Divulgação

Divulgação
Indígenas vão entregar documento que pede permanência da atual coordenadora da Funai em Dourados
indígenas das aldeias de dourados e região estão preparando uma série de protestos caso a servidora maria de Fátima rosa Vilarinho não seja homologada como coordenadora regional da Funai, função que ocupa interinamente há 6 meses. Hoje, eles estarão em frente ao prédio, à espera de um assessor do presidente da Funai que está na região sul do estado. esse assessor já passou por dourados e, hoje, tem reunião agendada
com a chefia local. Sua vinda pode oficializar a posse de uma nova coordenadora do órgão. no diário oficial da união de anteontem, foi publicada a cedência da professora maria aparecida mendes de oliveira, da uFgd, para a Funai. no documento, consta que ela irá ocupar a vaga titular de coordenadora. essa notícia pegou os indígenas de surpresa, o que gerou revolta entre a comunidade. Dia a Dia 4
Passadas 40 horas do crime, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos conseguiu prender um dos ladrões
o senai de dourados promove, amanhã, às 8h30, o encontro sobre exportação que discutirá a entrada de produtos de m ato g rosso do s ul no mercado internacional. a ideia é tirar dúvidas dos empresários de como colocar o seu produto no exterior. É que a falta de conhecimento tem prejudicado os negócios, inclusive com o mercado paraguaio. após a abertura, a programação segue com apresentação dos produtos e serviços do cin ms, que traz o evento para d ourados. Prossegue com palestras com m ônica Vanise e ações da Fiems/apex, com Andréa Afif. Mais informações, pelo telefone: (67) 3411-2600.
moradores da rua general garrone ramão Veloso, que fica atrás do presídio de regime semi-aberto, na Vila Planalto, reclamam do vazamento de esgoto do estabelecimento. a reportagem do O PROGRESSO esteve ontem no local e constatou que, devido ao vazamento, a rua fica tomada de água oriunda do esgoto. Dia a Dia 3
Desembargador mostra o monitor de segurança que fica dentro do quarto
o vice-presidente do tribunal de Justiça de mato grosso do sul, João Batista da costa marques, falou ontem com a imprensa sobre o momento de terror que viveu na noite de segunda-feira, quando dois homens invadiram a casa armados. “eles ameaçaram me matar”, conta o juiz. segundo o magistrado, os jovens assaltantes só decidiram ir embora sem ferir gravemente ninguém depois de ouvir que estava prestes a chegar no local uma dupla de músicos do Paraguai, cantores de chamamé. depois de anos com a rotina de portão aberto na entrada de casa, na manhã de ontem, a situação era
Encontro em Caarapó discute educação infantil cidades 1
Em Glória, Educação supera meta para 2011 cidades 2
Obra combate erosão em Ivinhema cidades 4
Esgoto vaza a céu aberto em rua atrás do presídio semi-aberto em área nobre
max.: 35°C min.: 12°C. Vento direção: E -n. Intensidade: fracos/moderados. Em Dourados, parcialmente nublado, com períodos de claro. Baixa umidade do ar e névoa seca à tarde no norte da região.
Temperatura: elevação max.: 31°C min.: 12°C.
bem diferente, na residência do desembargador. ele reforçou a segurança pessoal e da casa. Passadas 40 horas do crime, a delegacia especializada de roubos e Furtos (derf) conseguiu prender um dos ladrões que assaltaram, na segundafeira, a casa do desembargador João Batista da costa marques. o adolescente, de 16 anos, foi preso numa casa, na chácara dos Poderes, no final da manhã de ontem, por volta das 11h. o outro ladrão também foi identificado. Trata-se de Airton de Brito Júnior, conhecido como “Bolacha”. ele tem 19 anos e está foragido da colônia Penal. Polícia 3
Site desafia os candidatos "fichas limpas" página 4
MP manda refazer calçadas em Dourados dia a dia 1
Prefeitura adota meio expediente para economizar dia a dia 2
Política Política Política Política Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
Campanha
A Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, que criou o Estatuto do Idoso, é uma desconhecida da maioria das prefeituras de Mato Grosso do Sul, sobretudo, no ponto que se refere à prioridade de atendimento médico e hospitalar aos cidadãos com mais de 60 anos. Veja esse exemplo: uma paciente de 74 anos de idade, hemofílica e cardiopata, sofreu uma fratura de fêmur e foi internada no Hospital Regional de Ponta Porã. A unidade, apesar da pompa do nome e da importância da cidade fronteiriça, não é equipada para cirurgias ortopédicas, mas, nem mesmo assim, insistiu na busca por vaga em outros hospitais para atender a idosa.
Descaso
Durante os 12 dias em que a paciente ficou internada no Hospital Regional de Ponta Porã, foi feito um único contato, na segunda-feira, às 10h, com a Central de Regulação de Vagas, em Campo Grande, em busca de vaga no Hospital da Vida, em Dourados. A resposta foi negativa, mesmo com a Lei 10.741 garantindo prioridade no atendimento à idosa. A família procurou o Ministério Público Estadual (MPE) em Ponta Porã, que não solucionou o caso.
Descaso 2
Desesperada, a família assinou um termo de responsabilidade e tirou a paciente do Hospital Regional de Ponta Porã, batendo às portas do Hospital da Vida. No entanto, a unidade douradense negou atendimento imediato, alegando que precisaria da transferência pela Central de Regulação de Consultas, de Campo Grande. Já a Central queria que a família levasse a idosa de volta para Ponta Porã para, só então, tentar a vaga.
Descaso 3
A família procurou a coluna, que fez contato com o secretário municipal de Saúde, Mário Eduardo Rocha, que, também, não solucionou o problema e, ainda, desligou o celular para não falar sobre o assunto. A direção do Hospital da Vida alegou que a paciente não poderia ser atendida, porque furaria a fila e criaria um problema administrativo para a unidade.
Descaso 4
A família buscou, então, socorro no Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Defesa do Idoso, para que a Lei 10.741 fosse, enfim, respeitada pelos organismos de saúde pública. Enquanto os familiares esperavam atendimento no MPE, o secretário de Governo, Eleandro Passaia, entrou em cena e resolveu o problema de forma rápida, fazendo valer o Estatuto do Idoso.
Descaso
Nada disso teria ocorrido se as autoridades de saúde pública, sobretudo o Hospital Regional de Ponta Porã, respeitassem a Lei 10.741, que regula os direitos assegurados às pessoas com idade
Deputado afirma que presença do tucano seria importante para o setor produtivo rural
Hédio Fazanigual ou superior a 60 anos. Está lá, no Art. 2o: o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, como a saúde física e mental em condições de liberdade e dignidade.
Descaso 2
O Art. 3o da Lei 10.741 determina: é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Descaso 3
A Lei 10.741 determina, ainda, atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; a garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais. Mais: a inobservância da Lei 10.741 importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.
Pedindo
Voto
Cerca de 250 servidores contratados da Prefeitura de Dourados foram convocados para uma reunião, na noite de anteontem, no Clube Harmonia, e, quando chegaram lá, veio a surpresa: eles foram, simplesmente, informados que deveriam trabalhar pela eleição do deputado estadual Ary Rigo (PSDB) e do ex-secretário de Saúde de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta (DEM), para deputado federal.
Pedindo
Voto 2
Revoltados, dezenas de servidores entraram em contato, ontem, com o jornal para reclamar. Eles afirmam que a ordem para trabalhar pela eleição de Rigo e Mandetta partiu expressamente do prefeito Ari Artuzi, que recepcionou os servidores contratados.
Eles ainda receberam uma proposta quase indecente: os agentes de saúde teriam que fazer, fora do horário de trabalho, as vezes de cabo eleitoral e receberiam, dos candidatos, um extra. Vai vendo...
• Depois de insistir tanto para que o vice-governador Murilo Zauith (DEM) saísse candidato ao Senado Federal na chapa do PMDB, o governador André Puccinelli foi flagrado num evento político em que as lideranças pediam voto para Delcídio do Amaral, que é do PT. Em ato organizado pelo deputado Paulo Corrêa (PR), candidato à reeleição, André, contudo, enfatizou que, por uma questão de obrigação com a coligação, o segundo voto para o Senado seria para Murilo. O primeiro é para Waldemir Moka.
• O site midiamax, de Campo Grande, publicou a fotografia onde Puccinelli aponta para um banner com uma cédula simulada onde aparece o número e o nome dos candidatos ao governo do Estado, deputado estadual, deputado federal e os espaços para o Senado são preenchidos com os nomes de Waldemir Moka e Delcídio do Amaral.
• Veja essa: a delegada Sidnéia Catarina Gonçalves Tobias, ex-chefe do Garras, de Campo Grande, foi impedida de passar, ontem, pelo portão principal do Comando da Polícia Militar, porque o carro que ela estava usando tinha um adesivo da campanha de Zeca. O portão também dá acesso ao prédio da Delegacia Geral de Polícia Civil, onde a delegada trabalha.
A ordem para barrar veículos particulares com adesivos de candidatos do PT partiu do comandante-geral, coronel Carlos David. Os PMs que faziam a segurança no portão chegaram a ameaçar a delegada de prisão e o caso foi parar na mesa do diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas. Vê se pode...
DOURADOS – O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) está mobilizando forças tucanas e do Democratas para trazer José Serra (PSDB), candidato à presidência da República, a Dourados. “Ele já esteve duas vezes em Campo Grande, numa delas, falando no encontro da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e, na outra, para hipotecar e receber apoio do governador André Puccinelli (PMDB), portanto, defendo que ele cumpra agenda de campanha em Dourados, que é o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul”, enfatiza Zé Teixeira.
Ontem, o candidato José Serra fez campanha em Palmas, capital do Tocantins, onde tem como principal cabo eleitoral o candidato ao governo, Siqueira Campos (PSDB). Serra caminhou na avenida principal de Palmas, concedeu entrevistas e, à noite, teria um encontro com lideranças políticas na chácara da senadora Kátia Abreu (DEM), presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária. “Estamos tentando encaixar um ato de campanha de José Serra na agenda para Dourados e, como aliado nacional, inclusive com o deputado democrata Índio da Costa (DEM/RJ), como candidato a vice, acredito que ele aceitará o convite”, aposta Zé Teixeira.
Teixeira conversa com Adiles, diretora-presidente deste jornal
setor rural e da agroindústria, precisam saber o que ele pensa para o campo e como a Grande Dourados abriga hoje uma das terras mas férteis do Brasil. É bem possível que nossa coligação consiga trazer José Serra ao município”, analisa.
tanto que, quando o campo vai bem, todo comércio da cidade fica aquecido”, enfatiza. “É o agronegócio que movimenta esse Estado e, por isso, tenho colocado meu mandato a serviço desse importante setor produtivo”, conclui.
Deputado diz que mandato foi marcado por ações em defesa do Agronegócio
O deputado Zé Teixeira esteve ontem na redação do Jornal O PROGRESSO, onde conversou com a diretora-presidente Adiles do Amaral Torres e com o assessor jurídico Carlos Alberto Farnesi. Além de anunciar os esforços para trazer o presidenciável José Serra ao município, o deputado também falou um pouco sobre os quatro anos de mandato e anunciou que colocará seu nome à avaliação do eleitor sul-mato-grossense em busca do quinto mandato consecutivo.
Mãos ao alto
Pelo jeito, a Justiça Eleitoral terá muito trabalho ao longo da campanha eleitoral deste ano em Mato Grosso do Sul, principalmente, na tentativa coibir os abusos, ou seja, candidatos de diversos partidos burlando a legislação como se tudo fosse normal.
Os engraçadinhos não sabem, entre outros aspectos, que estão proibidas as famosas reuniões em casas de amigos regadas a bebidas e outras mordomias.
Holofotes
O deputado explica que seu mandato sempre foi pautado pela legalidade, pelo respeito à lei e pela defesa do Estado Democrático de Direito. “Quem acompanha meu trabalho sabe que sempre estarei ao lado da legalidade e com este compromisso, estou me apresentando como candidato pela coligação Amor, Trabalho e Fé, que tem ainda o André Puccinelli como candidato ao governo e o José Serra como candidato à presidência da República”, enfatiza.
Candidato à reeleição, Delcídio do Amaral (PT) se encontrou, dia desses, em São Paulo, com o marqueteiro “caixa 2” Duda Mendonça, Foi pedir algumas orientações do número um do marketing do País.
Por tabela
Para o deputado estadual, a passagem de José Serra para Dourados seria importante para que o setor produtivo rural conheça as propostas o presidenciável para o agronegócio. “Os agricultores e pecuaristas, os empresários do
Zé Teixeira salientou que atuou em todos os setores importantes para a vida da população de Mato Grosso do Sul, desde a educação até a saúde e infraestrutura, mas deixou claro seu compromisso com o agronegócio. “Por convicção, defendo o setor produtivo rural, porque entendo a importância do campo para a economia dos municípios,
Para o deputado, o momento é propício para que o eleitor se conscientize da necessidade da Grande Dourados eleger, pela primeira vez na sua história, um senador da República. “Nossa região tem um candidato sério, honrado e trabalhador, que é o vice-governador Murilo Zauith e acredito que temos chances reais de eleger nosso primeiro senador para, com isso, garantir a retomada do desenvolvimento econômico de toda Grande Dourados”, finaliza Zé Teixeira.
Willams Araújo
AMPO G RA n DE
– Erros na hora de processar documentos, além de conflitos internos, levaram o PSOL a perder seus dois candidatos ao Senado, que devem ser substituídos nos próximos dias.
Professor Washington e Jorge Batista deixaram a disputa por motivos diferentes, mas relacionados à falta de organização pessoal e da própria legenda.
Depois de ser aclamado por delegados durante conferência do PSOL, Washington teve seu nome confirmado na convenção, mas não conseguiu providenciar, em tempo hábil, as documentações requeridas pelo TRE (Tribunal Regional
Eleitoral).
De acordo com o presidente regional do partido, Lucien Roberto Resende, o pré-candidato prometeu providenciar os documentos, mesmo tendo muitos compromissos de trabalho, mas isso não aconteceu.
“Depois, pensamos em sair com um candidato mesmo, até porque tínhamos apenas 17 segundos de tempo de TV e não dava para dois falarem nem o nome e o número”, justificou o dirigente. Depois, outros problemas fizeram o segundo candidato do partido, Jorge Batista, ficar de fora da corrida eleitoral.
O TRE identificou que ele não estava devidamente filiado ao PSOL. O presidente do partido explicou que a filiação de Jorge foi feita no sistema
interno, mas nem ele nem a legenda conferiram se seu ingresso foi efetivado.
Jorge Batista contesta e diz que Lucien está tentando tomar sua vaga na disputa pelo Senado. O presidente do partido nega e diz que é a quarta opção na lista dos pretensos substitutos dos dois candidatos.
“Temos nomes de Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Meu nome está em último lugar na fila, só se não der certo com nenhum deles. Não tenho interesse em ser candidato, já fui em 2008 e sei das dificuldades”, despistou. No entanto, Lucien não citou nomes de nenhum possível substituto ao Senado.
O PSOL define ainda nesta semana quem substituirá as duas vagas ao Senado.
Delcídio também andou tendo uma conversa de pé de ouvido com o vice-governador Murilo Zauith (DEM) no mesmo dia em que se encontrou com Duda Mendonça em São Paulo.
E até colocou o marqueteiro para falar por telefone com seu adversário político na corrida rumo ao salão do Senado. O democrata também quer dicas de como melhorar seu desempenho nas eleições deste ano.
Espanto
Murilo Zauith se disse surpreso com o fato de o governador André Puccinelli ter citado seu nome, em treinamento simulado com eleitores, como sendo seu segundo voto para o Senado nas eleições de outubro.
Todo o espanto, mesmo depois de ter fechado acordo com o grupo político liderado pelo peemedebista, envolvendo inclusive o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB).
Colono – Cumpádri, a campanha tá muito fria...
Zé Pinga - ... ic, ic, ic... é, sem showmíciu e sem puchero fica difícil... ic, ic, ic...
Política Política Política Política 4
Eleições 2010
Política Política Política Política
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
Instituto Ethos propõe aos candidatos a prestação de contas voluntária de suas campanhas eleitorais
Informe C
Ardeu
O TRE condenou o deputado estadual Antonio Carlos Arroyo, o candidato a deputado federal Edson Giroto (PR) e o Partido da República a pagar, cada um, multa de R$ 25 mil por propaganda pessoal fora de época na televisão. O TRE entendeu que as inserções destinadas aos partidos foram usadas indevidamente para promover os candidatos.
Mesmo com a mudança na Secretaria de Governo, os vereadores douradenses continuam reclamando do atraso das respostas de pedidos de informação, requerimentos e indicações que saem do Palácio Jaguaribe. Por lei, o prefeito Ari Artuzi ou seu preposto deve responder as indagações e sugestões da Câmara, sob risco de sofrer penalidades. O Gabinete do prefeito deveria ter uma equipe para fazer esse meio de campo entre o Executivo e o Legislativo. Tão simples assim...
Fisgado
Muitos douradenses que leram ontem no “Informe C” sobre a campanha do deputado
Cícero Faria
cicerolfaria@gmail.com
Paulo Correa (PR) para reeleger o senador Delcidio do Amaral (PT) se manifestaram surpresos com o comportamento do político campo-grandense, pego com a boca na botija fazendo um churrasco com fins eleitorais, segundo constatou a fiscalização do TRE. Correa, que vai arrancar votos em Dourados como em 2006, pedia voto para Moka e Delcidio, esquecendo do “companheiro Murilo”. O juiz da 35ª Zona Eleitoral da Capital, Fernando Paes de Campos mandou apurar o ato.
Atleta
Esse negocio de fazer festa para conseguir voto é um dos alvos da fiscalização da Justiça Eleitoral. Churrasco, puchero e outros agrados comestíveis são manjados e, por isso, merece a atenção do juiz eleitoral. Recorda-se que um candidato a prefeito em 2008 estava em pleno regabofe politico quando chegaram os fiscais. Foi uma correria só na casa da periferia. O candidato quase bateu o recorde mundial de 100 metros e de salto, ao vencer, facilmente, um muro de dois metros.
Ainda dentro do desdo -
bramento da pesquisa Ibrape/ Correio do Estado, o trabalho indicou que 40% dos 1.119 eleitores consultados em oito regiões do Estado não definiram o seu voto para senador, enquanto 20% pretendem votar branco ou nulo. Por isso, os candidatos devem passar sebo nas canelas e ir atrás deste enorme colégio eleitoral.
A Coluna Cláudio Humberto de ontem, publicada em dezenas de jornais pelo País afora, noticiou que “os moradores do exclusivíssimo condomínio Jardim Atlântico, de Ilhéus (BA), descobriram mais um vizinho ilustre, comprador de uma casa de 750 metros quadrados a beira-mar, identificado como sendo um dos filhos do presidente Lula que nos últimos anos se revelou um prodígio nos negocios. Lula já é figura carimbada por la, hospedando-se no resort Jardim Atlântico, aprazivel cinco estrelas ligado ao condomínio”. Mas, acrescentou a coluna, a Presidencia da Republica “se recusou a comentar, negando que a familia Lula tenha feito investimento imobiliário a beira-mar em Ilhéus”.
Circe Bonatelli
Pergunta ao Geraldo e ao Moka se vieram aqui pra pedir voto ou dormir...
O Bradesco fechou o segundo trimestre (abril/maio/junho) com lucro líquido de R$ 2,4 bilhões, 26% superior ao do mesmo período de 2009.
Sem explicar a razão, o vereador Marcelo Barros (DEM) informou a imprensa que o lançamento da sua candidatura, previsto para sábado, foi adiada, para data a ser confirmada.
As candidaturas a deputado estadual dos douradenses Rubens Triaca (PV) e Sidney Correa (PTB) foram aprovadas pelo TRE.
O TRE restituiu na terça-feira à ex-vereadora Leila Matos, esposa do deputado Onevan de Matos, os direitos políticos. Ela teve o mandato cassado por desacato a um promotor em 2002. O caso parou no STF.
Puccinelli participou ontem a noite da abertura do Festival de Inverno de Bonito. Zeca viajou para Brasília, para contatos políticos no PT.
O prefeito de Itaporã, Marcos Pacco reuniu em seu gabinete lideranças do DEM, PDT, PMDB, PPS, PRB, PSB, PTN e do PV para defender a reeleição de Puccinelli. E de quebra, ex-prefeitos e ex-vereadores.
Lançado candidato ao Senado pelo PSOL, o TRE/MS descobriu que Jorge Batista não é filiado ao partido! É só aqui mesmo...
Resolução publicada ontem estabeleceu
Homem que apanha de mulher, não se queixa ao delegado
procedimentos padrão no Detran/MS para quando houver suspeita de que veículo tenha sido furtado ou roubado. Nesse caso, o veículo e condutor serão encaminhados junto do auto de constatação à Corregedoria de Trânsito do Detran.
