Prémio Femina

Page 1

F

PrĂŠmio Femina

NotĂĄveis Mulheres da Matriz Portuguesa


F

Infanta Dona Maria de Portugal Patrona da Matriz Portuguesa

Ideal do Prémio Femina

“ f l o r e honra das princesas”

“ d i sti nta pelo e nge nho e for ç a d e e s p í r i t o ” “ M i nerva do s e u s é cu lo”


F

Sob os Auspícios de

Matriz Portuguesa

Sociedade Civil para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento

Prémio Femina

Notáveis Mulheres da Matriz Portuguesa Est. 2010

www.matriz-portuguesa.pt


F


F

Prémio Femina

“As Mulheres verdadeiramente nobres (…) são as que ascendem, as que se levantam, as que se exaltam superiores à própria natureza humana, aquelas em cuja alma imortal latejam e fremem, refervem e tumultuam o génio supremo do sentimento, a glória maravilhosa do heroísmo (…)” Júlio Dantas, 1915

O Prémio Femina foi criado em 2010 por João Micael, fundador e director geral da Matriz Portuguesa - Sociedade Civil para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, para agraciar as Notáveis Mulheres da Matriz Portuguesa que se tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário no Mundo. A atribuição dos prémios às agraciadas é feita por uma Comissão de Honra, constituída exclusivamente por membros masculinos, reconhecendo, assim, o seu valor e excelência nas Sociedades Lusófonas modernas e evoluídas, como seus pares de pleno direito. A investidura do Prémio Femina é realizada numa cerimónia formal, onde as

agraciadas recebem o prémio pelos membros da Comissão de Honra.

5


F


F

Prémio Femina

I. M issão

e

O bjectivos

Prémio Femina, (do Latim fecundus) Fêmea, Mulher, Género feminino. Criado para agraciamento de personalidades femininas, que se tenham distinguido nas Sociedades Lusófonas com Excelência e Distinção nas categorias apresentadas na cláusula II.

II. Categorias

1. Por mérito na Arte: 1.1. Artes de Palco, Cinema e Televisão; 1.2. Artes Plásticas e Visuais; 1.3. Artes Musicais e Bel Canto. 2. Por mérito na Ciência; 3. Por mérito na Conservação do Ambiente e da Natureza; 4. Por mérito no Desporto com resultados notáveis, e, que tenha contribuído para o prestígio do desporto de Portugal e da Lusofonia; 5. Por méritos relevantes no Empreendedorismo e Excelência profissional; 6. Por mérito na Literatura; 7. Por actos de Humanitarismo em prol da dignidade e direitos do Ser Humano; 8. Pelo Estudo e Divulgação da Cultura, História e Sociedade de Matriz Portuguesa no estrangeiro e na Lusofonia.

III. Concessão do prémio

O Prémio Femina é concedido a título pessoal, vitalício e é intransmissível. O Prémio Femina não é atribuído a título póstumo.

IV. Características do prémio

A insígnia do Prémio Femina é uma esfera armilar, com quatro meridianos, a eclíptica com a legenda Femina, montados sobre um eixo polar. A esfera armilar, símbolo pessoal do rei Dom Manuel I, representa a expansão marítima dos Portugueses ao longo dos séculos XV e XVI.

V. Comissão de Honra

A Comissão de Honra será constituída, em número impar, por personalidades masculinas de relevo cultural e profissional, convidadas anualmente para o efeito.

7


F


F

Prémio Femina

VI. Escolha das Agraciadas O critério de nomeação deverá coincidir com a cláusula I, não sendo consideradas quaisquer nomeações não fundamentadas. A selecção será feita automaticamente quando cada personalidade feminina designada reunir um maior número de nomeações para a mesma área. Em caso de não haver repetição de nomeações o voto útil caberá ao presidente da Comissão de Honra.

VII. Registo de concessão do prémio Será editada uma brochura ou díptico do Prémio Femina, onde constará a fotografia e biografia das agraciadas.

VIII. Investidura A investidura terá lugar numa cerimónia realizada para o efeito, com a presença do presidente e dos restantes membros da Comissão de Honra. O Prémio Femina será imposto por cada membro da Comissão de Honra às agraciadas, que deverão estar presentes na cerimónia.

IX. Diploma de concessão do prémio Serão entregues às agraciadas diplomas de concessão do Prémio Femina, firmado pelo presidente da Comissão de Honra.

X. Uso do prémio O prémio será colocado e usado no lado esquerdo do busto da agraciada.

9


F


F

PrĂŠmio Femina

11


F

www.matriz-portuguesa.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.