Caderno Pedagógico Possibilidades e Inspirações 2022

Page 1

1
1

O Caderno Pedagógico – Possibilidades e Inspirações surgiu a partir da necessidade de realizar o compartilhamento de experiências, buscando uma valorização das ações desenvolvidas pelos professores com as crianças da Educação Infantil da rede municipal de Fazenda Rio Grande.

O referido documento traz em sua essência, eixo das ações do cotidiano dos Centros Municipais de Educação Infantil e das Escolas, o qual conversa com a realidade educacional

No caminho traçado, os encaminhamentos metodológicos nos permite visualizar a criança pequena em sua totalidade, com os direitos de aprendizagens BRINCAR, CONVIVER, EXPLORAR e PARTICIPAR com seus pares, tendo a oportunidade de “viver novas formas mais amorosas, cooperativas e democráticas de se relacionar” (OLIVEIRA, 2018), bem como EXPRESSAR SE e CONHECER SE em suas descobertas.

As propostas lúdicas, proporcionadas pelos momentos de INTERAÇÕES e BRINCADEIRAS revelam quem são as crianças, suas infâncias entrelaçadas pelos campos de experiências que alentam a expressão, o pensamento e a imaginação As proposições presentes são possibilidades de práticas construídas a partir da práxis pedagógica, oportunizadas às crianças com aprendizagens que potencializam o desenvolvimento das mesmas

E assim, o tempo, o espaço e as relações foram pensadas considerando a especificidade de cada ser criança, única, que em suas vivências é o aqui e agora, com o vivido intensamente ao encontrar o inesperado.

Reafirmamos o compromisso com o ser criança! Prioridade absoluta!

Apresentação
2

PREFEITO MUNICIPAL DE FAZENDA RIO GRANDE

Marco Marcondes SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ednelson Queiroz Sobral

DIRETOR GERAL DE ÁREA PEDAGÓGICA

Daniel Melo Cruz

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Celia Regina Ferreira da Silva Ianiski Claudineia Alves do Nascimento Miranda Cleidemara de Quadros Cavalcante

Vanessa Santos

COORDENAÇÃO DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, MUSICAL E CORPORAL

Joelci da Silva de Oliveira

COORDENAÇÃO DE CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS Luciane Camargo de Oliveira

ILUSTRAÇÃO

Thierry Gabriel de Quadros Cavalcante

3
Sumário INFANTIL …...................................................................…………………………………... 167 INFANTIL 1 …................................................................………………….………………...168 INFANTIL 2 ….................................................................…………………………………...169 INFANTIL 3 …...............................................................………………………………….....171 INFANTIL 4 …..............................................................…………………………………......173 INFANTIL5 174 REFERÊNCIAS …..................................................................………………………………….......179 APRESENTAÇÃO …................................................................…………………………………… 02 INFANTIL …................................................................……..……………………………..... 05 INFANTIL 1 ….........................................................…………………………………............ 21 INFANTIL 2 …...............................................................…………………………………...... 37 INFANTIL 3 …..............................................................……………………………………....66 INFANTIL 4 …..............................................................……………………………………....91 INFANTIL 5 …...........................................................………………………………….........117 INFANTIL …................................................................…………………………………......148 INFANTIL 1 …..................................................................…………………………………..150 INFANTIL 2 ….................................................................…………………………………...152 INFANTIL 3 …...............................................................………………………………….....154 INFANTIL 4 ….................................................................…………………………………...159 INFANTIL 5 ......….……………………………………......................................…………….....160 EXPRESSÃO ARTÍSTICA, MUSICAL E CORPORAL ........……………………………………......147 CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS ….......................................…………………………………….165 4
5

INFANTIL

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Franciele Francis Cussolin e Marilis Pereira de Melo Ferreira Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências

Corpo, Gestos e Movimentos. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. O Eu, o Outro e o Nós. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos

Organização espacial: dentro e fora. Elementos da Natureza. Atitudes de iniciativa e participação. Observação e experimentação no ambiente. Linguagem Gráfica. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Experimentar as possibilidades corporais em ambientes acolhedores e desafiantes Observar e descobrir diferentes elementos, fenômenos da natureza e suas características Participar de momentos de escolha e exploração de objetos, manifestando interesse e curiosidade Apreciar e manifestar curiosidade frente aos elementos da natureza Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras convidaram os bebês a dar um passeio pelo CMEI, incentivando os a observar e explorar os espaços, manipulando os elementos da natureza, coletando os com auxílio das professoras para realizar uma atividade.

2º Momento: As professoras apresentaram uma caixa contendo elementos da natureza coletados anteriormente, deixando os bebês explorar e manipular livremente, percebendo as sensações ao tocar os mesmos. Em seguida, com auxílio das professoras, realizaram uma colagem no papel cartão com esses elementos, sendo confeccionado um móbile e colocado em exposição na sala.

3º Momento: As professoras prepararam um espaço, no qual continha papel bobina e pincel feito com folhas e galhos, onde estimularam e incentivaram os bebês a pintar livremente, explorando este momento com tinta natural (açafrão e colorau), aguçando a curiosidade e trabalhando a autonomia.

6

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRALHA AZUL

Professoras: Maria Elida Ribeiro de Campos krul e Luzia de Fátima Bueno dos Santos Coordenadora Pedagógica: Luciane Alves dos Santos

Campos de Experiências O Eu, o Outro e o Nós

Saberes e conhecimentos Atitudes de iniciativa e participação Confiança e imagem positiva de si

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Perceber as possibilidades e o limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa. Participar de momentos de escolha e exploração de objetos, manifestando interesse e curiosidades.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras penduraram barbantes coloridos e inflados no espaço da sala em uma altura acessível para os bebês explorar e brincar livremente.

2º Momento: Organizamos no espaço da sala um circuito onde foram utilizados os espumados, colchões e almofadas, estimulamos os bebês a passar por cada uma das etapas propostas, desenvolvendo a coordenação motora e o equilíbrio.

3º Momento: Os bebês foram organizados no tatame de forma aconchegante para eles. Apresentamos uma lata sensorial decorada com fitas coloridas, a qual foi colocada no centro da sala e com calma tiramos uma fita por vez falando a cor da mesma. Os bebês foram incentivados a explorar e manusear os materiais expostos.

7

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL IGUAÇU

Professoras: Carmen Lúcia Waclawski Padilha Ribeiro e Marilene Alves dos Santos de Lima Coordenadora Pedagógica: Vera Lúcia Silveira Barbosa

Campos de Experiências Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos Comunicação corporal. Linguagem musical, corporal e dramática. Entonação de voz.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. Vivenciar histórias e brincadeiras cantadas e dramatizadas. Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos ao ler histórias e ao cantar.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Após a rotina diária (chamadinha, como está o tempo, músicas infantis, contagem das crianças, etc.), foi organizado na sala um espaço (montagem de um cenário fazendo uma cortina com lençol para a dramatização da história). Em seguida, as professoras fizeram a contação da história da Chapeuzinho Vermelho (utilizando os fantoches e realizando as entonações de voz de acordo com as falas de cada personagem). Ao término da contação da história, os bebês exploraram os fantoches, manuseando os mesmos e fazendo tentativas de imitação da história a sua maneira.

2º Momento: Após a rotina diária (chamadinha, como está o tempo, músicas infantis, contagens das crianças, etc.), a professora relembrou a contação da história do dia anterior e com a utilização dos fantoches do Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau, foi cantado a música “pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha”. Ao término, os bebês exploraram e manusearam os fantoches, a professora também utilizou os para fazer estimulação em alguns bebês (colocar no chão próximo das crianças que ainda não engatinham), para eles tentarem pegar os mesmos.

3º Momento: Após a rotina diária (chamadinha, como está o tempo, músicas infantis, contagens das crianças, etc ), a professora convidou dois bebês uma menina e um menino, a menina foi caracterizada de Chapeuzinho Vermelho e o menino de Lobo Mau, foi colocado músicas infantis, para as crianças dançarem com o auxílio das professoras

8

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DARCY BARBOSA LEAL

Professoras: Cristiane Rocha Alves e Simone dos Santos Ribeiro Coordenadora Pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e Conhecimentos Escuta, fala e expressões da língua. Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, formas, volumes, linhas e espaços.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos ao ler histórias e ao cantar. Manusear e explorar diferentes materiais e superfícies desenvolvendo as sensações, com diferentes possibilidades, percebendo as texturas.

Encaminhamento metodológico

1° Momento: As professoras acomodaram os bebês no tatame e apresentaram para eles uma caixa musical. Em seguida, convidaram os bebês para juntos cantar a música do Seu Lobato com a caixa musical, estimulando os mesmos a imitar o som de cada um dos animais do palitoche que foram sendo retirados da caixa. A seguir, os bebês foram instigados a manipular os palitoches, brincando com os mesmos.

2° Momento: As professoras relembraram a atividade anterior cantando com os bebês a música do “Seu Lobato”, estimulando os mesmos a repetir e imitar os sons dos animais. Após este momento, foi apresentado para os bebês imagens de animais impressos e colados em caixas de papelão, os mesmos exploraram as caixas, visualizando as imagens propostas e sendo estimuladas a repetir os sons dos animais.

3° Momento: As professoras cantaram com os bebês a música “Trote do Cavalinho”, seguido da brincadeira de cavalinho, colocando os bebês, nas costas das professoras para brincar com movimento de galopar e som de relinchar do cavalo.

9

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA KELLY CAMPOS

Professoras: Luciane Maria Jovanaci e Renata Sabrina de Mello Coordenadora Pedagógica: Claudia Strugala

Campos de Experiências Corpo, Gestos e Movimentos. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos Comunicação corporal. Imitação como forma de expressão. Os objetos e suas características Linguagem oral e gestual

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções e desejos Participar de situações coletivas de canto Explorar diferentes materiais e suas características físicas Reproduzir sons e gestos realizados por outras crianças

Encaminhamento metodológico

1° Momento: Após a rotina, as professoras acomodaram os bebês no tatame, entregaram dedoches de borboletas confeccionada por elas anteriormente, convidando os a cantar a música “Borboletinha”, estimulando os a manusear os dedoches durante a música

2° Momento: As professoras organizaram a sala levando a TV, onde passaram o vídeo da “Borboletinha” Ao finalizar, cantaram com os bebês usando fantoches, seguido do momento em que foi proposto explorar e manusear livremente

3° Momento: Após a rotina, as professoras retomaram a atividade significativa junto com os bebês, realizando uma pequena dramatização da música “Borboletinha” Momento lúdico que envolveu todos os pequenos

10

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÔ JUCA ROCHA

Professora: Janaina Cristina de oliveira Aleixes da Cunha, Solange Aparecida Gaioski Pereira

Coordenadora Pedagógica: Endiara Michele Gullich

Campos de Experiências

O Eu, o Outro e o Nós. Corpo, Gesto e Movimento.

Saberes e conhecimentos

Comunicação oral e corporal. Sensações, emoções e percepções. Organização espacial: embaixo, em cima. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Comunicar se com o outro imitando gestos, palavras e ações. Imitar atitudes de outras crianças e dos professores estabelecendo relações. Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras levaram para sala referência uma luva (previamente confeccionada pelas professoras) contendo um sol, chuva e aranha de feltro. Cantaram a música “A dona aranha”, utilizando como recurso a luva. Após apresentaram para os bebês um“bambolê” (preparado anteriormente pelas professoras com fita crepe) e os convidaram, com mediação a pegar bolinhas de plástico e colocar no bambolê, a ação foi repetida por várias vezes a ação.

2º Momento: Retomando a música “A dona aranha”, as professoras levaram para sala referência uma aranha grande (confeccionado anteriormente), onde nas patinhas tinha uma argola Cada criança foi incentivada a pegar na argola e ao som da música realizaram os movimentos conforme a letra da música subiu, desceu , sendo estimuladas pelas professoras conforme a letra da música

11

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA FANI

Professora: Gislaine Cristine Przepiura e Rosange de Fátima Przepiura Coordenadora Pedagógica: Andrea Tavares

Campos de Experiências O Eu, o Outro, o Nós. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos Brinquedos e brincadeiras. Propriedades dos objetos.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Experienciar coletivamente objetos que estimulam os sentidos. Manusear e explorar diferentes materiais e superfícies desenvolvendo as sensações, com diferentes possibilidades, percebendo as texturas.

Encaminhamento metodológico

1º momento: As professoras confeccionaram previamente alguns móbiles sensoriais, utilizando bambolês e recortes de tecidos. Foi confeccionado vários saquinhos de tecidos e colocado dentro alguns materiais que exalavam odores diferentes, como essência, saquinho de chá, canela, cravo, entre outros. Os saquinhos foram pendurados nos bambolês com lástex. As professoras penduraram os bambolês na sala referência da altura dos bebês e após a rotina diária, os bebês foram estimulados a explorar livremente, sentindo os cheiros, colocando próximo ao nariz.

2º Momento: As professoras confeccionaram anteriormente várias garrafas sensoriais. Utilizando algumas garrafas PET, foi feito pequenos furos nas garrafas e dentro alguns elementos como: casca de laranja, limão, mexerica, salsinha, hortelã, alecrim e canela. Os bebês foram acomodados em um semicírculo e as professoras mostraram as garrafas deixando eles explorar, sentindo os cheiros dos elementos. Após, as professoras pegaram algumas das cascas de laranja e limão e oferecerão para os bebês manusear.

12

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA ERONILDES CAMARGO

Professora: Marlene Eliane Woltmann

Coordenadora Pedagógica: Rafaela Rodrigues Canei

Campos de Experiências

O Eu, o Outro e o Nós. Corpo, Gestos e Movimentos. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos

Linguagem oral e corporal. Os objetos e suas características. Situações problemas.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Participar de situações de brincadeiras, buscando compartilhar enredos e cenários Explorar diferentes materiais e suas características físicas Experimentar e resolver situações problemas do seu cotidiano

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Com os bebês sentados um próximo do outro no tatame, a professora colocou a música “Aranha Sapateadora” para eles ouvirem Foi utilizado um fantoche confeccionado com uma luva de lã, formando uma aranha, momento em que a professora gesticulou os movimentos com a luva na mão, seguindo a sequência da música Após a apresentação, cada bebê manuseou o fantoche sendo incentivado a fazer os movimentos acompanhando com o toque da música apresentada durante a encenação

2º Momento: Com os bebês sentados no tatame em pequenos grupos, cada professora apresentou algumas imagens impressas de animais e em outra folha as mesmas imagens divididas em duas partes, formando um quebra-cabeça, enfatizando o nome de cada figura montada, Ex: “olha é um pato” Em seguida, a professora pegou as imagens do quebra-cabeça e fez a montagem em cima da figura completa estimulando os bebês a olharem Na sequência, deixaram os bebês explorar as figuras, estimulando os mesmos à realizarem a tentativa de encaixe com a mediação do adulto

3º Momento: Os bebês foram convidados a participar da brincadeira “bola ao centro”. A professora, sentada no tatame auxiliou individualmente cada bebê. Foi utilizado para a brincadeira uma caixa de pizza vazia com um círculo vazado ao centro e uma bola de plástico pequena, sendo que a professora primeiramente fez uma pequena demonstração que a bola deveria cair ao centro da caixa. Após, segurou nas mãos dos bebês, um de cada vez, para estimular que eles realizassem a tentativa de acertar a bola no círculo da caixa, sendo estimulados, participando da brincadeira em vários momentos.

13

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA TEREZINHA

Professoras: Ana Paula Alberge e Zilda dos Santos Coordenadora Pedagógica: Patrícia Taís Lima

Campos de Experiências

Corpo, Gestos e Movimentos. O Eu, o Outro, e o Nós. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos

Comunicação corporal Sensações, emoções e percepções. Escuta, observação e respeito a fala do outro. Expressão verbal e corporal. Órgãos dos sentidos. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Perceber características de diferentes pessoas Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos Vocalizar em resposta a estímulos Demonstrar interesse ao ouvir apresentação de músicas Reconhecer quando é chamado por seu nome Explorar o espaço por meio do corpo e dos sentidos

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Brincadeira no espelho “Espelho meu, quem sou eu?” As professoras convidaram individualmente os bebês para brincarem em frente ao espelho, chamando o pelo nome, incentivando a fazer imitações como: colocar a língua para fora, dar tchau, mandar beijos, piscar, fazer caretas, bater palmas, entre outras ações.

2º Momento: As professoras acomodaram os bebês em semicírculo para ouvir a música “ O meu nome vou falar” ( youtube: https://youtu.be/vcl4q2mmfqa) (Marcelo Serralva), que foi cantada pelas professoras, utilizando um espelho fone, no qual os bebês participaram da apresentação, observando-se no espelho, sendo mencionado o seu nome na música.

3º Momento: As professoras colocaram em uma caixa os crachás confeccionados com as fotos e escrita do nome dos bebês Em seguida, a caixa surpresa foi apresentada para os bebês e foram convidados a cantar a música “Quem é você?” Retirado um crachá por vez, a professora foi falando o nome do bebê, apontando para o mesmo e para a foto Em seguida, as fotos foram entregues para os bebês observar e incentivados a manusear consecutivamente até que todos participaram

14

4º Momento: As professoras organizaram o espaço, fixando com durex transparente no chão da sala, as fotos dos bebês com a escrita do nome, incentivando os a locomoverem se, observando a sua foto e as dos colegas. A cada foto em que o bebê demonstrou interesse, a professora fez a nomeação de quem estava na foto. Aqueles que ainda não engatinhavam, foram auxiliados por uma das professoras.

15

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA TEREZINHA

Professoras: Ana Paula Alberge e Zilda dos Santos

Coordenadora Pedagógica: Patrícia Taís Lima

Campos de Experiências

O Eu, o Outro, e o Nós Traços, Sons, Cores e Formas Corpo, Gestos e Movimentos Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos Brinquedos e brincadeiras Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, linhas, espaços e formas

Audição e percepção musical Os objetos e suas características Órgãos dos sentidos.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Experienciar coletivamente objetos que estimulam os sentidos.

Manusear e explorar diferentes materiais e superfícies desenvolvendo as sensações, com diferentes possibilidades, percebendo as texturas. Manipular e perceber os sons de instrumentos musicais diversos. Explorar diferentes materiais e suas características. Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras colocaram em garrafas PET com pequenos furos, alguns aromas, tais como: chá de camomila, chá de hortelã, chá de erva doce e alecrim. As professoras incentivaram os bebês a explorarem a sua maneira, as garrafinhas com aromas diversos, observando seus interesses, preferências e curiosidades.

2º Momento: Os bebês foram acomodados sentados no tatame, a professora apresentou lhes um boneco confeccionado anteriormente com materiais de texturas variadas, enfatizando as partes do corpo. As professoras incentivaram os bebês a tocarem as representações das partes do corpo no boneco, sentindo as texturas, observando as suas reações.

3º Momento: As professoras acomodaram os bebês sentados no tatame, e para cada um entregaram mordedor ou bichinho de borracha gelado, para manusear e explorar com a boca, observando a sua reação, interesse, curiosidade, satisfação ou insatisfação.

4º Momento: As professoras convidaram os bebês para brincarem com bolinhas de sabão, incentivando os a observarem, fazendo tentativa de pegá las no ar. Os bebês que não andam, foram segurados no colo, e incentivados a fazer a tentativa de pegar as bolinhas de sabão se

16

divertindo

5º Momento: As professoras acomodaram os bebês sentando os mesmos sobre o tatame, apresentaram alguns instrumentos musicais, tais como: chocalho, triângulo, pandeiro, violão, guizo e tambor As professoras auxiliaram e incentivaram na exploração dos instrumentos, observando as suas reações, interesses, curiosidades

17

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Projeto Assoar o Nariz

Encaminhamento metodológico

As professoras levaram para a sala de referência um espelho onde foi apresentado para os bebês as partes do rosto, destacando o nariz com uma marca de tinta facial, ensinando a importância da prática de assoar o nariz, bem como a realização da higiene com autonomia.

18
Professoras: Franciele Francis Cussolin e Marilis Pereira de Melo Ferreira Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Coordenadora Pedagógica: Projeto Cultura e Escrita

Franciele Francis Cussolin e Marilis Pereira de Melo Ferreira Mayara Bacil

Encaminhamento metodológico

Foi montado na sala de referência pelas professoras um contexto de biblioteca, trazendo para as crianças um ambiente de comportamento leitor. Nesse ambiente foi disponibilizado livros para a faixa etária e revistas, algumas prateleiras elaboradas na altura das crianças, algumas almofadas no tatame.

19
20
21

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA TEREZINHA

Professoras: Virgilina de Lima Raimundo Cesnik e Sirilene Batista Remizio Coordenadora Pedagógica: Patrícia Taís Lima

Campos de Experiências

O Eu o Outro e o Nós. Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos Comunicação oral e corporal. Possibilidades motoras, sensoriais e expressivas. Imitação como forma de representação.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. Participar de momentos de escolhas manifestando interesse e curiosidades. Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções necessidades e desejos

Encaminhamento metodológico

As crianças foram convidadas a participar da brincadeira “Bola no Cesto”, onde as professoras colocaram um cesto suspenso por barbante na sala referência e bolinhas de plástico coloridas As professoras perguntaram qual a cor que cada criança preferia e ela foi incentivada a fazer tentativas de lançamento das bolinhas no cesto, seguindo o comando das professoras

22

INFANTIL 1 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA ERONILDES CAMARGO

Professoras: Mariana Cotrim Rodrigues Feriato e Laura Maria de Oliveira Jeronimo Coordenadora Pedagógica: Rafaela Rodrigues Canei

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação O Eu, o Outro e o Nós

Saberes e conhecimentos

Expressão corporal. Linguagem oral e corporal. Expressão Verbal e Corporal.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Reconhecer a si mesmo e aos colegas.

Verbalizar, a seu modo, o próprio nome e de outras crianças. Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de brincadeiras.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Após a rotina diária, as professoras acomodaram as crianças no tatame, sentadas em semicírculo, levaram para a sala uma caixa surpresa, mostraram a mesma instigando a curiosidade das crianças sobre o que estava dentro da caixa. Em seguida, passaram a caixa enfatizando para as mesmas abrirem e olharem dentro, ao abrir cada criança viu seu reflexo no espelho que estava colado dentro da caixa. As professoras observaram atentamente se as crianças se reconheciam.

2º Momento: Após a rotina diária, as crianças foram convidadas a sentar no tatame, as professoras entregaram um crachá com a imagem da criança para elas visualizar e manipular. Em seguida, as professoras recolheram os crachás e convidaram as crianças para cantar a música “Qual é, qual é, seu nome, quem é, quem é você?”, mostrando o crachá com a foto de cada criança estimulando a cantar a música, expressando e vocalizando o nome.

3º Momento: Para esta atividade foi proposto a brincadeira do “Quebra cabeça da identidade”. Foi disponibilizado um quebra cabeça confeccionado pelas professoras em duas partes, contendo a imagem do rosto de cada criança. As professoras estimularam e auxiliaram as crianças a montarem e colarem a imagem do quebra cabeça no portfólio, antes de realizar a colagem deixaram as crianças explorar diversas vezes na tentativa de montar o quebra cabeça da sua imagem.

23

INFANTIL 1 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRANCISCO JOÃO ORSO

Professora: Shirley de Fátima do Nascimento Augusto e Eliane de Garcia de Godoy Coordenadora Pedagógica: Joelma de Souza Lopes Inocêncio

Campos de Experiências

O Eu, o Outro e o Nós. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos

Possibilidades motoras, sensoriais e expressivas. Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando texturas, superfícies e formas.

Elementos da natureza. Objetos e suas características.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Experimentar coletivamente objetos que estimulam a percepção visual, tátil, sonora, gustativa e olfativa.

Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura). Utilizar os movimentos de preensão e encaixe.

Encaminhamento metodológico 1° Momento:

Enquanto uma professora realizou a leitura de histórias para as crianças no solário, as outras professoras prepararam na sala referência o ambiente em dois espaços forrados com tatames, com “brinquedos não estruturados”, (colheres, potes (com tampas separadas), garrafas, pegadores, copos de requeijão transparentes, cones de plástico, cilindros vazados, cumbucas e argolas Ao entrarem na sala referência, as crianças escolheram qual espaço queriam explorar primeiro, e as professoras sentaram com elas para acompanhar, brincando junto e reorganizando os materiais sempre que necessário Enquanto as crianças manipulavam os materiais, uma das professoras observava o interesse deles pelos objetos, o tempo de concentração enquanto brincavam, e como interagiam com esse tipo de “material/brinquedo”(plástico)

2° Momento: Para esse momento, enquanto duas professoras brincavam com as crianças com cantigas de roda no saguão, a outra organizava um contexto de brincar com “brinquedos/materiais não estruturados” na sala referência Nos tatames, divididos em dois espaços, foram dispostos, panelas, tampas, chaleiras, canecas, formas, bandejas, colheres grandes e pequenas, conchas, suporte de forno, amassador de batata, pegadores de massa, formas de empadinhas, latas (tamanhos diversos)

As professoras se organizaram para acompanhar, participando das brincadeiras e reorganizando os materiais conforme as crianças se deslocavam com eles Nessa dinâmica

24

também observaram a reação e relação das crianças ao interagirem com esses materiais e suas possibilidades e materialidade (alumínio)

3° Momento: Para esta proposta, duas professoras ficaram com as crianças na sala referência para realizar a leitura do livro “Cabe aqui na minha mão” (Erica Catarina) Enquanto isso, no solário, o espaço foi preparado com alguns elementos da natureza, e advindos dela dentro de pneu, TNT e bandejas, (areia, terra, ervas/chás em folha, couve manteiga, galhos e flores, colheres e tocos de madeira, e cascas de coco). A areia ficou dentro do pneu forrado com TNT. Perto do pneu foi colocado uma bandeja com terra e galhos, e do outro lado, em cima de outro tecido disponibilizado outros elementos. As crianças foram convidadas a explorar o contexto de aprendizagem manipulando e brincando com a materialidade dos elementos, tocando, sentindo os aromas e criando alternativas de experimentar os elementos/materiais como brinquedos.

4° Momento: Na sala referência, duas professoras utilizaram a “caixa musical” como disparador de opções de música infantil, para cantarem juntos com as crianças. No saguão, outras professoras preparam um ambiente com dois espaços de brincar convidativos com materiais de “papelão” (caixas tamanhos diversos, placas de papelão recortados, cones e cilindros de tamanhos e larguras variadas). As crianças, brincaram com o material de acordo com seus interesses, tempo de concentração e curiosidade.

