MARIANA MARTINELLI
PORTFÓLIO DE ARQUITETURA E CENOGRAFIA

Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade Anhembi Morumbi/2017-2021
EMAU TETRIS- Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo-Universidade Anhembi Morumbi
Estagiária. Março/2021- Dezembro/2021
Gerenciamento das redes sociais, elaborando postagens e divulgações; colaboração na produção de maquetes táteis para pessoas com visão reduzida através de modelagens 3D e tecnologias de escaneamento; produção de bases cartográficas e leituras urbanas da área de estudo proposta.
Mônica Mendes- Arquiteta e Terapeuta de Ambientes
Estagiária. Outubro/2021- Dezembro/2021
Arquiteta Júnior. Janeiro/2022- Agosto/2022
Auxílio no desenvolvimento de todas as etapas dos projetos de interiores e de reformas; visitas às obras para a realização de levantamentos; contato direto e participação de reuniões com fornecedores e clientes; elaboração de apresentações, planilhas e organização de arquivos e documentos.
MChacon
Freelancer. 2022
Desenvolvimento de projetos de cenografia para a empresa, tendo participação na elaboração de layouts, modelagem 3D, renderização e apresentações para os clientes.
Construtora Priority
Arquiteta Júnior. Agosto/2022- Atual
Desenvolvimento de todas as etapas de Projetos Arquitetônicos, Elétricos e Hidráulicos; modelagem 3D e renderização; desenvolvimento de Projeto Legal para aprovações em Prefeituras e Condomínios, além do auxílio nas documentações necessárias; contato direto com clientes e fornecedores; elaboração de orçamentos, planilhas e contratos.
Curso de Cenografia- Renata da Matta
9 horas. Março/2022
Curso ministrado por Renata da Matta para iniciantes na área de cenografia, apresentando os tipos e formas de aplicação de materiais e iluminações; o processo projetual de cenografia, juntamente com sua montagem e desmontagem; desenvolvimento de planilhas de orçamentos.
Curso de Produção de Cenografia- Celso Costa
15 horas. Junho/2022
Curso ministrado por Celso Costa apresentando as principais experiências, problemas e soluções vivenciadas em emissoras de TV; as características e formas de execução dos materiais utilizados em um cenário; os cuidados a serem tomados nas execuções de cenografia; análise do fluxo simplificado de um projeto de cenografia; como construir e orçar um cenário; o funcionamento das montagens e desmontagens; cenário virtual.
Curso de Inglês- Fluency Academy
Setembro/2022- Cursando
Autocad 2D
Archicad
Sketchup
Revit
Adobe Illustrator
Adobe InDesign
IDIOMAS
Português Inglês
Photoshop Lumion
QGis
Pacote Office (Word, Excel, Power Point)
Projeto realizado em parceria com a empresa Movimentação, Arquiteto Thales Avertano-Rocha e Arquiteta Anna Beatriz Idogava. Novembro de 2023.
Este projeto foi realizado para a apresentação de Ballet Infantil do Espetáculo Cultural dos Colégios Elvira Brandão, Algodão Doce, Cavalleri e Meraki Sudios. A temática do Espetáculo envolvia Circo, permitindo a ousadia de cores e luzes, além de formas irregulares e tamanhos variados dos recortes dos materiais utilizados para representar a simplicidade e o que tem de genuíno nas crianças.
Para representar a tenda do Circo, fo-
ram utilizadas tiras de papel crepom coloridas grudadas com cola quente em luzes de Led, trazendo o lúdico e iluminação ao palco. Para o Letreiro principal, foram utilizados isopor e papietagem para a base, EVA para as letras e para a pintura foram produzidas tintas com massa corrida e corante.
Houve participação desde a execução do cenário, até a sua montagem e desmontagem no dia do Espetáculo.
Projeto realizado para a empresa MChacon, em parceria com a Arquiteta Anna Beatriz Idogava. Julho de 2022.
Após profundas pesquisas sobre a empresa, é perceptível que a Ibis Styles se empenha em proporcionar conforto, bem estar, conectividade e transparecer modernidade e simplicidade ao seu público, através de diferentes designs, cores, materiais, além da diversidade de temática de cada hotel, propiciando assim experiências diferentes em cada local.
Desta maneira, o projeto proposto tem como objetivo apresentar a essência que o Ibis Styles deixa ao redor do mundo. Para que isso fosse pos-
sível, foram propostos lounges com características diferentes para representar a diversidade de temática dos hotéis, onde cada lounge apresenta um conceito principal do Ibis Styles: modernidade; simplicidade e descontração; e conectividade e bem estar. Além disso, os mobiliários, materiais e cores utilizados foram pensados de forma estratégica para transmitir diversas sensações e experiências, como por exemplo, cores que trazem descontração, alegria, tranquilidade; e materiais modernos e confortáveis que permitem diferentes usos.
O projeto foi desenvolvido a partir dos conceitos apresentados, respeitando a paleta de cores estipulada pela empresa; orçamento previsto; além de considerar a obra de arte 3d que já estava definida pela empresa, no que se diz respeito a seu tamanho e formato.
