60 Nº 10.913

Fundador: Weimar Torres Diretora-presidente: Adiles do Amaral Torres


60 Nº 10.913
Fundador: Weimar Torres Diretora-presidente: Adiles do Amaral Torres
André Puccinelli, waldemir Moka, Zé Teixeira, Gino Ferreira e Marisvaldo Zeuli reclamam da Procuradoria
as críticas ao ministério
Público Federal marcaram os discursos do governador andré Puccinelli (PMDB), do deputado federal Waldemir moka (PMDB), do deputado estadual
Governador André Puccinelli discursa na solenidade de abertura oficial da 46ª Exposição Agropecuária de Dourados
Zé Teixeira (DEM), do vereador Gino Ferreira (DEM) e do presidente do sindicato rural
de dourados, marisvaldo Zeuli, na solenidade de abertura da 46ª Expoagro, no sábado. André Puccinelli, inclusive, acusou o mPF de ter impedido que o governo do Estado recebesse US$ 300 milhões do Banco interamericano de desenvolvimento (Bird). Página 5
Governador disse sábado em Dourados que sempre ajudou a família Trad e que agora precisa de ajuda PáGiNA 3
Divulgação
Andrew, filho do desembargador Luiz Tadeu Barbosa silva, capotou a caminhonete no quilômetro 28 da rodovia MS-162, entre Dourados e o distrito de itahum. Polícia 5
Fonte: inmet - instituto nacional de meteorologia Parcialmente nublado a nublado com chuvas no centro e oeste do Estado e nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no sul do Estado. Demais áreas parcialmente nublado a nublado. Temperatura: estável. Max.: 34°C e Min.: 15°C. Vento direção: n-w. Intensidade: fracos/moderados com rajadas. Em Dourados nublado a encoberto com pancadas de chuva, por vezes forte, e trovoadas.
ligeiro declínio. Max.:
e Min.: 15°C
O combate a incêndios está se tornando tarefa difícil para o Corpo de Bombeiros. É que a falta de hidrantes vem comprometendo o serviço e colocando em risco a vida da população de Dourados. Último levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros em março deste ano, mostra que cerca de 40% do total de 35 hidrantes estão com algum tipo de defeito. Dia a Dia 2
a acadêmica eloiza marques donati, do curso de direito noturno, levou a faixa de garota oligran. simpática, mostrando total desenvoltura na passarela, ela foi eleita. a segunda colocada é thais stefani, do curso de artes Visuais. em terceiro ficou Bárbara Vanessa Zorzo, de Jornalismo. Kayo antunes gonçalves, do curso de Fisioterapia, conquistou o título. o segundo colocado foi João antônio silva de araújo, do curso de direito, e o terceiro lugar ficou para Marcelo Fernandes Baratelo, de Ciências Contábeis. Dia a Dia 4
o prefeito de ivinhema Renato Câmara (PMDB) é o entrevistado desta segundafeira em O PrOgressO renato, que cumpre o segundo mandato, afirma que para se conquistar uma boa popularidade é necessário que haja sempre simplicidade e seriedade no trabalho. Renato é engenheiro agrônomo com formação pela uFms com mestrado em Produção e g estão a groindustrial e estágio no setor de Produção na austrália. Página 6
Prefeito Renato Câmara
“Considero-me um homem simples”Hedio Fazan
Dourados, Mato Grosso do Sul, segunda-feira, 17 de maio de 2010
Senado
Quanto mais próximo fica o dia 3 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger novos deputados estaduais e federais, novos senadores, novo governador e o novo presidente da República, mais as cidades polos como Dourados vão sendo invadidas por políticos tipo Copa do Mundo, aqueles que só aparecem de quatro em quatro anos. Na última sexta-feira, por exemplo, o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul foi tomado por paraquedistas que tentam de tudo que é forma ludibriar os eleitores douradenses, vendendo uma falsa imagem de político trabalhador e preocupado com os contribuintes. Vai vendo...
Paraquedistas
Portanto, toda vez que ouvir um político de outras regiões, sobretudo os de Campo Grande, posando de bom moço, o eleitor deve ficar esperto. Quem não fez nada por Dourados em três anos e meio de mandato, não garantiu sequer uma emenda para obras na cidade, não fará agora que a eleição se aproxima.
Paraquedistas 2
Esse tipo de político oportunista, que compra horários em emissoras de TV e programas de rádio para vender um discurso mentiroso, não merece o voto dos douradenses. Quem tem o mínimo de preocupação com Dourados deve votar em candidatos da cidade ou, quando muito, nos bons nomes que surgem nos municípios vizinhos.
Paraquedistas 3
Votando em políticos locais já fica difícil cobrar realizações e benefícios para o município, imagine então entregar o sagrado voto para esses paraquedistas que caem na cidade de quatro em quatro anos e não têm qualquer compromisso com o desenvolvimento da Grande Dourados. O eleitor deve ficar atento para separar o joio do trigo.
Paraquedistas 4
Daqui a pouco começam a surgir os comitês eleitorais dos paraquedistas, oferecendo vantagens mil aos eleitores douradenses em troca do voto. Quem usufruir de alguma dessas vantagens, deve agradecer e, na hora da votação, confiar o voto aos candidatos de Dourados. Diga não aos políticos de fora e resgate a representatividade política do município na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Testemunha ocular jura que viu o prefeito de Dourados, Ari Artuzi, recebendo aulas de etiqueta dia desses num badalado restaurante que está presente na 46ª Expoagro. O prefeito, que tem origem plebéia, teria assimilado rapidinho as “aulas” e passou a manusear os talheres com habilidade de um nobre. Vai vendo...
Republicano
O médico Luiz Machado, vice-presidente da Executiva Mu-
Governador disse em Dourados que sempre ajudou a família Trad e que agora quer ajuda
Hedio FazanWillams Araújo
Março
Vermelho
nicipal do Partido da República, enviou e-mail à coluna com o seguinte teor: trouxe bastante surpresa a noticia relativa a ocupação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente por um membro do nosso partido.
Republicano 2
Segue Luiz Machado: como vice presidente do partido, em nenhum momento fomos chamados para reuniões para discutir o destino do PR, muito menos para conversar sobre titularidade de nenhuma Secretaria Municipal. Este tiroteio pela imprensa mostra que um partido sem comando, está fadado ao esquecimento da população.
Republicano 3
Finaliza Luiz Machado: não sou de dar conselhos, mas gostaria de dizer que o prefeito tem escolher aquele que irá dar uma grande contribuição positiva para seu governo a frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e bom desenvolvimento para Dourados.
Zecando
O ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca, passou toda sexta-feira e sábado em Dourados em busca de um vice, mas voltou para casa sem um nome para compor a chapa. Tem quem jure de pés juntos que não será um vice e sim uma vice, com a disputada indicação ficando para a advogada Tatiana Azambuja Ujacow Martins, filiada ao PV.
Zecando 2
A vice dos sonhos do governador é mestra em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB) e tem como destaque a autoria do livro “Direito ao Pão Novo”, lançado pela editora Pillares. A obra aborda de forma ampla e profunda os direitos constitucionais dos povos indígenas.
Zecando 3
Detalhe: poucos caciques apareceram para ajudar Zeca a encontrar um vice (ou uma vice) em Dourados, num claro sinal que o petista está caminhando quase solitário. O senador Delcídio do Amaral, por exemplo, há meses saltou da chalana zequista e petistas históricos tem encontrado tudo quanto é desculpa para não colar no ex-governador.
· Veja essa: depois de tanto barulho, a iniciativa que barra a candidatura de políticos com ficha suja na Justiça deve ficar inócua: tudo porque o texto aprovado semana passada pela Câmara dos Deputados atinge apenas um entre os 70 deputados federais e 3 senadores com problemas com a justiça.
· Exatos 37 congressistas já foram condenados, ou são réus ou indiciados, de acordo com o site da Transparência Brasil, mas apenas Paulo Maluf (PP) tem uma condenação por órgão colegiado que se enquadra nos requisitos da proposta. Maluf responde a pelo menos outras dez ações. Por meio de sua assessoria, o deputado disse que já recorreu e não desistirá da sua candidatura.
· De acordo com o projeto Ficha Limpa, ficam inelegíveis os condenados por decisão colegiada da Justiça (por mais de um juiz), mas cria-se o chamado efeito suspensivo, que permite recurso a outro órgão superior colegiado. Pelas condenações já existentes e, à exceção de Maluf, os parlamentares teriam direito de se candidatar pelo que está na proposta aprovada por eles próprios.
· Será que alguém em perfeito estado mental acreditou que seria diferente? Ora, desde a Proclamação da República, há mais de 200 anos, os congressistas brasileiros têm legislado em causa própria e não seria agora que eles iriam contrariar essa tradição. Portanto, a Lei Ficha Limpa será mais um engodo entre tantas tentativas de acabar com a corrupção na política.
Marcos Santos
DOURADOS – O
governador André Puccinelli (PMDB) afirmou sábado, ao chegar para abertura da 46ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro) que pretende exigir contrapartida da família Trad para compor a chapa como suplente do vice-governador Murilo Zauith (DEM) ao Senado Federal, na chapa que terá ainda o deputado federal Waldemir Moka (PMDB). Demonstrando insatisfação com o rumo que as negociações tomaram e com a demora do vice em definir a candidatura ao Senado, o governador disse que Murilo Zauith foi muito “esperto ao antever a importância de um integrante da família Trad na chapa para o Senado Federal”.
Ao prometer cobrar uma definição dos Trad, o governador foi enfático: “Sempre ajudei quando eles (os Trad) precisaram e agora quero ajuda”. André Puccinelli lembrou que foi assim nas eleições passadas do deputado federal Nelson Trad; na eleição do médico Nelson Trad Filho para vereador e, posteriormente, para prefeito de Campo Grande e para a eleição de outros membros da família. “Toda vez que eles pediram eu ajudei, não é possível que agora eles não me
ajudem a viabilizar um nome para suplência do Murilo”, afirmou.
Em relação ao veto do deputado Waldemir Moka (PMDB) à participação da primeira-dama de Campo Grande, Antonieta Trad na chapa do vice-governador Murilo Zauith, o governador Puccinelli explicou que isso ocorreu para que ambos pudessem concorrer em condições de igualdade. “Esta questão está superada, o nosso compromisso agora é encontrar alguém da família Trad que aceite ser suplente do Murilo e tenho certeza que definiremos isso no fim de semana”, disse Puccinelli se referindo ao encontro marcado para ontem, em Campo Grande.
Desistência do patriarca Trad não encerra composição de suplente para Murilo
Acontece que a reunião deu em nada e a candidatura do vice-governador ao Senado continua ameaçada. No encontro, que ocorreu na residência do prefeito Nelsinho Trad, foi descartada qualquer possibilidade de o deputado federal Nelson Trad aceitar a suplência de Murilo. A reunião contou com a participação das principais lideranças do PMDB, inclusive de André Puccinelli. “A decisão agora é do Murilo, pois temos outros nomes para a suplência, mas depende dele aceitar”, avisou o governador. A desistência de Nelson Trad já era esperada pela
cúpula do PMDB, uma vez que o próprio deputado havia adiantado que não comporia chapa com Murilo porque não era estepe do PMDB. “Já estou chegando ao final do mandato e não é agora que eu vou ficar tapando buraco”, desabafou Nelson Trad tão logo seu nome surgiu como possível suplente do vice-governador.
GOVERNO
Ainda em Dourados, o governador André Puccinelli evitou responder às críticas feitas pelo ex-governador Zeca do PT em entrevista na manhã de sábado ao radialista Eduardo Palomita, da Grande FM. O petista, que deve tentar voltar ao governo do Estado numa disputa polarizada com o peemedebista, baixou o nível da pré-campanha e fez pesadas acusações ao opositor, entre elas a de que Puccinelli governava por ditadura. Ao ser questionado sobre o que diria em relação as declarações de Zeca, o governador foi irônico: “Pai, perdoai-vos, pois eles não sabem o que dizem”.
Ontem, porém, ao chegar para participar de festa organizada pela Colônia Japonesa de Campo Grande, o governador André Puccinelli elevou o tom e disse que tinha duas potentes armas para guerrear com seu Zeca do PT. “O que me diferencia do meu concorrente é o restabelecimento da economia estadual e o que fizemos para garantir o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul nesses três anos e meio”, afirmou Puccinelli.
“Xiitas e xaatos” do PT aproveitarão XIII Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, a ser aberta amanhã, para sentir o clima pré-eleitoral entre os prefeitos do partido. Ruiter Cunha de Oliveira, que administra Corumbá, a maior cidade petista em Mato Grosso do Sul, não deve perder a oportunidade de se reunir com Dilma Rousseff, pré-candidata da legenda à Presidência da República.
Tietagem
Aliás, o encontro é só de prefeitos e vice-prefeitos petistas, mas o senador Delcídio do Amaral e os deputados federais Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi não devem perder a oportunidade de participar de evento de tamanha envergadura. Na pauta, é claro, o debate em torno da participação dos administradores na campanha presidencial da companheira Dilma Rousseff.
Made in Korea
Coordenador da campanha do deputado federal Waldemir Moka (PMDB) ao Senado, o ex-prefeito de Costa Rica e ex-presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Waldeli dos Santos Rosa, aterrissou em solo coreano dia desses, informou um dos funcionários que atendem no QG político do parlamentar peemedebista em Campo Grande. Embora sem dar muito detalhes da viagem, só sabe que o moço estará de volta ao Estado na quarta-feira.
Paranóia
Circula na internet uma lista com dúvidas sobre a recomendação do ministro Temporão para o brasileiro fazer mais sexo. Algumas: “Planos de saúde vão cobrir o tratamento? Será possível abater no IR os gastos com motel? Masturbação é automedicação? Boneca inflável é placebo? Gozar de boa saúde significa isto mesmo que estou pensando?
(e-mail: conjunturaonline.com.br)
Colono – Ocê já teve lá expoagro, cumpadi? Ic, ic, ic...
Zé Pinga - Tentei passá na catraca, mas rodei e acabei do lado de fora...
Dourados, Mato Grosso do Sul, segunda-feira, 17 de maio de 2010
Assuntando
A frase histórica do general romano Júlio César, em 47 aC, “vini, vidi, vici (vim, vi, venci) não pode ser repetida pelo Zeca do PT que veio a Dourados atrás de um candidato a vice-governador. Conversou bastante, mas ainda não decidiu por quem. Interessados é que não faltam. Mas ele vai por na balança quem, de fato, vai somar votos. A preferência seria pelo PSB, mas o partido em Dourados é raquítico. Tirando o vereador Cimatti, sobra ninguém de algum peso eleitoral. Tem como opções nomes do PDT.
Travada
O Memorial Serra da Bodoquena, um centro de eventos com anfiteatro para 130 pessoas e salas para exposição do artesanato foi inaugurado na semana passada em Bodoquena. A obra foi feita pela Prefeitura ao custo de R$ 480 mil -- R$ 400 mil viabilizados pelo senador Delcidio do Amaral no Ministério do Turismo. Já a construção do centro de convenções de Dourados, que começou na administração Te-
cicerolfaria@gmail.com
tila com verba obtida por Delcidio, está igualzinho a reforma da Praça Antonio João.
A Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com o Sindicato Rural de Dourados e o Grupo Plantio na Palha, realiza hoje, das 7h30 às 18h, no auditório do parque de exposições, durante a 46ª Expoagro, o 9º Simpósio de Agricultura com o tema “Desafios para a safra agrícola 2010/2011”. O provável comportamento do clima, zoneamento agrícola e histórico climático na região serão os principais temas abordados no evento.
Aleluia
Caminho eventual do vereador Zezinho da Farmácia rumo a sua residência no jardim Flórida, a rua Oliveira Marques passou por uma reforma geral, quanto ao tapa-buraco. Até alguns remendos maiores foram feitos em valetas. “Já tinha falado na Prefeitura para dar uma arrumada nesta rua, que estava horrível. Dezenas de buracos em um trecho de 300 metros”, contou o vereador.
Sonolência
O deputado federal Geraldo Resende vem fazendo uma cruzada para alertar a comunidade, clubes de serviço e de outras instituições sobre as verbas que arrumou, principalmente na área de saúde para Dourados. Ele continua incomodado com o marasmo da Prefeitura na realização de entrega de projetos ou de fazer a licitação. É o caso, por exemplo, do mini-hospital chamado de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que até hoje o terreno não foi regularizado. Mais difícil do que conseguir os recursos é perdê-lo por falta de iniciativa da administração, segundo Geraldo.
Motoserra
É esperado para hoje a entrada de um projeto de preservação das duas figueiras, com cerca de 80 anos, na Câmara de Dourados. As árvores estão no caminho da duplicação da rodovia para Itaporã. Na sexta-feira, um grupo de ambientalistas “abraçou” as figueiras. Mas se não houver um empecilho legal, elas irão abaixo.
Bate-Rebate
Puccinelli e Artuzi voltaram a se encontrar na abertura da 46ª Expoagro no sábado. Mais amenidades, do que política.
Já Murilo disse na exposição: “preciso sair com uma candidatura viável. Uma candidatura pra ganhar. Seria petulância minha achar que seria senador sem um suplente de Campo Grande”.
O boato correu rápido nos meios políticos da Capital, mas Almir Sater negou que seria candidato a vice de Zeca do PT. Embora a política renda, muita vezes, mais do que a música, ele preferiu ficar com a sua violinha...
Morreu na madrugada de sábado a jornalista Cleide Teles, 40 anos, que atuava nas campanhas de combate ao câncer, mas perdeu a luta contra a doença depois de três anos. Cleide atuou em assessoria de imprensa.
O horário dos bancos pode mudar nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa. O Sindicato dos Bancários de SP enviou carta à Febraban pedindo que os funcionários sejam liberados na hora dos jogos.
Os bancários de Dourados e de 13 cidades votam no dia 20 para eleger a diretoria. Inscrita apenas uma chapa encabeçada por Raul Lídio Pedroso Verão (Itaú) e Carlos Longo (Banco do Brasil).
Paixão política é coisa de ‘loco’... O prefeito Nelsinho Trad disse que coloca Lula “acima do bem e do mal”...
A Assembléia estava tomada por focos do mosquito da dengue. Será que foi lá mesmo que Zé Teixeira e o Londres pegaram a doença?
Em todo o Brasil, apenas quatro municípios têm conselhos municipais de defesa dos
direitos de gays, lésbicas, travestis e transexuais. Um deles é Amambai. Também estão na lista São Paulo, Pelotas (RS) e Diadema (SP).
A Procuradoria Regional Eleitoral já recebeu neste ano oito denúncias de propaganda eleitoral antecipada.
Ao responder a consultas do deputado federal Eduardo Cunha e pelo senador Francisco Dornelles, ambos do Rio, o TSE afirmou que as partidos que se coligarem ao governo só poderão lançar dois candidatos a senador.
No caso do MS, isso acontecerá, pois o PT e o PDT se coligarão, lançando apenas Delcidio e Dagoberto.
Movimento quer valorizar os servidores públicos de carreira
BDeputado faz pronunciamento em defesa de políticas para os servidores públicos RASÍLIA - O deputado federal Marçal Filho (PMDB/MS) defendeu, em pronunciamento na Câmara Federal, a adoção de políticas de valorização dos servidores públicos. Segundo ele os servidores, seja na esfera federal, seja na esfera municipal ou da União são os “parachoques” do atendimento aos cidadãos e precisam ser estimulados para que esse atendimento se dê de forma eficiente, rompendo o estigma criado em torno da categoria e que, na sua opinião, não faz justiça à dedicação da maioria às funções e cargos que exercem nas diferentes repartições públicas.
“Os servidores são fundamentais para o funcionamento da máquina pública e o que temos visto, ao longo do tempo, é a adoção de políticas discriminatórias, tanto para os que estão em atividade como
para os aposentados”, avaliou o deputado, citando como exemplo a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores aposentados. “Não é justo que os servidores, após anos de contribuição para o sistema, sejam chamados para pagar a conta da má gestão e do propalado déficit previdenciário”, ponderou o parlamentar, que preside Comissão Especial criada para analisar a extinção da contribuição (PEC 555). Ainda no campo das aposentadorias, Marçal Filho apresentou requerimento solicitando a inclusão urgente, na pauta de votações, da PEC 270, que garante a quem tiver ingressado no serviço público até 16 de dezembro de 1998 e que se aposentar por invalidez o recebimento integral de seus proventos, com correção sempre que forem corrigidos os salários dos servidores em atividade.
Marçal Filho destacou que a luta pela valorização dos servidores tem sido engrossada por iniciativas como a criação do Movimento em Defesa do Estado Brasileiro, formado por entidades representativas dos servidores e que tem mobilizado os parlamentares pela aprovação de iniciativas legislativas como a PEC 300, que estabelece piso salarial unificado para os policiais militares, e da proposta que cria, igualmente, um piso salarial nacional para os agentes de saúde. “A solução proposta pelo Movimento é valorizar os servidores de carreira porque só assim teremos um Estado forte, um país forte”, explicou o deputado, reforçando que para que se tenha um Estado fortalecido é preciso que as prefeituras, os governos estaduais e a União ofereçam boas condições de trabalho, salário justo e possibilitem uma carreira estruturada ao servidor público. “Essa tem sido a nossa luta no Congresso Nacional”, concluiu o deputado.
46ª Expoagro
Dourados, Mato Grosso do Sul, segunda-feira, 17 de maio de 2010
DOURADOS – O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, aproveitou a abertura da 46ª Exposição Agropecuária e Industrial (Expoagro) na manhã de sábado, para, na presença do governador André Puccinelli, criticar duramente o Ministério Público Federal (MPF). “Estamos reunidos para abrir a mais importante feira do agronegócio do interior de Mato Grosso do Sul, mas nem tudo é festa”, disse Zeuli. “Não podemos fechar os olhos para os problemas fundiários que atingem nosso Estado, sobretudo a questão indígena que virou moeda de barganha para organismos governamentais e não governamentais que tentam justificar sua existência fomentando o ódio e a discórdia no campo”, desabafou. Marisvaldo lembrou que a mais recente iniciativa nesse sentido é a ação do Ministério Público Federal para que a
Marisvaldo diz que Constituição é violada por quem deveria fazer valer a legislação
Funai cumpra aquele Termo de Ajuste de Conduta que demarca terra escriturada em mais de 20 municípios de Mato Grosso do Sul. “Ora, por que esse pessoal do Ministério Público Federal não rasga nossa Constituição, nossa Carta de Direitos, nossa Lei Maior?”, questionou. “Por que esse pessoal insiste em ignorar o sagrado Direito de Propriedade? Por que esse pessoal faz pouco caso do Poder Judiciário e do Supremo Tribunal Federal, ignorando que o marco temporal para demarcação de terras indígenas é a Constituição Federal de 1988?”, prosseguiu o presidente do Sindicato Rural.