5º Momento: Enquanto as crianças brincavam no “parque baby”, as professoras organizaram quatro cantos no saguão. Cada espaço com os quatro tipos de elementos usados nas propostas anteriores (plástico, alumínio, madeira/naturais, papelão). Para aquele momento a quantidade de cada tipo de material foi reduzida. As crianças brincaram livremente escolhendo o espaço que mais lhe chamou atenção, circularam entre os espaços brincando com os materiais, percebendo texturas e temperatura e alternativas de brincar conforme experiências anteriores, brincando individual, em pares e em grupo.

25

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ZILDA ARNS

Professora: Angela Thalyta Szychvoski e Luciane Melnick

Coordenadora Pedagógica: Rosana

Campo de Experiências

O eu, o Outro e o Nós . Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos

Linguagem oral e corporal. Atitudes de iniciativa e participação. Comunicação oral e corporal. Imitação como forma de expressão. Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes linhas, espaços, formas.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Vocalizar em resposta a estímulos. Participar de momentos de escolha manifestando interesse e curiosidades. Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. Movimentar se ao som de músicas que retratam características sonoras e gestuais dos animais. Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

Encaminhamento metodológico

1° momento: As crianças foram conduzidas até a sala de TV, onde assistiram o vídeo “ O sítio do seu Lobato” (https://youtu.be/3r4cadv1Cmw), sendo instigadas pelas professoras a identificar e dizer os nomes dos animais que apareceram no vídeo. Após este vídeo, as professoras passaram outro, no qual observaram fotos dos animais de estimação de cada criança. Durante o vídeo, as professoras foram perguntando o nome dos animais. Voltando para a sala referência, as crianças receberam a foto impressa de seus animais, as quais foram convidadas a colocar as fotos de seus animais de estimação na parede da sala.

2° Momento: Durante a roda de conversa, as crianças foram convidadas a cantar a música “O sítio do seu Lobato”, imitando e repetindo os gestos realizados pelas professoras. Após foi apresentado uma caixa com fantoches de animais, perguntando as crianças individualmente o nome do animal e que som fazia A cada resposta da criança, repetiram juntos o som do animal, explorando e masuseando os fantoches

3° Momento: Após a roda de conversa, as crianças foram convidadas a dirigir se até o refeitório, onde foram acomodadas nas cadeirinhas, quatro crianças em cada mesa As professoras mostraram quatro desenhos de animais em papel kraft, uma galinha, um cachorro, um gato e uma vaca, previamente confeccionado Cada grupo recebeu um desenho, um prato com tinta, pincel para cada criança, dando oportunidade para pintar livremente Ao finalizar a pintura, os desenhos dos animais foram colados na parede da sala

26

INFANTIL 1 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DARCY BARBOSA LEAL

Professora: Cleusi de Oliveira Cordeiro e Ana Paula Castilho Ferreira Coordenadora Pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos Escuta, observação e respeito à fala do outro. Relação causa e efeito.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas. Explorar relações de causa e efeito (tingir, misturar).

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras acomodaram as crianças em semicírculo e contaram a história “O monstro das cores” (Anna Lennas), enfatizando as cores de cada monstrinho, Após,convidaram as crianças para pintar com tinta guache o desenho de um monstrinho desenhado em papel cartão, deixando o cartaz exposto na sala.

2º Momento: A professora retorna sobre atividade das cores, levando para sala referência um tapete com quatro cores, confeccionado antecipadamente e um vídeo “tapete do movimento”(https://www.youtube.com/watch?v=gbNgUCwyHpk). As crianças foram convidadas a brincar ouvindo os comandos da música, a cor que era mencionada elas pisavam em cima do tapete.

3º Momento: Após a rotina, a professora apresentou alguns igredientes (trigo, oléo, água e suco), convidando as crianças a ajudar fazer massinha de modelar usando diferentes cores de suco. Após este momento, foram convidadas a brincar e explorar a massinha. Em seguida. a professora deu canudinhos cortados em pequenos pedaços orientando as crianças a fazer um porco espinho colorido, o mesmo foi deixado em exposição na área externa da sala.

27

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professora: Andréa dos Santos Checon e Ritieli Marques

Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campo de Experiências

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Traços, Sons, Cores e Formas Corpo, Gestos e Movimentos

Saberes e conhecimentos

Elementos da Natureza

Elementos da linguagem visual: textura Os objetos e suas características Percepção dos sons e músicas

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Explorar o espaço por meio do corpo e dos sentidos. Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila) explorando texturas, superfícies, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Explorar diferentes materiais e suas características físicas. Manipular e perceber os sons de instrumentos musicais diversos.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras organizaram o ambiente no refeitório, nas mesas foi colocado um pedaço de argila para cada criança. As crianças foram convidadas para ir até o refeitório, acomodaram se nas cadeirinhas e foram incentivaram a manipular e explorar a argila. Quando necessário, as professoras colocaram um pouco de água. As crianças exploraram a argila da forma que desejaram, sentindo a textura, a temperatura e até mesmo o cheiro. Ao fim da exploração, cada criança deixou na argila o decalque de sua mão.

2º Momento: As professoras levaram para sala referência algumas flores e convidaram as crianças para tocar as mesmas, sentindo o cheiro e conhecendo um pouco sobre cada uma.

3º Momento: Após a rotina, as professoras disponibilizaram alguns instrumentos musicais de brinquedo e alguns objetos com sons, convidando as crianças a explorarem esses materiais e os sons que eles reproduziam. As professoras cantaram algumas canções, instigando as crianças a cantar e dançar junto com elas.

28

CENTRO

INFANTIL 1

MUNICIPAL

DE

EDUCAÇÃO

INFANTIL PROFESSORA KELLY CAMPOS

Professoras: Sandra Silveira e Ellen Caroline de Morais. Coordenadora Pedagógica: Claudia Strugala

Campos de Experiências Traços, Sons, Cores e Formas. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos

Elementos da linguagem visual: textura. Classificação dos objetos de acordo com os atributos.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Manusear e explorar diferentes materiais, desenvolvendo as sensações, com diferentes possibilidades percebendo as texturas. Manipular materiais diversos.

Encaminhamento metodológico

Após a rotina, as professoras acomodaram as crianças no tatame e mostraram para elas uma caixa surpresa de papelão, confeccionada previamente com dois furos nas laterais. Dentro da caixa foi colocado diversos materiais como: bola, livros, garras plásticas, brinquedos etc. As crianças foram instigadas a tentar descobrir os objetos que estavam dentro da caixa, pegando os mesmos e nomeando os para seus colegas.

29

INFANTIL 1 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DARCY BARBOSA LEAL

Professoras: Rosineia Coutinho e Silmara Márcia de Bastos Cosloski Coordenadora Pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de Experiências O Eu, o Outro e o Nós Corpo, Gestos e Movimentos

Saberes e conhecimentos Cuidado com o corpo. Autocuidado.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Reconhecer o seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeiras e descanso. Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Após a rotina, as professoras conversaram com as crianças sobre a higiene pessoal, mostrando para elas produtos de higiene. Em seguida, convidaram as crianças para ir até a sala do soninho onde prepararam um cineminha com vídeo infantil sobre higiene pessoal. O vídeo apresentado foi da Coletânea de Bob Zoom “higiene e saúde”, o mesmo está disponível no musical oficial @ Bob zoom.

2º Momento: As professoras organizaram um espaço no solário com tatame, bacia, água morna, sabonete líquido, boneca e toalhas. Em seguida, convidaram as crianças para ir até o solário, acomodando as no tatame. Conversamos com as crianças sobre a atividade e fizemos uma demonstração, logo após cada criança deu banho na boneca.

3º Momento: As professoras conversaram com as crianças sobre escovação de dentes, usando uma boneca para demonstrar. Em seguida, uma criança por vez, foi convidada a realizar a escovação na boneca, para finalizar, foi colocado no tatame bonecas e escovas de dentes onde as crianças ficaram livres para explorar o momento, sendo estimuladas a realizar os movimentos de escovação.

30

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DARCY BARBOSA LEAL

Professoras: Cristiane Angelita de Oliveira e Sabrina Vieira Machado Coordenadora Pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de Experiências

O Eu, o Outro e o Nós. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos

Linguagem oral e corporal. Audição e percepção de sons e músicas.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Vocalizar em resposta a estímulos. Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Encaminhamento metodológico

1° Momento: Após a rotina, as professoras apresentaram para as crianças um painel sonoro com tampas de panelas, colher de pau, guizos, pandeiros, chocalhos, etc. Estimularam as crianças a explorar o painel, manuseando os objetos para ouvir os diferentes sons.

2º Momento: As professoras levaram para sala referência, uma caixa de som e microfone, conectaram os mesmos e conversaram com as crianças. Após este momento, convidaram uma criança por vez para manusear o microfone e se expressar cantando ou apenas conversando.

3º Momento: As professoras separaram previamente brinquedos que produziam variados tipos de sons. Os mesmos foram espalhados na sala e as crianças foram convidadas a explorar os brinquedos percebendo os diferentes sons.

31

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL IGUAÇU

Professoras: Patrícia Francisco de Castro e Márcia Tatiani Fagundes de Paiva. Coordenadora Pedagógica: Vera Lúcia Silveira Barbosa

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpo, Gestos e Movimentos

Saberes e conhecimentos Expressão verbal e corporal Escuta, observação e respeito a fala do outro Comunicação corporal

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Reconhecer a si mesmo e aos colegas Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto leitor Perceber características de diferentes pessoas

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras apresentaram para as crianças uma caixa surpresa, contendo o crachá de cada uma, instigando sua curiosidade sobre o que estava dentro da caixa Logo após, foi retirado o crachá com a foto da criança, uma de cada vez, cantando a música “Qual é, qual é, seu nome? Quem é, quem é você? Seu nome é ” até todos participarem

2º Momento: As professoras levaram para sala uma centopeia pré-confeccionada e apresentaram para as crianças, em seguida, colaram na parede da sala. Com as crianças sentadas em roda, mostraram as fotos de cada uma, onde foram incentivadas a identificar, explorando e manuseando a mesma. Logo após, cada criança foi convidada a colar a sua foto na centopeia com o auxílio da professora.

3º Momento: Com as crianças sentadas em roda, a professora conversou sobre as características de cada uma, também apresentou seu documento (identidade) deixando as crianças explorar. Em seguida, cada criança recebeu a sua identidade previamente confeccionada com a foto já colada, com auxílio das professoras, fizeram decalque do dedo no lugar da digital.

32

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRALHA AZUL

Professoras: Erondina Furquim e Noemi Cassiana de Santana Coordenadora Pedagógica: Luciane Alves dos Santos

Campos de Experiências O Eu, o Outro e o Nós Traços, Sons, Cores e Formas

Saberes e conhecimentos Atitudes de iniciativa e participação Linguagem gráfica

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Explorar objetos de diferentes materiais demonstrando curiosidade Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços materiais e objetos Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras confeccionaram uma caixa das cores: em cada um dos lados colocaram as cores: vermelho, azul, verde e amarelo e um círculo. As crianças foram incentivadas a pegar as bolinhas de plástico das cores propostas e colocar no círculo correspondente a sua cor.

2º Momento: Penduramos um bambolê no teto da sala e disponibilizamos diversas bolinhas coloridas para as crianças. Convidamo-as a participar da brincadeira, jogando as bolinhas por dentro do bambolê.

3º Momento: Colocamos cartazes na parede da sala com os desenhos das formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo. Convidamos as crianças a pintar com tinta guache e pincel, cada forma geométrica com a cor de escolha, interagindo as sobre as diversas cores e formas.

33

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Andréa dos Santos Checon e Ritieli Marques da Silva Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências Traços, Sons, Cores e Formas Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Saberes e conhecimentos

Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies Gêneros textuais e sensibilidade estética

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas Perceber variedades de suportes textuais, observando-os e manipulando-os

Encaminhamento metodológico

1º momento: Para esta atividade foi apresentado para as crianças algumas imagens de animais que vivem na fazenda. Em seguida, cantamos a música do seu Lobato, onde as crianças falaram o nome de algum animal de sua escolha. Após este momento, as crianças foram convidadas a participar da construção de uma fazendinha em papel cartão, proposta realizada no coletivo, usando tinta guache e esponja.

2º momento: Neste dia, as professoras mostraram para as crianças a folha de papel cartão onde elas haviam pintado o céu da fazendinha, explicando que ainda faltavam alguns elementos como o chão e a grama. Convidamos as crianças a fazer a pintura usando tinta guache e esponja, as quais participaram livremente deste momento, explorando as texturas.

3º momento: As professoras mostraram novamente as imagens dos animais falando sobre suas características. Em seguida, convidamos as crianças a reproduzir e imitar o som que cada animal faz, após este momento lúdico, cada criança recebeu o protótipo de um cavalo em papel cartão, sobre o qual, as crianças exploraram e pintaram utilizando tinta guache e esponja.

4º momento: As crianças foram convidadas a fazer a colagem em pequenos grupos do celeiro e dos animais que elas ajudaram a pintar. Após este momento, com a confecção pronta da fazendinha, as professoras cantaram com as crianças a música “Seu lobato” (domínio público), mostrando os animais já colados na fazenda.

34

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA FANI

Professoras: Erenis Orso Maciel e Silvana Ferreira Coordenadora Pedagógica: Andrea Tavares

Campos de Experiências Traços, Sons, Cores e Formas O Eu, o Outro e o Nós

Saberes e conhecimentos Sons do corpo e dos objetos Diversidade musical Brinquedos e brincadeiras Atitudes de iniciativa e participação

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos. Manipular e perceber os sons de instrumentos musicais diversos. Participar de brincadeira que estimulem a relação com o outro. Explorar objetos de diversos materiais demonstrando curiosidades.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Após a rotina, as professoras convidaram as crianças a assistir o vídeo infantil “As famílias dos instrumentos musicais” (https://www.youtube.com/watch? v=RNdDBA1U0vQ), explicando sobre alguns instrumentos musicais, que cada instrumento tem sua função e sons diferentes, o violão, sanfona, chocalho e tambor. Em seguida, foi colado no chão imagens dos mesmos, e com incentivo das professoras ao escutar o som dos instrumentos, as crianças foram estimuladas a procurar a imagem que está colada no chão correspondente ao som que estava tocando.

2º Momento: As professoras acomodaram as crianças no tatame, relembraram da atividade do dia anterior e ofereceram instrumentos musicais confeccionados pelas mesmas, para as crianças explorarem seu formato, tamanho e ao manusear, escutar o som de cada instrumento, se divertindo com os mesmos.

3º Momento: As professoras convidaram as crianças para sentar em círculo sobre o tatame. Em seguida, apresentaram um violão, tocando o mesmo para as crianças apreciarem o momento. Juntas, cantaram várias cantigas de rodas, sendo incentivadas pelas professoras, deixando o ambiente alegre e divertido. Após este momento, as crianças manusearam o violão.

35
36
37

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA ERONILDES CAMARGO

Professoras: Daniele Kuss Pereira e Renata Maria Barbosa Coordenadora Pedagógica: Rafaela Rodrigues Canei

Campos de Experiências Traços, Sons, Cores e Formas. Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos Esquema corporal. Audição, percepção de sons e músicas. Motricidade e habilidade manual.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê lo, sentido os seus movimentos, conhecendo suas funções e formas de funcionamento. Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para explorar diversos ritmos de músicas. Desenvolver progressivamente as habilidades manuais.

Encaminhamento metodológico

1° Momento: As professoras apresentaram para as crianças alguns instrumentos que fazem parte da banda rítmica, nomeando e dando ênfase aos sons que cada um reproduz. Após esse momento, foi disponibilizado um instrumento para cada criança, para que individualmente explorassem o mesmo, percebendo o som e ritmo de cada um. Depois, com direcionamento das professoras, foi disponibilizado músicas infantis no rádio, e as crianças foram incentivadas a utilizar os instrumentos para cantar e acompanhar o ritmo da música.

2° Momento: As crianças foram convidadas a participar da brincadeira de sopro “Corrida da lagarta”. As professoras organizaram na sala referência uma mesa com marcação, colocando uma fita de saída e chegada. Cada criança recebeu uma lagarta confeccionada pelas professoras e um canudo, e assim participar da brincadeira. As crianças foram chamadas (duas por vez), as demais permaneceram observando e incentivando seus colegas. Com auxílio das professoras, as duas crianças começaram a soprar a lagarta sobre a mesa, realizando a corrida da mesma. Foi finalizada a brincadeira depois da participação de todos.

3º Momento: As professoras iniciaram a prática pedagógica cantando a música para as crianças da lagarta comilona Após, através da imagem de uma maça impressa, com furos na lateral e barbante, as crianças foram convidadas a realizar o alinhavo Primeiramente, as professoras manusearam o objeto demostrando para as crianças como fazer, passando o barbante pelos furos da maça, em seguida, organizaram as crianças nas mesinhas onde cada uma recebeu o molde da maça com o barbante, sendo auxiliados individualmente para realizar a atividade

38

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA ERONILDES CAMARGO

Professoras: Renata Sarri Lopes e Elenice Prestes Antunes Ribeiro Coordenadora Pedagógica: Rafaela Rodrigues Canei

Campos de Experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. O Eu, o Outro e Nós.

Saberes e conhecimentos Transformação da natureza. Plantas. Atitudes de iniciativa.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Identificar através da exploração e observação, características que diferenciam os seres vivos de outros elementos e materiais do seu meio. Expressar suas emoções e sentimentos de modo que seus hábitos e preferências sejam respeitados no grupo que convive. Ter contato com as plantas, percebendo suas partes, acompanhando o seu crescimento.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Com as crianças organizadas em uma roda de conversa, as professoras iniciaram com um diálogo sobre os cuidados que devemos ter com o nosso planeta, nosso ambiente, interagindo com as crianças sobre o que eles conhecem sobre o tema. Em seguida, a professora mostrou para as crianças o Planeta terra (previamente confeccionado com recursos/imagens móveis) com as imagens, a professora contou uma história narrando, colocando as figuras para as crianças observar e entender melhor sobre o tema. Na sequência, foi disponibilizado para as crianças explorarem as imagens e interagir com os recursos narrando a sua história no coletivo.

2º Momento: As professoras entregaram para cada criança uma pequena peça de tecido, estimulando as explorar. Em seguida, convidou as para cantar a música “Cadê você?” (Patati e Patatá) (https://www.youtube.com/watch?v=tqJ k z 1xc), realizando os movimentos conforme a letra da música, escondendo o rosto no tecido e aparecendo. As professoras cantaram junto com as crianças estimulando as fazer os movimentos que a música solicita.

Letra da música

Cadê você

Eu vim aqui só pra te ver, Cadê você

Eu vim aqui só pra te ver, Cadê você

Eu vim aqui só pra te ver

39

3º Momento: As crianças foram convidadas a assistir o vídeo da história “O milagre da sementinha” (disponível em: https://www youtube com/watch? v=KNQn2NI D6s) Após assistirem o vídeo, a professora conversou com as crianças sobre o tema, fazendo algumas perguntas como: O que aconteceu com a sementinha? Instigando as crianças a falar sobre as partes mais importantes do vídeo Na sequência, as crianças foram convidadas a plantar uma sementinha de girassol, onde foi utilizado um saco plástico transparente para observação do crescimento das raízes e da planta

40

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Josimaria de A Romualdo, Marlete silvia D dos Santos e Sueli Teixeira da Silva

Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências

Traços, Sons, Cores e Formas. Corpo, Gestos e movimentos. O Eu, o Outro e o Nós.

Saberes e conhecimentos

Audição e Percepção de sons e músicas. Esquema corporal. Elementos da linguagem visual: representação bidimensional.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente com música. Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê lo, sentindo seus movimentos, conhecendo suas funções. Reconhecer e representar o próprio corpo, por meio de registros gráficos e nomear as partes do corpo. Utilizar materiais variados com possibilidade de manipulação.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras convidaram as crianças para ouvir a música: “Boneca de lata” (Xuxa). Em um primeiro momento, elas apenas ouviram a música, e em seguida foram convidadas a ficar em pé, e incentivadas pelas professoras, dançaram e cantaram imitando as professoras, repetindo os gestos e movimentos de acordo com a letra da música.

2º Momento: Em roda de conversa a professora realizou da leitura da Parlenda “A Cara Redonda”. Após, convidou as crianças para irem até a frente do espelho e observar as partes do corpo. As crianças foram chamadas uma de cada vez para realização da atividade, acompanhadas pela professora, a qual estimulava a nomear as partes do corpo. As outras crianças que ficaram esperando sua vez, estavam sentadas no tatame e receberam um balão com desenho de rosto e uma canetinha onde foram estimuladas a desenhar o que faltava no rosto: olhos, boca, nariz.

A Cara Redonda

“A cara redonda que hoje eu fiz, Tem olhos, tem boca e um pequeno nariz. Tem duas orelhas, que são bem iguais Cabelos para o lado, para frente e pra trás”.

3º Momento: Em roda de conversa, as professoras retomaram as atividades sobre partes do corpo. A turma foi dividida em quatro grupos, cada grupo na sua vez, fez o contorno do

41

colega no papel kraft, aqueles que precisavam de ajuda, as professoras auxiliavam Ao finalizar o contorno as crianças completaram desenhando os olhos, boca, nariz, cabelo e o que mais eles observaram estar faltando

4º Momento: Foi entregue uma folha para cada criança, na folha estava impresso o formato de um corpo As crianças receberam canetão hidrocor e foram orientadas e estimuladas a desenhar as partes que faltavam para completar o desenho do corpo, como por exemplo: olhos, boca, nariz...

42

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÔ JUCA ROCHA

Professoras: Brunielen Aparecida de souza e Thais Fernanda Correia Coordenadora Pedagógica: Endiara Gullich

Campos de experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e Conhecimentos

Expressividade pela linguagem verbal e gestual. Formas geométricas.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Expressar se verbalmente em conversas, narrações e brincadeiras, ampliando o seu vocabulário e fazendo uso de estruturas orais que aprimorem suas competências comunicativas. Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar, classificar e ordenar diversos materiais.

Encaminhamento metodológico

1º momento: Após a rotina, as professoras apresentaram as crianças a história: “O reino das formas”(Alba Marília) (https://www.youtube.com/watch?v=StjhRRj7zmI), usando palitoches para a contação. Em seguida, apresentaram cada uma das formas individualmente para as crianças. Em seguida, foi entregue formas geométricas em papel colorido e as crianças foram auxiliadas a montar uma casa fazendo a colagem no caderno.

2º momento: As professoras levaram para sala um tapete confeccionado com TNT das formas geométricas e convidaram as crianças a participar da brincadeira de pareamento. Ao lado do tapete foi disponibilizado no chão as formas geométricas e as crianças ao comando das professoras, escolhiam uma forma e colocavam sobre a forma que correspondia no tapete.

3º momento: Após a rotina, as professoras convidaram as crianças a explorar diferentes texturas como: crepom, maisena colorida, folhas de árvore e lã. Após este momento, sendo auxiliadas pelas professoras, fizeram colagem, com os referidos materiais, nas formas geométricas

4º momento: As professoras dividiram o grande grupo em três grupos menores e cada grupo explorou uma proposta diferente de encaixe das formas geométricas sendo: quadro com feltro e contact, caixa de pizza com aberturas para encaixe das formas geométricas em 3d, formas geométricas em cartão e madeiras de formas geométricas para pareamento

5º momento: Em um ambiente preparado anteriormente pelas professoras, as crianças foram convidadas a explorar a mesa de luz com formas geométricas translúcidos bidimensionais e tridimensionais

43

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Coordenadora Pedagógica: Projeto Cultura Escrita

Josimaria de Avelar Romualdo Mayara Bacil

Encaminhamento metodológico

Em roda de contação de história, a professora contou a história: “A incrível viagem do barquinho de papel”, a mesma pode ser encontrada no https://www.youtube.com/watch? v=zPTgG66XHac. Esse momento foi encenado com acessórios de pirata e coberta azul no chão, para montar um pequeno cenário, assim deixando um ambiente mais lúdico e atrativo para as crianças.

44

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CMEI FRANCISCO JOÃO ORSO

Professora: Berenice Ferreira Machado

Coordenadora Pedagógica: Joelma de S. L. Inocêncio

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. O Eu o Outro e o Nós.

Saberes e conhecimentos Gêneros literários textuais. Atitude de escuta. Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, cartazes de sala, cardápio). Desenvolver atitude de escuta para compreender o outro.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Diariamente, na entrada do refeitório, as crianças tinham oportunidade de visualizar o cardápio mensal impresso, e logo abaixo, a foto do cardápio do almoço do dia. Alguns aparentemente não percebiam, outros paravam para olhar, apontavam alguns alimentos no prato e outros chegavam a nomear alguns alimentos que reconheciam. Para incentivar o interesse dos pequenos de “informar-se” sobre os alimentos que faziam parte do cardápio, e ao mesmo tempo familiarizar o contato deles com esse tipo de texto, a professora propôs iniciar a construção do cardápio do almoço. Em forma de conversa, a professora apresentou para as crianças as convidadas Marilda e Regiane, as cozinheiras. Mostrou para as crianças o cardápio original da instituição/Município colado em um cartaz, convidou as cozinheiras para conversar com as crianças explicando sobre o cardápio, as quais iniciaram explicando que as refeições que elas fazem estavam todas naquele papel chamado “cardápio”, relembrando as refeições do dia.

2º Momento: Neste momento, as crianças foram convidadas a apreciar a leitura da parlenda “1, 2, feijão com arroz”. Em seguida, de acordo com interesse das crianças, a professora fez algumas relações sobre alguns alimentos citados na parlenda, instigando as crianças a fazerem seus comentários de acordo com seu repertório sobre alimentos e refeição que costumam comer. Na sequência, as crianças receberam revistas e com o a ajuda da professora selecionaram imagens de alimentos que elas conhecem, a professora recortou, enquanto algumas crianças rasgaram, retirando da revista algumas imagens de alimentos escolhidas por elas. Depois dos recortes e rasgaduras, a professora mostrou para as crianças a lista com os alimentos que seriam servidos no dia seguinte, e juntos selecionaram as imagens desses alimentos conforme a lista apresentada.

45

3º Momento: A professora iniciou retomando a brincadeira com a parlenda. Na sequência, mostrou para o grupo as imagens que eles ajudaram a selecionar, instigando os a nomeá los. Neste momento, as crianças foram convidadas a auxiliar a professora na montagem do cardápio, colando as imagens no cartaz já fixado na parede no primeiro dia. Com o cartaz pronto, as crianças visualizaram, fazendo a “leitura imagética” e também fizeram comentários conforme repertório de conhecimento a partir das conversas anteriores. Após esse momento, seguiram com a professora levando o cartaz, com o “cardápio” do almoço daquele dia, o mesmo foi fixado perto do refeitório, para ser compartilhado com o restante do grupo do CMEI.

