Forró e Sabor

Page 25

Criada inicialmente para atender aos filhos de funcionários da Cia. Othon Bezerra de Mello, desde 2001, a Escola Municipal Maria Amália integra a rede municipal.

Capela Nossa Senhora do Livramento

Localizada na Praça Padre Joaquim José da Silveira, em Tomás Gonzaga, distrito de Curvelo, a Capela de Nossa Senhora do Livramento data de 1732. Construída pelo sargentomor Simão da Silva Barbosa, é considerada a mais antiga edificação de Curvelo. Por mais de dois séculos e meio, foram os próprios moradores do distrito que cuidaram da sua conservação. Somente em 1985 a prefeitura fez uma reforma completa na edificação. Em 28 de novembro de 2002, a capela foi tombada como patrimônio cultural do município. Com traçado colonial, possui valor histórico, arquitetônico e religioso, mantendo até hoje sua integridade estético-formal e físico-construtiva. Na capela foram sepultados o sargento-mor Simão da Silva Barbosa, falecido em 1766, e seu amigo, Frutuoso Nunes do Rego, em 1756. A economia do distrito de Tomás Gonzaga é voltada para a exploração de cristais, além de pequenas agriculturas de subsistência.

Escola Municipal Maria Amália Localizada no bairro Maria Amália, a instituição de ensino pertence à rede municipal. Foi construída em 1948 exclusivamente para abrigar toda a infraestrutura necessária à instalação da Cia. Othon Bezerra de Mello (companhia têxtil do industrial homônimo e que instalou na cidade, em 1941, a Fábrica Maria Amália). Tombada como patrimônio cultural da cidade desde 1950, a escola começou com 372 alunos e com corpo docente formado por funcionários da fábrica. De 1948 a 1971 a instituição de ensino foi mantida pela Cia. Othon Bezerra de Mello, sob a administração de Cléa de Assis Géa. Em 1972, a instituição de ensino foi desativada, e reaberta no ano seguinte pelo estado, atendendo alunos de vários bairros da cidade. Em 1998, a instituição de ensino foi novamente fechada. Reformada, foi reativada em 2001 funcionando exclusivamente para a rede municipal.

Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas Primeiro grupo escolar estadual de Curvelo, criado em 30 de maio de 1916. Funcionava até 1926 na Praça da República (atual Praça Benedito Valadares), transferido para um sobrado na praça Cesário Alvim no ano seguinte. Em 1998, a escola é municipalizada. Atualmente, Curvelo conta com mais de 60 escolas, entre estaduais, municipais e particulares, três faculdades, e instituições de ensino profissionalizante e de educação de adultos. Na zona rural, a cidade contava, até 2009, com oito escolas estaduais, nove municipais e três pré-escolas.

A Capela Nossa Senhora do Livramento, no distrito de Tomás Gonzaga, é considerada a edificação mais antiga de Curvelo.

48

49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.