Diretora-presidente: Adiles do

Diretora-presidente: Adiles do
Vereadora Délia Razuk foi eleita ontem para presidir a Câmara Municipal de Dourados, em substituição a Sidlei Alves que renunciou ao cargo
os vereadores elegeram délia razuk (PmdB) como a nova presidente da câmara de dourados. a vice-presidência ficou com Dirceu Longhi (PT). Foram oito votos válidos e um em branco; três vereadores não compareceram. Votaram a favor de délia e dirceu: albino mendes, aurélio Bonatto, gino Ferreira, José carlos cimatti, c emar a rnal, Júlio a rtuzi, délia e dirceu. cido medeiros votou em branco. sidlei alves, marcelo Barros e Junior teixeira não compareceram. os novos cargos tiveram que ser preenchidos porque Sidlei, que era presidente, renunciou ontem. o mesmo ocorreu com Zezinho da Farmácia, que era o vice. com o resultado, délia poderá ser nomeada prefeita e dirceu, o presidente da câmara. Página 3
Porta foi quebrada por manifestantes; PM faz cordão de isolamento para impedir a entrada das pessoas
foram presos. do lado de fora do prédio, algumas pessoas ficaram feridas por balas de borracha e bombas de efeito moral disparadas pelos policiais militares que foram chamados para garantir a segurança no local. Página 3 Prefeito interino busca recursos do PAC 2 em Brasília dIA A dIA 1
Delegacia da Mulher de Dourados pode ser despejada dIA A dIA 3
Escolas apostam em espaços de leitura dIA A dIA 4
Política Política Política Política Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
Por pura incompetência e irresponsabilidade do pessoal que estava no comando da Prefeitura de Dourados, o município corre sérios riscos de perder nada menos que R$ 112 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estavam reservados para a construção do Parque Municipal Ambiental do Córrego Paragem, que começaria no Parque Arnulpho Fioravanti e se estenderia até o Horto Florestal, nas proximidades da BR-163. O pessoal do Ari Artuzi deveria ter apresentado os projetos ao Ministério das Cidades, mas marcou touca e perdeu o prazo. Agora, o juiz interventor Eduardo Machado Rocha embarca para Brasília onde tentará impedir que Dourados fique sem os R$ 112 milhões.
Barbosinha
Por outro lado, o diretorpresidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, aterrissa hoje em Brasília para garantir que o Mato Grosso do Sul receba os recursos do PAC 2 para obras de ampliação da rede de distribuição de água potável, de coleta e tratamento de esgotos em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá.
Barbosinha 2
O presidente da Sanesul garante que em breve Dourados poderá contar com cobertura de 92% de coleta e tratamento de esgoto, fator que colocará a cidade entre as melhores do Brasil em saneamento básico. A cidade ganhará mais 54 quilômetros de rede de distribuição de água, construção de uma estação elevatória e uma de tratamento.
Barbosinha 3
De acordo com Barbosinha, Dourados ainda será contemplada com a perfuração e ativação de quatro poços e a implantação de 5 mil ligações domiciliares. A cidade também será beneficiada com obras para o sistema de esgotamento sanitário, como a construção de estações elevatórias e uma estação de tratamento.
Cassems
Tanto se fala de modernidade e humanização da Cassems, mas no fundo as coisas não estão assim essa maravilha. Ontem, por exemplo, a Sociedade SulMato-Grossense de Radiologia e Imaginologia divulgou nota informando que suspenderá os serviços de diagnóstico por imagem e radiologia na Cassems no dia 16 de setembro em virtude dos baixos valores recebidos. É mole?
A população de Glória de Dourados não vê a hora de chegar o dia 3 de outubro para votar nos candidatos a presidência, governo, Senado, deputado federal e estadual. Tudo porque a data inicia a contagem regressiva para as eleições municipais de 2012 quando os eleitores reconduzirão a médica Vera Baur ao poder.
As promessas de campanha não estão sendo cumpridas e a maioria já se arrependeu de ter caído no canto da sereia. Não é pequeno o número de pessoas que sente saudades dos tempos em que as coisas funcionavam no município, sobretudo nas áreas da saúde, atendimento aos idosos e assistência social.
Devassa
Auditores da ControladoriaGeral da União estão fazendo uma devassa nos contratos firmados pela Prefeitura de Dourados nas áreas da saúde e educação. O objetivo é separar crime federal de crime estadual para, consequentemente, responsabilizar os culpados por eventual deslize. Vai pegar a atual administração e a passada! Vai vendo...
Devassa 2
São cinco auditores da CGU que devem levar em consideração, inclusive, o relatório que os técnicos do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) elaboraram apontando irregularidades na gestão da saúde pública em Dourados, tanto no governo de Ari Artuzi quando na administração de Laerte Tetila.
Educando
O governo do Estado fez as contas e concluiu que os investimentos de verbas estaduais em educação aumentaram 51,7% nos últimos anos, superando a inflação oficial acumulada no período, que ficou em 21,2% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). O Estado aplica 31% da sua receita líquida para o ensino, 25% a mais que o limite mínimo fixado pela Constituição Federal.
Publicidade
Prefeituras que fecharam contratos com agências de publicidade para divulgação dos atos oficiais e campanhas de mídia não estão conseguindo fazer os repasses para as respectivas agências e, por isto, estão com pagamento atrasado. Depois do que aconteceu em Dourados, fica o alerta para que os administradores municipais tenham mais cuidado com as contas públicas.
· A novela sobre a desistência do vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, de concorrer como primeiro suplente ao Senado Federal na chapa do vice-governador Murilo Zauith reserva novos capítulos para hoje. Até ontem, Edil batia o pé e jurava que estava fora da disputa por discordar do modus operandi do PMDB.
· Ontem mesmo, o prefeito Nelsinho Trad garantiu que conversaria com Edil, mas deixou claro que se ele mantiver a desistência da disputa, não terá problema algum em indicar um substituto à altura para a vaga. Nelsinho afirma ainda que todos os compromissos firmados com Murilo serão honrados na Cidade Morena.
· A sensação é que estão tentando minar a candidatura do vice-governador, mesmo porque pesquisas de consumo interno feitas pelo próprio PMDB apontam empate técnico entre Murilo e Waldemir Moka em Campo Grande, de forma que o pessoal do peemedebe agora mira nas bases que o vice-governador montou no interior.
· A mais nova mancada foi os candidatos a deputado estadual e federal da coligação “Amor, Trabalho e Fé” usar os comícios para defender a dobradinha “Moka-Delcídio”, num claro gesto de desrespeito ao candidato douradense. Fica a sugestão para que os eleitores identifiquem os candidatos aliados que fazem campanha pró-Delcídio e punam os traidores na urna.
Marli Lange
DOURADOS - Sob um clima bastante tenso, a vereadora Délia Razuk (PMDB) foi eleita nova presidente da Câmara Municipal de Dourados. Dirceu Longhi (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), foi eleito vice. Foram oito votos favoráveis, um em branco e três ausentes (Marcelo Barros, Sidlei Alves e Zezinho da Farmácia). Participaram, além de Délia, Gino Ferreira (DEM) e Dirceu Longhi (PT), os vereadores empossados, Cemar Arnal (PDT), Cido Medeiros (DEM) e Albino Mendes (PR), que substituem os vereadores Edvaldo Moreira (PDT), Humberto Teixeira Júnior (PDT) e Idenor Machado (DEM). Os vereadores José Carlos Cimatti (PSB), Aurélio Bonatto (PDT) e Julio Artuzi (PRB) ignoraram os protestos e participaram da sessão.
Após a posse da presidente da Câmara, os vereadores votaram favoravelmente os relatórios da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e instauraram a Comissão Processante, formada por três membros, que vão começar o processo que pode levar ao impeachment do prefeito Ari Artuzi, preso em Campo Grande desde o dia 13 pela Polícia Federal. Os vereadores têm cinco dias para escolher
os membros que vão compor a Comissão Processante.
A posse de Délia só foi possível porque Sidlei Alves (DEM), ex-presidente da Casa que continua preso na Penitenciária Harry Amorim Costa (Phac), enviou uma carta renunciando ao cargo. Com isso, foi restabelecida a formação da Câmara de Vereadores e a linha sucessória. No entendimento geral, a vereadora peemedebista estaria apta a assumir a Prefeitura de Dourados, em substituição ao prefeito interino juiz Eduardo Machado Rocha, que teve que assumir a partir de uma convocação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do
Sul (TJ/MS), após a prisão de Artuzi e dos nove vereadores. Caso Délia venha a assumir a prefeitura, automaticamente Longhi torna-se o presidente da Câmara.
CLIMA TENSO
O clima já estava bastante tenso dentro da Câmara de Vereadores, onde foi permitido que 300 pessoas pudessem assistir à sessão. Os vereadores presos na Operação Uragano foram bastante hostilizados pelos manifestantes.
Os trabalhos começariam às 19h, mas desde às 17h, já havia filas quilométricas do lado de fora de pessoas que queriam entrar na Casa de
Leis. Centenas de pessoas ficaram do lado de fora, com cartazes e faixas gritando palavras de ordem contra os vereadores envolvidos no esquema de corrupção na prefeitura. Até um boneco simbolizando judas foi pendurado em frente a Câmara, representando Ari Artuzi. Velas também foram acesas.
A Polícia Militar convocou 100 policiais e a tropa de choque para dar segurança no local, reforçada com mais 20 guardas municipais. Foi formada uma barreira de policiais em frente à porta principal e lateral da Câmara. No entanto, nada disso impediu que houvesse tumulto.
DOURADOS - A PM (Polícia Militar) teve que usar bombas de efeito moral para acalmar a multidão, que tentou entrar na Câmara de Vereadores de Dourados, no momento em que estava sendo realizada a sessão plenária. A porta principal da Câmara, que era de blindex, ficou completamente estilhaçada por pedradas e pedaços de madeira arremessados pela multidão.
Uma pedrada foi parar no centro do plenário onde acontecia a sessão. Vereadores, imprensa e as pessoas que assistiam à sessão saíram às pressas evacuando o local com receio de ataques mais intensos da multidão que estava do lado de fora.
Enquanto isso, os policiais tentavam conter os ânimos com bomba de efeito moral, gás de pimenta e balas
de borracha. Várias pessoas ficaram feridas por causa das balas de borracha e foram socorridas pelo Samu.
Um sindicalista, que foi detido, teria sido o pivô do início dos ataques contra o prédio do Legislativo Municipal. Segundo o comando da Polícia Militar, foi impossível conter a multidão, que queria entrar
dentro da Câmara.
A partir de hoje serão instaurados procedimentos para na PM apurar se policiais utilizaram de violência contra populares. Foram também recolhidos pedras e os pedaços de madeiras, utilizados por manifestantes que quebraram a porta do Legislativo. Tudo será investigado, segundo a PM. (M.L.)
Colono – Cumpadi, que confusão danada onti na Câmara...
Zé Pinga - ... é, pelo jeitu, a coisa tá ficandu cada veiz mais feia... sai de baixu... ic, ic, ic...
Eleições 2010
Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
Política o PRoGReSSo
Lewandowski condicionou isso ao não uso da máquina pública pelos candidatos que detêm cargos eletivos
Informe C
Retrato
Pesquisa feita pelo Ibrape por encomenda do Correio do Estado, divulgada ontem, mostrou que 92% dos entrevistados querem a renúncia do prefeito Ari Artuzi. Apenas 4% defenderam a sua permanência no cargo, mesmo com os resultados bombásticos da Operação Uragano. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa se estendeu também à Câmara e 91% querem a renúncia ou cassação dos vereadores envolvidos no esquema.
Eleição
Uma das perguntas feitas pelo pessoal do Ibrape foi sobre uma nova eleição para prefeito. Um total de 77% dos entrevistados, na pesquisa estimulada, quer um novo pleito – e isso é possível porque Artuzi não cumpriu metade do mandato, e disparado na liderança de supostos candidatos está Murilo Zauith (DEM) com 64% da intenção de voto. Laerte Tetila (PT) apareceu em segunda posição com 16%; Geraldo Resende (PMDB) com 8%; Marçal Filho (PMDB) com 5%; Delia Razuk (PMDB) foi lembrada por 4% e Zé Teixeira (DEM) por 2% dos eleitores. não sabem, 5% e os votos nulos
Cícero Faria
cicerolfaria@gmail.com
Bate-Rebate
e brancos somaram 2%.
Percentual
Dos 386 entrevistados pelo Ibrape, 46% dos eleitores votaram em Artuzi em 2008 e 36% em Murilo. Mas nesta pesquisa simulando uma hipotética eleição para prefeito de Dourados o percentual de indecisos somou 30% e os brancos e nulos, 6%.
Saiu mesmo
O vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque retomou ontem as suas atividades na prefeitura. Por telefone, na noite de domingo, Edil confirmou ao Midiamax que não procede a informação de que ele volte atrás em sua decisão de renunciar à vaga de primeiro suplente de Murilo Zauith ao Senado. Há uma semana, Edil reclamou da falta de lealdade e companheirismo no PMDB e anunciou que deixava a disputa. O prefeito Nelsinho Trad disse ontem que indicará novo nome para a vaga.
Demora
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que o eleitor brasileiro levará, em média, um minuto e meio para votar nas eleições de outubro. São espera-
dos cerca de 15 segundos para votar em cada um dos cargos que aparecerão nas urnas: presidente, governador, dois senadores, deputado federal e um deputado estadual.
O jornalista Clovis de Oliveira, em seu site Douranews, relatou ontem que “um emissário - ainda não identificado - leva um recadinho para dois ilustres ocupantes de uma das celas” da penitenciaria. “Mandaram dizer que é para vocês aguentarem firme aí. Não renunciem aos cargos, nem peçam afastamento. Fiquem seguros de que tem gente cuidando de vocês!”, reproduziu a suposta conversa o jornalista. “O recado foi levado... atendendo solicitação de figurão da política também mantido até agora no anonimato. Os interlocutores na Phac foram o vice-prefeito Carlinhos Cantor e o presidente da Câmara, vereador Sidlei Alves. Pela linha sucessória de poder, um deles deveria assumir o comando do Município” na ausência de Artuzi. E “Cantor continua repetindo que o aviso divino que teria recebido um dia sobre essa possibilidade continua valendo”.
Quem nunca errou, que atire a primeira pedra! Pensando bem, é melhor uma sapatada!
Campo Grande - O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, acha curto o tempo que os candidatos têm para tocar suas campanhas eleitorais e defende um período maior como forma até mesmo de facilitar os debates.
Pelo modelo atual, os candidatos têm apenas três meses para fazer campanha depois da homologação de suas candidaturas em junho.
Apesar de defender a ampliação do período para a realização da campanha, tendo início por exemplo no começo do ano eleitoral, Lewandowski condicionou isso ao não uso da máquina pública pelos candidatos que detém cargos eletivos. Durante entrevista coletiva ontem no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em Campo Grande, Lewandowski disse não concordar que a atual legislação permita a realização das eleições únicas a cada quatro anos no País.
O ministro entende que eleições gerais dificultam o eleitor na hora da votação. “Esta eleição deste ano já é bem complexa, temos seis candidatos, imagine se tivesse eleição também para prefeito e vereador”.
Segundo ele, foi justamente por causa disso que o TSE está aconselhando os eleitores usarem a chamada cola no dia 3 de outubro, quando vão as urnas escolher o presidente da República, o governador, dois senadores, deputados federais e estaduais.
sobre isso”, sugeriu.
A rigidez das normas eleitorais motivou juizes eleitorais a proibirem a doação de água mineral em reuniões políticas em vários municípios do Estado, embora mais tarde o TRE derrubou a ideia.
Medalha
eleições gerais dificultam o eleitor na hora da votação
Antes do encontro com os jornalistas, o ministro Lewandiwski recebeu do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, desembargador Luiz Carlos Santini, a medalha de honra da Justiça Eleitoral sul-mato-grossense.
TRe- MS
as eleições.
No Mato Grosso do Sul, a cidade de Fátima do Sul é umas das pioneiras na identificação dos eleitores por meio da biometria (impressão digital). Em 2008, ao lado de São João Batista (SC) e Colorado D´Oeste (RO) a cidade participou, com pleno êxito, da implementação da biometria no país. Nas eleições de outubro, 60 cidades identificarão os seus eleitores pelas digitais. Fátima do Sul continua sendo a única no estado a usar esse meio de identificação.
douRadoS
O presidente do TSE admitiu que as regras eleitorais rígidas esfriaram a campanha eleitoral deste ano. No entanto, defende mudanças a fim de que os candidatos possam participar do pleito com mais liberdade.
“Eu tenho viajado o Brasil visitando os estados e os TREs e pouco se vê das eleições. Vejo um ou outro cartaz e nenhuma movimentação na rua. Talvez seja o momento de refletirmos
acontece no salão de festa da Loja maçônica antonio João a 2ª noite Japonesa. Será no dia 25, a partir das 20h30. Convite de r$ 30.
O advogado Carlos Marques informou ontem que solicitou na semana passada a revogação da prisão preventiva da 1ª dama de Dourados, Maria Aparecida Freitas Artuzi, e está aguardando a resposta da Justiça.
o tradicional galeto do Capítulo dourados da o rdem d e m olay, acontecerá no próximo domingo, no salão social da Loja maçônica Justiça Liberdade e disciplina, com início às 11h30. Convite a r$ 10.
Isabella Zaupa, 18 anos, de Naviraí, irá representar o time do Corinthians no concurso Musa do Brasileião 2010. O próximo passo agora é disputar com as escolhidas dos outros times, no programa Caldeirão do Huck.
a campanha de Serra evoluiu, na avaliação do presidente do pSdB, senador Sergio Guerra, após o candidato tucano elevar o tom contra sua principal adversária, dilma (pT), durante debate, promovido pela rede TV! e pela Folha de S.paulo, na noite de domingo.
A Prefeitura de Dourados cancelou licitação de R$ 33,9 milhões para compra de medicamentos.
Um parecer da advocacia Geral da União, que passou a valer a partir de 23 de agosto, restringe a compra de imóveis rurais por empresas que têm pelo menos 51% de seu capital nas mãos de estrangeiros.
a sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz (Salomão)
Sidlei já teria jogado a toalha na sua campanha de deputado estadual, e estaria encaminhando seus votos para o médico George Takimoto (PSL).
o presidente do Tribunal Superior eleitoral, ministro ricardo Lewandowski, considerou ontem, em Campo Grande, as regras eleitorais atuais rígidas e defende que o horário eleitoral seja maior, com início em janeiro do ano eleitoral.
O Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros que tem a apuração de votos mais célere. Neste ano, para agilizar ainda mais a apuração, o Estado contará com 81 pontos de transmissão via satélite, sendo 33 deles localizados em aldeias indígenas, algumas distantes a mais de 800 quilômetros da capital, Campo Grande. O Estado não necessitará de reforço de tropas federias para realizar
Também questionado sobre a situação da cidade de Dourados que, por determinação do Tribunal de Justiça está sendo administrada pelo juiz Eduardo Machado Rocha, devido à prisão do prefeito, do vice, do presidente e vice da Câmara e do procurador do município, o ministro Lewandowski disse que não poderia analisar ainda o caso concreto, mas ressaltou que “as instituições brasileiras são fortes, sólidas e tem instrumentos adequados para reagir. O Poder Judiciário está atento e a cidadania não terá nenhum prejuízo”.
DoUradoS - O radialista e jornalista Jonas Alves da Silva Junior, o Silva Junior, assumiu ontem a Assessoria de Comunicação Social e Imprensa (Assecom) da Prefeitura de Dourados. Ele aceitou o convite feito pelo prefeito interino Eduardo Machado Rocha e já manteve uma reunião com a equipe da Comunicação.
“Aceitei o convite pensando em Dourados. Sou amigo de muitos anos do doutor Eduardo e não poderia dizer não em um momento tão importante como esse”, afirmou Silva Junior aos funcionários da Assecom. Com 45 anos de idade, Silva Junior é formado em jornalismo pela Unigran e tem 24 anos de experiência no rádio e jornais impressos.
O jornalista Helio de Freitas vai continuar coordenando a redação da Assecom.
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
Desse total, 16.807 eleitores pediram a reimpressão dos seus títulos e 24.854, a segunda via
Infraestrutura
Mais de 24 mil eleitores pediram a segunda via do documento no final de semana
Brasília - No último final de semana, 41.661 eleitores compareceram aos postos da Justiça Eleitoral para obter a reimpressão do título de eleitor ou retirar a segunda via do documento. Desse total, 16.807 pediram a reimpressão dos seus títulos e 24.854 a segunda via. O prazo final para essas providências termina no dia 23 de setembro, de acordo com o calendário eleitoral.
A reimpressão dos títulos pode ser obtida em qualquer cartório eleitoral e o eleitor não precisa comprovar a quitação com as obrigações eleitorais. Porém para retirar a segunda via, o eleitor deve ir ao cartório onde está inscrito e provar que está quite com a Justiça Eleitoral, demonstrando que votou ou justificou a ausência em eleições passadas, que não tem multas pendentes e que
Câmara
atendeu a eventuais convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar nos trabalhos relativos ao pleito.
PlantãO
Cartórios eleitorais de vários estados realizaram plantão
Cartórios eleitorais de vários estados realizaram plantão nos dias 11 e 12 últimos para emissão da segunda via ou reimpressão do título. Em Pernambuco, todos os cartórios participaram do mutirão. O TRE firmou parceria com a Secretaria de Segurança Pública para atender os moradores de municípios atingidos pelas enchentes e que perderam outros documentos.
