Issuu on Google+

Recortes nº 196 Índice – 10 de outubro de 2013  Porto de Setúbal tem potencial para movimentar até 2,5M de TEU´s  Porto de Setúbal cresce 8% até setembro  Uma tonelada de lixo recolhida numa manhã de outono  Uma tonelada de lixo recolhida numa manhã de outono  Porto de Setúbal apoia ação de limpeza na Praia dos Coelhos  As exportações continuam estáveis em Agosto  Recessão mais suave exige impulso final das exportações

APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869

Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: geral@portodesetubal.pt


Transportes em Revista, 9 de outubro de 2013

Porto de Setúbal tem potencial para movimentar até 2,5M de TEU´s O Porto de Setúbal tem uma capacidade potencial para movimentar até 2,5 milhões de TEU´s, através da expansão do atual terminal de contentores, referiu em entrevista à Transportes em Revista o presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Vitor Caldeirinha. Recorde-se que o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, tinha declarado durante a apresentação do plano estratégico do porto de Lisboa, que devido à construção do novo terminal da Trafaria o atual terminal de contentores de Santa Apolónia seria deslocalizado para Setúbal. Questionado sobre se o porto sadino teria capacidade para receber a carga movimentada neste terminal, Vitor Caldeirinha referiu que «o porto de Setúbal tem uma grande capacidade de expansão em quase todas as valências. Nos contentores, e falando no âmbito do short sea, o potencial é muito grande. Se deslocalizarmos o atual terminal Ro-Ro para outra zona (e existe essa possibilidade) e procedermos à extensão do atual terminal, podemos ter um cais com cerca de 4 quilómetros. No total, com os devidos investimentos, que incluem novos equipamentos, há capacidade para movimentar até 2,5 milhões de TEU´s». Nets entrevista, que irá sair no próximo número da Transportes em Revista, edição de carga e mercadorias, Vitor Caldeirinha falou ainda sobre a junção dos portos de Lisboa e Setúbal, das relações entre porto e a cidade, dos planos existentes para melhorar os acessos marítimos e ferroviários, assim como dos objetivos da APSS em criar um “Hub” de transhipment para o Ro/Ro e em se afirmar como polo logístico portuário de short sea na região.


Logística & Transportes Hoje, 9 de outubro de 2013

Porto de Setúbal cresce 8% até setembro O Porto de Setúbal movimentou no mês de setembro 675 mil toneladas de mercadorias, valor que contribuiu para consolidar em 8% o crescimento no acumulado da carga movimentada desde o início do ano de 2013 até ao final do terceiro trimestre.

Este é já o quinto mês de 2013 em que este porto regista volumes de movimentação de cargas superiores às 600 mil toneladas.


APP, 10 de outubro de 2013 VOLUNTÁRIOS LIMPAM PRAIA DOS COELHOS, EM SETÚBAL

Uma tonelada de lixo recolhida numa manhã de outono Uma ação de limpeza na Praia dos Coelhos, na Arrábida, realizou-se no último sábado de manhã, no âmbito da iniciativa “Amar Setúbal”, organizada pela Câmara de Setúbal e pela APAMB – Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental. Ao todo, vinte voluntários retiraram da praia e zonas envolventes uma tonelada de lixo. O balanço é, segundo a organização, “muito positivo”.


ADN – Agência de Notícias, 9 de outubro de 2013 Voluntários limpam Praia dos Coelhos em Setúbal Uma tonelada de lixo recolhida numa manhã de outono Uma ação de limpeza na Praia dos Coelhos, na Arrábida, realizou-se no último sábado de manhã, no âmbito da iniciativa “Amar Setúbal”, organizada pela Câmara de Setúbal e pela APAMB – Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental. Ao todo, cerca de vinte voluntários, retiraram da praia – e zonas envolventes – cerca de uma tonelada de lixo.

Mais de vinte voluntários limparam Praia dos Coelhos, na Arrábida O balanço é, segundo a organização, “muito positivo”. Afinal, campanhas iguais a esta representam “menos lixo que fica a prejudicar o ambiente". O projecto "Amar Setúbal" tem vindo a realizar nos últimos tempos várias acções de limpeza, antes e depois da época balnear, nas praias de Albarquel, Figueirinha, Galapos, Portinho da Arrábida e Praia dos Coelhos. "Estas iniciativas têm uma periodicidade regular, duas vezes por ano” mas Paula Pereira, uma das mentoras do projecto, já disse que “vou fazendo outras pelo meio". Um exemplo disso foi a limpeza realizada na Doca dos Pescadores, de onde foi retirado o lixo que se encontrava a boiar... Para a organização estas acções “são muito importantes para sensibilizar as pessoas de que temos de preservar aquilo que é de todos e para todos e que temos de deixar uma pegada ecológica positiva para as gerações vindouras". O projecto conta com inúmeros voluntários e tem o apoio da APAMB - Associação Portuguesa de Inspecção e Prevenção Ambiental, da Câmara de Setúbal e da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra. A mentora do projecto diz que parte dos resíduos recolhidos no sábado e outros que irão ser recolhidos dia 20 de Outubro, na Doca dos Pescadores, são “para entregar ao grupo Auchan para a realização de uma escultura que vai ficar no Alegro", futuro centro comercial da cidade de Setúbal. As acções têm mobilizado o apoio de vários voluntários, de grupos e entidades que se envolvem nas iniciativas e providenciam materiais, como t-shirts, bonés, luvas, sacos do lixo e flyers, e apoio a meios de recolha do lixo no terreno e em via marítima, como a autarquia de Setúbal e a APPS. Paula Pereira, eterna apaixonada pela cidade de Setúbal, já garantiu que vai continuar em prol de uma causa que é dela e de todos. Por uma cidade e por praias mais limpas.


Rostos, 9 de outubro de 2013

Porto de Setúbal apoia ação de limpeza na Praia dos Coelhos O Porto de Setúbal participou na ação de limpeza da Praia dos Coelhos, na Arrábida, na manhã do dia 7 de outubro, através de apoio logístico. A APSS procedeu ao transporte dos sacos com o lixo recolhido no dia 5 de outubro para Praia da Figueirinha, de onde foram retirados pelos serviços camarários. A recolha para bordo, o transporte para a Figueirinha e o depósito naquela praia dos 24 sacos com lixo foi efetuada pelos colaboradores da APSS afetos à tripulação da embarcação “Lontra do Mar”, que assim ficam ligados ao sucesso deste meritório projeto.


Diรกrio Econรณmico, 10 de outubro de 2013, pรกg. II suplemento


Jornal de Neg贸cios, 10 de outubro de 2013, p谩g. 18 e 19



Recortes 196 10 10 2013