PROGRAMA DE AÇÃO DA LISTA CANDIDATA AOS ÓRGÃOS REGIONAIS:

O presente programa eleitoral consubstancia as linhas de ação de uma candidatura de continuidade, em bloco aos órgãos regionais da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) para o triénio 2025-2028. Engloba a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Diretivo Regional, as Delegações Distritais e os representantes regionais nos Conselhos Nacionais de Colégios.
Esta candidatura assume-se como de continuidade do governo atual da OERN assumindo querer prosseguir com o trabalho iniciado em 2022, assente em 4 pilares fundamentais:
Pretendemos conectar, transformar e evoluir, promovendo a presença de mais Engenheiros num futuro mais sustentável, através de duas dimensões:
Continuaremos a divulgar os atos de engenharia, diagnosticar necessidades e definir estratégias. Queremos tornar a sociedade mais consciente do valor da Engenharia e do papel dos Engenheiros no quotidiano.
Fomentaremos o reconhecimento social da Engenharia e a confiança pública na contratação de Engenheiros, reforçando a reputação e a valorização profissional dos membros da OERN.
#Membro
Como em 2022, continuamos a entender que o membro, Engenheiro, é a base da intervenção da OERN.
Queremos fortalecer ainda mais a sua valorização e capacitação:
• REFORÇO DA EXCLUSIVIDADE DE FORMAÇÕES: Ampliar as áreas formativas relevantes. A área de formação, contou com mais de 5000 formandos e 120 ações certificadas em 2024. O que correspondeu a uma transferência de cerca de 600.000 euros de benefícios aos nossos membros.
• MELHORIA DO ATENDIMENTO FÍSICO E DIGITAL: Modernizar a sede regional no primeiro ano do mandato, atualizando o espaço, às necessidades funcionais e tecnológicas.
• EVENTOS ESTRATÉGICOS E PARCERIAS: Organizar eventos que ofereçam um retorno direto ao membro e estabelecer parcerias para o seu desenvolvimento profissional.
• ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA: Continuar a influenciar a legislação e criar uma base de dados pública com boas práticas para os atos de Engenharia.
A OERN continuará a ser uma plataforma de facilitação e promoção para Engenheiros, participando em feiras, eventos temáticos e reforçando a atratividade para profissionais industriais.
O Pacto OERN é uma iniciativa da OERN para promover a Qualidade e Valorização do Trabalho dos Engenheiros. O Pacto OERN, já subscrito por 36 empresas, continuará a aproximar empresas de engenharia da Ordem, fomentando o diálogo e a colaboração para alinhar as práticas empresariais com os valores da profissão. Essa parceria fortalece a valorização do engenheiro no mercado, incentiva o regresso de profissionais a Portugal e contribui para uma engenharia mais competitiva e alinhada às necessidades econômicas e sociais, e orientada para o Engenheiro.
No âmbito cultural, serão criadas parcerias com instituições culturais, oferecendo aos membros acesso preferencial a eventos e espaços.
A profissão tem de ser, também, um dos principais focos da Ordem dos Engenheiros, é a essência da sua existência e pela qual a sua credibilidade tem de ser reconhecida e valorizada.
A nível regional, base da nossa candidatura, queremos contribui para a perfeita e objetiva a operacionalização do Regulamento de Atos e Competências recentemente aprovado, bem como na implementação do VALORe Externamente, a sociedade tem de conhecer os atos de engenharia, a obrigatoriedade de inscrição na Ordem dos Engenheiros de todos os atos, desde a garantia da qualidade de uma aplicação informática para os nossos telemóveis, ou a direção de obra de reabilitação de um apartamento isenta de controlo prévio. É verdade que são atos que hoje podem ser exercidos por outros profissionais, com ou sem regulação profissional, mas sabemos bem que sendo praticados por Engenheiros, como nós, a sociedade estará mais protegida e defendida.
Queremos sensibilizar a sociedade para a importância da Engenharia, ampliando sua aplicação em diferentes áreas. Promoveremos maior proximidade com o ensino superior, reforçando a transição de estudantes para o mercado de trabalho através de iniciativas como o Geração Há+ , que conecta jovens engenheiros e promove a modernização da profissão.
Identificamos a necessidade da reflexão sobre as necessidades futuras na região, do país e do mundo nas áreas da Engenharia, e que o sistema de ensino tem de ser adaptativo e de rápida reação, na formação de profissionais e “reciclagem” dos Engenheiros, um caminho que tem de ser feito a quatro mãos para garantia de uma Engenharia atual e competitiva.