46

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRANCISCO JOÃO ORSO

Professora: Berenice Ferreira Machado Coordenadora Pedagógica: Joelma de S. L. Inocêncio

Campos de Experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos Observação e experimentação. Linguagem dramática.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Explorar o efeito da luz por meio de sua presença ou ausência. Conhecer produções artísticas de diferentes culturas..

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Organizado o espaço e os objetos, a professora compartilhou com as crianças o nome da história “Chapeuzinho Vermelho”, falando como seria apresentada (teatro com palitoches). Iniciou a “contação”, colocando os palitoches/personagens contra a luz projetando a sombra deles no tecido conforme narrativa da história. Em seguida, as crianças foram convidadas a explorar os palitoches, brincando com a sombra dos mesmos, relembrando o conto ou criando seu próprio enredo, e ficaram livres para brincar com a sombra do próprio corpo.

2º Momento:Dando continuidade a proposta de luz e sombra foi utilizado: copos/cilindros de papelão, previamente preparados pela professora (plástico fixado em uma das extremidades), a professora fez uma pequena demonstração para as crianças da atividade. Em seguida, distribuiu os materiais para cada criança, incentivando as mesmas a tentar fazer pequenos “desenhos” enquanto observavam a professora desenhando no seu material, cada uma desenhou do seu jeito simples, conforme suas habilidades motoras. Logo após as criações de todas as crianças, com o ambiente “escurecido”, elas brincaram, colocando a lanterna por baixo do desenho para projetar suas “criações” na parede e teto da sala referência, observando a variação entre a luz e sombra refletida do desenho.

3º Momento: Em roda de conversa a professora mostrou o projetor, instigando a lembrança das crianças sobre o uso dele nas experiências com a luz e sombra nos dias anteriores, falando sobre a proposta a seguir Após a conversa, com o ambiente da sala referência escurecido, as crianças receberam “retângulos de papelão”, e brincaram novamente relacionando a causa e efeito provocados pela luz ultrapassando e refletindo na parede as formas/desenhos

4º Momento: Sobre as mesas foram colocados bichinhos, um para cada criança, sobre uma folha branca, e em cada mesa alguns lápis grafite e giz de quadro A professora conversou

47

com as crianças explicando as possibilidades de uso desses materiais organizados, de forma que a sombra dos animais projetada tanto na folha quanto no quadro fosse contornada com os riscantes As crianças utilizaram os lápis e algumas usaram giz, e brincaram de uma forma diferente utilizando esses materiais A professora acompanhou cada criança incentivando-as elas na tentativa de fazer o contorno dos animais conforme suas silhuetas, no papel branco e também na sombra refletida no quadro Após essa experiência, entregou os materiais das experiências anteriores, deixando a sala ainda escurecida, apenas com a luz do aparelho, incentivando as crianças a brincarem espontaneamente explorando esses materiais conforme as vivências anteriores, e criando outras possibilidades. Apreciando o efeito causado pela luz ao projetar sombras dos objetos e também do próprio corpo.

48

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÔ JUCA ROCHA

Professora: Milena Thaís Castilhos Coordenadora Pedagógica: Endiara Michele Gullich

Campo de experiência Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos Linguagem oral em suas diversas funções e usos sociais. Expressividade pela linguagem verbal e gestual. Atitude de respeito e escuta à fala do grupo. Animais. Observação e experimentação.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões Ampliar seu vocabulário para desenvolver sua capacidade de comunicação Expressar se verbalmente em conversas, narrações e brincadeiras Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos Narrar situações do dia a dia no sentido de manifestar experiências vividas ou ouvidas Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela Observar e conhecer animais, percebendo a existência de diferentes tipos de seres vivos

Encaminhamento metodológico 1º Momento:

Após a rotina diária, as crianças foram convidadas ao espaço externo onde as professoras realizaram uma roda de conversa sobre os animais que podemos achar no jardim (insetos). Após esta conversa, foi mostrado às crianças um pote de macarrão pré cozido convidando elas a experimentar e sentir o cheiro do pó de café observando sua cor. Voltando para sala referência as crianças foram convidadas a tingir o macarrão com pó de café e brincar com a textura. Depois da experiência, as professoras pediram para as crianças colocar o macarrão tingido em um aquário para montar o minhocário, o que sobrou as professoras deram para as crianças levar para casa, para explorar e brincar.

2º Momento: Após a rotina diária, as crianças foram convidadas para uma contação de história “A Lagartinha Comilona” (Eric Carle), com fantoches. Na história foi enfatizado sobre alimentos saudáveis. Ao finalizar as crianças manusearam os fantoches livremente e foram convidadas a participar de um piquenique no jardim da instituição, degustando frutas.

3º Momento: As professoras relembraram da história “A Lagartinha Comilona” contada no dia anterior. Após a retomada as crianças foram convidadas a pintar pratinhos de papel das cores da lagarta, bem como os alimentos que a lagarta comeu no decorrer da história. Em

49

seguida, as crianças fizeram montagem do corpo da lagarta de acordo com os alimentos que a lagarta comeu no decorrer da história Foi realizado registros com fotos do desenvolvimento da lagarta

4º Momento: As professoras retomaram a fala sobre os animais que podemos achar no jardim (insetos) Após esta conversa, foi oferecido lupas e as crianças foram até o jardim do CMEI observar e investigar as mesmas Após este momento, ajudaram as professoras a montar um borboletário em um garrafão transparente.

5º Momento: As professoras acomodaram as crianças em roda e fizeram a contação da história “A Joaninha que perdeu as pintinhas” (https://youtu.be/l0vVq4hd tE). Após as professoras mostraram às crianças fotografias de joaninha e conversarm sobre o inseto. Em seguida as crianças foram convidadas a brincar de alvo. O desafio era acertar bolinhas cobertas com velcro nas asas da joaninha de uma certa distância e assim trazendo de volta as pintinhas as asas da mesma.

6º Momento: As professoras disponibilizaram no jardim diferentes imagens de pássaros em papel, convidando as crianças a explorar o material usando as lupas da atividade anterior. Após este momento, foram convidadas a tingir as asas do pássaro com giz de cera.

50

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA KELLY CAMPOS

Professora: Jéssica Leal e Kaoana Batista

Coordenadora Pedagógica: Maristela Ramos Vasconcelos

Campo de Experiências

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Traços, Sons, Cores e Formas. Corpo, Gestos e Movimentos. O Eu, o Outro e o Nós.

Saberes e conhecimentos Espaço físico e objetos. Elementos da linguagem visual: texturas e cores. Seu corpo, suas possibilidades sensoriais. Atitudes de iniciativa e participação. Elementos e fenômenos naturais. Audição e percepção de sons e músicas. Autoconhecimento. Observação e experimentação.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Explorar o espaço por meio do corpo e dos sentidos. Utilizar materiais variados com possibilidade de manipulação explorando cores e texturas. Explorar seu corpo na perspectiva de conhecê lo. Participar de momentos de escolha, manifestando interesse e curiosidade. Explorar o efeito da luz por meio da sua presença ou ausência (luz e sombra). Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores e formas Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê lo, ouvindo seus barulhos, conhecendo suas funções e formas de funcionamento Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de músicas

Explorar o próprio corpo conhecendo suas funções e formas de funcionamento Expressar suas emoções e sentimentos de modo que seus hábitos e preferências individuais sejam respeitadas no grupo em que convive Ter contato com plantas, acompanhando seu crescimento Participar de momentos de escolha manifestando interesse e curiosidade

Encaminhamento metodológico

1ºMomento: Iniciamos com o sentido tato, utilizando bolinha de gel, incentivando as crianças a brincar, sentindo a textura e a sensação gelada nas mãos Após este momento, levamos para sala um tapete sensorial, estimulando as crianças a vivenciar pisando em diferentes texturas como: esponja, algodão, tampinhas de garrafa, palitos de madeira, lixa, barbante entre outros

51

2ºMomento: As professoras prepararam na sala referência um cantinho com vários aromas diferentes, explicando para as crianças sobre, o órgão do sentido nariz Em seguida convidamos as crianças a fazer um exercício de respirar para perceber o ar entrando pelo nariz e saindo pela boca Dispomos aromas estava de garrafas pequenas e furadas, as crianças manusearam as mesmas apertando e sentindo o cheiro de café, camomila, canela, capim limão, menta, entre outros As professoras cortaram algumas frutas na frente deles, dando as cascas para eles sentir o cheirinho e as texturas Após a experiência , as garrafas de aroma foram penduradas na sala e por vários dias, as crianças foram até as garrafas e potes e sentiam o cheiro.

3º Momento: Foi preparado uma mesa de luz utilizando um pedaço de poliestireno branco translúcido 50x50, caixa de madeira no mesmo tamanho do polietileno, fita de led (mais ou menos 2 mts), tomada. Na sala escura, em cima da mesa foi disposto objetos com diferentes formas que eram possíveis de observar seu reflexo na luz, como pedrinhas furta cor, lupas com papel celofane, canudos e copos de neon. As professoras organizaram dois momentos, na sala do soninho a mesa de luz e na sala de referência colocaram um tapete com diversos materiais como canela, flor, potes de vidro, lupas, pedrinhas entre outros. Enquanto um grupo estava na mesa de luz o outro ficou na sala, depois de um certo tempo os grupos foram trocados e todas as crianças vivenciaram os momentos propostos.

4º Momento: As professoras apresentaram para as crianças uma melodia com som de chuva. Em seguida, distribuíram chocalhos e convidaram as crianças a acompanhar com o chocalho o som da chuva, mais alto e mais baixo, trabalhando a audição e os diferentes ritmos e entonações. Após cantaram outras músicas para emitir sons diferentes, enfatizando que nossos ouvidos servem para escutar todos os barulhos a nossa volta. Por último, conversamos com as crianças e fizemos um momento de silêncio para eles vivencia lo.

5º Momento: As professoras conversaram com as crianças sobre o órgão do sentido boca, para que serve e o que temos dentro dela. Após a roda de conversa, mostramos alguns alimentos, nomeando os, limão, sal e açúcar mostrando sua cor, diferenciando, azedo doce ou salgado, convidando as crianças para experimentação dos mesmos.

6º Momento: Em roda de conversa, falamos da importância das plantas e seu plantio. As crianças foram convidadas a participar de uma experiência. As professoras levaram para sala recipientes, terra e sementes de chás e convidaram as crianças para encher os recipientes com terra, depois colocaram as sementes e por último regaram. Todos os dias as crianças cuidaram e acompanharam o crescimento das sementes e quando cresceram, levaram para casa.

52

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professora: Cláudia Ribeiro Dropa

Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. O eu, o Outro e o Nós. Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Som, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos

Escuta, observação e respeito à fala do outro. Convívio e interação social. Regras de jogos e brincadeiras. Motricidade e habilidade manual. Esquema corporal Elementos da linguagem visual: texturas, cores e formas

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento Ouvir e contar histórias Desenvolver atitude de escuta para compreender o outro Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para pintar Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação explorando cores, texturas e formas Apropriar se de gestos e movimentos nos jogos e brincadeiras

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Para iniciar a professora escolheu a história “O monstro das cores” (Anna Llenas) A sala referência foi preparada previamente com uma janelinha de contação de histórias e os fantoches dos personagens confeccionados com garrafinhas pet e materiais sensoriais, contendo dentro das garrafinhas um tecido correspondente a cor do personagem Após a contação da história, as crianças foram convidadas a explorar os personagens (fantoches) e as diferentes texturas e interações que eles proporcionavam A professora conversou com as crianças sobre a história, indagando-as com algumas perguntas: O que gostaram da história? Quais os personagens aparecem na história? Quais as cores que aparecem na história Ao final, cada criança foi convidada a recontar a história a sua maneira.

2º Momento: A professora relembrou as crianças sobre a história “ O monstro das cores”. A seguir, apresentou vários moldes de monstros confeccionado em papel cartão, potes de tinta e pincéis, indagando se as crianças lembravam dos personagens, e se reconheciam as cores. Após a conversa, foi entregue um molde para cada criança, incentivando-as a pintar os personagens da história “o monstro”.

53

3º Momento: Em roda de conversa, a professora iniciou lembrando as crianças da atividade anterior, onde elas pintaram cada um dos personagens da história Após a conversa, a professora apresentou o jogo “roleta das cores”, as cores foram os personagens pintados pelas crianças e mais um dado com os personagens da mesma cor A professora fez uma conversa sobre as cores dos monstros e explicou sobre o jogo As crianças participaram da brincadeira uma de cada vez, lançando o dado e após girando a roleta, com o objetivo de acertar o personagem correspondente ao cubo

4º Momento: A professora apresentou um monstro (personagem da história), confeccionado com papel e colado em uma caixa de papelão, sendo a boca do monstro com uma abertura, as crianças foram incentivadas a manusear explorando o mesmo. Após a manipulação, as crianças foram convidadas a se deslocarem para a parte externa da instituição, onde participaram de um jogo utilizando o monstro confeccionado pela professora. As crianças foram acomodadas, sentadas uma ao lado da outra. A professora colocou a boca do monstro em cima de uma mesa na altura das crianças, fez uma pequena demonstração de como seria a brincadeira: arremessou bolinhas coloridas para cair dentro da boca do monstro. Após este momento, cada criança foi convidada a participar da brincadeira, as bolinhas coloridas ficaram disponíveis dentro de uma bandeja no chão. O espaço entre o mostro e a criança foi delimitado, a professora estimulou cada criança durante as tentativas de arremesso com as bolinhas, instigando as mesmas a observar e falar as cores de cada uma.

54

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA FANI

Professoras: Arlete Gonçalves de Lima e Lenilce Corrêa Fernandes Leal Coordenadora Pedagógica: Andréa Tavares

Campos de Experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Traços, Sons, Cores e Formas

Saberes e conhecimentos Observação e experimentação Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas bidimensional e tridimensional

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Identificar pela exploração e observação, características que diferenciam os seres vivos dos outros elementos Experimentar diversas possibilidades de representação visuais, bidimensionais e tridimensionais.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Após a rotina, as professoras convidaram as crianças para uma aula de campo ao redor do CMEI, onde foram orientadas a estarem observando a natureza, insetos, árvores, pássaros, flores, o que estiver a sua volta. Em seguida, as professoras juntamente com as crianças procuraram um formigueiro e observaram o mesmo. Os momentos foram registrados através de fotos.

2º Momento: Em roda de conversa, as professoras instigaram as crianças a relembrarem o que foi observado na aula anterior. Em seguida, foi oferecido pratinhos de papelão e argila, incentivando as mesmas a estarem manuseando e confeccionando a representação do formigueiro observado anteriormente, cada uma fez o seu formigueiro a sua maneira, livremente. Em outro momento, quando a argila já estava seca foi feito o decalque com o dedinho das crianças formando várias formiguinhas no formigueiro.

3º Momento: Em roda de conversa, as professoras mostraram as fotos que foram registradas no momento da observação da aula de campo. Em seguida, convidaram as crianças para confeccionar uma formiga utilizando caixas de ovos. Para finalizar, as crianças foram convidadas a cantar a música “Fui ao mercado” (Galinha Pintadinha), sendo incentivadas a fazer os gestos como as professoras.

55

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA FANI

Professoras: Márcia Lemes Ferreira e Thais Nunes de Barros Araújo. Coordenadora Pedagógica: Andrea Tavares.

Campos de Experiências Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos

Imitação como forma de expressão. Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies. Observação e experimentação.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Imitar movimentos, fazendo relações entre a situação vivida e o enredo, cenários e personagens em situação de faz de conta Experimentar diversas possibilidades de representações visuais Identificar, pela exploração e observação, características que diferenciam os seres vivos dos outros elementos e materiais de seu meio

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Após a rotina, as professoras apresentaram para as crianças a dramatização da história cantada “Lagarta comilona” Após a apresentação, convidaram as crianças para estarem cantando e dançando com as professoras, imitando os gestos e movimentos da música

2º Momento: Após roda de conversa, as crianças foram convidadas para uma atividade ao ar livre explorando os espaços do CMEI, observando o que estava ao seu redor como: flores, pequenos insetos, árvores, entre outros As crianças foram orientadas a pegar uma folha de árvore que estava no chão e levar a mesma para sala Ao voltar, as crianças foram instigadas a falar sobre o que foi observado e o que mais gostaram Logo após, foram convidadas a participar da brincadeira cantada “Passeio no Jardim”, seguindo os comandos da mesma

PASSEIO NO JARDIM

Eu vi uma borboleta voando no jardim, tão bonitinha voava assim,(2x)

Voa borboleta, voa borboleta, voa borboleta, voa, Eu vi um caracol rastejando no jardim, tão bonitinho rastejava assim,(2x)...

Rasteja caracol, rasteja caracol, rasteja caracol, rasteja, Eu vi uma formiga andando no jardim, tão bonitinha andava assim,(2x)...

Anda formiga, anda formiga, anda formiga, anda.

Eu vi um tatu bola rolando no jardim, tão bonitinho rolava assim, (2x)... Rola tatu bola, rola tatu bola, rola tatu bola, rola.

56

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA TEREZINHA

Professoras: Cleonice Andrade de Oliveira e Frantiéri Zagonel Coordenadora Pedagógica: Patrícia Tais Lima

Campos de Experiências Corpo, Gestos e Movimentos. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos Motricidade e habilidade manual Formas geométricas

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Desenvolver progressivamente as habilidades manuais Manipular, explorar, comparar, organizar diversos materiais

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Após uma roda de conversa sobre as formas geométricas e sua importância foi apresentado para as crianças as formas em madeira para elas manusearem As professoras convidaram as crianças para colocar as formas geométricas de madeira na caixa onde a forma fosse igual As formas exploradas foram: círculo, triângulo e quadrado A criança escolheu as formas, nomeou e apontou o lugar para colocá las

2º Momento: As professoras entregaram para cada criança uma folha sulfite com o desenho das formas geométricas recortadas de revista e coladas com um pedacinho de dupla face, e também um pedaço de esponja de aço As professoras orientaram as crianças a passar a esponja em cima das formas de dentro para fora, auxiliando as mesmas e instigando que aconteceria uma mágica Ao finalizar, as crianças retiraram os desenhos das formas geométricas de cima da folha sulfite e ficaram surpresas com o desenho sombreado que surgiu.

57

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA LUZIA TOMCHAK

Professoras: Clarice Slominski e Dirce M. de Oliveira

Coordenadora Pedagógica: Andrea da Silveira Lesniovski

Campos de Experiências

Traços, Sons, Cores e Formas. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos

Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, espaços e formas. Animais.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Utilizar materiais variados com possibilidade de manipulação (argila, elementos da natureza). Observar e conhecer os animais, percebendo a existência de diferentes tipos de seres vivos.

Encaminhamento metodológico

As professoras prepararam um espaço no refeitório, colocando sobre as mesas: argila, folhas, gravetos, tampas, animais de brinquedos, lantejoulas e palitos. Para realização desta atividade, as crianças foram convidadas a deslocar se até o refeitório com as professoras para explorar e manipular a argila, criando escultura de animais, tendo como referência os animais de brinquedos propostos pelas professoras.

58

INFANTIL 2 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DARCY BARBOSA LEAL

Professoras: Ana Paula Carvalho de Jesus Ferreira e Jhessica Gabrielle kuk da Silva Coordenadora Pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de Experiências

Traços, Sons, Cores e Formas. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e Conhecimentos

Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços e formas bidimensionais e tridimensionais. Manipulação, exploração, e classificação dos objetos.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Utilizar materiais variados com possibilidade de manipulação, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos.

Encaminhamento metodológico

1° Momento: As professoras realizaram a leitura do livro das cores “Misture e Combine” (Autumn Publishing). Ao finalizar em uma roda de conversa, deixaram as crianças falar sobre as cores que já conheciam, seguido de um tempo livre para manusear e explorar o livro.

2° Momento: As professoras levaram para sala uma borboleta (pré confeccionada em papel cartão), a qual fixaram na parede, em uma altura acessível para as crianças. As asas da borboleta estavam divididas em quatro cores, onde as crianças foram convidadas e estimuladas a pegar bolinhas coloridas de plástico, de acordo com as cores do desenho fixa las no durex disposto nas asas da borboleta.

3° Momento: Para finalizar a sequência de atividades, as professoras espalharam pelo chão da sala papéis de diferentes cores e caixas correspondentes as mesmas cores dos papéis. Em seguida, as crianças foram convidadas a participar da brincadeira, onde ao comando das professoras, como por exemplo: folha azul, procuravam a folha e colocavam na caixa que correspondia a cor falada.

59

INFANTIL 2 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DARCY BARBOSA LEAL

Professoras: Ana Caroline Wille Moresco e Francyelle Abreu Coordenadora Pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de Experiências Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos Motricidade e habilidade manual. Elementos da linguagem visual: Texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas bidimensional e tridimensional.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Conhecer e explorar novos objetos, seus usos ou funções. Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas volumes ao criar objetos tridimensionais.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras convidaram as crianças a assistir o vídeo infantil “Mundo Bita e pink fong”, disponível no https://www.youtube.com/watch? v=Ai2iFy8Tep0. As professoras convidaram as crianças a sentar em círculo, entregaram para cada uma garrafa com água e na tampa da mesma colocaram tinta guache. Em seguida auxiliaram as crianças a escolher uma garrafa orientando a agitá la. As crianças agitaram a garrafa até o surgimento de todas as cores. Após as professoras indagaram as crianças a relatarem qual a cor do líquido de sua garrafa. Se tem algum colega com a mesma cor. Para finalizar foi distribuído “massinha” incolor, previamente confeccionada pelas professoras, que auxiliaram as crianças a misturar corante alimentício de sua escolha.

2º Momento: As professoras entregaram para as crianças máscaras de patinhos desenhadas em papel cartão, incentivando as a pintar com giz de cera. Em seguida, convidaram as crianças para dançar a música do “Patinho Colorido” (https://www.youtube.com/watch? v=ZL9pTiY1RPg), usando suas máscaras.

60

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL IGUAÇU

Professoras: Cinara da Silva, Ana Paula Portela e Cristine Spiel Coordenadora Pedagógica: Vera Lúcia Silveira Barbosa

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. O Eu, o Outro e o Nós.

Saberes e conhecimentos Vocabulário. Direção de leitura: da esquerda para direita, de cima para baixo. Regras de jogos e brincadeiras.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Expressar se verbalmente em conversas, narrações e brincadeiras, ampliando seu vocabulário e fazendo uso de estruturas orais que aprimorem suas competências comunicativas Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações e acompanhando, com orientação do adulto leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para direita) Participar de brincadeiras que estimulem a relação entre o professor/criança e criança/criança

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras organizaram o espaço (sala de referência) com almofadas no tatame, para o momento da leitura o poema “As borboletas” (Vinícius de Moraes), em uma Carta Enigmática Em seguida, a professora fez a leitura do poema direcionando da esquerda para direita, de cima para baixo Após a mesma convidou as crianças a interagir com a Carta Enigmática pegando a respectiva borboleta (cor) dentro de uma caixa, para colar no seu espaço de acordo com o poema

2º Momento: As professoras organizaram o espaço (sala referência) no tatame retomando o poema “As borboletas” de Vinícius de Moraes Em seguida, apresentaram o jogo “Pareamento das borboletas” previamente confeccionado pelas mesmas, onde incentivaram as crianças a procurar a sombra de cada borboleta e fizeram a tentativa de encaixe individualmente

3º Momento: As professoras colocaram a música “As borboletas” (Adriana Calcanhoto) para as crianças escutarem. Em seguida, levaram as crianças para a parte externa do CMEI, e entregaram para as mesmas lupas previamente confeccionadas pelas professoras, incentivando as crianças a explorar os espaços procurando borboletas entre outros.

61

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRALHA AZUL

Professoras: Bianca de Lima da Costa e Siamara Pires Santana Coordenadora Pedagógica: Luciane Alves dos Santos

Campos de Experiências Corpo, Gestos e Movimentos O Eu, o Outro e o Nós

Saberes e conhecimentos Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas Hábitos alimentares Atitudes de iniciativa e participação

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo, sentindo os movimentos, ouvindo seus barulhos, conhecendo suas funções e formas de funcionamento Vivenciar práticas que desenvolvam bons hábitos alimentares. Participar de momentos de escolha, manifestado interesse e curiosidades.

Encaminhamento metodológico

1° Momento: Neste dia realizamos uma dramatização, caracterizadas de Chapeuzinho Vermelho e Vovozinha. Convidamos as crianças a sentarem em círculo, dando início a encenação, Chapeuzinho Vermelho carregou consigo uma cesta de frutas (mamão, maçã, banana e laranja); foi enfatizado como são suculentas, doces e saudáveis e a importância que tem para a nossa saúde. Após este momento, as crianças foram convidadas a participar da preparação de uma deliciosa salada de frutas, as mesmas degustaram do lanche da tarde no jardim do CMEI com um piquenique.

2° Momento: Retomamos com uma roda de conversa, dialogando sobre a encenação da história da chapeuzinho vermelho e a importância das frutas. Em grande grupo e auxiliadas pelas professoras, foi proposto a pintura com tinta guache de uma cestinha construída antecipadamente com rolinhos de papel higiênico. Após a secagem, cada criança recortou figuras de frutas e colou nas cestinhas.

3° Momento: Convidamos as crianças a sentar em semicírculo, onde mostramos um cartaz confeccionado com algumas figuras de refeições (pratos com comida). Falamos sobre a importância de cada alimento para a nossa saúde (arroz, feijão, legumes, carnes e saladas) incentivando a alimentação saudável e da sua importância para o funcionamento do organismo. Em seguida, distribuímos pratinhos descartáveis e papel crepom cortado de diferentes cores e tamanhos, onde incentivamos as crianças a colar o papel crepom com cores referentes aos alimentos, montando cada um seu próprio prato.

62

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professora: Josimaria de Avelar Romualdo Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpo, Gestos e Movimentos O Eu, o Outros e o Nós

Saberes e conhecimentos

Fatos da história narrada Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas Atitudes de reconhecimento e respeito às diferenças Motricidade e habilidades manuais Atitudes de iniciativa, participação

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, correr). Brincar de faz de conta assumindo diferentes papéis e imitando ações e comportamentos de seus colegas, expandindo suas formas de expressão e representação. Conhecer e explorar novos objetos e seus usos ou funções. Desenvolver progressivamente as habilidades manuais para pintar. Participar de momentos de escolha, manifestando interesse e curiosidade.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Foi preparado um espaço no gramado com tatames e almofadas onde aconteceu a contação da história “Lobo de todas as cores”( Meneer Zee). A professora utilizou um baú e dentro tinha imagens de lobos, assim como citados no livro, os mesmos confeccionados em papel cartão e plastificados, no decorrer da história, os lobos foram retirados do baú um a um seguindo a história. Ao final a professora perguntou para as crianças qual o lobo que cada uma mais gostou, deixando elas explorar e manusear o livro e os personagens da história.

