Eu Amo Pets

Page 1


EU AMO

Pets

Educação Ambiental

Apoio Institucional:
Distribuição Gratuita

UM OFERECIMENTO DE:

EU EU EU VOU !!! VOU !!! VOU !!!

Sumário

BIODIVERSIDADE

<Todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.= (WWF, 2023)

FAUNA SILVESTRE E DOMÉSTICA

<Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região, lugar ou de um período de tempo. O termo correspondente para plantas éflora=(Wikipédia,2024,adaptado)

A SOCIEDADE E OS PETS

<Pet é um animal de estimação e doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento, o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade.=(Wilipédia)

Biodiversidadesão...

<São aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem.= (Todamatéria)

<São aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar (atmosfera), a água (hidrosfera), o solo e as pedras (litosfera).= (Oficinadoestudante, adaptado)

3. INTERAÇÕES (ECOLOGIA*)

<É a ciência que estuda as interações entre os seres vivos e o meio ambiente (seres não vivos e fatores abióticos) em que vivem. Busca compreender como os seres vivos se relacionam entre si e com os fatores abióticos (temperatura, pressão, umidade, etc)". (Brasilescola, adaptado)

1. SERES VIVOS
2. SERES NÃO VIVOS

AimportânciadaBiodiversidade

<O Brasil é considerado o país da "megadiversidade" por abrigar 20% das espécies de animais conhecidas no mundo. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o país tem mais de 700 tipos de mamíferos, 1919 aves, 773 répteis, 1080 variações de anfíbios e 4508 espécies de peixes.... = (Uol, 2023)

<O ar que respiramos, os alimentos que ingerimos, a energia que usamos e os materiais de que precisamos para todos os fins, são todos frutos da interação desta biodiversidade. Sem as plantas, por exemplo, não teríamos oxigênio. Sem as abelhas e outros insetos, não teríamos colheitas, não teríamos comida. Sem os fungos, não teríamos a decomposição e reciclagem das matérias.=(ONU, 2023)

<Não podemos esquecer que nós, como seres vivos, também fazemos parte da biodiversidade. A perda da biodiversidade e a destruição do meio ambiente impactam diretamente nossas vidas e, neste momento, estamos vendo um exemplo disso. Quanto mais destruímos ecossistemas naturais, mais facilitamos o aparecimento de doenças, que podem se transformar em epidemias e pandemias e levar a perdas para toda a sociedade, fato que vem sendo alertado pela ciência há anos. Isso porque a transformação de paisagens naturais tem feito com que entremos cada vez mais em contato com seres que carregam patógenos, que são capazes de afetar a nossa saúde e causar doenças infecciosas. Por outro lado, uma biodiversidade forte e protegida só traz benefícios ao planeta e à nós, seres humanos.= (Greenpeace, 2023)

Leia mais!

Seupetprejudicao meio ambiente?

Depende!

Seriaseumelhoramigoumaameaçaà biodiversidade?

<Um estudo publicado na <Nature Communications= em 2013, mostrou que os felinos matam anualmente entre 1,4 bilhão e 3,7 bilhões de aves apenas nos Estados Unidos. O problema é tão grave que, em alguns estados do país, só é permitida a posse de gatos no interior das casas, sem nenhum acesso a áreas externas, como jardins e quintais. Na ilha de Fernando de Noronha (Pernambuco, Brasil) vivem mais de mil gatos, o que corresponde a um gato para cada quatro habitantes. Nem sempre moradores e turistas notam, mas o lagarto nativo mabuia (Trachelepys atlantica), o rabo-de-junco-de-bico-laranja (Phaethon lepturus) e a cocoruta (Elaenia ridleyana) sentem o perigo.

Estudos em unidades de conservação brasileiras apontaram que 37 espécies nativas são afetadas pela presença de cães, não apenas pela predação, mas também por competição e disseminação de doenças. No Cerrado Brasileiro, por exemplo, pesquisadores observaram que o lobo-guará evita áreas onde cães domésticos estão presentes, diminuindo áreas de busca de alimento e abrigo. Várias são as doenças que cães e gatos de vida livre podem disseminar entre nós, seres humanos, e entre outros animais. Alguns exemplos são raiva, cinomose, parvavirose, leishmaniose, toxoplasmose, dentre outras.= (O Eco)

Leia mais!

