Revista EXPOALIMENTA/EXPOCARNE Edição 7

Page 1

Diretor José Frazão

Gestor ComerCial e CoorDenação De eventos Paulo Amaral amaral@exposalao.pt

assessor ComerCial

Tiago Marques tiago.marques@exposalao.pt

eDitor

André Oliveira andre.oliveira@exposalao.pt

reDaCção (texto)

André Filipe Oliveira

FotoGraFias

iStockphoto

DesiGn GráFiCo Ana Loureiro

aDministração José Frazão

DireCção FinanCeira Miguel Ascenso - miguel@exposalao.pt

ProPrietário exPosalão, s a Batalha - IC2 - KM 110, 2441-951 Batalha tel.: +351 244 769 480

Lisboa Av. Fontes Pereira de Melo, 35 - 7ºD, 1050-118 Lisboa tel.: +351 217 655 037 email: info@exposalao.pt

A publicação está isenta de Registo na ERC ao Abrigo do Regulamento 8/99/9/6 Artigo 12º Nr.1/A

imPressão

SIG - Sociedade Industrial Gráfica Rua Pêro Escobar, nº 21 2680-574 Camarate phone: + 351 219 473 701 fax: + 351 219 475 970 email: comercial@sig.pt

Os artigos assinados por pessoas externas à redacção e as páginas que possuem a indicação de texto publicitário são da exclusiva responsabili dade dos seus autores e podem não expressar o ponto de vista da revista. Reprodução proibida sem autorização da EXPOSALÃO − Centro de Exposições da Batalha.

Editorial

Foco no futuro e no sucesso das empresas

EXPoaliMENta / EXPoCarNE

Feira reúne ‘nata’ do setor alimentar no Norte do País

6ENtrEvista

Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes:

“Os nossos empresários têm hoje uma preocupação acrescida em perspetivar o seu negócio numa lógica de produção, transformação, comercialização e promoção”

10MEtas

Produção nacional de cereais

iNovação

Bolo-Rei está a reinventar-se

ENtrEvista

Graça Mariano, APIC: “O bem-estar animal não é apenas uma opção. É a única forma de garantir que os animais não produzem carne desclassificada”

saborEs

Uma viagem pela gastronomia portuguesa

GastroNoMia dE rEQUiNtE

Chef Justa Nobre: “É sempre muito importante saber o que comemos e de onde vêm as coisas”

3 4
5
16
24
36
44
Sumário

FoCo No FUtUro E No sUCEsso das EMPrEsas

Volvido um ano, damos as boas-vindas à EXPOALIMENTA/EXPO CARNE. Um ano marcado por tantos desafios, mas que permanece a esperança e vontade dos empresários e das empresas em crescer e evoluir para melhorar a qualidade e serviço. Nesta nova edição, reunimos o setor da indústria agro-alimentar em peso e conseguimos realizar uma exposição com diversos segmentos com propostas em todas as áreas. Arrisco-me mesmo a dizer que esta edição representa um virar de página nas propostas de exposição trabalhadas pela Exposalão.

Temos connosco empresas renomadas e de grande valor no mercado nacional e também externo. É cada vez mais necessária a cooperação para se criem as pontes e se reforcem as oportunidades. As empresas portuguesas estão hoje mais preparadas para responder aos desafios que lhes surgem e para marcar uma posição no exterior, apesar do atual contexto.

Este é um espaço de negócios que também permite o networking. Haverá lugar para que sejam percepcionadas novas ideias e propos tas para que cada empresário ou visitante profissional possa pô-las em prática nos seus negócios. Tenho uma certeza. Quem visitar a EXPOALIMENTA sairá com toda a certeza com a sensação de dever

cumprido e certamente mais enriquecido com o tempo que disponi bilizou para estar junto do setor e avaliar o mercado no seu estado atual.

A dimensão do evento que apresentamos é um dos grandes pontos altos desta edição. Conseguimos congregar num único espaço uma exposição com centenas de empresas de relevância e vamos colma tar um problema sério para muitos profissionais do setor, possibili tando-os ao longo destes três dias de evento, fazerem os contactos e as reuniões que levariam vários meses no terreno.

A nova edição da VEJA Portugal levanta o véu acerca das propostas trazidas pelas empresas participantes, além de mostrar o outro lado da indústria: as pessoas. É uma edição digital que pretende estar mais próxima dos novos hábitos de consumo de notícias. Continua mos a acreditar na adaptação aos novos tempos como uma meta para crescer e evoluir.

Reunidos todos os ingredientes para o sucesso, abrimos as portas a mais uma edição com foco no futuro e no sucesso das empresas que acreditam nos nossos eventos para alcançar os resultados que ambicionam.

Bem-vindo à EXPOALIMENTA/EXPOCARNE! Bons negócios.

4
editorial

EXPoaliMENta E EXPoCarNE rEúNEM ‘Nata’ do sEtor aliMENtar No NortE do País

Feira direcionada à indústria agro-alimentar e setor da carne decorre entre 27 e 29 de outubro na Exponor.

O setor alimentar reúne-se em peso na Exponor, em Matosinhos, durante os dias 27, 28 e 29 de outubro. A EXPOALIMENTA junta num único espaço diversos profissionais e empresas de grande prestígio nacional. O intuito é trocar contactos e realizar negócios e fechar parcerias. Sendo uma feira profissional da alimentação, os visitantes têm ao dispor uma vasta oferta de maquinaria, equipamentos e produtos para preparar, acondicionar, embalar e processar até aos alimentos e bebidas. Do leque de expositores, fazem parte fabricantes e distri buidores e representantes de máquinas.

A EXPOALIMENTA afirma-se como um espaço com soluções diversas para diferentes tipologias do setor, sendo aberta a todos os profissionais do ramo alimentar, onde se incluem centrais de compras, grandes superfícies, distribuidores, Diáspora, Importado

res e responsáveis da hotelaria e da restauração (canal Horeca).

A EXPOCARNE reforça a sua vertente de equipamentos e máquinas para preparar, processar e acondicionar os produtos. Tem como perfil de visitante talhos, matadou ros e outros profissionais do setor da carne.

Este é um evento com características únicas, destacando -se como uma oportunidade de contactar com um grande número de profissionais num curto espaço de tempo, diminuindo assim o custo por contacto.

A par do evento que insere como um veículo importante para a divulgação de negócios, as empresas são convida das a organizar e promover apresentações, workshops, conferências e seminários, bem como outros agentes do setor como organizações e associações.

O certame possibilita a participação de outras empresas através de patrocínios ou outros tipos de publicidade.

5

dE ProdUção, traNsForMação, CoMErCialização

E ProMoção”

A viver um momento de grande fragilidade por inúmeros factores, o setor agro-alimentar português mantém-se atento às oportunidades para alavancar o seu prestígio. Em entrevista à VEJA Portugal, a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, reconhece a força e resistência das empresas e afirma que o Estado está atento ao desenvolvimento dos constrangimentos em curso. Fala, ainda, sobre os desafios em torno da inter nacionalização da indústria e da meta exigente estabelecida para o autoprovisionamento dos cereais.

6
os Nossos EMPrEsários têM hoJE UMa PrEoCUPação aCrEsCida EM PErsPEtivar o sEU NEGóCio NUMa lóGiCa
entrevi S ta
Ministra da Agricultura e Alimentação Maria do Céu antunes

A indústria alimentar enfrenta um dos maiores desafios dos últi mos anos devido à inflação. O que se pode esperar dos próximos tempos?

Começo com uma palavra especial de apreço pelos profissionais da indústria agroalimentar. Mesmo durante os períodos mais comple xos da pandemia, foi este setor que garantiu o abastecimento de bens alimentares a toda a população. Quero também sublinhar que o Governo continua a investir no reforço dos apoios para assegurar a nossa Soberania Alimentar, em estreita articulação com a União Europeia.

O Governo tem acompanhado de perto, em diálogo com os repre sentantes do setor agroalimentar, os constrangimentos decorrentes da atual situação geopolítica mundial, nomeadamente decorrentes da Guerra na Ucrânia. Existem vários programas de apoio ao setor, que têm vindo a ser reforçados. É de referir como exemplo o “Apoio à Transformação e Comercialização dos produtos agrícolas no PDR 2020”, em que já foram aprovados 1348 projetos a que corresponde um investimento total de aproximadamente 690 milhões de euros e com um apoio de 186 milhões de euros. Sublinho também os apoios ao investimento, transformação e comercialização de produtos agrí colas e reforço das cadeias de valor, de forma a proporcionar uma segurança reforçada nas cadeias de abastecimento e contribuir para estimular o comércio. Também se deve sublinhar que a Comissão Europeia aprovou no passado mês de agosto o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2023-2027 para Portugal. Este foi um caminho negocial intenso, ao longo de vários anos, e onde o Gover no Português teve um papel decisivo. Aliás, o acordo entre estados membros foi concluído durante a Presidência Portuguesa da União Europeia.

Portugal assegurou, assim, um financiamento de 6 713 milhões de euros, incluindo apoios ao rendimento, programas sectoriais e programas de desenvolvimento rural. É um passo determinante para fortalecer a agricultura portuguesa e, consequentemente a agroin dústria nacional. Este importante pacote financeiro europeu permite abrir novas possibilidades de investimento no setor agroalimentar português e é uma oportunidade histórica que não podemos desper diçar.

De que forma o Governo está a monitorizar a situação?

Um dos projetos mais relevantes deste trabalho é o Observatório de Preços “Nacional é Sustentável”, uma parceria entre o Ministério da Agricultura e da Alimentação e o Ministério da Economia e do Mar, cujo objetivo é contribuir para uma maior transparência em

toda a cadeia de valor agroalimentar, acompanhar a sua evolução, e dotar as entidades competentes de um instrumento que permita monitorizar, avaliar e definir melhores políticas públicas nesta matéria identificando aspetos relevantes para os consumidores portugueses. O projeto piloto deste Observatório já está em funcio namento no Gabinete de Políticas e Planeamento (GPP) e entrará em pleno funcionamento em outubro deste ano. Este observatório permitirá recolher e analisar informação ao nível da estrutura de custos, preços e margens de valor, no sentido de permitir uma maior transparência na cadeia agroalimentar. Esta informação é indispen sável para a elaboração de medidas eficazes que visem contrariar o processo inflacionário.

Diversas indústrias do setor alimentar afirmam viver uma situação de instabilidade com a escalada dos preços. Que respostas estão a ser dadas aos empresários?

Em resposta aos recentes desenvolvimentos, no sentido de reduzir incertezas e riscos a nível mundial, regista-se a uma mudança nas cadeias de abastecimento. Portugal está a trabalhar em estreita arti culação com a linha estratégica da União Europeia. Ou seja, desen volvendo políticas que visam a autossuficiência alimentar. Há vários exemplos de iniciativas nacionais com atuação na cadeia de valor agroalimentar.

Este mês, o Governo aprovou um pacote de 1400 milhões de euros de apoio às empresas e à economia social, para combater o aumento dos preços da energia e para mitigar dos efeitos da inflação, de correntes do atual contexto geopolítico. A agroindústria é um dos setores abrangidos por estas medidas.

Foram ainda lançadas uma série de medidas de emergência destina das ao setor. Globalmente, os agricultores portugueses podem contar com um pacote de ajudas extraordinárias, com mais de 100 milhões de euros em apoios ao rendimento e cerca de 60 milhões de euros de apoios à tesouraria. São medidas que visam não só apoiar o rendi mento, nomeadamente através da “Reserva de Crise”, disponibili zando 27,3 milhões de euros, mas promover a adaptação, expansão e renovação da estrutura produtiva agroindustrial, potenciando a criação de valor e a inovação, a qualidade e a segurança alimentar. Estão ainda disponíveis cerca de 60 milhões de euros de apoios à tesouraria.

Estas medidas de apoio à produção nacional contribuem de forma decisiva para aliviar vários constrangimentos, que se refletem em todos os elos da cadeia do setor agroalimentar, deste os produtores, aos distribuidores, até ao comerciantes e consumidores finais.

7

O Governo tem concedido apoios em diversas fileiras. Que balan ço é possível fazer da aplicação destas ajudas?

Orçamento do Estado de 2022 inclui apoios efetivos para os nossos produtores do setor agroalimentar. Neste âmbito, o Ministério da Agricultura e da Alimentação teve um reforço muito significativo de 23,5%, em relação ao ano anterior, com uma forte componente de investimento. Destaco os 18,2 milhões de euros do Orçamento de Estado para apoiar os setores da Suinicultura, das Aves (e ovos) e a produção de leite, em articulação com 9,1 milhões de euros prove nientes do orçamento comunitário (União Europeia).

Também foram disponibilizados 10 milhões de euros para apoio ao aumento da capacidade de armazenagem, no setor das moagens e ra ções. Sublinho ainda a redução do ISP para o gasóleo agrícola: menos 3,4 cêntimos/litro, uma medida que estava prevista até junho e foi alargada até dezembro. Foi ainda decidida a isenção de Imposto so bre o Valor Acrescentado (IVA) sobre adubos, fertilizantes, corretivos de solos e outros produtos para alimentação de gado. Quero também lembrar a disponibilização de 3 milhões de euros de apoio ao setor das pescas, no âmbito das medidas criadas para responder aos atuais constrangimentos económicos. Estes são apenas alguns dos exem plos de medidas tomadas pelo Governo, que contribuíram de forma decisiva para a resiliência da fileira agroalimentar nacional.

A questão dos cereais tem estado na ordem do dia. O Governo propõe-se a atingir 38% de autoprovisionamento. É uma meta exigente?

A Estratégia Nacional tem um objetivo estruturante, para recupera ção de alguma capacidade produtiva e estratégica do setor dos ce reais. O valor de 38% de autoaprovisionamento foi proposto, depois de um trabalho técnico de avaliação rigoroso e em estreito diálogo com os representantes do setor.

Houve lições aprendidas com a crise causada pela Guerra na Ucrâ nia, fragilidades do mercado UE, que devem ser discutidas e abor dadas na estratégia nacional para os cereais. Por isso, é necessária articulação com a fase crucial de implementação da legislação do novo quadro comunitário (PEPAC), em que contam cerca de 20 medi das com impacto direto ou indireto para o setor dos cereais.

Em simultâneo, estão a ser implementadas medidas excecionais para fazer face aos desequilíbrios de mercado gerados pela Guerra na Ucrânia e a pressão inflacionista nos fatores de produção. O Governo tem feito a monitorização e acompanhamento do nível de stocks, nomeadamente de cereais e oleaginosas armazenados nas infraes truturas portuárias. Criaram-se medidas de reforço da capacidade de stock (cereais panificáveis e forrageiros), duplicando a capacidade de armazenamento de 15 dias para um mês.

As exportações no segmento alimentar têm crescido. Quais são as perspetivas do Governo quanto a números atingidos em 2022? Nesta época de crise global, o comércio internacional é uma via essencial para a retoma das nossas economias, para salvar vidas e assegurar meios de subsistência. No atual contexto de incerteza internacional é aconselhável alguma prudência neste tipo de estima tiva. O setor agroalimentar tem tido um desempenho muito positivo em termos de comércio externo na última década. Entre 2010 e 2021 as exportações do setor agroalimentar, que incluem a agricultura, as pescas e a indústria alimentar e de bebidas, cresceram numa média de 5,5% ao ano, enquanto as importações apenas cresceram a 3% anualmente , o que levou a uma melhoria significativa da balança comercial Portuguesa no setor agroalimentar Este dinamismo das empresas agroalimentares não só se verificou a nível das exporta ções, mas também do Valor Acrescentado Bruto (VAB) deste setor que na ultima década cresceu 2,2% ao ano, atingindo os 4,2% do PIB em 2021. Apesar do contexto particularmente complexo dos últimos anos as exportações do setor agroalimentar cresceram 13% em 2021, atingindo os 7 244 M€, e continuam a crescer em 2022 a mais de 20% em valor. Este crescimento tem de ser suportado por estratégias que visem a diversificação, tanto de mercados como de produtos. Portugal exporta uma gama muito relevante de bens e serviços, fruto da aposta feita na modernização e inovação de processos. É de salientar o bom desempenho das exportações de produtos como o vinho, o azeite e as frutas. É ainda importante assinalar as oportu nidades comerciais criadas em torno de vários produtos de origem animal e da sua indústria transformadora.