Para estimular o espírito empreendedor dos engenheiros, propomos criar um programa de empreendedorismo em Engenharia, acelerando a transferência tecnológica, com parcerias com incubadoras e aceleradoras para fomentar a inovação.
As especialidades de Engenharia continuarão a ser o cerne da ação regional de âmbito profissional, cabe-lhes a intervenção no desenvolvimento e disseminação do conhecimento pelos membros, a qualificação profissional, a proximidade do Engenheiros, bem como a resposta em matérias de especialidade.
Fruto do novo Estatuto da Ordem dos Engenheiros, os Conselhos Regionais de Colégio foram suprimidos, mas, também, de acordo com o novo estatuto a OERN terá grupos de trabalho por especialidade. Estes garantirão a continuidade da prática especializada, e os Encontros Regionais de Especialidade e cadernos técnicos permanecerão como marcas da OERN.
Pensando em sociedade no âmbito deste programa eleitoral, pensamos no reconhecimento que recebemos da sociedade, no impulso que a sociedade tem em recorrer a um Engenheiro para responder a uma necessidade e a forma como tende a desvalorizar a dimensão da Engenharia das tarefas mais simples às mais complexas.
Todos estaremos de acordo que é necessário reforçar o reconhecimento dos Engenheiros na sociedade, caminho direto para a valorização da profissão.
Queremos, no espaço regional a que nos candidatamos, aumentar a cultura de Engenharia da sociedade, que a Engenharia seja falada e reconhecida, não apenas em eventos críticos ou com uma posição reativa. Pretendemos, através da geração e disseminação de conhecimentos, influenciar e apoiar decisões tanto na esfera pública quanto na privada. Para isso, utilizaremos metodologias inovadoras como o Design Thinking e mobilizaremos os nossos membros para formar grupos de trabalho especializados e comissões de acompanhamento.
O Choque de Engenharia tem como principal foco a Sociedade, com uma campanha de comunicação orientada para públicos-alvo específicos, para desconstruir mitos e construir realidades atuais e conquistas tecnológicas passadas.
Para o ensino básico e secundário queremos incentivar e fazer crescer o programa “Há Engenharia em Mim”, despertando o interesse e vontade de ser engenheiro, numa aposta de longo prazo, que seguramente trará frutos para a região, despertando vocações para Engenharia.
A última linha de ação é a governance da OERN, que continuaremos a promover modernização, autonomia e rigor. Priorizamos a transparência, com alocação de recursos clara e escrutínio dos membros através do Plano Anual de Atividades e Relatório de Contas.
A OERN é gerida por órgãos transversais: Conselho Diretivo, Mesa da Assembleia Regional, Conselho Fiscal, Conselho Disciplinar, Delegações Distritais e grupos de trabalho. Manteremos a proximidade do Conselho Fiscal e fortaleceremos a gestão profissional, investindo em qualificação de colaboradores, boas práticas e certificações como a de Igualdade de Género.
Assumimos o compromisso de termos uma gestão de proximidade e transparente ao membro, com a realização de reuniões de gestão descentralizadas, com roteiros de Engenharia por especialidade e delegação distrital, com uma frequência pelo menos anual por especialidade e delegação distrital. Princípio que queremos continuar a implementar também na realização das Assembleias gerais regionais.
Já abordamos a alteração da política de eventos da OERN (introdução de mecanismos de medição de impacto social). Para além desta alteração caberá aos órgãos regionais a organização de eventos de cariz transversão como o Dia Regional do Engenheiro, receção aos novos membros e atribuição dos reconhecimentos por antiguidades, eventos orientados para públicos-alvo específicos e matérias de cariz transformacional (inteligência artificial, sustentabilidade, economia circular, descarbonização, transformação digital, por exemplo).
Eventos de matérias de especialidade ficarão sob agora sob a alçada do Conselhos Diretivo Regional sob proposta e em articulação com os grupos de trabalho (transversais e de especialidade), bem como das delegações distritais.
PROGRAMA DE AÇÃO DA LISTA CANDIDATA AOS ÓRGÃOS REGIONAIS: CONSELHO DIRETIVO REGIONAL, MESA DA ASSEMBLEIA REGIONAL, DELEGAÇÕES DISTRITAIS E COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE
Queremos continuar a implementar um novo modelo de gestão da OERN, mais robusto e com uma maior capacidade de adaptação às exigências de cada dia.