2º Momento: Em roda de conversa as crianças foram orientadas com ajuda da professora, confeccionar um nariz de lobo com caixa de ovo e tinta guache para pintar. A atividade proposta foi realizada em pequenos grupos, quatro crianças por vez.

3º Momento: As crianças foram convidadas a participar da brincadeira do “Pega pega do Lobo”. As crianças colocaram uma capa de TNT, previamente confeccionada, cada cor da capa escolhida pelas crianças e o nariz de lobo confeccionado no dia anterior. Finalizou se o momento no espaço externo, convidando as crianças para brincadeira de pega pega.

63
64
65
66

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Denise de Fátima Bastos e Tatiane Dias Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. O Eu, o Outro e o Nós. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos

Escuta, observação e respeito a fala do outro. Atitude de Escuta. Animais. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias. Desenvolver atitude de escuta para compreender o outro. Identificar, pela exploração e observação, características.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Em roda de conversa foi apresentado o livro da história “Era uma vez um Gato Xadrez” (Bia Vilela), seguido da leitura Ao terminar, as crianças manusearam e exploraram o livro Após este momento, as professoras fizeram algumas perguntas para as crianças como: Qual gato vocês mais gostaram? Quem tem gato em casa? Qual a cor do gato? Em seguida, foi dividido grupos com 4 crianças, e distribuído para cada uma o desenho de um gato desenhado em papel cartão, as crianças escolheram a cor da tinta guache e realizaram pintura a dedo

2º Momento: As professoras levaram para sala uma imagem grande do animal “vaca”, mostraram para as crianças e fizeram algumas perguntas como: Quem sabe que animal é este? Alguém já viu uma vaca? Qual o som que a vaca faz? Vocês sabem de onde vem o leite? Realizou-se uma conversa dirigida sobre as características, habitat do animal. Em seguida, as crianças foram convidadas a pintar com giz de cera o desenho do animal em papel cartão. Assim que finalizaram a pintura do desenho, as professoras anexaram uma luva cirúrgica representando a úbere da vaca, demonstrando por meio de simulação como se extrai o leite.

3º Momento: Por meio de áudio, convidamos as crianças para ouvir os diferentes sons de pássaros Em roda de conversa perguntamos se eles conheciam qual era o animal que estava produzindo aquele som, se eles conheciam o canto Como proposta de registro com as crianças, elas pintaram purungos com tinta guache como casinhas dos pássaros Depois de secar a pintura as crianças colocaram palha dentro das casinhas e as professoras penduraram na entrada de recepção do CMEI

67

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRALHA AZUL

Professoras: Ana Paula C. Ferreira, Vilma F. Dalcomune e Sheila Paes de Camargo. Coordenadora Pedagógica: Luciane Alves Dos Santos.

Campos de Experiências

O Eu, O Outro e o Nós. Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos

Linguagem oral e corporal. Autocuidado e autonomia. Elementos da linguagem visual: texturas, cores e superfícies.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Reconhecer e representar o próprio corpo e dos demais por meio de registros gráficos e da nomeação das partes

Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo Identificar os cuidados básicos ouvindo as ações a serem realizadas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação explorando cores, texturas e superfícies

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Convidamos as crianças para sentar no tatame e conversamos sobre o nosso corpo, mostrando e falando o nome das partes do corpo, dos cuidados de higiene para mantê lo saudável Após, as professoras realizaram a leitura do cartaz “Meu Corpo” em uma carta enigmática confeccionada previamente Na atividade de registro distribuímos o desenho de um boneco para as crianças completarem as partes que faltavam, desenhando os olhos, boca, nariz e colar fios de lã para representar os cabelos

2º Momento: As crianças foram convidadas para assistir o vídeo do Boneco Pimpão, cuja música traz em seu repertório cuidados com a higiene, bem como, juntamente com as professoras, dançar imitando os gestos do boneco Em seguida, apresentamos as partes de um boneco articulado feito de papelão e convidamos as crianças para participar da montagem do mesmo e depois manuseá-lo

3º Momento: Complementando a sequência de atividades, trouxemos para sala referência, a prática do mapeamento do corpo, convidamos as crianças para fazer o contorno do corpo no papel Kraft, utilizando giz de cera e tinta guache. Cada criança teve liberdade de escolha de material a ser utilizado. Ao término, cada criança pode observar todos os mapas corporais e individualmente, cada qual nomeou as partes do corpo.

INFANTIL 3
68

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRALHA AZUL

Professoras: Claudineia Santana Amarnte Boscardin e Lorraine Eduarda Dos Santos Garcia Coordenadora Pedagógica: Luciane Alves dos Santos

Campos de Experiências Corpo, Gestos e Movimentos. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos

Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal. Motricidade e habilidade manual. Formas geométricas. Gêneros textuais.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Deslocar seu corpo no espaço, orientando se por noções como em frente, atrás, dentro, fora, etc, ao se envolver em brincadeiras e atividades Desenvolver progressivamente as habilidades manuais adquirindo controle, para pintar, rasgar, folhear entre outros Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, cor, forma) Participa de situações que envolvam diferentes gêneros textuais

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Após as práticas de rotina diária, as professoras falaram sobre as formas geométricas que estão presentes no nosso dia a dia, assim como a mesa da sala é quadrada, a prateleira onde ficam os brinquedos é um retângulo, o sol é redondo e o chapéu é um triângulo Em seguida, convidaram as crianças para brincar de twister das formas geométricas, foi disposto no chão o tapete confeccionado pelas professoras e ao comando, as crianças realizaram o movimento, por exemplo: a criança que estiver com a figura do círculo, deverá pisar somente no círculo e assim por diante

2º Momento: Após as práticas de rotina diária as professoras retomaram sobre o assunto tratado no dia, as formas geométricas As crianças foram convidadas a colorir a folha sulfite com giz de cera da cor de escolha Ao término, com auxílio das professoras, fizeram uma dobradura de um chapéu, ao finalizar a dobradura, brincamos, dançamos e cantamos.

“O meu chapéu tem três pontas, Tem três pontas o meu chapéu, Se não tivessem três pontas, Não seria o meu chapéu”.

3ºMomento: Após as práticas da rotina diária, as professoras fizeram a leitura do “Poema das formas geométricas” (Carla Fisher), com dedoches das formas: círculo, triângulo, quadrado e

INFANTIL 3
69

retângulo Logo após, foram disponibilizados dedoches para as crianças manusearem e recontar a sua maneira

Poema das Formas Geométricas Eu sou o quadrado sou bonito demais tenho quatro lados e são todos iguais.

Eu sou o triângulo tenho três biquinhos de chapéu eu sirvo para os palhacinhos.

Eu sou o círculo sou igual à lua sou mais bonito lá da minha rua.

Eu sou o retângulo Cresci mais de um lado para ficar diferente do senhor quadrado.

Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=sqCPE3n7Cb0

70

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL IGUAÇU

Professoras: Jessica Maier e Kariane Meirelles de Oliveira

Coordenadora Pedagógica: Vera Lúcia Silveira Barbosa

Campos de Experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

O Eu, o Outro e o Nós. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos Preservação do meio ambiente. Relação entre imagem ou tema e narrativa. Atitude de iniciativa, participação, cooperação e capacidade de comunicação. Sons da natureza.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Perceber os elementos da natureza explorando diferentes espaços da unidade Narrar situações do dia a dia no sentido de manifestar experiências vividas ou ouvidas Comunicar se com os colegas e os adultos, buscando compreendê los e fazendo se compreender Perceber e reconhecer os sons da natureza

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Após a rotina diária, foi realizada uma conversa com as crianças perguntando lhes o que é e o que faz parte do meio ambiente Em seguida, a professora fez a sua fala sobre o meio ambiente com auxílio de algumas imagens Após, as crianças foram convidadas a assistir o vídeo “A maior flor do mundo” (José Saramago) Para finalizar a atividade, as crianças foram convidadas a visitar um espaço aberto, e com flores e árvores próximo ao CMEI (espaço da igreja) os sons da natureza, observar as texturas das flores, folhas, o espaço e com auxílio da lupa (livremente) foram oportunizadas a observarem as cores das folhas, flores, insetos entre outras coisas que lhe chamaram atenção

2º Momento: Após a rotina diária, em roda de conversa, as professoras levaram para a sala de referência duas cestas, uma delas tinha frutas e legumes, dialogando com as crianças sobre eles, sua importância e quais os cuidados que devemos ter com o meio ambiente para que possamos sempre ter esses alimentos em nossas mesas. Em outra cesta foi colocado elementos da natureza como pedras, terra, flores, folhas, realizando também uma conversa sobre esses elementos, falando de sua importância. Para finalizar, convidamos as crianças para caminhar pela instituição e encontrar esses elementos e juntos criamos um quadro dos elementos naturais.

3º Momento: Após a rotina diária, convidamos as crianças para juntos produzir uma minihorta de temperos, como exemplo: salsinha, cebolinha, manjericão, etc. Para confecção da

71

nossa horta foi necessário: terra orgânica, adubos, mudas, sementes, vasos e pedras Primeiramente, forramos o fundo do vaso com pedra e colocamos a terra junto com o adubo, usamos 3 recipientes, em seguida foi colocado a muda em dois e no outro vaso, as sementes e completamos com a terra Finalizado este momento, deixamos os vasinhos em ambientes arejados e ensolarados, conversamos com as crianças que devemos regar as plantas frequentemente e cuidar delas

72

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL IGUAÇU

Professoras: Maria Regina Stadnik Bonato e Maria Solange da Silva Piza Coordenadora Pedagógica: Vera Lúcia Silveira Barbosa

Campos de Experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Saberes e conhecimentos

Contagem e relação entre número e quantidade. Gráfico. Fatos da História. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar diversos materiais. Comparar quantidades. Ordenar partes do texto segundo sequência da história, apoiando em ilustrações. Encaminhamento metodológico

1° Momento: As professoras apresentaram um saco surpresa contendo vários objetos e brinquedos, que ao serem retirados do saco e colocados em ordem, as crianças foram convidadas a observada ló e compara ló. Após, foi perguntado às crianças: E vocês, quem será o mais alto da turma? E o mais baixo? Vamos verificar? Na sequência, convidamos a se observarem e compararem a altura com a dos colegas se olhando no espelho. Para finalizar, foi proposto que as crianças fizessem grupos com a mesma altura, realizando a contagem com mediação das professoras, uma professora fez o registro na lousa, relacionando a quantidade.

2° Momento: As professoras retomaram a atividade anterior sobre altura. Foi indagado sobre a altura das professoras: Qual é a mais alta das três? E a mais baixa? Na sequência foi apresentado a ''fita métrica de girafa”, explicamos que a fita métrica é composta por números e serve para medir A fita foi fixada na parede e as crianças foram convidadas a medir sua altura, observando os números da fita Em papel bobina foi registrado pela professora a altura de cada uma para confeccionar um gráfico com barbante e fotos das crianças, ao terminar o gráfico, foi fixado na parede para que as crianças observassem a altura de todos começando a entender o conceito “alto e baixo”

3° Momento: As crianças foram convidadas a sentar se no tatame para ouvir a história “A casa sonolenta” (Audrey Wood). Após a leitura a professora perguntou sobre os personagens revisitando a história, sequenciando fatos e observando as imagens: Quem são os personagens? Vamos relembrar e contar nos dedos das mãos? O que tinha nesta casa? Por que a cama quebrou? Quem era o mais alto dos personagens? Quem deitou na cama para dormir primeiro? E qual foi o último? Quais eram os animais? Na opinião de vocês o gato é mais alto que o cachorro? E o rato e a pulga? Olhem a altura da vovó e do menino! Quem é o mais baixo E na casa de vocês quem é o mais alto e o mais baixo? Vocês já observaram? Para finalizar as crianças foram convidadas a fazer o desenho dos personagens da história, os quais ficaram expostos na parede da sala referência para apreciação dos mesmos

73

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DARCY BARBOSA LEAL

Professoras: Ramili dos Santos Ivanchechen Coordenadora Pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de Experiências Corpo, Gestos e Movimentos Traços, Sons, Cores e Formas

Saberes e conhecimentos Motricidade e habilidades manuais Linguagem musical, corporal e dramática

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Conhecer e explorar novos objetos, seus usos ou funções Explorar novos materiais buscando diferentes sons para acompanhar canções que lhe são familiares

Encaminhamento metodológico

1º Momento: A professora convidou as crianças para assistir o vídeo “Meios de transporte para criança” (https://www.youtube.com/watch?v=6TgamyHBv4c). Após o vídeo, as crianças foram acomodadas no tatame, conversamos sobre o vídeo e perguntamos: Como que as crianças vêm até o CMEI? Após as respostas de cada uma, a professora disponibilizou pratos de papelão, tinta guache e recortes de papel cartão, estimulando as crianças a confeccionar um carro, as professoras ajudaram na hora de colar o papel cartão formando as janelas.

2º Momento: Com as crianças sentadas em semicírculo no tatame, a professora forrou o chão com TNT representando a água e outro fazendo de conta que é um barco. Após o cenário pronto, as crianças foram convidadas a sentarem em cima do tecido um atrás do outro, e segurar nas beiradas para dar movimento ao barco na hora da atividade. A professora ficou na ponta do tecido para ajudá los. Em seguida, cantaram a música “a canoa virou” e fazendo movimentos com o tecido, a professora colocou sons do mar e estimulou as crianças a brincar que o mar estava calmo e agitado, fazendo diferentes movimentos como se estivesse com o barco em movimento.

3º Momento: A professora levou para sala referência imagens de avião e explorou o momento com as crianças explicando sobre esse meio de transporte, deixando as livres para perguntas. Em seguida, foi proposto para confeccionar um avião com rolinho de papel e papelão. A professora distribuiu os rolinhos e tinta, deixando as crianças pintar livremente. Para finalizar a professora ajudou a colocar as asas e hélice.

74

INFANTIL 3 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DARCY BARBOSA LEAL

Professoras: Leandra Alzemira do Perpétuo de calaz

Coordenadora Pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de Experiências

Traços, Sons, Cores e Formas. Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos

Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas, bidimensionais e tridimensionais. Motricidade e habilidade manuais.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Conhecer e explorar novos objetos, seus usos e funções.

Encaminhamento metodológico

1° Momento: As professoras fizeram a leitura do livro “As cores de Corina” (Carmem Lucia Campos). Após este momento, as crianças foram convidadas a participar da brincadeira de papéis coloridos e lego, organizados antecipadamente na sala referência pelas professoras. As crianças foram orientadas a pegar as pecinhas de lego e ao comando das professoras, colocavam em cima dos papéis das cores correspondentes.

2° Momento: As professoras organizaram um espaço na sala referência com papel Kraft, desenhando um pequeno circuito das cores. As crianças foram convidadas e estimuladas a pegarem tampinhas coloridas onde colocaram em cima do circuito desenhado.

3° Momento: As professoras convidaram as crianças para confeccionar uma árvore com flores coloridas. A turma foi dividida em dois grupos: um grupo recebeu forminhas de docinho e pedaços de papel crepom, onde foram auxiliadas a colar o papel crepom dentro das forminhas, o outro grupo foi convidado a pintar com giz de cera o tronco da árvore. Ao finalizar, todas as crianças colaram as flores na árvore e deixaram exposta na parte externa da sala.

75

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA MÁRCIA CLAUDINO

Professora: Nathana Pacheco Soares de Godoi

Coordenadora Pedagógica: Michele Ribeiro de Oliveira

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e Conhecimentos

Fatos da história narrada Elementos da linguagem visual: texturas, cores e formas

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Identificar características dos personagens da história, para incrementar cenários e adereços em suas brincadeiras de faz de conta Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As crianças foram convidadas a assistir o vídeo com a contação da história “O Monstro das Cores” (Anna Lhenas) A história teve como referência ajudar as crianças a nomearem as suas emoções Após o vídeo, foi realizada uma conversa sobre a história, onde cada criança relatou o que ela sentiu

2º Momento: Para esta prática a professora convidou as crianças a ajudar na confecção de massinha caseira para representar o “Monstro das Cores” A professora convidou uma criança por vez, para ajudá-la no momento de preparar a massinha Depois de pronta a massa, cada criança recebeu um pedaço da massinha e escolheu uma das cores das emoções, representadas na história, para colorir com corante Nesse momento, a professora perguntou individualmente à criança o porquê da escolha daquela cor, estimulando-a dizer qual emoção a cor representava. Após misturar a cor de corante na massinha, as crianças moldaram o monstro das cores.

76

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA FANI

Professoras: Ana Paula da Silva Barbosa e Célia Benedita da Conceição Coordenadora Pedagógica: Andréa Tavares

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos

Relação entre imagens ou temas ou narrativas. Manipulação, exploração, organização e classificação de objetos.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Criar e contar histórias oralmente com base em imagens ou temas sugeridos. Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos.

Encaminhamento metodológico

1° Momento: Após realização da rotina, as crianças foram convidadas e organizadas para assistirem o teatro de palitoches criado pelas professoras, onde foi mencionado o nome de cada figura geométrica e suas características Depois da apresentação e interação das crianças com os palitoches, foram oferecidas as figuras geométricas (quadrado e triângulo), onde com auxílio das professoras, os pequenos montaram uma casinha, realizando a colagem com as figuras mencionadas no papel A4

2° Momento: Após a rotina, as professoras retomaram a atividade anterior das formas geométricas, explicando cada uma e fazendo referência, comparando com objetos contidos na sala, mostrando as formas geométricas confeccionadas em papel cartão tamanho grande e fixando as figuras na parede Em seguida, convidamos as crianças para ir até a sala de vídeo assistirem a história “A cidade das formas geométricas”, onde durante e após o vídeo nomeavam constantemente o nome de cada figura

3° Momento: As professoras convidaram as crianças para ouvirem a música das formas geométricas, “Casa Teehe” (https://www youtube com/watch?v=EMfuTYeP8nk) Logo após, em roda de conversa, relembramos as formas geométricas e seus respectivos nomes e características Com as formas (círculo e triângulo) confeccionado previamente em papel cartão, as crianças foram convidadas a fazer colagem dos mesmos formando um palhacinho, desenhando as partes do rosto que faltava.

77

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA FANI

Professoras: Márcia Brito Soares e Ivone Pereira de Matos Pupo Coordenadora Pedagógica: Andréa Tavares.

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpo, Gestos e Movimentos Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos Gêneros Literários e Textuais Motricidade e habilidade manual Animais

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, carta enigmática). Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar e pintar. Observar e conhecer animais, percebendo a existência de diferentes tipos de seres vivos.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras levaram para sala um saco surpresa, instigaram as crianças., perguntando: O que será que tem dentro do saco surpresa? É pesado? Faz barulho? É pequeno ou grande? Em seguida, revelaram que era um jacaré. Após, conversamos com as crianças perguntando onde é o seu habitat e o que ele come, posteriormente cada criança recebeu um rabo do jacaré, que foi colocado nas cinturas. Todos juntos cantaram a música “Eu sou jacaré poio”, dançando e fazendo os gestos, imitando as professoras. Para finalizar, as crianças pintaram caixa de ovos com tinta guache e pincel e ao confeccionando um jacaré.

2º Momento: As professoras convidaram as crianças para ouvir a história “A vaca que botou um ovo”( Andy Cutbill). Em seguida, conversamos com as crianças perguntando sobre o animal, qual o seu habitat? Do que se alimenta? O que, nos fornece como alimento? Logo após foi colado no quadro um cartaz com a figura de uma vaca, onde cada criança foi instigada a colar embalagens de alimentos que contém leite. Para finalizar, foi confeccionado com as crianças uma vaca com caixa de papelão, onde as mesmas com orientação das professoras, simularam o momento de ordenho da vaca.

3º Momento: As professoras levaram para a sala referência uma gaiola com um casal de garnisé. As crianças observaram e as professoras falaram um pouco sobre os animais, que é um animal com pena (ave), come ração, milho e vive em galinheiros ou em quintal, bota ovos que é um alimento bom para nossa saúde, com o mesmo podemos fazer bolo, omelete, pão, doces etc. Em seguida, juntamente com as professoras as crianças foram convidadas a confeccionar um galinheiro.

78

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA LUZIA TOMCHAK

Professoras: Josiane Aparecida da Silva e Valquíria Rodrigues Almeida de Oliveira. Coordenadora Pedagógica: Andréa Lesniovski

Campos de experiências Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas. Espaço, Tempos, Relações e Transformações. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Saberes e conhecimentos Interação como forma de expressão Elementos da linguagem visual, texturas, cores, superfícies, volumes, espaços e formas; Sons, dos objetos e músicas Animais Plantas Transformação da natureza Observação e experimentação Contagem e relação entre os números e quantidades Gêneros textuais

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Imitar movimentos fazendo relações entre a situação vivida e o enredo, cenário e personagens em situação de faz de conta Perceber e reconhecer os sons da natureza e elementos naturais que podem produzir sons Explorar e reconhecer os sons produzidos pelo corpo por objetos, por elementos da natureza Compartilhar com outras crianças situações de cuidados de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela Observar e conhecer animais, percebendo a existência de diferentes tipos de seres vivos Participar de situações de cuidado com o meio ambiente. Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar, classificar e ordenar diversos materiais. Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e alterações em textos poéticos.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras apresentaram para as crianças um globo terrestre em miniatura, deixando elas manipular e explorar o mesmo. Em seguida, foram convidadas a assistir o vídeo “O meu planeta” (https://www.youtube.com/watch?v=WbSDX6ZTQRU-Toobys), observando e dando ênfase as imagens dos fenômenos da natureza: planeta terra, praia, rios, mares, montanhas, animais, flores, vegetais e florestas.

2º Momento: As professoras relembraram a atividade anterior, convidando as crianças a fazer um passeio ao redor do CMEI, observando os diferentes tipos de plantas, flores e suas cores, animais, sons e cantar dos pássaros e tudo que faz parte da natureza. Após, as crianças foram

79

convidadas a recolher os lixos espalhados pelo jardim, demonstrando como devemos cuidar do nosso planeta

3º Momento: As professoras convidaram as crianças para construir um globo terrestre usando um balão grande e pintando o mesmo com canetão azul Em seguida, através de recorte de figuras de livros as crianças procuraram figuras de plantas, animais entre outras Após o recorte com auxílio das professoras, fizeram a colagem das figuras no globo, o mesmo ficou exposto na sala para exploração, manipulação e visualização.

4º Momento: Foi apresentado um tapete com diversos cartões de imagens de animais. Em seguida, com a caixa surpresa que tinha animais em miniatura, as professoras estimularam as crianças a retirar um animal falando o nome do mesmo, imitando os sons e movimentos, colocando em cima da figura do animal correspondente no tapete.

5º Momento: As professoras apresentaram para as crianças uma cartela com a tabela do jogo da velha dos elementos da natureza que correspondia aos numerais de 1 a 10. Após, uma criança por vez, foi convidada a descobrir o animal na tampinha e o numeral que corresponde à quantidade.

80

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA ERONILDES CAMARGO

Professoras: Tassiane Aline da Silva e Elienai Felip Coordenadora Pedagógica: Rafaela Rodrigues Canei

Campos de Experiências

Traços, Sons, Cores e Formas. Corpo, Gestos e Movimentos. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos

Elementos da linguagem Visual e textual Motricidade e habilidade manual Elementos e fenômenos naturais

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando texturas Desenvolver progressivamente as habilidades motoras Perceber os elementos da natureza, explorando diferentes espaços da unidade

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras em roda de conversa com as crianças apresentaram “carvão”, material utilizado para elas desenhar Deixaram as crianças explorar estimulando as manipular o mesmo, sentindo a textura do carvão, com a supervisão das professoras Coletivamente, em um pedaço de papel bobina grande, as crianças foram convidadas a desenhar livremente, traçando suas marcas gráficas utilizando-se do carvão

2º Momento: As crianças foram convidadas a brincar de faz de conta: “pendurar roupas no varal” Para essa brincadeira, as professoras organizaram um espaço com barbantes para fazer o varal, tecidos e prendedores de roupa na sala Primeiramente, as professoras demonstraram para as crianças como prender os tecidos no varal utilizando grampos de roupas, após a observação, estimularam as crianças a brincar, desenvolvendo suas habilidades manuais.

3º Momento: As professoras convidaram as crianças para uma aula campo na área externa da instituição, explicando sobre os elementos que foram observados como: folhas, flores, areia, gravetos, terra entre outros. Após a explicação as professoras, acompanharam as crianças a recolher alguns elementos da natureza. Na sequência, as crianças foram direcionadas para a sala, momento em que as professoras entregaram os portfólios, realizando a colagem dos elementos da natureza que eles encontraram durante o passeio.

81

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÔ JUCA ROCHA

Professoras: Thaís Fátima de Moura Dos Santos

Coordenadora Pedagógica: Endiara Gullich

Campos de Experiências

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos

Classificação e agrupamento de objetos de acordo com os atributos. Elementos e fenômenos naturais. Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Classificar objetos, considerando determinado atributo (cor). Apropriar se do gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras Explorar o efeito da luz por meio de sua presença ou ausência (luz e sombra)

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Foi confeccionado um molde de peixe em papelão para cada criança, com bolinhas coloridas cortadas em papel cartão, diferentes cores colado no peixe Em pequenos grupos foi disponibilizado bolinhas coloridas (pom pom), grampo de roupa e o molde do peixe As crianças foram incentivadas a colocar com o grampo de roupa os pom pom nas bolinhas conforme a cor

2º Momento: No chão foi colocado um pedaço de papel Kraft com 3 fitas de papel crepom, sobre o qual as crianças foram estimuladas a caminhar com auxílio de um guarda chuva com fitas penduradas com crepom A professora fez uma pequena demonstração para as crianças, em seguida convidou os mesmos a estarem realizando a atividade

3º Momento: A professora dividiu as crianças em pequenos grupos e com o auxílio das caixas de luz uma para cada grupo, disponibilizou brinquedos heurísticos (cones, tecidos, fitas) e elementos da natureza (galhos, folhas, pinhas, areia) para as crianças observarem e experimentarem cada material Após a explicação, a professora apagou a luz incentivando os mesmos a explorar o material

82

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Denise de Fátima Bastos e Tatiane Dias Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação O eu, o Outro, e o Nós Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Corpo, Gestos e Movimentos

Saberes e conhecimentos Escuta, observação e respeito à fala do outro Atitudes de escuta Órgãos dos sentidos Motricidade e habilidade manual

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias. Desenvolver atitude de escuta para compreender o outro. Manipular e explorar. Desenvolver progressivamente as habilidades manuais.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Iniciamos com leitura da história “O gato xadrez” (Bia Vilela). As professoras convidaram as crianças a sentar-se em roda, com a música “Era uma vez assim vai começar, a linda historinha que agora vou contar, bate palmas uma vez, bate palmas e agora faz silêncio para a história começar”. Na sequência, as professoras contaram a história e ao término foi perguntado para as crianças: “Qual gato vocês não gostaram?”, “Quem tem gato em casa?”, “Que cor é o gato?”, “Qual o nome do gato?”, “Que som o gato faz?”.