Também na região Nordeste houve atendimento nos estados do Piauí, Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte. Na região Norte, participaram os cartórios do Acre, Amazonas, Amapá, Rorai -
ma, Tocantins, e Rondônia e Pará. No Centro-Oeste, funcionaram os cartórios de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. No Sul, os estados do Paraná e Rio Grande do Sul participam do mutirão. A região Sudeste contou com a participação de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
DOiS DOCumEntOS
Além do título, o eleitor terá de apresentar no dia da votação um documento oficial com foto. A exigência dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
ampo Grande - A atuação de Moka como deputado federal e sua contribuição para os cidadãos não só de Mato Grosso do Sul, mas de todo o país fez com que o parlamentar ganhasse reconhecimento, prestígio e apoio não só da população, mas de pessoas importantes e notórias para o país, que acompanharam de perto a atuação do deputado, como os ministros da Saúde, José Gomes Temporão e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.
A viabilização de recursos para a construção do Hospital do Trauma em Campo Grande foi um dos trabalhos realizados por Moka, que tiveram participação direta do ministro José Gomes Temporão. Junto ao ministro, Moka conseguiu que fossem viabilizados R$17 milhões para a construção do hospital, que contará com 138 leitos de enfermaria, seis salas de cirurgia e 12 leitos no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). “É de pessoas com o compromisso, a competência e a qualidade de Moka que Mato Grosso do Sul e o Brasil precisam no Senado”, diz Temporão.
Outra luta de Moka para a área da saúde, que vem sendo acompanhada e discutida com o ministro é a aprovação da PEC 29. Se aprovada, a emenda garantirá mais recursos para o setor com a destinação de 10%
dos recursos arrecadados pela União para a saúde, assim como já acontece com os Estados, que contribuem com 12% e com os municípios, cuja contribuição é de 15%. “Moka levará toda a sua capacidade para o Senado e dará continuidade a esta luta, por isso ele tem o meu apoio”, afirma o ministro.
Geddel Vieira Lima, Ministro da Integração Nacional, também esteve junto de Moka e acompanhou o empenho e a preocupação do parlamentar na viabilização de recursos para obras importantes de infraestrutura em Campo Grande. Moka acompanhou o prefeito Nelsinho Trad na audiência que foi realizada junto ao ministro para liberação dos R$20 milhões utilizados nas
Campo GrandeO senador Delcídio do Amaral visitou no final de semana o Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, considerado um dos maiores projetos de reforma agrária do país. No local vivem 3,4 mil famílias, com quem o parlamentar assumiu o compromisso de atender várias reivindicações apresentadas pelas lideranças dos trabalhadores rurais.
“É inadmissível que as pessoas que vivem aqui ainda não tenham sido contempladas com o sinal do telefone celular, da mesma forma que é inaceitável o fato dos moradores terem que se deslocar até Ponta Porã, Dourados ou Maracaju para utilizar serviços bancários. Portanto, vamos trabalhar no sentido de trazer para o assentamento a telefonia celular e o posto do Banco do Brasil. Podem me cobrar”, disse Delcídio durante minicomício realizado no local.
Outro compromisso assumido pelo senador com os trabalhadores rurais diz respeito a
infraestrutura do assentamento. “Logo que terminar as eleições, vamos tratar da liberação de uma patrulha mecanizada e de uma maquina motoniveladora, que, certamente, terão importância fundamental para melhorar as estradas internas do assentamento, especialmente no período da chuva, quando as condições de tráfego ficam bastante prejudicadas, comprometendo não só o transporte escolar como o acesso às lavouras e o escoamento da produção.
Farei, também, gestões junto ao Ministério da Agricultura para instalar um posto da Conab, que facilitará a comercialização da produção dos assentados”, afirmou Delcídio. O assentamento ocupa a fazenda que pertenceu ao Grupo Itamarati, do empresário Olacir de Moraes, considerado na década de 70 o “rei da soja” no Brasil. A área , de 50.127 hectares, foi adquirida pelo governo federal, através do Incra, para a reforma agrária.
obras de recuperação de enchentes nas ruas Ceará e na avenida Ricardo Brandão.
Diante do empenho e dedicação demonstrados por Moka à população de Mato Grosso do Sul, o ministro Gedel aponta no parlamentar, uma característica que, na sua avaliação é fundamental para o homem público: o carinho pelo seu Estado e pela sua gente. “Moka sempre foi um dos mais combativos parlamentares da Câmara. É comprometido, sério, honrado e demonstra amor pela sua terra, pela sua gente. Tenho certeza de que a sua eleição para o Senado significará um Mato Grosso do Sul bem representado e com voz forte em Brasília para defender seus interesses”, finaliza.
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
O PROGRESSO
Crédito
Campo Grande - O Frigorífico
Fabrício de Castro
São p aulo - A inadimplência do consumidor brasileiro avançou 11,5% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, informou ontem a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Este é o maior crescimento na comparação anual desde 2005. Em relação a julho, houve alta de 1,8%. De acordo com os analistas da Serasa Experian, o resultado foi puxado pelo aumento do consumo durante a Copa do Mundo de Futebol, que elevou as dívidas dos consumidores. De janeiro a agosto de
2010, a inadimplência acumula leve alta de 0,2% - a primeira variação positiva entre os acumulados desde janeiro deste ano. Para os economistas da Serasa Experian, “os sinais de reaquecimento da economia neste terceiro trimestre, a continuidade da geração de empregos e a elevação da massa salarial deverão atenuar, ao longo dos próximos meses, esta tendência de elevação da inadimplência do consumidor, permitindo que ela cresça num ritmo inferior à expansão do crédito”.
É o maior crescimento na comparação anual desde 2005, segundo a Serasa
As dívidas ligadas a cartões de crédito e financeiras subiram 5,9% em agosto em relação a julho, enquanto as dívidas com bancos avançaram 1,1% no mesmo período. Já os cheques sem fundos registraram queda de 4,1% e os títulos protestados recuaram 3,1% No período de janeiro a agosto, o valor médio dos cheques sem fundos atingiu R$ 1.235,18, ante os R$ 930,69 do mesmo período do ano passado. O valor dos títulos protestados foi de R$ 1 173,75 no acumulado de 2010,
ante os R$ 1.103,75 do mesmo período do ano passado.
De janeiro a agosto deste ano, o valor médio das dívidas ligadas a financeiras e cartões de crédito atingiu R$ 376,50, ante os R$ 369,20 do mesmo período de 2009. Na mesma base de comparação, as dívidas com bancos recuaram para R$ 1.319,99, ante os R$ 1 337,32 do mesmo período do ano passado.
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas ligadas a cartões de crédito e financeiras em todo o Brasil. (AE)
Independência vai manter suspenso por dois meses os pagamentos assumidos no plano de recuperação judicial acertado com seus credores no final do ano passado. O adiamento das parcelas de setembro e outubro para novembro foi definido na Assembleia Geral de Credores (AGC) realizada ontem, em São Paulo, e acompanhada por representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).
Realizada em segunda convocação, depois que a primeira, marcada para o último dia 8 não ocorreu por falta de quórum, a assembléia também definiu que para compensar o atraso dos dois pagamentos, as duas últimas parcelas serão pagas adiantadas, junto com a antepenúltima. A parcela de setembro seria a sexta de um total de 24 acertadas no plano de recuperação.
Em março, o Independência pagou de uma só vez as dívidas inferiores a R$ 100 mil. Os pecuaristas com crédito acima dessa quantia passaram a receber o valor parcelado em 24 meses. Dos 289 credores sul-mato-grossenses que assumiram ter dívidas quando a indústria entrou em processo de recuperação, 94 ainda recebem as parcelas estipuladas no plano.
Dos cerca de R$ 42 milhões devidos aos pecuaristas do Estado, R$ 17 milhões ainda não foram pagos.
A justificativa apresentada pela indústria para a suspensão temporária nos pagamentos é a formação de capital de giro, que atualmente seria insuficiente para manter a saúde financeira do grupo. A proposta inicial apresentada pelo frigorífico era a suspensão do pagamento por quatro meses, rejeitada pelos presentes.
A informação de que o frigorífico suspenderia temporariamente os pagamentos já havia sido confirmada anteriormente e gerou insegurança entre os credores. Desconforto que o resultado desta assembléia não desfez, pois ficou declarada a convocação de uma nova assembléia para discutir outras modificações no plano. “Difícil para os produtores conviver com essa situação, pois já contamos com o pagamento das parcelas. Isso só reforça a necessidade da venda à vista”, enfatizou o presidente da Comissão de Credores da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Leôncio Brito, presente na assembléia. Segundo ele, produtores rurais e entidades que os representam se manterão unidos e presentes de modo a obter de forma legal “até o último centavo” devido pelo Independência.
(Multiplique a quantidade de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais).
* A partir de agora, preços pecuários só livres, com suspensão do Funrural
Campo Grande - Durante cerimônia simbólica, ocorrida na tarde de ontem, no pátio da Monza veículos em Campo Grande, a diretora da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Maria Cristina Rosa Galvão Carrijo, recebeu das mãos do superintendente federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, as chaves de oito camionetes Ranger 4x4, que irão auxiliar no cumprimento da meta, de fiscalizar 1.500 hectares de soja (vazio sanitário da soja), aproximadamente 1.200 hectares de citros (sanidade dos citros), controle da doença Sigatoka Negra das bananeiras em sete municípios, entre outras ações de extrema importância na área de Defesa Sanitária Vegetal. Os veículos foram adquiridos por processo licitatório, mediante convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária
e Abastecimento (Mapa), de aproximadamente dois milhões de reais, mais a contrapartida do Estado. Os recursos liberados até agora para a Iagro, contemplaram a aquisição de nove veículos, sendo oito camionetes cabine dupla 4x4 e um veículo de pequeno porte, além de equipamentos de informática e aparelhos de GPS. Os veículos novos serão encaminhados para os municípios de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Ivinhema, Dourados, Itaporã e Campo Grande. Segundo o fiscal federal agropecuário, Ricardo Hilman, do Serviço de Sanidade Vegetal da SFA/MS, responsável pelo acompanhamento técnico do convênio com a Iagro, os recursos liberados até o momento somaram hum milhão cento e trinta e quatro mil reais, faltando o repasse de mais seiscentos e trinta e sete mil reais, que deverão ocorrer conforme o cronograma de liberação dos recursos do convênio com o Mapa.
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
O PROGRESSO
Governo
São Paulo - Suspeito de integrar um esquema de tráfico de influência para beneficiar empresas em contratos com o governo federal, o assessor da secretaria-executiva da Casa Civil Vinícius de Oliveira Castrom pediu demissão ontem após a divulgação da denúncia pela revista “Veja” deste fim de semana. O servidor, que atua como assessor jurídico da Casa Civil, declara que “repudia todas as acusações”.
Vinícius Castro é filho de Sônia Castro, sócia de filhos da atual ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, na empresa Capital Assessoria e Consultoria. De acordo com a reportagem de “Veja”, a firma teria atuado na intermediação de negócios de empresas aéreas com os Correios. A Capital tem sede em Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, e, além de Sônia, tem como sócios Israel e Saulo Guerra, filhos de Erenice.
de cerca de R$ 5 milhões em contratos firmados entre a MTA Linhas Aéreas e os Correios. Na ocasião, a Casa Civil era chefiada pela candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e Erenice ocupava o posto de secretária executiva, atuando como principal auxiliar de Dilma.
Filho de Erenice teria recebido uma comissão de cerca de R$ 5 milhões
A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, pediu ontem de manhã à Comissão de Ética Pública da Presidência da República a imediata abertura de investigação sobre a sua conduta em relação às notícias publicadas pela revista “Veja”. Em nota enviada à imprensa, a assessoria da ministra informa que Erenice fez o pedido por meio de ofício encaminhado ao presidente da Comissão, José Paulo Sepúlveda Pertence. No documento, ela diz que, se necessário, abre mão dos seus sigilos bancário, telefônico e fiscal, e também dos dados de seu filho Israel Guerra.
Elza Fiúza - ABr
Segundo a reportagem de “Veja”, Israel seria o operador do esquema junto ao governo federal. Pela apuração da revista, o lobby teria rendido ao filho de Erenice uma comissão
Segundo a reportagem, Israel operou, pelo menos, a concessão de um contrato de R$ 84 milhões para um empresário do setor aéreo com negócios com os Correios. Chamada de “taxa de suces-
Erenice pediu abertura de investigação sobre sua conduta
so”, a propina foi estimada em R$ 5 milhões e teria servido em parte para “saldar compromissos políticos”.
Em abril do ano passado, o empresário paulistano Fábio Baracat, dono da Via Net Express, empresa de transporte de carga aérea e então sócio da MTA Linhas Aéreas, queria ampliar a participação de suas empresas nos Correios. O objetivo era mudar as regras da estatal, de modo que os aviões contratados por ela para transportar material também pudessem levar cargas de outros clientes, arranjo
Luiz Alves – Agência Câmara
que multiplicaria os lucros de Baracat e sócios. Para obter sucesso em suas pretensões, o empresário foi orientado pelo “bas-monde” negocial de Brasília a procurar a Capital Assessoria e Consultoria, uma pequena firma em tamanho, cuja sede é uma casa numa cidade satélite de Brasília, mas grande em contatos. No papel, são sócios da Capital Saulo Guerra, outro filho da ministra, e Sônia Castro, mãe de Vinícius Castro, ex-assessor jurídico da Casa Civil. São dois laranjas. Sônia Castro é uma senhora de 59
do de pulmão.
O vice-presidente luta contra um câncer desde 1997 e já passou por 15 cirurgias. No fim de agosto, Alencar foi internado no mesmo hospital em razão de um quadro infeccioso. Após receber tratamento, o vice-presidente deixou o hospital no dia 2 de setembro.
anos que reside no interior de Minas Gerais e vende queijo. Estabelecido o canal, o empresário encontrou-se com Israel e Vinícius Castro, subordinado de Erenice. Nesse contato, obteve a certeza que o negócio sairia. “Bastava pagar”, relatou o empresário à revista. Nos acertos seguintes, Israel mostrou que o sucesso empresarial estava em seu DNA: “Minha mãe resolve”, teria dito Israel, segundo o empresário. “Impressionou-me a forma como eles cobravam dinheiro o tempo inteiro. Estavam com pressa para que eu fechasse um contrato”, emendou, de acordo com depoimento prestado à Veja. Prometido o dinheiro, feitos os contatos prévios, as “cláusulas”, o contrato chegou à sua fase final, a assinatura simbólica da negociata: o ok de Erenice. “Está na hora de você conhecer a doutora”, disse Israel a Baracat.
A Comissão de Ética Pública, ligada à Presidência da República, abriu procedimento preliminar para investigar a ministra da Casa Civil por suposta ligação com esquema de lobby. O advogado Fabio Coutinho, integrante da comissão, foi designado relator do caso e terá 10 dias para apresentar o resultado da análise. O prazo
poderá ser prorrogado.
Ao final da reunião da comissão, realizada no Palácio do Planalto, Coutinho disse que o grupo aceitou um pedido da própria Erenice para ser investigada, mas que independente do pedido, a comissão iria analisar o caso, diante da repercussão da denúncia na imprensa.
Coutinho avaliou que o ideal é que o caso seja analisado antes das eleições de 3 de outubro. Ele disse que não poderia fazer comentários sobre a denúncia envolvendo Erenice, porque não pode antecipar o mérito do julgamento. Ele afirma que há uma norma objetiva, em relação a questão do nepotismo no serviço público, mas disse não saber se essa norma também se aplicaria no caso de Erenice. O advogado refere-se à denúncia de envolvimento de parentes de Erenice na contratação de escritório de advocacia, sem licitação, que tinha entre os sócios o irmão da ministra. Coutinho disse que seu relatório poderá seguir dois caminhos: mostrar que houve ou não houve problema ético por parte da ministra. “Se houve falta ética, haverá recomendação de que existiu uma quebra de conduta e evidentemente haverá uma recomendação nesse sentido”. (AE)
Rossi destaca importância da conscientização da prevenção do câncer de mama e do colo de útero
Brasília - A Câmara analisa o Projeto de Lei 7727/10, do deputado Francisco Rossi (PMDB-SP), que concede folga anual a servidoras públicas, funcionárias e empregadas domésticas para a realização de exames de controle do câncer de mama e do colo de útero. Pela proposta, o benefício será concedido a mulheres a partir de 30 anos. O texto também condiciona o direito à folga para empregadas domésticas e funcionárias da iniciativa privada que tenham completado período de experiência. Segundo o autor da matéria, o objetivo do projeto é colaborar com a conscientização da prevenção ao câncer de mama e do colo de útero. “A proposta surge para massificar as informações, promover a detecção precoce desses tipos de câncer, e assim, contribuir para a redução dos níveis de mortalidade”, afirmou o parlamentar. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), citados pelo deputado, preveem 49,4 mil casos de câncer de mama no Brasil em 2010. Para o câncer do colo do útero o risco estimado para 2010 é de 18 casos a cada 100 mil brasileiras. “É inadmissível que nos dias atuais, seja por desinformação ou falta de diagnóstico precoce, tantas vidas sejam ceifadas”, disse Rossi. Ele lembrou que diversas pesquisas médicas concluem ser pertinente, no caso das mulheres sem sintomas do câncer e sem histórico familiar, fazer exames anualmente. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Ribeirão Preto - O corpo do bebê Sabrina Oliveira de Melo, de nove meses, foi sepultado na tarde de ontem (13), no cemitério de Analândia, cidade com cerca de 4,5 mil habitantes na região de Ribeirão Preto (SP). A criança morreu afogada na piscina da casa dos avós, na Chácara Santa Rita, no fim da tarde de anteontem (12).
Por volta de 16h50, os avós perceberam que o bebê, que estava num andador, havia caído na piscina. Foram acionados policiais de Analândia e da vizinha Itirapina, além de Bombeiros de São Carlos e a unidade de resgate da concessionária Centrovias, que administra a rodovia mais próxima da chácara. Porém, a criança já havia morrido. A chácara fica a cerca de 20 quilômetros da cidade.
Alencar internado
São Paulo - O vice-presidente da República, José Alencar, de 78 anos, recebeu alta da Unidade de Terapia Semi-Intensiva Cardiológica e foi transferido para o quarto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no fim da manhã de ontem. Alencar deu entrada no hospital na última sexta-feira, 10, com quadro de edema agu-
Brasília - A Câmara analisa o Projeto de Lei 7628/10, do deputado Felipe Bornier (PHSRJ), que obriga as concessionárias de telefonia fixa a ofertar serviço gratuito a aposentados com 65 anos de idade ou mais e renda familiar de até três salários mínimos. De acordo com a proposta, a gratuidade é garantida a um acesso por residência e ao consumo mensal de até 200 minutos.
Segundo o autor, a medida vai acelerar o processo de democratização das telecomunicações no País. Ele também espera instituir um importante instrumento de justiça social para aposentados “que tanto já contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
Rio - O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas Energia (MME), Marco Antônio Almeida, disse ontem que ainda nesta semana deve ser publicado o decreto que regulamenta a Lei do Gás, sancionada em março do ano passado. “Nossa expectativa é sexta-feira [17]. Sempre falo isso convencido de que será publicada. Infelizmente, nem sempre a gente consegue que isso se materialize”, disse ele ao defender que a regulamentação dará mais competitividade ao segmento.
O decreto vai regulamentar o transporte, a estocagem, o processamento e a comercialização do gás natural no país. Para o primeiro semestre do ano, Antônio Almeida disse que deve estar pronto o Plano Nacional de Malha de Gasodutos, que lançará as regras para a licitação das obras. O documento deve ser elaborado em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). “Pretendemos estar com essa regulamentação publicada nos próximos dias. Após isso, teremos diretrizes para os leilões de gasodutos”, afirmou o secretário durante Feira Internacional de Petróleo e Gás, no Rio de Janeiro.
Brasília - A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impeça a candidatura de Valdemar Costa Neto ao cargo de deputado federal por São Paulo. Com base na Lei da Ficha Limpa, Sandra afirmou que o político não pode ser candidato porque, em 2005, renunciou ao cargo de deputado federal para evitar a instauração de um processo por quebra de decoro parlamentar. Na época, foi criada uma CPI para investigar suspeitas de irregularidades envolvendo agentes públicos dos Correios.
A vice-procuradora observou que na CPI surgiram indícios de ilícitos praticados por integrantes do Congresso. Depois, esses fatos ficaram conhecidos como o escândalo do mensalão. “Um dos envolvidos com esses gravíssimos ilícitosinclusive como figura de relevo -, era, precisamente, o recorrido, Valdemar Costa Neto - que, inclusive, confessou ter recebido, irregularmente, valores para utilização em campanha eleitoral”, afirmou Sandra Cureau.
Brasília - A funcionária Ana Maria Rodrigues Caroto Cano, acusada de obter procurações para justificar a quebra de sigilo fiscal de contribuintes, não trabalhará mais na agência da Receita Federal em Mauá (SP). A Receita pediu o retorno dela ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), órgão ao qual é vinculada. Na sexta-feira (10), Ana Maria e o marido, o contador José Carlos Cano Larios, prestaram depoimento à Polícia Civil de São Paulo. De acordo com a Delegacia de Polícia Judiciária da Macro São Paulo, a servidora admitiu ter sido responsável pela quebra de sigilo fiscal de contribuintes e afirmou que usava procurações para justificar o acesso aos dados. Ela e o marido chegaram a ser detidos, mas foram liberados em seguida.
Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu ontem dois pedidos de habeas corpus para Waldez Góes (PDT), ex-governador do Amapá e candidato ao Senado, e de sua esposa Marília Xavier. A defesa quer que os dois sejam liberados da prisão preventiva que cumprem desde a última sexta-feira (10). Os pedidos foram distribuídos para o ministro Joaquim Barbosa e correm em segredo de Justiça. A prisão preventiva foi decretada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e caso o prazo não seja renovado, Waldez Góes e a esposa serão soltos na próxima quarta-feira (15). O objetivo da prisão preventiva é que os envolvidos não causem impedimentos que comprometam a investigação sobre o caso.
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
Conab revê previsão de safra de grãos e já aposta em recorde no campo em 2011; destaques ficam para o milho e a soja
DOURADOS - O clima favorável e os ganhos em produtividade foram os principais fatores que beneficiaram a produção brasileira da safra 2009/2010 de 149 milhões de toneladas de grãos, segundo o secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Maria dos Anjos. O 12º
Previsão de safra maior anima setor e preocupa produtores pelo preço
levantamento da produção de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi divulgado em Brasília. A desenvoltura e a criatividade do agricultor, que avança cada vez mais em gestão rural, favorecem também a produção de alimentos no Brasil. “Os produtores estão investindo em tecnologias avançadas, com emprego de
variedades adequadas e seguindo o zoneamento agrícola definido pelo Ministério da Agricultura e isso traz ganhos de produtividade”, lembrou José Maria. Os números da Conab foram ajustados em relação ao último levantamento feito em agosto, principalmente para o milho segunda safra (milho safrinha), com aumento de 27%, o que corresponde a mais 4,7 milhões de toneladas, totalizando 22 milhões de toneladas. O milho total fechou em 56 milhões de toneladas. Outro destaque foi a cultura da soja, com crescimento de 20%, ou 12 milhões de toneladas sobre o ciclo anterior, somando 69 milhões de toneladas.
De acordo com José Maria, o apoio do governo à comercialização de 12 milhões de toneladas de milho e a reação dos preços no mercado interno também resultaram em melhor remuneração para os produtores brasileiros. A
Conab também estimou um incremento nas exportações do grão neste ano, saltando de 8,5 milhões de toneladas para 9,5 milhões de toneladas.
A comercialização do milho está equilibrada, dando sustentação ao produtor. “Subiu 12% no mercado externo e 16% internamente nos últimos 30 dias”, avalia. José Maria dos Anjos disse também que o abastecimento nacional está garantido, pois o estoque de passagem no final do ano será de 12 milhões de toneladas, o maior da história.
O cenário internacional do trigo também contribuiu para a reação dos preços do milho nacional. “A quebra da safra de trigo na Rússia, devido às condições climáticas, aumenta a demanda do milho para ração, refletirá na produção de carnes suína e de frango”, ressalta o secretário substituto do Mapa. Ele citou também o mercado chinês, que entra como grande consumidor do cereal e influencia os preços, como ocorreu com a soja.
A próxima safra de grãos estará condicionada aos fenômenos climáticos, que este ano tem influência do La Niña, com previsão de seca no Sul e chuva no Nordeste. “Essa condição, apesar de favorecer o preparo do solo e o plantio para a produção de verão, poderá causar também prejuízos às lavouras”, afirma. Há maior risco de estiagens prolongadas no fim da primavera e durante o verão em função da intensidade do La Niña. Os preços dos produtos agrícolas também estão favoráveis, principalmente, soja, milho, trigo e algodão.
DRede OURADOS - O brasileiro definitivamente está consumindo mais pescado. Nos últimos oito anos, o consumo anual por pessoa cresceu quase 40%, saindo de 6,5 quilos em 2003 para 9 quilos este ano. Por conta do aumento da demanda, 20% do consumo interno são atendidos pelas importações. Os dados foram divulgados pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, durante o lançamento do edital para a compra de equipamentos do Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), em Niterói.
O Cipar, que será inaugurado até o fim do ano, recebeu R$ 10 milhões em investimentos federais. Cerca de 10 mil pescadores artesanais da região serão beneficiados com infraestrutura de carga, descarga e comercialização de pescado. “Nós tivemos nesse período a estruturação das políticas públicas para dar apoio ao setor pesqueiro e aquícola brasileiro, com a criação do ministério e um conjunto de políticas de crédito e assistência técnica. Isso tem impulsionado o setor, com o aumento da produção em 25%, de 2003 a 2009, e aumento significativo no consumo”, destacou Gregolin.
Apesar da produção brasileira de pescado ter saltado de 990 mil toneladas em 2003 para 1,24 milhão de toneladas em 2009, a produção interna não tem acompanhado o crescimento do consumo pelos brasileiros. Por isso, o país já está importando mais de 200 mil toneladas ao ano, principalmente de peixes como salmão e bacalhau.
Gregolin estima que o Brasil, rico em água doce e dono de 8 mil quilômetros de costa, tem potencial para produzir até 20 milhões de toneladas por ano. “Esse é um potencial que será desenvolvido no médio e longo prazos. A nossa meta para 2011 é chegar a 1,4 milhão de toneladas. Nos próximos cinco anos, temos condições de chegar a 2 milhões de toneladas”.
Para garantir o crescimento sustentável do setor pesqueiro, o governo federal investiu em infraestrutura para atender aos pescadores artesanais. Segundo Gregolin, foram construídos 20 terminais pesqueiros, 25 entrepostos e 180 fábricas de gelo nos últimos anos. O objetivo é favorecer o aumento da renda dos pescadores, que ficam livres dos atravessadores, e promover a redução do preço ao consumidor, incentivando a demanda e realimentando a cadeia produtiva.
Apesar de comemorar o aumento do consumo de pescado, o ministro afirmou que ainda há um grande espaço para o setor crescer, tomando como referência o consumo per capta de outros países. Os japoneses são os que mais consomem frutos do mar: nada menos que 60 kg por pessoa ao ano. Na China, o consumo per capta é de 30 kg/ano e no Chile, 12 kg/ano, a mesma quantidade que o ministro Gregolin aponta como meta para o consumo no Brasil dentro de cinco anos. Atualmente, segundo o ministério, a pesca é responsável pelo sustento de 1 milhão de famílias de pescadores e de 150 mil famílias de aquicultores.
Professores recebem capacitações que têm um dos objetivos o de melhorar a qualidade do ensino. Cidades 2
Cursos de pesca terão vagas em todo o país
Em Mato Grosso do Sul, serão destinadas 120 vagas com três turmas de cada curso técnico voltado a pescadores e aquicultores. Cidades 3
Coluna Social de Antonio João
Na coluna social de João Orzeni você confere os principais acontecimentos no município e quem é destaque na sociedade local. Cidades 4
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
Participaram alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Fátima do Sul
Fátima do Sul - A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, instituiu pela Resolução 003/semect/2010 de 29 de julho de 2010, a Comissão Julgadora Municipal (CJM) da Olimpíada de Língua Portuguesa, composta pelos integrantes: professora mestre em educação Maria Odete Amaral, secretária municipal de Educação do Município de Fátima do Sul, gestora municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa; professora licenciada em pedagogia Vera Lúcia Anizelli Stivanelli, coordenadora geral das Olimpíadas de Língua Portuguesa; professora licenciada em letras
alunos participaram das oficinas da olimpíada de Língua Portuguesa
Maria Jane da Silva Borges França, representante da Secretaria Municipal de Educação; professora licenciada em letras Gerulina Rios dos Santos, representante dos docentes da Rede Municipal de Fátima do Sul; professora licenciada em letras Mirtys Lays dos Santos, representante dos docentes da rede Estadual de Ensino do Município de Fátima do Sul, divulga os textos selecionados dos alunos que participaram das oficinas da Olímpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Durante o 1º semestre do corrente ano, os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas, orientados pelos professores inscritos, participaram das oficinas da Olimpíada de
Amambai - O mês de setembro é marcado pelas comemorações do aniversário do município de Amambai. Este ano serão comemorados os 62 anos de emancipação política do município, e para isso, a prefeitura montou uma programação de inaugurações e lançamentos de obras, que servirá para melhorar a qualidade de vida de todos os moradores.
Segundo o prefeito Dirceu Lanzarini, a população de Amambai merece como presente ações que beneficiam e melhoram a infraestrutura da cidade, serão diversos empreendimentos que serão inaugurados e lançados ao longo desses dias, obras com grande importância para a cidade, gerando mais desenvolvimento e progresso.
Com base nisso, a prefeitura criou a campanha “Eu Sou de Amambai ”, com o objetivo de convidar a população a demonstrar o orgulho de viver em Amambai e também valorizar o comércio local. O rápido desenvolvimento da cidade, mostra que a população é privilegiada por viver em um lugar onde a cada dia, novos empreendimentos são lançados, aumentando a geração de emprego e renda, demonstrando assim, a força do comércio local.
A comissão organizadora faz um convite a todas as empresas de Amambai interessadas em participar do desfile do aniversário da cidade, realizado no próximo dia 28, a se inscreverem na Secretaria de
Indústria e Comércio, Fundesc e Administração.
InícIo
A partir do dia 4, tiveram início as programações com o lançamento do sistema de abastecimento de água nas vilas Santo Antônio e Nossa
Senhora Aparecida, sistema esse que levará gratuitamente água para consumo entre todos os moradores daquela região. Projeto firmado entre a prefeitura e a Funasa, que teve seus trabalhos já iniciados, fazendo a instalação de mais de 13 km de tubos e conexões. Nas vilas Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, o sistema de abastecimento de água já era para estar funcionando há muito tempo, mas, por descaso da administração anterior, que comprou equipamentos que não teriam utilidades, o projeto não pôde ser executado. No início da administração do prefeito Dirceu Lanzarini, a prefeitura de Amambai elaborou um projeto junto à Funasa, onde estabeleceram as metas corretas para o abastecimento de água chegar até os moradores daquela região, com a aquisição de materiais que seriam utilizados, visando ao beneficiamento da comunidade e não de um pequeno grupo, como queria fazer a antiga administração.
Lanzarini também fez inaugurações de obras no Parque de Exposições de Amambai, em parceira com o sindicato rural, a prefeitura inaugurou um pavilhão para exposição de gado de
Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Os textos elaborados pelos alunos foram encaminhados à Comissão Julgadora Escolar e depois selecionados pela CJM, conforme Resolução 003/semect/2010. Os textos encaminhados e selecionados foram os seguintes nas categorias:
“Poema”
Texto intitulado “Meu Cantinho”, escrito pela aluna Danielli Matos Fernandes Costa do 5º ano da Escola Municipal Favo de Mel – Polo, orientado pela professora Sonia Rodrigues Santos.
“memórIas LIterárIas”
Texto intitulado “Brincadeiras de pai e Filho”, do aluno Cezar Henrique Soares Batista, do 8º ano da Escola Estadual Vila Brasil, orientado
pela professora Luciene Cléa da Silva Monteiro Bandechi. “crônIca”
I ntitulado “Você sabe o que é Vitória?”, do aluno Ariel Alison de Oliveira, do 1º ano Ensino Médio da Escola Estadual Senador Filinto Mulher, orientado pela professora Regiane Coelho Pereira Reis.
“artIgo de oPInIão”
I ntitulado “Minha querida Favo de Mel”, da aluna Priscila Ângelo de Camargo, da Escola Estadual Vicente Palotti, orientado pela professora Cássia Aparecida Fernandes Araújo.
Os gêneros textuais abordados são produtos da cultura da sociedade, proporcionando aos professores e alunos inscritos as competências de ler, refletir e escrever.
bairro.
Dia 20: às 8h, inauguração da reforma e ampliação da unidade de saúde da Vila Guape, na USF Vila Guapé. Às 14h, inauguração do Nasf. Rua Dom Pedro II. Comemoração ao Dia da Árvore com a inauguração do portal do prade e plantio de mudas nativas na Vila Indiana - área de proteção permanente do córrego Pandui. Às 15h, entrega de uniformes na Escola Municipal Júlio Manvailer, no Centro de Educação Infantil Pequeno Aprendiz, na Escola municipal Flavio Derzi, no Centro de Educação Infanti Nosso Mundo, na Escola municipal MboEroy Guarani Kaiowá, na Escola Municipal MitãRory.
raça e também a pavimentação das ruas do parque de exposição com aplicação de CBUQ.
Obras estas realizadas com a parceria do governo do Estado, que também esta realizando o trabalho de recuperação asfáltica das ruas do município, através da aplicação de Lama asfáltica e CBUQ. As ruas da cidade estão passando por uma total renovação através deste trabalho, nunca antes realizado no município.
Durante todo o mês, Lanzarini irá inaugurar e lançar obras e ações em toda a cidade, e, no dia 27, haverá um grandioso show gratuito com a dupla Munhoz e Mariano, em comemoração aos 62 anos de Amambai, o show será realizado ao lado do ginásio
Flávio Derzi.
A programação, com inaugurações e lançamentos de obras segue a seguir:
Programação Dia 14: às 9h, Exposição de brinquedos de sucata e painel fotográfico Casa do Artesão.
De 15 a 30: das 13h às 17h, visitação ao museu de Amambai. Rua General Câmara, n° 1.225.
Dia 16: às 9h, afixação de placas de área de proteção permanente Rodovia Amambai – Ponta Porã. Às 14h, inauguração da reforma e ampliação da unidade básica de saúde da Vila Doriane, Rua Jacinto Basilio de Oliveira.
Dia 17: às 9h, lançamento
de Tótem. Av. Pedro Manvailer. Às 14h, inauguração da reforma da ala de enfermaria do hospital regional de Amambai. Rua José Luiz Sampaio Ferraz.
Dia 18: às 8h, atividades recreativas na Vila Santo Antônio com inauguração de paisagismo na praça, curso de sabão e implantação de pomar na Associação de Moradores (parcerias Semai, Fundesc, Associação de Moradores e Folha Verde Paisagismo). Vila Santo Antônio. Às 20h30, encerramento Interfirmas 2010 (premiação). Ginásio Flávio Derzi.
Dia 19: às 8h, Torneio de Futsal da Associação de Moradores da Vila Cristina, na Associação de Moradores do
Dia 21: às 16h, lançamento das salas de tecnologia: Escola Municipal Antônio da Silva, Escola Municipal Marlene Vilarinho, Escola Municipal Flávio Derzi, Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, Escola Municipal Júlio Manvailer, Escola Municipal MitaRory, Escola Municipal MboEroy Guarani Kaiowá, Escola Municipal João Rodrigues, Escola Municipal Lino do Amaral Cardinal, Escola Municipal Maria Bataglim Machado, Escola Municipal Antônio Pinto.
Dia 22: às 8h, inauguração da vala hospitalar e alambrado da usina de processamento de lixo.
A programação segue até o dia 30 com outras inaugurações e atividades recreativas e esportivas no município de Amambai.
Rogério Sanches Prefeita Ilda Machado parabeniza os textos selecionadosuma linha de trabalho com mais qualidade”, destaca Maria de Fátima.
A educação infantil começou a ganhar importância no Brasil. Após a Lei de Diretrizes e bases da educação, o Plano Nacional de Educação tem como meta para o início de 2011 atender 50% das crianças de até 3 anos e 80% para a faixa de 4 a 6 anos. Foram elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação a resolução
Secretaria municipal de Educação desenvolve atividades mensais
Esse tipo de ação proporciona as crianças um cuidado e uma educação de qualidade, a partir de embasamentos teóricos e práticos, fazendo assim que seja traçado uma linha de trabalho. Aproximadamente 38 profissionais participam dessas capacitações. “Com esse tipo de trabalho, fica mais fácil dos professores desempenharem
Sidrolândia
5 que trata das diretrizes para educação infantil e estão sendo elaborados por doutores na área orientações de como e o que trabalhar nas faixa etárias. De acordo com o prefeito Renato Câmara, a Município está cada vez mais empenhado em investir na área de educação. Ele também ressalta que já foi aprovado um projeto para ser construída, na
Escola Benedita Figueiró de Oliveira – Colégio Agrícola, uma biblioteca e uma praça, totalizando um investimento no valor aproximado de R$200 mil. Essas duas obras serão feitas através de emenda parlamentar estadual e terá uma contrapartida do Município.
OutROS
InvEStImEntOS
IPaulo César vinhema - A Secretaria Municipal de Educação de Ivinhema, juntamente com a equipe das escolas de Educação Infantil, está desenvolvendo atividades mensais com profissionais que atendem crianças de 0 a 6 anos. As coordenadoras dessas atividades, funcionárias da Prefeitura Municipal – Maria de Fátima Moura e Aparecida Pires Guiroto, explicam que os professores estudam, trocam experiências e preparam as atividades.
Segundo a secretária de Educação de Ivinhema, Cleonice Colodeti Poggi, a previsão é que em breve o Município irá ter mais três novos ônibus para atender aos estudantes. Um dos veículos já foi adquirido com recursos próprios e os outros dois são provenientes de recursos federais.
Na Escola Municipal Rural José do Patrocínio Polo, localizada no Núcleo Lídia, situada na Gleba Ouro Verde, também será construída uma sala de educação infantil, totalmente adequada às crianças, inclusive com banheiro. Na mesma instituição será feito um
Divulgação
Participarão 12 trabalhadores das empresas Via Blumenau, Tip Top e Priscila Malhas
Sidrolândia - Para atender a demanda das indústrias do vestuário localizadas em Sidrolândia, a FatecSenai Campo Grande e o Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) vão realizar o curso de manutenção de máquinas de costura na cidade. A capacitação, que será oferecida a 12 profissionais das indústrias Via Blumenau, Tip Top e Priscila Malhas, terá início neste sábado (18/09) e término previsto para o dia 16 de outubro.
O curso será realizado apenas aos sábados, sendo que os participantes serão divididos em duas turmas com carga horária de 20 horas/aulas. De acordo com o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, o curso foi estruturado de acordo com as necessidades das três empresas. “Trata-se de um curso de
aperfeiçoamento, cujo intuito é fomentar a manutenção constante das máquinas utilizadas, de forma que ao final do processo, haja maior produtividade e redução dessa manutenção”, disse.
Já o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, reforçou que o trabalho está sendo desenvolvido no âmbito da marca de gestão Indústria Ativa da Fiems. “Este é o esforço do Sistema Indústria em Mato Grosso do Sul para atender as necessidades do setor do vestuário”, declarou. O supervisor da Via Blumenau, Valdir Buzzi, destacou o empenho das entidades em realizar o curso e disse que essa parceria com as indústrias é benéfica para todos.
“Estamos qualificando a nossa mão de obra local e isso é importante para todos, tornase ainda melhor quando temos a disponibilidade do Senai em
vir até o chão da fábrica para treinar os profissionais, pois eles já estão familiarizados com o local e com o dia a dia da indústria”, declarou Valdir Buzzi, informando que as aulas serão realizadas no parque fabril da Via Blumenau, em Sidrolândia.
No conteúdo previsto estão incluídos os mecanismos básicos da máquina overlock, como sistemas de formação do ponto corrente 504 e 505, sistema de alimentação do transporte, sistema de transmissão de movimentos, entre outros, enquanto com relação à máquina galoneira será detalhado o manuseio do equipamento, barra de agulha e looper, sistema de transporte, trançador e regulagem completa, incluindo ponto. O curso também prevê a regulagem da barra de agulha, regulagem da lançadeira, sistemas de transporte, sistema de estica fio rotativo da máquina zig zag.
Professores da Educação Infantil de Ivinhema recebem capacitação mensalmente parquinho que irá beneficiar não somente os alunos mas também a comunidade local.
Outras ações na área de Educação já concluídas é a nova quadra coberta da Escola
Nova Andradina
Sideney Carlos Costa, feita com recursos federais, estaduais e mais a contrapartida do Município.
A mais recente foi a entrega de uniformes, concluída na
semana passada e adquiridos com recursos próprios. Ao todo foram gastos R$5.712,00 nesta compra que beneficiou alunos de todas as escolas municipais de Ivinhema.
Nova andradina - Comemorar as datas mais importantes do calendário tem sido uma das preocupações do Governo Municipal de Nova Andradina, porque atende os desejos da população e leva, especialmente às crianças e jovens, a respeitarem datas cívicas. Após a realização do desfile da Independência, a Semec já se prepara para comemorar o Dia da Criança e o Dia do Professor.
Com o objetivo de discutir a programação, estiveram reunidos no dia 10, na Sala Lúcia Toledo, os diretores de todas as unidades escolares, tendo como convidada a primeira-dama Joana D’Arc. A diretora geral Nair Lorencini Russo abriu os trabalhos, parabenizando todos pela realização do desfile, que conforme ela disse, atingiu todos os objetivos propostos.
“Não há como destacar nenhuma unidade, pois todos estiveram muito bem, todos se empenharam e conseguiram dar o melhor, para o melhor desfile que já tivemos”, agradeceu ela a todos, pela contri-
Jateí
Escolas se preparam para que a festa seja a mais animada
buição na realização da grande festa cívica.
