Edição n.º31

Page 87

Que impacto que a Caixa de Crédito Agrícola assume na economia local e regional? De que forma os vossos serviços permitem apoiar os empresários? O Crédito Agrícola está profundamente enraizado nas comunidades rurais e locais. Um dos grandes pontos fortes da instituição é a proximidade com os seus clientes e associados. Representa uma mais-valia, essencialmente, nos locais onde o único ponto de contacto com a população é o balcão e/ou o ATM do Crédito Agrícola, pemitindo, assim, o acesso a serviços bancários junto das populações mais distantes. Temos em conta a importância social que a presença de balcões junto dos clientes representa. O negócio bancário é uma forma de satisfazer as necessidades dos clientes e de estimular o desenvolvimento económico e social da região. Estamos convencidos que as comunidades locais dão cada vez mais valor a esta estratégia implementada pelo Grupo CA, assistindo nos últimos tempos ao encerramento de balcões/agências por parte dos nossos concorrentes diretos. Tem-se verificado um crescimento da nossa atividade, em parte justificado por esta situação. Não podemos esquecer que o conhecimento destas matérias por parte dos Órgãos de Gestão da Caixa e colaboradores, relativamente à realidade da região, permite ir de encontro às necessidades dos clientes e associados. Hoje em dia, a confiança é a palavra-chave da atividade bancária, contribuindo para um crescimento positivo em diversas rubricas de balanço e nos produtos de intermediação financeira do Grupo CA. Que fatores contribuem, na vossa opinião, para diferenciar pela positiva os serviços da Caixa de Crédito Agrícola das restantes ofertas no mercado? Os fatores positivos, em parte, já foram relatados nas questões anteriores. É sempre bom relembrar que a instituição gere os recursos dos depositantes e apenas pode conceder financiamentos até 85 por cento dos mesmos. Esta situação contribui positivamente sob a preocupação contínua de diversificar o risco, em termos de atividade ou em termos de mutuários. Podemos diferenciar pela positiva os serviços bancários da Caixa Agrícola através de mecanismos internos próprios e de condições favoráveis para os associados. Outro ponto positivo é o processo de decisão local, permitindo maior rapidez e celeridade relativamente às solicitações dos nossos clientes e associados. Atualmente, a instituição oferece um leque de produtos e serviços semelhante à

CARLOS CRUZ E JOÃO TRINDADE

banca comercial. Destacamos a presença de um Gabinete de Apoio Agrícola, dispondo de condições para acompanhamento dos agricultores, produtores e investidores no setor agrícola, com apoio da Confagri. A responsabilidade social da CCAM do Sotavento Algarvio também é uma aposta contínua, contribuindo positivamente para o desenvolvimento sócio-económico e bem-estar da população local, tendo sempre presente valores éticos e morais, valorizando e reforçando a relação existente. Como sabemos, no setor bancário a relação de confiança entre o prestador de serviços e o cliente é essencial. Nesse âmbito, como descrevem a vossa relação com o cliente e de que forma mantêm a proximidade com ele? A proximidade e a confiança são, sem dúvida, uma mais-valia da instituição. Muitas vezes, o conhecimento e o relacionamento próximo com os clientes e associados permite responder às necessidades de cada um. A própria Administração da Caixa tem conhecimentos profundos das relações comerciais dos mesmos, o que permite efetuar uma avaliação técnica mais profunda das situações. A representação da Caixa por Órgãos Sociais e colaboradores da zona geográfica de implementação, permite um conhecimento maior e mais profundo do cliente. Que perspetivas, ambições e objetivos futuros reserva a Caixa de Crédito Agrícola? As perspetivas futuras são positivas, tendo em conta a evolução nos últimos dois anos: a CCAM do Sotavento Algarvio ficou classificada entre as 10 melhores Caixas do País, no que concerne ao desempenho comercial. Para esta situação contámos com o empenho, profissionalismo e polivalência de toda a equipa, conseguindo, assim, alcançar o cumprimento dos objetivos propostos pelo Grupo CA. Trabalhamos estrategicamente, sendo que a CCAM do Sotavento Algarvio é uma das maiores Caixas do País a nível de dimensão. Atualmente conta com mais de 30 mil clientes e 6810 associados.

Rua Borda Água Aguiar 1 | 8800-326 TAVIRA ( Santa Maria Tavira ) | Tlf.: 281 320 620

ALMADA 87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.