2º Momento: Apresentou se outros animais. Para cada animal apresentado foi feito um registro diferente. As professoras relembraram a primeira prática pedagógica, voltando a história. Em seguida, entregaram para cada criança um gato recortado de papel cartão, sendo estimuladas a colorir com os dedinhos usando tinta guache de sua escolha. Para o momento da pintura foi organizado grupos de 4 crianças, o restante da turma ficou na sala com a outra professora, brincando com peças de madeira para construção.

3º Momento: Em roda de conversa foi retomado sobre os animais. O animal apresentado para as crianças em papel cartão foi o desenho de uma vaca. As professoras fizeram algumas perguntas indagadoras como: “ Qual animal é esse? “ Qual o som que esse animal faz? “ Que cor é a vaca? “ Qual o alimento que a vaca produz? Instigando os o que sabiam sobre a produção de leite, identificando se eles sabem que o leite vem da vaca. Após a conversa, as crianças foram convidadas a participar de uma experiência, tirar leite da vaca, foi colado na parede da sala o desenho da vaca confeccionado em papel cartão

83

e usado uma luva com água e tinta guache branca representando o leite Em seguida uma criança por vez foi convidada a retirar o leite da vaca

4º Momento: Em roda de conversa, continuamos a falar sobre os animais Após este momento, as professoras mostraram figura de pássaros conversando sobre os mesmos, suas características e habitat Em seguida apresentaram um Porongo (abóbora seca), e falaram que dentro dela os passarinhos fazem seus ninhos As crianças receberam um porongo e foram convidadas a pintá-los, preparando casinhas para os pássaros. Para este momento, foi organizado um ambiente fora da sala com tinta e pincel, as crianças foram divididas em pequenos grupos para realizar a atividade proposta, os demais ficaram em sala participando do projeto Brincar de faz de conta, com cantinhos temáticos. Para finalizar, depois que todos já tinham pintado e o porongo estava seco, foi dado palha para as crianças colocar dentro, após foram pendurados pelo CMEI.

84

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRALHA AZUL

Professora: Vilma Ferreira Dalcomune e Sheila Paes de Camargo Coordenadora Pedagógica: Luciane Alves dos Santos

Campos de Experiências

O Eu o Outro e o Nós. Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos

Esquema corporal. Linguagem oral e corporal. Esquema Corporal. Motricidade e habilidades manuais.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Reconhecer e representar o próprio corpo e dos demais por meio de nomeação das partes Comunicar se com os colegas e os adultos, buscando compreendê los e fazendo se compreender Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê lo, sentindo os seus movimentos, conhecendo suas funções e formas de funcionamento Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As professoras fizeram uma conversa com as crianças sobre o nosso corpo, explicando que são formados por três partes: cabeça, tronco que é formado pelo pescoço, peito e barriga, membros superiores que são braços e membros inferiores que são as pernas Em seguida convidaram as crianças para cantar a música, “Cabeça, ombro, joelho e pé” (Xuxa), incentivando as mesmas a colocar as mãos nas partes do corpo, assim como a música pede Depois que cantaram e dançaram, as professoras mostraram um boneco articulado, e uma criança por vez, foi chamada para montar o mesmo

2º Momento: As professoras mostraram para as crianças figuras de um boneco em papel sulfite, no qual estava faltando algumas partes como: olhos, nariz, boca e cabelos, questionando as crianças se eles identificavam quais partes estava faltando no boneco A partir das respostas, as crianças foram incentivadas a desenhar com lápis de cor, as partes que faltava, também ganharam fios de lã, com auxílio das professoras, fizeram colagem representando os cabelos da forma que eles escolheram.

3º Momento: As professoras convidaram as crianças a sentar-se no tatame e em roda de conversa falaram sobre o nosso corpo. Em seguida, foi apresentado um cartaz confeccionado pelas professoras com o título “Meu corpo”. O cartaz confeccionado era uma carta enigmática, onde uma das professoras fez a leitura das palavras e as crianças foram incentivadas a fazer a leitura visualmente das imagens completando a frase.

INFANTIL 3
85

Eu tenho dois

Que são para ver, Eu tenho um

Que é bom para cheirar, Eu tenho uma

Que serve para comer, Eu tenho dois

Que são para escutar, Tenho duas..................

Que servem para andar, E tenho dois …...............

Que servem para abraçar.

86

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA TEREZINHA

Professora: Ângela Maria Moreira e Débora Luana de Lima

Coordenadora Pedagógica: Patrícia Tais Lima

Campos de Experiências

O Eu o Outro e o Nós Corpo, Gestos e Movimentos

Saberes e conhecimentos Atitude de iniciativa e participação Jogos expressivos da linguagem oral e corporal

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Participar de momentos de escolha manifestando interesse e curiosidade. Apropria-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Encaminhamento metodológico

As professoras convidaram as crianças a sentar no chão da sala referência, formando uma roda. Em seguida, conversaram com as crianças, fazendo uma pequena demonstração da brincadeira “Lenço a Trás”, cantando a música: lenço a trás, corre mais, lenço a trás, corre mais, posso correr? Pode, então fechar os olhos para eu esconder. Quando todas as crianças estavam com os olhos fechados, a criança que iniciou a brincadeira andando em volta do círculo, deixou um objeto atrás do colega escolhido. Assim que a criança escolhida percebeu o objeto, pegou o mesmo e correu atrás. E assim, a cada rodada as crianças participaram aleatoriamente da brincadeira.

87

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ZILDA ARNS

Professora: Vanessa Silva de Araújo

Coordenadora Pedagógica: Rosana da Silva

Campos de Experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Traços, Sons, Cores e Formas

Saberes e conhecimentos Órgãos dos sentidos Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies e formas tridimensionais

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Manipular, explorar, comparar, organizar, classificar e ordenar diversos materiais Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação explorando texturas, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Durante uma roda de conversa, a professora explorou sobre as texturas que podemos encontrar em vários elementos da natureza (folhas, cascas de árvore, sementes, flores, entre outros). Logo após, as crianças foram convidadas a deslocar-se até a área externa do CMEI, onde com auxílio das professoras, coletaram alguns elementos naturais. Depois que os elementos foram coletados, as crianças foram estimuladas a explorar as texturas e em seguida, fizeram a colagem em um cartaz.

2º Momento: A professora levou para a sala referência argila e materiais naturais (sementes, galhos, folhas e flores) recolhidos anteriormente. Cada criança recebeu um pedaço de argila e escolheu um elemento natural para fazer as impressões na argila recebida.

88

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ZILDA ARNS

Professora: Alini Magalhães Coordenadora Pedagógica: Rosana Da Silva

Campos de Experiências O Eu, Outro e o Nós Corpo, Gestos e Movimentos

Saberes e conhecimentos Atitudes de reconhecimento e respeito às diferenças Motricidade e habilidades manuais

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Em roda de conversa, as professoras falaram sobre as diferenças entres as pessoas como: cor da pele, do cabelo, dos olhos, estaturas e outras que difere nós os seres humanos. Enfatizamos o respeito que devemos ter pelas pessoas, e que não devemos chamálas pelas características, mas sim pelo nome. Na sequência, as crianças foram convidadas a assistir dois vídeos, “Normal é ser diferente” e “Grandes pequeninos” (disponível no youtube). Para finalizar esse momento, convidamos as crianças a montar um fantoche no rolinho de papel. Foi disposto revistas e jornais, as crianças escolheram um rosto a seu gosto e fizeram o recorte colando no rolinho de papel.

2º Momento: A professora preparou anteriormente os rolinhos fazendo furos na parte superior com o furador. Convidou as crianças a sentar e entregou o fantoche que elas confeccionaram na atividade anterior, disponibilizou barbante cortado em pequenos pedaços para elas passar nos furos e com ajuda da professora, amarrou representando o cabelo.

89
90
91

INFANTIL 4

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CMEI TIA FANI

Professora: Rejane Barbosa Coordenadora Pedagógica: Andréa Tavares

Campos de Experiência Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos Contagem e relação entre números e quantidades.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Participar de situações que envolvam contagem.

Encaminhamento metodológico

1º Momento: Em roda de conversa, a professora apresentou o material que preparou anteriormente: mãozinhas recortadas em E V A, coladas em papel cartão com os números indicando a quantidade para contagem dos dedos que estavam levantados e observarem o número que estava abaixo de 0 a 10

2º Momento: A professora preparou um porco espinho de papelão contendo 9 círculos, cada círculo contendo bolinhas desenhadas no número 1 ao 9 e tampinhas de caixinhas de leite contendo os números correspondentes as bolinhas As crianças foram convidadas a contar as bolinhas do círculo, procurando nas tampinhas o número que corresponde a quantidade de bolinhas

3º Momento: A professora colocou no chão números impressos do 0 ao 10 Em seguida, distribuiu para cada criança tampinhas de garrafa PET, e convidou uma criança de cada vez para realizar a atividade A professora indicou um número e a criança contou a quantidade de tampinhas do número indicando pela professora, colocando ao redor do número que estava no chão

92

INFANTIL 4

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÔ JUCA ROCHA

Professoras: Coordenadora Pedagógica: Projeto Brincar de Faz de Conta

Encaminhamento metodológico

O espaço foi organizado anteriormente pela professora com carrinho de picolé, casquinhas de sorvete (confeccionado com papel Kraft, fita adesiva e canetinha preta), bolas de sorvete (confeccionadas pelas crianças com papel seda colorido e amassado), picolé (confeccionado com papelão, palito de sorvete e colorido pelas crianças com giz de cera), pratos de plástico, colheres de plástico, concha para servir as bolas de sorvete, mesas e cadeiras para os clientes se sentarem, uma loja para a venda dos sorvetes com o nome escolhido pela turma e dinheiro de papel (sem valor). As crianças exploraram o espaço aproveitando cada momento e interagindo com seus colegas e professora.

93

INFANTIL 4

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÔ JUCA ROCHA

Professora: Coordenadora pedagógica: Projeto Brincar de Faz de Conta

Cleonice Lubke Leffer Endiara Gullich

Encaminhamento metodológico

A professora preparou um ambiente junto com as crianças, usando uma mesa, papel Kraft, caneta permanente e giz. Após foi disponibilizado fantoches para as crianças explorarem e brincarem. A partir das escolhas das crianças, em um momento brincaram com fantoches e em outro, exploraram o papel kraft, fazendo tentativas de escrita.

94

INFANTIL 4

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA KELLY CAMPOS

Professoras: Diretora: Projeto Cultura Escrita Encaminhamento Metodológico

Josilene Francisco Pinto e Maurina Maria Ferreira Elisangela Delgado

As professoras montaram na sala referência uma barraca com TNT, com tatames no chão, ursos e almofadas. Deixaram a disposição das crianças diferentes livros, estimulando as explorar, escolhendo o livro de sua preferência para folhear.

95

INFANTIL 4

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÔ JUCA ROCHA

Professora: Cleonice Lubke Leffer Coordenadora Pedagógica: Endiara Gullich

Campo de Experiência Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos Criação e reconto de histórias.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Produzir suas próprias histórias orais, em situações com função social significativa.

Encaminhamento metodológico

A professora levou para sala referência uma caixa surpresa com diferentes brinquedos, como carrinho, pelúcia, castelo de plástico, animais, etc. Fez apresentação da caixa e convidou as crianças para criar uma história com os objetos que estavam dentro da caixa. A professora retirou um brinquedo e começou a história, a caixa foi passando pelas mãos de cada criança que retirou um brinquedo e deu continuidade na história.

96

INFANTIL 4

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÔ JUCA ROCHA

Professora: Cleonice Lubke Leffer

Coordenadora Pedagógica: Endiara Gullich

Campo de Experiência Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos Elementos da natureza: terra, fogo, ar e água

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Explorar o efeito da luz por meio da sua presença ou ausência (luz e sombra).

Encaminhamento metodológico

A professora preparou o ambiente na sala referência anteriormente com as janelas cobertas com papel Kraft, para que a sala de referência fique mais escura no momento da experiência. Ela fez uma fala com as crianças sobre a luz e sombra, acendeu uma vela, e incentivou as crianças a observarem a luz produzida com o fogo. Foi desligado a luz da sala, e as crianças em pequenos grupos foram convidados a explorar a sombra, criando imagens na parede usando o corpo.

97

INFANTIL 4

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÔ JUCA ROCHA

Professora: Cleonice Lubke Leffer Coordenadora Pedagógica: Endiara Gullich

Campos de Experiências Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos Leitura e escrita do nome próprio Relação entre número e quantidade

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Realizar tentativas de escrita do próprio nome em diferentes suportes Relacionar números as suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência

Encaminhamento metodológico

1º Momento: As crianças foram convidadas a estarem auxiliando na montagem de um suporte de madeira com ganchos. Foi disponibilizado bolachas de madeira já com ganchos e com as letras do alfabeto, as crianças foram instigadas a manusear os mesmos, fazendo a exploração e encaixando as letras formando o seu nome.

2º Momento: A professora disponibilizou bolachas de madeira, barbante, tampinhas furadas, prendedores de roupas e suporte de papelão (rolo de TNT). As crianças foram convidadas a estarem confeccionando um painel com números e quantidades. As crianças foram incentivadas a estar anexando as tampinhas e prendedores com as quantidades nos respectivos números.

98

INFANTIL 4

E.M. SENADOR ALÔ GUIMARÃES

Professora: Débora Priscila Corol Coordenadora Pedagógica: Julie Santos de Souza

Campos de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos: Direção de leitura: da esquerda para a direita, de cima para baixo. Ampliação vocabular.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Perceber as características da língua escrita: orientação e direção da escrita. Diferenciar desenho de letra/escrita, relacionando à função social.

Encaminhamento metodológico:

A professora explicou sobre a atividade, “Molhe e Leia”, onde as crianças deveriam descobrir as palavras ocultas (desenhos, letras de acordo com o nível da turma) Escreveu os nomes das crianças, escondeu com guardanapos e colou no quadro Cada criança foi até o quadro e molhou o guardanapo, a professora orientou sobre qual a direção de leitura (dá esquerda para a direita), as letras apareceram e as crianças tentaram descobrir de quem era o nome que surgiu, quando necessário pediram ajuda para os amigos da sala

99

INFANTIL 4

E.M. CARLOS EDUARDO NICHELE

Professora: Hully Thais Doná da Silva

Coordenadora Pedagógica: Camila Renata Lobo

Campos de Experiências:

Traços, Sons, Cores e Formas. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos:

Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas, bidimensionais e tridimensionais

Diferentes usos e funções da escrita Narrativa: organização e sequenciação de ideias Ampliação vocabular

Identificação dos elementos das histórias Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita Escrita convencional e espontânea

Contagem e relação entre número e quantidade Animais, suas características Manipulação, exploração, comparação e agrupamento de objetos Contagem oral Sequenciação de objetos e fatos de acordo com critérios Identificação e utilização dos números no contexto social Noções básicas de quantidade: muito, pouco, mais menos, bastante, nenhum

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais Responder a questionamentos sobre as histórias narradas. Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba; Escutar, compreender e nomear personagens, para ampliar seu vocabulário. Relacionar imagens de personagens e cenários às histórias a que pertencem. Registrar suas ideias utilizando desenhos, símbolos e palavras, escritas à sua maneira. Ter contato com o alfabeto em diferentes situações: brincadeiras, jogos e outros.

Identificar os animais, suas características físicas.

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Utilizar a contagem oral nas diferentes situações do cotidiano por meio de manipulação de objetos e atividades lúdicas, desenvolvendo o reconhecimento de quantidades.

Conhecer os números, usando a linguagem matemática para construir relações, realizar descobertas e enriquecer a comunicação em diferentes momentos.

100

Ter contato e utilizar noções básicas de quantidade: muito/pouco, mais/menos, um/nenhum/muito

Encaminhamento metodológico:

1º Momento:A professora realizou a leitura do livro “O sabor da lua” (Michael Grejniec) Em roda de conversa as crianças falaram sobre qual sabor que eles imaginam que a lua tem, ou se eles acham que ela não tem sabor (A professora registrou todas as respostas delas) A professora mostrou todos os animais apresentados na história e como é a escrita do nome de cada um. Em seguida, colocou as figuras dos animais embaixo da sua letra inicial no alfabeto exposto na parede da sala. Na sequência as crianças receberam uma folha com imagens de vários animais, a professora orientou-os para que identificassem os animais que apareceram na história e após todos coloriram livremente.

2º Momento:Em roda de conversa, a professora apresentou novamente o livro “O sabor da Lua” Michael Grejniec, em seguida as crianças recontaram a história e montaram um cartaz com os animais em ordem cronológica de acordo com os fatos da história. Para finalizar, todos brincaram de mímica. As crianças sortearam um animal, realizando a mímica para que os colegas descobrissem.

3º Momento:Montamos um gráfico com os animais preferidos da turma. Cada criança colou uma tampinha de garrafa no seu animal preferido da história. Em seguida fizemos a contagem no coletivo e registramos o número correspondente. A professora entregou folhas com vários grupos de animais, e as crianças realizaram a contagem e colaram o número dentro do quadrado com as quantidades de animais. Após compararam qual grupo tem mais, qual tem menos e qual tem a mesma quantidade.

4º Momento:A professora trouxe uma tartaruga para a sala e as crianças observaram suas características. Em seguida, a professora fez a leitura do livro sensorial da coleção Toque e sinta Filhotes de Animais Editora: Pé da Letra. Explicou que os animais são diversos, alguns tem penas outros pelos, escamas e carapaças. Após assistiram um vídeo com o título: “Penas, pelos, escamas, ou o quê?” Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=Ncw4HxiEArE. Como registro coloriram os animais com pena, circularam os animais com carapaças e marcaram com um x os animais com pelo.

6º Momento:A proposta da prática pedagógica foi realizada pelas crianças confeccionando a juba do leão com fio de lã, montando uma girafa com tinta guache e carimbo da mão, utilizando caixa de ovo, fizeram uma tartaruga. Cada criança individualmente, escolheu um animal da história do livro sensorial da coleção Toque e sinta Filhotes de Animais Editora: Pé da Letra. E montou o nome desse animal com o alfabeto móvel.

101

INFANTIL 4

E.M. JOAQUIM K. MATSUMOTO

Professora: Leticia Michelly da Silva Santos

Coordenadora Pedagógica: Eronita Jardim Gomes

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos O Eu, o Outro e o Nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Saberes e conhecimentos: Autocuidado e autonomia Confiança e imagem positiva de si Oralidade e Escuta

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, conforto e aparência Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. Participar por meio de perguntas e respostas para explicitar suas dúvidas, compreensões e curiosidades.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento:Em roda de conversa com as crianças, a professora realizou a leitura da história: Tilimpim, o garoto limpinho” (Fábio Cezar Álvaro Beneduce). Após a leitura as crianças fizeram apontamentos e percepções da história, relacionando com as suas vivências e hábitos diários.

2º Momento:A professora trouxe algumas embalagens de produtos que utilizamos na higiene pessoal e também encartes de supermercado, assim todos procuraram imagens de produtos de higiene pessoal e recortaram, confeccionando de forma coletiva um cartaz para expor na sala. Com esse cartaz todos foram explicando a importância de cuidarmos da higiene pessoal.

3º Momento:Em roda de conversa, a professora trouxe os assuntos referentes aos hábitos de higiene pessoal, nesse momento as crianças relacionaram os fatos ocorridos durante a história “Tilimpim, o garoto limpinho” (Fábio Cezar Álvaro Beneduce). Assim como na história, eles disseram que gostam de escovar os dentes, mantendo sua boca limpinha,a professora ressaltou sobre a importância da higiene bucal para evitar cáries e outras doenças. Foi apresentado para as crianças uma boca gigante, confeccionada com material reciclável, nesse momento todos fizeram a escovação dos dentes acompanhados pela professora que aproveitou para explicar o passo a passo de uma boa escovação. Em seguida, falou sobre alguns alimentos que prejudicam os dentes, assim como também apresentou alguns alimentos que fortalecem os dentes.

102

E.M. PROFª ISABEL CRISTINA S. BORGES

Professoras: Asimara Padilha Oliveira da Cruz Coordenadora Pedagógica: Mariana Paulino e Regina Maria Silva.

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos: Hábitos alimentares. Interpretação e compreensão de textos. Ampliação vocabular.

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento: Identificar e valorizar os alimentos saudáveis. Relacionar fatos da história contada ou lida, com situações do dia a dia. Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento:A professora organizou previamente a sala, convidou as crianças para sentarem em círculo. Iniciou a conversa sobre o corpo, o qual precisa de energia para andar, correr, falar, estudar até mesmo para dormir. Alguns questionamentos foram realizados em relação a termos energia em nosso corpo: Por que temos que nos alimentar? O que é preciso para ficar saudável? Como é sua alimentação? Em seguida, foi apresentado em um cartaz, “pirâmide dos alimentos”, a professora foi comentando sobre a importância de cada grupo de alimentos.

2º Momento:A professora sentou se em roda com as crianças e realizou a leitura do livro “A cesta de Dona Maricota” (Tatiana Belinky). Para esse momento a professora trouxe uma cesta com frutas, verduras e legumes. Em seguida, eles exploraram a cesta e falaram as suas preferências.

3º Momento:Com auxílio da professora, as crianças montaram um cartaz sobre diferentes tipos de alimentos, utilizando encartes e revistas, recortados e a professora foi escrevendo frases com o que eles foram falando sobre os alimentos que recortaram, percebeu se que alguns eles conheciam, outros não.

4º Momento:As crianças foram convidadas pela professora para uma aula de campo na praça céu. Assistiram ao filme “Ta chovendo hambúrguer” (2009). Após o filme, em roda de conversa, as crianças falaram sobre suas percepções e sentimentos, ressaltando sobre os alimentos.

INFANTIL 4
103

INFANTIL 4

E.M. SANTA CECILIA

Professoras: Ariane Gonsalves Vicente, Edna Maria Camargo e Irondina Rodrigues Dos Santos Coordenadora Pedagógica: Jane Bigaski

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e Conhecimentos: Hábitos alimentares Elementos da linguagem visual Linguagem oral e escrita, suas funções e usos sociais

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento: Identificar e valorizar os alimentos saudáveis Expressar se livremente por meio de desenho Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: As crianças foram convidadas a ouvir uma história “A menina que não gostava de fruta” (Cidália Fernandes) Todos sentaram se em roda e conversaram sobre a história, momento em que as crianças, espontaneamente, falaram suas percepções Em seguida, as crianças desenharam suas frutas preferidas e coloriram livremente

2º Momento: Em roda de conversa, as crianças apresentaram suas frutas preferidas, já desenhadas no momento anterior, todos puderam falar sobre a fruta e apreciar os colegas falando também Em seguida, com auxílio da professora, montaram um gráfico das frutas preferidas da turma

3º Momento: Retomando a atividade do dia anterior, a professora auxiliou as crianças para confeccionarem um cartaz com alimentos saudáveis e alimentos não saudáveis. Em roda de conversa a professora propôs um debate sobre alimentação saudável e a importância de consumir diversas frutas. Observaram novamente o gráfico exposto na sala com as frutas preferidas, compararam quais as frutas que mais gostam. Logo após, puderam degustar uma deliciosa salada de frutas.

4º Momento: Continuando a falar de alimentação saudável, a professora perguntou às crianças quais alimentos eles consomem em casa, em seguida realizaram o desenho da sua comida preferida. Todos foram convidados a apresentar seu prato preferido para apreciação da turma. Dando sequência ao momento, a professora convidou as crianças a sentarem se em círculo e fez a leitura do livro “O Sanduíche de Maricota” (Avelino Guedes). Em seguida,

104

uma leitura com entonação de voz e ludicidade Em seguida, todos foram brincar de montar um sanduíche e fazer cardápios

6º Momento: Em parceria com a empresa de alimentação, foi preparado para as crianças a hora da culinária Cada criança montou seu sanduíche e degustou saborosamente

105

E. M. FRANCISCO QUIRINO MACHADO

Professora: Bruna Barros Coordenadora Pedagógica:

Campos de experiências:

Gleidinalda Pauliv Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos: Interpretação e compreensão textual. Fenômenos da natureza e suas relações com a vida humana: dia e noite.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Desenvolver escuta atenta da leitura feita pelo professor, ampliando seu repertório linguístico. Identificar os elementos e características do dia e da noite.

Encaminhamento metodológico:

1° Momento: A professora realizou a contação da história "O Sol e a Lua" (Gerusa Rodrigues Pinto). Após a contação, as crianças participaram de uma roda de conversa sobre a história, falando livremente suas hipóteses sobre os fatos da história. Associaram seus conhecimentos sobre a duração do tempo entre dia e noite (claridade e escuridão).

2° Momento: Em roda de conversa as crianças falaram sobre as atividades diárias que fazemos durante o dia e a noite. Em seguida brincaram de VIVO ou MORTO. A professora adaptou a brincadeira: quando falava dia, as crianças levantavam e faziam de conta que estavam fazendo algo, uma atividade realizada durante o dia (jogar bola, ir à escola, etc). Quando falava noite, eles se deitavam no colchonete, fazendo de conta que dormiam. Após as crianças fizeram um desenho representando o dia e a noite, recortaram e colaram imagens de atividades realizadas nos respectivos períodos.

INFANTIL 4
106

INFANTIL 4

E.M. ANTONIO BALDAN

Professora: Bárbara Cristina de Almeida Coordenadora Pedagógica: Eliane da Silva

Campos de Experiências: Corpo Gestos e Movimentos.

Saberes e Conhecimentos: Hábitos alimentares.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Identificar e valorizar os alimentos saudáveis.