Uma das medidas do PRR propõe-se a incentivar as exportações online. Este é um passo para o futuro?

Em Portugal, o sector agroalimentar tem dado prova de um excelen te desempenho na economia portuguesa e contribuído para o forta lecimento da integração na economia global. Os nossos empresários têm hoje uma preocupação acrescida em perspetivar o seu negócio numa lógica integrada de produção, transformação, comercialização e promoção, nomeadamente por via do comércio eletrónico. O e-commerce oferece uma importante oportunidade para redução de custos e aumento da procura. No entanto, o setor Agroalimentar tem algumas características particulares, logística, preço médio, perecibilidade, que criam desafios adicionais para as empresas que pretendem vender através das plataformas online.

Este facto não invalida o potencial do e-commerce para o setor. Aliás, a grande fragmentação e verticalização da cadeia de valor das indús trias alimentares e de bebidas, que inclui desde a produção agrícola, transformação, distribuição e venda ao consumidor final, reforça os efeitos positivos que o comércio online poderá ter para as empresas do setor alterando e encurtando esta cadeia.

Esta questão reveste-se de especial importância para os pequenos e médios produtores que, como vimos anteriormente, são prejudica dos pelo domínio vertical das cadeias de valor. Segundo os últimos dados disponíveis o comércio online no segmento de comidas e bebidas será aquele com um crescimento mais rápido nos próximos anos, esperando-se um crescimento superior a 8% ao ano até 2024, com um aumento de cerca de 9% no número de consu

midores online para este tipo de produtos neste período. É preciso apostar, incentivar e apoiar os procedimentos para obter a certificação de Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), pois são distintivas para a valorização dos nossos produtos, para as exportações e fatores diferenciadores no e-commerce.

Os exemplos de sucesso no uso do e-commerce que podem ser iden tificados em vários setores em Portugal, e também no setor agroali mentar, são motivadores e mostram que há um caminho que deve ser apoiado, explorado, alargado e potencializado num momento em que, um pouco por todo o mundo, o e-commerce e as vendas online ganham um peso determinante na sustentabilidade das atividades agroalimentares

De que forma perceciona a aposta na feira EXPOALIMENTA?

Este tipo de certames e fórum de divulgação do setor devem ser oportunidades para os responsáveis da produção potenciarem as suas atividades. O Ministério da Agricultura e da Alimentação, conti nua a apoiar este esforço através de vários programas.

Gostaria de destacar como exemplo a “Agenda de Inovação 2020-30 – Terra Futura”, com tem uma dotação total de 93M€, que tem como objetivos estimular a produção agroindustrial em Portugal, com mé todos mais sustentáveis (produzir mais e poupar recursos). E ainda valorizar as cadeias curtas de abastecimento e produtos endógenos. É fundamental continuar a preparar os produtores para os desafios do mercado global.

9

PortUGal

atiNGir

ProdUção PróPria dE CErEais

Medida traçada pelo Governo tem como objetivo reduzir a dependência externa. No último ano, foram produzidas 189,2 mil toneladas.

10
QUEr
38% dE

O próximo ano de 2023 apresenta-se já como desafiante para Portu gal. Os acontecimentos em curso – guerra entre a Rússia e Ucrânia e inflação – estão a marcar a agenda e alterar objetivos. Portugal não foge à regra e começa já a definir muitas das propostas para levar a cabo no decorrer dos próximos meses. Na pasta da Agricultura e Ali mentação há metas ambiciosas.

O Governo propôs-se a atingir 38% de produção própria de cereais, nomeadamente, o milho com 50%, os praganosos com 20% e o arroz com 80%.

“São metas muito exigentes”, afirmou a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, reforçando que a medida tem como objetivos “a redução da dependência externa, o aumento das áreas de produção, a criação de valor para a fileira dos cereais e a visibilidade para todo o território.”

Para fazer frente às exigências da proposta, o Executivo apresentou diversos apoios para que as respetivas entidades responsáveis pela produção de cereais aderissem às ajudas.

Embora a intenção política tenha em definido metas rigorosas, há ou tros factores com forte impacto, nomeadamente, a seca e a resposta da produção.

Entre 2020/2021, foram produzidas 189,2 mil toneladas, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor de produção de cereais foi classificado como um dos mais bai xos dos últimos 35 anos – à execeção das campanhas de 2005, 2011 e 2012.

A seca é um dos principais motivos para os números obtidos e que ficam muito aquém do expectável e do desejado pelo Governo. As previsões do INE dão conta que a atual campanha inverno deverá ser a segunda pior dos últimos 105 anos. As quebras de produção po derão atingir valores na ordem dos 15 e 30% nos cereais.

11

empresas

n atfood

As nossas expectativas relativamente à EXPOALIMENTA são eleva das, tendo em conta que já participámos noutros anos e tem corrido bem. Deixamos sempre o evento com bastantes contactos e temos clientes há vários anos que conhecemos em eventos organizados pela Exposalão!

Durante a participação na EXPOALIMENTA, vamos ter no nosso stand vários produtos e equipamentos dos quais faremos demons trações e degustações, nomeadamente waffles, chocolate quente, granizados, bubble tea, entre outros.

Pretendemos com esta participação no evento reforçar as nossas parcerias com os nossos clientes e dar a conhecer aos visitantes a qualidade e diversidade dos nossos produtos. Teremos marcas como Natfood, Krampouz, Santos, SPM, representadas durante o evento.

o P ort inho

As expectativas da OPORTinho em relação ao evento são as melhores. “A EXPOALIMENTA é uma grande montra para expor e apresentar os nossos produtos a um grande número de pessoas e empresas. Permitir-nos-á estabele cer novos contactos e conhecer as novidades do setor”, destacou sócia-gerente Daniela Sá Serra, reforçando que haverá demonstrações para os visitantes.

“Vamos ter Waffles (Massa e Confeccionados) e OPORTi nho (lembrança com vinho do Porto e chocolate) como destaque durante a exposição”.

Com a participação na exposição direcionada a indústria alimentar, a OPORTinho traçou como objetivos: “au mentar a nossa visibilidade, o número de contactos e de clientes”

A OPORTinho apresenta-se pela primeira vez na EXPOA LIMENTA, reforçando a sua aposta naquela que é a feira profissional da alimentação, maquinaria, equipamentos e produtos para a indústria alimentar.

12
“Vamos ter no nosso stand vários produtos e equipamentos dos quais faremos demonstrações e degustações”
“Temos como objetivo ao participar na EXPOALIMENTA aumentar a nossa visibilidade, o número de contactos e de clientes”
AndréTavares, Gerente Natfood DanielaSáSerra, Sócia-gerenteOPORTinho

Pá SS aro de e rva S

A nossa equipa está entusiasmada com a participação da nossa em presa na EXPOALIMENTA pela primeira vez. Será uma oportunidade de apresentarmos os nossos produtos e a nossa maneira de trabalhar com os nossos clientes e fornecedores.

A nossa atividade é dedicada exclusivamente a produtos certificados de Agricultura Biológica e ao mercado profissional. Os nossos clien tes são diversificados desde a indústria alimentar à cosmética. Temos uma gama com mais de 350 produtos de elevada qualidade, provenientes de todo o mundo e de Portugal. Oferecemos produtos em 5 categorias: plantas aromáticas secas, chás, especiarias, frutos desidratados e misturas de plantas condimentares ou para infusões. Mantemos relações sustentáveis, solidárias e duradouras com os nos sos fornecedores e clientes. A matriz ecológica orienta o nosso ofício.

A nossa presença na EXPOALIMENTA é um claro indicador da crescente importância do Setor Agroalimentar nos segmentos onde a FUCHS pretende estar presente e mais crescer. Temos a expecta tiva de, não só apresentarmos as nossas soluções de Lubrificantes de Qualidade Alimentar, mas também os Serviços diferenciadores que garantem que os nossos parceiros e clientes cumpram e tenham conhecimento das necessidades em termos de Segurança Alimentar. Tendo a FUCHS uma reconhecida linha de Lubrificantes de Quali dade Alimentar, a gama CASSIDA, queremos apresentar todas as restantes gamas complementares que também asseguram a Seguran ça Alimentar: RENISO – óleos para Compressores de Frio, RIVOLTA – desengordurantes NSF e SUPERLA – óleos brancos NSF. Em termos de Serviços, a ênfase cairá nas Auditorias LCCP e no programa FU CHS CARE.

Esta é uma oportunidade de, novamente, nos encontrarmos com os nossos parceiros e clientes, de contactarmos potenciais e futuros clientes, e de darmos a conhecer ao Setor Agroalimentar, os Serviços inovadores que garantem a Segurança Alimentar e complementam os Lubrificantes com Qualidade Alimentar.

Carlos Braga, Diretor Técnico Gesto de Produto

13
“A nossa atividade é dedicada exclusivamente a produtos certificados de Agricultura Biológica e ao mercado profissional”
“Esta é uma oportunidade de darmos a conhecer ao Setor Agroalimentar, os Serviços inovadores que garantem a Segurança Alimentar”
f UC h S
JoaquimCunha, Gerência

Marq U e tdi

Participamos, desde há alguns anos, na Expoalimenta porque acre ditamos ser o local certo para encontrarmos os nossos clientes da indústria alimentar, trocarmos experiências com os nossos parceiros e estabelecermos novos contactos.

Ricardo Gonçalves, General Manager, revela que as tecnologias que vão apresentar durante o certame cumprem as necessidades das em presas do futuro, com linhas eficientes e sem paragens, preparadas para a indústria 4.0.

Destacam-se os equipamentos a jato de tinta, lasers de última gera ção, de transferência térmica, a jato de tinta térmico, etiquetadoras e impressoras e aplicadoras de etiquetas em produtos e paletes, sempre suportados por software de rastreabilidade desenvolvido à medida.

“As tecnologias que vamos apresentar cumprem as necessidades das empresas do futuro, com linhas eficientes e sem paragens, preparadas para a indústria 4.0”

din - l aboratório de i nve S tigação e d e S envolvi M ento

O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da DIN, SA estará, pela primeira vez, este ano presente na ExpoAlimenta. Será uma oportunidade única para o nosso Laboratório, contactar diretamente com empresas que suportam e fornecem todo o setor da alimentação humana e, assim criar contactos com potenciais clientes e divulgarmos o nosso Laboratório neste mercado. Sendo um laboratório de análises agroalimentares, iremos destacar nesta edição análises realizadas nas nossas quatro grandes áreas de atuação: microbiologia, química, biologia molecular e NIR e, todos os serviços de apoio ao cliente que prestamos neste âmbito. A oportunidade de contactar com potenciais clientes e de interagir com clientes do nosso Laboratório deixa-nos bastante entusiasmados e com muitas expetativas para a edição deste ano da ExpoAlimenta.

14
“Vamos ter em destaque análises realizadas nas nossas quatro grandes áreas de atuação: microbiologia, química, biologia molecular e NIR”
RicardoGonçalves, GeneralManager AnaRitaLopes, TécnicaSuperiordeLaboratório empresas

regolfood

A REGOLFOOD, com quase uma década, nasce de uma equipa jovem, ambiciosa e visionária que anteviu complementar à área de produção e soluções de Higiene, Limpeza e desinfeção, os melhores serviços.

A REGOLFOOD apresenta-se no mercado a prestar serviços de con sultoria no âmbito do processo de Higiene e Segurança Alimentar (HACCP). Esta área de atuação surgiu em 2010 com o objetivo de prestar aos clientes REGOLDI serviços de implementação/manuten ção do Sistema HACCP. Tentamos sempre aliar os nossos serviços, e com isso, especializamos a REGOLDI no fornecimento de produ tos químicos inovadores, com o objetivo de vanguardear no setor Alimentar.

Com a presença na EXPOALIMENTA pretendemos estabelecer rela ções de parceria com os nossos clientes proporcionando as melhores soluções de consultoria na área alimentar e de higiene, tornando as equipas e os processos mais Lean e uniformizados.

Temos com principal objetivo com esta presença na exposição au mentar a visibilidade da Regolfood; Diversificar a presença da marca no canal HORECA. Angariação de contactos e networking para dar a conhecer os nossos P&S.

Em destaque teremos os Packs de Segurança alimentar e controlo de pragas; Monitorização automática de temperaturas e alguns produ tos químicos homologados para a área alimentar.

Ma C ro- f rio

A Macro-Frio que em 2022 celebra 30 anos, é uma empresa dedicada à indústria e comércio de produtos alimentares congelados. Sendo já uma referência no mercado nacional e internacional de produtos alimentares congelados, a Macro-Frio não podia deixar de marcar presença numa feira que se vem afirmando cada vez mais no panorama das feiras alimentares em Portugal, tendo assim oportu nidade de reforçar relação com os seus clientes e ao mesmo tempo angariar novos contactos de potenciais clientes.

Na ExpoAlimenta a Macro-Frio, irá apresentar uma vasta gama de produtos (Carne/Peixe/Salgados), onde se incluem alguma novidade.”

15
“Pretendemos estabelecer relações de parceria com os nossos clientes proporcionando as melhores soluções de consultoria na área alimentar”
“A EXPOALIMENTA é uma feira que se vem afirmando cada vez mais no panorama das feiras alimentares em Portugal”
JoanaCardoso, DiretoradeOperaçõesREGOLFOOD AlexandreCorreia, Director Comercial Macro-Frio

A receita original parece estar a perder terreno para as novas sugestões que chegam todos os anos. Já existem diversas opções como substitutos às célebres frutas cristalizadas.

É conhecido como o principal doce de Consoada para muitas famílias portuguesas, mas a tradição já não é o que era e por isso muitos têm ousado ao reinventar aquela que é considerada uma receita tradicional.

As frutas cristalizadas e os frutos secos compõem a receita original, mas atualmente já se encontram excluídos de muitas propostas.

Diversas pastelarias um pouco por todo o País têm colocado as mãos na massa e desenvolvendo vários testes de forma a encontrar um novo pro duto. Hoje em dia, há propostas para todos os gostos. Bolo-rei de choco late, bolo-rei com cereja ou bolo-rei com o célebre recheio de creme de chocolate e avelãs. Há ainda opções vegan.

O objetivo é manter o nome original e introduzir a novidade. Além da própria composição apresentar-se de forma diferente da habitual, tam bém o aspeto visual tem somado diversas alternativas. O importante é mesmo manter o doce tradicional de Natal e adaptá-lo aos novos tempos e a todos os gostos.

O Bolo-rei foi sempre motivo de conversa entre a mesa da Consoada. De um lado, os fãs e defensores da tradição tal como é. Do outro, os mais aventureiros que ousam dispensar este doce tão tradicional e arriscam sugerir alternativas. Os motivos são vários, sobretudo, pelas frutas cris talizadas que fazem do Bolo-rei muito apetecível para outros e dispensá vel para tantos.

A solução passa por apresentar duas versões do Bolo-rei. A tradicional e a reinventada. Com certeza que a mesa da Consoada ficará mais com pleta e corresponderá a todas as expectativas dos jurados dos doces de Natal.

A ACIP em parceria com a EXPOALIMENTA apresenta o IX Concurso “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”. Esta iniciativa vai premiar diversas pro postas que se distinguem pelo sabor e decoração. Haverá também novas propostas para o Bolo Rainha, o Bolo-Rei Escangalhado, a Trança de Na tal e o Doce Inovação.

16

Concurso

aCiP bolo-rei

sEtor da PastElaria Está à ProCUra do ‘MElhor bolo-rEi dE PortUGal’

Ação promovida pela ACIP decorre em paralelo com a feira Expoalimenta, na Exponor, em Matosinhos.

Com o objetivo de estimular a melhoria da qualidade do Bolo-Rei, a ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação Pas telaria e Similares inaugura o IX Concurso para encontrar “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”.

A ação, que decorre em no âmbito da feira EXPOALIMENTA, preten de encontrar diversas propostas, nomeadamente, em Bolo-Rei, Bolo Rainha, Bolo-Rei Escangalhado, Trança de Natal e Inovação.

