Luxury Travel edição 05 versão digital

Page 1


CONSUMA COM MODERAÇÃO. PRODUTO DESTINADO A ADULTOS

ESTA REVISTA É CARBONO NEUTRO!

Como é bom abrir uma revista com boas notícias! A PRIMETOUR, agência de turismo de luxo que cria a LUXURY TRAVEL, não é mais carbono neutro, apenas. Ela passou a ser carbono negativo, título dado a empresas que compensam mais carbono do que emitem. Entre compras de crédito de carbono e plantio de árvores, foi possível alcançar essa conquista. E a revista, cuja produção e distribuição também são neutralizadas, é parte deste esforço.

Esta edição é especial para quem se importa com o cuidado com o planeta de forma ampla, porque desta vez olhamos para o assunto por um outro ângulo: precisamos cuidar das plantas, dos animais, das cidades — e também das pessoas! Por isso, vamos apresentar, a partir da p. 58, ações que cuidam de gente. Entre elas, a luta contra a fome da Gastromotiva, que acontece aqui mesmo, no Brasil, e é apoiada pela PRIMETOUR.

VEJA OUTRAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DA PRIMETOUR

Índice

ABERTURA

7 Permita-se!

Carta ao leitor

8 Por trás das páginas

Nossos colaboradores

COLUNAS

36 Diário de Viagem

Fernanda Gouvêa: descobrindo o Qatar — e uma sheikha inspiradora

58 Propósito

Marina Gouvêa: cuidar do planeta é também cuidar das pessoas

68 Entrevista

David Hertz: sobre como aliar as viagens ao combate à fome

98 Inspire-se

Maurice Padovani: você também ama viajar para ver a vida selvagem?

SEÇÕES

10 The Hype

Novidades, arte e enogastronomia

56 Natureza

Propostas sustentáveis e belezas naturais

86 Horizontes

Grandes matérias e fotorreportagens

136 &Experiences

Incríveis vivências por todo o planeta

186 Mosaico

Propostas para vários perfis de viajantes

238 Pack and...Fly!

Produtos para usar a bordo do avião

58

E AINDA 12 Private Jets 76 Do Atacama ao Uyuni 88 Rota das Emoções 116 Paris 156 Malta

212 Agenda Cultural 226 Suíça

+ 20 NOVOS HOTÉIS

50 NOVOS MUSEUS

70 HOTÉIS SUSTENTÁVEIS

110 BAHAMAS | 114 BELIZE

132 ARÁBIA SAUDITA | 142 MALDIVAS

190 YOGA | 198 CRUZEIROS

206 GIG-TRIPPING | 222 BARBADOS

Permi ta-se

Esta é uma edição focada na vida! Dedicamos nossa atenção à beleza dos seres vivos que habitam o nosso planeta — humanos e animais. No artigo sobre Propósito, trazemos ações comoventes de pessoas ajudando pessoas. Você sabia que, no mundo do turismo de luxo, há muitas empresas atuando para proporcionar uma vida melhor a quem precisa? Trazemos algumas de suas ações e apresentamos ainda um lindo trabalho de combate à fome.

Também rodamos o mundo para trazer a vocês um mapeamento de onde encontrar alguns dos animais mais sensacionais que a natureza já criou, perfeito para quando você for planejar suas próximas viagens. Falando em mapa, preparamos um cuidadoso guia separado por bairros da região mais turística de Paris, a cidade que nunca sai de moda. E mapeamos novos museus, novos hotéis, novos trens, novas tendências (já reservou sua próxima jornada em private jet?).

Apresentamos também, pela primeira vez, a nossa agenda cultural — com uma seleção do que há de mais imperdível nos próximos meses. Mas o foco desta edição está mesmo na natureza: você irá percorrer conosco duas travessias em paisagens naturais do nosso continente, uma delas do Chile à Bolívia e outra do Maranhão ao Ceará.

Mergulhe em cachoeiras. Mares. Dunas. Montanhas nevadas. Sonhe. Planeje. Voe. Viaje. Viva. Permita-se!

Marina Gouvêa & Time LUXURY TRAVEL by PRIMETOUR

Colaboradores

P or rás das t

Marina Gouvêa ▾

CEO & founder da PRIMETOUR e colunista [p. 58]

Maurice Padovani ▴

Sócio-diretor da PRIMETOUR , publisher e colunista [p. 98]

Mauro Alves ▴

Jornalista convidado [p. 88]

Bianca Piragibe ▴

Diretora de redação [p. 116]

Jornalista convidada [p. 88]

Rafaela Gouvêa ▴

Curadora de imagens e marcas e assistente de parcerias [p. 238]

Juliana A. Saad ▾

Bruno Spiguel ▾

Editor, redator e curador de Spotify [p. 206]

Flávia Pires ▴

Jornalista convidada [p. 76]

Bruno Casanova ▴

Head de Marketing

Thaís Martins ▾

Head de Parcerias Estratégicas

Fernanda Gouvêa ▾

Sócia-diretora da PRIMETOUR e colunista [p. 36]

Penna ▴

Diretor de arte

pá ginas

Marcio

International Intrigue

Viagem a bordo do Four Seasons Private Jet

Prepare-se para uma jornada ao redor do globo. Neste itinerário, apenas os destinos mais incríveis: das savanas intocadas do Serengeti aos tesouros arqueológicos da Turquia, passando pelas atmosferas vibrantes de Tóquio e da Riviera Francesa. O private jet by Four Seasons leva 48 viajantes em uma exclusiva experiência que inclui serviço excepcional, atividades selecionadas e, claro, hospedagem nos celebrados hotéis da rede.

Highlights

• Turtle safari: descubra as diferentes espécies de tartaruga que habitam as Maldivas ao lado de um biólogo marinho.

• Que tal um cruzeiro pela Côte d’Azur? Seu speedboat parte do yacht club de Mônaco.

• Em uma day trip a Éfeso, Patrimônio UNESCO, veja as ruínas do Templo de Ártemis – uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo.

Roteiro

• “International Intrigue July 2025”

• Paradas: 1 noite em Seattle (EUA), 3 noites em Tóquio (Japão), 3 noites em Hoi An (Vietnam), 3 noites nas Maldivas, 3 noites no Serengeti (Tanzânia), 4 noites em Istambul (Turquia), 3 noites em Budapeste (Hungria), 2 noites em Cap-Ferrat (França)

• De 27 de julho a 19 de agosto de 2025

• A bordo do Four Seasons Private Jet

A partir de US$ 215.000,00*

Por adulto em acomodação dupla *Highlights inclusos no valor Gostou?

Entre em contato com a PRIMETOUR Criamos roteiros customizados ao redor do mundo desde 1988, levando os mais exigentes clientes aos mais exclusivos destinos. Conheça mais sobre nós em www.primetour.com.br e siga nosso perfil no Instagram: @primetourviagens

Imagens meramente ilustrativas. Valor para esta saída específica. Consulte o tipo de acomodação, hospedagens, demais roteiros e saídas. Excursões, passeios e refeições nos destinos sujeitos a cobrança extra. Valores e passeios válidos na data desta publicação e sujeitos a alterações, disponibilidade e cancelamentos sem aviso prévio. O programa não inclui o deslocamento aéreo até o aeroporto de início da jornada, bem como custos de documentação, vistos e seguro viagem. Consulte-nos para mais informações, restrições, inclusões, exclusões e reservas. As refeições mencionadas podem excluir bebidas e pratos específicos. Os valores podem ou não estar sujeitos a incidência de taxas e cobranças extras. A PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. não se responsabiliza por eventuais mudanças nos estabelecimentos e serviços citados. Regras e protocolos sanitários e de segurança, com possível limitação do número de visitantes e do acesso a turistas, restrições relativas a liberdade de circulação e outras podem estar ou entrar em vigor, sem aviso prévio, inclusive durante o período da viagem. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização por escrito da PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda.

Obra de Amadeo Azar, parte da exposição Acto Reflejo no novo Malba Puertos
© MALBA
PUERTOS

T1 rend & J1et

O MUNDO A SEUS PÉS

VIAJAR PELO MUNDO A BORDO DE PRIVATE

JETS remete aos anos dourados da aviação civil, quando voar com atenção excepcional aos detalhes e boa gastronomia era a regra. O serviço impecável in-flight ainda é uma característica dos jatos privativos, que, em experiências similares a dos cruzeiros, ganham novas camadas quando arqueólogos se juntam à tripulação, acessos insider a pontos turísticos são concedidos e marcas hoteleiras adoradas como Four Seasons e Aman entram com sua curadoria. Para nossa redação, que acompanha cada notícia do turismo, está claro: jornadas no estilo air cruise são a próxima tendência, e esta é uma seleção com as mais incríveis delas!

• De 16 a 28 de junho / de 27 de junho a 9 de julho

PAN AM WORLD AIRWAYS

Três décadas depois de encerrar suas operações, a Pan Am anunciou que fará um breve (e nostálgico) retorno este ano. Limitada a 50 passageiros, a viagem de 12 dias Tracing the Transatlantic — A Pan Am Journey by Private Air rememora a rota transatlântica original da companhia aérea. O trajeto terá início em Nova York, passando por Bermudas, Lisboa, Marselha, Londres e Foynes, na Irlanda, antes de retornar à Big Apple. Inclui estadias em hotéis como o londrino

The Savoy e o lisboeta Four Seasons Hotel Ritz Lisbon (p. 177).

FOUR SEASONS PRIVATE JET EXPERIENCE

A Four Seasons Hotels and Resorts foi pioneira da indústria quando lançou, em 2015, sua primeira viagem a bordo de um Boeing 757-200ER. Dez anos depois, sua excelência continua alçando novos voos em um Airbus A321LRneo-LR, operado pela Titan Airways, para 48 passageiros.

Os itinerários propostos têm pegada custommade: existem atividades pré-programadas, mas, se você preferir, ainda é possível planejar novas experiências com toda a ajuda do concierge on board. As hospedagens mantêm o padrão Four Seasons, em hotéis de seu portfólio ou em acomodações parceiras.

Viajantes contam também com culinária top-notch (o chef cria as refeições a partir de ingredientes locais dos destinos de sua jornada, levando em consideração suas preferências e restrições alimentares), médico na tripulação e assessoria com a bagagem, transportada no sistema door-to-door

• ANCIENT EXPLORER

De 4 a 26 de março (2026)

DESTINOS: Miami (EUA), Cidade do México (México), Ilha de Páscoa (Chile), Bora Bora (Polinésia), Grande Barreira de Coral (Austrália), Bangkok (Tailândia), Amã e Petra (Jordânia), Taormina (Itália) e Madri (Espanha)

HIGHLIGHTS:

I. No México, um balão proporciona as melhores vistas de Teotihuacán, a antiga cidade mesoamericana cujo nome se traduz como “o lugar onde os deuses foram criados”.

II. Em meio à Grande Barreira de Coral, workshop de pintura aborígene.

III. Um passeio de bike pelas encostas do Monte Etna, na Sicília, leva a vinícolas e degustações de safras cultivadas no solo vulcânico de alta altitude.

• TIMELESS ENCOUNTERS

De 9 de maio a 1 de junho

DESTINOS: Kona, Havaí (EUA), Bora Bora (Polinésia), Sydney (Austrália), Bali (Indonésia), Chiang Mai ou Chiang Rai (Tailândia), Agra (Índia), Dubai (Emirados Árabes), Praga (República Tcheca), Londres (Inglaterra)

HIGHLIGHTS:

I. No templo de Tirta Empul, Bali, um tradicional ritual guiado por um sacerdote para purificar corpo, mente e espírito.

II. Em Praga, um quarteto de cordas toca as obras de Mozart durante concerto privativo no Estates Theatre — onde o célebre compositor austríaco já se apresentou.

III. No icônico Globe Theatre de Londres, acesso ao backstage

• WORLD OF ADVENTURES

De 10 de setembro a 3 de outubro

DESTINOS: Seattle (EUA), Kyoto (Japão), Bali (Indonésia), Seychelles, Ruanda, Marrakech (Marrocos), Bogotá (Colômbia), Galápagos (Equador) e Fort Lauderdale (EUA)

HIGHLIGHT:

I. No Parque Nacional dos Vulcões, caminhada para encontrar os gorilas de Ruanda.

II. Sessão de yoga no topo de uma montanha em Seychelles.

III. Tour pela street art de Bogotá guiado por um artista local.

• INTERNATIONAL INTRIGUE

De 27 de julho a 19 de agosto

DESTINOS: Seattle (EUA), Tóquio (Japão), Hoi An (Vietnam), Maldivas, Serengeti (Tanzânia), Istambul (Turquia), Budapeste (Hungria) e Cap-Ferrat (França)

HIGHLIGHTS:

I. Um sunset cruise no Rio Danúbio, passando pelo histórico Castelo de Budapeste.

II. Em Tóquio, Tetsuro Shimaguchi, coreógrafo das cenas de luta de Kill Bill: Vol. 1, ensina a brandir uma espada como faziam os guerreiros samurai.

III. Pela Riviera Francesa, “test drive” ao volante de um Porsche ou uma Ferrari.

• De 5 a 28 de abril

NATIONAL GEOGRAPHIC EXPEDITIONS

Muito além de revistas e documentários, a National Geographic propõe expedições que são perfeitas para o viajante apaixonado por natureza e animais (você é um deles? Vá para a p. 98). Entre África e Ásia, o itinerário Wildlife of the World by Private Jet: In Search of Tigers, Orangutans & Gorillas te coloca no encalço de lêmures em Madagascar, tigres-de-bengala na Índia e gorilas-das-montanhas em Ruanda ao lado de experts em vida selvagem. Uma das paradas é na remota ilha de Bornéu: orangotangos e elefantes-pigmeus poderão ser observados!

AMAN JET

EXPEDITIONS

A Aman, em parceria com a Remote Lands, empresa especializada em Ásia, leva pequenos grupos (não mais que 18 passageiros — intimista!) a “mergulharem” na cultura e na espiritualidade dos destinos.

• THE GRANDEST TOUR

De 19 de abril a 9 de maio

DESTINOS: Japão, Vietnam, Tailândia, Butão, Índia, Uzbequistão e Grécia

HIGHLIGHT: com praia privativa e vistas incomparáveis do Mar de Andaman, o Amanpuri será sua base para aventuras pela região de Phuket — como um sobrevoo de helicóptero até a baía de Phang Nga e islandhopping em yacht privativo com paradas para snorkeling

• AROUND THE WORLD IN THREE CONTINENTS

De 7 a 27 de setembro

DESTINOS: Japão, Filipinas, Indonésia, Maldivas, Omã, Veneza e Marrocos

HIGHLIGHT: o novo Aman Kyoto traz acomodações minimalistas tipo ryokan e spa com onsen (piscina termal); para além da propriedade, espere por degustação de saquês e encontro com uma gueixa.

• De 4 a 28 de outubro

ABERCROMBIE & KENT

Na aventura Ancient Kingdoms & Dynasties: A Journey by Private Jet, o foco são os monumentos atemporais construídos por grandes reinos e dinastias, como as ruínas romanas de Volubilis e a Hagia Sophia em Istambul. Contando com os acessos privilegiados da Abercrombie & Kent, 48 passageiros podem visitar o Palácio Fronteira, em Lisboa, para assistir a uma exclusiva performance de fado, ou aprender mais sobre a cidade medieval amuralhada de Mdina, em Malta, que apareceu na série Game of Thrones

• A MINDFUL AND CULTURAL JOURNEY

De 19 de outubro a 2 de novembro

DESTINOS: Nepal, Butão, Índia e Sri Lanka

HIGHLIGHT: descubra o remoto reino do Butão neste roteiro zen. Você poderá visitar uma escola budista de astrologia e ser abençoado por um monge além de ficar hospedado nos cinco lodges que formam o Amankora.

• De 4 a 25 de outubro

SMITHSONIAN JOURNEYS

Sob a afiada curadoria do instituto de pesquisa Smithsonian, os roteiros têm o objetivo de enriquecer nossas bagagens culturais. Sua ênfase educativa se traduz em atividades memoráveis — como sobrevoo pelas misteriosas Linhas de Nazca, no Peru, e safári a bordo de um balão de ar quente no Quênia. Ambas são opções em Around the World by Private Jet: A Classic Journey, que parte de Miami rumo a Marrakech com a presença da arqueóloga Janet Duncan Jones.

• SOUTHEAST ASIA JET EXPEDITION

De 2 a 15 de novembro

DESTINOS: Vietnam, Laos, Camboja e Tailândia

HIGHLIGHT: Projetado originalmente para hospedar os convidados do rei Norodom Sihanouk, o Amansara está situado a pouquíssimos minutos do lendário complexo de Angkor. Mire esse patrimônio UNESCO para um exclusivo jantar à luz de velas junto a um dos templos.

QUER

COMPENSAR A PEGADA DE CARBONO DA SUA VIAGEM?

Calcule-a no QR Code ao lado e peça ajuda ao seu consultor de viagem PRIMETOUR para seguir com a neutralização.

FOTOS:

• Slow Travel

TRENS A TODO VAPOR

Previsto para estrear no segundo semestre de 2026, Dream of the Desert será o primeiro trem de luxo da Arábia Saudita. Ele percorrerá um caminho de aproximadamente 1.250 km através do deserto, de Riyadh a Al Qurayyat, destino próximo à fronteira com a Jordânia, passando por sítios arqueológicos. O projeto, desenvolvido pelo grupo italiano Arsenale, tem a arquiteta libanesa Aline Asmar d’Amman à frente do design influenciado pela art déco. Viagens sobre trilhos são a nova “moda” entre viajantes, e diferentes trens têm estreado, como o La Dolce Vita Orient Express, na Itália, e o Britannic Explorer, A Belmond Train, no Reino Unido.

• Jubileu

ROMA, CIDADE ABERTA

Tradição do Catolicismo realizada a cada quarto de século, o Jubileu levará milhares de fiéis a Roma em busca do perdão dos pecados. Construções históricas e monumentos da capital italiana passam por renovações para dar as boas-vindas aos 32 milhões de turistas previstos ao longo de 2025; um deles foi o Passetto di Borgo. Rota de fuga para os papas, a passagem fortificada de 1277 liga o Vaticano ao Castel Sant’Angelo e pode ser visitada pela primeira vez em tours guiados. (Você ficou sabendo também da abertura do Corredor Vasariano, em Florença? É uma passagem secreta, utilizada pela família Médici, que conecta o Palazzo Vecchio à Uffizi!).

• Metrópoles

ANIVERSARIANTES

Amsterdam completará 750 anos no dia 27 de outubro, mas as comemorações já tomaram conta da cidade inteira. Exposições, concertos especiais e outros diversos eventos preenchem a programação, que incluirá uma grande festa de rua no dia 21 de junho. Do outro lado do Atlântico, a Big Apple também está ficando mais velha: Nova York festejará 400 anos de fundação. A metrópole conta com novas atrações, como o Museum of Art and Technology Mercer Labs (imersivo, dedicado a artes digitais), o Museum of Food and Drink e o Pier 97 do Hudson River Park, reinaugurado com um grande playground e mirante.

MAIS SOBRE TRENS
Dream of the Desert
+ LEIA MAIS
NAS P. 30, P. 32 E P. 136

• Em expansão

Registry Collection

NOVOS HOTÉIS BRASILEIROS

Nos últimos meses, estamos acompanhando de perto as muitas inaugurações hoteleiras no país. Uma delas foi a Casa Siará, hotel-boutique de oito suítes beachfront que celebra a cultura do kitesurfe na Praia do Preá (CE). O AUKA Boipeba, na ilha de Boipeba (BA), ganhou destaque internacional por seu visual clean e geométrico — plus, todas as suítes têm piscina privativa. Indo para a região Sudeste, o Grupo Fasano e a JHSF ergueram o Boa Vista Surf Lodge em Porto Feliz (SP): seu highlight é a piscina de surfe com faixa de areia, a primeira da América Latina e capaz de reproduzir mais de cem tipos de ondas. Também em Porto Feliz, mas ainda sem previsão de abertura, a Fazenda Vista Verde trará praia artificial de 900 metros e museu a céu aberto estilo Inhotim. Há mais endereços a caminho. Em 2027, Campos do Jordão (SP) ganhará o Registry Collection, um projeto de R$ 600 milhões; em 2029, o Emiliano levará uma filial à Praia Brava (SC) com design do escritório Foster + Partners, de Norman Foster. Veja mais novidades virando a página.

Casa Siará
Auka Boipeba
Emiliano

W SÃO PAULO

São Paulo (SP) | Brasil

Uma novidade muito aguardada na capital paulista! A Vila Olímpia acaba de ficar ainda mais interessante com a chegada do W São Paulo. Inaugurado em dezembro de 2024, o hotel leva à região próxima à Faria Lima um arranha-céu arrojado que se destaca por suas linhas contemporâneas. Os interiores são decorados com pedras brasileiras e peças de diferentes texturas que se somam a uma paleta de cores vibrantes e orgânicas, com muita madeira, tons verdes, azuis e metalizados. Possui ótimos spots para observar o skyline da cidade: seja na piscina do rooftop, nas acomodações (que começam a partir do 25° andar) ou nos restaurantes. O L40, no 40° piso, conta com vistas panorâmicas que acompanham a culinária internacional de seu menu inspirado em países como Portugal, Itália e China — todos localizados ao longo da latitude 40° ao redor do planeta. Já o Baio Cozinha Sulista, no 23° andar (e também com uma bela vista), homenageia o sul do Brasil e sua tradição com o churrasco e a charcutaria em uma experiência leve e criativa assinada pelo chef Tuca Mezzomo. Além de pratos contemporâneos com ingredientes sazonais e cuidado com os pequenos produtores, o restaurante oferece degustações de vinhos. Para finalizar a noite, que tal um drink da mixologia japonesa com ingredientes exclusivos? Essa é a proposta do Yōso Bar e Café, que apresenta uma atmosfera baseada na tradição nipônica.

FOTOS:
© W
SÃO PAULO

ME LISBON

Lisboa | Portugal

Com previsão de abertura no primeiro semestre de 2025, ME Lisbon estará a poucos passos da Praça Marquês de Pombal e da Avenida Liberdade, point das boutiques de grife. A vibe descolada e artística será revelada já em uma das paredes do lobby, que exibirá uma instalação rotativa em vídeo criada pelo estúdio Blow Factory, inspirada no mundo marinho e nas cores dos jacarandás. O acervo de arte nacional incluirá instalações artísticas criadas por Joana Astolfi, uma escultura de Fernanda Fragateiro e cerâmicas de Anna Westerlund. Na gastronomia, destaque para o restaurante Fismuler, aberto diretamente para a rua — Lisboa foi a cidade escolhida para receber o restaurante-irmão do reputado Attiko, do W Dubai, e oferecerá pratos pan-asiáticos com twists contemporâneos criados pelo célebre chef Moon. Suas vistas incríveis do skyline de Lisboa se expandem ao acessar o rooftop pool bar mais acima — lugar ideal para drinks. O spa KORPO contará com sauna seca, hammam e uma piscina indoor de 35 m².

CONHECER NOVOS HOTÉIS PARA NO RADAR LISBOA

Os olhos da hotelaria se voltaram de vez para Lisboa. Hot destination das inaugurações, a capital portuguesa vive uma fase de expansão: escolhemos quatro novíssimas propriedades que valem entrar na sua bucket list , mais duas localizadas na região litorânea – uma ótima “desculpa” para revisitar!

CONVENT SQUARE LISBON VIGNETTE COLLECTION

Lisboa, Portugal

Ocupa um antigo convento do século 13 na Baixa. O décor dos quartos exalta trabalhos do lusitano Jorge Possolo, e o restaurante Capítulo leva os típicos sabores portugueses à mesa. Para seu “me time”, você pode relaxar na plunge pool indoor ou participar do afternoon tea — um sommelier te guiará na degustação de chás selecionados.

MARTINHAL LISBON ORIENTE

Lisboa, Portugal

Já estava na hora de esta região à beira do Tejo ganhar uma opção deste nível! No coração do Parque das Nações, seus procedimentos de healthcare garantem dias de wellness. O spa propõe tratamentos à base de produtos da marca VOYA, criados com algas marinhas colhidas de maneira sustentável.

Locke de Santa Joana
The Ivens
© LOCKE DE SANTA
JOANA

LOCKE DE SANTA JOANA

Lisboa, Portugal

A passos da Avenida da Liberdade, reúne bares e restaurantes cool em um convento restaurado do século 17. Um deles é o listening bar The Kissaten. Baseado em bares japoneses da década de 1960, contém uma biblioteca de vinil com discos de diversas épocas e gêneros, além de oferecer a maior coleção de whisky de Lisboa (são mais de cem rótulos!).

THE IVENS, AUTOGRAPH COLLECTION

Lisboa, Portugal

De graciosa fachada rosa pálido marcada por arcos, entre a Baixa e o Chiado, o hotel se inspira em Roberto Ivens, conhecido por suas expedições à África no século 19. A decoração é superoriginal: fotografias de época, livros de viagem antigos, esculturas de animais... Siga até o Gastrobar para tomar um drink pós-jantar.

ESTORIL VINTAGE HOTEL

Estoril (Lisboa), Portugal

Tetos ornamentados e pinturas que colorem as paredes desta centenária propriedade tornam o hotel extremamente charmoso. À beira-mar, oferece atividades nas praias da Costa do Sol. Que tal velejar pelas águas da Riviera Portuguesa ou conhecer a região em um passeio a cavalo?

IMMERSO

HOTEL ERICEIRA

Ericeira (Lisboa), Portugal

Piqueniques na praia, surfe, caminhadas entre falésias, passeios de e-bike... Um convite para dias em conexão com a natureza — a menos de uma hora de Lisboa! Alexandre Silva, chef estrelado Michelin, assina a gastronomia do restaurante Emme e prioriza produtos frescos do mar e do campo.

Estoril Vintage Hotel
Convent Square Lisbon
Immerso Hotel Ericeira

Mais

MAISON BARRIÈRE VENDÔME

Paris | França

um hotel Barrière chegou a Paris!

Entre a Place Vendôme e o Jardin des Tuileries, Maison Barrière Vendôme é uma residência histórica restaurada com 26 acomodações inspiradas em mulheres icônicas — entre elas estão a suíte George Sand, adornada com tecidos do século 18 baseados no quarto da romancista, e a suíte Sarah Bernhardt, cujo veludo estampado da Maison Pierre Frey evoca um vestido da atriz francesa. Há ainda o bar e restaurante Frida que se abre para um jardim “secreto” e celebra os sabores latino-americanos, além de um spa nas antigas adegas, com sauna e plunge pool. Tudo numa vibe intimista e muito discreta, como se você estivesse em sua própria casa parisiense. #quietluxury

NEMI NEST IN MILAN

Milão | Itália

ONEMI abriu recentemente suas portas próximo a atrações centrais de Milão. O hotel proporciona uma experiência “boutique” com apenas 49 acomodações de design italiano moderno a partir de 32 m², e algumas das suítes possuem jardins privativos ao ar livre. O restaurante Forte Garden, especializado em pratos mediterrânicos com um toque inventivo, serve refeições em um pátio interno ultracharmoso. Tagliolini com lagostins e alcachofra, alguém? Conte ainda com opções de tours guiados organizados pelo NEMI, como um passeio focado em café (com direito a degustação) ou um itinerário “musical” pela cidade, incluindo visitas a um conservatório de música datado do século 19 e a um ateliê de violinos.

FAENA NEW YORK

Nova York | EUA

Oestilo artsy e upbeat característico da marca Faena chegará a Manhattan nos próximos meses. Celebrado por sua essência cultural, o bairro de West Chelsea foi escolhido como endereço deste novo hotel: o edifício geométrico — e com vista para o High Line — em que estará abrigado leva o dedo do escritório do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels. 120 acomodações serão disponibilizadas, todas com janelas que irão do chão ao teto para oferecer os melhores panoramas do skyline nova-iorquino e uma estética vibrante, abarcando o espírito ultradisruptivo do Faena. Opções de nightlife e entretenimento são esperadas, bem como a inauguração de uma unidade do spa Tierra Santa Healing House, com suas terapias inspiradas nos ritos sul-americanos de bem-estar. Restam dúvidas de que será the place to be dos criativos?

NEW Y E A R

NEW OPENINGS: ACCOR

Oano de 2025 será bem cheio para a Accor Luxury & Lifestyle, que revela a inauguração de múltiplos hotéis de suas marcas ao redor do globo. Dos 5.700 hotéis Accor, 600 são da divisão de luxo e lifestyle, e a expectativa é de abertura de 500 novos nos próximos três anos. Veja no nosso mapa-múndi algumas novidades imperdíveis para 2025!

FAENA NEW YORK

O DNA artístico do Faena ganha um toque novaiorquino nesta propriedade de 120 quartos junto ao High Line. Leia sobre na p. 29.

Nova York EUA

LA DOLCE VITA ORIENT EXPRESS

O esperado trem alcança os trilhos este ano! Leia sobre na p. 32.

SLS RED SEA

Parte do The Red Sea Project, SLS chega à Arábia Saudita com pool villas de até quatro quartos e um ballroom que promete sediar as festas mais cool do Mar Vermelho.

GREEN COAST HOTEL – MGALLERY COLLECTION

Tem práticas ecoconscientes e se situa próximo a um parque nacional, numa praia banhada pelo Mar Jônico. Para conhecer as baías escondidas da Riviera Albanesa.

Veneza Itália Palasë Albânia

Roma Itália

Mar Vermelho Arábia Saudita

ORIENT EXPRESS PALAZZO DONA GIOVANNELLI

A segunda abertura que leva o nome do icônico trem tem afrescos históricos e vista para os canais.

ORIENT EXPRESS LA MINERVA

O lendário trem “empresta” seu nome pela primeira vez a um hotel — sediado em um palazzo do século 17 e renovado pelo célebre Hugo Toro.

Singapura Singapura

FAIRMONT TOKYO

O desembarque da marca Fairmont no Japão se dá na baía de Tóquio. Terá visual contemporâneo, vistas panorâmicas e uma sky chapel.

Tóquio Japão

RAFFLES SENTOSA SINGAPORE

De frente para a Tanjong Beach, na vibrante Sentosa Island, o resort destaca o design criado por Yabu Pushelberg e mais de 90 mil m² de jardins tropicais.

Austrália

MONDRIAN

GOLD COAST

O primeiro Mondrian australiano abre em Burleigh Beach, Meca do surfe. Com vistas para o Pacífico e beach houses com plunge pools privativas.

LA DOLCE VITA ORIENT EXPRESS

Supernovidade! Presente no imaginário de viajantes há gerações, a lendária Orient Express ganha uma interpretação pela rede Accor, que lança o novo trem La Dolce Vita Orient Express, previsto para estrear neste abril. O décor dos vagões prestará homenagem à era de ouro do design italiano dos anos 1960, com interiores sofisticados em cores vibrantes ao estilo mid-century e muita madeira. Haverá 31 cabines para até 62 passageiros, lounge bar com música ao vivo e culinária by Heinz Beck, chef triplamente estrelado Michelin que propõe menus baseados nos sabores da Itália. Oito itinerários curtos, de uma ou duas noites, descortinarão as mais belas regiões do “país da bota” sobre trilhos, como a espetacular costa da (trendy) Sicília e a charmosa Toscana, com paradas para workshops enriquecedores e passeios off-limits por paisagens de lagos, florestas, praias, vinhedos...

BVLGARI

HOTEL

MILANO & BVLGARI

HOTEL ROMA

Milão e Roma Itália

Da Galeria Vittorio Emanuele II ao Coliseu, do Duomo ao Vaticano: há um novo jeito de visitar a Itália! A Bvlgari Hotels & Resorts traz, para 2025, uma inesquecível experiência de quatro noites por duas capitais — Milão e Roma. A novidade nas propriedades em ambos os destinos é a chegada da Serpenti Suite, evocando o Ano da Serpente do calendário chinês. Presente na estética da marca há mais de 75 anos, o símbolo da serpente será o destaque do design de interiores, que inclui almofadas Rubelli e cobertores de cashmere. No Bvlgari Hotel Milano, no fancy bairro de Brera, você poderá participar de vivências exclusivas, como uma visita privativa after hours ao Duomo. Já no Bvlgari Hotel Roma, que pode organizar um passeio guiado pelas oficinas de artesãos da Città Eterna, o spa se destaca ao remeter à atmosfera dos antigos banhos romanos com suas colunas de mármore que se erguem da (lindíssima) piscina indoor.

ATIERRA ATACAMA HOTEL & SPA

San Pedro de Atacama | Chile

espera pela reinauguração do Tierra Atacama chegou ao fim! O mês de abril será marcado pela reabertura do hotel, que, após uma grande reforma, voltará a receber viajantes ávidos para presenciar a magnitude do deserto mais árido do mundo. Móveis e peças de artesanato feitos em parceria entre os designers do Tierra e mais de 40 artesãos irão compor os espaços reimaginados e as 28 acomodações. O Uma Spa também foi renovado e ganhou uma sala de massagens a dois: além dos tradicionais tratamentos com ingredientes naturais — como barro vulcânico e ervas do deserto —, novas experiências wellness estarão disponíveis para relaxar enquanto contempla a vista para o Vulcão Licancabur, como banhos de gelo. No restaurante, um menu assinatura brand new destacará sabores locais (atenção, a adega também vai ganhar uma seleção de vinhos “repaginada”). Estamos contando os minutos para revisitar!

TIERRA PATAGONIA

HOTEL & SPA

Torres del Paine | Chile

Refletindo a imensidão da cordilheira de Torres del Paine como um espelho natural, as águas do Lago Sarmiento compõem uma paisagem eye-catching. Propondo hospedagens de outubro a abril, o Tierra Patagonia — à beira do lago — se mistura ao ambiente de forma íntima graças ao projeto do renomado arquiteto chileno Cazú Zegers. Por fora, uma grande estrutura intrigante que parece esculpida pelo vento; por dentro, um design autêntico inspirado na cultura e no artesanato da Patagônia. Todas as suas 40 acomodações oferecem vistas para os arredores, mas o highlight é a recém-renovada Suíte: são dois andares e janelas que vão do chão ao teto para descansar após um dia de descobertas (a pé ou a cavalo?) no Parque Nacional Torres del Paine.

Diário de Viagem

CONECTE-SE AO QATAR

EM VEZ DE APENAS USÁ-LO PARA A CONEXÃO DO SEU VOO

A maioria dos brasileiros conhece o Qatar por ter sido a sede da Copa do Mundo de 2022 e por ser um ótimo hub para voos distantes. Mas vale a pena parar por alguns dias. Entre baías e desertos, praias e ilhas artificiais, você verá bairros supermodernos com calçadas cobertas em cristais, arranha-céus inacreditáveis, shoppings feitos de mármore — tudo muito grandioso, um mundo realmente de luxo. Quem tem ido tem adorado, e vou te contar um pouco do porquê.

LUXO DESDE O VOO

Eu voei em uma das melhores companhias aéreas do mundo e cheguei no melhor aeroporto. Para quem voa de executiva ou primeira classe pela Qatar Airways, o conforto é nível “estratosfera”. O Aeroporto Internacional de Hamad vive ganhando prêmios de “melhor aeroporto do mundo”. Com seu jardim instagramável, tem cara de shopping, com lojas excelentes. Os lounges são um espetáculo à parte, com academia, spa (tem até um com assinatura Louis Vuitton).

CULTURA QATARI

Não espere a mesma liberdade de Dubai — muito menos do mundo ocidental. É uma vibe muito diferente, a religião é levada a sério. É difícil encontrar bebida alcoólica, mesmo em hotéis internacionais e fora do Ramadã (ainda que haja exceções: o bairro The Pearl abriga a maioria, pois, por estar em uma ilha artificial, não é considerado “terra santificada”). As leis são tão rígidas que evitam crimes, todo mundo segue a linha. O resultado é um dos países mais seguros do mundo. O país é tão rico que não faz questão do dinheiro do turismo, ainda que quem visite seja bem recebido, e que a hotelaria esteja crescendo. Por isso, não faz tantas concessões e pode manter sua autenticidade. E por que são tão ricos? Petróleo e, principalmente, gás natural. Eles são um dos maiores produtores do planeta.