Para Marisvado Zeuli, ao invés de radicalizar, “esse pessoal deveria ouvir todas as partes envolvidas. Deveria buscar a verdade para, com ela, construir a justiça. Deveria ser sensato para promover a paz no campo, mesmo porque a instabilidade afasta investimentos, prejudica a produção de alimentos e penaliza as
Omissão
Marisvaldo Zeuli discursa na abertura da 46ª Expoagro e critica as ações do MPF
próprias minorias”. Ele entende que a classe produtora deva manter a vigilância. “Por isso, na condição de presidente de um dos mais importantes sindicatos rurais deste Estado, tenho a obrigação de convocar os produtores para retomarmos as marchas contra essa aventura que é a demarcação de terra escriturada”, avisou Zeuli. “Vamos mostrar que continuamos vigilante na defesa da nossa propriedade e não permitiremos que nossos
direitos sejam violados em nome de uma causa oportunista, ilegal, imoral e contraproducente”, desabafou. A questão agrária também foi abordada por Marisvaldo durante a solenidade. “Também devemos alertar para a politização dos movimentos sociais, sobretudo aqueles que pregam a reforma agrária. Qualquer pessoa que cruzar as rodovias de Mato Grosso do Sul poderá constatar a proliferação dos acampamentos de sem terra
às margens das rodovias ou nas porteiras das propriedades rurais”, denuncia. “Estamos vivendo um ano eleitoral e movimentos como o MST usam sua massa de manobra para pressionar o governo federal, mas quem paga essa conta é o setor produtivo rural”, conclui. Marisvaldo Zeuli prometeu interferir junto aos organismos governamentais para impedir que a indústria das invasões prejudiquem o setor produtivo rural. “Temos que dar
um basta nesta situação, pois que trabalha de sol a sol para alimentar este País não pode ser tratado como marginal”, afirmou. “O poder público não pode continuar patrocinando esse tipo de coisa, sustentando com cestas básicas e barracas de lona preta os projetos políticos do MST ou de quem quer que seja”, observou. Ele lembrou que o campo acabou de colher uma grande safra e vive a expectativa de uma safrinha ainda maior. “Mas não temos muito o que comemorar porque a falta de uma política de preço mínimo segue prejudicando o agronegócio brasileiro e sangrando as finanças de quem planta e cria”, reclamou. “Da mesma forma que devemos unir forças para defender nossa propriedade, temos a obrigação de cobrar dos homens públicos a definição de uma política que valorize o homem do campo. Em algumas vezes o governo nem precisa fazer nada, basta não atrapalhar, mas em outras temos que recorrer a esse mesmo governo para garantir o devido valor ao que produzimos com o suor do nosso trabalho”, finalizou Marisvaldo Zeuli.
DOURADOS – Os discursos do governador André Puccinelli (PMDB), do deputado federal Waldemir Moka (PMDB), do deputado estadual Zé Teixeira (DEM) e do vereador Gino Ferreira (DEM) atacaram o que eles classificaram como descaso da Fundação Nacional do Índio (Funai) no cumprimento das suas obrigações com as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. Os quatro também criticaram a atuação do Ministério Público Federal (MPF), a quem acusam de “dizer inverdades para forçar demarcação de terras em todo o Estado”.
André Puccinelli, inclusive, acusou o MPF de ter impedido que o governo do Estado recebesse US$ 300 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) sob a alegação que os recursos serão utilizados para asfaltar rodovias em áreas indígenas. “É uma grande inverdade, mesmo porque as terras são tituladas e não existe nenhuma área indígena ocupada
indevidamente por qualquer produtor em Mato Grosso do Sul”, disse o governador.
Ele também apontou as ações que o governo do Estado desenvolve nas aldeias, desde o fornecimento de cestas básicas, vale universidade indígena e ações de saúde até o repasse de sementes e assistência técnica para que as famílias que moram nas aldeias possam produzir. “Agora me perguntem o que a Funai faz”, sugeriu Puccinelli. “Nada!”, respondeu. “Ao invés de usar os recursos federais em favor das comunidades indígenas, a Funai está mais preocupada em contratar antropólogos e comprar laudos técnicos”, desabafa.
O deputado federal Waldemir Moka foi mais longe. Para ele, essa pressão por demarcação de terras escrituradas tem origem no Tesouro Europeu e dos Estados Unidos. “Eles têm que subsidiar a agricultura e a pecuária para concorrer com o agronegócio brasileiro e toda vez que a gente consegue colocar grãos ou carne mais barato no mercado internacional, es-
ses dois Tesouros são obrigados a gastar bilhões de dólares e de euros para cobrir o subsídio”, explicou Moka. “Portanto, eles usam essas ONGs internacionais e até nacionais para provocar instabilidade no campo e, com isso, atrapalhar a produção agrícola brasileira”, denunciou o deputado federal.
Moka afirmou que a situação agrária em Mato Grosso do Sul só não é maior porque o Estado tem no comando alguém que tem compromisso com o setor produtivo rural. “Graças a Deus temos o governador André Puccinelli para ficar ao lado da Justiça, atuando com firmeza contra essa aventura que é a demarcação de terras indígenas e contra as ações dos movimentos que ameaçam o direito de propriedade”, concluiu.
O deputado Zé Teixeira foi duro nas críticas ao Ministério Público Federal. “Esse pessoal do MPF presta um desserviço ao Brasil e, sobretudo, ao Mato Grosso do Sul ao inventar números para tentar dar credibilidade a essa aventura que é a demarcação
de terras indígenas”, reclamou o deputado. “O mais grave é que a Procuradoria da República em Dourados parece não ter muita sorte, porque primeiro colocaram um procurador como o Charles Estevão da Motta Pessoa, que era um ideológico da causa indígena e tanto prejudicou o agronegócio, e quando ele foi embora pensamos que iríamos ter paz, mas mandaram esse Marco Antônio Delfino de Oliveira que não é ideológico, mas falta com a verdade”, finalizou.
A mesma linha de raciocínio foi adotada pelo vereador Gino Ferreira, para quem o Ministério Público Federal de Dourados perdeu a razão de existir. “Eles têm a obrigação de defender minorias como os índios e os quilombolas, mas isso não significa que eles tenham carta branca para violar os direitos daqueles que não fazem parte da minoria, afinal se eles (os procuradores) são guardiães da Justiça, deveriam saber que a Justiça é para todos e que todos são iguais perante a lei”, desabafou Gino. (M.S.)
DOURADOS - O prefeito de Ivinhema Renato Câmara (PMDB) é o entrevistado desta segunda-feira em O PROGRESSO. Renato, que cumpre o segundo mandato, afirma que para se conquistar uma boa popularidade é necessário que haja sempre simplicidade e seriedade no trabalho. Ele é engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal (UFMS), com mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial e estágio no Setor de Produção na Austrália. Renato Câmara é filho do saudoso deputado estadual Nelito Câmara. Leia a entrevista:
Quais as principais transformações que Ivinhema sofreu nestes quase cinco anos e meio de mandato?
Na gestão de 2000 a 2004 Ivinhema sofreu muito com as disputas políticas locais e em um único mandato passaram três prefeitos, devido a isso, a população sofreu uma crise de identidade, perdendo a perspectiva de um município promissor e a classe política ficou sem credibilidade. Fizemos um levantamento antes das eleições de 2004 e verificamos que a juventude e as mulheres eram unânimes na opinião de que naquele momento o mais importante era a oportunidade de trabalho. Este fator foi a base da nossa proposta de administração no primeiro mandato. O entendimento político entre os diversos partidos propiciou um ambiente que possibilitou a implantação do projeto de desenvolvimento apresentado na campanha eleitoral, mesmo possuindo a minoria partidária entre os vereadores. Implantamos um projeto de incubação de empresas no setor de confecções para atender a demanda de mão de obra, principalmente, a feminina, estimulando ainda as empresas locais a se desenvolverem. Foi necessário um amplo programa de capacitação, inicialmente com recursos próprios e, na sequência, recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Enfrentamos o problema de desemprego com várias ações como a geração de renda pelo artesanato, apoio a diversificação da agricultura, fortalecimento das associações rurais de parcerias com o MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário) e Governo do Estado, através da Seprotur. No entanto, a maior conquista que Ivinhema obteve foi a recuperação da autoestima e do orgulho de ser Ivinhemense. Essa sensação desperta o desejo do empresário local investir para melhorar seu negócio, os imóveis e terrenos se valorizam e a cidade, consequentemente, cresce.
Como é a experiência de trabalhar concentrado em todo o Vale do Ivinhema, que compreende dez municípios?
O Vale do Ivinhema é uma região com muitas potencialidades, em tudo que vemos existe possibilidade e oportunidades de novos negócios. Existe muito o que fazer, mas o principal está acontecendo. Os municípios estão buscando trabalhar em projetos regionais, já existe várias ações como o território da cidadania do Vale do Ivinhema, o Fórum de Turismo do Vale das Águas,
os consórcios intermunicipais, entre outras ações que fazem com que a região fortaleça. Acredito que possuímos uma grande vantagem climática e de recursos naturais para sermos o cinturão verde da fruticultura, cafeicultura e hortaliças e principalmente por possuirmos uma cultura estabelecida em agricultores familiares.
O senhor tem trabalhado muito visando ao futuro econômico da cidade. O café é a maior perspectiva neste sentido?
O café foi a atividade agrícola pioneira em Ivinhema há mais de 40 anos e continua possuindo uma grande importância econômica e social, no entanto, o maior desafio do nosso tempo é o produtor rural possuir sustentabilidade na sua propriedade e para que isso ocorra entendo que o poder público precisa estar presente, junto com os produtores para encontrar caminhos que melhorem sua renda. Isso através de novas tecnologias e novas culturas que complementam a renda familiar.
O que impulsiona mais a economia do município, o café ou a cultura da mandioca? A cultura da mandioca é a atividade agrícola mais forte economicamente em Ivinhema, somos o maior produtor estadual e possuímos o que existe de mais moderno no cultivo da mandioca no Brasil. A produção de amido de mandioca (fécula) se destaca na industrialização, possuindo fábricas modernas e competitivas.
Hoje, falta emprego em Ivinhema?
Vivemos um momento excepcional na geração de emprego, além dos programas municipais várias novas empresas se instalaram nas áreas comerciais, com o processamento de leite e agora com uma grande usina de álcool, açúcar e energia localizada em Angélica mas que reflete positivamente no mercado de trabalho de Ivinhema. Contamos hoje com o balcão de empregos dentro do Ciat, parceria Governo do Estado e município, os cadastros demonstram vagas de empregos, porém ainda possuímos dificuldades de preencher as vagas que exigem qualificação, esse ponto é nosso grande desafio qualificar os trabalhadores desempregados para ocuparem os postos de trabalho.
Um dos maiores problemas de Ivinhema sempre foi
a erosão, como a Prefeitura tem lutado contra esta causa natural?
Ivinhema possui solos profundos, com teores médios de argila favorecendo a ocorrência de erosões. Devido à localização da cidade não ser plana propicia um volume de água muito grande nas extremidades mais baixas, dando início à erosões. A contenção de erosões é um trabalho contínuo, pois durante esses cinco anos de mandato já investimos mais de R$ 4 milhões para tubular bairros e recuperar áreas degradadas. Temos um outro foco de erosão nas proximidades da delegacia de polícia, onde passamos os primeiros meses do ano de prontidão fazendo paliativos de contenção, agora conseguimos o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal para conter o crescimento da voçoroca que em uma chuva chegou a aumentar 30 metros de cumprimento por vinte de largura e 10 de profundidade.
Como o senhor enfrenta as dificuldades impostas aos prefeitos de hoje, principalmente à queda constante nos repasses?
O grande desafio é manter o equilíbrio financeiro das contas públicas, investir em obras e projetos sociais e de fomento econômico com base nas limitações orçamentárias. O prefeito é considerado o responsável por tudo o que acontece no município, a população entende que é responsabilidade do município a saúde, a educação a ampliação das infraestruturas, asfalto, esgoto, iluminação pública, a manutenção das estradas vicinais urbanas e rurais, a instalação de novas empresas, a geração de empregos, o combate à fome, enfim, todos os problemas locais. Diante dessas necessidades os municípios contam com apenas 12% do montante dos recursos da União, sendo que 73% ficam na esfera Federal. Para dar uma resposta ao anseio popular é necessário aumentar o orçamento arrecadando mais ISS, IPTU e agora o ITR que se municipalizou, gerando assim insatisfações por quem paga principalmente em municípios pequenos. Solucionar os problemas paira nos pensamentos de todos os prefeitos e prefeitas como resolvê-los da melhor forma, tendo em vista a limitação financeira e procurar atender ao anseio popular é sempre um desafio. Hoje, com a queda da arrecadação e a incerteza dos valores a serem repassados para os municípios impossibilita nossos planejamentos
futuros.
O senhor é filho de uma das maiores lideranças políticas que esta região já teve (Nelito Câmara). O senhor se espelha nele?
A carreira política do meu pai, Nelito, foi construída com coerência entre o que acreditava e praticava, essa é uma lição importante para podermos inspirar credibilidade e conseguirmos liderar as transformações pertinentes a nossa sociedade.
Que tipo de atenção o município de Ivinhema tem recebido por parte do Governo do Estado?
O governador André Puccinelli é um dos grandes políticos da história de Mato Grosso do Sul, está conseguindo sanear as dívidas do Estado e ao mesmo tempo investe em infraestruturas estratégicas que favorecem os municípios. Ivinhema tem recebido recursos importantes para a educação, asfalto, geração de renda e possuímos várias parcerias com a Funtrab, Agraer, Seprotur, Fundação de Cultura, Secretaria de Saúde, entre outros. O governador é municipalista porque conhece as dificuldades dos municípios e por isso tem agido com muitas ações em todo o MS.
E as principais parcerias estabelecidas com o governo federal?
O governo federal tem demonstrado muita maturidade administrativa, continuou
o projeto econômico do governo anterior e ampliou os benefícios sociais. Também tem liberado as emendas parlamentares dos deputados federais, que são fundamentais para melhorar a infraestrutura dos municípios. Os municípios têm o Ministério de Desenvolvimento Agrário como um dos grandes parceiros para melhorar a agricultura familiar. Com o conjunto dessas ações o governo federal tem mantido sua aprovação popular.
Na área da educação quais os avanços conquistados?
A educação é prioritária em vários sentidos tanto o ensino fundamental como os profissionalizantes. No Ensino Fundamental estamos implantando o método da Fundação Bradesco que já está no segundo ano consecutivo. Esse método é apostilado e os professores passam por uma capacitação para aplicar essa metodologia que esta melhorando muito o ensino municipal. Essa parceria foi concebida graças ao empenho e aporte financeiro da empresa Adecoagro, empresa do setor sucroalcoleiro que está em fase de implantação em Ivinhema. Os cursos profissionalizantes são fundamentais para o desenvolvimento local.
Possuímos hoje também o curso técnico agropecuário que certificado pelo governo do estado em parceria do município. Durante nosso mandato, já
certificamos em diversas áreas milhares de trabalhadores e atualmente conseguimos curso superior da UEMS de horticultura. Estamos preparando nossa gente para o futuro.
O senhor se considera um prefeito popular?
Todos nós nos consideramos populares, mas as pesquisas têm demonstrado que sou, acredito nisso, pois me considero simples e de fácil acesso. Estou sempre apoiando as iniciativas sociais e construindo parcerias. Criamos várias associações de produtores e conselhos municipais, fortalecemos o sindicato dos funcionários através de lei, e estamos entre os municípios que mais repassa recursos para entidades. Ações democráticas como essas proporcionam popularidade.
Na área do esporte, que tipo de apoio a Prefeitura tem dispensado, tanto à equipe profissional que chegou a disputar a Copa do Brasil, quanto em outros programas?
O esporte é um importante instrumento de combate as drogas. Por isso possuímos escolinhas de futebol e estamos projetando espaços para a prática desportiva. O esporte profissional no interior exerce um poder de integração social incrível, porque o time de futebol representa nossa cidade e todos torcem pela vitória da cidade, esse sentimento é muito positivo. (*Free lancer)
“Ações democráticas proporcionam popularidade”, diz prefeito de Ivinhema
“Vivemos um momento excepcional na geração de emprego”
“Estamos preparando nossa gente para o futuro”
Desacordo Aziz Filho*
eerã (Irã) - Depois de um dia inteiro de compromissos com o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad e de quase uma hora de conversa com o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à noite de ontem, em Teerã, sem poder anunciar o fim do impasse entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Nuclear (Aiea), das Nações Unidas, que exige a abertura das instalações nucleares do Irã a inspetores internacionais. A tentativa de mediação de Lula é vista como última chance de o governo iraniano evitar novas sanções econômicas ao país.
Lula e Ahmadinejad se encontraram de manhã no Palácio Presidencial, com a presença dos chanceleres dos dois países. A entrevista coletiva que dariam em seguida foi cancelada por decisão do presidente brasileiro, que não queria falar com a imprensa sem ter algo concreto para anunciar. Há dois dias, Lula disse em Moscou que avaliava em 99,9% as chances de sucesso de sua missão. Às 21h, ao sair do Hotel Steghlal para jantar com Ahmadinejad, Lula disse apenas que o nível de otimismo aumentou.
Sem algo concreto para anunciar, Lula dispensa imprensa
negociações em torno do programa nuclear iraniano, nenhuma palavra. Lula também visitou Ali Larijanio, presidente da Assembleia Consultiva Islâmica, onde, novamente evitou o contato com a imprensa. No fim da tarde, os presidentes dos dois países encerraram o 14º Encontro Empresarial Brasil-Irã. No principal centro de convenções de Teerã, trocaram promessas de cooperação econômica duradoura, com incentivo ao comércio exterior e à troca de tecnologia. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, não participou do evento porque passou o dia inteiro envolvido nas negociações com autoridades iranianas em torno da questão nuclear. No discurso aos empresários, o presidente do Irã se referiu a Lula como “amigo e irmão”. Fez muitas críticas à ordem econômica mundial, aos países ricos, ao sistema financeiro e às bolsas de valores.
Após o encontro com Ahmadinejad, Lula almoçou com o aiatolá Khamenei. Segundo a agência de notícias Irna, do governo iraniano, o líder supremo elogiou o Brasil por ter adotado posturas independentes “ao negociar com as políticas arrogantes dos Estados Unidos nos últimos anos”. Sobre as
Evento
“Nossa aproximação assegurará a segurança e a paz mundial”, disse Ahmadinejad, para quem a economia capitalista está chegando ao fim do caminho. Lula, segundo Ahmadinejad, “tem credibilidade para corrigir a ordem prevalente no mundo”. O presidente do Irã não fez qualquer menção ao principal motivo da visita de Lula ao Ira, a tentativa de acordo com a Aiea sobre a questão nuclear.
Lula preferiu centrar o discurso no potencial da parceria econômica entre os dois países. Ressaltou a necessidade de o Hemisfério Sul diversificar o comércio e reduzir a dependência das vendas para os países
Ricardo Stuckert / PRMaNaUs - Um relatório sigiloso produzido pela inteligência da Polícia Federal joga por terra o discurso do governo brasileiro de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não agem do lado de cá da fronteira.
Lula é recebido pelo presidente do Irã, Ahmadinejad
ricos. Disse que o Brasil está disposto a ajudar o Irã a aumentar sua independência alimentar com pesquisas na produção rural. Anunciou a abertura de uma linha de crédito de 1 bilhão para a exportação de alimentos do Brasil para o Irã. “Não faz sentido que os negócios de nossas empresas dependam apenas de bancos estrangeiros”, disse Lula.
CÚPULA DO G15
Lula participa hoje da sessão de abertura da 14ª Cúpula do G15, grupo formado por países não alinhados. A expectativa é de que só então sejam anunciados os resultados de suas gestões junto ao presidente do Irã sobre a questão nuclear. As conversas tiveram como base a proposta da Aiea para que o Irã aceite trocar urânio enriquecido a 3,5% no país islâmico por combustível nuclear, o urânio enriquecido a 20%. A França surge como o mais provável fornecedor desse combustível.
Com esse nível de enriquecimento, o urânio não teria condições de ser usado na fabricação de bombas atômicas. No início da tarde, Lula embarca para a Espanha. O último compromisso do presidente brasileiro, ontem em Teerã, foi o jantar com Ahmadinejad. Lula deixou o Hotel Steghlal às 21h, sem se encontrar com o diretorgeral do Conselho de Segurança Nacional do Irã e principal negociador do programa nuclear, Said Jalili, como esperavam os jornalistas que acompanham a viagem do presidente brasileiro. O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, que integra a comitiva, disse que Jalili esteve no encontro ampliado de Lula com Ahmadinejad pela manhã, mas evitou fazer comentários sobre as negociações. Ao ouvir dos repórteres que estavam todos “agoniados” com a falta de noticias, Nelson Jobim resumiu o ânimo da comitiva presidencial: “Eu também”. (*Enviado Especial da TV Brasil)
Sabrina Craide, repórter da Agência Brasil
Brasíl I a - A estudante Dayana, de 24 anos sofreu abuso sexual em um lar adotivo quando tinha 8. Ela não teve coragem de falar para ninguém, mas as mudanças no comportamento chamaram a atenção de uma professora, que investigou o caso e acabou descobrindo o abuso. Hoje, Dayana trabalha no Projeto Giração, que atende crianças do Distrito Federal que passam pela mesma situação e reconhece a importância da informação para combater o problema no país.
“Isso se combate alertando as pessoas para que denunciem realmente e não se reprimam. No meu tempo, eu não tinha conhecimento nenhum, e muitas meninas não denunciam porque não têm apoio dentro da família e o estado muitas vezes também não faz nada, só toma providência quando acontece, aí já é tarde”, avalia.
Com o objetivo de alertar a sociedade para os problemas de abuso sexual na infância e adolescência e incentivar as denúncias desses casos no país, o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República iniciaram ontem, as atividades
do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será lembrado nesta terçafeira. Na manhã de ontem, o Par-
que da Cidade, em Brasília, foi o palco de abertura do evento, que contou com a presença de cerca de mil crianças e jovens de organizações sociais do Distrito Federal, que fizeram
De acordo com o documento, datado de 28 de abril deste ano, a guerrilha colombiana não só tem violado sistematicamente a fronteira Colômbia-Brasil como tem utilizado o território brasileiro para seus negócios, especialmente o narcotráfico.