Paulo Maluf (PP) garante que “ninguém tem a ficha mais limpa que eu no Estado de São Paulo. Não tenho condenação. Não fui julgado”. E foi o mais votado em 2006!
Sã O PA u LO - Os políticos que se dizem “fichas limpas” ganharam uma oportunidade a mais para dar transparência às suas campanhas. O Instituto Ethos lançou ontem o site Ficha Limpa (www.fichalimpa.org.br e www.fichalimpaja.org.br), que propõe aos candidatos a prestação de contas voluntária de suas campanhas eleitorais, com informações semanais da origem e do montante de recursos obtidos, bem como o de gastos realizados. Assim, os políticos poderiam se antecipar à legislação eleitoral, que divulga a prestação de contas 30 dias após o término do pleito.
gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, Estado e partido. O site aceita cadastramento de candidatos que disputam todos os cargos dessa eleição, exceto o de deputado estadual.
informações estarão disponíveis para qualquer internauta
O site começa a funcionar nesta quinta-feira (29) e as informações dos candidatos cadastrados de todos os Estados e Distrito Federal estarão disponíveis para qualquer internauta. Há um sistema de busca que pode combinar filtros como nome, número de inscrição no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), idade,
O site também permitirá ao internauta questionar o teor das informações dos candidatos registrados a partir da apresentação de documentos comprobatórios. As possíveis denúncias serão recebidas pelo administrador do site e encaminhadas aos tribunais estaduais e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o Instituto Ethos. Os candidatos podem, então, ser incluídos numa lista de “rejeitados” em quatro situações: se a Justiça Eleitoral recusar seu registro de candidatura; se houver alguma condenação por órgão colegiado; se ele já tiver renunciado para evitar cassação e no caso do candidato não cumprir a prestação de contas semanal exigida pelo site.
“Sem um controle social democrático, a Lei Ficha Limpa pode acabar no esquecimento como tantas outras boas legislações no Brasil”,
avaliou o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew “Por isso, é importante que o eleitor cobre de seu candidato o registro no site Ficha Limpa, acompanhe as informações e mobilize outras pessoas a fazer o mesmo em relação aos demais candidatos”.
Questionado sobre o interesse dos candidatos na eleição de outubro em se cadastrar voluntariamente, Grajew acredita que essa atitude ocorrerá apenas com os candidatos que tiverem, de fato, a ficha limpa. “Quem fizer uma declaração de contas não verdadeira no site é louco. A sociedade vai fazer a fiscalização e com certeza os adversários políticos também”, disse. A verificação da autenticidade das informações pode ser feita por qualquer pessoa.
O Instituto Ethos vai enviar uma carta aos partidos sobre o lançamento do projeto. Entidades, como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), fazem parte do projeto. O site custou cerca de R$ 30 mil e teve apoio de recursos do Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). (AE).
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
O objetivo é integrar segmentos fundamentais do setor sucroalcooleiro e oportunizar a geração de negócios Divulgação ampo Grande -
O Congresso de Tecnologia da Cadeia Produtiva de Cana de MS, o Canasul, que será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, chega à quarta edição em 2010. O lançamento do evento será na próxima terça-feira, dia 3, na Federação da Agricultura e Pecuária de MS
Famasul, às 9h.
Ministério da Agricultura patrocinam o evento, que tem apoio da AEAMS, CREA-MS, OCB-MS e Mútua.
O Canasul 2010 é realizado pela Comissão técnica de Bionergia da Famasul
Nesses anos, o evento amadureceu junto com o setor, que se prepara para safra recorde 2010/11 superior a 30 milhões de toneladas. O evento precede a Feicana/Feibio, tradicional feira de implementos para usinas que deve atrair mais de 15 mil visitantes entre 17 e 19 de agosto, no Centro de Exposições Albano Franco.
O Canasul 2010 é realizado pela Comissão Técnica de Bionergia da Famasul, com promoção do governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur); Associação dos Produtores de Bionergia de MS (Biosul) e Federação das Indústrias de MS (Fiems). Sebrae, Banco do Brasil e
O objetivo do Canasul, realizado pelo quarto ano consecutivo no Estado, é integrar segmentos fundamentais do setor sucroalcooleiro (produtores, empresários, técnicos, acadêmicos e fornecedores), e oportunizar geração de negócios, apresentando novas tecnologias, avanços dos sistemas industriais e discutindo temas de grande relevância neste segmento como mercado, meio ambiente e logística. O lançamento contará com as presenças do presidente da Famasul, Eduardo Riedel; o presidente da Biosul, Roberto Hollanda; e da Secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa Dias. Usinas sucroalcooleiras empregam mais de nove mil em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. As novas empresas nascem mecanizadas. Desse modo, o Estado caminha mais rápido em direção ao cumprimento do acordo de 18 pontos entre governo e iniciativa privada. O documento
prevê o fim da existência do “gato”, espécie de recrutador ilegal ainda comum no setor.
Informações e inscrições até 10 de agosto, pelo site www.opec-eventos.com.br/ canasul
A novidade do Canasul 2010 é que ele acontecerá paralelamente com a Feira de Negócios do Setor de Energia – a FEICANA / FEIBIO. A Feira será no Pavilhão de Eventos Albano Franco, entre os dias 17 e 19 de agosto.
SEtOR
SuCRO-EnERGétiCO
Quando analisada a série histórica da produção de canade-açúcar em Mato Grosso do Sul, da safra de 1990/91 a 2008/2009, o crescimento é de 377%. Conforme os dados que integram o anuário Agroalimentos, produzido pela Famasul, no ciclo produtivo de 1990/91, o Estado produziu 3,7 milhões de toneladas de cana cultivada em pouco mais de 54 mil hectares. Na safra 2008/2009, a produção já havia saltado para 18 milhões de toneladas colhidas em uma área de 220,6 mil hectares. No Brasil, na safra 2008/2009, a cana ocupou 7 milhões de hectares, garantindo a produção de 569 milhões de toneladas. A produção de açúcar
a safra de cana-de-açúcar de 2010/11 deverá ultrpassar 30 milhões de toneladas
também cresceu no Estado, como aponta a pesquisa publicada no anuário Agroalimentos. De 1990/91 até 2008/09, o aumento foi de 3,185%.
Jornalismo
Naquela safra, o Estado produzia 20 mil toneladas e, na safra 2008/2009, o volume já atingia 657 mil toneladas.
Já na produção de etanol,
o crescimento registrado em MS foi de 310% desde a safra de 1990/91, passando de 262 milhões de litros para mais de 1 bilhão em 2008/2009.
Campo Grande -
O jornalista Silvio de Andrade, da Revista Panorama Rural, que atualmente atua em Corumbá, é o grande vencedor do Prêmio Famasul de Jornalismo, premiação anual de comunicação rural promovida pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. Silvio foi o ganhador na categoria Impresso/Revista e ao concorrer com os vencedores das demais categorias, conquistou o Prêmio Master, pelo qual vai ganhar uma viagem ao Nordeste, com acompanhante. Todos os vencedores, nas seis categorias, recebem R$ 2 mil em prêmios. A revelação dos ganhadores ocorreu em evento realizado na noite de sexta-feira (23), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. A reportagem de Andrade, que levou o “Master de Jornalismo” – “Os Guató estão de volta”, foi veiculada na edição de março de 2009 da Revista Panorama Rural. Na categoria Telejornalismo, o vencedor foi o jornalista da TV Morena, Marcelo Ramiro. Em Radiojornalismo, a jornalista Akemi Nitahara, de Brasília, tirou o primeiro lugar. A jornalista Eliane Ferreira,do semanário Agroin, foi a vencedora da categoria Impresso/Jornal. Em Webjornalismo, o profissional João Humberto, do site Campo Grande News, ficou em primeiro lugar. E a foto vencedora foi do jornalista Ariosto Mesquita, também da revista Panorama Rural. A imagem abre a reportagem "Jacaré precoce multiplica resultados", de autoria do próprio jornalista, veiculada na edição de julho de 2009, e mostra animais em um matrizeiro de jacaré do Pantanal precoce.
Vencedor do prêmio, pelo segundo ano consecutivo (ano passado foi o ganhador na categoria “mídia impressa”, também pela Revista Panorama Rural), Mesquita trabalha com reportagem rural há pelo menos 10 anos, com passagens nas revistas Safra e Produtor Rural. “Fiz mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial, o que me ajudou a entender melhor a linguagem e o universo rural”, conta o profis-
sional, que também é finalista, em São Paulo, do prêmio nacional de jornalismo promovido pela Massey Ferguson, no próximo dia 05 de agosto. Para Andrade, o prêmio tem uma tarefa árdua no Estado. “É uma grande iniciativa que reconhece e valoriza o trabalho do jornalista. A contribuição que o prêmio traz é estimular a reportagem, algo que está morrendo no Estado”, afirma, fazendo referência ao texto da reportagem jornalística como “algo gostoso de ver e que emociona”. Há 38 anos atuando como jornalista,é a primeira vez que Andrade participa de prêmios na profissão.“Acho que o critério utilizado para a seleção foi a idade”, brincou.
Em seu discurso, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, ressaltou que a iniciativa quer estimular a produção de matérias que mostrem a realidade do homem do campo.
“O agronegócio vem crescendo
muito e nós precisamos de profissionais que saibam transmitir com fidelidade o que pensa e sente o produtor”. O vice-presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuáriado Brasil (CNA), Ademar Júnior, prometeu que, para o vencedor do prêmio no ano que vem, será oferecido uma viagem internacional.
A entrega do Prêmio Famasul de Jornalismo ocorreu durante evento do Programa Empreendedor Rural (PER), uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que visa a estimular no homem do campo a gestão do agronegócio. O PER premiou três projetos modelos no Estado, os quais concorrerão ao prêmio em âmbito nacional. Durante a premiação, houve a apresentação do maestro e pianista João Carlos Martins e sua orquestra, que emocionou pelo seu histórico de vida e superação. Ao final da premiação, jornalistas e produtores rurais participaram de um jantar, oferecido no Centro de Convenções.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
o PRoGREsso
Solenidade
Campo Grande
- Na manhã de ontem
foi realizada uma solenidade comemorativa na Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS), para comemorar os 150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), data também do Dia Nacional do Agricultor.
O superintendente federal da Agricultura do MS, Orlando Baez, presidiu a cerimônia, a qual contou com a presença de diversas autoridades. A Fundação MS (FMS) e a Embrapa Pantanal, Dourados e Campo Grande, responsáveis por contribuir para com o setor agropecuário no Estado, foram homenageados pelo Ministério por serviços prestados em favor da sustentabilidade da atividade.
O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrisul), Chico Maia, foi responsável pela entrega de uma placa comemorativa do aniversário do MAPA para o presidente da FMS, Lourenço Tenório Cavalcante. “Acho que quando o reconhecimento vem de uma instituição tão forte como o Ministério é mais do que uma tradução do reconhecimento que adquirimos com nossos anos no desenvolvimento do MS”, celebra Tenório, ao referir-se ao trabalho da Fundação no campo da pesquisa e divulgação de tecnologia, setores onde atua como principal órgão no Estado. Baez
presidente Chico maia (acrisul) entrega homenagem a Lourenço Cavalcante (FmS)
reconhece como justo o tributo dado às instituições FMS e Embrapa devido à importância destas para o avanço da região. “Hoje buscamos incessantemente nossa produtividade no agronegócio através de novos conhecimentos, e nada mais justo do que celebrar quem nos auxilia neste sentido”.
Entrega de certificados ocorreu na cerimônia de aniversário do MaPa
O diretor-executivo da FMS, Dirceu Broch, também presente na solenidade, apontou a premiação como o resultado para com o aumento da produtividade e renda sul-
mato-grossense que a Fundação realiza. “Nós nos sentimos bastante honrados. É muito importante ter essa distinção pelos serviços prestados”. Conforme o conselheiro da FMS, Luís Alberto Moraes, o diferencial da instituição é a proximidade que ela possui para com o homem do campo. “Temos 18 anos de ação atendendo a demanda do produtor e retornando com nosso trabalho”.
InstItucIonal
A Fundação MS é respon-
São p au L oO programa
“BM&FBOVESPA
palestrantes estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas.
sável por ações de pesquisa, validação e difusão de tecnologias para o campo no Estado. Trabalhos com variedades de soja, milho, defensivos agrícolas, fertilidade, sistema de plantio direto na palha e sistema agrosilvopastoril, entre outros, além de ser a primeira organização a divulgar no Centro-Oeste a integração entre lavoura e pecuária. Para que as pesquisas cheguem aos produtores rurais a FMS produz publicações e organiza eventos, como o Showtec de Maracaju, os Dias de Campo e palestras de apresentação de estudos em vários municípios.
Vai ao Campo” inicia em Maracaju (MS) a temporada 2010 de visitas às principais cidades do agronegócio brasileiro. Amanhã (30), serão apresentadas ao público em geral e aos produtores rurais da região as oportunidades de investimento no mercado de ações e as alternativas para proteger a rentabilidade do agronegócio, por meio de contratos futuros e de opções. O evento contará com palestras didáticas, ministradas por especialistas nestes temas, a partir das 8h, no Sindicato Rural, com entrada gratuita.
O economista e consultor da BM&FBOVESPA, Renato Silva, ministrará as seguintes palestras: “Educação Financeira - o que você precisa saber sobre finanças pessoais” e “Oportunidades de investimento e o mercado de ações”.
O consultor da Bolsa João
Pedro Cuthi Dias falará sobre “Mercados futuros - o que você precisa saber sobre as ferramentas para gerenciar o risco de preços no agronegócio”.
Também haverá palestras de representantes do Banco do Brasil sobre “Proteção de preços agropecuários e Proteção Cambial para clientes do Banco”. No final do evento, os
Além do ciclo de palestras, Maracaju receberá o Bolsamóvel, unidade itinerante de atendimento da BM&FBOVESPA, que circulará pelas ruas da cidade entre os dias 28 e 29/07, distribuindo folhetos informativos sobre o funcionamento dos mercados da Bolsa.
A cidade de Maracaju, com 32 mil habitantes, localizada na região de Dourados – MS, foi escolhida para integrar o programa Vai ao Campo 2010, pois se destaca no cenário agrícola como a maior produtora de soja do Mato Grosso do Sul e também como a quinta cidade em movimentação econômica do Estado.
O “BM&FBOVESPA Vai ao Campo” faz parte do programa de popularização “BM&FBOVESPA Vai até Você”. Serão visitadas, em 2010, sete cidades brasileiras: Maracaju (MS); Presidente Prudente(SP); Guarapuava (PR); Eduardo Magalhães (BA); Rondonópolis (MT); Jataí (GO); e Guaxupé (MG). Em 2009, mais de 4,5 mil pessoas participaram dos eventos realizados nas cidades de Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Patos de Minas (MG); Dourados (MS); Araçatuba (SP); Londrina (PR) e Passo Fundo (RS).
Recife também registrou recorde com a segunda menor taxa de toda a série da pesquisa, com 17,6%
São Paulo - O bom desempenho da economia brasileira tem feito com que a taxa de desemprego atinja níveis historicamente baixos para a maioria das regiões metropolitanas pesquisadas pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), com destaque para as capitais nordestinas. Em junho, a taxa de desemprego de Salvador (BA) foi de 16,7%, a mais baixa para a capital baiana em toda a série histórica, iniciada em 1998. O Recife (PE) também registrou recorde com a segunda menor taxa de toda a série da pesquisa, com 17,6%. Fortaleza (CE), com uma série mais recente, iniciada em 2009, teve a quinta taxa de desemprego bem mais baixa de sua história, com 10,6%.
Em Salvador, todos os setores tiveram crescimento do emprego
Na capital baiana, todos os setores tiveram crescimento do emprego: indústria, com alta de 3,2%, comércio, com
4,6%, serviços, com 3,1%, e construção civil, com 0,9%. No Recife, o destaque foi a construção civil, cujo nível de ocupação cresceu 4,6%. Em Fortaleza, a ocupação teve elevação de 0,8%, puxada principalmente pela indústria, com alta de 6,8%, e comércio, com 3,3%. “A queda do desemprego em junho é um comportamento esperado para esta época do ano, mas é inegável que em praticamente todas as regiões estamos com algumas das menores taxas da história. Salvador teve a situação mais favorável entre todas, com crescimento em todos os setores”, disse o economista do Dieese, Sergio Mendonça. Segundo o coordenador da Fundação Seade, Alexandre Loloian, Salvador tem sido beneficiada pelos recentes investimentos da indústria de petróleo e pelo setor automobilístico que provocam impacto na taxa de desemprego. “Os investimentos em refinaria e em montadoras encadeiam investimentos em outros setores e proporcionam melhores condições de vida para a população local”, disse.
“O rendimento em Salvador historicamente sempre foi muito baixo, e hoje já está em R$ 1,1 mil”, destacou.
Loloian explica que o Recife também tem sido beneficiado por investimentos públicos, como uma refinaria e o porto de Sauipe, com impacto em outros setores e na criação de empregos na capital. Na região de Caruaru, o desvio do Rio São Francisco tem movimentado o mercado de trabalho, principalmente na construção civil, que já dá sinais de acomodação em outras regiões. “Temos também uma indústria de confecção poderosa na região, que surpreende que está acostumado com a imagem de uma região pobre e abandonada”.
Apesar dos recordes positivos no desemprego, Recife e Salvador possuem taxas de desemprego historicamente bem mais altas que as outras capitais brasileiras. Em Fortaleza, por outro lado, que entrou recentemente na pesquisa da Fundação Seade e do Dieese, as taxas de desemprego são mais próximas da média nacional. “Grande parte da população é autônoma em Fortaleza e o setor privado, ainda pouco estruturado, emprega muitos
Brasília - Cerca de 5 mil jovens trabalhadores rurais participaram de uma caminhada na Esplanada dos Ministérios para reivindicar políticas públicas para o campo.
A manifestação de ontem foi formada pelos jovens que participam do 2º Festival Nacional da Juventude Rural, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). De acordo com a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag, Maria Elenice Anastácio, faltam políticas, principalmente em educação, e isso dificulta a sucessão rural que, segundo ela, é o direito da juventude permanecer no campo, com garantia de acesso à terra, sustentabilidade ambiental e condições de trabalho. “A sucessão rural é muito importante para o país. Precisamos ter condições de permanecer no campo, porque o jovem vai para a cidade em busca daquilo que ele não encontrou na sua terra”, disse. Durante a passeata, os manifestantes pararam em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e reivindicaram o fortalecimento da agricultura familiar e a reforma agrária. Os jovens ainda fizeram outras duas paradas, uma no Ministério do Trabalho e outra no Ministério da Educação. A educação foi uma das questões mais exploradas durante a manifestação. De acordo com a Contag, o analfabetismo atinge 40% dos trabalhadores rurais do país entre 16 e 32 anos. A estudante e trabalhadora rural, Lázara Antunes, afirmou que estudar no campo é complicado. “Queremos garantir nosso direito de ter uma educação de qualidade, porque no campo é difícil estudar. Queremos uma vida mais digna”, afirmou Lázara, que veio de Rio do Prado, em Minas Gerais, para participar do festival. O 2º Festival Nacional da Juventude Rural teve início anteontem (27) e prossegue até amanhã (30). Cerca de 5 mil jovens trabalhadores rurais participam do evento.
São Paulo - O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas (TO), ficou fechado para pousos e decolagens por duas vezes na manhã de ontem por conta da forte fumaça que interrompeu a visibilidade das aeronaves. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as operações foram interrompidas das 10h30 às
11h e novamente entre 11h20 e 11h40. A fumaça formada por uma queimada em uma área de cerrado, próxima ao aeroporto, foi o motivo do fechamento. Apesar da suspensão das operações, não foi registrado alteração nos horários dos voos.
Carteira de habilitação
Brasília - O trabalhador de baixa renda que está desem-
pregado poderá ter o custo da carteira nacional de habilitação (CNH), obrigatória para dirigir, financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). É o que prevê o PLS 528/09, projeto pronto para entrar na pauta de votações do Plenário. O autor da proposta, senador César Borges (PRBA), considera a obtenção da carteira de motorista como qualificação profissional.
O texto modifica a Lei 7998/90, que regula o Pro-
trabalhadores sem carteira. A participação da indústria calçadista e de confecções também é importante na região, e os investimentos públicos também estão em ascensão”, disse Loloian. De acordo com Mendonça, os sinais de desaceleração
grama do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o FAT, para inserir a CNH entre as ações a serem promovidas pelo Programa Seguro-Desemprego. Atualmente, o programa prevê o auxílio aos trabalhadores na busca ou preservação do emprego, promovendo, para tanto ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.
despesas Brasília - As despesas com cães-guias poderão ser deduzidas do Imposto de Renda, segundo prevê o Projeto de Lei 7564/10, em tramitação na Câmara. Pela proposta, o benefício valerá tanto para pessoas físicas, deficientes visuais ou não, quanto para pessoas jurídicas.