Encaminhamento Metodológico:

Em roda de conversa, a professora apresentou o livro “A cesta de Dona Maricota” (Tatiana Belinky) Após a leitura, as crianças puderam expressar livremente suas interpretações sobre a história Para contribuir com esse momento, a professora também trouxe várias imagens de alimentos saudáveis, assim as crianças observaram e falaram de suas preferências alimentares Em seguida, vivenciaram um momento de culinária, todos ajudaram a preparar uma deliciosa salada de frutas, com as frutas diversas e fresquinhas disponíveis na escola

107

INFANTIL 4

E.M. ANTONIO BALDAN

Professora: Coordenadora Pedagógica:

Bárbara Cristina de Almeida Eliane da Silva

Projeto Cultura Escrita

Tem Alguma Coisa Embaixo do Cobertor (Eun Joong Kim) Sala referência

Livro: Espaço: Encaminhamento:

A professora preparou a sala com os tatames e o “tapete mágico da leitura” Convidou as crianças para sentarem se bem à vontade e então apresentou o livro, falando nome do autor e ilustrador, também fez um suspense para que de maneira encantadora as crianças participassem do momento Após a leitura da história, as crianças expressaram livremente seus sentimentos com relação a história ouvida, também foram recontando ao seu modo a narrativa e relacionando às suas vivências Alguns livros selecionados pela professora, foram disponibilizados no Cantinho da leitura para que após esse momento interagissem manuseando e vivenciando

108

INFANTIL 4

E.M. ANTONIO BALDAN

Professora: Bárbara Cristina de Almeida

Coordenadora Pedagógica: Eliane da Silva

Projeto Brincar de Faz de Conta

Cantinhos do Brincar: Carrinhos pequenos com Pista / Bonecas e embalagens de higiene. Espaço: Sala referência.

Intencionalidade: Observar a relação de troca com os colegas e o diálogo entre as crianças e assim compreender a importância do Faz de Conta no desenvolvimento infantil, garantindo a sua presença cotidiana no processo educativo da criança.

Encaminhamento:

O espaço foi dividido em dois ambientes separados, utilizando os tatames e a pista de carrinhos A professora montou o cantinho dos carrinhos, e nas mesas, as bonecas e as embalagens de higiene montou o cantinho das bonecas A turma foi dividida em 4 grupos com 5 crianças cada, as equipes puderam escolher os cantinhos e arrumá los para a interação com os demais e com a professora

109

INFANTIL 4

E.M. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Professora: Vera Lucia Oliveira Castanha

Coordenadora Pedagógica: Juliane Aparecida Nossol de Souza

Campo de experiências: Corpo, Gestos e Movimentos. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos: Motricidade e habilidade manual. Contagem oral.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Utilizar a contagem oral nas diferentes situações do cotidiano por meio de manipulação de objetos e atividades lúdicas, desenvolvendo o reconhecimento de quantidades

Encaminhamento metodológico:

A professora apresentou um jogo divertido, explicou as regras e organizou as crianças em duplas A professora distribuiu um copo descartável para cada criança e várias bolinhas coloridas Cada dupla pegou uma bolinha dentro de uma caixa na frente da sala, e levou até a outra caixa no fundo da sala, sem deixar a bolinha cair no chão, realizaram a contagem oral, identificando as cores e as quantidades

110

INFANTIL 4

E.M. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Professora: Vera Lucia Oliveira Castanha Coordenadora Pedagógica: Juliane Aparecida Nossol de Souza

Campos de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos: Exploração da linguagem oral. Animais, suas características.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Dramatizar situações de brincadeiras cantadas no sentido de manifestar as experiências ouvidas. Identificar os animais, suas características físicas

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: As crianças foram recebidas com a música “O Leão e a Minhoca” (Ana Maria Machado) Para esse momento utilizamos o fantoche do leão e fizemos uma pintura no dedo indicador, simulando uma minhoca, assim as crianças participaram dramatizando da brincadeira cantada

2º Momento: As crianças vivenciaram uma mágica A professora fixou sobre a mesa uma folha com imagens de animais, posicionou um refratário de vidro transparente sobre a folha, adicionou dentro do refratário água e algumas gotas de tinta preta de carimbo, misturando até ficar toda água escura As crianças usaram um copo transparente de vidro como uma luneta para procurar e identificar os animais escondidos, para isso mergulhavam o copo dentro da água com o fundo do copo deslizando pelo refratário, e assim em um passe de mágica as imagens apareciam

111

INFANTIL 4

E.M. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Professora: Vera Lucia Oliveira Castanha

Coordenadora Pedagógica: Juliane Aparecida Nossol de Souza

Campo de experiências: O Eu, o Outro e o Nós. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos: Características físicas do próprio corpo e do outro: semelhanças e diferenças. Relação entre imagem ou tema e narrativa.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Recontar histórias ouvidas para produção de recontos. Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive

Encaminhamento metodológico:

A professora convidou as crianças para sentarem se ao chão da sala e realizou a contação de história da Branca de Neve Após, em roda de conversa, as crianças falaram livremente suas reflexões sobre a história A professora convidou as para que fossem até o espelho da sala, sugeriu que apreciassem sua imagem nele refletida Utilizando uma caneta esferográfica, as crianças desenharam seu autorretrato, observando seu rosto refletido no espelho, detalhes e suas características individuais Logo após todos apreciaram os desenhos expostos

112

INFANTIL 4

E.M. GUISELA K. RIEKE

Professora: Kendra dos Santos Batista

Coordenadora Pedagógica: Patricia Moreira da Costa

Campos de experiências: O Eu, o Outro e o Nós.

Saberes e conhecimentos: Comunicação verbal, expressão de sentimentos e ideias.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Encaminhamento metodológico:

A professora iniciou com a leitura do livro "A menina que não gostava de usar meias" (Simone Magno, Cisko Diz) Em roda de conversa as crianças falaram sobre as meias que usam e compartilharam seus sentimentos sobre a história que ouviram, falando dos personagens e enredo de acordo com os acontecimentos

As crianças trouxeram de casa alguns pares de meias para desenvolverem uma atividade divertida de “Desenho de observação das meias” Foi um momento de muita partilha e aprendizagem

113

E.M. GUISELA K. RIEKE

Professora: Lucy Ellen Bueno Bub

Coordenadora Pedagógica: Patricia Moreira da Costa

Campo de experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Saberes e conhecimentos: Contagem e relação entre número e quantidade Ampliação vocabular

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Comparar, organizar, sequenciar, ordenar e classificar objetos e brinquedos seguindo critérios estabelecidos, como: cor, forma, tamanho e outros atributos. Escutar, compreender e nomear objetos, pessoas, personagens, fotografias e gravuras para ampliar seu vocabulário.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: A professora contou a história da “Joaninha que perdeu as pintinhas” (Ducarmo Paes). Em roda de conversa, as crianças expressaram seus sentimentos sobre a história. Na sequência, a professora apresentou uma Joaninha. Cada criança recebeu um prendedor de roupas com um número (que representava as pintinhas da joaninha) brincando de colocar pintinhas na joaninha. As crianças fizeram a contagem coletiva dos números que foram colocados.

2º Momento: A professora retomou a história e entregou tampinhas de garrafa pet em cores variadas. Cada criança classificou as tampinhas, separando por cores. Após, a professora entregou lhes um tabuleiro com a imagem de uma Joaninha, explicou para as crianças que as tampinhas, o tabuleiro e dois dados (um com números e o outro com as cores das tampinhas) fazem parte do jogo. Conforme a professora jogou os dados, as crianças colocaram a quantidade de tampinhas no tabuleiro de acordo com os números e cores.

4º Momento: A professora convidou e auxiliou as crianças para fazerem uma dobradura de joaninha usando como ponto de partida um círculo, antes de iniciar a dobradura cada criança coloriu o seu.

INFANTIL 4
114
115
116
117

INFANTIL 5

E.M. PROFª ISABEL CRISTINA S. BORGES

Professora: Fernanda Ribeiro da Silva

Coordenadora Pedagógica: Regina Maria e Mariana Paulino

Campo de experiências:

O Eu, o Outro e o Nós. Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos:

Vida urbana e rural. Hábitos alimentares. Autocuidado e autonomia.

O espaço social como ambiente de interações Audição e percepção musical, produção sonora

A língua falada e escrita, suas diversas funções e usos sociais Exploração da linguagem oral Relato de fatos e situações com organização de ideias

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

Identificar e valorizar os alimentos saudáveis. Criar os sons a partir de histórias (sonoplastia) utilizando o corpo e materiais diversos. Expressar ideais, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral Recontar histórias ouvidas para reconto escrito, tendo o professor como escriba Compreender a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos e da participação em diversas situações nas quais seus usos se fazem necessários Experimentar sensações físicas táteis em diversas situações da rotina Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: A professora fez a leitura da história “O Rato do Campo e o Rato da Cidade” (Geovana Muniz) partindo do interesse das crianças, exploramos as diferenças entre os ambientes, urbano e rural As crianças foram convidadas a procurar as imagens em livros e revistas para montar um cartaz, sobre a Zona Urbana e a Zona Rural

2º Momento: Foi apresentado para as crianças a cantiga “Meu queijinho” (Eliana), cantaram e brincaram Em seguida montaram um cartaz com a música Realizaram a dobradura do Rato e a releitura da obra “O Touro” (Tarsila do Amaral)

3º Momento: Como disparador para essa experiência, a professora trouxe uma caixa surpresa, fez um suspense perguntando: o que será que tem na caixa? Dentro da caixa colocou uma

118

espiga de milho, permitindo que as crianças explorassem a mesma Em seguida, mostrou uma imagem de uma plantação de milho Conversou com as crianças sobre os animais da fazenda e os animais da cidade Procuraram imagens em livros e revistas Em sequência, realizaram a confecção de um dedoche com os animais da fazenda como galinha, porco, vaca, coelho, rato, cavalo e os animais mais comuns da cidade que são cachorro e gato

4° Momento: A professora fez a leitura do Livro “O Sanduíche da Maricota” (Avelino Guedes) Conversamos sobre os animais da história, nomeando-os. Na história, os animais queriam colocar seus alimentos preferidos, mas a proposta para as crianças foi para que juntos montassem um cardápio dos ingredientes do sanduíche. A turma escolheu os seguintes ingredientes: Pão/Alface/Tomate/Ovo cozido ou mexido/Queijo. Acompanhados pela nutricionista, cada criança preparou o seu sanduíche.

5° Momento: A turma participou de uma aula campo, com a visita à Fazenda Experimental Iguaçu. As crianças tiveram contato com animais, conheceram o processo de compostagem e tiveram contato com a terra produzida com adubo orgânico e minhocas, ganharam um pouquinho terra adubada e na escola usaram para plantar sementes do milho da pipoca.

119

INFANTIL 5

E.M. MARLENE BARBOSA

Professora: Luciane da Silva Kosakoski

Coordenadora Pedagógica: Adriana Strujak e Silvana Honório

Campos de experiências: Traços, Sons, Cores e Formas. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos: Representação visual. Leitura e escrita do nome próprio e de outras palavras. Identificação e utilização dos números no contexto social.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Expressar se livremente por meio do desenho, pintura colagem e dobradura Compreender a função social da escrita Identificar a função social do número em diferentes contextos

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: A professora proporcionou um momento de interação e convidou as crianças para cantar a música: “Gente tem sobrenome” (Toquinho) Após a música, em roda de conversa, as crianças falaram sobre a importância que cada pessoa tem, além de seu nome, um sobrenome e que esse, carrega o nome de uma família Todos refletiram sobre o seu sobrenome, observando o conhecimento de cada um Em seguida, a professora distribuiu uma ficha contendo o nome e sobrenome de cada criança e pediu que a criança realizasse tentativas de escrita usando o crachá como suporte

2º Momento: Em uma roda de conversa a professora explicou que quando uma criança nasce os pais tem responsabilidade perante a lei de fazerem a sua Certidão de Nascimento, esse é o primeiro documento que recebemos ao nascer e que nele estão contidos dados importantes como: nome e sobrenome, nome dos pais, dos avós, data e local de nascimento Em seguida cada criança recebeu uma cópia da certidão de nascimento, assim eles puderam olhar todos os detalhes desse documento tão importante Com auxílio da professora a criança localizou e pintou na cópia da certidão de nascimento, seu nome e sobrenome, a data de nascimento, local de nascimento, bem como o nome dos pais e avós.

3º Momento: A professora auxiliou as crianças para construírem uma Carteira de Identidade gigante, usando os dados observados na Certidão de Nascimento de cada criança. Em seguida, tiramos a foto individual para assim compor o RG tamanho grande.

120

INFANTIL 5

E.M. MARLENE BARBOSA

Professoras: Érica Pontes da Silva Nogikovski/ Cleusa Martins de Queiroz Andrade Coordenadora Pedagógica: Silvana Honório e Adriana Strujak

Campos de Experiências:

O eu, o Outro e o Nós Corpo, Gestos e Movimentos Traços, Sons, Cores e Formas Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos:

O espaço social como ambiente de interações Linguagem: musical, dramática, corporal Sons do corpo, dos objetos e da natureza Representação visual Diferenciação entre desenhos, letras e números. Relação entre imagem ou tema e narrativa.

Linguagem oral. Ampliação vocabular. Identificação e nomeação de elementos. Animais, suas características, seus modos de vida e habitat. Preservação do meio ambiente: coleta seletiva do lixo e utilidade, importância da água.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Escutar sons do entorno e estar atento ao silêncio. Perceber os sons da natureza e reproduzi los.

Explorar formas variadas dos objetos para perceber as características das mesmas e utilizá las em suas composições.

Diferenciar desenho, letra e número em suas produções espontâneas. Escutar, compreender e nomear objetos, pessoas, personagens, fotografias e gravuras para ampliar seu vocabulário. Explorar o efeito da luz por meio da sua presença ou ausência (luz e sombra). Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Identificar os animais, suas características físicas e habitat.

Participar de situações de cuidado com o meio ambiente, preservação de plantas, cuidado com animais, coleta e separação de lixo, economia de água, reciclagem e outros.

Encaminhamento metodológico:

121

1º Momento: A professora envolveu as crianças em um momento de ludicidade e fez a leitura do livro: "Quer brincar de pique-esconde?" (Isabella e Angiolina) Após a leitura, em momento de roda de conversa, permitiu que as crianças falassem livremente sobre a história, assim aos poucos foi direcionando alguns questionamentos, tais como: Os animais se esconderam todos do mesmo jeito? Quantos animais aparecem nessa história? Qual dos animais foi o vencedor? Que parte do corpo cada um mostrou no pique-esconde? As crianças citaram o nome dos animais de acordo com o que foram relembrando, em seguida a professora foi escriba da turma, fazendo uma lista com os nomes citados por eles. Cada criança escolheu um animal da história para desenhar e em seguida colaram na letra inicial do alfabeto, o qual encontra-se fixado na parede da sala referência.

2º Momento: A professora apresentou a música "Se eu fosse" (Grupo Tiquequê). Em seguida, fez alguns questionamentos: Qual é o menor animal da música? Qual é o maior animal da música? Os animais são iguais ou diferentes? Qual é o mais preguiçoso? Qual é o mais pesado? Qual é o mais lento? Após a professora propôs a brincadeira “Corrida dos animais”. Com as marcas no chão com a saída e a chegada, as crianças escolheram quem cantaria o nome dos animais, os demais teriam que imitá los, seus movimentos e sons, até a chegada. Vence aquele que chegasse em primeiro lugar na linha de chegada.

3º Momento: Acompanhados pela professora, as crianças saíram da sala referência para ouvir os sons da natureza, em algum local mais arborizado/ouvir um áudio, onde as crianças consigam ouvir todos os sons e conversarem sobre tudo o que estvam ouvindo (como som de água, de aves, animais etc). Após alguns minutos de interação, a professora baixou o volume do som e convidou os para silenciar se respirando profundamente, perguntando às crianças sobre os sons que estavam ouvindo: De onde vem? O que percebem? Que sons naturais conseguiram identificar? O que sentiram ao ouvi los? Questionando se eles conhecem alguns animais que vivem neste ambiente dos sons emitidos?

4º Momento: Em roda de conversa a professora permitiu que as crianças trouxessem seus conhecimentos sobre o planeta Terra, enfatizando sobre as riquezas naturais do planeta e suas belezas, e que precisamos preservá lo. Anteriormente, a professora solicitou às famílias que enviassem doações voluntariamente de materiais recicláveis, que estivessem descartando em seu uso diário. Com os materiais recicláveis disponíveis em sala, a professora auxiliou a turma para que criassem animais de brinquedo. Após a confecção, todas expuseram suas criações, apreciando o trabalho do outro e logo após, livres para brincarem.

5º Momento: A professora convidou a turma para a seguinte brincadeira: “Brincando com as sombras” que tem tudo para render bons momentos, despertando a curiosidade por meio da projeção de sombras com as mãos em formato de animais. Para tanto, a professora proporcionou um ambiente mais escuro, uma fonte de luz, com uma lanterna e uma superfície para projetar, no caso a parede. Algumas posições exigiram mais coordenação, por isso a ideia é que a professora, brincando com as crianças, ajudou os a alcançar o efeito desejado.

6º Momento: Ainda brincando com as sombras, a professora separou os animais de brinquedos, tanto os reciclados, como os que já tinham na caixa de brinquedos da sala. Convidou as crianças para desenharem as sombras no papel, mostrando que pode se criar, representar e registrar de várias

122

formas, as produções ficaram expostas no mural da sala referência

7º Momento: Após a rotina, a professora apresentou cartinhas com imagens de animais e convidou as crianças para brincar de adivinhar qual o animal que estava na cartinha, deixou a criança escolher a cartinha para os outros adivinharem Após essa brincadeira, todas foram convidadas para confeccionar máscaras de animais, depois de prontas as crianças brincaram, dramatizaram e criaram histórias

123

INFANTIL 5

E.M. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Professora: Andreia Ferreira

Coordenadora Pedagógica: Juliane Aparecida Nossol de Souza

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos: Esquema Corporal. Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas. Linguagem, musical, corporal e dramática.

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Criar com o corpo formas diversificadas de expressão e sentimentos, sensações, emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança e música Vivenciar e conduzir brincadeiras de esquema corporal Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos Explorar diversos movimentos corporais (dança, imitações, mímicas e gestos)

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: Foi apresentado para as crianças a música “A batalha do Movimento” (disponível em: https://www youtube com/watch?v=8e3MBmvAv0k) Dançaram e exploraram as partes do corpo por meio da música Em seguida, a professora convidou as crianças para representar o corpo e suas partes utilizando argila, e assim construíram bonequinhos diversos e fizeram uma exposição na sala para que todos apreciassem

2º Momento: Nesse momento, as crianças participaram da brincadeira com o dado, o qual contém imagens com as posições do corpo Cada criança, por vez, jogou o dado e a imagem da posição que caia para cima, todos realizavam a representação da figura

124

INFANTIL 5

E.M. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Professora: Soeli Marques Verbanek

Coordenadora Pedagógica: Juliane Aparecida Nossol de Souza

Campos de experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos:

Preservação do Meio Ambiente: coleta seletiva do lixo e utilidades. Plantas e suas características. Organização da narrativa considerando o tempo e espaço. A língua falada e escrita, suas diversas funções e uso sociais. Linguagem oral e de expressão.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Participar de situações de cuidado com o meio ambiente, preservação de plantas, coleta e separação de lixo ( reciclagem)

Ter contato com as partes das plantas e suas funções

Envolver se em situações de pequenos grupos contribuindo para a construção de encenações coletivas Reconhecer e identificar as letras do alfabeto em diferentes contextos Expressar se livremente por meio de desenhos, pinturas, colagem criando produções bidimensionais e tridimensionais

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: As crianças cantaram a música “Paródia Infantil olha a explosão” (Aquarela kids) Após realizaram uma conversa referente ao meio ambiente e também sobre os 5 RS da reciclagem Em seguida, a professora realizou com as crianças a pintura das lixeiras com tinta guache, usando caixa de papelão As crianças trouxeram de casa alguns materiais recicláveis e em sala, realizamos a separação das embalagens, bem como orientamos o destino correto de acordo com as cores das lixeiras

2º Momento: Realizamos a plantação de alface, cebolinha e rúcula, usando adubo orgânico que as crianças prepararam anteriormente, utilizando as cascas de frutas coletadas no refeitório, momento mediado pela professora

125

INFANTIL 5

E.M. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Professoras: Soeli Marques Verbanek, Andreia Ferreira e Angrid Victoria de Oliveira Coordenadora Pedagógica: Juliane Aparecida Nossol de Souza

Campos de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, relações e Transformações Traços, Sons, Cores e Formas

Saberes e conhecimentos: Plantas, suas características Elementos da linguagem visual: texturas, cores superfícies, volumes, espaços, formas, bidimensionais e tridimensionais

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Ter contato com as plantas Expressar-se livremente por meio de desenhos, pintura, colagem, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: A professora preparou a sala referência para acolher as crianças, iniciando com uma roda de conversa, momento em que as crianças sentiram-se à vontade para falar de seus sentimentos e ações. A professora aproveitou para conversar com eles sobre os seres humanos e suas ações refletidas no meio ambiente. Na sequência, realizou a leitura do livro “A Árvore Generosa" (Shel Silverstein). Em seguida, acompanhou as crianças em um passeio no espaço externo da escola, sugerindo que eles observassem tudo com muita atenção, as árvores, flores, folhas e como o ambiente estava sendo ocupado por eles, se percebiam o respeito com a natureza no espaço. Nesse mesmo momento de pesquisa e investigação, as crianças coletaram alguns elementos da natureza que estavam caídos pelo chão, como gravetinhos, folhas, pétalas de flores. A professora fez com as crianças a reflexão sobre a importância de coletar apenas os elementos já descartados pela natureza, como por exemplo: uma folha que já caiu, assim não interfere em seu processo natural de desenvolvimento.

2º Momento: Em roda de conversa na sala referência, as crianças puderam se expressar falando sobre os cuidados com o meio ambiente e o papel do ser humano nessa conexão com a natureza. A professora explicou que somos seres da natureza e portanto cada ação reflete diretamente em nossas vidas em simbiose com o meio ambiente. Nesse momento, as crianças montaram uma árvore com colagem dos elementos naturais coletados no dia anterior. Enquanto criavam suas produções, as crianças interagiram demonstrando sensibilidade e preocupação com a natureza.

126

INFANTIL 5

E.M. GUISELA K. RIEKE

Professora: Aparecida Fornaro Dias da Motta Coordenadora Pedagógica: Patrícia Moreira da Costa

Campos de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos: Comunicação verbal, expressão de sentimentos e ideias Medida de valor: Sistema Monetário Brasileiro Contagem Oral

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Participar de situações que envolvem oralidade e a organização de ideias Vivenciar noções que envolvam noções monetárias (compra e venda) Utilizar a contagem oral em diferentes situações do cotidiano por meio de manipulação de objetos e atividades lúdicas, desenvolvendo o reconhecimento das quantidades.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: A professora preparou a sala referência para que as crianças fossem acolhidas e envolvidas. Em seguida, a professora realizou a leitura do livro “Economia de Maria” (Telma Guimarães Castro Andrade). Após a leitura da história, as crianças falaram sobre o desenvolvimento dos personagens, seguindo o enredo a ordem dos fatos ocorridos. Em seguida, apresentou cédulas de dinheiro de faz de conta e permitiu que eles manuseassem o “dinheirinho” (cédulas sem valor), representando os valores das notas na lousa.

2º Momento: Em roda de conversa, a professora combinou com as crianças que eles poderiam promover um momento de compras na escola, utilizando o dinheiro simbólico que eles exploraram. Antecipadamente, foi enviado a proposta para as famílias que prontamente permitiram que as crianças doassem algo que não usavam mais em casa, brinquedos e objetos simbólicos e variados. Com a arrecadação voluntária, a professora organizou uma pescaria do Brechó, nome que as crianças ajudaram escolher. As crianças construíram com garrafa Pet o jogo da argola com os valores de cédulas de dinheiro de faz de conta.

3º Momento: A professora propôs que as crianças se dividissem em grupos e brincassem com o Jogo da Argola. Enquanto brincavam, compararam os valores do dinheiro de faz de conta em cada garrafa que acertavam as argolas e quem conseguiu acertar mais e menos.

4º Momento: A professora organizou na sala referência o lindo Brechó com as doações que as crianças trouxeram de casa e preparou balões que dentro tinham números da sorte, e assim cada criança, de acordo com a sua vez, estourava um dos balões, olhava o número da sorte, identificava o seu número e na sequência escolhia um crachá com um número que definia a

127

ordem que cada um realizaria a pescaria do Brechó Com essa vivência, as crianças fizeram a compra dos itens utilizando o dinheiro (dinheiro sem valor), para isso cada um recebeu cédulas com os valores diferentes em cada rodada Quando eles acertavam a argola na garrafa, eles comparavam o valor e pagavam com a cédula correspondente Todos tiveram oportunidade para participar

128

INFANTIL 5

E.M. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Professora: Andréa Aparecida Farias Ferreira

Coordenadora Pedagógica: Juliane Aparecida Nossol de Souza

Campos de Experiências: Espaços, Tempos, Relações e Transformações. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos: Seres vivos: ciclos e fases da vida. Diferentes usos e funções da escrita.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Perceber que os seres vivos possuem ciclo de vida, reconhecendo as diferentes fases. Levantar hipótese em relação a linguagem escrita, realizando registros de letras, números, palavras e quantidades por meio da escrita espontânea e convencional

Encaminhamento metodológico:

1º Momento:A professora realizou a leitura do livro "Uma Lagarta muito Comilona" (Eric Carle). Em seguida, as crianças se expressaram livremente sobre a história e os seus sentimentos, também foram descrevendo o que observaram sobre o que ocorreu com a lagarta até que ela tornou se uma borboleta.

2º Momento:As crianças, acompanhadas pela professora, foram ao pátio da escola para coletar elementos da natureza encontrados caídos, tais como: folhas, pedrinhas, gravetos, flores entre outros. Em seguida, iniciamos a confecção do processo "Ciclo de vida da Borboleta" usando uma folha como base e as pedrinhas coletadas, as crianças representaram como se fosse os ovinhos da lagarta.

3º Momento:Com auxílio da professora, as crianças pesquisaram mais detalhes sobre o ciclo de vida da borboleta e em seguida, construíram um casulo com elementos da natureza.

4º Momento:Exploramos novamente o espaço externo, coletando folhas e pedras, com os quais as crianças fizeram a construção de uma lagarta.

5º Momento:Com a participação das famílias, as crianças trouxeram de casa elementos da natureza para construção da borboleta adulta, compreendendo e vivenciando todo o processo de desenvolvimento da borboleta.

129

INFANTIL 5

E.M. PROFª ISABEL CRISTINA S. BORGES

Professora: Cláudia Strugala Coordenadora Pedagógica: Mariana da Silva Paulino Baptista e Regina Maria de Souza da Silva

Campos de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos: Formas, figuras e sólidos geométricos.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Observar e identificar as formas geométricas.

