10920_terça-feira_25_de_maio_de_2010

Page 1

ANO 60 Nº 10.920 DOURADOS/MS

Fundador: Weimar Torres

Programa Aplicativo Fiscal nos postos

A Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) prorrogou para 22 de junho o prazo para que os proprietários de postos de combustíveis providenciem a instalação do Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF). Os contribuintes que não se adequarem às normas estão sujeitos a multa. Página 7

Diretora-presidente: Adiles do Amaral Torres

Começa Semana dos Alimentos Orgânicos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está promovendo desde ontem a 6ª edição da Semana dos Alimentos Orgânicos, em 24 estados e Distrito Federal. A abertura oficial da Semana dos Orgânicos em Campo Grande começa hoje, no Auditório do Sebrae/MS. Página 8

Dourados tem 70 crianças para adoção

Quatro já estão disponíveis e o restante passa por processos de destituição do poder da família

Disk denúncia some de placa de hospital

do dia para a noite, o número do telefone disk denúncias para pacientes da rede pública desapareceu da placa afixada na parede do Hospital da Vida. o serviço disponibilizado via telefone também. enquanto isso, pacientes que precisam de informações e querem reclamar do mau atendimento ficam sem saber a quem recorrer. É o caso do motorista m arcos a ntônio de Jesus oliveira. ele enfrentou uma maratona com o filho recémnascido que estava doente. Foi do Pam para o Hospital da Vida onde o médico saiu do plantão sem atender a criança. Dia a Dia 4

Na placa afixada no Hospital da Vida em Dourados, o número de telefone para denúncias foi raspado

Pais reclamam que a lei pesa no bolso

Fonte: inmet - instituto nacional de meteorologia Nublado com chuva isolada e névoa úmida; exceto sul e oeste, onde estará nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada e formação de névoa úmida e/ou nevoeiro. Temperatura: declínio. Max.: 26°C e Min.: 15°C. Vento direção: sw-se. Intensidade: fracos/moderados. em.dourados nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada e formação de névoa úmida e/ou nevoeiro. Temperatura: declínio.

Max.: 22°C e Min.: 15°C.

IndIcadores Página 6

Depuração política.... Página 2

Liberadas máquinas para obras

a Prefeitura de d ourados já liberou três máquinas adquiridas no início deste mês e que foram apresentadas para a população no sábado. São duas pá-carregadeiras e uma retroescavadeira hidráulica, de última geração. Mais três caminhões ainda aguardam vistoria da Caixa e conômica Federal para serem disponibilizados à s ecretaria m unicipal de o bras. o mesmo ocorre com um trator que irá para a secretaria municipal de s erviços u rbanos ( s emsur). Dia a Dia 4

Ponta Porã forma a Associação de Catadores

cidades 1

o uso obrigatório da “cadeirinha” para crianças no banco traseiro do veículo de passeio passa a ser obrigatório a partir do dia 9 de junho, no entanto, muitos pais, apesar de reconhecerem a importância, ainda não se adaptaram porque consideram que o preço do equipamento pesa no bolso. O preço da cadeirinha em algumas lojas de d ourados vai de R$ 199,00 a 499,00, dependendo do modelo do equipamento. Dia a Dia 1

Música oriental e Coro de Câmara

o Festival internacional de música Prelúdios teve início no último final de semana com a apresentação do artista vietnamita tran Quang Hai, no teatro municipal de dourados. O músico vive há 40 anos na França e é pós-doutor em etnomusicologia, sendo considerado o maior especialista em canto harmônico do mundo. tran Quang Hai apresentou instrumentos exóticos. B 1

Zé Teixeira pede e MS-473 será sinalizada

cidades 2

Artesanato de Ivinhema chega a

São Paulo

cidades 3

25/5
teRçA-feiRA
de 2010
R$ 1,50
lotofácIl - Concurso 533 01 - 02 - 03 - 08 - 09 - 10 - 11 - 13 14 - 16 - 17 - 18 - 20 - 24 - 25 quIna - Concurso 2302 10 - 32 - 33 - 39 - 69 caderno.a Opinião 2 Política 3 a 5 Brasil 6 economia 7 e 8 Dia a Dia ..1 a 4 esportes (incluindo Polícia) 1 a 4 Cidades 1 a 4 Classificados 1 a 6 Rural 1 a 8 caderno B Cultura 1 Variedades 2 e 3 Adiles 4 Sistema monitora entrada do combustível no tanque Campanha esclarecerá sobre benefícios dos orgânicos
Divulgação
edemir Rodrigues
DiA
DiA A
3
Hedio fazan
Tran
apresentou instrumentos
Divulgação
Quang
exóticos no Prelúdios
Cadeirinhas no banco traseiro do veículo serão obrigatórias a partir do dia 9 de junho Hedio fazan

política política política política política política política política

secretário Definido

Uma reunião na noite de ontem, na residência do prefeito Ari Artuzi, definiu o nome do titular da recém-criada Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A definição deveria ter ocorrido ontem pela manhã, mas o prefeito teve que se ausentar de Dourados, retornando apenas ao cair da noite. A coluna informou na semana passada que o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) teria negociado com o deputado federal Londres Machado (PR) a indicação do ex-vereador Cemar Arnal para o comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Como o ex-vereador é filiado ao PDT, a solução encontrada foi negociar a filiação dele ao PR para que pudesse assumir a chefia do meio ambiente em Dourados.

Caladinhos

Essa versão não havia sido desmentida até a tarde de ontem. Também não desmentiram a informação que Dagoberto Nogueira, aquele que comparou Dourados a um rabo de cavalo - que só cresce para baixo - teria combinado com Londres Machado a realização de uma grande festa política para receber a filiação de Cemar Arnal no Partido da República.

Caladinhos 2

Ontem, o vice-prefeito Carlinhos Cantor, que tinha se autoindicado para o cargo de secretário municipal de Meio Ambiente, madrugou na estrada para tentar demover Londres da ideia de apoiar a indicação de Dagoberto Nogueira. O PR não abre mão de ficar com o comando da nova Secretaria e já teria apresentado dois novos nomes ao prefeito Ari Artuzi.

Caladinhos 3

Tudo indica que o nome escolhido será mesmo de Cemar Arnal já que uma reunião no final de semana teria servido, inclusive, para discutir a ocupação dos cargos de segundo escalão e a forma como o anúncio seria feito pelo prefeito Ari Artuzi. De qualquer forma, hoje, durante o dia, o mistério será desfeito.

Republicanos

Essa novela em torno da indicação do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente serviu para revelar o quanto os republicanos estão revoltados com o deputado Londres Machado. Nomes como Albino Mendes, Luiz Machado, Joaquim Soares e tantos outros que serviram ao interesses políticos do PR estão sendo ignorados pelo comando do partido.

Republicanos 2

O médico Luiz Machado é um dos mais revoltados com essa situação. “Tem mais de ano que o deputado Londres Machado não fala com os integrantes da Comissão Provisória do PR de Dourados, deixando que o partido seja conduzido de forma ditatorial, mas quando chegar o período eleitoral a conversa deverá mudar de rumo”, alertou.

Barrados

Na semana passada a coluna informou que uma equipe da Rede Internacional de Televisão (RIT) foi impedida de gravar parte do treino do Itaporanense, time que disputava a primeira divisão do Campeonato Sul-MatoGrossense de Futebol. Disputava, porque a equipe foi eliminada pelo Comercial de Campo Grande neste final de semana.

Barrados 2

Pelo jeito, a estratégia do técnico Nilson Aragão, também conhecido como Luxemburgo do Cerrado, de impedir que o cinegrafista Sérginho Quinhones fizesse imagem do treino secreto não deu muito certo. Deve ter sido praga da “nega véia” ou, quem sabe, a tal maldição do Ervateiro de Dourados está chegando nas cidades vizinhas.

Barrados 3

Um gaiato que leu a coluna e depois ficou sabendo da eliminação do Itaporanense, fez o seguinte comentário: “O treinamento do Nilson Aragão deve ter sido tão secreto, mas tão secreto, que até mesmo os jogadores foram impedidos de assistir e por isso não conseguiram superar o Comercial”. Como costuma dizer o jornalista Elias Ferreira: que fase!!!

Barrados 4

Com o Itaporanense fora do Campeonato Estadual, o Luxemburgo do Cerrado poderia enviar o currículo para a Internazionale de Milão, já que o técnico José Mourinho deve assumir o comando do Real Madrid. Uma opção mais caseira seria bater às portas do Palmeiras ou, quem sabe, do Flamengo. Vai vendo...

Feriadão

Trabalhar pra que? O Diário Oficial de Campo Grande publicou ontem o decreto do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) tornando o dia 4 de junho ponto facultativo nas repartições públicas municipais. A quinta-feira, 3 de junho, é feriado de Corpus Christi e, com isso, os servidores ganham um feriadão prolongado já que vão trabalhar apenas de segunda a quarta-feira.

Ardidas

política

o pRoGREsso

Eleições 2010

Jogo duplo emperra indicação de Nelsinho

Prefeito da Capital deverá coordenar campanha de Dilma e de André

Divulgação

Conjuntura

Willams Araújo

Arremate

Apesar da pressão petista na tentativa de melar o acordo de aliança entre PMDB e PTB, o governador André Puccinelli (PMDB) e o presidente do diretório nacional do PTB, Roberto Jefferson, vão se encontrar dia 6 de junho em Brasília para discutir o processo sucessório sul-mato-grossense.

Durante a reunião-almoço os dois líderes políticos vão discutir estratégias de atuação na campanha eleitoral deste ano.

Roupa suja

Willams Araújo

Campo Grande – O comando da campanha de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto já sinalizou ter o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), como principal coordenador em Mato Grosso do Sul, mas o fato de ele também está empenhado no projeto de reeleição do governador André Puccinelli (PMDB) retarda a indicação.

Nelsinho, que também deve coordenar a campanha do governador, provocou fortes reações na base aliada ao anunciar apoio a Dilma, uma vez que o Bloco Democrático Reformista (PSDB, DEM, PPS) ameaça seu projeto político futuro, que é disputar o governo estadual em 2014.

O jogo duplo tem deixado inclusive dúvida no prefeito, que ainda não sabe se pede licença do cargo durante o período da campanha ou se concilia as duas coordenações mesmo administrando o maior reduto eleitoral sul-mato-grossense.

integram sua base aliada na Câmara, na qual o grupo decidiu indicar o vice-prefeito Edil Albuquerque (PMDB) como suplente de senador na chapa a ser possivelmente encabeçada pelo vice-governador Murilo Zauith (DEM).

“A princípio não. Mas não está descartado (se afastar do cargo). Tem que ver com quem o PMDB vai fechar”, declarou o peemedebista, que seria substituído pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Siufi (PMDB), caso isso ocorra.

Nelsinho ainda não decidiu se irá pedir licença do cargo de prefeito

Embora seja o segundo na linha sucessória, o presidente da Câmara só poderá assumir a prefeitura na eventualidade de Edil disputar cargo eletivo na campanha deste ano. Então secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande, o vice-prefeito desincompatibilizou-se do cargo a fim de disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, mas agora está sendo lembrado como o “salvador da pátria” de Murilo.

Simone Tebet (PMDB).

O outro candidato ao Senado é o deputado federal Waldemir Moka (PMDB), que consolidou seu nome após vencer o senador Valter Pereira nas prévias do PMDB.

André Puccinelli tem como principal adversário na campanha eleitoral deste ano o ex-governador Zeca do PT, que sinalizou indicar um vice de Dourados.

O líder petista já tem como certa as candidaturas do senador Delcídio do Amaral (PT) e do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) ao Senado na chapa majoritária pela qual tentará chegar ao Parque dos Poderes pela terceira vez.

No entanto, há divergências e dúvidas dentro e fora do PT em relação ao pacto de fidelidade entre Zeca e Delcídio, que estaria mais próximo do palanque do peemedebista como forma de garantir sua reeleição e ajudar o “adversário” eleger Moka para outra vaga.

“Xiitas e xaatos” do PT vão se reunir no começo de junho para tentar afinar os discursos visando às eleições para o governo de Mato Grosso do Sul e outubro.

O encontro deve colocar frente a frente o ex-governador Zeca do PT e o senador Delcídio Amaral. Eles ainda fazem pré-campanha separados, mas a reunião é justamente para mudar o rumo das coisas no partido.

Lei do cão

Se não bastasse o PTB, que ameaça cassar o prefeito que não der 5% dos votos de seu município para o candidato a deputado federal pelo partido, o PDT baixou resolução visando punir possíveis infiéis em seus quadros.

Os brizolistas temem que alguém dentro do grupo acompanhe na campanha deste ano os deputados estaduais Ary Rigo e Onevan de Matos, que trocaram o partido pelo PSDB depois da intervenção do diretório nacional em MS.

Sem prejuízo

À imprensa, Nelsinho disse no fim de semana que não está destacada a possibilidade de pedir licença do cargo.

No entanto, foi reticente ao ser questionado sobre o assunto, após a reunião de sábado com os vereadores que

• O economista Manoel Marques Cardoso enviou e-mail com o seguinte teor à coluna: como tivemos dois episódios envolvendo as azulzinhas do parquímetro, gostaria de dar uma sugestão à empresa que o administra o Rotativo Dourados: como só os usuários tem a palavra e as meninas que ficam sob o sol escaldante o dia todo, cuidando para que o uso seja correto, sugiro fazer como existe em Genebra, nas bancas de jornais, onde o sujeito pega o jornal e deposita o dinheiro sem nenhuma fiscalização.

• Segue o leitor: com isso, bastaria colocar os talões sobre os equipamentos e deixar que as pessoas o preencham livremente sem nenhuma interferência. Ou substituir todas essas moças por psicólogas e sociólogas, assim tratarão as pessoas em igualdade de condições, educação e cultura, embora eu tenha parado em frente a uma loja um dia desses e a moça teve dificuldade em acionar aquele botão, ouviu poucas e boas de uma usuária.

• Finaliza Manoel Marques Cardoso: o que acho é que a intolerância tomou conta das pessoas e por qualquer divergência, ao invés do diálogo, parte-se logo para o processo, cujo custo todos nós vamos pagar, uma vez que o Judiciário é bancado com nossos impostos.

• Veja essa: o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) atende apenas 13% da necessidade de investimentos em rodovias no Brasil. É isso mesmo! O grande cabo eleitoral do governo federal reservou R$ 23 bilhões para obras estruturais, mas um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que são necessários R$ 183,5 bilhões para recuperar as estradas já existentes e construir novos trechos.

Composição Por enquanto, o maior impasse na composição da chapa de André Puccinelli é indicação de Murilo para o Senado, até porque o democrata exige um suplente que seja da Capital e de boa expressão eleitoral. A candidata a vice na chapa do governador é a ex-prefeita de Três Lagoas,

Durante o encerramento do 4º encontro regional do PT em Ponta Porã, ficou confirmada a pré-candidatura da ex-primeira-dama Gilda dos Santos para suplente de senadora na chapa de Dagoberto Nogueira.

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010 (e-mail: conjunturaonline.com.br)

Em discurso, o senador disse que a decisão de indicar Gilda como suplente “oxigena” o partido, lembrando a importância desta eleição, pelo leque de opções e as novidades que o PT e os aliados oferecem ao eleitor.

Principal cabo-eleitoral da candidatura petista Dilma Roussef ao Palácio do Planalto em Mato Grosso do Sul, o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), não acredita que reforçando o palanque da ex-ministra não atrapalha as pretensões de André Puccinelli, que busca mais quadro anos de mandato.

Acha que o povão sabe muito bem distinguir as coisas. Pode ser!

Colono – Cumpádi, ocê já sabi em quem vai votá prá deputadu? ic, ic...

Zé pinga - ... é, cumpádi, pur enquantu num sei nem quem vão sê os candidatus... ic, ic, ic...

p1 3
Nelsinho Trad deverá coordenar a campanha de André Puccinelli à reeleição em MS

Política Política Política Política

Eleições 2010

Política

Política Política Política Política

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

O PROGRESSO

PTdoB quer mais vagas na Assembleia

Partido se prepara para reeleger o deputado Márcio Fernandes e conquistar mais duas cadeiras na AL

Informe C

Mais um

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), além de dobrar com Geraldo Resende, Girotto, Mandeta e Barbosinha para deputado federal e várias regiões, também fará dupla, em alguns municípios, com o ex-diretor do Inmetro/MS e ex- presidente da Câmara de Sidrolândia, Admir Osiro, pré-candidato à Câmara pelo Democratas.

Placas

O leitor José Luiz da Silva comentou que leu no Informe C sobre estatística de acidentes em Dourados, cujos motociclistas “levam” a pior. “Acredito que, como a maioria das nossas ruas centrais são estilo avenida, quem vem de fora imagina estar na preferencial e ai cruzam as ruas sem se preocupar. Penso que se o órgão competente colocasse Pare no asfalto em todos os cruzamentos que dá acesso a via preferencial ficaria mais fácil. Pude notar que falta muita esta sinalização, que auxilia o motorista de outros municipios. Nós que somos daqui fica fácil”.

Embromação

Como tem garantidos cerca de R$ 16 milhões de verbas federais liberadas para Dourados e a Prefeitura fica enrolando para apresentar projetos ou licitá-las, o deputado Geraldo Resende(PMDB) concluiu que o prefeito Ari Artuzi(PDT) “procura atrasar ao máximo os nossos projetos, porque não sou de seu grupo político e abre espaços generosos para pessoas de outras cidades que considera seus aliados. Com isso, quem sai prejudicada é a população de Dourados”.

Ficha limpa

Alguns setores políticos e mesmo da imprensa desdenharam a indicação de Edil Albuquerque como primeiro suplente de Murilo ao Senado. Mas, ele cidadão tem peso, sim, em Campo Grande. Foi vereador, é o vice-prefeito de Nelsinho Trad e já exerceu vários cargos, inclusive o de secretário na atual administração. E o mais importante: é político respeitado pela sua vida pública. Murilo esperava

Cícero Faria

cicerolfaria@gmail.com

uma “estrela” maior, mas como dizia a vovó, que muito escolhe, acaba escolhido.

Vai que vai

Essa semana deve ser definido o nome que assumirá a recém criada Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As negociações políticas são intensas, já que o PR olhou para cima da Sema. O viceprefeito Carlinhos Cantor negou interesse no cargo. Quanto ao troca-troca da Educação pela Chefia de Governo, Artuzi trocou seis por meia dúzia. Mas atendeu as queixas dos vereadores, embora Sidlei Alves tenha negado a interferência.

Perda

Na reforma administrativa do prefeito, quem saiu perdendo foi o PR que viu a Secretaria de Planejamento virar fumaça, ao ser incorporada a de Obras, deixando Dirso Missio a pé. Resta saber se os republicanos, chefiados por Londres, vão espernear ou se conformar. Até agora nenhum dos ‘caciques’ locais do PR abriu a boca. E pelo visto, ficarão assim.

Bate-Rebate

Pegando carona do senador Delcidio do Amaral, a vereadora da Capital, Thaís Helena (PT), e o ex-deputado João Grandão (PT) participaram da inauguração da 1ª etapa do projeto do Polo de Confecções, no 4º Plano.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (Aeams) realiza assembléia no dia cinco de junho, em Maracaju, para tratar do seu estatuto e das eleições de conselheiro federal do Crea/MS.

O presidente Lula iniciou articulações com outros líderes mundiais para definir seu futuro após deixar o cargo. Gostaria de virar secretáriogeral da ONU ou de presidir o Banco Mundial, segundo Kennedy Alencar, na Folha de S. Paulo de domingo. O “ôme” não é fraco não...

Está definitivamente amarrado o nome da dona Gilda, esposa de Zeca do PT, como 1ª suplente de senador de Dagoberto.

A chuva de ontem, que atingiu quase todo o Estado, melou a viagem de Puccinelli a Bonito e Bodoquena.

O ministro da Agricultura Wagner Rossi disse que na próxima safra agrícola “vamos prestigiar o médio produtor, o esteio de aroeira da agricultura brasileira”.

Mais de 10 mil pessoas prestigiaram a 7ª Festa do Milho em Jatei, na noite de sábado.

Os pilotos que irão participar do GP Brasil de Motocross, nos dias 21 e 22 de agosto, em Campo Grande, irão primeiro conhecer Bonito.

A Ford começou ontem o recall de 166.460 unidades do Novo Ka, dos modelos 2008 e 2009, com todos os chassis, e 2010, com série até AB203702 para fixação dos novos chicotes com isoladores

Na vida, como nas reformas, quando a carroça anda é que as melancias se ajeitam...

na carroceria.

Será que as operações tapa-buraco, estão tapando (ou recheando) também o bolso de alguns? A denuncia está colocando por ai...

O deputado Dagoberto Nogueira disse na Grande FM que acha que Artuzi, na hora certa, vai se libertar politicamente do governador. E correr para o lado do Zeca do PT.

Com a chuvarada de ontem, os vereadores “periféricos” que se preparem para receber pedidos de recuperação de ruas de terra. O Zezinho da Farmácia já está com sua agenda aberta às reclamações...

desenvolvido pela Comissão Executiva Nacional resultou na sedimentação do partido em todos os 27 Estados brasileiros e no Distrito Federal, bem como na eleição de diversos deputados estaduais e federais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, por todo o país. “O PTdoB continua crescendo, mas sem nunca afastar-se de sua ideologia que é resgatar a dignidade do povo brasileiro e inovar o perfil dos poderes Legislativo e Executivo”, enfatiza Signoretti.

Candidatura de Puccinelli terá apoio do partido e Boniatti é lançado em Dourados

Ele afirma que o nome de Boniatti como pré-candidato vem sendo trabalhado com sucesso em municípios como Itaporã, Maracaju, Sidrolândia, Bela Vista, Jardim, Antônio João, Douradina, Ponta Porã, Caarapó, Laguna Carapã e Dourados. “Vamos levar o nome do Boniatti aos líderes de outros municípios e mostrar os projetos que temos para toda Grande Dourados, mas a aceitação que a précandidatura vem recebendo é animadora”, enfatiza Signoretti.

O Diretório Municipal tem cerca de 400 filiados em Dourados. De acordo com Sylvio Signoretti, o trabalho sério

Outra liderança do PTdoB, o jornalista Oscar Ataide Filho, vice-presidente da Executiva Municipal, explica que a indicação do agricultor José Boniatti busca resgatar para a política aquelas pessoas que honram a palavra empenhada. “A eleição do Boniatti vai significar esse resgate, ou seja, vamos mostrar que a palavra empenhada ainda tem valor e que é possível fazer política com gente séria, comprometida com os ideais partidários de colocar o mandato à serviço da população e não de interesses de grupos”, enfatiza.

Oscar Ataide afirma que o agricultor José Boniatti tem o perfil ideal para representar o PTdoB nas urnas. “Nosso grupo gosta de fazer política com pessoas sérias e o Boniatti simboliza muito bem a seriedade que o eleitor procura na hora de escolher alguém para representá-lo numa Casa de Leis tão importante quanto a Assembleia Legislativa”,

analisa. “Por isso, tenho certeza que o PTdoB vai eleger, pelo menos, dois deputados estaduais, sendo um o Márcio Fernandes e outro o Boniatti, que dará maior representatividade política a toda Grande Dourados”, finaliza Ataide. O próprio José Boniatti adianta que seu ingresso na política é um caminho sem volta. “O produtor rural de uma forma geral reclama que estamos com pouca representatividade política na Assembleia Legislativa e cobram minha candidatura para mudar essa situação”, adianta o agricultor. “Por enquanto me apresentou como pré-candidato do PTdoB, mas tão logo ocorra a nossa convenção e meu nome receba o aval dos líderes do partido, irei à campo apresentar minhas propostas em defesa do setor produtivo rural”, enfatiza.

DAgricultor José Boniatti fala sobre pré-candidatura a deputado estadual pelo PTdoB OURADOS – O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) quer aumentar sua bancada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, hoje formada pelo deputado Márcio Fernandes, um dos líderes do governador André Puccinelli na Casa de Leis. O partido está se mobilizando em todo o Estado para garantir a reeleição de Fernandes e, sobretudo, para conquistar novas cadeiras na Assembleia. Na região de Dourados, o agricultor José Boniatti foi apresentado como pré-candidato do PTdoB a deputado estadual. “Nossa prioridade na Grande Dourados será garantir tanto a eleição do governador André Puccinelli quanto do Boniatti, explica Sylvio Signoretti, presidente da Executiva Municipal do PTdoB.

De acordo com Boniatti, a principal marca do seu trabalho, em caso de confirmada a indicação e posterior eleição, será resgatar a credibilidade política. “Hoje existe um monte de político que fala em nome da classe produtora rural mas são pessoas que estão preocupadas apenas com seus projetos pessoais, ou seja, eles usam a bandeira do agronegócio como plataforma política mas pouco fazem em favor da agricultura e da pecuária”, desabafa. “O eleitor precisa ver quem tem compromisso de fato com o campo, quem honra a palavra empenhada e quem está disposto a trabalhar de verdade para melhorar as condições daqueles que plantam e criam”, finaliza Boniatti.

P1
4
P1
Hedio Fazan

Política Política Política Política

Eleições 2010

Política Política Política Política

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

Delcídio recebe apoio de 5 prefeitos

Senador também recebeu apoio à sua reeleição de nove vereadores do município de Bandeirantes

Campo Grande - Cinco prefeitos de municípios da Região Centro Norte do Estado – Bandeirantes, Rochedo, Camapuã, Pedro Gomes e São Gabriel – e os nove vereadores de Bandei-rantes vão apoiar a reeleição do senador Delcídio do A-maral (PT-MS). A decisão foi anunciada no último domingo, durante encontro na casa do prefeito de Bandeirantes, Flávio Gomes (PR).