Abiodiversidadedoméstica.

<Contrariamente a uma opinião comum, o Homem não foi apenas e nem sempre destruidor das outras espécies. Certamente ele destruiu bastante, mas também protegeu de maneira considerável. Além disso, domesticando os animais, ele os transformou e os diversificou, dando nascimento a novas espécies e – no interior das espécies – a novas raças, criando assim a <biodiversidade doméstica=. Esta, diferente da biodiversidade natural, é desconhecida e negligenciada. No intuito de preencher esta lacuna e corrigir este equívoco, o artigo começa por mostrar que todas as sociedades humanas estão em relação direta com a biodiversidade animal, esta última cumprindo um papel determinante na diferenciação externa e interna das sociedades humanas. Descreve, a seguir, por quais meios a domesticação –entendida como ação do homem sobre os animais – produz biodiversidade: especiação, racialização, mestiçagem, hibridação etc. Mais adiante, detém-se para demonstrar por que a biodiversidade doméstica é necessária, bem como a quais perigos a humanidade se expõe ao não preservá-la: empobrecimento do patrimônio genético (=raças menos adaptadas ao meio ambiente=), risco de penúrias alimentares (=restrições alimentar=), fragilidade em face das epizootias (=epidemia de doenças=). Os caminhos acionados na prevenção destes perigos são também discutidos, dentre eles a proteção das raças em pequenos efetivos. O texto apela, por fim, não apenas para a noção de biodiversidade doméstica, mas ainda no sentido da restauração da imagem da humanidade, entendida não somente como predadora, mas também criadora da biodiversidade.= (openedition.org, adaptado)

Leia mais!

Aformacomocuidamosdosnossospetscausa maisimpactodoqueelespróprios.

<Quer se trate de um cão, gato, galinha, peixinho dourado ou hamster, pets são considerados parte da família. Mas os animais de estimação também consomem recursos, desde alimentação e água até remédios, brinquedos e móveis especiais. E, claro, como qualquer ser vivo, eles também produzem resíduos. Considerando que um terço de todas as famílias no planeta possui ao menos um cachorro e quase um quarto possui pelo menos um gato, faz sentido refletir e repensar o quanto estamos tornando nossos pets inimigos do meio ambiente. Sim, precisamos também considerar o impacto global de 470 milhões de cães de estimação e 370 milhões de gatos de estimação nas mudanças climáticas. O tipo de animal de estimação que você compra ou adota, a comida com que o alimenta, a maneira como brinca com ele e cuida da sua higiene, tudo isso conta na hora de pensar em como reduzir o impacto que essas adoráveis criaturas causam no planeta. Isso porque o lixo produzido por elas – cocô, areia de gatinho usada, embalagens de ração, brinquedos e, sim, até as roupas e fantasias que servem para aquecê-los do frio que a gente acha que sentem pode levar ao vermelho nossos planos de levar mais sustentabilidade para o mundo pet.= (Pensamento verde, 2024) Leia mais!

PrefeituraMun.deDourados/SEMS/CCZ

-CentrodeControledeZoonosesPalestranasEscolas

MATHEUS ANTUNES DE OLIVEIRA

Coordenador de Educação e Saúde do Centro de Controle de Zoonoses

<Na palestra aprendemos que a sujeira (ex.: lixo e folhas podres etc) que deixamos na casa (ex.: quintal), a não

vacinação dos PETs, o não uso de coleiras ( ex.: antileishmaniose), podem favorecer o criatório do mosquito (palha, tatuquira ou birigui) quem transmite a doença ao PET, ou seja, é o vetor da Leishmaniose.=

Parabéns Matheus... excelente palestra!

Saiba mais!

FaunaSilvestre &FaunaDoméstica

<Quando nossos ancestrais deixaram de ser caçadores-coletores passando a ser fazendeiros algumas espécies de animais SILVESTRES começaram a ser DOMESTICADA para proporcionaraseusdonosconforto,alimentaçãoe ajudarnostrabalhospesados.=(Camara.leg.)

