Arauto - 1° Semestre 2017 - Edição Especial

Page 2

BRINCADEIRA É COISA SÉRIA! Maternal 1 Profªs Ludmilla e Naná

2

Criança adora brincar, não é mesmo? Com os alunos do Maternal 1 não é diferente! As brincadeiras fazem parte do cotidiano da escola e propiciam o desenvolvimento de vários aspectos. O brincar é algo que faz parte da criança. Quando brinca, ela torna reais os seus sonhos e revive experiências do seu dia a dia. Isso a faz capaz de buscar o conhecimento a respeito do mundo e de si própria. Brincando, está em contato com outras crianças, encena momentos de sua vida individual e coletiva, deseja, aprende, observa, constrói sentidos, age e reage, aprendendo assim a enfrentar o mundo e a sociedade onde está inserida. É importante ressaltar que nos momentos de brincadeiras normalmente surgem conflitos, como dificuldade em dividir e compartilhar os brinquedos e também os personagens nas brincadeiras. Elas estão formando sua personalidade, seus gostos e, com certeza, têm pensamentos em comum: “como dividir com todos algo que é meu e que adoro? Por que eu não posso ser a princesa ou o dinossauro na brincadeira?” Por isso, a paciência e tranquilidade dos adultos são fundamentais. O papel dos adultos, pais e educadores, é intermediar esses conflitos, mostrando para criança como superar essa fase egocêntrica. Envolvê-los na resolução do conflito também é muito importante, pois faz com que, futuramente, elas comecem a fazer isso com independência, intermediando e solucionando os próprios conflitos. Essa fase também vem acompanhada com choros, com as famosas “birras”, ou com outras formas de “defender” sua vontade: empurrando o colega, batendo, mordendo. Isso acontece porque a criança muitas vezes não entende o que está sentindo e não sabe expressar seu sentimento através da linguagem. Porém, percebe que quando morde o colega, se joga no chão, chora, ela consegue o brinquedo de volta. Então, faz uso desses artifícios para atingir seus objetivos. Portanto, o adulto precisa ser firme na decisão de que naquele momento é a vez do colega e assim, aos poucos, as crianças perceArauto | Junho 2017 berão o peso de determinadas atitudes.

É importante explicar aos pequenos que dividir, compartilhar, é uma forma de demonstrar carinho e deixar o outro feliz. Mostre, sempre que é possível, que o outro também está disposto a cooperar e reforce as atitudes positivas relacionadas ao ato de compartilhar, inclusive a satisfação da própria criança ao receber um brinquedo que foi emprestado pelo colega. Tomar o brinquedo da criança e entregar para outra não é uma boa forma de conduzir a situação. Trocas são sempre mais valiosas e saudáveis e ajudam a lidar com a sensação de perda. “Vamos trocar este que está na sua mão por esse outro? Vamos deixar o balanço para o colega e ir para o escorregador?” Desta forma, a criança percebe também que existem

outras possibilidades de diversão. Faça combinados! “Você empresta um pouquinho e ele te devolve. Você brinca com o brinquedo dele e ele com o seu. Você brinca mais 2 minutinhos e depois empresta.” Lembre sempre a criança dos combinados e cumpra-os. Assim, elas vão percebendo que os combinados e regras são importantes para se viver em sociedade. Saber que o seu direito termina onde começa o direito do outro, aprender a lidar com as diferenças e a resolver seus conflitos é uma constante na vida, seja em que etapa dela se vive. Não importa a idade! As regras e os limites fazem parte da sociedade e desde cedo devemos aprender a conviver com elas.

Valores que podem ser trabalhados em uma brincadeira G enerosidad e e solidariedad e – No ato d e c ompar tilhar e a judar; Tolerância e respeito – Uma brincad eira é o momento id eal para que as crianças c onheçam, a c eitem as diferenças e respeitem o outro c omo ele é e não c omo quer que seja; Honestidad e – Assumir ou ver alguém assumindo que errou ou diante d e alguma situa ção ond e tem a chanc e d e trapa c ear e ela não se c oncretizar; Humildad e e flexibilidad e – Um bom treinamento é na espera da sua vez e a c eita ção d e suas d errotas e perdas; Autoc onfiança, organiza ção, lid erança, supera ção também são valores que pod em ser trabalhados e d esenvolvidos nos momentos d e brincad eiras. C abe aos responsáveis a c ompanharem os a c ontecimentos e guiar as situa ções que venham surgir, permitindo que as crianças tenham espaço para aprender de forma saudável e harmoniosa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.