Por último reforçamos fortemente o nosso compromisso com os Engenheiros, com a criação de um futuro auspicioso, onde o nosso trabalho seja qualificado e valorizando, contanto com o apoio e suporte do grande número de colegas que ao longo do último mandato se aproximaram e que querem ter uma Ordem com Futuro.
1 | Ampliar e reforçar as parcerias com entidades de ensino/formação, proporcionando conteúdos e formações em condições vantajosas para os membros da Ordem;
2 | Consolidar o processo para alteração da Sede da Delegação Distrital de Braga, adequando a dimensão das instalações ao n.º de membros, permitindo:
a ) Atendimento diferenciado e personalizado;
b ) Oferta de serviços de coworking exclusivo para os membros;
c ) Auditório/Sala com área adequada à realização de sessões/formações e outros eventos que possam ser organizados pelos próprios membros;
d) Oferta de salas que permitam a realização de reuniões mediante marcação;
e) Estudar a possibilidade de associar ao espaço uma área social para utilização dos seus membros.
3 | Manter e reforçar o crescimento do n.º de membros da Delegação Distrital de Braga;
4 | Lançamento do programa – “UM DIA NA ENGENHARIA / UM DIA TRANSFORMADOR”. Concretizado o regulamento e assegurada a participação de empresas e Instituições de Ensino Superior, este programa será agora implementado com o objetivo de proporcionar aos estudantes breves experiências e contactos com a atividade profissional;
5 | Reforçar a parceria institucional com as Instituições de Ensino Superior do Distrito;
6 | Organização de atividades conjuntas com Delegações Distritais de outras Ordens Profissionais;
7 | Desenvolver ações orientadas para os Municípios, Instituições Públicas ou Associações relevantes da Região, pugnando pela defesa dos Atos Exclusivos de Engenharia;
8 | Reforçar o Programa Há Engenharia em Mim no Distrito, cativando alunos do secundário para a Engenharia;
9 | Homenagear anualmente Engenheiros(as) do Distrito, no âmbito da celebração do Dia Distrital da Engenharia, a implementar neste mandato;
10 | Estabelecer parcerias com órgãos de comunicação social locais/regionais para divulgação da engenharia no Distrito.
A delegação Distrital de Bragança está comprometida com um futuro que claramente reconheça a importância e o papel da Engenharia e do Engenheiro na sociedade. A valorização da Engenharia enquanto motor de desenvolvimento tecnológico, económico e por inerência social, reveste-se de uma especial importância para o reconhecimento do Engenheiro como peça fundamental na criação de um país com futuro, mais próspero e sustentável. Assim, a divulgação do trabalho dos engenheiros e o seu impacto na sociedade, na economia, no desenvolvimento da região e do país será o principal objetivo da estrutura desta Delegação.
Pretende-se dar seguimento ao trabalho desenvolvido pela Delegação na região, cumprindo as linhas da ação da região norte sempre com uma identidade própria e representativa dos seus membros.
Como linhas gerais, esta Delegação pretende promover ações de divulgação do papel da Engenharia e dos Engenheiros perante a sociedade local através da participação em eventos regionais, a promoção ou organização de eventos técnico-científicos para os membros, assim como a sensibilização dos estudantes de Engenharia para a importância da Ordem no seu futuro profissional.
Pretende ainda reforçar o papel da Delegação na atualização de conhecimentos dos engenheiros locais, nomeadamente com cursos de atualização nas diversas áreas do conhecimento, presenciais ou através das plataformas online, os quais poderão ocorrer em colaboração com outras Delegações, assim como a organização de eventos sociais que permitam uma interação entre os membros e a partilha de conhecimentos
Ao nível das diversas áreas de atuação, a Delegação pretende desenvolver as atividades seguintes:
Profissão
Manutenção e desenvolvimento de protocolos de atuação local, de apoio e de divulgação, junto das instituições públicas e privadas do distrito, tais como Autarquias, Estabelecimentos de Ensino, Meios de Comunicação Local e Indústria ou Empresas do sector. Pretende-se evidenciar e divulgar o papel da Ordem e dos Engenheiros, nomeadamente na qualificação técnica e dos atos de engenharia.
Promover o alinhamento estratégico entre instituições locais, no sentido de promover a empregabilidade da classe. Convidar empresas locais para ações de sensibilização e de divulgação das atividades da Ordem.
Continuar o programa “O IPB vai à Ordem” para promoção de sessões de esclarecimento na sede da Ordem dos Engenheiros, especificamente dirigida a alunos do ensino superior. Este evento permitira divulgar o trabalho e a importância da Ordem para os futuros engenheiros, e ainda avaliar a imagem e perceção da engenharia perante a comunidade estudantil.