QATAR E O ESPORTE

Há duas coisas pelas quais o país deseja ser conhecido: cultura e esporte. Ao menos no segundo caso, tem dado certo, e não só pela Copa do Mundo. Eles recebem inúmeros campeonatos de diferentes modalidades e querem sediar as Olimpíadas. Tudo o que eles fazem é pensando no futuro: eles ergueram um centro médico de reabilitação para esportistas que já está sendo requisitado por equipes de todo o mundo.

The HYPE | AMAMOS

ARQUITETURA E ARTE

Formas e funções: tudo no país carrega um significado que vai além da funcionalidade. Nada está ali por acaso, é tudo muito bem pensado. A fachada de um prédio forma o número 2022 (ano da Copa), o logo da Copa foi erguido em uma ilhota e, conforme você o contorna de carro, ele vira o símbolo do infinito. Outra obra, A Jornada Milagrosa, de Damien Hirst, traz esculturas gigantes retratando os nove meses da gestação (e a nudez do feto, acredite, causou escândalo no país e quebrou barreiras). O desenho do Museu Nacional do Qatar, projetado por Jean Nouvel, é mais impressionante ainda quando você sabe que ele foi baseado na forma da rosa do deserto, um agregado de cristais que realmente lembra uma rosa. A loja do museu — como é que pode? Com design de Koichi Takada, traz ondas em madeira que vão das paredes ao teto em um formato orgânico inspirado pela caverna Dahl Al Misfir. Para o Museu de Arte Islâmica, convenceram o arquiteto chinês I.M. Pei, o mesmo da pirâmide do Louvre, a abandonar sua aposentadoria oferecendo a ele liberdade criativa — e orçamentária. Ele quis seu museu em uma ilha artificial, e não na costa, para que os arranha-céus de Doha não destoassem de seu projeto. Mas é justamente a partir dele que você tem uma das vistas mais maravilhosas da baía, com o skyline supercontemporâneo. Um prédio competindo com o outro. É uma arquitetura surreal de linda.

ONDE COMER

• PARISA

Culinária persa com decoração oriental supercolorida, dentro do Souq Waqif.

• IDAM BY ALAIN DUCASSE

Fica no último andar do Museu de Arte Islâmica, e a vista é sensacional.

• JIWAN

Este fica no Museu Nacional e serve cozinha árabe de fusão.

ONDE

FICAR

• FOUR SEASONS HOTEL DOHA

Foi nele que me hospedei. Ele tem um Nobu e fica de frente para o mar.

• FOUR SEASONS RESORT AT THE PEARL-QATAR

O mais novo da rede, abriu no fim de 2023. Tem praia privativa.

• MANDARIN ORIENTAL, DOHA

Tem a melhor localização, ao lado do souk, e um forte lado wellness

• RAFFLES E FAIRMONT DOHA

Eles dividem o mesmo edifício em forma de meia lua, um marco na cidade. Sua arquitetura icônica pode ser vista até do avião! Seus rooftops são o point da badalação.

COMPRAS

Os shoppings são uma coisa inexplicável. O Alhazma é inteiro em mármore. A 21st High Street, ao ar livre, combate o calor com ar-condicionado embutido no chão. Todas as grandes marcas estão por lá — Zegna, Loro Piana, mas com foco nas vestimentas qatari. É o único lugar onde você entra em uma Rolex e sai com seu relógio na mão. No resto do mundo pode haver espera de até cinco meses. Lá, não. É tanto dinheiro que lá é assim. Me chamou a atenção as lojas de perfume locais, existe toda uma cultura do perfume no país. Os vidros são lindos e o aroma é uma mistura com mirra, vetiver... Os frequentadores qataris estão sempre cheirosos, bem-cuidados e bem-vestidos, com a última bolsa, ou os últimos óculos, sapatos, relógios. O antigo souk é muito civilizado — ele é lavado duas vezes ao dia. E é usado mesmo pelos moradores, que vão até lá comprar louça, panela, galinha, tecido. Lá fica o hospital dos falcões; todo menino ganha um aos oito anos para aprenderem a responsabilidade de cuidar deles (mas, nas famílias mais ricas, são contratadas babás). Vale passar também no mercado de peixes. Ele fica no porto, que foi todo renovado, e é gigante, bonito, muito organizado. E limpo também. Tudo funciona [ LT ]

SHEIKHA MOZA

Sheikha Moza é uma das três esposas do antigo emir do Qatar e seu filho mais velho é o emir atual. Mas ela é mais que isso, é uma inspiração e uma referência para as qataris. Uma mulher impactante. Formada em sociologia e com mestrado em políticas públicas, ela tem influência no Oriente Médio e rompeu fronteiras quando passou a acompanhar seu marido em compromissos públicos. Na fundação que criou, mulheres têm espaço na liderança, e por meio dela surgiram hospitais, pesquisas científicas, bibliotecas. Ela atraiu algumas das melhores universidades do mundo ao país. Suas ações vão além das fronteiras, tanto por meio de bolsas de estudo nessas universidades para estrangeiros quanto com ações de alfabetização ao redor do mundo. No Qatar, a mulher ainda não tem voz, mas por causa da Moza ela está em todos os lugares.

“ENFRENTEI… PESSOAS QUE NÃO CONSEGUIAM PENSAR

‘FORA DA CAIXA’ E TEMIAM QUALQUER TIPO DE MUDANÇA... NOSSO SONHO ERA O NASCIMENTO DE UMA NOVA GERAÇÃO...”

Sheikha Moza, fevereiro de 2025

• Estrelas latinas

TOP 50 BEST AMÉRICA LATINA

A elite da gastronomia latino-americana se reuniu na cidade do Rio de Janeiro para a 12ª edição do Latin America’s 50 Best Restaurants, lista patrocinada pela S. Pellegrino & Acqua Panna. Revelado durante uma cerimônia no Museu Histórico Nacional, o prêmio trouxe o argentino Don Julio como o maior vencedor da noite pela segunda vez na história. Estes são os cinco primeiros colocados.

1º LUGAR

DON JULIO

Buenos Aires, Argentina

Os cortes de carne e a seleção impecável de vinhos nacionais revelam o melhor do terroir da Argentina. A despretensiosa steakhouse do sommelier Pablo Rivero usa produção orgânica de fazenda própria. | parrilladonjulio.com |

2º LUGAR

MAIDO

Lima, Peru

4º LUGAR KJOLLE

Lima, Peru

Chef e proprietário, Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura reverencia seus anos de atuação em Osaka. O menu-degustação combina Japão e Peru com maestria. Note o uso criativo de itens da Amazônia Peruana, como o “presunto” de pirarucu. | maido.pe |

3º LUGAR EL CHATO

Bogotá, Colômbia

Um bistrô contemporâneo, onde Álvaro Clavijo trabalha com agricultores locais para deixar brilhar produtos típicos da Colômbia em pratos pouquíssimo convencionais. Lagosta servida com formiga saúva-cabeça-de-vidro — que tal? | elchato.co |

É o projeto independente de Pía León; conheça mais sobre seus projetos na p. 69. Ela já esteve à frente do Central, premiado o melhor restaurante do mundo em 2023. Intuição e criatividade guiam a cozinha. | kjolle.com |

5º LUGAR BORAGÓ

Santiago, Chile

Rodolfo Guzmán embasa sua proposta no conceito farm-to-fork, priorizando pequenos produtores e pescadores para conseguir os ingredientes mais frescos. As criações têm inclinações indígenas, inspiradas na cultura mapuche.

| borago.cl |

©
OILUJNODALLIRAP Kjolle
El Chato
Don Julio

• Food & Fashion

MESAS & MARCAS

Uma tendência que tem se consolidado! Restaurantes e cafés com a assinatura very fancy de nossas grifes prediletas não são novidade — vide o THE POLO BAR em NY, que segue sendo um máximo sucesso. Mas continuam surgindo novidades deliciosas. Veja algumas das mais recentes:

NOVA YORK ▸ Armani/Ristorante: na Madison Avenue, serve um menu italianíssimo (vai um pappardelle com ragù e pecorino? Ou a pancetta com polenta?) em um ambiente com linhas suaves, madeira de eucalipto, laca verde. E com champagne bar

SHANGHAI ▸ Le Chocolat Maxime Frédéric at Louis Vuitton: o chef patissier cria os doces mais fashion do planeta agora, na China. Os chocolates são decorados com o icônico monograma da maison

ROMA ▸ Café Ginori: dentro do Hotel de la Ville, o café combina a culinária italiana do chef Fulvio Pierangelini com a curadoria da marca de porcelanas Ginori 1735 o visual tem um “quê” maximalista, trazendo estampas florais no papel de parede e tableware vibrante.

• Inteligência Artificial

BRASIL BOM

DE COPO

Bares de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador figuram entre os melhores do mundo de acordo com o Top 500 Bars 2024 — ranking criado com a ajuda de um algoritmo que compilou inúmeras reviews de jornalistas, críticos, influencers e usuários de redes sociais em mais de 20 línguas. O paulistano TAN • TAN é o mais bem posicionado, no 39º lugar. Já conhece esse spot em Pinheiros? A casa sob comando do bartender Caio Carvalhaes e do chef Thiago Bañares completou uma década e possui drinks criativos, como o Curupira: gin, hortelã, cumaru e borbulhante de cambuci. Outros endereços presentes na lista:

SÃO PAULO

SubAstor (85º)

Picco (335º)

Astor (435º)

The Liquor Store (488º)

Exímia (496º)

RIO DE JANEIRO

Liz Cocktails & Co. (350º)

SALVADOR

Purgatório (430º)

Tan • Tan
Café Ginori

NOVIDADES EM MÔNACO

Monte-Carlo e Mareterra | Mônaco

Muitas notícias saborosas vindas do principado! O celeb-chef Yannick Alléno juntou-se uma vez mais ao mestre sushiman Yasunari Okazaki para trazer a estrelada ex periência do L’Abysse de Paris para Mônaco. No Hôtel Hermitage Monte-Carlo, a Côte d’Azur se une à culinária japonesa em um menu omakase servido em um ambiente de tons suaves projetado por Laurence Bonnel-Alléno. A pesca é feita de modo sustentável e, por isso mesmo, acompanha as estações. Já no novíssimo e ultra-sofisticado bairro de Mareterra, o Marlow traz o estilo britânico à ambientação desenhada por Hugo Toro e ao cardápio: lobster roll, fish & chips, tea time... Para fechar a noite, a novidade é o New Moods, um renascimento do lendário Moods: espaço em Monte-Carlo para entretenimento — como shows e stand-up comedy — na companhia de finger foods e drinks.

QUESTÃO DE GOSTO

O menu do L’Abysse indica três pratos “must have”: caviar Ossetra preparado à lenha e servido em folha de kombu, lagostim grelhado com alga nori, e temaki de otoro (barriga de atum). Para acompanhar com raros saquês e whiskies japoneses.

FOTOS: © SOCIÉTÉ
DES BAINS DE MER DE MONACO

MYCONIAN AMBASSADOR HOTEL & MYCONIAN VILLA COLLECTION

Mykonos | Grécia

Frente à baía de Platis Gialos, o Myconian Ambassador está muito próximo à cosmopolita praia de Psarou. A art de vivre do selo Relais & Châteaux está presente nos passeios privativos de yacht, nos coquetéis ao pôr do sol no George’s Bar e no restaurante Efisia. Sua culinária grega com twists contemporâneos foca produtos orgânicos. Um must: o cordeiro cozido lentamente e servido com berinjela defumada e iogurte. Villa com piscina de borda infinita privativa? Spa com talassoterapia? Sim, pode contar com isso também. Já o Myconian Villa Collection, a passos da praia de Elia, reúne galeria de arte, piscina de água salgada com vista para o Egeu e atividades como visita à ilha de Delos (que, de acordo com a mitologia, foi o berço dos deuses Apolo e Ártemis). Seu dia pode incluir ostras e caviar harmonizados com champagne no Infinity Pool Bar antes de jantar no Cabbanes, onde o chef Philippos Staboulis privilegia ingredientes frescos e orgânicos cultivados localmente no menu que reinventa os favoritos internacionais com toques mediterrânicos. Está servido de um sashimi de dourado selado com emulsão de ervas, funcho, pêssego e sorbet de azeite? Ou talvez de uma cauda de lagosta com aspargos brancos, kumquat (pequena fruta cítrica chinesa), sopa de coco e café torrado?

TTHE SIAM

Bangkok | Tailândia

he Siam, às margens do Rio Chao Phraya, é uma instituição gastronômica — dedicado a sabores autênticos da Tailândia, o restaurante assinatura Chon Thai usa produtos cultivados localmente (pato crocante com salada apimentada de manga ao molho de tamarindo... sorvete de arroz de jasmim...). E a novidade do ano é a reabertura do contemporâneo Deco, com ambiance dos anos 1920. Também é forte no assunto arte: seu imponente edifício é inspirado na art déco e guarda obras de arte e antiguidades (a biblioteca abriga uma coleção de livros raros, com mais de um século de história). Quando você for visitar, uma vivência imperdível é o passeio no barco privativo Sala Thai, com drinks refrescantes on board

QUESTÃO DE GOSTO

Coloque as “mãos na massa” na cooking school do hotel, que propõe um almoço imersivo para você conhecer mais sobre a culinária thai. Nessa experiência, um tuk-tuk te levará, na companhia do chef, ao mercado de Bangkok para selecionar ingredientes frescos e preparar, mais tarde, pratos de sua escolha com técnicas locais.

7PINES

RESORT IBIZA

Ibiza | Espanha

Entre Cala Conta e Cala Codolar, no litoral oeste da ilha, o resort traduz o lifestyle do Mediterrâneo tanto nas elegantes villas de mais de 200 m² com piscina quanto na gastronomia. Gourmands irão adorar o jantar privativo no jardim — inserido nas falésias, olhando o oceano —, onde vistas panorâmicas se unem a menus mediterrânicos e de inspiração vegetariana.

QUESTÃO DE GOSTO

Uma experiência autêntica é o workshop para criar o tradicional licor de ervas de Ibiza, em parceria com a destilaria local Fluxà.

7PINES RESORT

SARDINIA

Sardenha | Itália

Àbeira-mar, na costa nordeste da Sardenha, ocupa uma baía na qual o verde da vegetação se mistura ao azul do mar. Siga ao casual restaurante Spazio by Franco Pepe para experimentar as pizzas que fizeram a fama do pizzaiolo, como a Margherita Sbagliata.

QUESTÃO DE GOSTO

As vinícolas da região podem ser descobertas em um wine tour guiado: para degustar rótulos harmonizados com queijos e carnes curadas e aprender os processos de vinificação.

FOTOS:

EMILIANO SÃO PAULO

São Paulo (SP) | Brasil

Além das sofisticadas acomodações clean, que ganharam novas texturas e perspectivas após o projeto de renovação do hotel, o Emiliano São Paulo também tem como destaque suas propostas culinárias. No Lobby Bar, hotspot para noites intimistas, o jardim de orquídeas suspensas e as cadeiras de cordas douradas, concebidas pelos irmãos Campana, criam uma atmosfera cozy ideal para experimentar os drinks exclusivos do bar. Uma sugestão é o Emiliano Spritz — a releitura do clássico refrescante traz destilado de pera St. Verger, gin e espumante.

QUESTÃO DE GOSTO

Um dos principais endereços da cena gastronômica paulistana, o Emiliano Restaurante oferece uma abordagem inventiva da culinária contemporânea, em um cardápio em constante evolução que tem os ingredientes como protagonistas. Com influências brasileiras, o menu apresenta pratos como o pato confitado pururuca com arroz vermelho e o sorbet de morango com gaspacho de kiwi e azeite doce.

EMILIANO RIO

Rio de Janeiro (RJ) | Brasil

Copacabana fica ainda mais icônica no Emiliano Rio!

Com 62 quartos e 28 suítes, o hotel de arquitetura contemporânea e localização primorosa oferece experiências que unem a gastronomia a diferentes cenários inspiradores. O Restaurante do Rooftop une alta gastronomia a vistas panorâmicas para a orla de Copacabana. Aberto de quarta a sábado, seu menu assinado pelo chef Camilo Vanazzi traz influências andinas e twists locais. Mensalmente acontece o Jantar da Lua Cheia, quando é desenvolvido um menu especial. Amantes da música podem acompanhar apresentações de grandes nomes da MPB na intimista Sala Charles.

QUESTÃO DE GOSTO

Aos finais de semana e feriados, o restaurante Emile se destaca por seu brunch. Em meio ao grande jardim vertical, aproveite opções interessantes como o ceviche de robalo com avocado ou o coelho com purê de batata.

• São Paulo (SP), Brasil

UM VIVA AO

NOVO MASP

Apaixonados por arte como nós estão em festa; o MASP estreia seu novo edifício na Avenida Paulista! O prédio Pietro Maria Bardi, nomeado em homenagem ao primeiro diretor artístico da instituição, mais que dobra o espaço expositivo atual — saltando de 10.485 m² para 21.863 m² — e inclui um laboratório de restauro. O máximo: esse novo endereço está ligado à marcante construção de Lina Bo Bardi por um túnel subterrâneo. Uma de suas mostras inaugurais se debruça sobre 13 obras do impressionista francês PierreAuguste Renoir. | masp.org.br |

+ CHEQUE OUTROS

HIGHLIGHTS DO MASP NA P. 214

• Bukhara, Uzbequistão

BIENAL EM TODO LUGAR

Acultura da organização de bienais tem avançado pelo mundo. Celebrada por sua excepcional arquitetura islâmica, Bukhara, no Uzbequistão, sediará a primeira bienal de arte na região central da Ásia. A ser realizada entre 5 de setembro e 20 de novembro, a Bienal de Bukhara terá a esperta curadoria multidisciplinar de Diana Campbell, da Samdani Art Foundation. A temática Recipes for Broken Hearts evocará o poder curativo das artes, exibindo trabalhos de artistas como Antony Gormley, Binta Diaw e Gulnoza Irgasheva.

+ VEJA UM CALENDÁRIO DE FEIRAS DE ARTE MAIS TRADICIONAIS NA P. 217.

Uzbekistan Art and Culture Development Foundation

• Osaka, Japão

WORLD EXPO

DESEMBARCA

NO JAPÃO

Uma “volta ao mundo” pincelada por muita arte, tecnologia e cultura! A World Expo, que desde 1851 revela inovações como a Torre Eiffel (ver na p. 124), o sorvete de casquinha e o celular, retorna pela segunda vez a Osaka, no Japão, com um tema intrigante: Designing Future Society for Our Lives (em tradução livre, “projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”). Mais de 150 países ficarão responsáveis por apresentar soluções smart para questões de saúde e meio ambiente e gerir pavilhões temáticos em meio a uma ilha artificial e sustentável desenvolvida para receber a feira. O Brasil promete uma vivência sensorial inspirada na Amazônia. Em cartaz de 13 de abril a 13 de outubro. | www.expo2025.or.jp/en |

• Agenda cultural

WHAT’S ON WHEN

LUXURY TRAVEL chega às suas mãos com uma novidade! Neste volume, estreamos nossa agenda com exposições, feiras de arte, shows e outros superespetáculos pelo mundo. Cada evento foi selecionado a dedo para apresentar a você uma programação essencial dos próximos meses. A nova turnê de Beyoncé figura entre as escolhas da redação; confira todas elas a partir da p. 212, logo após uma reportagem que aborda o fenômeno do gig-tripping. Já ouviu falar?

• Provence, França AIX &

CÉZANNE

Neste ano, toda a região de Aix-en-Provence promove exposições, city tours e performances especiais em tributo ao seu mais famoso residente: o pós-impressionista Paul Cézanne. A celebração incluirá a reabertura da mansão Jas de Bouffan, que pertenceu à família do pintor, e de seu ateliê em Les Lauves, dois emblemáticos espaços que foram restaurados para dar aos seus visitantes um vislumbre da vida íntima de Cézanne.

• Cinema

© DIVULGAÇÃO

NOVOS MUSEUS

O mundo dos museus está fervidíssimo! Fizemos um mapeamento das aberturas mais quentes ao redor do planeta

MOWAA –MUSEUM OF WEST AFRICAN ART

T Benin City, Nigéria

O mês de maio trará a mostra inaugural do MOWAA. Debruçado sobre as artes moderna e contemporânea produzidas na África Ocidental, o museu espalha seus prédios por seis hectares em Benin City — capital do antigo reino de Benin, reconhecido pela profusão artística entre os séculos 13 e 19. | wearemowaa.org |

MUSEU DAS FAVELAS

T São Paulo (SP), Brasil

MALBA PUERTOS

T Puertos, Argentina

A nova unidade do Malba fica a cerca de 50 km de Buenos Aires e mantém o espírito de seu “irmão” mais velho: o de exaltar a produção artística latino-americana | malbapuertos.org.ar | Museu das Favelas

No Centro Histórico de São Paulo, tem o objetivo de celebrar as diferentes vivências e identidades que transformam mais de 13 mil favelas brasileiras em potências criativas. | museudasfavelas.org.br |

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE ABU DHABI

T Abu Dhabi, Emirados Árabes

Visitantes descobrirão a evolução da Terra por uma jornada de mais de 13 bilhões de anos até os tempos modernos. O acervo abarcará um dos mais bem-preservados esqueletos de tiranossauro do mundo, com 67 milhões de anos. Previsto para o fim de 2025, no Distrito Cultural de Saadiyat. | site em construção |

NOVO MUSEU DE ARTE DE NAOSHIMA

T Naoshima, Japão

O mais novo museu de Naoshima foi projetado por Tadao Ando e ocupará um pavilhão com dois andares subterrâneos. Exposições temporárias serão o foco; a partir da abertura, esperada para 31 de maio, o espaço exibirá 12 artistas emergentes de toda a Ásia. | benesse-artsite.jp |

GRANDE MUSEU EGÍPCIO

T Gizé, Egito

A espera foi longa, cerca de 20 anos. Enfim, o Grande Museu Egípcio abriu — parcialmente. O museu permite que 4 mil visitantes diários conheçam 12 salas, revelando aproximadamente 15 mil artefatos do Egito Antigo. Os tesouros de Tutancâmon serão mantidos longe dos olhos do público até a inauguração oficial, no dia 3 de julho. Mas pode atrasar... | visit-gem.com |

FENIX

T Rotterdam, Países Baixos

Outra inauguração prevista para maio. Será o primeiro museu no mundo com enfoque na migração humana. Ocupará um armazém de 1923; a escadaria helicoidal levará visitantes a um mirante a 30 metros de altura. | fenix.nl |

Fenix
Malba Puertos
Grande Museu Egípcio
Naoshima

The HYPE | ARTSY

FONDATION CARTIER

T Paris, França

Após completar quatro décadas, a Fondation Cartier decidiu que era hora de mudanças. Até o fim do ano, a instituição de arte contemporânea deixará o Boulevard Raspail. O novo endereço será a Place du Palais-Royal, em um edifício com dedo do arquiteto Jean Nouvel. | fondationcartier.com |

Fondation Cartier

V&A EAST MUSEUM & STOREHOUSE

T Londres, Inglaterra

Até o verão europeu, V&A Storehouse deverá entrar em funcionamento no Queen Elizabeth Olympic Park, Stratford. No estilo storage, ele oferecerá o recurso pioneiro “Order an Object ”, no qual você poderá fazer um agendamento on-line para ver de perto qualquer objeto do acervo. Fãs do rock irão adorar o David Bowie Centre, que incluirá 80 mil itens em torno do superstar britânico. Em 2026, outro lançamento: o V&A East Museum, voltado à cultura contemporânea | vam.ac.uk |

MUCHA MUSEUM

T Praga, República Tcheca

Recém-revitalizado, o Palácio Savarin — um casarão barroco no centro de Praga — abriga obras de Alphonse Mucha (1860-1939), famoso por seus delicados pôsteres e anúncios art nouveau | mucha.cz |

M+

T Hong Kong, China

Herzog & de Meuron desenharam o edifício cuja fachada em LED reproduz imagens em movimento, deixando o skyline do Victoria Harbour mais artsy. Referência global, o M+ se debruça sobre artes visuais com 33 galerias, três cinemas, midiateca e roof garden | mplus.org.hk |

M+

LE MAJESTIC

Cannes | França

De Alain Delon a Brad Pitt, Le Majestic é onde os astros e estrelas gostam de ficar. Durante o Festival de Cannes, é na Majestic Suite, com piscina privativa e no rooftop, que grandes marcas organizam festas. Bem ali onde começa a Boulevard de la Croisette, ele é o hotel de luxo mais perto do local onde é entregue a Palma de Ouro, do centro histórico, do forte, do velho porto e do tradicional mercado típico. Logo em frente, a praia privativa acaba de ser renovada e agora abriga o restaurante Ciro’s, ponto de encontro para coquetéis frente ao mar — e banhos de sol no deck. Outro destaque culinário não poderia deixar de ser o Fouquet’s, com criações de Pierre Gagnaire e pratos de brasserie (pode ir sem medo na sopa de cebola e no linguini com trufas). O bar do hotel é uma história à parte; leia sobre ele na p. 168. Nas acomodações (recém-reformadas), a vista para o mar é inspiradora (e, nos corredores que levam a elas, as fotografias do estúdio de arte Harcourt mostram a coleção de artistas que já se hospedaram por lá). Durante sua estada, não deixe de passar no spa para uma massagem relaxante: ela entrega tudo o que promete, e um pouco mais.

THE EMBLEM PRAGUE HOTEL

Praga | República Tcheca

Em uma propriedade da década de 1900 em pleno coração de Praga, este hotel-boutique exibe a clássica arquitetura da Europa Central influenciada por movimentos tão variados quanto cubismo e art nouveau. Tudo muito cult: entre as referências da decoração está Metropolis, o célebre filme de 1927 do cineasta austríaco Fritz Lang. Em sua coleção particular de arte estão mais de 60 obras de importantes nomes tchecos e estrangeiros, como Tauba Auerbach e Lucy Raven. Para uma imersão na cena artística local, o hotel organiza visitas privativas a locais artsy de Praga que não costumam estar acessíveis ao público. Quer vistas para o Castelo de Praga? Rume ao wellness center M Spa, com Jacuzzi no rooftop com vista panorâmica, e entregue-se a tratamentos como a candle massage, que utiliza velas aromáticas para ajudar a revigorar o corpo. Para ficar, as suítes assinatura são uma ótima opção: a Atelier é inspirada em um studio de artista, a Terrace possui o maior terraço disponível no hotel, e a Library tem biblioteca, lareira e o charme de uma máquina de escrever vintage. Qual a sua escolha?

Quênia

Nairóbi | Reserva Nacional de Samburu

Reserva Nacional de Maasai Mara

No Quênia, testemunhe a força da vida animal durante safáris em veículos 4x4 ou a bordo de um balão. Mantenha os olhos bem abertos e deixe-se surpreender: em meio à beleza intocada das savanas, leões e elefantes podem surgir no seu campo de visão. Faça também uma visita aos povos maasai. A imagem dos nativos, vestidos em suas túnicas e dançando aos saltos, não sairá tão cedo da memória.

Highlights

• Uma visita a um vilarejo maasai é essencial para se aprofundar no modo de vida e na rica cultura de seus habitantes.

• Diferente: o safári em balão de ar quente permite a contemplação da Reserva Nacional de Maasai Mara do alto.

• A viagem pode ser programada para coincidir com a Grande Migração. Entre julho e setembro, mais de 1,5 milhão de gnus, 400 mil zebras e 300 mil gazelas se movimentam em busca de pastos verdes e água.

Hotéis

• 1 noite no Hemingways Nairobi, em Nairóbi, com café da manhã.

• 3 noites no Sasaab, na Reserva Nacional de Samburu, com pensão completa.

• 3 noites no andBeyond Kichwa Tembo Tented Camp, na Reserva Nacional de Maasai Mara, com pensão completa.

A partir de US$ 15.114,00*

*por adulto em acomodação dupla Gostou?

Entre em contato com a PRIMETOUR Criamos roteiros customizados ao redor do mundo desde 1988, levando os mais exigentes clientes aos mais exclusivos destinos. Conheça mais sobre nós em www.primetour.com.br e siga nosso perfil no Instagram: @primetourviagens

Imagens meramente ilustrativas. Valor para embarque entre 01/07/2025 e 30/09/2025 (não se aplica a todas as datas). Valores e passeios válidos na data desta publicação e sujeitos a alterações, disponibilidade e cancelamentos sem aviso prévio. Consulte-nos para mais informações, restrições, inclusões, exclusões e reservas. As refeições mencionadas podem excluir bebidas e pratos específicos. Os valores podem ou não estar sujeitos a incidência de taxas e cobranças extras. A PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. não se responsabiliza por eventuais mudanças nos estabelecimentos e serviços citados. Regras e protocolos sanitários e de segurança, com possível limitação do número de visitantes e do acesso a turistas, restrições relativas a liberdade de circulação e outras podem estar ou entrar em vigor, sem aviso prévio, inclusive durante o período da viagem. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização por escrito da PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda.

Natureza

58 Propósito Marina Gouvêa: vamos cuidar das pessoas?

68 Entrevista David Hertz: as viagens e a luta contra a fome 70 Hotéis conscientes E opções na natureza

Ilha Incahuasi, Salar de Uyuni, Bolívia

P r opósi to

Turismo de Luxo com Propósito: O Poder da Solidariedade

COMBATER A FOME. GARANTIR EDUCAÇÃO. OFERECER SAÚDE. CONSTRUIR UM FUTURO.

No artigo anterior, abordamos os desafios enfrentados por destinos ameaçados pelo excesso de turismo. Em outra edição, falamos sobre os impactos da mudança climática e os desastres ambientais que transformam paisagens icônicas em cenários de devastação. Hoje, queremos falar de algo ainda mais essencial: AS PESSOAS. A COMPAIXÃO. A RESPONSABILIDADE DE CUIDARMOS UNS DOS OUTROS.

Não há como proteger o planeta sem olhar para aqueles que o habitam. Somos todos parte dessa mesma teia, interligados, compartilhando recursos, sonhos e desafios. E, INFELIZMENTE, UMA PARTE SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO MUNDIAL NÃO VIVE — APENAS SOBREVIVE.

Para esses milhões de indivíduos, a fome é uma realidade cruel. A falta de acesso à educação e à saúde perpetua um ciclo de desigualdade que não pode mais ser ignorado.

A SOLUÇÃO PASSA POR TODOS NÓS – GOVERNOS, SOCIEDADE CIVIL E, CLARO, O SETOR PRIVADO, INCLUINDO O UNIVERSO DO TURISMO DE LUXO.

Mas há motivos para acreditar. No mundo da hospitalidade, diversas iniciativas estão transformando vidas. Hotéis e resorts de alto padrão, conhecidos por oferecerem experiências inesquecíveis a seus hóspedes, estão assumindo um papel ativo na construção de um mundo mais justo. Da África ao Sudeste Asiático, da América Latina à Europa, empreendimentos estão indo muito além da hotelaria:

FINANCIAM ESCOLAS E HOSPITAIS, CRIAM

PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, APOIAM COMUNIDADES

LOCAIS E, SOBRETUDO, COMBATEM A FOME.

O turismo de luxo pode (e deve) ser um agente de transformação. Quando viajamos com consciência, quando escolhemos experiências e estadias que respeitam e fortalecem as comunidades, estamos contribuindo para um impacto positivo real. NÃO SE TRATA APENAS DE OFERECER CONFORTO E EXCLUSIVIDADE, MAS DE DEIXAR UM LEGADO.

Selecionamos algumas iniciativas inspiradoras de hotéis que provaram que é possível aliar sofisticação e responsabilidade social. Esses projetos não são apenas gestos isolados –são um chamado para a indústria e para cada um de nós. Como diz a bela definição do Oxford Languages, SOLIDARIEDADE É "O COMPROMISSO PELO

QUAL

AS

PESSOAS

SE OBRIGAM UMAS ÀS OUTRAS E CADA UMA DELAS A TODAS". Que esse compromisso guie o futuro do turismo.

Txai Resort & Spa

Brasil

Focando o desenvolvimento da agricultura sustentável, o Instituto Companheiros do Txai (ICT) foi criado para atender às pessoas que sofreram com limitações da região, como a crise na produção cacaueira. Hoje, são 23 famílias sob tutela do instituto, e mais de 150 pequenos agricultores já foram beneficiados — seus insumos orgânicos abastecem a cozinha do Txai e a de outros restaurantes em Itacaré. Além disso, um recurso mensal, de meio salário mínimo, é repassado aos participantes para perpetuar a segurança alimentar.

Six Senses Laamu Maldivas

Plastic free: 50% do valor de venda de água nos restaurantes do hotel é destinado ao projeto que oferece água potável para comunidades locais. Esse investimento ajudou na construção de uma estação de osmose reversa para o hospital regional, além de ter fornecido 97 filtros domésticos de água para todo o atol. O hotel também apoia uma organização que emprega costureiros locais para que produzam sacolas de algodão reutilizáveis, garantindo renda e sustentabilidade.

Virgin Limited Edition

Quênia e África do Sul

A etnia maasai (ler sobre eles na p. 189) é também apoiada pelo Mahali Mzuri, luxury safari camp no Maasai Mara do exclusivo portfólio da Virgin Limited Edition, do Sir Richard Branson. O camp colabora com uma instituição que capacita mulheres da tribo Maasai a criarem jogos americanos artesanais com um toque tradicional, proporcionando a elas uma renda estável. Além disso, tanto o Mahali Mzuri quanto o camp Ulusaba, na Reserva de Sabi Sand, construíram escolas primárias para viabilizar um espaço seguro para o aprendizado das crianças.

andBeyond

Botswana, Namíbia e Quênia

Antes de 2017, as crianças da comunidade de Sexaxa, em Botswana, caminhavam até 5 km todos os dias para chegar à escola em Matlapana, atravessando matas e uma estrada perigosa. Uma das iniciativas da Wild Impact — organização com que o andBeyond Nxabega Okavango Tented Camp colabora — foi a criação da Escola Primária de Sexaxa. Atualmente, a organização está angariando fundos para adicionar mais salas de aula, uma delas destinada a crianças enfermas. Também já foram concedidas centenas de bolsas de estudo para que estudantes da zona rural de diversos países africanos pudessem cursar faculdade. Já na Namíbia, o andBeyond Sossusvlei Desert Lodge é parceiro há mais de duas décadas da Africa Foundation e de sua iniciativa de nutrição escolar que provê refeições diárias para 715 estudantes de uma escola primária da comunidade de Maltahöhe. No Quênia, a ajuda chegou quando era mais necessária. Durante a pandemia do COVID-19, centenas de integrantes da tribo Maasai, além de estudantes e funcionários de escolas primárias locais, receberam suporte e alimentação por meio do andBeyond Bateleur Camp e sua parceira non-profit Wild Impact. Além disso, eles tiveram acesso a uma clínica de saúde construída especialmente em parceria com a andBeyond.

Shinta Mani Mustang –Bensley Collection

Nepal

As receitas do Shinta Mani Mustang, aberto em 2023 nos Himalaias como a primeira opção high-end da região, beneficiam diretamente a Pasang Lhamu Foundation, organização sem fins lucrativos e não governamental cujo pilar é o empoderamento feminino. Suas iniciativas gerem escolas e clínicas de saúde, levando educação, formação profissional e assistência médica às mulheres que vivem nas regiões mais remotas do Nepal.

Soneva

Maldivas e Tailândia

Com um dos mais extensivos programas de sustentabilidade e care for people da nossa indústria, a Soneva Foundation já financiou mais de 500 projetos de acesso a água potável e serviços de saneamento básico em 53 países diferentes, beneficiando mais de 750 mil pessoas. Nos últimos quatro anos, atuou ao lado da organização humanitária global Action Against Hunger contra a fome e a subnutrição na região sul de Bangladesh: um investimento de US$ 150 mil foi revertido no ensino de técnicas de subsistência resistentes a alterações climáticas para famílias locais. A fundação ainda apoia a abertura de um centro da Care for Children — organização sem fins lucrativos que fornece assistência a crianças órfãs — na Tailândia. O objetivo é auxiliar o governo tailandês a acolher as cerca de 50 mil crianças órfãs e em situação de vulnerabilidade no país, e de proporcionar chances para que elas encontrem uma família. Como não mencionar também a campanha de fornos ecológicos, uma das ações mais impressionantes que já vimos? No Myanmar, que possui uma das maiores taxas de desflorestação do mundo, a substituição de fornos que causavam doenças pulmonares por 57 mil fornos de baixo consumo de combustível reduziu em 80% a poluição do ar (ajudando a salvar as árvores — e a saúde das pessoas).