A conclusão faz parte do relatório final da investigação que levou à prisão, no último dia 6 de maio, de José Samuel Sanchez, o “Tatareto”, apontado pela PF como integrante da Comissão de Logística e Finanças da 1.ª Frente das Farc, um dos mais importantes destacamentos da guerrilha colombiana.
RÁDIO ENTERRADO
O grupo que trabalhava na base brasileira utilizava conhecidas técnicas das Farc.
O sistema de comunicação que Tatareto mantinha em seu sítio, perto de Manaus, era acionado em horáriospré-determinados para contatos com a guerrilha na Colômbia: 7h, 12h e 17h. Na maioria das vezes, os diálogos eram codificados.
A exemplo do que as Farc fazem na selva colombiana para esconder armas e drogas, os dois aparelhos de rádio-comunicação ficavam enterrados, dentro de um tonel. A antena, que não costuma ser nada discreta, repousava, cuidadosamente camuflada, entre as copas de duas árvores.
ROTA DO TRÁFICO
produtos químicos, etc) que são comprados em Letícia (do lado colombiano) e destinados ao seu pessoal na selva”, afirma a PF. As cargas, aponta o relatório, são transportadas por balsas colombianas que fazem o trajeto regular entre as cidades colombianas de Letícia e La Pedrera, passando pelo território brasileiro. Uma das embarcações, a “RR Camila”, pertence ao colombiano Carlos Emilio Ruiz, preso em Bogotá por ligação com as Farc.
BENS NO BRASIL
A mesma investigação descobriu investimentos consideráveis do grupo de Tatareto no Brasil. Também com o dinheiro amealhado com o comércio da coca, os colombianos compravam terrenos e barcos de pesca. Até empresas chegaram a ser abertas para “gerenciar” o patrimônio e acobertar as atividades ilegais. Nada era registrado em nome de Tatareto.
“Como membro da Comissão de Logística e Finanças da 1.º Frente das Farc, José Samuel Sanchez investe grande parte dos lucros provenientes das drogas na compra de barcos pesqueiros, os quais são colocados em nome de Carlos Rodrigues Orosco”, diz o relatório da PF.
apresentações culturais como música, dança, capoeira e hip hop, além de uma revoada de balões. Outras capitais do país também promovem eventos como palestras, shows e panfletagens.
Com o slogan “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, a campanha traz como símbolo a flor, que representa o cuidado que a sociedade deve ter com seus jovens. Por isso, amanhã, o movimento vai plantar 300 flores no jardim do Ministério da Justiça, em Brasília, para chamar a atenção das autoridades. “Vamos convidar toda a sociedade e principalmente as autoridades a entrar nessa luta e responder por meio de programas do governo”, diz Karina Figueiredo, da coordenação do Comitê Nacional.
Ela também chama a atenção para a importância da denúncia de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. “Queremos sensibilizar as pessoas sobretudo para denunciar. Se você tem conhecimento de um caso, denuncie, pode ligar para o número 100, a denúncia é anônima, ou procurar o conselho tutelar mais próximo”, orienta Karina.
O dia 18 de maio foi escolhido por causa de um caso de violência sexual a uma menina de oito anos que acabou sendo morta nesta data em 1973, no Espírito Santo.
Tatareto - “gago”, em espanhol - foi preso com mais sete pessoas. Ele é acusado de comandar uma importante rota do tráfico que usava rios da Amazônia para fazer chegar a Manaus carregamentos de cocaína produzida na selva colombiana pelas Farc. Da capital do Amazonas, a droga era distribuída para outros Estados brasileiros e para a Europa.
A PF afirma que a guerrilha, cada vez mais encurralada na Colômbia pelas operações militares do governo de Alvaro Uribe, chegou a estabelecer bases em plena Amazônia brasileira. Diante da responsabilidade pela arrecadação de recursos para as Farc, diz o relatório, Tatareto “transferiu sua base operacional para o território brasileiro, de onde poderia coordenar (as atividades) com mais tranquilidade, sem o perigo do confronto armado frequente com as forças oficiais da Colômbia”.
Os investigadores mapearam as duas mãos do esquema: as Farc enviam coca da Colômbia para o Brasil e, no sentido inverso, os recursos obtidos com a venda da droga são remetidos para acampamentos da guerrilha na Colômbia, seja em dinheiro vivo, seja na forma de mantimentos e insumos para refino da coca comprados em território brasileiro. “Tatareto disponibiliza parte dos recursos para a aquisição de mantimentos e logística em geral (combustível,
Para os investigadores, Carlos Orosco, ou “Carlos Colombiano”, era uma espécie de testa-de-ferro de Tatareto. É em nome dele que estão tanto as empresas quanto os terrenos de propriedade do grupo. Uma das empresas é o Frigorífico Tefé Comércio e Navegação Ltda. Registrado formalmente em 1998 – indicação de que o esquema da guerrilha em solo brasileiro pode estar em operação há mais de uma década –, o frigorífico servia para maquiar os carregamentos da droga, que navegava da região da fronteira com a Colômbia até Manaus escondida debaixo de camadas de peixe. Na Junta Comercial do Amazonas, o frigorífico, cuja sede é um flutuante ancorado na orla de Tefé, no interior amazonense, aparece com um capital social de R$ 80 mil. A fachada montada para dar ares de legalidade ao esquema vai além. O Estado levantou outras duas firmas relacionadas ao grupo. Carlos Colombiano, que também foi preso, figura ainda como proprietário dos barcos pesqueiros adquiridos pelo grupo. Ele chegou a ter cinco embarcações em seu nomealgumas delas, de grande porte, podem custar até R$ 250 mil. Em nome do “testa-de-ferro” de Tatareto estão também pelo menos dois sítios. Um deles, à margem de um igarapé nos arredores de Manaus, tem área equivalente a 92 campos de futebol e era usado como base de comunicação com as Farc na Colômbia.
O documento de posse do terreno, em nome de Carlos Colombiano, foi apreendido pela PF no carro de Tatareto, que nas conversas gravadas pela polícia diz que a propriedade é sua. Outro imóvel, foi comprado e revendido recentemente. À PF, Carlos Colombiano disse tratar-se de “investimento”. (Estadão)
São Paulo – Para compor as salas de jantar não faltam opções. Aparadores, mesas de apoio, bares móveis, louceiros, cristaleiras, resfriadores de bebidas elétricos, máquinas de gelo e cumbucas de champagne são algumas das peças apontadas pelo designer de interiores Carlos Loyo. “Mas elas devem ser pensadas de acordo com as demandas dos usuários”, explica. Cadeiras e poltronas com mistificação de móveis de escritórios (giratórios, levemente reclináveis, entre outras) também deixam os espaços bem interessantes, como diz o designer de interiores. “Tampos giratórios casam bem com mesas circulares para até oito pessoas”, comenta. Carlos Loyo também investe na mistura de madeira, cromados, espelhos, vidros e estofados, que, segundo ele, deixa o ambiente com cara de personalizado.
Para completar, o designer de interiores diz que papéis de paredes e tecidos com estamparia retrô, como poás, mandalas, camafeus e molduras, voltaram com tudo. “Tapetes, passadeiras, espelhos de fundos diferentes (cobre, preto) ou os vitorianos, lustres e pendentes imponentes misturados a microleds ou minidicroicas,
pisos de cores mais uniformes com leve brilho também compõem o ambiente”. Uma boa opção para deixar o ambiente bem intimista e personalizado, de acordo com Carlos Loyo, é comprar peças diferenciadas em antiquários. Mas é preciso ter cuidado com os excessos. “Quadros, fotografias, esculturas, apliques de paredes, tudo pode, desde que pensado cuidadosamente para não poluir ou deixar o ambiente cheio de informações que tirem a atenção durante as refeições”. Com relação ao piso, também há uma infinidade de materiais disponíveis no mercado. De acordo com O Estado de Minas, a arquiteta Débora Lima cita os pisos frios, como os porcelanatos, cada vez mais acessíveis. “Eles proporcionam leveza, praticidade e elegância ao ambiente, principalmente os de tamanhos maiores (80cm x 80cm e 60cm x 60cm)”, aponta. Outra boa escolha são os laminados de madeira, que podem ser de cor clara ou escura, como conta a designer de interiores Adriana Geo. “O escuro fecha mais o ambiente. Neste caso, as paredes devem ser claras”, diz. Apesar de as cores fortes conferirem charme à sala, ela aconselha a utilização de tons neutros, como camurça. “Uma cor
muito escura diminui o ambiente. Mas se ele for bastante espaçoso, pode-se abusar dos contrastes”, completa.
M U ltif U nci O n A l “A boa culinária, cozinhar com os amigos e perto de todo mundo, caiu no gosto popular. Por isso, nada mais justo que trazer a sala para a cozinha ou vice-versa”. A constatação é da arquiteta Débora Lima, que observa que, atualmente, diversos projetos levam em consideração que a reunião será feita em torno da mesa e do fogão. “Com isso, a sala de jantar deixou de ser um ambiente à parte para se tornar um espaço gourmet”. Para promover esta transformação, a arquiteta investe na utilização de painéis de separação entre os ambientes. “Outro modo de tornar o espaço multifuncional é fazê-lo parte do cinema em casa, que também é uma tendência das reuniões informais”, conta.
No que se refere ao investimento para criar este novo ambiente, Débora Lima aponta os valores estimados. Segundo ela, um pedreiro de acabamento e um pintor cobram, por dia, R$ 120 e R$ 90, respectivamente. Para rebaixamento de forro, o custo é de R$ 35 o metro quadrado (m2) e o trabalho de um eletricista custa R$ 50 por ponto luminotécnico. Já o projeto varia de R$ 720 a R$ 1,2 mil e o mobiliário fica entre R$ 1,5 mil e R$ 5 mil, aproximadamente.
Boa escolha são os laminados de madeira nas cores clara e escuraDuas salas de jantar com design moderno para atender os mais exigentes usuários
Depois dos professores, os funcionários administrativos de Glória de Dourados tiveram palestra com a primeira-dama e psicóloga Mariângela Athas. Cidades 3
PRE apreende veículos carregados de maconha
A PRE da base operacional de Amambai apreendeu mais de meia tonelada de maconha no sábado. Polícia 5
Barcelona conquista o Campeonato Espanhol
O argentino Lionel Messi comandou o show do Barcelona com a goleada por 4 a 0 sobre o Valladolig. Esporte 7
INCLUINDO esPoR te e PolíCiA
Dourados, Mato Grosso do Sul, segunda-feira, 17 de maio de 2010
Ministério
Participação do governador André e da Defesa Civil foram essenciais para a liberação desse auxílio para as obras
Campo Grande
(mS) – Uma portaria publicada na quintafeira (13) no Diário
Oficial da União autoriza a liberação de R$ 20 milhões do Ministério da Integração Nacional para obras de recuperação de danos causados pelas chuvas em Campo Grande.
Segundo o secretário municipal de governo, Rodrigo de Paula Aquino, a contribuição do governo do Estado foi essencial para a liberação do recurso federal.
Plano de trabalho contempla a reconstrução de galeria tubular
“A participação do governador André Puccinelli e da Defesa Civil do Estado foram essenciais para a liberação em tempo recorde deste auxílio para as obras de recuperação de danos em Campo Grande”, afirmou o secretário.
De acordo com o chefe da Defesa Civil de Mato Grosso
Governador
do Sul, coronel Ociel Ortiz Elias, o órgão do governo do Estado fez o acompanhamento e auxiliou na elaboração dos documentos necessários para a decretação de situação de emergência e homologação do governador. “Após a homologação, nós também auxiliamos a Defesa Civil municipal na montagem de um processo destinado para o Ministério da Integração que libera o recurso”, explica o coronel Ociel. “Os documentos foram muito bem elaborados, com muita técnica. Com a participação, auxílio e orientação do governo do Estado, nós pudemos conseguir a liberação destes R$ 20 milhões, dos quais R$ 11 milhões já foram depositados”, diz o secretário Rodrigo Aquino. Conforme o texto publi-
cado no Diário da União, o plano de trabalho encaminhado pelo município contempla a reconstrução de galeria tubular destruída no cruzamento da avenida Nelly Martins com a avenida Mato Grosso; recuperação de sistema de microdrenagem na avenida Mato Grosso entre o Conjunto Cophafé e o Residencial Itacolomi; reconstrução de galeria tubular tripla localizada nas confluências das avenidas Paulo Coelho Machado, Afonso Pena e Arquiteto Rubens Gil Camilo.
O recurso também será empregado na recuperação dos maciços de terra e maciços de aterro e revestimentos asfáltico da rua Ceará e avenida Ricardo Brandão; recuperação dos muros de contenção das margens do córego Prosa na Praça das Águas; recuperação do canal do córrego Prosa, entre a rua Ceará e a rua Nova Era, entre outras ações que constam na publicação.
Divulgação/Rachid Wuaqued
Campo Grande
( m S) – O governa -
dor André Puccinelli cumpre agenda em Japorã nesta segunda-feira (17), onde, a partir das 8h, inaugura a Sala do Vale Renda construída na Escola Estadual Japorã. No município, 300 famílias são atendidas pelo programa social do governo do Estado.
Outras 30 famílias serão beneficiadas no município com a entrega de unidades habitacionais, que representam investimentos de R$ 474,4 mil. Às 9h, Puccinelli inaugura o Conjunto Habitacional Antônio Carlos Godoy, com
18 casas, e também entrega as chaves de 12 moradias construídas no Distrito de Jacareí.
Já às 10h, o chefe do Executivo autoriza o início das obras de recapeamento da Avenida Deputado Fernando, e de asfalto no Saldanha e adjacências, um total de 31,5 km investidos R$ 405,2 mil de recursos próprios do Estado.
ARAl MoReiRA No município de Aral Moreira, o governador André Puccinelli chega às 14h para a reunião com as 257 famílias beneficiadas pelo Vale Renda.
Ele ainda inaugura a sede do Programa na Escola Estadual Doutor Fernando Correa da Costa.
Às 15h30, serão inauguradas 40 unidades habitacionais que receberam investimentos de R$ 620.533,33, resultantes da parceria entre o governo do Estado, União e Município.
Por último, André Puccinelli autoriza o início dos serviços de restauração asfáltica em diversas ruas de Aral Moreira, que totalizam 24.181,39 metros quadrados de área. Os recursos, próprios do Estado, são da ordem de R$ 462.039,10.
Divulgação/Edemir Rodrigues Galeria tubular no cuzamento da Av. Nelly Martins com a Mato Grosso será reconstruída Governador André Puccinelli estará hoje em Japorã e Aral Moreira cumprindo agendaWilson Aquino
AMPO GRANDE -
O sindicalista Samuel da Silva Freitas foi reeleito no fim de semana presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande para o quinquênio 2010/15. Depois de dois dias de votação (14 e 15) sua chapa (única) recebeu 97% dos votos válidos para esse pleito.
Samuel, que preside também a CGTB/MS (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), comemorou a vitória ao lado dos companheiros de diretoria e de dezenas de ‘eleitores’ que permaneceram na sede do sindicato para prestigiar a diretoria. No fim do processo eleitoral ele reafirmou seu propósito de continuar a luta em benefício dos trabalhadores, tanto por melhores salários como por melhores condições de trabalho.
Samuel diz que pretende continuar a luta pela redução de jornada de trabalho
“Além de salários dignos, lutamos para que os trabalhadores da construção civil e do mobiliário de nossa Capital tenha mais segurança e bem estar no ambiente de trabalho”, comentou Samuel que recebeu a visita do presidente da Força Sindical Mato Grosso do Sul, o sindicalista Idelmar da Mota Lima, que preside também o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande e a Fetracom (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul). Ele prestigiou o processo eleitoral acompanhado de seu vicepresidente, da Força, Estevão Rocha dos Santos, presidente do Sintraconta e do coordenador da central no Estado, Hélio Cosmos Rodrigues. Idelmar da Mota Lima afirmou que Samuel tem realizado um bom trabalho em Campo Grande em prol de sua categoria. Disse que tem testemunhado o empenho do sindi-
Divulgação
Engenheira Cornélia Nagel coordena os trabalhos
- No dia 6 foi realizado mais uma reunião de mobilização para a criação do Comitê de Bacia do Rio Ivinhema, na cidade de Ivinhema, onde foi apresentado ao público o que é um Comitê de Bacia e como deverá ser todo o processo de criação e suas finalidades. No período da tarde, a comissão trabalhou na formatação da proposta de criação do Comitê, a ser apresentada ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos ainda este ano.
Nova Andradina, como cidade polo, tem tomado a frente na implementação de políticas públicas importantes para o desenvolvimento ordenado do Vale do Ivinhema, e dentre essas iniciativas está a mobilização para formação do Comitê da Bacia do Rio Ivinhema, em que o município é coordenador da Comissão prócriação do referido comitê.
Esta discussão foi iniciada no Grupo de Trabalho Polo de Desenvolvimento Sustentável da Região de Nova Andradina e passou a caminhar paralelamente há mais de um ano, com o apoio e orientação da
Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (SEMAC/Imasul).
Um Comitê de Bacia, de forma resumida, é um órgão colegiado, como um conselho que terá a incumbência de indicar, aconselhar e decidir sobre a gestão das águas nos 25 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica Estadual.
Para orientar esse processo o Estado e a sociedade contam com a Lei Estadual nº. 2.406/2002 que institui a Política Estadual de Recursos Hídricos, na qual consta todo o processo a ser seguido para criação de um Comitê, lembrando que a iniciativa deve partir da sociedade e necessariamente deverão participar os segmentos sociedade civil, usuários de água e governo.
Para cumprir essa determinação legal, o processo de mobilização e divulgação é necessário e deve levar ao conhecimento da maior parte da sociedade dos 25 municípios esta ação antes de apresentar a proposta de criação do Comitê ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
calista em formar mão de obra especializada para atuar no setor que tem crescido muito nos últimos anos. “Samuel é um dos sindicalistas realmente comprometidos com a categoria, com os interesses dos trabalhadores. Por isso foi reconduzido ao cargo”, afirmou.
O processo eleitoral foi tranquilo, informa Samuel, que pretende continuar a luta também pela redução de jornada
Memorial
de trabalho de 44 para 40 horas semanais. “Nos últimos meses temos feito muita pressão junto não só aos nossos parlamentares, da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, como também de outros Estados, para que aprovem a redução de jornada como um meio de gerar mais emprego e proporcionar mais oportunidade de lazer e convívio familiar, o que falta hoje na vida dos tra-
balhadores devido a sobrecarga horária de trabalho.
O presidente reeleito disse também que não tem dúvida de que a proposta de redução de jornada, que tramita no Congresso Nacional, vai ser aprovado. Ele garante que há uma pressão muito grande da sociedade, através principalmente de entidades de classe como as centrais sindicais, confederações e outros orga-
nismos que têm insistido com a importância da aprovação dessa proposta.
DIRETORIa
A chapa reeleita para o quinquênio 2010/15 está assim constituída:
Diretores, efetivos: Samuel da Silva Freitas, José Manoel Vera Jacques, Castelo Gonçalves Blanco, David da Silva, Carlos Alberto Pereira Martins e Manoel Marques da Silva.
Suplentes: Donald Vera Jacques, Estevaldo Ossuna, Elizeu Pacheco, Luiz Gustavo da Silva, Nilson Ribeiro Nunes, Lucinéia Fernandes e Adiel Alves de Freitas.
Conselho Fiscal, efetivos: Marcos Cezar R. Gonçalves, Fábio Schimmelfennig, Hernandes Soares Ferreira. Suplentes: Ronaldo Chagas da Silva, Antônio Garcia e Mauro José dos Santos.
Delegados/federação/efetivos: Samuel da Silva Freitas e José Manoel Vera Jacques. Suplentes: Castelo Gonçalves Blanco e Carlos Alberto Pereira Martins.
Divulgação
BODOQUENA - O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) inaugurou na quintafeira (13) o Memorial Serra da Bodoquena, um centro de eventos com anfiteatro para 130 pessoas e salas para realização de exposição do artesanato produzido na região Sudoeste do Estado. A obra foi realizada pela Prefeitura com R$ 480 mil, dos quais R$ 400 mil viabilizados pelo parlamentar junto ao Ministério do Turismo.
Delcídio disse que o centro de eventos cria uma nova alternativa para o crescimento do turismo no município. “Muitos turistas vêm a Bodoquena em busca da beleza das cachoeiras de águas cristalinas e do turismo de aventura. Agora estamos começando uma nova era, porque o memorial permitirá a realização de congressos, feiras e seminários, o que irá atrair outro tipo de visitante, aquele que viaja para participar de
Delcidio e os prefeitos de Anastácio, Cláudio Valério e de Miranda, Neder Vedovato
eventos”, afirmou.
O senador destacou ainda um outro investimento que favorecerá o turismo na região.
“Em breve, vamos aumentar ainda mais o fluxo do turismo, com a recuperação da BR-262 e a pavimentação da rodovia MS 178. Passará por
aqui a interligação de duas regiões repletas de atrações, a beleza das águas de Bonito e Bodoquena e a riqueza da fauna e da flora do Pantanal. Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento econômico e a geração de postos de trabalho, que vão melhorar a
qualidade de vida de milhares de pessoas. Isso é cidadania”, declarou Delcídio.
Os prefeitos de Miranda, Neder Vedovato (PSB), e de Anastácio, Cláudio Valério (PMDB), acompanharam Delcídio na inauguração do Memorial Serra da Bodoquena.
Divulgação
DOURADINA – A
Prefeitura Municipal de Douradina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, apresentou recentemente em uma reunião realizada na Escola Indígena Joãozinho Carapé Fernando, localizada na Aldeia Panambi o Projeto Intitulado: Educação Ambiental na Escola. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e coordenador do projeto Leandro Lima Narcizo, esse trabalho tem como objetivo a mobilização de toda a comunidade
escolar indígena para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, com
a finalidade de conscientizar os alunos e a comunidade local sobre as questões
ambientais, acompanhamento de projetos específicos nas escolas que serão desenvolvidos pelos professores (horta comunitária, reciclagem de lixo, bacia hidrográfica como unidade de estudo, plantio de árvores, recuperação de nascentes, etc...), realização de campanhas educativas, utilizando os meios de comunicação disponíveis, imprensa falada e escrita, TV, distribuição de panfletos, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar os alunos em relação à problemática ambiental e de ampliar o conhecimento e efetivar a implementação das questões ambientais no cotidiano da comunidade escolar.