“O Delcídio tem sido um grande parceiro de São Gabriel do Oeste e de Mato Grosso do Sul. É um político que trabalha com imparcialidade, olhando sempre o desenvolvimento dos municípios”, comentou o prefeito Sérgio Marcon (PSDB). O prefeito de Rochedo, Adão Arantes (PDT), foi enfático.

muito Pedro Gomes e por isso vamos trabalhar para que ele continue no Senado. No meu município já decidimos. Vamos votar no Moka (PMDB) e no Delcídio”, disse a prefeita Maura Teodoro (PMDB).

“O senador é um político que está acima das disputas partidárias”, diz prefeito

“O senador é um político que está acima das disputas partidárias. Ele trabalha olhando o desenvolvimento dos municípios e do Estado. Com certeza, terá total apoio de Camapuã”, afirmou o prefeito Marcelo Duailibi (DEM). O prefeito anfitrião explicou as razões do encontro. “O Delcídio é o meu pai político. Sempre que ele vem aqui nós percorremos rua por rua, conversando com a população. A ajuda que ele nos dá é muito importante para a minha administração em Bandeirantes”, declarou Flávio Gomes.

“Ficar contra um político da competência do senador é ficar contra o Etado. Não há dúvida de que Rochedo vai saber retribuir esse carinho e o empenho que ele tem demonstrado pelo nosso município”, declarou. As manifestações de apoio a Delcídio continuaram. “O Delcídio é o nosso senador. Ele tem ajudado

Sensibilizado, o senador agradeceu o carinho e a solidariedade dos prefeitos. “Esse nosso encontro suprapartidário é uma mostra da nova era que só vive em Mato Grosso do Sul, onde as disputas partidárias não podem prevalecer acima dos interesses do cidadão. Eu sou do PT e tenho a honra de receber o voto de

confiança de lideranças do PR, PDT, DEM, PMDB e do PSDB. É assim que eu vejo a política, sempre procurando fazer o bem. Não interessa se o prefeito é da situação ou da oposição, mas sim a folha de serviços prestados em favor da população. Graças a Deus eu posso andar de cabeça erguida por todo o estado porque tenho meu mandato presente nos 78 municípios”, declarou Delcídio.

Além dos cinco prefeitos, Delcídio recebeu o apoio dos nove vereadores de Bandeirantes. “Já estou no meu terceiro mandato e nunca tinha visto a nossa Câmara apoiar unanimemente um candidato ajoritário”, declarou o vereador Jeovane Felix Oliveira (PDT). “São nov ereadores que vão trabalhar pela reeleição do Delcídio e esse nosso apoio representa reconhecimento aos recursos que ele tem conseguido em Brasília para investimento em Bandeirantes”, disse o presidente da Câmara, Gelson Guimarães (PTB).

Delcídio foi a Bandeirantes prestar contas do mandato e receber o título de Sócio Honorário do Sindicato Rural do município. No encontro com produtores rurais, vereadores e os cinco prefeitos da região Centro Norte do Estado, o se-

nada a permitir a aquisição de patrulhas mecanizadas para os municípios.

Desde que tomou posse,

em 2003, Delcídio viabilizou R$ 31 milhões para Rochedo, São Gabriel, Pedro Gomes, Bandeirantes e Camapuã.

Delcídio Amaral durante reunião com prefeitos da região Centro-Norte de MS nador anunciou o empenho de R$ 20 milhões no Ministério da Agricultura, referentes a uma emenda de bancada desti-

PSB irá priorizar candidatos a deputado

Willams Araújo

Campo Grande - Ainda indefinido em relação ao candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o PSB priorizará nas eleições deste ano a disputa pelos cargos proporcionais (deputado estadual e federal).

Apesar de ter anunciado apoio a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República, o comando regional do partido ainda não sabe se apóia o ex-governador Zeca do PT ou pede votos para reeleger o governador André Puccinelli (PMDB).

“Levando em consideração a necessidade do crescimento da sigla, para isso precisamos eleger o maior número possível de deputados estaduais, federais, senadores e governadores. Em nosso Estado vamos priorizar a eleição de deputados estaduais e federais”, disse o presidente da executiva regional, Sérgio Assis.

Ele disse que a decisão de priorizar a disputa pelos cargos proporcionais leva em conta a uma resolução baixada na última sexta-feira pela direção nacional do PSB, a qual, segundo o dirigente, orienta os diretórios estaduais a trabalhar em conformidade com o programa do partido.

Segundo ele, o documento é de caráter nacional e estabelece uma conduta que

deverá ser adotada por todos os diretórios estaduais.

Na sexta-feira, o diretório nacional aprovou, ainda, o apoio da legenda à candidatura de Dilma à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Faremos a nossa convenção no dia 14 de junho, em Brasília, data em que apresentaremos sugestões ao programa de governo da candidata. Até lá deveremos definir o nosso futuro com relação a

alianças para as eleições. Essa decisão será tomada respeitando a vontade da maioria. Ouvindo a opinião dos líderes de diretórios municipais, pré-candidatos, vereadores, prefeitos, vices e da própria militância”, afirmou.

O presidente do PSB disse que está organizando uma agenda para tirar uma decisão democrática, enfatizando que o partido terá uma chapa para concorrer aos cargos de deputado estadual e federal.

PROGRESSO
O
Política
P1
5
Divulgação

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

Aposentados

Ministros recomendam veto a reajuste

Mantega diz que é precioso manter a solidez orçamentária do governo pensando nos gastos públicos

Yara Aquino

Brasília - A equipe econômica do governo recomendou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vete o reajuste de 7,7% para aposentados e pensionistas da Previdência Social que ganham mais de um salário mínimo. O presidente Lula ainda irá analisar o assunto.

As razões da equipe econômica para a defesa do veto foram expostas ao presidente durante a reunião de coordenação política pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo e da Previdência, Carlos Eduardo Gabas.

“Nossa posição foi de que se mantivesse o veto por questões de manter a solidez orçamentária do governo pensando nos gastos públicos, pensado não tanto no presente, também no futuro, que a gente mantivesse essa decisão de não aumentar o gasto nessa rubrica que é a mais alta do governo”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Paulo Bernardo voltou a repetir que o compromisso de governo com as centrais sindicais foi de conceder um reajuste de 6,14%. “Se tivermos alternativa de manter esse

compromisso, vamos fazer”.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que Lula buscará uma decisão que cumpra a responsabilidade fiscal e disse que o presidente não se deixará contaminar pela proximidade do período eleitoral ao decidir ou não pelo veto ao reajuste.

Lula ainda não decidiu sobre o reajuste de 7,7% para aposentados

“O presidente, em nenhum momento, deixará que

o clima eleitoral venha interferir na decisão. Já vetamos matérias como essa em campanhas eleitorais anteriores e não prejudicou a reeleição do presidente. Qualquer decisão que ele tomar vai tomar preocupado com a responsabilidade fiscal”, disse. Em relação ao fator previdenciário, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse, ao lado de Guido Mantega, que o presi-

Rodovias necessitam de R$ 183 bi em investimentos

Divulgação

Sucessão

Presidenciáveis levam propostas à indústria

Carol Pires

Brasília - Empatados na corrida eleitoral, segundo os principais institutos de pesquisa, o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff serão sabatinados hoje por empresários na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A candidata do PV, Marina Silva, também será arguida.

Dilma deve dizer que a política industrial só foi levada à sério no governo Lula e, no bolso, deve carregar os números do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o setor.

dente Lula decidiu pelo veto. Um pouco depois, ao falar com a imprensa, Alexandre Padilha, afirmou que ainda não há uma posição final de Lula sobre o assunto.

A proposta enviada pelo governo ao Congresso Nacional previa reajuste de 6,14% aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo, mas o percentual foi alterado para 7,7%. Lula tem até o dia 1º de junho para tomar uma decisão, data em que o texto perde a validade. (Agência Brasil – ABr)

R$ 500 para R$ 12 mil o valor da multa para quem for flagrado depositando entulho, terra e resíduos em vias públicas. Pelo projeto do vereador Domingos Dissei (DEM), o valor da multa deverá ser corrigido anualmente pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou por outro índice que vier a substituí-los.

Apenas 13% das rodovias federais estão contempladas pela primeira versão do PAC

Brasília - As rodovias brasileiras necessitam de R$ 183,5 bilhões em investimentos para dar conta das demandas atuais. Deste total, apenas 13% estão contemplados pela primeira versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo o estudo Rodovias Brasileiras: Gargalos, Investimentos, Concessões e Preocupações com o Futuro, divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Identificamos três categorias de gargalos. A primeira, relacionada ao campo de recuperação, adequação e duplicação, é a que mais demanda recursos: R$ 144,18 bilhões. Para construção e pavimentação serão necessários outros R$ 38,5 bilhões. E a terceira categoria está relacionada com o que chamamos, do ponto de vista da engenharia, de obras de arte. Estas, que envolvem obras como pontes e viadutos, carecem de R$ 830 milhões”, explica o coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea, Carlos Campos. “O PAC cobre aproximadamente 13% das demandas identificadas, e apenas 7% no que se refere a recuperação e duplicação de vias”, avalia Campos.“O programa é um grande avanço em relação ao que vinha sendo feito, que era praticamente nada. Mas ainda é insuficiente em relação à degradação que houve na malha rodoviária brasileira, em consequência de 25 anos sem investimentos”, acrescenta. Segundo o pesquisador, 70% das obras do programa ligadas a rodovias estão com o cronograma atrasado. “Parte dos atrasos da execução física dessas obras é justificada pelas paralisações do TCU [Tribunal de Contas da União]”, acrescenta. Campos explica que o estudo do Ipea só leva em consideração o PAC 1, que prevê investimentos de R$ 23,3 bilhões entre 2007 e 2010. A segunda versão do programa prevê investimentos de R$ 50,4 bilhões entre 2011 e 2014.

Fiocruz faz

110 anos

rio - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que completa 110 anos nesta terça-feira (25), prepara a sua expansão Presente em seis Estados, além do Distrito Federal, a instituição vai abrir centros de pesquisa no Piauí, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Ceará.

“Estamos revendo e ampliando o nosso papel. Com essa expansão conseguimos ter ação nacional, alcançando todos os ecossistemas, biomas e regiões do País. E também influenciamos nas questões regionais, ajudando a avançar nos processos de inovação e arranjos produtivos locais, que deem sustentação ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma

o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. A estimativa é que os novos centros comecem a ser abertos a partir de 2011.

Lixo vai

gerar multa

s ão Paulo - A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na última quarta-feira (19), projeto de lei que altera de

“A conscientização continua sendo o melhor caminho para coibirmos os despejos irregulares de entulho na cidade. Mas, por mais que a prefeitura limpe, promova mutirões e construa Ecopontos, mesmo assim tem gente que insiste em sujar as ruas. Então vamos mexer no bolso de quem se julga mais esperto do que os outros”, disse o parlamentar.

Cassação de Paulinho

são Paulo - A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) enviou ontem parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) favorável à cassação do diploma do deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, presidente da Força Sindical.

No documento, a vice procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, recomendou o provimento de recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral em São Paulo (MPESP), o qual acusa o parlamentar de abuso de poder econômico e inadequação na prestação de contas nas eleições de 2006. De acordo com a procuradora, Paulinho tirou proveito da estrutura do sindicato para se eleger ao cargo.

Turistas são

resgatados

são Paulo - O helicópte-

Serra e Dilma, segundo expectativa dos empresários, devem defender uma política industrial ativa, enquanto a pré-candidata do Partido Verde deve levantar a bandeira da econômica de baixo carbono.

O tucano e a petista também devem comparar as gestões dos presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso no setor. Serra já disse que o regime para a indústria automotiva adotado na gestão tucana foi a “principal medida de política industrial nos últimos 25 anos”.

A mesma crítica é disparada no sentido contrário.

ro Águia, da Polícia Militar, resgatou ontem quatro turistas que estavam perdidos na Serra do Mar, em Cubatão, no litoral de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros de Santos, eles sofreram apenas arranhões. Outros três turistas que estavam com o grupo conseguiram voltar para o Parque Ecológico do Perequê na noite de anteontem (23) O grupo se perdeu quando fazia uma trilha. Os quatro turistas foram encontrados por volta das 9h perto da cachoeira conhecida como Véu da Noiva, área de difícil acesso.

Terras indígenas

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara realiza amanhã audiência pública para discutir o Projeto de Lei 4791/09, dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Aldo Rebelo (PcdoB-SP), que submete as demarcações de terras indígenas à aprovação do Congresso Nacional. O debate foi proposto pelo deputado Nilson Mourão (PT-AC).

Atualmente, o Estatuto do Índio (Lei 6.001/73), regulamentado pelo Decreto 1.775/96, estabelece que a demarcação cabe à União, com base em estudos e sob orientação da Fundação Nacional do Índio (Funai). O PL 4791/09 prevê que, com a mudança, o Congresso ficará responsável por verificar os requisitos constitucionais, podendo aprovar a demarcação ou determinar diligências suplementares, audiências públicas para alterar a área demarcada ou rejeitá-la, no todo ou em parte.

Maioridade penal

A senadora Marina Silva (PV), em contrapartida, deve vender, na sabatina, a principal proposta de um eventual governo dela na área econômica: a economia sustentável, que, nas palavras dela, significa “gerar emprego sem destruir a floresta”.

Esta será a terceira sabatina que os três pré-candidatos participam juntos este mês. Mais uma vez, para driblar a lei eleitoral, o formato do debate não permite que um inquira o outro. Um por vez (a ordem será definida por sorteio) será questionado por um grupo de empresários convidados pela CNI. Os temas abordarão 12 questões consideradas prioritárias pela confederação, como tributação e gastos públicos, relações do trabalho, educação e meio ambiente. (AE)

são de Seguridade Social e Família da Câmara realiza audiência pública nesta terça-feira para discutir o Projeto de Decreto Legislativo 129/0 7 , do deputado Manato (PDT-ES), que autoriza a realização de plebiscito para definir o limite de idade para a imputabilidade do menor infrator. O debate foi proposto pelo deputado Paulo Cesar (PR-RJ). Atualmente, a idade penal no Brasil é 18 anos, ou seja, nenhuma pessoa que tenha menos de 18 anos pode ser responsabilizada por crimes e receber penalidade conforme o Código Penal. Os adolescentes, isto é, aqueles que têm entre 12 e 18 anos, são submetidos a medidas socioeducativas até atingirem os 21 anos, caso cometam atos infracionais.

Serial killer

Brasília - O senador Romeu Tuma (PTB-SP) apresentou projeto de lei que define o que é serial killer e cria penas sequenciais, de 30 anos, para cada assassinato cometido. Hoje, um assassino em série é julgado e punido apenas por um dos crimes, o que lhe garante o direito à progressão da pena, à liberdade condicional e a outros benefícios da lei.

De acordo com o projeto apresentado por Tuma (PLS 140/10), serial killer é definido como alguém que comete mais de três assassinatos dolosos com padrão e características idênticas, de forma compulsiva, e é identificado como psicopata por exame psiquiátrico. O senador acredita que indivíduos com essas características não podem ficar em liberdade, porque representam um risco à sociedade.

P1 6
Brasil O PROGRESSO
6
Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil P1 Brasil Brasil Brasil Brasil Brasil
Brasília - A Comis
-
Roosewelt Pinheiro - ABr Guido Mantega e Bernardo falam aos jornalistas após reunião com o presidente Lula

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

O PROGRESSO

Postos têm 30 dias para se adequar

Secretaria alerta que os contribuintes que não se adequarem às normas estão sujeitos a multa

Campo Grande

- A Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) prorrogou para 22 de junho o prazo para que os proprietários de postos de combustíveis providenciem a instalação do Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF).

Os contribuintes que não se adequarem às normas estão sujeitos a multa e a alteração do status da inscrição estadual. O despacho foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.

O aplicativo Emissor de Cupom Fiscal para automação dos postos de combustíveis faz parte de um programa nacional e Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado brasileiro a implantá-lo. O sistema, à prova de fraude, monitora desde a entrada do combustível no tanque até a saída na bomba.

“É segurança para fiscalização e para os donos de postos”, diz o gestor da Unidade de Fiscalização da Substituição Tributária da Sefaz, Victor Hugo Cabral Ortiz. Com a implantação do aplicativo, os proprietários terão maior rigor no controle da saída do combustível, o que evita fraude por parte dos funcionários.

PRazO

Sistema monitora desde a entrada do combustível no tanque até a

CuStO

Indústria

Volume de exportações de MS cresce 176% no ano

Campo Grande -

Programa é segurança para a fiscalização e donos de postos

atender o sindicato da categoria, Sinpetro/MS, a data limite foi alterada. “Tivemos apoio da Sefaz diante das dificuldades do setor de se adequar também ao TAC”, diz o presidente do Sinpetro/MS, Mário Seici Shiraishi, referindo-se ao Termo de Ajustamento de Conduta, expedido pelo Ministério Público, de revisão dos tanques de combustíveis para garantia do subsolo.

junho poderão, a partir de 1° de julho, ser multados em até mil Uferms, unidade fiscal do Estado, o que equivale a cerca de R$ 15 mil, e terão o status da inscrição estadual alterado de “ativa” para “provisória”, o que impede o proprietário do estabelecimento de comprar combustível, de acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A adequação do posto ao programa custa em média R$ 2 mil e demora no máximo 15 dias. Para os estabelecimentos que já possuem bomba eletrônica, o processo é mais simples que para os que ainda utilizam a bomba mecânica.

O volume de exportações de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul de janeiro a abril deste ano com relação ao mesmo período do ano passado cresceram 176%, saltando de 1,9 milhão de toneladas para 706,9 mil toneladas, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Já na comparação de abril deste ano com abril de 2009, o volume dobrou, aumentando de 219,4 mil toneladas para 438,5 mil toneladas.

Peças e Carcaças – Complexo Frigorífico”, “Papel e Celulose, embalagens de papel ou papelão e demais artefatos de papel”, “Extrativo Mineral – Minerais Metálicos”, “Açúcar e Álcool”, “Couros e Peles”, “Alimentos e Bebidas”, Óleos vegetais bruto e refinado”, “Compensados de madeira, móveis de madeira e madeiras trabalhadas”, “Calçados e suas partes”, “Fiação, Têxtil, Confecção e Vestuário” e “Demais Produtos Semimanufaturados ou Manufaturados”, registraram importantes evoluções em suas vendas externas.

O prazo inicial para adequação do setor era 1° de janeiro deste ano, mas para

PEnalidadE Os postos que não instalarem o PAF-ECF até 22 de

O cancelamento não será imediato para não prejudicar o contribuinte, explica Victor Hugo Cabral. “Se o Estado suspende a inscrição do contribuinte, este tem seu registro cancelado pela ANP”, o que leva até seis meses para ser regularizado.

O PAF-ECF faz a interligação entre a bomba de combustível, o equipamento emissor fiscal, o tanque e o concentrador, gerenciador do fluxo de entrada e saída de líquido do tanque por meio de um sistema eletrônico.

Cerca de 70% dos 600 postos de combustíveis existentes em Mato Grosso do Sul já se adequaram ao programa.

Indicadores Econômicos

Quanto à receita, as vendas externas de industrializados no mês de abri alcançaram US$ 134,5 milhões, o que representa crescimento nominal de 70,6% sobre igual mês de 2009, quando o valor foi de US$ 78,8 milhões. Já no acumulado do ano, as receitas obtidas alcançaram US$ 473,6 milhões, contra US$ 279 milhões em igual intervalo de 2009, crescimento nominal de 69,7%.

Em receita, igualmente aos meses anteriores, abril de 2010 mantém o mesmo comportamento, e também se consolida como o melhor resultado já obtido para o mês em toda a série histórica da exportação de industrializados em Mato Grosso do Sul. Adicionalmente, o resultado observado em abril, garantiu a terceira maior receita mensal de exportação de industrializados dos últimos 12 meses, ficando atrás somente de junho de 2009 e março de 2010 com valores de US$ 138 e US$ 150 milhões, respectivamente.

Com relação à participação relativa, no mês de abri as vendas externas de industrializados atingiram a marca de 51% de tudo o que foi exportado por Mato Grosso do Sul em relação à igual mês de 2009, ou sej, um resultado maior em 5 pontos percentuais. Já no acumulado do ano, na mesma comparação, constata-se que a participação passa a ser de 68,1%, indicando, deste modo, um crescimento de 8,8 pontos percentuais sobre o resultado obtido em igual período do ano anterior.

dESEMPEnhO

GERal

No ano, igualmente ao último levantamento, 11 dos 13 principais grupos de produtos industrializados exportados por Mato Grosso do Sul apresentaram crescimento em suas receitas, quando comparados com correspondente período do ano anterior. Os grupos “Carnes e Miudezas/Cortes,

O grupo “Carnes e Miudezas/Cortes, Peças e Carcaças – Complexo Frigorífico” apresentou um desempenho crescente sustentado, sobretudo, pela elevação ocorrida nas vendas de pedaços e miudezas congelados de galos e galinhas e carnes desossadas e congeladas de bovinos, que proporcionaram uma expansão, em receita, no comparativo com igual período de 2009, equivalente a 42,2% e 25,7%, respectivamente. Em valores, o ganho adicional somado, decorrente das expansões observadas foi da ordem de US$ 42,4 milhões, crescimento de 20% sobre o saldo observado no último levantamento.

No caso do grupo “Papel e celulose, embalagens de papel ou papelão e demais artefatos de papel” o destaque, naturalmente, continua por conta da pasta química de madeira semibranqueda (celulose) que foi incorporada à pauta de industrializados no final do primeiro quadrimestre do ano passado e que registrou, somente em 2010, uma receita de exportação equivalente a US$ 70,4 milhões ou 94% da receita total do grupo. Outro importante produto é o papel fibra 150g/ m² que começou a ganhar destaque no final de 2009, e que neste ano até o mês de abril alcançou a marca de US$ 3,5 milhões ou 4,6% do total.

Já no grupo “Extrativo Mineral – Minerais Metálicos”, o valor alcançado, no ano, equivale a US$ 62,3 milhões. Reflexo, em maior medida, da retomada das exportações de Minérios de ferro em bruto, condição que vem se fortalecendo nos últimos meses, tanto que somente em abril as vendas do produto foram da ordem de US$ 12,1 milhões, totalizando, no ano, US$ 55,2 milhões ou 89% da receita total do grupo. Resultando num volume 3,7 vezes maior que o obtido em igual período do ano passado, com uma receita, na mesma comparação, superior em 2,2 vezes.

fiscal
Programa
Economia
Economia Economia Economia Economia Economia Economia P1 7
saída na bomba Edemir Rodrigues
Fonte: GRANDE FM RURAL
MILHO R$ 14,50 (disponível) SOJA R$ 31,50 (disponível) AGROPECUÁRIA POUPANÇA MAIO 18 0,5171% 19 0,5516% 20 0,5568% 21 0,5545% 22 0,5658% 23 0,5474% 24 0,5190% 25 0,5425% 26 0,5609% 27 0,5588% 28 0,5877% JUNHO 01 0,5513% 02 0,5752% 03 0,5919% 04 0,5879% 05 0,5937% TBF MAIO 13 0,6976% 14 0,7162% 15 0,7033% 16 0,7386% 17 0,7597% 18 0,7739% 19 0,7904% 20 0,7746% 21 0,6786% IMPOSTO DE RENDA (desconto na fonte) Base de cálculo Alíquota % Deduzir-R$ Até R$ 1.499,15 - Isento De R$ 1.499,16 até R$ 2,246,75 7,5 112,43 De R$ 2.246,76 até R$ 2.995,70 15 280,94 De R$ 2.995,71 até R$ 3.743,19 22,5 505,62 Acima de R$ 3.743,19 27,5 692,78 Deduções: R$ 150,69 por dependente; pensão alimentícia integral; contribuição INSS. Aposentado 65 ou mais tem direito a uma dedução extra de R$ 1.499,15 no benefício recebido da previdência pública ou privada. DÍVIDA EM TR ou TRD Dia do Fator de Vencimento Atualização MAIO 13 0,01189747 14 0,01183716 15 0,01190881 16 0,01199156 17 0,01219890 18 0,01224096 19 0,01235741 20 0,01227600 21 0,01229137 22 0,01229495 23 0,01226045 24 0,01225941 25 0,01229788 26 0,01234834 27 0,01230129 28 0,01228231 29 0,01219966 30 0,01208785 31 0,01206279 UFERMS UFIR (Multiplique a quantidade de TR ou TRD do carnê pelo fator de atualização da data do vencimento. A aplicação desse fator único atualiza a dívida pela TR do dia do aniversário do contrato e converte o resultado para reais). INFLAÇÃO AcUMULADO Índices Abril No ano 12 meses IPCA (IBGE) 0,57 2,65 5,26 INPC (IBGE) 0,73 3,05 5,49 IGP-M (FGV) 0,77 3,56 2,89 IGP-DI (FGV) 0,72 3,50 2,95 IPA-DI (FGV) 0,68 3,59 1,58 IPC-DI (FGV) 0,76 3,64 5,47 INCC (FGV) 0,84 2,62 5,26 IPC (FIPE) 0,39 2,83 5,05 ICV (DIEESE) 0,22 3,04,81 5,70 TR MAIO 13 0,0374% 14 0,0558% 15 0,0430% 16 0,0681% 17 0,0891% 18 0,0933% 19 0,1097% 20 0,0741% 21 0,0185% REAjUSTE DE ALUGUEL - mAio/2010 IGP-M (FGV) 1,0228 IPCA (IBGE) 1,0526 IGP-DI (FGV) 1,0295 INPC (IBGE) 1,0549 IPC- (FIPE) 1,0505 ICV (DIEESE) 1,0570 Obs.: Fatores válidos para contratos cujo último reajuste ocorreu há um ano. Outubro/2000 R$ 1,0641 MAIO R$ 510,00 bOI GORDO/à vista R$ 73 (Frigoforte-Fibrasil) - R$ 75 (Brasil Global) vAcA GORDA/à vista R$ 67 (Frigoforte) - R$ 69 (Fibrasil - Brasil Global) SALÁRIO MÍNIMO BOLSAS Ibovespa: -0,57% Pontos: 59.915,14 Máxima de 0,98% : 60.850 pontos Mínima de -0,74% : 59.815 pontos Volume: R$ 4,64 bilhões Variação em 2010: -12,64% Variação no mês: -11,24% Ibovespa Futuro : -0,69% Pontos: 60.045 Máxima (pontos): 61.165 Mínima (pontos : 59.815 BLUE CHIPS - Petrobras PN EJ (PETR4) Preço: R$ 27,15 Variação: -0,84% - Vale PNA N1 (VALE5): Preço: R$ 39,80 Variação: -1,22% - BMF Bovespa ON EJ NM (BVMF3): Preço: R$ 11,12 Variação: +0,63% - Bradesco PN N1 (BBDC4): Preço: R$ 29,89 Variação: -1,03% - Itaú Banco PN EDJ N1 (ITUB4): Preço: R$ 32,92 Variação: -1,73% - Sid Nacional ON (CSNA3): Preço: R$ 26,07 Variação: -1,55% - Vale ON N1 (VALE3): Preço: R$ 46,31 Variação: -1,05% - Gerdau PN N1 (GGBR4): Preço: R$ 23,75 Variação: -0,17% - Petrobras ON EJ (PETR3): Preço: R$ 30,90 Variação: -1,09% - Usiminas PNA EJ N1 (USIM5): Preço: R$ 45,21 Variação: -0,42% GLOBAL 40 Cotação: 133,100 centavos de dólar Variação: -0,08% CÂMBIO - Dólar comercial no balcão Compra: R$ 1,8620 Venda: R$ 1,8640 Variação: +0,16% - Dólar Paralelo Compra: R$ 1,89 Venda: R$ 2,03 Variação: estável - Dólar Ptax Compra: R$ 1,8620 Venda: R$ 1,8640 Variação: -0,37% - Dólar Turismo Compra: R$ 1,8230 Venda: R$ 1,9530 Variação: estável - Dólar Futuro (junho) Cotação: R$ 1,873,0 Variação: +0,86% - Euro Cotação: US$ 1,2361 (às 17h28) - Euro comercial Compra: R$ 2,3070 Venda: R$ 2,3100 Variação: -1,24% - Euro turismo Compra: R$ 2,2900 Venda: R$ 2,4070 Variação: -2,15% JUROS - CDB prefixado de 30 dias, 9,75 ao ano. - Capital de giro, 13,20 ao ano. - Hot money, 1,30 ao mês. - CDI, 9,38 ao ano. - Over a 9,40 OURO - Ouro na Comex de Nova York Cotação: US$ 1,191,95 a onça-troy (1 onça-troy equivale a 31,1035 gramas) Variação: +1,26% às 17h30 - Ouro na BM&F Cotação: R$ 72,800 Variação: +1,82% MAIO R$ 14,23 * A partir de agora, preços pecuários só livres, com suspensão do Funrural

Agricultura

Começa a Semana dos Alimentos Orgânicos

Campanha vai informar produtores e consumidores sobre existência de legislação federal específica

CDivulgação ampo Grande - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está promovendo desde ontem (24) a 6ª edição da Semana dos Alimentos Orgânicos, em 24 estados e Distrito Federal. O objetivo da campanha, que vai até o dia 30 deste mês, é esclarecer à população sobre os principais benefícios desses produtos, em relação às questões ambientais, sociais e nutricionais, além de estimular o consumo desses alimentos.