“As inscrições estavam disponíveis para todos os fabricantes de Bolo -Rei, com a sua unidade de produção licenciada”, explicou a organi zação em comunicado.

O painel de jurados é composto por membros escolhidos entre pro fissionais reconhecidos na área da Panificação e Pastelaria, profissio nais e empresários da área alimentar, parceiros da ACIP, Chef’s e entidades oficiais.

Cada produto será avaliado, numa prova cega, por um grupo de jurados que, numa primeira fase, irá escolher os cinco melhores produtos que vão passar à fase final. Na última etapa, os cinco pro dutos ainda em concurso vão ser avaliados por um grupo de quatro jurados.

O produto vencedor é aquele que obtiver maior pontuação global. Em caso de empate, o prémio será atribuído ao produto que tiver maior pontuação num dos critérios de avaliação.

CatEGorias a CoNCUrso:

Bolo-Rei Bolo Rainha Bolo-Rei Escangalhado Trança de Natal Inovação

“a GraNdE

Motivação é a Força da EXPoaliMENta

E o MEdiatisMo do CoNCUrso do bolo-rEi”

Responsável pela organização IX Concurso – ‘O Melhor Bolo-Rei de Portugal’, a ACIP está presente na nova edição da EXPOALIMENTA, no Norte do País, com esta proposta que vai juntar diversas entidades do setor. Rui Tarelho, 2.º Secretário do Conselho Diretivo da ACIP, concedeu uma entrevis ta à VEJA Portugal onde fala sobre as expectativas para o evento e alerta para a atual situação vivida pela indústria da panificação e pastelaria.

A ACIP apresenta-se na EXPOALIMENTA com IX Concurso ACIP –“O Melhor Bolo-Rei de Portugal”. Quais são as expectativas?

As expetativas são altas, mas moderadas. Não sabemos bem o que contar nesta conjetura atual de instabilidade e também pela descen tralização do evento. A grande motivação é a força da EXPOALIMEN TA e o mediatismo do Concurso do Bolo-Rei.

Como correu a fase das inscrições? Que dúvidas chegaram à ACIP?

As inscrições decorreram até dia 20 de outubro. As dúvidas foram as mesmas de sempre, nomeadamente o local, os horários, entrada na feira.

Qual a importância da realização da EXPOALIMENTA para a ACIP?

Este evento, tal como outros no sector, são imprescindíveis para as dinâmicas associativas.

18
entrevi S ta Conselho Diretivo da ACIP rui tarelho

A EXPOALIMENTA apresenta-se também como um fórum de discussões e partilha de ideias entre o setor. Que temas são impor tantes de debater neste momento?

Os temas relacionados com a energia, contratação, opções de forne cimento, estratégias de redução de custos estão entre aqueles que motiva maior preocupação entre o setor.

O setor da panificação tem sido fortemente afectado com o aumento do preço dos cereais e de outras matérias. O que se perspectiva para os próximos meses? E 2023?

O nosso setor está fortemente afetado, mas acreditamos que vamos superar. O nosso produto é essencial e sabemos que os empresários se vão adaptar.

A escalada do preço da energia e gás também tem sido um tema na ordem do dia. De que forma a ACIP está a acompanhar as propostas do Governo?

Estamos a aguardar, para depois tomar decisões.

Que preocupações têm chegado por parte dos associados à ACIP? Essencialmente o disparar dos custos de matéria-prima e de energia.

Quais são as próximas ações da ACIP?

Estar presente na pressão governamental para conseguir equilibrar as contas do sector e ajudar as empresas em tudo o que estiver ao nosso alcance.

Sobre a ACIP

A ACIP – Associação do Centro dos Industriais de Panificação está no ativo há mais de quatro décadas ao lado das empresas que compõem o setor, ajudando-as com diversas questões, jurídicas, funcionamento, entre outros. Nos diversos campos de ação, a entidade conseguiu alterações significativas em matéria de legislação, respondendo da melhor forma às necessidades do consumidor.

A ACIP é também responsável por várias iniciativas de grande sucesso, como o Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portu gal” e o Concurso ACIP – “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portu gal”. Estes projetos têm colhido grandes resultados e aumentado a notoriedade dos profissionais do setor e as suas propostas.

empresas

Ma S aedo

A Masaedo dedica-se à comercialização de produtos alimentares, focando a atividade principal na área do Azeite Virgem Extra Pre mium, em Trás-os-Montes.

As expectativas em relação à EXPOALIMENTA passam por dar con tinuidade e visibilidade às marcas comercializadas pela Masaedo, nomeadamente, azeite e vinho.

Nesse sentido os produtos que estarão em destaque durante a expo sição são: Azeite Terras Dazibo, Azeite Olimontes e Vinho do Douro Quinta do Banco.

Com a presença no evento, a Masaedo tem como objetivos a divul gação da marca, angariação de novos clientes e cimentar presença junto da carteira de clientes.

O Azeite Terras Dazibo tem sido ao longo dos últimos anos premiado nos vários concursos nacionais/internacionais da especialidade, com várias medalhas nos diversos produtos da gama, atestando assim a qualidade e bem fazer da marca.

A aposta na inovação por parte da Masaedo garante produtos natu rais e de qualidade.

ehedg

Esperamos que na EXPOALIMENTA possamos divulgar o EHEDG (European Hygienic Engineering and Design Group) ou seja Grupo de Engenharia e Projeto Higiénico por todas as empresas visitantes. A secção regional do EHEDG em Portugal dá as boas-vindas a todas as empresas, grandes e pequenas que se quiserem tornar nossos membros. Sendo o EHEDG, fundado em 1989, um consórcio de fabricantes de equipamentos, indústrias alimentares, institutos de investigação e autoridades de saúde pública, os benefícios da adesão a este grupo são essenciais para permitir que os nossos membros se adaptem rapidamente às novas tendências alimentares sem compro meter a segurança alimentar e a cumprir as diretivas e regulamentos da União Europeia.

Como a segurança alimentar continua para além da Europa, o EHEDG promove ativamente a harmonização global das orientações e normas. Todos queremos consumir alimentos e bebidas saborosos, mas também seguros.

A nossa missão principal é contribuir eficazmente para a segurança alimentar global, fornecendo orientação em engenharia e design hi giénico, trazendo também benefícios para a qualidade dos alimentos, a produtividade e a sustentabilidade.

20
“Temos como objetivos a divulgação da marca, angariação de novos clientes e cimentar presença junto da carteira de clientes”
“Promovemos ativamente a harmonização global das orientações e normas. Todos queremos consumir alimentos e bebidas saborosos, mas também seguros”
AntónioSoares, DirectorgeralMasaedo MariaMargaridaCortezVieira, Profª.Coordenadora, FoodEngineeringDepartment, InstitutoSuperiordeEngenharia

O Clube Mulheres de Negócios de Portugal é uma rede internacional de empresárias de múltiplos segmentos empresariais, presente em 9 países e 4 continentes.

O Clube foi projectado para responder as necessidades de mulheres empresárias e empreendedoras diante dos desafios apontados pela Pandemia em todo o mundo. Investe em Relacionamento Empresa rial para promover os negócios de seus membros. Por este motivo acreditamos ser uma mais-valia estarmos presente nesta feira, apre sentando uma oportunidade para empresárias e empresários do sector agro alimentar.

Teremos em nosso Stand, representantes do agro negócio do Brasil e de Portugal dispostas a estabelecerem sinergias e concretizarem parcerias, bem como empresárias do sector de serviços e de produ tos correlatos e afins.

Em nosso stand esperamos receber empresárias que gostariam de conhecer melhor a nossa rede internacional de relacionamento em presarial em língua portuguesa. E também empresários e empresá ria dispostos a criar novos negócios.

Estabelecido em 09 de Março de 2020, o Clube Mulheres de Negócios de Portugal, é uma Plataforma, simples e intuitiva, que une mulheres em todo mundo, em língua portuguesa, para realizar negócios por meio de Networking. Um negócio de Impacto Social Positivo.

Vamos estar presentes na EXPOALIMENTA porque valorizamos o setor e o contato directo com os nossos clientes, dando a conhecer ainda mais soluções em embalagens totalmente desenhadas e desen volvidas de raiz, pensadas no ambiente e para cada tipo de cliente. As nossas embalagens são o resultado do equilíbrio entre desem penhar as suas funções específicas e agregar vantagens de comu nicação num mercado cada vez mais competitivo. Conscientes das principais necessidades dos nossos clientes, o futuro do packaging está na inovação sem plástico, com a melhoria contínua do processo e desenvolvimento de matérias inovadoras.

Contamos com uma gama completa de soluções para embalagens alimentares personalizadas, desde caixas, papel alimentar, saquetas, sacos, copos, entre outros.

Estamos numa das feiras mais importantes do sector alimentar em Portugal sendo fundamental o debate de novas soluções para emba lagens sem plástico, o conhecimento próximo das necessidades dos nossos clientes, a valorização das identidades e a autenticidade das marcas portuguesas e a práticas de preservação do meio ambiente.

21
“Teremos em nosso Stand, representantes do agro negócio do Brasil e de Portugal dispostas a estabelecerem sinergias”
Cl U be M U lhere S de n egó C io S de Port U gal
“Estamos numa das feiras mais importantes do sector alimentar em Portugal sendo fundamental o debate de novas soluções para embalagens sem plástico”
f oodPa P er Port U gal
RijardaAristóteles, PresidenteClubeMulheresdeNegóciosdePortugal SandraDuarte, FoodPackagingLaboratory

empresas

C o M e C a

A EXPOALIMENTA é uma feira de referência no nosso setor setor, na qual, ao longo dos anos, temos marcado presença. No segmento da alimentação, além do canal HORECA haverá uma aposta grande no segmento da pizaria. O maior desafio das feiras, quer nacionais, quer internacionais, é sempre o pós-feira. O esforço da feira deve ser concentrado nesse momento e de que forma este pode ser potenciado. A responsabilida de é do expositor, mas a diferenciação da feira estará intimamente ligada a este aspeto. No fundo, o que distingue as feiras é a capacidade de captar atenção e mobilizar pessoas. Este é um dos maiores benefícios deste evento este ano. O setor para investir tempo e para se deslocar fisicamente a um local tem de conseguir resolver todos os seus problemas. Por tanto, concentrando vários temas num evento interligado beneficia todos.

A aposta no setor alimentar tem potenciado os resultados da CYR que decidiu agora juntar-se à EXPOALIMENTA. Trata-se de uma estreia e por isso as expectativas da empresa são muito elevadas. “Queremos fazer chegar aos potenciais clientes desta área o conhecimento do posicionamento da CYR e das marcas que representa”, mencionou o gerente Carlos Esteves.

Estando a CYR envolvida com a marca no lançamento em Portugal das mangueiras termoplásticas e de borracha da Continental, esta vai ser uma das principais apostas no salão.

As mangueiras da Continental, quer a gama termoplástica, que foi acrescentada ao portfólio com a aquisição da Merlett, o mais reconhecido produtor europeu destas mangueiras, quer a gama de borracha, distinguem-se, para além da óbvia qualidade do produto oferecido, pela vastíssima gama de mangueiras, cada uma delas com aplicações especificas que vão ao encontro das necessidades da industria, e fundamentalmente pela certificação das mesmas para uso neste setor.

Esta vai ser a primeira participação da CYR num evento desta di mensão, e surge após anos de trabalho na preparação da cobertura do território nacional com uma rede de comerciais, sustentada num portfólio de produtos destinados à indústria e à agricultura, e que se distingam pela qualidade e mais-valias para os nossos clientes.

“A nossa presença na EXPOALIMENTA é fundamental para fazer chegar ao nosso nome a um elevado número de clientes”

22
“A EXPOALIMENTA é uma feira de referência no nosso setor setor, na qual, ao longo dos anos, temos marcado presença”
CY r
Vasco Sousa, AdministraçãoCOMECA CarlosEsteves, Gerente CYR

gre S ilva

Depois de uma pausa forçada, estamos de regresso às feiras, o melhor ponto de encontro com cliente e potenciais clientes, e no que respeita ao mercado nacional a EXPOALIMENTA é sem dúvida, uma referência.

A EXPOALIMENTA é um certame no qual a GRESILVA participa desde a sua origem, e a próxima edição não é exceção. O facto de ser na Exponor cria uma enorme expectativa, porque sai da sua zona de conforto para uma região com forte potencial para o sector, e que há muito que não tem qualquer evento desta natureza.

Além da exposição propriamente dita dos grelhadores nos seus mais diferentes modelos, a GRESILVA vai proporcionar ao longo dos dias vários momentos de degustação no seu showcooking.

Muitas vezes somos questionados do porquê de expor em feiras na cionais onde a marca é mais que reconhecida, e a nossa resposta é simples: é a oportunidade de nos encontrarmos com os nossos clientes, de voltar a receber o potencial cliente que finalmente deci diu comprar, de sermos conhecidos por potenciais clientes que nun ca se tinham cruzado connosco, entre outras. Não menos importante, como empresa portuguesa sentimos que a nossa presença é devida.

Estreante na EXPOALIMENTA, a Seauto apresenta-se no certame com as maiores expectativas. “Queremos estabelecer contacto com o setor alimentar português, conhecer melhor as suas necessidades e dar a conhecer a nossa oferta e capacidade de resposta local”, referiu João Reis, Agente em Portugal e Galícia.

A empresa pretende evidenciar as soluções de estanquidade da Trelleborg para o setor alimentar, desenvolvidas para respeitar as exigentes normas internacionais (FDA, USP Classe VI, 3-A, NSF, etc) e concebidas para suportar os agentes de limpeza agressivos (CIP) e as altas temperaturas (SIP). Revelam-se igualmente aptas para diferen tes tipos de alimentos e ingredientes, como gorduras, óleos e ácidos. “Destacamos também a loja online, para consultar stocks e agilizar compras, e o serviço de entregas apoiado por um armazém automáti co com mais de 50 000 referências em stock”, acrescentou o respon sável.

A Seauto prpõe-se assim a assinalar a presença no mercado por tuguês, através dum contacto local que visa apoiar os clientes, aportando valor através da excelência das soluções Trelleborg e de outros reputados fabricantes como Corteco, Camozzi e Gapi que nos asseguram uma gama completa de juntas de vedação e guiamento.

23
“A EXPOALIMENTA é um certame no qual a GRESILVA participa desde a sua origem, e a próxima edição não é exceção”
“Queremos estabelecer contacto com o setor alimentar português e conhecer melhor as suas necessidades”
Sea U to
CristinaSilvaRodrigues, Gerente Gresilva

entrevi S ta

o bEM-Estar aNiMal

Não é aPENas UMa oPção. é a úNiCa ForMa dE GaraNtir

QUE os aNiMais Não ProdUzEM CarNE dEsClassiFiCada

A indústria da carne enfrenta atualmente desafios de várias ordens.

As alterações dos hábitos de consumo, as certificações e a crise provocada pelos aumentos dos preços são alguns dos temas que preocupam o setor.

Em entrevista à Veja Portugal, Graça Mariano, diretora executiva da APIC - Associação Por tuguesa dos Industriais de Carnes, desmistifi ca alguns mitos associados ao setor e insiste na divulgação das boas práticas já adotadas pelos profissionais e respetivas empresas.

O tema da certificação de bem-estar animal tem estado na ordem do dia. Que traba lho tem sido desenvolvido junto do setor?

A certificação em bem-estar animal é um processo que está a ser feito no âmbito da FIL PORC - Associação Interprofissional da Fileira da Carne de Porco e que tem dois associa dos – a APIC, Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) e Associação Portuguesa dos Alimentos Compostos para Animais ( IACA). Na verdade, esta certifica ção pretende dar a conhecer aos consumidores os requisitos adicionados de bem-estar animal, que já são cumpridos. Em termos de certificação vamos um bocadinho mais longe porque se não não teríamos certificação, mas a legislação já é muito apertada.

A norma europeia no âmbito bem-estar animal é de facto só por si uma garantia de que

24

as empresas, quer as de produção primária, quer as da indústria, têm de facto cuidados adicionais. Até porque o bem-estar animal não é apenas uma opção. É a única forma de garantir que os animais não produzem carne desclassificada.

Têm-se levantado muitas vozes pela defesa do animal. Qual é a posição da APIC?