Promoção de reuniões descentralizadas dentro do concelho para recolha de contributos dos membros distritais e respetivo reporte aos órgãos regionais e nacionais.
Celebração da engenharia distrital, que contempla ações de divulgação de atos, personalidades e projetos em contexto local. Neste âmbito será atribuído um prémio de mérito ou reconhecimento para engenheiros do
distrito. Neste caso será organizado um evento na Delegação para entrega de um certificado a uma personalidade local com contribuições significativas para a engenharia ou um prémio carreira.
Desenvolvimento de ações de formação de proximidade, procurando que as mesmas incidam sobre temas que possam ser transversais e que sejam de utilidade prática. Reforçar a imagem da Delegação e dos seus membros dinamizando um espaço mensal nas redes sociais com enfoque na publicitação local em formato digital de artigos de opinião ou científicos elaborados por membros do distrito.
Dinamização de cursos de atualização nas diversas áreas do conhecimento e por especialidade. Articular com o sector empresarial local a transferência de conhecimento e de soluções, dinamizando reuniões técnicas na Sede da Delegação.
Participação nos eventos locais e regionais com um balcão para divulgação da Ordem dos Engenheiros e das suas atividades.
Organizar Ciclos de Debate “o exercício da engenharia interior norte” para debater temas atuais regionais ou nacionais, onde o Engenheiro e a Engenharia assumam um papel relevante, sempre com um foco e um enquadramento no interior norte.
Participação ativa em todos os atos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), nomeadamente a semana da ciência e tecnologia ou atividades similares, incluindo o envolvimento institucional nos eventos de divulgação científica do Instituto Politécnico de Bragança.
Promover o evento “Café do Engenheiro” de forma a colaborar com o centro de ciência viva na dinamização de tertúlias informais temáticas, com a presença e motivação de cientistas e engenheiros com reconhecido papel no panorama da divulgação da ciência e engenharia em Portugal.
Lançamento do programa “Na Ordem do dia” com difusão radiofónica para divulgar de forma simples e direta o trabalho dos engenheiros e da engenharia na sociedade. Eventualmente poderá ser escolhida uma palavra ou questão chave (terminologia técnica, patologia construtiva, sistema técnico, legislação, etc.) que será apresentada e explicada aos ouvintes evidenciando a importância de contactar e contratar um Engenheiro para a resolução de problemas e para o aconselhamento sobre a melhor opção para cada situação. Poderá ainda ser apresentada uma sessão temática na qual um colega esclarece dúvidas típicas sobre essa temática.
Realização de eventos de âmbito distrital (viagens técnicas, encontros culturais ou lúdicos, circuitos temáticos, etc.) que potenciem o networking, o sentimento de união e de partilha de conhecimento entre Engenheiros.
Ações de partilha da organização de eventos com outras delegações (ou eventos com organização conjunta). Promover a utilização ou o aproveitamento das novas tecnologias de ensino e divulgação como as plataformas online, que foram potenciadas pela pandemia, para o acesso dos membros a cursos de âmbito nacional que não possam ocorrer presencialmente em Bragança.
A Delegação Distrital de Viana do Castelo ultrapassou no mandato anterior o número de 1000 membros, situando-se agora próximo dos 1100, sendo agora a segunda Delegação Distrital da Região Norte.
Vamos intensificar o desenvolvimento de parcerias com os sistemas de formação/capacitação, de ensino superior e de I&D para incrementar a transmissão de conhecimento e incentivar a criação de valor, através da inovação da criação de novos produtos, marcas e patentes.
Queremos melhorar a comunicação da atividade dos engenheiros junto dos cidadãos nomeadamente a relevância do papel dos engenheiros no seu quotidiano e dos atos de engenharia na segurança, conforto e inovação do seu dia-a-dia.
Vamos comunicar como associação profissional que somos, que garantimos que as competências de que dispõe os engenheiros, sendo sabedores do seu ofício e tecnicamente competentes no exercício das suas funções, agem com atributos de carácter, de honestidade e de probidade, para confiança dos cidadãos e das empresas.
A nossa candidatura à Delegação Distrital de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros pretende-se posicionar segundo os seguintes eixos:
1 | Membros
Vamos valorizar a profissão no contexto das diferentes. Dar continuidade ao “Engenheiro do Ano de Viana do Castelo”, homenageando interpares, os engenheiros que no Distrito se distinguiram ao longo da sua vida profissional.
