Koinonia: Dimensão Espiritual e Comunitária da Fé Cristã

Page 38

37 acontece a realização escatológica, agora o povo de Deus é reconstituído! Não é por acaso que Lucas, no contexto de sua narrativa dos acontecimentos do Pentecostes, citam em lugar de destaque (de forma levemente modificada) Joel 2:28-31. Provavelmente, a comunidade primitiva já interpretou muito cedo com este texto os fenômenos carismáticos que nela aconteciam (profecias, visões, milagres de cura) como dons do Espírito Santo concedidos ao Israel verdadeiro, escatológico. Por isso é impossível falar da autocompreensão da Igreja primitiva sem se ocupar com a experiência da presença viva do Espírito em seu meio13

Através da vida cultual, a comunidade do Antigo Testamento demonstrava sua aceitação e reconhecimento de Deus. De modo semelhante, a comunidade cristã primitiva expressa sua aceitação e reconhecimento de Deus pela prática do quebrar o pão e pela oração (At. 2:42). As características mencionadas do segundo capítulo de Atos proporcionarão uma explicação do termo koinōnia. 3.3. Atos 2:42 e os Sumários O texto bíblico de Atos 2:41-47 faz parte, do que Dibelius sugeriu de, um dos principais sumários14, generalizações de incidentes típicos que servem como conectores dentro do gênero literário da narrativa. A informação de Lucas sobre a igreja cristã primitiva é feita por cinco narrativas extensas e três sumários. As narrativas são Atos 2:1-40; 3:1-4:31; 4:36-5:11; 5:12-42; 6:1-8:3. Estas são as maiores unidades literárias desta seção do livro de Atos e dentro destas unidades há pequenos sumários conectados15. Os sumários são os seguintes: Atos 2:41-47; 4:32-35; 5:11-16. O contexto imediato de todos os sumários está relacionado com a manifestação do Espírito Santo. O contexto imediato do primeiro sumário é o derramamento do Espírito Santo e o sermão de Pedro. O sermão de Pedro, a oração da comunidade e o preenchimento da comunidade pelo Espírito Santo formam o contexto imediato do segundo sumário. O julgamento de Ananias pelo pecado contra o Espírito Santo constitui o contexto do terceiro sumário.

13

Gerhard Lohfink, “A Igreja que Jesus Queria: Dimensão Comunitária da Fé Cristã” (Santo André, SP e São Paulo, SP: Academia Cristã e Paulus, 2011), 124, 125. 14 Martin Dibelius, “Studies in the Acts of the Apostles” (New York: Scribner, 1956), 9-10. 15 Gregory E. Sterling, “Athletes of Virtue: An Analysis of the Summaries in Acts”, em Journal Of Biblical Literature, Vol. 113, Nº 4, 1994, 679.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.