Segundo a coordenadora da campanha, Virgínia Cipriano Lira, esta edição será importante para informar aos produtores, comerciantes e consumidores sobre a existência de uma legislação federal específica para os produtos orgânicos, que começa a vigorar em janeiro de 2011. “Os agricultores devem se adequar às normas para que possam comercializar seus produtos como orgânicos. Além disso, os consumidores precisam reconhecer esses alimentos nas prateleiras dos supermercados e feiras livres”, explica a técnica da Coordenação de Agroecologia do MAPA.

PROGRAmAçãO mS

A abertura oficial da Semana dos Orgânicos em Campo Grande começa na manhã de

Campanha vai esclarecer população sobre os benefícios dos produtos orgânicos

hoje (25), a partir das 8h30 no Auditório do Sebrae/MS, organizado pelos parceiros institucionais que compõem Comissão Estadual da Produção Orgânica (CPOrg/MS). Na ocasião, será servido um delicioso café orgânico para os produtores, imprensa e convidados e na sequência, será apresentada uma palestra sobre

Mato Grosso do Sul (UEMS) de Glória de Dourados.

Em mS a Semana dos Alimentos Orgânicos começa nesta 3ª

Educação e Capacitação – apresentada pelo professor Valter Bertoni, coordenador do Curso Tecnológico de Agroecologia da Universidade Estadual de

A programação dos eventos no Estado contempla o desenvolvimento de seminários, reuniões técnicas, dia de campo, oficinas e cursos em 19 municípios, que ficarão a cargo de 20 alunos do Curso de Agroecologia da Uems. Serão também promovidos a divulgação em supermercados e feira livre de produtos orgânicos, como a que funciona toda quarta-feira na Praça do Radio Clube, no

Agricultura familiar na produção orgânica

centro de Campo Grande.

A Semana dos Orgânicos tem a parceria dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Saúde e Educação, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Sebrae, Banco do Brasil e Associação Brasileira de Supermercados. Também apoiam o evento, 17 organizações governamentais e não governamentais, que compõem a Comissão Estadual da Produção Orgânica (CPOrg/MS). Para conferir mais detalhes sobre a programação Nacional acesse o endereço eletrônico: www. agricultura.gov.br e clique no banner da campanha.

Brasília - Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MD (Ministério de Desenvolvimento Agrário), Arnoldo de Campos, a iniciativa de realização desta semana é muito importante para promover o consumo saudável e sustentável. Serve também para divulgar a relevância da agricultura familiar para a produção orgânica no Brasil. “A produção orgânica é uma estratégia do MDA de geração de renda e de valorização da produção da agricultura familiar. Além disso ela é sustentável, o que é bom para produtores, consumidores e sociedade”, destaca Campos.

O último Censo Agropecuário-2006, revelou que já são 90.500 estabelecimentos rurais que praticam agricultura orgânica, o que representa quase 1,8% das unidades de produção brasileira.

O mercado anual de produtos orgânicos do Brasil é de aproximadamente U$ 400 milhões, sendo 40% comercializado no País e 60% para exportação, com crescimento aproximado de 25% ao ano. No Brasil, a produção orgânica é uma atividade que se encontra em franca expansão entre agricultores familiares e

assentados da reforma agrária. Estima-se que em torno de 85% dos produtores orgânicos brasileiros sejam familiares.

ExEmPlO No Centro-Oeste, um dos exemplos de produção orgânica na agricultura familiar é a Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa), localizada no estado do Mato Grosso. Com sede no município de Terra Nova do Norte, a Cooperativa surgiu em 2003, beneficiando diretamente com seu trabalho cerca de 300 famílias.

Segundo o diretor da Cooperagrepa, Domingos Jari Vargas, existem cinco produtos certificados e industrializados produzidos pela cooperativa: o café em pó, o café em grão, os derivados da cana como o açúcar e a rapadura, o guaraná em pó e em sementes e a castanha do Brasil.

Além disso, a Cooperativa participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no qual 47 produtos são distribuídos para escolas por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “A previsão é que o lucro da cooperativa chegue a R$ 1 milhão de reais até o final de 2010”, explica Vargas.

O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010 Economia Economia Economia Economia 8 P1 Economia Economia Economia

Salão de Turismo e Artesanato de Ivinhema chega a São Paulo

O município possui 16 núcleos de artesanato montados em pontos estratégicos e que utilizam material reciclável.

Cidades 3

MS-473 será sinaliza por intermédio de Zé Teixeira

A MS-473, via onde trafegam veículos pesados, é utilizada no transporte da safra agropecuária. Cidades 2

Resíduos Sólidos

Ponta Porã forma Associação de Catadores

Etapa faz parte do Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, cofinanciado pela União Europeia

Divulgação

PONTA PORÃ - O

Projeto de Resíduos Sólidos que vem sendo desenvolvido pelas Prefeituras de Ponta Porã ((BR) e Pedro Juan Caballero (PY), em parceria com a ONGD Paz y Desarrollo, sendo cofinanciado pela União Europeia, cumpriu mais uma etapa das atividades previstas em seu cronograma de ações.

alização da coleta de resíduos orgânicos e inorgânicos, destinados a reciclagem.

Projeto prevê a construção de um Centro de Reciclagem

Foi lançada, recentemente, a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Ponta Porã – ASCARS, formada por trabalhadores que atuam no setor de coleta de lixo do Município, que passarão a disponibilizar um dia específico da semana para re-

Nova Andradina

A iniciativa faz parte das etapas previstas no Projeto de Resíduos Sólidos, que consiste em capacitar os catadores de resíduos sólidos, bem como divulgar e incentivar a população a realizar a separação correta dos resíduos orgânicos e inorgânicos, objetivando a geração de emprego e renda, assim como as boas práticas em favor do meio ambiente e da qualidade de vida.

O Projeto ainda prevê a construção de um Centro de Reciclagem que irá funcionar nas imediações da Rua Gen-

eral Osório/Roberto Salomão, no bairro Noroeste, e terá toda estrutura para que a ASCARS, possa desenvolver as suas funções na coleta e seleção de resíduos sólidos e eventual negociação dos produtos reciclados.

No ano passado foi entregue à Prefeitura de Ponta Porã, um caminhão coletor de lixo e dois coletores de lixo à Municipalidad de Pedro Juan Caballero, ambos doados pela União Europeia como parte das atividades previstas no Projeto de Resíduos Sólidos que tem um prazo de 2 anos para sua conclusão.

A diretoria da ASCARS ficou assim constituída: presidente Denis Moura Rios; secretário – Júnior César Dourado e tesoureiro Daniel Araújo Marques, contando também com o Conselho Fiscal.

Voluntário

NOVA ANDRADI -

NA - A cidade de Nova Andradina é hoje um dos polos de maior desenvolvimento do Estado, com uma economia crescente, graças ao empenho dos investidores, que na sua maioria, têm proporcionado um crescimento vertiginoso do comércio e da indústria locais.

Com foco na agropecuária, Nova Andradina se fortalece como um setor comercial pujante, e os prestadores de serviço têm colaborado em larga escala, para dotar a cidade de tudo o que precisa para crescer e se tornar, efetivamente, polo regional.

Com o Distrito Industrial e uma política voltada para colaborar com a iniciativa privada, o Município mantém o setor de confecções, aglutinado no Arranjo Produtivo Local, cujas atividades estão em franca evolução, têm mostrado um potencial altíssimo, cuja produção já está sendo exportada para vários outros estados.

A Administração Municipal está empenhada em atrair novos investimentos, e busca nas parcerias com as demais esferas governamentais, consolidar a infraestrutura da cidade, com obras de vulto, como a conclusão do anel viário, que serve toda a região, retirando do centro da cidade, o tráfego pesado de caminhões e carretas.

Também, as obras do Hos-

pital Regional, que deverá ser inaugurado em breve, em parceria com o Governo do Estado, e as multivias, que farão a modernização completa do centro da cidade, são pontos de apoio que fortalecem as iniciativas privadas.

Mas, para o prefeito Gilberto Garcia, o que impulsiona de verdade, o Município, é o comprometimento do povo, de toda a comunidade, que apoia de modo incondicional, a administração, fazendo a sua parte, cumprindo com os compromissos de contribuinte, e proporcionando condições para que o Governo Municipal avance em obras e serviços públicos.

Para se ter uma ideia, em apenas dois meses de cobrança do IPTU 2010 (Imposto Predial e Territorial Urbano), já foram recebidos 41,72% do montante estimado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças. De acordo com Walter Fernandes, titular da pasta, a história dos municípios de Mato Grosso do Sul apontam como média de recebimentos de IPTU, em torno de 70%, quando há efetiva participação popular. E Nova Andradina tem sido um dos que mais arrecadam, e este ano, espera-se que esta meta seja alcançada. Para Walter, o IPTU devido é de cerca de R$ 2.340.000,00, parcelados em oito meses.

A Associação de Catadores estará atuando no processo de coleta seletiva em Ponta Porã

11º RC Mec prepara novo pelotão para o Haiti

Arquivo

Eder Rubens

PONTA PORÃ - O

11º Regimento de Cavalaria Mecanizado Marechal Dutra vai enviar um novo pelotão de 34 militares para compor a tropa do Exército que forma a Força de Paz do Haiti, país que vive sérios conflitos políticos e recentemente foi devastado por terremotos.

O efetivo do pelotão irá compor o 2/13º contingente que já foi selecionado e iniciou, no dia 26 de abril, os treinamentos que serão realizados primeiramente no próprio Regimento e posteriormente em Campo Grande, devendo seguir para a missão em agosto, permanecendo durante seis meses no Haiti.

A missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (Minustah) foi criada pela resolução 1.542 em 30 abril de 2004, 3 meses depois dos distúrbios políticos que derrubaram o presidente Jean-Bertrand Aristide e tem como finalidade “Manter um ambiente seguro e estável” naquele país. Em maio daquele ano o Brasil enviou as primeiras tropas do Exército.

Hoje, a Minustah é composta de dois batalhões brasileiros (Brabatt) e a Unpol (Polícia da UNU) e tem cerca de 7.500 homens, que além do Brasil é composta dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Croácia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Guatemala, Iêmen, Jordânia, Malásia, Marrocos, Nepal, Paraguai,

Pelotão do Onze como é conhecido, se prepara para atuar na Missão de Paz do Haiti

Peru, Sri Lanka e Uruguai.

O principal critério avaliado para a seleção dos militares que integram o Pelotão foi caráter e moral, considerando

aspectos como voluntariado, disciplina e capacidade funcional.

Esta é a segunda vez que o Regimento envia militares

para o Haiti. Na primeira, foi enviado o mesmo efetivo de 34 militares, no período de junho de 2006 a fevereiro de 2007.

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010 Laguna Carapã e Antônio João na social Ribas Junior e João Orzeni mostram na coluna social o que de melhor aconteceu nos dois municípios. Cidades 4
Já foram pagos mais de 40% do IPTU

Cidades Cidades Cidades Cidades 2 C1

MS-473

Cidades Cidades Cidades Cidades

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

Zé Teixeira intermedeia sinalização

Essa rodovia, onde trafegam veículos pesados, é utilizada para o transporte da safra agropecuária

AMPO GRANDE -

O Governo do Estado abriu licitação para obra de sinalização horizontal e vertical da MS473 a MS-276, próximo a Taquarussu. Serão sinalizados 23,540 quilômetros de rodovia, solicitação do deputado estadual Zé Teixeira feita em plenário em maio de 2009.

Teixeira contou que a sinalização proporcionará maior segurança aos motoristas que transitam pelas rodovias, principalmente na MS473, via onde trafegam veículos pesados utilizados no transporte da safra agropecuária. “Fico feliz em saber que a obra será realizada, nos trechos indicados é necessário a pintura das faixas e placas pois a noite os morotistas não conseguem visualizar o local”, ressaltou.

Outra indicação de Zé Teixeira atendida: reforma da Uems de aquidauana

UEmS é REfORmada Os alunos da Uems de Aquidauana serão contem -

Pioneiros

plados com a reforma com a reforma do laboratório de entomologia, a construção de câmara climática e casa de bomba, conforme publicação no Diário Oficial, que vem atender as reivindicações do deputado estadual Zé Teixeira. “Os alunos precisam estudar em um ambiente moderno e apropriado, com melhores condições de infraestrutura”, disse Teixeira. Junto ao pedido, feito por meio de indicação, foi anexado um relatório da universidade detalhando as necessidades de reformas na unidade em Aquidauana. Para a reforma do laboratório será investido R$ 10.972,30; para construção da câmara climática R$ 120.344,25 e R$ 11.353,93 para casa de bombas. Recursos liberados através do convênio entre a Uems e Finep, Fundect e Pgagro.

Cultura

Glória de dourados recebe Coro de Câmara da UfmS

Divulgação/Demerval Nogueira

Zé Teixeira teve indicação aprovada e obra será licitada

Prefeito de deodápolis homenageia professores

DEODAPOLIS – O prefeito Manoel Martins homenageou professores e funcionários pioneiros da educação de Deodápolis durante as comemorações do 34ª aniversário do município. O prefeito destacou que como professor, jamais esquecerá de seus companheiros e que vivenciou de perto a vida de todos eles.

‘Quando jovem e lecionava, eles (professores) já estavam há tempo educando a sociedade deodapolense com amor. E houve um tempo, não muito distante, em que a sociedade respeitava e valorizava os professores e as professoras, profissio -

Angélica

nais tão importantes para a humanidade, principalmente docentes da educação básica inicial, onde desempenharam inúmeras outras funções, além do ato de ensinar, e hoje vemos juízes, promotores, médicos, enfermeiras, advogados, Jornalistas, vereadores e tantas outras profissão que passaram pelas mãos de vocês”, destaca o prefeito.

De acordo com o prefeito Manoel Martins, a valorização de todos os profissionais da educação e professores é uma responsabilidade da sociedade, do poder público, das escolas. “E eu tenho dito sempre aos meus filhos, quando passares pelos seus

Prefeito Manoel Martins discursa durante as homenagens

deixem de cumprimentá-los, é o mínimo que podem fazer e não custa nada para manter a história viva”.

Divulgação antigos professores cumprimente, falem com eles, pois eles fizeram parte também da sua história e vocês jamais

mães são homenageadas em festa

ANGELICA - A Prefeitura de Angélica realizou na sexta-feira (21) uma homenagem às mães do município, que aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) e contou com a presença de mais de mil pessoas que prestigiaram o evento onde foram sorteados brindes e distribuídos presentes para as mães.

Para o prefeito João Cassuci (PDT), essa comemoração é uma simples homenagem às mães que sempre lutam pelo melhor para seus filhos e ele enfatizou que elas deveriam ser homenageadas diariamente.

A homenagem é realizada todos os anos pela Prefeitura no Dia das Mães, mas este ano o evento foi adiado, pois seria no mesmo dia do encerramento da tradicional festa do peão do município. A festa para as mães foi remarcada e, mais uma vez, uma multidão participou do evento.

Todas as mães que estavam na homenagem ganharam um presente do prefeito e ainda concorreram a diversos prêmios, que foram sorteados entre elas.

Vereadores, o vice-prefeito Mauro Fascincani e os secretários da Prefeitura também

GLÓRIA DE DOURADOS - O Coro de Câmara da Universidade Federal de MS (UFMS) regida pelo maestro Manoel Câmara Rasslan se apresentou no anfiteatro da (UEMS), Unidade Universitária local, e teve a participação de Jayana Paiva, soprano; Marcelo Dias, barítono; Adriano Lopes e Marcus Medeiros, pianistas. Interpretaram músicas de Lorenzo Fernández, Giuseppe Verdi, Tom Jobim, Sérgio Endrigo, Gabriel Fauré, Mozart entre outros intérpretes de renome internacional.

O regente do Coral, Manoel Câmara Rasslan, destacou a felicidade de mais uma vez estar em Glória de Dourados, terra onde mantém parentes e amigos e fez questão de frisar a administração do prefeito Arceno Athas Júnior. “Estamos mais uma vez neste município e observamos boas e excelentes mudanças no campo administrativo, graças ao excelente trabalho que o prefeito realiza. Hoje nós estamos exercendo nosso trabalho em um auditório que, para nós, é um oásis e, poucas cidades no Estado dispõem de um espaço maravilhoso como este”.

aS GlORinhaS

duas canções, sendo aplaudidas pelo público presente. As Glorinhas é um projeto cultural que visa ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, encaminhando-os para o seguimento artístico-cultural, entre outros. É o esforço concentrado da administração municipal no combate à exclusão social e o pleno resgate à cidadania.

“Para nós, é um motivo de orgulho termos em nossa cidade apresentações desse quilate. Isso demonstra a importância do nosso município no contexto estadual, a valorização da música, da arte e dos demais trabalhos inseridos dentro dessa contextura, por isso nossa administração dá ênfase em todos os seguimentos culturais”, destacou o prefeito Arceno Athas.

Integrado às atividades do Programa de Extensão Movimento Coral da UFMS, o Coro de Câmara da Universidade Federal de MS tem suas atividades pautadas pela interpretação de repertório de gêneros e estilos variados, resgatadas às especificidades da formação de um grupo de câmara composto por vozes mistas.

Divulgação/Magno Oliveira estiveram presentes no evento, que também contou com a presença do deputado estadual Onevan de Mattos (PSDB).

Meninas Cantoras de Glória, comandadas pela regente Sílvia Arfux e coordenadas por Noemia Jacinto Bortuluzi, fizeram a abertura do espetáculo, com a apresentação de

O Coro de Câmara da UFMS é atividade de extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS, formado por alunos e profissionais da instituição à qual pertence, sendo também aberta à participação a interessados da comunidade externa.

Prefeito João Cassuci entrega presente a mãe sorteada

Cidades O PROGRESSO
Arquivo
C
Coro de Câmara da UFMS em apresentação no município

Cidades Cidades Cidade Cidades

Salão de Turismo

Cidades Cidades Cidades Cidade Cidades

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

Artesanato de Ivinhema chega a São Paulo

Município possui 16 núcleos de artesanato montados em pontos estratégicos e que utilizam material reciclável

Divulgação/Paulo

I

VINHEMA - O artesanato do Município já está em São Paulo. Aproximadamente 600 produtos confeccionados nos 16 núcleos existentes em Ivinhema serão expostos na 5ª Edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 de maio, no Anhembi São Paulo.

Além do artesanato, também serão distribuídos no Salão, preenchendo o estante montado do Estado de Mato Grosso do Sul, os pratos gastronômicos conhecidos como “Escondidinho” e também “Tilápia a Cocais”, este último, elaborado pelo Pesqueiro

Expomara

Campestre – de Nova Andradina.

Os pratos “Escondidinho” e “Tilápia a Cocais” também são expostos

O presidente do Fórum de Turismo da Região denominada Vale das Águas e também prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, estará na abertura do evento. Segundo ele, essa é uma oportunidade para incentivar ainda mais esse tipo de atividade. “A nossa intenção é inserir os artesãos no contexto social e despertar neles o gosto e o talento pelo artesanato, além de reforçar sua renda familiar”.

O Artesanato de Ivinhema é um programa da Prefeitura Municipal, desenvolvido pelas Secretarias de Assistência So-

cial e do Trabalho, Educação, Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Esporte. Conta com a parceria da Câmara Municipal de Ivinhema, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Governo do Estado, através da Fundação de Turismo e da Fundação de Cultura; do Senar, Agraer, Sebrae, e o apoio da Cabanha Cordeiro do Rei e do Sindicato Rural de Ivinhema. Como matéria-prima para a confecção das peças, a maioria das oficinas utiliza restos de vidros, madeira, papel, tecidos, fibras de cana, mandioca e ervas, já que o projeto visa a contribuir para a preservação do meio ambiente.

‘Lavoura-pecuária’ é tema de exposição

Elder Oliveira

Panambi

D

oURAdINA – Parceria entre a Prefeitura Municipal de Douradina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e Agraer, com apoio da Funai, viabilizou a construção de uma horta na Escola Municipal Indígena Joãozinho Carapé Fernando, localizada na Aldeia Panambi.a horta da Escola Indígena, conhecendo a construção de canteiros e a produção de hortaliças.

Durante a visita à horta, o prefeito Darcy destacou a importância da parceria da Prefeitura com a Agraer e a Escola Indígena, o que foi fundamental para atender uma reivindicação antiga da comunidade escolar, que é a construção de uma horta que possa viabilizar e atender a demanda da merenda escolar e a doação também de hortaliças à comunidade local.

M

Elder OliveiraARACAJU - Buscando consolidar o município de Maracaju como um dos berços da integração lavourapecuária, o Sindicato Rural trouxe como carro-chefe da Expomara (Exposição Agropecuária de Maracaju), o tema: ‘Nos caminhos da integração lavoura-pecuária’. De acordo com o presidente, Luciano Muzzi, o objetivo é divulgar a técnica da integração lavoura-pecuária que já é reconhecida como eficiente e sustentável do ponto de vista econômico e ambiental. “É nosso papel informar à sociedade os bons serviços

Nova Andradina

prestados pelos produtores rurais de Maracaju e região”, explica o presidente.

O tema já vem crescendo dentro de Maracaju e toda a região e ganhou força para a Exposição de 2010. Conforme o deputado estadual Reinaldo Azambuja, que é parceiro no apoio à cultura, a força agropecuária de Maracaju repercute em toda a economia nacional, reforçando a integração racional e científica da lavoura com a pecuária que trouxe uma nova visão de desenvolvimento integrado.

O deputado ainda ressalta que Maracaju é hoje o maior produtor de soja do Estado de Mato Grosso do Sul, cul-

tura que afeta diretamente a economia nacional. “A implementação da tecnologia lavoura-pecuária vem sendo desenvolvida com sucesso pelos produtores de Maracaju e região, mostrando que o sistema é totalmente eficiente e estável”, explica o deputado.

