Issuu on Google+

Recortes nº 172 Índice – 06 de setembro de 2013  Porto de Setúbal cresce 42% em Agosto  Porto de Setúbal com mais um serviço marítimoturístico  Porto de Setúbal com mais um serviço turístico  APSS apoia festas tradicionais de Tróia  Portos de Leixões e moçambicana Portos do Norte assinaram acordo de cooperação  Redução das taxas portuárias em Espanha terá impacto para empresas de 50 milhões de euros

APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869

Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: geral@portodesetubal.pt


Transportes & Logística Hoje, 5 de setembro de 2013

Porto de Setúbal cresce 42% em Agosto O Porto de Setúbal movimentou no mês de agosto 623 mil toneladas de mercadorias, um crescimento de 42% em relação às 438 toneladas movimentadas em igual período em 2012.

Este desempenho coloca o Porto de Setúbal a crescer 3% face ao ano anterior, no acumulado até agosto. Agosto torna-se, assim, o quarto mês de 2013 em que se regista um movimento de mercadorias superior a 600 mil toneladas, no Porto de Setúbal.


APP, 6 de setembro de 2013 Porto

de

Setúbal

com

mais

um

serviço

marítimo-turístico O Porto de Setúbal passou a dispor de mais uma embarcação dedicada a passeios turísticos no rio Sado, trata-se do serviço marítimo-turístico Sado Arrábida/ Rio Serra – Turismo Natura, prestado pela empresa Mil Andanças, um operador de turismo da cidade. Esta oferta turística consiste em boat tours, a bordo da embarcação “Mil Andanças”, pelo rio Sado e pela costa da serra da Arrábida, bem como na observação de golfinhos. São serviços marítimo-turísticos que enriquecem e promovem o usufruto das belezas e riquezas do rio Sado, da Baía de Setúbal e da costa da Arrábida, à população de Setúbal e aos seus visitantes.


Ambitur online, 6 de setembro de 2013

Porto de Setúbal com mais um serviço turístico O Porto de Setúbal passou a dispor de mais uma embarcação dedicada a passeios turísticos no rio Sado, trata-se do serviço marítimo-turístico Sado Arrábida/ Rio Serra – Turismo Natura, prestado pela empresa Mil Andanças, um operador de turismo da cidade. Esta oferta turística consiste em boat tours, a bordo da embarcação “Mil Andanças”, pelo rio Sado e pela costa da serra da Arrábida, bem como na observação de golfinhos.


Revista de Marinha, 5 de setembro de 2013

APSS apoia festas tradicionais de Tróia

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA apoiou a edição de 2013 das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, que se realizaram de 7 a 12 de Agosto, com um programa diversificado, que incluiu eventos de índole religioso, cultural e de lazer, em Tróia e na cidade de Setúbal. Estas festas, de carácter tradicional, remontam ao século XVI, tendo origem na comunidade piscatória setubalense. Incluem um desfile de embarcações engalanadas, escoltando a imagem de Nossa Senhora, que cruzam as margens do rio Sado, no início e no encerramento, com uma passagem junto à fortaleza de Santiago do Outão, que alberga um hospital ortopédico, a cujos pacientes é prestada uma ruidosa homenagem, com os apitos e sereias das embarcações.


Sapo Notícias, 5 de setembro de 2013

Portos de Leixões e moçambicana Portos do Norte assinaram acordo de cooperação A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e a moçambicana Portos do Norte (PN) assinaram hoje, em Maputo, um acordo de cooperação, incindindo na capacitação dos trabalhadores da empresa que explora o porto de Nacala. O acordo hoje assinado prossegue uma relação de cooperação entre as duas empresas, iniciada há três anos, "que permitiu a promoção dos dois portos em ambos os países e a formação em Leixões de quadros do porto de Nacala", no norte de Moçambique, refere um documento hoje distribuído. "O porto de Nacala está bem gerido e no bom caminho para consolidar a sua posição em Moçambique e no mundo", considerou Emílio Dias, presidente da APDL, no final da assinatura do acordo. Ester responsável recordou que Leixões tem o maior centro de formação portuária em Portugal e que, na última década, formou "mais de mil quadros oriundos dos Países Africanos de Língua Portuguesa" (PALOP). "Leixões também tem muito a ganhar com este protocolo", acrescentou Emílio Dias. Fernando Amado Couto, presidente do conselho de administração da PN, admitiu que a sua empresa "não tem problemas em dizer que precisa de ajuda em muitas áreas, sobretudo, na formação profissional", referindo a "escassez de quadros portuários" em Moçambique. O acordo hoje estabelecido incide na "transferência de conhecimentos nas áreas de organização e planeamento", formação em diversas áreas "do saber portuário", na promoção dos dois portos nos respetivos países e fomento das ligações marítimas entre os dois portos, entre outras. A primeira iniciativa está já marcada para a próxima semana, com a avaliação dos sistemas de tecnologias de informação no porto de Nacala. No futuro, a APDL poderá vir a realizar em curso de formação, nas áreas da estratégia e gestão portuária, com o apoio da PN, que, desde março deste ano, gere o porto de Nacala.


Logística & Transportes Hoje, 5 de setembro de 2013 Redução das taxas portuárias em Espanha terá impacto para empresas de 50 milhões de euros Ana Pastor, ministra do Fomento de Espanha, disse recentemente que a redução das taxas portuárias em Espanha terá um impacto para as empresas na ordem dos 45 ou 50 milhões de euros.

Em 2014,a redução da taxa de uso portuário por cada navio será de 5% e de 8,5% no que toca à taxa de ocupação do solo portuário. A ministra garantiu que este é um esforço necessário que melhorará as receitas do sistema portuário no futuro. A ministra espanhola revelou também que o seu ministério espera investir, já no próximo ano, cerca de 16 milhões de euros em diversos projetos para melhorar o porto local.


Recortes 172 06 09 2013