receber alunos que demonstram interesse real de estudar e se preparar para universidades de grande concorrência é algo essencial para garantir um ambiente voltado à aprendizagem.

Em 2008, finalizando o 3º ano do Ensino Médio, comemorei a aprovação em Agronomia do meu filho Caio na conceituada Universidade Federal de Viçosa/MG, na Universidade Federal de Lavras/MG e, ainda, na UNESP de Jaboticabal/SP. Hoje, comemoro a aprovação da minha filha Isabela, concluinte do 3º ano, no curso de Direito na UEL – Universidade Estadual de Londrina. Parabéns à Isabela e ao Colégio Lumière por mais essa conquista!

Gisele Pizzini Velloso, mãe dos alunos Caio e Isabela Pizzini.

“Quando iniciamos o trabalho, em 2007, sabíamos que os resultados viriam à medida que os alunos fossem preparados de modo contínuo, desde a 1ª série do Ensino Médio. Esse acompanhamento nos permitiu

desenvolver as potencialidades e atenuar, gradativamente, as deficiências detectadas. Acreditamos, desde o início, que seria possível oferecer, em Dourados, um ensino de qualidade e excelência. Acreditamos nos

nossos alunos, na nossa equipe de professores e no sistema de ensino que adotamos – Sistema de Ensino Poliedro. Temos consciência da confiança que os pais desses alunos depositam no Colégio Lumière e isso evi-

‘alavancadas’ pela instituição em questão, quando, na verdade, sabe-se que tais alunos estudavam em colégios regulares de Campo Grande e fizeram, apenas, cursos intensivos

de curta duração

em uma ou outra instituição de ensino de mesmo nome. Talvez por isso, estranhamente, alunos campo-grandenses ilustrem o mural (ou muro) de certas escolas douradenses.

Há, felizmente, instituições sérias que fogem à regra. Há colégios com metas éticas definidas: oferecer o melhor ensino possível. Esse é o retrato do Colégio Lumière de Dourados. A seguir, exemplos de alunos e pais de alunos que acreditaram na escola e, hoje, comemoram o ingresso de seus filhos nas mais concorridas instituições do país.

“ Ingressei no Colégio Lumière em 2009, após passar por um teste de seleção para cursar a 2ª série do Ensino Médio. Com o passar das aulas, logo me surpreendi. Na primeira semana de aula percebi que o ritmo era outro, bem diferente do que estava acostumado. Os alunos eram completamente diferentes dos meus colegas anteriores. Eram cultos, dominavam com facilidade o conteúdo dado, conheciam sempre algo a mais que os outros. Não foi difícil me enquadrar. Pude notar que não só os alunos como os professores e também o método de ensino eram amplamente centrados no vestibular, sendo oferecidos plantões de dúvidas e professores sempre disponíveis para tirá-las. O espaço, sendo pequeno, ajudava na concentração e ficávamos focados no estudo. As salas trabalhavam com poucos alunos e os professores eram/são mestres nos assuntos. O que falta é só querer aprender, pois todo o resto o Colégio nos oferece.”

Caio Mussury, então aluno do 2º ano do Ensino Médio 2009, aprovado em Medicina pela UNIFENAS/MG, ao final do 3º ano 2010.

dencia, ainda mais, a nossa responsabilidade. As expectativas dos alunos e seus familiares, a cada ano, intensificam-se. É nosso dever corresponder a tais expectativas. Em educação, não há espaço para desculpas, tão

pouco para soluções paliativas. É preciso seriedade, disciplina e eficiência. É essa a nossa proposta inicial, que mantém-se firme, irretocável e inimitável:

o Colégio Lumière é, seguramente, o melhor colégio para

quem realmente quer estudar”, destaca a profª Sônia Regina Zanchettin, proprietária e diretora da instituição educacional, que, em 2011, oferecerá, além do Ensino Médio, o Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano.

D2 5
Os alunos de 3º ano 2010, Camila Inneco, Leonardo Aquino e Juliana Saran, aprovados em universidades de grande concorrência Gisele Pizzini Velloso, realizada com a aprovação da filha Isabela em Direito na UEL ao final do 3º ano 2010 Caio Mussury, aluno de 3º ano 2010, aprovado em Medicina na UNIFENAS/MG, aguardando resultado da UFGD

Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais

Dmais

Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais

Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

O PROGRESSO

Ar futurista da Armani fecha Semana da Moda

Ar futurista visto na passarela de Giorgio Armani encerrou o calendário de desfiles da semana da Moda Masculina de Milão, que apresentou as tendências Outono/inverno 2011, com marcas como Gucci e Dolce&Gabbana.

O designer italiano, que no domingo passado apresentou sua linha Emporio Armani, desfilou peças-chaves da próxima temporada da marca Giorgio Armani. No desfile da última terça-feira, a plasticidade de alguns tecidos e a sobriedade de corte oriental são os dois grandes protagonistas.

O cinza, o azul e o preto são as cores predominantes em looks limpos, com destaque para as linhas dos blazers, calças e casacos, com formas que, em algumas ocasiões, lembram os pijamas: modelagem ampla

Horóscopo

e blusas mais ajustadas ao corpo.

Em meio a um festival de austeridade, Giorgio Armani, que no domingo passado anunciou que desenhará o vestido de noiva do casamento do príncipe Albert de Mônaco, Charlene Wittstock, aposta também em casacos longos, seguindo a tendência de outras marcas que passaram pela passarela nos outros quatro dias na capital da moda italiana. No mesmo dia, a Dsquared2 apresentou sua coleção inspirada nos Amish dos Estados Unidos, na qual a combinação de preto e branco dita o passo do desfile. A proposta da Dsquared2, dos irmãos canadenses Dean e Dan Catem, é a de um homem que veste jeans combinados com as camisas brancas e casacos pretos ajustados, coroados por um chapéu de aba larga escuro.

ÁrIEs TOurO

Clima astral positivo para você cuidar da casa, dos assuntos privados e pessoais. Decisões de longo prazo em destaque. Capriche na apresentação e evite parecer competitivo demais aos olhos dos chefes. Abalos na sua reputação devido a distrações.

Garra e foco para mexer em sua condição de vida atual – afinal chegou o momento de tornar sua vida mais eficiente. Você aumenta o poder de controle sobre as circunstâncias e deve dar um passo além, surpreender a todos no trabalho. Mais amor.

Divulgação

Giorgio Armani apresentou peças-chaves para a temporada

vIrGEM lEÃO cÂNcEr GÊMEOs

De hoje até 2ª feira, concentrese nas finanças compartilhadas, um tema que exigirá objetividade de você para ser equilibrado. Seja sensível e atento as demandas de seu parceiro. Defasagem de expectativas pode comprometer clima amoroso.