Posteriormente, colocou em discussão as comemorações do mês de outubro, e ficou definido que haverá festividades, nos mesmos moldes do que aconteceu no ano passado, quando as crianças foram agrupadas em locais determinados, onde foram realizadas brincadeiras, foram servidos lanches, bolos e sorvetes para todos.
Ficou ainda definido que as escolas da zona rural realizarão sua festa em separado, dada à dificuldade de transporte. A Machado de Assis
Polo
e a Ministro Marcos Freire estarão fazendo sua festa no dia 5. No dia 6, será a vez da Escola Luis Cláudio Josué. E na cidade, haverá festividades no dia 8 de outubro, na Asserna e no Simted, separando-se as crianças e jovens por série e estudo.
Nair lembrou que o prefeito Gilberto Garcia não abre mão de comemorar com muita festa o Dia das Crianças, porque em seu governo, elas são absoluta prioridade. Para a primeira-dama Joana D’Arc, “queremos ver no que falhamos no ano passado e melhorar este ano”, disse ela.
Jateí - A Associação de Proteção e Assistência as Mães e Crianças Jateienses “Hospital Santa Catarina” do município de Jateí apresentou o relatório das atividades realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante os meses de junho a agosto de 2010. De acordo com a diretora administrativa do hospital, Maria
Aparecida Ramos Gomes, no ambulatório, durante este período foram realizadas 21 consultas observações e 642 urgência e emergência, com 12 procedimentos. Já no setor de internações, totalizou 52, sendo quatro por meio de clínica obstétrica, 34 clínica médica e 14 clínica pediátrica.
Além dessas atividades citadas, o Hospital Santa Catarina fez divulgações através de folder,
com Doação de órgãos, Doação medula óssea, Dez passos da alimentação materna, Orientação para as parturientes – vacinas, teste do pezinho e da orelha na unidade de saúde.
Atualmente a Associação de Proteção e Assistência as Mães e Crianças Jateienses “Hospital Santa Catarina” encontra-se na presidência de Edvaldo Batista Gomes.
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
O PROGRESSO
No Estado de Mato Grosso do Sul, serão destinadas 120 vagas com três turmas de cada curso
ampo Grande -
O Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com o Ministério da Educação, por intermédio do Instituto Federal do Paraná, estão oferecendo dois cursos para pescadores e aquicultores de todo o Brasil: Curso Técnico em Pesca e Curso Técnico em Aquicultura, com 20 vagas cada. A aula inaugural será hoje dia 14, às 8h, em rede nacional, com a fala do ministro Altemir Gregolin, do MPA.
Esses cursos técnicos fazem parte da política de qualificação e solidificação do setor pelo MPA; estão voltados aos pescadores e aquicultores; e, têm como principal finalidade aumentar o nível de escolaridade destas pessoas, qualificando-as tecnicamente.
A realidade do setor pesqueiro e aquícola brasileiro está mudando com a consolidação do Ministério da Pesca e Aquicultura.
seja realizado com respeito ao meio ambiente. Por isso que está sendo empreendido o curso, que pretende contribuir para o fortalecimento de um modelo de desenvolvimento sustentável para o setor pesqueiro, buscando a garantia que os profissionais da área permaneçam no setor, contribuindo assim com a geração de emprego e renda.
No Mato Grosso do Sul, serão destinadas 120 vagas com três turmas de cada curso, distribuídas nos municípios de Três Lagoas, Mundo Novo e Ladário.
Poderão se inscrever pescadores e aquicultores e seus familiares que tenham concluído o ensino fundamental. O processo de matrícula dos alunos ocorre durante todo o mês de setembro e o início das aulas é em 4 de outubro.
As vagas são para os municípios de Três Lagoas, Mundo Novo e Ladário
O governo Lula criou este órgão para alavancar a produção de pescado no país, com sustentabilidade ambiental e inclusão social. E a produção nacional de pescado saltou de 990 mil toneladas produzidas em 2003, para 1,25 milhão de toneladas produzidas em 2009. Neste contexto está despontando a necessidade de melhorar a qualificação de pescadores e aquicultores para garantir que o crescimento da oferta de pescado continue e
Jateí
As aulas serão realizadas nos Telecentros de cada um dos municípios escolhidos. Nestes locais estão instalados 10 computadores com internet via satélite e um projetor multimídia.
Os cursos são divididos em momentos presenciais; momentos à distância; e, prática profissional. No primeiro, as teleaulas têm o apoio de um professor conferencista a partir dos estúdios do EAD/IFPR em Curitiba; de um professor web que auxilia o conferencista e responde perguntas dos alunos em tempo real pelo portal; e,
Esses cursos técnicos são voltados aos pescadores e aquicultores e têm a finalidade de aumentar o nível de escolaridade
de um tutor presencial que faz a interação entre o aluno e o professor em cada um dos Telecentros. A seleção destes tutores municipais já está em curso. Estes tutores cuidarão também do segundo momento destinando parte do seu tempo para apoiar os alunos em momentos extra-aulas, orientando-os na elaboração de trabalhos, resolução das questões autoinstrutivas e na prática profissional.
Neste segundo momento, o aluno também conta com a presença do tutor a distância. No dia seguinte após a teleaula, um professor ficará à disposi-
Rogério Sanches
ção dos alunos para responder às perguntas no portal ou por telefone.
Já com relação ao terceiro momento, o educando terá uma carga horária destinada à prática profissional, na qual terá a oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos durante as teleaulas e nos estudos.
Os cursos durarão por dois anos. As aulas serão a ministradas às segundas-feiras e às terças-feiras.
AuLA iNAuGuRAL
Para hoje estão convidados para a aula inaugural nos Telecentros os parceiros do MPA
Maracaju
como as prefeituras, associações e colônias de pescadores, Banco do Brasil, além de órgãos do governo estadual como Imasul e PMA, do governo federal como Embrapa e universidades e organizações não governamentais como a Secaf.
Em Três Lagoas, o evento será no Telecentro da Colônia de Pescadores Z – 03; em Ladário no Telecentro da Associação dos Pescadores Profissionais Artesanais de Ladário – APPAL que está instalado no Centro Comunitário do CEAC Boa Esperança; e, em Mundo Novo no Telecentro da Colônia de Pescadores Profissionais Arte-
sanais Z – 08. Além do ministro Gregolin que falará por cerca de uma hora sobre o ministério e a importância da qualificação dos pescadores e aquicultores; outras pessoas farão uso da palavra conforme o local.
João Dias Machado –Diretor de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal – MPA – fone: 61-96584604. Paulo Roberto da Silva – Superintendente Federal – SFPA/MS – 67-9962-0043. Adilson Santos – Coordenador de Projetos – SFPA/MS – 679901-0113.
Maracaju – Recentemente a Secretaria da Saúde promoveu uma reunião no Previmmar às 17h com grupo interessado em levar a diante o projeto de medicina alternativa. Uma reunião será marcada com o prefeito Celso Vargas (PTB) para apresentar a ideia, com intuito de buscar apoio e convênios para execução dos medicamentos fitoterápicos no município de Maracaju.
PALESTRA
Prefeito Arilson e primeira-dama Mafalda com o prefeito mirim e a 1ª dama mirim
ateí - Visivelmente
emocionado, Arilson
Targino (PSDB), prefeito municipal de Jateí, destacou e parabenizou a Câmara Municipal de Jateí, por estar levando aos alunos da Escola Estadual Professora Bernadete Santos Leite, o trabalho do Poder Legislativo em uma administração municipal, através do projeto “Câmara em Ação”. “Ficamos emocionados em estar juntos com esses vereadores mirins e com o meu representante mirim também, tanto meu como da primeira-dama mirim. Esse projeto desenvolvido pela Câmara
Municipal vem mostrar todo o trabalho e a importância de cada vereador nas aprovação dos projetos do Poder Executivo e em suas reivindicações feitas para o melhor de cada cidadão do nosso município”, enfatizou Arilson. Arilson em um gesto carinhoso, brincou dizendo “o prefeito mirim é mais bonito e charmoso”, e que uma ação dessas ficará marcada na memória de cada um aluno e de seus pais “Todo o trabalho feito com a criança irá fortalecer em seu desenvolvimento civil e educacional, esperamos que os pais continuem trabalhando
seus filhos sempre para o melhor, levando-os para os lugares certos, pois eles serão o nosso futuro e que muitos deles que estão aqui hoje, certamente, estarão sendo nossos representantes políticos no futuro”, finalizou Arilson Targino.
O Projeto é realizado pelos vereadores da Câmara Municipal, onde foram entregues aos alunos de primeiro ao quinto ano em forma de cartilha que leva ao conhecimento dos pais e alunos e de todo o corpo docente as competências dos Poderes e destaca também a atuação dos trabalhos dos vereadores perante a comunidade.
Profissionais da saúde, representantes da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul –, vereadores Kleber Barbosa e Rudimar
Lautert, além de outros interessados, participaram da palestra sobre plantas medicinais, no último domingo (22) às 9h na Câmara Municipal.
O palestrante e terapeuta holístico Isaías Gonçalves de Oliveira falou sobre a importância da medicina alternativa e suas vantagens no tratamento de doenças, explanando sobre a produção de determinadas plantas típicas do cerrado que deve ser semeado de acordo com o solo da região CentroOeste.
Destacando que é preciso definir se a intenção do município é fazer um plantio de sustentabilidade para manter o mercado dos fitoterápicos
ou a criação de um herbário para realização de pesquisas, o palestrante citou algumas plantas que facilmente podem ser cultivadas de acordo com o clima; babosa, hortelã, tansagem, confrei, alecrim, linhaça entre outras compõe a lista.
“É preciso definir o que será cultivado; apenas uma cultura deve ser plantada para não haver impedimento no desenvolvimento”, diz.
PROjETO
Existe um projeto de plantas medicinais na UEMS de Maracaju, onde a comunidade recebe muda, a intenção é retomar o projeto com prioridade.
Em destaque especial o filho do proprietário da Casa de Carne e Conveniência Modelo, Gilmar Alves Kuhn e o funcionário Roberto Machado M. Barreto.
Parabenizamos o jovem Santiago Flores Lopes, funcionário do Escritório Excel, que no dia 10 passado completou mais uma primavera no jardim de sua existência, recebendo os parabéns de sua namorada Mariane Dauzacker, dos amigos e familiares, na foto, ao lado do governador André Puccinelli.
Momento especial do PE. Robertinho fazendo a entrega da Moto 0 Km aos ganhadores do Bingo: Flávio Barcelos, Jonathan Bacelos e Eurico da Rosa Siqueira.
Grande público presente na Festa da Praça de Eventos promovida pela Igreja Católica Nossa Senhora Perpétuo Socorro nos dias 11 e 12 passados.
Destaque
Feliz da vida o Sr. Setembrino, recebendo das mão do PE. Robertinho a TV, um dos vários prêmios sorteados no Bingo realizado pela Igreja Católica no dia 12 passado.
No sábado, dia 11 de setembro, aconteceu o enlace religioso coletivo dos casais Roberto e Jane, Ronaldo e Lidiane e Nino e Anelci. O evento foi celebrado pelo pastor Mário Sérgio na Igreja Evangélica Missões Brasa Viva: Felicidades aos casais!
IncluInDo POlícia
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
O PROGRESSO
Partida será nesta quarta-feira, em Ladário, contra o Pantanal, numa tarde de muito calor e clima seco
Estadual Arquivo
Marcelo HumbertoDOURADOS – O Sete de Setembro vai a Ladário, nesta quarta-feira, às 15h, enfrentar o Pantanal pela semifinal do Campeonato Estadual Sub-18. Quem vencer, enfrenta Cene ou Sidrolândia. E para esta partida, a preocupação do técnico Alex Lima do clube douradense é quanto à situação do gramado do estádio de Ladário. “Sabemos que a região do Pantanal, assim como todo o Estado padece pela seca. Espero encontrar um estádio bem cuidado para um bom futebol”, analisa o treinador.
blema com a equipe titular já que todos estão aptos para essa decisão. “Vamos jogar completo”, resumiu.
O tempo seco, baixa umidade e um forte calor que fez nos últimos dias em Dourados, fez com que o treinador e sua comissão técnica realizasse trabalhos mais leve com os jogadores.
E depois da partida de sábado contra o Corumbaense, no Estádio da Leda, o Sete de Setembro voltou aos treinamentos na segunda-feira somente pela manhã. Tudo para poupar o elenco para a partida da semifinal desta quarta-feira.
No Sub-16, Sete perdeu e precisa vencer por 2 gols de diferença para ficar com título
A vitória elástica sobre o Corumbaense na ultima partida eu um novo ritmo para a equipe que vinha desacreditada na fase classificatória e deu a volta por cima nas fases seguintes e agora está perto de uma das vagas para a disputa da Taça São Paulo de futebol Junior.
Contra o Ladário, o técnico Alex Lima não terá pro-
SUB-16
E a equipe Sub-16 do Sete de Setembro, que disputou a primeira partida da final do Estadual Sub-16, na Leda no sábado, perdeu por 1 a 0 para o Cene de Campo Grande e agora precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. A partida será no campo do Cene, neste sábado, às 15h, em Campo Grande.
Jogadores e técnico d0 Sete de Setembro estão preocupados com as condições do gramado do Estádio de Ladário
DOURADOS – A Liga Esportiva Douradense de Amadores (Leda) abriu ontem inscrição para o Campeonato Regional de Futebol Society que começa no dia 10 de outubro. E mesmo antes de oficialmente abri-la, muitas equipes demonstraram interesse na competição que distribuirá uma premiação em dinheiro de R$ 4,500.00 aos três primeiros colocados.
De acordo com o presidente da Leda, Mario Lucio da Silva Manteiga, todos os jogos acontecerão em dois campos no Estádio.
“A administração da Leda está inovando. No nosso calendário já temos o Campeonato Amador, o Veterano, competições de base e agora o society. A Leda reconhece que Dourados hoje está muito bem servida de equipes organizadas que vislumbram essa modalidade. E por essa razão que resolvemos realizar esses jogos aberto para toda a região de Dourados”, disse Manteiga.
O arbitral acontece no dia 24 deste mês na Leda, a partir das 19h30. O Campeonato Regional de Futebol Society é aberto para 20 equipes divididas em cinco chaves de quatro equipes, sendo que se classificam duas de cada chave e ainda seis por índice técnico. A segunda fase será eliminatória.
Por ser uma competição longa, será encerrada no dia 20 de dezembro, aniversário de Dourados, Manteiga acredita que todas as equipes inscritas terão chances de jogar e mostrar um bom futebol. “Serão praticamente três meses de jogos aos sábados e domingos
Manteiga, que abriu oficialmente ontem as inscrições para o Regional de Society
e com chances aberta para todas”, observou.
Informações sobre o Campeonato Regional de Futebol Society com Manteiga pelo telefone (67) 9998-0389.
Fórmula 1
SÃO PAULO - O abandono na primeira volta do GP da Itália, no domingo, levou Lewis Hamilto n a perder a liderança do Mundial de Pilotos, mas o inglês recebeu o apoio de Martin Whitmarsh, chefe da equipe McLaren. O dirigente disse que o piloto não deve mudar o seu estilo na luta pelo título da temporada 2010 da Fórmula 1.
“Isso é Lewis Hamilton. Ele é um piloto agressivo, que ao ver o replay em câmera lenta no conforto de uma poltrona, provavelmente, desejaria que não tivesse feito isso, e nós também. Mas isso é ser um piloto de corridas”, afirmou Whitmarsh em entrevista ao site da revista Autosport. “Eu não quero mudar Lewis Hamilton eu acho que ele é um grande produto, um grande ser humano e um grande piloto de corridas”.
ultrapassá-lo. Em seguida, perdeu o controle da sua McLaren e abandonou. Com isso, foi ultrapassado por Mark Webber na liderança do Mundial de Pilotos e viu a aproximação de Fernando Alonso, Jenson Button e Sebastian Vettel.
“Eu não quero mudar Lewis Hamilton eu acho que ele é um grande produto”
Whitmarsh garantiu que o foco da McLaren e de Hamilton já é o GP de Cingapura, no dia 26 de setembro. “Ele e nós desejamos que ele tivesse feito algo diferente naquela curva, mas vamos agora nos concentrar em Cingapura, deixando o carro mais rápido e com foco em bater os outros pilotos”, disse.
O dirigente revelou, porém, que Hamilton ficou completamente abatido com o seu erro no GP da Itália. “Eu sabia que Lewis estava em seu quarto e sabia que ele estava lá por algum tempo”, afirmou.
Judô
Na primeira volta do GP da Itália, Hamilton tocou no carro do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, ao tentar
“Eu fui vê-lo e falar com ele. Teve tempo para refletir sobre isso, nós discutimos o que aconteceu e vamos aprender com isso”.
SÃO PAULO - Os lutadores brasileiros encerraram ontem a participação no Mundial de Judô, em Tóquio, com desempenho decepcionante na categoria absoluto. Assim, o País terminou a disputa com quatro medalhas, sendo três de prata e uma de bronze, na sétima colocação no quadro geral. País-sede, o Japão dominou as disputas, com dez ouros, quatro pratas e nove bronzes, na liderança folgada do quadro de medalhas.
As medalhas de prata do Brasil em Tóquio foram conquistadas por Leandro Cunha (até 66kg), Leandro Guilheiro (até 81kg), Mayra Aguiar (até 78kg). Já Sarah Menezes (até 48kg) faturou a única medalha de bronze dos judocas do País.
O Brasil teve a participação de três judocas na chave masculina da categoria absoluto, disputada sem limite de peso. Walter Santos iniciou a sua participação com um triunfo sobre Aminjon Chonov, do Tajiquistão, por ippon. Em seguida, porém, parou no sul-coreano Hee-Tae Hwang. Cada lutador conseguiu um waza-ari, mas o asiático triunfou por conta de um yuko.
Os outros dois judocas brasileiros que competiram na categoria absoluto foram eliminados na primeira luta. Rafael Silva perdeu por yuko para Martin Padar, da Estônia. Já Luciano Corrêa foi superado por ippon por Ramziddin Sayidov, do Usbequistão.
Confirmando o domínio do Mundial de Judô, o Japão conquistou as duas medalhas de ouro da categoria absoluto. Daiki Kamikawa, entre os homens, e Mika Sugimoto, entre as mulheres, foram os campeões.
SÃO PAULO - A seleção brasileira feminina de basquete fez ontem os seus primeiros treinos em Beauvais, na França, onde disputará um torneio amistoso como preparação para o Mundial da República Checa. Após chegar à cidade francesa na manhã de domingo, o elenco treinou em dois períodos e teve uma boa notícia: a volta da ala Fernanda Beling.
Uma das principais jogadoras da seleção, Fernanda não participava das atividades há quinze dias, desde quando a equipe ainda vinha treinando em Barueri. Na França, além de vir trabalhando em
separado, a ala não participou do amistoso do último sábado, quando o Brasil venceu o Mali, futuro adversário no Mundial. Agora, recuperada de uma inflamação no pé esquerdo, a jogadora comemorou o retorno.
“Meu maior medo era voltar a sentir qualquer dor após todo o tempo de recuperação. Fiquei bastante aliviada quando não senti absolutamente nada. Estou nova em folha, pronta para treinar forte para o Mundial. Agora é preciso trabalhar forte para alcançar o nível físico e técnico do grupo”, comentou Fernanda.
Pelo Torneio Interna -
cional de Picardie, o Brasil faz a sua estreia na quinta, contra a Argentina, na cidade de Amiens. Recentemente, a seleção venceu as argentinas na final do Sul-Americano, na primeira competição oficial com o técnico espanhol Carlos Colina à frente da equipe. Na sexta, o time brasileiro encara o Japão e no sábado é a vez de pegar a anfitriã França.
O Mundial de República Checa será disputado de 23 de setembro a 3 de outubro. O Brasil está no Grupo C, ao lado de Coreia do Sul, Espanha e Mali. A estreia será no dia 23, contra as sulcoreanas.
‘Eu acho que ele é um grande produto, um grande ser humano e um grande piloto’, exalta WhitmarshPiloto inglês de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebe apoio do chefe da equipe da McLaren, Martin Whitmarsh
Brasileiros perdem e País fica com quatro medalhas
Fio - O jogo contra o Corinthians, nesta quarta-feira, será especial para o meia Deco, do Fluminense. E não somente por valer a liderança no Campeonato Brasileiro. Ele vai enfrentar pela primeira vez o time que o revelou para o futebol.
Pelo clube do Parque São Jorge, o craque encarou o time das Laranjeiras em 1996, e venceu por 3 a 1
ele não guarda muitas lembranças desse duelo, disputado no Estádio do Ibirapuera, pelo Brasileiro. No momento, seu pensamento é um só: derrotar o rival no Engenhão, para o Fluminense ganhar moral e voltar a embalar.
“Como não tenho ligação com outro clube, este jogo para mim será diferente. Foi no Corinthians que me tornei
Definição
profissional antes de sair do País. Tenho um carinho desde pequeno (pelo clube paulista), mas estou no Fluminense e meus interesses são maiores que os do Corinthians”, disse Deco, na expectativa de participar de mais um grande clássico.
“Esses jogos são os mais fáceis para os treinadores. Eles não precisam motivar ninguém. É diferente enfrentar o Atlético-GO do que o Corinthians, com todo o respeito. Eu, particularmente, prefiro os clássicos.” A distância do líder Fluminense para o Corinthians é de apenas três pontos - o time paulista tem um jogo a menos. Mas Deco não classifica o duelo como uma final antecipada. Em sua visão, em campeonatos de pontos corridos, toda rodada é uma decisão.