O texto garante a dedução dos gastos com a compra dos cães-guias e com vacinação, vitaminas, exames veterinários e treinamentos. Será exigida a comprovação das despesas por meio de receituário médico e nota fiscal em nome do beneficiário. Para o autor da proposta, deputado Márcio França (PSB-SP), a medida deve tornar os cãesguias mais acessíveis aos deficientes visuais.
Rio - Desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça aumentaram para R$ 220 mil o valor da indenização por danos morais para duas sobreviventes do naufrágio do Bateu Mouche, no réveillon de 1988, que deixou 55 mortos. Na primeira
econômica ainda não tiveram impacto no mercado de trabalho da região nem do País. Porto Alegre, Distrito Federal e Belo Horizonte também registraram a segunda taxa mais baixa da série, iniciada em 1998, respectivamente com 9,5%, 14% e 8,5%. “O
instância, a empresa dona do barco havia sido condenada a pagar R$ 50 mil às irmãs Elane e Heloisa Helena Maciel.
Em seu voto, o relator do processo, desembargador Fernando Foch, escreveu que o valor arbitrado inicialmente era “por demais exíguo diante das circunstâncias pessoais das vítimas e dos autores, bem assim da intensidade e da gravidade do dano”. “Por certo é incapaz de proporcionar qualquer sentimento de reparação, senão de frustração, decepção, amargura e descrença na Justiça. Demais disso, mostra-se incapaz de atender à função sancionadora e inibitória da indenização”, completou o magistrado.
Carros da PM terão câmeras
Rio - O governador do Rio e candidato a reeleição, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou ontem durante conversa com eleitores no microblog twitter, que terão câmeras todos os carros adquiridos, a partir de agora, pela Polícia Militar. O tema voltou à tona depois da suposta cobrança de propina de dois agentes da PM a Rafael Bussamra, atropelador confesso do filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas, na madrugada de terça-feira da semana passada, dentro do Túnel Acústico, na Gávea, zona sul.
No ano passado, a Assembleia Legislativa do Rio aprovou uma lei que determinava a instalação de câmeras de áudio e vídeo nos carros da PM. O governador, no entanto, vetou a lei por entender que era inconstitucional, porque não indicava de onde
mercado de trabalho reage mais tarde que os demais indicadores. A desaceleração econômica é clara, mas, por enquanto, não preocupa O que está dado é que tivemos um primeiro semestre muito bom em termos de emprego”. (AE)
sairia o dinheiro para pagar os equipamentos. A Alerj derrubou o veto.
Mulher será indenizada
São Paulo - Uma mulher vítima de erro médico em uma clínica particular no Rio Grande do Sul vai receber uma indenização de R$ 120 mil, em valor a ser corrigido monetariamente a partir da data da decisão, do plano de saúde suplementar Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp, ex-Ulbra Saúde) e do médico Francisco Stefanelo Cancian, responsável pelo procedimento.
A mulher foi internada para fazer coleta de material num dos seios e teve as duas mamas retiradas sem o seu consentimento, segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela havia realizado uma mamografia, que indicou a presença de nódulos no seio direito. Apesar desse resultado, o médico que a atendeu - o único da especialidade oferecido pelo plano de saúde - determinou o seu retorno para uma nova consulta somente um ano depois. Passado esse prazo, a mulher foi informada que tinha câncer e que o tumor deveria ser retirado, sem que lhe explicassem quais seriam os procedimentos a serem adotados. consumidora, então, foi internada para fazer coleta de material do seio e, para sua surpresa, descobriu, depois, que tinha sido submetida a uma cirurgia para retirada das duas mamas Após a cirurgia, ela ficou deprimida e teve diversas sequelas de ordem física e emocional.
Fácil de fazer, esta peça, com textura macia e modelagem reta, é ótima para dar um toque fashion aos seus looks. Prefira forros de materiais naturais, como o algodão, que facilita a transpiração e evita que o tecido retenha os odores do suor. Além do pelo sintético, você também pode usar a camurça para confeccionar esta peça. Tons de cinza, preto e branco deixam o colete com um ar rocker. Terrosos, marrons e avermelhados remetem à tendência folk. Beges são boas opções para compor looks delicados.
Joelita Monteiro de Araújo
Profissão: Empresária.
Seu signo: Áries.
Estilo musical: Sertanejo.
Tipo de leitura: Romance.
lugar inesquecível:
Florianópolis-SC.
Prato preferido: Peixe.
Perfume preferido: Dolce
Gabana Light.
Objeto de estimação:
Batom.
O que não pode faltar em
casa: União.
Paixão: Minha família.
Elegância: Ser você mesma.
Ídolo: Deus.
Medo: Acidente.
Seu maior defeito: Confiar muito nas pessoas.
Sua maior qualidade: Ser
honesta.
Seu maior orgulho: Minhas filhas e meu marido.
O que levanta seu astral: Estar com a minha família.
O que é fundamental: Respeito. Você, em uma palavra: Organização.
INGREDIENTES:
50g de farinha de trigo, 150g de filé mignon, 30g de manteiga, 10ml de azeite, sal e pimenta a gosto, 3 folhinhas de sálvia e 15g de presunto tipo parma laminado.
MODO DE PREPARO:
Divida o filé mignon em 3 filezinhos e tempere com sal e pimenta. Envolva uma folha de sálvia e uma fatia de presunto de parma laminado em cada bifinho, bata bem para que fique fixado. Passe na farinha de trigo e reserve. Derreta a manteiga junto com o azeite e chapeie os bifinhos. Aqueça o molho. Sugestão: Sirva com nhoque de batatas e espinafre com molho gorgonzola.
Estilo - ellus - dia dos paisCom mais de 2 mil quilômetros de redes de energia, Cergrand garante à população rural o conforto da cidade. Cidades 3
Saúde bucal atende em horário especial Objetivo da medida é atender à população mais carente, em horários noturnos e especiais. Cidades 2
Outra obra de combate à erosão começa
que eletrificou região faz 34 anos Secretaria de Obras do Município faz a recuperação da tubulação de águas pluviais do Bairro Itapoá. Cidades 4
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
Caarapó
O seminário cumpriu a sua função na medida em que gerou consciência sobre a necessidade de se promover mudança
CAARAPÓ - A Secretaria de Educação e Esportes de Caarapó, em parceria com o Conselho Municipal de Educação de Caarapó e apoio do Conselho Municipal de Educação de Campo Grande, realizou, na última terça-feira (27), o 1° Seminário da Educação Infantil, com a finalidade de discutir as diretrizes curriculares, a rotina e a prática pedagógica para o setor em nível municipal.
à educação infantil, entre professores e monitores da rede municipal de ensino e convidados.
é função do educador “promover o desenvolvimento de habilidades nas crianças”
O evento reuniu mais de cem profissionais ligados
De acordo com a diretora executiva da Educação Infantil da Secretaria de Educação municipal, Edlene Ricci, o seminário cumpriu a sua função, na medida em que gerou consciência sobre a necessidade de se promover mudança de postura na educação de crianças de zero a cinco anos. “É preciso aperfeiçoar a prática pedagógica diária, o cuidar, o educar a criança”,
defendeu.
A diretora acrescenta que, conforme as normas e parâmetros para o setor, é função do educador “promover o desenvolvimento de habilidades nas crianças, como o manuseio de objetos, o recorte, o cantar, a dramatização, o lúdico, o aprender brincando”, e não a alfabetização clássica, assim entendido o ler e o escrever, o que será feito aos seis e aos sete anos. Assim, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comu -
Professora dra. Marieti Félix Rosa, do Conselho Municipal de educação, profere palestra
nidade. Cumpre as funções indispensáveis de cuidar e de educar, em consonância com o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos.
A palestra central do evento, ligada ao tema do seminário, foi proferida pela professora Dra. Marieti Félix Rosa, membro do Conselho Municipal de Educação de Campo Grande.
Caarapó possui cinco centros municipais de Educação Infantil, sendo que um novo está em fase de construção. Atende a 905 alunos, dos quais, 284 crianças em
tempo integral. O número de profissionais envolvidos na Educação infantil, entre professores, monitores e servidores de outras diferentes funções, passa de cem.
A solenidade oficial de abertura do seminário foi prestigiada pelo secretário municipal de Administração e Finanças do município, Valter de Oliveira, que representou o prefeito Mateus Palma de Farias, que teve ainda a presença da vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa, do vereador Professor Pontinha,
que representou o Poder Legislativo local, do secretário de Educação e Esportes, Apolinário Candado, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Lucinea Galbim González, da assessora técnica de Políticas em Educação, Ieda Maria Marran Teixeira, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Martins, da secretária municipal de Ação Social, Évinei Arce da Silva Oliveira, diretores, coordenadores escolares e técnicos da área de educação.
DivulgaçãoNOVA ANDRADINA - O município de Nova Andradina está inovando no atendimento da Saúde Bucal e inicia, na segunda-feira (2), o funcionamento em horários noturno e especial para atender à população.
usuários de Nova Andradina serão beneficiados com o plantão odontológico
O local de realização do plantão odontológico será no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado à Rua Vearni Castro, 732, Centro. O horário de atendimento à população será realizado das 17h às 23h, nos dias úteis, e aos sábados, das 7h às 13h.
Todos os usuários do município de Nova Andradina serão beneficiados com o plantão odontológico. A equipe plantonista contará
Oportunidade
com um cirurgião dentista e um auxiliar de consultório odontológico. De acordo com o secretário municipal de saúde, Norberto Fabri Junior, a implantação de um programa de atenção em saúde bucal voltado ao trabalhador deve ter como objetivo principal a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde bucal deste trabalhador, contribuindo, assim, para uma melhora em sua qualidade de vida. “Com estes plantões, queremos atender à demanda dos trabalhadores, que terão horário especial para receber atendimento odontológico, além da população mais carente, que também será beneficiada”, expõe.
A priori, o atendimento será realizado através de livre demanda sem número estipulado e sem a utilização de marcação para retorno. O único fator limitador será o tempo de funcionamento do plantão, que irá obedecer aos horários estipulados.
Em Nova Andradina, a saúde é tratada com prioridade, e o prefeito Gilberto Garcia tem realizado investimentos visando a atender a toda demanda, com programas que beneficiam a toda população que necessita de atendimento médico. Segundo relatório da secretaria, são mais de 39 mil procedimentos ao mês realizados com pacientes, entre consultas, cirurgias, encaminhamentos para outros centros, como Dourados e Campo Grande, a distribuição gratuita de medicamentos para as pessoas que necessitam, além de
Divulgação
Profissionais da área de saúde bucal de Nova Andradina que atenderá em horário especial
oito PSFs na zona urbana e mais uma Unidade Mista de Saúde no Distrito Nova Casa Verde, com dois médicos,
atendendo nos períodos da manhã e da tarde. “Estamos fazendo a nossa parte, empenhados em proporcionar
atendimento de qualidade para todos que necessitem”, defende o prefeito Gilberto Garcia.
GLÓRIA DE DOURADOS - O município de Glória de Dourados realiza um consciente trabalho educacional, tanto que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), especialmente na Escola Municipal Marinha do Brasil ultrapassou a meta projetada para o ano de 2011, graças às mudanças e novas introduções na educação municipal, que conta com apoio logístico do prefeito Arceno Athas Júnior, da pedagoga, psicóloga e primeira-dama Mariângela Vieira Barbosa Athas e da secretária Municipal de Educação e Cultura (Semec), professora Marly Ardáia Fagundes.
Caravana de Douradina que participou da Feira do Empreendedor em Campo Grande
DO u RADINA – Em uma caravana organizada pela Prefeitura, no dia 23, através das secretarias municipais de meio ambiente e desenvolvimento sustentável (Semades) e assistência social, com o apoio do Sebrae/Dourados e colabo-
ração do Sindicato Rural local viabilizou a participação de empreendedores do município na Feira do Empreendedor MS, em Campo Grande. Estiveram presentes na caravana representantes do comércio, agronegócio, empreendedores individuais e do
poder público municipal.
O Sebrae realiza há mais de 15 anos a Feira do Empreendedor, dando oportunidade para quem quer iniciar melhorar, ou diversificar o negócio, também para interessados em ofertar produtos e serviços e obter informações empresariais nos segmentos de comércio, indústria, serviço e agronegócio.
Os participantes da caravana participaram de atrações variadas, pois a feira oferece opções para todas as idades, destinadas ao público em geral, particularmente aos empreendedores e oportunidades para vários setores econômicos, além de oficinas, palestras, expositores de produtos e serviços.
A caravana de Douradina foi coordenada pelos secretários municipais Leandro Narcizo e Maria Nilza, que destacaram o apoio do Sebrae e do poder público municipal em possibilitar aos empreendedores a oportunidade de participar da Feira do Empreendedor MS, que tem como um dos seus objetivos, proporcionar oportunidades de negócios e capacitações aos empreendedores.
A evolução na educação de Glória de Dourados começou a ganhar força e a se desenvolver com a introdução de novos projetos, mudanças comportamentais, palestras, com pessoas de vasto conhecimento na área, além da aplicabilidade de novos sistemas de ensino.
Dentre os quais, o projeto
“Paz e Amor na Escola”, que tem ganhado extrema repercussão devida a sua forte consistência na informação precisa e necessária nos dias de hoje, sendo uma iniciativa da 1ª dama Mariângela Athas.
Ressalta-se a importância da introdução do Sistema de Ensino Aprende Brasil, um sistema de ensino criado com o objetivo de potencializar as qualidades das escolas no município. É um sistema de ensino completo, desenvolvido pela Editora Positivo.
“A utilização do Sistema Aprende Brasil nas escolas públicas é uma opção legal, que se dá por meio da Secretaria Municipal de Educação, autonomia de gestão pedagógica. Hoje, educar é muito mais que apenas ensinar, é despertar no aluno a paixão pelo conhecimento, como o próprio sistema dimensiona”, observa o prefeito Arceno Atha.
Com referência aos resultados obtidos, sobre o Ideb, a Escola Marinha do Brasil, teve em 2005, índice de 2.7;
em 2007, 3.9, subiu para 4.0 em 2009, ou seja, superando a meta projetada para 2011, que é de 3.5. A Escola Municipal Dois de Maio Polo, em 2005, obteve 3.8; em 2007, 4.0 e saltou para 4.5 em 2009, sendo que a meta projetada para o ano de 2011 é de 4.6, apenas 0.1, para atingir a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2011. “Somente conseguimos atingir esses dados graças ao apoio do prefeito Arceno Athas Júnior e da 1ª dama Mariângela Athas, somados aos esforços dos diretores, professores, funcionários, enfim, de todos os envolvidos diretamente na área educacional do município”, destaca a secretária da Sasc, Marly Ardáia Fagundes.
“Com a determinação do prefeito em transformar a Educação no município e os esforços de todos aqueles que militam na respectiva área foi possível atingirmos esses índices altamente significativos”, observou a primeiradama.
Cidades Cidades Cidade Cidades
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
O PROGRESSO
Com mais de 2 mil quilômetros de redes de energia, Cergrand garante à população rural o conforto da cidade Deuzim Machado
Deuzim Machado
DOURADOS - A Cergrand (Cooperativa de Energização e Desenvolvimento
Rural da Grande Dourados), maior empresa de eletrificação rural de MS, completa 34 anos nesta sexta-feira. Desde a sua criação, exerce função primordial no fomento do desenvolvimento socioeconômico da grande Dourados, Mato Grosso do Sul e Brasil.
Com mais de 2 mil quilômetros de redes de energia elétrica espalhadas por diversos municípios de MS, a cooperativa se transformou em sinônimo de progresso. Através da energia da Cergrand, a população rural tem acesso aos mesmos benefícios e conforto que hoje são indispensáveis à sociedade moderna, como a internet, telefone celular, tevê, eletrodomésticos e outros serviços.
Nesse período, a cooperativa não se preocupou apenas em levar energia de forma segura e confiável ao homem do campo.
plantões de energia elétrica, que funcionam nessas regiões com objetivo de dar resposta rápida no caso de ocorrência de interrupção de energia elétrica para indústrias, empresas rurais, sítios, chácaras ligadas na rede da cooperativa.
Fundada em 30 de julho de 1976, em Dourados, a Cergrand foi o ponto de partida para o fim da era do lampião a querosene, o meio de iluminação em sítios e fazendas no interior de Mato Grosso do Sul até 1970.
O surgimento da cooperativa representa o advento da era da energia elétrica, marco de desenvolvimento da então nova e promissora fronteira agrícola, costuma dizer o presidente da empresa, Valdir Pimenta da Silva.
a Cergrand é uma cooperativa moderna, que respalda o desenvolvimento rural
Através de uma visão moderna e focada no desenvolvimento socioeconômico com comodidade para os consumidores, a diretoria presidida pelo agrônomo Valdir Pimenta da Silva decidiu abrir lojas de produtos agropecuários, ferramentas, materiais elétricos de alta e baixa tensão, eletrodomésticos e milhares de outros itens essenciais ao homem do meio rural e da cidade.
Essas lojas, com mais de 15 mil itens, foram instaladas em pontos estratégicos, como Dourados (a matriz ao lado do prédio em construção do Pão de Açúcar), e também em Fátima do Sul, Deodápolis, Douradina e Rio Brilhante. Dotadas dos mesmos produtos e serviços disponibilizados pela matriz, abriga também os
O primeiro poste foi implantado no colégio Dom Bosco no distrito de Indápolis, município de Dourados, em reconhecimento ao apoio do saudoso padre André Capelli, que colocou sua liderança junto aos produtores rurais, sensibilizando-os para o cooperativismo e os benefícios conquistados com a cooperativa.
Pimenta ressalta que a Cergrand é uma cooperativa moderna, que respalda o desenvolvimento do meio rural, respeitando o meio ambiente. Atua na distribuição confiável de energia elétrica rural, nos municípios de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí, Caarapó, Juti, Itaporã, Douradina e Rio Brilhante. São dezenas de pontos de alimentação, ligados numa tensão de 13 mil e 800 volts.
A área de atuação da Cergrand atinge 95% de propriedades rurais eletrificadas, a grande maioria tecnificada e com uso intensivo de energia elétrica como insumo de
produção. São mais de 5.100 cooperados que necessitam dessa fonte para o sucesso de seus empreendimentos, 6 plantões de manutenção informatizados com serviços de comunicação ligados à central de atendimento 24 horas de Dourados.
Através do Programa luz para todos, a Cooperativa está concluindo 100% das ligações em sua região de atuação, assegurando benefícios e fomentando o desenvolvimento junto às famílias de baixa renda.
Garantindo suporte para a expansão do sistema elétrico e o crescimento das atividades de seus cooperados, a cooperativa possui uma indústria de premoldados de concreto, com capacidade de produção de 100 postes por dia e 20 mil metros quadrados de galpões premoldados por mês, para atender projetos da avicultura e suinocultura.
A Cergrand também investe nos cooperados de amanhã, através do Programa Cooperjovem, que ensina às crianças as noções do cooperativismo. É parceira da Escola de Bocajá, município de Douradina (MS), que tem professores capacitados pelo Sescoop e OCB para dar aulas de cooperativismo. O resultando tem sido tão importante que as famílias dos alunos acabam sendo inseridas no sistema cooperativista.
O conselho de administração da Cergrand (Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural da Grande Dourados) é constituído pelo presidente Valdir Pimenta da Silva, vice-presidente Luiz Alberto Klein Ozório, diretor secretário Antonio Vieira e Silva, diretores vogais Darci Valdemiro Bender e Eziquiel da Silva Porto, conselheiros fiscais Jorge Luiz Soares Barbosa, Lindolfo Marques e Severino de Mello Franco.
Redes modernas possibilitam energia de qualidade para os cooperados da área rural
Jateí
JATEÍ - O II Festival Esportivo de Férias foi considerado sucesso pela coordenação esportiva do município de Jateí, que teve o objetivo de promover diversas atividades, preenchendo o período de férias dos alunos.
Sob a coordenação do Departamento de Esporte, o público alvo, alunos de cinco a dezoito anos, participaram de diversas modalidades, como o futsal, o atletismo, jogos de salão (dama, dominó e xadrez), vôlei de areia e de quadra, nas categorias masculino e feminino. “Foi prazeroso ver o desempenho das crianças e adolescentes participando das atividades esportivas, algo que, sem dúvida, ajuda a preencher o tempo de ociosidade, evitando,
Festival de Esporte foi encerrado e apontado como sucesso
ainda, que eles se envolvam com ações inadequadas durante esse o período sem aulas”, explicou o coordenador do festival, professor Cabral.