Você tem de se decidir se vai brigar com seu parceiro, ou vai somar forças com ele para realizar um sonho comum. Se ficar agressivo com seus sócios, colaboradores e clientes, quem vai sustentar suas aspirações? Some, colabore, seja mais flexível.

Autodomínio e confiança na própria capacidade são ingredientes essenciais para se situar bem numa relação com colega ou chefe. Escute as criticas, depois você critica! Alguém de Áries ou Aquário testará sua paciência. Combata tendência ao pessimismo.

Vênus animadíssima e alegre em Sagitário segura qualquer onda ruim, e envia a você vibrações poderosas de esperança e exuberância. Circule, comuniquese usando todo seu talento. Em busca de respostas e caminhos? Estudos em alta – novo horizonte.

Semana vai terminando com tantas exigências! Conflitos em casa também não ajudam a manter a cabeça fria para trabalhar. E você está numa fase de recolhimento, melhor para se isolar e reencontrar conforto e compreensão. Amor neutro.

Cenário astral bom para você no campo mental, social e amoroso. Vênus e Saturno firmam um relacionamento e ajudam na decisão sobre um assunto doméstico e familiar. Vínculos poderosos em vista de se realizarem com alguém do passado.

NOvElas

Você tem de provar seu valor, sua capacidade, provar aos superiores e chefes que tem algo a mais, um toque que diferencia e eleva seu patamar profissional. Seja razoável nisso. Acesso a informação e inspirações se somam. Garra para perseguir sonhos.

www.globo.com

araguaia - Fred entende Amélia e aceita o seu relacionamento com Vitor. Geraldo fica satisfeito com a notícia sobre o fechamento do orfanato e avisa a Max. Fred brinda com Janaína, Amélia e Vitor ao relacionamento da mãe e se preocupam com a reação de Manuela ao novo casal. Mariquita se mostra apreensiva para receber uma encomenda que fez com Mamed. Irmã Dulce e Frei Gusmão avisam a Padre Emílio que não levaram as crianças do sítio e decidiram legalizar o local. Mamed distribui seus presentes para Caroço, Neca e Terê, que pede para o filho contar a verdade para o mascate. Nancy e Pimpinela combinam de invadir a operadora para tentar descobrir o nome de Maciel. Estela comenta com Ricardo sobre o mau estado de saúde de seu avô. Solano recebe o resultado do novo exame de DNA e repreende Beatriz por ter mentido para ele. Ruriá diz que Estela precisa enfraquecer os espíritos que protegem Solano para que a maldição possa ser cumprida. Mariquita tenta convencer Solano a perdoar Beatriz. Nancy e Pimpinela descobrem o verdadeiro nome de Maciel. Estela implora que Iaru termine com sua maldição para que o filho que ela espera não morra também.

Ti-Ti-Ti - Jaqueline descobre a armação do falso assalto. Mabi resiste à chantagem de Clotilde. Pedro pede dinheiro para ir à festa de Cadu e Clotilde diz que só dará se ele levar Gabriela. Mário ameaça abandonar o ateliê se Ariclenes magoar Jaqueline. Ariclenes trata Chico com desdém. Breno desmaia e assusta Thaísa. Luti tenta conversar com Camila quando Valquíria chega. Dorinha conta que Breno tem uma doença terminal e Thaísa acha que é mais uma armação do pai. Pedro abandona Gabriela na festa. Rebeca não se conforma de ter sido enganada por Orlando e Gino a conforta. Nicole se queixa para Marta da ganância de Ariclenes. Gabriela vê a foto de Pedro com duas garotas no site da Drix e fica arrasada. Mário visita Jaqueline e alerta que Ariclenes só quer conquistá-la para lhe tomar a marca de Jacques. Stéfany se insinua para Jorgito. Luisa incentiva Edgar a entrar no blog de Beatrice M. e ele vê a foto de Marcela e Renato. Giancarlo pede para Renato ir ao Rio de Janeiro. Graça comenta com Edgar que Marcela está no Fashion Rio sem o marido e sugere que ele vá encontrá-la. Jaqueline tira satisfação com Ariclenes e Marta se decepciona com o amigo. Jacques expulsa Pedro de casa. Giancarlo leva Paulinho para ficar com Bruna e diz a Edgar que Renato foi para o Rio de Janeiro. Marcela e Stela chegam ao hotel e encontram Renato. passione - Pedro conta para Marina que terminou com Luciana e os dois se beijam. Pedro e Marina combinam se encontrar longe do hotel e ela conta tudo a Bibi. Leila e Cecília não aprovam a ideia de Eunice de ir para o Rio de Janeiro. Wanda afirma a Léo que vai conseguir a assinatura de Raul para vender o carro. Umberto deixa um recado no celular da cunhada e tia Neném ouve. Zuleica e Eunice convencem Luciana a aceitar viajar com Pedro para tentar se reconciliar com ele. Pedro e Marina namoram em uma praia deserta. André e Carol passeiam com a lancha e decidem parar para mergulhar. Natalie é convidada para ir a uma feijoada em uma fazenda. Pedro e Marina decidem não contar a ninguém que estão juntos. Irene inventa para Luciana que Pedro terminou com ela por sua causa. Raul não gosta de saber que Umberto ainda está na cidade. Raul e Wanda discutem por causa de Umberto e o empresário decide não deixá-la vender o carro para dar o dinheiro a Léo. Tia Neném conta para Umberto sobre a discussão que ouviu na casa de Raul. Umberto marca um encontro com o irmão e a cunhada. Luciana pede para Marina descobrir por que Pedro terminou o noivado com ela.

Fricção, competição, confronto – quanta impaciência e distração! Nestes dias você dará choque. Você está bem sensível nos relacionamentos, e tudo pode ser motivo para irritação. Por este motivo, seria bom evitar negociações complicadas hoje.

aQuÁrIO pEIXEs Cenário astral bom para você no campo mental, social e amoroso. Vênus e Saturno firmam um relacionamento e ajudam na decisão sobre um assunto doméstico e familiar. Vínculos poderosos em vista de se realizarem com alguém do passado.

lIBra EscOrpIÃO Você conta com prestigio e proteção de seu regente Júpiter hoje, que abre sua alma para novas perspectivas. Alternativas novas estão surgindo – convites e sinais de amigos e colegas de trabalho. No amor, desacertos tem base no cotidiano, arrume tudo.

palavras-cruzadas

6
6
S O luçã O ant ER i OR
D2
saGITÁrIO caprIcÓrNIO

Técnica alivia dores causadas pelo uso do salto alto

Divulgação

Ter uma boa saúde é fundamental para a realização das atividades do dia a dia. Dentre vários, um dos principais problemas que atormenta a vida dos brasileiros é a má postura, conhecida principalmente como a grande vilã que causa dores nas costas. Para ajudar a solucionar esses problemas, chegou no Brasil, a técnica francesa Podoposturologia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. Mas a postura inadequada pode ser a causa de várias outras lesões, como dores de cabeça freqüentes e tensão muscular, geralmente associada ao estresse, mas que pode ser um alerta para problemas posturais no trabalho.