“Encaro com muita normalidade (a partida). O interesse é sempre maior, basta ver o número de jornalistas no clube. A torcida também se motiva. Temos de vencer o Corinthians e ganhar moral para o clássico (de domingo, contra o Flamengo). Mas esse dois jogos não vão nos dar o título. Há muitas partidas pela frente”, disse o meia.
Nos últimos cinco jogos, o Fluminense ganhou apenas cinco dos 15 pontos disputados. Mas, para Deco, o time não caiu de produção. Em sua opinião, o rendimento tem sido o mesmo, só que os resultados não vieram. “Talvez seja a ânsia de ganhar. Não dá para sair como loucos para o ataque. Não pode haver desatenção”, comentou. “É natural que os outros times melhorassem (como Cruzeiro e Botafogo) e nós perdêssemos pontos. Sabemos que temos de melhorar. O Brasileirão é um campeonato difícil e longo.”
Santos - Dorival Júnior define no treino técnico desta terçafeira à tarde, no CT Rei Pelé, o time do Santos para enfrentar o Atlético-GO, quarta às 19h30, na Vila Belmiro. Como nos três últimos jogos o Santos empatou com o Flamengo (Maracanã) e perdeu do Botafogo (Pacaembu) e do Ceará (Fortaleza), a tendência é que ele escale três atacantes e apenas um meia.
Para essa partida, o treinador não poderá contar com Durval e Arouca, que receberam o terceiro amarelo domingo. Em compensação, Danilo cumpriu suspensão domingo e estará de volta
Para a zaga, Dorival Júnior não terá problema porque Bruno Aguiar está no mesmo nível dos titulares e tem entrado bem no time. A sua maior dificuldade será para montar o meio-de-campo. Roberto Brum, que atuou como segun-
do volante contra o Ceará, teve atuação discreta, mas ainda assim poderá continuar no time se Rodriguinho não for liberado pelo departamento de preparação física. Ele sofreu um edema no músculo da coxa esquerda no jogo contra o Goiás, dia 28 do mês passado, e na semana passado voltou aos treinos físicos.
Como o jogo será em casa e o time precisa da reabilitação, Dorival Júnior deverá voltar ao esquema 4-3-3, escalando Zé Eduardo ao lado de Neymar e Keirrison.
DEFESA Marquinhos mandou recado aos próximos marcadores de Neymar, na entrevista que deu nesta segunda à tarde, no Centro de Treinamento Rei Pelé. “Não será com palavras (ameaças) e na pancada que vão intimidar Neymar. Ele vai continuar indo para cima porque esse
é o estilo dele”, afirmou o meia.
ESTATÍSTICA
Apesar de todo o barulho que os santistas estão fazendo, o Ceará cometeu apenas 10 faltas durante os 95 minutos e três de seus jogadores foram punidos com cartão amarelo: Heleno, Anderson e Kempes. O Santos fez o dobro (20) e também teve três jogadores advertidos com o amarelo: Roberto Brum, Arouca e Durval.
MUDANÇA
O Santos mandou ofício à CBF pedindo a remarcação do jogo contra o Atlético-PR, dia 9 de outubro, para a Vila Belmiro, como a tabela determinava inicialmente. No mês passado, o clube pediu a transferência da Vila para o Pacaembu e agora mudou de ideia, em razão dos maus resultados do time na Capital.
Deco (d) enfrenta o Corinthians, time que defendeu antes de sair do Brasil
Má fase ão Paulo - Valdivia realizou no domingo, no empate sem gols com o Vasco, sua centésima partida com a camisa palmeirense. Mas a homenagem que estava programada para o chileno ontem, na Academia de Futebol, foi cancelada. O motivo? A má fase do time.
O meia foi a campo sete vezes desde que voltou ao Palmeiras, em agosto. No domingo, atuou apenas na segunda etapa e não conseguiu ajudar o time a superar a defesa vascaína. A assessoria de imprensa do clube avisou aos jornalistas que Valdivia receberia uma placa nesta segunda e daria entrevista. A homenagem, porém, foi interna e o Mago não conversou com ninguém
O Palmeiras não vence há quatro jogos no Campeonato Brasileiro – é o 13º colocado, com 26 pontos – e achou melhor evitar um clima de “oba-oba” na Academia. “Acho que a marca do Valdivia tem de ser come-
morada”, disse o goleiro Deola, estranhando o cancelamento do combinado. “Deve ser um outro motivo, não pelo momento do clube.”
A homenagem que seria para o chileno acabou sendo para alguém que pouco acompanha o futebol. Jadel Gregório esteve na Academia de Futebol para visitar o amigo Marcos e recebeu uma camisa personalizada com seu recorde sul-americano no salto triplo (17,90 m).
Após o empate com o Vasco, Luiz Felipe Scolari diz que já trabalha na montagem do elenco para 2011. O técnico estaria insatisfeito com a produção de alguns jogadores e pode fazer uma lista de dispensas ao final do Brasileiro.
As críticas ao elenco foram até agora veladas dentro do próprio clube. Nenhum diretor do Palmeiras deixou escapar quais seriam os jogadores que não
estão agradando. Mas depois de mais um resultado ruim, conselheiros de oposição e até mesmo da situação passaram a reclamar mais abertamente dos jogadores.
O lateral-direito Vítor, o volante Rivaldo e o atacante Luan são os mais criticados. Para Seraphim del Grande, membro do Conselho de Orientação e Fiscalização do Palmeiras e que participou da montagem de grandes elencos, o mau momento do time já vem de longe. “Na realidade, essa má fase vem desde a metade do ano passado. Por isso que essa história de falta de pagamento influir nos resultados dentro de campo é mentira”, afirmou Del Grande.
O dirigente ainda afirmou que acha difícil uma reformulação em larga escala ao fim do ano. “É preciso olhar com muito cuidado para a parte financeira do clube. Em uma análise fria, dispensar e contratar jogadores ao mesmo tempo custa caro.”
São Paulo ão Paulo - O técnico Sérgio Baresi acredita que a sequência de quatro partidas em São Paulo – Internacional, na quinta-feira, e, depois, Palmeiras, Guarani e Goiás – possa clarear o papel do Tricolor no Campeonato Brasileiro. Ele não estava abatido com a derrota para o Botafogo, por 2 a 0, ontem à tarde, no Engenhão. Mas ao ser indagado sobre o objetivo de chegar ao título da competição, Baresi desconversou. Preferiu um discurso mais cauteloso.
Ele repetiu que não gosta de fazer projeções a médio prazo. “Cada jogo é uma decisão. Vamos por etapas para buscar
Sa classificação”, declarou, pensando em vaga à Libertadores. Apesar de lamentar gol perdido por Dagoberto quando o placar era de 1 a 0, Baresi não contestou a vitória do Botafogo. Ao contrário, reconheceu que o adversário atuou melhor e mereceu vencer. Ele disse, porém, que seu time conseguiu fazer um primeiro tempo equilibrado. “Foi um jogo aberto, estávamos bem, mas o Botafogo encaixou bem a marcação no segundo tempo e quando fez o primeiro gol, desestabilizou a nossa equipe.” Sobre os quatro próximos jogos, disse contar com o apoio da torcida. “Essa
série vai ser muito importante.”
Para enfrentar o Internacional, o zagueiro Miranda e o volante Cleber Santana vão poder atuar. Ontem, estavam suspensos. Baresi evitou críticas diretas á dupla de zaga, Xandão e Samuel, que foi envolvida pelo ataque do Botafogo.
Já o capitão Rogério Ceni tratou de pedir para seus companheiros levantarem a cabeça, pois na quinta-feira tem um páreo duro diante do Inter, algoz do clube na Libertadores. “Precisamos vencer os jogos. Temos de nos preparar para quinta e queremos os três pontos.”
das Laranjeiras em
e venceu por 3 a 1
“Foi no Corinthians que me tornei profissional antes de sair do País”
Arquivo
Polícia Polícia
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
O
Liberdade
Hoje completaria duas semanas que o vereador José Carlos de Souza (PSDB) foi preso na Operação Uragano
João Rocha
DOURADOS – Mais um dos nove vereadores presos na Operação Uragano, deflagrada pela Polícia Federal no dia 1º deste mês, ganhou a liberdade. José Carlos de Souza, o “Zezinho da Farmácia”, que era o vice-presidente da Câmara Municipal, mas renunciou ao cargo de dentro da prisão, saiu na tarde de ontem da Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa (Phac), onde ficou preso por 13 dias. No dia 3 deste mês chegou a ser beneficiado com o primeiro habeas corpus, mas teve que permanecer preso por
conta da posse ilegal de arma de fogo. Durante a Operação Uragano, a PF encontrou um revólver calibre 38 na residência do vereador. Somente ontem ele conseguiu um novo habeas corpus que foi concedido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
O vereador permaneceu preso por conta da posse de uma arma
A reportagem tentou entrar em contato com o vereador e familiares, por telefone, mas até o fechamento desta página não foi possível confirmar se Zezinho da Farmácia participaria ou não da sessão da Câmara Municipal, realizada na noite de ontem. Permanecem presos ainda na Phac os vereadores Sidley Alves (DEM), Júnior Teixei
DOURADOS - Em fiscalização de rotina foi abordado um ônibus que fazia o itinerário Ponta Porã/Campo Grande e em vistoria no bagageiro externo, foi localizada uma mala de cor preta, contendo 33 tabletes de maconha, totalizando 29 quilos de maconha e um invólucro com várias esferas de haxixe, que pesou 1,2 quilo. As drogas estavam em poder do passageiro Jorge
A.A., de 23 anos, de naciona-
ra (PDT) e Edvaldo Moreira (PDT), além do vice-prefeito Carlinhos Cantor (PR).
A primeira-dama Maria Artuzi e a secretária de Finanças Ignez Boschetti estão detidas na Unei Feminina. Já o casal Alziro e Tatiana
lidade paraguaia. Durante a abordagem, apresentou documento de identidade falso com o nome de Erasmo Albertine. Em entrevista, o acusado confessou que levaria a droga para a cidade de Nova Alvorada do Sul e receberia o valor de R$ 500,00 mais uma bicicleta. A droga e Jorge foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã. O jovem foi autuado em flagrante, acusado de tráfico de drogas.
Moreno foi transferido para o 3º Batalhão da Polícia Militar, porque são advogados e gozam do direito de prisão especial. O prefeito Ari Artuzi (PDT) permanece preso numa das celas do 3º Distrito Policial de Campo Grande.
Polícia Civil
Encontro reúne candidatos remanescentes do concurso
CAMPO GRANDE - Acontece hoje reunião com os 133 candidatos remanescentes do concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul convocados pelo governo do Estado, no início de setembro. O encontro será na Academia de Polícia Civil (Acadepol), no Parque dos Poderes, às 8h.
Do total das 133 vagas disponíveis no quadro da Polícia Civil, 85 são para os cargos de agente de polícia judiciária e investigador de polícia judiciária 3ª classe e 25 para agente de polícia judiciária e escrivão de polícia judiciária 3ª classe. Também foram convocados oito candidatos para os cargos de perito papiloscopista (especializado em trabalhar com a identificação humana) 3ª classe. Destes, quatro ocupam a vaga em Campo Grande, enquanto os outros serão destinados para os municípios de Água Clara, Coxim, Itaquiraí e Nova Alvorada do Sul.
Daqueles que fizeram o concurso público para os cargos de perito oficial forense e perito criminal substituto, são 15 candidatos chamados. Destes, oito vão preencher vagas nas delegacias de Campo Grande e o restante em Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.
Motocicleta apreendida com traficante será usada pela PM Divulgação
DOURADOS – Ontem pela manhã, a Polícia Federal de Dourados repassou para o 3º Batalhão de Polícia Militar uma motocicleta da marca Yamaha, modelo R1 de 1 mil cilindradas, que foi apreendida em poder de um traficante. A motocicleta vinha servindo a Polícia Federal, mas como estava sendo pouco utilizada foi entregue à PM. A transferência foi autorizada pelo juiz federal Odilon de Oliveira.
“A polícia não existe para fazer discurso, mas sim para agir em favor da segurança pública e da população. Esse gesto é uma forma de integrar as polícias. Sem contar que tiramos um bem de um traficante para empregarmos no combate a criminalidade”, ressaltou o delegado Braulio César Galloni, que participou da cerimônia de entrega que aconteceu às 9h, no 3º BPM.
O comandante da PM em Dourados, coronel Marcos David dos Santos, anunciou que o Batalhão deve muito ao delegado Galloni. “Não é a primeira vez que ele colabora com a Polícia Militar que este ano já fechou mais de 40 pontos de distribuição de drogas em Dourados. O delegado Galoni em breve vai receber uma condecoração por parte da nossa instituição, por conta do apoio que tem nos dado”,
enfatizou o comandante.
Com relação à Operação Uragano, a maior envolvendo autoridades na história de Dourados, Galloni disse que a parte que cabia à Polícia Federal foi feita. O inquérito terminou com o indiciamento de 60 pessoas acusadas dos mais variados tipos de crimes que lesavam os cofres públicos.
Segundo as investigações havia um compromisso entre a Prefeitura e a Câmara Municipal para divisão do dinheiro ilícito. Verbas públicas retornavam em forma de comissão para os bolsos de políticos.
O delegado da PF acredita que o inquérito deva ser desmembrado, pois os crimes cometidos contra a União são de competência da Justiça Federal.
Cinco técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) já estão na Polícia Federal de Dourados separando os tipos de crime. Para o delegado tanta repercussão sobre o caso se deve principalmente à fartura de provas existentes.
O desfecho da Operação, na visão do delegado, também serviu de alerta para que o povo não se coloque na dependência de pessoas que exercem cargos públicos, principalmente prefeito e vereadores, pois tal atitude contribui para o estímulo à corrupção.
As autoridades vão conversar com os convocados sobre o curso de formação dos novos profissionais para a Polícia Civil. Todos os candidatos chamados foram aprovados em todas as fases do processo de seleção, observando a ordem de classificação
CONCURSO DE 2008
Foram incorporados 291 profissionais da segurança pública em 2009 e 41 em 2010. Passados seis meses em curso de formação na Acadepol, com uma carga horária de 885 horas/aula, e realização de estágios supervisionados nos órgãos da segurança pública, 291 profissionais foram incorporados à Polícia Civil em setembro de 2009: 135 são escrivães, 69 investigadores, 24 peritos papiloscopistas, 41 peritos criminais e 22 médicos legistas. Já no mês de março de 2010 foi realizada a formatura de 41 delegados de polícia substitutos.
Estarão presentes na reunião o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; a secretária de Estado de Administração, Thiê Higuchi e o diretor geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto.
Os novos profissionais estão lotados hoje nas delegaciais de Alcinópolis, Amambai, Angélica, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Caarapó, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranhos, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Três Lagoas.
Homicídio Homem é executado em Rio Brilhante
Cido Costa
Acusado teria descarregado a arma contra a vítima
RIO BRILHANTE -
Robson Constant Rodrigues, de 29 anos, foi executado com seis tiros na noite de domingo. O crime aconteceu por volta das 22h, na Rua Cauiá, no bairro Morada do Sol, no município de Rio Brilhante, a 50 quilômetros de Dourados. Segundo informações da Polícia Civil daquela cidade, os acusados estavam numa motocicleta. Um deles teria descarregado a arma, um revólver calibre 38, contra a vítima, que morreu no local.
Robson, que residia no
bairro Manoel das Neves, retornava de um campeonato de sinuca e seguia para a casa da avó, onde iria jantar, quando foi assassinado.
O delegado da Polícia Civil, Igor Mendes Ferreira de Faria, colocou no mesmo dia que ocorreu o crime equipes que fizeram diligências em vários bairros da cidade, na tentativa de localizar o autor e esclarecer os motivos do crime.
O perito criminal Everaldo Stautd, da Coordenadoria Geral de Perícia de Dourados esteve no local do crime, para realizar os levantamentos de praxe.
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
Urbanização
Artuzi não teria apresentado em Brasília os projetos que viabilizariam recursos de até R$ 130 milhões
Hedio FazanMarli Lange
DOURADOS – Dourados pode perder recursos que poderiam chegar a R$ 130 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) versão 2, que está contemplando diversos municípios do País. A informação é do prefeitointerino de Dourados, Eduardo Machado Rocha, que vai a Brasília hoje para tentar salvar pelo menos parte desses recursos junto ao Ministério das Cidades, em Brasília (DF). O secretário municipal de Planejamento e Obras, Dirson Missio, explicou ao O PROGRESSO que Ari Artuzi, preso em Campo Grande, não teria apresentado os pré-projetos necessários para viabilizar os recursos em reunião com técnicos do Ministério e prefeitos que aconteceu no dia 1º deste mês, dia da “Operação Uragano”, que levou 29 pessoas para a prisão, inclusive o prefeito.
Prefeito interino vai a Brasília tentar salvar parte do PAC-2
Os recursos, segundo Missio, seriam empregados na construção de casas populares no Jardim Jóquei Clube e nos projetos dos parques ambientais Laranja Doce e do Córrego Paragem. De acordo com o secretário, o prefeito interino só ficou sabendo que o município poderia perder os recursos durante uma reunião entre a direção da Caixa Econômica Federal (CEF) logo após a sua posse, no dia 4. Com isso, a atual administração passou a buscar soluções para tentar reverter a perda dos recursos. Nesta terça-feira em reunião em Brasília, o prefeito interino junto com o secretário de Obras vão tentar salvar pelo menos parte dos recursos para os projetos do Parque Ambiental Paragem e Laranja Doce, no total de R$ 90 milhões.
“Vamos tentar justificar os motivos de não ter apresentado os projetos em tempo hábil para recuperar pelo menos
parte desses recursos”, disse o secretário.
Quanto ao conjunto habitacional no Jardim Jóquei Clube, como não existe ainda um projeto, os técnicos da secretária vão começar a trabalhar para apresentar em outra etapa de liberação do PAC-2.
PROJETOS
Segundo projetos disponibilizados na prefeitura, no Laranja Doce seriam urbanizados cerca de cinco quilômetros ao longo do córrego, com a implantação de avenidas marginais, áreas de lazer, cercamento da área e outras ações visando a preservação.
O projeto prevê ainda a construção de moradias para o reassentamento de famílias que hoje residem nos locais considerados área de preservação ambiental ao longo do Laranja Doce.
Já, para o Parque Linear do Córrego Paragem, o projeto que é dividido em duas etapas, prevê a urbanização e regularização fundiária da área que cerca o córrego da divisa com a BR-163, da região do Jardim Colibri até o
Projeto prevê a urbanização de cinco quilômetros ao longo do Laranja Doce
Parque Arnulpho Fioravante, nos fundos do terminal rodoviário de Dourados.
A primeira etapa inclui a construção de 320 apartamentos, divididos em 20 blocos, numa área do próprio parque, próxima à rodovia. Também inclui a construção de uma rua chamada “via parque”, ligando a BR-163 ao Arnulpho
Fioravante.
Também fazem parte da primeira etapa do projeto a pavimentação asfáltica e implantação de rede de esgoto e de drenagem nos fundos de todos os bairros na divisa com a margem leste do córrego, entre eles o Jardim Canaã III, Parque dos Coqueiros, Izidro Pedroso e
Nova Dourados. A primeira etapa inclui também obras de melhorias no Parque Arnulpho Fioravante. A segunda etapa prevê a construção de 112 apartamentos e obras de asfalto, drenagem e esgoto e outra via parque na margem oeste do córrego, beneficiando moradores do Grande Água Boa.
morto no dia 3 e até a quartafeira, 8, ainda estava embaixo de uma das pontes do Parque.
DOURADOS – O Parque Arnulpho Fioravante, atrás do Shopping e Rodoviária, é uma reserva ambiental no centro de Dourados com diversidade de peixes, aves e criadouro de capivaras. Nos finais de semanas, mesmo com o Ceper depredado, é ponto de encontro de famílias que levam os filhos para verem os animais, pescar e praticar esportes. A sensação do parque são as manadas de capivaras que continuam sendo mortas a tiros e até por armadilhas colocadas por moradores. Uns matam para consumo, outros por vandalismo.
Semana passada, O PROGRESSO flagrou uma capivara adulta aparentemente abatida a tiros. De acordo com moradores e usuários do parque ambiental, o animal apareceu
O quartel da Polícia Militar Ambiental (PMA) e a Guarda Municipal de Dourados (GMD) funcionam anexo ao parque. O subcomandante da GMD, Divaldo Machado de Menezes, disse que o Instituto do Meio Ambiente (Imam) é o responsável pela fiscalização em toda a área durante o dia, e à noite são os guardas municipais. Além da patrulha constante, de acordo com Machado, os portões do parque são fechados após às 18h. Apesar disso, a entrada para a pista de atletismo é aberta e a população tem livre acesso ao parque.
O PROGRESSO tentou, duas vezes, falar com o responsável pela PMA, mas não foi possível. De acordo com informações repassadas ao jornal, a PMA também tem
efetuado operações na região quando é verificado alguma irregularidade. O monitoramento é constante, mas de acordo com a PMA, a responsabilidade é do Imam.