Luciano

Luciano Muzzi

O prefeito Darcy Freire, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Leandro Lima Narcizo, pelo vereador indígena Valdeci Locario, o técnico da Agraer do município, José Alcides, o presidente do CMDR, Idalino de Lima, e a técnica agrícola da Semades, Janaina Andrade, estiveram visitando

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente Leandro Narcizo, a construção da horta foi realizada em uma área próxima à escola, distante de fossas e esgotos, arejada e recebendo a luz direta do sol, pois o ex-

cesso de sombra compromete muito o desenvolvimento das hortaliças, entretanto, não é necessário que o local fique muito longe das árvores, porque elas abrigam pássaros que são úteis no controle dos insetos. O terreno foi cercado para evitar a entrada de animais. “ A horta tem aproximadamente 1.700 m² com as seguintes finalidades: atender a demanda de consumo de hortaliças na merenda escolar; incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável e mudanças de hábitos alimentares” , disse Leandro. A produção de hortaliças é realizada por alunos, professores e um técnico responsável pela manutenção da horta, e supervisionado pela técnica agropecuária da Semades, Janaina Andrade Pires.

Divulgação

Prefeito Darcy Freire durante visita à horta acompanhado por técnicos e autoridades

Vacinação dos idosos já atingiu 64,44% da meta

N

oVA ANdRAdINA - A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe comum para os idosos já atingiu a marca de 2.798 imunizados, correspondendo a 64,44% da meta, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que informa ainda que restam apenas 676 idosos a serem vacinados para atingir a meta de 3.474, ou seja, 80% dosidosos vacinados. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, foram imunizados até o momento 10.942.500 idosos no País, correspondendo a 56,32% da meta, destes, 126.608 vacinados no Mato Grosso do Sul (56,86%).

Em Nova Andradina, foram imunizados 1.004 idosos com idades entre 60 a 64 anos (75,38%), 632 entre 65 a 69

anos (59,85%), 516 vacinados de 70 a 74 anos (61,14%), 359 de 75 a 79 anos (63,99%), e 287 vacinados com mais de 80 anos, somando 2.798 imunizados.

A vacinação continua até atingir a meta, e todos os oito PSFs de Nova Andradina, incluindo Nova Casa Verde, estão realizando a vacinação para os idosos que se encontram acamados.

PRORROGAdA ATé 2 dE junhO

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina informa à população que a campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) foi prorrogada até o dia 2 de junho, voltada principalmente às gestantes, pessoas com idades entre 30 a 39 anos, segunda dose dos menores de dois anos, e para um novo grupo, crianças

O PROGRESSO
C1 3
Mulheres artesãs em trabalho de tapeçaria num dos núcleos do município de Ivinhema César
Parceria viabiliza horta em escola indígena
O sistema de integração já é pesquisado pela Fundação MS e se mostra produtivo e eficaz
com idades entre 2 a 5 anos. A vacina pode ser recebida nos PSFs Morada do Sol, Horto Florestal e Nova Casa Verde, e no Centro de Especialidades Médicas (CEM). De acordo com o Ministério da Saúde, foram imunizadas 62.508.364 pessoas no País, correspondendo a 70,87% da meta, destes, 741.564 pessoas em Mato Grosso do Sul (64,39%).

Social antônio João

O auditório da Câmara Municipal de Antonio João foi palco de uma grande reunião política no último dia 21 (sábado), que contou com a presença do ex-governador Zeca PT e várias lideranças locais. Eis alguns flashes.

Carapã RibaS JunioR assine o PRoGRESSo com Ribas Junior pelo telefone (67) 9634-6193. E-mail: ribas702@gmail.com
Social Laguna
JoÃo
assine o PRoGRESSo em antonio João com João orzeni pelos telefones: (67) 3435-1291, 9979-1944. E-mail: joaoorzeni@gmail.com
oRZEni
Destaque para o supervisor da Sanesul Milton de Mello Claudecy posa ao lado da filha Alessandra Adelaide feliz da vida com a filhinha Luna A jovem Mariane com os pais Carlão e Fátima Triches A eficiente Margarete do setor de Contabilidade da Prefeitura Adilson da Elitte e esposa Luciane Clique especial das amigas Ederlangea e Camila Rudi sempre concentrado no trabalho Denilson Garlet, que trocou de idade ontem, com a esposa Marcia, que também completou idade nova no dia 13. Parabéns! Fotos: Luiz Valnei (Xuxa) Flagante do ex-governador José Orcírio e a presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Marta Gonçalves Em destaque a ex-prefeita de Antonio João, Nilce Alves de Oliveira, e o ex-governador Zeca do PT O ex-presidente do Diretório Municipal do PT em Antonio João, Omar Cabreira Boeira, ao lado do ex-governador Zeca Um close especial da ex-primeira-dama Gilda e o vereador Edson Sampati Silvino (Jacaré) e esposa. Flagado pelas lentes do papai, o fotógrafo Xuxa, Alison e Andria Gunara com o ex-governador José Orcírio dos Santos Vereador Edson Sampati Silvino e esposa com o ex-governador José Orcírio dos Santos Parabéns ao casal Péricles Pereira Arrua e Paulinha Mariana Aguilar, que selaram compromisso de noivado no dia 22 passado, prometendo a festa de casamento para outubro. O casal de noivos recebendo as bênçãos do pastor Maurício Em recente reunião política na casa do pecuarista José Eloi dos Santos no dia 23, Dona Ione de Oliveira, ao lado do esposo José Eloi, vereador Dirlon Verón (Gurizinho), dep. Márcio Fernandes e o ex-vereador Reinaldo de Oliveira

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010 polícia INCLUINDO o pRoGRESSo

Treinador diz que Gugu é atleta internacional

Este mês, Luis Augusto foi campeão em três provas e trouxe para casa o troféu de melhor nível técnico em sua categoria

DOURADOS - O atleta Luis Augusto Tanamati Fernandes, o ‘Gugu’, que participou em Campo Grande do Torneio Centro-Oeste de Clubes Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior de Natação, subiu ao pódio, pelo menos sete vezes, sendo três como campeão de provas e, ainda, trouxe para casa o troféu destaque por ter conseguido o melhor índice técnico da competição em sua categoria.

Douradense de apenas 13 anos chama a atenção nas piscinas que compete

sor Ben Hur, as conquistas que o atleta conseguiu em Campo Grande não foram surpresas para ele e sim, notícias boas. "Gugu é um atleta de alta performance e de excelente desempenho. É um talento que temos condições de competir provas desafiadoras", observa.

Ao todo foram sete provas, quatro individuais e três coletivas. Em apenas uma prova Gugu obteve o segundo lugar. As três medalhas de ouro que conseguiu foram resultados das provas de 100, 200 e 1.500 metros livres.

Para o treinador, profes-

Society

Ben Hur disse ainda que, a cada prova, o garoto reforça a sua condição de atleta destaque do Centro-Oeste. Em toda competição ele tem superado seus adversários. Luis é especialista nas provas de fundo, que são as de 400, 800 e até 1.500 metros livres, o que já é um ponto forte para a natação na categoria que compete. O meu objetivo, enquanto treinador é trabalhá-lo bem, para torná-lo um atleta

AARAPÓ - A equipe da Secretaria de Educação e Esportes sagrou-se campeã do VI Campeonato de Futebol Society dos Funcionários Públicos Municipais de Caarapó. O troféu foi conquistado após vitória sobre o time da Secretaria de Administração pelo placar de 3 x 1. A decisão aconteceu no último sábado, no campo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Segundo o chefe do Departamento de Esportes e Lazer, Paulo Roberto de Souza, marcaram para a Secretaria de Educação e Esportes, Alex Elias, Dinil e Vila, enquanto que Gazola (contra) descontou para o time da Administração. Em 3° lugar ficou a Secretaria de Saúde que venceu por W x

Assomasul

O a equipe da Escola Municipal Ñandejara Polo “B”.

A equipe campeã jogou com Gilmar, Dinil, Gazola, Edenilson, Paulo, Cidinho, Vila, Alex Elias, Davi, Josué, Firmino, Toninho, Berrega e Elias. O técnico foi o professor de Educação Física Ernesto Biazotto. Já o vice-campeão disputou com Jeferson, Toninho, Eder, Jair, Alexandro, Ordilei, Vinícius, Claudio, Eliton, Ricardo, Fausto, Marcelo, Pêpa e Bruno.

O campeonato teve dois artilheiros empatados com sete gols cada: Dário (Saúde) e Evilásio (Educação). Já os goleiros menos vazados foram Silvanei (Saúde) e Gilmar (Educação), ambos com seis gols sofridos em cinco jogos. De acordo com Apoliná-

olímpico, pois se dedicando como vem fazendo, ele já tem condições de competir não só ao nível de Brasil como fora do país também, destaca.

Douradense de apenas 13 anos, Gugu vem chamando a atenção nas piscinas pelas quase 40 medalhas conquistadas em campeonatos regionais, estaduais e no Centro-Oeste. E, para o orgulho dos pais, Carla Sakaguti Tanamati e Luis Pinto Fernandes, essa não foi a primeira vez que o atleta competiu e voltou para casa com várias medalhas conquistadas. Somente no 36° Festival CBDA, nas categorias Mirim e Petiz, realizado no ano passado, em Goiânia, o adolescente conquistou cinco medalhas.

de provas de 50, 100, 200, 400 metros livre e 100 metros borboleta. Além de muita garra, o jovem nadador é bastante disciplinado e promete continuar treinando para as próximas competições. Outro ponto que Ben Hur considera importante para atletas como Gugu é em relação ao patrocínio. “Acho triste um talento como o Luis Gustavo não ter um apoiador, mas acredito que o que necessitamos, na verdade, é de um agenciador, uma pessoa que possa, a partir de um projeto, mostrar aos empresários a importância de se apoiar esse tipo de esporte. Mais que isso, mostrar aos patrocinadores o retorno que terão ao apoiar garotos de talento como o Gugu. Mas não desisto, pois acredito que uma hora isso ainda vai acontecer”, conclui Ben Hur. Gugu

Representante da equipe Rádio Clube de Campo Grande, na categoria Mirim e Petiz, Luis Augusto participa

Educação vence o campeonato dos Servidores

rio Candado, a competição está evoluindo a cada ano que passa. “Antes, cada um pegava sua camisa minutos antes do jogo e pronto, mas hoje está diferente, um mês antes os atletas estão se preparando, inclusive com jogos amistosos. E isso deu uma maior qualidade e equilíbrio para a competição, haja vista a equipe campeã não era tida como favorita”, comentou.

A competição teve início no mês de março com a participação de oito equipes dividas em dois grupos. Na chave “A” ficaram Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Obras B e Escola Municipal Ñandejara-Polo

Equipe campeã da Secretaria de Educação e Esportes, comissão técnica e autoridades

A. Já a chave “B” foi composta pela Escola Municipal Ñandejara-Polo B, Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Obras A e Secretaria Municipal de Educação.

Saem os quatro municípios semifinalistas da copa

Willams Araújo

CAMPO GRANDE - Antonio João, Sete

Quedas, Corumbá e Miranda são os quatro semifinalistas da 10ª Copa Assomasul de futebol cuja rodada está marcada para o dia 6 de junho, após rodadas ocorridas sábado e domingo nas cidades de Porto Murtinho e Miranda.

O local da grande final e ordem dos jogos serão conhecidos às 14h de quinta-feira (27) durante reunião na sede da Assomasul, em Campo Grande, da qual devem participar os dirigentes das equipes classificadas, conforme adiantou Getúlio Barbosa, coordenador da equipe de arbitragem.

Antonio João e Sete Quedas garantiram suas vagas durante rodada ocorrida sábado em Porto Murtinho, cujo confronto contou ainda com participação do time anfitrião e mais Aquidauana e Três Lagoas.

No domingo, em Miranda, carimbaram seus passaportes rumo a grande final o time da casa e Corumbá, que busca o bicampeonato.

No total, 10 equipes se enfrentam nas quartas de final da competição – Sete Quedas, Porto Murtinho, Aquidauana, Três Lagoas, Corumbá, Aparecida do Taboado, Antonio João, Miranda, Tacuru e Bataguassu.

Para o diretor de Esportes da Assomasul, prefeito de Rio Verde, Wilian Douglas de Brito, a expectativa é grande para as par-

tidas finais, uma vez que não há favorito devido ao excelente nível técnico das equipes finalistas.

Este ano, 60 equipes participaram do maior campeonato amador de Mato Grosso do Sul, cujas rodadas estão sendo realizadas aos sábados e domingos devido a proximidade com a Copa do Mundo e das eleições.

“Com certeza, iremos encerrar o campeonato com grande êxito, a exemplo de outros anos, sem maiores problemas, até porque prevaleceu o espírito esportivo,

sobretudo o congraçamento entre prefeitos e servidores públicos que é o grande objetivo da Copa Assomasul”, definiu o diretor administrativo da entidade, Sebastião Nunes da Silva, um dos coordenadores da competição.

Além do troféu de campeão, o município vencedor terá R$ 2,4 mil em prêmio; o vice-campeão, R$ 1,5 mil; o terceiro lugar, R$ 1 mi e o quarto lugar, R$ 600. O artilheiro e o goleiro menos vazado ao longo do campeonato receberão medalhas.

A Prefeitura de Caarapó premiou com troféus e medalhas as três equipes que obtiveram melhor colocação no campeonato, além do artilheiro e do melhor goleiro. A competição foi

realizada pelo Departamento de Esportes. A equipe da Secretaria de Administração e Finanças fez junção com atletas das secretarias de Ação Social e de Desenvolvimento Econômico.

Natação Divulgação
C
Divulgação/Elias Gomes é ‘nadador de porte internacional’, diz Ben Hur

Série A

Naviraiense disputa o bi do Estadual

Pelo segundo ano consevutivo, Naviraiense também será o representado do MS na Copa do Brasil ao lado do Comercial

NAVIRAI - Foi de forma dramática, mas o Naviraiense está na final do Campeonato Sul-mato-grossense pelo segundo ano consecutivo. O adversário será o Comercial de Campo Grande. De quebra, as duas equipes conquistaram o direito de representar o Estado na Copa do Brasil de 2011.

O Jacaré do Conesul conquistou a vaga após vencer o Chapadão por 7 a 6 nas cobranças de pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou com a vitória da Serc por 1 a 0, no jogo de ida, a vitória foi do Naviraiense por 4 a 0.

O Naviraiense inicia a busca pelo bicampeonato diante do Comercial sete vezes Campeão do Estado. O Naviraiense campeão em 2009 fará o primeiro jogo da final neste domingo (30), jogando em casa no estádio Virotão, em Naviraí. O jogo de volta acontece em 6 de maio no estádio Morenão, em Campo Grande. Mesmo após ter feito a melhor campanha de todo Estadual, o Naviraiense não decidirá o título em casa. Foram 20 jogos disputados, sendo 13 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas, terminando a primeira fase invicto e líder do grupo A. Antes de chegar à decisão, eliminou o Rio Verde e o Serc.

Goleiro Washington volta a ser principal jogador do Naviraiense e garante vitória

O Comercial fez uma campanha mais discreta, venceu apenas 10 jogos, cinco empates e cinco derrotas. Terminou a primeira fase na terceira colocação. Para chegar a final passou pelo Águia Negra e Itaporã.

Capital e interior voltam a reeditar a decisão do Estadual Série A

Segundo o “regulamento” a equipe que fizer a melhor campanha nesta fase tem o direito de disputar o título em casa e ainda jogar por dois resultados iguais. O Comercial venceu o Itaporã por 1 a 0, no jogo de ida e empatou neste domingo (23) em 0 a 0, chegando assim aos

quatro pontos.

O Naviraiense goleou o Chapadão por 4 a 0, no pri-

Futebol Suíço

Valeu Itaporã, valeu pela garra, o futebol agradece

Grandes conquistadores emergiram de uma gradual ascensão estabelecida entre o nascimento e os seus grandes feitos perpetuados na história da humanidade. Plagiando o bordão do grande poeta Altair da Costa Dantas, podemos dizer que: assim foi, assim é, assim será...

meiro jogo, mas perdeu por 1 a 0, no jogo de ida por 1 a 0, somando três pontos.

Aberto Campeonato Mirim e Infantil em Douradina

Na cidade de Itaporã, a coisa não foi diferente, a ascensão do Itaporã F.C. deuse através de uma história recheada de acontecimentos por muitas vezes inesperados, sobretudo, gratificantes para uma legião de torcedores que no andar da carruagem foram adotando o time em seus corações. Após o jogo contra o Comercial, no último domingo, chegamos a uma conclusão: resta-nos erguer a cabeça e nos orgulhar do I.F.C. porque mesmo diante das “circunstâncias” que nos sacaram da disputa da final do Estadual e da Copa do Brasil, ficou a certeza de que somos vistos e vislumbrados no cenário estadual do futebol como um grande clube.

se inicia. Não podemos deixar de registrar o carinho e o apoio da torcida itaporaense que de forma decisiva esteve presente nos jogos com muita vibração. Prova disso foi a grande invasão do Chavinha no último domingo, algo lindo e majestoso nunca visto em Itaporã. Mais uma vez direcionamos os aplausos também para o torcedor Marcos Antonio Pacco, que usando de suas atribuições como prefeito, encarou o desafio de colocar o executivo municipal à frente de um projeto que resultou no pontapé inicial para a edificação do time.

Muito se questiona sobre o quê os prefeitos fizeram ao longo dos anos em prol do futebol itaporaense. Uns fizeram muito, outros fizeram pouco ou quase nada, mas como o tempo não para e a história anda, chegou a hora de parabenizarmos o desportista Marcos Pacco pela iniciativa de apoiar o time de sua cidade, o glorioso Itaporã Futebol Clube, que nasceu escrevendo com letras maiúsculas o nome de nossa cidade na história do futebol sul-mato-grossense.

DOURADINA – No último domingo (23) aconteceu a abertura do I Campeonato Municipal de Futebol Suíço nas categorias mirim e infantil masculino, promovido pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esporte.

O evento que tem a finalidade de fazer uma integração maior entre os atletas que treinam nas escolinhas do município e principalmente incentivar a prática esportiva, conta com cinco equipes em cada categoria, jogando uma contra outra no grupo, classificando as duas melhores para a final.

A cerimônia de abertura, que contou com a apresentação das equipes, execução do hino nacional brasileiro e o

juramento dos atletas, foi muito prestigiada por torcedores e principalmente por pais de atletas.

Presente também, o vice-prefeito Mocó falou da importância de realizar campeonatos como esse, pois o mesmo proporciona à criança e ao adolescente momentos de lazer e saúde, solicitando ainda aos atletas, que disputem com lealdade todos os jogos.

Os jogos de abertura foram: na categoria mirim Ava Te’e ‘B’ 0 x 1 Peti e na categoria Infantil Ava Te’e ‘A’ 4 x 3 Drogaria Douradina. As rodadas acontecem aos domingos a partir das 14h no campo do DEC, com a realização de três partidas.

Quem diria em Itaporã? Se há alguns anos atrás indagássemos o mais otimistas dos otimistas sobre o nosso ingresso no futebol profissional, com certeza ele não ousaria apostar que isso se transformaria numa realidade tão apaixonante para todos os itaporaenses. Hoje temos uma torcida que tem um time e um time que tem uma torcida. Cada um de nós nutrimos em nossos corações uma confiança regada a paixão e razão. Paixão em forma de energia positiva, e razão diante da notória vontade e comprometimento dos diretores e dos jogadores dando sinais de que tudo é possível quando se coloca à frente a seriedade e o amor pela causa.

Nesta altura do Campeonato, em que o Itaporã sai da competição, sobretudo de cabeça erguida, é importante que registremos o incondicional apoio de tantas pessoas e empresas que contribuíram para a criação e manutenção desse valoroso time que tão bem representa nossa cidade. Em nome de alguns, saudamos e agradecemos todos os colaboradores, do menor ao de maior poder aquisitivo, sabendo que todos tiveram e terão primordial importância na história desse clube que apenas

Volto a dizer que o I.F.C. já deu os seus primeiros e decisivos passos para a maioridade, já começou a respirar por conta própria, graças à forte determinação de sua excelente diretoria, no que se refere à captação de recursos e planejamento. O ano que vem estaremos de volta, brigando de igual pra igual contra toda e qualquer adversidade, contra toda e qualquer intervenção de “árbitro” mal intencionado. Enquanto itaporaenses de alma e coração, independente de estarmos sorrindo ou chorando, já descobrimos o prazer de ter um time de futebol, de vibrarmos e nos entregarmos a uma grande corrente de apoio ao glorioso Itaporã Futebol Clube. Em uma competição há vencedores e vencidos, em se tratando de resultados, podemos dizer que perdemos a vaga para o Comercial, mas se o assunto for edificação, crescimento, vontade e comprometimento, estamos ganhando sempre, e com certeza o triunfo não custará a chegar... Calma, estamos há pouco menos de dois anos no futebol profissional, muito ainda vai se ouvir falar deste grande time! Valeu jogadores, valeu comissão técnica, valeu colaboradores, valeu torcedor! Avante Itaporã!

Esporte O PROGRESSO Dourados,
Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte 2 E1
Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010
Divulgação/Orisvaldo Sales
Equipe Mirim do Peti que estreou com vitória na competição
Divulgação

Dunga libera torcida para ver treinamento

Depois de três dias, técnico Dunga cedeu à pressão e liberou a entrada de cerca de 300 pessoas

Apenas 300 torcedores privilegiados foram autorizados pelo técnico Dunga para acompanhar o treino da Seleção do Brasil na tarde de ontem em Curitiba, no Paraná

CURITIBA/PR -

Depois de três dias de reclusão, a seleção brasileira finalmente teve contato com o torcedor em Curitiba. O técnico

Dunga surpreendeu e liberou a entrada da torcida no CT do Caju durante o treino da tarde de ontem. Assim, cerca de 300 pessoas acompanharam, eufóricas, os exercícios físicos dos jogadores.

No domingo, quando a seleção fez os primeiros treinos no campo, os torcedores já fizeram pressão para entrar no local, mas não foram atendidos. Dessa vez, porém, Dunga resolveu liberar o acesso de quem fazia vigília no portão de entrada do CT do Caju e estava na esperança de ver os jogadores de longe. Premiados, os torcedores

Resposta

fizeram uma grande festa para a seleção.

Depois do trabalho físico, Dunga e os jogadores foram até os torcedores e, com palmas, agradeceram o apoio recebido. Assim, o público em Curitiba finalmente pôde ver a seleção de perto. Só faltou o meia Kaká, que, por causa da recente lesão muscular que sofreu, foi mais uma vez poupado do treino no campo do CT do Caju – ficou apenas nas dependências internas do local. Como o médico José Luís Runco disse que Kaká já está recuperado da contusão, existe a expectativa de que ele possa se juntar aos companheiros nos treinos de campo nesta terça-feira, quando a seleção também deve fazer o primeiro trabalho com bola.

amistosos - a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já encontrou os dois adversários para os testes que a seleção pretende fazer antes da estreia na Copa. Ainda falta a confirmação oficial, mas a entidade negocia amistosos contra Zimbábue e Tanzânia, dois países sem nenhuma tradição no futebol mundial.

deverão ser realizados na primeira semana de junho.

no domingo, a seleção brasileira fez os primeiros treinos no campo

A CBF pretende confirmar a realização dos amistosos até terça-feira. Mas já está certo que, se os acordos realmente forem fechados, o Brasil jogará na casa dos adversários, no Zimbábue e na Tanzânia. Falta também definir as datas, mas os jogos

Palmeiras espera Felipão até o fim da semana

São PAUlo - A novela envolvendo o retorno de Luiz Felipe Scolari deve ter os últimos capítulos nesta semana. Com o receio de que a negociação se alongue e o final seja frustrante para a torcida, a diretoria palmeirense espera definir o acordo com o treinador até sexta-feira. Tudo está nas mãos de Felipão, que pede tempo, mas a diretoria tem pressa..

“Não temos como aguardar que ele dê a resposta só depois da Copa A ideia é que tenhamos uma definição antes de acabar a semana”, explicou o diretor de futebol do Palmeiras, Seraphim Del Grande.

O salário, que parecia ser um problema, não é mais. Felipão teria pedido R$ 600 mil por mês, valor pouco acima do que o clube pagava para Muricy Ramalho (R$ 450 mil) e Vanderlei Luxemburgo (R$

500 mil). A Traffic já se colocou à disposição para ajudar a arcar com o salário. “O que ele pediu não está fora do que se paga para técnicos ‘tops’ no futebol brasileiro”, disse Seraphim.

Felipão quer voltar ao Palmeiras e só não disse “sim” por causa da família. Seu filho mais novo, Fabrício, acaba de ingressar na faculdade, em Portugal, e a mulher do treinador, Olga, gostaria de permanecer na Europa. Embora admita a dificuldade na negociação, Seraphim não joga a toalha. “Ele sabe da nossa vontade e ficou de dar uma resposta.”

Se aceitar a proposta, Felipão chegaria ao Palmeiras após a Copa Ele vai comentar o Mundial por uma emissora de TV da África do Sul e estaria livre a partir de 15 de julho.

“Nesse caso, podemos esperálo”, garantiu Seraphim.

Mesmo que Felipão diga não, o Palmeiras pensa na possibilidade de manter Parraga no comando da equipe até a sétima rodada, quando o Brasileirão será paralisado para a disputa da Copa do Mundo. Com a folga na tabela, a diretoria poderá negociar com outro treinador ou aguardar por Felipão com tranquilidade. A chance de Parraga ser efetivado, no momento, é zero.

O problema, porém, é que, com exceção de Felipão, nenhum outro treinador é unanimidade entre os dirigentes. Por isso, será necessária muita conversa para chegarem a um consenso. Adílson Batista, do Cruzeiro, recebeu proposta, mas recusou. O presidente Zezé Perrella se comprometeu até a cobrir a proposta palmeirense para mantê-lo na equipe. Abel Braga foi oferecido, mas seria apenas o plano B.