Para a secretária de Edu-
cação, Eleni Felipe, com o festival, o esporte no município valorizou os alunos atletas e a população, em geral, proporcionando ainda a integração entre os competidores em nível
CergrandDourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010 Cidades Cidades
O PROGRESSO
Ivinhema
Divulgação/Paulo César
IVINHEMA - A prefeitura de Ivinhema, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou recentemente mais uma ação que tem o objetivo de conter erosões. Para isso, está sendo recuperada a tubulação de águas pluviais do Bairro Itapoã, a qual ficou danificada devido às fortes chuvas que caíram no inicio do ano. Na manhã de quarta-feira, o prefeito Renato Câmara es-
Várias ações foram tomadas para conter o desastre ambiental
teve no local para acompanhar de perto o andamento da empreitada, que está sendo feita totalmente com recursos do Município. “Estamos fazendo o que for possível para controlar os desastres ambientais que atingiram o nosso município. Já temos outros projetos em andamento para conseguir recursos federais e estaduais e, consequentemente, executar outras medidas preventivas”, disse o prefeito.
Secretaria faz a recuperação da tubulação de águas pluviais
JOãO CaRlOS tOniazzO
Segundo o secretário de Obras de Ivinhema, Valter Sacaramal, está sendo feito um grande empenho para que esta ação seja finalizada o mais rápido possível. “Estamos trabalhando para entregar a obra dentro de poucos dias. Essa tubulação recebe toda a água que vem do Bairro Itapoã e deságua no Córrego Ponta Porã. Isso mostra a importância dessa obra, pois atende toda a localidade.” destaca o secretário.
OutRaS açõES
Com as fortes chuvas que caíram no mês de dezembro
O Lions de Rio Brilhante empossou pela 3º vez, o mandato do empresário David Vincensi. O evento aconteceu na quinta-feira passada. No mesmo dia, também tomou posse o casal Tereza Cristina e Arnaldo César, para presidirem o Lar da Criança. David, que vem realizando um excelente trabalho a frente do clube, contou mais uma vez com o apoio de todos os sócios. Mais fotos no www.estilonews.com
passado e janeiro deste ano, surgiram alguns problemas ambientais no Município, como o caso da voçoroca próximo ao Córrego Ponta Porã. Desse período até agora, várias ações foram tomadas para conter o desastre ambiental. Um exemplo disso é a construção de uma escada hidráulica para evitar que essa erosão aumente. Somente nesta primeira etapa, são investidos aproximadamente R$380 mil, recursos estes provenientes da União, do Estado e mais a contrapartida do Município.
O venerável Wilson Luis de Brito empossou o novo venerável, o contabilista José Luis de Oliveira Disperativ da Loja Maçônica Osvaldo Rodrigues Simõesv durante cerimôniav no último sábado. O evento contou com a presença de deputados estaduais Zé Teixeira e Reinaldo Azambuja e autoridades locais. Mais fotos no www.estilonews.com
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
Futsal
Marcelo Humberto
DOURADOS – A partida amistosa entre a categoria adulta da Aefa e o São Paulo
Futebol Clube, nesta sextafeira, às 19h30, no Ginásio Municipal Ulisses Guimarães, pelo menos para o ala Babalu, 24, não terá nada de novidade. O técnico do São Paulo, Fábio Gomes, foi seu treinador quando ele jogava por Bebedouro na temporada de 2005. O ala deixou claro que pelo excelente nível de jogadores da Aefa, Dourados dará trabalho para os são paulinos. Atualmente, Babalu joga no futsal da Itália, pela equipe da Augusta, cidade que mora com
Destaque
a família.
De férias no Brasil e passeando em Dourados revendo amigos, Babalu aproveita essa partida para se colocar em forma. “Estou parado há praticamente dois meses. E essa partida será muito importante não só para mim, mas também para Dourados, que terá em quadra, só os melhores”, destaca.
ingresso para assistir à partida será de R$ 8,00 e é vendido nas lojas de esportes de Dourados
O adversário desta sexta-feira para Babalu é conhecido e algumas informações ele pode passar para o técnico Júnior do Aefa. “Jogar com uma equipe conhecida é bom. E o São Paulo, pelo menos para mim, não é todo desconhecido. Será um bom jogo, com certeza”, destaca o ala.
Babalu tem uma grande
experiência no futsal. Começou nas categorias de base de clubes douradenses, onde ficou por longo tempo na cidade. Depois, foi transferido para Chapecó/SC, atuou no Bebedouro/SP, Santa Fé do Sul/SP e Jaboticabal, sendo, posteriormente, transferido para a Itália, onde tem contrato com a Augusta até junho de 2011.
Em Dourados, pelos menos nesses primeiros dias que antecedem esse amistoso, existe uma boa movimentação no setor esportivo. “Essa partida é muito importante para Dourados e o esporte. O futsal precisa de intercâmbio como esse”, observa Mauro Cruz, da Loja Camisa 10, que também comercializa os ingressos ao preço de R$ 8,00. Além da camisa 10, a Salim Esportes e a Ginga Esporte também são pontos de vendas.
DOURADOS – Luis
Augusto Tanamati.
Um nome que, na natação do Estado, já é conhecido e que começa a ser visto como destaque em competição nacional. Com 13 anos, o douradense que compete pela equipe do Rádio Clube de Campo Grande tem se destacado em piscinas do Brasil. A última, a Mercosul em Curitiba/PR, ele venceu nos 50 e 100 metros livre e ficou em terceiro nos 400. Competindo praticamente sem patrocínio, Luis Augusto tem garantido resultados expresivos nas competições que participa. É um nadador diferenciado, que ganha elogios de técnicos.
A expectativa dele é que, em breve, nas competições de nível nacionaln ele estará competindo em grande parte delas.
Luis vence a Mercosul e se prepara para provas de nível nacional
Pelos menos as principais.
Competindo há pouco mais de um ano pelo Rádio Clube, clube que otpou por treinar para não parar de competir, Luis Augusto aposta numa melhora de rendimento quando começar a competir
em provas nacional, já que em sua categoria não existem provas para o Brasileiro.
Agora, ele volta seus treinamentos visando a algumas provas que acontecem no Estado e de olho no calendário da Confederação Brasileira.
Ala Babalu enfrenta o seu ex-técnico na partida desta sexta-feira no ginásio municipal
Ri O - Boa notícia para o técnico Paulo César Gusmão. A diretoria regularizou na quarta-feira a situação dos apoiadores Carlos Alberto e Zé Roberto e o treinador do Vasco terá praticamente todos os jogadores à disposição para o clássico de domingo contra o Flamengo, no Maracanã, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Como Felipe já havia acertado sua condição na segunda feira, o time cruzmaltino terá pela primeira vez o trio que promete ser a espinha dorsal da equipe no restante da competição. O reforço que ainda precisa ser regularizado é o do atacante Éder Luis.
“A parte física deles está boa. Me reuni com a preparação física e eles me passaram que os números estão ótimos. O ritmo de jogo é o que vai fazer a diferença. Se der para com os quatro, ótimo. Se não der, escalamos quem der. Pelos números, dá para escalar os quatro”, adiantou PC Gusmão.
Para Felipe, é possível que todos joguem juntos, desde que aja entrega irrestrita também na marcação. “É claro que grandes jogadores podem atuar juntos. Basta cada um ter a mentalidade de ajudar o grupo. Se todo mundo se dedicar sem a bola, com a bola vai ser fácil de jogar, já que todos têm qualidade”, comentou.
RiO - Entre o diretor executivo do Flamengo, Zico, e o atacante Leandro Amaral já está tudo acertado e apalavrado. Faltam apenas detalhes a serem resolvidos para que as partes assinem o contrato e o jogador de 32 anos seja oficialmente apresentado como jogador do clube rubro-negro. A expectativa é de que até esta sexta-feira o acordo seja concretizado no papel.
“O que o Zico e o Flamengo fizeram por mim é inesquecível. Quando estava por cima todo mundo batia nas minhas costas, mas só quando fiquei por baixo vi meus amigos de verdade”, agradeceu Leandro, emocionado.
O atacante, que defendia o Fluminense até o ano passado, passou por uma cirurgia no joelho direito que teve um pós-operatório complicado por conta de uma infecção que retardou sua recuperação e ameaçou até mesmo sua vida. Pelo tempo de inatividade, cerca de um ano, e pela idade (vai completar 33 anos no próximo
mês), o contrato deverá ser baseado em produtividade. Zico sabe que se trata de uma tentativa de risco e pede paciência e para que não pensem em Leandro Amaral como a solução definitiva para os problemas ofensivos do time. “Ele não pode ser tratado como solução. É um jogador que está parado há um ano e vai nos ajudar no que for possível”, disse o dirigente. Antes dada como certa, a vinda de Gilberto Silva do Panathinaikos em troca de Kléberson ainda não foi finalizada. Kléberson pediu mais do que ofereceu o clube grego e não chegou a um consenso sobre seus salários. Além disso, o próprio Gilberto Silva veio a público negar o certo.
“Eu não acertaria nenhuma situação sem a anuência do meu clube. Eu tenho mais um ano de contrato com o Panathinaikos. Até eu ouvir do clube que estão negociando minha situação com o Flamengo ou outra equipe, não posso tomar nenhuma decisão”, sentenciou o volante.
Diretoria regulariza inscrição de reforços
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
São Paulo
São Paulo - A Lazio não está sozinha na briga para contratar Hernanes.
O diretor de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, confirmou que os italianos vão formalizar uma proposta nos
Um clube de Portugal e outro da Alemanha também estariam na disputa
próximos dias, mas segundo ele há um clube espanhol em vantagem para levar o volante.
“Expliquei a nossa posição para a Lazio. Não que exista uma prioridade, mas temos um
compromisso ético com um clube espanhol E isso vale muito aqui no São Paulo”, disse o dirigente, que não quis confirmar o nome, mas o tal clube espanhol é o Villarreal. Se o São Paulo aceitar uma oferta por Hernanes, os espanhóis têm preferência para cobrir o valor e ficar com ele.
O diretor esportivo da Lazio, Igli Tare, que chegaria nesta quarta ao Brasil, só vai desembarcar nesta quinta. E deve oferecer 13 milhões de euros (R$ 29,8 milhões). João Paulo não confirmar os valores. “A informação que tenho não é essa.”
Segundo ele, nas conversas pelo telefone, os italianos não fizeram qualquer menção em aumentar o valor da primeira oferta apresentada há duas semanas. “Eles ofereceram 9 milhões de euros (R$ 20,6 milhões) e nós não aceitamos.” E foi além. “Não vi justificativa para ele viajar até o Brasil, mas será bem recebido pelo São Paulo como é sempre. A nossa relação com os dirigentes da Lazio é excelente depois que vendemos o André Dias para eles.”
O encontro deve ser nesta quinta ou sexta-feira. Igli Tare decidiu adiar em um dia sua viagem porque o São Paulo e
Hernanes estariam envolvidos na disputa da semifinal da Libertadores.
O presidente Juvenal Juvêncio e os dirigentes que cuidam do futebol, entre eles João Paulo e o vice-presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, passaram esta quarta em Porto Alegre. “Vamos ouvi-los, mas temos também outros interessados”, confirmou João Paulo.
RUSSOS NA PARADA
O empresário do são-
São Paulo - A presença de Valdivia amplia muito as maneiras de o Palmeiras jogar. E foi por isso que o clube fez tanto esforço em contratá-lo, em negócio fechado na noite da última segundafeira - o clube pagou cerca de R$ 13,6 milhões para tirar o meia chileno do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. O técnico Luiz Felipe Scolari tem, enfim, um alento.
Na última semana, antes mesmo da confirmação da chegada do reforço chileno, Felipão comentou que, com Valdivia, seu leque de opções na montagem do time aumenta substancialmente.
A saída de Cleiton Xavier havia deixado uma lacuna na criação das jogadas, sobrecarregando Lincoln, único meia do time.
“Fico com pelo menos mais três opções de esquema com o Valdivia. Ele é um jogador que pode atuar de várias formas, ao lado do Lincoln, mais avançado pelas pontas, vai ser importante tê-lo aqui”, disse Felipão. “Com o Valdivia, o time ganha um grande reforço.”
Caso Felipão queira adotar o esquema tático 4-3-3, Valdivia atuaria mais avançado por uma das pontas, como um terceiro atacante.
Ele já fez essa função em alguns jogos nos tempos em que Vanderlei Luxemburgo era o treinador palmeirense.
A proximidade com os outros atacantes pode facilitar ainda a troca de passes, uma das mais características do futebol chileno. Com três atacantes, até Lincoln poderia se soltar mais, já que teria mais opções de passe e condições de colo -
car os colegas na cara do gol Outra opção de Felipão é o 4-4-2. Foi nesse esquema que Valdivia atuou a maioria dos jogos nos seus primeiros tempos de Palmeiras Pode jogar como único meia na frente do “losango” no meio-de-campo ou ao lado de Lincoln, dividindo a responsabilidade pela criação de jogadas. Dessa forma, os dois volantes mais marcadores dão mais liberdade para os dois meias.
Já no esquema 3-5-2, as opções de ataque aumentam assim como as alternativas de mudanças. Os três zagueiros e um volante fixo dariam a segurança necessária para o time atacar pelas laterais, deixando Valdivia e Lincoln na armação. A formação também é mais suscetível a mudanças durante o jogo, de acordo com as circunstâncias da partida - se a necessidade for se defender um pouco mais, um dos meias pode dar lugar a um volante.
paulino, Joseph Lee, confirmou que recebeu diversas sondagens de interessados em Hernanes. A última, segundo ele, foi do CSKA Moscou. Os russos prometeram fazer uma proposta em breve.
O difícil será convencer o jogador. Em janeiro, o São Paulo chegou a aceitar uma oferta do CSKA - 12 milhões (R$ 27,5 milhões), mas Hernanes não quis ir. Ele recebeu também uma proposta de uma clube dos Emirados Árabes, mas também não aceitou. Sua
preferência é ir para um centro com boa visibilidade. Um clube de Portugal e outro da Alemanha também estariam na disputa. O São Paulo não tem pressa para definir o destino de Hernanes, mas ele está cada vez mais longe do Morumbi. A janela de transferência para os clubes europeus contratarem vai até 31 de agosto. “É uma situação que pode ser definida nos próximos dias, mas não colocamos uma data”, afirmou João Paulo.
SantoS - Com a certeza de que estará na Copa Libertadores da América em 2011, o Santos já decidiu que contratar um goleiro top após a decisão da Copa do Brasil. Depois de fracassar nas tentativas de levar Diego Cavalieri para a Vila Belmiro, agora o nome que a aparece no alto da lista dos pretendidos é o de Felipe, do Corinthians.
Embora não possa defender outro clube da Série A do Campeonato Brasileiro, por ter atingido o limite de sete jogos pelo Corinthians na competição, Felipe seria o titular santista na Copa
Sul-Americana e se prepararia para ser o dono da camisa 1 no próximo ano. Para não desestabilizar o atual titular, Rafael, nas finais da Copa do Brasil, os dirigentes santistas deixaram para abrir negociações após o dia 4 de agosto, mas já teriam conversado com o goleiro e sondado o Corinthians. O curioso é que logo após o encerramento do Campeonato Paulista, assessores da presidência do Santos torciam para que o Corinthians vendesse Felipe para o exterior e fosse buscar o encostado Fábio Costa na Vila Belmiro.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
Violência
Magistrado falou com a imprensa sobre o momento de terror que viveu durante assalto na noite de segunda-feira
CAMPO GRANDE
- Depois de anos com a rotina de portão aberto na entrada de casa, na manhã de ontem, a situação era bem diferente, na residência do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, João Batista da Costa Marques. Ele reforçou a segurança pessoal e na casa.
O juiz falou ontem com a imprensa sobre o momento de terror que viveu na noite de segunda-feira, quando 2 homens invadiram a casa armados. “Eles ameaçaram me matar”, conta o juiz.
para presos, conversava com eles”, o que rendeu experiência para lidar com situações como a de segunda. Costumava dizer: violência não. Que era para levar tudo, sem agressão”. Apesar do medo e de nunca ter a casa invadida por assaltantes antes, o juiz conta que a primeira vez foi enfrentada com tranquilidade e muita conversa.
O magistrado lembra que já julgou mais de 5 mil processos na vara criminal Desembargador mostra o monitor de segurança dentro do quarto
Segundo o magistrado, os jovens assaltantes só decidiram ir embora sem ferir gravemente ninguém depois de ouvir que estava prestes a chegar no local uma dupla de músicos do Paraguai, cantores de chamamé. “Eu disse que paraguaio não tem medo de briga”, lembrou.
O juiz lembra que já julgou mais de 5 mil processos na vara criminal. “Eu levava até cigarro
Os assaltantes chegaram a residência no bairro Autonomista, em Campo Grande, por volta das 20h. Até então, o sistema de segurança só contava com um vigia e câmera de monitoramento de pessoas que chegam ao portão. “Agora, vou contratar mais um vigia”, anunciou.
A casa tem um muro alto e no interior vários cômodos com móveis requintados. Na sala, existe uma esteira em frente a TV pelo hábito de exercícios, por pouco não interrompido pelos ladrões. “Nesse dia, eu cheguei e fui deitar”, detalha. Com a família viajando,
os gritos do segurança chamaram a atenção do desembargador que, ao perceber do que se tratava, pegou a pistola .40, para tentar se defender.
Os planos mudaram, diz ele, quando percebeu que o vigia brigava no chão com um dos bandidos. “Pensei que, se eu atirasse, poderia atingir meu funcionário”, lembra.
Ele escondeu a arma no banheiro e, ao sair do cômodo, foi surpreendido pelos ladrões. Levou chutes, assim como a cadela poodle da família, “a Mel”. “Ela não parava de latir e eles chegaram a ameaçar a matá-la”, relata.
AMPO GRANDE - Passadas 40 horas do crime, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) conseguiu prender um dos ladrões que assaltaram, na segundafeira, a casa do desembargador João Batista da Costa Marques. O adolescente, de 16 anos, foi preso numa casa, na Chácara dos Poderes, no final da manhã de ontem, por volta das 11h.
O outro ladrão também foi identificado, se trata de Airton de Brito Júnior, conhecido como “Bolacha”. Ele tem 19 anos e está foragido da Colônia Penal.
Após o assalto, os dois fugiram a pé e pegaram um táxi, próximo à casa do magistrado. Eles roubaram R$ 8 mil em dinheiro, a pistola .40 do desembargador, relógios, celular e um notebook. O menor contou à Polícia que resolveram roubar a casa quando viram o portão aberto. Então, renderam o guarda e entraram na casa.
Com a sua parte do dinheiro, o garoto comprou uma motocicleta Honda/CG, mas não aproveitou muito. Na noite de ontem, ele sofreu um aci-
Buscas
Armas drogas e objetos apreendidos com o menor
dente no Bairro Estrela D’alva e a motocicleta ficou destruída. Ele teve de ir ao posto do Nova Bahia tratar das escoriações.
PRISÃO
Bolacha e o garoto se esconderam numa casa no bairro Chácara dos Poderes. Eles passaram a noite de segundafeira usando drogas e jogando baralho. Como o menor dormiu, Bolacha resolveu ir embora, por isso, não foi preso na manhã de ontem. Na casa, a Polícia encontrou a pistola .40, com 11 cartuchos não deflagrados, um revólver calibre 32, usado
no assalto; R$ 1.200,00, três relógios, um MP3 player, 70 gramas de cocaína e meio tablete de maconha.
O garoto diz não saber onde está o comparsa, mas as investigações indicam que ele está escondido na Vila Margarida. O menor já tem passagens na polícia pelos crimes de homicídio, furto e porte ilegal de arma. Bolacha também já foi preso por furto, tentativa de homicídio, roubo e porte ilegal de arma.
O adolescente será encaminhado à Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (Deaij).
OURADOS – Na
manhã de ontem, por volta das 10h, foi encontrado o corpo do pescador Ildo Francisco Rodrigues, conhecido como “Barba”, de 41 anos de idade, que estava desaparecido desde a sexta-feira passada, dia 23. O corpo foi en-
contrado por um outro pescador que mora as margens do rio.
Ele disse, aos bombeiros, quem encontrou o corpo de Ildo quando subia o rio com uma canoa e o cadáver estava próximo à margem do rio no meio de uma ramada com os pés rumo a barranca e a cabeça em direção ao leito do rio.
BATE-PAPO Um dos homens rendeu o desembargador com revólver, enquanto outro vasculhava a casa. “Foi ai que eu falei que era desembargador”, lembra o juiz, relatando que os assaltantes se assustaram ao saber do detalhe e que logo começou uma conversa na tentativa de acalmar os ânimos.
“Eles disseram que desembargador, polícia, juiz, era tudo a mesma coisa, mas comecei a explicar que não”, diz o desembargador, sobre o sangue frio que o momento exigia.
Os assaltantes ques -
tionaram o magistrado. “Perguntaram se eu daria 10 anos de prisão a eles, se lá na frente a gente se encontrasse, daí expliquei que dependeria do que eles fossem acusados”.
O “bate-papo” foi interrompido bruscamente, quando um dos assaltantes encontrou a arma escondida no banheiro.
“Disseram que eu queria matar eles e que, por isso, agora iam me matar”.
