Portugal em Destaque - Edição 4

Page 45

“ISTO É UMA VOCAÇÃO, UMA DEDICAÇÃO” Sediada na Póvoa de Varzim, a Criatex é uma conceituada fábrica de bordados com 27 anos de existência. ‘Traga o seu desenho e nós fazemos o bordado’, já que fazem todo o tipo de bordados, desde o ponto normal eletrónico, passando pelo ponto alto, ponto espuma, ponto cadeia, aplicações, bordados cornely, até aos transferes.

CRIATEX FABRICAÇÃO DE BORDADOS JOSÉ CARDOSO

José Cardoso é o homem que está por detrás do nascimento da Criatex, em 1988. Trabalhava na área da farmacêutica quando se apercebeu do ‘boom’ que o mercado têxtil sofreu. Decidiu comprar a primeira máquina e instalou-a na garagem da sua casa começando, assim, a trabalhar no setor têxtil com dois funcionários que ainda hoje trabalham consigo na Criatex. A trabalhar com marcas como a Adidas e a Nike, as quais representavam 90 por cento da faturação da fábrica, a empresa evoluiu bem até meados de 2008. “A partir daqui estas marcas que trabalhavam muito em Portugal de um momento para o outro foram embora para se instalarem no mercado asiático onde a mão-de-obra era mais barata. O nosso setor têxtil começou a cair. Muitas empresas não aguentaram e fecharam”, explicou-nos José Cardoso. Evoluir com os tempos A estratégia de José Cardoso para a Criatex se manter até aos dias de hoje passou pela modernização dos seus equipamentos, tentar acompanhar o que o mercado exigia e procurava, mas, principalmente, garantir a satisfação dos seus clientes cativando-os com a qualidade e rapidez do seu trabalho. “A nossa melhor forma de divulgar e dar a conhecer a Criatex é o ‘passa a palavra’ dos nossos clientes por estarem satisfeitos com o nosso trabalho”. A aposta na formação dos seus colaboradores é outro dos princípios de José Cardoso. Na aquisição de novas máquinas é dada a devida formação a quem lá trabalha para que estes sejam capazes de manejar habilmente qualquer máquina.

Com uma equipa constituída por 24 pessoas, o forte da empresa é a exportação para a vizinha Espanha que representa quase a totalidade da produção da fábrica. A trabalhar das 6h da manhã de segunda-feira até às 14h de sábado, também são procurados por marcas que recorrem a eles para a reposição de coleções, bem como por entidades que procuram a técnica do bordado eletrónico para fazerem alguns trabalhos. Pontualmente fazem, ainda, trabalhos mais específicos com cristais através de técnicas de aplicação a quente ou a frio. Para continuarem a crescer, José Cardoso tem já em vista a aquisição de novas máquinas ligeiramente diferentes para aplicar um novo conceito de bordado. “Estou aqui para trabalhar. Por exemplo, não apareço na fábrica só de vez em quando. Estou sempre aqui para acompanhar e ajudar os meus colaboradores. Isto é uma vocação, uma dedicação. De outra forma já teríamos fechado as portas”, conta-nos o proprietário que considera que tudo é importante na fábrica para continuarem de portas abertas. “Na Criatex não é só o trabalho que fazemos o mais importante, mas também a minuciosidade do trabalho feito pelos nossos funcionários, a competência do nosso designer, a qualidade das nossas máquinas, as pessoas que aqui trabalham e, acima de tudo, estarmos sempre a modernizar e adaptarmo-nos às novas tecnologias e tendências”, acrescenta José Cardoso.

PORTUGAL EM DESTAQUE | 45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.