Encaminhamento metodológico:

A professora acompanhou as crianças para brincarem no pátio da escola, orientando as para que observassem ao redor onde conseguiam identificar as formas geométricas, exemplo: nas janelas, corredores, paredes, portas, entre outros Cada criança escolheu uma forma geométrica e fez no chão do pátio o desenho com giz Após o registro pictórico, eles puderam explorar um dado, previamente confeccionado pela professora, com as formas geométricas e partindo desse interesse, eles fizeram um jogo, em que cada um jogava o dado e avançava de acordo com a forma geométrica que caía, tendo 3 linhas paralelas riscadas no chão para indicar o avanço de cada um, de acordo com a sua vez de jogar o dado eles foram numerando as linhas Quando todos chegaram do outro lado da última linha o jogo terminou

130

INFANTIL 5

E.M. PROFª ISABEL CRISTINA S. BORGES

Professora: Fernanda Danielle da Silva

Coordenadora Pedagógica: Mariana Paulino/ Regina Maria de Souza Silva

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos Traços, Sons, Cores e Formas Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Saberes e conhecimentos: Motricidade e habilidade manual. Elementos da linguagem visual, texturas, cores, superfícies. Representação visual. Exploração de linguagem oral Narrativa: organização e sequenciação de ideias Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em diversas. Expressar se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, criando produções tridimensionais. Recontar histórias ouvidas, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história. Encaminhamento metodológico:

1º Momento:A professora fez a Leitura do livro “O Homem que amava caixas” (Stephen Michael King). Em seguida, todos interagiram em roda de conversa sobre a história. Partindo desse disparador e de acordo com o interesse das crianças, foi solicitado para que cada família enviasse para escola uma caixa de papelão.

2º Momento:A professora confeccionou um avião e um castelo utilizando caixas, apresentou para a turma e utilizando de maneira lúdica, fez o reconto da mesma história, as crianças participaram ativamente, relembraram de detalhes da sequência da história, também fizeram comparações com as caixas que aparecem na história e as que trouxeram para a escola 3º Momento:Foram entregues para cada criança uma caixa previamente identificadas com o nome o seu nome, e elas escolheram a cor da tinta que gostariam de pintar suas caixas. Todas de acordo com sua criatividade, pintaram bem coloridas suas caixas neste dia.

4º Momento:Cada criança escolheu transformar sua caixa já colorida em um brinquedo, e assim livremente iniciaram suas produções, sendo auxiliados pela professora de acordo com o que foram solicitando. Fizeram brinquedos diversos e criativos, cada criança expressou seus sentimentos ao construir seu próprio brinquedo.

5º Momento:Finalizamos as práticas pedagógicas, oportunizando as crianças para brincarem escorregando na grama, utilizando diferentes caixas de diversos tamanhos

131

INFANTIL 5

E.M. SANTA CECILIA

Professoras: Elisângela Márcia C. dos Santos, Maria Jocélia R. Pedrozo e Bruna da Luz H. Grabowski

Coordenadora Pedagógica: Jane Bigaski

Campos de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e Conhecimentos: Representação visual. Formas, figuras e sólidos geométricos;

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento: Expressar se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, criando produções bidimensionais; Observar e identificar no meio natural e social as formas geométricas, percebendo diferenças e semelhanças entre os objetos no espaço em situações diversas

Encaminhamento metodológico:

1º Momento:Em roda de conversa, a professora perguntou o que as crianças conhecem sobre as formas geométricas, eles foram falando e relacionando ao seu cotidiano Partindo do interesse das crianças em colorir formas geométricas, a professora os auxiliou para iniciarem a construção de um livro, relacionando as formas geométricas ao contexto da história criada por eles

2º Momento:A professora disponibilizou diversas formas geométricas e as crianças foram registrando no caderno, de acordo com suas possibilidades Para registrar no livro, a criança com auxílio da professora, completou o enunciado com a escrita do nome da forma geométrica de cada página

3º Momento:A professora organizou a sala para brincar de bingo das formas geométricas e das cores Cada criança recebeu uma cartela contendo as quatro formas geométricas de várias cores, a professora foi sorteando as formas geométricas e cada criança foi assinalando em sua cartela

4º Momento:Com a sala preparada e convidativa para um momento descontraído, a professora explicou para as crianças as regras do jogo das cores. Apresentou dois tabuleiros com várias formas geométricas, dividiu a turma em dois grupos que iriam competir entre si. Ao comando da professora, as crianças rapidamente encontravam as formas geométricas no tabuleiro, devendo obedecer a cor e a forma correspondente ao que a professora apresentava. Ganhou quem preencheu o tabuleiro, marcando ponto para o seu grupo. Ao final da rodada, cada grupo somou os pontos e indicou o grupo vencedor.

132

INFANTIL 5

E.M. FRANCISCO QUIRINO MACHADO

Professora: Aline Cristiane Barbosa Dos Santos

Coordenadora Pedagógica: Gleidinalda Pauliv

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos: Hábitos alimentares

Motricidade e habilidade manual Preservação do meio ambiente Sequenciação de objetos e fatos de acordo com critérios

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Identificar e valorizar os alimentos saudáveis Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Conhecer as relações entre os seres humanos e a natureza adquirindo conhecimentos sobre as formas de transformação e utilização dos recursos naturais. Identificar o que vem antes e depois em uma sequência de objetos.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento:Em roda de conversa, as crianças falaram sobre a rotina alimentar, alimentos preferidos, o que gostam ou não de comer, assim todos se expressaram sobre seus hábitos alimentares. Em seguida assistiram um vídeo: O show da Luna Doces frutas, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=a2Vai1sd7V8, seguido de uma conversa sobre o vídeo e registro através de desenho da fruta preferida.

2º Momento:Sob orientação da professora, a turma montou um gráfico das frutas preferidas com peças de encaixe na mesa, de forma coletiva e participativa, depois todos apreciaram as construções e conversaram sobre modos de consumir as frutas, com casca, ou sem, as vitaminas, sucos, entre outros.

3º Momento:A professora convidou as crianças para realizar a tentativa da escrita do nome da fruta preferida com representação no alfabeto móvel. Após, apresentou alguns legumes e verduras, sendo disponibilizado para experimentação beterraba e cenoura picada em palitos.

4º Momento:Em roda conversamos sobre a alimentação e algumas formas de cultivo, a exemplo as hortas em casa ou na escola. A professora trouxe como repertório imagens de vários tipos de horta e como podemos fazê la em nossa escola. Após, as crianças foram convidadas a fazer, uma horta em pneus, plantando mudas de alface.

133

5º Momento:Após a realização da rotina, a professora conduziu a roda de conversa falando sobre como aconteceria o projeto self-service na escola, e a importância do mesmo Todas as crianças montaram um prato saudável de faz de conta, utilizando um pratinho de festa e massinha de modelar, muitos pratos saudáveis e criativos surgiram em nosso cardápio Brincadeira vendedor de frutas

6º Momento: Recebemos a visita das nutricionistas da Risotolandia, as crianças ficaram encantadas, pois elas fizeram uma apresentação de fantoches abordando de forma lúdica a diversidade de alimentos consumidos na escola e sua escolha para uma boa alimentação.

134

INFANTIL 5

E.M. JOAQUIM K. MATSUMOTO

Professora: Eliane Maria Francisco de Sousa Coordenadora pedagógica: Eronita Jardim Gomes

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e Conhecimentos: Motricidade e habilidade manual. Identificação e utilização dos números no contexto social.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Identificar a função social dos números em diferentes contextos.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento:Em roda de conversa no pátio, a professora abordou com as crianças a função dos números e onde eles aparecem em nosso cotidiano. As crianças compartilharam seus conhecimentos e demonstraram interação nas falas, participaram com cantigas e apontamentos no calendário em alguns lugares na escola.

2º Momento:Com auxílio da professora a turma fez uma lista com as respostas das crianças sobre a relação que elas vivenciam com os números em seu cotidiano, a professora foi escriba nesse momento. Observaram em suas roupas e calçados, perceberam que neste caso, os números servem para indicar o tamanho.

3º Momento:A professora propôs uma atividade partindo do interesse das crianças pelos tamanhos observados em seus calçados, utilizando lápis, caneta esferográfica e hidrocor, as crianças realizaram o contorno de seus calçados em papelão, após esse contorno, com auxílio da professora eles recortaram, assim puderam comparar as diferenças de tamanhos dos seus pés, a professora os auxiliou na escrita do número correspondente ao seu calçado A professora fez os furos em cada sapatinho de papelão confeccionado por eles, utilizando cadarço e barbante para ensinar como passar o cadarço e amarrar Enquanto ensinava contou uma pequena história recitando: “O Coelhinho saiu da toca, ganhou uma gravatinha, ele deu uma voltinha e ganhou um lacinho”

135

INFANTIL 5

E.M. ANTONIO BALDAN

Professora: Laiany Seifert

Coordenadora Pedagógica: Eliane da silva

Campos de Experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos: Escrita do próprio nome. Manifestações culturais.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Registrar o nome realizando tentativas de escrita. Conhecer manifestações artísticas e canções.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento:Foi apresentada para as crianças a música "Gente tem sobrenome" (Toquinho) A professora fez a leitura apontada da letra da música e em seguida cantou com todas, as crianças que se expressaram com palmas acompanhando o ritmo

2º Momento: Todas as crianças foram convidadas a cantar e brincar com a música Em uma roda de conversa, cada uma foi falando e expondo seus questionamentos em uma troca de saberes de acordo com suas vivências

3º Momento: As crianças acompanharam a professora até a quadra da escola, escreveram o nome com giz de quadro no chão Em seguida, escolheram pecinhas de montar acompanhando o percurso em cima do nome já escrito por elas

136

INFANTIL 5

E.M. CARLOS EDUARDO NICHELE

Professora: Vanessa Vieira Makulia

Coordenadora Pedagógica: Camila Renata Lobo

Campos de Experiências: O Eu, o Outro e o Nós Traços, Sons, Cores e Formas Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos:

Comunicação verbal, expressão de sentimentos e ideias Normas e regras de convívio social Elementos da linguagem visual: formas A língua falada e escrita, suas diversas funções e usos sociais Reconhecimento de símbolos do dia a dia Manipulação, exploração e organização de objetos Formas e figuras Classificação e agrupamento dos objetos de acordo com atributos: tamanho, peso, forma, textura e posição. Trânsito. Manipulação, exploração, comparação e agrupamento de objetos. Sequenciação de objetos e fatos de acordo com critérios.

Tratamento da informação: organização de dados, registro, leitura e construção de gráficos.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Participar de situações que envolva oralidade e a organização de ideias. Construir e respeitar normas e combinados de convívio social, de organização e de utilização de espaços da instituição e de outros ambientes.

Expressar se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, criando produções bidimensionais.

Ampliar seu vocabulário para desenvolver sua capacidade de comunicação. Vivenciar experiências que possibilitem perceber a presença da escrita em diferentes ambientes.

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Identificar e manipular objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características. Comparar tamanhos, estabelecendo relações.

Observar e identificar no meio natural e social as formas geométricas, percebendo diferenças e semelhanças entre os objetos no espaço em situações diversas.

Agrupar objetos e/ou figuras a partir de observações, manuseios e comparações sobre suas propriedades.

Conhecer as regras de trânsito.

Encaminhamento metodológico:

137

1º Momento:Em roda de conversa, as crianças foram questionadas por qual meio de transporte cada um vem até a escola Em seguida, a turma construiu um gráfico, colando uma tampinha de garrafa em cada desenho que identifica sua resposta No caderno, cada criança desenhou a forma que vem para a escola e com ajuda da professora completou a frase: EU VENHO PARA ESCOLA:

2º Momento: A professora conversou com as crianças sobre o que elas conhecem de trânsito Em seguida, assistiram ao vídeo “Clubinho Honda – segurança no trânsito” - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1ntk268YKks. Compararam as regras existentes na escola com as regras de trânsito. Em roda de conversa, a professora questionou as crianças sobre o porquê essas regras existem. Realizou leitura apontada do texto “Atenção pedestre” (Isabel Cristina S. Soares), apresentando em tiras o texto fatiado, colocaram em ordem a primeira estrofe do texto. Juntos fizeram a interpretação oral do texto e conversaram sobre a função da faixa de pedestres e do semáforo. Por fim, construíram uma faixa de pedestre e semáforo, enfatizando as formas geométricas utilizadas.

3º Momento:Conversamos sobre os símbolos que aparecem nas placas de trânsito e assistimos ao vídeo: “Placas de trânsito para educação infantil / mundo kaboo” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TZ8k LUvI6Q. Em seguida todas acompanharam a professora até o pátio da escola e exploraram o circuito de trânsito com algumas placas e compararam os formatos diversos que apareceram relacionando às formas geométricas. Depois assistiram ao vídeo “Formas geométricas para crianças atividades” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Aa237dDX0QI. A professora disponibilizou os blocos lógicos e assim as crianças fizeram as comparações com algumas placas.

4º Momento:Nesse dia uma aula campo foi proposta para as crianças, assim eles caminharam acompanhados pela professora e mais alguns funcionários nas ruas próximas à escola. Quando retornaram para a sala, exploraram e classificaram os blocos lógicos, quanto ao formato e depois quanto suas cores.

5º Momento:Fazendo uso das fotos tiradas durante a aula campo, a professora criou uma sequência, nela as crianças identificaram o que aconteceu antes e depois. As crianças relataram os meios de transportes que viram durante a aula campo e assim construíram um ônibus de caixa de leite e ouviram a música “Motorista, motorista” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AqNxc7w9N5Q.

6º Momento:Em roda de conversa, as crianças e a professora debateram sobre as regras de trânsito. Partindo desse disparador, as crianças construíram um volante e confeccionaram uma carteira de motorista para cada uma. As crianças andaram pelo circuito de trânsito criado pela professora e brincaram com os carrinhos solicitados na aula anterior em pistas disponibilizadas.

7º Momento: As crianças brincaram com o jogo da memória gigante com placas de trânsito. Em seguida, a professora apresentou o quebra cabeça chinês tangran, brincaram de montar livremente com o tangran de madeira, logo após conheceram algumas possibilidades para montar o tangran. A professora disponibilizou as peças em papel colorido para que as crianças montassem livremente, em seguida a professora foi escriba para identificar o que foi montado pelas crianças.

138

E.M. JOAQUIM K. MATSUMOTO

Professora: Shrisly Ogrodnik Silva

Coordenadora Pedagógica: Thays Fernanda da Silva

Campos de experiências: O Eu, o Outro, o Nós. Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos: Respeito à individualidade e à diversidade. Resolução de conflitos. Motricidade e habilidade manual. Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, formas, bidimensionais e tridimensionais. Representação visual Ampliação vocabular

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos na s interações com crianças e adultos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas Expressar se livremente por meio de desenho, pintura, colagem , dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência Utilizar a contagem oral nas diferentes situações do cotidiano por meio de manipulação de objetos e atividades lúdicas, desenvolvendo o reconhecimento de quantidades

Encaminhamento metodológico:

1° Momento:A professora convidou as crianças para ouvir a leitura da história “Pedro vira porco-espinho” (Janaina Tokitaka) Após a leitura, conversamos com as crianças sobre o livro, questionando-os sobre em que momentos o personagem da história “vira” porco-espinho e o porquê dessa mudança, relacionando as atitudes do Pedro com os combinados da turma. No caderno, as crianças desenharam livremente sobre a história.

2° Momento: Dando continuidade ao momento anterior, a professora trouxe novamente o livro e assim as crianças foram narrando a história e seus personagens. A professora trouxe para as crianças curiosidades e imagens sobre o porco espinho, todos ficaram curiosos fazendo muitas perguntas. Em seguida, a professora acompanhou as crianças fazendo um

INFANTIL 5
139

percurso exploratório no pátio da escola para observar e recolher gravetos caídos ao chão De volta à sala referência, usando argila e os gravetinhos que recolheram, cada criança montou um porco-espinho

3° Momento: Após a rotina, ainda em roda, cada criança sorteou uma cartinha numerada Usando prendedores de roupa, a criança colocou a respectiva quantidade no porco-espinho de papelão, ao qual foi apresentado professora As crianças tiveram a oportunidade de interagir e ajudar-se entre si para que todos pudessem participar.

4° Momento:Inspirados na história do livro – Pedro vira porco-espinho as crianças fizeram a pintura de um porco-espinho usando tinta guache e garfo.

140

INFANTIL 5

E.M. DO CAMPO SENADOR ALÔ QUIMARÃES

Professora: Gislaine Bernadete Candeu de Lima Rodrigues Coordenadora Pedagógica: Julie Santos de Souza

Campos de Experiências: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e Conhecimentos: Preservação do meio ambiente: coleta seletiva do lixo e utilidades.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Participar em situações de cuidado com o meio ambiente, preservação de plantas, coleta e separação do lixo entre outros. Conhecer as relações entre os seres vivos e a natureza adquirindo conhecimentos sobre as formas de transformação e utilização dos recursos naturais.

Encaminhamento metodológico:

A sala referência foi preparada para receber as crianças para um momento de apresentação de um vídeo "Meu lixo é meu tesouro" disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V0I fuhyqoI. Em roda de conversa, as crianças trouxeram muitos questionamentos e falaram de suas vivências do dia a dia em relação ao lixo que geramos. Relacionaram suas experiências com o que viram no vídeo, refletiram sobre as diversas formas em que podemos reaproveitar os nossos resíduos. A professora explicou para as crianças o que é uma composteira. Com auxílio da professora, as crianças iniciaram a construção da composteira, reutilizando cascas de alimentos descartados pela cozinha da escola.

141

E.M. JOAQUIM K. MATSUMOTO

Professora: Shrisly Ogrodnik Silva

Coordenadora Pedagógica: Thays Fernanda Da Silva

Campos de Experiências:

O Eu, o Outro, o Nós. Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos:

Características físicas do próprio corpo e do outro: semelhanças e diferenças. Respeito à individualidade e diversidade. Esquema corporal. Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas. Motricidade e habilidade manual Linguagem musical, corporal e dramática Ampliação vocabular

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive Observar e relatar sobre suas características Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música Identificar, nomear e localizar as partes do corpo em si, no outro e em imagens adquirindo consciência do próprio corpo Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas Explorar diversos movimentos corporais (dança, imitações, mímicas, gestos expressões faciais e jogos teatrais) intensificando as capacidades expressivas

Encaminhamento metodológico:

1° Momento:Considerando o interesse das crianças, a professora fez a leitura do livro “ Tudo bem ser diferente” (Todd Parr) Após a leitura, em roda de conversa, as crianças falaram sobre as suas diferenças, sendo elas físicas e também de personalidade, enfatizando sobre o respeito com o próximo. Para contribuir para esse momento, a professora sugeriu que as crianças se observassem no espelho, percebendo suas características individuais. Logo em seguida, disponibilizou os cadernos e individualmente elas desenharam seu autorretrato.

2° Momento:

A professora disponibilizou para essa experiência revistas e figuras em que as crianças pudessem encontrar e recortar diferentes partes do rosto (olhos, nariz e boca). Após o momento de recortes, a professora sugeriu uma brincadeira, para que assim eles montassem

INFANTIL 5
142

novos rostos, assim montando e desmontando diversas vezes, as crianças puderam escolher as imagens recortadas e colaram no caderno, completando com desenho o restante (contorno, orelhas e cabelo) para que o rosto ficasse completo

3° Momento:Dando continuidade e partindo do interesse das crianças pela música “Cabeça, ombro, joelho e pé” (Domínio Público / Luccas Fantinato Trevisani) A música: “Agora eu vou andar” (Xuxa) As crianças dançaram, movimentando o corpo expressando diferentes movimentos. Em seguida as crianças foram convidadas para uma atividade de recorte e colagem das partes do corpo humano.

4° Momento:Para essa interação, a professora retomou as músicas já trabalhadas, momento em que apresentou para as crianças alguns cartões com imagens de movimentos corporais, cada criança retirava um cartão e dançava imitando o movimento. Logo após essa interação, cada criança escolheu um cartão com um movimento corporal e utilizando massinha de modelar, construiu um corpo humano imitando os respectivos movimentos.

5° Momento:Após a rotina (música de entrada, contagem das crianças, calendário, nome da escola, cidade, nome da turma, combinados e regras da turma), a professora relembrou a história de Todd Parr sobre as diferenças. Em seguida, em roda de conversa, as crianças puderam falar sobre as suas percepções em relação a si mesmas e ao outro, partindo desse interesse, a professora propôs para as crianças que montassem a representação do seu corpo usando elementos da natureza (gravetinhos coletados no pátio da escola).

143

INFANTIL 5

E.M.NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Professora: Angrid Victoria de Oliveira Coordenadora Pedagógica: Juliane Aparecida Nossol de Souza

Campos de experiências: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Saberes e conhecimentos: Oralidade e Escuta Ampliação vocabular Profissões

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Ampliar seu vocabulário para desenvolver sua capacidade de comunicação Participar por meio de perguntas e respostas para explicitar suas dúvidas, compreensões e curiosidades Conhecer e identificar as funções desempenhadas por diferentes profissionais.

Encaminhamento metodológico:

Primeiramente a professora realizou uma roda de conversa referente aos diferentes tipos de profissões existentes em nossa sociedade, utilizando figuras representando as profissões como recurso visual. No segundo momento, confeccionaram uma televisão com caixa de papelão, letrinhas do alfabeto e para decoração um microfone. Em seguida, a professora convidou as crianças para participarem da brincadeira de ser repórter. Explorando com intencionalidade a profissão, cada criança teve a oportunidade de expressar suas ideias a sua maneira representando algo que assistiu na televisão ou relatar a profissão dos seus familiares entre outros.

144
145
146
147

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Raissa Lourdes da Silva /Simone Paula Bosing Coordenadora Pedágogica: Mayara Bacil

Campos de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal Saberes e conhecimentos: Elementos da linguagem visual: cores, formas e texturas

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando as cores e texturas

Encaminhamento metodológico:

As professoras prepararam o ambiente da sala referência para exploração das crianças Nesta atividade de exploração, foram preparados alguns sacos plásticos com tinta no interior, onde os mesmos foram vedados Na sequência, as crianças foram convidadas para explorarem o material

148

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Raissa Lourdes da Silva e Simone Paula Bosing Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campo de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal

Saberes e conhecimentos: Manifestações culturais

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Apreciar e explorar produções artísticas

Encaminhamento metodológico:

1° Momento:As professoras organizaram a sala referência deixando-a aconchegante Convidaram as crianças para ocuparem o espaço, o qual estava organizada com os tatames As professoras apresentaram as bolhas de sabão para as crianças observarem e realizarem tentativas de alcançá-las.

2° Momento: As professoras prepararam um painel com a releitura da obra “Bolha de sabão'' (Ivan Cruz), obra ”bolha de sabão”. Posicionaram as crianças em frente ao painel e fizeram bolhas de sabão em tentativa de reprodução da obra de arte formando um quadro vivo. Na sequência, realizaram o registro com fotos.

149

INFANTIL / INFANTIL 1 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª ERONILDES CAMARGO

Professora: Gislaine Vodzinski

Coordenadora pedagógica: Rafaela Rodrigues Canei

Campos de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal. Corpo, Gestos e Movimentos. Saberes e conhecimentos: Imitação como forma de expressão Comunicação corporal Manifestações culturais Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações. Participar de situações coletivas de canto e dança Conhecer, apreciar e explorar produções artísticas de diferentes culturas Encaminhamento metodológico:

1º Momento: A professora ambientou a sala referência com tatames. As crianças foram convidadas a estar no espaço para apreciação das imagens das séries de obras “Brincadeiras” (Ivan Cruz), a imagem apreciada foi “bambolê e cirandas”. Após a apreciação e o manuseio das imagens, a professora trouxe alguns bambolês, elemento este que estava presente na imagem apreciada. As crianças exploraram o elemento e na sequência, a professora mediou algumas brincadeiras utilizando os bambolês.

2º Momento: Prosseguindo com as imagens das obras “Brincadeiras” do artista Ivan Cruz, a professora apresentou a imagem da obra “Ciranda” para as crianças apreciarem. Na sequência, a professora convidou as para brincar de ciranda, com a música “ciranda cirandinha”.

3º Momento: A professora, inspirada na imagem da obra “Bolinha de Sabão” (Ivan Cruz), confeccionou um cartaz grande e o fixou na sala referência, onde as crianças puderam representar a imagem da obra apreciada e brincar de quadro vivo. Enquanto as crianças brincavam com as bolinhas de sabão, a professora registou o momento com fotografias.

150

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Raissa Lourdes da Silva e Simone Paula Bosing Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campo de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal.

Saberes e Conhecimentos: Elementos da linguagem visual: cores e formas. Manifestações Culturais.

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Apreciar e explorar produções artísticas. Apreciar produções artísticas.

Encaminhamento metodológico:

Com as crianças no tatame, as professoras apresentaram a imagem impressa da obra de arte “bolhas de sabão” (artista Ivan Cruz), para as crianças apreciarem

As professoras levaram as crianças ao solário e entregaram um soprador de bolinhas, produzido por elas anteriormente, utilizando em cada soprador uma garrafa PET e tecido na ponta Cada criança recebeu um, as professoras demonstraram como era para utilizar o soprador

As professoras prepararam um painel com a releitura da obra bolha de sabão do artista Ivan Cruz, os rostos da imagem eram vazados, e as crianças se posicionaram atrás colocando seus rostinhos para a releitura da obra de arte Para registrar o momento, as professoras fotografaram as crianças em duplas

.

151

INFANTIL 2 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª DARCY BARBOSA LEAL

Professoras: Franciele Vicente de Camargo, Patrícia de Fátima Franco e Tatiane Suota de Lima Coordenadora pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal.

Saberes e conhecimentos: Teatro indireto.

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Conhecer a linguagem teatro por meio de fantoches.

Encaminhamento metodológico:

As professoras ambientaram a sala referência, deixando um espaço aconchegante para as crianças apreciarem a contação de história “O gato xadrez”. Após apreciação da história, as professoras organizaram o espaço para a realização da atividade. Cada criança recebeu uma silhueta de um gato e uma tampinha com um pouco de cola e pedaços de feltro colorido, quais foram orientadas a realizar a colagem. Ao finalizar as atividades colocamos no painel para apreciação de todos.

152

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Raissa Lourdes da Silva e Simone Paula Bosing Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campo de experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal

Saberes e conhecimentos: Elementos da linguagem visual: cores e tridimensional Manifestações culturais

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Conhecer, apreciar e explorar produções artísticas Expressar-se por meio da pintura

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: Com as crianças aconchegadas no tatame, as professoras apresentaram a imagem da obra de arte “barquinho de papel” do artista Ivan Cruz. Realizaram um breve relato do artista e das suas obras. As crianças apreciaram a imagem e conversaram com as professoras sobre o que estavam observando na imagem. Na sequência, as professoras convidaram as crianças para colorir uma dobradura do barquinho.