<A DOMESTICAÇÃO é um processo coevolutivo, mutualístico, biocultural e multigeracional, "no qual humanos assumem significativos níveis de controle sobre a reprodução e cuidado de plantas e/ou animais com objetivo de assegurar suprimentos mais previsíveis de recursos de interesse.= (Wikipédia Leia sobre Reintrodução de animais na natureza

E animais Silvestres que não podem voltar para a Natureza

ConheçanossaFaunavisitandooBioparquePantanal -CampoGrande/MS-

Foto: Bruno Rezende

ALIMENTAÇÃO DOSANIMAIS

Os ANIMAIS SILVESTRES não devem ser alimentados com comida humana, pois seus organismos estão adaptados aos alimentos silvestres naturais do ambiente onde vivem. Já os alimentos humanos podem conter substâncias químicas industriais perigosas, doenças ocultas por presenças de microrganismos como vírus, bactérias e fungos. Sendo cozidos, temperados e processados de forma que altere os hábitos e condições orgânicas, também podem ser prejudiciais ao longo do tempo e mais, é proibido por Lei, podendo a pessoa ser punida com multa ou prisão, dependendo da gravidade do problema causado.

Já os ANIMAIS DOMÉSTICOS podem alimentar-se de alguns alimentos humanos e para saber mais leia este artigo. Leia também sobre os alimentos perigosos. Também podem alimentar-se de alimentos naturais, mas muitos defendem as rações porque são desenvolvidas a partir de nutrientes com maior qualidade e valor nutricional, beneficiando com maior disposição, qualidade de vida e saúde a longo prazo para cão ou gato. (G1, 2024)

O que é a alimentação natural de pets?

Quais as diferenças entre ração e alimentação natural?

Quais os benefícios da comida natural aos pets?

Quais os alertas feitos pelos especialistas?

Leia mais!

E, quais são as melhores rações para cada uma das raças de animais?

Só mesmo pesquisando para achar o que melhor atende ao seu tipo de PET!

Dicas de uma alimentação saudável para todo tipo de pets !

AhistóriadaDomesticação dosAnimaisSilvestres

<O cachorro foi o primeiro animal domesticado, e o único antes do surgimento das primeiras plantas de cultivo e o aparecimento dos assentamentos agrícolas que iniciaram o Neolítico. Alguns estudiosos chegaram a afirmar que os primeiros cachorros foram domesticados a partir do lobo há 30.000 anos, em pleno Paleolítico. Os primeiros restos de cachorros que não permitem controvérsia, entretanto, datam de 15.000 anos atrás na Europa, e de 12.500 anos atrás na Ásia oriental.= Leia mais !

Outra versão sugere que a domestificação surgiu também na América do Norte. <Esse processo teve profunda influência no desenvolvimento da economia e da estratificação social dos primeiros grupos humanos, levando ao surgimento das primeiras sociedades estáveis. Essa teoria leva em conta que durante o longo trabalho de domesticação ocorreram algumas alterações no físico do lobo. = Leia mais !

Veja agora como foi a domestificação de vários animais :

Peixes

<Na lendária China, faz uns 4.000 anos aproximadamente, nasce a aqüicultura com o monocultivo da carpa.= (Panora da Aquicultura)

Anfíbios

<você pode ter seu próprio sapo de estimação em casa! Com uma boa adaptação de espaço e os cuidados necessários, é possível cuidar desses anfíbios como pets.= (Petz)

<Anfíbios (...) não são animais selvagens e não devem ser criados como animais de estimação.= (Proteção Animal Mundial)

Répteis

<No Brasil, iguanas, jabutis e jiboias estão dentre as espécies que você pode ter, legalmente, em casa. Quem acompanha esse assunto é o Ibama.= (UFMG)

Felinos

<Os especialistas concluíram que para nascer o que hoje conhecemos como gato doméstico, cinco variedades de felinos cruzaram entre si. Os cruzamentos foram variados até chegar ao que hoje é chamado de Felis silvestris lybica, que é considerado o ancestral direto dos felinos domésticos.=(Petz.com)

Aves

<Um estudo recente publicado na revista científica Proceedings of the National Academy descobriu evidências que apontam para a ocorrência de criação de gansos 7 mil anos atrás.= (UOL)

<Segundo ALBINO e TAVERNARI (2010), a galinha teve sua domesticação originada na Índia; as atuais variedades têm suas origens a partir da espécie asiática selvagem denominada Gallus gallus (também conhecida por Gallus bankiva e Gallus ferrugineus).= (Julio Cesar e Bruno)