Mas se engana quem pensa que os problemas posturais se restringem somente ao ambiente de trabalho. É preciso prestar atenção nas atividades em que ficamos muito tempo na mesma posição, como sentamos ou em tarefas repetitivas a fim de evitar a má postura. Além disso, a prática de alongamento, de duas a três vezes por semana, associado a algum tipo de exercício físico, são atitudes bem-vindas ao corpo e à saúde.

Outro inimigo da saúde postural é o uso de sapatos de salto alto, peças-chave no guarda-roupa feminino e que fazem parte da rotina das mulheres há décadas. Ao usar o salto alto, a mulher

Ao usar o salto alto, a mulher exerce maior peso e pressão nos dedos dos pés

exerce maior peso e pressão nos dedos dos pés, o que pode causar o encurtamento nos músculos da panturrilha

(batata da perna), tendinite, fraqueza muscular, ruptura de ligamentos, entorse (virada de pé), esporões de calcâneos e

tornozelos, além do aumento da lordose lombar, dores nos joelhos, calosidade, joanetes e unhas encravadas, caso o

sapato tenha bico fino.

Com o tempo, outros problemas também podem surgir como problemas no quadril,

gerando deformidades, desequilíbrio e mudanças na marcha, causando quedas. “O salto mais recomendado para as mulheres que não conseguem viver fora das alturas são os sapatos de salto meia pata, pois ele proporciona um conforto maior para os pés. O salto mais indicado é o anabela, pois a descarga de peso nos pés tem uma distribuição mais adequada”, declaram os fisioterapeutas Vidigal Gasparini e Mauro Pedroni Júnior.

InOvaçãO

Para amenizar esses incômodos, surgiu a Podoposturologia, técnica francesa da área da fisioterapia que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo através de exames especializados que geram a prescrição de palmilhas proprioceptivas, que podem ser usadas tanto na prevenção como no alívio das dores e sintomas. A técnica corrige vícios posturais decorrentes dos desequilíbrios que comprometem a saúde tanto de atletas quanto de pessoas sedentárias.

As palmilhas são confeccionadas com um tipo de EVA, material usado em calçados esportivos de última geração que propicia sensação de conforto e bem-estar. A avaliação podoposturológica é realizada pelo fisioterapeuta através de várias etapas.

Outras informações nos sites: www.fisioclinicalondrina.com.br e www.corpoequilibrio.com.br

PROGRESSO
Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais D2 7 Dmais Dmais Dmais Dmais Dmais
O
Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

Bastidores

O Kanoa Pesqueiro promove hoje, às 23h, a 2ª edição do Baile do Hawai. A animação ficará por conta do Axé Muleke (Dourados) e Rominho e Banda (Campo Grande).

O primeiro lote dos convites, está à venda na Banca do Jaime, Cordil e Boliva Conveniências: R$ 50 (camarotes) e R$ 20 (pista). Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (67) 9207-6452.

Hoje às 20h apresentação de danças variadas no Shopping Avenida Center, onde acontece a exposição do espetáculo de balé clássico "O Quebra Nozes", que foi encenado no ano passado em Dourados.

A mostra permanece até o dia 20 de fevereiro e reúne mais de 30 fotos de Marcos Ribeiro, vídeo produzido pela Digital Produtora e figurinos da peça criados por Blanche Torres.

O Centro de Tradições Gaúchas Querência do Sul (CTG) de Dourados, realiza hoje, às 19h30, um jantar baile. Na ocasião, será apresentada a nova patronagem que será conduzida por José Boniatti.

Os convites para o jantar baile estão à venda na secretaria do CTG e na Banca do Jaime. Os valores são R$ 20 (adultos) e crianças de 7 a 12 anos, pagam R$ 10. Outras informações no telefone (67) 3421-3935.

O CTG começa a atender em nova sede a partir do dia 26 deste mês na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 1.450, sala 3 - Galeria Vip. Fone 3421-3935.

O Conselho Municipal de Juventude de Dourados convoca toda a juventude para uma concentração hoje, na Praça Antônio João, a partir das 8h.

A concentração tem como objetivo reunir cidadãos douradenses para conscientizar sobre a importância da criação da Secretaria Municipal de Juventude.

O diretor Nill Amaral estará ministrando, a partir de fevereiro, a oficina de direção e interpretação teatral “Com a palavra, o novo ator”. A capacitação integra o projeto “Mais Palcos”, que recebe investimentos do FIP e da Funced.

As vagas limitadas são gratuitas. Os interessados deverão entrar no site: www.maispalcos. vacaazul.com preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: projetomaispalcos@hotmail.com

Seguem até o dia 2 de fe -

Holofote

"A oportunidade nunca chega para quem fica de braços cruzados"

Dourados, MS, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

Blanche Torres

Aniversariantes

Hoje, 22 de janeiro

Renata Bianchi

Kary Sampaio Mei

Anízio P. de Oliveira

Marcos A. S. Penze

José Silvio Armador

Jona Maria X. Rodrigues

Maria José A. Peral

Amanhã, 23 de janeiro

Cleide Alves de Oliveira

Maria de Lurdes S. Silva

Regina Célia Faleiro

José Tadeu S. Vieira

Fernando de A. Moreira

Sebastião Vieira D´Ávila

Paula M. dos Santos

José Carlos Batista Neves

André A. C. Lorenzoni

Eraldo Leite Dolfinger

Willian D. de S. Brito

Bastidores

vereiro, as inscrições de projetos culturais para receber recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS).

O edital com as normas para enviar os projetos para o FIC encontra-se disponível no site da FCMS: www.fundacaodecultura. ms.gov.br. O Diário Oficial com a publicação na íntegra do Edital está disponível no site www.imprensaoficial.ms.gov.br.

Parabéns ao deputado federal Vander Loubet que completa hoje mais um ano de vida, ao lado da esposa Rosely. Felicidades! Maria José de Azambuja Peral aniversaria hoje e recebe os parabéns e o carinho do esposo Carlos, dos filhos e netos. O casal José Boniatti e Maria Izabel Boniatti são os novos patrões do CTG Querência do Sul durante a gestão 2011/2012. O médico pediatra Dr. Eldecastro Sevilha continua recebendo os parabéns pelo seu aniversário transcorrido no último dia 16. Na foto, ao lado da esposa Dr. Rita Cássia Sevilha. João Rocha, professor de Teatro do Studio Blanche Torres, recebe os parabéns de amigos e familiares pelo seu aniversário ocorrido na quinta-feira (20).

