Nhá Chica Informativo - Abril 2019

Page 4

4

Informativo Nhá Chica - Abril de 2019

Conversando Sobre o Chamado de Deus HOMENS E MULHERES DE ESPERANÇA Não podemos negar que estamos vivendo um tempo de crise, não é apenas uma crise de valores, nem de identidade, nem religiosa, tampouco apenas econômica. A pior das nossas crises é a de humanidade. As pessoas quase não se reconhecem mais como seres humanos e assim desumanizam umas às outras. A delicadeza nas relações parece coisa ultrapassada e um discurso de agressividade parece o mais bonito. Em nome da liberdade de expressão perdemos valores sagrados, como o respeito e a cortesia. Aos poucos vai se apagando o brilho nos olhos e a esperança na vida. É também um momento em que lideranças, sejam elas religiosas ou políticas, nos dão um testemunho de um cristianismo que não é cristão, que nada têm da essência do que Jesus Cristo nos ensinou com sua vida: uma religião de belas palavras, de slogans, marketing, barulho, e nenhuma essência, pois atrás das pretensas virtudes vivem corações humanos que não se converteram de fato. Se dependermos de boas referências, vamos ficar espantados ou desiludidos. Então surge a oportunidade de cultivar uma fé madura, capaz de superar os modelos humanos e centrar-se em Jesus Cristo. Fico pensando em Frei Angélico Lipani, fundador de nossa Congregação, homem do seu tempo e à frente do seu tempo. Imagino o que ele faria, como bom discípulo de São Francisco, diante do desencantamento de tantos semelhantes seus, feridos por uma realidade que os desumaniza... Frei Angélico trazia nos olhos claros a luz da esperança, sempre acesa, sempre a guardar o sagrado da vida, sempre a consolar, a olhar, a buscar nos cantos da alma humana o que houvesse de melhor. Neste momento de mundo descrente, eu olho para este homem de Deus: o vejo seguir de pé, olhos vivos, mãos laboriosas, coração confiante, sorriso terno, construindo algo que até pode parecer muito pouco. Tendo feito a sua parte, ele aponta, ainda hoje, um caminho de não conformidade, de resistência ativa e pacífica, de paz e de eloquente silêncio.

Neste tempo de Quaresma, somos mais intimamente convidados a renovar a nossa fé e perseverança cristã, a dar as razões de nossa fé, conforme nos exorta e encoraja I Pedro 3, 15b-16: “Se alguém lhes pede, estejam sempre dispostos a dar explicações sobre a esperança que vocês têm, mas com modéstia e respeito, conservando a consciência limpa. Desse modo, aqueles que difamam o bom comportamento de vocês em Cristo, ficarão confundidos por tê-lo difamado.” Está difícil sustentar as razões da nossa própria fé, nestes tempos obscuros em que dinheiro e poder têm mais valor que o sentido de dignidade humana, contudo, a quaresma é aquele momento em que, refletindo na Paixão, já temos certeza da Ressurreição. É, para nós que cremos, a certeza de que a última palavra é a da vida. O ódio, a desesperança, a violência, a intolerância, a injustiça, não podem abater o cristão que caminha esperançoso, porque aquele que espera também encontra caminho e força para superar as situações que depõem contra a vida. Nas palavras do Papa Francisco: “Viver na esperança é caminhar, sim, rumo a um prêmio, rumo à felicidade que não temos aqui, mas teremos lá no céu. É uma virtude difícil de entender. É uma virtude humilde, muito humilde. É uma virtude que jamais desilude: se você espera, jamais ficará desiludido. Jamais, jamais”. Que este tempo quaresmal nos faça olhar com compaixão e esperança para o nosso mundo, pelo qual Cristo se doa todos os dias. Que Angélico Lipani, homem de esperança, seja inspiração para nós, e que, na experiência de uma esperança ativa, tenhamos coragem de contradizer tudo quanto seja contrário à plena vida.

Ir. Ivone Diniz - IFS

Lojinha do Ins tuto Nhá Chica Toda a renda ob da com a venda dos produtos é des nada à assistência das crianças do INC. Sua ajuda é muito importante!

Você pode adquirir diretamente no santuário ou online, pelo nosso site www.nhachica.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.