0051.2025.AV.SPC

Page 1


Câmara Municipal Praça da Autonomia 9304-001 Câmara de Lobos geral@cm-camaradelobos.pt

t: 291 911 080

f. 291 944 499 NIF: 511 233 620

Município de Câmara de Lobos

Serviço Municipal de Proteção Civil spc@cm-camaradelobos.pt + 351 913 312 929

AVISO DE PROTEÇÃO CIVIL

Ref.ª 0051.2025.AV.SPC

ASSUNTO: CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS | VENTO FORTE E AGITAÇÃO MARÍTIMA

ATIVAÇÃO DO ESTADO DE ALERTA ESPECIAL MUNICIPAL PAG(S).: 2 A

DATA:

:

Consciente do papel de destaque que se encontra reservado ao domínio da Segurança, Saúde Pública e Proteção Civil e dando continuidade ao seu empenho numa política de bem-estar, salvaguarda e proteção da Comunidade, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL), no âmbito das suas atribuições e competências, vem, por este meio, proceder à difusão do seguinte comunicado à População:

01 | SITUAÇÃO

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e veiculada pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) IP-RAM, o estado do tempo no Arquipélago da Madeira será afetado por uma massa de ar frio transportada numa corrente de norte como consequência da ação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma depressão centrada a sudoeste de Portugal Continental, até à manhã do dia 14 (domingo).

Prevê-se aguaceiros que poderão ser pontualmente fortes nas terras altas, prevendo-se a queda de granizão, bem como a possibilidade de ocorrência de trovoada. Prevê-se também a queda de neve, mais provável entre as 10:00 do dia 12 (sexta-feira) e as 10:00 do dia 13 (sábado).

Prevê-se vento forte a muito forte de norte de norte, a partir de dia 12 (sexta-feira) até à manhã de dia 14 (domingo), com rajadas até 90 km/h, que poderão chegar aos 110 a 130 km/h nas terras altas.

Na Costa Sul, prevê-se agitação marítima forte a partir do início da manhã de dia 12 (sexta-feira) e até à manhã de dia 14 (domingo). Prevê-se ondas do quadrante oeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros de altura máxima.

02 | EFEITOS EXPETÁVEIS

Em função das condições meteorológicas atuais e previstas, são expetáveis os seguintes efeitos ou ocorrências:

• Inundações urbanas, em zonas mais vulneráveis (por exemplo, caves), por escorrência superficial e acumulação de águas pluviais, bem como por insuficiência dos sistemas de drenagem.

• Inundações urbanas, como resultado da obstrução de passagens hidráulicas subdimensionadas e, consequentemente, o extravasamento do caudal associado às linhas de água.

• Queda de ramos ou árvores, bem como danos em estruturas montadas ou suspensas.

• Aumento do número de acidentes de viação, devido ao piso escorregadio; à presença de materiais sólidos na via de circulação, por arrastamento do escoamento superficial; ou, eventualmente, por formação de lençóis água.

Câmara Municipal Praça da Autonomia 9304-001 Câmara de Lobos geral@cm-camaradelobos.pt

t: 291 911 080 f. 291 944 499 NIF: 511 233 620

Município de Câmara de Lobos

Serviço Municipal de Proteção Civil spc@cm-camaradelobos.pt + 351 913 312 929

• Dificuldades na circulação apeada em zonas mais expostas ao vento.

• Galgamentos junto à orla costeira.

03 | MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

O SMPC procede, de igual forma, à transmissão das seguintes recomendações gerais, associadas às medidas de prevenção e autoproteção a adotar pela população, nomeadamente:

a. Tendo em consideração as respetivas condições meteorológicas, sobretudo nas zonas montanhosas e na orla costeira, devem ser evitados os percursos auto e apeados em zonas críticas e/ou de risco;

b. A circulação automóvel deverá reduzir-se ao estritamente necessário, sobretudo durante os períodos de maior intensidade, e devem ser respeitados os avisos, sinalização e recomendações das autoridades competentes e forças de segurança.

c. Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo em especial atenção à existência de lençóis de água nas vias de circulação

d. Evitar o atravessamento de zonas inundadas, de modo a prevenir o arrastamento de pessoas ou viaturas.

e. Garantir uma adequada fixação de estruturas, nomeadamente de andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

f. Manter-se informado do evoluir da situação, sobretudo através dos canais de comunicação apropriados, tais como dos comunicados do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC), do SMPC de Câmara de Lobos, e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

g. Proceder à monitorização efetiva e permanente de infraestruturas de drenagem (por exemplo, obstrução de sistemas de escoamento de águas), nomeadamente as que possam ser danificadas ou afetadas pelas condições meteorológicas previstas.

h. Evitar a circulação junto à orla costeira.

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, encontra-se disponível para qualquer esclarecimento adicional, bem como apela ao bom-senso e compreensão da população, uma vez que “A prevenção começa em cada um de nós!”.

Câmara de Lobos, 12 de dezembro de 2025

O PRESIDENTE DA CÂMARA1) ,

ASSINADO NO ORIGINAL

(Celso Renato Freitas Bettencourt)

1) Competências próprias e delegadas pela Câmara Municipal, Proposta GPR-PR-0130-2025, de 31 de outubro, publicada pelo Edital n.º 0253.2025.ED.SAG, de 05 de novembro.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
0051.2025.AV.SPC by PROCIV_CLobos - Issuu