Classificados Classificados

Classificados

Classificados Classificados

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

O PROGRESSO

Classificados Classificados

Classificados

Classificados Classificados

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011

+ parc. 9672-0801 44125

JD. NOVO HORIZONTE Casa nova, 4 peças, R$ 50 mil. 3426-2397 43859

JD. SANTA ERMÍNIA Terr: 12x32, 3 peças, escriturado. 9646-2946 43211

JEQUITIBÁS 78 MIL

2 qtos, sl, coz, financia. 3423-0329 ou 9972-2521

44048

OURO VERDE C/ 3 QTS Vendo/troco por apto. 3422-1154 43982

PARQUE ALVORADA R: Amael Pompeu Filho 930. 9617-2337 42142

PQ. ALVORADA 128 MIL

2 Qts, sl, coz. Financia 3423-0329 ou 9972-2521 44042

PQ. ALVORADA 350 MIL

1 suite, 2 qts, sl, coz. 34230329 ou 9972-2521 44010

SALÃO COMERCIAL De esquina, c/ 2 casas, Jd. Maringá. 9603-7837 44141

V INDUSTRIAL 100 MIL

3 qts, 1 sl, coz. 34230329/9972-2521 43946

VILA CACHOEIRINHA Predinho c/ salão, r: Clóvis Beviláqua n. 250, R$ 80 mil. 9268-3660 41716

VL TONANI R$ 350 MIL

1 suíte, 2 qts, 2 sls, coz. 3423-0329 9972-2521

44078

VENDO/TROCO Uma casa em Campo Grande por uma em Dourados no valor R$ 45 mil. (67) 8418-2976

QUARTO FAMILIAR AV: Presidente Vargas 40 centro, próx. da feira. 43871 SALÃO COMERCIAL R$ 300,00, r: Porto Alegre 409. 9916-0184 44143 APTO CAIUÁS 110 MIL

2 qts, 1 sl, 1 coz, 3. andar. 3423-0329 /9972-2521

2 C2 CASA-VENDA 43400 180M² PRÓX. UNIGRAN De esq., aceito carro. 99881072 43805 ALTOS DO INDAIÁ 3 qtos, 2slas, coz, wc, varanda, disp. 8111-9358 44008 BAIRRO NOBRE Casa 140m², suíte, 2 quartos, 02 salas, r: Antonio Carvalho 1760. 9953-1996 43500 BARRACÃO RUA BAHIA Área de 1980m² c/ 800m² construídos. 9972-2729 43919 CANAÃ I 65.000,00 2 qts, sl, coz, wc. Ac. carro. 9946-1027 43997 CANAÃ I 23 MIL Á vista, 3 qts, sl, coz. Creci 4747. 9671-4246 44012 CASA 4. PLANO REF. 2 qts, 1 sl, coz, disp,wc, 110m² de varanda + garagem p/ 2 carros, aceito carro/casa. 9661-3454. 44138 CASA JD. COLIBRI 3 qtos, sl, coz, área, dip. 9235-3455 43941 CASA NOVA GIRASSOL 3 ap., 1 lavabo, sla, ampla, coz, lavan, garagem p/ 2 carros, piscina. (67) 99344848 c/ Ana 43998 ESTRELA VERÁ 12 MIL 04 peças, á vista. Creci 4747. 9671-4246 43979 FINAN CEF ATÉ 80 MIL Apto e casa subsídio R$ 17.000. 3421-1996 43934 FLÓRIDA II MADEIRA 140m², esq., terr:420m². 3426-6490 ou 9971-3166 41718 IZIDRO 98 MIL 2 qts, 2 SLS, coz, laje. 3423-0329 ou 9972-2521 38947 JD GUANABARA 110 MIL Financia, 2 qts, 1 sala. 3423-0329 ou 9972-2521 44128 JD. COLIBRI 2 casas no terreno, ótimo p/ comércio. 9629-1868 43951 JD. GUAICURUS Á vista, 2Q, sala, coz, wc. 9665-6866 44113 JD. GUAICURUS Toda murada, c/ escritura, R$ 85 mil. 9908-7261 43950 JD. LESTE R$ 70 MIL TE, 630m² + casa toda murada, entrada R$ 30 mil
43659
44142 APTO CAIUÁS 140 MIL 3 qts, 1 sl, coz, 3. andar. Telefones 3423-0329/ 9972-2521 44038 APTO REFORMADO Ed. Caiuás, R$ 130 mil. 3422-1135 Kamimura 43906 CENTRO NOVO 64M² 2 quartos, 2 wc. 84051927. Creci 2877 44127 VENDE-SE APTO Em Bonito, edifício novo. 8459-9175 43389 ZAGAI RESIDENCE Ao lado Unigran, 2 dorm., sala, coz, a. serv, sac., garagem. Gondim Creci 2645. 3421-0034 Pl 9971-1320 43390 ZAGAI RESIDENCE Ao lado Unigran, 2 dorm, R$ 115 mil. Gondim Creci 2645. 3421-0034 Pl 99711320 44040 2 NO GIRASSOL R$ 70 mil cada, prolong. Jd. Girassol. Telefone 96720801 43939 2 TERRENOS 12X30 Tiburcio Ocau de Almeida. 9974-1541 43398 3 TERRENOS C/ CASA 70m², Jardim Universitário, troco por carro. 99881072 43688 6 TERRENOS JUNTOS Jd. Aydê c/ 3 esq. c/ 372m² a 573m², ac. carro, R$ 130 mil. 8426-2743 ou 9238-2659 44032 ALTOS DO INDAIÁ Esq., excelente p/ casas e kit, lateral e fundo murados. 8401-1864 aceita-se financ. 8401-1864 CASA-ALUGA 43958 ALUGO KITINETE R: Onofre Pereira de Matos 1210 Centro. 9929-8776 44060 JD. MÁRCIA N. 08 Rua Juscelino Kubistchek 100mts Marcelino. 81211006/8421-0466 44067 KITINETE R$ 320,00 Incluindo água e luz, Vila Matos. 9664-4112 43703 PENSIONATO Pq. Alvorada. 3426-5826 43789 PENSIONATO CENTRO Qto individual, c/ internet. 3427-2991 43929 QUARTO EM RESIDêNCIA 3421-4220/9924-6351 APTO-VENDA 43870 VAGAS P/ MOÇAS Estudantes,em cas no Centro. 8481-5062 APTO-ALUGA 44112 PQ. DOS COQUEIROS Mobiliado, compl, qto, sl, coz, wc, R$ 1.300. 99087261 44118 PROCURA-SE MOÇAS Para dividir apto, próximo Unigran, falar c/ Simone. 9635-6144/3423-8383 TERRENOS 4586 TERRENO JD. MARINGÁ R. Rui Barbosa R$ 75.000,00 Tel. 9639-7794