Puffs Individuais
MODERNIDADE
CONECTIVIDADE
Lounge 2: SIMPLICIDADE E DESCONTRAÇÃO
Lounge 1: Modernidade
Lounge 2: Simplicidade e Descontração
Lounge 3: Conectividade e Bem-Estar
Banquetas
Projeto realizado para a empresa MChacon, em parceria com a Arquiteta
Anna Beatriz Idogava. Agosto de 2022.
Este projeto foi desenvolvido para um evento organizado para os funcionários da empresa Guide, realizado no Resort Tauá, localizado em Atibaia.
No inicio do evento houve uma “festa do branco” com jantar em uma tenda do estacionamento do Resort. Todos os mobiliários foram escolhidos na cor branca para acompanhar a temática da festa, e somente as almofadas foram escolhidas na paleta de cores que representam a empresa.
No dia seguinte após a festa, ocor-
Puffs
Individuais
reram atividades na quadra de Beach Tennis do Resort. O layout foi pensado de maneira em que deixasse os usuários confortáveis para jogarem, fazessem aula de Yoga e alongamentos, tenda com DJ e espaços para descanso e picnic.
Letra - Caixa
No último dia, ocorreu um jantar com DJ em uma sala de eventos do Resort, chamada sala Rio de Janeiro. Foram dispostas mesas com a quantidade de lugares necessários, além do posicionamento de iluminação adequada para o evento.
16 Do mobiliário do Hotel:
MOBILIÁRIO SUGERIDO- FESTA TENDA:
Pranchão MF, Pernas dobráveis de aço carbono.
Comporta 4 pax
Puff Blog
Madeira | Oxy | Bar Banquetas Estofadas
Varias Cores Puff Espelhado 0,50 x 0,50
Mesa Bistrô Cromada Vidro
Medidas Altura 75 - Largura 45 - 2,20 comprimento.
Cromadas
Medidas Altura 75cm - Diâmetro 1,60cm
Mesa Bistrô Bombo
Mesa redonda grande
MRF pernas dobráveis de aço carbono.
Comporta 10 pax
Puff Redondo Grande
Cadeira
Mesa Bistrô Cromada Madeira
Dimensões: 42,5 L x 0,48 P x 0,90 H.
Mesa Bistrô Torre ou Saarinem Mesa Bistrô Madeira bar ou Oxy Quadrada Mesa Bistrô Comunitária Banqueta Design Mesa Bistrô Torre
Puffs Individuais Courino ou Led
Puff Led
Banquetas Acrílicas
Almofadas
Puff Pera 0,90m
Coloridas
Mesa Redonda Grande Cadeira
Puff Meia Lua ou Redondo Grande Puff Quadrado 1 x 1 17
Puff Madeira Ébano
Mesa Redonda
Madeira Ecológica
Mobiliários Sugeridos:
Ombrelones Central e Lateral 2,50m Frigobar
Banco PicNic
Ombrelone Lateral Poltronas Espreguiçadeiras Verdes
Bancos PicNic
Freezer Horizontal
Bebedouros Elétricos TV de Led e Pedestal Projetor, Telão e Notebooks
Quadras Beach Tennis
Mesa Pranchão
Poltronas Eros Poltrona Trevo
Espaço para Jogar Peteca
Mobiliários Sugeridos:
Mesas de PicNic e Ombrelones
Beach Tennis
Organizador de Filas e Display Ombrelones Central e Lateral 2,50m
Poltronas
TRATAMENTOS CONVENCIONAIS
Trabalho Final de Graduação- 9° e 10° Semestre
Orientação: Thais Vieira Gutto
O presente Trabalho Final de Graduação tem como proposta o desenvolvimento de um projeto arquitetônico para um Centro Sensorial de esfera pública, oferecendo Práticas Integrativas como coadjuvante aos tratamentos convencionais através de experiências sensoriais. Situ-
ado na zona central da cidade de São Paulo- SP, o terreno de intervenção está localizado próximo ao Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, a fim de servir como um complemento emocional, psicológico e até mesmo físico às atividades realizadas no Hospital.
Cenário da saúde no Brasil
A principal causa de óbitos no Brasil são as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
5,8%
da população convive com transtorno de depressão
9,3%
da população convive com transtorno de ansiedade desde 2017
A maior causa de insatisfação declarada pelos usuários do SUS é o elevado tempo de espera
Mapa do Brasil
Fonte: SANFRANCIS, c2019. Disponível em: <https://bit.ly/3yuEDfT>.
Acesso em: 23/03/2021. Adaptado por Mariana Barros
Total de pacientes que aguardam por atendimentos em São Paulo: exames consultas cirurgias
Cidade de SP
Filas de espera aumentaram em entre 2016 e 2020
70% 217.023 910.829
153.486
Após os estudos realizados sobre o local de intervenção, a falta de credibilidade nas Práticas Integrativas e Complementares e o cenário da saúde mental no país, sobretudo em São Paulo, é possível refletir sobre a perda crescente da tomada de consciência do ser humano daquilo que o cerca, dificultando a capacidade de mergulhar em experiências que têm o potencial de influenciar positivamente na saúde e no bem estar, e, assim, consequentemente, em tratamentos e sintomas.