The Leela Palace Udaipur Índia

O Leela Palace trabalha com a Phool, marca de upcycling que emprega mais de 300 mulheres de comunidades marginalizadas na Índia — elas ficam responsáveis por transformar flores decorativas em incensos artesanais. Além disso, mantimentos são coletados e enviados ao Asha Dham Ashram, um centro de reabilitação para pessoas em situação de rua.

Natureza |

Three Camel Lodge Mongólia

A fim de perpetuar a herança cultural da Mongólia, o Three Camel Lodge não apenas envia suprimentos e instrumentos musicais a alunos de música e dança, como também oferece programas de bolsa de estudo voltadas às artes cênicas. Ainda, pastores nômades do Deserto de Gobi e seus rebanhos podem usufruir dos poços de água permanentes do lodge.

Tortuga Bay Puntacana Resort & Club

República Dominicana

O Grupo Puntacana, do qual Tortuga Bay faz parte, construiu e equipou a Escola Politécnica Ann & Ted Kheel na comunidade de Verón em 2004. Nesta que é a única escola secundária técnica em Punta Cana, especialmente direcionada a jovens de baixa renda, há mais de 300 estudantes recebendo capacitação em áreas como informática e hospitalidade. Inaugurado em 2017, o Centro Pediátrico Oscar de la Renta se dedica a cuidar de crianças de até 15 anos. Mais de 30 mil “pequenos” pacientes são atendidos todos os anos com serviços de consulta médica, vacinação e exames.

FOTOS: © THREE CAMEL LODGE

Azura Benguerra Island

Moçambique

O hotel atua em parceria com a Azura Rainbow Fund. São vários os projetos desenvolvidos pela fundação, indo da construção de escolas à proteção ambiental. O hóspede também pode contribuir diretamente com um valor de US$ 20 para ajudar a custear a clínica e a escola da ilha, assim como as bolsas de estudo que permitem que as crianças possam completar sua educação no continente. É sobre devolver ao país e a seu povo com atitudes éticas e compassivas!

Swinton Park Hotel Inglaterra

Este castelo dentro de uma propriedade de 8 mil hectares cedeu parte de seu terreno para um pomar comunitário, abrigos, uma igreja e uma escola. Além disso, sua fundação apoia muitos projetos locais — entre eles, um programa de esportes para pessoas com deficiência e uma associação para veteranos de guerra.

Bio-Hotel Stanglwirt Áustria

Com foco em wellness, este retiro no Tirol é comprometido com organizações de caridade globais, como a Make-A-Wish e a Visão Mundial. Também construiu poços d’água e uma escola na Etiópia, além de proporcionar hospedagem sem custo a crianças com deficiência e suas famílias.

Singita

África do Sul, Tanzânia, Ruanda e Zimbábue

A rede Singita é mantenedora de três escolas comunitárias de culinária — 114 talentos já se formaram e 92% dos graduandos se encontram atualmente empregados (25% estão trabalhando nos próprios lodges da rede!). Outra ação é apoiar um programa no Zimbábue para garantir a distribuição diária de maheu, uma bebida altamente nutritiva, para cada criança na escola. A distribuição atende 32 escolas, além de três lares infantis e um asilo. A ação diminuiu o absenteísmo em uma área sujeita à seca e à fome. Também as jovens meninas diminuíram suas faltas à escola após receberem itens sustentáveis de higiene menstrual. A ação foi casada com aulas de educação sexual com tópicos como saúde, abuso e direitos.

Islas Secas

Panamá

Desde o desenvolvimento de “viagens de campo” para crianças, lideradas por cientistas visitantes, até o financiamento de reformas da infraestrutura local, o objetivo do Islas Secas é celebrar e melhorar a vida na comunidade de Chiriquí, da qual faz parte. Há apoio a diferentes projetos comunitários que fornecem alimentos, medicamentos e habitação a pessoas em situação de vulnerabilidade. [ LT ]

VOCÊ TAMBÉM PODE COMBATER A FOME

NA PRIMETOUR , A AGÊNCIA DE VIAGENS DE LUXO POR TRÁS DESTA REVISTA, APOIAMOS A INSPIRADORA AÇÃO DA GASTROMOTIVA. DESDE 2006, ELA COMBATE A FOME E A INSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL E NO MÉXICO DISTRIBUINDO REFEIÇÕES SAUDÁVEIS E COMPLETAS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. A ONG TAMBÉM OFERECE CURSOS GRATUITOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS QUE JÁ ABRIRAM AS PORTAS DO MERCADO DE TRABALHO A MAIS DE DEZ MIL JOVENS DE BAIXA RENDA.

Mais de 2,6 milhões de pessoas já foram impactadas por essas iniciativas, e você também pode ser parte disso, voluntariando-se ou doando por este QR Code (tem ação para CPF e para CNPJ). Outro modo de ajudar é visitando o Refettorio Gastromotiva, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Aberto em parceria com a jornalista gastronômica Ale Forbes e a fundação do chef Massimo Bottura, é um restaurante-escola que atua como refeitório comunitário gratuito no jantar e restaurante aberto ao público no almoço. Nos dois horários é servido o mesmo prato, sob a supervisão de chefs convidados de várias partes do mundo. No fim do ano passado, por exemplo, foi a vez da melhor chef da América Latina segundo o prêmio 50 Best 2024, a boliviana Marsia Taha Mohamed. Vire a página e conheça um dos fundadores desta iniciativa

Uma conversa com David Hertz

SOBRE AGENTES DE MUDANÇA, VIAGENS COM PROPÓSITO

E A

“RECIPROCIDADE

DO SER HUMANO COM A MÃE TERRA”

Chef, empreendedor social, viajante. Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial, UN Food Systems Champion pela ONU e Empreendedor Social do Ano de 2023 pelo Prêmio Maiores & Melhores da Revista Exame. Conversamos com o co-fundador da Gastromotiva.

O que te moveu a criar

a Gastromotiva?

Foi olhar a gastronomia por uma lente mais ampla, indo além da abordagem sensorial e pensando nas oportunidades que ela poderia trazer. Essa lente veio do que vi quando fui mochileiro. Retornei muito tocado, em especial pela Índia. A relação ritualística com o alimento. A pobreza sublimada, que não se alia à violência. Eu sentia que a comida era o que me enraizava, me dava sentido. Só conseguia pensar em montar um restaurante indiano. Disso veio a faculdade de gastronomia e me tornei o chef do Santo Grão. A alimentação se tornou a chama piloto de tudo em que me envolvo. Mas os questionamentos continuavam: e agora? Vamos virar uma rede? Vou perder a liberdade? Foi para isso que viajei? Buscando respostas, resgatei a minha ligação com a Índia em um lugar que me fazia lembrar do país: a favela. São espaços conectados pela estética. Pela pobreza. Pelo sofrimento. Mas também por serem locais de conexão entre as pessoas.

A Gastromotiva nasceu neste momento?

Sim. Eu me perguntei: Quais os sonhos de quem vive aqui? E entendi que um curso de capacitação de gastronomia poderia trazer oportunidades a elas, como trouxe a mim. No Brasil, muitas vezes a pessoa empreende por necessidade de sobrevivência, por conta da desigualdade social que nasceu da exploração colonial, da escravidão. Nas viagens que vivi, fui garçom

“ESTOU DESENVOLVENDO UM PROJETO

DE VIAGENS

DE

TRANSFORMAÇÃO COM A AGÊNCIA DE TURISMO DE LUXO PRIMETOUR PARA NOS CONECTARMOS A VIAJANTES

QUE QUEREM FAZER O BEM. NOSSO PROPÓSITO É AJUDAR A TRANSFORMAR VIDAS.”

na Inglaterra, motorista no Canadá, pedreiro em Israel, profissões que aqui são consideradas subemprego e sofrem preconceito. Mas, nesses locais, eu me sentia digno. E a gastronomia eu penso que pode trazer isso, desenvolver a abundância, permitir que as pessoas tenham um futuro. Também isso foi a Índia que me deu. Essa ideia de trazer a luz, e não a sombra, à vida.

E as viagens? Continuam sendo uma paixão?

Com certeza. Eu tenho o privilégio — e a consciência de que isso é um privilégio — de viver duas paixões. O que me pega na viagem é que ela é a tradução da palavra momento, o que você vive lá nunca mais vai existir. Mesmo que volte, a experiência é outra. Viajar me trouxe as noções de liberdade, de presença. Entender as pessoas por trás daquilo que está mais visível sempre foi o que me

moveu. Passar o dia em um só mercado, conversando. Uma vez, eu estava na Tailândia e havia combinado de ir à Indonésia visitar uma amiga. Mas conheci um grupo de francesas recém-chegadas do Vietnam. Senti que era para eu ir para lá. E fui. Fiquei um mês — com cem dólares. Aprendi a trazer esse espírito para minha casa, me sinto um peregrino também no cotidiano. Tento manter horários e mente abertos, estar atento aos sinais.

Você tem algum plano de futuro que possa compartilhar com a LUXURY TRAVEL? Ligado a viagem, a gastronomia ou a projetos sociais?

As três coisas! Depois de 20 anos, quero integrar mais tudo que sou e proporcionar experiências como as que me transformaram, ao mesmo tempo criando conexões para acelerar a filantropia. Eu já vivi algo assim na Amazônia. Tínhamos um projeto para distribuir “quentinhas” de barco em uma comunidade rural. A cidade inteira passando fome. Uma pessoa visitou o projeto comigo e o que era para durar seis meses já segue há três anos, porque ela se sentiu tocada e decidiu adotar essa cozinha solidária. Para você ver como a viagem pode nos despertar. Recentemente cheguei do Peru após passar uma semana a convite do casal de chefs Virgílio Martínez e Pía León, responsáveis pelo prêmio de melhor restaurante do mundo do restaurante Central. Pía foi minha anfitriã e eu vivi a hospitalidade de um jeito que nunca havia vivido. Conheci a gastronomia, os projetos sociais tocados por eles, seu centro de pesquisa Mater, que investiga ingredientes peruanos. Eles criaram uma cadeia de valor que nasce na comunidade e chega aos restaurantes, que traz o conhecimento da ancestralidade inca até a mesa da alta gastronomia. E é o recurso dos clientes dos restaurantes que mantém os projetos. Quero levar viajantes a ter esse tipo de vivência, para que eles também possam se tornar formadores de opinião, porque o mundo está precisando de vozes. Meu desejo é guiar viagens com propósito que possam transformar de tal modo o viajante apaixonado por viagem e gastronomia que ele também deseje ser um agente de transformação. Entre refeições excepcionais e passeios por hortas comunitárias, eles poderão botar o pé na terra e, se quiserem, se tornarem, eles também, multiplicadores. Polinizadores de um mundo melhor.

MAIS SOBRE O DAVID

JOALI Maldives

▸ Raa Atoll | Maldivas

BOM PARA O VIAJANTE: De alma artsy — com instalações de artistas internacionais e um art studio —, o hotel está em meio às águas azuis e praias de areia branca da ilha de Muravandhoo, lar de uma vida marinha incrível. Para acomodar toda a família, é perfeita a residência de três quartos que parece “flutuar” sobre as águas do Oceano Índico; ela conta com duas piscinas de borda infinita e recebe até oito pessoas. As experiências por lá incluem snorkeling com raias-manta, tour de dhoni (barco típico), wakeboarding

BOM PARA TODOS: A fim de promover opções mais saudáveis e sustentáveis de alimentação à comunidade local, o JOALI apoia o desenvolvimento de um projeto que irá criar um jardim de vegetais hidropônicos na escola de Rasmaadhoo e distribuir sementes e plantas à população como incentivo para o cultivo consciente.

JOALI BEING

▸ Raa Atoll | Maldivas

BOM PARA O VIAJANTE: O bem-estar é a essência deste JOALI na ilha de Bodufushi. Logo na chegada, um wellbeing consultant te guiará pelo melhor caminho para alcançar seus objetivos como melhorar a qualidade do sono. As villas contam com personal butler, piscina privativa, instrumentos musicais para meditação e vistas (incríveis) do oceano. Entre os tratamentos assinatura, a terapia watsu promove alívio físico e mental por meio de movimentos relaxantes numa piscina aquecida vale experimentar.

BOM PARA TODOS: O resort é parceiro do Olive Ridley Project, voltado à conservação de tartarugas marinhas. Há planos, inclusive, para a abertura de um centro de reabilitação permanente na ilha, onde hóspedes poderão participar de atividades educativas.

FOTOS:

Cristalino Lodge

▸ Alta Floresta (MT) | Brasil

BOM PARA O VIAJANTE: Uma imersão inigualável no sul da Amazônia. São apenas 18 acomodações na reserva particular com mais de 11 mil hectares. A gastronomia by chef Fábio Vieira traz receitas à base de peixes como tambaqui e pirarucu, além de açaí puro da floresta. Experiências incluem canoagem pelo Rio Cristalino, trilhas guiadas para observar a biodiversidade (macacos, árvores milenares e mais de 600 espécies de aves) e visitas às torres de observação de 50 metros de altura — o nascer do sol é espetacular! E agora bem mais fácil de chegar, com voos diretos a partir de Viracopos.

BOM PARA TODOS: A arquitetura eco-friendly utiliza materiais renováveis que se integram à mata, e os bangalôs contam com energia solar e um sistema natural de circulação de ar. Além disso, em parceria com a Fundação Cristalino, o hotel promove programas de educação ambiental em escolas da região e o incentivo à realização de negócios sustentáveis pelos produtores locais.

Sabi Sabi Private Game Reserve

▸ Parque Nacional Kruger | África do Sul

BOM PARA O VIAJANTE: Com 5.400 hectares ao lado do Kruger, Sabi Sabi é um grande palco para o espetáculo da natureza. A reserva se divide em quatro diferentes logdes que oferecem hospedagens autênticas durante sua procura pelos Big Five (leão, elefante, rinoceronte, leopardo e búfalo). O contemporâneo Bush Lodge tem novidade: sua Mandleve Villa foi reimaginada — agora expandida, tem décor inspirado no artesanato africano e muita luz natural. A tranquilidade é outro highlight, seja pela localização isolada, pela piscina privativa ou pelo veículo exclusivo para safáris personalizados. No Amani Spa, seja cuidado com produtos 100% locais!

BOM PARA TODOS: Além de oferecer programas de educação, esportes e saúde a três comunidades locais, Sabi Sabi investe na conservação de animais e em unidades de combate à caça. Seus esforços colaboraram para o aumento de leopardos na área — um grande indicativo de saúde ecológica.

África by Belmond

Mount Nelson, a Belmond Hotel

▸ Cape Town | África do Sul

ERGUIDO E DECORADO EM TONS DE ROSA , o hotel de 1899 é conhecido como “the pink lady”! Estrategicamente localizado entre o centro e a Table Mountain, tem aquele charme old school que a gente adora, com jardins, chá da tarde e jazz brunch. Com o biólogo marinho do hotel, você pode descobrir o universo fascinante que “se esconde” sob as águas da costa de Cape Town praticando snorkeling por uma floresta de algas. Um mergulho na natureza antes de você seguir para seus safáris em Botswana!

Eagle Island Lodge

▸ Delta do Okavango | Botswana

PARA TER UMA NOÇÃO da magnitude da paisagem em que você estará inserido, embarque em um helicóptero para um voo cênico e admire, do alto, os primeiros raios de sol banhando o Delta do Okavango. Depois, sinta o vento no rosto enquanto participa de uma cavalgada guiada pelas planícies alagadas e ilhas permeadas por palmeiras. O próprio lodge fica sobre uma ilha privativa nas wetlands do Delta do Okavongo, lar de elefantes e hipopótamos — deslize pela água em uma tradicional canoa mokoro

Savute Elephant Lodge

▸ Parque Nacional Chobe | Botswana

FICA FRENTE AO LOCAL onde se reúnem elefantes, hienas e guepardos para beber água — difícil uma localização mais ideal! Entre as experiências que valem destacar, você poderá visitar o Bosque dos Baobás, onde se erguem 13 árvores gigantescas e milenares da espécie, e conhecer as incríveis artes rupestres do povo San, grupo de caçadores-coletores considerados os habitantes mais antigos da África Austral. As belas imagens de elefantes, girafas e antílopes possuem mais de 1.500 anos!

Botswana em família

UM SAFÁRI EM FAMÍLIA em Botswana é daquelas viagens para se guardar na memória! Além de curtirem safáris e piqueniques na savana, as crianças e os adolescentes poderão aprender sobre o uso de plantas tradicionais e a identificação de rastros de animais, além de adquirir habilidades de sobrevivência como aprenderem a fazer a própria corda com materiais naturais e a confeccionar arco e flecha. Uma experiência única, em um mundo cada vez mais digital.

Grand Tour of Southern Africa

| 7 A 10 NOITES |

DESTINOS

Mount Nelson (Cape Town), Eagle Island Lodge (Delta do Okavango) e Savute Elephant Lodge (Parque Nacional Chobe)

HIGHLIGHTS

• Em Cape Town, passeio de sidecar, degustações em vinícolas históricas e aula de surfe.

• No Delta do Okavango, visita a uma aldeia tradicional para interagir com os moradores e ter uma visão autêntica do modo de vida do Botswana.

• De dia, game drives em busca de leões. À noite, stargazing sob o céu impressionante do Parque Nacional Chobe.

Travessia

do deser to ao salar

HÁ MILHÕES DE ANOS, UMA EXTENSÃO DO OCEANO PACÍFICO evaporou e deixou para trás uma crosta salgada. Um cenário sem comparação no mundo, o Salar de Uyuni, na Bolívia, foi a meta desta jornada de dez noites que começou no Deserto do Atacama, no Chile. Percorremos um total de 1.400 quilômetros de espaços deslumbrantes. A paisagem única, cheia de energia, e o contato estreito e bruto com a natureza me deixaram em estado de graça.

No deserto chileno

A altitude pode ser um problema para quem não está acostumado. É por isso que a viagem começa com três dias no Atacama, com a altitude subindo um pouco mais a cada dia. Ela começa leve, com passeios mais contemplativos. Mas, no dia seguinte, já avança de 2.400 metros para uma altitude de 3.500 metros na Trilha Guatin, linda caminhada em meio a um cânion na Cordilheira de Domeyko. Pelo caminho, pequenos e raros animais conhecidos como guatin e impressionantes cactos gigantes, os Cactos Cardón, que podem chegar a oito metros de altura e mais de 200 anos. Centenas deles emolduram o imenso desfiladeiro.

Na sequência, fomos relaxar nas Termas de Puritama, um complexo com oito piscinas naturais entre 28 e 33 graus. A água vem de gêiseres dos Andes e seus minerais como cálcio, magnésio e ferro proporcionam benefícios terapêuticos. No dia seguinte, visitamos um dos lugares mais pitorescos do Atacama, o Vale do Arco-Íris. As camadas sedimentares de suas montanhas, que contêm minerais coloridos, foram expostas ao longo dos anos pela ação do vento e da água, formando uma imagem singular que se assemelha a um arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, marrom e verde. O último dia no Chile foi de visita aos Gêiseres del Tatio, com mais de 80 gêiseres em atividade (leia mais na p. 150). A área é visitada por vicunhas, raposas andinas e vizcachas. Ali, a altitude já é de 4.200 metros, um fator que contribui para a aclimatação ideal para nos preparar para o início da travessia em si, no dia seguinte.

Laguna Colorada

ALTITUDE E ACLIMATAÇÃO

1. Beba muita água: ao menos 3 litros por dia. Chá de coca também ajuda.

2. Coma alimentos leves.

3. Descanse: faça pausas regulares.

4. Evite bebidas alcoólicas.

5. Não faça atividades físicas intensas nos primeiros dias.

Se sentir tontura, dor de cabeça ou falta de ar, descanse e respire fundo. Se os sintomas persistirem por mais de três dias, procure ajuda médica.

Viscacha
Ilha Incahuasi

No trajeto

Cruzamos a fronteira e seguimos para a linda Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, de vales vermelhos, lagos, fumarolas e uma enorme biodiversidade de fauna e flora andinas. Encaramos ventos muito fortes e sensação térmica beirando os dez graus negativos (mesmo em maio, longe do auge do inverno). A travessia é para habituados ao desafio e à aventura!

Nossa primeira parada foi na Laguna Blanca, de água salgada cristalina. De doer de tão linda! Quando achamos que já tínhamos visto a paisagem mais deslumbrante, chegamos à Laguna Verde, cuja cor intensa é causada pela concentração de cobre e arsênico. A lagoa é sagrada para os locais, que acreditam que estas águas são o lar dos espíritos ancestrais. Já a Laguna Colorada tem ilhas de sal bórax brancas que contrastam com a cor avermelhada das águas. Mais parece uma pintura. Ao redor, centenas de Flamingos de James, abundantes na região. Passamos pelos gêiseres conhecidos como Sol de Mañana, caracterizados por uma intensa atividade vulcânica e uma beleza extraordinária. Pareciam efeitos especiais de filmes do Spielberg. Ali, chegamos a 4.970 metros de altitude, um dos pontos mais altos da travessia e, sem nenhum sinal de mal-estar, entendemos mais diretamente a vantagem de termos feito a aclimatação no Chile.

Visitamos as Lagunas Andinas, highlight absoluto da região. Na Laguna Chullucani, observamos a presença de uma fina camada de sal, dando sinais de que estávamos nos aproximando do Salar de Uyuni! Depois de hikings puxados, fizemos o último dia do trajeto mais contemplativo e fomos conhecer a Necropolis San Juan, um sítio arqueológico com túmulos de uma cultura pré-colombiana desconhecida. Nesse momento, eu já sentia meu corpo bem adaptado à altitude e até arrisquei tomar um vinhozinho no jantar, descansando e me preparando para a intensidade de programação dos dias no Salar de Uyuni.

Para entrarmos de fato no salar, fizemos os últimos 154 km com uma parada para conhecer a Gruta de las Galaxias, uma “galeria de arte natural”. Há 5 milhões de anos, essa região era mar, e as formações rochosas se assemelham a corais do oceano. As estalactites geralmente são longas e finas, com ramificações, e com o tempo se unem às estalagmites criando colunas naturais. O efeito é bonito demais!

UM ESPELHO

A época ideal para visitar o Salar de Uyuni é entre fevereiro e março, para ter a garantia de pegar o salar espelhado pela lâmina de água formada pelas chuvas refletindo o céu. Evite dezembro e janeiro por causa das chuvas fortes, e o inverno entre junho e agosto por causa das temperaturas que podem chegar a 20 graus negativos.

No salar boliviano

Ao entrarmos no salar, nosso guia preparou uma surpresa: vendou nossos olhos ainda no carro e nos desembarcou no meio do deserto de sal. Quando retiramos as vendas, estávamos naquela imensidão branca, o sol refletindo no brilho do sal, o céu turquesa, e fomos tomadas por muita emoção. Aquele sentimento de sonho realizado em dias perfeitos!

O ponto alto do dia foi fazer a Exploración Manto Blanco. A montanha é alta e a trilha até ela requer preparo físico.

Não contive as lágrimas ao chegar ao topo com uma vista panorâmica do maior deserto de sal do mundo, com 12.500 km². Ali, tive a verdadeira dimensão de onde realmente estava. A crosta tem cerca de dez metros de espessura (!), e o sal é tão puro que é utilizado na produção de baterias (lítio) e outros produtos industriais.

Depois de tanta aventura e emoção, nos restava apenas desfrutar das paisagens estonteantes e únicas do salar. Aproveitamos as bicicletas habitualmente oferecidas aos

LODGES SUSTENTÁVEIS

Já fazia um bom tempo que o salar encabeçava a minha interminável lista de lugares para conhecer. Consegui planejar a realização desse sonho depois da abertura dos novos lodges da rede Explora, porque sabia que eles me proporcionariam garantia de conforto e logística perfeita. Uma coleção de lodges e experiências de turismo de natureza, a rede proporciona imersão genuína em áreas remotas. A travessia toda tem assinatura Explora: no total, foram dez noites de viagem (três no Atacama e sete divididas entre os lodges Explora na Bolívia). Cada dupla de hóspedes tem sua caminhonete 4x4, um motorista e um guia próprios. Entre as ações tomadas para garantir a sustentabilidade de suas operações, a Explora financia projetos de conservação com uma porcentagem dos lucros da operação e age em conjunto com organizações locais para criar e colaborar com iniciativas regenerativas.

hóspedes e saímos para um passeio pelos arredores, enfrentando o desafio de pedalar a quase 4 mil metros de altitude e com uma temperatura de cinco graus negativos — mas a sensação deliciosa de estar ali nos fez esquecer o esforço. Nas redondezas, visitamos uma plantação de quinoa. O cultivo é feito de maneira tradicional e em pequenas plantações familiares, sem o uso de fertilizantes ou pesticidas químicos (leia mais na p. 84).

Um último destaque que não posso deixar passar em branco de jeito nenhum é o impacto que tiveram em mim as noites passadas ali. Por não ter nenhuma interferência de luz, o céu é de uma beleza que jamais vi em outro lugar. A Via Láctea tinha uma nitidez impressionante. Vale passar algumas horas das noites geladas a se deslumbrar com o céu do Altiplano, imagens para serem guardadas no lado esquerdo do peito.

Piedra Arbol
Ramaditas Mountain Lodge

Cultivo tradicional

É provável que, em sua viagem, você visite uma plantação de quinoa, atividade de suma importância para a economia e subsistência da população local na Bolívia, inclusive muitas comunidades indígenas locais. Altamente nutritivo, rico em proteínas e fibras, o grão cresce em altitudes elevadas e condições climáticas extremas, características que a tornam uma cultura ideal para o Altiplano boliviano — a Bolívia é um dos principais produtores do mundo. O plan-

tio é feito manualmente e a colheita é realizada em grande parte por mulheres. O boom global da quinoa nos últimos tempos levou a preocupações sobre a sustentabilidade da atividade e o impacto na região de cultivo, devido a maior demanda e preços mais elevados. No entanto, o governo boliviano tem trabalhado para proteger e promover o cultivo tradicional, incentivando práticas sustentáveis e apoiando a comercialização justa e ética do produto [ LT ]

9 NOITES

Rota das Emoções

Santo Amaro | Atins | Parnaíba | Camocim

A Rota das Emoções liga Maranhão, Piauí e Ceará em um trajeto de cenários naturais deslumbrantes – como os dos Lençóis Maranhenses e suas dunas a perder de vista “interrompidas” por lagoas transparentes. Pelo Delta do Parnaíba, você navegará pelo terceiro maior delta oceânico do mundo, onde ocorre um espetáculo arrepiante: a Revoada dos Guarás.

Highlights

• Um passeio de quadriciclo pelos Pequenos Lençóis Maranhenses põe você no caminho de vilarejos isolados em meio às dunas.

• Desbrave o Delta do Parnaíba em uma aventura a bordo de lancha, passando por ilhas e praias intocadas.

• Destaque para nature lovers: observação da Revoada dos Guarás – as aves que colorem o céu com suas penas de intenso tom avermelhado.

Hotéis

• 3 noites no OIÁ Casa Lençóis, em Santo Amaro, com pensão completa.

• 2 noites no Anacardier Privé Hotel, em Atins, com café da manhã.

• 2 noites no Casa de Santo Antônio Hotel Boutique, em Parnaíba, com café da manhã.

• 2 noites no Baía das Caraúbas Glamping, em Camocim, com café da manhã.

A partir de R$ 22.093,00*

Por adulto em acomodação dupla

*Highlights inclusos no valor

Gostou?

Entre em contato com a PRIMETOUR Criamos roteiros customizados ao redor do mundo desde 1988, levando os mais exigentes clientes aos mais exclusivos destinos. Conheça mais sobre nós em www.primetour.com.br e siga nosso perfil no Instagram: @primetourviagens

Imagens meramente ilustrativas. Valor para embarque entre 01/06/2025 e 30/06/2025 (não se aplica a todas as datas). Valores e passeios válidos na data desta publicação e sujeitos a alterações, disponibilidade e cancelamentos sem aviso prévio. Consulte-nos para mais informações, restrições, inclusões, exclusões e reservas. As refeições mencionadas podem excluir bebidas e pratos específicos. Os valores podem ou não estar sujeitos a incidência de taxas e cobranças extras. A PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. não se responsabiliza por eventuais mudanças nos estabelecimentos e serviços citados. Regras e protocolos sanitários e de segurança, com possível limitação do número de visitantes e do acesso a turistas, restrições relativas a liberdade de circulação e outras podem estar ou entrar em vigor, sem aviso prévio, inclusive durante o período da viagem. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização por escrito da PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda.

Horizontes

Destinos. Histórias. Descobertas.

88

Kites & Dunas

Uma travessia

pelo Nordeste brasileiro

98

Animais Fantásticos

Inspire-se e saiba onde os visitar, por Maurice Padovani

116 Paris

O guia definitivo da região central da cidade

132

Day-by-day

Um roteiro

pela Arábia Saudita

ROTA DAS

EMOÇÕES

COMO UMA PINTURA DE TRAÇOS ELEGANTES E SINUOSOS DA NATUREZA, O TRAJETO DE DUNAS, LAGOAS, RIOS E PRAIAS

QUE ALINHA O MARANHÃO, O PIAUÍ E O CEARÁ PELO LITORAL É UMA SURPRESA CONTÍNUA

Acurva suave no alto do mapa por satélite do Brasil permite ver uma larga sequência branca à beira do mar azul, começando pelas surreais ondulações salpicadas de lagoas dos Lençóis Maranhenses, passando por Parnaíba, no Piauí, e seu impressionante delta, e indo até o Ceará, encontrando a bela Camocim e a recém-descoberta e tranquila praia de Preá. Esta é a Rota das Emoções, com praias de beleza a perder de vista em cerca de 500 km e ventos que te levam pelos ares com o kitesurfe.

A estrada pelo asfalto entre dunas e praias costuma ser chamada de “a mais bela do Nordeste”, mas em muitos trechos o caminho segue diretamente pela areia, adicionando novas sensações enquanto se admira as velas coloridas dançando entre céu e mar. O nome não poderia ser mais apropriado: a Rota das Emoções é um dos trajetos mais incríveis do Brasil, unindo cenários naturais com características parecidas e cultura genuína por onde se passa. Viajar pelos três estados vizinhos é um convite à aventura e ao descanso, enquanto os olhos se deliciam com alguns dos cenários mais originais do Brasil.

A MIRAGEM DOS LENÇÓIS

MARANHENSES

Com pequenas cidades em sua borda, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é reconhecido desde julho de 2024 como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, destacando a tipicidade incomum e sua importância ambiental. Já não era sem tempo: situado a cerca de 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, o parque foi criado há mais de 40 anos exibindo em seus 155 mil hectares um grande espetáculo anual de janeiro a junho, quando as lagoas se enchem de água de chuva e criam sua famosa imagem ondeando entre a areia fina e clara. Do alto ou no chão, são miragens reais que hipnotizam. Nos outros meses, à medida que a estação seca avança, as lagoas recuam, revelando um enorme horizonte com as dunas de areia branca. E os observadores de pássaros são seduzidos pelo martim-pescador gigante, a rara garça-azul pequena e o lindo guará-vermelho, entre outras espécies.

Para conhecer o interior dos Lençóis pode-se fazer circuitos e travessias a cavalo, a pé ou em veículos 4x4, além de lanchas a partir de Barreirinhas. Esta cidade é a porta de entrada principal para o parque e oferece toda a infraestrutura para os passeios. Além dela, o acesso pode ser feito por Santo Amaro, um refúgio mais tranquilo que permite chegar bem perto das lagoas, e Atins, próxima do mar e que por isso se destaca pelas praias isoladas, além das dunas e lagoas.

ONDE SE HOSPEDAR NOS LENÇÓIS

Em Atins, La Ferme de Georges é opção segura para uma estadia realmente agradável. Essa pousada ecológica sustentável, situada em uma fazenda orgânica, recebe em 12 espaçosos chalés de madeira, tijolo e palha distribuídos pelo terreno com muita vegetação, incluindo palmeiras e cajueiros em torno da piscina. Da horta saem os legumes e verduras de seu restaurante, em gostoso ambiente aberto. Em Santo Amaro, a novidade é a OIÁ Casa Lençóis, situada à beira do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com seis suítes na sede reformada de uma antiga fazenda e dois bangalôs. Sua decoração supercharmosa combina móveis e arte de importantes designers brasileiros com elementos contemporâneos.

OI, PIAUÍ!

Parnaíba, na divisa com o Maranhão, é a próxima parada da Rota das Emoções, permitindo acesso ao Delta do Parnaíba e ao menos conhecido conjunto de dunas e areias dos Lençóis Piauienses. A cidade é a segunda maior do estado e exibe residências coloridas e prédios coloniais, alguns datando do século 18, época da criação do município. Descubra essa arquitetura, o Porto das Barcas com o Museu do Mar e lojinhas de artesanato com esculturas de madeira, rendas, tapetes e acessórios em palha de carnaúba, além de joias com opalas do Piauí.

O LABIRINTO DE BELEZAS DO DELTA DO PARNAÍBA

Onde o rio encontra o mar. Como não amar? Em uma das paisagens naturais mais impressionantes do Brasil, na divisa dos estados do Piauí e do Maranhão, fica o terceiro maior delta oceânico do mundo, único nas Américas. O passeio a bordo de barco ou voadeira se torna imprescindível para sentir de perto a magia do delta com suas bifurcações em canais, ilhas, lagoas, dunas e manguezais antes de desaguar no Oceano Atlântico.

O interessante é que os canais permitem ser navegados em várias direções, com paisagens inigualáveis mostrando a flora e a fauna , com destaque para os guarás, aves de plumagem vermelha intensa que voam de volta todos os dias para seu ninhal em uma ilha no meio do rio, oferecendo ainda mais beleza ao pôr do sol. Enquanto o barco desliza, aqui e ali se veem pescadores e catadores de caranguejo em reservas extrativistas. Entre os canais mais visitados estão o das Canárias e o do Caju — é na foz deste que se avista a chegada do bando de guarás. E na ponta da Ilha das Canárias, o Morro do Meio é ótimo para andar nas dunas e depois mergulhar. Eita, Delta do Parnaíba bonito!

ONDE SE HOSPEDAR EM PARNAÍBA

Uma beleza a Casa de Santo Antônio — um hotel-boutique em um casarão histórico de 1911, primorosamente decorado e cuidado. Antiguidades, porcelanas, cortinas de linho esvoaçantes, móveis e objetos europeus com toques regionais compõem o cenário. O dia começa com um café da manhã preparado ali mesmo, das tapiocas aos bolos, servido à mesa no jardim, sob a sombra de uma mangueira centenária. As 22 suítes, todas diferentes, são confortáveis e charmosas, algumas com varanda e jardim, outras com imensas salas de banho, chaiselongues, camas com dossel e todo o conforto macio que você merece. Simplesmente delicioso.

Casa de Santo Antônio
© CHICO
RASTA

SÃO OUTROS LENÇÓIS

Confesso que, pelo tanto que se fala nos Lençóis Maranhenses, principalmente após o reconhecimento da UNESCO, foi uma surpresa emocionante descobrir os Lençóis Piauienses. Em menor escala e situado perto de Parnaíba e da cidade vizinha de Luís Correia, é uma área de interesse ecológico com muita beleza natural. Passei cerca de três horas de pura adrenalina em quadriciclo pelas areias ora brancas, ora douradas nas dunas, mergulhando nas lagoas de água de chuva e avistando bandos de cavalos selvagens e aves, corujinhas e garças entre elas. Ainda um paraíso escondido, é ideal para os que fazem da aventura um estilo de vida — ali, senti o vento invadir meus sentidos, admirei e usufruí cada momento nessa natureza em seu estado original.