Temos grupos de pessoas que desconhecem as situações falam como se o bem-estar animal fosse utópico ou como se não fosse do interes se da indústria e fazem-no exatamente porque não percebem nada da matéria. Tanto o setor primário como o empresário da indústria sabem que sem bem-estar animal vão ter menos porcos e menos carne. Há prejuízos económicos. Ainda que fossem pessoas enfim longe do bem-estar, que não quisessem saber, pessoas sem qualquer afeto pelos animais sabiam que teriam de ter bem-estar animal para ganhar dinheiro.

Estas são também preocupações do setor.

A APIC está integrada num movimento constituído por cerca 30 en tidades específicas com o intuito de explicar as boas práticas, o que se produz de bom e como se produz de bom. O consumidor precisar de ter informação fidedigna de gente in loco e não de pessoas que não sabem daquilo que se passa na realidade, que não fazem ideia dos controlos às máquinas e de que há um sistema adequado de ator doamento dos animais para evitar o seu sofrimento. Se os animais não forem bem atordoados há impactos diretos na carne, que terá de ser destruída. É uma questão muito controlada. Um matadouro não pode funcionar sem ter um representante do Estado, neste caso

25

liMEPort

um veterinário ou um inspector sanitário. Esse inspector sanitário está a garantir que o operador cumpre a legislação, quer no âm bito da higiene e também no do bem-estar animal. Há tarefas que são desempenhadas por um representante do Estado diariamente. Sem a presença deste o matadouro não pode abater, porque dá pena de prisão. Há uma legislação balizada e um controlo feito pela DGAV e ASAE.

As mudanças de consumo já se reflectem na indústria? Não temos dados muito fidedignos para saber isso. Sabemos que as pessoas continuam a consumir. Existe um nicho de pessoas que incentiva a o não consumo de carne baseado em pressupostos que não existem. Recentemente, divulguei um texto sobre os mitos associados à produção sustentável de carne. As pessoas dizem que a produção de carne em laboratório – a carne sintética – tem menos efeitos negativos no ambiente e tal não é verdade. Esta in formação é dada por grupos económicos que estão a patrocinar o desenvolvimento de carne sintética e têm todo o interesse em dar a conhecer informação que não é científica. Quando nós temos cientistas a trabalhar nesta matéria conseguimos perceber que a produção de carne sintética consome tanta ou mais água que há na agro-pecuária, consomem mais energia e produzem gases com efeito de estufa também. Para produzir carne sintética, a carne tem de vir de algum lado e vem de células estaminais a fetos de vacas grávidas, que abatem de propósito para tirar estas células estaminais. Onde é que estão a falar de bem-estar animal se têm de abater as vacas? Não se pode acabar com o abate de animais porque até para a produção de carne sintética é preciso.

26

A APIC defende a transparência em todas as fases do processo? Queremos neste movimento criar muita informação baseada nas nossas boas práticas. Quer a agricultura, quer a pecuária já pre coniza a energia circular desde sempre. Não lhe chamávamos era energia circular. Já havia reutilização. Agora, ainda se foi desenvol vendo mais. Não acreditamos muito na redução do consumo. O que vemos é muita gente a fazer barulho, o que depois não se concretiza na prática.

A origem da carne consumida é um tema controverso, sendo que a APIC defende o consumo da produção a nível nacional. Há al gum inconveniente no consumo de produtos oriundos de outros mercados?

Estamos na globalização. Não podemos fugir dela. Acho que temos direito a consumir aquilo que é proveniente de outras regiões. Não nos podemos esquecer é que se andamos preocupados com a pegada ecológica, estamos a ser hipócritas. Uma coisa é ter de vir alguns produtos de outros países porque não produzimos em Portugal ou que são de variedades diferentes, mas em regra nós em Portugal temos carne muito boa. Temos um acompanhamento muito grande por parte das autoridades e temos de facto operadores responsáveis como em todas as atividades. Não vou dizer que são todos respon sáveis porque isso não existe. Existe sempre quem seja profissional responsável com ética e o contrário. Os operadores sabem que o não cumprimento leva ao prejuízo, independentemente dos requisitos tem toda a vantagem em cumprir.

O setor da carne tem sido confrontado com inúmeros desafios. De que forma é que a APIC tem prestado apoio aos associados?

Temos feito muitas sessões de formação. No último ano, fizemos sete formações no campo da legislação via digital. Apercebi-me de que muitos dos nossos operadores têm custos adicionais desnecessários por serem rigorosos, custeando analises a produtos, água, superfí cies, sem que isso se reverta depois numa mais-valia na alimentação. É difícil a interpretação da legislação e então os operadores à cautela fazem mais. Eu tenho chamado à atenção para essa questão. Tudo o que seja relacionado com legislação alimentar são sempre temas importantes para levar aos nossos industriais. A questão da internacionalização é muito importante. Na verdade, somos um País pequeno e estamos nas mãos das grandes superfícies que fazem dos industriais gato-sapato. Fazem promoções à custa dos industriais. Sistematicamente há a semana do supermercado x na seguinte do supermercado y. Os nossos industriais estão em promo ção o ano inteiro. Nunca estão em condições de dizer que colocam o custo de produção. Têm muitas exigências no campo da certificação, o que representa um custo enorme para os industriais. As equipas de qualidade das grandes superfícies têm feito exigências absurdas, muito vão mais longe daquelas que já são requeridas pela legislação.

Quais são os objetivos da APIC com a presença na EXPORCARNE? O contacto mais direto com os nossos associados. É um fórum onde uma parte dos intervenientes do setor da carne vão estar presen tes e vamos conseguir chegar mais perto e perceber também onde podemos enquanto associação ajudar e apoiar mais esta atividade. É sempre no sentido criar laços e obter informação que nos leva a trabalhar melhor. Conhecer também as novidades do mercado. A associação deve ser conhecedora dos avanços que a indústria vai tendo.

27

entrevi S ta

o MUNdo Está a MUdar, a iNdústria NUNCa tEvE taNta NECEssidadE dE sE rEiNvENtar

Quais são as expectativas da Safegene em relação ao evento?

A Safegene é um player diferenciado no que diz respeito à Segu rança Alimentar e Formação na Indústria Alimentar e no Setor da Carne. Somos uma empresa certificada para a área da formação por entidades como a DGERT, INEM, ACT e FNACC, queremos que os nossos clientes tenham a melhor formação, ajustada às suas necessidades com custos controlados.

Apoiamos um grande número de empresas do setor em diversas áreas no cumprimento dos requisitos legalmente exigidos pelas entidades oficiais ao nível da segurança alimentar e prestamos um importante contributo ao nível da realização de colheitas alimentares de microbiologia.

Hoje mais de 500 empresas do setor realizam análises com apoio da Safegene Alimentar cumprindo os normativos exigidos por lei. Estar presente na EXPOALIMENTA e na EXPOCARNE é para a Safegene um passo importante na divulgação dos nossos serviços, este certame é sem dúvida um dos mais importantes no Setor Ali mentar para profissionais onde encontramos as maiores empre sas, as mais inovadores e aquelas que são a referência do setor. A Safegene tinha de estar presente, somos uma empresa inovadora e queremos estar junto dos maiores players do setor.

Que serviços vão estar em destaque durante a exposição?

Estamos presentes no setor do pequeno e nas grandes cadeias re talho e junto das maiores indústrias do setor alimentar, os nossos serviços são adaptados à dimensão dos nossos clientes e ao setor onde desenvolvem a sua atividade.

Na EXPOALIMENTA e EXPOCARNE estaremos presentes com duas das nossas Business Unit: A Safegene Alimentar, dedicada ao

setor da Segurança Alimentar em que apresentaremos os servi ços de consultoria de projeto, segurança alimentar e de análises de microbiologia e águas e a nossa unidade Safegene Formação onde distinguiremos os nossos serviços de Formação presencial e e-learning certificada desenvolvida em específico para o Setor Alimentar.

Quais são os objetivos da Safegene com a presença no evento? Hoje temos como clientes grandes empresas em todo o país, temos de estar junto dos nossos clientes, divulgando as nossas novida des e os nossos serviços. Levamos o termo “parceria” ao extremo, os nossos clientes têm uma dedicação total das nossas equipas, muitos deles estarão também presentes no nosso stand com os seus produtos, somos assim. Faz parte da nossa génese também ajudar os nossos clientes a divulgar as suas marcas e produtos. Os clientes e os Parceiros são a nossa razão de existir, temos de estar cada vez mais próximos deles. Estar presente neste evento faz parte da nossa estratégia de expansão e de crescimento, estando mais próximos dos nossos clientes e parceiros.

Sabemos hoje que a indústria da carne tem diversos requisi tos a cumprir. De que forma a Safegene tem contribuído para melhorar a indústria?

Temos uma equipa multidisciplinar especializadas em diversas áreas, 95% da nossa equipa são licenciados e mestres, temos engenheiros alimentares, microbiologistas, chefes de cozinha, técnicos de Segurança Alimentar, nutricionistas e técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho. Esta complexa rede de compe tências contribui para que os nossos clientes tenham uma melhor

28

resposta, mais adaptativa e mais inovadora às suas necessidades. Duvido seriamente que nesta área exista um player que tenha uma equipa tão multidisciplinar como a da Safegene, isto permite -nos dar uma resposta mais rápida, com abordagens mais inova doras, temos conseguido prever a evolução da indústria nestes tempos mais conturbados e isso tem sido uma enorme mais-valia para os nossos clientes. Os nossos clientes têm conseguido estar na vanguarda da indústria, não somos apenas um fornecedor de serviços, somos um parceiro que faz o mesmo caminho que os nossos clientes.

Não interessa a sua dimensão, o nosso objetivo é que os nossos clientes cresçam de dia para dia, sejam cada vez mais fortes, mais resistente e nós queremos acompanhar esse crescimento.

De que forma prestam apoio às empresas do setor?

Existe uma constante preocupação com a Segurança Alimentar no setor e isto acompanhado por uma enorme lacuna ao nível da formação tem resultado numa enorme ameaça para o setor. A nossa experiencia nestas duas áreas têm trazido uma grande vantagem competitiva para os nossos clientes. Os nossos clientes podem focar-se cada vez mais no seu negócio e no seu crescimen to e têm deixado com claras mais-valias as áreas da Segurança Alimentar e Formação ao cuidado das nossas equipas na Safege ne. Ainda antes de começarmos a trabalhar com os nossos novos clientes queremos sempre conhecer bem os seus concorrentes, o que fazem de melhor, como o fazem, que produtos apresentam e quais as suas abordagens ao mercado. Conhecendo a sua concor rência e depois de uma cuidada análise dos processos dos nossos clientes, percebemos as suas vantagens competitivas e é a partir

daí que começamos a trabalhar. Cada cliente é mesmo único, não é um chavão, não temos serviços standard, tudo o que fazemos é desenhado à medida com aplicação quase única e em exclusivo. Existe uma forte dedicação das nossas equipas com um enorme focus no cliente. Os números da Safegene falam por si, temos cres cido fortemente na área da Segurança Alimentar e na Formação.

Quais os desafios associados hoje à indústria?

O mundo está a mudar, a indústria nunca teve tanta necessidade de se reinventar...

Fala-se todos os dias de um enorme aumento dos custos de produ ção, de uma redução gigante da procura e de dificuldades das em presas no setor alimentar. As empresas não conseguem transpor para o preço dos produtos a totalidade do aumento dos custos de produção e das matérias-primas. Muitas empresas vão sofrer forte contração da sua atividade e muitas arriscam mesmo fechar... Só existe uma solução, as empresas têm de fazer mais com menos recursos... Só assim conseguirão ultrapassar esta crise que só agora esta a começar. Os próximos meses serão críticos para a sobrevivência das empresas dos setor alimentar. É aqui que entra a Safegene, fazer mais com menos recursos significa ter equipas melhor preparadas com mais e melhor formação, ter processos otimizados e sem desperdício. A experiência da Safegene é uma mais-valia para os nossos parceiros, é também para nós um desa fio acompanhar os nossos clientes e ajudá-los neste processo de resiliência. Melhores produtos é sem dúvida a vantagem compe titiva que as empresas do setor alimentar precisam. Na Safegene estamos preparados para estes tempos difíceis e estamos ao lado dos nossos clientes para os ajudar a atravessar este período.

29

empresas

Si M ia

Na Simia valorizamos o contacto e convívio com os nossos clientes e parceiros. Com este evento, esperamos manter a nossa tradição na participação em feiras, fomentando o convívio com os nossos clientes num ambiente informal e descontraído e, ao mesmo tempo dar a co nhecer os nossos equipamentos comercializados e serviços oferecidos. No geral, a Simia comercializa equipamentos para a indústria alimen tar, nomeadamente, equipamentos para embalagem, cozedura e secagem, picagem, enchimento, esterilização, entre outros.

Entre vários equipamentos, gostaríamos de destacar a marca Frey, nossa parceira de equipamentos de enchimento. Como já é do conhe cimento dos nossos clientes, a Simia representa esta marca Alemã há mais de 10 anos, tendo já várias unidades instaladas em todo o país e um balanço muito positivo na satisfação dos clientes.

Além dos equipamentos que comercializamos através das nossas representadas, a Simia irá destacar no evento os seus próprios equipa mentos – Câmaras de Secagem, Fumagem e Cozedura Simia Se/Si Se ries. Estas câmaras SIMIA estão desenhadas para cozer, fumar e secar produtos de carne, peixe, queijo, vegetais e produtos vegan e, contam com a qualidade e Know-how obtidos ao longos dos mais de 40 anos de experiência da Simia nesta área.

Os nossos objetivos para a EXPOALIMENTA passam pela divulgação dos nossos equipamento e serviços, criação de novos contactos com clientes e parceiros de negócio, a apresentação das novidades e melho rias nos nossos equipamentos, nomeadamente nas Câmaras Simia, e dar a conhecer de forma mais informal os colaboradores da Simia aos clientes.

iden S

Estamos a assistir a retoma da Hotelaria, Restauração e Indústria Alimentar e num momento em que a Carne e o Peixe maturados têm suscitado muito interesse no meio gastronómico, esperamos uma afluência importante de clientes e potenciais clientes.

Teremos em destaque a grande novidade em termos de maturação, os novíssimos Armários de Maturação Dry-Ager Premium S com SmartAging®, lançados no início do ano e nos quais apenas tem que colocar a proteína que se pretende maturar - como Peixe, Carne, Salsichas, etc. - e selecionar um dos programas do novo sistema “SmartAging®. Simples e fácil de usar.

O nosso principal objetivo é divulgar a marca líder em Maturação a nível mundial – a Dry-Ager e as suas novidades, mas também quere mos reencontrar clientes e amigos com quem tem sido difícil estar nestes últimos dois anos.

É a nossa primeira experiência nesta feira no Porto, mas com certeza que voltaremos.

30
“Os nossos objetivos para a EXPOALIMENTA passam pela divulgação dos nossos equipamento e serviços, criação de novos contactos com clientes e parceiros de negócio”
InêsCoutinho, OperationsManager
“Esperamos uma afluência importante de clientes e potenciais clientes”
DélioCoutinho, Diretor Geral
oCC

l o P e S do S l eitõe S

O “ Lopes dos Leitões “ é uma empresa familiar, vocacionada para o Leitão assado à Bairrada.

Nos últimos anos, acompanhando as tendências de mercado, tem vindo a crescer e a inovar sendo hoje uma referência quer pelo Lei tão Assado quer pelas Refeições Pré-cozinhadas.

Sempre cientes das exigências dos nossos clientes temos vindo a desenvolver uma vasta gama de refeições pré-cozinhadas para o consumidor final, para retalhistas e hotelaria, focando a qualidade e segurança alimentar em todos os produtos.

Sendo esta a nossa primeira participação na EXPOALIMENTA es tamos com uma elevada expectativa. Este certame será uma ótima oportunidade para dar a conhecer os nossos produtos a um alargado leque de compradores.

Estaremos à vossa espera! Visitem-nos!

Jóia do Ca MP o

A Jóia do Campo tem como principal foco a captação de novos clientes e o encontro de novas parecerias bem como o reconheci mento face a nossa imagem de marca. Queremos dar a conhecer todos os nossos produtos e principalmente o que nos diferencia da nossa concorrência.