“Além de salários dignos, lutamos para que os trabalhadores tenham mais segurança e bem-estar no trabalho”
DivulgaçãoSamuel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário
“Funcionário
GLORIA DE DOURADOS – O município de Glória de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), realizou o 1º Encontro de Psicologia, onde reuniu professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino (Reme) e também os funcionários administrativos da Prefeitura. O encontro teve como palestrante a professora e psicóloga Rosimeire Martins.
professores da reme tiveram continuidade na capacitação com a palestra
Mariângela disse que este projeto que está sendo colocado em prática pelo município via Semec vem gerando efeitos positivos. “Nós começamos com os professores da rede municipal, agora estendemos aos funcionários administrativos da Prefeitura, dada a sua relevância.
A pedagoga, psicóloga e primeira-dama Mariângela Vieira Barbosa Athas abordou a necessidade e a importância da realização do evento, que teve como objetivo essencial a continuidade da capacitação aos professores municipais, principalmente com referência ao Projeto Paz e Amor na Escola.
Para os funcionários, a palestra serve como ingrediente a ser colocado em prática em suas funções no cotidiano trabalhístico. Para os professores e funcionários da área de educação tem um peso considerável levando-se em consideração o Projeto Paz e Amor na Escola, uma introdução na esfera educacional municipal que vem surtindo os efeitos desejados”.
Este projeto na área de psicologia transcorrerá neste ano. A palestrante Rosimeire Martins explicou dezenas
de fatores que contribuem e aqueles que não somam em nada, ou seja, atrapalham o desenvolvimento das funções exercidas por determinados funcionários.
Ela enfatizou os aspectos negativos e positivos que surgem no cotidiano escolar, afirmando que “é necessário
que o professor se atenha aos acontecimentos da sua escola, colabore com o trabalho de todos os demais funcionários visando à prosperidade, à formação de um trabalho concreto e salutar e à evolução do desenvolvimento educacional, tudo isso entre professores, funcionários e alunos”.
Rosimeire relatou a importância do bom atendimento aos usuários, destacando que “o funcionário tem que entender que ele está desenvolvendo uma função pública ou privada, mas que é remunerado para tal operação de trabalho. Não é virtude e sim uma obrigação atender bem aos clientes e usu-
ários, com educação e transparência, sempre demonstrando simpatia, com sorriso aberto, saber o que fala e como fala, porque um simples gesto ou uma resposta impensada pode gerar extremo desconforto à repartição que trabalha, além de criar uma mácula ao funcionário despretensioso e fora da realidade do mundo atual”.
“Acreditamos que este 1º Encontro de Psicologia proferido pela psicóloga e palestrante Rosimeire Martins, que por sinal dispõe de vasto conhecimento, possa realmente servir a todos os nossos funcionários administrativos, bem como, aos nossos professores e funcionários da rede municipal. Nosso objetivo é a aprimoração dos conhecimentos e a esperança da colocação dos mesmos em prática em suas respectivas funções. Agradecemos mais uma vez a ilustre palestrante Rosimeire Martins, pela desenvoltura mediante o assunto em pauta”, disse o prefeito Arceno Athas Junior.
Violência
Os assassinatos aconteceram em bairros da periferia; um no Parque das Nações II e o outro, na Vila Mary
Flávio Alves Florenci, 21 anos, estava a caminho do trabalho quando foi morto Dário Ruiz foi morto no final da noite de sábado com dois tiros num bar da periferia
DOURADOS – Duas pessoas foram assassinadas nesse final de semana, em Dourados. Os crimes aconteceram em bairros da periferia da cidade. O primeiro crime foi registrado, pela polícia, na Vila Mary e o outro, no Parque das Nações II. No final da noite de sábado, por volta das 23h30, um homem foi morto com dois tiros. O crime aconteceu em frente a um bar, localizado no cruzamento das ruas Andrelina
Vilela dos Reis e José Mendes, no Parque das Nações II. De acordo com informações policiais, a vítima não portava documentos no momento que foi morta, dificultado a identificação, que aconteceu somente ontem. Trata-se do expresidiário Dário Ruiz, de 24 anos, morador no Parque das Nações I, que já cumpriu pena
As vítimas foram assassinadas a tiros em Dourados no final de semana
por homicídio. Segundo informações de testemunhas, ele entrou no bar, pediu uma garrafa e uma lata de cerveja e ficou sentado na calçada. Um homem que estava de motocicleta se aproximou, ficou por alguns instantes conversando e bebendo com a vítima. Minutos depois testemunhas ouviram dois disparos.
Comemoração
Cido Costa
Viatura se envolveu em acidente durante perseguição
DOURADOS – O albergado Bruno de Assis Gerbaldo, de 27 anos, acusado de render pelo menos quatro pessoas de uma mesma família e sequestrar uma delas para roubar dinheiro de contas bancárias, foi perseguido e preso pela Polícia Militar.
A ação criminosa teria iniciado na tarde de sábado, por volta das 13h30. Segundo informações da polícia, Bruno invadiu o salão de beleza onde estavam as vítimas. Ele rendeu uma funcionária de 43 anos e amarrou outras duas, sendo a dona do salão de 28 anos e uma cliente de 38 anos. As vítimas não tiveram os nomes divulgados pela polícia. Elas foram amordaçadas e agredidas pelo acusado.
O albergado ficou cerca de 1 hora dentro do estabelecimento comercial com as vítimas, quando obrigou o namorado da dona da casa, um jovem de 25 anos, ir com ele até uma agência bancária. Da casa foram levados dois celulares, carregadores, uma máquina fotográfica, dois relógios e um aparelho MP4.
O albergado levou a vítima até uma agência bancária, de onde fez a vítima sacar o limite diário do caixa, a quantia de R$ 400,00. Uma pessoa notou que o jovem estava com uma faca dentro do banco e acionou a polícia.
O sequestrador entrou num veículo Fiat Pálio de cor prata, junto com a vítima e seguiram para outra agência, de onde ele queria que o rapaz sacasse mais
dinheiro.
O jovem sugeriu um caixa rápido de um posto de combustível, localizado na Avenida Marcelino Pires, com a Mato Grosso. Lá ele fez sinais para um grupo de pessoas.
A Polícia Militar localizou o carro onde estava o acusado e iniciou então a perseguição ao sequestrador. No caminho, uma das viaturas da PM acabou colidindo contra um carro e uma árvore. O acidente foi registrado por volta das 15h na rotatória entre as ruas Antônio Emílio de Figueiredo e Hayel Bon Faker, no centro.
A viatura colidiu contra um Corsa de cor prata, com placas de Dourados. A condutora, identificada como Édna M.N.F., de 52 anos, ficou ferida e foi encaminhada para o Hospital Evangélico.
Outra viatura da PM deu continuidade aos trabalhos e acabou prendendo o sequestrador, que foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.
Uma equipe da PM também se dirigiu até o salão de beleza e libertou as outras três vítimas que estavam amordaçadas.
Bruno cumpria pena por sequestro no Regime Semiaberto. Ele foi condenado há 17 anos de reclusão e há 4 meses chegou a Dourados vindo de Campo Grande. Na delegacia, ele foi autuado em flagrante por sequestro. Todos os objetos roubados foram recuperados e devolvidos às vítimas. (Colaborou Nelson Pereira)
A vítima foi atingida com um tiro na testa e outro no queixo. No bolso dela, a polícia localizou um aparelho celular e a quantia de R$ 16,00. O corpo de Dário foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Dourados, onde foi identificado por familiares.
HOMICÍDIO 2
O jovem Flávio Alves Florenci, de 21 anos, morador no bairro Canaã I, foi executado na manhã de sábado, com cinco tiros. O crime aconteceu
no cruzamento das ruas Ponta Porã e Irã Pereira de Mattos, na Vila Mary. Segundo informações da polícia, ele seguia de bicicleta para o trabalho, por volta das 6h, quando começou a ser seguido por três pessoas, sendo um de bicicleta e outros dois que estavam numa motocicleta.
Os ocupantes da motocicleta se aproximaram do jovem, o carona sacou a arma e efetuou vários disparos contra a vítima, que foi morta com
cinco disparos, que atingiram a mão direita, o braço esquerdo, a cabeça, o peito e as costas. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi designada para o local, mas quando chegou a vítima já estava sem vida. De acordo com informações da polícia, a vítima estava recebendo ameaças de morte. O crime pode ter sido motivado por questões passionais. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas da morte de Flávio.
CAMPO GRANDE -
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realiza uma ação para atendimento à população do Estado no dia 19 de maio, quando é comemorado o Dia Nacional da Defensoria Pública.
O mutirão acontecerá das 7h30 às 17h30 em praças nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e Ladário. Somente neste último município a ação acontece das 13h30 às 17h30.
Na Capital, o mutirão será realizado na praça Ary Coelho. No local, os Defensores Públicos vão orientar a população e prestar assistência jurídica em áreas diversas, como do consumidor, família (pensão alimentícia, guarda dos filhos e divórcio), cidadania (medicamentos), entre outras.
No dia 21 de maio será inaugurada a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), a terceira do País. O serviço implantado em Campo Grande irá realizar atendimentos pelo número de telefone
129, o qual foi concedido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em Mato Grosso do Sul a implantação do sistema de atendimento por telefone é realizada desde o início de 2009. A Defensoria Pública do Estado foi uma das escolhidas para a implantação da CRC, que é subsidiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O projeto foi apresentado e escolhido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e pelo Conse-
lho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) para ser implantado nas Defensorias Públicas do País.
LOCAIS Campo Grande: praça Ary Coelho, Centro; Dourados: praça Antônio João, Centro; Ponta Porã: praça Alício Borralho, na Linha da Fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai; Três Lagoas: praça Ramez Tebet, Centro; Corumbá: praça Independência, Centro e Ladário: praça 14 de Março, Centro.
Mazão Ramires
CAMPO GRANDE
- O Centro Penal
Agroindustrial da Gameleira, na Capital, foi inaugurado pelo governador André Puccinelli e já abriga os primeiros 25 internos. Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o local vai receber novos detentos de forma gradual.
“A ativação será paulatina. Este centro penal vai receber os detentos dos presídios de Dois Irmãos do Buriti, da Colônia Penal Agrícola de Campo Grande e todos os que se encontram em regime semiaberto”, explica.
Com mil vagas para reeducandos do regime semiaberto, o centro penal foi construído para desafogar o sistema carcerário no Estado. Com a ativação do novo presídio, detentos do regime semiaberto e que estão em instituições de regime fechado serão remanejados para o centro penal da Capital. “Assim nós ganhamos em número de vagas no regime fechado – ao qual se destina o presídio de Dois Irmãos do
Buriti”, observa Jacini. “Este presídio faz parte do planejamento estratégico da segurança pública que prevê também a construção de mais dois presídios no sistema fechado e que devem ter recursos do governo federal”, afirma o secretário. O governador André Puccinelli também falou da possibili -
dade da abertura de um novo semiaberto na região de Dourados, nos mesmos moldes do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira.
SEGURANÇA
A estrutura do novo centro penal terá ainda um pelotão da Polícia Militar, destinado a atender o presídio e também
a região próxima do local. “Teremos aqui um pelotão da PM que mais tarde deve evoluir para Companhia”, lembrou o secretário de Justiça e Segurança Pública. “Com isso, teremos sim um aumento na segurança dos bairros ao redor. A Polícia Militar estará próxima e pronta a atender a população”, reforça Jacini.
Andrew capotou a caminhonete no quilômetro 28 da rodovia MS-162, entre Dourados e o distrito de Itahum
João Rocha
DO URADOS - Um capotamento registrado no final da noite de sábado, por volta das 23h, em Dourados, matou Andrew Freitas Barbosa Silva, de 30 anos, morador no centro de Fátima do Sul. O rapaz é filho do desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, de Campo Grande.
Vítima perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou várias vezes
O acidente aconteceu no quilômetro 28 da rodovia MS-162, entre Dourados e Itahum, na região das Três Placas. De acordo com informações policiais, a vítima conduzia um veículo Ford F-250, de cor preta, com placas de Fátima do Sul. Ele seguia no sentido Itahum/Dourados quando, por motivos que ainda estão sendo apurados, perdeu o controle do veículo, saiu
Baleados
da pista e capotou várias vezes. A caminhonete parou com as rodas para cima. Com o impacto, a vítima foi arremessada para fora do veículo.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Dourados foi acionada por populares, mas quando chegou ao local do acidente a vítima já estava sem vida.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do acidente que levaram à morte de Andrew. (Com reportagem de Sidnei Lemos - Bronka) Com o impacto, a vítima (no detalhe) foi arremessada para fora do veículo e morreu
com ele.
JARDIM - Henrique B.P., de 25 anos, espancou e provocou vários cortes nas nádegas da ex-namorada G.R.B., de 28 anos, por ciúmes. Segundo informações da vítima, o acusado a encontrou na Praça do Encontro, durante um show que acontecia na área central da cidade e, enfurecido, a “convidou” para sair dali
Diante da recusa de G.R.B., o autor a arrastou e convenceu a vítima a subir na garupa de sua motocicleta.
Na delegacia, R.G.B. contou que quando chegaram na casa da vítima, Henrique começou a agredi-la com chutes e socos, agressões, causando lesões na cabeça e no tórax da
mulher.
Não satisfeito, ele quebrou o vidro de uma mesa, pegou um caco e fez vários cortes nas nádegas da ex-namorada. A vítima denunciou o fato na Polícia Civil de Jardim.
Policiais realizaram rondas pela cidade, mas não conseguiram localizar o agressor. (Com informações do Canal Daqui)
Jovem (detalhe) atirou em um adolescente e foi preso no município de Caarapó
DOURADOS – Duas
pessoas foram vítimas de tentativa de homicídio nesse final de semana na região da Grande Dourados. Um homem sofreu atentado em Dourados e um adolescente foi baleado no município de Caarapó.
Rubens Pinheiro Nogueira, de 37 anos, morador no Bairro Jardim Pantanal, foi vítima de uma tentativa de homicídio na periferia da cidade de Dourados, na noite de sábado. Ele foi encontrado por volta das 20h30, por populares, caído em frente a uma residência na Rua Delfino Garrido, no Jardim Monte Líbano. Ele estava ferido com um tiro na barriga.
Uma pessoa acionou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que esteve no local e encaminhou Rubens para o Hospital da Vida. A vítima não informou à polícia quem teria efetuado o disparo e nem os
motivos.
CAARAPÓ
Um adolescente de 15 anos foi baleado na noite de sábado, por volta das 22h30, na Avenida Duque de Caxias, região central do município de Caarapó, local onde os jovens da cidade costumam se reunir nos finais de semana.
Segundo informações de testemunhas à polícia, o adolescente e outros amigos teriam se desentendido com o João
P.B.B., de 18 anos, que estava armado. Ele sacou o revólver e efetuou três disparos contra a vítima, que foi atingida na cabeça, no ombro e na perna. O autor fugiu em seguida. Os amigos socorreram o adolescente e o levaram nos braços até o Hospital São Mateus, que fica a cerca de 150 metros do local do crime. Diante da gravidade dos ferimentos, o menor precisou ser transferido para o Hospital da Vida, em Dourados,
em estado gravíssimo.
A PRISÃO
A Polícia Militar, no intuito de localizar o autor dos disparos, realizou diligências pelas ruas da cidade até descobrir a residência de João Paulo, localizada na Travessa do Amor, na Vila Nova. Ao perceber a presença policial, ele fugiu pelos fundos da casa. Acuado, momentos depois, o rapaz apresentou-se, espontaneamente, no Pelotão da PM.
Na residência de João Paulo os policias encontraram a arma do crime enterrada no quintal, um revólver calibre 38, da marca Rossi e que estava com cinco cápsulas deflagradas.
João Paulo foi preso em flagrante acusado de tentativa de homicídio e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde se encontra recolhido à disposição da justiça. Ele já tinha passagem pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo.
ORONEL SAPUCAIA - Um homem de 34 anos foi ferido com uma facada no peito após se envolver numa briga de bar, na noite de sábado, em Coronel Sapucaia, município localizado na região de fronteira com o Paraguai.
Segundo informações da
Polícia Militar, a vítima Adélio de Jesus Rodrigues estava num bar localizado na Vila Nova, quando, após um desentendimento, acabou sendo ferido com uma facada no peito.
O homem foi socorrido por populares e encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital Municipal em Coronel Sapu-
caia, onde recebeu atendimento médico.
O autor fugiu do local tomando rumo ignorado. A PM realizou rondas no bairro, mas o acusado não foi localizado. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil de Coronel Sapucaia, que abriu inquérito para investigar a tentativa de homicídio.
Vilson Nascimento
AMAMBAI - A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) da base operacional de Amambai realizou, na noite de sábado, a apreensão, de mais de meia tonelada de maconha. A droga estava sendo transportada no interior de dois veículos, um Fiat Uno quatro portas, de cor branca, com placas de Dourados e um Fiat Pálio verde, com placas de São Paulo-SP. A apreensão aconteceu por volta das 22h30 na rodovia MS-156, trecho que
liga Amambai ao município de Caarapó, a cerca de 5 quilômetros da cidade de Amambai.
Os policiais realizavam barreira para fiscalização de rotina quando se aproximaram os veículos com a droga. De acordo com informações da PRE, ao avistar a barreira policial, o condutor do Fiat Uno abandonou o veículo e fugiu a pé em meio à escuridão, já o condutor do Pálio atravancou sobre a barreira policial e tentou empreender fuga, mas acabou abandonando o carro cerca de 3 quilômetros à frente do
local onde foi realizada a abordagem.
Os dois veículos com a droga foram trazidos para a base PRE em Amambai, onde a maconha foi pesada, totalizando 510 quilos.
Os veículos e a droga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, que abriu inquérito para investigar o caso. A polícia ainda não tem pistas sobre os condutores dos dois veículos.
De acordo com a polícia, o Uno transportava 141 quilos e o Pálio, 369 quilos da droga.
Esporte Esporte Esporte Esporte Esporte
Dourados, Mato Grosso do Sul, segunda-feira, 17 de maio de 2010
O PROGRESSO
Ana HickmannEles
DOURADOS - A equipe de ginástica acrobática mais badalada do país – Os Ginasloucos – se apresentaram ontem no Programa “Tudo é Possível”, da apresentadora Ana Hickmann, da rede Record. Desta vez os meninos da Unigran não participaram de nenhum desafio contra outros concorrentes, apresentaram apenas novas acrobacias com shows de enterradas.
Ginasloucos se apresentam na Expoagro e nos jogos abertos de Cuiabá
estreou ontem
Divulgação
Eles representaram Mato Grosso do Sul no quadro “Giro pelo Brasil” que estreou ontem e levou ao palco do programa diversas atrações curiosas dos estados brasileiros. O Programa, ao ar às 11h30, foi gravado durante a semana passada e animou os telespectadores que ainda assistiram às apresentações de mágicas, jogos e a presença da banda NX Zero.
Conhecidos pela ousadia
Atletismo
ao saltarem no trampolim e encenar enterradas com coreografia, os Ginasloucos voltam ao palco da Record depois de conquistar o Ranking Brasil, com maior número de enterradas de basquete em menor tempo. O Ranking foi promovido pela emissora e a homologação dos Ginasloucos no livro dos recordes foi registrada em 2008. Este ano o grupo completa 15 anos de formação, sempre levando diversão e arte nos locais que são convocados. Eles já passaram por dezenas de cidades brasileiras e fizeram mais de mil apresentações, dentre elas no programa do Didi e da Eliana. Participaram ainda, em agosto do ano passado, como convidados do Basketball Show Brasil 2009, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro.
A última apresentação dos Ginasloucos foi sextafeira, durante abertura da Oligran – jogos olímpicos universitários da Unigran.
Divulgação
Ginastas da Unigran com a apresentadora Ana Hickmann, da rede Record, onde apresentaram show de enterradas
Os rapazes deram um show de enterrada. No próximo dia 19 de maio, quarta-feira,
Caarapó
eles estarão na Exposição Agropecuária de Dourados, onde se apresentarão na arena
do rodeio, e no dia 21 vão mostrar o que há de melhor em basquete acrobático nos
Jogos Abertos Brasileiros, que será sediado na cidade de Cuiabá-MT.
Divulgação
CAARAPÓ - A Prefeitura de Caarapó, por intermédio do Departamento de Esportes e Lazer, inicia no próximo dia 23 o 5° Campeonato de Futebol Suíço da Zona Rural. A competição terá a participação de 20 equipes e será dividida em três fases.
A 1ª fase será disputada no próximo domingo, a partir das 8h da manhã, na propriedade conhecida como Moacir Frenhan. O grupo ficou composto pelas seguintes equipes: Moacir Frenhan (A), Dom Bosco, Sete Voltas, Campanário I, Santa Maria I e São Paulo.
Já a 2ª fase está prevista para o dia 30 de maio, também a partir das 8h da manhã, na Comunidade do Serrito. Integram este grupo os seguintes times: Serrito, Poíque, Soebe, Santa Fé, Saiju e Paicuê. A 3ª fase será realizada no dia seis de junho, também a partir das 8h, no Distrito de Cristalina, com a participação das seguintes equipes: Guedin, Biagi, Campanário II, Santa Maria II, Moacir Frenhan (B), Fio D’água, Liberal e Nova Bilac.
e mental e o grande efeito socializador e que saúde e esporte significam qualidade de vida, além de proporcionar um momento de lazer e integração entre os moradores da área rural, visto o grande número de praticantes deste esporte que não tem acesso às competições realizadas na cidade.
pela competição”, disse.
A data e o local para a grande final do 5° Campeonato de Futebol Suíço da
DOURADOS - O
aluno de Educação
Física da Faculdades de Fátima do Sul (FAFS), Leandro Breguedo, que está em preparação para a disputa dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs), obteve mais duas vitórias. Ele sagrou-se campeão nas categorias 100 metros rasos e 200 metros rasos do Troféu Tiradentes que foi realizado na cidade de Aquidauana. No mês passado Leandro já havia vencido os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul (JAMS), nas mesmas categorias obtendo índice para participar dos JABs.
Os Jogos Abertos do Brasil serão realizados este mês na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso e iniciam no próximo dia 20, quinta-feira, com encerramento no domingo, dia 23.
Leandro destaca a importância que é praticar atletismo. Ele diz que após conhecer o professor Toninho Pietramale, que começou a treiná-lo, já coleciona conquistas em várias regiões do Brasil e também em competições internacionais.
Para participar das competições, Leandro tem o apoio da Faculdades de Fátima do Sul, e do Centro de Treinamento de Atletismo (CTA).