Barra das Melancieiras

NAS ASAS DO VENTO — CEARÁ

De Parnaíba, são pouco mais de 120 km a Camocim. Com o maior litoral cearense em extensão (60 km), Camocim existe como cidade desde o final do século 19, com casas e prédios antigos no centro e à beira-mar — suas canoas tradicionais de pesca foram tombadas pelo IPHAN como patrimônio brasileiro. Suas praias são bem mais tranquilas do que as da vizinha Jericoacoara, como a praia de Maceió, acessível depois de passar pela Lagoa Encantada até chegar à Duna do Pôr do Sol, além de Barrinha e Xavier. Meu tour foi até a Barra dos Remédios, onde dunas e lagoas se encontram, em cenário relaxante. E então fui até a Ilha da Testa Branca — ou Ilha do Amor — para comer caranguejos e passear pela área em frente a Camocim.

Do outro lado, após o Rio Careaú, outra praia chama a atenção: a imensa Tatajuba, onde dunas móveis soterraram uma vila, reconstruída mais adiante, embora seja possível ver o avanço da areia sobre a estrada e casas atualmente também. É o mesmo vento que sopra continuamente em alguns meses do ano para garantir as manobras desenhadas no ar com o kitesurfe e o windsurfe. Presentes em quase todas as praias da Rota das Emoções, as velas ganharam recentemente um destino perfeito: Preá, com sua tranquilidade garantida pela natureza ainda meio selvagem na longa extensão de areia. Fica a 20 minutos de carro do aeroporto de Jericoacoara. [ LT ]

Baía das Carnaúbas

ONDE SE HOSPEDAR NO CEARÁ

Em Camocim, o glamping deluxe Baía das Carnaúbas, situado em uma praia quase deserta cercada por dunas e com ventos perfeitos para esportes náuticos, surpreende já na chegada de 4x4 pela praia. São sete bangalôs “pé na areia” sobre palafitas, com piscina, deck e uma decoração leve e elegante. No excelente restaurante, peixes e frutos do mar frescos são os destaques. A piscina e as daybeds na areia, além dos jantares ao redor da fogueira, somados ao atendimento impecável, fazem deste um lugar verdadeiramente encantador. No encontro do mar de águas mornas e da areia branca da praia do Preá, fica um dos hotéis mais exclusivos do Brasil. No Casana, são apenas sete bangalôs (dois deles com piscina privativa) em conceito aberto, com longos decks de madeira, redes, chaises e vista para os jardins, coqueirais e, claro, para a praia com ventos constantes. Tem arquitetura e design minimalistas que convidam a relaxar e dar um reset e gastronomia refinada, com produtos locais e orgânicos. Drinks no lounge ao lado da piscina infinita com efeito de espelho negro antecedem as refeições ancoradas na boa adega de vinhos. O Casana fica nos arredores do Parque Nacional de Jericoacoara e 12 km de areia ligam Jeri a Preá. O hotel providencia idas às famosas dunas e lagoas de Barrinha e Tatajuba, passeios a cavalo e de fat bike na praia, além de aulas de kite e windsurfe.

Inspi r e-se

ANIMAIS INCRÍVEIS E ONDE VIVEM

Intrigantes. Ferozes. Fofos. Impactantes. Eles estão por todo lado! Pandas se desequilibrando em florestas de bambu. Rinocerontes brancos andando pela savana. Arraias gigantes no mar. Leões de juba preta na montanha. E, no silêncio das regiões árticas, o bater de asas da coruja-das-neves, em uma cena que parece suspensa no tempo. Contemplar, aprender, admirar: há muito para observar, em estado de êxtase, na vida selvagem do nosso planeta.

Viajar à procura de animais ensina sobre o mistério e a complexidade que embalam as leis de um reino só deles. Ensina, também, sobre respeito: ninguém quer ser o viajante out of touch que tira aquela selfie “abraçando” o animal, faz barulho e invade o espaço, perturbando aquele momento precioso. Com respeito e curiosidade, passo a passo, página a página, siga conosco por esta viagem sob a sombra das árvores milenares que camuflam nossa onça-pintada; pelos mares onde vivem golfinhos, tubarões, baleias; sobre o gelo com ursos polares e pinguins...

CORUJA-DAS-NEVES

ONDE VER : Canadá, EUA (Alasca), Groenlândia, Escandinávia.

LEOPARDO-DAS-NEVES Pantherauncia

Raramente avistados, os leopardos-dasneves levam uma vida de reclusão em meio às regiões escarpadas do norte e do centro da Ásia. Eles ganharam o apelido de “fantasmas da montanha” devido à natureza arredia e à espessa pelagem acinzentada, coberta de pintas, que os protege do frio intenso. Curiosamente, são os únicos grandes felinos incapazes de rugir.

ONDE VER: em 12 países, incluindo Butão, China (que abriga cerca de 60% da população mundial de leopardos-das-neves) e Nepal.

PINGUIM-IMPERADOR

Aptenodytesforsteri

Das 18 espécies vivas de pinguim, esta é a mais alta e mais pesada: os adultos podem passar de 1,12 metros de altura e pesar até 40 kg. Machos e fêmeas dividem a tarefa de criar seus filhotes, sendo o macho responsável por chocar os ovos (a incubação pode levar 62 dias!).

ONDE VER: Antártica.

CAVALOMARINHO

ONDE VER : áreas costeiras dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Bons spots: Austrália, Filipinas, Indonésia.

PEIXE-PALHAÇO

ONDE VER : oceanos Índico e Pacífico, Mar Vermelho, Grande Barreira de Coral australiana.

ORCA

ONDE VER : Antártica, EUA (Alasca), Islândia, Noruega.

MANTA RAY

ONDE VER : em todos os oceanos. Bons spots: México, Equador, Austrália, EUA (Havaí), Maldivas, Micronésia.

GOLFINHO-ROTADOR

ONDE VER : nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Bons spots: EUA (Havaí), Brasil (Fernando de Noronha).

TUBARÃO-BALEIA

ONDE VER : em águas tropicais. Bons spots: México, Tailândia, Belize...

NARVAL

Monodonmonoceros

Estes “unicórnios do mar” são parentes das belugas e nadam pelos mares gelados do Ártico. O chifre que os narvais machos possuem é, na verdade, uma presa espiralada de marfim com mais de 10 milhões de terminações nervosas (!) e até três metros de comprimento.

ONDE VER: Canadá, Groenlândia, Noruega, Rússia.

URSO POLAR

ONDE VER : Canadá, EUA (Alasca), Groenlândia, Noruega, Rússia.

©

GORILA-DASMONTANHAS

ONDE VER : República Democrática do Congo, Ruanda, Uganda.

LÊMURE-DE-CAUDA-ANELADA

ONDE VER : Madagascar.

CANGURU

ONDE VER : Austrália.

ONDE VER : Canadá, EUA (Alasca), Groenlândia, Noruega, Rússia.

MORSA

MANDRIL Mandrillussphinx

Estão entre os maiores primatas do planeta – podem medir até 90 cm – e sua característica distintiva é o focinho colorido. Quanto mais intensas as cores no rosto do mandril macho, maiores seus níveis de testosterona e maior a probabilidade de ele assumir a liderança do grupo.

ONDE VER: Camarões, Congo, Gabão e Guiné Equatorial.

SURICATE

ONDE VER : África do Sul, Botswana, Namíbia.

AVE-DO-PARAÍSO-DE-RAGGI

Paradisaearaggiana

Os machos são dançarinos exemplares, cortejando as fêmeas com uma “coreografia” elaborada.

ONDE VER : Papua-Nova Guiné.

AVESTRUZ

ONDE VER : África do Sul, Botswana, Mauritânia, Namíbia, Zimbábue.

BOTO-COR-DE-ROSA

ONDE VER : Brasil,  Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela.

FLAMINGO

ONDE VER : Argentina, Brasil, Chile, Caribe.

TARTARUGA-GIGANTE -DE-GALÁPAGOS

Chelonoidisnigra

Esses animais - que ajudaram Darwin a formular sua teoria da evolução das espécies! – já estiveram à beira da extinção. Nos anos 1960, a ilha de Española, em Galápagos, abrigava só 15 espécimes. Hoje, são mais de mil, graças a um projeto de conservação. ONDE VER : Equador (Galápagos).

URSOPARDO

ONDE VER : Canadá, EUA (Alasca), Rússia.

PANDA-GIGANTE

Ailuropodamelanoleuca

Rotina de dar inveja: passam metade do dia mastigando bambu e a outra metade dormindo.

ONDE VER : China.

GIRAFA-DE-ROTHSCHILD

Giraffacamelopardalis camelopardalis

Correndo perigo de extinção, já deixou de existir no Sudão Meridional. ONDE VER : Quênia, Uganda.

GNU, ZEBRA, GAZELA

ONDE VER: No Quênia e na Tanzânia você pode vê-los juntos e em imensa quantidade durante a Grande Migração, fenômeno que mais concentra animais incríveis no mundo. Anualmente, em torno de dois milhões de animais transitam entre os dois países.

TIGRE-DE-BENGALA

Pantheratigristigris

ONDE VER : Índia, Nepal e Butão

Competindo pelo lugar de maior mamífero do mundo com o tigre siberiano, é um caçador solitário e exímio nadador.

ONÇA-PINTADA

Pantheraonca

ONDE VER : Países da América Latina.

Bons spots: Amazônia e Pantanal.

Em época de cheia na Amazônia, elas vivem em cima das árvores, sem descer, por até quatro meses por ano!

LEÃO DE JUBA PRETA

Pantheraleomelanochaita

Símbolos da virilidade, leões com a juba preta produzem altos níveis de testosterona –o que os torna mais atraentes para as leoas.

ONDE VER : Etiópia (principalmente) e Tanzânia.

RINOCERONTEBRANCO

Ceratotheriumsimum

Dividem-se em rinocerontes-brancosdo-sul e rinocerontesbrancos-do-norte; estes últimos estão praticamente extintos. Da caça ilegal por seus chifres, sobreviveram apenas duas fêmeas, atualmente sob forte proteção em uma reserva no Quênia. Já idosas, elas não tiveram a chance de perpetuar sua subespécie. Mas há esperança, depositada nos avanços com a fertilização in vitro.

ONDE VER : 98,8% da população de rinocerontesbrancos está distribuída entre quatro países: África do Sul, Namíbia, Quênia e Zimbábue.

ELEFANTEAFRICANO Loxodonta africana

Os elefantesafricanos se organizam em uma sociedade matriarcal. É uma fêmea, geralmente a mais velha, que lidera a manada, enquanto os machos costumam perambular sozinhos. Assim como nós, humanos, os elefantes têm seus próprios ritos funerários.

ONDE VER : países do continente africano. Bons spots: Botswana, Quênia e Tanzânia.

OUT BAHAMAS ISLANDS DE AS

Não uma, nem duas. Nas Bahamas, são mais de 700 ilhas e ilhotas em meio às águas do Atlântico Norte! Grand Bahama e New Providence, que abriga a movimentada capital Nassau, permanecem sendo o clássico eixo das viagens pelo arquipélago, mas atestamos: você pode ir além delas. Desconhecidas de muitos viajantes, as Out Islands são um conjunto de 16 ilhas-destinos que reservam uma singular experiência de ecoturismo, com praias imaculadas e santuários naturais da vida selvagem. Venha “percorrer” as principais com a gente!

EXUMAS

A apenas 56 km a sudeste de Nassau, Exumas guarda a atividade mais inesperada das Bahamas: interagir com porquinhos nadadores. Cerca de 20 porcos habitam a praia de Big Major Cay — não se sabe ao certo como foram parar lá, mas viraram uma atração. Você pode chegar de barco e nadar por toda a tarde com eles.

BVLGARI RESORT & MANSIONS CAVE CAY

Uma notícia quentíssima: a Bvlgari irá inaugurar seu primeiro hotel no Caribe bem aqui! Com inauguração prevista para 2029, ele ocupará uma ilha privativa de 89 hectares nas Exumas com 64 suítes e villas, além de 48 mansões, spa, marina e o famoso restaurante Il Ristorante – Niko Romito

PIG ETIQUETTE

• Respeito é essencial! Não os manipule, monte ou incomode. Ao contrário: leve frutas frescas e faça novos amigos.

• Há lugares designados para alimentá-los, para evitar ingestão de areia e de excesso de água salgada.

• Alguns deles são gulosos — e grandes. Se eles pedirem comida e você não tiver, mostre a mão vazia e não dê as costas.

• Siga as instruções do guia. Entre outras coisas, ele vai te ensinar a erguer os braços caso queira que um porquinho se afaste.

ÁBACO

A cadeia de ilhas que compõem a região de Ábaco possui uma atmosfera despretensiosa. No lado oriental de Grand Abaco, visite a Reserva Nacional Tilloo Cay, local de nidificação de aves como o raro rabo-de-palha-de-bico-laranja, observado voando pelas falésias onde constrói seus ninhos. Para encontrar o ameaçado papagaio-cubano, reconhecível pela testa branca e pelo pescoço avermelhado, vá ao Parque Nacional de Ábaco, que compreende cerca de 1.010 hectares protegidos em South Abaco. A efemeridade de Tahiti Beach encanta: esse pequeno banco de areias sedosas, perto de Elbow Cay, desaparece quando a maré está alta.

ELEUTHERA & HARBOUR ISLAND

Eleuthera teve muita influência dos britânicos, que por lá aportaram no século 18 — o visual de suas casas remete à arquitetura da Nova Inglaterra. Imperdível conhecer o Leon Levy Native Plant Preserve, jardim botânico e centro de pesquisa da medicina tradicional: 410 espécies de plantas nativas fazem parte de sua coleção viva. Em Eleuthera, é provável que você consiga observar aves como o sabiá-das-bahamas e o papa-lagarta-cubano. Siga à extremidade nordeste para chegar à exclusivíssima Harbour Island, meeting point das celebridades (Jennifer Aniston, Tom Cruise, Taylor Swift...) por conta de sua praia de areias rosadas; protegida por um recife, proporciona boas oportunidades de snorkeling. O lugar para praticar mergulho é a Current Cut Dive, com arraias e tubarões-mako.

HARBOUR ISLAND

CORAL SANDS INN & COTTAGES

Fundado em 1968, Coral Sands, em Dunmore Town, passou por renovações que adicionaram chalés beachfront e duas residências. O décor no estilo beach chic remete a Harbour Island, predominando o cor-de-rosa pastel. Além de uma piscina aquecida outdoor, conte com o vibrante bistrô italiano The Pink Mermaid e seus frutos do mar frescos.

ANDROS

ELEUTHERA

THE COVE ELEUTHERA

Em uma área mais reclusa de George Town e com duas praias particulares, The Cove exibe aura de exclusividade. São apenas 22 acomodações que foram repaginadas nos últimos 18 meses — se estiver com as crianças, prefira a nova villa com 148 m², piscina de borda infinita e dois quartos. Destaca-se o Freedom Restaurant e seu sushi bar central.

Situada paralelamente à costa leste de Andros, a terceira maior barreira de coral do mundo mede 305 km. Ela “desce” por um abismo vertical e atinge uma fossa oceânica a quase 2 mil metros abaixo da superfície, que ganha o nome de Língua do Oceano. Mais de 160 espécies marinhas habitam os jardins de coral e as cavernas subaquáticas, incluindo tubarões-de-arrecife e golfinhos-rotadores. “O” spot para participar de tours de scuba diving! Andros também é um excelente point da observação de pássaros, que fazem da ilha um stop over durante as migrações, como estrelinhas-ametistas (um pequenino beija-flor com plumagem arroxeada na garganta), colhereiros e flamingos.

FLAMINGO- DO-CARIBE

Phoenicopterus ruber

Considerada a ave nacional das Bahamas.

A coloração rosa vem de sua alimentação à base de algas e crustáceos.

BIMINI

Bimini inspirou Ernest Hemingway a escrever seu romance O Velho e o Mar de 1952, vencedor do Pulitzer. Há quem acredite que a ilha tenha feito parte da mítica “Cidade Perdida de Atlântida” — ao longo da costa norte, há uma “estrada” submersa de pedregulhos gigantes e dispostos uniformemente cuja origem é um mistério. Uma das muitas atividades possíveis por aqui é nadar com tubarões: no inverno, tubarões-martelo e tubarões-touro nadam nos arredores da Corrente do Golfo. Mergulhadores experientes podem mergulhar em Victory Reef e Continental Shelf.

LONG ISLAND

Aventureiros, que tal encarar um mergulho no Dean’s Blue Hole? Esse é o segundo buraco azul (isto é, uma caverna inundada) mais profundo do mundo, com 202 metros. Anualmente, a competição de mergulho livre Vertical Blue acontece aqui.

ECOTURISMO EM

B E L I Z E

Belize está entre os menores países das Américas, medindo apenas 298 km de comprimento e 120 km de largura, mas tem de tudo. Matas fechadas, recifes de coral, sítios arqueológicos maias, ilhas, ou, como são chamadas por lá, cayos. Além disso, ele é um paraíso do ecoturismo e da observação de animais!

Mais da metade do território do país é coberto por floresta tropical. Centenas de espécies, muitas delas nativas, habitam essas áreas preservadas. Caso do jaguar, conhecido por nós como onça-pintada. O terceiro maior felino do mundo, atualmente sob risco de extinção, é protegido por leis em Belize. Você pode tentar encontrá-lo em uma visita ao santuário Cockscomb Basin Wildlife Preserve, cujos 52 mil hectares abrigam cerca de 70 jaguares em meio aos Montes Maias. Não há garantias; esses bichos têm costumes noturnos, são furtivos e de aparição raríssima. Outros animais vivem ali e têm melhores chances de avistamento, incluindo o puma e a anta-centro-americana (a maior das Américas, ela pode medir até dois metros).

Amantes do birdwatching precisam conhecer Belize, onde mais de 500 espécies de pássaros já foram registradas. O tucano-de-peito-amarelo é considerado símbolo nacional: a plumagem preta do corpo contrasta com o brilhante peito amarelo e o enorme bico que mistura tons de laranja, vermelho e verde. Preste atenção ao curioso som que ele faz, similar ao coaxar dos sapos. A região de selva do Parque Nacional de Chiquibul pode ser um bom lugar para observação. Dentro da reserva ficam as ruínas maias do El Caracol, tornando o passeio ainda mais

legal para quem curte história — a pirâmide Canaã é a maior estrutura já criada pelo ser humano no país, com mais de 40 metros de altura.

Nomeada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1996, a segunda maior barreira de coral do mundo se encontra aqui, e percorre toda a extensão de Belize. Ela forma um tipo de lagoa que protege o litoral das grandes ondas e proporciona o habitat perfeito para tartarugas marinhas e mais de 450 espécies de peixes, de todas as cores possíveis, como o peixe-anjo-rainha (suas escamas brilham em tons de amarelo e azul fosforescentes). Isso atrai muitos praticantes de snorkeling

Mais de 10 mil km² de território oceânico estão sob ações de conservação, incluindo sete áreas marinhas. Uma delas é o inescapável Great Blue Hole. Esse sistema circular de cavernas submersas é a maior formação geológica de seu tipo — 300 metros de diâmetro e mais de 120 metros de profundidade. Hoje, você pode fazer um scuba diving para observar o cenário imerso: estalactites e muitos tubarões! Ali nadam tubarões-de-arrecife, tubarões-martelo e tubarões-de-ponta-negra, entre outros.

BUGIO-PRETO- DE-YUCATÁN

Alouatta pigra

É o mais barulhento dos primatas! Os gritos que emite para marcar território podem ser ouvidos a até quatro quilômetros de distância. Machos têm o osso hioide aumentado para poder projetar a voz.

Paris

O GUIA DE UMA PARIS “DE VAGAR”

DESCUBRA O CENTRO DA CIDADE VAGANDO, FLANANDO: SEM PRESSA, AOS POUCOS, PASSO A PASSO E SEMPRE A PASSOS DO MELHOR DE CADA ÁREA

Por Bianca Piragibe

Você atravessa a gigantesca Place de La Concorde até chegar ao Petit Palais. À sua direita, o Grand Palais. Segue pela rebuscada Ponte Alexandre III, tendo à frente a imensa cúpula dourada do Hôtel des Invalides. Olha para a direita, vê a Torre Eiffel, e é tomado pela certeza de estar em um dos mais belos lugares do mundo. E um dos mais monumentais também.

Para abocanhar tamanha beleza, é melhor ir aos bocados. Prepare-se para uma viagem bairro a bairro repleta de refeições merveilleuses, hotéis superbes, compras, chocolates, livros, muita arte e muita história, durante caminhadas em que tudo está bem perto. Vamos seguir o mapa da cidade em um trajeto partindo do núcleo e fazendo uma curadoria das melhores atrações. Para você descobrir qual, dentre as regiões centrais de Paris, mais tem o SEU JEITO. Allons-y?

1º Arrondissement

LOUVRE » rive droite «

Vamos começar pelo começo — que, no nosso caso, é o meio (do mapa). Aqui nasce a colossal Paris. Seu ponto zero está marcado por uma placa de bronze na Île de la Cité. E, estando a arte no eixo da alma parisiense, faz sentido que fique central, bem perto do coração da cidade, o mais visitado museu do mundo: o imperdível Louvre 1 , que nomeia o bairro (para saber o nome oficial de cada um deles, confira a palavra que trazemos abaixo do número do arrondissement).

Após ver as clássicas Vênus de Milo, Vitória da Samotrácia e Mona Lisa, permita-se conhecer a coleção mesopotâmica, as peças islâmicas, a múmia, a legenda para tradução dos hieroglifos... Sempre haverá motivos para voltar e degustar, aos poucos, sua imensidão. Mais arte está abrigada no Jardin des Tuileries: essencial para apaixonados por Claude Monet, o Orangerie 2 tem duas salas ovais cobertas por ninfeias, nuvens, chorões. Vá e seja contornado por poesia.

Em frente ao jardim, nada de filas para provar os doces de Cédric Grolet. Suas emblemáticas fruits sculptés são servidas no tea time do LE MEURICE. Em forma de frutas (e castanhas), as pequenas esculturas acompanham itens como o brioche que derrete na boca. O chá é servido no Le Dalí, restaurante que, seguindo o singular conceito do hotel, traz o toque do surrealista Salvador Dalí. Basta virar à esquerda e você já estará no Café Angelina, famosíssimo por seu chocolate quente. Depois, a colunata da Rue de Rivoli virou um corredor de lojas de souvenirs. Para um presente

mais elegante, é só “fugir” para a rua de trás: a Rue Saint-Honoré entrega. No caminho que te leva a grandes marcas (Goyard, Christofle, Stella McCartney, Armani), atenção ao Café Verlet, com frutas cristalizadas de Saint-Rémy-de-Provence e estilo de boticário antigo. O cheiro bom do café exala das gavetinhas de grãos com o nome dos países de origem: Malawi, Panamá, Iêmen... para serem levados para casa. Seguindo pela rua, logo depois das joias e bijouterias vintage da Dary’s, fica a localização preciosa do MANDARIN ORIENTAL 3 . Ao staff excepcional somaram-se, em setembro de 2024, o chef pâtissier Julien Dugourd e o chef Maxime Gilbert. No Camélia, prove sua culinária “bistronômica” na refrescante burrata com abóbora, pera e nozes e no black angus extremamente macio.

Quer uma dose de alegria? Basta o dia estar ensolarado que o Palais Royal garante o seu sorriso. Seu pátio reúne locais e turistas ao som das risadas de crianças escalando as Colonnes de Buren, instalação de arte dos anos 1980. Puro joie de vivre! Busca encantamento? Na Ile de la Cité, a igreja de Saint-Chapelle 4 promove concertos. Enquanto os violinos dialogam com o cello e a voz da soprano com a dos anjos do altar, atente aos magníficos vitrais. Quando se apagam as luzes, eles se iluminam em azuis, vermelhos, amarelos. Quando o concerto termina e a noite caiu, já não há luz filtrada pelo vidro: é você quem está mais colorido por dentro. 1º

Outro icônico ponto da área é a Place Vendôme. Vale contar a história: no fim do século 17, Luis XIV, o Rei Sol, havia tornado Paris o centro do luxo global que nunca deixou de ser. A moda que muda a cada estação; lojas, cafés e restaurantes de rua; a champagne — tudo isso surgiu durante o seu reinado e fez parte de um dos maiores posicionamentos de marketing já criados para um país. Para marcar o centro do seu poder, ele encomendou a praça ao arquiteto das obras do seu palácio em Versalhes. Ao redor, uma imensa fachada ostentando, nos gradis das varandas, seu rosto circundado por raios de sol. Trechos dessa fachada foram adquiridos pela aristocracia que ergueu, por trás, seus hôtels particuliers

Um desses é o hotel RITZ, um guardião da tradição. A renovação que adicionou cores mais claras foi, na verdade, uma restauração, como a que se faz nas obras de arte. Parte dela executada pelo governo, visto que cinco de seus cômodos são monumentos nacionais. Os quartos conectantes são ótimos para as famílias que, de geração a geração, estão sempre voltando. Não deixe de passar pela Ritz Paris Le Comptoir, pâtisserie do chef François Perret (prove as madeleines!). E mais hotéis têm chegado a esta área. No sonoro endereço que dá seu nome, o 1, PLACE VENDÔME, hotel members-only da joalheria Chopard, abriu em 2023. Suas portas escondem uma das experiências mais discretas da cidade. Quiet luxury indeed. Outro nome de peso chegando à região em 2025 é o Barrière, que somou ao seu Fouquet’s (p. 128) a MAISON BARRIÈRE VENDÔME (p. 26), de 26 acomodações.

Passeando sem pressa, você vai descobrir curiosidades da região, como uma obra do artista pop Keith Haring, com seu estilo inspirado no graffiti, misturada a peças sacras dentro da Église Saint-Eustache. Ou a escondida Place de Valois, set da fictícia Agence Grateau da série Emily in Paris. Ou ainda o palco de uma das performances mais impactantes da abertura das Olimpíadas de 2024, a Conciergerie, prisão de Maria Antonieta antes da decapitação (agora você entende a cena com as cantoras nas janelas). Em suas andanças, você ainda pode querer parar para compras na Samaritaine e para refeições no Kapara (a nova “encarnação” do celebrado Balagan) e no Granite (que já conquistou sua primeira estrela Michelin).

◂ Mandarin Oriental, 1º arr.: apartamentos para famílias com cozinha e terraço. Na foto, a vista de um banheiro da duplex Mandarin Penthouse

2º Arrondissement

BOURSE » rive droite «

Os bairros de Paris são conhecidos mais pelos seus números que pelos seus nomes (dica: os dois últimos números do código postal indicam o bairro). Eles se organizam em uma espiral, desenhando no mapa a forma de um caracol. Seguimos nossa viagem em sentido horário, subindo do 1º para o 2º, o menor dos arrondissements. Seu destaque é a Bourse de Commerce, ou Bolsa de Valores, cujo edifício abriga, desde 2021, um dos mais novos museus de Paris. O Pinault Collection 5 reúne obras contemporâneas em fascinante contraste com sua cúpula do século 19. A Avenue de l’Opéra corta esta área a caminho do 1º arr. Em um pedaço dela sob medida para chocólatras, que reúne o novo Cedric Grolet Café e um Pierre Hermé (com seus icônicos macarrons), conheça a proposta de Jade Genin, uma das mais promissoras chocolatiers da nova geração, com sabores como pinhão com lavanda caramelizada e botão de rosas com páprica defumada.

3º Arrondissement

TEMPLE » rive droite «

Criativa, descontraída, upbeat, com suas lojas de designers autorais e pequenas galerias de arte, a região do Marais 6 (3º e 4º arr.), grande atração do bairro, reúne gente interessante em estreitas ruas grafitadas. A caminho da sempre queridinha Merci, que além de ser a mais célebre das lojas-conceito é café, livraria vintage (second hand ) e, no momento da minha visita, era também um foot spa pop-up, fui magnetizada pela ITEMS, de proprietária e atendentes ucranianas (essas últimas me contaram que saíram da Ucrânia após o início da guerra). Ela serve como plataforma para criadores do país e não há uma roupa entediante em suas araras. Pouco antes, passei pela ANIKALENASKÄRSTRÖM, com as criações de uma estilista sueca (e bolsas japonesas Christian Peau) e pela CSAO que, com peças de arte étnica africana, destoa da paleta noir das lojas — e ruas — parisienses (é também uma ação social que gera renda para artesãos da África Ocidental). Assim é o Marais: com criações dos mais diferentes cantos do planeta. Para almoçar, Chez l’Ami Louis, a instituição parisiense, foi adquirida em 2024 pelo conglomerado de luxo LVMH. Perca-se você também, e descubra seus próprios caminhos, que podem passar por espaços institucionais de arte: Musée Picasso, Fondation Henri Cartier-Bresson e Carnavalet, museu sobre a história da cidade.

4º Arrondissement

HÔTEL

DE VILLE » rive droite «

Ciclistas, pequenas livrarias, ruas de paralelepípedo. O 4º arr. consegue ter atmosfera “de bairro”, cheia de cantinhos charmosos à beira do Rio Sena, e ao mesmo tempo ser muito turístico: a Notre Dame é visita inevitável após a reconstrução que mesclou tecnologia atual a técnicas medievais e foi finalizada em dezembro de 2024 (fica na Île de la Cité, 1º e 4º arr.). Quem fecha agora para reforma, entre 2025 e 2030, é o Pompidou. Até o meio do ano ele ainda está aberto — se for à cidade antes, aproveite a chance (ver p. 215). Dois novos hotéis vieram tornar a área ainda mais cativante. Próximo ao Hôtel de Ville (sede da prefeitura), LE GRAND MAZARIN tem a colorida assinatura de Martin Brudzinski. Todo o ambiente tem muita personalidade. No seu lúdico restaurante Boubalé, em tons rosa antigo e pistache, provei uma polenta valorizada por cogumelos e lascas de parmesão acompanhada de um aromático vinho orgânico da Romênia. Comfort food with a twist! De privilegiada localização praticamente à beira do Sena, fica o contemporâneo, jovem, cool SO/PARIS 7 . Seus tons acobreados, com couro e madeira, denunciam o estilo de Julia Capp, que assina lojas Hermès. A pegada smart vai do lobby com digital art aos quartos (a caixa de som é um buldogue) e há referências dos anos 1960/70. A vista excepcional é uma das razões que tor-

▲ No 4 arr., o Dover Street Market chegou ao Marais com roupas moderninhas em casulos de concretos e exposições temporárias a céu aberto

nou seu restaurante Bonnie badaladíssimo. Não deixe de pegar uma bicicleta elétrica do hotel para uma pedalada beirando o Sena pela rive droite, a margem direita do rio. Depois, passe pela mítica Place des Vosges (3º e 4º arr.) e sinta-se fora do tempo e da cidade na Île Saint-Louis (onde foi inaugurado um Musée du Fromage).

Horizontes | PARIS

▲ Um conjunto de tapeçarias do século 16 forma a obra

5º Arrondissement

PANTHÉON » rive gauche «

A espiral de bairros desce agora para a margem esquerda do rio. Sobre as ruínas da cidade romana de Lutetia, o Quartier Latin (5º e 6º arr.) traz ruelas medievais cheias de curvas, bem diferente do ar monumental e “passado à régua” de outras partes de Paris. Passeie à beira-rio pela Quai de la Tournelle, onde os  bouquinistes (livreiros) formam uma livraria a céu aberto em despretensiosas banquinhas. Do outro lado, em uma esquina encantadora, a Shakespeare and Company tem curadoria excepcional de livros e uma sala de leitura com ares de boudoir medieval. Você também pode descer pelas escadas e ladear o Sena — a visão da Notre Dame 8 é uma das mais belas do caminho. Na beira do rio, o Institut du Monde Arabe abriga artes árabes e o excepcional restaurante Dar Mima. Entre veludos e brocados e sob a sonoridade do Oriente Médio, prove criações como o polvo com alcachofra, limão cristalizado, azeite defumado e creme de alho — o sabor é tão rico quanto soa. Bairro adentro, você passará por vários pontos de interesse. A renomadíssima universidade Sorbonne. O Musée de Cluny 9 (arte medieval exposta em uma construção dessa época e em outra dos tempos de Lutetia). O Jardin des Plants, jardim botânico que é ótima opção para quem viaja com crianças.

A Grande Mosquée de Paris, com sua casa de chá e jardim. E o Panthéon, onde repousam personalidades como o escritor Victor Hugo e a cientista Marie Curie. Vale parar para um macarron no novo Ladurée Café

A Donzela e o Unicórnio, exposta no Cluny, 5º arr

O da foto se chama Meu Único Desejo

6º Arrondissement

LUXEMBOURG » rive gauche «

Estamos tão habituados a nos sentarmos para tomar um café em um espaço agradável que nem paramos para pensar que esse hábito teve que nascer um dia. E nasceu aqui, na Rue de Tournon, com o Procope (hoje um restaurante na Rue de lʼAncienne Comédie, ele foi o primeiro dos “cafés sofisticados”). Por isso, faz todo sentido programar pausas em cafés quando estiver no bairro, de preferência naqueles bem típicos, com pratos clássicos, vista para a rua e mesinhas na calçada. Fácil: estão aqui os hotspots dos intelectuais e artistas da virada do século 19 para o 20, Les Deux Magots 10 e Café de Flore, na região de Saint-Germain-des-Prés. Se prefere algo (bem) mais moderno, há um Armani Caffè logo em frente. A hospedagem mais acertada no bairro é o hotel LUTETIA, que está sendo assumido pela marca Mandarin Oriental (a origem do nome você já sabe agora). Fica perto do Jardin du Luxembourg, gracioso e tão parisiense com suas cadeiras verdes, emblemáticas dos parques da cidade. Pela alameda de árvores bem podadas ao estilo francês, moradores praticam de tai chi a esgrima. Perto fica a singular loja de lembranças Marin Montagut 11 , do aquarelista de linguagem ingênua e lúdica que se tornou um preferido na cidade, colaborando com nomes como Ladurée, Ritz, Comédie Française...

▲ La Valse, 1893

Camille Claudel Musée Rodin, 7º arr.

▲ A Dança na cidade, 1883

Pierre-Auguste Renoir Musée D’Orsay, 7º arr

▲ Lutteurs corps à corps, 2005

Ousmane Sow

Musée du quai Branly, 7º arr

7ºArrondissement

PALAIS BOURBON » rive droite «

Ela nasceu avermelhada, você sabia? La Tour Eiffel 12 , erguida para participar da Exposição Universal de 1889, centenário da Revolução Francesa, é o foco daqui. A torre de Gustave Eiffel, um incrível feito técnico para sua época, venceu todas as apostas contra ela. Concebida para permanecer em Paris por apenas 20 anos, tornou-se o símbolo da cidade e ganhou espaço eterno no imaginário público. Rejeitada por muitos de seus contemporâneos (“poste trágico”, “esqueleto feio e gigante”, “chaminé de fábrica”), é hoje sinônimo de beleza e elegância e, entre as atrações turísticas com ingresso pago, a mais visitada do planeta — entre 6 e 7 milhões de visitantes por ano. Decidindo ou não por visitá-la, a Dama de Ferro será parte constante de qualquer viagem a Paris, com sua esbelta figura no horizonte. A partir do Champ de Mars, onde ela se ergue, você pode passar no vizinho Quai Branly — Jacques Chirac 13 , museu de arte fora do eixo europeu com arquitetura do premiado Jean Nouvel. Seguindo ao longo da Rue de L’Université, paralela ao Sena, você vai chegar ao Au Petit Tonneau, um bistrô que comprova, em pratos fartos como um suave cordeiro pareado a um aveludado purê, que o tradicional pode alcançar o impecável. Para a sobremesa, você pode ir até a Rue Cler, de pedestres, com um mercado de rua que é uma graça (delicatessens, floriculturas, fromageries).