Roedores

“A origem da domesticação do coelho surgiu no Sul de França. Os monges iniciaram a domesticação do coelho que hoje temos em todo o lado, há cerca de 1400 anos. O coelho é o único mamífero domesticado exclusivamente na Europa." (Publico)

Ungulados

<A domesticação de animais de produção começou um pouco depois da dos lobos, há cerca de 10.000 anos, com cabras e ovelhas. Em seguida, vieram bois, porcos, burros, cavalos, etc. por todo o globo< (PETZ)

<A evidência de um novo estudo usando análise de DNA sugere que os cavalos foram domesticados pela primeira vez há 4.200 anos nas estepes da região do Mar Negro, parte da Rússia moderna, antes de se espalharem pela Ásia e Europa nos séculos que se seguiram.= (CNN)

Canídeos

<O primeiro cachorro do mundo (Canis lupus familiaris) foi domesticado há 15 mil anos na Ásia Central, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira (19) na revista da Academia das Ciências dos Estados Unidos (PNAS)=. (Globo.com). <Hoje já é sabido que o cão doméstico é descendente do lobo=. (Silva, Danilo Pereira da)

AnimaisSilvestres NÃOsãoPets

Animal Silvestre é aquele que vive na natureza e não tem (ou não deveria ter) contato com os humanos. Alguns exemplos são a onça-pintada, a arara-azul, o mico-leão-dourado e o jabuti-piranga. Quando tirados da natureza, os animais silvestres sofrem, podendo ter dificuldades para crescer e se reproduzir, por exemplo. (WWF Brasil, 2024)

Tirados da natureza ou nascidos em cativeiro, eles sofrem. Ao contrário dos cães e gatos, os animais silvestres não passaram por um processo de domesticação - que pode levar milhares de anos. Mesmo aqueles que nasceram em cativeiro ainda mantêm as características de um animal selvagem, o que os torna inadequados para um ambiente doméstico. (worldanimalprotection, 2024)

Leia mais!

EducaçãoePets

<Um animal mal educado ninguém merece. Quem já teve algo na casa <destruído= pelo PET? Uma boa opção é o treinamento ou adestramento para um melhor convívio com os humanos. Adestramento de cães é uma aplicação da análise do comportamento que usa os eventos do ambiente e suas consequências para modificar o comportamento do cão, tanto para auxiliar em atividades específicas, tomar ações particulares ou até mesmo para participar efetivamente da vida doméstica contemporânea. Um cão aprende através das interações com o seu ambiente.[1] Sendo esse por meio do condicionamento clássico, que é oriundo de formas de associação entre dois estímulos; adestramento não-associativo, onde o comportamento é modificado através da habituação ou sensibilização; e condicionamento operante, em que as formas de associação são feitas entre um antecedente e uma consequência. < (Wikipédia). Leia mais !

CulturaPetFriendly

<Numa cultura onde procuramos estar mais atentos ao meio ambiente e aos seres vivos, também foram criadas propostas que incluem os animais de estimação, oferecendo-lhes um tratamento livre de crueldade e violência, o que resultou no uso frequente do termo <pet friendly=. A expressão é utilizada para definir aqueles estabelecimentos ou locais que são amigáveis aos animais; espaços que oferecem tratamento especial para eles. A popularidade desses locais cresceu tanto que hoje existe uma série de regras para quem deseja visitar um local com seu pet. No entanto, embora possa parecer inofensivo, o problema começa quando os animais de estimação recebem mais valor do que os próprios humanos, acima de tudo, mais valor do que as crianças.< (Aletria.Org). Leia mais!

As mudanças que convivência com humanos causou em animais

AsPlantascomoseresvivos deEstimação

Orquídeas

Samambaias Árvores

Plantas seguras para cães e gatos

ASociedadee osPets

Organizaçõespró-PETs

Os trabalhos no município são divididos entre diversos tipos de empresas: Públicas, Autarquias, Conselhos, ONGs, Grupos informais e Voluntários independentes informais. Veja alguns exemplos:

CCZ: Centro de Controle de Zoonoses, órgão público municipal ligado a Secretaria Municipal de Saúde, atende a população em trabalhos como vacinação de animais, cirurgias de castração e hospitalização própria ou através de parcerias etc;

Vigilância Sanitária municipal: Monitora produtos, serviços, ambientes e propaganda; Notifica produtos que estejam em desacordo com a legislação; Orienta e educa para a população e setor regulado.