As próprias cidades, muitas vezes, acabam potencializando esse cenário, por não possuírem espaços voltados para quem as habitam, espaços livres e verdes, assim como ocorre no
entorno do terreno de intervenção.
Nessas circunstâncias, foi desenvolvido uma nuvem de palavras, expondo as palavras chaves das expectativas experienciais e arquitetônicas que o projeto de intervenção tem como propósito.
Analisando essas palavras, é possível notar que o Centro Sensorial busca ser uma válvula de escape, não apenas para as usuários do projeto, mas para a própria região, buscando restabelecer o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito, as relações entre a cidade, as pessoas e natureza, em prol da saúde e bem estar das pessoas e do respiro da própria região.
CATEGORIA
Espaços estimuladores, conexão e
CATEGORIA
Área administrativa
CATEGORIAS 01 À 06
Espaços de recuperação e acolhimento
ÁREAS LIVRES E VERDES
Espaços integradores entre pessoas, cidade e natureza
CATEGORIA 08 estimuladores, de e convívio
CATEGORIA 09 administrativa
CATEGORIA 07
Espaços estimuladores sensoriais
Fonte:ElaboradoporMarianaBarros.
piso emborrachado seixo telado seixo de rio
grama areia concreto deck madeira
água
Os espelhos d’água são espaços de permanência, além de poderem ser percorridos sem calçados, pois em seu fundo há seixos de rio para massagearem os pés.
Legenda
01. Loja de produtos naturais
02. Recepção/Triagem
03. PCD
04. DML
05. W.C Feminino
06. W.C Masculino
07. Depósito
08. Café
09. Auditório Aberto
10. Horta Comunitária
Fonte: Elaborado por Mariana Barros.
Neste ambiente há painéis fixados nas paredes onde passarão imagens e vídeos que trazem relaxamento. O espaço é pouco iluminado para trazer uma imersão mais profunda
Nesta sala de exposição sensorial temporária, foi proposto um labirinto de texturas de pisos e paredes diversas, com luminárias para aplicar cromoterapia
Legenda
11. Categoria 3
12. Categoria 1
13. Vestiário Feminino
14. Vestiário Masculino
15. Categoria 6
16. Arquibancada
17. Sala dos Painéis
18. Sala de Montagem e Desmontagem
19. Exposições Sensoriais Temporárias Interativas
Neste espaço de expressão, as pessoas poderão extravasar e relaxar através da arte em telas que estão posiciadas de forma que as pessoas da rua e do térreo consigam contemplar, permitindo também um sentimento de pertencimento.
Nesta sala, foi desenvolvida uma proposta de exposição onde há paredes curvas que geram pequenos espaços para meditação, envolvendo as pessoas em um “abraço”. Nestes espaços terão o uso da Cromoterapia e Aromaterapia, auxliando na imersão e relaxamento
Legenda
11. Categoria 3
12. Categoria 6
13. Vestiário Feminino
14. Vestiário Masculino
15. Categoria 1
16. Arquibancada
17. Sala dos Painéis
18. Sala de Montagem e Desmontagem
19. Exposições Sensoriais Temporárias Interativas
20. Categoria 2
21. Espaço de Expressão
Fonte: Elaborado por Mariana Barros.
Legenda
11. Categoria 3
12. Categoria 6
13. Vestiário Feminino
14. Vestiário Masculino
15. Categoria 1
16. Arquibancada
17. Sala dos Painéis
18. Sala de Montagem e Desmontagem
19. Exposições Sensoriais
Temporárias Interativas
20. Categoria 2
21. Espaço de Expressão
22. Categoria 5
23. Categoria 4
24. Administração
25. Almoxarifado
26. Sala de Reunião
27. Copa e Área de Descanso
Este terraço verde permite com que as pessoas também utilizem o terraço para praticar atividades, continuar percorrendo os caminhos sensoriais e contemplar todo o projeto e o entorno imediato que as cercam.
TERRAÇO VERDE
Fonte: Elaborado por Mariana Barros.
A cobertura de policarbonato está apoiada em caibros metálicos, que por sua vez estão apoiados em um grelha de 2,6 x 4,0 de madeira. A viga vagão em aço sustenta toda a cobertura.
Escala: 1:50
A inclinação da cobertura de policarbonato leva a água da chuva para calhas, que posua vez encaminham a água em direção a tubos de quedas que acompanham os pilares até o solo
O uso do policarbonato nos fechamentos proporciona experiências lúdicas no exterior do edifício quando utilizada junto à cromoterapia, por transparecer a luz colorida.
O projeto do Centro Sensorial também propõe oficina de grafitti, a qual será realizada nesta fachada, assim como em todos os muros do perímetro interno do terreno, gerando mais uma identidado para o Centro, além de gerar sentimento de pertencimento das pessoas com o projeto