Foi o momento mais tenso, lembra João Batista, que tentou apaziguar os ladrões, dizendo que ele tinha pressão alta e que a complicação aos dois seria grave, caso um desembargador aparecesse morto. Por fim, ele disse que esperava os amigos paraguaios.
Ao site Campo Grande News, ele mostrou o CD da dupla paraguaia Catalino Gill y Cristobal Urbieta, com direito a dedicatória dos músicos ao amigo João Batista da Costa Marques, que também ganhou uma música dos dois - “Cual Cantar es Su Vivir”. Os ladrões então amarraram o magistrado e o vigia e fugiram com a pistola do
desembargador, o celular, dinheiro que era guardado para viagem – R$ 8 mil segundo a Polícia - um notebook e seis relógios, “todos falsificados do Paraguai, que custaram R$ 10,00”, admite João Batista. Depois do assalto, ele acionou o 190.
Ainda em casa ontem, antes de voltar ao trabalho no Tribunal de Justiça, ele mostra a “coleção” de relógios verdadeiros, que agora serão guardados a sete chaves, com mudanças na segurança do prédio.
MAIS SEGURO
O desembargador cobra policiamento mais ostensivo e com a integração de ações entre polícias civil e militar. “Em dois anos, a casa da frente foi assaltada duas vezes, tentaram assaltar a casa do lado e roubaram outra na esquina”, reclama sobre a atuação de bandidos na travessa onde mora. “Ninguém está a salvo dessa violência na cidade”, protesta o desembargador que foi a mais recente vítima, no bairro. (Com informações Ângela Kempfer e Denis Matos / Campo Grande News)
DOURADOS – Uma aeronave de pequeno porte, modelo Cessna 210, prefixo PROLO, de Mato Grosso do Sul, foi apreendido, na manhã de ontem, quando tentava decolar de uma pista desativada, no município de Laje, região Sul, de Minas Gerais. Durante a ação conjunta das polícias Civil e Militar mineira, o piloto Ilmar de Souza Chaves, de 55 anos, que mora em Campo Grande, foi preso em flagrante acusado de tráfico de drogas. Os policiais tiveram que atravessar as viaturas na pista para evitar a decolagem.
Segundo informações da polícia traficantes teriam acabado de fazer um descarregamento de cocaína, o piloto foi preso. Outros dois homens, sendo que um deles estaria sentado na asa do avião, conseguiram fugir por um matagal. Dentro do avião os policiais encontraram dois galões com gasolina e folhas de coca. Num veículo GM/Monza, de cor prata, os policiais encontraram correntes que teriam sido usadas em decolagens.
O sargento da PM mineira, Edson Carlos de Deus, disse que a pista está desativada há mais de 10 anos e que costuma ser usada de forma clandestina para o descarrega-
mento de drogas, na chamada “Rota Caipira”.
“A prisão aconteceu depois que recebemos uma denúncia anônima de que uma aeronave tinha acabado de pousar na pista e que uma caminhonete GM/D20, da cor vermelha, teria recebido um material que estava no interior do avião.
Em depoimento aos policias, o piloto sul-mato-grossense confirmou o transporte de gasolina pura, para avião, mas negou as acusações de que estaria transportando entorpecente. Ele disse que saiu de Campo Grande com destino à cidade mineira de Araguari, mas que teve que fazer um pouso de emergên-
cia na pista desativada de Lajes-MG. O GPS da aeronave foi apreendido para ser periciado.
Ele é piloto de aeronave há mais de 30 anos e já cumpriu pena por tráfico de drogas, no Mato Grosso do Sul.
O delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Marcos Piedade, acredita que Ilmar esteja ligado a uma quadrilha especializada em tráfico de drogas, que além de Franca e Riberão Preto, agem em Mato Grosso do Sul. “Agora, vamos abrir inquérito policial para investigar o destino da droga e quem são os membros dessa quadrilha”, concluiu o delegado, que acompanhou de perto a operação.
Segundo o pescador, a vítima estava vestida com uma camisa de cor rosa e calça jeans. Ele disse que se certificou que o corpo não corria o risco de escapar e descer o rio novamente, retornou ao barraco, de onde acionou a polícia e o Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul.
Futebol Society
DOURADOS – A
Copa FV de Futebol Society, Categoria
Veteranos, que acontece na sede do Santo Antônio da Picadinha, que coordena a competição, terá rodada hoje que vale classificação. E a responsabilidade maior é do Santa Pura/ Hidra Como, que precisa somar pontos para ficar com a última vaga.
Na última rodada, a Santa Pura ganhou vida na competição, ao vencer por 2 a 0 o Santo Antônio. Foi uma rodada onde o resultado positivo interessava as duas equipes que vinham de tropeço. Melhor para a Santa Pura, que venceu e agora busca a última vaga.
Na realidade, um empate é bom para a equipe assim como é bom para ao Bar da Leda/Juarez Amigo do Esporte, que já está classificado ao lado da JC Motos/Juarez Amigo do Esporte. Ao Bar da Leda, a briga pela será pela liderança do seu grupo.
A Copa FV é uma competição curta. Por essa razão, os erros que acontecem são fatais.
Entre as equipes que mais se preparou, a JC Motos e a Policia Militar brigam de muito pelo favoritismo a final.
Equipes que investiram pouco sofreram e perceberam muito tarde que a competição chegou para marcar e se não estiverem preparados, correm o risco de serem presas fáceis. O Estrela do Sul, que reestreou em competição na cidade, corre contra o tempo para se firmar. Porém, é tarde. Existe a necessidade de readequação.
O Santo Antônio da Picadinha também acordou tarde. Porém, demonstrou visão ao estrear com derrota e na rodada seguinte, ao buscar cinco reforços. Muito tarde. Agora, se despede enfrentando, no dia 5, o Estrela do Sul.
“Apostamos numa competição já sabendo do nível técnico das equipes. Não nos decepcionamos”, destaca o coordenador Faccin. Para ele, a rodada da noite de hoje, às 19h30, entre o Bar da Leda/Juarez Amigo do Esporte e Santa Pura/Hidra Com e, às 20h30, Estrela do Sul x JC Motos, será surpreendente. Para o Estrela do Sul, é a
FinaL
A final da Copa FV de futebol Society categoria veteranos pode sofrer alteração, segundo Faccin. Mas nada está
definido ainda.
“Precisamos entrar em contato com as equipes finalistas e discutir essa final. A princípio, está marcado
para o dia 19. Porém, pretendemos fazê-la no dia 22 e encerrar com um grande almoço e festa”, disse Faccin.
Equipe do Bar da Leda, que na partida de hoje, busca a liderança do grupo, já que está classificada para a semifinal rodada mais difícil que terá na competição. Mesmo porque enfrenta uma forte concorrente ao título e que, pelo elenco que possui, é temida.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
Acessibilidade
Valéria Araújo
DOURADOS – A cidade vai se transformar em canteiro de obras.
Por determinação do Ministério Público, Dourados deve se adequar à Lei da Acessibilidade. Centro e bairros vão passar por ampla reforma na arquitetura das calçadas. Na área central, os comerciantes terão que instalar piso tátil e antiderrapante, além de rampas para acesso ao interior das lojas. Eles também deverão remover barreiras arquitetônicas - degraus, mesas, cadeiras, toldos rebaixados, placas e os carros das calçadas.
seis meses para providenciar a adequação.
Na 1ª etapa, comércio tem prazo de até 6 meses para adequar as calçadas
Fato que chama a atenção é que rampas e pisos que já foram construídos, mas não atendem o que prevê as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) terão que ser refeitas. Ontem, a promotora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cristiane Amaral Cavalcante, esteve na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), na Roda Empresarial. Reunida com os comerciantes, ela alertou sobre possíveis transtornos judiciais que o comércio pode enfrentar com o descumprimento da lei.
de executar as penalidades previstas em lei. Dentre as principais punições, estão as administrativas, em que o proprietário do imóvel perde o Habite-se, além de multas a partir de R$ 500 por vistoria e sanções cíveis e penais.
Por outro lado, a promotora também sugere isenção ou descontos no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para quem se adequar nesta primeira etapa. A fiscalização ficará a cargo do Código de Posturas da prefeitura de Dourados.
Cristiane também lembrou de hotéis que, apesar de já terem firmado Termo de Ajustamento de Conduta, não se adequaram antes do prazo. Segundo ela, alguns já estão sendo penalizados e outros, notificados a adequarem novamente as rampas e calçadas construídas de forma errada.
O primeiro ponto da reforma é o quadrilátero que compreende as ruas Floriano Brum, Ediberto Celestino, Oliveira Marques e Joaquim Teixeira Alves. Na próxima semana, uma equipe da fiscalização do Código de Posturas passará por lojas e residências deste trajeto para notificar proprietários. Eles terão prazo de
Conforme a promotora, o prazo para a Prefeitura adequar passeios públicos conforme a Lei da Acessibilidade venceu em junho de 2007. No caso do comércio e residências, este prazo encerrou em dezembro de 2008. Por conta disso, a promotoria está cedendo um novo período para que ambos possam se regularizar, antes
Durante o encontro, a promotora buscou conscientizar os comerciantes sobre a importância das mudanças. “Os deficientes também são consumidores e, ao invés de atraí-los, o que vem se notando é que algumas lojas tratam o assunto com preconceito. Temos que abrir nossa mente.
Durante Roda Empresarial, promotora Cristiane alertou empresários sobre Lei da Acessibilidade
É humilhante para um cadeirante, por exemplo, ter que ser carregado para dentro da loja todas as vezes que precisa comprar algo”, enfatizou.
Conforme ela, a reforma nas calçadas será o primeiro passo para que muitas outras mudanças sejam cobradas futuramente para garantir o acesso, como os banheiros adaptados na área central, atendentes que falam em Lingua de Sinais (Libras), entre outros. “Não é só o acesso do deficiente físico que vamos garantir, mas tam-
bém a da gestante, a do idoso e demais pessoas que precisem”, ressalta. De acordo com Arcelino Arce, presidente do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador, o número de deficientes em Dourados já é grande. Segundo ele, somente os cadastrados no Centro chegam a 1.900 pessoas.
CALÇADAS De acordo com a arquiteta da Prefeitura Ana Rose Vieira,
nas calçadas da área central e residencial, a distância é de um metro para equipamentos urbanos, como postes e lixeiras além de 1,5m para o piso tátil. Segundo ela, nesta primeira fase o prazo é de seis meses. A segunda etapa vai envolver todo o comércio e residências. O prazo nesta fase é de 24 meses. Mais informações no Departamento de Código de Posturas do Município, pelo telefone: (67) 3411-7113.
DOURADOS - Por iniciativa própria, vários empresários da área central de Dourados vêm adequando as calçadas de seus estabelecimentos conforme a Lei de Acessibilidade. Um exemplo é o empresário Eduardo Miguel, da Papelaria Milkoisas, localizada na Avenida Presidente Vargas com Joaquim Teixeira Alves.
Ele aproveitou que estava fazendo a reforma do prédio e decidiu adequar a calçada mesmo antes de o Ministério Público Estadual (MPE) começar a exigir o cumprimento da lei federal. “A calçada que tinha ainda estava boa, bastava fazer a adequação para acessibilidade, mas decidi reformar tudo. Além de uma aparência muito melhor, com a reforma, estamos cumprindo a exigência da lei”, comentou.
Na opinião da empresária Mona Gebara, que também já fez adequação na calçada de sua loja, a Mona Modas, na Avenida Marcelino Pires, os idosos e pessoas com deficiência física também têm o direito à acessibilidade e os empresários estão vendo essa necessidade. “Já sabia da exigência do Ministério Público e, por isso, decidi adequar a calçada antes mesmo de ser notificada. Precisamos dar exemplo e transformar nossa
Empresas do centro estão se adequando à lei de acessibilidade
cidade uma das melhores em termos de acessibilidade, assim, estaremos valorizando nossos idosos e deficientes físicos”, observou.
A Prefeitura está fazendo uma campanha de conscientização da sociedade douradense para que cumpra o Decretolei 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que estabelece projetos arquitetônicos para promover a acessibilidade, ou seja, facilite o acesso de deficientes físicos.
Na Roda Empresarial da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) desta quarta-feira, a promotora de Justiça Cristiane Amaral Cavalcante falou aos empresários sobre a necessidade de adequação das calçadas.
A ideia foi bem aceita pelos empresários, segundo
a arquiteta da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Ana Rose Vieira. O secretário municipal de Governo Eleandro Passaia representou o prefeito Ari Artuzi na reunião.
Também estiveram presentes na reunião na Aced os secretários municipais de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta, e de Assistência Social, Itaciana Pires Santiago.
De acordo com a arquiteta Ana Rose Vieira, a partir próxima semana, fiscais do município começam a entregar de porta em porta as duas mil notificações, junto com um folheto explicando a necessidade de adequação das calçadas.
Hedio FazanDivulgação
DOURADOS - O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) destaca, nesta quintafeira, uma data que considera das mais importantes no cenário cultural e econômico da região: os cinco anos de implantação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Segundo o parlamentar, existe uma história de antes e outra depois da UFGD. A UFGD foi criada, oficialmente, pela Lei 11.153, publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de julho de 2005 e resultado de uma luta histórica da sociedade douradense, reforçada, em âmbito nacional, pelo deputado federal Geraldo Resende, que, em 16 de junho de 2003, apresentou o Projeto de Lei 1.266/2003, criando a nova universidade.
O prazo para avaliar todos os pedidos vai até 5 de agosto
dos técnicos feitos por uma comissão instituída pelo campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Dourados, então conhecido como CEUD – Centro Universitário de Dourados, o projeto apresentado por Geraldo Resende foi o instrumento pelo qual o parlamentar articulou o apoio de autoridades como o presidente Lula, do vicepresidente José Alencar e do então ministro da Educação Cristovam Buarque. “Embora tenha retirado o PL 1.266/2003 posteriormente, foi com ele que conquistei o apoio da classe política, inclusive entre setores que nunca tinham ouvido falar da proposta. Um dos exemplos foi o compromisso de apoio obtido do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que recebeu o projeto das minhas mãos, em audiência ocorrida em 23 de
Acompanhado dos estu-
julho de 2003”.
Para Geraldo, a UFGD é um sonho concretizado e um projeto consolidado. “Durante 20 anos, a sociedade douradense esperou a criação dessa universidade”, ressalta, lembrando que o primeiro projeto que tramitou no Congresso tratando desse tema foi apresentado em 1983, pelo então deputado federal Sérgio Cruz. “Depois disso, infelizmente, o projeto foi engavetado e somente voltou à ordem do dia quando cheguei à Câmara Federal, em 2003”.
O deputado considera que a vitória que hoje está sendo comemorada se deve, também, ao esforço, dedicação e sacrifícios de muitas pessoas, como de universitários, pais, professores e servidores da então UFMS, além de diversas lideranças políticas. A disposição do governo federal de promover uma expansão universitária, na época, também é apontada como um dos fatores que a comunidade regional
DOURADOS - A Prefeitura de Dourados vai adotar uma série de medidas administrativas para redução de despesas visando a assegurar o equilíbrio financeiro. Entre as medidas, está a redução do expediente dos órgãos municipais de oito para seis horas diárias. O funcionamento, já a partir da próxima segundafeira, será das 7h às 13h.
A redução de despesas de consumo com pessoal é amparada pelo artigo 169 da Constituição Federal e pela Lei Complementar n° 101, de 2000.
A decisão, adotada pelo prefeito Ari Artuzi, segue orientação da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), que tem insistido para que as administrações municipais adotem medidas de contenção de gastos, como forma de absorver o impacto da redução de repasses, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O horário de atendimento ao público no Centro Administrativo Municipal (CAM), bem como nos demais prédios públicos municipais, será das 7h às 13h de segunda à sexta-feira.
O serviço de arrecadação de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que funciona na Avenida Presidente Vargas, continuará atendendo em expediente normal, assim como as escolas da Rede Municipal de Ensino e unidades de saúde.
DESPESAS
Foi determinada, também, a redução de despesas com cargos em comissão e funções de confiança e gratificações, além de incentivos financeiros e auxílios de qualquer natureza. As medidas
vetam aumento de despesas com pessoal – com a ressalva de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de interesse público – aumento, reajuste, ou adequação de remuneração a qualquer título, criação de cargo, emprego, função e alteração de estrutura de carreira que implique em aumento de despesa.
Também, está suspensa a realização de concurso público, admissão, contratação de pessoal e hora extra, a menos em casos de aposentadoria, ou falecimento de servidor.
A contenção de despesas está determinada no custeio da máquina administrativa em pelo menos 20%, em todos os órgãos da administração municipal, por meio de redução de despesas de consumo e de contratos administrativos.
Fica proibida a realização de novos convênios, ou termo de cooperação com entidades beneficentes, filantrópicas, organizações não governamentais e similares, a exceção daqueles realizados com receitas vinculadas.
As concessões diárias e participação em cursos e outros eventos deverão ser encaminhadas previamente pelo secretário da pasta para autorização da Secretaria Municipal de Receita e Finanças. Todas as secretarias municipais deverão apresentar um plano de redução de projetos e atividades a serem suspensos ou reduzidos, sem prejudicar o atendimento coletivo.
As secretarias municipais de Administração, Finanças e Receita e Procuradoria-Geral poderão adotar outras medidas necessárias ao cumprimento do Decreto. Inicialmente, as medidas ficam em vigor até 31 de dezembro de 2010.
Resende conquistou apoio de Lula para criação da UFGD
soube aproveitar. Depois da criação, a UFGD apresentou um crescimento invejável, na avaliação do parlamentar douradense.
REcURSOS
A luta de Geraldo Resende e de outras pessoas em
favor da UFGD não se resumiu à criação, mas continua na busca de meios e recursos para a sua estruturação. Já em 2005, por exemplo, o parlamentar e demais integrantes da bancada garantiram emendas que ultrapassaram R$ 5 milhões para serem aplicados
na Universidade. Com esses recursos, ficou garantida a construção dos blocos das Faculdades de Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Sociais e conclusão do prédio de Medicina. Como coordenador da bancada federal de MS em 2007, Geraldo Resende viabilizou os recursos da ordem de R$ R$ 1.633.938,84 para a construção da piscina olímpica e do restaurante universitário, que está quase pronto. A implantação do Instituto da Mulher e da Criança no Hospital Universitário, que deverá receber recursos da ordem de R$ 12,9 milhões; e a estruturação da Fazenda Experimental do Núcleo de Ciências Agrárias, que recebeu uma emenda de Geraldo Resende no valor de R$ 500 mil, são algumas das ações que comprovam o compromisso do parlamentar com a consolidação de uma das mais jovens e progressistas universidades brasileiras.
DOURADOS - Os cursos de Educação Física e Nutrição da Unigran iniciaram o projeto de extensão, que tem como objetivo proporcionar um tratamento sem medicamentos e incentivar a mudança do hábito alimentar e a prática de exercício físico, com o público obeso. Pelo menos 17 pessoas procuraram a instituição e já começaram o tratamento. Quando foram abertas as vagas, esperava-se de 10 a 15 pacientes.
Na terça-feira, foi realizada a entrega dos exames que diagnosticou o quadro de saúde de cada paciente. A maioria deles apresentou problemas com diabetes, colesterol e pressão alta, doenças típicas de quem está acima do peso. A primeira reunião foi realizada antes das férias escolares, quando os professores Carlos Muchão (Educação Física) e Rita Mendes (Nutrição) fizeram a proposta de mudança de estilo de vida.
Durante as férias, eles tiveram que tomar cuidados básicos
2010
Rita Mendes orienta pacientes para alimentação adequada
para garantir uma vida saudável, começando pela reeducação alimentar e, simultaneamente, a prática de atividades físicas. Com o retorno das férias, os pacientes voltaram a se reunir com os professores para falar sobre as primeiras experiências.
“Alguns deles se esforçaram e seguiram corretamente as recomendações”, disse a nutricionista Rita Mendes.
Durante reunião com os pacientes, Rita explicou que, para o tratamento dar certo, é importante seguir uma dieta programada, podendo o paciente comer de tudo, mas sem exageros. A professo -
ra recomendou alimentação adequada para quem tem problema com diabetes, pressão alta e apresentou numa tabela a quantidade calórica de diferentes tipos de alimentos, seus benefícios, como prepará-los e a combinação correta na hora de colocar no prato.
Cada paciente está recebendo atendimento personalizado, com cardápio específico. Nesse primeiro momento, estão passando por um processo de adaptação em que o organismo irá se adequar ao novo estilo de vida, para o excesso de peso se perder de forma gradativa. Além dos cuidados
com a alimentação, recebem também atendimento da equipe de Educação Física.
O professor Carlos Muchão explica que foi recomendado exercícios de caminhada, por pelo menos três vezes na semana. Alguns estão praticando a atividade em grupo e todo o trabalho é monitorado com o auxílio de acadêmicos do curso. Passado a fase de adaptação ao exercício, a proposta é levá-los para a academia da Unigran.