Classificados Classificados

Classificados Classificados Classificados

VOLKSVAGEM

43885

ABAIXE A PARCELA! Carro e moto e caminhão. 9271-8259 43660

AMORTECEDORES Remanufaturados, a partir de R$ 110,00, para trocados 06 meses de garantia. 9976-6040/8462-2905 44058

COMPRO GOL OU UNO Completos, 02 de particular. 9971-1463 43935

FAZENDAS

40Km Ddos. 8411-1927. Creci 2649

C2
O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011 41411 CACHOEIRINHA 16 MIL C/ água/energia, murado c/ escritura. 9290-3294 43991 ECOVILLE 03 lotes, super estrutura lazer, segurança. (67)81117371 43501 ESQUINA 400M² Major Capilé c/ Duque de Caxias. 9972-2729 43522 GUAICURUS Murado,aceita-se carro/ moto. 9618-0604 34224436 43936 GUAICURUS 18 MIL + parc. cada, Q33, lote 21 e 22, r: G9. 9959-3057 44029 JD. DAS PRIMAVERAS 373m², r:A5, todo murado, lindo terreno, aceita financ. 3421-9303 ou 8401-1860 42826 JD. GUAICURUS Rua G05, Lote 08, Q 23. 8122-9357 43510 JD. IPIRANGA 425M² Escriturado, quitado, preço á combinar. 9143-5739 43959 JD. MATO GROSSO 860m², r: Clovis Bevilaqua n. 565, R$ 130 mil. 96679267/3423-7712 44030 JD. NOVO HORIZONTE 360m², R: Marcio Paiva, 30m do asfalto, todo murado. 3421-9303/84011864 43823 JD. UNIVERSITÁRIO 2 juntos, 15x30 cada, rua Passo Fundo, asfalto, próx. hospital veterinário Unigran, R$ 105 mil cada, aceito proposta. 9959-0214 Cesar 43952 PQ. ALVORADA 2 terrenos, R$ 60 mil cada. 9996-6743 42653 PQ. ALVORADA 140 MIL 24X30=720m². Bom merc. 3423-0329 ou 99722521 42196 PQ. ALVORADA 60 MIL Asfalto. Aceito carro. 92382659 ou 8426-2743 43794 PQ. ALVORADA ESQ. Asfalto, aceito carro. 84151200 44031 PQ. DO LAGO II 360M² 30mts da Av: Lindalva M. Ferreira, c/ lateral murado. 3421-9303/8401-1864 44061 PQ. JEQUITIBÁS Q 49, Lt 18, atrás do Detran. 9291-6080 44081 PQ. JEQUITIBÁS Bem localizado, 14x41m². 9959-7338 ou 9289-7361 43815 PRÓX. UNIGRAN C/ asfalto, murado, R$ 90 mil. 3422-1135 44044 PRÓX. UNIGRAN 12,5x32,5, aterrado/murado. R$ 100 mil. 84328687 43773 TERRENO 288M² Vila Esperança, R$ 45 mil, não dá financ., 1.500m do extra. 9675-3970 Evandro 44033 TERRENO ECOVILLE 450m², no alto, lote 11 Q 16, aceito carro até 40 mil e imóvel até 70 mil. 84011864/8401-1860/34219303 44111 TERRENO ECOVILLE No alto frente para cidade, quitado ou financiado. Telefone para contato 91423612 43084 VENDO 9 EM BONITO 30X180m² cada, rodovia do turismo, a 3 km do centro, próximo o museu. Tratar (067) 9907-4141 43921 VENDO TERRENO Irregular, 1.890m² no BNH 4. Plano, só R$ 70 mil. 8165-1955 43807 VILA HILDA Próx. á rua Monte Castelo. 9915-6368 ou 9675-0943 43595 573 HA PASTO www.satorreimoveis.com. br. 8411-1927 44105 GOL 2P TOTAL FLEX Básico, 07/08, cinza. 34202000 43983 GOL 89 BRANCO 1.6 R$ 6.200,00. Telefone 9977-7076 44085 GOL ANO 00/00 BRANCO Básico, tudo ok, R$ 12.000. 9946-0968 44134 GOL G4 TREND 2007 4P, AL, TE, R$ 22.500. 8121-4995 43978 GOL PRATA 99/99 TR, AL, som,special. 99853492 ou 3425-2246 44087 GOL SPECIAL 2001 Cinza, 2P + rodas+ vidro, R$ 13.000. Telefone 99825947 43649 GOLF 1.6 COMPL 99/00 Air bag, ABS, bem novo. 9988-1562 43382 GOLF FLASH 1.6 PRATA 05/06, ótimo estado. 34202000 43310 PARATI 1.8 92/93 Básica, metálica. 99599515/8438-1636 43886 PARATI 93 BORDO 1.8 Filé, R$ 10.000. 99030809 44023 SANTANA 1.8 CINZA Ar, DH, 97/98, filé. R$ 12.500. 9935-1818 44107 VENDE-SE GOL 1.6 Power, completo, 02/03. 9904-5241 43866 VENDO GOL 01 BRANCO 8115-7104 43764 VENDO GOL 1000 01/02, completo, 4P, vidro. 9911-8207 44066 VENDO PARATI 01/02 1.8, prata, completo. (67)9954-6242 44097 VOYAGE 1.6 2009 Prata, comp., R$ 38.000, troco(-)vl. 8401-5374 43358 VOYAGE 90/90 AP 9648-7573
3
CHÁCARAS 44114 15.2 HA R$ 160 MIL A 70Km de Dourados e 23Km de Laguna c/ casa e estrevaria, aceito troca. 9283-0323 43754 5 ALQ. VILA VARGAS Lote 3 quadra 56. (67) 3423-2567 ou 9069-1285 43994 CHÁCARA 5.500M² Dentro da cidade por R$ 65 mil. 3421-7855 43949 SÍTIO ITAPORÃ R$ 180 mil, aceito carro, imóveis na cidade, 9 Ha. 9672-0801 44120 VENDE-SE 2 SÍTIOS Um na Vila S. Pedro 13,5 alq e outro em Douradina 10 alq. Tratar Fernandes. 3421-0504 43819 VENDO/TROCO PARTE 15.000m². 9971-4496 44074 140HA LAVOURA www.satorreimoveis.com. br. 8411-1927. Creci 2649 43539 145HA PASTO Foi lavoura,www.satorreimoveis.com.br. 8411-1927 44073 200HA LAVOURA Montada, a
CONSÓRCIO FOX 48-17 paga 669. 34266490/9971-3166 43945 FUSCA 78 BRANCO 3421-0766/9996-8162 43963 GOL 00/00 BRANCO 12.500, revisado. 99331964 44022 GOL 00/00 BRANCO 2p, básico, special. R$ 12.500,00. 9935-1818 43920 GOL 1.0 16V 01/01 Ar, DH, AL, VE, TE, Rodas, branco. R$ 15.000,00. IPVA 2011 pago. 9972-0472 43750 GOL 1.0 96/96 PRATA Quadrado, c/ trava + alarme, troco(-) vlr. 8401-5374 43749 GOL 1.0 96/97 VINHO Básico, muito novo, troco(-) vlr. 8401-5374 43918 GOL 16V 4P AZUL 2000 Completo. R$ 16.500,00. 9973-0925 ou 84110664 43838 GOL 2008 2P G4 C/ ar, cinza, 37 Mil Km. R$ 21 mil. 9916-4349 43759 GOL 2009 ÚLTIMO MOD. Modelo, preto, c/ ar, 4 portas. 8121-7171