Na área, fica a chocolateria Alléno & Rivoire — sim, o nome é do estrelado chef Yannick Alléno, que aqui está focado em desenvolver receitas com menos açúcar; e as históricas À la Mère de Famille (depuis 1761) e Stoher (depuis 1730!), que neste local se juntam em uma mesma boutique. Chocolates e caramelos; sorbets e éclairs (leve para casa um pote de baba au rhun, uma criação original de Nicolas Stoher). Ou então, caminhe mais cinco minutos até a Tapisserie, confeitaria do Septime, o restaurante buxixado do 11º

arr. Considere acompanhar seu café de torrefação média e sabor caramelado com o delicado choux (profiterole) recheado de feno-de-cheiro: o sabor é de baunilha, mas, a extração, muito mais sustentável.

Neste rumo você chegará ao Hôtel des Invalides, que abriga a tumba de Napoleão. Ao lado dele, no Musée Rodin 14 , veja a capacidade dos escultores Auguste Rodin e Camille Claudel de expressar o sentimento e a força do olhar das figuras modeladas no gesso e na argila e posteriormente fundidas em bronze. Um guia pode te contar que a romântica O Beijo (que no fim da vida, em autocrítica, Rodin acusava de ser “um bibelô gigante”) vem de uma história sombria da Divina Comédia de Dante. A obra inspira muitas peças de Rodin, inclusive a fenomenal Porta do Inferno. Veja outra versão dela no D’Orsay 15 . A antiga estação de trem é lar de obras fundamentais que vão do pré-impressionismo, como o Almoço sobre a Relva de Manet, ao pós-impressionismo, como A Igreja de Auvers de Van Gogh, passando por ícones impressionistas como O baile no Moulin de la Galette, de Renoir. Nesta coleção de obras-primas, permita-se também conhecer surpresas: para mim, foram os painéis do simbolista Odilon Redon, saídos de um mundo de sonhos.

Contrastando com a Shakespeare and Company, o 7º arr. é lar de duas livrarias de espírito bem diverso. A Studio 7L, criada por Karl Lagerfeld, clean, com música conceitual. E a Babylone 16 , da YSL, também para vinis e revistas. Em suas prateleiras, arquitetura, arte e, claro, moda. Já a editora de luxo com foco em viagens Assouline tem um espaço na loja de departamentos Le Bon Marché (nele, visite ainda a Grand Épicerie de Paris e saia munido de iguarias gourmets).

Arrondissement

A maior concentração de hotéis e restaurantes de luxo, e ainda a Champs-Élysées! Não é sem motivo que o 8º é um dos arrondissements favoritos dos viajantes. Nas calçadas da mais famosa rua de compras do mundo, durante as Olimpíadas, foram criadas pequenas “ilhas” que permaneceram como um legado do evento e recebem cafés, como o da parceria entre a L’Occitane e o Pierre Hermé e o Café de la Rose, da Lancôme. Um bom trajeto a pé saindo da avenida é via Avenue Matignon, com sua altíssima concentração de galerias de arte e casas de leilão. Por ela você chega ao suprassumo da elegância da Rue Faubourg St-Honoré, perfumada com os aromas que vêm das lojas (tem Carita, Cartier, Bottega Veneta...). Na mesma rua fica o elegante hotel LE BRISTOL 17 , onde são prioridade: a decoração histórica (em 2025 ele completa cem anos), o gato residente Sócrates (que substituiu o aposentado Faraó) e a gastronomia. Nesta região você tropeça em experiências gastronômicas excepcionais — muitas delas em hotéis que podemos recomendar de olhos fechados. Só no Bristol, por exemplo, são dois restaurantes estrelados. No 114 Faubourg, o menu-degustação já começa arrebatador com a sopa de tomate, abacaxi e manga com stracciatella e king crab — surpreendente e equilibrada. Segue-se um festim aos sentidos: o aroma inebriante do bisque, com uma ines-

perada memória de chocolate, é um prazer em si mesmo; o molho do cordeiro comprova que, para molhos, não há quem vença os franceses.

Mais uma refeição estrelada? Rume ao FOUR SEASONS

HOTEL GEORGE V 18 , que acumula seis estrelas Michelin. (Vale saber que, até o fim deste ano, seus quartos terão sido renovados). Sorvete apimentado? No seu restaurante

Le George, sim, de cacio e pepe. Ele vem em diálogo com a doçura do tomate confit e pode ser seguido por um carbonara encapsulado em um tortellini. O restaurante do BULGARI (p. 218) ainda tem o frescor da novidade. Com flair italiano, a apresentação no Il Ristorante — Niko Romito causa impacto. Seu ambiente com referências art déco é para curtir drinks criativos (gengibre com pipoca, alguém?) e pratos como o bottoni de cebola e tomate, onde a laranja e o hortelã fazem um complemento refrescante. Reservado em uma área mais afastada do agito, o LA RÉSERVE quase não tem atmosfera turística, com restaurante frequentado por parisienses durante almoços de trabalho e encontros de

La Galerie Dior (8º arr.), aberta em 2022, consolidou rapidamente uma posição entre as visitas “obrigatórias” de Paris

18 19

família (no equilibrado taglioni com lagosta que provei no La Pagode de Cos, nada sobrava, nada faltava). A biblioteca original do hotel guarda uma pequena sala de degustação com os vinhos do hoteliêr Michel Reybier.

Fora dos hotéis, podemos destacar dois novos locais para quem quer variar dos sempre visitados (L’Avenue e Gigi vêm à mente). Assinado pelo chef-prodígio Mory Sacko, o descolado Laffayette’s é quase teatral. Do host à ambiance com trilha dos anos 1990 e lustre gigante, tem um “quê” de casa noturna. Seu menu navega do escargot ao hambúrguer. E, no tranquilo pátio do Hôtel de la Marine (que apenas recentemente abriu para visitação os seus salões à la Versailles), esconde-se o Café Laperrousse, “filhote” mais casual do clássico Laperrousse (no 7º arr.). De ambiente alegre, fica frente à Place de La Concorde

Outras excelentes opções de hospedagem são o Le Royal Monceau, perto do Arc de Triomphe, e o Plaza Athénée. Fun, edgy, artsy : tudo no LE ROYAL MONCEAU é sobre impacto e inspiração. Entre instalações no lobby, corredores psicodélicos e galeria de arte particular, você encontra serenidade no Spa Clarins. Já no PLAZA ATHÉNÉE, há uma história por trás dos emblemáticos gerânios vermelhos de sua fachada, a mais icônica entre os hotéis. Tudo começou com um flerte entre atores no século passado, quando Jean Gabin solicitou rosas vermelhas em sua sacada

para que fossem vistas por Marlene Dietrich, que morava em frente. Com mais de cem anos, não faltam histórias e o hotel tornou-se, ele mesmo, uma atração muito visitada por turistas que não estão hospedados (por isso, o café da manhã no restaurante fica bem concorrido — aos finais de semana, quando se forma até uma fila, prefira o serviço de quarto). Merecem destaque o incomparável macarron de Angelo Musa e o Spa Dior. A relação que o hotel tem com a marca faz sentido: a presença do Plaza Athénée foi um dos motivos que levou Monsieur Dior a escolher fazer na Avenue Montaigne o seu ateliê, no hoje lendário número 30 que agora também abriga a Galerie Dior 19

Nem só de gastronomia vive o bairro. Uma área turística importante é o impactante conjunto criado para a Exposição Universal de 1900, parte da paisagem descrita no início desta matéria: a ornamentada Ponte Alexandre III, o Petit Palais e o Grand Palais, renovado no final de 2024 e um dos espaços expositivos mais importantes da cidade, sede da Art Basel Paris. Outro ponto fulcral do bairro está em torno da também recentemente renovada igreja Madeleine. Ao seu lado, entre um Caviar Kaspia e a Maison de la Truffe, atenção à Mariage Frerès: descubra, entre fileiras e fileiras de latas, um paraíso dos amantes de chás. Por perto fica a Cité Berryer (Le Village Royal): as marcas que a gente gosta protegidas do movimento em uma ruazinha de pedestres. Suas entradas são ao lado da Dior e da Lalique.

Horizontes | PARIS

Em excepcional localização na Champs-Élysées, com entrada pela mais discreta George V, o hotel BARRIÈRE LE FOUQUET’S 20 , ainda no 8º arr., ergue-se em torno da Brasserie Fouquet’s, sede do jantar de gala com os vencedores do César, o Oscar francês, e uma preferida entre os políticos franceses. Aberta em 1899, ela era o ponto dos aviadores — entre eles, Santos Dumont — nos tempos em que a Champs-Élysées servia como pista de pouso (!). Do cardápio consistentemente francês, considere o levíssimo sole meunière com purê e trufas (inesquecível!). O Joy é a opção gastronômica de Pierre Gagnaire — vieira, camarão azul, expresso martini... Pelo hotel, os veludos e adamascados, vermelhos e dourados, espelhos e cortinas são do designer Jacques Garcia, que também assina a renovação que trouxe mais leveza ao conjunto.

Seu speakeasy Marta 21 , onde Bruno Mars já comemorou aniversário, tem uma mesma estampa do piso ao teto às mesas às poltronas ao uniforme do staff ! As acomodações mais marcantes são a lindíssima Signature Suite, em branco, champanhe e preto, e a Suite Harcoot, uma homenagem ao estúdio de fotografia artística fundado nos anos 1930 (vem com estúdio próprio e sessão de fotos inclusa). Ambas com entrada privativa e mordomo. Outro destaque é o spa ao estilo de um apartamento haussmanniano com réplicas de obras do D’Orsay. (O termo refere-se a Georges-Eugène Haussmann que, na metade do século 19, derrubou trechos inteiros da cidade e subiu no lugar os largos boulevards com palacetes que hoje conhecemos, além de parques e estações de trem).

FOTOS

9º Arrondissement

OPÉRA » rive droite « 9º

No filme Meia-Noite em Paris, o protagonista diz que prefere Paris na chuva. Se tem um dia em que é preciso concordar é o de visitar as passages couverts, galerias pavimentadas e cobertas criadas para proteger as damas da aristocracia (e seus vestidos) em dias chuvosos. E, poeticamente, chovia enquanto eu percorria essas joias arquitetônicas que lembram os antigos gabinetes de curiosidade, como a Jouffroy e a Verdeau, com coleções de selos, bonecas, antiguidades, cavalos de carrossel... Ainda que a Gallerie Vivienne (2º arr.) seja, de longe, a mais elegante dessas passagens, não deixe de visitar as demais e vivenciar uma Paris viva e curiosa.

O bairro tem duas facetas: o lado que começa a se afastar do centro tem um “ar local” autêntico e vida de bairro (boulangeries, rotisseries, boucheries...). Outro abriga as icônicas lojas de departamento Printemps e Galeries Lafayette e a belíssima Ópera Garnier 22 . Visite-a com um guia para ouvir histórias como a polêmica relacionada à rotunda da sala de espetáculo. O teto possuía uma pintura tradicional que, manchada pela fumaça da iluminação a gás, foi coberta em 1964 por uma obra do modernista Marc Chagall, contrariando os conservadores. Mas o con-

traste faz sentido: a proposta de Garnier já era uma grande mistura de rococó, neoclássico, deuses romanos etc.

Para ficar, você tem o tradicional INTERCONTINENTAL LE GRAND, o SOFITEL LE SCRIBE (p. 172) e, desde 2023, o LA FANTAISIE 23 — para quem não se identifica com hotéis grandiosos e prefere uma região frequentada pelos locais. Se você acompanha esta revista, já sabe que ele é cheio de cor e contrastes como manda a tendência maximalista; mas só uma visita revela as texturas — trançado de couro, tapeçaria no teto — e a atmosfera casual. Jovens casais, grupos de amigos. Tudo muito intimista (prefira as suítes para mais espaço) e atmosférico: o elevador tem trilha sonora de pássaros pela manhã, seguindo o tema “jardim” da decoração. Ele pode ser de verdade, no jardim très charmant frente ao restaurante e no bar do rooftop com árvores frutíferas (e jukebox!). Ou estar em afrescos, como no spa com uma deliciosa sequência de banhos de diferentes temperaturas. Tudo muito despretensioso e divertido.

▼ Desenhos e criatividade: a imaginação de Martin Brudnizki tem ganhado o mundo. É ela quem está por trás da graça do La Fantaisie (na foto, seu original spa)

16º Arrondissement

PASSY » rive droite « 16º Avenue de Camoens, 16º arr.: um dos pontos mais cênicos para ver a torre

Finalizamos nosso giro parisiense pulando do 9º diretamente ao 16º arr., para nos mantermos fiéis à proposta de mapearmos os bairros mais centrais da cidade. Os bairros do 10º ao 20º arr. ficam mais de fora do radar do turismo de luxo — com exceção do 16º, o maior dos arrondissements. Ainda que seu lado esquerdo já seja afastado, sua ponta direita está bem central, colada nos 7º e 8º arr Distinto e com muita classe, é o bairro das embaixadas, residencial, com praças e parisienses passeando com seus cachorros. Entre os destaques, estão a tranquilidade e as melhores vistas da Torre Eiffel: por onde quer que você ande, olhe no fim da rua e lá estará La Dame 24 . Outra vista perfeita dela é a partir da praça do Trocadéro. Fica ali o restaurante Girafe — encontre-o dentro do lobby da Cité de lʼArchitecture et du Patrimoine, suba até a Suite Girafe e curta a perfeita visão da torre nos dias de sol.

Se você seguir para o extremo esquerdo do bairro encontrará o parque Bois de Boulogne e, dentro dele, a Fondation Louis Vuitton, com exposições contemporâneas e modernas e arquitetura do ousado Frank Gehry. Já na ponta direita do bairro, a mais central, o Palais de Tokyo é um hub para criadores absolutamente disruptivo — em minha visita, me deitei no chão ao lado de uma pedra para sentir

a vibração do solo. Para quem curte esse tipo de instalação de arte contemporânea, como eu, é um prato cheio. Em frente a ele, o Palais Galliera 25 expõe de modo rotativo mais de 200 mil peças ligadas ao mundo da moda.

Reserve um tempo para a Maison Baccarat 26 , renovada em setembro de 2024. O novo restaurante Alain Ducasse Baccarat ocupa o espaço que foi museu. Ainda que a maioria das peças tenha ido para a cidade de Baccarat, ainda há cristais históricos expostos. Para um evento privativo, sua “mini Sala dos Espelhos” é très exclusif. Para mais compras, o lugar é a discreta Avenida Victor Hugo. Para ficar, as opções incontornáveis são o SHANGRI-LA, cujo edifício pertenceu à família Bonaparte, e o PENINSULA, que era sede da UNESCO. O tratado de paz da Guerra do Vietnam está exposto no local em que foi assinado — exatamente onde hoje é o bar (decorado com pavões brancos, que são símbolo da paz no Vietnam).

FORA DA CIDADE

Ama história? Rume a Versalhes, onde o Rei Sol aplicou na prática a ideia do “mantenha seus amigos perto; seus inimigos, mais perto ainda”, ao reunir a corte em um único local. Seu ministro das finanças foi instalado logo em frente, onde hoje é possível se hospedar no AIRELLES, LE GRAND CONTRÔLE 27 . Com só 13 quartos, tudo remete àquele período (ainda que os sofás sejam Givenchy). Uma harpa do século 18. Livros da coleção de Voltaire. Duas cartas de Luís XVI. A mesa estrelada é do Alain Ducasse e inspira-se em receitas da realeza. Espere por apresentação primorosa, serviço excepcional e itens como enguias, porco, cogumelos do jardim, camarão glaceado de Nantes, trufa branca de Alma... Os hóspe -

des têm à disposição figurinos de época e acesso after hours exclusivo ao palácio, além de experiências no jardim como cavalgadas e piqueniques.

Para compras, não pense duas vezes e vá ao La Vallée, da Bicester Collection, a 40 minutos de Paris. O serviço VIP te leva a uma sala reservada onde você pode ver as peças enquanto toma sua champagne ou, se preferir, pode usar seu passe para evitar filas e visitar as boutiques — grandes marcas tax-free a preços especiais — fazendo uso do serviço hands free que cuida das sacolas por você. Entre as marcas, você pode esperar por Baccarat, Balmain, Louboutin, Fendi, Moncler... [ LT]

Day-by-day:

8 DIAS PELA

ARÁBIA SAUDITA

RECENTEMENTE ABERTA AO TURISMO INTERNACIONAL, A ARÁBIA SAUDITA OFERECE UMA MISTURA ENTRE MODERNIDADE E TRADIÇÃO QUE ANSEIA POR SER DESCOBERTA. A CAPITAL RIYADH, COM IMPONENTES ARRANHA-CÉUS E UMA HISTÓRIA RIQUÍSSIMA, ESTÁ À SUA ESPERA. EM ALULA, SITUADA EM UM ANTIGO OÁSIS NO DESERTO, VOCÊ IRÁ SE HOSPEDAR NO AUTÊNTICO BANYAN TREE ALULA, EM UMA VILLA EM MEIO ÀS DUNAS. A VIAGEM AINDA INCLUIRÁ MEDINA, DE ATMOSFERA SAGRADA, E A VIBRANTE JEDDAH, NO LITORAL DO MAR VERMELHO. PREPARE-SE PARA UMA VERDADEIRA IMERSÃO NESSE DESTINO SINGULAR, BY ABERCROMBIE & KENT!

byAbercrombie & Kent

DIA 1

Bem-vindo à Arábia Saudita — e à sua capital, Riyadh. A cidade, hoje uma das mais ricas do mundo, foi no passado uma estação à base de tijolos de barro em meio às rotas comerciais do deserto. Sua hospedagem será no MANDARIN ORIENTAL AL FAISALIAH, Riyadh, com vistas panorâmicas da região.

DIA 2

Seu dia será dedicado a descobrir várias facetas da capital saudita em um tour guiado. Começando pelo bairro antigo, você visitará o histórico Forte Masmak, fortaleza de 160 anos. Siga para o Dirah Souq, mercado com uma variedade de produtos típicos, em especial belíssimos tecidos. Depois, é hora de conhecer o Museu Nacional, onde haverá a oportunidade de aprender um pouco sobre a fascinante história árabe. O passeio ainda contará com uma visita à cidade de Diriyah, Patrimônio Mundial da UNESCO conhecido por sua arquitetura tradicional de tijolos de barro — destaque para o imponente Palácio Salwa, do século 18.

DIA 3

Siga viagem rumo a AlUla, onde você irá se hospedar no BANYAN TREE ALULA . A propriedade está situada no espetacular Vale de Ashar e conta com villas protegidas por tendas e decoradas com antiguidades autênticas; seu design se mescla à paisagem do deserto.

Desert X: mostra anual

DIA 4

O passeio de dia inteiro por AlUla começará pelo sítio arqueológico de Hegra, outro Patrimônio UNESCO. Se estendendo por 2 mil m², guarda riquezas históricas como relíquias e tumbas escavadas na rocha. Nos arredores, você irá almoçar em um restaurante fusion das culinárias sauditas tradicional e moderna. Seguindo pela Heritage Oasis Trail, a paisagem desértica se destaca no caminho que levará à Elephant Rock, um verdadeiro highlight da região: a formação rochosa, de 52 metros de altura, ergue-se das areias do deserto e possui uma silhueta única, moldada pelo vento e pela água ao longo de milhões de anos.

DIA 5

Este dia também contemplará AlUla. A primeira parada será no impressionante Maraya Concert Hall, maior edifício espelhado do mundo. Depois, você poderá conhecer Jabal Ikmah, local próximo à antiga cidade de Dadan, conhecido como “a biblioteca ao ar livre de AlUla”. O motivo? A imensa concentração de inscrições em rochas das civilizações dos reinos Dadanita e Lihyanita. O passeio ainda inclui visita a uma fazenda de camelos, onde será possível interagir com os animais, ao Mirante Harrat, onde o espetáculo do pôr do sol dá lugar a um céu permeado de estrelas, à Cidade Velha e ao AlJadidah Arts District, centro cultural vibrante com murais, exposições artísticas, restaurantes e cafés.

ABALCAZAR/ISTOCK

DIA 6

A próxima parada é Medina, de forte atmosfera religiosa. A Rua Quba conecta a Mesquita Sagrada (Masjid al-Nabawi) à Mesquita Quba (não será possível entrar nelas, mas mesmo do lado de fora é possível sentir a aura espiritual). Depois, “perca-se” pela vibrante rua, descobrindo a gastronomia tradicional e interagindo com vendedores locais. A bordo de um trem de alta velocidade, siga para Jeddah, onde você irá se hospedar no SHANGRI-LA JEDDAH , às margens do Mar Vermelho.

DIA 7

Seu passeio guiado por Jeddah começa pela Angawi House, também conhecida como Al Makkiyah, propriedade particular da família do aclamado arquiteto saudita Sami Angawi, de arquitetura e interiores magníficos. Você também conhecerá uma incrível coleção de arte islâmica, com artefatos que percorrem séculos de história. Ainda, no distrito histórico de Al-Balad, tenha uma visão do passado da cidade por meio das casas otomanas, como a Nasif House.

DIA 8

Sua aventura pelo Reino Saudita termina hoje. Após o café da manhã no hotel, um traslado te levará ao aeroporto para seu voo rumo ao Brasil [ LT]

Cornualha e País de Gales

Viagem a bordo do Britannic Explorer, A Belmond Train

“Mergulhe” na tendência do slow travel para embarcar no Britannic Explorer, o novíssimo trem de luxo que carrega a excelência da rede Belmond. Partindo de Londres, você seguirá um itinerário por instigantes paisagens campestres rumo à região da Cornualha e ao País de Gales. Com uma seleção de excursões off-board, você terá muito a descobrir nesta aventura sobre trilhos que escapa do usual!

Highlights

• A visita a um jardim de esculturas, na charmosa cidade portuária de Penzance, termina em uma degustação privativa de vinhos produzidos na Cornualha.

• Em Bruton, tour privativo after-hours na galeria de arte Hauser & Wirth seguido de recepção com champagne e um jantar de gala em seu restaurante italiano, Da Costa.

• A bordo, espere pela gastronomia excepcional de Simon Rogan, chef cujos restaurantes somam oito estrelas Michelin. Que tal um típico afternoon tea com twists regionais?

Roteiro

• “Cornwall & Wales”

• Paradas: Londres (Inglaterra), Penzance (Inglaterra), Lostwithiel (Inglaterra), Bruton (Inglaterra), Llandrindod Wells (Gales), Machynlleth (Gales), Moreton-in-Marsh (Inglaterra), Londres (Inglaterra)

• De 17 a 23 de outubro de 2025

• A bordo do Britannic Explorer, A Belmond Train

• Todas as excursões e refeições estão inclusas, assim como uma seleção de bebidas.

A partir de

£ 15.400,00*

*por adulto em acomodação dupla

Gostou?

Entre em contato com a PRIMETOUR

Criamos roteiros customizados ao redor do mundo desde 1988, levando os mais exigentes clientes aos mais exclusivos destinos. Conheça mais sobre nós em www.primetour.com.br e siga nosso perfil no Instagram: @primetourviagens

Imagens meramente ilustrativas. Valor para esta saída específica. Consulte o tipo de acomodação, demais roteiros e saídas. Excursões e passeios sujeitos a cobrança extra. Valores e passeios válidos na data desta publicação e sujeitos a alterações, disponibilidade e cancelamentos sem aviso prévio. Não inclui passagens aéreas. Consulte-nos para mais informações, restrições, inclusões, exclusões, reservas e regras de cancelamento. As refeições mencionadas podem excluir bebidas e pratos específicos. Os valores podem ou não estar sujeitos a incidência de taxas e cobranças extras. A PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. não se responsabiliza por eventuais mudanças nos estabelecimentos e serviços citados. Regras e protocolos sanitários e de segurança, com possível limitação do número de visitantes e do acesso a turistas, restrições relativas a liberdade de circulação e outras podem estar ou entrar em vigor, sem aviso prévio, inclusive durante o período da viagem. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização por escrito da PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda.

Únic o!

AS TRAIN TRIPS CONTINUAM NO

HYPE . Que o diga o trem Venice Simplon-Orient-Express, da rede Belmond, que vem se destacando ao propor uma nova forma de curtir as viagens sobre trilhos. Entre as cabines restauradas dos anos 1920, há uma novidade para este ano: a suíte L’Observatoire, que ocupa um vagão inteiro. O artista francês JR é o responsável por esse projeto inspirado nos gabinetes de curiosidades da era renascentista — salas de discussão famosas por abrigarem artefatos raros. Objetos de arte, fotografias originais e marchetaria impecável compõem o ambiente, incluindo duas claraboias no teto que se abrem para o céu estrelado. Hóspedes também contarão com uma área de biblioteca (com vitrola e discos de vinil selecionados por JR) e um tea room “secreto” com lareira. A suíte estará disponível em viagens a partir de março, oferecendo benefícios como serviço de mordomo 24h e traslados privativos.

Duo

Colômbia

ENTRE JUNHO E NOVEMBRO, visite o Parque Nacional da Serra da Macarena, no leste da Colômbia, para testemunhar o rio apelidado de “arco-íris líquido”. A correnteza do Caño Cristales, que se transforma em cascatas e lagoas apesar da pequena extensão (menos de cem km), cintila em cinco vívidas cores — tons de vermelho, amarelo, azul, verde, preto. Esse efeito é dado pela planta aquática Macarenia clavigera quando entra em contato com raios solares.

Croácia

O PARQUE Nacional dos Lagos de Plitvice, patrimônio croata protegido pela UNESCO desde 1979, tem quedas d’água tão exuberantes que é difícil acreditar que realmente existem. Maior parque nacional do país, cobre uma área de quase 30 mil hectares e possui um impressionante sistema de 16 lagos interligados e imersos em florestas de faias e abetos. A paleta de cores de suas águas inclui azul-turquesa, verde-esmeralda e cinza escuro.

[EXPERIÊNCIAS AQUÁTICAS]

O mar é o grande protagonista nas Maldivas. Para encontros com a vida marinha, deixe-se guiar em um tour de snorkeling proposto pelo RAFFLES MALDIVES MERADHOO 1 , que tem “mordomo marinho” e biólogo residente. Cruzeiros em yachts privativos são uma atividade clássica no arquipélago; no JUMEIRAH OLHAHALI ISLAND 2 , você pode trocar a embarcação por um dhoni, o barco de madeira típico das Maldivas, ou um semi-submarino! Na temporada do surfe, de abril a outubro, as ondas são cortadas pelas pranchas de surfistas do calibre de Kelly Slater e Tom Carroll. Você pode virar expert no esporte com ajuda do FOUR SEASONS RESORT MALDIVES AT KUDA HURAA 3

Sua escola by Tropicsurf treina alunos a partir dos seis anos de idade. O surfing safari customizado é um must do: a bordo de um hidroavião, sobrevoe o Índico à procura de ondas perfeitas, parando onde e quando preferir.

Heritance Aarah Maldives

RAA ATOLL | MALDIVAS

ESTE ENSOLARADO RESORT all-inclusive tem butler service em todas as suas acomodações, entre beach villas (“pé na areia” com acesso direto à praia) e incríveis ocean suites — sobre as águas, elas contam com adega e piscina de borda infinita próprias. Desacelere começando o seu dia com tai chi em uma praia isolada, ao som das ondas, e seguindo para o IASO Spa, também erguido sobre palafitas no mar. Reiki e shirodhara alinham os centros de energia do corpo (e o Sun Soother é ótimo se você tiver exagerado nos banhos de sol). A oferta culinária premiada também impressiona: são sete restaurantes e cinco bares para um total de apenas 150 acomodações!

EXPERIMENTE : Os esportes náuticos são uma ótima forma de unir adrenalina à descoberta dos lindos cenários do arquipélago. Opções não faltam no hotel, que indica um passeio de jet ski a toda velocidade rumo a sand banks privativos e sessões de kitesurfe. Conte com a ajuda de instrutores para aprender a controlar seu kite e arriscar manobras radicais.

[EXPERIÊNCIAS DE WELLNESS ]

Retorne para casa com as energias renovadas! Entre passeios de caiaque e sunset cruises, você vai querer agendar um “me time” no spa overwater do THE RITZ-CARLTON MALDIVES, FARI ISLANDS 1 . Sobre uma lagoa azul-turquesa, tem arrojado design circular e itens da Bamford. Experimente a Maldivian Signature Rejuvenation, que combina cocos orgânicos e areia (!). Skincare é “a” especialidade do spa do CHEVAL BLANC RHANDELI 2 , trazendo os únicos rituais by Guerlain nas Maldivas — o Solar Joy inclui massagem que promete abrir o plexo solar. Em meio à selva, o spa do SONEVA FUSHI 3 oferece médico ayurvédico e terapias variadas: com plasma, com oxigênio hiperbárico... Os “casulos” de relaxamento são o máximo, dedicados a sound healing e à aromaterapia.

+ PARA MAIS

EXPERIÊNCIAS DE WELLNESS, VEJA O JOALI BEING (P. 71).

One&Only Reethi Rah

NORTH MALÉ ATOLL | MALDIVAS

NA ILHA PRIVATIVA ocupada pelo One&Only

Reethi Rah, somam-se 12 praias de areia branca e água azul-turquesa. Além de relaxar em villas privativas (beachfront ou overwater) e aproveitar cinco bares e oito restaurantes — destacamos o Botanica, especializado em pratos farm-to-fork —, seus dias são preenchidos com atividades: prefere praticar snorkeling em meio a corais para encontrar tartarugas ou criar tendência praticando e-foiling, o “surfe motorizado”? Experiências em terra? Tem também, com quadras de padel, tênis, vôlei e futebol, parede de escalada e bikes à disposição. No spa, a Maldivian Journey propõe watsu em uma piscina ao lado do mar, esfoliação com coco e massagem com óleo de coco by Babu.

EXPERIMENTE : Uma vivência de healthcare inspirada na energia vibracional do planeta. O tratamento Nature’s Resonance by ESPA, desenvolvido exclusivamente para a rede One&Only, baseia-se na terapia acústica para proporcionar relaxamento. A experiência combina ritmos e frequências sonoras a meditação e massagem para gerar uma harmonia sensorial no corpo.

[EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS]

O CONRAD MALDIVES RANGALI ISLAND 1

abriga o primeiro restaurante debaixo d’água do mundo: o Ithaa, a seis metros abaixo do nível do mar, com apenas 14 lugares e cardápio global fusion. É de “tirar o fôlego”! Do fundo oceânico à copa das árvores: o restaurante Terra, do WALDORF ASTORIA MALDIVES ITHAAFUSHI 2 , propõe um menu-degustação servido em dining pods semiprivativos feitos de bambu e empoleirados sobre a vegetação. Os pratos podem apresentar itens internacionais como wagyu Miyazaki e trufas brancas de Alba. Com sua consciência eco-friendly, o SIX SENSES

LAAMU 3 aborda o conceito farm-to-fork no Leaf, adults-only. Especialidades mediterrânicas são preparadas com ingredientes cultivados no resort e nas ilhas vizinhas. Também é irresistível o Ice & Chocolate Studio: são 48 sabores de sorvetes e sorbets para experimentar.

Four Seasons Resort Maldives at Landaa Giraavaru

UM DOS HIDROAVIÕES DO HOTEL vem colorindo o céu e anunciando sua chegada a esta Reserva da Biosfera UNESCO. Ainda visto do alto, o design do resort, com influências do Sri Lanka graças ao projeto do arquiteto Murad Ismail, vai captar o seu olhar. As villas e bangalôs apresentam altos telhados de palha, jardins exclusivos e paredes de coral que refrescam a construção. O highlight das acomodações é a Landaa Estate: inaugurada em dezembro de 2024, a nova propriedade oferece quatro quartos, biblioteca, terraço na cobertura, acesso a praia exclusiva e piscina olímpica privativa com lounge e cachoeira — ideal para reunir a família em uma celebration! Aos que desejam aventuras aquáticas, um paraíso marinho: a variedade de mais de 250 corais que cercam Landaa Giraavaru atrai golfinhos, tartarugas e mil espécies diferentes de peixes. É aqui também o principal spot para a observação da maior população de manta rays no mundo!

EXPERIMENTE : Experiências gastronômicas one of a kind! A Banyan ‘Tree House’ tem uma mesa privativa no topo das árvores para uma refeição al fresco inusitada e com vista para a praia. Já a Mid-Ocean Table é uma plataforma em meio às águas calmas da lagoa que fica dentro da propriedade, ideal para um exclusivo jantar romântico à luz de velas. De volta à terra firme, o Blu Beach Club — principal restaurante do hotel — reserva as noites de terça para servir um menu especial de quatro tempos tendo a lagosta como protagonista.

&Experiences | 4 E lementos

Terra

AS DUNAS crescentes do Saara, no Marrocos, têm o shape perfeito para a prática do sandboarding “Escorregar” por cerca de 30 segundos a toda velocidade pelas areias, com o corpo equilibrado em uma prancha, exige bastante destreza. Desert camps, como o ERG CHIGAGA , podem organizar.

Fogo

NO DESERTO MAIS ÁRIDO, nas primeiras horas da manhã, os Gêiseres del Tatio criam uma das paisagens mais marcantes do Atacama, no Chile. Suas colunas de vapor a 85°C emergem através de fissuras no solo, atingindo alturas de até dez metros. É o mais alto campo geotérmico do mundo, a 4.200 metros acima do nível do mar.

Água

DESLIZE de caiaque pelo mar gelado da Antártica e chegue ainda mais perto de seu cenário inacreditável. Em meio à imensidão branco azulada, focas e colônias de pinguins descansam sobre enormes platôs de gelo — observe-os numa aventura guiada de sea kayaking por este extremo do nosso planeta.

Ar

VOANDO a bordo de um balão de ar quente você pode contemplar a Capadócia, na Turquia, sob o melhor ângulo. Conhecidas como “chaminés de fada”, as torres pontiagudas características da paisagem foram desenhadas ao longo dos anos pela ação do vento e da água, dando um aspecto lunar à região.

W Aspen

ASPEN (CO) | EUA

CONHEÇA O OUTONO e o verão deste icônico destino de inverno. Outras facetas de Aspen se revelam nos meses mais quentes. Descubra a partir do W! Aos pés de Aspen Mountain, ele é the place to be para aproveitar atividades al fresco — muito além do ski. No meio do ano, o verão convida a uma caminhada pelas paisagens: o hotel pode organizar uma visita ao Alpine Lake para mergulho, um passeio por campos de flores silvestres ou uma trilha seguida por piquenique. Já ao fim do ano, os tons amarelados das árvores anunciam o outono. A oportunidade perfeita para uma road trip! O W disponibiliza sua frota de carros BMW por até duas horas para você levar a família para a Independence Pass, uma das estradas mais altas do país, e apreciar as inspiradoras vistas para montanhas cobertas pelo dourado das folhas. E, em qualquer estação, sempre há os charmosos restaurantes e as boutiques de luxo.

FOTOS:

PGA National Resort

IMERSO NA ATMOSFERA TROPICAL de Palm Beach Gardens, na Flórida, o PGA National Resort — agora parte da Salamander Collection — passou por uma transformação de US$ 100 milhões para elevar ainda mais a sua experiência de hospedagem. O grande highlight é sua oferta de atividades outdoor: são seis campos de golfe diferentes que somam 99 buracos. Além de fornecer tee times, o Champion — principal circuito do resort, redesenhado por Jack Nicklaus e com 7.045 jardas — recebe profissionais da PGA Tour durante o torneio Cognizant Classic, tornando-se “o” hotspot (Há também um clube de esportes state-of-the-art de mais de 3 mil m² com quadras de tênis e pickleball). Após um dia testando tacadas em campos e planícies que se misturam à paisagem, agende uma sessão de wellness para revigorar as energias. O spa oferece terapias e tratamentos holísticos, como uma massagem específica para golfistas à base de CBD, trabalhando a flexibilidade e relaxando as áreas dos ombros e dos quadris.

Andaz Peninsula Papagayo Resort, Costa Rica

GUANACASTE | COSTA RICA

INSERIDO EM UMA PENÍNSULA privativa de mais de 500 hectares, este eco-resort é a cara da Costa Rica e “o” local para se desconectar dos gadgets e fazer uma imersão zen na natureza. Suas novas villas com piscinas privativas garantem vistas estupendas para famílias e casais. O staff conta com uma equipe falante de português, para melhor atendimento, e não faltam atividades como trilhas de mountain bike, hiking no belíssimo Parque Nacional Rincón de la Vieja e uma road trip pela zona rural da Península de Nicoya. O Onda Spa & Wellness Sanctuary vai cuidar muito bem de você na volta: são nove suítes de tratamento, sendo três ao ar livre. Prefere se (re)conectar em uma sessão guiada de meditação ou renovar a pele com um wrap de milho roxo? Cinco piscinas, quatro restaurantes, beach club, três praias, kids club, campo de golfe e transporte cortesia dentro da Península Papagayo completam a experiência.