A cada quinze dias, haverá reunião com os pacientes para se discutir os resultados do tratamento e palestras sobre qualidade de vida serão oferecidas nos encontros. A ideia é também agregar outros profissionais da saúde, a exemplo da fisioterapia, de forma a contribuir com dicas, informações técnicas e tratamento, se for necessário. A Unigran dispõe de uma moderna Clínica de Fisioterapia, com atendimento ao público em geral. O Núcleo de Nutrição continua normalmente o atendimento gratuito e especializado à comunidade.
Aparecido Frota
Fátima Frota*
DOURADOS – “O (re) pensar das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos” é o tema do seminário organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Dourados, que iniciou, na noite de terça-feira, no Teatro, e vai até amanhã.
O seminário visa a promover a reflexão sobre a teoria e a prática aplicadas na modalidade de ensino de jovens e adultos (EJA). A palestra de abertura foi com a professora Mary Silvia Falcão da acação que é o ensino, o aluno, o
professor, o conhecimento e a sala de aula.
Para o secretário municipal de educação, professor Edmilson de Morais, “a educação de jovens e adultos (EJA)
é uma modalidade de ensino que deve auxiliar o estudante a encontrar novos rumos em suas vidas”.
O desenvolvimento da linguagem verbal na Educação de
jovens e adultos foi o tema da mesa redonda de ontem à noite, com a professora Clair Moron dos Santos Munhoz e Mariolinda Rosa Romera Ferraz. Hoje, a palestra é sobre as Perspectivas Metodológicas em Educação de Jovens e Adultos”, com o professor Paulo Sérgio Gomes Soares. O seminário termina amanhã com a palestra motivação e saúde do trabalhador, ministrada pela psicóloga e professora Vanderléia Del Castel Schlindwein.
*Pedagoga, coordenadora do programa de leitura Jornal na Educação.
Semi-aberto
DOURADOS – Moradores da rua General Garrone Ramão Veloso, que fica atrás do presídio de regime semi-aberto, na Vila Planalto, reclamam do vazamento de esgoto do estabelecimento. A reportagem do O PROGRESSO esteve ontem no local e constatou que, devido ao vazamento, a rua fica tomada de água oriunda do esgoto. Além de tornar a rua quase intransitável, o mau cheiro também incomoda os moradores, que dizem já ter recorrido até à Vigilância Sanitária para resolver o problema. A Sanesul informou que a interligação da rede de esgoto será feita hoje.
“Nem entro com meu carro na garagem, porque senão este líquido vem nos pneus e a gente acaba trazendo para dentro de casa”, reclama.
A professora, que vive no local com a família, reclama que a situação da rua restringe até mesmo as brincadeiras do filho de quatro anos. “Ele não pode brincar na rua ,ou andar de bicicleta, porque não tem a menor condição. Estes dias, ele acabou tendo contato com esta água e formou uma ferida na pele”, acrescenta.
Construção da sede do semi-aberto começa em novembro de 2011
A professora Andréa Andrade mora no local desde janeiro deste ano e, mesmo em poucos meses, já viveu de perto o problema por várias vezes. Segundo ela, a situação piora nos dias mais quentes, quando o mau-cheio fica muito forte. Ela disse, ainda, que a rua fica alagada, o que dificulta o trânsito de bicicletas e motos pelo local.
Uma outra pessoa, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que a mãe mora na mesma rua e também sofre com o esgoto a céu aberto. “O mau cheiro é muito forte e ninguém suporta. Já recorremos a vários órgãos, mas até agora o problema não foi resolvido”, informou. Segundo os moradores, constantemente, um caminhão contratado pelo semi-aberto faz a desobstrução do esgoto, mas o problema volta a aparecer alguns dias depois.
ESGOTO
A reportagem apurou que o problema é provocado
devido à falta de estrutura do prédio, inicialmente uma escola e que hoje, acolhe a pelo menos 214 internos. No prédio não há rede de esgoto, mas sim uma fossa, cuja capacidade sempre chega ao limite.
Orientada pelos técnicos da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), a direção construiu uma caixa de esgoto, que será
Campo Grande - Desde o ano passado, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está registrando uma situação atípica no histórico da incidência da dengue em Campo Grande. Nos meses de maio, junho, julho e agosto as notificações da doença eram consideradas insignificantes.
Mas, em 2009, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) registrou, no mês de julho, 138 notificações da dengue.
Comparativamente neste ano, de primeiro de julho até agora, já foram notificados mais de 150 casos da doença. “Estamos observando mudanças de hábito do mosquito, que estão levando o Aedes aegypti a se desenvolver no período da estiagem e do frio”, esclarece Alcides Ferreira, coordenador municipal de Controle de Vetores. Segundo ele “os ovos sobrevivem até 450 dias no seco e eclodem no primeiro contato que tiverem com a água”. Com as larvas, a situação não é muito diferente. “A baixa temperatura
Nota Fiscal
Eletrônica
Campo Grande - A Secretaria da Receita da Prefeitura de Campo Grande da Capital inicia operação para alertar aos contribuintes do ISSQN que não se credenciaram no sistema da Nota Fiscal Eletronica de Serviços. A prefeitura de Campo Grande já tem os dados das empresas prestadoras de serviços que não fizeram o seu credenciamento para emissão de notas fiscais através do Sistema
Larvas se proliferam em locais que acumulam água
provoca apenas um atraso na evolução da larva, mas, se continuar na água, o ciclo de crescimento do mosquito não será interrompido”, completa Alcides. As alterações climáticas ocasionaram uma situação atípica da dengue em outra região do país. No Rio Grande do Sul, estado historicamente sem incidência da doença, já foi encontrado o Aedes aegypti, de acordo com o coordenador de Controle de Vetores do CCZ.
eletrônico. Os prestadores obrigados ao credenciamento e que não o fizeram serão notificados pela Secretaria da Receita e deverão arcar com a multa prevista no art. 12 da lei complementar 59. Além disto, terão a sua inscrição municipal suspensa até que a situação seja regularizada junto ao fisco municipal. A partir desta semana algumas empresas receberão comunicado de sua situação junto à prefeitura e durante o mês de agosto serão enviados a todos os prestado-
Por conta desse novo quadro de evolução da dengue, os agentes de saúde recomendam à população para não descuidar da prevenção da doença. A ênfase está na atenção redobrada com os depósitos de água: caixas d’água bem tampadas e tambores lavados uma vez por semana. Alcides também ressalta a importância “da limpeza das calhas e do ladrão da laje, além da colocação de tela no cano de suspiro das fossas”.
res de serviços irregulares o mesmo comunicado para que se regularizem evitando assim medidas punitivas.
Tertúlia
Sul-mato-grossense
Campo Grande – O município será palco neste sábado (31) para a segunda edição da “Tertúlia Sul-mato-grossense ao som da música nativista”, um dos maiores eventos de tradição gaúcha em Mato Grosso do Sul. A festa acontece das 20h às 23h, no Centro
interligada à rede que passa pela rua.
Ontem, o supervisor operacional da estatal, José Wilson Ferreira de Lira, disse que a previsão é que o serviço seja executado ainda hoje. Segundo ele, esta interligação é simples e pode facilmente ser realizada em duas horas de serviço.
O supervisor garantiu que, com a interligação direta
de Convenções Rubens Gil de Camilo. Entre as atrações, grandes representantes da música nativista como Luiz Marenco, Jari Terres, Walther Morais, Nilton Ferreira, Xiruzinho e Rodrigo Rosseti. Os ingressos são limitados à capacidade do auditório, 1.049 lugares, e estão sendo vendidos junto aos patrocinadores do evento. São eles: Casa de Carne Oriente, Casa de carne Dib, Box do Gordinho, Linares Pescados, Bigolin, Soldamaq, Grupo Santa Izabel, Panan, Refrigel, Guerra, Megajeans, Skol, Mecânica Catarinense, Extinpasa, Ramires Produtos Florestais, Brasratia, Art/MS, P4 Mobile, Suinocultura Rancho Alegre, Hotel Metropolitan, Funsolos, Big Star, ampm, Hotel Internacional, Disk Impressos, ou pelo telefone 9981-1819.
Campo Grande - O Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande promoverá na Capital o 1º Congresso de Previdência de Campo Grande. O Congresso tem como objetivo debater com especialistas temas relacionados à previdência, entre eles, os desafios a serem superados pelos gestores de previdência social, que visam oferecer qualidade de vida aos seus beneficiários. O evento será realizado no período de 6 a 9 de outubro de 2010, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
As inscrições serão feitas em três etapas: Na primeira etapa que será até 31 de julho os acadêmicos pagam R$ 60,00; funcionários públicos R$ 120,00 e os congressistas R$ 180,00. Na segunda etapa, de 01 de agosto a 30 de setembro, os acadêmicos pagam R$ 100,00; funcionários públicos
à rede de esgoto, o problema não voltará a se repetir, porque todo o fluxo do semi-aberto será despejado diretamente na rede.
SEDE PRÓPRIA
Parece que a vida do presídio semi-aberto em meio a área nobre residencial, em Dourados, está com os dias contados. Ontem, a reportagem foi informada de que o
R$150,00 e os congressistas R$ 200,00. Na terceira e última etapa, que pode ser após 31 de setembro os acadêmicos pagam R$ 150,00; funcionários públicos R$ 200,00 e os congressistas R$ 250,00. As fichas de inscrições podem ser feitas por meio do telefone (67) 3043-6900, ou pelo site www.congressodeprevidencia.com.br .
Campo Grande - Durante o evento, o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande fará um concurso de trabalho original sobre a Previdência Social, que tem como objetivo incentivar o debate dos temas, além de valorizar e divulgar os trabalhos desenvolvidos por estudantes, profissionais e servidores públicos.
O concurso será aberto a todos os inscritos no 1º Congresso de Previdência de Campo Grande. Não haverá taxa de inscrição para o concurso. A data limite para a entrega dos trabalhos será 20 de setembro de 2010. Cada participante poderá concorrer com um único trabalho original, seja como autor ou co-autor. Os três melhores para receber a premiação, que será de um diploma e importância em dinheiro, nos seguintes valores:
1º lugar: R$ 3 mil reais; 2º lugar: R$ 2 mil reais; 3º lugar: R$ 1 mil reais.
Campo Grande - O
prefeito Nelson Trad Filho apresentou a programação comemorativa aos 111 anos de Campo Grande, com diversos eventos a serem realizados no mês de agosto. O tema deste vez é “Campo Grande Feliz
Departamento Penal Nacional autorizou a construção da sede própria com capacidade para 500 internos, nos moldes do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, que existe em Campo Grande. A obra, que deve ser iniciada em novembro de 2011, conta com recursos na ordem de R$ 6,7 milhões do Fundo Penal, da União, com contrapartida do Governo do Estado.
Cidade – Quem Ama Cuida”. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Roberto Figueiredo destaca que o carro-chefe da programação de aniversário será o grande show realizado no dia 26 de agosto, com a presença do cantor Daniel, na avenida Fernando Corrêa da Costa, entre a rua 14 de julho e avenida Calógeras. “Todo planejamento foi produzido para proporcionar a população a plena participação nas comemorações voltadas a música, cultura e manifestações artísticas”, comentou o secretário.
Aids na Capital
Campo Grande - O 5º Seminário Municipal de DST/Aids e Controle Social vai abordar o tema “Fortalecendo parcerias para promoção da saúde”. O evento será no dia 25 de agosto, na Escola de Saúde Pública, em Campo Grande. As metas do encontro são as trocas de experiências, as exposições das atividades e dos projetos realizados pelos diversos setores da saúde, o papel do Conselho Municipal de Saúde, a análise dos avanços e desafios para o controle do HIV, e a atenção ao portador na Capital.
“Este seminário servirá como uma grande amostra dos efeitos do trabalho que estamos desenvolvendo no programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde. Entre as ações efetivadas destacamos a descentralização da testagem anti-HIV, a distribuição de preservativos, a melhoria da qualidade de vida das pessoas soropositivas, além da apresentação de dados epidemiológicos da doença”, sintetizou Roberto Cunha, gestor de processos do Programa DST/Aids.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
O PROGRESSO
Reivindicação
Flávio Verão
DOURADOS – Indígenas das aldeias de Dourados e região estão preparando uma série de protestos caso a servidora Maria de Fátima Rosa Vilarinho não seja homologada como coordenadora regional da Funai, função que ocupa interinamente há 6 meses. Hoje, eles estarão em frente ao prédio à espera de um assessor do presidente da Funai que está na região Sul do Estado. Esse assessor já passou por Dourados e, hoje, tem reunião agendada com a chefia local. Sua vinda pode oficializar a posse de uma nova coordenadora do órgão. No Diário Oficial da União de anteontem, foi publicada a cedência da professora Maria Aparecida Mendes de Oliveira, da UFGD, para a Funai. No documento, consta que ela irá ocupar a vaga titular de coordenadora. Essa notícia pegou os indígenas de surpresa, o que gerou revolta entre a comunidade.
consultar a gente”, critica o capitão Renato de Souza, da Aldeia Jaguapiru. Desde domingo, lideranças das aldeias da região participam, em Amambai, da Aty Guassu (Grande Reunião), que discute a demarcação de terras indígenas no Estado, bem como a permanência da atual coordenadora na regional da Funai, que tem sede em Dourados. “Já colhemos algumas assinaturas de lideranças para abaixo-assinado e pretendemos entregar esse documento ainda hoje para o assessor do presidente”, diz Renato de Souza.
da nova admistradora deve sair ainda hoje
Os indígenas dizem que Maria de Fátima vem mantendo bom diálogo com a comunidade e oferecendo subsídios para eles trabalharem em suas terras, com cedência de máquinas agrícolas para a colheita e sementes ao plantio.
vantes. Ela foi transferida para Dourados e vinha ocupando o cargo de técnica de contabilidade há quatro anos até ser nomeada coordenadora interina. Indígenas vão entregar documento que pede permanência da atual coordenadora
Assessora de comunicação Graziela Moura e o reitor Damião Duque de Farias
“Eles querem impor uma coordenadora na Funai sem
A atual coordenadora interina, Maria de Fátima, é funcionária de carreira há mais de 20 anos. Maior parte do tempo trabalhou em Mato Grosso e já foi coordenadora da Funai que trabalha com os indígenas Xa-
Artuzi recebe viatura de combate a incêndio do cel. Lisboa
DOURADOS - Foi
entregue, ontem, ao Aeroporto Municipal Francisco de Mattos Pereira, o caminhão de combate a incêndio do tipo AC3. A viatura foi doada pela Infraero, a pedido da Prefeitura de Dourados e do governo do Estado. O equipamento oferece maior segurança ao aeroporto, o que possibilita receber pousos de aviões de maior porte.
Estiveram presentes, na cerimônia de entrega oficial do veículo, o prefeito Ari Artuzi, a primeira-dama e coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Artuzi, o coronel Fernando José Lisboa, representante da Infraero de Brasília, e o tenente-coronel do Corpo de Bombeiro de Dourados, Jonys Lopes. Os secretários municipais Maurício Peralta (Agricultura, Indústria e Comércio) e Cláudio Marcelo Hall (Serviços Urbanos) também participaram.
A entrega desse veículo faz parte do projeto de melhoria da infraestrutura de Dourados. “A ação era urgente, Dourados precisava ampliar e melhorar a estrutura do aeroporto para promover o desenvolvimento e o crescimento”, disse Peralta.
O veiculo AC3, juntamente com o modelo AC1, que já existia no local, oferece maior segurança e possibilita elevar o aeroporto de categoria. “Atualmente, o aeroporto tem categoria 2, mas com essa viatura pretendemos mudar para a categoria 3, o que já foi encaminhado para a aprovação da Anac”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros, Janys Lopes.
“O aeroporto é um grande começo. Junto com o Anel Rodoviário, vai ajudar no crescimento e no desenvolvimento da cidade, porque vamos conseguir trazer mais empresários e mais indústrias”, afirmou Artuzi.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010 o progresso
Acasa noturna
Bahrein de Dourados completa 1 ano de sucesso. Para comemorar em alto estilo, a Bahrein promove uma grande festa, no dia 11 de setembro, a partir das 23h30, no Cerrado Brasil.
No cardápio, estão os nomes mais importantes da cena eletrônica: os Djs Analy Rosa (Curitiba), Dahram (Brasília); os Djs Digo Cavalcante, saxofonista Paulo Moreira e Gabriel Cervellini, que são de Presidente Prudente (SP) e a participação dos Djs residentes Marcos Bonilha e Wagner A.
A festa será Open Bar (champagne, whisky, vodka, cerveja, água e refrigerante). Os convites limitados estão sendo vendidos antecipadamente na Estivanelli, Subway e Ta And Ta. Podem ser adquiridos também com os cartões Visa e Master Card. Informações, no telefone (67) 9226-5231.
O primeiro lote está saindo por R$ 60 (masculino) e R$ 40 (feminino). Também está sendo oferecida a opção de desfrutar de conforto de bangalôs para 10 pessoas com garçom exclusivo. Informações nos telefones (67) 8122-2522 e 9904-6323.
A Bahrein é a melhor opção em Dourados para deixar a noite perfeita, oferece para seus frequentadores ambiente climatizado, banheiros amplos, bar com bebidas variadas, aliado a um excelente atendimento, som e iluminação de qualidade, mesas e cadeiras para seu melhor conforto e decks externos para fumantes, ou descanso. Está localizada na Rua Major Capilé, 1.000.
Celebração
Na profissão desde 2005, a curitibana Analy Rosa conquistou espaço na música eletrônica nacional, desde sua residência no
Female Angels, o provocante projeto de Djs mulheres mais famoso do país.
Em 2007, outro grande marco na sua carreira: foi uma das convidadas a participar do “Big Brother Brasil”, reality show exibido pela Rede Globo. Foi uma das finalistas do programa e dividiu na festa realizada na casa mais vigiada do país, as pick-ups com o pop star Fatboy Slim. Hoje, divide seu tempo com as gigs pelas principais casas
do país, levando o seu pink house e o investimento no seu lado produtora musical.
Analy surpreende sempre nas suas apresentações, principalmente os mais desavisados que esperam na pista algo mais comercial, só por ela ter sido uma BBB. Conceito, bom gosto, simpatia e elegância são as suas principais qualidades.
Enquanto, em 1995, há cerca de 15 anos, as mi-
caretas e ritmos populares como o axé dominavam a cena das baladas no Brasil, Analy Rosa estava pisando num clube de música eletrônica em Londres pela primeira vez. E foi assim que, durante dez anos, a futura Dj construiu o seu paladar musical. Na Europa, no Sul do Brasil, ou até mesmo nos EUA, onde houvesse um grande Dj, seguramente Analy seria uma das mais empolgadas na pista, sempre antenada
às tendências e estilos vanguardistas. Em 2005, com menos de um ano de estrada, ela já possuía no currículo apresentações em casas e eventos de peso, como Sirena, Anzuclub e Tenda Pacha, no Helvetia Music Festival. Despontando na carreira solo, Analy Rosa logo foi convidada pelo diretor da agência Play, o “talent hunter” Gabriel Rossato, a integrar o projeto de Djs mulheres mais famoso do Brasil, o Female Angels.
Analy classifica seu
estilo de som como Pink House, primeiramente por causa do seu sobrenome “Rosa” e, depois, porque a cor rosa está culturalmente relacionada ao elemento feminino. “E, ainda, porque está relacionado com a temática do amor e da paz. É esta a mensagem que eu quero passar através da música nas minhas apresentações”, explica. Sandy Rivera e Manuel de La Mare estão entre os produtores preferidos da Dj, que já investe pesado também em produção musical.
Divulgação Dj Analy Rosa surpreende nas suas apresentaçõesvive a amável Brígida em “Passione”, teve de se afastar das gravações do folhetim de Silvio de Abreu. A atriz, que já tem mais de oitenta anos, se acidentou no hotel em que fica hospedada quando grava no Rio e quebrou parte da bacia. Para justificar a ausência de sua personagem na trama, Brígida terá quebrado a perna.
Fernando Rodrigues será o novo comentarista político do SBT. O jornalista assinou contrato com a emissora até o fim do período eleitoral. Fernando estreia na bancada do “SBT Brasil” dia 2 de agosto, próxima segunda.
Laboratório
“Uma Rosa com Amor” ainda não terminou, mas Tiago Santiago já está a todo vapor escrevendo sua próxima novela no SBT. O autor, que viajou ontem para Londres para participar de uma reunião de exalunos de um colégio em que estudou no cidade, promete que seu novo folhetim vai retomar seu estilo. A trama terá mais cenas de ação, o que o marcou em seus trabalhos anteriores, como “Os Mutantes”, na Record. Tiago já escolheu um título provisório para a novela, mas prefere não divulgar, porque, segundo ele, vai denunciar sobre o que falará a trama. “Começamos a pré-produção em outubro e a novela deve estrear em fevereiro”, adianta o autor.
fértil
No próximo episódio de “Os Caras de Pau”, Pedrão e Jorginho, vividos, respectivamente, por Marcius Melhem e Leandro Hassum, vão ao cinema. Enquanto caminham pelos corredores, observam os cartazes nas paredes, considerando qual filme assistir. Leandro decide que quer assistir a um filme de terror e começa a imaginar tudo o que vai se passar na
Marte e Venus se aproximam de libra e colocam em evidência suas dificuldades nos relacionamentos, que podem ser comerciais, ou pessoais. A hora é de olhar de frente para essas dificuldades e transformá-las.
