Issuu on Google+

Recortes nº 093 Índice – 17 de Maio de 2011 António Mendonça: APLP é ‘aproximação estratégica e reforço de laços entre países com expressão comum’ ‘Simplex’ do Mar em consulta pública TCL é o único candidato ao terminal de contentores de Ferrol Sociedade de Geografia comemora Dia Europeu do Mar Porto de Leixões prepara reforço do terminal de cruzeiros


Cargo News – 16 de Maio de 2011

António Mendonça: APLP é “aproximação estratégica e reforço de laços entre países com expressão comum" O dia 13 de maio de 2011 fica registado como um importante dia para o transporte marítimo lusófono, com a criação da Associação de Portos de Língua Portuguesa (APLP), com o intuito de fortalecer e intensificar as relações comerciais entre os portos dos países de língua portuguesa. O evento contou com ilustres dirigentes das infraestruturas portuárias que fazem parte da Associação, numa clara manifestação de união de esforços e da força da lusofonia. Carlos Correia da Fonseca, secretário de Estado dos Transportes, lembrou que o comércio marítimo entre Portugal e os restantes países da CPLP representa já um valor "superior a cinco milhões de toneladas", enaltecendo que a APLP se constitui como "um passo para enfrentar os efeitos da crise". "Estamos historicamente ligados pelos portos, e o acordo que hoje se estabelece tem um significado profundo", frisou Correia da Fonseca, realçando que esta Associação terá como principal função a de "contribuir para a afirmação de cada um dos nossos portos em cada espaço onde se insere mas também facilitar as trocas comerciais entre os nossos países". Por sua vez, José Luís Cacho, presidente do porto de Aveiro, destacou o "dia grande na história da lusofonia" com a criação da APLP, organização que contribuirá para "aprofundar as relações de trabalho e de cooperação, incrementar as relações comerciais entre os portos e contribuir para melhorar as relações de transporte e comerciais entre o conjunto de países de língua portuguesa". Rosário Mualeia, presidente dos Portos e Caminhos de ferro de Moçambique (CFM), preferiu enaltecer o "estabelecimento de uma plataforma logística comum entre os nossos portos, de forma a contribuirmos para a redução dos impactos negativos que a conjuntura internacional desfavorável nos apresenta", acrescentando que urge a necessidade de "capitalizar a localização geoestratégica privilegiada dos nossos portos e estabelecer sinergias que promovam o comércio externo na zona marítima da CPLP em prol do crescimento e desenvolvimento das nossas economias". O último a discursar foi António Mendonça, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal, que realçou que "a constituição desta Associação representa, desde logo, uma aproximação estratégica e um reforço dos laços de cooperação entre países com uma história, com traços culturais indissociáveis, com expressão comum". "A partilha de conhecimento, do know-how existente em cada porto, o incentivo à transferência tecnológica e de boas práticas de gestão, são exemplos concretos dos campos de atividade desta Associação", acrescentou António Mendonça. O ministro aproveitou ainda a ocasião para relembrar "o forte empenho do Ministério nas relações com os PALOP, em especial no que diz respeito aos portos", que fica agora provado com a criação da APLP.


Transportes & Negócios – 16 de Maio de 2011

‘Simplex’ do Mar em consulta pública Tornar a factura portuária mais transparente ou reduzir o número de entidades com competências sobre os navios e os portos são duas das 27 medidas previstas no “Simplex” do Mar.


Transportes & Negócios – 16 de Maio de 2011

TCL é o único candidato ao terminal de contentores de Ferrol A concessionária do terminal de contentores de Leixões é a única candidata a equipar e operar o novo terminal de contentores do porto exterior de Ferrol, na Corunha.


Cargo News – 16 de Maio de 2011

Sociedade de Geografia comemora Dia Europeu do Mar A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) vai realizar uma sessão comemorativa do Dia Europeu do Mar, organizada com o apoio do Governo Regional dos Açores (GRA) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), no próximo dia 20 de maio, com início às 16h30. O tema da sessão é “A Região Marítima Atlântica no contexto da União Europeia”, e serão oradores o CAlm José Bastos Saldanha, José Braga Dias, Prof. doutor Armando Marques Guedes, todos membros de órgão diretivos da SGL, e Dr. Fernando Nogueira (Diretor de Serviços do Desenvolvimento Regional da CCDR-LVT)A abertura estará a cargo de Luís Aires-Barros (Presidente da SGL), e o da Arq.ª Teresa Almeida (Presidente da CCDR-LVT), acompanhada de Luís Aires-Barros.


Diário Económico – 17 de Maio de 2011 – Pág. 36


Recotes Nº093 de 2011