As equipes jogarão entre si dentro de cada fase, sendo que as três melhores de cada grupo passam para a grande final. A Prefeitura premiará com troféus e medalhas os três primeiros colocados em cada fase e depois na final também. Serão premiados ainda com troféus o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição.
De acordo com o chefe do Departamento de Esportes, Paulo Roberto de Souza, o 5° Campeonato de Futebol Suíço da Zona Rural tem como objetivo incentivar a prática de esportes, demonstrar aos participantes os benefícios do esporte para a saúde física
Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), a realização desse campeonato é de suma importância não só para quem participa diretamente, mas para quem vai prestigiar. “Quando falamos em zona rural, já ligamos automaticamente nossa mente a trabalho, e essa competição é uma forma dessa gente sair um pouco da rotina, ou seja, se interagir com pessoas de outras fazendas, fazer novas amizades, além de praticar o futebol”, falou.
“A comunidade rural tem dado sua parcela de contribuição para o desenvolvimento de nosso município e, por isso, merece uma competição como essa. Tenho certeza que mais uma vez as expectativas serão superadas, levando-se em consideração que o campeonato tem tido um aumento de público nos últimos anos devido ao interesse maior das famílias
Zona Rural de Caarapó serão definidos nos próximos dias pelo Departamento de Esporte e Lazer.Divulgação
DOURADOS – Ontem
o Barcelona não deu chances para o Real Madrid na disputa pelo título do Campeonato Espanhol. Enquanto o time madrileno apenas empatou com o Málaga, o argentino Lionel Messi comandou o show do Barcelona com a goleada por 4 a 0 sobre o Valladolig, conquistando o título local.
Para ficar com a taça, o Real precisava ganhar e ainda contar com um tropeço do Barcelona, mas o time de Guardiola mostrou mais uma vez porque é a sensação da Espanha.
O Barcelona até demonstrou desatenção no início do jogo e quase teve sua festa estragada pelo Valladolid. Logo aos quatro minutos, depois de disputa entre Valdés e Barragán, o rebote sobrou para Manucho finalizar, mas Puyol salvou o time da casa.
Ainda em um ritmo mais lento que o adversário, o Barça passou a tentar responder. Keita arriscou duas ótimas batidas, uma para fora e outra para defesa do goleiro Jacobo. E os lances deram mais mo-
Vitória
tivação ao time azul e grená, principalmente com o despertar de Messi, que fez ótima jogada individual e obrigou o arqueiro a trabalhar. Instantes depois, o argentino aproveitou bola rebatida na área e chutou muito perto
da trave dos visitantes. Mas a esperança do Valladolid de suportar a pressão ruiu aos 26 minutos, quando Pedro levou a bola para a linha de fundo e fez o cruzamento. O zagueiro Prieto tentou cortar e mandou contra o próprio gol.
Com a vantagem no placar, Messi tratou de dar um show no gramado do Camp Nou. Cinco minutos depois da abertura do placar, o argentino fez uma arrancada impressionante desde o meio-campo, deixando os adversários para
MÔNACO, FRANÇA - Com tempo bom e pista seca, a previsão no GP de Mônaco era de que venceria aquele que conseguisse ficar na frente após a largada, e deu a lógica. Ontem o piloto australiano Mark Webber saiu na pole, manteve a primeira posição, não errou nas paradas e garantiu uma importante vitória em Monte Carlo. Com o resultado, ele atingiu os 78 pontos e é o novo líder do Mundial de Fórmula 1, de 2010.
O piloto divide a ponta do campeonato com seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel. O alemão terminou a
tradicional prova nas ruas do principado na segunda colocação, proporcionando mais uma dobradinha da equipe da empresa das bebidas energéticas – nova líder do Mundial dos Construtores – no ano, a exemplo do que havia acontecido na Malásia, só que com o germânico na frente. Webber está em primeiro na tabela de pontos porque tem uma vitória a mais do que Vettel: 2 a 1.
O pódio foi completado por Robert Kubica, fechando o fim de semana de sucesso da Renault em Mônaco. Felipe Massa ficou em quarto, seguido por Lewis Hamilton.
Durante a corrida, o sa-
fety-car entrou em quatro vezes, sendo que a última delas, provocada por um acidente entre Jarno Trulli e Karun Chandhok, aconteceu no fim da corrida. Sem tempo para tirar os carros da pista, a etapa só não terminou com bandeira amarela porque a luz verde foi acionada quando os pilotos completaram a última volta.
Nesse momento, Fernando Alonso – que, graças à estratégia certeira da Ferrari, conseguiu largar dos boxes e terminar na zona de pontuação – patinou e abriu espaço para Michael Schumacher, que não teve dúvidas: ultrapassou o espanhol e acabou
com a sexta colocação na pista. Mas fora dela, perdeu. Os comissários de prova avaliaram o caso, consideraram a manobra como ilegal e puniram Schumi, colocando mais 20 segundos no tempo final do germânico. Assim, Alonso virou o sexto, Nico Rosberg passou para sétimo, Adrian Sutil, o oitavo, Vitantonio Liuzzi, o nono, e Sébastien Buemi, o décimo, completando a lista dos dez primeiros, a zona de pontuação. Rubens Barrichello poderia integrá-la, mas bateu na 32ª volta quando era o décimo. Bruno Senna e Lucas Di Grassi também abandonaram.
trás. O atleta ainda tabelou com Touré e fez a assistência para Pedro, que arrematou para superar o goleiro.
O amplo domínio do Barcelona não foi abalado no segundo tempo. Aos 16, Touré passou por dois marcadores
pela direita, avançou pela área e cruzou rasteiro para Messi, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.
E o Barcelona seguiu comandado por seu principal astro. Aos 30, o camisa 10 recebeu na meia-lua, driblou com categoria dois marcadores e bateu no contra-pé do goleiro, que não teve condições de evitar o 34º gol de Lionel Messi na temporada.
Enquanto o Barcelona comemorou seu 20º título, pois alcançou os 99 pontos, sendo o campeão com maior pontuação na história do campeonato. O Valladolid, por sua vez, se despediu da elite do futebol espanhol, pois foi rebaixado no campeonato.
Já o Real Madrid sequer fez sua parte ontem. Sem contar com Kaká, o time merengue foi surpreendido logo no início da partida, quando Duda mandou para as redes de Casillas.
Na etapa complementar, Marcelo fez a assistência para o holandês Van der Vart igualar o placar, deixando o vice-campeão Real Madrid com 96 pontos.
Dourados, Mato Grosso do Sul, segunda-feira, 17 de maio de 2010
O PROGRESSO
Porto alegre - O Corinthians conseguiu encerrar um tabu que já durava 11 anos: o de não vencer no Olímpico. Neste domingo, o time paulista derrotou o Grêmio por 2 a 1 e conquistou o seu segundo triunfo no Campeonato Brasileiro. Preocupado com a decisão da semifinal da Copa do Brasil, o Grêmio adotou um time reserva para enfrentar o completo Corinthians, que só teve Ronaldo entre os ausentes. E isso ajudou a quebrar o tabu que perdurava desde 1999, ano da última vitória alvinegra no estádio gremista e também a encerrar o bom retrospecto do time gaúcho no Olímpico: desde setembro de 2008 a torcida tricolor não saia derrotada em seu estádio em jogos do Brasileiro.
Grêmio perdeu por 2 a 1 para o Corinthians no Olímpico, em Porto Alegre
Com o Brasileiro em seu início – esta é a segunda rodada, o Corinthians pode terminar como o primeiro colocado isolado caso Avaí e Cruzeiro empatem e Guarani e Palmeiras não vençam seus compromissos. O Grêmio, envolvido com a Copa do Brasil, ainda não conseguiu vencer no Nacional e está na rabeira da tabela de classificação.
No primeiro tempo em que a marcação deu a tônica da partida, quem se deu melhor no placar das chances foi o Corinthians.
Logo aos 5min, o Corinthians fez o primeiro gol da partida depois de Dentinho cobrar escanteio e Ralf subir mais que todos na área e testar para o fundo do gol de Victor. Foi o primeiro gol do volante com a camisa corintiana.
Apesar de ter criado menos chances, foi o Grêmio quem esteve muito mais próximo de fazer outro gol na partida, novamente em uma
Estadual Morumbi
Felipe ao pegar sobra da zaga e chutar rente à trave direita. Minutos mais tarde foi o substituto Jonas quem arriscou de fora da área para a defesa segura do camisa 1 corintiano.
Depois do sustos, o Corinthians teve um pouco mais de controle do jogo. Apesar de o Grêmio ter passado a chutar mais a gol quem saiu para a comemoração foi novamente o time visitante.
Dentinho escapou pela esquerda e cruzou rasteiro. Victor não pegou, Bruno Collaço furou e Souza teve calma para dar um leve toque para fazer o segundo do Corinthians, seu segundo no Brasileiro.
jogada de escanteio. Só que desta vez a bola veio a meia altura, passou por todo mundo e Leandro, livre, cabeceou nas mãos de Felipe.
No segundo tempo, com Jonas no lugar de Douglas, o Grêmio melhorou. Logo nos minutos iniciais, Leandro novamente assustou o goleiro
Em mais uma troca de Silas, o Grêmio conseguiu descontar. Jonas serviu Maylson, substituto de Hugo, que se livrou da marcação de William e chutou na saída de Felipe. Sem conseguir ser mais perigoso, pesou o fato de apenas os reservas estarem em campo.
NaVIraÍ - No duelo entre os atuais campeões estaduais, quem levou a melhor foi o Naviraiense que goleou o Chapadão por 4 a 0, na tarde de ontem, no Estádio Virotão, em Naviraí. Em campo, três títulos do Estadual. Naviraiense atual campeão e Serc 1995/2003, mas prevaleceu a técnica do Jacaré do Conesul, que contou com o apoio da torcida.
Com o resultado, o Naviraiense fica a um empate da disputa do título Estadual, pelo segundo ano consecutivo, além disso, caso passe, a equipe garante uma das duas vagas de Mato Grosso do Sul para a Copa do Brasil de 2011.
Empurrado por quase mil torcedores, o Naviraiense abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo com Biro. No primeiro minuto do segundo tempo, o atacante Tom aproveitou cruzamento de Biro e empurrou para os fundos das redes do goleiro Rodrigo do Chapadão. Aos 22 minutos, Biro marcou seu segundo gol na partida e o terceiro do time da casa. A goleada foi concretizada aos 37 minutos com Marcelo Castelli.
O ponto negativo do Na-
viraiense foi o terceiro cartão sofrido pelo zagueiro Macalé que não joga a partida de volta, marcada para às 14h, no estádio municipal de Chapadão do Sul. Para piorar o Jacaré não poderá contar com outros quatro zagueiros. Moreira e Jaime também estão suspensos e Júnior Camaçari e Célio Lima, sofreram lesões e estão fora do Estadual.
Apesar das dificuldades, o time terá a volta do técnico Paulo de Resende que volta de uma suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Ele deve improvisar na zaga dois dos seus volantes.
Autor de dois gols no jogo, o meia Biro, e uma das peças fundamentais do Naviraiense, lamentou as baixas da equipe, mas mostrouse bastante otimista para a partida de volta. “Temos um bom elenco e vamos em busca de um bom resultado para garantir a classificação”, disse o jogador ao se lamentar também do critério da equipe não ter vantagens em saldo de gols. “Sabemos que se eles ganharem de 1 a 0, terá pênaltis. O nosso time é bom e merece ser campeão”, finalizou. (Com informações de Orisvaldo Sales)
Ão PaUlo - Depois de estrear fora de casa no Campeonato Brasileiro empatando por 1 a 1 com o Flamengo, o São Paulo voltou a decepcionar sua torcida neste domingo. Jogando no Morumbi pela segunda rodada, o time perdeu de virada para o Botafogo por 2 a 1, em partida na qual o técnico Ricardo Gomes optou por poupar boa parte de seus titulares na escalação. Sem contar com o zagueiro Miranda (liberado por problemas familiares), o lateral esquerdo Júnior César, os volantes Rodrigo Souto e Hernanes e os atacantes Dagoberto e Fernandão, o São Paulo optou por nomes como Renato Silva, Jean, Léo Lima e Cléber Santana, além da dupla de ataque composta por Washington e Marcelinho Paraíba. Os titulares devem voltar no meio da semana, quando a equipe recebe o Cruzeiro no Morumbi pelas quartas de final da Libertadores.
Pelo lado botafoguense, a partida ainda serviu para encerrar um longo tabu no Campeonato Brasileiro. O time não vencia o São Paulo no Morumbi desde 1995, quando fez 2 a 0 no estádio são-paulino. Naquele ano, que terminou com o título brasileiro para os cariocas, o técnico da equipe era Paulo Autuori, e o astro era o atacante Túlio Maravilha.
O resultado em São Paulo deixou os tricolores com apenas um ponto nos dois jogos, longe das primeiras colocações. O Botafogo, por sua vez, assume provisoriamente a vice-liderança, uma vez que estreou empatando em casa com o Santos por 3 a 3. Agora, os comandados de Joel Santa-
Renato Cajá foi o autor do último gol que deu a vitória de virada sobre o Tricolor
na chegam aos quatro pontos e só estão atrás do Corinthians, que tem duas vitórias.
Diante de sua torcida, o São Paulo não precisou de muito tempo para abrir o placar – e em uma jogada bastante característica do time desde os tempos de Muricy Ramalho. Aos 8min do primeiro tempo, pelo lado esquerdo, Jorge Wagner levantou a bola da intermediária; de frente para o gol, Léo Lima colocou a cabeça para desviar, enganando o goleiro Jefferson e abrindo o placar no Morumbi.
Os visitantes quase deram o troco na mesma moeda seis minutos mais tarde, em escanteio cobrado por Lúcio Flávio. No entanto, a arbitragem marcou falta do zagueiro Antônio Carlos, que teria se apoiado nas costas de Alex Silva para subir e marcar o gol de empate em cabeçada.
Mesmo assim, o Botafogo crescia na partida, e conseguiu fazer 1 a 1 em jogada bastante semelhante. Aos 27min, Lúcio Flávio cobrou o escanteio pela
esquerda, e Antônio Carlos subiu para cabecear – desta vez, colocando a bola rente à trave direita de Rogério e marcando seu terceiro gol no torneio. Empatado, o jogo viu o São Paulo ter mais posse de bola, mas sofrer com a velocidade do Botafogo em imprecisos contra-ataques.
Washington ainda perdeu uma boa chance no fim do primeiro tempo, levando a torcida ao desespero. No segundo, após chute de Léo Lima rente ao travessão aos 15min, o técnico Ricardo Gomes resolveu tirar o atacante, para diminuir a pressão e dar nova chance a Fernandinho. Na resposta, Joel Santana sacou o volante Sandro Silva para dar lugar a Edno. E em sua primeira jogada, aos 21min, o ex-atacante de Portuguesa e Corinthians criou boa chance para Herrera, mas o argentino não conseguiu desviar o cruzamento.
O São Paulo teve a oportunidade de marcar, principalmente em jogada individual de Fernandinho pela esquerda aos
29min – o atacante passou por dois marcadores e cruzou para a área, mas ninguém apareceu para marcar. Mas os visitantes deram o troco aos 36min: Marcelo Cordeiro arriscou da intermediária, mas Rogério Ceni deu rebote e Fahel marcou – em impedimento. Quando o jogo já parecia decidido, brilhou a estrela de Herrera. Aos 42min, o argentino recebeu a bola na esquerda, avançou pelo centrou em direção à área e foi bloqueado pela defesa. No entanto, Renato Cajá aproveitou a sobra na direita e bateu na saída de Rogério Ceni, garantindo a virada alvinegra em São Paulo. Na próxima rodada, em busca de sua segunda vitória e da liderança isolada, o Botafogo volta a jogar no Engenhão – desta vez, contra o Goiás, em partida no sábado, às 16h (de Brasília). O São Paulo, por sua vez, tenta a reação contra o Internacional fora de casa no dia seguinte – mas apenas após definir seu futuro na Libertadores contra o Cruzeiro.
Dourados, Mato Grosso do Sul, segunda-feira, 17 de maio de 2010
Infância
Valéria Araújo
DOURADOS – O promotor da Infância, Amilcar Carneiro Araújo Júnior, está cobrando da Prefeitura a implantação de uma clínica para menores dependentes químicos em Dourados.
Para ele, que também é presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Dourados precisa oferecer o serviço de forma urgente, já que dados da Promotoria apontam que 90% dos menores infratores são dependentes químicos.
co como de saúde pública, o que não acontece.
Em Dourados, 90% dos menores infratores são dependentes químicos
Segundo Amilcar, além de tratar esses adolescentes de forma adequada, o que a longo prazo poderia contribuir para aliviar o “inchaço” das Uneis do município, a medida contribuiria também para a diminuição da violência na cidade, que a cada dia envolve mais adolescentes. A medida também serve como ação preventiva para quem é viciado não acabar no mundo do crime.
Conforme o promotor, em todo o Estado, só existe uma clínica disponível, que fica localizada em Campo grande, o que não atende a demanda e impossibilita o atendimento para quem mora no interior. Ele acredita que o caso deveria ser encarado pelo poder públi-
Amilcar conta que a luta pela clínica já acontece há alguns anos, porém, somente em março deste ano é que houve alguma manifestação do poder público em relação à solicitação. “A burocracia e a falta de recursos emperram a implantação”, disse.
O promotor destaca que através de uma indicação do vereador Zezinho da Farmácia
(PSDB) garantiu que a Câmara aprovasse um recurso de R$ 500 mil para a construção da clínica. Fato desanimador, segundo ele, é que no orçamento do município, apenas R$ 50 mil serão destinados para a obra. O restante deverá ser viabilizado através de emendas. “Até agora nenhum político se
manifestou em ajudar a conseguir o montante que resta”, relata o promotor. Enquanto isso os crimes envolvendo crianças só aumentam. Dados da Assistência Social apontam que este ano mais de 43 atendimentos foram prestados a menores infratores. Destas, 20 são
reincidentes do crime. Entre janeiro e abril do ano passado foram 31 casos. Em todo o ano de 2009 foram registrados 118 atendimentos. Estes serviços foram prestados pelo município, que é responsável pelas medidas sócioeducativas em meio aberto. O sistema conta ainda
com cursos profissionalizantes e atendimentos diversificados que garantem a inclusão dos menores ao convívio familiar e social. De acordo com a secretária de Assistência Social Itaciana Santiago, o número a mais de casos de reincidência é motivado pela ampliação do sistema de atendimentos. “São medidas socioeducativas que auxiliam o menor e a família durante o projeto Liberdade Assistida, composto por profissionais como psicólogos e assistentes sociais”, explica. Conforme Itaciana, o fator que motiva a volta ao crime está relacionado à vida em família, à falta de oportunidade de emprego e cursos profissionalizantes. “São exatamente esses serviços que a Secretaria oferece para os menores. O objetivo é que eles saiam das Uneis com uma profissão e inseridos na sociedade. O atendimento à família também é de fundamental importância”, destaca.
OURADOS - A partir de hoje as escolas de formação de condutores de todo o País estão obrigadas a disponibilizar 20% de praticas de direção no período noturno. A determinação é firmada pela resolução 347/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Em Mato Grosso do Sul, a exigência agradou grande parte das empresas, condutores e fiscalizadores. Entre as vantagens, mais preparo para o trânsito e até aberturas de vagas de trabalho. O presidente do Sindicato das Autoescolas de Mato Grosso do Sul, Wagner Roberto Brado, estima que as escolas devam contratar de 20% a 30% de instrutores. Hoje são cerca de
1,5 mil instrutores trabalhando atualmente nas 220 escolas de formação do Estado. Com a nova exigências, as escolas de formação terão que fazer dois turnos, já que a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) impede que o trabalhador possa fazer mais de 8 horas diárias.
AULAS NOTURNAS Com a exigência de que as empresas devem dispensar 20% de todo o curso para as atividades noturnas, agora cabe a cada Estado regulamentar sobre os horários específicos neste período.
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) deve publicar portaria hoje determinando que as aulas práticas devem ser feitas das 19h às 23h.
“A resolução vem para que o condutor tenha contato com essa adversidade de dirigir à noite. São situações
como encontrar um carro com o farol alto, uma dificuldade em enxergar a sinalização pouco visível à noite”, explica a diretora de habilitação de educação do Detran-MS, Elizabeth Félix da Silva Carvalho.
Quem cursa aulas para conquistar a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve fazer 20 horas de aula. Como a nova regra obriga que 20% das aulas sejam feitas à noite, os alunos terão 4 horas de trânsito noturno. Para quem faz aulas para acrescentar uma categoria ou para renovar a CNH, são 15 horas no total e três horas à noite, conforme explicou Elizabeth Félix. (Com informações Capital News)
Amilcar Júnior diz que Dourados precisa com urgência implantar a clínica na cidade HedioIncêndios
Cerca de 40% dos aparelhos estão com defeitos; alguns estão no mapa de trânsito mas nem existem
Divulgação
DOURADOS – O combate a incêndios está se tornando tarefa difícil para o Corpo de Bombeiros. É que a falta de hidrantes vem comprometendo o serviço e colocando em risco a vida da população. Último levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros, em março deste ano, mostra que cerca de 40% do total de 35 hidrantes estão com algum tipo de defeito, como baixa vazão d’água, falta de rede ou até mesmo obstruídos por carros e motos estacionados em frente aos aparelhos. Em alguns locais, como no bairro Campina
Evento
Verde, não há nem a captação de água. Em outros, os hidrantes só existem no mapa de trânsito.
Bombeiros afirmam que caso está sendo solucionado pela Sanesul
O problema é que o atendimento à população fica comprometido. Um dos impasses é o tempo maior que se gasta para socorrer as vítimas. Enquanto um minuto a mais pode ser fatal, a corporação ao ser acionada, precisa procurar um hidrante que funcione para abastecer as viaturas. Quando dispõe de rede de água, estão com vazão baixa. Além disso, aqueles que funcionam de forma eficaz, ficam obstruídos no trânsito.
Hidrantes obstruídos prejudicam o serviço de socorro às vítimas de incêndio na cidade
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar em locais junto ou sobre hidrantes, implica em infração média,
Divulgação
Evento para as mães reuniu ontem mais de 700 pessoas na Escola Efantina de Quadros
DOURADOS - Com apoio do deputado federal Marçal Filho e da vereadora Delia Razuk, o PMDB Mulher, segmento do Diretório Municipal do PMDB, realizou ontem, uma grande festa de confraternização para as mães de Dourados. O evento aconteceu na quadra da Escola Municipal Efantina de Quadros e contou com distribuição de brindes e flores às mais de 700 pessoas que participaram e foram servidas na mesa por Marçal e Delia Razuk.