As energias em seu entorno ficam cada vez mais agradáveis, com novas e interessantes amizades chegando até você. Questões sobre relacionamentos tendem a ser revistas e repensadas. Vida doméstica e familiar começa a mostrar problemas.
Se sua energia estiver baixa, procure descansar e equilibrá-la com atividades que unam corpo e mente, como a yoga, a massagem, ou a meditação. Tome banhos energéticos com ervas ou flores.
Mercúrio, vênus e marte em virgem beneficiam seu signo. Novos planos e projetos começam a ser elaborados para um futuro próximo. Esteja preparado para novos planos de carreira e mais exigências na vida profissional.
Lua e Netuno formam conjunção em seu signo, trazendo-lhe maior consciência a respeito de suas necessidades, seus medos e desejos. A partir daí, você poderá traçar metas mais seguras e condizentes com suas reais possibilidades. Faça valer seus interesses!
Esta fase é marcada por ótimas novidades em seus relacionamentos. Depois da tempestade... a calmaria.
O momento é ótimo para promover mudanças emocionais profundas, portanto, que tal uma boa terapia?
Para viver a maliciosa Stephany em “Ti-Ti-Ti”, Sophie Charlotte buscou inspiração no cinema. A atriz assistiu aos filme “Lolita” e “Deus Criou a Mulher” para o papel. A seleção dos longas partiu da mistura de mulher sensual e menina insegura, características de sua personagem. “Os dois mostram essa sensualidade espontânea”, explica.
Homenagem internacional
rosa com amor”. a atriz participará do quadro “não Erre a letra”.
# No próximo dia 2, a Arezzo lança sua nova campanha publicitária. Maitê Proença, Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini, que estão no ar em “Passione”, posaram para o catálogo em trajes íntimos.
# na última quarta, Fernanda lima lançou sua primeira coleção de roupas para a cantão, em são Paulo. a apresentadora estreia no segundo semestre a segunda temporada de “amor e sexo”.
# Gisele Bündchen volta ao Brasil nos próximos dias para trabalhar. A modelo fará uma nova campanha para a marca de xampus Pantene.
Foi bem
Vinícius Vieira, comediante do “Show do Tom”. O humorista passa por sua melhor fase na tevê.
Foi mal
A falta de química entre Carolina Dieckmann e Rodrigo Lombardi, que vivem Diana e Mauro, em “Passione”. Não convencem juntos.
E-mails para esta coluna: canalzap@cartaznoticias.com.br
Escrito nas EstrElas Beatriz pensa em Gilmar. Gilmar incentiva Jofre a querer desfrutar dos confortos que Ricardo poderá proporcionar. Guilherme consegue falar com Mariana. Clara comenta com Tadeu que gostaria de conhecer seu pai. Michele repreende Vanessa por ligar para Jardel o tempo todo. Zenilda comenta sobre Vitória com Antônia e Gilda teme que a irmã fale demais. Gilmar é parado na estrada. Gilmar consegue que não revistem seu carro. Ricardo se emociona vendo fotos de Daniel. Madame Gilda diz a Antônia que algo deverá acontecer para que o espírito de Francisca se liberte de uma culpa do passado. Ricardo se lembra da revelação que Francisca lhe fez no momento em que morreu. Ela aparece perto do médico e pede perdão. Ricardo presenteia Vitória/Viviane com um globo terrestre e Jane disfarça seu ciúme. Athael diz que Francisca precisa ajudar Daniel quando ele tiver que saber toda a verdade sobre seu passado. Vanessa fica nervosa ao ver Jardel com a perna engessada. Ricardo diz a Jane que eles vão com Vitória/Viviane até a casa de Petrópolis e a médica fica incomodada. ti ti ti - Bruna teme que Marcela vá embora por causa da briga com Edgar. Ariclenes perde Cecília, a senhora que mora na rua, de vista. Edgar diz a Luisa que está confuso. Gustavo liga para Julinho e ele volta a São Paulo para convencer Marcela a ficar na casa dos pais de Osmar. Thaísa conta para o pai que Jorgito a traiu, mas Breno defende o rapaz. Os mendigos provocam um tumultuo na gravação do clipe e Ariclenes perde o cliente. Ari procura Suzana para pedir nova ajuda financeira. Jacques comemora mais um sucesso profissional com Jaqueline. Stéfany prepara uma armadilha para Armandinho e Ângelo flagra os dois se beijando. Mário segue Jaqueline e Jacques. Gino sugere uma solução para reverter os resultados negativos da fábrica e é humilhado por Breno. Marcela desiste de ir embora, mas exige que Julinho venha morar com eles. Armandinho exige satisfações de Stéfany e ela se declara para ele. Desirée surpreende Stéfany abraçada a Armandinho. Ariclenes sonha com Cecília e acorda animado. Marcela avisa Edgar que Julinho vai morar na mansão.
PassionE - Clara diz que estava com Mimi e Totó decide confirmar a história da esposa. Bete e Diana levam Gerson, desacordado, para o hospital. Melina se culpa pelo estado de saúde do irmão e Mauro tenta consolá-la. Berilo consegue enganar Jéssica. Clô avisa a Olavo que não vai desistir de espiar a reforma da casa. Mimi confirma que esteve com Clara e desmente Gemma, que fica desesperada. Clara agradece ao carteiro e afirma que vai ajudá-lo a conquistar Agostina. Totó implora para que a esposa não vá embora de casa. O médico avisa a Bete e Diana que o estado de Gerson é grave. Antero consola Brígida. Diana fica arrasada ao ver Mauro confortando Melina. Influenciado por Clara, Totó acerta com Alfredo uma maneira de levar Gemma ao médico. Mimi planeja um jantar com Agostina e pede a ajuda de Clara. Diana garante a Cris que não vai desistir de Mauro.
O médico aconselha Bete a internar Gerson em uma clínica psiquiátrica. Saulo começa a evitar Fred, que estranha a atitude do empresário. Sinval leva Fátima à metalúrgica e os dois conseguem checar o arquivo de funcionários.
tela do cinema. A história que ele cria é em um laboratório, onde Dr. Pedrictor Frankenstein, de Marcius, e Jorgígor, interpretado por Leandro, seu ajudante corcunda, dão vida à criatura monstruosa Frankenstein, personagem de Candido Damm. A produção vai ao ar domingo, às 13h.
da idade
Cleyde Yáconis, que
Andréa Beltrão é a homenageada do 14º Festival de Cinema Brasileiro de Miami. Além disso, ela também concorre com os filmes “Salve Geral” e “O Bem Amado”. A cerimônia acontecerá no Gansevoort Miami Beach, em South Beach, entre os dias 13 e 21 de agosto.
Rápidas
# no “Programa silvio santos” deste domingo, o dono do baú recebe a atriz isadora ribeiro, de “Uma
Omar Cardoso
Seu coração, cada vez mais aberto ao amor, espera pela grata surpresa do Universo. Nada mais justo, touro, depois de se deparar com tantas decepções. Continue nesse caminho, pois, em pouco tempo, o verdadeiro amor tende a aparecer.
Sua energia está cada vez mais voltada para a aquisição material e o aprendizado com relação as suas finanças. Ganhos extras previstos nesta fase devem servir para uma reestruturação nesse setor, depois de algumas perdas.
Esta pode ser uma fase de confusão e dificuldade de olhar para frente. Isso acontece porque você está passando pela finalização de uma longa fase. Sua vida deve ser totalmente revista e reanalisada.
O amor verdadeiro pode aparecer a qualquer momento, caso ainda esteja só. Sua seriedade tem atraído pessoas mais experientes que você. Questões familiares que incomodavam encontram certo equilíbrio.
O sol em leão pode fazer com que você sinta certa necessidade de reclusão e reflexão. Questões do passado podem voltar a incomodar, mas somente para serem deixadas para trás, definitivamente.
Júpiter retrógrada e atrasa alguns projetos. Mas não se preocupe, pois essa energia é temporária. Agora, é hora de rever seus planos futuros. O amor verdadeiro pode surgir a qualquer momento. Prepare-se.
Dourados, Mato Grosso do Sul, quinta-feira, 29 de julho de 2010
Divulgação
omeça no próximo sábado, em Campo Grande, a 3ª edição do Vídeo Índio Brasil (VIB), que vai contemplar, neste ano, mais de 100 cidades distribuídas nos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e terá Campo Grande como sede do projeto mais uma vez. Cidades do interior de MS também estão no circuito do projeto. São elas: Dourados, Bonito, Caarapó, Corumbá, Fátima do Sul, Jaraguari, Miranda, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante.
O Festival segue até o dia 7 de agosto, dias em que serão exibidos 15 filmes e vídeos com temática indígena. Na programação da Capital de Mato Grosso do Sul, ainda estão o seminário “A Imagem dos Povos Indígenas no Século 21” com debates diários; oficina audiovisual direcionada aos indígenas, lançamento de livros, exposição de fotos Ava Marandu e também de artesanato – tudo com entrada franca. Desde 2008, o VIB é realizado em Mato Grosso do Sul, Estado com a segunda maior população indígena do país. “Estamos colocando o audiovisual a serviço da promoção das culturas indígenas - culturas que são patrimônios que todos devemos cuidar”, resumiu Nilson Rodrigues, diretor geral do Vídeo Índio Brasil.
Em Campo Grande, o projeto será realizado em quatro locais. No Cine Cultura, com a exibição dos filmes e vídeos
Filmes com temática indígena serão exibidos em mais de 100 cidades
diariamente, às 19h30, e reapresentação no dia seguinte, às 17h30; Aldeia Marçal de Souza, com sessões às 19h; Instituto Delta de Educação, às 9h30 e 15h30 e Ong Saúde, Educação e Cidadania – Vitória Régia, às 9h, 15h e 19h. São temas das produções audiovisuais o cotidiano nas comunidades, as histórias que explicam a origem das coisas sob a ótica das diferentes culturas indígenas, o conflito de terras, interferência da cultura do não índio, as festas e rituais realizados, ou que se perderam no passado. Curtas, médias e longas-metragens formatados
em documentários, ficção e animação estão no programa de exibição deste ano, selecionado pela curadoria, que recebeu mais de 80 produções de todo o país.
O seminário “A Imagem dos Povos Indígenas no Século 21” também acontece no Cine Cultura de domingo (dia 1º de agosto) a sábado (dia 7/08) sempre às 14h30, com a participação de cineastas indígenas, pesquisadores, jornalistas e indígenas. Entre os temas abordados, estão “A imagem do índio no Brasil, das caravelas ao século 21”; “A televisão brasileira e o espaço para a
difusão de conteúdos audiovisuais indígenas”; “O papel da mídia impressa e o espaço reservado às questões indígenas” e “A Internet e o audiovisual: ferramentas de fortalecimento, registro e difusão das culturas indígenas”.
PoVos Uma Oca Multiétnica que imita uma habitação indígena coberta com o trabalho dos terenas e com pinturas produzidas por índios kadiwéu foi montada em frente ao Cine Cultura e vai funcionar como uma extensão da sala de cinema, onde serão exibidos
e 31 de julho a 7 de agosto, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Proex), estará realizando o Vídeo Índio Brasil, como projeto de extensão. Será fornecido certificação, com carga horária de 40 horas.
vídeos. Vai abrigar, ainda, exposições e espaço para a imprensa.
A oficina de produção audiovisual será realizada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Nas cidades do interior de Mato Grosso do Sul, a programação acontece em Dourados. Ainda participam do VIB as sul-mato-grossenses Fátima do Sul, Jaraguari, Bonito, Corumbá e Caarapó, Miranda, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante. Debates sobre a questão indígena também serão realizados.
A mostra de filmes inéditos será exibida na unidade II da UFGD, no estacionamento da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (Facale) e no período noturno com mesas de conversação no Cine-auditório da unidade I, localizada na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.
A abertura será no próximo sábado, às 14h, no cineauditório da unidade I, com apresentação do filme “Corumbiara”, seguido de debate coordenado pela professora Verônica Guimarães e com a participação de Homero Ferreira Lima (MPF/Dourados) e Anastácio Peralta (liderança indígena). Também será realizada a abertura da exposição da Mostra Fotográfica “Ava Marandu”.
Já no domingo, serão apresentados filmes no período vespertino, em Casas de Reza nas Aldeias Indígenas Jaguapiru e Bororó. A programação prevê exibições em escolas públicas e na UFGD durante toda a semana, com encerramento em 7 de agosto, com Mostra de Filmes na Feira da Rua Cuiabá, a partir das 18h.
O projeto Vídeo Índio Brasil foi iniciado em 2008, com exibições de filmes, debates e oficinas em Campo Grande, Corumbá e Dourados. Em 2009, a ação se estendeu no Mato Grosso do Sul e para fora do Estado. Neste ano, 111 cidades brasileiras estão participando com sessões de cinema e outras atividades.
O tema do Vídeo Índio Brasil 2010 é “A Imagem dos Povos Indígenas no Século XXI”, e ressalta a importância de dar visibilidade social aos povos indígenas através, também, dos meios audiovisuais e veículos de comunicação.
Quem quiser se inscrever no projeto de extensão deve se inscrever pelo e-mail: vib2010ddos@gmail.com
Com mais de 29 mil visitantes, o Sebrae realizou, na última semana, a Feira do Empreendedor. O evento, que tem a proposta de oferecer oportunidades tanto para empresários quanto para quem planeja abrir seu próprio negócio, fez 11 salões temáticos, apresentações de casos de sucesso, exposições de maquinário e tecnologia, orientação empresarial e mais de 240 atividades gratuitas, entre palestras, oficinas e encontros empresariais. As quase 300 atividades oferecidas durante a Feira do Empreendedor atraíram, diariamente, mais de sete mil pessoas ao Centro de Convenções Albano Franco. Passaram, pelos 30 pontos de credenciamento do espaço, visitantes de Campo Grande, do interior de Mato Grosso do Sul e de outros 11 estados brasileiros, além da Bolívia e do Paraguai. Pelo site do evento, 14.700 internautas se cadastraram e acessaram o ambiente virtual feira para obter conteúdo direcionado e informações sobre empreendedorismo. Foram registradas visitas de pessoas de 25 países, com destaque para o Japão, Espanha, Estados Unidos, Portugal e o Paraguai. Veja algumas fotos:
Assinaturas e anúncios (67) 3325-5343 e 3325-1448
29/07 – Amarildo Cruz - 29/07 – Carlos Augusto
Millan Leite - 29/07 – Giovana Petelinkar - 31/07
– Itaneide Cabral Ramos - 01/08 – Dayane Nascimento de Souza - 01/08 – Maria Auxiliadora de Miranda Siufi - 01/08 – Walter Queiroz Jr. - 02/08
– Vânia Siqueira - 03/08 – Eugênio Castecki Baglioni
- 03/08 – Giovanna Dalpasquale - 03/08 – Loana
Line - 03/08 – Luiz Fernando Santos - 03/08 – Rodrigo Ribeiro Corrêa - 04/08 – Bruno Moreno - 04/08 – José Roberto A. Silva - 04/08 – Thiago Amaral Comemorando idade nova nesta semana, nossos parabéns vão para:
O diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio George Mendonça, a diretora de Operações, Maristela França, o diretor do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, e o diretor técnico do Sebrae-MS, Tito Estanqueiro.
O prefeito de Porto Murtinho Nelson Cintra, Tito Estanqueiro, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Luiz Fornari, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, Carlos Alberto dos Santos, a senadora Marisa Serrano e o governador André Puccinelli.
No espaço “Conheça mais o seu cliente”, o presidente da Faems Leocir Montagna, Luiz Fornari, Tito Estanqueiro, a secretária de produção Tereza Cristina Correa da Costa Dias, Carlos Alberto dos Santos e Maristela França.
Cláudio Mendonça, André Puccinelli, Edna Antonelli, da Prefeitura de Campo Grande, Carlos Alberto dos Santos, o prefeito Nelson Trad e Luiz Fornari.
Luiz Fornari, o superintendente da Seprotur, Jonathas Camargo, Carlos Alberto dos Santos, Cláudio George Mendonça, Nelsinho Trad, Edil Albuquerque, o senador Valter Pereira e Murilho Zauith.
O diretor do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, o governador André Puccinelli, o presidente do Conselho Deliberativo do SebraeMS, Luiz Fornari e o diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio George Mendonça.
O deputado estadual Amarildo Cruz. A publicitária Vânia Siqueira.
Autoridades presentes durante a Feira do Empreendedor no Centro de Convenções Albano Franco
Foi realizado, na noite da última quarta-feira, no dia na Adepol, um jantar especial para a confraternização dos participantes do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária. Tudo preparado com muito carinho, a noite fechou com chave de ouro o curso, que formou 55 novos policiais comunitários. Veja algumas fotos:
O publicitário Eugênio Castecki Baglioni.
O fisioterapeuta Bruno Moreno.
A futura odontóloga Giovanna Dalpasquale. Na foto. com o namorado Cláudio.
20 a 31/07 – 1ª Mostra de Arte Naïf de Campo Grande, de terça a sábado, das 8h às 17h30, e aos domingos das 9h às 12h, na Morada dos Baís; 29/07 – Sarau dos Amigos, na Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Bairro Universitário; 31/07 a 07/08 – Vídeo Índio Brasil, no CineCultura, exibição de filmes e vídeos diariamente, às 19h30 e reapresentação no dia seguinte, às 17h30; Aldeia Marçal de Souza com sessões às 19h; Instituto Delta de Educação, às 9h30 e 15h30 e OnG Saúde, Educação e Cidadania – Vitória Régia, às 9h, 15h e 19h; 31/07 – 2ª Tertúlia Sul-Mato-Grossense, entre 20h e 23h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo; 01 a 07/08 – Seminário “A Imagem dos Povos Indígenas no Século 21”, às 14h30, no CineCultura; 01/08 – MS Canta Brasil com Lulu Santos, às 17h30, no Parque das Nações Indígenas; 03/08 – Projeto Piano Brasil, com o pianista Miguel Proença, às 20h30, no Teatro Glauce Rocha; 14 e 15/08 – Espetáculo “Cócegas”, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no sábado, às 21h e, no domingo, às 19h.
COMPRO
37983
R$ 29,00, Huggies 29,00. 3423-8462 99045508 37428
LOJA DE CONFECÇÕES Centro, venda mensal, +/R$ 40 mil. aquiles2007@ hotmail.com 37886 LOJA ROUPAS Nova e usadas, 4 prateleiras de aço e 1 vitrine simples. R$ 700,00. 9907-3990 36962
MOTOR P/ PORTÃO Controles/peças, assist. téc. 3421-0845 ou 96197830 37778
NEGÓCIOS Descubra como criar uma fonte de renda na internet. Acesse www.rendamagica. cd500.com.br 37763
PIZZARIA COMPLETA Negócio de ocasião. 99575063 37547 PLAINA FAINE ótimo estado de conserv. R$ 12 mil. 9971-4984 36686
SERRALHERIA EM GERAL Fabricamos grades, portas, portões, estruturas metálicas entre outros serviços. Ligue para nós e faça seu orçamento sem compromisso. Serviço de qualidade 9227-5357 Nivaldo 37857
TRANSPORTE EXECUTIVO Vendo Empresa Transporte Executivo, c/ fat. superior 10 mil/mês. 8176-6515 37895
TV 21POL. TELA PLANA
C/ DVD e geladeira, semi novos. 9614-2696 37855
VENDE-SE BATERIA Pearl Export, completa, único dono. R$ 3.100,00. 8137-7884 ou 3421-5256 37528
VENDE-SE FÁBRICA De gelo, completa. 99729976 37737
BRINQUEDOS
Tobogã, cama e recreações.
3421-6380 e 9286-4992. 35705
ALUGA-SE BRINQUEDOS Cama elástica e Piscina.
3021-1400 9675-2729 31298
ALUGO CAMA ELÁSTICA
Piscina e infláveis. 81636022 ou 9905-8391 37824
ALUGO CAMA ELÁSTICA
E piscina de bolinhas.
9972-5420 37008
ALUGO DATA SHOW/SOM
E iluminação. 8121-3023
Thalles 32585
ALUGO SOM ILUMINAÇÃO
E data show p/ festa em geral 9242-0258 Wellington 35635
ALUGUEL DE FANTASIAS Vestido caipira apartir de 25,00, adulto e infantil.