REDESCUBRA A EUROPA DESCOBRINDO MALTA!

A REPÚBLICA DE MALTA ESTÁ CADA VEZ MAIS

NO RADAR DOS VIAJANTES QUE QUEREM FUGIR DO ÓBVIO — E DO OVERTOURISM

Malta, Gozo e Comino — três ensolaradas ilhas no coração do Mar Mediterrâneo disputadas ao longo dos séculos por fenícios, romanos, árabes, franceses. Essas e outras culturas moldaram a República de Malta, país que tem despertado o interesse do jet set internacional com uma irresistível combinação de templos mais antigos que as pirâmides, praias banhadas por águas azul-turquesa, restaurantes estrelados e sets de produções como Game of Thrones

© CORINTHIA PALACE

VALLETTA

A porta de entrada para viajantes no arquipélago maltês é a homônima Malta, a maior de suas ilhas. Ali foi instalada a capital, Valletta, Patrimônio Mundial UNESCO. Entre palácios, baluartes e igrejas, mais de 300 monumentos estão concentrados dentro das muralhas dessa cidadeforte. Pelas ruas, um elemento arquitetônico do século 17 se destaca: as gallariji, sacadas fechadas de madeira coloridas e ornamentadas. Durante uma caminhada pelo centro, não deixe de conhecer a CoCatedral de São João. Expressão máxima da arte barroca, ela remonta a 1577 e abriga A decapitação de São João Batista, considerada obraprima de Caravaggio — essa é a única tela assinada pelo pintor, que viveu em Malta (após ser acusado de homicídio na Itália!). Na ponta norte de Valletta, o muito bem-conservado Forte de São Telmo também merece a visita. Grandes navios, yachts high-end e coloridos dgħajsa, barcos típicos que lembram gôndolas venezianas, misturam-se na região do Grande Porto, onde a atração mais famosa é o Jardim Suspenso de Barrakka. Seus terraços propiciam as melhores vistas, e você pode privatizá-lo para uma celebration

FLORIANA

O mais sensacional museu do país inaugurou na cidade de Floriana, pertinho de Valletta. Um investimento de € 30 milhões, usado para requalificar um complexo hospitalar do século 18, deu origem ao MICAS, aberto em outubro com galerias expositivas, jardim de esculturas e salões recreativos. Virou “o” spot da arte contemporânea em Malta! Vale saber que um dos maiores festivais de verão da Europa é sediado nesta cidade há quase 20 anos: o Isle of MTV reúne estrelas pop como Lady Gaga e OneRepublic. ONDE COMER

Em Valletta

• ION HARBOUR BY SIMON ROGAN: duas estrelas Michelin premiam a filosofia farm-to-fork do chef Simon Rogan, que prioriza produtores locais. Para acompanhar a refeição, peça um dos rótulos malteses da carta de vinhos. No hotel Iniala Harbour House, St. Barbara Bastion 11 | ionharbour.com |

• NONI: O chef-proprietário Jonathan Brincat desenvolve menusdegustação baseados na culinária de Malta com toques franceses. Opte por jantar na charmosa adega de pedra. É premiado com uma estrela. Republic Street 211 | noni.com.mt |

• UNDER GRAIN: seu décor escuro remete a antigas alfaiatarias. Da cozinha saem pratos típicos do Mediterrâneo sutilmente modernos, reconhecidos com uma estrela. Merchants Street 167 | grain.mt |

GOZO E COMINO

As outras duas ilhas são menores e diferentes de Malta — mais tranquilas, bucólicas —, embora não menos interessantes. Gozo possui baías rochosas, figueiras-da-índia e aldeias pequeninas. O ponto de início da visita pode ser a capital Victoria, com a fantástica cidadela construída sobre uma colina para evitar invasões piratas. De lá, partir rumo ao vilarejo de Ix-Xagħra revelará os dois templos megalíticos Ġgantija. Com mais de 5 mil anos de idade, e protegida pela UNESCO, esta atração da Era do Bronze sugere cultos a uma deusa da fertilidade. Carros não são vistos em Comino, praticamente inabitada e intocada até hoje; o visual “selvagem” confere um ar ainda mais intrigante à ilha! Sua Lagoa Azul é o lugar para relaxar em meio a águas de tons surreais. Ótimo destino para entusiastas do mergulho e do windsurfe. A recomendação é reservar um yacht e transitar livremente por entre as ilhas.

O arquipélago é um excelente diving spot . A alta temporada vai de maio a outubro, e a temperatura da água nunca cai abaixo de 16ºC. Há mais de uma dúzia de naufrágios, muitos da época da Segunda Guerra Mundial

CAMINHADA DOS TRÊS VILAREJOS

Se afastando do litoral, as pequenas Attard, Liza e Balzan contam um pouco mais sobre história e arquitetura. Seu passeio pode incluir as três, começando pelo Palácio de Santo Antônio e seus jardins murados do século 17 com plantas de até 300 anos. Em Lija, arquitetura barroca e palazzos te esperam. Em Balzan, charmosas ruazinhas de paralelepípedos...

MDINA

Continue terra adentro para se deparar com as estreitas ruas de Mdina, capazes de nos levar a tempos medievais. A antiga capital, situada no centro da ilha, carrega um tipo de beleza ancestral — sua história pode ser traçada desde 4 mil anos atrás. Os romanos por lá se estabeleceram, e pode-se testemunhar seu legado na Domus Romana, uma villa aristocrática do século 1 a.C. transformada em museu (os mosaicos são belíssimos). Na principal praça fica a gótica-românica Catedral de São Paulo, considerada a mãe de todas as igrejas de Malta. As fundações remetem ao século 12!

Imperdível na ilha é praticar mountain biking ! Da área costeira às zonas rurais, sobre rochas e sobre terra, você provalmente encontrará malteses pedalando em seu caminho — a ilha adora o esporte

PRAIAS

As cerca de 3 mil horas de sol ao ano, uma das médias mais altas no continente europeu, fazem de Malta um playground à beira-mar. A Golden Bay é a mais famosa praia de areia branca em Malta: ela fica na costa noroeste da ilha, a meia hora de Valletta, cercada por falésias. Lá você encontrará condições necessárias para praticar stand-up paddling, parasailing e zarpar de jet ski pelo mar. Ramla Bay, em Gozo, surpreende — suas areias exibem tons alaranjados! Procure a caverna de Tal-Mixta para ter um panorama da praia e seus arredores. Já em Comino, a pequena e discreta St. Marija Bay é menos movimentada que a Lagoa Azul, sendo indicada para famílias.

CURIOSIDADE

Há dois idiomas oficiais em Malta: inglês e maltês. O amplamente falado inglês é legado dos britânicos, que governaram as ilhas até a década de 1960 (uma outra herança deles são as cabines telefônicas vermelhas com as quais você se depara “aqui e ali” no arquipélago). Já o maltês é uma língua da família do árabe cuja fonética lembra uma fusão de árabe e francês, muito intrigante aos nossos ouvidos. Na escrita, utiliza-se o alfabeto latino, o que lhe confere ainda mais singularidade.

ONDE FICAR

• INIALA HARBOUR HOUSE (VALLETTA): elegante e cool, situado em uma rua cobiçada pelas vistas panorâmicas do Grande Porto. Pode organizar experiências privativas — um cruzeiro de dgħajsa, tours guiados pelo centro...

• XARA PALACE (MDINA): de excelência atestada pela Relais & Châteaux, este palazzo do século 17 tornado hotel-boutique tem atmosfera romântica e restaurante premiado com uma estrela Michelin.

• KEMPINSKI HOTEL SAN LAWRENZ GOZO MALTA (GOZO): a renomada marca Kempinski encontrou seu endereço maltês em meio a 30 mil m² de jardins semitropicais, próximo à Dwejra Bay. O centro ayurvédico oferece rituais curativos de influência indiana.

• CORINTHIA PALACE (ATTARD): junto ao Jardim de Santo Antônio, a unidade que deu origem à rede Corinthia tem ótima gastronomia — com as criações do chef Francesco Mazzei no Villa Corinthia e a gastronomia contemporânea de uma estrela do BAHIA.

The Boca Raton

BOCA RATON (FL) | EUA

DIAS DE SOL , piscina e mar na Flórida! No The Boca Raton, são oito piscinas, family-friendly e adults-only, além de uma praia privativa com cabanas e serviço de mordomo. As vivências incluem esportes náuticos como surfe, snorkeling e paddle boarding, assim como passeios em yachts e catamarãs privativos — o resort conta com sua própria marina. A grande novidade do ano é o Beach Club, reaberto em janeiro, após um investimento de mais de US$ 100 milhões. Novos restaurantes, como o al fresco Marisol, by chef Johnny Spero, com menu de frutos do mar fresquíssimos, e acomodações oceanfront renovadas (algumas com amplos terraços), estão entre os destaques.

The Breakers Palm Beach

O RESORT À BEIRA-MAR é perfeito para aproveitar os dias ensolarados da Flórida no estilo easy-going. No beach club, espere por quatro piscinas — uma delas de borda infinita e adults-only — a poucos passos das areias da praia privativa e dos bangalôs com vista para o oceano e concierge dedicado, que acomodam até seis pessoas. Aos hóspedes que gostam de esportes náuticos, há possibilidades como paddleboarding e bodyboarding Qual será a sua escolha? A água também assume o protagonismo na gastronomia, como no Seafood Bar, que traz frutos do mar fresquíssimos no almoço e no jantar, além de drinks refrescantes e uma ótima seleção de vinhos. Se estiver viajando com a família ou os amigos, opte pela Imperial Suite e seu ar de pied-à-terre: cinco varandas “mirando” o Atlântico, wet bar e décor superelegante em quase 160 m².

PALM BEACH (FL) | EUA

Royal Riviera

SAINT-JEAN-CAP-FERRAT | FRANÇA

LOCALIZADO NA PENÍNSULA de Cap-Ferrat, em meio à chic Côte d’Azur, o Royal Riviera mira jardins provençais e o Mediterrâneo e conta com acesso direto à praia. O restaurante Jasmim Grill & Lounge, à beira da piscina, é perfeito para uma pausa entre os seus mergulhos: da cozinha aberta e equipada com um forno tandoor, saem os pescados mais frescos do dia. O clima ensolarado também pode ser aproveitado com atividades náuticas, realizadas na praia privativa a poucos passos do hotel: passeios de jet ski, stand up paddle, parasailing, surfe. Para descansar o corpo, siga ao wellness center (com hammam!). Que tal um tratamento anti-aging que combina ácido hialurônico e pró-colágeno marinho? Produtos provenientes do mar e desenvolvidos pelo centro de pesquisa THALGO, especialista na área desde a década de 1960, são utilizados nos rituais de bem-estar.

FOTOS:

Carillon Miami Wellness Resort

EUA

O CARILLON PROPORCIONA MOMENTOS de bem-estar à beira-mar na Collins Avenue. Os dias podem ser aproveitados na praia, com espreguiçadeiras e guarda-sóis à disposição, e nas piscinas; uma delas é adults-only, de água salgada, e fica no rooftop. O panorama incrível do Atlântico continua nas acomodações com janelas que vão do chão ao teto. Mas é mesmo o spa de mais de 6 mil m² que merece o destaque. Seu circuito de hidroterapia com nove experiências termais quentes e frias estimula a circulação e o rejuvenescimento enquanto alivia dores. Depois de passar as tardes sob o sol, chuveiros multissensoriais revigorarão as energias — eles simulam desde as monções do Caribe até a névoa polar. Complete seu “me time” com a gastronomia do Tambourine Room by Tristan Brandt, uma estrela Michelin. O menu-degustação se inspira na haute cuisine francesa, que ganha twists asiáticos e pode ser harmonizada com rótulos da carta de vinhos. Há safras da Austrália, Espanha, França, Grécia...

Grande Lakes Orlando

ORLANDO | EUA

ESTE É “O” SPOT das atividades ao ar livre em Orlando. Grande Lakes Orlando reúne dois hotéis os renovados The Ritz-Carlton e JW Marriott e as The Ritz-Carlton Residences (de 260 ou 297 m²: uma excelente opção para famílias). Os hóspedes têm acesso a todos os espaços do complexo (e que espaços!): são mais de 200 hectares, campo de golfe de 18 buracos desenhado por Greg Norman, 11 lagos para pesca e canoagem, três piscinas e um parque aquático. Aos hóspedes dessa superpropriedade que desejam elevar suas aventuras “aos céus”, pode-se organizar uma visita ao Kennedy Space Center de helicóptero. Após sobrevoar a costa espacial da Flórida, você aterrissa na base da NASA para ver foguetes e espaçonaves.

Waldorf Astoria Cancun

CANCÚN | MÉXICO

ACORDAR E SE DEPARAR com a visão de ondas suaves quebrando nas areias brancas, uma paisagem emoldurada pela varanda presente em cada quarto e suíte. Assim começam os dias no Waldorf Astoria, que, cercado por uma reserva de mangues protegidos e afastado das zonas turísticas de Cancún, possui uma atmosfera easy-going. A beleza do ensolarado litoral pode ser aproveitada em divertidas excursões de caiaque ou de stand up paddle, mas, se você quiser apenas relaxar à beira da água, é bom saber que há duas piscinas outdoor de borda infinita (e com eficiente serviço de pool concierge !). No spa, a cultura local se entrelaça aos tratamentos disponíveis, incorporando cristais curativos, ervas frescas e cosmovisão maia para o seu bem-estar — como o ritual Yaxché, que equilibra corpo, mente e espírito. O restaurante assinatura Malpeque é “o” spot dos jantares: o menu está concentrado em peixes e frutos do mar grelhados ou defumados sobre o fogo aberto.

&Experiences | 5 Sen tidos

Olfato

BAR AU PARFUM! Em uma experiência no hotel Barrière Le Majestic, em Cannes, seu anfitrião será o rockstar dos mixologistas, Emanuele Balestra, criador dos perfumes comestíveis (!). Tudo começa no jardim orgânico do rooftop: gerânio que cheira a menta e chocolate, sálvia com aroma de morango, manjericão do Kilimanjaro e jasmim de Grasse (o mesmo do Chanel N°5). Dessas e de outras plantas ele destila fragrâncias que, borrifadas sobre os drinks que cria, acrescentam novas notas ao bouquet aromático. Uma ideia original — e deliciosa!

A CRIAÇÃO ARTESANAL de lanternas com molduras de bambu e tecido (em geral, cetim ou seda) é uma tradição secular iniciada pelos chineses e que se tornou muito importante também em outros países asiáticos. Você pode vivenciá-la com suas próprias mãos no Regent Phu Quoc (p. 181), no Vietnam

Paladar

Ta to A

A UNESCO classificou o queijo Minas artesanal como patrimônio imaterial da humanidade. Vale celebrar no Tuju, em São Paulo, agora com um ambiente só para degustação de queijos (eles estão servindo o medalhista Casca Florida, de Santa Clara Dourados). Em BH, é o Pacato que costuma ter ótima seleção.

Visão

“OLHOS DE ÁGUIA” para observar o voo do condor sobre o cânion de Apurimac! Partindo do vilarejo de Chonta, no Peru, uma trilha na paisagem andina te leva ao Mirante do Condor. Deixe seu olhar ser levado pelo voo do condor-dos-Andes, ave sagrada para os incas, enquanto aproveita um piquenique.

u diç ã o

UM HOTEL QUE REMETE à audição até no nome? Sim: aberto na Faubourg Saint-Honoré, em Paris, com foco nos jovens e antenados, o casual PLEY traz um tom divertido e vintage à sua temática inspirada na história do rádio. Entre toca-fitas e bluetooth speakers, há ainda um estúdio de gravação de podcast.

Experiências Sensoriais na Europa

by Anantara e Tivoli

Anantara Palazzo

Naiadi Rome Hotel

Roma, Itália

O endereço na Piazza della Repubblica põe este palazzo neoclássico entre os hotéis mais centrais de Roma. Ele foi construído junto às ruínas de um complexo de banhos datado de 298 d.C., cujas fundações são visíveis através do piso de vidro no subsolo. O imponente lobby mescla colunatas e lustres de Murano à arte contemporânea — note, na entrada, a tela do modernista Mario Sironi.

TATO: Hands-on! Uma masterclass na companhia de um curador local estimula sua criatividade para criar afrescos, pinturas ao estilo de Caravaggio ou peças em cerâmica.

Anantara Convento di Amalfi Grand Hotel

Amalfi, Itália

Situado nas encostas de uma falésia, o antigo convento de frades capuchinhos oferece uma experiência de hospedagem ultracharmosa na cênica Amalfi. Quartos e suítes, a maioria com vistas do Mar Tirreno, preservam tetos abobadados e azulejos terracota como lembretes históricos — o edifício remonta a 1212! Reservar os claustros ou a capela do século 13 é uma possibilidade para um casamento inesquecível.

OLFATO: A massagem assinatura desta unidade do Anantara Spa é feita com óleos essenciais cítricos, remetendo à fragrância dos limoeiros quando florescem na região. Revigorante!

Anantara Convento di Amalfi
Anantara Convento di Amalfi
Anantara Palazzo
Naiadi Rome

Tivoli Palazzo Gaddi

Florença, Itália

O Tivoli Palazzo Gaddi, encomendado pela nobre família Gaddi no final do século 16, proporciona uma experiência palaciana bem no coração de Florença. Seus salões preservam a atmosfera renascentista, com estuques originais e magníficos afrescos no teto. O Aria Rooftop oferece uma vista deslumbrante do icônico horizonte da cidade. A chef Iside De Cesare, famosa pelo restaurante estrelado Michelin “La Parolina”, apresenta uma experiência gastronômica requintada no Terrae Restaurant. No Milton Bar & Bistrot, espere por reconfortantes pratos de bistrô.

PALADAR: Você pode participar em uma degustação dos mais renomados vinhos da Toscana dentro do próprio hotel, cuidadosamente selecionados pela sommelier Antonella Sinisgallo.

Tivoli Avenida Liberdade

Lisboa, Portugal

Falar de Lisboa é falar também do Tivoli Avenida Liberdade, uma instituição since 1933. Não poderia estar em localização melhor, em meio às grifes da Avenida Liberdade (a Prada e a Loewe estão logo “ali”) e perto do Chiado. Seus destaques viraram clássicos: a rara piscina outdoor aberta no verão, o spa by Anantara com tratamentos Natura Bissé e Biologique

Recherche e o Sky Bar, rooftop para observar o skyline lisboeta ao som do DJ ao vivo.

AUDIÇÃO & VISÃO: O hotel te leva para visitar uma tradicional casa de fado — é difícil não se deixar levar pela emoção ao ouvir o canto melancólico dos fadistas. Outra opção de passeio: um sunset cruise pelo Tejo, para ver Lisboa sob os tons alaranjados do entardecer.

Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel

Vila Nova de Gaia, Portugal

Novidade de 2025, a propriedade de ares mid-century foi desenvolvida em parceria com a Kopke — fundada em 1638, é considerada a mais antiga casa de vinhos do Porto. Fica na Vila Nova de Gaia e se destaca pela gastronomia da Península Ibérica servida em seu restaurante e wine bar 1638 e pelas instalações de bemestar, contando com hammam e piscinas in e outdoor.

PALADAR: Degustações do portfólio da Kopke, celebrando, durante a sua hospedagem, a tradição centenária da cave na produção de excepcionais Portos de classificação tawny e brancos.

Tivoli Avenida Liberdade
Tivoli Kopke Porto Gaia
Tivoli Palazzo Gaddi

Sofitel Le Scribe

Paris Opéra

PARIS | FRANÇA

PRÓXIMO À ICÔNICA OPÉRA GARNIER , Le Scribe “respira” história: o hotel já foi palco da exibição do primeiro filme dos irmãos Lumiére em 1895, além de ter sido a sede do Jockey Club de Paris. No sofisticado restaurante Rivages, a culinária moderna ganha forma em um menu equilibrado e saudável, com foco nos ingredientes naturais. Às quintas-feiras, o clima se torna vibrante com uma festa embalada com música ao vivo para dançar noite adentro! Quer saber mais do que te espera? O chef Martin Simolka e o mixologista Roberto Catalano compartilharam duas receitas com a redação da LUXURY TRAVEL

COQUETEL DE HORCHATA

Rendimento: 1 drink

1. Em um liquidificador, bata em alta velocidade 100ml de leite de amêndoa, 50ml de rum escuro, 30ml de mel, 5 dashes de Angostura, 2 canelas em pau, ½ colher bailarina de sal e uma pitada de noz-moscada ralada.

2. Adicione um punhado de gelo picado e bata novamente, agora na função “pulsar”.

3. Transfira a mistura coada para um copo alto e complete com gelo. Finalize com mais gotas de bitters, uma canela em pau e um pouco de noz-moscada ralada.

OSTRAS COM EMULSÃO DE MARACUJÁ E GRANITA

Rendimento: 4 porções

1. Ostras: abra 12 ostras frescas e lave-as em água corrente.

2. Emulsão: bata 150ml de clara de ovo e 300ml de purê de maracujá até atingir uma consistência firme. Acrescente 50ml de xarope de açúcar. Reserve em local fresco.

3. Granita: misture 300ml de purê de maracujá e suco de 1 limão em uma bandeja pequena e leve ao congelador por pelo menos 3 horas. Retire e raspe o conteúdo com as costas de um garfo.

4. Finalização: disponha 3 ostras em um prato e cubra cada uma delas com a emulsão. Acrescente a granita por cima e sirva imediatamente

The Ritz-Carlton, South Beach

MIAMI | EUA

EM UMA

LOCALIZAÇÃO

OCEANFRONT na agitada South Beach, o glamouroso RitzCarlton se inspira na década de 1950 e oferece diversas experiências gastronômicas para paladares — e ouvidos — ecléticos. Descubra as três propostas do estrelado chef José Andrés para o hotel: DiLido Beach Bar, Zaytinya e Lapidus Bar. O DiLido Beach Bar oferece um menu ocean-to-table com apresentações de jazz al fresco ao pôr do sol às sextas e aos sábados. Inspirado pelas culinárias turca, grega e libanesa, Zaytinya serve um menu de mezzes inovador. Já o Lapidus Bar, que carrega o nome do famoso arquiteto Morris Lapidus, responsável pelo edifício do hotel, homenageia coquetéis clássicos com apresentações de bartenders — e de música — ao vivo.

The Ritz-Carlton Bal Harbour, Miami

MIAMI | EUA

BANHADO PELO OCEANO ATLÂNTICO, The RitzCarlton Bal Harbour oferece a tranquilidade de uma localização na parte norte de Miami, a exclusividade de um dia de sol na praia semiprivativa do hotel e o frescor de um menu inspirado em sabores marítimos no Artisan Beach House. O restaurante de atmosfera chic, além de apresentar a culinária mediterrânica sazonal com vistas para o oceano, é também o principal spot para um dos highlights gastronômicos do hotel: a experiência Oysters & Caviar. Celebrando a tradição pesqueira local, ela traz ostras frescas da Costa Leste e pérolas de caviar somadas a uma seleção especial de frutos do mar. Ela pode ser servida no conforto do Artisan, na área da piscina ou até na praia, para ouvir a música tranquila das ondas chegando na areia. Outro point pode ser o Water’s Edge, restaurante al fresco para unir as ostras e o caviar a coquetéis autorais.

Cala Beach Resort

PUNTA ALA (TOSCANA) | ITÁLIA

NA TOSCANA, À BEIRA-MAR , hóspedes contam com uso exclusivo de 12 cabanas “pé na areia”. É a visão das águas azuis e o som das ondas que dão o tom à gastronomia: o restaurante La Spiaggia celebra sabores mediterrânicos, enquanto o La Vela, em um terraço panorâmico, é ideal para um jantar de frutos do mar sob as estrelas. No VistAmare, é possível participar de aulas de culinária ministradas por talentosos chefs, nas quais você irá preparar receitas toscanas passadas através de gerações. E que tal um tour guiado para degustar os vinhos da Toscana? O hotel pode ser o seu ponto de partida em um roteiro com degustação de rótulos da vinícola Ornellaia.

Four Seasons Hotel Ritz Lisbon

LISBOA | PORTUGAL

NO CORAÇÃO DE LISBOA, traz interiores com toques art déco preenchidos por uma impressionante coleção de obras de arte portuguesa, piscinas in e outdoor, pista de corrida no rooftop, estúdio de pilates e uma gastronomia requintada. E com boa notícia para os gourmands: Rodolfo Lavrador assume o posto de chef do restaurante Cura, de uma estrela Michelin. Dando continuidade ao legado sustentável à base de ingredientes sazonais, Lavrador trabalha em colaboração com produtores locais e preza pelo respeito aos sabores autênticos portugueses. Há menus de cinco e dez tempos, ambos com a possibilidade de harmonização com ótimos rótulos de vinho. Imperdível também é o Almada Negreiros Lounge, decorado com belíssimas tapeçarias do artista e perfeito para o afternoon tea

Barracuda Hotel & Villas

ITACARÉ (BA) | BRASIL

EM ITACARÉ, O TEMPO PARECE transcorrer em um ritmo próprio, embalado pelo som das ondas e pela cultura única da Bahia. Lá, o Barracuda Hotel & Villas é “o” local para se (re)conectar. Conte com varandas com vista panorâmica para o mar e a Mata Atlântica — a paisagem também pode ser apreciada a partir da piscina de borda infinita. Para famílias e grupos de amigos, as villas para até 16 pessoas decoradas com peças genuinamente brasileiras são a escolha perfeita. À sua disposição estão diversas atividades como surfe, visitas a spots “secretos” (mangues, rios, cachoeiras...) e passeio de barco pela Baía de Camamu, com parada para mergulho. Recarregue as energias com uma massagem privativa na varanda da sua acomodação: os movimentos suaves na pele, junto ao aroma de blends de óleos essenciais, irão promover um relaxamento profundo. Depois, dirija-se ao rooftop bar, ao nível do topo das árvores, para saborear um drink enquanto admira o pôr do sol no horizonte.

Grupo Ekos Noronha

FERNANDO DE NORONHA (PE) | BRASIL

AS FALÉSIAS COBERTAS de vegetação da Baía do Sancho. As formações geológicas do Morro Dois Irmãos. As águas transparentes do Mar de Dentro — e o sol que se põe “sobre” elas, em tons de dourado, numa imagem poética. Noronha é uma visão de natureza intocada em meio à costa do Atlântico. Seus 17 km² de extensão abrigam 16 praias e várias paisagens impactantes. Sua descoberta da ilha pode ter como ponto de partida hotéis do Grupo Ekos: o Hamares Boutique Hotel capricha no design e conta com 20 acomodações (12 delas com piscina privativa) e vista para o Morro do Pico. O fácil acesso às praias da Conceição e do Meio é celebrado por surfistas. Recentemente renovada, a Pousada Morena destaca seu bangalô master, que “abraça” o panorama do mar. Na exclusiva área relax, Jacuzzis e day beds estão à disposição para você descansar e contemplar o cenário. E a Colina Pousada SPA é ótima para casais que procuram uma temporada discreta; o hotel é adults-only e tem só 13 quartos, além de spa e sauna. Para preencher sua rotina, passeios de catamarã e tours de buggy são organizados pelo grupo. Você também pode optar pelo mergulho noturno — e garantir uma visão que vai levar na memória!

Vietnam by IHG Hotels & Resorts

NO VIETNAM , descubra destinos pouco óbvios e “mergulhe” em uma natureza intocada para despertar seus sentidos. Quatro propriedades notáveis estão à sua espera.

Six Senses Con Dao

Con Dao, Vietnam

No arquipélago de Con Dao, de frente para uma praia particular de 2 km, o resort mantém ações de proteção às tartarugas: você pode acompanhar a eclosão dos ovos entre maio e dezembro. A novidade é o spa reimaginado, que se espalha por estruturas overwater com oito salas de tratamento e um very relaxing circuito de saunas.

TATO: Experimente uma massagem inspirada por tradições vietnamitas, incorporando a técnica do cupping (sucção com copos de vidro) e de percussão para revigorar.

InterContinental Danang Sun Peninsula Resort

Danang, Vietnam

Um espetacular beach resort que se integra à última floresta tropical costeira do país e ajuda na conservação do ameaçado douc-de-canelas-vermelhas — macaco nativo da reserva de Son Tra. É um point da gastronomia, e seu restaurante La Maison 1888 é o único premiado Michelin na área central do Vietnam.

PALADAR: Especialidades japonesas estão no Tingara, novo spot do estrelado Junichi Yoshida. Os menus de sushi e teppanyaki trazem ingredientes fresh como caranguejo e black wagyu

Six Senses Con Dao
InterContinental Danang
Sun Peninsula Resort
Six Senses Con Dao

Regent Phu Quoc

Phú Quốc, Vietnam

Snorkeling, sea kayaking, windsurfing. As areias brancas e o convidativo mar turquesa de Long Beach, de fácil acesso a partir deste contemporâneo hotel, regem o tom da rotina em Phú Quốc. Famílias podem ser acomodadas nas beach pool villas, com piscina privativa de borda infinita, e curtir o litoral a bordo do yacht Serenity.

AUDIÇÃO: Terapias “vibroacústicas”! Reenergize-se em uma imersão no spa que combina áudio binaural, vibrações ritmadas e massagem para deixar a mente tranquila.

Six Senses Ninh Van Bay

Ninh Van Bay, Vietnam

Na praia, sobre as águas, entre rochas, em uma colina... A localização das villas pode mudar, mas as piscinas privativas e as vistas panorâmicas são uma constante! Acessado apenas por barcos, o Six Senses dá atenção à sustentabilidade cuidando de corais, gerando energia e cultivando jardins orgânicos.

VISÃO: Assistir ao sol se pôr no Mar do Sul, em um cruzeiro de charmosa embarcação de madeira, é inesquecível. Depois: observação de estrelas no ponto mais alto do resort, ao lado do astrônomo residente.

Six Senses Ninh Van Bay
Six Senses Ninh Van Bay
Regent Phu Quoc
InterContinental Danang Sun Peninsula Resort

Acqualina Resort & Residences on the Beach

MIAMI | EUA

A VISTA PARA O MAR É O CORAÇÃO do Acqualina! Do amanhecer entrando pela janela ao entardecer na praia, ela está sempre presente. Para aproveitar o melhor dessa vista privilegiada à noite, presenteie-se com um exclusivo beachfront dinner! O panorama das ondas se faz presente também nos quatro restaurantes com áreas outdoor, e o terraço leva o Atlântico para “dentro” da nova suíte de três quartos, no 31º andar. O visual contemporâneo com toque italiano da acomodação — que conta com cozinha gourmet — foi pensado pelos designers Isabel Tragash e Virgilio Mariano. Mais um motivo para o resort em Sunny Isles Beach continuar um favorito de quem viaja com família e amigos! Outra novidade é a renovação do AcquaFit Fitness Center, com equipamentos state-of-the-art da TechnoGym. Conte com o app Acqualina para seguir o seu treino, ou use-o para relaxar com uma meditação guiada após curtir os 1.800 m² do spa: chuveiros sensoriais, ice fountains, saunas secas finlandesas...

Sext o sentido

DO DOMINGO DE RAMOS ao Domingo da Ressurreição, os espanhóis vertem sua fé ao longo do período que é dos mais emblemáticos no ano litúrgico católico: a Semana Santa, entre março e abril. Desde eras medievais, confrarias e irmandades religiosas da Espanha rememoram a Paixão de Jesus de Nazaré de um modo muito intenso e marcante. Nas procissões com imagens levadas pelas ruas adornadas por círios e mantos brocados, as pessoas seguem em oração, levando velas, muitas vezes com vestimentas específicas para o momento. À riqueza visual dos cortejos, somam-se as tradições de cada cidade. Em Málaga, concede-se o indulto a um presidiário. Em Madri (foto), a música sacra embala concertos gratuitos realizados em igrejas e basílicas. Em Granada, propõe-se uma procissão em completo silêncio. Um espetáculo para a alma...

OU Narendranagar

Yoga & Wellness nos Himalaias Dehradun

Roteiros para restaurar o equilíbrio entre corpo e mente – com terapias ayurvédicas, massagens, sessões de yoga e meditação... Em meio ao silêncio da Cordilheira do Himalaia, seja recebido por hotéis que são referência do bem-estar holístico: Ananda in the Himalayas e Six Senses Vana oferecem programas de imersão embasados na espiritualidade tão característica, e tão única, da Índia.

Highlights

• Retreats customizados de yoga com professores ensinando sobre fortalecimento mental e combate ao stress.

• Refeições balanceadas e nutritivas, que levam em conta os princípios terapêuticos do Ayurveda e, também, as SUAS necessidades.

• Um time formado por profissionais especialistas em saúde e bem-estar com foco em uma cura holística do corpo e da mente.

Hotel (OPÇÃO 1)

• 5 noites no Six Senses Vana, em Dehradun, com pensão completa.

A partir de US$ 3.814,00*

Hotel (OPÇÃO 2)

• 5 noites no Ananda in the Himalayas, em Narendranagar, com pensão completa.

A partir de US$ 4.760,00*

Valores por adulto em acomodação dupla

*Highlights inclusos no valor

Gostou?

Entre em contato com a PRIMETOUR

Criamos roteiros customizados ao redor do mundo desde 1988, levando os mais exigentes clientes aos mais exclusivos destinos. Conheça mais sobre nós em www.primetour.com.br e siga nosso perfil no Instagram: @primetourviagens

Imagens meramente ilustrativas. Six Senses Vana: valor para embarque entre 15/05/2025 e 31/05/2025 (não se aplica a todas as datas). Ananda in the Himalayas: valor para embarque entre 02/05/2025 e 31/05/2025 (não se aplica a todas as datas). Valores e passeios válidos na data desta publicação e sujeitos a alterações, disponibilidade e cancelamentos sem aviso prévio. Consulte-nos para mais informações, restrições, inclusões, exclusões e reservas. As refeições mencionadas podem excluir bebidas e pratos específicos. Os valores podem ou não estar sujeitos a incidência de taxas e cobranças extras. A PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. não se responsabiliza por eventuais mudanças nos estabelecimentos e serviços citados. Regras e protocolos sanitários e de segurança, com possível limitação do número de visitantes e do acesso a turistas, restrições relativas a liberdade de circulação e outras podem estar ou entrar em vigor, sem aviso prévio, inclusive durante o período da viagem. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a prévia autorização por escrito da PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. 5

Mosaico

Em detalhes e sob medida

188

Foco

Das origens da yoga aos saltos dos maasai

198 Acqua Muitas boas novas no mundo dos cruzeiros

206 Gig-Tripping O fenômeno de viajar para ver shows

212 EventsSeeker O imperdível na arte e no entretenimento

226 Do seu jeito Qual será a “SUA” Suíça?

238 Pack and... Fly! Para levar na mala de mão

Mosaico

LEGADO

YOGA | ÍNDIA

Seus benefícios são muitos: tonificação dos músculos, melhoria da flexibilidade, alívio da ansiedade... Por meio de exercícios de respiração e postura, o objetivo da milenar yoga é alcançar o alinhamento entre corpo e mente — seu nome possui diferentes significados no sânscrito; um deles é “união”. Não se sabe ao certo sobre a sua origem, mas estudiosos afirmam que a prática floresceu com os povos do Vale do Rio Indo, entre a Índia e o Paquistão, por volta de 3.000 a.C. Para a cultura hinduísta, ela teria sido aperfeiçoada pelo Senhor da Dança Natarāja, uma das representações do deus Shiva. Mencionada pela primeira vez no Rig Veda, as mais antigas escrituras sagradas do hinduísmo, passou a ganhar adeptos no Ocidente a partir do fim dos anos 1890.