Classificados Classificados

Classificados

Classificados Classificados

PEUGEOT

CITROEN

SORVETE Neg. ocasião, R$ 2.750,00. 9643-6540 43973

MÃO SANTA MASSAGISTA

Cíatico, coluna, estresse, dores gerais, enxaqueca e outros. 9634-0402 44053

MÓVEIS SEMI-NOVOS

Móveis impecáveis. 92628996 Rodrigo 43282

PODO E CORTO ÁRVORES 9657-1553/81212133(vivo)/8168-7127 42302 PROMOÇÃO!!!!!

BRINQUEDOS

E decorações infantil. 84690109 9918-4027 43303

ALUGO CAMA ELÁSTICA

E piscina de bolinhas. 30211400 ou 9675-2729 44117

ALUGO DATA-SHOW/SOM

E iluminação. 8121-3023

Thalles 32585

ALUGO SOM ILUMINAÇÃO

E data show p/ festa em geral 9242-0258 Wellington 33230 ANTENA PARABÓLICA

Receptores/peças/assist.

Téc. 9211-4884 99711951 43414 AR CONDICIONADO

Consul 7.500, elgin 10.000. 9971-5161 43790

AR CONDICIONADO

Vendo, 7.500 btu, seminovo, R$ 380,00, e 10.000 btu R$ 480,00, facilito pag. 8401-3865 43765

COMPRO SEMI-NOVOS Roupas, calçados e acessórios. 9603-0594 44009

CONSERTO

Em máquina de costura. 8472-0783 Marcio 43931

CURSO COSTURA

Bordado, patchwork, frivolite etc. 3421-4220 43930

CURSO ESTAMPARIA Aerograf. person, amarração tigdye. 3421-4220 33238

DISK FRETE MUDANÇAS

Baú. montagem de móveis. 9609-1756 Joào Carlos 44005

EXCELENTE PONTO

Pizzaria, R$ 33 mil. 34246177 ou 9917-7808 44136

GELADEIRA FROSS-FREE Brastemp, 440 Lts, branca.

3426-2732 43433

LAVANDERIA

Lavamos e passamos p/ família e hotel. 9961-0301 43855

LAVANDERIA

Lava-se roupas, cobertores, edredon, r: Waldomiro do Amaral 120. 9918-9244 ou 9907-9445

43904

LIQUIDAÇÃO ESTOQUE

Cadeiras de piscina em madeira marfim 3 posiçOes, r: Aquidauana 1405. 3421-3419

Decoração de casamento, igreja e salão, para janeiro, ganhe 1 brinde. 96127358 44110

QUIOSQUE CONTRATA

Atendentes e auxiliar de cozinha, r: Toshinobu Katayama 800 44100 RODAS ARO 14 Modelo binno 55600, 4 pneus semi-novos Michelin. 9234-5600 44064

SOFÁ 3MTS C/ CHESI

Semi-novo, na cor verde musgo em chenile, R$ 650,00. 8125-7933 43511

TIJOLOS EM GERAL Tijolinho 210, tijolo 8F R$ 370,00 o mlh. 9973-2665 44052

TÉCNICO INFORMÁTICA

Atendimento a empresas. 9262-8996 Rodrigo 43908

VENDE-SE MERCADO

Em funcionamento, com boa clientela, média de venda mês R$ 85.000. Contato 9908-9850 44015

VENDE-SE MERCADO Instalação completa. 99794236 ou 9632-1866 44092

VENDE-SE MÁQUINA

De balanceamento local, marca Hofiman. 9915-3204 João 44034

VENDE-SE PERSIANA

E ventilador de parede.

3423-5888 44072

VENDO APARELHO

Ginástica, completo, preço ocasião. 9619-9160 43943

VENDO AR 30 MIL

C/ economia de energia. 8453-4677 44091

VENDO AR CONDICION. Brastemp 10.000 BTUS, janela quente e frio, R$

500,00. 9226-2993 Julian 44090

VENDO BICICLETA Caloi 10(último lançamento), azul e branca, R$ 600,00, c/ velocímetro digital. 9226-2992 Julian 44129