3423-2211 37515
ALUGUEL DE FANTASIAS
Adulto e infantil. 34232211 33230
ANTENA PARABÓLICA Nova e manutenção. 92114884/9971-1951 36960
ANTENA PARABÓLICA
Recptores/peças, assist. téc. 3421-0845 9619-
7830
ANIMAIS
37962
FILHOTES POODLE TOY
3426-6652 ou 9921-5044 37782
PROCURA-SE O DONO De um cachorro da raça Coocker caramelo e c/ peiteira de couro. 9956-4488 37511
VENDE-SE 55 BOIS 12 meses, nelore. 99490753 Elcir 35900
VENDO FILHOTES Shitzu, Labrador, Gatos Persas, Pug e Chow Chow. 3422-1724/9602-3131 Hor. cml
25/07
CACHORRA PIT BULL Com 6 meses, 8115-0199 ou 3424-5131
PROCURA-SE EMPREGO
37571
CUIDADOS ENFERMAGEM Me disponibilizo para realizar cuidados com pacientes idosos em hospitais ou domiciliar, tenho referência e disponibilidade de horário. 8462-4641
27714
AULAS DE REFORÇO Sou formada em letras e na Cultura Inglesa. Interessados ligar 8118-7842 C/ Dharana 37846
AULAS DE VIOLÃO
Aprenda a tocar agora mes-
mo. 9641-6362 37805
AUTO ELÉTRICA Tenho p/ arrendar, completa, desmontada 9678-
VENDE-SE LOJA Com boa clientela, motivo mudança. R$ 100.000,00. Troca-se por carro ou casa. 3422-5071 ou 8132-0496 37799
VENDO BANCA COMPLETA Camelo, ponto, estoque, faturamento de R$ 5 a 7 mil, motivo mudança. 9639-9969 37594
VENDO COMPRESSOR
5,2 pés, bom estado. 84013887 37898
VENDO EST. COMERCIAL Ramo de atividade de carnes e derivados 3426-3678 ou 9224-5051 36136
VENDO FARMÁCIA De manipulação em Dourados. 9251-9061 37980
VENDO FLORICULTURA
E artigos para presentes, ótima clientela em Naviraí/MS. (67) 8136-8504 3461-9095 37774
VENDO LANCHONETE Ótima oportunidade. R$ 18.000,00. 9648-5528 37985
VENDO TÍTULO
Do Indaiá. R$ 500,00 á vista. 9974-3959
VENDE-SE
IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS 30/07
TRATOR CBT 9997-1270 p/ carregar madeiras 31/07
FORRAGEIRA Casale 1800 semi-nova 9972-0318
TRATOR MF265
37896
ATENDENTE Precisa-se. Quiosque da Brahma. R: Toshinobu Katayama n.800, após
17:00hs
37723
CONTRATA-SE Consultor e supervisor empressarial. Contato: tiago@ douracardms.com.br ou
3416-3333
CONTRATA-SE
37887
Téc. Agrícola p/ vendas externas de implementos, veículo da empresa. Interessados enviar currículo p/ cx. postal 342, Dourados/MS
CEP: 79804-970
37951
EMPRESA CONTRATA Gerentes e vendedores (as) remuneração fixa + comissão + premiação por produtividade. Currículum para e-mail ddoscelulares@gmail.com
37548
PRECISA-SE Torneiro soldador. 99714984
37741
PRECISA-SE Costureira c/ exp. em máquina indust. Telefone 3422-7132
37877
PRECISA-SE Cabelereira(o), paga-se bem. Telefone para contato 9602-5822
37988
PRECISA-SE Mecânico de ar condicionado de automóvel, 1 eletricista de automóvel e 1 office boy c/ CNH AB. Tratar Av: Weimar G. Torres 3053. Telefone para contato (67)
3423-1803
37917
PRECISA-SE DE RAPAZ P/ venda/entrega, exige-se 2º grau completo, CNH AB, até 30 anos. Tratar: Hayel Bom Faker n. 1410. 37606
SELECIONA-SE
Gerentes de vendas e vendedores no ramo de confecções. Contato 34218282 37900
VENDEDOR P/ MÍDIA Mídia Indoor em TV. Telefone para contato 96628969
37953
VENDEDORES Com exp. vendas externas p/ vendas de mídia em revista e tv. Fixo + comissão. Telefone para contato 3421-0838
37984
AJUDANTE DE COZINHA Camareira, doméstica ou auxiliar de limpeza. 9652-
3864 Rita 37949 BABÁ
Deise 9121-6485 ou 96459305
37874
COPEIRA/ZELADORA Camareira ou acompanhante de idosos. 9293-2473
Janaina
37960
SALGADEIRA Ou confeitaria, tenho ref. 8172-4503 Cleonice 37860
DOMÉSTICA
P/ 2x ou 1x semana, passar roupas ou limpezas externas. 9996-9610 Rosa
ABANDONO DE EMPREGO A Empresa L.P. dos Santos e Cia Ltda, inscrita no CNPJ: 03.413.106/0001-05, declara para os devidos fins que seu funcionário Márcio Foschiero, portador da CTPS nº 0900561 série 002-0 MS, deixou de comparecer ao local de trabalho desde o dia 07/06/2010, caracterizando assim abandono de emprego conforme art. 482 da CLT, letra I. Por ser verdade, firma a presente.
C O N V I T E
O Prefeito de Maracaju Celso Luiz da Silva Vargas tem a grata satisfação de convidar Vossa Senhoria e família para participarem do sorteio do Carro Fiat Uno do IPTU dá Prêmios 2009.
Haverá atração musical.
DATA: 28 DE MARÇO
HORA: 19 h
LOCAL: Praça Central em frente HSBC Sua presença será muito importante
A As sociação de pais e Am igos dos Excepcionais - APAE de Dourados - MS, está selecionando FONOAUDIÓLOGA co m registro no CRFa.
Apresentar o “curriculum vitae” a rua General Osório, nº 3625, Jardim Itaipu, para análise e posterior entrevista.
Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul Comarca de Angélica Edital de Citação de CLAUDEMIR RIBEIRO, com prazo de vinte (20) dias.
Daniela Vieira Tardin, MM. Juíza de Direito da Única Vara Cível e Criminal da Comarca de Angélica, Estado de Mato Grosso do Sul, na forma da lei, etc.
Citando: CLAUDEMIR RIBEIRO, brasileiro, estado civil e profissão ignorados, inscrito no CPF nº 013.605.991-00, residente e domiciliado na Rua Alameda - Quadra 15 nº 63 - Bairro Centro, nesta cidade e comarca de Angélica - MS – CEP 79.785-000 atualmente em lugar incerto e não sabido, para que tome conhecimento da presente ação, e para, querendo, apresentar contestação no prazo de (15) quinze dias. ADVERTINDO-O, de que não sendo contestada a presente ação, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulador pelo autor (art. 285 do CPC). Autos de Busca e Apreensão - Alienação Fiduciária N. 023.09.000340-6. Autor: Banco Finasa. Réu: Claudemir Ribeiro. E para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, determinou a MM. Juíza que se expedisse o presente edital, que será publicado e afixado na forma da lei. Dado e passado nesta cidade e Comarca de Angélica-MS, aos 02 de fevereiro de 2010. Eu, _______, Valéria Zanesco, auxiliar, digitei. Eu,___________, Valdir Leal da Silva, escrivão, conferi e subscrevo.
Daniela Vieira Tardin Juíza de Direito
EXTRATO DO CONVÊNIO N° 023/2010
PARTES: MUNICÍPIO DE CAARAPÓ-MS HOSPITAL BENEFICENTE SÃO MATEUS
OBJETO: O presente Convênio tem como objeto o apoio financeiro do Município ao Hospital Beneficente São Mateus para o atendimento de plantões diários e ininterruptos, em casos de urgência e emergência, no total de 960 (novecentos e sessenta) plantões ano
PRAZO O presente Convênio terá efeitos a partir de 1° de julho de 2010 e término em 31 de dezembro de 2010, podendo ser prorrogado através de termo aditivo, por expressa manifestação das partes VALOR: O valor do presente convênio será de R$ 376 95 (trezentos e setenta e seis reais e noventa e cinco centavos), para cada plantão, realizado na entidade conveniada, não excedendo o valor total R$ 36 940,00 (trinta e seis mil novecentos e quarenta reais) mensais, ou seja, até 98 (noventa e oito) plantões mensais, que serão pagos mediante a apresentação de Relatório Circunstanciado de Atendimentos
DOTAÇÃO: As despesas decorrentes deste Convênio correrão à conta da seguinte
dotação orçamentária: 0501.10.302.010.2.059-335043 – Subvenções Sociais
FORO: Comarca de Caarapó-MS.
DATA DE ASSINATURA: 07/07/2010
ASSINATURAS:
Fundo Muni ipal de Saúde Hospital Beneficente São Mateus
IREU NATAL BARROS VALBERTO FERREIRA COSTA
Gestor Presidente
TESTEMUNHAS: Cláudia Lopes da Silva Bortolotte Veridiana Roso Prates de Falchi
Protestos de Títulos e Outros
Documentos de Dívida Comarca de Dourados - Estado de Mato Grosso do Sul
EDITAL DE INTIMAÇÃO Nº - 140 / 2010
Marcelino Cesar M. de Oliveira - Tabelião de protesto de títulos e outros documentos de dívida da Comarca de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, na forma da lei, etc.
FAZ SABER a quem interessar possa, que se encontra(m) no Tabelionato Oliveira , sito à avenida Presidente Vargas, nº 329, para ser(em) protestado(s), por falta de pagamento, o(s) título(s) abaixo(s) descrito(s).
Data Apresentação: 26/07/2010 Protocolo: 017438 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : LUCIANA ATANAZIO SILVA TORRES CPF 03613110105
Endereço: RUA CANANEIA 80-
Esp: DMI Número : 8207/02 Emissão : 17/05/2010 Vl. R$: 386,10 Venctº : 16/07/2010
Apresentante(s) : BANCO BRADESCO S/A
Data Apresentação: 26/07/2010 Protocolo: 017442 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : LUCIANO DA SILVA MAXIMIANO CPF 30505338890
Endereço: RUA FAVORINO CORREIA 2885
Esp: DMI Número : 1581 Emissão : 29/06/2010 Vl. R$: 464,00 Venctº : 16/07/2010
Apresentante(s) : BANCO BRADESCO S/A
Data Apresentação: 26/07/2010 Protocolo: 017386 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : MALVINA BALBUENA CPF 00779286103
Endereço: R. GENERAL OSORIO N 87 VILA ERONDINA Esp: DMI Número : 00207003 Emissão : 19/04/2010 Vl. R$: 362,90 Venctº : 19/07/2010
Apresentante(s) : BANCO DO BRASIL S/A
Data Apresentação: 26/07/2010 Protocolo: 017362 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : MALVINA BALBUENA CPF 00779286103
Endereço: R. GENERAL OSORIO N 87 VILA ERONDINA
Esp: DMI Número : 00205017 Emissão : 06/04/2010 Vl. R$: 167,25 Venctº : 19/07/2010
Apresentante(s) : BANCO DO BRASIL S/A
Data Apresentação: 26/07/2010 Protocolo: 017397 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : CASA COLIBRI LTDA - ME CNPJ03250098000123
Endereço: AV.WEIMAR GONCALVES TORRES,2548
Esp: DMI Número : 006467-04 Emissão : 31/05/2010 Vl. R$: 452,45 Venctº : 10/07/2010
Apresentante(s) : BANCO DO BRASIL S/A
Não tendo sido encontrados em seus respectivos endereços, e esgotados todos os meios de intimação pessoal ou recusando-se a receberem as intimações, ficam os devedores intimados pelo presente edital à comparecerem neste Tabelionato, DENTRO DE 03 - (TRÊS) DIAS ÚTEIS, A PARTIR DA DATA DA
PUBLICAÇÃO DESTE, para efetuarem os devidos pagamentos, que deverá ser efetuado em moeda corrente nacional ou em cheque administrativo, emitido por estabelecimento bancário, ou darem as razões de suas recusas, ficando desde já, cientificados dos protestos, caso não compareçam.
DOURADOS - MS., 28 de julho de 2010
-Marcelino Cesar Medeiros de OliveiraTabelião de Protesto de Títulos e Outros
Documentos de Dívida
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACAJU Lei nº 1.621, de 14 de julho de 2010.
Dispõe sobre a instituição do Programa Municipal de Combate e Prevenção à dengue e dá outras providências.
O Prefeito de Maracaju, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica instituído, no Município Maracaju, o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, a ser coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Art. 2º - A Secretaria Municipal da Saúde manterá serviço permanente de esclarecimentos sobre as formas de prevenção à dengue, inclusive disponibilizando linhas telefônicas para essa finalidade.
Art. 3º - Aos munícipes e aos responsáveis pelos estabelecimentos públicos e privados em geral compete adotar as medidas necessárias à manutenção de suas propriedades limpas, sem acúmulo de lixo e materiais inservíveis, evitando condições que propiciem a instalação e a proliferação dos vetores causadores da dengue, ou seja, "aedes aegypti" e "aedes albopictus".
Art. 4º - Ficam os responsáveis por borracharias, empresas de recauchutagem, desmanches, depósitos de veículos e outros estabelecimentos afins obrigados a adotar medidas que visem a evitar a existência de criadouros dos vetores citados no artigo 3º desta lei.
Art. 5º - Ficam os responsáveis por cemitérios obrigados a exercer rigorosa fiscalização em suas áreas, determinando a imediata retirada de quaisquer vasos ou recipientes que contenham ou retenham água em seu interior, permitindo o uso, apenas, daqueles que contenham terra.
Art. 6º - Ficam os responsáveis por obras de construção civil e por terrenos obrigados a adotar medidas tendentes à drenagem permanente de coleções líqüidas, originadas ou não por chuvas, bem como à limpeza das áreas sob sua responsabilidade, providenciando o descarte de materiais inservíveis que possam acumular água.
Art. 7º - Ficam os responsáveis por imóveis dotados de piscinas obrigados a manter tratamento adequado da água de forma a não permitir a instalação ou proliferação de mosquitos.
Art. 8º - Nas residências, nos estabelecimentos comerciais, em instituições públicas e privadas, bem como em terrenos, nos quais existam caixas d'água, ficam os responsáveis obrigados a mantê-las permanentemente tampadas, com vedação segura, impeditiva da proliferação de mosquitos.
Art. 9º - Os estabelecimentos que comercializem produtos armazenados em embalagens descartáveis ficam obrigados a instalar, nos próprios estabelecimentos, em local de fácil visualização e adequadamente sinalizado, "containers" para recebimento das embalagens.
§ 1º - As embalagens descartáveis armazenadas deverão ser encaminhadas, pelos estabelecimentos comerciais, a entidades públicas ou privadas, cooperativas e associações que recolham materiais recicláveis.
§ 2º - Os estabelecimentos referidos no "caput" deste artigo terão o prazo de 6 (seis) meses, a contar da data da publicação desta lei, para se adaptarem à norma ora instituída.
§ 3º - Em caso de descumprimento do disposto no artigo 10 desta lei,
os estabelecimentos comerciais ali mencionados estarão sujeitos:
a) à notificação prévia para regularização, no prazo de 10 (dez) dias;
b) não regularizada a situação no prazo assinalado, à aplicação de multa no valor de 40 UFM (Unidade Fiscal Municipal), corrigida nos termos da legislação municipal pertinente;
c) persistindo a infração no prazo de 30 (trinta) dias contados da autuação mencionada na alínea anterior, à aplicação da multa em dobro e fechamento administrativo por 1 (um) dia.
Art. 10 - O Poder Executivo Municipal promoverá ações de polícia administrativa, visando a impedir hábitos e práticas que exponham a população ao risco de contrair doenças relacionadas ao "aedes aegypti" e ao "aedes albopictus".
Art. 11 - As infrações às disposições constantes desta lei classificam-se em:
I - leves, quando detectada a existência de 1 (um) a 2 (dois) focos de vetores;
II - médias, de 3 (três) a 4 (quatro) focos;
III - graves, de 5 (cinco) a 6 (seis) focos;
IV - gravíssimas, de 7 (sete) ou mais focos.
Art. 12 - As infrações previstas no artigo anterior estarão sujeitas à imposição das seguintes multas, corrigidas nos termos da legislação municipal pertinente:
I - para as infrações leves: 10 UFM (Unidade Fiscal Municipal);
II - para as infrações médias: 15 UFM (Unidade Fiscal Municipal);
III - para as infrações graves: 20 UFM (Unidade Fiscal Municipal);
IV - para as infrações gravíssimas: 25 UFM (Unidade Fiscal Municipal);
§ 1º - Previamente à aplicação das multas estabelecidas neste artigo, o infrator será notificado para regularizar a situação no prazo de 10 (dez) dias, findo o qual estará sujeito à imposição dessas penalidades.
§ 2º - Na reincidência, as multas serão sempre cobradas em dobro.
Art. 13 - A competência para a fiscalização das disposições desta lei e para a aplicação das penalidades nela previstas caberá à Secretaria Municipal da Saúde, na forma a ser disciplinada em decreto regulamentador.
Art. 14 - A arrecadação proveniente das multas referidas no artigo 12 desta lei será destinada, integralmente, ao Fundo Municipal da Saúde.
Art. 15 - O Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 60 (sessenta) dias.
Art. 16 - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 17 – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Maracaju, 14 de julho de 2010.
Celso Luiz da Silva Vargas PREFEITO
RECEBIMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS
REFERENTE A CONVÊNIO FIRMADO ENTRE A UNIÃO E O MUNICÍPIO DE CAARAPÓ.
NÚMERO DO CONVÊNIO SIAFI: Nº. 646.998
OBJETO DO CONVÊNIO: Construção de Quadra Poliesportiva
ÓRGÃO SUPERIOR: Ministério do Esporte.
CONCEDENTE: CEF/Ministério do Esporte
CONVENENTE: Prefeitura Municipal de Caarapó
VALOR DO CONVÊNIO: R$ 100.000,00
VIGÊNCIA: 30.12.2008 A 30.05.2011
DATA DA LIBERAÇÃO DA PARCELA: 27.07.2010.
VALOR DA LIBERAÇÃO: R$ 80.000,00
CONTA CORRENTE Nº 178-2
AGÊNCIA Nº 2054 - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
DECRETO N.º 56/2010, DE 26 DE JULHO DE 2010.
"Dispõe sobre Exclusão por Isenção de Crédito TributárioIPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, e dá outras providências".
O Prefeito Municipal de Maracaju-MS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município de Maracaju-MS;
CONSIDERANDO, que o Processo Administrativo nº 257/2010, concluiu pela exclusão de Crédito Tributário-IPTU, em face do que dispõe o artigo 204, inciso IV da Lei Complementar 009/2001, cominados com os artigos 2º a 3º da Lei 1.179/98.
CONSIDERANDO, que o Parecer da Procuradoria Jurídica do Município é pela Exclusão do Crédito Tributário;
D E C R E T A:
Art. 1º FICA autorizado ao Departamento Tributário efetivar a Exclusão do Crédito Tributário do Imposto Predial e Territorial Urbano, incidentes sobre o Lote 0019, da Quadra 0049, da VILA MARGARIDA, neste Município de Maracaju/MS, referente ao exercício de 2010, lançado em nome de CELIRA PEREIRA FERREIRA, e ISENÇÃO dos exercícios seguintes
Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito Municipal de Maracaju-MS, aos vinte e seis dias do mês de Julho do ano de dois mil e dez.
CELSO LUIZ DA SILVA VARGAS Prefeito
DECRETO N.º 57/2010, DE 26 DE JULHO DE 2010.
"Dispõe sobre Exclusão por Isenção de Crédito TributárioIPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, e dá outras providências".
O Prefeito Municipal de Maracaju-MS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município de Maracaju-MS;
CONSIDERANDO, que o Processo Administrativo nº 0538/2010, concluiu pela exclusão de Crédito Tributário-IPTU, em face do que dispõe a Lei Complementar Municipal nº 058/2009, inciso VII, § 2º e 3º ao artigo 204 da Lei Complementar 009/2001.
CONSIDERANDO, que o Parecer da Procuradoria Jurídica do Município é pela Exclusão do Crédito Tributário;
D E C R E T A:
VARGAS Prefeito Municipal
Art. 1º Fica autorizada a retificação do Termo de Doação nº 17, de 02 de março de 2010, que outorgou à Grasiela Barreto Maldonado e Clementino Serafim de Oliveira a posse e propriedade do imóvel denominado lote 08, da quadra 56-A, do loteamento Jardim Inacinha Rocha, para que conste como donatária unicamente o nome de GRASIELA BARRETO MALDONADO, brasileira, CI-RG nº 744.113 SSP/MS, CPF nº 608.521.781-15, residente e domiciliada nesta cidade.
Art. 2º É fixado o prazo de 60 (sessenta) dias, contados da expedição do Termo de Doação, para que a donatária proceda a transferência do domínio, com os registros e providências cabíveis, sob pena de cancelamento.
Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Maracaju, aos 22 de julho de 2010.
CELSO LUIZ DA SILVA VARGAS