Os produtos em exposição serão produtos hortícolas e frutícolas de IX gama e exóticos.

Os nossos objectivos com a presença passam por aumentar o reco nhecimento da nossa empresa/marca a nível nacional, estabelecer novas parcerias e inovar face ao crescimento e desenvolvimento do mercado.

31
“A nossa empresa tem vindo a crescer e a inovar sendo hoje uma referência quer pelo Leitão Assado quer pelas Refeições Pré-cozinhadas”
“Queremos dar a conhecer todos os nossos produtos e principalmente o que nos diferencia da nossa concorrência”
PedroPereira, DiretordeoperaçõesLopesdosLeitões SaraRodrigues, Dep.ComercialeMarketingJóiadoCampo

v a SC o da g a M a

A Vasco da Gama é uma conserveira nacional cuja marca celebrará o seu centenário muito em breve e que conta com distribuição por todo o território nacional. Produzimos exclusivamente conservas de peixe maioritariamente atum, sardinha e cavala nos mais varia dos formatos, sabores e marcas.

Aproveitaremos a realização da EXPOALIMENTA para receber clien tes nacionais que seguramente não deixarão de visitar a Exponor nessa altura dada a enorme interrupção que a situação pandémica obrigou o mercado a fazer e que agora se retoma a pouco e pouco. Teremos no nosso stand uma mostra de todas as referências em distribuição no mercado, aproveitando a circunstância para apresen tar também a imagem renovada que aplicámos em todas as nossas embalagens.

Teremos como marca principal em mostra a Vasco da Gama, mas também marcas como Cofisa, Cofimar, Cícero e Comandante, refe rências de gamas diferencias do mercado e a que o mercado se fidelizou ao longo dos anos.

Não sendo o objetivo dar a conhecer nem a marca nem a empresa dada a presença já tão longa no mercado, será sobretudo objetivo poder receber os nossos clientes habituais e rever outros que por qualquer razão nestes últimos dois anos tenhamos deixado de acom panhar tão amiúde. Contamos que a Exposalão seja como sempre competente na organização da feira e permita tornar esta experiên cia o mais agradável possível quer para os expositores quer sobretu do para os visitantes.

Temos sinceramente uma maior expectativa relativamente a esta EXPOALIMENTA deste ano que esperamos venha a ter um grande número quer de expositores quer de visitantes.

t ake Pizza

A Take Pizza tem a expectativa muito elevada em relação a este evento, sabemos que é uma feira de referência. Como tal, vamos marcar presença pela primeira vez, e com um produto inovador em Portugal no setor da restauração e vending.

A Máquina Automática de Pizza permite ter Pizzas tradicionais cro cantes e saborosas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A máquina de venda automática de pizza de potência incomparável. Este equipamento oferece diversos benefícios para um negócio, no meadamente, o desenvolva o serviço aos seus clientes sem um custo extra de mais funcionários; oferta de produtos de muito boa qualida de; destaque dos concorrentes através de um serviço de qualidade Uma máquina com capacidade para 64 Pizzas, 4 opções de escolha, 2 ou 4 fornos.

Este equipamento é sinônimo de robustez, confiabilidade, velocidade e serviço, a máquina de venda automática é direta. Oferece até 64 pizzas e 4 pizzas diferentes de 30 cm de diâmetro. Também pode entregar 2 ou 4 pizzas diferentes simultaneamente (dependendo do número de fornos). É perfeito para completar a sua atividade e atingir o seu objetivo. Verdadeira pizzaria automática, aumentará facilmente a sua atividade 24 horas por dia e 7 dias por semana.

32 empresas
“Vamos marcar presença pela primeira vez, e com um produto inovador em Portugal no setor da restauração e vending”
“Temos uma maior expectativa para a EXPOALIMENTA e esperamos venha a ter um grande número quer de expositores quer de visitantes”
PauloVaz, Fábricas Vasco Gama II SA

Não sE PodE tratar UM talho dE rUa da MEsMa MaNEira QUE sE trata UM talho NUMa GraNdE sUPErFíCiE CoMErCial”

Qual é o universo de associados da ACCCLO?

A ACCCLO é a Associação de Comerciantes de Carne e de produtos derivados da carne como enchidos e presuntos, estamos represen tados com sócios em todo o País e temos tido um forte crescimento nos últimos anos, principalmente na zona Norte do País. A grande maioria dos sócios da ACCCLO são talhos e indústrias de carne, salas de desmancha e temos como associados muito fabricantes de enchidos por todo o país. Temos tido um crescimento acentuado mesmo durante este período mais conturbado que foram os tempos de pandemia.

O facto da ACCCLO ter serviços de medicina do trabalho a preços mais reduzidos, bem como serviços de segurança alimentar, análises de microbiologia, formação certificada e apoio jurídico aos sócios tem ajudado a que tenhamos constantemente uma procura maior dos nossos serviços.

Quais são as medidas que a ACCCLO tem ajudado a implementar para apoiar o setor da carne?

Estamos muito ligados aos nossos sócios, temos mais de 1000 sócios ativos. Um grande número na região metropolitana de Lisboa onde esta a sede da ACCCLO e onde foi a sua origem. Atualmente, e desde que abrimos a nossa dependência na cidade do Porto, o número de associados no Norte do País tem crescido de uma forma impressio nante.

Uma das nossas maiores preocupações tem sido a forma desigual com que algumas Câmaras Municipais têm atuado junto do setor, no meadamente junto dos pequenos talhos. Não se pode tratar um talho de rua da mesma maneira que se trata um talho numa grande super

fície comercial de um grande hipermercado. Os riscos são diferentes, a quantidade de produtos movimentados não são comparáveis nem a capacidade de investimento é semelhante.

O comércio local tem de ter exceções e condições para continuar a trabalhar, trata-se de um comércio de proximidade de onde vivem milhares de famílias.

A ACCCLO tem mantido um constante diálogo com as entidades oficiais, a ASAE, a DGAV e os serviços das câmaras municipais para, de uma forma estruturada, apoiar a definição das regras, a ACCCLO é parte da solução. Temos conseguido junto das entidades fazer esse alerta com resultados para todos os sócios.

Que preocupações chegam por parte dos associados?

Temos dúvidas de variada ordem. As mais comuns, como não podia deixar de ser, são sobre o cumprimento dos requisitos legais e aqui, quer com o nosso departamento de Segurança Alimentar, quer com o nosso Departamento Jurídico especializado, damos sempre resposta. Depois outro tipo de questões ligadas ao mercado da carne, à criação de novos estabelecimentos, aos licenciamentos junto das entidades camarárias e outras entidades oficiais e também aqui estamos sem pre ao lado dos nossos sócios.

Que ações a ACCCLO têm previstas para levar a cabo na EXPOA LIMENTA?

Mais uma vez vamos ser apostar na proximidade com os nossos sócios, vamos desenvolver durante a EXPOALIMENTA vários cursos que são obrigatórios por lei na área da Segurança Alimentar e vamos ter uma equipa de engenheiros alimentares presente na feira a fazer formação certificada e homologada pela FNACC do Curso de Mani

34

A Associação dos Comerciantes de Carnes do Concelho de Lisboa e Outros (ACCCLO) tem como objetivo defender os interesses dos associados. Fazem parte da organização comer ciantes de carne em talhos mas também a indústria da carne, estabelecimentos comerciais com venda de carne como supermercados, comerciantes de enchidos. Os últimos dois anos têm sido de muitos desafios para o setor, primeiro pela pandemia e atualmente com a questão da inflação, que tem contribuido para a escalada dos preços. Marianela Lourenço, presidente da ACCCLO, faz um retrato atual e pertinente à VEJA Portugal dos acontecimen tos que estão a tomar conta da indústria e deixa alertas.

pulador para dar cumprimento à legislação em vigor. Em conjunto com a organização da EXPOALIMENTA teremos salas de formação desenhadas para o efeito na própria feira.

Temos ainda presente para quem nos visita o nosso departamento de segurança alimentar onde poderemos esclarecer todas as dúvidas dos nossos sócios e de todos os que nos visitem.

Quais são os objetivos com a presença no evento?

O principal objetivo é a divulgação e o esclarecimento de todos. Queremos esclarecer e informar todos aqueles que vierem ter com a ACCCLO para garantirmos que este setor é dignificado e desmistifi car muitas das dúvidas que persistem na opinião pública. Estaremos presentes com uma vasta equipa dos nossos técnicos para garantir que existe um forte esclarecimento de todos.

A divulgação da ACCCLO no Norte do País como entidade repre sentante do setor é também um objetivo para a edição deste ano, estaremos fortemente representados e daremos a conhecer a nossa dependência no Porto.

A ACCCLO está cada vez mais forte mas temos de ser ainda maiores para termos um papel mais interventivo junto das entidades oficiais e na negociação coletiva.

Na última edição da EXPOCARNE tinham como proposta ajudar o setor a combater a concorrência apoiando-o com medidas con cretas. Qual é o atual ponto de situação?

Durante estes últimos três anos o setor da carne foi fundamental na economia, os portugueses ficaram em casa, estávamos todos confinados. No entanto, os nossos associados estiveram sempre a

trabalhar, não parámos. Foi muito importante o nosso apoio, nunca deixámos de estar ao lado dos nossos associados, fizemos um pouco de tudo para os apoiar. Nos tempos de pandemia demos centenas de horas de formação sobre a Covid-19 e a forma de protegermos os nossos clientes. Tivemos de alterar a nossa forma de vender carne e conseguimos esse objetivo com um enorme sucesso. Conseguimos merecer a confiança dos consumidores e o resultado foi que o setor da carne acabou por não sentir a pandemia de uma forma tão difícil como outros setores.

Estivemos com os nossos associados todos os dias, tivemos uma equipa de enfermeiros a realizar testes à Covid. Contivemos surtos e impedimos que muitos tivessem de fechar. Todos fizemos um exce lente trabalho, os nossos técnicos no terreno foram incansáveis. Conseguimos proteger o setor das grandes investidas das grandes superfícies comerciais, os preços não eram comparáveis, mas nós no pequeno retalho mudámos a nossa maneira de estar no mercado. Criámos redes de entrega de bens em casa dos nossos consumido res e apoiámos os nossos sócios na criação desses transportes com segurança alimentar.

Agora que as coisas estão mais calmas do ponto de vista pandémico aparece esta crise económica e voltámos a preocupar-nos com os custos dos nossos associados. Os produtos estão todos mais caros e o preço da carne tem subido drasticamente. A energia está a preços nunca antes vistos e a nossa atividade depende muito da eletricidade para manter as câmaras frigoríficas a trabalhar. Têm sido tempos difíceis, apenas a resiliência dos nossos associados tem permitido que se mantenham a laborar. Estou certa que mais uma vez que o setor vai conseguir resistir, por todos aqueles que consomem a nossa carne.

35

Bacalhau à BRaga

Um exlíbris da zona do Minho, o Bacalhau à Braga está na lista de preferências de muitos portugueses que não dis pensam um bom prato de peixe com tudo aquilo que há de melhor. O primeiro passo? Um azeite de grande qualidade a fazer toda a diferença. Segue-se a célebre posta de bacalhau que deve ser alta e conter um sabor equilibrado, apelando a todas as texturas que compõem o prato. A acompanhar batata frita às rodelas, cortada de forma perfeita e pronta a deliciar qualquer um.

sabor

FEIjoada à TRaNsmoNTaNa

Um prato típico da gastronomia portuguesa, a Feijoada à Transmontana junta diversos sabores que a tornam tão apetitosa. O segredo, sem dúvida, que a melhor seleção de carnes e enchidos. O tempo de cozedura e o ponto perfeito para cada passo da receita são essenciais para o resultado final desejável. No prato, diferentes texturas de sabores e um paladar único e tão português. Idealmente este prato não precisa de acompanhamento, pois a sua consistência serve até os mais apetitosos.

36

VITEla assada à moda do sEVER do Vouga

Sever do Vouga ganhou destaque no mapa do País graças à sua gastronomia rica e variada. Os pratos tradicionais ga nham ainda mais interesse por quem visita a região pela primeira vez e fica encantada com a qualidade dos produ tos e pratos servidos. A Vitela Assada à Moda do Sever do Vouga é um dos obrigatórios para quem se senta à mesa de um restaurante local. Trata-se de um prato verdadeira mente tradicional, que privilegia a qualidade e nobreza da matéria-prima. A confeção é determinante para que o prato esteja no ponto perfeito.

sabor

lEITão da BaIRRada

Considerado uma das 7 Maravilhas Gastronómicas do País, Leitão da Bairrada é um ponto de paragem obrigatório para quem visita a Bairrada. Os procedimentos de preparação e assadura são determinantes para a qualidade do produto que é apresentado à mesa e para tal cada restaurante define os seus procedimentos. Servido frio ou quente este é um dos pratos favoritos dos portugueses que o recomendam pelo Mundo fora. Idealmente, o leitão deve ser acompanhado por batata cozida para que a textura da pele do produto principal domine o sabor do prato.

37

caTaplaNa dE maRIsco

Célebre nas regiões com proximidade com o mar, a Cata plana de Marisco é um dos pratos mais servidos em toda a costa Litoral do País, principalmente no Sul. Da receita fazem parte, por exemplo, a Garoupa e a Amêijoa. É ain da adicionada uma dose generosa de Camarões ou outros mariscos igual mente apreciados. A forma como é prepa rado faz toda a diferença. Os ingredientes complementares devem ser frescos para tornar o prato mais apetecível e de elevada qualidade.

sabor

choco FRITo

A célebre região de Setúbal afirmou-se como ponto de ex celência na gastronomia pela sua proposta de Choco Frito. Muitas vezes servido como petisco ou refeição principal, este é um dos pratos mais apreciados pelos portugueses, mas também por milhares de turistas. O segredo passa so bretudo pela textura do choco, que deve ser macio e crosta frita envolvente saborosa e temperada com limão. Normal mente, a batata frita é a guarnição que acompanha este pra to tão típico português.

38

cozIdo das FuRNas

O Cozido das Furnas é uma das imagens de marcas da ilha de São Miguel, nos Açores. A sua história mantém-se intem poral e apreciada por milhares em toda a parte. Os ingre dientes que compõem este prato tão célebre são colocados numa panela, que é posteriormente enterrada no solo perto das caldeiras das Furnas. A cozedura é feita debaixo da Ter ra, o que potencia toda a experiência gastronómica, envol vendo quem aprecia este prato numa verdadeira vivência do arquipélago. O Cozido é também feito em diversas re giões do País e reúne num único prato diversos alimentos de prestígio essenciais na gastronomia portuguesa.

sabor

EspETada No pau dE louREIRo

A Espetada no Pau de Loureiro é um prato muito recomen dado a quem visita a ilha da Madeira pela primeira vez. É certamente obrigatória, dirão os locais. A verdade é que este tornou-se um cartão de visita da gastronomia regional e não há quem lhe passe indiferente. Os pedaços de carne de novilho são inseridos no Pau de Loureiro, um objecto tradicional, e que serve estrutura ao prato servido. Normal mente, este prato é servido com batata frita ou outro tipo de guarnição à escolha do consumidor.

39

lazer

entrevi S ta

é sEMPrE MUito iMPortaNtE sabEr o QUE CoMEMos E dE oNdE vêM as Coisas

Uma referência na gastronomia portuguesa, a Chef Jus ta Nobre mantém a sua essência e identidade própria. Reflete-o na sua forma de estar, no trabalho e nos seus pratos. A cozinha tradicional é a sua matriz e a sua base de inspiração para criar. “A cozinha é mundo, um labo ratório. Há muito que criar e para fazer”, defendeu em entrevista à Veja Portugal, prometendo manter a sua autenticidade. “Não podemos ir para o trabalho com a sensação de ser só mais um dia. É mais um dia para fazermos coisas boas, para deixar pessoas felizes”.