O quartel da GMD e PMA são separados por 500 metros e apesar da vigilância, a matança das capivaras passa desapercebida. A fiscalização foi acirrada desde a primeira vez que ocorreu mortandade de capivaras e a ação conta com a ajuda da população que ajuda a manter a população de peixes no lago. Dias atrás, um morador despejou 300 espécie de peixes.
“Aqui, temos uma vasta diversidades de tambacu, tuvira, pacu e tantos outros que servem de alimentos para os moradores. Muitos são conscientes e usam o Parque como devem. No entanto, alguns moradores não veem assim e usam o local para depredar”, disse um usuário que pediu anonimato.
Marcelo Humberto Capivara morta a tiros estava debaixo de uma das pontes do Parque Arnulpho FioravanteFlávio Verão
OURADOS - O advogado Carlos Marques, que defende Ari Artuzi (sem partido) e a ‘primeira-dama’ Maria de Freitas ainda não entrou com pedido de habeas corpus para tirar o prefeito afastado da cadeia. Somente para Maria foi requerido até agora. “É apenas uma questão de estratégia da defesa”, argumentou o advogado.
O pedido de revogação da prisão preventiva da primeira-dama detida de Dourados foi feita na semana passada. O advogado decidiu adiar o habeas corpus de Artuzi sem dar mais detalhes sobre a estratégia.
Para pedir o relaxamento de prisão de seus clientes, ele atesta que o casal não oferece nenhum tipo de risco à sociedade e que possui residência fixa, bem como filhos para criar. Ele pede que Ari e Maria sejam soltos até a justiça tomar uma posição sobre o atual momento da política douradense.
Artuzi está preso numa sela da 3ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, enquanto que Maria de Freitas
está na Unei de Dourados. Eles não têm direito de receber visita de familiares e amigos, exceto do advogado.
Carlos Marques diz que o casal pergunta das filhas a todo momento. “Como todo pai e mãe estão sentindo muito a falta das filhas”, ressaltou o advogado.
O casal tem duas meninas, menores de idade. Depois da reviravolta que prendeu os pais delas, vereadores, assessores e empresários, as meninas foram para a casa de uma tia.
FANTÁSTICO
Carlos Marques também deve tomar providências a respeito da liberação das imagens de Artuzi preso para o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. O advogado alega que a gravação foi feita por um policial de outra delegacia com a ajuda de uma agente de plantão no local onde o prefeito detido está preso.
Para ele, Artuzi não deveria ser exposto da maneira como foi exibido no Programa, no dia 5 de setembro. As imagens mostram Ari deitado num colchão, no chão, lendo um livro sobre budismo.
DOURADOS – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, considera como drástica a medida de intervenção em Dourados. Ontem ele esteve em Campo Grande para conhecer as instalações do Fórum Eleitoral da Capital e acompanhar os preparativos das eleições no Estado. Durante coletiva à imprensa declarou que a intervenção é uma medida que fere o “próprio cerne do federalismo”.
Mesmo não estando tão inteirado sobre a atual conjuntura da política douradense, Ricardo Lewandowski foi enfático ao dizer que deve se evitar intervenção estadual. Ele citou como exemplo que o STF rejeitou o pedido de intervenção federal no Distrito Federal após o escândalo no qual o ex-governador José Roberto Arruda foi preso por corrupção. O ministro avaliou que isso não ocorreu devido a reação das instituições organizadas e que hoje a capital federal se encontra em normalidade.
Diferentemente do que pensa o ministro, o Ministério
Público Estadual (MPE) defende a intervenção na política de Dourados, que tem como prefeito o juiz interventor Mário Eduardo Rocha. Ele assumiu a prefeitura depois da Operação Uragano colocar atrás das grades o prefeito Ari Artuzi (sem partido), sua mulher Maria de Freitas, nove dos doze vereadores, secretários, assessores e empresários. Do total de 29 presos, 12 permanecem na cadeia.
O promotor Paulo César
Zeni, que está à frente do caso, informou que irá solicitar ao Poder Judiciário o bloqueio dos bens de todos os acusados do esquema de fraude em licitações e esquema de pagamento de propinas. Irá também requisitar a devolução do dinheiro desviado. Há suspeita que existam irregularidades e desvio de parte dos recursos federais repassados pela União ao município.
Questionado sobre o juiz estar na administração de
Dourados, o ministro mencionou que será apenas de forma temporária até que seja definido os novos representantes do Legislativo e do Executivo. Ele chegou, inclusive, a mencionar em novas eleições. O presidente do TRE-MS, desembargador Luiz Carlos Santin, já se mostrou contrário essa possibilidade. Ele defende que os vereadores elejam um novo presidente da Casa para que este assuma a Prefeitura. (F.V.)
OURADOS - Estreante na Câmara de Dourados, o vereador Cido Medeiros (DEM) encaminhou indicação ao prefeito interino e à Secretaria Municipal de Saúde solicitando estudos para viabilizar a contratação de fisioterapeutas para atender na rede pública de saúde.
Justificando que é grande o número de pessoas, principalmente idosos, que necessitam de fisioterapia e não têm como se deslocar até as unidades de saúde, em razão de suas condições físicas, o vereador defende que, a exemplo dos médicos da família, os profissionais fisioterapeutas fariam visitas em domicílio,
para orientar as famílias desses pacientes.
O vereador também observa que o município conta atualmente com um número bastante reduzido de profissionais na área contratados pela rede para atender os usuários.
ASFALTO
Cido Medeiros também encaminhou indicações solicitando pavimentação asfáltica nos nas vilas São Brás, Valderez, Mariana, Jóquei Clube, Estrela Verá, Jardim do Bosque, Jardim Canaã II, João Paulo II, Residencial Oliveira I e II e Linha do Potrerito.
DOURADOS - O deputado federal Geraldo Resende deverá se reunir nas próximas semanas com a equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação e com o diretor de Programas e Projetos Educacionais do Ministério da Educação (MEC) Leopoldo Jorge Alves. Na reunião, deverão ser definidos os detalhes do empenho de recursos para a reconstrução da Escola Estadual Presidente Vargas.
Parte dos recursos, da ordem de R$ 1,5 milhão, já está garantida por meio de uma emenda de R$ 750 mil de Geraldo Resende e outra de R$ 750 mil do deputado Waldemir Moka. O empenho dessas emendas está previsto para 4 de outubro (após as eleições), somente não tendo ocorrido antes porque os servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) encontravam-se em greve.
Comentando a existência de cobranças quanto ao início das obras de reforma, Geraldo Resende tranquilizou os pais, alunos e professores da Escola Presidente Vargas. “Todos sabem que essa é uma luta que iniciamos em 2007 e que está muito próxima de ser vencida”, salienta. “Vamos trabalhar firme para que possamos garantir, junto ao governo do Estado e à União, o restante dos recursos necessários”.
O projeto arquitetônico de reconstrução da Escola Presidente Vargas está pronto, tendo sido elaborado pelo presidente do Conselho Nacional
dos Arquitetos Ângelo Arruda. “Vamos preservar elementos históricos dessa Escola onde estudei quando garoto, mas vamos transformá-la em uma das mais modernas instituições de ensino de Mato Grosso do Sul”, garante Geraldo Resende.
Sobre críticas feitas por setores ligados ao governo passado, Geraldo Resende disse que o governo anterior “ficou oito anos, nada fez pela Escola Presidente Vargas que há muito precisava de uma completa reforma, e agora vem gargantear e tentar diminuir o trabalho da atual administração, que em apenas três anos e meio, que resultou na reforma de quase 300 escolas em todo o Estado”.
A reforma completa da Escola Presidente Vargas está orçada em pelo menos 4,2
milhões de reais. Com a verba dos deputados (R$ 1,5 milhão) restam R$ 2,7 milhões a serem divididos entre o Governo do Estado e FNDE.
MUDANÇA
A transferência dos alunos da Escola Presidente Vargas para um outro prédio até que aconteça a reconstrução foi uma providência adotada pela Secretaria Estadual de
Educação porque o prédio atual não reúne mais condições de segurança para alunos e professores. “Havia o risco de as paredes ou o teto cair em cima dos alunos”, afirma Geraldo Resende. As instalações elétrica e hidráulica, as paredes e o piso encontram-se totalmente deterioradas. Houve inclusive, alagamento de muitas salas com chuvas que caíram no ano passado.
Casa alugada está à venda e não há previsão de novo local para o atendimento ao público
DOURADOS – A De-
legacia da Mulher de Dourados está prestes a ser despejada. Acontece que a casa alugada onde funciona o serviço foi colocada à venda e até agora a Polícia Civil não tem previsão de novo local para o atendimento ao público. Sem ter para onde ir, caso a venda seja concretizada, a delegacia poderá ter que sair de lá, por força judicial.
Estrutura precária impossibilita todos os atendimentos no local
Outro problema crônico é a falta de estrutura. O PROGRESSO recebeu reclamações de mulheres, vítimas de violência, que deixaram de ser atendidas. Por questões de segurança, elas preferiram não se identificar.
Os problemas vão desde a precária estrutura do prédio à falta de servidores. No teto da casa, goteiras danificam o forro que ameaça cair. Sem cadeiras ou bancos, a população é obrigada a aguardar em pé, pelo atendimento. A falta de limpeza também gera reclamações. Na delegacia, falta até papel higiênico, entre outros produtos de higiene.
O PROGRESSO apurou que para amenizar o problema, a Prefeitura de Dourados cedeu uma faxineira, já que o Estado não oferece servidores. A limpeza ocorre uma ou duas vezes por semana, o que alivia, mas não resolve o problema. Para o setor administrativo falta tudo, inclusive papel para imprimir boletins de ocorrência. Com equipamentos sucateados, sem manutenção, servidores fazem “vaquinha” para repor materiais básicos. De acordo com informações, até o material de escritório dos delegados foram comprados por eles. Por causa da falta de papel, por exemplo, todas as queixas ficam registradas apenas em sistema integrado da Polícia. São mais de 1 mil Boletins de Ocorrência parados, já que sem suporte o andamento fica comprometido. Por dia, mais de 15 mulheres procuram atendimento.
VIOLÊNCIA
Enquanto a Delegacia de Mulher está sem condições de atendimento, os registros de violência aumentam. De acordo com dados do progra-
Placa anuncia a venda de prédio onde funciona a Delegacia da Mulher de Dourados; sem previsão de novo local
ma municipal Viva Mulher, em Dourados, pelo menos três mulheres são agredidas diariamente.
De janeiro a agosto deste ano, 683 mulheres foram vítimas de agressão física. Em 2009, o programa registrou 668 casos no mesmo período. Os dados são do Programa Viva Mulher, que disponibi-
liza apoio psicológico, social e jurídico. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Itaciana Pires Santiago, a maioria das mulheres que busca o programa sofre violência doméstica, sendo que na maior parte das vezes, o agressor é o próprio companheiro. Ela lembra que a mulher
vítima de violência doméstica sempre tem medo de denunciar e sofrer represálias do companheiro, na volta para casa. A dependência financeira também pesa na hora da decisão. Nesses casos, elas, muitas vezes, procuram o programa apenas para receber orientações e apoio psicológico. “Quando se fala
em denunciar na delegacia, geralmente elas desistem. Já aquelas que resolveram fazer a denúncia e não têm onde se abrigar, ficam acolhidas na Casa Abrigo, cujo endereço é mantido totalmente no sigilo”. Informações sobre atendimentos à mulher podem ser obtidas pelo telefone: 0800-647-0444.
Massa de ar seco dificulta formação de nuvens carregadas e baixa a umidade do ar Campo Grande - Há quase dois meses não chove na Capital e a estiagem se estende já há a quase 90 dias nos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul. Mas a tão esperada chuva pode estar a caminho. De acordo com o site Climatempo, a aproximação de uma frente fria provoca aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde no oeste e no sul do Estado. Nas demais áreas da região, uma grande massa de ar seco dificulta a formação de nuvens carregadas, o que dificulta as condições de chuva e a umidade fica baixa principalmente durante à tarde, devido às altas temperaturas. Hoje, o avanço desta frente fria deve aumentar a formação de nuvens e queda de temperaturas. Haverá ventos fortes, com chuva no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul. Na região central, em Campo Grande e em áreas do norte do Pantanal, o sol aparece, as nuvens aumentam e acontecem pancadas de chuva a partir da tarde. Nas outras áreas do Estado, sol entre muitas nuvens, mas não chove. Não há previsão de chuva para os próximos dias até o dia 22 de setembro, no entanto, a tendência pode variar muito de um dia para o outro.
La Niña
Este período de seca se justifica pelo fenômeno La Niña – quando há diminuição da temperatura dos oceanos causada pelo aumento da
força dos chamados ventos alísios. “São ventos fortes que intensificam a ressurgência das águas do Pacífico, ou seja, as águas mais profundas do oceano se misturam com as da superfície, causando o esfriamento das mesmas. Com
isso, há menos evaporação e, portanto, menos chuvas”, explica a coordenadora Técnica e Meteorologista do Cemtec, Cátia Braga.
O oposto acontece com o fenômeno El Niño, que ocorre devido ao aumento
da temperatura do oceano Pacífico. Além do La Niña, que é um fenômeno global, existem fatores climáticos regionais que também contribuem para o período de seca e um efeito de calor, normais nessa época do ano em Mato Grosso do Sul. “O Estado fica sob um sistema de alta pressão, que cria um efeito tampa. Isso propicia um bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens e deixa a umidade do ar bastante baixa”, completa Braga e acrescenta que a umidade relativa do ar é, na maioria dos casos, inversamente proporcional à temperatura.
Alerta contra viroses
Apesar do rigor, o tempo seco é comum nesta época do ano. Situação que deve se normalizar. A previsão climática de consenso para o trimestre setembro, outubro e novembro de 2010 indica previsão de chuvas em torno da média histórica na região Centro-Oeste. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), nas últimas duas semanas de agosto – período em que a estiagem atingiu seu ápice –, foi registrado um aumento de aproximadamente 30% no número de casos de diarreias em Mato Grosso do Sul.
De acordo com a secretaria, um dos principais agravantes é o tempo seco do inverno, que permite o acúmulo de poeira, aumentando os riscos de doenças respiratórias e a proliferação dos rotavírus, principais causadores das chamadas “viroses”. A secretaria adverte que a população adote medidas de higienização mais
intensa enquanto perdurar os dias de baixa umidade.
Em meio a vegetação seca do Cerrado, o ipê se destaca pelo colorido de suas flores. Como a espécie floresce no final do inverno, é influenciada pela intensidade da estação. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê-amarelo. A floração do ipê se dá no final de julho e vai até setembro, podendo ocorrer variações devido a fenômenos climáticos. Apesar do pau-brasil ter sido declarado Árvore Nacional, o ipê é considerado Árvore Símbolo do país.
A árvore possui 253 espécies e está presente em todo o brasil. Juntamente com o pôrdo-sol, o ipê é o cartão postal de campo grande. Quando a árvore floresce, dá um charme a mais à cidade. Imponente, se destaca entre o verde dos parques, residências e edifícios. O Ipê faz parte do gênero tabebuia, nome derivado do tupy. Para os índios, ipê significa tábua boa. Em Campo Grande, destaca-se o ipê amarelo, mas espécies das cores roxa e branca também são vistas pelo município.
Dia da Árvore Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) promoverá uma série de atividades do dia 19 ao dia 24. Na manhã do dia 19 de setembro, será realizada a
tradicional “blitz” de distribuição de mudas. Serão distribuídas mais de 10 mil mudas de árvores na av. Afonso Pena, esquina com a Rua 13 de Maio. Quem ganhar as plantas, também receberá um folheto com as orientações de como fazer o plantio.
Já no dia 21, terá a inauguração do Viveiro Flora do Cerrado, com cerimônia marcada para as 8h, na Rua Presidente Lincoln, 316, Jardim Pacaembu. O viveiro tem por objetivo atender a demanda de arborização da Semadur em praças, passeios públicos, nascentes, entre outras. Dia 23 de setembro, será entregue ao Conselho Municipal de Meio Ambiente o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). O documento apresentará um diagnóstico preciso da situação atual da arborização viária do município. Mais informações pelos telefones 3314-3294 ou 3314-3293.
O projeto “Arte e Cores no Paço” apresenta este mês as obras da artista plástica Maria Raquel Gomes. O projeto foi idealizado com o objetivo de mostrar mais o trabalho dos artistas locais. Vencedora de vários prêmios desde o início de sua carreira, neste ano, Maria Raquel já participou de várias exposições coletivas na Espanha, França e Inglaterra, bem como exposições individuais pelo Brasil. A artista trabalha com variados temas e traz para o “Arte e Cores” obras de temática regional. Mais informações: (67) 33249597, ou (67) 8174-4871.
Alternativa
Programa Jornal e Educação "O PROGRESSO" - Ensinando a Ler o Mundo"
Fátima Frota*
"A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras e sim de ação. É atividade." Johann Heinrich Pestalozzi
Levar o jornal para a sala de aula e fazer da leitura momentos de atualização e de conhecimentos são ações dos educadores que participam do Programa Jornal e Educação "O PROGRESSO - Ensinando a Ler o Mundo". Na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã, a turma do 5º ano da professora Zélia Maria Cabral conhece a estrutura do jornal para produzir um jornal escolar.
Os estudantes da escola
Estadual São José, do Distrito de Indápolis, 6º ano B, estão vendo de perto a realidade sobre a violência no município através de O PROGRESSO
A professora Silvia Ananias estimula a discussão das causas sobre a violência que depois são retratadas nos cartazes.
DOURADOS – Ler
jornal na biblioteca e no pátio são estratégias adotadas nas escolas estadual Presidente Vargas e na municipal Professora Efantina de Quadros. O objetivo das professoras Dora Ferreira e Edna Lima é promover momentos de acesso ao jornal de forma descontraída. Com o jornal na biblioteca e no pátio, a leitura fica acessível a toda comunidade escolar.
Os estudantes do 7º B/C e 8º C da Presidente Vargas saem da rotina de sala de aula quando se dirigem à biblioteca e ao pátio. Na sexta-feira, por exemplo, é o dia da roda de leitura do jornal e produção textual. “Eu acho que o jornal nos ajuda bastante, pois é uma alternativa de se obter informações. Além disso, ele foge da forma tradicional de se estudar português, com textos e poemas”, avalia Pedro Augusto Marques Sanches, 13 anos, 8º C.
Na avaliação das professoras Dora Ferreira e Edna Lima, o primeiro aspecto positivo é que a leitura do jornal
traz a atualidade para a sala de aula. “Além de os alunos conhecerem o que acontece pelo mundo, podemos trabalhar vários gêneros textuais com práticas que estimulam a leitura, a produção textual e a opinião crítica”, avaliam as professoras de língua portuguesa.
Para a coordenadora pedagógica Zoida Paurosi, o projeto é mais um instrumento didático a ser utilizado pelos educadores. “O projeto motiva o trabalho de leitura por ser um material atual que aborda a realidade e o cotidiano de nossa sociedade”.
EFANTINA
Na Escola Efantina de Quadros, no Jardim Flórida, dois exemplares do jornal circulam diariamente no pátio. Esta foi a forma escolhida pelos educadores para socializar a leitura dentro da escola. Nos três períodos de aula, professores, estudantes e funcionários têm acesso à leitura informativa. É neste momento da circulação que o leitor sente prazer em ler
o que é de seu interesse e ou relevante para o bairro, cidade, comunidade. Tudo sempre é novo. “O jornal na escola lido diariamente possibilita à criança e ao jovem viver e participar do momento presente”, avalia a professora Dora Ferreira
“Sempre gostei muito de ler. Quando fiquei sabendo que teríamos um jornal no pátio todos os dias fiquei muito feliz. Gosto de ficar informado sobre os fatos da minha cidade, do Estado e do mundo”, afirma Renam Ribeiro Soares, 11, do 6º ano B.
OPINIÕES
“Adoro as curiosidades, as informações que criam discussões e conflitos em nossa sociedade, e com o jornal, é claro, fiquei mais informado e mais esperto“, diz Caio Guilherme, 14 anos, da 9° A.
“Acho que ter acesso ao jornal é uma oportunidade interessante, pois nem todos os alunos têm condições de assinar um jornal para ler em sua casa no seu dia a dia. Também é importante para melhorar a leitura e a aprendizagem”, comenta Fabrício do Amaral Silva, 14 anos , do 9° B.
“Desde que tiveram a ideia de colocar o jornal na sala de aula e no pátio, fiquei contente. Quando a ideia se concretizou e virou realidade, passei a ler o jornal todos os dias e despertei ainda mais meu interesse pela leitura e informação”, comemora João Paulo Lopes, de 15 anos, do 9° B.
“Com o jornal na escola, ficou mais fácil para saber das notícias para fazer trabalhos. Passei a me interessar com a leitura do jornal”, conta Larissa Alves Martins, 14 anos, do 9° B.
“O jornal na escola muda um pouco a rotina escolar, trazendo mais entretenimento às aulas”, completa Rafael Sgamate, 15 anos, do 9° A. “Adoro as curiosidades, as informações que criam discussões e conflitos em nossa sociedade, e com o jornal, é claro, fiquei mais informado e mais esperto”, finaliza Caio Guilherme, 14 anos, do 9° A.