Segundo a radialista Keliana Fernandes, presidente do PMDB Mulher, e Inês Strallioto, vice presidente da instância partidária, o objetivo desses eventos, que vem sendo realizados rotineiramente pelo segmento que abriga as mulheres do partido e também simpatizantes e colaboradoras, é despertar a todas para a necessidade de participação na política e con-
sequentemente nos destinos da cidade, do estado e do país.
“Não cabe no mundo contemporâneo a visão tacanha de que a mulher serve apenas para manipular o fogão e o controle remoto”, discursou Keliana, em opinião compartilhada por Inês.
“As eleições vem aí e este é o melhor momento para nos unirmos em torno dos ideais de fraternidade, colaboração mútua com os homens e maior participação nas Câmaras Municipais, nas Assembléias Legislativas e nas demais instâncias do poder”,conclamou a vice-presidente do PMDB Mulher.
Tanto Marçal Filho como Delia Razuk também insistiram na necessidade de maior participação da Mulher na política. Délia Razuk, única mulher em uma Câmara composta por 12 integrantes, disse esperar que no próximo ano (2010) as mulheres se abram à particicipação nas eleições.
“Não como meras coadjuvantes, mas como formuladoras e protagonistas das propostas que serão levadas aos eleitores”, defendeu. Ela enumerou a luta pela implantação de uma clínica para atendimento infantil e de uma clínica voltada à assistência às mulheres dependentes químicas como exemplos de sua atuação na Câmara Municipal em benéficio das mulheres.
Já o deputado federal Marçal Filho destacou a parceria com a vereadora Délia Razuk em lutas como a implantação de uma clínica infantil (o PAI, Pronto Atendimento Infantil) e sua luta pela aprovação, no âmbito da Câmara Federal, de projetos que beneficiam as mulheres. Dentres eles um, de sua autoria, que pune com multa os patrões que praticarem políticas salariais discriminatórias entre mulheres e homens que exercem o mesmo cargo ou função.
José dos Santos, esclareceu que o ideal seria que todos os bairros pudessem contar com o aparelho. Segundo ele, existe a necessidade de readequar a distribuição de hidrantes devido ao crescimento populacional, residencial e industrial em Dourados.
Todas as informações, apuradas no levantamento, que foi determinado pelo comandante dos Bombeiros Jonys Cabrera Lopes, foram encaminhadas para a Sanesul, que se prontificou de imediato, a resolver o impasse.
De acordo com o gerente da Sanesul, Odilon Azambuja, não há notificações recentes dos Bombeiros em relação a problemas com hidrantes. Mesmo assim, ele prometeu verificar a situação dos aparelhos.
Divulgação
DOURADOS - Na semana passada, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) apresentou no plenário da Câmara requerimentos para duas indicações ao Poder Executivo. Na primeira (INC-6361/2010), o deputado sugere ao Ministério da Educação a realização anual das Olimpíadas de Matemática e de Português na rede pública e privada de educação. No segundo (INC-6362/2010), Vander propõe ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a instituição do Bolsa Recém-Formado.
Em relação à Olimpíada de Matemática e de Português, Vander Loubet argumenta que a iniciativa para tal partiu do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao perceber que apenas os alunos da rede privada de ensino é que tinham o acesso a essa importamte atividade educacional.
Indicação período de 6 anos. O número de matrículas no período passou de 3,4 milhões em 2002 para 5,1 milhões em 2008 – um aumento de 47%.
“Para aprimorar o conhecimento dos jovens estudantes, é fundamental a obrigatoriedade da realização anual das olimpíadas, pela importância e pelo alcance social da proposta. Até porque esse tipo de iniciativa não podem ficar refém da boa vontade dos futuros governantes”, destaca o parlamentar.
Já sobre o Bolsa RécemFormado, o deputado Vander exalta a evolução positiva da ensino superior público e da qualificação profissional no Brasil. Entretanto, ressalta que o aumento da quantidade de pessoas formadas gerou algumas lacunas. “A ampliação das ofertas de vagas nas universidades públicas e privadas aumentou consideravelmente, bem como a quantidade de recém-formados.
Então é importante nos preocuparmos mais com o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, que enfrenta um sério problema: quem sai da faculdade, presume-se, não tem experiência. E quem quer contratar exige isso”, afirma Vander. Em 2002, o Brasil tinha 1.637 instituições de ensino superior. No final do de 2008, eram 2.552. Isso corresponde a um aumento de 37,5% num
Deputado Vander sugere realização anual das olimpíadas
Pela proposta formulada pelo deputado Vander e enca-
minhada ao Executivo, o Bolsa Récem-Formado seria um programa do governo federal que subsidiaria a contratação de recém-formados em empresas para fins de aquisição de experiência profissional.
com multa e remoção do veículo. Procurado pelo O PROGRESSO, o tenente AntônioDourados
Ceprovest será lançado no estande da Prefeitura, montado na feira industrial que começa amanhã na Capital
DOURADOS - O Centro de Produção
Vestuário Têxtil (Ceprovest) de d ourados será lançado na próxima sexta-feira, durante a Expo-MS Industrial 2010, que começa amanhã e vai até sábado no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande.
O lançamento vai acontecer no estande da Prefeitura de Dourados, às 19h, com a presença da apresentadora e modelo Ana Hickmann, que vai desfilar e participar do lançamento Selo Modas MS. O Ceprovest será instalado em dourados em parceria entre a prefeitura e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). de acordo com secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Mauricio Peralta, será um megaevento que vai levar empresários a Campo Grande para compartilhar do lançamento do Ceprovest. Estarão presentes o prefeito Ari Artuzi, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, além de representantes de outros órgãos que são parceiros do projeto. Ceprovest é o nome dado ao recém criado distrito Industrial Municipal do Vestuário Têxtil de Dourados. No dia 26 de abril,
Prefeito de Dourados Ari Artuzi com o presidente da Fiems, Sérgio Longen
destacou o secretário.
Lançamento vai acontecer às 19h, com a presença da apresentadora
anunciado por Artuzi, por Sérgio Longen e por representantes do Sebrae um conjunto de ações para incentivar os micro, pequenos, médios e grandes empreendedores, entre as quais o projeto Indústria Ativa.
Ana Hickmann
O Ceprovest será implantado numa área de 140 mil metros quadrados às margens da BR-163, doado pela prefeitura. No local serão construídos galpões industriais, além de creches, espaço para lazer e atendimento na
área de saúde e segurança no trabalho, uma biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi e uma Agência de Formação Profissional do Senai.
A área comporta a instalação de pelo menos 30 empresas do ramo têxtil, que vão gerar mão de obra a centenas de trabalhadores.
d e acordo com Peralta, também já está negociada a instalação do Centro de Comercialização Atacadista de Vestuário no Ceprovest. “Com isso pretendemos trazer caravanas de fora para comprar em dourados e se criar na cidade uma tradição no ramo do vestuário”,
EXPO-MS A Prefeitura vai contar com um estante de 100 metros quadrados na Expo-MS. Além de apresentar o projeto da indústria têxtil, Dourados ainda vai divulgar as potencialidades do município.
Para o prefeito Ari Artuzi, a Expo-MS vai dar visibilidade aos projetos de desenvolvimento do município. “A Fiems já uma grande parceira do município que junto com o Sebrae realiza inúmeras ações em prol do crescimento industrial de Dourados”, frisou o prefeito.
DOURADOS - O vereador e presidente da Câmara de d ourados, Sidlei Alves ( d EM), entregou na sexta-feira à Patrulha Educativa Mirim (PEM) da Escola Imaculada Conceição, sementes de crotalária (Crotalaria juncea), planta que está sendo usada como elemento de combate à dengue. A partir da entrega, os integrantes da PEM irão dividir as sementes em porções para o plantio e colaborar com a divulgação do projeto do vereador, envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive durante a Festa Junina da escola, nos dias 12 e 13 de junho. Em sala de aula, Sidlei explicou às crianças a importância de envolvimento numa ação que pode representar a diminuição do índice de dengue em dourados já no próximo ano. “Quando um projeto envolve as crianças, isso tem uma significação muito forte para
elas. Acaba envolvendo os pais, porque o filho toma a proposta como bandeira e vai defendendo isso!”, considera o vereador. de acordo com Sidlei Alves, é indispensável a colaboração de todos e as crianças são importantes soldados nessa guerra contra o Aedes aegypti. “As crianças têm demonstrado muito interesse nesse projeto. Elas estão empenhadas em exterminar o mosquito da dengue”, disse, destacando que “é gratificante ver crianças envolvidas na melhoria de vida da população de nossa cidade”.
A irmã Mara Aparecida Betoni, diretora da EIC, agradeceu a iniciativa do vereador em promover a distribuição das sementes de crotalária. "Fazemos questão de colaborar com a proposta, uma vez que tudo o que envolve a natureza e o bem-estar das pessoas identifica-se com a filosofia franciscana", afirmou ela.
divulgação
Diego e Daniely já confirmaram a presença no evento em Campo Grande
Campo Grande - Em momento de disputas e conquistas com a Seleção Brasileira pelo mundo, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) volta atenções, também, para o calendário nacional e confirma a primeira etapa de 2010 do Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica para os dias 27 a 30 de maio, em Campo Grande-MS. Paralelamente, ainda será realizado o Troféu Brasil de Ginástica. Assim como nas três edições realizadas até agora (2007, 2008 e 2009), o Circuito Caixa será disputado em três etapas e as outras duas de 2010 estão agendadas para os meses de agosto e novembro. O campeonato reúne grandes nomes da ginástica artística e rítmica. Já estão confirmados os nomes dos atletas diego Hypólito, Péricles Silva, Vitor Rosa, Arthur Zanetti e o atleta revelação, Sergio Sasaki; já no feminino nomes como daniele Hypólito, Bruna Leal, Priscila Cobello e Ethiene Franco; na Ginástica Rítmica Angélica Kvieczynski, Eliane Sampaio e drielly daltoe. A competição é um dos principais momentos de confraternização entre os atletas, já que é a única competição que une ginastas das três modalidades. Para o gerente nacional da Caixa Econômica Federal, Gerson Bordignon, o circuito é uma ferramenta importante para expandir cada vez mais a ginástica. “O objetivo da realização desse campeonato é divulgar a ginástica, levar a modalidade para todos os cantos do País e isso acaba se transformando em um trabalho social, pois incentiva a prática do esporte e oferece a oportunidade de uma proximidade maior entre as crianças e seus ídolos”, disse Gerson. A Caixa se tornou, em 2006, a Patrocinadora Oficial da Ginástica Brasileira.
Jogos
Abertos
Campo Grande - Atletas de Mato Grosso do Sul já estão com as malas prontas para participarem do 19º Jogos Abertos Brasileiros (Jabs). Este ano a
competição será dos dias 21 a 26 de maio, na cidade de Cuiabá – MT. O embarque da delegação do Estado está marcado para o dia 20 de maio (quinta-feira); a saída será na Praça do Rádio Clube, no Centro da Capital. Ao total serão
cerca de 140 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.
Projovem tem
800 vagas
Campo Grande - O Projovem Urbano está com matrículas
abertas até o dia 17 de maio na Capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, com a oferta de 800 vagas pela prefeitura. Para saber os locais de matrícula e outras informações, os interessados podem ligar para os telefones (67) 3314-9535/4496 ou 0800 722 7777 (para informações), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 23h, além de sábados, domingos e feriados, das 8 às 20h. O início das aulas das novas turmas está previsto para o dia 24 de maio. Com duração de 18 meses, o Projovem Urbano é uma parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. Para se matricular, basta que o jovem apresente a carteira de identidade ou a certidão de nascimento e o histórico escolar, se tiver. Caso não possua o documento, ele fará um pequeno teste para comprovar que sabe ler e escrever.
Campo Grande - O prazo de inscrições para o concurso “Prêmio Florestal de Jornalismo” vai até o dia 31 de maio. A promoção faz parte da programação do 2º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, que acontece de 7 a 9 de junho no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande/MS. Sem cobrança de qualquer taxa, poderão ser inscritas matérias publicadas nos veículos de comunicação de jornalismo impresso, telejornalismo e webjornalismo, editadas em Mato Grosso do Sul, veiculadas de 25 de março a 31 de maio de 2010, assinadas por jornalistas profissionais e/ou diplomados brasileiros ou estrangeiros residentes no País, e necessariamente editadas em português.
O prazo final para a inscrição é dia 31 de maio de 2010, às 17h30. Para ter acesso à ficha de inscrição e saber mais sobre os formatos de entrega dos trabalhos, acesse o site www.opec-
eventos.com.br/msflorestal e clique no link do Prêmio Florestal de Jornalismo.
Informação
atualizada
Campo Grande - Trabalhadores que buscam uma colocação no mercado devem manter sempre atualizado o cadastro junto à Fundação do Trabalho de
Mato Grosso do Sul (Funtrab). O órgão do Estado disponibiliza de um sistema cadastral que cruza informações apresentadas pelo trabalhador e pelo empregador, apontando todos os possíveis candidatos aptos para a vaga aberta no mercado. O cadastro não atualizado inviabiliza o contato com o trabalhador para o encaminhamento ao processo de seleção.
divulgação
Crianças participaram ontem em peso do evento na Capital
CAMPO GRANDE – Ontem foi promovido mais uma edição especial do projeto “Domingo na Avenida é a gente que faz”, realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp). O projeto que tornou-se sucesso aos domingos na Capital, garante e proporciona a toda população campo-grandense um dia especial com diversas opções de lazer, esporte e integração social. desta forma a Funesp busca incentivar a população a praticar exercícios físicos como prevenção e manutenção da saúde. Para o presidente da Funesp, Carlos Alberto de Assis, o projeto atende todas as idades. “No Domingo na Avenida, a Funesp disponibiliza 2km de uma das principais avenidas da cidade para que o cidadão tenha um lazer mais seguro aos domingos. Além disso é feito uma vez por mês, uma edição especial do projeto, onde as famílias se reúnem para passear, adquirir conhecimento com as atrações fornecidas, se divertir com competições e muito mais. É um incentivo para que a população campo-grandense tenha uma melhor qualidade de vida, com a prática de exercícios e atividades físicas”, comentou o presidente. O projeto aconteceu nos Altos da Avenida Afonso Pena e teve nesta edição a exposição de materiais do 18° Departamento Logístico (CMO), além de exposição de pequenos animais e passeios de charrete, brincadeiras recreativas, orientação de saúde, oficina de artes com pinturas, biscuit, jogos de mesa e modalidades esportivas, além de ônibus da brinquedoteca com várias atividades para as crianças e também cama elástica, piscina de bolinha e tobogã.
DOURADOS – Com muito estilo e desenvoltura, 15 casais de acadêmicos representaram seus cursos no desfile Garoto e Garota da XVI Oligran, na abertura dos jogos olímpicos universitários, na sexta-feira. O ginásio de esportes da instituição ficou pequeno para as torcidas e visitantes que prestigiaram a abertura da festa. Momentos de glamour e paparazzo marcaram o desfile. Os jurados avaliaram os quesitos: beleza facial, beleza corporal, simpatia, atuação na passarela e cultura geral.
Modalidades esportivas começam nesta segunda e vão até sábado
maior olimpíada universitária de Mato Grosso do Sul, a Oligran. A acadêmica Eloiza Marques Donati, do curso de Direito noturno, levou a faixa de Garota Oligran com muito estilo. Simpática, mostrando total desenvoltura na passarela, ela arrancou aplausos da plateia e conseguiu a vitória. Sem palavras para descrever a conquista, disse que participou do desfile devido ao apoio dos colegas de sala de aula.
Em um tempo estimado de 30 segundos, em meio ao nervosismo por desfilarem pela primeira vez, os participantes tinham que convencer os jurados de que estavam preparados para assumir o posto de representantes da
“Atuar como modelo foi uma surpresa e a vitória uma conquista do meu potencial como mulher”, disse a vencedora. Sua desenvoltura foi grande que profissionais da moda que assistiram o desfile fizeram convite para apresentações. “Tudo é novidade, tenho que analisar essa nova fase de Garota Oligran”,
brinca Eloiza, ressaltando que o seu maior objetivo é ser independente e constituir família.
A segunda colocada da Garota Oligran 2010 é Thais Stefani, do curso de Artes Visuais. Em terceiro ficou Bárbara Vanessa Zorzo, de Jornalismo.
GAROTO Ainda não acreditando na novidade, Kayo Antunes Gonçalves, do curso de Fisioterapia diurno, conquistou a vitória depois de já ter passado pela passarela em anos anteriores. Em 2007, quando cursava Educação Física ficou em 3º lugar. “Apostei no meu
DOURADOS - Integrante da comissão externa criada para analisar a política antidrogas e o tratamento de usuários de drogas em países da Europa, o deputado federal Geraldo Resende (PMDBMS) viajou sábado para Portugal, Holanda e Itália. Ele os outros seis deputados vão conhecer ações governamentais adotadas pelos três países no combate e na prevenção às drogas.
O objetivo da comissão é propor mudanças na legislação e em políticas públicas para tornar mais eficazes os mecanismos de prevenção e aperfeiçoar o sistema de atendimento aos usuários, principalmente do crack. O relatório final será enviado ao presidente da Câmara, Michel Temer, e ao presidente Lula.
O coordenador da Comis-
Vítima de violência
são, deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), informou que, após as visitas ao países europeus, a comissão visitará vários estados brasileiros para fazer um levantamento de ações e programas de prevenção e atendimento bem-sucedidos.
“No próximo mês de junho, nós vamos conhecer projetos e programas desenvolvidos no Brasil, em algumas capitais. Vamos começar por Fortaleza, depois vamos a Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre”.
A terceira etapa dos trabalhos da comissão, segundo ele, está prevista para a primeira semana de julho, quando será realizado na Câmara um seminário internacional para discutir o tema com especialistas brasileiros e estrangeiros.
Vieira da Cunha afirmou que o atual sistema de atendimento na rede pública é
Geraldo trabalha para aprimorar a legislação brasileira
insuficiente, e deve piorar nos próximos anos com o aumento do número de usuários. O parlamentar argumenta que o tratamento dado hoje ao usuário de drogas é paliativo ou incompleto e as pessoas acabam voltando ao vício.
A comissão externa, criada em abril, tem como relator
o deputado Germano Bonow (DEM-RS). Além Geraldo Resende e do presidente Vieira da Cunha, também integram a comitiva os deputados Alceni Guerra (DEM-PR), Elcione Barbalho (PMDB-PA), Osmar Terra (PMDB-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Sueli Vidigal (PDT -ES).
DOURADOS - A mulher vítima de violência passa a ter atendimento diferenciado em Dourados. Com a inauguração da sede própria do Centro de Referência Viva Mulher, o trabalho de acolhimento e de assistência passa a ter uma estrutura melhor.
A inauguração da nova sede da entidade aconteceu na quinta-feira, durante solenidade que reuniu autoridades políticas, entre elas o prefeito
Ari Artuzi, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Artuzi, a secretária de Assistência Social Itaciana Pires Santiago e representantes de órgãos de defesa dos direitos da classe feminina, como Delegacia da Mulher e Defensoria Pública.
Resultado de recursos federais de emenda apresentada pelo senador Delcídio do Amaral (PT) e contrapartida do município, o Viva Mulher é uma obra cuja verba já estava
empenhada, mas, conforme o secretário de Governo Eleandro Passaia, faltava força política para ser concretizada.
A secretária de Assistência Social, explicou que o Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência é um projeto mantido em parceria com o governo federal e a Prefeitura de Dourados desde 2001. Segundo ela, desde o início deste período já foram atendidas mais de cinco mil mulheres vítimas de todo o tipo de violência, sendo
que a maioria dos casos é de violência doméstica.
“Queríamos que não fosse necessário um projeto como esse, um projeto de combate à violência, mas infelizmente esse problema ainda existe em nossa sociedade. Tenho esperança que daqui a alguns anos nós estejamos aqui utilizando este espaço para outro fim, outro projeto. Que a violência não esteja mais presente em nosso cotidiano. Assim eu espero”, declarou Itaciana.
do curso de Direito diurno e o terceiro lugar ficou para Marcelo Fernandes Baratelo, de Ciências Contábeis.
OLIGRAN
Na programação de abertura dos jogos olímpicos da Unigran, mais de 200 acadêmicos de Educação Física apresentaram atrações culturais. Uma delas foi o maculelê, tipo de dança africana que envolve a batida de bastões sempre quando acaba cada frase da música. Colaboradores da Oligran apresentaram Balé contemporâneo e dança ragga Jam. Foi uma festa que reuniu acadêmicos e comunidade douradense.
talento e decidi concorrer novamente no desfile de beleza. Estava confiante e ganhei”, comemora o rapaz, que tem como objetivo unir as duas áreas – educação física e fisioterapia – para ser um bom profissional.
O segundo colocado foi João Antônio Silva de Araújo,
Lei
Os jogos entre os cursos começam hoje de manhã e se encerram no dia 22. Durante uma semana, o público poderá assistir às provas individuais de natação, tênis, tênis de mesa, judô e xadrez, e aos jogos de equipe: vôlei, futebol, futsal, basquete, handebol e cabo de guerra.
DOURADOS - No começo das atividades legislativas deste ano, demonstrando preocupação com a qualidade de ensino nas escolas de Dourados, seguindo a política de que a educação muda a realidade de todos para melhor e que o principal instrumento neste processo de mudança é o professor, o vereador Zezinho da Farmácia (PSDB), apresentou um Projeto de Lei que estabelece a Valorização do Educador no âmbito das Escolas Municipais.
Agora, após os tramites legais, a Lei foi publicada no Diário Oficial de Dourados, no dia 27 de Abril, sob o nº. 3.365/2010, passando então a produzir seus efeitos, gerando maior atenção aos Educadores de Dourados. Agora, o poder executivo tem a obrigação de promover encontros com todos os educadores.
No que tange ao projeto, o Município de Dourados deverá realizar na primeira semana letiva anual a “Semana Municipal de Valorização do Educador”, evento este que prevê a capacitação dos profissionais da educação, com ciclos de debates,
campanhas de divulgação sobre a importância do educador, além de programações artísticas e culturais a serem realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com as escolas, sindicato de trabalhadores, associações de pais e mestres, conselhos municipais e estaduais. “Neste sentido, propus o Projeto de Lei, para que viesse de encontro a essas situações, pois as atividades realizadas na Semana de Valorização do Educador têm o intuito de oferecer um período de descontração e de debates que envolvam segmentos da sociedade, tornando-se uma atividade agradável para a participação destes profissionais”, finalizou Zezinho da Farmácia.
