parte do queijo, uma das ratoeiras disparou inesperadamente e quase prendeu os dois pelo rabo. Tito perdeu o apetite e não conseguiu mais engolir nenhuma migalha. Pepê, no entanto, limpava os bigodes com o guardanapo e mostrava satisfação. – Agora, diga a verdade! – disse Pepê. – Você comeu como um rei. Em sua casa você não come pratos tão requintados. – Não! – respondeu Tito. – Em minha casa como sementes, raízes e frutas. Mas como em paz, sem ratoeiras, sem gatos, sem armadilhas envenenadas e sem cozinheiras armadas de vassouras. Pepê, espantado, falou: – Mas este presunto, este queijo... – São bons, mas preiro as minhas sementes – respondeu Tito. – Quero ir para casa. Quando estavam lá fora, já na estrada que ia para o campo, Tito disse: – Adeus, meu amigo. Sua vida é muito agitada. Quando você vier me visitar, vou lhe oferecer um prato de sementes, muita tranquilidade, um lugar simples, mas seguro de chegar e icar. Não tenho outra coisa, mas acho que vale mais do que todas as suas riquezas. Tchau! Tito saiu correndo estrada afora. Estava com saudades de casa. Lá de longe, ainda acenouparaPepê.Esseicouparado,olhando para Tito e pensando nas palavras do amigo.
– O que podemos fazer para deixá-la sempre mais agradável e para alegrar as pessoas que moram conosco? – Vocês conhecem alguém que não tem casa? – Como será que se sentem as pessoas que não têm casa?
ATIVIDADES Dobradura: Casa para todas as pessoas
1. Recortar um quadrado, em papel espelhoousulite. 2. Dobrar ao meio, formando um retângulo(1).Deixarparacimaoladoondeicou a dobra. Dobrar novamente ao meio, apenas para marcar o vinco. Depois, abrir novamente, retornando ao retângulo. 3. Trazer as extremidades até o vinco do meio. Pressionar bem as dobras das duas margens (2). 4. Das extremidades, que icaram para dentro, dobrar as pontas superiores para fora até a borda, formando um triângulo de cada lado (3). 5. O triângulo é duplo. Puxar a parte debaixo dele para fora, formando um triângulo maior na parte superior do trabalho (4). Repetir do outro lado. Isso formará o telhado da casa, e ela estará pronta (5).
(História adaptada da fábula O rato do campo e o rato da cidade.)
CANTO A casa
DIÁLOGO – Como é a casa de vocês? – Quantas pessoas moram lá? Quem são? – Como vocês se sentem lá?
56