A aluna Liliana do 6º ano, da professora Maria Gelain, Escola Estadual Dom Bosco, de Indápolis, acha interessante a leitura do jornal na sala de aula. "É muito legal porque as notícias são recentes". E o Erico conclui o pensamento da colega, dizendo que "as notícias de esportes são as mais interessantes".
Na escola SESI daqui de Dourados, a leitura do jornal também faz parte do cotidiano dos estudantes. A professora Franciane Lima Roncália acredita que o trabalho com o jornal tem proporcionado momentos de reflexão e contribuição para o hábito da leitura crítica.
Na Escola Estadual Maria da Glóriz Muzzi Ferreira, Água Boa, a professora Ana Maria Farias aproveita o jornal de diversas formas. Além da leitura livre, os estudantes refletem e produzem cartazes sobre o meio ambiente, a política e o trânsito.
" - Ensinando a Ler o Mundo"
Prefeitura Municipal de Dourados e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Divulgação
“Com o jornal na escola, ficou mais fácil para saber das notícias”Estudantes leem O PROGRESSO no pátio da Escola Municipal Efantina de Quadros
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010 o progresso
ato Grosso do Sul será o segundo Estado brasileiro a participar do projeto Jornada Cultural, que acontece de quarta a sexta-feira, no espaço Tom Jobim do Centro Cultural de la Embajada de Brasil, em Assunção, Paraguai.
De acordo com o adido comercial brasileiro em Asunción, Antônio Alves Junior, a jornada faz parte do programa de divulgação cultural da Embaixada Brasileira no Paraguai, e visa a promover uma maior integração entre os países vizinhos. Já para a presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
(FCMS), Neusa Arashiro, a embaixada brasileira no Paraguai demonstra com o projeto, um grande esforço em promover a integração da cultura sul-mato-grossense à cultura paraguaia. “Com certeza, temos enraizado na nossa cultura, a influência da cultura fronteiriça tão presente nas mais diversas vertentes culturais de nosso Estado”, salienta.
A FMCS vai levar para difundir e representar o Estado no projeto Jornada Cultural os músicos Guilherme Rondon e Rodrigo Teixeira, a orquestra Revoada Pantaneira, O poeta Emannuel Marinho e o grupo de teatro Circo do Mato, além de exibição
de filmes, exposições de artes plásticas fotografia e artesanato, e ainda, degustação de pratos típicos da culinária de Mato Grosso do Sul.
p rogramação
Dia 15/9: às 19h30 – Abertura oficial. Mestre de Cerimônia: Emmanuel Marinho – “Solo para Palavras e Sanfona de Brinquedo”; Apresentação Cultural: Circo do Mato – “O Palhaço no Meio da Rua”; Abertura das exposições de Artes Plásticas e Artesanato. Dia 16/9: às 14h – Intervenção em Escola – Emmanuel Marinho. Às 16h – Mostra do Vídeo – CAÁ – A Força
da Erva. Às 17h30 – Palestra – Perspectivas de Atuação do Projeto “MS sem Fronteiras’’ no Paraguai. - Palestrante
– Maristela de Oliveira Franca. (Diretora de Operações de Sebreae/ MS). Às 19h30 – Show “Conexão Pantanal”
– Guilherme Rondon e Rodrigo Teixeira; Degustação de Culinária Típica.
Dia 17/9: às 14h Intervenção em Escola
– Emmanuel Marinho. Às 16h Mostra do Vídeo
– Terra das Águas. Às 17h Mostra do Vídeo
– Folia de Malaquias
– O Divino na Pontinha do Cocho. Às 19h30
– Show Orquestra Revoada Pantaneira.
Canal Zap Manoela reis
Ter casado com Fred, impostor de Reynaldo Gianecchini, não parece ser o suficiente para Melina, personagem de Mayana Moura, aborrecer sua mãe. Com o objetivo de irritar a família Gouveia e seus agregados Mauro e Diana, interpretados por Rodrigo Lombardi e Carolina Dieckmann, a estilista ainda levará o marido para morar na mansão e para trabalhar na metalúrgica.
dia 12, o “Programa Silvio Santos” chegou a liderar a audiência durante mais de uma hora. Exibido entre 20h e meia-noite, a produção marcou 16 pontos de média, com pico de 22. Apesar de chegar a ficar em primeiro lugar, a Globo manteve-se na liderança na média geral do horário, fechando com 19 pontos de média.
Mãe coruja
Regina Duarte não esconde o extremo orgulho ao falar do trabalho de sua filha, Gabriela Duarte, que interpreta a exagerada Jéssica, de “Passione”. “Ela está surpreendendo neste papel. Sempre soube que ela é uma ótima atriz, mas agora está provando para a crítica”, derrete-se.
# Sabrina Sato não fará um novo ensaio para a “Playboy”. A apresentadora diz que esse tipo de trabalho não se encaixa no atual momento de sua vida.
# O SBT exibe o filme inédito “Vozes”. no elenco, amy acker, Bronwen Booth, steve cumyn e John ralston. a produção vai ao ar hoje, às 23h15.
# Aguinaldo Silva chega ao Rio dia 18 para receber o título de Cidadão Carioca no Retiro dos Artistas. A iniciativa de conceder o título ao autor foi de Stepan Nercessian.
Foi bem
“Ela está magoada por ter sido enganada pelo homem que era apaixonada desde criança”, explica Mayana. Mas ainda terá de encarar sua maior inimiga Diana, que vai cobrir o desfile da primeira coleção de Melina. Mesmo que a jornalista desempenhe um bom trabalho e elogie as roupas da estilista em seu artigo, Melina fica enfurecida e rasga a reportagem.
Paternidade
Em “Escrito nas Estrelas”, Dalva, vivida por Pia Manfroni, finalmente contará a verdade para Clara, interpretada por Anna Rita Cerqueira. Ela revela que Jardel, de Celso Frateschi, é seu pai. A cena está prevista para ir ao ar amanhã.
No próximo dia 25, Cristiana Arcangeli, conselheira de João Dória Jr. no “reality”
“O Aprendiz”, estreia uma nova produção na Record. O “Extreme Makeover Social”, nome do programa, é baseado na produção norte-americana homônima, mas que não foca em ajudar instituições como a produção comandada por Cristiana. Serão doze episódios em que a apresentadora lidera construções de creches.
Guerra dominical No último domingo,
No “Ídolos” que vai ao ar hoje, os três finalistas terão de cantar três músicas. Israel Lucero, Nise Palhares e Tom Black irão interpretar uma canção escolhida pelo público, outra pelo júri e a última será a música predileta de cada candidato. Já na quinta, dia 16, o “reality’ recebe os sertanejos Marcos & Belutti. A produção vai ao ar às 23h15.
# o sBt contratou reynaldo Boury para ser o novo diretor-geral das novelas de tiago santiago. Boury é veterano na função e já completou 55 anos de carreira.
Lidar com diferenças em suas relações de trabalho tende a ser tarefa árdua, porém necessária. Mas cuidado: a tensão Lua-Mercúrio indica que você tende a distorcer os fatos e a prejudicar o entendimento com seus parceiros. Ao expor suas dificuldades, use um pouco de diplomacia!
A tensão que a Lua forma com Mercúrio alerta quanto a problemas de comunicação em seu ambiente de trabalho, sendo uma fase propensa a discussões e mal entendidos. Encare tal desarmonia com muita tranquilidade, pois suas reações podem complicar ainda mais as coisas!
Lua e Mercúrio formam quadratura entre sua área comunicativa e seu setor de crise, abalando o modo como você lida com as adversidades. Dramatizar excessivamente os problemas é uma tendência, portanto vá com calma. Tais excessos comprometem seu entendimento com as pessoas!
Contradições internas lhe trazem dificuldades para expressar suas ideias, já que a quadratura que a Lua estabelece com Mercúrio tensiona sua área de crise e seu setor espiritual. Convém não manifestar suas opiniões, sobretudo em ambientes que pedem maior formalidade. Preserve-se!
Lidar com questões emocionalmente delicadas em seu círculo de amizades é o desafio que a quadratura Lua-Mercúrio lhe traz no dia de hoje. As incompatibilidades devem ser trabalhadas em prol de um bem comum, desse modo deixe os individualismos um pouco de lado.
Lua e Mercúrio formam quadratura entre sua área profissional e de relacionamentos, sinalizando uma atual falta de identificação com os projetos que você deve trabalhar em conjunto com outras pessoas. Entretanto, não é momento de propor mudanças, aguarde!
Escrito nas EstrElas Madame Gilda tenta explicar para Ricardo que Daniel está inconformado com sua união com Vitória/Viviane. Dalva conta para Vanessa que ela e Clara são irmãs e que Jardel a está usando para conseguir dinheiro. Afonso e Yasmin cuidam de Olívia. Judite culpa Guilherme pela perda do bebê. Sofia e Beatriz imploram para que Vicente as tire da casa de Magali. Vanessa chega com Dalva, Mateus e Mauro no parque onde Jardel está com Clara. Ricardo pensa no que Madame Gilda lhe disse sobre Daniel. Vanessa liga para Jane, que vai ao seu encontro na delegacia. Viviane afirma para Madame Gilda que defenderá o filho e Ricardo com a própria vida. Gilmar fica eufórico quando ouve Ricardo dizer que fará um contrato pré-nupcial para se casar com Viviane.
“Cone Sul”, programa do Canal Brasil que exibe filmes produzidos na América do Sul. Um incentivo para assistir a produções não muito divulgadas, mas que são de primeira qualidade.
Foi mal
As caretas de Glenda Koslowsky, apresentadora do “Hipertensão”, durante as provas mais nojentas. Exagerado.
e-mails para esta coluna: canalzap@cartaznoticias.com.br
ti-ti-ti Edgar se desentende com Luisa, mas eles acabam fazendo as pazes. Julinho e Dr. Eduardo conversam num bar. Jacques oferece um de seus apartamentos para Jaqueline morar por um tempo. Suzana vai à casa de Ariclenes e Luti pede que a mãe passe a noite por lá. Mabi publica no blog de Beatrice M. novas críticas a Jacques Leclair e Victor.Gustavo fica incomodado ao ver Bruna tão próxima de Marcela e Julinho. Jorgito comenta com Rebeca que Edgar pode estar apaixonado por Marcela. Marcela descobre que Edgar não dormiu em casa. Suzana prepara o café da manhã e deixa Ariclenes emocionado. O admirador secreto marca um encontro com Valquíria na faculdade. Olga perde a paciência com Cecília e revela seu apelido na juventude, Ceci Splendore. Gabriela tenta falar com Luti, mas ele se esquiva. Marcela conversa com Julinho e propõe que eles deixem a mansão. Clotilde telefona para Chico e marca um horário com Victor Valentim. Doutor Queiroz e Valdete pesquisam na internet informações sobre Cecília. Valquíria aguarda a chegada de seu admirador secreto. Jaqueline se espanta com a transformação de Clotilde ao vê-la vestida para o encontro com Victor Valentim. PassionE Melina avisa que ela e Fred irão morar na mansão e Bete fica furiosa. Felícia conforta Fátima pelo namoro de Sinval. Candê, Fátima e Felícia ouvem os chamados de Kelly. Benedetto acorda e Mimi inventa uma história para o avô. Agostina diz a Gemma que não parte antes de falar com Berilo. Jéssica avisa ao pai que não pode ficar sem o marido. Kelly conta para Candê, Felícia e Fátima como a avó a tratava e a feirante resolve tirar satisfações com a vizinha. Candê enfrenta Valentina e ameaça denunciá-la caso ela se oponha à permanência de Kelly em sua casa. Clara estranha o comportamento da avó ao voltar para a pensão. Gerson se revolta com Melina ao saber que ela se casou com Fred e tenta expulsá-lo de sua casa. Bete tenta conversar com Melina, mas ela não dá atenção à mãe. Saulo fica furioso com a forma como Noronha o trata. Laura apresenta a empresa para Diana. Melina avisa a Mauro que se casou com Fred e que vai colocá-lo para trabalhar na empresa. Melina descobre que Diana trabalhará na metalúrgica. Totó pede o endereço de Berilo para Agostina. Clara procura Kelly na casa de Candê e a feirante decide contar o que aconteceu. Agostina encontra Berilo na quitinete. Totó invade a casa de Olavo à procura de Berilo.
Sua área social encontra-se tensionada pela quadratura que Lua e Mercúrio estabelecem entre sua oitava e quinta casas, já que compromete seu habitual bom senso e lhe estimula a buscar prazeres de forma desenfreada. Convém estabelecer alguns limites e se manter fiel a seus valores!
Lua e Mercúrio formam quadratura entre sua quinta e segunda casas, apontando uma fase delicada no que diz respeito a gastos relacionados a diversões e que, de alguma forma, fujam ao seu orçamento. Aventurar-se em atividades sociais tende a ser arriscado, pois amplia essa tendência. Cuidado!
Lua e Mercúrio entram em quadratura na presente data, interferindo em sua capacidade de discernir entre bons e maus investimentos. Mesmo tendo consciência de tais limitações, você tende a buscar atividades dispendiosas, o que pode representar um risco para seu orçamento. Cuidado!
A tensão que a Lua estabelece com Mercúrio sugere uma temporária falta de entendimento com as pessoas próximas, deixando o convívio delicado e suscetível a discussões que podem atingir grandes proporções. Convém respeitar as diferenças e evitar apontar falhas em outras pessoas.
A tensão que hoje se configura entre Lua e Mercúrio lhe traz desafios no que concerne à sua vida em família, sobretudo uma falta de consenso sobre assuntos em comum. Compreenda a necessidade de pensar na coletividade e não em interesses estritamente pessoais.
Faça algumas concessões!
Lidar com seus desafios profissionais tende a ser um grande desafio no dia de hoje, pois a quadratura que a Lua forma com Mercúrio compromete sua capacidade de lidar com as adversidades na área, trazendo uma oscilação emocional arriscada. Seu pavio anda curto, mas controle-se!
Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 14 de setembro de 2010
Acantora Lady Gaga foi o destaque do MTV Video Music Awards, premiação dedicada a eleger os melhores videoclipes do ano, realizado no último domingo, no Teatro Nokia de Los Angeles (Califórnia). A excêntrica cantora levou 8 dos 13 prêmios pelos quais concorria, incluindo o de melhor videoclipe do ano por “Bad Romance”
Gaga levou a estatueta também nas seguintes categorias:
melhor coreografia, melhor direção, melhor clipe feminino, melhor clipe pop, melhor clipe dance, melhor edição, todos com “Bad Romance” e melhor colaboração por “Telephone” parceria com a cantora Beyoncé. E Gaga também aproveitou a ocasião para anunciar o título de seu próximo álbum: “Born This Way”. Entre os artistas masculinos, Eminem liderava com oito indicações, das quais levou dois: melhor videoclipe masculino e melhor videoclipe de Rap, com “Not Afraid”. O adolescente
Justin Bieber, levou o prêmio de artista revelação com “Baby”. Eminem abriu a cerimônia com “Not Afraid” e dividiu o palco com a cantora Rihanna cantando “Love the Way You Lie”.
A cerimônia durou mais de duas horas e meia e contou com alguns momentos engraçados. Um deles, foi quando Justin Bieber parecia não encontrar o caminho para o palco a fim de pegar seu prêmio. Outro, o problema que Lady Gaga teve para se levantar de sua poltrona, por causa de seus vestidos originais. Um dos modelos usados pela cantora foi o mesmo em que figurou na capa da versão japonesa da revista Vogue feito com pedaços de carne crua.
Outras atuações divertidas foram a do cantor Usher, que imitou Michael Jackson e Taylor Swift, que cantou uma música chamada “Innocent” que serviu para absolver Kanye West, após incidente ocorrido na festa do ano passado. Drake, Bob, Hayley Williams, da banda norte-americana Paramore e Linkin Park, atuando no observatório Griffith de Los Angeles, abriram passagem para Cher, que apresentou o Melhor Clipe do Ano com uma jaqueta de couro e um vestido transparente com lantejoulas, o mesmo traje do vídeo “If I Could Turn Back Time”, rodado há 21 anos. A cantora e atriz comentou em tom jocoso: “Tenho sapatos que são mais velhos que a maioria dos indicados”. (AE)
"Antes de censurar ou acusar alguém, lembre-se que você também está sujeito a julgamentos". (Anônimo)
Casam-se no dia 9 de outubro, em P. Porã, na Capela N. Sra. Aparecida, às 20h15, Luciana e Cesar. Ela é filha de Geder B. Azambuja (in memorian) e de Suely Maria Torres. Ele, filho de Hamilton Moraes Barreira e de Carmen Vitória J. Barrera. Felicidades!
Arezzo
Rosa e Antônio Utida, proprietários do excelente restaurante Utida Sushi Bar.
Raquel Resende Machado e Mônica Magalhães Moreira, proprietárias da Arezzo de Dourados.
A Stylus Lingerie completou 1 ano em Dourados e comemorou com coquetel para os clientes nos dias 9 e 10 do corrente. A loja está localizada na Av. Marcelino Pires 1.484, onde você pode comprar por atacado e varejo lindas lingeries.
Margit (Kika) e Celso Amaral.
Aniversariando hoje Antônio Freire, presidente da Aced. Na foto, com a esposa Zélia Nolasco.
Luciana Silva Martins e Sandra Lopes Martins, proprietárias da PBF em Dourados.
O proprietário Arídio com a equipe, Vera, Gisele, Leila e Zete
Parabéns e felicidades a Maria Dirce Amaral Moraes, que aniversaria hoje, extensivos ao esposo Antonio Moraes.
Parabéns para: Hoje
Maria Dirce A. Moraes
Luiz José Antonio Alves Nilva Araújo de Almeida Izidoro Pereira Mariano Luiz Fernandes da Silva
A Cavaleiros do Rei conta com uma equipe completa e especializada para fazer seu sonho de debutante ou noiva se tornar realidade. Informações: 3427-1073.
Não erre
Espero que o povo brasileiro vote no candidato certo para presidente do Brasil, pois se errar, vai acontecer em nível nacional o mesmo que aconteceu em Dourados. Veja o currículo de cada um, pense bem. Se você ama este país, vote certo.
Algumas
Tem pessoas que não dormem se não praticarem uma boa ação; outras, ao contrário, não dormem se não fizerem uma maldade.
Ainda bem que neste mundo, tem muita gente boa, o que tem de traíras, safados, irresponsáveis e maldosos, é demais.
Aniversaria hoje o ex-prefeito Humberto Teixeira, a quem cumprimentamos desejando felicidades. Na foto, com a esposa
Aqui em Dourados mesmo tem muitos, mas são tão desacreditados que nem eles mesmos acreditam em si.
Provérbios
O homem bondoso faz bem a si próprio; o homem cruel destrói a si próprio. Paciência vale mais que valentia e dominar a si mesmo vale mais que conquistar uma cidade.
Aniversariando hoje o empresário Miro, proprietário da Retífica São Paulo. Na foto, com a esposa Jane. A ele, voto de felicidades dos familiares e amigos.
Mais vale um pobre de conduta íntegra do que um rico de costumes perversos. Não se vanglorie do amanhã, porque você não sabe o que o dia de hoje vai gerar. Quem semeia vento, colhe tempestade.
Você colhe o que planta. Tem maldosos que morrem com seu próprio veneno. A mentira tem perna curta.
Para afastar os inimigos
Recorro a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, que ordenem São Miguel, São Gabriel e São Rafael para afastar de mim e de todos os meus familiares e de nossa equipe todas as perturbações feitas por pessoas invejosas, palavras e atos diabólicos.
Data
Hoje é dia: da Exaltação da Santa Cruz ; do Frevo; Arena homologa o nome de Geisel como candidato à presidência em 1973.