Sucesso absoluto a 46ª Expoagro
Muita animação, leilões e shows com renomados cantores. O PROGRESSO está circulando diariamente com o suplemento Rural no recinto da Expoagro com a divulgação de leilões, shows e negócios rurais.
Cursos: Como aproveitar os alimentos - Com Isaura Duarte Rodrigues. Dia 17 e 18, às 7h. 15 vagas. Inscrições: na sede do Projeto Fazendinha. Local: Centro de formação profissional do Parque de Exposição.
Cultivo de orquídeas – Por Sérgio Ostetto Oliveira. 7h. Inscrições: na sede do Projeto Fazendinha.
9º simpósio dE AgriCulturA - d esafios para a safra 2010/2011. Das 7h30 às 18h. Auditório do Parque de Exposições. Inscrições no local. Programação: 7h30 - Recepção e inscrição; 8h - Retrospectiva clima dos registros acumulados pela Embrapa.
Palestrante: Carlos Ricardo Fietz; 8h30 - Previsão do tempo para a próxima safra. Palestrante: Francisco de Assiz Diniz; 10h - Zoneamento Agrícola para a safra 2010/2011. Embrapa. 14h - Análise de mercado. Palestrante: Mário Gouvêa. 16h - Linhas de Crédito/Projeção. Palestrante: Luiz Carlos Guedes.
2º lEilÃo AgropECuÁ ri A pAQ u E t Á E C o NV idAdos
– Lotes de corte, Nelore, Cruza Brangus e Cruza Braford. Local: Tattersal Walter Marques Guaritá. Leiloeira: Leiloboi.
Veja diariamente neste suplemento a programação da 46ª Expoagro
DOURADOS/MS SEGUNDA-FEIRA 17 DE MAIO DE 2010
O 9º Simpósio de Agricultura da Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados promete movimentar o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho durante toda esta segunda-feira. Realizado em parceria com o Sindicato Rural de Dourados e o Grupo Plantio na Palha, o simpósio começa às 7h30 e se estende até as 18h, dentro da programação oficial da 46ª Expoagro com o tema “Desafios para a safra agrícola 2010/2011”. A palestra de abertura começa às 8h com o pesquisador Carlos Ricardo Fietz, falando sobre “Retrospectiva clima dos registros acumulados pela Embrapa Agropecuária Oeste”. Página 3
Adiles do Amaral Torres Fotos: Hedio Fazan Zuleica, Bete Salomão, Cecília, Élvia, Virgínia e Ely Maurício, Bárbara, Débora e Diego Marcondes Alessandra e Issao Iguma Élvia Guaritá, Bete Marcondes, Cecília e Virgínia Evania, Michele, Silvia, Lais e Elaysa Marta Trad e Alessandro Murilo, Mário Eduardo e Jairo de Osti Mayara, Gisele, Fátima, Cristina e Mariana Ely Oliveira e Bete Salomão Conceição e Walter Iaginuma Fernando, Fabiane, Tatiane, Crisley, Katia, Natasha, Jakeline, Adriana e Toninhovai falar
abertura, o prefeito Ari Artuzi garantiu que a Prefeitura, enquanto ele estiver à frente da administração municipal, vai apoiar eventos como a feira agropecuária. “A Expoagro movimenta a economia, leva o nome do município para o país inteiro e ainda traz divertimento para a população. É assim com a exposição, é assim com a Festa do Peixe e vai ser assim com a Festa Junina”, afirmou Artuzi.
Prefeito Ari Artuzi discursa durante solenidade oficial de abertura da 46ª Expoagro
DOURADOS - Ao participar da abertura da 46ª Expoagro, ao lado do governador André Puccinelli e demais autoridades, o prefeito Ari Artuzi elogiou a direção do Sindicato Rural, que organiza a feira, pela estrutura que mais uma vez foi montada no município.
O prefeito ressaltou que é um dos eventos mais importantes do interior do Estado, principalmente por consolidar Dourados como a capital estadual do agronegócio.
Suplemento do Jornal O PROGRESSO
Editor: Marcos Santos Av. Presidente Vargas, nº 447 Centro. Dourados MS
E-mail: marcos@progresso.com.br
Telefone: (67) 3416-2609
Fax/Redação: 3422-5488
Conforme destacou o presidente do Sindicato, Marisvaldo Zeuli, a Prefeitura tem uma participação muito importante na realização da 46ª edição da feira. Segundo ele, não só pelo fato de auxiliar na estruturação do parque, melhorando as condições de acesso aos participantes, como também por ter contribuído na restauração da área danificada praticamente às vésperas da Expoagro, pelo tornado que atingiu o município no dia 26 de abril.
“A participação da Prefei-
tura foi decisiva para a realização da feira”, afirmou o presidente ao declarar que a diretoria do Sindicato chegou até mesmo a pensar no cancelamento da festa. No entanto, ressaltou Marisvaldo, todo o apoio que a entidade recebeu permitiu que Dourados fosse mais uma vez brindado com esse tradicional evento, que sempre traz muita expectativa por parte da população e dos produtores, por conta da programação.
Em passeio pelo parque, logo após a solenidade de
DOURADOS – “As declarações do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Marco Antonio Delfino, sobre o uso de terras indígenas sul-mato-grossenses para o cultivo de cana-de-açúcar são improcedentes e não têm fundamentação jurídica e configuram uma inverdade”. A afirmação foi feita pelo presidente da Famasul, Eduardo Corrêa Riedel, que esteve em Dourados no sábado para participar da abertura oficial da 46ª Expoagro.
Para Riedel, a manifestação pública do procurador de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia usinas que utilizam terras ‘reconhecidamente’ indígenas para o cultivo da matéria-prima são infundadas e ferem o estado democrático de direito, uma vez que as áreas envolvidas são propriedades particulares.
A região denominada Terra Indígena Guayraroká, reivindicada pelos Guarani Kaiowa e que abrange 26 propriedades na região de Caarapó, foi requerida pela Fundação Nacional do
Eduardo Riedel durante solenidade de abertura da 46ª Expoagro, no sábado
Índio (Funai) para a realização de estudos técnicos visando o reconhecimento de território indígena. A delimitação da área para estudos antropológicos por parte da Funai, porém, não sig-
nifica sua homologação como terra indígena, uma atribuição que neste momento cabe à Justiça e dela aguarda julgamento. Neste sentido, porém, a 1º Vara Federal de Dourados
já declarou nulo o processo administrativo relacionado à Terra Indígena Guayraroká.
“Se atropela os trâmites judiciais assegurando uma desapropriação que não ocorreu,
por outro lado o MPF se mostra contraditório, ao afirmar que buscará na mesma Justiça o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Funai estabelecendo cronograma de metas para a demarcação de áreas indígenas no Estado. Ou seja, reconhece que o objetivo final de demarcação não foi atingido”, enfatiza. A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) entende que as declarações do MPF ignoram os trâmites legais, denominando propriedades privadas como terras indígenas. Enquanto o processo judicial não estiver encerrado, qualquer manifestação questionando a legalidade dessas propriedades caracteriza-se como violação do direito individual, protegido pela Constituição Federal. “Afirmações dessa natureza, independente de sua origem, violam o direito de propriedade e desrespeitam a legislação. Além disso, impactam sobre a opinião pública no que diz respeito ao mercado de atuação das empresas envolvidas”, afirma o presidente da Famasul, Eduardo Corrêa Riedel.
Piscicultura
DOURADOS - A 46ª
Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro), que acontece até o dia 23 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, com expectativa de movimentar cerca de R$ 60 milhões em negócios diretos e indiretos, além de receber um público superior a 100 mil pessoas, também será vitrine para apresentação do projeto DouraMar.
A parceria com o Sindicato
Rural de Dourados será fundamental para que o público conheça o projeto que está inovando a piscicultura de Mato Grosso do Sul com um novo sistema de produção de peixe em tanques redondos e automação da criação de diversas espécieis que aumentam a produção, reduz os custos e agrega valor, possibilitando a concorrência com os grandes Estados produtores de peixe.
Comandada pelo empre -
sário Domingos Marcante, que tem mais de 30 anos de experiência na atividade de piscicultura, a DouraMar tem potencial de produção de 10 mil quilos/dia de peixe.
A empresa tem oito patentes para confirmar e já patenteou algumas inovações que permitem, inclusive, tratar os peixes à distância, reduzindo os custos em até 30% e tornando a atividade até 300% mais rentável.
Com potencial para atender os 38 municípios da região, o Modelo DouraMar de Piscicultura está sendo apresentado aos prefeitos de toda Grande Dourados e poderá ser conhecido pelos produtores, bem como pela população da região, durante a Expoagro. “Nossa tecnologia é inédita e torna a piscicultura em atividade amplamente lucrativa para o produtor”, garante Marcante.
O produtor explica o modelo DouraMar de tanques foi criado para ser instrumento único para facilitar grandes
produções de peixes de forma super intensiva, com qualida-
de e regularidade através da disposição radial dos tanques convergente ao centro do módulo, com mecanismos e dispositivos inovadores ao qual foi dada original construção. “Ele é caracterizado por ser um sistema de alta sustentabilidade, permitindo também o consorciamento de culturas afins, proporcionando maior produtividade, e, possibilitando a redução de custos tendo assim maior lucratividade com sustentabilidade”, salienta Marcante.
O Modelo DouraMar de tanques construídos com design próprio consiste em um conjunto de tanques com canais adaptados a convergirem ao centro através da força da gravidade, funcionalidades e mecanismos estes inerentes à presença da água. “A disposição radial de tanques e as melhorias introduzidas facilitam e simplificam a produção. O presente invento esta aguardando a patente do INPI”, enfatiza.
DOURADOS - O leilão
Joias Douradas que chega em sua terceira edição na Expoagro recebe este ano um novo parceiro.
O nelorista José Pedro de Souza Budib, de Campo Grande, passa a fazer parte do evento em conjunto com os criadores Issao Iguma Filho, José Augusto Zangerolami (Guti) e a empresa Origens BRA - Biotecnologias de Reprodução Animal, que tem Alessandra Serio Santos Iguma, como uma das sóciasproprietárias.
O grupo se prepara para a realização do 3º Leilão Joias Douradas marcado para o dia 20 de maio, quinta-feira, às 20h, no tattersal do Sindicato Rural de Dourados, com transmissão ao vivo pelo Novo Canal – polarização horizontal 1.100 MHz. Segundo Issao, as expectativas são as melhores pelo novo formato do leilão. “Este ano as opções para os compradores são maiores. Incrementamos o leilão oferecendo novilhas mais eradas e doadoras, lotes tirados da ponta de criatórios
de participantes do leilão. Isso representa um degrau a mais no nosso leilão que já é diferenciado dentro dos já oferecidos na Expoagro”. Sobre a parceria com o criador José Pedro Budib, Issao disse que é uma pessoa que agrega muito. “É um criador que se tornou amigo nosso
e isso é bom, pois além da qualidade dos animais que vai oferecer no leilão, Budib é bem relacionado no meio, pois faz muitos anos que se dedica ao nelore. Além de vender conosco, oferecendo animais de alta qualidade, vai agregar novos companheiros ao nosso leilão, seja para compra e também para
venda”.
Em relação aos animais que serão ofertados, Issao disse que além das bezerras prenhezes, entre os 35 lotes que serão colocados a venda, os criadores encontrarão novilhas mais eradas e doadoras, e que todas servem tanto para quem quer investir no aumento do plantel
como para quem está iniciando na criação. “Os criadores que começarem com os lotes oferecidos no leilão já iniciam com animais de ponta, pois são selecionados a dedo, e esta é a proposta do nosso leilão, levar somente animais altamente qualificados”, salienta. Em relação aos resultados de vendas, os criadores esperam que apesar da baixa da arroba, a genética sempre terá o seu valor. E para os que querem investir, sem dúvida, a Expoagro é uma chance para os negócios. “Os criadores estão em busca de genética, os leilões de touro estão tendo ótimos resultados e a qualidade está sendo a preferência, por isso acreditamos no sucesso do evento”, afirma Issao. Como nas duas primeiras edições, o leilão será coordenado pelas empresas Leilogrande e Programa Leilões, de Campo Grande. Para Murilo Borges, diretor da Leilogrande, os leilões Jóias Douradas tem tido excelentes resultados e vem crescendo muito em qualidade.
DOURADOS - A Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) está comemorando o sucesso da 4ª Exposhopping, o espaço criado para valorizar os comerciantes douradenses e que está valorizando ainda mais a 46ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dourados (Expoagro). A diferença é que neste ano alguns estandes estão desenvolvendo ações interativas com o público, outros com atendimento na área de beleza e haverá até um serviço de saúde pública. No estande da Unigran, por exemplo, os acadêmicos do 2º ano do Curso de Estética ensinam técnicas de higienização facial, avaliação capilar, designer de sobrancelha e maquiagem.
Esse trabalho está sendo feito em parceria com O Boticário que fornece os produtos de beleza que serão utilizados.
Essa é uma oportunidade que os frequentadores da Exposho-
servido cafezinho expresso, chocolate quente, torteles e quiches, entre as guloseimas.
A coordenadora da Exposhopping, Ely Oliveira Semmelroth, vice-presidente da Aced, informou que além dessas novidades, a tradicional Agenda Cultural está incrementada com apresentações variadas que vão de música a dança. “Teremos a Bateria Embolia, com um grupo de acadêmicos de Medicina da UFGD que vem surpreendendo o público”, enfatiza.
pping terão de usufruir, gratuitamente, desses serviços.
Para a criançada, um estande de 30m², com uma brincadeira interativa, o “Chute a Gol”, está encantando o público infantil e infanto-juvenil.
Em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, o estande da prefeitura se transformou em posto de vacinação para aplicação da 5ª etapa de vacinação contra a gripe suína e a gripe comum. Serão vaci-
nadas gestantes de 30 a 39 anos, pessoas na idade de 20 a 29 e idosos acima de 60 anos.
E relação a Praça de Alimentação, entre as opções, os frequentadores podem contar com o Café Urbano onde é
O presidente da Aced, Inio Roberto Coalho explica que a parceria com a Prefeitura de Dourados, com a Unigran e o apoio que a entidade recebeu do governo do Estado, através da Seprotur, foram fundamentais para o empreendimento. “Não tenho dúvidas de que ao final da 46ª Expoagro a 4ª Exposhopping irá se configurar como a melhor de todas as que a Aced realizou até agora”, aposta Ínio Coalho.
DOURADOS – A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) de Dourados realiza hoje, das 7h30 às 18h, no auditório do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, o 9º Simpósio de Agricultura com o tema “Desafios para a safra agrícola 2010/2011”. O evento, que faz parte da programação oficial da 46ª Expoagro, será realizado em parceria com o Sindicato Rural de Dourados e o Grupo Plantio na Palha (GPP).
A palestra de abertura do Simpósio começa às 8h. Nela, o pesquisador Carlos Ricardo Fietz apresenta a “Retrospectiva clima dos registros acumulados pela Embrapa Agropecuária Oeste”. A apresentação será realizada com base em dados coletados na estação agrometeorológica da Embrapa nos últimos 30 anos. “A discussão desses dados é fundamental para definir a melhor época de semeadura das diferentes espécies cultivadas
na região”, diz o chefe-geral da Embrapa Agropecuária
Oeste, Fernando Mendes Lamas.
Em seguida, a partir das
8h30, o meteorologista e assistente técnico do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz, ministra palestra sobre
a previsão do tempo para a safra 2010/2011. “Esse estudo é importante para auxiliar os agricultores na tomada de decisões sobre que espécie
cultivar e que variedade utilizar de modo a minimizar os riscos do empreendimento agrícola”, destaca Lamas.
Às 10h, o pesquisador da Embrapa Soja (Londrina, PR), Sérgio Luiz Gonçalves, fala sobre os princípios e fundamentos do zoneamento agrícola, levando em consideração, segundo Lamas, que o zoneamento é uma política do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que tem contribuído para a melhoria da produtividade e da estabilidade de produção, quando observado.
À tarde, às 14h, o analista de Inteligência de Mercado da Bunge, faz palestra sobre “Análise de Mercado” e, em seguida, às 16h, o superintendente Regional do Banco do Brasil de Dourados, Sadi Luiz Hendges, fala sobre as linhas de crédito e projeções para o agronegócio. O Simpósio conta com a correalização da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Bunge e o apoio do Sebrae.
partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), publicado em sua primeira versão no livro “Morangos Mofados” (Brasiliense, 1982). Nesse texto, como praticamente em toda a produção literária de Caio, são múltiplas as citações ou simples menções a artistas e obras de áreas diversas, locações urbanas, letras de músicas, filmes, épocas, em que o autor mistura, despudoradamente, seus mundos biográfico e ficcional.
Na montagem há ainda outras referências, as dos artistas envolvidos na sua criação: cinco diretores, quatro deles atuando na cena. Assim como o conto, a peça possibilita uma diversidade de leituras e percepções sobre o universo “daqueles dois”, em que cenário, figurino e trilha sonora explicitam uma intencional simultaneidade abrangente há várias décadas.
“Aqueles Dois” foi contemplado no 13º Prê-
mio Sesc-Sated (MG), nas categorias melhor espetáculo e melhor direção; no 5º Prêmio UsiminasSinparc nas categorias melhor espetáculo, melhor direção e melhor ator (Rômulo Braga); foi indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2009 nas categorias de melhor direção, melhor cenário e melhor iluminação, tendo recebido este último.
Os ingressos para o espetáculo serão vendidos antecipados no caixa da lanchonete do Sesc e, na segunda, na bilheteria do Teatro Municipal: meia-entrada (R$ 6) e inteira (R$ 12). A classificação indicativa de “Aqueles Dois” é para
maiores de 16 anos.
A Cia Luna Lunera vai ministrar amanhã das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Sesc Dourados, a “Oficina Ator Criador”. O propósito é revelar etapas do processo de criação do espetáculo “Aqueles Dois” e envolver os atores em jogos inspirados no contato de improvisação (técnica corporal criada por Steve Paxton) e no método das ações vocais.
Dinamismo
O projeto Palco Giratório foi criado pelo Departamento Nacional do Sesc. Desde 1998 tem o objetivo de descentralizar as artes cênicas
no Brasil. A iniciativa se transformou em uma das ações culturais mais importantes do país, pois através do projeto a população pode ter acesso às produções teatrais de qualidade. Com uma programação múltipla, diversos espetáculos circulam pelas capitais e cidades do interior, viabilizando a troca de experiências entre grupos de teatro. O Sesc de Dourados sedia duas etapas do Palco Giratório nos meses de maio e julho e conta com o apoio do jornal o progresso , Fundação Cultural e de Esportes de Dourados (Funced), Prefeitura de Dourados e Alphonsus Hotel.
Dourados, Mato Grosso do Sul, segunda-feira, 17 de maio de 2010
Em “Passione”, que estreia hoje, na Globo, Tony Ramos encarna o ingênuo Totó. Viúvo e em busca de um novo amor, ele cai nas garras da vilã Clara, personagem de Mariana Ximenes, logo depois de descobrir que é filho da ricaça Bete, vivida por Fernanda Montenegro, e tem direito a colocar as mãos em uma grande herança. O casamento entre os dois já foi gravado. Mas, até agora, não se sabe quando será exibido. “Foi uma cena extra, não tinha nada determinado. De repente, dependendo do decorrer dos capítulos, pode até não ir ao ar”, desconversa Tony.
Sem perder o foco
Mesmo tendo acabado de sair do coma, Ramón, personagem de Leonardo Medeiros, já vai se envolver com os assuntos da Galeria. No capítulo de hoje de “Tempos Modernos”, o roqueiro pede para Bárbara, de Luciana Borghi, tentar descobrir quem foi o vencedor da eleição para presidente da associação de lojistas. Ao saber que a apuração ainda está sendo realizada, ele fica ansioso para descobrir se Nabuco vai conseguir afastar
Horóscopo
Hoje será um dia que terá, certamente, algumas perturbações, inclusive o cônjuge, estará descontente com você. Decisões e mudanças importantes sempre tem um preço. Não tenha medo de seguir seu próprio destino. Seu maior trunfo é acreditar no futuro.
Gastos excessivo de dinheiro o perturbarão nos próximos dias. Devido à influência de Vênus, procure retomar o seu ritmo de vida anterior. Ótimo para tratar de seu casamento e do trabalho. Novas descobertas podem trazer momentos de maior entrosamento afetivo com seu par nesta noite.
Atritos com parentes, perda de amizades e o sistema nervoso um tanto quanto agitado, estão previstos para você. Aja com perícia e inteligência, assim, você terá um dia razoavelmente bom. Tenha um pouco de paciência e seja eficiente para se ver livre logo dos problemas.
Como você não aceita derrota dentro de um plano mental elevado, deverá realizar o máximo neste dia a fim de chegar ao auge de suas pretensões. Pode contar com o favor de todos. Excelente para uma visita ao dentista ou ao médico.
A carreira profissional atingirá um ponto culminante de transformação e você poderá aproveitar as circunstâncias favoráveis para dar um salto em termos de progresso pessoal e material. Você vai encontrar um modo inteligente de sair de uma situação difícil sem prejudicar ninguém.
Atitudes impulsivas no lar impedirão a tranquilidade e acirrarão certos desequilíbrios já existentes nessa área. Melhor compreensão dos sentimentos afetivos, embora sejam mínimas as mudanças nessa área
para viver a vilã de “Girassol”, próxima novela das seis da Globo, Cléo Pires tem dedicado quase todo seu tempo ao cinema. A atriz está envolvida com as filmagens do longa “Qualquer Gato Vira Lata Tem Uma Vida Sexual Mais Sadia Que a Nossa”, no qual ela atua ao lado de Malvino Salvador. Assim que os preparativos da novela forem iniciados, Cléo vai ter de deixar o projeto de lado para se dedicar à trama de Walter Negrão.
De volta às sete
Após ter feito sucesso como o Espeto de “Caras & Bocas”, David Lucas se prepara para atuar em mais uma novela das 19h. Em “Ti ti ti”, o ator vai interpretar Lipe, um jovem “nerd” filho do estilista Jacques Leclair, papel de Alexandre Borges. David começa a gravar no dia 30.
Zapata da presidência.
