Edição nº33

Page 99

vesse sucesso.”, relembrou Sílvio. Hoje, 11 anos depois de abrir portas, o Pote do Leitão é uma referência da gastronomia do centro do país. “Com a parceria do Hélio dos Leitões que nos garante o fornecimento, desde o abate ao assamento, assegurando-nos sempre a melhor qualidade do leitão.” Uma ementa única Criação própria e seleção rigorosa, é quase tudo o que é preciso para ter uma boa oferta de leitão. Mas falta tudo o resto, que aqui não se explica, mas se sente de forma excelsa. A horda que diariamente passa pela casa sabe bem ao que vai e nunca sai defraudada. As entradas são feitas com o leitão como base. Feijoada de leitão, pastéis de leitão, empadas de leitão, chamuças de leitão, chouriças de leitão e camarão enrolado em massa folhada

espetada de lombo com gambas. Para harmonizar a refeição, um vinho frisante da casa, suave, mas ligeiramente encorpado. A finalizar e para adocicar o paladar, as sobremesas, ali confecionadas. Tudo isto com um preço fixo de 20 euros, um preço bem simpático, até porque a qualidade é garantida.

(este sem qualquer envolvência com o leitão). É tudo criado por Sílvio Ramos, e destaca-se o chouriço de leitão, uma iguaria deliciosa idealizada pelo próprio. Devoram-se as entradas e vem o esperado leitão. Admira-se a crocância da pele e uma excecional, texturada e saborosa carne, que se desfaz na boca. Junta-se o molho que torna o recheio inconfundível que mergulha a carne na tradição. Para acompanhar as batatas fritas, finas e estaladiças. O leitão é de porco bísaro e nunca passa os 10 quilos vivo, revelou-nos o gerente. A quem não quiser o leitão, tem a alternativa do tradicional bacalhau ou da

Uma casa de família para a família A restauração é um negócio exigente e rigoroso em que por vezes se torna difícil gerir o trabalho e a família. Precisamente por essa razão, Sílvio Ramos deu ênfase à importância em ter conseguido reunir a família em volta do restaurante. “Hoje, tenho as minhas filhas e a minha ex-mulher a trabalhar aqui comigo e isso faz de mim a pessoa mais feliz do mundo”. Orgulhoso do que conseguiu conquistar só se sentiu realizado quando conseguiu envolver as filhas num negócio que hoje é delas também: “são elas o futuro desta casa”, referiu. Cada cliente que ali entra, passa também ele a pertencer aquela família: “eu adoro a minha profissão e tenho muito respeito pelo cliente porque é ele que faz a casa e o negócio andar. Quando aqui entram passam a ser um amigo e a nossa família”, concluiu Sílvio Ramos.

LEIRIA/ ANSIÃO 99


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.