A ideia da comissão técnica da seleção é enfrentar adversários realmente mais fracos, para não arriscar muito antes da estreia no Mundial. “Os amistosos antes da Copa servem para colocar o time em ritmo de jogo. Estamos muito tempo sem jogar. Mas não tem mais o que testar”, disse o zagueiro Juan.

Luis Fabiano Depois de ter sido poupado no trabalho de campo no domingo, Luís Fabiano se juntou aos companheiros no treino realizado na manhã de ontem no CT do Caju, onde a seleção brasileira está concentrada em Curitiba. Kaká, por sua vez, segue afastado da rotina normal do grupo, ainda em recuperação da lesão muscular na coxa.

Luís Fabiano também sofreu lesão muscular recentemente, mas já está recuperado. No domingo, ele não foi pára o campo treinar,

mas avisou, via Twitter, que estava se sentindo “muito bem”. O médico José Luís Runco também já disse que a situação do atacante não preocupa, o que ficou provado com sua presença no trabalho físico de ontem.

O caso de Kaká é um pouco mais complicado, mas Runco também diz não se preocupar com a recuperação dele. Assim, a expectativa é que ele possa se juntar aos companheiros nos treinamentos ainda nesta semana, o que, a princípio, não comprometeria sua preparação para a Copa do Mundo.

Esporte o PRoGREsso
Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010 Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte 3 C1
Dourados,
Copa
Fotos: Divulgação CBF

4

Polícia Polícia Polícia Polícia

Execução

Polícia Polícia Polícia Polícia

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

O PROGRESSO

Brasileiros são mortos na fronteira

Piloto de avião de Aquidauana e um homem de Cáceres-MT foram assassinados com tiros de pistola 9 mm

milímetros.

PEDRO JUAN CABALLERO – Dois homens de nacionalidade brasileira morreram durante um atentado na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballeiro. O fato aconteceu na noite de quarta-feira, por volta das 23h30, no cruzamento das ruas Coronel Domingues e Carlos Martinez. O piloto comercial de aeronave Jorge Luiz Avalle, de 45 anos, residente na cidade de Aquidauana e Jamir Mariano, de 30 anos, morador em Cáceres, no Mato Grosso, foram executados com vários tiros de pistola 9

Brasileiros foram executados na cidade de Pedro Juan

Jorge Luiz levou sete tiros, chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Viva a Vida, em território paraguaio, onde não resistiu aos ferimentos e morreu. Jamir foi atingido com cinco disparos e acabou morrendo no local antes mesmo de receber socorro médico. Os dois brasileiros estavam ocupando um veículo Fiat/Pálio, quatro portas, de cor prata e placas paraguaias, quando sofreram o atentado. Segundo informações de testemunhas à polícia do Paraguai, dois homens ocupando uma moto-

Maconha

Decisão Juíza mantém na Unei o 'Maníaco da cruz'

cicleta teriam se aproximado do veículo e efetuado pelo menos 20 tiros contra os brasileiros.

O procurador Julian Rodrigues acompanhou o caso.

Agentes de investigação do Paraguai estiveram no local para realizar os trabalhos naquela jurisdição e encaminharam o caso para a delegacia, que irá apurar os fatos.

PRF apreende cerca de 3 toneladas da droga

DOURADOS – No final da manhã de ontem, por volta das 11h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no quilômetro 530 da BR-163, em Jaraguari, cerca de três toneladas de maconha. A droga estava sendo transportado por um caminhão com placas de Dourados. Ao ser parado para uma abordagem de rotina, o motorista não conseguiu disfarçar o nervosismo e acabou levantando suspeita. Os agentes resolverão então realizar uma busca mi-

Violência

nuciosa no caminhão, onde encontraram um carregamento de maconha dividido em centenas de tabletes, que estavam escondidos debaixo de uma carga de farinha de arroz. Durante depoimento, o motorista do caminhão confessou que sabia o que estava transportando. Ele disse que estava levando o carregamento de maconha para o Estado de Goiás. A ocorrência foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal, em Campo Grande.

Homem é esfaqueado em Maracaju

Elder Oliveira

MARACAJU – Um homem de 26 anos ficou gravemente ferido após receber três facadas. O fato aconteceu na Rua Noroeste, na Vila Juquita, em Maracaju. De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, a tentativa de homicídio ocorreu na madrugada de domingo, por volta das 2h, em frente a um clube. Segundo informações de testemunhas aos policiais, duas pessoas teriam chamado

Periferia

a vítima para fora do clube, onde a esfaquearam. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Maracaju esteve no local, socorreu a vítima que estava gravemente ferida e a encaminhou para um hospital da cidade. O homem levou três facadas, uma delas no ombro esquerdo, uma próxima à orelha esquerda e outra no abdômen, que expôs suas vísceras.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a tentativa de homicídio e chegar até o autor das facadas.

Pedreiro é esfaqueado no Estrela Hory

DOURADOS – O pedreiro Cleomar

Martins Alves, de 32

anos, morador na Rua

Clóvis Cersósimo de Souza, no bairro Estrela Hory, foi vítima de uma tentativa de homicídio. O crime aconteceu na tarde de domingo, por volta das 18h, em frente à casa da vítima.

A esposa da vítima disse ao O PROGRESSO que Cleomar estava no local ingerindo bebida alcoólica quando um homem, identificado como

“Nandinho”, se aproximou dele e efetuou um único golpe de faca.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou para o local a equipe Alfa para prestar os primeirossocorros e encaminhá-lo ao Hospital da Vida.

A vítima teve que passar por uma drenagem de tórax.

O golpe atingiu o peito de Cleomar, perfurando um dos pulmões. Ele permanece internado e seu estado de saúde é considerado grave.

Momento que vítima era socorrida pela equipe Alfa do Samu

PONTA PORÃ - A

juíza Larissa Castilho da Silva Farias, da 1ª Vara Cível de Ponta Porã, decidiu que D.F, de 18 anos, que ficou conhecido como 'Maníaco da cruz', deve permanecer em Unidade Educacional de Internação (Unei). O rapaz, que matou três pessoas em Rio Brilhante, foi submetido a avaliação psicológica e não foi considerado apto para ser liberado.

A avaliação é feita a cada seis meses, conforme determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Essa reavaliação a que foi submetido, dessa vez consta do processo de homicídio de Gleice Kelly da Silva, assassinada, por ele, no dia 3 de outubro do ano passado.

O exame foi solicitado pelo defensor público Osvaldo Vieira de Oliveira, responsável pela aplicação da medida socioeducativa imposta a D.F. O resultado da avaliação psicológica foi remetido à magistrada, que definiu, no dia 19 de maio, pela manutenção de D.F. na Unei de Ponta Porã. De acordo com Oliveira, dificilmente D.F. possa ser beneficiado com a liberdade, por conta da gravidade dos crimes, todos cometidos quando ele tinha 16 anos. Fã

de Francisco Pereira de Assis, o Maníaco do Parque, o adolescente queria matar mais pessoas do que o criminoso de São Paulo, que estuprou e assassinou sete mulheres.

D.F. matou três pessoas, em crimes cometidos em Rio Brilhante: o pedreiro Catalino Gardena (24 de julho), a frentista Letícia Neves de Oliveira (24 de agosto) e Gleice Kelly da Silva (3 de outubro). As vítimas eram escolhidas aleatoriamente e eram obrigadas a responder várias perguntas sobre comportamento sexual. Se fossem consideradas impuras, eram assassinadas e os corpos posicionados em sinal de crucificação.

O rapaz foi detido no dia 9 de outubro de 2008, transferido para Dourados e posteriormente, em janeiro de 2009, para a Unei de Ponta Porã, por medida de segurança.

O 'Maníaco da cruz' completou 18 anos em janeiro deste ano. Mesmo assim, deve permanecer na unidade até cumprir os três anos da medida socioeducativa, sentença dada em junho do ano passado. Além desse prazo, o caso de D.F. depende do entendimento do Judiciário a necessidade de mantê-lo detido ou se ele pode ser liberado. (Com informações do site RMT Online)

Polícia
C1
Capitan Bado Piloto morreu depois dar entrada num hospital de Pedro Juan Sidnei L. Bronka Tabletes de maconha estavam sob carga de farinha de arroz Hedio Fazan Mesmo após completar 18 anos, ele permanece na Unei Roberto Guimaro Jovem levou três facadas e está internado em estado grave Sidnei L. Bronka

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010 Cadeirinhas

Pais reclamam que lei ‘pesa no bolso’

Uso da cadeirinha para crianças no banco traseiro será obrigatório a partir de 9 de junho; preços

Marli Lange

DOURADOS – A “cadeirinha” para crianças no banco traseiro do veículo de passeio passa a ser obrigatória a partir do dia 9 de junho, no entanto, muitos pais, apesar de reconhecerem a importância, ainda não se adaptaram porque consideram que o preço do equipamento pesa no bolso. O preço da cadeirinha, em algumas lojas de Dourados, vai de R$ 199 a 499, dependendo do modelo.

cadeirinhas diferentes, já que tenho uma ‘escadinha”, comenta o promotor de vendas Adelson Alencar, 37 anos.

O preço da cadeirinha nas lojas variam de R$ 199,00 a 499,00

A comerciante Jacira Bosco Vieira, 31, disse que usa cadeirinha para o filho Rodrigo, de 4 anos, mas terá que comprar outra para o mais novo de 2, que deve custar algo em torno de R$ 300, acredita ela.

“Acho que por ser um equipamento obrigatório deveria ser mais barato, para que todos pudessem se adaptar à lei”, ressaltou.

atender a demanda da nova lei. Os pais devem ficar atentos, pois a cadeirinha deve ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

COMITÊ

Conforme a Lei, crianças de até um ano têm de ser transportadas no bebê-conforto, que custa a partir de R$ 199. Já as crianças de 1 a 4 anos ficam na cadeirinha, que custa a partir de 299,00 e as crianças de 4 a 7 anos e meio, no assento de elevação, que em algumas lojas pode ser comprado a partir de R$ 399. Crianças a partir dos 7 anos devem ficar no banco traseiro com cinto de segurança.

“Reconheço que é muito importante, mas o preço é salgado para pais que, como eu, são obrigados a comprar três

“Melhor que levar uma multa ou sofrer algum acidente, certamente, é comprar a cadeirinha, mas, mesmo assim, acho que deveria ter um preço popular, já que é obrigatório”, desabafa a professora Juliana Borges Azavedo, 28, que tem dois filhos para acomodar no banco traseiro.

Algumas lojas de Dourados pesquisadas pelo O PROGRESSO revelaram que as vendas das cadeirinhas cresceram nos últimos dias, o que leva a crer que deve ser por causa da nova lei. As lojas pesquisadas afirmaram que têm estoque suficiente para

Na semana passada uma das preocupações do Comitê de Trânsito da Cidade Educadora foi a divulgação da obrigatoriedade do uso da cadeirinha no banco traseiro dos veículos de passeio. Pela avaliação, pelo menos 90% dos condutores que transportam crianças nos veículos não usam a cadeirinha, o que em muitos casos, é por desconhecimento. Caso não se adaptem, poderão ser multados.

Quem desrespeitar as regras será multado em R$ 191,54. A infração será considerada gravíssima, com 7 pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A penalidade para o descumprimento da legislação está prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Crianças, mesmo que bebês, não podem mais ser transportadas no colo das mães, por isso, é necessário a conscientização não tanto pela multa, mas sim, pela segurança do filho”, disse o presidente do Comitê, João Vicente Chencareck.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização correta da cadeirinha pode reduzir em até 70% a possibilidade de morte em caso de acidente.

A lei não se aplica a veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas, os de transporte coletivo, táxi e escolares. Chencareck lembra que juntamente com a cadeirinha, a fiscalização de trânsito deve verificar o uso de cinto

Cadeirinhas no banco traseiro do veículo serão obrigatórias a partir do dia 9 de junho

de segurança e o uso indevido do celular pelos condutores de veículos. Um das propostas do Comitê é iniciar uma campanha de orientação, principalmente nas escolas, com entrega de

materiais educativos, adesivagem e a realização de palestras sobre a importância do uso do equipamento para proteger as crianças.

O Comitê de Trânsito de Dourados, representado por

entidades, órgãos municipais e estaduais e empresas privadas ligadas ao trânsito, vem discutindo e colhendo propostas que visam a melhorar o trânsito local. A cada reunião será discutido um tema.

Projeto da Caixa beneficia 180 crianças em bairros

DSolidariedade OURADOS – O projeto social “Bons Vizinhos”, desenvolvido pelos funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF), através da Organização Não-Governamental (Ong) Moradia e Cidadania desde 2004, já assiste 180 crianças desde o zero ano de idade.

O projeto é desenvolvido na Escola Municipal Armando Campos Belo todos os domingos, das 8h30 às 11h30, e atende crianças de vários bairros,

Divulgação

Projeto leva atividades a crianças e adolescentes da periferia

principalmente as do Jardim Ouro Verde e Piratininga, onde está localizada a Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Federal.

Pelos menos 19 voluntários ajudam no projeto, entre profissionais e acadêmicos, nas área de assistência social, psicólogos, pedagogos, advogado, esteticista, dentista e empresários.

O projeto social Bons Vizinhos tem como proposta proporcionar ações que visam ao desenvolvimento biopsicossocial e também contribuir na melhoria da socialização entre crianças, adolescentes e suas famílias junto a escola e a comunidade.

O projeto desenvolve ações como práticas esportivas, recreativas, lúdicas, reforço escolar, palestras, alfabetização de jovens e adultos, encaminhamentos a rede de assistência social, apoio psicossocial as famílias, oficinas de geração de renda. “Além de achar uma ocupação para as crianças e adolescentes, o objetivo é fortalecer os vínculos famílias, melhorar a autoestima e a integração entre a comunidade e a escola”, ressaltou a gestora do projeto, Regina Bortalozo.

Meteorologia

Dia a Dia O PROGRESSO

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

Chove metade do esperado para o mês

Bairros críticos como a Vila Cachoeirinha sofreram ontem com a chuva que durou sete horas ininterruptas

para esta semana, segundo a Embrapa, mostra tempo nublado para esta terça-feira. Amanhã pode ocorrer pancada de chuva. O tempo deve permanecer nublado, com poucas nuvens até o próximo sábado. A temperatura deve ficar entre 19 ºC e 25ºC.

BAIRROS

Se por um lado a chuva traz alívio e ameniza o tempo seco, por outro, traz preocupação para moradores que moram em lugares críticos. A região que fica nos fundos do Jardim Santa Maria – bairros Guarujá e Caimã e adjacentes – são uns dos mais atingidos com a chuva prolongada. Enxurrada de bairros vizinhos deságuam nessas imediações, alagando terrenos e casas. Cientes dos problemas, moradores já criaram barreiras nas portas, bem como aterraram ao redor das casas, na tentativa de dificultar que água e lama invadam as residências.

Saúde Pública

Mais de 150 estão sem remédios de uso contínuo

Flávio Verão

DOURADOS – Em sete horas, choveu a metade do esperado para o mês em Dourados. A manhã de ontem começou com chuva, por volta das 5h, que só parou às 12h. E, durante toda a tarde, fina garoa atingiu boa parte da cidade.

Meteorologia prevê tempo nublado durante esta semana

61,2 milímetros, metade do registrado para o mês de maio, que é de 111,5 mm. Isso quer dizer que choveu ontem 60 litros por metro quadrado, considerado normal para lugares onde não há impermeabilização do solo.

O observador meteorológico da Embrapa Agropecuária

Oeste, Jovair Martins, diz que durante esse período choveu

Jovair explica que é comum ocorrer chuva de longa duração nessa época do ano. Isso acontece, segundo ele, devido à transição do outono para o inverno, quando a frente fria se encontra com a massa de ar quente, provocando a ocorrên-

cia de intensa chuva num único intervalo de tempo. Passado esse período, vem a estiagem do inverno. Em junho, o volume de chuva caiu pela metade. O histórico de Dourados, conforme estatísticas da Embrapa Agropecuária Oeste, mostra que a média de chuva é de 69 mm para junho, 46 mm para julho e 55 mm para agosto. Esses três meses são os mais críticos do ano, períodos que a umidade relativa do ar é baixa. Tudo normaliza com a chegada da primavera, em setembro.

PREVISÃO

A previsão meteorológica

Outro lugar crítico da cidade é a Vila Cachoeirinha, construída num fundo de vale. O bairro vem recebendo investimentos federais para “desafogar” os problemas que atormentam os moradores de baixa renda. A situação é péssima. Toda a enxurrada da cidade desce para lá, as canaletas de esgotos entopem e invadem as casas dos moradores. É um caos.

A Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência para remoção de famílias, fez apenas visitas nesses lugares que é praxe sempre quando ocorrem chuvas como a de ontem.

Geraldo denuncia ao MP atraso em obra

Público Estadual) e 020509 1/2 (Ministério Público Federal) e se referem a pelo menos 20 obras que o parlamentar viabilizou para a cidade.

São recursos que somam cerca de R$ 16 milhões, que não foram aplicados em obras essenciais nas áreas de saúde, educação, asfalto, drenagem, esporte e lazer, em alguns casos viabilizados há quase três anos e que não tinham começado até a data da representação, com atrasos que chegavam a três anos.

DOURADOS - Pacientes que fazem tratamento com remédios de alto custo reclamam que estão há mais de um mês sem receber os medicamentos. Funcionários do Centro de Distribuição informam que nada podem fazer já que a empresa licitada pela prefeitura não está fornecendo os medicamentos dentro do prazo estipulado.

O vereador Dirceu Longhi (PT) esteve no Centro de Distribuição na última semana, verificando o motivo das denúncias: “Espero que a Prefeitura resolva sim as questões legais, mas que não fique apenas nisso, uma vez que o problema envolve pacientes que, sem o remédio, correm risco de morte”, afirma Dirceu.

Uma paciente que pediu anonimato contou sua experiência: “Eles ficaram um mês com a minha receita e disseram a licitação da Prefeitura estava vencida. Depois de um

Educação

tempo me ligaram dizendo que o remédio estava lá, mas que a receita já não servia.”

Ela contou também que teve problemas com a concentração do seu remédio: “Eu tomo 40 mg do Ritalina, o que é incomum, por isso o médico colocava na receita 2 de 20 mg, mas sem grandes explicações ficaram 2 meses sem distribuir o medicamento, em dezembro e janeiro, e não queriam aceitar a receita de sempre”, desabafa.

O problema não é novo. Há infelizmente um vasto histórico de pessoas que morrem por falta de medicamentos de uso controlado. Grande parte desses pacientes precisa entrar na justiça para conseguir o direito de receber os remédios, muitos de custos elevados para a população mais carente. O município recebe os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), mas não tem competência para agilizar a compra e com isso a população sofre as consequências.

Novo secretário promete controle rigoroso de gastos

BRASÍLIA - Há dois

anos e cinco meses o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) conseguiu, depois de várias idas e vindas ao Ministério da Saúde, uma verba de mais de R$ 2 milhões para a reforma e ampliação do Hospital da Vida. Como não comprovou a titularidade do prédio onde funciona a unidade de saúde, o Município teve que desistir de R$ 744 mil que seriam destinados à ampliação, ficando, portan -

to, R$ 1.346.269,70 para a reforma.

Não bastasse a devolução de parte dos recursos, diversas situações continuam atrasando o início das obras, entre elas o fato da Prefeitura não ter solucionado, sete meses depois, pendências apontadas pelo Ministério da Saúde em diligência realizada no ano passado e apontadas em 2 de outubro de 2009.

O atraso continuou mesmo depois que Geraldo Resende solicitou, por várias

vezes, a solução dos processos burocráticos, não apenas nessa obra, mas em diversas outras, que poderiam estar em construção. As cobranças foram feitas pessoalmente, por telefone ou por meio de ofícios ao prefeito ou a alguns dos secretários municipais.

Como as cobranças não surtiram efeito, Geraldo Resende ingressou, em dezembro do ano passado, com duas representações protocoladas, respectivamente, sob os números 2245/09 (Ministério

Além do Hospital da Vida, entre as obras atrasadas apontadas pelo deputado, estão a construção e a compra dos equipamentos para a Clínica da Mulher; a construção de seis novos postos de saúde; de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA); do Centro de Convivência do Idoso; da praça no Parque Ambiental do Córrego Rego d’Água; e a revitalização da Rua Toshinobu Katayama.

Outras obras apontadas na representação, como a reforma de dez postos de saúde, a construção de uma quadra de esportes no Centro Dorcelina Folador, a reforma da Praça Antonio João e a construção do entreposto de pescado, começaram somente este mês, comprovando a eficácia da denúncia que Geraldo fez ao Ministério Público.

Fátima Frota*

DOURADOS – O secretário municipal de Educação Edmilson Moraes promete controle rigoroso de gastos na pasta. “Precisamos economizar e para isso estamos fazendo um estudo sobre o nosso financeiro. Haverá mudanças no decorrer dos dias”, avisou ele durante reunião ontem.

Segundo ele, o objetivo do encontro foi apresentar a metodologia de administração que será adotada por ele e demais funcionários, diretores e gerentes de núcleo.

Edmilson Moraes pre -

ga união e profissionalismo. “Somos as partes responsáveis pela educação deste município. Os pais confiam os seus filhos aos educadores, às nossas escolas. Os problemas existentes são os desafios que iremos enfrentar em conjunto. Buscar outras alternativas deve ser o nosso empenho daqui pra frente. Se o profissional não está conseguindo atingir os objetivos propostos no departamento em que atua, deve avaliar e buscar novas formas dede ação. Trabalhar em equipe será fundamental aqui na Secretaria”, enfatizou o secretário. (*Coordenadora pedagógica)

Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 2 D1
Vereador esteve no centro e confirmou que faltam remédios Divulgação Vila Cachoeirinha é o bairro mais afetado em período de chuva em Dourados Hedio Fazan Ricardo Minella Hospital Deputado Geraldo Resende critica o atraso no início da reforma do Hospital da Vida Edmilson Moraes avisa que haverá mudanças no setor A.Frota

Dia

Dia Nacional

Dourados tem 70 crianças para adoção

Quatro já estão disponíveis e o restante passa por processos de destituição do poder da família

Hedio fazan

Valéria Araújo

DOURADOS – No Dia

Nacional de Adoção, a Justiça de Dourados divulga o número de crianças que aguardam uma nova família nos abrigos do município. De acordo com o Juiz da Infância e Adolescência, Zaloar Murat Martins, no momento Dourados acolhe 70 crianças e adolescentes. Destas, quatro estão disponíveis para adoção. São três adolescentes, sendo uma indígena, e uma criança menor de 12 anos. Os demais passam por processos de destituição do poder familiar.

Enquanto a lista de crianças nos abrigos sobe, a de casais na fila de espera diminui. Isto, porque a maioria prefere recém-nascidos, o que não é realidade em Dourados. No total, a cidade conta hoje com 29 pretendentes à condição de pai e mãe.

De acordo com o juiz, este ano, a proposta da justiça é incentivar as mães que não querem ficar com os filhos para procurarem a Vara da Infância. A justiça vai detectar os novos pais que possuem condições financeiras, emocionais e psicológicas para melhor acolher a criança. São pessoas que passaram por avaliações

Juiz avalia situação em relação a crianças acolhidas

psicossociais e que estão de acordo com o que determina a justiça. “É uma atitude de amor que a mãe fará para a criança, uma vez que terá a certeza que o filho será bem tratado com a nova família”, disse. Zaloar destaca também a preocupação da Justiça com as mães que vivem do dinheiro que ganham trocando os recém-nascidos. “É uma triste realidade que acontece em

O município de Dourados tem 29 casais na fila de espera para adoção

todo o país. Mulheres engravidam e acabam vendendo a criança para casais que não podem ter filhos. A nova família pode não estar preparada para receber a criança e quem sofre é sempre o adotado”, alerta. Outro ponto a se destacar conforme o Juiz é a adoção ilegal. Quem registra uma criança como se fosse filho e sem passar pela Justiça corre o risco de ser penalizado civil e

Feirão da casa própria abre amanhã na Capital

Divulgação

criminalmente.

Conforme Zaloart, importante avanço da Justiça para amenizar o problema vem sendo as novas regras que entraram em vigor em novembro do ano passado. “Elas diminuem para dois o tempo máximo que uma criança deve ficar no abrigo e faz com que a cada seis meses os magistrados avaliem se ela deve ou não permanecer no local”, conta.

Desde que foi implantada a Vara da Infância, 43 crianças foram adotadas, mas este número tende a aumentar, calcula Zaloar. Para ele, as novas regras vão facilitar a adoção responsável e aos poucos esvaziar os abrigos. Prova disso é que o processo de adoção dura poucos meses quando se tem a criança que se encaixa no perfil do casal.

O juiz também ressalta a importância dos projetos da Vara que vem contribuindo para que mais crianças sejam assistidas pela Justiça. Destaque para o projeto Padrinho que dá chance às pessoas da comunidade ajudarem financeira ou emocionalmente crianças abandonadas. Conforme o Juiz, as portas da Justiça estão abertas para quem tem boa intenção para com as crianças, seja levando um carinho ou até mesmo adotando.

dar esse condutor não alfabetizado, o Detran-MS e a Secretaria de Estado de Educação (SED) criaram o Projeto Mova Rotativo, que já atendeu mais de 800 pessoas, desde 2003. Com o projeto, os condutores passam por um curso para serem alfabetizados para poderem renovar ou obter a CNH.

Para participar do Mova Rotativo, o condutor deve procurar a Divisão de Educação do DetranMS, saída para Rochedo, das 7h30 às 13h30. As aulas são realizadas à tarde, das 13 às 19h30, na Escola Estadual Riachuelo, que fica na rua 11 de outubro, 220, no bairro Cabreúva.