2º Momento: Após a roda de conversa, as crianças foram convidadas para irem até o solário, as professoras entregaram um barquinho de papel para cada uma. As professoras já haviam preparado o espaço deixando uma bacia com água, onde as crianças puderam brincar com o seu barquinho de papel, assoprando e observando os movimentos que faz, relembrando a obra de arte “Barquinho de papel” (Ivan Cruz).

153

INFANTIL 2/INFANTIL 3 CENTRO

MUNICIPAL

DE

EDUCAÇÃO

INFANTIL PROFª DARCY BARBOSA LEAL

Professoras: Franciele Vicente de Camargo / Patrícia de Fátima Franco / Tatiane Suota de Lima Coordenadora pedagógica: Glinys Chrestani Hauagge

Campos de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal.

Saberes e conhecimentos: Elementos da linguagem visual: Cores, formas e textura, bidimensional.

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Coordenar o movimento das mãos para fazer suas marcas gráficas, manuseando diferentes riscadores em suportes e planos variados.

Encaminhamento metodológico:

O dia iniciou com uma roda de conversa e realizamos a rotina. A sala foi climatizada com a música “Aquarela”(compositor Toquinho). Na sequência, as crianças receberam uma paleta de tintas com tampinhas pet fixadas, previamente confeccionadas pelas professoras. Na paleta continha um desenho e um pouco de tinta em cada tampinha, as crianças receberam um pincel para colorir o desenho, realizando as misturas de cores. Ao término da atividade proposta, as obras foram expostas no mural para a apreciação de todos.

154

INFANTIL 2 E 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª ERONILDES CAMARGO

Professora: Gislaine Vodzinski

Coordenadora pedagógica: Rafaela Rodrigues Canei

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos. Expressão Artística, Musical e Corporal.

Saberes e conhecimentos: Elementos da linguagem visual: cores e texturas. Manifestações culturais. Motricidade, equilíbrio e destreza.

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando tintas. Conhecer, apreciar e explorar produções artísticas de diferentes culturas. Apropriar se de gestos e movimentos nos jogos e brincadeiras.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: Após a rotina, a professora organizou o espaço da sala referência para que as crianças apreciassem as imagens das obras do artista Ivan Cruz da Série Brincadeiras, “Bolinhas de sabão, pião, brincando de bambolê, amarelinhas e brincadeiras de roda”.Na sequência, a professora questionou as crianças se já conheciam as imagens apresentadas. Seguidamente, a professora explicou para as crianças que o artista Ivan Cruz em suas obras retratou várias brincadeiras de infância, fazendo um destaque das mais conhecidas, de acordo com a faixa etária da turma. Para finalizar esse momento, as crianças foram convidadas a apreciarem um vídeo que contém várias obras do artista. Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KG2N8czteRw.

2º Momento: Dando continuidade a abordagem anterior sobre o artista Ivan Cruz, a professora organizou uma roda de conversa e apresentou a imagem da obra “Amarelinha”. Na sequência, a professora disponibilizou materiais como tintas guaches, pincel e sulfite, e com as mediações as crianças fizeram uma releitura da tela.

3º Momento: Dando continuidade sobre a obra “Brincadeiras” (Ivan Cruz), a professora convidou as crianças para brincarem, no pátio da instituição, de amarelinha e cabo de guerra, representando as obras já apreciadas Em seguida, a professora demonstrou como as brincadeiras acontecem, iniciando com a brincadeira da “amarelinha” e na sequência de “cabo de guerra” A professora organizou a turma em duas equipes, fez uma demarcação no chão, a corda foi demarcada com uma fita amarrada ao centro e ao comando da professora, as crianças de cada equipe, puxaram a corda tentando ultrapassar esse limite estipulado

155

INFANTIL 2 E 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL IGUAÇU

Professoras: Ana Paula Cazaroto e Talita Luiza da Silva Faria Coordenadora pedagógica: Vera Lúcia Silveira Barbosa

Campos de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal.

Saberes e Conhecimentos: Manifestações Culturais.

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Conhecer, apreciar e explorar produções artísticas de diferentes culturas.

Encaminhamento metodológico:

As professoras organizaram o espaço para receber as crianças. Na sequência, conversaram com as crianças sobre o movimento da Pop Arte, mostraram algumas imagens das obras dos artistas Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein e o Andy Warhol, seguindo da apreciação da obra Marilyns de Andy Warhol, a qual favoreceu para a próxima atividade proposta Em seguida, as crianças foram fotografadas e realizado as impressões em preto e branco e com as canetinhas coloridas, as crianças derem seu toque especial as fotos

156

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Raissa Lourdes da Silva e Simone Paula Bosing Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campo de experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal.

Saberes e conhecimentos: Elementos da linguagem corporal: corpo, espaço. Manifestações culturais.

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Conhecer, apreciar e explorar produções artísticas. Fazer relações entre a situação vivida em situações de faz de conta.

Encaminhamento metodológico:

Após a roda de conversa, as professoras apresentaram a imagem da obra de arte “Brincadeira de bambolê” (Ivan Cruz) Realizam um breve relato sobre o artista e das suas obras e as crianças apreciaram a imagem, conversaram com as professoras sobre o que estavam observando na mesma Após a apreciação, as professoras convidaram as crianças para irem até o solário, momento em que foi entregue um bambolê para cada criança Na sequência, as crianças foram incentivadas a realizar tentativas de bambolear, relembrando a imagem da obra de arte de Ivan Cruz “bambolê” Para finalizar a atividade, as crianças foram convidadas a registrar brincadeira feita no solário

157

INFANTIL 3

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRALHA AZUL

Professora: Luciane Alves dos Santos

Coordenadora Pedágogica: Juliana Alves Garcia de Souza

Campos de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal

Saberes e conhecimentos: Elementos da Linguagem Visual: cores, formas, tridimensional Teatro Indireto

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Expressa-se livremente por meio de desenho, colagem, dobradura e criando produções tridimensionais Conhece a linguagem teatro por meio de fantoches, palitoches

Encaminhamento metodológico:

As crianças foram convidadas a assistir o teatro de fantoches “Os três porquinhos” narrado pela professora. Após a apreciação do teatro de fantoches em uma roda de conversa as crianças foram instigadas a falar um pouco sobre a história: Como era a casa dos porquinhos? De qual material foram construídas?

Após a roda de conversa, divididos em grupos de quatro crianças, a professora orientou como fazer a dobradura da casa, e cada criança colou a dobradura no caderno.

As crianças receberam imagens dos três porquinhos para colorir com canetinhas. Ao termino, a professora orientou quanto ao uso correto da tesoura para recortar as imagens. Em seguida, receberam um palito para colar os desenhos dos porquinhos e brincaram de representar a história com os palitoches.

158

INFANTIL 4

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª KELLY CAMPOS

Professoras: Ana Paula Freire Borgo, Franciele Gross Marafião Dias, Maurina Maria Ferreira Coordenadora pedagógica: Claudia Strugala

Campos de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal.

Saberes e conhecimentos: Manifestações culturais.

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Conhecer, apreciar e explorar produções artísticas de diferentes culturas.

Encaminhamento metodológico:

Ao término da rotina, as professoras apresentaram para as crianças algumas imagens dos desenhos de pinturas rupestre Na sequência, explicaram o que é a arte pré histórica, em que locais eram encontradas, bem como os elementos da natureza que eram usados para fazer as pinturas (terra, carvão e plantas)

Após conversa, as professoras organizaram a turma em grupo de três crianças, as quais foram orientadas a explorar os materiais utilizando os dedos para manusear as tintas naturais (preparadas previamente) e riscar com o carvão, fazendo desenhos no papel kraft, o qual já estava fixado na parede

159

INFANTIL 4/ INFANTIL 5

E.M. NOSSA SENHORA DE FATIMA

Professoras: Claudia Maria Mafra Fukuoka, Katia Elisabeth Mafra Palhano e Simone Alzira Marques

Coordenadora pedagógica: Katia Elisabeth Mafra Palhano

Campos de Experiências: Expressão Artística, Corporal, Musical

Saberes e conhecimentos:

Elementos da linguagem visual: cores, linhas, texturas, formas, bidimensional e tridimensional Elementos da linguagem corporal: corpo, espaço, ponto de apoio

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento:

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais

Observar as obras da Land Art, realizando a leitura e fazendo tentativa de produções por meio das técnicas bidimensional.

Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, cor, forma, espaço e textura.

Expressar-se corporalmente, percebendo os diferentes ritmos através da dança. Explorar diversos movimentos corporais (dança), intensificando as capacidades expressivas.

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: Iniciamos com o projeto " Arte e Natureza", em uma roda de conversa sobre o que é Arte e como ela pode estar inserida na natureza, o termo Land Art, foi apresentado as crianças algumas imagens desse movimento artístico. Na sequência, as professoras convidaram as crianças a realizar uma composição artística usando folhas, flores e gravetos e com a mediação das professoras, cada criança criou um ambiente da natureza, utilizando os materiais disponíveis.

2º Momento: Retomando sobre Land Art, diferentes espaços e recursos utilizados neste movimento artístico, apresentamos imagens de obras da Land Art feitas na praia em forma de enormes desenhos, destacando as linhas e formas utilizadas nessas obras. Na sequência, foi entregue as crianças uma bandeja de isopor com um pouco de areia, para que pudessem explorar fazendo diversos tipos de desenhos.

3º Momento: Na sequência, utilizamos elementos diferentes, apresentamos às crianças novas imagens do movimento Land Art, destacamos as composições com pedras. Na sequência, cada criança recebeu um pedaço de argila e um galho pequeno para fazer um decalque na argila, por fim, modelaram a argila.

160

4º Momento: Em roda de conversa com as crianças sobre as mandalas na natureza, mostramos algumas imagens de artistas Land Art Após entregamos um desenho de uma mandala para as crianças colorirem, posteriormente em pequenos grupos, as professoras chamaram-nas para montar uma mandala com folhas e pétalas, com recursos disponibilizadas pelas professoras Para finalizar, as professoras utilizaram as mandalas para demarcar o centro a roda, convidando as crianças para experimentar alguns movimentos corporais nas danças circulares

161

INFANTIL 5

E.M. FRANCISCO QUIRINO MACHADO

Professora: Eliane Pereira da Cruz

Coordenadora Pedagógica: Gleidinalda Pauliv

Campos de Experiências: Expressão Artística, Musical e Corporal.

Saberes e conhecimentos: Elementos da Linguagem Corporal: Coreografia.

Objetivo de aprendizagens e desenvolvimento: Expressar se corporalmente, percebendo os diferentes ritmos da dança.

Encaminhamento metodológico: No primeiro momento, realizamos uma roda de conversa sobre alguns tipos de dança, especialmente as danças circulares Na sequência, foi apresentando o vídeo da dança “A saia da boneca” (Marcelo Serralva), após as crianças assistirem o vídeo, foram convidadas a vivenciar esta dança Para a vivência foi utilizado um bambolê com várias tiras de TNT coloridos amarrados, uma criança ficava dentro do bambolê realizando a dança, as demais crianças seguraram um ponta do TNT e tentaram acompanhar o que diz a letra da música

162
163
164

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Raissa Lourdes da Silva e Simone Paula Bosing Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos: Organização Espacial: dentro e fora.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Deslocar partes do seu corpo no espaço, orientando se por noções com dentro e fora, nas atividades de diferente naturezas.

Encaminhamento metodológico:

As crianças foram organizadas em círculo de forma que todas pudessem se olhar e interagir. Conversaram sobre as cores primárias e localizaram na sala as cores que os cercam, desenhos na parede, roupas e sapatos e falaram sobre suas cores preferidas.

Apresentamos os materiais utilizados na atividade, bolinhas plásticas de cores variadas, organizando as crianças em quatro grupos. O objetivo da proposta foi que, com os pés as crianças pegassem as bolinhas apenas nas cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e transferissem de um cesto para outro. A professora foi orientando sobre a lateralidade, melhorando a percepção de direita e esquerda.

165

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Raissa Lourdes da Silva e Simone Paula Bosing Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos: Motricidade e Habilidade Manual.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Desenvolver progressivamente as habilidades manuais. Conhecer e explorar novos objetos.

Encaminhamento metodológico:

A professora iniciou a atividade distribuindo blocos lógicos e deixando as crianças manusearem e brincarem livremente com as formas. Foi demostrado, em roda de conversa, as formas geométricas planas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo), reconhecendo os objetos da sala de referência que têm essas formas. Após esse momento, as professoras estenderam no chão um papel bobina com as formas geométricas desenhadas. As crianças reconheceram as formas e com o incentivo da professora pegaram as peças em madeiras e classificaram dispondo sobre os desenhos iguais do papel bobina.

166

INFANTIL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRALHA AZUL

Professoras: Derlize Aparecida Chelis Coordenadora Pedagógica: Luciane Alves dos Santos

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

Saberes e conhecimentos: Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas Organização espacial: dentro, fora, perto, longe, embaixo, em cima, de um lado, do outro, esquerda, direita, frente, atrás

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos Vivenciar e conduzir brincadeiras de esquema corporal

Encaminhamento metodológico:

Em roda de conversa, a professora explicou e demonstrou a atividade proposta que é “Bolinha no Cone Chapéu”, o objetivo é conseguir pegar a bolinha o mais rápido possível, reconhecendo as partes do corpo, seguindo os comandos da professora.

Para iniciar, a professora organizou as crianças em duas fileiras para que as crianças ficassem uma de frente para a outra, com o cone entre cada dupla. Em seguida, a professora deu a voz de comando:

- Mão na cabeça: colocam a mãos na cabeça.

- Mão nos joelhos: colocam as mãos nos joelhos.

Mão na barriga: colocam as mãos na barriga.

Mão nas orelhas: colocam as mãos nas orelhas.

Após, explorarem várias partes do corpo, a professora falou “bolinha”, imediatamente elas pegaram a bolinha que estava na frente da dupla em cima do cone chapéu. A professora realizou várias rodadas da brincadeira no intuito de incentivar a agilidade e atenção para pegar a bolinha.

167

INFANTIL 1

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTADOS

Professoras: Raissa Lourdes da Silva e Simone Paula Bosing Coordenadora Pedagógica: Mayara Bacil

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos: Os objetos e suas características.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Utilizar o movimento de preensão e encaixe, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

Encaminhamento metodológico: Foi apresentado às crianças o material confeccionado pelas professoras: uma base de papelão com vários gargalos de garrafa plásticas colados Foi escolhido os tatames como ambiente favorável e aconchegante e com espaço suficiente para colocar o tabuleiro, de modo que as crianças poderiam alcançá lo, observá lo e manuseá lo Após, a professora distribuiu os tabuleiros para as crianças, orientando as e apresentando todas as embalagens, retirando e colocando as tampas, permitindo as que observassem seus movimentos enquanto rosqueava as tampas das embalagens As crianças foram desafiadas a abrirem todas as embalagens e colocarem as tampas novamente, quando necessário, auxiliando as na realização dos movimentos, sempre elogiando as tentativas e acertos

Durante a atividade de rosquear, a professora foi conversando com as crianças, fazendo perguntas, como: Qual é a tampa maior (grande)? Qual é a tampa menor (pequena)? Qual é a cor da tampa que estou abrindo?

168

INFANTIL 2

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA ERONILDES CAMARGO

Professoras: Daniele Kuss Pereira, Renata Maria Barbosa Coordenadora Pedagógica: Rafaela Rodrigues

Campos de Experiências Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos Esquema corporal Motricidade e habilidade manual

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar e pintar Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê lo, sentindo os seus movimentos, conhe cendo suas funções e formas Conhecer e explorar novos objetos, seus usos ou funções

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: Após a rotina diária, as professoras convidaram as crianças a participar da ativi dade do sopro “Corrida da lagarta” Utilizando a mesinha com marcação de saída e chegada, as professoras incentivaram duas crianças por vez a participar da brincadeira, utilizando duas lagartas confeccionado pelas professoras e canudos, as crianças sopraram com o canudo a la garta até a linha de chegada

2º Momento: Após a roda de conversa, as professoras convidaram as crianças para realizarem atividade com pinça, utilizando prendedor de roupa e forminhas de docinho, bacia e água Cada criança com orientação da professora pegou o prendedor de roupa para pescar a formi- nha dentro da bacia com água

169

GRALHA AZUL CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Professoras: Derlize Aparecida Chelis Coordenadora Pedagógica: Luciane Alves dos Santos

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos: Jogos expressivos de linguagem oral e corporal. Seu corpo, suas possibilidades motoras. Imitação como forma de expressão.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Imitar movimentos, fazendo relações entre a situação vivida e enredo. Realizar atividades corporais e vencer desafios motores. Explorar o próprio corpo na perspetiva de conhecê lo, sentindo os seus movimentos.

Encaminhamento metodológico:

A professora exibiu para as crianças um vídeo contemplando os sons e imagens de animais (https://youtube.com/watch?v=5RfWgMJ6dcw&feature=share), desta forma as crianças puderam ouvir e conhecer alguns animais. Ao término do vídeo, foi realizada uma roda de conversa sobre os animais que as crianças já conheciam, qual mais gostaram ou qual queriam conhecer e suas características.

Foi apresentado o jogo “YOGA DOS ANIMAIS” que consiste em imagens de animais junto com imagens de crianças realizando os movimentos correspondentes, como por exemplo: gato e a criança na posição do animal. As professoras realizaram a atividade junto com as crianças, realizando as posturas e movimentos solicitados, depois incentivaram que explorassem o jogo livremente.

INFANTIL 2
170

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRALHA AZUL

Professoras: Claudineia Santana Amarnte Boscardin e Lorraine Eduarda Dos Santos Garcia Coordenadora Pedagógica: Luciane Alves dos Santos

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Saberes e conhecimentos: Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal. Motricidade e habilidade manual. Formas geométricas. Gêneros textuais.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Deslocar seu corpo no espaço, orientando se por noções como em frente, atrás, dentro, fora, etc, ao se envolver em brincadeiras e atividades Desenvolver progressivamente as habilidades manuais adquirindo controle, para pintar, rasgar, folhear entre outros Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, cor e forma) Participa de situações que envolvam diferentes gêneros textuais

Encaminhamento metodológico:

1º Momento: As professoras em roda de conversa, apresentaram as formas geométricas que estão presentes no nosso dia a dia, apresentando que a mesa da sala referência é quadrada, a prateleira onde ficam os brinquedos é um retângulo, o sol é redondo e o chapéu é um triângulo Em seguida, convidamos as crianças para brincarem de twister das formas geométricas, dispondo no chão o tapete confeccionado pelas professoras, o qual funciona como um jogo de tabuleiro Ao comando de uma criança, as demais realizaram o movimento solicitado, por exemplo, a criança que estiver com a figura do círculo, deverá pisar somente no círculo e assim por diante, seguindo os comandos e posicionando os pés nas figuras sem cair

2º Momento: Relembrando sobre as formas geométricas e o que as crianças conseguiram entender sobre a proposta, foi distribuído folhas de papel sulfite e giz de cera para colorir o papel com as cores de sua preferência. Em seguida, realizaram a dobradura de um chapéu, com o qual foram convidados pelas professoras para dançar e cantar a música “Meu Chapéu tem três pontas” (Cantigas Populares).

“O meu chapéu tem três pontas Tem três pontas o meu chapéu Se não tivessem três pontas Não seria o meu chapéu…”

171
INFANTIL 3

3º Momento: Após a rotina em roda de conversa, as professoras realizaram a leitura do “Poema das Formas Geométricas” (Bianca Saveti) com dedoches das formas círculo, triângulo, quadrado e retângulo Logo após, distribuíram os dedoches para as crianças manusearem entre os coleguinhas da sala, desenvolvendo sua imaginação

Eu sou o quadrado sou bonito demais tenho quatro lados e são todos iguais

Eu sou o triângulo tenho três biquinhos de chapéu eu sirvo para os palhacinhos

Eu sou o círculo sou igual a lua sou mais bonito lá da minha rua

Eu sou o retângulo Cresci mais de um lado pra ficar diferente do senhor quadrado

172
Poema

INFANTIL 4

E.M. ANTONIO BALDAN

Professora: Bárbara Cristina de Almeida Coordenadora Pedagógica: Eliane da Silva

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

Saberes e conhecimentos: Hábitos alimentares

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Identificar e valorizar os alimentos saudáveis

Encaminhamento metodológico:

Em roda de conversa nos tatames, foi apresentado o livro “A cesta de Dona Maricota” (Tatiana Belinky) Na sequência, as imagens de alimentos saudáveis As crianças foram convidadas para ajudarem a preparar uma deliciosa salada de frutas (frutas disponíveis na escola).

173

INFANTIL 4 / INFANTIL 5

E.M. NOSSA SENHORA DE FATIMA

Professora: Monica de Aguiar Rodrigues Serapião, Luciana Virgínia Sampaio, Elizangela Aparecida da Silva, Shirlei Ribas Ristow

Coordenadora Pedagógica: Katia Elisabeth Mafra Palhano

Campo de experiências: Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos: Organização espacial: de um lado, do outro, esquerda e direita. Esquema corporal.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Demonstrar controle e adequação do uso do seu corpo em brincadeiras e jogos. Vivenciar e conduzir brincadeiras de esquema corporal.

Encaminhamento metodológico:

As professoras iniciaram a atividade significativa com alongamento Após, em um ambiente preparado com um colchonete entre dois bambolês, com bolas de tamanhos variados, foi explorado o rolamento lateral

As professoras apresentaram o percurso com um ponto de partida e um ponto de chegada, com distância de um colchonete entre um ponto e outro As crianças realizaram um rolamento para a esquerda, pegaram a bola menor, em seguida rolou para direita colocando no bambolê direito

Ao retornar, a criança pegou a bola maior do bambolê direito e retornando em rolamento para o esquerdo, colocando a no centro do bambolê (um de cada vez), as crianças foram incentivadas a não levantarem do rolamento e não perderem a bolinha durante o caminho

A atividade permitiu fazer adaptações de acordo com o nível das turmas, aumentando o grau de dificuldades, colocaram algumas almofadas espalhadas pelo caminho como obstáculos Realizando o mesmo percurso, porém, precisou fazer um pouco mais de esforço para passar por cima das almofadas

174

INFANTIL 4 E 5

E.M. NOSSA SENHORA DE FATIMA

Professoras: Elizangela Aparecida da Silva, Luciana Virginia Sampaio, Monica de Aguiar Serapião, Shirley Ribas Ristow Coordenadora Pedagógica: Katia Elisabeth Mafra Palhano

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos: Motricidade e Habilidade Manual.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Explorar materiais com variadas intenções de criação.

Encaminhamento metodológico:

Em roda de conversa, a professora apresentou às crianças o brinquedo ‘peteca’, deixou que elas se manifestassem sobre o mesmo. A professora conduziu a conversa: como se brinca, quem já brincou de peteca, onde brincaram, como se faz uma peteca.

Falou sobre a história da Peteca de uma forma simples, dissertando que a Peteca já era praticada pelos Índios antes do Descobrimento do Brasil, e que elas jogavam Peteca para se divertir e competir. Além disso, a sua prática faz muito bem para a saúde, pois movimentamos todas as partes do corpo.

Demonstrou como se confecciona a peteca e quais os materiais necessários para fazê lo, disponibilizando os materiais para as crianças, auxiliando as na construção. Para confecção do brinquedo, as crianças rasgaram e amassaram papel kraft. Em seguida, todos fizeram a decoração do objeto com papel fornecido pelas professoras.

Após a atividade em sala, as crianças foram para o pátio externo da instituição e puderam brincar com a Peteca que criaram.

175

INFANTIL 4 E 5

E.M. FRANCISCO QUIRINO MACHADO

Professora: Helena Cristina Navarro da Silva Coordenadora Pedagógica: Gleidinalda Pauliv

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos: Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas. Organização espacial: dentro, fora, perto, longe, embaixo, em cima, de um lado, do outro, esquerda, direita, frente, atrás.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Vivenciar e conduzir brincadeiras de esquema corporal.

Encaminhamento metodológico:

A professora apresentou a Forma Geométrica “Círculo”, solicitou para que as crianças observassem os objetos da sala e indicassem quais os objetos possuíam a forma igual ou semelhante a apresentada, utilizando o bambolê com possibilidades de manipulação.

No papel bobina foram desenhados círculos coloridos no chão (com o diâmetro do bambolê), e apresentado às crianças que deveriam seguir os comandos da professora e pular dentro do círculo da cor indicada.

Após a compreensão dos comandos da professora, a atividade foi realizada simultaneamente com várias crianças que procuraram os círculos indicados pela professora o mais rápido possível, realizando assim a interação entre elas.

176

INFANTIL 4 E 5

E.M. DO CAMPO SENADOR ALÔ GUIMARÃES

Professora: Débora Priscila Corol

Coordenadora Pedagógica: Julie Santos de Souza

Campos de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos: Motricidade e habilidade manual.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessida des em situações diversas.

Encaminhamento metodológico:

A professora explicou em roda de conversa que a prática pedagógica seria o Circuito Motor, convidando as crianças para construir as etapas do circuito Primeiramente, apresentou o que deveria ser feito em todo o circuito, acompanhando as crianças em cada um dos desafios, evitando o sentimento de medo e acidentes Seguindo a orientação da professora, a criança realizou a atividade sozinha:

1 Passar por debaixo das cadeiras;

2 Andar sobre a linha; 3 Passar pelas mesas; 4 Abotoar uma camisa;

5 Pendurar uma camisa no varal; 6 Passar pelas mesas

Obs : Para garantir a participação de crianças cadeirantes ou com dificuldades motoras, a professora solicitou o auxílio de outra professora e também fez duplas com os amigos

177
178

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Versão 02 e Versãofinal – 20/12/17.

FAZENDA RIO GRANDE. Proposta Curricular Municipal: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial/Secretaria

Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Fazenda Rio Grande, PR: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes Edição Especial 2015.

OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Campos de experiências: efetivando direitos de aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.

PARANÁ. Orientações pedagógicas da educação infantil: estudos e reflexões para organização do trabalho pedagógico / Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Volume 1 E 2 2. ed. Curitiba: SEED/PR., 2015.

PARANÁ.Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações / Secretaria de Estado da Educação. Curitiba: SEED/PR 2018.

RESOLUÇÃO nº 5/2009, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.

179
CadernoPedagógico PossibilidadeseInspirações-2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Caderno Pedagógico Possibilidades e Inspirações 2022 by Joelci Oliveira - Issuu