O interesse pela área da cozinha e gastronomia explodiu nos últimos anos. Como explica este fenómeno? Há 15 anos, as pessoas preocupavam-se mais em trabalhar e comer, simplesmente comer. Hoje em dia, as pessoas preocupam-se mais com aquilo que comem, onde vão, e mesmo quando cozinham em casa gostam de estar mais preparadas. As pessoas já perceberam que estar na cozinha não é um fardo pesado, mas sim uma coisa boa. Têm a oportunidade de cozinhar para a família, ter momentos de descontracção e convívio. Mudou a percepção que tínhamos da cozinha. Quando vão aos restaurantes já nos vêem a nós chefs de outra maneira. Antigamente ia-se a um restaurante e ninguém que ria saber quem cozinhava ou não cozinhava. Só se conhecia o chefe de sala e hoje em dia as pessoas já estão muito preocupadas. É sempre muito importante saber o que comemos e de onde vêm as coisas. Hoje valoriza-se mais a experiência.

São cada vez mais jovens interessados pela arte de cozinhar. O que é que a profissão tem de aliciante?

É uma profissão bonita. É muito bom, pelo menos eu acho isto. Já imaginou o que é estarmos na nossa cozinha e fazer comida para pessoas que não conhecemos, que não sabemos os gostos? É tentar chegar ao coração e deixá-los felizes com uma refeição. Para nós, todos os dias são uma aventura. As pessoas não são sempre as mesmas. É sempre uma aventura feliz. Isso para nós é importante e também e nos enche a alma.

Tenho tido experiências maravilhosas. Recentemente, estive na

sala do meu restaurante e tinha três casais que nos visitavam pela primeira vez e que foram dizer que seria a primeira de muitas, por que tinham tido uma experiencia fantástica. Tive uma mesa de 12 estrangeiros que quiseram tirar fotografias, bateram palmas, deram os parabéns. O reconhecimento conforta-nos e deixa-nos sempre com vontade de fazer mais e cada vez melhor.

Como define a sua cozinha? Decidi fazer cozinha portuguesa, mas tenho os pratos da minha autoria. Quase toda a minha ementa é da minha autoria, mas quase sempre baseada na cozinha tradicional portuguesa. Os meus restaurantes tiveram desde sempre muitos empresários com outros empresários estrangeiros que vêm ao nosso País para fazer negócios. Quando um empresário português tem de convidar alguém para um almoço ou um jantar, se está em Portugal ou em Lisboa, deve levá-lo a um restaurante de cozinha portuguesa. A minha responsabilidade é fazer uma cozinha cada vez melhor e aprimorada porque tenho clientela que a aprecia e eu não quero que os meus clientes fiquem defraudados. Quero que os convidados deles saiam contentes. É bom para mim, para quem convida e quem é convidado. Temos uma clientela brasileira muito boa e muito grande. E também o passa pa lavra. Recebo gente que diz que veio recomendada pelo Doutor x ou y. É uma responsabilidade cada vez maior, mas dá-nos muito prazer.

É uma transmontana de mão cheia. Inspira-se em alguma região em particular?

40

Temos em Portugal uma gastronomia super variada. Cada região tem a sua gastronomia e qual delas a melhor. No meu caso, posso dar-me ao luxo no meu restaurante não fazer só cozinha transmontana. Faço cozinha portuguesa num todo. Tenho cataplanas, pratos do Alentejo, de Trás -os-Montes. Tenho aquilo que me apetece e todos os pratos que são da minha autoria têm sempre um toque com uma referência à nossa identidade gastronómica. Os pratos regionais, tradicionais, aqueles que já todos conhecem, eu não mexo. Faço precisamente igual, mas depois a cozinha é mundo, um laboratório. Há muito que criar e para fazer. Ainda mais agora que temos produtos tão bons, temos acesso a tanta coisa. Dá para sermos criativos sem grande esforço.

Os hábitos alimentares têm mudado muito nos últimos anos. As novas tendências de consumo já se reflectem nos pedidos dos clientes?

Tenho uma ementa variada com pratos vegetarianos e outros. Todos os pratos têm proteína. O meu maior cuidado é ter sempre vegetais. Hoje já não se pede um bife com batatas fritas. Quase todos os pratos têm vegetais ou salada. É um cuidado meu. Nós não podemos mudar os gostos dos clientes, mas podemos dar-lhes oferta e a possibilidade de fazer escolhas diversificadas. Vamos seguindo as tendên cias. Estão a gostar mais de quinoa, lentilhas, as legumi nosas, damos-lhe. Estamos sempre atentos e a perguntar às pessoas aquilo que elas mais gostam. Há determinados acompanhamentos que estão a mudar muito. De proteína tenho tudo. Vendo mais peixe que carne. Temos de ter acompanhamentos chamativos e que dêem vontade de comer. É como agradar às crianças. Temos muitas famílias, com filhos. Tenho sempre uma boa sopa e pratos para agra dar os mais novos.

O tema da sustentabilidade está na ordem no dia. Sabemos que os restaurantes acabam por ter grandes quantidades de desperdício. Como é que olha para esta realidade?

Temos de nos preocupar. Sabemos como tudo está difícil com estes tempos que vivemos, com a falta dos alimentos. Eu se pudesse só trabalhava com produtos sazonais. É difícil porque temos acesso a coisas que vêm de outros lados e te mos pessoas que se não preocupam. Há outras que têm essa atenção e fazem questão de comer coisas de época. No Inver no, trabalho mais com produtos de Inverno e nas restantes estações igual. Tento sempre ter mais produtos sazonais nas cartas. Temos de nos preocupar com o desperdício é muito importante. Além de economizarmos, estamos a preocupar -nos com o ambiente. Tem sido uma prioridade nossa.

Chef Justa Nobre

O que falta fazer em termos profissionais? Quais são os seus objetivos? Quero manter esta linha. Eu trabalho com autenticidade. O meu pessoal também. Sabemos todos os que estamos a fazer. Quero que o meu pessoal continue feliz, bem remunerado, bem alimentado, tratado com respeito. É importante para a juventude, que já não quer fazer os esforços que fazíamos antigamente para ir para o trabalho. Antes não havia tanta consideração pelo profissional. As coisas mudaram e ainda bem. Na minha casa, sempre tive muita consideração pelo pessoal. Sempre tratei toda gente como gostaria de ser tratada. É mais fácil para todos. Sou uma pessoa feliz porque faço aquilo que gosto. O importante para as pessoas é elas estarem na profissão que gostam, para a qual têm jeito. E, depois, nem todos os dias são rosas, mas nem todos são espinhos. Agora é preciso que haja respeito entre patrões e empregados e o contrário.

Acima de tudo gosto pelo que se faz.

Não podemos ir para o trabalho com a sensação de ser só mais um dia de trabalho. Não. É mais um dia importante. É mais um dia para fazermos coisas boas, para deixar pessoas felizes e mais um dia para nós ficarmos felizes com o nosso trabalho e produtividade.

41

aletria com amêndoas torradas

ingredientes

7.5 dl de água

1 colher sopa de manteiga

1 colher café de sal

100 g de aletria

250g de açúcar

1 estrela de anis

2 cascas de laranja

5 gemas 100 g amêndoas lascadas e torradas

Canela em pó para polvilhar

Preparação

Leva-se a água ao lume com a manteiga e o sal. Em fervendo junta-se a aletria partida, mexe-se bem e deixa-se cozer 8 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.

De seguida, junta-se o açúcar, a estrela de anis, as cascas de laranja e deixa-se ferver mais 5 minutos.

Retira-se para que arrefeça um pouco.

Passam-se as gemas por um passador de rede, para retirar qualquer película existente.

Juntam-se as gemas de ovo, volta ao lume para engrossar, mexendo sempre, sem deixar ferver.

Verte-se para um prato de serviço (não esquecer de tirar a estrela de anis e as cascas de laranja).

Na hora de servir cobre-se com as amêndoas torradas e polvilha-se de canela.

42

a P oio S / P artner S

M edia P artner S

allbread CorPoration lda homepage: www.allbread.pt

Produtos: pão ralado com origem em pão fresco produzido exclusivamente para o efeito Marcas: ALLBREAD

da

aMeno homepage: www.ameno.pt

Produtos: duas de arrefecimento evaporativo (Cooler e Mist) que funcionam apenas com água e eletricidade, duas de aque cimento (Heater e Term), que apenas utilizam eletricidade e as últimas duas mais dedicadas ao controlo de humidade, a Fog, que são aspersores de alta pressão, e a Dry, que são desu midificadores industriais de absorção. As soluções da Ameno distinguem-se das tradicionais soluções de climatização pelos baixos custos operacionais e de manutenção, a sustentabilida de ambiental, a portabilidade e a possibilidade de utilização no exterior sem que haja perdas de eficiência.

Marcas: PORTACOOL, JOAPE, MASTER E BIOCOOL (DANTHERM GROuP), TECNOCOOLING, BuRDA WTG E DST - SEIBu GIKEN

aSSiStUdo ® homepage: www.assistudo.net

Produtos e marcas: assistência técnica e comercialização de equipamentos para restauração e hotelaria

atrian indÚStria aliMentar, S.a.

Rua David Marques da Rocha, lote 7 - 4475-854 Maia tel: +351 252 637 960 e-mail: atrian@atrian.pt homepage: www.atrian.pt

Produtos: Padaria, Pastelaria, Sobremesas, Refeições e Pré-Cozinhados

Marcas: ATRIAN BAKERS, ATRIAN FOODS, ATRIAN CAKES E DOCELEIA

Expositores
EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

baqUelite liz homepage: www.baquelite.com

Produtos: A Baquelite Liz, SA é hoje uma referência no sector do plástico, oferecendo um conjunto de soluções para as mais diversas áreas de negócio. No contexto do sector alimentar dispomos de Caixas; Contentores; Paletes; Estrados; Racks; Bases com rodas; Tabuleiros; Contentores do lixo; Palotes e grades em plástico, entre tantos outros produtos que podem ajudar no acondicionamento ou transporte. Marcas: BAquELITE LIz; CONGOST

bogiMa, lda. homepage: www.bogima.pt

Produtos: Soluções de corte para alimentos Marcas: EFA, BETTCHER, MAJA, TREIF, WIEGAND, LASKA, BAADER, REICH, DICK, EuROFLEX

borgeS branded foodS homepage: www.borgesprofessional.com

Produtos: Óleos de composição e fritura. Diferentes referên cias que permitem encontrar o ideal que se adapta às necessi dades de cada produto. Excelentes resultados finais. Unidoses de azeite extra virgem, vinagre e molho piri-piri. Recipientes muito práticos que permitem racionalizar quantidades de pro duto, evitando o desperdício de alimentos. Ideal para incluir no serviço de take away, buffets, menus, entre outros. Solução higiênica que evita manuseio desnecessário. Além disso, as embalagens são feitas de materiais reciclados e recicláveis, contribuindo assim para ajudar a cuidar o planeta. Sortido de toppings com uma vasta gama de sabores.

Marcas: BORGES y COLHEITA DA TERRA

booze drinkS homepage: www.pub.boozedrinks.pt/importacao-bebidas -exclusivas

Produtos: A Le Coq (cocktail´s engarrafados); Johan Freitag (Gin e Vodka); Muteman (Gin, Whisky e Água Tónica); Fizz (Cidras) Marca: BOOzE DRINKS

45 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

braline homepage: www.braline.pt

Produtos: mobiliário em aço inox Marcas: BRALINE

Expositores da

CaPteMP, lda. homepage: www.captemp.com

Produtos: Registador de temperatura, sensores e controladores Marcas: NIDuS – Coletor de dados WEB, AiroLOG – Transmis sor RF ISM ou LoRa, TH3 – Transmissor RS485 multi sensor, SensLIVE – Portal Cloud para gestão de vários tipos de dispositivo

Carne Marinhoa homepage: www.carnemarinhoa.pt

Produtos: uma variada oferta de carne Marinhoa à disposi ção. Dos icónicos Cabazes, com três opções, passando pelos ultracongelados e confecionados. Saberes com novos Sabores. Marcas: Carne Marinhoa DOP

ClUbe MUlhereS de negóCioS de PortUgal homepage: www.clubemuheresdenegociosdeportugal.com

Produtos: Formação Personalizada, Eventos, Internacionaliza ção de Negócios, Networking global Marcas: PEF, Conecte-se, Mulheres de Negócios Magazine, Clube de Vantagens

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

CATALOGO DRACO

Confeitaria alvorada homepage: www.confeitariaalvorada.com

Produtos: Bolos secos

ConJUgaPriSMa homepage: www.conjugaprisma.pt

Produtos: Balanças, POS, Software Marcas: BAXTRAN, SuNMI, IMIN, ETPOS, POS WINTEC, BALANçAS-PRISMA

Controlink homepage: www. selpay.pt

Produtos: Chasmatic Marcas: SELPAy

draCo homepage: www.draco.pt

Produtos: Equipamentos de limpeza por ultrassons, aspira dor industrial APS 203, Vibrador EWO-D-220 + E2, máquina de lavar de cóclea, máquina ultrassons MOT-185 ADVANCED, máquina de uS modelo TT-300 SE, granalhadora de turbina, filtro de aspiração de névoa óleo ARNO 3VPF, cabine de sopro completa com ARNO ECO BASIC Marcas: Atos besana srl; ar filtrazioni; autopulit; caber; comat; finimac; fond vacuum; fundiSat; Höcker Polytechnik; IFP; Indus trie associate srl; Jap Industries; lubrochem; Marconi; marse; novaxess technology; latus; omsg; rol wasch; SET; siebec; SIM; sofraper; slirfatek; technic inc; tierratech; vespa; vernici caldart

47 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE
R 10 G 53 B 92 C 99% M 90% Y 45% C 13% # 0a355c

CroWn Wheel, lda. homepage: www.crownwheel.pt

Produtos: Equipamentos para a Industria Alimentar Marcas: uNOX, INFRICO, SELMI, IFI, GEMM, TECNOINOX

Expositores da

CroY homepage: www.croy.pt

Produtos: Salgados, Croyssanteria, Pastelaria, Padaria, Sobremesas Marcas: CROy

CYr, lda. homepage: www.cyr.pt

Produtos: Rolamentos, Hidráulica e Mangueiras industriais, Pneumática, Vedantes, Ferramentas, Peças e componentes para máquinas agrícolas Marcas: CONTINENTAL, NTN, KOyO, SMC, DuRBAL, CORTECO, FuSIONPOINT

drY ager PortUgal homepage: www.dry-ager.pt

Produtos: Armários e Camaras de maturação Dry Ager; Maquinas de vácuo e consumíveis Lava Marcas: DRy AGER & LAVA

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

eCia - teCnologia ProdUtiva homepage: www.ecia.pt

Produtos: Equipamentos para Produção Alimentar Indus trial, Embalagem, Etiquetagem, Transporte, Corte, Cozedura, Pasteurização, Higienização Industrial, Robotica, Controlo de qualidade, detectores de metais e raio X. Marcas: PuLSOTRONIC, KITTNER, RSBILANCE, BOSS VACuuM, SIGITASPAK, FEuMA, TECNOCEAM, TuRATTI, PAKFRuT, GASER

eCofrog PortUgal homepage: www.ecofrogportugal.com

Produtos: Sistemas de limpeza e desinfeção que utilizam de forma inovadora, patenteada e tecnológica o Ozono – O3 em água, para lavagem de todas as superfícies, com uma poupan ça de 90% nos gastos com detergentes e químicos! Marcas: AVATAR - gerador de água de ozono para negócios. Commercial Purifier - gerador de água de ozono para uso in dustrial, uso adequado também para agropecuária, agricultura e poços.

eCogrill, lda. homepage: www.ecogrill.pt

Produtos: Fornos a Carvão, Grelhadores, Churrasqueiras, Robatas, yakitoris, Fornos Lenha Pizza/Assados, Carvão 100% Ecológico, Fogões Lenha Horeca, Acessórios BBQ. Marca: ECOGRILL

engelS logíStiCa e aMbiente homepage: www.engels.pt

Produtos: Caixas para armazenagem e transporte, paletes e caixas-palete higiénicas, contentores HACCP, bidões e baldes Marcas: E-LINE, ENGELS

49 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

eSbal – eMPreSa de SeCageM de baCalhaU, S.a. homepage: www.esbal.pt

Produtos: Bacalhau Salgado Seco, Bacalhau Demolhado ultracongelado, Subprodutos de Bacalhau Marcas: ESBAL; FIORDE