Conselho Municipal de Proteção Animal: Formada por instituições e seus representantes, juntamente com o poder público para tratar de questões legislativas e outras demandas para a defesa dos animais;

Lojas Petshop: Fazem parte do comércio e vendem de tudo o que lhes interessa de acordo com as demandas dos consumidores, por ex.: rações, remédios, casinhas, tapetes, brinquedos etc.

Lojas Banho e Tosa: Loja comercial para venda principalmente de serviços de higiêne, manutenção e estética animal, mas podendo também vender produtos;

Agropecuárias: Loja comercial para venda de produtos principalmente para todos os tipos de pets e animais de criação com cavalo, boi e galinha por exemplo, entre outros animais;

Clínicas Veterinárias: Hospital especializado em animais, com atendimento médico veterinário e internação;

Veterinários: Médicos de animais para tratamentos, fisioterapias e cirurgias;

Zootecnistas: Profissionais especializados em criação dos animais, de forma mais eficiente e correta;

Adestradores: Profissionais especializados em treinamento de animais para comportamento obediente junto ao seu dono;

Vereadores: Pessoas eleitas pela sociedade para criarem Leis de proteção aos Pets e regulamentar o mercado. Fiscalizar os serviços públicos municipais de atendimento aos animais no município.

Atribuiçõesdosdepartamentospúblicos!

Um problema que enfrenta-se é o desconhecimento da Lei e das Atribuições de cada órgão público, quando alguns desinformados cobram, exige e até distratam funcionários sem saber das obrigações que foram descritas pelos administradores para os órgãos municipais. Existem serviços públicos e serviços privados, é importante saber as diferenças e a quem recorrer na hora certa.

CCZ: A propriedade, a guarda, a posse ou a presença permanente ou temporária de animais nos limites do território do Município de Dourados reger-se-ão pelas disposições desta lei e de seu regulamento, no que não conflitarem com as normas federais e estaduais editadas no uso de suas respectivas competências. (LEI Nº 3.180, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2008.)

Vigilância Sanitária Municipal: Dispõe sobre o Código Sanitário do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. (LEI Nº 1.293, DE 21 DE SETEMBRO DE 1992.)

Vereadores (Legisladores) e Comissão de Proteção e Defesa Animal: Ouvem a população, Dialogam, Elaboram as Leis de Proteção e Defesa dos Animais e depois Fiscalizam o seu cumprimento, podendo receber denúncias e denunciar pessoas que maltratam os animais. Sobre Leis de Proteção e Defesa Animal consulte este Blog.

CiclosdosPetsnaSociedade

Posse e GuardaReprodução e Criação

Maus Tratos, Abandono e Assistência

POSSE eGUARDA

A posse de um PET pode acontecer por compra em loja ou criatório, por captura de animal abandonado e sem dono, ou por doação através de uma OSC. E, para manter esta guarda do animal é preciso ter as seguintes

características:

Condições financeiras: hoje sabe-se através da medicina veterinária que um animal vive mais e melhor se alimentar-se de forma adequada, exercitar-se correta e continuamente, ser medicado e vacinado, vestir-se ou cobrir-se protegendo-se do tempo, assim, tudo isto vai custar algum dinheiro; 1.

Condições psicológicas: há pessoas que entendem que o animal é um ser vivo e sente medo e transtorno se for atacado, mal cuidado, agredido fisicamente ou mesmo com gritos, mas há outras que não sabem cuidar da saúde mental do animal; 2.

Respeito pela Lei: Conheça as Leis sobre os Animais Silvestres e os PETS. Leia mais!

Responsabilidade: Significa fazer o que é correto e responder pela suas ações e consequências, ou seja, quem comprar, ganhar ou adotar um PET precisa pensar se pretende abandoná-lo quando ele não interessar mais ao dono, ficar doente, precisar de médico, cirurgia, alimentar-se bem, tomar remédios e vacinas, abrigar-se do tempo entre outros cuidados, assim mesmo com se fosse um filho. Você acredita que tem responsabilidade para ter um PET? E, a sua família aceita também esta mesma responsabilidade? Pense bem e, se decidir ter um PET, veja no site onde conseguir um e como cuidar dele: Site Especializado em Pets 4.