1047 vagas de empregos

Campo Grande – A 7ª Feira de Imóveis de Campo Grande e 6º Feirão da Caixa da Casa Própria abrem amanhã, às 17h. O evento vai ocupar 500 m² do Armazém Cultural, na Esplanada dos Ferroviários. São 53 estandes e 25 empresas participantes. O salão já estará disponível para os expositores hoje, quando será iniciado o trabalho dos profissionais de som e iluminação, comunicação visual, decoração e ambientação. Serão oferecidos mais de 5 mil imóveis na Capital. Com opções para todos os gostos e bolsos, o evento é uma ótima oportunidade para quem quer finalmente tornar realidade o sonho de ter o conforto e a estabilidade de um imóvel próprio. Com preços que vão de R$ 50 mil até R$ 1 milhão, a Feira oferece imóveis na planta e também prontos para morar, com prestações acessíveis com financiamentos estendidos em até 30 anos, além disso, a Caixa disponibilizou R$ 600 milhões de recursos para negociações fechadas durante a feira.

Uso da cadeirinha

Campo Grande - A maneira correta de transportar as crianças nos veículos será o tema da reunião marcada para hoje, a partir das 8h, entre a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). O encontro será na sede do Detran, na saída para Rochedo.

“Nossa ideia é realizar blitze orientativas nas escolas, a partir dessa semana, porque no dia 9 de junho já entra em vigor a resolução 277 do Denatran, que dispõe

Assistência Social

Centros de Referência atendem bairros e aldeias

DOURADOS - Sete

Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em Dourados atendem mensalmente quase duas mil entre cinco mil famílias residentes nas áreas de abrangência. “As mães podem aprender artesanato enquanto seus filhos menores se divertem na brinquedoteca. O adolescente pode participar de cursos de capacitação e até os idosos têm atividades especiais”, explica Itaciana Pires Santiago, secretária municipal de Assistência Social.

Uma atividade em destaque é a coleta seletiva que oportuniza aos moradores contribuir com meio ambiente e ainda receber em troca roupas e calçados. As crianças participam trocando materiais recicláveis por brinquedos.

“No programa ‘Gestantes em ação’, visamos o vínculo entre a mãe e a criança durante o período gestacional e elas também produzem o enxoval e recebem orientações sobre os primeiros momentos com o bebê”, ressalta Itaciana. Nas unidades atuam psicólogos,

não se aplica às unidades e serviços essenciais no atendimento à população.

Não se incluem no decreto o serviço de limpeza e os Centros Regionais de Saúde 24 horas, localizados nos bairros Moreninhas, Guanandi, Coophavila II, Aero Rancho, Universitário, Vila Almeida, Nova Bahia e Tiradentes e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino.

Cursinho pré-vestibular

Campo Grande - A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Admi-

pedagogos, assistentes sociais, administradores e professores das oficinas.

Os Cras estão presentes no Parque do Lago II, Jóquei Clube, Canaã I, Vila Sulmat, Vila Cachoeirinha, Aldeia Bororó e centro (Pronto Atendimento). Todos atendem também os bairros adjacentes, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os interessados em participar das atividades desenvolvidas devem se inscrever no Cras mais próximo do bairro onde reside.

Os programas também acontecem nas aldeias de Dourados. Os cursos realizados pela prefeitura por meio de parcerias oferecem aos indígenas certificados de capacitação. “Com tudo isso, eles ainda tem as aulas culturais como hip-hop”, informou. No Brasil existem apenas dois Cras em comunidades indígenas – um em Caraapó e outro em Dourados, que foi o primeiro a ser instalado em uma aldeia, assim como os programas Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Projovem Indígena.

nistração (Semad) vai abrir uma nova turma de cursinho pré-vestibular para os servidores públicos municipais. É a oportunidade de ingressar no nível superior de ensino. As inscrições começaram ontem e vão até o dia 28 de maio. O início das aulas já está marcado para o dia 28 de julho. O local das inscrições é na Escola de Governo (Egov), à avenida Ernesto Geisel, 4.009, no período vespertino e noturno das 14h30 às 20h30. Mais informações com a professora Rita de Cássia no telefone 3314-9619. É necessário a apresentação dos documentos originais: RG. CPF, título de eleitor, holerite, histórico escolar (modelo 19).

sobre como carregar crianças menores de dez anos”, adianta Vera Lúcia de Matos, técnica em Educação para o trânsito da Agetran.

Condutores analfabetos

Campo Grande - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que os condutores analfabetos terão prazo de cinco anos para se alfabetizar, ao renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão da 4ª Turma Civil foi tomada no último dia 18 de maio. Hoje, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) obe-

dece a uma exigência do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) de que o condutor seja alfabetizado para obtenção e renovação de CNH. Porém, alguns condutores possuem habilitação há mais de 25 anos (as antigas PGUs), quando não havia essa exigência. “Quando esse condutor procurar o DetranMS para renovar sua CNH, ela será renovada, mas o condutor terá que se alfabetizar para renová-la novamente, depois de cinco anos”, explica o diretor-presidente Carlos Henrique Santos Pereira.

Campo Grande - A Fundação Social do Trabalho (Funsat) tem 1047 vagas para o mercado de trabalho de Campo Grande. Os cargos mais requisitados são 162 vagas para operador de telemarketing, 71 vagas para empregados domésticos, 50 vagas para repositor em supermercados, 38 vagas para auxiliar da linha de produção, 26 vaga para pedreiro e 20 vagas para pedreiro de alvenaria, 20 vagas para servente da construção civil, 12 vagas para ajudante de carga e descarga, cinco vagas para vigilante e duas vagas para acompanhante de idoso.

A listagem completa das vagas de emprego pode ser conferida no http://www.capital.ms.gov. br/funsat ou pelo telefone 33145096. A Funsat fica localizada na Avenida Eduardo Elias Zahran, 1581, Jardim TV Morena. Fone: (67) 33145096. O horário de atendimento ao público funciona das 7h30 às 17h30.

Ponto

facultativo Campo Grande - O prefeito Nelsinho Trad decretou ponto facultativo nas repartições públi

cas municipais da administração direta, autarquias, e fundações o expediente no dia 4 de junho. Isto

Aberta inscrição para médicos do Samu

Divulgação

Candidato aprovado vai atuar no Samu em Campo Grande

Campo Grande - A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) divulgou no Diário Oficial de Campo Grande (20 de maio) a abertura de inscrições para seleção interna de recursos humanos interessados em desempenhar suas funções no Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu -192). Para participar, o interessado deve ser servidor municipal lotado na Sesau no cargo efetivo de médico. No total, são seis vagas para médicos sendo cinco para a função de médico regulador com jornada de trabalho de 12 horas semanais e a atividade básica no atendimento a urgências na Central de Regulação do Samu e uma vaga para a função de médico intervencionista também com jornada de 12 horas e a atividade básica no atendimento a atividades de urgência, tripulante de viatura de suporte avançado. As inscrições vão de 26 de maio a 2 de junho, em horário comercial, na rua Bahia, 280.

Dia
Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 3 D1
a Dia O PROGRESSO Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010
a Dia Dia a
Rotativo Campo Grande - Para aju-
-
Feira da Caixa na Capital oferece imóveis na planta e também prontos para morar

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

Ouvidoria

Disk denúncia some de placa de hospital

Pacientes não sabem onde reclamar; casal saiu de hospital sem atendimento para o filho recém-nascido

Valéria Araújo

DOURADOS – Do

dia para a noite, o número do telefone disk denúncias para pacientes da rede pública desapareceu da placa afixada na parede do Hospital da Vida.

O serviço disponibilizado via telefone também. Enquanto isso, pacientes que precisam de informações e querem reclamar o mau atendimento ficam sem saber a quem recorrer.

Hospital diz que pacientes devem procurar a direção para reclamar

É o caso do motorista Marcos Antônio de Jesus Oliveira. Ele conta que saiu de casa, na madrugada de ontem, com a esposa Roseli Dias Gonçalves Oliveira para levar o filho recém-nascido a uma consulta pediátrica. A criança apresentava sintomas de resfriado, estava com febre e chorava.

O casal chegou às 5h de no Pronto Atendimento Médico (PAM) com a criança.

Parque Rodoviário

Como não havia pediatria no local, foi encaminhado para o Hospital da Vida. Às 5h30 foi preenchido o protocolo de atendimento. “Notei que minutos depois houve uma movimentação dentro do Hospital. Muitas pessoas reclamando e protestando contra a falta de atendimento. Questionei as atendentes e recebi a informação que havia mudado o plantão e que o médico tinha ido embora. O mais revoltante é que eu era o primeiro da fila para o atendimento, já que os pais que estavam aguardando haviam preenchido protocolo depois. Fiquei indignado porque o médico não atendeu ninguém e foi embora”, conta.

O pai disse que perguntou para uma das atendentes a quem ele deveria recorrer para reclamar e a servidora teria dado risada. “Eu sou um pai de família e não acho certo que o atendimento seja

tão ruim para a população. A comunidade merece respeito acima de tudo”, ressalta.

Marcos ficou desesperado porque a criança, mesmo com febre, não era atendida. “Até a placa que continha informações para denúncias estava com o número de serviço raspado. Isto é um absurdo”, protesta.

Na “peregrinação”, de porta em porta nos hospitais públicos de Dourados, ele resolveu voltar para o Pam. Marcos chegou às 7h, mas só conseguiu a consulta para o filho às 10h. “O sentimento é de indignação”, reclama. Ele disse que vai procurar o Ministério Público para denunciar a situação do que considerou como descaso.

SAÚDE

O secretário de Saúde do Município Mário Eduardo Rocha disse ao O PROGRESSO que os pacientes que se sentirem prejudicados devem procurar a ouvidoria do município que fica na Secretaria de Saúde e atende das 7h às

Liberadas máquinas para a execução de obras

A. Frota

DOURADOS - A Prefeitura de Dourados já liberou três máquinas adquiridas no início deste mês e que foram apresentadas para a população no sábado. São duas pá-carregadeiras e uma retroescavadeira hidráulica, de última geração. Mais três caminhões, ainda aguardam vistoria da Caixa Econômica Federal para serem disponibilizados à Secretaria Municipal de Obras. O mesmo ocorre com um trator que irá para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

O investimento do município no parque rodoviário vai mais além. O prefeito Ari Artuzi adiantou que nos próximos dias deverão chegar mais três caminhões pipa, que serão utilizados principalmente nos serviços de jardinagem, como a manutenção de canteiros e limpeza de vias públicas. Também estão em processo de aquisição duas máquinas para compactação, sendo uma com rolo liso e outra com o chamado “pé de carneiro”.

Máquinas foram apresentadas à população em desfile

Para Ari Artuzi, é imprescindível que a prefeitura tenha suas próprias máquinas e equipamentos para realizar pequenos serviços. Ele entende que o custo é bem menor e em muitos casos dispensaria todo um processo licitatório para contratação de empreiteiras.

O fato é que até então o município vinha enfrentando uma série de problemas porque até mesmo caminhões e tratores da prefeitura não passavam de sucatas.

“Quando assumimos, no

início do ano passado, tivemos que juntar peças que estavam espalhadas de algumas máquinas para deixar pelo menos uma disponível para o trabalho”, lembra o prefeito. Através desse empenho da atual administração, foi possível recuperar parte das estradas rurais e ruas sem pavimentação no perímetro urbano. Artuzi disse que a partir de agora o município passa a ter de fato um parque rodoviário com condições de atender melhor a comunidade.

17h. “Somente através dessa procura é possível entender o que de fato acontece, registrar o impasse e tentar resolvê-lo”, conta.

HOSPITAL

A direção do Hospital da Vida informou ao O PRO -

GRESSO que a placa não é da atual gestão. A redação também foi informada que diante de reclamações ou denúncias, o paciente pode procurar a própria direção do hospital, que conta com equipe para receber reclamações. O hospital não informou se conta com serviço

via telefone.

Além desses atendimentos, o paciente pode denunciar abusos no Ministério Público, através da 10º Promotoria, (3902-2800), Conselho Municipal de Saúde (3411-7145), Ouvidoria da Prefeitura ( 800647-7636).

Parlamentar Zezinho da Farmácia cobra soluções para o trânsito

DOURADOS - O vereador Zezinho da Farmácia (PSDB) apresentou indicações pedindo a adoção de medidas para a segurança no trânsito de Dourados, onde o número de acidentes assusta.

Em conversa com os moradores na vizinhança da Escola Caic, o vereador recebeu a informação que a Rua Josué G. Pires, nas imediações do cruzamento com a Rua Antonio Luiz Marra necessita com urgência de um redutor de velocidade. Os veículos estão trafegando em alta velocidade naquela região onde é grande o movimento de crianças que se deslocam até a unidade de ensino.

O trecho onde fica o salão da Associação Comercial (Aced), na Rua João Rosa Góes, entre a Joaquim Teixeira Alves e Onofre Pereira de Mattos, também é crítico. Desde que o espaço foi aberto existe uma grande demanda por estacionamen-

tos no local. O pedido do vereador é que sejam construídas vagas nos canteiros centrais, a exemplo dos que já existem em alguns pontos da cidade.

“Os pedidos representam necessidades da população.

CAMPANHA

Outro pedido importante do vereador Zezinho da Farmácia, desta vez com relação a saúde dos douradense, foi feito na sessão do dia 10 de maio. Ele propôs campanha

para esclarecer sobre a prevenção do câncer de próstata e a necessidade do exame, entre outras informações úteis acerca da prevenção da doença.

O projeto consiste na realização de uma campanha educativa através da mídia, panfletos e ainda a designação de profissionais para ministrar palestras em Centros de Convivência, escolas, Sindicatos de Trabalhadores e demais espaços públicos e privados.

O PROGRESSO
Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia Dia a Dia 4 D1
Dia a
Na placa afixada no Hospital da Vida o número de telefone para denúncias foi raspado Hedio Fazan Ação Vereador Zezinho da Farmácia, autor da indicação
Divulgação

Social Expoagro

Adiles do Amaral Torres

Pré-lançamento da ExPoagro 2011

Expositores, parceiros, patrocinadores e lideranças locais estiveram presentes no pré-lançamento da 47ª Expoagro, feito pelo presidente Marisvaldo Zeuli, no dia 21 de maio. Uma iniciativa inédita que antecipa a organização da exposição de 2011 com o slogan “O Mundo do Agronegócio nos Une”. O evento foi organizado pela Paralela Comunicação, com o apoio do Sindicato Rural e do Buffet Famma Festa. Vários expositores que assinaram a carta de intenção para participação ganharam um brinde surpresa que agradou todos.

DOURADOS/MS TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2010

Fotos: Hedio Fazan

Givaldo e o presidente do Sindicato

Rural Marisvaldo Zeuli Issao Iguma e Inio Coalho Ademir Bigatão, Flávio e Jonis Faker Dr.

47ªExpoagro confirma sucesso

Sindicato Rural de Dourados divulga balanço da 46ª Exposição Agropecuária e Industrial

Pessoas que vão participar da próxima Expoagro de Dourados

Adriana, Samira, Lidiane, Caroline e Rosana Antonio Nogueira, Inio Coalho, Zélia e Antonio Freire Eduardo e Marise 7º Leilodom

Fotos de pessoas presentes ao Leilodom, cuja renda foi revertida em benefício da Casa da Divina Providência e do Hospital do Câncer de Dourados.

A 46ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro), que chegou ao final no domingo, apresentou um saldo positivo de participação de público e no percentual de expositores em relação aos anos anteriores. Também o volume de negócios esteve bastante acima da média, conforme levantamento apresentado na noite de sábado pelo presidente do Sindicato Rural, Marisvaldo Zeuli, durante o evento de pré-apresentação da 47ª Expoagro que será realizada de 12 a 22 de maio do ano que vem. O Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho recebeu este ano 187 expositores, um número 20% maior que o registrado na exposição do ano passado. Páginas 4 e 5

Áureo Filho e Dra. Iane Tarso M. da Rosa, Mito e Adriane Fotos: Hedio Fazan Maldi, Leni, Maísa e Vera Marcelo Lima, Blanche Torres e Fernando Rocha Cida, Cecília e Ely Camila, Irene, Cleonice, Leila e Cleuza Camile, Zuleika, Luciana, Evania, Virginia, Iracema e Elvia Gedália, Eliane e Iracema Lourdinha, Dirce Nogueira e Ivone Capilé

MS capacita confinadores de gado

Escola de Capacitação em Confinamento Assocon fica em Campo Grande até o dia 29 de maio

DOURADOS - A As -

sociação Nacional dos Confinadores (Assocon), que há cinco anos trabalha no desenvolvimento de soluções focadas nas reais demandas do confinamento no País, promove até o dia 29 de maio, em Campo Grande, a 3ª edição da Escola de Capacitação em Confinamento Assocon, em curso que acontece na sede do Sindicato Rural. Serão ministradas aulas teóricas e práticas dos funcionários aos confinamentos.

Segundo Juan Lebrón, diretor executivo da Assocon, a busca constante por produtividade, eficiência e qualidade nos processos dentro dos confinamentos de bovinos vai exigir cada vez mais preparo e qualificação adequada dos profissionais envolvidos com o dia a dia da produção. “A lida diária com o gado, os cuidados com a alimentação, sanidade, pesagens e avaliações periódicas são tarefas que requerem cuidados especiais. Qualquer falha em algum desses procedimentos pode representar

Rural

Suplemento do Jornal

O PROGRESSO

Editor: Marcos Santos

Av. Presidente Vargas, nº 447 Centro. Dourados MS

E-mail:

marcos@progresso.com.br

Telefone: (67) 3416-2609

Fax/Redação: 3422-5488

Qualicorte favorece o confinamento

Programa conta com equipe exclusiva, tecnologia de ponta e sistema de travamento de preços

empresas parceiras da iniciativa como Tortuga (nutrição animal), Pfizer e Intervet Schering-Plough (saúde animal), Beckhauser (instalações e boas práticas de manejo), Casale e John Deere (máquinas e equipamentos) e Allflex (identificação animal).

As aulas são dinâmicas e com muita informação, de modo que as diferentes abordagens e temas tratados se complementam para os alunos terem visão global do confinamento.

Curso que está sendo ministrado em Campo Grande capacita para o confinamento

a diferença entre o lucro e o prejuízo na hora do pecuarista vender o gado para o abate”, complementa.

As duas primeira etapas, realizadas em Rio Verde (GO) e Barra do Garças (MT), ajudaram a capacitar mais de 50 profissionais e obtiveram índice de aprovação dos alunos superior a 95%. Esses números são motivo de comemoração para os organizadores, que esperam encerrar com ‘chave de ouro’ o primeiro ano letivo da Escola de Capacitação em Confinamento Assocon, que retomará suas atividades novamente a partir de fevereiro de 2011.

A novidade para a edição de Campo Grande será a participação, já confirmada, de um grupo de alunos para-

guaios formado por cerca de 20 técnicos e funcionários de confinamentos de várias regiões do País, que vêm ao Brasil para aprender com os profissionais brasileiros sobre as técnicas e tecnologias mais atuais para o desenvolvimento da atividade pecuária, e ainda conhecer as últimas novidades da indústria em termos de saúde, nutrição, genética, gestão, insumos e maquinários de uso exclusivo dos sistemas de pecuária de corte intensiva.

Para Lebrón, é fundamental que os profissionais que atuam no contato diário com o rebanho saibam que exercem um papel de extrema importância na pecuária, determinante para o sucesso da atividade. “Dessa forma, todo o investimento

feito pelo pecuarista na compra de boi magro, alimentação, medicamentos, maquinários entre outras ferramentas essenciais para fazer funcionar a estrutura do confinamento, poderá efetivamente se transformar em carne”, complementa.

A 3ª edição da Escola de Capacitação em Confinamento Assocon segue o modelo prédefinido de seis dias, incluindo conteúdo teórico e aulas práticas. A programação engloba as disciplinas de manejo nutricional, manejo sanitário, manuseio de maquinário e equipamentos agrícolas, identificação animal, custos e práticas de bem estar animal. A escolha do conteúdo e a administração das aulas estão a cargo do corpo técnico da Assocon e de profissionais das

A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), que reúne cerca de 50 associados espalhados em oito estados brasileiros, preparou uma série de novidades para ampliar seu pacote de produtos e serviços em 2010 e estar cada vez mais próxima de seus associados e parceiros. Para isso, a entidade vem trabalhando em diversas iniciativas que começam a ser apresentadas ao público a partir do mês de Fevereiro. Além do Programa de Qualidade Assegurada Assocon (PQA), Serviço de Acompanhamento de Abates (SAA), a Assocon incorpora ao seu portifólio, a Escola de Capacitação em Confinamento Assocon, que visitará os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; os Dias de Campo Assocon, marcados para acontecer no segundo semestre do ano, no mês de agosto, em Londrina (PR) e em Janaubá (MG), em Novembro e a 3ª Conferência Internacional de Confinamento (InterConf 2010), mais uma vez marcada para acontecer na cidade de Goiânia (GO), nos dias 14, 15 e 16 de setembro.

DOURADOS - Atenta ao potencial econômico do confinamento bovino no país e à necessidade de aumento da eficiência alimentar, sem deixar de lado a diminuição de custos, a Socil, marca da Evialis, investe no setor e inaugura um braço da empresa totalmente focado em confinamento e semiconfinamento. Trata-se do Qualicorte, programa exclusivo, que conta com equipe própria, tecnologia de ponta para alimentação dos animais e sistema inédito no país, para travamento dos preços ao longo da negociação.

No total, o projeto incluiu investimento em nova unidade fabril em Primavera do Leste, capacitação de equipe e desenvolvimento de linha específica para alimentação animal. A preparação, que durou dois anos, tem como objetivo proporcionar aos produtores a melhor corrrelação entre desempenho dos animais e retorno financeiro, o que significa alto potencial para ganho de peso, desempenho planejado e eficiência na engorda e terminação dos animais, sem gastos excessivos. “Nosso objetivo é tornar a cadeia cada vez mais produtiva e ao mesmo tempo gerar maior rentabilidade”, aponta João Trivellato, gerente de Produtos Ruminantes da Socil.

O Qualicorte oferece aos produtores rurais desde prestações de serviços técnicos, disponibilizações de consultores renomados e estruturas laboratoriais (parra testes que verificam a qualidade e autenticidade de ingredientes e monitoramento de nutrientes), até o grande diferencial, o programa de fixação de custos nutricionais Qualicorte Fix, que consiste em uma operação de negócios que visa a trazer

Sucesso do confinamento de gado de corte depende diretamente da eficiência alimentar

maiores seguranças na eficiência econômica do produtor rural no período de terminação de seus animais em sistemas de confinamento e semiconfinamento.

De acordo com Trivellato, o programa proporciona ao produtor rural o travamento de preços dos produtos Socil durante todo o período de engorda. “Dessa forma o produtor tem os reais custos dos investimentos nutricionais e pode também fixar os valores de venda dos animais junto à frigoríficos ou na BMF e, com isso, garantir a rentabilidade e segurança de todo o período de terminação”, explicou Trivellato.

As novidades do confinamento serão apresentadas na 3ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), que debaterá diversos outros desafios da carne bovina, entre 14 e 16 de Setembro de 2010, em Goiânia (GO). O avanço da tecnologia no campo da genética, sanidade

e nutrição animal, aliado ao desenvolvimento de novos métodos de administração e controle do manejo sobre o rebanho bovino, alterou de maneira definitiva os parâmetros de eficiência da pecuária de corte mundial ao longo das últimas décadas. O reflexo desta verdadeira revolução no ambiente das propriedades rurais, que se verifica principalmente na melhora dos índices zootécnicos e da produtividade média dos

rebanhos, também traz como consequência mudanças na geografia do mercado mundial da carne e derivados.

EVIALIS

A Evialis, empresa francesa e uma das líderes mundiais em Nutrição Animal, está presente industrialmente em 16 países, possui mais de 74 unidades industriais e comercializa produtos e serviços em 50 países. A

empresa possui mais de quatro mil funcionários e está presente no mercado mundial há mais de 50 anos. Para mais informações, visite www.evialis.com.br Atuando no Brasil há mais de 70 anos por meio da marca Socil e hoje também com as marcas Purina, Zoofort, Royal Horse, Evimix e Ocialis, o grupo Evialis possui fábricas localizadas em Barra Mansa (RJ), Canoas (RS), Contagem (MG), Descalvado (SP), Inhumas (GO), Paulínia (SP) e duas em São Lourenço da Mata (PE), além de sua subsidiária Zoofort, em Primavera do Leste (MT). O grupo atua nos mais diversos segmentos de nutrição animal: ruminantes, equinos, aquicultura, aves, suínos e pet-food, através do fornecimento de rações completas, suplementos minerais e premixes.

Ao redor do mundo, a empresa tem atuação no México, Espanha, Vietnam, Polônia, Indonésia, Bélgica, China e França. Trata-se de um grande grupo especializado em nutrição animal, preparado e capacitado para proporcionar ao mercado tecnologias específicas e voltadas para cada objetivo e necessidade dos produtores rurais.

Programa Pecuária
DOURADOS/MS teRçA-feiRA 25 De MA O De 2010 DOURADOS/MS teRçA-feiRA 25 De MA O De 2010
Divulgação Divulgação

Balanço

Expoagro confirma sucesso e comprova a força do agronegócio de MS

Sindicato Rural de Dourados divulga balanço da 46ª Exposição Agropecuária e Industrial e revela números positivos para expositores, criadores e comerciantes

DOURADOS - A 46ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro), que chegou ao final no domingo, apresentou um saldo positivo de participação de público e no percentual de expositores em relação aos anos anteriores. Também o volume de negócios esteve bastante acima da média, conforme levantamento apresentado na noite de sábado pelo presidente do Sindicato

Rural, Marisvaldo Zeuli, durante o evento de pré-apresentação da 47ª. Expoagro que será realizada de 12 a 22 de maio do ano que vem.

