Guia da Gestante para o Visitador

Page 89

14.2 PROBLEMAS DA MAMA DURANTE A AMAMENTAÇÃO 14.2.1 FISSURA Em geral, acontece nos primeiros dias, devido à dificuldade de posicionar corretamente o bebê para mamar. É útil observar uma mamada, para que o Visitador se assegure de que o bebê está corretamente posicionado e “pegando” a mama com a boca bem aberta; desse modo, a amamentação não deverá trazer desconforto para a mãe. Caso ela relate dor nas mamadas, o Visitador pode orientar a correção da pega e da posição, ou mesmo técnicas para uma maior abertura da boca.

Como prevenir o surgimento das fissuras:

•  Certificar-se de que o bebê esta pegando a mama de maneira correta, com a boca bem aberta; •  Não

usar nenhum produto para limpar as mamas, antes ou após a mamada, pois os mesmos ressecam a pele e agravam o quadro. O banho diário é suficiente para limpá-las. Em caso de pele muito sensível, pode ser útil evitar o contato da pele dos mamilos com sabão e sabonete.

O que fazer em caso de fissuras:

•  Fissuras não impedem a continuidade da amamentação. Se a

mulher estiver com muita dor e desejar suspender a amamentação temporariamente (24 - 48 horas), é preciso respeitar seus limites. Nesse caso, ela pode ordenhar manualmente o leite materno e oferecer ao bebê em copinho, no mesmo ritmo das mamadas, a cada 2 horas aproximadamente, para que a produção do leite não diminua. Guia da Gestante para o Visitador | 89


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.