FENÔMENO

ABRAHAM LAKE | CANADÁ

Durante os invernos canadenses, os entornos do Abraham Lake, um reservatório na região de Alberta, enfrentam condições extremas. As temperaturas podem bater os 30ºC negativos, enquanto as rajadas de vento atingem velocidades de até 48km/h. Isso faz com que um fenômeno incomum seja observado no lago: bolhas de gás metano, geradas pela decomposição de matéria orgânica no solo, ficam aprisionadas sob as águas congeladas. O efeito visual causado por elas é intrigante, e dá para caminhar sobre a superfície para observá-lo de perto.

PEOPLE

MAASAI | QUÊNIA E TANZÂNIA

Foco

Os maasai têm orgulho de sua cultura seminômade, vivendo entre o sul do Quênia e o norte da Tanzânia há cerca de quatro séculos. Eles são comumente vistos carregando lanças e usando coloridos mantos estampados, chamados olkarasha. A criação de gado é uma prática essencial de suas tradições — muitas famílias acumulam grandes rebanhos para demonstrar poder, protegendo os animais com cercas feitas de galhos das acácias. Jovens guerreiros participam da adumu, um tipo de competição de dança na qual se destaca quem consegue pular mais alto, e o mais reto possível.

WONDER

NEMRUT DAĞ | TURQUIA

Patrimônio UNESCO, Nemrut Dağ merece destaque entre as construções do período Helenístico. É no sudeste da Anatólia, na província de Adıyaman, que você encontrará um mausoléu megalomaníaco construído a mando do rei Antíoco I, governante do antigo reino da Comagena. Cercada a leste, oeste e norte por terraços, a tumba possui cinco grandes imagens de deuses e do próprio monarca. Devido a terremotos, as cabeças dessas estátuas caíram e rolaram pelo patamar inferior. Quase uma pintura surrealista! Influências dos persas e dos gregos podem ser vistas em Nemrut Dağ, indicando a dualidade cultural da Comagena.

THE PENINSULA HOTELS

Yoga, meditação, relaxamento. A tradicional elegância dos hotéis The Peninsula é somada a um conceito de healthcare baseado na exclusiva proposta “ life lived best ”, que estimula hóspedes a conquistarem seu bem-estar. As propriedades proporcionam tratamentos criados para também refletir a cultura local, proporcionando conexões com as tradições autênticas de cada destino. Conheça algumas opções para o seu próximo “me time” by The Peninsula.

THE PENINSULA HONG KONG

HONG KONG | CHINA

Que tal um momento relax contemplando o skyline da “Wall Street” Asiática?

The Peninsula Hong Kong tem sessões de yoga para buscar a paz de espírito em meio ao agito do destino onde Ocidente e Oriente se encontram. Aprofunde sua experiência conhecendo mais sobre a yoga na p. 188

THE PENINSULA NEW YORK

NEW YORK | EUA

Após aproveitar uma das cidades mais antenadas do mundo, relaxe com extrato de CBD — a nova trend de bem-estar! Esse tratamento inclui banho, esfoliação e massagem, todos com óleos e produtos à base de canabidiol orgânico. Para te ajudar a descansar ainda mais, é servida uma xícara de chá com infusão de frutas exóticas (e CBD, of course).

THE PENINSULA SHANGHAI

SHANGHAI | CHINA

Experimente a delicadeza da arte marcial Tai Chi Chuan, nascida na China, em aulas privativas.

A prática, conhecida como “meditação em movimento”, propõe um approach tranquilo e sutil que estimula o estado de alerta.

THE PENINSULA BANGKOK

BANGKOK | TAILÂNDIA

Para uma conexão interna, a sessão privativa de singing bowls é um must. Seu momento de introspecção é elevado a outro nível com as tigelas tibetanas ditando o ritmo da meditação. Acredita-se que essa prática tenha se originado na cultura pré-budista como forma de alinhar a frequência energética.

THE PENINSULA ISTANBUL

ISTANBUL | TURQUIA

Uma noite de sono perfeita pode começar com um mergulho na piscina externa do hotel, a Abelia Pool, apreciando a fantástica vista para a orla do Bósforo. Quando já estiver bem relaxado, siga para um detox natural: o procedimento com massagens terapêuticas Sleep Well Awake Well foi desenvolvido para acalmar a mente e o corpo ao estimular os hormônios do sono.

KEEMALA

Hotel que se conecta com a natureza, hóspedes que se conectam consigo mesmos. Focando as experiências de introspecção e healthcare, o spa do Keemala oferece terapias holísticas baseadas em rituais tailandeses. Que tal um tratamento raindrop com plantas medicinais e uma massagem com pedras quentes e algas marinhas? E uma sessão de yoga ao nascer do sol para contemplar os primeiros raios de sol iluminarem o verde da vegetação e o azul do Mar de Andaman? Ou uma sessão na caverna de meditação? Aqui a natureza e a vibe wellness são complementadas pela originalidade de um design totalmente único, com villas que se misturam aos elementos naturais da encosta de Phuket. Um de seus highlights é a Tree Pool House: em forma de casulo, ela tem dois andares, piscina privativa e terraço outdoor. Buscando apoiar comunidades locais, o Keemala utiliza tecidos produzidos por grupos étnicos minoritários da Tailândia para compor sua decoração — amamos.

PHUKET | TAILÂNDIA

W SOUTH BEACH

MIAMI | EUA

Emum dos endereços mais enérgicos da Collins Avenue, a “regra” é não ficar parado. A principal novidade são as quadras recém-reformadas no rooftop, únicas em toda South Beach. Exclusivas para hóspedes, elas são dedicadas à prática de basquete, tênis e, agora, também pickleball — o esporte de raquete que virou febre nos Estados Unidos. Siga ao terraço do Away Spa para participar de aulas e workshops oferecidos pelo studio local Ahanā Yoga, entre eles balanceamento de chakras, breathwork e yin yoga (estilo que ajuda no fortalecimento de ligamentos e articulações). Depois, os chuveiros de vapor com infusão de eucalipto vão dar o refresh necessário! No W South Beach, todas as acomodações têm varandas privativas voltadas para o oceano, e a vista inspira a aproveitar ao máximo esse cenário com o serviço de praia do hotel, incluindo cabanas e daybeds

FOUR SEASONS HOTEL BANGKOK AT CHAO

PHRAYA RIVER

BANGKOK | TAILÂNDIA

Experiências wellness e imersões culturais! O Four Seasons é um must-stay às margens do Rio Chao Phraya, na região conhecida como o “distrito criativo” de Bangkok. Suas sessões de yoga são um highlight : há a anti-gravity yoga, que usa tecidos para equilibrar o corpo no ar, e a yoga flutuante — desperte novas sensações ao unir a prática do exercício a um tapete aquático colocado na piscina outdoor. Após se conectar consigo, o que acha de se conectar com o destino? Atividades exclusivas podem ser organizadas, como aulas de caligrafia thai e um tour privativo pela Charoen Krung — rua mais antiga de Bangkok — para conhecer galerias de arte e cafés hip. Essa “herança” é absorvida pelo hotel, que mistura tradições tailandesas e contemporaneidade em toda a sua atmosfera (o design é by Jean-Michel Gathy em parceria com o artista local Khun Dong). Para finalizar o dia, o restaurante Palmier oferece clássicos de brasserie preparados pelo chef estrelado Guillaume Galliot em um ambiente al fresco, à beira do Chao Phraya.

CASA BRASILEIRA HOTEL GALERIA

PORTO DE PEDRAS (AL) | BRASIL

Também na região da Praia do Patacho, a Casa Brasileira é um convite para imergir na cultura nacional em um endereço exclusivo. Com apenas quatro suítes na casa principal e três bangalôs, o hotel-galeria une elegância e tranquilidade em um casarão inspirado na estética da década de 1920 com uma curadoria de obras de arte e artesanato nordestino. No restaurante, as influências brasileiras são traduzidas em um menu inspirado nas diferentes regiões do país e em sua eclética tradição culinária.

PEDRAS

DO PATACHO

PORTO DE PEDRAS (AL) | BRASIL

Tendo o litoral alagoano e a Costa dos Corais como pano de fundo, o Pedras do Patacho celebra a beleza e a tranquilidade da Rota Ecológica dos Milagres — região que contempla spots naturais como o Rio Maguaba, o Porto da Rua e a Praia do Patacho. Para aproveitar a atmosfera contemplativa e intimista do hotel-boutique, não perca as sessões de yoga que alinham corpo e mente. Outras opções de healthcare são oferecidas no Spa Sisley, que conta com tratamentos fitoaromáticos que focam os cinco sentidos.

THE RITZ-CARLTON YACHT COLLECTION

CRUZEIRO

Oimpecável serviço on board assinado por uma das maiores referências da hotelaria global somado à liberdade de cruzar os oceanos rumo a destinos incríveis. Três anos desde o lançamento de seu primeiro superyacht, The Ritz-Carlton Yacht Collection segue expandindo e surpreendendo: a partir do segundo semestre, a embarcação Luminara se junta às suas “irmãs” Evrima e Ilma. Será a primeira da frota a navegar pela região da Ásia-Pacífico! Saiba o que esperar desta cruise season, incluindo nossas escolhas de roteiros imperdíveis para os próximos meses.

WELLNESS ON BOARD

Seus dias poderão começar com uma sessão privativa de yoga ao ar livre, admirando o nascer do sol, seguida de um mergulho na piscina. Depois, o The Ritz-Carlton Spa® vai cuidar de seu relaxamento. Corpo e mente serão beneficiados em um tratamento que une técnicas de respiração guiada a uma massagem com pedras de sal e cristais de quartzo rosa. Ele pode ser complementado com esfoliação corporal personalizada com os óleos essenciais à sua escolha. Os produtos utilizados serão da prestigiada ESPA.

NAVEGAÇÕES INCRÍVEIS

MONTE CARLO A ROMA | 7 NOITES

NAVIO: Luminara

SAÍDA: 3 de julho

ITINERÁRIO: Monte Carlo, Mônaco › Cannes, França › Calvi (Córsega), França › Livorno, Itália › Portofino, Itália › Portoferraio (Elba), Itália › Roma (Civitavecchia), Itália

HIGHLIGHT: Praias, penhascos, montanhas... Descubra os mais incríveis cenários da Riviera Francesa ao volante de um Lamborghini Gallardo 560 LP Spider.

WHITTIER A VANCOUVER | 11 NOITES

NAVIO: Luminara

SAÍDA: 28 de maio de 2026

ITINERÁRIO: Whittier, EUA › Valdez, EUA › Icy Strait Point, EUA › Haines, EUA › Petersburg, EUA › Sitka, EUA › Klawock, EUA › Ketchikan, EUA › Vancouver, Canadá

HIGHLIGHT: Em Icy Strait Point, no Alasca, um passeio de barco te leva em busca de orcas, baleias jubarte e leões-marinhos.

OSLO A REYKJAVÍK | 10 NOITES

NAVIO: Ilma

SAÍDA: 7 de agosto

ITINERÁRIO: Oslo, Noruega › Bergen, Noruega › Alesund, Noruega › Geiranger, Noruega › Trondheim, Noruega › Kristiansund, Noruega › Ísafjördur, Islândia › Reykjavík, Islândia

HIGHLIGHT: Em Ísafjördur, um passeio de caiaque aos pés de um imponente fiorde.

Com 226 suítes (todas com terraços privativos!), o Luminara promete trazer uma experiência inigualável para 452 hóspedes. O maior dos três yachts, medindo 242 metros, trará em sua infraestrutura uma piscina de borda infinita, uma marina expansiva para esportes aquáticos, um spa e duas novas categorias de acomodação com espaços de 90 m². A gastronomia se destacará: seis bares, cinco restaurantes e um wine vault. Uma das opções será o casual Beach House, que evocará um beach club com a culinária latina de influência global desenvolvida pelo premiado chef Michael Mina — presente também no Ilma. Sua temporada inaugural será pela região do Mediterrâneo, antes de seguir rumo à Ásia.

SAN JUAN A BRIDGETOWN | 6 NOITES

NAVIO: Evrima

SAÍDA: 15 de novembro

ITINERÁRIO: San Juan, Porto Rico › Gustavia, St. Barthélemy › St. John’s, Antígua › Portsmouth, Dominica › Fort-de-France, Martinica › Canouan, São Vicente e Granadinas › Bridgetown, Barbados

HIGHLIGHT: Em um almoço al fresco no Sandy Lane Yacht Club, em Canouan, experimente pratos tradicionais como caudas de lagosta grelhadas e mexilhões cozidos.

POR DENTRO DO NOVO LUMINARA

REGENT SEVEN SEAS CRUISES

CRUZEIRO

Desde a última edição da nossa revista, a Regent Seven Seas Cruises compartilhou com a gente novíssimas propostas de viagem — e até detalhes de um novo navio! Para quem ama navegar pelo mundo tanto quanto nós, reunimos aqui todas essas novidades. Esperamos inspirar os seus próximos cruzeiros!

IMMERSIVE OVERNIGHTS

A coleção de seis viagens com pernoite em cada porto de escala foi a revelação da companhia marítima no ano passado; agora, ela adiciona uma saída extra no quarto trimestre de 2025: nomeada Sunset Over Tuscany, a rota de 12 noites a bordo do Seven Seas Mariner® leva de Veneza, na Itália, a Marselha, na França, a partir de 25 de outubro — incluindo passagens por Malta, Nápoles e Toscana. Entre as shore excursions, o destaque é um jantar com degustação de vinhos orgânicos na Villa Dianella, propriedade toscana do século 16 que já pertenceu à família Médici.

A Regent se une à equipe de Fórmula 1 Aston Martin neste cruzeiro pelo Mediterrâneo. A partida programada para 22 de julho será de dez noites no Seven Seas Splendor ® , indo de Barcelona a Roma. A bordo, passageiros poderão interagir com o experiente piloto espanhol Pedro de la Rosa, além de praticar suas habilidades automobilísticas em um simulador. Em terra, é em Monte Carlo que ocorrerá um passeio personalizado com visita ao Circuito de Mônaco e à coleção de automóveis do Príncipe Rainer. O tour se encerra com um voo cênico de helicóptero. Há ainda possibilidade de um programa pré-cruzeiro: na região de Bolonha, uma imersão na história italiana das corridas aguarda, incluindo visita ao museu da Ferrari.

Para entusiastas do golfe, no dia 23 de junho terá início uma viagem com a participação de Annika Sörenstam — uma das maiores golfistas da história. Com início e fim em Southampton, na Inglaterra, o cruzeiro englobará 14 noites a bordo do Seven Seas Grandeur® e passará por ilhas britânicas e irlandesas, com paradas para jogar golfe em seis campos icônicos, como o Turnberry’s Ailsa, na Escócia, quatro vezes palco do Open Championship. Um programa pré-cruzeiro de duas noites em West Sussex trará a oportunidade de participar de um campeonato de golfe e jogar com Annika, que poderá fornecer ótimos insights

SEVEN SEAS PRESTIGE ®

Hot news! O Seven Seas Prestige®, que será lançado em 2026, marcará a estreia de uma nova classe de embarcações após uma década. Esse navio acomodará até 850 pessoas e terá uma das maiores proporções de passageiro por espaço da indústria. Entre as novidades, estarão uma versão reimaginada da (incrível) Regent Suite e experiências gastronômicas exclusivas, aprimorando o já conhecido serviço de excelência da companhia.

SPOTLIGHT VOYAGE BY ASTON MARTIN
SPOTLIGHT VOYAGE COM ANNIKA SÖRENSTAM

ALLURA BY OCEANIA CRUISES

Estamos cada vez mais perto do lançamento do Allura, a principal novidade da Oceania Cruises para 2025 — o novo navio receberá 1.200 viajantes e terá proporção staff-to-guest de 2:3! A companhia marítima é mestre em proporcionar experiências imersivas, especialmente com as festejadas Land Programs, programações pré ou pós-cruzeiro em saídas específicas perfeitas para ir além. Estas três opções serão o máximo.

SACRED TREASURES OF GREECE

ROTEIRO : de Monte Carlo a Atenas, de 5 a 15 de agosto

• Pós-cruzeiro com 2 noites em Atenas e 1 em Kalábaka.

• Visita aos mosteiros bizantinos de Metéora, construídos sobre falésias e protegidos pela UNESCO.

• Passeio guiado pela Acrópole de Atenas, coração da antiga sociedade grega.

ROME AND TIVOLI TREASURE

ROTEIRO : de Atenas a Roma, de 15 a 27 de agosto

• Pós-cruzeiro com 3 noites em Roma.

• Visita a áreas normalmente fechadas ao público no Museu do Vaticano, como a Capela Nicolina.

• Tour pela Villa d’Este e seus jardins incluídos na lista dos patrimônios UNESCO.

UMBRIA: ETRUSCAN ORIGINS

ROTEIRO : de Roma a Nova York, de 27 de agosto a 30 de setembro

• Pré-cruzeiro com 1 noite em Roma e 2 em Orvieto.

• Almoço harmonizado na vinícola Todini, propriedade que remonta ao século 14.

• Passeio pela cidade subterrânea de Orvieto, que foi esculpida à mão ao longo de 2,5 mil anos.

CRUZEIRO

ÚNICA NO MAR

DESCUBRA O OCEAN STATE OF MIND

Projetada para ser seu iate particular, a Explora Journeys oferece Ocean Suites, Penthouses e Residences para seus hóspedes. Com nove experiências gastronômicas inesquecíveis incluídas e bem-estar inspirado no oceano, os clientes viajarão para enriquecedores destinos com estilo europeu despojado, enquanto descobrem o Ocean State of Mind.

A Explora Journeys está criando uma coleção de viagens únicas, que oferecem a combinação perfeita de destinos celebrados e lugares menos explorados, ambos vistos de novas e únicas perspectivas, que vão inspirar e encantar na mesma medida. Desfrute de uma experiência de navegação de luxo pelo Caribe ou pelo Mediterrâneo, enquanto aprecia tesouros autênticos e marcos culturais.

Vivencie o EXPLORA I ou o EXPLORA II em uma coleção de viagens, a partir de 7 noites, com flexibilidade de estendê-las para 14 ou 21 noites. Combine roteiros com possibilidades ilimitadas com Extended e Grand Journeys e beneficie-se de melhores condições.

CASINO DE MONTE-CARLO & CRYSTAL

CRUZEIRO

Parceria inédita! Pela primeira vez em sua história, os mais de 160 anos de expertise do Casino de Monte-Carlo deixam as fronteiras de Mônaco para navegarem mar afora. Após temporadas sem cassinos em seus cruzeiros, a Crystal reintroduziu os jogos em sua frota de navios sob a bandeira do Casino de Monte-Carlo. Blackjack, pôquer, roleta e outras modalidades estarão em diferentes itinerários a bordo dos navios da marca (a parceria não estará presente apenas nos navios de expedição). A sofisticação da alta sociedade do principado soma-se à elegância dos navios recentemente revitalizados e transformam essa na “aposta certa” para uma experiência one of kind em alto-mar.

FOTOS: © SOCIÉTÉ
DES BAINS DE MER DE MONACO

AQUA MEKONG & AQUA BLU

CRUZEIRO

Pela Ásia com a Aqua Expeditions, o serviço a bordo é sempre superatencioso (a proporção entre tripulação e hóspede é de 1:1) e as excursões off-shore são verdadeiras imersões culturais! O navio Aqua Mekong “descortina” Camboja e Vietnam através do Rio Mekong, com spa e com piscina mirando o mítico rio. Os itinerários de três, quatro ou sete noites incluem visitas guiadas a templos e vilarejos tradicionais e passeios de bike. Já o intimista Aqua Blu, com apenas 15 suítes, tem como foco os mares da Indonésia Oriental. O intocado arquipélago de Raja Ampat e o Parque Nacional de Komodo, lar do dragão-de-komodo, são paradas essenciais. Hiking por vulcões (ativos!), observação de aves nativas e esportes náuticos como snorkeling, stand-up paddling e mergulho se destacam na rotina — que, de rotina, não tem nada...

VOCÊ SABE O QUE É?

GIG-TRIPPING

A MÚSICA QUE MOVE O TURISMO

Bruno Spiguel

Vo cê também está vivendo este fenômeno? A paixão por música tem levado muita gente a organizar viagens inteiras em torno de concertos ou festivais. Fãs, à procura de novas vivências desde o fim da pandemia e a volta dos grandes eventos, encontraram no gig-tripping (expressão em inglês sem tradução exata que significa algo como “viajando pelo show”) a oportunidade perfeita para aumentar os carimbos no passaporte, interagir com culturas diferentes e, ainda, assistir aos seus artistas favoritos ao vivo.

Essa tendência, impulsionada entre 2023 e 2024 por estrelas como Taylor Swift, deve permanecer em alta no

futuro próximo. Um relatório da Collinson International, empresa por trás dos lounges de aeroporto Priority Pass, mostra que o setor do turismo musical prevê movimentar US$ 13,8 bilhões até 2032. Revela, também, que 71% dos entrevistados já viajaram para ver um show nos últimos três anos, ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.

Enquanto 2025 começa a aquecer suas engrenagens, já existe toda uma programação de turnês bastante disputadas pela frente, incluindo o comeback da banda Oasis, cujos ingressos se esgotaram em menos de 24 horas.

►► O MOVIMENTADÍSSIMO 2024

Taylor Swift, it singer da atualidade, por vezes tem sua fama comparada à Beatlemania na década de 1960. A artista norte-americana arrastou multidões durante a The Eras Tour, encerrada no último mês de dezembro. Além de “quebrar” o site da Ticketmaster devido à altíssima procura, a passagem inicial da turnê por 20 cidades nos Estados Unidos acrescentou US$ 4,3 bilhões ao PIB do país. Podemos atribuir aos swifties o avanço das gig-trips em 2024. Com a chegada do giro à Europa, a United Airlines viu picos de até 45% em voos para o continente que coincidiam com as datas de apresentação. Realizados entre os meses de maio e agosto, esses shows marcaram a temporada do alto verão em 17 cidades, como Londres. Após a cantora esgotar oito noites no Wembley Stadium (um recorde que somou 700 mil espectadores), o governo projetou um boost de £ 300 milhões na economia local. Fun fact, esse foi praticamente o valor gerado pela Família Real em 2023. Feito digno de realeza. Quais serão os próximos passos da “loirinha”? Insiders contam que, após regravar seus seis primeiros discos para recuperar os diretos comerciais perdidos ao sair da gravadora Big Machine Records, ela vem preparando um trabalho de inéditas em segredo, e uma nova turnê para 2026 está entre os planos.

NÚMEROS DA THE ERAS TOUR

• Turnê mais bem-sucedida da história, com receita avaliada em US$ 1,9 BILHÕES

• Nos EUA, cada pessoa gastou em média US$ 1.300 por show com acomodação, alimentação e merchandising.

• R$ 400 MILHÕES foi o valor movimentado no Brasil com seis shows entre Rio e São Paulo.

• 31 MILHÕES de pessoas se registraram para adquirir ingressos em Toronto (número dez vezes maior que a população local!).

• Um ABALO SÍSMICO DE 0,82 na escala Richter foi registrado devido à animação de 60 mil fãs em Lisboa.

• 40 MIL “espectadores” sem ingresso se reuniram nos entornos do Olympiastadion, em Munich, apenas para ouvir o show.

FONTES: Business Insider; CNN Brasil; Euronews; Forbes; STR; Toronto Life.

►► O MUNDO DE ADELE

Voz de uma geração, Adele estava à frente de uma residência sold-out em Las Vegas quando revelou sua volta à Europa Continental pela primeira vez desde 2016. Ela selecionou Munich para receber uma série de dez concertos em agosto, que acabou virando um dos episódios mais ambiciosos do entretenimento. Foram construídos exclusivamente um estádio pop-up, com capacidade para 73 mil pessoas e um megatelão de LED de 4.159,7 m² (o maior já utilizado na história!), e um complexo de gastronomia e lazer separado, nomeado Adele’s World. “Foi uma experiência holística! Você poderia ir cinco horas antes do show para aproveitar”, disse à LUXURY TRAVEL Marc Epper, General Manager do Mandarin Oriental na cidade, que absorveu parte

Madonna também motivou o turismo — no nosso país! Ela desembarcou no Rio de Janeiro para encerrar a The Celebration Tour diante de seu maior público: mais de 1,6 milhão de pessoas se reuniram na praia de Copacabana para assistir à diva. A apresentação no dia 4 de maio, única e gratuita na América do Sul, resultou em uma “corrida do ouro”; foram menos de dois meses de preparo entre o anúncio oficial e a realização do show. A companhia aérea Azul disponibilizou 436 voos extras ao Aeroporto do Galeão dos dias 1 a 7 de maio, somando mais de 60.300 assentos, para atender à demanda doméstica. Já a ocupação dos hotéis atingiu 96% em meio à baixa temporada. O Copacabana Palace, A Belmond

da demanda. Ele conta que os hóspedes vieram principalmente de outros cantos da Europa, e experiências extras, como transfer de limousine até o estádio, estiveram entre as ofertas do hotel. (Já para os shows de Taylor Swift, foram os americanos que preencheram os quartos). Uma pergunta pairou no ar: quais poderiam ter sido os motivos que levaram à escolha de Munich em vez de Londres, por exemplo? Epper ajuda a entender essa decisão um pouco fora do óbvio. “Temos um transporte público eficiente, uma boa segurança e um programa atrativo em torno do concerto. Biergartens, parques verdes; e ainda estamos a uma hora dos Alpes”. É de se convencer. Os shows de Adele, segundo a empresa Live Nation, registraram o maior pico de comparecimento em uma residência musical fora de Las Vegas graças aos 730 mil ingressos vendidos, que movimentaram € 540 milhões localmente. A cantora afirmou que, em 2025, irá desacelerar a rotina. Torcemos

Hotel precisou instaurar lista de espera. “Quando foi feito o anúncio, a ocupação já era bastante alta pois tínhamos um grupo grande com suítes reservadas há algum tempo” nos relatou Ulisses Marreiros, Area Managing Director da rede Belmond no Brasil. A disponibilidade diminuiu ainda mais com acomodações sendo dedicadas à Madonna e sua produção. Para Marreiros, “o evento foi incrível para a cidade” tanto pela exposição midiática quanto pelo impacto na economia local, que ganhou uma injeção de R$ 300 milhões. Segundo dados oficiais, cerca de 150 mil turistas nacionais e estrangeiros chegaram à cidade para acompanhar o evento. Nossa redação só tem a declarar: vida longa à rainha!

►► O QUE VEM PARA 2025

Os irmãos Liam e Noel Gallagher colocaram as desavenças de lado para retomar a parceria no festejado grupo Oasis, desfeito abruptamente em 2009. A banda que redefiniu o rock alternativo nos anos 1990 voltará à ativa a partir de julho, comemorando os 30 anos de estreia dos álbuns Definitely Maybe e (What’s the Story) Morning Glory?. Para uma geração de fãs desamparados, a notícia desse retorno foi recebida com muita euforia. A primeira leva de 17 shows da Oasis Live ‘25 Tour no Reino Unido resultou em ingressos esgotados em apenas dez horas. Filas virtuais para

Repetindo os moldes de Madonna no ano passado, a ‘dama’ camaleônica tem causado um burburinho no Rio de Janeiro. Enquanto estávamos fechando esta reportagem, Gaga ainda não havia se pronunciado sobre sua vinda, mas os little monsters (apelido dado aos fãs da cantriz) não “dormiram no ponto”. Diversos hotéis já não têm mais acomodações vagas, e a expectativa é de a cidade atingir 100% de ocupação.

as apresentações em Londres computaram 200 mil acessos simultâneos — mais de 10 milhões de pessoas, de 158 países diferentes, tentaram garantir suas entradas. Estima-se também que a reunião possa trazer cerca de £ 15 milhões para a região de Manchester. Devido ao grande sucesso, datas internacionais foram anunciadas e incluíram destinos como Austrália, México, Coreia do Sul e Brasil. Sim, os Gallagher e sua trupe virão a São Paulo em novembro para dois shows no Estádio do MorumBIS. Sem surpresas, os 132 mil ingressos disponibilizados acabaram dentro de uma hora (!).

►► VOLTA POR CIMA

Katy Perry, uma das principais hitmakers da década passada, vem há oito anos amargando flops (fracassos comerciais, como dizemos no “internetês pop”). Ela, que no auge da carreira teve nove canções no número 1 da Billboard Hot 100, principal ranking dos Estados Unidos, hoje em dia pena para emplacar projetos. Essa maré de azar deve mudar em 2025. Marcada para iniciar em abril, The Lifetimes Tour — primeira turnê da cantora desde 2018 — já esgotou 36 das 48 datas anunciadas até o momento. No México, os mais de 150 mil bilhetes disponibilizados foram vendidos em cinco horas. Na Austrália, outro sucesso: oito datas extras foram adicionadas devido à alta procura. Perry também será responsável por encerrar a 2ª edição do festival brasileiro The Town, a ser realizado em São Paulo nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.

TOP 10 DESTINOS DE GIG TRIPS

• 1. Ibiza, Espanha

• 2. Manchester, Reino Unido

• 3. Leeds, Reino Unido

• 4. San Francisco, EUA

• 5. Barcelona, Espanha

• 6. Nashville, EUA

• 7. Toronto, Canadá

• 8. Miami, EUA

• 9. Los Angeles, EUA

• 10. Berlim, Alemanha

Fontes: Skyscanner; DICE

Os shows lúdicos do Coldplay permanecerão em voga até o fim do ano. Desde a estreia em março de 2022, a Music of the Spheres World Tour vendeu 10,3 milhões de ingressos mundo afora: é a maior e mais lucrativa turnê de rock de todos os tempos. No mercado paralelo de tickets, a procura por ingressos para ver o grupo britânico supera em até quatro vezes a demanda do Oasis segundo a plataforma StubHub. A agenda de Chris Martin e companhia permanecerá cheia pelos próximos meses; eles levarão o espetáculo — uma mistura de pirotecnia, pulseiras de LED que trocam de cor e mensagens motivacionais — pela última vez à Ásia, à América do Norte e à Europa. As dez apresentações finais ocorrerão em setembro no londrino Wembley Stadium. Com elas, o Coldplay quebrará, inclusive, o recorde de público de Taylor Swift.

►► FESTIVAL #GIRLPOWER

Com cinco meses restantes até a próxima edição do Primavera Sound Barcelona, tanto os passaportes (modalidade que garante acesso a todos os dias do evento) quanto ingressos individuais acabaram. A última vez que isso aconteceu foi há três anos, no retorno do festival pós-pandemia. A assessoria divulgou ainda que as vendas foram encerradas com apenas 67 dias. Para quem não conhece, o Primavera Sound atrai superfãs de música para a capital da Catalunha desde 2001 com sua mistura de sons underground e artistas ou grupos consagrados. É um dos festivais de verão mais procurados de toda a Europa, como comprovado pela constante quebra de recordes de público — somente na última edição,

foram 268 mil pessoas, sendo 59% delas provenientes de 134 países fora da Espanha.

Entre 4 e 8 de junho, a 23ª edição do festival vai trazer uma dose de woman power. O line-up contará com três artistas principais femininas, Charli xcx , Sabrina Carpenter e Chappell Roan Sensação da Geração Z, Sabrina Carpenter vem alçando voos cada vez mais altos: a voz da inescapável canção Espresso viu sua turnê de arenas pelos Estados Unidos esgotar em nove dias. Após completar compromissos no continente europeu, espera-se que ela venha à América do Sul.

Para uma experiência semelhante ao Primavera Sound, mas em solo norte-americano, o famoso Coachella Valley Music and Arts Festival ainda tem ingressos disponíveis. Vire a página e confira esse e outros eventos no supercalendário cultural que criamos: do pop ao hip-hop, do rock ao , mapeamos shows imperdíveis (além de muitas outras atrações) para que você, nosso

EVENTS

TÓQUIO, JAPÃO

Hilma af Klint: The Beyond 140 obras rememoram a carreira de Hilma af Klint, pioneira da arte abstrata.

✱ ATÉ 15 DE JUNHO ✱

The National Museum of Modern Art, Tokyo

MELBOURNE, AUSTRÁLIA

Yayoi Kusama 1

Uma das mais completas retrospectivas globais de Yayoi Kusama inclui as famosas abóboras e instalações imersivas.

✱ ATÉ 21 DE ABRIL ✱ National Gallery of Victoria

BEIJING, CHINA

Anicka Yi 2

Biologia, filosofia e tecnologia entrelaçadas. De ascendência coreana, Anicka Yi usa materiais incomuns, como colônias de bactéria, para despertar sensações.

✱ ATÉ 15 DE JUNHO ✱

UCCA Center for Contemporary Art

BERLIM, ALEMANHA

From Odesa to Berlin: European Painting of the 16th to 19th Century 3 As 60 pinturas datadas dos séculos 16 a 19 foram transferidas da Ucrânia logo após as invasões russas e são apresentadas lado a lado com quadros das coleções de Berlim.

✱ ATÉ 22 DE JUNHO ✱ Gemäldegalerie

AMSTERDAM, HOLANDA

Anselm Kiefer: Sag mir wo die Blumen sind 4 Dividida entre dois museus, a exibição disseca a obra

do alemão Anselm Kiefer e suas conexões com Vincent van Gogh. Criando um interessante diálogo, pinturas do holandês estão também à mostra.

✱ ATÉ 9 DE JUNHO ✱ Van Gogh Museum & Stedelijk Museum

TOSCANA, ITÁLIA

Andrea Bocelli

O tenor volta à sua terra natal para o concorridíssimo concerto anual realizado em um anfiteatro ao ar livre.

✱ 22 E 26 DE JULHO ✱ Teatro del Silenzio

||||| EXPOSIÇÕES ||||| SHOWS ||||| ESPETÁCULOS

BUENOS AIRES, ARGENTINA

Quilmes Rock 2025

O maior festival de rock da Argentina seleciona bandas influentes e revelações da cena nacional. Os veteranos da Babasónicos animarão o público no sábado, dia 12.

✱ 5, 6, 12 E 13 DE ABRIL ✱ Parque Tecnópolis

MILÃO, ITÁLIA

Bruce Springsteen & the E Street Band

Aos 75 anos de idade, o rockeiro sabe comandar os palcos como ninguém. Ele toca seus sucessos ao lado da fiel, e competente, E Street Band.

✱ 30 DE JUNHO E 3 DE JULHO ✱ Stadio San Siro

Coachella Valley

Music and Arts Festival

Região de Los Angeles (CA), EUA

✱ 11, 12 ,13, 18, 19 E 20 DE ABRIL ✱

Bonnaroo Music & Arts Festival

Manchester (TN), EUA ✱ DE 12 A 15 DE JUNHO ✱

Glastonbury Pilton, Inglaterra

✱ DE 25 A 29 DE JUNHO ✱

Roskilde Festival Roskilde, Dinamarca

✱ DE 26 DE JUNHO A 5 DE JULHO ✱

Montreux Jazz Festival  Montreux, Suíça

✱ DE 4 A 19 DE JULHO ✱

Tomorrowland Boom, Bélgica

✱ 18, 19, 20, 25, 26 E 27 DE JULHO ✱

Fuji Rock Festival

Naeba Ski Resort, Japão

✱ DE 25 A 27 DE JULHO ✱

Coala Festival

São Paulo (SP), Brasil

✱ DE 5 A 7 DE SETEMBRO ✱

Mosaico | EVENTS

AGENDA

LONDRES

Cartier

Mais de 350 itens traçam a evolução da joalheria: pedras preciosas, relógios e peças emprestadas pela Família Real.

✱ DE 12 DE ABRIL A 16 DE NOVEMBRO ✱

V&A South Kensington

Jenny Saville:

The Anatomy of Painting 1 Referência na arte figurativa, Jenny Saville cria retratos viscerais.

✱ DE 20 DE JUNHO A

7 DE SETEMBRO ✱

National Portrait Gallery

SÃO PAULO

Isaac Julien: Um maravilhoso emaranhado 3

O cineasta britânico Isaac Julien explora as reflexões da arquiteta

Lina Bo Bardi, interpretada por Fernanda Montenegro e Fernanda

Torres na vídeo-instalação.

✱ DE 28 DE MARÇO A 3 DE AGOSTO ✱

MASP – Edifício Pietro Maria Bardi

A Ecologia de Monet

Analisa os laços entre o impressionista Claude Monet e o meio ambiente a partir de uma abordagem ecológica.