2 | Profissão
Fortalecer o sistema de ensino pós-graduado, incentivando o sistema a melhorar a oferta formativa. Dar novo impulso à continuidade dos “Encontros Vínicos do Vinho Verde de Viana do Castelo” que já se tornaram o evento técnico anual de maior longevidade da Região dos Vinhos Verdes, em colaboração com os parceiros de sempre e as empresas Vitivinícolas.
Dar continuidade à “Engenharia às Sextas”.
3 | Instituições, Municípios e Associações Municipais e Regionais
Desenvolver ações orientadas para os Engenheiros das Instituições Públicas, Municípios e Associações nomeadamente atividades dirigidas aos Engenheiros Municipais.
4 | Sociedade
Comunicar à comunidade e à sociedade o que é a profissão de Engenheiro, reforçar o “Programa Há Engenharia em Mim” no Distrito.
5 | Relacionamento Transfronteiriço
Dar vitalidade e contribuir para melhorar a permeabilidade da fronteira, nomeadamente às questões de reconhecimento das qualificações profissionais e a criação do estatuto do trabalhador transfronteiriço.
Queremos uma sede com vida, disponibilizando aos membros a possibilidade de fruir o espaço da Delegação para as suas atividades colaborativas próprias.
Criar atividades de carácter lúdico/turístico e dar início a atividades lúdicas de cooperação com os colégios da Galiza.
A nossa candidatura distrital à delegação da Ordem dos Engenheiros de Vila Real tem como objetivo três grandes premissas:
1 | A formação contínua dos profissionais de engenharia, onde se pretende aumentar e aprofundar o conhecimento.
2 | A valorização da carreira profissional de engenheiros nas suas diversas especialidades.
3 | O reconhecimento por parte da sociedade civil da classe profissional de engenharia, em todos os seus setores de atividade. E consequentemente a necessidade de recorrer a estes profissionais para o bom desenvolvimento dos projetos pessoais e institucionais.
Como pretendemos promover estas três premissas.
PRIMEIRA
Sessões técnicas de formação, onde se priorizará novas tecnologias e novos métodos de forma a que os profissionais da engenharia possam aumentar, aprofundar e mesmo solidificar conhecimento e novas técnicas.
Estas sessões pretendem estabelecer contatos com entidades que tem no seu objetivo a criação de programas específicos, tecnologias, maquinaria e de produtos de alta relevância para a nossa profissão.
Sessões técnicas com vários técnicos da mesma especialidade ou de especialidades diferentes e que se complementem de forma a trocar experiências profissionais, conhecimento e partilhar dúvidas realidades profissionais com forte relevância nos próprios objetivos da profissão.
Estas sessões não deverão ocorrer apenas nas instalações da ordem, mas em locais estratégicos do nosso distrito de forma a obter-se maior alcance, melhor divulgação e consequentemente mais participação.
Realização de conferências e sessões de esclarecimento em modo presencial, hibrido, áudio ou mesmo audiovisual.
Queremos manter os grupos temáticos de trabalho e o conceito de dinamização temática criada pelo anterior delegado e sua equipa.
Os grupos temáticos serão formados por colegas das várias especialidades de engenharia de forma a poder-se debater os temas mais variados e extremamente pertinentes para a sociedade civil.
A linguagem utilizada pelos dinamizadores será, nestas sessões, menos técnica e mais direcionada para a sociedade civil genérica.
Queremos estabelecer parcerias com os meios de comunicação locais de forma a que estas sessões tenham maior alcance.
Contamos ainda na nossa lista com um número considerável de Dinamizadores Temáticos, a quem muito agradecemos a sua disponibilidade.
Naturalmente, esta é uma área aberta à participação de todos os colegas que estejam disponíveis para contribuir
com o seu conhecimento e experiência profissional, para o enriquecimento da Ordem e dos seus Engenheiros.
Aliás, para além dos colegas que convidámos inicialmente, outros colegas que se queiram juntar a nós por iniciativa própria, são muito bem-vindos.
A nossa candidatura não será rígida e estará sempre aberta para que colegas possam sugerir ideias e temas importantes para a nossa classe profissional.
Queremos criar na nossa delegação um espaço de convívio ondem todos os engenheiros possam lançar temas para debates descontraídos acompanhado de um café onde todos os engenheiros de sintam bem e vejam a delegação como um espaço integrante da sua rotina quer profissional quer pessoal.