O Parque de Exposições

João Humberto Andrade de Carvalho recebeu este ano 187 expositores, número 20% maior do que o registrado na exposição do ano passado. Desse total, 147 ocuparam a área externa, mostrando e comercializando as novidades do mercado. Outros 40 expositores, representando diferentes entidades e instituições da região, se instalaram na praça de alimentação. Apenas uma concessionária de veículos conseguiu vender, na semana da Expoagro, seis unidades de um produto em lançamento.

Mais de 120 mil pessoas visitaram o parque, incluindo estudantes que participaram do 10º Concurso de redação, dos cursos do Projeto Fazendinha, os shows e o Rodeio Internacional, além da programação de eventos técnicos, cursos, palestras e simpósios. “Tivemos a oportunidade de participar de palestras atuais e oportunas, sintonizadas com o momento econômico”, observou o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados, Fernando Lamas. “O Sindicato abriu as porteiras para nossa empresa mostrar um modelo de

Marisvaldo Zeuli fez no sábado o pré-lançamento da 47ª Expoagro, que acontece em 2011

lista de 98 expositores de animais participantes da Expoagro 2010.

A quarta edição da Exposhopping, que aconteceu no pavilhão comercial montado em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Dourados, contou este ano com 90 estandes, que abrigaram 44 expositores. Um dos participantes, que pela primeira vez levou a especialidade do pão de queijo para o interior do pavilhão, já reservou o espaço para o ano que vem. “Para nós, foi muito boa essa experiência. Tivemos um retorno acima do esperado e vamos voltar sempre”, comemorou Givaldo Ferreira, um dos empreendedores do negócio.

Para o presidente do Sindicato Rural de Dourados, a realização da 46ª. Expoagro foi um exemplo de superação. “Uma semana antes da abertura fomos surpreendidos por um tornado que quase inviabiliza a feira. Graças à mobilização de todos, estamos chegando ao final de mais uma exposição de sucesso”, disse Marisvaldo Zeuli, agradecendo o apoio recebido do Governo do Estado, da Prefeitura de Dourados, dos deputados Zé Teixeira e Waldemir Moka, do vereador Gino Ferreira e dos patrocinadores, expositores, correalizadores e da população “que nos ajudou a promover uma grande exposição”.

RODEIO

(SP), com 278 pontos; 2º lugar Thiago Francisco Dudé, de Naviraí, também com 278 pontos; 4º lugar – Ricardo Aparecido de Souza, de Naviraí, com – 225 pontos; 5º lugar Alberto Júnior de Castro, de Naviraí, com 202 pontos.

O primeiro colocado na etapa do Pro Rodeio Brasil, que faz parte da IPR Bulls, numa realização do Clube de Rodeio Orestes Ávila, com organização do Sindicato Rural, levou uma motociclieta 0km de prêmio. O segundo lugar recebeu R$ 3.000,00, o terceiro ficou com R$ 2.000,00; o quatro com R$ 1.500,00 e o quinto colocado com R$ 1.000,00.

Os peões enfrentaram os touros da Cias Paulo Emilio, Cuca, Marcelo Azoia, Edvaldo Braga e Porteira Velha. A locução ficou por conta do irreverente Piracicabano e Reinaldo Kastanha. A locução comercial será de Francis Carlos. O julgamento ficou a cargo de Eder Arce e Rafael Silva Moura. Os salva-vidas internacionais Dinho & Dici, também dire -

tores internacionais da IPR e diretores da etapa IPR Bulls, estiveram presentes sob direção de Oledgário de Paula (Vaca Magra).

EXPOAGRO 2011

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, anunciou sábado que a Expoagro 2011, que será realizada no período de 12 a 22 de maio, terá novas atrações. “Já estamos começando desde já a organizar a 47ª Expoagro, e esperamos contar, mais uma vez, com a presença de todos os nossos parceiros de 2010, porque são vocês a razão do sucesso da feira”, disse o sindicalista.

Marisvaldo e demais diretores reuniram um numeroso público na noite de sábado, no auditório do Sindicato, para anunciar a pré-programação da exposição do ano que vem. Além de uma agenda de cursos que visa integrar ainda mais a comunidade acadêmica com o setor produtivo e ampliar os espaços físicos, estão também pré-confirmadas as atrações

nacionais na programação dos shows. Bruno & Marrone, João Bosco & Vinícius e Hugo Pena & Gabriel já estão sendo sondados para animar a festa de 2011.

Durante o encontro de sábado à noite, com a presença da maioria dos parceiros de 2010, vários expositores firmaram a

“carta de intenções” para continuar na Expoagro de 2011. “Participamos pela primeira vez, valeu a pena, e já estamos confirmando a presença no ano que vem”, antecipou-se o empresário Emerson Carlos de Souza, da empresa Couro & Decoração, de Curitiba, que trouxe produtos de decoração

artesanal para a 46ª Expoagro, e foi o primeiro a assinar a carta. Além dele, empresas que participam anualmente, como a Perkal, Rações Bocchi, Skol, Comid e a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (com a Exposhopping), entre outras, já confirmaram presença na 47ª Expoagro.

Finais do rodeio em touros levaram o público ao delírio durante a 46ª Expoagro produção que vai revolucionar o mercado da carne de peixe”, comemorou o dirigente da Associpisco, entidade que envolve criadores de peixe da região, o professor Gerson Ribeiro. Marisvaldo comemorou

ainda a realização, este ano pela primeira vez em Dourados, do encontro nacional da raça Brangus. Criadores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Goiás e de várias regiões de Mato Grosso do Sul, onde a raça vem

sendo amplamente difundida, se reuniram durante quatro dias. Além disso, expositores do gado Nelore e Brahman desfilaram os melhores exemplares pela praça de julgamentos. Gado de leite e ovinos também completaram a

A etapa do Pro Rodeio Brasil, que faz parte da IPR Bulls, agitou o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho durante a 46ª Expoagro e apresentou o seguinte resultado: 1º lugar – Rodrigo Felício Papabait, de Ponta Porã, com 319 pontos; 2º lugar – Davi Henrique de Lima, de Mirante do Paranapanema

DOURADOS/MS TERÇA-FEIRA 25 DE MAIO DE 2010 DOURADOS/MS TERÇA-FEIRA 25 DE MAIO DE 2010
Somente os grandes shows nacionais levaram mais de 80 mil pessoas à Expoagro este ano Hedio Fazan Fotos: Hedio Fazan

Parceria

Projeto capacita agricultores de MT

Criado pelo governo com apoio da John Deere, programa de capacitação já auxiliou mais de 7 mil pessoas

Divulgação

DOURADOS - A parceria com as indústrias de equipamentos agrícolas foi o caminho adotado há sete anos pelo governo do Mato Grosso para procurar corrigir uma deficiência séria que havia no Estado. Faltavam profissionais capacitados para operar máquinas e implementos agrícolas com tecnologia cada vez mais avançada, em um momento de grande expansão da agricultura na região. A John Deere participou desde o início do Projeto Parceria Rural Agricultura, que apresenta um balanço muito positivo. Até o ano passado, em 44 municípios, 6.908 pessoas receberam cursos de operação de máquinas e implementos agrícolas e 1.626 alunos passaram pelo treinamento que incluía o trabalho com equipamentos que utilizam o GPS.

“No modelo do projeto, o papel das fábricas foi fornecer os instrutores para ministrar os cursos”, afirma Eugênio Fronza, gerente de Treinamento da John Deere para a América Latina. Os concessionários do Estado também tiveram participação decisiva, fornecendo os equipamentos usados nos cursos realizados em suas regiões. Ao final dos cursos, praticamente 100% da mão de obra formada foi absorvida pelo mercado de trabalho, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que coordena o projeto.

Neste ano, o projeto já formou 110 alunos em um curso

Parceria da John Deere com o governo de Mato Grosso facilita a capacitação de agricultores

no município de Nova Mutum e teve outro encerrado em 16 de abril em Sinop, com 117 alunos participantes. Ernani Boeck, que completa seis anos como instrutor dos cursos da John Deere no projeto matogrossense, orientou os cursos de colheitadeiras. “As aulas são teóricas e práticas, mostrando como a máquina funciona”, afirma o instrutor. Ele destaca que o curso permite que os alunos busquem mais conhecimento. “O desenvolvimento do aprendizado vai depender deles. Quem tiver interesse, vai procurar mais informações e desenvolver-se como opera-

dor”, afirma Boeck, que já se prepara para o próximo curso, em Guiratinga, próximo a Rondonópolis.

Os treinamentos duram em média 15 dias e incluem, segundo a Setecs, aulas sobre preparo de solo, plantio, operação e manutenção de tratores e colheitadeiras de grãos e de algodão, além de um curso extra sobre a técnica de aplicação de defensivos agrícolas por georeferenciamento, em que os trabalhadores aprendem como funcionam os aparelhos eletrônicos de GPS. A definição dos municípios a serem atendidos é feita pelo

cia e legislação trabalhista, ética e cidadania e relacionamento interpessoal.

Um dos mais destacados lançamentos da John Deere no Agrishow, a colheitadeira 9770 STS com a nova plataforma Hydraflex Draper, tem um comprador entusiasmado – o produtor Ilisa Ivanoff, de Rio Verde, no cerrado goiano. Ele já tem uma colheitadeira do novo modelo e acertou a compra da segunda no Agrishow, certo das vantagens da 9770 STS e da nova plataforma. “Na plataforma convencional, com a espiral do sem-fim, muitas vezes acontece o embuchamento com ervas daninhas ou o recolhimento é irregular. Na esteira do novo sistema que carrega os grãos de toda a extensão da plataforma para o centro, o recolhimento é muito mais regular e padronizado”, diz ele.

Pesquisa

Embrapa mapeia piscicultura de MS

Diagnóstico de doenças de peixes no Laboratório de Piscicultura da Embrapa Agropecuária Oeste

DOURADOS - Márcia Mayumi Ishikawa, pesquisadora da Embrapa Agropecuária

Oeste, desenvolveu uma ampla pesquisa sobre a piscicultura da Grande Dourados. Todo trabalho foi realizado no Laboratório de Piscicultura da Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados, inaugurado em 24 de março de 2006 e que está inserido no Núcleo de Pesquisa em Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Nupaq. “Trabalhos relacionados à sanidade em organismos aquáticos encontram-se em desenvolvimento, podendose destacar atividades e planos de estágios de acadêmicos de pós-graduação e graduação dos cursos de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e tecnólogos da área em Agropecuária”, explica Márcia Mayumi Ishikawa.

governo, dando prioridade àqueles com vocação agrícola. A soma de esforços se completa com a participação da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

O projeto, segundo a Setecs, procurou atender trabalhadores rurais “que encontraram o incentivo que faltava para a capacitação profissional”. Também são ensinadas lições sobre saúde e segurança no trabalho, sobre o uso correto e seguro de produtos fitossanitários e do equipamento de proteção individual do trabalhador (EPI), além de noções sobre previdên-

Entre as vantagens do sistema da nova plataforma, ele aponta a economia de combustível e o aumento de 15 a 18% de rendimento na colheita em relação ao sistema do semfim. A nova tecnologia também representa operação facilitada. Operar uma colheitadeira com a nova plataforma não requer tanta habilidade quanto com a convencional, segundo Ivanoff. O produtor diz que conta com conhecimento de causa para falar de tecnologia de colheitadeiras, pois opera esses equipamentos desde bem jovem, tendo começado a trabalhar na colheita ainda nos anos 60.

Entre as ações previstas do laboratório está um banco de dados sobre a ocorrência de doenças em peixes cultivados nas pisciculturas do Estado. “Atualmente, alguns casos clínicos e de mortalidade em peixes foram encaminhados ao laboratório para diagnóstico e acompanhamento. A grande maioria foi decorrente de fatores ambientais e de estresse como manejo de transporte, qualidade da água, queda de temperatura e alimentação. Alguns agentes causadores de doenças foram identificados por meio de exame direto”, salienta Márcia.

O diagnóstico das doenças foi realizado através de avaliação clínica, ou seja, sintomas

e lesões visíveis, exame direto das lesões, histórico do caso e da propriedade e necrópsia dos exemplares mortos. “Alguns exemplares vivos foram mantidos durante algumas semanas no laboratório para acompanhamento dos sintomas e avaliação de tratamentos experimentais com sal e/ou formol”, explica a pesquisadora. Nos casos em que a doença foi desencadeada por alterações na qualidade da água, a probabilidade de resolver o problema foi grande e apenas a correção na qualidade da água foi utilizada como tratamento. No entanto, nos casos em que algum parasita ou bactéria já havia proliferado, foi necessária aplicação do tratamento curativo e, principalmente, preventivo nos viveiros onde ocorreu o problema e nos viveiros próximos do viveiro acometido pela doença. “Os parasitas observados nos exames diretos foram: Monogenéticos, /Trichodina sp/, /Ichthyophthirius sp/, /Saprolegnia sp /e /Lerneae sp/. Observou-se alguns casos com sintomas clínicos de bacterioses em pintado, catfish e tambacu”, enfatiza Marcia. Com os resultados observados pode-se ressaltar que nas pisciculturas da região da Grande Dourados o manejo sanitário, assim como as ações preventivas, precisam ser constantemente acompanhados, avaliados e estudados, pois as características regionais de clima, estruturais e culturais exigem adaptação e adequação das metodologias existentes

Pesquisadora Márcia Mayumi Ishikawa no Laboratório de Piscicultura da Embrapa

para outras regiões. O diagnóstico e os tratamentos experimentais acompanhados nos casos enviados ao Laboratório de Piscicultura constituem a primeira etapa das ações dos projetos a serem desenvolvidos nos próximos anos.

“Os projetos que desenvolvem essas atividades com doenças de peixes no Estado estão inseridos na carteira de projetos da Embrapa, nos Arranjos Produtivos Locais (APL), Fundect e contam também com importante apoio financeiro do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)”, comenta Márcia

Mayumi Ishikawa. O objetivo principal, a partir de então, será o de buscar metodologias de diagnóstico rápido e alternativas na prevenção e tratamento de doenças nas pisciculturas. Dentre os casos de doenças acompanhados, pode-se destacar os trabalhos executados pela equipe do Projeto componente Estado Sanitário de Organismos Aquáticos Cultivados (PCSanidade) que faz parte do projeto em rede da Embrapa, o Aquabrasil.

O PCSanidade está atuando diretamente nas pisciculturas da região através

de visitas técnicas, coleta de exemplares sadios e doentes, assim como desenvolvimento de experimentos junto aos piscicultores que se dispuseram a participar do trabalho. Os resultados preliminares deste projeto já estão sendo divulgados em artigos científicos, resumos de congressos, palestras e minicursos. “Algumas publicações da série Embrapa estarão disponíveis ao público de interesse na área, especialmente aos técnicos e produtores da região, ainda no ano de 2010”, finaliza Márcia Mayumi Ishikawa.

DOURADOS/MS TERÇA-FEIRA 25 DE MAIO DE 2010 DOURADOS/MS TERÇA-FEIRA 25 DE MAIO DE 2010

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010 o progresso

Música oriental e Coral de Câmara

Festival Internacional tem apresentações a preços populares

Festival Internacional de Música Prelúdios teve início no último final de semana com a apresentação do artista vietnamita Tran Quang Hai, no Teatro Municipal de Dourados, com grande público presente. O músico vive há 40 anos na França e é pós-doutor em Etnomusicologia, sendo considerado o maior especialista em canto harmônico do mundo.

Tran Quang Hai apresentou instrumentos exóticos, quase todos usados conjuntamente a uma técnica vocal, originários de diferentes países da Ásia. Apesar de não dominar o português e se comunicar apenas em inglês, o artista interagiu com o público, que chegou até a cantar uma canção tradicional do Vietnam junto com o músico. No final de sua apresentação, o artista foi muito aplaudido. Ele é um músico internacionalmente conhecido e que trabalha com Etnomusicologia na Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais e no Centro Nacional de Pesquisa Científica na França.

Já deu mais de 2.500 shows em 50 países e tem participado de centenas de

festivais internacionais de música tradicional. Também já se apresentou em muitas emissoras de rádio e televisão na Europa, América, Ásia, África e Austrália. Compôs centenas de canções populares, e gravou 15 LPs e dois CDs. Sua experiência musical é muito variada: música contemporânea, música electro-acústica, a improvisação, e, além disso, continua a preservar e desenvolver a música tradicional vietnamita.

Fora seu trabalho como músico, ele é doutor em teoria e prática de música oriental e acústica, obtendo mais de 20 prêmios internacionais e awards. Inclusive recebeu a medalha de Cavaleiro da Legião de Honra do presidente francês Jacques Chirac. Também fez apresentações em grandes acontecimentos históricos na Austrália, França, Suíça, Canadá, Estados Unidos, Coreia, Tailândia e Noruega. Após a apresentação do artista vietnamita, quem subiu ao placo foi o Coro de Câmara da Universidade Federal da Universidade Federal do Mato Grosso do

Sul (UFMS). A apresentação também foi muito aplaudida. O Coro de Câmara da UFMS apresentou um repertório variando do clássico tradicional ao canto coral característico da religião e cultura afronorte-americana.

O Festival Internacional de Música Prelúdios é uma realização do Instituto de Desenvolvimento da Arte e da Cultura de Dourados (Idac) e da Universidade Federal da Grande Dourados através da sua Coordenadoria de Cultura (COC-UFGD), com patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet – Ministério da Cultura. O projeto ainda conta com a parceria da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems), da Casa da Cultura da Uems, e com o apoio da Fundação de Cultura e Esportes de Dourados (Funced).

programação

Espetáculos – quartafeira (26 de maio) – 20h:

Benjamim Taubkin (piano) – São Paulo.

Quinta-feira (27/05)

20h: Maurício Orosco

Uberlândia (MG); La Camorra (tango)

Argentina.

Sexta-feira (28/05)

20h: Quarteto de Cordas; Newton Reis – Campo Grande; Orquestra de Câmara da Uems – Dourados (regência: Mirian Suzuki e participação do solista Joel Gisiger – São Paulo).

17h30 – Benjamim Taubkin – Improvisação.

26/05 – 8h

Cine auditório da UFGD: 8h-11h- Alexandre Takahama

Regência – Campo Grande.

28/05 –8h

Casa da Cultura da Uems: 8h-11h

Maurício Orosco – Prática de Instrumento – Violão

Composição

29/05- 9h – Casa da Cultura da Uems: 9h-11hNewton Reis – Formação de Orquestra.

Etnomusicologia. Inscrições gratuitas na UFGD e na Casa da Cultura da Uems.

Performances gratuitas – 31/05 e 01/06 – Aldeia Indígena – Marlui Miranda.

Celebrações – 25/05

–16h- Polem Loide Bonfim – Jardim Água Boa – Rafael Rodrigues (harpa).

27/05 – 10h e 16h - Centro de Integração Dom Alberto – Bairro Cuiabazinho – Os Menestréis – Dourados.

Sábado (29/05)

20h: Rafael Rodrigues (harpa) – Dourados; Orquestra Sonidos Del a Tierra (regência: Luis Szaran – Paraguai).

Domingo (30/05) – 20h: Marlui Miranda Trio – São Paulo.

Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Worshops – 24 e 25/05

Teatro Municipal de Dourados: 18h-20h30

Tran Quang Hai. Canto Difônico I e II.

25/05 – 16h

Teatro Municipal de Dourados: 16h-

Palestras –

29/05 –

18h30 – Teatro Municipal de Dourados: 18h30-19h30

– Luis Szaran – Formação de Orquestra.

30/05 –18h – Teatro Municipal de Dourados: 18h19h30 – Marlui Miranda

28/05 – 20h – Unidade II da UFGD – Brô Mc’s – Dourados.

29/05 – 15h – Escola Municipal Tengatuí Marangatu – Aldeia Indígena – Brô Mc’s. Com entrada franca.

O
Fotos: Divulgação Coro de Câmara da UFMS foi bastante aplaudido Tran Quang Hai apresentou instrumentos exóticos no Prelúdios

Variedades 2 B1

Variedades Variedades Variedades Variedades

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

Canal Zap Manoela Reis

Outro lado

o ProGresso

jetos exibidos na versão de 1985 do folhetim: carretel, tesoura, agulha e fita métrica.

Internacional

las e minisséries”.

Novelas Rede Globo

Luciano Huck gravou em Lisboa para o “Caldeirão do Huck”, da Globo. O apresentador faz uma série para o quadro “Vou de Táxi” para exibir na produção. “’Tô adorando. Tá ficando bem bacana!”, postou no Twitter.

Próxima temporada

Na última semana, começaram as gravações da segunda temporada da série “Amorais”, do Canal Brasil. Protagonizada por Fernando Ceylão, a produção estreia em julho e teve cenas rodadas em Ipanema, Zona Sul do Rio.

Triângulo

amoroso

Sophie Charlotte está se preparando para, pela primeira vez, encarnar o papel de uma menina nada “boazinha” em “Ti-TiTi”, próxima novela das sete da Globo. Acostumada a interpretar adolescentes sonhadoras e românticas, dessa vez ela interpretará Stefany, uma jovem sonsa. “Ela não é do bem. É fingida, dissimulada”, define Sophie. Para o papel, a atriz foi convidada pelo diretor Jorge Fernando, ainda na época que interpretava a esforçada Vanessa, em “Caras & Bocas”, seu último trabalho na tevê.

Fora

Em “Passione”, Diana, de Carolina Dieckmann, vai ao escritório de Mauro, vivido por Rodrigo Lombardi, perguntar porque ele foi à universidade em que a jornalista estuda na noite anterior. Sem responder, Mauro a beija. Ela corresponde, mas depois se afasta e lhe dá um tapa. A repórter pede que ele nunca mais repita essa atitude e diz que não quer mais

Horóscopo

Você agora terá maiores chances de lucrar inesperadamente através de jogos, sorteios e da loteria. Felicidade amorosa, conjugal e familiar. Este será um período muito favorável nos assuntos profissionais.

Os negócios que tem em vista, poderão ser realizados com vantajosos lucros. Depois do dia as transações estarão em evidência. Agora evite receios infundados ou preocupações negativas. Excelente para assuntos familiares e o romance.

Seu êxito será total, neste dia, principalmente no trabalho e na vida social. Dia feliz ao casamento e ao noivado e para tratar de seus interesses financeiros. Aproveite as suas idéias de recreação que possam lhe ocorrer, e se resolva logo a um descanso merecido.

Muito boa influência para você. Aproveite o bom fluxo para tratar dos assuntos familiares pendentes, para obter melhores resultados profissionais possíveis, e para tratar com pessoas nascidas amigas. Você deve aproveitar o clima tranqüilo de hoje para se programar com mais liberdade.

Hoje poderá receber correspondência do seu interesse. Saiba incentivar o seu otimismo. Aja de maneira mais prática. Pratique algum esporte, mantenha-se em movimento. Isto ajuda a revitalizar suas forças.

Melhoria da situação financeira, trazendo tranqüilidade e favorecendo as boas aquisições. Pequenas mudanças no seu cotidiano. Necessidade de momentos de descanso na privacidade do lar. Deixe de lado o seu ciúme, o seu espírito de vingança.

se relacionar com ele. A cena vai ao ar hoje.

Métodos atemporais

A abertura de “Ti-Ti-Ti”, próxima novela das sete da Globo, também será um “remake” da original, exibida nos anos 80. Hans Donner ficou responsável pela adaptação, e usará os mesmos ob-

Hoje, em “Passione”, Danilo, personagem de Cauã Reymond, cederá a pressão de Fátima, vivida por Bianca Bin, e a beijará. Mas o ciclista não dará uma chance para a adolescente e apenas a beijará para provocar seu irmão mais novo, Sinval, de Kayky Britto, que a levou à corrida de ciclismo. Antes, Danilo chegou a alertar o irmão de que Fátima está interessada nele, mas o caçula não acreditou.

Rápidas

# amanhã, marcos schechtman, Glória perez e osmar prado falarão de suas experiências com a dramaturgia na puc-rJ. no evento, promovido pelo “Globo Universidade”, também será lançado o “Guia ilustrado tV Globo: nove-

Possibilidade de tornar o ambiente em que você vive em algo mais de acordo com o seu gosto e necessidade. Florescimento das relações familiares e maior contato com suas origens e com emoções importantes do seu passado.

Notícias e novidades com maior interesse podem surgir no final deste dia. Ao tratar de negócios com outras pessoas, saiba avaliar suas possibilidades e as dos outros. Até depois de amanhã, algo poderá dar muito lucro. Quanto ao amor, excelente.

Favorável aos assuntos profissionais. Existe a possibilidade de você ganhar uma quantia razoável de dinheiro em um negócio bem feito. Porém, você terá que economizar. O ritmo que você estará empregando na sua vida deverá contribuir para a sua ascensão social.

# No próximo dia 4, às 23h, o Multishow exibirá, com exclusividade, o documentário “Rolling StonesExílio Main Street”. # o canal sony exibirá, pela primeira vez, a final do “american idol”, ao vivo, para o Brasil. a produção vai ao ar no dia 26, às 20h.

# “O Melhor do Brasil”, da Record, marcou a maior audiência de sua estreia desde 2005, no último sábado. O programa registrou 13 pontos de média.

Foi bem

O “Passaporte África”, da Globo. O programa falou sobre o Sistema Nacional de Energia e como ele funciona durante a Copa do Mundo. Mostrou como os plantonistas fazem para lidar com a sobrecarga do uso da energia. Pauta interessante.

