3 – O credor impassivo CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA
OBJETIVOS
Nas parábolas anteriores, mostrou-se o quanto são importantes a oração e a postura que as pessoas têm ao orar. Pedir perdão e perdoar também é importante na vida de cada pessoa; é fundamental para ter um bom relacionamento com Deus e as outras pessoas. O tema central da parábola do credor incompassivo (Mateus 18.23-35) é o perdão. Jesus contou essa parábola a partir de uma pergunta que Pedro fez sobre quantas vezes se deve perdoar o próximo (Mateus 18.21-22). A parábola conta a história de um rei misericordioso que perdoa uma enorme dívida de seu servo. Esse, no entanto, não perdoa seu companheiro que lhe deve uma quantia bem menor. Jesus conclui a parábola comparando a atitude do rei com o perdão de Deus. Assim como o rei perdoou o servo, Deus perdoa as pessoas. Muitas vezes, as pessoas agem como o servo. São igualmente servos devedores. Na condição de devedores, só podem clamar por misericórdia. Deus, em sua generosidade e conhecedor da realidade humana, está pronto para perdoar. A parábola alerta para a coerência entre orar e agir. Quando se pede perdão, deve-se estar disposto a perdoar. O perdão signiica uma reconstrução da relação com Deus e a reconciliação com as outras pessoas. O texto fala do perdão de uma dívida material. Sabe-se que, no mundo capitalista, onde as pessoas cada vez mais pensam em si mesmas, o perdão de uma dívida material é sempre muito difícil. Assim, essa parábola mostra que não há limites para o perdão de Deus. Dessa forma, também as pessoas são desaiadas a perdoar umas as outras. A oração do Pai-nosso também lembra o perdão. Ao orá-la, as pessoas comprometem-se a perdoar. Essa oração será lembrada nesta aula.
– Perceber a importância do perdão na vida de todas as pessoas. – Reconhecer que nossas atitudes devem ser coerentes com a nossa forma de orar. – Perceber que a bondade de Deus não tem limites.
RECURSOS – Folhas de tamanho ofício. – Oração do Pai-nosso em lâmina (transparência) ou em folhas para distribuir. – Retroprojetor.
Desenvolvimento do tema: CANTO Ouve, Senhor
ORAÇÃO Salmo da Bíblia que fala sobre perdão: Salmo 130.1-5.
HISTÓRIA O Salmo fala de perdão. A história que vou contar também fala sobre esse assunto. Jesus contou esta história. Um homem tinha muitos empregados. Alguns deles haviam pedido dinheiro emprestado.
14