Expositores da

fábriCaS vaSCo gaMa homepage: www.cofisa.pt

Produtos: Conservas de peixe

faPil – indÚStria, S.a. homepage: www.fapil.pt

Produtos: Artigos de utilidade doméstica e profissional que auxiliam na higiene, limpeza, arrumação e organização dos espaços, e no cuidado da roupa, como por exemplo, caixas para arrumação, sacos para lixo, esfregonas, baldes, vassou ras, entre outros. Temos, também, uma linha de produtos de proteção indivi dual, da qual fazem parte viseiras, máscaras, desinfetantes e dispositivos médicos, e uma nova gama de detergentes de limpeza. Marcas: FAPIL, OCEAN E ECOLINE

fhCi flooring SolUtionS homepage: www.fhci.pt

Produtos: Revestimento de pavimentos Industriais e Decorativos em Resinas Marcas: FLOORHARD®

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

foodinteCh homepage: www.flowtech.pt

Produtos: FLOW M - Manufacturing Execution SystemSoftware de controlo de Produção / qualidade / BRC / IFS Marcas: FLOW Manufacturing

food PaPer PortUgal homepage: foodpaperportugal.com

Produtos: Embalagens alimentares personalizadas de raíz, Papel alimentar personalizado, Copos de Papel e Sacos de Papel personalizados Marcas: FOOD PAPER PORTuGAL

food-teCh homepage: www.food-tech.pt www.i-solutions.pt

Produtos: Equipamentos para processamento na área ali mentar, equipamentos de embalagem, controlo de qualidade, classificação, pesagem e etiquetagem, finais de linha, projetos de customização, consumíveis e produtos de embalagem. Marcas: DIBAL; PFM; MADO; VERIPACK, ITALIAN PACK, GRAEF, MHS, CRETEL, HENKOVAC, ALCO-FOOD, MESuTRONIC, FACCHI NETTI, ILPRA, SACCARDO, MAINALI

fornoeqUiP – eqUiPaMentoS Para a indUStria aliMentar, lda. homepage: www.fornoequip.com

Produtos: laminadores, linhas de pastelaria e salgados, linhas de massa folhada, linhas de croissants, sistemas de higieniza ção pessoal, fritadeiras continuas e mobiliário em aço inox Marcas: RONDO AG, ELPRESS, VALENzO

51 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

foSS homepage: www.fossanalytics.com

Produtos: Analisadores alimentares NIR e FTIR, analisadores de gordura por raios X, destiladores de kjeldahl, extractores de soxlhet,... Marcas: FOSS, Tecator, MeatMasterTMII, FoodScan™2, NIRS™DS 3, ProFoss™2, Kjeltec™9, Soxtec™8000, Fiber tec™8000, MilkoScan™FT 3, WineScan™

da

friMarC – indÚStria e CoMérCio, S.a. homepage: www.frimarc.pt

Produtos: Comércio por grosso de produtos alimentares, com foco nas carnes frescas, congeladas e refrigeradas. Marcas: BASSI, ANGuS BEEF, DEVESA, WAGyu, LAS PIEDRAS, CORDEIRO DO CHILE, GJ (carne congelada) e MINERVA (carne congelada)

frinUno, lda. homepage: Preencher

Produtos: Equipamentos Hoteleiros, Frio Industrial e Comercial, AVAC, Assistência Tecnica Marcas: FRINuNO, ONuN

frUtórbel – frUtaS, lda. homepage: www.frutlove.com www.frutorbel.com

Produtos: Sumos Naturais, Frutas Cortadas, Frutas, Frutas Exóticas, Frutos Silvestres, Citrinos Exóticos, Legumes, Legu mes Exóticos, Mini Legumes, Cogumelos Exóticos, Ervas, Micro Leaves, Picantes, Raízes, Tubérculos Marcas: FRuTLOVE, uma marca da empresa Frutórbel - Frutas, Lda.

Somos uma empresa de importação e distribuição de frutas, legumes e vegetais tropicais, assim como produtos exóticos, com 28 anos no mercado, temos mais de 400 produtos para o seu negócio.

Expositores
EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

fUChS lUbrifiCanteS, UniP. lda. homepage: www.fuchs.com/pt

Produtos: Preencher (informações breves) O grupo FUCHS é um grupo global com raízes alemãs que desenvolve, produz e comer cializa lubrificantes e produtos especiais relacionados há mais de 90 anos para praticamente todas as áreas de aplicação e sectores. O programa de produtos da FuCHS engloba mais de 10.000 produtos e serviços relacionados em seis categorias principais: Lubrificantes automóveis, Lubrificantes industriais, Massas lubrificantes, Lubrifi cantes para processamento de metais, Lubrificantes para aplicações especiais, Serviços Marcas: FuCHS, CASSIDA, RENISO, FuCHS LuBRIFICANTES, unip. Lda

fUMeiro do Mondego, lda. homepage: www.fumeirodomondego.pt

Produtos: Chouriço Tradicional, Chouriço de Vinho, Chouriço Picante, Salpição Tradicional, Paio Tradicional, Barriga Fumada, Morcela Moura, Farinheira Tradicional, Entremeada salgada. Marcas: FuMEIRO DO MONDEGO

genUtek, lda. homepage: www.genutek.pt

Produtos: Pavimentos epóxi, Poliuretano, Metacrilato, Poliuretano/cimento, Microcimento Marcas: SIKA, CIN

giroPaCk homepage: www.giropack.pt

Produtos: Comércio de embalagens, tripas e consumíveis para a indústria alimentar, Material de embalagem a vácuo, Sacos PA/PE e retrácteis, Tripas Naturais e Artificiais, Fios, Redes e fundas p/ protecção carcaças, Calçado de segurança alimentar, Vestuário impermeável, Cutelaria profissional, Aditivos alimen tares para a indústria das carnes Marcas: Giasco / Dunlop - Calçado de segurança alimentar; Diverembal - Embalagens, aditivos, tripas artificiais; ViscofanTripas colagénio e plásticas; Mane - Aditivos alimentares; Icel - Cutelaria profissional

53 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

green knife - eMbalCor UniPeSSoal, lda. homepage: www.embalcor.pt

Produtos e Serviços: Serviço de afiação e manutenção de facas, A nossa missão é promover maior durabilidade e alto desempenho às suas facas através de processos profissionais, oferecendo-lhes a melhor capacidade de corte, evitando esfor ços acrescidos nesta tarefa.

Expositores da

grelhaço homepage: www.grelhaco.com

Produtos: Fabrico de equipamentos hoteleiros em inox (grelhadores, churrasqueiras, etc)

greSilva homepage: www.gresilva.pt

Produtos: Grelhadores Industriais para a Hotelaria e a Restauração Marcas: GRESILVA

grUPo JaJa Printing SolUtionS homepage: www.jajaprintingsolutions.com

Produtos: Soluções na área dos sistemas de etiquetagem, identificação e impressão, com impressoras de etiquetas, códigos de barras e RFID, leitores manuais, terminais portá teis, etiquetas, rótulos e software para edição e controle dos processos de impressão de etiquetas, com as fitas, Ribbon e etiquetas para as soluções de identificação e com as balanças comerciais e sistemas de pesagem industrial. Marcas: EPELSA, TOSHIBA, PRONTIGRAF, BESTGRAF, SOL PRINT, BARTENDER, EPSON, BROTHER, DATALOGIC.

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

grUPo o2a - Converting YoUr needS homepage: www.o2a.pt

Produtos: Projetamos e fabricamos soluções para embala gens termoformadas para o setor alimentar e indústria em geral. A solução em blister à sua medida e a mais adequada para transporte, seja de pequenos, médios ou grandes for matos nos diversos materiais, tais como PVC, PET, PET-PE, PS, ABS, TPU-ABS-TPU de forma a garantir todas as especificações.

grUS drinkS, lda. homepage: www.grusdrinks.pt

Produtos: Bases de Sangria, Complementos de Fruta para Mixologia

Marcas: BOuA_ESENCIA, INuSITADO, MEC3 - DOyOuMIX

hanna inStrUMentS homepage: www.hanna.pt

Produtos: Soluções para a medição de parâmetros químicos, como o pH, cloro, acidez, sódio, oxigénio dissolvido, tempe ratura, entre outros. Os nossos produtos acompanham as diversas fases da cadeia de produção alimentar, auxiliando no desenvolvimento e controlo da qualidade e segurança alimentar.

Marcas: HANNA INSTRuMENTS

il boCConCino homepage: www. ilbocconcino.eu

Produtos: Preencher (informações breves)

Fazemos em Portugal a produção de queijo fresco de leite de vaca (Mozzarella fresca fior di latte, Burrata, Scamorza, Stracciatella), e importamos produtos italianos premium especializados para o canal food service, nomeadamente restaurantes italianos e pizzarias.

Marcas: PODERE DEI LEONI, CASEIFICIO DEFENDI , SALuMIFICIO MEC PALMIERI, BEG DI PALO, BREASAOLE PINI, FRESCOLAT SRL, HO.RE.CA. MAGIC SRL, MONTA NARI & GRuzzA, SALuMIFICIO SIMONINI E MARVANI

SERBOSCO SRL, MAMMAFIORE INTERNACIONAL, CANTINA REuNITE CIV, REGA FOOD SRL, PADANIA ALIMENTI SRL, GEBAR SRL, MOLINO NALDONI SRL, CASA LOMBARDI SRL, PADANIA ALIMENTI SRL, TARTuFI JIMMy, PROSCIuTTIFICIO ANTICAPIEVE SRL, KOFLER VIKTOR & ANDREAS OHG, GRANATA ANTONIO SRL, SALuMIFICIO SORRENTINO SRL, I BuONATAVOLA SINI, SILVESTRIS FRIGAM SL, PASTIFICIO DI MARTINO G. & F.LLI SPA, AzIENDA AGRICOLA MANCINI SOCIETA’ AGRICOLA SRL BOMBIERI SPA, VITANI srl, BIRRA MENABREA S.P.A, CANNOLIFIC CIO MONGIBELLO, SARANDREA , PRINCIPE DI SAN DANIELE

55 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

inforqUeStion SiSteMaS inforMatiCoS, lda. homepage: www.inforquestion.pt

Produtos: POS , Impressoras , Softwares Faturação, Soluções Tecnológicas Marcas: SAM4S , ITS , AzKOyEN

da

infoS, inforMátiCa e ServiçoS, S.a. homepage: www.infos.com.pt

Produtos: ERP MuLTI DISTRIBuIçÂO, KORA Mobility, MAXIRETAIL, BI qLIK, PPLPortal

irMãoS Peixoto, S.a. homepage: www.ipeixoto.pt

Produtos: Porcelana, grés e outras cerâmicas de mesa; Artigos para buffet e serviço de mesa; Cutelarias; Vidro de mesa e decorativo; Acessórios e utensílios de cozinha; Artigos de bar e café; Chafing Dish; Melaminas; Descartáveis; Candeeiros de mesa; Vestuário profissional; Têxtil de mesa; Mobiliário de exterior, etc. Marcas: A seleção de marcas representadas, distribuídas ou concebidas pela Irmãos Peixoto é pensada para responder a todas as especificidades das diferentes áreas de negócio a que responde, tendo em conta, simultaneamente, as tendências de consumo e preferências do consumidor.

it’S eCo Uni lda (eCo green StraWS) homepage: www.ecogreenstraws.com

Products: 100% Natural grass drinking straws, sustainable al ternative to paper and plastic (Palhinhas de erva d’água 100% naturais, alternativa sustentável ao papel e ao plástico) brands: Grass Straws available in two sizes 20cm and 14cm for cocktails ( Palhinhas de erva d’água disponível em dois tamanhos 20cm e 14cm para cocktails)

Expositores
EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

JarviS eSPaÑa homepage: www. jarvisespana.es

Produtos: Maquinaria para mataderos y salas de despiec Marcas: JARVIS PRODuCTS CORPORATION,GRASSELLI

Jóia do CaMPo, lda. homepage: www.joiadocampo.pt

Produtos: Horticulas e fruticulas Parceiros: florette, primeira folha, koppert cress, ANGOLANITA, Vitacress, Frubis.

Jorge PireS – indUStria de CarroçariaS, lda. homepage: www.jorgepires.pt.

Produtos: Fabrico de Caixas Frigoríficas, Isotérmicas e de Carga Geral, para todo o tipo de veículos comerciais, customi zadas à medida das necessidades do cliente. Marcas: Comercializamos várias marcas de grupos de frio, plataformas elevatórias e outros acessórios que permitem equipar a carroçaria.

keYMaC – CoMérCio de eqUiPaMentoS indUStriaiS, lda. homepage: www.keymac.pt

Produtos: Equipamentos e soluções para a industria alimen tar, desde processadores universais tudo-em-1, equipamen tos para produção de sumos e todo o tipo de embalamento, engarrafamento, fim de linha, sistemas de lavagem de caixas e moldes, etc.

Marcas: ROBOqBO, VORAN, CONTROLDROP, GNA, DINOX, etc.

57 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

Expositores da

laboratório de inveStigação e deSenvolviMento, din, S.a. homepage: www.din.pt

Produtos: Preencher (informações breves) Marcas: Como somos um Laboratório, não temos produtos nem marcas para publicitar. No entanto, envio as áreas em que trabalhamos: NIR (Near-Infrared Spectroscopy); Biologia; Molecular; química; Microbiologia laCto Serra, S.a. homepage: www.lactoserra.com

Produtos: quejos de Vaca, queijos de Ovelha, queijos de Cabra, queijos Mistura Marcas: FONTE MOuRISCA; D. SEBASTIãO; PASTOR SERRANO

leanPio, S.l. homepage: www.leanpio.com

Produtos e Marcas: Prensas de resíduos, sistema de reciclagem Longopac, equipamento de compostagem

libella homepage: www.libella.pt

Produtos: Espetinhos de carne bovina, frango, salsicha, queijo coalho e lombo de porco. Marcas: ESPETINHOS LIBELLA

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

logiSta ParCel homepage: www.logistaparcel.com

Produtos: O transporte de alimentação nas melhores condições Marcas: I2 Gourmet – FRIOPAq – FRIOPAL – AMBIPAq Imagem: https://www.logistaparcel.com/content/dam/docu ments/integra2/flyers-web-2022/Alimentacion%20PT.pdf

loPeS doS leitõeS homepage: www.lopesdosleitoes.com

lUiS SanChez e filhoS, lda. homepage: www.luissanchez.pt

Produtos: Tripas Naturais, Colagénio e Vegetal, Preparados para Carnes, Especiarias, Marinados e Pão Ralado, Acessórios e Maquinaria para Indústria das Carnes, Soluções para Emba lamento em Vácuo. Marcas: Representação da Fibran, Edicas e Catalina Food Solutions em Portugal.

lUSoMateC homepage: www.lusomatec.pt

Produtos: Cerâmica Industrial, Painéis e rodapés higiénico, Equipamentos de drenagem Marcas: POLySTO; AGROB BuCHTAL; ATT INOX DRAIN

59 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

Expositores da

lxPaCk homepage: www.lxpack.pt

Produtos: Soluções de pesagem e etiquetagem, sendo a representante oficial da marca alemã ESPERA em Portugal. Soluções para Comércio e Retalho, como balanças, POS, soft ware de faturação. Soluções para a indústria alimentar, nomeadamente Detetores de Metal, Verificadores de Peso, Calibradoras, Embaladoras, Termoseladoras, Termoformado ras ou máquinas de enchimento, entre outras. Marcas: ESPERA, MARquES, ETPOS, ALICE, WIDE, TECNOVAC, GAMACO

MaCro frio - CoMérCio internaCional de ProdUtoS aliMentareS S.a. homepage: www.macro-frio.pt

Produtos: Carne, Peixe, Pré-Cozinhados (salgados e refeições prontas) Marcas: Macro-Frio (marca principal) e quinta dos Tapados (marca de produtos de charcutaria e lacticínios)

MadeiraS afonSo, lda. homepage: www.madeirasafonso.pt

Produtos: Cuvetes Madeira para Alimentação, utensílios de madeira para cozinha Marcas: MADEIRAS AFONSO; MA

MaiS horeCa homepage: www.maishoreca.com

Produtos: Softwares de facturação, plataformas informáticas e hardware.