ReproduçãoeCriação (Cinofilia*)

A reprodução dos animais é feita pela natureza ou planejada pelo ser humano por interesses diversos, em geral para si próprio, para doação ou venda. Planeja-se a reprodução dos seres de acordo com os interesses da sociedade. Quando aumenta-se a criação para a mesma família, assume-se maior responsabilidade, o que já tratamos anteriormente. Quando é para doação as pessoas anunciam e o melhor seria fazer uma pesquisa antes com a pessoa interessada para saber do interesse da adoção e da sua capacidade e responsabilidade para verificar se o animal será bem tratado. Por último existem canis que criam animais e entre estes temos os PETs que são comercializados. Os criatórios de cães são empresas que devem ser legais, com os seguintes documentos a mostra para as pessoas (Entre outros. Procure informações nos órgãos competentes da sua cidade):

- CNPJ

- Alvará de Licença e Localização

- Licença da Vigilância Sanitária

- Registro no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária)

- Registro no Kanel Club do Brasil (Para obtenção de Certificado Pedigree)

*Cinofilia é o amor aos cães, o antônimo de cinofobia. Está relacionada ao estudo e criação de cães com objetivo do aperfeiçoamento de raças puras ou estirpes de cães, por hobby ou profissão. Aquele que é adepto da cinofilia é tratado como cinófilo. (Wikipédia)

Sugestão de Atividade IMPORTANTE: Quem é a favor, ou contra a Criação de Animais ou Pets, para adoção ou venda, e por quê?

Maus-Tratos,Abandonoe Assistência

ATIVIDADE para sala de aula: Por que tem pessoas que maltratam ou abandonam os animais? Já viu alguém fazer isto? Já viu animais abandonados na rua? Pesquise na interne casos relacionados e comente em sala de aula ou em uma roda de conversa sobre o assunto proposto.

Maus-tratos ou abandono são crimes conta a natureza, contra os seres vivos, contra os animais, contra os PETs, seres estes que são indefesos diante da estupidez humana. Neste BLOG colocamos as Leis que protegem os animais, façam bom uso em pesquisas e consultas para orientar alguém da sua casa ou amigos que não sabem nada do assunto. No BLOG podem deixar comentários sobre o que pensam do assunto.

A Prefeitura e o CCZ tem a responsabilidade de retirar os animais abandonados das ruas, mas a irresponsabilidade de algumas pessoas está fazendo aumentar tanto os animais abandonados que o poder público não está dando conta e por isto existem as OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que pegam, tratam, cuidam e doam PETs que foram abandonados, fazendo um trabalho social e ambiental para todos nós. E você pode ajudar sendo um voluntário repassando este e-book para outras pessoas lerem, repassar seus conhecimentos a quem puder, denunciar agressores de animais.

DENUNCIE ABANDONO E MAUS-TRATOS A ANIMAIS:

- 0800 999 2050 horário de expediente da prefeitura - 3411-7753 (atende também por whatsapp)

- ccz.sems@dourados.ms.gov.br

Taxade Abandono

A empresa Cobasi Cuida realizou uma pesquisa inédita com 57 ONGs e protetores independentes para compreender o perfil dos animais abandonados no Brasil. O estudo foi feito em novembro de 2022 e gerou insights que poderão ajudar a melhorar a realidade das ONGs e combater o abandono de animais. Veja a imagem ao lado. De acordo com o Artigo 32 da Lei Federal nº 9605, o abandono configura maus-tratos ao animal e é enquadrado como um crime. A penalidade varia desde detenção de três meses a um ano e multa. Além disso, existem leis específicas em diversos estados e municípios brasileiros. Leia mais !