Foi mal

“Pacato Cidadão”, quadro do humorista Marcelo Madureira no “Fantástico”, da Globo. Sem graça e nada jornalístico.

e-mails para esta coluna: canalzap@cartaznoticias.com.br

Escrito nas EstrElas Vitória/Viviane conta para Ricardo como Daniel lhe deu o cordão, mas ele não acredita e ela vai embora indignada. Viviane se lamenta com Pepe e chora magoada. Daniel decide ajudar Viviane e vai até a casa de Madame Gilda. Vicente pede para Sofia fazer Beatriz desistir de ser a mãe do filho de Daniel. Viviane sonha com Daniel e acorda ofegante. Ela vê uma rosa branca em cima de uma mesa e fica atônita. Berenice avisa Vitória/ Viviane que Gilmar ligou para ela. Magali obriga Zezinho a dar o primeiro pedaço de bolo para Gilmar. Suely faz um comentário sobre seu antigo namorado e vai embora chorando ao ver Gilmar e Leninha se beijando. Magali oferece bolo e doces para Judite que recusa e proíbe Laura de dormir na casa de Clara. Guilherme fica constrangido por causa da esposa e tenta se desculpar. Dalva, Mundinha, Leninha e Magali reclamam de Judite assim que ela vai embora. Zeca ameaça Jair para conseguir o seu prêmio e Jovenil fica preocupado. Ricardo conta para Antônia sobre a conversa que teve com Vitória/Viviane e a governanta fala para o médico não cometer nenhuma injustiça com a moça. tEmpos modErnos - Josefa insiste com Tito que precisa falar com Leal sobre sua filha desaparecida e Goretti ouve a conversa. Deodora acompanha a confusão pelo monitor da sala de segurança e manda Tito segurar Josefa. Nelinha aceita o pedido de Renato e Zeca fica abalado. Goretti diz que vai procurar Leal e leva Josefa consigo. Deodora não encontra Josefa. Zeca tem uma crise de ciúmes e inventa para Nara que é preocupação com o trabalho. Bárbara conversa com Katrina e ela decide ir atrás de Led na festa. Gaulês vibra com a perseguição policial em que se meteu. Goretti não consegue entrar na festa para falar com o pai e manda um recado por Juscelino, mas Leal não leva a sério. Josefa some e Goretti se desespera. Niemann cumprimenta o casal pelo noivado e provoca Nelinha. JP convida os noivos para dançar no meio da pista e Zeca decide ir embora. Goretti conta para Faustaço que Josefa está no Titã, mas ele diz que só avisará Leal quando encontrá-la. Deodora leva Josefa para o apartamento de Niemann e tenta falar com Portinho, que hesita em atendê-la. Faustaço convoca sua turma para procurar Josefa. passionE - Totó rejeita sua herança e Agnello não se conforma. Gerson encontra Diana com Mauro e desconfia. Brígida observa Clô de sua janela e suspeita que ela esteja tramando alguma coisa, mas Bete não dá importância. Fred se oferece para procurar o marido de Agostina no Brasil e ela se anima. Adamo levanta dúvidas sobre as intenções de Fred e Clara, e Gemma se une ao sobrinho. Fred afirma ser advogado e diz que foi encarregado do inventário de Eugênio Gouveia.Agnello insiste que o pai não abra mão do seu direito à herança. Agnello revela seu desejo de viajar ao Brasil e diz a Clara que só ela pode convencer seu pai a mudar de ideia sobre o dinheiro. Clara vai ao quarto de Totó e se insinua para ele. Agnello diz a Agostina que eles irão para o Brasil, caso o pai dê a procuração para Fred cuidar da herança. Clara promete obter a procuração para Fred e questiona o comparsa por ter mentido sobre o verdadeiro pai de Totó. Agnello tenta convencer os irmãos de que o pai deve aceitar a herança, mas só Alfredo o apoia. Diana pergunta a Mauro o que ele foi fazer na porta de seu quarto à noite, e ele a beija.

Palavras-cruzadas diretas

Você estará inclinado a mostrar projetos ousados em seu ambiente de trabalho. Seu relacionamento com os companheiros de serviço também estará favorecido. A sua disposição será considerável para acertos financeiros antes relegados a segundo plano.

Fase propícia com oportunidades de aprimoramento mental. Suas idéias serão analisadas por pessoas amigas e alcançarão êxito. Alguém poderá procurar se aconselhar com você. Cuidado com as suas atitudes críticas.

Empreenda uma coisa de cada vez. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, pois muito poderá ser prejudicado. Cuide da saúde, evite acidentes e a precipitação e não discuta com pessoas estranhas. Aumento da necessidade de segurança emocional.

do nº anterior
solução

Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010

Final de “Lost” será exibido hoje

Matthew Fox como Dr. Jack Shephard no final de “Lost”

Em NY, pessoas se reuniram na casa de amigos, para assistirem juntas à série

Antes de começar o texto, alerto os leitores para pararem por aqui caso não queiram saber o final da série Lost, encerrada na noite de domingo n0s Estados Unidos. O último episódio será exibido nesta terça no Brasil pelo canal por assinatura AXN. Em Nova York, não havia esta possibilidade. O mistério era para todos, a não ser os envolvidos na produção do programa, um dos que tiveram maior sucesso na última década.

E, ontem, o final já estava estampado nos principais jornais, do New York Post ao New York Times, e mesmo em debates nos programas matutinos das redes de TV concorrentes da ABC, que exibe o programa. Assim que terminou a série às 23h30 do domingo, uma audiência que acompanhava o programa nos estúdios da ABC,

onde as principais estrelas de “Lost” dariam entrevistas em seguida para o apresentador Jimmy Kimmel, começou a chorar. A câmera mostrava dezenas de adultos com lágrimas nos olhos, paralisados, com as cenas finais. Minutos antes, eles souberam que todos os personagens haviam morrido.

Ou pelo menos todos os supostos sobreviventes do vôo da Oceanic. Não ficou claro. Jack certamente morreu. Ele desce de um carro dirigido por Kate na realidade paralela, diante de uma igreja. Ela se dirige para a porta principal e fala para ele entrar pelos fundos, na sala do funeral. Diante de um caixão, Jack começa a se lembrar de imagens da ilha. É estranho, pois ele, na realidade paralela, não se lembrava daqueles momentos. Em seguida, ele se vira para traz e vê o pai. No diálogo, fica claro

que o personagem morreu, assim como, aparentemente, os outros que estavam no avião que caiu na ilha.

“Este é o lugar que todos vocês fizeram juntos e, portanto, podem encontrar uns aos outros. A parte mais importante da sua vida foi a que você passou com estas pessoas. E por isso todos estão aqui”, diz o pai, para Jack, que depois se encontra com os outros na nave principal da igreja. O teto e a porta se abrem e entra uma luminosidade.

SuSPEnSE

A versão paralela de “Lost”, onde eles nunca teriam ido parar na ilha e se conheceram nos EUA, seria uma espécie de purgatório para todos irem juntos para a outra

vida. Ben, por outro lado, não entrou na igreja e tampouco estava no avião. Não ficou claro se morreu, se em algum momento esteve vivo ou o que ele era realmente. Antes desta cena, alguns mistérios foram resolvidos. Por exemplo, o gordinho Hurley seria o guardião da ilha e alguns casais ficam juntos, como era esperado e sem surpresas. Mas a maioria dos enigmas ficou sem resposta. De uma certa forma, ajudará ainda mais para acentuar os debates na internet sobre o que realmente ocorreu, provocando dezenas de conspirações. Os próprios atores, em debate promovido pela ABC na noite de ontem, divergiam sobre o que aconteceu no último episódio. (AE)

Cines Avenida Center 21 a 27 dE maiO dE 2010

*Cines Avenida Center reserva-se ao direito de possíveis alterações em sua programação sem aviso prévio.

Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 12,00 (inteira) - R$ 6,00 (meia). Segunda, terça e quinta: Promoção - R$ 8,00 (inteira) - R$ 4,00 (meia). Quarta: Promoção - R$ 6,00 (inteira) - R$ 3,00 (meia)

EStREia

Cinema Sala 1 Sala 2

FÚRia dE titãnS 12 Anos - DubladoAventura - 106 min. QuA/Sex/SAb/DoM: 14h45 - 17h - 19h15 - 21h30

SeG/TeR/QuI: 17h - 19h15 - 21h30

EStREia

FÚRia dE titãnS 12 Anos - DubladoAventura - 106 min.

QuA/Sex/SAb/DoM: 15h45 - 20h30

SeG/TeR/QuI: 20h30

hOmEm dE FERRO 2 12 Anos - Legendado Ação - 117 min. Paramount.

DIARIAMenTe: 18h

Sala 3

ROBin hOOd 14 anos - Dublado Aventura - 142 Mmin.

QuA/Sex/SAb/DoM: 19h - 21h45

SeG/TeR/QuI: 19h - 21h30

alicE nO PaÍS daS maRaVilhaS

Livre - Dublado - Aventura - 111 min. Columbia.

QuA/Sex/SAb/DoM: 16h45

SeG/TeR/QuI: 16h30

B1 Variedades Variedades Variedades Variedades Variedades Variedades O PROGRESSO 3
Variedades
Mario Perez/AP-ABC

"Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco". (Edmund Burke)

o PRoGRESSo

5 anos de Maria Fernanda

Na última 5ª feira, a linda Maria Fernanda comemorou com bonita festa os seus 5 anos no "Kids Ploc", que serviu excelentes salgados e deliciosos espetinhos de carne e frango, refrigerantes e finos vinhos. Uma festa digna dos maiores elogios, denominada Boneca de Pano, decoração assinada pela Regina (Festas e Fricotes). As crianças divertiram-se nos inúmeros brinquedos. O espaço tem tudo para festas infantis. A aniversariante e suas amiguinhas aproveitaram a noite alegremente. Confira algumas fotos.

Data

Hoje é dia de: São Gregório 7º; da Costureira; da Indústria; do Massagista; do Trabalhador Rural; Brasil torna-se bicampeão masculino de basquete em 1963; em 1992 em carta à Nação Collor

Aniversariantes

nega as acusações do irmão publicadas pela Veja; em 1945 o departamento de imprensa e propaganda responsável pela censura a extingue; em 1911 revolução derruba ditador Porfírio Dias, no México.

Parabéns para:

Hoje - 25

Augusto Souza Honorato

Ruy Carlos Ritter

Leila L. Fiore

Marinez Matan

Valdeci C. Sobrinho

Nozor C. Moraes

Guilherme Silva

Irene dos Santos Silva

Mario Segato

Parabéns

A

O Grilo é...

Não se entende o por que de nossa legislação não diminuir a maioridade penal para 16 anos, pois com essa idade tira-se título de eleitor e escolhe até presidente da república, mas não responde penalmente. A legislação americana é bem mais rígida, e lá o índice de crimes é bem menor. Aqui, diariamente, menores de 16 envolvem-se em latrocínio.

Prelúdios

Na próxima quarta-feira, dia 26, no Teatro Municipal, o Festival Internacional de Música vai apresentar ao piano Benjamin Taubkin, de São Paulo. Imperdível! Já na quinta-feira, dia 27, Tango Argentino com Maurício Orosco "La Camorra", também imperdível! Veja a programação diária neste jornal, que acontece até o próximo domingo.

Tempo

A chuva abençoou. Nossas lavouras estão cada vez mais verdejantes! É prosperidade na certa.

Água

Um bem superprecioso é a água, embora poucos a valorizem e a esbanjam, escovando os dentes ou lavando a louça com a torneira aberta e não a economizam. Seja prudente, ela poderá vir a faltar em nosso planeta, e aí será tarde demais!

Aniversariante

Hellen Christie Ikeda Hall completa 13 anos hoje e a equipe da Telefonia & Cia, Eroci, Neusa, Djan, e o maninho Davy rogam a Deus que continue a abençoando.

Salmo

Aniversariando hoje o

Celso Dal Lago, a quem desejamos felicidades. Na foto, com a esposa Eunice Dal Lago.

Parabéns a Ana Paula Farnesi, que aniversaria amanhã, ela é filha de Aurélio e Dalva Farnesi

"Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres". (126-3)

ColunA dA
Adiles
A aniversariante Maria Fernanda Rocha A aniversariante com a mamãe Gedalva e a irmã Bruna Maria Fernanda com os padrinhos: esta colunista e Carlos Farnesi Luiza, Maria Fernanda Rocha, Eduarda e Maria Fernanda Latronico Lorena, Janis, Gustavo, Marcelo e Maria Fernanda Angela, Teka, Maria Isabel, Mary e João Matheus Dalila, Gedalva, Maria Silvia e Maria Fernanda Roberto, Janaína, Gedalva, Lídia, Mary, Maria Fernanda e Bianca Adriana, Carlos Videira, Daniella, Daniel, Claudia, Lisiane, Carlos, Maria Fernanda, Renato e Andréia Ely, Arnildo, Maria Fernanda e Fabio Ilda, Julia, Beatriz, Andréa, Nathalia e Maria Fernanda Cassio, Raphael, Juscelino, Larissa, Laisa, Lidia, Bruna, Lisiana, Maria Fernanda e Ana Maria Fernanda ladeada por Mercedes, Kauane, Karla, Kleber e Bia Gabriela, Maria Fernanda, Karla e Ana Junior, Thayara, Vinícius, Paula e Maria Fernanda Vera Manfredini, Maria Fernanda, esta colunista e Farnesi Nayana, Augusto, Ana Cláudia, Maria Fernanda e Jader empresário Márcia de Lima Ajala, que aniversariou ontem. Fotos: Teka Produções
Classificados Classificados Classificados Classificados O PROGRESSO O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010
Classificados

Classificados Classificados

35662

PEÇAS USADAS Paraxoques, farois, lataria, radiadoretc. Nacionais e Importados. (67) 3029-9999 35576

VECTRA 98/99 PRATA GLS, 2.2, 8V, air-bag, ar digital, muito novo, particular. 8402-0361 35847

VECTRA GLS 2.0 8V 96/97, verde. R$ 15.000,00. 9994-1841 35665

ZAFiRA ELiTE PRATA 09/10,

Classificados Classificados Classificados
C2 3 O PROGRESSO - Dourados, Mato Grosso do Sul, terça-feira, 25 de maio de 2010 FORD
FiAT CHÁCARAS VOLKSVAGEM FAZENDAS UTiLiTARiOS MiTSUBiSHi HONDA TOYOTA OUTROS 18/05 VENDO Jogo de roda completo com pneus aro 17, 8162-7036 25/05 NOVÍSSiMA Titan ESD Modelo Novo, Azul, ano 08/09, Telefone 9956-0281 com Vicente 35678 ViLA MATTOS 90 MiL 12x37=444m². Creci 3022. 3423-0329 ou 99722521 35765 WEiMAR G. TORRES Terreno 90 mil. Gondim creci 2645. 9971-1320 35507 ÁGUA BOA 12X30 360M² Ótima localidade. Creci 1034 Ajurycaba Cortez de Lucena Corretor de Imóveis 3421-9888 35347 ÓTiMOS TERRENOS Jd. Aline (750m²) Pq. Alvorada (420m²). 9972-2729 35557 20 HA LAVOURA Água corrente, aceito troca. 8411-1927 Creci 2649 35825 ABAETÉ 5.000M² C/ cerca e energia. Aceito carro. 9955-1030 35824 C/ CASA E ENERGiA Barracão. 5.000m², cx d.água taça. 9641-0192 35238 CHAC. COND. TRiUNFO 2 chácaras brutas. 34219238 9958-3658 35587 CHÁCARA CALiFÓRNiA Vendo. 3421-4527 35555 SÍTiO 31 HA 800m do asfalto. 99064899 ou 9988-2565 Creci 3811 35590 100 HECTARES PASTO Montada, 5 anos p/ pagar. Creci 2649. 8411-1927 34606 248 ALQ. EM JARDiM Pasto/lavoura, montada 8411-1927 creci 2649 35799 AUTOMOTiVO Som, insulfilme, trava e alarme. 3421-7239 ou 8411-1939 34747 FOX 06/06 PRETO 2P Básico. 3420-3000 35645 GOL 02 BRANCO 2P 8V Único dono, vendo impecável. 9972-1804 35653 GOL 1.0 4P 01/01 Prata, básico + direçào. R$ 15.000,00. 9982-5947 35632 GOL 1.0 8V POWER Completo, (-) VE, prata, 02/02, 4p. 9933-5790 35851 GOL 1.6 94/94 AZUL C/ trava, alarme. R$ 9.500. Troco (-). Telefone 84297196 35542 GOL 97 Mi COMPLETO 2P, bordô, c/ ar, DH, TE, AL. Telefones 8127-5171 3422-6858 35774 GOL 97/97 PRATA 2P MI, 1.0, 8V, revisado. 99220854 Partic 35738 GOL COMPLETO 04/05 Prata, power, 1.6, R$ 14.000 + parcelas 92531020 35602 GOL G4 07/08 FLEX Power, 1.6, completo. 92382659 35861 GOL Mi 97/97 BRANCO 2 Pts, 8v, muito novo. 9961-9867 35696 GOL POWER 1.6 07/08 Completo, branco. 99744131 35656 GOL SPECiAL 03/03 Completo. 9262-6868 35708 GOL TREND 08/09 Branco, 4P, 36mkm. R$ 21.500. 9928-0808 92802285 35855 GOLF 1.6 00/00 CiNZA Compl, aro 16. R$ 21.800,00, ac. troca. 84015374 35436 GOLF 1.6 03/03 Completo. R$ 29 mil. 99737240 35354 GOLF 2004 COMPLETO Couro. TRatar 8425-0572 35817 PARATi 05/05 FLEX TRACR & FIELD, prata, 1.6. 9238-2659 35741 PARATi SURF 08/09 Prata, 33mkm. 3451-1517 ou 9921-6223 35274 PARATi TOUR 1.6 04/5 Preta, completa. 34203000 35654 PEÇAS USADAS Paraxoque farol, lataria, radiador, etc. Nacionais e Importados. (67) 30299999 33714 POLO SEDAN 1.6 07/07 Preto c/ ar. 3420-3000 35830 SANTANA 01/02 PRATA 2.0, completa, troco por (-) valor. 9978-7186 35740 SPACE FOX 1.6 PRETO 07/08, ar, direção, travas, som. Tratar 9972-2528 35601 SPACEFOX PRATA 2006/2007, Completo. 3420-3000 35833 ASTRA SEDAN 2.000 Completo, vendo ou troco, preto. 9615-6367 35867 FiAT iDÉA 06/06 Preto, completo. 34203000 35852 NOVO PALiO 08 PRETO Compl, flex. R$ 29.800,00. Troco (-). Telefone 84015374 35276 PALiO 08/09 PRATA Básico. Telefone 34203000 35839 PALiO 08/09 VENDO Completo, prata, flex. 99476648 35697 PALiO 1.4 ELX 06/07 Prata, completo. 34131191 35722 PALiO EDX 98 PRATA Completo, menos direção, ótimo estado. R$ 11.200,00. 8168-1955 35594 PALiO ELX 2005 4P Prata, ar, alarme e TE. 9281-8406 35698 PALiO W. ADV 04/05 Prata, completo. 99999322 35827 PALiO WEEKEND 1.3 Flex, 04/05, prata, completo, 2 dona. 8416-3711 35661 PEÇAS USADAS Paraxoque, farol, lataria, radiador, tec. Nacionais e Importados. (67) 30299999 35448 TEMPRA 94/95 COMP. Preto, único dono. 84025562 35800 UNO 01/02 4P FiRE TE, troco (+) valor. 92661221 35642 UNO 2P R$ 9.900 98 Branco, impecável. 99719737 Jr 35761 UNO 94 4P ELETRONiC R$ 9.500,00. 9933-1964 35850 UNO ELX 94/95 4 PTS Prata. R$ 9.300,00. Parcelo/troco (-). 8429-7196 35592 UNO FiRE FLEX WAY 06/07 C/ ar, branco. 81682302 35706 UNO R$ 8.000,00 4p, verde, 4 pneus novos. 9936-1012 35859 UNO SMART00/01 VENDO 2P, gas, TE. 9639-6060 Luiz 35584 UNO WAY 08/08 Completo, vermelho. 40.000km. 9981-9404 35600 ASTRA HATCH 04/04 CD 4 portas, preto. 34203000 35599 ASTRA HATCH 07/07 2 portas, preto, completo. 3420-3000 35396 CORSA 02/02 BRANCO 4P, c/ AR e TE. R$ 16.000,00. 8442-1527 35748 CORSA HATCH 1.0 AR TE, AL, 06/07, verm, 33mkm R$ 24.500. 96135101 35744 CORSA MiLENiUM 01/02 Completo, VE. 8457-2978 após às 14:00 hs. 35750 CORSA SEDAN 04 Completo, 1000. 34219664 ou 9972-6995 35652 CORSA SEDAN 09/09 1.4. prata, completo. R$ 34.500,00. 9982-5947 35364 CORSA SEDAN 98/99 1.0, prata, completo. R$ 15.500,00. 9255-4168 35849 MERiVA MAX 05 PRATA Completa, flex. R$ 28.500. Troco (-). 8401-5374 35676 OMEGA 94 GLS C/ TETO Vermelho. R$ 11.500,00. 9908-2268 35675 OPALA 4P 89 PRETO 4CC, carro novo, era oficial da aeronaltica. R$ 8.000,00 sem choro. 9908-2268 35736 VECTRA GLS 2.0 BR Comp + ar dig. R$ 34214005 ou 9975-4545
CHEVROLET
aut. 1.900km. 9944-8106 ou 9615-3520 35789 ESCORT 1.6 PRATA Completo, 4 portas. 96588050 ou 9932-6494 35597 FiESTA 04/04 PRETO C/ vidros e direção. 34203000 35749 FiESTA HAYCH 1.6 AR DH, 04/05, cinza, c/ 66mkm. R$ 23.500 96135101 35822 FiESTA PERSONALiTÉ 03/04, cinza, DH, AR, trio, AL, 30MKM. 8404-5101 35598 FOCUS 2004/2005 Preto, completo. 34203000 35663 PEÇAS USADAS Paraxoques, farol, lataria, radiador, etc. Nacionais e Importados. (67) 30299999 35707 VENDO BELiNA 80 R$ 4.500,00. branca. 84483939 35666 BAÚ DE ALUMÍNiO Para caminhào 1113. R$ 7 mil. 9955-8902 Diego 35752 CAMiNHÃO 3/4 8140 95 Volks, agregado em firma. 3424-4662 ou 9624-1052 35368 DiSTRiTO iNDUSTRiAL 1.614M² de frente p/ asfalto. 8414-2533 34883 F1000 COMPLETA 93/94 Em perfeito estado. 99711581 35659 F1000 XLT 96/97 4 BF novos. 9203-0087 35829 F250 2004 XLT PRETA 9663-1187 35758 F4000 ANO 79 Impecável, toda reformada. 8422-6374 35628 MERCEDES 83 1113 Truck, completo. 99282352 ou 9642-5568 35743 PiCK UP CORSA GL 1.6 96, bem conservado, de particular. 8457-2978 35569 S10 COLiNA 02/03 Prata, completa, ótimo estado. 47 mil. 9991-9504 35691 SAVEiRO 99/00 PRATA AR, trava, alarme. 34571010 ou 9948-7067 35723 SAVEiRO CL 97/98 Quadrada, vermelha, roda de liga leve. R$ 11.500,00. 9971-8146 35657 STRADA 1.8 04/05 Completa. 9262-6868 35846 STRADA ADV PRATA 07/08. 9675-0015 35804 VENDO F1000 Cab. dupla, ano 86. 99371497 35848 L200 GL 98/98 PRATA Completo. R$ 23.500,00. Troco (-) valor 8401-5374 34740 L200 HPE SPORT CiNZA 03/04, completa. 3420-3000 34977 L200 OUTDOOR GLS 07/07, preta, completa, revisada. 3424-6262 33982 L200 SPORT HPE AT 05/05, branca, ótimo estado. 3424-6262 35124 L200 SPORT HPE MT 04/04, prata, revisada. 3424-6262 35790 PAJERO FULL 01 AUT. Verde, compl, diesel, partic. R$ 65 mil 9962-0323 35549 PAJERO FULL HPE AT 06/07, prata, 15 meses garantia. 3424-6262 35123 PAJERO SPORT GLS AT Azul, 00/01, completo, revisado. 3424-6262 35548 PAJERO SPORT HPE MT 07/08, prata, 15 meses garantia. 3424-6262 35127 PAJERO TR4 MT 04/05 Gasolina, azul, ótimo estado. 3424-6262 35129 PAJERO TR4 MT 08/08 Vermelha, pouco rodada. 3424-6262 35866 CiViC LXS MT 06/07 Dourado, completo. 34203000 35596 FiT LX MT 06/07 Cinza. 3420-3000 28773 FiT LX-L CVT 04/04 Prata, completo. 34203000 34980 HONDA CRV LX 08/08 Prata, completo. 34246262 35845 NEW CiViC 06/07 Completo. 9254-3318 35733 NEW CiViC 07/08 Prata, flex, completo. 92175037 35865 NEW CiViC EXS-AT Dourado, 06/07. 34203000 34742 NEW CiViC LXS-MT 08/08, preto, completo, flex. 3420-3000 35831 COROLLA SEG 04/05 Pra 35834 COROLLA SEG 04/05 Preto. 9644-6302 35835 COROLLA SEG 04/05 Prata, completo, troco por (-) valor. 9978-7186 35130 COROLLA SEG AT 03/04 Prata, completo. 34246262 35655 COROLLA XEi 03/03 Preto + couro, aut. R$ 34.000,00. 9982-5947 35633 COROLLA XEi 2006 Preto, Aut + couro. 92091104 35214 HiLUX SW4 TD 3.0 00/00, completa + couro. R$ 45.000,00. 81264555 35854 AUDi A3 1.6 03 PRATA Compl. R$ 27.500,00. Troco (-) valor. Telefone 8401-5374 35853 AUDi A3 1.8 01 PRETO Autom. R$ 26.500,00. Troco (-) valor. Telefone 8401-5374

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.