VENDO CONVENIêNCIA

Completa, negócio de ocasião. 9957-5063 43894

VENDO LOJA

De acabamento p/ construção, bem montada no centro de Dourados. 92878560

O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, sábado/domingo, 22/23 de janeiro de 2011
4
C2
43977 COMPRO UNO OU CORSA 96 Á 99, valor á combinar, 2P. 9635-1671 43867 FIAT PALIO 1.3 EX 02/03, preto. 84184479/9214-0858 44026 PALIO 01/02 FIRE 2P Vinho, saveiro 08, branca, básica. 9935-1818 44016 PALIO 03/04 4P 1.8 Gasolina, R$ 18.200. 96283508 43648 PALIO 1.0 EX 2P 99/00, prata, cb, ac. troca. 9988-1562 43670 PALIO 1.3 ELX COMPL 4 portas, 05/05. 99881562 44076 PALIO 1.4 08/09 Prata, completo, atrative, 1. dono. 9972-3322 42997 PALIO ELX 1.3 05/05 Compl, 4P, prata. 34217855 ou 8133-0508 43318 PALIO FIRE 2004 8V, prata, 4P, c/ ar, TE, AL, rodas.R$ 19.000. 99150645 43953 PALIO WEEKEND 04/05 Flex, prata, completa, impecável, baixa Km. 99518893 43828 SIENA 1.0 Fire, 2004/2005, gas, cinza, 88.530km, vidros verdes, trava e vidro eletr., câmbio manual, pneus novos, motor ok, placa final 0, c/ manual do propritário R$ 21.000, tratar 9249-9896 44075 SIENA 10/10 Completo. 96174935/8118-6043 43966 SIENA ELX 1.0 2007 Completo, com som, alarme, vidros, roda liga-leve, R$ 26.000. 9972-2260 44079 UNO 03 PRATA 4P Ar, trava. 8172-6194/81432269 43961 UNO 04 FIRE COMPLETO Gol power 1.6 (-v), strada 05 TR/AL. 9971-6355 44059 UNO 08/08 C/ AR Preto, ar, TE, alarme, baixa Km, bem conservado. 9971-1444 44132 UNO 2004 FIRE Verde, 4P, ar, TE, AL, R$ 18.300. 8121-4995 43986 UNO 87 VERDE R$ 5.200,00. 9972-4622 43925 UNO 92 BRANCO 2P Troco por moto - valor. R$ 6.200. 9252-5362 43965 UNO 94 TE/AL/VIDRO Jogo de rodas, 4P, verde met.,vendo ou troco. 96577895 44145 UNO 96 BÁSICO Bem conservado,R$ 8.300,00. 9663-8502 44088 UNO FIRE 2003 Azul, completo, 4 portas, R$ 16.000. 9982-5947 44080 VENDO UNO 95 1.5 Cor prata, 2P, bem conservado. 9959-7338 44011 VENDO UNO 98 4P VE, TE, AL, 4 pneus novos, R$ 9.800. 9639-5421 43974 CORSA 02/03 PRATA Corsa sedan 1.8, ar, VE, TE, DH. 9988-0917 43896 CORSA 98 1.6 GL COMP Bem conservado, R$ 15 mil. 8158-5921 ou 34214038 43999 CORSA HATCH 04/04 Prata, direção, ar, 4P, ótimo estado. 9109-1404 43967 CORSA SEDAN 02/03 Mod. novo, completo + roda, prata, R$ 22.000. 9923-6215 44006 CORSA WIND 00/01 Verde, TE, AL, mp3, 2. dona, R$ 13.500. 3421-7323 43687 MONTANA SPORT NOVA 04/05, preta, R$ 23.500. 9238-2659 43996 PICK-UP CORSA 02 Prata, AL, ar, banco couro, roda esportiva, capota marítima. 9652-7228 44037 URGENTE KADETT GL 91 1.8, gas, preto, ótimo estado, R$ 5.000. 3421-5183 c/ Junior 44051 VECTRA 02 CHALLENGE compl, bco de couro, ótimo estado. 8421-9164 44028 VENDO CELTA 2001 R$ 13.300. 9935-8228 44062 VENDO MONTANA 05/06 Negócio de ocasião. 99776101 43651 SILVERADO DLX 4.2 97/97, prata, couro, compl. 9988-1562. 43801 STRADA 04/05 PRATA CE, comp., R$ 23.700. 8424-4747 ou 9124-0513 44121 STRADA 1.5 WORKING Esportiva, 2001/2001, prata, R$ 22.000. 34217370 44133 STRADA 2009 27.500 Branca, 1.4, DH, VE, TE, completa. 8121-4995 44139 STRADA CS 06/07 Prata, básica, sem detalhes, capota marítima, som, pneus novos, R$ 22.000, 47mKm. Tratar Airton 81370840 ou 3427-5216 44086 STRADA TREKING 08 Prata, CE, completa, 4 p. novos, R$ 31.500. 99825947 43956 STRADA TREKKING 06 Prata, ar , dir, travas, alarme, som, R$ 26.500. 8115-8855 43957 STRADA TREKKING 08 Cinza, direção hid., R$ 27.000. 8118-2500 43751 TUCSON GLS 2009 Prata, mecânica, R$ 53.000, troco(-) vlr. 84015374 44070 VENDO/TROCO CAMINHÃO 1113-75, R$ 30.000,00. 9665-5064 43763 VENDO/TROCO TRUCK 2013, sarado, pneus zerado. 9911-8207 43667 VOLVO EDC 1997 R$ 120.000, bitren Noma 2005 R$ 50.000 c/ pneus. 9653-7356 43858 COROLLA 2006 PRETO Completo, se-g. 99725179 43902 COROLLA SEG 05/06 Preto. Tratar 9641-8809 43993 HILUX 08/08 PRATA 3.0, at,nova, sem detalhes. 8411-5881/ 3422-1206 44046 VENDO/TROCO - VALOR Corolla 2003, Aut, couro. 9921-7109 44083 VENDO TWISTER 07 Vendo twister 07/08, 20.000Km, único dono, R$ 6.500,00. Tratar 99727052 ou 8472-1873 43962 VENDO TWISTER 08 Vermelha, impecável, linda. 9971-5057 44000 XJ6S/F 600CC 10/10 R$ 31.000. 3425-3793 43761 XLX 250 TRILHA Motor tornado. 8422-3018 43924 XR 200 TRILHA R$ 2.900, partida elétrica. 8134-0060 43988 LOJA COMPLETA Centro, vendo/troco por gado, veículo ou caminhão. (67) 9203-0107 43932 MECâNICA C/ ELEVADOR Compressor, ferramentas especiais, giborq, c/ material comp. de escritório .8448-3309 43793 MÁQUINA
HONDA TOYOTA
FORD
OUTROS MITSUBISHI
