International Business

Page 1

International Business CoordenadorA

out-nov 2013 3ª EDIÇÃO / PORTO

Ana Teresa Lehmann

CoordenadorA

BENEFÍCIOS

Ana Teresa Lehmann: Doutorada em Economia (International Business) na University of Reading. Professora da Faculdade de Economia do Porto. Visiting Professor de diversas universidades estrangeiras. Consultora de entidades como a UNCTAD e a OCDE, entre outras. Autora de numerosas publicações na área de International Business. Coordenadora da área de International Business na Porto Business School.

Após a frequência do curso de International Business, os participantes terão alcançado os seguintes resultados: • Perceberão de forma clara e concreta o que é a internacionalização, o que envolve, o tipo de processos em que se materializa; • Conhecerão as tendências mais comuns e atuais em termos de internacionalização; • Identificarão claramente as diferentes estratégias de internacionalização, as vantagens e desvantagens de cada uma destas estratégias, e a sua maior ou menor pertinência em diversos mercados, setores e tipos de atividades; • Saberão, quando confrontados com um desafio prático de internacionalização, como eleger a melhor opção estratégica para o seu caso específico, em função do contexto e da disponibilidade e capacidade de captação de recursos e competências na organização; • Conhecerão diversos casos práticos de referência (tratados em workshops temáticos) na internacionalização de empresas (nacionais e internacionais), bem como de oportunidades de negócio e especificidades de mercados na América Latina, África Lusófona e Ásia.

APRESENTAÇÃO No mundo atual, a internacionalização das empresas não é, geralmente, uma opção: é uma inevitabilidade e um imperativo – estratégico e até de sobrevivência. Por outro lado, a internacionalização nunca é um processo linear e isento de riscos – frequentemente, é uma atividade complexa, difícil e onerosa, exigindo recursos (humanos, financeiros, tecnológicos) e competências superiores aos requeridos pela gestão de negócios no país de origem da empresa. Qualquer que seja a estratégia e o modo de entrada selecionado, a internacionalização requer um conjunto de competências específico, e que transcende o conhecimento das tradicionais áreas funcionais dentro de uma empresa. Frequentemente, iniciativas de internacionalização falham claramente por falta destas competências nucleares, bem como de uma menor sensibilidade para a complexidade intrínseca envolvida em tais processos.

DESTINATÁRIOS Este curso destina-se a executivos e quadros envolvidos no planeamento, lançamento, aprofundamento e gestão de processos de internacionalização - seja através de exportação, formas contratuais (como o franchising, entre outras) ou de investimento direto estrangeiro (criação de filiais comerciais e/ou industriais). Será também de grande utilidade para gestores que ainda não estejam diretamente envolvidos em processos de internacionalização, mas que desejem adquirir competências para futuramente apoiar e gerir tais processos.

Este curso responde especificamente a estas lacunas, pretendendo proporcionar aos participantes a sensibilidade, conhecimentos e competências fundamentais para o planeamento e gestão de processos de internacionalização – sempre assentando em casos concretos de referência, e aplicando também os conteúdos à realidade das empresas portuguesas.

Outro grupo de participantes que retirará consideráveis benefícios deste curso serão gestores ligados a instituições públicas de índole nacional, regional ou municipal, bem como quadros de associações empresariais de índole privada, que interajam com investidores internacionais ou com empresas portuguesas que se pretendam internacionalizar.

O curso tem ainda a mais-valia de incluir alguns workshops temáticos: um, que constitui uma valiosa ferramenta de decisão, desenvolvendo um roadmap aplicável a processos de internacionalização em geral; e outros focando a realidade e os desafios de mercados importantes para a internacionalização, como o mercado asiático e os mercados de países lusófonos. Todos os docentes, além de uma sólida formação académica, têm considerável experiência executiva e de consultoria ligada a processos de internacionalização.

Porto Business School

Nível Recomendado Quadros seniores e quadros intermédios

/ 50


23, 30 e 31 outubro 4 novembro

PLANO GERAL O programa compreende os seguintes módulos: A Internacionalização: o quê e porquê?

Panorama, tendências e conceitos a dominar / Breve referência ao quadro regulatório do comércio e do investimento internacionais / Drivers da internacionalização

Estratégias de Internacionalização: Como - e Quando Internacionalizar?

Processo de internacionalização / Novas tendências (born globals, international new ventures) / Opções estratégicas disponíveis: modos de entrada e de estabelecimento nos mercados internacionais – requisitos, exigências, trade-offs, vantagens e desvantagens concretas de cada estratégia / Case studies de referência na área da internacionalização (grandes empresas e PME; distintos setores, mercados, modos de entrada e de estabelecimento)

Workshops

Roadmap para processos de internacionalização / Especificidades dos mercados e oportunidades de negócio: na América Latina, na África Lusófona e na Ásia

METODOLOGIA

O programa tem uma componente expositiva, embora interativa, assente na utilização de casos concretos e diversos workshops interativos com especialistas convidados.

DURAÇÃO

LOCAL

PREÇO

INSCRIÇÕES

3 dias e 1 manhã Dias completos: 9h30-17h30 Manhã: 9h30-12h30 Carga horária total: 21 horas

Porto Business School

1300 euros [material de apoio às aulas, almoços nos dias completos de formação e coffee-breaks incluídos]. Os associados da Porto Business School e os antigos alunos beneficiam de condições especiais.

22 615 32 70; ib@pbs.up.pt [para informações, reservas ou inscrições]

Políticas de cancelamento, pagamento, reservas e descontos na página 106 e em: www.pbs.up.pt/formacao/informacoesgerais.html Se desejar obter a brochura detalhada deste curso aceda à página: www.pbs.up.pt

/ 51


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.