Salmo
"Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre". (136-01)
38564
CANAÃ IV
Vendo ou troco por carro. Rua 08 n.45, troco por casa no Joquei ou Pq. I ou II. 3424-8603 ou 9298-9190
39453
CASA-VENDA
2º PLANO 125 MIL
38413
2 qts, 2 sls, coz. Financia
3423-0329 9972-2521 33950
BNH 4º PLANO
Casa de alvenaria c/ 2 aptos, 2 qts, sala, coz, despensa, área coberta nos fundos c/ churrasqueira e fogão caipira, garagem p/ 2 carros, piscina de 5.000 litros (fibra), asfalto. Da financiamento. 3421-9888
Ajurycaba Cortez de Lucena Creci 1034-Corretor de Imóveis. 36473
BNH 4º PLANO
Casa de alvenaria c/ área de 100m² de construção, 2 qts, wc, coz, área de serviço coberta, garagem p/ 3 carros. 3421-9888
Ajurycaba Cortez de Lucena Creci 1034 Corretor de Imóveis 33220
CAMPO DOURADO
Sala, cozinha c/ AE, suíte, 2 qts, wc social, murada, varanda, garagem 3 carros, laje, área de serviço coberta, despensa. 34219888 Ajurycaba Cortez de Lucena Creci 1034 Corretor de Imóveis
JD. FLÓRIDA
38643
FLÓRIDA I
Casa com +/- 100m² de construção, contendo 1 suíte, 2 qtos, sala, coz, wc, área de serviço e varanda, terreno 420m². 3421-9888 Ajurycaba Cortez de Lucena. Creci 1034-Corretor de Imóveis 39444
JARDIM FLÓRIDA II
C/ 3 quartos e área. 92394376 39312
JARDIM MÔNACO
1 suíte, 2 qtos, wc, coz, garagem, jardim inverno, móveis planejados. R$
300.000,00. R: Anibal Pavão n.4330. 8113-2271 33603
JARDIM SABIÁ
Casa de aproximadamente
50m², c/ 2 pçs, banheiro e varanda, terreno de 12x32,50 (390m²). 3421-9888 Ajurycaba Cortes de Lucena Creci
1034 Corretor de Imóveis 39133
JD COLIBRI
Casa de aproximadamente
80m² de área construída, contendo sala, coz, 2 qtos, 1 wc, varanda, área de serviço, de laje. 3421-9888 Ajurycaba Cortez de Lucena Creci
1034-Corretor de Imóveis 39473
JD. EUROPA
R$ 265 mil. J. Gondim, corretor de imóveis, Creci 2645. 3421-0034 ou 99711320 39080
JD. FLORIDA II
Alvenaria, aproximadamente 70m² constr. L12 Q37. 12x54,9m. 9238-1934
38573
Casa de alvenaria com aproximadamente 80m² de área construída, 1 suíte, 1 quarto, 2 salas, coz, wc, lavanderia coberta nos fundos. 3421-9888 Ajurycaba
Cortez de Lucena, Creci
1034, Corretor de Imóveis 39125
JD. FLÓRIDA II 160M²
1 suíte, 2 qtos, piscina. R$ 180 mil. 9634-5294 38947
JD. GUANABARA 90 MIL
Financia, 2 qts, 1 sala. Creci
3022 ou 9972-2521 37458
JD. MÔNACO
Lote de 1200m² c/
396,47m² de área construída. 3421-9888 Ajurycaba
Cortez de Lucena, Creci
1034, Corretor de Imóveis 37459
JD. MÔNACO
Casa de alvenaria de laje, contendo 1 apto, 2 qtos, 2 salas, coz, wc, lavanderia e garagem p/ 2 carros, na frente. 3421-9888 Ajurycaba Cortez de Lucena, Creci
1034, Corretor de Imóveis 30749
JD. STO ANTONIO Com área de 15x30 (450m²) c/ casa em construção com área de 67,5m² + edícula c/ 2 pçs e wc. 3421-9888
Ajurycaba Cortez de Lucena. Creci 1034 Corretor de Imóveis 39134
JD. ÁGUA BOA
Casa de aproximadamente
92m² de área construída com sala, coz, 2 qtos, 1 suíte, wc, área de serviço, toda de laje com edícula nos fundos. 3421-9888
Ajurycaba Cortez de Lucena Creci 1034-Corretor de Imóveis
JD. ÁGUA BOA W10
Vendo casa de madeira, excelente local. Terreno
12x32. 9904-0518 39215
JOÃO PAULO II 130MIL
150m², laje, nova, aceita carro/terreno 9983-6418 36166
LARANJA DOCE
Casa de aproximadamente
60m², c/ suíte, 2 quarto, 1wc, sala, cozinha, área serv 3421-9888 Ajurycaba Cortez de Lucena Creci
1034. Corretor de Imóveis 39443
PARQUE DO LAGO
C/ 2 quartos. R$ 40.000,00.
9239-4376 39474
PRÓX. COLÉGIO IRMAS
J. Gondim, corretor de imóveis. Creci 2645. 34210034 ou 9971-1320 38576
VENDE-SE CASA
Próx. ao posto de saúde do
Jd. Maracanã. Terr. 12x50.
R$ 65 mil. 9671-8160 ou
8117-9295 32694
VENDO
Pesque/pague, desativado, em Indápolis a 18km de Dourados, c/ 2,5 alqueires, 14 açudes, lanchonete, casa p/ caseiro, pomar, churrasqueiras. Aceito casa e carro. 3424-1530 32637
VENDO IMÓVEL Próx. ao banco do brasil.
9971-4823
VENDO OU TROCO
39248
Oportunidade! Lindo pesqueiro no Rio Aquidauana, casa sede com 4 ptos, casa de caseiro, piscina, churrasqueira c/ fogão caipira. 9293-9083 ou
9973-9227
VENDO OU TROCO
39249
Oportunidade! R$ 1.900,000,00, prédio c/ 2 andares de frente ao atacadão. Telefones 9293-9083 ou 9973-9227 39397
VENDO OU TROCO Casa no JD. Mônaco em Dourados. Telefone 99761594 39292
VILA INDUSTRIAL CASA C/ 2 QTOS, sl, coz, wc, 69m² de comstrução, 200m² total. R$ 160 mil. 8141-8583
VILA PLANALTO VENDO Ótima c/ piscina, área de lazer. Telefone contato 8113-4373
VILA ROSA Casa de alvenaria boa p/ financiamento, com sala de 2 ambientes, coz, 1 apto, 2 qtos, wc, despensa, no lote contém mais 2 casas de aluguel e um salão comercial. 3421-9888 Ajurycaba Cortez de Lucena, Creci 1034, Corretor de Imóveis
37289 QUARTO FAMILIAR Próx. á feira, centro. Pres. Vargas n. 40. 39542 QUARTO P/ MOÇAS Em residência. 3421-4220 ou 9924-6351
APTO FLOR DE LIZ
APTO-VENDA
2 QTOS Picasso, térreo. 8405-1927 Creci 2877 39315
EDIFÍCIO LARANJEIRAS Apto térreo 66,88m², sala conjugada c/ coz planejada, área de serviço, sacada, 2 qtos, wc, garagem, próx. a Unigran. 3421-9888 Ajurycaba Cortez de Lucena, Creci 1034. Corretor de Imóveis
39471
J. Gondim, corretor de imóveis, Creci 2645. 34210034 ou 9971-1320
38979
ZAGAIA RESIDENCE Exc. oportunidade p/ investimento, próx. unigran. J. Gondim Corretor de Imóveis. creci 2645 ou 99711320 ou 3421-0034
TERRENOS
39422
2 PQ. DO LAGO 360M² Desidério F. Oliveira. R$ 45 mil cada. Telefone para contato 9994-8221 particular 39541 2 TERRENOS JUNTOS (25x32) na rua Balbina de Matos (rua da Unigran) ou troca-se por 2 apartamentos. Telefones para contato 3422-7379 ou 9137-0524
39482
ALTOS DO INDAIA 12x45. 8411-1927 Creci 2649
39546
INDAIÁ 420M²
R$ 55 mil. Particular. 8122-7753
CHÁCARAS CALIFÓRNIA 5.500M², 55x100mts. 3421-7855 39449 GUAICURUS 12X50 Vendo ou troco, próx. escola. R$ 5 mil + 57 parc. 9270-2476 ou 3421-0402
Samuel 39472
JARDIM GIRASSOL
J. Gondim, corretor de imóveis. Creci 2645. 34210034 ou 9971-1320 39476
JD. EUROPA
J. Gondim, Corretor de Imóveis, Creci 2645. 99711320 37554
JD. FLAMBOYANT
Lotes, ótimos para financiamento. 3421-9888 Ajurycaba Cortez de Lucena, Creci 1034, Corretor de Imóveis. 39504
JD. ITAIPÚ
Rua Manoel Santiago á 100m da Unigran. R$
120.000,00. 9253-5377
38107
PARQUE ALVORADA Terreno em ótima localização, 360m² (12x30), com um lado murado. 34219888 Ajurycaba Cortez de Lucena Creci 1034. Corretor de Imóveis. 39475 PORTAL
J. Gondim, Corretor de Imóveis, Creci 2645. 9971-1320 39135
PQ. ALVORADA Ótima localidade, 360m², (12x30). 3421-9888 Ajurycaba Cortez de Lucena Creci 1034 Corretor de imóveis. 39421
PQ. ALVORADA 360M² Sônia Volpato. R$ 59 mil. 9994-8221 particular 39420
PQ. ALVORADA 420M² Esq. com a Rua Sônia Volpato. R$ 69 mil. 9994-8221 particular 37964
PQ. DOS COQUEIROS Terreno com área de 445m², contendo um barracão de estrutura metálica aos fundos, terreno todo murado. 3421-9888 Ajurycaba Cortez de Lucena, Creci 1034Corretor de Imóveis.
PRÓX. SÃO FRANCISCO
Rua Major Capilé, 400m², outros. Creci 2877. 8405-1927 39544
PRÓX. UNIGRAN Chácara Flora. 8405-1927 Creci 2877
39331
SITIOCA CAMPO BELO Quitada, escriturada, bem localizada. 9994-9965 39503
TERRENO R$ 85 MIL Particular. R: Pedro Rigoti 23, atrás do 1º DP da Rua da feira. 9998-8371 39540
TROCO CARRO/TERRENO Saveiro 10/11, Pq. Alvorada. 8401-3887 39287
ÓTIMOS TERRENOS
Parque Alvorada, Jd. Aline, Jd. Clímax 9972—2729
39040
04 HECTARES Lavoura, água corrente. 8411-1927 Creci 2649 39483
20 HAS Lavoura, água corrente. 8411-1927 Creci 2649
PROCURO TERRA
39413
Para arrendar p/ plantação de lavoura. 9633-2610 ou 3457-1213 39548
SÍTIO 16,5 ALQ. No município De Laguna Caarapã c/ água. 3426-0221 39532 SÍTIO COM 25 HA Com varjão, preparado para plantação de arroz com casa, energia elétrica, a 12 km de Rio Brilhante/MS, Aceito carro no negócio. 9675-1117 39552
SÍTIO EM FÁTIMA SUL
5,5 alq. Aceito carro/casa em Dourados. 9266-2623 38558
VENDE-SE SÍTIO
Linha
FAZENDAS
ALUGA-SE BRINQUEDOS
E decorações infantil. 84690109 9918-4027 35705
ALUGA-SE BRINQUEDOS Cama elástica e Piscina. 3021-1400 9675-2729 38532
ALUGA-SE DATA/SOM
E iluminação. Thalles 81213023 31298
ALUGO CAMA ELÁSTICA Piscina e infláveis. 81636022 ou 9905-8391 39375
ALUGO CAMA ELÁSTICA
E piscina de bolinhas. 9972-5420 39408 ALUGO CAMA ELÁSTICA Nova. 9671-4157 ou 81690564 32585
ALUGO SOM ILUMINAÇÃO
E data show p/ festa em geral 9242-0258 Wellington 39418
ALUGO SOM/ILUMINAÇÃO
9218-2954 ou 8177-3793 33230
ANTENA PARABÓLICA
Receptores/peças/assist.
Téc. 9211-4884 99711951 39533
ATENÇÃO!
Cidade e Região. Se encontra em Dourados o Babalorixa mestre baiano, p/ resolver seus problemas espirituais e amorosos. Você pode procurar na Rua
Mato Grosso 353, em Dourados. Consultas c/ búzios ou cartas. 27714
AULAS DE REFORÇO
Sou formada em letras e na Cultura Inglesa. Interessados ligar 8118-7842 C/ Dharana
39028
BRONZE NATURAL
Prepare-se para o verão!
Bronzeamento natural. Contato 9972-1114
39550
CERCA ELÉTRICA
3,00 o metro, motor portão
3x 90,00. 3421-0485 39357
CONSERTOS EM GERAL De Automatização. 9963534
37249
CORTE/COSTURA MENSAL
Básico ao profissional. 9959-9323 ou 8136-1495 39543
CURSO PATCHWORK Corte costura. 3421-4220 ou 9924-6351 39138 CÓPIAS DVD Faço cópias VHS p/ DVD. 9915-0420
33238
DISK FRETE MUDANÇAS
Baú. montagem de móveis. 9609-1756 Joào Carlos 39336
FAÇO ARTESANATOS Em jornais, cestos, viola, etc. Rua 07, n.165, Canaà
4. 3428-0882 39321
GELADEIRA 310 LITROS
E fogão 4 bocas. R$ 600,00. 9971-9119 39494
JOGO DE MESAS De sorveteria. 9941-8559 ou 8125-1197 39291
KOMBI PARA FRETE
Passageiros e pequenas encomendas. 9601-0871 39450
MANGUEIRA DE GADO
22x20, barracão 12x9, todos de aroeira. 99742033 39350
MANICURE E PEDICURE Em domicílio, segunda á sábado, faço unhas artísticas. R$ 15,00. 9614-5916 3423-5593 Terivania 39470
MANICURE Á DOMICILIO
Telefones 3421-9007 ou 9272-4322 39005
MARCENARIA Ferraria completa. 34283523 38142
MUDANÇAS/MONTAGENS
Caminhão grande/pequeno, baú. 9971-6897 92827907 Jucelino 39412
MÁQ. DE SORVETE SOFT Tipo italiano, semi nova. Motivo mudança de ramo de atividade. (67) 3541-1070 ou 8154-9524 c/ José
AVISO DE RESULTADO – ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO
PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 092/2010
PREGÃO PRESENCIAL N° 056/2010
O Município de Caarapó, Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Pregoeiro, torna público o RESULTADO do PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 092/2010, PREGÃO PRESENCIAL N° 056/2010, cujo objeto é a Aquisição de diversos utensílios para cozinha e consumo doméstico em geral para atender a Rede Municipal de Ensino, conforme especificação constante no Anexo I do edital e solicitação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, que foi ADJUDICADO pelo Pregoeiro às empresas:
a) JOVINA PINHEIRO HAMMUOD-ME, CNPJ n° 01.035.908/0001-01, com sede a Rua XV de Novembro, nº 364, Centro, na cidade de Caarapó/MS, CEP: 79.940-000, para fornecer os itens: 07; 11; 14 e 44, perfazendo o valor de R$ 7.147,50 (sete mil e cento e quarenta e sete reais e cinqüenta centavos);
b) LICITA LTDA-ME – CNPJ n° 06.101.291/0001-90 com sede a Rua Toshinobu Katayama, n° 325, Centro, na cidade de Dourados/MS, CEP:
para fornecer os itens:
mil e trezentos e setenta e cinco reais e noventa e nove centavos), conforme especificações e preço constantes na Ata de Sessão Pública deste certame.
Caarapó-MS, 13 de setembro de 2010.
Ramão Alves da Silva Pregoeiro
HOMOLOGO o resultado supra.
Mateus Palma de Farias Prefeito Municipal
CAARA1
CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2007
EDITAL DE CONVOCAÇÃO N.º 040/2010
Mateus Palma de Farias, Prefeito Municipal de Caarapó – Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, CONVOCA as pessoas relacionadas no Anexo Único deste Edital, para que no prazo de 30 (trinta) dias da data de publicação do presente Edital, compareça no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Caarapó, sito à Avenida Presidente Vargas nº 465 - centro, nesta cidade, para apresentar os documentos abaixo relacionados, tendo em vista a aprovação no Concurso Público nº 001/2007 - Homologado em 17/03/2008:
a) Fotocópia da Cédula de Identidade;
b) Fotocópia de comprovação de inscrição no PIS/PASEP (se já inscrito);
c) Fotocópia do Título de Eleitor;
d) Certidão de está quites perante a Justiça Eleitoral;
e) Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
f) Fotocópia da Certidão de Casamento (quando for o caso);
g) Fotocópia da Certidão de Nascimento dos dependentes (se possuir);
h) Fotocópia do Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação (se do sexo masculino);
i) Fotocópia de Certificado de escolaridade exigido para o cargo;
j) Comprovante de Residência;
k) Declaração de Acúmulo ou não de Cargos;
l) Declaração de Bens;
m) 01 fotografia 3x4 (recentes);
n) Declaração de não ter sofrido penalidades por prática de atos desabonadores, se servidor de qualquer esfera da administração pública;
o) Certidão de Ações Cíveis e Criminais referente aos últimos 10 (dez) anos do(s) domicílio(s) do candidato(s);
p) Laudo de Inspeção de Saúde, que será realizado na Clinica CEMTRA (Centro Especializado em Medica do trabalho), localizada na Av. Presidente Vargas, 849 –Centro, pelo médico do Trabalho Dr. Silvio Antonio Ueda - CRM-MS 4623, em horário a ser agendado na Clinica; q) Laudo Psicológico, que será realizado pela Drª Ekelis Cris Pires Sales - CRP-MS 14/02971-7, em local e horário a ser pré-definido pelo Departamento de Recursos Humanos.
Os documentos deverão ser apresentados em fotocópias autenticadas ou acompanhados dos originais.
O convocado que não se apresentar no prazo estabelecido para tomar posse ou que não requerer no mesmo prazo a prorrogação por igual período, será considerado automaticamente desistent
CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL Nº 001/2007
ANEXO ÚNICO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 040/2010
GRUPO OCUPACIONAL: ATIVIDADES DE NIVEL ELEMENTAR
CARGO: AJUDANTE DE SERVIÇO
INSC. NOME DO CANDIDATO P.E P.T TOTAL CLASSIFICAÇÃO 0352 Osenir Camargo dos Santos 75,0 0 75,0 40º Caarapó-MS, 13 de Setembro de 2010.
Mateus Palma de Farias Prefeito Municipal
EXTRATO DO TERMO ADITIVO 001 AO CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 167/2009
PROC. ADM. Nº 3.339/2009
CONVITE Nº 083/2009
PARTES
Contratante: MUNICÍPIO DE MARACAJU-MS
Contratada: E C TAVEIRA CONSULTORIA ADMINISTRATIVA-ME
OBJETO
O presente Termo Aditivo tem por objeto a prorrogação do prazo de vigência previsto na Cláusula Quarta do Contrato Administrativo
nº 167/2009. Fica prorrogado pelo período de 12 (doze) meses, o prazo de vigência previsto na Cláusula Quarta do Contrato Administrativo nº
167/2009, a contar de 11.08.2010. O valor reservado para a consecução do presente aditamento é de R$ 78.240,00 (setenta e oito mil, duzentos e quarenta reais), totalizando o valor global do contrato em R$ 156.480,00 (cento e cinqüenta e seis mil, quatrocentos e oitenta reais)
FUNDAMENTO LEGAL: art. 57, I c.c. § 2º da Lei Federal nº 8.666/93
ASSINANTES Contratante: Celso Luiz da Silva Vargas
Contratada: Evandro Candido Taveira Maracaju-MS, 09 de agosto de 2010.
EXTRATO DO TERMO ADITIVO 001 AO CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 190/2009
PROC. ADM. Nº 3.553/2009 CONVITE Nº 087/2009
PARTES Contratante: MUNICÍPIO DE MARACAJU-MS
Contratada: A. B. CACERES-ME
OBJETO O presente Termo Aditivo tem por objeto a prorrogação do prazo de vigência previsto na Cláusula Quarta do Contrato Administrativo nº 190/2009. Fica prorrogado pelo período de 12 (doze) meses, o prazo de vigência previsto na Cláusula Quarta do Contrato Administrativo nº 190/2009, a contar de 31.08.2010. O valor reservado para a consecução do presente aditamento é de R$ 33.852,00 (trinta e três mil, oitocentos e cinqüenta e dois reais), totalizando o valor global do contrato em R$ 67.704,00 (sessenta e sete mil, setecentos e quatro reais).
FUNDAMENTO LEGAL: art. 57, I c.c. § 2º da Lei Federal nº 8.666/93
ASSINANTES Contratante: Celso Luiz da Silva Vargas Contratada: Adilson Benites Caceres Maracaju-MS, 27 de agosto de 2010.
CAARA2
EXTRATO DO CONTRATO Nº 160/2010 – CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA
PARA REALIZAÇÃO DO VI FESTIVAL CANTA CAARAPÓ NO PERÍODO DE 30 DE OUTUBRO E 04, 05 E 06 DE NOVEMBRO DE 2010, CONFORME MEMORIAL DESCRITIVO, ANEXO I DO
EDITAL E SOLICITAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO
PARTES: MUNICÍPIO DE CAARAPÓ R 5 SONORIZAÇÃO LTDA
OBJETO: O presente termo tem por objeto a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA
PARA REALIZAÇÃO DO VI FESTIVAL CANTA CAARAPÓ NO PERÍODO DE 30 DE OUTUBRO E 04, 05 E 06 DE NOVEMBRO DE 2010, CONFORME MEMORIAL DESCRIT IVO, ANEXO DO EDITAL E SOLICITAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO que integram este instrumento independente de transcrição em conformidade com as propostas vencedoras da licitação na MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL PMC N 050/2010
VALOR: O valor global base do presente Contrato, importa em R$ 37.500,00 (trinta e sete mil e quinhentos reais), de acordo com o item nº 01 conforme despacho de homologação e adjudicação
PRAZO: A vigência do presente contrato vigorará a partir de 08 de setembro de 2010 com término em 10 de novembro de 2010, podendo ser prorrogado de acordo com a Lei Federal nº 8.666/93
DOTAÇÃO: As despesas decorrentes da contratação, objeto dessa licitação, correrão por conta da dotação discriminada e para o exercício futuro correrão por conta da dotação que a substituir:
07.00 – SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
07.02 – DEPARTAMENTO DE TURISMO E CULTURA
13 392.020 – PROGRAMA DE INCENTIVO AO TURISMO E CULTURA
2.008 – MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO
33.90.39.00 – OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA JURÍDICA
FICHA: 229
DATA DE ASSINATURA: 08 de setembro de 2010
FORO: Comarca de Caarapó-MS.
ASSINATURAS: MATEUS PALMA DE FARIAS REGINALDO GOMES CELESTINO
PREFEITO MUNICIPAL R5 SONORIZAÇÃO LTDA
Pela CONTRATANTE Pela CONTRATADA
TESTEMUNHAS: Cláudia