15/01 BIZ 04/04 KS PRETA Baixa quilometragem, IPVA pago, R$ 3.000,00, fone 8111-5156 ou 3420-2402 CHEVROLET 4586 CORSA 2002 MOD NOVO Completo Dir. 9621-4507 44144 ASTRA 06/07 2 PORTAS Completo, c/ piloto autom., R$ 28.300. 9997-3498 43746 ASTRA CD 2004 8V Prata, compl, R$ 26.500, troco(-) vlr. 8401-5374 43130 ASTRA SEDAN 03/03 R$ 22.900,00, 1.8, completo. 9238-2659 43731 CAPTIVA 2.4 SPORT Vendo/troco, 09/10, 12mKm, prata,compl. 8126-8580 43312 CARAVAN 81 COMPLETA (-) VE, impecável. 84381636/9959-9515 43995 CELTA 1.0 2P PRATA Básico, AL, TE, R$ 15.000. 9215-2980/ 3416-7611 44055 CELTA ENERGY 03/04 Azul escuro, aro 15, compl. 9673-4513 44001 CLASSIC 08/08 PRATA TE, AL, IPVA pago, ótimo estado. 8100-1884/99210858 43915 ESCORT GL 1.6 92/92 A álcool, R$ 7.200. 99492050/8429-8539 43825 ESCOSPORT 04 PRATA Completo, aceito troca. 9939-2385 43352 FORD FUSION 2008 Preto, aut, 4 cil, completo, part. 9604-4465 44025 RANGER 05/05 BRANCA 4P, compl, silverado 97/98 branca compl 9935-1818 43989 VENDE-SE ESCORT Verde, ano 85. 96961903/9269-3335 43968 CARRETA CAÇAMBA NOMA LS, 2010. 9938-8171 43399 F1000 97 C/ AR Troco por carro menor valor. 9988-1072 44024 F250 01/01 PRETA XLL Roda frente cromada. R$ 49.000, compl. 9935-1818 43650 F250 XLT 02/02 Couro, linda, top, ac. troca. 9988-1562 44021 FIORINO 94/94 PRATA Carroceria estendida. R$ 10.500,00. 9935-1818 43984 FIORINO FURGÃO 95 Branca, revisada, básica, 1.0. 9961-9867 43933 L200 GL 06/07 BRANCO DH, ar, TE, ótimo estado, R$ 45 mil. 8173-2507 44096 L200 SPORT 2004 Completa, HPE, auto, R$ 47.000,00. 9971-1144 42306 L200 TRITON AT 09/09 Vermelha, óimo estado. 3420-2000 43743 MAREA 2001 COMPLETO R$ 13.100. 9224-5534 43573 MB 1418 89000 Atego toco 7 metro, 05/06, branco, aceito proposta. 8118-9676 43690 MONTANA SPORT NOVA 04/05, preta, R$ 23.500. 9238-2659 43357 PAMPA 85/86 ALCOOL 9925-6470 43705 S10 09/09 EXECUTIVE Único dono, flex, R$ 59 mil, compl. 9971-8082 43795 S10 00 DLX DIESEL Dupla, completa, 1. dono, super conservada, c/ manual e NF. 9902-4325 44137 S10 4X4 EXECUTIVE 02/03, bordo, R$ 44 mil. 9987-4429 42960 S10 DLX 03/04 4PTS Prata, conservada, completa. 9296-2991 43881 SAVEIRO 94 Bem conservada, particular. 9642-0611 44020 SAVEIRO 98/99 VINHO Básica, 1.6, R$ 15.000. 9935-1818 41178 L200 OUTDOOR GLS 06/07, prata, revisada. 3420-2000 41182 L200 OUTDOOR GLS 08/09, azul, ótimo estado. 3420-2000 43380 L200 OUTDOOR HPE 08/09, preta, revisada. 3420-2000 43381 L200 TRITON AT 08/08 Gasolina, vermelha, completa. 3420-2000 44101 L300 97/97 BRANCA Revisada. 3420-2000 41176 PAJERO FULL HPE AT 06/07, prata, 15 meses de garantia. 3420-2000 43379 PAJERO SPORT AT 06/07, prata, revisada. 3420-2000 44104 PAJERO SPORT HPE AT 06/07, Preta, revisada. 3420-2000 44102 PAJERO TR4 MT 02/03 Prata, ótimo estado. 34202000 43308 CIVIC LX 05/06 Prata, valor, R$ 32 mil. 9238-2659 44103 CR-V LX 08/08 PRATA 3420-2000 43868 HONDA CIVIC 1.7 LX 01/01, dourado. 84184479/9214-0858 44027 NEW CIVIC 07/08-MEC Prata, LXS, couro. R$ 46.000. 8401-1864 34219303 43683 NEW CIVIC LXS 07/07 Prata, completo, aut + couro, 4 pneus zeros. 9961-9867 43922 NEW CIVIC LXS 08/08 Prata. R$ 48.500,00. 99993500 44108 COROLLA 04/05 PRETO Perolazido, 75mKm. 96143802 Miguel 44045 COROLLA 2006 PRATA Aut, couro. R$ 40.000,00. 9921-7109 44099 STILO SPORTING 08 Cinza, comp + couro, troco()vlr. 8401-5374 44109 TUCSON 09/10 Preta, 2.0, semi-nova. 99849519 ou 3423-4131 44098 PEUGEOT 207 2009 Cinza, comp, 1.4, R$ 31.000,troco(-)vl. 84015374 43797 BIZ 125 KS 05/06 Vermelha, R$ 3.500, revisada, IPVA pgo. 9619-6686 43397 BIZ 125 KS 2005 Mod. 2009, pneus sport. 9145-4636 43798 BIZ ES 07 R$ 4.700 IPVA, pago, prata. 84169192 43227 BROS 06/06 PRETA R$ 5.700, final 08.92182954/8177-3793 43583 BROS 2007 COMPLETA Vendo/troco p/ Gol ou Saveiro, R$ 7.500. 91175251 43987 BROS ES 2005 125. R$ 4.100,00. 92702829 ou 9222-5151 44050 CBX STRADA ANO 99 Vendo ou troco, R$ 2.500,00. 9222-8684 44043 CONSÓRC. CONTEMPLADO 30/60 parcela R$ 88,00. 8432-8687 43671 FALCON 07/08 PRETA Trava de coroa, alarme positron, 1. dono, novíssima. 9285-2602 44124 FAN 125 PRETA Ok, documento pago. 99142809/9979-4941 44014 FAZER 08/08 VERMELHA Doc. pgo, final 3, R$ 7.200, pego(-)vl. 9111-1127 43760 LANDER 2007 PRETA Bom estado, único dono. 8121-7171 43869 MOTO FAIZER 08 Aceito Titan 150 em negócio. 9957-9571 43742 MOTO XT 600 2001 R$ 12.500. 9224-5534 43955 SHADOW 2003 PRETA C/ acessórios, 16.500. 3421-4005 ou 9975-4545 43938 TITAN 2001 PRATA 2. dono, IPVA pago, bom estado. 9994-3046 43865 TITAN 2004 PARTIDA R$ 3.800, vermelha. 99039706 43860 TITAN KS 2003 9646-2946 c/ Paulo 44089 TORNADO 07/07 Preta, R$ 8.000. 99825947 44084 TORNADO PRETA 08/08 C/ 9.000Km. 9667-2275 ou 8129-7757 44047 TRAXX 110 PRETA 08 Completa, troco biz/titan. 9971-5161 43843 VENDO /TROCO BROS 07/08, á vista, troco por carro de (+) ou (-) valor. 9275-8064/9934-3827 43954 VENDO BIZ 125 2008 Prata. 8128-8688/96359666 43311 LOGAN 07/08 PRETO Completo, air bag duplo, 69mkm. 8438-1636/99599515 44130 LOGAN FINANCIADO 2010/2011, c/ ar, DH, R$ 16.000 + 28X R$ 1.100 fixa, aceito carro (-) valor. 8458-5516 44041 XSARA PICASSO 08/08 Novo, R$ 40.000, prata, flex. 9934-3983 41881 AC PORTÕES Automatização, conserto. 9133-7575 ou 9996-3534 31010 ALUGA CAMA ELÁSTICA Novas c/ ótimos preços. 9928-1949 43615 ALUGA DATA SHOW 9236-0240/3425-4900 c/ Italo 2026 ALUGA-SE BRINQUEDOS Tobogã, cama e recreações. 3421-6380 e 9286-4992 25341 ALUGA-SE
RENAULT UTILITARIOS FIAT

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.