✱ DE 16 DE MAIO A 24 DE AGOSTO ✱

MASP – Edifício Lina Bo Bardi

Kylie Minogue

A diva australiana apresenta as composições do disco Tension

✱ 15 DE AGOSTO ✱

Ginásio Ibirapuera

Disney’s Hercules

As musas cantam sobre o herói Hércules, filho de Zeus, neste musical baseado no filme animado.

✱ A PARTIR DE 6 DE JUNHO ✱

Theatre Royal Drury Lane

Gilberto Gil 4

Um dos maiores tesouros da nossa música em ritmo de despedida:

Gilberto Gil condensa sua brilhante carreira em uma última turnê.

✱ 11, 12, 25 E 26 DE ABRIL ✱

Allianz Parque

Pop Brasil

A Pinacoteca comemora 120 anos evocando as exposições da arte abstrata Opinião 65 e Propostas, realizadas durante o regime militar.

✱ DE 30 DE MAIO A 5 DE OUTUBRO ✱ Pinacoteca – Edifício Pina

Contemporânea

Wicked

Do teatro para o cinema para o teatro, o musical-fenômeno volta ao Brasil com produção inédita.

✱ DE 20 DE MARÇO A 11 DE MAIO ✱

Teatro Renault

Da música colonial brasileira e uma favorita de Tchaikovsky

A Sinfonia nº 4 de Tchaikovski integra o programa da Osesp com participação da violonista alemã Veronika Eberle.

✱ 18, 19 E 20 DE SETEMBRO ✱ Sala São Paulo

Histórias do MASP Um passeio cronológico pelas mais de sete décadas de história do MASP desde sua fundação.

✱ DE 28 DE MARÇO A 3 DE AGOSTO ✱ MASP – Edifício Pietro

Maria Bardi

✳ LONDRES, PARIS E SÃO PAULO

Mickalene Thomas:

All About Love

Uma celebração à mulher negra por meio de cores vívidas e inventivas técnicas de colagem.

✱ ATÉ 5 DE MAIO ✱ Southbank Centre

Billie Eilish

Billie Eilish vem conquistando as novas gerações graças a um timbre suave e às intimistas canções que produz ao lado do irmão.

✱ 10, 11, 13, 14, 16 E 17 DE JULHO ✱

The O2

Alice’s Adventures in Wonderland 2

Adaptação em balé da mais célebre história de Lewis Carroll.

✱ ENTRE 13 E 28 DE JUNHO ✱ Royal Opera House

PARIS

Paris Noir

Celebra 150 artistas de ascendência africana e seu impacto artístico na França entre 1950 e 2000.

✱ ATÉ 30 DE JUNHO ✱

Centre Pompidou

Corps et âmes

Um estudo multidisciplinar sobre a representação do corpo na arte contemporânea por meio do olhar de Auguste Rodin, Niki de Saint Phalle e grandes nomes.

✱ ATÉ 25 DE AGOSTO ✱

Bourse de Commerce – Pinault Collection

Louvre Couture

O Louvre dedica quase 9 mil m² para sua primeira exposição

de moda, exibindo silhuetas de maisons icônicas (Balenciaga, Chanel, Versace...) e acessórios.

✱ ATÉ 21 DE JULHO ✱

Museé du Louvre

L’art dégénéré:

Le procès de l’art moderne sous le nazisme Na intenção de decidir cada aspecto da vida e da moral dos cidadãos, o estado nazista glorificava a arte clássica e não tolerava a subjetividade e o abstracionismo. Agora, obras de Marc Chagall, Picasso, Paul Klee, Kandinsky e outros são expostas para refletir sobre esse ataque à arte moderna na década de 1930.

✱ ATÉ 25 DE MAIO ✱ Musée national Picasso-Paris

AGENDA

MIAMI

One Becomes Many 1

Dez artistas negros brasileiros em uma reverência à nossa cultura de resiliência, embasada no universo do candomblé.

✱ ATÉ 16 DE ABRIL DE 2026 ✱

Pérez Art Museum

Rachel Feinstein:

The Miami Years 2 30 anos de trabalho de Rachel Feinstein, destacando seu approach multidisciplinar.

✱ ATÉ 17 DE AGOSTO ✱

The Bass

Shakira

O sangue latino de Shakira, traduzido em coreografia hipnotizante e batidas contagiantes.

✱ 6 DE JUNHO ✱ Hard Rock Stadium

The Weeknd

Abel Tesfaye dá adeus ao alter ego The Weeknd neste show sombrio e dançante.

✱ 15 DE AGOSTO ✱ Hard Rock Stadium

NOVA YORK

Boop! The Musical 3 O que acontece quando Betty Boop sai do mundo

retrô dos cartoons e vai parar na contemporânea Nova York? Descubra nesta comédia-musical.

✱ A PARTIR DE 5 DE ABRIL ✱✱ Broadhurst Theatre

Caspar David Friedrich: The Soul of Nature

Dedicada ao pintor alemão célebre por retrabalhar paisagens naturais como “portais” para o autoconhecimento.

✱ ATÉ 11 DE MAIO ✱

The Met Fifth Avenue

✳ MIAMI E NOVA YORK + FEIRAS DE ARTE

Amy Sherald: American Sublime 4

Agrupa produções de Amy Sherald desde 2007, incluindo seu icônico retrato de Michelle Obama.

✱ A PARTIR DE 9 DE ABRIL ✱

Whitney Museum of American Art

SP-Arte

São Paulo (SP), Brasil

✱ DE 2 A 6 DE ABRIL ✱

Art Dubai

Dubai, Emirados Árabes

✱ DE 18 A 20 DE ABRIL ✱

Frieze New York

Nova York, EUA

✱ DE 7 A 11 DE MAIO ✱

Art Basel

Basel, Suíça

✱ DE 19 A 22 DE JUNHO ✱

La Bohème

Na ópera de Puccini, acompanhe a vida do poeta Rodolfo e sua amada costureira Mimì.

✱ ENTRE 25 DE MAIO E 6 DE JUNHO ✱

Metropolitan Opera House

Frieze Seoul

Seul, Coreia do Sul

✱ DE 4 A 7 DE SETEMBRO ✱

36ª Bienal de São Paulo

São Paulo (SP), Brasil

✱ A PARTIR DE 6 DE SETEMBRO ✱

Armory Show

Nova York, EUA

✱ DE 5 A 7 DE SETEMBRO ✱

Sydney Contemporary

Sydney, Austrália

✱ DE 11 A 14 DE SETEMBRO ✱

FEIRAS

DE ARTE

Tokyo Gendai

Yokohama, Japão

✱ DE 12 A 14 DE SETEMBRO ✱

Frieze London & Frieze Masters

Londres, Inglaterra ✱ DE 15 A 19 DE OUTUBRO ✱

Art Basel Paris

Paris, França ✱ DE 24 A 26 DE OUTUBRO ✱

BVLGARI HOTEL PARIS

Bem localizado na elegante Avenue George V, a dois minutos caminhando da Champs-Élysées, considere para sua hospedagem a Bvlgari Penthouse, que, em mil m², traz um rooftop garden com vistas panorâmicas — genial para receber os amigos. No spa, o destaque vai para a (rara) piscina de 25 metros, inserida em um espaço com colunas de vidro que rememoram os banhos romanos. Restaure seu bem-estar agendando uma sessão de reflexologia nos pés, ou um detox corporal com scrub de âmbar e bambu.

AGENDA CULTURAL

Beyoncé faz show inspirado nos rodeios depois de abraçar as raízes negras do country no disco Cowboy Carter — eleito Álbum do Ano durante a 67ª edição do GRAMMYs.

• 5, 7, 10 e 12 de junho, no Tottenham Hotspur Stadium, em Londres

• 19 e 21 de junho, no Stade de France, em Saint-Denis

BVLGARI HOTEL LONDON

Durante sua estada no hotel, não deixe de ir ao Nolita Social, um bar chic com coquetéis artesanais e sets de DJ. Você pode reservar o espaço e organizar uma festa se estiver nessa vibe. O spa ajudará a desacelerar o ritmo na hora certa: sua cápsula hiperbárica ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Em Knighstbridge, nos limites do Hyde Park, o hotel também promove experiências como cruzeiros privativos pelo Tâmisa e um city tour inspirado pela história do rock ‘n’ roll.

PARIS | FRANÇA
LONDRES | INGLATERRA

FAENA HOTEL MIAMI BEACH

Na arquitetura, na decoração, nas experiências: a atmosfera artsy está por toda parte! A poucos minutos de South Beach, o Faena possui uma localização privilegiada para se conectar com a vertente cultural da “Magic City”. Para o viajante wellness, o spa Tierra Santa (com hammam!) tem tratamentos inspirados em rituais antigos: sessão de Cura Prânica seguida de purificação com palo santo, que tal?

Para famílias, suítes conectantes! Uma noite de espetáculos no Faena Theater também é um must. Com apenas 150 lugares, o teatro já foi palco de nomes como Bon Jovi e Caetano Veloso, além de ser local de apresentação de grandes produções do hotel.

AGENDA CULTURAL

Carmen, o mais novo espetáculo do Faena, já é sucesso por lá. O grande clássico de 1875 foi revisitado para contar, de forma imersiva, a história da cigana Carmen e seu envolvimento em um triângulo amoroso movido a ciúmes e desejo, tendo Sevilha como pano de fundo. A produção reinterpreta a ópera de Georges Bizet com danças contemporâneas e grandes efeitos visuais no estilo cabaret. Aproveite o jantar inspirado no espetáculo; o menu oferece tapas espanholas, drinks temáticos e uma extensa carta de vinhos.

THE ST. REGIS NEW YORK

NOVA YORK (NY) | EUA

Fundado há mais de um século em Midtown Manhattan, muito perto de atrações como o Central Park, o MoMA, o Radio City Music Hall e o Rockefeller Center, The St. Regis permanece o epicentro da elegância nova-iorquina — de aura exclusiva e serviço primoroso (a todas as acomodações é oferecido seu famoso butler service). A parceria com marcas de luxo é um acerto: uma das suítes no 15º andar carrega o universo automobilístico da Bentley em 157 m² de décor sóbrio, evocando os veículos da grife. Difícil não destacar também o prestigiado King Cole Bar. Entre a atmosfera vibrante do início do século 20 e o mural do artista Maxfield Parrish, sabia que o berço do Bloody Mary, reza a lenda, foi este bar? Pedir o drink levemente picante, chamado aqui como Red Snapper, é um must para encerrar a noite.

AGENDA CULTURAL HUGH

JACKMAN

18 e 19 de abril, no Radio City Music Hall

Hugh Jackman, intérprete do ranzinza herói Wolverine nas telonas, também canta. Ele apresenta as músicas de filmes em que atuou, como O Rei do Show e Os Miseráveis

THE RITZ-CARLTON, VIENNA

VIENA | ÁUSTRIA

Quatro palácios históricos, datados do século 19, abrigam o The Ritz-Carlton, Vienna. A localização não poderia ser melhor: os prédios estão situados ao longo da icônica Ringstrasse, adjacentes ao verdejante Stadtpark. Hotspot badalado, o Atmosphere Rooftop Bar oferece um panorama de “tirar o fôlego” do centro histórico da cidade a partir do terraço e é um excelente meeting point para drinks. Um outro highlight é a piscina indoor de 18 metros (e com trilha sonora underwater!) do spa. Não perca também os tratamentos funcionais que levam produtos da marca austríaca Susanne Kaufmann para um relaxamento head-to-toe. A quem se hospeda por três ou mais noites na The Ritz-Carlton Symphony Suite, o hotel garante acesso exclusivo aos ensaios da Orquestra Sinfônica de Viena — uma oportunidade rara de assistir ao processo criativo desses mestres da música clássica!

EVENTO ESPORTIVO GRANDE PRÊMIO DA ÁUSTRIA 2025

De 27 a 29 de junho, no Red Bull Ring, em Spielberg

Assista aos grandes pilotos de scuderia no melhor setor possível! Na experiência The Whole Journey Spielberg, o The Ritz-Carlton, Vienna combina três noites de hospedagem em suíte com benefícios exclusivos, incluindo € 1.000 de créditos, café da manhã diário e passe VIP para o F1 Paddock (é concedido também acesso à celebração do pódio).

MOVI MENTO BARBADOS EM

Quem adora manter o corpo em movimento, mesmo na despretensão de férias “pé na areia” no Caribe, encontrará uma infinidade de atividades nesta surpreendente ilha. Você já conhecia este lado de Barbados? Os banhos de sol e as manhãs contemplativas nas praias se misturam à descoberta de naufrágios durante um mergulho no mar e à emoção de surfar ondas desafiadoras. Em terra, o golfe (em campos assinados por lendários arquitetos) e o polo também se somam à gama de possibilidades!

SPORTS SEEKER

SURFE

Em Barbados, os swells — as ondulações que “viajam” até a ilha — vêm de todas as direções. Isso gera excelentes oportunidades para os surfistas aproveitarem o ano todo. O pico da temporada vai do fim de outubro a março, quando os ventos alísios que sopram das direções norte e nordeste resultam em boas ondas na costa leste: Soup Bowl, em Bathseba, é o point favorito de ícones do esporte, como Kelly Slater, e atrai os mais experientes com a prancha. Lá perto, Parlours é uma opção para todos os surfistas, enquanto Tropicana permanece desafiadora para níveis avançados. Iniciantes devem seguir à costa sul: Freights Bay, Pebbles Beach e Surfer’s Point possuem ondas suaves o bastante para que eles possam aprender as técnicas básicas.

GOLFE

Há uma boa oferta de campos para os golf lovers: são sete ao todo, cinco deles de 18 buracos, perfeitamente integrados à paisagem natural em meio às areias macias das praias e palmeiras. Os resorts de golfe mais elegantes estão concentrados na costa oeste, e a referência máxima entre eles é o Sandy Lane. Seu campo The Green Monkey merece todo o destaque; de par 72, com mais de 7 mil jardas e projetado pelo lendário Tom Fazio, ele já foi considerado o campo de golfe mais caro do planeta. Apenas dez tee times ficam disponíveis por dia, tornando-o superexclusivo. Outra opção para ficar no radar é o da propriedade Royal Westmoreland — desenhado por Robert Trent Jones Jr., também é de par 72 e tem 7.045 jardas. As vistas tropicais contra o oceano são de “tirar o fôlego”!

POLO

Intimamente ligado à história local, o polo fez seu caminho a Barbados por meio dos colonizadores britânicos. Os cavalos, que já integravam a rotina nas plantações de cana-de-açúcar, foram reintroduzidos no contexto social, e a cena esportista ganhou popularidade. Registros indicam que a primeira partida realizada na ilha foi em 1884. O flagship Barbados Polo Club, hoje situado na região de St. James, existe desde essa época — um dos mais antigos clubes das Índias Ocidentais, ele ainda sedia jogos entre equipes nacionais e estrangeiras. Na área você encontrará também o Apes Hill Polo Club, onde é possível agendar aulas particulares para treinar suas habilidades. O polo barbadense é uma festa, e as partidas acabam à mesa, entre pratos da saborosa culinária bajan e drinks. A temporada corre de janeiro a maio.

Mosaico | SPORTS SEEKER |

MERGULHO

Ao contrário de outras ilhas caribenhas, que têm origens vulcânicas, Barbados nasceu com o choque entre placas tectônicas. Em sua essência, é como se a ilha fosse um grande recife de coral! Essa é uma das razões que a tornam um destino perfeito para a prática de scuba diving. Mergulhadores contam com visibilidade de 18 a 30 metros durante o ano todo, e a temperatura das águas varia de 27°C a 29°C dependendo da estação. Carlisle Bay, em St. Michael, reúne tartarugas marinhas e seis naufrágios transformados em recifes artificiais. Partindo da ponta norte da praia de Sandy Lane, na costa oeste, o Folkestone Marine Park abrange mais recifes em águas rasas (Church Point, Dottins, Fisherman’s...). Você pode reservar um yacht e zarpar pelo mar para curtir os melhores spots de mergulho!

HOSPEDAGEM

SANDY LANE HOTEL

ST. JAMES, BARBADOS

Em meio a um antigo bosque de mogno, de frente para uma praia semiprivativa, os prédios de arquitetura palladiana permanecem há mais de seis décadas como ícones da sofisticação em Barbados. Além do mítico The Green Monkey, Sandy Lane possui outros dois campos de golfe — The Old Nine e The Country Club; este, também projetado por Tom Fazio, recebeu uma disputa mundial em 2006. O hotel destaca seus restaurantes, como o Bajan Blue: experiência al fresco com pratos grelhados e estação de sushi. A adega é excelente e contém mais de 12 mil garrafas de vinícolas ao redor do globo. Unmissable spot, e a menos de 5 km do Polo Club.

CORAL REEF CLUB

ST. JAMES, BARBADOS

O charme easy-going do Coral Reef Club é cativante. Gerenciado por uma mesma família desde a década de 1950, fica a 15 minutos a pé de Holetown e inclui opções de hospedagem em cottages com aquela atmosfera tropical que a gente tanto gosta — alguns têm pátio e plunge pool privativa. Hóspedes podem aproveitar equipamentos para a prática de esportes aquáticos não motorizados na praia, como paddle boarding e snorkeling, além do spa, instalado num edifício colonial modernizado: os tratamentos levam a assinatura da Natura Bissé, e há chuveiros sensoriais e uma suíte termal.

FAIRMONT ROYAL PAVILION

ST. JAMES, BARBADOS

Caiaque, paddle-board e barco à vela estão à disposição para você se manter em movimento, além de aulas de yoga e quadras de tênis para você jogar até anoitecer. Imerso em um grande jardim e frente às areias brancas de Alleyne’s Bay, o hotel tem varandas em todas as acomodações. Para famílias, nada como a villa de três quartos, com mordomo próprio. No Beach Club, de atmosfera laid-back, prove o RPV Signature Rum Punch, feito com rum Mount Gay Eclipse — uma escolha acertada na ilha em que nasceu o rum.

D1 o seu jeit o SUÍÇA

Adois, vocês observam Genebra “diminuir de tamanho” conforme o balão ganha altitude. Ao lado de toda a família, passeios a cavalo podem levar a campos floridos e aos vales vizinhos de Gstaad. As crianças customizam o seu próprio chocolate em Zurique. Com seus amigos, você dispara pelas pistas de ski de St. Moritz — ou de Zermatt? Prefere ambas? Viajando sozinho, deixe-se levar pelo espírito transgressor de uma das feiras de arte mais prestigiadas do mundo, a Art Basel. Com tantas facetas, você sempre vai poder vivenciar a Suíça DO SEU JEITO!

ENTRE AMIGOS

St. Moritz ou Zermatt? Vocês não precisam escolher! Esses ícones da temporada de inverno estão ligadas por uma cênica viagem de trem. Entre dezembro e março, o período é perfeito para reunir os amigos e rasgar a neve fresca nas montanhas a toda velocidade. St. Moritz é considerada o berço dos esportes alpinos e do turismo de inverno since 1864. Duas Olimpíadas de Inverno já foram sediadas lá. Vocês terão à disposição 350 km de pistas para diferentes níveis de esquiadores. Ski cross-country e patinação no gelo nas águas congeladas do lago St. Moritz enriquecem as opções outdoor. Para amigos antenados, uma novidade: o hotel-boutique Grace La Margna é o primeiro hotel inaugurado na cidade nos últimos 50 anos! Chic, com piscina aquecida de 20 metros e uma unidade do badalado Beefbar. A Grace Penthouse de 215 m² é “a” indicação: três quartos, mais um terraço de 165 m² com Jacuzzi e sun lounge

Para chegar a Zermatt, vocês podem tomar o trem “panorâmico” Glacier Express. Embarquem na Excellence Class, com apenas 20 assentos e serviços de concierge. A viagem sobre trilhos por vales intocados e seus cenários maravilhosos dura cerca de oito horas, perfeito para aproveitar o menu-degustação de cinco tempos (harmonizados com os raros vinhos suíços). Uma experiência inigualável.

Mont Cervin Palace
Glacier Express

A DOIS Mosaico

As montanhas nevadas e o icônico Mont Blanc ao fundo conferem a Genebra um ar romântico. Os cafés e as boutiques de luxo (concentradas na irresistível Rue du Rhône) adicionam a medida certa de cosmopolitismo. Mirem o Lac Léman para um passeio de barco privativo com piquenique a bordo, passando pela célebre Jet d’Eau, a fonte que jorra água a 140 metros de altura. É o que propõe o hotel The Woodward, que acaba de se tornar parte do portfólio da Auberge Collection. O prédio, de 1901, exibe o olhar contemporâneo do interior designer Pierre-Yves Rochon. Destaque para seu L’Atelier Robuchon: duas estrelas Michelin e conceito de cozinha aberta. Passeio de balão de ar quente para ver de cima a cidade? Contem com os concierges do Four Seasons Hotel des Bergues — o primeiro hotel de Genebra remonta a 1834 e mescla charme alpino com Belle Époque. No spa, que tal um body scrub com sal retirado de um glaciar? Para a noite, os pratos fu-

sion do japonês Izumi têm a companhia de lindas vistas, e a área da piscina também pode ser reservada para um jantar a sós.

Vocês não devem perder a chance de provar os vinhos suíços — raros fora do país, visto que menos de 2% da produção é exportado. Em uma curta road trip, a rota pode incluir passagem pela graciosa Lausanne, de atmosfera medieval, até chegar à região de Lavaux. Seus mais de 800 hectacres de vinhedos em terraços são um Patrimônio UNESCO. Agendem uma degustação na Domaine du Daley, fundada em 1392; a vinícola cultiva 12 variedades de uva, e 15 diferentes Grands Crus são elaborados de acordo com cada terroir. Para aproveitar sem restrições, considerem um motorista particular. Deste ponto, uma extensão ao Château de Chillon cai muito bem: do século 13, ele pertenceu aos condes de Savoia.

GET TOGETHER

Nem só de inverno vive Gstaad: seu centrinho livre de carros e suas paisagens naturais podem ser muito bem aproveitados entre a primavera e o outono, quando o clima agradável traz a possibilidade de atividades ao ar livre perfeitas para serem feitas em grupo, como caminhadas, trilhas de bike, cavalgadas. Dose extra de adrenalina? Paragliding You name it, you have it!

A escolha de um hotel que acomode a todos com conforto é superimportante. O clássico Gstaad Palace tem a Tower Two Bedroom Suite, de 190 m², que comporta até seis pessoas e pode ser combinada com a Tower Junior Suite (e que, por sua vez, pode se unir a um Classic Room). Precisa de mais espaço ainda? Dá para fechar só para o seu grande evento as 56 acomodações do The Alpina Gstaad. De pegada moderna, conta com spa by Six Senses e restaurante com uma estrela Michelin (e 18 pontos Gault Millau!). Alternativamente, em uma área reservada, a very fancy The Alpina Residence possui 520 m² e abriga até 12 pessoas com biblioteca e lareira. Ambos podem organizar recepções excepcionais, assim como o Bellevue Gstaad, com opções de espaço tão variadas quanto cinema, chalé rústico, jardim, terraço, adega... Se sua viagem for no ano que vem, keep in mind: The Park Gstaad, a Four Seasons Hotel virá se somar às opções.

© YVES
Grand Bellevue
Four Seasons Hotel des Bergues

COM CRIANÇAS

A “capital do chocolate” não tinha como não ser nossa indicação para crianças. Em Zurique, a Lindt Home of Chocolate é o maior museu dedicado ao chocolate no país. Durante a visita, todos poderão acompanhar o processo de produção e provar vários sabores. Há cursos para criar sua barra de chocolate que aceitam participantes a partir dos cinco anos de idade. Fãs mirins de futebol?

O FIFA Museum é um must-go! A exposição percorre a história do esporte e traz uma galeria dedicada às copas mundiais, incluindo objetos como um agasalho utilizado por Pelé na Copa de 1958. Se o aniversário cair durante a viagem, o museu pode cuidar da festa e incluir experiências interativas para os pequenos convidados.

Dentro de um parque próprio — ideal para as crianças se divertirem ao ar livre —, o Baur au Lac fica no coração da cidade, a passos do Lago Zurique. Nos cafés da manhã, o mel servido é feito na propriedade, que possui 80 mil abelhas abrigadas em uma versão miniatura do hotel (o apiário ganhou o apelido “Bee au Lac”).O hotel mais recente a abrir as portas foi o Mandarin Oriental Savoy, Zurich. Próximo à Bahnhofstrasse e suas lojas high-end, ocupa um edifício do século 19 reimaginado pelo designer de interiores Tristan Auer. Suas suítes são ótimas para acomodar a família — The Baur Suite possui a opção de quartos conjugados.

Para o viajante solo que tem a arte como paixão: Basel, a capital cultural da Suíça. Aqui nasceu a Art Basel, hoje com edições também em Miami Beach, Hong Kong e Paris. Realizada geralmente em junho, a feira reúne peças contemporâneas de mais de 4 mil artistas. Entradas VIP ao evento podem ser providenciadas, e com direito a acesso exclusivo à vernissage. Caminhando pelas ruas do centro (pode ser na companhia de um guia privativo), depare-se com prédios do século 15 e mais de cem chafarizes; lá fica a Catedral, obra gótica de 1019. O Kunstmuseum é essencial no seu roteiro artsy, com três endereços. O acervo abarca mais de 300 mil obras, incluindo telas de Rembrandt, Cézanne, Monet e Picasso. O edifício principal foi desenhado na década de 1930, apresentando as inclinações modernistas do período.

Você pode admirar o cenário junto ao Rio Reno: nos meses mais quentes, as margens ficam cheias de buvettes — despretensiosos bares pop-up que viram ponto de encontro

dos moradores locais. Quem curte fine-dining tem o roots, à beira do rio. O menu-degustação traz pratos de apresentação minimalista, em sua maioria plant-based. Reconhecido com duas estrelas Michelin e uma estrela verde, a de sustentabilidade, por priorizar produtores regionais. Vale deixar no seu radar também a Sudhaus, um mix de centro cultural, bar e casa noturna em uma antiga cervejaria –consulte a eclética programação.

Quanto à hospedagem: Grand Hotel Les Trois Rois. Fundado em 1681, já teve o escritor James Joyce como um dos ilustres hóspedes e sua posição na beira do Reno pede uma passada no bar para fechar a noite com um coquetel com vista. Não volte para casa sem dar uma passada na tradicional chocolateria Beschle, que confecciona doces desde 1898 utilizando ingredientes como alecrim, laranja e gengibre. Também oferece workshops para você criar sua barra (porque, a gente sabe, não são só as crianças que adoram um chocolate suíço...). [ LT ]

SOLO
Zurique Art Basel

GSTAAD PALACE

GSTAAD | SUÍÇA

Há mais de cem anos, uma das mais altas referências da hotelaria suíça! A hospedagem no Gstaad Palace, um castelo dedicado ao bem-estar e às atividades outdoor, fica ainda mais especial no verão. Os Alpes circundantes proporcionam um playground de esportes: rotas de mountain biking e trilhas de caminhada atravessam prados e florestas. Famílias podem curtir despreocupadas, pois as crianças contam com kids’ club, que muda a programação a cada semana, e tratamentos de spa igualmente fun Bubble bath relaxante, limpeza e massagem facial “gourmet” com sabor de baunilha... O Palace Spa é o coração do hotel, indeed; são 1.800 m² que incluem Jacuzzi, hammam e uma incrível piscina olímpica outdoor (para casais, a suíte com sauna e chuveiros sensoriais próprios pode ser reservada). Quanto à gastronomia, o fine dining internacional do La Grande Terrace “harmoniza” com os meses mais quentes e as melhores vistas panorâmicas, perfeito para almoços demorados com todos reunidos à mesa.

Omint Seguro Viagem faz isso por

Tranquilidade e proteção para viver experiências incríveis em qualquer lugar do mundo. v cê.

A qualidade Omint que você conhece nos planos de saúde também para o seu seguro viagem. Omint Seguro Viagem garante o melhor acesso à rede médica internacional e as mais completas coberturas médica, odontológica e farmacêutica. Você também tem cobertura em caso de perda ou extravio de bagagem, doenças preexistentes e para as gestantes até a 34ª semana, sem custo adicional.

Peça Omint Seguro Viagem para seu agente de viagens PRIMETOUR.

O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a respeito de sua comercialização. SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. O telefone de atendimento ao público da SUSEP é 0800 021 8484. SUSEP – Superintendência de Seguros Privados – Autarquia Federal responsável pela fiscalização, normatização e controle dos mercados de seguro, previdência complementar aberta, capitalização, resseguro e corretagem de seguros. Atenção: o Seguro Viagem não é Seguro Saúde! Leia atentamente as condições contratuais, observando seus direitos e obrigações, bem como o limite do capital segurado contratado para cada cobertura. Omint Seguros S.A. – CNPJ: 20.646.890/0001-10 – Código SUSEP: 02542. Produto SUSEP SEGURO VIAGEM NACIONAL Nº 15414.900619/2015-16. Produto SUSEP SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL Nº 15414.900612/2015-02. Verifique as coberturas nas Condições Gerais dos produtos.

Valor ao que é importante pra você, por você.

FOUR SEASONS HOTEL MIAMI

MIAMI | EUA

Localizado na Brickell Avenue, o Four Seasons une exclusividade à vibe cosmopolita em um dos bairros mais cool de Miami. Recentemente redesenhadas, as acomodações by Tara Bernerd têm design elegante inspirado no skyline da cidade e nas palmeiras da costa. No sétimo andar, um highlight : a grande piscina com vista para o horizonte de Biscayne Bay é “o” lugar para ver e ser visto. O melhor spot é a cabana privativa à beira da piscina, ideal para experimentar uma taça de espumante. Finalize a noite no EDGE — sob comando do chef Edouard Deplus, o restaurante propõe uma abordagem de brasserie para a culinária local. Aos domingos, o brunch é imperdível.

PACK

Para aproveitar a ótima localização, que tal uma tarde pelo Miami Design District? Com a companhia e a expertise de um personal shopper do hotel, a curadoria de boutiques como Louis Vuitton, Saint Laurent e Prada resultará em uma experiência de compras top-notch!

COME AS YOU ARE. LEAVE AS YOU’VE NEVER.

Carillon Miami tem uma abordagem original e especializada de bem-estar, saúde e qualidade de vida. Ele oferece um retiro de wellness completo com o maior spa da região – 6.500 metros quadrados – um centro médico que trata a saúde de forma integral e um moderno segmento dedicado a Touchless Wellness, com tecnologia de ponta. Tudo isso em um resort de luxo à beira-mar, onde uma oferta de wellness inovadora e momentos de prazer na medida certa se encontram.

Mosaico | PACK AND...

Pa ck and...

O PREPARO PARA VIAJAR deve incluir também os itens que ajudam a suavizar as horas voando. Produtos de skincare para deixar a pele com aspecto descansado... Opções de entretenimento digital para não ficar atrás naquela série que adoramos... Fones antirruído para silenciar barulhos externos. Esta é uma seleção funcional e voltada ao conforto!

Por Rafaela Gouvêa

Ultra Open Earbuds Bose

Lip Balm Caudalie Vinotherapist Caudalie Kindle Paperwhite Signature Edition Amazon

Andiamo Tamanho Pequeno Bottega Veneta

Le Baume Christian Dior
IPad Air Apple
em Re-Nylon e couro Saffiano Prada
Nourishing Gold Algae Eye Mask AMAN x 111SKIN
Beoplay H100 Bang & Olufsen
Hydra Beauty Camellia Repais Mask Chanel
Ginkgo Gua Sha Sisley Paris
Cabin Essential Lite Rimowa
Tênis 530 SL em couro New Balance X Miu Miu
Iconic Cable Cashmere Travel Gift Set Ralph Lauren

ANO 4, Nº 1/ MARÇO 2025

EXPEDIENTE

COPYRIGHT 2025

© PRIMETOUR E PANROTAS

Reservados todos os direitos desta obra.

ISSN: 2966-1447

COLABORARAM NESTA EDIÇÃO

João Pedro Acra Peracini, Thais Sayuri Yoshitomi e Túlio Gariglio (texto e revisão); João Henrique Giudice (apoio comercial).

AGRADECIMENTOS

A revista LUXURY TRAVEL agradece a toda a equipe PRIMETOUR e a seus associados e parceiros, em especial aos colaboradores que contribuíram diretamente para a concretização desta edição.

A revista LUXURY TRAVEL é uma publicação semestral. Proibida toda e qualquer reprodução desta edição por qualquer meio ou forma sem permissão. Publicada sob licença de PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. Impressa em março de 2025.

PROJETO LUXURY TRAVEL

Maurice Padovani

Projetos editorial, comercial e gráfico

Bianca Piragibe

Projetos editorial e gráfico

Thaís Martins

Projeto comercial

Marcio Penna

Projeto gráfico

EDITORA RESPONSÁVEL

PANROTAS EDITORA LTDA.

IMPRESSÃO

Hawaii Tiragem: 4.300 cópias

CANAIS DE CONTATO

PRIMETOUR

CEO & FOUNDER

Marina Gouvêa

DIRETORIA

Maurice Padovani

Fernanda Gouvêa

Álvaro Maradei

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 424, 8º andar, Jardim Paulista, CEP 01403-001, São Paulo — SP, Brasil +55 11 3178 4760

primetour@primetour.com.br www.primetour.com.br instagram.com/primetourviagens br.linkedin.com/company/viagens-eexperiencias #primetour

PANROTAS

CEO José Guilherme Condomí Alcorta

RESPONSÁVEL EDITORIAL

Artur Luiz Andrade

Rua Matias Aires, 402, conj 71, sala C, Consolação, CEP: 01309-020, São Paulo — SP, Brasil

www.panrotas.com.br www.facebook.com/portalpanrotas instagram.com/portalpanrotas br.linkedin.com/company/panrotas #panrotas

ERRATA Na segunda edição da revista LUXURY TRAVEL, publicada em abril de 2023, e em nossas comunicações nas redes sociais e assinaturas de e-mail, veiculadas entre janeiro e julho de 2023, mencionamos, de forma equivocada, o selo de sustentabilidade “PARCEIRA DO CLIMA COCLIMA”. No período descrito, esse selo foi erroneamente atribuído como certificador de algumas das nossas ações de compensação de emissões de gases de efeito estufa realizadas por meio do plantio de árvores. Reforçamos que a Coclima é uma empresa de alta seriedade, cuja contribuição para a sustentabilidade admiramos profundamente. Seguimos firmes no compromisso de promover ações responsáveis e efetivas em prol do meio ambiente, destacando ainda que todas as ações descritas — incluindo a compensação de carbono pela impressão e distribuição da revista — foram realizadas com outras organizações. Equipe PRIMETOUR

CONDIÇÕES GERAIS Todas as experiências têm custo e estão sujeitas a disponibilidade, condições climáticas, legislações locais e outros. Experiências, custos e inclusões podem ser alterados ou cancelados sem prévio aviso. A PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. e a PANROTAS EDITORA LTDA ., bem como suas empresas coligadas e seus parceiros, não se responsabilizam por tais mudanças nem por quaisquer atividades oferecidas pelos estabelecimentos constantes desta publicação ou por suas consequências, assumindo o contratante toda e qualquer responsabilidade sobre os riscos inerentes às experiências das quais vier a participar, tais como acidentes em geral e pessoais, mal-estar, mal súbito, moléstias, doenças, lesões corporais que possam gerar sequelas permanentes ou transitórias, injúrias, traumas, danos, perdas e prejuízos de ordem material e moral e morte. Todas as imagens constantes dessa publicação são meramente ilustrativas.

Os jornalistas convidados são autônomos, não possuem qualquer vínculo empregatício com a PRIMETOUR, a PANROTAS ou seus associados e participam desta edição apenas em regime de freelancing. Eles trazem suas próprias visões sobre o turismo de luxo e suas indicações e opiniões não são, necessariamente, validadas pela PRIMETOUR, não tendo esta qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre tais posições

Classe Business, com certeza

Voe em um ambiente cuidadosamente projetado para seu conforto e privacidade

primetour@primetour.com.br www.primetour.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.