Malas prontas
A jornalista Ana Paula Padrão fica longe da bancada do “Jornal da Record” até o final deste mês. A âncora entrou de férias e só deve voltar ao trabalho em junho. Enquanto isso, Celso Freitas, que comanda o telejornal ao lado dela, passa a apresentar o programa ao lado de Luciana Liviero.
Prioridade
Enquanto não se prepara
Flávia Monteiro está satisfeita com sua situação na Record. Contratada da emissora até 2013, a atriz, que viverá a investigadora Marta em “Ribeirão do Tempo”, comemora o vínculo longo. “Estou respirando em paz. Com um contrato assim, posso organizar melhor a minha vida”, constata a atriz, que já trabalhou em quatro emissoras em 22 anos de carreira na tevê.
# o “rede Jovem cidadania” fala sobre a poesia de cordel, uma das formas mais populares de expressão da cultura brasileira. o programa recebe o cordelista baiano sérgio Baialista. no ar às 17h30, na tV Brasil.
# A Band estreia hoje a sé-
Bom dia para tratar com militares, políticos e pessoas ligadas a igreja. Muito bom, também, para abrir uma caderneta de poupança ou para solicitar empréstimo de dinheiro. Êxito profissional. Boa saúde.
Mercúrio trará soluções para as questões financeiras e aumentará a segurança pessoal, depois de mudanças na sua maneira de ser. Confusão e sentimentos negativos nas relações de amizade e no amor. Tome cuidado.
Momento em que haverá muita tranqüilidade na vida familiar e profissional, com bastante disposição para solucionar problemas. Contudo, evite discussões com a pessoa amada, rivais e inimigos. Ótimo na saúde.
rie “Bones”. A produção mostra o trabalho de uma equipe de investigadores especializada em crimes que envolvem restos mortais decompostos. No ar às 21h, na Band.
# a “tela Quente” de hoje exibe o filme inédito “carga Explosiva 3”. no ar às 21h55, na Globo.
# No “Top Top MTV”, Leo e Marina elegem os 10 shows mais inacreditáveis da história. As apresentações acontecem na cadeia, nas pirâmides do Egito e até em um manicômio. No ar às 22h30, na MTV.
Foi bem
A abordagem da tetraplegia em “Viver a Vida”. A novela tocou no assunto de forma educativa e, ao mesmo tempo, conseguiu emocionar.
Foi mal
Temas polêmicos que foram mal explorados em “Viver a Vida”. Questões importantes, como a Medicina Paliativa, que foi amplamente divulgada no início da novela, acabaram sendo esquecidas pelo autor Manoel Carlos.
e-mails para esta coluna: canalzap@cartaznoticias. com.br
Escrito nas EstrElas - Vitória/Viviane pede para Breno não contar para Ricardo que ela estava liderando os desabrigados na invasão que fizeram à clínica. Ricardo inicia o procedimento para coleta dos óvulos de Beatriz e Daniel fica arrasado. Antônia explica a Berenice e Hilda como será feita a fertilização em Beatriz. Virgínia tenta acalmar a ansiedade de Sofia. Viviane conta para Gilmar que Breno a reconheceu, mas pensa que ela se chama Vitória. Zenilda fica feliz ao ver como ficou a peruca que Leninha restaurou. Ricardo não deixa Fernanda levar os óvulos de Beatriz. O médico avisa do sucesso do procedimento e Daniel, em um acesso de fúria, estoura uma lâmpada. Seth exige que seu pupilo se afaste do local.
tEmpos modErnos - Leal insiste em saber o que Hélia quer falar com Tertuliana. Hélia fica arrasada ao ver Iolanda na casa de Leal. Tertuliana se surpreende ao descobrir que Hélia sabe que Nelinha não é filha de Leal. Nara diz a Zeca que ele teve um pesadelo e ele diz que não lembra de nada. Justine convence Ditta a esquecer que viu Pasquale em trajes íntimos. Ramón telefona para Ditta e pede que ela vá ao hospital para conversar. Jannis e Túlio se reconciliam. Tertuliana não conta para Hélia quem é o pai de Nelinha. Deodora repreende Nelsinho por derrubar uma pasta contendo alguns livros de autoria da escritora “N”. Goretti reclama da presença de Iolanda na casa de Leal e a ex-babá decide ir embora. Hélia vai à casa de Niemann e discute com Maureen. Ditta surpreende Ramón ao afirmar que não vai assinar o pedido de divórcio. Hélia pergunta se Niemann é o pai de Nelinha. Renato comenta com Portinho que Deodora pode estar usando alguém para tentar conquistá-lo. Niemann desmente a suspeita de Hélia e a deixa abalada com seus comentários. Justine diz que Ditta ainda gosta de Ramón. Gaulês conta para Ramón os detalhes da votação na Galeria. Nabuco ganha a eleição por unanimidade. Zapata dá a notícia para Niemann, que fica furioso com a derrota. passionE - A emissora não liberou o resumo do capítulo de hoje.
Boas oportunidades. Aproveite o bom fluxo astral. É um bom período do ano para se definir profissionalmente, ganhar dinheiro ou fazer mudanças. Estabeleça novos planos de trabalho e terá sucesso. Terá apoio de amigos
O fluxo é propício ao comércio de roupas feitas e artigos de couro. Bom para o amor e o casamento. Sem um motivo aparente, você pode começar seu dia sentindo-se um tanto desanimado, felizmente, isso vai durar pouco, e sua capacidade mental logo entrará em alta.
Início de um novo período profissional. Possibilidade de ver o seu talento melhor utilizado, produzindo assim uma melhoria, talvez em longo prazo. Fase de recolhimento e necessidade de solidão. Vida social e afetiva menos intensa, talvez com alguns problemas.
mostra que vai até o dia 11 de junho integra os projetos “Território Ocupado” e “3d”
governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e em parceria com o Museu de Arqueologia da UFMS (Muarq), inaugura na próxima segunda-feira, a partir das 19h30, a exposição “Rupestres do Mato”. A mostra de arte integra os projetos “Território Ocupado” e “3D”, respectivamente, que ocuparão a Grande Galeria do Memorial da Cultura de Campo Grande até o dia 11 de junho.
A Mostra exporá obras dos artistas Adilson Schieffer, Anelise Godoy, Maria Dolores, Cello, Cleir, Fernando Marson, Henrique Spengler, Índio, Jonir Figueiredo, Paulo Rigotti e Rosilene Rosa. “O objetivo desta exposição vai divulgar a arte regional em seu diálogo com o conhecimento científico e despertar a consciência da população e das autoridades públicas para a necessidade de preservação e conservação da memória cultural estadual já que os sítios arqueológicos são os mais antigos monumentos de nossa trajetória identitária”, explica o professor Gilson Rodolfo Martins, diretor do Muarq.
Ele diz que foi com essa intenção que esta exposição coletiva reúne alguns dos artistas plásticos de Mato Grosso do Sul, que logo após a criação do Estado, em 1978, produziram obras refletindo suas observações e apreciações estéticas sobre as raízes culturais do habitante sul-mato-grossense, resignificando formas e conteúdos.
Os estudos sobre o passado arqueológico de Mato Grosso do Sul tiveram início na década de 80 do século passado. Desde então, um significativo potencial científico foi evidenciado com a descoberta e registro de mais de mil sítios arqueológicos, os quais indicam uma antiga, diversificada e expressiva ocupação humana no território estadual que, em alguns locais, remonta a mais de dez mil anos.
O significado, a interpretação e a função dessas inscrições rupestres arqueológicas são ainda desconhecidos e estão sendo objetos de estudos por especialistas de várias disciplinas científicas. Alguns desses painéis de “arte rupestre” demonstram elevada qualidade estética e estilística. As técnicas utilizadas pelos “artistas” pré-históricos fizeram uso de materiais disponíveis naturalmente, tais como óxido de ferro e outros pigmentos minerais, bem como bastões de carvão, pigmentos desses, algumas vezes, diluídos em água e óleos vegetais e animais.
O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (prédio do antigo Fórum). Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30.
Janice Vargas de Carvalho Linhares
Há pessoas que trancam as portas, fecham as janelas, escondem as chaves, guardam migalhas, apegam-se a quinquilharias como a tesouros.
Diante dessas ninharias impertinentes, faça grande a sua alma; Preocupe-se com coisas mais significantes, densas e indecifráveis:
“Que cor mesmo deveríamos dar ao vento?”
Almas toscas trancam-se em si mesmas, guardam a imensidão do nada e do vazio como enorme herança para a posteridade.
Almas siderais são abertas ao infinito, feitas de coisas simples, mas sibilinas; E não guardam nada, apesar de aprisionarem muito: cativam o tempo, fazendoo amigo; Cativam a palavra, tornando-a serva fiel; Cativam as pessoas de bem, que se entregam aos grilhões, por livre e espontânea vontade.
Deixe as tristes almas pequenas abraçadas a suas grandes riquezas imaginárias. Deixe que acumulem quilos do mais puro mofo sob os ombros; Se é para guardar poeira, Prefira a das estrelas!
"A vida se encolhe ou se expande em proporção à própria coragem". (Anaís Nin)
Foi sucesso absoluto a solenidade de abertura oficial da feira, com a presença do governador André Pucci-
e várias autoridades. Veja mais fotos na coluna social do Caderno Rural desta edição.
Parabéns para:
Hoje
Eduardo de Oliveira Souza
Jonathan Moreira
Darci João Schneider
Rodrigues Bernardo de Lima
Edna Pedroso do Nascimento
Antônio Pires de Almeida
Jairo Roberto de Quadros
O Grilo é...
É incrível o mau atendimento e a prorrogação para consultas médicas em certos consultórios, quando é através de planos de saúde, levando-se até dois meses para agendar o atendimento. Se for pago na hora, é marcado para o mesmo dia. É preciso que os pacientes denunciem ao Ministério Público esse absurdo. O médico que não quiser atender pelo plano de saúde que não entre, mas, se entrar, que atenda direito. As pessoas pagam bem, muitos não usam, mas quando precisam, passam por isso. Este país precisa ser passado a limpo... Chega de exploração!
Revista Loft MS
Dourados ganhou nova revista, cujo enfoque principal é a arquitetura. O diretor é Paulo Lima e a jornalista responsável, Maryuska Pavão, studio de criação de Junior Ribeiro e Clayton Yoshimura e logística de Murilo de Mello e vários colaboradores. Parabéns e sucesso!
Aplausos
A vereadora Délia Razuk merece nosso aplauso pela indicação ao prefeito para que os alunos da rede municipal cantem o hino nacional e o hino a Dourados nas escolas. E seja hasteada a Bandeira do Brasil, ou seja, que as crianças e jovens sejam incentivadas ao civismo.
Expo Portinari
Do Sesc, recebemos o convite para a Exposição "Portinari: Trabalho e Jogo", que será de 20 de maio a 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 21; e sábado, das 13h às 17h, no salão de exposições da UFGD e no Cine Auditório Vernissagem. Abertura: dia 20 de maio, às 20h.
Expo MS
Agradecemos ao presidente da Fiems, Sérgio M. Longen, o convite para a Expo Industrial 2010, Feira da Indústria Ativa, que será no próximo dia 18, às 19h, no Centro de Convenções Albano Franco, Av. Mato Grosso, 5017, em Campo Grande.
Bodas de Estanho
No dia 23 do corrente, o casal Firmino e Jussimara comemoram 10 anos de matrimônio. A festa será das 11h às 16h no Sindicato dos Professores (campo), próximo ao Parque de Exposições. Parabéns!
Salmo
Os artistas plásticos que fazem parte da diretoria da Associação Guaicurus: a presidente Monique Melone, ladeada por Adelaide Barbosa Martins e Blanche Torres junto com Galvão Preto, em recente reunião da entidade em Campo Grande.
A
Vanessa
do Concurso Beleza Fashion Brasil, apoiando evento de moda, beleza e solidariedade, idealizado pela promoter Edenir Vaz, que será no próximo dia 5 de junho em Bonito.
"Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre". (125-1)
Telefone contato 9236-0240 c/ Italo
31298
ALUGO CAMA ELÁSTICA Piscina e infláveis. 81636022 ou 9905-8391 35462
ALUGO CAMA ELÁSTICA
E piscina de bolinhas. 9972-5420 34670
ALUGO DATA SHOW/SOM
E iluminação. 8121-3023
Thalles 35177 ALUGO SOM
E iluminação. 9218-2954 ou 8177-3793
32585
ALUGO SOM ILUMINAÇÃO
E data show p/ festa em geral 9242-0258 Wellington 35485
ANTENAS DIGITAL Instalação e atualização. 3421-0845 ou 9619-7830 35437
ANTENAS E CERCAS
Manut. instalações e vendas em geral. 9926-5272 27714
AULAS DE REFORÇO
Sou formada em letras e na Cultura Inglesa. Interessados ligar 8118-7842 C/
Dharana
35384
CERCA ELÉTRICA
3,00 O metro, motor portão
3x 90,00. 3421-0485 35487
CERCA ELÉTRICA
Instalação e assistência
técnica. 3421-0845 35473
COMPRA-SE MANEQUINS De vitrine, novos ou semi novos. 8100-0808
34427
COMPRO SEMI NOVOS
Roupas, calçados e acessórios. Telefone contato 9603-0594 34421
COMPRO TORAS Eucalipto, pinus, grevilha. 9911-8207
35433
FRETE F4000 Transportes em geral. 96281699 Carlos 35524
FÁBRICA DE SORVETE Vendo fábrica de sorvetes. 9951-4370
35435
MANICURE E PEDICURE Em domicílio. 8113-1545
35483
MERCADO C/ AÇOUGUE E padaria. João Paulo II. 9957-9821 ou 9958-0950
35486
MOTOR PARA PORTÃO Instalação e assistência técnica. 3421-0845 34472
PONTO COMERCIAL
R. Hayel B. Faker, 2813. R$
18.000,00. 9602-2575 35397
RODAS SILICIO 17 Pneus semi novos. R$ 1.300,00. 9915-1827 34900 SOFÁ SUJO ? Temos a solução. 34231770 ou 8163-1564 33638
SÓ COBERTURAS Metálicas ou madeira, residencial e comercial, orçamento no local, garantia e qualidade. 9968-6658 c/ José 3427-5944
35344
TOLDO NOVINHO Instalado 2x3, R$ 600,00. 3422-6330 35537
TRANSFORMADOR Marca faleg 15kva em pleno funcionamento rede 22 fase
3, preço a combinar. Tratar 9972-0742 35345
TURMA DE INGLÊS Dia 10/05 com valor promocional. 3422-6330 35318
VENDO 4 PNEUS 175/65
Aro 14, novos, pirelli, preço ocasião. Telefone 96537068
35562
GERENTE DE PECUÁRIA
C/ exp. comprovada em cria, recria e engorda. Trabalhar e residir no interior de MG. fazendams2010@ hotmail.com
MAGIA DO AMOR
35197
AUMENTE SUA RENDA
Revenda maquiagem e perfumes c/ 30% de comissão.
3421-4770 35558
BUSCO PROFISSIONAIS
Empreendedores de todas as áreas tendencias de mercado mundial, negócio próprio, treinamento e apoio, 4 formas de remuneração.
E-mail aumentesuarenda@ terra.com.br; www.ganharmuito.com.br/aumentesuarenda (67) 9215-9022 35480
CABELEIREIRA(O)
C/ experiência, paga-se
bem. 9602-5822 35560
CHEFE DE ESCRITÓRIO
Morar em fazenda, ter conhecimento em rotinas
ADM de fazenda. Trabalhar e residir no interior do MS. fazendams2010@hotmail. com 35474
CONTRATA-SE
Funcionária c/ experiência e referência para loja feminina. 8100-0808 35479
CONTRATA-SE
Rapaz p/ Auxiliar Administrativo, disponibilidade de horários, c/ experiência. Currículo9s para rua Major Capilé, 3815, Jd. Caramuru 35561
CONTRATA-SE
Chefe de campo, operador de secador, téc. agrícola. Para trabalhar e residir no interior do MS. fazendams2010@hotmail.com 35559
ENC.MÊCANICO
Exp. em máquinas agrícolas, para trabalhar e residir em fazenda no interior do MS. fazendams2010@hotmail.com
PROCURA-SE EMPREGO
CUIDAR DE IDOSOS
35315
Atençào!!! Tenha quem você ama ao seus pés para sempre, não se desespere, trago de volta quem você ama em até 48h. Resolvo qualquer que seja seus problemas. (67) 9916-4988 ou 9232-3235 Dona Lurdez 35449
PRECISA SERIGRAFISTA Com exp. em adesivos. 3424-6199 35367
PRECISA-SE
Preparador e funileiro. Tratar 3424-1001 35478
VAGA PARA ZELADOR Contrata-se zelador com experiência p/ condomínio. Currículos para Rua Mato Grosso, 1997. Das 13 às 15 horas ou ligar 9959-2969 35510
VENDEDORES CALÇADOS
Empresa seleciona vendedores autonômos para atuar na região do Matos Grosso do Sul com os seguintes requisitos: conhecimento comprovado do ramo, c/ referências, conhecimento das regiôes do estado do MS, clientes cadastrados c/ prefil de compras, dinamismo em atingir objetivos de vendas, disponibilidade Imediata para viajar, início imediato, ótima comissão.
(18) 3279-3408 H. comercial Currículos p/guerracalcados@ig.com.br
35470
Babá, recepcionista, técnica de enfermagem. 91053309 ou 3426-6557 Carla 35538
DIARISTA 3X SEMANA
Seg, quarta e sexta. 96249992 Maria 35351
DIARISTA OU AUXILIAR De cozinha. 9979-8716 35386
DOMÉSTICA Diarista todos os dias. 9933-9906 Sueli 35444
DOMÉSTICA (-) Cozinhar. 9109-0396 Elisandra 35513
ENFERMEIRA
Particular p/ todos os horários. Telefone para contato 9923-2044
35550
ENTREGADOR/COBRADOR
E serviços gerais, c/ habilitação AB. Telefones 34236285 ou 9202-2906 35455
FARMACÊUTICA Procura farmácia para trabalhar em DDos Telefone 9608-2964
35350
LAVO ROUPAS Em minha residência. TElefones 9958-1280 ou 8139-9321 35290
MOTORISTA CNH AD Telefone para contato 96441602 35453
PINTURAS EM GERAL Grafiato, textura e granele. Telefone 9616-4429 Fernando 35476
TRATORISTA Em fazenda ou motorista c/ CNH AC. Telefone para contato 9944-9087 Donizete.
Protestos de Títulos e Outros Documentos de Dívida Comarca de Dourados - Estado de Mato Grosso do Sul EDITAL DE INTIMAÇÃO Nº - 89 / 2010
Marcelino Cesar M. de Oliveira - Tabelião de protesto de títulos e outros documentos de dívida da Comarca de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, na forma da lei, etc. FAZ SABER a quem interessar possa, que se encontra(m) no Tabelionato Oliveira , sito à avenida Presidente Vargas, nº 329, para ser(em) protestado(s), por falta de pagamento, o(s) título(s) abaixo(s) descrito(s).
Data Apresentação: 12/05/2010 Protocolo: 011646 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : ADAILTON GONCALVES DA SILVA CPF 39081702149
Endereço: R NEINALDO DE SOUZA 590 PQ DO LAGO
Esp: DM Número : 2/3 Emissão : 17/02/2010 Vl. R$: 419,30 Venctº : 18/04/2010
Apresentante(s) : FREDSON BRANDAO VASCONCELLOS
Data Apresentação: 13/05/2010 Protocolo: 011738 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : GIAN PAULO GIOVANNI FRESCHI CPF 18099695810
Endereço: RODOVIA DOURADOS ITAHUM, KM 12
Esp: DMI Número : 1 053607 Emissão : 31/03/2010 Vl. R$: 963,43 Venctº : 28/04/2010
Apresentante(s) : BANCO ITAU S/A
Data Apresentação: 12/05/2010 Protocolo: 011592 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : MILTON ROSA COELHO CPF 27212513172
Endereço: R SETE DE SETEMBRO 720 VL GUARANI
Esp: DMI Número : 006769-2 Emissão : 06/03/2010 Vl. R$: 500,00 Venctº : 05/05/2010
Apresentante(s) : BANCO DO BRASIL S/A
Data Apresentação: 13/05/2010 Protocolo: 011669 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : PAULO CESAR NASCIMENTO DAUZACKER ME CNPJ06093539000119
Endereço: BR 163-KM 12-Q.53-BAIRRO SAO PEDRO
Esp: DMI Número : 4738-C Emissão : 25/03/2010 Vl. R$: 620,00 Venctº : 06/05/2010
Apresentante(s) : BANCO DO BRASIL S/A
Data Apresentação: 12/05/2010 Protocolo: 011616 Motivo: Falta de Pagamento
Devedor : RODRIGO DE OLIVEIRA CPF 00091947111
Endereço: AV WEIMAR GONALVES TORRES, 33
Esp: DMI Número : 7209-B/B Emissão : 22/03/2010
Apresentante(s) : BANCO BRADESCO S/A
Vl. R$: 805,00 Venctº : 01/05/2010
Não tendo sido encontrados em seus respectivos endereços, e esgotados todos os meios de intimação pessoal ou recusando-se a receberem as intimações, ficam os devedores intimados pelo presente edital à comparecerem neste Tabelionato, DENTRO DE 03 - (TRÊS) DIAS ÚTEIS, A PARTIR DA DATA DA PUBLICAÇÃO DESTE, para efetuarem os devidos pagamentos, que deverá ser efetuado em moeda corrente nacional ou em cheque administrativo, emitido por estabelecimento bancário, ou darem as razões de suas recusas, ficando desde já, cientificados dos protestos, caso não compareçam.
DOURADOS - MS., 14 de maio de 2010
-Marcelino Cesar Medeiros de OliveiraTabelião de Protesto de Títulos e Outros Documentos de Dívida
SINDICATO RURAL DE VICENTINA- MS EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO PLEITO Em atendimento ao que dispõem o Artigo 68 “alínea a” do Estatuto Social, tornamos público que no dia 01 (um) de Maio de 2010, foi realizada a eleição neste órgão de classe, tendo sido eleitos os seguintes associados para comporem os seus órgãos de administração e representação:
ABANDONO DE EMPREGO
A Empresa Terra Construtora, inscrita no CNPJ: 10296.704/0001-07, declara para os devidos fins de direito que seu funcionário Nilson de Almeida Monteiro, portador da CTPS nº 093096 - série 0004 - MS, deixou de comparecer ao local de trabalho desde o dia 31/03/10 caracterizando assim abandono de emprego, conforme art. 482 da CLT, letra I. Por ser verdade, firma a presente.