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

MaqUigoMeS, lda. homepage: www.maquigomes.com

Produtos: Projecto e fabrico de equipamentos em inox. Comércio, fabrico e reparação de máquinas para a indústria alimentar.

Marcas: BRAHER, FATOSA, FRIMAq, GASER, GESAME, H T S, ITALMODuLAR, KT, LuTETIA, MAINCA, MECALSA, MEDOC, NOCK, SERRANO.

MarCaeMbal, lda. homepage: www.marcaembal.com www.marcalabel.com

Produtos: retirar listagem do ficheiro Marcas: MARCALABEL / CARL VALENTIN ( não sei se pode co locar os logos das marcas que se encontram no ficheiro anexo.

MarqUe tdi / doMino PortUgal homepage: www.marquetdi.pt www.domino-printing.pt

Produtos: Codificadores a Jato de Tinta Contínuo, Transferên cia Térmica, Jato de Tinta Térmico, Grande Caractere, Laser CO2 e Fibra, Impressão e Aplicação de Etiquetas, Etiquetado ras, Impressoras de bancada, Impressoras a Cores, Software de Rastreabilidade, Sistemas de Visão. Marcas: DOMINO, HERMA, BROTHER, SATO, DTM

MaSaedo, lda. homepage: www.masaedo.pt

Produtos: Azeites e Vinho Marcas: AzEITE TERRAS DAzIBO, AzEITE OLIMONTES, VINHOS DOuRO DOC quINTA DO BANCO

61 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

MetaloCaChoeira homepage: www.metalocachoeira.pt

Produtos: Cacifos, Lava-maos, Bancadas de apoio, Louceiro, Chapa sandwich, etc. tudo em inox

Expositores da

Mezzahotel, eqUiPaMentoS hoteleiroS, lda. homepage: www.mezzahotel.pt

Produtos: Equipamentos em aço inoxidável, fornos conveto res, linha completa de queima, equipamentos de frio, vitrines expositoras, máquinas de gelo, máquinas de lavar louça e equipameto de lavandaria.

Marcas: ARRIS Catering Equipment (grelhadores GRILLVAPOR), TECNOINOX (linha de queima e fornos convetores), uNOX (Fornos Convetores), ACTIWASH (máquinas de lavar louça), PRIMuS (equipamentos de lavandaria industrial).

MikroqUíMiCa - ProdUtoS qUíMiCoS, lda. homepage: www.mikroquimica.pt

Produtos: Produtos químicos gerais, produtos químicos para a indústria da cortiça, produtos químicos para a indústria ali mentar, desinfetantes e biocidas; Produtos enzimáticos para: indústria dos lacticínios, frutas e vegetais, panificação, destila ção e processamento de azeite. Marcas: MIKROquíMICA, WEISSBIOTECH, BREATEC.

Moreira CongeladoS homepage: www.congeladosmoreira.com

Produtos: Congelados Moreira

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

neW foodS Co. lda. homepage: www.mockyfoods.com

Produtos: Plant Based Meat, Análogos de Carne, Carne Vegan / Vegetariana, Produtos Vegan / Vegetarianos, Proteína Vegetal Texturisada Marca: MOCKy

natfood PortUgal, lda. homepage: www.natfoodportugal.pt

Produtos: Equipamentos e produtos para granizados, Choco late quente, Waffles, Crepes, Gelados soft etc., Marcas: NATFOOD, KRAMPOuz, HAMILTON BEACH, zuNA TuR, SANTOS

near trade homepage: www.neartrade.pt

Produtos: Grãos, Proteínas animais, Produtos alimentares transformados e bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, Produtos fabricados diversos óleos vegetais e gorduras animais para uso humano consumo e indústria cosmética. Marcas: MATOS INDÚSTRIA E COMERCIO, DINuTRI, FRuTAS FORMA, PISTACyL, PASTA REy, CAJuINA, quINTA DA CARRIçA

PaCk 4 eMbalageM, lda. homepage: www.pack-4.com

Produtos: A PACK4 constitui-se como uma Empresa de referência no Mercado, apta a oferecer diversas soluções e Equipamentos (Novos e usados) nas áreas de Embalagem e Produção Alimentar. Os Consumíveis são outro ramo do negócio que privilegiamos, oferecendo uma ampla gama de produtos para as mais diversas necessidades. Marcas: PACK4, SNACK4, P4TECH

63 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

PaPinox homepage: www.papinox.pt

Expositores da

PáSSaro de ervaS homepage: www.passaro-de-ervas.pt

Produtos: Especiarias, Frutos e legumes desitdatados, Plantas aromáticas...

PedaçoS d’alvorada

Produtos: Produção de Pitaya, Figo da índia e Jabuticaba

Penta iberiCa, lda. homepage: www.pentaiberica.pt

Produtos: Embalagens para industria alimentar (PP,PE,PET,CPET,BIO), maquinas termoselar e de vácuo Marcas: Preencha (informações breves): SENA, ENVASES CUI, CuKI, PACK BENEFITS, ETIMEX

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

PlaCoSSel reveStiMentoS de ParedeS, lda. homepage: www.placsell.pt

Produtos: Fornecimento e aplicação de placas de Polipropi leno e placas de P.V.C para revestimento de paredes na area alimentar.

Marcas: PLACSELL, PLACOSSEL

PriMor troPiCal homepage: www.3lynces.com

Produtos: Doce de laranja, doce de dióspiro, doce de abacate, geleia de romã, vinagre de romã, vinagre de laranja, licor de romã, licor de laranja, licor de figo, licor de alfarroba, chá de abacateiro.

q&q qUeqUeS e qUeiJadaS, lda. homepage: www.qeq.pt

Produtos: queques, queijadas e Cookies Marcas: queques&queijadas

qUalitY eSPreSSo, S.l.U. homepage: www.qualityespresso.net

Produtos: Máquinas de café expresso superautomáticas (La Radiosa e La Solare), máquinas de café expresso profissionais tradicionais, moinhos de café, acessórios para o profissional, QSTEAM - vapor profissional e QMILK - termos em banho -maria.

Marcas: GAGGIA, FuTuRMAT, VISACREM

65 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

Expositores da

qUiMiServe – qUíMiCoS e ServiçoS, lda. homepage: www.quimiserve.pt

Produtos: Desenvolvemos e fabricamos uma gama completa de detergentes e desinfetantes para uso profissional. Comer cializamos ainda diversos tipos de aditivos e componentes ali mentares, substâncias químicas e colas de aplicação industrial. Marcas: quICOL (Colas de aplicação a frio, para rotulagem, com base caseína, sintéticas ou semi-sintéticas); Colas de apli cação a quente (Diversas referências para rotulagem e fecho de caixas, com base EVA ou Metaloceno, em vários formatos); MIARCO (Fitas Adesivas automáticas e manuais)

r.C.C. ribeiro - CoMérCio CUnhoS CortanteS, lda. homepage: www.rcclaminas.com

Produtos: Fabricação de Lâminas, Cunhos e Cortantes OEM e manutenção das mesmas. Fabricação de componentes precisão a partir de centro de maquinação CNC.

regolfood homepage: www.regolfood.pt

Produtos: Produtos de Limpeza Profissional Marca: REGOLPEST

rigorbC SolUtionS UniPeSSoal, lda (r+). homepage: www. rmais.pt

Produtos: Kiosks, Máquinas de Pagamento Automático (Cashlogy), Software de faturação ( zone Soft). Marcas: AzKOyEN; CASHLOGy; zONE SOFT

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

rodrigUeS & naSCiMento, lda. homepage: www.ronal.pt

Produtos: Charmy 90 Marcas: RONAL COOL TECH

roYal kebab, lda. homepage: www.royalkebab.pt

Produtos: Kebab Fatiado, Kebab em Rolo, Francesinha de Kebab, Rissois de Kebab e Consumíveis (Molhos, Pães, Take Away etc.)

Marcas: DOSTLAR - Kebab Factory (Marca Alemã representada para o território nacional)

rPl, lda. homepage: www.rpl.pt

Produtos: ePack Hygiene - HACCP DIGITAL Marcas: EPACK HyGIENE

Safegene aliMentar homepage: www.safegene.pt

Produtos: Segurança Alimentar, Formação Certificada Presen cial e e-learning, Consultoria e Auditorias, HACCP, Microbiolo gia (Alimentos, Águas e Legionela), Análise Nutricional e Saúde e Bem-Estar.

Marcas: SAFEGENE ALIMENTAR, SAFEGENE FORMAçãO, SAFEGENE SAÚDE

67 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

SeaUto – SealS aUtoMoCión, S.l. homepage: Seauto, Fabricante y Distribuidor de Juntas (seal sautomocion.com)

Produtos: Juntas hidráulicas para estanquidade, vedação e guiamento. Retentores, casquilhos, pneumática, etc. Marcas: TRELLEBORG, CORTECO, GAPI, CAMOzzI, ETC.

Expositores da

SerMogel - ProdUtoS aliMentareS Cong., lda.

Produtos: Mariscos, Pré-Cozinhados, Legumes, Peixe, Moluscos, Carnes

SiMia, lda. homepage: www.simia.pt

Produtos: Maquinaria para a indústria alimentar e Serviço de assistência técnica – camaras de secagem e cozedura, enche doras, máquinas de embalar, picadoras, etc. Marcas: SIMIA, FREy, CLIPTECHNIK, NOCK, HOLAC, TALSA, WEBOMATIC, XuCLà, GREENFRIO, KOLBE, entre outras.

SkYMSen eUroPa, lda. homepage: www. skymseneuropa.com/pt/

Produtos: Equipamento para Hotelaria, Restauração e Talhos Marcas: SKyMSEN

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

Sodati, lda. homepage: www.wafflesportugal.pt www.oportinho.pt

Produtos: Waffles, Vinho do Porto e Chocolate Marcas: WAFFLES PORTuGAL; OPORTINHO

SoJet - higiene & doSageM homepage: www.sojet.pt

Produtos: Sistemas de higienização para indústria e retalho alimentar Marcas: SOJET; DOSATRON

Sabor do norte homepage: www.sabordonorte.pt

Produtos: venda de carnes a retalho Marcas: Sabor do Norte

SUvita Homepage: www.suvita.com

Produtos de geladaria

69 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

take Pizza 24h homepage: www.takepizza.com.pt

Produtos: Distribuidor de Pizzas Tradicionais 24h Destinado a pizzarias, profissionais de pizza, restaurantes e investidores.

Marcas: TAKE PIzzA

Expositores da

tardeS MágiCaS, lda.

Produtos: Máquinas de Algodão Doce cnc

teChnial - teCnologiaS Para indÚStria aliMentar, lda. homepage: www.technial.pt

Produtos: Comercialização de equipamentos para indústria alimentar, bem como o fornecimento de peças para esses equipamentos e a prestação de serviços de manutenção.

Marcas: CANOL, FIREX, FOMACO, KARL SCHNELL, LEONHAR DT, REVIC, TECNOTRIP, BRAHER, FOODLOGISTIK, SCHOMAKER, LIMA, AzzAR

teCniPeSo - SolUçõeS de PeSageM, lda. homepage: www.tecnipeso.pt

Produtos: Balanças comerciais e industriais, Etiquetagem, Corte alimentar e embalagem. Marcas: RuBy, BAXTRAN, OHAuS, NOAW, CGT, MEDOC, TSC, BIXOLON, TuRBOVAC

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

teCnofilM homepage: www.termofilm.pt

Produtos: Embalagens

United ConfeCtionarY, S.l. homepage: www.uniconf.com.es

Produtos: Empresa especializada no fabrico e comercialização de gomas de gelatina, caramelos e chocolates. Marcas: NEO BOTANICA, BON ROLL y FELICITà

venko homepage: www.venko-solutions.com

Produtos: Soluções de refrigeração, hotelaria e AVAC. Marcas: VENKO

viPgel, lda. homepage: www.vipgel.pt

Produtos: Salgados Congelados e Pré Cozinhados Marcas: VIPGEL; GOLDIES

71 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

WoCk homepage: www.wockshoes.com

Produtos: Securlite, Breelite, Everlite plus, Everlite open / closed, Nube Marca: WOCK

Expositores da EXPOALIMENTA

Esperamos que na ExpoAlimenta possamos divulgar o EHEDG (Eu ropean Hygienic Engineering and Design Group) ou seja Grupo de Engenharia e Projeto Higiénico por todas as empresas visitantes. A secção regional do EHEDG em Portugal dá as boas-vindas a todas as empresas, grandes e pequenas que se quiserem tornar nossos mem bros. Sendo o EHEDG, fundado em 1989, um consórcio de fabricantes de equipamentos, indústrias alimentares, institutos de investigação e autoridades de saúde pública, os benefícios da adesão a este grupo são essenciais para permitir que os nossos membros se adaptem rapidamente às novas tendências alimentares sem comprometer a segurança alimentar e a cumprir as diretivas e regulamentos da união Europeia. Como a segurança alimentar continua para além da Europa, o EHEDG promove ativamente a harmonização global das orientações e normas. Todos queremos consumir alimentos e bebidas saborosos, mas também seguros. A nossa missão principal é contribuir eficaz mente para a segurança alimentar global, fornecendo orientação em engenharia e design higiénico, trazendo também benefícios para a qualidade dos alimentos, a produtividade e a sustentabilidade. a gUia PortUgal homepage: www.aguiaportugal.pt

Produtos: Máquinas de venda automática (máquinas de café, máquinas de café vending; dispensadoras automáticas; má quinas de tabaco; máquinas espremedoras) Marcas: JOFEMAR; SAECO; NECTA; züMEX

agrUMarie homepage: www.ccitalia.pt

Produtos: Sumos naturais e concentrados de fruta para pequeno almoço para o setor hoteleiro, Polpas e xaropes para mixology Marcas: marcas com que trabalham – marcas próprias - Be vipiù - Concentratos para pequeno almoço, Naturalia - Sumos naturais, upGrade - produtos para cocktails

/ EXPOCARNE

knx PortUgal homepage: www.knxportugal.pt/knx/o-que-e-a-knx

Produtos: iluminação e controlo de estores até aos sistemas de segurança, aquecimento, ventilação, ar condicionado, vigi lância, alarme, controlo de água, gestão energética, medição inteligente, bem como eletrodomésticos, áudio/video e muito mais.

Martha’S WineS & SPiritS homepage: www.shop.marthasgroup.com/categories#

Produtos: Vinhos & Destilados; Cocktails

Mettler toledo homepage: www.mt.com

Fornecedores de pesagem e de instrumentos analíticos para laboratórios e medições em linha em processos exigentes de produção industriais e alimentares.

norPoli

Fabricação de caixas isotérmicas, frigoríficas, peças em polies ter. Reparação e venda de equipamento frio.

73 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

novo banCo homepage: www.novobanco.pt

Expositores da

ProPoragir homepage: www.proporagir.pt

Produtos: Sistemas inovadores de abate e processamento de carnes ( carros; drenagem; higiene; via aérea; equipamen tos; mesas)

traçoinox homepage: www.tracoinox.com

Produtos: Pequenos domésticos; grandes domésticos; facas; tachos e panelas; robôs de cozinha; Marcas / Parceiros: MIELE; MIELE PROFESSIONAL; MITSu BISHI ELECTRIC; VISTA ALEGRE; RATIONAL; SMEG; DELTA COzI NHAS; ARCOS; ROBOT COuPE

Miele homepage: www.miele.pt

Produtos: Equipamentos e máquinas industriais

EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

Udex homepage: www.udex.pt/pt

Produtos: Lavagem; restauração; cozedura; pizzaria padaria pastelaria; frio; gelataria; lavandaria; acessórios; prevenção e saúde

USina de negoCioS homepage: www.usinadenegocios.pt

Produtos: Modeladora de Salgados e Doces Masseira Cozedora de Salgados

Wabi PortUgal homepage: www.youngnetworkgroup.com/pt

zaMith Coffee homepage: www.zamithcoffee.pt

Produtos: Café; Máquinas; Solúveis; Água;

75 Expositores da EXPOALIMENTA / EXPOCARNE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.