OsDireitosdos Animais

LesgislaçãoGeralComentada

A HISTÓRIA DA DOMESTICAÇÃO

E O DIREITO DOS ANIMAIS

<Quando nossos ancestrais deixaram de ser caçadores-coletores passando a ser fazendeiros algumas espécies de animais começaram a ser domesticadas para proporcionar a seus donos conforto, alimentação e ajudar nos trabalhos pesados.=

A DIGNIDADE DO ANIMAL NA CONSTITUIÇÃO

<...adignidadedosanimaisestáprevistanoartigo225 e seu parágrafo primeiro, inciso sétimo, quando diz que é direito de todos ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, que, na parte que respeitaaosanimaisconsideradoscomoindivíduos,é o direito daqueles de não serem submetidos à crueldadehumana...=

PROTEÇÃO JURÍDICA AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

<...a legislação reconhece de forma oficial que os animais são seres dotados de sensibilidade. Em vista disto, quaisquer tipos de maus-tratos aos animais, incluindo abusos e abandono, é uma violação a integridade destes e, por isso, todo animal deve ter sua vida e integridade respeitada.= (Lima, Jhéssica LuaraAlvesde)

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

LesgislaçãoemDourados-MS

LEINº9.605,DE12DEFEVEREIRODE1998.

"Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outrasprovidências."

LEINº4.645,DE27DEJULHODE2021.

"DETERMINAQUEOSAGRESSORESQ UE COMETEREM O CRIME DE MAUSTRATOS ARQUEM COM AS DESPESAS DO TRATAMENTO DO ANIMAL AGREDIDO NA FORMACOMOMENCIONA."

LE I N º 3.180 0, DE 03 DE DE ZEMBRO DE 2008

<Dispõe sobre a posse responsável, o bem estar animal, o controle de natalidade e a proteção de populações animais no municípiodeDourados=.

ALTERADAPELALEILEINº3.459/2011

ALTERADO PELA LEI Nº 4.321, DE 02 DE OUTUBRODE2019

LEI Nº 4.966, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2022

"Dispõe sobre o ingresso e a permanência de animais de estimação em praças, parques públicos, jardins e dá outras providências".

Leia todas as Leis Municipais !

SecretariadeSaúde

CCZ-CentrodeControlede Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros). Desenvolve trabalhos de prevenção, proteção e promoção à saúde pública, por meio de vigilância e controle de animais domésticos, de animais sinantrópicos, saneamento ambiental e educação em saúde.

Contato do setor veterinário: (67)9.9960-9028

Saiba mais !

BIBLIOGRAFIA complementareVÍDEOS

Como funciona um Hospital Vet. ?

Como montar um Aquário?

Assistente social para quem tem animal de estimação? Sim, esse serviço existe

Cem curiosidades sobre o Cão

O que é um animal silvestre?

Nem cachorro nem graxaim

Lei da Fauna Brasileira

Raças de Gatos + inteligentes

10 maiores raças de cães

Os maioes Gatos do Mundo

Pet avida secreta dos animais

Missão Cegonha

De volta ao Polo Sul

Uma amizade verdadeira

Meu amigo Cavalo

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Observe bem as fotos e descreva os sentimentos dos próprios seres vivos ao saberem que viverão fora do seu meio ambiente e presos para o resto da vida para alegrar e servir de companhia a um outro animal, de outra espécie.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: OBSERVE BEM AS FOTOS E DESCREVA OS SENTIMENTOS DA FAMÍLIA AO SABEREM

QUE A DOENÇA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR

TALVEZ

PUDESSE

SER EVITADA SE A SOCIEDADE ESTUDASSE O ASSUUNTO, CUIDASSE MELHOR DOS PETS E DA LIMPEZA DAS RESIDÊNCIAS E DA CIDADE.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Observe bem as fotos e discuta, porque algumas pessoas abandonam seus PETs nas ruas da cidade? Quais as consequências para todos nós? O que poderia ser feito para que isto não aconteça mais ou que diminua a sua frequência e volume de animais abandonados? (fotos da internet)

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Observe bem as fotos e responda para si ou ao grupo, porque algumas pessoas tratam os PETs como se fossem gente (seres humanos) e/ou um membros da família? Quais os benefícios e quais os malefícios desta humanização dos animais? Cada pessoa expressa os seus pensamentos iniciais para registro e depois o grupo deve ler os 3 artigos para entrar em discussão as perguntas acima, novamente (clique nas fotos - tem links para outra página). Alguma conclusão?

Texto complementar paradiscussão

As mudanças que convivência com humanos causouemanimais

SugestõesdeBonsProdutoseServiçosPETs

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.