1 minute read

30 anos e a pergunta continua: Quem matou o Padre Eurides?

No mês de fevereiro o assassinato do Padre Eurides Vigilato Paixão completou 30 anos e até hoje amigos e familiares não sabem o paradeiro nem as motivações para o crime que chocou o bairro de Laranjeiras, além de toda a diocese de Bragança Paulista.

Advertisement

Natural do Paraná, Padre Eurides, que além de ser Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, também era o reitor de filosofia do seminário de Filosofia e Teologia da Diocese de Bragança

Paulista, estava em Caieiras há pouco mais de 8 anos e era uma figura bastante emblemática da sociedade caieirense. Muito ativo politicamente, inclusive muitos davam como certa uma futura candidatura, o Padre sempre se posicionou e jamais deixou de expor suas ideias através de comentários inclusive durante seus sermões nas missas.

Inclusive, esse fato, segundo pessoas próximas ao padre na época do assassinato, esse poderia ter sido uma das motivações do crime.

O crime aconteceu em fevereiro de 1993, segundo in- formações da época, um homem que se apresentava como Marcos, pode ter cometido o assassinato. Era por volta das 9h45 da manhã, quando vizinhos ouviram o disparo e em seguida o carro do Padre, um santana saiu em disparada, sendo dirigido pelo tal Marcos. Padre Eurides foi morto com um tiro da sua própria arma, que assim como o carro, além do condutor, sumiram e jamais foram vistos.

Muitas perguntas ainda permanecem sem respostas:

Quem matou Padre Eurides; Quais as motivações; foi um latrocínio ou um crime encomendado. Passados 30 anos essas perguntas ainda permanecem sem respostas e até mesmo o inquérito, simplesmente sumiu da delegacia.

Esse, sem dúvidas, é um dos crimes que mais intrigou e ainda hoje tem muito mistério envolvido. E mesmo passados 30 anos, a pergunta continua: Quem matou o Padre Eurides?